Operação interestadual "Rota do Grau" desarticula organização criminosa especializada em adulteração e revenda de motocicletas
Operação Rota do Grau
18/11/2025
Equipes da Bahia e do Distrito Federal foram mobilizadas, com prisões, apreensões e cumprimento de mandados
Uma operação integrada entre as Polícias Civis da Bahia e do Distrito Federal resultou na desarticulação de um esquema interestadual responsável por roubos, furtos, adulteração e revenda clandestina de motocicletas. As ações ocorreram nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (18) e alcançaram alvos em Santa Maria da Vitória, Correntina e Carinhanha, além de cumprir mandados de busca e apreensão.
Na região de Carinhanha, foram cumpridos três mandados de prisão preventiva contra um homem de 28 anos e dois de 20 anos, sendo que um dos presos é apontado como membro do núcleo logístico da organização. Três mandados de busca e apreensão também foram cumpridos. As buscas, realizadas na sede e zona rural, resultaram na apreensão de quatro veículos com sinais identificadores adulterados, uma arma de fogo tipo cartucheira e materiais utilizados nas práticas criminosas.
Em Santa Maria da Vitória, foi preso o alvo principal monitorado na Bahia, um homem de 19 anos, responsável pela logística de distribuição das motocicletas adulteradas. Ele foi localizado em uma residência no bairro Roberto, na sede do município. Em Correntina, foram apreendidas duas motocicletas adulteradas, uma arma de fogo e três celulares com dados operacionais e financeiros.
As investigações, iniciadas em novembro de 2024, apontaram a existência de uma organização criminosa com atuação em múltiplos estados e funções bem definidas. O grupo é responsável por cerca de 150 motocicletas roubadas, furtadas e adulteradas entre 2024 e 2025, movimentando mais de R$ 1,1 milhão por meio de contas de terceiros e empresas de emplacamento.
A estrutura identificada incluía: um núcleo no Distrito Federal, com roubos, furtos e adulteração de sinais identificadores; outro em Goiás, com falsificação e manipulação de dados; um grupo logístico na Bahia, responsável pelo transporte interestadual dos veículos adulterados; e um núcleo financeiro, responsável pela lavagem e movimentação fracionada de valores ilícitos.
A ofensiva reuniu equipes da Delegacia Territorial de Carinhanha, dos Grupos de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI/Semiárido) e (GATTI/Cerrado), da 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Guanambi) e da 26ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Santa Maria da Vitória), das Delegacias Territoriais de Santa Maria da Vitória e Correntina, além de equipes da Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Corpatri) da Polícia Civil do Distrito Federal. Os mandados foram vinculados ao processo expedido pela 2ª Vara Criminal de Ceilândia (DF).
Pedro Moraes / Ascom-PCBA
Foto ilustrativa: Divulgação Ascom PCBA
Fonte: Repórter Paiva/ Ascom PCBA
Polícia Civil: Operação USG prende nove autores na Bahia e Piauí
Operação USG
18/11/2025
Vereador e ex-secretários de saúde estão entre os alvos dos mandados de prisão
A segunda fase da Operação USG, deflagrada nesta terça-feira (18), resultou na prisão de nove suspeitos, entre eles um vereador, dois ex-secretários de Saúde e outros investigados ligados ao esquema, como médicos e empresários do setor. As equipes da Polícia Civil cumprem mandados em Formosa do Rio Preto, na Bahia, e nas cidades de Corrente e Bom Jesus, no Piauí.
Os trabalhos continuam em andamento, com policiais ainda realizando buscas em endereços ligados ao grupo. Veículos, bens patrimoniais, documentos e equipamentos eletrônicos apreendidos ao longo do dia estão sendo contabilizados pelas equipes, que seguem no levantamento do material.
As investigações revelam a existência de uma estrutura criminosa voltada para o desvio de verbas da saúde pública. O núcleo central da organização era formado pelos ex-secretários municipais que, com o auxílio de familiares e empresários, controlavam contratos de clínicas e laboratórios credenciados pelo município. Entre os envolvidos estão médicos apontados como sócios formais de empresas de fachada e diretores hospitalares responsáveis por validar procedimentos jamais realizados. Relatórios técnicos identificaram que clínicas credenciadas figuravam entre as utilizadas para viabilizar o esquema.
O mecanismo de fraude incluía a emissão de exames, plantões e atendimentos fictícios, além de lançamentos totalmente incompatíveis com a dinâmica assistencial do município. Uma das irregularidades identificadas foi a quantidade de ultrassonografias, considerada nove vezes superior à média regional. Também foram constatados exames superfaturados, valores de medicamentos acima do teto da Anvisa, duplicidade de lançamentos e notas fiscais utilizadas para mascarar serviços inexistentes.
Cerca de 80 policiais participam da operação por meio do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco-LD) ,da Delegacia Estadual de Combate à Corrupção (DECCOR), da 11ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Barreiras/BA) e das equipes da Polícia Civil do Piauí.
Marcela Correia/Ascom PCBA
matéria relacionada no link abaixo:
Fonte: Repórter Paiva/ Ascom PCBA
Veículo sai da pista e motorista morre em rodovia entre Irecê e Lapão/BA
Acidente fatal
18/11/2025
Foto: Reprodução
Um acidente registrado por volta das 15h30 deste domingo (16), na estrada que liga Irecê a Lapão, resultou na morte do condutor de um veículo Santana.
O motorista, identificado preliminarmente como Felipe, perdeu o controle da direção, saiu da pista e teve o carro completamente destruído. Ele estava sozinho no automóvel.
Moradores da região acionaram o SAMU, que chegou rapidamente ao local, mas a equipe apenas pôde confirmar o óbito.
As causas do acidente ainda não foram definidas. A Polícia e equipes de perícia farão análises no trecho e no veículo para esclarecer o que pode ter provocado o acidente.
O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Irecê.
Fonte: Correspondente de Irecê - Luciano Kastro
CIPE/Semiárido apreende armas de fogo na zona rural de Itaguaçu da Bahia
Apreensão de arma de fogo
18/11/2025
Uma guarnição da CIPE/Semiárido apreendeu armas de fogo durante rondas realizadas na manhã deste sábado (15), por volta das 11h, na comunidade de Maravilha, zona rural de Itaguaçu da Bahia.
Segundo informações da corporação, os policiais abordaram um homem e, que durante a verificação, foram encontradas armas de fogo em sua posse, todas apreendidas no local.
O material e o suspeito foram levados para a Delegacia Territorial de Irecê, onde a ocorrência foi registrada.
Entre os itens apreendidos estavam uma espingarda calibre 32 com cartuchos intactos e deflagrados, um revólver calibre .38 também municiado e uma espingarda de fabricação artesanal.
A ação contou com o apoio da 10ª CIPM de Xique-Xique e reforça o trabalho das equipes especializadas no combate ao porte ilegal de armas na região. O caso segue sob investigação da Polícia Civil.
Fonte: Correspondente de Irecê Luciano Kastro
PIZZARIA LA PLAZA - A MELHOR EM FORNO A LENHA
PIZZARIA LA PLAZA
18/11/2025
PIZZARIA LA PLAZA - A MELHOR EM FORNO A LENHA
Avenida JK esquina com a rua Pernambuco - LEM
(77) 3628-4337 ou 9.9835-4110
Fonte: Publicidade
DU PARÁ AÇAÍ! ENERGIA EXTRA PARA O SEU DIA
DU PARÁ AÇAÍ
18/11/2025
Du Pará Açaí - Avenida Salvador em Luis Eduardo Magalhães
Contato: (77) 9. 9960-0142
Avenida Clériston Andrade, centro de Barreiras (77) 9.9818-6086
Baixe o nosso Aplicativo: www.duparaacai.com.br/downloads
Fonte: Publicidade
XTREME: Academia Xtreme Fitness
XTREME
18/11/2025
Av. Juscelino Kubitscheck, 5997 - Jardim Imperial, Luís Eduardo Magalhães.
Fonte: Publicidade
Sicoob Coopercred - Servindo com propósito, cooperando para transformar vidas.
Sicoob
18/11/2025
O SICOOB COOPERCRED fica na rua Clériston Andrade esquina com a rua Piauí, centro de Luis Eduardo Magalhães
Fonte: Publicidade
CONTABILIDADE RIO GRANDE - A SUA CONTABILIDADE.
CONTABILIDADE RIO GRANDE
18/11/2025
R. Rio Grande do Sul, 570 - Mimoso do Oeste, Luís Eduardo Magalhães
Telefone: (77) 3628-4601

























