Acidente envolvendo dois carros é registrado no centro de Luis Eduardo Magalhães
Acidente
13/02/2026
Uma colisão envolvendo dois veículos do mesmo modelo foi registrada na manhã desta sexta-feira (13), por volta das 09h, no cruzamento da Rua Piauí com a Rua Rui Barbosa, no Centro de Luís Eduardo Magalhães.
Segundo informações obtidas no local, um veículo Ford/EcoSport, conduzido por um homem, seguia pela Rua Rui Barbosa em direção à Avenida Salvador, quando teria avançado a sinalização de PARE e atingido a lateral esquerda de outro Ford/EcoSport, conduzido por uma mulher, que trafegava pela Rua Piauí, em direção a Avenida JK (via preferencial).
Com o forte impacto, o carro que seguia pela preferencial rodou na pista. Apesar dos danos materiais, não houve registro de feridos.
Uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) que passava pelo local realizou a sinalização da via e orientou os condutores a efetuarem o registro da ocorrência de forma on-line.
Após o registro fotográfico da situação para formalização do boletim, os veículos foram retirados da via para liberação do tráfego.
A ocorrência resultou apenas em prejuízos materiais.
Fonte: Reportagem Marlon Ferraz
Homem é preso em flagrante por ameaçar ex-companheira em Luís Eduardo Magalhães
Prisão
13/02/2026
O suspeito foi capturado após descumprir medida protetiva e enviar ameaças de morte à vítima
Um homem de 21 anos foi preso em flagrante na quarta-feira (11), em uma chácara na zona rural de Luís Eduardo Magalhães, após ameaçar de morte a ex-companheira, de 20 anos, mesmo após ter sido intimado sobre o deferimento de medidas protetivas de urgência.
De acordo com as investigações, o suspeito entrou em contato com a mulher e enviou mensagem de áudio com ameaças contra a vida dela. Diante da situação de flagrância, equipes do Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (Neam) realizaram diligências imediatas e localizaram o investigado.
As apurações indicam que a vítima já havia registrado ocorrência anterior relatando ameaças e perseguições por parte do ex-companheiro após o término do relacionamento. Segundo o relato, o suspeito realizava rondas frequentes nas proximidades da residência e do local de trabalho da mulher.
O homem foi conduzido à Delegacia Territorial de Luís Eduardo Magalhães, onde foi autuado em flagrante pelo crime de ameaça. Ele permanece custodiado e aguarda audiência de custódia.
Fonte: Pedro Moraes / ASCOM PCBA
Projeto Nascentes do Oeste celebra 200 nascentes revitalizadas e impacta comunidades rurais do Cerrado baiano
Projeto
13/02/2026
O Projeto Nascentes do Oeste celebra conquistas e continua transformando o campo por meio da revitalização de nascentes em comunidades rurais. Por iniciativa da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), e mantido pelo Programa para o Desenvolvimento da Agropecuária (Prodeagro), o projeto celebra 200 nascentes em recuperação no Cerrado baiano.
Em ações mais recentes, realizadas entre os dias 27 de janeiro e 10 de fevereiro, o projeto impactou comunidades situadas nos municípios de Barreiras, Cristópolis, Cotegipe e de Santana, por meio de uma rodada de cursos de Educação Ambiental que aconteceu em parceria com as prefeituras dos referidos municípios.
Para fortalecer as ações de conservação ambiental na região, a iniciativa reúne produtores rurais, estudantes, técnicos, moradores das comunidades e instituições parceiras, contribuindo para consolidar o compromisso coletivo com a proteção dos recursos hídricos e o manejo sustentável do solo, como explica o gerente de Sustentabilidade da Aiba, Eneas Porto.
“Recuperar 200 nascentes é um marco transformador para o Programa Nascentes do Oeste, porque além de dar escala em restauração de rios e veredas contra assoreamento, assegurar água potável e produtiva para comunidades rurais, capacita ribeirinhos para sustentabilidade duradoura e posiciona o Cerrado baiano como referência nacional em gestão hídrica para produção sustentável de alimentos”, disse o gerente.
Cotegipe – ações que impactam a proteção de 20 nascentes
As atividades envolveram diretamente a comunidade local, com foco prático na aplicação de técnicas de conservação de água e solo. Durante o curso foram construídas nove barraginhas e realizadas paliçadas para contenção de sedimentos. As ações impactam diretamente a proteção de 20 nascentes que compreendem a localidade de Cabeceira do Córrego do Borrachudo, e o objetivo é reduzir o escoamento superficial, controlar a erosão e o aumento da infiltração de água no solo.
Barreiras – ferramenta estratégica para a conservação das nascentes
Na comunidade de Tatu, em Barreiras, a ação envolveu estudantes da Escola Municipal local, que participaram de atividades práticas de reconhecimento dos fatores de degradação da microbacia, onde estão localizadas as nascentes da Cabeceira do Córrego do Tatu. Os participantes puderam identificar processos erosivos, manejo inadequado do solo e impactos antrópicos. A iniciativa fortaleceu a educação ambiental da comunidade como ferramenta estratégica para a conservação das nascentes.
Santana – recarga hídrica da região
Em Santana, moradores da comunidade dos Cocos, área que compreende alto potencial produtivo de água, mas impactada por processos erosivos, o curso contemplou atividades técnicas e práticas, por meio da execução de seis barraginhas para desvio estratégico de enxurradas. Os participantes também receberam orientações sobre manejo racional das pastagens e as ações contribuíram para reduzir o avanço da erosão e para o aumento da infiltração de água, favorecendo a recarga hídrica da região.
Cristópolis – interrupção de processos erosivos e o reflorestamento da área
A rodada de cursos foi finalizada em Cristópolis, onde moradores da localidade de Caroá, participaram da capacitação realizada em parceria com a Prefeitura, o Prevfogo e alunos da rede estadual de ensino. Com o propósito de transformar a área em modelo de recuperação de nascentes, foram realizadas a construção de nove barraginhas, a delimitação e reforço do cercamento, interrupção de processos erosivos e o reflorestamento da área com mudas nativas do Cerrado.
O coordenador do programa e analista ambiental da Aiba, Artur Ribeiro, explica a relevância das ações do programa nestas comunidades. “Visto que os processos erosivos e assoreamentos são os principais fatores de degradação de nossas nascentes, durante os cursos foram construídas 27 caixas de infiltração que darão fim aos processos erosivos das Microbacias trabalhadas, garantindo maior infiltração de água no solo e maior vazão de base nas nascentes”, destaca o coordenador.
O premiado Projeto Nascentes do Oeste reafirma seu compromisso com a recuperação e preservação dos recursos hídricos com ações que atrelam teoria e prática e atividades de Educação Ambiental, contribuindo para o fortalecimento da gestão sustentável das propriedades rurais e proteger as nascentes para as futuras gerações.
Fonte: Assessoria de Imprensa Aiba
Banana de Bom Jesus da Lapa recebe certificação nacional como produto de qualidade diferenciada
Certificação
13/02/2026
A banana produzida na região de Bom Jesus da Lapa conquistou o selo de Indicação Geográfica (IG) do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A certificação, publicada na terça-feira (10), reconhece a notoriedade da produção no Perímetro de Irrigação Formoso e representa uma conquista das articulações promovidas pelo Fórum Baiano de Indicação Geográfica e Marcas Coletivas, coordenado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri).
Certificada pelo INPI, na categoria Indicação de Procedência, a "banana clarinha da Bahia" apresenta características únicas ligadas ao Perímetro de Irrigação Formoso. Ela é reconhecida pela coloração amarelo-ouro clara, doçura elevada e baixa acidez, resultado do manejo em clima semiárido. As variedades Nanica e Prata da região têm qualidade nacionalmente reconhecida.
"A IG deve agregar valor ao produto e ampliar acesso a mercados nacionais e internacionais, promovendo organização produtiva, associativismo e práticas sustentáveis", destacou a assessora técnica da Seagri, Jorgete Oliveira. De acordo com Jorgete, o Fórum Baiano aparece como um espaço estratégico de articulação com os atores envolvidos no processo de reconhecimento junto ao INPI. A certificação deve abrir novos canais de exportação, especialmente para mercados europeus.
Com a banana de Bom Jesus da Lapa, a Bahia passa a contar com seis Indicações Geográficas, todas na modalidade Indicação de Procedência. As demais são Sul da Bahia (cacau), Oeste da Bahia (café), Microrregião Abaíra (cachaça), Vale Submédio São Francisco (uvas e mangas) e Vale do São Francisco (vinhos e espumantes).
Valor econômico, histórico e cultural
A região certificada representa cerca de 8,7 mil hectares dedicados à banana em uma área total irrigada de 19,5 mil hectares. O Perímetro de Irrigação Formoso, localizado às margens do rio Corrente, afluente do São Francisco, é impulsionado pela Codevasf desde 1988 e gerido pelo Distrito de Irrigação de Formoso, consolidando-se como um dos maiores polos de produção de banana do país.
Inicialmente voltado à produção de banana-nanica para exportação, o projeto estruturou a cadeia produtiva local, desde a importação e adaptação de mudas até a criação de viveiros e cooperativas. Entre as organizações que ampliaram o alcance da banana produzida na região para mercados de todo o país e também para o exterior está a Cooperativa dos Produtores de Bom Jesus da Lapa.
Além da dimensão econômica, a produção de banana na região carrega valor histórico e cultural. A atividade está associada à trajetória das famílias produtoras e à construção da identidade local, que projetou o território nacionalmente como referência na produção da fruta mais consumida pelos brasileiros.
Fonte: Imprensa SEAGRI
UNIAGRO Distribuidor Autorizado Bayer, Bahia, Tocantins, outros Estados do Brasil e Patrocinador do Esporte Clube Vitória; Presença forte no Agronegócio.
Uniagro
13/02/2026
.
Fonte: Publicidade
Rabelo Soluções Elétricas; Economize na conta de luz e invista em um futuro sustentável
Rabelo Soluções Elétricas
13/02/2026
.
Fonte: Publicidade
REDE DE POSTOS COLÚMBIA
Rede de postos Colúmbia
13/02/2026
REDE DE POSTOS COLÚMBIA
ABASTECIMENTO COM QUALIDADE, EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO E UMA HOSPEDAGEM CONFORTÁVEL NO HOTEL COLÚMBIA AO LADO.
LOCALIZADO NA RUA PARAIBA, CENTRO DE LUIS EDUARDO MAGALHÃES
Fonte: Publicidade
Rede São Camilo: Agende sua Ressonância
Rede São Camilo
13/02/2026
📞 Telefone Concierge: (77) 99876-2895 ou 99918-6568
Rede São Camilo. Nós cuidamos de você
























