Tecnologia BodyScan auxilia a Seap a impedir a entrada de mais de 5 kg de entorpecentes e resulta na prisão de 91 visitantes, veja o balanço de 2025
Segurança
15/01/2026
Ocorrências foram registradas no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2025
A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), por meio da Polícia Penal da Bahia, impediu a entrada de 5,018 kg de entorpecentes e 24 aparelhos eletrônicos, entre celulares e smartwatches, nas unidades prisionais do estado ao longo de 2025. As apreensões ocorreram com o auxílio da tecnologia BodyScan, equipamento de escaneamento corporal utilizado nos procedimentos de revista no acesso às unidades.
O BodyScan permite a detecção de objetos e substâncias ilícitas ocultas no corpo humano, de forma não invasiva, seguindo rigorosamente os protocolos de segurança e o respeito aos direitos humanos.
No período, foram registradas 111 ocorrências, resultando no encaminhamento de 91 pessoas flagradas com materiais ilícitos à autoridade policial para adoção das providências cabíveis. Além das consequências penais, as infrações podem acarretar em processo administrativo e o cancelamento imediato da carteira de visitante.
Entre os ilícitos apreendidos estão maconha, cocaína, crack e haxixe, além de celulares e dispositivos eletrônicos. Ao todo, foram recolhidos:
4,5 kg de maconha
417,1 g de cocaína
11 g de crack
4 g de haxixe, além de outros ilícitos, como aparelhos eletrônicos e acessórios.
“Isso é resultado do investimento contínuo em tecnologias de inspeção eletrônica, que integra uma política permanente de modernização do sistema prisional baiano. Essas ferramentas são fundamentais para fortalecer a segurança institucional, preservar a integridade física de servidores, visitantes e custodiados, além de ampliar a eficiência das ações de inteligência e disciplina no ambiente prisional. E aí, deixo um recado: não adianta tentar entrar com esses materiais nas unidades prisionais. Isso vale para todos. A Seap e a Polícia Penal estão sempre em alerta”, destacou o secretário da Seap, José Castro.
Ocorrências registradas em 2026
Em 2026, já foram contabilizados ao menos cinco casos de tentativas de visitantes adentrarem unidades prisionais da Bahia portando materiais ilícitos.
Entre os registros, destaca-se o caso ocorrido no dia 7 de janeiro, na Cadeia Pública de Salvador, quando a mãe de um interno foi flagrada tentando ingressar na unidade com drogas e eletrônicos. Para burlar o sistema de fiscalização, a visitante escondeu os materiais em uma bengala metálica e no chinelo. No entanto, a tentativa foi frustrada após a detecção pelas imagens do BodyScan.
Com ela, foram apreendidos 2 smartwatches, 2 carregadores de celular, 2 cabos USB, 1 carregador por indução e aproximadamente 2 g de substância análoga à maconha.
A Seap reforça que seguirá adotando medidas rigorosas, aliadas ao uso de tecnologia e inteligência, para coibir a entrada de ilícitos e garantir a ordem e a segurança no sistema prisional baiano.
Leo Moreira - NUCOM/SEAP
Fonte: Repórter Paiva/ NUCOM/SEAP
Ônibus que saiu de Irecê pega fogo em rodovia de Minas e passageiros escapam ilesos
Incêndio veicular
14/01/2026
Foto: Reprodução
Um ônibus interestadual que seguia da cidade de Irecê, na Bahia, para São Paulo, foi destruído por um incêndio, na rodovia MGC-122, nas proximidades do km 183. O fogo começou por volta das 23h37 e rapidamente se espalhou pelo veículo, que precisou ser parado no acostamento.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, quando a guarnição chegou ao local, o ônibus já estava completamente em chamas, atingindo tanto a parte interna quanto externa. Os militares utilizaram equipamentos de proteção individual e técnicas específicas de combate a incêndio, conseguindo controlar as chamas após cerca de uma hora e meia de trabalho.
Foram empregados aproximadamente 7.500 litros de água, além do rescaldo para evitar que o fogo reacendesse. O motorista informou que o incêndio pode ter começado no eixo traseiro, mas a causa oficial não foi confirmada.
Todos os 68 passageiros conseguiram sair em segurança antes da chegada do socorro. Não houve feridos, apenas prejuízos materiais. A Polícia Militar também esteve no local para apoio e registro da ocorrência.
Fonte: Correspondente de Irecê - Luciano Kastro
Cadela desaparecida em Luis Eduardo Magalhães
Desaparecido
14/01/2026
.
Fonte: Participação de internauta
DELÍCIA: PANIFICADORA E RESTAURANTE - SUA MELHOR OPÇÃO É AQUI !
DELÍCIA
15/01/2026
DELÍCIA: PANIFICADORA E RESTAURANTE Rua Paraíba - em frente ao muro da Faahf.
Fonte: Publicidade
REDE DE POSTOS COLÚMBIA
Rede de postos Colúmbia
14/01/2026
REDE DE POSTOS COLÚMBIA
ABASTECIMENTO COM QUALIDADE, EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO E UMA HOSPEDAGEM CONFORTÁVEL NO HOTEL COLÚMBIA AO LADO.
LOCALIZADO NA RUA PARAIBA, CENTRO DE LUIS EDUARDO MAGALHÃES
Fonte: Publicidade
UNIAGRO Distribuidor Autorizado Bayer, Bahia, Tocantins, outros Estados do Brasil e Patrocinador do Esporte Clube Vitória; Presença forte no Agronegócio.
Uniagro
14/01/2026
.
Fonte: Publicidade
Animália Clínica Veterinária & Pet Shop - Temos creche, hospedagem, estética animal!
Animália
14/01/2026
Na Animália Clínica Veterinária & Pet Shop tem creche, hospedagem, estética animal, tudo pensado para alegria, conforto e segurança dos nossos bichinhos (hóspedes) de quatro patas.
Brinquedos para entreter, divertir e cuidar da saúde mental e física do seu animal de estimação. Aqui seu pet faz novos amigos e muito mais.
Av. Juscelino Kubitscheck, 3002 - Jardim Imperial, Luís Eduardo Magalhães
(77) 98148-5994
De segunda a sexta o atendimento é das 7:30 às 22h, sem intervalo para almoço. Aos sábados das 8:00 às 13:00 e atendimento de plantão para eventuais emergências.
Animália Clínica Veterinária & Pet Shop
De segunda a sexta o atendimento é das 7:30 às 18:30.
R. 13 de Maio, 531 - Jardim Paraíso Fase I
(77) 99924-6466

























