Jacobina: Suspeito de homicídio é preso em ação integrada da GCM e Polícia Civil
Prisão/Homicídio
05/01/2026
A vítima foi identificada como Edvaldo Alves da Silva, morto após agressões físicas
Um homem, de 37 anos, foi preso em flagrante na manhã desta segunda-feira (5), pelo crime de homicídio, no distrito do Junco, no município de Jacobina. Ele é suspeito de ser o autor da morte de Edvaldo Alves da Silva, de 58 anos, encontrado sem vida naquela localidade, na noite anterior.
O corpo da vítima foi encontrado com sinais de agressões provocadas por uma pedra. Edvaldo chegou a ser socorrido para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu aos ferimentos. Diligências foram realizadas de forma integrada com a Guarda Civil Municipal e a Delegacia Territorial (DT/Jacobina), que por meio da análise de imagens de câmeras de segurança de um estabelecimento comercial, possibilitaram a identificação do suspeito.
O homem foi localizado em sua residência, onde foi apreendida uma pedra com vestígios de sangue, possivelmente utilizada na agressão. Ele foi conduzido à unidade policial, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis, e segue custodiado, à disposição do Poder Judiciário.
Guilherme Santos/Ascom PCBA
Imagem: Divulgação Ascom PCBA
Fonte: Repórter Paiva/ Ascom PCBA
Em cinco dias, Sistema de Reconhecimento Facial da SSP flagra 17 foragidos da Justiça na Bahia
Segurança/Identificação
05/01/2026
Apoio: Os suspeitos eram procurados pelos crimes de homicídio, tráfico de drogas, roubo e dívida de pensão alimentícia.
Nos primeiros cinco dias de 2026, o Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP) auxiliou na captura de 17 foragidos na Justiça. Os fugitivos, procurados pelos crimes de homicídio, tráfico de drogas, roubo e dívida de pensão alimentícia, foram presos nas cidades de Itabuna, Ilhéus, Cruz das Almas, Feira de Santana, Irecê, Santo Antônio de Jesus, Dias D’Ávila, Cairú e Salvador.
As prisões foram realizadas por equipes da Polícia Militar, após acionamento do Centro Integrado de Comunicação (CICOM).
A prisão mais recente aconteceu na cidade de Cairú, no Baixo Sul baiano, nesta segunda-feira (5). Após alerta do CICOM, as equipes do 31º BPM foram acionadas e realizaram a captura do foragido, procurado pelo crime de homicídio.
O Sistema de Reconhecimento Facial da SSP está presente em 82 municípios baianos e, desde a implementação, em 2019, já auxiliou na captura de 4.461 foragidos.
Fonte: Repórter Paiva/ SSP-BA
Acidente entre dois veículos é registrado na noite de domingo entre Ibititá e Lapão
Acidente
05/01/2026
Um acidente envolvendo dois veículos foi registrado na noite deste domingo (4) na rodovia que liga a comunidade da Faveleira, em Ibititá, ao povoado de Tanquinho de Lapão, na região de Irecê.
A colisão mobilizou moradores da área, que acionaram equipes de apoio logo após o ocorrido.
Até o momento não foram divulgadas informações oficiais sobre o estado de saúde dos ocupantes nem sobre a gravidade dos ferimentos.
As causas do acidente ainda estão sendo investigadas e deverão ser esclarecidas após a apuração completa dos fatos.
Fonte: Correspondente de Irecê Luciano Kastro
Operação Paredão: ações em toda a Bahia inibem festas irregulares e apreendem de veículos e drogas
Poluição Sonora/Crime Ambiental
05/01/2026
A Polícia Militar da Bahia tem intensificado, de forma contínua, as ações da Operação Paredão em todo o estado, com foco no combate à poluição sonora, à criminalidade associada a festas irregulares e na preservação da ordem pública. As operações, realizadas de maneira integrada por diversas unidades, têm contribuído de forma efetiva para inibir eventos clandestinos e ampliar a sensação de segurança nas comunidades.
Em Salvador, no bairro de Brotas, durante rondas da Operação Paredão realizadas no domingo (4), guarnições foram recebidas a tiros ao adentrar A alameda Ogunjá. Após incursões e abordagens, um homem foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. Com o suspeito, os policiais apreenderam 53 pinos de cocaína, uma porção de maconha, além de dinheiro em espécie, aparelhos eletrônicos e outros materiais comumente utilizados na atividade criminosa. Os autores dos disparos não foram localizados, e a ocorrência foi encaminhada à Central de Flagrantes.
Ainda na capital, no sábado (3), uma ação conjunta envolvendo guarnições do Comando Regional Atlântico, em apoio à 49ª CIPM, resultou na remoção de um veículo equipado com som do tipo “paredão” na localidade do Barro Duro. O automóvel, foi apreendido e encaminhado ao pátio da Transalvador, conforme a legislação vigente, reforçando o caráter preventivo e administrativo da operação.
As ações da Operação Paredão também se estenderam ao interior do estado. No município de Santo Estêvão, unidades do Comando de Policiamento da Região Leste realizaram fiscalizações em diferentes bairros, com abordagens e notificações de veículos pelo uso irregular de equipamentos sonoros, contribuindo para a redução de transtornos à população local.
Com atuação simultânea em Salvador e em municípios do interior, a Operação Paredão demonstra o compromisso da Polícia Militar da Bahia em coibir festas irregulares, reduzir a poluição sonora e combater crimes associados, como o tráfico de drogas e a posse ilegal de armas. A PMBA segue firme, presente e atuante em toda a Bahia, trabalhando de forma integrada para garantir a tranquilidade, o sossego e a segurança da população.
Imagens: CPRC-A/CPR-L
PMBA – DCS
PMBA, uma Força a serviço do cidadão
Fonte: Repórter Paiva/ PMBA – DCS
Sicoob Coopercred - Servindo com propósito, cooperando para transformar vidas.
Sicoob
05/01/2026
O SICOOB COOPERCRED fica na rua Clériston Andrade esquina com a rua Piauí, centro de Luis Eduardo Magalhães
Fonte: Publicidade
UNIAGRO Distribuidor Autorizado Bayer, Bahia, Tocantins, outros Estados do Brasil e Patrocinador do Esporte Clube Vitória; Presença forte no Agronegócio.
Uniagro
05/01/2026
.
Fonte: Publicidade
Rabelo Soluções Elétricas; Economize na conta de luz e invista em um futuro sustentável
Rabelo Soluções Elétricas
05/01/2026
.

























