Solidariedade que cura: como o ato de doar melhora a saúde emocional
Solidariedade
03/03/2026
Histórias de doadores e voluntários das Obras Sociais Irmã Dulce demonstram como a generosidade contribui para o bem-estar de quem doa
Doar transforma vidas e não apenas de quem recebe. Estudos científicos comprovam que a prática da solidariedade gera benefícios diretos à saúde mental de quem doa, contribuindo para a redução do estresse, da ansiedade e dos sintomas depressivos, além de aumentar a sensação de felicidade, pertencimento e propósito de vida. Entre as muitas formas de doação, a exemplo de bens ou de tempo, esses efeitos são vivenciados diariamente por voluntários e doadores das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), instituição filantrópica localizada em Salvador.
Pesquisas em neurociência indicam que atos de generosidade ativam o sistema de recompensa do cérebro, estimulando a liberação de dopamina, serotonina e ocitocina, neurotransmissores associados ao prazer, ao bem-estar emocional e ao fortalecimento dos vínculos sociais. Um estudo da Harvard Business School revelou que pessoas que gastam dinheiro com os outros são, em média, 20% mais felizes do que aquelas que gastam apenas consigo mesmas. Já uma pesquisa publicada no Journal of Happiness Studies aponta que indivíduos que praticam ações solidárias regularmente apresentam até 43% menos sintomas depressivos.
Um exemplo é a experiência de Cláudia Canguçu. Voluntária da OSID há pouco mais de um ano, ela encontrou no voluntariado uma forma de enfrentar um dos períodos mais difíceis da sua vida: o adoecimento e a perda da mãe, diagnosticada com Alzheimer. Atuando principalmente no Centro Geriátrico da instituição, Cláudia desenvolve atividades cognitivas, recreativas e afetivas com idosos, criando vínculos que beneficiam não apenas os pacientes. “A gente doa tempo, atenção, carinho, escuta. Mas recebe muito mais em troca: afeto, aprendizado, conexão humana e propósito. Eu posso dizer que ser voluntária aqui também me salvou emocionalmente”, afirma.
Natural de Franca (SP), a aposentada Ieda Vieira participa de ações solidárias desde os primeiros anos de vida, na companhia da avó. Depois de adulta, passou a acolher crianças carentes através do programa paulistano Família Acolhedora, experiência que abraçou durante 13 anos e que a ajudou a superar a chamada síndrome do ninho vazio. “Os filhos saírem de casa para construírem as suas vidas é algo natural, mas como mãe muitas vezes isso pode ser desafiador. Ajudar a quem precisa, principalmente crianças, me ensinou muito sobre a vida”, explica. Hoje sócio-protetora das Obras Sociais Irmã Dulce, Ieda enxerga na instituição uma forma de continuar praticando a solidariedade: “doar faz um bem enorme para a alma”.
Caminho para o equilíbrio - De acordo com a psicóloga Táffate Coura, que atua nas Obras Sociais, o ato de doar fortalece sentimentos essenciais para a saúde mental. “Doar promove pertencimento, gratidão, empatia e propósito de vida, fatores fundamentais para o equilíbrio emocional. Muitas vezes, ajudar o outro é também uma forma poderosa de ajudar a si mesmo”, explica. Ela ressalta que, quando o doador conhece de perto a realidade de quem recebe, esse impacto é ainda mais potencializado. “Entender para onde a doação vai amplia a consciência social, gera conexão humana e produz transformações profundas no modo de pensar, sentir e agir.” A profissional explica, ainda, que o engajamento solidário estimula reflexões sobre as próprias necessidades e contribui para uma visão mais humana e coletiva da sociedade.
Panorama brasileiro - Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 7,2 milhões de pessoas realizam trabalho voluntário no país, número que vem aumentando nos últimos anos. O anuário Pesquisa Doação Brasil, realizado pelo Instituto para o Desenvolvimento Sociais (IDIS), classifica os doadores em diferentes tipos: doadores em geral, que fizeram qualquer tipo de doação; doadores de bens; doadores de tempo; doadores institucionais e doadores emergenciais. A IDIS também aponta que, em 2024, 78% dos brasileiros com mais de 18 anos e com renda familiar acima de um salário mínimo fizeram algum tipo de doação, reforçando a importância do engajamento individual.
Amar e Servir – Fundadas por Santa Dulce dos Pobres, as Obras Sociais Irmã Dulce acolhem mais de 3 milhões de pessoas por ano na Bahia, incluindo idosos, pessoas com deficiência, pacientes oncológicos, pessoas em situação de rua, crianças e adolescentes em situação de risco social, usuários de substâncias psicoativas, entre outros públicos. A OSID abriga hoje um dos maiores complexos de saúde do Brasil com atendimento 100% gratuito, com mais de 4 milhões de procedimentos ambulatoriais realizados por ano na Bahia. Para continuar cuidando de quem mais precisa, a casa da Mãe dos Pobres conta com a ajuda de toda a sociedade. Doações em apoio ao legado de amor e serviço do Anjo Bom do Brasil podem ser feitas através do endereço doe.irmadulce.og.br ou do telefone (71) 3316-8899 - de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.
Fonte: Repórter Paiva/ Hospital do Oeste
No II Curso de Emergência Fitossanitária, Aiba participa de debates e fortalece diálogos em defesa da cacauicultura
Curso
03/03/2026
Tendo como pautas norteadoras as ações de emergência e defesa Fitossanitária da Monilíase do Cacaueiro (moniliophthora roreri), o Núcleo de Agronegócio da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), participou da programação do II Curso de Emergência Fitossanitária – Módulo Monilíase do Cacaueiro (Moniliophthora roreri), que aconteceu de 24 a 27 de fevereiro, na sede da Universidade Estadual de Santa Cruz, em Itabuna, região sul da Bahia.
O curso, que reuniu mais de 60 técnicos de órgãos estaduais, federais e de instituições parceiras, além de representantes do Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa), teve como principal objetivo fortalecer a vigilância e garantir uma resposta rápida caso o fungo seja identificado no estado.
Moniliophthora roreri
Considerada uma das principais doenças que acometem as culturas de cacaueiro e do cupuaçuzeiro, a monilíase é causada pelo fungo Moniliophthora roreri, que tem como principais características a agressividade do patógeno e a capacidade de disseminação.
A capacitação contemplou fundamentos essenciais para identificação, contenção e erradicação da praga, com atividades teórica, práticas e simulações de emergência fitossanitária para a adoção de medidas de prevenção e biossegurança.
Apesar de ser uma praga que ainda não está presente na Bahia, é importante que medidas de prevenção sejam adotadas por meio de programas de eficiência, a exemplo do Fitossanitário da Soja, como explica o gerente de Agronegócios da Aiba, Aloísio Júnior.
“A Moniliophthora roreri é uma praga agressiva e de alta disseminação, e embora já tenha sido detectada no norte do país, o Oeste da Bahia precisa estar em vigilância, visto que é uma das principais rotas e portas possíveis de entrada da praga no estado. Muito importante a Aiba estar presente nas ações de defesa fitossanitária, fortalecendo a preocupação com a cadeia produtiva, pois a entidade tem uma capacidade de transferir tecnologia e conhecimento para os produtores associados, visando proteger a cadeia produtiva do cacau na região”, salienta Aloísio que participou da programação.
Plena expansão da cacauicultura e estratégias de proteção
Com plena expansão da atividade cacauicultura e importância considerável para a economia, na região do Cerrado baiano são cultivados mais de 400 mil hectares, com boa parte das lavouras consolidadas em sistemas cabruca ou à pleno sol.
O diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Paulo Sérgio Menezes, agradeceu a parceria da Aiba e destacou a importância do trabalho conjunto preventivo entre as equipes para que possam ser evitados prejuízos econômicos à economia baiana.
"Quero agradecer à Aiba pela participação dos seus servidores e pelo apoio no nosso segundo Curso de Emergência Fitossanitária. Esse é um treinamento fundamental, pois prepara nossos fiscais e parceiros para o enfrentamento da monilíase do cacaueiro. Embora seja uma praga ainda ausente em nosso estado, o trabalho preventivo garante que nossos profissionais estejam prontos para agir caso qualquer foco venha a surgir, protegendo a cultura do cacau na Bahia", afirmou o diretor.
A equipe técnica da Aiba ainda esteve representada pelo e analista fitossanitário Jackson Mota, que reforçou o compromisso da entidade em fortalecer a cacauicultura do Cerrado baiano, garantindo que o manejo do cacaueiro seja amplamente conhecido e aplicado para proteger a produção regional contra a Moniliophthora roreri.
Fonte: Assessoria de Imprensa Aiba
Aiba Capacita impulsiona o agro e qualifica mais 248 profissionais para o setor agrícola na região
Agro
03/03/2026
Para atender às demandas técnicas e operacionais do setor produtivo, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), por meio do Instituto Aiba e em parceria com o Programa AgroPlus Bahia, ofertou 20 cursos de capacitação que qualificaram mais 248 profissionais de propriedades rurais da região do Cerrado baiano e aconteceram entre os dias 22 de janeiro e 28 de fevereiro.
Com um total de 272 horas de formação, os treinamentos foram realizados nos municípios de Formosa do Rio Preto, Mucugê, Correntina, São Desidério, Luís Eduardo Magalhães e Barreiras.
A iniciativa reforça o compromisso com a qualificação da mão de obra, promoção da segurança no trabalho e fortalecimento do desenvolvimento regional. E as ações fortalecem a qualificação técnica e contribuem para o desenvolvimento regional”, destacou o coordenador de campo do IAiba, João Vittor Saraiva.
Mais conhecimento e presença em propriedades
As capacitações reforçam o compromisso do programa com a formação profissional e o aprimoramento contínuo dos participantes, ampliando a presença da Aiba e do Instituto nas propriedades rurais e levando mais conhecimento.
Para o instrutor Flávio dos Santos Rego, investimento em capacitações é essencial para a qualidade e segurança do trabalho. “Investir em treinamentos de saúde e segurança do trabalho no agronegócio é essencial, pois reduz acidentes, evita paradas não planejadas e garante a conformidade legal. Ao qualificar os colaboradores para prevenir riscos diários potencializamos os recursos operacionais, elevando os padrões e eficiência de toda operação, promovendo assim um ambiente seguro para todos”, explica o instrutor.
Em seu segundo ano, o Programa IAiba Capacita, disponibiliza uma série de capacitações gratuitas voltadas ao atendimento nas áreas de saúde, desenvolvimento profissional, segurança do trabalhador rural e seu bem-estar e conta com a parceria do Programa Agro Plus Bahia e da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e do Sistema S (Sesi, Senai, Senar, Sest e Senat).
Fonte: Assessoria de Imprensa Aiba
Programação alusiva ao Dia da Mulher promove grande ação de saúde e beleza
Dia da Mulher
03/03/2026
Neste fim de semana, Luís Eduardo Magalhães terá uma programação especial em celebração ao Dia Internacional da Mulher. Por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Cidadania, os dias 7 e 8 de março serão dedicados à valorização, ao acolhimento e ao fortalecimento das mulheres da nossa cidade.
De acordo com a secretária de Cidadania, Cinthya Marabá, a iniciativa foi pensada para promover autoestima, saúde e beleza, reunindo, em um só espaço, diversos serviços gratuitos e ações voltadas ao bem-estar feminino. “Durante os dois dias, as participantes poderão contar com atendimentos de beleza, como corte de cabelo, escova, coloração e maquiagem, proporcionando momentos de cuidado e renovação. Já na área da saúde, a programação inclui consulta ginecológica, ultrassonografia mamária, ultrassonografia pélvica via abdominal, mamografia e outros serviços”, ressaltou. Os atendimentos reforçam a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, fundamentais para a qualidade de vida das mulheres.
Mais do que uma programação de serviços, a ação representa um gesto de reconhecimento e respeito. Que este 8 de março seja marcado não apenas por homenagens, mas por atitudes concretas de valorização, cuidado e oportunidades. Cada mulher carrega histórias de superação, dedicação e amor. A ação acontecerá em frente ao CAM, na Avenida Tancredo Neves, nº 584, bairro Florais Léa, a partir das 8h. Será um fim de semana preparado com carinho, pensado para você, mulher.
Fonte: SECOM/ Prefeitura de LEM
XTREME: Academia Xtreme Fitness
XTREME
03/03/2026
Av. Juscelino Kubitscheck, 5997 - Jardim Imperial, Luís Eduardo Magalhães.
Fonte: Publicidade
SEMPRELAR: VOLTA ÀS AULAS!
SEMPRELAR
03/03/2026
SEMPRELAR
Rua Pernambuco - Centro, Luís Eduardo Magalhães · Telefone: (77) 3628-4819
Endereço: R. Custódia Rocha de Carvalho, 253 - Barreiras Telefone: (77) 3612-3240
Fonte: Publicidade
CONTABILIDADE RIO GRANDE - A SUA CONTABILIDADE.
CONTABILIDADE RIO GRANDE
03/03/2026
R. Rio Grande do Sul, 570 - Mimoso do Oeste, Luís Eduardo Magalhães
Telefone: (77) 3628-4601
Fonte: Publicidade
REDE DE POSTOS COLÚMBIA
Rede de postos Colúmbia
03/03/2026
REDE DE POSTOS COLÚMBIA
ABASTECIMENTO COM QUALIDADE, EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO E UMA HOSPEDAGEM CONFORTÁVEL NO HOTEL COLÚMBIA AO LADO.
LOCALIZADO NA RUA PARAIBA, CENTRO DE LUIS EDUARDO MAGALHÃES
Fonte: Publicidade
Honda Luz Autos: Eleve a personalidade do seu HR-V com exclusividade
Honda Luz Autos
03/03/2026
A Loja Honda Luz Autos, em Luis Eduardo Magalhães. Localizada na rotatória da Praça dos Três Poderes, mais precisamente em frente a Prefeitura; visite e conheça as novidades, modelos e conforto de carros que tem a Honda!
(77) 9.9211-0001
Visite também nossa concessionária em Barreiras
Av. Antônio Carlos Magalhães, 1882
Telefone: (77) 3612-3051

























