Luís Eduardo Magalhães mantém excelência na gestão de riscos pelo segundo ano consecutivo
Excelência na gestão
26/02/2026
Antecipar riscos e agir com rapidez são atitudes que fazem a diferença entre prejuízos e proteção à vida no período chuvoso na região oeste da Bahia. Planejamento eficiente e resposta ágil são determinantes para reduzir os impactos provocados por desastres naturais. Foi com esse compromisso que o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional concedeu ao município de Luís Eduardo Magalhães, pelo segundo ano consecutivo, o selo “A” em eficiência preventiva e capacidade de resposta a desastres. Reconhecimento que reforça a seriedade, a organização e o preparo da gestão diante dos desafios climáticos, trabalho desempenhado pela Defesa Civil do município.
O município integra a “Lista A” do Índice de Capacidade Municipal (ICM), indicador nacional que avalia a capacidade das gestões locais na redução de riscos e na resposta a desastres, colocando a cidade entre as poucas que atendem à maior parte das exigências da Defesa Civil Nacional. Na Bahia, apenas 37 dos 417 municípios, o equivalente a 9%, alcançaram esse nível de desempenho. O dado evidencia o grau de complexidade envolvido na estruturação de uma política municipal eficiente e reforça a relevância dos resultados obtidos por Luís Eduardo Magalhães.
De acordo com Wanderson Santana, diretor da Defesa Civil de Luís Eduardo Magalhães, “A redução de riscos e desastres está diretamente ligada ao planejamento contínuo e à gestão integrada, que priorizam a prevenção em vez da atuação apenas emergencial. Em Luís Eduardo Magalhães, esse modelo tem sido fortalecido por meio da implantação de políticas públicas permanentes, programas e ações educativas voltadas à conscientização da população”, ressaltou. Entre as iniciativas desenvolvidas, destacam-se o Programa Defesa Civil na Escola, que leva conceitos de prevenção, autoproteção e percepção de riscos ao ambiente escolar e criação do sistema municipal de proteção e defesa civil, com articulação de vários órgãos que trabalham a prevenção e quando necessário a resposta em tempo hábil, reforçou o diretor da defesa civil.
O ICM é composto por um conjunto de variáveis que analisam, de forma integrada, a capacidade dos municípios de lidar com situações de risco. A avaliação considera quatro dimensões principais: a capacidade institucional, que envolve a existência de legislação específica, estrutura da Defesa Civil e planejamento estratégico; a capacidade humana, relacionada à qualificação técnica das equipes; a capacidade de infraestrutura, que inclui equipamentos, sistemas de monitoramento e resposta; e a capacidade financeira, que avalia a previsão orçamentária destinada às ações de prevenção, mitigação e resposta. O desempenho de Luís Eduardo Magalhães, pelo segundo ano consecutivo no ICM, demonstra que investimentos em planejamento, capacitação e educação são determinantes para reduzir impactos e salvar vidas.
Fonte: Secom Prefeitura de LEM
Produção de cebola em Cafarnaum impulsiona Bahia ao 2º lugar no ranking nacional
Produção de cebola
26/02/2026
Localizado na região de Irecê, o município de Cafarnaum se consolidou como referência nacional no cultivo de cebola.
A força da produção local é estratégica para que a Bahia mantenha a segunda posição entre os maiores produtores do país, atrás apenas de Santa Catarina.
Com uma estimativa anual de cerca de 290 mil toneladas, a Bahia tem em Cafarnaum seu principal polo produtivo. A agricultura é a base da economia do município e garante emprego e renda para centenas de famílias.
Outras cidades também integram o cinturão produtivo da cebola, como João Dourado, Sento Sé, América Dourada e Canarana.
Juntas, elas reforçam a importância do semiárido baiano no cenário agrícola nacional e consolidam a cebola como pilar do desenvolvimento regional.
Fonte: Correspondente de Irecê Luciano Kastro
Acidente entre moto e ônibus deixa uma pessoa ferida em Luis Eduardo Magalhães
Colisão
26/02/2026
Uma colisão envolvendo moto e ônibus deixou um homem ferido em Luís Eduardo Magalhães. O acidente aconteceu por volta das 12h10 desta quinta-feira (26), no cruzamento da Rua dos Umbus com a Rua dos Cajus, no bairro Alto do Cerrado.
Segundo informações apuradas no local, um ônibus escolar seguia pela Rua dos Umbus, sentido bairro Jardim das Acácias, quando o motorista realizou uma conversão à esquerda para acessar a Rua dos Cajus. Neste momento, uma motocicleta Honda CG 160 que trafegava no mesmo sentido, realizando ultrapassagem pela esquerda, acabou atingindo a lateral esquerda do coletivo.
Com o impacto, a motocicleta foi parar embaixo do ônibus e acabou sendo arrastada por alguns metros. O condutor caiu próximo ao veículo e sofreu uma provável fratura no membro inferior direito. Já o garupa conseguiu saltar da moto antes da colisão e não se feriu.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, prestaram os primeiros atendimentos no local e encaminharam a vítima para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
A Superintendência de Trânsito de Luís Eduardo Magalhães (SUTRANS) sinalizou a via e registrou a ocorrência. O motorista do ônibus permaneceu no local para os procedimentos legais.
Fonte: Reportagem Marlon Ferraz
OPORTUNIDADE DE EMPREGO NO HOSPITAL DO OESTE
EMPREGO
26/02/2026
Oportunidade!
Vaga de emprego para auxiliar de serviços gerais MAQUEIRO.
A seleção será na próxima terça-feira (03).
Fonte: Repórter Paiva/ Hospital do Oeste
DU PARÁ AÇAÍ! ENERGIA EXTRA PARA O SEU DIA
DU PARÁ AÇAÍ
26/02/2026
Du Pará Açaí - Avenida Salvador em Luis Eduardo Magalhães
Contato: (77) 9. 9960-0142
Avenida Clériston Andrade, centro de Barreiras (77) 9.9818-6086
Baixe o nosso Aplicativo: www.duparaacai.com.br/downloads
Fonte: Publicidade
CONTABILIDADE RIO GRANDE - A SUA CONTABILIDADE.
CONTABILIDADE RIO GRANDE
26/02/2026
R. Rio Grande do Sul, 570 - Mimoso do Oeste, Luís Eduardo Magalhães
Telefone: (77) 3628-4601
Fonte: Publicidade
XTREME: Academia Xtreme Fitness
XTREME
26/02/2026
Av. Juscelino Kubitscheck, 5997 - Jardim Imperial, Luís Eduardo Magalhães.
Fonte: Publicidade
SEMPRELAR: VOLTA ÀS AULAS!
SEMPRELAR
26/02/2026
SEMPRELAR
Rua Pernambuco - Centro, Luís Eduardo Magalhães · Telefone: (77) 3628-4819
Endereço: R. Custódia Rocha de Carvalho, 253 - Barreiras Telefone: (77) 3612-3240
Fonte: Publicidade
Oeste Materiais de Construção: Do Básico ao Acabamento
Oeste Materiais de Construção
26/02/2026
📞77 3628.1049
📱77 99975-1827
Ou Faça-nos uma visita: Rua Oitizeiro, 971, Jardim das Acácias. LEM-BA
























