20º BBM retira vítima presa nas ferragens após acidente fatal na BR-349
Acidente fatal de trânsito
02/04/2026
O 20º BBM atuou na retirada de uma vítima fatal presa às ferragens após um acidente veicular ocorrido na BR-349, à altura de São Félix do Coribe, no fim da noite de ontem (01).
Ao chegar ao local, a equipe encontrou o veículo fora da pista, em uma área de difícil acesso, o que exigiu uma atuação cuidadosa.
Os bombeiros utilizaram técnicas de desencarceramento para retirar a vítima.
Após o trabalho, o corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT). Também atuaram na ocorrência a PM e a Polícia Civil.
Fonte: Repórter Paiva/ 20º BBM
UNEB realiza solenidade de transmissão de cargo no Campus IX de Barreiras
Solenidade
02/04/2026
A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) promoveu ontem, quarta-feira (01) a solenidade de transmissão de cargo da Direção do Departamento de Ciências Humanas do Campus IX, em Barreiras. O evento aconteceu às 19h, no Auditório Josefa Lisboa, reunindo autoridades acadêmicas, professores, estudantes e convidados.
A cerimônia que contou com a presença da Magnífica Reitora da UNEB Profa. Dra. Adriana Marmori, marcou a transição da gestão do professor doutor Ramão Jorge Dornelles para a professora doutora Emília Karla de Araújo Amaral, que assume a direção do departamento para o biênio 2026–2028. O Prof. Dr. Fernando Esquivel assume como vice-diretor. O momento é considerado simbólico e estratégico para o fortalecimento das atividades acadêmicas, especialmente nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.
A mudança na direção representa não apenas a continuidade administrativa, mas também a renovação de propostas e perspectivas para o futuro. A expectativa é que a nova gestão dê sequência aos avanços conquistados e implemente iniciativas voltadas ao fortalecimento institucional e à ampliação das atividades acadêmicas.
Fonte: Repórter Paiva
RELEASE SEMANAL – GCM LEM
Segurança
01/04/2026
*RELEASE SEMANAL – GCM LEM*
*Período: 23/03 a 30/03*
Durante o período, a Guarda Civil Municipal registrou:
*30 ocorrências de perturbação do sossego*
*05 apoios ao SAMU*
As ações reforçam o compromisso com a ordem pública, segurança da população e atuação integrada com demais forças.
*25/03 – Agressão em via pública*
A equipe ROMU foi acionada para averiguar uma ocorrência de agressão em via pública.
No local, foi constatado que um indivíduo agredia outro com violência, inclusive tentando atingi-lo com uma pedra, sendo contido por populares antes da chegada da guarnição.
A vítima apresentava escoriações nos braços e mãos, além de sinais visíveis de sangramento.
A equipe realizou a contenção do agressor, garantindo a segurança dos envolvidos e da população.
Ambos foram conduzidos ao DISEP para adoção das medidas legais cabíveis.
*25/03 – Abordagem por atitude suspeita e irregularidade de trânsito*
Durante patrulhamento noturno no bairro Santa Cruz, a guarnição identificou dois indivíduos em uma motocicleta em atitude suspeita.
Foi realizada abordagem e busca pessoal, não sendo localizado material ilícito.
No entanto, foi constatado que o condutor não possuía habilitação e não havia condutor habilitado no local.
Diante da irregularidade, a SUTRANS foi acionada, realizando o recolhimento da motocicleta e demais medidas administrativas.
*27/03 – Violência doméstica com lesão corporal (arma branca)*
A GCM foi acionada para atender uma ocorrência de violência doméstica no bairro Santa Cruz.
No local, a vítima apresentava sinais de agressão física, incluindo escoriações e manchas de sangue pelo corpo.
Durante diligências, a suspeita foi localizado e confessou ter desferido golpes com arma branca, atingindo a vítima no peito e no braço.
A vítima foi encaminhada para atendimento médico na UPA, onde recebeu os cuidados necessários.
O autor foi contido, sendo necessário o uso de algemas para garantir a segurança da equipe, e conduzido ao DISEP para as providências legais.
*28/03 – Perturbação do sossego, desacato e apreensão de som*
A guarnição foi acionada para averiguar denúncia de som automotivo em volume excessivo.
No local, foi constatado que o equipamento estava em funcionamento com intensidade audível a longa distância, causando incômodo à vizinhança.
Durante tentativa de orientação, o responsável passou a desacatar os agentes com palavras ofensivas.
Diante do flagrante, foi dada voz de prisão por desacato e perturbação do sossego.
Foi apreendido:
* 01 equipamento de som automotivo
O indivíduo foi conduzido ao DISEP para adoção das medidas cabíveis.
*29/03 – Descumprimento de medida protetiva (botão do pânico)*
A GCM foi acionada via Central após disparo de botão do pânico vinculado à medida protetiva.
A vítima relatou que o autor estava nas proximidades de seu local de trabalho, tendo inclusive passado diversas vezes pelo local e proferido ameaças.
A guarnição realizou diligências e conseguiu localizar o indivíduo nas imediações.
Durante abordagem, foi constatado o descumprimento da medida protetiva em vigor.
O autor foi conduzido ao DISEP para as providências legais.
A vítima foi orientada quanto às medidas de segurança e seus direitos.
*29/03 – Reiteração de ameaça e condução à delegacia*
Na continuidade da ocorrência anterior, foi formalizada a apresentação do autor por descumprimento de medida protetiva.
A equipe confirmou que o indivíduo havia retornado diversas vezes ao local, reforçando o comportamento intimidatório e ameaçador.
A vítima foi novamente assistida e acompanhada até a unidade policial para registro e reforço das medidas legais.
*Resumo das Ações*
✔ Atendimento de ocorrências de violência doméstica
✔ Combate à perturbação do sossego
✔ Apreensão de equipamentos irregulares
✔ Cumprimento de medidas protetivas
✔ Atuação preventiva e repressiva
---
*Denúncias e Solicitações:*
*153*
WhatsApp: *(77) 9 9934-4109*
*GCM LEM – Proteger e Servir o Cidadão de Bem*
Fonte: Secretaria de Segurança/LEM
LEM - Solenidade de Honra e Reconhecimento
Homenagem
01/04/2026
Solenidade de Honra e Reconhecimento
Honrado pelo convite do Coronel BM Roberto Lima para este momento de reconhecimento e respeito aos praças pelos 20 anos de serviço. Homens que dedicaram suas vidas à proteção da sociedade. A medalha representa tempo de serviço, mas, principalmente, coragem, disciplina e compromisso com a missão.
Na mesma ocasião, celebramos também a 2ª CIA/BM – 17° BBM, comemorando 09 anos de serviços prestados à sociedade de Luís Eduardo Magalhães e região, uma trajetória marcada pela missão de servir, proteger e salvar vidas.
Fonte: 17° BBM
Promoção Especial no Grupo Santo Antonio! Aproveite as melhores ofertas e economize. Não perca!
Grupo Santo Antonio
02/04/2026
.
Fonte: Publicidade
SEMPRELAR: Festival do Lar
SEMPRELAR
02/04/2026
SEMPRELAR
Rua Pernambuco - Centro, Luís Eduardo Magalhães · Telefone: (77) 3628-4819
Endereço: R. Custódia Rocha de Carvalho, 253 - Barreiras Telefone: (77) 3612-3240
Fonte: Publicidade
CONTABILIDADE RIO GRANDE - A SUA CONTABILIDADE.
CONTABILIDADE RIO GRANDE
02/04/2026
R. Rio Grande do Sul, 570 - Mimoso do Oeste, Luís Eduardo Magalhães
Telefone: (77) 3628-4601
Fonte: Publicidade
Encontro de Mulheres chega à 12ª edição dia 10 de Abril
ENCONTRO DE MULHERES
02/04/2026
.
Fonte: Publicidade
REDE DE POSTOS COLÚMBIA
Rede de postos Colúmbia
02/04/2026
REDE DE POSTOS COLÚMBIA
ABASTECIMENTO COM QUALIDADE, EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO E UMA HOSPEDAGEM CONFORTÁVEL NO HOTEL COLÚMBIA AO LADO.
LOCALIZADO NA RUA PARAIBA, CENTRO DE LUIS EDUARDO MAGALHÃES























