Governo da Bahia

NOTÍCIAS

Em reunião com prefeitos, Rui cobra medidas do governo federal contra óleo

Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019 / Bahia

Foto: Agência Brasil

O governador Rui Costa recebeu, nesta quinta-feira (17), prefeitos e representantes de oito municípios baianos atingidos pelas manchas de óleo que avançam pelo litoral do Nordeste. Além de discutir a situação e compartilhar informações, o encontro foi voltado ao alinhamento de ações de limpeza das praias e mangues afetados, assim como o recolhimento e o descarte apropriado do material poluente. 

"Durante a reunião fomos informados sobre Itaparica e Vera Cruz, chegando a 10 municípios na Bahia atingidos. São 155 toneladas de óleo já retiradas das praias, além do óleo que já chegou a manguezais e do óleo que está retido nas pedras. A grande preocupação do Estado e dos municípios é a falta de informações por parte das autoridades federais competentes. Lembrando que a responsabilidade por águas oceânicas, tanto ambiental quanto a segurança, pertence ao governo federal. Mas até agora nem os municípios nem os estados têm qualquer informação sobre o que foi feito e o que está sendo feito para descobrir a forte primária do vazamento e qual a situação no mar", afirmou Rui. 

Participaram do encontro os prefeitos de Camaçari, Conde, Entre Rios, Jandaíra, Lauro de Freitas, o vice-prefeito de Esplanada e um representante da prefeitura de Salvador. O governador ainda acrescentou que "o óleo continua chegando diariamente. Então, reforçamos o pedido para que as autoridades federais tomem providências em relação à descoberta do que está acontecendo. Ou, pelo menos, informem aos estados e municípios o que estão fazendo até agora. O que a Marinha está fazendo? O que a Petrobras fez até agora? O que o Ibama está fazendo? Essa é a grande indagação que temos feito". 

Por isso, disse Rui, o Estado da Bahia aderiu, na quarta-feira (16), à ação civil pública do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público da Bahia (MPBA) que solicita que o governo federal e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) adotem medidas efetivas de proteção do litoral baiano. 

A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, disse que “o mais importante agora é impedir que o óleo chegue à areia e descobrir a origem desse derramamento. Estamos tomando medidas para manter as praias limpas com apoio do Governo do Estado, mas sabemos que é uma ação paliativa. Devemos cobrar do governo federal uma ação imediata para que evitem que futuras manchas cheguem à costa”.

Segundo o governador, além dos equipamentos cedidos aos municípios e do trabalho do Corpo de Bombeiros na limpeza das praias, o Estado "fará a coleta periódica do material retirado, destinando para um tratamento e reservatório adequados, trazendo segurança para a população".  


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS/LEM: Aiba é ponto de doação da campanha Lenços do Agro

Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019 / Região

Os adereços serão entregues às pacientes em tratamento oncológico. Ação integra a luta contra câncer

Depois de apoiar a Campanha “Setembro Amarelo”, de prevenção ao suicídio, a Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) aderiu ao “Outubro Rosa”, na luta contra o câncer de mama. A entidade é uma das apoiadoras da campanha Lenços do Agro, que arrecada o adereço e destina às mulheres em tratamento oncológico. O objetivo da iniciativa é devolver a autoestima às pacientes, em um momento tão delicado em que o processo quimioterápico resulta na perda do cabelo - principal símbolo da feminilidade.

A Aiba destinou apoio institucional à campanha e tornou-se ponto de coleta dos lenços, a fim de sensibilizar seus associados e visitantes sobre a necessidade da doação. “Somos sensíveis às causas nobres e apoiamos campanhas contra o câncer e de valorização da vida. E entendemos que deflagrar apoio é participar ativamente, por isso estamos doando e também coletando as doações, para facilitar a vida de quem gostaria de participar, mas não sabe como”, ressaltou a assessora da presidência, Rosi Cerrato, que integra também o Núcleo Das Mulheres do Agro do Oeste da Bahia, apoiador oficial da campanha.

Além da sede da Aiba, em Barreiras, e do Núcleo das Mulheres do Agro, em Luís Eduardo Magalhães, outras entidades do agronegócio também se tornaram pontos de coleta. Os interessados em ajudar podem se dirigir a uma dessas instituições e depositar seus lenços nas caixas coletoras. Quem não tiver o adereço, o Núcleo está confeccionando e comercializando a preço de custo. A peça varia de R$ 10 a R$ 20, a depender do tamanho. Os lenços podem ser adquiridos na própria unidade onde serão coletados e posteriormente enviados para doação em hospitais e casas de apoio.

A iniciativa nasceu no Paraná e ultrapassou divisas, chegando à Bahia e a outros estados da federação. Além de lenços, as pessoas podem doar também turbantes, perucas e mechas de cabelo. A campanha motivacional segue até o próximo dia 30 de outubro, mas as doações podem ser feitas durante todo o ano.


Blogbraga/Ascom Aiba

Compartilhar no Whatsapp

SENAR, SPRLEM e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães realizam mutirão da saúde para o homem e a mulher rural

Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019 / Cidade

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM em parceria com a Prefeitura do município realizaram na última quarta-feira, 16, na sede do SPRLEM o mutirão do Programa Especial Saúde do Homem Rural e Saúde da Mulher Rural.

O mutirão tem o objetivo gerar oportunidades de educação para a promoção da saúde e prevenção de doenças de homens e mulheres do meio rural, contribuindo assim para melhoria da qualidade de vida.

O Presidente do SPRLEM, Cícero José Teixeira falou da importância da realização deste mutirão no Sindicato destacando a importância dos cuidados da saúde do homem e da mulher.
“Um dia como este é muito importante. Estamos realizando este mutirão com o objetivo de atender aos produtores e trabalhadores rurais do nosso município, buscando incentivar os homens e mulheres do campo a cuidarem melhor da saúde, a estarem maios atentos à importância da prevenção. Este dia com certeza será bastante proveitoso”, disse. 

O Programa Especial Saúde do Homem e da Mulher Rural tem passado por diversos municípios baianos levando saúde, educação e cidadania para homens do meio rural. Em Luís Eduardo Magalhães foram ofertados gratuitamente: Consultas Urológicas - Exames de PSA - Exames Papanicolau – Vacinação – Aferição de Pressão – Teste de Glicemia – Testes Rápidos: HIV e Hepatite e ainda Palestras sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis - Câncer de Pênis Câncer de Próstata – Tumores Femininos e Outros Temas.

O participante do mutirão, morador da Reforma Vila 2 e produtor, Orlando José de Araújo, destacou que ações como esta deveriam acontecer em todos os municípios atendendo as zonas rurais. “Muito bom mutirões como estes, está tudo muito bem organizado e todos nós só temos a ganhar, pois estes eventos só trazem benefícios para a nossa saúde. Quero destacar que ainda existem bastante preconceito por parte dos homens em relação aos exames que nós devemos fazer, e estes preconceitos precisam ser quebrados. A ciência está aí para nos ajudar e devemos acompanha a evolução da medicina”, destacou Orlando.

Para Gabrielle Rubert, esta parceria do Sindicato, Senar e prefeitura para a realização deste mutirão foi muito boa, pois ações como esta levam a muitas pessoas a oportunidade da realização dos exames essenciais tanto para a mulher quanto para o homem.

Durante o evento, foram distribuídos kits com mochila, folders, cartilhas e sabonete para quem participa de todas as atividades.

A vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado da Bahia - FAEB, Carminha Missio, enfatizou a importância da parceria entre Senar, SPRLEM e Prefeitura para a realização do Programa Saúde do Homem Rural e Saúde da Mulher Rural na cidade. “Agradecemos a parceria para realização deste mutirão da saúde, mas na oportunidade enfatizo que o Sistema só é capaz de realizar ações como estas porque nós produtores temos contribuído para isso. Aqueles 0,2% de contribuição ao SENAR oriunda da produção agropecuária faz diferença e tem ajudado cada vez mais transformar o nosso setor. Aproveitem a oportunidade e cuidem do maior bem que é a saúde”, disse.


Blogbraga/ASCOM Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM

Compartilhar no Whatsapp

MECÂNICA E AUTO PEÇAS EVOLUÇÃO - Com Grande Promoção e sorteio!

Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019 / Publicidades

Promoção troca de Óleo na Mecânica e Auto Peças Evolução - Sorteio dia 26 outubro na Loja, ao vivo pela rádio cidade FM e fotos no Blogbraga.

Na troca de Óleo do seu carro na Mecânica e Auto Peças Evolução você vai concorrer a vários prêmios: 
1° prêmio; Uma troca de Óleo completa para carro de passeio e caminhonete 
2° prêmio; Um capacete 
3° prêmio; Um limpa Ar condicionado, um limpa radiador, um filtro de ar condicionado, 2 aditivos para radiadores e uma limpeza de arrefecimento

Mecânica e Auto Peças Evolução

Rua Itacaré, N° 959 - bairro Floraes Léa, em Luis Eduardo Magalhães

Telefones (77) 3628-4216 e 9.9984-2446 

 

Publicidade

Compartilhar no Whatsapp

LEM: COMUNIDADE BELA VISTA RECEBE MUTIRÃO SAÚDE DO BEM NESTE SÁBADO

Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019 / Cidade

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da secretaria de Saúde realiza neste sábado (19), mais um Mutirão Saúde do Bem. Desta vez a ação acontece na Unidade de Saúde da comunidade Bela Vista, localizada na zona rural do município, das 8h às 12h.  

Os moradores da localidade receberão atendimentos médicos e odontológicos e poderão realizar testes rápidos para o diagnóstico do HIV, sífilis e hepatites B e C, teste de Papanicolau para prevenção ao câncer do colo do útero, vacinação, além de realizar a pesagem do programa Bolsa Família.

De acordo com a secretaria de Saúde, é necessário levar o cartão do SUS, documento oficial com foto e para as crianças a carteira de vacinação. O secretário da pasta, Felipe Melhem, afirmou que tem sido um grande sucesso os mutirões.

“A cada mutirão temos visto a importância dessa iniciativa do prefeito Oziel Oliveira, de garantir atendimento para os trabalhadores das localidades mais distantes do nosso Centro. Temos atendido um número expressivo de pessoas, que em sua maioria, são pessoas que trabalham nas fazendas, saem de casa de madrugada e retornam tarde da noite. Dessa forma, oferecemos diversos benefícios aos moradores, entre eles, a facilidade do atendimento perto de casa”, comentou Melhem.
 
Os próximos Mutirões Saúde do Bem acontecem dia 26 de outubro na Policlínica Municipal com o Dia “D” do Outubro Rosa; 09 de novembro na Vila II; 23 de novembro na comunidade Novo Paraná e 30 de novembro na Vila Buriti.


Blogbraga/ASCOM | Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães

Compartilhar no Whatsapp

CONVITE : PREFEITURA DE LEM

Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019 / Cidade

A Prefeitura Municipal, através do prefeito Oziel Oliveira e das Secretarias de Saúde e de Educação, convida os veículos de imprensa de Luís Eduardo Magalhães para prestigiar o Mutirão Saúde do Bem e uma visita ao canteiro de obras da Escola Municipal Fábio Johner, a serem realizadas neste sábado (19), a partir das 8h, com o objetivo de acompanhar in loco a realização do mutirão e a execução de mais esta importante obra para a educação na nossa cidade.

Agenda:
Mutirão Saúde do Bem na Comunidade Bela Vista
Local: Unidade de Saúde Bela Vista (ponto de localização abaixo)
Horário: sábado (19), às 8h.

Canteiro de obras da reforma e ampliação da Escola Municipal Fábio Johner
Local: em frente à Unidade de Saúde Bela Vista
Horário: 11h.


Blogbraga/ASCOM | Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães

Compartilhar no Whatsapp

Mulher acusada de mandar matar o marido é presa em Bom Jesus da Lapa região Oeste

Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019 / Cidade

Investigações realizadas por policiais da Delegacia Territorial (DT) de Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano, resultaram na prisão de Adriana Nunes Cardoso Vieira, de 36 anos. Ela é acusada de mandar matar o marido, em janeiro deste ano.

Adriana foi presa no município de Santana, distante 813 quilômetros de Salvador. O titular da DT/Bom Jesus, delegado Marcos Aurélio de Oliveira Porto, informou que Adriana é apontada como autora intelectual do crime. “Realizamos uma apuração minuciosa para chegar a essa conclusão”, explicou o titular.

Com o cumprimento do mandado, Adriana está à disposição do Poder Judiciário. “As investigações prosseguem no intuito de identificar e localizar os outros envolvidos no crime”, completou o delegado. 

 


Blogbraga/Ascom PC

Compartilhar no Whatsapp

Mais de 460 mil estudantes das escolas públicas na Bahia devem fazer as provas SAEB a partir de segunda-feira (21)

Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019 / Bahia

Mais de 460 mil estudantes das redes Estadual e municipais de ensino na Bahia devem fazer a partir de segunda-feira (21) as provas de Língua Portuguesa e de Matemática do chamado Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Na Bahia, as provas serão aplicadas até o dia 1º de novembro. A participação dos estudantes na prova SAEB é fundamental para a definição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dos Estados. E é a partir do IDEB que são gerados dados e indicadores que subsidiam a elaboração e o monitoramento das políticas educacionais nas redes estadual e municipais de ensino.

As provas serão aplicadas no horário regular das aulas e são dirigidas para estudantes do Ensino Fundamental (5º ano e 9º ano) e do Ensino Médio (3º ano e 4ª série da Educação Profissional). Em caráter amostral, este ano o SAEB também abrangerá o 2º ano do Ensino Fundamental e a Educação Infantil.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destacou que para garantir que os resultados sejam publicados é necessário que cada Estado atinja, no mínimo, 80% de presença dos estudantes no dia da realização da prova. “Se não for alcançado este percentual de participação, o dado não será considerado pelo SAEB. É muito importante que os familiares motivem os seus filhos a participarem das provas e que os professores, gestores e toda a população baiana se envolvam em torno deste valioso processo avaliativo. A rede estadual, juntamente com as redes municipais, por meio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-Bahia) e uma forte parceria com a União dos Municípios da Bahia (UPB), estão fazendo este chamado para que a prova SAEB alcance 100% de participação dos estudantes baianos”, afirmou.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

APPLESHOP: ASSISTÊNCIA TÉCNICA ESPECIALIZADA

Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019 / Publicidades

Tudo que seu iPhone precisa em um só lugar! A AppleShop é primeira loja especializada em produtos Apple da região Oeste! Além de vender toda linha de produtos (iPhone, Apple Watch, iPad, AirPods e MacBook) e uma enorme variedade de acessórios, você também pode contar com a nossa assistência técnica especializada! Seu iPhone reparado em menos de 30minutos! Todos os produtos possuem garantia e pagamento facilitado!

Faça um orçamento sem custo na nossa loja física localizada na Rua Piauí, 630, Centro (próximo à Clínica São Camilo) em LEM - BA.


Publicidade

Compartilhar no Whatsapp

Foragido da delegacia de João Dourado é preso pela PM em Barreiras

Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019 / Região

Mais um dos cinco fugitivos da delegacia de João Dourado, na região de Irecê, foi preso na manhã dessa quarta-feira (16) pela Polícia Militar de Barreiras, oeste do estado.

Segundo informações da PM, Álisson Nogueira Alecrim, o ‘Galeguinho’, de 20 anos, foi preso durante operação de combate ao tráfico de drogas na cidade.

O foragido foi encaminhado à delegacia de Polícia Civil local. Em João Dourado, a fuga de cinco detentos ocorreu na noite de domingo, 06 de outubro. Um deles, Lucyan Phelipe morreu em confronto com a PM, momento depois da fuga. Três foram recapturados. Alex da Silva Andrade ainda está solto.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

RIACHÃO DAS NEVES: BANDIDOS ROUBAM CAMINHÃO CARREGADO COM FARELO DE ALGODÃO E SOJA NA BR-135

Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019 / Região

Por volta das 22:00h de sexta-feira (11), criminosos deram voz de assalto a um caminhoneiro que trafegava de Luís Eduardo Magalhães/BA, com destino a São Raimundo Nonato/PI, em um caminhão M.Benz/Atron 2324 cor Azul Placa Policial ODV-2496 carregado com 22 Ton. de farelo de algodão e soja (ração para animais).

De acordo com depoimento à Polícia, pelo menos três elementos armados com revólver e espingarda cal.12 em um veículo Gol de cor prata interceptaram o caminhão na BR-135 uns 20 km depois de Riachão das Neves.

Na ação os criminosos obrigaram o motorista parar o veículo, adentraram no mesmo fazendo com que a vítima ficasse abaixado e assumiram a direção. Aproximadamente uns três quilômetros depois, colocaram o caminhoneiro no carro e foram em direção à BR-242 sentido Salvador onde por fim o deixaram à sua própria sorte e tomaram rumo ignorado.

Que tiver informações a respeito do caminhão descrito acima, favor entrar em contato com a Polícia Militar 190, NUNCA faça abordagem por conta própria.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

HOMEM MORRE AO SOFRER DISPARO ACIDENTAL DE ARMA DE FOGO EM WANDERLEY

Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019 / Região

Um triste acidente aconteceu por volta das 20:00h desta terça-feira (15), no povoado Gerais do São Francisco, zona rural do município de Wanderley/BA.

Na ocasião, Alan Cardec Silva de Souza, de 37 anos, natural de Wanderley, estava limpando uma espingarda em sua casa quando aconteceu um disparo acidental.

Ainda ferido, Alan tentou buscar socorro em sua motocicleta mas não conseguiu. Populares deram o socorro encaminhando a vítima para a UPA de Wanderley onde infelizmente veio a óbito assim que chegou.

O corpo foi transferido para o Departamento de Polícia Técnica de Barreiras para exame de necropsia e depois liberado para os familiares.

Alan Cardec deixa esposa e dois filhos pequenos. Lamentamos.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

PARCERIA ENTRE SECRETARIA DE SAÚDE, SENAR E SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS PROPORCIONA MAIS DE 200 ATENDIMENTOS PARA MORADORES DA ZONA RURAL

Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019 / Cidade

Um mutirão realizado na manhã desta quarta-feira (16), na sede do Sindicato dos Produtores Rurais, proporcionou atendimento gratuito a trabalhadores rurais do município. A iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Sindicato dos Produtores Rurais e prefeitura de Luís Eduardo Magalhães beneficiou cerca de 200 atendimentos a pessoas vindas de diversas localidades do município. 

Elas tiveram a oportunidade de fazer avaliações de glicemia, testes rápidos para o diagnóstico de doenças, palestras educativas e exames de prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. Além da equipe da secretaria de Saúde, também estiveram presentes os médicos especialistas contratados pelo SENAR; o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Cícero Teixeira; a vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado da Bahia e representante do SENAR, Carminha Míssio; o secretário de Agricultura, Eduardo Yamashita; o secretário de Saúde, Felipe Melhem e o prefeito Oziel Oliveira. 

Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, a iniciativa é muito benéfica e deve se repetir com maior frequência, viabilizando o atendimento a pessoas que nem sempre podem se deslocar para a sede do município para avaliar as condições de saúde. “A nossa estrutura está à disposição para garantir o bem estar a quem tanto trabalha por nossa região”, destacou Cícero Teixeira. 

O chefe do executivo municipal destacou a importância da parceria que possibilitou o atendimento durante todo o dia. Oziel Oliveira destacou que esta é mais uma demonstração de que a união entre o poder público e a iniciativa privada podem garantir excelentes resultados. 

“Eventos dessa natureza ampliam ainda mais a abrangência da nossa secretaria de Saúde que vem realizando diversas ações na zona rural do nosso município. Estamos muito felizes com os resultados”, complementou Oziel Oliveira. 

De acordo com o secretário de Saúde de Luís Eduardo Magalhães, caso haja o diagnóstico de algum tipo de doença que exija cuidados especiais, o paciente receberá toda a assistência e será encaminhado para o atendimento especializado. 

“Nossa rede está preparada para atender a esses casos e realizar qualquer tipo de tratamento da maneira adequada. Se houver a necessidade, esses pacientes serão encaminhados para os especialistas responsáveis pelo acompanhamento”, explicou Felipe Melhem.


Blogbraga/ASCOM | Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Apple Shop Contabilidade Rondon DBT CMO PM Capital Imóveis Luz motos Click Tec Mimoaço Fontana Mineiros Coyote Oeste Manutenção Sportime Global Imperial DPVAT Barreiras Epis BA Dr. Márcio Rogério Extreme Evolucao Dique Denuncia Dupará Açaí Paraíba Casa da Ferramenta Fashion Work Silvano Santos MaxCar G7 Bem Brasil Pastel Guarda Municipal Polícia Civil Rabelo P&F Elo Aço Neli Unopar Vida Farma CISO Sutrans Delicia DM Reparos Grupo Marabá Online Celulares Kenni Henke Jaú