São Camilo SDR Bahia

SICREDI
Corbã
Ação
NOTÍCIAS

Bahia registra 529 novos casos de Covid-19 e mais 7 óbitos pela doença nas últimas 24h

Sábado, 23 de Outubro de 2021 / Bahia

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 529 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,04%) e 449 recuperados (+0,04%). O boletim epidemiológico deste sábado (23) também registra 7 óbitos. Dos 1.242.821 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.213.142 já são considerados recuperados, 2.662 encontram-se ativos e 27.017 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido a instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.568.743 casos descartados e 242.984 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado. Na Bahia, 52.251 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vacinação

Com 10.500.753 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 82,4% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

Boletim de previsão do tempo pra este final de semana

Sábado, 23 de Outubro de 2021 / Bahia

No sábado (23)o tempo ficará Instável em todo o Estado. O Litoral baiano se manterá com possibilidade de chuvas de intensidade fraca a moderada e deverá apresentar uma redução dos volumes de precipitação com o decorrer do dia. No setor centro-oeste, Chapada Diamantina e Região Sudoeste o dia deverá ficar nublado e com chuvas de intensidade fraca a moderada e seus maiores volumes deverão ocorrer, sobretudo a partir do fim da tarde.

Já no domingo (24) teremos tempo Instável, com variação de nebulosidade e possibilidade de pancadas de chuvas na maior parte do estado, Municípios costeiros deverão ter chuvas periódicas de fraca intensidade. Setor centro-oeste terá um aumento gradual de nebulosidade e chuvas convectivas a partir do fim da tarde. Chapada Diamantina e Região Nordeste, terão o dia com sol entre nuvens e possibilidade apenas de chuvas isoladas nesse dia.

Tendência para a segunda-feira (25/10/2021)

Nesse dia a tendência é de chuvas periódicas no setor centro-oeste, chuvas de fraca intensidade no litoral Sul e região Sudoeste e tempo firme nas demais regiões.

Chuvas registradas no período das 09h do dia 21/10 às 09h do dia 22/10/2021

Nas últimas 24 horas, foram registrados eventos de chuvas nos seguintes bairros da cidade de Salvador: Cosme de Farias (120 mm), Ondina (98 mm), Cabula (92 mm), Caminho das Árvores (84,7 mm), Águas Claras (78,2 mm), Federação (70,8 mm), Rio Sena (68,4 mm), Pirajá (67,9 mm), CAB (67,8 mm), Alto do Peru (65,1 mm), Tancredo Neves (54,2 mm), São Caetano (49 mm), Monte Serrat (26,3 mm), Itapuã (24,8 mm) e Mussurunga (24 mm). Nos demais municípios que registraram volumes ao longo do estado foram: América Dourada (84,2 mm), Lapão (83,2 mm), Juazeiro (82,8 mm), Itaguaçu da Bahia (69,8 mm), Morpará (67,2 mm), Barreiras (66,8 mm), Formosa do Rio Preto (57 mm), Cocos (54 mm), Várzea Nova (50,2 mm), Xique-xique (49 mm), Morro do Chapéu  (47,4 mm), Mansidão (47 mm), Barro Alto (45,6 mm), Marcionílio Souza (37,2 mm), Valença (35 mm), Mucugê (34 mm), Senhor do Bonfim (32,6 mm), Valente (32,6 mm), Campo Formoso (31 mm), Jacobina (28,8 mm), Itaeté (26,8 mm), Caém (25,8 mm), Mirangaba (25 mm), Iraquara (24,8 mm), Mansidão (23,2 mm), Simões Filho (22,4 mm), Camacan (22,3 mm), Luís Eduardio Magalhães (21 mm), Barra (20,8 mm) e Saúde (20 mm). Nos demais municípios e bairros de Salvador não foram registrados volumes superiores a 20 mm.


Blogbraga/Inema

Compartilhar no Whatsapp

II Fase da Operação Mata Adentro combate o desmatamento ilegal no interior baiano

Sábado, 23 de Outubro de 2021 / Bahia

Dando continuidade a Operação Mata Adentro, agora na sua segunda fase, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realizou entre os dias 18 e 22/10, com o apoio das policiais das Companhias de Proteção Ambiental (CIPPA e COPPA/PMBA), ação de combate ao desmatamento ilegal nas áreas de Mata Atlântica inseridas no território do Estado.

As atividades foram planejadas a partir de imagens de satélite, dentre eles do Programa Harpia e da Plataforma MapBiomas, que indicaram alertas com indícios de desmatamento em áreas com vegetação nativa para as regiões pesquisadas e posteriormente as equipes do Inema foram a campo validar as informações e realizar as autuações.

Durante as vistorias realizadas, que ocorreram em 19 municípios nas regiões Oeste, Chapada Diamantina, Norte, Litoral Sul e Extremo Sul, e em 61 imóveis rurais, foi confirmado o desmatamento ilegal em aproximadamente 589 hectares, que equivalem aproximadamente 590 campos de futebol.

As equipes de fiscalização apreenderam alguns equipamentos utilizados no corte das árvores, além de mais de 3550 estacas de madeiras provenientes do ilícito ambiental e outros autos de infração foram emitidos para interdição das atividades. As multas serão posteriormente lavradas pelo órgão ambiental e podem ultrapassar a mais de R$ 500 mil. “Em uma única propriedade localizada no município de Carinhanha, que fica nas margens do Rio São Francisco, foi realizada a demolição de mais de 20 fornos que estavam sendo utilizados para a produção ilegal de carvão vegetal. Na grande maioria das propriedades, as áreas suprimidas estavam sendo convertidas para uso agrícola”, afirmou o diretor de Fiscalização (DIFIS) da autarquia, Marcos Machado.

O diretor também reforça que as atividades de monitoramento através de imagens de satélites vêm agregando importantes avanços nas ações de combate ao desmatamento ilegal no Estado, o que tem possibilitado uma identificação mais rápida das ocorrências, assim como dos seus infratores. “Em alguns casos o monitoramento por satélites tem inclusive possibilitado uma ação remota do órgão ambiental”, salientou Marcos.

O MapBiomas Alerta é um sistema de validação e refinamento de alertas de desmatamento de vegetação nativa em todos os biomas brasileiros com imagens de alta resolução. O sistema cruza informações de cinco sistemas de detecção em tempo real por satélite e confirmam com imagens de alta resolução com o auxílio de inteligência artificial.

O artigo 2º da Lei nº 11.428/2006 (Lei da Mata Atlântica) define como integrantes do Bioma Mata Atlântica as seguintes formações florestais nativas e ecossistemas associados, com as respectivas delimitações estabelecidas em mapa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), conforme regulamento: Floresta Ombrófila Densa; Floresta Ombrófila Mista, também denominada de Mata de Araucárias; Floresta Ombrófila Aberta; Floresta Estacional Semidecidual; e Floresta Estacional Decidual, bem como os manguezais, as vegetações de restingas, campos de altitude, brejos interioranos e encraves florestais do Nordeste.

Crime Ambiental – Art. 38-A. Destruir ou danificar vegetação primária ou secundária, em estágio avançado ou médio de regeneração, do Bioma Mata Atlântica, ou utilizá-la com infringência das normas de proteção: (Incluído pela Lei nº 11.428, de 2006).

Pena – detenção, de 1 (um) a 3 (três) anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente. (Incluído pela Lei nº 11.428, de 2006).

Parágrafo único. Se o crime for culposo, a pena será reduzida à metade.       (Incluído pela Lei nº 11.428, de 2006).

O cidadão que deseja registrar denúncias de crimes ambientais deve entrar em contato com o Disque Denúncia do Inema pelo número 0800 071 1400 ou através do e-mail: denuncia@inema.ba.gov.br.


Blogbraga/Inema

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA - Incêndios florestais: chuvas no interior diminuem focos de calor

Sábado, 23 de Outubro de 2021 / Bahia

Imagens: Inema

As fortes chuvas que caem no interior do estado têm colaborado de forma considerável no combate aos incêndios florestais. É o que mostram os dados divulgados pela Sala de Situação de Monitoramento Ambiental do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

O boletim de focos de calor é emitido diariamente, municiando a equipe da Operação Bahia Sem Fogo, do Governo do Estado, que combate os incêndios florestais em todo território baiano.

Considerando dados do satélite de referência Aqua – NASA, nesta quinta-feira (21), não houve sequer um registro de foco de calor na Bahia – em alguns dias no início do mês este número passou de 600. 

Durante este período o Governo do Estado contratou 14 aeronaves do modelo air tractor para lançar água nas áreas atingidas, que ajudaram a combater os incêndios florestais nos municípios atingidos, além de dos esforços das equipes de campo, Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Inema, Defesa Civil, Bombeiro Militar e brigadistas voluntários.

Desde quarta-feira (20) foram registrados volumes expressivos de chuva em vários pontos do território baiano. Segundo o meteorologista Aldírio Almeida, da Coordenação de Estudos de Clima e Projetos Especiais (COCEP), do Instituto, “em alguns municípios, os volumes acumulados entre quarta-feira e esta sexta-feira (23) já ultrapassam 80 mm, a exemplo de Salvador (120,0 mm em Cosme de Farias), América Dourada (84,2 mm), Lapão (83,2 mm) e Juazeiro (82,8 mm), onde cada milímetro corresponde a um litro de chuva por metro quadrado”.

Ainda segundo o meteorologista, esta condição favorável à ocorrência de chuvas na maior parte do Estado deve se manter no decorrer deste sábado. Já no domingo (24), os maiores volumes deverão ficar restritos ao oeste baiano. “Vale destacar que o mês de outubro marca o início climatológico do período chuvoso de grande parte do interior da Bahia, época em que as chuvas se tornam mais frequentes em algumas regiões, incluindo todo o centro-oeste e sudoeste baiano”, explicou.

Sobre os incêndios ainda em combate, apenas o município de Barra, localizado a cerca de 650 km de Salvador, requer atenção, pois ainda tem um foco de incêndio em monitoramento e outro em fase de rescaldo; duas aeronaves auxiliam na ação.

Sala de Situação de Monitoramento Ambiental

Inaugurada em 2012, a sala é fruto de um acordo de cooperação técnica entre a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Inema, sendo gerida atualmente pela Diretoria de Recursos Hídricos e Monitoramento Ambiental (DIRAM).

Canais de denúncia

A qualquer sinal de incêndio, a população deve ligar para o 193. As denúncias de queimadas ilegais e outros crimes ambientais podem ser feitas pelo telefone 0800 071 1400.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: Governo do Estado vai antecipar salário de servidores

Sexta-feira, 22 de Outubro de 2021 / Bahia

Imagem ilustrativa

O Governo do Estado vai antecipar o salário de ativos e pensionistas para 28 de outubro, quando é comemorado o Dia do Servidor. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (22), após conversa por telefone entre o governador em exercício, Adolfo Menezes, e o governador Rui Costa, que está em missão na República Tcheca.

Além da antecipação do salário, o Governo do Estado transferiu o feriado do Dia do Servidor para 1º de novembro, uma segunda-feira. A medida assegura um feriado prolongado à categoria, que já tinha no calendário de feriados do ano o Dia de Finados, na terça-feira (2). Esta decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado de hoje.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

PREFEITO DE SEABRA SOFRE REPRESENTAÇÃO AO MPE

Sexta-feira, 22 de Outubro de 2021 / Bahia

Na sessão desta quinta-feira (21/10), realizada por meio eletrônico, os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia acataram denúncia apresentada contra o prefeito de Seabra, Fábio Miranda de Oliveira, em razão de irregularidades em procedimentos licitatórios realizados para a contratação de serviço de transporte escolar, no exercício de 2017. Um dos certame teve como vencedora a empresa “Amunduruca Transportes” pelo valor global de R$1.304.296,56, para o período de 90 dias.

O relator do processo, conselheiro Fernando Vita, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual, para que seja apurada a prática de ato de improbidade administrativa. Também foi determinado o ressarcimento aos cofres municipais da quantia de R$99.898,24, com recursos pessoais, tendo em vista o pagamento feito a maior e sem amparo legal. O gestor ainda foi multado em R$10 mil.

Em relação à Dispensa de Licitação n° 097/2017, o conselheiro Fernando Vita identificou, como irregularidades, a ausência de justificativa da efetiva necessidade da dispensa emergencial; a realização de cotação de preços com empresas detentoras de sócio em comum, o que comprometeu a competitividade e ensejou o sobrepreço no contrato administrativo; pagamento de despesa sem amparo legal, no valor de R$66.820,20; e a realização de empenhos a posteriori, no montante de R$378.647,20.

Já no Pregão Presencial n° 016/2017, o gestor não comprovou a publicação do resumo do edital em jornal de grande circulação regional ou nacional, o que restringe o caráter competitivo do certame. Do mesmo modo, não foi publicado o aviso da nova data de abertura da licitação, sendo apresentada na defesa apenas uma declaração informando que o documento foi publicado no Diário Oficial do Município, no endereço eletrônico www.seabra.ba.io.org.br, bem como no mural de avisos da Prefeitura.

O procurador Guilherme Macedo Costa, do Ministério Público de Contas, também se manifestou pela procedência da denúncia, com a determinação de ressarcimento ao erário e a aplicação de multa proporcional ao gestor. Recomendou, ainda, a representação ao Ministério Público Estadual.

Cabe recurso da decisão.


Blogbraga/TCM - Assessoria de Comunicação Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

PREFEITURA DE SÃO DOMINGOS/BA, TEM CONTAS DE 2019 APROVADAS

Sexta-feira, 22 de Outubro de 2021 / Bahia

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, na sessão desta quinta-feira (21/10) acataram recurso ordinário apresentado pelo ex-prefeito de São Domingos, Izaque Rios da Costa Júnior, para alterar o mérito do parecer – de rejeição para aprovação com ressalvas – das contas relativas ao exercício de 2019. O gestor comprovou, no recurso, a indicação dos recursos correspondentes para a abertura de créditos adicionais suplementares, no montante de R$800.500,00.

Com a reforma da decisão, o conselheiro Nelson Pellegrino, relator do recurso, reduziu a multa imputada no primeiro julgamento de R$ 2,5 mil para R$1,5 mil.

O gestor alegou, no recurso, que haveria “suporte financeiro” para a abertura dos créditos adicionais para as fontes 14 (Transferências do Sistema Único de Saúde, no valor de R$751.500,00), 24 (Transferências de Convênios, na quantia de R$12.000,00) e 29 (Transferências de Recursos do Fundo Nacional de Assistência Social, no total de R$ 37.000,00). Após a análise dos novos documentos apresentados, os auditores do TCM concluíram que a Prefeitura de São Domingos possuía recursos, por superávit financeiro, para suplementar dotações, o que descaracterizou a irregularidade.

O Ministério Público de Contas, por meio da procuradora Camila Vasquez, opinou pelo provimento do recurso em relação à abertura de créditos por superávit financeiro, mantendo o opinativo em relação aos demais pontos abordados no seu parecer anterior.


Blogbraga/TCM - Assessoria de Comunicação Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: Governo informa sobre expediente nos dias do Servidor e de Finados

Sexta-feira, 22 de Outubro de 2021 / Bahia

O Governo do Estado vai transferir o Dia do Servidor, no próximo 28 de outubro (quinta-feira), para o dia 1º de novembro (segunda-feira), véspera do feriado pelo Dia de Finados. O Decreto que altera o feriado pelo Dia do Servidor foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (22).

Com isso, o expediente nas repartições públicas será mantido em sua integralidade na semana do dia 28 (de 25 a 29 de outubro), enquanto na semana do dia 2 de novembro haverá expediente entre os dias 3 e 5 do referido mês.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Levantamento da Setur-BA aponta crescimento no desempenho de atividades turísticas na Bahia

Sexta-feira, 22 de Outubro de 2021 / Bahia

Indicadores de desempenho de atividades turísticas apontam crescimento na retomada do setor na Bahia, comparando números de antes da pandemia da Covid-19 com a situação atual. De acordo com levantamento da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), em setembro deste ano, a taxa de ocupação hoteleira em Salvador foi de 62,6%, índice 0,6% maior que o registrado no mesmo mês de 2019.

No último feriado de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), os hotéis da capital registraram 100% de ocupação. A previsão é que o número se repita nos feriados de Finados (2 de novembro) e Proclamação da República (15 de novembro). Para o Natal e Réveillon, as reservas seguem no ritmo para o índice máximo, sendo que alguns hotéis já não dispõem de vagas.

Em relação à movimentação de passageiros nos principais aeroportos baianos, apesar do crescimento nos últimos meses, o número em setembro de 2021 foi 17,2 % menor que no mesmo período de 2019. A exceção foi o aeroporto de Ilhéus, que teve aumento de 48,7%. A expectativa no setor é de aumento na demanda, por causa da ampliação de voos regulares das empresas aéreas Gol, Latam e Azul, até o final do ano.

O levantamento mostrou também que houve aumento no movimento nos pedágios das estradas que cortam a Bahia. Em setembro de 2021, o índice foi 3,5% maior, em comparação com o mesmo mês de 2019, o que demonstra o fortalecimento do turismo regional.


Blogbraga/Fonte: Ascom/Setur-BA

Compartilhar no Whatsapp

Bahia registra 672 novos casos de Covid-19 e mais 9 óbitos pela doença nas últimas 24h

Quinta-feira, 21 de Outubro de 2021 / Bahia

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 672 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,05%) e 482 recuperados (+0,04%). O boletim epidemiológico desta quinta-feira (21) também registra 9 óbitos. Dos 1.241.794 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.212.413 já são considerados recuperados, 2.380 encontram-se ativos e 27.001 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.565.413 casos descartados e 243.085 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta. Na Bahia, 52.228 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vacinação

Com 10.468.928 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 82,22% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

Bahia chega a 190 casos da variante Delta sequenciados

Quinta-feira, 21 de Outubro de 2021 / Bahia

Análises da Fundação Oswaldo Cruz apontaram mais 55 amostras da variante Delta da Covid-19, no estado. Com estes novos registros, a Bahia tem ao todo 190 casos da variante sequenciadas, com três óbitos.

Os casos positivos para a variante delta foram identificados em 47 municípios, com maior número de casos em Salvador (39), Pé de Serra (19), Lauro de Freitas (12), Bonito (11), Feira de Santana (9), Baixa Grande (7), Riachão do Jacuípe (7) Ilhéus (7), Camaçari (6) e Nova Fátima (6).

A secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, relata que a variante Delta atualmente é a predominante nas amostras sequenciadas. “É um fato que nos preocupa, por isso continuamos a afirmar que as pessoas não devem achar que não temos mais o vírus da Covid-19 circulando. Ainda temos que continuar a usar máscaras e devemos nos vacinar, tanto com a primeira quanto com a segunda dose”, afirma Tereza Paim.

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) também tem feito sequenciamento no estado. De acordo com a diretora geral do Lacen-BA, Arabela Leal, “Estamos concentrando atenção nas amostras provenientes de municípios com aumento do percentual de casos.

Reconhecido como a 3ª maior unidade de vigilância laboratorial do país e classificado na categoria máxima de qualidade pelo Ministério da Saúde, o Lacen-BA analisou amostras de mais de 200 municípios dos nove Núcleos Regionais de Saúde.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

Draco prende policial militar envolvido em sequestros

Quinta-feira, 21 de Outubro de 2021 / Bahia

Um policial militar foi preso nesta quinta-feira (21), por policiais da Coordenação de Repressão a Extorsão Mediante Sequestro do Departamento de Repressão e Combate a Crime Organizado (Draco), em Camaçari. Ele tem envolvimento com uma quadrilha que atua com extorsões mediante sequestro ocorridos em Salvador e na Região Metropolitana (RMS).

Na casa do policial, foram encontrados uma pistola calibre .380 com dois carregadores, 15 munições, sete relógios, aparelhos celulares, distintivo genérico de polícia, duas placas de carro e um automóvel possivelmente utilizado nos crimes.

“Ao verificar a origem da arma e do veículo, percebeu-se que o policial não tem o porte para tê-la em sua residência. O veículo apresenta características de adulteração e seu documento consta de um lote de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) extraviado do Detran-BA”, disse o delegado Adailton de Souza Adam, da Coordenação de Repressão a Extorsão Mediante Sequestro.

O policial, além de ter o mandado de prisão cumprido, foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e receptação qualificada. Um comparsa, que tem mandado de prisão em aberto, ainda não foi localizado.


Blogbraga/Ascom-PC

Compartilhar no Whatsapp

Bahia registra um dos maiores crescimentos de oportunidades educacionais para crianças e jovens, segundo o IOEB

Quinta-feira, 21 de Outubro de 2021 / Bahia

A Bahia é um dos estados brasileiros com maior crescimento no Índice de Oportunidades de Educação Brasil (IOEB) 2015-2019, conforme pesquisa divulgada, na quarta-feira (20), pela Comunidade Educativa Cedac, uma organização da sociedade civil. A pesquisa levou em conta o Ìndice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2019 e os dados do Censo Escolar e de formação de professores, coletados antes da pandemia do novo Coronavírus, mas analisa oportunidades ofertadas a crianças e jovens para além do IDEB.

A região Nordeste foi a que mais avançou com relação a 2017 no IOEB.  Bahia, Alagoas, Ceará e Paiú são os estados que reúnem quase metade dos 500 municípios que mais avançaram no oferecimento de oportunidades educacionais. Dos  municípios que estão no grupo em desenvolvimento e que mais avançaram entre 2017 e 2019, 27% estão na Bahia.

O IOEB nacional foi de 5,02 e a Bahia registrou 4,4, sendo o terceiro Estado com maior crescimento no IOEB 2015-2019, com 22% de crescimento em relação à edição anterior.

O superintendente de Gestão da Informação Educacional da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Rainer Guimarães, fez uma análise dos dados e destacou alguns pontos que são determinantes para este avanço. “De acordo com o IOEB, a Bahia é classificada como um Estado em desenvolvimento. O indicador não separa as redes estadual, municipal, federal e privada, assim como faz a classificação por território observando a trajetória do estudante. Mas é animador, pois na Bahia as políticas educacionais têm sido marcadas por fatores como o fortalecimento do regime de colaboração entre o Estado e os municípios e ao desenvolvimento de políticas educacionais voltadas ao fortalecimento das aprendizagens”.

Ainda segundo o superintendente, na rede de ensino, são muitos os elementos que vêm contribuindo para gerar oportunidades para os estudantes. Ele destacou a ampliação da oferta de escolas em tempo integral; os cursos de Educação Profissional e Tecnológica; e o desenvolvimento de projetos como o Mais Estudo, de monitoria em Língua Portuguesa e Matemática e Educação Científica; o Ciência na Escola, que fomenta o estudo da Ciência em sala de aula; o Bahia Olímpica, que estimula a aprendizagem por meio da participação nas olimpíadas dos conhecimento; e o Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE), que aplica regularmente avaliações de Língua Portuguesa e Matemática, com base na prova SAEB, além de projetos de arte, cultura e esporte.

IDEB – De acordo com o último IDEB, 2019, no Ensino Médio, a rede estadual de ensino saltou de 2,7 (2017) para 3,2 (2019). Este foi o melhor IDEB alcançado pela rede desde que o índice foi instituído, em 2007. Em termos relativos, percentuais, o IDEB da Bahia cresceu 18,5%, sendo o segundo maior crescimento do país. A Bahia também é um dos oito estados com aumento maior do IDEB, 0,5, maior do que a média nacional, que foi de 0,4.

O avanço também foi constatado nos ensinos Fundamental I e II da rede pública, que possuem ofertas pelas redes estadual e municipais. O IDEB demonstrou que, no Ensino Fundamental I (do 1º ao 5° ano), houve um crescimento de 4,7 (2017) para 4,9 (2019) e, no Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano), o desempenho foi ainda melhor, avançando de 3,4 (2017) para 3,8 (2019).


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Sema e Inema realizam visita técnica do projeto de Revitalização do Rio Salitre em Jacobina/BA

Quinta-feira, 21 de Outubro de 2021 / Bahia

Equipes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) estão no município de Jacobina até sexta-feira (22) para uma visita técnica do Projeto Experimental de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre. O projeto faz parte do convênio com  Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) e tem o objetivo de desenvolver ações hidroambientais e sociais para a região. 

Participam também representantes dos Comitês de Bacia Hidrográfica do Rio Salitre e São Francisco, gestores públicos municipais, além de lideranças locais e associações da região das cidades de Jacobina e Mirangaba.

De acordo com o superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental da Sema, Tiago Porto, no encontro estão sendo discutidas as ações do projeto que visam a revitalização da região, a exemplo da restauração da vegetação, contenção de processos erosivos, instalação de sanitários sustentáveis e implantação de uma unidade de beneficiamento para produtos da sociobiodiversidade.

"Esse primeiro reconhecimento de campo está sendo importante para ajustes nos termos de referência das contratações previstas e identificação de prioridades com base nas demandas locais", explica Porto. As ações executivas do Convênio estão previstas para iniciar no segundo semestre de 2022 e foram baseadas no Plano de Bacia aprovado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Salitre.   


Blogbraga/SEMA - Secretaria do Meio Ambiente

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: Indústria baiana gera 31.323 mil empregos de janeiro a agosto de 2021

Quinta-feira, 21 de Outubro de 2021 / Bahia

O segmento da indústria na Bahia gerou, entre janeiro a agosto desse ano, 31.323 mil postos de trabalho. Somente em agosto, o saldo positivo de empregos foi de 4.993 empregos, puxado pelos setores de Couro e Calçados; Alimentícios e Minerais Não-Metálicos. As informações são do Informe de Indústria de Outubro da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). 

Em agosto de 2021, ao se completar um ano e cinco meses do início da pandemia do coronavírus, as maiores taxas de crescimento foram observadas nos setores de Informática (160,7%), seguido de Couro e Calçados (53%) e Papel e Celulose (38,2%). 

“As nossas exportações dos produtos industrializados aumentaram em 19,15% de janeiro a setembro, comparando com o mesmo período do ano anterior. Destaque para os setores de Minerais, Calçados e Carne”, elencou o secretário de desenvolvimento econômico em exercício, Luiz Gugé.  

De janeiro a setembro desse ano, o setor de Minerais teve um aumento de 152% no valor exportado, de US$ 162 milhões em 2020 para US$ 457 milhões em 2021; Calçados registrou crescimento de 126%, passando de US$ 42 milhões em 2021 ante US$ 19 milhões em 2020; e Carne, que subiu 107%, saindo de US$ 15 milhões em 2020 para US$31 milhões em 2021. 


Blogbraga/Ascom/SDE

Compartilhar no Whatsapp

Bahia registra 460 novos casos de Covid-19 e mais 6 óbitos pela doença

Quarta-feira, 20 de Outubro de 2021 / Bahia

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 460 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,04%) e 422 recuperados (+0,03%). O boletim epidemiológico desta quarta-feira (20) também registra 6 óbitos. Dos 1.241.122 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.211.931 já são considerados recuperados, 2.199 encontram-se ativos e 26.992 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.563.787 casos descartados e 242.536 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta. Na Bahia, 52.215 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vacinação

Com 10.446.513 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 82.04% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

McDia Feliz ajudará Martagão a manter o programa de transplantes. Saiba como participar

Quarta-feira, 20 de Outubro de 2021 / Bahia

Neste sábado, 23 de outubro, quem for a uma das unidades da rede do Mc Donald’s e comprar um Big Mac ajudará o Hospital Martagão Gesteira a manter seu programa de Transplante de Medula Óssea (TMO). Neste dia, toda a renda obtida com a venda desse sanduíche será revertida, na Bahia, para a instituição filantrópica que, por ano, atende a mais de 80 crianças de todo o estado.

Superintendente da Liga Álvaro Bahia (mantenedora do Martagão), Antônio Novaes explica que o transplante de medula óssea do hospital, inaugurado em outubro de 2020, custa cerca de R$ 80 mil, sendo R$ 30 mil repassados pelo SUS e os R$ 50 mil restantes oriundos de doações via McDia Feliz. 

“Esta campanha é fundamental. Foi o McDia que viabilizou a realização desse sonho. É um serviço caro, complexo. Foram necessários muitos investimentos em estrutura física, equipamentos, treinamento da equipe. Precisamos do apoio para manter esse programa funcionando”, destaca.

Antes da implantação do programa de TMO do Martagão, pacientes que necessitavam desse tipo de tratamento precisavam se deslocar para outros estados. O Hospital passou a ser o único da Bahia que realiza TMO em pacientes de 0 a 18 anos. Outras unidades de saúde também fazem esse transplante, mas somente acima de 14 anos.

Serviço - A pequena Maria Júlia tem apenas quatro anos, mas já enfrenta uma luta árdua. Diagnosticada com neuroblatoma, um tumor em estágio avançado, ela, que mora em Feira de Santana, precisava de um transplante de medula óssea. O problema é que, para a idade dela, não havia na Bahia, pelo SUS, serviço disponível. As opções eram se mudar para Brasília ou São Paulo e deixar o convívio familiar para fazer o tratamento. 

A possibilidade de realizar o tratamento perto de casa e dos familiares só ocorreu porque o Martagão passou a oferecer o serviço de saúde. “Receber a notícia foi difícil. Minha filha sentia muita dor. Não aguentava mais ver ela sofrer tanto”, conta a mãe, Simone Conceição. O caso da paciente era indicado para transplante. “Eu pedi tanto a Deus que não levasse a gente para longe. Aí a médica disse que o Martagão tinha aberto vagas para transplantes”, acrescenta.

Em sua 33ª edição, o McDia é uma das maiores campanhas de mobilização em prol da saúde e educação de crianças e jovens do Brasil. Neste ano, a edição vai beneficiar 67 projetos de 56 instituições que atuam na oncologia pediátrica no Brasil. A lista foi anunciada pelo Instituto Ronald McDonald, organização sem fins lucrativos que há mais de 22 anos atua para aumentar as chances de cura da doença, promovendo a saúde e bem-estar de crianças e adolescentes no país.

“O câncer infantojuvenil é a doença que mais mata crianças de 1 a 19 anos, com o surgimento de um novo caso cada hora Brasil (dados do Inca). Somado ao atual cenário da pandemia, esse dado se torna ainda mais alarmante, visto que os pequenos pacientes em tratamento oncológicos estão no grupo de risco da Covid-19, e não podem interromper o tratamento. Por isso, mais do que nunca, precisamos da união de solidariedade de todos para que possamos mudar a realidade dessas famílias”, ressalta Bianca Provedel, Diretora Executiva do Instituto Ronald McDonald. 

O McDia Feliz 2021 seguirá uma série de medidas que priorizaram a saúde e segurança dos clientes, funcionários e parceiros da rede, respeitando todos os protocolos estabelecidos pelos órgãos de saúde e pelo programa McProtegidos. 


Blogbraga/Anderson Sotero Assessor de Imprensa Hospital Martagão Gesteira

Compartilhar no Whatsapp

EX-PREFEITO DE SERROLÂNDIA É MULTADO PELA ADMISSÃO IRREGULAR DE PESSOAL

Quarta-feira, 20 de Outubro de 2021 / Bahia

Na sessão desta quarta-feira (20/10), realizada por meio eletrônico, os conselheiros e auditores do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia consideraram irregulares os atos de admissão de pessoal temporário apresentados pela Prefeitura de Serrolândia, da responsabilidade do ex-prefeito José Gonçalves de Oliveira. As contratações foram realizadas no exercício de 2020. O auditor Antônio Emanuel de Souza, relator do processo, imputou ao gestor uma multa de R$2 mil.

O processo seletivo tinha por objeto a contratação temporária emergencial de profissionais de saúde para desempenhar atividades no âmbito da Secretaria de Saúde do município. O certame envolveu a oferta de sete vagas, sendo realizadas 12 contratações.

De acordo com o parecer, o prefeito não encaminhou para a análise do TCM os documentos essenciais para a formação do convencimento da legalidade jurídica das admissões. Também foi observado o descumprimento ao direito de inscrição e ausência do percentual de vagas destinadas às pessoas portadoras de deficiência, o que resultou na negativa do registro dos atos de admissão.

O Ministério Público de Contas, através do procurador Danilo Diamantino Gomes da Silva, também se manifestou pela negativa do registro dos atos de admissão de pessoal, bem como pela aplicação de multa ao ex-prefeito.

A 2ª Câmara do TCM é composta, atualmente, pelos conselheiros Mário Negromonte, Raimundo Moreira e Fernando Vita e pelos auditores Antônio Carlos da Silva, Antônio Emanuel de Souza e José Cláudio Ventin.

Cabe recurso da decisão. (Processo nº 13410e20)


Blogbraga/TCM - Assessoria de Comunicação Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

APROVADAS CONTAS DE MAIS DEZ CÂMARAS; AS DE BREJOLÂNDIA SÃO REJEITADAS

Quarta-feira, 20 de Outubro de 2021 / Bahia

Na sessão desta quarta-feira (20/10), realizada por meio eletrônico, os conselheiros e auditores da 2ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia aprovaram, com ressalvas, as contas das câmaras de vereadores de mais dez municípios do estado, todas referentes ao exercício de 2020. Alguns dos vereadores presidentes foram penalizados com multas que variam de R$1 mil a R$3 mil, em razão das ressalvas apontadas nos relatórios técnicos por causa de irregularidades e erros formais. Na mesma sessão, o TCM rejeitou as contas de 2020 da Câmara de Brejolândia, da responsabilidade de José Alves de Castro.

Foram aprovadas com ressalvas as contas das câmaras de Sebastião Laranjeiras, de responsabilidade do vereador Valmirar Pereira Morais; de Sítio do Mato, Maria Marta Macedo Dias; de Boninal, Erineide Santos Teixeira; de Teolândia, Antônio Moacir Souza; de Itabela, Joaldo Lima da Silva.

Em relação aos gestores das contas das câmaras de Bonito, Alek Sandro Santana Beu; de Riachão do Jacuípe, Antônio Walter Carneiro Lima; de Jacobina, Juliano de Carvalho Cruz; de Nova Soure, Ítalo Goes Santos; e de Umburanas, José Muniz Barbosa, apesar dos reparos feitos às contas, não foram penalizados com multas pela pouca relevância das ressalvas.

A presidente da Câmara de Sítio do Mato, vereadora Maria Marta Macedo Dias, também foi punida com a determinação de ressarcimento aos cofres municipais da quantia de R$42.666,69, com recursos pessoais, em razão do pagamento de subsídios a maior do que o previsto na Lei Municipal nº 217/2012, nos meses de julho e dezembro de 2020.

Brejolândia – No caso das contas de 2020 do presidente da Câmara de Brejolândia, vereador José Alves de Castro, o conselheiro Raimundo Moreira, relator do parecer, opinou pela rejeição, em razão do não pagamento de multa imputada pelo TCM em processo anterior. O gestor foi multado, desta vez, em R$1 mil.

A câmara recebeu, a título de duodécimos, a quantia de R$1.318.306,16, sendo realizadas despesas orçamentárias em igual valor, respeitando, assim, o limite previsto no artigo 29-A da Constituição Federal. A despesa com pessoal alcançou o montante de R$1.050.446,29, que correspondeu a 3,59% da Receita Corrente Líquida Municipal, não ultrapassando o limite de 6% definido na Lei de Responsabilidade Fiscal.

A 2ª Câmara do TCM é composta, atualmente, pelos conselheiros Mário Negromonte (presidente), Raimundo Moreira e Fernando Vita e pelos auditores Antônio Carlos da Silva, Antônio Emanuel de Souza e José Cláudio Ventin.

Cabe recurso das decisões.


Blogbraga/TCM - Assessoria de Comunicação Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

PRF na Bahia liberta garota de 11 anos sequestrada em Iraquara, região da Chapada Diamantina e prende pedófilo na BR 116 em Poções

Quarta-feira, 20 de Outubro de 2021 / Bahia

O idoso de 70 anos confessou ter abusado sexualmente da menina e disse que pretendia levá-la para São Paulo.

PRF na Bahia liberta garota sequestrada e prende pedófilo na BR 116 em Poções

A Polícia Rodoviária Federal libertou uma criança de 11 anos que foi sequestrada e mantida em cárcere privado por um idoso de 70 anos. O resgate aconteceu na manhã desta terça-feira (19), em trecho da BR 116, em Poções, no sudoeste baiano.

Equipe da PRF estava de plantão, quando foi informada da ocorrência do desaparecimento de uma garota, ocorrido na tarde de segunda (18), no povoado de Iraporanga, município de Iraquara (BA), região da Chapada Diamantina.

Segundo levantamento policial, a garota tinha saído da escola e foi abordada por um homem que estava a bordo de um Siena, de cor prata.

Prontamente, os policiais diligenciaram e iniciaram buscas pela região, oportunidade em que avistaram o automóvel suspeito na altura do quilômetro 760 da rodovia, com dois ocupantes no seu interior.

Os policiais rodoviários federais deram ordem de parada ao carro e constataram que um dos ocupantes se tratava da criança desaparecida.

O motorista que confessou o crime foi preso e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil para lavratura do flagrante.

Foi acionado o Conselho Tutelar, bem como foi feito contato com os pais da criança e solicitado auxílio de profissionais como psicólogo e assistente social. Ela será submetida a exame de corpo delito.

PROJETO MAPEAR

O projeto MAPEAR da PRF tem como objetivo a identificação de “pontos vulneráveis” por níveis de criticidade e representa uma oportunidade de geração de dados, a partir das rodovias, para mapear cenários propícios à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Por meio de um levantamento com atualização bianual, são identificados e registrados os pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes ao longo das rodovias federais que cortam os municípios do Brasil. O principal objetivo é subsidiar o desenvolvimento de ações preventivas e repressivas, bem como orientar as políticas públicas coordenadas pelo Ministério dos Direitos Humanos.

Desde 2003 até o presente, a PRF resgatou 4.876 crianças e adolescentes de situação de vulnerabilidade. Da mesma forma, quando passou a desenvolver e contabilizar as ações preventivas e repressivas em 2017, 51.355 pessoas foram alcançadas sendo estas consideradas potenciais disseminadoras das orientações dadas pela PRF no enfrentamento a exploração sexual de crianças e adolescentes.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

Bahia registra 391 novos casos de Covid-19 e mais 10 óbitos pela doença nas últimas 24h

Quarta-feira, 20 de Outubro de 2021 / Bahia

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 391 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,03%) e 417 recuperados (+0,03%). O boletim epidemiológico desta terça-feira (19) também registra 10 óbitos. Dos 1.240.662 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.211.509 já são considerados recuperados, 2.167 encontram-se ativos e 26.986 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.562.558 casos descartados e 241.762 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça. Na Bahia, 52.202 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vacinação

Com 10.436.761 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 81.97% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

Radialista Zé Carlos Benigno morre vítima da Covid-19 em Jacobina/BA

Terça-feira, 19 de Outubro de 2021 / Bahia

 Radialista - José Carlos Benigno

Internado no dia 13 de outubro para tratar-se da Covid-19, o radialista José Carlos Benigno do Rosário veio a óbito às 17h56 da tarde de hoje (19), no Hospital Regional Vicentina Goulart, de Jacobina (BA).

Amigo, polêmico, intenso, direto, às vezes instável... Assim o descrevem nas redes sociais os amigos que com ele conviveram. Benigno vinha atuando na emissora Jacobina FM, onde apresentava o jornalístico "Blitz Total 3ª Edição", nos finais de tarde.

Zé Carlos Benigno é mais uma das vítimas da Covid-19 que vão a óbito no Hospital Regional de Jacobina. O radialista vinha apresentando melhoras desde o final de semana, mas na tarde de ontem (18) teria sido diagnosticado um quadro infeccioso e não resistiu às complicações.

A região de Jacobina, no Piemonte da Chapada Diamantina, está chocada com a notícia.

O diretor do Blogbraga, Edivaldo Braga, que fazia parte do quadro de amigos de Zé Carlos Benigno, além de colega de profissão, deixa suas condolências para os familiares e amigos por esta perda.


Blogbraga/Por Eraldo Maciel

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: Quase dois milhões de baianos estão com segunda dose da vacina contra Covid-19 atrasada

Terça-feira, 19 de Outubro de 2021 / Bahia

Foto: Arquivo Blogbraga

Quase dois milhões de baianos não foram aos postos de saúde completar o esquema vacinal contra a Covid-19. São pessoas que já poderiam ter tomado a segunda dose de acordo com o aprazamento de cada imunizante, no entanto não buscaram os serviços de saúde. Do total do público em atraso, 332.091 tomaram a vacina Coronavac; 539.830 Oxford/AstraZeneca; e 1.127.959 Pfizer/BioNTech.

A Secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, alerta que a imunização completa é que garante uma maior proteção contra a doença. “É importante que as pessoas busquem as unidades de saúde para se vacinarem contra a doença, incluindo também a dose de reforço. O esquema completo de vacinação dá uma maior garantia de defesa contra a Covid-19”, ressalta. Ela ainda destaca que que a principal medida para conter o avanço da Covid-19 é a imunização.

Além de não garantir a efetividade completa das vacinas, os atrasos podem acarretar a perda de doses, como alerta a coordenadora de imunização do Estado, Vânia Rebouças. Ela destaca que as doses enviadas da Pfizer precisam ser aplicadas no prazo de até 31 dias, por conta das especificidades no armazenamento. Antes da distribuição, os imunizantes são armazenados em ultracongeladores que chegam a temperaturas de até -86°C.

“Uma vez enviadas aos municípios, as doses só mantêm a validade em temperatura positiva nesse prazo de até 31 dias. Por isso, é tão importante que a população esteja atenta a esse retorno e compareça aos postos de vacinação para concluir o esquema vacinal contra a Covid-19”, pontua.

Uso de máscaras

A Bahia comemorou nesta segunda-feira (18) o marco de 50% da população com doze anos ou mais completamente imunizada contra a Covid-19. Porém, o avanço da vacinação não deve ser motivo para abandonar o uso de máscara, que representa uma forma efetiva e comprovada de prevenção à transmissão da Covid-19.

Para a secretária da Saúde, Tereza Paim, abolir o uso de máscara nessa etapa representa um grande retrocesso na luta contra o vírus da Covid. “Estar vacinado não quer dizer que a gente pode estar desprotegido. Apenas depois que a maior parte da população estiver vacinada com as duas doses, mais de 80% da população, é que a gente vai poder começar a pensar de que maneira e em quais locais poderemos estar sem máscara, preferencialmente em locais abertos”, explicou.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Bahia ultrapassa marca de 50% da população acima dos 12 anos completamente imunizada contra Covid-19

Terça-feira, 19 de Outubro de 2021 / Bahia

A Bahia ultrapassou, nesta segunda-feira (18), a marca de 50% da população com 12 anos ou mais completamente imunizada contra a Covid-19. Ao todo, 6.370.057 tomaram as duas doses da vacina ou a vacina de dose única, o que representa 53,03% do público, estimado em 12.732.254. Caso seja considerada a população com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 81.81% da população com 12 anos ou mais.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel de vacinação.

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 378 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,03%) e 397 recuperados (+0,03%). O boletim epidemiológico desta segunda-feira (18), também registra 8 óbitos. Dos 1.240.271 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.211.092 já são considerados recuperados, 2.203 encontram-se ativos e 26.976 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.561.393 casos descartados e 241.340 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira. Na Bahia, 52.182 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

Bahia é líder na geração de energias renováveis

Terça-feira, 19 de Outubro de 2021 / Bahia

A Bahia lidera o ranking dos 05 principais estados na geração acumulada de energia solar e eólica, entre janeiro e agosto de 2021. Juntas, as fontes renováveis deverão investir cerca de R$ 37 bilhões em municípios baianos nos próximos anos, além dos R$ 25,7 bilhões já injetados no Estado para criação de parques eólicos e solares. Os dados são da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica e constam no Informe Executivo de Energia eólica e solar de outubro, divulgados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), nessa segunda-feira (18). Comparado a agosto de 2020, houve um aumento de 14% na geração de energia eólica.

"Estou em Berlim, na Alemanha, em viagem internacional junto com o governador Rui Costa e o superintendente de atração de investimentos da SDE, Paulo Guimarães para apresentar o potencial econômico do território baiano e receber novos investimentos nessa área e tentar atrair cada vez mais projetos de energias renováveis para o nosso estado", destaca o Nelson Leal, secretário de Desenvolvimento Econômico.

Empregos

A geração de empregos também é favorável quando se fala no segmento das energias renováveis da Bahia. No Informe Executivo Solar destaque-se a criação de 13 mil postos de trabalho diretos na fase de construção dos parques que já estão em operação. A previsão é que sejam criados mais de 64 mil empregos diretos na fase de construção para os parques que estão em construção e construção não iniciada.  

Já em energia eólica, a geração foi mais de 148 mil empregos em toda cadeia produtiva. Sendo mais de 57 mil contratações diretas na fase de construção dos parques que já estão em operação. Além de prevê a criação de mais 69 mil empregos diretos e indiretos para os parques que estão em construção e construção não iniciada.

Em missão internacional, o governador Rui Costa se reuniu, nesta segunda-feira (18), em Berlim, capital da Alemanha, com executivos da Siemens Energy, empresa com sede no país e que é líder em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e soluções para projetos voltados à geração e transmissão de energia limpa em escala mundial. Acompanhado dos secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico, Nelson Leal; de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti; e do superintendente de atração de investimentos da SDE, Paulo Guimarães, o governador conheceu a tecnologia da empresa para a produção e aplicação de hidrogênio verde, considerado o combustível do futuro e que pode vir a ser produzido na Bahia.


Blogbraga/Ascom/SDE

Compartilhar no Whatsapp

Rui Costa se reúne com empresa alemã para trazer projeto de energia renovável para a indústria baiana

Terça-feira, 19 de Outubro de 2021 / Bahia

Em missão internacional, o governador Rui Costa se reuniu, nesta segunda-feira (18), em Berlim, capital da Alemanha, com executivos da Siemens Energy, empresa com sede no país e que é líder em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e soluções para projetos voltados à geração e transmissão de energia limpa em escala mundial. Acompanhado dos secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico, Nelson Leal; de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti; e do superintendente de atração de investimentos da SDE, Paulo Guimarães, o governador conheceu a tecnologia da empresa para a produção e aplicação de hidrogênio verde, considerado o combustível do futuro e que pode vir a ser produzido na Bahia.

Na ocasião, Rui apresentou a estrutura do estado da Bahia para receber novos investimentos nessa área. "Nesta primeira agenda, discutimos sobre projetos de energia eólica, energia solar e sobre desenvolvermos um projeto piloto para a produção de hidrogênio verde, que é o futuro da geração de energia, discutido no mundo inteiro. Também falamos de outras parcerias com a Siemens Energy na área de automação, segurança, saúde e mobilidade urbana, que devem gerar emprego e renda para o povo baiano", destacou o governador.

O hidrogênio é o combustível mais eficiente que existe, tendo três vezes mais capacidade energética que a gasolina. É usado, inclusive, pela Nasa em foguetes espaciais. A desvantagem do uso do hidrogênio em escala industrial é que a produção atual usa gás natural e gera grande quantidade de gases de efeito estufa. A saída que vem sendo desenvolvida pela Siemens Energy e que motivou a visita do governador à empresa é a produção limpa de hidrogênio por meio da eletrólise, um processo químico que usa energia renovável e água.

No encontro de hoje, a Siemens Energy apresentou as funcionalidades do hidrogênio verde para a mobilidade, servindo de combustível para ônibus urbanos, aviões, navios, e como a produção limpa e em grande escala permitirá alimentar indústrias. Eles também apresentaram um projeto piloto instalado no Chile, que vai usar hidrogênio verde para fabricar gasolina.

De acordo com o diretor de Relações Governamentais da Siemens Energy no Brasil, Henrique Paiva, a Bahia tem todas as condições para receber esses investimentos. "Saímos muito felizes desse encontro porque compartilhamos das mesmas visões de desenvolvimento de mundo com a delegação da Bahia. O estado tem toda a estrutura necessária para esta nova produção. Tem energia eólica, pessoas qualificadas, fábricas, consumo local e porto pra exportação. Basta confluir para as alianças estratégicas entre todos os participantes desta parceria", afirmou.

O crescente mercado global de hidrogênio verde deve valer US$ 11 trilhões até 2050, segundo estimativas dos especialistas. Com atuação em 90 países, a Siemens Energy gera mais de 90 mil empregos mundo afora. A empresa atua na Bahia desde 2011, com a Siemens Gamesa, que investiu R$ 400 milhões numa unidade em Camaçari, onde fabrica geradores eólicos e emprega 180 pessoas.

"A chegada da energia eólica e solar mudou a realidade das regiões onde elas se instalaram na Bahia, com geração de emprego e renda, que reflete no comércio e qualidade de vida das pessoas. Queremos ampliar esses efeitos com novas parcerias", ressaltou Rui.

O governador também propôs que a Siemens Energy participe, como parceira do Estado, na formação técnica de estudantes que moram nas regiões onde existem parques de energia renovável. A ideia é que esses jovens da rede estadual sejam preparados para atuar na manutenção e implantação desses projetos de energia limpa.

Também participaram da reunião o CEO da Siemens Gamesa, Paulo Fernando Soares; e o Head da área de New Energy Business na América Latina, Andreas Eisfelder.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Covid-19: Governo do Estado e prefeituras farão a testagem de até 180 mil estudantes e funcionários assintomáticos nas escolas públicas

Segunda-feira, 18 de Outubro de 2021 / Bahia

Com o objetivo de identificar, monitorar e isolar casos da Covid-19 na comunidade escolar, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) em parceria com os municípios, fará a testagem de até 180 mil funcionários e estudantes com idade superior a 13 anos da rede pública municipal e estadual, desde que estejam assintomáticos e participando das atividades presenciais. O projeto Partiu! #Testagem nas Escolas tem a duração de três meses e, nesta segunda-feira (18), foi realizada a primeira coleta no Colégio Estadual Eduardo Bahiana, em Salvador, com as presenças da secretária da Saúde do Estado da Bahia, Tereza Paim, do secretário da Saúde de Salvador, Léo Prates, e do superintendente da Secretaria de Educação do Estado, Manoel Calazans.

De acordo com a titular da pasta estadual da Saúde, “estima-se que essa amostragem aleatória entre os indivíduos assintomáticos cubra até 20% da comunidade escolar. As amostras coletadas nas escolas pelas equipes municipais serão enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA)”, detalha Tereza Paim.

A secretária pontua ainda que os casos sintomáticos serão submetidos ao teste rápido de antígeno. “Mais rápido e com precisão similar ao teste molecular do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro na detecção do coronavírus, ele tem como vantagem a detecção da doença em sua fase aguda, além da velocidade para obtenção do resultado, estimada em 20 minutos. A contraprova será obrigatória e utilizará o RT-PCR”, explica Paim.

Na eventualidade de resultados positivos para a Covid-19, os protocolos sanitários serão implementados de forma integrada entre o setor da saúde e educação, a exemplo de medidas de isolamento e monitoramento dos estudantes ou funcionários, bem como o rastreamento e quarentena dos contactantes diretos. “O projeto representa agenda intersetorial positiva, entendida como garantia adicional de que as escolas devem reabrir e permanecer abertas, com segurança para toda a comunidade escolar. Assim vamos mitigar o risco de casos e surtos”, avalia a secretária da Saúde do Estado da Bahia.

A superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde da Sesab, Rivia Barros, ressalta que os insumos necessários para a coleta e análise laboratorial já estão disponíveis para este projeto piloto, que já conta com a adesão de 240 municípios.

Para a diretora da Colégio Estadual Eduardo Bahaiana, Ivani Almeida, a ação traz uma maior tranquilidade para a comunidade escolar, principalmente neste momento de retorno às aulas 100% presenciais. “Com esta iniciativa podemos ter mais segurança na volta às atividades”, afirma a diretora ressaltando o trabalho que vem sendo feito para atender as medidas necessárias de controle da Covid-19.

Protocolos sanitários

Para além do rastreamento dos casos assintomáticos, cada escola deve implementar uma estratégia padrão de rastreamento diário a partir de uma lista de sintomas, embasadas nos critérios clínicos. O engajamento das famílias é fundamental, pois devem se comprometer a não levar o estudante para a escola caso se apresente com sintomas gripais, além de procurar atendimento em unidade de saúde. O uso de máscaras, o distanciamento social e a higiene frequente das mãos são as medidas básicas para evitar a disseminação da Covid-19 na comunidade escolar.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

Rui Costa anuncia retorno das aulas 100% presenciais na rede estadual de ensino

Segunda-feira, 18 de Outubro de 2021 / Bahia

A partir do dia 18 de outubro, as escolas da rede estadual de ensino da Bahia devem retomar o modelo de aulas 100% presenciais. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, nesta sexta-feira (8), durante agenda no município de Floresta Azul, no sul baiano.

"As escolas estão no modelo híbrido, mas na segunda-feira, dia 18, voltaremos com as aulas 100% presenciais. Até lá, temos mais uma semana para finalizar a preparação e organização para esse retorno", explicou Rui.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

PRF: Animais soltos nas rodovias colocam em risco a segurança de viajantes

Segunda-feira, 18 de Outubro de 2021 / Bahia

Animais de grande porte são vistos com frequência se alimentando da vegetação que margeia a pista, situação que potencializa a gravidade de um acidente em caso de atropelamento, além de colocar em risco a vida dos motoristas e passageiros. 

Somente este ano já fizemos o manejo de mais de 3.000 animais das nossas rodovias.

Muitas das vezes, para não atropelar animais soltos na pista, os motoristas são obrigados a desviar ou a frear bruscamente, o que pode resultar em acidente grave.
A PRF informa que os proprietários de animais devem tomar todas as precauções necessárias para evitar eventuais fugas, em especial nas imediações de rodovias, onde há risco de acidentes graves, visto que poderão ser responsabilizados por eventuais danos causados em caso de acidentes, tanto no âmbito civil, como no criminal. 

Deixar animais soltos nas rodovias colocando em risco a vida dos que trafegam pelo local é crime. Os proprietários dos animais podem ser enquadrados no artigo 132 do Código Penal, que trata sobre expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e eminente, bem como no artigo 31 da Lei de Contravenções Penais, no qual estabelece que deixar em liberdade, confiar a guarda a pessoa inexperiente ou não guardar com a devida cautela animal perigoso. 

A PRF alerta que, na hipótese do condutor deparar-se com um animal, principalmente de grande porte, durante sua viagem, é recomendado diminuir a velocidade do veículo, evitar o uso de buzina e faróis altos, uma vez que essas medidas podem assustar o animal e provocar reações de ataque, e gerar acidentes. Além disso, o condutor poderá informar a PRF através do número 191 que tomará as medidas de segurança cabíveis.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

CHAPADA DIAMANTINA: Quatro são presos por envolvimento em tentativa de homicídio em Mucugê/BA

Segunda-feira, 18 de Outubro de 2021 / Bahia

Diligências para elucidar uma tentativa de homicídio, ocorrida no último dia 13 de outubro em Mucugê, resultaram, no sábado (16), na prisão de quatro integrantes de um grupo criminoso. A ação foi realizada por policiais da Delegacia Territorial (DT) daquela cidade, em conjunto com uma equipe da 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Seabra).

O coordenador da Coorpin/Seabra, delegado Thomas Victor Galdino, explicou que os suspeitos foram flagrados com maconha, cocaína e a arma utilizada no crime. “As roupas que eles vestiam no dia do ataque também foram apreendidas”, completou o coordenador.

A vítima, que está internada em estado grave, foi atingida por cinco disparos, dentro da própria residência, enquanto dormia. “A motivação do crime teria sido pelo fato da esposa dele ter atingido o rosto de um dos criminosos com um copo, depois de uma discussão em um bar”, disse o delegado.

“Já solicitamos a prisão preventiva deles”, acrescentou Galdino. Os suspeitos passaram pelos exames de lesões corporais e estão custodiados na sede da coordenadoria.


Blogbraga/Ascom-PC

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
Dique Denuncia SBS Delícia Sportime UMOB Minas Aço Extreme DPVAT P&F Imperial Jaú Online Casa do Marceneiro Dupará Açaí Ofertas - Hiper Santo Antonio ASMAT G7 NET Paraíba Vida Farma Xikito DBT Neli LH Madeiras Casa da Ferramenta Contabilidade Rondon CISO Oeste Beton Grupo Marabá PM Global Luz motos JBJ Açaí do Chiquinho Guarda Municipal Paraiba Sutrans