COVID-19

NOTÍCIAS

Em mais uma sessão virtual, Nelson Leal comanda aprovação de decretos de calamidade para 158 novos municípios baianos

Quarta-feira, 08 de Abril de 2020 / Bahia

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA VOTOU E APROVOU POR UNANIMIDADE O PEDIDO DOS PREFEITOS

Assembleia Legislativa realizou sessão virtual hoje (08/04), onde votou e aprovou por unanimidade 158 novos projetos de decreto legislativo municipais solicitando o reconhecimento do “estado de calamidade pública” em razão da pandemia do Covid-19.

No total, 181 dos 417 municípios baianos já vivem sob os efeitos dos decretos extraordinários. “O reconhecimento do estado de calamidade permite aos municípios a realocação do orçamento em áreas consideradas estratégicas no combate à doença Covid-19 e flexibilizam metas fiscais. Nesse instante, sem vacina e sem uma droga efetiva, o importante é manter o isolamento social, é ficar, o máximo possível, em casa. Na próxima semana, já deveremos votar mais uma centena de decretos legislativos municipais”, explica o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Nelson Leal. 

O estado de calamidade pública vige, a partir de hoje, em Ipirá, Gongogi, Iuiú, Barro Alto, Botuporã, Campo Formoso, Lagoa Real, Maraú, Coribe, Aratuípe, Dom Macedo Costa, Jussari, Alagoinhas, Boa Nova, Itanagra, Itabuna, Itororó, Caém, Ibicoara, Euclides da Cunha, Simões Filho, Tapiramutá, Rio Real, Rio de Contas, São José da Vitória, Ubaíra, Una, Nova Ibiá, Paramirim, Vereda, Sento-Sé, Valente, Novo Horizonte, Rio do Pires, São José do Jacuípe, Ruy Barbosa, Quixabeira, Barra, Apuarema, Iramaia, Itagi, Itajuípe, Bonito, Castro Alves, Santa Cruz Cabrália, Rio do Antônio, Guajeru, Presidente Tancredo Neves, Piripá, Cruz das Almas, Ipiaú, Coaraci, Igrapiúna, Jandaíra, Ibipeba, Itatim, Boquira, Palmeiras, Central, Madre de Deus, Cafarnaum, Serra do Ramalho, Caldeirão Grande, Andorinha, Livramento de Nossa Senhora, Queimadas, Buerarema, Caraíbas, Riachão do Jacuípe, Presidente Jânio Quadros, Senhor do Bonfim, Uauá, Nova Soure, Ituaçu, Ibipitanga, Seabra, Remanso, Itamaraju, Antônio Cardoso, Umburanas, Jaguaquara, Governador Mangabeira, Pojuca, Capim Grosso, Cocos, Ouriçangas, Santana, Vera Cruz, Pedrão, Floresta Azul, Santa Inês, Santa Bárbara, Santa Luzia, Itambé, Mucuri, Nordestina, Érico Cardoso, Riacho de Santana, Mutuípe, Itagibá, Conceição do Almeida, Ubaitaba, Tucano, Iguaí, Matina, Barrocas, Cândido Sales, Dom Basílio, Itarantim, Piritiba, Itaetê, Dias d'Ávila, Itaguaçu da Bahia, Barro Preto, Ibirataia, Candiba, Medeiros Neto, Candeias, Baixa Grande, Barra do Rocha, Boninal, Mulungu do Morro, Miguel Calmon, Vitória da Conquista, Utinga, Macarani, Sobradinho, Jiquiriçá, Ribeira do Pombal, Pindobaçu, Ponto Novo, Amaldina, Saúde, Santo Estevão, Paulo Afonso, São Sebastião do Passé, Olindina, Wenceslau Guimarães, Caturama, Fátima, Itacaré, Itaparica, Santa Maria da Vitória, Ilhéus, Itaberaba, Belo Campo, Caatiba, Itapetinga, Condeúba, Ibicaraí, Itaju do Colônia, Pé de Serra, São Gonçalo dos Campos, Antas, Canapólis, Serrinha, Palmeiras, Boquira, Planalto e Umburanas.


Blogbraga/ALBA - Assessoria da Presidência

Compartilhar no Whatsapp

Bahia registra o 15º óbito por Covid-19

Quarta-feira, 08 de Abril de 2020 / Bahia

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informa que registrou, nesta quarta-feira (8), o 15º óbito pelo novo coronavírus (Covid-19) no estado. O paciente era um homem de 96 anos, com histórico de insuficiência renal crônica e hipertensão.

Residente de Salvador, o paciente estava internado em um hospital da rede privada na capital baiana desde 3 de abril e faleceu em 7 de abril.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

Bahia já tem 62 cidades com transporte suspenso

Quarta-feira, 08 de Abril de 2020 / Bahia

"As medidas de proteção social não podem ser antecipadas demasiadamente, nem podem ser tomadas tardiamente. Temos que ir gradativamente tomando decisões, e é assim que vamos continuar fazendo em relação à suspensão do transporte intermunicipal". A declaração foi dada pelo governador Rui Costa durante conversa ao vivo com internautas pelas redes sociais no início da tarde desta terça-feira (7). No Diário Oficial do Estado de hoje, 13 novas cidades foram incluídos no decreto que determina a suspensão dos ônibus intermunicipais: Adustina, Cachoeira, São Félix, Gandu, Ibirataia, Itarantim, Palmeiras, Piripá, Barra do Choça, Campo Formoso, Catu, Ibotirama e São Francisco do Conde. Nestas cidades, a medida tem validade a partir de quarta-feira (8). 

Já são 62 municípios contemplados pelo decreto, que teve sua primeira versão em 27 de março e, inicialmente, tinha validade até 5 de abril. No entanto, no último sábado (4), o governador determinou a prorrogação da suspensão até o dia 15 de abril. Também foi estendido até 15 de abril a circulação, a saída e a chegada de ônibus interestaduais, em todo território do Estado da Bahia. "Por conta dessas medidas restritivas que já adotamos, a Bahia tem indicadores inferiores à media nacional e vamos trabalhar para continuar assim", afirmou o governador.

As cidades com transporte intermunicipal suspensas são: Salvador, Feira de Santana, Porto Seguro, Prado, Lauro de Freitas, Simões Filho, Vera Cruz, Itaparica, Itabuna, Ilhéus, Itacaré, Camaçari, Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Vitória da Conquista, Santa Maria da Vitória, Correntina, Entre Rios, Jequié, Brumado, Conceição do Jacuípe, Juazeiro, Teixeira de Freitas, Nova Soure, São Domingos, Canarana, Ipiaú, Itagibá, Itamaraju, Itororó, Pojuca, Dias D’Ávila, Alagoinhas, Barra, Candeias, Coaraci, Itajuípe, Medeiros Neto, Santa Cruz Cabrália, Barra do Rocha, Eunápolis, Belmonte, Conde, Uruçuca, Itapetinga, Conceição do Coité, Utinga, Adustina, Cachoeira, São Félix, Gandu, Ibirataia, Itarantim, Palmeiras, Piripá, Barra do Choça, Campo Formoso, Catu, Ibotirama e São Francisco do Conde. 

Ficam suspensas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. Em algumas cidades sem casos de coronavírus, o sistema de transporte intermunicipal foi suspenso porque está integrado ao de municípios com registros da doença.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Rui se reúne com prefeitos presidentes dos Consórcios de Saúde: "temos que estar juntos"

Quarta-feira, 08 de Abril de 2020 / Bahia

Em reunião por videoconferência, o governador Rui Costa conversou com os prefeitos presidentes dos Consórcios Interfederativos de Saúde da Bahia sobre ações de combate ao novo coronavírus.  "Foram quatro horas de conversa em que discutimos estratégias para enfrentarmos juntos esta guerra contra o coronavírus. Um dos pontos de destaque foi a implantação e funcionamento das unidades regionais específicas para atender a pacientes que testaram positivo", afirmou Rui.

O governador pediu união aos prefeitos para que a Bahia possa superar o momento difícil: "os consórcios são muito importantes porque unem os municípios numa rede. Eu deixei um pedido aos presidentes para que se reúnam, também por videoconferência, com os prefeitos dos municípios que integram os consórcios para repassar as orientações que nós demos. Temos que estar juntos. Só muito trabalho e união para vencer esse inimigo poderoso". Ao todo, 26 prefeitos participaram da reunião realizada na tarde de segunda-feira(6), que também contou com a participação do Secretário de Saúde do Estado (Sesab), Fábio Vilas-Boas. 

No estado já estão implantados os consórcios do Litoral Norte/Agreste Baiano (Alagoinhas), Barreiras, Brumado, Portal do Sertão (Feira de Santana), Alto Sertão (Guanambi), Irecê, Itabuna/Ilhéus, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Nordeste II (Ribeira do Pombal), Metro Recôncavo Norte, Santa Maria da Vitória, Reconvale (Santo Antônio de Jesus), Senhor do Bonfim, Extremo Sul da Bahia (Teixeira de Freitas), Baixo Sul (Valença) e  Vitória da Conquista/Itapetinga. Outros dois consórcios estão em implantação: Itaberaba/Seabra e Serrinha.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Governador anuncia prorrogação do fechamento das escolas na Bahia

Terça-feira, 07 de Abril de 2020 / Bahia

Durante #PapoCorreria, transmitido ao vivo pela internet nesta terça-feira (7), o governador Rui Costa informou que as escolas públicas e privadas de todo o estado terão o período de fechamento adiado por conta da pandemia do novo coronavírus. “Vamos prorrogar o fechamento das escolas. Ainda não está no momento de nós pensarmos na abertura. Vamos acompanhar as próximas duas, três semanas, para ver como se comporta a curva de contaminação na Bahia”, afirmou. Um decreto estadual publicado em 19 de março suspendia por 30 dias as aulas, mas uma nova data para o fim da medida será definida e anunciada pelo governador nos próximos dias. 

Rui disse ainda que as cidades baianas sem casos registrados de coronavírus por 15 dias, ou seja, até o próximo domingo (12), terão flexibilidade nas regras de isolamento. “É desta forma que vamos conseguir controlar e manter um ponto de equilíbrio entre a vida humana e alguma atividade necessária pra manter emprego e renda na vida das pessoas. É preciso um ajuste fino, um controle muito detalhado de cada região e é isto que estamos fazendo dia e noite para garantir o controle e a vida do ser humano”, destacou. 

Atualmente, 62 cidades baianas estão com transporte intermunicipal suspenso até 15 de abril, por determinação do governador. Também até esta data está proibida a circulação, a saída e a chegada de ônibus interestaduais, em todo território do Estado da Bahia.

Esta edição do #PapoCorreria teve participação do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, e está disponível, na íntegra, nos perfis oficiais do governador no Youtube, Instagram e Facebook.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Fake news atrapalham a gestão dos prefeitos frente ao coronavírus

Terça-feira, 07 de Abril de 2020 / Bahia

Eures Ribeiro - Foto: Ascom UPB 

Além da pandemia, municípios são vítimas de notícias falsas

Enquanto o mundo enfrenta o inimigo chamado Covid-19, a crise social está instalada e todos os gestores buscam soluções para minimizar esse caos sem precedentes na história, outra inimiga se faz cada vez mais forte e é disseminada com bastante rapidez na sociedade. São as fake news. Os prefeitos baianos, além de se desdobrarem diante da situação alarmante do novo coronavírus, precisam buscar alternativas para enfrentar a disseminação de notícias falsas que só causam pânico na população.

Noticiar casos que não existem, óbitos que não aconteceram, tratamentos preventivos falsos, falta de equipamentos e afirmações que os gestores nunca fizeram estão entre as principais fake news propagadas nos municípios baianos.  “Diante desses acontecimentos recorrentes entendo que todos os casos devem ser apurados pela polícia. A gente precisa descobrir a origem e punir os criminosos”, disse o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro.

Eures também chama a atenção para uma questão política bastante delicada neste cenário, diante das próximas eleições municipais. “E ainda tem os casos de opositores que se aproveitam dessa situação para plantarem notícias falsas. Não podemos sofrer como estamos e ainda passar por coisas desse tipo”, enfatiza.

De acordo com o prefeito de Caculé e 2° Secretário da UPB, Jose Roberto Neves, essa é uma situação extremamente complicada que traz ainda mais gravidade para o momento.  “É terrível você passar uma informação que não é verdadeira para causar o pânico na população. É um caso de polícia e o governo do estado precisa nos ajudar a descobrir de onde está saindo isso”, disse.

Dentro desse contexto de combater as fake news no mundo, o WhatsApp limitou, nesta terça-feira (07), a função de reencaminhar mensagens recebidas pelo aplicativo. Desta forma, os usuários só podem redistribuir mensagens para uma conversa por vez. A medida foi tomada, segundo declaração da empresa, para restringir a desinformação em tempos de pandemia.

Algumas dicas podem ser seguidas para cada um fazer sua parte no sentido de evitar a distribuição de notícias falsas.

Veja:

1.      Confirmar a fonte da informação;

2.      Não divulgar informações sem fonte de credibilidade;

3.      Buscar informações em sites oficiais;

4.      Verificar a data de publicação;

5.      Leia a notícia até o final;

6.      Observe o texto, com uso correto da ortografia;

7.      Na dúvida, não compartilhe.


Blogbraga/UPB - União dos Municípios da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

BOLETIM OFICIAL CORONAVÍRUS: A Bahia registra, até o momento, 13 óbitos por Covid-19

Terça-feira, 07 de Abril de 2020 / Bahia

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informa que registrou, nesta terça-feira (7), dois novos óbitos pelo novo coronavírus (Covid-19) no estado. Os pacientes eram homens com 26 e 53 anos, ambos com comorbidades associadas e estavam internados em estado grave em um hospital público da capital baiana.

O paciente de 26 anos foi internado em 2 de abril e faleceu hoje. Era hipertenso, obeso e residente no município de Adustina. Já o paciente de 53 anos era residente em Lauro de Freitas, com histórico de tabagismo e etilista.

A Bahia registra, até o momento, 13 óbitos por Covid-19.

 


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

Coronavírus: Cimatec Park produz 10 mil máscaras Face Shield para hospitais da Bahia

Terça-feira, 07 de Abril de 2020 / Bahia

A máscara Face Shield evita o contato com gotículas, salivas e fluídos nasais que possam atingir o rosto, nariz, boca e olhos

Como parte da força-tarefa coordenada pelo governo do Estado, através das secretarias do Planejamento (Seplan) e Desenvolvimento Econômico (SDE), para o enfrentamento do Covid-19, o Senai Cimatec Park está produzindo 10 mil máscaras do tipo Face Shield para os hospitais da Bahia. A máscara Face Shield é um equipamento de proteção individual extremamente seguro, de dupla proteção, reutilizável, que evita o contato com gotículas, salivas e fluídos nasais que possam atingir o rosto, o nariz, a boca e os olhos.

“Inicialmente, montamos uma área com 10 impressoras 3D e verificamos que seria uma linha eficiente para protótipos, mas não para produção de larga escala, pois estávamos produzindo 30 máscaras por dia. Então buscamos alternativa para produção mais rápida, com um modelo sem necessidades de peças plásticas injetadas ou produzidas com impressora 3D. Hoje produzimos mil máscaras por dia, num modelo que possui apenas peças em acetato, elástico e dois botões de fixação”, destaca Luís Alberto Breda, diretor de Operações do Senai Cimatec, ao completar que o Senai Nacional convidou o Cimatec para ser hub técnico para dar suporte às unidades do Senai de todo o Brasil a partir desta iniciativa.

Segundo o secretário estadual do planejamento, Walter Pinheiro, este é um equipamento que está sendo produzido para uso de quem está na linha de frente, no combate ao novo coronavírus. “Portanto, é extremamente importante para preservar a saúde dos profissionais que lidam, diretamente nos hospitais, com os pacientes acometidos pelo Covid-19. Por isso, agradecemos a mais este apoio da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, que não tem poupado esforços nesta guerra, em diversas frentes, contribuindo de forma significativa para minimizar os efeitos desta pandemia no nosso estado”, disse, ao completar que as máscaras já começaram a ser distribuídas para os hospitais. 

"Estamos presenciando a união de vários conhecimentos tecnológicos e generosidade dos investidores e desenvolvedores do nosso estado, numa grande corrente, para vencermos o coronavírus. É o fruto da excelente relação institucional que o Governo Rui Costa nutre com aqueles que investem e geram emprego aqui na Bahia", afirma o vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico.

“Além da produção das máscaras Face Shield, o Senai Cimatec está desenvolvendo diversas ações como forma de colaborar na luta contra a expansão do novo Coronavírus. Montamos uma unidade de envase de álcool líquido 70% e estamos reparando respiradores mecânicos, que recebemos com defeito e devolvendo funcionando, para unidades de saúde do estado. Também estamos adquirindo máquinas para a realização de testes de PCR, que podem detectar se um paciente com suspeita da Covid-19 tem ou não o vírus. Numa outra frente, disponibilizamos para pesquisadores de todo o país acesso a um supercomputador, em parceria com as empresas Atos e Nvidia. Adicionalmente, no âmbito da FIEB, estamos liderando uma rede de doadores do setor empresarial baiano para a compra emergencial de mais de 100 novos respiradores mecânicos”, elencou o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, Ricardo Alban.


Blogbraga/Ascom SDE/Seplan

Compartilhar no Whatsapp

Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional cedem impressoras 3D para a fabricação de máscaras hospitalares, CETEP de Irecê está entre os doadores dos equipamentos

Terça-feira, 07 de Abril de 2020 / Bahia

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) está entre os órgãos que contribuem para a rede de produção de máscaras hospitalares a serem doadas às unidades de saúde básica e hospitais públicos para o combate ao Coronavírus (COVID-19). O projeto, intitulado Face Shield for Life e coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (SECTI), contempla a produção de Equipamento de Proteção Individual (EPI), fortalecida com a cessão temporária de impressoras 3D de Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional. 

O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Ezequiel Westphal, disse que os equipamentos são usados em cursos técnicos de nível médio e destacou a importância da doação temporária  para o trabalho de prevenção e combate ao Coronavírus. "É fundamental um esforço de todos para conseguirmos passar por este momento. Nossos Centros de Educação Profissional em Irecê, Ipirá, Gandú e Lauro de Freitas estão realizando esta doação para fortalecer a produção e possamos contribuir para o trabalho dos profissionais de Saúde", explicou. 

Com a doação dos equipamentos dos Centros Territoriais de Educação Profissional (CETEP) de Irecê (Irecê), da Bacia do Jacuípe (Ipirá) e do Baixo Sul (Gandu) e do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Tecnologia, Informação e Comunicação (Lauro de Freitas) serão beneficiados os hospitais Costa do Cacau (Ilhéus), Prado Valadares (Jequié) e Geral de Ipiaú; as Unidades de Atenção à Saúde Básica (Jequié); e o Hospital Cleriston Andrade (Salvador), além da distribuição direta para  Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB). 

A professora e coordenadora do projeto Coronavidas, Cláudia Lopes, do campus de Jequié, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), falou como a doação vem contribuindo para o combate à COVID-19. "Este é um momento de engajamento e união de forças para que consigamos produzir o máximo de protetores. Já conseguimos distribuir mais de 500 máscaras que, além de Jequié, chegaram a mais de 15 municípios, sendo que alguns locais não possuíam nenhuma unidade."


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Tele Coronavírus atende mais de seis mil pessoas gratuitamente pelo 155

Terça-feira, 07 de Abril de 2020 / Bahia

Desde que foi lançado no último dia 24, o Tele Coronavírus, serviço gratuito que coloca a população em contato direto com profissionais voluntários da área de saúde, por meio do número 155, já atendeu mais de seis mil pessoas, orientando o cidadão em caso de dúvida sobre a Covid-19. Uma iniciativa do Governo do Estado, juntamente com Universidade Federal da Bahia (Ufba) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/Bahia), a ferramenta de tele assistência permite auxílio rápido ao cidadão, evitando a circulação de pessoas que não precisam de atendimento em unidades de saúde, neste primeiro momento.

O secretário de Saúde, Fábio Vilas Boas, explica a dinâmica adotada pela plataforma. “O cidadão liga para o número 155 gratuitamente e é atendido por um estudante de medicina do quinto ou sexto ano, devidamente capacitado e supervisionado por um médico, que escuta a demanda e faz a orientação, de acordo com o protocolo oficial adotado pela Sesab e Ministério da Saúde. Ao receber essa ligação, o estudante alimenta uma plataforma e esse dado é utilizado para os registros na área de saúde para auxiliar na gestão e na assistência à saúde”.

Um novo serviço focado na triagem foi adicionado ao Tele Coronavírus nesta segunda semana de atendimento. Médica por formação, a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Adélia Pinheiro, informa sobre a mudança. “Incluímos uma sala de espera com atendentes que recebem e distribuem as chamadas para os estudantes de medicina. Essa estrutura está instalada no COI da Secretaria da Segurança Pública [SSP] com profissionais ligados à Saeb”, destaca.

O secretário da Administração, Edelvino Góes, afirma que o Tele Coronavírus passa a utilizar toda expertise de atendimento ao público da Rede SAC. O call center 155 tem a participação de 45 funcionários do SAC na linha de frente, recepcionando as ligações dos cidadãos. Os atendentes fazem uma triagem, aplicando um questionário da Sesab/Fiocruz. Na sequência, a ligação é transferida para um dos 1,2 mil estudantes de medicina que participam voluntariamente do projeto. 

O know-how da Rede SAC também será utilizado para fazer levantamento estatístico sobre o atendimento com dados como quantidade de ligações, tempo médio de atendimento, tempo médio de espera, demanda de ligações por região, dentre outros. Os dados serão utilizados para elaborar um infográfico que ajudará a pautar as ações, como já é feito no atendimento cotidiano da Rede SAC.

“Este é um serviço que tem contribuído muito para que a população possa ter um nível maior de informações sobre sintomas, recebendo em tempo real e de forma dedicada orientações de como proceder. O número de três dígitos facilita a memorização e torna o Tele Coronavírus fácil de ser acessado”, ressalta o secretário do Planejamento, Walter Pinheiro.

A pesquisadora da Fiocruz Bahia e integrante da equipe de formulação da proposta, Dra. Viviane Boaventura, lembra que o serviço atingiu um alto número de ligações na semana de lançamento, o que deve se repetir nos próximos dias. "Inicialmente, houve um grande número de ligações que acreditamos estar relacionada à demanda reprimida. O número reduziu nos dias subsequentes e estamos nos preparando para um novo aumento na demanda com a progressão da epidemia", conclui. 

Idealizado pela UFBA e Fiocruz Bahia, o Tele Coronavírus recebeu apoio do Governo do Estado, através das Secretarias de Saúde (Sesab), de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), do Planejamento (Seplan), de Segurança Pública (SSP), da Administração (Saeb) e da Infraestrutura (Seinfra). Também aderiram à ação as quatro universidades estaduais (Uneb, Uesc, Uefs e Uesb), a Escola Bahiana de Medicina, a FTC Salvador, a Unifacs, a Unime, a UFRB, a UFSB, a Associação Bahiana de Medicina (ABM) e a Fesftech, esta última responsável pelo desenvolvimento de uma plataforma que é alimentada pelos voluntários.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Governo Federal lança crédito emergencial para operacionalização pelo BNB no Nordeste

Terça-feira, 07 de Abril de 2020 / Bahia

Recursos são oriundos do FNE, com juros de 2,5% ao ano e carência até dezembro deste ano

Fortaleza (CE), 6 de abril de 2020 – Com objetivo de recuperar ou preservar atividades produtivas dos municípios com situação de emergência ou estado de calamidade pública, em decorrência da pandemia resultante da Covid-19, o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional, lançou hoje a linha de crédito especial FNE Emergencial, a ser operacionalizada, com exclusividade, pelo Banco do Nordeste em toda sua área de atuação - Nordeste e Norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Para tanto, o BNB dispõe de R$ 3 bilhões, recursos oriundos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), que atenderá os setores produtivos industrial, comercial e de serviços.

São beneficiárias pessoas físicas e pessoas jurídicas, assim como cooperativas que, de acordo com prioridades estabelecidas nos planos de desenvolvimento regionais, desenvolvam atividades produtivas não rurais, especialmente as vinculadas aos setores de empreendimentos comerciais e de serviços na área de atuação do Banco.

O crédito emergencial destina-se a capital de giro isolado e a investimentos, incluindo capital de giro associado. Para capital de giro, são financiáveis todas despesas de custeio, manutenção e formação de estoques, inclusive despesas de salários e contribuições de despesas, com limite de até R$ 100 mil por beneficiário.

No caso de investimentos, incluído capital de giro associado ao investimento, o limite de financiamento é de até um terço da operação, correspondendo até R$ 200 mil por beneficiário.  As operações terão juros de 2,5% ao ano, com carência máxima e prazo até 31 de dezembro deste ano.

A linha de crédito especial está prevista na Resolução do Banco Central, n.º 4.798, publicada hoje, 6, que também suspende as parcelas até 31 de dezembro deste ano, com eventual acréscimo ao vencimento final da operação, para as operações não rurais adimplentes ou com atraso de até 90 dias na data de hoje.


Blogbraga/IMPRENSA - Banco do Nordeste

Compartilhar no Whatsapp

BOLETIM OFICIAL CORONAVÍRUS: Bahia registra o 11° óbito por Covid-19

Terça-feira, 07 de Abril de 2020 / Bahia

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informa que registrou, nesta segunda-feira (6), o 11° óbito pelo novo coronavírus (Covid-19) no estado. O paciente era um homem de 64 anos. Dentre as comorbidades associadas, destaque para diabetes e problemas cardíacos. O paciente era residente de Salvador e foi internado em 24 de março em um hospital público da capital baiana.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

Suspensão de Liminar - Embasa

Terça-feira, 07 de Abril de 2020 / Bahia

Imagem Ilustrativa

O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Desembargador Lourival Almeida Trindade, tomou a decisão de suspender a liminar proferida pela 7ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, que impedia a Embasa de cortar o fornecimento de água de inadimplentes por 90 dias, em função da pandemia provocada pelo coronavírus e fixava multa diária de R$ 50.000,00, em caso de descumprimento, até o limite de R$ 1.000.000,00, a ser revertida para o Estado da Bahia.

O objetivo da medida do Presidente do TJBA foi evitar o aprofundamento da crise econômica que se agrava por conta do COVID-19. Não se pode colocar no mesmo patamar as pessoas de baixa renda, beneficiários da tarifa social de água, diferentemente de quem tem renda suficiente para pagar, causando um prejuízo significativo aos cofres estaduais.

A urgência, na concessão da medida, evita um prejuízo à EMBASA, estimado, em R$ 55.000.000,00 (cinqüenta e cinco milhões de reais), comprometendo, sobremaneira, a continuidade da prestação dos serviços essenciais de fornecimento de água e saneamento básico na Bahia.

A liminar teve o desiderato de fazer um balanceamento entre os consumidores de baixa renda, inscritos na tarifa social de água, e aqueles que mesmo neste período de pandemia, causada pelo coronavírus, podem pagar pelo consumo de água, explicou o Presidente Lourival Almeida Trindade.

Na ação ajuizada pelo Consórcio Intermunicipal Somar, foi concedida medida liminar pelo Juiz Glauco Dainese de Campos, deferindo que a Empresa Baiana de Água e Saneamento S/A, se abstivesse de realizar a suspensão do fornecimento de água e dos demais serviços que presta à população do Estado da Bahia pelo período de 90 dias. O juiz determinou ainda o religamento das faturas que já estivessem em atraso e já tinham tido o serviço suspenso independentemente de pagamento no prazo de até 15 dias.

Em sede de recurso, o Estado da Bahia pleiteou a suspensão de medida liminar, alegando que a medida, por não direcionar exatamente a proibição para quem de fato necessita de incentivos e subsídios, poderia criar um grande problema para os cofres públicos, principalmente quando é preciso de recursos para enfrentar a pandemia do coronavírus.

O Estado da Bahia também argumentou que já adotou com a empresa medidas para proteger a população mais carente nesse período e a decisão liminar causaria um prejuízo aos cofres públicos de R$ 55 milhões.

O Presidente do TJBA enfatizou que as medidas adotadas administrativamente entre o Governo da Bahia e a Embasa são plausíveis e devem garantir a manutenção do serviço para a população carente durante o enfrentamento do Covid-19, sobretudo, para os cidadãos inscritos no programa “Tarifa Social”.

Na suspensão de segurança não se apreciou o mérito do processo principal, mas tão somente a ocorrência dos aspectos relacionados à potencialidade lesiva do ato decisório em face dos interesses públicos relevantes consagrados em lei: a ordem, a saúde, a segurança e a economia públicas.

O Desembargador Lourival Almeida Trindade também considerou que a medida não afeta o acordo administrativo realizado entre o Governo do Estado e a Embasa.


Blogbraga/TJBA

Compartilhar no Whatsapp

Covid-19: Doações de empresas privadas vão ajudar rede pública de saúde da Bahia a combater pandemia

Terça-feira, 07 de Abril de 2020 / Bahia

Brilux, Boticário, Grupo Petrópolis, Ambev e Lojas Americanas vão doar água sanitária, itens de higiene pessoal, álcool em gel e elásticos para máscaras

O apoio de empresas privadas na prevenção e combate ao Covid-19 tem sido essencial neste momento de pandemia, avalia o Governo do Estado. As Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte, fabricante dos produtos Brilux, a Ambev, o Grupo Boticário e as Lojas Americanas comprometeram-se em doar água sanitária, álcool em gel, itens de higiene pessoal e elástico para máscaras. Todos os produtos serão produzidos em unidades instaladas na Bahia e doados para a rede pública de saúde baiana.

“O Estado da Bahia é conhecido por sua forte parceria com todas as empresas aqui instaladas. Mantemos um bom ambiente de negócios, temos mão de obra qualificada e matéria-prima de qualidade. Poder contar com a solidariedade desses empresários em um momento de crise é motivador. O povo baiano agradece”, afirma o vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico.

De acordo com o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, o momento é de unir forças para buscar combater o avanço da pandemia. “O Governo do Estado tem liderado uma consistente força-tarefa para conter o avanço do Covid-19 e tem contado com esta primorosa colaboração de diversas empresas. Então, temos este foco de preservar vidas e estamos contando com este apoio, muito importante para vencer esta guerra”, disse.

Brilux

As Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte, em Salvador, distribuíram, na última sexta-feira (03), um lote de 24 mil litros de água sanitária para a Secretaria de Saúde da Bahia, e 12 mil litros para a Secretaria Municipal de Salvador. A medida contou com o apoio das empresas Braskem, Alliance, Jaguar, Cobap e Penha, que forneceram os insumos para a fabricação de todo material doado.

“Este é um momento em que todos devemos nos unir, poder público e iniciativa privada, para evitar a proliferação da doença. Seguimos firmes e confiantes na capacidade de recuperação do nosso povo”, ressalta Hisbello de Andrade, diretor presidente da Raymundo da Fonte. 

Boticário

O Grupo Boticário intensificou a produção e o envase de álcool em gel, álcool líquido 70% e sabonetes para doação. Na Bahia, serão envasadas 10 toneladas e doadas ao Governo do Estado para distribuição em comunidades carentes. Serão distribuídas ainda três toneladas em álcool gel para unidades de Saúde de Camaçari e São Gonçalo dos Campos, cidades onde o Grupo Boticário tem fábrica e centro de distribuição, respectivamente. 

“Entendemos o nosso papel como indústria de higiene e beleza e uma das maiores varejistas do país, por isso, queremos dar uma contribuição maior para a sociedade neste momento em que passamos por uma crise de saúde global. Sabemos que nosso compromisso vai além da produção e comercialização de produtos de beleza, estamos juntos na construção de um país mais justo e mais consciente”, reforça o CEO do Grupo Boticário, Artur Grynbaum.

Grupo Petrópolis e Ambev

As cervejarias também entraram na rede de solidariedade na luta contra o avanço do Covid-19 na Bahia. O Grupo Petrópolis firmou uma parceria com o Governo do Estado para produção e envase de cerca de 100 mil unidades de álcool 70%, em Alagoinhas. A solução antisséptica com glicerina é elaborada a partir do álcool extraído da cerveja e pelo álcool cedido pelo Estado por meio da doação de usinas sucroalcooleiras. O produto, envasado em embalagens PET de 500 ml, será repassado pelo Governo do Estado às prefeituras e órgãos de saúde, além de outras entidades assistidas pelo SUS.

O estado receberá também 30 mil unidades de álcool em gel da Ambev. A cervejaria dobrou a produção do item, chegando a 1 milhão de unidades, que serão doadas a todas as Secretarias Estaduais de Saúde do país. Para transformar o álcool em gel, o Centro de Engenharia da Ambev desenvolveu uma fórmula nova, que dispensa o uso do carbopol – uma matéria-prima que está em falta no mercado, o que dificultava a ampliação da produção. O produto doado pela Ambev será distribuído pelas Secretarias Estaduais de Saúde aos municípios de cada estado de acordo com as necessidades locais.

Lojas Americanas

Já as Lojas Americanas vão doar 50 rolos de elásticos para o Governo da Bahia, para fabricação de máscaras. A doação será entregue na próxima sexta-feira, dia 10.


Blogbraga/Ascom/SDE

Compartilhar no Whatsapp

Exportações baianas crescem 8,3% em março

Segunda-feira, 06 de Abril de 2020 / Bahia

As exportações baianas avançaram 8,3% em março, em comparação a igual mês do ano passado, atingindo o valor de US$ 568,8 milhões. As informações foram analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria de Planejamento (Seplan).

“Embora o mercado global esteja passando por uma retração devido ao avanço da pandemia do coronavírus, os volumes embarcados de soja, celulose e derivados de petróleo resistiram e registraram crescimento de 32,8%, 39,3% e 20,9%, respectivamente, garantindo o desempenho positivo no mês”, destacou o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.

Em termos de volume, as exportações de produtos baianos tiveram aumento de 26,6%, já que são, em sua maioria, as commodities, que possuem menos elasticidade em relação à demanda mundial. Em contrapartida houve desvalorização média de 14,5% nos preços, maior declínio mensal desde novembro de 2019.

No trimestre, as exportações baianas alcançaram US$ 1,8 bilhão, o que representa um aumento de 1,6% ante o primeiro trimestre do ano passado. O volume (quantum) teve aumento de 21,1%, mas os preços médios acusam redução de 16,1%, sempre comparados a igual período do ano anterior. As maiores desvalorizações ocorreram nos setores de papel e celulose (-23,5%), petroquímicos (-15,1%), metalúrgicos (-43%) e minerais (-25,7%), por ordem de importância na pauta.

As importações, entretanto, alcançaram US$ 444,9 milhões, com queda de 34,6% e que atingiu de forma generalizada todas as categorias de uso. O recuo reflete a desvalorização cambial e o impacto inicial da covid-19 na demanda doméstica, além dos efeitos da pandemia no fluxo logístico e de abastecimento. No primeiro trimestre, as importações baianas acumulam US$ 1,31 bilhão, 30% inferior ao mesmo período de 2019. O volume recuou 25,4%, enquanto os preços médios tiveram queda de 6,3%.

Confira o boletim completo no site da SEI


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

BOLETIM OFICIAL CORONAVÍRUS: Bahia tem 437 confirmações da Covid-19

Segunda-feira, 06 de Abril de 2020 / Bahia

A Bahia registra 437 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), o que representa 6,7% do total de casos notificados. Até o momento, 2.511 casos foram descartados e houve dez óbitos, sendo 08 no município de Salvador (05 idosos do sexo masculino, 01 idosa do sexo feminino, 01 pessoa do sexo masculino de 55 anos e 01 pessoa de 41 anos do sexo feminino), 01 óbito no município de Utinga (sexo masculino, 80 anos) e 01 no município de Itapetinga (sexo feminino, 28 anos). A letalidade foi de 2,28%.

Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas desta segunda-feira (6). Ao todo, 83 pessoas estão recuperadas e 46 encontram-se internadas, sendo 26 em UTI. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

A mediana de idade é 40 anos, variando de 4 dias a 96 anos. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 26,77% do total. Porém, o coeficiente de incidência por 100.000 habitantes foi maior na faixa de 50 a 59 anos (5,92/100.000 hab), indicando o maior risco de adoecer entre essa faixa etária.

Os casos confirmados estão distribuídos em 51 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (59,95%).

Ressaltamos que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Outras informações em  saude.ba.gov.br/coronavirus.

Para acessar o boletim completo, clique aqui.

As unidades de saúde devem realizar a coleta de amostras somente quando o caso suspeito de Covid-19 se enquadrar nos critérios abaixo:

1. Pacientes com sinais de gravidade, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ou internados;
2. Pacientes sem sinais de gravidade contactantes de caso de COVID-19 suspeito ou confirmado, ou com histórico de viagem recente ao exterior em países com circulação do SARS-CoV2, e regiões do país com transmissão comunitária sustentada;;
3. Profissionais de saúde com sintomas respiratórios suspeitos de COVID-19;
4. Gestantes com sintomas respiratórios suspeitos de COVID-19;
5. Pessoas com febre, suspeitas de infecção, triadas nos Aeroportos, Portos e nas Estradas.
Observação: pacientes que não se enquadrem nas situações acima não têm indicação para coleta de amostras.

Distribuição de casos e óbitos confirmados por municípios na Bahia


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

Governo da Bahia sanciona PL que isenta inscritos na Tarifa Social de pagar conta de água por três meses

Segunda-feira, 06 de Abril de 2020 / Bahia

Imagem Ilustrativa

O Governador do Estado Rui Costa sancionou, hoje (6), o Projeto de Lei 23.812/2020 que isenta da conta de água, por três meses, famílias inscritas na Tarifa Social da Embasa com consumo mensal inferior a 25 metros cúbicos (m3) de água. A medida entra em vigor a partir de sua publicação do Diário Oficial do Estado (DOE), prevista para amanhã (7). Mais de 233 mil famílias de baixa renda, em diversos municípios baianos, terão suas contas de água pagas pelo Governo do Estado, pelos próximos 90 dias, conforme o texto do projeto. Cerca de 860 mil pessoas devem ser beneficiadas pela isenção temporária da conta de água, proporcionando uma transferência imediata de renda à parcela economicamente mais vulnerável da população baiana.

O projeto já havia passado pela validação da Assembleia Legislativa da Bahia, onde foi aprovado por unanimidade em sessão virtual realizada no último sábado (4). A medida visa socorrer a parcela mais carente da população dos efeitos econômicos provocados pela pandemia de coronavírus. Para receber o benefício, os clientes devem estar inscritos na categoria Tarifa Social da Embasa, voltada para famílias de baixa renda, além de ter consumo de água menor do que 25 m3 por mês (ver requisitos na lista abaixo).

Mesmo antes da proposta do Governo do Estado, a Embasa já havia suspendido os cortes do fornecimento de água por falta de pagamento para os clientes inscritos na Tarifa Social, desde que se constatou a transmissão comunitária do coronavírus na Bahia, no dia 20 de março.

Suspensão de liminar impede comprometimento de serviços | Neste final de semana, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) derrubou a liminar que proibia a Embasa de suspender o fornecimento de água para todo o estado pelo período de três meses, impedindo o comprometimento dos serviços prestados pela empresa. O presidente do TJ-BA, desembargador Lourival Almeida Trindade, entendeu que, se mantida a decisão anterior, o prejuízo a ser suportado pela Embasa, em  cumprimento à determinação judicial, causaria risco de grave lesão à ordem, à saúde e à economia públicas, comprometendo “sobremaneira, a satisfatória prestação dos pré-aludidos serviços, no Estado inteiro”.

A decisão atende ao pedido da Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE) que explicou que, para a adoção de qualquer medida excepcional neste período de combate ao coronavírus e seus efeitos, seja na área da saúde, seja no setor econômico, é imprescindível que haja uma avaliação dos efeitos da medida como um todo, com noção de sistema, principalmente suas implicações em todos os demais setores da sociedade.

Que tem direito à isenção do pagamento da conta de água? Perguntas e respostas:

Quem tem direito à Tarifa Social da Embasa?  A Tarifa Social está disponível para imóveis residenciais com apenas um domicílio, e que estejam sob a responsabilidade dos beneficiários do Programa Bolsa Família do Governo Federal.

Qualquer imóvel pode ter Tarifa Social? Não. Mesmo que o titular seja um beneficiário do Programa Bolsa Família, o imóvel precisa atender aos seguintes critérios físicos (verificados em vistoria): área construída menor ou igual a 60 m²; padrão Coelba mono ou bifásico; até o máximo de oito pontos de utilização de água; inexistência de piscina.

Se o cartão estiver em nome de uma pessoa e a ligação da Embasa estiver em nome de outra, pode ser concedido o benefício?  O titular da matrícula da Embasa precisa ser o portador do cartão do Programa Bolsa Família. Caso não seja, pode ser solicitada a alteração de titularidade, para que o beneficiário do Bolsa Família passe a ser responsável pelo contrato de prestação de serviços da Embasa.

Como é possível solicitar a Tarifa Social? Diante da situação atual, em que as lojas de atendimento presencial da Embasa estão fechadas, o serviço pode ser solicitado através da Agência Virtual (site  www.embasa.ba.gov.br e App Embasa).

Como o cliente inscrito na Tarifa Social vai saber que sua conta foi paga pelo Governo do Estado? A isenção do pagamento será discriminada na fatura contemplada pelo benefício da lei que será sancionada pelo governador após aprovação pela Assembleia Legislativa. O benefício da isenção irá valer a partir da publicação da lei.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação da Embasa

Compartilhar no Whatsapp

BOLETIM OFICIAL CORONAVÍRUS: Bahia registra décimo óbito pelo novo coronavírus (Covid-19)

Segunda-feira, 06 de Abril de 2020 / Bahia

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informa que registrou, nesta segunda-feira (6), o décimo óbito pelo novo coronavírus (Covid-19) no estado. A paciente era uma mulher de 62 anos, que faleceu na última sexta-feira (3) e cujo resultado laboratorial foi divulgado hoje (6).

Dentre as comorbidades associadas, destaque para hipertensão, obesidade e histórico de pneumopatia não especificada. A paciente era residente de Salvador e foi internada em 25 de março em um hospital público da capital baiana.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

Bahia registra nono óbito pelo novo coronavírus (Covid-19)

Domingo, 05 de Abril de 2020 / Bahia

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informa que registrou, neste domingo (5), o nono óbito pelo novo coronavírus (Covid-19) no estado. O paciente era um homem de 87 anos, que faleceu na última sexta-feira (3) e cujo resultado laboratorial foi divulgado hoje (5).

Ele tinha Alzheimer e foi internado em estado grave um hospital público na capital baiana em 3 de abril, com quadro de insuficiência respiratória. O paciente era residente de Salvador.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

Bahia tem 401 casos confirmados de Covid-19 e 63 pessoas curadas e nove óbitos

Domingo, 05 de Abril de 2020 / Bahia

Bahia registra 401 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), o que representa 6,18% do total de casos notificados. Até o momento, 1.914 casos foram descartados e houve nove óbitos. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas deste domingo (5). Ao todo, 63 pessoas estão recuperadas e 27 encontram-se internadas, sendo 19 em UTI.

Diferente do divulgado no boletim anterior, os municípios de Mairi e Capim Grosso não registraram casos positivos de Covid-19. Os casos em questão eram de Salvador. Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

Dentre os casos confirmados, 50,12% são do sexo masculino e 49,88% do feminino. A mediana de idade é 46,25 anos, variando de 6 meses a 95 anos. A mediana de idade é 40 anos, variando de 7 dias a 95 anos. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 27,43% do total. Porém, o coeficiente de incidência por 100 mil habitantes foi maior na faixa de 50 a 59 anos (5,29/100.000 hab), indicando o maior risco de adoecer nessa essa faixa etária. Os casos confirmados estão distribuídos em 47 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (66,6%).

Foram confirmados nove óbitos, sendo sete no município de Salvador (cinco idosos do sexo masculino, uma pessoa do sexo masculino de 55 anos e uma pessoa de 41 anos do sexo feminino), um óbito no município de Utinga (sexo masculino, 80 anos) e um no município de Itapetinga (sexo feminino, 28 anos).

Ressaltamos que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Outras informações em saude.ba.gov.br/coronavirus.

Para acessar o boletim completo, clique aqui.

As unidades de saúde devem realizar a coleta de amostras somente quando o caso suspeito de Covid-19 se enquadrar nos critérios abaixo:

1. Pacientes com sinais de gravidade, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ou internados;
2. Pacientes sem sinais de gravidade contactantes de caso de COVID-19 suspeito ou confirmado, ou com histórico de viagem recente ao exterior em países com circulação do SARS-CoV2, e regiões do país com transmissão comunitária sustentada;;
3. Profissionais de saúde com sintomas respiratórios suspeitos de COVID-19;
4. Gestantes com sintomas respiratórios suspeitos de COVID-19;
5. Pessoas com febre, suspeitas de infecção, triadas nos Aeroportos, Portos e nas Estradas.

Observação: pacientes que não se enquadrem nas situações acima não têm indicação para coleta de amostras.

Distribuição de casos e óbitos confirmados por municípios na Bahia


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE JACOBINA: 24ª CIPM PRENDE INDIVÍDUOS POR TRÁFICO DE ENTORPECENTES EM UMBURANAS

Domingo, 05 de Abril de 2020 / Bahia

Na tarde deste sábado, 04 de abril, Policiais Militares do 5º Pelotão em Ourolândia, abordaram um motociclista no Distrito de Lagoa 33 em atitude suspeita e, no momento da busca pessoal, foi encontrada uma trouxa de uma substância análoga à Cannabis Sativa (Maconha) no bolso de sua bermuda. Após vários questionamentos de onde adquiriu a substância, o mesmo revelou ter comprado no município de Umburanas.

Diante das informações colhidas, os Policiais deram continuidade à diligência onde foi localizado o traficante que, após ser abordado, resolveu dizer que possuía mais entorpecentes no interior de sua residência, onde foi encontrada embaixo de uma cama (01) espingarda de fabricação caseira carregada, dentro do guarda roupas uma quantia de R$ 217,000 em espécie e (02) armas brancas. Já no quintal, encontrado (01) kg de maconha dentro de um saco que estava enterrado.

O suposto traficante indignado com o flagrante delito passou a revelar que outro indivíduo concorrente seu, também traficava nas proximidades, levando os Policiais até ele, onde também foi abordado e flagrado com (03) trouxas de maconha no bolso e, após questionamentos, passou a revelar que possuía mais entorpecentes em sua residência onde também foram encontrados (05) aparelhos smartphone de procedência duvidosa, (01) balança de precisão e uma quantia de R$ 510,00 em espécie.

 Aos indivíduos de 24 e 43 anos de idade, foi dada voz de prisão e, juntamente com todo material apreendido, apresentados na sede da 16ª COORPIM em Jacobina, onde foram lavrados os Flagrantes Delitos.

“Parabenizo com louvor as ações vigorosas desenvolvidas pelos destemidos PMs que compõem esta Guarnição Policial Militar que, com bravura e técnica, combatem de frente o mundo do tráfico de entorpecentes em nossa região. A Polícia Militar sempre estará de prontidão para agir nas ocorrências desta natureza.” Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM.

 "PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"

 Jacobina, 05 de abril de 2020.

Vitor Costa - Subtenente PM

Chefe do Setor de Comunicação Social da 24ª CIPM


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

24ª CIPM DÁ CONTINUIDADE NA OPERAÇÃO EM APOIO ÀS SECRETARIAS DE SAÚDE DE TODAS AS CIDADES DA ÁREA DE ATUAÇÃO DA UNIDADE PM

Domingo, 05 de Abril de 2020 / Bahia

Neste domingo (05) de Ramos Policiais Militares da 24ª CIPM, seguindo as Diretrizes e Instruções Normativas do Alto Comando da PMBA e sob a supervisão direta do Major PM Flailton Oliveira, Comandante, dão continuidade no apoio a diversas barreiras estratégicas realizadas pelas Vigilâncias Sanitárias correspondentes aos diversos Municípios localizados na área de atuação da Unidade PM.

Estas barreiras realizadas pelos órgãos de saúde municipais têm como principal missão, fiscalizar a entrada de pessoas embarcadas em veículos provindas de outras localidades, no intuito de orientar, verificar e encaminhar indivíduos com prováveis sintomas do Vírus COVID – 19, para exame mais minucioso. Vírus este que vem se alastrando por todo Mundo de forma exacerbante.

“Diante desta Pandemia Mundial, nada mais justo e solidário que todos os órgãos estejam juntos no combate e prevenção a este vírus que importuna e ameaça toda humanidade. E neste Domingo de Ramos, em nome da brava tropa da 24ª CIPM, rogo proteção divina em combate a esta enfermidade.” Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM.

 "PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"

 Jacobina, 05 de abril de 2020.

Vitor Costa - Subtenente PM

Chefe do Setor de Comunicação Social/Porta Voz do Comando


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

BOLETIM OFICIAL CORONAVÍRUS: Bahia registra oitavo óbito pelo novo coronavírus (Covid-19)

Sábado, 04 de Abril de 2020 / Bahia

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informa que registrou, neste sábado (4), o oitavo óbito pelo novo coronavírus (Covid-19) no estado. O paciente era um homem de 55 anos, que apresentou febre, tosse, dispneia e dor de garganta.

Esteve internado em um hospital particular no município de Lauro de Freitas. O paciente era residente de Salvador.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

Em duas sessões virtuais, Nelson Leal comanda aprovação de projetos de isenção de água e energia para milhões de baianos

Sábado, 04 de Abril de 2020 / Bahia

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA TAMBÉM APROVOU PROJETO QUE FACILITA COMBATE AO COVID-19

Cerca de 1 milhão de pessoas - 233 mil famílias - de baixa renda, em diversos municípios baianos, terão suas contas de água pagas pelo Governo do Estado, pelos próximos 90 dias, para consumo menor do que 25 m3 mês, conforme aprovou hoje (04.04) a Assembleia Legislativa da Bahia, depois de ter autorizado, ontem, a isenção para mais de 3,5 milhões de pessoas da conta de energia elétrica, com consumo até 100 KW. “Vivemos uma situação extremamente difícil, mas estou feliz com a atuação dos nossos deputados estaduais. Tenho seis mandatos parlamentares e nunca vi um grupo de legisladores tão coesos em prol dos interesses dos baianos, principalmente das populações mais carentes”, declarou presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Nelson Leal, ao encerrar a quarta sessão virtual da ALBA.

Pelo Sistema de Deliberação Remota (SDR), através de videoconferência, 45 parlamentares aprovaram também o PL 23813/2020, que dispõe sobre procedimentos complementares para enfrentamento da emergência de saúde pública, decorrente do coronavírus. O projeto foi apresentado em razão do cancelamento, por parte da China, de R$ 42 milhões em equipamentos para combate ao Covid-19, que viriam para o Nordeste e ficaram retidos em Miami, nos EUA. “É uma medida extremamente importante, que permitirá ao Estado disputar no mercado internacional, principalmente na China, equipamentos e serviços para combate a esta gravíssima pandemia”, explica Leal. 


Blogbraga/ALBA - Assessoria da Presidência

Compartilhar no Whatsapp

BOLETIM OFICIAL CORONAVÍRUS: Bahia registra sétimo óbito pelo novo coronavírus (Covid-19)

Sábado, 04 de Abril de 2020 / Bahia

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informa que registrou, neste sábado (4), o sétimo óbito pelo novo coronavírus (Covid-19) no estado.

A paciente era uma mulher de 28 anos, que tinha ido a Itapetinga realizar uma cesária. Teve alta e sete dias após o parto, apresentou quadro de insuficiência respiratória, tendo sido internada em um hospital público no município.

Ela evoluiu para óbito em 1º de abril. A paciente era residente da região de Trancoso, em Porto Seguro.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

Governador Rui Costa prorroga suspensão de transporte até 15 de abril, entre elas Luis Eduardo Magalhães

Sábado, 04 de Abril de 2020 / Bahia

O Governo do Estado da Bahia publicou, no Diário Oficial (DOE) deste sábado (4), decreto que prorroga a suspensão do transporte intermunicipal em cidades da Bahia até o dia 15 de abril. A medida, que tem como objetivo conter o avanço da contaminação por coronavírus na população baiana, estava programada até 5 de abril, mas foi estendida por mais 10 dias por determinação do governador Rui Costa. Também foi prorrogado até 15 de abril, de acordo com a publicação de hoje, a circulação, a saída e a chegada de ônibus interestaduais, em todo território do Estado da Bahia.

Na publicação de hoje, o governador restringiu o transporte intermunicipal em mais cinco cidades baianas: Conde, Uruçuca, Itapetinga, Conceição do Coité e Utinga, onde o decreto passa a vigorar a partir deste domingo (5). Já são 49 municípios com o transporte suspenso na Bahia: Salvador, Feira de Santana, Porto Seguro, Prado, Lauro de Freitas, Simões Filho, Vera Cruz, Itaparica, Itabuna, Ilhéus, Itacaré, Camaçari, Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Vitória da Conquista, Santa Maria da Vitória, Correntina, Entre Rios, Jequié, Brumado, Conceição do Jacuípe, Juazeiro, Teixeira de Freitas, Nova Soure, São Domingos, Canarana, Ipiaú, Itagibá, Itamaraju, Itororó, Pojuca, Dias D’Ávila, Alagoinhas, Barra, Candeias, Coaraci, Itajuípe, Medeiros Neto, Santa Cruz Cabrália, Barra do Rocha, Eunápolis, Belmonte, Conde, Uruçuca, Itapetinga, Conceição do Coité e Utinga.

Ficam suspensas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. Em algumas cidades sem casos de coronavírus, o sistema de transporte intermunicipal foi suspenso porque está integrado ao de municípios com registros da doença.

Ferry boat

Também foi publicado no Diário Oficial deste sábado (4) resolução da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) que determina redução de capacidade das embarcações do ferry boat, para Itaparica, e das lanchas, para Vera Cruz, para 50%. A medida passa a vigorar a partir da próxima segunda-feira (6) e também tem o intuito de desestimular a travessia de veranistas que têm realizado a travessia com frequência, neste momento de isolamento social.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Durante campanha “Siga em Frente, Caminhoneiro”, PRF e voluntários prestam auxílio aos profissionais do volante em diversos pontos das estradas baianas

Sábado, 04 de Abril de 2020 / Bahia

Ganhando cada vez visibilidade e adesão, a campanha “Siga em Frente, Caminhoneiro” segue em seu sétimo dia, arrecadando e distribuindo aos profissionais comida para pronto consumo, kits de higiene e outros materiais necessários aos caminhoneiros a fim de garantir que tenham condições de continuar realizando seu trabalho.

Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em trabalho conjunto com voluntários uniram forças ao longo das últimas semanas, em diferentes regiões da Bahia, realizam uma série de ações organizadas em apoio aos caminhoneiros. A PRF também lançou o sistema SuporteBR, para que os usuários das rodovias federais possam encontrar estabelecimentos comerciais abertos durante a pandemia da COVID-19.

Desde o início das restrições impostas pela crise da pandemia da covid-19, como o fechamento de restaurantes, pousadas, postos de combustíveis, várias ações solidárias foram registradas nas estradas federais baianas e tem mobilizado voluntários de todas as regiões do estado, com o objetivo de estimular os motoristas a prosseguir viagem, de forma a garantir o abastecimento da população neste momento difícil para o país.

Esses profissionais que continuam circulando mesmo em meio a pandemia, garantem a distribuição de diversas mercadorias fundamentais para que o país não sofra com a falta de produtos de primeira necessidade essenciais a toda população como o alimento, o remédio, o combustível, o oxigênio hospitalar, os equipamentos de proteção individual, entre outros itens básicos.

Na manhã de hoje, as ações aconteceram nas unidades da PRF localizadas em Feira de Santana, Simões Filho e Eunápolis, entre outras. Nesses pontos, os caminhoneiros receberam produtos de higiene pessoal e itens alimentação, além de informações relacionadas à doença.

A mobilização segue firme e continua contando com a dedicação de centenas de voluntários no apoio aos caminhoneiros que seguem trabalhando em meio à pandemia da COVID-19. Confira qual o ponto de apoio ao caminhoneiro mais perto de você e doe faça sua doação, principalmente, produtos de higiene, fundamentais na contenção da disseminação do Coronavírus.

A PRF alerta ainda para a importância de que os voluntários acionem a PRF antes de qualquer mobilização desse tipo nas rodovias federais a fim de que seja dado o apoio necessário com o intuito de evitar aglomerações e prevenir acidentes.

Sistema SuporteBR

Para facilitar o planejamento de viagem daqueles que precisam se deslocar pelas BRs em tempos de quarentena e isolamento social, sem saber onde encontrar um estabelecimento comercial que esteja funcionando, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) mapeou seis mil pontos de apoio ao longo das rodovias federais de todo Brasil, disponibilizados no sistema SuporteBR.

A PRF disponibiliza em seu site, a partir desta quinta-feira (02), o sistema que aponta, em um mapa interativo, estabelecimentos úteis ao longo do percurso. É possível encontrar restaurantes, hospedagens, borracharias, oficinas mecânicas, postos de gasolina, lojas de conveniência e pontos de parada com diversos serviços simultâneos.

O sistema SuporteBR, de fácil acesso e interação, permite ao usuário filtrar o conteúdo que busca por estado, cidade e tipo de estabelecimento. Por exemplo, o usuário pode buscar por apenas restaurantes em determinada cidade ou estado ou encontrar borracharias e oficinas próximos a ele.

Ao fazer a busca, o SuporteBR traz em um mapa com postos geo-referenciados, diversas informações como: a localização exata do estabelecimento, tipo de serviço prestado, dias e horário de funcionamento de cada estabelecimento comercial. O sistema SuporteBR é resultado de um mapeamento de cerca de seis mil pontos de apoio e consolida-se como mais uma ação da campanha “Siga em Frente, Caminhoneiro”.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

Bahia tem 290 confirmações de Covid-19 e seis óbitos

Sábado, 04 de Abril de 2020 / Bahia

Bahia registra 290 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), o que representa 4,5% do total de casos notificados. Até o momento, 1913 casos foram descartados e houve seis óbitos, cinco residentes em Salvador, que apresentavam comorbidades associadas, e outro em Utinga. O caso do interior do estado estava como óbito suspeito e, após investigação, foi confirmada a causa da morte por Covid-19. Era um homem de 80 anos com doença cardíaca preexistente. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas desta sexta-feira (3). Ao todo, 63 pessoas estão recuperadas e 35 encontram-se internadas.

Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

Dentre os casos confirmados, 50,86% são do sexo masculino. A mediana de idade é 40 anos, variando de 6 meses a 95 anos. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 23,79% do total. Porém, o coeficiente de incidência por 100.000 habitantes foi maior na faixa de 70 a 79 anos (3,66/100.000 hab.), indicando o maior risco de adoecer entre os idosos.

Diferente do que foi divulgado anteriormente, o município de Irecê não possui casos confirmados de Covid-19. Ressaltamos que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Outras informações saude.ba.gov.br/coronavirus.

Para acessar o boletim completo, clique aqui.

As unidades de saúde devem realizar a coleta de amostras somente quando o caso suspeito de Covid-19 se enquadrar nos critérios abaixo:
1. Pacientes com sinais de gravidade, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ou internados;
2. Pacientes sem sinais de gravidade contactantes de caso de COVID-19 suspeito ou confirmado, ou com histórico de viagem recente ao exterior em países com circulação do SARS-CoV2, e regiões do país com transmissão comunitária sustentada;;
3. Profissionais de saúde com sintomas respiratórios suspeitos de COVID-19;
4. Gestantes com sintomas respiratórios suspeitos de COVID-19;
5. Pessoas com febre, suspeitas de infecção, triadas nos Aeroportos, Portos e nas Estradas.

Observação: pacientes que não se enquadrem nas situações acima não têm indicação para coleta de amostras.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

Rui sanciona projeto de lei que garante pagamento de conta de luz para 3,5 milhões de baianos

Sábado, 04 de Abril de 2020 / Bahia

O governador Rui Costa sancionou o Projeto de Lei nº 23.808/2020 que autoriza o Governo do Estado a pagar, por 90 dias, a conta de energia de cerca de 3,5 milhões de baianos. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (4) e vai beneficiar quem consome até 100 kilowatt (kW), por mês e estejam no CadÚnico. A proposta foi enviada pelo governador à Assembleia Legislativa Alba), que votou pela aprovação.

O benefício começa a valer para as faturas com vencimento a partir da data da publicação da lei no DOE (dia 04/04). Inicialmente, o benefício abrangeria famílias com consumo de 80kW mensal, mas foi ampliado após a definição da Alba para que as emendas dos deputados sejam utilizadas no combate à pandemia do novo coronavírus. Rui agradeceu ao apoio dos parlamentares por estender a ação para uma parcela maior da população mais vulnerável economicamente.

"Agradeço ao presidente Nelson Leal e a todos os deputados. Com isso, 3,5 milhões de baianos serão beneficiados por essa medida do Governo do Estado e Assembleia Legislativa”, disse o governador.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Grupo Petrópolis produz álcool 70% para doação na Bahia

Sábado, 04 de Abril de 2020 / Bahia

O Grupo Petrópolis está trabalhando em parceria com o Governo do Estado na luta contra o avanço da Covid-19 na Bahia. Desde que anunciou a produção e envase de álcool 70%, em Alagoinhas, para a distribuição aos seus colaboradores, a companhia foi procurada pelo Governo do Estado para firmar uma ação de reforço no controle da pandemia.

Cerca de 100 mil unidades de álcool 70% serão produzidas na fábrica do Grupo Petrópolis. A solução antisséptica com glicerina é elaborada a partir do álcool extraído da cerveja e pelo álcool cedido pelo Estado por meio da doação de usinas localizadas no estado.  

Envasado em embalagens PET de 500 ml, o produto é entregue ao Governo do Estado, que está responsável por fazer o repasse às prefeituras e aos órgãos de saúde, além de outras instituições entidades assistidas pelo SUS. A parceria já atende dezenas de cidades baianas, a exemplo de Salvador, Feira de Santana, Alagoinhas, Terra Nova, entre tantas outras. 

Além da distribuição da solução antisséptica e a ampliação da comunicação sobre hábitos seguros, desde o início da crise da Covid-19 o Grupo Petrópolis adotou todas as medidas de prevenção necessárias, como home office e férias aos colaboradores, regras de horários alternativos para uso dos refeitórios e proibição de viagens sem urgência, entre outras ações. 


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
ORIX Sportime Midori Paisagismo Mineiros Luz motos Casa da Ferramenta Casa da Informática Sutrans Jaú Dique Denuncia Grupo Marabá LH Madeiras ASMAT Polícia Civil Ofertas - Hiper Santo Antonio Contabilidade Rondon Coyote CMO Delicia Oeste Beton Neli Imperial P&F Global AFS Vida Farma Unopar G7 NET Online Celulares DPVAT Barreiras Oeste Manutenção PM CISO Extreme Guarda Municipal Minas Aço DBT Paraíba Dupará Açaí