Modelo Gestão Bahia ALBA

Shopping
NOTÍCIAS

Rui inaugura Centro Cultural e recebe título de Cidadão Campo-Formosense

Quinta-feira, 25 de Abril de 2019 / Região

O governador viaja nesta sexta-feira (26) para o município de Campo Formoso, região norte do estado, onde participará, às 19h, da inauguração do Centro Cultural Professor Rômulo Galvão de Carvalho. Durante sua visita ao município, o governador será homenageado com o título de cidadão campo-formosense.  

A abertura do Centro Cultural Professor Rômulo Galvão de Carvalho, que fica localizado na Rua Alexandrino Galvão (Praça Dr. Ulysses Gonçalves), contará com uma apresentação da Filarmônica do Ponto de Cultura Grupo Culturart e do espetáculo O Mágico de OZ, além de show com o cantor Flávio José.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Barreiras: Projeto que institui a Semana do Agricultor é aprovado pela Câmara

Quinta-feira, 25 de Abril de 2019 / Região

Na Sessão desta terça-feira, 23, a Câmara de Vereadores de Barreiras aprovou o Projeto de Lei nº 071 de 26 de outubro de 2018, que cria a Semana do Agricultor, de autoria do vereador José Barbosa (PSC), que faz a homenagem pensando na importância social e econômica de cada um para o município.

O vereador considera o agricultor como um dos principais impulsionadores do progresso da cidade e da região, e que por isso merece ser lembrado. Após sanção do Executivo a Semana do Agricultor fará parte do calendário oficial do município. De acordo com o projeto a Semana será comemorada no dia 28 de julho, em conformidade com as comemorações nacionais. A proposta é realizar a cada ano intercâmbios técnicos entre as classes produtoras, exposições de produtos e palestras.

Durante a sessão foi aprovado também por unanimidade o projeto de Lei nº 055 de 6 agosto de 2018, de autoria do vereador Gilson Rodrigues (DEM), que nomina de “Marina Ferreira da Silva” o Posto de Saúde do bairro São Pedro que está sendo projetado pelo Poder Executivo para atender as famílias do bairro.


Blogbraga/Assessoria da Câmara de Vereadores de Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

VICE PREFEITO DE SERRA DO RAMALHO BUSCA APOIO DE JUSMARI PARA LEVAR DESENVOLVIMENTO PARA O MUNICÍPIO

Quinta-feira, 25 de Abril de 2019 / Região

O vice-prefeito de Serra do Ramalho, José Sabino, buscou o apoio da deputada Jusmari Oliveira para levar obras e ações para o Município. Ele afirmou que vem observando com atenção o trabalho e a desenvoltura da parlamentar e, em função disso, decidiu buscar uma parceria com a deputada visando atender reivindicações do povo de Serra do Ramalho. “Jusmari é uma grande parlamentar. Seu trabalho vem repercutindo em todo o Oeste Baiano, seu gabinete mantêm as portas abertas para atender as  lideranças da região e eu, na condição de vice-prefeito de Serra do Ramalho, preciso do apoio dela para levar obras e desenvolvimento para nossa cidade”.

A deputada agradeceu ao vice-prefeito e se colocou a disposição do povo de Serra do Ramalho. “Vamos unir forças e trabalhar juntos para levar sistema de abastecimento, telefonia, energia elétrica, melhoria de estradas, investimentos em segurança pública, investimentos em educação e saúde que são muito importantes para a população de Serra do Ramalho” finalizou a deputada.


Blogbraga/Assessoria da Deputada Jusmari

Compartilhar no Whatsapp

São Gabriel: Homem acusado de estupro de vulnerável e foragido da Justiça é procurado pela polícia

Quinta-feira, 25 de Abril de 2019 / Região

Um homem que está foragido da Justiça, acuado de estupro de vulnerável está sendo procurado pela polícia de São Gabriel, na região de Irecê. A informação foi confirmada ao Central Notícia Correspondente do Blogbraga pela Polícia Civil.

Segundo informações da Polícia Civil, Adriano Pereira Sena é suspeito de ter praticado o crime de estupro contra uma garota de 13 anos, que é vizinha dele. O crime teria ocorrido no dia 29 de abril de 2018.

O suspeito está foragido. É possível que ele esteja escondido em casa de parentes nas cidades de Ipirá ou Luís Eduardo Magalhães.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Aciagri organiza recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas em Wanderley/BA

Quinta-feira, 25 de Abril de 2019 / Região

No próximo dia 18 de maio, a Associação do Comércio de Insumos Agrícolas (Aciagri) juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Wanderley e Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) organizam a oitava edição do recebimento itinerante (RI) de embalagens vazias de defensivos agrícolas no município. 

A ação realizada todos os anos, consiste na montagem de estruturas temporárias em locais distantes das centrais de recebimento como forma de facilitar a devolução do material por parte dos agricultores e pecuaristas. Em Wanderley, a ação acontecerá na Murada do “Ernestão” (Avenida Fernandes de Oliveira, ao lado do posto de combustível) no horário das 7h às 17h. A iniciativa conta ainda com o apoio do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) - que atua como núcleo de inteligência do Sistema Campo Limpo. O material recebido será encaminhado para a unidade de Barreiras que fará a destinação correta das embalagens. 

Sistema Campo Limpo

O Sistema Campo Limpo é a denominação do programa gerenciado pelo inpEV para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil. Abrangendo todas as regiões do país, o Sistema tem como base o conceito de responsabilidade compartilhada entre agricultores, indústria, canais de distribuição e poder público, conforme determinações legais.

Hoje, cerca de 94% das embalagens plásticas primárias (que entram em contato direto com o produto) e 80% do total de embalagens vazias de defensivos agrícolas que são comercializadas têm destino certo. Podem ser encaminhadas para reciclagem 95% das embalagens colocadas no mercado, desde que tenham sido corretamente lavadas no momento de uso do produto no campo. As embalagens não laváveis (cerca de 5% do total) e aquelas que não foram devidamente lavadas pelos agricultores são encaminhadas a incineradores credenciados. Esses índices transformaram o Brasil em líder e referência mundial no assunto. Em segundo lugar vem a França, com 77%, seguida pelo Canadá, com 73%. Os Estados Unidos vêm em 9º lugar, com 33%.

Aciagri

Entidade sem fins lucrativos criada no ano de 2003 pelos distribuidores de defensivos agrícolas do oeste baiano. Atualmente a entidade conta com mais de 50 revendas e cooperativas associadas e gerencia três centrais Sistema Campo Limpo na região: Barreiras, maior do país em volume de recebimento; Roda Velha e Rosário - Considerada a terceira maior do nordeste do país, além de outros três postos de recolhimento: Panambi, Coaceral e Campo Grande, retirando anualmente do meio ambiente mais de 3 mil toneladas do material.


Blogbraga/Aciagri

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: HOMEM NÃO RESISTE AOS FERIMENTOS APÓS QUEDA DE SUA PRÓPRIA ALTURA

Quarta-feira, 24 de Abril de 2019 / Região

Um homem identificado como Raimundo Mereciano Figueiredo, 54 anos de idade, não resistiu aos ferimentos após cair dentro de sua residência e bater fortemente com o rosto no chão, o que teria provocado grave Traumatismo cranioencefálico (TCE). O acidente aconteceu nesta terça-feira (23).

Raimundo chegou a ser socorrido por uma ambulância do SAMU e encaminhado para o Hospital do Oeste onde apesar de todo esforço médico, não resistiu vindo a óbito nesta quarta-feira (24).

O corpo foi encaminhado para o necrotério do Departamento de Polícia Técnica onde passou por exame de necropsia.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Região de Irecê: MP pede execução de multa contra prefeito de Ibititá por descumprimento de decisão judicial

Quarta-feira, 24 de Abril de 2019 / Região

O Ministério Público estadual pediu a execução de multa diária contra Edicley Souza Barreto, prefeito do Município de Ibititá, que fica na região de Irecê, por descumprimento de medida judicial que obriga o acionado a realizar concurso público na cidade. Segundo a promotora de Justiça Edna Márcia Souza Barreto de Oliveira, autora da ação civil pública, o prefeito contrata servidores através de empresa terceirizada, sem garantias sociais ou contratação direta, mediante nomeação para cargos comissionados, para desempenhar atividades próprias e rotineiras da administração pública. O valor do débito atual do Município é de quase R$ 3,5 milhões. O valor foi obtido a partir da multiplicação do valor da multa pelos dias de descumprimento da ordem judicial, contados a partir de 4 de maio de 2018 até o dia 9 de abril, quando foi ajuizada a execução.

“A determinação judicial visa obrigar o Município de Ibititá a promover concurso público no prazo de 180 dias para substituir os cargos contratados sem concurso público e se abster de contratar pessoal com violação das regras constitucionais de investidura em cargo ou emprego público que depende de aprovação prévia em concurso público”, afirmou a promotora de Justiça. O MP requer a citação do executado para depositar em juízo o valor da multa e, caso não cumpra, seja expedido mandado de penhora e avaliação de bens. 


Blogbraga/Fonte: MP-BA

Compartilhar no Whatsapp

Projeto MudaMundo chega a Barreiras e Formosa do Rio Preto

Quarta-feira, 24 de Abril de 2019 / Região

MudaMundo 2019 começa pelo Nordeste brasileiro - SLC Agrícola patrocina primeira temporada do ano, chegando pela Bahia

Pelo terceiro ano consecutivo, a SLC Agrícola patrocina a realização do projeto MudaMundo. Este ano, a primeira temporada, a ser realizada no mês de maio, vai contemplar os estados da Bahia, Maranhão e, pela primeira vez, Piauí. O projeto, destinado a professores e alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas, é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com o apoio das Secretarias Municipais de Educação.

Nos dias 7, 8 e 9 de maio, professores e alunos das escolas da rede municipal da cidade de Barreiras, na Bahia, recebem o projeto que vem disseminando os conceitos básicos para a formação de cidadãos críticos e comprometidos com suas comunidades. Nos dias 11 e 13 de maio, será a vez da cidade vizinha, Formosa do Rio Preto. Confira a agenda com mais informações abaixo. Em Barreiras também serão contempladas turmas da Educação para Jovens e Adultos (EJA).

A iniciativa é voltada para o resgate de valores em sala de aula, buscando contribuir para a transformação social tão necessária em nosso país. Por meio das histórias vividas pelo menino João, um garoto, muito esperto, sempre pronto a auxiliar os outros e incomodado com injustiças, são transmitidos conceitos de respeito ao próximo, de cuidados com o meio ambiente e com as cidades onde vivemos. João deseja mudar o mundo, tornando-o mais solidário, a partir de pequenas ações.

O objetivo central do projeto vem ao encontro da expectativa da SLC Agrícola, patrocinadora do MudaMundo na região. “Com o projeto MudaMundo, a SLC Agrícola se propõe a transpor os conceitos pregados pela responsabilidade social, auxiliando os professores a trabalhar valores em sala de aula com os alunos, contribuindo com o sonho grande da empresa de impactar positivamente as gerações futuras”, ressalta Déa Machado, gerente de Recursos Humanos da empresa.

Em cada cidade, serão realizadas oficinas de sensibilização para professores e apresentações teatrais para alunos da rede pública do município, encenadas pelo grupo mineiro Real Fantasia. Em Barreiras, serão seis oficinas e cinco apresentações teatrais. Em Formosa do Rio Preto, duas oficinas e três apresentações. Nas duas cidades, o MudaMundo vai promover ainda “rodas de conversa” entre a equipe do projeto, o grupo teatral e os alunos e professores. A ideia é oportunizar a discussão sobre a transposição da literatura para o teatro e as várias linguagens teatrais e recursos cênicos utilizados no espetáculo. Depois dos municípios baianos, o projeto segue para Santa Filomena, no Piauí, e Tasso Fragoso, no Maranhão.

O patrocínio da SLC Agrícola garante ainda a doação de 1.800 conjuntos de seis livros infantis com as histórias do menino João (10.800 livros no total), sendo que entre as duas cidades baianas, serão doados 1.300 conjuntos (7.800 livros). Contempla ainda 800 cadernos do professor (640 para os municípios baianos), com sugestões de atividades para serem desenvolvidas em sala de aula para cada município. As histórias foram escritas pelo autor gaúcho Caio Riter e ilustradas pela artista plástica Laura Castilhos.

Sobre a SLC Agrícola – Fundada em 1977 pelo Grupo SLC, é uma empresa produtora de commodities agrícolas, focada na produção de algodão, soja e milho. Foi uma das primeiras empresas do setor a ter ações negociadas em Bolsa de Valores no mundo, tornando-se uma referência no seu segmento. São 16 Unidades de produção estrategicamente localizadas em seis estados brasileiros, que totalizaram 404.479 hectares no ano-safra 2017/18. O modelo de negócio da empresa é baseado em um sistema de produção moderno, com alta escala, padronização das unidades de produção, tecnologia de ponta, controle rigoroso dos custos e responsabilidade socioambiental.

Agenda - Barreiras, BA

7 de maio – terça-feira

8h30min – Apresentação teatral

14h30min – Apresentação teatral e roda de conversa com tradução em libras

Das 8h às 11h – Oficina para professores

Das 14h às 17h – Oficina para professores

8 de maio – quarta-feira

8h30min e 14h30min – Apresentações teatrais

Das 8h às 11h – Oficina para professores

Das 14h às 17h – Oficina para professores

9 de maio – quinta-feira

Das 14h às 17h – Oficina para professores

Das 19h às 22h - Oficina para professores do EJA

20h – Apresentação teatral para alunos do EJA

Local – As apresentações teatrais acontecem no Centro Cultural Rivelino de Carvalho, e as oficinas, na Escola Municipal de Informática, ambos localizados na Praça Landulfo Alves.

 

Agenda - Formosa do Rio Preto, BA

11 de maio – sábado

Das 9h às 12h - Oficina com Professores

Das 13h30min às 16h30min - Oficina com Professores

Local: Auditório da Secretaria de Educação (Av. Bahia, 447)

13 de maio – segunda-feira

9h – Teatro

10h30min – Teatro

14h - Teatro

15h - Roda de Conversa

Local: Escola Municipal Coração de Jesus

Endereço: Rua do Cruzeiro, 419


Blogbraga/Acesso Projetos Integrados de Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

IBOTIRAMA: PRISÃO DE QUADRILHA ENVOLVIDA EM DESVIO DE CARGA

Quarta-feira, 24 de Abril de 2019 / Região

A Delegacia de Furtos e Roubos em Rodovias– DECARGA, nesta terça-feira (23), sob o comando do DPC Gustavo Coutinho, recuperou uma carga de milho na cidade de Ibotirama-BA.

O caminhoneiro Josivaldo Barreto Souza, juntamente com o amigo José Ubaldo tentaram prestar um falso registro de queixa na delegacia, mas foram desmascarados pelos investigadores, e acabaram confessando o crime e levando até o local exato onde venderam a carga.

Foi realizada diligência até a cidade de Ibotirama, onde foi efetuada a prisão do comerciante Alberto Tavares, vulgo “BETOCA”, o qual já estava sendo investigado pela compra de uma carga de óleo de cozinha no ano passado. 

BETOCA, possui um galpão na zona rural de Ibotirama onde armazenava as cargas roubadas, além de envolvimento com quadrilhas especializadas em outros estados.

A DECARGA investiga ainda a participação de um dos chefes conhecido por Jorge e os depósitos em dinheiro efetuados em sua conta, sendo que o mesmo residente na cidade de Moita Bonita, estado de Sergipe. 


Blogbraga/FONTE: DPC Gustavo Coutinho/ DECARGA /FSA

Compartilhar no Whatsapp

Família procura jovem desaparecido em Ibotirama/BA

Quarta-feira, 24 de Abril de 2019 / Região

Um jovem de 19 anos de nome Danilo Santos Araujo, está desaparecido desde a última quinta-feira (18), em Ibotirama/BA.

Segundo informações de familiares, ele estava na casa de uma tia, no bairro Ibotiraminha e não voltou. O mesmo estava abordo de uma bicicleta e trajava calça jeans escura, camiseta regata e boné preto.

De acordo informações passadas a nossa reportagem, a família acredita que o jovem esteja em Luis Eduardo Magalhães. 

Quem tiver qualquer informação do paradeiro de Danilo favor entrar em contato com a família pelos telefones: (77) 9.9959-9509 ou (77) 9.98115-9540 ou 190 da Polícia Militar.


Blogbraga/Desaparecido

Compartilhar no Whatsapp

Cipe Sudoeste: Traficante suspeito de roubos a bancos morre durante intervenção policial

Quarta-feira, 24 de Abril de 2019 / Região

Djalma Coqueiro Júnior, 25 anos, traficante de drogas e suspeito de roubar bancos foi localizado, no final da manhã desta terça-feira (23), por policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Sudoeste). Ele possuía passagens por comércio de entorpecentes e por porte ilegal de arma de fogo.

O criminoso estava na BR 430, em uma área pertencente ao município de Igaporã, dentro do veículo modelo Fiesta, placa HZZ-9584. Os PMs receberam uma denúncia anônima sobre a movimentação de Djalma e montaram bloqueios na rodovia. Quando o automóvel foi avistado, foi dada a determinação de parada, mas o traficante não obedeceu.

Durante a fuga houve perseguição e confronto. Djalma foi atingido, socorrido para o Hospital de Igaporã, mas não resistiu. Com ele foram encontrados um revólver calibre 38, munições, cinco trouxas de maconha, uma porção prensada da mesma erva pesando aproximadamente 300 gramas e R$311 em espécie.

“Já vinhamos procurando informações sobre onde ele poderia estar escondido, quando recebemos uma denúncia sobre o deslocamento dele de Bom Jesus da Lapa para Igaporã” contou o comandante da Cipe Sudoeste, major Edson Ramos Mascarenhas Júnior.

Ainda segundo o oficial, Djalma fazia parte de uma organização criminosa. “Ele atuava na quadrilha de 'Nem Bomba' que já fez parte do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública, com atuação na região de Vitória da Conquista”, ressaltou.

Todo material apreendido foi encaminhado para a 22a Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Guanambi).


Blogbraga/Coorpin/Guanambi

Compartilhar no Whatsapp

Dupla é presa por tráfico de drogas em Muquém de São Francisco

Quarta-feira, 24 de Abril de 2019 / Região

Por volta das 18h30 desta terça-feira (23), uma guarnição de serviço fazendo rondas em Muquém de São Francisco, foi avistado próximo a quadra de esportes local onde há sempre comercialização de drogas, 2 (Dois) indivíduos ao qual avistarem a viatura passaram a terem atitudes suspeitas e foi dada a ordem legal de abordagem conforme preceitua o (Art 244 do CPP). 

Um dos indivíduos, declarou que já possuía passagens pela delegacia pelos crimes de roubo ( Art 157) e porte ilegal de arma de fogo (Art 16 uso restrito).

Nesse momento, o irmão que também estava sendo abordado passou a ficar alterado alegando que seu irmão não seria vagabundo, que tinha advogado e começou a desacatar, desrespeitar e ameaçar a guarnição.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao mesmo que resistiu sendo necessária a utilizaçao da força proporcional para contê-lo e o uso de algemas para resguardar a integridade física dos PMs, do envolvido e de terceiros. 

Ainda em um dos celulares dos envolvido, foram encontradas diversas fotos de quantidades de drogas variadas, demonstrando suposta prática de crime de tráfico de drogas conforme Art 33 da LEI 11.343 de 23 de agosto de 2006.

Depois de interrogar um dos envolvidos dono do suposto celular, confirmou que tinha jogado a droga próximo ao poste onde a Polícia fez a busca e encontrou uma certa qantidade de substância análoga (Maconha). 

Diante do exposto, foi dada a voz de prisão em flagrante, sendo conduzidos para a DT de Ibotirama à presença da autoridade policial, para a apresentação e exibição dos mesmos e do material ilícito, para serem tomadas as medidas cabíveis. 

28ª CIPM GUARDIÃ DO PORTAL DO OESTE


Blogbraga/28 CIPM

Compartilhar no Whatsapp

Abapa prestigia inauguração do Instituto Federal Goiano (IFGoiano) em Posse (GO)

Quarta-feira, 24 de Abril de 2019 / Região

A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) prestigiou nesta segunda-feira (22) a inauguração do Instituto Federal Goiano (IFGoiano) em Posse (GO). Na oportunidade, o diretor da entidade, Denilson Roberti, reforçou a importância da implantação do novo centro de educação profissionalizante que vai proporcionar mais conhecimento técnico de quem mora também na região do Rosário, em Correntina, na divisa entre os estados da Bahia e Goiás. Com o trabalho social voltado para a capacitação dos trabalhadores da área agrícola no Oeste da Bahia, a Abapa reforçou a possibilidade de futuras parcerias em intercâmbio entre os cursos profissionalizantes do IFGoiano e o Centro de Treinamento da Abapa – Parceiros da Tecnologia (CT), sediado em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia.

Em pronunciamento durante a solenidade, o deputado estadual, Paulo Krauspenhar, acredita que os cursos profissionalizantes do IGoiano ajudarão a fortalecer ainda mais o setor agrícola e vai trazer mais desenvolvimento para a região da divisa entre Goiás e Bahia. “A Abapa com certeza será uma grande parceira do Instituto Federal principalmente nos treinamentos práticos e na abertura de campo de estágio do entorno da região, no oeste da Bahia, para a capacitação destes estudantes. Hoje as fazendas estão cada vez mais tecnológicas e precisam de mão de obra qualificada para continuarem se desenvolvendo. A vinda do IFGoiano para Posse ajudará a mudar a fortalecer a realidade socioeconômica de toda esta região”, afirma o deputado, morador de Posse.

Para o diretor da Abapa, o agricultor da região de Jaborandi, Denilson Roberti, existe uma demanda crescente do setor agrícola pelos profissionais com conhecimento técnico especializado para atuação no campo. “A Abapa tem um trabalho de excelência na região na capacitação dos trabalhadores do setor agrícola e, tenho certeza, que uma futura parceria vai garantir que os estudantes do IFGoiano possam conhecer a realidade para saírem prontos para atuar nas fazendas da região”, afirma. A Abapa, por meio do CT, capacitou somente no ano passado, 10.526 mil pessoas em 383 treinamentos como: Operação e Manutenção de Colheitadeira de Grãos, NR 31.8 Aplicação de Agrotóxicos, NR-33 Espaço Confinado, Segurança e Saúde do Trabalhador na Era do E-Social, dentre outros.


Blogbraga/Assessoria de comunicação Abapa

Compartilhar no Whatsapp

Dois homens morrem durante intervenção policial em Caetité/BA

Quarta-feira, 24 de Abril de 2019 / Região

Na última sexta-feira (19), após receber informações que indivíduos fugitivos da carceragem da delegacia de Caetité estavam homiziados em um matagal em uma propriedade rural, Guarnições da CIPE SUDOESTE, Polícia Civil e 94ª CIPM deslocaram até os locais informados onde foram recuperadas 02 Submetralhadoras, 01 espingarda calibre .12 e dois revólveres.

Durante a diligência houve confronto e dois indivíduos identificados como Tarcísio e Chucky resistiram e vieram a óbito. 

”Que nossa coragem seja maior que nosso medo e que nossa força seja tão grande quanto a nossa fé.”

CAESG! GERAIS! BAHIA! BRASIL!


Blogbraga/CIPE/SUDOESTE

Compartilhar no Whatsapp

Polícia Civil recupera objetos furtados em residência na cidade de Irecê

Quarta-feira, 24 de Abril de 2019 / Região

Várias objetos furtados em uma residência, em Irecê, foram recuperados nesta terça-feira (23). A operação foi realizada pela 14ª Coordenadoria Regional de Policia do Interior.

Segundo a Polícia Civil, as investigações começaram após uma vítima que teve a casa furtada procurar a polícia. O suspeito de realizar o furto foi identificado por Jeferson da Silva Costa. Ele foi apresentado à unidade policial.

A polícia conseguiu recuperar um cooktop, um aparelho de TV, 32 polegadas, quatro relógios, cinco perfumes e uma mochila.

Outras pessoas que foram vítimas de furtos devem procurar a delegacia para reaver os aparelhos, já que foram encontrados na casa do suspeito, outros objetos oriundos de outro crime contra o patrimônio.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Homem é detido por porte ilegal de arma de fogo em Wanderley

Quarta-feira, 24 de Abril de 2019 / Região

Na última quinta-feira (18), por volta das 11h após denúncia anônima de que havia um indivíduo transitando com arma de fogo em uma rua conhecida como Riacho.

A Polícia Civil da Bahia representada pela 11ª COORPIN e lotados na Cidade de Wanderley-BA, prendeu em flagrante delito por porte ilegal de arma de fogo (art 14 da Lei 10826/03), sendo uma espingarda artesanal tipo bate soca bucha. 

O indivíduo de nome Uilian Câmara da Silva foi conduzido juntamente com a arma de fogo para Delegacia Territorial de Wanderley, onde se encontra custodiado a disposição da Autoridade Policial para lavratura do Flagrante e procedimentos posteriores. 

Vale salientar que esse indivíduo citado é suspeito de praticar vários furtos nesse Município.


Blogbraga/11ª COORPIN

Compartilhar no Whatsapp

Veículo tomado de assalto em São Desidério é encontrado capotado na BR/135 sentido Correntina/BA

Quarta-feira, 24 de Abril de 2019 / Região

Um veículo tomado de assalto foi encontrado capotado em meio a vegetação na manhã desta quarta-feira (24), na BR 135 sentido Correntina.

De acordo informações passadas a nossa reportagem, o Ford/KA, branco, placa policial PJR/9886 de Barreiras, foi tomado de assalto ontem (23/04), em São Desidério/BA.

Ainda segundo a Polícia, os criminosos provavelmente perderam o controle da direção e capotaram o carro na rodovia citada acima. Não há informações do estado de saúde dos suspeitos. O caso será investigado pela Polícia.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Agricultores familiares de Paratinga colhem resultados com produção agroecológica

Quarta-feira, 24 de Abril de 2019 / Região

A implantação do sistema de Produção Agroecológica Integrada Sustentável (PAIS) está transformando a realidade de 141 famílias dos territórios de identidade Bacia do Rio Corrente, Litoral Sul, Portal do Sertão, Vale do Jiquiriçá e Velho Chico. A experiência já mostra resultados em diversos municípios, a exemplo de Paratinga, no Velho Chico. No local, 32 famílias da comunidade rural de Carrapicho, integrantes da Associação dos Agricultores e Agricultoras Familiares do Vale do Santo Onofre, estão colhendo os primeiros resultados.

O projeto integra um conjunto de ações desenvolvidas pelo Governo do Estado, por meio do edital Socioambiental do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). 

O PAIS oferece às famílias beneficiárias serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater), contempla a instalação de um galinheiro com área de pastagem, a aquisição de material de irrigação, matrizes de aves, mudas frutíferas e sementes de hortaliças, entre outros. 

Raimunda Francisca, uma das beneficiadas da ação, destaca que a implantação do PAIS está sendo inovadora na comunidade: “Nós podemos trabalhar em grupo, produzindo nosso próprio alimento, gerando renda para a comunidade, agregando valor ao produto da agricultura familiar em nosso município”. 

Alguns dos objetivos do edital Socioambiental do Bahia Produtiva são apoiar ações voltadas para a melhoria do manejo dos recursos naturais nas áreas de produção agrícola e pecuária, recuperação de áreas degradadas, incentivo a outras formas de produção e beneficiamento em bases agroecológicas, além de apoiar as iniciativas de comércio justo e solidário e a garantia da segurança alimentar e nutricional dos beneficiários.  

Bahia Produtiva 

O Bahia Produtiva se diferencia de outros projetos não só por aplicar recursos para investimentos produtivos, mas também por ofertar um serviço sistemático de Ater e apoio à gestão, ações de promoção de produtos sustentáveis e acesso a mercados, estratégia de alianças produtivas e aporte a políticas públicas complementares, entre outras iniciativas. Nos últimos quatro anos, o projeto selecionou 874 projetos em toda a Bahia, totalizando investimentos de aproximadamente R$290 milhões, beneficiando diretamente mais de 28 mil famílias.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação SDR

Compartilhar no Whatsapp

Bom Jesus da Lapa: Estudantes de Engenharia da UFOB participam de competição nacional de AeroDesign

Terça-feira, 23 de Abril de 2019 / Região

Desenvolver um protótipo de aeronave leve, não tripulada, projetada para o transporte de carga e que consiga voar com o máximo de peso possível. Esse é o principal desafio da equipe AeroChico, formada por 20 estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, do Centro Multidisciplinar da UFOB de Bom Jesus da Lapa, que participa do torneio de acesso à 22ª SAE Brasil AeroDesign. Trata-se de uma competição que tem como objetivo difundir e compartilhar técnicas de Engenharia Aeronáutica, por meio de aplicações práticas e da realização de tarefas entre equipes.

Estudantes dos cursos de Engenharia da UFOB de Bom Jesus da Lapa posam com aeronave que construíram | Foto Divulgação UFOB

“O desafio é uma oportunidade de desenvolver novos conhecimentos e colocar em prática as teorias aprendidas em sala. Estamos felizes em poder representar a UFOB entre as instituições participantes”, diz Layse da Silva Inocêncio, vice-capitã da AeroChico. A organização estima que sejam inscritas aproximadamente 100 equipes de dezenas de instituições de ensino superior de todo o país. As três melhores vão participar da etapa internacional que acontece nos Estados Unidos.

Para construir a aeronave radiocontrolada, os estudantes utilizam a infraestrutura de laboratórios da UFOB. O restante dos recursos para custear peças e matéria prima vem do apoio financeiro de empresários da região. De acordo com o diretor do Centro, Professor Antonio Oliveira de Souza, a aeronave de testes foi concluída com sucesso. “Agora, a instituição está em busca de novos apoiadores para viabilizar a produção do protótipo final, que será utilizado na competição”, explica. O voo teste do protótipo foi realizado no dia 6 de abril, em Guanambi.

Voo teste da aeronave desenvolvida por estudantes da UFOB aconteceu em Guanambi | Foto Divulgação

Os competidores contam com a orientação dos professores Filipi Marques de Souza e Miguel Ângelo de Oliveira Shaw. Segundo eles, a disputa estimula os estudantes a desenvolverem aptidões importantes em suas futuras carreiras, como liderança, espírito de trabalho em conjunto, planejamento e capacidade de inovação. Os docentes destacam ainda que o maior desafio do grupo foi construir o avião baseado em conhecimentos extraclasse, já que a Universidade não oferece o curso de Engenharia Aeronáutica. A equipe foi inicialmente formada a partir do Projeto de Extensão “Baja SAE UFOB”.

SAE Brasil 

Da sigla em inglês para Society of Automotive Engineers, é uma organização de origem norte-americana responsável pelos estudos em engenharia de mobilidade e indústrias montadoras de automóveis e aeronaves. Os estudantes que participam da Competição SAE BRASIL Aerodesign são desafiados anualmente com novos regulamentos baseados em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica, como a redução de peso através de otimização estrutural ou a instrumentação e ensaios em voo dos protótipos.

As avaliações e classificação das equipes serão realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, onde os projetos são avaliados comparativamente por engenheiros da indústria aeronáutica, com base na concepção e desempenho.


Blogbraga/UFOB

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE JACOBINA: 24ª CIPM PRENDE INDIVÍDUO ACUSADO DE PRÁTICA DE ROUBO NA CIDADE DE MIGUEL CALMON

Terça-feira, 23 de Abril de 2019 / Região

Na tarde de segunda-feira, 22 de abril, policiais militares do 4º Pelotão em Miguel Calmon, após diligências realizadas baseadas em informações colhidas, efetuou a prisão de um indivíduo de 19 anos de idade, por participação no roubo com arma de fogo, a uma empresa de Plano de Assistência Familiar, no dia 20 e abril do corrente ano, acompanhado de outro indivíduo que está foragido até o momento.

Com este indivíduo fora encontrado em sua residência localizada no Bairro do Arroz, os produtos do roubo: 02 celulares, R$ 800,00 em espécie, 01 roteador, óculos. Junto com estes produtos foram também apreendidos um botijão de gás, outro aparelho celular da marca Motorola e 02 espingardas de fabricação caseira.

Ao indivíduo fora dada voz de prisão e conduzido para a  Delegacia de Polícia local, onde fora lavrado o Flagrante Delito. 

“Parabenizo os policiais militares pela atuação e resposta em tempo hábil. A Polícia Militar da Bahia está pronta para responder às solicitações e atender à população de forma rápida e eficiente, 24 horas por dia.” Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: CONSUMIDORA COMPRA MERCADORIA PELA INTERNET E É ENGANADA DUAS VEZES – CONFIRA DICAS DE ESPECIALISTAS PARA NÃO CAIR NO GOLPE

Terça-feira, 23 de Abril de 2019 / Região

Apesar da comodidade de se comprar pela Internet, precisamos adotar algumas medidas práticas de segurança a fim de não cair em um golpe.

Trazemos à atenção dos nossos amigos internautas o caso de uma consumidora de Barreiras/BA, de 27 anos de idade, que por duas vezes foi enganada por site de compras – ou seja, comprou mas não levou. A vítima registrou Boletins de Ocorrência recentemente na Delegacia de Polícia.

Na primeira ocasião, a vítima efetuou uma compra de 10 peças de calças jeans no valor de R$ 265,00 por meio de um aplicativo de compras pela internet. A vendedora disse que a mercadoria chegaria após 12 dias pelos Correios. O pagamento da mercadoria foi feito mediante uma conta poupança passada pela vendedora. Passado o prazo, a vítima não recebeu o que comprou e ainda por cima teria recebido um código de rastreio falso.

Na segunda vez, comprou 10 pares de tênis no valor de R$ 400,00 com promessa da mercadoria ser entregue em sete dias após o pagamento! A vítima fez o depósito em uma conta fornecida pelo vendedor e novamente descobriu que havia sido lesada. Como desculpa o vendedor alega ter perdido o contato e culpa a transportadora de extravio de mercadoria.

Dessa vez, junto com a vítima, outras quatro pessoas caíram no mesmo golpe! Neste caso em si, é significativo que a vítima disse que participa de um grupo de compra de produtos através de aplicativo de rede social. Muito cuidado!

DICAS DE SEGURANÇA:

N.1 – Pesquise a reputação do site

N.2 - Consulte o CNPJ do vendedor

N.3 – Priorize lojas conhecidas

N.4 – Compare

N.5 - Desconfie de "ofertas imperdíveis"

N.6 – Leia as Políticas de Devolução, Troca e Entrega

N.7 – Guarde os Comprovantes

N.8 – Cuidado redobrado em marketplaces

N.9 - Dados do cartão só em área segura do site

N.10 - Evite pagamento via transferência

Por: zaply.com.br

COMO EVITAR CAIR EM GOLPES NO WHATSAPP

1 - Desconfie de mensagens que possuam erros ortográficos ou gramaticais e que peçam que você toque em um determinado link para obter alguma vantagem;

2 - Evite responder mensagens que peçam que você encaminhe informações pessoais como: número de cartão de crédito, conta bancária, data de aniversário, senha etc;

3 - Não opere a rede de mentiras. Evite os pedidos para repassar a mensagem;

4 - Links sugeridos (e encurtados) são perigosos, podem levar a sites falsos, formulários maliciosos, instalação de APKs não solicitados ou até arquivos executáveis .exe e plugins em caso de uso do WhatsApp Web, no computador;

5 - Você não vai precisar pagar para usar o WhatsApp, que é um aplicativo gratuito. Evite cair nesse e em outros mitos que prometem recursos novos ou premium.

Por: Tecnoblog

Uma ultima dica: Conheça bem o grupo de compras em que você decide entrar.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Mairi: Operação Conjunta prende especialista em furtos a Residência

Terça-feira, 23 de Abril de 2019 / Região

Policiais Civis da 16ª Coorpin Lotados na Delegacia Territorial de Mairi e Policiais Militares da 91ª CIPM, perderam na manhã da última quinta-feira 18/04, Felipe Barbosa de Oliveira de 28 anos “Felipão”.

O mesmo é considerado um dos maiores especialistas em furtos de residências de Mairi e Região. 

Em Liberdade condicional, “Felipão” foi preso em flagrante delito em uma operação conjunta após o furto de uma residência, o mesmo usava uma casa abandonada como depósito, com ele no momento da prisão foi encontrado mais de R$ 10 mil reais em equipamentos eletrônicos, entre eles: televisores, notebook, ainda foi recuperado perfumes e jóias.

Segundo o Delegado Titular de Mairi Dr. Zenon Almeida, “Felipão” já responde a 07 (sete) procedimentos policiais, acusado de Roubo/Furto e ainda está sendo investigado na autoria de mais 05 (cinco) procedimentos, além desse flagrante delito.

Ainda segundo o delegado, ele fará contato com cidades vizinhas para informar os modos operandi de “Felipão” e tentar identificar outros crimes de sua autoria, sabendo que, com a prisão dele os crimes contra o patrimônio em residências irão diminuir em toda região.

“Felipão” permanece preso no Complexo Policial de Mairi a disposição da Justiça.


Blogbraga/16ª Coorpin

Compartilhar no Whatsapp

20 anos da FASB são marcados com anúncio da ampliação da faculdade para Centro Universitário

Terça-feira, 23 de Abril de 2019 / Região

Em uma noite marcada por homenagens e celebrações, diretoria, funcionários, familiares e convidados festejaram os 20 anos de atuação da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) na região oeste da Bahia. Durante o jantar que reuniu os convidados no ginásio de esportes da instituição, o diretor presidente do Instituto Avançado de Ensino Superior (IAESB) – instituição mantenedora da FASB –, Tadeu Bergamo, fez a assinatura da alteração estatutária, oficializando importantes mudanças que nortearão os próximos passos da unidade de ensino superior, principalmente na área da saúde.

De acordo com Bergamo, o compromisso da instituição para os próximos anos é com o papel social no desenvolvimento da região Oeste. A alteração contratual, vem, para alavancar esta política lançada pela FASB, principalmente, priorizando atendimentos e ampliando o raio de atuação.  Ela (a alteração) prevê, entre outras mudanças, personalidade jurídica própria para o Centro Integrado de Saúde que a instituição está em fase de criação. O espaço contará com 39 ambulatórios médicos e oferecerá exames de raio X, oftalmológicos, de ultrassonografia, laboratórios de análises clinicas, centro cirúrgico pedagógico. A alteração do documento prevê ainda a instalação de um centro hospitalar, pela FASB.

“Já fizemos muito pela educação regional e pelo o avanço da economia e agora, é hora de nos debruçarmos ainda mais para o futuro. Temos um propósito claro que é o de implantar um hospital universitário, que poderá ser construído com parcerias, ou, de forma independente. Ele será imprescindível para a atuação de nossos acadêmicos de Medicina e de outros cursos da área, mas, principalmente, trata-se de um projeto que visa a humanização da saúde. Outro passo que damos é a transformação da faculdade em um centro universitário, com excelência em qualidade de ensino e estrutura de ponta, compatível com a crescente demanda que surge”, disse Bergamo.

O anúncio veio junto as homenagens a funcionários que ajudaram a construir a história de sucesso da FASB, com destaque para João Bosco Pavão, Patrícia Amorim e Rosa Maria Furtado que completaram 20 anos de casa. Outros, que atuam há 10 anos da instituição também receberam placas de honra ao mérito, sob aplausos de familiares e colegas de trabalho. O evento foi prestigiado pelo vereador Otoniel Teixeira, egresso da instituição que propôs uma sessão especial aos 20 anos da FASB, além de outros vereadores. O secretário de saúde de Barreiras, Anderson Vian, também ex-aluno da FASB participou do momento, celebrando a data.

“A FASB possui um lugar de destaque no cenário da educação regional. É pioneira no curso de Medicina e nos demais da área de saúde, para nós, hoje é dia de comemorar duplamente, primeiro, por ter feito parte da terceira turma de Fisioterapia, e agora, com a consolidação de parceria no setor público, garantindo espaços importantes de estágios e atuação dos profissionais que aqui se formam”, disse o secretário.

Com direito a bolo e ‘parabéns a você’, a festa garantiu horas de diversão e confraternização para adultos e crianças que tiveram um ‘espaço kids’ próprio repleto de brinquedos e animação.


Blogbraga/Araticum Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

Morro do Chapéu: Dois presos são transferidos para a delegacia de Xique-Xique

Terça-feira, 23 de Abril de 2019 / Região

No início da tarde desta segunda-feira (22), dois presos identificados por Evilásio Rosa da Conceição e David Nunes da Silva que estavam custodiados na delegacia de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, foram transferidos para a Delegacia de Polícia Civil da cidade de Xique-Xique, no Vale do São Francisco.

A medida foi tomada pelo delegado Marcus Edmundo Pina, após os presos incitarem a rebelião na unidade prisional.

A escolta dos presos entre as duas cidades, que tem aproximadamente 267 quilômetros de distância, foi realizada por duas Guarnições Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Projeto da UFOB realizará declaração gratuita do Imposto de Renda em Barreiras

Terça-feira, 23 de Abril de 2019 / Região

Fuja do Leão. Contribuintes da Região Oeste terão uma importante ajuda para ficar em dia com a Receita Federal. Os estudantes do curso de Administração, sob a supervisão dos professores das disciplinas de Contabilidade, Finanças e Direito, darão orientações e elaborarão a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2019 (DIRPF 2019). O atendimento é gratuito e acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de abril, na sala 36, do Centro de Convivência, do campus Reitor Edgard Santos, em Barreiras. No dia 24, o atendimento será realizado no horário das 14h às 17h30, e nos dias 25 e 26 das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30.

Documentos necessários

Para que a declaração seja feita, o contribuinte deve levar CPF, RG,  endereço atualizado, dados da conta bancária para restituição ou débito, cópia de última declaração realizada e documentos que comprovem renda, bens e direito, dívidas e ônus, pagamentos e doações.

Quem precisa declarar

De maneira geral, é obrigado declarar Imposto de Renda pessoas Físicas residentes no Brasil que receberam rendimentos tributáveis como salário, pró-labore e aluguéis superiores a R$ 28.559,70, no ano de 2018. Também quem tiver a posse ou propriedade de bens e direitos, incluindo terra nua, num valor superior a R$ 300 mil. Além destes, a Receita Federal elenca os seguintes casos como de declaração obrigatória:

Contribuintes com ganho de capital na venda de bens ou direitos como imóveis, veículos, motos ou que realizaram operações de mercadorias, de futuros e assemelhadas, bem como na Bolsa de Valores;
Contribuintes que passaram à condição de residente no Brasil em qualquer mês de 2018;
Contribuintes que receberam rendimentos isentos, não-tributáveis (rendimento de poupança, letras de crédito ou doações) ou tributados exclusivamente na fonte (décimo terceiro, ganho de capital, aplicações de renda fixa etc.) cujo montante ultrapasse o valor de R$ 40 mil no ano passado
Contribuintes que optaram por isenção do imposto sobre a renda incidente sobre o ganho de capital auferido na venda de imóveis residenciais cuja produção seja destinada à aplicação na aquisição de outros imóveis localizados no país
Trabalhadores rurais que tiveram uma receita bruta superior ao valor de R$ 142.798,50
Serviço

O quê? Projeto de Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2019

Quando: 24 de abril (das 14h às 17h30), 25 e 26 de abril (das 8h às 11h30h e das 14h às 17h30)

Onde: Sala 36 do Centro de Convivência no campus Reitor Edgard Santos, em Barreiras


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Universidade Federal do Oeste da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Polícia Rodoviária Estadual incrementa Operação Semana Santa nas rodovias das microrregiões de Barreiras e Santa Maria da Vitória.

Segunda-feira, 22 de Abril de 2019 / Região

A Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv) Barreiras, realizou a Operação Semana Santa/2019 no período de 18 a 21 de abril, executando policiamento de trânsito nas rodovias das microrregiões de Barreiras e Santa Maria da Vitória.

Através do policiamento ostensivo de trânsito rodoviário, com abordagens a uma diversidade de veículos e em vários horários, foi garantido a sensação de segurança e tranquilidade aos usuários da malha viária da Região Oeste durante o feriado prolongado.

A segurança das rodovias do cerrado baiano!

PM e comunidade na corrente do bem.


BlogBraga/ Repórter Paiva/ CIPRv/ Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: POLÍCIA MILITAR ATENDE CHAMADO RELACIONADO A SUPOSTO ABANDONO DE INCAPAZ

Segunda-feira, 22 de Abril de 2019 / Região

Uma Guarnição da Polícia Militar foi acionada via CICOM para atender ao chamado de suposto abandono de incapaz em via pública, uma criança de dois anos e seis meses, no bairro Sandra Regina em Barreiras. O caso aconteceu na madrugada de quinta-feira (18), por volta das 01:20h.

O fato foi realmente constatado pelos policiais que ao chegar no local, encontraram uma Conselheira Tutelar que já estava inteirada da situação, haja vista não ser a primeira vez que populares se queixam do abandono da mãe da criança que seria uma senhora de 57 anos de idade.

A Polícia Militar e o Conselho Tutelar se fez presente na Delegacia de Polícia para boletim de ocorrência. Além disso, a guarnição conduziu a menor até a UPA/24h no bairro Santa Luzia para exames preliminares. O médico de plantão após exame não constatou nenhum indício de crime sexual ou de violência física contra a criancinha.

Na ocasião a mãe da criança não havia sido encontrada. O BlogBraga obteve informações exclusivas nesta segunda-feira (22), de que a criancinha está devidamente abrigada, e a mãe que foi localizada, será ouvida pelo Conselho Tutelar e autoridade competente na Delegacia.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Embasa garante conformidade da água distribuída

Segunda-feira, 22 de Abril de 2019 / Região

Sobre investigação conjunta da ONG Repórter Brasil e da organização suíça Public Eye sobre presença de agrotóxicos na água distribuída no Brasil a partir de resultados de análises registrados entre 2014 e 2017 no Sisagua (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano), a Embasa esclarece que a interpretação dos dados divulgados em matéria jornalística não informa que os níveis detectados nas amostras dos municípios citados estão bem abaixo do valor máximo permitido (VMP) pelo Ministério da Saúde.

Vale ressaltar que, no período considerado na investigação (2014-2017), os equipamentos e procedimentos utilizados nas análises da Embasa indicavam com precisão a presença quase nula, ou em concentração inferior ao VMP, de 23 das 27 substâncias de agrotóxicos monitoradas nas análises. Para as outras quatro substâncias, o nível de precisão era mais baixo. Em 2018, porém, laboratórios de terceiros foram contratados para verificar com mais precisão a presença dessas quatro substâncias e os resultados, já disponíveis no Sisagua, atestam que a água distribuída pela empresa está em conformidade com a Portaria de Consolidação nº5 de 2017, norma que determina os parâmetros de potabilidade da água no Brasil.

Sem considerar essa informação, a ONG Repórter Brasil e a Public Eye afirmam que a água de alguns municípios baianos está com presença de agrotóxicos acima do nível permitido. No entanto, a partir de 2018, foi possível comprovar que todas as 27 substâncias estavam em total conformidade com o exigido pelo Ministério da Saúde.

Para acompanhar os aperfeiçoamentos ocorridos, nos últimos anos, no método de controle da qualidade da água, a Embasa tem investido na aquisição de equipamentos de alta precisão para fornecer informações com alto grau de confiabilidade e, assim, contribuir para o fortalecimento da rede de segurança da água para consumo humano existente no país. 


Blogbraga/Gerência de Comunicação Social da Embasa

Compartilhar no Whatsapp

Embasa debate prestação dos serviços de água e esgoto durante audiência pública em Canápolis

Segunda-feira, 22 de Abril de 2019 / Região

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) participou na última terça-feira (16) de uma audiência pública em Canápolis, no oeste da Bahia. Com a presença de representantes do executivo, legislativo e de moradores, o gerente regional, Francisco Araujo Andrade, reforçou em sua apresentação os investimentos para a população os investimentos em melhorias dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A Embasa garantiu nos dois últimos anos um aporte de R$ 870 mil na implantação de adutoras, redes de distribuição, reservatórios em conjunto habitacional e extensão de rede para as localidades de Salobro, Umbaúba, Sambaíba, Barreiro e Santo Antônio, na zona rural de Canápolis.

Na oportunidade, Andrade também demonstrou em sua apresentação como funcionam os dois sistemas e as dificuldades enfrentadas na operação do sistema de água nos últimos anos.  “Ao pertencer a um sistema integrado com outros municípios da região, já existe uma dificuldade pela extensão da rede adutora entre a estação que trata a água que é distribuída. A instabilidade da energia elétrica na região provoca interrupção e em alguns casos, até mesmo, pane nos equipamentos que bombeiam a água para a cidade. Tudo isto também eleva os riscos de danificar a rede adutora que leva água para Canápolis”, explicou.

O gerente da Embasa também explica que parte da sede municipal fica em uma parte alta o que dificulta o restabelecimento do abastecimento em casos de paradas no sistema, cuja distribuição funciona por gravidade. “Nossas equipes estão estudando formas de minimizar o tempo do retomada do sistema e a população deve ser orientada a ter reservação (caixa d´água) para amenizar os transtornos causados por eventuais interrupções do sistema de água”, afirma. Ao abrir a audiência pública, a prefeita de Canápolis, Myriam Gonçalves Teixeira, apontou a importância destes esclarecimentos para a população sobre as ocorrências de falta de água.

O presidente da Câmara de Vereadores, Alvino de Oliveira Alves, agradeceu a participação dos gerentes e técnicos da empresa na audiência pública, e acredita, que as dúvidas foram sanadas com o objetivo de atender a demanda do município. Ao final da audiência pública, foi criada uma comissão com integrantes do executivo, legislativo, população e Embasa para garantir a melhoria contínua do serviço prestado para a população.  A Embasa beneficia 1619 imóveis com água tratada e canalizada na sede e em oito localidades da zona rural da Canápolis. Em relação ao sistema de esgotamento sanitário, o sistema foi inaugurado em 2013, e garante a coleta e o tratamento com uma cobertura de 78% da sede municipal.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação da Embasa Unidade Regional de Barreiras (UNB)

Compartilhar no Whatsapp

Irecê: Canaã perde jogo pela Série B do Campeonato Baiano

Segunda-feira, 22 de Abril de 2019 / Região

O Canaã Esporte Clube (Irecê) perdeu pelo placar de 3 a 1 para o Olímpia na tarde deste domingo (21), em Pituaçu, pela sétima rodada da Série B do Campeonato Baiano.

Como resultado, o Olímpia abriu mais três pontos de vantagem em relação ao segundo colocado PFC-Cajazeiras. O time de Lauro de Freitas agora soma 17 pontos contra 12 do Lobo-Guará. O Canaã tem nove e surge no quinto lugar.

A oitava rodada vai acontecer no próximo domingo (28), com todos os jogos começando no mesmo horário, às 15h. A equipe de Irecê enfrentará o Galícia, lanterna da competição, no estádio José Rocha, em Jacobina.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Mundial FM 91,3
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Vida Farma Contabilidade Rondon Cultura AUTOCAR Paraíba Neli Imperial MaxCar CISO Grupo Marabá Rede Multiassistencia Rabelo Extreme Dupará Açaí Mimoaço Coyote Jaú Digital Informatica Luz motos Dr. Márcio Rogério Ademilar Elo Aço Dique Denuncia Mimoso Segurança Kenni Henke Fontana Unopar Silvano Santos Delicia Global Evolucao Pantanal Guarda Municipal DBT DPVAT Barreiras G7 Click Tec P&F PM Oeste Manutenção Mineiros Sportime Online Celulares Floral Paraíso Forte Grãos DM Reparos Polícia Civil Casa da Ferramenta Mimogás