Governo da Bahia

NOTÍCIAS

FORMOSA DO RIO PRETO: MOTOQUEIRO MORRE E DUAS PESSOAS FICAM FERIDAS APÓS ACIDENTE NA BR-135

Segunda-feira, 06 de Julho de 2020 / Região

Um acidente fatal aconteceu pouco depois das 19:00h deste domingo (05), na BR-135 no município de Formosa do Rio Preto/BA.

Segundo informações, há uma versão de que o motoqueiro identificado como Jadson Luiz Bomfim, 55 anos, estava com seu filho e esposa na moto, e ao iniciar manobra de ultrapassagem de uma caminhonete carregada com madeira, teria colidido contra madeiras que estavam fora da caminhonete sem a devida sinalização. O fato teria sido testemunhado por terceiros.

O SAMU foi acionado e várias ambulância socorreram as vítimas encaminhando para o Hospital Municipal, duas com ferimentos leves, mas Jadson não resistiu aos ferimentos.

O corpo passou por exame de necropsia no Departamento de Polícia Técnica em Barreiras e depois liberado aos familiares para o sepultamento.

A caminhonete carregada com madeiras não estava no local quando a Polícia fez o registro.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: VÁRIAS OCORRÊNCIAS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER SÃO REGISTRADOS NA DELEGACIA NO FINAL DE SEMANA

Segunda-feira, 06 de Julho de 2020 / Região

Infelizmente a violência doméstica, agressões contra mulher continuam frequentes. Vários casos foram registrados na Delegacia de Polícia em Barreiras neste final de semana. 

Agressão a socos causando vários ferimentos:

O triste caso aconteceu na madrugada deste domingo (05), no Barreira I onde um indivíduo de 33 anos agrediu sua companheira de convívio, uma jovem de 21 anos, desferindo vários socos, causando ferimentos na boca, pescoço e braço esquerdo. Um boletim de ocorrência foi registrado e o delegado determinou a expedição de guia para exame médico-legal.

Agressão e ameaça de morte:

Uma guarnição da Polícia Militar da 83 CIPM conduziu à delegacia de Polícia um indivíduo acusado de ter agredido, xingado e ameaçado de morte sua companheira de convívio. A vítima apresentava lesões corporais aparentes na face.

O delegado de plantão determinou a expedição de guia para exames de constatação de lesões corporais. O fato aconteceu neste domingo (05) no bairro Santa Luzia em Barreiras.

Agressão verbal contra a cunhada:

Uma mulher prestou queixa na delegacia de Polícia neste sábado (04), contra seu cunhado que teria proferido contra a mesma palavras de baixo calão (não convém mencionar), dentro de sua própria residência. O caso aconteceu no bairro Vila Amorim em Barreiras.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE IRECÊ: Prefeitura de América Dourada decreta toque de recolher como medida de prevenção à Covid-19

Segunda-feira, 06 de Julho de 2020 / Região

A Prefeitura de América Dourada, na região de Irecê, decretou toque de recolher, das 20h às 5h, como medida de enfrentamento à Covid-19. A informação foi divulgada no Diário Oficial do Município (DOM).

A medida vale até a próxima quinta-feira (09), podendo ser prorrogada por mais 07 dias.

De acordo com o último boletim divulgado pela prefeitura, América Dourada registra 53 casos positivos de coronavírus, sendo 40 ativos e 13 recuperados.

Ainda conforme a prefeitura, o município está em transmissão comunitária para Covid-19 ( quando não é mais possível localizar a origem da infecção, indicando que o vírus está circulando entre os indivíduos que não viajaram ou tiveram contato com quem esteve no exterior).


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Abapa doa novos equipamentos para unidade de saúde durante epidemia da Covid-19

Segunda-feira, 06 de Julho de 2020 / Região

Com a interiorização da pandemia do Coronavírus, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) continua prestando solidariedade aos municípios da área de abrangência do setor agrícola. Na última sexta-feira (3), a entidade atravessou a fronteira para a doação de três monitores para o Hospital Dr. Arquimedes Vieira de Brito, localizada em Posse, em Goiás. A unidade também atende a população da área agrícola do Rosário, em Correntina, no extremo Oeste da Bahia, um dos principais produtores de algodão do estado. Com a presença dos profissionais de saúde, a entrega foi realizada pelo vice-presidente da entidade, Luiz Carlos Bergamaschi, do diretor Denilson Roberti, e do diretor-executivo, Lidervan Morais.

O diretor da unidade hospitalar, Ulisses Oliveira Guimarães, reforça a importância dos equipamentos que são fundamentais para garantir o atendimento na própria cidade sem precisar transferir para outros centros, como Barreiras (BA), Brasília (DF) ou Goiânia (GO). “Os monitores doados pelos produtores rurais são fundamentais para auxiliar a equipe médica no atendimento de quem for internado por Covid-19 ou outras doenças que precisam de acompanhamento do estado do paciente em estados mais graves”, explica. Estes mesmos equipamentos foram doados pela Abapa, ao longo da pandemia da Covid-19, para o Hospital do Oeste, unidade de urgência e emergência destinada para o atendimento dos pacientes em estado grave da Covid-19 no Oeste da Bahia.

“Esta ação é só uma ponta das atividades que demonstra o quanto os produtores rurais estão envolvidos com a comunidade onde estão inseridos, gerando valor econômico, mas também social, em momento que a população mais precisa”, reforça o diretor da Abapa, Denilson Roberti e um dos produtores líderes da área agrícola do Rosário. A Abapa investiu um montante de R$ 1,3 milhão em ações de prevenção e combate a pandemia como doação de equipamentos hospitalares e materiais básicos de saúde e de proteção para os profissionais de saúde, como máscaras, luvas, álcool gel, toalhas 100% algodão, dentre outros.

O vice-presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi, reforça a preocupação dos produtores rurais, que por meio de ações individuais e coletivas por meio das associações, vêm proporcionando ações que levem às ações do bem estar e qualidade de vida da população. “A pandemia não respeita fronteiras. É fundamental colaborarmos com a população regional. Neste momento precisamos unir nossas forças para o bem da população. A doação destes equipamentos auxiliará aqueles que precisarão de atendimento de emergência nesta unidade”, afirma. A entidade também apoiou a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) para a instalação de um laboratório regional para testes da Covid-19, e na doação de 70 quilômetros de tecidos 100% algodão para a confecção de máscaras distribuídas em cerca de 100 municípios baianos.


Blogbraga/Assessoria de Imprensa Abapa

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: ANIMAL NA PISTA PROVOCA ACIDENTE FATAL NA BA 447

Segunda-feira, 06 de Julho de 2020 / Região

Um acidente fatal tipo colisão carro com animal deixou uma mulher morta na noite deste domingo (05), por volta das 23:00h na BA-447 trecho entre Barreiras e Angical.

De acordo com informações, o condutor do veículo GM/Celta viajava de Wanderley/Ba, para Angical/Ba, quando foi surpreendido colidindo contra um cavalo que estava na pista.

Com a forte pancada, o cavalo teria virado o pescoço e atingido a cabeça da passageira, esposa do motorista, identificada como Marlucia de Jesus de Araujo Ramos, 37 anos, natural de Wanderley/BA, que teria sofrido uma séria lesão no pescoço morrendo no local.

O SAMU foi acionado e rapidamente chegou no local prestando atendimento ao motorista que teria entrado em estado de choque, e também um adolescente que sofreu lesões leves.

A Polícia Científica esteve no local e após perícia removeu o corpo da mulher para o necrotério do DPT onde passa por necropsia nesta manhã.

Segundo um parente, a família deverá realizar o sepultamento em Wanderley, cidade natal da Marlucia de Jesus que deixa esposo e quatro filhos.

Lamentamos!


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

CIPE erradica mais de 6 mil pés de maconha em Xique-Xique

Segunda-feira, 06 de Julho de 2020 / Região

Pés de maconha foi incinerada no local — Foto: Divulgação

Equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido erradicaram, no domingo (05), 6,6 mil pés de maconha na zona rural do município de Xique-Xique, no Vale do São Francisco. A droga foi incinerada no local.

Uma amostra foi entregue na delegacia de Polícia Civil local. Um suspeito foi preso. Os militares chegaram até a plantação da droga, após uma denúncia anônima.

"As guarnições patrulharam cerca de 4 quilômetros numa área rural até encontrar a plantação indicada na denúncia", contou o comandante da Cipe Semiárido, major Carlos Maltez.

Na última quarta-feira (01), em Itaguaçu da Bahia, cerca de 500 quilos de maconha foram apreendidos durante operação policial. (Veja aqui)


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Produtores começam a colheita do milho na região de Irecê

Segunda-feira, 06 de Julho de 2020 / Região

A colheita de milho na região de Irecê já começou, e a expectativa é de que sejam colhidas cerca de 1 milhão de sacas, crescimento de mais 80% em relação ao ano passado.

De acordo com a agrônoma do Projeto Bahia Produtiva, do Governo do Estado, Zene Vieira, que acompanha os agricultores, a expectativa é que haja aumento de 80% na produção em relação ao ano passado: “Este ano teremos uma colheita maior do que nos últimos 12 anos. Na região de Irecê, a gente deve ter uma safra de aproximadamente 1 milhão de sacas”.

Segundo apurou a reportagem, a saca do cereal está sendo comercializada por R$ 39 na região.

Com a promessa de ser a maior colheita de milho dos últimos anos, agricultores e agricultoras familiares começaram a colheita do milho no mês passado, seguem até agosto.

Assista ao vídeo gravado pelo o internauta Reinilson Carvalho, que registrou o momento da colheita de milho em uma propriedade rural no município de Uibaí.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: QUATRO PESSOAS SUSPEITAS DE TRÁFICO DE DROGAS SÃO APRESENTADAS NA DELEGACIA POR GUARNIÇÕES DA 83 CIPM

Segunda-feira, 06 de Julho de 2020 / Região

A PMBA, por intermédio da 83ª CIPM, presta mais uma vez, UM EXCELENTE SERVIÇO PARA A SOCIEDADE, onde neste domingo (05), por volta das 11h27, realizava ronda no bairro Vila Brasil, quando na Rua Ataulfo Alves, estavam 4 pessoas. Que duas delas tentaram correr quando avistaram a chegada da viatura PM, diante da fundada suspeita foram alcançados e todos abordados.

Na busca pessoal foi encontrado drogas e grande quantidade dinheiro em cédulas de baixo valor. Diante dos fatos, todos os suspeitos e o material apreendido foram apresentados na Delegacia de Polícia para adoção das medidas cabíveis.

PESSOAS APRESENTADAS:

- M. S. B.;

- M. S. B.;

- J. S. B.;

- I. R. S.;

MATERIAL APRESENTADO:

- 2 papelotes de substância análoga a cocaína;

- 2 papelotes de substância análoga a maconha;

- 1 pote de substância não identificada;

- R$ 2.935,45 reais em espécie;

- 1 aparelho celular LG;

- 1 aparelho celular Positivo;

- 1 aparelho celular Samsung;

- 1 corrente quebrada de cor prateada;

- 1 relógio de marca Champion de cor dourada;

- 1 anel dourado;


BlogBraga/ Repórter Paiva/ 83 CIPM - A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: BOLETIM INFORMATIVO CORONAVÍRUS, 425 CASOS POSITIVOS PARA COVID-19 DESDE A PANDEMIA, 298 PACIENTES RECUPERADOS E CINCO ÓBITOS

Segunda-feira, 06 de Julho de 2020 / Região

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram identificados 13 (treze) novos casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19), preenchendo os critérios indicativos para coleta. Trata-se de 06 (seis) pessoas do sexo masculino, com idades entre 26 e 69 anos e 07 (sete) pessoas do sexo feminino, com idades entre 27 e 57 anos. Informa ainda que no dia de hoje não foram concluídos resultados de exames.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 425 (quatrocentos e vinte e cinco) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 298 (duzentos e noventa e oito) estão recuperados, 117 (cento e dezessete) estão em isolamento domiciliar, 05 (cinco) pessoas estão internadas e o município registra 05 (cinco) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 105 (cento e cinco).

Barreiras contabiliza hoje 4.682 (quatro mil e seiscentos e oitenta e dois) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 1.052 (mil e cinquenta e dois) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função de descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos, serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.


Blogbraga/ Repórter Paiva/ Dircom Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE IRECÊ: Rondesp Chapada e 7º BPM apreendem pistola calibre.380 em João Dourado

Domingo, 05 de Julho de 2020 / Região

A Rondesp Chapada e o 7º BPM foram acionados pelo CICOM na noite deste sábado (04/07), por volta das 21h, para averiguarem uma denúncia de que na rua Carneiro Júnior na cidade de João Dourado região de Irecê/BA, em um estabelecimento comercial, foi avistado um indivíduo portanto arma de fogo.

⁣As guarnições diligenciaram e conseguiram abordar alguns suspeitos que estavam em um veículo, sendo no interior deste encontrada uma arma de fogo tipo pistola, calibre .380.

⁣Em virtude do fato delituoso, os envolvidos e o material apreendido foram apresentados na delegacia de Irecê para registro do ocorrido.

Materiais apreendidos:⁣

- Veículo Ford F4000, Placa JQF-5566⁣
- 1 Pistola cal. .380 nº RAD1412, marca SMITHS & WESSON⁣
- 1 Carregador da arma⁣
- 6 Munições cal .380 intactos⁣


Blogbraga/Fonte: Coordenador RONDESP/Chapada.⁣

Compartilhar no Whatsapp

Homem é morto com vários tiros em Morro do Chapéu/BA

Domingo, 05 de Julho de 2020 / Região

Um homem identificado por Nivaldo Mendes da Silva Júnior foi morto com vários tiros em Morro do Chapéu, região da Chapada Diamantina, na tarde da última sexta-feira (03).

Segundo a Polícia Civil, o crime ocorreu na rua São Francisco, bairro Caixa D`água. ‘Durante a realização da perícia de local de crime foi possível observar que a vítima possuía 10 perfurações provocadas por arma de fogo, localizadas na região do tórax, cabeça, braço e mão’, diz trecho da nota da polícia.

O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Irecê. O caso será investigado pela Polícia Civil.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Moradores da Comunidade Bom Jesus com apoio de empresário de Luis Eduardo Magalhães se reúnem e tapam buracos na BA/459

Domingo, 05 de Julho de 2020 / Região

Neste sábado (04), alguns moradores da comunidade Bom Jesus pediram ajuda e apoio a alguns empresários  de Luis Eduardo Magalhães, pois não aguentaram esperar mais a ação tapa buraco do que é responsabilidade do Governo Estadual. Os moradores da comunidade Bom Jesus com apoio e ajuda de alguns empresários deste município, meteram a mão na massa e começaram a tapar as centenas de buracos que tem na BA/459 que liga as Cachoeiras do Acaba Vida, do Redondo e a diversas Fazendas produtoras de soja nas imediações da Estrada do Café, também há ligação com diversas Chácaras naquele perímetro cujo acesso é pela referida rodovia, que também no trecho tem um posto da PRE (Polícia Rodoviária Estadual).

Ontem, a comunidade conseguiu tapar muitos buracos, mas o trabalho vai continuar, segundo os empresários e trabalhadores, pois o local está quase intransitável. É necessário meter a mão na massa mesmo, pra evitar acidentes, como o de um motociclista que bateu em um buraco na referida rodovia e por pouco não morreu.


Blogbraga/Participação e fotos de internauta

Compartilhar no Whatsapp

Central/BA: Delegado Michael Alves é transferido para Serrinha

Domingo, 05 de Julho de 2020 / Região

O delegado da Polícia Civil, Michael Segson Silva Alves foi exonerado da Delegacia de Central, na região de Irecê, para assumir a titularidade da delegacia da cidade de Serrinha, no nordeste baiano.

A informação foi divulgada nesta sexta-feira (03) no Diário Oficial do Estado (DOE). Alves chegou em Central em 2017 com a missão de atuar, principalmente, contra o tráfico de drogas. Ele esteve a frente de investigações importantes e elucidou diversos crimes, como por exemplo, o polêmico caso envolvendo a morte do sindicalista Aroldo.

Ao Correspondente do Blogbraga, Michael Alves disse que vai assumir o novo posto já na próxima segunda-feira (06).


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

CIPE CERRADO: ERRADICAÇÃO DE PLANTIO DA ERVA CANNABIS SATIVA EM MUQUÉM DO SÃO FRANCISCO/BA

Sábado, 04 de Julho de 2020 / Região

Na manhã deste sábado (04), por volta das 9h30, Policiais da CIPE/Cerrado erradicam cerca de 4.500 pés de maconha em uma roça no município de Muquém do São Francisco-BA. 

Todo material foi incinerado no local e as amostras apresentadas na delegacia de Ibotirama-BA.

MATERIAL APREENDIDO: 04 (quatro) pés de maconha apresentados como amostra.


Blogbraga/Cipe/Cerrado

Compartilhar no Whatsapp

VÍTIMA DE HOMICÍDIO TENTADO NO MUNICÍPIO DE COCOS NÃO RESISTE E MORRE NO HOSPITAL DO OESTE EM BARREIRAS

Sábado, 04 de Julho de 2020 / Região

Danilo Moura Portela de 35 anos, natural de Cocos/BA, foi vítima de um homicídio tentado na noite do dia 26/06 por disparos de arma de fogo no município de Cocos/Ba.

Danilo foi socorrido e encaminhado ao Hospital do Oeste em Barreiras onde apesar de todo esforço da equipe médica, não resistiu vindo a óbito nesta sexta-feira (03). O corpo foi transferido para o necrotério do Departamento de Polícia Técnica onde passou por necropsia e depois liberado aos familiares para o sepultamento.

A Polícia investiga o homicídio que passou de tentado para consumado.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: BOLETIM INFORMATIVO CORONAVÍRUS, 407 CASOS CONFIRMADOS DESDE A PANDEMIA 283 PACIENTES CURADOS E CINCO ÓBITOS

Sábado, 04 de Julho de 2020 / Região

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje até o fechamento do Boletim não havia sido consolidado os dados das novas coletas de casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19).

Informa ainda que no dia de hoje foram concluídos 26 (vinte e seis) resultados, sendo que 09 (nove) testaram negativo e 17 (dezessete) testaram positivo. Os 09 (nove) casos que testaram negativo trata-se de 06 (seis) pessoas do sexo masculino, com idades entre 28 e 60 anos e 03 (três) pessoas do sexo feminino, com idades entre 23 e 32 anos.

Já os 17 (dezessete) casos que testaram positivo, trata-se de 09 (nove) pessoas do sexo feminino, com idades entre 07 e 55 anos. Destas, 07 (sete) são sintomáticas, sendo uma profissional de saúde, 02 (duas) tiveram contatos com casos confirmados. E 08 (oito) pessoas do sexo masculino, com idades entre 08 e 50 anos. Destes, 03 (três) são sintomáticos, 02 (dois) tiveram contatos com casos confirmados e 03 (três) preencheram os requisitos para coleta, sendo 01 (um) profissional de saúde. Dos 17 (dezessete) casos positivos, 10 (dez) foram confirmados mediante Teste Rápido, não sendo diminuídos dos 123 (cento e vinte e três) que aguardavam resultado. Sendo que dos resultados positivos de hoje, 04 (quatro) que fizeram Teste Rápido já cumpriram o isolamento e estão curados, por isso entraram como recuperados.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 407 (quatrocentos e sete) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 283 (duzentos e oitenta e três) estão recuperados, 113 (cento e treze) estão em isolamento domiciliar, 06 (seis) pessoas estão internadas e o município registra 05 (cinco) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 107 (cento e sete).

Barreiras contabiliza hoje 4.600 (quatro mil e seiscentos) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 989 (novecentos e oitenta e nove) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função de descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos, serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.


Blogbraga/ Repórter Paiva/ Dircom Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

Governo do Estado decreta toque de recolher em mais 11 cidades baianas; Correntina no Oeste Baiano está entre as cidades

Sábado, 04 de Julho de 2020 / Região

Imagem: Google

Decretos publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (4) estabelecem toque de recolher em mais 11 cidades baianas. A medida adotada pelo Governo do Estado visa conter o avanço da contaminação pelo novo coronavírus no interior da Bahia.

Nos municípios de Camaçari, Candeias, Conde, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé e Simões Filho fica estabelecida a restrição de locomoção noturna, vedados a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 18h às 5h. O decreto passa a vigorar a partir do domingo (5) e tem validade até o dia 12 de julho. 

Ainda nessas 10 cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS) fica autorizado, das 5h às 17h, somente o funcionamento dos serviços essenciais e, em especial, as atividades relacionadas ao enfrentamento da pandemia, o transporte e o serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários para manutenção das atividades de saúde, as obras em hospitais e a construção de unidades de saúde.

Correntina

Já no município de Correntina, outro decreto estadual estabelece o toque de recolher a partir deste sábado (4) e tem validade até o dia 10 de julho. Na cidade do oeste baiano, a restrição também será entre 18h e 5h. 

Tanto em Correntina quanto nas cidades da RMS - Região Metropolitana de Salvador, ficam excetuadas da vedação o deslocamento noturno para ida a serviços de saúde ou farmácia, para compra de medicamentos, ou situações em que fique comprovada a urgência. A restrição não se aplica aos servidores, funcionários e colaboradores, no desempenho de suas funções, que atuam nas unidades públicas ou privadas de saúde. A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) apoiará as medidas necessárias adotadas pelos Municípios.

Itabuna, Itapetinga e Itaberaba

Na sexta-feira (3), o Estado estabeleceu toque de recolher em Itabuna e Itapetinga até o dia 8 de julho. Em Itabuna, a restrição compreende o período das 18h às 5h e é válida até 8 de julho  Já em Itapetinga, a circulação noturna não será permitida até 19 de julho, das 19h às 5h. Outro decreto publicado no DOE de sexta (3) prorrogou a mesma medida em Itaberaba, onde a restrição noturna continua até 9 julho, das 18h às 5h.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: IDOSO FICA PRESO ÀS FERRAGENS APÓS COLIDIR CONTRA MURETA DE PROTEÇÃO EM BARREIRINHAS.

Sexta-feira, 03 de Julho de 2020 / Região

Na noite desta sexta-feira (03), um idoso ficou ferido e preso às ferragens, após colidir o veículo VW/Voyage que dirigia contra uma mureta de proteção no canal da rua do Antigo Aeroporto no bairro Barreirinhas.

O idoso estava sozinho no carro, um mal súbito talvez possa ter contribuído para o acidente. Não havia nenhum outro veículo envolvido.

Populares acionaram o SAMU que rapidamente chegou no local. Foi necessário a ajuda do Corpo de Bombeiros para ajudar a retirar a vítima que estava presa nas ferragens. Logo depois a ambulância conduziu o idoso para o Hospital do Oeste. Não se sabe o estado de saúde do paciente.

A guarnição do Corpo de Bombeiros estava tentando abrir o capô do veículo para desconectar a bateria. Estava um cheiro muito forte de combustível o que poderia ocasionar um incêndio. O filho do idoso esteve no local e acompanhou o socorro prestado ao seu pai.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

4º BATALHÃO DE ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO COMEMORA 48 ANOS EM BARREIRAS/BA – PARTE 2

Sexta-feira, 03 de Julho de 2020 / Região

Muito trabalho e realizações já foram feitos ao longo destes 48 anos do 4º BEC em Barreiras. Colocamos aqui alguns personagens que muito bem representam tantos que lá estão e outros que por lá passaram. Acompanhe um pouco destas histórias:

2º SGT QE Valter

Foto: Cortezia - Arquivo Familiar

Foto: Cortezia - Arquivo Familiar

Foto: Cortezia - Arquivo Familiar - Missão de construção no Haiti

2º SGT QE Valter, natural de Xique-Xique/Ba, ingressou no 4º BEC em 1991. Inicialmente foi destacado para a construção da Barragem de Monte Azul/MG, onde trabalhou por dois anos. Ao regressar para Barreiras, no ano de 1994 fez um curso de usina de asfalto. Trabalhou por sete anos na BR-135 trecho Barreiras, Riachão das Neves, Formosa do Rio Preto, apenas para mencionar algumas de tantas obras. Hoje é operador, chefe de usina, chefe de campo, de terraplanagem, drenagem, pavimentação das mais diferentes formas.

Um dos pontos altos de sua carreira militar no 4º BEC, foi fazer parte das Forças de Paz da ONU no Haiti. Serve há 29 anos no 4º BEC.

Francisco Ademir - Servidor Civil do 4º BEC

Sr. Francisco Ademir faz parte do quadro de servidores civis do 4º BEC, segunda geração na família! Seu pai ingressou nos meados de 1958 ainda em Crateús/CE, acompanhou a transferência do Batalhão para Barreiras/BA trazendo sua família. Já completou 35 anos de serviço no 4º BEC!

Batalhão General Argolo:

Você sabia? Em 16 de agosto de 1994, a Organização Militar recebeu a denominação histórica de Batalhão General Argolo, em reverência ao herói baiano da Guerra do Paraguai que, na construção da célebre Estrada do Chaco, revelou-se um dos precursores da embrionária Arma do Castelo Azul-Turquesa.

Batalhão e a pandemia:

Desinfecção...

Higienização das mãos em cada setor

Estritas normas de segurança referente à pandemia do Coronavírus e da COVID-19 são seguidos à risca no Batalhão.

Ações como desinfecção dos locais, uso de máscaras, luvas, atendimento e acompanhamento médico, isolamento preventivo quando necessário, tudo isso faz parte da rotina do Batalhão garantindo assim a boa saúde da tropa e dos servidores civis.

Galeria de Fotos: 


BlogBraga/ Repórter Paiva/ Fotos: Paiva/ Acervo Histórico e cortesias

Compartilhar no Whatsapp

4º BATALHÃO DE ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO COMEMORA 48 ANOS EM BARREIRAS/BA - PARTE 1

Sexta-feira, 03 de Julho de 2020 / Região

48 anos do 4º BEC em Barreiras/BA. Muitas conquistas, muito se fez e ainda será feito!

Coronel Bastos fala sobre os 48 anos do 4º BEC em Barreiras

Bem cedo na fresca manhã desta sexta-feira (03), o comandante do 4º BEC, Coronel Bastos reuniu a tropa - seguindo todas medidas de segurança devido a pandemia em nosso país, e falou a respeito desta importante data aos integrantes que participam do dia-a-dia nas missões do Batalhão General Argolo. Representando a Imprensa, o BlogBraga teve o privilégio de fazer a cobertura deste importante evento.

Um pouco da História e trajetória:

Criado em 19 de janeiro de 1955, por decreto do Presidente da República Café Filho, o 4º Batalhão Ferroviário instalou-se em 31 de março de 1955 na cidade de Crateús-CE, a fim de construir obras rodoferroviárias e lutar contra a seca em seu próprio estado, bem como no estado do Piauí.

Cumprido o seu destino no sertão cearense, o Batalhão agora seria incumbido de outra grande tarefa: a conquista do cerrado brasileiro, desenvolvendo a inóspita região do Oeste Baiano. Transferiu-se então para a pequena cidade de Barreiras no ano de 1972, trazendo consigo um contingente de aproximadamente 5 mil pessoas, entre militares, servidores civis e familiares, numa odisseia que mudaria o curso da história do interior baiano.

Em 31 de março daquele ano, deu-se a instalação do Posto de Comando do 4º BEC no prédio da Firma Sertaneja. Era o começo de uma grande jornada, corroborada em 03 de julho de 1972, com a assinatura solene do decreto 70.777 pelo Presidente da República Emílio Garrastazu Médici, transferindo oficialmente a sede do 4º Batalhão de Engenharia de Construção, de Crateús-CE para Barreiras-BA.

Tarefa gigantesca:

Ao Batalhão do Soldado Operário destinou-se a tarefa de concluir o trecho de aproximadamente 750 km da BR 020/242, entre Ibotirama-BA e Formosa-GO, possibilitando a almejada ligação rodoviária Brasília-Salvador.

Após dez anos de grandes esforços, a estrada seria pomposamente inaugurada no dia 09 de novembro de 1982, com a presença maciça da população. Era a libertação de uma riquíssima área do domínio da inacessibilidade, das distâncias e das inundações nas antigas estradas de terra! Um trabalho que, sem exagero, tornou nossos militares e servidores civis os verdadeiros heróis do Oeste Baiano.

Pela BR 020/242 hoje trafegam riquezas provenientes de todo o país, fruto do dinamismo econômico da região. Uma rodovia em que circulam viajantes, imigrantes, mão-de-obra, cultura, conhecimento, tecnologia, além de diversos produtos, serviços e oportunidades que transformam o Oeste Baiano em um novo Eldorado.

Foto acima tirada antes da pandemia

Muito se fez e ainda será feito:

Ferrovias; açudes; barragens; poços tubulares; sistemas urbanos de abastecimento de água; sistemas de irrigação; redes de distribuição de água; drenagens superficiais e profundas; implantação de rodovias; pavimentação; estradas vicinais; pontes; passarelas, trabalhos de conservação e restauração; gabiões; terraplenagem; módulos cozinha/banheiro; escolas; levantamento topográfico; construção de quartéis; milhares de casas; e construção e recuperação de aeroportos, são só alguns dos trabalhos realizados pela Unidade ao longo de décadas, beneficiando não apenas a Bahia, mas também outros estados como Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Goiás, Minas Gerais e Tocantins, e também nações amigas como o Haiti.

Foto acima: Revitalização das Margens do Rio São Francisco no município de Barra/Ba.

O 4º BEC tem se mostrado força presente atuando nas áreas da saúde; educação; operações de garantia da lei e da ordem; socorro a calamidades causadas pela seca ou excesso de chuvas, como a operação pipa, coleta e distribuição de alimentos, roupas e medicamentos; e em outras ações de amplo alcance cívico-social, em parcerias com o poder público, comunidades, creches, colégios, faculdades, asilos, templos, e instituições de caridade.

Construção do trecho da Ferrovia de integração Oeste FIOL:

Foto divulgação: Ministério da Infraestrutura

Em entrevista ao BlogBraga, Cel. Bastos falou a respeito da nova missão que será a participação efetiva do 4º BEC na construção da Ferrovia de Integração Oeste (Fiol), que sem dúvida trará grandes melhorias na infraestrutura logística do país.

Essa tarefa que será executada pelo 4º BEC e o 2º Batalhão Ferroviário, de Araguari, em Minas Gerais. Os dois batalhões serão responsáveis pela conclusão desse trecho da ferrovia.

Parabéns pelos 48 anos de trabalho árduo em benefício de Barreiras, demais municípios da região Oeste, Estados do Brasil.

Fotos: Repórter Paiva/ Acervo Histórico/ Cortezia SGT QE Valter/ Ten. Mayara


BlogBraga/ Repórter Paiva/ Redação e pesquisa Ten. Pinheiro; Historiadora Ignes Pitta

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO OESTE DA BAHIA: Abapa apoia Gincana Virtual de estudantes de Riachão das Neves

Sexta-feira, 03 de Julho de 2020 / Região

A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) apoiou a 1ª etapa da Gincana Virtual "Ginkn@sRedes - EducatiNevense" da rede municipal de ensino de Riachão das Neves, no Oeste da Bahia. A atividade é uma alternativa à mobilização dos estudantes durante a suspensão das aulas durante o período da pandemia da Covid-19. Por meio do Programa Educacional Conhecendo o Agro, a Abapa foi uma das entidades homenageadas durante a premiação dos estudantes que concorreram com vídeos com o envio de paródias e interpretação de músicas relacionadas ao tema meio ambiente. Com a divulgação da 1ª etapa, divulgada nesta quinta-feira (2), os vencedores foram contemplados com bicicletas doadas pela Abapa.

A secretária de educação de Riachão das Neves, Rubivânia Corado, agradeceu o apoio da Abapa neste novo projeto. “Com ações como a doação de tecidos 100% algodão e com o desenvolvimento do projeto Conhecendo o Agro, sempre tivemos a Abapa como uma grande parceira e aliada no desenvolvimento das atividades no município. A Gincana ajudou a mobilizar os estudantes, incluindo da zona rural, que estavam se sentindo isolados somente com as atividades remotas. Tivemos a aceitação dos professores, servidores das escolas e dos estudantes que abraçaram a ideia, fazendo da Gincana um sucesso”. A Gincana Virtual continua com a 2ª etapa com o tema cultura de Riachão das Neves, em alusão ao aniversário da cidade, no dia 19 de julho.

O diretor-executivo da Abapa, Lidervan Morais, reforça como fundamental a parceria da entidade com os municípios contribuindo, por meio do programa educacional Conhecendo o Agro, para aproximar o campo da cidade. “Esta relação construída ao longo dos últimos anos com todos os municípios com produção de algodão da região acabou fortalecendo as doações e soluções conjuntas neste momento da pandemia da Covid-19”, afirma. A Abapa investiu um montante de 1,5 milhão em ações diretas para apoio à população na prevenção e combate ao coronavírus a exemplo de doação de máscaras de proteção 100% algodão e de equipamentos hospitalares, e materiais de proteção hospitalar básico para as unidades de saúde das cidades do Oeste da Bahia.


Blogbraga/Assessoria de Imprensa da Abapa

Compartilhar no Whatsapp

PMs de Ibotirama alegram criança e fazem homenagem

Sexta-feira, 03 de Julho de 2020 / Região

Equipes da 28ª CIPM surpreenderam o pequeno Gabriel, de 4 anos, durante a tarde de quinta-feira (2).

O pequeno Gabriel completou seus quatro aninhos, na tarde da quinta-feira (2), com uma surpresa pra lá de especial. Equipes da 28ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Ibotirama), realizaram o sonho do garoto ao chegarem equipados, na porta de sua casa, localizada no centro de Ibotirama, a 625 quilômetros de Salvador.

Segundo contou o comandante da 28ª CIPM, major Ronni Anderson dos Santos Almeida, a informação de que Gabriel, que tem o sonho de ser policial, estava fazendo aniversário veio dos familiares. “O pai do pequeno entrou em contato com a nossa equipe e alinhou conosco para que realizássemos essa surpresa. Prontamente compramos uma lembrancinha e fomos comemorar juntos”, disse.

O oficial pontuou que todas as medidas para evitar a transmissão da Covid-19 (novo Coronavírus), a exemplo do distanciamento social, foram tomadas durante a surpresa. “Utilizamos máscaras e mantivemos uma distância, como mandam os protocolos de saúde”, concluiu, lembrando que fica muito feliz em ver que o trabalho da PM inspira as crianças.


Blogbraga/SSP-BA/28ª CIPM

Compartilhar no Whatsapp

24ª CIPM: COMEMORAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DA BAHIA

Sexta-feira, 03 de Julho de 2020 / Região

O Major PM Flailton Oliveira Comandante da 24 CIPM, nas primeiras horas da manhã desta quinta feira, 2 de julho, representando todo efetivo, em Continência aos Pavilhões da Unidade PM!

“Nasce o sol a 2 de julho
Brilha mais que no primeiro
É sinal que neste dia
Até o sol, até o sol é brasileiro.”

A Independência da Bahia foi um movimento que, iniciado em 19 de fevereiro de 1822 e com desfecho em 2 de julho de 1823, motivado pelo sentimento federalista emancipador de seu povo, terminou pela inserção da então província na unidade nacional brasileira, durante a Guerra da Independência do Brasil.


Blogbraga/24°CIPM

Compartilhar no Whatsapp

BAIANÓPOLIS: 83 CIPM INTENSIFICA AÇÕES DE POLICIAMENTO NO POVOADO DE LAGOA CLARA

Quinta-feira, 02 de Julho de 2020 / Região

Nesta terça-feira (30/06), à bordo da viatura de prefixo 9.8310, a Guarnição do Peto da 83ª CIPM se deslocou para o Município de Baianópolis/Ba, onde  juntamente com a guarnição do 4º Pelotão, à bordo da viatura de prefixo 9.8313, realizou várias atividades de prevenção e repressão à criminalidade com a finalidade de coibir a prática de atos ilícitos naquela localidade, principalmente, no Distrito de Lagoa Clara, proporcionando sensação de segurança à comunidade, onde recentemente, ocorreram vários crimes violentos contra a vida, tais como homicídio consumado e tentados.

A operação foi finalizada às 17h do dia 30 de julho de 2020.

Resultado da operação:

16-Pessoas abordadas

04-Carros abordados

05-Motos abordadas

Polícia Militar da Bahia   -   "PM e Comunidade na Corrente do Bem!"

83ª CIPM/Barreiras

A Paz é Fruto da Justiça


BlogBraga/ Repórter Paiva/ 83 CIPM - A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA

Compartilhar no Whatsapp

24ª CIPM: CAMPANHA ESPECIAL DE DOAÇÃO DE ALIMENTOS; DRIVE THRU SOLIDÁRIO

Quinta-feira, 02 de Julho de 2020 / Região

CAMPANHA ESPECIAL DE DOAÇÃO DE ALIMENTOS DA 24 CIPM

Sexta-feira, dia 03 de julho, das 08h às 18h, participe, em frente a Unidade da PM  em Jacobina, da Campanha Especial de Doação de Alimentos, DRIVE-THRU da 24 CIPM!

"Vamos juntos, na Corrente do Bem, ajudar e levar esperança a quem mais precisa durante a Pandemia." 

Flailton Frankles Rosa de Oliveira - Major PM
Comandante


Blogbraga/24ª CIPM/JACOBINA

Compartilhar no Whatsapp

CASAL É PRESO POR TRÁFICO DE DROGAS EM BARREIRAS

Quinta-feira, 02 de Julho de 2020 / Região

Nesta quarta-feira (01), em Barreiras – BA a Polícia Militar, por intermédio da Rondesp Oeste, presta mais uma vez um excelente serviço para a sociedade. 

Ao realizar patrulhamento tático no bairro Santa Luzia, por volta das 23h30, as guarnições abordaram 02 indivíduos em uma motocicleta (casal) em atitude suspeita. A mulher ficou visivelmente nervosa durante a abordagem o que ensejou o pedido das guarnições para que a mesma esvaziasse os bolsos, sendo então encontrado um pacote com aproximadamente 100g de uma substância com características de cocaína. 

Diante do fato, as duas pessoas foram conduzidas à DP local onde foi formalizado flagrante por tráfico de drogas.

Material apresentado:
- 100g de cocaína;
- 04 celulares;
- R$ 1302,20.

PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM
RONDESP OESTE
BRAÇO FORTE DO OESTE BAIANO


Blogbraga/RONDESP OESTE

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: DOIS NOVOS CAMINHÕES REFORÇAM FROTA DO 17º GBM EM COMBATE A INCÊNDIOS NA REGIÃO OESTE

Quinta-feira, 02 de Julho de 2020 / Região

Comandante da unidade agradeceu ao comandante-geral do CBMBA e ao Governo do Estado pelo envio dos veículos.

Dois novos caminhões vão reforçar a frota do 17º Grupamento de Bombeiros Militar e o combate a incêndios na região Oeste. Os veículos chegaram em Barreiras na última segunda-feira (29) e já estão em fase de testes para entrar em operação.

Com capacidade de 12 mil litros cada um, os caminhões são do modelo Auto Tanque Bomba (ATB). A chegada deles aumenta a reserva técnica de água no grupamento, o que foi comemorado pelo comandante da unidade.

“O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) entregou vários caminhões em todo o estado e nós, aqui no Oeste, também fomos beneficiados. Por isso, queremos agradecer ao nosso comandante-geral, o coronel BM Francisco Luís Telles de Macêdo, e ao Governo do Estado pela atenção dada ao nosso grupamento”, pontuou o comandante do 17º GBM, tenente-coronel BM José Manoel Lusquinhos.


BlogBraga/ Repórter Paiva/ 17º GBM Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

Região de Irecê: Prefeito de Jussara testa positivo para Covid-19

Quinta-feira, 02 de Julho de 2020 / Região

Prefeito de Jussara Hailton Dias - Foto: Reprodução

O prefeito de Jussara, Hailton Dias (PSD), testou positivo para Covid-19. A informação foi confirmada pelo próprio gestor, nesta quarta-feira (1º), em um vídeo divulgado nas redes sociais.

“Por meio de testes rápidos, fiquei sabendo que estou com a Covid-19. Estou bem, não apresento sintomas da doença, meus familiares foram submetidos aos testes, mas graças a Deus, todos deram negativos”, assegura Dias.

Pessoas que estiveram recentemente com o prefeito também estão sendo monitoradas pela saúde municipal.

De acordo com o último boletim divulgado, o município de Jussara continua com seis casos confirmados de coronavírus.

Vídeo:


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: PETO DA 84 E 83 CIPM PRENDE EM FLAGRANTE SUSPEITO DE TRÁFICO DE DROGAS NO SÃO FRANCISCO

Quinta-feira, 02 de Julho de 2020 / Região

Por volta das 10:00h da manhã desta quarta-feira (01), guarnições do PETO 84 e 83 CIPM, prestam mais uma vez um excelente serviço para a sociedade, quando durante rondas no bairro São Francisco, avistaram um indivíduo a pé com uma balança de precisão na mão.

Diante da atitude suspeita, foi dado o comando de voz para abordagem e na busca pessoal, e nisso foi encontrado 19 papelotes de uma substância análoga à cocaína, R$ 1.000 reais em espécie, a dita balança de precisão e um celular Samsung com o indivíduo.

Logo em seguida foi dado voz de prisão em flagrante e conduzido o suspeito até a delegacia de Polícia local para as deliberações cabíveis da autoridade competente.

Pessoa Apresentada:

- L.C.M.R., 31 anos.

Material Apresentado:

- 19 PAPELOTES DE SUBSTÂNCIA análoga a cocaína;

- R$ 1.000 reais em espécies;

- 01 balança de precisão;

- 01 celular Samsung A7.


BlogBraga/ Repórter Paiva/ PETO 84 e 83 CIPM

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
Dupará Açaí LH Madeiras Grupo Marabá Guarda Municipal G7 NET Casa da Ferramenta Polícia Civil Sutrans CISO Imperial Oeste Beton Casa do Marceneiro PM Dique Denuncia Jaú Sportime DPVAT Barreiras Casa da Informática ORIX Extreme Coyote P&F AFS Neli Odontolessa Mineiros Delicia Vida Farma Paraíba Luz motos Online Celulares Minas Aço ASMAT Ofertas - Hiper Santo Antonio Midori Paisagismo DBT Contabilidade Rondon Oeste Manutenção Global