Governo da Bahia

NOTÍCIAS

FINAIS DO CAMPEONATO BARREIRENSE DE FUTEBOL ACONTECEM NO ESTÁDIO GERALDÃO NESTE SÁBADO, 14

Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2019 / Região

Neste sábado, 14, o campo do Estádio Municipal Geraldão volta a ficar agitado com as finais da Série A e Série B do Campeonato Barreirense de Futebol. O evento esportivo é realizado pela Liga Barreirense de Futebol – LBF com apoio da Prefeitura de Barreiras, e tem reunido centenas de torcedores e torcidas animadas nos finais de semana no estádio.

Na última rodada da Série B, se enfrentam às 16:00h os times Botafogo contra o São Miguel, disputando a taça de campeões, as duas equipes já tem vaga garantida na Série A. Logo após às 18h, o time da Santa Luzia e o Centenário se enfrentam pelo título de campeões da Série A. Ainda na programação do campeonato, os garotos do Sub 15 fazem a final Morada da Lua contra o CEFEB nesta quinta-feira, 12, às 19h.

O presidente da LBF, Almery Messias, salienta a importância do incentivo ao futebol e convida os desportistas para prestigiarem as finais. “Toda a população está convidada para conferir o desempenho dos times e jogadores de Barreiras. Teremos três finais importantíssimas, com o Sub 15 e as Séries A e B, no Estádio Municipal Geraldão e começamos nesta quinta-feira, 12, com os jogadores na faixa etária até 15 anos, que estão dando um show de futebol. No sábado a partir das 16h, as finais acontecem e vamos premiar os campeões”, disse o presidente.


Blogbraga/ Repórter Paiva/ Dircom Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

SAC Móvel chega a municípios localizados na Chapada Diamantina; cidades de Lapão, Umburanas, Ourolândia e Iraquara

Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2019 / Região

Atendimento acontece nas cidades de Lapão, Umburanas, Ourolândia e Iraquara

As carretas do SAC Móvel continuam mantendo a missão de percorrer municípios da Bahia e levar mais dignidade às pessoas. Desta vez, o serviço itinerante da Rede SAC chega a municípios localizados na Chapada Diamantina. O SAC Móvel oferece os principais serviços da rede, como emissão de carteira de identidade (primeira e demais vias), CPF e certidão negativa de antecedentes criminais, além do atendimento para a Ouvidoria Geral do Estado (OGE) e Ceprev.

As cidades serranas que vão receber o caminhão nos próximos dias são Lapão, Umburanas, Ourolândia e Iraquara. Em Lapão, a 476 km de Salvador, o atendimento acontece nesta quinta (12) e sexta-feira (13), na praça Adolfo Matos. Depois a carreta parte para Umburanas e fica à disposição da população no domingo (15) e segunda-feira (16). O destino seguinte é o município de Ourolândia, onde a população pode usufruir os serviços do SAC Móvel dias 19 e 20 de dezembro. Por fim, os cidadãos de Iraquara recebem o serviço itinerante da rede SAC dias 22 e 23.

O atendimento nas cidades será de 8h às 18h com distribuição de 250 senhas diárias. Devido a uma mudança de sistema, as carteiras de identidade serão entregues no prazo de 15 a 30 dias. O prazo exato e o local de entrega será discriminado no Protocolo de Atendimento entregue ao cidadão.

Rede SAC - As carretas do SAC Móvel possuem infraestrutura completa, com ar-condicionado, sistema de som, televisão e área de espera coberta. A Rede SAC possui 76 unidades de atendimento, sendo 37 Postos (na capital, região metropolitana e interior) e 36 Pontos SAC, além dos três caminhões do SAC Móvel. Para outras informações sobre serviços prestados, horários de atendimento e endereços, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o aplicativo e o portal do SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br).

ROTEIRO

Município/Período

Lapão

12 e 13/12

Umburanas

15 e 16/12

Ourolândia

19 e 20/12

Iraquara

22 e 23/12


Blogbraga/Secretaria da Administração do Estado da Bahia | Saeb

Compartilhar no Whatsapp

Inaugurada última fase de Subestação que vai garantir suficiência energética para o Oeste da Bahia

Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2019 / Região

Em fase final de conclusão da Subestação Barreiras II, a Paranaíba Transmissora de Energia S.A, consórcio responsável pela construção e operação do empreendimento, recebeu na última terça-feira (10), a visita do prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, e do secretário de Indústria e Comércio, Carlos Costa. Na oportunidade, juntamente com a comitiva, eles conheceram as instalações da subestação que, depois dos ajustes finais, passará a trabalhar com a capacidade máxima projetada para distribuição de energia elétrica. A estrutura vai garantir suficiência energética para atender a região Oeste da Bahia trazendo segurança para a expansão urbana e futuras instalações de indústrias. Pelos próximos anos, a expectativa é que a região passe a ser, inclusive, exportadora de energia. Estima-se que os problemas de intermitência energética possam ser sanados em curto espaço de tempo, o que seria capaz de atender de forma ininterrupta a cidade de Barreiras e as demais da região.

Bastante impressionado com a estrutura, o prefeito Zito Barbosa, afirma que a conclusão deste empreendimento é marcante para Barreiras e toda a região. “Hoje, podemos dizer que teremos energia suficiente para atender a demanda e dizer para as grandes indústrias que temos energia para que elas possam investir em nosso município, gerando emprego e ainda mais desenvolvimento. Emprego e renda para a nossa cidade”, afirma. A energia que passa pela subestação é proveniente da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. Além do Oeste da Bahia, a linha a qual pertence a subestação Barreiras II também distribui energia para o Nordeste e Sudeste do Brasil, por meio do Sistema Interligado Nacional (SIN). E também pode fazer o caminho inverso: trazer energia do Sudeste para o Nordeste do Brasil, como ocorre atualmente.

Ao apresentar os trabalhos de conclusão da subestação, o diretor técnico da Paranaíba, João Ferreira Guimarães, explica que será incrementada, em curto prazo, 6 vezes o que a cidade de Barreiras demanda atualmente em energia. “Com um investimento total de R$ 1,1 bilhão em todo o empreendimento, o trabalho de conclusão e operação da Paranaíba traz progresso, ao proporcionar a distribuição de energia elétrica de alta qualidade anos para atender a demanda reprimida e amparando o desenvolvimento socioeconômico desta importante região da Bahia”, afirma. A subestação Barreiras II integra a Linha 500KV Barreiras II –Rio das Pedras – Luziânia – Pirapora 2, que se liga ao sistema nacional por meio de 953 quilômetros de extensão de rede elétrica e 1.891 torres de transmissão passando por 19 municípios, sendo quatros deles - Barreiras, Correntina, Jaborandi e São Desidério – localizados no Oeste da Bahia.

Visita - A entrada em funcionamento da capacidade máxima da subestação vai possibilitar a instalação de novos empreendimentos de distribuição de energia, a exemplo das empresas Equatorial, Neoenergia e São Pedro Transmissora, multiplicando os investimentos em infraestrutura do setor elétrico do Oeste da Bahia. Também acompanharam a visita de inauguração da conclusão da operação da subestação: a chefe de gabinete da Prefeitura de Barreiras, Marileide Carvalho, a primeira dama, Marizete Barbosa, o vereador Alcione Rodrigues, subsecretário de indústria e comércio, Roberto Carvalho, o diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sóstenes Vital, além da imprensa local. Pela empresa Paranaíba participaram da recepção o diretor técnico, João Batista Ferreira Guimarães, gerente de subestações, Ronaldo Coelho e o assessor jurídico, Fagner Gamonal.  


Blogbraga/Araticum Assessoria de Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

RIACHÃO DAS NEVES: BORRACHEIRO É EXECUTADO NA FRENTE DE SUA MÃE DENTRO DE CASA

Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2019 / Região

O borracheiro Fábio Barbosa Brito, 27 anos, natural de Santa Maria da Vitória/BA, residente próximo à BR-135 no município de Riachão das Neves/BA, foi executado com diversos disparos de arma de fogo de vários calibres tipo pistola e espingarda cal.12.

De acordo com informações passadas à Polícia, homens encapuzados teriam chegado em um veículo Fiat/Uno, prata e à distância efetuado vários disparos. A vítima conseguiu correr para dentro de casa e foi perseguido.

De acordo com declarações dadas à Polícia, os criminosos teriam “arrancado Fábio Barbosa dos braços de sua mãe e executado”. Por sorte a mãe não teria sido atingida, mas evidentemente estava muito abalada com a ação dos criminosos.

A Polícia Militar esteve no local e preservou a cena do crime até a chegada da equipe do Departamento de Polícia Técnica que foi acionada para exames periciais do corpo e local.

Muitas cápsulas foram recolhidas no local da execução que foi dentro da cozinha da residência e entorno. Até o momento não há informações a respeito da motivação do crime que por sua vez é investigado.

O homicídio e a maneira em que aconteceu chamou muita atenção dos moradores que por sua vez estão assustados com a violência manifestada.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE IRECÊ: Após denúncia, polícia encontra pés de maconha em quintal de casa em Cafarnaum

Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2019 / Região

Dois pés de maconha, medindo aproximadamente 1,5m (um metro e meio), foram encontrados nos fundos de uma residência localizada no povoado de Boa Vista do Canal, zona rural do município de Cafarnaum, região de Irecê. A apreensão ocorreu na última terça-feira (10).

Segundo a Polícia Civil, ao chegar ao local para averiguar denúncia sobre tráfico de drogas, os agentes e guardas municipais encontraram dois homens. Ainda conforme a PC, havia indícios de comércio ilegal de droga.

Na residência, além das plantas, foram encontrados sacos plásticos que são comumente utilizados para embalar droga.

Tanto as plantas quanto a dupla encontrada no local foram encaminhadas à delegacia do município para demais providências.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Delegada Ezerlina Rocha receberá Título de Cidadã Presidutrense nesta sexta (13)

Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2019 / Região

Nesta sexta-feira (13), às 17h, a delegacia de Polícia Civil, Ezerlina Rocha, vai receber o Título de Cidadã Presidutrense.

A sessão solene será realizada no plenário do antigo fórum da cidade de Presidente Dutra. A iniciativa da homenagem foi proposta pela Câmara Municipal de Vereadores.

A delegada Ezerlina é a titular da delegacia de Presidente Dutra, na região de Irecê, e tem desenvolvido um importante trabalho em combate ao crime no município.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

INSTALAÇÃO DE OUTDOOR MARCA LOCAL ONDE SERÁ CONSTRUÍDO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2019 / Região

Com a instalação do outdoor, no ponto onde será construído o Hospital Universitário São Francisco de Barreiras, começa a expectativa de muitos que dependem de atendimento na área da saúde na cidade. Para quem não sabe, o HU será construído na Rua das Turbinas, 730, na curva que dá acesso à Praça Novo Tempo, Bairro Bela Vista.

O Hospital Universitário será construído em um trecho que carrega um pouco da história de Barreiras, próximo de onde havia a construção do prédio, erguido em 1928 por Dr. Geraldo Rocha, para abrigar as três turbinas que eram movidas por uma queda d'água artificial, considerada à época como a segunda hidrelétrica da Bahia. 

No local serão construídas 4 clínicas, de Cardiologia, Neurologia, Gastrologia e Traumatologia. Sendo que na clínica cardiológica terá atendimento em hemodinâmica. O Serviço de Hemodinâmica se dedica à realização de procedimentos terapêuticos utilizando a técnica do cateterismo, para diagnóstico e tratamento de patologias cardíacas, vasculares, neurológicas, renais, uterinas, entre outras.

O Hospital Universitário terá um total de 110 leitos, sendo 34 particulares e convênios e outros 73 leitos pelo Sistema Único de Saúde – SUS. E uma estrutura de alta tecnologia em 2 Unidades de Terapia Intensivas – UTI’s, com 10 leitos na UTI adulta e mais 10 leitos na UTI pediátrica.

Toda essa estrutura foi adicionada ao projeto que está sendo realizado pela arquiteta Jacksonete Albuquerque, após reunião com sócios do Centro Universitário São Francisco de Barreiras - UNIFASB e a Sociedade Médica Barreirense - SOMEB. Ela afirma que “todos os acréscimos foram sugerido pela equipe de gestores e funcionários do hospital, alguns visando um atendimento focado nas principais carências da nossa região. Por esse motivo estamos anexando os serviços de hemodinâmica e neurologia e ainda fazendo os ajustes necessários à um bom atendimento hospitalar”.

O diretor presidente do Centro Universitário São Francisco de Barreiras – UNIFASB, Tádeu Sérgio Bergamo, que fará a construção em parceria com a SOMEB, afirma que aguardam a liberação da parte documental do H.U, pois dela depende toda iniciativa para essa construção. Tadeu afirmou que “é a partir dessa liberação que poderemos fazer o registro arquitetônico, e com ele começaremos os contratos para o início da construção, bom como a liberação junto à ANVISA e demais órgãos, incluindo o licenciamento ambiental da lavandeira e outras iniciativas. Então nesse primeiro momento o mais importante de tudo é a liberação do Alvará, assim como a liberação da transferência do patrimônio da SOMEB para o H.U, o que nos garante a posse e a documentação necessária para dar o ponta pé inicial em toda a construção do Hospital”.


Blogbraga/Assessoria de Imprensa Hospital Universitário

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: SÃO MIGUEL FUTEBOL CLUB VAI PARA A PRIMEIRA DIVISÃO DO CAMPEONATO BARREIRENSE DE FUTEBOL

Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2019 / Região

O São Miguel Futebol Club conquistou o acesso à primeira divisão do Campeonato Barreirense de Futebol de 2020.

O time foi criado em 2008 sendo campeão de Bairros, e numa atuação meteórica conquistou o campeonato da segunda divisão no mesmo ano! Permaneceu na primeira divisão desde então até o seu rebaixamento em 2012.

Mas as conquistas sempre vieram; conquistou o Tricampeonato do Torneio da Paz no Bairro Morada da Lua nos anos de 2016, 2017, 2018. Também em 2018 tornou-se novamente campeão de Bairros.

O time do São Miguel juntamente com o presidente Mi e o treinador Dante agradece a todos os torcedores e patrocinadores que vem colaborando com o clube.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

PRF: Operação integrada finaliza com mais de 300 animais silvestres resgatados e três pessoas presas

Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2019 / Região

As ações foram concentradas na região Oeste da Bahia com o objetivo de combater as atividades de degradação do Rio São Francisco e seus afluentes, e minimizar os impactos para a população que vive na região da bacia do Velho Chico.

A Operação denominada FPI – Fiscalização Preventiva Integrada, em sua 45ª edição, foi realizada entre o final de novembro e início de dezembro e as equipes estiveram em treze cidades do oeste da Bahia. Vários crimes e irregularidades foram flagrados durante a operação que contou com a participação de 30 órgãos federais e estaduais, incluindo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Coordenada pelo Ministério Público da Bahia, através do Núcleo de Defesa da Bacia do São Francisco (NUSF), pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (SUDEC-BA), a 45ª FPI ocorre seis anos após a última edição na região.

Foram visitados Barreiras, Angical, Baianópolis, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, São Desidério e Wanderley.

As equipes abordaram questões relacionadas ao saneamento básico, desmatamento, abate clandestino, casa de comércio de agrotóxicos, propriedades rurais, extração mineral, indústria cerâmica, transporte de produtos florestais, áreas de preservação e reserva legal, fauna, patrimônios cultural e espeleológico, segurança do trabalho e comunidades tradicionais.

Durante as incursões, os agentes federais apreenderam dez armas de fogo e outras dezenas de armadilhas utilizadas na caça predatória de animais silvestres, além de certa quantidade de munições. Foram recuperados quatro veículos e três pessoas foram presas em flagrante delito, por crime de receptação de veículos roubados.

Merece destaque o resgate de 321 animais silvestres, sendo que 03 deles estavam mortos (abatidos). Vale ressaltar que é crime a caça predatória, o tráfico e a criação ilegal de animais silvestres. Ao todo 07 pessoas assinaram termo circunstanciado de ocorrência (TCO) comprometendo-se a comparecer ao Juizado Especial Criminal para responderem pelos delitos previstos na Lei de Crimes Ambientais.

Nesta edição da FPI a equipe Fauna realizou também diversas palestras em escolas públicas da zona rural dos municípios visitados e em outras instituições de ensino alcançando mais de 1500 pessoas com o tema A criação ilegal de animais silvestres e suas implicações.

Além das ações de Fauna que tiveram como objetivo coibir a degradação do São Francisco e seus afluentes, a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) também realizou atividades voltadas às comunidades, empresas e setores do poder público local sendo abordados outros temas de interesse coletivo relacionados ao meio ambiente.

Os animais resgatados foram triados, alimentados e tratados por equipes de veterinários e biólogos do CRMV/BA, da ONG Animallia e contou com o apoio de alunos e professores do curso de veterinária da UNEB, em Barreiras. Cento e quatro animais que tinham condições de serem reinseridos na natureza foram soltos em seus habitats ainda durante a operação. Os demais foram enviados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde passarão por um processo de reabilitação para voltarem à liberdade. O retorno ao habitat natural nem sempre é um processo rápido. Além de tratar a saúde, os animais precisam reaprender funções básicas como voar e caçar.

Os resultados das atividades de combate a crimes ambientais foram apresentados em Audiência Pública, realizado na última sexta-feira (06) no auditório da Câmara Municipal de Barreiras.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: TAMANDUÁ APARECE EM CALÇADA DE CASA E SURPREENDE MORADOR DO BAIRRO SANDRA REGINA

Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2019 / Região

Um tamanduá surpreendeu um morador de Barreiras, na manhã desta quarta-feira (11), ao aparecer na calçada da casa dele. A Situação aconteceu no bairro Sandra Regina, próximo a uma área de mata.

O dono do imóvel, Marcílio Aragão, conta que o flagrante aconteceu por volta das 6h, na rua Rosa de Saron, quando ele abriu o portão da casa.  

De acordo com o morador, ao perceber que havia sido notado, o tamanduá ficou bravo e chegou a ficar em posição de ataque. 

Nesse momento, Marcílio pensou em acionar os bombeiros para que eles fizessem o resgate, entretanto o tamanduá fugiu e entrou em uma área de mata.

Tamanduá-Mirim

tamanduá-mirim (nome científico:Tamandua tetradactyla), também chamado tamanduá-coletejalecomambira, mbiramelete ou mixila, é um mamífero xenartro da família Myrmecophagidae, sendo encontrado da Venezuela ao sul do Brasil. É uma das quatro espécies de tamanduás e junto com as preguiças está incluído na ordem Pilosa.

É um animal arborícola e pode ter até 105 cm de comprimento. É reconhecido principalmente por um padrão de pelagem que faz com que pareça que ele usa um colete preto, apesar de que essa coloração pode variar, com indivíduos totalmente pretos ou marrons.

Possui longas garras nas patas anteriores, e caminha apoiando o peso sobre os pulsos dos membros anteriores, contrastando com o tamanduá-bandeira, que é nodopedálico.

Pode ser encontrado em muitos ambientes, desde florestas até savanas, mas é predominantemente florestal, sendo encontrado com frequência em bordas de florestas, preferindo forragear nesses ambientes.

São animais solitários, de hábitos que podem ser tanto diurnos quanto noturnos. Se alimenta preferencialmente de formigas e cupins, preferindo as castas reprodutivas de formigas, e não soldados.

Seus predadores incluem felinos de grande e médio porte, como a onça-pintada, a suçuarana e a jaguatirica. Os filhotes são carregados nas costas da mãe, até que se tornem independentes, mas ocasionalmente podem ser deixados em "ninhos".


BlogBraga/ Repórter Paiva/ Wikipédia/ Gazeta 5

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: GARRUCHA DE FABRICAÇÃO ARTESANAL É ABANDONADA APÓS ELEMENTOS PERCEBEREM APROXIMAÇÃO DA POLÍCIA

Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2019 / Região

De acordo com registro policial, no final da tarde desta segunda-feira (09) no bairro Cascalheira em Barreiras, elementos não identificados ao perceber a presença da viatura da Polícia Militar saíram correndo e dispensaram uma arma de fogo tipo ‘garrucha’ de fabricação artesanal (caseira).

Os policiais recolheram a ‘garrucha’ e apresentaram na delegacia de polícia para a correta destinação da mesma.

De acordo com o delegado, o porte de arma de fogo mesmo que seja considerada artesanal (ou modificada) é crime!


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

UNIFASB amplia oferta de Pós-Graduação com lançamento de novos cursos

Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2019 / Região

Com o objetivo de proporcionar, a egressos e profissionais do mercado de trabalho, oportunidades de aprimoramento profissional, o Centro Universitário São Francisco de Barreiras (UNIFASB) lança três novos cursos de Pós-Graduação/Especialização, com os MBA´s em: Auditoria e Planejamento Tributário; LLM em Negociação, Mediação e Arbitragem com Residência Técnica; e Administração Estratégica em Recursos Humanos. A previsão é que as aulas tenham início no próximo semestre letivo. As inscrições estão abertas e podem ser efetivadas presencialmente na Coordenação de Pesquisa e Extensão, na sede da entidade, localizada na Av. São Desidério, Bairro Ribeirão (saída para São Desidério). Outras informações: (77) 3613-8800.

Auditoria e Planejamento Tributário - Com duração de 12 meses, o curso é indicado para profissionais da contabilidade, administradores, economistas e aqueles que, mesmo de outras áreas, desejam novos conhecimentos sobre auditoria interna e externa, execução de planejamento tributário de empresas e organizações. Na ementa, o curso prevê uma abordagem avançada sobre Legislação Tributária (nas esferas federal, estadual e municipal), Gestão Tributária, Sistemas Informatizados, Auditoria Tributária, Auditoria Ambiental e controladoria é o grande diferencial. Investimento:  12 x R$ 370,00.

LLM em Negociação, Mediação e Arbitragem com Residência Técnica – Coordenada pelo advogado e professor universitário Asdrubal Júnior, o curso terá duração de 24 meses. O profissional vai se capacitar para aplicar, na solução de conflitos simples e complexos, métodos não judiciais, com técnicas modernas e exclusivas de negociação, mediação e arbitragem. O curso, que deverá atrair os bacharéis em Direito, para uma modalidade que vem despertando o interesse de muitos profissionais da área jurídica. Investimento: 24 x R$ 490,00.

Administração Estratégica em Recursos Humanos - Administradores e profissionais dedicados à gestão de pessoas terão a oportunidade, com o curso, de obter conhecimentos que possibilitem o reconhecimento dos impactos do ambiente de trabalho na empresa, a preparação para a competição e a percepção da dinâmica do mercado.  Com duração de 12 meses, a pós graduação pretende capacitar o profissional no planejamento e gestão, apoiando empresas e organizações na identificação de ameaças e oportunidades, alcançando vantagens no processo de competitividade. Investimento: 12 x R$ 370,00.


Blogbraga/Araticum Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE IRECÊ: Desaparecido é encontrado morto em Uibaí

Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2019 / Região

Um rapaz identificado por Humberto Gomes dos Santos, que estava desaparecido, foi encontrado morto por populares na tarde do último domingo (08), em Uibaí, região de Irecê.

Segundo informações da polícia, próximo o pescoço de Gomes tinha uma marca de disparo de arma de fogo. Ao lado do corpo, tinha uma espingarda de fabricação caseira.

A polícia acredita que o rapaz possa ter cometido suicídio. O corpo foi levado para o Departamento de Polícia Técnica de Irecê. Humberto estava desaparecido desde o dia 30 de novembro.

A Polícia Civil investiga o caso.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

América Dourada região de Irecê: Mãe quer contato de filho que mora no DF e não o vê há três anos

Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2019 / Região

Maria Lídia Pereira da Silva, moradora de América Dourada, na região de Irecê, quer localizar o filho, Carlson Pereira da Silva, 41 anos.

Ao Correspondente do Blogbraga, Maria Lídia disse que o filho foi embora há três anos e não deu mais notícias. Existe a informação que Carlson pode estar morando em Sobradinho, que é uma região administrativa do Distrito Federal.

Na Delegacia de Polícia Civil de América Dourada, Dona Maria registrou que o filho viajou com uma companheira identificada pelo prenome de Vanusa, moradora de um povoado de Presidente Dutra. “ Essa senhora tem três filhos. Carlson e ela se conheceram em Luís Eduardo Magalhães”, disse.

Quem souber do paradeiro de Carlson Pereira (foto), pode entrar em contato com a Delegacia de América Doura (74) 3692-2135 ou (74) 9.9945-5534 – falar com a mãe do desaparecido.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: Núcleo de instrução da RONDESP Oeste ministra instrução para efetivo da 83 CIPM

Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2019 / Região

Foi iniciado na última segunda-feira, 09/12/2019, a primeira instrução de nivelamento do Efetivo da 83 CIPM, a instrução com 24 alunos teve início nesta manhã com instrução de doutrina de patrulhamento e TTPM.

Durante os próximos cinco dias os alunos passarão por instruções de armamento e tiro, técnicas de patrulha policial, agentes químicos e abordagem. 

As instruções visam o aprimoramento técnico do efetivo que compõe o PETO da unidade. O Corpo de Instrutores/Monitores conta com os Ten Franciel, Ten Sanches, Cb Gilmar, Sd Moreira, Sd Costa, todos da CIPT-Oeste, Sd Johne da 85 CIPM, e na Supervisão o Cap PM Vinicius, Comandante da 83 CIPM.

83ª CIPM – A paz é fruto da Justiça.


Blogbraga/83ª CIPM

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: INDIVÍDUO FOGE AO SE DEPARAR COM A RONDESP E DEIXA ESPINGARDA MODIFICADA PARA TRÁS

Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2019 / Região

Por volta das 15:36h desta segunda-feira (09), um indivíduo não identificado abandonou uma espingarda de pressão que foi modificada para calibre 22 estando a mesma sem marca e de numeração E220701 desmuniciada.

Qual o motivo de ter abandonado a espingarda? Bem, o fato é que ao se deparar com uma viatura da CIPT/RONDESP-OESTE que fazia rondas na Rua São Jorge no bairro Vila Brasil, o elemento fugiu.

Os policiais pegaram a espingarda e a apresentaram ao delegado de plantão na 1ª DT de Barreiras que dará o destino correto previsto na Lei ao referido armamento.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Projeto de Lei de Eduardo Salles determina que concessionárias realizarem reparo de danos em vias públicas

Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2019 / Região

As empresas concessionárias, permissionárias e prestadoras de serviços públicos contratadas para executarem obras do Estado serão obrigadas a restaurar as vias e calçadas que danificarem durante execução, conforme o Projeto de Lei apresentado pelo na Assembleia Legislativa da Bahia a pelo deputado estadual Eduardo Salles.

De acordo com o texto, a restauração deverá ser feita com o mesmo material do bem danificado no período de até 60 dias, contados a partir do término do serviço. Caso o prazo estipulado não seja respeitado, poderão incidir multas administrativas.

Para o parlamentar, a proposta é fundamental para obrigar as prestadoras de serviço repararem, de forma obrigatória, no prazo estipulado, sob pena de multa.

"São várias as reclamações dos cidadãos de casos de algumas prestadoras de serviços que deixam, por exemplo, após a execução de uma obra ou reforma, buracos nas vias ou calçadas, algo que causa diversos transtornos e prejuízos às prefeituras", explica Eduardo Salles.

Por Lei, o artigo 175 da Constituição Federal responsabiliza o Poder Público diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, por meio de licitação, a prestação de serviços públicos. Já a Lei Federal nº 8.987/1995 dispõe sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos.

O Projeto de Lei segue para análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e demais comissões da Casa para ser discutido. Caso aprovado nos colegiados, vai à votação no plenário da Casa.


Blogbraga/ASCOM – Deputado Estadual Eduardo Salles

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: COLISÃO ENTRE MOTO E BICICLETA DEIXA DUAS PESSOAS FERIDAS SEM GRAVIDADE EM BARREIRINHAS

Terça-feira, 10 de Dezembro de 2019 / Região

Duas pessoas ficaram feridas sem gravidade após colisão entre uma motocicleta Yamaha/YBR 125 e uma bicicleta Caloi Elite na noite desta terça-feira (10) pouco depois das 19:00h.

De acordo com informações colhidas no local, o motoqueiro admitiu que entrou na rotatória da Rua Eduardo Catalão sem perceber a aproximação da bicicleta e com isso colidiu contra o ciclista que começava a atravessar a rotatória.

Ambos foram ao chão e tiveram escoriações bem como algum dano material em seus veículos. A bicicleta por exemplo teve sua roda dianteira empenada. De acordo com as pessoas, vários acidentes acontecem na localidade mesmo havendo a via destinada específicamente aos ciclistas.

Uma ambulância do SAMU foi acionada e prestou atendimento às vítimas. 


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

4º BEC PROMOVE O PRIMEIRO SIMPÓSIO DE SEGURANÇA PÚBLICA E CAPACITAÇÃO EM BARREIRAS

Terça-feira, 10 de Dezembro de 2019 / Região

Foco: Nossos valiosos jovens

À direita: Diciola Figueirêdo - Diretora do IFBA

O 4° Batalhão de Engenharia de Construção promoveu no dia 28/11 e também nesta terça-feira (10), o “I Simpósio de Segurança Pública e Capacitação”.

Neste importante simpósio, foram apresentadas palestras e debates com o objetivo de identificar oportunidades de melhoria para inserção de jovens capacitados no mercado de trabalho com reflexo direto na diminuição da violência.

O evento contou com a presença de autoridades, órgãos de segurança pública, profissionais da segurança privada, operadores do segmento empresarial e corporativo e sociedade.

O I Simpósio de Segurança Pública e Capacitação foi idealizado pelo comandante do 4º BEC Cel. Bastos, que nesta manhã precisou viajar para Salvador a pedido do escalão superior. Entretanto, foi muito bem representado pelo Sub. Comandante Ten. Cel. Cavadas total apoiador da ideia.

 “A ideia é que capacitando os jovens soldados, e tendo eles conhecimento desse meio - ‘Segurança Pública’ como Polícia Militar, Civil, Judiciário entre outros, ao sair do Exército, possam conhecer as instituições (SENAI; IFBA; CDL), que os ajudarão a capacitar para um bom futuro, além deles mesmos disseminarem esse conhecimento obtido no simpósio para outros companheiros. Isso certamente contribui para a segurança pública do país, do Estado e também do nosso município.” – destacou o Ten. Cel. Cavadas ao BlogBraga.

Dr. Arnaldo Monte Delegado de Polícia, palestrante do evento, fez um breve histórico do início da Polícia Civil em nosso país. Salientou que: “Segurança Pública é na verdade uma mola impulsionadora para que a sociedade viva de uma forma mais confortável. As Forças de Segurança não devem julgar ninguém pelas aparências; A importância da proteção das fronteiras coibindo o tráfego de drogas; Na vida temos duas escolhas – o caminho do estudo, da verdade e honestidade, ou o caminho da mentira, das drogas, da bandidagem – a duração da vida do jovem depende destas escolhas.”

 Álvaro Sampaio Júnior, secretário de segurança cidadã e trânsito do município de Barreiras, participou do debate no I Simpósio de Segurança Pública e Capacitação promovido pelo 4º BEC. Ao ser entrevistado pelo BlogBraga, salientou que o evento foi muito importante para o município e destacou que a ‘Educação’ é algo que deve voltar a ter dentro de casa para que as pessoas voltem a ter respeito uns pelos outros pois tudo isso reflete na segurança pública.

Major PM Silvano Aquino dos Santos, comandante da 84ª CIPM, também participou do debate e dentre outros pontos, destacou a importância do PROERD que habilita as crianças e jovens estudantes evitar influências negativas em questões afetas às drogas e violência, promovendo os fatores de proteção. Também salientou a importância dos jovens promover a boa educação no seio familiar tudo isso tem impacto positivo na Segurança Pública.

 Por fim, Rita de Cássia Pires b. Cavalcanti, promotora e titular do júri e execução penal disse em entrevista que a visão do 4º BEC está alinhada com a visão mais moderna de segurança pública. “Alinhar a ponta preventiva com a repressiva é o que faz o sucesso de todo conjunto da Segurança Pública.” - destacou.

Esperamos que nossos jovens do Batalhão assimilem toda a ideia, e que quando deixarem o serviço militar, possam engajar-se nas mais diversas capacitações oferecidas por diversas instituições evitando o mal caminho e ao mesmo tempo ter um futuro brilhante como cidadãos de bem.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Centrais Campo Limpo de Barreiras e Roda Velha premiam alunos vencedores do PEA

Terça-feira, 10 de Dezembro de 2019 / Região

Depois de trabalhar a responsabilidade compartilhada com foco no papel de todos os atores sociais (2016), no papel da escola (2017), na contribuição da família (2018), este ano o Programa de Educação Ambiental (PEA) do Sistema Campo Limpo protagonizou o papel do aluno com o tema “Responsabilidade compartilhada: como posso fazer minha parte na gestão de resíduos”.

Supervisionados pelas unidades de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas, secretarias municipais de educação e coordenações pedagógicas, alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental de comunidades circunvizinhas às unidades de recebimentos são convidados, anualmente a participar do Programa.

Neste ano, as unidades de Barreiras e Roda Velha – gerenciadas numa parceria entre a Associação do Comércio de Insumos Agrícolas (Aciagri) e o Instituto de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), que atua como núcleo de inteligência do Sistema Campo Limpo, cadastraram 112 escolas municipais e particulares de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Wanderley, Baianópolis e São Desidério.

Na prática os alunos tiveram o desafio de traduzir em imagens e palavras como aplicaram os conhecimentos adquiridos através dos kits escolares em seu cotidiano doméstico, e os três melhores trabalhos em cada categoria: desenho e redação foram premiados na etapa local e participaram na etapa nacional.

A ideia, segundo o inpEV, é que, desde cedo, as crianças compreendam os desafios ambientais envolvidos na gestão adequada dos resíduos sólidos e participem de sua solução, agindo como pequenos cientistas, e por essa razão, o programa busca oferecer aos professores textos de referência e sugestões de práticas para sala de aula que estimulem o aluno a buscar soluções sustentáveis na família, na escola e na comunidade, e que possam ser integradas ao conteúdo curricular regular.

Vencedores da etapa local - Barreiras

Categoria Desenho

1º Lugar: Ícaro Ferreiras dos Santos (Escola São Francisco - Luís Eduardo Magalhães)

2º Lugar: Lucas Bastos (Escola Gustavo José Fernando - Wanderley)

3º Lugar: Clara Camilo da Silva (Escola Vania Aparecida - Luís Eduardo Magalhães)

Categoria Redação

1º Lugar: João Pedro Marçal (Escola Hermínio Carlos Brandão - Luís Eduardo Magalhães)

2º Lugar: Stela dos S. Queiroz (Escola Caio Torres Bandeira - Baianópolis)

3º Lugar:  Júlia Santos (Escola Mozart Feliciano - Luís Eduardo Magalhães)

Neste ano, a unidade também levou o Programa (categoria desenho) à alunos da APAE de Luís Eduardo Magalhães. Daniel de Jesus Santos e Nayara Santos Silva foram os vencedores.

Vencedores etapa local - Roda Velha

Categoria Desenho

1º Lugar: Angelina Boesing (Colégio Maria Edith Rhoden - Roda Velha)

2º Lugar: Nayara Eduarda (Escola Municipal Waldeck Ornelas - Roda Velha)

3º Lugar: Larissa Mayara Melo d Souza (Colégio Maria Edith Rhoden - Roda Velha)

Categoria Redação

1º Lugar: Larissa Cristina Hendges (Colégio Maria Edith Rhoden - Roda Velha)

2º Lugar: João Pedro (Escola Sementinha do Aprender - São Desidério)

3º Lugar: Isis Lorena (Escola Municipal Germano R. de Carvalho - São Desidério)


Blogbraga/Aciagri

Compartilhar no Whatsapp

Saúde sem Fronteiras chega à região de Itaberaba

Terça-feira, 10 de Dezembro de 2019 / Região

Municípios de Ruy Barbosa e Utinga, região de Itaberaba, já estão atendendo às mulheres de 50 a 69 anos, dentro da estratégia Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama. O projeto, que é da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), utilizando unidades móveis, realiza mamografia, exame responsável por detectar precocemente casos de câncer de mama.

Em Ruy Barbosa, a unidade móvel está estacionada na Praça Santa Teresa, no centro da cidade. No município, no período de 2 a 18 de dezembro, 2.100 mulheres, na faixa de 50 a 69 anos, poderão realizar seus exames. Em Utinga, o atendimento que começou nesta segunda (9), prosseguirá até o dia 17 de dezembro e atenderá 1.128 mulheres. A unidade móvel está na Praça Antônio Muniz, na Casa da Cultura Otacílio Novaes, no Centro da cidade.

O Saúde sem Fronteiras é um programa da Sesab que tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.


Blogbraga/Fonte: Ascom/ Sesab

Compartilhar no Whatsapp

Hospital Universitário São Francisco dá primeiros passos

Terça-feira, 10 de Dezembro de 2019 / Região

Durante reunião realizada entre os sócios do Centro Universitário São Francisco de Barreiras – UNIFASB, Sociedade Médica de Barreiras – SOMEB e a arquiteta responsável pelo projeto do Hospital Universitário São Francisco de Barreiras, mostrou os primeiros passos a serem dados para dar continuidade a esse empreendimento.

No encontro a arquiteta mostrou as mudanças realizadas no projeto original, assim como as inovações do H.U para humanização do atendimento ao público, mostrando de forma mais detalhada o fluxo de estrutura do hospital.

Com as alterações feitas no projeto o hospital vai contar agora com 110 leitos. Divididos entre o Sistema Único de Saúde - SUS e privados, sendo que nos leitos particulares os pacientes poderão contar com suítes, para aqueles que querem ter mais conforto com a família estando próxima mesmo quando estiverem internados.

A estrutura do H.U contará ainda com 2 Unidades de Terapia Intensivas – UTI’s, sendo uma adulto e uma voltada para o público neonatal e infantil, cada UTI com 10 leitos.

Outra novidade que será oferecida pelo Hospital Universitário é a clínica cardiológica com atendimento em hemodinâmica. O Serviço de Hemodinâmica se dedica à realização de procedimentos terapêuticos utilizando a técnica do cateterismo, para diagnóstico e tratamento de patologias cardíacas, vasculares, neurológicas, renais, uterinas, entre outras.

O diretor presidente do Centro Universitário São Francisco de Barreiras – UNIFASB, Tadeu Sérgio Bergamo, afirma que essas são apenas algumas novidades, e que ainda serão anunciados mais detalhes nas próximas etapas desse empreendimento. “O H.U é o maior empreendimento privado na área de saúde da nossa região, o atendimento humanizado e com especialidades que muitos encontram dificuldade de ter acesso aqui na cidade, irá facilitar a vida dos pacientes, e com certeza ainda tem muito mais para ser apresentado nesse grandioso projeto que estamos colocando em prática” afirmou ele.

Com o Hospital Universitário São Francisco de Barreiras, a região passa a ter uma condição de atendimento médico privado, ou por conveniados do mesmo nível que se encontra fora de Barreiras.


Blogbraga/Assessoria de Imprensa Hospital Universitário São Francisco

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE MORRO DO CHAPÉU: Operação em Várzea Nova apreende drogas e prende traficante

Terça-feira, 10 de Dezembro de 2019 / Região

Maconha, cocaína, 178 pedras de crack, R$ 2, 250 mil, em espécie, uma balança de precisão e dez cartuchos calibres 20 e 9 mm foram apreendidos, no último sábado (7), em Várzea Nova/BA região de Morro do Chapéu, durante a Operação Saturação.

Deflagrada pela 16ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jacobina), a ação cumpriu um mandado de busca e apreensão e prendeu em flagrante Clécio Renei da Silva Ferreira, de 38 anos, num imóvel na Rua Alamarinho, naquela cidade.

No local, os policiais também encontraram 16 aves silvestres, dois veículos e três celulares. Todo o material apreendido já seguiu para a perícia, no Departamento de Polícia Técnica (DPT).

De acordo com o coordenador da 16ª Coorpin/Jacobina, delegado Eduardo Brito, Clécio integra uma quadrilha de traficantes, responsável por vários homicídios e crimes contra o patrimônio, ocorridos naquela região.  

Autuado por posse ilegal de munição, tráfico de drogas, associação para o tráfico e crime ambiental, Clécio já teve o flagrante convertido em prisão preventiva e permanece à disposição da Justiça.


Blogbraga/Ascom-PC/Priscila Carvalho

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE MORRO DO CHAPÉU: Homem morre após iniciar confronto com a polícia no município de Bonito

Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2019 / Região

João Batista Sá Teles dos Santos, de 36 anos, morreu durante confronto com policiais das Rondas Especiais (Rondesp-Chapada), no município de Bonito, na Chapada Diamantina, na noite do último domingo (8). De acordo com nota divulgada pela corporação, João teria iniciado uma troca de tiro com os policiais. A guarnição, que esteve na cidade por conta do Festival do Café, recebeu informações anônimas de que indivíduos envolvidos com roubos a bancos estariam no povoado de Catuaba portando arma de fogo e coletes balísticos.

Os policiais foram ao local, na rua Cafarnaum, distrito de Catuaba (Arizona), e visualizaram o indivíduo, “que ao perceber a ação policial sacou uma arma de fogo e passou a efetuar disparos em direção aos policiais”. Inclusive a viatura da Rondesp-Chapada foi atingida, segundo a Polícia Militar (PM). Os disparos foram revidados. Após o confronto, João foi encontrado baleado no chão.

O bandido, que tinha uma condenação por roubo a banco em Goiás, estava em posse de duas armas de fogo, um revólver calibre 38 e uma pistola calibre .380, um colete balístico, dois aparelhos de celulares e seis trouxinhas de maconha. João Batista foi socorrido de imediato até o hospital de Bonito, mas posteriormente foi constatado o óbito.


Blogbraga/Fonte: Ascom - Rondesp-Chapada

Compartilhar no Whatsapp

Homem comete suicídio em Jussara, na região de Irecê

Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2019 / Região

Um homem identificado por Antônio Marcos Alves dos Santos, de 45 anos, cometeu suicídio na noite deste domingo (08), em uma propriedade rural, localizada na rodovia BA-370, zona rural do município de Jussara, região de Irecê. As informações são do Centro Integrado de Comunicação (Cicom) – Irecê.

Segundo o Cicom, a vítima morava na rua Floriano Peixoto, 350, em Jussara. Antônio teria utilizado uma corda amarrada em uma árvore para tirar a própria vida.

A Polícia Militar foi ao local. Peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) removeram o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Irecê.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Chapada Diamantina: Passeio ciclístico da PM arrecada uma tonelada de alimentos

Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2019 / Região

O evento Pedalando com a PM teve a largada em Irecê e foi finalizado 55 Km depois, na cidade de Presidente Dutra.

Cerca de 500 ciclistas de Irecê e outros municípios da região da Chapada Diamantina participaram, na manhã deste domingo (8), do passeio Pedalando com a PM, evento promovido pelo 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM/Irecê). A iniciativa arrecadou uma tonelada de alimentos que serão doados a instituições de caridade e incentivou a população a fazer atividades físicas.

“Um café da manhã foi servido para todos no início do evento. Os ciclistas percorreram 55 Km até o município de Presidente Dutra, onde foram recebidos com mais um coffee break com alimentos regionais”, contou o comandante do 7º BPM, tenente-coronel Carlos Augusto Ferreira.

O evento ainda contou com uma programação musical no Clube Atlântico, com show dos cantores Murilo Lima, o cabo PM Valter Marques e Gil Vasconcelos. “Foi um dia muito proveitoso, a população abraçou e tem elogiado muito. Agora é só distribuir os alimentos arrecadados para os mais necessitados”, relatou. 


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria da Segurança Pública da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

UNIFASB promove evento de culminância do projeto que cuida da saúde de pessoas com deficiência

Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2019 / Região

A primeira temporada do ‘LASF Inclusiva’, projeto concebido pela Liga Acadêmica de Saúde da Família (LASF) do Centro Universitário São Francisco de Barreiras (UNIFASB), foi concluída na tarde desta quinta-feira (05), na sede do Movimento de Inclusão pela Qualificação do Especial Independente (MIQUEI), instituição dedicada à defesa dos direitos e inclusão social de pessoas com deficiência. As atividades se desenvolveram, ao longo do segundo semestre deste ano, com palestras sobre saúde mental e corporal e atendimento pelos estudantes de Medicina, com o apoio dos exames laboratoriais dos pacientes realizados pelos acadêmicos de Biomedicina da instituição.

Janinne Pires Farias, surdo-cega, professora da MIQUEI, acredita na força da parceria com o UNIFASB que tem o poder de transformar vidas. “Convidamos as pessoas para conhecerem o trabalho, aprender as linguagens, para que também possam colaborar com as nossas ações”, disse, por meio da intérprete, Juliana Jéssica Fernandes. A diretora da MIQUEI, Aida Okawati, percebe os avanços obtidos devido à realização do projeto. “Além da MIQUEI, esse projeto beneficia os alunos e a própria sociedade. Então, é uma troca muito boa”, comemorou. Com o apoio de pessoas e entidades, a MIQUEI promove a formação e a inclusão sociocultural das pessoas com deficiência com aulas de braile, capoeira, música, dança, teatro, expressão artística e criativa.

“Dentro do projeto atendemos pacientes com Síndrome de Down, autismo, hiperatividade, déficit de atenção e retardos diferenciados. Se, por um lado, os estudantes aprendem muito ao acompanhar o atendimento de um médico aos pacientes com deficiência, por outro lado, os pacientes recebem um atendimento cuidadoso e personalizado”, observou a professora Juliana Santana, uma das coordenadoras da iniciativa. Ela enfatizou que o projeto vai contribuir para o futuro do atendimento e tratamento de pessoas com deficiência na região. “Estamos trabalhando com os novos profissionais da área de saúde para um atendimento direcionado para esse público”, finalizou.

Para a professora Marina Siqueira, que coordenou o trabalho dos estudantes, a iniciativa vem promovendo o aprendizado de outras habilidades por parte dos acadêmicos. “Estamos estimulando o aprendizado de libras para aperfeiçoar a comunicação com os pacientes. É, também, um momento propício para que eles percebam a abordagem específica que devemos ter com os pacientes com deficiência”, lembrou. Campanhas nacionais, a exemplo do Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul, também fazem parte das palestras e atendimentos médicos no projeto “LASF Inclusiva”.


Blogbraga/Araticum Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE IRECÊ: Criminoso morre durante intervenção policial em Mulungu do Morro; indivíduos são presos

Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2019 / Região

Cristiano da Silva Costa, Mateus da Silva Costa e Romário Santos Leite foram presos no sábado (7), após as Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes) Semiárido e Chapada, o Grupamento Aéreo da PM (Graer) e o 7° Batalhão de Polícia Militar (BPM/Irecê) deflagrarem a operação Vetor Aéreo no município de Mulungu do Morro, na Chapada Diamantina, com intuito de manter a tranquilidade da região.  

Na ação também foi localizado Erivelton Rodrigues de Souza que efetuou disparos de arma de fogo contra as unidades, no confronto ele foi encaminhado para unidade médica, mas não resistiu aos ferimentos. Erivelton era líder do tráfico de drogas na cidade, além de ser investigado por homicídios. 

Com eles foram encontrados um revólver calibre 38, 294 comprimidos de ecstasy, 26 porções de cocaína, 25 porções de maconha, 88 munições para calibre 9mm, duas para calibre 380, um carregador de pistola calibre 40, três balanças e uma touca estilo balaclava. 

"Montamos um esquema policial formado com 11 guarnições para assegurar a paz no município e cidades vizinhas. Os irmãos presos e o comparsa eram responsáveis por guardar armas e drogas em um galpão", contou o comandante da Cipe Semiárido, major Carlos Maltez Filho. 

Segundo o comandante da 7° BPM, tenente-coronel Carlos Augusto Ferreira, a operação segue neste domingo (8). "Estamos com aeronave do Graer sobrevoando a região e os reforços das especializadas que estão em busca de mais criminosos envolvidos em 'fake news' espelhadas pela região nesses últimos dias", informou o comandante.


Blogbraga/Fonte: Ascom/Natália Verena/Foto: Divulgação SSP

Compartilhar no Whatsapp

Motorista fica ferido após caminhão capotar próximo a Morro do Chapéu/BA

Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2019 / Região

Um caminhão carregado de verduras capotou na rodovia BA-144, em um trecho conhecido como ladeira de ‘Dona Di’, entre Mônica e Icó, região limítrofe dos municípios de Morro do Chapéu e Várzea Nova. O acidente ocorreu na última quarta-feira (04), após o condutor perder o controle da direção ao desviar de um animal que estava no meio da pista.

O motorista Eugênio Dantas da Silva, de 26 anos, natural de Gurjão (Paraíba), teve escoriações. Conforme a imprensa da região, o socorro só chegou duas horas depois do acidente, quando um verdureiro de Várzea Nova, encontrou o motorista caminhando pela estrada durante a madrugada e o conduziu ao Hospital Padre Alfredo Haasler, onde foi atendido e posteriormente liberado.

O caminhão ficou destruído.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
DPVAT Barreiras Polícia Civil Fashion Work Fontana Grupo Marabá PM G7 NET Casa da Ferramenta Evolucao Sutrans P&F Guarda Municipal Jaú Contabilidade Rondon CISO CMO Paraíba Vida Farma Imperial Oeste Manutenção Sportime DM Reparos Epis BA MaxCar Rabelo DBT Neli Dupará Açaí Luz motos Click Tec Capital Imóveis Elo Aço Coyote Dique Denuncia Mimoaço Global Bem Brasil Pastel Mineiros Unopar Apple Shop Delicia Extreme