Embasa

Governo da Bahia
SICREDI
Ação
NOTÍCIAS

83ª CIPM/Barreiras: Operação Pacto pela Vida

Sábado, 17 de Abril de 2021 / Região

Neste sexta-feira, 16 de abril de 2021, a  83ª CIPM realizou mais uma Operação Pacto Pela Vida, em Barreiras.

A Operação foi iníciada às 20h e teve como palcos de atuação o Conjunto Habitacional Boa Sorte, os Bairros de Ribeirão,  São Paulo, Vila Nova, Sombra da Tarde, Mimoso, Rio Grande, Santa Luzia, Vila Brasil, Buritis e Centro. 

O objetivo foi intensificar o policiamento ostensivo,  atuando de forma preventiva através de abordagens, a fim de coibir os Crimes Violêntos contra o Patrimônio - CVP e os Crimes Violêntos Letais Intencionais - CVLI, além de transmitir sensação de segurança à população.

RECURSOS EMPREGADOS:

- 04 PM's;
- 01 viatura quatro rodas.

RESULTADOS DA OPERAÇÃO:

✅ Pessoas abordadas: 20;

✅ Motocicletas abordadas: 08.

✅ Carros abordadoa: 03.
 
POLÍCIA MILITAR DA BAHIA
 
"PMBA, uma Força a serviço do cidadão " 

83ª CIPM/Barreiras
"A Paz é Fruto da Justiça"

Contatos:
Fixo: (77) - 3611 -0371
Disk Denúncia: (77)  99825-2130
Instagram: @83.cipm


Blogbraga/Fonte: ASCOM/83ª CIPM

Compartilhar no Whatsapp

PETO/83ª CIPM intensifica policiamento nos municípios de Baianópolis e Cristópolis

Sábado, 17 de Abril de 2021 / Região

Nesta sexta, 16/04/2021, a 83ª CIPM, promoveu o reforço e a intensificação do policiamento ostensivo nas áreas do 4° e 5° Pelotões. 

No período da manhã, das 08h às 12h, a guarnição do PETO esteve no município de Cristópolis, onde realizou abordagens a pessoas, veículos e estabelecimentos comerciais, tanto na sede quanto no Povoado de Cantinho e Lagoa de Oscar.

No período da tarde, das 14 hàs 19h, a atenção foi voltada para Baianópolis, onde a guarnição deu continuidade ao trabalhos de abordagens na sede e no Distrito de Várzea.

A finalidade é promover o policiamento ostensivo, atuando de forma preventiva, através de abordagens com o intuito de coibir os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) e os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), além de transmitir sensação de segurança à população.

RECURSOS EMPREGADOS:
- 04 PM's;
- 01 viatura quatro rodas.

RESULTADOS DA OPERAÇÃO:
✅ Pessoas abordadas: 61;
✅ Estabelecimentos abordados: 8;
✅ Carros abordados: 6;
✅ Motocicleta abordada: 18;

POLÍCIA MILITAR DA BAHIA 
"PMBA, uma força a serviço do cidadão" 
83ª CIPM/Barreiras
A Paz é Fruto da Justiça
Contatos:
Fixo: (77) - 3611 -0371
Disk Denúncia: (77)  99825-2130
Instagram: @83.cipm


Blogbraga/FONTE: ASCOM/83ª CIPM

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: HOMEM É EXECUTADO EM PLENA LUZ DO DIA NO BAIRRO RIO GRANDE

Sábado, 17 de Abril de 2021 / Região

Um homicídio aconteceu por volta das 14h40min deste sábado (17), na rua Belmonte no bairro Rio Grande em Barreiras.

De acordo com informações, um carro não identificado teria se aproximado da vítima e duas pessoas dispararam diversos tiros de pistola 9mm e calibre 12. Os autores não foram identificados pelo fato de que estariam encapuzados.

Não temos informações de identificação da vítima. O veículo em que a vítima estava, um Kia Sorento ficou crivado de balas.

A Polícia Militar esteve no local e isolou a área até a chegada da delegada de Polícia Civil que acionou a equipe do Departamento de Polícia Técnica, que após perícia, removeu o corpo para o necrotério do DPT.

A Polícia investiga o crime, até o momento ninguém foi preso.


BlogBraga

Compartilhar no Whatsapp

Xique-Xique lança novo decreto; o estabelecimento que desobedecer será multado em R$1.473,12

Sábado, 17 de Abril de 2021 / Região

Devido ao aumento significativo de casos positivos de Covid-19 no município de Xique-Xique/BA, novo decreto é lançado e penalizará o estabelecimento que infringir a lei. Até a data  do dia 12/4, foram contabilizados 163 casos ativos, e 32 óbitos. Ontem, 13/4, a Covid-19 fez mais uma vítima.

Diante do aumento significativo de casos positivos, o governo municipal foi obrigado a adotar ações efetivas contra a disseminação da doença. Com o índice de isolamento social baixo, verificado nos últimos dias, e a constatação de aglomerações em praças, roças e estabelecimentos comerciais, o Município institui, a partir de hoje (13/4), mais um Toque de Recolher em todo o Município (incluindo a Zona Rural), de 13 a 18 de abril de 2021, das 18:00h às 05:00h.

De acordo com o decreto, de 13 a 16 de abril, todos os estabelecimentos comerciais devem fechar às 17:45h; no dia 17/4 (sábado), devem fechar às 12:00h, e no domingo (18/4), não devem abrir, “exceto farmácias de plantão, postos de combustíveis, funerárias e borracharias”. 

Dentre as exigências impostas pelo novo decreto, está a obrigatoriedade de “um cliente a cada 9m² na área comercial”, após ter sua temperatura corporal aferida (37,5°), mãos devidamente higienizadas, depois de pisar em tapete ou pano umedecidos com solução de água sanitária.

O decreto é firme, e deixa claro que o descumprimento de qualquer das medidas exigidas caracteriza infração, e sujeita o infrator às penalidades estabelecidas, “inclusive, em caso de reincidência, à cassação de licença de funcionamento”. O estabelecimento que for interditado, só poderá retomar suas atividades depois de decorridas 72 horas da interdição, “mediante a comprovação do pagamento do valor da multa no valor de R$1.473,12, através do recolhimento de Documento de Arrecadação Municipal (DAM)”.


Blogbraga/Fonte: Página Revista

Compartilhar no Whatsapp

CIPE CERRADO INTENSIFICA OPERAÇÃO DECRETO RESTRIÇÃO NA CIDADE DE SERRA DOURADA

Sábado, 17 de Abril de 2021 / Região

Nesta sexta-feira (16), por volta das 20h, uma guarnição da CIPE-CERRADO em Serra Dourada, apoia o policiamento local da 30ª CIPM, Guarda Municipal, Vigilância Sanitária, na fiscalização ao cumprimento do decreto estadual 20.399 de 16.04.2021, acerca do controle da proliferação da COVID-19.   
                  

PMBA, UMA FORÇA A SERVIÇO DO CIDADÃO.


Blogbraga/FONTE: CIPE CERRADO / ASCOM

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE IRECÊ: Homem tem mandado cumprido por estupro e ameaça em Central/BA

Sexta-feira, 16 de Abril de 2021 / Região

Um homem, de 55 anos, que estava com um mandado em aberto pelos crimes de estupro e ameaça foi preso, na segunda-feira (12), ao se apresentar com o advogado na Delegacia Territorial (DT) de Central, região de Irecê/BA

Com o cumprimento da prisão preventiva, expedida pela Comarca de Central, o suspeito passou por exame de lesões e foi encaminhado para a DT/Itaguaçu, ficando à disposição da Justiça.


Blogbraga/Ascom-PC

Compartilhar no Whatsapp

Abapa doa kits de irrigação para pequenos produtores rurais de Barreiras

Sexta-feira, 16 de Abril de 2021 / Região

Se tem um recurso natural em abundância no Oeste da Bahia é a água, essencial para o abastecimento humano e para tornar a região o grande polo de produção de alimentos e algodão em que se converteu nas quatro últimas décadas. Mas para muitos pequenos produtores rurais de hortaliças e frutas, com áreas onde as chuvas não são tão frequentes, fazer a água chegar às suas lavouras costuma ser um sonho distante. Nesta quinta-feira (15/04), contudo, 15 destes agricultores familiares poderão ter a certeza de ver seus campos sempre verdes, garantindo a produção, mesmo no período seco, assegurando renda e segurança alimentar para as suas famílias. Como parte do programa de Apoio aos Pequenos Produtores da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), custeado pelo Fundo para o Desenvolvimento para o Agronegócio do Algodão (Fundeagro), em parceria com a Prefeitura Municipal de Barreiras, estas famílias receberam kits de irrigação, em uma cerimônia realizada na Secretaria de Agricultura e Tecnologia do município.

A doação atende a um requerimento da secretaria municipal, dentro do escopo do programa Vale Produtivo, da prefeitura, e inclui todos os itens necessários para a instalação – de mangueiras gotejadoras até os tubos e conexões. Cada kit dá conta de irrigar uma área de 0,25 hectares, que, multiplicados por 15, alcançam um total de 3,75 hectares. Um dos contemplados nesta etapa foi o agricultor Josemilto do Amaral Souza. “Esta foi uma coisa muito boa que aconteceu, pois a tecnologia está avançando e a gente tem que acompanhar”, comemorou. 

As doações dos kits para agricultores familiares têm sido uma constante do programa da Abapa, desde 2014. Esta iniciativa começou com os pequenos produtores de algodão do Sudoeste, e, até hoje, já contemplou mais de 200 famílias. Nesta área, que já concentrou a maior parte da produção da fibra no estado, até os anos de 1980, os cotonicultores recebem, também, os insumos para o plantio, no primeiro ano, além da assistência técnica. A ideia é que possam ter sustentabilidade, inclusive rotacionando o cultivo da pluma com outras culturas na entressafra, como feijão e hortaliças. Cada kit, para estes beneficiários, é suficiente para irrigar um hectare. 

“Aqui no Oeste, que é uma região onde chove mais, os kits são de 0,25 hectares, mas são um passo inicial. Com tecnologia e assistência técnica, estes pequenos produtores têm condições de alavancar a produção. É, sem dúvida, um grande passo”, afirma Lidervan Morais, diretor executivo da Abapa, que representou o presidente da entidade, Luiz Carlos Bergamaschi, na ocasião. 

Para o secretário municipal de Agricultura e Tecnologia de Barreiras, José Marques Batista de Castro, esta parceria entre a Abapa e a PMB, para a doação de kits de irrigação e insumos – que já dura dois anos – tem sido importante para estimular a diversificação de culturas entre os pequenos agricultores da região. “Existe, aqui, uma vocação hortícola, mas produtos como batatinha, vêm de fora. A gente fica feliz por ver que muitas destas famílias já estão abastecendo as redes de mercados locais, com produtos como as folhosas, mas também melancia, pimenta e pimentão. O que queremos é que eles partam deste apoio, que começa pequeno, e se tornem também empreendedores agrícolas”, declarou o secretário.


Blogbraga/Imprensa Abapa Catarina Guedes – Assessora de Imprensa

Compartilhar no Whatsapp

AUDITORIA CONSTATA IRREGULARIDADES EM TRANSPORTE ESCOLAR DE BARREIRAS

Sexta-feira, 16 de Abril de 2021 / Região

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios acataram parcialmente as conclusões contidas no relatório de auditoria realizada por técnicos do TCM e que apontaram irregularidades no serviço de transporte escolar fornecido pela Prefeitura de Barreiras. A inspeção foi realizada durante os meses de junho e julho de 2018. O relator do processo, conselheiro Raimundo Moreira, imputou uma multa de R$7 mil ao prefeito João Barbosa de Souza Sobrinho. O relatório da auditoria foi analisado na sessão desta quinta-feira (15/04), realizada por meio eletrônico.

Também foi determinado à administração municipal que siga a orientação técnica da Rede de Controle da Gestão Pública sobre a contratação e administração do transporte escolar. O relatório e voto serão ainda enviados – para conhecimento – ao Ministério Público Federal, já que recursos federais também são utilizados no financiamento do transporte escolar.

A auditoria temática do TCM sobre transporte escolar foi realizada em Barreiras e em outros 16 municípios baianos selecionados após análise de uma base de risco, com o objetivo de identificar ilegalidades, examinar a economicidade dos contratos e a qualidade do serviço prestado à população estudantil. Foram auditados, em Barreiras, 75 veículos utilizados no transporte escolar, sendo 13 da frota própria do município e 62 disponibilizados pela empresa contratada para complementação dos serviços. Também foram realizadas observações diretas em seis das 70 rotas utilizadas para o transporte escolar.

De acordo com o relatório técnico, os serviços de transporte escolar no município de Barreiras foram objeto de licitação, na modalidade Pregão Presencial, do que resultou a contratação da empresa Atlântico Transporte e Turismo Ltda., com valor previsto no montante de R$8.032.352,00. Foram pagos, do início do contrato em 2017 até o final de sua vigência em 31/12/2018, o valor total de R$10.159.942,56, estando tal valor amparado contratualmente, tendo em vista o termo aditivo aplicado ao contrato. A relatoria concluiu pela regularidade dos pagamentos, vez que inexistente qualquer comprovação de que tenha ocorrido sobrepreço ou de que não tenha ocorrido a prestação dos serviços contratados.

Constatou, contudo, a ausência de controle adequado e sistemático do abastecimento dos 13 veículos da frota própria da prefeitura, resultando na destinação de combustíveis em quantidades superiores às necessidades de consumo. Foi verificado a existência de uma diferença entre a quantidade adquirida e consumida na ordem de 32.147 litros de óleo diesel, indicando que as planilhas contêm dados incompletos, o que relevou patente a desorganização do setor de controle interno no acompanhamento dos abastecimentos realizados na frota auditada.

Também foram destacadas, no relatório, como irregularidades, a realização de transporte escolar com veículos em situação precária de funcionamento; subcontratações sem apresentação de autorização da administração devidamente formalizada; utilização de veículos em más condições, principalmente quanto à segurança e acomodações; diversos motoristas da frota terceirizada sem atentado de curso para condutores de transporte escolar, em desatenção ao art. 138, V do Código de Trânsito Brasileiro; e superlotação de estudantes em veículos da frota terceirizada, ficando nítida ainda mais a deficiência do sistema de controle interno do Poder Executivo Municipal.

Para o conselheiro Raimundo Moreira, a falta de atuação do controle interno para a correção das irregularidades apontadas, além de atestar a má gestão municipal, coloca em risco a integridade dos alunos usuários do sistema de transporte escolar do município.

O Ministério Público de Contas, em sua manifestação, opinou pela procedência parcial das irregularidades apontadas no relatório de auditoria, e sugeriu a aplicação de multa e também o ressarcimento de valores aos cofres municipais, com recursos pessoais dos responsáveis pelas irregularidades.

Cabe recurso da decisão.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

OLIVEIRA DOS BREJINHOS: CIPE CERRADO PRENDE TRAFICANTE E APREENDE DROGAS

Sexta-feira, 16 de Abril de 2021 / Região

Nesta quinta-feira (15), por volta das 10h, uma guarnição da CIPE-CERRADO realizava patrulhamento tático especializado no Distrito de Beira Rio, e durante seu retorno para a cidade de Oliveira dos Brejinhos, na altura do trevo da BR-242/BA-156, visualizou uma motocicleta com dois indivíduos parados próximo ao ônibus da EMTRAN.

Decidindo então por fazer a abordagem. Os indivíduos ao perceberem a aproximação da viatura tentaram evadir-se do local, tendo um deles adentrando ao matagal, enquanto o outro foi contido e abordado pela guarnição. 

Sendo encontrado com ele, uma mala e uma mochila de viagem, onde em uma delas foi encontrado aproximadamente 1.000 (um mil) papelotes de substâncias análoga a cocaína.

Diante da situação foi dada voz de prisão em flagrante ao indivíduo, e todo material apreendido, juntamente com o detido foram encaminhados e apresentados na Delegacia de Polícia de Oliveira dos Brejinhos para as medidas cabíveis.

APRESENTADO: Homem de 24 anos.

MATERIAIS APREENDIDOS: 

▪️1.000 (um mil) Papelotes de substância análoga a cocaína;

▪️1 (uma) mochila azul e 01(uma) mala marrom;

▪️1 (hum) aparelho celular Motorola prata;

▪️ 1 (hum) Relógio preto g-shock;

▪️1 (uma) Moto Honda 125 titan preta placa DKL 6986.

LOCAL DA APRESENTAÇÃO: Delegacia de Polícia Civil de Oliveira dos Brejinhos/BA.

PMBA, UMA FORÇA A SERVIÇO DO CIDADÃO.


Blogbraga/FONTE: CIPE CERRADO / ASCOM

Compartilhar no Whatsapp

Região de Irecê: Veículo com suspeita de adulteração é apreendido pela CIPE em Central

Sexta-feira, 16 de Abril de 2021 / Região

No final da tarde dessa quinta-feira (15), uma equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE-Semiárido) apreendeu um veículo marca Toyota, modelo SW4, cor prata, com suspeita de adulteração no número de chassi. “O veículo não consta numeração de chassi no local indicado pelo fabricante”, diz trecho da nota da CIPE-Semiárido.

Ainda conforme a CIPE, no momento da abordagem, o condutor apresentava visível estado de embriaguez. ‘Ele foi conduzido ao Hospital Municipal de Central, onde a médica de plantão atestou que o motorista estava com alto nível de embriaguez alcoólica’, afirma a polícia.

 O motorista e o veículo apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil local. 


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Secretaria de Saúde de Barreiras comunica o 146º, 147º e o 148° óbitos em decorrência da Covid-19

Sexta-feira, 16 de Abril de 2021 / Região

A Secretaria Municipal de Saúde comunica o 146º, 147° e 148° óbitos decorrentes da Covid-19, ocorridos nesta quinta-feira (15), em Barreiras. Apesar de todo empenho das equipes de profissionais de saúde, os pacientes não resistiram às complicações provocadas pela Covid-19.

O 146° óbito trata-se de uma paciente de 80 anos, que estava internada no Pronto Atendimento Coronavírus do Hospital Municipal Eurico Dutra e não resistiu à evolução da doença agravada pelo quadro de hipertensão, diabetes, insuficiência cardíaca congestiva mais cardiomegalia e transtorno depressivo grave. O 147° óbito foi de um paciente de 67 anos que fazia tratamento de hipertensão e asma, ocorrido no Hospital do Oeste. Já o 148° óbito foi uma paciente de 39 anos, que não resistiu ao avanço da Covid-19 agravada pela doença neurológica, também ocorrido no Hospital do Oeste.

Neste momento, a Secretaria de Saúde de Barreiras se solidariza com familiares e amigos dos pacientes reafirmando a defesa intransigente pela vida, mantendo todos os esforços necessários na promoção da assistência médica e a todas as pessoas que venham necessitar do atendimento especializado para Covid-19 no município.

A Secretaria reforça ainda, a atenção e colaboração da população nos cuidados essenciais que devem ser mantidos para diminuir a propagação do novo Coronavírus, como o uso obrigatório de máscaras, higienização das mãos e evitar aglomerações.


BlogBraga: Repórter Paiva/ DIRCOM

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: BOLETIM INFORMATIVO CORONAVÍRUS 11.222 CASOS POSITIVOS PARA COVID-19 DESDE A PANDEMIA, 10.504 PACIENTES RECUPERADOS E 148 ÓBITOS

Sexta-feira, 16 de Abril de 2021 / Região

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram coletadas 88 (oitenta) novas amostras de casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19). Trata-se 44 (quarenta e quatro) pessoas do sexo feminino com idades entre 07 e 78 anos. E 36 (trinta e seis) pessoas do sexo masculino com idades entre 07 e 84 anos.

Informa ainda, que no dia de hoje foram concluídos 193 (cento e noventa e três) resultados, sendo que 100 (cem) testaram negativos e 93 (noventa e três) testaram positivos. Os 100 (cem) casos que testaram negativos trata-se de 54 (cinquenta e quatro) pessoas do sexo feminino com idades entre 02 e 72 anos. E 46 (quarenta e seis) pessoas do sexo masculino com idades entre 04 e 60 anos.

Já os 93 (noventa e três) casos que testaram positivos, trata-se de 52 (cinquenta e duas) pessoas do sexo feminino, com idades entre 01 e 80 anos. Destas, 44 (quarenta e quatro) são sintomáticas, sendo 01 (uma) profissional de saúde, 05 (cinco) tiveram contato com caso confirmado, e 03 (três) preencheram requisitos para coleta. E 41 (quarenta e uma) pessoas do sexo masculino, com idades entre 14 e 90 anos. Destes, 32 (trinta e dois) são sintomáticos, 07 (sete) tiveram contato com caso confirmado, e 02 (dois) preencheram requisitos para coleta.

Dos 93 (noventa e três) casos positivos, 69 (sessenta e nove) foram confirmados mediante Teste Rápido, assim como os 95 (noventa e cinco) dos 100 (cem) que testaram negativos, totalizando 169 (cento e sessenta e nove) que não foram diminuídos 86 (oitenta e seis) que aguardavam resultados.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 11.222 (onze mil duzentos e vinte e dois) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 10.504(dez mil quinhentos e quatro) estão recuperados, 531 (quinhentos e trinta e um) estão em isolamento domiciliar, 39 (trinta e nove) pacientes estão internados e o município registra 148 (cento e quarenta e oito) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 136 (cento e trinta e seis).

Barreiras contabiliza hoje 31.051 (trinta e um mil e cinquenta e um) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 18.673 (dezoito mil seiscentos e setenta e três) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.


BlogBraga: Repórter Paiva/ DIRCOM

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: Policias Militares da 83ª CIPM e 84ª CIPM promovem instrução a efetivo do 4º BEC

Quinta-feira, 15 de Abril de 2021 / Região

Nos dias 14 e 15 de abril, policiais militares da 83ª CIPM e 84ª CIPM promoveram instrução de direção defensiva e prevenção de acidentes com motocicletas para 100 militares do 4º Batalhão de Engenharia e Construção.

Em vista do grande número de acidentes envolvendo motocicletas e com vítimas de lesão corporal registrados na cidade de Barreiras, a instrução ministrada refletirá num trânsito mais seguro para a população barreirense, além de reduzir ocupação em unidades médicas e custos para a saúde pública do município.

POLÍCIA MILITAR DA BAHIA

"PMBA, uma força a serviço do cidadão" 
83ª CIPM/Barreiras
A Paz é Fruto da Justiça
Contatos:
Fixo: (77) - 3611 -0371
Disk Denúncia: (77)  99825-2130
Instagram: @83.cipm


Blogbraga/Fonte: ASCOM/83ª CIPM

Compartilhar no Whatsapp

Região de Irecê: Agricultores encontram filhote de onça em João Dourado

Quinta-feira, 15 de Abril de 2021 / Região

Agricultores da comunidade de Riacho, no município de João Dourado região de Irecê/BA, encontraram um filhote de onça puma suçuarana na tarde da última segunda-feira (12).

Uma equipe da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa-Lençóis), foi acionada e resgatou o animal.

A vereadora Kel do Riacho (PL) postou o registrou em sua página na rede social Facebook. “Hoje a Comunidade de Riacho, recebeu a visita da @cippa.lencois.oficial , para resgatar um filhote de Onça Parda, que foi encontrada pelos agricultores Nenê e @miqueias_do_riacho”.

A Cippa-Lençóis informou, em nota, que o filhote da onça foi encaminhado para o Inema/Seabra para que sejam tomadas as medidas necessárias. 


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

CIPRv BARREIRAS REALIZA PRISÃO EM FLAGRANTE POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO EM RODA VELHA

Quinta-feira, 15 de Abril de 2021 / Região

Na manhã da última terça-feira (13), por volta das 10h45, durante PCFTrâns realizado na localidade de Roda Velha, município de São Desidério, a Guarnição da Companhia de Policiamento Rodoviário de Barreiras realizaram abordagem no veículo Corolla, onde foi encontrada no assoalho do banco traseiro, uma arma de fogo do tipo Cartucheira, calibre .36, com uma munição deflagrada. 

Assim, foi dado voz de prisão em flagrante com base no art. 14 da lei 10.826, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. O motorista foi encaminhado a autoridade policial competente para adoção das medidas pertinentes.

■MATERIAIS APREENDIDOS

▪️01 (uma) arma de fogo do tipo CARTUCHEIRA cal.36, numeração: não localizada.
▪️1(uma) munição deflagrada, calibre .36 

■LOCAL DA APRESENTAÇÃO: 12ª COORPIN-LUÍS EDUARDO MAGALHÃES-BA.

FONTE: Ciprv Barreiras

CIPRv Barreiras, a segurança pública nas rodovias do oeste Baiano


Blogbraga/FONTE: CIPRv Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

PMBA - CPE CIPRv/Barreiras: Motociclista é detido portando arma de fogo e munições próximo ao Povoado Rio dos Bois, município de São Desidério/BA

Quinta-feira, 15 de Abril de 2021 / Região

A guarnição do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) ao realizar PCFTrân na BA/463, no Km 107, próximo ao povoado Rio dos Bois, município de São Desidério/BA, foi avistado um motociclista que trafegava em atitude suspeita. A ocorrência foi registra na última segunda-feira (12), por volta das 12h20.

Ao proceder com a abordagem e a busca pessoal foi encontrado na cintura do mesmo (01) um revólver calibre .22 de marca ROSSI, numeração A919600, com (05) munições intactas.

Assim, foi dado voz de prisão em flagrante com base no art. 14 da lei 10.826 porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. Dessa forma, foi encaminhado a autoridade policial competente para adoção das medidas pertinentes.

■MATERIAIS APREENDIDOS

▪️01 (um) REVÓLVER cal.22 marca ROSSI, numeração: 919600.
▪️05(cinco) Munições calibre .22 intactas.

■LOCAL DA APRESENTAÇÃO: 11ª COORPIN-SAO DESIDÉRIO -BA.

CIPRv Barreiras, a segurança pública nas rodovias do oeste Baiano

 PMBA, uma força a serviço do cidadão!


Blogbraga/FONTE: CIPRv Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

Alunas da Escola SESI de Barreiras recebem medalha da XXII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Quinta-feira, 15 de Abril de 2021 / Região

Duas estudantes da Escola SESI Ignez Pitta de Almeida, de Barreiras, foram medalhistas na XXII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Maria Laura Silva Rocha e Danielle Araújo dos Santos conquistaram medalhas de ouro e prata, respectivamente. Juntas, as jovens também participaram da XIV Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e ganharam medalha de ouro. Os prêmios chegaram à escola no final do mês de março, marcando a coroação das alunas nas duas competições.

“É muito gratificante ver que conseguimos motivar os alunos e incentivar que participassem de competições como estas, mesmo em um ano atípico como o de 2020, com a pandemia e a mudança repentina que implicou na vida de todos nós. Nas escolas do SESI sempre incentivamos os estudantes a participarem de Olimpíadas para que se desafiem”, ressalta a diretora da Escola SESI Ignez Pitta de Almeida, Ana Paula Fernandes.

Com o resultado, as alunas se credenciaram para participar das seletivas internacionais da OBA, mas não conseguiram avançar para a segunda fase desta nova competição. “As seletivas são mais complexas. A gente teve pouco tempo para se preparar e estudar um conteúdo extenso”, comenta Maria Laura Silva Rocha.

Testar limites

Foi para se aproximar mais das áreas de astronomia e astronáutica que Danielle Araújo dos Santos decidiu participar das competições em 2020. “Foi incrível porque são áreas que gosto, que tenho admiração. Vejo muitos filmes e documentários sobre astronomia e astronáutica e foi uma oportunidade de me aproximar mais”, conta a estudante, que se disse satisfeita com as conquistas. A jovem, que gosta de participar de Olimpíadas para adquirir conhecimento e conhecer seus limites, já planeja participar de competições nas áreas de história, química e física.

Colega de escola e amiga de Danielle, Maria Laura Silva Rocha também vai participar de competições nas áreas história, física e química, além de se desafiar novamente na OBA. A estudante planeja aumentar sua coleção de medalhas. Antes das conquistas de ouro da OBA e MOBFOG, ela recebeu duas medalhas de bronze por participações em Olimpíadas de Matemática, ainda no ensino fundamental. “Quando vi o resultado da OBA fiquei muito eufórica. Sempre foi meu sonho ganhar a medalha de ouro. Sinto que foi um avanço enorme”, comenta.

O empenho em atividades extracurriculares também tem outro motivo. Maria Laura cogita estudar em uma universidade nos Estados Unidos e o bom desempenho nessas atividades contribui para melhorar a sua qualificação.

Incentivo

As duas alunas contaram com o incentivo e orientação do professor de Física, George Kummel. “Sempre tive essa vontade de incentivar os estudantes a desenvolverem o interesse pelo estudo do universo. Por isso coloquei a OBA como uma possibilidade de aplicar na prática conceitos que trazemos em sala de aula, com outra perspectiva. Quando o aluno opta por participar, já demonstra que tem interesse na área e só cabe ao professor incentivar que eles sigam em frente neste caminho”, afirma.

E como a construção do conhecimento é uma via de mão dupla, durante o processo de orientação das estudantes, o professor ficou sabendo da Mostra Brasileira de Foguetes e conheceu o software que as estudantes utilizaram para desenhar e lançar o foguete. “Gosto de utilizar, nas aulas, plataformas digitais para gerar interesse dos alunos, instigar o espírito científico e fazer com que queiram pesquisar e aprofundar o conhecimento. O aluno só aprende se experimentar”, pontua Kummel.


Blogbraga/Federação das Indústrias do Estado da Bahia - Sistema FIEB

Compartilhar no Whatsapp

PMBA - CPE - CIPE SEMIARIDO - CIPE CERRADO - REGIÃO DE IRECÊ: AÇÃO CONJUNTA DA CIPE SEMIÁRIDO E CIPE CERRADO, CULMINOU NA PRISÃO DE TRAFICANTES, APREENSÃO DE ARMA E DROGAS EM JUSSARA

Quinta-feira, 15 de Abril de 2021 / Região

Após Operação conjunta da CIPE/CERRADO e 85ª CIPM, que culminou na prisão de pessoas envolvidas com o tráfico de drogas na cidade de Luís Eduardo Magalhães, iniciou uma Ação Integrada entre a CIPE SEMIÁRIDO e CIPE CERRADO, na busca por criminosos responsáveis pelo envio de drogas da cidade de Irecê para Luis Eduardo Magalhães. A ocorrência foi registrada nesta quarta-feira (14), por volta das 23h.
 
As diligências foram direcionadas para o Povoado de Sítio Novo, zona rural de Jussara, resultando na prisão de três pessoas por tráfico, além da apreensão de grande quantidade de drogas, de uma Pistola Taurus calibre .40, dois veículos e outros objetos relacionados com práticas criminais.

MATERIAL APREENDIDO

▪️10 KG de uma substância aparentando “CRACK”, 
▪️02 kg de uma substância aparentando “COCAÍNA”, 
▪️01 arma de Fogo tipo pistola, Taurus 24/7 pro Tactical, cal .40, nº SAP 79390; 
▪️01 carregador para pistola 24/7, 
▪️11 (onze) munições cal. 40 intactos, 
▪️04 (quatro) munições  cal. 380 intactos; 
▪️04 (quatro) cartuchos 9mm intactos;
▪️02 (dois) relógios marca ROLEX e marca TECHNOS;
▪️850 reais em cédulas;
▪️01 veículo FIAT STRADA, licença Casa Nova/BA, cor branca; 
▪️01 veiculo FIURINO, cor branca; 
▪️09 aparelhos de celulares, sendo um iPHONE 11, branco, um iPHONE 5, prata, um SAMSUNG J5, preto, um XIAOMI REDMI, azul, um SAMSUNG S9, preto, um SAMSUNG J6 PLUS, azul, um SAMSUNG J2, prime, rosa, um MOTOROLA, verde e um SAMSUNG J8, preto

LOCAL DA APRESENTAÇÃO:CENTRAL DE FLAGRANTES DE IRECÊ 

FORÇA, HONRA E LEALDADE 

PMBA, UMA FORÇA A SERVIÇO DO CIDADÃO


Blogbraga/FONTE: CIPE SEMIARIDO

Compartilhar no Whatsapp

Secretaria de Saúde de Barreiras comunica o 144º e 145º óbitos por Covid-19

Quinta-feira, 15 de Abril de 2021 / Região

A Secretaria de Saúde de Barreiras comunica o 144º e 145º óbitos em decorrência da Covid-19, ocorridos no Hospital do Oeste (HO), na segunda-feira (12) e nesta quarta-feira (14). A Secretaria de Saúde informa ainda, que o comunicado do óbito do dia 12 de abril se deu nesta quarta-feira (14), pela necessidade de confirmação do caso e quadro clínico da paciente.

Mesmo com todo o empenho dos profissionais de saúde, a paciente de 62 anos não resistiu às complicações causadas pela Covid-19 aliadas à hipertensão arterial e obesidade pré-existentes.  Já a segunda paciente, de 71 anos, que fazia tratamento de hipertensão e diabetes, também não resistiu ao agravamento do quadro de saúde provocado pela Covid-19.

Neste momento, a Secretaria de Saúde de Barreiras se solidariza com familiares e amigos dos pacientes reafirmando a defesa intransigente pela vida, mantendo todos os esforços necessários na promoção da assistência médica e a todas as pessoas que venham necessitar do atendimento especializado para Covid-19 no município.

A Secretaria pede a atenção e colaboração da população nos cuidados essenciais que devem ser mantidos para diminuir a propagação do novo Coronavírus, como o uso obrigatório de máscaras, higienização das mãos e evitar aglomerações.


BlogBraga: Repórter Paiva/ DIRCOM

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: BOLETIM INFORMATIVO CORONAVÍRUS 11.129 CASOS POSITIVOS PARA COVID-19 DESDE A PANDEMIA, 10.458 PACIENTES RECUPERADOS E 145 ÓBITOS

Quinta-feira, 15 de Abril de 2021 / Região

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram coletadas 55 (cinquenta e cinco) novas amostras de casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19). Trata-se 35 (trinta e cinco) pessoas do sexo feminino com idades entre 12 e 82 anos. E 20 (vinte) pessoas do sexo masculino com idades entre 14 e 78 anos.

Informa ainda, que no dia de hoje foram concluídos 219 (duzentos e dezenove) resultados, sendo que 114 (cento e quatorze) testaram negativos e 105 (cento e cinco) testaram positivos. Os 114 (cento e quatorze) casos que testaram negativos trata-se de 66 (sessenta e cinco) pessoas do sexo feminino com idades entre 02 meses e 72 anos. E 49 (quarenta e nove) pessoas do sexo masculino com idades entre 07 e 68 anos.

Já os 105 (cento e cinco) casos que testaram positivos, trata-se de 63 (sessenta e três) pessoas do sexo feminino, com idades entre 10 e 94 anos. Destas, 41 (quarenta e uma) são sintomáticas, sendo 01 (uma) profissional de saúde, 17 (dezessete) tiveram contato com caso confirmado, sendo 01 (uma) profissional de saúde e 05 (cinco) preencheram requisitos para coleta. E 42 (quarenta e duas) pessoas do sexo masculino, com idades entre 04 e 85 anos. Destes, 31 (trinta e um) são sintomáticos, 04 (quatro) tiveram contato com caso confirmado, e 07 (sete) preencheram requisitos para coleta.

Dos 105 (cento e cinco) casos positivos, 81 (oitenta e um) foram confirmados mediante Teste Rápido, assim como os 92 (noventa e dois) dos 114 (cento e quatorze) que testaram negativos, totalizando 173 (cento e setenta e três) que não foram diminuídos 77 (setenta e sete) que aguardavam resultados.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 11.129 (onze mil cento e vinte e nove) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 10.458 (dez mil quatrocentos e cinquenta e oito) estão recuperados, 485 (quatrocentos e oitenta e cinco) estão em isolamento domiciliar, 41 (quarenta e um) pacientes estão internados e o município registra 145 (cento e quarenta e cinco) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 86 (oitenta e seis).

Barreiras contabiliza hoje 30.876 (trinta mil oitocentos e setenta e seis) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 18.573 (dezoito mil quinhentos e setenta e três) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.


BlogBraga: Repórter Paiva/ DIRCOM

Compartilhar no Whatsapp

Motorista de veículo de passeio fica presa às ferragens e sofre fratura exposta no Distrito de Roda Velha

Quarta-feira, 14 de Abril de 2021 / Região

SAMU de São Domingos/GO e de LEM atenderam a ocorrência

Momento da transferência para a ambulância do SAMU de LEM

A motorista sofreu fratura

A vítima deu entrada na UPA de LEM

Na manhã desta quarta-feira (14), por volta das 07h, foi registrado um acidente em uma estrada vicinal, próximo ao KM 97, no Distrito de Roda Velha, município de São Desidério/BA, deixando uma mulher ferida com gravidade.

De acordo com informações colhidas pela nossa reportagem, a condutora que estava sozinha seguia em um veículo Fiat/Mobi, quando perdeu o controle da direção após o sol (encandear) atrapalhar a visão da mesma. O carro saiu da estrada e caiu em uma valeta. Com o impacto, a motorista ficou presa às ferragens.

O SAMU de São Domingos/GO e uma Equipe de Roda Velha foram acionados e estiveram no local prestando atendimento à vítima que ficou gravemente ferida. Posteriormente, o SAMU/USA - Unidade de Suporte Avançado de Luis Eduardo Magalhães foi ao encontro da ambulância de São Domingos/GO e transferiu a vítima, com fratura exposta nos membros inferiores, ferimento corte contuso/FCC na face e escoriações pelo corpo, para a UPA de Luis Eduardo Magalhães.

O 2° Subgrupamento do Corpo de Bombeiros Militar de Luis Eduardo Magalhães também se deslocou ao local, para dar suporte.


Blogbraga/Reportagem: Marlon

Compartilhar no Whatsapp

Polícia realiza vistoria na delegacia de Xique-Xique/BA

Quarta-feira, 14 de Abril de 2021 / Região

Dois celulares, além  de baterias e carregadores, foram recolhidos das celas da delegacia de Xique-Xique, no Vale do São Francisco, na manhã dessa terça-feira (13).

A vistoria foi realizada pela Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE-Semiárido).

De acordo com a corporação, no local há 26 presos e ainda não há identificação dos internos que estavam com os aparelhos. O caso está sendo investigado. Além dos celulares, também foram encontrados chunchos e um pendrive.

 “Registramos ainda, que numa das celas estava sendo feito um buraco na parede com o objetivo de fuga. A mesma foi identificada e interditada, com vistas a correção do ilícito”, diz a nota da Polícia Militar.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: Assaltante fica ferido após confronto com a Polícia, quando tentava roubar lanchonete

Quarta-feira, 14 de Abril de 2021 / Região

Equipes da 84ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) localizaram um assaltante, quando ele tentava roubar uma lanchonete, na noite de segunda-feira (12), no município de Barreiras. Dinheiro e 17 cartões bancários e de crédito pertencentes a clientes foram recuperados pelas guarnições, após denúncia sobre o crime.

Segundo o comandante da unidade, major Silvanio Aquino, o homem roubou R$1.599 de setes clientes que estavam no estabelecimento. "Quando as guarnições chegaram no local, as pessoas estavam sendo feitas reféns. Ele, para escapar do cerco, tentou fugir em um veículo Fiat/Palio, desobedecendo a ordem de parada", afirmou.

O assaltante tentou atirar contra um dos policiais. No revide, acabou ferido e encaminhado para Hospital Oeste, onde está custodiado. Além do dinheiro e dos cartões, também foi apreendida a arma utilizada para intimidar as vítimas durante o assalto. Ocorrência foi registrada na 11ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Barreiras.


Blogbraga/Fonte: Ascom/ Silvânia Nascimento

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: RONDESP RECUPERA MOTOCICLETA QUE HAVIA SIDO ROUBADA

Quarta-feira, 14 de Abril de 2021 / Região

Às 20h45min desta segunda-feira (12), duas Guarnições de Patrulhamento Tático RONDESP, após ocorrência de roubo a veículo ocorrido no residencial São Francisco informada via CICOM, realizaram rondas nos bairros adjacentes ao local informado encontrando o veículo logo após ser tomado de assalto por dois indivíduos armados.

O veículo, uma moto CG FAN 150 foi apresentada na Delegacia local para adoção das providências cabíveis.   

LOCAL DA APRESENTAÇÃO: 11ª COORPIN – BARREIRAS


BlogBraga: Repórter Paiva/ RONDESP OESTE

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: POLÍCIA MILITAR PRENDE ASSALTANTES, UM DELES MORRE EM CONFRONTO COM A RONDESP OESTE

Quarta-feira, 14 de Abril de 2021 / Região

As guarnições de Rondesp se encontravam na Delegacia local concluindo um flagrante quando o CICOM informou no rádio que indivíduos armados estavam cometendo um assalto aos clientes na madrugada desta terça-feira (13), no interior do estabelecimento comercial de nome "Gilmar Lanches" situado no bairro Barreirinhas, Barreiras - BA.

De imediato os Policiais deslocaram-se até o local comprovando a informação encontrando uma Guarnição da 84ª CIPM que já havia adentrado o local tendo sido recebida a tiros. Essa mesma guarnição reagiu à injusta agressão vindo a alvejar um dos indivíduos.

O alvejado informou aos Policiais presentes que os demais indivíduos haviam se retirado do local pouco antes, e que se encontravam em um Fiat Pálio de cor branca e que provavelmente teriam seguido rumo à cidade de Luís Eduardo Magalhães (BA).

Dessa forma as guarnições iniciaram diligência com o intuito de interceptar o referido veículo. Ao passar pelo posto da PRF os Policiais desta força confirmaram que o veículo suspeito havia passado há poucos instantes por aquele local.

Ao chegar aproximadamente no KM 020 da referida BR o veículo foi avistado. Um indivíduo parou o carro bruscamente e desembarcou com uma arma de fogo em punho realizando disparos contra os Policiais e se homiziando em local de matagal.

Os Policiais então realizaram buscas no local encontrando o indivíduo que ao perceber que fora localizado iniciou nova agressão efetuando disparos sendo então alvejado. O mesmo então foi desarmado e foi feito tentativa de acionamento do SAMU, porém o local não dispunha de sinal telefônico sendo necessário realizar a prestação de socorro imediatamente ao indivíduo que se encontrava ferido e com sinais vitais. Ao chegar ao Hospital do Oeste foi constatado o óbito do mesmo.

Até o momento o homem não foi identificado. As vítimas do assalto prestaram depoimento na Delegacia local.

O veículo usado na ação, após perícia foi apresentado no pátio municipal e a arma apreendida, um revólver calibre .32 de numeração suprimida municiada com 06 cartuchos deflagrados foi apresentada na Delegacia onde foi lavrado a ocorrência.   

LOCAL DA APRESENTAÇÃO: 11ª COORPIN - BARREIRAS


BlogBraga: Repórter Paiva/ RONDESP OESTE

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: BOLETIM INFORMATIVO CORONAVÍRUS 11.024 CASOS POSITIVOS PARA COVID-19 DESDE A PANDEMIA, 10.407 PACIENTES RECUPERADOS E 143 ÓBITOS

Quarta-feira, 14 de Abril de 2021 / Região

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram coletadas 25 (vinte e cinco) novas amostras de casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19). Trata-se 13 (treze) pessoas do sexo feminino com idades entre 24 e 67 anos. E 12 (doze) pessoas do sexo masculino com idades entre 19 e 54 anos.

Informa ainda, que no dia de hoje foram concluídos 219 (duzentos e dezenove) resultados, sendo que 109 (cento e nove) testaram negativos e 110 (cento e dez) testaram positivos. Os 109 (cento e nove) casos que testaram negativos trata-se de 61 (sessenta e um) pessoas do sexo feminino com idades entre 02 e 71 anos. E 48 (quarenta e oito) pessoas do sexo masculino com idades entre 07 e 74 anos.

Já os 110 (cento e dez) casos que testaram positivos, trata-se de 56 (cinquenta e seis) pessoas do sexo feminino, com idades entre 13 e 81 anos. Destas, 35 (trinta e cinco) são sintomáticas, 16 (dezesseis) tiveram contato com caso confirmado, sendo 02 (dois) profissionais de saúde e 05 (cinco) preencheram requisitos para coleta. E 54 (cinquenta e quatro) pessoas do sexo masculino, com idades entre 01 e 83 anos. Destes, 34 (trinta e quatro) são sintomáticos, sendo 01 (um) profissional de saúde, 12 (doze) tiveram contato com caso confirmado, sendo 01 (um) profissional de saúde e 08 (oito) preencheram requisitos para coleta.

Dos 110 (cento e dez) casos positivos, 66 (sessenta e seis) foram confirmados mediante Teste Rápido, assim como os 57 (cinquenta e sete) dos 109 (cento e nove) que testaram negativos, totalizando 123 (cento e vinte e três) que não foram diminuídos dos 148 (cento e quarenta e oito) que aguardavam resultados.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 11.024 (onze mil e vinte e quatro) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 10.407 (dez mil quatrocentos e sete) estão recuperados, 436 (quatrocentos e trinta e seis) estão em isolamento domiciliar, 38 (trinta e oito) pacientes estão internados e o município registra 143 (cento e quarenta e três) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 77 (setenta e sete).

Barreiras contabiliza hoje 30.648 (trinta mil seiscentos e quarenta e oito) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 18.459 (dezoito mil quatrocentos e cinquenta e nove) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.


BlogBraga: Repórter Paiva/ DIRCOM

Compartilhar no Whatsapp

85ª CIPM COM APOIO DA EQUIPE DO TATICO OPERACIONAL RODOVIARIO - PRE, REALIZA MAIS UMA OPERAÇÃO DE INTENSIFICAÇÃO DO POLICIAMENTO EM RODA VELHA

Terça-feira, 13 de Abril de 2021 / Região

 

Nesta segunda-feira (13), das 13h às 17h, foi realizada uma Operação Policial de intensificação de abordagens no Distrito de Roda Velha, município de São Desidério, visando aumentar e manter os níveis de paz social e segurança da comunidade.

Foram realizadas ações ostensivas pelas Guarnições da PM, visando com isso a prevenção e diminuição da ocorrência de crimes e do cometimento de infrações de trânsito, exemplo de veículos duas rodas com descargas alteradas, perturbação do sossego orientando e reprimindo os paredões.

Estas ações terão prosseguimento com outras operações para dar reintegra a sensação de segurança aos moradores de Roda Velha.

PRODUTIVIDADE:

✅ 49 pessoas abordadas;
✅ 04 estabelecimentos abordados;
✅ 10 veículos quatro rodas abordados;
✅ 23 veículos duas rodas abordados;
✅ 01 veículo duas rodas retido e liberado após regularização;
✅ 01 veículos duas rodas notificados;
✅ 06 veículo 04 rodas notificados;
✅ 06 veículo quatro rodas retido e liberado após regularização. 

"PMBA, uma força a serviço do cidadão!"


Blogbraga/FONTE: ASCOM/85ªCIPM

Compartilhar no Whatsapp

Prefeitura de Formosa do Rio Preto inicia mutirão contra a dengue

Terça-feira, 13 de Abril de 2021 / Região

Iniciativa envolve várias secretarias, contemplando ações de limpeza de ruas e visitas domiciliares

A Prefeitura de Formosa do Rio Preto deflagrou guerra ao mosquito Aedes aegypti. Em uma ação conjunta, envolvendo as secretarias de Saúde; Meio Ambiente e de Infraestrutura, Serviços Públicos e Saneamento, o município deflagrou uma operação emergencial, incluindo orientação da população, durante visitas domiciliares, e limpeza de quintais e áreas públicas.

Quem passou pelas principais ruas e avenidas da cidade percebeu a movimentação de máquinas e operários trabalhando na roçagem de canteiros e de terrenos baldios. A ação tem o objetivo de eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, do zika vírus, da chikungunya e da febre amarela.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica (Viep), ligada à Secretaria Municipal de Saúde, Adailde Guedes, enfatizou que as condições climáticas desta época do ano favorecem o aumento de casos de doenças transmitidas pelo mosquito. “Por isso, fizemos questão de levar informação à população, abordando, visitando e ensinando como se desfazer de possíveis focos. Não basta agirmos sozinhos limpando as vias públicas. Se cada um não fizer a sua parte, dentro de casa, não teremos o resultado satisfatório”, disse.

Para o secretário de Infraestrutura, Tiago Xavier, a iniciativa, além de combater os focos do mosquito, ainda vai deixar a cidade mais limpa e bonita. Segundo ele, equipes dos órgãos trabalham arduamente na limpeza de meios-fios, canais. A ação que teve início na última segunda-feira (12) será intensificada até o dia 23 de abril.

“Medidas simples, como virar as garrafas para baixo, jogar fora pneus e vasilhas velhas, colocar areia no pratinho da planta, fazem a diferença. É um trabalho de formiguinha, mas se todos colaborarem o efeito é gigante. Estamos fazendo isso nas vias públicas, mas precisamos que o mesmo seja feito nas propriedades particulares”, adverte, alertando que a pasta vai notificar os proprietários de terrenos para que façam o mesmo em suas áreas.


Blogbraga/Dircom Formosa do Rio Preto

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: Associados aprovam contas do exercício 2020 da Aiba e do Instituto Aiba

Terça-feira, 13 de Abril de 2021 / Região

As contas do exercício 2020, da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), foram aprovadas, na Assembleia Geral Ordinária, ocorrida na sede da instituição, em Barreiras, nesta segunda-feira (12). O auditório, em que o evento foi realizado, teve a capacidade reduzida para atender às medidas sanitárias e oferecer condições seguras para o público presente. Os associados puderam acompanhar o evento, por videoconferência, inclusive, participando da votação via chat.

"Em nossa gestão conseguimos muitos avanços. Mesmo com o fato de 2020 ter sido um ano atípico, executamos os projetos e realizamos ações em defesa do setor. Contribuímos, também, com a sociedade, no combate ao novo coronavírus, e desenvolvemos iniciativas em prol do meio ambiente", disse o ex-presidente da Aiba, Celestino Zanella. Ele agradeceu o apoio dos diretores e colaboradores que participaram dos trabalhos da instituição, nos biênios 2017/18 e 2019/20. 

No decorrer da Assembleia, foram feitas as demonstrações financeiras, a leitura do parecer da auditoria, a apresentação do relatório de atividades do ano em votação, a citação dos projetos executados, além da previsão orçamentária para o ano de 2021.

"Houve uma grande evolução na parte contábil, que tem como resultado a realização dessa Assembleia no início de abril. É uma antecipação que demonstra a eficiência na gestão dos processos internos", declarou Ildo Rambo, titular do Conselho Fiscal da Aiba, após ler o parecer que aprovou as contas do período. Vale lembrar, que em 2020, a Assembleia ocorreu em 29 de junho.

O presidente da Aiba, Odacil Ranzi, destacou brevemente alguns projetos que estão em andamento. Ele citou ainda a importância do Prêmio ANA como reconhecimento do trabalho do agricultor pelo meio ambiente e fez uma homenagem ao ex-presidente Zanella. "Ele dedicou quatro anos à Aiba e outros quatro à Abapa. São duas instituições de grande porte, que exigem entrega por parte de quem as dirige. Com este trabalho, Zanella deixa um enorme legado para a agricultura do oeste baiano", afirmou.

Assembleia Geral do Instituto Aiba

Na mesma tarde, foi realizada a Assembleia Geral Ordinária do Instituto Aiba, para apresentar dados referentes ao trabalho executado no ano de 2020, como balanços contábeis, auditoria e relatório de atividades, além de uma explanação sobre a atuação do Instituto frente aos problemas socioeconômicos da região. As contas foram aprovadas, também por unanimidade.


Blogbraga/Ascom Aiba

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
Global JBJ DPVAT Online CISO Paraíba Contabilidade Rondon Neli Delicia Ofertas - Hiper Santo Antonio Imperial ASMAT LH Madeiras Dupará Açaí Extreme P&F ORIX Rivaldo G7 NET DBT Casa da Ferramenta SBS Oeste Beton Jaú Sutrans Vida Farma Guarda Municipal Dique Denuncia Luz motos Casa do Marceneiro Minas Aço Sportime Grupo Marabá PM AFS