Governo da Bahia Embasa

NOTÍCIAS

Tropa de Elite: PMBA inicia sétimo Curso de Operações Especiais

Segunda-feira, 16 de Julho de 2018 / Bahia

O Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar da Bahia iniciou na manhã desta segunda-feira (16), a sétima edição do Curso de Operações Policiais Especiais – COPES, que habilita o Policial Militar ao ingresso na tropa de elite da PMBA. Com duração de cinco meses, o curso conta com a participação de policiais militares das coirmãs de Pernambuco, Amazonas, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte.

Na aula inaugural o comandante geral da PMBA, coronel Anselmo Brandão, falou da importância do curso para preparação física, psicológica e técnica dos guerreiros, que passarão a atuar nas crises de maior complexidade. “Vocês são diferenciados em suas responsabilidades, o que exige treinamento específico. Cada unidade da corporação possui a sua peculiaridade e não cabe comparação, uma complementa a outra, tendo como objetivo comum o bem social”.

Ex-comandante do BOPE, o primeiro “Caveira” coronel da PMBA, Paulo Coutinho, foi o primeiro palestrante da turma, discorrendo sobre a essência, simbologia e valores de Operações Especiais. “Quem aqui está não foi convidado, veio por vontade própria e terá que se enquadrar ao nosso perfil. Ser, sobretudo, íntegro! Ter capacidade de sobrepor os mais difíceis obstáculos, pois somos a última opção da corporação, se falharmos a instituição falhou, então não falhamos nunca. Queremos guerreiros focados, de mente sã, com disciplina, profissionalismo, entrega, perseverança e humildade para aprender até o último dia de vida. Não queremos quantidade, mas qualidade. Se destes 51 ficar apenas um, para nós será a glória”, explicou.

Após as 1578 horas/aulas do curso, prevalecerá aquele com agressividade controlada, controle emocional, disciplina consciente, espírito de corpo, flexibilidade, liderança, lealdade, iniciativa, entre outros valores intrínsecos ao policial de operações especias. Estes receberão o tão sonhado título de Caveira, em dezembro.

Participaram ainda do evento o subsecretário da SSP, Ari Pereira, o comandante do policiamento especializado, coronel Sturaro, e o comandante do BOPE, major Cledson.


Blogbraga/PM-BA

Compartilhar no Whatsapp

24 CIPM FORMA QUASE 400 ALUNOS NO PROGRAMA DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS - PROERD

Segunda-feira, 16 de Julho de 2018 / Bahia

Nesta sexta-feira, 13 de julho de 2018, mais uma vez a 24ª CIPM realiza a formatura dos alunos do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) em Jacobina. O PROERD consiste em um esforço cooperativo da Polícia Militar, escola e família, para oferecer atividades educacionais em sala de aula, a fim de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre as crianças e os adolescentes. O foco é auxiliar os estudantes a reconhecerem e resistirem às pressões diretas ou indiretas, que os influenciarão a experimentar as drogas ou mesmo a se engajarem em atividades violentas.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é a versão brasileira do programa D.A.R.E. (Drug Abuse Resitence Education), implantado inicialmente nos Estados Unidos e, atualmente, desenvolvido em mais de cinquenta e seis países conveniados. A iniciativa é considerada pela ONU como um dos maiores programas de prevenção às drogas e à violência do mundo. É um programa com caráter social preventivo posto em prática pela Polícia Militar, que trabalha em conjunto com os alunos da Educação Infantil, 5º e 7º anos do ensino fundamental, através do esforço cooperativo entre Polícia Militar, escola e família, oferecendo atividades educacionais em sala de aula que inserem em nossas crianças a necessidade de desenvolver as suas potencialidades, ajudando a preparar para o futuro uma geração consciente do exercício de sua cidadania.

“Tenho a honra e gratidão por participar de um evento tão importante. As crianças são o que há de mais precioso numa sociedade e tanto eu quanto minha equipe não mediremos esforços para protegê-las. Também parabenizo a nossa policial militar feminina, Soldada PM Josenilda Vieira pelo brilhante trabalho no PROERD e ao Tenente PM Adalberto pela coordenação do programa em Jacobina”, disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

COELBA E CAIXA SELAM ACORDO E CONTAS VOLTARÃO A SER PAGAS NAS LOTÉRICAS

Sábado, 14 de Julho de 2018 / Bahia

Acabou o imbróglio entre a Caixa Econômica Federal e a Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba): os consumidores poderão voltar a pagar as contas de energia nas casas lotéricas já a partir deste sábado (14). A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Coelba em contato com o BNews.

O pagamento nas lotéricas foi suspenso no dia 1º de junho. As tentativas de negociação com a Caixa começaram em novembro de 2017. Havia um impasse em relação ao reajuste de 50,5% no valor da tarifa por fatura arrecadada. A decisão foi tomada no início da noite desta sexta-feira (13).

Desde que o pagamento nas lotéricas foi suspenso, a população sofre com as longas filas para o pagamento de contas de energias nos postos credenciados pela Companhia. A empresa anunciou a existência de 3.668 pontos para a quitação das faturas. Entretanto, o número de pontos não foi suficiente para atender a alta demanda.

Nessa semana, o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) instaurou um inquérito civil para apurar a representação apresentada pelo Sindicato dos Lotéricos e Correspondentes Bancários do Estado da Bahia (Sinsloba) contra a Coelba. O sindicato afirma que a companhia não possui rede de atendimento suficiente para que a população possa efetivar os pagamentos das faturas.

Leia a nota divulgada pela Coelba:

“COELBA firma acordo com a Caixa Econômica Federal e lotéricas voltam a receber contas de energia

A COELBA, empresa do Grupo Neoenergia, e a Caixa Econômica Federal (CEF) formalizaram, nesta sexta-feira, a renovação do convênio que permite às casas lotéricas arrecadar as faturas de energia elétrica a partir deste sábado, dia 14.

O acordo firmado atende à solicitação da sociedade, assegura ganhos para a Caixa Econômica Federal e para os agentes lotéricos, além de mais opções de pagamento para os clientes da COELBA. As empresas entendem que a situação gerada se tornou incompatível com a qualidade dos serviços essenciais prestados e lamentam os transtornos causados.

Além do retorno das lotéricas como canais de arrecadação, os mais de 5,8 milhões de clientes da COELBA permanecem contando com outros cerca de 4.000 locais de pagamento, entre nossa rede própria COELBA Serviços e correspondentes bancários. A empresa possibilita a quitação das faturas de forma prática, sem necessidade de deslocamento do cliente, por meio do site, aplicativo COELBA ou débito automático. Em respeito aos nossos clientes, a concessionária reafirma o compromisso com a qualidade dos serviços.”


Blogbraga/BocãoNews

Compartilhar no Whatsapp

RONDA MARIA DA PENHA DA 24 CIPM ATENDE MAIS UMA VÍTIMA DE CÁRCERE PRIVADO EM JACOBINA

Sexta-feira, 13 de Julho de 2018 / Bahia

Na tarde de quarta-feira, 11 de julho, policiais militares da Ronda Maria da Penha foram procurados em sua Base Militar, anexa à sede do CRAM (Centro de Referência de Atendimento a Mulher) em Jacobina, por uma jovem de 25 anos de idade, na qual passou a relatar que estava sendo agredida fisicamente e mantida em cárcere privado por quatro dias pelo seu companheiro, um indivíduo de 22 anos de idade.

Esta vítima, após conseguir escapar, procurou socorro a estes policiais que, de imediato, deslocaram para a sua residência localizada no bairro Garotinha, com o apoio de mais outra guarnição de policiais militares da 24ª CIPM, onde o acusado, ao avistar a presença dos policiais, conseguiu empreender fuga pelo matagal. Na residência foi encontrada uma TV Samsung de 32 polegadas e um vídeo game Playstation 2 com controle remoto (segundo a vítima são produtos de furto), uma espingarda de fabricação caseira e um pé de maconha plantado em um balde medindo aproximadamente 60 centímetros.

Todo material foi apresentado na Delegacia de Polícia em Jacobina, juntamente com a vítima, onde foi registrada a ocorrência pelo delegado plantonista.
“A Ronda Maria da Penha é uma realidade na cidade de Jacobina e alcança, inclusive, ações que não fazem parte da sua rotina. E isso nos encoraja a continuar com este trabalho. Em tempo, parabenizo aos policiais militares na exitosa ação, e expresso o meu orgulho em comandar esta tropa”, disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

Pablo Barrozo propõe projetos que impedem corte de energia e água a desempregados na Bahia

Sexta-feira, 13 de Julho de 2018 / Bahia

O deputado Pablo Barrozo (DEM) apresentou projetos de Lei na Assembleia Legislativa da Bahia que impedem o corte do fornecimento de energia elétrica e água aos trabalhadores desempregados com contas em atraso. De acordo com a proposta, a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) e Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) só poderão fazer a suspensão dos serviços após seis meses de atraso. Os projetos são direcionados às pessoas que antes da demissão ganhavam até três salários mínimos. Vencido o prazo de até seis meses, será cobrado a partir do mês subsequente seis parcelas de igual valor retroativo daquele débito.

Conforme a proposição, apenas nestes casos, os consumidores ficam isentos do pagamento de juros e multas por atraso durante o prazo desse benefício. “O trabalhador não quer assistencialismo, mas sim dignidade e emprego para arcar com suas contas e suas responsabilidades. O projeto visa isentar estes trabalhadores do pagamento de juros e multas, pois entende que se encontram em situação financeira especial e fragilizada e os juros excessivos só tornariam a dívida impagável”, disse o parlamentar.


Blogbraga/Assessoria do Deputado Pablo Barrozo.

Compartilhar no Whatsapp

ROTARY CLUBE DE JACOBINA COLABORA COM DONATIVOS PARA A CAMPANHA DO AGASALHO DA 24 CIPM

Quarta-feira, 11 de Julho de 2018 / Bahia

A partir de uma linha de comando voltada à busca de um trabalho integrado com a sociedade, o Major PM Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM, vem estreitando cada vez mais esta relação de parceria com as instituições de Jacobina e região, em prol a beneficiar a comunidade do bem.

Desde o dia 08 de junho do corrente ano, a 24ª CIPM, com a colaboração de toda sociedade da região, deu início a Campanha do Agasalho visando arrecadar, através de doações, agasalhos e cobertores para a distribuição a pessoas mais necessitadas da cidade de Jacobina.

Como resultado desta visão e também por conta do empenho da sociedade jacobinense em apoiar a Polícia Militar, na manhã desta quarta-feira, 11 de julho, a 24ª CIPM recebeu diversos cobertores e agasalhos arrecadados pelos integrantes do Rotary Clube de Jacobina. Este ato de doação se realizou na sede da nobre instituição e estiveram presentes o Cap PM Juliano Procópio, Subcomandante da 24ª CIPM, representando o Comandante, o Sr. Josué Silva, Governador Distrital do Rotary Clube, acompanhado de sua esposa, os Senhores César Mendes e Geraldo Oliveira, respectivamente, Presidente Entrante e Presidente Assistente, bem como diversos integrantes do Rotary Clube de Jacobina.

A distribuição do material arrecadado será definida em data futura definida pelo Comandante da 24ª CIPM em comum acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social da cidade de Jacobina.

“O Rotary Clube é uma instituição internacional com a participação de milhares de homens e mulheres que tem como principal objetivo 'servir sem antes pensar em si'. Portanto, reconheço e agradeço a importante parceria e responderemos a este gesto dando continuidade a mais ações sociais por toda área de atuação da 24ª CIPM.” Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

TCE e TCM firmam convênio para fortalecer fiscalização

Quarta-feira, 11 de Julho de 2018 / Bahia

O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, conselheiro Gildásio Penedo Filho, e o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, assinaram hoje (11.07) um convênio de cooperação técnica para compartilhar informações e tecnologias aplicadas às auditorias de contas com o objetivo de intensificar e agilizar o processo de fiscalização da gestão pública do estado e dos municípios baianos. “Queremos fortalecer e dar ainda mais eficiência no exercício do controle externo, que é a missão de nossas instituições, e combater não apenas a corrupção, mas também a ineficiência, o desperdício de dinheiro público”, ressaltou o conselheiro Gildásio Penedo.

Para isso, agora com o convênio, os dois tribunais vão compartilhar suas bases de dados, informações, conhecimentos, metodologias, experiências e tecnologias sempre com o objetivo de tornar mais eficaz e mais rápido o processo de análise das contas dos gestores públicos. “O intercâmbio de dados em meio eletrônico e o acesso aos sistemas de informações das duas cortes, por parte dos nossos técnicos e auditores, além de incrementar as atividades de fiscalização da gestão pública, permitirá o desenvolvimento de novas ferramentas que irão incentivar e fortalecer o próprio controle social, por parte dos cidadãos”, observou o presidente do TCM, Francisco Andrade Netto.

Pelo acordo, o TCE e o TCM vão atuar em conjunto no processo contínuo de aperfeiçoamento e capacitação dos técnicos, por meio de treinamentos, seminários e cursos. Também serão formadas equipes conjuntas para a realização de projetos e atividades de interesse comum, seja no âmbito do controle externo ou da tecnologia da informação.

Além disso, será assegurado o acesso “on line”, através da rede mundial de computadores, ao Sistema de Observação das Contas Públicas -”Mirante” -, desenvolvido pelo TCE, e do SIGA – Sistema de Gestão e Auditoria – do TCM -, para a realização, por parte de auditores e técnicos, de consultas, cruzamentos de dados e geração de relatórios padronizados e de recursos de construção de consulta disponíveis nos sistemas.

“Tudo que for possível fazer para cumprir com zelo, eficiência e rapidez o dever constitucional de fiscalizar a administração e as contas públicas”, nos faremos – frisou Gildásio Penedo. “E este convênio com o TCM tem este objetivo. Todos ganham, e mais ainda a cidadania, quando cumprimos corretamente o nosso dever, economizando recursos e dando mais eficiência no cumprimento da tarefa que nos foi confiada pela sociedade”.

O conselheiro Francisco Andrade Netto elogiou a capacidade, a liderança e a inteligência de Gildásio Penedo, e observou que, com o convênio, “trabalharemos efetivamente mais integrados, porquanto compartilharemos da experiência dos dois tribunais para o fortalecimento dos órgãos de controle externo”.

Participaram do ato de assinatura do convênio, além dos presidentes dos dois tribunais, o superintendente técnico do TCE, José Raimundo Bastos, o diretor do Centro de Estudos e Desenvolvimento de Tecnologias para Auditorias do TCE, Edmilson Galizza, o superintendente de planejamento e gestão do TCM, Luiz Humberto Freitas, o superintendente de controle externo do TCM, Antonio Emanuel de Souza, e Pedro Vieira, diretor de tecnologia do TCM.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM/BA)

Compartilhar no Whatsapp

COLUNISTA: O TRÂNSITO QUE QUEREMOS E O TRÂNSITO QUE FAZEMOS

Quarta-feira, 11 de Julho de 2018 / Bahia

Uma triste realidade acontece nas nossas ruas e rodovias, 24 horas por dia, 07 dias por semana, diuturnamente, somos assombrados por fatos e notícias de acidentes e mortes no trânsito, são incalculáveis prejuízos materiais e imensuráveis prejuízos a vida humana.

O trânsito seguro que queremos, infelizmente, ainda não saiu do campo do querer, ainda não foi materializado para que pudéssemos experimentar esse ambiente harmonioso e pacífico, onde a vida humana na totalidade da sua diversidade fosse protegida, acredito que esse é o desejo de todos nós.

Contudo o trânsito que fazemos está,  literalmente, na contramão do nosso querer, nossas péssimas ações e maus hábitos, tem agigantado um trânsito marginal, criminoso e assassino, ferindo, mutilando e matando,  indiscriminadamente nas nossas ruas e rodovias, temos que sarar e sanar alguns sintomas que alimentam essa epidemia chamada "acidente de trânsito", este problema é muito grande, um verdadeiro Golias. Assim como Davi venceu Golias, nossas pequenas ações em prol do trânsito  mais seguro, sendo realizadas dia a dia, terão a capacidade de vencer este gigante.

Usar o cinto de segurança, não conduzir o veículo sob efeito de bebidas alcoólicas, respeitar a sinalização de trânsito, a faixa de pedestre, não avançar o sinal vermelho, não utilizar telefone celular na condução do veículo, respeitar os limites de velocidades, não ultrapassar em local proibido, são alguns Davis, com eles poderemos alcançar juntos o trânsito que queremos. 

Seria maravilhoso se o nosso querer no trânsito construísse o nosso fazer. 

Forte abraço que possamos adquirir hábitos corretos em prol de um trânsito seguro.

Wagne Melkart - Consultor de trânsito.


Blogbraga/Wagne Melkart - Consultor de trânsito.

Compartilhar no Whatsapp

24 CIPM INSTALOU OPERAÇÃO BAIRRO A BAIRRO EM JACOBINA

Quarta-feira, 11 de Julho de 2018 / Bahia

A AÇÃO OPERACIONAL FOI DEFLAGRADA PELO MAJOR PM FLAILTON OLIVEIRA, CMT DA 24 CIPM NO BAIRRO JACOBINA IV

Na manhã desta terça-feira, 10 de julho de 2018, o Major PM Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM, deflagrou a Operação Bairro a Bairro que teve sua inauguração no bairro Jacobina IV.

A Operação, idealizada pelo Comando da 24ª CIPM tem como objetivo levar segurança e paz para a comunidade jacobinense em todos os seus bairros. Abordagens a veículos e pessoas em situação de suspeita, além de estabelecimentos revistados, visa garantir que as pessoas em conflito com a Lei sejam afastadas ou impedidas de atuarem delituosamente junto ao cidadão de bem.

O Major PM Flailton Oliveira, desde a manhã de hoje, está à frente da Operação coordenando o policiamento e direcionando as ações de modo que cada cidadão sinta a proximidade da Polícia Militar e, com isso, tenha sua segurança garantida.

“A Polícia Militar não tem medido esforços para criar Operações e projetos que visem o melhoramento do policiamento e uma atuação ainda mais contundente a fim de proteger e ampliar a aproximação com a comunidade jacobinense. Em tempo, agradeço a colaboração dos cidadãos que demonstram satisfação com este trabalho”, disse o Major PM Flailton Oliveira.


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

VENHA CONHECER A ESTILLO ACESSÓRIOS

Terça-feira, 10 de Julho de 2018 / Bahia

Lindas semijoias com garantia vitalícia do banho... uma verdadeira Jóia!
E ainda...bijus de festa, semi com pedras naturais, cuias e bombas de chimarrão, tiaras,  presentes você encontra aqui!
Peças femininas, masculinas e infantis!

No centro da cidade (em frente ao Dantas e chá das cinco) 

Atendemos das 08:00h as 12:00h e das 14:00 As 18:30h!
Sábados das 08:00h as 13:00h direto!

Tel/WhatsApp 77 99971 1858


Publicidade

Compartilhar no Whatsapp

PIRITIBA: POLICIAIS MILITARES DA 24 CIPM PRENDE UM INDIVÍDUO FORAGIDO DA JUSTIÇA

Terça-feira, 10 de Julho de 2018 / Bahia

Na manhã de terça-feira, 10 de julho, policiais militares do Destacamento de Polícia Militar de Piritiba, foram informados por populares de um possível fugitivo da Delegacia de Varzea da Roça, que estaria homiziado numa fazenda na localidade conhecida como os Marcelinos, região de Piritiba.

Estes policiais ao chegarem neste local, constataram a veracidade das informações e, a este indivíduo de 21 anos de idade que responde por crime de homicídio, foi dada voz de prisão e conduzido para Delegacia de Polícia local. Ele é acusado de ter cometido um homicídio em desfavor de um agente de saúde de 49 anos de idade, no mês de fevereiro do corrente ano, na cidade de Várzea da Roça.

“Parabenizo os policiais militares de Piritiba pelo empenho nesta ação exitosa. A 24ª CIPM está sempre atenta com as denúncias e sempre pronta para agir quando solicitada”, disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

Irecê, Central, Lapão, Gentio do Ouro e Xique-Xique estão entre as 312 cidades com baixa cobertura vacinal da pólio

Terça-feira, 10 de Julho de 2018 / Bahia

As baixas coberturas vacinais, principalmente em crianças menores de cinco anos, acenderam uma luz vermelha no país. Em reunião com representantes de estados e municípios, o Ministério da Saúde alertou que 312 municípios brasileiros estão com cobertura vacinal abaixo de 50% para a poliomielite, entre eles, Irecê (43,93%), Central (30,56%), Lapão (36,90%), Gentio do Ouro (18,37%) e Xique-Xique (46,90%).

O município baiano de Ribeira do Pombal (BA), tem a menor taxa de cobertura do país (0,5%). Em todo o estado há 63 municípios com baixa cobertura.

Ao todo, 312 municípios do Brasil apresentaram cobertura vacinal inferior a 50% (veja a lista).

Doença

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil é causada por um vírus que vive no intestino, o poliovírus. Geralmente atinge crianças com menos de 4 anos, mas também pode contaminar adultos;

São poucos os sintomas e há semelhanças com as infecções respiratórias como gripe, febre e dor de garganta, além das gastrointestinais, náusea, vômito e prisão de ventre.

Cerca de 1% dos infectados pelo vírus pode desenvolver a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte. Em geral, a paralisia se manifesta nos membros inferiores, em apenas em um dos membros.

A poliomielite não tem tratamento específico. No entanto, a doença pode ser prevenida por meio da vacinação.

A vacina contra a poliomielite oral trivalente deve ser administrada aos 2, 4 e 6 meses de vida. O primeiro reforço é feito aos 15 meses e o outro entre 4 e 6 anos de idade.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Rui lidera ranking de governadores que mais cumpriram promessas de campanha

Terça-feira, 10 de Julho de 2018 / Bahia

Um novo levantamento das promessas de campanha cumpridas pelos governadores eleitos em 2014 mostrou novamente que Rui Costa (PT) é um dos gestores que mais colocou em prática aquilo que prometeu antes de ser eleito. Segundo o novo levantamento do G1, publicado nesta segunda-feira (9) e que levou em conta os 3 anos e meio de mandato, Rui executou 54 promessas completamente e 20 parcialmente, de 2015 até julho de 2018.

Se quiser cumprir tudo o que disse que faria na campanha, o governador baiano ainda precisa, nos próximos meses, colocar em prática 41 projetos. Entre eles estão a implementação do VLT metropolitano e a instalação do SAC social nos centros sociais urbanos. O ranking se baseou no programa de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em sabatinas, entrevistas e debates.


Blogbraga/G1

Compartilhar no Whatsapp

JACOBINA: 24 CIPM APRESENTA RESULTADOS DE AÇÕES POLICIAIS MILITARES

Sábado, 07 de Julho de 2018 / Bahia

A 24ª CIPM atua 24 horas por dia e muitas vezes, realiza ações que, em muitas vezes, a população não toma ciência. Faz parte da missão policial militar, assim como a prestação dos seus atos e suas atuações.

UMBURANAS

Na manhã de sexta-feira, 06 de julho, uma guarnição de policiais militares Destacamento de Polícia Militar de Umburanas, realizando rondas rotineiras, ao se aproximarem de um bar na Rua da Barragem, perceberam que uma pessoa dirigiu-se para o interior do banheiro do referido estabelecimento em atitude suspeita. Após abordagem e verificação em seguida no banheiro, foi encontrado uma trouxa de uma substância análoga a Cannabis Sativa (Maconha). Logo após, estes policiais, juntamente com o indivíduo, ao dirigir-se à residência do mesmo para consulta de seus documentos pessoais, foi encontrada uma arma de fabricação caseira. Diante das circunstâncias, este indivíduo foi conduzido a Delegacia de Polícia local onde fora lavrado um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência).

VÁRZEA NOVA

Na noite da mesma data, policiais militares do Destacamento de Polícia Militar de Várzea Nova, também em rondas rotineiras por toda a cidade, um indivíduo, ao avistar a viatura, empreendeu fuga com uma motocicleta com licença do Estado de São Paulo. Estes policiais, ao dar início no acompanhamento, conseguiu alcança-lo no bairro Cidade Nova, numa rua deserta e sem iluminação, que o facilitou, após a abandonar a motocicleta, a fugir, tomando destino ignorado. Após ser consultada a placa da motocicleta foi contatada restrição de Furto/Roubo.

OUROLÂNDIA

Já na manhã deste sábado, 07 de julho, policiais militares do Pelotão de Ourolândia, deparou-se com dois indivíduos embarcados num veículo, os quais, ao avistarem a viatura, tentaram empreender fuga, momento em que foi dado voz de parada pelos policiais. Após o procedimento de abordagem pessoal e revista minuciosa no veículo, foi encontrado sobre o pneu esquerdo traseiro, um saco contendo certa quantidade de uma substância análoga a Cannabis Sativa (Maconha). De imediato foi dado voz de prisão aos referidos indivíduos de 19 e 21 anos de idade, e conduzidos para a 16ª COORPIN em Jacobina para serem tomadas medidas cabíveis pelo delegado plantonista.

“Parabenizo todos os bravos policiais militares pelas constantes abordagens realizadas, gerando com isso, atuações exitosas. Este Comando garante que as rondas com abordagens irão continuar em todas as cidades e povoados da área de atuação da 24ª CIPM”. Disse o Major.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

Nos últimos 4 anos, 88,5 porcento das cidades baianas enfrentaram seca, aponta IBGE

Sexta-feira, 06 de Julho de 2018 / Bahia

Entre os anos de 2013 e 2017, 369 dos 417 municípios baianos (88,5% do total) informaram ter sofrido episódios de seca, segundo a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC), divulgada nesta quinta-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A proporção, conforme o levantamento, é superior às médias nacional -- no mesmo período, 48,1% dos municípios brasileiros enfrentaram seca -- e do Nordeste (82,6%).

No estado, no ano passado, nove em cada 10 municípios (89,0% ou 371, em números absolutos) sofreram as consequências de algum impacto ambiental -- terceiro maior percentual de cidades atingidas por danos ambientais entre os estados brasileiros.

A Bahia ficou abaixo apenas do Espírito Santo, onde 93,6% dos municípios relataram impactos ambientais, e Ceará (92,9%).

No país como um todo, 3.800 dos 5.570 municípios (68,2%) informaram ter sofrido impactos de danos ambientais em 2017.

Na Bahia, a seca, aponta o IGBE, foi "de longe o desastre natural mais frequente". Em seguida, aparecem os alagamentos (relatados por 20,6% dos municípios), enxurradas ou inundações bruscas (em 18,9% das cidades) e os processos erosivos acelerados (em 18,7% dos municípios).

O desastre natural menos informado pelos municípios do estado foi o escorregamento ou deslizamento de encosta, que ocorreu em menos de 1 em cada 10 cidades (41 ao todo, ou 9,8% do total).

Os impactos ambientais relacionados a condições climáticas extremas (secas, enxurradas), atingiram 6 em cada 10 municípios no estado (61,2%) em 2017 – quinto maior percentual do país.

O segundo tipo de impacto ambiental mais frequente foi o desmatamento, informado por quase 4 em cada 10 municípios baianos (39,3% ou 164 em números absolutos). Foi o segundo maior percentual dentre os estados, abaixo apenas do Pará, onde 45,8% dos municípios informaram ter sofrido impactos relacionados ao desmatamento.

A frequência desse tipo de problema ambiental entre os municípios baianos também ficou bem acima da média nacional: no Brasil como um todo, 18,3% dos 5.570 municípios informaram ter sofrido impactos do desmatamento no ano passado.

Nos municípios baianos, os impactos ambientais menos relatados foram aqueles ligados à poluição do ar (por 15 cidades) e à existência de moradia em situação de risco ambiental (por 14 municípios).

Consequências

O IBGE aponta que, segundo os gestores municipais, as principais consequências da seca na Bahia foram a perda ou redução da produção agrícola (informada por 351 municípios), perdas financeiras (por 343 municípios) e perdas de animais (informadas por 320 municípios).

As perdas humanas foram as menos informadas –- por 98 cidades que enfrentaram seca entre 2013 e 2017.

Apesar da dimensão do problema no estado e dos prejuízos causados por ele, a pesquisa aponta que apenas 62 municípios baianos (14,9% do total) informaram ter, em 2017, plano de contingência e/ou prevenção contra a seca.

O plano é o conjunto de ações planejadas e infraestrutura necessária para o enfrentamento de um possível período de estiagem. Esse percentual ficou bem próximo da média nacional: no Brasil, 14,7% dos 5.570 municípios disseram ter, em 2017, plano de contingência e/ou prevenção contra a seca. No Nordeste, a proporção era de 15,7% das cidades.

Entre os municípios baianos, a ação mais frequente para evitar ou minimizar os danos causados pela seca foi a distribuição regular de água através de carros-pipa em épocas de estiagem, situações de emergência, informada por 282 prefeituras. Em seguida vinham a construção de poços (relatada por 248 municípios) e a construção de cisternas (por 229 municípios).


Blogbraga/G1

Compartilhar no Whatsapp

Consumidor pode fazer denúncia ao Ibametro também pelo WhatsApp

Quinta-feira, 05 de Julho de 2018 / Bahia

Se você acha que a bomba de combustível, ou balança está medindo irregular ou o peso do produto descrito na embalagem (café, feijão etc) não está correto, o caminho é denunciar ao Ibametro, órgão delegado do Inmetro na Bahia, para averiguação. A partir de agora, fazer a denúncia ficou ainda mais fácil com o lançamento do canal da ouvidoria do Instituto pelo WhatsApp: (71) 99704-2587. 

“Facilitamos assim o acesso das pessoas ao serviço. Hoje 92% dos contatos com a nossa ouvidoria é pelo canal 0800. Ampliamos o acolhimento de denúncias através dessa ferramenta gratuita, favorecendo o alcance da população ao serviço”, ressalta o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal. 
De onde estiver, o consumidor pode fornecer informações da possível irregularidade sofrida, tais como o relato da queixa e fotos comprovando a veracidade da mesma. 

A denúncia é acolhida mediante a apresentação de dados pessoais como nome, telefone para contato e/ou e-mail, sendo garantido a resposta ao demandante num prazo máximo de 15 dias. Esses dados são mantidos em sigilo. Não existe a possibilidade de o denunciado saber a autoria da denúncia. 

Após comprovada a irregularidade, o Ibametro aplica a penalidade adequada ao caso. Entre as sanções emitidas pelo órgão estão multas, apreensão ou inutilização do produto.

“Respondemos a 100% das demandas. E essa participação das pessoas é muito importante no combate as irregularidades. A nossa ouvidoria busca junto aos setores competentes do órgão as providências, como a fiscalização de um estabelecimento. E as soluções são informadas nas respostas aos demandantes da queixa”, acrescenta Leal.

A Ouvidoria atua de acordo com a Lei de Acesso à Informação - 12.527/2011 (federal), 12.618/2012 (estadual), que preconiza a transparência pública, essencial para o controle qualitativo dos serviços prestados, além de ser uma grande aliada na melhoria da gestão.

Canais para contato - Além do 0800 e WhatsApp, é possível ainda contatar a ouvidoria pelo e-mail ouvidoria@ibametro.ba.gov.br, site do IBAMETRO (www.ibametro.ba.gov.br) - link Ouvidoria, ou ainda presencialmente e por cartas. Confira abaixo os detalhes de cada canal: 

Escolha o melhor canal de comunicação para você:

WhatsApp: (71) 99704-2587

Telefone: 0800 071 1888

E-mail: ouvidoria@ibametro.ba.gov.br

Site: www.ibametro.ba.gov.br - no link Ouvidoria e preencha formulário no link goo.gl/SrN59L

Presencial ou cartas

Endereço: Via Urbana, Km 4,5, CIA. - Simões Filho/BA, CEP: 43.780-000
Funcionamento: das 8h30 às 12h e das 13h às 17h e sexta-feira, das 8h30h às 12h.

Nos municípios, procure uma das Agências Regionais, consulte endereço no link  goo.gl/DiVQkQ


Blogbraga/Ibametro

Compartilhar no Whatsapp

JACOBINA: 24 CIPM APRESENTA RESULTADOS DE AÇÕES POLICIAIS MILITARES

Quarta-feira, 04 de Julho de 2018 / Bahia

A 24ª CIPM atua 24 horas por dia e muitas vezes, realiza ações que a maioria das pessoas não toma ciência. Faz parte da missão policial militar, assim como a prestação dos seus atos e suas atuações.

OUROLÂNDIA

Na madrugada de terça-feira, 03 de julho, após um assalto ao Posto de Combustível CD, no centro da cidade, por dois indivíduos, portando uma arma de fogo, policiais militares do 5º Pelotão da 24ª CIPM foram acionados e, numa ação rápida, conseguiram alcançar um dos autores do delito que possui 18 anos de idade, escondido em baixo de uma caçamba. Com ele foi encontrado uma arma de fogo do tipo revolver, calibre 22. Logo após, este indivíduo foi conduzido para a 16ª COORPIN em Jacobina onde fora lavrado o flagrante delito pelo delegado plantonista.

UMBURANAS

Já na manhã desta quarta-feira, 04 de julho, policiais militares da cidade de Umburanas, também pertencente ao 5º Pelotão, foram solicitados pela Guarda Municipal local, informando que uma jovem de 19 anos de idade, estava sendo ameaçada pelo seu companheiro, um indivíduo de 20 anos de idade. A vítima passou a informar aos policiais militares que o seu companheiro guardava uma arma de fogo do tipo revólver em sua residência. Ao chegarem no local, e após uma busca no interior da residência com o consentimento deste indivíduo, foi encontrada a arma de fogo, um revólver calibre 32.

Oautor das ameaças, a vítima e objeto, foram também apresentados na sede da 16ª COORPIN em Jacobina onde fora lavrado o flagrante delito pelo delegado plantonista.

“A Segurança Pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos. Portanto, através de denúncias e ações em conjunto com outros órgãos de segurança, garantimos com muito mais eficiência a segurança da população. Não vamos parar, pois a Polícia Militar é a linha de defesa para aqueles que precisam de proteção e apoio, e um braço forte para com aqueles que infringem as Leis. Vamos continuar atuando e a 24ª CIPM sempre estará à disposição da população para servir e proteger”, disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM.


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

Chapada: Governo baiano autoriza obras de abastecimento de água em Morro do Chapéu e Utinga

Quarta-feira, 04 de Julho de 2018 / Bahia

A Companhia de Engenharia de Recursos Hídricos da Bahia (Cerb) foi autorizada, no último sábado (30), pelo governador Rui Costa (PT), a iniciar as obras de implantação de Sistemas de Abastecimento de Água para atender a municípios da Chapada Diamantina como Marcionílio Souza, Morro do Chapéu, Ruy Barbosa e Utinga, além de outros municípios. Neste final de semana, a Cerb realizou a entrega de nove Sistemas de Abastecimento de Água de assentamentos rurais nos municípios de Muquém do São Francisco, Riachão das Neves, Esplanada, Itajuípe, Belmonte, Canudos, Santa Brígida, Nova Soure e Ilhéus.

O governador esteve, no sábado, no município de Prado, no extremo sul do estado, onde participou de uma série de atos na localidade de Cumuruxatiba. Ele participou da entrega do Sistema de Abastecimento de Água do Morro da Fumaça, da inauguração de sistemas de abastecimento de água dos assentamentos rurais Jacy Rocha e Tororão. Além disso, assinou ordem de serviço para início das obras de pavimentação de trecho que vai do entroncamento da BA-001 até a BR- 489. Também autorizou o início do trabalho de reforma da rodovia BA-695, no trecho entre o entroncamento com a BA-693 e o município de Lajedão.

Durante a viagem ao extremo sul baiano, o governador entregou equipamentos de saúde para o município de Lajedão e anunciou a licitação em andamento para implantação de 30 Sistemas de Abastecimento de Água para beneficiar assentamentos rurais de 11 municípios. Angical, Barra, Barreiras, Correntina, Cotegipe, Jaguaquara, Lafayete Coutinho, Mansidão, Santa Rita de Cássia, São Desidério, Xique-Xique. Também foi anunciada a obra de pavimentação de ruas em paralelepípedo no bairro Portelinha e a licitação em fase de conclusão para construção de prédio escolar, com seis salas de aula, no Assentamento Jacy Rocha. 


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Aracatu é beneficiada com obras de abastecimento e infraestrutura

Quarta-feira, 04 de Julho de 2018 / Bahia

O Governo do Estado avançou mais uma etapa para garantir o acesso dos baianos a água tratada e de qualidade. Nesta terça-feira (3), no município de Aracatu, no sudoeste da Bahia, o governador Rui Costa assinou ordem de serviço para implantação do Sistema de Abastecimento de Água no povoado de Piabanha. Com investimento de R$ 6 milhões, serão realizadas mais de 400 ligações domiciliares na localidade. 

Também foi assinada a ordem de serviço para recuperação da Barragem de Aracatu. As obras receberão recursos de R$ 503 mil para aumentar a vazão atual. "São duas ações que vão atender 1,6 mil pessoas na região. Água é sinônimo de vida. Estamos realizando investimentos que vão garantir mais saúde para população", afirmou Rui. 

Ainda em Aracatu, nesta terça (3), o Governo do Estado entregou a urbanização da Praça Luís Viana Filho e a Praça da Ciência. A primeira teve a obra executada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder) a partir de um investimento de R$ 300 mil. Já na Praça da Ciência, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) investiu R$ 84 mil. 

A população de Aracatu foi beneficiada ainda com a reforma do Colégio Estadual Coronel Cândido Silveira Santos, que recebeu R$ 204 mil em recursos estaduais. Na área da saúde, uma ambulância do tipo van facilitará o transporte de pacientes do município. 

Na ocasião, o governador também entregou 1.162 cadastros ambientais rurais (CAR) para agricultores familiares. O documento facilita o acesso dos trabalhadores ao crédito rural junto às instituições financeiras. Em todo a Bahia, já foram entregues 351 mil cadastros. 

Uma quadra coberta com vestiário, instalada no povoado de Baraúnas, e a reforma de quadra poliesportiva na Praça Júlio da Silveira Maia completaram a série de inaugurações no município. 


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Bahia terá 12 pistas de atletismo em batalhões da PM e abertas ao público, Barreiras é uma das cidades

Terça-feira, 03 de Julho de 2018 / Bahia

Imagem ilustrativa

O Governo do Estado autorizou, nesta terça-feira (3), a construção de 12 pistas de atletismo, anexas aos batalhões da Polícia Militar de 12 cidades baianas. Também foi autorizada a construção de um campo de futebol society no Colégio da PM de Vitoria da Conquista, no sudoeste da Bahia. "Esse é um investimento para que tenhamos centros de práticas de esportes olímpicos. Um deles será aqui em Vitória da Conquista", explicou o governador Rui Costa durante uma série de entregas na cidade. 

As obras vão receber recursos de R$ 5,4 milhões. Serão beneficiados os municípios de Alagoinhas, Barreiras, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Itaberaba, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. De acordo com o diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb), Elias Dourado, os centros serão usados pelos policiais militares e também pela população.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Colisão entre carro de passeio e caminhão deixa um morto em Ourolândia região de Jacobina

Terça-feira, 03 de Julho de 2018 / Bahia

Uma colisão frontal envolvendo um carro de passeio modelo VW/Gol e um caminhão que presta serviços na área de Torres Eólicas deixou uma pessoa morta na BR-324, nas proximidades do Distrito de Aurora, cidade de Ourolândia região de Jacobina, na noite desta segunda-feira (02).

O condutor do veículo de passeio que morreu na hora foi identificado como João Batista de 53 anos, o mesmo trabalhava como Operador de Guindaste na área de Torres Eólicas.

O corpo de João foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Jacobina. Não há informação sobre o estado de saúde do condutor do caminhão até porque ele fugiu do local de acordo informações.

Com o impacto o veículo de passeio VW/Gol ficou totalmente destruído.


Blogbraga/Fotos de Internauta de Jacobina

Compartilhar no Whatsapp

Operação em Itaberaba fecha cerco contra quadrilhas

Segunda-feira, 02 de Julho de 2018 / Bahia

Apoio:  Unidades das polícias Militar e Civil ampliaram as atividades de abordagens e inteligência na região

Uma operação integrada em Itaberaba fecha cerco contra quadrilhas de traficantes de drogas. Unidades das polícias Militar e Civil ampliaram as atividades de abordagem e inteligência, na região.

Intitulada de 'Operação Itaberaba em Paz', a nova ação, que já começou a ser executada, tem como principal atividade, as abordagens a pessoas, veículos, bares e intensificação das rondas em bairros e zonas rurais.

A ação conta com o efetivo das Rondas Especiais (Rondesp), da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe), do 11º Batalhão da Polícia Militar (BPM), da 12ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) e equipes de inteligência que, com informações e monitoramento darão apoio aos policiais que estiverem nas atividades ostensivas.


Blogbraga/SSP-BA

Compartilhar no Whatsapp

POLÍCIA FEDERAL RECUPERA NOTEBOOKS FURTADOS DO TRE

Sexta-feira, 29 de Junho de 2018 / Bahia

Vitória da Conquista/BA – A Polícia Federal realizou na manhã desta sexta-feira (29), a Operação VENDA FURADA que visou à repressão do delito de peculato, consubstanciado na apropriação ilegal de notebooks por parte de um técnico de informática de uma empresa terceirizada, que atuou no TRE (Tribunal Regional Eleitoral), e trabalhou na desmobilização dos postos de atendimento do TRE, nesta cidade de Vitória da Conquista.

Após a desmobilização dos postos de atendimento do TRE, foi detectado o desaparecimento de pelo menos 05 (cinco) notebooks e de um equipamento denominado “Print Server”.

Na ação de hoje, a Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão expedido pelo Juiz da 2ª Vara Federal da Subseção Judiciaria de Vitória da Conquista, na residência do técnico de informática, tendo ali sido localizados e apreendidos 02 (dois) dos notebooks até então desaparecidos.

Consoante apurado pela Polícia Federal, o investigado já estava anunciando pelo menos um dos computadores à venda pela internet, em uma página de uma rede social.

O nome da Operação remete à venda de um bem que não poderia ser comercializado, pois pertence ao patrimônio do Tribunal Regional Eleitoral.

Tendo em vista que o indivíduo investigado estava expondo à venda um dos notebooks subtraídos e considerando que os bens desapareceram desde o mês de maio de 2018, a Polícia Federal faz um apelo à população conquistense, para que, caso alguém tenha adquirido algum notebook com a etiqueta de tombo “TRE” ou com o adesivo “CBTEC”, que o entregue na Polícia Federal, pois a devolução espontânea do bem afasta a responsabilização pelo crime de receptação qualificada.

O investigado foi indiciado pela prática dos crimes de peculato (art. 312 do CP) e receptação qualificada (arts. 180, § § 1º e 2º do CP).

SCS Polícia Federal - Bahia


BlogBraga/ Repórter Paiva/PF

Compartilhar no Whatsapp

Cuidado com as crianças no São Pedro: fogos podem causar acidentes

Sexta-feira, 29 de Junho de 2018 / Bahia

APOIO: As crianças devem estar sempre acompanhadas de um adulto. Em caso de acidentes o local deve ser lavado com água corrente e a pessoa levada a uma unidade de saúde

Imagem Ilustrativa

As festas juninas estão acabando, mas com a chegada do São Pedro, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), alerta aos pais e responsáveis os cuidados com as nossas crianças. É fundamental que os pequenos nunca fiquem desacompanhados de um adulto e que soltem os fogos apropriados para a idade.

Outro alerta é para as categorias dos fogos que devem ser respeitadas, a A e B são próprias para crianças e adolescentes e as C e D, apenas para maiores de 18 anos. Os artefatos devem ser adquiridos em locais certificados pelo CBMBA e precisam ter o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Segundo a corporação, alguns tipos de fogos não podem ser comercializados no varejo, só devem ser vendidos a caixa fechada, contendo as instruções de uso. Outro destaque para que os acidentes sejam evitados é soltar os artefatos em locais apropriados, sem aglomeração de pessoas, nem próximo de árvores ou fiações elétricas, dessa forma o artefato consegue subir com segurança.

Acidentes

No caso de queimaduras, deve-se lavar bem o local com água corrente e em temperatura ambiente e caso tenha uma grande extensão o ferido deve ser levado para a unidade de saúde mais próxima. É importante que as pessoas não usem as receitas caseiras como passar manteiga, borra de café ou pasta de dente, pois podem agravar a situação.

As bolhas causadas pela queimadura também não devem ser estouradas, pois elas hidratam a área afetada e são uma proteção contra bactérias, já que sem elas, a lesão pode ficar exposta.

Dicas de segurança

I: Não solte balões. É crime. A tradição de soltar balões pode provocar morte e destruição. Após ganhar os céus, os balões fogem do controle, podendo atingir residências, industriais, hospitais, flora e fauna etc.

II: Solte fogos apenas em locais seguros. Não solte fogos em meio às pessoas, próximo a veículos, próximo às barracas de fogos ou aos postos de gasolina.

III: Não pule sobre fogueiras. Esse costume pode lhe custar a saúde ou até mesmo a vida e acabar com a alegria dos festejos juninos para toda a família.

IV: Não acenda fogueira em baixo da rede elétrica e nem jogando líquidos inflamáveis. Caso seja extremamente necessário, prepare uma pequena lata com um pedaço de estopa ou tecido embebido com combustível, dessa forma a ignição da fogueira se dá a partir de uma queima controlada.

V: Mantenha-se ainda mais vigilante em relação às crianças, elas não têm noção do perigo. Não dê fogos às crianças e monitore-as mesmo quando usarem apenas os traques de massa. Não permita que brinquem próximo a barracas de fogos ou fogueiras.

VI: Em caso de queimaduras, procure lavar o local atingido com água corrente em temperatura ambiente, até que a área queimada seja resfriada. Caso haja a necessidade de cobrir o ferimento a caminho do serviço de saúde, o indicado é envolvê-lo num pedaço de pano limpo. Não use qualquer produto que não o indicado por médico após o atendimento.

VII: Se precisar, ligue o número de emergência do Corpo de Bombeiros (193), passando informações claras sobre o tipo de ocorrência.


Blogbraga/Karina Baracho - Jornalista

Compartilhar no Whatsapp

TJBA baixou 10.223 processos referentes a violência contra a mulher em 2017

Quarta-feira, 27 de Junho de 2018 / Bahia

O Tribunal de Justiça da Bahia baixou um total de 10.223 processos em 2017. No ano anterior foram 2.850 processos baixados. As informações são do relatório do Conselho Nacional de Justiça “O Poder Judiciário na Aplicação da Lei Maria da Penha”, produzido pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias, divulgado neste mês de junho.

“Isso significa dizer que nós julgamos mais processos do que recebemos. Os magistrados têm uma atenção especial a causa da violência contra a mulher tanto no 1º como no 2º Grau. Normalmente quase todas as medidas protetivas são concedidas, porque o juiz já chegou a conclusão de que nesses casos não se pode correr riscos”, explica a Desembargadora Nágila Brito, Presidente da Coordenadoria da Mulher do TJBA.

Com o objetivo de incentivar e acelerar a prestação jurisdicional de casos de violência doméstica e familiar, principalmente feminicídio, a 11ª Semana Justiça pela Paz em Casa, que acontece de 20 a 24 de agosto, tem como foco o Tribunal do Júri. “O crime de feminicídio é o ápice da violência contra a mulher, porque começa com ameaça, agressão e pode chegar a morte. Não queremos que chegue a esse ponto”, destaca a Desembargadora.

Para ela, os julgamentos que envolvem crimes contra a vida mostram à população que o Judiciário não está conformado. “Todas as pessoas, sejam homens ou mulheres merecem viver sem violência”, finaliza.

O TJBA já atingiu a meta 8 do CNJ que determina o fortalecimento a rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contras as mulheres, até 31/12/2018. A Corte Baiana já apresenta o maior percentual cumprido (142,86%), ao lado do Tribunal de Justiça de Tocantins e do Tribunal de Justiça de Amazonas, em relação aos demais tribunais estaduais.

Para saber onde denunciar a violência contra a mulher, acesse o informativo #TJBA especial sobre a causa.


Blogbraga/TJBA

Compartilhar no Whatsapp

Parceria entre Governo do Estado e Oi assegura 30 milhões de Reais para cultura

Quarta-feira, 27 de Junho de 2018 / Bahia

Mais R$ 30 milhões serão investidos na cultura baiana a partir de parceria renovada entre o Governo do Estado e a Oi Telefonia. A assinatura do termo de compromisso foi realizada nesta terça-feira (26), em reunião entre representantes do Governo do Estado e dirigentes da empresa, na Governadoria, em Salvador. Os recursos serão destinados aos projetos culturais em execução em 2018. 

Segundo o governador Rui Costa, outra novidade discutida na reunião é o projeto de levar sinal de celular para os distritos dos municípios baianos. “Estão previstas 37 cidades e suas zonas rurais. Nós vamos anunciar em breve o cronograma de implantação, que deve durar 12 meses. No passado, a ansiedade era para a chegada da água e da energia. Hoje, nas cidades, as faixas e cartazes revelam essa ansiedade para a chegada do sinal de celular”, afirmou. 

O governador informou que a reunião tratou também da contratação de uma plataforma de serviços na área de educação, a Oi Educa. “A empresa tem um projeto de serviços estruturado para as escolas, e nós estamos discutindo uma forma de utilizar essas ferramentas para melhorar o gerenciamento nas nossas escolas”, acrescentou. 

Nos últimos 12 anos, a Oi investiu R$ 280 milhões na cultura baiana. Para o presidente da empresa, Eurico Teles, a Bahia faz os olhos dos investidores brilharem. “A Bahia é um estado estratégico para a Oi. Temos mais de cinco milhões de atendimentos no estado. No ano passado, ganhamos mais de 73 mil clientes de Oi TV e temos um investimento aqui de R$ 60 milhões neste trimestre. Também tivemos um recolhimento de R$ 441 milhões em impostos para o Estado. Tudo isso é resultado da parceria com o Governo do Estado, que vai durar muitos e muitos anos". 


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

POLICIAIS MILITARES DA 24 CIPM PRENDE INDIVÍDUO POR TRÁFICO DE DROGAS EM OUROLÂNDIA

Terça-feira, 26 de Junho de 2018 / Bahia

Na manhã desta segunda-feira, 25 de junho, durante abordagens rotineiras em estabelecimentos comerciais, policiais militares do 5º Pelotão, lotados na cidade de Ourolândia, com o apoio da Guarda Civil Municipal, ao realizarem buscas pessoais em indivíduos no interior de um bar no centro da cidade, flagrou nos bolsos de um deles 07 (sete) trouxinhas de uma substância análoga a Cannabis Sativa (Maconha), e uma quantia de R$ 207,00 (duzentos e sete reais) em espécie. Supostamente cometendo o crime de tráfico de entorpecente naquele estabelecimento. Este indivíduo, juntamente com o material encontrado, fora apresentado na Delegacia de Polícia Civil da cidade de Jacobina, onde fora lavrado o Flagrante Delito.

“As abordagens ininterruptas em combate ao tráfico de drogas em nossa região, vem dando excelentes resultados. Mais uma vez, parabenizo aos policiais militares neste tipo de ação. Vamos dar continuidade ao combate do tráfico de entorpecentes em nossa área de atuação.” Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

PM registra redução de 60 porcento nos acidentes nas estradas da Bahia

Terça-feira, 26 de Junho de 2018 / Bahia

Imagem Ilustrativa

A Operação São João 2018 da Polícia Militar da Bahia (PMBA), concluída nesta segunda-feira (25), registrou 22 acidentes nas rodovias em todo o estado. O número representa uma redução de 60% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram registados 55 acidentes e os festejos juninos também aconteceram no fim de semana.

Dos 22 acidentes registrados, 17 envolveram vítimas. Dessas, cinco ficaram em estado grave, oito com ferimentos leves e seis vítimas fatais. As equipes do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e das Companhias Independentes de Policiamento Rodoviário abordaram 9.451 pessoas e 5.226 veículos. Como resultado das abordagens preventivas, a PM recolheu 125 Carteiras Nacional de Habilitação (CNH) e apreendeu 38 Certificados de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV). Além disso, 117 veículos foram retidos e 1.090 autos de infração extraídos.

A PM capturou 711 imagens, por meio de radar, que mostram veículos excedendo a velocidade permitida na via. Ainda nas ações de fiscalização, mais de mil pessoas foram submetidas ao teste com etilômetros para verificar o uso de bebida alcoólica. Do total, 121 se recusaram a fazer o exame e seis acusaram como positivo.


Blogbraga/SSP-BA

Compartilhar no Whatsapp

São João 2018 - não houve registro de mortes nas rodovias federais da região, comemora Delegacia PRF 10/04

Terça-feira, 26 de Junho de 2018 / Bahia

A Delegacia 10/04 da PRF, que abrange os Postos 01 - Senhor do Bonfim, e 02 - Capim Grosso, e tem como trechos sob sua responsabilidade, as BR's 407( Juazeiro x Capim Grosso) e 324 (Capim Grosso x Riachão do Jacuípe), totalizando 305 KM's de extensão, atingiu a sua principal meta: não houve registro de mortes nas rodovias federais da região, apesar do fluxo de veículos ter aumentado em torno de 40 por cento, no período que caracteriza a festa de São João, de 21 a 25/06/2018, .

Partindo de um planejamento detalhado, onde foi feito um levantamento prévio dos principais locais e causas de acidentes, viaturas foram estacionadas em locais estratégicos, visando dar uma maior percepção de segurança ao cidadão, e automaticamente inibindo que eles cometessem as infrações de trânsito que mais ocasionam acidentes, em especial as ultrapassagens proibidas, excesso de velocidade e embriaguez ao volante; acrescentando uma fiscalização intensificada aos motociclistas. Reforços de PRF´s de outras delegacias da Bahia, inclusive do estado de Amazonas, trabalharam diuturnamente para que os usuários pudessem ter uma maior tranquilidade. Várias atividades foram executadas, a exemplo do cinema rodoviário, com palestras e filmes educativos, sendo utilizado o ônibus da PRF, nesses trabalhos. Acrescentando a isso, dois radares fotográficos para combater o excesso de velocidade, além de um etilômetro ( bafômetro ) em cada viatura para realizar os testes nos condutores de veículos. 

Houve uma atenção especial, por parte da Del. 10/04,  para as cidades de Jaguarari, Senhor do Bonfim e Capim Grosso, onde atrações a nível nacional, se apresentaram e consequentemente, aumentou o fluxo de turistas, provocando um fluxo intenso de veículos.           

Abaixo, os números da Operação Festejos Juninos 2018, referente ao período do São João:

VEÍCULOS FISCALIZADOS  -  487 
PESSOAS FISCALIZADAS  - 471   
TOTAL DE ACIDENTES  -  04       
PESSOAS FERIDAS -   09        
MORTOS   - 00                               
TESTES COM BAFÔMETROS   -  309
CONDUTORES FLAGRADOS SOB EFEITO DE ÁLCOOL -  09        
CINEMA RODOVIÁRIO – PESSOAS ATINGIDAS -  955    
PESSOAS DETIDAS   -   01                                                                      
VEÍCULOS FLAGRADOS COM EXCESSO DE VELOCIDADE - 912     
MULTAS POR ULTRAPASSAGENS PROIBIDAS - 110   
MULTAS POR FALTA DO USO DO CINTO SEGURANÇA  - 18                  
OUTRAS NOTIFICAÇÕES     ( MULTAS ) - 166                                               
                                            
Esse planejamento exitoso, contou com a participação imprescindível da imprensa regional, que divulgou os trabalhos da 10/04. colaborando para uma melhor conscientização dos condutores de veículos, que precisamos ter um trânsito mais seguro e responsável, preservando assim o motivo maior da existência da PRF: salvar vidas!

ATT:  Insp. Lopes Júnior – BDCom – Delegacia PRF 10/04 - Senhor do Bonfim/BA


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
Casa do Marceneiro LH Madeiras Guarda Municipal Dupará Açaí PM Contabilidade Rondon CISO AFS Extreme ASMAT Oeste Beton Online Minas Aço ORIX Neli Sportime Midori Paisagismo SBS DBT Ofertas - Hiper Santo Antonio Casa da Ferramenta Jaú Imperial Grupo Marabá Sutrans Paraíba DPVAT Dique Denuncia G7 NET Global Vida Farma P&F Rivaldo Luz motos Delicia