NOTÍCIAS

Bahia: Médicos da Central de Regulação entram em greve a partir dessa quinta (14)

Quarta-feira, 13 de Janeiro de 2016 / Bahia

Os médicos reguladores da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) decidiram entrar em greve, por tempo indeterminado, a partir da próxima quinta-feira (14). A proposta foi aprovada na noite desta segunda (11), em assembleia, no Sindicato dos Médcios da Bahia (Sindimed). Os profissionais exigem melhorias nas condições de trabalho e o retorno do pagamento do adicional de insalubridade, cortado desde novembro. Os reguladores criticam a falta de pessoal, de treinamento, mobiliário quebrado, terceirização do pessoal de apoio e "até falta de papel higiênico", conforme nota enviada pelo Sindimed.

"O foco das queixas reside nas difíceis condições de trabalho que os profissionais enfrentam. Hoje, cerca de mil solicitações de regulação permanecem diariamente na Central, mas apenas 10% a 15% são atendidas. A estrutura deficitária da rede hospitalar simplesmente não tem condições de absorver o direcionamento dos pacientes", aponta a entidade. "Outro problema é o número reduzido de médicos reguladores trabalhando na Central. Cada solicitação só pode ser avaliada durante três minutos. A fila de pacientes aguardando regulação não permite a atenção necessária para cada caso. É difícil, nesse curto espaço de tempo, fazer um diferencial que define as prioridades", reclama o Sindimed.
 
O sindicato diz que enviou ofício à Sesab reiterando a posição dos reguladores em não aceitar redução de remuneração e exigindo o retorno imediato do pagamento da insalubridade, inclusive retroativo a novembro. O documento aborda ainda questões relativas aos procedimentos e condições de trabalho, pontos de pauta na greve de 2013, que não foram atendidos, segundo a categoria. Na tarde dessa segunda-feira (11), o superintendente de Regulação da Sesab, José Saturnino Rodrigues, se reuniu com diretores do Sindimed para ouvir as reivindicações, mas não houve avanços na negociação.
 
Em nota, a Sesab informa que o corte do adicional de insalubridade é uma ação correcional, realizada por meio da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), também respaldada por orientação da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e da Auditoria Geral do Estado (AGE), que identificaram irregularidades na prática remuneratória destes adicionais. A secretaria destacou ainda que os servidores que considerarem que executam atividades ou operações insalubres devem se dirigir ao setor de recursos humanos da sua unidade, a fim de que seja encaminhado o processo para a reavaliação da Junta Médica do Estado, que é o órgão competente para tal concessão, inclusive com efeito retroativo.


blogbraga/BocãoNews

Compartilhar no Whatsapp

A 24ª CIPM DIVULGA: JACOBINA RECEBE DOIS ASPIRANTES-A-OFICIAL PARA INTEGRAR SEU EFETIVO

Quarta-feira, 13 de Janeiro de 2016 / Bahia

Em janeiro de 2016, dois novos Aspirantes a Oficial se apresentaram na sede da 24ª CIPM/Jacobina, sendo recebidos pelo Comandante da Unidade, o Maj PM ANDRADE. Recém formados na Academia de Polícia Militar da Bahia no dia 12 de dezembro de 2015, os Asp PM MATTOS e o Asp PM TEIXEIRA iniciarão um estágio supervisionado na 24ª CIPM para ao final de 12 meses ascenderem ao posto de 1° Tenente.

Os dois são componentes da  turma Coronel PM DELCKER RODRIGES DE MELO - TURMA INVICTUS, composta por 123 Aspirantes-a-Oficial que foram distribuídos por todo o Estado da Bahia após a conclusão do Curso de Formação de Oficiais que teve duração de 3 anos.

O Aspirante-a-Oficial representa para a Corporação a possibilidade de renovar ideias, práticas, além de consolidar novos conceitos e novas formas de "fazer polícia". A sociedade requer cotidianamente da Polícia Militar, constante aprimoramento e atualização para uma boa prestação de seus serviços. Dessa forma é fundamental que haja sempre renovação, pois o Aspirante agrega durante o período de formação um conjunto de valores e conhecimentos que influenciam diretamente no serviço prestado pela Polícia Militar. 
  
Durante o período de aspirantado na cidade de Jacobina, o Comando da 24ª CIPM, através de suas seções e subunidades que a integram, oferecerão aos futuros oficiais oportunidades e condições satisfatórias ao exercício das atividades de comando, possibilitando-lhes o desenvolvimento pessoal e profissional, bem como o aprimoramento das atividades desenvolvidas em prol da sociedade jacobinense e das outras 11 cidades que compõe a área de responsabilidade da 24ª CIPM, além de um constante acompanhamento e supervisão pelos demais oficiais que já integram o efetivo dessa Unidade. 

SAMUEL SAMPAIO DE MIRANDA - CAP PM/RESP. PELO COMANDO DA 24ª CIPM


blogbraga/PM da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Jovem de 20 anos é morto a tiros em Jacobina-BA

Quarta-feira, 13 de Janeiro de 2016 / Bahia

A vítima

O rapaz morreu na hora

Por volta das 20h30 desta terça-feira dia 12, um jovem identificado como Paulo Henrique Silva, 20 anos, conhecido como Paulinho, foi assassinado a tiros na Praça Roberto Santos, em Jacobina-BA. 

Segundo a polícia, dois indivíduos não identificados estavam a bordo de uma moto e armados foram os autores dos disparos que ceifou a vida do jovem.

O SAMU esteve no local mais nada pode fazer a não ser constatar o óbito. A polícia militar e a polícia civil estiveram no local e registraram o fato.

De acordo informações havia muitas pessoas na hora do crime, a vítima estava em um parque infantil com os amigos.

Até o momento ninguém foi preso. O corpo de Paulinho foi removido para o Instituto Médico Legal local para ser necropsiado. A Polícia Civil vai investiga o caso.


blogbraga/Foto via WhatsApp

Compartilhar no Whatsapp

Release da Polícia Militar de Jacobina-BA

Sexta-feira, 08 de Janeiro de 2016 / Bahia

Três homens acusados de cometer crime de furto foram presos pela PM no Município de Piritiba-BA, na manhã da última quinta-feira, 07. 

A prisão ocorreu após os policiais militares lotados naquele município tomarem conhecimento de que os acusados vinham praticando o ato delituoso em fazendas entre o povoado de Areia Branca e o povoado de Angico. 

Foram apresentadas na Delegacia de Polícia Civil de Jacobina, onde foram autuadas em flagrantes, as pessoas identificadas como  J.P.S., de 18 anos, vulgo "GEL", A.L.S., de 27 anos, vulgo "RIBEIRINHO", este acusado de ser autor de crime de latrocínio, e C.S.P., de 19 anos, vulgo "TITO" e todo material recuperado pela Guarnição PM: duas bolsas com objetos de valor das vítimas, 03 (três) espingardas de fabricação caseira, 04 (quatro) cartuchos de revólver calibre 38 e duas facas.


blogbraga/PM da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Chuva forte derruba residência em Tapiramutá-BA

Quinta-feira, 07 de Janeiro de 2016 / Bahia

Boa tarde Braga, sou de Tapiramutá e moro em Luis Eduardo Magalhães, mas estou visitando meus parentes em Tapiramutá. Olha o que a chuva de hoje quinta-feira (07), causou. Sorte não ter ninguém nessa casa.

O fato aconteceu na rua Teotônio de Carvalho. Tapiramutá -BA fica à cerca de 350 km de Salvador.


blogbraga/Participação e Fotos de Internauta

Compartilhar no Whatsapp

PRISÃO DE SUSPEITO DE CRIME DE HOMICÍDIO NA REGIÃO DE JACOBINA-BA

Quinta-feira, 07 de Janeiro de 2016 / Bahia

Policiais militares da 24ª CIPM/Jacobina-BA, efetuaram a prisão de suspeito de crime de homicídio contra idoso na cidade de Ourolândia. 

A vítima de prenome José, que foi vista pela última vez no domingo, 03, foi encontrada decapitada em sua residência que fica localizada na Fazenda Abóbora. Ao tomar conhecimento do fato policiais militares lotados no 5º Pelotão/Ourolândia realizaram diligências com o intuito de localizar o autor, o qual foi localizado próximo ao local do crime, com o suspeito, a pessoa identificada como D.P.C., de 44 anos. 

Com ele foram encontrados 01 revólver cal. 22 com 05 cartuchos intactos, 01 espingarda de fabricação caseira, 01 foice, 01 machado e mais objetos subtraídos da vítima, inclusive um facão utilizado no ato delituoso.

Todo material apreendido pelos policiais militares foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Jacobina para a adoção das medidas cabíveis.


blogbraga/PM

Compartilhar no Whatsapp

Moradores do Distrito Ibiaporã/Bonita, município de Mundo Novo-BA pedem socorro ao poder público

Quinta-feira, 07 de Janeiro de 2016 / Bahia

O Distrito de Ibiaporã/Bonita, município de Mundo Novo-BA, ficou com várias ruas totalmente alagadas na manhã desta quinta-feira dia 07. Após uma forte chuva, às ruas foram tomadas pela água. 

Segundo morador que enviou fotos a nossa redação disse, "sempre que chove na região o problema se repete, estamos esquecido".

Braga, a chuva tem tirado o sono de todos que aqui residem. As ruas sem infraestrutura e pavimentação se tornam quase intrafegáveis. 

Depois das chuvas fica a lama, água empossada, os moradores correm o risco de se contaminarem com doenças infecciosas, como dengue e outras.

O local está totalmente esquecido pelo poder público. Os moradores pedem socorro!


blogbraga/Participação e Fotos de Internauta

Compartilhar no Whatsapp

Governo realiza entregas que fortalecem o desenvolvimento rural da Bahia

Quarta-feira, 06 de Janeiro de 2016 / Bahia

Contribuir para melhorar a qualidade de vida dos agricultores rurais da Bahia, a partir do fortalecimento do desenvolvimento rural. Com esse objetivo, o Governo do Estado entrega mais ações com esta finalidade, nesta sexta-feira (08), no município de Feira de Santana, a partir das 9h, com a presença do governador Rui Costa, do secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, do diretor executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, entre outras autoridades.  

Na oportunidade, serão formalizados os contratos para prestação de serviços de assistência técnica pela Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), da SDR, no valor total de R$ 147 milhões, com entidades sociais selecionadas nas chamadas públicas para seleção de entidades executoras de serviços de assistência técnica e extensão rural para a promoção da sustentabilidade das unidades produtivas familiares e para seleção de entidades executoras de serviços de assistência técnica e extensão rural para povos e comunidades tradicionais na agricultura familiar do estado da Bahia. As chamadas vão atender a 40.320 famílias. 

Será lançado ainda um edital para seleção de projetos de apoio à cadeia produtiva de caprinovinocultura, por meio da CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), no âmbito do projeto Bahia Produtiva. O investimento é de R$ 20 milhões, com recursos do Estado e do Banco Mundial, e beneficiará agricultores familiares e empreendedores da economia solidária dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.

Os projetos serão selecionados a partir da Manifestação de Interesse de organizações produtivas da agricultura familiar e de empreendimentos de economia solidária do Estado da Bahia. As Manifestações de Interesse deverão ser inscritas eletronicamente mediante preenchimento do formulário no sistema disponível no site www.car.ba.gov.br.

Entrega de equipamentos - Também serão entregues 16 retroescavadeiras para construção de 617 aguadas em 16 municípios do interior do estado, em atendimento a dois convênios firmados entre o Ministério da Integração Nacional, pela Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) e o Governo da Bahia, através da CAR.

O investimento, no valor de R$ 2,8 milhões, vai atender aos municípios de Abaré, Campo Formoso, Casa Nova, Chorrochó, Glória, Jeremoabo, Macururé, Miguel Calmon, Morro de Chapéu, Ourolândia, Paulo Afonso, Pedro Alexandre, Rodelas, Sento Sé, Várzea Nova e Pilão Arcado.
               


blogbraga/Emília Mazzei

Compartilhar no Whatsapp

Operação Fim de Ano aborda 13 mil veículos nas rodovias estaduais

Terça-feira, 05 de Janeiro de 2016 / Bahia

A Operação Fim de Ano, promovida pela Polícia Militar da Bahia, por meio do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e das Companhias Independentes de Policiamento Rodoviário (1ª CIPRv/Itabuna, 2ª CIPRv/Brumado e 3ª CIPRv/Barreiras), abordou 26.527 pessoas e 13.846 veículos nas rodovias estaduais, no período das 16h do dia 24 de dezembro até às 7h desta segunda-feira (4).

Como resultado das abordagens, 20 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 68 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLVs) foram recolhidos. No total, 1.822 pessoas foram autuadas e 66 veículos retidos. No mesmo período, a Polícia Militar registrou 85 acidentes de trânsito em todo estado, com 62 vítimas, sendo 37 com ferimentos leves, 15 gravemente feridas e 10 fatais.

Diversas medidas foram realizadas para manter as estradas seguras. Uma delas foi a utilização de novos medidores de velocidade do tipo estático/portátil, em caráter educativo, o que colaborou na fiscalização de ultrapassagens em locais proibidos, atitudes que causam a maioria das ocorrências de acidentes com vítimas. Os novos equipamentos também foram usados na abordagem de veículos, motoristas e motociclistas, melhorando a qualidade do serviço e a segurança dos usuários nas rodovias baianas.


blogbraga/Emília Mazzei

Compartilhar no Whatsapp

Bahia lança aplicativo que permite mapear focos do mosquito Aedes aegypti

Terça-feira, 05 de Janeiro de 2016 / Bahia

A partir desta segunda-feira (4), a população e o poder público ganham uma nova arma para combater o mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor da dengue, febre chikungunya e zika. O Caça Mosquito é um aplicativo de celular, inicialmente na plataforma Android, que possibilita fotografar e denunciar criadouros, em qualquer lugar e a qualquer hora. 

A iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), busca, simultaneamente, localizar os criadouros a partir do georreferenciamento (GPS) e acionar os órgãos municipais para a eliminação dos focos. Como resultado, espera-se controlar rapidamente os surtos. 

O aplicativo está disponível para download na Google Play (https://goo.gl/Om6JvA) e, até o fim do mês, os usuários da plataforma iOS poderão utilizar o sistema. De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, esta é mais uma estratégia complementar de combate ao mosquito. 

“Estimulamos a inovação e temos investido em iniciativas como o mosquito transgênico e testes rápidos, bem como analisado a eficácia de repelentes com nanotecnologia e pesquisas que estudam o bacillus thuringiensis e a wolbachia”, afirma o secretário. 


blogbraga/Emília Mazzei

Compartilhar no Whatsapp

Adolescente é morto a tiros em Jacobina-BA

Terça-feira, 05 de Janeiro de 2016 / Bahia

 

Um adolescente de 16 anos identificado como Assis Eduardo Santos, foi morto a tiros, por volta das 21h desta segunda-feira (04), no Distrito de Lages do Batata, município de Jacobina-BA.

Segundo informações, dois homens não identificados chegaram a pé e deram quatro tiros contra a vítima que morreu na hora.

A motivação e a autoria ainda são desconhecidas. A polícia esteve no local isolando a área até a chegada da polícia técnica e do rabecão para remover o corpo para o IML de Jacobina-BA.

O caso será investigado pela polícia civil.


blogbraga/Foto via WhatsApp

Compartilhar no Whatsapp

Raio mata 15 cabeças de gado em fazenda no município de Mundo Novo-BA

Terça-feira, 05 de Janeiro de 2016 / Bahia

Um raio matou 15 animais, entre bois, vacas e novilhas, durante uma tempestade, na tarde desta segunda-feira (04), por volta das 14h, em uma Fazenda no Distrito de Ibiaporã, município de Mundo Novo-BA a cerca de 308 Km da capital baiana.

O valor do prejuízo não foi divulgado pelo dono dos animais o Sr. Carlinhos de "Zé de Germino".

Segundo testemunhas, as 15 cabeças de gado morreram na hora. O fato assustou pecuaristas da região


blogbraga/Foto via WhatsApp

Compartilhar no Whatsapp

Caminhão capota e deixa 2 pessoas mortas na BA-052 próximo a Morro do Chapéu-BA

Segunda-feira, 04 de Janeiro de 2016 / Bahia

Caminhão L1620, Mercedes Benz, placa NVN-1298 de Itabaiana Sergipe, capotou na madrugada de hoje segunda-feira dia 04, no  Km-264, na  BA-052 estrada do feijão, há 8 km de Morro do Chapéu-BA e deixou dois mortos.

Segundo informações, o motorista identificado como  Márcio Silva Santos, de 35 anos, conhecido como  "Mocotó" de Aracaju e o carona José Fereira Lima Filho, de 48 anos, teriam jantado no posto de combustível no Distrito de Porto Feliz, município de Piritiba-BA, após seguirem viagem sofreram o grave acidente na rodovia BA-052.

As vítimas ficaram presas nas ferragens e não resistiram aos ferimentos. Eles estavam viajando em comboio com outros motoristas.

A Polícia Rodoviária Estadual foi acionada e o Corpo de Bombeiros para retirarem os corpos das ferragens. Os corpos serão encaminhados para o IML de Irecê.


blogbraga/Fotos:Leo Ricardo

Compartilhar no Whatsapp

Caminhão despenca de viaduto e deixa três pessoas feridas uma em estado grave em Posse divisa Bahia/Góias

Segunda-feira, 04 de Janeiro de 2016 / Bahia

Uma das vítimas

Populares prestam socorros as vítimas

Caminhão cai de viaduto

Um acidente envolvendo um caminhão na rodovia BR-020, no município de Posse-Go divisa com a Bahia, deixou três pessoas feridas na tarde de ontem domingo dia 03, por volta da 13h.

Segundo informações o condutor perdeu o controle da direção e despencou de um viaduto.

O condutor que ficou preso nas ferragens e mais duas pessoas ficaram feridas, eles foram socorridas pelo SAMU e o Corpo de Bombeiros de Posse, que retirou o motorista das ferragens.

As vítimas foram encaminhadas para o Hospital de Posse. Segundo informações policiais uma das vítimas em estado grave. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada para registrar o acidente.


blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Polícia Militar registra 1º homicídio de Miguel Calmon-BA em 2016

Sábado, 02 de Janeiro de 2016 / Bahia

A Polícia Militar registrou o primeiro homicídio de Miguel Calmon em 2016 neste sábado dia 02, por volta das 11h40. 

O crime ocorreu na Praça da Feira Livre em Miguel Calmon, cidade vizinha de Jacobina-BA que fica há 364 Km de Salvador . De acordo com a Polícia Militar, Gilvânio de Araújo Dias, 39 anos, mais conhecido como "Gilvan Relojoeiro" foi atingido por um tiro na cabeça.

Ainda segundo a PM, a vítima foi abordada por dois indivíduos não identificados que atiraram contra a vítima que morreu na hora.

A motivação e autoria do crime ainda são desconhecidos. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Jacobina cidade do Ouro.

A polícia civil vai abrir inquérito para investigar o crime.


blogbraga/Foto via WhatsApp

Compartilhar no Whatsapp

Jovem é assassinado a tiros em Jacobina-BA

Sábado, 02 de Janeiro de 2016 / Bahia

Um jovem identificado como Henrique Silva Borges, de 24 anos, foi assassinado a tiros na noite de ontem sexta-feira dia 1º, por volta das 19h, em Jacobina-BA.

O fato aconteceu na Rua José Pinho de Freitas no Bairro Caixa D'água. Segundo informações, dois indivíduos em um veículo não identificado abordaram a vítima e efetuaram ao menos 6 tiros. O rapaz morreu na hora.

A polícia civil vai investigar o caso. A motivação e a autoria são desconhecidas. Henrique já sofreu uma tentativa de homicídio no Bairro já citado, à um ano atrás.

O corpo de Henrique foi removido para o IML local.


Diário da Chapada parceiro do blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Governo do Estado parcela em três vezes pagamento do ICMS relativo a vendas realizadas em dezembro

Quinta-feira, 31 de Dezembro de 2015 / Bahia

Os contribuintes do ICMS na Bahia poderão parcelar em até três vezes o pagamento do ICMS relativo às vendas realizadas em dezembro. As parcelas mensais consecutivas vencem nos dias 11 de janeiro, 11 de fevereiro e 9 de março. O parcelamento, de acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), é valido também para operações de antecipação tributária relativa às aquisições interestaduais de mercadorias efetuadas durante o mês de dezembro. Neste caso, o pagamento deverá ser realizado em 25 de janeiro, 25 de fevereiro e 25 de março.

Por terem regras próprias, contribuintes optantes pelo Simples Nacional não participam do parcelamento, exceto nas operações sujeitas ao pagamento por antecipação tributária. Também não haverá parcelamento para o comércio de automóveis, motocicletas, motonetas, caminhões, reboques e semirreboques, ônibus e micro-ônibus novos e usados, hipermercados e supermercados.


blogbraga/Emília Mazzei

Compartilhar no Whatsapp

Governador sanciona lei que amplia Prêmio por Desempenho Policial

Quarta-feira, 30 de Dezembro de 2015 / Bahia

Em publicação na edição desta quarta-feira (30) do Diário Oficial do Estado, o governador Rui Costa sancionou a lei que amplia o Prêmio por Desempenho Policial (PDP). Com a mudança, a gratificação, a partir de 2016, passa a ser paga duas vezes no ano – nos meses de abril e outubro. 

O prêmio, destinado aos servidores das polícias Militar, Civil e Técnica, além de policiais lotados na Secretaria da Segurança Pública, incentiva a redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), através de metas pré-estabelecidas para Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp) e suas respectivas Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp). 

Com o objetivo de estimular e ampliar a diminuição desses índices criminais, o prêmio, com as novas regras, será distribuído da seguinte forma: 50% estão garantidos se a Aisp em que ele atuar atingir a meta ou reduzir homicídios; 25% se a Risp cumprir a meta; e os outros 25% se todo o estado cumprir a meta. 

“Mais uma vez o Governo do Estado demonstra sua sensibilidade com os servidores das forças de segurança da Bahia. Tenho certeza de que essas mudanças, além de valorizar o trabalho do policial, incentivarão na redução dos crimes contra a vida”, ressaltou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa. 


blogbraga/Emília Mazzei

Compartilhar no Whatsapp

Esposo da vice-prefeita de Miguel Calmon-BA, é encontrado morto pendurado em árvore no quintal de casa

Segunda-feira, 28 de Dezembro de 2015 / Bahia

O empresário e esposo da vice-prefeita de Miguel Calmon, cidade vizinha de Jacobina, foi encontrado morto na manhã de hoje segunda-feira dia 28. O fato aconteceu na Avenida José Otávio de Sena na cidade de Miguel Calmon-BA.

De acordo com informações da Polícia, ele foi encontrado pendurado em um pé de manga e estava com uma corda no pescoço, no quintal da residência da família.

O empresário identificado como Ramilton Requião, de 70 anos, era casado com a vice-prefeita de Miguel Calmon, Hilda Requião, e era pai de Dr. Márcio Requião, ex-defensor público de Jacobina, que está atuando atualmente em Feira de Santana-BA e dos dois advogados João Raminho e Eduardo Requião.
 
Segundo informações de familiares a nossa reportagem, o empresário sofria de depressão. A Polícia Civil vai abrir um inquérito para investigar o suposto suicídio.

O corpo do empresário foi encaminhado para o IML de Jacobina.

O repórter Edivaldo Braga do Blogbraga que é amigo de familiares do empresário deixa suas condolências para os familiares e amigos por esta perda.


blogbraga/Foto via WhatsApp

Compartilhar no Whatsapp

Três PMs sofrem acidente de carro em Crisópolis-BA; um fica gravemente ferido

Segunda-feira, 28 de Dezembro de 2015 / Bahia

Três policiais militares ficaram feridos em um acidente de trânsito ocorrido na manhã desta segunda-feira (28), por volta das 07h. O acidente foi registrado na entrada da cidade de Crisópolis-BA.

Segundo informações policiais, os PMs que ficaram feridos foram identificados apenas como Agamenon da Silva, João Francisco e Ferraz. 

Eles residem em Paulo Afonso-BA, trabalham na CAEL(Companhia Especializada do Litoral Norte) e iam para a cidade de Esplanada-BA.

Ambos foram socorridos pelo SAMU de Crisópolis, o condutor o Soldado João Francisco foi socorrido em estado grave. Ainda segundo a polícia as vítimas estavam indo para o trabalho no momento do acidente.

O estado de saúde dos outros PMs e as causas do acidente não foram divulgadas. A polícia militar esteve no local e registrou o acidente.


blogbraga/PM da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Colisão frontal entre carro de passeio e carreta deixa quatro mortos entre Mucugê e Andaraí na Chapada Diamantina

Sexta-feira, 25 de Dezembro de 2015 / Bahia

Quatro pessoas morreram nesta quinta-feira dia 24, por volta das 14h, em um grave acidente entre um carro de passeio e uma carreta entre as cidades de Mucugê e Andaraí, na Chapada Diamantina-BA.

Segundo informações policiais o carro de passeio tinha saído de São Paulo com destino a Redenção-BA. A colisão frontal matou quatro pessoas da mesma família, o casal e dois filhos.

As causas do acidente não foram divulgadas nem o estado de saúde do motorista da carreta. A polícia esteve no local e registrou o acidente.


blogbraga/Foto via WhatsApp

Compartilhar no Whatsapp

Pavimentação e drenagem serão ampliadas em nove municípios baianos; Carinhanha e Coribe estão entre as cidades beneficiadas

Quinta-feira, 24 de Dezembro de 2015 / Bahia

Cerca de 330 mil moradores de nove municípios baianos viverão em cidades com melhor infraestrutura urbana. O governador Rui Costa assinou, nesta quarta-feira (23), a autorização para contratos de financiamento com a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), destinados à realização de obras de pavimentação e drenagem, com recursos de mais de R$ 53 milhões, em Dias D'Ávila, Coribe, Carinhanha, Jeremoabo, Catu, Ibirapuã, Nova Viçosa, Sátiro Dias e Riachão do Jacuípe.
 
Rui informou que foi feita uma reformulação no valor que pode ser contratado por cada prefeitura com a agência de fomento, com o intuito de atender mais prefeitos. “A Desenbahia contratava valores que correspondiam a até 12% da receita corrente líquida do município. Nós reduzimos isso para 6%, visando disponibilizar para mais municípios. O volume de recursos é limitado, se cada um pegar um volume grande, não sobra para os outros. Com essa redução nós damos acesso a mais municípios nesse momento crítico de queda de arrecadação”.

A prefeita de Dias D’Ávila, Jussara Nascimento, falou da diferença que as obras, no valor de R$ 21 milhões, vão fazer para o município. “Nossa cidade sempre foi conhecida como Cidade das Águas, mas estava em estado crítico, por isso procuramos o governador. O município veio buscar o apoio e hoje estamos obtendo um grande êxito”. 

Empréstimos para empresários

O presidente da Desenbahia, Otto Alencar Filho, afirmou que essa linha de financiamento para as prefeituras representa investimentos, em sua maioria,  nas áreas de pavimentação, drenagem e saneamento. “Estes investimentos vão atrair empresas para os municípios e fomentar assim também a geração de emprego e renda. Temos mais de 30 milhões de projetos já aprovados em 2015. São projetos diretamente ligados à melhoria da condição de vida das pessoas mais carentes”. 

Rui informou ainda que, se houver empresas interessadas em montar unidades produtivas nos municípios baianos, a Desenbahia pode fazer empréstimos para o empresário ou para a prefeitura. “A relação pode ser direta entre o empresário e a Desenbahia, ou entre o município e a agência, para que a prefeitura construa o galpão e faça negócios para atrair investimentos para o município”. Rui disse ainda que quando o empréstimo for para atrair empresas de fora do estado, este teto de 6% pode ser dilatado.
 
Lista de municípios, população beneficiada e valores investidos:
 
1- Dias D'Ávila – Valor Investido: R$ 21 milhões;
    População Beneficiada: 78.058
 
2-
CoribeValor Investido: R$ R$ 1.302.966,94;
    População Beneficiada: 14.976

 
3-
Carinhanha – Valor Investido: R$ 5.828.472,82;
    População Beneficiada: 29.955

 
4- Jeremoabo – Valor Investido: R$ 7 milhões;
    População Beneficiada: 41.100
 
5- Catu – Valor Investido: R$ 9.942.457,44;
    População Beneficiada: 55.719
 
6- Ibirapuã – Valor Investido: R$ 1.400.000,00;
    População Beneficiada: 8.735
 
7- Nova Viçosa – Valor Investido: R$ 3.500.000,00;
    População Beneficiada: 43.216
 
8- Sátiro Dias – Valor Investido: R$ 3.187.774,72;
    População Beneficiada: 20.320
 
9- Riachão do Jacuípe – Valor Investido: R$ 2.500.000,00
    População Beneficiada: 35.403


blogbraga/Emília Mazzei

Compartilhar no Whatsapp

Prorrogado até próximo dia 29 prazo para quitar débitos com impostos e taxas estaduais

Segunda-feira, 21 de Dezembro de 2015 / Bahia

O Governo do Estado prorrogou, até o dia 29 de dezembro, o prazo para contribuintes da capital e do interior quitarem débitos com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto sobre Transmissão ‘Causa Mortis’ e Doação (ITD) e taxas estaduais, com descontos de até 85% e parcelamentos diferenciados. A legislação do programa Concilia Bahia previa o encerramento do prazo nesta sexta-feira (18), mas, de acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), nos últimos dias, muitos contribuintes pediram mais tempo para aderirem às condições especiais de negociação.



Clique e veja mais!


blogbraga/Fonte: Ascom/Secretaria da Fazenda (Sefaz)

Compartilhar no Whatsapp

PIRITIBA: RICARDO SOM REALIZA AÇÃO SOLIDÁRIA DE NATAL!

Segunda-feira, 21 de Dezembro de 2015 / Bahia

O período natalino inspira a fraternidade e solidariedade ao próximo. Fomenta a Paz e o respeito ao próximo!

Em Piritiba, minha cidade alegria, no dia 19/12, organizamos pela segunda vez um evento beneficente com o objetivo de arrecadar gêneros alimentícios para distribuir entre as famílias carentes durante o natal.

O evento contou com a apresentação de 4 bandas regionais, tendo um público recorde dos nossos eventos. O ingresso foi 4 quilos de alimentos não perecíveis.

Recebemos o apoio da PM Piritiba, CAESA, PRE, PETO, POLICIA CIVIL, CORPO DE BOMBEIRO CIVIL, Grupo de Segurança Águia, o apoio da Prefeitura com o Hospital e a GUARDA MUNICIPAL, para a realização deste evento social e desta "corrente do bem".

Queremos agradecer a todos que prestigiaram o evento, a minha família, aos amigos presentes, a equipe Ricardo Som, BLOGBRAGA, pela dedicação na construção do evento e principalmente a todos que colaboraram com o evento, através das doações dos alimentos e torceram para que este evento fosse um sucesso como de fato foi!

O meu muito obrigado ao meu amigo conterâneo e parceiro Edivaldo Braga do blogbraga!

Até 2016, com a permissão de Deus!

Um grande abraço, Ricardo Cedraz e toda equipe Ricardo Som.


blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Colisão entre carro de passeio e carreta deixa um morto na BR-407 em Capim Grosso-BA

Domingo, 20 de Dezembro de 2015 / Bahia

O homem morreu na hora

O SAMU constatou o óbito

Colisão frontal

A PRF registrou o acidente

A PM no local

Um homem, morreu na manhã deste domingo dia 20, por volta das 10h40, na BR-407, em Capim Grosso-BA, em uma colisão frontal entre uma carreta e um veículo Golf, placa de São Paulo.

De acordo informações de um internauta de Capim Grosso, o motorista identificado como Daniel bateu de frente com a carreta após uma ultrapassagem, o condutor da carreta ainda tentou desviar mais a colisão foi inevitável.

Com o choque da batida Daniel morreu na hora. O SAMU esteve no local mais nada pode fazer a não ser constatar o óbito.

O corpo do homem foi removido para o IML de Jacobina. A Polícia Militar esteve no local juntamente com a Polícia Rodoviária Federal que registrou o grave acidente.


blogbraga/ Fotos de Internauta

Compartilhar no Whatsapp

CHAPADA DIAMANTINA: Incêndios florestais no Piemonte da Diamantina já comprometem unidade de conservação

Sexta-feira, 18 de Dezembro de 2015 / Bahia

Nesta época do ano, em que as altas temperaturas e o clima seco são comuns, a Chapada Diamantina revive um capítulo negativo em sua história: os incêndios florestais! Ocasionados, em geral, pela ação humana, os focos começam pequeninos, mas logo se alastram por grandes áreas, causando a devastação da fauna e flora, além de comprometer, diretamente, os mananciais, que dependem da mata nativa para a sua manutenção. O El Niño persiste e dificulta a ocorrência das chuvas tão esperadas.

No lado norte da região, especificamente no município de Jacobina, tudo começou em meados do mês passado, quando uma moradora do bairro da Bananeira, situado a poucos minutos do centro da cidade, foi queimar o lixo doméstico e perdeu o controle da situação. Pindobaçu, no Piemonte Norte do Itapicuru, também registrou focos de incêndio em novembro. O mês de dezembro mal começou e os moradores do Piemonte da Diamantina veem parte do seu patrimônio natural ser consumido, novamente, pelo fogo! Ao lado de Jacobina, Miguel Calmon, Caém e Saúde sofrem com as chamas. Em Mirangaba, voluntários, brigadistas, guardas municipais e integrantes do Corpo de Bombeiros de Juazeiro conseguiram debelar os focos no fim da tarde de terça-feira, mas mantêm o monitoramento para evitar reignição. 

Dentre as áreas mais críticas no momento, está o Parque Estadual das Sete Passagens (Pesp), em Miguel Calmon, unidade de conservação (UC) essencial para garantir o potencial hídrico da região. No seu interior e entorno, existem várias nascentes, que desembocam em cachoeiras e alimentam rios, como o Itapicuru-Mirim, afluente da Bacia do Itapicuru. Constituindo um dos remanescentes da Mata Atlântica, o Parque se caracteriza como Refúgio Biológico, possuindo áreas com grande necessidade de preservação ambiental. A exuberante vegetação é reduto dos campos rupestres, bioma característico na Chapada e conhecido pela sua biodiversidade, e de animais ameaçados de extinção, como o macaco-prego-do-papo-amarelo.

Os principais focos de incêndio na UC estão na Grota da Dona Antônia. Conforme Zélis Pereira, gestor do Pesp e integrante da Diretoria de Unidades de Conservação do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hidrícos (Inema), nessa quarta-feira, mais de 40 pessoas estiveram empenhadas no combate. “O mesmo fogo está queimando a nascente da Véu de Noiva [cachoeira mais visitada do distrito de Itaitu, pertencente a Jacobina]. Provavelmente, com a chuva da segunda-feira, um raio ocasionou o incêndio”, sinaliza.

O governo da Bahia já decretou estado de emergência em mais de duzentos municípios do estado por conta da estiagem. No momento, o território do Piemonte aguarda análise do reconhecimento pelo governo federal.

Ao combate!
Voluntários da Associação de Ação Social e Preservação das Águas, Fauna e Flora da Chapada Norte (ASPAFF), acompanhados por brigadistas da mineradora Yamana Gold, com sede em Jacobina, integrantes do Corpo de Bombeiros de Juazeiro, do Inema - Regional Senhor do Bonfim, funcionários do Pesp, da agência Eco Sistema Adventure, da Prefeitura de Miguel Calmon e da Cooperativa Recicla Jacobina, além de moradores do entorno, revezam-se  nas serras entre Miguel Calmon e Itaitu.  As prefeituras também estão empenhadas no combate e têm disponibilizado veículos e profissionais.

Um helicóptero Esquilo com bambi-bucket (bolsa própria para armazenamento e lançamento de água) chegou à região ontem, 16, mas por problemas técnicos ainda não pôde ser utilizado. Cerca de 10 brigadistas de Jaguarari também desembarcaram em Itaitu para reforçar o combate nessa quarta-feira. As proximidades das cachoeiras Piancó, Arapongas/Jaqueira e das comunidades Coreia e Jabuticaba são o foco do combate. A técnica de aceiros, desbaste da mata, vem sendo utilizada para evitar que a matéria orgânica facilite a propagação do fogo. A meta é debelar os focos o mais rápido possível para seguir em direção a Caém e Saúde, onde também estão acontecendo incêndios.

Unindo forças
O Ministério Público da Bahia informou, na manhã de segunda-feira, 14, que irá instaurar inquérito civil para apurar os motivos da falta de adoção de controle de queimadas, prevenção e combate na região. O órgão já disponibilizou 25 rádios de comunicação, bem como veículos e servidores para auxílio administrativo. A decisão foi anunciada em reunião ocorrida no Centro Cultural de Jacobina, quando também foi instaurado um Comitê de Gerenciamento de Crise, com membros de diversas instituições, para implantar plano de ação emergencial. Segundo o promotor Pablo Almeida, o incêndio foi originado na área da mineradora da cidade por ação ilegal de garimpeiros que invadem o local para explorar ouro sem autorização.

De acordo com Paulo Henrique Muricy, associado da ASPAFF e ex-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Itapicuru, a ocasião está sendo oportuna para cobrar do estado um protocolo de combate a incêndios. “Queremos mostrar a necessidade de ampliar o Parque Estadual das Sete Passagens e a política atual de combate, que prioriza áreas com risco de morte, em que há presença de comunidades, e unidades de conservação. Algumas áreas no entorno do Pesp são tão ricas quanto às do Parque e precisam ser preservadas!”, comenta. 

Para o promotor Pablo Almeida, é preciso que a população se mobilize mais e contribua, diante da dimensão do problema. “As principais dificuldades são de recursos materiais. Principalmente apoio aéreo com força total. Somente o helicóptero Esquilo, já foi um ganho de logística, pois ele conseguiu pousar em todos os lugares com foco de incêndio e transportar mantimentos para os brigadistas - o que não havíamos conseguido nos últimos dois dias. Ou seja, somente agora temos um equipamento ideal para o terreno! Ontem o fogo não foi completamente debelado por ausência do bambi. Se ele funcionar hoje, a quinta-feira será o dia ‘D’ do combate!”, pontua.

Faça a sua parte!
Na porção central da Chapada Diamantina, foi no mês de setembro que os primeiros focos apareceram, em localidades de
Andaraí, Mucugê e Palmeiras, especialmente nos Gerais do Vieira, trilha certa para quem faz o famoso trekking do Pati. Lençóis, Ibicoara, Seabra e Itaetê também foram assolados pelo fogo, sendo que, em alguns lugares, os focos ainda são intensos. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estima entre 10 e 20% de destruição no interior do Parque e em outras unidades de conservação do seu entorno. Uma ação civil pública, ajuizada pelas Defensorias da Bahia e da União, requereu fornecimento imediato de material e pessoal para controlar o fogo na Chapada. Dentre as determinações, estão veículos, kits de combate a incêndio, apoio aéreo e brigadistas.

“Se a partir desta quinta-feira, a gente observar que não surtiu o efeito desejado no combate aos incêndios, vamos ter que alegar o descumprimento da liminar, além de judicializar novamente. Hoje será um divisor de águas! Como a seca vem sendo frequente na região, será muito importante que esse comitê se perpetue. Novos pontos poderão surgir a qualquer momento. Se todos estiverem cientes de como agir, tudo ficará muito mais fácil”, explica a defensora pública da Comarca de Jacobina, Diana Suedde.

Segundo o geólogo Carlos Victor Rios, que integra o Comitê de Gerenciamento de Crise, as informações preliminares, obtidas a partir da análise de imagens aéreas, apontam para mais de 700 hectares de destruição no Piemonte da Diamantina.  “Esperamos que esse número não aumente nos próximos dias!”, enfatiza.

As equipes estão precisando de ajuda com alimentos, água, equipamentos de proteção e combate, a exemplo de botas e abafadores. Nos municípios de Miguel Calmon e Jacobina, as secretarias de meio ambiente estão recebendo doações. Neste último, o Ginásio de Esportes e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) também são pontos de coleta.

DADOS BANCÁRIOS (CAIXA ECONÔMICA FEDERAL)
AG. 0634  |  C/C. 28.715-5
OPERAÇÃO 013
ASPAFF CHAPADA NORTE
CNPJ 09.596.440/0001-28 

Turismo & Natureza
Alguns municípios do Piemonte da Diamantina fazem parte do roteiro turístico da Chapada Norte. Suas dezenas de cachoeiras, grutas, sítios arqueológicos, espaços propícios para a prática do ecoturismo e esportes de aventura, a exemplo do rapel, da escalada, do mountain bike, motocross e voo livre, atraem turistas de diversas regiões do país, bem como estrangeiros. Apesar de o turismo ainda estar se desenvolvendo na região, opções não faltam para os visitantes. Além do Parque Estadual das Sete Passagens, o distrito de Itaitu, em Jacobina, conhecida como a “Cidade do Ouro” ou “Cidade-Presépio”, é a principal escolha dos aventureiros, com seu clima bucólico, rodeado por serras e cachoeiras. A mais famosa é a Véu de Noiva: 60m de altura e ótimo poço para banho. Também é chamada de Cachoeira do Clarindo pelos nativos, em homenagem ao antigo dono das terras.


blogbraga/Emília Mazzei

Compartilhar no Whatsapp

Rui entrega novas ambulâncias do Samu 192 para onze municípios

Terça-feira, 15 de Dezembro de 2015 / Bahia

Onze novas ambulâncias destinadas ao atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu 192, serão entregues a municípios baianos para a substituição daquelas que já ultrapassaram os três anos de uso ou cuja quilometragem tenha atingido os 300 mil quilômetros. 

A solenidade de entrega ocorrerá nesta quarta-feira (16), às 9h, no pátio da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com a presença do governador Rui Costa. Os municípios beneficiados serão Lauro de Freitas, Vera Cruz, Eunapólis, Guanambi, Ilhéus, Itabuna, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista e Itapetinga.


blogbraga/Emília Mazzei

Compartilhar no Whatsapp

Governo estadual garante envio de 47 brigadistas da Defesa Civil Nacional à Chapada Diamantina

Terça-feira, 15 de Dezembro de 2015 / Bahia

O Governo do Estado garantiu o envio de uma equipe da Defesa Civil Nacional, formada por 47 pessoas, para ampliar a ação de combate aos incêndios na Chapada Diamantina. Os brigadistas devem chegar à região nesta quarta-feira (16), após articulação feita pela Casa Civil, por meio da Defesa Civil baiana. Nesta segunda-feira (14), a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) contratou mais dois helicópteros para utilização na luta contra o fogo na Chapada. O primeiro chegou à cidade de Jacobina ainda na tarde de ontem e o outro tem previsão de iniciar a operação hoje. 

Foram investidos, também pelo governo estadual, R$ 500 mil na compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e de combate ao fogo, como luvas, máscaras, abafadores, mochilas costais, facões, foices, pás, enxadas e fardamento. O material foi entregue para brigadistas voluntários neste domingo (13) no grupamento do Corpo de Bombeiro de Lençóis.  Atualmente, a operação coordenada pelo programa Bahia Sem Fogo, do Governo do Estado, conta com 60 bombeiros militares, 40 brigadistas, 8 peritos, quatro veículos tracionados (4×4), cinco helicópteros e seis aviões modelo air tractors (capazes de transportar até 3,8 mil litros d´água).  
 
"É importante a parceria de todos para que juntos possamos ter maior efetividade nas ações de combate. Toda a estrutura (aeronaves, equipamentos e veículos) está sendo utilizada para fortalecer esse trabalho. Atuamos conjuntamente com outros órgãos e instituições", afirmou o titular da Sema, Eugênio Spengler, que conta com a atuação na região dos órgãos do Governo Federal. 

O secretário viajou para a Chapada, onde participou nesta segunda-feira (4), em Jacobina, de uma reunião com comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Francisco Telles, e prefeitos da região.  O encontro que reuniu representantes do Ministério Público e da sociedade civil, além de brigadistas e bombeiros que compõem o programa Bahia Sem Fogo, teve como objetivo alinhar as ações de combate aos focos de incêndio.


blogbraga/Emília Mazzei

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
G7 NET Polícia Civil PM Paraíba Mineiros Grupo Marabá Luz motos Global Dique Denuncia Sutrans Vida Farma Delicia Bem Brasil Pastel Casa da Ferramenta Ofertas - Hiper Santo Antonio Imperial DPVAT Barreiras Unopar Sportime Elo Aço Jaú Evolucao DBT Contabilidade Rondon Neli Guarda Municipal Online Celulares Real Dupará Açaí CMO Extreme Minas Aço CISO P&F Mimoaço Oeste Manutenção