COVID-19

NOTÍCIAS

Família de Umburanas região de Jacobina/BA procura homem desaparecido!

Segunda-feira, 22 de Agosto de 2016 / Bahia

A família de Jadisom de Almeida Ribeiro, filho de José Ribeiro conhecido como "Pequeno" e da Senhora Eudalia de Almeida, quer saber aonde ele está. 

Os familiares de Jadisom moram em Umburanas região de Jacobina/BA. Segundo Sione irmã da vítima, ele saiu de Sento Sé/BA com destino a Petrolina-PE e desapareceu.

A família desesperada pede pra quem ver ou souber do paradeiro de Jadisom entrar em contato pelo fone: (74) 9.8806-8170.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Secretaria da Educação do Estado divulga estudantes premiados do Concurso sobre Castro Alves

Sexta-feira, 19 de Agosto de 2016 / Bahia

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia divulgou, nesta sexta-feira (19), a lista dos estudantes premiados no “Concurso Festa Literária na Rede Estadual da Bahia: 169 anos de Castro Alves”. Foram 17 selecionados entre as 121 obras inscritas nos distintos gêneros literários (poesia, prosa, carta e cordel).

As apresentações e premiações das criações literárias ocorrem no Sarau Literomusical, na Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), entre os dias 13 e 16 de outubro. A seleção foi feita pela professora da rede estadual, Lucília Coimbra, e pelas professoras Regina Gramacho e Maria Auxiliadora Wanderley, integrantes do Grupo de Pesquisa de Educação em Linguagem (Geling), da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (Faced/Ufba).

O objetivo do concurso é promover ações voltadas para o desenvolvimento das experiências criativas nos contextos escolares e a preservação da memória cultural da Bahia. Neste caso especial, os estudantes foram motivados a produzir escritos literários baseados nas diversas temáticas da obra do escritor Castro Alves.

A estudante Ioná Barbosa Rocha, 16 anos, que cursa o 2º ano no Colégio Estadual Duque de Caxias, localizado no município de Correntina (918 km de Salvador) conta que ficou surpresa ao ser selecionada no concurso. Ela escreveu uma carta para Castro Alves e que leva o título “Carta a Cecéu". “Estou muito feliz com o resultado porque escrevi com muito carinho e me inspirei nas obras dele”, diz a estudante ao revelar que está escrevendo o seu próprio romance chamado de “Projeto do amor”.

Quem também ficou muito entusiasmada foi Raimunda da Silva Martins, 17, do 3° ano do Colégio Estadual Antônio Batista, em Candiba (705 km da capital). Seu cordel intitulado “Castro Alves: a voz dos excluídos” foi inspirado em trechos das obras e história de vida do escritor. “Estou muito emocionada. Foi muito bom participar porque gosto muito de escrever”, diz a estudante que escreve poesias desde os sete anos de idade.

Veja a relação dos premiados  

Os olhos da modernidade - Tauane Pereira da Silva, 15 anos, 2º ano do Ensino Médio, Colégio Estadual João Durval Carneiro, São Gabriel, NRE 01 – Irecê. 

Ó vida! – Samuel Cavalcante Penteado, 16 anos, 2º ano do Ensino Médio, Colégio Estadual Jaci Ferreira dos Santos, Mucuri, NRE 07 – Teixeira de Freitas. 

A vingança - Suellen Bittencourt da Silva, 15 anos, 2º ano do Ensino Médio, Colégio Estadual Aldemiro Vilas Boas, São Miguel das Matas, NRE 09 – Amargosa. 

Brado por liberdade – Roberth Novaes Nascimento, 17 anos, 3º ano do Ensino Médio, Colégio Estadual Edilson Freire, Maracás, NRE 09 – Amargosa. 

Sem título – Cailane Evangelista da Silva, 17 anos, 3º ano do Ensino Médio, Colégio Estadual Aldemiro Vilas Boas, São Miguel das Matas, NRE 09 – Amargosa. 

O poeta visionário – Laura Alves, 16 anos, 3º ano do Ensino Médio, Colégio Estadual Marlei Teresinha Pretto, Luís Eduardo Magalhães, NRE 11 – Barreiras. 

Um grande homem – Sindy Muniz de Souza Barrense, 16 anos, 2º ano do Ensino Médio, Colégio Estadual Antônio Geraldo, NRE 11 – Barreiras. 

Biografia em poesia – Josicléia Oliveira da Silva, 17 anos, 2º ano do Ensino Médio, Colégio Estadual Vilobaldo Campos, Boquira, NRE 12 – Macaúbas. 

Castro Alves: A voz dos excluídos – Raimunda da Silva Martins, 17 anos, 3º ano do Ensino Médio, Colégio Estadual Antônio Batista, Candiba, NRE 13 – Caetité. 

Castro Alves em Cordel - Ana Beatriz Alves de Jesus, 16 anos, Vitória Oliveira Alves Cerqueira, 16 anos, 2º ano do Ensino Médio, Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, NRE 14 – Itaberaba. 

Memórias de um Condoreiro – Adriele Silva de Macedo, 17 anos, Bruno Rafael da Cruz Soares, 16 anos, 2º ano do Ensino Médio, Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, NRE 14 – Itaberaba. 

A voz de poucos que Brada – César Augusto Braga de Oliveira, 15 anos, 1º ano do Ensino Médio, Colégio da Polícia Militar Professor Magalhães Neto, NRE 22 - Jequié. 

Carta a Cecéu – Ioná Barbosa Bonfim Rocha, 16 anos, 2º ano do Ensino Médio, Colégio Estadual Duque de Caxias, Correntina, NRE 23 - Santa Maria da Vitória. 

Carta para as gerações futuras – Lurielly Kristiny Rocha de Lima, 14 anos, 1º ano do Ensino Médio, Colégio Estadual Rolando Laranjeira Barbosa, NRE 23 – Santa Maria da Vitória. 

O filho da liberdade – Ádla Cardoso Lêdo, 16 anos, 2º ano do Ensino Médio, Colégio Estadual São Gonçalo, Serra Dourada, NRE 23 – Santa Maria da Vitória. 

O jovem Castro – Hellen Cristina Marques Teixeira, 17 anos, 3º ano do Ensino Médio, autora, Wânderson Moraes de Jesus, 19 anos, 1º ano Ensino Profissional, intérprete, Colégio Estadual de Correntina, Correntina, NRE 23 – Santa Maria da Vitória. 

Meu anjo, meu anjo negro – Iasmin Carolaine de Matos Gonçalves, 16 anos, 3º ano do Ensino Médio, Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes, NRE 26 – Salvador.


Blogbraga/Assesoria de Comunicação - ASCOM

Compartilhar no Whatsapp

EMBASA: Não cabe princípio da insignificância em desvio de água, decide Teori Zavascki‏

Sexta-feira, 19 de Agosto de 2016 / Bahia

O uso clandestino de água tratada, destinada ao abastecimento da coletividade, consiste em grave ofensa a interesses do Estado e afasta o princípio da insignificância. Esse foi o entendimento do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), ao rejeitar pedido de uma mulher condenada a um ano de prisão, em regime aberto, por desvio na rede de fornecimento de água tratada.

Mulher tentava derrubar condenação por ter desviado água para uma torneira de seu barraco, mas Teori rejeitou o pedido. A defesa alegava que a ré praticou ato com baixo potencial lesivo, pois morava em um barraco e só desviou água para uma torneira de sua casa. Também apontou ausência de dano ao patrimônio público, pois a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), responsável pelo fornecimento de água, tem natureza de pessoa jurídica de direito privado, na forma de sociedade de economia mista.

O pedido de Habeas Corpus já havia sido negado pelo Superior Tribunal de Justiça. No STF, o relator avaliou que a insignificância depende de um juízo de tipicidade conglobante, “muito mais abrangente que a simples expressão do resultado da conduta”, a fim de impedir que, com base apenas no resultado material, se desvirtue o objetivo do legislador ao formular a tipificação legal.

O ministro Teori disse que a prática e o resultado da conduta assumem, em tese, nível suficiente de reprovabilidade que os descaracterizam como insignificantes. “A utilização clandestina de água tratada, destinada ao abastecimento de toda a coletividade, sem o registro obrigatório no hidrômetro, é conduta dotada de acentuada ofensividade a interesses do Estado”, concluiu, citando precedentes nos quais a corte deixou de reconhecer a aplicação do princípio da insignificância. 

Clique aqui para ler a decisão.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação da Embasa

Compartilhar no Whatsapp

Jacobina: Homem é morto a tiros no Bairro Jacobina III

Sexta-feira, 19 de Agosto de 2016 / Bahia

Nesta quinta-feira, 18, por volta das 19h, um jovem identificado como Tiago Silva, 18 anos, também conhecido como Baé, foi morto a tiros no Bairro Jacobina III.

Segundo informações, quatro homens em duas motos invadiram a residência da vítima e efetuaram ao menos 6 disparos de arma de fogo tipo 380 cal, contra Tiago. Mas vizinhos alegam ter ouvido ao menos 20 disparos.

A Polícia Militar e a Guarda Municipal foram acionadas, juntos com o DPT (Departamento de Polícia Técnica), que realizou todos os procedimentos necessário e recolheu o corpo para o IML. Ainda segundo informações, a vítima já tinha passagem pela polícia acusado de homicídio. 

De acordo informações, ele era o principal suspeito da morte da dona de casa Daniela Miranda Santos, 35 anos, assassinada com pelo menos dois disparos de arma de fogo, na Av Roque Reis, no Bairro Jacobina III, em 24 de maio de 2014, crime que chocou a sociedade Jacobinense. Ele também era suspeito de participação no homicídio do jovem Igor Felipe das Chagas Santos 23 anos, que teve a cabeça arrancada e foi enterrado em uma cova rasa em um terreno ao lado da Jacobina III, crime registrado em agosto de 2015.


Diário da Chapada parceiro do Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Ex-prefeito de Ponto Novo é denunciado ao MPE por não prestar contas de recursos repassados

Quarta-feira, 17 de Agosto de 2016 / Bahia

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quarta-feira (17/08), determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o ex-prefeito de Ponto Novo, Antônio Marcos Alves da Silva, para que seja apurado o cometimento de ato de improbidade administrativa face à ausência de prestação de contas de recursos repassados ao Centro Comunitário Social Alto Paraíso – CECOSAP, no montante de R$2.368.044,95, no exercício de 2012. A relatoria determinou que o gestor devolva aos cofres municipais, com recursos pessoais, toda a quantia repassada a entidade e imputou multa de R$ 47.396,00.

A irregularidade foi identificada quando da análise das contas relativas ao exercício de 2012, que teve opinativo pela rejeição. Na oportunidade, o gestor não encaminhou a prestação de contas dos recursos repassados ao CECOSAP e também não enviou algumas folhas de pagamento referentes à remuneração dos secretários de Agricultura, Assistência Social, Planejamento e Educação. 

Apesar de notificado mais uma vez, o ex-prefeito não apresentou nenhuma justificativa, deixando o processo correr à revelia.

Cabe recurso da decisão.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

SÃO JOSÉ DO JACUÍPE/BA: Ação conjunta entre PRF, PF, MPT e MPF resgata trabalhadores em regime de escravidão

Terça-feira, 16 de Agosto de 2016 / Bahia

Na tarde de ontem segunda-feira (15), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Federal (PF), em apoio ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério Público Federal (MPF), realizaram uma ação que resgatou cinco trabalhadores que eram mantidos em regime análogo à escravidão.

A ação ocorreu em uma propriedade localizada na zona rural do município São José do Jacuípe/BA, onde havia denúncia de trabalhadores que eram obrigados a montar em touros dos torneios de rodeio da região. Esses homens sofriam agressões e ameaças, além de serem mantidos em locais com condições sub-humanas.

Após a confirmação da denúncia, os agentes foram até a residência do responsável pelos eventos, na cidade de Várzea da Roça/BA, onde foi detido, sendo ainda encontradas quatro munições intactas de arma de fogo calibre .38 no interior da residência. Além disso, o homem foi penalizado em multas administrativas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

O homem de 48 anos foi detido e encaminhado para a polícia judiciária local, onde responderá por porte ilegal de armas de fogo e pelo crime de reduzir alguém a condição análoga à de escravo.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

Assalto a joalheria no centro de Jacobina/BA

Quarta-feira, 10 de Agosto de 2016 / Bahia

Dois homens assaltaram a joalheria Nativa Joias por volta das 12h30 desta terça-feira (9) na Rua Melchior Dias, centro de Jacobina, e toda a ação foi registrada por uma câmera de segurança do estabelecimento.

A dupla chegou em uma moto, entrou na joalheria com arma em punho e anunciou o assalto. Um dos assaltantes carregava uma mochila e sacolas, onde foram colocadas as joias e relógios roubados da vitrine. Os dois usavam capacetes, mas um dos bandidos acabou mostrando o rosto quando precisou falar algo com as vítimas. 

Durante toda a ação, os bandidos ameaçavam clientes e funcionários com uma arma. Uma funcionária foi obrigada pelos bandidos a colocar joias ma bolsa que os bandidos carregavam. A ação durou cerca de 1 minuto e não chamou a atenção de pessoas e comerciantes vizinhos.

Após o assalto, os criminosos fugiram sem deixar pistas. A Polícia Militar foi acionada e realizou buscas aos suspeitos, mas ninguém havia sido preso até às 20h.

 


Diário da Chapada parceiro do Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

A 24ª CIPM DIVULGA: HOMEM É PRESO NA CIDADE DE MIGUEL CALMON COM DOIS MANDADOS DE PRISÃO EM ABERTO

Sexta-feira, 05 de Agosto de 2016 / Bahia

Um homem identificado como J.A.F.P.,de 40 anos, foi preso por uma Guarnição PM da cidade de Miguel Calmon região de Jacobina/BA, na tarde desta sexta-feira, 05, após ter sido abordado por policiais militares de serviço que tinham conhecimento de que o mesmo encontrava-se com mandado de prisão em aberto.

Na delegacia foi constatado que o conduzido encontrava-se com dois (02) mandados de prisão em aberto por tráfico de drogas e condutas afins; um expedido pela Vara Crime da Comarca de Miguel Calmon e outro pela Vara Crime da Comarca de Serra Talhada - PE. 

O acusado foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil.


Blogbraga/Release da polícia de Jacobina/BA

Compartilhar no Whatsapp

Bahia: BR-407 registra maior nº de multados por não ligar farol baixo

Terça-feira, 02 de Agosto de 2016 / Bahia

Na Bahia, 379 motoristas foram notificados por não ligar o farol baixo durante o dia, em rodovias estaduais e túneis, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (1°), pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra). Os dados foram levantados desde o dia que a lei entrou em vigor, no dia 8 de julho, até o dia 29 do mesmo mês. Cerca de 70% das atuações correspondem a carros emplacados na Bahia, sendo 121 infratores de outros estados.

Na BR-407, trecho entre as cidades de Capim Grosso e Baixa Grande, que é de responsabilidade de Polícia Rodoviária Estadual (PRE), foi registrado o maior número de motoristas multados por não usar o farol baixo durante o dia. Foram 76 infrações só na rodovia.

Em seguida, os maiores números de autuações foram registrados na BA-026, trecho entre Dom Macedo Costa a Sussuarana (65 infrações), e na BA-262, entre Floresta Azul a Aracatu (55 infrações).

Entre os casos, cinco motociclistas foram autuados, mas a obrigatoriedade do uso do farol baixo já era exigida para as motos durante o dia. O motorista flagrado dirigindo com o farol desligado paga multa de R$ 85,13 e leva quatro pontos na carteira. A norma vale para qualquer tipo de veículo, seja carro, motocicleta ou caminhão.

A mudança no Código Brasileiro de Trânsito (CTB) foi sancionada no dia 24 de maio e só começou a valer 45 dias depois. A nova regra visa diminuir os acidentes das estradas, já que os faróis acessos permitem maior visibilidade ao motorista de até três metros à frente.


blogbraga/Fonte: G1/Postagem: Joselia Brito

Compartilhar no Whatsapp

Van Com Integrantes da Banda Rei da Cacimbinha Capota Após Colidir Num Animal na BA

Sábado, 30 de Julho de 2016 / Bahia

Um acidente envolvendo uma van e um animal na BR-116, entre os municípios de Serrinha e Araci, no nordeste da Bahia, deixou 11 pessoas feridas na noite de quinta-feira (28). As vítimas integram a banda "Rei da Cacimbinha". O líder do grupo, o cantor John Falcão, está entre os feridos.

De acordo Ludson Gusmão, empresário da banda, o grupo seguia viagem para um show em Natal (RN), quando um cavalo apareceu na estrada forma repentina. A van acabou colidindo com o animal. "Com a batida, o carro capotou três vezes", contou.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi encaminhada para o local do acidente. Na van, estavam 10 músicos e um motorista. Todos ficaram feridos. Nove deles foram encaminhados para um hospital no município de Araci, onde foram atendidos e liberados. Entre eles, está o cantor John Falcão. "Ele teve luxação na costela e na coluna. Foi atendido no hospital, liberado, mas segue em um hotel do município", detalhou.

Além dos nove feridos que foram encaminhados para Araci, dois músicos que tiveram ferimentos mais graves foram levados para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador. Conforme o empresário Ludson Gusmão, o guitarrista e o mixador da banda tiveram fraturas. Eles não correm risco de morte.

O show da banda, que seria realizado em Natal, nesta sexta-feira (29), foi cancelado. Uma outra apresentação que iria ocorrer na Paraíba também foi suspensa. O empresário diz que as datas devem ser remarcadas.

A banda "Rei da Cacimbinha" é do município de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, e é conhecida por músicas como "Pop 100", que tem mais de 100 milhões de visualizações no Youtube, e "Muriçoca", com mais de três milhões de acessos. 


blogbraga/Fonte: G1/Postagem: Joselia Brito

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: Presidente do TCM entrega lista de gestores com contas rejeitadas

Quarta-feira, 27 de Julho de 2016 / Bahia

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, entregou na tarde de quarta-feira (27/07) ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Carlos Alberto Simões Hirs e ao procurador regional eleitoral, Ruy Nestor Bastos Mello, a lista dos gestores municipais que tiveram contas rejeitadas nos últimos oito anos. Na relação consta cerca de 950 processos de análise de contas que tiveram parecer pela rejeição, mas o número de gestores públicos envolvidos é menor, uma vez que muitos deles tiveram contas rejeitadas em vários exercícios. 

Da lista a Justiça Eleitoral irá identificar e relacionar aqueles que tiveram contas rejeitadas “por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa”, e que, a princípio, se enquadram na Lei de Ficha Limpa e portanto são inelegíveis nas próximas eleições. Ao entregar a relação de gestores municipais que tiveram contas rejeitadas o presidente do TCM cumpriu dever imposto por lei a todos os órgãos de controle externo de contas públicas.

Atendendo a pedido do Ministério Público Eleitoral, o conselheiro Francisco Netto forneceu a todos os promotores eleitorais senhas para que tenham acesso ao sistema de informática do TCM – em especial o Cadastro de Gestores – de modo a que possam acompanhar, on-line, a atualização da lista e os processos que justificaram a decisão dos conselheiros da corte de contas. Francisco Netto destacou a colaboração que existe entre os órgãos de controle e disse que cumpre um dever “ao colaborar e dar a mais ampla divulgação das nossas decisões contra os maus gestores. A população – acrescentou – precisa ser informada , e estes políticos devem ser afastados, pela Justiça Eleitoral, da vida pública”.

O presidente do TRE, desembargador Carlos Alberto Hirs, disse que o TCM é importante parceiro para a Justiça Eleitoral, pois com a relação dos gestores que tiveram contas rejeitadas, após exame minucioso, fornece elementos ao Ministério Público Eleitoral para a instrução de processos contra políticos ficha suja e aos próprios juízes que decidirão sobre a validade das candidaturas.

O procurador eleitoral, Ruy Mello, por sua vez, disse ser fundamental a colaboração do TCM para a elaboração da lista dos gestores inelegíveis em razão da prática de ato de improbidade administrativa. Lembrou que a Lei de Ficha Limpa surgiu da iniciativa popular e em boa hora foi acatada pelos legisladores, valorizando muito a tarefa e as decisões das cortes de contas do país – frisou. Ele informou que o Ministério Público Eleitoral, este ano, pretende fazer um cadastro nacional dos políticos inelegíveis e propor, sempre que necessário, ações judiciais contra políticos corruptos e que cometeram crimes contra o erário, para afastá-los da disputa eleitoral.

Click no link e veja as listas:

Lista de prefeitos com contas rejeitadas.
Lista de presidentes de Câmaras com contas rejeitadas.
Lista de gestores de Entidades Descentralizadas com contas rejeitadas.
Lista de denúncias, termos de ocorrências e auditorias.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Viatura da Polícia Militar (PETO) capota após ser "fechada" por caminhão no município de Livramento de Nossa Senhora/BA

Terça-feira, 26 de Julho de 2016 / Bahia

Na manhã desta terça-feira dia 26, por volta das 10h, na BA-152, uma viatura da Polícia Militar da 46ª CIPM (PETO) capotou, próximo ao município de Livramento de Nossa Senhora/BA.

Segundo informações, pelo menos dois policiais militares estavam na guarnição no momento do acidente, os Sd Mascarenhas e Sd Luan, um deles sofreu danos na coluna. 

Ainda de acordo com informações policiais, um caminhão Baú teria fechado a viatura, quando o motorista perdeu o controle e capotou às margens da rodovia.

As vítimas foram socorridas pelo SAMU e encaminhadas para o Hospital Municipal onde receberam atendimento médico, ambos passam bem. 


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Presos fogem da delegacia após serrarem cadeados em Riachão das Neves/BA

Terça-feira, 26 de Julho de 2016 / Bahia

Fugitivos

Dois presos que não tiveram os nomes divulgados fugiram após serrarem os cadeados da cela da delegacia em Riachão das Neves, oeste da Bahia, na madrugada desta terça-feira dia (26). 

De acordo com a Polícia Militar, a dupla é acusada de assaltar a Loja Dantas, eles roubaram celulares e notebooks.

Os agentes estão em diligência na tentativa de recapturar os fugitivos que estavam presos à alguns meses.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

PRF divulga resultados operacionais - 2016.1 - Número de acidentes, feridos e mortos caem pelo quinto ano consecutivo‏

Terça-feira, 26 de Julho de 2016 / Bahia

Pelo quinto ano consecutivo, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia registrou redução nos índices que medem a violência no trânsito no primeiro semestre nas rodovias federais que cortam o estado. 

Este ano, durante o primeiro semestre de 2016, considerando o período compreendido entre os dias 01/01/2016 e 30/06/2016, traçando um comparativo com o mesmo período em 2015, a PRF na Bahia obteve uma redução de 40,41% no número de acidentes, 5,90% de diminuição em acidentes graves, 17,84% em números de feridos e 11,82% menos vítimas fatais nas rodovias federais da Bahia.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: Bope já Atendeu 64 Ocorrências Com Explosivos

Segunda-feira, 25 de Julho de 2016 / Bahia

Sessenta e quatro ocorrências com explosivos na Bahia já foram atendidas por equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar da Bahia em um ano e meio de atuação. Este balanço inclui a deste domingo (24) em que um homem ameaçou detonar uma bomba durante a realização da prova da OAB na Unijorge, campus Paralela, em Salvador. A maioria dos atendimentos envolve atentados contra instituições financeiras.

Mesmo ontem tendo sido detectado um alarme falso sobre a existência de explosivo, até averiguar a veracidade do acionamento, toda situação atende a um protocolo internacional que inclui o deslocamento de tropa especializada e de equipamentos específicos para manejo de material explosivo, a exemplo de robô antibomba, entre outros. 

Criado em 2015, o Bope é uma unidade especializada que atua no atendimento de ocorrências policiais de alta complexidade, no gerenciamento de crises e na capacitação da tropa da PMBA e de outras forças. Além de atuar em ocorrências com explosivos, entre as habilidades do efetivo estão o preparo para enfrentamento ao terrorismo, sequestro envolvendo reféns, descontaminação de população em massa (nas áreas de defesa química, biológica, radiológica e nuclear) e tiros de precisão (atiradores de elite).

Caveira - Para integrar o Bope, o policial militar passa por cinco meses de capacitação e avaliações técnicas, médicas, físicas e psicológicas, que totalizam 1.600 horas/aula. Já para atuar como explosivistas são realizadas mais 300 horas de instrução em outros estados, inclusive com experiências internacionais. Os policiais militares do Bope são conhecidos como “caveiras”, que somam hoje 63 na PMBA.

A tropa do Bope atua em pronto-emprego, ou seja, para ser empregada a qualquer momento que seja acionada, e se destacapor intervir de forma rápida em ocorrências não convencionais e pela qualificação técnica. 


blogbraga/PM/BA/Postagem: Joselia Brito

Compartilhar no Whatsapp

IFBA abre inscrições para Processo Seletivo 2017. Tem vagas para Barreiras

Sexta-feira, 22 de Julho de 2016 / Bahia

Já estão abertas no site www.processoseletivo.ifba.edu.br as inscrições do Processo Seletivo 2017 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).

São oferecidas 3.943 vagas dos cursos técnicos nas formas integrada e subsequente, disponíveis em 19 cidades da Bahia: Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Seabra, Simões Filho, Valença, Vitória da Conquista.

Para ingressar nos cursos técnicos integrados, com formação de três a quatro anos, os candidatos precisam ter o ensino fundamental concluído ou estarem em vias de conclusão até a data de matrícula no IFBA. Todas as vagas terão aplicação de prova de questões objetivas (geografia, história, língua portuguesa e matemática) e redação. O campus Jacobina oferece cursos nas áreas de eletromecânica, informática e mineração.

Em relação aos cursos técnicos subsequentes, com duração média de dois anos, os candidatos devem ter concluído o ensino médio ou estarem em vias de conclusão até a data de matrícula no IFBA. Nessa forma, 50% das vagas têm aplicação de prova de questões objetivas (biologia, física, geografia, história, inglês ou espanhol, língua portuguesa, matemática e química) e redação, e 50% das vagas pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O campus Jacobina oferece cursos nas áreas de meio ambiente, eletromecânica, informática e mineração.

As inscrições devem ser realizadas até 15 de setembro, exclusivamente pelo site, de acordo com as instruções estabelecidas nos editais. O valor da taxa de inscrição é R$ 30,00, que deve ser paga até o prazo estabelecido no boleto bancário.

Caso o candidato seja egresso de escola pública, é possível solicitar a isenção parcial da taxa de inscrição no período de 22 de julho a 18 de agosto e o valor pode ser reduzido em 90%, passando para R$ 3.

A data para aplicação da prova será no dia 20 de novembro, das 8h às 12h30.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail selecao2017@ifba.edu.br e telefones (71) 2102-0474 e 2102-0470.

Reserva de vagas

Como prevê a Lei nº 12.711/12, é possível que os egressos de escolas públicas concorram à reserva de 50% das vagas. Dentro dessa porcentagem, 50% são destinados aos que comprovarem renda bruta familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Há ainda oportunidades pelas cotas sociais, com vagas para afrodescendentes, índios, índios descendentes e de outras etnias, conforme percentual indicado no último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os candidatos com deficiência têm reserva de 5% em relação ao total.

Nesses casos, é necessário entregar a documentação de acordo com as especificações do edital e do calendário.

Cursos superiores

Os candidatos interessados em concorrem a uma vaga dos cursos superiores do IFBA precisam participar do Enem e se inscrever através do Sistema de Seleção Unificada (SISU).

Confira aqui a página do Processo Seletivo.


Blogbraga/IFBA

Compartilhar no Whatsapp

Alteração do nome dos pais no registro de nascimento passa a ser feita diretamente no cartório

Sexta-feira, 22 de Julho de 2016 / Bahia

A alteração do nome dos pais no registro de nascimento, em decorrência da mudança do sobrenome de algum deles (patronímico), já pode ser feita diretamente no cartório de registro civil. O cidadão não precisa mais entrar com processo de retificação de registro para fazer essas alterações.

Casamento, separação ou divórcio são situações que podem gerar mudança nos nomes.

A determinação, que aprimora os serviços notariais e de registro no estado da Bahia, está prevista em provimento conjunto da Corregedoria Geral da Justiça e da Corregedoria das Comarcas do Interior do Tribunal de Justiça da Bahia. Publicada no Diário da Justiça Eletrônico de segunda-feira (18), a norma já está valendo.

O documento altera o art. 645 do Código de Normas e Procedimentos de Serviços Notariais e de Registro do TJBA. Agora, basta o cidadão apresentar a documentação comprobatória da mudança do nome de seus pais ao oficial do cartório e solicitar que seja feita a alteração.

A medida, já adotada em outros estados, simplifica e desburocratiza esse tipo de demanda, evitando a judicialização. A alteração do patronímico familiar dos pais passa a ser feita diretamente no cartório, de forma rápida, prática e econômica.

O patronímico é o termo usado na área jurídica para o sobrenome de família cuja origem encontra-se no nome do pai ou de um ascendente masculino.

Assinam o provimento o corregedor geral da Justiça, desembargador Osvaldo Bomfim, e a corregedora das comarcas do interior, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende.

Clique aqui e leia a íntegra do Provimento nº 8/2016


Blogbraga/Texto: Ascom TJBA / Foto: Nei Pinto

Compartilhar no Whatsapp

Congresso internacional debate direitos de 16 milhões de crianças‏

Quarta-feira, 20 de Julho de 2016 / Bahia

Falsas denúncias, ocultação de paternidade visando interesses pessoais, sejam pecuniários ou afetivos, e acusações descabidas visando desqualificar o pai ou a mãe diante dos filhos, entre outras infrações e patologias.

Todos estes atentados à dignidade humana prejudicam 16 milhões de crianças no Brasil atualmente. Atento a este cenário, o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia será representado pelo juiz Alberto Raimundo Gomes dos Santos em dois congressos.

O magistrado, reconhecido como um dos mais capacitados nesta especialização, começou nesta terça-feira (19) a divulgar o V Congresso Internacional de Direito de Família, que será realizado este ano em Salvador.

Denominado ‘Famílias em Cena’, o encontro acontece simultaneamente ao III Congresso Internacional sobre Alienação Parental e Guarda Compartilhada. As inscrições estão abertas peloibdfam.org.br.

Os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) impressionam: caso os números não recuem, o Brasil terá 10% de sua juventude atingida por graves problemas emocionais e psicológicos.

Segundo o organizador dos encontros, Jaime Córdova, ele próprio vítima de alienação parental, a falta de informação, além da ocorrência de patologias, estão entre os temas dos congressos realizados em Salvador em setembro.

Córdova explicou que a Síndrome de Alienação Parental (SAP) trata-se de um “conjunto de sintomas no uso de diferentes estratégias, por parte de um genitor, mas que exerce influência no pensamento dos filhos para destruir a relação com o pai ou a mãe”.

Embora a sociedade tenha acostumado-se a cobrar a responsabilidade do pai como provedor, tem sido cada vez mais comum a ocultação de paternidade por parte de mães que constroem relacionamentos simultâneos clandestinos visando benefício próprio.

A alienação parental caracteriza-se não apenas após o nascimento, mas também durante a gestação, por conta da escolha da mãe pelo pai chamado ‘afetivo’, prejudicando o relacionamento do genitor verdadeiro com seu filho desde a origem.

Realizados pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM-Ba)  e pela Associação Brasileira Criança Feliz (ABCF-Ba), os congressos contarão com a participação de renomados pesquisadores e palestrantes nacionais e internacionais.

Trata-se de um assunto de caráter público e de Direitos Humanos  fundamental, como previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, por atentar contra a convivência, que tem impacto no desenvolvimento humano e influencia a qualidade de vida humana.

Inscrições no Hotsite: http://ibdfam.org.br


Blogbraga/TJBA

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: Mais rapidez e qualidade nas apurações da PM

Terça-feira, 19 de Julho de 2016 / Bahia

Trinta e quatro oficiais da Polícia Militar da Bahia (PMBA) concluíram, na manhã desta terça-feira (19), o Curso de Feitos Investigatórios ministrado pela Corregedoria da PMBA. A solenidade de encerramento ocorreu no Teatro SESC Casa do Comércio, localizado na avenida Tancredo Neves, em Salvador.

Com o curso, as apurações da PM ganharão mais celeridade e qualidade, além do preparo dos profissionais que atuam na área correcional nas esferas administrativa e de polícia judiciária militar.

Os feitos investigatórios administrativos envolvem sindicâncias, processos administrativos disciplinares e processos disciplinares sumários. Já o inquérito policial militar é instaurado quando acontece um crime militar, com base no código penal militar.


Blogbraga/PM-BA

Compartilhar no Whatsapp

Médico e dois filhos morrem em acidente de carro próximo ao município de Urandi/BA

Domingo, 17 de Julho de 2016 / Bahia

Pai e filhos de 10 e 15 anos morreram em um grave acidente de trânsito na tarde deste domingo (17), na BR-122, próximo ao Povoado de Entupição, município de Urandi/BA. O médico Dr. Paulo Lelis, e os dois filhos dele, não resistiram aos ferimentos e morreram na hora.

De acordo informações passadas ao Blogbraga, o veículo envolvido no acidente foi uma caminhonete Toyota Hilux, prata, placa de Guanambi/BA, que capotou após o condutor perde o controle da direção. Ainda de acordo informações eles tinham saído de Montes Claros-MG com destino a Guanambi aonde eles moravam.

Estavam no veículo Dr. Paulo Lelis, sua esposa Dra. Margareth, três filhos Matheus e Paulo Henrique e o filho mais velho do primeiro casamento. Devido ao impacto do capotamento a esposa do médico ficou ferida, o estado de saúde dela é estável e o filho mais velho sofreu ferimentos graves.

As vítimas foram socorridas pelo SAMU para o Hospital de Urandi. O corpo do médico e dos dois filhos foram  removidos para o IML de Guanambi.


Blogbraga/Fotos via WhatsApp

Compartilhar no Whatsapp

Pensão alimentícia: ex-jogador Edilson preso por deixar de pagar R$430 mil

Domingo, 17 de Julho de 2016 / Bahia

O ex-jogador baiano Edilson Silva Ferreira, o “Capetinha”, foi preso por agentes da Polícia Civil no Aeroporto Internacional JK, em Brasília. Ele deixou de pagar R$ 430 mil em pensão alimentícia e está na carceragem do Departamento de Polícia Especializada do DF. Edilson fez parte do grupo da seleção que foi campeão da Copa do Mundo em 2002, no Japão e Coreia do Sul.

Por meio de nota,a Polícia Civil disse que não havia ninguém para comentar o caso e que o processo corre em segredo de Justiça. Em setembro de 2015, o ex-jogador foi alvo de investigação da Polícia Federal por suspeita de fraudes no pagamento de prêmios de loterias da Caixa Econômica Federal. Na época, agentes da PF apreenderam discos rígidos e computadores na casa de Edilson, que negou envolvimento com o esquema investigado.


Blogbraga/Fonte: Informe Baiano.

Compartilhar no Whatsapp

Homem é assassinado a tiros neste sábado (16) em Jacobina/BA

Sábado, 16 de Julho de 2016 / Bahia

A vítima morreu no local

Um homem, de 26 anos de nome Gislândio Moraes de Santana mais conhecido como "Bolinha",  foi assassinado na madrugada deste sábado (16), por volta das 4h.

O crime aconteceu no Bairro Jacobina III, em Jacobina/BA. De acordo informações, ele foi atingido por disparos de arma de fogo.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ainda foi chamado para socorrer a vítima, mas ao chegar ao local constatou que ele não apresentava sinais de vida. 

A Polícia Militar isolou a área até a chegada da Polícia Técnica e do rabecão para perícia e remoção do corpo para o IML local.

O suspeito está foragido. Não se sabe o que teria motivado o crime. A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar o crime.


Blogbraga/Fotos de Internauta de Jacobina

Compartilhar no Whatsapp

RELEASE DA POLÍCIA: Policiais Militares da 24ª CIPM recuperam veículos com restrição de furto/roubo

Sábado, 16 de Julho de 2016 / Bahia

JACOBINA

Na última quinta-feira 14, policiais militares da 24ª CIPM/Jacobina, recuperaram a motocicleta Honda/CG 150 Fan ESDI, de cor preta, placa de identificação OUV – 1512, licença de Feira de Santana, que se encontrava abandonada no pátio do posto de combustíveis do Junco. 

Após consulta feita através do SINESP foi constatado que o referido veículo encontrava-se com restrição de furto/roubo.

UMBURANAS

Quinta-feira 14, policiais militares da 24ª CIPM/Jacobina, lotados no município de Umburanas, recuperaram o veículo Renault/Sandero EXPR 10, de cor prata, placa de identificação OZN-2368, licença de Salvador, que se encontrava com restrição de furto/roubo, constatado após consulta feita através do SINESP.

A apreensão do veículo ocorreu após denúncia anônima feita aos policiais de serviço.O referido veículo foi apresentado na DEPOL local para a adoção das medidas.


Blogbraga/Release da polícia de Jacobina/BA

Compartilhar no Whatsapp

Após regulamentação, abatedouro de jumentos inicia atividades em Miguel Calmon região de Jacobina/BA

Sexta-feira, 15 de Julho de 2016 / Bahia

Um frigorífico iniciou o abate de jumentos na cidade de Miguel Calmon depois que a atividade passou a ser regulamentada pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). De início, foram abatidos 300 animais, com a inspeção de cinco médicos veterinários da Adab. O abate de equídeos foi regulamentado pelo órgão, que é vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), e estabelece critérios semelhantes ao abate de bovinos. 
 
No entanto, a portaria não permite o uso da carne de jegue para consumo humano e apenas animais com mais de 100 quilos podem ser abatidos. "Considerando que o consumo de carne de equídeos não faz parte da nossa cultura, além de existir legislação que proíbe o abate para esta finalidade. Mas como forma de aproveitamento, a carne será doada ao zoológico de Salvador, que vai alimentar grandes animais e o resíduo restante vai ser transformado em ração animal, em uma graxaria (fábrica de produtos não comestíveis)”, explica o diretor-geral da Adab, Marco Vargas.


Blogbraga/BN

Compartilhar no Whatsapp

Ex-prefeito de Umburanas é punido por receber diárias como complemento de remuneração

Quarta-feira, 13 de Julho de 2016 / Bahia

Ex-prefeito de Umburanas/Raimundo Nonato

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quarta-feira (13/07), determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o ex-prefeito de Umburanas, Raimundo Nonato da Silva, que autorizou pagamento de diárias, em seu próprio benefício, no montante de R$48.300,00, caracterizando complementação disfarçada de sua remuneração. O relator do processo, conselheiro substituto Antônio Carlos da Silva, multou o gestor em R$4 mil.

O ex-prefeito recebeu, durante o exercício, 36 diárias, num total de R$48.300,00, representando 48,30% dos seus subsídios anuais. Em alguns meses, como fevereiro e agosto, o valor era superior a 50% de seu próprio subsídio. 

Diante da relevância do montante e da ausência de comprovação da real motivação das viagens que deram causa ao pagamento das diárias, a relatoria concluiu que o pagamento foi excessivo e funcionou como complementação disfarçada da sua remuneração.

Cabe recurso da decisão.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Antonio Henrique Júnior Defende Novo Modelo da Expoagro Barreiras

Quarta-feira, 13 de Julho de 2016 / Bahia

Em sua trigésima quarta edição, a Expoagro Barreiras centraliza o foco em divulgar as potencialidades regionais, buscando possibilidades de crescimento e desenvolvimento sustentável das atividades pecuária e agrícola, além da promoção e valorização do comércio e da prestação de serviços locais.

Na noite desta segunda-feira (11), o deputado Antonio Henrique Júnior (PP), obstinado defensor desse conceito de feira agropecuária, circulou pelos stands do Parque Engenheiro Geraldo Rocha buscando ampliar o diálogo com os expositores sobre as possibilidades de incrementar o desenvolvimento das agroindústrias regionais através uma maior exposição comercial na Expoagro. “Compactuo com o prefeito Antonio Henrique a ideia de incentivar os produtores rurais a empreender, como forma de valorizar o que é feito e produzido no oeste baiano”.

O deputado, acompanhado da esposa Nádia, encerrou a visita ao parque na área destinada às atrações artísticas, no show da dupla sertaneja Zé Ricardo e Thiago.


blogbraga/Postagem: Joselia Brito

Compartilhar no Whatsapp

FORNAZA: VOCÊ QUE PROCURA PEÇAS GENUÍNAS ORIGINAIS PROCURE FORNAZA AUTO PEÇAS

Quarta-feira, 13 de Julho de 2016 / Bahia

Peças para caminhonetes, caminhões, carros de passeio, ônibus, motores, acessórios e muito mais. Procure a FORNAZA auto peças.
Está localizado na BR-020 atrás do Posto 020

Telefones para contato: 77 99909-4462 ou 99194-3964

Acesse nosso site fornazaautopecas.com.br e curta nossa fanpage facebook.com/FornazaAutoPecas


Publicidade

Compartilhar no Whatsapp

Piritibana é assassinada dentro de táxi ao sair de audiência em fórum de Candeias

Quarta-feira, 13 de Julho de 2016 / Bahia

Uma mulher identificada como Jucineide Correia Amorim, 39 anos, natural de Piritiba-BA, foi assassinada com disparos de arma de fogo quando estava dentro de um táxi circulando na BA-522, próximo ao posto Gameleira, na altura da cidade de Candeias, na tarde desta terça-feira (12).

A vítima foi alvejada em diversas partes do corpo e foi socorrida para o Hospital Ouro Negro, na mesma cidade, onde chegou sem sinais vitais.

De acordo com a Central de Polícia e a 20ª Delegacia Territorial de Candeias que investiga do caso, Jucineide havia saído de uma audiência no fórum da cidade. 

Equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e da 20ª DT, estiveram no local e investigam o caso. 


Blogbraga/BocãoNews

Compartilhar no Whatsapp

TCM multa prefeito de Mundo Novo

Terça-feira, 12 de Julho de 2016 / Bahia

Prefeito Luzinar

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta terça-feira (12/07), multou em R$3 mil o prefeito de Mundo Novo, Luzinar Medeiros Gomes, pela prática de irregularidades – especialmente gastos excessivos com a compra de combustíveis -, nos exercício de 2013 a 2015. A relatoria determinou ainda que seja encaminhado para análise do TCU – em razão da aplicação de recursos exclusivamente federais – o questionamento quanto a seleção dos beneficiários e a regularidade da edificação de 50 unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida.

A denúncia revelou que houve um elevado consumo nos meses de abril a junho de 2015, com o abastecimento de apenas quatro veículos, totalizando 13.358 litros de combustíveis no período. Em 2013, os gastos com combustíveis nos mesmos meses foram da ordem de R$426.006,75. Em 2014, nos três meses, por sua vez, a prefeitura gastou R$455.330,08, enquanto no ano de 2015 os dispêndios chegaram ao patamar de R$527.743,00, numa clara indicação de que, neste último exercício, os gastos em questão foram muito superiores em relação aos anos anteriores.

Também foram consideradas irregulares as contratações temporárias de seis administradores, 18 agentes administrativos, cinco técnico/auxiliar de área de saúde,um prestador de serviços gerais e um psicólogo sem a realização de concurso público ou processo seletivo, violando os dispositivos constitucionais. O prefeito deve providenciar imediatamente o desligamento de todos os servidores contratados irregularmente.

Cabe recurso da decisão.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
PM Sutrans CMO Coyote Unopar ASMAT Luz motos Sportime Jaú G7 NET Oeste Manutenção Online Celulares Grupo Marabá Ofertas - Hiper Santo Antonio CISO ORIX Imperial P&F DBT Midori Paisagismo Neli Oeste Beton Extreme Delicia Contabilidade Rondon Global LH Madeiras Guarda Municipal Mineiros DPVAT Barreiras Dupará Açaí Casa da Informática Vida Farma Paraíba AFS Casa da Ferramenta Minas Aço Dique Denuncia Polícia Civil