Governo da Bahia

NOTÍCIAS

Projeto abre inscrições em busca de ideias inovadoras para o agro no Oeste da Bahia; as três primeiras serão premiada

Quarta-feira, 14 de Agosto de 2019 / Bahia

Qualquer pessoa pode participar, independente da área de formação. As inscrições são gratuitas.

Se você tem uma startup, uma ideia, ou simplesmente pretende ter novas experiências no agro, chegou a hora de participar do Inova.Farm LEM, evento que irá conectar pessoas que pretendem movimentar e impactar de forma positiva o setor agropecuário com projetos empreendedores, modelo de negócios e novas tecnologias. O Inova.Farm acontecerá nos dias 30, 31 de agosto e 1° de setembro, na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia.

O evento é o primeiro de cultura empreendedora do Senar AgroUp, projeto que visa incentivar e aproximar o ambiente de desenvolvimento de tecnologia com o produtor rural. Durante os três dias da ação, os participantes vão ser instigados a pensar e desenvolver ideias para a agropecuária, acompanhados por mentores de diversas áreas que irão facilitar o processo.

Inscrição e seleção A inscrição, que deve ser feita através da internet (https://intera.talent-hacking.com/inova-farm-lem), é aberta para qualquer pessoa, independente da área de formação e idade. O único critério é estar disposto a trabalhar em equipe e explorar a capacidade criativa para traçar alternativas de transformação em busca de novas tecnologias para a agropecuária.

No total, serão 40 vagas. Os inscritos passarão por um processo de triagem e seleção em busca de perfis de pessoas com conhecimentos nas áreas de produção agropecuária, marketing e negócios, designer e programação. Os selecionados pagarão uma taxa simbólica de R$30.

Como vai funcionar

O evento vai começar na sexta à tarde, dia 30, momento em que os participantes irão fazer uma imersão em propriedades rurais da região. Depois, serão formados grupos que serão estimulados a desenvolver as ideias discutidas.

No segundo dia, os trabalhos serão iniciados com apoio de mentores que estarão presentes para dar direcionamentos aos projetos. No último dia, 1º de setembro, as equipes vão fazer ajustes finais ao lado dos seus mentores antes de apresentar a ideia à banca avaliadora formada por especialistas que escolherá o melhor projeto. Os três primeiros colocados serão premiados.

O quê?

Inova.Farm LEM

Onde e quando?

O evento será realizado no Auditório do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães, no munícipio de Luís Eduardo Magalhães, nos dias 30, 31 de agosto e 1° de setembro.

Quem pode participar?

O evento é aberto para qualquer pessoa, independente da área de formação e idade.

Onde se inscrever? A pré-inscrição está sendo feita através do site: http://: https://intera.talent-hacking.com/inova-farm-lem/


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Serviço Nacional de Aprendizagem Rural/ Senar/BA

Compartilhar no Whatsapp

Bahia apresenta parcerias com municípios em fórum nacional de educação

Quarta-feira, 14 de Agosto de 2019 / Bahia

A formação continuada para coordenadores pedagógicos e gestores escolares, o programa estadual de avaliação escolar e um aplicativo que coloca toda a gestão da escola na palma da mão do gestor. Essas são parcerias propostas pelo Governo do Estado para os municípios baianos durante o 17º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. Na noite desta terça-feira (13), o governador Rui Costa e o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, participaram da abertura do evento, em Costa do Sauípe. 

Entre os assuntos apresentados, o governador destacou o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), válido até 2020. "Em qualquer nação desenvolvida, o pilar é a educação. Agora temos a oportunidade de ter um novo Fundeb, que, com certeza, deverá ter uma participação maior do governo federal. O Brasil possui uma grande riqueza, que é a receita da concessão e exploração do petróleo e do gás, que pode e deve financiar a educação básica do país. Isso pode ser realidade se nos unirmos e buscarmos esse debate, para que os deputados e senadores traduzam a garantia desses recursos na nova legislação do Fundeb", afirmou Rui.  

Já Jerônimo Rodrigues comentou que uma das parcerias entre o Estado e os municípios é o plano de formação continuada, que terá a primeira etapa iniciada em setembro, com gestores e professores das redes municipais. "Estamos apresentando também um aplicativo que talvez seja a nossa grande oferta. O #escolado proporcionará à gestão da escola todas as informações sobre alimentação, estrutura física, perfil profissional de cada educador e a vida escolar dos nossos estudantes. Nós queremos dialogar com a Undime estadual para que, assim que nós estivermos com o aplicativo testado e aprovado, ele seja levado também para as escolas municipais", disse. 

O secretário revelou que outra contribuição do Governo do Estado para a educação municipal é um sistema de avaliação da educação. "Não podemos ficar reféns do Ideb, que é importante, mas estamos oferecendo um debate de um sistema estadual de avaliação, o sistema Sabe".

O presidente da Undime Bahia, Williams Panfile Brandão, também ressaltou a parceria entre o Governo do Estado e os municípios baianos. "Tivemos um momento muito importante que foi o nosso fórum estadual, em abril, e contamos com o apoio total da Secretaria da Educação do Estado. De lá para cá, a gente vem trabalhando diversos projetos em parceria. Os municípios estão ávidas pela formação que vai começar em setembro. O Estado tem fortalecido esse regime de colaboração". 

O evento reúne secretários de educação de 5568 municípios brasileiros, em quatro dias de programação. "No último dia será elaborada a carta do fórum, que será tornada pública no nosso site e também encaminhada para o Ministério da Educação, para conhecimento do ministro e de todas as secretarias. A carta nasce das contribuições que vão surgindo das mesas", explicou o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Alessio Costa Lima. 


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Governo do Estado realiza capacitação para potencializar desenvolvimento rural na Bahia

Quarta-feira, 14 de Agosto de 2019 / Bahia

Oitenta técnicos que atuam no projeto Bahia Produtiva passam por uma formação em alimentação e nutrição até a próxima sexta-feira (16), no município de Amélia Rodrigues. As atividades têm como principais temas o meio ambiente, agricultura, desenvolvimento humano, produtividade para o trabalho e renda e sustentabilidade em saúde.

"O objetivo é que os técnicos disseminem esses conhecimentos para mais de oito mil agricultores familiares, em 27 territórios de identidade da Bahia, desenvolvendo em conjunto com os produtores melhores formas de plantar, produzir e se desenvolver”, explica Wilson Dias, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e executor do projeto. 

Um plano de ação de segurança alimentar e nutricional para os agricultores familiares de todo o estado também faz parte das atividades, que foram iniciadas na segunda-feira (12). A iniciativa visa aumentar a diversidade alimentar dos agricultores por meio de consumo de alimentos da biodiversidade e das Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc), a partir de estratégias como conhecer os alimentos para poder identificá-los e, caso não haja na propriedade do agricultor uma diversidade, implementar espécies de cada biodiversidade. 

Para Anderson Amorim, técnico da região de Vitória da Conquista, o conhecimento pode ser empregado na criação de hábitos mais saudáveis na vida dos agricultores. “Vamos levar o que aprendemos aqui para as propriedades dos agricultores que visitamos com frequência, para que possamos, além de ajudá-los a desenvolver atividades produtivas que gerem renda, fortalecer dentro dessas comunidades hábitos que ajudem a melhorar a condição de vida, com uma alimentação mais saudável e de qualidade", afirma. 

Os profissionais estão sendo capacitados pela instituição de ensino ‘VP Centro de Nutrição Funcional’, formada por uma equipe de nutricionistas, pedagogos, médicos e agrônomos.

Bahia Produtiva

Executado pela CAR, o projeto é resultado de parceria entre o Governo do Estado e o Banco Mundial, por meio de acordo de empréstimo. Até o momento já foram financiados 862 projetos em todo estado, em diversas cadeias produtivas, que representam um investimento de R$ 287,6 milhões.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Tricolor baiano entra em campo em prol da biometria

Terça-feira, 13 de Agosto de 2019 / Bahia

Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e o presidente do Esporte Clube Bahia, reuniram-se, nesta segunda-feira (12/8), para traçar estratégias a fim de alavancar revisão biométrica no Estado.

Objetivando a melhor prestação de serviço ao cidadão para 100% do recadastramento do eleitorado baiano, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) vem realizando uma série de parcerias para impulsionar a revisão biométrica no Estado - obrigatória para as Eleições de 2020. Sendo assim, o presidente do Regional, desembargador Jatahy Júnior, reuniu-se, nesta segunda-feira (12/8), com Guilherme Bellintani, presidente do Esporte Clube Bahia, para tratar sobre ações que impulsionarão o processo.     

Durante a reunião, ocorrida na sala da presidência do TRE-BA, os gestores conversaram sobre campanhas de impacto, onde o eleitor que ainda não realizou a coleta dos dados biométricos sinta-se convidado a comparecer aos postos de atendimento da Justiça Eleitoral (JE) o quanto antes para regularizar situação. Evitando assim, possíveis penalidades ocorridas com o cancelamento do título

Na ocasião, dentre algumas pautas sugeridas, ficou definido que o Bahia exibirá, nos dias de jogos, vídeo institucional no telão da Arena Fonte Nova, além das peças de divulgação nas redes sociais do clube. O presidente Jatahy também foi convidado a participar do Programa do Esquadrão, exibido na Rádio Sociedade, sempre de 18h às 19h, com participação ao vivo do ouvinte. Nele, poderão ser esclarecidas possíveis dúvidas do eleitor referente ao recadastramento.    

Bellintani celebrou a parceria e disse que o clube tem imensa satisfação em participar de campanhas que têm caráter relevantes à sociedade. “O Esporte Clube Bahia tem sido protagonista em várias ações de impacto social, não poderia ficar de fora desta ação promovida pelo TRE-BA. Nós temos um papel importante na cidadania, então, será um prazer enorme usar nossa relação com a torcida, para ampliar os resultados esperados”, garantiu o presidente do tricolor.

A intenção do presidente do presidente Jatahy é unir forças com os clubes de maior representatividade no estado para assim cumprir o desafio lançado pela Justiça Eleitoral, que é biometrizar 100% dos eleitores da Bahia. “Quero agradecer ao presidente Bellintani pelo engajamento, não só a ele, mas a grande massa tricolor nesse desafio. Todos nós sabemos da influencia do Bahia. Vamos fazer isso com outros times de massa do Estado e, certamente, conseguiremos que o eleitor, através da divulgação realizada pelo time, saiba que ele poderá comparecer aos postos de atendimento da JE, regularizando sua situação, com data e hora marcada, sem trauma e sem passar pelo dissabor de grandes filas. Nosso objetivo é receber o eleitor com respeito e dignidade como ele merece”, afirmou o desembargador.  

Agendamento

O agendamento pode ser realizado por meio de site (agendamento.tre-ba.jus.br) ou telefone 0800 071 6505. Para agendar o atendimento, o número do título será solicitado. Caso não possua a inscrição eleitoral ou não saiba o número, o eleitor deve informar número do CPF, data de nascimento e nome completo dos pais. O cidadão também pode cadastrar o número de telefone e e-mail. Esses últimos dados são importantes para que o eleitor receba confirmação e lembretes do agendamento.


Blogbraga/ TRE- BA

Compartilhar no Whatsapp

Presidente Jair Bolsonaro (PSL), visitou a Bahia pela segunda vez

Sábado, 10 de Agosto de 2019 / Bahia

O presidente Jair Bolsonaro (PSL), visitou a Bahia pela segunda vez na segunda-feira (5), quando participou da inauguração da 1ª Etapa da Usina Solar Flutuante, na Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), localizada na BA-314, na cidade de Sobradinho. 

Ainda em Sobradinho, Bolsonaro recebeu o Dr Antônio Araújo que falou em breve resumo do Programa Sertão Forte que propõe o desenvolvimento do Agronegócio no sertão baiano. 

Antônio Araújo é atualmente representante do Ibrafoco - Instituto Brasileiro de Fomento a Ovinocultura e Caprinocultura Comercial e vem lutando incansavelmente pela qualificação técnica da mão de obra no campo em todo semiárido brasileiro. 

Com o então Deputado Jair Bolsonaro na Câmara Federal, primeiro no plenário falando sobre semiárido por cerca de uma hora, e depois no restaurante ao lado do ex deputado e vereador de Salvador Mauricio Trindade e do Deputado João Carlos Bacelar

Bolsonaro ficou muito bem impressionado com as perspectivas que pode se abrir para o sertão brasileiro com a aplicação do projeto do Ibrafocco. Também presente ao evento o Min Gal Heleno que já havia recebido o Veterinário Antônio Araújo, em audiência com o deputado federal João Carlos Bacelar, desencadeou em articulação com os Ministros Canuto e Bento, do Desenvolvimento Regional e de Minas e Energia, respectivamente, que ali tomaram conhecimento, tendo em vista que o Programa Sertão Forte objetiva fomentar negócios nos setores da agropecuária apropriada e de energia limpa (notadamente a solar) a partir da união das forças dos pequenos produtores rurais e dos empresários. 


Reunião no Comando da 6ª Região Militar do EB, com o Cmte Gal Siva Alvim, o Assessor Parlamentar Cel Heckert, Cel Artur e Capitão Rocha

Vale salientar que essa proposta desenvolvimentista já foi apresentada para dezenas de autoridades do Governo do Presidente Bolsonaro, através dos Ministérios de Agricultura e Pecuária, Casa Civil, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Social e Gabinete de Segurança Institucional, através de palestras e outras atividades, com o fim de viabilizar institucionalmente a execução do referido programa que propõe a criação do: 

"1) Marco Regulatório do Semiárido (segurança jurídica para as atividades apropriadas propostas) e, 2) Plano Decenal de Investimentos, com a finalidade de garantir à atividade privada o desenvolvimento dos negócios recomendados para transformar os latifúndios improdutivos e os minifúndios degradados em modernas unidades produtivas e geradoras de prosperidade para o sertanejo brasileiro, podendo se destacar a ovino caprino cultura, a produção de palma e outras xerófilo, inclusive frutíferas, apicultura e todas as demais atividades apropriadas para a região e sua agricultura familiar". 

Para falar sobre tão importante projeto de desenvolvimento para a região Araújo estará ministrando palestra para oficiais do Exército e convidados na próxima segunda-feira, 12, no Quartel General da 6ª Região Militar em Salvador, quando falará sobre as perspectivas positivas em caso de implantação do projeto no semiárido baiano.


Blogbraga/Observador Independente

Compartilhar no Whatsapp

Feira Literária de Mucugê garante programação infantil com teatro, contação de histórias e poesia para crianças

Sexta-feira, 09 de Agosto de 2019 / Bahia

Diversão, brincadeiras e muita imaginação estão entre as atrações garantidas pela Feira Literária de Mucugê (Fligê), que desde a sua primeira edição reserva um espaço especial para as crianças: a Fligêzinha. Com direção artística da CazAzul Teatro Escola, a programação proporciona aos pequenos leitores encontro com escritores, apresentações teatrais, contações de histórias e, principalmente, o contato com o livro e com a escrita poética.

Como a quarta edição da Fligê homenageia o poeta Castro Alves, ele também se apresenta às crianças, com a montagem teatral baseada no livro “Cecéu, o poeta do céu”, de Adelice Souza. Logo após o espetáculo, a autora irá bater um papo com a criançada sobre a história e suas inspirações literárias.

As escritoras Rita Queiroz, Palmira Heine e Alexandra Patrocínio participarão de bate-papos e de outros espetáculos teatrais, como “O Barão nas Árvores”, do Coletivo DUO, serão apresentados. Brincadeiras com o grupo da CazAzul e contações de histórias também mexem com a imaginação dos pequenos.

A Fligê é uma realização em parceria do Instituto Incluso, Coletivo Lavra e Governo do Estado, com patrocínio do Governo Federal. Mais informações no site www.flige.com.br


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Reconhecimento Facial é destaque no primeiro semestre de 2019

Sexta-feira, 09 de Agosto de 2019 / Bahia

Apoio: Dados de janeiro a junho de 2019 foram apresentados na manhã desta sexta-feira (9), no Centro de Operações Inteligência. Maior parte dos delitos teve redução no estado.

O sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia foi destaque nacional e internacional no primeiro semestre de 2019. Nas cidades de Salvador e Feira de Santana a ferramenta tecnológica auxiliou na captura de 39 criminosos foragidos da Justiça ou descumprindo critérios de prisão domiciliar.

Os balanços da tecnologia e das ocorrências policiais foram apresentados na manhã desta sexta-feira (9), pelo secretário Maurício Teles Barbosa, no Centro de Operações e Inteligência.

Os criminosos foram flagrados por câmeras espalhadas nas estações de Metrô, Rodoviária, Aeroporto Internacional de Salvador, além das utilizadas em grandes eventos como o Carnaval, Micareta de Feiras e Copa América. “Somos pioneiros e nos orgulhamos da Bahia ser referência no Brasil. Estados das regiões Sudeste e Sul estão montando os seus sistemas de reconhecimento facial espelhados no nosso”, comemorou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, lembrando que até o início de agosto, a ferramenta alcançou a marca de 47 capturados.

Ele acrescentou ainda que uma nova licitação está em curso para aquisições de mais câmeras. “Vamos avançar na Região Metropolitana de Salvador e nas maiores cidades do interior da Bahia, mantendo sempre o protocolo de apuração durante cada abordagem. Importante ressaltar que não tivemos erros, na Bahia, e isso graças à tranquilidade e preparo dos nossos policiais”, enfatizou Barbosa.

Estatísticas

Outro destaque do primeiro semestre é a redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs – homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte). Na Bahia, a diminuição ficou em 16%. Em números absolutos, 2.586 aconteceram em 2019, enquanto, no ano anterior, 3.079.

“Estamos nos superando. Fechamos 2018 com a maior redução dos últimos seis anos e sabíamos que este ano teríamos de ampliar o trabalho. Em números absolutos foram preservadas 493 vidas”, salientou o secretário. Os índices de CVLIs em Salvador (-17,4%), RMS (-19,4%) e Interior (-15,1) também foram expostos.

As quedas nos roubos a bancos (- 19 %) e de veículos (-18,2%) também foram pontuados, além da estabilização crimes em coletivos com 0,1% de acréscimo.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria da Segurança Pública da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

DEPUTADA JUSMARI PARTICIPA DE COMISSÃO DE AGRICULTURA E POLÍTICAS RURAIS

Sexta-feira, 09 de Agosto de 2019 / Bahia

Na Assembléia Legislativa da Bahia nos espelhamos nos agricultores e agricultoras baianos: trabalhamos intensamente para manter na pauta os debates que reflitam a busca dos caminhos que levem a Bahia ao pleno desenvolvimento. 

Na Comissão de Agricultura e Políticas Rurais tenho vivido a grata satisfação de compartilhar meus ideais com valorosos colegas Deputados que enriquecem nosso trabalho!
#JusmariOliveiraDeputada
#ComissãodeAgriculturaePoliticasRurais
#AssembléiaLegislativadaBahia


Blogbraga/Assessoria da Deputada Jusmari

Compartilhar no Whatsapp

Bahia ganha novos voos da Latam e rota Salvador-Santos Dumont

Sexta-feira, 09 de Agosto de 2019 / Bahia

A Latam Airlines Brasil ampliou os voos realizados a partir da Bahia e lança uma nova rota para o Rio de Janeiro. No dia 27 de outubro, a rota Salvador-Santos Dumont será inaugurada com três voos diretos e diários, em ambos os sentidos. Aeronaves Airbus A319 serão utilizadas na nova rota, que tem partidas da capital baiana às 6h20, às 12h10 e às 20h.

Já a rota Salvador-Brasília opera com novos horários e foi ampliada de 38 para 43 voos semanais totais, enquanto a rota Porto Seguro-Brasília, anteriormente oferecida cinco vezes por semana, já opera como um voo diário. Outra novidade da Latam em operação é a ampliação da rota Salvador-Fortaleza, que passou de sete para 14 de voos (ida e volta) semanais.

O secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, destaca que a ampliação "é resultado do pacote de incentivos à expansão das operações de transporte aéreo de passageiros na Bahia, que foi lançado em julho pelo Governo do Estado. Este anúncio da Latam [Salvador-Santos Dumont] é muito importante porque trata-se uma rota que ela ainda não operava, e o Rio de Janeiro é um importante emissor de passageiros para a Bahia". 

Para o CEO da Latam Brasil, Jerome Cadier, "esses incrementos refletem a nossa constante atenção a todas as oportunidades para desenvolver novos mercados na Bahia. São voos que contribuem para o desenvolvimento econômico do estado, que tem no turismo uma de suas principais forças”. 

Pacote de incentivos

Lançado em julho, o decreto 19.116/2019 visa à implantação de novos voos com frequência semanal para o interior e para outros estados. Ele prevê que a alíquota mínima de ICMS sobre o querosene de aviação (QAV) será de 3%, a que farão jus as empresas que cumprirem critérios relativos à ampliação do número de assentos nos voos que operem em aeroportos baianos. Já a alíquota máxima cairá dos atuais 18% para 12%. O pacote também prevê alíquotas intermediárias.

Na ocasião do lançamento foram anunciados também 161 novos voos, operados pelas companhias Azul, Gol e Passaredo, dos quais 55 são para o interior baiano. Onze novos trechos partindo de aeroportos da Bahia passam a ser ofertados por essas companhias. 

Programação da nova rota Salvador-Rio de Janeiro/Santos Dumont (horários locais):


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Rui determina promoção de 487 alunos formados da PM - Polícia Militar

Quinta-feira, 08 de Agosto de 2019 / Bahia

Imagem ilustrativa

O governador Rui Costa determinou a adoção de todas as medidas e esforços necessários para a implantação imediata das promoções e o pagamento retroativo de 487 soldados da Polícia Militar que concluíram o curso de formação em maio deste ano. A determinação foi encaminhada imediatamente após o governador ser comunicado que, em decorrência do grande volume de procedimentos operacionais, estes servidores ainda estavam recebendo suas remunerações como aluno soldado. 

A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) fará o pagamento da diferença salarial retroativa ao dia 31 de maio deste ano, data em que estes policiais concluíram o curso de formação da PM. A promoção destes servidores é obrigatória após o término do curso e será efetivada neste mês de agosto.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Produção industrial baiana chega a 0,6% no 2º trimestre, diz IBGE

Quinta-feira, 08 de Agosto de 2019 / Bahia

Desempenho é positivo em comparação ao país, no acumulado do período

A Bahia está entre os três estados que ganharam ritmo de produção no acumulado do segundo trimestre, tendo uma variação positiva de 4%, passando de -3,4%, nos três meses anteriores, para 0,6%, enquanto o país apresentou queda de 1,0%. O dado, presente na pesquisa divulgada pelo IBGE, nesta quarta-feira (07), demonstra os esforços do Governo do Estado em fomentar a atração de investimentos, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).

Os setores que puxaram o aquecimento econômico neste período foram Metalurgia (16,7%), Bebidas (12,7%), Minerais não metálicos (7,4%), Borracha e Plástico (2,1%), Refino de petróleo e biocombustíveis (0,6%) e Alimentos (0,3%). “Esse resultado mostra o empenho do governo baiano em atrair novos investimentos e incentivar a ampliação daqueles que já estão operando. Para se ter uma ideia, até dezembro de 2021, a Bahia deverá ter a instalação de 224 novos empreendimentos, com aporte financeiro de R$ 13,5 bilhões e a previsão de gerar 20,6 mil empregos diretos”, destacou Luiz Gugé, chefe de Gabinete da SDE.

Apesar do contexto de contínua queda na produção industrial nacional, de acordo com a secretaria, a perspectiva de recuperação é demonstrada ainda nos números positivos do primeiro semestre deste ano: Os 31 empreendimentos implantados foram responsáveis pelo investimento de R$ 2,5 bilhões e a geração de 5,4 mil empregos diretos. Destes, 80% estão nas cidades do interior do estado.

Nos seis primeiros meses do ano também foram assinados 54 protocolos de intenções, com previsão de R$ 3,6 bilhões em investimentos e possibilidade de gerar 4,8 mil empregos diretos. Os dados são fruto de acompanhamento da SDE junto às empresas incentivadas pelo Estado.

O governo baiano também mantém o desempenho fiscal positivo dos últimos anos e as finanças em equilíbrio, com uma das dívidas mais baixas entre os estados. A Bahia também ocupa o segundo lugar em investimentos públicos do país. De janeiro a abril, investiu R$ 555,8 milhões, ficando atrás apenas de São Paulo, cujos investimentos somaram R$ 904,6 milhões.

Este panorama, de acordo com Gugé, tem viabilizado a infraestrutura necessária aos projetos estruturantes em implantação como a Ferrovia Oeste Leste, o Porto Sul, a Ponte Salvador-Ilha de Itaparica e a Ferrovia Norte e Sul. “Já os investimentos privados, atraídos e incentivados pelo governo, têm aquecido a geração de emprego e renda na Bahia”, disse.


Blogbraga/Vinícola Miolo - Ascom/SDE

Compartilhar no Whatsapp

Bahia reforça importância da prevenção ao sarampo

Quarta-feira, 07 de Agosto de 2019 / Bahia

Os casos de sarampo no Brasil e no mundo aumentaram desde o ano passado. Apesar de nenhum registro ter surgido na Bahia, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) vem reforçando a importância da prevenção para que a doença não se instale no estado, a exemplo do que está ocorrendo com São Paulo, Pará e Rio de Janeiro. Entre 2018 e 2019, 561 casos foram registrados nos três estados. 
 

“Atualmente, nós temos três casos confirmados no estado. Mas todos eles são importados, ou seja, as pessoas foram infectadas em outros locais, seja no próprio Brasil, no estado de São Paulo, ou até fora do país, como o caso de uma criança que teve como local provável de infecção a Espanha”, explica a coordenadora do Programa de Imunização da Sesab, Akemi Erdens. “Estamos em um momento de alerta para evitar que novos casos ocorram e até casos daqui mesmo”. 

A única medida efetiva de prevenção contra o sarampo é a vacina Tríplice Viral, distribuída gratuitamente nos postos de saúde e que também imuniza contra caxumba e rubéola. Essa imunização faz parte do calendário vacinal. A primeira dose deve ser tomada com um ano de vida e a segunda é aplicada três meses depois. Caso a vacinação não seja feita no tempo ideal, ainda é possível se proteger. Até os 29 anos é preciso tomar as duas doses. Entre 30 e 49 anos é ministrada dose única. Acima dos 50 anos não é mais feita a imunização.
 

“Estamos alertando os municípios para que busquem as pessoas não vacinadas e a gente crie uma proteção tanto individual quanto coletiva, evitando casos e situações de surto do estado”, salienta Akemi. O sarampo é altamente contagioso, transmitido pelas secreções extraídas na tosse, fala e espirro. Os principais sintomas são febre alta, manchas vermelhas na pele, tosse, coriza e conjuntivite.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Governo do Estado sanciona leis de combate ao abuso sexual contra mulheres

Quarta-feira, 07 de Agosto de 2019 / Bahia

Imagem Ilustrativa

No dia em que a Lei Maria da Penha completa 13 anos, o governador Rui Costa sanciona duas leis voltadas à proteção das mulheres na Bahia. Ambas foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) e estão em vigor a partir desta quarta-feira (7). 

Uma delas dispõe sobre a obrigatoriedade da fixação de placas contendo, de forma legível e aparente ao público, a lei federal nº 13.718/2018 em diversos espaços e meios de transporte, com o objetivo de combater a importunação sexual contra mulheres. As placas também devem indicar o Disque 180 para denúncia das violações. 

A obrigatoriedade é válida para trios, camarotes, restaurantes, bares, boates e casas de show, além de meios de transporte intermunicipal, hidroviário, rodoviário e metroviário. O descumprimento da lei implicará em multa, que será revertida para ações da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). 

A outra lei indica que os serviços de transporte intermunicipal de passageiros devem adotar campanhas afirmativas, educativas e preventivas sobre o abuso sexual e a violência contra a mulher sofridos no interior dos veículos coletivos. As campanhas envolverão a confecção de cartazes com instruções para identificação do agressor, acompanhadas dos números da Polícia Militar (190) e da Central de Atendimento à Mulher (180).


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Três veículos com ocorrência de furto e roubo são recuperados pela PRF nas rodovias federais da Bahia

Quarta-feira, 07 de Agosto de 2019 / Bahia

O combate às fraudes veiculares é uma das áreas de atuação ordinária da PRF e ações pontuais são realizadas sempre que se constata uma maior incidência desse tipo de crime em determinadas regiões do país.

No combate à criminalidade, policiais rodoviários federais durante fiscalização de rotina recuperaram três veículos, em trechos dos municípios de Itaberaba, Gandu e Ribeira do Pombal, todos na Bahia.

A primeira ocorrência foi registrada às 14h00 de terça-feira (06) durante abordagem pelos policiais no KM 228 (Itabera) da BR 242, quando foi dada ordem de parada a um caminhão SCANIA/R 440, conduzido por um homem de 50 anos.

Durante fiscalização de identificação veicular, foram encontradas adulterações no veículo. Os agentes descobriram que o cavalo trator original foi furtado em dezembro/2017, na cidade de Ponta Grossa (PR). Para não levantar suspeitas e ‘burlar’ fiscalizações, a placa original do veículo foi trocada por outra da mesma marca e modelo.

Foram encontradas também diversas adulterações nos semireboques atrelados ao caminhão.

A ocorrência foi apresentada na Delegacia de Polícia Civil de Itaberaba (BA).

Já na cidade de Gandu, região sul da Bahia, no KM 368 da BR 101, uma equipe da PRF efetuava fiscalização de rotina, quando às 16h45, abordou um Hyundai/H20, conduzido por um homem de 37 anos.

Foram solicitados os documentos do veículo e do condutor, quando em uma verificação minuciosa do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), a equipe identificou indícios de falsificação.

Durante a fiscalização no automóvel, foram encontradas também indícios de adulterações nos elementos identificadores, o que levou a equipe a aprofundar a verificação no Hb20. Com técnicas de identificação veicular, os PRFs perceberam elementos que indicavam outro veículo, da mesma marca e modelo, porém com placas diferentes.

Após consulta ao sistema de dados, os agentes constaram que o carro possuía ocorrência de furto registrada no mês de maio/2019, em Salvador (BA).

Questionado, o motorista informou que é funcionário da empresa proprietário do veículo. Disse ainda que trabalha com instrumentos musicais. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia local.

Por último, no início da noite de terça (06), trecho de Ribeira do Pombal (BA) uma equipe da Polícia Rodoviária Federal foi informada sobre um acidente ocorrido do Km 162 da BR 110.

Ao chegar ao local os agentes federais constataram ocorrência de acidente do tipo colisão frontal, envolvendo duas motocicletas. As vítimas receberam os primeiros socorros e foram encaminhadas para o Hospital Regional Santa Tereza em razão das lesões ocasionadas pelo acidente.

Durante fiscalização no veículo e consulta ao sistema de dados, os policiais verificaram que a motocicleta Sundown/Max 125 havia sido furtada em julho/2017, conforme ocorrência registrada na cidade de Ribeira de Pombal. A ocorrência foi apresentada à autoridade policial de plantão na Delegacia de Polícia Judiciária local.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

SEI vai desenvolver pesquisa inovadora com base nas notas fiscais eletrônicas

Quarta-feira, 07 de Agosto de 2019 / Bahia

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan), está desenvolvendo uma metodologia inovadora de pesquisa, com base na emissão da nota fiscal eletrônica, para subsidiar políticas públicas do Governo do Estado. A nova modalidade de estudo foi discutida nesta terça-feira (06) pelo secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, e técnicos da SEI e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).

“Na verdade, o processo  é muito mais do que trabalhar com indicadores, oportunizando aquilo que a gente chama de minerar os dados, a partir do que se consume, de onde se consome, do que se desloca, a partir de uma identificação de como esses fluxos acontecem desde a compra até a distribuição de determinado produto, para uma atuação do ponto de vista da programação das metas e das ações de Estado”, destacou Pinheiro, que exemplificou a nova metodologia com a compra massiva de determinados medicamentos numa região delimitada. “Isso pode indicar que há um foco de uma determinada doença naquela área, possibilitando um melhor planejamento para a atuação eficaz na área de Saúde e na divulgação de alertas para a vigilância epidemiológica”, disse.

Ainda de acordo com o secretário, a nova modalidade de pesquisa vai subsidiar o governo em ações de atração de novos empreendimentos, na estimativa de custo de cestas de consumos e monitoramento da inflação por município, no estudo do fluxo de mercadorias nas rodovias baianas e no impacto econômico de novos empreendimentos, por exemplo. “A pesquisa vai trabalhar a partir dessas informações do cotidiano e não no final do dado estatístico, fornecendo uma ferramenta para agirmos e pensarmos cada vez melhor na atuação no Estado”, completou Pinheiro.

O diretor de Indicadores e Estatística da SEI, Gustavo Pessoti, ressalta que a nova modalidade de pesquisa vai utilizar dados não sigilosos já trabalhados pela Secretaria da Fazenda.  “A pesquisa vai utilizar a nota fiscal eletrônica para o governo ter dimensão das transações que são realizadas, dos diferentes tipos de mercadorias, das diferentes localidades e, com isso, permitir um processo antecipado, oferecendo para o Estado um indicador antecedente. A maior parte das bases de pesquisas que trabalhamos na SEI possui dois anos de defasagem e a nota fiscal é imediata. O governo emite a Nota Fiscal e a gente passa a ter o acesso”, explicou.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Em São Paulo, Rui visita Hospital de Câncer de Barretos em busca de novas parcerias

Terça-feira, 06 de Agosto de 2019 / Bahia

Em busca de experiências de sucesso para melhorar cada vez mais os serviços de prevenção e tratamento do câncer na Bahia, o governador Rui Costa visitou, nesta terça-feira (6), as instalações do Hospital de Câncer de Barretos, em São Paulo. A unidade, também conhecida como Hospital de Amor, é um dos mais modernos centros de ensino e pesquisa em toda a América Latina. 

Durante a visita, o governador apresentou propostas de parcerias para a ampliação do atendimento oncológico no Hospital Santo Antônio (HSA), ligado às Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), em Salvador. 

“Ele veio conhecer o hospital porque somos uma referência nacional no tratamento do câncer e buscar nossa experiência para melhorar os serviços no Hospital Irmã Dulce. Com a construção das policlínicas regionais de saúde, a Bahia hoje possui hoje uma das melhores, senão a melhor, medicinas públicas do país. E isso passa muito por essa constante troca de experiências que o governador vem realizando”, afirmou o diretor do Hospital de Câncer de Barretos, Henrique Prata.

Rastreamento de câncer

O Governo do Estado já possui uma parceria concretizada com o Hospital de Barretos. Durante a inauguração da Policlínica Regional de Saúde em Juazeiro, no último dia 30 de agosto, o governador fez a entrega da unidade móvel do Programa de Rastreamento do Câncer de Colo de Útero e Mama, resultado de parceria com o Instituto Avon e a Fundação Pio XII, entidade mantenedora do Hospital de Barretos. 

Outras cinco unidades móveis serão entregues até outubro, contemplando as regiões de Jequié, Irecê, Teixeira de Freitas, Guanambi e Metropolitana de Salvador. Elas têm capacidade de realizar 127 exames por dia de mamografia e papanicolau. 

As policlínicas de Jequié, Irecê, Teixeira de Freitas e Guanambi, o Hospital da Mulher (Salvador) e o Instituto Ivete Sangalo (Juazeiro) serão as unidades fixas de referência dos veículos, sendo responsáveis pelo exames complementares de diagnóstico (mamografia com estereotaxia, ultrassom de mama, biópsia de mama e colo do útero), além de consultas médicas especializadas e aulas de educação continuada para os profissionais de saúde da região.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia/Fotos: Divulgação/Hospital de Amor

Compartilhar no Whatsapp

Rui apresenta Consórcio do Nordeste ao embaixador da China

Segunda-feira, 05 de Agosto de 2019 / Bahia

A parceria entre a China e os estados nordestinos está em andamento em grandes projetos de infraestrutura, a exemplo do Veículo Leve de Transporte (VLT) de Salvador, e deve ganhar um novo impulso a partir da aproximação do Consórcio do Nordeste com o país asiático. Em visita ao embaixador Yang Wanming, nesta segunda-feira (5), em Brasília, Rui pediu apoio para esse intercâmbio de oportunidades. 

“Vamos preparar os projetos que o Nordeste quer promover e que chineses possam ter interesse, e contamos com o embaixador nessa agenda de oportunidades. Há interesse de todos os nove estados”, assegurou Rui. 

Com a presença acordada, Yang Wanming indicou o início de 2020 como um bom período para a missão ocorrer. “Podemos fazer uma preparação assertiva e manter a continuidade do intercâmbio entre pessoas, autoridades locais e investimentos”, disse o embaixador, acrescentando que a Bahia é um dos estados com maior cooperação com a China. 

Rui e Yang Wanming também conversaram sobre projetos em negociação entre o Governo da Bahia e os chineses, a exemplo da Ponte Salvador-Itaparica, com previsão para lançamento de edital nos próximos meses e possibilidade de participação chinesa na licitação. 

Yang Wanming ainda perguntou sobre os artistas baianos e a possibilidade de realização um evento na área cultural. Em resposta, Rui sinalizou potencial de sucesso e se colocou à disposição para ajudar. 

O secretário executivo do Consórcio, Carlos Gabas, e o secretário estadual da Fazenda, Manoel Vitório, acompanharam o governador na audiência na embaixada da China.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Comissão do Meio Ambiente da Alba apresenta relatório de inspeção de 13 barragens sob riscos de acidente na Bahia

Segunda-feira, 05 de Agosto de 2019 / Bahia

*O quê: Apresentação relatório barragens sob riscos na Bahia;

*Onde: Plenário da Assembleia Legislativa;

*Quando: Amanhã - (06.08.19);

*Horas: 9:30h.

A Comissão do Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos, da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), exibe o relatório final de inspeção das 13 barragens do Estado sob riscos de acidente. Documento tem 58 páginas e aponta também para outras necessidades concernentes ao saneamento básico no Estado, a exemplo dos Planos Municipais de Saneamento.

A apresentação ocorre na Sessão Especial para Debater a Situação das Barragens na Bahia, que acontece amanhã (terça-feira 6), às 9:30 horas, no Plenário do Legislativo estadual.

O trabalho do Colegiado, que é presidido pelo deputado José de Arimateia (PRB), durou 120 dias, sendo inspecionadas as 10 barragens listadas pela Agência Nacional das Águas (ANA) em iminência de rompimento, além de outras três, inclusive a do município de Pedro Alexandre, norte do Estado.

Foras analisadas as seguintes barragens: Araci (Araci), RS1 e RS2 (Camaçari), Afligidos (São Gonçalo dos Campo), Rejeitos Mineração Caraíba S/A (Jaguarari), Apertado (Mucugê), Pinhões (Juazeiro), Cipó (Mirante) Luiz Vieira, Santo Antônio e Tábua II (Ibiassucê), Zabumbão (Paramirim), Reservatório de Cariacá (Monte Santo).

Estão convidados os seguintes órgãos: DNOCS, Codevasf, Agência Nacional das Águas, Agência Nacional de Mineração, Cerb, Ministério Público do Estado, Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, União dos Municípios da Bahia, Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Prefeituras e Câmaras de Vereadores dos citados municípios.


Blogbraga/ALBA - Assessoria da Presidência

Compartilhar no Whatsapp

Documentos veiculares são os mais recorrentes em suspeitas de fraudes

Segunda-feira, 05 de Agosto de 2019 / Bahia

Apoio: Em 2019, o Departamento de Polícia Técnica realizou 200 perícias nesta categoria de documentos. 

Duzentos documentos de veículos com suspeitas de fraude foram analisados pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), no primeiro semestre de 2019. Responsável pela perícia em RGs, CNHs, CRLVs, passaportes, contratos, cédulas, entre outros impressos), o setor de Documentoscopia tem como função desvendar a autenticidade e autoria gráfica destes materiais, além de dar suporte nas ocorrências de crimes contra a vida, realizando a análise dos indícios recolhidos no local do delito. 

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) lideram as demandas anuais das perícias, incluindo as grafotécnicas (análises da grafia em assinaturas e outros tipos de escrita manual). Normalmente, as fraudes estão associadas a supressão e adulteração das informações originais. 

Em um dos casos analisados, o criminoso suprimiu a data de expedição da CNH transformando ilegalmente o numeral oito em nove. "São muitos casos como este. Analisamos cada detalhe com muito cuidado, porque sabemos que, em muitas situações, eles mudam a data de expedição para que não correr o risco de ser comparada com a data que foi adulterada", explicou a coordenadora do setor de Documentoscopia, perita criminal Adriana Santana Queiroz. 

O alto número de apreensões destes tipos de documentos está associado diretamente as ações de abordagens realizadas pela Polícia Militar e pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV) que tem por finalidade a captura de assaltantes de carros e estelionatários. 

Adriana disse ainda que as cédulas também são materiais considerados fáceis para falsificações. " Muitas vezes eles [os criminosos] dão um desgaste no papel ou fazem algum tipo de simulação para passar a impressão de que a cédula foi usada ou já circulou. Então, a gente realiza um exame para verificar se realmente é uma cédula autêntica ou se foi feita em um papel para simular", completou.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria da Segurança Pública da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Situação das barragens na Bahia será debatida em sessão especial da Alba

Domingo, 04 de Agosto de 2019 / Bahia

Comissão do Meio Ambiente apresenta relatório final de inspeção. Presidentes Nelson Leal (Casa) e José de Arimateia (Comissão) destacam relevância do trabalho.

Após 120 dias de um exaustivo trabalho de inspeção em 13 barragens com risco de rompimento, situadas em território baiano, a Comissão do Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) exibe o relatório final à sociedade. Apresentação acontece na Sessão Especial para Debater a Situação das Barragens na Bahia, no Plenário da Casa, na próxima terça-feira (06.08.19), às 9:30 horas.

O Colegiado, presidido pelo deputado José de Arimateia (PRB), visitou as 10 barragens listadas pela Agência Nacional das Águas (ANA) em iminência de acidente, além de outras três, incluindo a do distrito de Quati, no município de Pedro Alexandre, norte do Estado, rompida no último dia 11 de julho. O documento contém 58 páginas e mostra as causas técnicas que levam aos riscos de desastre.

 O relatório aponta ainda para outras relevantes necessidades, a exemplo da elaboração dos Planos Municipais de Saneamento, que dispõem sobre os quatro alicerces do chamado Saneamento Básico: Água Tratada, Esgotamento Sanitário, Resíduo Sólido e Drenagem.

 Conforme a legislação vigente, a implementação do referido plano, que acaba com os lixões nas cidades, entre outras providências, fica a cargo dos Executivos municipais. Estes, por sua vez, justificam não dispor de recursos para a promoção da gestão do lixo. Na região Nordeste, somente 12% dos municípios têm aterro sanitário, destino adequado do lixo, como preconiza a legislação.

Outra sugestão do relatório é a realização de gestões junto à bancada de deputados federais do Estado, no sentido de que os recursos para a implantação dos aterros nas cidades sejam obtidos através de emendas parlamentares e outras verbas da União.

Deputado José de Arimateia, que capitaneou a inspeção, juntamente com os demais parlamentares que integram a Comissão de Meio Ambiente da Alba (vide abaixo), destaca que esteve com a direção do DNOCS, em Fortaleza, Ceará, último dia 31 de maio, para buscar esclarecimentos acerca da falta de manutenção das barragens ameaçadas de sinistro no Estado.


SEM ORÇAMENTO

 “Fui informado pela direção do DNOCS que técnicos fariam visitas às barragens com danos; mas ao mesmo tempo nos adiantaram que não há no órgão previsão orçamentária para a manutenção devida dessas barragens”, esclarece, José de Arimateia. “Nosso objetivo é proteger a vida e o meio ambiente. Vou continuar fiscalizando, além de lutar pelos Planos Municipais de Saneamento”, assegurou.

O presidente do Legislativo estadual, deputado Nelson Leal (PP), que defende uma revisão em todas as barragens do país, também elogiou a iniciativa da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Casa.

 “Elogiável o trabalho da comissão, que será apresentado na terça-feira. Seria audiência pública, mas decidimos, pela importância, transformar em sessão especial. Na pessoa do presidente, José de Arimateia, parabenizo a todos da comissão. As tragédias de Mariana e Brumadinho expuseram os perigos a que brasileiros de vários cantos do país estão correndo. E os parlamentares baianos conferiram in loco esses riscos. É imprescindível que os governos federal e estaduais, de todo o Brasil, promovam uma revisão completa nessas barragens do país”, defendeu, Nelson Leal.

Participam da Sessão Especial representantes do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), Agência Nacional das Águas (ANA), Agência Nacional de Mineração, Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), Ministério Público do Estado (MPE), União dos Municípios da Bahia (UPB), Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), além de prefeitos e presidentes das Câmaras de Vereadores dos municípios que abrigam as barragens.

Integram a Comissão de Meio Ambiente da Alba – Titulares: José de Arimateia, presidente, (PRB), Marcelino Galo, vice, (PT), Fátima Nunes (PT), Osni Cardoso (PT), Zó (PCdoB), Aderbal Caldas (PP), Marcelo Veiga (PSB) e Marcell Moraes (PSDB). Suplentes: Eduardo Alencar (PSD), Jacó (PT), Laerte do Vando (PSC) e Tum (PSC). Alencar também preside a Comissão Especial de Fiscalização de Barragens da Alba.


Blogbraga/ALBA - Assessoria da Presidência

Compartilhar no Whatsapp

Solla pede que TJ-BA reconsidere decisão de fechar comarcas

Sábado, 03 de Agosto de 2019 / Bahia

O deputado federal Jorge Solla (PT-BA) criticou, nesta sexta-feira (2), o novo fechamento de outras 16 comarcas no interior do estado, num processo de redução dos serviços do Judiciário na Bahia que já dura mais de dois anos.

“O Judiciário é um dos mais importantes serviços públicos que o Estado deve oferecer, é a garantia do cumprimento da lei, da ordem. É um serviço que, em democracias consolidadas, precisa estar acessível a todos os cidadãos. Se alguém precisa sair da sua cidade e passar horas em rodovias para ir a uma audiência, alguns princípios legais estão sendo violados”, ponderou Solla.

O petista afirmou que articulará um encontro entre a bancada baiana no Congresso Nacional para tratar do tema. “Todos os deputados estão percebendo a ampla repercussão negativa dessa decisão, porque vai dificultar muito a vida da população. É nossa obrigação, acima de tudo, lutar por essas pessoas”, completou o petista.

Serão desativadas as comarcas de Antas, Cipó, Governador Mangabeira, Ibirataia, Igaporã, Itabela, Itagibá, Jitaúna, Laje, Maragogipe, Pindobaçu, Presidente Jânio Quadros, Sapeaçu, Tanhaçu e Taperoá.


Blogbraga/Assessoria de imprensa deputado federal Jorge Solla

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: TENTATIVA DE HOMICÍDIO NO BOA SORTE - HOMEM É ESFAQUEADO TRÊS VEZES

Sábado, 03 de Agosto de 2019 / Bahia

Ilustração

Foi registrado pela Polícia Militar na noite desta sexta-feira (02), uma tentativa de homicídio no bairro Boa Sorte em Barreiras.

De acordo com informações obtidas, um homem foi vítima de arma branca (faca), sendo golpeado três vezes atingindo o tórax e abdome. Populares acionaram o SAMU que após os primeiros socorros levou a vítima até o Hospital do Oeste.

Uma guarnição da Polícia Militar esteve no local, registrou o fato e tentou colher informações a respeito do suspeito e motivação do crime.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

PRF realiza reunião de gestores na Bahia para alinhamento estratégico

Sábado, 03 de Agosto de 2019 / Bahia

O encontro buscou realizar o perfilamento da estratégia da PRF no estado baiano, além de incentivar debates para importantes definições e inovações das ações de combate à criminalidade, prevenção de acidentes, monitoramento e policiamento das rodovias.

A Polícia Rodoviária Federal promoveu, de 30 de julho até ontem (01), no auditório da sede Regional em Salvador(BA), reunião com os chefes de delegacia, das Seções e chefes dos núcleos de operações do estado. O encontro objetivou o alinhamento estratégico, com vistas a incentivar inovações para o enfrentamento ao crime e à prevenção dos acidentes, traçar novas ações emergenciais para redução dos acidentes e fortalecimento ao combate à criminalidade, multiplicar conhecimento dos sistemas de monitoramento, acompanhamento, controle, análise e avaliação dos acidentes de trânsito, robustecer o policiamento orientado, promover a troca de experiências e boas práticas entre as Delegacias e definir a metodologia para do emprego do IFR.

Na abertura do encontro, o Superintendente da SRPRF-BA, Virgílio de Paula Tourinho, apresentou os resultados do primeiro semestre de 2019, o diagnóstico dos acidentes e ocorrências delituosas, definiu diretrizes para o desenvolvimento do Plano de Ação para a redução de acidentes de trânsito e enfrentamento ao crime. Salientou a necessidade de comunicação com o efetivo para dar conhecimento do problema, buscando dessa forma promover o engajamento de todos os servidores nas ações a serem executadas para atingimento dos objetivos traçados.

O Superintendente também salientou a necessidade do emprego da tecnologia para alavancar os resultados e expôs a nova metodologia de performance que a Regional vem desenvolvendo para prestar um serviço cada vez melhor a sociedade. Ele também falou sobre o policiamento orientado.

Jeferson Almeida Moraes, Superintendente Substituto e Chefe da Seção de Operações, debateu sobre a alteração de circunscrição de algumas delegacias e unidades operacionais da regional, para fins de otimizar os recursos e a fiscalização. Também, falou sobre o Planejamento Operacional de 2019 e agradeceu o trabalho que vem sendo realizado pelos gestores. Acrescentou ainda que o desenvolvimento das ações operacionais deve ser elaborado com a cooperação do efetivo na produção das propostas, onde a opinião de cada servidor será levada em consideração para a tomada de decisões dos gestores.

Nas apresentações, os Chefes de Delegacias e de Núcleos de Policiamento e Fiscalização expuseram os planejamentos, as demandas e as boas práticas implantadas nas unidades sob suas responsabilidades. Também apresentaram as peculiaridades, os pontos fortes, os desafios, as oportunidades de cada região do estado, com o objetivo de nortear a administração no desenvolvimento dos projetos para a regional.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

Estudantes da rede estadual são selecionados para o Parlamento Jovem Brasileiro

Sábado, 03 de Agosto de 2019 / Bahia

Os estudantes Adriele Barbosa (Colégio Estadual Senhor do Bonfim - Salvador), Adriele Lisboa (Colégio Estadual Mario Teixeira de Freitas - Salvador), Igor dos Santos (Colégio Estadual Ouro Negro - Candeias) e Maria Antonia Dezidério (Colégio Militar de Salvador) foram selecionados para o Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2019, desenvolvido pela Câmara de Deputados Federais. No total, foram anunciados, nesta sexta-feira (2), 78 alunos das redes pública e privada de todo o Brasil, que terão a oportunidade de vivenciar, na prática, de 23 a 27 de setembro, o trabalho dos deputados federais. No decorrer da experiência, os alunos participantes vão elaborar projetos de leis e debater na Câmara dos Deputados, em Brasília, temas de grande importância para o país.

A estudante do 2º ano do Ensino Médio, Adriele Silva, 18, apresentou ao PJB o projeto que institui o Programa Nacional de Proteção à Saúde Mental dos Estudantes das Escolas Públicas Brasileiras (PROTESAUM). Ela fala sobre a sua expectativa de representar a Bahia no Parlamento Jovem. “É muito importante que participemos dessas iniciativas, porque os jovens precisam ser atuantes na política. Como presidente do grêmio estudantil do meu colégio, acho que o trabalho coletivo e a construção de ideias é fundamental para o processo democrático. Com meu projeto voltado para o tema psicossocial, que busca intensificar o atendimento ao aluno de forma mais humana, espero poder fazer um bom papel na minha passagem pela Câmara”.

A sua xará Adriele Lisboa, do 2º ano do Ensino Médio, 17, submeteu ao PJM o projeto que altera dispositivo da Constituição Federal pertinente às condições de elegibilidade para os cargos concernentes as eleições proporcionais nos três âmbitos da Federação. A estudante conta que ficou muito emocionada com a chance de participar do parlamento. “Por mais que acreditemos no trabalho, a gente acha que é difícil de acontecer. Agora quero poder fazer o melhor na Câmara e conhecer de perto como é o dia a dia dos parlamentares”.       

Igor dos Santos, por sua vez, foi selecionado pelo projeto que determina a necessidade de implantar equipes multidisciplinares nas escolas públicas para dar suporte aos estudantes e suas respectivas famílias. Já a estudante Maria Antônia Dezidério ficou entre os finalistas pelo projeto que dispõe da criação do programa “Casa Primeiro” que visa garantir à reinserção e integração social das pessoas em situação de rua através da disponibilização de moradias fixas, e fornecer, em conjunto, serviços de apoio e conexões baseados na comunidade”.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Bandidos atacam carro-forte em Jacobina/BA; e deixa um segurança ferido

Sábado, 03 de Agosto de 2019 / Bahia

Nesta sexta-feira (02/08), por volta das 11h, próximo ao entroncamento do Distrito de Itaitú na BR/324, em Jacobina/BA, um carro forte da Empresa Prossegur foi assaltado por indivíduos a bordo de três veículos, sendo um Renault Duster, cor vinho; um Chevrolet Ônix, cor branca e outro de dados ignorados. 

Na ação, um segurança do carro forte foi atingido por disparo de arma de fogo na mão, sendo socorrido por populares em prestação de socorro para o Hospital Municipal Teixeira Sobrinho. 

Na ação, os suspeitos atearam fogo no carro forte. Os seguranças não souberam informar se houve subtração de valores. 


Blogbraga/Fonte: COInt/SAC

Compartilhar no Whatsapp

Governo do Estado firma acordo que reestrutura salários de 18 mil servidores

Sexta-feira, 02 de Agosto de 2019 / Bahia

Uma reunião entre o governador Rui Costa e entidades sindicais que representam o funcionalismo público estadual marcou, na tarde desta sexta-feira (2), a assinatura de acordo para reestruturação da tabela de vencimentos dos auxiliares e técnicos administrativos de diversos órgãos estaduais que têm vencimentos básicos abaixo do salário mínimo. O encontro ocorreu na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. 

“Apesar de todas as dificuldades do cenário econômico que os estados estão enfrentando e a partir de um diálogo franco, aberto com as representações sindicais, conseguimos atender a um importante pleito. Estamos encaminhando o projeto de lei para a Assembleia Legislativa”, declarou o secretário da Administração, Edelvino Góes. 

A reestruturação da tabela de vencimento vai abranger pouco mais de 18 mil servidores, entre ativos, aposentados e contratados sob o Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), que cumprem carga horária de 40 horas semanais. Isso representa uma despesa de R$ 50,4 milhões para os cofres públicos em 2019 e R$ 110,3 milhões em 2020. A medida significa um ganho salarial médio de 20,99% e 19,35% para auxiliares e técnicos administrativos, respectivamente.

O acordo foi firmado pelo governo estadual com a Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab), a Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia (Afpeb), o Sindicato dos Servidores da Fazenda do Estado da Bahia (Sindsefaz), o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia (Sindsaúde), o Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (Sinspeb) e o Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (Sindipoc).

“Para os servidores públicos, este é um momento importante de retomada de negociações. Esse acordo aponta para um caminho de soluções e diminuições das dificuldades. É um projeto que melhora substancialmente a remuneração dos que ganham menos, e a sensibilidade do governo neste aspecto é muito positiva. Estamos muito satisfeitos e esperamos que o governo continue com a negociação de outras pautas”, afirmou o presidente da Fetrab, Joaquim Amaral Filho.

A secretária de Relações Institucionais, Cibele Carvalho, e outros membros da equipe de governo também participaram da reunião. 


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Construção Civil e Serviços lideram a geração de empregos em junho na Bahia

Sexta-feira, 02 de Agosto de 2019 / Bahia

A Construção Civil e os Serviços foram os setores da economia que mais geraram emprego em junho, na Bahia, com respectivamente 1.563 e 934 novos postos de trabalho. As informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), sistematizadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan). No primeiro setor, o destaque foi “Obras para geração e distribuição de energia elétrica e para telecomunicações” com um incremento de 907 novos empregos. Já em Serviços, “Atividades de Atendimento Hospitalar” ficou com a primeira colocação com 875 postos de trabalho.

“Vale destacar que a Bahia ocupou a primeira posição dentre os estados nordestinos e a quarta dentre os brasileiros em junho de 2019, com 2.362 novos postos com carteira assinada. Já no acumulado do ano, o Estado gerou 29.406 novos postos de trabalho. Este resultado fez com que a Bahia ocupasse, nestes seis primeiros meses do ano, a quinta posição no país e a primeira na região nordestina quanto à geração de empregos”, destaca o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, que atribui a liderança da Bahia na geração de emprego às políticas públicas do Governo do Estado.

No Nordeste, cinco estados geraram postos com carteira assinada em junho. A Bahia (+2.362 postos) foi seguida por Maranhão (+2.001 postos), Piauí (+1.308 postos), Rio Grande do Norte (+1.237 postos) e Sergipe (+265 postos). Os outros estados da região apresentaram desempenho negativo: Alagoas (-861 postos), Paraíba (-795 postos), Pernambuco (-253 postos) e Ceará (-122 postos).

Acumulado do ano

No Nordeste, apenas a Bahia, o Maranhão (+5.670 postos) e o Piauí (+106 postos) totalizaram saldos positivos no acumulado do ano. Em contrapartida, seis estados nordestinos totalizaram acumulados negativos. Pernambuco (-23.676 postos) foi seguido por Alagoas (-23.506 postos), Paraíba (-7.654 postos), Ceará (-6.994 postos), Rio Grande do Norte (-5.115 postos) e Sergipe (-3.430 postos).


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Ao lado do governador Rui Costa, Nelson Leal participa de inauguração da policlínica regional de Vitória da Conquista

Quinta-feira, 01 de Agosto de 2019 / Bahia

Presidente da ALBA destaca regionalização como “revolução na saúde pública baiana”

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, Nelson Leal, participou hoje (01.08), ao lado do governador Rui Costa, dos senadores Otto Alencar, Jaques Wagner e Angelo Coronel, e do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, da inauguração da Policlínica Regional de Vitória da Conquista – a 11ª policlínica entregue pelo Governo da Bahia - ao lado do ao lado do Hospital Geral de Vitória da Conquista, onde foram investidos cerca de R$ 24 milhões na construção e aquisição de equipamentos, mobiliário e micro-ônibus para o transporte de pacientes que residem nos outros municípios integrantes do Consórcio Público de Saúde.

“O esforço do governador Rui Costa e do seu secretário Fábio Vilas-Boas pela regionalização do sistema público de saúde é uma verdadeira revolução na Bahia. São equipamentos completos, para diagnósticos complexos, com tecnologia de ponta, antes só acessíveis nas clínicas privadas ou em Salvador. Como parlamentar, que sempre ouve a voz da população, posso atestar que diminuíram muito as queixas e os pedidos na área de saúde – principalmente para tratamento em hospitais em Salvador - porque, de fato, as comunidades interioranas estão sendo atendidas. É uma política de saúde digna de aplausos”, elogiou o chefe do Legislativo estadual.

A Policlínica de Vitória da Conquista conta com 93 médicos, enfermeiros, psicólogo, farmacêutico, nutricionista, ouvidor, assessores técnicos, assistente social, técnicos em enfermagem, técnicos em radiologia e assistentes administrativos para dar assistência a pacientes – potencial de 618 mil habitantes - de 28 municípios do Sudoeste Baiano: Anagé, Barra do Choça, Belo Campo, Bom Jesus da Serra, Caatiba, Caetanos, Cândido Sales, Caraíbas, Condeúba, Cordeiros, Encruzilhada, Ibicuí, Iguaí, Itambé, Itapetinga, Itarantim, Macarani, Maetinga, Maiquinique, Mirante, Nova Canaã, Piripá, Planalto, Poções, Presidente Jânio Quadros, Ribeirão do Largo, Tremendal e Vitória da Conquista.

Serão consultas médicas em diversas especialidades, como angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastrenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia e urologia. A policlínica também oferecerá diversos exames, como ressonância magnética, tomografia, mamografia, ultrassonografia, ecocardiografia, ergometria, mapa, holter, eletroencefalograma, raio-X, eletrocardiograma, endoscopia, colonoscopia, entre outros.

A gestão da policlínica de Vitória da Conquista será realizada em parceria entre Governo do Estado e os municípios que integram os consórcios. Os municípios cobrem 60% dos custos de operação, sendo que o valor é dividido proporcionalmente ao número de habitantes de cada um deles, e o Estado fica responsável pelos 40% restantes.

POLICLÍNICAS

As policlínicas fazem parte da política de regionalização da Saúde, implementada pelo Governo do Estado, e são geridas pelos Consórcios Públicos de Saúde. O objetivo delas é levar atendimento especializado e exames de alta complexidade ao interior, evitando, com isso, que os pacientes se desloquem para os grandes centros em busca desses serviços.

Já estão em funcionamento as policlínicas regionais de Teixeira de Freitas, Guanambi, Jequié, Irecê, Santo Antônio Jesus, Paulo Afonso, Juazeiro, Alagoinhas, Feira de Santana, Valença e, agora, Vitória da Conquista. Outras oito serão inauguradas brevemente: Salvador, Barreiras, Itabuna, Jacobina, São Francisco do Conde, Simões Filho e Senhor do Bonfim. O investimento médio de cada unidade é de cerca de R$ 25 milhões.

Estiveram na solenidade, os deputados estaduais Ivana Bastos, Fabrício Falcão, Zé Raimundo, Jurandy Oliveira, Samuel Junior, Vítor Bomfim, Alex de Piatã, Marcelino Galo, Marquinho Viana, Rosemberg Pinto, Marcelo Veiga, Osni e Robinson Almeida; e os federais Alice Portugal, Lidice da Mata, Marcelo Nilo, Jorge Solla, José Rocha, Paulo Magalhães e Valdenor Cardoso.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação da Presidência

Compartilhar no Whatsapp

Baralho do Crime auxilia na localização de criminosos há 8 anos

Quinta-feira, 01 de Agosto de 2019 / Bahia

Apoio: A ferramenta, que fez aniversário recentemente, ajuda a elucidação de crimes, através das informações via telefone ou através do site do Disque Denúncia. Saiba como denunciar.

O Disque-Denúncia é um dos canais de comunicação utilizados pela Secretaria da Segurança Pública, que há 13 anos ajuda a localizar criminosos e desaparecidos em toda Bahia, através dos números (71) 3235-0000, para ligações de Salvador, e 181, para chamadas do interior do estado. Há oito anos, o recurso recebeu o reforço do Baralho do Crime, ferramenta que mostra, em ilustrações de cartas de baralho, os bandidos mais procurados do estado. Desde o lançamento, o baralho já auxiliou na captura de 123 pessoas e localizou outros 44, que em confronto com as polícias Militar e Civil não resistiram e morreram. Com todas as atualizações, acumula 227 substituições de cartas.

“Os principais requisitos para um criminoso entrar no Baralho do Crime é a qualificação, geralmente são autores de crimes hediondos, aqueles que têm maior gravidade, a exemplo de homicídio, tráfico de drogas, latrocínio, entre outros”, disse o coordenador do Disque-Denúncia, Luís Melo.

Para que um criminoso tenha o rosto estampado no Baralho do Crime é preciso que haja solicitação das delegacias. “O delegado titular da área de atuação do procurado manda a qualificação com foto atual e o mandado de prisão. Daí consultamos o sistema prisional e também o sistema de identificação Pedro Mello do Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde confirmamos as informações pessoais como foto e nome, para que não haja erro. Temos todo o cuidado para não divulgar uma carta com a pessoa errada”, afirmou o coordenador.

Nesses oito anos de atuação, a ferramenta que já passou por muitas atualizações, viveu momentos inusitados, como quando uma carta entrou no Baralho, foi identificado e preso, e logo depois retornou à ferramenta por cometer o mesmo crime.

“Joebson Rocha Cruz, conhecido como ‘Panela’, foi adicionado no dia 10 de agosto de 2017, ocupando a carta 9 de Copa e preso em 18 de setembro do mesmo ano, por homicídio qualificado. Poucos meses depois, recebeu relaxamento de prisão e voltou a cometer o mesmo crime, retornando ao Baralho em nove de abril de 2018, desta vez, ocupando a carta 10 de espadas. Hoje, continua procurado”, contou.

Para o diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado José Bezerra, o Baralho do Crime é uma ferramenta essencial para desvendar os casos. “Temos uma parceria grande desde a implantação. As informações obtidas vem nos auxiliando em vários aspectos da investigação criminal, desde encontrar pessoas desaparecidas e promover o reencontro às suas famílias, até encontrar criminosos perigosos”, ressaltou o delegado.

Também falou sobre a importância da ajuda da população. “Se não fossem as informações repassadas pela sociedade através da ferramenta não chegaríamos em alguns foragidos. São dicas relevantes de quem pode ter sido o autor do crime ou de onde o bandido está escondido. O DHPP tem diminuído seu tempo resposta através dessas denúncias, levando no máximo 30 minutos para checar as informações”, afirmou.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria da Segurança Pública da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Energia: 19 municípios baianos terão novas linhas de transmissão

Quarta-feira, 31 de Julho de 2019 / Bahia

Protocolo assinado com SDE prevê investimentos de R$ 630 milhões

Dezenove municípios baianos vão ser contemplados com novas linhas de transmissão de energia elétrica. A empresa São Francisco Transmissão de Energia deverá investir R$ 630 milhões na construção das redes e gerar cerca de 100 empregos diretos e 1,4 mil indiretos. O protocolo de intenções foi assinado nesta terça-feira (30) com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).

As linhas vão passar pelos municípios de Água Fria, América Dourada, Anguera, Antônio Cardoso, Biritinga, Cabaceiras do Paraguaçu, Cafarnaum, Feira de Santana, Irecê, Itapicuru, João Dourado, Morro do Chapéu, Nova Soure, Olindina, Santa Bárbara, Santanópolis, Santo Estevão, Sapeaçu e Sátiro Dias.

“Trazemos nova perspectiva de crescimento de um novo negócio em nosso estado e, é claro, a ampliação de postos de trabalho. Além disso, as linhas de transmissão são imprescindíveis para garantir energia elétrica ao povo baiano”, afirma João Leão, vice-governador e titular da SDE.

Para Carlos Pontual, diretor na região Nordeste da empresa São Francisco, esse investimento reforça a confiabilidade dos investidores na Bahia. “Vamos ampliar o sistema de transmissão na região, de modo que o suprimento de energia em alta tensão esteja garantido para população”, explica.

Na Bahia, a empresa foi responsável pela construção da linha de transmissão que liga Morro do Chapéu a Irecê e ajuda no escoamento de energia eólica e solar na região. Atua ainda em 11 estados brasileiros, cinco deles no Nordeste, desde 2017, e também tem presença na Índia.


Blogbraga/Ascom/SDE

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
DPVAT Barreiras Oeste Manutenção Luz motos Fashion Work Evolucao Dupará Açaí Apple Shop Dique Denuncia Global Delicia Vida Farma Grupo Marabá Paraíba Bem Brasil Pastel Polícia Civil Unopar Contabilidade Rondon G7 NET Capital Imóveis Coyote Epis BA Elo Aço Casa da Ferramenta MaxCar Mineiros Mimoaço CMO P&F DM Reparos Rabelo Jaú PM Guarda Municipal CISO Fontana Extreme DBT Neli Imperial Sportime Click Tec Sutrans