Governo da Bahia Embasa

NOTÍCIAS

Governador reforça na Itália parceria para produção de próteses na Bahia

Quinta-feira, 15 de Outubro de 2015 / Bahia

Mais um passo foi dado nesta quinta-feira (15), em Milão, na Itália, para a concretização do memorando de entendimento assinado em julho deste ano, em Salvador, entre o Estado da Bahia e a italiana Bioimpianti. O governador Rui Costa conheceu, nesta quinta, as instalações da empresa e discutiu com os gestores as próximas ações para a implantação no estado de um polo farmoquímico, biotecnológico e de produtos para a saúde.

A parceria envolve a transferência de tecnologia para a Bahiafarma e produção, pela empresa baiana, de próteses ortopédicas de primeira linha para atender a todo o mercado nacional.

No último dia 6 de outubro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a Bahiafarma a iniciar a produção de prótese e outros materiais para saúde, como testes diagnósticos e materiais descartáveis. A estimativa é que, dentro de seis a oito meses, seja iniciada a produção que irá atender ao SUS da Bahia e de todo o Brasil.
 
O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, acompanhou o governador na visita em Milão e destacou a relevância da parceria com a empresa italiana. “Na Bahia, essa notícia ganha particular relevância, pois a solução para o gargalo das cirurgias ortopédicas, que envolvem próteses de quadril, atende diretamente uma limitação antiga dos baianos. A Bahia possui o volume mais alto de implante de próteses de quadril em menores de 50 anos.”

Ainda segundo o secretário, as próteses produzidas pela Bahiafarma serão comercializadas com preços vantajosos para o SUS, permitindo aumentar significamente o número de cirurgias.


blogbraga/Emília Mazzei

Compartilhar no Whatsapp

Embasa informa: Somente titulares da conta podem solicitar serviços

Quinta-feira, 15 de Outubro de 2015 / Bahia

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que somente os titulares das contas de água e esgoto poderão solicitar os serviços nas lojas de atendimento em Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e demais municípios do oeste da Bahia. 

A medida, já em andamento em toda a empresa, visa assegurar a segurança do usuário para atendimento em solicitações como nova ligação, religação, parcelamento, cancelamento, revisão de tarifa, alteração de titularidade, dentre outros. Somente serviços emergenciais como vazamento de hidrômetro, ramal ou rede podem ainda ser informados por terceiros. Dúvidas ou informações, os usuários em posse do número da matrícula, podem entrar em contato no 0800 0555 195.


blogbraga/Assessoria de Comunicação da Embasa

Compartilhar no Whatsapp

Motorista que tiver habilitação suspensa pode fazer reciclagem para voltar a dirigir

Quarta-feira, 14 de Outubro de 2015 / Bahia

Mais de 100 mil condutores já começaram a ser notificados pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), por meio dos Correios, em função dos 141.024 processos abertos pelo órgão para a suspensão de carteiras de habilitação. São condutores que cometeram infrações gravíssimas, como dirigir sob o efeito de bebida alcoólica, que acarretam a perda direta do documento; e os que acumularam 20 pontos na carteira. Quem for notificado tem o prazo de 30 dias para apresentar defesa, caso contrário, pode ter o direito de dirigir suspenso por um ano.

Outra opção é entregar a habilitação em uma unidade do Detran e fazer o curso de reciclagem para condutor infrator, tendo a oportunidade de voltar a dirigir. “O condutor notificado já pagou multas, mas ficou devendo à sociedade, que ainda convive no trânsito com um motorista reincidente em infrações. Orientamos que o infrator opte pela reciclagem, para ter mais consciência no trânsito. Quem for flagrado dirigindo com a habilitação suspensa poderá ter a carteira cassada por dois anos”, explicou o diretor-geral do Detran, Maurício Bacelar.

Para fazer a reciclagem, o condutor notificado deve dirigir-se a um posto de atendimento do Detran para a abertura do serviço, fazer biometria com foto, pagar a taxa de R$ 36 e frequentar o curso de 30 horas sobre legislação de trânsito, em autoescolas credenciadas ao Detran. Aprovado no exame, ele deve retornar ao Detran para dar baixa na suspensão da habilitação


blogbraga/Emília Mazzei

Compartilhar no Whatsapp

Polícia apreende arsenal de arma de fogo e munições que seriam entregues na Bahia e em Goiás

Quarta-feira, 14 de Outubro de 2015 / Bahia

Segundo informações ao Grupo Rota Policial, uma carreta foi parada por policiais do COD, a GO/206 em Cachoeira Alta-GO, ao dar as buscas devida na carreta foi encontrada quatro armas sendo: quatro espingardas são elas uma 12, uma .20 , uma .22 e uma pistola 765, elas foram encontradas no compartimento traseiro  do banco, denominado a cama do motorista além das armas havia também aproximadamente mil e quinhentas munições e drogas.

O mesmo vai responder por tráfico internacional de armas e de drogas. O autor narrou ao delegado Dr. Charles da polícia Federal de Jataí-GO, que as armas foi adquirida no Paraguai, ele saiu da cidade de Amandinha no estado do Mato Grosso do Sul e seria levada para capital Goiânia e Bahia.

O autor foi conduzido para o presídio da cidade de Cachoeira Alta-GO, onde ficará detido, as armas, drogas, a carreta e a carga foram apreendidas.


blogbraga/CIPE/Cerrado

Compartilhar no Whatsapp

Atividades diversas marcam Dia de Combate à Sífilis

Quarta-feira, 14 de Outubro de 2015 / Bahia

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que ocorram no mundo, a cada ano, 12 milhões de novos casos de sífilis, doença que na gestação é responsável por 29% de óbitos perinatal (feto ou recém-nascido), 11% de óbitos neonatais (primeira semana) e 26% de natimortos (morte dentro do útero ou na hora do parto). 

Com o objetivo de dar maior visibilidade à sífilis, sobretudo a congênita, como grave problema de saúde pública na Bahia, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio do Grupo de Trabalho de Combate à Sífilis Congênita, realizará uma série de atividades para marcar o Dia de Combate à Sífilis (terceiro sábado do mês de outubro). Na Bahia, no primeiro semestre deste ano, foram notificados 733 casos, sendo 430 em pacientes do sexo feminino, 303, do masculino, e 558 casos congênita.

Em parceria com a Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis - Regional Bahia (SBDST/Ba) e o Ministério Público do Estado, as atividades são voltadas para profissionais de saúde que atuam na assistência e gestores, com o propósito de contribuir para a detecção precoce dos casos de sífilis e discutir sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento adequado e oportuno, sobretudo no pré-natal. 

A proposta é contar com a participação dos trabalhadores de saúde dos diversos níveis de assistência e vigilância, e de universidades que atuam junto à comunidade e enfrentam dificuldades no combate à sífilis no dia a dia de suas atividades. É considerado fundamental realizar o tratamento precoce adequado do paciente e seus parceiros sexuais e ações de prevenção, com o objetivo de informar a população sobre a doença e formar de evitá-la, buscando interromper a cadeia de transmissão, conforme alertam os especialistas. 

As atividades programadas incluem palestras, mesa redonda e sessão científica, a serem iniciadas nesta quinta-feira (15), às 14h, na sede da Fundação Estatal de Saúde da Família (Fesf), em Salvador, com Web Palestra sobre ‘Manejo da Sífilis em Adulto’, a cargo do médico Roberto Fontes.

No dia 21, às 10h, também na sede da Fesf, a médica pediatra Margareth Handan vai abordar o tema ‘A criança com Sífilis na Atenção Básica’. No dia 23, às 8h, acontece evento para marcar a data, na sede do MPE, no Centro Administrativo da Bahi (CAB). A programação será encerrada no dia 29, com sessão científica sobre a situação atual da a sífilis na Bahia, no auditório do Centro de Atenção à Saúde (CAS), às 9h.

Cadeia de transmissão

A sífilis é uma doença infecciosa, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode ser transmitida por via sexual - sífilis adquirida ou da mãe para o filho, conhecida como sífilis congênita. O tratamento é feito por meio do uso da penicilina, mas em decorrência de o tratamento ser de baixo custo e estar disponível no SUS, a doença ainda se constitui grave problema de saúde pública


blogbraga/Emília Mazzei

Compartilhar no Whatsapp

Greve dos bancários completará uma semana sem previsão de término

Terça-feira, 13 de Outubro de 2015 / Bahia

 
Fotos: Agência de Luis Eduardo Magalhães

O dia 15 marca a data limite para o pagamento de muitas contas. Por isso, as pessoas devem estar atentas e procurar maneiras alternativas para quitar seus débitos. É que a greve dos bancários, iniciada na última terça-feira (6), segue por tempo indeterminado. A paralisação envolve bancos públicos e particulares, que permanecerão com as agências fechadas.

Os trabalhadores ainda não chegaram a um acordo com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e não está prevista nenhuma rodada de negociações. O sindicato da categoria pede 16% de reajuste nos salários, enquanto a Fenaban oferece 5,5% e um abono de R$ 2.500,00.

Precisa pagar

A greve não livra o consumidor do pagamento das contas em dia. Para isso, a pessoa pode usar os caixas eletrônicos, a internet ou correspondentes bancários, como supermercados e até algumas padarias.

O consumidor só deixa de pagar juros e multas por atraso sem comprovar que tentou pagar a fatura. A empresa responsável pela cobrança pode ajudar, facilitando o pagamento por outros meios.

Caso o cliente se sinta lesado, deve procurar o Procon, levando documentos que provem que ele tentou pagar o que deve, com e-mails, números de protocolo e nomes dos atendentes para os quais ligou. Isso denota boa-fé.

Para quem tem conta como luz, água, telefone e gás em atraso, a orientação é também fazer o pagamento pelos canais alternativos do banco (telefone, internet, correspondente bancário etc.) ou procurar a concessionária do serviço.

Já no caso de salários e benefícios, caso a agência do cliente esteja fechada, ele pode ir a casas lotéricas. Nelas, é possível sacar dinheiro e benefícios como o Bolsa Família, INSS, FGTS, seguro-desemprego e PIS.


blogbraga/Tribuna

Compartilhar no Whatsapp

O Grupo Santo Antônio reuniu uma multidão no sorteio da 6ª Festa do "Criança Feliz"

Segunda-feira, 12 de Outubro de 2015 / Bahia

O grupo Santo Antônio reuniu uma multidão neste domingo (11), na avenida JK, no pátio do estacionamento ao lado do Hiper, onde aconteceu o sorteio de vários prêmios em Comemoração ao Dia das Crianças, 6ª Festa do "Criança Feliz". Teve sorteio de várias bicicletas, Tablet, Geladeira, Notebook, Tvs, DVD, Antena Parabólica, vários brinquedos para a criançada.

O prêmio principal um veículo Toyota Etios 0km. O empresário Antônio Tadeu Muterle, dono da rede de supermercados, participou da festa, com direito a show humorístico.


blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Horário de verão começa no dia 18 de outubro

Segunda-feira, 12 de Outubro de 2015 / Bahia

A partir do dia 18 de outubro, parte dos brasileiros deverá adiantar o relógio em uma hora. O horário de verão 2015/2016 vai durar quatro meses e atingirá moradores das regiões Sul, Sudeste, e Centro-Oeste.

O período, que termina no dia 21 de fevereiro, serve para aproveitar melhor a luminosidade natural, reduzindo o consumo de eletricidade no fim da tarde. De acordo com o governo, há maior demanda por energia neste momento do dia.

A Bahia não vai aderir ao Horário de Verão.

1h: os estados do Nordeste, Pará, Amapá e Tocantins ficam com uma hora a menos em relação ao horário de Brasília. Mato Grosso e Mato Grosso do Sul também adotam o horário de verão, mas a diferença de uma hora para Brasília se mantém;

2h: Parte do Amazonas e os estados de Roraima e Rondônia ficam duas horas atrás do horário de Brasília.

3h: O Acre e parte do Amazonas ficam com três horas atrás do horário de Brasília.


blogbraga/AgênciaBrasil

Compartilhar no Whatsapp

Governo busca parceria com instituto alemão para instalar na Bahia centro de referência de energia solar

Sábado, 10 de Outubro de 2015 / Bahia

O governador Rui Costa teve neste sábado (10) seu último compromisso na cidade de Stuttgart, na Alemanha. Durante a visita à rede hospitalar Klinikverbund Südwest para conhecer o modelo de gestão, Rui se reuniu com membros do governo de Baden-Württemberg, estado em que está localizado Stuttgart, e falou sobre a parceria com o Instituto Fraunhofer para instalar na Bahia um centro de referência de energia solar.

“Estamos trabalhando para que o centro de referência de energia solar fique no estado da Bahia, já que, entre todos os estados brasileiros, o de maior potencial em intensidade e extensão, tanto para energia eólica como energia solar, é a Bahia. Queremos a parceria com o Instituto Fraunhofer [sediado na cidade alemã de Freiburg] para instalar esse centro em nosso estado, no instituto Cimatec ou no Parque Tecnológico, do Governo do Estado. Temos espaço concreto e imediato para que as indústrias alemãs possam compor a cadeia produtiva da indústria solar e eólica na Bahia”. A comitiva do Governo da Bahia visita o Instituto Fraunhofer na próxima segunda-feira (12).

Rui Costa disse ainda que, já no próximo mês de novembro, a Bahia vai promover um encontro dos grandes consumidores de energia instalados no estado, principalmente aqueles dos segmentos de  alimentos e de bebidas, com investidores e fabricantes de equipamentos solares e eólicos da Alemanha. “Vamos tentar fazer com que, nesse encontro, sejam apresentadas aos grandes produtores soluções rentáveis a um custo menor do que eles têm hoje. Com isso, viabilizamos tanto a expansão dos parques de energia, quanto a produção de alimentos em nosso estado”.

Agricultura familiar

A posição da Bahia como estado brasileiro com maior número de famílias vivendo da agricultura familiar também foi alvo da conversa do governador com membros do governo alemão. “Temos o maior número de agricultores familiares e entendo que podemos agregar parcerias na estruturação da cadeia produtiva alimentar. É fundamental, na agricultura familiar, transformar os produtos in natura em produtos industrializados para consumo nos grandes centros. Com isso, estaremos impactando 700 mil famílias, cerca de 2,8  milhões de pessoas”.


blogbraga/Emília Mazzei

Compartilhar no Whatsapp

Sesab busca em Portugal tecnologia avançada para combater a dengue

Sexta-feira, 09 de Outubro de 2015 / Bahia

Em viagem à Europa, o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, visitou nesta sexta-feira (9) uma das mais avançadas indústrias de nanotecnologia do mundo, a Smart Inovation, localizada na cidade de Barcelos, em Portugal. A empresa é pioneira no desenvolvimento de uma tecnologia patenteada de aprisionamento em nanopartículas de moléculas repelentes contra o mosquito da dengue que duram de 2 a 4 anos nos ambientes aplicados. 

Segundo o secretário, o Governo da Bahia pretende estabelecer um acordo de cooperação técnica para avaliar a sua eficácia da tecnologia no estado e, desta forma, desenvolver mais uma ferramenta contra o mosquito da dengue. “A possibilidade de aplicação é imensa. Desde a pulverização dos interiores e exteriores de residências. O produto pode ainda ser incorporado em tintas e utilizado na pintura de prédios públicos e escolas”, explica o secretário.

No sábado (10), o secretário acompanha o governador Rui Costa em uma visita à Rede Hospitalar do Sudoeste KlinikverbundSudwest, na Alemanha.


blogbraga/Emília Mazzei

Compartilhar no Whatsapp

Chapada Diamantina realiza Conferência das Pessoas com Deficiência

Sexta-feira, 09 de Outubro de 2015 / Bahia

A IV Conferência Territorial os Direitos das Pessoas com Deficiência do Território de Identidade da Chapada Diamantina reuniu, nesta quinta-feira (8), em Seabra, no auditório da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), representantes dos 24 municípios da região. O encontro foi o último dos 27 realizados na etapa territorial, com a participação de representantes do poder público e de lideranças da sociedade civil. Em debate, a inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência.

O titular da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Geraldo Reis, que também preside o Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (Coed), abriu o encontro ao lado do presidente da Ong Acessse, o ativista Jan Carlos Pereira. Também compareceram Claudilson Santos, secretário municipal de Educação de Seabra, representando o prefeito José Luis Maciel, e a coordenadora do Colegiado do território da Chapada Diamantina, Geisa Gabriele, entre outros convidados. 

Formatação de políticas públicas

Reis afirmou que “a participação popular é de fundamental importância para a formatação de políticas públicas e sua transformação em leis, marcos legais, que são essenciais para cristalizar esses direitos. Nós não temos aqui um conjunto de coitadinhos, um conjunto de pessoas pedindo favor, e sim pessoas que têm consciência dos seus direitos e que fazem valer esses direitos”.

Um dos exemplos citados pelo secretário de política pública resultante de demandas populares é o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que garante a transferência mensal de um salário mínimo às pessoas idosas e às pessoas com deficiência comprovadamente de baixa renda.

“Temos ainda uma missão muito árdua que é a de transformar a cultura e a visão da sociedade quanto às pessoas com deficiência, começando pela família, que deveria ser a primeira a abrir as portas para essas pessoas, e não deixá-las entre quatro paredes”, afirmou o secretário.

Tema transversal

Com o tema ‘Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a transversalidade como radicalidade dos direitos humanos’, o encontro incluiu palestra de Clarissa Cristina Oliveira, conselheira do Coede, que ressaltou a importância de levar a questão da acessibilidade às diversas áreas de direitos, como saúde, cultura, lazer, educação, entre outras. Ela citou que as pessoas com deficiência somam 25% da população baiana e 24,7% da brasileira.

O ativista Jan Carlos, primeiro cadeirante a descer o Elevador Lacerda de rapel, disse que “para existir inclusão social, primeiro é preciso existir acessibilidade. Somos pessoas normais, simplesmente temos nossas dificuldades. As outras pessoas podem ajudar muito, vencendo a falta de comunicação e juntando-se à nossa luta”. Na ocasião, ele divulgou a próxima ação de visibilidade da sua ONG - a descida de rapel no poço Garganta do Diabo, na Chapada Diamantina, a fim de fomentar o turismo acessível


blogbraga/Emília Mazzei

Compartilhar no Whatsapp

Seagri expande cultivo de abacaxi na Chapada Diamantina: Na região de Morro do Chapéu, Tapiramutá e Bonito

Sexta-feira, 09 de Outubro de 2015 / Bahia

A região de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, que já se destaca pela produção de uvas viníferas, tomates grape sweet e morangos, pode se transformar também em grande produtora de abacaxi. Esse é o objetivo dos projetos experimentais que estão sendo fomentados pela Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri), por meio de convênios com os municípios de Tapiramutá e Bonito e com a Associação dos Criadores e Produtores de Morro do Chapéu. 

"Esperamos alcançar bons resultados e expandir o cultivo do abacaxi para outras regiões da Chapada, aproveitando as condições de clima, solo e localização geográfica", explica o secretário estadual da Agricultura, Paulo Câmera. Ele lembra ainda que "a diversificação das atividades agrícolas na região vai proporcionar importante incremento de renda, garantindo a permanência dos produtores no campo".

Economia 

A Bahia, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é o sexto produtor nacional de abacaxi, com 104.7 milhões de frutos por ano, em 5.290 mil hectares de área plantada distribuída em 110 municípios de diversas regiões do estado. "Os maiores produtores baianos são os municípios de Itaberaba (41 milhões de frutos/ano) e Umburanas (5,6 milhões de frutos/ano), ambos localizados na Chapada Diamantina", lembra o coordenador de Estudos e Projetos Agrícolas da Seagri, Marcelo Libório. 

O coordenador destaca que o projeto de expansão da cultura de abacaxi tem grande importância econômica por ser uma atividade absorvedora de mão de obra, contribuindo para a geração de emprego e fixação do homem no campo. O experimento iniciado nas três cidades indica bons resultados. O passo seguinte será reivindicar ao Ministério da Agricultura a inclusão dos municípios no zoneamento do abacaxi e discutir com os bancos oficiais a abertura de linhas de financiamento para apoiar os produtores.

Diversificação

Em Tapiramutá, graças ao convênio com a Seagri, 100 mil mudas de abacaxi foram distribuídas com dez produtores, que iniciaram o plantio em outubro do ano passado, numa área de cinco hectares. No município de Bonito, o plantio de 200 mil mudas de abacaxi foi feito em abril deste ano e as plantas apresentam bom desenvolvimento. Já em Morro do Chapéu, 300 mil mudas foram destinadas a 40 produtores, das quais 200 mil foram plantadas em diversas áreas do município, há dois meses. As demais 100 mil mudas serão plantadas ainda nesta semana em área irrigada.


blogbraga/Emília Mazzei

Compartilhar no Whatsapp

Setembro registra queda de 10,5% no número de homicídios

Quinta-feira, 08 de Outubro de 2015 / Bahia

O mês de setembro registrou queda de 10,5% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) em relação ao mesmo período do ano passado. Em todo o estado, o número de vítimas de homicídios caiu de 437, em 2014, para 391 entre os dias 1º e 30 do último mês. 
 
Considerando apenas os números registrados nas cidades da RMS, foram 16 vítimas a menos que em setembro de 2014 (-27%). No interior, os dados apontam variação absoluta de 33 casos a menos com redução de 274 para 241 CVLIs (-12%). Em Salvador, setembro fechou com 107 ocorrências, contra 104 no ano passado, variação de 2,9%. No acumulado de janeiro a setembro de 2015, o índice de CVLIs consolidado de Salvador, RMS e interior caiu 3,6% na comparação com o ano anterior.

SSP questiona metodologia do Anuário de Segurança Pública

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) questiona a metodologia utilizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública no estudo divulgado parcialmente nesta quinta-feira (08), em que atribui à Bahia o primeiro lugar entre os estados da federação em números absolutos de homicídios no ano passado.

O próprio Fórum admite a excelência da qualidade nas informações prestadas pela Bahia referentes à segurança, o que acaba colocando-a entre os estados com maiores números absolutos de homicídios. A SSP  classifica, inicialmente, qualquer morte com sinais de violência como homicídio, exceto casos especiais. Em outros estados brasileiros, grande parte das ocorrências não é assim contabilizada e sim como “mortes a esclarecer”.

Por exemplo, em 2012, segundo dados do próprio levantamento, Minas Gerais computava 3.924 homicídios e 3.780 mortes a esclarecer. Somados, os números alcançam a marca de 7.704 casos. No mesmo ano, a Bahia registrou 5.462 homicídios e 446 casos a serem investigados, somando 5.908 mortes. Da mesma forma, o Rio de Janeiro não incluiu naquele ano os casos que ainda precisavam ser solucionados. Em 2012, eles somavam 3.814 homicídios, contra 3.619 “mortes a esclarecer”. Somados dá um total de 7.433 casos.

Com isso, a SSP entende a inviabilidade de se comparar os dados entre os estados, já que cada um utiliza metodologia diferente de contabilidade das estatísticas policiais.


blogbraga/Secom/BA

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: Soldado da PM Edson morre vítima de Infarto

Terça-feira, 06 de Outubro de 2015 / Bahia

Faleceu na manhã desta terça-feira (06) o Soldado, Edson Santos Silva, lotado no 20º Batalhão da Polícia Militar da Bahia, em Paulo Afonso.

Segundo informações o Soldado estava em seu estabelecimento comercial, quando passou mal, foi socorrido às pressas pelos colegas para o Hospital Nair Alves de Souza, mas não resistiu vindo a óbito.

De acordo informações o policial foi vítima de um infarto fulminante. Soldado Edson tinha 18 anos de serviço policial e no momento estava de férias, também era fotógrafo.

Uma grande perda na Polícia Militar da Bahia.


blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Encontro com gestores de escolas é realizado em Jacobina

Terça-feira, 06 de Outubro de 2015 / Bahia

Com o propósito de uma maior integração entre os gestores frente aos desafios propostos pelo programa Educar para Transformar, o Núcleo Regional de Educação (NRE 16 – Jacobina),  no centro norte da Bahia, promoveu o encontro do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, com os dirigentes das escolas da região. A iniciativa marca as atividades alusivas às homenagens do Mês do Professor. 

No evento, realizado no domingo (4), Osvaldo Barreto reconheceu a liderança dos gestores no processo educacional. “As pesquisas indicam que a gestão escolar e a participação das famílias são dois elementos fundamentais para melhorar a educação em nossas escolas”. O secretário ainda explicou as novas regras para a eleição de diretores e vice-diretores de escolas, que acontece no início de dezembro.

Além disso, Osvaldo Barreto destacou que o processo eleitoral deste ano amplia a participação dos estudantes e das famílias. Na oportunidade, ele solicitou o apoio dos dirigentes para incentivar a participação de todos os atores da comunidade escolar como “caminho para o fortalecimento da gestão e a melhoria da qualidade da educação”. 

Integração 

Para a diretora do NRE 16-Jacobina, professora Audacy Requião, “o encontro dos gestores escolares com o secretário é um momento ímpar para alinhamento e integração, afinal estamos todos juntos para melhorar os indicadores educacionais de todas as escolas estaduais nos municípios do NRE”. 

Presente no encontro, a diretora da Escola Estadual Padre Alfredo Haasler, Lucicleide Miranda Jatobá, reconheceu a importância da participação de toda a comunidade escolar na gestão e contou como sua escola (com mais de 400 alunos no ensino fundamental) alcançou, em 2013, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 4.7, que era a meta projetada para 2021. 

“Para nós, o primordial é a proposta pedagógica e, para isso, contamos com professores comprometidos, participamos de todos os projetos estruturantes da Secretaria da Educação, temos projetos próprios da escola e ainda oferecemos reforço escolar aos nossos estudantes em outro turno”, afirmou a diretora. Segundo Lucicleide, um outro diferencial da escola é o acompanhamento individual do boletim de notas de cada aluno com a família


blogbraga/Emília Mazzei

Compartilhar no Whatsapp

SENHOR DO BONFIM:Colisão entre Sprinter e uma carreta deixa um morto e quatro feridos na BR-407

Domingo, 04 de Outubro de 2015 / Bahia

O acidente deixou uma mulher morta e quatro feridos

Local do acidente

A carreta envolvida no acidente parou na ribanceira às margens da rodovia

Um acidente grave entre uma Mercedes-Benz Sprinter e uma Carreta deixou um morto e 4 feridos na manhã deste domingo (04), na BR-407, em Senhor do Bonfim-BA.

A batida foi na altura do km 137, próximo a Fazenda Urubu e três Morros. A Sprinter tinha saído de Jacobina com 19 passageiros com destino a uma cidade Pernambucana, onde os passageiros iriam fazer compras.

O condutor da carreta Aislan, tinha saído da cidade de Juazeiro com destino ao Distrito Tijuaçu, município de Senhor do Bonfim. O mesmo saiu ileso do acidente e evadiu-se do local.

Segundo informações do motorista da Sprinter, o condutor da carreta trafegava na contramão causando o acidente. Com o impacto da colisão fez com que a Sprinter capotasse. A carreta caiu em uma ribanceira a 200 metros do local do acidente.

O SAMU esteve no local e socorreu os feridos. O corpo da senhora Claúdia Almeida S. Oliveira, de 43 anos, foi removido para o IML de Jacobina.

A polícia militar esteve no local isolando a área, e a PRF registrou o acidente.


blogbraga/Foto via WhatsApp

Compartilhar no Whatsapp

Deputado Jurandy Oliveira defende a recuperação da Estrada do Feijão

Sábado, 03 de Outubro de 2015 / Bahia

O secretário de Relações Institucionais Josias Gomes recebeu em audiência o deputado estadual Jurandy Oliveira e o presidente estadual do Partido Republicano Progressista (PRP), Alexandre Mattos. Os dois apresentaram demandas dos municípios onde tem representação, em especial Ipirá.

“Defendemos a terceirização da administração do Hospital Municipal de Ipirá, o asfaltamento de ruas na sede do município, e a recuperação da rodovia estadual BA-052, – conhecida como Estrada do Feijão -, desde Feira de Santana até Morro do Chapéu”, afirmou o deputado do PRP.


blogbraga/Ascom

Compartilhar no Whatsapp

RESULTADOS DAS AÇÕES POLICIAIS NO PERÍODO DE 30/09/2015 A 02/10/2015

Sexta-feira, 02 de Outubro de 2015 / Bahia

JACOBINA

01- Um homem conhecido como "da lua" foi preso por policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 24ª CIPM no bairro Caixa D'água, após ter furtado um aparelho celular. Quando seguia para a delegacia, o acusado conseguiu abrir o presídio da viatura com o intuito de empreender fuga, mas acabou sofrendo queda e sendo alcançado pelos policiais que o encaminharam para o Hospital Antônio Teixeira Sobrinho e posteriormente para a Delegacia de Polícia local.

02- Um adolescente identificado como J.O.R.J. foi apreendido por uma Guarnição PM da 24ª CIPM na tarde desta quinta-feira, 02, no centro desta cidade ao ser flagrado com um tablet, subtraído da loja Gel Informática. A prisão ocorreu após solicitação feita pelo proprietário do estabelecimento.

MIRANGABA

01- Na tarde desta sexta-feira, 02, policiais militares da 24ª CIPM lotados no DPM de Mirangaba efetuaram a prisão e conduziram à DEPOL local a pessoa identificada como S.B.O., de 39 anos, após esta ter lesionado com uma telha a pessoa de iniciais L.B.O., de 26 anos.

CARLOS ALBERTO FERREIRA DE ANDRADE – Maj PM/Comandante da 24ª CIPM 


blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Celulares da Bahia terão nono dígito em outubro

Sexta-feira, 02 de Outubro de 2015 / Bahia

A partir de 11 de outubro, os números de telefones celulares da Bahia (71, 73, 74, 75 e 77), de Sergipe (79) e de Minas Gerais (31, 32, 33, 34, 35, 37 e 38) vão passar a ter nove dígitos, com um acréscimo do 9 na frente do número atual. A alteração será necessária tanto para fazer ligações quanto para enviar SMS (torpedos).

A mudança, já realizada em outros estados brasileiros, atende à resolução nº 553 da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que visa aumentar o número de combinações e de linhas telefônicas. As principais operadoras que operam no estado já estão se comunicando com os clientes para alertar sobre o acréscimo do dígito.

De acordo com a resolução da Anatel, até o dia 20 de outubro, as chamadas feitas com oito dígitos ainda serão completadas normalmente pelas operadoras, ou seja, os usuário terão um prazo de 10 dias para se adaptem à alteração. Já a partir do dia 21, as chamadas não serão mais completadas e uma gravação fará o aviso sobre a mudança.

Aplicativos
Na AppStore ou no Google Play é possível baixar aplicativos gratuitos que auxiliam nessa atualização. Alguns, inclusive, foram desenvolvidos pelas próprias companhias telefônicas. Essas ferramentas estão disponíveis para usuários de todas as operadoras.

O 9º Dígito TIM adequa os números celulares somente dos estados que já possuem nove dígitos para o novo formato de numeração. O aplicativo também faz a gravação dos números alterados na agenda do usuário incluindo o Código de Seleção de Prestadora (CSP) 41 aos contatos, para realização de chamadas de longa distância.

O Oi 9º Dígito, além de inserir o 9 na frente do número telefônico, também formata os contatos e insere o código do estado, facilitando as chamadas quando o usuário estiver fora de sua cidade.

A Claro também criou um aplicativo semelhante, chamado Claro 9º Dígito. A Telefônica Vivo disponibiliza o Vivo 9º Dígito, que ajuda a atualizar automaticamente a agenda do aparelho.

A Telefônica oferece, ainda, para os clientes do serviço Vox Fácil, a atualização automática do 9º dígito. Os usuários do PABX terão que acionar o mantenedor para que as alterações necessárias sejam realizadas.


blogbraga/A Tarde

Compartilhar no Whatsapp

Rui anuncia redução do ICMS para incentivar turismo baiano

Sexta-feira, 02 de Outubro de 2015 / Bahia

O governador Rui Costa anunciou que vai editar um decreto para ampliar o incentivo à aviação e fomentar ainda mais o turismo na Bahia. A medida prevê a redução de 17 para 12% da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na aquisição de querosene para aviação, para empresas que investirem em voos no estado. “A Bahia é a resposta para a alta do dólar e do euro”, afirma o governador, pensando nos turistas estrangeiros e brasileiros.

Em reunião com o governador, nesta quinta-feira (1º), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, representantes da Gol Linhas Aéreas, primeira empresa a aderir antecipadamente ao incentivo, se comprometeram a implantar dez frequências regulares de destinos diferentes do Brasil e um da Argentina, para Porto Seguro, além de voos diários de Congonhas para Salvador e Ilhéus, incrementando em cerca de 25 mil assentos mensais a disponibilidade para o estado.

Participaram da reunião os secretários estaduais do Turismo, Nelson Pelegrino, da Fazenda, Manoel Vitório, da Infraestrutura, Marcos Cavalcante, e do Desenvolvimento Econômico, Jorge Hereda, a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, e o secretário de Turismo de Porto Seguro, Humberto Nascimento. Segundo Pelegrino, Porto Seguro receberá quatro voos diários da Gol, de Confins, Congonhas e Guarulhos, além de Salvador, e mais seis do sudeste, sul e centro-oeste. 

Pelegrino lembra que, no governo passado, foram editados dois decretos para incentivar a aviação regional. “Hoje nós temos dez aeroportos importantes do interior da Bahia, porta de entrada para o turismo, que estão servidos de voos regionais regularmente. Agora queremos ir mais adiante. Todas as empresas aéreas poderão aderir a este decreto”. 

O secretário informa que, além de Porto Seguro, Salvador e Ilhéus, a perspectiva é que a iniciativa beneficie Lençóis, Paulo Afonso, Valença, Caravelas, que tem um novo aeroporto, e Una, “Nós temos a opinião de que os principais destinos indutores do nosso estado serão beneficiados por este decreto”


blogbraga/Emília Mazzei

Compartilhar no Whatsapp

Dois suspeitos mortos durante tentativa de assalto a Agência Bancária em Ponto Novo-BA

Sexta-feira, 02 de Outubro de 2015 / Bahia

A agência teve a vidraça quebrada durante tiroteio

Dois suspeitos mortos

Armas, colete balístico e dinamite apreendidos

Uma tentativa de assalto a uma agência do Banco do Brasil da cidade de Ponto Novo-BA, a 320km de distância da capital Baiana, terminou com dois assaltantes mortos em confronto com a Polícia Militar do 6º Batalhão de Senhor do Bonfim e a CIPE/Caatinga, na madrugada desta sexta-feira (02), por volta das 3h30. Os outros suspeitos conseguiram fugir alguns feridos. 

Segundo informações policiais o intenso tiroteio que durou mais de 40 minutos. Graça a ação da polícia a tentativa de assalto foi frustrada.

O serviço de inteligência da Polícia Militar, já dispunha de algumas informações, visto que um grande contingente com várias viaturas e muitos policiais agiram rapidamente. 

Foram apreendidos: Dois veículos, "bananas" de dinamite, duas pistolas e coletes balísticos. Durante a troca de tiros as vidraças da agência ficaram destruídas. Algumas residências vizinhas foram atingidas por disparos, mais nenhum morador ou policial ficaram feridos.

Várias guarnições saíram em diligência na tentativa de prender os bandidos que conseguiram fugir.


blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Decretada situação de emergência em 51 municípios com áreas atingidas por incêndios florestais na Bahia

Sexta-feira, 02 de Outubro de 2015 / Bahia

O governador Rui Costa assinou na quinta-feira (1º) decreto de situação de emergência em áreas de 51 municípios, situados na Chapada Diamantina e no oeste baiano, atingidas pelos incêndios florestais. A medida entra em vigor nesta sexta (2), com a publicação no Diário Oficial do Estado, e tem vigência de 90 dias. O decreto suspende nessas áreas quaisquer atividades capazes de produzirem risco potencial de geração de novos focos de incêndio.

Para o decreto foram levadas em conta situações como “fatores anormais e adversos da longa estiagem que culminaram nos incêndios florestais que atingem diversos pontos da Chapada Diamantina e do oeste baiano, inclusive nas áreas do Parque Nacional e de Unidades de Conservação Estaduais”.

A medida decorre ainda de problemas gerados pelos focos de incêndios que podem afetar atividades econômicas e atingir a fauna e flora nas duas regiões, além de vários rios de importantes bacias hidrográficas da Bahia, “colocando em risco a população, principalmente da zona rural atingida”, como assinala o decreto.

Outros aspectos considerados foram a ocorrência de focos de incêndio, com efeitos de grandes proporções e de recuperação onerosa, e as informações prestadas pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec).

Formosa do Rio Preto e Barra

De acordo com informações do capitão do Corpo de Bombeiros, Murilo Rocha, os incêndios no oeste estão concentrados nos municípios de Formosa do Rio Preto - atingindo a Estação Ecológica do Rio Preto - e no município de Barra, na área de proteção ambiental Dunas e Veredas do Médio São Francisco. 

“As equipes estão conseguindo controlar o fogo. O esforço agora é para conseguir mais equipamentos, como aeronaves e viaturas pick-ups porque tem locais onde não há acesso para ir com vans”. Segundo ele, existem lugares também muito longe, onde “o [bombeiro] precisa andar dois quilômetros levando água e subindo serra”. 

Um helicóptero, três pick-ups e um microônibus já são utilizados no trabalho para combater o fogo. A ação envolve 68 bombeiros, que têm apoio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), vinculado à Secretaria do Meio Ambiente (Sema). 

Lista dos municípios 

Abaíra, Andaraí, Angical, Baianópolis, Barra, Barra da Estiva, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Bonito, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Buritirama, Canápolis, Carinhanha, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Érico Cardoso, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Ibicoara, Iraquara, Itaetê, Jaborandi, Jussiape, Lençóis, Livramento de Nossa Senhora, Mansidão, Marcionílio Souza, Morro do Chapéu, Mucugê, Muquém do São Francisco, Nova Redenção, Oliveira dos Brejinhos, Palmeiras, Paramirim, Piatã, Rio de Contas, Riachão das Neves, Rio do Pires, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, São Desidério, Seabra, Souto Soares, Utinga, Wagner e Xique-Xique. 


Fotos: blogbraga/Secom

Compartilhar no Whatsapp

Governo do Maranhão visita a Bahia para conhecer política de desenvolvimento rural do estado; Irecê é uma das Cidade

Quinta-feira, 01 de Outubro de 2015 / Bahia

Uma comitiva do Governo do Maranhão se reuniu com dirigentes e com o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, nesta quinta-feira (01), no Centro Administrativo, para conhecer as experiências implantadas para o desenvolvimento rural da Bahia.
 
Entre as principais ações destacadas está o Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), que está sendo implantado nos 27 Territórios de Identidade da Bahia. Os SETAFs tem a missão de articular políticas públicas para a agricultura familiar e promover a inclusão produtiva dos agricultores familiares baianos.
 
Para o secretário da SDR, a experiência do SETAF é um modelo de descentralização da política pública do estado. “O SETAF é a organização da política pública no Território. Essa é uma estratégia para que possamos estar mais próximos das nossas ações, do povo do campo. Esse intercâmbio é importante para os dois lados, pois a vitória é dos povos tradicionais, das mulheres do campo, da juventude rural”.
 
Durante o encontro, a estrutura da SDR também foi apresentada à comitiva e a  equipe técnica da secretaria assumiu o compromisso de ajudar os dirigentes do Maranhão na construção de um plano de desenvolvimento rural.
 
De acordo com o secretário estadual de agricultura familiar do Maranhão, Adelmo Soares, essa é uma oportunidade de aprender com o Governo da Bahia. “Estamos aqui para conhecer a experiência territorial da Bahia, que já avançou tanto no rural, para que possamos avançar também nas políticas do nosso estado”.
 
Nesta sexta-feira (02), o grupo vai participar da inauguração do décimo quinto SETAF,
no município de Irecê (Território de Identidade Irecê) e conhecer, in loco, a estrutura deste serviço.
 
Estiveram presentes representantes da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), da Coordenação de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex), da Superintendência de Políticas Territoriais e Reforma Agrária (Sutrag), além da Assessoria de Planejamento e Gestão (APG).


blogbraga/Secom/BA

Compartilhar no Whatsapp

Presidente Dilma inaugura 3,2 mil unidades habitacionais na Bahia

Quarta-feira, 30 de Setembro de 2015 / Bahia

A presidente Dilma Rousseff estará em Barreiras, nesta sexta-feira (2 de outubro), para entregar, simbolicamente e por meio de videoconferência, também para os municípios de Campo Formoso, Feira de Santana, Dias D’Ávila e Irecê, 3,2 mil unidades do programa Minha Casa, Minha Vida. Rui Costa divulgou a notícia no programa Digaí, Governador! desta semana. 

“[É] algo extraordinário na Bahia, totalizando e consagrando um investimento de R$ 200 milhões em habitação. Portanto, essas famílias passarão a dizer, a partir de sexta-feira, ‘esta casa é minha’, [...] passarão a ter segurança, conseguindo planejar melhor a vida dos seus filhos e de seus netos”, afirma Rui.

O governador diz que a Bahia se destacou no programa Minha Casa, Minha Vida 1 e no Minha Casa, Minha Vida 2 como o estado que mais conseguiu contratar e executar habitações pelo programa. Segundo ele, até o final do ano, a presidente deve começar o Minha Casa, Minha Vida 3 e a Bahia também deve estar na liderança, construindo casa em diversas cidades baianas.

“Por onde eu passo, as pessoas estão na expectativa porque se muitas famílias foram atendidas, outras tantas esperam a chegada do programa para, finalmente, realizar esse grande sonho. [Somente] quem morou de favor, de aluguel ou numa casa sem a dignidade que o ser humano merece, sabe a importância de ter uma casa de qualidade, uma casa própria que dê segurança às famílias, para que elas possam tocar suas vidas e planejar a educação e o cuidado das suas crianças”, avalia o governador.

Nesta edição do Digaí, Governador!, Rui também fala dos investimentos em cultura. Todos podem participar do Digaí, Governador! na página da Secom. Os cidadãos podem fazer críticas, sugestões e apresentar ideias. O programa é produzido pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), veiculado toda terça-feira, pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz e reproduzido por vários veículos de comunicação. Está disponível na internet e pelo telefone 0800-071-7328


blogbraga/Emília Mazzei

Compartilhar no Whatsapp

Abertas inscrições para o XV Encontro Estadual de Direitos Humanos

Terça-feira, 29 de Setembro de 2015 / Bahia

Já estão abertas as inscrições para o XV Encontro Estadual de Direitos Humanos, promovido pela Fundação Instituto de Direitos Humanos, com apoio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). O evento acontece em Salvador, entre os dias 9 e 11 de dezembro próximo, no Auditório do Ministério Público da Bahia, na Avenida Joana Angélica, bairro de Nazaré. 

Com o tema ‘Direito, justiça e direitos humanos: abordagens filosóficas e práticas-reflexões’, o encontro é aberto a todas as pessoas interessadas e preocupadas com a promoção e a efetividade dos direitos fundamentais da pessoa, não havendo pré-requisito para participação. As inscrições podem ser feitas no site da Fundação no  endereço..

As atividades do encontro vão ser realizadas, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Mais informações sobre o evento podem ser conferidas no site da Fundação, pelos telefones (71) 3335-5709, 9974-1452 ou e-mail fundacao@idh.org.br


blogbraga/Emília Mazzei

Compartilhar no Whatsapp

Utinga: Michael Jackson é suspeito de assassinar seu próprio irmão

Segunda-feira, 28 de Setembro de 2015 / Bahia

O acusado

Na noite deste domingo (27), por volta das 21h, um homem identificado como Alex Sandro Moreira da Silva, foi morto a golpes de arma branca, faca tipo peixeira.

O crime ocorreu no município de Utinga, precisamente na comunidade de Cambuí, na região da Chapada Diamantina. De acordo com a Polícia Militar, o próprio irmão da vítima é o acusado do homicídio.

Trata-se de Michael Jackson Moreira da Silva que foi preso em flagrante e levado para a delegacia local, onde as providências cabíveis serão tomadas.


blogbraga/Repórter Luciano Castro correspondente de Irecê

Compartilhar no Whatsapp

PRF: NOTA DE FALECIMENTO

Sábado, 26 de Setembro de 2015 / Bahia

Salvador, 26 de setembro de 2015 - A 10ª Superintendência de Polícia Rodoviária Federal na Bahia informa com extremo pesar o falecimento do Policial Rodoviário Federal Marcelo Caribé de Carvalho, ocorrida em Salvador, Bahia.

“A perda do PRF Caribé, lotado em Porto Velho/RO, além de representar uma dor imensa aos familiares e amigos, é golpe sentido também por todos os servidores da Polícia Rodoviária Federal espalhados pelo território brasileiro, pois esse servidor contribuiu nos curtos meses de atividade com dedicação, profissionalismo, honestidade e comprometimento, para a preservação da segurança e da vida do próximo.

A compreensão de nossa família PRF é abalada, pois é inconcebível que um jovem morra de maneira tão brutal apenas por ser o que é: profissional que apenas iniciava carreira em instituição que tem a missão de fornecer segurança com cidadania.

A missão de um profissional de segurança pública é tomar todas as providências para que este tipo de acontecimento nunca ocorra, quer seja retirando drogas das ruas, quer seja combatendo armas ilegais, quer seja retirando das ruas os maus. Para nós, qualquer morte que fuja do curso natural da vida é motivo de perplexidade e não deve ser banalizada ou esquecida.

Quando a tragédia nos atinge tão perto, é hora de reforçar nossas crenças e valores, pois nós, profissionais de segurança pública, somos o que somos e fazemos o que fazemos justamente na tentativa de que este tipo de tragédia nunca aconteça com ninguém.
 
À família enlutada apresentamos nossos sentimentos de solidariedade e respeito pela imensa dor que, com certeza, invade a alma e dilacera qualquer entendimento de lógica.

Maria Alice Nascimento Souza/Diretora-Geral da Polícia Rodoviária Federal.

O velório e sepultamento ocorrerá às 17h00 no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador/BA.


blogbraga/PRF/BA

Compartilhar no Whatsapp

A 24ª CIPM DIVULGA: RESULTADOS DAS AÇÕES POLICIAIS

Sábado, 26 de Setembro de 2015 / Bahia

PIRITIBA
    
01- Quarta-feira, 23, policiais militares da 24ª lotados no DPM de Piritiba, após terem tomado conhecimento de que dois indivíduos armados haviam roubado uma motocicleta no povoado Sumaré, empreenderam em diligência no intuito de efetuar a prisão dos criminosos e recuperar o veículo. O êxito da diligência ocorreu por volta das 10 horas, quando as pessoas identificadas como R.S.B, de 19 anos, R.O.D., de 18 anos,  e G.A.S., de 19 anos,  residentes em Lauro de Freitas-Ba e o adolescente L.A.S, de 17 anos, residente em Piritiba foram localizados pelos policiais militares na saída para a cidade de Mundo novo portando um revólver Taurus, com numeração suprimida, calibre 32, com três cartuchos intactos e com a motocicleta roubada.

Todos os acusados foram apresentados e todo o material apreendido foram apresentados na DEPOL de Piritiba.

JACOBINA

01- Um homem identificado como M.S.S. foi preso por uma Guarnição PM da 24ª CIPM na manhã de quinta-feira, 24, no bairro do Leader ao ser flagrado com uma sacola contendo pólvora, chumbo, espoletas e uma agulha de desentupir fogão. A prisão ocorreu após este ter informado aos policiais militares de que possuía duas espingardas de fabricação caseira em sua residência, onde os policiais recolheram-nas.

02-  Dois homens foram presos ao serem flagrados com 34 pinos de cocaína na noite da última quinta-feira, 24, por policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 24ª CIPM. As pessoas identificadas como C.P.C., de 34 anos, e C.N.P.C. foram presas  no bairro Jacobina IV a bordo de uma motocicleta. 
A prisão ocorreu quando a guarnição realizava rondas preventivas naquele bairro e percebeu a atitude suspeita dos acusados que foram apresentados na DEPOL local.
       
SAÚDE
    
01- Na tarde da ultima quinta-feira, 24, policiais militares da 24ª lotados no 3º Pelotão/Saúde recuperaram uma motocicleta/Honda CG, de cor vermelha, placa JMW 4041- Senhor do Bonfim/Ba, com restrição de roubo. Após consulta realizada pelo aplicativo MOP (Mobilidade em Operações Policiais) foi constatado que a placa pertence a um veículo vectra, e o chassi é de uma motocicleta de placa BJW 5485.
Foram apresentados na DEPOL local, o condutor da referida motocicleta, a pessoa identificada como E.A.T.; o vendedor, a pessoa identificada A.J.S.  e a motcicleta.

CARLOS ALBERTO FERREIRA DE ANDRADE – MAJ PM/COMANDANTE DA 24ª CIPM 


blogbraga/PM da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Escola Municipal Mozart Feliciano realiza III Feira do Conhecimento

Sexta-feira, 25 de Setembro de 2015 / Bahia

Pensando em despertar nos alunos a busca pelo conhecimento conciliada ao prazer de aprender, estimulando a leitura, a pesquisa e a valorização das manifestações culturais e artísticas, a Escola Municipal Mozart Feliciano, realizou nesta quinta-feira, 25, em sua sede, a III Feira do Conhecimento “Brasil: em cada canto um encanto”. A Secretária de Educação, Marli Cenci participou da abertura da feira.
Na III Feira do Conhecimento os alunos puderam conhecer melhor um pouco de cada região do Brasil, bem como seus estados, riquezas naturais, pontos turísticos, economia, geografia, cultura e seus aspectos peculiares, que culminou com a exposição dos trabalhadores realizados em classe para os pais e comunidade local.

O evento contou também com apresentações culturais dos estudantes da escola e uma homenagem especial ao Nordeste Brasileiro do pequeno Ilan, conhecido como “O vaqueirinho de luxo”. Natural de Cristópolis/BA, com apenas 9 anos, Ilan é um poeta nato que expressa as belezas nordestinas através do poema e da música.


ASCOM/LEM

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
Posto Polícia Civil G7 NET Sportime PM Guarda Municipal Sutrans LH Madeiras Midori Paisagismo Delicia Vida Farma CISO Neli Casa da Ferramenta Global Jaú Oeste Beton Contabilidade Rondon Paraíba DBT Dique Denuncia Dupará Açaí P&F Luz motos DPVAT AFS Online Celulares Casa da Informática Grupo Marabá Minas Aço Rivaldo ASMAT Ofertas - Hiper Santo Antonio Casa do Marceneiro ORIX Imperial Extreme