Governo da Bahia

NOTÍCIAS

Mais 41 novos municípios baianos têm decretos de calamidade pública aprovados pela Assembleia: no total já são 374 cidades; Barreiras está entre os municípios

Quinta-feira, 23 de Abril de 2020 / Bahia

PRESIDENTE NELSON LEAL AINDA AGUARDA REQUERIMENTOS DOS 43 MUNICÍPIOS RESTANTES

A Assembleia Legislativa realizou sessão virtual hoje (23.04), onde votou e aprovou por unanimidade 41 novos projetos de decreto legislativo municipais solicitando o reconhecimento do “estado de calamidade pública” em razão da pandemia do Covid-19. No total, 374 dos 417 municípios baianos já vivem sob os efeitos dos decretos extraordinários. “Estamos prontos para votar os 43 pedidos de reconhecimento do estado de calamidade. Só basta que os pedidos do Executivo municipal cheguem à Mesa Diretora. Agora, o importante é manter o isolamento social e, principalmente, usar máscara. A chance de contágio de dois indivíduos que estiverem usando máscara cai para apenas 1,5%”, explica o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Nelson Leal. 

Com a aprovação pela ALBA, o estado de calamidade pública vige, a partir de hoje, em Abaré, Adustina, Amargosa, América Dourada, Aramari, Glória, Ibiassucê, Jaborandi, Mairi, Mortugaba, Ourolândia, Paratinga, Pindaí, Rafael Jambeiro, Santa Luz, Santo Antônio de Jesus, Sítio do Mato, Várzea da Roça, Xique-Xique, Aporá, Ichu, Urandi, Itapebi, Barreiras, Cícero Dantas, Cristópolis, Encruzilhada, Esplanada, Heliópolis, Ibicuí, Ibirapitanga, Irajuba, Jeremoabo, Macajuba, Antônio Gonçalves, Eunápolis, Iraquara, Lajedinho, Muquém do São Francisco, Poções e Taperoá. 


Blogbraga/Assessoria de Comunicação da Presidência

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE JACOBINA: 24ª CIPM PRENDE INDIVÍDUOS POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO EM OUROLÂNDIA

Quinta-feira, 23 de Abril de 2020 / Bahia

Na noite desta terça-feira, 21 de abril, Policiais Militares do 5º Pelotão, sediado na cidade de Ourolândia região de Jacobina, receberam uma informação sobre uma confusão no Povoado de Tanque Novo envolvendo três indivíduos, onde um deles teria chegado num carro vermelho e estaria de posse de uma arma de fogo.

De imediato, os Policiais deslocaram com apoio da Guarda Civil Municipal e, nas proximidades do Povoado de Alagadiço, o motorista do veículo suspeito, ao avistar a viatura PM, desembarcou colocando as mãos pra cima, se identificando como Guarda Civil Municipal da cidade de Umburanas. Em ato contínuo, os Policiais deram procedimento na abordagem do motorista e demais passageiros.

Após revistar todo o veículo foram encontradas (04) munições calibre 38. Ao ser questionado sobre o paradeiro da arma de fogo, o Guarda Municipal passou a relatar que a vendeu no Povoado de Tanque Novo para outro indivíduo.

Munidos das informações, todos se dirigiram ao citado Povoado onde foi encontrado o denunciado que a princípio negou que estivesse com a arma de fogo. Depois de algum tempo, resolveu confessar e passou a declarar que teria escondido num matagal próximo a um bar, onde de fato foi encontrada. Tratava-se de um revólver calibre 38.

Aos envolvidos fora dada voz de prisão e, juntamente com a arma de fogo, apresentados na sede da 16ª COORPIN em Jacobina, onde o Flagrante Delito fora lavrado.

“Parabenizo os Policiais Militares e a GCM local nesta ação exitosa, retirando de circulação mais uma arma de fogo, garantindo assim a paz e segurança públicas da população daquela região. A Polícia Militar sempre estará de prontidão para Servir e Proteger a toda comunidade do bem.” Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM.

 "PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"

 Jacobina, 22 de abril de 2020.

Vitor Costa - Subtenente PM

Chefe do Setor de Comunicação Social da 24ª CIPM


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

Rui Costa anuncia compra de 10 milhões de máscaras para distribuição

Quinta-feira, 23 de Abril de 2020 / Bahia

“Nós queremos comprar até 10 milhões de máscaras para distribuir para toda a população, porque, se todo mundo estiver usando a máscara, nós vamos conseguir derrubar a taxa de infecção”.  A declaração foi dada pelo governador Rui Costa durante live nas redes sociais, na noite desta quarta-feira (22).

De acordo com o chefe do Executivo, já foram compradas 3 milhões de máscaras e a distribuição deve ter início nos próximos dias. Em Salvador, acrescentou o governador, serão distribuídas máscaras nas estações de metrô, onde será exigido – após a distribuição ser iniciada – que todos os passageiros utilizem a proteção facial.

Rui pediu que empresários, prefeitos e toda a sociedade se unam em torno de um grande mutirão para fortalecer a produção e distribuição de máscaras no estado. “Com isso, a gente vai poder acelerar a volta à normalidade. Voltar à normalidade significa salvar vidas humanas e, para isso, o uso da mascara é fundamental”, acrescentou o governador durante o pronunciamento ao vivo no Facebook e Instagram.

Edital

No último dia 14, foi divulgado o resultado do edital do Governo do Estado que habilitou fabricantes de máscaras artesanais de proteção facial. No total, 603 empreendimentos foram cadastrados, em todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia. A  Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) responsável pelo edital, identificou 6.338 máquinas de costura apropriadas a este tipo simplificado de confecção, com 9.969 costureiras e costureiros em condições de trabalharem na fabricação desse equipamento de proteção individual (EPI).


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Detran-BA implanta CRLV-e obrigatório; cópia poderá ser impressa em casa

Quarta-feira, 22 de Abril de 2020 / Bahia

Imagem Ilustrativa

O Detran-BA implantou a obrigatoriedade da versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV-e), que entrará em vigor na próxima segunda-feira (27). O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa por meio das redes sociais, na tarde desta quarta-feira (22). A versão impressa e a segunda via do documento deixarão de existir, mas o cidadão poderá fazer uma cópia do CRLV-e em casa. Os atuais documentos impressos continuarão valendo.  

A medida cumpre a deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) n° 180/2019, que determinou a adaptação dos estados à mudança até 30 de junho deste ano. Na Bahia, o departamento de trânsito decidiu se antecipar por causa da pandemia do coronavírus. “Aceleramos a implantação da novidade, em parceria com a Secretaria da Administração [Saeb], por meio do SAC Digital, para oferecer essa facilidade aos baianos, ainda no período de isolamento social", ressaltou o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel.

A pessoa poderá baixar gratuitamente o CRLV eletrônico no site do SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br) de forma simples e rápida. O documento será liberado para quem estiver com o licenciamento do veículo em dia. Na mesma plataforma, o usuário terá a opção de fazer uma cópia do CRLV-e.

“Consideramos uma transformação na nossa relação com os proprietários de veículos. A substituição do CRLV impresso pela versão digital acabará com o envio do documento pelos Correios, o que vai gerar economia para o Estado e trazer mais comodidade ao cidadão”, completou Pimentel.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

BOLETIM OFICIAL CORONAVÍRUS: Bahia tem 1.644 casos confirmados de Covid-19 e 50 óbitos

Quarta-feira, 22 de Abril de 2020 / Bahia

A Bahia registra 1.644 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) e 50 óbitos nos municípios de Água Fria (1); Adustina (1); Araci (1); Belmonte (1); Capim Grosso (1); Feira de Santana (1); Gongogi (2); Ilhéus (3); Ipiaú (1); Itabuna (1); Itagibá (1); Itapé (1); Itapetinga (1); Juazeiro (1); Lauro de Freitas (5), um dos óbitos era residente no Rio de Janeiro; Salvador (24); Uruçuca (2); Utinga (1); Vitória da Conquista (1). Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até as 12 horas desta quarta-feira (22). Dos casos confirmados, 198 são profissionais de saúde.

O 49º óbito ocorreu ontem (21) em um hospital público da capital. O paciente era um homem de 62 anos, residente em Capim Grosso, com histórico de doença cardiovascular e pneumonia crônica.

A 50ª morte foi de uma mulher de 97 anos, com histórico de hipertensão, Parkinson e Alzheimer. A paciente estava internada desde 17 de abril em um hospital público da capital e veio a falecer ontem (21).

Ao todo, 388 pessoas estão recuperadas e 165 encontram-se internadas, sendo 61 em UTI. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

Um novo boletim com a descrição detalhada do local de ocorrência dos casos será publicado a partir das 17h de hoje.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: Hospital Espanhol tem túnel de desinfecção desenvolvido pelo Senai Cimatec

Quarta-feira, 22 de Abril de 2020 / Bahia

Com 220 leitos, sendo 80 leitos clínicos e 140 de UTI para acolher, exclusivamente, pacientes que tenham sintomas graves da Covid-19, o Hospital Espanhol começou a funcionar nesta quarta-feira (22) com um equipamento inovador, para dar mais segurança aos profissionais de saúde. Trata-se do Túnel de Desinfecção, projetado e desenvolvido pelo Senai Cimatec.

De acordo com Luis Alberto Breda, diretor de Operações do Senai Cimatec, o equipamento possui estrutura de alumínio, com tubulação de PVC e bicos aspersores que fazem o processo de nebulização de uma solução de hipoclorito. “O profissional de saúde, ao final do seu turno de trabalho, antes de sair do hospital, passa pelo túnel, que é um corredor de 2,5 metros, ainda com o Equipamento de Proteção Individual, para que possa retirar este EPI com uma maior margem de segurança”, destaca Breda.

“Este equipamento é mais uma significativa contribuição do nosso Senai Cimatec nesta guerra que estamos travando contra o novo Coronavírus. O túnel de desinfecção é uma solução prática e inovadora para fornecer mais segurança para as equipes de saúde que estão tratando os pacientes”, destacou o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.

O equipamento foi desenvolvido sob a supervisão do infectologista Roberto Badaró, pesquisador chefe do Instituto de Tecnologia da Saúde do Senai Cimatec. O hospital Espanhol foi cedido pela justiça federal para o governo baiano em março, e as obras de adequação foram imediatamente iniciadas.

Confira aqui um vídeo do Túnel de Desinfecção.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Operação Hybris: PRF realiza fiscalização de ultrapassagem nas rodovias federais da Bahia

Quarta-feira, 22 de Abril de 2020 / Bahia

Aliado aos esforços e ações de combate a pandemia do novo coronavírus, a PRF continua realizando o patrulhamento preventivo e o policiamento ostensivo, para coibir condutores agindo com imprudência, falta de cuidado e desrespeito às Leis de Trânsito, com foco principal de garantir a segurança viária dos usuários que utilizam as rodovias federais do estado.

Policiais rodoviários federais iniciaram intensa fiscalização de ultrapassagem nas rodovias federais baianas neste final de semana. Em três dias de fiscalizações simultâneas realizadas em várias regiões do estado, foram flagrados 600 motoristas ultrapassando em local proibido.

Nunca é demais enfatizar que a colisão frontal, quase sempre causada pelas ultrapassagens indevidas, é tipo de acidente que mais fere gravemente e mata pessoas em rodovias do país inteiro, além de ocasionar perdas irreversíveis.

A infração de ultrapassar em faixa amarela contínua é infração gravíssima, com multa de R$ 1.467,35 e rende 7 pontos na carteira. Em caso de reincidência em 12 meses, a multa é dobrada.

A PRF alerta que mesmo em tempos de pandemia do novo coronavírus manterá fiscalização rigorosa nas estradas, com o objetivo de combater as possíveis irregularidades no trânsito como ultrapassagens proibidas e a embriaguez ao volante, infrações tidas como causadoras de acidentes graves e muitas vezes fatais. Um leito utilizado pela vítima de um acidente de trânsito que poderia ter sido evitado é um leito a menos para o tratamento das vítimas da Covid-19.

Respeitar os limites de velocidade, manter distância de segurança em relação aos outros veículos, ultrapassar apenas quando houver plenas condições de segurança e não desviar a atenção do trânsito. Estas são algumas das principais orientações da PRF para reduzir o risco de acidentes.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

Secretaria da Educação do Estado orienta sobre o valor nutricional dos alimentos

Quarta-feira, 22 de Abril de 2020 / Bahia

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) orienta os estudantes da rede estadual de ensino, pais e responsáveis para que adquiram itens de considerado valor nutricional com o vale-alimentação estudantil, no valor de R$ 55, por estudante. A ação do Governo da Bahia, que totaliza investimentos de R$ 44 milhões do Estado, tem o objetivo de garantir a segurança alimentar dos estudantes, neste período de suspensão das aulas, devido à pandemia do novo Coronavírus (COVID-19).

A entrega do vale está sendo realizada, desde a última segunda-feira (20), nas unidades das redes Assaí e Cesta do Povo, com suas lojas credenciadas em Salvador e em mais 21 municípios baianos. Para os estudantes, que moram onde não há lojas destas redes, será entregue um cartão alimentação, com o mesmo valor, totalizando  800 mil estudantes beneficiados, em todos os 417 municípios da Bahia. As informações sobre a entrega do cartão alimentação ainda serão divulgadas pela SEC.

Daniele Freire, que integra a equipe de nutricionistas da SEC, destacou quais os alimentos mais nutritivos e que não devem faltar na alimentação dos estudantes. “Nesse momento de isolamento, devemos priorizar os alimentos de primeira necessidade que sejam saudáveis e menos perecíveis. São eles: feijão, arroz, macarrão, leite, proteína de soja, ovos, carnes, farinha de mandioca, frutas, legumes e verduras”, recomendou.

A nutricionista também falou sobre a preocupação da Secretaria com a segurança alimentar dos estudantes. “Devem ser priorizados os alimentos in natura ou minimamente processados, que são aqueles alimentos que não sofreram nenhum tipo de alteração ou aqueles que passaram por algum processo de limpeza, fermentação, secagem, moagem, pasteurização ou processos similares, que não envolvam a adição de sal, açúcar, gorduras”, completou Daniele, ao lembrar a necessidade do uso de máscaras de proteção.

Documentos necessários

O vale-alimentação pode ser resgatado durante todo o período de suspensão das aulas, o que possibilita às famílias o planejamento na ida aos supermercados para evitar aglomerações. Para a retirada do vale, é preciso levar o CPF cadastrado e um documento de identificação com foto do estudante. Se o vale for ser retirado por outra pessoa, a mesma deve levar os documentos do estudante e apresentar sua documentação pessoal, que pode ser qualquer documento de identidade com foto e, se tiver, também o CPF.

Outra recomendação é para que, antes de ir ao supermercado, seja confirmado se o CPF já está cadastrado. Para isto, basta ligar para a escola onde o estudante está matriculado; para o número 0800 284 0011; ou verificar pelo Sistema Siadiante no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). Por estes meios, também é possível saber se é para ir na Rede Assaí ou na Cesta do Povo e suas lojas credenciadas.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

BOLETIM OFICIAL CORONAVÍRUS: Bahia tem 1.504 casos confirmados de Covid-19 e 48 óbitos - atualização 21/04/2020 18h35

Terça-feira, 21 de Abril de 2020 / Bahia

A Bahia registra 1.504 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), o que representa 14,22% do total de casos notificados. Até o momento, 5.358 casos foram descartados e houve 48 óbitos, registrados nos municípios de Adustina (1); Araci (1); Belmonte (1); Feira de Santana (1); Gongogi (2); Ilhéus (3); Ipiaú (1); Itabuna (1); Itagibá (1); Itapé (1); Itapetinga (1); Juazeiro (1); Lauro de Freitas (5), um dos óbitos era residente no Rio de Janeiro; Salvador (24), um dos casos era residente em Água Fria; Uruçuca (2); Utinga (1); Vitória da Conquista (1). Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até as 17 horas desta terça-feira (21).

O 48º óbito ocorreu ontem (20) em um hospital público da capital. A paciente era uma mulher de 54 anos, residente em Água Fria.

Ao todo, 376 pessoas estão recuperadas e 163 encontram-se internadas, sendo 64 em UTI. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

Os casos confirmados ocorreram em 99 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (61,3%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes foram Utinga (677,86), Ilhéus (566,76) Santa Luzia (555,69) e Barra do Rocha (525,03).

A mediana de idade foi 39 anos, variando de 4 dias a 99 anos. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 29,58% do total. O coeficiente de incidência por 1.000.000 habitantes foi maior na faixa etária de 80 anos e mais (270,62/ 1.000.000 habitantes), indicando que o risco de adoecer foi maior nesta faixa, seguida de 30 a 39 anos (179,59/ 1.000.000 habitantes).

Ressaltamos que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Outras informações em  saude.ba.gov.br/coronavirus.

Para acessar o boletim completo, com a lista de municípios com casos confirmados, clique aqui.

De acordo com a Nota Técnica n° 54 (disponível em  saude.ba.gov.br/coronavirus), as unidades de saúde devem realizar a coleta de amostras somente quando o caso suspeito de Covid-19 se enquadrar nos critérios abaixo:
1. Pacientes internados com suspeita de COVID-19;
2. Pacientes com síndrome respiratória aguda grave (SRAG);
3. Profissionais de saúde com síndrome gripal suspeitos de COVID-19, ou contactantes de casos confirmados de COVID-19 mesmo assintomáticos;
4. Pacientes que foram a óbito com suspeita de COVID-19 cuja coleta não pôde ter sido realizada em vida;
5. Pessoas com febre, suspeitas de infecção, triadas nos aeroportos, portos e nas estradas.

Observação: pacientes que não se enquadrem nas situações acima não têm indicação para coleta de amostras.

Definição de caso suspeito de coronavírus (Covid-19):
Definição 1 – Síndrome Gripal (SG): indivíduo com quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, mesmo que relatada, acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade respiratória.
– Em crianças (menos de 2 anos de idade): considera-se também obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico.
– Em idosos: a febre pode estar ausente. Deve-se considerar também critérios específicos de agravamento como sincope, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e inapetência.
Definição 2 – Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG): Síndrome Gripal que apresente: dispneia/desconforto respiratório ou pressão persistente no tórax ou saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente ou coloração azulada dos lábios ou rosto.
– Em crianças: além dos itens anteriores, observar os batimentos de asa de nariz, cianose, tiragem intercostal, desidratação e inapetência.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: Vale-alimentação estudantil pode ser retirado em qualquer dia da semana

Terça-feira, 21 de Abril de 2020 / Bahia

Imagem Ilustrativa

O vale-alimentação estudantil, que está sendo entregue pelo Governo do Estado em Salvador e mais 21 municípios do interior, no valor de R$ 55 por estudante, pode ser retirado em qualquer dia da semana e enquanto durar o período de suspensão das aulas, por causa da pandemia do novo coronavírus. 

A Secretaria da Educação do Estado reforça a orientação para que vá ao supermercado (Assaí e Cesta do Povo e suas lojas credenciadas) apenas uma pessoa: o estudante, o pai, a mãe ou o responsável, cujo CPF está cadastrado na escola, e que esta ida seja planejada para evitar aglomerações.

“É importante que as pessoas entendam a necessidade de evitar aglomerações. Todos os estudantes da rede estadual de ensino irão receber o benefício. Somente no primeiro dia foram atendidos 28,5 mil estudantes nos supermercados. Então, é importante verificar um melhor momento para ir ao supermercado, quando estiver menos movimentado; verificar os decretos que limitam a entrada nos supermercados; usar a máscara de proteção individual; manter a distância de um para o outro; e evitar levar crianças”, recomendou o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, ao acrescentar que há equipes da secretaria em todas as lojas para dar suporte aos estudantes, às mães, aos pais ou aos responsáveis sobre a retirada do vale-alimentação. 

Outra recomendação é para que, antes de ir ao supermercado, seja confirmado se o CPF já está cadastrado. Para isto, basta ligar para a escola onde o estudante está matriculado, para o número 0800 284 0011 ou verificar pelo Sistema Siadiante no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). Por esses meios, também é possível saber se é para ir na Rede Assaí ou na Cesta do Povo e suas lojas credenciadas.

Documentos necessários 

Para a retirada do vale-alimentação, é preciso levar o CPF cadastrado e um documento de identificação com foto do estudante. Se o vale for ser retirado por outra pessoa, é preciso levar os documentos do estudante e apresentar a documentação da pessoa, que pode ser qualquer documento de identidade com foto e, se tiver, também o CPF.

Com o vale, podem ser adquiridos alimentos como carne, frango, ovos, feijão, arroz, macarrão, leite e café. A medida do Governo da Bahia beneficiará 800 mil estudantes em todo o estado. Para adiantar a entrega dos alimentos, nesta primeira etapa, o vale-alimentação está sendo distribuído nos supermercados para 284 mil estudantes.

Para os municípios onde não há essas redes de supermercado, os estudantes receberão um cartão alimentação, que será enviado para a escola. A secretaria divulgará, até a próxima sexta-feira (24), a data da entrega, bem como os locais e estabelecimentos comerciais credenciados. A ação totaliza investimentos de R$ 44 milhões de recursos do Estado.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Bahia tem mais 12 cidades com transporte intermunicipal suspenso

Terça-feira, 21 de Abril de 2020 / Bahia

Os municípios de Barro Preto, Castro Alves, Coração de Maria, Dias D'Ávila, Ipirá, Itabela, Itaberaba, Itamari, Mirante, Morpará, Mucugê e Ribeira do Pombal terão o transporte intermunicipal suspenso a partir de quarta-feira (22). A medida, que visa conter o avanço da pandemia do novo coronavírus na Bahia, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (21). 

Com a decisão, a Bahia passa a ter de 81 municípios com a restrição no transporte intermunicipal, válida até o dia 3 de maio. A determinação considera a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.

O decreto ainda autoriza a retomada do transporte em Adustina, Barra do Rocha, Cachoeira, Gandu, Itarantim, Itororó, Palmeiras, Piripá, Prado, São Félix e Utinga, municípios com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19 confirmados. 

Os outros municípios com transporte suspenso são: Abaíra, Aiquara, Alagoinhas, Amélia Rodrigues, Araci, Aurelino Leal, Barra, Barra do Choça, Belmonte, Brumado, Buerarema, Camacã, Camaçari, Campo Formoso, Canavieiras, Cansanção, Capim Grosso, Catu, Coaraci, Conceição do Coité, Conceição do Jacuípe, Curaçá, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Floresta Azul, Gongogi, Ibirataia, Ibotirama, Ilhéus, Ipiaú, Irecê, Itabuna, Itacaré, Itagi, Itagibá, Itajuípe, Itaparica, Itapé, Itapebi, Itapetinga, Itatim, Ituberá, Jaguaquara, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Paramirim, Porto Seguro, Rio do Pires, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Santa Luzia, Santa Maria da Vitória, Santa Teresinha, São Francisco do Conde, Serra do Ramalho, Serrinha, Simões Filho, Taperoá, Teixeira de Freitas, Ubatã, Una, Uruçuca, Valença, Valente, Vera Cruz e Vitória da Conquista.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE IRECÊ: Canarana registra segundo caso positivo de coronavírus

Terça-feira, 21 de Abril de 2020 / Bahia

Estrutura do coronavírus — Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde de Canarana, na região de Irecê, confirmou, no último sábado (18), o segundo caso do novo coronavírus no município. De acordo com a Secretaria de Saúde, o paciente está em monitoramento domiciliar.

A administração ainda informou que notificou mais cinco registros suspeitos da doença, aumentando o número de pessoas em investigação para 24.

A pasta ainda informou que existe um caso suspeito (em isolamento domiciliar e monitorado) e três testados negativos.

“Reforçamos que devemos redobrar os cuidados para o isolamento social, que continua sendo a medida de prevenção mais importante”, destacou Mila Charlane Cedro Dourado, Secretária de Saúde.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

BAIXE O APP UBIZ CAR, O APP DE MOBILIDADE URBANA QUE VAI FACILITAR SUA VIDA!

Terça-feira, 21 de Abril de 2020 / Bahia

 

Em Luís Eduardo Magalhães, conte com a Ubiz Car, um App de mobilidade urbana, fácil , rápido e prático, baixe o App por este link! 

https://l.instagram.com/?u=https%3A%2F%2Fplay.google.com%2Fstore%2Fapps%2Fdetails%3Fid%3Dbr.com.ubizcarbahia.

passenger.drivermachine&e=ATPhiNAm9Y4vDQrA1Hcm9rimEC-IjWV090uyNzD9el1rCkkajD_FrzLP4UcodXAIO9kopZLKlsm03hGNh2YsuQGarZU1CDta&s=1

Não tem App? Ligue para nossa central! (77) 99909-0905
Compare e economize! São os mesmos carros oque muda é o preço!


Publicidade

Compartilhar no Whatsapp

Rui e demais governadores do Nordeste apresentam demandas da região ao novo ministro da saúde

Segunda-feira, 20 de Abril de 2020 / Bahia

O governador Rui Costa participou de duas videoconferências nesta segunda-feira (20). Uma delas com governadores da região nordeste e o novo ministro da Saúde, Nelson Teich, na qual foi abordado o pedido dos gestores para que o Ministério da Saúde possa atender uma série de demandas para o combate à Covid-19. Entre os pontos citados, a possibilidade de colapso no sistema de saúde em virtude do coronavírus, a necessidade de mais médicos para atendimento à população, além de equipamentos e insumos para o combate à doença.  

A videoconferência com Nelson Teich foi um pedido dos governadores na última sexta-feira (17). “Considero que nossa reunião foi muito produtiva, pois apresentamos ao ministro, que fez questão de ouvir cada um dos governadores, as demandas dos nossos estados, além do cenário que estamos enfrentando no combate ao coronavírus. Todas as nossas solicitações serão encaminhadas por ofício também e o ministro garantiu que nos dará uma resposta na quinta-feira [22]”.

A outra videoconferência foi com o prefeito de Salvador, ACM Neto, e os secretários de saúde do Estado e Município, Fábio Vilas-Boas e Léo Prates, respectivamente, para discutir o isolamento social e o combate ao novo coronavírus na capital baiana. Durante transmissão ao vivo nas redes sociais, na noite desta segunda-feira (20), Rui revelou que, na conversa com o prefeito ACM Neto, ficou acordado a publicação de um decreto conjunto do Município e Estado com recomendação do uso de máscaras para toda a população de Salvador. Os termos do decreto já estão em discussão entre Prefeitura e Governo do Estado e deve ser publicado nos próximos dias.

“Estamos traçando estratégias conjuntas para que o Estado e a Prefeitura possam refinar o monitoramento das pessoas contaminadas com o novo coronavírus. É mais esforço para quebrar a cadeia sucessória do vírus em Salvador, onde estão registrados mais de 60% dos casos confirmados da doença na Bahia”, explicou o governador.

Ainda de acordo com Rui, uma videoconferência será realizada nesta terça-feira (21), com 11 prefeitos do sul da Bahia. A região é uma das preocupações da gestão estadual por conta da rápida difusão do novo coronavírus nos municípios vizinhos a Ilhéus e Itabuna.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

BOLETIM OFICIAL CORONAVÍRUS: Bahia registra 1.341 casos confirmados de Covid-19 e 46 óbitos

Segunda-feira, 20 de Abril de 2020 / Bahia

A Bahia registra 1.341 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). Até o momento, 5.357 casos foram descartados e houve 46 óbitos, registrados nos municípios de Adustina (1); Araci (1); Belmonte (1); Feira de Santana (1); Gongogi (2); Ilhéus (3); Ipiaú (1); Itabuna (1); Itagibá (1); Itapé (1); Itapetinga (1); Juazeiro (1); Lauro de Freitas (5), um dos óbitos era residente no Rio de Janeiro; Salvador (22); Uruçuca (2); Utinga (1); Vitória da Conquista (1). Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até as 12 horas desta segunda-feira (20).

O 46º óbito foi registrado hoje (20), em um hospital público no município de Ilhéus. O paciente era um homem de 55 anos, com histórico de hipertensão e diabetes. Ele apresentou os primeiros sintomas de Covid-19 em 11 de abril, foi internado no dia 15 e veio a falecer nesta segunda.

Dos casos confirmados, 157 são profissionais de saúde. Ao todo, 342 pessoas estão recuperadas e 158 encontram-se internadas, sendo 64 em UTI. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

Um novo boletim com a descrição detalhada do local de ocorrência dos casos será publicado a partir das 17h de hoje.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

Mais de 60 empresas já fizeram doações para combate ao covid-19 na Bahia

Segunda-feira, 20 de Abril de 2020 / Bahia

A arrecadação de álcool ultrapassou 5,5 milhões de litros, afirma Comitê de Doações do Governo do Estado

Mais de 60 empresas parceiras juntaram-se ao Governo do Estado para combater o Covid-19 na Bahia, oferecendo serviços e fazendo doações de produtos e aparelhos indispensáveis para combater a pandemia. Álcool, glicerina, água sanitária, equipamentos de proteção individual, materiais descartáveis e diversos produtos hospitalares, como respiradores, fazem parte da enorme lista de doações, de acordo com a força tarefa formada pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE) e do Planejamento (Seplan), que busca apoio dos investidores privados.

De acordo com a SDE, até o momento, o álcool, que funciona como desinfetante e antisséptico, foi o campeão no número de doações: 5 milhões de litros de álcool gel, 112,4 mil litros de álcool 70% e 405 mil litros de álcool líquido 96%. Foram 90 mil litros de água sanitária, 79,5 mil unidades de máscaras de proteção facial acrílica, 41 mil máscaras descartáveis, 10 mil kits de roupa de cama e 105 respiradores.

“Estamos fazendo um trabalho de articulação entre os segmentos, organizando as doações e toda a logística para que todo o Estado seja beneficiado. Agradecemos a sensibilidade e o empenho dos empresários em ajudar nesta batalha”, afirma o vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico.

"Neste momento de guerra contra o avanço da pandemia, estamos numa corrente colaborativa, unindo forças e conseguindo este apoio fundamental de diversas empresas. Então temos muito a agradecer a cada uma delas por fortalecer o combate à Covid-19 em nosso estado", ressalta o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.

Além de materiais indispensáveis para equipar os hospitais e unidades de saúde, as doações de alimentos e kits básicos de higiene foram distribuídos para populações mais carentes.


Blogbraga/Ascom/SDE

Compartilhar no Whatsapp

Aeronave que saiu de Luis Eduardo Magalhães e estava desaparecida é encontrada no topo de serra com corpo preso aos destroços

Segunda-feira, 20 de Abril de 2020 / Bahia

Aeronave foi encontrada no topo de serra — Foto: Bombeiros/Divulgação

Resgate foi feito pelo Corpo de Bombeiros na região central do estado. Avião agrícola tinha decolado de Luís Eduardo Magalhães (BA) com destino a Lagoa da Confusão (TO), mas caiu em Brejinho de Nazaré (TO).

A aeronave agrícola que estava desaparecida no Tocantins foi encontrada na noite deste domingo (20). O Corpo de Bombeiros informou que o avião foi localizado no topo de uma serra próximo a cidade de Brejinho de Nazaré, na região central do estado, em uma área de difícil acesso. O corpo de um homem foi encontrado no local e levado para o IML de Porto Nacional. Ainda não há confirmação oficial da identidade dele.

Segundo as informações, o avião decolou de Luís Eduardo Magalhães (BA) com destino a Lagoa da Confusão (TO), mas não chegou ao local. Neste domingo uma aeronave da Força Aérea Brasileira foi enviada para realizar as buscas na região do desaparecimento.

A Polícia Militar informou que o avião decolou na manhã deste sábado (18) e depois da partida não foi mais visto. Testemunhas disseram aos policiais que chovia muito na região e que ouviram um forte estrondo na zona rural entre as cidades de Brejinho de Nazaré e Santa Rita.

Os Bombeiros chegaram a região durante a tarde e fizeram uma varredura na área com um drone até avistarem os destroços da aeronave no alto da serra. O local é bastante íngreme e de mata fechada, por isso os militares só conseguiram chegar até a aeronave por volta das 19h.

O corpo começou a ser retirado dos destroços por volta da 22h30, após autorização da perícia. Os bombeiros precisaram fazer o desencarceramento da vítima e só iniciaram a descida da serra às 23h20. O corpo foi levado para o IML de Porto Nacional.


Blogbraga/G1

Compartilhar no Whatsapp

Nelson Leal, diz que instituições têm que “defender democracia contra quem prega a volta da ditadura”

Segunda-feira, 20 de Abril de 2020 / Bahia

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia - ALBA, deputado Nelson Leal disse hoje (19.04) que a democracia tem que ser preservada a todo o custo pelo povo brasileiro e pelas instituições responsáveis por cumprir a Constituição. “É lamentável que o próprio Presidente da República afronte a democracia, participando de uma manifestação antidemocrática, que prega o emparedamento do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional, defendendo a volta da ditadura através do AI-5.  Estamos vivendo um dos piores momentos da vida brasileira, numa guerra sem tréguas contra o Covid-19. A crise na saúde é gravíssima e não precisamos de outra, de natureza política. A hora é de salvar vidas no Brasil”, diz o chefe do Legislativo estadual.


Blogbraga/ALBA - Assessoria da Presidência

Compartilhar no Whatsapp

BOLETIM OFICIAL CORONAVÍRUS: Bahia registra 1249 casos confirmados de Covid-19 e 45 óbitos

Domingo, 19 de Abril de 2020 / Bahia

A Bahia registra 1.249 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), o que representa 12,1% do total de casos notificados. Até o momento, 5.294 casos foram descartados e houve 45 óbitos, registrados nos municípios de Adustina (1); Araci (1); Belmonte (1); Feira de Santana (1); Gongogi (2); Ilhéus (2); Ipiaú (1); Itabuna (1); Itagibá (1); Itapé (1); Itapetinga (1); Juazeiro (1); Lauro de Freitas (5), um dos óbitos era residente no Rio de Janeiro; Salvador (22); Uruçuca (2); Utinga (1); Vitória da Conquista (1). Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até as 17 horas deste domingo (19).

O 41º óbito que havia sido informado pela Secretaria da Saúde do Estado, na verdade, já havia sido notificada como a 27ª morte por Covid-19. A ficha de notificação foi inserida duas vezes no sistema, causando esta duplicidade. Já houve a retificação. Os dois últimos óbitos foram de residentes em Salvador. Um de um homem de 80 anos, que faleceu dia 17 e teve confirmação de Covid-19 no dia 18, e o outro de uma mulher de 82 anos que apresentava comorbidades.

Ao todo, 321 pessoas estão recuperadas e 138 encontram-se internadas, sendo 50 em UTI. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

Os casos confirmados estão distribuídos em 92 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (61,01%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes são Uruçuca (633,56), Gongogi (561,17), Barra do Rocha (525,03), Itapebi (487,38), e Ilhéus (406,59).

A mediana de idade foi 39 anos, variando de 4 dias a 97 anos. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 29,59% do total. O coeficiente de incidência por 1.000.000 habitantes foi maior na faixa etária de 80 anos e mais (191,03/ 1.000.000 habitantes), indicando que o risco de adoecer foi maior nesta faixa seguida de 30 a 39 anos (155,18/ 1.000.000 habitantes).

Ressaltamos que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Outras informações em saude.ba.gov.br/coronavirus..

Para acessar o boletim completo, com a lista de municípios com casos confirmados, clique aqui.

De acordo com a Nota Técnica n° 54 (disponível em saude.ba.gov.br/coronavirus), as unidades de saúde devem realizar a coleta de amostras somente quando o caso suspeito de Covid-19 se enquadrar nos critérios abaixo:
1. Pacientes internados com suspeita de COVID-19;
2. Pacientes com síndrome respiratória aguda grave (SRAG);
3. Profissionais de saúde com síndrome gripal suspeitos de COVID-19, ou contactantes de casos confirmados de COVID-19 mesmo assintomáticos;
4. Pacientes que foram a óbito com suspeita de COVID-19 cuja coleta não pôde ter sido realizada em vida;
5. Pessoas com febre, suspeitas de infecção, triadas nos aeroportos, portos e nas estradas.

Observação: pacientes que não se enquadrem nas situações acima não têm indicação para coleta de amostras.

Definição de caso suspeito de coronavírus (Covid-19):
Definição 1 – Síndrome Gripal (SG): indivíduo com quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, mesmo que relatada, acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade respiratória.
– Em crianças (menos de 2 anos de idade): considera-se também obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico.
– Em idosos: a febre pode estar ausente. Deve-se considerar também critérios específicos de agravamento como sincope, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e inapetência.
Definição 2 – Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG): Síndrome Gripal que apresente: dispneia/desconforto respiratório ou pressão persistente no tórax ou saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente ou coloração azulada dos lábios ou rosto.
– Em crianças: além dos itens anteriores, observar os batimentos de asa de nariz, cianose, tiragem intercostal, desidratação e inapetência. 


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: Sesab e Osid iniciam transferência de pacientes do Hospital Santo Antônio

Domingo, 19 de Abril de 2020 / Bahia

Ao longo dos últimos 15 dias, foi verificado um aumento do número de casos diagnosticados de coronavírus (Covid-19) no Hospital Santo Antônio, pertencente às Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), afetando profissionais de saúde e pacientes internados. Considerando a emergência em saúde pública decorrente do novo coronavírus e visando adotar medidas precoces para o controle na instituição, a Diretoria da Osid desencadeou, imediatamente, todas as medidas de contingência recomendadas, incluindo isolamento de funcionários e pacientes, assim como a realização de testes RT-PCR para Covid-19 em todos os colaboradores sintomáticos.

Diante do continuado progresso do aumento de casos na instituição, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e a Osid decidiram transferir, provisoriamente e de modo inicial, 200 pacientes internados no Hospital Santo Antônio para outras unidades de saúde da rede pública estadual. Desses, apenas 26 possuem diagnóstico positivo para Covid-19. Os demais, com perfil etário acima de 60 anos, serão transferidos como medida protetiva. O processo de transferência foi iniciado neste domingo (19).

A subsecretária estadual da Saúde, Tereza Paim, destaca que o Governo do Estado está ofertando toda a assessoria necessária para a Osid. "Em um planejamento conjunto, estamos ofertando vagas tanto na rede própria quanto no centro de acolhimento montado no Rio Vermelho para dar o tratamento a esses pacientes, até que todas as providências sejam efetuadas pela entidade", garantiu. 

Durante os próximos dias, serão realizadas medidas operacionais e adequações físicas para que, o mais breve possível, os pacientes possam retornar progressivamente ao hospital. A gestora de saúde da Osid, Lucrécia Savernini, explica que a Sesab vem dando "todo o apoio necessário para que pacientes com testagem positiva para Covid-19 não fiquem próximos a pacientes com outra doenças. Por isso, a transferência dos pacientes com o novo coronavírus e que tenham acima de 60 anos, somando 200 pessoas".

Lucrécia ainda conta que "depois da saída desses pacientes, o Santo Antônio vai passar por outra higiene terminal e, por orientação da Sesab, será reduzido o número de leitos na unidade para que os pacientes fiquem mais dispersos na diferentes áreas do hospital".

Entre as medidas adotadas será realizada a desinfecção terminal de todas as áreas assistenciais do hospital; redução de 50% do número de leitos em cada enfermaria; adequações dos sistemas de renovação de ar; realização de testes RT-PCR em todos os funcionários e pacientes, mesmo os assintomáticos; intensificação das auditorias da utilização correta dos EPIs por todos os profissionais de saúde, além da desparamentação desses profissionais; entre outras ações.

O Governo do Estado, por meio da Sesab, dará todo apoio necessário para que o Hospital Santo Antônio possa retornar ao pleno funcionamento e com segurança para pacientes e funcionários.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE JACOBINA: 24ª CIPM PRENDE EM UMBURANAS INDIVÍDUO ACUSADO DE FURTO DE VEÍCULOS

Domingo, 19 de Abril de 2020 / Bahia

Na noite desta sexta-feira, 17 de abril, Policiais Militares do 5º Pelotão em Umburanas, foram informados de um caminhão que fora roubado no Povoado de Barras, pertencente ao município de Campo Formoso-Ba, chegando também a informação de que o suspeito de ter cometido o ilícito estaria indo em direção ao município de Umburanas a bordo de um veículo, Fiat Estrada de cor prata e que possivelmente, estaria armado.

 Prontamente, os Policiais com apoio da Guarda Civil Municipal, montaram uma barreira onde, após alguns minutos, foi avistado o citado veículo. Momento em que o condutor do veículo percebeu a presença da barreira policial e tentou retornar, porém não obteve êxito sendo alcançado pelos Policiais, que deram voz de parada e procederam com a abordagem. Nenhuma arma foi encontrada em poder do abordado nem no interior do veículo que, após ser consultada a placa, houve a constatação de se tratar de outro veículo com restrição de furto/roubo.

 Ao indivíduo de 42 anos de idade fora dada voz de prisão e, juntamente com o veículo recuperado, conduzido para a Sede da 16ª COORPIN/Jacobina, onde fora lavrado o Flagrante Delito.

 “Parabenizo o empenho dos Policiais Militares e dos GCM do município de Umburanas nesta exitosa atuação. A Polícia Militar da Bahia sempre estará de prontidão para atender toda e qualquer denúncia deste gênero.” Disse o Major Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM. 

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"

Jacobina, 19 de abril de 2020.
Vitor Costa - Subtenente PM

Chefe do Setor de Comunicação Social/Porta Voz do Comando


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

BOLETIM OFICIAL CORONAVÍRUS: Bahia registra 41° óbito por Covid-19

Domingo, 19 de Abril de 2020 / Bahia

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informa que registrou, neste sábado (18), o 41º óbito pelo novo coronavírus (Covid-19) no estado. O óbito foi de um homem de 53 anos, residente em Salvador, sem histórico de comorbidades. 

Ele estava internado em um hospital privado desde o último dia 7, teve os primeiros sintomas no dia 24 de março, duas semanas antes da internação, e foi a óbito no dia 14, depois de  evoluir com febre por 10 dias.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

Policlínicas voltarão a atender de forma progressiva, anuncia governador

Sábado, 18 de Abril de 2020 / Bahia

O governador Rui Costa decidiu, na sexta-feira (17), que o atendimento nas policlínicas regionais de saúde será retomado de forma “cautelosa e cuidadosa” para que pacientes de toda a Bahia possam dar prosseguimento aos seus tratamentos médicos. A decisão foi tomada durante reunião remota entre representantes dos poderes estaduais. 

Além do governador, participaram do encontro virtual o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Lourival Almeida Trindade; o presidente da Assembleia Legislativa (Alba), Nelson Leal; e a chefe do Ministério Público Estadual (MPBA), Norma Cavalcanti. Durante a reunião, o governador também demonstrou preocupação com a situação financeira do Estado em razão dos recursos que estão sendo investidos no combate ao avanço da covid-19.

A motivação para a reabertura das policlínicas, explicou Rui, são os pedidos feitos por pessoas que tiveram seus tratamentos interrompidos com as férias coletivas dadas aos profissionais das policlínicas, que se encerram em 6 de maio. “São pessoas que precisam saber se estão com câncer ou não, que precisam avaliar seus problemas cardíacos, se têm diabetes”, disse o governador. 

Atualmente, a Bahia possui 16 policlínicas regionais, que atendem uma população de cerca de dois milhões de pessoas. “Elas são importantíssimas para salvar vidas humanas”, explicou Rui. De acordo com ele, a reabertura dessas unidades será programada de forma progressiva e seletiva, por região e município, e após o fim das férias coletivas, para evitar que essa atividade interfira de forma negativa na contenção do coronavírus.

“Se nossa meta é preservar vidas, não podemos ignorar os outros problemas de saúde, que não deixaram de acontecer”, acrescentou. 


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

BOLETIM OFICIAL CORONAVÍRUS: Bahia registra 37º óbito por Covid-19

Sábado, 18 de Abril de 2020 / Bahia

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informa que registrou, neste sábado (18), o 37º óbito pelo novo coronavírus (Covid-19) no estado. A morte foi de um homem de 73 anos, residente em Lauro de Freitas, com histórico de hipertensão e hipotireoidismo.

Ele estava internado em um hospital particular em Salvador desde 22 de março, vindo a falecer em 16 de abril.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

PC recupera 18 toneladas de alimentos desviada de rota

Sábado, 18 de Abril de 2020 / Bahia

Uma carga com 18 toneladas de alimentos, avaliada em R$ 120 mil, foi recuperada, na quinta-feira (16), em Feira de Santana, por investigadores da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas em Rodovias (Decarga).

De acordo com o titular da especializada, delegado Gustavo Coutinho, o material, que estava distribuído em cestas básicas, tinha como destino a cidade de Recife. Os policiais localizaram os alimentos em um galpão, no bairro Jardim Acácia, e o proprietário confessou ter adquirido com o motorista responsável pelo transporte da carga.

"O comerciante teria comprado a mercadoria por um valor 80% mais barato que o de mercado e revenderia para estabelecimentos comerciais de Feira de Santana", explicou o delegado, acrescentando que todos os envolvidos no esquema já foram identificados e um inquérito foi instaurado para apurar os fatos.


Blogbraga/Fonte: Ascom |Polícia Civil

Compartilhar no Whatsapp

Bahia terá 2.418 leitos de referência para atendimento exclusivo a pacientes com coronavírus; Luis Eduardo Magalhães e Barreiras estão entre as cidades que receberão insumos e equipamentos

Sábado, 18 de Abril de 2020 / Bahia

Foto: Jornal Correio

Em todo o estado, uma estrutura com 2.418 leitos de referência para a coronavírus (Covid-19), entre clínicos e UTIs, adultos e pediátricos, está sendo montada para o atendimento de baianos infectados pelo vírus. O município com maior número é Salvador, com 1.399 leitos. "Nós ampliamos muito a nossa rede de atendimento em toda a Bahia, porque precisamos estar preparados para atender as pessoas. O crescimento do número de infectados é muito rápido, acontece de forma exponencial. Quando menos se espera, há uma explosão de casos", afirmou o governador Rui Costa.

Rui também comentou a chegada de novos equipamentos. "Estamos aguardando que os respiradores que compramos no exterior cheguem no Brasil para reforçar a estrutura que montamos. Nós mudamos a rota de entrega dessas compras para evitar a passagem pelos Estados Unidos e outros países que passam sequestrar esses equipamentos. Temos previsão de chegada já na próxima semana".

Estrutura

O interior da Bahia dispõe de 1019 leitos de referência para a Covid-19. Lauro de Freitas é o segundo município com mais leitos, totalizando 301 vagas, sendo 91 UTIs. A maior contribuição será do Hospital Metropolitano, cuja abertura será no mês de maio, com 191 leitos. O município de Feira de Santana será o terceiro com o maior número de leitos para coronavírus, totalizando 140 vagas, que estarão distribuídas entre o Hospital da Criança, o Hospital Geral Clériston Andrade e o Hospital Mater Dei. 

Vitória da Conquista e Ilhéus terão, respectivamente, 81 e 61 leitos voltados para os pacientes com diagnóstico positivo de Covid-19. Em Vitória da Conquista, o Hospital das Clínicas e o Hospital Geral são as unidades preparadas para receber os pacientes graves. Já em Ilhéus, o Hospital do Cacau e o Hospital de Ilhéus são as unidades de referência e retaguarda. Já em Seabra, o Hospital Regional da Chapada está dedicando 46 leitos, sendo dez UTIs e 36 leitos clínicos. A lista completa de cidades e unidades de referência está disponível no site da Sesab (www.saude.ba.gov.br/coronavirus). 

Somam-se à estrutura 285 leitos para atender pacientes de baixa complexidade, que não tenham coronavírus. As unidades localizadas na capital baiana e São Félix são fundamentais para absorver os pacientes dos hospitais gerais. As unidades só receberão pacientes regulados pela Central Estadual de Regulação.  

Pronto Atendimento

Já está em funcionamento um total de 53 Unidades Pronto Atendimento (UPAs) voltadas para a classificação, manejo clínico, estabilização do paciente e, caso necessário, regulação para unidades de maior complexidade. Outras 17 estão em processo de estruturação.

Insumos e equipamentos estão sendo enviados para estas localidades: Alagoinhas, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Caetité, Camacan, Camaçari, Capim Grosso, Conceição do Coité, Cruz das Almas, Dias D'ávila, Esplanada, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Gandu, Guanambi, Ilhéus, Ipiaú, Ipirá, Irecê, Itaberaba, Itacaré, Itamaraju, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Macaúbas, Maragogipe, Monte Santo, Morro do Chapéu, Paulo Afonso, Poções, Porto Seguro, Prado, Rio Real, Salvador, Santa Maria da Vitória, Seabra, Senhor do Bonfim, Serrinha, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Tucano e Vitória da Conquista.  

EPIs  

Similar ao que ocorre em todo o Brasil, os governos têm se esforçado para garantir a quantidade necessária de equipamentos de proteção individual (EPIs) para os profissionais de saúde. Atualmente, o Governo da Bahia possui em estoque 879 mil luvas, mais de 922 mil máscaras cirúrgicas e 300 mil unidades da máscara N95. Além disso, o Governo do Estado adquiriu 32 milhões de luvas, 9 milhões de máscaras cirúrgicas e 1 milhão de máscaras do tipo N95, o que são suficientes para atender a demanda por até seis meses.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Bahia alcança a marca de 80 cidades com transporte intermunicipal suspenso

Sábado, 18 de Abril de 2020 / Bahia

A cidade de Valença terá o transporte intermunicipal suspenso a partir de domingo (19). A medida, que visa conter o avanço da pandemia do novo coronavírus na Bahia, foi publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado (18). Com a decisão do governador Rui Costa, o estado alcançou a marca de 80 municípios com a restrição, válida até o dia 3 de maio.

A determinação considera circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.

Também estão com transporte suspenso outras 79 cidades: Abaíra, Adustina, Aiquara, Alagoinhas, Amelia Rodrigues, Araci, Aurelino Leal, Barra, Barra do Choça, Barra do Rocha, Belmonte, Buerarema, Brumado, Cachoeira, Camacã, Camaçari, Campo Formoso, Canavieiras, Cansanção, Capim Grosso, Catu, Coaraci, Conceição do Coité, Conceição do Jacuípe, Curaçá, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Floresta Azul, Gandu, Gongogi, Ibirataia, Ibotirama, Ilhéus, Ipiaú, Itabuna, Itacaré, Itagi, Itagibá, Itajuípe, Itaparica, Itapé, Itapebi, Itapetinga, Itarantim, Itatim, Itororó, Ituberá, Jaguaquara, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Palmeiras, Piripá, Porto Seguro, Prado, Rio do Pires, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Santa Luzia, Santa Maria da Vitória, Santa Teresinha, São Félix, São Francisco do Conde, Serra do Ramalho, Serrinha, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Ubatã, Una, Uruçuca, Utinga, Vera Cruz e Vitória da Conquista. 

Não houve mudança em relação aos 14 municípios que tiveram o transporte intermunicipal restabelecido. Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Canarana, Candeias, Conde, Correntina, Dias D’Ávila, Entre Rios, Guanambi, Itamaraju, Medeiros Neto, Nova Soure, Pojuca e São Domingos estão com circulação normal do transporte intermunicipal porque não apresentaram novos registros da Covid-19 há 14 dias ou mais. 


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
Dupará Açaí Luz motos Dique Denuncia Casa do Marceneiro CISO LH Madeiras Casa da Ferramenta Casa da Informática Online Celulares Neli Ofertas - Hiper Santo Antonio Contabilidade Rondon PM Guarda Municipal Global G7 NET Sportime Minas Aço Oeste Beton Grupo Marabá Midori Paisagismo Mineiros Jaú P&F Imperial Extreme DPVAT Polícia Civil ASMAT Delicia ORIX AFS Sutrans Vida Farma DBT Paraíba Odontolessa