Governo da Bahia

NOTÍCIAS

Embasa realiza manutenção em adutora nesta sexta-feira (18)

Sexta-feira, 18 de Setembro de 2015 / Região

Para a realização de serviços de manutenção na Adutora do São Francisco, o fornecimento de água para toda a microrregião de Irecê será feito por meio da Barragem de Mirorós, na próxima sexta-feira, dia 18 de setembro.

O sistema do São Francisco volta a funcionar no mesmo dia, à noite, quando o abastecimento começa a ser gradativamente normalizado.

A Embasa recomenda à população que armazene água previamente e faça uso racional em qualquer situação.
Cidades que terão abastecimento prejudicado nesta sexta:
Irecê, Central, Presidente Dutra, América Dourada, João Dourado, São Gabriel, Jussara e Itaguaçu da Bahia.


blogbraga/Repórter Luciano Castro correspondente de Irecê

Compartilhar no Whatsapp

Nota de Esclarecimento do blogbraga!

Sexta-feira, 18 de Setembro de 2015 / Região

O blogbraga divulgou ontem quinta-feira dia 17, que os funcionários do Hospital Regional de Ibotirama tinham entrado em greve.

Recebemos uma nota de esclarecimento do Hospital, que não houve nenhuma paralisão dos serviços. Foi simplismente boatos. Devido a reportagem gerou um clima tenso na unidade.

Quanto a reportagem que foi divulgada no blogbraga referente a greve não foi criada ou inventada pela nossa redação. Internautas e profissionais da área de saúde da cidade, entraram em contato com nossa redação informando a situação.

Eu Edivaldo Braga diretor do blogbraga, quero deixar bem claro que o blog não tem nenhuma intenção de prejudicar nenhuma instituição. O nosso trabalho é sério.


blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Prefeito Humberto Santa Cruz recebe representantes do movimento SOS Rio de Pedras

Sexta-feira, 18 de Setembro de 2015 / Cidade

O Prefeito Humberto Santa Cruz recebeu na noite de ontem, 17, em seu gabinete os representantes do movimento SOS Rio de Pedras. O objetivo do encontro foi discutir alternativas para garantir a recuperação da erosão à margem da BR 020, próximo ao Rio de Pedras e a segurança na BR 020/242.

Durante o encontro, os representantes do movimento deixaram claro que o SOS Rio de Pedras é apolítico e que intuito é reunir o poder público e a sociedade civil organizada para encontrar soluções tanto de curto prazo quanto definitivas. 

O prefeito Humberto enfatizou o compromisso do DNIT em iniciar a obra de recuperação da erosão em curto espaço de tempo e que o prazo de conclusão será de aproximadamente 60 dias. Também anunciou que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes construirá três passarelas pré-moldadas até dezembro deste ano.

Os representantes do movimento SOS Rio de Pedras afirmaram que vão continuar acompanhando as medidas adotadas pelo poder público para recuperar e erosão e o assoreamento do rio e se colocaram a disposição da prefeitura para colaborar no que for possível.

Participaram do encontro, o vereador Márcio Rogério, a chefe de gabinete Rosa Stahlke e secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Sérgio Pitt.


ASCOM/LEM

Compartilhar no Whatsapp

Semana Nacional do Trânsito inicia com caminhada em Luís Eduardo Magalhães

Sexta-feira, 18 de Setembro de 2015 / Cidade

A escola é uma das unidades de ensino do município atendidas pelo projeto Agentes de Trânsito Mirins da SUTRANS

Com o tema “Seja você a mudança no Trânsito”, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SUTRANS) de Luís Eduardo Magalhães, iniciou nesta sexta-feira, 18, a realização da Semana Nacional do Trânsito, que ocorrerá até o dia 25 de setembro no município. O foco da campanha este ano é a mudança de comportamento como ação primordial para a redução de acidentes.

A programação da semana foi oficialmente aberta com uma caminhada saindo da Escola Municipal Onero Costa da Rosa, no bairro Santa Cruz

A programação da Semana foi oficialmente aberta com uma caminhada saindo da Escola Municipal Onero Costa da Rosa, no bairro Santa Cruz. Durante o percurso os alunos da escola encenaram, em frente ao Centro Administrativo, uma peça teatral voltada à educação no trânsito. A escola é uma das unidades de ensino do município atendidas pelo projeto Agentes de Trânsito Mirins da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SUTRANS).

Para o superintendente municipal de trânsito, Agnaldo Silva, a educação no trânsito deve ser ensinada desde cedo para que as crianças de hoje se tornem motoristas conscientes no futuro. “Para termos um trânsito seguro é preciso que cada um faça a sua parte. Através do projeto de educação no trânsito realizado pela SUTRANS nas escolas municipais, ensinamos aos alunos os cuidados e precauções que cada um deve ter no trânsito, para que no futuro tenhamos motoristas mais conscientes”.

O foco da campanha este ano é a mudança de comportamento como ação primordial para a redução de acidentes

À tarde a programação continua com a participação da equipe da SUTRANS no Dia de Responsabilidade Social da Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira (FAAHF). A programação segue no dia 19 com o Projeto Cidade do Trânsito, na Acelem, com alunos das escolas municipais pela manhã e panfletagem nas principais ruas da cidade à tarde; nos dias 21 e 22 acontecem palestras em escolas municipais pela manhã e Projeto Cidade do Trânsito à tarde; dias 23, 24 e 25 a programação continua com o Projeto Cidade do Trânsito na Acelem pela manhã.

Sobre a data - Prevista na Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a "valorização da vida" focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.


ASCOM/LEM

Compartilhar no Whatsapp

POLUIÇÃO SONORA: Morador da rua irecê reclama de som alto

Sexta-feira, 18 de Setembro de 2015 / Cidade

Poluição Sonora: Segundo o morador que não quis se identificar mora próximo a uma distribuidora de bebidas na rua Irecê, no Bairro Santa Cruz, em Luis Eduardo Magalhães, e sofre com o problema de som alto.

O estabelecimento, segundo o internauta costuma ficar movimentado e está tirando a paz da vizinhança utilizando o aparelho de som ou deixando os clientes abrir o fundo do carro altas horas da noite. Nessa quinta-feira dia 17, o som ficou até quase duas horas da manhã. "Com o som alto ninguém consegue dormir, precisamos trabalhar no outro dia".

Braga, gostaria que a polícia militar e a Secretaria de Meio Ambiente viesse no local para que ações estratégicas sejam aplicadas não só na Rua Irecê como em outras ruas que sofrem com essa prática.

 É crime perturbar o sossego das pessoas!

Att: Morador Indignado


blogbraga/Participação de Internauta

Compartilhar no Whatsapp

Capim Grosso e Senhor do Bonfim receberão passagem da Tocha Olímpica Rio 2016

Sexta-feira, 18 de Setembro de 2015 / Bahia

A tocha olímpica vai percorrer vinte seis cidades na Bahia como preparativo para os Jogos Olímpicos de 2016, que vão ser disputados no Rio de Janeiro. O ministro dos Esportes, George Hilton, fez o anúncio nesta quinta-feira (17), em evento que antecede o 4º Encontro de Prefeitos, organizado pela União dos Municípios da Bahia (UPB), em Guarajuba.

Camamu, Capim Grosso, Eunápolis, Feira de Santana, Ibicarai, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itamaraju, Itambé, Itapebi, Itapetinga, Itororó, Ituberá, Jaguarari, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Riachão do Jacuípe, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Senhor do Bonfim, Sobradinho, Teixeira de Freitas, Valença e Vitoria da Conquista vão receber o símbolo olímpico no próximo ano.


blogbraga/Diário da Chapada

Compartilhar no Whatsapp

Governo atua no combate a incêndios na Chapada e no Oeste‏

Sexta-feira, 18 de Setembro de 2015 / Bahia

As chamas que desde o último dia 11 atingem o Parque Nacional da Chapada Diamantina, que completa 30 anos nesta quinta-feira (17), estão controladas em algumas áreas. O trabalho integrado entre Governo do Estado, através do Programa Bahia Sem Fogo, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio - Governo Federal), órgão gestor do parque, brigadistas voluntários e prefeituras municipais conseguiu controlar as chamas em Mucugê. Alguns focos de incêndio ainda permanecem, nesta quinta-feira, no Vale do Capão e na Serra do Garapá, em Andaraí. Até o momento, a extensão do fogo atingiu o equivalente a 4.900 campos de futebol. 

Para combater o fogo, o governo enviou 23 bombeiros militares de Salvador e Simões Filho e um helicóptero para fazer o transporte da equipe que atua em locais de difícil acesso, como serras e vales. Participam dos trabalhos ainda 30 brigadistas do ICMBio e 20 voluntários. Dois aviões do ICMBio, que ficam na base de operações no Aeroporto de Lençóis, são acionados sempre que necessário para jogar água nos locais onde as chamas atingem maiores proporções.

Bahia sem fogo

De acordo com a coordenadora de fiscalização preventiva de campo do Bahia Sem Fogo, Fabíola Cotrim, o programa, criado em 2007, atua tanto na capacitação da comunidade para atuar como voluntários, quanto na prevenção, combate e monitoramento do fogo. “É importante esse trabalho de integração entre governos do Estado, Federal e municípios. Dessa forma conseguimos ter um alcance maior e controlar essas chamas que costumam aparecer entre os meses de agosto e setembro. O Bahia Sem Fogo envolve os moradores locais que são essenciais nessa ação e recebem cursos da Secretaria do Meio Ambiente para poder atuar como brigadistas”. 

Morador do município de Andaraí, seu Homero Vieira, 59 anos, 30 deles dedicados a apagar focos de incêndio, é um dos brigadistas voluntários mais antigos. “Por conhecer a região, podemos trabalhar durante a noite e madrugada. Esse é o período ideal para atuar porque a radiação diminui e o fogo fica mais baixo”.

Bombeiros atuam desde segunda-feira 

O comandante das ações do Corpo de Bombeiros na Chapada, major Carregosa, explica que a atuação na região começou na segunda-feira (14) e não tem prazo para acabar. “Vamos continuar aqui até que todo o trabalho de rescaldo seja finalizado e tivermos a segurança de que os incêndios foram completamente extintos. Algumas áreas são de difícil acesso, mas, somente nesta quinta-feira, debelamos 18 focos de incêndio em Andaraí”.

Defesa Civil entrega equipamentos

Ainda como parte das ações do Estado na Chapada, a Superintendência de Defesa Civil (Sudec) já enviou cerca de 40 kits de proteção individual para os brigadistas, compostos por bomba costal, botas, mochilas, máscaras, cantis, luvas, calças e meiões. De acordo com o superintendente de Proteção e Defesa Civil da Bahia, Rodrigo Hita, o trabalho da Defesa Civil está articulado com outros órgãos. “Trabalhamos em parceria com a Sema, Inema e Bombeiros oferecendo treinamento aos brigadistas e cursos de reciclagem”.

Oeste do Estado

O Programa Bahia Sem Fogo também está presente nos municípios do oeste baiano, que registraram os primeiros focos de incêndio há 15 dias. Estão na região 63 brigadistas, seis técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e quatro carros da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Duas aeronaves do Estado estão programadas para começar a atuar a partir desta sexta-feira (18). No oeste, os focos de incêndio estão concentrados nas cidades de Muquém do São Francisco, Mansidão, Santa Rita de Cássia, Formosa do Rio Preto, Barreiras, Cotegipe e Luís Eduardo Magalhães.


blogbraga/Secom/BA

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: Jovem é detido após dispensar droga ao perceber a polícia

Sexta-feira, 18 de Setembro de 2015 / Região

O acusado

Droga apreendida

Um jovem de iniciais A.N.D. foi detido pela polícia na motopatrulha 83ª CIPM de Barreiras, nesta quinta-feira dia 17.

Os policiais realizavam rondas no Bairro Santa Luzia, quando avistaram o jovem em atitude suspeita. O acusado dispensou 35 papelotes de maconha pesando 47 gramas, quando avistou a guarnição policial. 

Ele foi detido e apresentado na delegacia local para serem tomadas as medidas cabíveis.


blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Homem suspeito de matar e enterrar a própria mulher é preso pela polícia em Corrente-PI

Sexta-feira, 18 de Setembro de 2015 / Brasil

O acusado enterrou o corpo no quintal de casa

Restos mortais da vítima foram encontrados em um buraco de mais de três metro de profundidade

O homem cobriu o buraco com uma lona

A equipe da polícia de Corrente

Na manhã da última quarta-feira dia 16, os polícias Civil e Militar do município de Corrente-PI, prenderam Adir Farias, de aproximadamente 40 anos, suspeito de matar a esposa e enterrar o corpo no quintal de casa. 

A vítima, identificada apenas como Clemaria, estava desaparecida desde 2013, o marido afirmou que ela teria pego uma van na BR 135 e não havia mais retornado. Com a prisão de Adir, a polícia encontrou os restos mortais da vítima. Eles estavam enterrados em um buraco, cobertos por uma lona. Ele está sendo acusado de homicídio e ocultação de cadáver.

O suspeito teria confessado o crime aos policiais. Disse que estava em casa, quando houve uma discussão e a mulher partiu para cima dele, tiveram uma luta corporal e a vítima caiu, batendo com a cabeça e ficando desacordada. Ele ainda teria tentado reanimá-la, mas não foi possível.

Aldir encontra-se detido na Delegacia Regional de Corrente, à disposição da Justiça e deve ser transferido em breve para o sistema prisional.


blogbraga/Informações policiais

Compartilhar no Whatsapp

Campanha nacional contra hanseníase e verminose nas escolas em Baianópolis-BA

Sexta-feira, 18 de Setembro de 2015 / Região

O município de Baianópolis participa da Campanha Nacional de Prevenção a Hanseníase e Verminose. A campanha teve início nas escolas Juthay Magalhães e Deputado Luiz Braga.

Sob a supervisão da equipe de saúde, os estudantes tomaram remédios (comprimidos) indicado para o combate às verminoses.

Atendendo a estudantes com a faixa etária entre 5 e 14 anos, os organizadores da área de saúde elaboraram uma programação totalmente voltada a prevenção de doenças e melhoria na qualidade de vida dos jovens de Baianópolis.

Para um bom rendimento do aluno, ele precisa ter uma boa saúde.


blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

O COTIDIANO DAS PESSOAS DE LEM!

Sexta-feira, 18 de Setembro de 2015 / Cidade

O blogabraga clicou no final da tarde de ontem quinta-feira dia 17, o grupo de ciclistas P"EBAS que esteve no cruzamento das  ruas José Cardoso de Lima com a Paraíba, realizando uma campanha de conscientização do trânsito para melhor convivência do ciclista com condutores de veículos automotores.

O blogbraga mostrando o dia a dia das pessoas de LEM e a vida segue na normalidade!


blogbraga/Repórter Ivan Rodrigo

Compartilhar no Whatsapp

Nota de esclarecimento - Assessoria do Deputado Federal Marinaldo Rosendo‏

Quinta-feira, 17 de Setembro de 2015 / Região

Vimos, por meio da presente nota, prestar os seguintes esclarecimentos:

-   A PR Distribuidora de Bebidas e Alimentos, pertencente ao Grupo Empresarial Marinaldo Rosendo, não está mais responsável pela distribuição dos Produtos Schin nesta Região. Encerrou todo e qualquer vínculo contratual com a Empresa Brasil Kirin. 

-   É importante ressaltar que o Empresário e Deputado Federal Marinaldo Rosendo, proprietário da PR Distribuidora de Bebidas e Alimentos, atualmente está se dedicando ao exercício de seu mandato parlamentar e à administração de outros negócios do seu Grupo Empresarial. 

-   Da mesma forma, cumpre-nos esclarecer que a Empresa PR Distribuidora de Bebidas e Alimentos, após encerrar seu contrato com o Grupo Brasil Kirin, vem efetuando regularmente a quitação das verbas rescisórias dos contratos de trabalho dos ex-funcionários. Ao todo, 70% dos contratos já foram quitados até a presente data.  

-   Alguns funcionários não concordaram com a forma de pagamento e optaram por discutir a questão na Justiça do Trabalho. Em razão disso, a PR Distribuidora de Bebidas e Alimentos aguarda a designação das audiências nas Varas Trabalhistas a fim de solucionar tais questões da melhor maneira e da forma mais rápida possível. 

-   O grupo Empresarial do qual faz parte o Empresário e Deputado Federal Marinaldo Rosendo tem mais de 20 anos de atuação no setor de distribuição de bebidas e sempre honrou com seus compromissos relacionados à folha de pagamento de seus funcionários e não será desta vez que deixará de honrar. 

-   Cumpre-nos informar que o Empresário e Deputado Federal Marinaldo Rosendo não é proprietário e não possui qualquer vínculo empresarial com a “Cocais Distribuidora”, que atualmente é a empresa que distribui a Cerveja PROIBIDA nesta região. Essa empresa pertence ao seu ex-sócio Sandro Barbosa. 

-   Por fim, esclarecemos que qualquer outra notícia diferente da que está sendo relatada nesta nota é inverídica e não condiz com a realidade.  

-   Desde já, agradecemos a atenção e colocamo-nos à sua disposição para quaisquer outros esclarecimentos.


Assessoria de Imprensa Deputado Federal Marinaldo Rosendo

Compartilhar no Whatsapp

1ª Conferência Intermunicipal de Políticas para as Mulheres defende igualdade de oportunidades

Quinta-feira, 17 de Setembro de 2015 / Cidade

A conferência teve como objetivo o fortalecimento da Política Nacional para as Mulheres

Mais direitos, participação e poder para as mulheres. Este foi o tema da 1ª Conferência Intermunicipal de Políticas para as Mulheres realizada na tarde desta quarta-feira, 16, no auditório do Hotel Solar Rio de Pedras em Luís Eduardo Magalhães. 

A conferência teve como objetivo o fortalecimento da Política Nacional para as Mulheres, onde foram avaliadas as estratégias que já estão em desenvolvimento e definidas novas para avançar ainda mais, apontando os caminhos e os mecanismos que contribuam para o fortalecimento das políticas públicas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal.

As propostas debatidas nos quatro eixos temáticos serão encaminhadas para a 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres

A subsecretária da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres, Carla Ramos, defendeu a igualdade de oportunidades para as mulheres na sociedade e um mundo mais justo. “Hoje, nós mulheres, já representamos mais de 50% da população brasileira e queremos cada vez mais ter voz e vez, ocupando espaços de tomadas de decisão nas esferas de poder. Queremos espaço nas câmaras de vereadores, no senado, nas assembleias, nas associações e em cargos de prestígio de grandes empresas”.

A subsecretária da SPM-BA, Carla Ramos, defendeu a igualdade de oportunidades para as mulheres

Romper com o histórico de desigualdades impostas às mulheres, objetivando o acesso a uma paridade política, econômica e social com os homens, requer um esforço conjunto e articulado dos agentes públicos, nas três esferas de poder e da sociedade civil organizada. “Não é: ou um ou o outro. São os dois juntos! Homens e mulheres trabalhando e lutando de mãos dadas por um futuro melhor, uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária”, explicou a secretária de Trabalho e Assistência Social, Maira de Andrada Santa Cruz.

As propostas debatidas nos quatro eixos temáticos durante a conferência serão encaminhadas para a 4ª Conferência Estadual e posteriormente para a 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.

Também estiveram presentes na 1ª Conferência Intermunicipal de Políticas para as Mulheres os secretários de Educação, Marli Cenci; Cultura e Turismo, Janne Schlosser; Esporte e Lazer, Marcos Alecrim; Agricultura, Carlos Koch; Infraestrutura, Waldemar Lobo; Planejamento, Orçamento e Gestão, Carlos Augusto Daniel e a chefe de Gabinete Rosa Stalhke, além de vice-prefeitos, secretários municipais e representantes das cidades circunvizinhas convidadas para participar do evento e sociedade civil.


ASCOM/LEM

Compartilhar no Whatsapp

Acidente entre carro e moto deixa uma pessoa ferida na BR-242 zona urbana de Luis Eduardo Magalhães

Quinta-feira, 17 de Setembro de 2015 / Cidade

O carro estava parado com dois pneus furados

O SAMU no local

A polícia militar registrou o acidente

A vítima dando entrada na UPA

Um acidente envolvendo uma motocicleta e um carro deixou uma mulher ferida na noite desta quinta-feira (17), por volta das 19h, em frente a Loja Porto Brasil, na BR-242, zona urbana de Luis Eduardo Magalhães.

Segundo informações a condutora da moto seguia sentido centro da cidade quando foi surpreendida com um Veículo Gol que estava parado na rodovia com dois pneus furados, a colisão foi inevitável.

A moto colidiu na traseira do carro, com o impacto a condutora da moto caiu e sofreu várias escoriações pelo corpo. O SAMU esteve no local e socorreu a vítima para UPA.

A SUTRANS esteve no local e a polícia militar registrou a ocorrência. A falta de sinalização e a escuridão podem ter sido as causas do acidente.


blogbraga/Repórter Ivan Rodrigo

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
DPVAT Barreiras Coyote Kenni Henke Fontana DM Reparos Bem Brasil Pastel Elo Aço Mineiros P&F Grupo Marabá Neli Unopar Oeste Manutenção Delicia Sutrans Dr. Márcio Rogério Global Contabilidade Rondon Polícia Civil Guarda Municipal Dique Denuncia Jaú CISO DBT Sportime Click Tec Dupará Açaí Forte Grãos MaxCar Rabelo Mimoaço Luz motos Evolucao Casa da Ferramenta PM Vida Farma Paraíba G7 Silvano Santos Extreme Imperial