São Camilo

Sicredi
NOTÍCIAS

Turismo na Bahia cresce 176% no segundo trimestre, quase o dobro que o Brasil

Quinta-feira, 25 de Novembro de 2021 / Bahia

O volume das atividades turísticas na Bahia cresceu 176,5% no segundo trimestre de 2021, aumento que representa quase o dobro do registrado para o país, 89,8%. A receita nominal de serviço seguiu o mesmo comportamento, com crescimento de 164,2%, na Bahia e 87,7%, no Brasil. Os dados, divulgados nesta quarta-feira (24) pelos órgãos oficiais em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur), são sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).

“É muito bom ver a recuperação do turismo, segmento tão importante para a Bahia, que gera emprego e receita para o estado. Um crescimento expressivo, que reflete a retomada das atividades que estavam paralisadas por conta da pandemia da covid-19, mas que também é resultado dos esforços do governo para dinamizar o setor”, avalia o vice-governador João Leão, secretário do Planejamento.

O turismo baiano foi impulsionado, principalmente, pelo aumento na receita de empresas que atuam nos ramos de transporte aéreo; restaurantes; hotéis; rodoviário coletivo de passageiros; locação de automóveis; e serviços de bufê. O fluxo de passageiros nos aeroportos da Bahia avançou 729,1% no 2º trimestre de 2021 na comparação com o 2º trimestre de 2020, impulsionado pela significativa expansão registrada nos quatro aeroportos do estado com maior movimentação de passageiros.

O secretário estadual do Turismo, Maurício Bacelar, creditou o crescimento ao plano executado pela pasta. “Esses resultados são o reflexo do planejamento feito pela Setur-BA para a execução do plano de retomada Viva Turismo Bahia, com quatro eixos de atuação: biossegurança, promoção dos destinos baianos, infraestrutura e capacitação e qualificação de gestores públicos, empresários e profissionais do setor.

A taxa média de ocupação dos meios de hospedagem em Salvador foi de 31,6% no 2º trimestre de 2021, resultado superior ao observado no mesmo período do ano passado (13,9%). De acordo com a SEI, o dado é resultado da melhora do desempenho da atividade hoteleira na capital baiana devido às medidas de flexibilização das atividades econômicas, o aumento da imunização total das pessoas acima de 60 anos e dos protocolos adotados pelos estabelecimentos hoteleiros.

A Bahia é o quinto estado no ranking nacional na adesão do Selo Turismo Responsável. Até o 1º semestre já foram mais de 29 mil Selos Turismo Responsável, Limpo e Seguro emitidos em todo o país. A chancela é conferida a locais que se comprometem a cumprir protocolos de prevenção à covid-19 e, desta forma, oferecem mais segurança a turistas e trabalhadores do setor. A iniciativa foi lançada em 2020, colocando o Brasil entre os 10 primeiros países do mundo a implementar protocolos sanitários para o turismo. Mais informações estão disponíveis no site da SEI.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Rondesp Chapada inicia campanha Natal Sem Fome

Quinta-feira, 25 de Novembro de 2021 / Bahia

A ação social é voltada para a comunidade mais carente de Itaberaba. A unidade recolherá todas as doações até o dia 20 de Dezembro. 

O espírito natalino já tomou conta dos policiais da Rondesp Chapada. A unidade lançou, na terça-feira (23), pela sexta vez, a campanha “Natal Sem Fome”, que visa ajudar os moradores em situação de vulnerabilidade social. 

O cidadão que quiser doar pode se dirigir à sede da unidade, que fica na Rua Wenceslau Braz, no centro de Itaberaba, e deixar a contribuição. Uma caixa está instalada na sede para recolher as doações de populares. Os alimentos serão recolhidos até o dia 20 de dezembro e serão distribuídos no dia 22 do próximo mês. 

O comandante da Rondesp Chapada, major Carlos Eduardo Neves, ressalta o número de ações solidárias realizadas pela unidade no ano e contou orgulhoso que  o efetivo é o principal doador das campanhas. 

“O nosso grande objetivo, além de ajudar a quem mais precisa, é despertar no efetivo o espírito de solidariedade. Essa é a quarta campanha do ano e em todas os policiais foram os que mais doaram. Contando também com parceiros e com a população, ajudaremos muita gente.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria da Segurança Pública da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Senado aprova piso nacional dos profissionais de enfermagem

Quinta-feira, 25 de Novembro de 2021 / Bahia

Presidente interino do Coren-BA, Holmes Filho, acompanhou em Brasília a votação do projeto de autoria do senador Fabiano Contarato

Agência Senado

O Senado aprovou, na noite desta quarta-feira (24), a regulamentação do piso salarial nacional da Enfermagem. Por unanimidade, o plenário aprovou a emenda substitutiva da senadora Eliziane Gama (Cidadania/MA) ao Projeto de Lei 2.564/2020, de autoria do senador Fabiano Contarato(Rede/ES). De acordo com o texto, o piso salarial de enfermeiras e enfermeiros deve ser fixado em R$ 4.750, técnicas e técnicos deverão receber, no mínimo, 70% desse valor e auxiliares e parteiras, 50%. Os valores deverão ser reajustados anualmente, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O projeto segue agora para o plenário da Câmara dos Deputados.

“Este é um grande dia para todos os profissionais de enfermagem do país. A criação de um piso salarial nacional faz parte da luta histórica por valorização desta categoria que tem, inclusive, atuado na linha de frente do combate à pandemia da Covid-19, muitas vezes arriscando a própria vida. Nossa luta continua agora na Câmara dos Deputados e vamos lutar até este projeto ser sancionado”, destacou o presidente interino do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), Holmes Filho, que passou o dia no Senado sensibilizando os senadores sobre a importância do projeto e também acompanhou a votação.

O projeto, relatado pela senadora Zenaide Maia (Pros-RN), teve votação simbólica e foi defendido por todos os oradores que se manifestaram durante a sessão plenária. O autor do projeto, Fabiano Contarato, lembrou que apresentou o projeto no Dia Internacional da Enfermagem.  “Hoje foi um passo. Com certeza vamos caminhar para a aprovação no plenário da Câmara dos Deputados ainda este ano e tocar no coração do presidente da república para que ele sancione este Projeto de Lei”. 


Blogbraga/Coren - Conselho Regional de Enfermagem da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Governador determina exigência de comprovante de vacinação para uso do transporte intermunicipal na Bahia

Quinta-feira, 25 de Novembro de 2021 / Bahia

Foto: Paula Fróes/GOVBA

Será publicado, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (25), decreto que exige a comprovação de vacinação contra a Covid-19 para uso do transporte público intermunicipal na Bahia. A medida, que passa a valer a partir do dia 10 de dezembro, foi anunciada pelo governador Rui Costa no fim da tarde desta quarta (24).

“Obrigatoriamente, as pessoas terão que apresentar o atestado de vacinação das duas doses, exceto as crianças, que ainda não estão no período de se vacinarem. E para as pessoas que já estão na condição da dose de reforço, também será exigido a comprovação da terceira dose”, explicou o governador durante o anúncio.

Na oportunidade, Rui aproveitou ainda para chamar atenção para o alto número de pessoas que, mesmo já tendo chegado a data, ainda não completaram o esquema vacinal contra a Covid-19. São quase 3 milhões de baianos com a segunda dose ou dose de reforço em atraso.

Para aumentar o número de baianos completamente imunizados contra a doença, o governador voltou a pedir o esforço de todos os municípios do estado. “A batalha ainda não foi vencida, o vírus continua circulando. Vamos fazer uma corrente do bem para salvar vidas, cuidar da saúde, cuidar das pessoas”, disse.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Bahia registra 333 novos casos de Covid-19 e mais sete óbitos pela doença nas últimas 24h

Quarta-feira, 24 de Novembro de 2021 / Bahia

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 333 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,03%) e 398 recuperados (+0,03%). O boletim epidemiológico desta quarta-feira (24) também registra 7 óbitos. Dos 1.257.144 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.226.932 já são considerados recuperados, 2.954 encontram-se ativos e 27.258 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.618.292 casos descartados e 252.835 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira. Na Bahia, 52.503 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Por conta de instabilidades nos sistemas oficiais, excepcionalmente nesta terça-feira (23), foi realizada a extração no ponto de corte às 16h. Diariamente é realizado o download das bases de dados oficiais do Ministério da Saúde no horário de 5h30.

Esse fato resultou em um aumento no arquivo e no quantitativo de notificações além do habitual ontem (23). No dia de hoje (24), foi retomado a metodologia e realizada a extração no horário habitual, por isso o intervalo entre as extrações foi curta podendo ter ocasionado um menor incremento de casos confirmados.

Vacinação

Por conta de uma atualização no sistema de envio de dados da vacinação, nem todos os municípios fizeram o carregamento das informações relativas ao público vacinado. Desta forma, os números apresentados no vacinômetro correspondem apenas ao totalizado por alguns municípios, dando a impressão de queda na cobertura vacinal.

Outra mudança ocorrida na consolidação das informações é que a vacina do fabricante Janssen, antes considerada como dose única, passou a ser contabilizada como vacina de duas doses.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas.

Até este domingo (21), quando tivemos a última atualização com os 417 municípios baianos, 10.952.306 de pessoas tinham sido vacinadas contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose. Esse dado representa 86,02% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: Governador pede à população que se vacine contra a Covid-19

Quarta-feira, 24 de Novembro de 2021 / Bahia

Foto: Arquivo Blogbraga

Em agenda na cidade de Bom Jesus da Serra, no sudoeste da Bahia, o governador Rui Costa reforçou, na manhã desta quarta-feira (24), a necessidade de que a população tome a vacina contra a Covid-19. Quem já se vacinou com a primeira e a segunda doses, e está apto, deve retornar aos postos para o complemento do esquema vacinal. “Dois milhões de baianos não retornaram para tomar a segunda dose. Um milhão de baianos ainda não foi tomar a terceira dose. Meu apelo, meu pedido é que as pessoas procurem se vacinar”, declarou o governador.

Rui pediu ainda que os municípios levem o imunizante aos locais mais distantes e providenciem a estrutura necessária para que as pessoas tenham acesso à proteção contra o coronavírus. “Meu pedido para os prefeitos é que não vamos aguardar as pessoas chegarem ao posto de saúde. Nesse momento, as equipes de saúde, as equipes de vacinação têm que ir aonde o povo está. Se o povo não está indo ao posto de saúde, vamos colocar a equipe de vacinação numa van, vamos ao distrito, vamos ao povoado, para vacinar as pessoas".


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

SENHOR DO BONFIM/BA: Homem que usava barbearia como ponto de tráfico é preso

Quarta-feira, 24 de Novembro de 2021 / Bahia

Um homem acusado de usar a barbearia como ponto de venda de droga foi preso na terça-feira (23), na cidade de Senhor do Bonfim após a deflagração da operação intitulada ‘Barber Shop’ realizada por policiais da 19ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) e 1ª Delegacia Territorial (DT) daquele município. No local, foram encontradas porções de cocaína prontas para a venda. 

Além das porções de cocaína, foram apreendidos: balança, papel alumínio, cartões de crédito, substância em pó branco para misturar com a droga, embalagens plásticas e uma caderneta com anotações do tráfico. “Cumprimos o mandado de busca e apreensão na residência dele onde também é localizada a barbearia e encontramos o ilícito. Ele foi atuado em flagrante por tráfico de drogas”, relatou o coordenador da 19ª Coorpin/Bonfim, delegado Atílio Tércio. 

O preso foi encaminhado para a 1ª DT, onde foi ouvido e segue custodiado à disposição do Poder Judiciário. O material apreendido passará por perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT). 


Blogbraga/Ascom-PC

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: CONTAS DA CÂMARA DE MORRO DO CHAPÉU E DE OUTROS 13 MUNICÍPIOS SÃO APROVADAS

Quarta-feira, 24 de Novembro de 2021 / Bahia

Na sessão desta quarta-feira (24/11), realizada por meio eletrônico, os conselheiros e auditores da 2ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia aprovaram, com ressalvas, as contas da Câmara de Santo Antônio de Jesus, da responsabilidade do vereador, Antônio Barreto Nogueira Neto, relativas ao exercício de 2020. O relator do parecer, conselheiro Mário Negromonte, imputou ao gestor multa no valor de R$1,1 mil pelas ressalvas contidas no relatório técnico. Outras 13 câmaras tiveram suas contas aprovadas na sessão desta quarta-feira (24/11), realizada por meio eletrônico.

A Câmara de Santo Antônio de Jesus recebeu no exercício, a título de duodécimos, o montante de R$9.240.606,34 e realizou despesas no total de R$7.654.140,18, respeitando assim o limite previsto no artigo 29-A da Constituição Federal. O gasto total com pessoal alcançou a quantia de R$5.950.738,29, que correspondeu a 2,67% da Receita Corrente Líquida do município, em cumprimento ao limite de 6% previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Entre as ressalvas indicadas no relatório, o conselheiro Mário Negromonte destacou a admissão de servidores sem a realização de prévio concurso público, vez que 90% dos cargos são preenchidos por comissionados, e apenas 10% por servidores efetivos (auxiliares administrativos e de serviços gerais); e o precário índice de transparência pública.

Outros municípios – Na mesma sessão, os membros da 2ª Câmara do TCM aprovaram com ressalvas as contas da Câmara de Coaraci, de responsabilidade do vereador Edson Santos Galo; de Guanambi, Zaqueu Rodrigues da Silva; de Licínio de Almeida, Carlos André Souza; de Pindaí, Humildes Borges Silveira; de Tanque Novo, Francisco Guedes dos Santos; de Pau Brasil, Elton Canguçu de Sousa; de Seabra, Marcos Ferreira Vaz; de Itajú do Colônia, Juscelino Pires de Almeida; de Lajedão, Jovino Viana de Oliveira; de Matina, Valdevino Menez Costa; e de Morro do Chapéu, Antônio Júnior da Silva.

Todos os gestores foram penalizados com multas que variam de R$1 mil a R$2 mil pelas irregularidades indicadas no relatório técnico. O gestor da Câmara de Morro do Chapéu, Antônio Júnior da Silva, também foi punido com a determinação de ressarcimento aos cofres municipais a quantia de R$6,5 mil, com recursos pessoais, em razão da não apresentação de notas fiscais.

Já as contas das câmaras de Nova Canaã e Condeúba, da responsabilidade de Aelton de Oliveira Ribeiro e Maurilo Guilherme de Sousa, respectivamente, foram aprovadas na íntegra, sem a indicação de ressalvas pelos relatores.

A 2ª Câmara do TCM é composta, atualmente, pelos conselheiros Mário Negromonte (presidente), Raimundo Moreira e Fernando Vita e pelos auditores Antônio Carlos da Silva, Antônio Emanuel de Souza e José Cláudio Ventin.

Cabe recurso das decisões.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: Quase 3 milhões de baianos estão com vacinação atrasada

Quarta-feira, 24 de Novembro de 2021 / Bahia

Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

Quase 3 milhões de baianos não foram aos postos de saúde completar o esquema vacinal contra a Covid-19. São pessoas que já poderiam ter tomado a segunda dose de acordo com o aprazamento de cada imunizante ou a dose de reforço, no entanto não buscaram os serviços de saúde.

Do total do público que está com a segunda dose em atraso, 341.494 tomaram a vacina Coronavac; 358.796 Oxford/AstraZeneca; e 1.219.490 Pfizer/BioNTech. Em relação à dose de reforço, 1.013.074 de pessoas já poderiam ter ido a uma unidade de saúde.

A Secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, alerta que a imunização completa é que garante uma maior proteção contra a doença. “É importante que as pessoas busquem as unidades de saúde para se vacinarem contra a doença, incluindo também a dose de reforço. O esquema completo de vacinação dá uma maior garantia de defesa contra a doença”, ressalta. Ela ainda destaca que a principal medida para conter o avanço da Covid-19 é a imunização.

Além de não garantir a efetividade completa das vacinas, os atrasos podem acarretar a perda de doses, como alerta a diretora da vigilância epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro. Ela destaca que as doses enviadas da Pfizer precisam ser aplicadas no prazo de até 31 dias, por conta das especificidades no armazenamento.

 “Uma vez enviadas aos municípios, as doses só mantêm a validade em temperatura positiva pelo prazo de até 31 dias. Por isso, é tão importante que a população esteja atenta a esse retorno e compareça aos postos de vacinação para concluir o esquema vacinal contra a Covid-19”, pontua.


Blogbraga/BAHIA: Quase 3 milhões de baianos estão com vacinação atrasada

Compartilhar no Whatsapp

Em Morro do Chapéu, Rui participa do início da operação de um novo complexo de energia eólica

Quarta-feira, 24 de Novembro de 2021 / Bahia

O governador Rui Costa viaja para o município de Morro de Chapéu, localizado na Chapada Diamantina, nesta quinta-feira (25), para participar, às 9h, da inauguração do novo parque eólico da Enel Green Power Brasil Participações Ltda, subsidiária de energias renováveis do Grupo Enel. A Bahia liderou a geração de energias renováveis no país, entre janeiro e setembro de 2021, de acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Na segunda colocação em geração de energia eólica ficou o Rio Grande do Norte, e o estado do Piauí, em terceiro. Em energia solar, o Piauí ocupa a segunda posição e, em terceiro, está Minas Gerais.

O início das operações do parque eólico Morro do Chapéu Sul II fortalece a posição da Enel como líder em geração eólica e solar no Brasil. O novo parque eólico possui 84 aerogeradores e 353 MW de capacidade instalada.

Orientações à imprensa

Para a visita ao parque eólico, solicita-se o uso de calçados fechados e calça e blusa de manga comprida. Além disso, será exigida a comprovação do esquema vacinal contra a Covid-19 e haverá testagem no local do evento.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Ponte Barra a Xique-Xique: Legislativo baiano aprova homenagem ao pai do vice-governador; Leão comemora

Terça-feira, 23 de Novembro de 2021 / Bahia

Foto: Estefany Alves Torres

Ponte sobre o Rio São Francisco vai se chamar Luiz Felipe de Souza Leão  

O vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, comemorou na noite desta terça-feira (23) a aprovação do projeto de lei que batiza a ponte Barra - Xique-Xique com o nome do pai dele, Luiz Felipe de Souza Leão. A votação, em dois turnos, ocorreu no período da tarde, no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A matéria é de autoria dos deputados estaduais Antônio Henrique Junior e Eduardo Salles, ambos do PP. 

"Que notícia maravilhosa! Meu pai foi um dos primeiros desbravadores, um dos maiores empreendedores da região e soube aproveitar bem as potencialidades do Rio São Francisco. Estou muito feliz e emocionado pela justa homenagem. Em nome da família Souza Leão, agradeço aos deputados Antônio Henrique, Eduardo Salles e todos os demais parlamentares que votaram pela aprovação do projeto", disse o vice-governador. 

Segundo Leão, a ponte que liga Barra à Xique-Xique, uma obra do Governo do Estado, é "a realização do sonho" dos moradores da região e vai beneficiar cerca de 2,7 milhões de habitantes, em mais de 100 municípios baianos que dependem da travessia por balsa. "A ponte vai conectar o Oeste à toda a Bahia e mudar para melhor a infraestrutura logística e rodoviária do estado, gerando mais emprego, renda e potencializando o escoamento da produção", destacou.  

A previsão de inauguração do equipamento é dia 03 de dezembro, em evento com a presença do governador Rui Costa. O projeto de lei aprovado no plenário da Alba segue agora para sanção do governador. 


Blogbraga/Assessoria de Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

Bahia registra 1.158 novos casos de Covid-19 e mais 10 óbitos pela doença nas últimas 24h

Terça-feira, 23 de Novembro de 2021 / Bahia

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.158 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,09%) e 842 recuperados (+0,07%). O boletim epidemiológico desta terça-feira (23) também registra 10 óbitos. Dos 1.256.811 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.226.534 já são considerados recuperados, 3.026 encontram-se ativos e 27.251 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.617.135 casos descartados e 252.533 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça-feira. Na Bahia, 52.500 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completoclique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vacinação

Por conta de uma atualização no sistema de envio de dados da vacinação, apenas 100 municípios fizeram o carregamento das informações relativas ao público vacinado. Desta forma, os números apresentados no vacinometro correspondem apenas ao totalizado por estes municípios, dando a impressão de queda na cobertura vacinal.

Outra mudança ocorrida na consolidação das informações é que a vacina do fabricante Janssen, antes considerada como dose única, passou a ser contabilizada como vacina de duas doses.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas.

Até este domingo (21), quando tivemos a última atualização com os 417 municípios baianos, 10.952.306 de pessoas tinham sido vacinadas contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose. Esse dado representa 86,02% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

Após abordagem em veículo, PM apreende arma de fogo em Xique-Xique

Terça-feira, 23 de Novembro de 2021 / Bahia

Policiais Militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE-Semiárido) apreenderam uma arma de fogo após a abordagem a um veículo na cidade de Xique-Xique. A ação ocorreu no último final de semana.

“Após abordagem a um veículo Astra de cor prata, com 04 ocupantes, foi encontrado uma arma de fogo no interior do veículo. Um dos ocupantes que estava ferido com golpe de faca dado pela sua companheira, segundo ele, foi encaminhado para o hospital local e, os outros 03 foram conduzidos juntamente com a arma de fogo, que foi apresentada na delegacia de Xique-Xique à autoridade competente para devidas providências que o caso requer”, disse a nota da Polícia Militar.

Material apresentado:

Um revólver calibre 38, cabo de borracha, 3 polegadas oxidado, tambor com capacidade para (05) cinco cartuchos, com numeração BG23409 de marca Taurus e municiado com 05 cartuchos, sendo 01 deflagrado e 04 intactos.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

PRF recupera em Senhor do Bonfim (BA) veículo roubado em Potiraguá (BA)

Terça-feira, 23 de Novembro de 2021 / Bahia

A PRF BA continua batendo recordes e nesses primeiros dez meses do ano já recuperou 762 veículos roubados sendo que 444 deles apresentavam algum tipo de adulteração veicular.

A Polícia Rodoviária Federal recuperou, na manhã da última sexta-feira (19/11), um veículo roubado no em janeiro/2020 e que estava circulando clonado. A abordagem ocorreu durante fiscalização na Unidade Operacional da PRF localizada no município de Senhor do Bonfim (BA).

Os policiais abordaram o veículo Fiat/Cronos na BR 407 - km 117. Ao realizar uma fiscalização minuciosa no automóvel, a equipe policial descobriu que o carro era roubado e estava circulando clonado com placas e demais elementos de identificação veicular adulterados.

A ocorrência do crime foi registrada em Potiraguá (BA), em 23/01/2020.

O condutor do automóvel, um homem de 23 anos foi detido e conduzido à Polícia Civil. Ele poderá responder pelo crime de receptação (art. 180 CP) de veículo roubado. O passageiro, um homem de 20 anos, também foi encaminhado para a Delegacia.

A PRF alerta que ao adquirir um veículo seminovo é importante conhecer a procedência, duvidar de ofertas muito vantajosas e sempre realizar todos os trâmites burocráticos de transferência de propriedade. Essas são dicas importantes para se evitar cair em golpes, ter prejuízos financeiros e ainda responder pela prática do crime de receptação de veículo roubado.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

Bahia registra 172 novos casos de Covid-19 e mais 11 óbitos pela doença

Terça-feira, 23 de Novembro de 2021 / Bahia

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 172 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,01%) e 252 recuperados (+0,02%). O boletim epidemiológico desta segunda-feira (22) também registra 11 óbitos. Dos 1.255.653 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.225.692 já são considerados recuperados, 2.720 encontram-se ativos e 27.241 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.614.043casos descartados e 250.117 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira. Na Bahia, 52.476 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completoclique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vacinação

Por conta de uma atualização no sistema de envio de dados da vacinação, apenas 62 municípios fizeram o carregamento das informações relativas ao público vacinado. Desta forma, não será possível consolidar os dados relativos à vacinação nesta segunda-feira.

Até este domingo (21), 10.952.306 de pessoas tinham sido vacinadas contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única. Esse dado representa 86,02% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

Ex-vereador de Jacobina é agredido após ter casa invadida; vítima está em estado grave

Segunda-feira, 22 de Novembro de 2021 / Bahia

Caso aconteceu na noite de domingo (21). Ramon Santos Celestino está internado no Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho, em estado grave, nesta segunda-feira (22).

 Ex-vereador Ramon Santos Celestino

O ex-vereador Ramon Santos Celestino, da cidade de Jacobina, no norte da Bahia, foi agredido após ter a casa invadida na noite de domingo (21). Nesta segunda-feira (22), ele está internado em Jacobina, no Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho, em estado grave.

De acordo com a Polícia Civil, o crime foi cometido por homens ainda não identificados. Além de agredir a vítima, os suspeitos quebraram diversos objetos.

Ramon, que também é oficial de Justiça, teve fraturas em várias partes do corpo. Segundo testemunhas, ele ficou inconsciente.

A polícia ainda informou que guias para perícia no local foram expedidas e o exame de lesão corporal foi solicitado.

Ainda não há detalhes sobre o que motivou o crime. O caso é investigado pela delegacia de Jacobina. Quando atuou como vereador, Ramon foi eleito para o mandato de 2012, pelo então PMDB (atual MDB).


Blogbraga/G1

Compartilhar no Whatsapp

SEMANA DA JUSTIÇA PELA PAZ EM CASA: JUDI, ASSISTENTE VIRTUAL DO PJBA PELO WHATSAPP, COMEÇA A ATUAR NA COORDENADORIA DA MULHER, COM SUPORTE PARA COMBATER A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Segunda-feira, 22 de Novembro de 2021 / Bahia

A Coordenadoria da Mulher do Poder Judiciário da Bahia (PJBA) aumenta a sua equipe com a adesão de Judi, a Assistente Virtual do PJBA, que funcionará pelo whatsapp, a partir desta segunda-feira (22). A chegada de Judi marca o início da 19ª edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa, que acontece nos dias 22 a 26/11. 

A Judi está disponível na Coordenadoria da Mulher, pelo número do  whatsapp (71) 99978-4768 ou o link de acesso direto https://wa.me/5571999784768. De forma rápida e fácil, ao falar com ela será possível obter esclarecimentos para  identificar sinais de violência doméstica e receber orientações sobre direitos e caminhos para interromper uma situação de violência de forma segura.  

Essas informações valem tanto para quem está vivenciando algum tipo de violência, quanto para quem conhece alguma mulher nessa situação e quer ajudar. A Judi esclarece sobre os tipos de violência (psicológica, física, sexual, moral e patrimonial) e oferece o suporte e contatos para denúncias. 

A Semana da Justiça pela Paz em Casa busca ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006), concentrando esforços para agilizar o andamento dos processos relacionados à violência de gênero. Durante a 19ª edição da Semana, a Coordenadoria da Mulher do PJBA lança, além da Assistente Virtual, um  Guia de Serviço para mulheres em situação de violência doméstica. As varas especializadas também realizarão  um mutirão, em parceria com a Diretoria de 1º Grau (DPG em Ação).

A Desembargadora Nágila Brito, responsável pela Coordenadoria da Mulher do PJBA, realiza, ainda, um Treinamento para policiais militares, no dia 26/11, com o objetivo de discutir o atendimento sobre uma perspectiva de gênero para uma polícia mais acolhedora à mulher.    

O Programa Justiça pela Paz em Casa é promovido pelo CNJ em parceria com os Tribunais de Justiça Estaduais. A ação conta com três edições de esforços concentrados por ano.  

Saiba mais: 

19ª Semana da Justiça pela Paz em Casa começa na próxima segunda-feira (22) no PJBA 


Blogbraga/TJBA

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: MP institui programa de combate ao racismo institucional

Segunda-feira, 22 de Novembro de 2021 / Bahia

Cecom/MP

O Ministério Público estadual instituiu programa de combate ao racismo que visa fomentar a diversidade étnico-racial da população baiana dentro do MP. O ato de publicação do programa foi assinado pela procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti, por ocasião do mês em que se celebra a Consciência Negra, e publicado no Diário Oficial de Justiça Eletrônico desta segunda-feira (22). “O racismo institucional constitui a reprodução da hierarquização racial da sociedade pelas instituições públicas e privadas, perpetuando as desigualdades nas relações étnico-raciais. Tal realidade afeta a legitimidade democrática das instituições do Sistema de Justiça, em especial, a promoção dos interesses/direitos dos grupos  discriminados”, destacou o promotor de Justiça Edvaldo Vivas, coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos do MP (CAODH).

Ele complementou que o objetivo do programa é combater a reprodução da hierarquização racial da sociedade e fomentar no MP o combate ao racismo e à intolerância religiosa, além de implementar ações de prevenção ao racismo institucional. O programa visa inserir no planejamento estratégico da Instituição a defesa dos interesses dos grupos étnico-raciais historicamente discriminados; elaborar plano de ação estratégico, transformando o programa em prioridade estratégica, inclusive com indicadores para monitoramento do plano de ação; e estabelecer fluxos para adoção de medidas administrativas e disciplinares para o enfrentamento da prática de racismo, injúria racial ou intolerância religiosa, ocorrida dentro do MP, envolvendo seus membros, servidores e estagiários.

“Também pretendemos fortalecer o grupo de estudos e pesquisa sobre racismo, garantindo a permanência deste eixo em futuras atualizações da linha de pesquisa institucional, e estimular que os outros eixos abordem as relações étnico-raciais na atuação do Ministério Público no combate ao racismo e à intolerância religiosa, bem como na promoção da igualdade étnico-racial”, afirmou o promotor de Justiça Edvaldo Vivas. O programa pretende ainda avaliar e combater eventuais obstáculos nos editais e fluxos dos concursos públicos do MP ao preenchimento de vagas reservadas a pessoas negras.


Blogbraga/Cecom/MP -Ministério Público da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Bahia registra 244 novos casos de Covid-19 e mais 3 óbitos pela doença

Segunda-feira, 22 de Novembro de 2021 / Bahia

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 244 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,02%) e 317 recuperados (+0,03%). O boletim epidemiológico deste domingo (21) também registra 3 óbitos. Dos 1.255.481 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.225.440 já são considerados recuperados, 2.811 encontram-se ativos e 27.230 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.611.934 casos descartados e 250.931 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo. Na Bahia, 52.478 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vacinação

Com 10.952.306 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 86,02% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

Bahia registra 590 novos casos de Covid-19 e mais 6 óbitos pela doença nas últimas 24h

Sábado, 20 de Novembro de 2021 / Bahia

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 590 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,05%) e 539 recuperados (+0,04%). O boletim epidemiológico deste sábado (20) também registra 6 óbitos. Dos 1.255.237 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.225.123 já são considerados recuperados, 2.887 encontram-se ativos e 27.227 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.610.123 casos descartados e 251.773 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado. Na Bahia, 52.476 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vacinação

Com 10.945.670 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 85,97% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: Escolas estaduais celebram o Dia da Consciência Negra

Sábado, 20 de Novembro de 2021 / Bahia

Novembro, mês representativo das lutas de combate ao racismo, tem uma programação especial nos espaços escolares da rede estadual de ensino. A iniciativa fortalece o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira, conforme Lei nº 10.639/03/2003. Neste sábado, 20, Dia da Consciência Negra – em celebração da morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes negros do Brasil –, vários colégios estaduais de todo o Estado se dedicaram à realização de atividades com o objetivo de reavivar a reflexão sobre a condição atual do negro na sociedade brasileira e reforçar as lutas de combate ao racismo.

No Colégio Estadual Polivalente de Amaralina (CEPA), em Salvador, a comunidade escolar está envolvida, desde o último dia 9, com a Jornada Polieducativa: diálogos sobre raça e saúde, que tem como tema “Ver, viver e escrever”. A diretora Maria Conceição Ferreira explicou que a jornada tem o objetivo de “contribuir com a construção do pensamento crítico e o cuidado com o corpo e a saúde mental”. O estudante Jhonata Souza, presidente do Grêmio Estudantil do CEPA, representando os colegas, ressaltou a importância do evento. “Para nós, estudantes, a jornada está sendo extremamente gratificante. Estamos nos sentindo incluídos em processos que antes pareciam distantes e, também, estamos aprendendo muito sobre a temática, de uma forma leve e dinâmica”.

O professor Denilson de Alcântara falou sobre a importância deste debate. “A jornada nasceu da necessidade de discutir e desconstruir, no campo da Educação, com ações efetivas, o racismo estrutural que se coloca para a sociedade brasileira. Este racismo, construído historicamente e que acomete os nossos corpos, criando uma relação injusta, desleal e desigual, precisa ser entendido para ser combatido. E ele só pode ser entendido à medida que aprofundamos a discussão de como ele se aprofunda nas relações cotidianas de produção, de amizade, de trabalho”. Temas como arte negra, intolerância religiosa, imagem do negro no passado e na contemporaneidade, e gênero e raça na construção do pensamento cientifico estão na pauta do evento, que prossegue até 9/12. 

Já no Colégio Estadual Cosme de Farias, também na capital baiana, estudantes, professores e gestores realizaram a Semana da Consciência Negra, cujas atividades foram encerradas nessa sexta-feira (19). Atividades como oficina de percussão e de sabão com azeite de dendê, cordel, debates e apresentações de dança, vídeos e podcast sobre o tema, além de show com o cantor Tonho Matéria, fizeram parte da programação. Neste sábado, os estudantes assistiram ao filme ‘Pantera negra” e, em seguida, relataram o quanto a temática foi impactante. “Com estas ações, buscamos resgatar e fortalecer questões como pertencimento e autoestima dos nossos alunos descendentes dos povos que foram escravizados”, destacou a professora Moselene Reis.  

A comunidade escolar do Centro Educacional Monteiro Lobato, no município de Firmino Alves, está realizando uma série de oficinas voltadas à temática. Neste sábado, aconteceram três delas: “Afetividade e negritude: uma conversa sobre valorização e humanização de narrativas negras”, com Andressa Soares; “Reconhecendo a questão racial”, com Brenda Andrade e Inez Carvalho; “Cinema e audiovisual: a importância da representatividade negra nas telas”, com Jonatas Bispo. 

A estudante Aedra Oliveira Alves, 2° ano, falou sobre a importância do evento. “O combate ao racismo é uma questão de conscientização, é uma luta da defesa e da raiz cultural do negro. As atividades são importantes para mobilizar toda a comunidade e jovens para quebrar tabus e trazer laços de união e aceitação”. A professora de Sociologia, Franciele Brito Barbosa, destacou que, nos espaços escolares, os jovens constroem suas identidades e constantemente são colocados frente aos preconceitos e racismo existentes na sociedade. “Neste sentido, eventos como este proporcionam a discussão sobre a construção da identidade negra, a partir da valorização, do reconhecimento e da reparação da identidade dos nossos jovens negros. Seguimos resistindo!”.

Ainda no Colégio Estadual Quilombola Luís José dos Santos, distrito de Lages dos Negros, em Campo Formoso, os estudantes puderam participar de ações que refletiram sobre questões do empoderamento de mulheres negras e debates sobre preconceito racial.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: Veja a previsão do tempo para este final de semana

Sábado, 20 de Novembro de 2021 / Bahia

O sábado (20) o tempo se manterá instável e chuvoso na faixa centro sul e áreas isoladas a norte da região Oeste. Céu parcialmente nublado é a condição esperada para  a Chapada Diamantina, se estendendo para o litoral baiano, onde se manterá com possibilidade de chuvas de intensidade fraca. No restante do estado, nebulosidade reduzida e pouca chance de precipitação.

No domingo (21) deverá aumentar as condições para ocorrer eventos de chuva moderadas a forte em áreas da faixa sul e oeste da Bahia. Municípios do setor centro-leste e sobre a costa do estado, também deverão ter chuvas periódicas de intensidade fraca. Nas demais áreas da Bahia, céu parcialmente nublado a claro.

Tendência para a segunda-feira (22/11/2021)

Nesse dia a tendência é de chuvas em toda faixa centro-sul e oeste do estado, sendo os eventos de intensidade fraca a moderada.

Chuvas registradas no período das 09h do dia 18/11 às 09h do dia 19/11/2021

Nas últimas 24 horas, foram registrados os maiores eventos de chuvas nos municípios Gandú (4,5 mm), Barra do Rocha (4,4 mm) e Camacan (3,6 mm).


Blogbraga/Inema

Compartilhar no Whatsapp

MP aciona empresa por impedir acesso ao mirante do Morro do Camelo na Chapada Diamantina

Sábado, 20 de Novembro de 2021 / Bahia

O Ministério Público estadual, por meio do promotor de Justiça Augusto César Carvalho, ajuizou ação civil pública nesta quarta-feira (17) contra uma empresa, por ter cercado o ingresso ao Morro do Camelo, na Chapada Diamantina, proibindo a entrada da população na área. Na ação, o MP requer que a Justiça determine a imediata abertura do acesso ao mirante do Morro do Camelo, a fim de permitir o livre trânsito de pessoas, bem como de veículos; e que a empresa não imponha obstáculos no caminho ao mirante, assegurando a continuidade do acesso livre ao referido atrativo natural e famoso ponto turístico da Chapada Diamantina.

“Tem sido amplamente difundido na Chapada Diamantina, em especial na região do vale do cercado, no Município de Palmeiras, o fechamento de espaços e servidões ambientais e de amplo domínio popular, consolidadas ao longo dos anos, impedindo a entrada de nativos, moradores e turistas a importantes atrativos turísticos da região”, destacou o promotor de Justiça Augusto César Carvalho. Ele complementou que a preservação da paisagem está intimamente ligada ao ecoturismo, marca registrada na Chapada Diamantina e grande fonte de recursos para sua população local e o trade turístico da região. “Como se sabe, esta atividade é desenvolvida predominantemente em ambientes naturais de valor paisagístico elevado e quaisquer danos e empecilhos de acessibilidade a estes locais podem levar a uma sensível perda desta importante vertente econômico-ambiental”, afirmou. A ação descreve que a suposta empresa proprietária cercou o local com o uso de placas, correntes e cadeados, além de um fiscal no local que passou a cobrar a entrada das pessoas.


Blogbraga/Cecom/MP -Ministério Público da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Coorpin de Seabra realiza doação para comunidades quilombolas

Sábado, 20 de Novembro de 2021 / Bahia

Equipes da 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Seabra) realizaram, na última quinta-feira (18), uma doação de 100 sacos de carvão para comunidades quilombolas da região. A ação é resultado de um projeto idealizado pela Coorpin e que contou com o apoio do Ministério Público e do Poder Judiciário locais.

Em cumprimento à determinação judicial da comarca de Seabra, os policiais civis entregaram o material à população das localidades de Agreste e Capão da Gamela, na Zona Rural daquele município. Todo o processo de doação foi documentado e será comunicado à Justiça.

A iniciativa faz parte de um ciclo de aproximação com a população da região de Seabra. O carvão havia sido apreendido em uma ação da Polícia Rodoviária Federal e agora será utilizado legalmente pela comunidade. 


Blogbraga/Ascom-PC/Felipe Paranhos

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: Detran e SAC vão exigir comprovante de vacinação para atendimento presencial

Sábado, 20 de Novembro de 2021 / Bahia

Foto: Arquivo Blogbraga

Os atendimentos presenciais no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) estarão liberados, a partir do 1º de dezembro, somente para quem comprovar que tomou a vacina contra a Covid-19. A visitação social às unidades de saúde e às unidades prisionais do Estado também fica condicionada, a partir de 1º de dezembro, à vacinação.

A medida será publicada em decreto no Diário Oficial do Estado deste sábado (20). A vacinação com as duas doses ou em dose única será comprovada mediante a apresentação do documento fornecido no momento da imunização ou do Certificado Covid, obtido por meio do aplicativo ‘Conecte SUS’, do Ministério da Saúde.

Para garantir o cumprimento do decreto nº 20.894, as medidas adotadas pelos órgãos municipais de Vigilância Sanitária serão acompanhadas pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através da Diretoria da Vigilância Sanitária, e apoiadas pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio da Polícia Militar e da Polícia Civil.

O decreto mantém autorizados, até o dia 30 de novembro, os eventos e as atividades com até 3 mil pessoas, incluindo aqueles com venda de ingressos. Permanece obrigatória a comprovação da imunização contra a Covid-19 por todos os envolvidos nos eventos: artistas, público, equipe técnica e colaboradores. Também devem ser respeitados os protocolos sanitários, especialmente o distanciamento social e o uso de máscaras.

A presença de torcedores em eventos desportivos segue liberada, desde que não ultrapasse 70% da capacidade dos equipamentos esportivos. Os torcedores precisam comprovar que tomaram as duas doses da vacina contra Covid-19 ou a dose única. O distanciamento social e o uso de máscaras são obrigatórios.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Bahia registra 719 novos casos de Covid-19 e mais 16 óbitos pela doença nas últimas 24h

Sexta-feira, 19 de Novembro de 2021 / Bahia

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 719 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de + 0,06%) e 691 recuperados (+0,06%). O boletim epidemiológico desta sexta-feira (19) também registra 16 óbitos. Dos 1.254.647 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.224.584 já são considerados recuperados, 2.842 encontram-se ativos e 27.221 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.607.454 casos descartados e 252.401 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira. Na Bahia, 52.461 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completoclique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vacinação

Com 10.933.307 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 85,87% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: PM monta operação especial para Enem 2021

Sexta-feira, 19 de Novembro de 2021 / Bahia

A Polícia Militar da Bahia preparou um planejamento operacional envolvendo mais de três mil policiais militares para oferecer mais segurança aos mais de 300 mil estudantes inscritos na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, que acontece neste domingo (21) em 162 municípios baianos. 

O policiamento será realizado a pé e motorizado no entorno dos 1.106 locais de aplicação de prova com o emprego de equipes das tropas convencionais e das unidades especializadas. 

O planejamento operacional da PM começou em abril deste ano com a confirmação da realização do Enem. Já o trabalho operacional teve início no dia 5 de novembro, quando as primeiras aeronaves chegaram a Salvador e as provas foram transportadas pelos Correios até o Batalhão do Exército com a escolta da PM. 

Ainda entre as ações, a PM inicia nesta sexta-feira (19) a escolta da rota dos centros de distribuição dos Correios até os locais de realização de provas, bem como a logística inversa. A operação especial só termina na próxima terça-feira (23) com a escolta reversa das provas preenchidas até os aeroportos.


Blogbraga/Fonte: DCS PM

Compartilhar no Whatsapp

Trânsito mata 1,35 milhão de pessoas no mundo por ano

Sexta-feira, 19 de Novembro de 2021 / Bahia

Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito quer chamar a atenção para a tragédia dos acidentes e suas vítimas 

Foto: Arquivo Blogbraga

Desde 2005, a ONU elegeu o terceiro domingo de novembro como Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. Este ano, a data cai no dia 21 e, para lembrar as vítimas dessa tragédia cotidiana, 1,35 milhão de pessoas mortas no mundo por ano em acidente de trânsito, de acordo com Relatório de status Global de Segurança no Trânsito – 2018, o SOS Estradas e a TRÂNSITOAMIGO, mobilizam instituições e a sociedade para a se unirem pela preservação da vida. 

No Brasil são mais de 33 mil mortos, anualmente, 240 mil pessoas que ficam com invalidez permanente, a maioria jovens, além de pelos menos outros 300 mil feridos leves. Diante desses dados, o SOS Estradas e a TRÂNSITOAMIGO realizam campanha de conscientização do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. Os interessados em fazer parte do movimento podem obter mais informações no site https://estradas.com.br/dia-mundial-de-vitimas-do-transito/, dar sugestões, compartilhar posts disponíveis no material gratuito da campanha, além de poder enviar depoimentos sobre acidentes que mudaram vidas através do vitimasdetransito@diamundial.com.br. 

O Sindicato do Comércio de Combustíveis, Energias Alternativas e Lojas de Conveniências do Estado da Bahia (Sindicombustíveis Bahia) está engajado na divulgação da campanha por meio de suas redes sociais e site. “Essa data é uma oportunidade de lembrarmos as milhares de vítimas, entre mortos e feridos. É preciso responsabilidade e respeito às leis de trânsito e à vida”, comenta Walter Tannus Freitas, presidente do Sindicombustíveis Bahia.  

No dia 28 de setembro de 2021, foi aprovado o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), que contou com a participação de diversos órgão e entidades, inclusive de vítimas de trânsito. O plano é uma diretriz nacional e governamental para alcançar a redução de 50% de mortes e feridos no trânsito até 2030.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação/Najara Sousa

Compartilhar no Whatsapp

Bahia registra 655 novos casos de Covid-19 e mais 18 óbitos pela doença nas últimas 24h

Quinta-feira, 18 de Novembro de 2021 / Bahia

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 655 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de + 0,05%) e 594 recuperados (+0,05%). O boletim epidemiológico desta quinta-feira (18) também registra 18 óbitos. Dos 1.253.928 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.223.893 já são considerados recuperados, 2.830 encontram-se ativos e 27.205 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.605.442 casos descartados e 250.988 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira. Na Bahia, 52.448 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vacinação

Com 10.929.577 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 85,84% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

"Estão esquecendo o drama que a gente viveu", diz Rui Costa, ao se posicionar, mais uma vez, sobre o Carnaval 2022

Quinta-feira, 18 de Novembro de 2021 / Bahia

Nesta quinta-feira (18), após participar de agenda no Polo Industrial de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, o governador Rui Costa voltou a falar sobre as cobranças por definição quanto à realização do Carnaval da Bahia no próximo ano. Como já havia reforçado em declarações anteriores, o chefe do executivo lembrou que a atual situação da pandemia de Covid-19 ainda exige cautela.

"Continuamos em torno de 2.500 casos positivos. Países estão fechando cidades quando aparecem cinco casos. Nós temos 2.500 casos ativos e a pergunta que tenho que responder neste momento é se teremos Carnaval, se vamos colocar 3 milhões de pessoas na rua. A gente precisa ter mais amor pelo próximo, atitudes mais solidárias. Há pessoas que, no anseio de realizar ou seu sonho festivo ou seu sonho empresarial, estão esquecendo o drama que a gente viveu por um ano e meio. Eu não colocarei a população em risco", disse o governador.

Na oportunidade, Rui chamou atenção ainda para relatos de que, mesmo em festas de menor porte, já liberadas no estado, não são seguidas à risca as recomendações de segurança sanitária, como o uso obrigatório de máscara e a comprovação de vacinação contra a Covid-19 "O dinheiro não pode estar acima da vida e da saúde das pessoas", complementou.

A declaração completa do governador sobre o assunto pode ser conferida no vídeo: https://we.tl/t-i0rpWw88Tx


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
Contabilidade Rondon LH Madeiras PM CISO Jaú DPVAT Extreme Imperial Delícia Dique Denuncia Vida Farma Online Xikito Dupará Açaí ASMAT G7 NET Oeste Beton Casa da Ferramenta Sportime Açaí do Chiquinho Minas Aço Global Paraíba Grupo Marabá Guarda Municipal Luz motos DBT Sutrans SBS Casa do Marceneiro Ofertas - Hiper Santo Antonio Neli P&F UMOB