Modelo Gestão Bahia ALBA

Shopping
NOTÍCIAS

COMANDANTE DA 24ª CIPM REÚNE COM CORPO DE OFICIAS PARA ALINHAR PROCEDIMENTOS E ATUAÇÃO DA UNIDADE NO EVENTO DA CAMINHADA DA LUZ EM JACOBINA

Quarta-feira, 17 de Abril de 2019 / Bahia

Na manhã desta quarta-feira, 17 de abril de 2019, o Major PM Flailton Oliveira, comandante da 24ª CIPM, realizou uma reunião com seu corpo de oficiais na sede da Unidade onde foram discutidos os tópicos de planejamento durante o evento municipal da Caminhada da Luz que ocorrerá na noite do próximo sábado, 20 de abril, e irá empregar um forte aparato de policiamento em todo o trajeto do evento.

No evento será empregado um considerável número de Policiais Militares distribuídos em viaturas e em Barreiras montadas, utilizando Cones, Tambores Sinalizadores, dentre outros equipamentos e petrechos. Além disso, haverá instalação de um Posto estratégico de Comando, aplicação da Base Móvel Avançada, 4 motocicletas e pelo menos 5 viaturas 4 rodas, tudo para garantir a segurança e paz públicas, melhor sinalização e conforto possível no atendimento aos cidadãos que ali estiverem com seus familiares no momento de louvor e comemoração.

"A Caminhada da Luz é um dos eventos religiosos de Jacobina com grande tradição e acaba atraindo inúmeras pessoas de diversas localidades de nossa região. Sinto-me honrado em proporcionar este Policiamento Ostensivo Geral, no comprometimento de garantir a ordem e paz públicas a todo cidadão participante. Aproveito a oportunidade para desejar a todos uma Feliz Semana Santa.” Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

Corpo de rapaz que se afogou em Jacobina é encontrado após dois dias

Quarta-feira, 17 de Abril de 2019 / Bahia


O corpo de um rapaz de 22 anos de nome Isaías Santos Silva, natural de Camaçari/BA, que se afogou na Cachoeira dos Alves, distante 13 Km do centro de Jacobina, foi encontrado na tarde desta terça-feira (16).

A vítima, Isaías Santos Silva, desapareceu nas águas da Cachoeira dos Alves, na tarde do último domingo (14), quando se divertia com a família e amigos. 

Os Militares do Corpo de Bombeiros fizeram buscas acompanhados dos familiares e amigos.

A vítima, morava no bairro da Catuaba, em Jacobina e era casado.

Vale salientar que o município de Jacobina não conta com uma unidade própria do Corpo de Bombeiros é preciso vir de fora quando a casos de afogamentos.


Blogbraga/Fotos de Internauta de Jacobina

Compartilhar no Whatsapp

Nelson Leal participa de audiências com presidentes do Senado e da Câmara e volta a condenar pontos da Reforma da Previdência

Quarta-feira, 17 de Abril de 2019 / Bahia

Chefe do legislativo acompanhou presidentes de assembleias legislativas do nordeste
 
O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Nelson Leal, participou hoje (16.04) de audiências no Congresso Nacional, em Brasília, com os presidentes do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), acompanhando os presidentes das Assembleias Legislativas do Nordeste, o ParlaNordeste, sob o comando do presidente da Assembleia do Maranhão, deputado Othelino Neto.

“Foi um dia importante, de afirmação da unidade dos parlamentos do Nordeste, que não querem a Reforma da Previdência do jeito que ela foi apresentada; que estão na defesa vigorosa do Banco do Nordeste, da Chesf, da Sudene, da Sudam, da Codevasf e do Dnocs; e que também desejam a rediscussão do nosso pacto federativo. O ParlaNordeste apoia integralmente a PEC-172, que retira dos Estados e Municípios a obrigação de arcarem com políticas públicas da União”, explicou Leal.

Na Previdência, ele enfatizou os pontos que devem ser retirados da proposta que tramita no Congresso. “Não aceitamos a redução do benefício de prestação continuada (BPC) para R$ 400; o modelo de capitalização proposto é injusto: se o trabalhador ficar muito tempo desempregado, nunca conseguirá se aposentar ou se aposentará mal; e não topamos tirar a Previdência da Constituição: previdência, assistência e seguridade social são obrigações do Estado”, reiterou o chefe do Legislativo baiano.

Leal, que estava acompanhado do deputado Júnior Muniz (PP), disse que as reivindicações estão descritas na "Carta de São Luís", do último dia 29 de março, em reunião do ParlaNordeste no Maranhão. “Uma das preocupações principais desta frente nordestina é de uma possível fusão do Banco do Nordeste com o BNDES. O senador Davi Alcolumbre se comprometeu a intermediar com o chefe da Casa Civil, deputado Onyx Lorenzoni, a não extinção do BNB”, relata o presidente da ALBA.

O presidente considerou os encontros no Congresso nacional como “muito produtivos”. “Reforçamos as posições em defesa do Nordeste e de um Legislativo forte. Temos o consórcio dos Estados do Nordeste, criado recentemente pelos nove governadores da região e presidido pelo governador Rui Costa, que irá nos ajudar bastante a destravar nossos gargalos em infraestrutura e desenvolvimento. E faremos isso mais rapidamente se estivermos unidos e mais fortes”, arrematou Nelson Leal.

 Participaram das audiências em Brasília o senador Jaques Wagner e os deputados federais Cláudio Cajado, Jorge Solla, Afonso Florence, Cacá Leão, Daniel Almeida, Bacelar, Walmir Assunção, Adolfo Viana, Sargento Isidório, Charles Fernandes e Paulo Magalhães.


Blogbraga/ALBA /Assessoria de Comunicação da Presidência

Compartilhar no Whatsapp

Partiu Estágio seleciona 2,5 mil universitários em novas convocações

Terça-feira, 16 de Abril de 2019 / Bahia

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração (Saeb), realiza duas novas convocações para o Programa Partiu Estágio nesta quarta-feira (17). A informação foi divulgada pelo governador Rui Costa durante o #PapoCorreria, transmitido pelas redes sociais, na noite desta terça (16). 

Ao todo, 2.544 estudantes universitários deverão se apresentar em até dez dias úteis, prazo que termina no dia 2 de maio. Deste total, 1.129 se inscreveram para o primeiro edital do programa, lançado em janeiro deste ano. Os outros 1.415 estudantes participam do segundo edital, criado no mês de março para reforço escolar na rede estadual de ensino – e que continua com inscrições abertas até 25 de abril.

A convocação será encaminhada ao candidato por e-mail, o mesmo cadastrado no sistema de inscrição do programa. As convocações, organizadas de acordo com os editais, poderão ser consultadas no site institucional da Saeb (www.saeb.ba.gov.br). 

Os convocados para o primeiro edital, estudantes de cursos presenciais das instituições estaduais, federais e privadas da Bahia, irão atuar em 62 órgãos de 49 municípios. Já a convocação para o segundo edital – destinada a alunos de cursos presenciais e EAD de Letras, Matemática e Educação Física – é para a Secretaria da Educação do Estado, com atuação em todo o estado. 

É importante ressaltar que a vaga de estágio é garantida apenas com a entrega de toda documentação exigida, dentro do prazo de dez dias úteis, com previsto nos dois editais. A lista de todos os documentos pode ser consultada em edital, disponível no site do programa (www.programaestagio.saeb.ba.gov.br) e também na página institucional da Saeb. Esta mesma lista será encaminhada ao selecionados pelo e-mail de convocação. Quem não entregar toda a documentação, ou não se apresentar no período estipulado, perderá a vaga de estágio. 

Sobre o programa 

O Partiu Estágio é uma iniciativa da administração estadual baiana que garante acesso a oportunidades de estágio a estudantes universitários de instituições estaduais, federais e privadas com sede na Bahia e que ainda não conseguiram se inserir no mercado de trabalho. É prioritário para estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e para aqueles que tenham estudado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada. Desde o lançamento, em abril de 2017, já foram contratados mais de 7,7 mil universitários para atuar no serviço público baiano. 

Confira abaixo a documentação necessária:

- Comprovante de residência;
- Original e cópia da Carteira de Identidade;
- Original e cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Original e cópia de Carteira de Identidade do representante legal, ou do Termo de Guarda expedida por autoridade judicial, se for o caso;
- Declaração da Instituição de Ensino informando semestre letivo, duração do curso, percentual cursado, turno de estudo, curso de formação e sua modalidade presencial (Anexo II do Edital);
- Comprovante de matrícula e frequência da Instituição de Ensino;
- Declaração própria de que não exerce atividade remunerada em órgão público;
- Original e cópia do Título de Eleitor, se for o caso; 
- Original e cópia do Certificado de Reservista, se for o caso;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
- Comprovação de inscrição no Cadúnico, se for o caso;
- Histórico escolar do Ensino Médio ou declaração emitida pela instituição de nível médio, no caso dos candidatos que tenham sido selecionados pelo critério de ter estudado todo o Ensino Médio em Escola Pública ou como Bolsista integral;
- No caso de pessoas portadoras de deficiência, deverá ser apresentado um relatório médico comprovando a deficiência. 


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia/Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Compartilhar no Whatsapp

PRF lança Operação Semana Santa 2019 na Bahia

Terça-feira, 16 de Abril de 2019 / Bahia

Serão intensificadas ações fiscalizatórias para combater o excesso de velocidade, a embriaguez ao volante e para coibir as ultrapassagens proibidas

A Polícia Rodoviária Federal realizará a Operação Semana Santa 2019 a partir da próxima quinta-feira (18) e segue até domingo (21). Com quatro dias de Operação a estratégia da PRF é oferecer reforço concentrado no policiamento preventivo em locais e horários de maior incidência de acidentes graves e de criminalidade.

O final de semana prolongado pelo feriado na sexta-feira (19) é marcado pelo aumento do fluxo de veículos e usuários circulando pelas rodovias federais para os mais diversos destinos e o uso abusivo de álcool é uma das principais preocupações do Órgão.

Dirigir sob influência de álcool é uma infração gravíssima punida com detenção, de seis meses a três anos, multa de R$ 2.934,70, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor. O valor da multa dobra se o caso for de reincidência nos últimos doze meses. Se o índice verificado no ‘bafômetro’ for superior a 0,33mg/l, o condutor será encaminhado à delegacia para responder criminalmente.

O uso do cinto de segurança, do capacete e dos dispositivos de retenção para crianças, além de fiscalizações específicas de motocicletas e condições de conservação dos veículos, também estão entre os focos das equipes da PRF. Até um ano, os bebês devem ser transportados no bebê-conforto, de costas para o motorista; de um a quatro anos, deve-se utilizar a cadeirinha; de quatro a sete anos e meio, o assento de elevação. Crianças com até 10 anos de idade devem ser transportadas no banco de trás do veículo, com o cinto de segurança.

Além do patrulhamento ostensivo a PRF promoverá ações educativas para o trânsito, buscando aumentar a conscientização dos usuários das rodovias e de seus papéis na construção de um trânsito mais seguro. Durante a apresentação do Cinema Rodoviário, os policiais abordam os veículos e seus ocupantes são convidados a ouvir palestras, recebem dicas de segurança e são exibidos vídeos que mostram comportamentos inadequados no trânsito e as graves consequências dessas condutas. Além disso, os motoristas são submetidos ao teste do etilômetro.

Para os dias chuvosos, a PRF orienta aos motoristas transitar com velocidade moderada, sempre a direita da via, acender os faróis (baixo), manter distância segura do outro veículo que segue a sua frente, evitar manobras e freadas bruscas. Os acidentes que ocorrem sob chuva, geralmente são provocados pela diminuição da visibilidade, falta de atenção e velocidade incompatível.

Restrições de tráfego

A PRF também faz um alerta aos motoristas profissionais. A fim de promover a fluidez do trânsito em grandes feriados, quando há maior movimentação nas estradas, foi editada a Portaria nº 200 de 10 de dezembro de 2018, que define os tipos de veículos que sofrerão restrição de tráfego durante feriados nacionais e regionais no ano de 2019.

A restrição abrangerá apenas os trechos rodoviários de pista simples, com exceção dos trechos específicos estabelecidos no Anexo da Portaria e o descumprimento constitui infração de trânsito de natureza média (5 pontos) e multa de R$ 130,16, sendo que o motorista só poderá voltar a circular após o término do horário da restrição.

No feriado da Semana Santa, os dias e horários de restrição serão:

18/04/2019 (quinta-feira) – 16:00 às 22:00

19/04/2019 (sexta-feira) – 06:00 às 12:00

21/04/2019 (domingo) – 16:00 às 22:00

Nestes dias e horários estarão proibidos o trânsito de Combinações de Veículos de Cargas (CVC), portando Autorização Especial de Trânsito (AET), de Combinações de Transporte de Veículos (CTV) e Combinações de Transporte de Veículos e Cargas Paletizadas (CTVP), portando ou não a AET, bem como o trânsito dos demais veículos portadores de AET.

Semana Santa 2018 na Bahia

A PRF registrou 48 acidentes de trânsito durante a Semana Santa 2018, que deixaram 47 feridos e 10 mortos. Foram fiscalizadas 6.038 pessoas em 6.446 veículos, 2.077 motoristas foram submetidos aos testes com etilômetros e 43 foram flagrados dirigindo após consumir bebida alcoólica; 4.064 motoristas flagrados trafegando acima da velocidade máxima; foram extraídas 666 autuações por ultrapassagens indevidas. Destacam-se ainda 151 registros pela falta do cinto de segurança, 31 por transportar criança em veículo automotor sem observância das normas de segurança e mais 31 por conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor sem usar capacete de segurança. Durante o feriado, 1.644 pessoas receberam orientações de educação para o trânsito.

DEZ DICAS PARA DIRIGIR SOB CHUVA

1) Só ultrapassar com segurança: ultrapassagens indevidas e avanço de sinal dão causa a muitos acidentes graves. Sob chuva, não havendo redução na velocidade normal de tráfego, o tempo de frenagem é maior. Desse modo, sob chuva a ultrapassagem deve ser evitada e só realizada de forma segura e quando necessária.

2) Usar farol baixo sempre aceso: O uso do farol baixo durante o dia, além de obrigatório nas rodovias, deixa seu veículo mais visível. Quando você acende os faróis, luzes vermelhas também se acenderão na parte traseira do veículo, e elas, em caso de chuva, são de extrema importância para evitar colisões.

3) Manter distância entre veículos em movimento: Manter distância segura entre veículos em condições de chuva torna-se ainda mais importante. Tal distância deve garantir ao motorista tempo hábil para que adote os procedimentos necessários enquanto dirige. Redobre o cuidado em curvas e frenagens.

4) Efeito aquaplanagem: fenômeno pelo qual os pneus não conseguem remover a lâmina de água e perdem o contato com o pavimento. A aquaplanagem ocorre pelo excesso de água na pista, velocidade demasiada e pneus com profundidade de sulco insuficiente. Durante a aquaplanagem, a direção fica repentinamente leve tornando-se muito difícil de controlar o veículo. Os procedimentos corretos nesse caso são: a) segurar firmemente o volante, sem virar. Rodas viradas para um dos lados podem levar ao capotamento quando a aderência voltar a existir entre os pneus e a pista; b) tirar o pé do acelerador e diminuir a velocidade, mas não frear bruscamente, pois se as rodas estiverem travadas no momento que voltar o contato dos pneus com a pista, o carro se desgovernará; c) estabelecer um padrão seguro de velocidade para a situação.

5) Checar pneus e limpadores de pára-brisas: mantenha as palhetas de pára-brisas em bom estado. Faça a checagem antecipada de itens básicos como freios, fluídos, iluminação. Não insista em usar seu veículo se ele apresentar algum problema mecânico ou elétrico, mesmo que pareça simples. Dê atenção especial ao estado dos pneus em tempos de chuva, pois além da perda natural de tração, seu desgaste excessivo comprometerá a dirigibilidade.

6) Desembaçar os vidros: mantenha os vidros limpos, desengordurados e desembaçados. Se o para-brisas embaçar, tente diminuir a temperatura interna do veículo. Ligue o ar-condicionado ou o ventilador e, se o veículo não dispuser desses recursos, deixe os vidros com uma pequena abertura para que o ar circule. Esfregar as mãos sobre o vidro geralmente não resolve o problema. É mais aconselhável limpar o pará-brisa, internamente, com um jornal ou pano limpo.

7) Atenção a locais de travessia de pedestres: é corriqueiro os pedestres correrem sob chuva, atravessando ou andando à margem de pistas de rolamento, avenidas e ruas sem os devidos cuidados. Para evitar atropelamentos uma boa dica é dirigir preventivamente, com extrema atenção e velocidade moderada, sobretudo, em locais nos quais há sinais visíveis da possibilidade de travessia de pedestres.

8) Evitar vias alagadas: evitar passar sobre poças ou lugares com acúmulo de água. Vias inundadas devem ser evitadas, pois podem esconder obstáculos, além de nem sempre permitirem estimar a profundidade. Motoristas de veículos pequenos costumam observar a passagem dos maiores para avaliarem às condições de trafegabilidade. Esse critério é perigoso, considerando as diferentes características dos veículos. O excesso de água pode reduzir o desempenho do sistema de freios, causar a parada do motor e até danificá-lo.

9) Em caso de chuva forte: boa visibilidade é requisito de segurança. Se a chuva estiver muito forte, estacione seu veículo em local seguro ou até no acostamento, mas jamais pare sobre a via. Uma vez parado corretamente, deixe seu veículo visível, ligando seu pisca alerta enquanto aguarda a chuva diminuir ou passar. Algumas pessoas, em situações de pânico, saem de seus veículos, colocando-se em extremo risco e ignorando o fato de que, muito provavelmente, não serão vistas por outros motoristas nessas situações. Mantenha a calma e avalie suas atitudes com prudência.

10) Cuidados específicos para veículos de duas rodas: com as chuvas, a dirigibilidade dos veículos de duas rodas torna-se mais difícil. Portanto, considerando a fragilidade desse tipo de transporte, a dica principal é a prudência e o respeito às regras de trânsito. Usar roupa apropriada, como capa ou macacão impermeável.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

Secretários de Educação do Nordeste criam agenda técnica de trabalho para fortalecer as aprendizagens

Terça-feira, 16 de Abril de 2019 / Bahia

Depois de criar uma agenda comum de aprendizagem para a região Nordeste, durante encontro realizado, nesta segunda-feira (15), em Salvador, os secretários Estaduais de Educação da região voltarão à cidade para o Encontro com todos os gestores estaduais de Educação do Brasil, a ser promovido nos dias 25 e 26 de abril pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED). Na atividade serão apresentados os desdobramentos do encontro dos secretários do Nordeste, que criaram uma agenda de trabalho com foco no fortalecimento das aprendizagens, na elaboração de subsídios técnicos para o Consórcio Nordeste criado pelos governadores da região e no regime de colaboração com os municípios.

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, falou sobre esta união de esforços para  melhorar a educação no Nordeste. "A reunião com os secretários de Educação do Nordeste cumpriu a nossa expectativa. Só o fato de nos encontramos propiciou um ambiente de interação e principalmente agora em que estamos em um momento importante, onde os governadores criaram o Consórcio do Nordeste, e entre os temas prioritários está a Educação”. Afirmou.

O secretário falou sobre as deliberações da reunião. “Definimos três frentes de trabalho. Vamos estudar como trabalhar compras e licitações de forma conjunta; discutir um sistema de avaliação do ensino e da aprendizagem, nos debruçando como a gente pode interagir neste campo. E o terceiro, apresentado pela Bahia, que é uma Universidade Aberta, onde recursos tecnológicos estão incluídos. Além, é claro, de outros temas ligados à aprendizagem, que na próxima reunião, no dia 27 de maio, no Recife, já teremos as equipes técnicas trazendo soluções para serem debatidas e apresentadas aos governadores", afirmou.

Ainda segundo Jerônimo, a Secretária da Educação do Estado da Bahia (SEC), também teve a oportunidade de apresentar sua proposta sobre o regime de colaboração com os municípios. "O Ceará tem uma experiência vitoriosa, longa e amadurecida sobre o tema e a Bahia também apresentou um formato técnico que queremos fazer acontecer no Estado, bebendo da fonte de quem está fazendo isso direito. Essa condição gerou uma inovação para o próximo Encontro Nacional do CONSED, aqui em Salvador, que além de contar com 26 secretários estaduais e do Distrito Federal, vai receber os presidentes das secções da União Nacional dos Dirigentes Municipais (UNDIME) de todos os Estados do país", ressaltou.
A secretária de Educação do Estado do Ceará, Eliana Nunes, falou sobre a importância desta agenda comum para o fortalecimento da Educação. "Achei fundamental este momento porque considero que nós, como secretários do Nordeste, podemos fortalecer, cada vez mais, a educação de nossas crianças e jovens, contribuindo com mais oportunidades, vivenciando coisas novas e trocando experiências. Em nosso Estado nós priorizamos a educação, que não está apenas no investimento financeiro, mas na valorização das pessoas. Então, esse encontro foi importante, onde estamos saindo com uma pauta de avanço, até porque o foco é a aprendizagem da juventude", relatou.

O professor Paulo Gabriel, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) e coordenador de projeto da SEC, ressaltou o empenho das ações para integrar a área educacional do Nordeste. "Por uma determinação do governador Rui Costa e do secretário Jerônimo, desenvolvemos um projeto técnico para que construíssemos essa integração, juntando ações que também foram propostas pelos estados e pode beneficiar a todos. Por exemplo, as compras e licitações de forma conjunta, em que temos uma série de equipamentos para as secretarias e escolas, juntando os nove estados podemos comprar em maior quantidade e por um preço mais em conta, assim como a construção em consórcio de uma Universidade Aberta, utilizada na formação de professores, contribuindo na capacitação de educadores de toda a região", disse.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Ações prioritárias da Secretaria de Políticas para as Mulheres são debatidas na Seplan

Terça-feira, 16 de Abril de 2019 / Bahia

As principais ações da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM) foram debatidas nesta segunda-feira (15), durante reunião entre o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, e a titular da SPM, Julieta Palmeira, na sede da Secretaria do Planejamento (Seplan), em Salvador. O enfrentamento da violência contra a mulher e sua autonomia econômica e social estiveram no cerne do debate, que contou também com a participação de gestores e técnicos das duas pastas.

O secretário Walter Pinheiro ressaltou que esta reunião faz parte da agenda de trabalho montada para compatibilizar junto às secretarias e órgãos do governo, as metas de cada pasta com os mecanismos de planejamento do Estado, a exemplo do Plano Plurianual, Plano de Governo e Lei de Diretrizes Orçamentárias. “Estamos fazendo estes encontros com todas as secretarias e, no caso específico da Secretaria das Mulheres, é muito importante que a gente firme cada vez mais o conceito de integração das políticas. Essa é uma secretaria que requer efetivamente essa exigência e também para que a gente possa de uma vez por todas colocar na ordem do dia as prioridades que tanto se anuncia. Então, portanto, o esforço é nesse sentido, da Seplan se colocar à disposição para colaborar e, ao mesmo tempo, buscar promover essa integração”.

Para a secretária Julieta Palmeira, a iniciativa é muito relevante, no sentido de buscar identificar quais são as ações prioritárias pra compatibilizá-las com o próprio PPA e com o Plano de Desenvolvimento Integrado Bahia 2035, que está sendo construído pela Seplan. “São questões muito relevantes para o desenvolvimento da Bahia, principalmente se considerarmos que é quase que decisório o fato de termos políticas mais integradas sob o ponto de vista da implementação de políticas para as mulheres no Estado da Bahia que tem dois eixos relevantes que é o eixo do combate à violência contra as mulheres, destacadamente o feminicídio, e o eixo da autonomia, da inclusão produtiva das mulheres como um fator muito relevante para que elas rompam o ciclo de violência, porque se elas não têm como sobreviver, sustentar seus filhos, elas normalmente não rompem o ciclo de violência”, destacou.


Blogbraga/ Ascom/Seplan

Compartilhar no Whatsapp

Produtores Rurais vão destinar R$ 1,2 mi para 24 projetos sociais no oeste baiano

Segunda-feira, 15 de Abril de 2019 / Bahia

Dos 37 projetos sociais inscritos para serem beneficiados com recursos do Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia (Fundesis) 24 foram aprovados, e podem receber até R$ 80 mil, cada um. Ao todo, foram contempladas mais de 20 instituições filantrópicas em oito municípios da região Oeste. São entidades que atuam nas áreas de saúde, acolhimento de vulneráveis, reabilitação, agricultura sustentável, entre outras, e que receberão a verba para construir, reformar ou se equipar melhor, a fim de prestar um serviço de qualidade ao seu público. 

“Gostaríamos de poder ajudar a todos que nos procuram, mas infelizmente sempre há mais projetos do que dinheiro. Mesmo assim, procuramos otimizar cada centavo investido, de maneira a contemplar o maior número de instituições e, respectivamente, de beneficiários destas”, disse o presidente do Fundesis, Celestino Zanella. 

Com o objetivo de promover o crescimento socioeconômico regional, o Fundo foi criado por produtores rurais do Oeste da Bahia, através da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), e é mantido com doações dos fazendeiros que praticam a responsabilidade social.

Só no último edital (01/2018) a categoria juntou o montante de R$ 1,2 milhão, a serem distribuídos agora em obras estruturais e mobília às entidades beneficiadas. 

“Os conselheiros do Fundeis analisaram cuidadosamente todos os projetos sem qualquer tipo de pré-julgamento. Com os projetos aprovados, temos a expectativa de que haja um retorno transformador para essas comunidades”, aponta a coordenadora do Fundesis, Makena Thomé. 

Foram contempladas entidades de Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves, São Desidério, Angical, Santa Maria da Vitória, Santana e Bom Jesus da Lapa. 

As instituições já foram oficialmente comunicadas. O próximo passo será a assinatura do convênio. Os coordenadores dos projetos receberão um curso de capacitação e gestão de recursos, para saber onde, quando e como aplicar o dinheiro, uma vez que é necessário prestar conta de todo investimento. Segundo a coordenadora do Fundo, a depender do projeto técnico elaborado, o recurso pode ser liberado em até três parcelamentos.


Blogbraga/AIBA – Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Ataques a bancos têm menor média dos últimos seis anos

Segunda-feira, 15 de Abril de 2019 / Bahia

Pelo sexto ano consecutivo, a média de assaltos a instituições financeiras está em redução, comparando o primeiro trimestre dos anos.

De 22,2 casos por mês para 5,3. Esta foi a escala de redução dos casos de ataques a instituições financeiras, levando em conta os três primeiros meses do ano, de 2014 até 2019. Este ano tem apresentado a menor média/mês desde 2014.

Ao comparar os registros de 2019 e 2018, no trimestre, a redução é de 33,3%, passando de 24 casos no ano passado para 16 este ano. A prisão 30 pessoas de quadrilhas especializadas nesta modalidade de crime e o trabalho conjunto das Polícias Civil e Militar, unidos às ações de inteligência têm contribuído para o alcance dos índices, os menores dos últimos anos.

“É um trabalho árduo, minucioso e de inteligência, que precisa ser divulgado, da mesma forma que são noticiados prejuízos causados pelas ações criminosas. Porque os índices só caíram graças a muito suor dos nossos policiais, seja na repressão do dia a dia, realizado pela Polícia Militar, ou pela identificação das quadrilhas e posterior prisões, pela Polícia Civil”, comentou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa. Também não esqueceu de atribuir a redução à parceria com outras forças de segurança como as polícias Federal e Rodoviária Federal, além das polícias de outros estados.

Após o ano de 2014, quando a média trimestral foi de 22,2 casos, o ano de 2015 obteve o maior número de ataques, 25. Nos anos seguintes, a média entrou em constantes reduções, passando para 10 registros em 2016, 7,6 em 2017, 8% em 2018, até atingir o seu menor índice: 5,3 em 2019.

A produtividade policial neste primeiro trimestre também resultou na apreensão de 13 armas com os grupos especializados, dentre elas um fuzil. Nove assaltantes também foram retirados de circulação, após entrarem em confronto direto com as unidades das polícias Militar e Civil.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria da Segurança Pública da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Além de 73 km de estrada, Rui entrega 20 tratores na sua 500ª viagem

Segunda-feira, 15 de Abril de 2019 / Bahia

Em visita a Morro do Chapéu, que marca sua 500ª viagem ao interior do estado, além de inaugurar a restauração e pavimentação de 73 quilômetros da BA-144, Rui Costa entregou 20 tratores para atender os municípios da região.  

Os equipamentos serão destinados aos seguintes municípios: Andaraí, Barra do Mendes, Cafarnaum, Capim Grosso, Central, Ipupiara, Irecê, Itaberaba, Morro do Chapéu, Mulungu do Morro, Mundo Novo, Nova Fátima, Nova Redenção, Ourolândia, Piritiba, Ruy Barbosa, São José do Jacuípe, Souto Soares, Uibaí e Wagner.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Abapa apresenta novas tecnologias na produção de algodão para estudantes do Oeste da Bahia

Segunda-feira, 15 de Abril de 2019 / Bahia

A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) realizou na última semana duas ações visando a sensibilização de estudantes da rede pública e privada de ensino em relação à produção agrícola do Oeste da Bahia. Na última terça-feira (9), crianças e adolescentes do Colégio Maria Edith, do distrito de Roda Velha, em São Desidério, visitaram as instalações da indústria de beneficiamento de algodão, a Algopar, do Grupo Horita. Na oportunidade, eles conheceram os processos ligados à produção, beneficiamento e classificação da qualidade do algodão no Oeste da Bahia.

Na segunda-feira (8), foi a vez de 280 estudantes do Colégio Estadual Marlei Terezinha Pretto, de Luís Eduardo Magalhães, se aprofundarem mais sobre dois temas ligados: "Novas Tecnologias Aplicadas à Agricultura" e "Oportunidades Profissionais frente ao Agronegócio Contemporâneo", ministrados pelos profissionais do Centro de Treinamento da Abapa – Parceiros da Tecnologia, Ederson Prochnow e Elvis Alves. Nas duas ações, a entidade apresentou um panorama dos projetos desenvolvidos em prol da cotonicultura baiana nas áreas de fitossanidade, qualidade da fibra, qualificação dos profissionais do setor, recuperação de nascentes e de estradas.

Para o diretor executivo da Abapa, Lidervan Morais, estas ações com as crianças e adolescentes são fundamentais para demonstrar a agricultura de alta tecnologia e com alta produtividade que, de fato, vem sendo desenvolvida nas lavouras da região.  “Os agricultores baianos, por meio das entidades representativas, como a Abapa, vem avançando em projetos que vem garantindo a sustentabilidade na produção agrícola e de responsabilidade socioambiental de apoio às comunidades, e que trazem reflexos positivos na geração de emprego e renda, com adoção de critérios de sustentabilidade e respeito às legislações ambiental e trabalhista.”, afirma.


Blogbraga/Assessoria de Imprensa Abapa

Compartilhar no Whatsapp

Em Morro do Chapéu, a produção de orgânicos conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado

Segunda-feira, 15 de Abril de 2019 / Bahia

Em Morro do Chapéu, a produção de orgânicos conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR). Um bom exemplo é o Sítio Arcanjo, que tem como carro-chefe o morango orgânico, mas também trabalha com tomate-uva e amora. Liderado pelo técnico agropecuário Érico Sampaio, o Sítio Arcanjo faz parte da Associação Raízes do Sertão, que conta com quase 200 associados e conta com cursos e consultorias ofertados pela SDR, por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater).

O Sítio  Arcanjo conta com oito funcionários e comercializa os produtos para Irecê e Feira de Santana, tendo como clientes principais mercados de Salvador.  Em 2018, foram produzidas, pelo Sítio Arcanjo, 12 toneladas somente de morango. Já para 2019, a previsão é quase dobrar a produção, chegando a 20 toneladas de vendas no ano do morango orgânico, congelado ou fresco.


Blogbraga/Fonte: SDR

Compartilhar no Whatsapp

Rui já visitou 255 municípios de todas as regiões para entrega de obras e anúncio de novos projetos

Segunda-feira, 15 de Abril de 2019 / Bahia

Desde que assumiu o Governo do Estado, em janeiro de 2015, o governador Rui Costa já visitou 255 municípios de diferentes regiões da Bahia, completando até agora um total de 499 viagens. A 500ª vai ocorrer na segunda-feira (15) e terá como destino a cidade de Morro de Chapéu, na Chapada Diamantina. Entre os municípios que mais vezes receberam o governador para entrega de obras e anúncio de novas intervenções se destacam Camaçari, Lauro de Freitas, Feira de Santana, Itabuna, Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Jequié, Barreiras e Juazeiro. 

No último mês de março, em Camaçari, Rui autorizou as obras de reforma do Hospital Geral, que oferece uma média de 5 mil atendimentos mensais e possui 135 leitos de internação, sendo oito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de outros 39 na emergência. Principal centro industrial do estado, o município também foi beneficiado com a entrega do novo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), no bairro Comércio III, e de uma Academia da Saúde, na localidade de Arembepe.

Ainda na Região Metropolitana de Salvador  (RMS), em uma das viagens a Lauro de Freitas, o governador autorizou, em dezembro de 2017, o início da construção do Hospital Metropolitano, que atenderá os 13 municípios da RMS. Com investimento da ordem de R$ 120 milhões e capacidade para 265 leitos, o hospital ficará localizado no bairro de Areia Branca.

Em Feira de Santana, Rui também inaugurou obras de grande impacto, como a Policlínica Regional de Saúde, que atende 27 municípios da região. Ainda na área de saúde, o município está sendo beneficiado com a construção do Hospital Clériston Andrade 2 (HGCA 2). Entre as intervenções que a atual gestão estadual tem levado para Feira de Santana estão as obras de infraestrutura urbana e do programa de habitação Minha Casa, Minha Vida. 

No sul do estado, em Itabuna, um dos destaques foi a assinatura de ordem de serviço para a construção da Policlínica Regional de Saúde. O município também é um dos principais beneficiados com a construção da Barragem do Rio Colônia, que tem evitado enchentes e melhorado o abastecimento de água. No momento, está em andamento ainda a obra do Teatro Municipal de Itabuna, realizada pela administração estadual. 

Em 2017, em Porto Seguro, no Extremo Sul baiano, Rui entregou o 12º Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep). Na mesma região, inaugurou, em Teixeira de Freitas, a primeira Policlínica Regional de Saúde da sua gestão, em novembro de 2017. 

No sudoeste da Bahia, em Jequié, além da inauguração da uma policlínica para atender a toda a região, o governador entregou a duplicação do Hospital Prado Valadares, em 2018. O novo prédio, construído anexo ao hospital, dobrou a capacidade de atendimento médico da unidade. O investimento de R$ 38 milhões, entre obras e equipamentos, beneficia mais de 600 mil moradores. 

Já em Barreiras, no oeste do estado, a viagem mais recente de Rui ocorreu no dia 29 de março, quando ele assinou ordem de serviço para início das obras de reforma geral e ampliação do Hospital do Oeste, no valor de R$ 5,24 milhões. Na ocasião, também autorizou a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) a lançar o edital de licitação para obras de ampliação da Hemodinâmica e construção do Necrotério do Hospital do Oeste. Outra obra importante realizada pelo governo no município é a construção da policlínica de saúde, cuja conclusão está prevista para dezembro.

Outra cidade que se destaca entre as mais visitadas pelo governador é Juazeiro, no norte da Bahia. Em umas dessas viagens, em 2017, ele inaugurou o novo posto do SAC. No ano passado, esteve em Juazeiro para a assinatura de ordem de serviço das obras da policlínica regional, unidade de saúde que deve entrar em funcionamento ainda neste primeiro semestre. 


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

COMANDANTE GERAL DA PMBA ASSINA CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO PARA INSTALAÇÃO DO COLÉGIO CÍVICO MILITAR EM PIRITIBA

Sábado, 13 de Abril de 2019 / Bahia

24ª CIPM COORDENARÁ PROJETO

Na manhã desta sexta-feira, 12 de abril, o Exmº Sr Coronel PM Anselmo Alves Brandão, Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia, assinou, juntamente com o Prefeito da cidade de Piritiba, o Sr Samuel Oliveira Santana, Convênio de Cooperação pra instalação definitiva do Colégio Cívico Militar de Gestão Compartilhada na cidade de Piritiba.

A Escola funcionará sob a coordenação Cívica Militar da 24ª CIPM, que empregará Policiais Militares da Reserva Remunerada treinados e capacitados para as funções de Diretor Militar, Coordenador de Disciplina e Tutores Policiais Militares, dentre outras.

Esta unidade escolar tem como visão para o futuro ser uma referência na qualidade de ensino e na educação integral, e terá como objetivo/finalidade geral proporcionar uma educação integral que ofereça aos jovens a formação necessária ao descobrimento de suas potencialidades como elemento de auto-realização, qualificação para o trabalho e preparo para o exercício consciente da vida de cidadão brasileiro, sempre cultivando nos alunos os valores do amor ao Colégio, responsabilidade, autenticidade, respeito às pessoas, vontade de vencer e espírito de camaradagem.

"Agradeço ao Exmº Sr. Comandante Geral da PMBA por estar proporcionando a instalação deste Projeto em nossa área de atuação, bem como ao Sr. Prefeito da Piritiba que, juntamente com o Comando da 24ª CIPM, abraçou este sonho que está se tornando realidade.” Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"


Blogbraga/24ª CIPM

Compartilhar no Whatsapp

Rui chega à 500ª viagem com média de uma cidade a cada três dias

Sábado, 13 de Abril de 2019 / Bahia

Prestes a alcançar a marca de 500 viagens de trabalho realizadas ao interior da Bahia, o governador Rui Costa foi a Sapeaçu na última quinta-feira (11). Na região, ele entregou a recuperação da BA 120, no trecho entre Sapeaçu e Castro Alves, entre outras ações. Esta foi a 499ª viagem em 1.566 dias de governo, o que representa uma cidade visitada a cada três dias. Ao longo de quatro anos, três meses e 15 dias, o governador esteve em 255 municípios diferentes. 

A 500ª viagem será para Morro do Chapéu, na próxima segunda-feira (15). No município, Rui vai inaugurar a restauração e pavimentação da BA-144, no trecho de 73 quilômetros que ligam Morro do Chapéu a Várzea Nova e ao povoado de Lages do Batata, em Jacobina. Ele também autorizará a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) a celebrar três convênios com associações de agricultores familiares e fará a entrega de tratores a 20 municípios da região. 

Além de inaugurações importantes e históricas, como a rodovia que será entregue em Morro do Chapéu, Rui estabeleceu uma rotina de visitas a escolas e unidades de saúde nas viagens ao interior da Bahia. Nesses quatro anos, 329 instituições de ensino receberam a visita do governador, sendo 203 escolas estaduais. 

Em 2019, além ouvir demandas do corpo docente e dos alunos, Rui passou a realizar encontros de trabalho com diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos. O objetivo é estabelecer estratégias para melhorar a aprendizagem dos estudantes. A primeira reunião ocorreu em fevereiro, em Alagoinhas, seguida por outras cinco no interior do estado. 

A metodologia dos encontros foi alinhada com diretores dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE) em reunião no dia 23 de março, na sede da Secretaria da Educação. Na atividade, o governador reafirmou o compromisso do Governo do Estado com a Educação. “Estamos fazendo um esforço para melhorar a aprendizagem dos nossos estudantes, investindo em formação, na infraestrutura das escolas, construindo uma rede de parcerias e chamando as famílias para as escolas. O conceito é de mutirão, de uma grande mobilização para transformar a nossa rede. Esta é a minha expectativa não só como governador, mas de vida. E o foco do nosso trabalho é o estudante. O que for melhor para o estudante será o melhor para nós”, disse. 

Regionalização da saúde

Outra prioridade do Governo do Estado, a área de saúde também tem sido acompanhada de perto por Rui nas viagens ao interior, independentemente das entregas e assinaturas de ordem de serviços. Entre janeiro de 2015 e abril de 2019, 214 instituições de saúde foram visitadas por ele, sendo 84 hospitais e 130 unidades, postos ou policlínicas.

As entregas nos últimos anos incluíram, na área de saúde, os hospitais Costa do Cacau, em Ilhéus, e da Chapada, em Seabra, além da maternidade do Hospital da Criança, em Feira, e das policlínicas regionais em Feira de Santana, Jequié, Irecê, Alagoinhas, Guanambi, Teixeira de Freitas, assim como a ampliação do número de leitos nas redes direta e indireta. Ainda este ano, outras 11 policlínicas devem ser inauguradas. Além disso, mais de 20 mil cirurgias já foram realizadas de forma itinerante, contemplando moradores dos 417 municípios. 

O investimento do Governo da Bahia na área da saúde, entre 2015 e 2018, ultrapassou a casa dos R$ 20 bilhões em obras, serviços e recursos humanos. "Estamos avançando no cumprimento da meta de regionalizar o atendimento, levando para o interior serviços de média e alta complexidade. Em breve, vamos inaugurar as UTIs do Hospital da Lapa, como inauguramos em Brumado, e estamos implantando um hospital em Itaberaba", completou o governador.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

CHAPADA DIAMANTINA: Café da agricultura familiar baiana ganha força no mundo

Sábado, 13 de Abril de 2019 / Bahia

No Dia Internacional do Café, comemorado neste domingo (14), a agricultura familiar, protagonista no desenvolvimento da cafeicultura baiana, comemora as conquistas dos últimos quatro anos. São R$3,2 milhões de investimentos, do Governo do Estado na cadeia produtiva do café, que vem possibilitando agregar valor à produção e alavancar a comercialização do produto. 

As ações são realizadas por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio do projeto Bahia Produtiva, com recursos do Banco Mundial, e visam a qualificação do café, desde o plantio até o acesso ao mercado.

No Território de Identidade da Chapada Diamantina, as cooperativas da agricultura familiar investem na produção de cafés especiais, essencialmente o gourmet, e colecionam premiações nacionais e internacionais.  Exemplo disso é a Cooperativa de Cafés Especiais e Agropecuária de Piatã (Coopiatã), que  se mantém entre os dez melhores cafés escolhidos no Cup of Excellence da BSCA – Brazilian Speciality Coffee Association, principal concurso de qualidade de café no mundo.  

Café orgânico

Na Coopiatã, foram investidos mais de R$1,2 milhão. O presidente da cooperativa, Rodolfo Moreno, destaca que com o recurso foi possível melhorar e aumentar as vendas: “Esse apoio do Governo do Estado trouxe esperança para que os preços e o volume a serem comercializados aumentem, e que consigamos contratos de venda cada vez mais atrativos. Representa a valorização do agricultor e agricultora familiar".

Em Seabra, o café orgânico da Cooperativa de Produtores Orgânicos e Biodinâmicos da Chapada Diamantina (Cooperbio) é outro que se destaca. Produzido por agricultores produtores de café orgânico, dos municípios de Abaíra, Bonito, Ibicoara, Piatã, Rio de Contas e Seabra, o café já é exportado para a Alemanha, Inglaterra e Austrália, e comercializado em cafeterias de Salvador, São Paulo e Brasília.

Na cooperativa, o investimento é feito nas unidades de armazenamento, de classificação de grãos de café, em utensílios para laboratório de provas e caminhão para escoamento da produção. A presidente da Cooperbio, Brígida Salgado, enfatizou que apoio do Governo do Estado fortalece a agricultura familiar de base agroecológica da região: “Os recursos são para expansão da cooperativa e para dar visibilidade aos cafés da agricultura familiar”. 
 

Capital do café

Conhecida como “Capital do Café”, Barra do Choça recebeu mais de R$1,5 milhão, aplicado na Cooperativa Mista dos Pequenos Cafeicultores de Barra do Choça (Cooperbac), para a melhoria do cultivo do grão de 155 agricultores familiares, diretamente, e 9.433, indiretamente.

Os investimentos vão dar um salto na qualidade da produção, com a oferta de assistência técnica e extensão rural (Ater), aquisição de equipamentos: cinco despolpadores e 20 estufas instalados nas propriedades dos agricultores, e o que resultará na linha gourmet da Cooperbac. A cooperativa também teve sua estrutura contemplada com máquina pesadora, modeladora e empacotadora a vácuo, ampliando o acesso ao mercado.

Na propriedade do agricultor Sebastião Barbosa, na comunidade Lagoa Verde, já foi instalada uma estufa para secagem do café e dissipador para a despolpagem: “O projeto Bahia Produtiva veio para dar um grande impulso na agricultura familiar, trazendo tecnologia para que a gente possa produzir o café com mais qualidade e agregando também valores à nossa produção, que é toda absorvida pela Cooperbac”.  

A presidente da Cooperbac, Joahra Oliveira, pontua que as ações do governo estadual proporcionou estrutura para  que os cooperados dessem o primeiro passo para a qualidade da produção e estruturação da unidade de beneficiamento: “A previsão é que, nos próximos quatro anos, o faturamento, que gira em torno de R$ 455 mil, com a linha gourmet chegue a mais de R$1,2 milhão”. 


Blogbraga/Assessoria de Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

JUSMARI SE REÚNE COM SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E DEFENDE FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO

Sexta-feira, 12 de Abril de 2019 / Bahia

A deputada Jusmari Oliveira se reuniu com o secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues e o assessor Hélder Amorim quando tratou de demandas da educação para a região Oeste. Na pauta a estruturação da rede para implantação de ensino médio em diversos bairros de Barreiras, construção do muro e quadra poliesportiva no Colégio Antônio Inácio em Wanderley, solução para o ensino médio na Comunidade do Cerradão, em Barreiras. Ampliação do Colégio Constantino Catarino de Souza com mais salas de aula e a cobertura da quadra de esportes entre diversas outras ações.

“Este é o nosso trabalho. Nosso mandato será voltado para as lutas em defesa de ações para a região Oeste. O nosso secretário de Educação nos recebeu muito bem e mostrou toda a sua disposição em atender os nossos pleitos” destacou a parlamentar. Participaram da reunião a Chefe de Gabinete da deputada Jusmari, Nara Brige e o advogado Lázaro Pinha.


Blogbraga/Assessoria da Deputada Jusmari

Compartilhar no Whatsapp

Políticas públicas para o rural baiano são debatidas pela SDR e Fetag

Sexta-feira, 12 de Abril de 2019 / Bahia

Dando continuidade ao diálogo com os movimentos sociais do campo, foi realizada, nesta quinta-feira (11), uma reunião com dirigentes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a diretoria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia (Fetag). O encontro aconteceu na sede da Fetag, em Salvador.

O titular da SDR, Josias Gomes, fez uma breve contextualização histórica da agricultura familiar no Brasil, que, segundo historiadores, já existe há cerca de 450 anos. Mas, depois de muitas lutas e esforços coletivos, só nos últimos 16 anos esse segmento passou a ganhar visibilidade pelo Governo Federal, com ações específicas e investimentos em infraestrutura, assistência técnica e extensão rural (Ater), acesso à tecnologia e a crédito, para que a agricultura familiar pudesse crescer. Foi nesse contexto que as organizações e movimentos sociais cresceram em número e se fortaleceram.

“Todas essas ações resultaram na melhoria da qualidade de vida de agricultores familiares, que tiveram sua autoestima elevada. A partir daí a SDR foi criada em uma ação inovadora do Governo do Estado, com o propósito de ser um elo de ligação com os movimentos sociais do campo, o que vem contribuindo para a execução de políticas públicas qualificadas e direcionadas para as demandas apresentadas”, destacou o secretário da SDR, Josias Gomes. 

João da Cruz, presidente da Fetag-BA, explicou que essa é mais uma reunião para estreitar a relação institucional com a SDR e dar continuidade à parceria com o Governo do Estado, por meio da SDR: “O objetivo é que nós tenhamos, daqui a três anos e meio, os resultados lá na ponta, que é o desenvolvimento da agricultura familiar de forma sustentável e solidária”.

Durante o encontro os presentes debateram sobre a importância das ações realizadas em parceria, a exemplo de temas como o da Ater e políticas públicas específicas para mulheres e jovens, dentre outras ações voltadas para a agricultura familiar. Foi ressaltada ainda a necessidade de realizar um levantamento do impacto das ações realizadas nos últimos anos, na vida dos agricultores familiares diretamente atendidos com as políticas públicas do Governo do Estado, para que os resultados sejam apresentados.


Blogbraga/Assessoria de comunicaçao

Compartilhar no Whatsapp

Nelson Leal faz coro com o senador Jaques Wagner e critica preço “abusivo” das passagens aéreas no Brasil

Quinta-feira, 11 de Abril de 2019 / Bahia

Chefe do legislativo vai propor audiência pública para debater questão 

“Passagem aérea no Brasil já é caso judicial. Os preços cobrados para o transporte aéreo no Norte/Nordeste do país são abusivos e a cobrança em separado de bagagem não reduziu em nada o preço delas. Sem contar as queixas que recebemos diariamente de voos cancelados sem prévia informação ao passageiro. A Bahia é um estado dependente do turismo e a questão das tarifas aéreas é vital para a nossa economia”, criticou hoje (11.04) o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Nelson Leal, que irá convocar uma audiência pública para debater o assunto. 

O chefe do Legislativo estadual fez coro às declarações do senador Jaques Wagner, que tratou da questão em recente audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado Federal, com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. “Vamos trazer esse debate também para a Assembleia Legislativa da Bahia. Em todo o mundo há uma grande disputa pelo mercado aéreo. O que vemos no Brasil é um quase monopólio, com preços cartelizados. Para quem vem ou sai da Bahia, são preços similares – ou até superiores - aos de voos internacionais”, aponta Leal. 

O presidente da ALBA também criticou o comportamento das companhias aéreas que cobram altas taxas para devolução do crédito quando existe a desistência da viagem. “Sou totalmente a favor do mercado, desde que haja competição e regras claras. O que não pode é a companhia aérea tratar o passageiro com menosprezo. Ficar com o dinheiro sem prestar o serviço é crime de ‘apropriação indébita’. Caso a passagem não tenha sido utilizada, deve-se ficar como crédito para uma próxima viagem. As aéreas têm uma péssima imagem, agravada ainda mais com a cobrança pela bagagem, com a promessa de que as tarifas cairiam. Não só não caíram, como subiram demais ”, disse Leal.


Blogbraga/ALBA - Assessoria da Presidência

Compartilhar no Whatsapp

Bahia celebra Dia da Chapada Diamantina nesta quinta; mapeamento de ações será realizado pelo governo

Quinta-feira, 11 de Abril de 2019 / Bahia

A Bahia comemora, nesta quinta-feira (11), o Dia Estadual da Chapada Diamantina. Municípios da região formam uma das principais zonas turísticas da Bahia e reúnem atrativos naturais, propícios à prática do ecoturismo, bem como riquezas culturais e a narrativa histórica da mineração desde o Brasil Colônia. Em 2019, a região celebra dois anos da criação da data, que teve como base projeto da deputada estadual Ivana Bastos (PSD).

Potencial e necessidades para o desenvolvimento do turismo na Chapada Diamantina foram apresentados pela parlamentar Ivana e empresários, em reunião com o secretário do Turismo da Bahia, Fausto Franco, nesta quarta-feira (10), na sede da Secretaria, em Salvador. Dentre as prioridades estão a atração de voos. Atualmente, a Azul Linhas Aéreas é a única companhia a operar frequências em Lençóis.

Um mapeamento das necessidades da Chapada Diamantina será realizado por equipe técnica da Setur durante agenda que incluirá reuniões com prefeitos, secretários municipais de turismo e empresários do setor, além de visitas técnicas a atrativos da região.

Sessão especial

Uma sessão especial será realizada na Assembleia Legislativa da Bahia, na sexta-feira (12), para comemorar o Dia Estadual da Chapada Diamantina.


Blogbraga/Fonte: Com informações da Setur

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: UPB participa de painel sobre pendências na prestação de contas

Quinta-feira, 11 de Abril de 2019 / Bahia

A instituição foi representada pelo vice-presidente e prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim

Fotos: Praxedes/Ascom UPB

“Minha principal dificuldade em relação aos limites constitucionais é cumprir o índice de pessoal. E acho que essa é a dificuldade de todos os gestores que querem fazer mais com menos. O meu município tem 250 mil habitantes e uma máquina gigantesca para atender a expectativa da população”. Essas foram as palavras do vice-presidente institucional da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim. Ele participou do painel ‘Evite cair no CAUC: estratégias para uma boa prestação de contas’, na tarde desta quarta-feira, dia 10, durante a XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Na troca de experiência entre prefeitos de todo o Brasil, o gestor municipal de Bandeira, em Minas Gerais, Antônio Rodrigues, concordou com Paulo. “A gente precisa que a CNM nos ajude a que não se acrescente esse gasto com pessoal no cálculo dos limites federais”.

Foram passadas orientações sobre como evitar pendências junto ao Cadastro Único de Convênios (CAUC), que impedem estados e municípios de receberem recursos federais. Os participantes afirmaram que os dados apresentados pelas prefeituras devem refletir a realidade do município e que a qualidade da informação prestada deve estar em primeiro plano. “Esse evento mostra que os aspectos de governança também estão no escopo da agenda municipalista. A preocupação que eu tenho é que alguns gestores não colocam a técnica como algo que determina uma boa gestão”, alertou Vitor Maciel dos Santos, Auditor do TCM-BA.

Também participam do evento, Diana Vaz de Lima, professora na área de contabilidade política da UNB, Marcus Vinicius, analista de contabilidade pública municipal da CNM, e Ernesto Carneiro Preciado, chefe do departamento do CAUC/STN.

A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que vai até esta quinta-feira (11), é considerada o maior evento político da América Latina e conta com a participação de mais de 280 prefeitos baianos. Ao final do painel, o prefeito Paulo Bomfim convocou os colegas. “Eu queria um pouco mais de vibração dos colegas prefeitos para a gente poder cobrar ações dos governantes e das pessoas que fazem gestão com recurso público. Quero ver o ‘menos Brasília e mais Brasil’ acontecer na prática”.


Blogbraga/UPB - União dos Municípios da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Motorista profissional é flagrado pela PRF com documentação falsa em Capim Grosso (BA)

Quarta-feira, 10 de Abril de 2019 / Bahia

O homem de 37 anos conduzia um veículo de carga quando foi abordado pelos agentes federais, na BR 324.

Durante fiscalização realizada no município baiano de Capim Grosso (BA), localizado a 293 Km de Salvador, Policiais Rodoviários Federais flagraram um motorista de caminhão, trafegando com Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) falso. A abordagem aconteceu por volta das 16h40 de ontem (08).

Ao consultar o licenciamento apresentado pelo condutor, os PRFs verificaram claros indícios de adulteração, uma vez que os caracteres do certificado divergia do padrão dos documentos emitidos pelo órgão de trânsito.

Questionado pelos policias, o homem informou que havia pago o licenciamento, contudo não tinha recebido a documentação. Relatou ainda que compareceu a uma unidade de trânsito em Jacobina (BA), onde pagou uma outra quantia para receber o documento.

Diante dos fatos, o motorista foi encaminhado juntamente com o documento apreendido à delegacia de polícia judiciária local, onde serão adotadas as medidas cabíveis.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

JACOBINA: 24ª CIPM ARREBENTA BOCA DE TRÁFICO, IDENTIFICANDO ROÇA COM CERCA DE 18 MIL PÉS DE MACONHA, NA REGIÃO DE OUROLÂNDIA

Quarta-feira, 10 de Abril de 2019 / Bahia

AÇÃO VIGOROSA DE POLICIAIS MILITARES DO 5º PELOTÃO GARANTIU O ÊXITO NA OPERAÇÃO

Durante a manhã desta terça-feira, 09 de abril, Policiais Militares do 5º Pelotão em Ourolândia, após receberem denúncias anônimas sobre um provável plantio de maconha numa propriedade rural na localidade de Papagaio, Distrito de Casa Nova, pertencente ao Município de Ourolândia, informaram de pronto ao Comando da Unidade e, imediatamente, foram autorizados pelo Major PM, Comandante da 24ª CIPM, para que, com reforço policial, empreendessem as diligências necessárias para o enfrentamento e captura dos transgressores da lei.

Contando com o apoio de outras tropas da Unidade, efetivamente localizaram o referido plantio onde fora encontrado cerca de 18 mil pés pequenos de uma erva análoga a Cannabis Sativa, milhares de mudas, oito quilos de sementes, e alguns pés medindo cerca de meio metro de altura.

Na referida propriedade se encontrava um indivíduo de 33 anos de idade, no cultivo da plantação, e imediatamente fora dada voz de prisão pelos policiais ali presentes. Em ato continuo, foi perguntado ao flagranteado sobre possíveis compradores, sendo que o mesmo informou sobre outro indivíduo já conhecido por sua fama de ser fornecedor de entorpecentes na Cidade.

Diante da informação, os Policiais seguiram em diligência localizando Ivan no Povoado de Tábua, pertencente ao Município de Várzea Nova que, após uma revista minunciosa, com ele foi encontrado cerca de 700 gramas de erva análoga a Cannabis Sativa, duas armas de fogo de fabricação caseira, sendo também a ele dada voz de prisão. Momento em que seu telefone tocou e foi autorizado para que o mesmo atendesse e colocasse em viva voz. Ao telefone estava um indivíduo que encomendava, naquele momento, meio quilograma de maconha. Foi então marcado hora e local para a entrega fictícia do produto na Praça Ouro Branco em Ourolândia, colhendo do mesmo, dados sobre sua vestimenta. Os mesmos Policiais seguiram para o citado local, conseguindo identificar o comprador, dando voz de prisão à mais um indivíduo, este com 26 anos de idade.

Todos os flagranteados, juntamente com o material apreendido foram encaminhados para a sede da 16ª COORPIN em Jacobina, e apresentado ao Delegado Plantonista. A tropa continua em diligência no encalço de outros acusados indicados pelos infratores já flagranteados.

"Parabenizo com louvor as ações vigorosas desenvolvidas pelos destemidos PMs do 5º Pelotão que com bravura e técnica, mais uma vez combateram de frente o mundo do crime, cumprindo assim o juramento de servir e proteger a população, mesmo com os riscos, em razão da natureza da ocorrência enfrentada." Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"


Blogbraga/24ª CIPM/JACOBINA

Compartilhar no Whatsapp

DEPUTADA JUSMARI OLIVEIRA É ELEITA POR UNANIMIDADE VICE-PRESIDENTE DA COMISSÃO DE DEFESA DA MULHER

Quarta-feira, 10 de Abril de 2019 / Bahia

A deputada Jusmari Oliveira foi eleita por unanimidade vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e passa a ser uma das parlamentares mais influentes desta legislatura, uma vez que ela já é presidente da Comissão de Agricultura e Políticas Rurais e também membro titular da Comissão de infraestrutura. A eleição foi realizada na manhã desta quarta-feira, 10 de abril. A Comissão tem como presidente  a  deputada Olívia Santana.

Jusmari não escondeu a alegria ao receber das colegas parlamentares mais esta missão. “Estou emocionada com esta demonstração de confiança de todas as senhoras parlamentares. Para mim as comissões são o espaço mais importante do parlamento onde a gente consegue interagir e aprofundar temas importantes que levamos depois para o Plenário da Casa.” disse a parlamentar e presseguiu: “O trabalho da nossa presidente Olivia Santana a frente da Comissão da Mulher é excelente e eu quero me colocar a disposição dela para ajudar nos trabalhos. Pode contar comigo. Eu não poderia ficar fora desta Comissão já que a luta em defesa da mulher faz parte da minha história política.”

finalizando Jusmari agradeçeu aos líderes das bancadas da minoria e da maioria que fizeram as articulações necessárias para que ela ocupasse uma vaga na  Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. “Para mim é essencial participar de tão importante Comissão e, desta formar, poder continuar dando a minha contribuição a luta das mulheres pela participação na política, pela ocupação dos espaços de poder e pelo empoderamento feminino de forma geral” destacou a parlamentar.

Todas as deputadas da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher enalteceram as qualidades da deputada Jusmari Oliveira e fizeram referência a sua trajetória política, sua garra, sua coragem e afirmaram que ela tem muito a contribuir com  o trabalho da Comissão. “Fico muito feliz com o carinho e o respeito que todas tiveram comigo. Agora é unir forças e trabalhar para fortalecer, cada vez mais,  a luta das mulheres na Bahia” finalizou.


Blogbraga/Assessoria da Deputada Jusmari

Compartilhar no Whatsapp

Jacobina: Policia Civil elucida homicídio e autor já está preso

Quarta-feira, 10 de Abril de 2019 / Bahia

Já está preso no Complexo Policial de Jacobina, Edmilson Moreira dos Santos 18 anos “Minho”, o mesmo é autor confesso do homicídio praticado contra seu tio Ivanilton Teófilo da Silva, conhecido por “Olho de Vidro”, fato ocorrido no dia 16/03/2019, por volta de 22h, na Rua Francisco Xavier, no Bairro da Caeira em Jacobina.

“Minho” recebeu voz de prisão após se apresentar nesta segunda-feira (08), para ser ouvido sobre o crime em companhia de seu pai, já tinha em seu desfavor um mandado de prisão preventiva expedido pela vara crime local, solicitado pela Doutora Manuela Rodrigues após a conclusão das investigações e da autoria do crime. 

Ainda segundo as investigações, “Minho” assassinou o tio com várias pedradas na cabeça usando requintes de crueldade após uma desavença familiar.

Segundo o Delegado Coordenador Dr. Eduardo Brito, dos quatro homicídios ocorridos em Jacobina no mês de março, três já foram elucidados com autoria definida e o quarto terá suas investigações concluídas nos próximos dias, fruto de um trabalho rápido e ininterrupto dos investigadores e toda a equipe da DT Jacobina.

“Minho” foi ouvido sobre o crime pelo novo Delegado Titular de Jacobina Dr. Wagner Marinho, e permanece preso à disposição da Justiça.


Blogbraga/Fonte: 16ª Coorpin.

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: Ações prioritárias da área de Administração Penitenciária são debatidas na Seplan

Quarta-feira, 10 de Abril de 2019 / Bahia

As ações prioritárias da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) foram debatidas, nesta terça-feira (09), entre os secretários estaduais do Planejamento, Walter Pinheiro, e da Seap, Nestor Duarte, na sede da Secretaria do Planejamento, no Centro Administrativo da Bahia. Entre as prioridades apontadas para a pasta, destaque para a criação da Escola Penitenciária, aquisição de novos veículos-celas e ambulâncias, além de melhoria na infraestrutura física do sistema penitenciário.

“O processo de discussão com as secretarias é no sentido de a Seplan colaborar num esforço de completar a questão das prioridades que vão compor o anexo de metas da Lei de Diretrizes Orçamentárias e a preparação para o Plano Plurianual (PPA) 2020-2023, mas a coisa mais importante é como vamos ajudar as secretarias nessa compatibilização do que é pra ser cumprido do ponto de vista de meta para o ano de 2019 e as próprias execuções que envolvem o Plano de Governo, ou seja, que foi apresentado pelo Governador Rui Costa no processo eleitoral de 2018, que compõem agora o novo Plano de Governo pra esse Governo que iniciou em 1º de janeiro de 2019”, destacou Pinheiro.

Ainda segundo o secretário do Planejamento, a pasta de Administração Penitenciária e Ressocialização vem tendo uma gestão eficiente na Bahia. “Esta é uma área extremamente sensível e Nestor Duarte e sua equipe desenvolvem um belo trabalho à frente da Secretaria. Então, portanto, é necessário que nós aportemos mais ajuda ainda, no sentido desse trabalho melhorar cada vez mais”, ressaltou.

O secretário Nestor frisou que o debate das ações prioritárias da pasta sob o seu comando, a partir do alinhamento do que está previsto no Plano Plurianual e no Plano de Governo, é essencial para a boa execução dos recursos. Durante a reunião, ele detalhou algumas entregas que serão realizadas pela Secretaria. “Estamos com a Escola de Administração Penitenciária pronta. Compramos os equipamentos para formação dos nossos agentes com cursos e capacitações novas. Nós temos todo um armamento e vestimentas e uniformes que foram recentemente entregues à categoria com muita satisfação de todos e já recebemos e emplacamos 14 ambulâncias pra se somarem às outras tantas que temos na área de saúde prisional. Estamos recebendo e também já recebemos e emplacamos 24 veículos-celas novos que vão somar com os já existentes pra melhorar o custo e a celeridade operacional”, elencou.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: Senado aprova PEC que destina repasse de emendas direto para estados e municípios

Quarta-feira, 10 de Abril de 2019 / Bahia

Os senadores Otto Alencar e  Jaques Wagner trouxeram uma excelente notícia aos prefeitos que se reuniram no Jantar da Bancada Baiana em Brasília, nesta terça-feira (9). O senado aprovou, em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 61/2015, que destina emendas parlamentares diretamente aos fundos de participação de estados e municípios. De acordo com Otto e Wagner, a matéria segue para a Câmara já nesta quarta-feira (10). O jantar com a bancada acontece anualmente durante a Marcha em Defesa dos Municípios.

“Os recursos que vão para infraestrutura, educação, saúde ou qualquer tipo de obra de emenda impositiva vão sair aqui de Brasília direto para o Fundo de Participação dos Municípios, acabando de vez a burocracia”, explicou Otto.

“Hoje os senadores marcaram um ‘gol de placa’ em respeito a vocês, prefeitos. Eu sempre digo que o parlamento funciona com o grito e o calor da rua. Não é fácil votar uma PEC. Votamos os dois turnos em um intervalo de dez minutos”, comemorou o senador baiano Jaques Wagner.

A notícia foi comemorada pelos prefeitos presentes incluindo o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro. “Com essa solução, as emendas colocadas pelos parlamentares se tornam mais eficazes e independem de convênios e burocracias. Nossa luta, agora, é na mobilização dos deputados”, disse.

O deputado federal e coordenador da Bancada da Bahia na Câmara, Daniel Almeida, destaca que a matéria também será aprovada pela casa. “Chegando à Câmara, eu não tenho dúvidas que vamos aprovar rápido. O prefeito tem o direito de ver a emenda chegando ao seu município. Estamos todos juntos em defesa do fortalecimento do municipalismo”, disse.

A XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), é considerada o maior evento político da América Latina. Mais de 280 prefeitos baianos participam do evento, que vai até esta quinta-feira (11).


Blogbraga/UPB - União dos Municípios da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Nelson Leal é recebido em audiência no Tribunal de Justiça e trata sobre o fechamento de comarcas no interior da Bahia

Terça-feira, 09 de Abril de 2019 / Bahia

Chefe do legislativo encontrou-se com desembargador Gesivaldo Britto

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, Nelson Leal, foi recebido hoje (09.04), em audiência, pelo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Gesivaldo Britto. Acompanhado pelos líderes do Governo, deputado Rosemberg Pinto; da Oposição, deputado Targino Machado, e pelo deputado Adolfo Menezes, o chefe do Legislativo baiano foi conversar sobre uma possível forma de contornar o iminente fechamento de mais comarcas no interior, por determinação do Conselho Nacional de Justiça, a fim de não prejudicar a prestação jurisdicional aos cidadãos no Estado. Outra pauta importante da reunião foram os projetos de lei oriundos dos Judiciário e que estão em tramitação na ALBA. 

“Esse encontro é mais uma demonstração da importância da harmonia entre os poderes do Estado em prol da sociedade. E quando os poderes dialogam, todos ganham. Os critérios para a desativação de comarcas são definidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mas pactuamos – a Assembleia e o TJ-BA – que iremos constituir uma comissão conjunta dos dois poderes para tentarmos chegar a um acordo. Os critérios técnicos são necessários, mas também é preciso pensar nas pessoas: a administração pública, repito, não são só números”, argumenta o presidente da ALBA. 

Para o processo de desativação da comarca são levados em contas critérios como a presença ou não de juiz titular, distância para possível comarca agregadora e viabilidade de remoção dos servidores. Ainda segundo o TJ-BA, as comarcas agregadoras devem ser próximas geograficamente das desativadas, o que garante que nenhum município fique sem acesso ao Poder Judiciário. “Para um Estado com as dimensões territoriais da Bahia, essa distância, por vezes, equivale a 200 km. Portanto, o debate não pode ser baseado em números, mas na vivência das pessoas”, defende Leal. 

O presidente da Assembleia também se comprometeu, junto ao presidente do TJ-BA, de dar celeridade à apreciação dos projetos oriundos dos Judiciário que tratam dos depósitos não identificados e, amanhã, botar em votação, pelo Plenário, do projeto de lei que trata do IPRAJ. 

O desembargador Gesivaldo Britto disse que o resultado do encontro foi muito produtivo e enfatizou a relevância de se cultivar a unidade entre o Judiciário, o Legislativo e o Executivo. “A união entre os poderes faz com que o Tribunal de Justiça tenha êxito na prestação jurisdicional à sociedade. Os poderes dependem um dos outros e, aqui na Bahia, temos uma sintonia muito fina. O interesse final deve ser atender bem à população e garantir a cidadania”, elogiou o chefe do Judiciário baiano.


Blogbraga/ALBA - Assessoria da Presidência

Compartilhar no Whatsapp

Bahia está entre os três estados que mais investem em educação superior

Terça-feira, 09 de Abril de 2019 / Bahia

Imagem Ilustrativa

O Governo do Estado já investiu R$ 34 milhões no pagamento de bolsas a estudantes das quatro universidades estaduais da Bahia. O repasse aos alunos da graduação foi feito por meio do programa Mais Futuro - lançado pelo governador Rui Costa em 2017 - que visa garantir a permanência de alunos de baixa renda nessas instituições até a conclusão do curso. Ações como essa colocam a Bahia em terceiro lugar no ranking de estados que mais investem em educação superior no país. 

Apresentados pelo governador Rui Costa aos reitores da UNEB, UESC, UESB e UEFS, em reunião nesta segunda-feira (8), os números mostram que a Bahia está na contramão do resto do país. O Estado não só garantiu promoções a professores universitários nos últimos anos como, pela primeira vez na história, está pagando bolsas de estudo para alunos carentes das universidades estaduais.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: Feira de saúde chega ao município de Miguel Calmon

Segunda-feira, 08 de Abril de 2019 / Bahia

O município de Miguel Calmon, no centro norte da Bahia, receberá uma grande feira de saúde e cidadania promovida pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA). A Feira Cidadã será realizada na próxima quinta-feira (11), das 8h às 17h, na Praça Lauro de Freitas. 

Idealizado pela primeira-dama do Estado e presidente da VSBA, Aline Peixoto, o evento tem a meta de atender mais de seis mil pessoas. Na área de procedimentos médicos, serão oferecidos exames de mamografia, ultrassonografia (mama, abdômen total, tireoide, vias urinarias, próstata via abdominal e partes moles) e ginecologia/preventivo. A população também terá a possibilidade de aferir a pressão arterial, fazer a medição do índice glicêmico e obter orientação nutricional.

Os interessados em realizar procedimentos médicos passarão por uma triagem para encaminhamento dos exames que serão realizados ao longo do dia. Nos casos em que for necessária uma complementação, ocorrerá o agendamento de procedimentos para a realização posterior em unidades de saúde da cidade.

Lista completa de serviços oferecidos:

 - Atendimento odontológico (extração, restauração, canal e limpeza, orientação de escovação dentária com distribuição de kits)
- Atendimento ginecológico e orientação sobre a saúde da mulher
- Mamografia
- Ultrassonografia (mama, abdômen total, tireoide, vias urinarias, próstata via abdominal e partes moles)
- Eletrocardiograma (ECG)
- Raio-x de tórax
- Consultas com médicos (clínico geral)
- Atendimento oftalmológico para crianças e adultos (com distribuição de óculos para quem tiver necessidade corretiva) e pacientes acima de 60 anos (com agendamento de cirurgia de catarata para quem tiver indicação cirúrgica)
- Aferição da pressão arterial
- Medição da glicemia
- Orientação nutricional
- Balcão Social (informações e atendimentos)
- Brinquedoteca (atividades lúdicas e recreativas para a criançada)
- Espaço Beleza
- Emissão da segunda via do RG


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Mundial FM 91,3
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Dupará Açaí Kenni Henke Click Tec Mimoaço Mimoso Segurança Delicia Paraíba Neli Grupo Marabá Rede Multiassistencia Ademilar Cultura Dr. Márcio Rogério Imperial Elo Aço Contabilidade Rondon CISO Pantanal Forte Grãos Fontana Coyote PM P&F AUTOCAR Mimogás DM Reparos Extreme Online Celulares Global Dique Denuncia Guarda Municipal Jaú MaxCar Digital Informatica Luz motos Unopar DPVAT Barreiras Polícia Civil Vida Farma Rabelo Sportime G7 Floral Paraíso DBT Evolucao Silvano Santos Oeste Manutenção Mineiros Casa da Ferramenta