Governo da Bahia

NOTÍCIAS

Faculdade AGES de Medicina entrega equipamentos em Jacobina/BA

Terça-feira, 22 de Setembro de 2020 / Bahia

A Faculdade AGES de Medicina realizou na última sexta-feira (18), a entrega de cinco respiradores à Secretaria Municipal de Saúde de Jacobina, equipamentos fundamentais no combate à Covid-19. Também foram repassados ao município nove condicionadores de ar Split para equipar hospitais do município e duas autoclaves hospitalares.

A entrega contou com a presença de Emerson de Jesus Silva (diretor administrativo do Hospital Antônio Teixeira Sobrinho), Everson Matt (diretor clínico), Tárcio Robério Oliveira Mesquita (coordenador de enfermagem), Rodrigo Andrade Leal (coordenador-adjunto do curso de medicina), Alexandre Fonseca Santos (coordenador do curso de medicina da AGES), Adelzina Paiva (secretária de saúde) e de Elaine Rodrigues (Diretora da Faculdade Ages de Jacobina).

O repasse foi feito através do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes), e o total de recursos já destinados pela AGES para o município ultrapassa R$ 3 milhões em obras e equipamentos de saúde.  


Blogbraga/Por Litiane de Oliveira

Compartilhar no Whatsapp

Atendimento da Embasa agora também é pelo Whatsapp 71 99908-9001

Terça-feira, 22 de Setembro de 2020 / Bahia

O atendimento da Embasa ganhou mais um canal de acesso para facilitar a vida de quem precisa de algum serviço da empresa. Pelo aplicativo WhatsApp, no número 71 99908-9001, o usuário dos serviços da Embasa pode consultar débitos, emitir segunda via de conta, pagar com cartão de crédito, comunicar vazamento de água e extravasamento de esgoto, informar falta de água, pedir revisão de conta, além de consultar solicitações feitas em outros canais de atendimento, como a Agência Virtual, o App Embasa, o 0800 0555 195 ou os pontos de atendimento presencial que voltaram a funcionar na rede SAC no interior do estado. 

Para acessar o atendimento por Whatsapp, é necessário informar o número de matrícula da ligação de água/esgoto, que consta no canto superior esquerdo da conta. O serviço está disponível em toda a área de atuação da empresa, que abrange 368 municípios baianos, e está disponível 24 horas, assim como os outros canais de atendimento.  

“Essa é mais uma iniciativa da Embasa para facilitar o acesso aos serviços, especialmente neste momento, em que o isolamento social necessário para enfrentar a pandemia do coronavírus exige, cada vez mais, soluções remotas de atendimento. O aplicativo WhatsApp já faz parte da rotina das pessoas e se mostrou ser um dos melhores meios para se fazer presente na prestação dos serviços”, destaca João Ricardo Souza, gerente de Relacionamento com Usuários da Embasa.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Social da Embasa

Compartilhar no Whatsapp

Bahia registra 693 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas; número total de óbitos desde o início da pandemia é de 6.313

Segunda-feira, 21 de Setembro de 2020 / Bahia

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 693 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 784 curados (+0,3%). Dos 295.996 casos confirmados desde o início da pandemia, 282.229 já são considerados curados e 7.454 encontram-se ativos.  A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

Os casos confirmados ocorreram em 416 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (28,46%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (6.387,15), Almadina (6.185,94), Itabuna (5.794,87), Madre de Deus (5.793,39), Dário Meira (5.051,35).

boletim epidemiológico contabiliza ainda 583.455 casos descartados e 68.902 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira (21).

Na Bahia, 25.183 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Óbitos

O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 48 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 6.313, representando uma letalidade de 2,13%. Dentre os óbitos, 55,98% ocorreram no sexo masculino e 44,02% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 53,30% corresponderam a parda, seguidos por branca com 16,79%, preta com 15,29%, amarela com 0,84%, indígena com 0,10% e não há informação em 13,69% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 74,05%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (75,81%).


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

Dia da Árvore: Setor florestal baiano é referência em produção com sustentabilidade

Segunda-feira, 21 de Setembro de 2020 / Bahia

A Bahia possui 700 mil hectares de floretas plantadas 

Poucas pessoas sabem que no Brasil 100% do papel produzido e cerca de 90% de toda a madeira para fins industriais tem origem nas florestas cultivadas com finalidade comercial. Segundo a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf), a Bahia possui 700 mil hectares (ha) de plantações florestais, o que corresponde a 7% de árvores plantadas do país. No dia da Árvore, celebrado nesta segunda-feira (21), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), juntamente com a Abaf, reforçam a importância do desenvolvimento sustentável do setor, item presente na agenda positiva que tem sido construída. 

“Comemoramos este Dia da Árvore reafirmando a importância do setor florestal. As florestas plantadas são essenciais para a preservação das nossas matas nativas e responsáveis pela produção de quase 5 mil produtos, incluindo papel, celulose, geração de energia, pisos, móveis, cosméticos. O setor, responsável por gerar 230 mil empregos na Bahia, é referência nas exportações, no uso de inovação e tecnologia, investimentos em programas socioambientais e na preocupação com o desenvolvimento das comunidades do entorno das suas operações”, declara o vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico. 

Os investimentos florestais ocorrem em quatro regiões distintas da Bahia: Sul, Sudoeste, Litoral Norte e Oeste, contribuindo para a desconcentração da atividade econômica no estado. O setor contribui com 5,4% do PIB estadual e estimula proprietários rurais do estado a cultivarem através do sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Modelo sustentável que permite a produção agrícola, criação de gado (corte e/ou leite), além do manejo de florestas plantadas dentro de uma mesma propriedade. 

De acordo com Wilson Andrade, diretor executivo da Abaf, o uso de produtos de base florestal gera um importante benefício climático, pois ajuda a evitar ou minimizar o uso de produtos baseados em fontes fósseis ou não renováveis, evitando emissões ao longo de diversas cadeias produtivas. “Os produtos de base florestal mantêm o carbono estocado ao longo de sua vida útil. Importante destacar que para cada hectare de produção, a Bahia tem mais de 0,7 hectare preservado, mais que o dobro exigido pelo Código Florestal brasileiro. O setor no estado, incluindo plantios florestais e áreas preservadas, captura algo em torno de 363 milhões de toneladas de carbono”, afirma. A captura de carbono é o processo de remoção de gás carbônico da atmosfera através da fotossíntese. 

De acordo com Juliano Ferreira Dias, gerente de Meio Ambiente, Certificações e Fomento Florestal da Bracell, é importante lembrar que as empresas de base florestal brasileiras não desmatam para efetuar os plantios. “O manejo florestal é restrito às áreas rurais consolidadas e destinam grande volume de recursos financeiros e materiais à restauração florestal e preservação das áreas, contribuindo para atrair animais silvestres que, por sua vez, exercem decisivo papel na propagação das espécies vegetais”, diz. 


Blogbraga/Ascom/SDE

Compartilhar no Whatsapp

Bahia registra 1.093 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas; número total de óbitos desde o início da pandemia é de 6.265

Segunda-feira, 21 de Setembro de 2020 / Bahia

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.093 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 1.094 curados (+0,4%). Dos 295.303 casos confirmados desde o início da pandemia, 281.445 já são considerados curados e 7.593 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

Os casos confirmados ocorreram em 416 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (28,53%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (6.367,55), Almadina (6.131,04), Madre de Deus (5.793,39), Itabuna (5.767,67), Dário Meira (5.051,35).

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 581.840 casos descartados e 69.596 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo (20).

Na Bahia, 25.147 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesseBusiness Intelligence.

Óbitos

O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 44 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias.

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 6.265, representando uma letalidade de 2,12%. Dentre os óbitos, 55,90% ocorreram no sexo masculino e 44,10% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 53,18% corresponderam a parda, seguidos por branca com 16,76%, preta com 15,34%, amarela com 0,85%, indígena com 0,10% e não há informação em 13,77% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 74,16%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (75,94%).


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

ITABERABA/BA: Rondesp apreende drogas escondidas

Sábado, 19 de Setembro de 2020 / Bahia

Após denúncia anônima, recebida na tarde da última quinta-feira (17/09), indicando que havia entorpecentes escondidos em um terreno localizado na Rua A do bairro Invasão do Caetitu, na cidade de Itaberaba, as guarnições da RONDESP/Chapada com o apoio do GOC da unidade se deslocaram até o local informado, onde a cadela K9 Keity efetuou o escaneamento do terreno e indicou a presença de entorpecentes dentro de um saco plástico. 

Foram apreendidas  27 unidades de maconha mais 100g da mesma erva. 

A pessoa responsável pela droga não foi localizada e o material apreendido foi apresentado na delegacia local.

CPR - CHAPADA
RONDESP CHAPADA


Blogbraga/CPR - CHAPADA - RONDESP CHAPADA

Compartilhar no Whatsapp

Prisão em flagrante por tráfico de drogas em Itaberaba/BA

Sábado, 19 de Setembro de 2020 / Bahia

Após denúncia anônima sobre tráfico de entorpecentes na Rua C do bairro do Caetitu, na tarde desta sexta-feira (18/09), as guarnições da RONDESP/Chapada, com o apoio do GOC da unidade, deslocaram-se até o local informado, onde um indivíduo foi abordado e com o ele encontradas 02 porções de crack e a quantia de R$ 10,00. 

No momento da abordagem, a cadela K9 Keity iniciou o escaneamento da área se direcionando para o interior da residência do abordado, onde indicou a presença de mais entorpecentes, os quais estavam aos cuidados de uma mulher na casa. Na ação foi apreendida a quantia R$ 1.042,20; bem como 111 porções de crack; caderno de anotações e embalagens para as drogas. 

Todo o material foi apresentado na delegacia local, sendo o casal preso e atuado pelo crime.

CPR - CHAPADA
RONDESP CHAPADA


Blogbraga/CPR - CHAPADA - RONDESP CHAPADA

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE IRECÊ/BA: Em Ibititá, Rui dá início à maratona da viagem 600 e entrega 58 quilômetros da nova BA-148

Sábado, 19 de Setembro de 2020 / Bahia

O governador Rui Costa deu início, por volta das 11h desta sexta-feira (18), a uma sequência de três viagens ao interior da Bahia para entregas e vistorias de obras do Governo do Estado. Em Ibititá, primeiro destino do dia, ele alcançou a marca de 600 viagens a trabalho à frente do Executivo baiano. 

 Ao pousar, o governador falou da alegria de completar 600 viagens ao interior baiano, cumprindo agenda em Ibititá e realizando a inspeção das obras da estrada e de outras intervenções feitas em parceria com o município. “Estar aqui hoje é motivo de muita emoção e orgulho, já que Ibititá é uma cidade em que sempre sou recebido com muito carinho. Desde que assumi o governo, em janeiro 2015, o estilo da nossa gestão é esse: governar com presença física em todos os cantos da Bahia”, assegurou. 

Rui chegará ao final do dia com 602 viagens, depois de passar também pelas cidades de Itaguaçu da Bahia e Barra. Em Ibititá, o governador entregou a recuperação de 58 quilômetros da BA-148, no trecho entre Irecê, na altura da rotatória da BA- 432, até Barra do Mendes, passando pelas cidades de Ibipeba e Ibititá. A obra beneficia cerca de 250 mil habitantes e fortalece o agronegócio, principal atividade econômica da região. 

No município, também foram entregues obras de pavimentação em paralelepípedo com drenagem superficial no povoado de Lagoa da Pedra. Somadas, as obras contabilizam um investimento de mais de R$ 15,2 milhões. O governador também participou da inauguração do Novo Hospital Municipal de Ibititá durante visita à cidade.

Ponte sobre o Rio São Francisco 

Em Barra, no oeste baiano, o governador vistoria as obras da ponte sobre o Rio São Francisco, que fará a ligação entre o município e Xique-Xique. Com previsão de ser finalizada no segundo semestre de 2021, a ponte vai ser uma importante ligação da região oeste baiana com o restante do estado. O equipamento, com um quilômetro de extensão e 15 metros de largura, faz parte do projeto de recuperação do Sistema Viário da BA-052. O investimento é de R$ 133 milhões. 

 Em Itaguaçu da Bahia, o Governo do Estado vai entregar, ainda nesta sexta, obras de pavimentação da Rodovia BA-438, no trecho de 5,8 quilômetros entre a sede da cidade e o entroncamento com a BA-052. O investimento é de mais de R$ 2,2 milhões. Durante a visita, também serão celebrados dois convênios no âmbito do Projeto Bahia Produtiva, no edital para qualificação de agroindústrias, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). 


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia/Fotos: Carol Garcia/ GOVBA

Compartilhar no Whatsapp

Rui Costa agradece STF por decidir pela retirada da Força Nacional do sul da Bahia

Sábado, 19 de Setembro de 2020 / Bahia

Durante visita ao município de Barra, parte da programação de sua viagem de número 600 ao interior baiano, nesta sexta-feira (18), o governador Rui Costa parabenizou o Supremo Tribunal Federal (STF) por deferir a liminar que pedia a retirada da Força Nacional de Segurança Pública no sul do estado.  Como resultado da liminar pleiteada pelo Governo da Bahia, o ministro Edson Fachin determinou, na quinta (17), que a União retire dos municípios de Prado e Mucuri, no prazo de até 48 horas, todo contingente da Força Nacional. Para Rui, a decisão mostra o respeito ao pacto federativo e à democracia.

“Quero agradecer e parabenizar o STF pelo respeito aos entes federados. Me orgulha de na Bahia darmos o exemplo, desde o governo Wagner, respeitando em cada cidade o prefeito ou prefeita, independentemente da sua filiação partidária, se votou ou não votou no governador. Nós temos que respeitar a vontade da população. Isso se chama pacto federativo. Isso se chama democracia. Infelizmente, o atual governo (federal) não tem nenhum apreço e respeito pela democracia e pelo pacto federativo”, afirmou o governador baiano.

Rui ressaltou que a Constituição brasileira é muita clara com relação ao respeito aos entes federados. “Portanto essa atitude é ilegal e, na minha opinião, beira ao crime de responsabilidade, além de ser um brutal desperdício de dinheiro. Acho que o Tribunal de Contas deve apurar esse processo”. O governador explicou que o caso em questão não trata de disputa de terra, mas de um assento regular, existente há mais de dez anos.

“Não há disputa ali que exija força policial, para mediar ou evitar conflito. O assento é do Incra há mais de dez anos. O que está sendo resolvido lá agora é apenas papelada, documentação”, disse Rui, classificando o envio da Força Nacional pelo governo federal como medida desnecessária e midiática.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE JACOBINA: 24ª CIPM APREENDE ARMA DE FOGO NO MUNICÍPIO DE OUROLÂNDIA

Sexta-feira, 18 de Setembro de 2020 / Bahia

Na manhã desta quinta feira, 17 de agosto, Policiais Militares do Destacamento de Polícia Militar em Ourolândia, foram acionados através da Central de Operações (CENOP) para averiguar uma denuncia de ameaça com arma de fogo.

Diante das informações, os Policiais deslocaram até a residência localizada na zona urbana do Município e ao chegarem no logradouro, o acusado não se encontrava. Uma das residentes relatou aos Policiais que o acusado, em discussão com uma menor de idade, teria lhe ameaçado de morte. 

Em ato contínuo, os Policiais passaram a questionar da existência de alguma arma de fogo, onde, com a autorização da mesma, foi realizada uma busca na residência e encontrada uma espingarda calibre .28, sem marca e sem número visível.

A arma foi apresentada na sede da 16ª COORPIN em Jacobina para serem tomados os procedimentos cabíveis.

“Parabenizo os Policiais Militares que, ao atender a solicitação, obtiveram êxito na apreensão da arma de fogo, a qual poderia ser instrumento no cometimento de atos criminosos. A 24ª CIPM sempre estará de prontidão para Servir e Proteger a população em nossa área de atuação.” Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"

Jacobina, 18 de agosto de 2020.
Vitor Costa - Subtenente PM
Chefe do Setor de Comunicação Social/Porta Voz do Comando

INSTAGRAM: https://instagram.com/24cipm?igshid=h8t25x89o29k
FACEBOOK: https://www.facebook.com/24cipmba/ 


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

Bahia registra 1.970 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas; número total de óbitos na Bahia desde o início da pandemia é de 6.132

Sexta-feira, 18 de Setembro de 2020 / Bahia

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.970 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,7%) e 1.885 curados (+0,7%). Dos 289.655 casos confirmados desde o início da pandemia, 276.502 já são considerados curados e 7.021 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

Os casos confirmados ocorreram em 416 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (28,80%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (6.250,00), Almadina (6.131,04), Itabuna (5.596,49), Madre de Deus (5.376,19), Dário Meira (5.051,35).

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 568.886 casos descartados e 71.291 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira (17).

Na Bahia, 24.790 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Óbitos

O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 47 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada. 

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 6.132, representando uma letalidade de 2,12%. Dentre os óbitos, 55,89% ocorreram no sexo masculino e 44,11% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 52,92% corresponderam a parda, seguidos por branca com 16,72%, preta com 15,49%, amarela com 0,83%, indígena com 0,10% e não há informação em 13,94% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 74,54%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (76,09%).


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

Cadela da Rondesp Chapada encontra drogas em terreno baldio

Sexta-feira, 18 de Setembro de 2020 / Bahia

As guarnições receberam uma denúncia anônima sobre entorpecentes num espaço abandonado, no bairro Caetitu, em Itaberaba.

O faro apurado da cadela Keity, das Rondas Especiais (Rondesp) Chapada, ajudou na localização de 27 porções de drogas, na quinta-feira (17), no município de Itaberaba.

As guarnições receberam uma denúncia anônima sobre entorpecentes num terreno baldio, na rua A, no bairro Caetitu e, após farejamento, a cadela indicou o local onde o material estava escondido. O caso foi registrado na 12ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin).

“Sempre que se faz necessário utilizamos Keity em nossas ações. Ela nos ajuda bastante, principalmente nessas ocorrência de tráfico de drogas”, contou o comandante da unidade, capitão Eduardo Neves.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria da Segurança Pública da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Preocupado com pandemia nas eleições, Rui pede apoio ao TRE

Sexta-feira, 18 de Setembro de 2020 / Bahia

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) vai produzir uma Nota Técnica para o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) com informações sobre a pandemia do novo coronavírus no estado e orientações para evitar o aumento de casos durante as eleições deste ano.

A informação foi divulgada pelo governador Rui Costa, nesta quinta-feira (17), por meio do seu perfil oficial no Twitter. “Vamos encaminhar ao TRE informações técnicas e sugerir protocolos sanitários para assegurar que a campanha eleitoral e a votação deste ano não provoquem o avanço da pandemia na Bahia”, escreveu o governador nas redes sociais.

O assunto foi discutido por Rui durante reunião virtual, nesta quinta, com o presidente do TRE-BA, Jatahy Júnior; o prefeito de Salvador, ACM Neto; o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro; e representantes do Ministério Público Eleitoral. “O nosso pedido é que sejam adotadas todas as medidas necessárias para que tenhamos uma eleição segura para baianas e baianos”, afirmou.

O presidente do TRE-BA destacou que a reunião foi "bastante proveitosa e houve consenso sobre a necessidade de adotar medidas rigorosas contra a Covid-19. A Justiça Eleitoral fará de tudo para que a eleição ocorra normalmente, sempre respeitando as normas sanitárias de proteção à saúde pública”. A nota técnica da Sesab, que garantirá subsídio à tomada de decisões do TRE, deve ser entregue ao tribunal nos próximos dias.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

STF atende pedido do Governo da Bahia e determina retirada da Força Nacional do extremo sul

Sexta-feira, 18 de Setembro de 2020 / Bahia

Imagem ilustrativa

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu na noite desta quinta-feira (17) a liminar pleiteada pelo Estado da Bahia, na quarta (16), requerendo a retirada da Força Nacional de Segurança do sul do estado. Fachin determinou que a União retire dos municípios de Prado e Mucuri, no prazo de até 48 horas, todo o contingente da Força Nacional de Segurança Pública mobilizado pela Portaria nº 493, de 1º de setembro de 2020. Também estipulou a intimação da União, na pessoa do advogado-geral, para manifestar eventual interesse em conciliar .

Em sua manifestação, o Estado da Bahia informou que a guarda federal foi mandada no último dia 3, sem consulta prévia ou solicitação de autoridades locais, ferindo o princípio constitucional da autonomia federativa dos estados. Reclamou ainda que os pedidos de esclarecimentos, feitos ao ministro André Mendonça (Justiça), ficaram sem resposta.
 
Para o procurador-geral do Estado, Paulo Moreno, “a decisão do Ministro Fachin responde à altura a grave violação constitucional perpetrada pelo Governo Federal. A Força Nacional tem papel fundamental e relevante para o país, mas sempre como instrumento de fortalecimento do pacto federativo, mediante atuação articulada e respeitando a autonomia dos Estados. Não pode se constituir um veículo de intervenção da União nos Estados membros”.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: Roças de maconha destruídas em menos de 24 horas

Quinta-feira, 17 de Setembro de 2020 / Bahia

Três áreas abertas, em ilhas do Rio São Francisco, no município de Curaçá, visualizadas através do aplicativo Google Mapa, chamaram a atenção de policiais da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/ Curaçá). Nesta terça-feira (15), as equipes foram aos locais e encontraram três roças de maconha com mais de 35 mil pés prontos para retirada.

As plantações foram erradicadas nas ilhas do Curralinho e da Arara, as margens do rio. As mudas, com pouco mais de um metro de altura, eram mantidas através de irrigação manual com baldes e canos, também queimados.

De acordo com o comandante da unidade, capitão Leonel Carlos Ribeiro Neto, do início de 2020 até o momento, foram incinerados mais de 300 mil pés de maconha na região. “Apreendemos mais de 90 toneladas da droga o que representa um prejuízo de cerca de R$ 60 milhões para o traficante”, explicou o oficial.

A plantação foi destruída e algumas mudas apresentadas na Delegacia Territorial do município. 


Blogbraga/SSP-BA

Compartilhar no Whatsapp

Na viagem 600, Rui entrega mais de 60 quilômetros de estradas e vistoria ponte sobre Rio São Francisco

Quinta-feira, 17 de Setembro de 2020 / Bahia

O governador Rui Costa completa 600 viagens a trabalho ao interior da Bahia nesta sexta-feira (18) com uma agenda intensa. O dia será marcado pela entrega de obras e investimentos nas áreas de infraestrutura, agricultura e abastecimento de água nos municípios de Ibititá, Barra e Itaguaçu da Bahia. Rui chegará ao final do dia com 602 compromissos cumpridos no interior. A viagem de número 599 ocorreu no último dia 11, quando foi inaugurado o Hospital do Câncer de Juazeiro.

A agenda de sexta terá início em Ibititá, às 9h, onde o governador entrega a recuperação de 58 quilômetros da BA-148, no trecho da rotatória da BA- 432, que faz a ligação do município com Irecê, Ibipeba e Barra do Mendes. A obra beneficia cerca de 250 mil habitantes e fortalece o agronegócio, principal atividade econômica da região. No município também serão entregues obras de pavimentação em paralelepípedo com drenagem superficial no povoado de Lagoa da Pedra. Somadas, as obras contabilizam um investimento de mais de R$ 18 milhões.

Ponte sobre o Rio São Francisco

Em Barra, no oeste baiano, o governador vistoria as obras da ponte sobre o Rio São Francisco, que fará a ligação entre o município e Xique-Xique, atendendo a um antigo anseio da população local. Com previsão de ser finalizada no segundo semestre de 2021, a ponte vai ser uma importante ligação da região oeste baiana com o restante do estado. O equipamento, com um quilômetro de extensão e 15 metros de largura, faz parte do projeto de recuperação do Sistema Viário da BA-052. O investimento é de R$ 133 milhões.

A ponte vai oferecer mais segurança, conforto e rapidez na travessia entre as duas cidades, beneficiando mais de 2,5 milhões de habitantes. Além disso, vai contribuir para o desenvolvimento do agronegócio, do turismo e do setor de geração de energia eólica na região. Os serviços no equipamento estão gerando 220 empregos diretos e 45 indiretos.

Em Itaguaçu da Bahia, Rui entrega obras de pavimentação na Rodovia BA-438, no trecho de 5,8 quilômetros entre a sede da cidade e o entroncamento com a BA-052. O investimento é de mais de R$ 2,2 milhões. Durante a visita, também serão celebrados dois convênios no âmbito do Projeto Bahia Produtiva, no edital para qualificação de agroindústrias, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

POLÍCIAS MILITAR E CIVIL REALIZAM "OPERAÇÃO BACULEJO" NA CADEIA DE CAMPO FORMOSO/BA

Quarta-feira, 16 de Setembro de 2020 / Bahia

Atendendo solicitação do delegado titular de Campo Formoso/BA, por volta das 10h, desta quarta-feira (16), foi realizada pelos Policiais Militares do PETO, ROCAM, da 54 CIPM, juntamente com Policiais Civis, a revista das celas da cadeia pública da delegacia local.

O referido estabelecimento prisional comportava 14 detentos distribuídos em 08 celas. Após o presos terem sido locados em local seguro e policiado, deu-se início à inspeção no interior das celas, sendo localizados dois aparelhos celulares (marca Samsung) e um artefato cortante ( tipo faca). 

Todo material foi apresentado ao plantonista da Delegacia de Polícia Cívil para adoção das medidas legais cabíveis.

"PROJETO CAMPO FORMOSO MAIS SEGURA"


Blogbraga/PM-BA

Compartilhar no Whatsapp

PM DESTRÓI MILHARES DE PÉS DE MACONHA NO INTERIOR DE CAMPO FORMOSO/BA

Quarta-feira, 16 de Setembro de 2020 / Bahia

Por volta das 03 horas da madrugada desta terça-feira (15), as guarnições do PETO RURAL E URBANO da 54 CIPM desencadearam mais uma etapa da "OPERAÇÃO TERRA LIMPA" no povoado de Tuiutiba, zona rural de Campo Formoso, nas imediações do povoado dos sem terra.

As guarnições seguiram para averiguar uma denúncia anônima, segundo a qual haveria na referida localidade, plantações e o cultivo de Cannabis Sativa Lineu (maconha).

Os Policiais Militares ao chegarem nas multicitadas roças, realizaram incursão no terreno e comprovaram a veracidade da denuncia. Na zona alvo da operação foram encontradas 4 roças de maconha, uma interligada na outra. 

A primeira roça com aproximadamente 3.100 pés, a segunda roça com 2.400, a terceira com 13.200 e a quarta com 11.200 pés, totalizando aproximadamente 30.000 pés da droga.

Os policiais militares procederam a erradicação e incineração de todo o material ilícito no local do fato e logo em seguida deslocaram para a delegacia de Polícia Cívil de Campo Formoso, para que fossem tomadas as medidas legais cabíveis.

"PROJETO CAMPO FORMOSO MAIS SEGURA"


Blogbraga/Reportagem: Marlon/54 CIPM

Compartilhar no Whatsapp

Apreensão de veículo com indícios de adulteração em Itaberaba/BA

Quarta-feira, 16 de Setembro de 2020 / Bahia

Durante patrulhamento no bairro RM, em Itaberaba-BA, na manhã de ontem 15/09, guarnição da Rondesp Chapada foi solicitada pela Guarda Civil Municipal juntamente com agentes da SMTT, para averiguar um veículo Celta sob suspeita de adulteração.

Ao proceder com a busca veicular foram constatadas algumas irregularidades, dentre elas o fato de o veículo apresentar a placa policial não condizente com o chassi. 

Diante disso, o caso foi levado para autuação na delegacia local.

CPR - CHAPADA
RONDESP CHAPADA


Blogbraga/CPR - CHAPADA - RONDESP CHAPADA

Compartilhar no Whatsapp

Prazo para consulta pública do Relatório do ZEE-BA é prorrogado até 5 de dezembro

Quarta-feira, 16 de Setembro de 2020 / Bahia

O Governo do Estado prorrogou até o dia 5 dezembro o prazo para manifestações e contribuições do Relatório final do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) da Bahia, que está disponível no site: www.zee.ba.gov.br. A construção desse instrumento de política pública do Estado é fruto de uma parceria entre as secretarias do Meio Ambiente (Sema) e do Planejamento (Seplan).

Durante todo o processo de elaboração do ZEE, as equipes técnicas da Sema e da Seplan percorreram os diversos municípios representantes dos Territórios de Identidade. Depois de 14 audiências públicas, 27 escutas territoriais, canal aberto na internet e criação de WebSig (aplicação que oferece dados espaciais para os usuários), foram contabilizadas 1.757 diretrizes. Desse total, 69 foram incorporadas, o que correspondeu a alteração de 70% dos textos das diretrizes originais. 

“Este é um projeto que foi amplamente debatido junto com a sociedade, desde 2009, o que resultou nas diretrizes que compõem o documento técnico, que divide o estado em 36 zonas, levando em consideração aspectos geoambientais, da biodiversidade e das atividades produtivas. Atendendo a solicitações de diversos setores da sociedade, estamos prorrogando o prazo para a consulta pública", ressaltou o secretário do Planejamento, Walter Pinheiro. 

Após o dia 5 de dezembro, período de intervenção da população, a Comissão Técnica do ZEE-BA terá o prazo de 30 dias para analisar todas as contribuições. Depois de revisado, o documento final será encaminhado a Procuradoria Geral do Estado, que o transformará em Decreto para ser assinado pelo governador Rui Costa.

“O ZEE, como ferramenta de gestão, se faz ainda mais importante na pós-pandemia, pois propõe um desenvolvimento pautado no uso sustentável dos recursos naturais e no equilíbrio dos ecossistemas existentes, indicando os potenciais econômicos de cada área, sem deixar de lado a preservação ambiental e a qualidade de vida das pessoas", destacou o secretário do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira. 

ZEE - é um instrumento da Política Nacional e Estadual de Meio Ambiente (Lei Federal nº 6.938/81, Decreto Federal n.º 4297/02 e Lei Estadual nº 10.431/06) que visa orientar o planejamento, a gestão e as decisões do poder público, do setor privado e da sociedade em geral, considerando as potencialidades e limitações ambientais e socioeconômicas, tendo por objetivo maior o desenvolvimento sustentável.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Bahia registra 718 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas; o número total de óbitos desde o início da pandemia é de 5.999

Terça-feira, 15 de Setembro de 2020 / Bahia

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 718 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,3%) e 777 curados (+0,3%). Dos 283.235 casos confirmados desde o início da pandemia, 269.890 já são considerados curados e 7.346 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https: https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

Os casos confirmados ocorreram em 416 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (28,91%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (6.184,69), Almadina (6.021,23), Itabuna (5.461,89), Madre de Deus (5.039,59), Dário Meira (5.014,01).

O  boletim epidemiológico contabiliza ainda 555.790 casos descartados e 67.023 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira (14).

Na Bahia, 24.451 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aquou acesse o Business Intelligence..

Óbitos

O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 38 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 5.999, representando uma letalidade de 2,12%. Dentre os óbitos, 55,83% ocorreram no sexo masculino e 44,17% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 52,64% corresponderam a parda, seguidos por branca com 16,80%, preta com 15,45%, amarela com 0,85%, indígena com 0,10% e não há informação em 14,15% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 74,83%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (76,19%).


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

TCM VAI APURAR CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS EM CALDEIRÃO GRANDE/BA

Terça-feira, 15 de Setembro de 2020 / Bahia

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios determinaram que seja lavrado termo de ocorrência para apurar os critérios adotados pelo prefeito de Caldeirão Grande, Cândido Pereira da Guirra Filho, para a escolha de instituições privadas de ensino superior para a concessão de bolsas de estudos, bem como identificar como foi feita a seleção dos alunos beneficiados. A sugestão foi feita pelo conselheiro Paolo Marconi e acatada pelo conselheiro José Alfredo Rocha Dias, que foi o relator do termo de ocorrência lavrado contra o prefeito de Caldeirão Grande e que apontou irregularidades na utilização de recursos provenientes dos precatórios do Fundef.

A decisão, proferida na sessão realizada por meio eletrônico desta terça-feira (15/09), foi pela procedência do termo de ocorrência que apurou desvios de recursos do Fundeb, com imputação de multa no valor de R$1,5 mil. Foi determinado ainda o ressarcimento à conta específica do fundo, no valor de R$86.829,83, com recursos do próprio município. Também será dado conhecimento dos fatos ao Ministério Público Federal.

De acordo com a relatoria, os recursos provenientes dos precatórios do Fundef não podem ser utilizados em atividades distintas às ações específicas de educação básica (educação infantil e ensino fundamental). Assim, o uso de R$86.829,83 do valor recebido para pagamentos de bolsas de estudos de alunos no “Centro de Estudos Jacobinense” e no “Instituto Diamantina de Educação”, entidades privadas de ensino superior, caracteriza o desvio de finalidade na aplicação desses recursos.

Cabe recurso da decisão.


Blogbraga/TCM - Assessoria de Comunicação Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: TCM APROVA CONTAS DE NOVE CÂMARAS MUNICIPAIS

Terça-feira, 15 de Setembro de 2020 / Bahia

Os conselheiros e auditores que integram a 2ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia analisaram e aprovaram, embora com ressalvas, as contas do exercício de 2019 de gestores de nove câmaras municipais do estado. Alguns dos presidentes de câmaras não tiveram ressalvas graves, consideradas passíveis de multa. Outros foram punidos com multas de valor entre R$1 mil a R$2 mil, em razão de irregularidades, equívocos e omissões que foram constatadas quando da análise dos relatórios apresentados. As decisões foram proferidas na sessão desta terça-feira (15/09), realizada por meio eletrônico.

Tiveram contas aprovadas o presidente da Câmara Andorinha, Marinaldo Souza de Oliveira; de Buritirama, Ariosvaldo Pinheiro de Souza; de Cafarnaum, Roberval Oliveira dos Anjos; de Itaberaba, Antônio de Andrade Santos Neto; de Barra da Estiva, Valter Silva Pereira; de Boa Vista do Tupim, Sávio Bulcão dos Santos; de Lajedinho, Carivaldo Soares de Brito; de Serrolândia, João Wilson Santos Novais; e de Belmonte, Aelson Silva Matos.

O relator das contas da Câmara Municipal de Belmonte, conselheiro José Alfredo Rocha Dias, multou o gestor em R$2 mil pelas irregularidades apontadas no relatório técnico, especialmente em razão da contratação direta, por inexigibilidade, sem comprovar o atendimento aos requisitos exigidos por lei.

A câmara recebeu repasses, a título de duodécimos, no montante de R$2.635.172,16 e promoveu despesas na quantia total de R$2.380.103,11. Não ultrapassou, assim, o limite previsto no artigo 29-A da Constituição. Os recursos deixados em caixa, ao final do exercício, foram suficientes para arcar com despesas inscritas em restos a pagar, no montante de R$9.884,57, contribuindo para o equilíbrio fiscal da entidade.

A despesa total com pessoal alcançou a quantia de R$2.256.227,53, correspondendo ao percentual de 3,52% da Receita Corrente Líquida do município, mantendo-se abaixo do limite de 6% previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Cabe recurso das decisões.


Blogbraga/TCM - Assessoria de Comunicação Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

SEABRA: Na Chapada Diamantina (BA), caminhão adulterado é apreendido durante fiscalização da PRF

Terça-feira, 15 de Setembro de 2020 / Bahia

No início da tarde de ontem (14), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um veículo de carga, modelo M. Benz/AXOR 1933 S, por diversas irregularidades em seus elementos identificatórios.

A ação foi registrada por volta das 12h, no KM 408 da BR 242, trecho do município baiano de Seabra, quando os agentes federais abordaram o caminhão para fiscalização. Durante as verificações, os PRFs notaram inúmeras incongruências no veículo, tais quais etiquetas e motor com numerações fora do padrão convencional de gravação, recortes no chassi, além de peças referentes a um caminhão de mesmo modelo, porém do ano de 2011, o que confirmou as suspeitas de clonagem.

Questionado, o motorista do veículo afirmou que seria funcionario da empresa proprietária do caminhão, desconhecendo qualquer irregularidade. Diante dos fatos, a ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Judiciária local onde serão adotadas as medidas cabíveis.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

Rondesp Chapada apreende dezenas de munições 9mm em Itaberaba

Segunda-feira, 14 de Setembro de 2020 / Bahia

63 munições calibre 9mm e vasta quantidade de recipientes para entorpecentes foram apreendidos em ação da Rondesp Chapada na madrugada desta segunda-feira (14/09), na BA-233 em Itaberaba.

O material estava em poder de uma adolescente, a qual estava em um veículo de transporte coletivo, e que havia sido contratada para entregá-los aqui na Bahia. 

A menor infratora e o material foram apreendidos e apresentados na delegacia local.

CPR - CHAPADA
RONDESP CHAPADA


Blogbraga/CPR - CHAPADA - RONDESP CHAPADA

Compartilhar no Whatsapp

PM APREENDE MENOR DE IDADE QUE AMEAÇAVA HOMEM DE MORTE COM UM MACHADO NO INTERIOR DE CAMPO FORMOSO/BA

Segunda-feira, 14 de Setembro de 2020 / Bahia

Por volta das 17h10 min, do domingo 13 de setembro, a Central de Operações da 54 CIPM foi informada pelo CICOM/Senhor do Bonfim, que no povoado de Caraíbas, interior de Campo Formoso, havia um indivíduo armado com um machado que estava ameaçando matar a pessoa de iniciais J.S.G, 54 anos de idade.

Incontinenti, foi acionada a guarnição do PETO TATICO URBANO, que se deslocou até a referida localidade e encontrou o acusado, um menor de idade de 16 anos, armado com uma foice e um machado. A vítima informou aos policiais militares que o menor o ameaçou inicialmente com um machado e depois foi buscar uma foice. 

Diante dos fatos o menor foi apreendido e acompanhado pelo seu responsável de iniciais LVS, 60 anos de idade, até a Delegacia de Polícia Civil de Campo Formoso-Ba, aonde foi apresentado juntamente com o material recolhido pela guarnição (um machado e uma foice).

O comando da 54 CIPM destaca a necessidade da população denunciar fatos dessa natureza além de outros crimes diversos através dos canais de comunicação da 54 CIPM, principalmente através do disque denuncia da Polícia Militar em Campo Formoso


Blogbraga/54 CIPM

Compartilhar no Whatsapp

Transporte coletivo intermunicipal é liberado em 303 municípios baianos; Luis Eduardo Magalhães está entre os liberados

Segunda-feira, 14 de Setembro de 2020 / Bahia

Cidades inseridas em macrorregiões de saúde que apresentaram redução na taxa de contaminação e de ocupação de leitos para o tratamento da Covid-19 tiveram o transporte coletivo intermunicipal liberado nesta segunda-feira (14). Anunciada pelo governador Rui Costa, em coletiva de imprensa virtual promovida no final da manhã, a flexibilização está inserida no decreto estadual n° 19.586, que segue proibindo a realização de eventos com mais de 100 de pessoas e atividades em escolas das redes pública e privada em toda a Bahia.

O documento era válido até este domingo (13) e foi prorrogado por mais 15 dias, mantendo-se em vigor até 27 de setembro, como lembra o governador. “A flexibilização do transporte, com a utilização de máscara por todos, é uma evolução, uma resposta positiva em relação à queda nas taxas de contaminação das diferentes macrorregiões. A liberação do transporte intermunicipal, assim como a que havíamos promovido para as cidades até 100 quilômetros distantes da capital, tem como premissa básica a preservação da saúde e vida das pessoas, um compromisso que reafirmo e do qual não abro mão”, destacou Rui.

Das nove macrorregiões de Saúde, seis estão enquadradas no critério adotado pelo Estado para a liberação, totalizando 303 cidades com o transporte coletivo intermunicipal restabelecido. Apenas as macrorregiões Extremo Sul, Sul e parte da região Sudoeste seguem com restrições, somando 114 cidades com terminais rodoviários fechados. “De todas as regiões, estas são as que seguem com números mais altos. Se observarmos índices mais animadores, poderemos liberar o transporte nesses territórios também”, explicou.

O governador lembrou ainda que as liberações podem ser revistas, caso haja um reflexo negativo nos números. “Quando esta prorrogação estiver perto do final, será feita uma nova análise do cenário para manter ou alterar as regras contidas no decreto, inclusive a suspensão do transporte intermunicipal”, alertou.

Já o transporte metropolitano semiurbano - aquele com características operacionais típicas de transporte urbano, mas que transpõe os limites de perímetros urbanos, em áreas metropolitanas e aglomerações urbanas - está liberado em todos os 417 municípios baianos.

Além das aulas, o decreto n° 19.586 proíbe todas as atividades que envolvem aglomeração de pessoas, como eventos desportivos, religiosos, shows, feiras, apresentações circenses, eventos científicos, passeatas, aulas em academias de dança e ginástica, bem como abertura e funcionamento de zoológicos, museus, teatros, dentre outros.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Bahia registra 2.156 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Domingo, 13 de Setembro de 2020 / Bahia

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.156 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,8%) e 2.239 curados (+0,8%). Dos 281.665 casos confirmados desde o início da pandemia, 268.208 já são considerados curados e 7.545 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https: https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/

Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

Os casos confirmados ocorreram em 416 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (29,14%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (6.112,85), Almadina (5.966,33), Itabuna (5.398,10), Dário Meira (5.014,01), Madre de Deus (4.921,06).

boletim epidemiológico contabiliza ainda 550.497 casos descartados e 69.808 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado (12).
Na Bahia, 24.385 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, 
clique aqui ou acesse o  Business Intelligence.

Óbitos

O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 46 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 5.912, representando uma letalidade de 2,10%. Dentre os óbitos, 55,78% ocorreram no sexo masculino e 44,22% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 52,55% corresponderam a parda, seguidos por branca com 16,71%, preta com 15,46%, amarela com 0,81%, indígena com 0,10% e não há informação em 14,36% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 75,05%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (76,13%).


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE JACOBINA: 24ª CIPM RECUPERA VEÍCULO COM RESTRIÇÃO DE FURTO/ROUBO NO DISTRITO DE LAGES DO BATATA

Sábado, 12 de Setembro de 2020 / Bahia

No início da tarde desta quinta-feira, 10 setembro, Policiais Militares do Posto Policial Militar do Distrito de Lages do Batata em Jacobina, foram informados através de denúncia anônima, de um veículo roubado que se encontrava em uma oficina mecânica no Distrito de Lages do Batata.

De imediato os Policiais se deslocaram para o referido Distrito, onde fora constatada a veracidade da denuncia. Na Oficina se encontrava um veículo GM/Onix, com licença de Belo Horizonte-MG e, após consulta pela placa policial, acusou-se restrição de furto/roubo.

Diligências foram empreendidas na identificação do indivíduo que deixou o veículo para conserto na oficina, onde logrou-se êxito na captura do mesmo no Distrito de Caatinga do Moura.

O indivíduo de 35 anos de idade, juntamente com o veículo recuperado, fora conduzido para sede 16ª COORPIN em Jacobina, para que que medidas cabíveis fossem adotadas.

“Parabenizo os bravos Policiais Militares por mais um veículo recuperado em nossa área de atuação. A 24ª CIPM sempre estará de prontidão para agir quando for solicitada.” Disse o Major Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"

Jacobina, 12 setembro de 2020.
Vitor Costa - Subtenente PM
Chefe do Setor de Comunicação Social/Porta Voz do Comando

INSTAGRAM: https://instagram.com/24cipm?igshid=h8t25x89o29k
FACEBOOK: https://www.facebook.com/24cipmba/


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: Governo nomeia aprovados no concurso para auditor fiscal

Sábado, 12 de Setembro de 2020 / Bahia

O Governo do Estado nomeia neste sábado (12) 25 candidatos convocados em março deste ano, aprovados no concurso público para auditor fiscal do Estado. O decreto de nomeação, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), está disponível no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br). As nomeações incluem dez candidatos para a área de Administração, Finanças e Controle Interno; sete candidatos para o setor de Tecnologia da Informação; e outros oito candidatos, para Administração Tributária.

O certame, promovido pelas secretarias da Administração (Saeb) e da Fazenda (Sefaz-BA), foi lançado em fevereiro de 2019, com oferta de 60 vagas, sob organização da Fundação Carlos Chagas (FCC). O resultado final e a homologação do certame foram divulgados no dia 17 de dezembro do mesmo ano. O concurso público tem validade de um ano, podendo ser renovado por igual período.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
Ofertas - Hiper Santo Antonio Global Minas Aço Neli ORIX Contabilidade Rondon Extreme Dupará Açaí LH Madeiras Online Celulares Vida Farma DBT Jaú G7 NET Grupo Marabá Midori Paisagismo DPVAT CISO PM Oeste Beton Casa do Marceneiro Dique Denuncia Casa da Informática Posto Sutrans Sportime Delicia ASMAT Rivaldo P&F Guarda Municipal AFS Imperial Paraíba Polícia Civil Casa da Ferramenta Luz motos