Embasa

Governo da Bahia
SICREDI
Ação
NOTÍCIAS

Luís Eduardo Magalhães é destaque no audiovisual baiano

Quarta-feira, 14 de Abril de 2021 / Cidade

Dados do Observatório do Audiovisual Baiano apontam que o Município de Luís Eduardo Magalhães se destacou na produção audiovisual a partir de 2018. 

Em um processo de interiorização dos festivais de Cinema, com as duas edições do Festival Mimoso de Cinema, realizado pela 242 Filmes, produtora capitaneada por artistas locais. 

Segundo o relatório, que analisou mostras entre os anos de 2016 e 2019, a iniciativa permitiu uma maior circulação de obras,  ampliando a possibilidade de conexão destes eventos com públicos mais amplos. 

Ficha técnica:

Equipe de pesquisa e redação do boletim: Carmem Lima, Daniele Canedo, Leonardo Costa, Luis Gustavo Campos (Observatório da Economia Criativa da Bahia - OBEC - BA);
Equipe do Observatório do Audiovisual Baiano: André Araújo, Clarissa Viana, Denis Martins, Everaldo Azevedo, Gabriel Pires e Milena Araújo;
Pesquisador convidado: Filipe Gama;
Identidade Visual: Carlos Luiz;
Diagramação: Clarissa Viana.


Blogbraga/ASCOM Prefeitura LEM

Compartilhar no Whatsapp

TRÂNSITO: INFORMATIVO DA PREFEITURA DE LEM

Quarta-feira, 14 de Abril de 2021 / Cidade

A partir das 19h desta quarta-feira (14), a Rua Rondônia, em Luís Eduardo Magalhães, será fechada para pintura da sinalização horizontal, no trecho entre a Avenida Barreiras e a Avenida JK. A rua estará devidamente sinalizada pela equipe da Sutrans. 

Em função da intervenção, será necessário que os veículos estacionados na via sejam retirados antes do início dos trabalhos. 


Blogbraga/ASCOM Prefeitura LEM

Compartilhar no Whatsapp

Carro capota e motorista fica ferido na BR/242 em Luis Eduardo Magalhães

Quarta-feira, 14 de Abril de 2021 / Cidade

SAMU atendeu a vítima

Vítima de capotamento

O carro ficou avariado

O homem deu entrada na UPA

Um homem de iniciais W. C. S, de 26 anos, foi vítima de acidente tipo capotamento, por volta das 14h desta quarta-feira (14). O acidente ocorreu na BR/242, na altura do KM 870, distante 10 KM de Luis Eduardo Magalhães.

Segundo relato de testemunha ocular, o condutor seguia sentido Barreiras, quando perdeu o controle da direção do veículo GM/Corsa e saiu da pista capotando por pelo menos duas vezes. O condutor foi retirado do interior do veículo, por usuários da via.

O SAMU/USA - Unidade de Suporte Avançado esteve no local prestando atendimento ao motorista que apresentava escoriações leves na região do tórax e em membro inferior esquerdo (joelho). O homem foi medicado e encaminhado à UPA.


Blogbraga/Reportagem: Marlon

Compartilhar no Whatsapp

LEM: Motociclista fica ferida após colisão no bairro Verde Vida

Quarta-feira, 14 de Abril de 2021 / Cidade

SAMU prestou os primeiros socorros à vítima

Vítima de acidente de trânsito

Veículos envolvidos

A motociclista deu entrada na UPA

Uma mulher, 36 anos, ficou ferida após se envolver em uma colisão entre um Fiat/Toro e uma moto Honda/Biz, no bairro Verde Vida, em Luis Eduardo Magalhães. O acidente ocorreu por volta das 10h05, desta quarta-feira (14).

De acordo com informações, a condutora da motocicleta seguia pela rua W3, quando foi surpreendida pela caminhonete que também seguia pela mesma rua e ao tentar uma conversão, à esquerda, não viu a moto e houve a colisão.

O SAMU prestou socorro à vítima que sofreu escoriações leves e foi encaminhada à UPA. 


Blogbraga/Reportagem: Marlon

Compartilhar no Whatsapp

LEM: Prefeito e vice, Polícia Militar, Secretarias de Saúde e Segurança e ACELEM se reúnem para definir ações para coibir festas clandestinas

Quarta-feira, 14 de Abril de 2021 / Cidade

Com o objetivo de traçar ações para coibir as festas clandestinas na cidade, o prefeito e o vice de Luís Eduardo Magalhães, Junior Marabá e Filipe Fernandes reuniram-se no final da tarde desta terça-feira (13), com o comandante da 85º Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/LEM), Major Cristiano Mendes Gouveia. 

Participaram do encontro, o secretário de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, João Paulo Nascimento, a presidente da Associação Comercial e Empresarial de Luís Eduardo Magalhães (ACELEM), Telma Oliveira e a diretora de Vigilância em Saúde do Município, Juliana Melo. Os gerentes de Vigilância Sanitária e Ambiental e de Vigilância Epidemiológica, Marcelo Rufino e Ana Luiza também estiveram presentes.  

A Prefeitura, através das secretarias de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Indústria, Comércio e Serviços e Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, vai encabeçar uma campanha no intuito de conscientizar a população, da importância de denunciar esses eventos ilegais, em plena pandemia. Para isso, vai buscar o apoio das rádios comunitárias do Município. A iniciativa terá a assinatura da ACELEM e da 85º CIPM. As denúncias serão feitas pelo 190 e 153 da Secretaria de Segurança. 

“A Prefeitura precisa conter o avanço da pandemia, para que não sejam necessárias medidas mais restritivas, como as que o Governo do Estado tomou na região de Irecê, por exemplo. O Governo do Estado está endurecendo ou flexibilizando as medidas, de acordo com os resultados da semana. Se a gente consegue ter uma redução de casos, a tendência é que comece a diminuir as restrições dos decretos”, pontuou o prefeito Junior Marabá.


Blogbraga/ASCOM Prefeitura LEM

Compartilhar no Whatsapp

LEM: Iniciaram nesta terça matrículas para alunos novos na rede municipal de ensino

Quarta-feira, 14 de Abril de 2021 / Cidade

As inscrições para alunos novos da rede municipal de ensino de Luís Eduardo Magalhães iniciaram nesta terça-feira (13) e seguem até o dia 19 de abril, através
do site: educalem.com.br

O site enviará uma mensagem de confirmação de matrícula via WhatsApp, para o número cadastrado e posteriormente será necessário que o aluno ou o responsável legal se apresente na escola, apresentando os seguintes documentos:

- Cópia da certidão de nascimento ou de identidade com originais para conferência;

- Cópia do CPF;

- Original do Histórico Escolar ou comprovante de escolaridade (quando transferido de outra escola);

- Cópia do Comprovante de Residência atual;

- Cópia do Cartão de vacina (atualizado) para Educação infantil e Ensino Fundamental anos iniciais;

- Cópia do Cartão do SUS;
      
- Laudo médico que ateste a deficiência ou outro documento de processo de avaliação diagnóstica, caso se aplique, para melhor organização pedagógica; 

- Declaração de trabalho atualizada contendo carga horária diária ou cópia da carteira de trabalho dos pais ou responsáveis para os casos de matrícula e horário integral modalidade creche – maternal I-II;

CALENDÁRIO DE MATRÍCULAS

- Rematrícula automática dos alunos da casa – 07  de abril de 2021;

- Matrículas de alunos entre escolas municipais: Maternal II que irão para o Pré I, alunos do Pré II que irão para o 1º ano,  alunos do 5° ano que irão para o 6° ano  e transferência por interesse próprio– 08 a 12 de abril de 2021;

- Transferência por terminalidade: 9º ano – 15 e 16 de abril;

- Matrícula de alunos novos  em todas as modalidades, isto é, para os alunos que não integram a rede municipal de ensino  – 13 a 19 de abril;


Blogbraga/ASCOM Prefeitura LEM

Compartilhar no Whatsapp

LEM: CIPE/CERRADO REALIZA A OPERAÇÃO PRESENÇA

Quarta-feira, 14 de Abril de 2021 / Cidade

Na tarde e manhã desta terça feira, 13,  a CIPE/Cerrado realizou a primeira etapa da Operação Presença, que visa fortalecer a atuação da CIPE/CERRADO, valendo-se do patrulhamento especializado preventivo nas localidades com maior incidência criminal em Luís Eduardo Magalhães. 
Ao final da operação foram registradas as seguintes ações: 

- 12 carros abordados
- 08 motos abordadas 
- 41 pessoas abordadas

PMBA, uma Força a serviço do cidadão!

A CIAC nos une, o Cerrado é nosso! 


Blogbraga/FONTE: CIPE/CERRADO - ASCOM

Compartilhar no Whatsapp

NOTA: Quadro clínico do Vereador Fábio Lauck

Terça-feira, 13 de Abril de 2021 / Cidade

O vereador de Luís Eduardo Magalhães, Fábio Lauck, está internado na UTI do Hospital Águas Claras, em Brasília(DF), desde ontem(12/4), em função de uma pneumonia por COVID 19. Ele está consciente, respirando por cateter de auto fluxo e se alimenta bem. A expectativa dos médicos, é muito boa sobre a breve recuperação do paciente.

Fábio agradece às inúmeras demonstrações de carinho que tem recebido dos seus familiares, colegas vereadores e dos amigos. Ele está muito confiante e pede que as pessoas continuem rezando pela saúde de todos os que estão acometidas de COVID.


Blogbraga/ASCOM Fábio Lauck

Compartilhar no Whatsapp

A enfermeira Maria Gabriela Izoton Botion é a nova secretária de Saúde de Luís Eduardo Magalhães

Terça-feira, 13 de Abril de 2021 / Cidade

Maria Gabriela Izoton Botion, enfermeira formada pela FASB em Barreiras e com sete anos de experiência na área, agora será a nova secretária de saúde do Município. Gabriela esteve à frente da diretoria Administrativa do Hospital e Maternidade Dr. Gileno de Sá, em Luís Eduardo Magalhães, desde o dia 1º de janeiro de 2021.

“Agora me foi feita essa proposta e eu aceitei, para dar continuidade ao trabalho de promoção à saúde, junto com os profissionais, junto com toda a população de Luís Eduardo. Porque Saúde é um trabalho em conjunto”, pontuou. 

Maria Gabriela falou dos desafios da Secretaria em plena pandemia do Covid-19. “A gente tem buscado meios para que a gente consiga vencer todos os dias essa questão de pandemia no município. É uma conquista diária, então estamos indo atrás de equipamentos para melhorar nossas unidades de saúde, da contratação de mais profissionais. E precisamos muito da ajuda da população nesse trabalho”, destacou.

“O nome da Gabriela Botion surgiu naturalmente. Ela tem feito um excelente trabalho à frente do Hospital Dr. Gileno de Sá e, assim como os outros nomes que foram apresentados, a considero uma pessoa apta para assumir os desafios da Saúde”, disse o prefeito Junior Marabá. “Acredito que ao lado do Conselho Administrativo da Saúde que criamos, a Gabriela fará um excelente trabalho”, concluiu Junior.


Blogbraga/ASCOM Prefeitura LEM

Compartilhar no Whatsapp

LEM: Projeto de Auxílio Emergencial Municipal da prefeitura poderá ser complementado pela Câmara Municipal

Terça-feira, 13 de Abril de 2021 / Cidade

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães encaminhou ontem, segunda-feira (12), para a Câmara de Vereadores o Projeto de Lei do Auxílio Emergencial Municipal que, sendo aprovado na casa legislativa, deverá atender até 1.500 famílias em situação de vulnerabilidade econômica de Luís Eduardo, com um valor de até R$ 300 por um período de três meses.

Mas, a boa notícia é que no Projeto de Lei apresentado pelo executivo consta uma indicação de uso dos recursos que são devolvidos anualmente pela Câmara Municipal de Vereadores, sejam também revertidos em auxílios emergenciais. No ano de 2020, por exemplo, foi devolvido cerca R$ 1,5 milhão.

Se o valor proporcional a três meses, que daria R$ 375 mil do montante devolvido em 2020, fossem convertidos em Auxílio Emergencial Municipal, seria o suficiente para beneficiar cerca 416 famílias, que receberiam um total de R$ 900 ao final dos noventa dias.

Presidente da Câmara já fez indicação

No mesmo dia em que o prefeito noticiou a apresentação do seu Projeto de Lei que tratava da criação do Auxílio Emergencial Municipal à sua base de vereadores, o vereador e presidente da casa legislativa, Fernando Fernandes, fez a Indicação de 103/2021 de 06 de abril, que dizia: “Indico ao Senhor Prefeito Municipal que, através do setor competente, providenciem a propositura de uma lei que conceda algum benefício ou auxílio emergencial à população Luiseduardense, diante do momento de crise causado pelo Covid-19 (Coronavirus)”.

“Penso que este recurso que é devolvido anualmente aos cofres públicos, pela Câmara Municipal, irá atender perfeitamente à indicação feita pelo vereador Fernando Fernandes. Acredito que quando ele tomou conhecimento do projeto do prefeito, ele deve ter pensado nisso”, disse o secretário de governo, Danilo Henrique.
 


Blogbraga/ASCOM Prefeitura LEM

Compartilhar no Whatsapp

LEM: Após complicações da Covid-19, Vereador Fábio Lauck é transferido em UTI aérea para Brasília

Terça-feira, 13 de Abril de 2021 / Cidade

Vereador - Fábio Lauck

Infectado com a doença, o vereador de Luis Eduardo Magalhães, Fábio Lauck, teve seu estado de saúde agravado nesta segunda-feira (12).

De acordo com informações, Fábio precisou ser transferido na noite de ontem em UTI aérea para Brasília, devido a complicações do quadro clínico. O Vereador, estava internado em uma Clínica Particular em Luis Eduardo Magalhães, após sintomas agudos da Covid-19, que afetaram 70% de seus pulmões, foi transferido.

Outras informações sobre a evolução da doença não foram repassadas a nossa reportagem, em respeito à privacidade do Vereador.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Recém-nascido é transferido em UTI aérea de Luis Eduardo Magalhães para Hospital em Brumado/BA

Segunda-feira, 12 de Abril de 2021 / Cidade

Foto: Blogbraga

Um recém-nascido prematuro extremo, nascido no último dia 07/04, do gênero masculino, foi transferido de Luis Eduardo Magalhães em uma UTI Aérea Neonatal para a Cidade de Brumado/BA.

Segundo informações da equipe médica, o bebê nasceu de uma gestação de 25 semanas (6 Meses), na maternidade Municipal Gileno de Sá, em Luis Eduardo Magalhães. Devido ter nascido prematuro extremo e apresentar um baixo peso que chegou a 600 gramas, foi necessário ser transferido para uma unidade hospitalar com recursos Neonatal, onde foi liberada uma vaga no hospital em Brumado.

Por volta das 09h40, desta segunda-feira (12), a equipe do SAMU/USA - Unidade de Suporte Avançado foi acionada e deu suporte, transferindo o bebê em uma incubadora neonatal para o aeroporto de Luis Eduardo Magalhães.

A equipe Aeromédica UTI Neonatal da Abaeté pousou no aeroporto e transferiu o bebê.

Equipe do SAMU que atendeu a ocorrência :

Médico - Dr. Vitor Cappellesso 
Enfermeiro - Leonardo Ramos 
Enfermeira - Claudiane Borges
Condutor - Elizeu


Blogbraga/Reportagem: Marlon

Compartilhar no Whatsapp

Vacinação contra Influenza inicia nesta terça-feira (13) em Luís Eduardo Magalhães

Segunda-feira, 12 de Abril de 2021 / Cidade

Inicia nesta terça-feira (13), em todas as unidades de saúde (com sala de vacinação), de Luís Eduardo Magalhães, das 7h30 às 13h30 e das 13h30 às 17h20, a Vacinação contra a Influenza. 

A primeira fase da Vacinação vai até o dia 10 de maio e terá como público alvo, crianças de 6 meses até menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores de saúde.

A vacinação será dividida em três fases, confira: 

Segunda fase 11/05/2021 a 08/06/2021:

- Idosos com 60 anos e mais;
- Professores;

Terceira fase 09/06/2021 a 09/07/2021

- Comorbidades;
- Pessoas com deficiência permanente;
- trabalhadores de Transporte coletivo Rodoviário Passageiros urbano e de longo curso;
- trabalhadores Portuários;
-força de segurança e salvamento;
- força Armadas;
- funcionários do Sistema de privação de liberdade;
-população carcerária
- Adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.


Blogbraga/ASCOM Prefeitura LEM

Compartilhar no Whatsapp

LEM: Projeto de Auxílio Emergencial Municipal é encaminhado à Câmara

Segunda-feira, 12 de Abril de 2021 / Cidade

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães encaminhou nesta segunda-feira (12), para a Câmara de Vereadores o Projeto de Lei do Auxílio Emergencial Municipal. Sendo aprovado na casa legislativa, o programa deverá atender até 1.500 famílias em situação de vulnerabilidade econômica de Luís Eduardo, com um valor de até R$ 300 por um período de três meses.

Segundo o secretário de Indústria e Comércio, Filipe Fernandes, este auxílio deverá impactar diretamente na economia do Município. “Acredito que grande parte deste recurso do Auxílio Emergencial Municipal irá direto para o comércio da cidade. As pessoas que serão beneficiadas irão receber um total de até R$900 ao longo de três meses. Isso é muito bom para a economia”, disse Filipe Fernandes.

Critérios do Programa
Segundo o Projeto de Lei que foi enviado à Câmara, farão parte do Programa as pessoas previamente inscritas nos cadastros municipais das seguintes categorias:
- Chefes de família cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS);
- Classe artística local e produtores culturais.
 
Serão considerados os seguintes cadastros municipais:
- Cadastro junto à Secretaria de Cultura e Turismo, além de pelo menos três comprovações de atividades culturais ou artísticas desenvolvidas, atestadas também por intermédio de Documento de Registro Técnico – DRT de artista e/ou divulgação de shows e eventos em que teve participação (fotos, vídeos, anúncios, banners e outros);
- Cadastro junto à Secretaria de Trabalho e Assistência Social;
  
Somente será concedido um auxílio emergencial para cada família, entendendo-se como família o conjunto de pessoas que residem em um mesmo imóvel. 

Não possuem direito aos benefícios do programa:
- Servidores públicos;
- Beneficiários de outros programas sociais de auxílio financeiro, inclusive bolsa família e auxílio emergencial do Governo Federal; 
- Pessoa com vínculo empregatício vigente;
- Pessoa com renda mensal familiar superior à metade do salário mínimo por integrante;
- Pessoa residente fora do Município de Luís Eduardo Magalhães;
- Pessoa condenada por crime contra a Administração Pública.


Blogbraga/ASCOM Prefeitura LEM

Compartilhar no Whatsapp

LEM: Prefeitura lançou hoje o Programa Novo Mimoso

Segunda-feira, 12 de Abril de 2021 / Cidade

O prefeito Junior Marabá lançou hoje à tarde o terceiro projeto de construção e recuperação asfáltica dos bairros de Luís Eduardo Magalhães. O terceiro Programa chama-se Novo Mimoso 1, 2 e 3 – Etapa – 01/2021.

“Hoje iniciamos aqui o Programa Novo Mimoso 1, 2 e 3. Este é o nosso terceiro Projeto em apenas 100 Dias de Governo. Aqui no Mimoso 1 e 2 iremos pavimentar todas as ruas e as que estiverem em mal estado, serão recapeadas. Já no Mimoso 3 nós iremos fazer o mesmo que fizemos no Novo Centro; iremos recapear 100% das ruas. Uma coisa eu garanto: nestes bairros não terá mais nenhuma rua na lama”, disse o prefeito Junior Marabá.

O Programa Novo Mimoso 1, 2 e 3 faz parte do Plano de Governo do prefeito Junior Marabá que visa pavimentar todos os bairros de Luís Eduardo Magalhães. O Programa Novo Centro, lançado em 05 de fevereiro, já foi concluído o recapeamento asfáltico e aguarda a sinalização horizontal e vertical. O Programa Nova JK, lançado no dia 20 de março, está com o recapeamento asfáltico bastante adiantado e também receberá projeto de urbanismo.

No lançamento do Programa Novo Mimoso 1, 2 e 3 estiveram presentes o vice-prefeito Filipe Fernandes e os secretários de Infraestrutura, Franklin Willer; Educação, Carlos Lopes Fonseca; Meio Ambiente, Jefferson Café; Segurança, João Paulo Nascimento; Trabalho e Assistência Social, Scheilla Bernardes; Planejamento, Paulo Souza. A diretora de Cultura, Vânia Cenci; o diretor de Agricultura, Kenni Henke; o diretor de Cultura e Turismo, Carlos Júnior Gramacho. O secretário Executivo, Walter Baldoni e o chefe de Gabinete, Renato Faedo.

Também participaram da cerimônia, os vereadores da base, Daiana Faedo, Sandra da Ong, Cristiano Reis, Silvano Santos, Lisvan Vasconcelos, Deusdete Petronilio, Nei Vilares, Adelar Cappellesso, Zezilia Martins e Zadinho Motinha.


Blogbraga/ASCOM Prefeitura LEM

Compartilhar no Whatsapp

Colisão entre carro e moto deixa dois feridos no bairro Mimoso I em Luis Eduardo Magalhães

Segunda-feira, 12 de Abril de 2021 / Cidade

SAMU e SUTRANS no local

A mulher (garupa) foi levada para UPA

Vítima de acidente de trânsito

Carro envolvido no acidente

Moto que as vítimas estavam

A mulher deu entrada na UPA

Por volta das 16h50, desta segunda-feira (12), foi registrada uma colisão envolvendo uma moto Honda/CG e um Volkswagen/Saveiro, no bairro Mimoso I, deixando duas pessoas feridas.

De acordo com informações, o veículo Saveiro seguia pela Avenida Salvador e a motocicleta com duas pessoas a bordo, seguia pela rua Manoel Novais, quando o motociclista avançou a preferencial e foi atingido pelo carro.

O SAMU esteve no local prestando atendimento  às vítimas. O condutor da moto sofreu  escoriações leves nos joelhos. O mesmo assinou um termo de responsabilidade e foi liberado no local. A mulher que estava na garupa também sofreu escoriações leves, mas foi encaminhada à UPA.

A Sutrans esteve no local e registrou a ocorrência.


Blogbraga/Reportagem: Marlon

Compartilhar no Whatsapp

O FONO FALA: Síndrome de Down e a Fonoaudiologia

Segunda-feira, 12 de Abril de 2021 / Cidade

A Síndrome de Down é uma anomalia genética no cromossomo 21, fato responsável por 85% dos casos. O risco desse problema ocorrer aumenta com a idade materna.

Um portador da síndrome geralmente apresenta tais características: face achatada, pele abundante no pescoço, dedos encurtados, sobrepeso e baixa estatura em diversos casos.

Essas características variam entre os portadores, sendo ainda que 40% dos casos apresentam problemas cardíacos.

É bem comum a criança apresentar algum tipo de perda auditiva. Hoje em dia com o Teste da Orelhinha, a detecção ocorre precocemente, dessa forma o indivíduo pode ser acompanhado pelo fonoaudiólogo fazendo uso de aparelho auditivo, algo que tornará a linguagem mais presente na vida do portador.

Devido à macroglossia (crescimento maior da língua), a criança mostra dificuldade durante a amamentação e posteriormente para a ingestão de outros alimentos. A fala também fica comprometida. O tratamento com o fonoaudiólogo visa fortalecer a musculatura da face bem como trabalhar a postura da língua favorecendo a mastigação e deglutição dos alimentos. A fonoterapia também ajuda a estimular e padronizar a linguagem da criança.


Dr. Darkson Marques
Fonoaudiólogo
CRFa 4 - 11000

             Instagram: @darksonmarques                      Contato: 77 99962-5484


Blogbraga/Colunista - Dr. Darkson Marques

Compartilhar no Whatsapp

LEM: Motociclista fica ferida e condutor de carro foge após acidente na Avenida JK

Segunda-feira, 12 de Abril de 2021 / Cidade

A moça foi socorrida pelo SAMU

A moça foi levada para UPA

Moto da vítima

A motociclista deu entrada na UPA

Uma colisão envolvendo uma moto/Suzuki e um carro Ford/Fiesta, por volta das 11h35, desta segunda-feira (12), deixou uma pessoa ferida.

O acidente foi registrado no bairro Jardim Imperial, em Luis Eduardo Magalhães.

De acordo com informações, ambos os veículos seguiam pela Avenida JK, sentido Câmara de Vereadores, quando o carro foi adentrar a rua Alcides Trento Júnior, colidiu na lateral direita da moto. Com o impacto, a motociclista ficou ferida.

Após o ocorrido, o condutor do carro fugiu sem prestar socorro à vítima, tomando rumo ignorado.

O SAMU foi acionado, e ao chegar, prestou atendimento à vítima que sofreu escoriações leves e ferimento em membro inferior esquerdo (pé). Posteriormente, foi levada à UPA, para uma avaliação mais precisa.


Blogbraga/Reportagem: Marlon

Compartilhar no Whatsapp

Deputado e prefeito viabilizam com o Governo do Estado projeto para implantação do Aeroporto de LEM

Segunda-feira, 12 de Abril de 2021 / Cidade

Deputado e prefeito viabilizam com o Governo do Estado projeto para implantação do Aeroporto de LEM

Após uma articulação conjunta do prefeito Junior Marabá e o deputado Antônio Henrique Junior, a Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia, Seinfra, divulgou o resultado da licitação para elaboração do projeto básico, para implantação do terminal de passageiros e projetos complementares do aeroporto de Luís Eduardo Magalhães.

“O terminal de Luís Eduardo será padrão, com até 600 m², idêntico ao projeto do Município de Senhor do Bonfim. O Aeroporto será apto para receber aeronaves turboélices ATR 72, as mesmas utilizadas atualmente em Barreiras”, disse o deputado Antônio Henrique Júnior. 

“Quero agradecer ao governador Rui Costa, ao vice-governador João Leão e ao deputado Antônio Henrique Junior pelos esforços para que as obras complementares do nosso Aeroporto saíssem do papel. É um sonho do nosso Município que está se materializando”, comemorou o prefeito Junior Marabá.

A definição desse projeto é o primeiro passo para que Luís Eduardo Magalhães possa receber voos, durante o período das obras de requalificação do aeroporto de Barreiras. “Somos hoje a sétima economia do Estado. Acredito que já passou da hora de Luís Eduardo ter um aeroporto com voos domésticos regulares. Tenho certeza da permanência do funcionamento pleno do nosso aeroporto, mesmo após a conclusão das obras de Barreiras”, concluiu o prefeito.

A empresa vencedora da licitação do projeto foi a EGIS - Engenharia e Consultoria Ltda., com um valor total de R$275.500,00 (duzentos e setenta e cinco mil e quinhentos reais).


Blogbraga/ASCOM Prefeitura LEM

Compartilhar no Whatsapp

LEM: Equipe da Educação visita nova sede do anexo do José Cardoso de Lima

Segunda-feira, 12 de Abril de 2021 / Cidade

O Secretário de Educação, Carlos Lopes da Fonseca, visitou a Escola Municipal Irani Leite Matutino dos Santos, local onde vai funcionar o anexo do José Cardoso de Lima. 

"Nesta nova sede será feita a recolocação dos alunos, professores e equipe do anexo do José Cardoso de Lima, onde contarão com uma estrutura totalmente moderna que atenderá as necessidades básicas da unidade escolar", pontuou o titular da pasta. 

Além disso, o secretário e sua equipe conheceram as instalações da nova sede, para que pudessem iniciar os preparativos para o ano letivo 2021.

Localização

A Escola Municipal Irani Leite Matutino dos Santos fica localizada na Rua Rio Grande do Sul, Quadra D, Lote D-2, no Loteamento Mimoso do Oeste. 

Também participaram da visita o diretor de Finanças, professor José Vitor Alves Dourado e as gestoras do anexo.


Blogbraga/ASCOM Prefeitura LEM

Compartilhar no Whatsapp

Polícia Militar da 85 CIPM atende duas ocorrências de violência doméstica em Luis Eduardo Magalhães

Segunda-feira, 12 de Abril de 2021 / Cidade

O segundo casal foi apresentado no DISEP

PRIMEIRA OCORRÊNCIA:

Por volta das 18h40, da última sexta-feira (09), a Guarnição Carcará, VTR 98502, cumprindo determinação da Central de Operações se deslocou até a rua 06, Quadra 37, Lote 14-A, no bairro Jardim Imperial, em Luis Eduardo Magalhães, para averiguar uma suposta denúncia de violência doméstica.

Tendo como vítima uma mulher de iniciais L.S, 40 anos, e o acusado a pessoa de iniciais R. N. N, 38 anos.

Chegando no local, após a guarnição manter contato com a mulher (vítima), não foi comprovada a informação de que houve nenhuma agressão voltada para a Lei Maria da Penha, e sim, uma discussão entre o casal.

Foi orientada a procurar a Delegacia de Polícia Civil, para registro de ocorrência caso seja necessário.

SEGUNDA OCORÊNCIA:

Por volta das 15h45, de sexta-feira (09), a Guarnição Carcará 01, VTR 98502 se deslocou até a rua Sucupira, no bairro Jardim das Acácias, em Luis Eduardo Magalhães, para atender uma solicitação da Senhora J.J.S, 19 anos, que informou ter sido vítima de violência doméstica (Lei Maria da Penha).

A mesma relatou que o seu companheiro de convívio, o Senhor F.O.P.B, 20 anos, agrediu-a com tapas na face, puxões de cabelo, quebrou o aparelho celular, marca Samsung e também danificou a sua mala de viagem.

De acordo o registro, durante as agressões a vítima teve pequenas lesões no dedo da mão direita. 

Diante dos fatos, ambos foram conduzidos ao DISEP, para que fosse tomadas às providências cabíveis pelas autoridades competentes.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo e munições em Luis Eduardo Magalhães

Segunda-feira, 12 de Abril de 2021 / Cidade

Por determinação da central, uma Guarnição da Polícia Militar da 85 CIPM se deslocou até o Rio das Pedras, às margens da BR/020, em Luis Eduardo Magalhães, para averiguar um carro em atitude suspeita.

Feita a busca veicular, foram encontradas 10 projéteis de munição calibre 22 LR. E ao ser interpelado, a pessoa de iniciais C. R. S. P, 31 anos, afirmou ser o proprietário das munições e estava em sua posse uma carabina de pressão modificada para arma de fogo.

Por espontânea vontade, a pessoa citada acima levou a guarniçao até um bar na rua Porto Seguro, no referido município, onde se encontrava o armamento. 

Diante dos fatos, o autor foi conduzido ao DISEP, para adoção das medidas cabíveis.


Blogbraga/85CIPM

Compartilhar no Whatsapp

Luís Eduardo Magalhães: prefeito Junior Marabá cumpre agenda em Brasília

Segunda-feira, 12 de Abril de 2021 / Cidade

O Secretário de Governo Danilo Henrique, o Ministro da Cidadania João Roma e o Prefeito Junior Marabá

O Secretário de Governo Danilo Henrique, Prefeito Junior Marabá e o Ministro da Cidadania João Roma

O Prefeito Junior Marabá de Luís Eduardo Magalhães, 956 Km da capital baiana, esteve em Brasília durante toda a semana e garantiu alguns investimentos para a capital do agronegócio do Oeste da Bahia.

Numa reunião produtiva o prefeito esteve com Coordenador–Geral de Outorgas Fabiano Gonçalves de Carvalho, na Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura, para discutir a viabilidade de levar novos voos domésticos para LEM.

Ao lado do seu Secretário de Governo Danilo Henrique, o prefeito Junior Marabá falou sobre a requalificação que acontecerá no Aeroporto de Barreiras, e sobre o investimento que o Governo do Estado deverá fazer na reforma do Aeroporto de Luís Eduardo Magalhães, para atender aos voos domésticos já existentes na cidade vizinha durante a obra.

O prefeito Junior Marabá disse que vai lutar pela permanência dos voos domésticos em Luís Eduardo Magalhães. “Mesmo depois da conclusão das obras do Aeroporto de Barreiras, vou lutar pela continuidade do aeroporto aqui no município. Somos a sétima economia do Estado. Um aeroporto é mais que justo para nossa cidade”, afirmou o Marabá.

Em Brasília também foram recebidos pelo agora Ministro da Cidadania, João Roma. “Contamos com o amigo João Roma aqui em Brasília, que hoje está Ministro da Cidadania, para dar andamento a várias frentes de projetos para Luís Eduardo Magalhães, não apenas da sua pasta. Ele conhece o nosso potencial e acredita em nossa cidade”, disse o prefeito Junior Marabá.

Parceria forte com o Ministro João Roma

O deputado licenciado João Roma tem se mostrado bastante habilidoso ao caminhar pelos corredores dos diversos ministérios da capital federal. Apesar do pouco tempo na cadeira da Cidadania, Roma já está fazendo parte do seleto grupo de decisões no Planalto.

Sua habilidade política, e capacidade técnica, o fizeram dar passos largos mesmo sendo um deputado de primeiro mandato. Roma foi um dos principais articuladores da base política do então prefeito de Salvador, ACM Neto, onde ganhou notoriedade e respeito. Prova disso foi a presença de 94 prefeitos baianos em sua posse como ministro.

Para Luís Eduardo Magalhães é muito importante poder contar hoje com João Roma em Brasília. Para o prefeito Junior Marabá esta parceria está apenas começando. “Sempre tivemos uma boa relação e acredito que essa parceria tem muito pra crescer. Vi a força que Roma tem hoje em Brasília. E como costumo dizer, #vai dar certo”, concluiu o prefeito Marabá.


Blogbraga/ASCOM Prefeitura LEM

Compartilhar no Whatsapp

Polícia Militar da 85 CIPM atende ocorrências de descumprimento de decreto estadual em Luis Eduardo Magalhães

Domingo, 11 de Abril de 2021 / Cidade

Foto: Arquivo Blogbraga

PRIMEIRA OCORRÊNCIA:

Por volta das 23h, desta sexta-feira (09), a Guarnição da Polícia Militar da 85ª CIPM, foi acionada após uma denúncia de descumprimento do Decreto Estadual, que visa salvaguardar a saúde pública em fase do alto índice de crescimento do contágio do Covid-19.

Ao chegar no local, na Avenida JK, no bairro Jardim Imperial, foi constatado a denúncia, onde o estabelecimento comercial estava com aglomeração de pessoas, fazendo uso de bebidas alcoólicas. Diante dos fatos, o proprietário foi conduzido e apresentado no DISEP.

Em continuidade da ocorrência, dois clientes que estavam no interior do estabelecimento insistiram em permanecer no local, também foram conduzidos ao DISEP, ficando a disposição das autoridades competentes.

SEGUNDA OCORRÊNCIA:

Por volta das 21h, do último sábado (10), a Guarnição da Polícia Militar da 85ª CIPM se deparou com um estabelecimento comercial (BAR), situado na rua Piauí, no centro da cidade, com aglomeração de pessoas. Segundo a guarnição, cerca de 200 pessoas, faziam uso de bebidas alcoólicas e não seguiam as normas de segurança, como uso obrigatório de máscara e o distanciamento social.

Quando a guarnição chegou, o proprietário não estava presente, sendo momentaneamente responsável o gerente que manteve contato com o proprietário.

Posteriormente, o proprietário e o gerente foram conduzidos ao DISEP, para serem tomadas às medidas cabíveis.

TERCEIRA OCORRÊNCIA:

Por volta das 22h50, deste sábado (10), a Guarnição da Polícia Militar da 85ª CIPM se deparou com uma Boate localizada às margens da BR-020, em frente um posto de combustível, descumprindo o decreto estadual. 

Diante da situação, o gerente responsável foi conduzido e apresentado no DISEP, ficando a disposição das autoridades competentes.


Blogbraga/Reportagem: Marlon

Compartilhar no Whatsapp

SUTRANS registra colisão entre dois veículos no bairro Jardim Paraíso em Luis Eduardo Magalhães

Domingo, 11 de Abril de 2021 / Cidade

Uma colisão envolvendo dois veículos, um Volkswagen/Gol e um Volvo/Tc 90, foi registrada por volta das 14h30, deste domingo (11), no bairro Jardim Paraíso, em Luis Eduardo Magalhães.

De acordo com o registro, o condutor do Gol, seguia pela rua 1º de Maio, quando foi surpreendido pelo Volvo Tc 90, que seguia pela rua Tom Jobim, avançando a preferencial do Gol e a colisão foi inevitável.

Uma equipe da SUTRANS esteve no local registrando a ocorrência. 

Ambos os condutores, estavam sozinhos e nada sofreram.

Após consultar o emplacamento do veículo Gol, foi constatado que o mesmo estava atrasado. Posteriormente, o carro foi encaminhado para o Pátio da Prisma.


Blogbraga/Reportagem: Marlon

Compartilhar no Whatsapp

Família de Formosa do Rio Preto, procura por rapaz que sumiu após dizer que iria à casa de uma pessoa em Luis Eduardo Magalhães

Domingo, 11 de Abril de 2021 / Cidade

Família procura por Caio Rafael Lopes de Oliveira, natural de Formosa do Rio Preto/BA. Ele saiu da cidade, na última sexta-feira (09).

De acordo com os familiares, o desaparecido veio conhecer uma pessoa na cidade de Luis Eduardo Magalhães, onde sua irmã reside, e por volta das 21h manteve contato com a mesma informando que já havia chegado e que estava em uma residência próximo a feira do bairro Mimoso II, no referido município.

Depois disso, a irmã não conseguiu mais manter contato com o mesmo. E sempre que liga o telefone só cai na caixa de mensagem.

Diante da situação, os familiares procuraram a Delegacia de Polícia Civil e registrou a ocorrência de desaparecimento. Quem tiver informações do paradeiro de Caio, favor entrar em contato com a Polícia Militar pelo 190.


Blogbraga/Desaparecido

Compartilhar no Whatsapp

LEM: Após divulgar áudio incitando ódio contra a GCM/SUTRANS, homem é conduzido para o DISEP

Domingo, 11 de Abril de 2021 / Cidade

Imagem de arquivo - Blogbraga

Na tarde deste sábado (10), por volta das 15h30, um homen foi conduzido pela GCM-Guarda Civil Municipal ao DISEP, para prestar esclarecimentos às autoridades por conta de um áudio que circula através de um aplicativo incitando o ódio contra a Guarda Civil Municipal e Agentes da SUTRANS de Luís Eduardo Magalhães/BA.


Blogbraga/Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito-LEM

Compartilhar no Whatsapp

LEM: Motociclista sofre traumatismo craniano grave após colisão com moto no bairro Florais Léa III

Sábado, 10 de Abril de 2021 / Cidade

SAMU socorreu os feridos

Condutor da moto Yamaha

Garupa da POP 100

Condutor da POP 100 - Marlo Souza

O rapaz sofreu TCE grave

O condutor da Honda/POP100 foi removido para outra ambulância e encaminhado para o HO

O condutor da Yamaha conseguiu fuga em uma caminhonete

SUTRANS registrou a ocorrência

As motos ficaram avariadas

Uma das vítimas deu entrada na UPA

Três pessoas ficaram feridas após sofrerem um acidente, envolvendo duas motos, uma Yamaha/YBR e uma Honda/POP100. 

O acidente ocorreu por volta das 18h10, deste sábado (10), no bairro Florais Léa III, em Luis Eduardo Magalhães.

Segundo informações, o condutor da motocicleta Honda/POP100 de nome Marlo Souza, 21 anos, seguia pela rua Emilinha Borba, com um homem na garupa, quando foi surpreendido pelo condutor da motocicleta Yamaha/YBR que trafegava pela rua Itacaré, em uma velocidade acima do permitido e houve a colisão.

Com o impacto, os ocupantes das motos caíram. O da POP 100, caiu desacordado. 

Duas ambulâncias do SAMU estiveram no local prestando atendimento às vítimas. O condutor da POP 100, teve TCE grave e precisou ser intubado. O garupa, sofreu escoriações leves e se queixava de algia (dor) na região lombar.

De acordo informações, o condutor da moto Yamaha, negou atendimento e evadiu-se do local em uma caminhonete. Marlo foi encaminhado para o Hospital do Oeste (HO) em Barreiras e o garupa à UPA.

A SUTRANS esteve no local sinalizando a via e registrando a ocorrência.


Blogbraga/Reportagem: Marlon

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
ORIX Sportime Vida Farma Contabilidade Rondon Ofertas - Hiper Santo Antonio Neli Imperial Online AFS Rivaldo Casa da Ferramenta PM DPVAT G7 NET Grupo Marabá Casa do Marceneiro Jaú Paraíba Dupará Açaí Global Sutrans Delicia DBT Extreme Oeste Beton JBJ Minas Aço ASMAT Luz motos SBS Dique Denuncia CISO P&F LH Madeiras Guarda Municipal