Governo da Bahia

NOTÍCIAS

REGIÃO DE IRECÊ: Novas diligências na zona rural de Itaguaçu-BA resultam na apreensão de drogas

Quinta-feira, 02 de Julho de 2020 / Região

Nesta quarta-feira (01), por volta das 13h, uma Guarnição da Rondesp Chapada, em continuidade às diligências referente à erradicação de roça de maconha ocorrida na data de 30/06, no município de Itaguaçu, foi acionada pela guarnição PM do referido município, pois acabara de ocorrer confronto com os infratores em meio à caatinga, na mesma propriedade da ocorrência anterior. 

De imediato foi dado o apoio, realizando-se, em conjunto com o 7º BPM e CIPE-Semiárido, novas buscas pela mata à procura dos criminosos, mas esses não foram localizados. No entanto, durante as buscas no local foram localizadas mais 22 sacas de cannabis, sendo estas incineradas no local, bem como o fato levado para registro na delegacia local.

Material apreendido: Aproximadamente 250kg de maconha e posteriormente apresentada na Delegacia de Polícia Civil local.

CPR - CHAPADA
RONDESP CHAPADA

Click no link e relembre o caso:

http://blogbraga.com.br/?Pagina=Noticias&Titulo=regiao-de-irece-aproximadamente-800kg-de-maconha-sao-localizados-na-zona-rural-de-itaguacu-ba&Id=83060


Blogbraga/RONDESP CHAPADA

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: PETO DA 83 E 84 CIPM PRENDE EM FLAGRANTE SUSPEITO DE TRÁFICO DE DROGAS NA VILA RICA

Quinta-feira, 02 de Julho de 2020 / Região

Na noite desta quarta-feira (01), a Polícia Militar por intermédio do PETO da 83 e 84 CIPM’s, presta mais uma vez, UM EXCELENTE SERVIÇO PARA A SOCIEDADE, sendo que por volta das 19:15h, durante rondas no bairro Vila Rica, rua Grã Bethânia, avistou um indivíduo em atitude suspeita, segurando uma sacola na mão e quando a viatura aproximou foi dado o comando de abordagem.

O indivíduo desobedeceu e tentou se esconder numa residência logo à frente. Uma vez alcançado, com o mesmo foi encontrado 04 papelotes de substância análoga à maconha e uma quantia em dinheiro no bolso de sua vestes. Em prosseguimento, após buscas no perímetro, foi encontrado uma quantidade maior de drogas.

Desta forma, foi dado voz de prisão em flagrante e conduzido até a delegacia local para as deliberações da autoridade policial competente.

Pessoa Apresentada:

- U.S.O., 31 anos.

Material Apresentado:

- 3.225 kg de substância análoga a maconha;

- R$ 36,00 reais em espécie;

- 01 balança de precisão;

- 03 rolos de papel filme.

PETO 83/84


BlogBraga/ Repórter Paiva/ PETO 83 e 84 CIPM

Compartilhar no Whatsapp

RIACHO DE SANTANA: HOMEM É PRESO POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO NO POVOADO DO BOQUEIRÃO DE BOTUQUARA

Quinta-feira, 02 de Julho de 2020 / Região

Por volta das 17h30 desta quarta-feira (01), a guarnição da Polícia Militar de Riacho de Santana, realizava rondas no povoado do Boqueirão de Botuquara, que após denúncias de populares, informando que em uma rua ao lado, havia um indivíduo realizando disparos de arma de fogo.

De imediato, a viatura deslocou para o local apontado e visualizou o suspeito de inciais A.S.A de 32 anos, portando uma espingarda cal .32 que foi preso em flagrante e conduzido a delegacia da cidade.

MATERIAL APRENDIDO

✓01 Espingarda Cal .32
✓02 Cartuchos intactos
✓03 Cartuchos deflagrados

PMBA E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM


Blogbraga/38° CIPM

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE IRECÊ: Rondesp Chapada prende homem com drogas na zona rural de São Gabriel

Quinta-feira, 02 de Julho de 2020 / Região

Nesta segunda-feira (29),a RONDESP CHAPADA em patrulhamento com apoio da guarnição local com o objetivo de averiguar denúncia de tráfico de drogas na Rua Agripino em São Gabriel, região de Irecê, foi abordado o suspeito denunciado e na casa onde reside foram encontradas e apreendidas uma porção de maconha e uma espingarda de fabricação artesanal.

Material Apreendido: 12g de maconha e posteriormente apresentado juntamente com o indivíduo na delegacia de Polícia Civil local.

CPR - CHAPADA
RONDESP CHAPADA


Blogbraga/RONDESP CHAPADA

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE IRECÊ: Aproximadamente 800kg de maconha são localizados na zona rural de Itaguaçu-BA

Quinta-feira, 02 de Julho de 2020 / Região

Por volta das 11h desta terça-feira (30), uma guarnição da RONDESP CHAPADA, durante patrulhamento no município de São Gabriel, região de Irecê, recebeu uma denúncia anônima de que na zona rural entre os municípios de Central e Itaguaçu, um grupo criminoso estaria cultivando um plantio de maconha. 

Diante disso, foram realizadas ações para localizar a referida propriedade rural, o que foi obtido êxito e em conjunto com a CETO do 7º BPM, com auxílio de um drone, a referida roça foi localizada. 

No local havia um sistema completo de irrigação para cultivo da mencionada erva, contando com poço artesiano próprio, eletricidade solar, rancharia e na área do cultivo havia maconha em grandes sacos e montes de aproximadamente 3m², bem como sementes da cannabis, balanças para pesagem da droga, material para embrulhar os entorpecentes para serem comercializados e munições de arma de fogo.

A Polícia Técnica foi acionada, periciou o local e todo o material encontrado. Em seguida a ocorrência foi registrada na central de flagrantes em Irecê.

MATERIAL APREENDIDO:
- 7 Painéis fotovoltaicos;
- 1 Motor bomba a gasolina de marca Buffalo;
- 1 Bomba submersa de marca Leão de dois cavalos de potência;
- 1 Balança de precisão;
- 1 Balança portátil digital;
- Aproximadamente 200m de fio condutor;
- 1 Pulverizador;
- 100m de corda náutica100;
- 1 Celular de marca LG;
- 4 Munições calibre .38.


Blogbraga/RONDESP CHAPADA

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE IRECÊ: Acusado de furtar residência é preso em Lapão/BA

Quinta-feira, 02 de Julho de 2020 / Região

Guarnição da Rondesp Chapada, patrulhando em Aguada Nova, município de Lapão região de Irecê/BA, foi acionada por uma mulher alegando ter tido sua residência arrombada e de lá subtraído uma caixa de som portátil, tendo ainda apontado na direção tomada pelo possível autor do furto. O fato ocorreu no último final de semana dia 28, por volta das 22h.

O suspeito foi alcançado e com ele recuperado a caixa de som, a qual foi reconhecida pela vítima como sendo a sua. O autor e a vítima foram conduzidos para a delegacia em Irecê, onde lavrou-se o devido auto de prisão.

▪️Local da apresentação: 14ªCOORPIN/Irecê

CPR - CHAPADA
RONDESP CHAPADA


Blogbraga/▪️Fonte: Coordenador RONDESP/Chapada

Compartilhar no Whatsapp

PREFEITURA DE BARREIRAS COMEMORA OS 18 ANOS DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL AUTORIZANDO A CONSTRUÇÃO DO QUARTEL SEDE DA CORPORAÇÃO

Quinta-feira, 02 de Julho de 2020 / Região

A Guarda Civil Municipal de Barreiras comemora seus 18 anos de atuação nesta quarta-feira (01), e em comemoração a esse dia festivo, a Prefeitura de Barreiras presenteou a corporação com a autorização da construção do quartel sede, no Bairro Vila Dulce. Criada segundo o Art.75 da Lei Orgânica do Município e regulamentada pela Lei 192/93, a Guarda Civil Municipal de Barreiras tem como finalidade proteger o patrimônio público, suas instalações, o meio ambiente do Município, bem como colaborar nas ações da defesa civil e na prestação de outros serviços à comunidade.

Com a participação apenas do comando, inspetores, subinspetores, corregedoria e ouvidoria, devido o distanciamento social estipulado neste período de pandemia do novo coronavírus, a solenidade especial contou com a presença do prefeito, do secretário de segurança cidadã e trânsito, Junior Sampaio, comandante da Guarda Civil Municipal, João Oliveira, subcomandante Rejane Pimentel, corregedor Francisco Dantas, ouvidor Maurício Gomes, também do presidente da Câmara de Vereadores Eurico Queiroz, dos vereadores Otoniel Teixeira e Silma Alves e de demais secretários e colaboradores do governo.

Satisfeito em mais uma data comemorativa, o comandante da Guarda Civil Municipal destacou o empenho do efetivo nas ações cotidianas e agradeceu pela autorização da construção da sede da corporação. “Hoje é um dia de alegria para nossa corporação, completamos 18 de serviços prestados à sociedade barreirense, serviços importantes em momentos culturais, atividades esportivas e o cuidado do patrimônio público. Apesar de não poder comemorar de maneira mais afetiva devido a pandemia mundial do novo coronavírus, estamos muito felizes com autorização desta obra, muito esperada por toda corporação, teremos um local digno de trabalho que contribuirá positivamente nas nossas atuações”, destacou João Oliveira.

O secretário de segurança cidadã e trânsito também agradeceu a dedicação dos serviços prestados pela Guarda no município, principalmente no combate à pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19 e destacou as ações já realizadas pela Prefeitura de Barreiras em favor da corporação. “São 18 anos de atuação, temos um efetivo composto de 146 guardas que desenvolvem um trabalho brilhante em nosso município. Além da autorização da construção da sede, assinada hoje, a Prefeitura de Barreiras também já entregou à corporação novo fardamento, coletes balístico e a carteirinha de identificação profissional. Agradecemos à todos, principalmente nesse trabalho feito na linha de frente contra o novo coronavírus em nosso município, pedimos a Deus que os protejam sempre”, pontuou Junior Sampaio.


Blogbraga/ Repórter Paiva/ Dircom Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: BOLETIM INFORMATIVO CORONAVÍRUS, 369 CASOS POSITIVOS DESDE A PANDEMIA, 260 PACIENTES CURADOS E CINCO ÓBITOS

Quinta-feira, 02 de Julho de 2020 / Região

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram identificados 15 (quinze) novos casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19), preenchendo os critérios indicativos para coleta. Trata-se de 06 (seis) pessoas do sexo masculino, com idades entre 28 e 60 anos e 09 (novo) pessoas do sexo feminino, com idades entre 23 e 54 anos.

Informa ainda que no dia de hoje foram concluídos 26 (vinte e seis) resultados, sendo que 09 (nove) testaram negativo e 17 (dezessete) testaram positivo. Os 09 (nove) casos que testaram negativo trata-se de 05 (cinco) pessoas do sexo masculino, com idades entre 18 e 70 anos e 04 (quatro) pessoas do sexo feminino, com idades entre 22 e 54 anos.

Já os 17 (dezessete) casos que testaram positivo, trata-se de 10 (dez) pessoas do sexo feminino, com idades entre 19 e 59 anos. Destas, 08 (oito) são sintomáticas e 02 (duas) tiveram contatos com casos confirmados. E 07 (sete) pessoas do sexo masculino, com idades entre 09 e 82 anos. Destes, 05 (cinco) são sintomáticos e 02 (dois) tiveram contatos com casos confirmados. Dos 17 (dezessete) casos positivos, 10 (dez) foram confirmados mediante Teste Rápido, não sendo diminuídos dos 84 (oitenta e quatro) que aguardavam resultado. Sendo que dos resultados positivos de hoje, 02 que fizeram Teste Rápido já cumpriram o isolamento e estão curados, por isso entraram como recuperados.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 369 (trezentos e sessenta e nove) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 260 (duzentos e sessenta) estão recuperados, 98 (noventa e oito) estão em isolamento domiciliar, 06 (seis) pessoas estão internadas e o município registra 05 (cinco) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 83 (oitenta e três).

Barreiras contabiliza hoje 4.352 (quatro mil trezentos e cinquenta e dois) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 941 (novecentos e quarenta e um) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função de descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos, serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.


Blogbraga/ Repórter Paiva/ Dircom Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE IRECÊ: Corpo em estado de decomposição é encontrado na zona rural de Barro Alto

Quarta-feira, 01 de Julho de 2020 / Região

O corpo de um homem foi encontrado na tarde desta terça-feira (30) em estado de decomposição nas imediações da comunidade de Formosa, na zona rural do município de Barro Alto, na região de Irecê.

O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Irecê para identificar a causa da morte.

O caso será investigado pela Polícia Civil.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Abapa inicia análise para atestar qualidade da fibra da safra 2019/2020

Quarta-feira, 01 de Julho de 2020 / Região

Com o início da colheita de algodão, retoma a demanda pelas análises, por parte dos produtores, com foco na qualidade da fibra. Diante da previsão da produção de 592.269 mil toneladas de fibra no Oeste da Bahia nesta safra, e da exigência dos mercados pela classificação, o Centro de Análise de Fibras da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) se prepara para um novo ciclo com a meta de atingir, pelo segundo ano consecutivo, a marca de três milhões de amostras classificadas em uma só safra. Desde o início de junho, o laboratório, localizado em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia, analisou cerca de 80 mil amostras por meio de equipamentos de High Volume Instrument (HVI) e de classificação visual, que atestam parâmetros como comprimento, resistência, uniformidade, e fiabilidade, o que possibilita a melhor destinação da fibra pelas indústrias têxteis.

“A partir de agora, com a intensificação da colheita em campo, o ritmo de operação do laboratório se torna intensa, com a dedicação do trabalho de 106 profissionais que se revezam durante os três turnos, durante 24 horas por dia, de forma ininterrupta para garantir que os resultados das análises cheguem até os produtores para comprovar a qualidade da fibra para os compradores”, afirma o gerente do laboratório, Sérgio Brentano. A partir do momento que os produtores começam a colheita e beneficiam o algodão, separando a pluma do caroço, uma amostra com o lote rastreado é encaminhado para análise no laboratório. Com a produção recorde da última safra em torno de 626 toneladas de pluma, o Centro de Análise de Fibras da Abapa registrou, pela primeira vez, em uma única safra, um total de 3.095.877 análises por meio dos equipamentos de High Volume Instrument (HVI) e 331.535 mil de classificação visual.  

Considerado o maior da América Latina, o laboratório da Abapa integra o programa Standard Brasil HVI (SBRHVI), que padroniza a classificação de pluma no país, conferindo segurança e credibilidade para o algodão brasileiro. O presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, explica que classificação da pluma realizada no laboratório é fundamental para comprovar a qualidade do algodão produzido no Oeste da Bahia e garantir melhor destinação e preço da pluma nos mercados interno e externo. “Temos uma qualidade fibra reconhecida internacional, garantido pelo regime de chuvas, solo e pela tecnologia aplicada na colheita e beneficiamento. Este é um diferencial levado em consideração na hora da compra e venda da pluma”, explica. Segundo maior produtor de algodão do Brasil, cerca de 60% da pluma da Bahia é comercializada para a indústria têxtil nacional, e o restante, para os mercados asiáticos, sendo os maiores compradores, a China, Bangladesh, Turquia e Vietnã.


Blogbraga/Assessoria de Imprensa Abapa

Compartilhar no Whatsapp

LEM: FORÇAS DE SEGURANÇA DÃO CONTINUIDADE A OPERAÇÃO NO COMBATE AO CORONAVÍRUS

Quarta-feira, 01 de Julho de 2020 / Região

Na noite desta terça-feira (30), o Secretário Daniel Álvares da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, juntamente com o Poder Judiciário, Executivo e as Forças de Segurança do município de Luis Eduardo Magalhães (SUTRANS, Guarda Civil Municipal/ GCM, Polícia Militar 85 CIPM, Vigilância Sanitária e Fiscais de Tributos) se reuniram para darem continuidade a mais uma operação.

A operação deu início às 21h, onde percorreu vários comércios que tinham pessoas aglomeradas sendo conferido as documentações do estabelecimento. Os mesmos foram notificados pelos Fiscais de Tributos e Vigilância Sanitária e os estabelecimentos que já eram reincidentes nas fiscalizações foram autuados e uma arena que funcionava como bar e quadra society foi interditada por não possuir nenhum tipo de documento para estar funcionando.

As Forças de Segurança percorreram diversos pontos e bairros da cidade orientado a população no uso da máscara. 

De acordo com o secretário Daniel Álvares, as operações irão continuar no decorrer da semana.

Fique em casa, mas se precisar sair, use máscara.


Blogbraga/Reportagem Marlon

Compartilhar no Whatsapp

Chapada Diamantina: Iraquara ultrapassa 100 casos de Covid-19

Quarta-feira, 01 de Julho de 2020 / Região

O município de Iraquara, localizado na região da Chapada Diamantina, chegou a 117 casos positivos de coronavírus, de acordo com último boletim divulgado pela prefeitura.

Em menos de 15 dias, ou exatamente até o último dia 17 de junho, a cidade não registrava casos da doença.

Dentre os moradores que testaram positivo para o novo coronavírus está a primeira-dama do município. Já o prefeito Edimário Novaes (PSD) aguarda contraprova já que seu teste deu inconclusivo.

No momento, cinco casos estão sendo investigados.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: BOLETIM INFORMATIVO CORONAVÍRUS, 352 CASOS POSITIVOS PARA COVID-19 DESDE A PANDEMIA, 248 PACIENTES RECUPERADOS E CINCO ÓBITOS

Quarta-feira, 01 de Julho de 2020 / Região

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram identificados 44 (quarenta e quatro) novos casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19), preenchendo os critérios indicativos para coleta. Trata-se de 24 (vinte e quatro) pessoas do sexo masculino, com idades entre 15 e 36 anos e 20 (vinte)pessoas do sexo feminino, com idades entre 26 e 77 anos.

Informa ainda que no dia de hoje foram concluídos 71 (setenta e um) resultados, sendo que 51 (cinquenta e um) testaram negativo e 20 (vinte) testaram positivo. Os 51 (cinquenta e um) que testaram negativo trata-se de 37 (trinta e sete) pessoas do sexo masculino, com idades entre 18 e 59 anos e 14 (quatorze) pessoas do sexo feminino, com idades entre 02 e 66 anos.

Já os 20 (vinte) casos que testaram positivo, trata-se de 09 (nove) pessoas do sexo feminino, com idades entre 23 e 55 anos. Destas, 08 (oito) são sintomáticas e 01 (uma) teve contato com caso confirmado. E 11 (onze) pessoas do sexo masculino, com idades entre 20 e 59 anos. Destes, 05 (cinco) são sintomáticos, 04 (quatro) tiveram contatos com casos confirmados e 02 (dois) preencheram os requisitos para coleta. Dos 20 (vinte) casos positivos, 08 (oito) foram confirmados mediante Teste Rápido, não sendo diminuídos dos 106 (cento e seis) que aguardavam resultado. Dentre os resultados positivos hoje, 01 (um) que fez Teste Rápido já cumpriu o isolamento e está curado, por isso entrou como recuperado.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 352 (trezentos e cinquenta e dois) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 248 (duzentos e quarenta e oito) estão recuperados, 92 (noventa e dois) estão em isolamento domiciliar, 07 (sete) pessoas estão internadas e o município registra 05 (cinco) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 84 (oitenta e quatro).

Barreiras contabiliza hoje 4.205 (quatro mil e duzentos e cinco) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 932 (novecentos e trinta e dois) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função de descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos, serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.


Blogbraga/ Repórter Paiva/ Dircom Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

Ações da Câmara de Barreiras contribuem para conquista da sede da ABL

Terça-feira, 30 de Junho de 2020 / Região

O presidente da Câmara de Barreiras, Eurico Queiroz Filho, participou na manhã de segunda-feira, 29, da assinatura da ordem de serviço para reforma do espaço onde vai funcionar a sede da Academia Barreirense de Letras. O ato, feito pelo prefeito Zito Barbosa foi acompanhado pela diretoria da ABL, representada pelo presidente Valney Rigonato e os escritores Marilde Queiroz, Durval Nunes e José Tenório de Souza.

A conquista da sede foi acelerada a partir de intervenções feitas pelo presidente Eurico Queiroz e facilitada com o Título de Utilidade Pública concedido pela Câmara de Vereadores em 2018, numa indicação do vereador João Felipe. A sede da Academia Barreirense de Letras será no antigo Paço Municipal, localizado na praça Duque de Caxias, e deve ficar pronta no mês de dezembro, de acordo com o prefeito Zito Barbosa, que anunciou também a requalificação do Centro Histórico e reforma do Palácio das Artes com a finalidade de “tornar Barreiras uma cidade cada vez mais educadora”.

Para o presidente Eurico Queiroz a iniciativa do Executivo fortalece a cultura barreirense. “O que percebo hoje é que as demandas estão resolvidas porque atualmente existe um Poder Legislativo, que apesar de ser independente, marcha junto com o Executivo, fazendo com que Barreiras seja uma cidade em desenvolvimento”, disse Eurico Queiroz.

Com a sede, as ações da ABL podem ser potencializadas. O espaço chega no ano em que a Academia completa 15 anos de existência. “Com essa assinatura, acreditamos que o Executivo e o Legislativo acertam na perspectiva de valorizar a cultura e a Literatura, e nós como Academia vai ser muito importante porque o nosso projeto é transformar cada vez mais a ABL em uma Academia de Letras que atua junto com a sociedade, com as escolas e contribua para uma formação plena e ampla dos cidadãos e das pessoas que vivem no Oeste da Bahia e que precisam, sobretudo, conhecer o que há de melhor na sua cultura” disse o Valney Rigonato, presidente da ABL.


Blogbraga/Assessoria da Câmara de Vereadores de Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: COM ASSINATURA DE ORDEM DE SERVIÇO, ACADEMIA BARREIRENSE DE LETRAS GANHA SEDE NO CENTRO HISTÓRICO

Terça-feira, 30 de Junho de 2020 / Região

O prefeito Zito Barbosa assinou na manhã desta segunda-feira, 29, a ordem de serviço para reforma completa do prédio que abrigará a sede da Academia Barreirense de Letras – ABL, localizado na Praça Duque de Caxias – Centro Histórico. A ação de fomento à educação e cultura foi uma indicação do vereador João Felipe, celebrada no Gabinete da Prefeitura, com a presença da vice-prefeita Karlúcia Macêdo, a chefe de gabinete Marileide Carvalho, o presidente da Câmara de Vereadores, Eurico Queiroz, o presidente da ABL, Valney Dias Rigonato e os escritores que integram a Academia, Marilde Queiroz, José Tenório de Souza e Durval Nunes.

“Nossa intenção é popularizar cada vez mais a academia, pensar em parceria com as escolas para ampliar cada vez mais os trabalhos da ABL, valorizando os importantes escritores que temos na nossa cidade. Esse novo espaço vai consolidar não só as nossas ações internamente como também o contato com outras academias, essa é uma conquista coletiva e ficamos muito felizes com a colaboração do poder executivo e legislativo”, destacou o presidente da mesa diretora da ABL, Valney Dias.

Em 2018, a ABL se tornou instituição de utilidade pública, o reconhecimento facilitou a cessão de uso do prédio, que também receberá mobiliário doado pelo legislativo municipal. Mesmo com a pandemia do novo coronavírus e as adequações das equipes de trabalho, a Prefeitura prevê que a reforma seja concluída neste ano. “Pretendemos ainda este ano licitar a requalificação do Centro Histórico de Barreiras, mas saímos à frente com a autorização da reforma do antigo Paço Municipal para implantação da sede da Academia Barreirense de Letras, que ficará em um ponto estratégico e bem valorizado por todo o contexto histórico que envolve aquele espaço”, disse o prefeito Zito Barbosa.

Durante a reunião, foi exibido o vídeo de agradecimento feito pela escritora Ananda Lima, pela implantação da nova sede, também foi entregue o relatório da FLIB 2019 e debatidas demandas de valorização à cultura, história e educação que já estão sendo planejadas pela administração municipal. Dentre elas, a nova sede do Museu Municipal Napoleão de Mattos Macêdo que deverá ir para o prédio histórico da antiga delegacia, após requalificação estrutural e a reforma do Palácio das Artes.

“Não só a academia, a cultura barreirense será beneficiada, fortalecida, a nossa educação também se fortalece, é mais um espaço de fomento, interação, criação, leitura e escrita. Barreiras com o espaço físico da Academia Barreirense de Letras passa a ter um ponto turístico importante, o Oeste ganha. Nossa gratidão, a todos que nos auxiliaram nesse diálogo”, comentou a escritora durante a fala de agradecimento em vídeo.


Blogbraga/ Repórter Paiva/ Dircom Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE IRECÊ: Detenta morre após incêndio em cela de delegacia em Lapão

Terça-feira, 30 de Junho de 2020 / Região

Uma detenta morreu após incêndio na cela em que estava recolhida na delegacia da cidade de Lapão, na região de Irecê. A Polícia Civil tomou conhecimento do fato na manhã desta terça-feira (30) por volta das 06h20.

O corpo de Cleide Rosa de Jesus, de 53 anos, foi removido para o Departamento de Polícia Técnica de Irecê (DPT). Ela havia sido presa em agosto do ano passado após ter sido acusada de ter matado o ex-companheiro a golpes de faca, além de ferir a irmã dela (lembre aqui).

Segundo informações da polícia, Cleide estava sozinha na cela. A Polícia Civil vai abrir inquérito para apurar o caso.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

CIPE apreende droga na cidade de Irecê

Terça-feira, 30 de Junho de 2020 / Região

Uma equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Semiárido, durante a realização de rondas ostensivas na tarde desta segunda-feira (29), para a prevenção de crimes no Bairro da Boa Vista, ao realizar a abordagem em um grupo de pessoas, apreendeu 103 gramas de substância análoga à maconha e um aparelho de celular.

Em nota, a corporação informou que após denúncia sobre a existência de droga em uma residência, um o morador entregou um recipiente plástico contendo maconha e relatou que já havia comercializado boa parte da substância ilícita e o dinheiro proveniente do tráfico foi utilizado para quitar outras dívidas adquiridas com atividades criminosas.

A droga apreendida foi encaminhada à Delegacia Regional de Polícia Civil de Irecê.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: IDENTIFICADO NO DEPARTAMENTO DE POLÍCIA TÉCNICA INDIVÍDUOS ENVOLVIDOS NO HOMICÍDIO E CONFRONTO COM A POLÍCIA EM BAIANÓPOLIS

Terça-feira, 30 de Junho de 2020 / Região

Foram identificados no Departamento de Polícia Técnica de Barreiras, os dois indivíduos envolvidos no homicídio consumado contra a pessoa de Alan de Souza no povoado de Lagoa Clara, zona rural de Baianópolis, e mortos posteriormente em confronto com a Polícia Militar.

Trata-se de Erismárcio de Souza Ribeiro, 39 anos, natural de Barra/BA, e Elisney Pereira da Silva, 32 anos, natural de Uruaçu/Goiás.

De acordo com a Polícia, uma festa acontecia nas dependências do Bar do Alan, e mais três pessoas ficaram feridas por disparos de arma de fogo sendo socorridas pelo SAMU ao Hospital Sr. do Bonfim em Baianópolis.

Após passar por exames de necropsia os corpos foram liberados aos familiares.

Veja matéria relacionada clicando no link abaixo:

http://blogbraga.com.br/?Pagina=Noticias&Titulo=baianopolis-policia-registra-homicidio-tentativas-de-homicidio-e-mortes-em-decorrencia-de-intervencao-policial-na-zona-rural&Id=82868


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: BOLETIM INFORMATIVO CORONAVÍRUS, 332 CASOS CONFIRMADOS DESDE A PANDEMIA, 232 PACIENTES CURADOS E CINCO ÓBITOS

Terça-feira, 30 de Junho de 2020 / Região

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram identificados 14 (catorze) novos casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19), preenchendo os critérios indicativos para coleta. Trata-se de 09 (nove) pessoas do sexo masculino, com idades entre 09 e 82 anos e 05 (cinco) pessoas do sexo feminino, com idades entre 19 e 56 anos.

Informa ainda que no dia de hoje foram concluídos 09 (nove) resultados, sendo todos positivos. Os 09 (nove) casos que testaram positivo, trata-se de 05 (cinco) pessoas do sexo feminino, com idades entre 22 e 51 anos. Destas, 03 (três) são sintomáticas e 02 (dois) tiveram contatos com casos confirmados. E 04 (quatro) pessoas do sexo masculino, com idades entre 25 e 62 anos. Destes, 02 (dois) são sintomáticos, 01 (um) teve contato com caso confirmado e 01 (um) preencheu o requisito para coleta. Os 09 (nove) casos positivos foram confirmados mediante Teste Rápido, não sendo diminuídos dos 92 (noventa e dois) que aguardavam resultado. Dos resultados positivos de hoje, 06 (seis) que fizeram Teste Rápido já cumpriram o isolamento e estão curados, por isso entraram como recuperados.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 332 (trezentos e trinta e dois) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 232 (duzentos e trinta e dois) estão recuperados, 89 (oitenta e nove) estão em isolamento domiciliar, 06 (seis) pessoas estão internadas e o município registra 05 (cinco) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 106 (cento e seis).

Barreiras contabiliza hoje 4.285 (quatro mil duzentos e oitenta e cinco) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 881 (oitocentos oitenta e um) casos descartados, cujos resultados foram negativos.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos, serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.


Blogbraga/ Repórter Paiva/ Dircom Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: MULHER FICA FERIDA APÓS COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO PRÓXIMO AO ANEL VIÁRIO

Segunda-feira, 29 de Junho de 2020 / Região

Na tarde desta segunda-feira (29), aconteceu a colisão entre uma motocicleta e uma caminhonete deixando a motociclista ferida na BR-242, sentido Salvador, nas proximidades do Anel Viário.

Segundo a versão contada no local, “tudo aconteceu muito rápido”, o motorista da caminhonete estava adentrando à esquerda para a empresa onde trabalha, quando a motociclista em uma Honda/CG Fan, que seguia sentido Salvador não conseguiu desviar colidindo na lateral próximo ao pneu traseiro direito da caminhonete.

Pela dinâmica, talvez o motorista da caminhonete achava que daria tempo de executar a manobra de forma segura e surpreendeu a motociclista. Não se pode afirmar!

Um sargento do Exército que estava nas proximidades, acionou o SAMU e ajudou no controle do tráfego no local pois a motociclista estava na pista de rolamento.

Os socorristas imobilizaram a vítima que teve suspeita de fratura na perna direita e escoriações no corpo sendo encaminhada para o Hospital do Oeste.

O esposo da vítima esteve no local e acompanhou todo procedimento. Até o final da reportagem a Polícia Militar não havia sido acionada.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

COMANDO DA 24ª CIPM DIVULGOU NA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA, 26, FERRAMENTA DISK DENÚNCIA DA UNIDADE PM

Segunda-feira, 29 de Junho de 2020 / Região

O Major PM Flailton Oliveira, Comandante da Unidade PM, seguindo as Diretrizes e Instruções Normativas do Comando do Policiamento da Região Norte da PMBA, anunciou nesta sexta-feira, 26 de junho, para toda população que reside nas 11 cidades que fazem parte da área de jurisdição da Unidade PM, um contato telefônico “DISK DENÚNCIA”, com o objetivo de aproximar a Comunidade da Organização Policial Militar com esta importante ferramenta de comunicação, que servirá como bússola nas tomadas de decisões e ações fortes da Polícia Cidadã e Comunitária.

Este contato telefônico, o qual também será utilizado pelo aplicativo de Rede Social denominado WhatsApp, estará ligado diretamente ao Comando da 24ª CIPM, através da Ouvidoria da Unidade, onde terá um Policial Militar Graduado, designado para acolher e registrar reclamações, sugestões, denúncias, elogios ou solicitações. Diante destes registros, todos os usuários do serviço terão a preservação de sua identidade, garantindo assim, o sigilo das informações. “Mais uma importante ferramenta para podermos agir de forma muito mais eficaz para que a Paz Social e Ordem Pública prevaleçam em nossa região.” Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante. "PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"

Jacobina, 29 de junho de 2020.
Vitor Costa - Subtenente PM
Chefe do Setor de Comunicação Social/Porta Voz do Comando

INSTAGRAM: https://instagram.com/24cipm?igshid=h8t25x89o29k
FACEBOOK: https://www.facebook.com/24cipmba/


Blogbraga/24°CIPM

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE JACOBINA: 24ª CIPM APREENDE MENOR DE IDADE POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO EM UMBURANAS

Segunda-feira, 29 de Junho de 2020 / Região

Na madrugada deste domingo, 28 de junho, Policiais Militares do Destacamento de Polícia Militar em Umburanas, durante a realização de rondas e abordagens de rotina, visualizaram um indivíduo em atitude suspeita, onde se deu início a ação policial, o abordando.

Tratava-se de um menor de 15 anos de idade e com ele fora flagrado uma arma de fogo do tipo revolver calibre 32 onde estava desmuniciada. Diante do fato, os Policiais o encaminhou para a Delegacia de Polícia em Jacobina onde foram adotadas as medidas cabíveis pelo Delegado Plantonista.

“Parabenizo os bravos Policiais Militares nesta rápida e exitosa ação, retirando de circulação mais uma arma de fogo onde provavelmente poderia ser instrumento de algum ato infracional por este menor de idade.” Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"

Jacobina, 29 de junho de 2020.

Vitor Costa - Subtenente PM

Chefe do Setor de Comunicação Social/Porta Voz do Comando

INSTAGRAM: https://instagram.com/24cipm?igshid=h8t25x89o29k

FACEBOOK: https://www.facebook.com/24cipmba/


Blogbraga/24ª CIPM/JACOBINA

Compartilhar no Whatsapp

Tamoio II: Carreta roubada avaliada em mais de 200.000 reais é recuperada pela PRF em trecho baiano da BR 242

Segunda-feira, 29 de Junho de 2020 / Região

Muitos dos veículos recuperados pela PRF são clones de outros com mesmas características, marca e modelo. Desse modo, associado aos crimes de roubo ou furto, são identificados outros como uso de documento falso e receptação.

A Polícia Rodoviária Federal recuperou na noite de sexta-feira (26) uma carreta Volvo FH 460 que havia sido roubada há mais de 6 anos.

Por volta das 20h20, equipe da PRF realizava fiscalização ostensiva da Operação Tamoio II no Km 800 da BR 242 quando decidiu fiscalizar o conjunto (cavalo trator+reboque), quando foi dada ordem de parada ao caminhão, com placas de Barretos (SP). O veículo era conduzido por um homem de 40 anos.

Inicialmente, foram solicitados os documentos de porte obrigatório para consulta aos sistemas informatizados da polícia. Durante a fiscalização no veículo, foram encontradas indícios de adulterações nos elementos identificadores. Com técnicas de identificação veicular, os PRFs perceberam elementos que indicavam outro veículo, da mesma marca e modelo, porém com placas diferentes.

Após pesquisa aos sistemas de dados, os agentes constataram ocorrência de roubo para o cavalo trator, conforme registro efetuado no ano de 2013 no município de Rondonópolis (MT). Para não levantar suspeitas e tentar ludibriar fiscalizações da polícia, as placas originais foram trocadas por outras de um caminhão com características semelhantes.

Questionado, o motorista informou desconhecer às irregularidades apontadas na abordagem e relatou que é apenas funcionário da empresa proprietária do caminhão.

O veículo apreendido e o condutor foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil (PC), para a lavratura do flagrante e demais procedimentos cabíveis.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

Ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Barreiras irá beneficiar mais de 150 mil habitantes

Segunda-feira, 29 de Junho de 2020 / Região

Com o intuito de realizar ações voltadas para o aumento dos serviços de saneamento, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população da sede do município de Barreiras, região Oeste do Estado, a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs), por meio da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), já lançou a licitação para a contratação de empresa que irá realizar as obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Barreiras – Bacia A e E2 do Bairro Barreirinhas e Bacia G do Bairro Morada da Lua. A abertura das propostas está prevista para o dia 7 de julho deste ano.

Com fonte de recursos próprios da Embasa, empresa vinculada à Sihs, a intervenção consiste na execução de redes coletoras com ramais prediais, duas Estações Elevatórias de Esgoto – EEE e linhas de recalque, e vai beneficiar mais de 150 mil habitantes de Barreiras.

“As obras de esgotamento sanitário são fundamentais para levar mais qualidade de vida para a população, são investimentos que favorecem e reduzem os custos na área de saúde, diminuindo os índices de doenças provenientes pela falta desse serviço, além de garantir a preservação do meio ambiente” destacou o secretário da Sihs, Leonardo Góes.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação da Embasa Unidade Regional de Barreiras (UNB)

Compartilhar no Whatsapp

Arma e drogas apreendidas em Boa Vista do Tupim após intervenção policial com resultado morte

Segunda-feira, 29 de Junho de 2020 / Região

Na noite deste sábado (27), operando em conjunto a guarnição da Rondesp Chapada com a guarnição local, no bairro Matadouro em Boa Vista do Tupim-BA, um indivíduo ao avistar as guarnições, agiu bruscamente sacando uma arma de fogo e atirando contra os policiais na tentativa de impedir abordagem. 

Houve o necessário revide e o infrator foi atingido e socorrido, porém tendo óbito posteriormente. O resistente foi encontrado com um revólver calibre 32 e quarenta pinos de cocaína.

CPR - CHAPADA
RONDESP CHAPADA


Blogbraga/RONDESP CHAPADA

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: LYON CONTINUA DESAPARECIDO!!!

Segunda-feira, 29 de Junho de 2020 / Região

Gente, o cão pastor alemão “Lyon” continua desaparecido!

"Meu amigo pastor alemão está sumido estou muito triste, ele saiu pra um pequeno passeio como de costume, mas devido aos fogos de artificio se assustou e se perdeu, ele está sob tratamento, está com uma coleira vermelha e está tosado, eu desejo muito encontra-lo novamente".

Se você o encontrou ou vier encontrá-lo por favor não hesite em ligar para os números:

(77) 9 9913-2683 / 9 9194-9064 ou 9 9902-9300

Você será bem gratificado!


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Moradores da zona rural de Santana são beneficiados com água tratada

Segunda-feira, 29 de Junho de 2020 / Região

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) passou a atender 75 novas famílias da localidade de Tabuleirinho, na zona rural de Santana, no Oeste da Bahia. A obra, iniciada no final do ano passado, implantou 5 mil quilômetros de rede distribuidora e foi executada em parceria com o município. No dia 13 de junho, foi entregue oficialmente a rede de abastecimento aos moradores da localidade na presença de representantes da Embasa e da Prefeitura.

No início de junho, os técnicos da Embasa realizaram os últimos ajustes e reparos na rede distribuidora para garantir o fornecimento regular da água tratada para a localidade. Ao agradecer a parceria, o prefeito de Santana, Marcão Cardoso, explica que ter a água de qualidade é um anseio de toda a população da zona rural. 

“Apesar de ter água do poço, os moradores precisavam comprar água para beber e cozinhar, ou trazer água da cidade. A partir de agora, é mais uma comunidade atendida e que terá água tratada e de qualidade nas torneiras”, afirma.

A água que chegará à comunidade será a mesma que beneficia cerca de 7 mil ligações de água na sede e na zona rural de Santana, cujo sistema capta água do rio Corrente, na localidade de Porto Novo. A gerente da Embasa em Santana, Liane Amaral, explica que os imóveis foram cadastrados e terão o seu consumo medido, sendo necessário que os moradores utilizem a água de forma racional. 

“Essa água é destinada ao uso doméstico e não deve ser utilizada para dar água para a criação de animais ou para irrigar a plantação. Os moradores também precisam instalar os reservatórios domiciliares para continuar tendo acesso à água tratada durante eventuais paradas para manutenção”, reforçou.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação da Embasa Unidade Regional de Barreiras (UNB)

Compartilhar no Whatsapp

VÁRIOS CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA REGIÃO FORAM REGISTRADOS NA DELEGACIA DE POLÍCIA EM BARREIRAS

Segunda-feira, 29 de Junho de 2020 / Região

Infelizmente a violência doméstica, agressões contra mulher continuam frequentes. Vários casos foram registrados na Delegacia de Polícia em Barreiras neste final de semana. Um deles em Barreiras, outro em Riachão das Neves e um em São Desidério.

Agressão a socos e pontapés:

No sábado por volta das 22:45h, a Polícia Militar apresentou na delegacia um homem acusado de agredir sua ex-companheira com socos e pontapés, além de quebrar a televisão, táblet e uma caixa térmica na residência. Totalmente descontrolado provocou uma grande confusão. O fato aconteceu no Buritis, Barreiras.

Indivíduo agride sua irmã e entra em luta corporal:

Policiais Militares da 85 CIPM de São Desidério/BA, após atenderem a denúncia, apresentaram na delegacia um indivíduo que totalmente descontrolado, em estado de fúria agrediu sua irmã vindo os dois a entrar em luta corporal. A mulher ficou lesionada no pescoço.

Quando os policiais chegaram, o indivíduo estava imobilizado por populares. Diante de todos os fatos foi dado voz de prisão para o mesmo. O fato aconteceu na noite deste sábado (27) na cidade de São Desidério.

Indivíduo agride companheira com capacete e socos:

Um indivíduo agrediu sua companheira de convívio com o capacete e socos causando lesões pelo corpo, quando a mesma estava na casa de uma amiga. Como se não bastasse, o indivíduo teria se apropriado dos documentos pessoais da mulher. O fato aconteceu neste domingo (28) por volta das 15:00h no São José, zona rural de Riachão das Neves/Ba.

É lamentável observar como a comunicação, razoabilidade e possível entendimento é substituída por agressões verbais e físicas.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: MORADORES RECLAMAM DAS CONDIÇÕES DA PONTE DA VILA IV NO ASSENTAMENTO RIO DE ONDAS

Segunda-feira, 29 de Junho de 2020 / Região

Moradores do Assentamento Rio de Ondas da Vila IV em Barreiras reclamam das condições da ponte do local.

"As condições estão deixando muitas famílias ilhadas, precisando ir ao médico, fazer comprasme está difícil. A cobrança da população já passa de 5 anos e o prefeito até agora nada fez pra ajudar essa comunidade."

Moradores pedem solução por parte do Poder Público.


Blogbraga/Participação de Internauta

Compartilhar no Whatsapp

Operação policial é realizada em povoados de Xique-Xique

Segunda-feira, 29 de Junho de 2020 / Região

Equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Semiárido, Companhia de Polícia Militar (Companhia de Emprego Tático Operacional – CETO) e o Sétimo Batalhão de Polícia Militar -7º BPM em Irecê, realizaram no último final de semana a Operação Distrito no município de Xique-Xique.

Em nota, a corporação informou que durante o mês de junho foi recebido pelo comando da Polícia Militar em Xique-Xique, uma série de denúncias sobre algazarras no povoado de Retiro da Picada, onde a população, que mora a 126 queilômetros da sede do município, pedia rondas policiais.

“Como planejado, foram feitas rondas e abordagens tanto em Copixaba quanto Retiro da Picada, tendo como saldo 43 pessoas abordadas, 02 carros e 15 motos”, diz a nota encaminhada à imprensa.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
Dupará Açaí Polícia Civil Sportime ASMAT Global Paraíba Ofertas - Hiper Santo Antonio Casa do Marceneiro Minas Aço Vida Farma Oeste Beton Oeste Manutenção Odontolessa Guarda Municipal DPVAT Barreiras Online Celulares Delicia PM Jaú Sutrans Casa da Informática Mineiros Neli Extreme Luz motos P&F Imperial LH Madeiras Contabilidade Rondon Midori Paisagismo DBT AFS CISO Casa da Ferramenta Coyote Grupo Marabá ORIX G7 NET Dique Denuncia