ALBA Modelo Gestão Bahia

Shopping
NOTÍCIAS

Motorista sem CNH tem carro apreendido em Irecê

Segunda-feira, 22 de Abril de 2019 / Região

Um motorista de 18 anos teve o carro apreendido na noite deste domingo (21), na Praça dos Requintes, em Irecê, após ser abordado por policiais militares da Companhia de Ações Especiais do Semiárido – Caesa.

De acordo com a polícia, o condutor estava sem a carteira de habilitação (CNH) e foi constatado que o veículo tinha débitos no sistema do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Além do licenciamento atrasado, no interior do automóvel havia vários recipientes de bebidas alcoólicas. Ítalo dos Santos Silva e em seguida para CIRETRAN de Irecê, onde o veiculo ficou apreendido para as medidas cabíveis.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: FASB comemora com acadêmicos e funcionários seu 20º aniversário

Segunda-feira, 22 de Abril de 2019 / Região

A Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) reservou, na quarta-feira (17), os intervalos dos períodos matutino e noturno para comemorar, com colaboradores e estudantes, os 20 anos de atuação no setor educacional da região, com alcance em muitos estados da Federação. A instituição, que em breve será convertida em Centro Universitário, reuniu os alunos no pátio, entre os prédios I e II e serviu bolos confeitados para marcar a data. O momento festivo, animado por músicos locais, agradou os convidados pela descontração e o sentimento de união característico da comunidade fasbiana. O ambiente carregado de positividade permitiu também que houvesse uma reflexão sobre o papel da FASB na sociedade do Oeste da Bahia.

A diretora acadêmica, Marilissa Maineri Dobrachinski, destacou a forma com que a proposta pedagógica da FASB é aplicada. “Não se trata apenas da oferta de vagas em cursos superiores. São 20 anos de ensino superior praticados com planejamento, dedicação e muita responsabilidade. Por isso a FASB está consolidada e tem uma bela história de transformação social no oeste da Bahia”. Roberto Marden Lucena, assessor especial do Instituto Avançado de Ensino Superior de Barreiras, falou sobre os bastidores da construção da faculdade. “As decisões que tomamos, no começo, não nos garantiam muita coisa, mas indicavam um horizonte em que o aprendizado na educação superior precisava acontecer. Seguimos, à risca, as orientações do Ministério da Educação, construímos uma excelente estrutura física e promovemos a capacitação para funcionários e o corpo docente. Assim conseguimos agregar qualidade à educação oferecida pela FASB”, disse.  

Entre os mais de 300 colaboradores, Patrícia Amorim completa 20 anos de trabalho no setor administrativo. Ela falou sobre os fatores que contribuíram para a permanência da instituição em um setor tão complexo como o educacional. “Com a chegada da FASB, Barreiras se fortaleceu como polo de educação superior. É um empreendimento que cumpre rigorosamente com os compromissos, sejam pedagógicos ou financeiros, com seus fornecedores, funcionários e professores. A visão ampla, a força de trabalho e a conduta ética estão entre os pilares que permitiram à instituição chegar ao 20º aniversário com solidez e saúde institucional. Por isso que eu sempre incentivo quem tem o desejo de estudar aqui. Digo a eles que podem vir, pois terão uma excelente estrutura à disposição e sairão com condições de competir com os melhores profissionais do mercado”.  

Hellen Vitória Vieira, falou sobre a experiência dela na instituição, no primeiro semestre do curso de enfermagem. “Para mim é gratificante estar cursando a graduação na FASB, por se tratar de uma instituição de alto nível. Além da qualidade do ensino, que é o que vim buscar aqui, a gente se sente abraçada pela equipe da faculdade, que nos dá todo o suporte. É fácil perceber que eles estão sempre preocupados em nos dar atenção, ouvindo nossas sugestões, críticas e correndo para sanar os problemas identificados”, disse a estudante, que é uma das duas mil pessoas matriculadas atualmente nos cursos oferecidos.

A história da FASB, repleta de desafios, teve início em abril de 1999. De lá para cá, 7 mil pessoas realizaram, por meio da instituição, o sonho de cursar a graduação e encaminhar seus projetos profissionais no mercado de trabalho. Atualmente a instituição tem 126 professores – 62% mestres ou doutores e 38% especialistas, que atendem a 10 cursos de graduação, dois tecnológicos e três de pós-graduação. Na parte estrutural, começou com uma placa em um terreno às margens da BR-135, e construiu, ao longo dessas duas décadas, um complexo de prédios modernos e equipados com laboratórios, salas de aula, consultórios, auditório, ginásio multiuso e áreas de convivência. 


Blogbraga/Araticum Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo em Bom Jesus da Lapa/BA

Segunda-feira, 22 de Abril de 2019 / Região

Por volta das 17h do último sábado, prepostos da 38ª CIPM após realizarem abordagens no bairro Salinas em Bom Jesus da Lapa/BA, flagraram Sandro Pereira do Nascimento portando uma armada de fogo, calibre 38, marca Rossi.

O meliante ao visualizar as viaturas empreendeu fuga e ao ser alcançado foi flagrado portando uma arma de fogo na cintura.

O indivíduo e a arma de fogo apreendida foram apresentados na sede da 24ª  COORPIN a fim de serem tomadas as medidas cabíveis.

Essa ação exitosa é fruto do esforço da 38ª CIPM  na prestação de um serviço de qualidade para a sociedade Lapense e aproveita o ensejo para  desejar a todos uma feliz Páscoa .

POLÍCIA E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: MOTOQUEIRO MORRE AO COLIDIR CONTRA UM VEÍCULO NA BR-242

Domingo, 21 de Abril de 2019 / Região

Um grave acidente resultando em uma vítima fatal aconteceu na noite deste domingo (21), pouco depois das 18:00h na BR-242 próximo ao Motel Emoções em Barreiras.

A colisão frontal envolvendo uma motocicleta Honda/CG contra um veículo Fiat/Strada vitimou fatalmente José Paulo Nascimento Filgueira, 37 anos de idade natural de Barreiras/BA.

De acordo com informações, José Paulo estava tentando uma ultrapassagem quando colidiu de frente próximo ao farol e pneu dianteiro esquerdo do Fiat que chegou a ser arrancado do veículo devido a forte pancada da colisão.

A motocicleta foi parar à beira da estrada e o corpo da vítima ficou estendido na pista de rolamento. Uma equipe do SAMU foi acionada e rapidamente chegou no local mas apenas pôde constatar o óbito.

A Polícia Rodoviária Federal esteve no local e registrou o acidente. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica foi acionada e fez a perícia encaminhando o corpo para o necrotério.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE MORRO DO CHAPÉU: Motorista de ônibus escolar é morto a tiros no município de Utinga

Domingo, 21 de Abril de 2019 / Região

Um motorista de transporte escolar do município de Utinga, na Chapada Diamantina, foi assassinado no começo da tarde da última quarta-feira (17). Segundo informações preliminares da Polícia Militar, o motorista Jackson Sousa dos Santos, 35 anos, foi alvejado por disparos de arma de fogo, na estrada que liga a sede do município ao povoado de Buriti.

Segundo informações publicadas em site da região, o prefeito Joyuson Vieira disse que no momento do crime o ônibus não transportava crianças e que o diretor de transporte foi encaminhado para o local e acompanha o trabalho de perícia da Polícia Civil. A autoria e a motivação do crime também são desconhecidas.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro/Por Jornal da Chapada

Compartilhar no Whatsapp

Prisão por porte ilegal de arma de fogo e arma branca em Barreiras

Domingo, 21 de Abril de 2019 / Região

Por volta de 00h18 deste sábado (20), às barcas da RONDESP, realizando rondas táticas no bairro Santo Antônio, abordaram no bar da conta e ao realizar busca pessoal em Iranildo da Silva de 19 anos, encontrou com o mesmo, na linha de cintura, um revólver calibre 32, com numeração suprimida e uma faca da marca Tramontina. 

Ao continuar com a abordagem, ao realizar a busca pessoal em Cleberson de Jesus Oliveira, 23 anos a guarnição localizou uma faca, sem marca de cabo rosa. 

Ao localizar os ilícitos foi dada voz de prisão e todas as medidas legais foram adotadas, sendo os indivíduos conduzidos para a DP.

CONDUZIDOS:
- Iranildo da Silva, 19 anos;
- Cleberson de Jesus Oliveira, 23 anos.

 Material Apreendido:

-01 revólver calibre 32, numeração suprimida;
- 01 faca Tramontina;
- 01 faca sem marca.


Blogbraga/RONDESP OESTE

Compartilhar no Whatsapp

Homem é detido por porte ilegal de arma de fogo em Barreiras

Sábado, 20 de Abril de 2019 / Região

Neste sábado (20), por volta das 12h40, às barcas de Rondesp, realizando patrulhamento tático em comboio, receberam uma informação que em uma borracharia na AV. Castelo Branco, havia um indivíduo portando uma arma de fogo.

As guarnições deslocaram e chegando ao local realizaram abordagem policial em Cleiton Fernandes dos Santos de 23 anos. Ao ser abordado e indagado o mesmo confirmou que possuía uma arma de fogo e ao realizar a busca de perímetro as guarnições localizaram um revólver marca taurus, calibre 32, com 06 (seis) munições intactas no tambor e mais 04(quatro) sobressalentes. Ao localizar o ilícito foi dada voz de prisão e todas as medidas legais foram adotadas, sendo o indivíduo conduzido para a DP.

CONDUZIDO:

-Cleiton Fernandes dos Santos 23 anos

 Material Apreendido:

-01 revólver calibre 32, marca tapurus;
- 10 munições calibre 32


Blogbraga/RONDESP OESTE

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: HOMEM USA FACÃO PARA INTIMIDAR E AMEAÇAR COMPANHEIRA DE CONVÍVIO

Sábado, 20 de Abril de 2019 / Região

Um caso de ameaça e intimidação aconteceu por volta das 21:55h da noite desta quinta-feira (18), no bairro Santo Antonio em Barreiras.

De acordo com informações, um homem de 33 anos teria pego um facão e riscado o chão por diversas vezes ameaçando e intimidando sua companheira de 48 anos de idade após suposto desentendimento. A Polícia Militar foi acionada e constatou a situação detendo o homem e encaminhando o mesmo até a delegacia.

Uma vez na delegacia, a mulher negou-se a representar contra seu companheiro que foi liberado após as formalidades legais.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Homem acusado de ameaçar pessoas com arma de fogo é detido pela PM em Roda Velha

Sábado, 20 de Abril de 2019 / Região

Na noite desta sexta-feira 19, por volta das 20h30, a Polícia Militar da 85 CIPM foi acionada para averiguar uma denúncia de que um indivíduo de iniciais J. E., estaria armado em um estabelecimento comercial, no Distrito de Roda Velha, município de São Desidério.

Segundo informações Policiais, o mesmo estava em visível estado de embriaguez e em posse de uma arma de fogo tipo pistola 380, ameaçando pessoas no local.

Ao ser abordado foi encontrado com o mesmo uma arma (pistola 380), além da arma os Policiais encontraram, dois carregadores municiados e um documento de posse da arma que ele utilizava para prática de tiro esportivo.

Diante dos fatos o indivíduo e todo o material foi apresentado no DISEP de Luís Eduardo Magalhães para medidas de praxe.


Blogbraga/Reportagem: Marlon

Compartilhar no Whatsapp

Região de Irecê: Duas pessoas morrem após colisão de moto com animal na BA-046, entre Barro Alto e Barra do Mendes

Sábado, 20 de Abril de 2019 / Região

Imagem ilustrativa

Na noite da última quinta-feira (18), por volta das 22h, um acidente deixou duas pessoas mortas na BA-046, entre os municípios de Barro Alto e Barra do Mendes, região de Irecê.

Segundo informações da Polícia Militar, o fato ocorreu quando a dupla trafegava na via e sem perceber se deparou com o animal (vaca) solto na pista e não conseguiu desviar. O acidente aconteceu a 2 quilômetros de Barra do Mendes.

As vítimas foram identificadas por Ricardo Martins de Sousa, 32 anos e Fabiana Barbosa de Sousa, 25. Eles moravam na comunidade de Barreiros, em Barro Alto.

Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionada e removeu os corpos para o Instituto Médico Legal (IML) de Irecê.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Três morrem em confronto com a polícia em Central, região de Irecê

Sexta-feira, 19 de Abril de 2019 / Região

O confronto ocorreu na manhã de hoje, em Central (Foto:Divulgação)

Todo material foi apresentado na Delegacia Regional de Polícia Civil de Irecê (Foto: Divulgação).

Na manhã desta sexta-feira (19), por volta das 11h, três suspeitos de roubo, tráficos de drogas e homicídio, morreram em confronto com a polícia na cidade de Central, região de Irecê.

Em nota, a polícia informou que o trio estava na cidade com o objetivo de resgatar presos da delegacia local. Eles estavam em uma casa na avenida João Durval Carneiro, sendo monitorados pela Polícia Militar.

Ainda segundo a nota, a polícia disse que em conjunto com a Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) do 7º Batalhão da Polícia Militar, Polícia Militar local e a Companhia de Ações Especiais do Semiárido – Caesa, foi feito o cerco e abordagem a casa, onde os suspeitos fizeram disparos de arma de fogo contra os militares, que reagiram.

No confronto, foram atingidos Cleiton Gomes de Jesus, 23 anos, Sávio Cosmo Eduardo da Silva, 22 anos e Luciano Martins de Lima, 20 anos. Eles ainda foram socorridos ao Hospital Municipal Dr. Antônio Carlos Ribeiro, mas não resistiram.

Com o trio, a polícia apreendeu uma pistola calibre 22 ,com numeração suprimida, seis munições calibre 38 deflagradas e 04 intactas, e quatro munições cal 22 intactas, 134 gramas de maconha, 14 gramas de crack e uma balança de precisão.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Preso em MG homem suspeito de matar a golpes de machado companheira em Central, região de Irecê

Sexta-feira, 19 de Abril de 2019 / Região

Acusado

Na manhã desta quinta-feira (18), foi preso preventivamente na cidade de Montes Claros, Minas Gerais, Domingos Gilberto Barbosa, de 67 anos, em virtude da prática do crime de homicídio doloso, triplamente qualificado. As informações são da Polícia Civil.

A prisão contou com a participação da Polícia Civil de Central, região de Irecê e a Polícia Militar Mineira. Em junho de 2017, Avani Rocha Barbosa, de 58 anos, foi morta a golpes de machado perpetrados por Domingos, então companheiro da vítima. O crime deixou a população de Central e região estarrecida.

A representação da prisão preventiva do acusado foi realizada pelo delegado Michael Alves e expedida pelo Pode Judiciário local. Domingos está preso em uma das celas da delegacia de Montes Claros à disposição da Justiça.

Vítima

Click no link e relembre o caso:

http://blogbraga.com.br/celular/?Pagina=Noticia&Titulo=mulher-e-morta-a-golpes-de-machado-em-central-regiao-de-irece-ba&Id=33221


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Identificadas vítimas de acidente que deixou quatro mortos na BR/242 em Barreiras entre uma Van e Caminhão

Sexta-feira, 19 de Abril de 2019 / Região

As quatro pessoas que morreram em um acidente de trânsito entre uma Van e um caminhão baú, na madrugada desta sexta-feira (19), por volta das 00h20 na altura do KM/835 da BR/242, em Barreiras, tiveram as identidades divulgadas.

São elas: Neuza Rosa de Souza de 52 anos, natural de Central/BA, Laurita Mateus Almeida de 61 anos, de Tapiramutá/BA, Edimilson do Nascimento de 36 anos (Motorista da Van), conhecido carinhosamente como "Gordo da Van" e o motorista do caminhão, Jacson Brito Nascimento de 22 anos.

Quatro ficaram feridos um deles o passageiro do caminhão em estado grave e não há informações do estado de saúde dos outros que foram socorridos pelo SAMU para o HO em Barreiras.

Click no link e relembre o caso:

http://blogbraga.com.br/?Pagina=Noticias&Titulo=acidente-entre-van-e-caminhao-deixa-quatro-mortos-na-br-242-no-municipio-de-barreiras-a-van-tinha-saido-de-jacobina-ba&Id=61512


Blogbraga/Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

CIPE/CERRADO: PRISÃO PELO CRIME DE PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO EM PARATINGA

Sexta-feira, 19 de Abril de 2019 / Região

Por volta de 18h30min desta quinta-feira (18), enquanto a guarnição da CIPE/CERRADO realizava patrulhamento na Zona rural do município de Paratinga, mais precisamente no Povoado de Várzea, ao chegar no Bar do Galego observou que dois indivíduos estavam em atitude suspeita, sendo dado voz de abordagem e iniciado a busca pessoal, momento em que foi encontrado na cintura de Gilson José das Neves, um revolver calibre .38, o outro individuo foi identificado como Luciano de Assis Campos.

Interpelado da origem da arma, Gilson afirmou que comprou de um desconhecido e que a pertencia a dupla. Diante dos fatos os mesmos foram encaminhados e apresentados na delegacia de Paratinga, onde o flagrante foi lavrado autuado em flagrante.

Material Apreendido:

✅ 01 (um) revolver marca TAURUS, calibre .38, de número de série 1076489;
✅ 06 (seis) cartuchos calibre .38 intactos;

Pessoas conduzida:

✅ GILSON JOSÉ DAS NEVES, 26 anos;
✅ LUCIANO DE ASSIS CAMPOS, 23 anos;

 


Blogbraga/Cipe/Cerrado

Compartilhar no Whatsapp

Acidente entre van e caminhão deixa quatro mortos na BR/242 no município de Barreiras; a Van tinha saído de Jacobina/BA

Sexta-feira, 19 de Abril de 2019 / Região

Motorista da Van morreu na hora

No início da madrugada desta sexta-feira (19), pouco depois da 00h20, um grave acidente entre uma van e um caminhão baú causou ao menos quatro (04) mortes no KM/835 da BR/242, próximo ao Posto Macaubense, município de Barreiras. 

De acordo informações, o condutor do caminhão que seguia sentido Barreiras estava em zig-zag e em alta velocidade quando colidiu conta a Van que tinha saído de Jacobina/BA com destino a Luis Eduardo Magalhães.

O motorista da Van de nome Edimilson do Nascimento de 36 anos, morreu na hora juntamente com mais dois passageiros e três ficaram feridos. O condutor do caminhão também morreu no local, o corpo foi ejetado do veículo, quanto ao passageiro do caminhão ficou gravemente ferido. 

O Corpo de Bombeiros de Barreiras esteve no local, pois o passageiro do caminhão ficou preso nas ferragens.

Não há informações do estado de saúde dos feridos que foram socorridos pelo SAMU e encaminhados para o Hospital do Oeste (HO).

A Van ficou destruída. A Polícia Rodoviária Federal registrou o acidente.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: SUSPEITO DE TRÁFICO DE DROGAS É PRESO PELA POLÍCIA MILITAR NO BARREIRAS I

Quinta-feira, 18 de Abril de 2019 / Região

Na manhã desta quinta-feira (18), por volta das 11:00h, Guarnições do PETO 83ª e PETO 84ª CIPM em operação conjunta, estavam realizando rondas no Bairro Barreiras I, na rua Inglaterra quando encontraram três homens em atitude suspeita e no momento que os mesmos avistaram as viaturas, dois deles fugiram tomando sentido ignorado e o indivíduo identificado como Diego Gaudêncio, 21 anos, fugiu em direção à sua residência sendo alcançado pela guarnição.

Após abordagem policial, foi encontrada com ele uma pequena bolsa com 10 “trouxas” de substância análoga à cocaína. Ao continuar a busca na residência foi encontrada uma bolsa maior com aproximadamente 332 gramas de substância análoga à cocaína, sendo 244 gramas de cocaína pura ("escama"), uma balança de precisão, uma munição intacta cal. .38, um cartucho cal. 38 deflagrado, faca com resquícios de cocaína, colher para a mistura da droga, embalagens plásticas para confeccionar as “trouxas” de cocaína e um carretel de linha para amarrar as embalagens.

O indivíduo e todo material apreendido foram apresentados na Delegacia de Polícia onde a autoridade competente tomará as medidas cabíveis previstas na Lei.

83ª CIPM: A paz é fruto da Justiça.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Região de Irecê: Motorista morre após colisão entre carretas em Cafarnaum

Quinta-feira, 18 de Abril de 2019 / Região

Um motorista morreu após colisão entre duas carretas na manhã de quarta-feira (17), no contorno que dá acesso ao município de Cafarnaum, região de Irecê. O local ficou congestionamento durante algumas horas.

Segundo informações da polícia, o motorista de uma das carretas perdeu o controle do veículo e bateu contra a outra carreta. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu.

As carretas estavam carregadas de postes que são utilizados em rede elétrica e blocos, que ficaram espalhados na rodovia. O corpo da vítima identificada por Pedro Silva foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Irecê.

Outros detalhes sobre a ocorrência, que estava em andamento na manhã de ontem, não foram informados. A pista foi interditada para remoção dos veículos.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Abapa promove ação de integração com funcionários com deficiência contratados pela entidade

Quinta-feira, 18 de Abril de 2019 / Região

Ao respeitar a sua política de responsabilidade social, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) promoveu na última sexta-feira (12) uma atividade de integração para recepcionar dois novos funcionários com deficiência auditiva e cognitiva para integrar o quadro de profissionais da entidade. Na oportunidade, o Centro de Treinamento da Abapa - Parceiros da Tecnologia (CT) ministrou um curso de Libras o que permitiu um momento de sensibilização e aprendizado na língua dos sinais, permitindo um melhor acolhimento dentro da instituição. Com carga horária de 40 horas, o curso será realizado quinzenalmente durante dez encontros com o objetivo de garantir uma maior adaptação e vivência de quem já trabalha na Associação junto aos profissionais com deficiência contratados.

Além de propiciar a comunicação, a ministrante do curso de Libras, Diana Carvalho, acredita que o curso vai fortalecer o vínculo de profissionalismo, confiança e respeito mútuo. "Com essa admissão, a Abapa passa a trabalhar com a inclusão de pessoas com deficiência possibilitando, na prática, o acesso aos direitos que são garantidos pela Constituição", afirma. Mais do que o cumprimento da legislação, a coordenadora de recursos humanos da Abapa, Maristélia Machado de Brito, acredita que esta recepção demonstra a preocupação da entidade em acolher estes profissionais. “Será um aprendizado mútuo, tanto para eles, quanto para nós, do quadro técnico da Abapa. No primeiro momento, de adaptação, eles vão contribuir de maneira geral com as atividades da área administrativa do CT em Luís Eduardo Magalhães, e aos poucos, com o aprendizado, tenho certeza que eles vão crescer ainda mais profissionalmente dentro da entidade”, explica.

Para o diretor-executivo da Abapa, Lidervan Morais, a entidade vem trabalhando de forma sólida nos projetos de responsabilidade social sendo parceira de instituições filantrópicas nos municípios do Oeste da Bahia. “Na área social, a entidade também tem ações voltadas na distribuição de agasalhos para estudantes da zona rural, distribuição de toalhas para as unidades hospitalares e mais recentemente de toalhas e fraldas para o Abrigo dos Idosos, em Barreiras. Existe também a formatação de um projeto de incentivo e integração de estudantes ao conhecimento técnico do agronegócio pensando no futuro profissional destes jovens”, reforça.


Blogbraga/Assessoria de Imprensa da Abapa

Compartilhar no Whatsapp

Câmara Técnica de Controle de Qualidade reforça equívoco em dados divulgados sobre presença de agrotóxicos na água para consumo humano

Quinta-feira, 18 de Abril de 2019 / Região

A Câmara Técnica de Controle de Qualidade de Água vinculada a Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (CTCQ/AESBE), manifesta publicamente a sua indignação frente ao pânico nacional gerado pela divulgação precipitada de uma avaliação equivocadamente realizada com base nos dados brutos de qualidade da água fornecidos ao longo dos anos pelas Companhias de Saneamento para preenchimento dos campos do SISAGUA.

Ressalta-se que o cenário apresentado em relação aos agrotóxicos presentes na água de consumo humano, não condiz com a realidade brasileira. Este fato pode ser comprovado pela revisitação dos resultados analíticos dos monitoramentos semestralmente realizados, que são sistematicamente enviados às Vigilâncias Sanitárias Municipais para integrarem o SISAGUA, e confronto com os padrões estabelecidos pela legislação de potabilidade de água nacional, a qual é baseada nas diretrizes da OMS.

Por fim, cabe aqui o forte alerta de que, por arranhar irresponsavelmente a imagem das operadoras, banalizando o sério trabalho por elas realizado, os riscos decorrentes do amadorismo utilizado para tratar esse assunto, também podem causar um irreparável problema de saúde pública como consequência, em decorrência de uma possível migração de hábito pelas populações abastecidas impactadas pelo falso alarde dessa notícia, para o consumo de águas de fontes alternativas que não possuem o mesmo rigor de controle praticado pelas associadas. (Fonte: CTCQ/AESBE)


Blogbraga/Assessoria de Comunicação da Embasa

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: CONTINUAM ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA COMPOR A BRIGADA DO PREVFOGO

Quinta-feira, 18 de Abril de 2019 / Região

Estarão abertas até o dia 20 de abril, as inscrições para o processo simplificado de composição da brigada do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais – PREVFOGO, em Barreiras. Brigadistas, chefe de brigada, chefe de esquadrão e gerente estadual do fogo são os cargos disponíveis.

Os testes de aptidão serão realizados no Parque de Exposição Engenheiro Geraldo Rocha, assim como as inscrições dos três primeiros cargos citados. Quem optar pela vaga de gerente estadual deverá procurar a Unidade técnica I do IBAMA.

Os candidatos devem comparecer aos locais de inscrição munidos da ficha preenchida de modo legível em letra de forma, juntamente com cópias e originais da documentação prevista no edital que está publicado no link http://www.barreiras.ba.gov.br/diario/pdf/2017/diario2471.pdf

São 13 vagas ao total, em regime temporário de contratação. “O Prevfogo é de suma importância no combate aos incêndios nos municípios. A Prefeitura dará todo o apoio na mediação desse processo seletivo”, destacou o secretário de meio ambiente e turismo Ailton José.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Irecê: Zé das Virgens é nomeado coordenador da SETRE

Quinta-feira, 18 de Abril de 2019 / Região

Foi publicada na edição de quarta-feira (17) do Diário Oficial do Estado, a nomeação de José Carlos Dourado das Virgens, conhecido por Zé das Virgens, para o cargo de coordenador da Superintendência de Desenvolvimento do Trabalho, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE).

Zé das Virgens foi deputado estadual em vários mandatos e ex-prefeito de Irecê, perdendo a reeleição em 2012. Atualmente, a SETRE é comandada pelo ex-deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB).


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Análises demonstram que não há presença de agrotóxicos na água distribuída pela Embasa

Quinta-feira, 18 de Abril de 2019 / Região

Diante dos resultados divulgados pelo Repórter Brasil sobre a presença de agrotóxicos na água, a Embasa informa que, de acordo com as análises realizadas semestralmente pela empresa no período entre 2014/2017, todas apresentaram valores que demonstram a inexistência de substâncias presentes em agrotóxicos. Isso significa que os parâmetros de potabilidade da água distribuída pela empresa está de acordo com as determinações da Portaria de Consolidação nº 05, anexo XX, de 2017, do Ministério da Saúde, legislação brasileira que está conforme com a 4° Edição do Guia de Qualidade de Água da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ao seguir os procedimentos de vigilância da qualidade da água para o consumo humano, a Embasa reforça que segue rigorosamente a legislação e assegura que a água tratada está sendo distribuída em condições de potabilidade e não apresenta riscos à saúde humana. Os dados são divulgados em uma plataforma – o Siságua – à qual os municípios têm acesso por meio dos técnicos da vigilância sanitária, e também podem ser solicitados à empresa.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação da Embasa

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: Motocicleta roubada há pouco mais de 30 dias em Brasília/DF é recuperada pela PRF no Oeste da Bahia

Quarta-feira, 17 de Abril de 2019 / Região

A motocicleta, modelo Honda Bros, era transportada no interior de um caminhão-baú que foi abordado pelos PRFs na BR 242, a 873 km Salvador(BA).

Na noite de ontem, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou uma motocicleta roubada em março deste ano, na capital federal, Brasília. A ação foi registrada por volta das 23h, no KM 800 da BR 242, trecho do município baiano de Barreiras.

Durante abordagem ao caminhão, os PRFs notaram no seu interior a presença da motocicleta e iniciaram a fiscalização. Ao verificar os elementos identificadores da Honda Bros, a equipe constatou que estavam adulterados e que a motocicleta portava placa clonada de um veículo com as mesmas características. A irregularidade era utilizada na tentativa de burlar as fiscalizações, tendo em vista que a placa original possui registro de roubo datado em 15 de março deste ano.

Questionado pelos agentes federais, o condutor do caminhão afirmou ser responsável apenas pelo seu veículo de trabalho, desconhecendo qualquer irregularidade da motocicleta. Ele informou ainda que havia sido contratado para transportá-la de Brasília ate a cidade de Elizeu Martins, no Piauí.

O homem de 55 anos foi encaminhado juntamente a motocicleta apreendida à delegacia de Polícia Judiciária local, onde serão adotadas as medidas cabíveis.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

Rui entrega recuperação de 47 quilômetros da BA-245 em Marcionílio Souza

Quarta-feira, 17 de Abril de 2019 / Região

O turismo, o escoamento da produção rural, a circulação de mercadorias pesadas, como móveis e materiais de construção nos municípios da Chapada Diamantina, estão facilitadas com a recuperação do trecho da BA-245, entregue pelo governador Rui Costa nesta quarta-feira (17), em Marcionílio Souza. O governador diz ter orgulho de inaugurar mais 47 quilômetros de estradas, em um investimento de R$ 13 milhões. 

O governador também anunciou investimento em outras estradas da região. “Eu já estou agora atendendo ao pedido do prefeito, a estrada de Itaberaba-Iaçu, vamos licitar mês que vem. O prefeito pediu também a BA-245 para Mucugê, nós vamos publicar a licitação também no mês que vem. Portanto são mais quase R$ 100 milhões em estradas na região”.

Caminhoneiro há 34 anos, Juventino Martiniano Barreto fala da transformação que a recuperação da BA-245, entre Marcionílio Souza e Itaetê, proporcionou para quem passa a vida atrás do volante. “Antes, para ir e voltar entre Marcionílio Souza e Itaetê, demorava um dia inteiro. Hoje, a gente vence o trecho em 40 minutos. Era só buraco, bico de pedra, em 20 minutos os pneus furavam, quebrava mola. Ninguém queria carregar os caminhões nas fazendas aqui. Agora a estrada está um ‘tapetão’”.  

Rui entregou ainda em Marcionílio Souza a extensão de rede de iluminação para atender a vários pontos da sede da cidade. Junto com a recuperação da estrada, as duas intervenções foram coordenadas pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra). O governador entregou também um Sistema Simplificado de Abastecimento de Água que atende à localidade de Furado de Espinho e autorizou a Secretaria de Desenvolvimento Rural a lançar Edital de Licitação para obras de construção do laticínio na comunidade de Pindorama, no valor de R$ 1,38 milhão, e outro convênio, por meio do Bahia Produtiva, para a construção de uma cozinha coletiva para a comunidade de Pau a Pique. O governador encerra a visita à cidade no Colégio Estadual Eurídice Santana.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: Prefeito Zito Barbosa visita estrada de acesso às Cachoeira do Redondo e Acaba Vida

Quarta-feira, 17 de Abril de 2019 / Região

O prefeito Zito Barbosa acompanhado do subsecretário de infraestrutura Enock Souza, do secretário de indústria e comércio, Carlos Costa, subsecretário Roberto Carvalho, esteve na sexta-feira, 12, vistoriando a estrada que liga a BA-459 à Mata da Cachoeira, Cachoeiras do Acaba Vida e do Redondo e Chico Preto.

Em sua visita, o prefeito esteve nas comunidades de Mata da Cachoeira, São Vicente e Chico Preto, uma região localizada no coração do Vale do Rio de Janeiro a mais de 80 km da sede e de singulares belezas naturais. Nessa região a Prefeitura de Barreiras por meio dos Programas Vale Produtivo e Barreiras Bonita por Natureza, vem fazendo um levantamento dos problemas de infraestrutura das estradas e executando obras de melhorias, que têm como foco a valorização do homem do campo e fortalecimento do potencial turístico do município.

O subsecretário Enock Souza que acompanha de perto todas as etapas da obra, salientou que desde o ano passado, a prefeitura tem realizado um trabalho constante de manutenção das estradas. “Estamos realizando um trabalho intenso nessa região para melhorar a trafegabilidade dos moradores e o transporte escolar. Já recuperamos a estrada até a comunidade Mata da Cachoeira, reconstruímos a ponte da Cachoeira do Acaba Vida e agora vamos avançar no trecho que liga as duas cachoeiras e o Chico Preto”, disse.

Nessa fase, homens e máquinas trabalham há mais de 15 dias na região realizando intervenções de abertura de estrada, elevação de nível, cascalhamento, colocação de manilhas nas passagens de água e patrolamento. Segundo dados da Secretária de Infraestrutura, as obras deverão ser finalizadas nos próximos 60 dias, ao final serão 35 km de estrada recuperadas na região.

Na Cachoeira do Redondo, o prefeito Zito fez registros da beleza cênica da natureza em torno de um dos pontos turísticos mais bonitos de Barreiras. Ele ainda confirmou que em breve os moradores da cidade e turistas poderão visitar as duas cachoeiras, por uma estrada segura e de fácil acesso.

“As cachoeiras do Acaba Vida e Redondo são dois paraísos da natureza que temos em nosso município. E para que as pessoas, de modo especial os turistas, possam ter acesso a esses cartões portais de Barreiras, já começamos a trabalhar na melhoria dessa estrada que liga a comunidade de Chico Preto, a Cachoeira do Redondo, Mata da Cachoeira passando também pela Cachoeira do Acaba Vida. Em breve teremos um acesso muito bom para que todos os barreirenses possam conhecer essa região, potencializando assim o turismo entre as pessoas que apreciam essas belezas naturais”, finalizou o prefeito.


Blogbraga/ Repórter Paiva/ Dircom Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

Muquém de São Francisco: Polícia Militar da 28 CIPM realiza palestra para estudantes e professores no Distrito do Javi

Quarta-feira, 17 de Abril de 2019 / Região

Nesta quarta-feira (17), às 08h:00min, foi realizada uma importante palestra nas dependências da escola municipal Limoeiro no Distrito do Javi, município de Muquém do São Francisco, com os seguintes temas: drogas e comportamento social, com o intuito de promover o conhecimento sobre o assunto, aos professores e estudantes daquela escola.

A palestra foi ministrada pelo Cabo PM Maciel, teve como objetivo despertar os alunos(as), sobre aliciamento de menores no mundo do crime. 

Ainda vale salientar, a importância dessa aproximação da sociedade e a Polícia Militar. 

28° CIPM GUARDIÃ DO PORTAL DO OESTE


Blogbraga/28 CIPM

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE IRECÊ: Traficante é preso com submetralhadora em João Dourado

Quarta-feira, 17 de Abril de 2019 / Região

Rosalvo André dos Santos, 52 anos, foi preso na terça-feira (16), com uma submetralhadora, no bairro Novo Canal, no município de João Dourado, após as Delegacias Territoriais de Irecê e João Dourado, em conjunto com o Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), iniciarem uma investigação para combater o tráfico, na região.

Rosalvo, que acumula passagens por tráfico de drogas, estava em uma residência com uma submetralhadora calibre 380, carregador, munições, 49 pinos de cocaína, centenas de embalagens plásticas para embalar drogas e a quantia de R$ 335.

“Ele era um dos lideres da quadrilha do traficante conhecido como 'Coroa', que atualmente está custodiado no presídio em Serrinha. Investigamos ele a muito tempo e agora conseguimos retirá-lo de circulação”, contou o delegado titular da Delegacia Territorial de João Dourado, Ernandes Reis Santos Júnior.


Blogbraga/SSP-BA

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DA APAE COMPLETAM 12 DIAS EM GREVE – DOIS MESES SEM SALÁRIOS E DÉCIMO TERCEIRO DE 2018

Quarta-feira, 17 de Abril de 2019 / Região

Bastante complicada é a situação em que se encontram professores e funcionários da APAE de Barreiras. Nesta quarta-feira (17), completa até o momento, 12 dias de paralização total. O motivo? Dois meses de salários atrasados sendo fevereiro e março 2019 e nada de décimo terceiro de 2018!

Não só os professores e funcionários sentem-se prejudicados, mas também pais e alunos da tão respeitada e afamada entidade cuja sigla é muito significativa: APAE – ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS ESPECIAIS

A mãe de uma aluna de 40 anos de idade e que estuda há 22 anos na APAE, apoia a decisão dos professores. “Vou acompanhar até o fim” – disse Dona Creusa


Blogbraga/Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Morre bebê de 3 meses com suspeita de maus-tratos em Morro do Chapéu; mãe é presa

Quarta-feira, 17 de Abril de 2019 / Região

Uma bebê de três meses morreu em Morro do Chapéu, região da Chapada Diamantina, na manhã de terça-feira (16), após suposto maus-tratos.

De acordo com a Polícia Civil, ao ser alimentada com leite materno, a criança passou mal e não reagia aos sentidos, mesmo assim, a mãe não prestou socorro. Após quase 24 horas, a avó da bebê ao ficar ciente da situação, levou a neta a uma unidade hospitalar local onde a médica de plantão atestou o óbito.

O corpo da bebê foi encaminhado ao Departamento Médico Legal de Irecê onde passará por necropsia. Já mãe identificada por Fernanda Santos da Cruz, 23 anos, foi presa em flagrante e encaminhada à Delegacia de Polícia Civil local.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Mundial FM 91,3
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
MaxCar AUTOCAR Contabilidade Rondon Jaú Unopar G7 Rabelo Click Tec DBT Online Celulares CISO Luz motos Mimogás Pantanal Mimoso Segurança Vida Farma Oeste Manutenção DM Reparos Guarda Municipal Dr. Márcio Rogério Digital Informatica Dique Denuncia Casa da Ferramenta Paraíba Silvano Santos Rede Multiassistencia Polícia Civil Evolucao PM Grupo Marabá Sportime Mimoaço DPVAT Barreiras Kenni Henke Cultura Forte Grãos Floral Paraíso Delicia Ademilar Coyote Elo Aço Fontana Mineiros Neli P&F Dupará Açaí Imperial Global Extreme