BAHIATURSA Governo da Bahia

NOTÍCIAS

Peixamentos realizados pela Codevasf introduzem 60 mil alevinos no Médio São Francisco baiano com a participação de estudantes em Bom Jesus da Lapa e Xique-Xique (BA)

Sexta-feira, 14 de Junho de 2019 / Região

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), realizou dois peixamentos neste mês de junho que introduziram 60 mil alevinos de curimatá, espécie nativa do rio São Francisco, nos município de Bom Jesus da Lapa e Xique-Xique. Os dois peixamentos aconteceram no Médio São Francisco baiano, área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Bom Jesus da Lapa.

As duas ações contaram com a presença de estudantes e em cada uma delas foram disponibilizados 30 mil alevinos de curimatá. Em Bom Jesus da Lapa, a ação aconteceu nesta terça-feira (11/6), introduzindo os peixes no rio São Francisco na localidade da Barrinha. A ação foi realizada em parceria com a Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-32, sediada em Bom Jesus da Lapa, e com o campus de Bom Jesus da Lapa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano).

Estudantes do curso técnico em agricultura soltaram os peixes no rio, juntamente com os pescadores, seguindo as instruções de Rodrigo Bernardes, técnico da Codevasf lotado no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique. “O peixamento é uma atividade de revitalização do rio São Francisco. A ação da Codevasf visa recuperar não só a natureza, mas também beneficiar toda a comunidade que vive no entorno do rio, com a futura comercialização dos peixes, garantindo o sustento, ou com o consumo próprio, promovendo a segurança alimentar”, disse Rodrigo Bernardes.

“Essa não é uma ação isolada. Existe uma série de ações que a Codevasf e o Governo Federal fazem visando a revitalização do rio, fazendo a sua parte. Mas cada estudante que está aqui hoje e cada cidadão, de modo geral, pode fazer também a sua parte em suas próprias casas ou nas ruas evitando atitudes inadequadas. Cada um tem um papel para ajudar a revitalizar o rio”, complementou Bernardes.

Nos dois peixamentos, os peixes foram produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura (2ª/CIRPA), localizado em Xique-Xique, que é ligado à 2ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Bom Jesus da Lapa.

Os estudantes demonstraram muita animação com a atividade. “Foi maravilhoso a gente conhecer mais um pouco sobre as espécies de peixe, libertar eles, de forma adequada, no rio. Ter acesso a cuidados necessários tanto para a preservação do rio quanto para a preservação das espécies que vivem nele. Foi uma ação maravilhosa”, disse Gerlaine Dourado, estudante do segundo ano do curso técnico em agricultura do IFBaiano.

“Essa é uma atividade muito importante para o futuro. E os estudantes são o futuro. Eles têm o papel de levar os conhecimentos que adquiriram hoje adiante. É muito importante que eles conheçam desde cedo a importância dessas atividades de preservação. Gostaria de agradecer pela troca de experiência e, em nome do IFBaiano, agradecer à Codevasf pela ação. Espero que os estudante levem o que aprenderam aqui hoje para toda a vida”, disse Jefferson de Sá, coordenador do curso técnico em agricultura do IFBaiano.

“Estou muito feliz por estar participando aqui dessa ação. A gente gostaria que esse conhecimento que esses estudantes adquiriram aqui fosse utilizado mais para a frente. Contamos com esses estudantes para ações que possam reparar o que já foi degradado e para conscientizar e evitar mais degradação com coisas que podem ser evitadas, como o descarte de lixo, de plástico, em locais inadequados, fazendo com que eles acabem chegando e se acumulando no rio”, diz Nerivaldo Barros, presidente da colônia dos pescadores.

Anteriormente, em Xique-Xique, a ação foi feita na Ipueira, no Porto das Pedras, em parceria com a prefeitura municipal, e contou com a participação de alunos da Escola Municipal Professora Anita de Carvalho Silva. Além dos alunos, os técnicos da Codevasf soltaram os alevinos junto com representantes da prefeitura, pescadores e professores.

Além do repovoamento do rio São Francisco, recompondo os estoques pesqueiros, a ação teve caráter educacional para mostrar principalmente para estudantes e pescadores a importância de uma consciência ambiental, para a preservação da natureza.


Blogbraga/Fonte: Ascom - Codevasf

Compartilhar no Whatsapp

Dia do Algodão será realizado neste sábado, 15 de junho, em Roda Velha, São Desidério

Sexta-feira, 14 de Junho de 2019 / Região

Está quase tudo pronto para o Dia do Algodão, que será realizado neste sábado, dia 15 de junho, às 7h30. Organizadora do evento, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) está montando uma infraestrutura no campo para receber agricultores, gerentes de fazendas, técnicos, consultores, pesquisadores, estudantes e interessados na cadeia produtiva do algodão. O evento vem sendo organizado na Fazenda Sete Povos, distrito de Roda Velha, em São Desidério, e já nasce para se tornar uma referência do setor agrícola na Bahia.

O credenciamento começará a ser realizado às 7h30, e as visitas às estações técnicas serão iniciadas depois do café da manhã, às 8h30. O presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, abrirá os trabalhos com as boas vindas, juntamente com os demais presidentes das entidades representantes da agricultura baiana. A programação segue com as estações técnicas nas áreas de Biotecnologia, que vai levar aos participantes novas tecnologias em sementes; Fitossanidade, com a demonstração de estratégias de manejo e controle de tigueira e soqueiras de algodão, e do bicudo do algodoeiro; e de Pesquisa, para disseminação dos resultados dos estudos sobre monitoramento e manejo de doenças e pragas no Oeste da Bahia.

À parte das estações técnicas, o Dia do Algodão vai realizar uma palestra para os convidados com o tema Mercado e Logística de Algodão, com representante da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), Ariel Coelho; e com o subsecretário de Política Agrícola e Meio Ambiente do Ministério da Economia, Rogério Boueri Miranda, sobre as políticas públicas que vem sendo desenvolvidas para a cotonicultura brasileira. O Dia do Algodão vai contar também com a presença do presidente da Frente Parlamentar da Agricultura e Pecuária (FPA), Deputado Federal Alceu Moreira, que vai fazer um pronunciamento e ouvir as demandas dos cotonicultores baianos.

Para o presidente da Abapa, Júlio Busato, o evento vem para se tornar um dos maiores da cotonicultura baiana e uma referência para o setor agrícola. “Além do conhecimento, este Dia será marcado como um espaço de interação para que os cotonicultores, consultores e todos aqueles ligados ao setor agrícola venham e se sintam à vontade com a sua família e amigos, conhecer e trocar informações com os representantes das tradings, indústrias compradores de algodão e caroço, fornecedores de insumos, representantes do sistema financeiro enfim, todos os integrantes da cadeia do algodão. Queremos que seja um momento para celebrar o início desta colheita mas já pensando em como tornar ainda mais produtiva e rentável a próxima safra para o produtor baiano”, afirma.

Segundo a Abapa, esta safra deve ter um crescimento de 15% na produção em relação ao ano passado baseado no incremento de 25,5% de área cultivada, principalmente na região Oeste da Bahia, alcançando os 331.028 mil hectares. O Dia do Algodão vai contar com uma infraestrutura no campo com as quatro estações temáticas, amplo auditório, espaço de convivência com a presença das empresas expositoras, espaço mulher, e atração musical ao final. As inscrições para o Dia do Algodão são gratuitas e ainda podem ser realizadas online diretamente no site:

www.abapa.com.br

 

Blogbraga/Assessoria de Imprensa Abapa

Compartilhar no Whatsapp

Irecê: Celulares, dinheiro e drogas são encontrados em delegacia após operação de revista

Sexta-feira, 14 de Junho de 2019 / Região

Celulares, dinheiro, drogas e outros objetos foram apreendidos na manhã desta sexta-feira (14), durante uma operação de revista nas celas da Delegacia de Polícia Civil de Irecê. A ação contou com 50 policiais civis e militares.

Em nota, a Polícia Civil informou que a ação faz parte da 2ª fase da Operação São João Limpo, que cumpriu cinco mandados de busca e apreensão, além da revista na carceragem da delegacia.

Durante a operação, foram encontrados também 50 metros tereza(Corda feita de lençóis), um rádio pequeno, quatro lâminas tipo, faca, quatro colheres de metal, uma balança pequena, um vergalhão em forma de cruz, duas brocas de furadeira, um videogame, um espelho quebrado, quatro pedaços de ferro, cinco carregadores de celular, dois fones de ouvido, 01 caderno de anotações de tráfico, uma placa de celular, 90 trouxinhas de maconha, 03 trouxas maiores (56g), R$ 25,00 em dinheiro (papel) e R$ 4,80 em moeda.

Ainda segundo a Polícia Civil, foram revistadas as nove celas, bem como realizada busca pessoal nos 61 (sessenta e um detentos) detentos.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: CARROS FICAM AVARIADOS APÓS COLISÃO EM CRUZAMENTO NO CENTRO DA CIDADE

Sexta-feira, 14 de Junho de 2019 / Região

Por volta das 13:00h da tarde desta sexta-feira (14), aconteceu uma colisão envolvendo um Fiat/Strada e um VW/Voyage no cruzamento da Avenida Rui Barbosa com a Rua 26 de Maio no centro da cidade próximo do Cemitério.

De acordo com informações colhidas no local, o condutor seguia pela R. 26 de maio quando foi atingido na lateral pelo Voyage que estava na Av. Rui Barbosa. O forte impacto deixou danos materiais nos veículos.

A condutora do Voyage precisou de atendimento do SAMU que a encaminhou para a UPA, de acordo com informações passa bem. Uma equipe da 83 CIPM registrou o acidente.

Vários acidentes acontecem neste dito cruzamento embora exista placas de sinalização, o que demanda muita atenção dos condutores em geral.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: BURACO NO MEIO DA RUA JOSÉ PARAIBANO PREOCUPA MORADORES DO BAIRRO SANDRA REGINA

Sexta-feira, 14 de Junho de 2019 / Região

Moradores da Rua José Paraibano estão preocupados com um buraco no meio da rua. Um pedaço de madeira serve de sinalização.

O buraco está aumentando tanto no diâmetro como na profundidade. Os moradores temem que se não tampado, a aumentará muito, além disso já pode ser observado um afundamento do asfalto em torno do referido buraco.

É solicitado a atenção das autoridades competentes a fim de que um desastre não aconteça, principalmente à noite com a escuridão.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: MOTORISTA DE APLICATIVO ACUSA TAXISTA DE CAUSAR DANOS EM SEU CARRO

Sexta-feira, 14 de Junho de 2019 / Região

Um motorista do aplicativo ‘Garupa’ registrou Boletim de Ocorrência na delegacia de polícia em Barreiras, acusando um taxista de usar um objeto não identificado para arranhar em vários locais a lataria de seu veículo usado para transportar passageiros que fazem uso do referido aplicativo.

O episódio teria acontecido pouco depois da meia-noite de domingo (06), no setor de embarque e desembarque do Terminal Rodoviário de Barreiras, mas o boletim foi registrado somente nesta quinta-feira (13).

As partes serão intimadas para comparecer até a presença do Delegado para esclarecer o fato e adoção das medidas previstas na Lei.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Sema e Inema discutem uso sustentável da Bacia do Rio Utinga

Sexta-feira, 14 de Junho de 2019 / Região

O secretário do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, e a diretora-geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Márcia Telles, receberam na tarde desta quinta-feira (13) os deputados estaduais Jacó Almeida Neto, Eduardo Alencar e Marcelo Veiga, para dialogarem sobre o uso sustentável dos recursos hídricos da Bacia do Rio Utinga.

Os deputados estaduais apresentaram a problemática do uso racional das águas do Rio Utinga. “Estamos vivendo um momento confortável, tendo em vista que nos períodos de chuva a situação é amenizada pela recarga hídrica, com oferta regular e níveis de água compatíveis com a demanda ao longo do rio. Entretanto, essa situação não será a mesma nos próximos meses, e precisamos discutir soluções para o conflito hídrico na região”, afirmou o deputado Jacó Almeida Neto.

“O Governo do Estado tem investimentos para melhorar as condições na época de crise hídrica, como o Projeto de Revitalização da Microbacia do Rio Utinga e APA Marimbus/Iraquara; ações de limpeza da calha do rio, reflorestamento, entre outras”, afirmou a diretora do Inema, destacando que o volume de água captado na Bacia do Rio Utinga é maior do que a vazão que o rio permite.

O secretário ressaltou a participação dos Comitês de Bacias Hidrográficas no avanço das discussões sobre o uso sustentável dos recursos hídricos. “Vamos agendar uma audiência em conjunto com a secretaria da Casa Civil para tratar dos problemas enfrentados pelo Rio Utinga. Precisamos repactuar as demandas do uso da água, mas de maneira sustentável e racional por meio de negociação. E a esfera para discutir isso são os comitês de bacia, onde tem a participação do Estado, dos usuários de água e da sociedade civil”, pontuou.

Também participaram da reunião, Jeandro Ribeiro, chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR); os técnicos da Cerb, Pedro Fabiano e Marcus Bulhões; a técnica da Bahiater, Célia Watanabe; o diretor de Águas do Inema, Eduardo Topázio; e a técnica da Sema, Larissa Cayres.


Blogbraga/Fonte: Ascom - Sema

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO: Homem é preso em flagrante por homicídio na Agrovila 09 em Serra do Ramalho

Sexta-feira, 14 de Junho de 2019 / Região

Foto: Divulgação Polícia Civil

Nesta quinta-feira (13), por volta das 08h, foi apresentado pela GCM - Guarda Civil Municipal, um homem de nome Eudete Francisco Barbosa de 52 anos, apontado como autor do homicídio que ocorreu na Agrovila 09 no município de Serra do Ramalho na última quarta-feira (12), por volta das 23h, e teve como vítima Edson dos Santos Souza de 26 anos, natural de Bom Jesus da Lapa.

De acordo informações da Polícia Civil, Eudete Francisco, alegou ter atirado na vítima para evitar que esta subtraísse as galinhas do seu patrão.

O acusado foi conduzido pela GCM juntamente com a arma utilizada no crime para a Delegacia de Polícia Civil de Bom Jesus da Lapa, aonde ficou a disposição da justiça. 


Blogbraga/24ª COORPIN/Bom Jesus da Lapa

Compartilhar no Whatsapp

Equipe Barreirense Kirius Brazilian Jiu Jitsu team é destaque internacional

Sexta-feira, 14 de Junho de 2019 / Região

No último final de semana a equipe Barreirense Kirus Brazilian Jiu Jitsu Team conquistou feito inédito para o esporte municipal, ficando entre o Top 5 por equipe no quadro geral de medalhas, feito jamais alcançado por nenhuma outra modalidade esportiva em Barreiras. O Jiu Jitsu é o maior representante esportivo da cidade com diversos atletas medalhistas.

De acordo com o professor Cid Batista, essa é uma conquista do esporte e de todos os professores e praticantes da modalidade na cidade.

“Somos uma equipe com mais de 50 atletas em Barreiras. Temos uma equipe feminina e outra kid fortes e uma equipe masculina dedicada. O que nos falta é apoio do poder público para que possamos conquistar cada vez mais títulos para Barreiras e região”, disse.

Cid Batista lembrou ainda que o time que conquistou 25 medalhas e o tão sonhado pódio, alcançando quinto lugar por equipe, conseguiu o feito com muitas dificuldades.

A equipe kirius brazilian jiu jitsu alcançou quinto lugar por equipe.

Totalizando 6 medalhas de ouro, 9 medalhas de prata, 10 medalhas de bronze e um troféu de quinto lugar por equipe, ou seja 25 medalhas e um troféu no quadro geral de medalhas por equipe, feitos inéditos para Barreiras.

“Para mim foi muito emocionante ver os alunos mais uma vez se sagrando campeões mundiais, alguns conquistando seus primeiros títulos e medalhas e, no final, para fechar com chave de ouro, um troféu por equipe, sonho de duas décadas”, comemorou o professor.


Blogbraga/ Kirius Jiu Jitsu

Compartilhar no Whatsapp

INDIVÍDUO É PRESO POR RECEPTAÇÃO E POSSE ILEGAL DE ARMA EM BARREIRAS

Sexta-feira, 14 de Junho de 2019 / Região

Foto 1: BlogBraga Repórter Paiva

Foto 2: BlogBraga Repórter Paiva

Nesta quinta-feira (13), por volta das 23h40, uma equipe da RONDESP OESTE realizava policiamento tático no bairro Santa Luzia-Barreiras, quando foi informada por populares que na rua Felipense n° 17 do referido bairro havia um indivíduo de posse de vários aparelhos celulares de procedência duvidosa.

Diante das informações a guarnição policial, deslocou-se até o local onde encontrou a pessoa de nome Carlos Junior de Brito, 24 anos, natural de Goiânia-GO, 16 aparelhos celulares ( sem nota fiscal), um revólver de marca rossi calibre "32 (sem numeração) e a quantia de R$ 5.740,00 ( cinco mil setecentos e quarenta reais). 

Diante dos fatos o mesmo e todo material encontrado foram conduzidos e apresentados a delegacia local (11ª COORPIN-BAREIRAS), para adoção das medidas cabíveis.

Material apreendido :
-16 aparelhos celulares
-01 Revolver cál 32 (Rossi)
- R$ 5.740,00

Obs: O proprietário que reconhecer o celular deverá apresentar documentação necessária para a retirada do ítem na Delegacia


Blogbraga/RONDESP OESTE

Compartilhar no Whatsapp

SÃO DESIDÉRIO: Homem é preso por tráfico de drogas

Quinta-feira, 13 de Junho de 2019 / Região

Ao realizar rondas no bairro Tangará, município de São Desidério, a guarnição carcará 05 foi solicitada pelo Delegado Carlos Ferro, que deu apoio naquele local, pois havia pessoas realizando tráfico de drogas.

Foi realizado deligências no bairro onde foi encontrado o indivíduo por nome de José Marcos de Souza Novais, cujo nome de acunha (CABEÇÃO) ao ser revistado o mesmo portava um saco, com 21 trouxas de substância tipo (Cocaína). 

O Delegado deu voz de prisão e conduziu o autor até a Delegacia Local para medidas cabíveis.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Região de Irecê: Dupla Simone e Simaria poderá se apresentar no São João de Uibaí

Quinta-feira, 13 de Junho de 2019 / Região

A dupla Simone e Simaria poderá se apresentar no São João de sua terra natal - Uibaí, na região de Irecê. A informação foi divulgada por uma página na Rede Social Facebook.

De acordo com informações da página, a apresentação das irmãs será no dia 24 de junho e terá a presença também de Rodrigo Faro, onde gravará uma reportagem para a Record TV. Elas também iriam se apresentar no São João de Irecê.

O Correspondente do Blogbraga de Irecê-repórter Luciano Kastro entrou em contato com a assessoria de imprensa dupla, já que a agenda de shows das sertanejas não está atualizada no site para esse mês junho. Segundo a assessoria, as sertanejas estarão em Uibaí para a gravação do programa [Hora do Faro], mas não afirmou se a dupla irá fazer alguma apresentação no São João.

As Coleguinhas, como são conhecidas, investem em músicas autorais e são responsáveis por grandes sucessos do forró, como “Eu te Esperarei” e “Sorte”.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO: ENGIE mobiliza SineBahia para início das obras do Conjunto Campo Largo 2

Quinta-feira, 13 de Junho de 2019 / Região

Um acordo firmado entre a ENGIE Brasil e o SineBahia vai garantir o cadastramento de moradores de Umburanas e Sento Sé que tenham interesse em concorrer às vagas disponibilizadas nas obras do Conjunto Eólico Campo Largo 2.

A parceria com o SineBahia para realizar o cadastramento ou atualização cadastral da população local foi planejado diante da extensa experiência e isenção da instituição na condução de processos de seleção no Estado da Bahia.

A seleção e recrutamento dos trabalhadores permanecem sob a responsabilidade das empreiteiras, que deverão priorizar a contratação de trabalhadores destes municípios a partir da análise de currículos, experiências e qualificações necessárias.

De acordo com o gerente da obra, Rafael Caldeira, diante do grande potencial eólico dos Municípios de Umburanas e Sento Sé, as obras do Conjunto Eólico Campo Largo 2 representam apenas uma pequena parcela do que os empreendimentos podem trazer de benefícios para a região. “O trabalho do Sine vai garantir uma maior visibilidade para os trabalhadores, que terão seus currículos disponíveis não só para o projeto da ENGIE, como também para futuros empreendimentos que venham a se instalar na região”, destacou Caldeira.

As ações de cadastramento do SineBahia acontecem entre os dias 11 e 14, em Umburanas, e nos dias 17 e 18 de junho, no Município de Sento Sé.


Blogbraga/Fonte: Assessoria

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE IRECÊ: Traficante é encontrado com armas e drogas em Cafarnaum

Quinta-feira, 13 de Junho de 2019 / Região

Equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializada (CIPE) Semiárido e da 4ª Companhia do 7º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Xique-Xique), apreenderam na madrugada desta quarta-feira (12), um revólver calibre 38, uma espingarda e 16 balinhas de maconha com Joedson de Jesus Rodrigues, 19 anos, no bairro Populares do Beca, em Cafarnaum.

Durante uma ronda na região, policiais foram recebidos a tiros por Joedson, que comercializava drogas no bairro. “Apreendemos um revólver calibre 38, uma espingarda tradicional e 16 balinhas de maconha”, contou o comandante da 7º BPM, major Carlos Maltez. Joedson foi encaminhado para o Hospital Municipal de Mãe Olímpia, mas não resistiu. O caso foi apresentado à Delegacia Territorial de Cafarnaum.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria da Segurança Pública da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

SANTA RITA DE CÁSSIA: PRISÃO POR RECEPTAÇÃO DE VEÍCULO COM RESTRIÇÃO DE FURTO/ROUBO

Quinta-feira, 13 de Junho de 2019 / Região

Nesta quarta-feira (12), por volta das 18h20, Policiais Militares quando em rondas ostensivas na rua Aeroporto, bairro São Gabriel, na cidade de Santa Rita de Cássia se deparou com uma motocicleta Honda/CG 160 Fan, cor vermelha, ostentando placa PBJ-5416, com a pessoa identificada por E.C.S.O de 26 anos, que por sua vez estava sem o equipamento obrigatório de segurança, o capacete.

Ao realizar a abordagem, após consulta no Sistema, verificou-se que havia uma ocorrência de restrição de furto/roubo do referido veículo. 

Após indagado, o suspeito informou ter comprado a moto e não soube informar o nome do vendedor. Diante dos fatos, o veículo foi apreendido juntamente com o condutor e a ocorrência foi apresentada na central de flagrantes, na cidade de Barreiras-BA, para medidas cabíveis.


Blogbraga/86ª CIPM

Compartilhar no Whatsapp

Suspeito de tráfico de drogas é preso pela DTE em Irecê

Quinta-feira, 13 de Junho de 2019 / Região

Um rapaz identificado por Bruno Santana da Silva, o Bruninho foi preso nesta quarta-feira (12) por uma equipe da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), de Irecê.

Os policiais localizaram o suspeito após denúncia anônima, indicando a existência de tráfico de drogas em uma casa, localizada na Avenida Guararapes, Bairro Lagoa do Tió.

Em nota, a DTE informou que o suspeito foi flagrado na posse de trouxinhas de cocaína, confessando o crime de tráfico. Além disso, na sua residência ainda foram localizadas duas trouxas de maconha, caderno de anotações e uma balança de precisão.

Ainda segundo a polícia, Bruno já estava sendo investigado por envolvimento com o tráfico de drogas.

Na ação, a DTE teve o apoio das equipes da 1° Delegacia Territorial de Irecê e do Serviço de Inteligência da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior.

Materiais apreendidos:

07 trouxas de cocaína

02 trouxas de maconha

02 aparelhos celulares

01 balança de precisão

01 caderno de anotações do tráfico

01 motocicleta

R$ 72,00 em dinheiro


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Intervenção policial seguido de Auto de Resistência em Riachinho

Quinta-feira, 13 de Junho de 2019 / Região

Por volta das 04h50,a VTR 9.0511 em rondas na rua do Cobre na localidade do Riachinho- Vera Cruz-BA, deparou-se com cerca de 6 indivíduos em atitude suspeita. 

Ao se  aproximar, os mesmos efetuaram diversos disparos sendo necessário apoio do coordenador que chegou de imediato. Um indivíduo adentrou em uma residência e continuou a efetuar disparos contra as guarnições , havendo revide a injusta agressão.

Ao Cessar-fogo foi feito uma varredura onde a guarnição encontrou um indivíduo ao solo. De imediato foi dado socorro pela guarnição da viatura 11 para o HGI, de acordo com o Médico Plantonista Dr Geraldo Rigner, CRM 27037. Atestou o óbito.

MATERIAS APREENDIDOS

• 1 FUZIL COLT M4 
N° 322468
• 9 MUNIÇÕES + 1 ESTOJO
• 5 TABLETES DE MACONHA  4746kg + 128g EM AGRANEL
• 3 CÂMERAS 
• DIVERSAS EMBALAGENS PARA ACONDICIONAMENTO DAS DROGAS


Blogbraga/5ª CIPM

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: Prova final do 1º Curso de Informática Básica da BCS/Santa Luzia

Quarta-feira, 12 de Junho de 2019 / Região

Nesta quarta-feira (12), foi realizada na sede da Base Comunitária de Segurança/Santa Luzia a Prova Final do Curso de Informática Básica que teve como objetivo avaliar os alunos e concluir a primeira turma do respectivo curso.

O 1° Curso de Informática Básica, idealizado pela Base Comunitária de Segurança Pública da Santa Luzia teve início no dia 1° de abril e disponibilizou 80 vagas divididas em 8 turmas no período matutino e vespertino. As vagas foram preenchidas por adolescentes e jovens carentes, moradores das comunidades dos Bairros Santa Luzia e Sombra da Tarde, tendo duração de 3 meses.

A BCS/Santa Luzia tem como missão primordial prevenir os altos índices de criminalidade através de ações voltadas à comunidade, objetivando uma maior aproximação/integração do cidadão com a Polícia Militar.

Unindo forças com a comunidade, a BCS/Santa Luzia reforça as ações de educação e profissionalização para aproximar a PMBA das pessoas. 

BCS/Santa Luzia
"PM e comunidade na corrente do bem"

Instagram: http://www.instagram.com/BCSBarreiras
Facebook: http://www.facebook.com/BCSBarreiras


Blogbraga/83CIPM

Compartilhar no Whatsapp

Piloto de Luis Eduardo Magalhães, Augusto Montani, é Campeão do 5º Rally Jalapão/Sertões Series na UTV Super Production

Quarta-feira, 12 de Junho de 2019 / Região

Montani conquistou seu primeiro título em casa (Divulgação)

Ao lado do navegador Flavio Bisi, Montani venceu em casa com a torcida de familiares e amigos e, agora, foca no Rally dos Sertões que acontecerá em agosto

Mil e duzentos e vinte oito quilômetros depois terminou, no último domingo (9), em Luís Eduardo Magalhães (BA) – também o local da largada –, a 5ª edição do Rally Jalapão/Sertões Series, prova válida pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country que reuniu competidores de todo o país das categorias UTVs, motos, carros e quadriciclos. A equipe Território Motorsport participou com oito UTVs Can-Am Maverick X3 e teve quatro duplas no pódio, duas delas entre as Top 5 da geral. Entre eles, o único representante de Luís Eduardo Magalhães (BA), Augusto Montani, faturou o lugar mais alto do pódio, ao lado do navegador Flavio Bisi. A dupla foi Campeã na categoria UTV Super Production e de quebra, a 5ª dupla mais rápida do grid de 39 UTVs que disputaram a prova.

Dupla Montani/Bisi #119 fez uma prova limpa e sem sustos (Gustavo Epifânio/Fotop)

Com aproximadamente 90 veículos e 90% de percurso inédito, em relação ao ano passado, a prova de quatro dias (Prólogo + três etapas) agradou em cheio pilotos e navegadores pelo roteiro desafiante que adentrou o coração do Jalapão (TO) e não deu moleza a ninguém.

“Estou bem feliz com meu primeiro título, ainda em casa, e com a boa colocação na geral. Foi uma ótima prova e um bom treino para o Sertões. Testamos algumas modificações e só vamos levar coisas boas deste rali”, comemorou Montani, que está em sua segunda temporada nos ralis.

Montani e Bisi: Campeões do 5o Rally do Jalapão (UTV SProduction) (Divulgação)

Já Bisi, que é mais experiente no off-road, deu boas dicas e teve uma boa sincronia com Montani. “A nossa intenção era fazer uma prova limpa e sem quebras. O rali exigiu bastante atenção, foi de difícil navegação e será o ponto alto do Sertões passar pelo Jalapão, então encarei como uma etapa maratona (não permite apoio mecânico) onde quem ganha quem é mais constante”, explicou o navegador.

A dupla Edu Piano e Solon Mendes #110 foi Campeã na UTV Over Pro e, de quebra, a 3º mais rápida da geral. O piloto paulista elogiou o roteiro da prova: “Foi uma prova show, top, bem difícil, Cross Country mesmo, com trechos inéditos e tinha de tudo, muita areia, pedras, erosões, trechos estreitos e travados, gostei demais desta edição”. “No geral todos da equipe aprovaram o roteiro e se divertiram, claro que um rali exigente como esse onde tudo pode acontecer, alguns tiveram problemas, mas foi válido para todos, principalmente para ajustes e treino para o Sertões”, conclui Piano, um dos recordistas do Rally dos Sertões com oito títulos, sendo os sete últimos ao lado de Mendes.

Campeões: Piano, Mendes, Montani e Bisi ao final da prova (dir. para esq.) 

“Ficamos muito satisfeitos com essa vitória e, ainda, terminamos em 3º na geral e acabamos nos preparando também para mais um Sertões”, completou o único cearense com sete títulos no Rally dos Sertões.

Os demais resultados da equipe foram: a dupla Lélio Jr/Weberth Moreira #133 garantiu o 5º lugar na UTV Super Production; Bruno Luppi/Fausto Dallape #140 fecharam em 2º na UTV Start; Atílio Rovaris/Elisandro Teixeira #138 completaram as três Especiais e terminaram em 6º na categoria. Já Paulo Rovaris/Oscar Hoffmann #130 fecharam em 8º, enquanto Fábio Pirondi/Rafael Decker #132 em 10º.

Piloto de LEM acelerando nas areias do Jalapão (TO) (Luciano Santos/DFotos)

Alguns pilotos e navegadores da equipe disputaram o Rally Jalapão também para testar os ajustes e alterações nos UTVs e serviu como treino pois o roteiro deste ano do Rally dos Sertões cruzará a região. A maior prova off-road do Brasil acontecerá de 24/8 a 1/9 e passará por seis estados, incluindo São Félix do Tocantins, percurso do rali do último fim de semana.

A Território Motorsport conta com o patrocínio da Top Line Cabine Dupla e apoio da SFI CHIPS. Acompanhe a equipe no site e nas redes sociais:
Site: 
www.territoriomotorsport.com.
Facebook: @territoriomotorsport
Instagram: @territoriomotorsport
Twitter @territorio4x4

Resultado final 5º Rally Jalapão/Sertões Series 

Classificação acumulada dos cinco primeiros nos UTVs 
1) #102 Gabriel Varela / Eduardo Shiga, Can-Am Maverick X3 XRS, Varela Rally Team, (1)UTVE, 9h041min14s6
2) #101 Denisio do Nascimento / Idali Bosse, Can-Am Maverick X3, Bompack Racing, (2)UTVE, 9h49min37s1
3) #110 Edu Piano / Solon Mendes, (1)UTOP, Can-Am Maverick X3, Território Motorsport, 9h50min59s0
4) #127 Cristian Mai Domecg / Joao Luís Stal, Can-Am X3, Casarini Racing, (1)UTVP, 9h54min20s5
5) #119 Augusto Montani / Flávio Bisi, Can-Am Maverick X3, Território Motorsport, (1)UTVS, 9h56min22s6


Blogbraga/Assessoria de Imprensa – Equipe Território Motorsport MSuzuki Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

RIACHÃO DAS NEVES: HOMEM COM PASSAGENS NA POLÍCIA É PERSEGUIDO E EXECUTADO NO DISTRITO DE CARIPARÉ

Quarta-feira, 12 de Junho de 2019 / Região

 

Por volta das 12:30 um homem identificado como José Remijo de Jesus, 34 anos, natural de Riachão das Neves/BA, foi executado com pelo menos três disparos de arma de fogo calibre 12, os cartuchos foram recolhidos pela Polícia Técnica que esteve no local.

De acordo com informações colhidas pela Polícia Militar e Civil na pessoa do Delegado Dr. Arnaldo Monte, José Remijo estava a bordo de uma motocicleta, quando próximo à entrada do Distrito, dois elementos muito provavelmente também de motocicleta perseguiu a vítima disparando contra o mesmo.

Pela dinâmica, José Remijo ainda ferido teria tentado fugir passando pela cerca de uma propriedade quando então foi executado com tiro nas costas e cabeça.

Em entrevista à equipe do BlogBraga, Dr. Arnaldo disse que José Remijo, possuía várias passagens na polícia por roubo, furto, ameaças, tentativa de homicídio, além disso, cerca de um mês atrás já havia sido alvejado mas não foi até a delegacia prestar queixa.

Uma guarnição da Polícia Militar isolou o local até a chegada da equipe da Polícia Técnica de Barreiras que fez a perícia do corpo e do local. Logo depois removeu o corpo para o necrotério do Departamento de Polícia Técnica.


Blogbraga/Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Adolescente de Presidente Dutra morre com suspeita de dengue no Hospital Regional de Irecê

Quarta-feira, 12 de Junho de 2019 / Região

Uma adolescente de 16 anos morreu com suspeita de dengue hemorrágica em Irecê, no centro norte baiano.

Thalia Ferreira Silva, 16 anos, morava na comunidade de Campo Formoso, no município de Presidente Dutra, na região de Irecê.

Ao Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro do Blogbraga, a assessoria de comunicação do Hospital Regional de Irecê (HRI), disse que a paciente faleceu na tarde de terça-feira (11) por volta das 15h e que o resultado do diagnóstico para confirmação da causa da morte ainda não saiu.

Sem dar mais detalhes, a unidade informou que a família da adolescente acredita em dengue hemorrágica.

A jovem era aluna do 3º ano Vespertino do Colégio Estadual Dr. Antônio Carlos Magalhães. Não há informações sobre data e local de velório e sepultamento.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Embasa dá apoio trilha ecológica e recuperação de nascentes na Semana do Meio Ambiente, em Barreiras

Quarta-feira, 12 de Junho de 2019 / Região

Uma trilha ecológica encerrou as atividades da Semana do Meio Ambiente, em Barreiras, na última sexta-feira (7). Como parceira na promoção do evento, organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Embasa apoiou a atividade que levou cerca de 150 estudantes da Escola de Jardim Imperial. Os estudantes conheceram o espaço da Fundação Mundo Lindo, às margens do rio de Ondas, onde puderam saber mais sobre as espécies de árvores nativas do cerrado e as estratégias de conservação implementadas na área. Ao final da trilha, eles ganharam camisas, viseiras, bolsa e squeeze personalizadas da Semana do Meio Ambiente, que teve como tema “Quem sintoniza com a vida, cuida do entorno”.

Para a assistente social da Embasa, Geisa Mendes, mais uma vez, a Semana do Meio Ambiente foi considerada um sucesso. “É mais um ano que a Embasa estabelece uma parceria com o município para mobilizar cada vez mais pessoas, principalmente crianças e adolescentes, em torno de uma perspectiva interessante sobre o ambiente em que vivem”, reforça. Na quinta-feira (6), a programação contou com o plantio de mudas de espécies nativas em nascente protegida na localidade do Rio Branco, na zona rural de Barreiras. Na quarta-feira (5), no Dia Mundial do Meio Ambiente, foram realizados os concursos de paródia, desenho e poesia na Escola Eurídes Santana, na Vila Rica, em Barreiras. A ação também contou com as parcerias da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), Tetra +, OAB e Mundo Lindo.

Luís Eduardo Magalhães - Ainda dentro da programação da Semana do Meio Ambiente, a Embasa promoveu uma blitz educativa no Centro de Luís Eduardo Magalhães. Também foram realizadas palestras educativas para 170 estudantes da Escola Municipal Mozart Feliciano, também no Centro. Em todas as ações, os participantes foram mobilizados sobre a importância da operação, benefícios e uso correto do sistema de esgotamento sanitário. As ações se concentraram na região central da cidade onde houve o início, na última quinta-feira (5), das intervenções para a expansão da rede de esgotamento sanitário para garantir uma maior cobertura na coleta e tratamento dos esgotos domésticos, que hoje chega a 40% da sede de Luís Eduardo Magalhães.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação da Embasa Unidade Regional de Barreiras (UNB)

Compartilhar no Whatsapp

Ciclo 2019 do Trabalho Interdisciplinar Institucional da FASB é concluído com sucesso

Quarta-feira, 12 de Junho de 2019 / Região

A temporada de apresentações do Trabalho Interdisciplinar Institucional (TII), atividade avaliativa que envolve todas as disciplinas de um semestre, foi concluída com êxito na Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), na sexta-feira (07). Durante duas semanas, estudantes, professores e diretores se dedicaram à realização do TII, que representa um dos momentos mais importantes do calendário acadêmico. Além do aproveitamento como avaliação, o trabalho oferece aos participantes a oportunidade de conhecer o mercado, enxergando nichos ocupacionais e lacunas que proporcionem uma visão realista e detalhada do futuro profissional que os espera.

“Tivemos um grande avanço, um grande amadurecimento dos acadêmicos nas apresentações do TII 2019. Esse instrumento é um complexo de saberes que é construído pelos alunos com o propósito de estimular o protagonismo estudantil e desenvolver uma atividade em coletivo. A grande contribuição do trabalho tem sido os estudantes se debruçarem sobre as realidades locais e regionais, com uma reflexão do desenvolvimento do Oeste e estabelecendo uma ligação com a profissão que ele vai exercer nesse contexto”, afirmou Vandré Vilela, coordenador do PAD da FASB, que acompanhou as apresentações de todos os trabalhos, dos períodos matutino e noturno.

Segundo o regulamento, os trabalhos do 3º semestre têm como alvo a avaliação das disciplinas dos cursos, com o estudo da aplicação e o uso efetivo dos saberes nas disciplinas. O 5º semestre avalia a aplicação do conhecimento adquirido nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvidos na FASB. E o 7º semestre faz estudos de casos, com entrevistas e levantamento de dados sobre a atuação profissional de egressos da FASB no mercado de trabalho.

Irineu Guimarães, estudante do 7º semestre do curso de Direito destacou a importância do trabalho para o alcance de uma boa formação. “É muito importante nós sabermos como vamos aplicar o que aprendemos na faculdade. Nesse trabalho tivemos a oportunidade de expandir a consciência sobre a perspectiva geral do curso e das possibilidades de atuação profissional. Essa percepção nos estimula a continuar estudando para enfrentar os desafios do mercado”, declarou. 


Blogbraga/Araticum Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: JOVEM É PRESO POR DESCUMPRIR MEDIDA PROTETIVA DA JUSTIÇA PARA EX-COMPANHEIRA

Quarta-feira, 12 de Junho de 2019 / Região

O jovem usou uma chave de fenda para arrombar porta da casa da ex-companheira

Um jovem de 19 anos foi apresentado pela Polícia Militar na delegacia de Barreiras por descumprimento de medida protetiva para sua ex-companheira de convívio. A Medida foi expedida pelo Juiz da 2ª Vara Crime da Comarca de Barreiras.

O fato aconteceu na madrugada desta quarta-feira (12), por volta das 2:30h no bairro Morada da Lua. Segundo informações policiais, o jovem teria usado uma chave de fenda para arrombar a porta da casa, e transtornado, agrediu fisicamente sua ex-companheira em plena madrugada.

A Polícia Militar foi acionada e conseguiu prender o infrator que foi conduzido até a delegacia. O rapaz foi indiciado pelos crimes de Descumprir Medida Protetiva Lei 11340 – Art.24 Maria da Penha e Vias de Fato Lei 3688 Art. 21 c/c Art. 7º da Lei 11340.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: Vereadores prestigiam inauguração de Quadra Poliesportiva na Comunidade da Ilha

Quarta-feira, 12 de Junho de 2019 / Região

O presidente da Câmara de Barreiras, Eurico Queiroz Filho, e os vereadores Otoniel Teixeira, Alcione Rodrigues, Hipólito dos Passos de Deus, Cezar da Vila, Ben-Hir e Silma Alves, prestigiaram um momento importante para a história dos moradores da comunidade da Ilha da Liberdade, no Assentamento Rio Branco. A prefeitura inaugurou a quadra Poliesportiva Prudêncio Ferreira da Paixão –nome definido por meio de indicação feita pelo vereador Otoniel Teixeira. Já a construção da quadra poliesportiva foi uma indicação do presidente do Legislativo, Eurico Queiroz.

“Ficamos satisfeitos em saber que a zona rural está sendo atendida, já que em gestões passadas não víamos esta preocupação. Agradeço por minha indicação ter se transformado em realidade. A comunidade precisava de um investimento como este. É qualidade de vida que chega às pessoas de todas as idades”, afirmou o presidente Eurico Queiroz.

Esta é a segunda quadra construída na zona rural como parte do Programa Desenvolve Barreiras. O investimento tem 778m² e conta com alambrados, arquibancada, portões de acesso, calçamento, iluminação noturna. A previsão é que 14 quadras poliesportivas sejam entregues gradativamente aos desportistas do município.

Além dos vereadores participaram da inauguração a vice-prefeita Karlúcia Macedo, secretários de governo, lideranças políticas e familiares do homenageado do dia - Prudêncio Ferreira da Paixão. O prefeito Zito Barbosa disse que agora os jovens da comunidade vão desfrutar de um local seguro e apropriado para a prática do esporte, e a comunidade também poderá utilizar a quadra para a realização de eventos e manifestações culturais.


Blogbraga/Assessoria da Câmara de Vereadores de Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

VAGAS DE EMPREGO EM BARREIRAS

Quarta-feira, 12 de Junho de 2019 / Região

Vaga para Professor Ensino Médio
 
A consultoria de RH LFX, disponibiliza vaga de emprego na cidade de Barreiras – BA para o cargo de Professor Ensino Médio área de Inglês, com carga horária de 20h semanais, regime de contratação efetivo.
 
Requisitos:
• Formação: Ensino Superior Completo em Licenciatura em Inglês ou Ensino Superior Completo que tenha influência e certificado em Inglês;
• Experiência desejável: 02 anos de experiência em docência;
• Vaga disponível também para pessoas com deficiência.
RP: 255401
Interessados enviar currículo para: 

blogbraga/Emprego

Compartilhar no Whatsapp

Dupla é presa com armas de ar comprimido e drogas em Irecê

Quarta-feira, 12 de Junho de 2019 / Região

Dois homens foram presos com drogas, balança de precisão, duas espingardas de ar comprimido e um celular na manhã de terça-feira (11) na cidade de Irecê.

A Polícia Militar chegou ao local após denúncia de que no bairro Vida Bela, uma casa estaria funcionando como ponto de tráfico de drogas.

O material foi apreendido em várias residências. Kesley da Silva Nery e Paulo Sérgio Alves de Lima – ambos com 22 anos, foram presos e encaminhados à Delegacia Regional de Polícia Civil.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

HOMEM É PRESO POR TENTATIVA DE ROUBO EM BARREIRAS

Quarta-feira, 12 de Junho de 2019 / Região

Nesta terça-feira (11), por voltas das 16h, a guarnição de serviço realizava rondas ostensivas na rua Coronem Magno em Barreiras, quando foi acionada por um cidadão que informou ter sido vítima de uma tentativa de roubo, onde o indivíduo de nome Ítalo dos Santos simulando estar em posse de uma arma de fogo ameaçou a vítima para poder subtrair seu celular, porém não obteve êxito. 

De imediato, a guarnição realizou diligências no perímetro e conseguiu efetuar a prisão do delinquente.

Diante dos fatos, foi conduzido  para a delegacia.

MATERIAL APRESENTADO

- 01 bicicleta OGGI hacker Sport cor preta;

- R$ 100,00


Blogbraga/83ª CIPM/Barreiras

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
MaxCar Click Tec DBT Oeste Manutenção G7 Dr. Márcio Rogério Evolucao Extreme Contabilidade Rondon CISO Ademilar Guarda Municipal Forte Grãos Dique Denuncia Elo Aço Bem Brasil Pastel PM Kenni Henke Unopar Rabelo Dupará Açaí Sutrans P&F Imperial Coyote AUTOCAR Mimoaço Jaú Global DM Reparos Vida Farma Sportime Fontana DPVAT Barreiras Casa da Ferramenta Polícia Civil Silvano Santos Mineiros Grupo Marabá Luz motos Paraíba Neli Mimoso Segurança Delicia