Governo da Bahia

NOTÍCIAS

HOMEM SEQUESTRADO EM LUIS EDUARDO MAGALHÃES É ENCONTRADO MORTO NO RIO DE PEDRAS

Terça-feira, 15 de Setembro de 2015 / Cidade

Um homem de prenome Edvan Carneiro Correia, de 29 anos, foi encontrado morto na manhã desta terça-feira, 15, na região da localidade Rio de Pedras, município de Barreiras/BA. Segundo a polícia local, ele foi sequestrado por quatro homens na tarde de ontem, 14, quando estava em seu posto de lavagem, em Luis Eduardo Magalhães. O corpo foi encontrado com vários tiros na cabeça, peito e rosto. Pelo menos cinquenta perfurações.

De acordo com Edinaldo Carneiro Correia (irmão da vítima), o bando levou Edvan Carneiro Correia, em um veículo Fiat/Siena, cor prata, na presença do seu funcionário e alguns clientes. “Eles pegaram meu irmão, dizendo que eram policiais e estavam fazendo uma investigação”, comentou.

O caso já está sendo investigado pela Polícia Civil. Não há informações sobre nomes de suspeitos do crime.

Edvan morava com a companheira de convívio de prenome Sandra, em Luis Eduardo Magalhães, mas será sepultado no povoado de Javi, município de Muquém do São Francisco/BA.

Há informações do seu envolvimento com crimes em Barreiras e LEM. No mês de junho deste ano, foi preso em companhia de dois rapazes pela Polícia Militar, na Rua Floriano Peixoto, no Centro de Barreiras/BA, com dois revolveres de calibres 32 e 38, além de uma pistola 765.


Alô Alô Salomão parceiro do blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Homem é preso após roubar um botijão de gás em Uibaí

Terça-feira, 15 de Setembro de 2015 / Região

Uma guarnição da Polícia Militar do Destacamento de Uibaí, prendeu em flagrante na manhã desta terça-feira (15), um homem identificado como Gilvane Oliveira Alecrim, conhecido também por Chico. 

Segundo a polícia, suspeito estava armado com uma faca, momento em que roubou um botijão de gás.  Chico foi detido e levado para a delegacia local, onde as providências cabíveis serão tomadas.

O acusado é um velho conhecido da polícia, já que costumeiramente vem praticando pequenos delitos na cidade.


blogbraga/Repórter Luciano Castro correspondente de Irecê

Compartilhar no Whatsapp

Caduda Braga concede entrevista coletiva e confirma Tito como pré-candidato a prefeito pelo PSDB

Terça-feira, 15 de Setembro de 2015 / Região

Caduda Braga

O Presidente do PSDB de Barreiras, Caduda Braga,concedeu entrevista coletiva à imprensa nesta terça-feira (15/09) no Centro de Convenções do Hotel Morubixaba e confirmou a filiação e pré-candidatura de Tito a prefeito de Barreiras pelo PSDB. 

“Temos trabalhado silenciosamente, mas com o firme propósito de reestruturar nosso partido, de modo a fazer jus a sua história em nosso município, o PSDB é responsável pelas melhores administrações que Barreiras já experimentou nos últimos anos, com os governos de Dr. Saulo Pedrosa de 1993/1996 e 2004/2008, por isso com o apoio e a generosidade da nossa população, ofertaremos a Barreiras a oportunidade do reencontro com uma gestão digna e a altura de seu povo” afirmou Caduda.

Segundo o presidente tucano, Tito tem uma história de lutas e conquistas no PSDB, “Tito nasceu para a política no PSDB, foi em nosso partido que ele exerceu três de seus quatro mandatos de vereador, sendo Líder do PSDB de 2001 a 2004, de 2005 a 2006 e de 2009 a 2011, coordenador da JPSDB no oeste da Bahia. Homem de formação culta, Tito é Bacharel em Direito pela FASB, Advogado, Pós-Graduado em Direito Civil e em Direito Processual Civil, Pós-Graduado em Direito Constitucional e Mestre em Direito das ciências jurídicas, portanto um homem preparado para a vida pública” disse.

Caduda ainda fez referência à militância social de Tito que foi Presidente da Associação dos Moradores do Bairro Vila Brasil por três mandatos, onde uma de suas maiores conquistas foi à fundação da Rádio Comunitária Nova FM 104,9.

Tendo sempre como destaque sua luta pela municipalização e maior qualidade do serviço de água e esgoto de Barreiras, sendo autor da ação civil pública que combateu a cobrança ilegal de 80% da tarifa de esgoto. O que o levou a condição de Superintendente da Autarquia SANAB – Saneamento Básico do Município de Barreiras de 2007 a 2008, quando o município assumiu o sistema, e atualmente é autor de ação perante a Justiça Estadual para anular a renovação da concessão à Embasa dos serviços de água e esgoto até 2041,por ser repleta de ilegalidades.

O presidente do PSDB ainda destacou os principais feitos de Tito na vida pública como vereador, tendo sido autor de importantes matérias a exemplo da Resolução nº 058/2013, de 10 de julho de 2013, que: “Dispõe sobre a criação da TV Câmara e da Rádio Câmara do Poder Legislativo Municipal de Barreiras”; da Lei nº 1.077, de 03 de junho de 2014 que: "Cria o Canal Cidadania de Barreiras e dá outras providencias"; Autor da lei dos Mototaxistas; Autor da lei que instituiu o Estatuto do Idoso; Autor da lei que define a proteção do Patrimônio Histórico e Cultural de Barreiras; Autor da lei da meia-passagem para os estudantes; Eleito e reeleito presidente da Câmara de Barreiras para os biênios 2013/2014 e 2015/2016; Instituiu a transmissão das sessões via rádio pela Rádio Barreiras, Nova FM e Rádio Vale do Rio Grande, demonstrando na prática seu compromisso com a transparência no exercício da vida pública; implantou de fato a Tribuna Popular e o Diário Oficial Impresso na Câmara de Vereadores, dentre outras ações.

Tendo seu trabalho reconhecido com as seguintes menções honrosas: Amigo dos Mototaxistas de Barreiras; Moção de Congratulação da Câmara Municipal de Itaberaba; Diploma da Ordem do Rio Grande concedido pelo Exército Brasileiro; Diploma do Ministério da Defesa; Prêmio do 1º Encontro da Maçonaria do Oeste do Estado da Bahia; Comenda Amigo do 10º Batalhão da Polícia Militar da Bahia 2015; Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Barreiras pela Implantação do Comitê Regional do Oeste da Bahia pela Federalização da Educação Básica no Brasil; Moção de Aplausos pela implantação da TV Câmara de Barreiras e demais canais públicos da Rede Legislativa Nacional entre outras.

“Tais feitos, mas principalmente a capacidade de gestão, o zelo pela coisa pública, a forma proba de administrar e o espirito público e democrático que Tito tem demostrado a frente da Câmara de Barreiras, nos enche de orgulho e de esperança, o que deixa claro seu preparo para ser o próximo prefeito de nossa cidade” sentenciou o Presidente Caduda Braga.   


blogbraga/Ascom – PSDB de Barreiras.

Compartilhar no Whatsapp

BR-242: Veículo roubado em São Paulo é recuperado pela PRF na Chapada Diamantina

Terça-feira, 15 de Setembro de 2015 / Região

Policiais rodoviários federais recuperaram no início da noite desta segunda-feira (14) uma picape roubada. A ação ocorreu por volta de 17h40, no KM 389 da BR 242, trecho do município de Seabra/BA, durante abordagem a um veículo Ford/Courier com placas de São Paulo.

Durante fiscalização no veículo, os PRFs, através de consulta ao banco de dados, constataram ocorrência de roubo/furto para a picape, com registro desde janeiro de 2011, em Jarinu/SP.

Questionado pelos policiais, o indivíduo informou que adquiriu o veículo a cerca de 90 dias. O condutor foi encaminhado com veículo roubado para a delegacia de polícia judiciária local.


blogbraga/PRF/BA

Compartilhar no Whatsapp

Aumento de impostos

Terça-feira, 15 de Setembro de 2015 / Brasil

A nossa Presidenta, junto com seus ministros, estudam uma possibilidade de aumentar impostos, inclusive trazer do mundo dos mortos um velho vilão do cheque espacial a CPMF, para tentar tamparo rombo que seu governo mal administrado causou a nação.

Isso é um absurdo! Quer fazer algo, começa dando o exemplo, por que não diminui seu próprio salário? Por que não acaba com as regalias de seus ministros? Que por sinal estão trocando a frota de carros.

Agora quer colocar mais impostos nas costas do povo, acham que somos jegues de carga, só pode,  já pagamos tantos impostos e o retorno é zero, não recebemos nenhum benefício, o SUS só é bonito no papel, na prática é uma... Deixa pra lá! A indignação é grande.

Realmente não sei o que passa na cabeça desses “representantes”, Vivem enganando o povo deveriam ao menos disfarçar a sua inclinação maldosa, corrupta e inescrupulosa.

É Presidenta, o que não falta nesse país são impostos e dinheiro, o que realmente falta é gestor, preparado, bem intencionado e principalmente honesto.


blogbraga/Charlene Queiroz

Compartilhar no Whatsapp

Parabéns ao Nosso Casamento!

Terça-feira, 15 de Setembro de 2015 / Cidade

Ana, hoje é uma data  muito especial, estamos comemorando dois anos (Bodas de Algodão), com alegria de nossa união, o dia que decidimos compartilhar juntos nossas vidas, dividirmos a beleza de um novo amanhecer, as alegrias, as tristezas, as descobertas para o futuro que nos espera.

Dizem que no começo tudo é maravilhoso, acredito que a vida em comum pode ser eternamente um começo, se soubermos respeitar e compreender um ao outro, colocando sempre a frente os sentimentos que unem e acima de tudo conservam qualquer relação, falo desse sentimento poderoso que nos mantém, da felicidade em acordar do seu lado e lhe dizer que te amo, da certeza que buscamos atingir juntos os mesmos ideais... 

Estamos construindo nosso mundo com base sólidas, nosso futuro e nossa felicidade depende de nós mesmo.

De seu esposo Rarison, para minha querida esposa Ana!


blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Novas ambulâncias reforçam Samu 192 no interior baiano

Terça-feira, 15 de Setembro de 2015 / Bahia

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192 no estado ganhou um reforço com a renovação da frota em 18 municípios baianos. Os veículos do tipo padrão foram entregues pelo vice-governador e secretário estadual de Planejamento, João Leão, representando o governador Rui Costa, e pelo secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, na manhã desta terça-feira (15), no pátio da Secretaria da Saúde (Sesab), em Salvador.

Os municípios contemplados são Guajeru, Ibicoara, Ibipitanga, Ituaçu, Livramento de Nossa Senhora, Malhada de Pedras, Paramirim, Rio de Contas, Rio do Pires, Tanhaçu, Jequié (centro sul), Porto Seguro (extremo sul), Juazeiro (Vale do São Francisco), Ibirapuã, Itanhém, Mucuri, Nova Viçosa (sul) e Alagoinhas (nordeste).

Segundo o secretário Fábio Vilas-Boas, a renovação das ambulâncias equipadas para o transporte de pacientes entre municípios vizinhos garante a rapidez e eficiência no atendimento a casos de urgência. "Esta renovação permite uma maior eficiência do serviço com ambulância novas, equipadas e que darão tranquilidade e segurança para que o sistema funcione sem interrupção". João Leão disse que a descentralização da assistência à saúde segue sendo uma das prioridades no estado. "A quantidade de vidas salvas pelo Samu é impressionante e a Bahia precisa disso e vamos continuar trabalhando para melhorar a saúde".

Na Bahia, o atendimento pelo Samu já cobre 269 cidades, sendo que 207 contam com bases descentralizadas e ambulâncias. No município de Ibicoara, na Chapada Diamantina, a nova unidade de suporte básico melhora a qualidade do serviço prestado à população de forma integrada à central regional do Samu 192 localizada em Brumado. "Já tínhamos dificuldade com a manutenção da ambulância e, com esse carro novo, vai facilitar muito para o município e para a comunidade", disse o prefeito Arnaldo Pires.


blogbraga/Secom/BA

Compartilhar no Whatsapp

Empresa é arrombada na cidade de Uibaí região de Irecê

Terça-feira, 15 de Setembro de 2015 / Região

Loja alvo dos bandidos

Os acusados entraram pelo telhado

Uma loja de confecções denominada Clécio e Rose, foi arrombada na cidade de Uibaí, na madrugada de hoje terça-feira dia 15. De acordo com a polícia, indivíduos entraram no estabelecimento pelo telhado onde furtaram mercadorias avaliadas em mais de R$ 1500,00. 

A empresa fica localizada no centro da cidade, na Avenida Presidente Dutra, próximo ao Posto Canabrava. Até o momento ninguém foi preso.


blogbraga/Repórter Luciano Castro correspondente de Irecê

Compartilhar no Whatsapp

Junta Comercial da Bahia moderniza processo de registro de empresas

Terça-feira, 15 de Setembro de 2015 / Bahia

A Junta Comercial da Bahia (Juceb) iniciou um novo projeto de modernização do registro de empresas. Até março de 2016, todo o processo estará informatizado. Denominado Juceb Online, o projeto tem o objetivo de reduzir o tempo de abertura, alteração e fechamento de empresas, emissão de certidões e autenticação de livros contábeis, além de oferecer mais comodidade e segurança ao usuário. 

“Nossa expectativa é de, até março de 2016, estarmos com o processo de registro empresarial totalmente informatizado. Mas, a meta maior é chegar a 2017 com desmaterialização total do processo”, acrescenta o presidente da autarquia, Antônio Carlos Tramm.

Certidão Web

O projeto Juceb Online está sendo implantado em três etapas. A primeira, já em curso, prevê a implantação do sistema Certidão Web, que entrará em operação para o público no dia 5 de outubro. O novo sistema vai possibilitar a solicitação e o recebimento de certidões pela internet. 

Para ter acesso ao serviço, o usuário vai preencher um cadastro e especificar o tipo de certidão que deseja receber. O próprio sistema emite o boleto que, ao ser quitado, gera a demanda para o setor da Juceb responsável pelo serviço. Em pouco tempo, dependendo do tipo de certidão solicitada, o cidadão receberá o documento por e-mail.

Se a certidão solicitada for a do tipo Simplificada, o processo é praticamente instantâneo. No caso das certidões dos tipos Específica e de Inteiro Teor, o prazo máximo é de 72 horas. “O novo processo vai facilitar muito a vida do usuário. O formato atual permite apenas a solicitação do tipo Simplificada. Para receber o documento, o solicitante precisa se deslocar até uma das unidades de atendimento da Junta”, explica Tramm.

O novo processo vai impactar também nos custos dos serviços. Atualmente, se o solicitante estiver fora da capital baiana, ele tem que pagar uma taxa de sedex para o envio do documento. Com a implantação do sistema, não haverá necessidade dessa taxa, porque o documento será enviado via internet.

Requerimento Universal 

Na segunda etapa, será implantado o sistema Requerimento Universal, que substituirá o módulo atualmente em uso, denominado Requerimento Eletrônico. O novo sistema tem o objetivo de centralizar e capturar todas as solicitações de serviços realizados na Juceb, bem como agilizar a geração de documentos. Possibilita  também a integração com a Receita Federal, comparando os dados da viabilidade e do requerimento, gerados pela Juceb, com o Documento Básico de Entrada (DBE) do CNPJ, gerado pela Receita.

O novo módulo entrará em operação para o público em 9 de novembro, reunindo todos os serviços da Juceb, desde a solicitação de viabilidade até os requerimentos de abertura, fechamento e atos das Sociedades Anônimas e Cooperativas. “A exceção fica por conta dos processos de transformações de natureza jurídica, fusão, cisão, incorporação e espólios que necessitam de análises mais apuradas dos documentos originais”, acrescenta o presidente.

Chancela Eletrônica

A terceira e última etapa prevê a implantação do sistema Via Única, que visa reduzir os prazos dos atos de registro empresarial. Também chamado de Chancela Eletrônica, esse módulo facilita a seleção de documentos a serem chancelados e enviados. Com a utilização desse sistema, a seleção das páginas que irão compor o documento a ser chancelado é executada visualmente, via web. A chancela, então, é gerada automaticamente após os documentos serem selecionados, e o envio da documentação ao solicitante é feita por e-mail. 

A chancela eletrônica certifica a autenticidade do documento e permite que o usuário confirme a validade da etiqueta no site da Juceb, por meio do número da chancela. Os documentos enviados com chancela são armazenados na base de dados e os documentos originais não são alterados, mantendo-se a sua integridade. 

Para entrar em operação, no entanto, o sistema vai requerer mudanças significativas de procedimento e do próprio fluxo processual. Segundo Tramm, em função disso, a expectativa é que ele seja disponibilizado para o público somente em março de 2016, depois de ter sido exaustivamente testado internamente. 

“Temos procurado facilitar o serviço interno e, sobretudo, a melhoria do atendimento ao usuário. Além da capacitação da equipe técnica, vamos oferecer qualificação para os profissionais de administração, contabilidade e direito, através dos órgãos de classe representativos dessas categorias”, informa o presidente


blogbraga/Emília Mazzei

Compartilhar no Whatsapp

Galpão da empresa Peterfrut de Morango pega fogo em Morro do Chapéu

Terça-feira, 15 de Setembro de 2015 / Região

O galpão da empresa PeterFrut de morango, em Morro do Chapéu, pegou fogo. O fato aconteceu na madrugada de ontem segunda-feira dia 14.

Populares tentaram apagar as chamas sem êxito, o fogo tomou conta de tudo. O galpão foi totalmente destruído. O valor do prejuízo não foi divulgado. Ainda não se sabe a causa do incêndio.

Segundo informações ninguém ficou ferido. Fumaça, paredes caídas e ferro retorcido, foi o saldo do incêndio.


blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

ATRAVÉS DE PARCERIAS ABAPA TRAZ CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA PARA REGIÃO OESTE

Terça-feira, 15 de Setembro de 2015 / Cidade

Através de uma iniciativa da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães e Agrosul – John Deere, será implantado o Curso Técnico em Agropecuária, em Luís Eduardo Magalhães. O curso será dividido em aulas práticas e teóricas.

A Abapa, através do Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia, ficará responsável pela estrutura física e supervisão do programa, com objetivo de promover a devida capacitação dos alunos por meio de treinamentos específicos, que serão realizados em ao longo do curso. “Esta oportunidade de parceria, contribuirá para que colaboradores e produtores, tenham um aprimoramento nos conhecimentos individuais e, poderemos moldar um curso de acordo com nossas necessidades nas fazendas”, enfatizou o presidente da Abapa, Celestino Zanella.

Segundo o diretor de ensino da UFV, Diego França Freitas, o curso é gratuito e a universidade vai entrar com toda parte de certificação. “Estamos entrando com a certificação e toda a nossa tradição no oferecimento de cursos tanto presenciais quanto a distância. A prefeitura e a Abapa irão nos apoiar na questão logística, no translado dos docentes e a Abapa, além da estrutura física, auxiliará na seleção e supervisão dos estudantes. O curso já recebeu certificação do Ministério da Educação (MEC) e com o aval de Abapa e da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, a expectativa é começar o mais rápido possível”, afirmou o diretor.

Com uma procura maior que a esperada, a previsão é de início das aulas ainda neste semestre. Ao todo serão disponibilizadas 50 vagas. O prefeito Humberto Santa Cruz acredita que a parceria irá beneficiar toda cadeia do agronegócio da região.  “Para Luís Eduardo Magalhães e região este curso será muito importante. A capacitação profissional é hoje uma prioridade para que continuemos a nos desenvolver”, disse o prefeito Humberto Santa Cruz.

O coordenador do Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia, Douglas Fernandes, afirma que esta foi uma grande conquista para os produtores da região e que por meio desta nova parceria junto a UFV, o Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia revalida o compromisso perante os associados da Abapa de se manter como o maior e melhor centro tecnológico direcionado à agricultura de precisão da região.

O Centro de Treinamento é um projeto da Abapa, que tem como objetivo a capacitação e qualificação de operadores e mecânicos de equipamentos agrícola. O CT foi iniciado com recursos do Fundeagro, porém, atualmente conta com recursos do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) e com a parceria da Agrosul Máquinas/John Deere, que disponibiliza os equipamentos necessários para as aulas práticas dos cursos.

Curso Técnico em Agropecuária à distância – O curso é voltado para a formação de profissionais que atuam nas atividades agrícolas e zootécnicas. As disciplinas oferecidas para o curso incluem, entre outros conceitos, noções elementares de biologia e agricultura, estudos dos solos, técnicas de administração de agronegócios e criação de animais. Também fazem parte da grade economia rural; organização e gerenciamento rural; silvicultura; caprinocultura e apicultura; fitossanidade animal e vegetal; técnicas e métodos de plantio; bovinocultura de leite e de corte; legislação rural; noções genéricas sobre construções de residências rurais e zootécnicas; uso do GPS; topografia; máquinas e implementos utilizados na agricultura e zootecnia; alimentação de animais, bovinos, equídeos, suínos e aves; cuidados sanitários; produção de queijos e outros derivados do leite; produção de defumados; processamento da carne e engenharia rural.

As atividades do curso serão distribuídas em aulas práticas e teóricas. O curso tem duração de dois anos, sendo dividido em quatro módulos semestrais. Ao final, é obrigatória a realização do estágio supervisionado com carga horária de 150 horas.


blogbraga/Ascom

Compartilhar no Whatsapp

A OFFICE, escritório virtual trouxe para a cidade de Luís Eduardo Magalhães, um novo conceito de serviço

Terça-feira, 15 de Setembro de 2015 / Publicidades

 

Para empresários de empresas de pequeno, médio e grande porte. A ideia e ter todos os serviços de um escritório convencional; com sala de reunião, sala de atendimento, sala de espera. Alugue por  hora ou por mês de acordo com sua real necessidade.

Ambientes modernos e funcionais

Salas climatizadas, decoradas e mobiliadas com uma ambientação funcional. Ideal para trabalhar, receber clientes, fazer reuniões, treinamentos e processos de seleção (entrevistas e dinâmica de grupo).

Acesso à internet banda larga, ligações telefônicas, digitalização de documentos, envio de correspondências e-mails com rapidez e redução de até 80 % dos seus custos fixos  e a oportunidade que faltava, todos esses serviços a sua inteira disposição só pelo período que realmente for necessário, economia garantida.

Venha nos fazer uma visita!

Para mas informações;

Office esta localizada Rua Flamboyant, 141, Jardim Primavera, próximo ao restaurante Panorama. Telefone 77 3639-0575 ou 99406677.


publicidade

Compartilhar no Whatsapp

NOTA DE PESAR

Terça-feira, 15 de Setembro de 2015 / Cidade

O prefeito Humberto Santa Cruz e toda a equipe de servidores do município de Luís Eduardo Magalhães, com profundo pesar, lamenta o falecimento da Sra. Maria da Glória Alves dos Santos Carneiro, irmã do Secretário Municipal de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Domingos Carlos Alves dos Santos, ocorrido nesta terça-feira, 15 de setembro, na cidade de São Paulo/SP, em decorrência de uma parada cardiorrespiratória fulminante.

Maria da Glória era casada e tinha três filhos e três netos. Com renovados votos de esperança e fé, esperamos que Deus conforte o coração dos familiares e amigos neste momento de dor e forças para que encontrem conforto diante de tão inesperada perda.


ASCOM/LEM

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Sportime DM Reparos Mineiros Grupo Marabá Capital Imóveis CISO Neli Extreme Oeste Manutenção Fontana Global Paraíba Elo Aço MaxCar Fashion Work Imperial P&F Unopar Click Tec DBT PM Vida Farma DPVAT Barreiras Delicia Polícia Civil CMO G7 NET Mimoaço Sutrans Jaú Apple Shop Contabilidade Rondon Luz motos Dique Denuncia Bem Brasil Pastel Guarda Municipal Casa da Ferramenta Evolucao Dupará Açaí Coyote Rabelo Epis BA