São Camilo

Sicredi
NOTÍCIAS

IMPEACHMENT PASSA NA CÂMARA, SENADO DECIDIRÁ SE AFASTA OU NÃO DILMA

Domingo, 17 de Abril de 2016 / Brasil

VOTAÇÃO NA CÂMARA

SIM 367 X 137 CONTRA/ 7 ABSTENÇÕES/ 2 FALTAS

Resultado após 6h de  votação, dia histórico no Brasil. Com o voto do deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), a Câmara alcançou às 23h08, na sessão deste domingo (17), os 342 votos necessários para que tenha prosseguimento no Senado o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

O COTIDIANO DAS PESSOAS DE LEM, REGIÃO E DO BRASIL!

Domingo, 17 de Abril de 2016 / Brasil

Neste sábado dia 16, tivemos o privilégio de ser recepcionados em Quatro Pontes no Paraná pelo prefeito da cidade Paulo Feyh.

O prefeito atendeu o convite feito por mim Ivan Gehlen repórter do Blogbraga, foi uma noite boa conversa, aonde relembramos histórias da época de seminário, ainda fez menção algumas curiosidades, uma delas de ser o prefeito mais novo do Oeste do Paraná.

O Blogbraga mostrando o dia a dia das pessoas de LEM, região e do Brasil e a vida segue na normalidade!


Blogbraga/Repórter Ivan Gehlen

Compartilhar no Whatsapp

Câmara vota neste domingo se abre processo de impeachment de Dilma

Domingo, 17 de Abril de 2016 / Brasil

Após quase 43 horas de debates, os deputados vão votar neste domingo (17) se abrem ou não processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. A sessão será aberta às 14h, e a previsão do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), é iniciar a votação às 16h.

Cada um dos 513 deputados serão chamados ao microfone para proferir seu voto. A previsão é de que cada parlamentar gaste, em média, 30 segundos para votar. A ordem de chamada será por estado, começando pelo Norte. Veja aqui a ordem de votação

São necessários no mínimo 342 votos "sim" parecer do relator da comissão especial de impeachment, Jovair Arantes (PTB-GO), seja aprovado. Ele recomenda no documento a continuidade do processo de afastamento da petista.
Se aprovado, o processo vai para o Senado, que terá que decidir se acolhe a denúncia e julga a presidente por crime de responsabilidade. Caso não sejam alcançados os 342 votos, o processo é arquivado.
Entenda como funciona todo o processo de impeachment

Os debates que antecederam a votação começaram às 8h55 de sexta-feira (15) e seguiram em sessão ininterrupta até as 3h42 deste domingo (17). Foi a sessão mais longa da história da Câmara.

Na última etapa de debates, discursos individuais dos deputados contra e a favor do impeachment, havia ao todo 249 parlamentares inscritos para falar. Porém, somente 119 discursaram. Ao menos 60 já haviam anunciado que abriam mão do tempo de fala para acelerar o debate e permitir a votação nesta tarde.

Veja passo a passo como será a sessão deste domingo:

– A sessão começa às 14h. Antes dos deputados votarem, terá a palavra por 25 minutos o relator Jovair Arantes.
– Os líderes partidários poderão usar a palavra. O tempo varia de 3 a 10 minutos, de acordo com o tamanho da bancada, além de mais um minuto para orientação do voto dos deputados da legenda.
– A votação é por chamada nominal. A ordem começará com deputados do Norte e será feita alternância entre parlamentares do Norte e do Sul. Dentro de cada estado, a ordem de chamada é alfabética.
– Cunha vai decidir na hora se sai da Presidência para votar na chamada dos deputados do Rio ou se votará por último. 
– Cada um dos deputados é chamado ao microfone para anunciar seu voto. Eles se levantam, vão ao microfone e respondem "sim" (aprovação), "não" (rejeição) ou "abstenção".
– Cada deputado deve gastar, em média, 30 segundos para votar, contando deslocamentos e pequenos discursos. Não haverá encaminhamento de votação nem questões de ordem nesse período.
– Os votos serão registrados por quatro secretários posicionados na Mesa, próximos do presidente Eduardo Cunha. Um registra os votos "sim", outro os "não", o terceiro registra as abstenções, e o quarto, os deputados ausentes.
– Quando o deputado anunciar seu voto, o secretário do voto correspondente diz em voz alta o nome do deputado, o voto e quantos votos daquele já existem.
– Terminada a chamada dos 513, faz-se uma segunda chamada dos que estavam ausentes na primeira.
– Com 342 votos "sim" (2/3 dos 513 deputados), o parecer é aprovado e é autorizada instauração de processo de impeachment da presidente da República. Caberá ao Senado decidir se processa e julga a presidente.
– Se não alcançar 342 votos, o parecer pró-impeachment é arquivado.


Blogbraga/G1

Compartilhar no Whatsapp

Estado Islâmico ameaça provocar atentados no Brasil, afirma agência

Sábado, 16 de Abril de 2016 / Brasil

Uma postagem feita por um integrante do Estado Islâmico, denominado Maxime Hauchard (22 anos), em novembro do ano passado, está assustando os brasileiros e autoridades que, até então, acreditavam que o grupo terrorista estava longe de atacar o Brasil. A mensagem divulgada na rede social do terrorista diz o seguinte: "Brasil, vocês são nosso próximo alvo. Podemos atacar esse País de merda", escreveu.

De acordo com a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), o perfil não é falso e realmente pertence a um dos terroristas que aparece em vídeos divulgados pelo Estado Islâmico decapitando pessoas.
Ainda de acordo com a Abin, que prestou esclarecimento ao jornal O Dia nesta quinta-feira (14/4), a ameaça ao Brasil foi feita uma semana depois do grupo ter atacado a França, no dia 13 de novembro de 2015, em um atentado que matou 129 pessoas e deixou dezenas de feridos.

Luiz Alberto Sallaberry, diretor de Contraterrorismo da Abin, disse que a agência está preocupada em monitorar todas as mensagens que sirvam de alerta para um possível atentado ao Brasil. "Monitoramos e percebemos que o perfil realmente era do Maxime, um dos líderes do Estado Islâmico. A partir do momento da postagem houve uma maior intensidade nos discursos de agressividade dos autoproclamados seguidores do grupo terrorista no Brasil (...) Maxime é uma espécie de garoto-propaganda do Estado Islâmico. Saiu de um vilarejo no interior da França para a Síria, aos 18 anos, onde se integrou ao terrorismo. É o segundo na linha de comando de decapitadores e gosta de dizer que estar no grupo", disse.

De acordo com o diretor, pessoas que simpatizam com o grupo já foram detectadas no Brasil e são classificadas como "lobos solitários". Esses simpatizantes tornaram-se motivo de preocupação para as autoridades brasileiras e, também, para a população. "Posso dizer que são de origem salafista sunita, comunidade que está ligada ao Estado Islâmico. Não estou dizendo que vai acontecer um atentado. Estou dizendo que é a primeira vez que a probabilidade aumentou sobremaneira no nosso país", explicou Sallaberry.


Blogbraga/Fonte: Tribuna da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Receita abre hoje consulta a lotes residuais do Imposto de Renda

Sexta-feira, 08 de Abril de 2016 / Brasil

A Secretaria da Receita Federal abre às 9h desta sexta-feira (8) as consultas a lotes residuais do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) dos anos de 2008 a 2015. Os lotes residuais referem-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas que depois acertaram as contas com o leão.

De acordo com o Fisco, o crédito bancário para 115.124 contribuintes será realizado no dia 15 de março, totalizando o valor de R$ 230 milhões. Desse total, R$ 91 milhões referem-se a contribuintes idosos e com alguma deficiência física ou mental, que têm prioridade no recebimento dos valores.

A consulta poderá ser feita pelo site:

http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp

A Receita Federal lembrou que disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. 

Com ele, é possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Como saber se está na malha fina?

A Receita Federal lembra que os contribuintes podem saber se sua declaração do Imposto de Renda caiu na malha fina devido a erros, omissões ou inconsistências.

Para isso, é preciso acessar a página da Receita Federal e consultar o chamado "extrato" do Imposto de Renda – disponível no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento). Nesse serviço, o contribuinte consegue saber quais pendências ou inconsistências foram encontradas pelo Fisco na sua declaração do IR.

Para acessar esse extrato, é necessário usar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.
Em posse da informação sobre pendências e inconsistências, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora ao Fisco e, deste modo, sair da malha fina. Quando a situação for resolvida, caso tenha direito à restituição, ela será incluída nos lotes do IR.


Blogbraga/G1

Compartilhar no Whatsapp

Saiba o que significa o cadeado que agora aparece no WhatsApp

Quarta-feira, 06 de Abril de 2016 / Brasil

A criptografia do WhatsApp já arrumou muitos problemas no Brasil, e a tendência é que isso só piore. Na última terça-feira, 5 de abril, a empresa implantou criptografia em todas as formas de comunicação oferecidas pelo aplicativo, o que deve dificultar ainda mais o trabalho das autoridades pelo mundo, mas também vai dificultar a vida de cibercriminosos.

A novidade vale para todas as versões do aplicativo, em todas as plataformas. Ou seja: não importa se você usa Android, iOS, Windows Phone, BlackBerry ou até mesmo um celular antigo da Nokia. O aplicativo até mesmo começou a avisar sobre a proteção das conversas, como mostra a captura abaixo.

o WhatsApp usa um protocolo de segurança chamado TextSecure, que se propõe a impedir a interceptação de mensagens, desenvolvido pela Open Whisper Systems, habilitando apenas o recipiente da mensagem a decifrá-la. O protocolo é aprovado por Edward Snowden para proteção de conversas online.

A mudança significa que todas as mensagens, anexos, imagens, clipes de áudio, chamadas telefônicas e conversas em grupo saem do celular protegidas por criptografia de ponta-a-ponta. Anteriormente, a proteção era limitada a alguns formatos de comunicação; as ligações, por exemplo, não eram criptografadas.

No caso das conversas em grupo, é importante observar que todos os usuários precisam estar com o aplicativo atualizado para que o bate-papo seja protegido. Se um deles estiver rodando uma versão antiga do app, que ainda não suporte a criptografia, os outros usuários serão notificados, e saberão quem é o responsável pela conversa estar desprotegida.

A criptografia forte começou a ser implantada em 2014, mas ainda restrita, funcionando apenas com alguns dispositivos e em situações específicas. Agora vale para tudo. Além disso, os usuários também não sabiam exatamente quando o recurso estava ativo ou não, o que tornava a tecnologia pouco confiável do ponto de vista dos mais conscientes da privacidade digital. Desde então, o aplicativo foi gradualmente expandindo a proteção às mensagens para cada vez mais usuários.

Assim, o app deve continuar no caminho de autoridades em investigações policiais. Nos últimos meses, a Justiça brasileira encontrou problemas com o serviço, que não só não guarda as mensagens dos usuários como também as codifica, tornando inviável recorrer a elas no caso de uma investigação criminal. Isso fez com que o aplicativo fosse temporariamente bloqueado no país no ano passado e causou a prisão de um executivo do Facebook. Ao mesmo tempo, a criptografia é indispensável para garantir a segurança do conteúdo das mensagens, para garantir que ela não seja interceptada pelo cibercrime ou mesmo por espionagem ilegal.

No entanto, não é só o Brasil que enfrenta problemas com a criptografia. Recentemente, o FBI entrou em uma batalha jurídica com a Apple nos Estados Unidos pelo desbloqueio do iPhone de um terrorista envolvido no ataque em San Bernardino, na Califórnia. O FBI pedia que a empresa propositalmente enfraquecesse as defesas do iPhone, enquanto a empresa se negava terminantemente a cumprir a ordem. No fim das contas, o FBI conseguiu hackear o aparelho sem a ajuda da companhia.


Blogbraga/Fique Seguro-Olhar digital

Compartilhar no Whatsapp

Cai a renda e aumenta a desigualdade entre brasileiros; a pior queda desde 1992

Quinta-feira, 24 de Março de 2016 / Brasil

Pela primeira vez desde 1992, o Brasil registrou uma combinação de queda na renda e aumento da desigualdade. O cenário atual é reflexo da recessão e das crises política e fiscal que atingem o país e colocaram fim a 14 anos seguidos de melhora na equidade social brasileira. Desde 1992, quando começou a série da chamada Nova Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), não havia uma piora simultânea da renda e da desigualdade no Brasil.

Nas crise de 1999 e 2003, por exemplo, houve quedas significativas na renda dos brasileiros, mas a desigualdade não aumentou. Em outros períodos, quando houve aumento da desigualdade, a renda registrou pequenas altas. O quadro de deterioração tende, no entanto, a piorar em função do desemprego, da inflação, da queda nos rendimentos e da crise fiscal.

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o economista Marcelo Neri, diretor do FGV Social, da FGV-Rio e ex-ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Especiais da Presidência do governo Dilma, afirmou que, até 2014, o Brasil apresentava “surpreendentes” aumento na renda e melhora na desigualdade. “É como se o brasileiro tivesse agido como um ‘Indiana Jones’ em meio a todas as adversidades, saltando de empregos formais perdidos para bicos ou para novos negócios. Mas isso chegou ao limite”, ressaltou.


Blogbraga/Folha de São Paulo

Compartilhar no Whatsapp

Cerca de 17,7 milhões de pessoas têm direito a sacar rendimentos do PIS/Pasep

Quinta-feira, 24 de Março de 2016 / Brasil

Muitos brasileiros não sabem, mas podem ter o direito de receber um dinheiro extra referente ao saldo do Programa de Integração Social (PIS), no caso de quem trabalhou na iniciativa privada, ou do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), para o funcionalismo. A quantia pode ser retirada por quem se cadastrou num dos dois programas entre 1971 e 1988. De acordo com o Tesouro Nacional, os trabalhadores teriam a sacar R$ 1.135, em média. O valor, porém, não é fixo e muda de acordo com cada beneficiário.

Pode retirar o benefício — ou seja, o saldo total da conta do PIS ou do Pasep — quem se aposentou, tem 70 anos ou mais, ou tem alguma doença grave ou deficiência (o saque também é permitido se o titular tiver um dependente nessas condições). O dinheiro poderá ser retirado na Caixa Econômica Federal (PIS) ou no Banco do Brasil (Pasep), mesmo que o trabalhador, ao se aposentar, estivesse num emprego diferente do que tinha até 1988. Os que passaram a contribuir para o PIS ou o Pasep a partir de 5 de outubro de 1988 não têm valores a resgatar.

A Controladoria Geral da União (CGU) fez uma grande auditoria no fundo do PIS/Pasep. De julho de 2013 a julho de 2014, este contava com a participação de aproximadamente 31 milhões de pessoas inscritas e cerca de R$ 37,5 bilhões. Do total de participantes, 26 milhões tinham trabalhado em empresas (contavam com registro no PIS) e cinco milhões eram servidores públicos (cadastrados no Pasep). Segundo os dois bancos, cerca de 17,7 milhões de beneficiários ainda não sacaram os valores. Em caso de morte, os herdeiros podem fazê-lo. 


Blogbraga/Extra

Compartilhar no Whatsapp

Em carta aberta, Lula critica divulgação de informações, mas diz confiar na Justiça

Sexta-feira, 18 de Março de 2016 / Brasil

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou carta aberta na noite desta quinta-feira (17) na qual mostra confiança na Justiça, apesar de criticar a divulgação de escutas telefônicas, que ele classfica como "ilegais". No texto, Lula afirma que ele e a família têm sido "violentados" pelo vazamento de informações pessoais."Nesta situação extrema, em que me foram subtraídos direitos fundamentais por agentes do estado, externei minha inconformidade em conversas pessoais, que jamais teriam ultrapassado os limites da confidencialidade, se não fossem expostas publicamente por uma decisão judicial que ofende a lei e o direito", relata.

 Interceptações telefônicas realizadas pela Polícia Federal, com autorização do juiz Sérgio Moro, foram divulgadas na última quarta-feira (16). Lula foi gravado em conversas com a presidente Dilma Rousseff, Jaques Wagner, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, entre outras pessoas. 

Apesar das reclamações, o ex-presidente declarou confiança nas instituições de Justiça, destacando que acredita na "isenção e firmeza" dos magistrados. "Os tristes e vergonhosos episódios das últimas semanas não me farão descrer da instituição do Poder Judiciário. Nem me farão perder a esperança no discernimento, no equilíbrio e no senso de proporção de ministros e ministras da Suprema Corte", conclui o texto.


Blogbraga/BN

Compartilhar no Whatsapp

Juiz Sérgio Moro divulga grampo de conversa de Lula e Dilma

Quinta-feira, 17 de Março de 2016 / Brasil

A Operação Lava Jato monitorou conversas telefônicas entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que sugerem tentativa de influência no Ministério Público e no Judiciário e também conversa desta quarta-feira, 16, entre o ex-presidente e a presidente Dilma Rousseff e o ministro.

"Trata-se de processo vinculado à assim denominada Operação Lava Jato e no qual, a pedido do Ministério Público Federal, foi autorizada a interceptação telefônica do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de associados", registra o juiz Sérgio Moro.

Moro registra que Lula sabia ou desconfiava que era monitorado. "Rigorosamente, pelo teor dos diálogos gravados, constata-se que o ex-presidente já sabia ou pelo menos desconfiava de que estaria sendo interceptado pela Polícia Federal, comprometendo a espontaneidade e a credibilidade de diversos dos diálogos."

 O juiz da Lava Jato remeteu o conteúdo referente a Lula para o Supremo Tribunal Federal (STF), após ele ser nomeado ministro da Casa Civil, nesta quarta-feira. "A interceptação foi interrompida." O juiz registra que "alguns diálogos sugerem que tinha conhecimento antecipado das buscas efetivadas em 4 de março de 2016." Neste dia, o ex-presidente foi alvo da Operação Aletheia e levado coercitivamente para depor. Sua casa e a dos filhos passaram por buscas.

Influenciar

"Observo que, em alguns diálogos, fala-se, aparentemente, em tentar influenciar ou obter auxílio de autoridades do Ministério Público ou da Magistratura em favor do ex-presidente", afirma Moro.

Ele pondera, no entanto, que "não há nenhum indício nos diálogos ou fora deles de que estes citados teriam de fato procedido de forma inapropriada e, em alguns casos, sequer há informação se a intenção em influenciar ou obter intervenção chegou a ser efetivada".

Um dos casos citados envolve uma ministra do STF. "Há, aparentemente, referência à obtenção de alguma influência de caráter desconhecido junto à Exma. Ministra Rosa Weber do Supremo Tribunal Federal, provavelmente para obtenção de decisão favorável ao ex-presidente na ACO 2822, mas a eminente Magistrada, além de conhecida por sua extrema honradez e retidão, denegou os pleitos da Defesa do ex-Presidente."

Há ainda citação do presidente do STF, Ricardo Lawandowski. "De igual forma, há diálogo que sugere tentativa de se obter alguma intervenção do Exmo. Ministro Ricardo Lewandowski contra imaginária prisão do ex-Presidente, mas sequer o interlocutor logrou obter do referido Magistrado qualquer acesso nesse sentido. Igualmente, a referência ao recém nomeado Ministro da Justiça Eugênio Aragão ("parece nosso amigo") está acompanhada de reclamação de que este não teria prestado qualquer auxílio."

Moro destaca ainda que fez essas referências apenas para deixar claro que as aparentes declarações pelos interlocutores em obter auxílio ou influenciar membro do Ministério Público ou da Magistratura não significa que esses últimos tenham qualquer participação nos ilícitos, o contrário transparecendo dos diálogos". "Isso, contudo, não torna menos reprovável a intenção ou as tentativas de solicitação."

O juiz da Lava Jato levantou sigilo sobre os áudios. "Observo que, apesar de existirem diálogos do ex-Presidente com autoridades com foro privilegiado, somente o terminal utilizado pelo ex-Presidente foi interceptado e jamais os das autoridades com foro privilegiado, colhidos fortuitamente."

E remeteu a parte referente a Lula ao STF. "Diante da notícia divulgada na presente data de que o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria aceito convite para ocupar o cargo de Ministro Chefe da Casa Civil, deve o feito, com os conexos, ser remetido, após a posse, aparentemente marcada para a próxima terça-feira (dia 22), quando efetivamente adquire o foro privilegiado, ao Egrégio Supremo Tribunal Federal.


Blogbraga/Estadão

Compartilhar no Whatsapp

Clima afeta desempenho em seis Estados, mas safra de soja é recorde

Quinta-feira, 17 de Março de 2016 / Brasil

Mesmo marcada por irregularidades climáticas, em que excesso e falta de chuvas pontuaram as lavouras do plantio à colheita, a safra brasileira de soja 2015/16 atingirá o recorde de 101,7 milhões de toneladas, conforme estimativa feita pela Agroconsult, organizadora do Rally da Safra, com crescimento de 5% sobre 2014/15. Em seu último levantamento (25/02/2016), a perspectiva era de 101,6 milhões de toneladas. A área plantada é de 33,2 milhões de hectares – 4% superior à safra passada.

Goiás e Minas Gerais, que sofreram quebra na safra 2014/15, conseguiram se recuperar, fechando, respectivamente, com 53,1 e 51,3 sacas por hectare. As lavouras também se desenvolveram bem no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e São Paulo e esses estados estão registrando aumento da produção em relação à safra passada.

O potencial da safra brasileira de soja poderia ser maior, caso o Mato Grosso e o Paraná, principais produtores, e o MAPITOBA (Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia) não tivessem sido afetados pelos problemas climáticos. “Apesar das dificuldades provocadas pelo clima que afetaram principalmente o Médio Norte e o Nordeste do Mato Grosso, a safra não foi tão ruim quanto se esperava porque parte do desempenho do Estado foi compensado pelo ótimo resultado na região Oeste”, explica André Pessôa, coordenador geral do Rally da Safra. Com isso, o Estado irá registrar uma produtividade média de 52 sacas por hectare, ou uma saca a menos em relação à safra passada. No Paraná, a safra foi prejudicada pela maior incidência de ferrugem e pelo excesso de chuvas na colheita.

O pior cenário ocorreu no MAPITOBA. Pessôa explica que, apesar do atraso significativo no plantio, especialmente Maranhão e Piauí, a safra vinha caminhando bem até janeiro, porém a falta de chuvas em fevereiro em toda a região durante o desenvolvimento das lavouras resultou em quebra de safra nos quatro estados.

Mesmo sem a ajuda do clima, a produtividade média brasileira ficou pouco acima do ano passado (1%) em razão do controle preventivo e da menor incidência de pragas e doenças na maioria dos Estados. Pessôa destaca também que os técnicos do Rally da Safra encontraram maior variação no nível

tecnológico das lavouras. “Há quatro ou cinco anos, a soja era uma cultura homogênea no Brasil. Agora o quadro tecnológico mudou muito e encontramos produtores que podem chegar a 70/80 sacas por hectare, enquanto outros colhem 40 sacas”, afirma.

Milho safrinha

Apesar do atraso no início da safra de soja, que gerou temor entre os produtores em relação ao plantio da safrinha de milho deste ano, foi possível recuperar parte do tempo perdido. Diante do bom momento do mercado de milho, a intenção de plantio do milho deverá ser mantida, confirmando a expectativa inicial da Agroconsult de aumento de área de safrinha.

A produção do milho segunda safra é estimada em 58,8 milhões de toneladas, com aumento de 8% sobre a safra passada. A área plantada deverá registrar crescimento de 11%, chegando a 10,7 milhões de hectares. A avaliação de safrinha será feita pelas equipes do Rally em maio.

Trabalho em campo

Nesta edição, oito equipes estiveram em campo para avaliar lavouras de soja e outras três irão verificar o milho segunda safra. As Equipes 1, 2 e 3 avaliaram as lavouras de soja precoce nos principais estados produtores – MS/GO/PR/MT – de 26 de janeiro a 04 de fevereiro. A Equipe 4 deixou Goiânia no dia 23 e seguiu pelo Leste do Mato Grosso até chegar a Palmas, em Tocantins. Já a Equipe 5 percorreu o MATOPIBA entre 28 de fevereiro e 03 de março. Os técnicos das Equipes 6 e 7 avaliaram lavouras no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul entre os dias 01 e 12 de março e a Equipe 8 visitou o Oeste da Bahia, o Leste de Goiás e o Triângulo Mineiro entre os dias 09 e 15 de março. Outras três equipes avaliarão o milho segunda safra dos dias 03 a 20 de maio no Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso.

O Rally da Safra 2016 chega à 13ª edição patrocinado pelo Banco do Brasil, Bayer, Monsanto, Mosaic e Volkswagen, com apoio da BM&FBOVESPA, FIESP, Agrosatélite, Agroipês, Impar Consultoria no Agronegócio e Universidade Federal de Viçosa e apoios regionais da Aprosoja Mato Grosso e Famasul.


Blogbraga/Agroconsult

Compartilhar no Whatsapp

Lula é confirmado como novo ministro da Casa Civil

Quarta-feira, 16 de Março de 2016 / Brasil

O Palácio do Planalto confirmou na tarde desta quarta-feira (16) a ida do ex-presidente Lula para o Ministério da Casa Civil no lugar de Jaques Wagner, que será transferido para chefia de gabinete da presidência.

O acordo foi feito depois de uma reunião entre Lula e Dilma no Palácio da Alvorada na terça-feira (15). Mais cedo, dois líderes do PT já haviam confirmado a informação.

O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), disse no Twitter que "Jaques Wagner, no dia do seu aniversário, mostra grandeza e desprendimento ao deixar a Casa Civil! Lula novo ministro da Pasta".

O líder do PT na Câmara, deputado Afonso Florence (BA), também confirmou a informação. O deputado Paulo Teixeira (PT-SP) comemorou a "nomeação" de Lula: "A oposição não gostou da nomeação do ex presidente Lula para a Casa Civil. É bom sinal! É sintoma que ele fará bem ao governo e ao país".

Com a nomeação, Lula está de volta ao Poder Executivo desde quando deixou a Presidência da República, em dezembro de 2010. Havia a possibilidade de Lula ir para a Secretaria de Governo, que foi criada a partir da fusão entre a Secretaria-Geral da Presidência e da Secretaria de Relações Institucionais, quando Dilma cortou ministérios e juntou algumas secretarias.

No mesmo comunicado, o Palácio do Planalto anunciou que o deputado federal Mauro Ribeiro Lopes (PMDB-MG) irá assumir o cargo de ministro de Estado chefe da Secretaria de Aviação Civil.


Blogbraga/R7

Compartilhar no Whatsapp

Crise: Agências dos Correios fecharão aos sábados para reduzir gastos

Terça-feira, 15 de Março de 2016 / Brasil

A partir do próximo sábado, a maioria das agências dos Correios não vai mais abrir aos sábados. A medida é uma forma de reduzir os gastos da empresa e tentar chegar ao fim do ano com o orçamento em dia. Apenas as agências com grande movimentação, como em aeroportos e rodoviárias, continuarão abertas aos sábados.

“Queremos fazer um ajuste financeiro para, que ao final deste ano, os Correios não tenham déficit como no ano passado”, explicou o presidente dos Correios, Giovanni Queiroz. Segundo o presidente, muitas agências são deficitárias e com baixo fluxo de clientes aos sábados. 

“Não há nada que justifique estar aberta ao sábado”, diz. A medida não vale para as agências franqueadas dos Correios, só para as agências próprias. Atualmente, os Correios têm 6.471 agências próprias e 1.011 franqueadas.

Até o fim do ano, a empresa espera economizar R$ 1,6 bilhão com diversas ações de redução de despesas. Os Correios estudam a possibilidade de fundir agências que estejam próximas, realocando os funcionários e fechando as que dão prejuízo.

Ainda neste mês, um projeto-piloto deve começar a funcionar no Distrito Federal e depois pode ser levado para outras cidades do país. O presidente fez uma recomendação para que todas as agências reduzam o pagamento de horas extras e o trabalho noturno dos funcionários. No ano passado, a empresa pagou R$ 720 milhões com hora extra. 


Blogbraga/O Dia

Compartilhar no Whatsapp

Morre o ex-apresentador da TV Globo Berto Filho

Sábado, 12 de Março de 2016 / Brasil

Morreu neste sábado o jornalista Berto Filho, apresentador do Fantástico, do RJTV e do Jornal Nacional, da TV Globo, nos anos 1970 e 1980. Ele sofria de câncer na garganta e no cérebro há dois anos. Ele completaria 76 anos de idade neste domingo.

Berto estava internado no hospital do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em Vila Isabel, Zona Norte do Rio, e morreu dormindo.

Ele fazia tratamento no Instituto Nacional do Câncer (Inca) de Vila Isabel, na Zona Norte da cidade, e morreu por volta de 13h. Desde janeiro, depois de perder a mulher, Berto estava morando no Retiro dos Artistas, em Jacarepaguá, na Zona Oeste.

- Um paizão. Meu melhor amigo. - disse o filho ao G1. - Ele chegou a fazer radioterapia e uma quimioterapia mais leve. De repente, melhorou absurdamente. De um dia para o outro começou a falar. Voltou a voz, voltaram os planos. Ficou quase um ano bom. Depois, teve uma recaída e voltou para o Inca para acompanhamento.


Blogbraga/G1

Compartilhar no Whatsapp

Delcídio decidiu falar

Sexta-feira, 04 de Março de 2016 / Brasil

De acordo com a revista Isto É, a sujeira é mesmo grande. Os elementos divulgados na operação lava jato nesta quinta feira dia 03 de Março é de arrepiar os cabelos.

Delcídio afirma ter repassado dinheiro a família do ex-diretor da Petrobrás Nestor Cerveró a mando do ex-presidente Lula, ele também afirma que a Presidente Dilma tentou pelo menos três vezes interferir nos processos judiciais contra os empreiteiros investigados pela lava jato. Essa delação tem um impacto ainda maior, por se tratar de um homem de confiança, um senador líder do governo, que desfrutava da intimidade do palácio.

Agora, após abalada as fundações do Planalto, é só esperar para ver as cenas dos próximos capítulos e orar pelos muitos brasileiros que mais uma vez assiste sem querer a forma como foram lesados, roubados e oprimidos por estes homens de coração de pedra.

Atenciosamente: Charlene Queiroz


Blogbraga/Charlene Queiroz

Compartilhar no Whatsapp

Morre aos 63 anos o cantor Chico Rey, da dupla Chico Rey & Paraná

Sexta-feira, 26 de Fevereiro de 2016 / Brasil

O cantor Francisco Gomes, o Chico Rey da dupla paranaense Chico Rey & Paraná, morreu aos 63 anos na tarde desta sexta (26), em Maceió, no Estado do Alagoas.

Chico, que morava em Brasília desde o início dos anos 1970, estava de férias com a família no Nordeste, onde precisou ser internado às pressas no Hospital Vida após uma complicação em uma sessão de hemodiálise. Ainda não há informações sobre o funeral do cantor.

Nos últimos anos, ele vinha enfrentando um grave problema renal, chegando a realizar um transplante de rim, mas houve rejeição. Em 2013, foi substituído pelo irmão em algumas apresentações.

Formada na década de 1970 em Arapongas, no Paraná, sob a alcunha Devanil e Denival, a dupla de irmãos era conhecida por propagar o romantismo da seresta e o chamado sertanejo de raiz.

Lançou o primeiro álbum, que levava o nome da dupla, em 1981, mas o êxito comercial veio só em 1988, com a música "Quem Será seu Outro Amor".

Desde então, foram vários sucessos em mais de 20 álbuns lançados, que emplacaram principalmente no interior do Brasil. Entre eles, faixas como "Blusa Vermelha", "Amor Rebelde", "Leão Domado" e "Em um Lugar do Passado".


Blogbraga/UOL

Compartilhar no Whatsapp

IPVA de veículos com placa de final 1 pode ser pago com 5% de desconto só até segunda-feira

Sexta-feira, 26 de Fevereiro de 2016 / Brasil

Os proprietários de veículos com placa de final 1 têm, somente até segunda-feira (29), para quitar o Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em cota única com 5% de desconto ou pagar a primeira cota do imposto, caso optem pelo parcelamento. As datas de vencimento para as demais placas podem ser consultadas no calendário do IPVA 2016 disponível no site da  Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba). 

Para efetuar o pagamento, basta o contribuinte dirigir-se a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, com o número do Renavam. A secretaria ressalta que não encaminha boleto de pagamento do IPVA aos contribuintes. Em caso de dúvida, o contato pode ser feito pelo call center da Sefaz-BA (telefone 0800 071 0071). O pagamento é integrado, sendo necessário o pagamento da taxa de licenciamento e eventuais multas relacionadas ao Renavan informado. Os valores do tributo também podem ser consultados no site da Sefaz-BA, seção Inspetoria Eletrônica, IPVA.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Banco do Brasil tem lucro de R$ 14,4 bilhões em 2015 e supera ganhos do ano anterior

Quinta-feira, 25 de Fevereiro de 2016 / Brasil

O Banco do Brasil anunciou ter registrado lucro líquido de R$ 14,4 bilhões em 2015. O resultado foi 28% superior ao obtido no ano anterior, quando os ganhos somaram R$ 11,24 bilhões.  No quarto trimestre, lucro líquido foi de R$ 2,512 bilhões, queda ante os R$ 2,959 bilhões no mesmo período de 2014. Os ativos somaram em dezembro R$ 1,51 trilhão, um crescimento de 9,7% em 12 meses.

O índice de operações vencidas há mais de 90 dias representou 2,38% da carteira de crédito, inferior ao patamar do Sistema Financeiro Nacional, que registrou 3,4%. A carteira de crédito do banco terminou 2015 com saldo de R$ 193,2 bilhões, uma alta de 7,5% em 12 meses. As linhas de menor risco, como crédito consignado, alcançaram 75,9% do total da carteira.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Ministério da Saúde investiga 4.107 casos suspeitos de microcefalia no país

Quarta-feira, 24 de Fevereiro de 2016 / Brasil

Os casos suspeitos de microcefalia em investigação pelo Ministério da Saúde e os estados chegam a 4.107 em todo o país. Os números fazem parte do Informe Epidemiológico de Microcefalia, divulgado nesta terça-feira (23). O boletim aponta, ainda, que 950 notificações já foram descartadas e 583 confirmadas para microcefalia e outras alterações do sistema nervoso, sugestivos de infecção congênita.

Os 583 casos confirmados ocorreram em 235 municípios, localizados em 16 unidades da federação: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Rondônia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Goiás, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Já os 950 casos foram descartados por apresentarem exames normais, ou apresentarem microcefalias e/ou alterações no sistema nervoso central por causas não infeciosas.

Cabe esclarecer que o Ministério da Saúde está investigando todos os casos de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso central, informados pelos estados e a possível relação com o vírus Zika e outras infecções congênitas. A microcefalia pode ter como causa diversos agentes infecciosos além do Zika, como Sífilis, Toxoplasmose, Outros Agentes Infecciosos, Rubéola, Citomegalovírus e Herpes Viral.

Os 4.107 casos em investigação representam 72,8% do total acumulado de 5.640 casos notificados desde o início das investigações em 22 de outubro de 2015 até 20 de fevereiro de 2016. O total notificado está distribuído em 1.101 municípios de 25 unidades da federação. Amapá e Amazonas são os únicos estados da federação que não tem nenhum registro de casos.

Ao todo, foram notificados 120 óbitos por microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central após o parto (natimorto) ou durante a gestação (abortamento ou natimorto). Destes, 30 foram confirmados para microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central. Outros 80 continuam em investigação e 10 já foram descartados.

Do total de confirmados, 67 foram notificados por critério laboratorial específico para o vírus Zika. No entanto, o Ministério da Saúde ressalta que esse dado não representa, adequadamente, a totalidade do número de casos relacionados ao vírus. A pasta considera que houve infecção pelo Zika na maior parte das mães que tiveram bebês, cujo diagnóstico final foi de microcefalia.

Até o momento, estão com circulação autóctone do vírus Zika 22 unidades da federação. São elas: Goiás, Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Roraima, Amazonas, Pará, Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Também houve a confirmação de transmissão do vírus em 29 países nas Américas.

ORIENTAÇÃO – O Ministério da Saúde orienta as gestantes adotarem medidas que possam reduzir a presença do mosquito Aedes aegypti, com a eliminação de criadouros, e proteger-se da exposição de mosquitos, como manter portas e janelas fechadas ou teladas, usar calça e camisa de manga comprida e utilizar repelentes permitidos para gestantes.

Distribuição dos casos notificados de microcefalia por UF, até 20 de fevereiro de 2016


Blogbraga/Secom

Compartilhar no Whatsapp

Chega ao fim à 0h deste domingo (21) o horário de verão

Sábado, 20 de Fevereiro de 2016 / Brasil

O horário de verão termina à 0h deste domingo (21). De sábado para domingo, os moradores de 10 estados, além do Distrito Federal, terão que atrasar os relógios em uma hora.  O horário de verão permitiu ao país reduzir um pouco a produção de energia por termelétricas, o que gerou uma economia R$ 162 milhões aos consumidores. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (19) pelo diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp.

De acordo com o Chipp, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, onde horário de verão vigorou entre 2015 e 2016, houve uma redução no consumo de energia de 2,6 mil megawatts (MW), no horário de pico de demanda à noite, entre 18h e 21h. Esse volume representa cerca de 4,5% da demanda total por energia nessas três regiões.

A queda no consumo também permitiu ao país poupar água dos reservatórios de hidrelétricas nessas regiões. Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, a economia foi de 0,4%. Na região Sul, foi de 1,2%. Esta é a 40ª edição do horário de verão no país. A primeira vez ocorreu no verão de 1931/1932. O objetivo é estimular o uso racional e adequado da energia elétrica.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Horário de verão acaba à 0h do domingo, 21 de fevereiro

Terça-feira, 16 de Fevereiro de 2016 / Brasil

O horário de verão acaba no dia 21 de fevereiro de 2016. À 0h (meia-noite) de sábado para domingo, os moradores de 10 estados, além do Distrito Federal, terão que atrasar os relógios em uma hora.

O Ministério de Minas e Energia informou no final de 2015 que a versão 2015/2016 do horário de verão seguiria as regras estipuladas no decreto 6.558, de 2008, revisado em 2013, que fixa a duração de quatro meses, entre o terceiro domingo de outubro de cada ano e o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.
Pela legislação, o horário de verão vigora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, nos etados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.

Esta é a 40ª edição do horário de verão no país. A primeira vez ocorreu no verão de 1931/1932. O objetivo é estimular o uso racional e adequado da energia elétrica.
"A estimativa de ganhos com a adoção do horário de verão supera o patamar de R$ 4 bilhões por ano, que representa o valor do custo evitado em investimentos no sistema elétrico para atender a uma demanda adicional prevista, de aproximadamente 2.250 MW no parque gerador nacional, um valor certamente muito expressivo", informou o Ministério de Minas e Energia em outubro de 2015.

Segundo o ministério, nos últimos dez anos, o horário diferenciado em parte do país durante o verão tem possibilitado uma redução média de 4,6% na demanda por energia no horário de pico.


Blogbraga/G1

Compartilhar no Whatsapp

Abono do PIS fica disponível a partir desta terça para nascidos em março e abril

Terça-feira, 16 de Fevereiro de 2016 / Brasil

Os trabalhadores nascidos em março e abril podem sacar o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) a partir desta terça (16). 

O saque pode ser feito nas agências da Caixa Econômica Federal. Quem possui o Cartão do Cidadão também pode recorrer aos canais de autoatendimento do banco, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui. Quem tem conta na instituição financeira só precisa aguardar o depósito do dinheiro, previsto para quinta-feira (18). 

O abono salarial equivale a um salário mínimo, atualmente em R$ 880. Têm direito ao benefício os trabalhadores que estejam cadastrados no programa há pelo menos cinco anos, tenham recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos e trabalhado pelo menos 30 dias em 2014 e que tenham tido seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), entregue ao Ministério do Trabalho e Emprego.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Receita Federal libera lote de declarações retidas na malha fina

Sexta-feira, 12 de Fevereiro de 2016 / Brasil

A Receita Federal liberou da malha fina mais um lote de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física. Além de 2015, foram liberadas declaração retidas nos exercícios de 2008 a 2014. O crédito bancário para 63.885 contribuintes será realizado no dia 15 de fevereiro, totalizando o valor de R$ 150 milhões.

Para saber se o contribuinte teve a declaração liberada no lote residual, ele deve acessar página da Receita na Internet  ou ligar para o Receitafone 146. A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. 

Com ele é possível consultar, diretamente nas bases da Receita Federal, informações sobre liberação das restituições.


Blogbraga/Receita Federal

Compartilhar no Whatsapp

CONCURSO: Hoje é o ultimo dia para inscrições de concurso para 600 vagas do IBGE

Quinta-feira, 28 de Janeiro de 2016 / Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) encerra nesta quinta-feira (28) as inscrições de dois concursos públicos para o total de 600 vagas: 140 vagas para os cargos de analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas e de tecnologista em informações geográficas e estatísticas, ambos de nível superior de escolaridade, e 460 para técnico em informações geográficas e estatística, de nível médio.

Aos candidatos que se declararem negros será reservada a cota de 20% das vagas para cada cargo.

Nível superior
Para nível superior, são 90 vagas para o cargo de analista e 50 vagas para o cargo de tecnologista.

Para o cargo de analista há vagas nas áreas de análise de projetos, análise de sistemas/desenvolvimento de aplicações - web mobile, análise de sistemas/desenvolvimento de sistemas, análise de   sistemas/suporte operacional, análise em biodiversidade, auditoria, ciências contábeis, design instrucional, educação corporativa, engenharia agronômica, engenharia civil, geoprocessamento, jornalismo/redes sociais, orçamento e finanças, planejamento e gestão, processos administrativos disciplinares, recursos humanos - administração de pessoal, recursos humanos -  desenvolvimento de pessoas e recursos materiais e logística.

Para tecnologista, as vagas são em biblioteconomia, economia, engenharia cartográfica, engenharia  florestal, estatística, geografia e programação visual/web-design.

O total da remuneração bruta poderá chegar a R$ 7.662,49 para os servidores sem titulação, a R$ 8.055,41 para os portadores de certificado de especialização, a R$ 8.448,33 para os portadores de título de mestre e a R$ 9.396,88 para os portadores de título de doutor.

Das 140 vagas, 118 são para o Rio de Janeiro e 22 para os seguintes estados: Amazonas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal, sendo 8 vagas reservadas para pessoas com deficiência e 8 para candidatos negros.

A seleção contempla aplicação de provas objetivas para todas as áreas de conhecimento dos cargos de analista e de tecnologista; aplicação de prova discursiva para o cargo de analista - área de conhecimento de análise de sistemas/desenvolvimento de sistemas; aplicação de prova prática para o cargo de analista - área de conhecimento de design instrucional e para o cargo de tecnologista - área de conhecimento de programação visual/webdesign.

A prova objetiva para os cargos de analista e tecnologista, exceto analista - área de conhecimento de análise de sistemas/desenvolvimento de sistemas, será realizada no dia 10 de abril de 2016, das 13h às 17h, segundo o horário oficial da cidade de Brasília-DF.

A prova objetiva para o cargo de analista - área de conhecimento de análise de sistemas/desenvolvimento de sistemas será realizada na cidade do Rio de Janeiro no dia 10 de abril de 2016, das 13h às 18h, juntamente com a prova discursiva.

Nível médio



Clique e veja mais!


Blogbraga/IBGE/CONCURSOS

Compartilhar no Whatsapp

Chuva traz vida nova ao "Velho Chico"

Sábado, 23 de Janeiro de 2016 / Brasil

Não só no leito do Rio São Francisco, mas também em todos os seus afluentes em Minas Gerais e na Bahia vem chovendo forte nos últimos cinco dias, fazendo com que o volume de água nos principais reservatórios responsáveis por mais de 60% da geração de energia para a Região Nordeste, volte a subir. O risco de racionamento  no abastecimento de água ainda não está descartado, mas a continuidade das chuvas traz otimismo para os gestores da Bacia Hidrográfica do São Francisco.

Somente da última terça-feira até ontem, o volume de água acumulado no Lago da Barragem de Sobradinho, a maior do Nordeste e que sozinha responde pela geração de 62% do sistema hidrelétrico da Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco)s últimos quatro dias, passou de  2,66% para 3,49%, com uma afluência (entrada de água no lago da barragem) de 1.500 metros cúbicos por segundo. Na última terça-feira essa afluência era de 1.370 metros cúbicos por segundo. Já Três Marias, no Norte de Minas gerais, passou de 11,06% para 14,29%, e Itaparica, na divisa da Bahia com Pernambuco, de 18,28% para 21,98%  em três dias.

Nas nascentes e leitos dos principais afluentes do Rio São Francisco na Bahia também tem chovido intensamente nos últimos dias, conforme os dados do Instituto do meio Ambiente da Bahia  (Inema).  O Rio Grande, o maior deles, que Bahia, que atravessa boa parte do Extremo Oeste até desaguar no velho Chico, subiu 2,4 metros de janeiro até agora. Somente ontem ele teve uma elevação de 75 centímetros por conta da grande quantidade de chuva ao longo do seu leito.

O local onde o Rio Grande deságua fica próximo à entrada do Lago de Sobradinho, e o rio é o último afluente perene do São Francisco até a sua foz, no Oceano Atlântico, na divisa entre os estados de Alagoas e Sergipe. O Rio  Grande nasce na divisa da Bahia com o Piaui e deságua no leito do São Francisco, na cidade de Barra.

Mais chuvas

O presidente do CHBSF, Anivaldo Miranda, disse que a boa notícia é que tem chovido acima da média nas cabeceiras do São Francisco e o seu principal afluente, o Rio das velhas, também acumula vazões elevadas. “Contudo, não há a menor hipótese de a curto prazo se alterar a vazão do lago de Sobradinho. É preciso acumular água e só então se e4studar quais medidas deverão ser adotadas. E isso a gente só vai avaliar com precisão a partir de março”, disse.

Previsões feitas pelos principais institutos de meteorologia no País indicam que nos próximos dias, que inclui o final de semana, o te,mpo continuará chuvoso na maior parte da Bahia, principalmente na região Oeste do Estado. Isto porque, a Zona de Convergência do Atlântico Sul, que já vem atuando há vários dias continua mantendo o céu encoberto e chuvoso em todo o Estado. A Zona de Convergência é caracterizada por uma extensa faixa e nebulosidade que atua desde o sul da Amazônia até o Sudeste e parte do Nordeste brasileiro.

As regiões onde esse sistema meteorológico influencia o tempo com maior intensidade são o Oeste, São Francisco, Norte, Chapada Diamantina, Sudoeste e Sul, onde estão previstos eventos de chuvas com intensidade moderada. No entanto, os maiores acumulados de chuvas deverão se concentrar no Oeste e São Francisco, podendo estas vir acompanhadas de trovoadas, típicas do verão.

Por outro lado, para as regiões Nordeste e Recôncavo, são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico quem ainda permanecerá influenciado o tempo, deixando o céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas. Porém, não se descarta a possibilidade de ocorrer chuvas mais expressivas, principalmente, nas localidades mais próximas ao litoral. Em Salvador e Região Metropolitana, mesmo com as chuvas, as temperaturas continuarão elevadas, variando entre  24°C e  33°C.

Rios sobem em todo vale do São Francisco

Com as fortes chuvas que vêm caindo em todo o Oeste Baiano e ao longo do Vale do São Francisco, a Barragem de Sobradinho se afasta do Volume Morto e já chega a 3,49%. Mais importante, contudo, é que os principais afluentes do Velho Chico na Bahia – Rio Grande, Rio Corrente e Rio Carinhanha – também registram vazões elevadas por causa das chuvas.

Nas nascentes do Velho Chico, no Norte de Minas gerais, após dois meses de seca, voltou a brotar água da nascente principal do rio São Francisco, situada no Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais. A informação foi divulgada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O ICMBio é uma uma autarquia em regime especial, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e integra o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).

Segundo a nota do órgão, a intensidade das chuvas registradas nas últimas semanas contribuiu para a recuperação do volume de água e normalizou a situação, após longo período de estiagem, considerado um dos maiores da região nos últimos 30 anos. A descoberta ocorreu após nascentes menores da região, também chamadas de olhos d’água, voltarem a jorrar.

Rio Corrente

Ele atravessa as cidades de Correntina e São Felix do Coribe. E Santa Maria da Vitória. É o segundo afluente do Rio São Francisco na Bahia. Nos últimos quatro dias subiu1,1 metro, graças ás chuvas e aos afluentes Rio do Meio e Arrojado.

Rio Grande

Principal afluente do São Francisco na Bahia, subiu 2,4 metros  nos últimos quatro dias, atingindo 2,6 metros até ontem.

Rio Preto

Afluente do Rio Grande, chegou a 2,09 metros na cidade de Mansidão, por onde passa.

Rio das Fêmeas

Afluente do Rio Grande, em Barreiras, tinha subido 3,75 metros em São Desidério

Volume dobra ao longo do leito

Com o acúmulo de água, proveniente das chuvas ao longo do seu leito, e com a contribuição das águas vindas dos seus principais afluentes, o Rio São Francisco. O professor Mário de Miranda, meteorologista da Universidade Federal da Paraíba (PB) e professor do Colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), no campus Juazeiro (BA), disse que com a continuidade das chuvas, a tendência é quer a vazão do Rio São Francisco dobre nos próximos 35 dias.

Ele se baseia no fato de que a vazão do Rio São Francisco em Minas Gerais é de mais de 3.500 metros cúbicos por segundo, enquanto na Bahia está passando 1.500 m3/s. Isso é resultado das fortes chuvas que estão ocorrendo na bacia do Rio São Francisco. Some-se a isso ao fato de que além da água que vem do Norte de Minas Gerais, tem chovido bastante nas cabeceiras dos rios Grande, Corrente e Carinhanha, importantes  afluentes na Bahia, além de municípios no entorno do vale e do Lago de Sobradinho, como, como Juazeiro, Petrolina, Casa Nova, Uauá, Canudos, Curaçá , Remanso e Sento Sé.


Blogbraga/Fonte: Tribuna da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Empresas com dívidas no Simples devem se regularizar até o dia 29

Sexta-feira, 22 de Janeiro de 2016 / Brasil

As empresas optantes do Simples que têm débitos terão que regularizar sua situação até 29 de janeiro (último dia de adesão ao Simples para o exercício 2016) para poder permanecer no sistema tributário simplificado. Quem não quitar ou parcelar seus débitos até essa data poderá ser excluído, em fevereiro, do sistema de tributação que unifica oito impostos e reduz a carga tributária.

De acordo com o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, as empresas podem parcelar os débitos tributários em até 60 meses. A quitação ou o parcelamento pode ser feito no site do Simples Nacional, com os valores corrigidos pela taxa Selic. Em caso de parcelamento, as quantias mensais devem ser de, no mínimo, R$ 300, sendo pagas sempre no último dia útil de cada mês.

O Sebrae alerta que, além da exclusão do Simples e do pagamento de multa, as micro e pequenas empresas que permanecerem inadimplentes ficam impedidas de obter financiamento e não podem realizar qualquer ação que envolva recursos públicos, como operações de crédito, incentivos fiscais e financeiros e celebração de convênios. Outra desvantagem para quem não está com as contas da Receita Federal em dia é a proibição de participar de licitações públicas.


Blogbraga/Ascom

Compartilhar no Whatsapp

Médicos do INSS voltam a atender após quatro meses de greve

Terça-feira, 19 de Janeiro de 2016 / Brasil

Após mais de quatro meses em greve, os médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem voltar ao trabalho na próxima segunda-feira, 25. A greve começou no dia 4 de setembro do ano passado. O presidente da Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP), Francisco Eduardo Cardoso, informou que será mantido o estado de greve e que os profissionais farão apenas o atendimento àqueles que ainda não se submeteram à perícia médica inicial. Segundo Cardoso, não estão descartadas novas paralisações.

"Só vamos fazer atendimentos emergenciais dos que não passaram pelas perícias. As perícias já dadas, casos de acidente de trabalho, aposentadoria especial, aposentadoria por invalidez - qualquer um desses serviços vai continuar paralisado. O foco é o atendimento inicial do auxílio-doença. Quem tiver perícia de prorrogação, nem adianta aparecer porque não vai ser atendido", disse o médico. Segundo Cardoso, o atendimento não será normalizado enquanto não houver avanço nas negociações com o governo.

A decisão de retornar ao trabalho foi tomada em assembleia geral extraordinária da categoria no último dia 16, conforme registra nota da ANMP divulgada à imprensa. "Os peritos médicos do INSS irão retornar aos postos de trabalho, em estado de greve, para manter apenas o atendimento essencial, ou seja, aqueles que ainda não se submeteram à perícia médica inicial. Os segurados que já se encontram amparados pelo benefício previdenciário têm seus direitos mantidos e deverão continuar recebendo", diz o texto.

Em nota divulgada nesta segunda-feira, 18, o instituto diz que o retorno dos peritos ao trabalho "permitirá ao INSS envidar esforços para uma rápida e completa regularização do atendimento à população, reduzindo o tempo de espera pela perícia médica e agilizando a conclusão dos processos represados". Além disso, o INSS informa que os direitos dos segurados e os efeitos financeiros dos benefícios concedidos retroagem à primeira data agendada, mesmo que a perícia médica tenha sido remarcada durante a paralisação.

Conforme estimativa divulgada pelo INSS no início deste mês, mais de 1,3 milhão de perícias deixaram de ser feitas desde o começo da greve. Entre as reivindicações dos profissionais está o aumento salarial de 27,5%, em no máximo duas parcelas anuais, a efetivação em lei da redução da carga horária de 40 horas para 30 horas semanais, a recomposição do quadro de servidores e o fim da terceirização da perícia médica, com retorno da exclusividade da carreira médica pericial.

Em nota divulgada no início do mês, o Ministério do Planejamento informou que o governo apresentou, em ofício enviado à Associação dos Médicos Peritos no dia 8 de dezembro, proposta que abrange a maioria dos pontos exigidos na mesa de negociação. De acordo com o ministério, os termos do acordo encaminhado aos peritos médicos incluem os mesmos itens oferecidos às demais categorias do funcionalismo, como reajuste de 10,8%, a ser pago em duas vezes, e reajuste dos benefícios sociais. 


Blogbraga/Agência Brasil

Compartilhar no Whatsapp

Morre aos 77 anos o jornalista Antônio Fernandes

Sexta-feira, 15 de Janeiro de 2016 / Brasil

Morreu no início da noite de quinta-feira (14), o radialista e jornalista Antônio Fernandes. Ele estava internado em uma unidade hospitalar em São Paulo depois de sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), há cerca de uma semana.

Fernandes tinha 77 anos e nasceu na cidade de Paudalho, no estado de Pernambuco. Trabalhou em diversas emissoras de rádio do País. Na região de Irecê, participou de campanhas políticas, e prestou serviço a rádio Irecê FM durante muitos anos. 

Foi locutor também da rádio Rural de Petrolina, rádio Juazeiro, rádio Subaé em Feira de Santana e passou pelo Sul da Bahia. Com sua voz grave e marcante, foi um grande incentivador de profissionais da comunicação que estão em atividade em Irecê nos dias de hoje.

O jornalista ainda teve passagens por rádios alagoanas, cariocas e mineiras. Um dos ícones do rádio nacional. Ele tinha uma boa voz associada ao conhecimento. Gostava muito de ler e era um excelente redator. A sua última passagem por Irecê foi em 2012, onde inclusive participou de uma campanha política no município de Central, gravando programas eleitorais.

Antônio Fernandes era casado com Ivone Macedo. O comunicador deixa oito filhos. O sepultamento será em São Paulo.


blogbraga/Repórter Luciano Castro correspondente de Irecê

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
Dupará Açaí Contabilidade Rondon Sportime Xikito LH Madeiras Extreme ASMAT Neli Jaú Paraíba Oeste Beton Online Sutrans P&F Guarda Municipal Açaí do Chiquinho Vida Farma DPVAT UMOB G7 NET Casa do Marceneiro Delícia DBT Imperial Dique Denuncia Minas Aço PM CISO SBS Luz motos Ofertas - Hiper Santo Antonio Casa da Ferramenta Global Grupo Marabá