Governo da Bahia

NOTÍCIAS

"MP Comunidade" atende população no oeste baiano

Quarta-feira, 09 de Outubro de 2019 / Região

A partir da próxima segunda-feira, dia 14, o Ministério Público estadual vai atender a população do oeste baiano por meio do programa ‘MP Comunidade’. No dia 14, a unidade móvel de atendimento do MP levará os serviços do Núcleo de Promoção da Paternidade Responsável (Nupar) aos Municípios de Angical; no dia 15, Riachão das Neves; no dia 16, São Desidério; no dia 17, Catolândia; e no dia 18 será a vez de Cotegipe.

A previsão é que sejam realizadas um total de 900 audiências, sendo cerca de 250 somente em São Desidério. Serão prestados atendimentos gratuitos à população na área cível, tais como ações de reconhecimento de paternidade, DNA, acordos de alimentos, retificações e outras questões atinentes ao registro civil. Os atendimentos contarão com a participação de promotores de Justiça e servidores do Nupar do MP.

 


Blogbraga/MP/BA

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: SAMU CONSTATA ÓBITO DE HOMEM ENCONTRADO DEITADO EM UMA CALÇADA NO POMBAL

Quarta-feira, 09 de Outubro de 2019 / Região

Na manhã desta quarta-feira (08), Rivaldo Raimundo Gonçalves, 48 anos de idade, foi encontrado deitado em uma calçada próximo a um bar no bairro Pombal em Barreiras.

Segundo informações, o que de fato chamou a atenção é que Rivaldo teria dito que iria dormir um pouco na calçada. Após um bom tempo, as pessoas notaram que não havia respiração e acionaram o SAMU que por sua vez prestou atendimento constatando o óbito do cidadão.

A causa provavelmente teria sido infarto fulminante, ou mesmo morte natural. Segundo relato de parentes ao BlogBraga, Rivaldo morava sozinho na Rua Serra Negra, bem próximo ao local onde morreu. Recolhia materiais recicláveis, já foi casado e tinha quatro filhos.

Excelente pedreiro, mas por conta da separação, teria se entregue ao vício alcoólico. Não mexia com ninguém e pedia dinheiro às pessoas a fim de sustentar o alcoolismo. A família procurava ajudar oferecendo alimentação e outros suportes necessários. Rivaldo não admitia que estava doente e que precisava de ajuda.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

VÍTIMA DE ACIDENTE DE MOTO NO MUNICÍPIO DE BARRA NÃO RESISTE E MORRE NO HOSPITAL DO OESTE EM BARREIRAS.

Quarta-feira, 09 de Outubro de 2019 / Região

Luciano Santiago dos Anjos, 25 anos, natural de Barra/BA, residente no povoado Pajaú Joaquim Velho, zona rural do município de Barra, conduzia sua motocicleta neste domingo (06), em uma estrada da comunidade de Lagoa do Divino, zona rural de Barra quando sofreu um acidente.

Na ocasião Luciano foi socorrido e por fim conduzido para o Hospital do Oeste em Barreiras onde apesar de todo esforço médico, não resistiu aos graves ferimentos vindo a óbito nesta terça-feira (08) por volta das 16:00h.

O corpo foi necropsiado no necrotério do DPT de Barreiras e após documentação liberado aos familiares para o sepultamento.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

VÍTIMA DE CRIME BRUTAL EM RIACHÃO DAS NEVES NÃO RESISTE AOS FERIMENTOS E MORRE NO HOSPITAL DO OESTE EM BARREIRAS.

Quarta-feira, 09 de Outubro de 2019 / Região

Jefferson Lopes de Brito, 32 anos, natural de Riachão das Neves/BA, foi vítima de tentativa de homicídio fato ocorrido no domingo (29/09) em sua residência no município de Riachão das Neves/BA.

De acordo com informações policiais, Jefferson estava em sua casa com alguns amigos quando após uma suposta discussão, foi surpreendido por uma das pessoas que desferiu um golpe de facão. Mesmo ferido Jefferson saiu correndo pedindo socorro quando então caiu no chão e recebeu um segundo golpe de facão. Uma segunda pessoa ainda teria chutado a vítima na cabeça várias vezes fugindo em seguida.

Jefferson que estava agonizando, foi socorrido por populares e levado até o Hospital de Riachão das Neves e transferido em estado grave para o Hospital do Oeste em Barreiras no mesmo dia (domingo). Apesar do esforço da equipe médica, o paciente não resistiu aos ferimentos vindo a óbito nesta terça-feira (08), com isso o crime de homicídio tentado, passou a ser homicídio consumado.

O corpo de Jefferson passou por exame de necropsia no DPT e após documentação necessária, liberado aos familiares para o sepultamento que acontece nesta quarta-feira (09).

A Polícia Civil de Riachão investiga o crime e tem informações a respeito dos suspeitos.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE IRECÊ: Prefeitura de Barra anuncia processo seletivo para preenchimento de vagas temporárias

Quarta-feira, 09 de Outubro de 2019 / Região

A Prefeitura de Barra, na região do Vale do São Francisco, anunciou através de uma emissora de rádio local, que irá realizar processo seletivo para preenchimento de vagas temporárias nas áreas da saúde e educação.

As vagas serão para os cargos de Professor, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Condutor de ambulância SAMU e Odontólogo. A expectativa é que o edital seja divulgado em até 45 dias. Segundo a anúncio, até 50 vagas poderão ser disponibilizadas.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

POLÍCIA CIVIL APRESENTA BICICLETAS DE PROCEDÊNCIA DUVIDOSA EM BARREIRAS

Quarta-feira, 09 de Outubro de 2019 / Região

Foram apresentadas por Policias Civis de Barreiras, três bicicletas que estavam escondidas em uma residência no bairro Churupita, propavelmente produto de roubo/furto.

Ainda não foram localizadas as vítimas. A Polícia pede para que os proprietários que reconhecerem os bens, compareçam na delegacia com a nota fiscal para resgatá-lo.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Detran informatiza Retran de Ibotirama para oferta de serviços de veículos e habilitação

Quarta-feira, 09 de Outubro de 2019 / Região

Ibotirama, na Vale do São Francisco, possui uma frota estimada em mais de 10 mil veículos. Para facilitar a vida dos proprietários na busca de serviços do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), o órgão informatizou a 2ª Regional de Trânsito (Retran), localizada no município. Na unidade, também foi implantado o sistema do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach). Os investimentos em tecnologia serão entregues nesta quinta-feira (10) e integram as ações do projeto de descentralização das atividades do Detran-BA. 

Pelo sistema Renach, estarão disponíveis os procedimentos de primeira habilitação, renovação e segunda via da carteira, mudança de categoria e exame de reciclagem, entre outros. A identificação dos condutores será por meio da biometria e fotografia digital, em tempo real, o que vai dar celeridade ao atendimento. 

Na 2ª Retran, o cidadão poderá realizar os seguintes serviços relacionados a veículos: primeiro emplacamento, transferência, licenciamento, alteração de características, vistoria, gravação ou regravação de chassi, abertura de processo sobre clonagem, alienação ou desalienação, além da emissão da segunda via de documentos e defesa prévia em recebimento de notificações. 

As intervenções em Ibotirama terão abrangência direta sobre as cidades de Morpará e Muquém do São Francisco e vai desafogar a demanda na 30ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), que funciona em Seabra. “A cada link do sistema informatizado que abrimos, colocamos os nossos serviços mais próximos das pessoas que vivem em localidades menores, para evitar que elas tenham que se deslocar até municípios maiores, o que representa economia e melhoria na qualidade de vida”, destacou o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel.


Blogbraga/DETRAN-BA – Departamento Estadual de Trânsito da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Jogo de futebol termina em pancadaria em Xique-Xique

Quarta-feira, 09 de Outubro de 2019 / Região

Um jogo do Campeonato Municipal, equivalente à terceira rodada, terminou em pancadaria generalizada na noite do último domingo (06), em Xique-Xique, na região do Vale do São Francisco.

A partida entre Rio Negro e Praças foi interrompida no final do segundo tempo, após os jogadores das duas equipes se desentenderem e saírem no tapa.

Segundo a imprensa local, o estádio Dr. Hélcio Bessa estava com arquibancadas lotadas e torcedores também se estranharam. A Polícia Militar estava presente na partida, mas se ausentou antes do término do jogo.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Estudantes da UFOB visitam instalações do sistema de tratamento de esgoto de Barreiras

Quarta-feira, 09 de Outubro de 2019 / Região

Os alunos de Nutrição da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) visitaram, na última sexta-feira (4), as instalações da estação de tratamento de esgoto operada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) em Barreiras. Na oportunidade, cerca de 30 estudantes conheceram como funciona o sistema que coleta 70% dos esgotos domésticos da sede do município, e que são levados para tratamento para retorno ao meio ambiente sem causar prejuízos ou contaminação dos rios ou do lençol freático. No final de setembro, no dia 24, a atividade foi realizada com 20 estudantes de Química e Engenharia Civil da instituição de ensino.

Durante as visitas, eles puderam esclarecer dúvidas que envolvem todo o sistema de esgotamento sanitário que vem proporcionando mais qualidade de vida para a população de Barreiras. “Antes do tratamento final, os esgotos domésticos coletados são direcionados, por gravidade, até uma parte mais baixa da bacia de esgotamento, onde são bombeados por uma das 19 elevatórias distribuídas pela cidade. Nestas estruturas também ocorre o processo de tratamento preliminar para separação e retirada dos resíduos sólidos, lançados indevidamente na rede de esgoto, principalmente no período das chuvas”, explicou o engenheiro sanitarista e ambiental da Embasa, Anco Márcio dos Santos Costa.

A assistente social da Embasa, Geisa Mendes, reforçou que, independentemente do nível de conhecimento dos estudantes, é importante que eles conheçam o processo de tratamento.  “Existe todo um trabalho desenvolvido para que o esgoto seja coletado nos imóveis até a estação de tratamento e que demanda tecnologia e investimentos contínuos por parte da Embasa para que este sistema se mantenha funcionando 24 horas por dia”, explica.

Desde a implantação deste novo sistema, a cobertura em Barreiras saiu de 8% para 70% no período de cinco anos, garantindo a prestação do serviço para cerca de 40 mil imóveis na sede do município. Com a manutenção dos investimentos, a previsão é que esta cobertura atinja, até o próximo ano, 80% dos imóveis da cidade. Os estudantes da UFOB também conheceram as instalações do sistema de abastecimento que capta a água do Rio de Ondas, leva para a estação de tratamento e distribui dentro dos parâmetros de qualidade exigidos pelo Ministério da Saúde para população.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação da Embasa

Compartilhar no Whatsapp

RONDESP OESTE: PROPRIETÁRIO RECUPERA BICICLETA QUE FOI ROUBADA EM BARREIRAS

Quarta-feira, 09 de Outubro de 2019 / Região

Na manhã dessa quarta-feira (09), compareceu na sede da RONDESP OESTE, o proprietário da bicicleta que foi encontrada abandanoda no bairro Vila Brasil, na cidade de Barreiras.

Após a apresentação da Nota Fiscal, a bicicleta que foi furtada do interior de uma residência, foi devolvida ao proprietário.

RONDESP OESTE
"Braço forte do Oeste baiano"


Blogbraga/RONDESP OESTE

Compartilhar no Whatsapp

UNIFASB participa de encontro com faculdades ibero-americanas de Direito, no Uruguai

Quarta-feira, 09 de Outubro de 2019 / Região

O Centro Universitário São Francisco de Barreiras (UNIFASB) marcou presença no Encontro da Rede Ibero-Americana de Escolas e Faculdades de Direito, realizado entre os dias 3 e 5 deste mês, no Uruguai, com dois dias de programação em Montevideo e um na cidade de Punta del Este. Nesta edição, a UNIFASB, que participa da rede desde 2013, foi representada pelos professores Aderlan Messias de Oliveira e Marcus Vinicius Aguiar Faria. O evento, que ocorre todos os anos, tem como objetivo estreitar parcerias para permitir aos acadêmicos e professores ampliar os conhecimentos sobre os diversos regimes jurídicos aplicados pelo mundo.

A participação da UNIFASB nesse projeto, que congrega mais de 40 instituições de ensino da América Latina, já proporcionou diversos momentos de integração. Grupos de alunos e professores da instituição já estiveram em Santiago, capital do Chile, para um intenso roteiro, com palestras e visitas técnicas a entidades educacionais e do sistema jurídico. Por outro lado, recebeu estudantes da Universidad Bernardo O’Higgins, ocasião em que apresentou as práticas do Direito no Brasil e permitiu o intercâmbio cultural. Outro importante momento, fruto dessa parceria, foi o Congresso Internacional de Direito, sediado pela UNIFASB em 2014.


Blogbraga/Araticum Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: Estudantes da COOPEB presenteiam alunos da Escola Alberto Amorim durante festa antecipada do Dia das Crianças

Quarta-feira, 09 de Outubro de 2019 / Região

Ação foi proposta pelo Corpo de Bombeiros, que promoveu banho de mangueira aos participantes.

A tarde desta terça-feira (08) foi bem especial para dezenas de crianças da Cooperativa Educacional de Barreiras (COOPEB) e da Escola Alberto Amorim.
Em uma ação proposta pelo 17º Grupamento de Bombeiros Militar sob o comando do Tenente BM João Rodrigues, várias turmas de educação infantil das duas unidades de ensino se reuniram no pátio da cooperativa para comemorar, de maneira antecipada, o Dia das Crianças.

A programação incluiu dança, música, brincadeiras, lanche e distribuição de brinquedos. Os presentes foram doados pelas crianças da COOPEB aos alunos da Escola Alberto Amorim. 

Ao final do evento, para completar a diversão, a criançada participou de um banho de mangueira nos caminhões dos bombeiros. Pela alegria dos estudantes, tanto os anfitriões quanto os visitantes adoraram a iniciativa.


Blogbraga/Reportagem Marlon

Compartilhar no Whatsapp

OESTE DA BAHIA: ADAB saneia propriedades com focos de Brucelose e Tuberculose

Terça-feira, 08 de Outubro de 2019 / Região

A ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) erradicou  focos de Brucelose e Tuberculose bovina no município de Catolândia, oeste da Bahia. Na primeira propriedade, após testes sorológicos, foi detectada que três fêmeas leiteiras eram reagentes a brucelose e, para evitar a disseminação, os animais foram imediatamente encaminhados ao sacrifício sanitário. Após a ação, todo o rebanho foi avaliado para afastar a hipótese de contaminação. “Nesse caso, a propriedade permaneceu interditada até a conclusão do saneamento e só foi liberada após a constatação de que não havia nenhum outro animal doente. Na fazenda, solicitamos também que todas as fêmeas com idade superior a oito meses  fossem vacinadas coma a RB51”, explicou a fiscal estadual agropecuária, Kátia Pedrosa. Já em outra propriedade de Catolândia foi detectada a Tuberculose e a fêmea sacrificada.      

No oeste, um cronograma para capacitação de agentes vacinadores é executado através de médicos veterinários da Gerência Regional de Barreiras. No último sábado(5), técnicos do escritório da ADAB se reuniram com criadores do município de Angical para tratar, entre outros assuntos, da importância da vacinação contra a Brucelose para a defesa dos rebanhos e da saúde pública além da vacina contra a Febre Aftosa, doença que conta com campanhas intensivas.

A ADAB marca presença firme no oeste da Bahia através de ações de fiscalização e inspeção rotineiras. “Manter a sanidade do rebanho e assegurar produtos seguros na mesa é a nossa missão”, destacou o diretor-geral da Autarquia, Maurício Bacelar, que esteve na região reforçando a importância de vacinação nas bezerras entre 3 e 8 meses de idade contra a Brucelose. “Depois de vacinar, é indispensável que os proprietários informem os escritórios da ADAB”, lembra Maurício.   

A Brucelose é uma zoonose (doença transmitida ao homem) e afeta bovinos, bubalinos, ovinos, equinos, suínos, dentre outras espécies.


Blogbraga/Ascom/Adab Silvana Hinain

Compartilhar no Whatsapp

NOTA DE PESAR DA CÂMARA DE VEREADORES DE BARREIRAS

Terça-feira, 08 de Outubro de 2019 / Região

A Câmara Municipal de Barreiras, lamenta profundamente o falecimento da jornalista Bruna Alves Pires, 31 anos, ocorrido na noite desta segunda-feira no Hospital do Oeste. Bruna estava internada desde o dia 22 de setembro, vítima de um acidente de trânsito.

Bruna Pires era formada em Jornalismo pela Faculdade São Francisco de Barreiras e atuou em Assessoria de Imprensa, até ser contratada para trabalhar na TV Oeste, como produtora. Atualmente era produtora da TV Câmara de Barreiras.

O Legislativo Municipal apresenta as mais sinceras condolências aos amigos e familiares de Bruna Pires.


Blogbraga/Assessoria da Câmara de Vereadores de Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: CAMINHÃO CARREGADO DE ARROZ DESLIZA E SAI DA PISTA NA SERRA DO SACO

Terça-feira, 08 de Outubro de 2019 / Região

Um acidente envolvendo um caminhão carregado com fardos de pacotes de arroz deslizou enquanto chovia levemente na Serra do Saco na BR-242 em Barreiras no começo da noite desta terça-feira (08).

O motorista tentou frear, mas virou passageiro do caminhão descontrolado que invadiu a contramão, saiu da pista derrubando algumas árvores.

Apesar do susto, as três pessoas que estavam no caminhão focaram feridas sem gravidade e foram socorridas por uma equipe do SAMU.

Uma parte da pista de rolamento ficou interditada e a carga ficou espalhada pela pista e nas margens da rodovia.

A Polícia Rodoviária Federal esteve no local, registrou o acidente e sinalizou a via que formou uma fila de veículos sentido Salvador. Um guincho era aguardado para a remoção do caminhão.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: DELEGACIA DE HOMICÍDIOS DIVULGA NOVA LISTA DE CRIMINOSOS PROCURADOS FORAGIDOS

Terça-feira, 08 de Outubro de 2019 / Região

A Delegacia de Homicídios de Barreiras (DHPP), divulgou nova lista de indivíduos com mandado de prisão decretados e que estão foragidos. Os alistadas são acusados de crime de homicídio.

Alguma informação do paradeiro dos procurados pela Polícia, por favor ligar para o Whatsapp DENÚNCIA (77) 99996-5361

Polícia garante sigilo total de identidade.


BlogBraga/ Repórter Paiva/ DHPP Barreiras/ 11ª COORPIN

Compartilhar no Whatsapp

Dupla é presa por tráfico de drogas em Barreiras

Terça-feira, 08 de Outubro de 2019 / Região

Por volta das 18h45min desta segunda-feira (07), durante patrulhamento tático no bairro Jardim Ouro Branco em Barreiras, a guarnição visualizou um veículo VW/Polo, cor prata de placa KHV-3847, com o vidro traseiro totalmente quebrado  Foi dada voz de abordagem, momento este em que um indivíduo desembarcou do carro e tentou fugir, sendo alcançado pela Guarnição.

Dentro do veículo foi encontrado outro indivíduo além de 13 trouxas de substância aparentando ser maconha. Diante dos fatos os indivíduos e o veículos foram apresentados a delegacia em Barreiras onde foi lavrado flagrante por tráfico de entorpecentes conforme ocorrência.

Indivíduos conduzidos:

- Pedro Henrique, 23 anos;
- Wallas Diorge, 23 anos.

Material apreendido: 

- 13 trouxas de substância aparentando ser maconha(280g);
- R$ 450,00;
- 01 balança de precisão;
- 01 corrente dourada;
- um aparelho celular iPhone.


Blogbraga/RONDESP OESTE

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: PASSEIO CICLÍSTICO ‘SOMOS TODOS BIKE’ ENCERRA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO POR MAIS RESPEITO PELO TRÂNSITO – POLÍCIA MILITAR E GRAER PARTICIPAM ATIVAMENTE

Terça-feira, 08 de Outubro de 2019 / Região

Somos Todos Bike!

Helicóptero Guardião 01 - GRAER

Neste sábado (05), foi realizado o passeio ciclístico Somos Todos Bike, que encerrou a campanha de conscientização por mais respeito no trânsito e que também levou o nome Somos Todos Bike. A campanha foi idealizada por membros da sociedade civil, grupos de ciclistas e Comando de Policiamento da Região Oeste, e contou com apoio e patrocínio de diversos empresários locais.

A divulgação se deu através das mídias sociais, imprensa, outdoors, panfletagem realizada por voluntários, dentre outros meios de comunicação, objetivando conscientizar o pedestre, ciclista e motorista a respeito das regras de trânsito e principalmente, do respeito e empatia no trânsito!

O passeio ciclístico contou com a participação de mais de 200 ciclistas que saíram da BR 242, nas proximidades da UNEB, e foram até a Praça novo Tempo, realizando panfletagem e com carro de som que alertava a todos para a necessidade de uma convivência pacífica entre todos os usuários das vias de tráfego.

Ao final do pedal, o Helicóptero do GRAER teve uma bela participação. A aeronave da PMBA sobrevoou o local do passeio ciclístico e pousou na Praça Novo Tempo, onde os ciclistas puderam tirar fotos com os pilotos da aeronave, numa interação que é a marca do Comando atual da PMBA: aproximação da PM e comunidade.

O projeto Somos Todos Bike surgiu da junção dos projetos Conviva, de grupos ciclísticos e Pedalando na Corrente do Bem, do CPR-O; diversas personalidades atuantes da cidade de Barreiras uniram forças para garantir sua efetividade.

Prefeito Zito Barbosa também prestigiou...

Os frutos colhidos são a promessa do prefeito da cidade, Exmo. Sr Zito Barbosa, de ampliar a malha de ciclovias na cidade e a instalação de placas de advertência em todos os trechos onde há grande volume de ciclistas. Além disso, está sendo formada uma associação desportista com corredores de rua e ciclistas para melhorar o uso da via pública e a prática desses esportes que tem sido crescentes. A ideia é garantir uma convivência melhor no trânsito, mais prática de atividade física e a proteção do meio- ambiente, com menos carros circulando pelas vias.                                                                                 

OESTE UNIDO, OESTE FORTE!

SOMOS TODOS BIKE!

PMBA E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM!


BlogBraga/ Repórter Paiva/ CPR-O PMBA

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: JORNALISTA VÍTIMA DE ACIDENTE NÃO RESISTE E VEM A ÓBITO NO HOSPITAL DO OESTE

Terça-feira, 08 de Outubro de 2019 / Região

Bruna Alves Pires

A jornalista Bruna Alves Pires, 31 anos, não resistiu aos graves ferimentos em decorrência de um acidente automobilístico que aconteceu no dia 22/09 (domingo), na BR-242 KM 798. Na ocasião três veículos envolveram-se.

Infelizmente a mãe da jornalista, identificada como Elizabeth Alves Pires de 61 anos, veio a óbito no local, já Bruna foi socorrida por uma ambulância do SAMU e encaminhada em estado grave para o Hospital do Oeste onde ficou internada por 15 dias e apesar de todo esforço da equipe médica, veio a óbito pouco depois das 18:00h desta segunda-feira (07).

Lamentamos sinceramente a perda junto à família, parentes e amigos.

Veja matéria relacionada no link abaixo:

http://blogbraga.com.br/?Pagina=Noticias&Titulo=barreiras-pelo-menos-oito-ficam-feridos-e-uma-mulher-morta-apos-colisao-entre-tres-veiculos-na-br-242-proximo-a-entrada-do-aeroporto&Id=69306


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

ENTRADAS NO NECROTÉRIO DO DEPARTAMENTO DE POLÍCIA TÉCNICA DE BARREIRAS

Terça-feira, 08 de Outubro de 2019 / Região

Vítimas de acidente ou morte considerada violenta, são acolhidas no Departamento de Polícia Técnica para realização de exame de necropsia a fim de poder determinar a causa do óbito através do profissional médico legista, e em determinados casos, minuciosos exames laboratoriais científicos.

No DPT de Barreiras deram entrada as vítimas:

Weldem Macário Nascimento, 45 anos, natural de Vitória da Conquista/BA, vítima de acidente fatal automibilístico ocorrido no setor 19 Projeto Formoso, zona rural de Bom Jesus da Lapa/BA. O acidente aconteceu por volta das 18:20h deste domingo (06).

Rafael Rodrigues Farias, 26 anos, natural de Bom Jesus da Lapa/BA, vítima de homicídio onde foi alvejado com mais de 40 disparos de arma de fogo em uma residência localizada na Travessa Flamengo no bairro Amaralina em Bom Jesus da Lapa- BA. O crime aconteceu neste domingo (06) pouco depois das 13:00h.

O corpo foi transferido para o Departamento de Polícia Técnica de Barreiras para necropsia.

Veja matéria relacionada no link abaixo:

http://blogbraga.com.br/?Pagina=Noticias&Titulo=jovem-e-assassinado-em-bom-jesus-da-lapa&Id=70078

Oeriton Carvalho de Souza, 42 anos, natural de Bom Jesus da Lapa/BA, residia na Agrovila 21 em Serra do Ramalho/BA. Atualmente estava em uma cela na cadeia pública de Bom Jesus da Lapa. O exame de necropsia poderá determinar a causa.

Erlan Marques sendo socorrido

Erlan Marques de Santana, 34 anos, natural de Arataca/BA, vítima de acidente por atropelamento, na BR-020, zona urbana de Luís Eduardo Magalhães por volta das 07:50h desta segunda-feira (07).

De acordo com registro policial, a vítima teria sofrido um surto psicótico e ainda teria procurado atendimento na UPA da cidade de LEM, todavia, antes do atendimento Erlan saiu correndo sem direção e então se dependurado no fundo de uma caçamba. Quando a mesma foi entrar no bairro Santa Cruz, a vítima pulou do veículo e saiu correndo. Em seguida teria tentado pular em outro caminhão mas que poucos metros depois caiu após se desequilibrar sendo atropelado.

Apesar de ser socorrido e encaminhado pelo SAMU para o Hospital do Oeste, Erlan não resistiu e veio a óbito no referido hospital por volta das 14:00h.

Veja matéria do acidente através do link abaixo:

http://blogbraga.com.br/?Pagina=Noticias&Titulo=samu-socorre-vitima-de-acidente-de-transito-tipo-atropelamento-em-luis-eduardo-magalhaes&Id=70075


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

UNIDADE DO CORPO DE BOMBEIROS SERÁ INSTALADA EM BOM JESUS DA LAPA

Terça-feira, 08 de Outubro de 2019 / Região

Acompanhei o prefeito Eures Ribeiro e o deputado federal licenciado e secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Deputado Sérgio Brito, em audiência com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militares da Bahia, coronel Francisco Luiz Telles de Macedo, que nos confirmou a instalação de um subgrupamento com 33 bombeiros no município, beneficiando também Sítio do Mato, Paratinga, Serra do Ramalho e região. A Prefeitura de Bom Jesus da Lapa vai investir R$1,5 milhão para a instalação da unidade e a compra do caminhão e a emenda parlamentar de R$ 1,2 milhão de Sérgio Brito servirá para aquisição de equipamentos e viaturas. Atualmente os serviços são prestados pela unidade de Barreiras, distante 300 quilômetros de Bom Jesus da Lapa.  

Uma equipe técnica do Corpo de Bombeiros vai ao município na próxima semana para, junto com o prefeito, analisar um local com características apropriadas para instalação da nova sede. Coronel Telles nos garantiu que a unidade será uma das mais bem equipadas do interior. Bom Jesus da Lapa se destaca na produção de frutas, no turismo religioso, com a terceira maior romaria do país e que atrai dois milhões de visitantes, e produção de energia solar. Agora, com a autorização da licitação para o novo aeroporto, o Corpo de Bombeiro será fundamental para garantir os voos regulares e oferecer à população e turistas reforço da segurança. Estavam presentes também os secretários municipais de Finanças e Turismo, Gildásio Júnior e Edna Oliveira, respectivamente, e o padre Roque. Tenho muito orgulho de trabalhar ao lado de Eures Ribeiro, Sérgio Brito, vereadores, secretários e nosso grupo político nestas conquistas históricas para Bom Jesus da Lapa.


Blogbraga/DEPUTADO ESTADUAL EDUARDO SALLES

Compartilhar no Whatsapp

Presidente da Abapa representa cotonicultores brasileiros em evento internacional em Genebra, na Suíça

Terça-feira, 08 de Outubro de 2019 / Região

O presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Júlio Cézar Busato, representou nesta segunda-feira (7) os cotonicultores brasileiros no World Cotton Day [Dia Mundial do Algodão, na tradução em inglês]. Na função de vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), ele acompanhou a ministra da agricultura, Tereza Cristina, no evento realizado em Genebra, na Suíça. Organizado pela Organização Mundial do Comércio (OMC), ligado às Nações Unidas (ONU), o World Cotton Day tem o objetivo de marcar um dia de reflexão sobre a importância da cultura do algodão como vetor de desenvolvimento econômico e social em todo o Mundo.

Ao representar a presidência da Abrapa, Busato cumpriu uma agenda de reuniões ao longo do dia que tratou de temas como crescimento da produção, comércio internacional do algodão e perspectivas para o futuro do setor. “Este é um dia para os principais atores envolvidos diretamente no setor do algodão – governos, produtores, consultores, indústrias têxteis – de todo o mundo, debateram a importância da produção de algodão de forma sustentável para o desenvolvimento socioeconômico e geração de renda beneficiando famílias no campo”.  Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Produto Interno Brasileiro (PIB) da cadeia produtiva do algodão do Brasil movimenta cerca de US$ 74,11 bilhões, considerando as vendas de produtos de confecção. A cadeia gera emprego e renda para 1,2 milhão de trabalhadores.

Durante o discurso no evento, a ministra Tereza Cristina ressaltou o comprometimento do setor do algodão com o meio ambiente e a liderança brasileira quando se trata de Sustentabilidade. O Brasil é o segundo maior exportador de algodão e é líder mundial na certificação socioambiental do produto, com mais de 80% da sua produção certificada. A representante brasileira também destacou a necessidade de medidas que promovam um comércio internacional “justo, aberto, transparente e previsível”, conforme pretendido pela Organização Mundial do Comércio desde sua criação. Ainda segundo o Mapa, a produção nacional de algodão cresceu 226% nos últimos 20 anos. Na safra 2017/18, o Brasil colheu 2,2 milhões de toneladas de pluma, 11% da produção mundial.


Blogbraga/Assessoria de Imprensa Abapa

Compartilhar no Whatsapp

Irecê: DTE apreende cocaína e balança de precisão em residência

Terça-feira, 08 de Outubro de 2019 / Região

Policiais da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes – DTE, em Irecê, que tem o comando do delegado Alex Nunes, apreendeu na tarde desta segunda-feira (07) cocaína e uma balança de precisão.

O material estava dentro de uma mochila que estava no interior de uma em residência, localizada no bairro Boa Vista, em Irecê. Os agentes chegaram até o local, após denúncia anônima. As informações são da DTE.

Segundo a DTE, todo material apreendido foi avaliado em R$ 30 mil reais. Ninguém foi preso.

Material apreendido:

197 pinos de cocaína;

1.200 pinos plásticos vazios para acondicionar drogas;

600 gramas de cocaína em pó, pronta para venda;

01 balança de precisão.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Confira o resultado da eleição para o Conselho Tutelar de Irecê

Terça-feira, 08 de Outubro de 2019 / Região

Diversas pessoas do município de Irecê deixaram suas residências neste domingo (06) para exercerem a cidadania por meio da escolha dos novos conselheiros tutelares, pelos próximos quatro anos.

Filas se formaram no Colégio Luiz Viana Filho (Colégio Centro), local escolhido para a realização do pleito, que ocorreu das 08 às 17h. 19 candidatos disputaram as cinco vagas.

Pelo menos 8500 pessoas compareceram para votar, sendo que o candidato Wilson Machado dos Santos foi o mais votado com 916 votos, seguido de Charles Nildo José dos Santos com 884 votos, David Luan de Souza - 802 votos, Arleide Conceição Lima Dourado – 698 votos e Maria Delian Ferreira Batista – 629 votos.

Todos os novos conselheiros serão empossados no dia 10 de Janeiro de 2020, para mandato válido até 09 de Janeiro de 2024.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

João Dourado: Um dos 5 foragidos de delegacia morre em confronto com a polícia

Terça-feira, 08 de Outubro de 2019 / Região

Um dos cinco presos que fugiram da carceragem da Delegacia de Polícia Civil de João Dourado, região de Irecê, foi morto em confronto com a polícia.

De acordo com informações da corporação, um dos fugitivos havia entrado em uma casa no final da Rua B, no bairro Novo Canal. A PM fez o cerco e houve troca de tiros.

Ferido, o foragido identificado por Lucyan Phelipe chegou a ser encaminhado para o hospital do município, mas não resistiu aos ferimentos. O corpo foi encaminhado para o Departamento Polícia Técnica (DPT), em Irecê.

Outro fugitivo, Manoel Messias Junior foi recapturado pela Polícia Militar no terminal rodoviário da cidade. Os outros três continuam foragidos.

Fuga

A fuga ocorreu na noite deste domingo (06) por volta das 19h. Em nota divulgada, a Polícia Militar não informou detalhes de como ocorreu a fuga, mas se pressupõe que os internos serraram as grades da cela onde eram mantidos. Ainda continuam nas ruas, Alex da Silva Andrada, Alisom Nogueira Alecrim e Antônio Serafim da S. Júnior.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: VÁRIAS OCORRÊNCIAS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER SÃO REGISTRADAS NA DELEGACIA DE POLÍCIA

Segunda-feira, 07 de Outubro de 2019 / Região

Violência, ameaça de morte à companheira e enteada de 11 anos, agressão física, danos à propriedade e descumprimento de medida protetiva foram alguns dos casos registrados na Delegacia de Polícia em Barreiras. A Polícia Militar apresentou os acusados diante da autoridade competente. Infelizmente a agressão contra a mulher e violência doméstica não param de acontecer.

VIOLÊNCIA:

Um homem de 45 anos, foi apresentado na Delegacia por uma guarnição da Polícia Militar pelo fato do mesmo ser acusado de agredir fisicamente sua ex-companheira de convívio uma senhora de 53 anos de idade. Como se não bastasse, ainda quebrou vários utensílios domésticos na residência da vítima.

O caso de violência contra a mulher aconteceu neste sábado (05), por volta das 13:40h no bairro Vila Amorim em Barreiras. O agressor vai responder diante da Justiça por: Dano; Injúria; Lesão Corporal Culposa e Violação de domicílio.

AMEAÇA

Foi preso em flagrante um homem de 49 anos, natural de Aurelino Leal/BA, pelo fato de ter ameaçado com uma faca sua companheira de 35 anos de idade. O caso aconteceu no Residencial São Francisco em Barreiras.

O homem responderá pelo crime de Ameaça Lei 2848 Art. 147.

AMEAÇA CONTRA MULHER E CRIANÇA

Um homem fez sérias ameaças de morte sua companheira de convívio de 27 anos de idade e também sua enteada uma criança de apenas 11 anos. O caso aconteceu neste domingo (06), no bairro Samambaia em Santa Rita de Cássia/BA. Provavelmente por medo, a vítima decidiu não representar contra o agressor.

AMEAÇA E DESCUMPRIMENTO DE MEDIDA PROTETIVA

Um homem de 43 anos foi detido e apresentado na Delegacia de Barreiras pelo motivo de ter praticado ameaça de morte e também ter descumprido Medida Protetiva contra sua ex-companheira de 40 anos de idade, chegando a invadir a residência da mesma.

O fato aconteceu no sábado (05), por volta das 22:30h no Povoado Vereda do Sapé, município de Baianópolis/BA.

O acusado responderá pelo crime de Ameaça; Descumprimento de Medida Protetiva e Violação de Domicílio.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: CPR-O FAZ ARRECADAÇÃO PARA A CAMPANHA “LIGADAS POR FIOS” EM PROL DE MULHERES E CRIANÇAS COM CÂNCER

Segunda-feira, 07 de Outubro de 2019 / Região

O Comando de Policiamento da Região Oeste (CPR-O) está recebendo mechas de cabelo, bonés, turbantes e lenços para doar a mulheres e crianças com câncer. A arrecadação faz parte da Campanha “Ligadas por fios” promovida pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) da Bahia, através da Superintendência de Prevenção a Violência com o apoio das diversas instituições que compõem a SSP.

A Campanha, que faz parte do Outubro Rosa, tem como objetivo recolher, em doações, partes de cabelos a fim de confeccionar perucas para serem entregues a mulheres e crianças no processo de tratamento da doença. Lenços, turbantes e bonés também são bem-vindos!

O CPRO é um dos locais de arrecadação oficial na cidade de Barreiras, e as (os) interessadas (os) em doar devem se dirigir à Rua Barão de Cotegipe, s/n, bairro Vila Regina (Rua atrás do 10º BEIC, próximo à autoescola Ferrari) e colocar suas doações na urna do “Ligadas por fios”.  Existem outras urnas espalhadas pela cidade, e algumas delas ficarão itinerantes pelas 83ª CIPM, 84ª CIPM e 10º BEIC.

O coronel PM Olival Moreira Cardoso, comandante do CPR-O, fez questão de apoiar a iniciativa, designando a Tenente PM Nina Marques, Comandante da Ronda Maria da Penha em Barreiras, para apoiar o projeto como uma das madrinhas da campanha.

A Tenente PM Nina Marques se fez presente no belo evento de lançamento da campanha na cidade de Barreiras, organizado pela Sra. Nádia Ferreira de Souza Moreira, eleita a madrinha oficial da campanha na Região Oeste, evento que aconteceu na noite do dia 03/10/2019. A iniciativa contará com a empatia das participantes, que, ao doar uma pequena mecha de seus cabelos, em nada comprometerão sua estética, mas juntas, auxiliarão outras mulheres a aumentarem em muito a sua autoestima!

MAIS PROTEÇÃO PARA AS MULHERES QUE MAIS PRECISAM!

OESTE UNIDO, OESTE FORTE!

PMBA E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM!


BlogBraga/ Repórter Paiva/ CPRO PM-BA - Fotos: Nilson Negrão

Compartilhar no Whatsapp

Embasa promove ação socioambiental em Catolândia, no Oeste da Bahia

Segunda-feira, 07 de Outubro de 2019 / Região

Em mais uma ação da área socioambiental, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) esteve, na última terça-feira (1º), no município de Catolândia, no Oeste da Bahia. Foram realizadas palestras educativas na Escola e Creche Nossa Senhora da Penha com 255 estudantes do ensino fundamental, do 1º ao 6º ano. Eles puderam receber noções de como funciona o sistema integrado que capta e distribui água tratada para os municípios de Catolândia e Baianópolis. Ao final da atividade, foram distribuídas cartilhas educativas e brindes.

Ao promover a ação, a assistente social, Geisa Mendes, reforçou a importância do consumo racional de água. “Estamos em um período mais quente e seco na região, sendo fundamental o reforço de medidas para usar a água sem desperdício, o que vai ajudar a manter a conta de água dentro da normalidade do imóvel”, afirma. Com captação e estação de tratamento localizado no povoado de Mozondó, a Embasa beneficia com água tratada 916 imóveis na sede e em 15 povoados da zona rural de Catolândia.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação, da Embasa Unidade Regional de Barreiras (UNB),

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
CMO Delicia Dique Denuncia Contabilidade Rondon P&F Casa da Ferramenta Rabelo Luz motos Fashion Work Click Tec Apple Shop Jaú Elo Aço Sutrans Evolucao DM Reparos Grupo Marabá Global Imperial Silvano Santos Online Celulares Sportime Mineiros PM Unopar Polícia Civil Coyote DBT Vida Farma Extreme Kenni Henke Epis BA G7 DPVAT Barreiras Bem Brasil Pastel Fontana Guarda Municipal Mimoaço Neli Dr. Márcio Rogério MaxCar Paraíba Dupará Açaí Oeste Manutenção Capital Imóveis CISO