Embasa Governo da Bahia

NOTÍCIAS

COPA SOCIAL DE JIU-JITSU TERMINA COM SUCESSO EM BARREIRAS

Quarta-feira, 24 de Maio de 2017 / Região

Pequenos atletas de Barreiras, região e da Academia do Professor Flávio Vidal em Luis Eduardo Magalhães participaram, neste domingo (21), da Copa Social de Jiu – Jitsu, no bairro São Francisco. O evento foi organizado pelo Sensei Wilk Leandro, com a finalidade de incentivar a prática esportiva e aprimorar o controle mental e emocional dos competidores que são treinados por ele.

A equipe dele treina no bairro diariamente e eventualmente na academia Domínio, no Centro Histórico, onde aprendem técnicas da arte marcial, dentro de uma sequência indicada pelo professor Wilk, onde também buscam a profissionalização.

O evento contou com a participação de atletas de outros municípios do Oeste da Bahia e terminou com sucesso absoluto. “Parabéns a todos os atletas, professores e equipes que participaram. Estamos unindo para o engrandecimento do Jiu-Jitsu na região”, comentou Wilk.


Blogbraga/Alô Alô Salomão-parceiro do blogbraga - Fotos: Vidal

Compartilhar no Whatsapp

Policial Militar morre baleado durante tentativa de assalto em Santo Antônio de Jesus

Quarta-feira, 24 de Maio de 2017 / Região

Por volta das 19h20 desta terça-feira 23/05/2017, na Rua Gerônimo Araújo Almeida centro da cidade de Santo Antônio de Jesus, em frente a Clínica Multi Imagens, o Sd PM ADELSON OLIVEIRA DA SILVA, lotado na 5ª Cia do 14º BPM/SAJ, foi atingido por disparo de arma de fogo que lhe atingiu o lado esquerdo do tórax.

Segundo informações, dois elementos a bordo de uma moto Honda/Fan de cor vermelha e demais dados ignorados efetuaram os disparos que atingiram o militar após uma tentativa de assalto, fugindo logo em seguida. 

O militar foi socorrido por populares ao Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus e, devido à gravidade da lesão, foi submetido a intervenção cirúrgica. Estão sendo realizadas diligências no intuito de prender os criminosos.

Por volta das 23h30 foi informado que o policial não resistiu aos ferimentos e faleceu. 


Blogbraga/Fonte: Coordenador/CICOM do 14º BPM

Compartilhar no Whatsapp

FASB promove 14ª edição da Semana da Enfermagem com palestras sobre atuação profissional

Terça-feira, 23 de Maio de 2017 / Região

Na última sexta-feira (19) a Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) realizou mais uma edição da Semana de Enfermagem, que celebra o dia do profissional de enfermagem, comemorado anualmente no dia 12 de maio. Nesta 14ª edição, o evento foi promovido no auditório da Unidade de Serviços da FASB com o tema “A Enfermagem hospitalar nas suas diversas áreas de atuação” que contou com a participação de 100 estudantes e profissionais da área de saúde da região.
 
Acadêmica do 1º semestre de Enfermagem da FASB, Nefertite Souza de Aragão, gostou dos conteúdos abordados na palestra que beneficia a experiência dentro do mercado de trabalho.“É sempre bom ter conhecimento diferente daquele adquirido na sala de aula”. Natural de Riachão das Neves, o estudante Geanis Santos Machado pensou no futuro ao participar da Semana de Enfermagem. “Quero conhecer as áreas que podemos atuar no mercado da enfermagem o que contribui para reforçar e identificar melhor o que gostamos”, explica.
 

Durante o evento, foram realizadas duas palestras conduzidas pelas enfermeiras Juliana Marques e Katrina Porto. Ao integrar a comissão organizadora do evento, a professora da FASB, Aline Terra Bonfim, acredita que o evento está devidamente consolidado no calendário da FASB. “A Semana traz como proposta trazer à cada evento uma nova abordagem de nossa área estimula os acadêmicos a conhecer áreas da Enfermagem ainda pouco debatidas”, destaca. Os participantes contribuíram no ato da inscrição com kit de higiene pessoal (sabonete, creme dental, escova de dentes) que serão destinados aos pacientes das unidades hospitalares da rede pública de saúde de Barreiras.


Blogbraga/Araticum

Compartilhar no Whatsapp

Oficina de comercialização capacita gestores municipais dos territórios Irecê e Sisal

Terça-feira, 23 de Maio de 2017 / Região

Com o intuito de incentivar e ampliar a comercialização dos produtos da agricultura familiar, por meio da adesão dos municípios aos Programas Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e de Aquisição de Alimentos (PAA), a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) realizou, nesta terça-feira (23), a Oficina Estadual sobre Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar, nos Territórios Irecê e Sisal.

A Oficina está acontecendo nos 27 Territórios de Identidade do estado, promovida pelas superintendências Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e da Agricultura Familiar (Suaf). No Território Irecê, o evento contou com 50 participantes entre prefeitos, secretários de agricultura, técnicos da Bahiater, das prefeituras e entidades prestadoras de serviços de assistência técnica  e extensão rural (ATER).

Para o coordenador do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF/Bahiater) de Irecê, Joilso Francisco, esse é um momento de aprofundar o debate sobre o acesso ao PAA e PNAE no território. “É oportuno reunir os gestores envolvidos, para discutir esse tema e fazer com que os mais de 40 mil agricultores familiares, dessa região, tenham acesso a essas políticas públicas e possam comercializar os produtos. O acesso a esses mercados é fundamental para que essas famílias possam melhorar a qualidade de vida”.

O secretário de agricultura do município de Presidente Dutra, Aldamar Barros, afirmou que muitas informações que vão ajudar a fortalecer a agricultura familiar. “Ganhamos conhecimento sobre o funcionamento dos programas para encarar um novo desafio que o município vai implementar”.   

No Território Sisal, foram 45 participantes de 15 municípios que estiveram presentes. O coordenador do SETAF/Bahiater Sisal, Crisógno Santos, afirmou que a Oficina está orientando os municípios para a aquisição de alimentos da agricultura familiar. “Queremos aumentar a qualidade dos alimentos da merenda escolar municipal”.

Segundo o secretário de agricultura de Teofilândia, João Charles, ainda há um déficit em relação a aquisição de produtos da agricultura familiar pelos municípios. “O apoio da SDR para esse trabalho é fundamental, para que a gente possa melhorar a alimentação escolar dos nossos municípios”.

A Oficina já passou pelos Territórios Bacia do Rio Corrente, Bacia do Paramirim, Velho Chico, Bacia do Rio Grande, Chapada Diamantina, Litoral Norte e Agreste Baiano, Piemonte do Paraguaçu e Semiárido Nordeste II. Ainda esta semana, outras cinco capacitações serão realizadas nos Territórios Sertão Produtivo (24), Portal do Sertão (24), Itaparica (25), Metropolitano de Salvador (25) e Piemonte Norte do Itapicuru (26).


Blogbraga/Assessoria de Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

Entrada no IML de Barreiras.

Terça-feira, 23 de Maio de 2017 / Região

Paulo Gomes da Silva

Paulo Gomes da Silva: 41 anos, natural de Santa Rita de Cássia/BA, lavrador, residente na Travessa José Américo, Centro em Santa Rita de Cássia.

Vítima de acidente de trânsito que aconteceu nesta segunda-feira (22) às 17:00h. Paulo Gomes teria desviado de um cachorro na estrada, momento este que perdeu o controle de sua motocicleta, caindo frontalmente na via, vindo a fraturar o pescoço.

A vítima deu entrada no IML nesta segunda-feira (22). Após exames o corpo foi liberado aos familiares.


Blogbraga/Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Carro de passeio e caminhão colidem próximo ao contorno viário em Barreiras.

Terça-feira, 23 de Maio de 2017 / Região

Na manhã desta terça-feira (23), por volta das 06:00h, aconteceu uma colisão entre um carro de passeio Toyota/Corolla e um caminhão da empresa Rede Viva (COELBA).

Segundo informações, o motorista do carro iria entrar na pista principal não percebendo que o caminhão estava muito próximo. Com isso aconteceu a colisão em que o veículo chegou a ser arrastado por alguns metros.

No acidente, os passageiros do carro não se feriram, todos estavam com o cinto de segurança, viajavam para Goiás. Já o motorista do caminhão precisou de atendimento do SAMU pois sentia muitas dores nas costas.

Uma guarnição da Polícia Militar registrou o acidente.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Colisão entre caminhão e trator deixa uma pessoa morta em João Dourado/BA

Terça-feira, 23 de Maio de 2017 / Região

Um tratorista identificado por Carlos Borges Rodrigues, morreu após um acidente que ocorreu  na noite desta segunda-feira (22), por volta das 21h, na rodovia BA-052, em João Dourado/BA, na região de Irecê.

Segundo a polícia, um caminhão carregado de cebola que era conduzido por Cleunildo Araújo Silva, colidiu na traseira do trator que era dirigido por Borges. A vítima residia no povoado de Lagoa dos Borges, município de América Dourada.

Com o impacto, os veículos ficaram destruídos. Uma equipe da Polícia Técnica de Irecê (DPT) removeu o corpo do tratorista para o Instituto Médico Legal.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Iguana é resgatada pelos Bombeiros após aparecer em uma residência no bairro Sandra Regina em Barreiras.

Terça-feira, 23 de Maio de 2017 / Região

Um morador do bairro Sandra Regina, em Barreiras, recebeu uma visita inesperada na tarde desta segunda-feira (22): uma iguana apareceu na área da casa e chamou a atenção de quem passava pela rua.

De acordo com informações, o animal estava em cima de uma árvore que fica em frente à residência, logo após, ele desceu e entrou. Surpreso, o morador acionou o corpo de bombeiros.

Os Bombeiros Militares do 17° grupamento resgataram o animal e o devolveu à natureza. Apesar de agitado, o réptil não estava ferido.

O aparecimento de diversas espécies em áreas urbanas se deve, dentre outros fatores, a expansão urbana que provoca a diminuição de ecossistemas.

IGUANA:

O Iguana é um lagarto de grande porte, com estrutura robusta e membros desenvolvidos. As patas possuem dedos compridos e fortes. Possuem uma escama grande, como uma pele solta, embaixo do pescoço e uma crista que vai da cabeça a até a ponta da cauda. A coloração é verde intensa em animais jovens, mas tende a escurecer conforme envelhece, atingindo uma coloração marrom. Sua cauda é responsável por cerca de dois terços do seu tamanho total. 
Expectativa de vida: 15 anos 
Comprimento: cerca de 1,8 m 
Peso: 4 a 8 Kg

Características

Esses répteis são facilmente criados em cativeiro devido ao seu temperamento dócil e tranquilo. São animais pacíficos e bem intencionados, o que torna o convívio com humanos algo prazeroso.

Cuidados básico / Alimentação

Como todos os répteis, exigem cuidados no quesito temperatura, alimentação e espaço.

Em cativeiro podem consumir, além da ração especial para répteis, legumes e verduras. Esses animais não podem consumir nada que contenha açúcar, a não ser da própria fruta. A ingestão de proteína animal também não é recomendada. É sempre bom consultar um veterinário.

Informação adicional: site: canaldopet/guia-bichos


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

PÉ DE JATOBÁ CAÍDO NA PISTA INTERDITA A BA-447 NO ENTRONCAMENTO COM O POVOADO BURITIS EM BARREIRAS.

Terça-feira, 23 de Maio de 2017 / Região

A rodovia BA-447 que liga Barreiras a Angical ficou interditada por causa da queda de um pé de Jatobá na pista. Foi necessário providenciar um desvio para que os veículos pudessem seguir viajem.

Foi necessário o uso de uma retroescavadeira para retirar a grande árvore caída. O episódio aconteceu no entroncamento de acesso ao Povoado Buritis em Barreiras.

Uma guarnição da Polícia Rodoviária Estadual esteve no local ajudando na sinalização e fluxo alternado no desvio.

Pouco depois do meio-dia a pista foi liberada. A causa da queda foi pelo fato de colocarem fogo nas margens, e como o tronco estava oco, não aguentou.

Ainda bem que não passava nenhum veículo na hora!!! 


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

CORPO É ENCONTRADO BOIANDO NAS ÁGUAS DO RIO GRANDE PRÓXIMO À PONTE CIRO PEDROSA EM BARREIRAS.

Terça-feira, 23 de Maio de 2017 / Região

Foi encontrado na manhã desta terça-feira (23), um corpo do sexo masculino por enquanto sem identificação, boiando nas águas do Rio Grande na altura do bairro Humaitá.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e uma guarnição fez o resgate que levou cerca de 20 minutos. O corpo da vítima já estava na fase de gigantismo.

Acompanhando o processo estava uma guarnição da 83 CIPM que fez o registro. Logo após, uma equipe do DPT chegou e fez a perícia do corpo onde aparentemente não foi constatado nenhuma perfuração ou outro tipo de agressão física.

Segundo informações, o corpo estaria há pouco mais de um ou dois dias afogado. O Rabecão fez a condução até o IML onde passará por exames.

Aguarda-se familiares que tenham parentes desaparecidos, para fazer o reconhecimento do corpo.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Fotografia auxilia estudantes de Barreiras a conhecer e ajudar na conservação do Cerrado

Terça-feira, 23 de Maio de 2017 / Região

A fotografia tem se revelado como um importante instrumento de ensino e aprendizagem para os estudantes das escolas estaduais que participam das oficinas do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Barreiras (CJCC), no Oestre Baiano, a 962 km de Salvador. Por meio de visitas de campo ao Parque Fiorante Galvani, o primeiro e único centro de conservação e Educação Ambiental do Cerrado baiano, os estudantes exercitam técnicas de fotografias aprendidas em sala de aula e lançam um olhar diferenciado para este que é o segundo maior bioma da América do Sul.

Como resultado, os alunos capturam imagens especiais e desenvolvem uma maior consciência sobre a necessidade do cuidado e da conservação da biodiversidade que o Cerrado envolve. “O Cerrado é muito importante para a  nossa região. Em visita ao Parque, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a conservação, a pesquisa e a reprodução de animais que vivem naquele lugar, como estes animais, alguns até ameaçados de extinção, vivem e como se alimentam. A ideia é despertar nos estudantes o sentimento de pertencimento do local onde vivem e mostrar a importância do bioma para o país, não só para a nossa região”, explica a professora do CJCC, Valdoiana Nascimento.

A estudante Lavínia Barbosa, 15 anos, que faz a oficina Trilha do Cerrado e acompanhou a turma da oficina de fotografia, falou sobre a experiência. “O que mais me chamou a atenção no Parque foi uma raposa que está sendo cuidada. Ela estava calma. Geralmente, quando um animal é maltratado ele fica agressivo e a raposa estava muito dócil. Aprendi muito sobre as capturas e os tratamentos dados aos animais que vivem lá”, comenta.

Sua colega Adriane Maria Martins, 14 anos, que participa da oficina Fotografe, conta que a ideia da atividade é, além de conhecer o cotidiano do Parque, construir um vídeo com as fotos e mostrar para a comunidade escolar. “Após as visitas e pesquisas, estamos construindo um vídeo com a história do Parque e todo o trabalho executado no espaço e vamos exibí-lo no CJCC”, explica.   

Centro Juvenil – Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura são espaços dedicados à Educação complementar, ao lazer criativo, à interação social, ao conhecimento tecnológico, à Ciência e a tantas outras formas de saber que ultrapassem o conhecimento convencional. Criados por iniciativa da Secretaria da Educação do Estado, os centros estão instalados em Vitória da Conquista, Itabuna, Barreiras, Senhor do Bonfim e Salvador. Nos Centros Juvenis são realizados cursos e oficinas no turno oposto aos quais os estudantes da rede estadual estão matriculados.


Blogbraga/ ASCOM Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

BR-242: Traficante é preso pela PRF em Seabra/BA, transportando drogas para o estado da Paraíba

Terça-feira, 23 de Maio de 2017 / Região

Policiais Rodoviários Federais prenderam no final da tarde da última sexta-feira (19), na região conhecida como Chapada Diamantina na Bahia, um traficante de 19 anos, natural da Campina Grande/PB. 

O fato ocorreu por volta das 17h, no KM 385 da BR 242, trecho do município baiano de Seabra. Durante abordagem e fiscalização a um ônibus interestadual de transporte de passageiros, que fazia a linha São Bernardo do Campo/SP x Fortaleza/CE, os PRFs encontraram no interior de uma mala de cor vermelha, 5kg de substância análoga a maconha distribuídas em sete tabletes, além de 50g de substância semelhante a cocaína.

Identificado e questionado pelos policiais sobre a origem da droga, o proprietário informou que passou 3 meses na cidade de Goiânia/GO, onde juntou dinheiro e adquiriu o entorpecente para posteriormente revendê-lo no município de São Sebastião de Lagoa de Roça/PB.

Afirmou ainda que traficava a aproximadamente um ano, e que com o lucro da venda compraria uma arma. Além disso, contou aos policiais que aos 15 anos de idade cometeu dois homicídios em resposta pela morte de seu irmão.

O homem foi detido e encaminhado juntamente com a droga apreendida para a delegacia de polícia judiciária local.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

PRF detém caminhoneiro com "arrebites" em Seabra/BA

Terça-feira, 23 de Maio de 2017 / Região

Policiais Rodoviários Federais flagraram, no início da manhã de ontem (22), um caminhoneiro com 133 comprimidos de "arrebites", durante fiscalização na BR 242 em trecho localizado na Chapada Diamantina na Bahia.

A abordagem a um caminhão VW/25.420 ocorreu no KM 385 da rodovia onde os PRFs realizaram os procedimentos de fiscalização nos documentos de porte obrigatório e no veículo. Ao verificar no interior do caminhão, os policiais encontram dentro de um envolope 133 unidades de Nobésio Forte, medicamento proibido no Brasil popularmente conhecido por "arrebite".

O uso do produto por caminhoneiros, que visam estender a jornada por mais tempo sem descansar, é apontado como causa de graves acidentes nas estradas brasileiras.

O condutor de 39 anos natural de Sergipe foi levado com os "arrebites" para a delegacia de polícia judiciária local.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

Agência do Banco do Brasil, em Irecê/BA reabre com atendimento limitado

Terça-feira, 23 de Maio de 2017 / Região

Reabriu  na manhã desta segunda-feira (22), a agência do Branco do Brasil, em Irecê/BA, após dois meses de fechamento que ocorreu no dia 20 de março, por causa do ataque de bandidos.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região, Carlos Alberto Bezerra, esteve na agência no momento de sua abertura para verificar se o ambiente de trabalho não apresentava condições de insalubridade. 

Apesar das instalações ainda estarem precárias a clientela pode ter acesso aos setores da unidade.

O atendimento  à população foi retomado de forma limitada, sem movimentação de numerário, por exemplo. O auto-atendimento está funcionando somente para transações online.

Apenas a clientela e correntistas da agência de Irecê e Ibititá (também fechada por explosão) terão atendimento bancário na unidade.

Os clientes da agência do BB, em João Dourado, continuam sendo atendidos em Presidente Dutra.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Indivíduo morre ao apontar arma contra policiais decorrente de intervenção policial no bairro Santa Luzia em Barreiras.

Segunda-feira, 22 de Maio de 2017 / Região

Homem morre após auto de resistência

Na tarde desta segunda-feira (22), uma guarnição do PETO da 83 CIPM, ao realizar ronda ostensiva no bairro Santa Luzia, deparou-se com um indivíduo que ao avistar a viatura, correu em direção à uma residência (segurando um objeto na cintura), adentrando na mesma.

A guarnição fez o acompanhamento e ao chegar à porta da kitnet foi surpreendida pelo elemento que portava uma arma de fogo, tipo revolver, momento em que foi dada o ordem pra que ele soltasse a arma e colocasse as mãos para cima.

O mesmo se recusou e apontou a arma em direção dos membros da guarnição que reagiram com dois disparos.

Foi mantido contato com o SAMU que procedeu com o atendimento médico, porém o indivíduo não resistiu vindo a óbito. O mesmo portava um documento com informações falsas sobre sua pessoa.

O acusado portava documento falso em nome de Anderson Fratino Espindola, mas o nome verdadeiro do indivíduo é Roberto Carlos da Cruz, que tem mandado de prisão por homicídio no Estado de Sergipe, acusado de matar o próprio irmão.

Release / POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DA BAHIA COMANDO DE POLICIAMENTO DO OESTE.


Blogbraga/Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

PRF localiza em Ibotirama/BA mulher com distúrbio mental desaparecida

Segunda-feira, 22 de Maio de 2017 / Região

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) localizou no oeste da Bahia, na última quinta-feira (18), uma mulher de 28 anos de idade, desaparecida desde o dia 13 de maio, acompanhada de seus dois filhos menores, da cidade de Baixa Grande, no interior do Piauí. O resgate foi feito na cidade de Ibotirama.

A ação foi iniciada quando os PRFs visualizaram um veículo estacionado às margens da rodovia, com alguns danos na lataria, e resolveram abordá-lo. Durante a fiscalização do automóvel, foi identificada a proprietária e seus filhos, sendo um de 6 e o outro de 3 anos, sem qualquer irregularidade.

Algum tempo depois, os policiais foram informados de que havia uma pessoa com distúrbios mentais com as mesmas características da mulher abordada, desaparecida a 6 dias e, após verificação da situação, a equipe confirmou se tratar da mulher em questão. Ao ser indagada pela equipe, a mulher informou que tinha saído de casa para levar os filhos até a capital baiana, para conhecer o mar, porém sofreu um acidente de trânsito durante o trajeto, o que a impossibilitou de chegar ao seu destino.

Os policiais então contactaram o marido e pai das crianças, e este compareceu a Unidade Operacional da PRF em Ibotirama, por volta das 07h30 do dia 19, e reencontrou sua família.

Muito emocionado por ter ficado quase uma semana sem notícias de sua esposa e filhos, o homem agradeceu pela atuação dos policiais.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

EQUIPE FÊNIX FICA EM PRIMEIRO LUGAR NA CLASSIFICAÇÃO GERAL NO DESAFIO DE CICLISMO EM BARREIRAS.

Segunda-feira, 22 de Maio de 2017 / Região

Prefeito Zito Barbosa entregando o troféu ao vencedor Eduardo

A equipe Fênix mais uma vez foi destaque no cenário do ciclismo em Barreiras. Desta vez, através do ciclista Eduardo, o grupo ficou em primeiro lugar na classificação geral do desafio de ciclismo que aconteceu no fim de semana em Barreiras.

 A prova foi emocionante, ciclistas barreirenses e tocantinenses protagonizaram uma acirrada disputa pelo pódio. Na primeira etapa, Eduardo, da equipe Fênix, ficou em segundo lugar e a equipe do Tocantins em primeiro. Já na segunda, o ciclista Barreirense obteve a melhor classificação.

O desafio de ciclismo fez parte da grade de programação que comemora o aniversário da cidade de Barreiras. Ao todo, 25 atletas de três estados participaram da competição que durou cerca de 3 horas e teve 130 quilômetros percorridos nas duas etapas.

Parabéns à equipe Fênix e também a todos os competidores!


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

HOMEM É PRESO EM FLAGRANTE APÓS DEPREDAR PLACAS DE TRÂNSITO EM BARREIRAS.

Segunda-feira, 22 de Maio de 2017 / Região

Uma guarnição da Polícia Militar prendeu em flagrante neste domingo (22), a pessoa de Diego Henrique Emmanuel Dourado dos Santos. O mesmo foi flagrado destruindo placas que transmitem mensagem de caráter permanente (placas de sinalização) existentes na Avenida Benedita Silveira, centro de Barreiras.

O elemento foi conduzido até a Delegacia de Polícia onde para prestar esclarecimentos, e estará sujeito as implicações do Código Penal Brasileiro que define o “CRIME DE DANO” art. 163: “destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia, prevendo pena de detenção, de um a seis meses, ou multa”.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Após ser baleado, jovem morre no Hospital Regional de Irecê

Segunda-feira, 22 de Maio de 2017 / Região

Caíque Alves Reis, de 24 anos, foi alvejado com vários tiros na noite deste domingo (21), por volta das 22h30, na rua Pedro Batista, em Irecê.

A vítima foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Regional, onde veio a óbito nesta madrugada por volta das 04h.

A autoria e motivação do crime são desconhecidas. Populares disseram que dois homens armados e que estavam numa motocicleta são os autores do crime.

O caso vai ser investigado pela Polícia Civil. 


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

BRIGA DE BAR ACABA EM MORTE E DOIS FERIDOS NO POVOADO DO CANTINHO EM CRISTÓPOLIS.

Segunda-feira, 22 de Maio de 2017 / Região

Vítima fatal: Joaquim Inácio C. Viana

Uma discussão e briga em um bar resultou na morte de Joaquim Inácio Campos Viana, 35 anos, natural de Barreiras, vítima de perfuração por arma branca na região do tórax.

O fato aconteceu por volta das 22:50h deste domingo (21), no Povoado de Cantinho município de Cristópolis/BA.

Segundo informações, a briga teria envolvido cinco pessoas sendo utilizado um facão e uma faca o que resultou em uma morte e mais duas pessoas feridas. Uma delas estaria em processo cirúrgico no Hospital do Oeste em Barreiras, e outra já socorrida passa bem.

Após a briga, três dos envolvidos fugiram em duas motocicletas. A Polícia Militar foi acionada, e uma guarnição da 83 CIPM esteve no local e depois de colher informações sobre as características dos suspeitos, empreendeu diligência conseguindo localizá-los sentido Barreiras.

Ao fazer a abordagem, os mesmos confessaram o envolvimento no episódio. Um deles apresentava ferimento na orelha e braço esquerdo sendo levado pela guarnição até o Hospital Municipal onde foi feito os curativos.

Delegado Dr. Francisco Carlos de Sá

Os três envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia onde o Delegado Dr. Francisco Carlos de Sá tomará as medidas cabíveis baseadas na Lei.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Duas pessoas morrem em acidente de trânsito na ‘Baixa do Pai Véi’ região de Irecê.

Segunda-feira, 22 de Maio de 2017 / Região

Um grave acidente de trânsito ceifou a vida de duas pessoas na madrugada deste domingo (21), por volta das 02h.

Segundo informações colhidas por nossa reportagem, Pedro Paulo Maia Carvalho, conhecido por Paulinho, saiu da comunidade de Nova Vista, município de Central, em seu veículo, um Fox, cor preta, com destino a Irecê. Num trecho conhecido por ‘Baixa do Pai Véi’, na rodovia BA-052, entre o contorno que dá acesso a cidade de São Gabriel e Irecê, houve o acidente. 

De acordo com as primeiras informações, Availton Alves Durães conduzia uma moto que colidiu de frente com o Fox. Os veículos ficaram parcialmente danificados. O condutor da moto e o motorista do automóvel morreram na hora.

Os corpos foram encaminhados por uma equipe da Polícia Técnica (DPT) para o Instituto Médico Legal (IML), de Irecê.

A família de Pedro Paulo é do povoado de Brincos, zona rural do município de Central. Ele era irmão de Aerton e do DJ Alex Maia. Paulinho residia em Irecê. 


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Homem morre em confronto com a CAESA em Ibipeba/BA

Domingo, 21 de Maio de 2017 / Região

Segundo nota divulgada pela Companhia de Ações Especiais do Semiárido (CAESA), uma guarnição havia sido solicitada para averiguar uma denúncia sobre cárcere privado, sendo que ao chegar ao local, os policias foram recebidos a tiros.

Ainda conforme a nota, o autor dos disparos, Clébson Machado Souza, conhecido por Nenenzinho, foi alvejados por tiros, após reação da CAESA. Ele ainda foi socorrido para o Hospital Regional de Irecê, mas já chegou morto.

O fato correu na madrugada deste sábado (20), no município de Ibipeba/BA, na região de Irecê. Na casa de Nenezinho, a polícia encontrou quatro trouxas de maconha, uma espingarda artesanal e um rifle calibre 22 com três munições deflagradas.

De acordo com a polícia, Clébson era suspeito de ter praticado dois homicídios em Ibipeba.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Polícia Militar de Barreiras recupera moto roubada em São Desidério

Domingo, 21 de Maio de 2017 / Região

Uma moto Honda CG/Fan 125, vermelha, Placa Policial PJE-5771 de São Desidério, foi recuperada neste domingo (21), pela guarnição 8310 da Polícia Militar da 83 CIPM com apoio da viatura 8348.

A moto foi roubada neste sábado (20), em São Desidério. A mesma foi recuperada pela Polícia após denúncia na rua Petrolina, em Barreiras.

O veículo foi removido do local e apresentado na Delegacia de Polícia Civil local, após perícia posteriormente será devolvido ao dono.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

CIPE/CERRADO E CIPRV/BARREIRAS ERRADICAM CERCA DE VINTE MIL PÉS DE MACONHA NA ZONA RURAL DE BARREIRAS

Sábado, 20 de Maio de 2017 / Região

Na madruga de sexta-feira, 19 de maio de 2017, a CIPE/Cerrado juntamente com a CIPRV/Barreiras realizaram uma operação para localizar e erradicar uma grande plantação de maconha na zona rural de Barreiras no Oeste da Bahia. 

Após alguns quilômetros de buscas nas matas ciliares e veredas do Rio Branco, foi localizado uma plantação de maconha medindo 2 hectares e com cerca 20.000 pés de da erva, que demandaram muitas horas de trabalho para serem arrancados e incinerados. 

Durante as buscas na plantação foram encontrados ainda adubos químicos, defensivos agrícolas, cerca de 200 litros de óleo diesel para a moto-bomba de irrigação, cerca de um quilo da erva pronta para comercialização e mais, aproximadamente, um quilo de sementes para plantio. No acampamento, os criminosos tinham bastantes gêneros alimentícios, uma espingarda de antecarga de fabricação artesanal e uma cédula de identidade em nome de Abrão Alves Nascimento, 23 anos, natural de Petrolina em Pernambuco.

A arma de fogo, cerca de 200 pés de maconha, a moto-bomba, as sementes e a droga já pronta para comercialização foram apresentadas na Delegacia de Polícia de Barreiras que irá prosseguir com as investigações, pois nenhum suspeito foi preso no local.

Os demais pés de maconha, materiais de irrigação e pertences dos criminosos foram incinerados no local haja visto ser remoto e longe de estrada ou rodovias.  


Blogbraga/Cipe/Cerrado

Compartilhar no Whatsapp

Jovem é encontrado morto ao lado de motocicleta em Irecê/BA; caso é investigado pela 14ª Coorpin

Sábado, 20 de Maio de 2017 / Região

Amaury Souza de Jesus foi encontrado morto com dois tiros no corpo, sendo um na cabeça.  A Polícia Civil foi informada do assassinato nesta sexta-feira (19), por volta das 09h30.

Ao lado do corpo tinha uma motocicleta. A autoria e motivação do crime são desconhecidas. Segundo nota da Polícia Civil, um irmão da vítima esteve no local no fato e afirmou que Amaury estava envolvido com drogas e que realizava diversos assaltos na cidade de Irecê.  Disse também que a motocicleta que estava ao lado da vítima devia ser produto de assalto, visto que o seu irmão não tinha condições de ter adquirido licitamente o veículo.

O corpo de Amaury foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Irecê. O caso será investigado pelo Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) da 14ª Coorpin, em Irecê.

 


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Indivíduo acusado de assalto é preso com arma branca em Barreiras

Sábado, 20 de Maio de 2017 / Região

A guarnição da Polícia Militar da 84 CIPM, realizava ronda no bairro Vila Rica, em Barreiras, quando foi solicitada por um cidadão que informou que acabara de ser assaltado por um indivíduo de bicicleta em posse de arma branca(faca) que subtraiu um aparelho de celular e uma quantia em dinheiro, fugindo logo em seguida.

A guarnição então deslocou em direção a Feirinha da Vila Rica sentido que o autor havia tomado, ao realizar  busca em um lote baldio,foi encontrado o indivíduo Pedro Isac Doroteo Prado, portando uma faca, o celular e o dinheiro roubado. 

Sendo conduzido e apresentado a Delegacia juntamente com o material apreendido

* Uma bicicleta marca atlantis;
* Uma faca de cabo de madeira 
* Um celular marca samsung modelo J1 mini;
* R$ 42,00 (quarenta e dois reais em espécie)
 
Todo o material acima citado e autor apresentados na DP juntamente com a vitima.

 84 CIPM - A Força que protege.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Entradas no IML de Barreiras.

Sábado, 20 de Maio de 2017 / Região

Entrada no IML na data de 20/05/2017

José Romero Duarte de Barros: 47 anos, natural de Pernambuco, casado, autônomo, residente no Bairro Malvão no município de Santa Maria da Vitória/BA.

Vítima de acidente de motocicleta ao colidir contra um cavalo na estrada. Na ocasião foi socorrido pelo SAMU de Santa Maria da Vitória e depois transferido para o Hospital do Oeste em Barreiras no sábado (06) de maio.

O quadro era bastante grave com traumatismo crâneo encefálico (TCE) e fratura na bacia. Na noite desta sexta-feira (19), devido a complicações não resistiu vindo a óbito.

O corpo de José Romero será levado a Santa Maria da Vitória onde familiares e amigos prestarão homenagem.

------------------------------------------

Lenilma Dias Xavier: 22 anos, natural de Peixe/TO, residia no bairro Santa Cruz no município de Luiz Eduardo Magalhães.

Óbito a ser investigado, pois há suspeita de envenenamento. Estava em sua residência passando pano na cozinha quando perdeu os sentidos. Foi socorrida por uma equipe do SAMU que constatou o óbito. Lenilma era separada e tem uma filha de dois anos.

O corpo da vítima deu entrada no IML neste sábado e passará pelo exame do médico legista que após análise poderá determinar a causa da morte.

O corpo da jovem será sepultado em Luiz Eduardo Magalhães.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Deputado Davidson Magalhães articula melhorias para a população rural de Bom Jesus da Lapa

Sábado, 20 de Maio de 2017 / Região

O deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB), em conjunto com o vereador Romeu Thessing e seus assessores, realizaram audiências com secretarias do Governo do Estado para garantir melhorias para o município de Bom Jesus da Lapa. As reuniões com as secretarias de Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre) e de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs) geraram encaminhamentos como sistemas de abastecimento de água, poços artesianos e reaproveitamento de produtos agrícolas.

Em conjunto, o Projeto Formoso A e H possui uma população fixa de 12 mil pessoas, além de 18 mil flutuantes. A localidade, no entanto, ainda não possui água tratada para atender a comunidade. A Sihs se comprometeu a mudar essa situação, dando início aos estudos para definir a melhor opção entre construir uma adutora ou um sistema simplificado de tratamento de água. “Água é vida. Quem mora ou trabalha em Formoso precisa de água de qualidade”, defende o deputado.

Além de resolver o abastecimento de água para o distrito de Formoso, a Sihs também vai perfurar, locar e instalar sete poços artesianos em outras comunidades mais afastadas da cidade que ainda não possuem água potável. Quem vai executar as obras é a Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb).

O perímetro irrigado de Formoso é o maior produtor de bananas do Nordeste, e segundo do país. Muitas das bananas produzidas, no entanto, não são comercializadas. A Setre vai iniciar um projeto de economia solidária para aproveitamento desse excedente de produção. O projeto visa produzir derivados de banana, como banana-passa e doce de banana, gerando renda para os produtores da agricultura familiar da região. 

“Toda essa banana que não é vendida tem que gerar outros produtos, isso vai aumentar a renda da família que vive do campo”, afirma Davidson. À frente da Setre, Olívia Santana garante que o projeto é prioridade. “Vamos girar todos os esforços da secretaria para este projeto, nos interessa muito criar alternativas de geração de renda para a população rural de Bom Jesus da Lapa”, diz.


Blogbraga/Assessor de Comunicação Dep. Federal Davidson Magalhães

Compartilhar no Whatsapp

Dupla é presa acusada de arrombar Chácara no Povoado do Mucambo em Barreiras

Sábado, 20 de Maio de 2017 / Região

Nesta sexta-feira 19/05/2017 por volta das 20h30, a guarnição 8446 da Polícia Militar, recebeu determinação da CENOP para deslocar até o povoado do Mucambo, município de Barreiras, para averiguar uma situação de arrombamento a uma Chácara. 

Chegando no local a guarnição encontrou os dois elementos detidos pelos proprietários e vizinhos. Foi constatado o arrombamento, sendo os mesmos conduzidos a Delegacia de Polícia Civil local juntamente com a vítima para apresentação.   


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Homem é esfaqueado na região abdominal ao tentar separar briga em bar próximo a Cachoeira do Acaba Vida, zona rural de Barreiras

Sexta-feira, 19 de Maio de 2017 / Região

Vítima de arma branca tipo faca

A PM esteve na UPA

Um homem de 33 anos de nome Nei Sales de Oliveira, foi ferido com uma facada na região abdominal e renal ao tentar separar uma briga na noite desta sexta-feira (19), em um bar nas proximidades da Cachoeira do Acaba Vida, zona rural de Barreiras.

O caso aconteceu por volta das 19h. De acordo informações passadas a nossa reportagem, a vítima estava no bar quando um cliente e o dono começaram a trocar agressões físicas.

O homem tentou separar os envolvidos e acabou atingido com uma facada. O homem ferido foi socorrido para UPA (Unidade de Pronto Atendimento) por terceiros e depois transferido pelo SAMU para o HO em Barreiras por volta das 21h, devido a gravidade dos ferimentos.

A Polícia Militar da 85 CIPM esteve na UPA colhendo informações. O caso será registrado como tentativa de homicídio.


Blogbraga/Reportagem: Elvis Araújo

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
Paraíba Neli Oeste Beton Imperial PM Online Celulares Vida Farma LH Madeiras Sutrans Rivaldo Global ASMAT Extreme Dique Denuncia Ofertas - Hiper Santo Antonio DBT Minas Aço AFS Casa da Ferramenta Delicia Polícia Civil Sportime DPVAT Luz motos Contabilidade Rondon Jaú CISO Grupo Marabá Guarda Municipal G7 NET Casa da Informática Dupará Açaí Casa do Marceneiro Midori Paisagismo P&F Posto ORIX