Governo da Bahia

NOTÍCIAS

Estudantes da rede estadual de Santa Maria da Vitória região oeste, descobrem que extrato da erva-cidreira pode matar larvas do Aedes aegypti

Terça-feira, 07 de Março de 2017 / Região

Muito além de suas propriedades medicinais já conhecidas – como calmante, diurética e expectorante –, a erva-cidreira ganhou uma outra notoriedade pelas mãos das estudantes Júlia Fagundes e Sandy Marques, ambas 17 anos. Ao cursarem o 3º ano no Colégio Estadual Rolando Laranjeira, no município de Santa Maria da Vitória, no Oeste baiano, elas desenvolveram uma pesquisa em sala de aula e descobriram que a Lippia alba (erva-cidreira brasileira), existente em abundância na região, pode matar a larva do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zica e Chikungunya.
 
Pelo alcance social, baixo custo e por não causar nenhum prejuízo à saúde, o projeto ‘A propriedade larvicida do óleo essencial da erva-cidreira brasileira’ acabou sendo selecionado para a 15ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que acontece durante os dias 20 e 27 de março, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Ao todo, seis projetos da rede estadual serão apresentados no evento, destacando as experiências desenvolvidas no âmbito do projeto Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.


 

O projeto ‘A propriedade larvicida do óleo essencial da erva-cidreira brasileira’ foi desenvolvido em sala de aula e em campo. A estudante Júlia Fagundes fala sobre a experiência. “Desenvolvemos uma pesquisa sobre plantas existentes em Santa Maria da Vitória, como a erva-cidreira, o manjericão e a arruda, e, através dos óleos essenciais retirados destas espécies, fizemos testes com as larvas do A. aegypti. Comprovando, por fim, que a folha da erva-cidreira contém propriedades larvicidas, promovendo assim meios mais naturais de combatê-las”, relata.


 

De acordo com a pesquisa, o óleo essencial da Lippia alba – onde se encontram as propriedades larvicidas – é de fácil extração, tornando a técnica barata e acessível. Para se ter uma ideia, para extrair o óleo essencial do material vegetal, as estudantes construíram um destilador simples, com a utilização de materiais reciclados, como copos acrílicos (para formar o condensador); mangueira de nível (para transporte do óleo essencial); lâmpada (recipiente onde foi aquecido com água o material vegetal); T de PVC (fazendo a ligação da mangueira com a lâmpada); rolha de cortiça (para lacrar um dos lados do T); lamparina (para aquecer a solução) e lata de leite ninho.  
 
Eficácia da erva-cidreira – Com os testes realizados, a partir desta tecnologia social, as estudantes concluíram que a propriedade larvicida presente no óleo essencial da erva-cidreira brasileira apresenta-se mais eficaz que o larvicida artificial. A professora de Biologia Sílvia de Araújo Silva, orientadora do projeto, conta que o mais interessante do trabalho, além da sua importância social, foi a identificação dos estudantes com a pesquisa. “Foi uma experiência muito gratificante e estimulante para toda a comunidade escolar. Testemunhá-los agregando e construindo conhecimentos foi um momento ímpar para mim, como educadora”, revela, afirmando que não há propostas de comercialização do produto natural.
 
A estudante Sandy Miranda comemora o reconhecimento nacional do projeto de iniciação científica e fala sobre as expectativas para a participação na FEBRACE. “Com este trabalho, passei a ter um olhar mais apurado para as Ciências, para a pesquisa. Não esperava que iríamos tão longe, porque trabalhos do país inteiro foram observados, embora o nosso tenha abordado um problema. Estou muito grata por este reconhecimento e, no momento, vivo um misto de ansiedade e felicidade com a aproximação da viagem para participar da FEBRACE 2017, em São Paulo”, conta.  


Blogbraga/ASCOM Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Homem é preso suspeito de tráfico de drogas em Formosa do Rio Preto

Terça-feira, 07 de Março de 2017 / Região

Policiais Militares da 86 CIPM de Formosa do Rio Preto, prenderam nesta segunda-feira (06), um homem de nome Jorge, sob suspeita de tráfico de drogas.

Com o suspeito, os policiais apreenderam uma porção de um produto semelhante a maconha, vários papelotes de entorpecentes, relógios, celulares balança de precisão, punhal (arma branca), e dinheiro. 

O suspeito e todo material apreendido foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil local para serem tomadas as medidas necessárias.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: SDR se reúne com gestores municipais do Território Bacia do Rio Grande

Terça-feira, 07 de Março de 2017 / Região

Com o objetivo de fortalecer a estratégia da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), de interiorização dos serviços, gestores e técnicos da secretaria, estão percorrendo os 27 Territórios de Identidades da Bahia para apresentar as ações da SDR aos gestores municipais e pactuar com as prefeituras estratégias para fortalecer o desenvolvimento rural no estado. 

Nesta quinta-feira (07), estarão reunidos o secretário estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, equipe técnica da SDR e os gestores municipais do Território Bacia do Rio Grande, às 9h, na Câmara Municipal de Vereadores, em Barreiras. O evento tem o objetivo de intensificar a articulação de políticas públicas, por meio do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) e do Serviço Municipal de Apoio à agricultura Familiar (SEMAF). 

O público prioritário é formado pelos gestores públicos municipais e estaduais, Colegiados Territoriais, integrantes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Sustentável (CMDS), instituições prestadoras de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e movimentos ou entidades representativas da agricultura familiar.

SETAF - É um serviço territorial descentralizado de representação da SDR, cuja finalidade é permitir e estimular a desconcentração, descentralização, articulação e implementação dos programas, projetos e ações, além de outras políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural. Foram implantados 27 SETAFs, um em cada Território de Identidade. Essas unidades estão formadas por técnicos das diversas unidades da SDR e de outras instituições parceiras, que atuam na promoção do desenvolvimento rural sustentável.

SEMAF - É um serviço municipal, de responsabilidade da prefeitura, cujo objetivo é promover a articulação, gestão e implementação de políticas públicas, com atuação de forma integrada no Território de Identidade, por intermédio do SETAF. A participação dos municípios ocorre por meio de Termo de Adesão, que estabelece os princípios, objetivos, metas e o arranjo institucional necessário para implantação e funcionamento do SEMAF, articulado ao respectivo SETAF do Território, para a execução, na base municipal, das políticas públicas e a prestação de serviços aos agricultores (as) familiares.

A força da Agricultura Familiar baiana

A Bahia é o estado que possui o maior número de famílias vivendo da agropecuária, atividade responsável pela produção de 77% dos alimentos saudáveis que chegam a mesa dos baianos.  De acordo com o Censo Agropecuário (IBGE, 2010), o estado concentra a maior população rural do Brasil, com 3,9 milhões de habitantes. Também reúne o maior número de estabelecimentos da agricultura familiar, com cerca de 700 mil propriedades. 

A Agricultura Familiar responde por 44% de tudo que se produz na agropecuária do Estado, com o Valor Bruto da Produção (VBP) anual de R$ 3,74 bilhões. A agricultura familiar também é responsável por 77% dos alimentos que chegam à mesa das famílias baianas e por 81% da mão de obra das famílias no campo. A Agricultura Familiar é destaque na produção de mandioca, feijão, mel, leite, pesca e aquicultura artesanal, fruticultura, oleaginosas e caprinovinocultura, entre outros produtos. 

SERVIÇO

O que: Reunião com gestores municipais do Território Bacia do Rio Grande

Data: 9 de março (quinta-feira)

Local: Câmara Municipal de Vereadores de Barreiras 

Endereço: Avenida Cleriston Andrade, 861, Centro – Barreiras/BA 

Horário: 9h


Blogbraga/SDR

Compartilhar no Whatsapp

Polícia desmancha ponto de venda de droga e dupla é detida em Bom Jesus da Lapa

Terça-feira, 07 de Março de 2017 / Região

Na tarde desta segunda-feira (06), por volta das 15:30h durante a Operação Lapa em Paz, realizada pela equipe da Soint (Setor de Operações de Inteligência) e PETO ( elotão de Emprego Tático Operacional) 38 CIPM, foi detido Samuel Lopes Marques, 37 anos, e apreendido o menor D. P.N. 

Os mesmos  se encontravam em uma residência no bairro Beira Rio, em Bom Jesus da Lapa. O local é conhecido como ponto de venda de entorpecentes. Ao chegar no local e após tentativa de abordagem, os individuos tentaram evadir- se porém foram detidos pelo policiais.

Ao fazer a verificação do imóvel, foi encontrada vasta quantidade de material entorpecente sendo embalado para comércio. Totalizando  1.481 kg (um quilo e quatrocentos e oitenta e uma gramas) de maconha,  142 gr  ( cento e quarenta e dois gramas) de Crack, 66 gr (sesenta e seis gramas de cocaina, a quantia de R$ 6.808, 55 (seis mil, oitocentos e oito reais e cinquenta e cinco centavos), grande quantidade de embalagens plásticas para acondicionamento das porções de entorpecentes e de papel para consumo de maconha.

Um destrinchador para preparo de maconha a set usada, 02 balanças de precisão, 01 (uma) TV de marca Philco 42 polegadas, dois coletes balísticos de marca SAFASIDE de numerações 130077720 e 130076858, 04 (quatro) estojos de munição calibre.38, 03 (três) celulares e 01 (uma) motocicleta Honda/Bros de Placa JSI-9927, cor vermelha, chassi 9c2kd04109r011233 com restriçao de furto/roubo. 

Os envolvidos, bem como todo o material apreendido foram apresentados a sede da 24 COORPIN, nesta cidade. 


Blogbraga/38 CIPM/OPERAÇÕES DE INTELIGÊNCIA PMBA.

Compartilhar no Whatsapp

Barreiras: Motorista andando na contramão provoca colisão com uma motocicleta.

Segunda-feira, 06 de Março de 2017 / Região

Uma motorista conduzia seu veículo VW/FOX por um curto trecho na contramão, o suficiente para provocar um acidente. O fato aconteceu na noite desta segunda-feira (06), por volta das 21:40h, na Avenida Antonio Carlos Magalhães.

Segundo testemunhas, uma jovem que não teve o nome divulgado, e sua carona seguiam no sentido correto, quando se depararam com o FOX que na contramão, iria entrar na Rua Contorno. Apesar de frear e tentar desviar, a colisão foi inevitável.

Uma Ambulância do SAMU chegou rapidamente e socorreu a vítima que dirigia a moto. O carona nada sofreu. A vítima apesar de sentir dor lombar, passa bem. Para uma melhor avaliação, a mesma foi conduzida ao HO.

As pessoas envolvidas entrarão em acordo com respeito ao acidente e prejuízos resolvendo da melhor maneira possível.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Bombeiros controlam incêndio na Reserva Natural Serra das Almas, Chapada Diamantina

Segunda-feira, 06 de Março de 2017 / Região

Nesta segunda-feira (6), o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), atuando no âmbito do programa Bahia Sem Fogo, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), controlou o incêndio na Reserva Natural Serra das Almas, em Rio de Contas, na Chapada Diamantina. A informação foi divulgada durante reunião no Gabinete da Sema, com participação do secretário Geraldo Reis e do comandante-geral do CBMBA, coronel Francisco Telles. 

"Estamos alinhando algumas medidas de prevenção e combate no âmbito do programa Bahia Sem Fogo, uma importante parceria entre diversas instituições, entre as quais o Corpo de Bombeiros e o Inema têm grande relevância", afirmou Reis. "Ainda hoje, teremos a chegada de uma aeronave Air Tractor, que será mantida de sobreaviso no aeroporto de Lençóis para atuação em situações de grandes incêndios, com capacidade de carregar cerca de 1,8 mil litros de água. Também iremos proceder, por meio do Inema, com o recadastramento das brigadas voluntárias, para que possam receber novos equipamentos de combate a incêndio e EPIs que estão sendo adquiridos pela Sema", acrescentou. 

Dezoito homens do Corpo de Bombeiros e de brigadas voluntárias continuam trabalhando nas áreas atingidas em Rio de Contas, por terra e também com equipamento aéreo com Bambi Bucket, bolsa que transporta água para auxiliar no combate. Segundo o subcomandante do 11° Grupamento de Bombeiro Militar, major Jean Vianey, que atua na região, "após monitoramento não foram visualizados pontos de reignições ou propensão de fumaça de pontos quentes. Até o momento, incêndio em situação de controle e constante monitoramento".

Durante a reunião, a diretora-geral do Inema, Márcia Telles, informou que ainda não foi possível realizar a inspeção e uma medição georreferenciada da área atingida, a fim de avaliar os impactos ambientais, o que somente poderá ser feito após a completa extinção do fogo e liberação da área pelo CBMBA. 

A causa do incêndio na Serra das Almas, iniciado na última sexta (3), ainda não foi esclarecida, mas há a possibilidade de uma ignição por causa natural, "visto que o fogo foi iniciado de cima para baixo da montanha, segundo relatos", sinalizou coronel Telles. 


Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Homicídio ocorrido nesta tarde de segunda-feira, resulta na Polícia Militar desbaratar laboratório de produção de drogas em Barreiras.

Segunda-feira, 06 de Março de 2017 / Região

O cenário da perseguição e tiros chamou muita atenção das pessoas

Casa em que a vítima adentrou e foi executada...

Nesta tarde de segunda-feira (06), por volta das 16 horas, aconteceu no Bairro Sombra da tarde, mais precisamente na Rua Casemiro de Abreu, um homicídio contra a pessoa de Paulo Ricardo Soares Vieira 28 anos.

Segundo informações apuradas no local, Paulo Ricardo em sua caminhonete S-10, foi perseguido por quatro elementos encapuzados a bordo de um Renault Fluenze, que chegaram a disparar pelo menos três tiros no carro da vítima.

Paulo Ricardo teria deixado seu veículo e fugido a pé sendo perseguido pelos criminosos que dispararam muitos tiros de arma de grosso calibre, momento este em que a vítima entrou em uma pequena casa para se esconder e ao ser capturado, foi executado com vários tiros na cabeça e na região do dorso, morrendo na hora.

Veículo da vítima alvejado pelos criminosos...

Após o crime, os elementos fugiram imediatamente, e na fuga, os pneus dianteiros do carro estouraram e então dois deles desceram e abordaram um motociclista que passava, roubaram-lhe a moto dizendo que o proprietário a encontraria depois. Um deles já sem capuz estava bastante nervoso e foi contido pelo comparsa a não atirar contra o dono da moto que nada tinha a ver.

Moto tomada de assalto para a fuga dos criminosos...

Enquanto isso, outros dois elementos fugiram com o carro mesmo estando com os pneus dianteiros furados e entraram em uma casa com muro alto fugindo a pé.

A Polícia Militar, após apurar os depoimentos no local, empreendeu diligência encontrando os rastros deixado pelo carro com os pneus estourados levando as guarnições até uma casa no Bairro Cidade Nova. Também localizaram a moto que havia sido roubada para a fuga.

Encontrado laboratório de produção de drogas: Neste momento, os policiais entraram na casa que já estava sem ocupantes e encontraram o laboratório, desbaratando todo processo industrial de drogas ilícitas.

Material apreendido Pela Polícia Militar PETO

A guarnição deu apoio

Prensa apreendida...

Todo material será periciado...

Armas apreendidas deixadas na casa...

A Polícia Civil com a Divisão de Homicídios esteve no local iniciando as investigações. A Polícia Técnica fez a perícia no local do homicídio e também onde o carro da vítima se encontrava. Até o momento não se sabe ao certo a motivação do crime, sabe-se que a vítima possui passagens pela polícia.

A Polícia Militar encaminhou toda a droga encontrada, maquinários, prensa e duas pistolas 9 mm e duas ponto 40, carregadores, touca ninja que foram encontrados na casa, para a Delegacia de Polícia. 


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

O centralense Eudes Gonzaga sobe ao pódio na 1ª Corrida do Parque Lagoa Grande – Feira de Santana/BA

Segunda-feira, 06 de Março de 2017 / Região

O atleta Eudivaldo Gonzaga de Souza, 46 anos, conhecido por Eudes, mais uma vez representou a cidade de Central. Na na 1ª Corrida do Parque Lagoa Grande, Feira de Santana/BA, na faixa etária de 44 a 49 anos, Eudes ficou em primeiro lugar; na geral, em nono. Em contato com a redação, Eudes disse: ‘Olha Luciano, não tenho apoio nenhum (sic), eu participo por que eu gosto e tenho força de vontade’.

O evento que reuniu diversos maratonistas do estado da Bahia, ocorreu na manhã deste domingo (05), no Parque Lagoa Grande, em Feira de Santana. A maratona foi organizada pela Associação Comunitária Desportiva dos Moradores do Bairro Parque Lagoa do Subaé.

Eudes ainda ressaltou que um grupo de maratonista centralenses está pretendendo ir até a cidade de Ibotirama, onde participarão de uma corrida. No entanto, os atletas precisam de patrocinadores para bancar os custos da viagem e estadia.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Homem que fazia manobras radicais na porta do vizinho é alvejado com um tiro na perna na zona rural de Barreiras.

Segunda-feira, 06 de Março de 2017 / Região

Carlos Nascimento Reis Junior 24 anos, morador na Agrovila Vitória em Cristo, KM 30, zona rural de Barreiras/BA, foi apresentado à Delegacia de Polícia neste domingo (05), pelo motivo de ter disparado um tiro com arma de fogo contra a pessoa de Odair de Carvalho Menezes 28 anos, fato acontecido por volta das 14:00h.

Motivo: Segundo informações policiais, o autor do disparo, utilizando uma garrucha de dois canos calibre 22, teria ficado irritado por Odair estar fazendo manobras radicais tipo cavalo de pau com seu veículo em frente à sua residência, (de Carlos).

A esposa do autor do disparo (Carlos), teria ido pedir para o que estava fazendo as manobras, parar com a ação, momento em que Carlos aproximou-se de Odair que saiu em disparada com o carro machucando a mulher e sendo alvejado na perna.

A vítima foi socorrida e encaminhada ao Hospital HO. Carlos flagranteado por tentativa de homicídio.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Caminhoneiro é feito refém e caminhão carregado com arroz é roubado no trevo da BR-242/BA-161 próximo a Ibotirama/BA

Segunda-feira, 06 de Março de 2017 / Região

Caminhão carregado de arroz foi tomado de assalto no trevo da BR-242 com a BA-161, na manhã deste domingo (05), por volta das 08h30,  próximo ao Posto Fiscal, cerca de 17 Km do município de Ibotirama-BA.

O veículo tomado de assalto foi um caminhão Ford/Cargo 2428, de cor prata, carroceria de madeira, de placa JSD-9216, licença de Capim Grosso.

O motorista de nome Jorge Luis Alves de Queiroz, foi feito refém durante todo o dia, sendo liberado por volta das 15h. Segundo o condutor, viu apenas um assaltante, mas acredita que tinha outros elementos dando suporte.

Após o assalto o indivíduo que estava armado fugiu tomando rumo desconhecido. Além do caminhão e da carga, ainda levaram a quantia de R$ 1.600,00 em dinheiro, um cheque de R$ 300,00, documentos do veículo e da vítima.

O motorista ficou apenas com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). A Polícia Militar juntamente com a Polícia Rodoviária Federal deram suporte ao motorista que foi levado a Delegacia de polícia civil para prestar queixa.

Até o momento o veículo não foi encontrado e ninguém foi preso. Quem tiver informações do paradeiro do veículo favor entrar em contato com a polícia pelo 190.


Blogbraga/Repórter Tony Gama

Compartilhar no Whatsapp

Tiroteio por pouco não termina em tragédia no município de Uibaí/BA

Segunda-feira, 06 de Março de 2017 / Região

Na noite do último sábado (04), por volta das 20h, na localidade de Quixabeira, zona rural do município de Uibaí/BA, na região de Irecê, um tiroteio ocorreu.

Segundo a Polícia Militar, um homem identificado por Vilson Carvalho do Rosario, de 55 anos, deflagrou dois disparos de arma de fogo contra Darlan Nunes Santana, 49 anos, atingindo-o no peito e no braço direito. Na sequência, Vilson foi atingido por quatro disparos que teriam sido deflagrados por Erivelton Souza Machado. Adriana Monteiro Alves, 33 anos, foi a terceira vítima do tiroteio.

Ainda conforme a polícia, Informações complementares contam que eram todos amigos e a desavença deu-se por motivo fútil. No entanto, ninguém apresenta gravidade de quadro clínico.

O fato ocorreu nas imediações do 'Rango de Bianca', em Quixabeira. De acordo com a nota da PM, Erivelton que trabalha como vigilante da agência do Banco do Brasil de Presidente Dutra, e fugiu do local.

A Polícia Civil vai instaurar inquérito para apurar o caso.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Filho agride seus pais a golpe de foice na zona rural de Baianópolis.

Segunda-feira, 06 de Março de 2017 / Região

O fato aconteceu neste domingo (05), por volta das 22:40h no Distrito de Várzeas, zona rural de Baianópolis/BA.

Segundo informações, Gilberto Souza da Conceição 18 anos, aparentando estar sob efeito de drogas proibidas e álcool, após discussão, teria agredido seu pai e sua mãe com uma foice, na qual segundo a polícia, um dos golpes pegou de raspão no pescoço do pai, sua mãe também foi atingida.

Os pais foram socorridos e conduzidos ao Hospital. O elemento foi preso e com ele apreendido uma faca tipo peixeira e a dita foice com cabo quebrado.  


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Polícia Militar apreende moto com placa adulterada em Baianópolis

Segunda-feira, 06 de Março de 2017 / Região

Por volta das 12h15 deste domingo 05/03 a guarnição da Polícia Militar ao avistar uma motocicleta Honda/CG no canteiro da Praça Municipal de Baianópolis, e ao averiguar no sistema de informações veiculares foi verificado a placa JQE-4775 pertence a um Fiat Stilo, vermelho, de Montes Claros-MG. 

A motocicleta foi apresentada na delegacia de Polícia Civil de Baianópolis para averiguações.


Blogbraga/release da PM

Compartilhar no Whatsapp

Homem é morto em circunstâncias misteriosas na zona rural de Cristópolis.

Segunda-feira, 06 de Março de 2017 / Região

Neste domingo (05), por volta das 12:45h, no local conhecido como Ponte do Zé Guedes, no início da estrada vicinal em direção ao Povoado de Vereda Alegre, no município de Cristópolis/BA, a pessoa de Antonio José da Cruz 51 anos, foi alvejado por disparos de arma de fogo vindo a óbito no local.

Segundo informações policiais e de uma suporta testemunha, os suspeitos do crime eram dois rapazes que vestiam camisetas azul e outro com uma vermelha saindo em disparada numa motocicleta cuja características da mesma não foi mencionada.

Ainda no mesmo dia, os suspeitos agora cada qual em uma motocicleta, a caminho da cidade, avistaram uma guarnição da Polícia Militar deram meia volta e empreenderam fuga mas foram interceptados. Os mesmos não possuíam habilitação e nem documentação das motos e foram detidos.

Ao serem interrogados sobre o crime ocorrido, negaram a autoria. Desta forma não há como afirmar precisamente os autores e motivação do homicídio, que por sua vez está sob investigação.

O corpo de Antonio José da Cruz foi encaminhado ao IML de Barreiras e posteriormente liberado à família para os procedimentos funerários.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Oliveira dos Brejinhos: Incra na Bahia cria o assentamento Lagoa da Serra, no Território de Identidade Velho Chico

Sábado, 04 de Março de 2017 / Região

Localizado às margens do Rio Paramirim, no município de Oliveira dos Brejinhos, o assentamento Lagoa da Serra foi criado pelo Incra na Bahia e tem capacidade para assentar 38 famílias em uma área com 2,6 mil hectares.

Com a portaria publicada na quinta-feira passada (23), o Lagoa da Serra é o primeiro assentamento criado pelo Incra na Bahia esse ano. Agora as famílias irão passar pelo processo de homologação no Sistema de Informações de Projetos de Reforma Agrária (Sipra) para efetivação do registro no Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA).

Segundo o Perito Federal Agrário, Adelson Gomes, o assentamento será registrado no Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), para obtenção dos licenciamentos ambientais. “É necessário fazer essa regularização ambiental, antes de qualquer coisa. O Incra está montando uma equipe para cuidar disso o mais rápido possível”, frisa Gomes.

Potencialidades

O assentamento Lagoa da Serra tem aptidão para o cultivo de cereais e leguminosos a exemplo do feijão, milho e mandioca. A infraestrutura do imóvel permite, ainda, que trabalhadores criem ovinos e bovinos, pois em seu perímetro há cercas internas, bebedouros, currais e aguadas.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Social do Incra/BA

Compartilhar no Whatsapp

MORADOR DE BARREIRAS É PRESO EM ALAGOAS COM MAIS DE 1.000 MUNIÇÕES DE FUZIL

Sábado, 04 de Março de 2017 / Região

Valdir Souza dos Santos, de 37 anos, que diz ser morador do bairro Morada da Lua, na cidade de Barreiras, Oeste da Bahia, transportava em um ônibus que fazia o itinerário Floresta-MT/Recife-PE, cinco carregadores, 1.177 balas de fuzil 5.56, duas bala clavas, dois coletes balísticos e três pares de luvas, quando foi abordado e preso por agentes da Polícia Rodoviária Federal de União dos Palmares/AL.

Ele confessou na delegacia, que pegou o ônibus na cidade de Itaberaba/BA com destino a Caruaru/PE. A prisão ocorreu na manhã desta sexta-feira, 03, durante abordagem de rotina da PRF (Polícia Rodoviária Federal), na BR 104.

De acordo com informações da Polícia Civil de Barreiras/BA, Valdir já esteve preso na cadeia de Luis Eduardo Magalhães/BA, por porte de drogas e foi posto em liberdade em 26/02/2014. 

A polícia investiga sua possível ligação com a quadrilha que explodiu um carro forte no município de Casa Nova/BA.


Blogbraga/release da PM

Compartilhar no Whatsapp

LEM: Abelhas atacam lote vizinho a uma residência e matam cachorro no Povoado Novo Paraná

Sábado, 04 de Março de 2017 / Região

Imagem Ilustrativa

Um enxame de abelhas atacou um cachorro e matou em lotes vizinhos a uma residência no Povoado do Novo Paraná, município de Luis Eduardo Magalhães. O fato aconteceu neste sábado dia 04.

Segundo informações de um morador do Povoado que entrou em contato com a nossa reportagem, por pouco uma família entre elas uma criança de 3 anos não foi picada pelas abelhas.

Picada de abelha pode provocar dores e levar à morte:

Apesar de parecerem inofensivas, as abelhas podem representar mais perigo do que se imagina. Pessoas hipersensíveis podem inclusive morrer de uma única ferroada. A picada pode provocar dor, inchaço e vermelhidão na pele.

Em casos de múltiplas picadas, podem ocorrer manifestações sistêmicas, devido à grande quantidade de veneno.

Nesse caso, alguns dos sintomas são: prurido, calor generalizado, hipotensão, taquicardia, cefaleia, náuseas e ou vômitos e cólicas abdominais. Em casos mais graves podem ocorrer choque e insuficiências respiratória e renal agudas.

Manifestações alérgicas locais são caracterizadas por um edema que persiste por alguns dias. Já as alérgicas sistêmicas podem variar de urticária generalizada, mal-estar, edema de glote, choque anafilático, queda da pressão arterial, colapso, perda da consciência, incontinência urinária e fecal, e coloração azulada ou roxa da boca, pele ou unhas.

Inclusive a nossa reportagem relatou hoje, uma vítima fatal por ataque de abelha na zona rural de Angical; Clique no link e lembre o caso:

http://blogbraga.com.br/Noticia/deficiente-visual-morre-ao-ser-picado-por-centenas-de-abelhas-na-zona-rual-de-angical-/29033


Blogbraga/Participação de internauta - Pesquisa: Google

Compartilhar no Whatsapp

POLÍCIA MILITAR DA 85ª CIPM RECUPERA MOTO ROUBADA NO BAIRRO SOL DO CERRADO

Sábado, 04 de Março de 2017 / Região

Na última sexta-feira dia 03/03, por volta das 13h40min, a Central de Operações da 85ª CIPM foi informada, por uma empresa de rastreamento, que uma moto roubada encontrava-se nas imediações do Bairro Sol do Cerrado, então deslocou uma viatura ao local.

Os policiais localizaram em uma estrada vicinal, naquele bairro, uma moto Yamaha, de placa PKC-6095 que havia sido roubada. Diante dos fatos, a guarnição conduziu o veículo para a delegacia local para as providências cabíveis.                         

*85ª CIPM ATENTA E VIGILANTE*


Blogbraga/Release da 85 CIPM

Compartilhar no Whatsapp

POLÍCIA MILITAR DA 85ª CIPM PRENDE DUAS PESSOAS COM DROGAS EM SÃO DESIDÉRIO

Sábado, 04 de Março de 2017 / Região

Nesta sexta-feira dia 03/03, por volta das 18h33min, uma guarnição da 85ª CIPM abordou dois indivíduos, em atitude suspeita, na cidade de São Desidério e encontrou certa quantidade de drogas com os mesmos.

Os indivíduos Erivelto de Souza Neves, 19 anos, e Pedro Henrique Souza Alves, 19 anos, estavam de posso de uma pequena quantidade de cocaína (01 pino), 19 trouxinhas ainda a embalar, 01 pedra de crack e 03 celulares.

Todo o material e os indivíduos foram apresentados à 11ª Coorpin para as devidas providências.

*85ª CIPM ATENTA E VIGILANTE*


Blogbraga/Release da 85 CIPM

Compartilhar no Whatsapp

Barreiras: Polícia Militar prende jovem e recupera TV furtada.

Sábado, 04 de Março de 2017 / Região

Na tarde desta sexta-feira (03), por volta das 15:00 h uma guarnição da Polícia Militar encaminhou à Delegacia de Polícia um jovem de nome Thiago Pimentel do Nascimento, 19 anos residente no Bairro Cascalheira em Barreiras.

Segundo depoimento, o jovem havia recebido um televisor da marca Semp Toshiba “40”, de outra pessoa e ganharia uma comissão de R$ 50,00 para “passar pra frente” e a mesma seria vendida por R$ 350,00.

A TV recuperada já foi entregue ao dono. Já o indivíduo responderá por receptação e poderá ser solto mediante pagamento de fiança de R$ 1.500,00 estipulada em lei pelo Delegado Dr. Francisco Carlos de Sá.

Cuidado com objetos adquiridos de terceiros, exija sempre a nota fiscal!


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL RECUPERA MOTOCICLETAS COM RESTRIÇÃO DE FURTO NA BR-242 PRÓXIMO A CRISTÓPOLIS.

Sábado, 04 de Março de 2017 / Região

Duas motocicletas com restrição de roubo/furto, foram recuperadas pela Polícia Rodoviária Federal na BR-242, KM 720 próximo à cidade de Cristópolis/BA.

O fato aconteceu na tarde desta sexta-feira (03), por volta das 14:30h. Os dois condutores das motos, Osmar Pereira de Matos 51 anos, e Ailton de Oliveira Xavier 30 anos, foram presos em flagrante e encaminhados à Delegacia de Polícia onde estão detidos à disposição da justiça.

As motocicletas Honda/CG 125 TITAN Placa Policial KDD-4581 e Honda/CG 125 TODAY azul Placa Policial KBL-4306 estão apreendidas no pátio da Delegacia de Polícia em Barreiras aguardando a identificação e retirada por seus legítimos donos.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

DEFICIENTE VISUAL MORRE AO SER PICADO POR CENTENAS DE ABELHAS NA ZONA RUAL DE ANGICAL.

Sábado, 04 de Março de 2017 / Região

José Ilton Santana Ribeiro, 33 anos, natural de Angical/BA, morador do povoado de Aricobé, zona rural de Angical, não resistiu aos ferimentos em decorrência de um ataque de abelhas. O triste fato aconteceu na tarde desta sexta-feira (03).

Segundo informações, José Ilton era deficiente visual, e havia desenvolvido a habilidade de locomover-se sozinho em sua região sem dificuldade. Mas por uma infelicidade, perdeu-se em seu trajeto saindo do caminho costumeiro, foi quando bateu em uma árvore onde estava uma cachopa (colmeia) de abelhas que o atacou.

A vítima recebeu centenas de picadas que provocaram ação anafilática e consequentemente seu óbito. Uma guarnição do Corpo de Bombeiros atendeu a ocorrência.

O corpo de José Ilton foi removido do local e encaminhado ao IML de Barreiras. Lamentamos o acidente.


Blogbraga/Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Duas pessoas ficam feridas após carro colidir contra animal em João Dourado/BA

Sexta-feira, 03 de Março de 2017 / Região

Na noite desta quinta-feira (02), um grave acidente de trânsito ocorreu nas imediações da cidade de João Dourado/BA, na região de Irecê. 

Segundo populares, o motorista do veículo que não teve o nome revelado, não conseguiu parar a tempo – atropelando o animal que morreu na hora.

O automóvel ficou parcialmente destruído. O condutor do carro mora na cidade de Irecê. Ele e a passageira foram socorridos por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para uma unidade hospitalar.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Homem é preso em Ibipeba/BA por porte ilegal de arma de fogo

Sexta-feira, 03 de Março de 2017 / Região

Um homem identificado por Aurelino Pereira da Silva, foi preso por porte ilegal de arma de fogo na cidade de Ibipeba/BA, na região de Irecê.

Ao perceber a presença da Polícia Militar, Aurelino tentou fugir. Ele foi perseguido e na sequência abordado pelos militares. 

O suspeito portava um revólver calibre 32. Além da arma, os policiais apreenderam uma motocicleta Factor 150, de cor branca e placa PKS-5492, conduzida por Pereira.

A arma e o veículo foram apreendidos. Aurelino foi encaminhado à sede da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia Civil em Irecê.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Disparo acidental de arma de fogo ceifa a vida de um Jovem em Ibotirama.

Sexta-feira, 03 de Março de 2017 / Região

Deu entrada nesta sexta-feira (03), no IML de Barreiras o corpo de Wellinton Leite dos Santos, 24 anos, solteiro, natural de Ibotirama/BA. Endereço Rua Presidente Costa e Silva no Bairro Ibotiraminha.

Segundo registro, Wellinton foi vítima de disparo de arma de fogo em sua residência. Informações apontam que o tiro teria sido acidental efetuado por seu primo que manuseava a arma de fogo.

A vítima foi socorrida imediatamente por populares, mas veio a óbito no Hospital Regional de Ibotirama. O corpo foi liberado aos familiares após a documentação e exame.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Região de Irecê recebe Mutirão de Cirurgias a partir da próxima terça

Sexta-feira, 03 de Março de 2017 / Região

O Mutirão de Cirurgias da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) inicia, na próxima terça-feira (7), o atendimento à população da região de Irecê. A unidade móvel estará estacionada na Praça Clériston Andrade, mais conhecida como a Praça do São João. Até quinta (9), serão realizadas até 140 consultas por dia, a partir das 7h. 

As cirurgias começam a ser feitas a partir do dia 13, no Hospital Municipal de Lapão, localizado na Praça Augusto Cézar Leão, no centro do município de Lapão. Durante a ação, serão realizados os seguintes procedimentos cirúrgicos: hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia e colecistectomia. Para ser atendido, o paciente já deve ter a indicação médica para a cirurgia e ter feito o cadastro na Secretaria de Saúde do município de residência. 

Caso não haja cadastro prévio, o paciente poderá se dirigir ao local de consultas com exames laboratoriais que comprovem a necessidade de realizar uma das cirurgias oferecidas e documentos exigidos. "Todos passam pelo cadastramento, pela consulta médica e fazem exames pré-operatórios e já saem com a cirurgia agendada", explicou o superintendente de Atenção Integral à Saúde da Sesab, Jassicon Queiroz. 

Na região de Irecê, serão atendidos os pacientes dos seguintes municípios: América Dourada, Barro Alto, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibititá, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Lapão, Mulungu do Morro, Presidente Dutra, Uibaí e Irecê. 


Blogbraga/BN

Compartilhar no Whatsapp

CRIMINOSOS EXECUTAM BOMBEIRO MILITAR NO CHAMADO CENTRO HISTÓRICO DE BARREIRAS.

Sexta-feira, 03 de Março de 2017 / Região

Um crime chamou muita atenção na tarde desta quinta-feira (02), pouco depois das 16:20h na Avenida Severino Vieira, logo após o semáforo e a chamada “curva do S”.

Segundo informações colhidas no local, o bombeiro militar João Batista da Silva, foi executado com vários tiros, sendo de pistola 380 conforme cápsulas deflagradas encontradas no local, e suspeita-se de também ter sido usada uma espingarda calibre 12 embora não foi encontrado as cápsulas.

Informações contam que três indivíduos encapuzados em um Chevrolet/Onix vermelho de placa não identificada, emparelharam com o VW/Golf onde estava o bombeiro e dois deles saíram do carro e atiraram contra a vítima acertando na cabeça e membros superiores.

Uma ambulância do SAMU esteve presente e constatou o óbito no próprio local. A área foi tomada de curiosos chocados com o crime. Várias guarnições da Polícia Militar isolaram o perímetro. Uma Viatura do Corpo de Bombeiros estava presente ajudando no isolamento. A Avenida foi interditada e o trânsito desviado.

Por enquanto nada se sabe ao certo quanto a motivação do crime, a delegada Dra. Marineide Pires, titular do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), bem como a Polícia Técnica iniciaram o processo investigativo. O corpo foi removido ao Instituto Médico Legal.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Caminhão com eletrodomésticos capota nas imediações de Morro do Chapéu; o veículo seguia para Irecê

Quinta-feira, 02 de Março de 2017 / Região

Um acidente ocorreu na tarde desta quinta-feira (02), na rodovia BA-052, proximidades do município de Morro do Chapéu.

Um caminhão Iveco Truck carregado de eletrodomésticos capotou na pista. As causas do acidente não foram esclarecidas, mas provavelmente, o motorista do veículo que não teve seu nome divulgado, perdeu o controle da direção.

De acordo com populares, o caminhão seguia para a cidade de Irecê. Por causa do capotamento, o baú do caminhão partiu ao meio.  A carga  ficou espalhada no acostamento.

O condutor teve apenas escoriações. 


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

85ª CIPM ENTREGA VIATURA ZERO KM AO DISTRITO DE RODA VELHA

Quinta-feira, 02 de Março de 2017 / Região

Nesta quarta-feira dia 01/02, por volta das 10h00min, A 85ª CIPM realizou a Solenidade de Entrega de uma viatura zero KM para o Destacamento Policial Militar que presta serviço à comunidade do Distrito de Roda Velha, município de São Desidério. 

Participaram do evento o Coronel Paulo Salomão, comandante do CPRO; o Capitão Giovanni, comandante da 85ª CIPM; o senhor José Carlos Carvalho, prefeito de São Desidérios; além de outros militares, autoridades e representantes da população.

O comandante do CPRO, o comandante da 85ª CIPM, o prefeito do município e alguns presentes fizeram pronunciamentos acerca do quanto essa nova conquista irá ajudar a comunidade do Distrito de Roda Velha. 

Após o Evento, foi oferecido um almoço aos presentes.

*85ª CIPM ATENTA E VIGILANTE*


Blogbraga/Release da 85 CIPM

Compartilhar no Whatsapp

Barreiras: Moradores dos Povoados de Alto da Boa Vista e Tabúa de Água Vermelha se manifestam contra a Prefeitura pelo fechamento das Escolas Públicas em suas Comunidades.

Quinta-feira, 02 de Março de 2017 / Região

Av. Dr. Clériston Andrade interditada por conta do protesto em frente à Prefeitura

Uma manifestação pública de protesto, aconteceu em frente à sede da Prefeitura Municipal de Barreiras nesta quinta-feira (02), por volta das 9:00h da manhã.

Moradores dos Povoados de Alto da Boa Vista e Tabúa de Agua Vermelha, protestaram contra a decisão da Prefeitura e Secretaria Municipal de Educação pelo fechamento das duas escolas das referidas comunidades, trazendo então, crianças e adolescentes para a comunidade do Riachinho.

As mães dos alunos reclamam da distância e dificuldade de locomoção e horários para suas crianças se deslocarem. Uma delas comentou que para chegar até a Comunidade do Riachinho, teriam que passar pela “Serra do Saco” que é muito perigosa.

Os manifestantes citaram verbalmente e em cartazes, a Lei e o Estatuto da Criança e Adolescente, que estabelece que a criança tem o direito de estudar na escola mais próxima à sua casa.

Em entrevista à nossa reportagem, o vereador Marcos Reis, que estava presente na manifestação, citou que o “Prefeito Zito Barbosa prometeu em campanha política que ampliaria as vagas na educação do município e não estar fechando escola prejudicando assim a comunidade e a zona rural. É preciso que a Secretaria de Educação reveja essa questão e possa voltar a manter as escolas das referidas comunidades.”

Até o final da matéria, os representantes das comunidades estavam sendo ouvidos no gabinete. O Prefeito Zito Barbosa está na cidade, mas com viajem marcada. Todos aguardam o desfecho final desta situação.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
Paraíba Casa da Ferramenta DBT Oeste Beton Guarda Municipal Ofertas - Hiper Santo Antonio Neli Grupo Marabá Dique Denuncia Mineiros Odontolessa Polícia Civil G7 NET Minas Aço AFS Sportime PM Luz motos Jaú Sutrans ASMAT P&F Global Casa do Marceneiro LH Madeiras Midori Paisagismo Online Celulares ORIX Delicia Contabilidade Rondon Extreme Imperial DPVAT Vida Farma CISO Dupará Açaí Casa da Informática