Governo da Bahia

NOTÍCIAS

Vereadores concedem Moção de Aplauso à APAE pelo Dia Internacional da Síndrome de Down

Quinta-feira, 23 de Março de 2017 / Região

Durante a sessão desta terça-feira, a Câmara de Barreiras fez referência ao dia 21 de março, data que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários e ressaltar a necessidade de inclusão dos portadores de síndrome de down na sociedade. O Dia Internacional da Síndrome de Down é comemorado pelos 193 países-membros da ONU.

Considerando a relevância do tema, numa iniciativa do vereador e vice-presidente, José Barbosa, a Câmara concedeu Moçâo de Aplauso à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Barreiras. Já o vereador João Felipe, direcionou Moção de Aplauso ao Movimento de Inclusão pela Qualificação do Especial Independente –MIQUEI, organização não governamental que além de educar jovens e adultos portadores de necessidades especiais, encaminha-os ao mercado de trabalho.

Na sessão desta terça-feira, 21, os vereadores apresentaram diversas indicações que sugerem a melhoria da qualidade de vida dos moradores de Barreiras, em especial, na área da infraestrutura, e mais uma vez foi abordada a concessão em definitivo da TV Câmara, representando grande avanço para a comunicação de Barreiras, momento em que o presidente Gilson Rodrigues usou a Tribuna.

No discurso, o presidente enfatizou que a finalidade a partir de agora é potencializar o funcionamento da TV Câmara, visando com isso, fortalecer o mandato de cada vereador, utilizando ainda outros meios de transparência. “Temos a convicção de que a conquista desses instrumentos não pode retroceder, e por isso, nesses dois anos à frente da Câmara Municipal, vamos trabalhar para que o Legislativo seja muito mais reconhecido, obtendo ainda mais respeito da sociedade”, disse Gilson Rodrigues.


Blogbraga/Assessoria da Câmara de Vereadores de Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

INDIVÍDUO BALEADO DURANTE TENTATIVA DE ASSALTO A BANCO EM IRECÊ É LOCALIZADO EM MUQUÉM DO SÃO FRANCISCO/BA

Quarta-feira, 22 de Março de 2017 / Região

Após tentativa frustrada de assalto a instituição financeira sediada na cidade de Irecê/Ba, na madrugada de domingo, 19, fora instalado um gabinete de gerenciamento de crise, na sala do comando do 7°BPM/Irecê, onde se encontraram órgãos de defesa social, Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério público e Poder Judiciário, bem como representantes do Poder Executivo Municipal.

Por meio deste evento foram desencadeadas operações estratégicas para encontrar o assaltante baleado em uma das pernas durante a ação criminosa. Por meio do serviço de inteligência, o indivíduo identificado James Cleido Mourato de Matos natural de Simão Dias/SE, foi localizado no bairro “29”, na cidade de Muquém do São Francisco/BA, por volta das 13h 00 desta quarta-feira, 22.

O trabalho conjunto contou com apoio do Comando de Policiamento Especializado, CIPE Chapada, CIPE Cerrado e também das unidades do orgânico do Comando de Policiamento da Região Oeste, Rondesp Oeste e 28a CIPM/Ibotirama.

Durante a operação, a força tarefa prendeu mais quatro homens, quatro mulheres e apreendeu um revólver Rossi Cal. 38, municiado com seis cartuchos, além de 23 projéteis excedentes do mesmo calibre; uma pistola Taurus .40, 33 munições e dois carregadores com numeração suprimida.

Uma das mulheres é a Esposa de Jackson, a senhora Tatiana Benício César, de 33 anos. Todos os conduzidos e materiais apreendidos serão apresentados na sede da 14a Coorpin em Irecê.


Blogbraga/PM-BA

Compartilhar no Whatsapp

22 de Março – Dia Mundial da Água: Seabra e 75 municípios baianos recebem água sem qualidade

Quarta-feira, 22 de Março de 2017 / Região

Através do programa 'Água é Vida', o Ministério Público do Estado da Bahia fiscaliza o Sistema de Abastecimento de Água Para Consumo Humano (SAA) e constatou que dos 102 municípios da Bahia analisados em 2016, 76, incluindo Seabra na região da Chapada Diamantina ainda recebiam água em desconformidade com algum dos parâmetros de qualidade estabelecidos e dois deles recebiam água bruta para consumir.

O fornecimento de água fora dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde e a descontinuidade na distribuição que pode ser agravada com a seca, considerada a pior dos últimos anos.

O número dos municípios com alguma irregularidade era de 61 em 2015 e sofreu um aumento de 14,49% em 2016. Já o número de municípios abastecidos com água bruta foi reduzido. Eram seis em 2015 e agora são apenas dois.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Jovem morre em confronto com a Polícia Militar em Barreiras.

Quarta-feira, 22 de Março de 2017 / Região

José Avânio F. S. Filho

José Avânio Ferreira de Sousa Filho, 23 anos morreu em confronto com a Polícia Militar nesta tarde de quarta-feira (22), por volta das 15:00h.

Atendendo a uma denúncia anônima de que dois elementos estariam escondendo uma motocicleta que estaria sendo usada para a prática de assaltos, uma guarnição empreendeu diligências no bairro Vila dos Soldados.

Informações policiais contam que na ocasião, pelo menos dois indivíduos empreenderam fuga ao avistar a guarnição. Um deles, José Avânio, saltou o muro de sua própria casa na Rua Henrique Dias, e quando os policiais adentraram na residência dando voz de prisão, teriam sido recebidos a tiros, quando então revidaram a injusta agressão. O outro elemento conseguiu fugir.

A dita motocicleta uma Honda/XRE 300 cor preta Placa Policial OUX-6573, foi encontrada estacionada em uma casa vizinha e foi encontrado uma balança e certa quantidade de drogas na residência de José Avânio. Os objetos encontrados e o revólver cal.38 que teria sido usado contra os poliaiais,  foram apresentados à Delegacia. Informações policiais confirmam que o indivíduo já possuía várias passagens pela Polícia.

Várias guarnições da Polícia Militar estiveram presente guardando o local até a chegada da Polícia Técnica e Polícia Civil. O rabecão conduziu o corpo ao IML.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Mulheres são flagradas tentando introduzir celulares na cadeia do Complexo Policial de Barreiras.

Quarta-feira, 22 de Março de 2017 / Região

Duas mulheres, “visitantes”, foram flagradas na visita desta quarta-feira (22), tentando entrar com celulares na cadeia do complexo policial de Barreiras.

Uma delas estava com dois aparelhos introduzidos na vagina. Os aparelhos estavam envolvidos com fita isolante. Agentes femininas fizeram a revista na mulher. No segundo caso, os celulares estavam escondidos entre os produtos alimentícios.

De acordo com a polícia civil, em ambos os casos, os aparelhos seriam entregues aos detentos que seriam visitados.

Texto e reportagem: Flávio Lima/ RB-790    Fotos: Polícia Civil


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

BR-242: Condutor com arma de fogo é flagrado pela PRF em Itaberaba/BA

Quarta-feira, 22 de Março de 2017 / Região

Policiais Rodoviários Federais detiveram, ontem terça-feira (21), um homem por porte ilegal de arma de fogo durante fiscalização no KM 205 da BR 242. 

O flagrante ocorreu por volta de 9h20, no município de Itaberaba/BA. Foi realizada abordagem e fiscalização a um veículo TOYOTA/Corolla com placas de Jaboatão dos Guararapes/PE. Ao verificar o interior do veículo, os PRFs encontraram uma pistola Taurus calibre .380 municiada além de um segundo carregador, totalizando 37 munições.

Questionado pelos policiais, o condutor informou que a arma é sua, mas admitiu não possuir porte, relatando ainda que a utiliza para segurança própria uma vez que viaja muito.

O homem, de 40 anos, foi detido por porte ilegal de arma de fogo e conduzido para a delegacia de polícia judiciária local.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

Barreiras: Guarnição da 83 CIPM apreende carro com indícios de adulteração.

Quarta-feira, 22 de Março de 2017 / Região

No começo da madrugada, por volta das 00:50h desta quarta-feira (22), uma guarnição da Polícia Militar 83 CIPM, conduziu à Delegacia de Polícia a pessoa de prenome Sidenildo e o veículo por ele conduzido.

O veículo Ford/Fiesta Sedan Flex cor prata Placa Policial NYN-6169, manifesta indícios de adulteração no número do chassi, bem como etiquetas da coluna das portas dianteiras e do compartimento do motor removidas. A documentação está em nome de outra pessoa enquanto que no sistema o veículo está em nome de uma terceira pessoa em São João de Meriti/RJ.

A abordagem aconteceu na Rua José Bonifácio no Bairro São Miguel. O conduzido presta esclarecimento quanto ao veículo, e está sujeito a implicação de pena prevista em Lei.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Centro Cultural de Barreiras é o palco de seminário referente ao Dia Mundial da Água.

Quarta-feira, 22 de Março de 2017 / Região

Muitos marcaram presença...

Vice prefeita Karlúcia Macêdo representou o Prefeito Zito Barbosa

Ailton José - Secretário do Meio Ambiente e Turismo 

Poeta da terra e sua poesia...

Palestrante - Prof. Dra. Janes Terezinha Lavoratti (UFOB).

Palestrante: Profº Dr. José Domingos Santos  - Análise de Água: uma questão de saúde pública

Equipe da Secretaría do Meio Ambiente

Foi aberto oficialmente nesta terça-feira (21), no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, sob a direção da Prefeitura Municipal de Barreiras e Secretaria do Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR), a comemoração do Dia Mundial da Água com o tema “Água residual – Uso sustentável dos Recursos Hídricos.

Uma rica programação aconteceu o dia todo, com palestras, vídeos, mesa redonda, poema e música, sendo aberta ao público especializado bem como ao público em geral.

Objetivo: Promover o senso de responsabilidade em cada cidadão barreirense, envolvendo diversos segmentos da sociedade, visando a promoção e conscientização sobre o Uso Sustentável dos Recursos Hídricos no município.

Justificativa: Vivemos em um mundo de muitas privações e diferenças, com problemas crescentes, com isso o desenvolvimento sustentável precisa ser implementado em Barreiras, para melhorar a qualidade de vida das pessoas, criando ambiente saudável com respeito à natureza.

As atividades propostas para o evento tem a finalidade, promover a interação dos participantes na busca do conhecimento, bem como o fortalecimento de práticas sustentáveis dentro da sociedade.

O BlogBraga estava lá para conferir.


Blogbraga/Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Integrante de quadrilha de roubo a banco morre em confronto com a PM na região de Irecê/BA

Quarta-feira, 22 de Março de 2017 / Região

Equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe)/ Semi-Árido foram recebidas a tiros por um dos integrantes da quadrilha que tentou roubar agências bancárias no município de Irecê, na última segunda-feira (20).

No revide, o suspeito foi atingido e socorrido pelos policiais militares ao Hospital Regional de Irecê, mas ele não resistiu. O fato aconteceu nesta terça-feira (21), no município de João Dourado, quando as guarnições realizavam diligência na região para localizar e prender os criminosos. 

O homem era conhecido como “Soró”, o mesmo tinha passagem pela polícia. Durante a ação foram apreendidos um revólver calibre 38 e uma espingarda calibre 12. 

As guarnições apresentaram as armas apreendidas à Delegacia Regional de Irecê. Equipes continuam na região à procura de outros integrantes da quadrilha. Nenhum suspeito foi preso. 


Blogbraga/PM-BA

Compartilhar no Whatsapp

Caminhão de distribuidora de bebidas rodopia e tomba às margens da BR-242 em Barreiras.

Terça-feira, 21 de Março de 2017 / Região

Na noite desta terça-feira (21), pouco depois das 18:00h, um caminhão da CB Distribuidora perdeu o controle com pista molhada e escorregadia vindo a rodar na pista tombando na margem.

O motorista não se feriu apesar do grande susto que levou. O fato aconteceu quase em frente ao AXÉ Motel antes do posto da PRF sentido Luiz Eduardo Magalhães, e uma forte chuva havia caído naquela localidade.

Por ocasião da reportagem um guincho era esperado para o destombamento do veículo que estava vazio.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Carreta carregada com bois tomba na BR-135 entre São Desidério e Barreiras.

Terça-feira, 21 de Março de 2017 / Região

PRF organizando o fluxo e registrando o acidente

Polícia Militar da 85 CIPM de São Desidério no local

Bois ainda presos, suados e estressados aguardando abertura de saída

Fazendo abertura a base de corte pelo maçarico...

No começo desta tarde de terça-feira (21), por volta das 13:30h, uma carreta carregada com bois tombou após contornar uma curva bem na entrada do povoado de São José do CTI.

Segundo depoimento do Sr. Maurício, dono do caminhão e que estava como ajudante do motorista de prenome Jailson, contou à nossa reportagem que estavam vindo de São Desidério/BA com destino a Alagoinhas/BA, com uma carga viva de 60 bois.

Os condutores não tem costume de passar no trecho, e então, quando na curva apesar de estar em velocidade de segurança, devido ao fato da carreta ter uma grade de andar com muito boi na frente (dez bois no curral), após a curva o gado foi todo para o mesmo lado e pela força da inércia, o caminhão pendeu não tendo condições de retorno vindo a tombar.

O motorista não se feriu com gravidade e foi socorrido pelo SAMU, o ajudante que nos deu o depoimento teve leves escoriações e sentia um pouco de dor no ombro.

Populares procuraram ajudar da melhor maneira a recolher alguns dos bois, dois empresários da região ajudaram com cilindros e maçaricos para fazer abertura para o resgate do gado que ficou preso no primeiro andar. Vários bois ficaram amontoados e estressados pelo fato de fazer muito calor. Vaqueiros da região ajudaram a recolher e preservar os bois socorridos.

Uma viatura da PRF estava no local registrando a ocorrência e organizando o fluxo de trânsito, pois é muito próximo à uma curva perigosa. Segundo informações, dois guinchos serão necessários para destombar a carreta. Bel Guincho fará o trabalho. 


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Soldado Cardoso é recebido na cidade de Bom Jesus da Lapa pelos amigos e familiares

Terça-feira, 21 de Março de 2017 / Região

Sob aplausos e lágrimas, o Soldado José Cardoso, após 58 dias internado em Salvador/BA, foi recebido por amigos e familiares, na manhã desta terça-feira (21), em Bom Jesus da Lapa.

O SD PM José Cardoso Pereira, atingido e ferido em confronto com assaltantes de banco ocorrido em Bom Jesus da Lapa/BA, no dia 22 de janeiro deste ano.

Emocionados os colegas da 38 CIPM e familiares receberam o Soldado com uma faixa que dizia " Deus dá as batalhas mais difíceis aos seus melhores soldados".

O Soldado Cardoso já está no leito da família, aonde é lotado na cidade de Bom Jesus da Lapa/BA.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Caminhoneiro é feito refém e tem as rodas de carreta roubadas entre Santa Maria da Vitória/Bom Jesus da Lapa/BA

Terça-feira, 21 de Março de 2017 / Região

Um caminhoneiro de nome José Nilton Prates Azevedo, 34 anos, foi assaltado na BR-349, entre os municípios de Santa Maria da Vitória e Bom Jesus da Lapa/BA.

Segundo o motorista, os criminosos que estava em um caminhão toco, quebraram o vidro da cabine da carreta e anunciaram o assalto.

O caminhoneiro foi abordado por volta das 2h da madrugada desta terça-feira (21). Ele foi amarrado, e levado para uma estrada vicinal aonde foi deixado pelos criminosos após roubarem os pneus do veículo.

Depois que os suspeitos tinham fugido sentido Bom Jesus da Lapa, ele pediu socorro, já no início da manhã. A Polícia Militar esteve no local e registrou a ocorrência. 

O veículo foi abandonado em uma estrada vicinal.


Blogbraga/Repórter Tony Gama

Compartilhar no Whatsapp

SD Cardoso atingido em confronto com assaltantes de banco em Bom Jesus da Lapa recebe alta hospitalar.

Terça-feira, 21 de Março de 2017 / Região

Alguns dos muitos amigos da unidade do SD Cardoso!

Familiares e amigos receberam com muita alegria nesta terça-feira (21), a notícia da alta hospitalar do SD PM José Cardoso Pereira, atingido e ferido em confronto com assaltantes de banco ocorrido em Bom Jesus da Lapa/BA, no dia 22 de janeiro deste ano.

SD Cardoso que é lotado na 38 CIPM de Lapa, passou 58 dias internado em Salvador/BA. O embarque para retorno à sua casa em Bom Jesus da Lapa aconteceu às 7:14h, no avião Gran Caravan da Polícia Militar na Base do GRAER da capital baiana.

Cardoso será condecorado com a Cruz de Bravura em uma solenidade especial que está sendo organizada.

Nós do BlogBraga compartilhamos a alegria da família e dos amigos desejando contínua recuperação.


Blogbraga/Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Polícia Militar de Cotegipe recupera duas motos roubadas com placa de LEM/Barreiras

Terça-feira, 21 de Março de 2017 / Região

 

Uma moto Honda/Bros, vermelha, Placa Policial NTS-2957 de Luis Eduardo Magalhães e uma Honda CG, preta, placa NYN-5151 de Barreiras, foram recuperadas pela Polícia Militar da 84 CIPM no município de Cotegipe/BA.

O fato aconteceu nesta segunda-feira dia 20, a moto Honda/CG foi recuperada após a guarnição receber uma denúncia anônima. Foi feito diligência, mas ninguém foi preso. Os veículos tinham retrições de roubo.

A motocicleta Honda/CG, foi roubada no dia 04/03 do ano corrente nas proximidades do Posto de Saúde no bairro Vila Dulce, em Barreiras.

Ambos os veículos foram apresentados na Delegacia de Polícia local, aonde estão a disposição dos donos.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Moradores reclamam de ponto de ônibus danificado no Povoado do Cerradão, município de Barreiras

Terça-feira, 21 de Março de 2017 / Região

Ponto e ônibus quebrado

Moradores e usuários de ônibus no Povoado do Cerradão, município de Barreiras, estão incomodados com o atual estado de um ponto de ônibus na localidade.

A comunidade pede atenção do Prefeito de Barreiras e uma reforma urgente no ponto de ônibus que está no chão. Segundo o internauta que enviou foto do local a nossa reportagem, eles convivem com essa situação há mais de 15 dias.

Eles ficam ao relento se expondo as intempéries do tempo como sol e chuva enquanto aguardam pela passagem do ônibus.

"Eles precisam oferecer um mínino de conforto aos usuários, possibilitando assim que os mesmos tenham um lugar adequado e seguro contra o sol e chuva enquanto aguardam pela passagem dos ônibus" disse o internauta do Cerradão.

Eles aguardam uma solução rápida por parte do Poder Público de Barreiras!


Blogbraga/Participação e foto de internauta

Compartilhar no Whatsapp

DEPUTADO E VICE-GOVERNADOR PARTICIPAM DE DIA DE CAMPO NO OESTE

Terça-feira, 21 de Março de 2017 / Região

Instalado há mais de 40 anos na região oeste, o Grupo Sérgio Paranhos é referência na pecuária baiana.

Investindo na diversificação das atividades e aproveitando o potencial hídrico e a vocação agrícola da região do vale, no médio São Francisco, o grupo, atualmente, está produzindo soja, milho e feijão em uma área irrigada com 40 pivôs, na Fazenda Santo Antônio, município de Muquém do São Francisco. 

Até o momento, os resultados têm sido bastante expressivos e foram apresentados à comunidade agrícola em um dia de campo realizado no último sábado (18). O evento contou também com as presenças do vice-governador João Leão e do deputado Antonio Henrique Júnior. 

“Ficamos satisfeitos com o trabalho e o empreendedorismo apresentados pelo pessoal do Grupo Paranhos. O oeste da Bahia se fortalece e mostra pujança através de iniciativas desse porte que colocam o nosso Estado como um grande polo agropecuário reconhecido nacionalmente”, afirmou o deputado.


Blogbraga/Assessoria do Deputado Antônio Henrique

Compartilhar no Whatsapp

Produção de polpas de frutas muda a realidade de agricultores familiares da zona rural de Morro do Chapéu

Segunda-feira, 20 de Março de 2017 / Região

Tamarindo, manga, goiaba, maracujá, acerola, umbu, cajá, graviola e abacaxi. Qual o sabor de sua preferência? Na zona rural de Morro do Chapéu, Território Chapada Diamantina, mais precisamente no Povoado de Mônica, as frutas têm dado um novo sabor a vida de mais de 60 famílias, que sobrevivem da agricultura familiar e encontram nas árvores frutíferas um caminho de trabalho, emprego e geração de renda.

Na Unidade de Beneficiamento de Frutas da Associação Comunitária do Povoado de Mônica trabalham diretamente11 pessoas, sendo nove mulheres e dois homens, na produção de polpas de frutas. Na unidade são produzidas, mensalmente, entre 30 a 40 toneladas, de acordo com a época do ano e período de colheita das frutas.

De acordo Fred Jordão, vice-presidente da Cooperativa de Produção Agropecuária de Giló (Coopag), a comercialização é feita por meio da Cooperativa ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para escolas de 32 municípios. Os produtos também são comercializados nos mercados locais. “Com a entrega das 32 mil mudas frutíferas, no último domingo (19), para a Associação Comunitária do Povoado de Mônica, pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a nossa expectativa de aumentar ainda mais a produção de polpas”.

“Antes eu trabalhava no Sisal e na época não conseguia tirar R$200 no mês. Agora tudo mudou completamente trabalhando aqui, pois às vezes faltava farinha na mesa e feijão. Graças a Deus podemos comprar, pois sabemos que temos um dinheiro no final do mês, antes não era possível nem comprar fiado”, conta Maria Luzia Oliveira, que trabalha na unidade, com carteira assinada com uma renda de mais de R$ 1mil.

Já Rosicleia de Jesus deixou o trabalho de doméstica, onde ganhava R$40 por mês, para integrar a equipe de mulheres que tiram o sustento na colheita e processamento de frutas. “Trabalhar em casa de família é sofrido, a gente ganha pouco e pode passar por humilhação. Hoje eu só tenho a agradecer por ter um trabalho, na minha comunidade. Já construí minha casa com o dinheiro das polpas, tenho minha moto, aqui pra mim é tudo”, disse emocionada.

Planos futuros

O Presidente da Associação Comunitária do Povoado de Mônica, Anderson Jesus de Oliveira, com 24 anos não esconde a expectativa com o crescimento das do empreendimento. “Imagino daqui pra frente melhora. Ampliar a rede de recepção das frutas e quem sabe, dar assistência técnica aos agricultores familiares, fazer doces com as sobras das frutas, pois já vimos que isso é possível”, explica.

Curiosidade

A fé é uma característica marcante do povo nordestino e no Povoado de Mônica não seria diferente. A localidade foi batizada por este nome, por conta da devoção a Santa Mônica, padroeira do povoado.


Blogbraga/SDR

Compartilhar no Whatsapp

POLÍCIA MILITAR DA 85ª CIPM PRENDE INDIVÍDUO COM ARMA DE FOGO EM SÃO DESIDÉRIO

Segunda-feira, 20 de Março de 2017 / Região

Neste domingo 19/03, por volta das 21h30min, uma guarnição da 85ª CIPM realizava rádio patrulhamento em São Desidério, quando avistou um indivíduo em uma motocicleta em atitude suspeita e decidiu abordá-lo.

Durante a busca pessoal no indivíduo, foi encontrado um revólver calibre 38, com 04 munições picotadas, 02 munições intactas e mais 06 munições em uma pochete. 

Diante dos fatos, os policiais o conduziram à Delegacia para as providências cabíveis. 


Blogbraga/Release da 85 CIPM

Compartilhar no Whatsapp

DIA MUNDIAL DA ÁGUA: ‘ÁGUA RESIDUAL - USO SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS HÍDRICOS’ – PREFEITURA DE BARREIRAS E DEMAIS ORGANIZAÇÕES REALIZARÃO AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO.

Segunda-feira, 20 de Março de 2017 / Região

O Dia Mundial da Água é anualmente comemorado em 22 de março. Segundo recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, os países membros da ONU (Organização das Nações Unidas) devem promover neste dia ações para conscientização sobre a necessidade de preservação dos recursos hídricos, destacando a importância da água para a sobrevivência humana.

Com este intuito a Prefeitura Municipal de Barreiras, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e em parceria com a Universidade Federal do Oeste (UFOB), a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), o Instituto Federal da Bahia (IFBA), a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (EMBASA) e o ambientalista Acassio Rivelino Gomes de Souza, promoverá entre os dias 21 a 22 de março de 2017,  uma série de atividades como: seminários, palestras, mesas redondas, oficinas, exposições, festival de música, intervenções artísticas, entre outros, nas quais será abordado o tema Água Residual - Uso Sustentável dos Recursos Hídricos.

Esse projeto visa o envolvimento de toda sociedade do município, conclamando-os a uma reflexão e discussão sobre sustentabilidade e a importância de novos hábitos comportamentais em relação ao socioambiental, em especial para o Uso Sustentável dos Recursos Hídricos dentre outros assuntos pertinentes.

A introdução da educação ambiental é fundamental no evento, de forma a expor ideias que sensibilize a sociedade em prol da preservação dos recursos hídricos, atrelado ao Uso sustentável destes em nosso Cerrado.

A Prefeitura Municipal de Barreiras, através do Sistema Municipal de Meio Ambiente (SISMUMA) e Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMDEMA), tem como meta principal o cumprimento da legislação ambiental vigente em nosso país, realizando ações que protejam nossos recursos naturais, através de oficinas educativas, capacitações e fiscalizações ambientais, a fim de conscientizar a população a preservar o meio ambiente, de forma a promover o desenvolvimento sustentável na cidade de Barreiras.

COMENTÁRIO: Certamente uma melhor educação e conscientização da sociedade quanto ao uso de nossos recursos hídricos, trarão benefícios que serão sentidos já no presente momento, e também a médio e longo prazo além de beneficiar nossas futuras gerações.


BlogBraga/ Repórter Paiva / Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Barreiras.

Compartilhar no Whatsapp

Moto para embaixo de carro e motociclista fica ferido em Ibotirama/BA

Segunda-feira, 20 de Março de 2017 / Região

Uma moto parou embaixo de um carro na Avenida Ex Combatentes, mas precisamente na área do Posto Novo Olinda,  Centro - Ibotirama/BA, na tarde desta segunda-feira (20), por volta das 13h. 

Com o impacto da colisão o motociclista ficou ferido com gravidade.

Segundo informações, o motociclista, teve uma fratura na perna e pé direito e foi levado pelo SAMU para o Hospital Municipal. Os veículos envolvidos foram um Fiat/Siena e uma Moto Cinquentinha.

A Polícia Militar esteve no local e registrou a ocorrência. Ambos os veículos ficaram danificados 


Blogbraga/Cleiton Guincho Almeida

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: HOMEM AGRIDE COMPANHEIRA DE CONVÍVIO COM DOIS GOLPES DE FACA

Segunda-feira, 20 de Março de 2017 / Região

Gilmar Silva de Jesus, 32 anos, foi preso após tentar matar a companheira de convívio Maria Rosa da Silva, de 46 anos, no bairro São Pedro, em Barreiras/BA, na noite deste domingo (19), por volta das 23h 30. Ele atingiu a vítima com duas facadas no braço esquerdo, segundo ocorrência registrada na delegacia de polícia.

Ela foi atendida e encaminhada pelo SAMU para o Hospital Eurico Dutra, onde foi medicada e permaneceu internada em observação. O acusado foi preso em flagrante e apresentado ao delegado Francisco Carlos de Sá no plantão do complexo policial do bairro Aratu e deverá ser punido com base na Lei Maria da Penha.

LEI MARIA DA PENHA

“Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do art. 226 da lei de 11.340 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências.”, wikipedia.


Blogbraga/Alô Alô Salomão-parceiro do blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

IRECÊ: Equipes da Polícia Civil/Cipe Semiárido já localizaram um dos veículos utilizados pela quadrilha, apreenderam explosivos e segurança na região é reforçada

Segunda-feira, 20 de Março de 2017 / Região

Guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Semiárido) frustraram, na madrugada desta segunda-feira (20), uma tentativa de roubo a banco naquela cidade. Durante troca de tiros um dos criminosos foi atingido, mas conseguiu escapar. De imediato policiais civis iniciaram as investigações e localizaram, durante a manhã, um dos veículos utilizados pela quadrilha. 

Na Hilux de cor prata foram encontrados explosivos, máscaras e carregadores de fuzis.

A polícia acredita que a quadrilha é a mesma que recentemente teve fuzis apreendidos e uma roça de maconha avaliada em R$ 5 milhões destruída. Outras duas operações recentes também apreenderam explosivos e armamentos de grosso calibre atribuídos ao grupo. " Tudo indica que a ação de ontem tinha o objetivo de levantar recursos para reaparelhar o grupo, mas a polícia mostrou, mais uma vez, que aqui na Bahia a criminalidade é encarada de frente", destacou o secretário da Segurança Pública. 

Testemunhas começaram a ser ouvidas e imagens de câmeras serão analisadas e poderão ajudar na identificação dos criminosos. Militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), do Grupamento Aéreo (Graer) e da Companhia Independente de Policiamento Especializado da região Chapada reforçam o patrulhamento na região.


Blogbraga/PM-BA

Compartilhar no Whatsapp

Barreiras: Casal sofre acidente de motocicleta ao tentar se desviar de cachorro que atravessou a pista de repente.

Segunda-feira, 20 de Março de 2017 / Região

O Corpo de Bombeiros foi acionado por engano pelos populares...

Chegada da ambulância de Suporte Avançado

Moto do casal...

Na manhã desta segunda-feira (20), aproximadamente às 8:15h, um casal cai da moto ao tentar se desviar de um cachorro que atravessou a rua de repente.

O fato aconteceu na Rua José Gonçalves Chagas Filho no bairro Mimoso em Barreiras. O condutor da moto, Fábio Freitas de Alcântara, 26 anos teve suspeita de  fratura no braço esquerdo e escoriações, sua esposa que estava no carona teve várias escoriações pelo corpo.

Populares sem saber ao certo como contatar as equipes de socorro, acionou o Corpo de Bombeiros que rapidamente chegou no local do acidente. Uma ambulância do SAMU também se deslocou ao local procedendo com os bombeiros a operação de socorro. Logo após, uma segunda ambulância chegou e conduziu o motociclista de imediato ao Hospital do Oeste.

O irmão da vítima esteve no local e retirou a motocicleta. Policiais Militares da ROCAM registraram o acidente.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

MORPARÁ: MORADORES DO POVOADO DE SÍTIO DO COQUEIRO CLAMAM POR EDUCAÇÃO PARA SEUS FILHOS.

Segunda-feira, 20 de Março de 2017 / Região

Moradores do Povoado de Sítio do Coqueiro, município de Morpará fazem apelo ao prefeito e secretário municipal, para reativar a escola da localidade. 

Eles clamam por educação para seus filhos, pois desde o início da gestão do atual prefeito decidiram fechar a escola do Povoado de Sítio do Coqueiro, sem nenhuma satisfação aos demais, e nem tampouco um transporte para atender os 11 alunos que ali estudavam.

Mais um descaso na Educação do Município de Morpará. 

Segue vídeo dos pais fazendo apelo as autoridades do município.


Blogbraga/Participação e fotos de internauta

Compartilhar no Whatsapp

Suspeitos de roubo de motos em Central, Itaguaçu e Jussara são detidos pela PM

Segunda-feira, 20 de Março de 2017 / Região

Após denúncia anônima de que teria uma dupla em atitude suspeita numa borracharia de Itaguaçu da Bahia, a Guarnição da Polícia Militar foi ao local indicado e constatou a informação.

Depois que foram revistados, a polícia encontrou duas facas, tipo peixeira e três blusas moletom com capuz. Ainda de acordo a nota da PM, a dupla confessou que a moto que estava com eles, uma Honda Bros vermelha, ano 2009, placa - JSN 5280, licença de Jussara, havia sido tomada de assalto de um mototaxista na cidade de Canarana.

A moto seria levada para Barra do Rio Grande onde os acusados residem. Os suspeitos são: Paulo Henrique dos Santos Nunes, 24 anos, natural de Canarana e Maurício Pereira Reis, 33 anos, natural de São Paulo/SP, os quais juntamente com a motocicleta foram apresentados à delegacia local para as medidas cabíveis.

Segundo a PM, estes indivíduos são suspeitos de estarem roubando motos em Central, Jussara, Itaguaçu da Bahia e Xique-Xique para vendê-las em Barra.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Suspeito de assalto morre em confronto com a PM em Itaguaçu da Bahia

Segunda-feira, 20 de Março de 2017 / Região

Jeferson Moura Bonfim, de 21 anos, natural de Irecê, veio a óbito na manhã deste sábado (18), por volta das 11h, ao reagir uma abordagem da Guarnição da Polícia Militar.

Segundo nota da Polícia Militar, o suspeito convivia com Hellmaxya Figueiroa de Matos, residente em Itaguaçu, sendo que ela estava sendo ameaçada constantemente.

Hellmaxya acionou os militares que ao cercarem residência onde estava o suspeito, foram surpreendidos a tiros. Ainda de acordo com a PM, Jeferson tentou fugir pelos fundos. A polícia reagiu e o suspeito foi atingido por tiros. Ele foi socorrido para o hospital onde foi constatada a morte.

Conforme a PM, Jeferson era um velho conhecido em crimes na região, onde era suspeito de assalto à mão armada em Lapão, Xique-Xique e de assassinato em Irecê.

Com ele, a polícia apreendeu um revólver calibre 38 com três munições deflagradas.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Indivíduo é preso por posse ilegal de arma de fogo em Barreiras.

Segunda-feira, 20 de Março de 2017 / Região

Na madrugada desta segunda-feira (20), um indivíduo foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo tipo pistola 6.35 municiada. O fato aconteceu nas dependências de um posto de gasolina, quando o acusado parou para descansar um pouco de sua viajem.

Uma guarnição da Polícia Militar em rondas, fez abordagem de rotina e o indivíduo admitiu portar uma arma de fogo para sua segurança pessoal. O mesmo não possui antecedentes criminais e foi encaminhado à Delegacia de Polícia para maiores esclarecimentos e aplicação da pena prevista em Lei.


Blogbraga/Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Bandidos explodem agência bancária em Irecê, um ladrão fica ferido durante troca de tiro com a polícia

Segunda-feira, 20 de Março de 2017 / Região

Na madrugada desta segunda-feira (20), por volta das 00h30, a Polícia foi informada que o Banco do Brasil da cidade de Irecê estava sendo assaltado por vários homens fortemente armados.

Durante a ação os marginais efetuaram vários disparos de arma de fogo de vários calibres, inclusive .50, se dividindo em vários pontos da cidade. No momento do assalto estavam presentes na cidade duas Guarnições da CAESA, sendo que uma delas estava apresentando um preso na Delegacia, tendo sua saída impedida pelos marginais que efetuavam disparos no sentido da Delegacia, impedindo a saída dos mesmos.

A outra Guarnição conseguiu fazer incursão e se aproximar do Banco, ocorrendo uma intensa troca de tiros com os meliantes, onde um deles foi alvejado, o que estava utilizando a arma Calibre .50, deixando pra trás um vasto rastro de sangue, sendo socorrido pelos comparsas que o colocaram no fundo de uma caminhonete S-10. 

Foram escutadas em torno de 05 fortes explosões. Os veículos utilizados na ação foram uma SW4 BRANCA, UMA HILUX PRATA E UMA S-10 PRATA. Durante a fuga os meliantes seguiram sentido Canarana e América Dourada, onde foram jogados "miguelitos" em vários locais diferentes. 

07 Guarnições da CAESA permanece em diligências em busca dos marginais, sob Comando do Major Maltez. Também  Recebemos informações que na fulga foi tomada de assalto uma Hilux Branca próximo a cidade de América Dourada. 

Na ação os bandidos não conseguiram levar o dinheiro do cofre.  Na fuga atearam fogo em um veículo. Com a explosão, ao menos três lojas situadas no entorno da agência também foram danificadas.


Blogbraga/PM-BA

Compartilhar no Whatsapp

Colisão entre duas motos deixa vítimas fatais na zona rural de Santa Rita de Cássia.

Domingo, 19 de Março de 2017 / Região

Fotos: Alô Alô Salomão

Um acidente envolvendo colisão frontal entre duas motocicletas resultou em duas vítimas fatais. O fato aconteceu neste sábado (18), por volta das 15:00h, em uma estrada vicinal do povoado de Campo Baixo na zona rural de Santa Rita de Cássia.

Na condução das motocicletas estavam Leandro de Souza, 19 anos, natural de Brasília/DF, e Reginaldo Barbosa do Nascimento, 33 anos, natural de Santa Rita de Cássia/BA.

Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT), esteve no local para a realização da perícia e foi constatado que as vítimas não usavam capacetes na ocasião. Ainda segundo informações, os dois foram para o mesmo lado ao desviar de uma poça d´agua chocando-se então.

Os corpos foram conduzidos ao IML de Barreiras, onde passarão por exames de necropsia e documentação necessária para liberação às respectivas famílias. 


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
Ofertas - Hiper Santo Antonio Posto CISO Rivaldo AFS Oeste Beton Sutrans Online Celulares Luz motos Global DPVAT Imperial Casa da Ferramenta Casa do Marceneiro Neli ORIX Dique Denuncia Guarda Municipal Delicia Midori Paisagismo Contabilidade Rondon ASMAT G7 NET Grupo Marabá P&F Paraíba Casa da Informática DBT Sportime Extreme PM Polícia Civil Vida Farma LH Madeiras Dupará Açaí Jaú Minas Aço