Governo

Sicredi
NOTÍCIAS

Exclusivo! Ex-prefeito de Central, Genário Almeida, esclarece alguns boatos na cidade de Central e disse que no momento não apoiou ninguém

Quarta-feira, 14 de Outubro de 2015 / Região

No intuito de trazer sempre a verdade e esclarecimento para a população, a reportagem do Central Notícia conversou na tarde de terça-feira (13), com o médico e ex-prefeito de Central, Genário Almeida.

Há aproximadamente duas semanas os rumores na cidade são grandes que Dr. Genário apoiou o grupo do atual prefeito Monteiro. Maisuma conversa está vindo à tona: James seria o candidato a vice na provável chapa composta pelo atual prefeito  Monteiro na eleição de 2016; Lauro Amaral ocuparia a vaga de James; Dr. Genário seria o Diretor do Hospital Municipal de Central.

A verdade

Em conversa com o repórter Luciano Castro, Genário disse que tudo isso não passa de mentiras. Conforme Almeida, ele não tem dado o seu apoio político a ninguémno momento, e que também não tem conversado com o prefeito Monteiro.

São apenas boatos espalhados na cidade. ‘Eu tenho vindo a Central atender semanalmente no Pró-Saúde, e sobre as questões políticas, elas serão decididas mais na frente. Ainda está muito cedo, no momento sou apenas um observador’, salientou.


blogbraga/Repórter Luciano Castro correspondente de Irecê

Compartilhar no Whatsapp

Justiça anula decisão para reduzir tarifa de esgoto em Barreiras

Quarta-feira, 14 de Outubro de 2015 / Região

Em sentença sobre recurso impetrado pela Embasa, a 4ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia anulou a decisão do Juizado Especial Cível, que reduzia de 80% para 45% o valor da tarifa de esgoto de um único imóvel em Barreiras. O atendimento ao recurso, aprovado por unanimidade, é uma decisão final e não há possibilidade do autor recorrer a outras instâncias.

Como argumentação do recurso, os juízes se basearam na Lei Estadual 12.602/12, que delega à Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa) a atribuição de definir, reajustar e revisar as tarifas dos serviços de saneamento na Bahia, “de modo a permitir à sustentabilidade econômico-financeira da prestação dos serviços de água e esgoto”. A decisão do recurso também foi amparada pela decisão de 2013 do Superior Tribunal de Justiça (STJ) segundo a qual: “A legislação que rege a matéria dá suporte para a cobrança da tarifa de esgoto mesmo ausente o tratamento final dos dejetos”.  

A Lei Nacional de Saneamento Básico justifica a cobrança como necessária para permitir a sustentabilidade econômico-financeira das concessionárias. A tarifa de esgoto na Bahia, atualmente no valor de 80% da conta de água, remunera os custos de operação do serviço e permite a realização dos investimentos necessários à expansão do acesso ao serviço de esgotamento sanitário.

Não é a primeira vez que a Embasa recorre à Justiça para questionar decisões contrárias à cobrança da tarifa de esgoto nos moldes definidos pela legislação nacional e estadual no município. Em novembro de 2013, o Pleno do Tribunal da Justiça da Bahia, também por decisão unânime, suspendeu os efeitos da lei municipal nº 1.029 de 2013 que proibia a cobrança da tarifa de esgoto em Barreiras.

Legislação | A cobrança da tarifa de esgoto aplicada no país tem o respaldo da Lei Nacional de Saneamento Básico nº 11.445 de 2007, regulamentada pelo decreto federal nº 7.217 de 2010. Na Bahia, a tarifa no valor de 80% sobre o consumo de água foi determinada pela lei estadual nº 11.172 de 2008.


blogbraga/Assessoria de Comunicação da Embasa

Compartilhar no Whatsapp

Denúncia: Triste realidade da falta de segurança no bairro Jardim das Acácias

Quarta-feira, 14 de Outubro de 2015 / Cidade

Imagem ilustrativa

Denúncia: O bairro Jardim das Acácias, em Luis Eduardo Magalhães, está entregue a marginalidade, além de sofremos com assaltos diariamente, perdemos o nosso direito de ir e vir.

Braga, ouvimos tiros todas às noites, ontem mesmo na Rua Sucupira ficamos assustados, já virou rotina virou uma praça de guerra.

Precisamos de segurança, disponibilização de efetivo policial para fazer rondas no bairro. Estamos pedindo socorro ao Poder Público.


blogbraga/Participação de Internauta

Compartilhar no Whatsapp

LEM: Caminhão derruba poste e deixa o bairro sem energia

Quarta-feira, 14 de Outubro de 2015 / Cidade

No final da tarde de ontem terça-feira dia 13, um Caminhão Munck, ao dar marcha ré, derrubou um poste com transformador, na Rua da Emburana, no Bairro Jardim das Acácias, em Luis Eduardo Magalhães.

Após a queda do poste, metade do bairro ficou sem energia, a coelba enviou por volta das 20h, alguns funcionários para dá início a troca do poste e posteriormente o retorno da iluminação.


blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Homem é preso acusado de tráfico de drogas em Xique-Xique

Quarta-feira, 14 de Outubro de 2015 / Região

Momento da abordagem

Material apreendido

Ontem terça-feira dia 13, por volta das 12h30, uma  guarnição da CIPE/Semiárido realizava  rondas  nas  imediações  da  Rua  51, no  Bairro  BNH Novo, em Xique-Xique, quando  abordou  a pessoa  de  iniciais  J.N.L., vulgo “Jerinho”, que  conduzia  a  motocicleta  Honda/Bros,  cor  preta. 

Com o mesmo foi encontrado uma barra  de  Crack pesando 436 gramas; além de 13 pedras do mesmo entorpecente; 07 (sete)  papelotes de cocaína; uma balança de precisão; um aparelho celular e a quantia  de R$ 600,00 (seiscentos  reais).

O  mesmo informou a polícia que reside na Rua Colônia dos Pescadores, onde a guarnição localizou uma espingarda,  Cal.44, municiada com  dois cartuchos intactos.  A pessoa  e  todo  o  material  foram  apresentados na Delegacia Territorial de  Xique- Xique,  para serem tomadas as medidas cabíveis.


blogbraga/Repórter Regis Santos

Compartilhar no Whatsapp

Polícia apreende arsenal de arma de fogo e munições que seriam entregues na Bahia e em Goiás

Quarta-feira, 14 de Outubro de 2015 / Bahia

Segundo informações ao Grupo Rota Policial, uma carreta foi parada por policiais do COD, a GO/206 em Cachoeira Alta-GO, ao dar as buscas devida na carreta foi encontrada quatro armas sendo: quatro espingardas são elas uma 12, uma .20 , uma .22 e uma pistola 765, elas foram encontradas no compartimento traseiro  do banco, denominado a cama do motorista além das armas havia também aproximadamente mil e quinhentas munições e drogas.

O mesmo vai responder por tráfico internacional de armas e de drogas. O autor narrou ao delegado Dr. Charles da polícia Federal de Jataí-GO, que as armas foi adquirida no Paraguai, ele saiu da cidade de Amandinha no estado do Mato Grosso do Sul e seria levada para capital Goiânia e Bahia.

O autor foi conduzido para o presídio da cidade de Cachoeira Alta-GO, onde ficará detido, as armas, drogas, a carreta e a carga foram apreendidas.


blogbraga/CIPE/Cerrado

Compartilhar no Whatsapp

Atividades diversas marcam Dia de Combate à Sífilis

Quarta-feira, 14 de Outubro de 2015 / Bahia

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que ocorram no mundo, a cada ano, 12 milhões de novos casos de sífilis, doença que na gestação é responsável por 29% de óbitos perinatal (feto ou recém-nascido), 11% de óbitos neonatais (primeira semana) e 26% de natimortos (morte dentro do útero ou na hora do parto). 

Com o objetivo de dar maior visibilidade à sífilis, sobretudo a congênita, como grave problema de saúde pública na Bahia, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio do Grupo de Trabalho de Combate à Sífilis Congênita, realizará uma série de atividades para marcar o Dia de Combate à Sífilis (terceiro sábado do mês de outubro). Na Bahia, no primeiro semestre deste ano, foram notificados 733 casos, sendo 430 em pacientes do sexo feminino, 303, do masculino, e 558 casos congênita.

Em parceria com a Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis - Regional Bahia (SBDST/Ba) e o Ministério Público do Estado, as atividades são voltadas para profissionais de saúde que atuam na assistência e gestores, com o propósito de contribuir para a detecção precoce dos casos de sífilis e discutir sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento adequado e oportuno, sobretudo no pré-natal. 

A proposta é contar com a participação dos trabalhadores de saúde dos diversos níveis de assistência e vigilância, e de universidades que atuam junto à comunidade e enfrentam dificuldades no combate à sífilis no dia a dia de suas atividades. É considerado fundamental realizar o tratamento precoce adequado do paciente e seus parceiros sexuais e ações de prevenção, com o objetivo de informar a população sobre a doença e formar de evitá-la, buscando interromper a cadeia de transmissão, conforme alertam os especialistas. 

As atividades programadas incluem palestras, mesa redonda e sessão científica, a serem iniciadas nesta quinta-feira (15), às 14h, na sede da Fundação Estatal de Saúde da Família (Fesf), em Salvador, com Web Palestra sobre ‘Manejo da Sífilis em Adulto’, a cargo do médico Roberto Fontes.

No dia 21, às 10h, também na sede da Fesf, a médica pediatra Margareth Handan vai abordar o tema ‘A criança com Sífilis na Atenção Básica’. No dia 23, às 8h, acontece evento para marcar a data, na sede do MPE, no Centro Administrativo da Bahi (CAB). A programação será encerrada no dia 29, com sessão científica sobre a situação atual da a sífilis na Bahia, no auditório do Centro de Atenção à Saúde (CAS), às 9h.

Cadeia de transmissão

A sífilis é uma doença infecciosa, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode ser transmitida por via sexual - sífilis adquirida ou da mãe para o filho, conhecida como sífilis congênita. O tratamento é feito por meio do uso da penicilina, mas em decorrência de o tratamento ser de baixo custo e estar disponível no SUS, a doença ainda se constitui grave problema de saúde pública


blogbraga/Emília Mazzei

Compartilhar no Whatsapp

Dois corpos são examinados no IML de Irecê

Quarta-feira, 14 de Outubro de 2015 / Região

Nas últimas 24h, dois corpos foram necropsiados no Instituto Médico Legal de Irecê. Um jovem do povoado de Angical, zona rural do município de Irecê havia desaparecido em um lago em Itaguaçu da Bahia. Posteriormente foi encontrado sem os sinais vitais. Trata-se Iderlan Elias Pereira, que foi vítima de um provável afogamento.

Já da cidade de Brotas de Macaúbas veio o corpo de Dilma de Souza Oliveira, de 48 anos. Ela, segundo a polícia, foi morta a facadas. O acusado é seu ex-companheiro de convívio, Isaias de Deus Dourado.


blogbraga/Repórter Luciano Castro correspondente de Irecê

Compartilhar no Whatsapp

BR-242: Resultado da Operação PRF - Festival de Lençóis 2015

Quarta-feira, 14 de Outubro de 2015 / Região

A Polícia Rodoviária Federal encerrou a meia-noite do último dia 12 segunda-feira, a Operação Festival de Lençóis 2015. Entre os dias 09/10 (sexta-feira) e 12/10 (segunda-feira), a PRF intensificou o trabalho, com vistas a garantir a segurança e a integridade física das pessoas, especialmente na BR 242, onde foram desenvolvidas várias ações de fiscalização de trânsito e combate à criminalidade.

As equipes táticas dispostas em locais estratégicos, devido a riscos de ocorrerem acidentes ou devido à incidência de ações criminosas, fiscalizaram durante a operação, um total de 900 pessoas e 711 veículos.

Foram realizadas ações educativas com o principal objetivo de mostrar que trânsito é uma questão de cidadania e que faz parte do dia a dia de todas as pessoas. Ao todo, três ações de educação no trânsito foram realizadas, sendo alcançadas 72 pessoas. 

Destacamos que a PRF colocou em prática o planejamento realizado, considerando análises de dados estatístico, aumentando a sensação de segurança e levando o número de acidente praticamente a zero. Durante a operação foi registrado apenas um acidente sem vítimas na região do Festival de Lençóis.

PRF X Embriaguez no Trânsito – Lei Seca: Durante a Operação Festival de Lençóis 2015, dos 398 testes com etilômetro, seis condutores foram notificados por dirigirem alcoolizados, infração gravíssima, com multa de R$ 1.915,40. 

A Operação transcorreu com reforço de policiais, viaturas táticas, equipamentos e equipes de grupos táticos e motopoliciamento em combate à criminalidade, que desenvolveram ações de fiscalização e evitaram ações de criminosos. Somente nesses quatro dias de operação, durante as abordagens policiais na região do Festival de Lençóis, a PRF encaminhou às respectivas delegacias de polícia judiciária, 24 pessoas, por crimes que variaram desde posse de drogas ilícitas, crimes de trânsito, porte ilegal de armas, etc.


blogbraga/PRF/BA

Compartilhar no Whatsapp

PRF realiza leilão de sucatas de veículos em Barreiras

Quarta-feira, 14 de Outubro de 2015 / Região

O Leilão será realizado no dia 16 de outubro de 2015, a partis das 09h, na CDL Barreiras, localizado na Avenida, Antônio Carlos Magalhães, 898 – Centro, Barreiras/BA.

A descrição dos lotes, contendo a identificação de cada veículo com marca, modelo, ano, chassi, número do motor e lance inicial estará disponível através do site http://www.centraldosleiloes.com.br.

Os lances podem ser feitos on-line e/ou presencial.


blogbraga/PRF/BA

Compartilhar no Whatsapp

Documentos perdidos!

Quarta-feira, 14 de Outubro de 2015 / Cidade

A senhora Adenize Santos de Jesus, perdeu sua carteira de Identidade (RG), no centro da cidade de Luis Eduardo Magalhães, no último sábado dia 10. 

Quem encontrou ou encontrar favor ligar para o Telefone: (77) 3628-0234/99852-0234 ou deixar na loja Teen Malhas Malwee, na rua Paraíba.


blogbraga/Utilidade pública

Compartilhar no Whatsapp

Homem é preso com droga e arma em Barreiras

Quarta-feira, 14 de Outubro de 2015 / Região

Um homem identificado como Tarles Macena de Araújo, de 22 anos, foi preso em flagrante, na noite de ontem terça-feira (13), no Bairro Santa Luzia, após ser abordado pela guarnição 1011 da 83ª CIPM de Barreiras.

Durante a abordagem os policiais encontraram com o homem, quase um 1Kg de maconha prensada, uma espingarda de fabricação caseira, uma balança de precisão, material para carrego de cartuchos e dois cartuchos de metal.

O acusado foi encaminhado para a delegacia local juntamente com o material apreendido.


blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Prefeitura realiza audiência pública para apresentar projeto de lei do estatuto da Guarda Municipal

Quarta-feira, 14 de Outubro de 2015 / Cidade

Guarda Municipal durante desfile de 7 de setembro deste ano. Audiência de apresentação do estatuto acontece nesta quinta-feira 

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães realiza nesta quinta-feira, 15, a partir das 8h, no auditório do Fórum, uma audiência pública para apresentação do Projeto de Lei que versa sobre o estatuto da Guarda Municipal. 

No documento constarão todas as normas de regência da categoria, incluindo Plano de Carreira. Posteriormente, o Projeto de Lei deve ser encaminhado para apreciação da Câmara Municipal.


ASCOM/LEM

Compartilhar no Whatsapp

Homem é encontrado morto dentro de veículo em Macaúbas

Quarta-feira, 14 de Outubro de 2015 / Região

Um homem conhecido como Zé Astrogildo, foi encontrado morto na tarde de ontem terça-feira dia 13, dentro de uma caminhonete D-20, em um campo aberto de futebol às margens da BA-156, em um local denominado como Riachão do Leite, cerca de 9 Km do centro de Macaúbas-BA.

Segundo informações, o veículo foi visto parado desde às 6h da manhã. Já no período da tarde, um morador chamou outros vizinhos e resolveram averiguar, achando muito estranho, até aquela hora o veículo estacionado ali, quando olharam, viram um homem dentro do veículo, e uma arma de fogo próximo ao corpo, de imediato, acionaram a Polícia militar e a Polícia Civil. 

Quando os policiais chegaram ao local, se depararam com a vítima sem sinais vitais. De acordo com o ocorrido, se trata de Zé de Astrogildo, muito conhecido na região, ele foi encontrado morto com um tiro de cartucheira. 

A Polícia Civil, realizou uma perícia no local e o corpo foi retirado por uma funerária, quanto ao veículo, foi encaminhado para a delegacia. A polícia irá investigar as causas da morte.


blogbraga/Foto: Blog Macaubense Life

Compartilhar no Whatsapp

Homem é assassinado a tiros de pistola em Barreiras

Terça-feira, 13 de Outubro de 2015 / Região

Iogo Rodrigo de Aquino Marques, 27 anos, foi assassinado com tiros de pistola ponto 40, por volta das 20h desta terça-feira (13). O crime aconteceu no encontro da Rua Santa Luzia com a Avenida Castelo Branco, nas imediações do posto BR e Mercado Extra, bairro Santa Luzia.

Segundo a polícia, a vítima já havia sido presa por envolvimento com roubos. Nos últimos dias, estava trabalhando como servente de pedreiro, e de acordo com testemunhas, ele tinha saído de um mercadinho em direção ao seu carro, quando foi executado.

Ele tinha chegado ao local e estacionado o seu veículo Gol 1.6, cor branca BGR–4813, com licença de Ibotirama/BA. Não há informações precisas sobre os autores dos disparos e a motivação do crime, mas dois homens foram vistos fugindo a pés.

Policiais Militares conversaram com um irmão de Iogo, identificado por Wender e outros familiares, que apenas confirmaram as informações sobre o seu envolvimento com o mundo do crime. Também disseram que ele era natural de Wanderley e morador da Rua da Tranquilidade, bairro Sobra da Tarde, em Barreiras/BA.

Os militares isolaram a área, cobriram o cadáver e acionaram o DPT e a Polícia Civil. O delegado Alírio Oliveira e o agente Investigador Felipe foram até o local realizar o levantamento cadavérico.

Cápsulas de munição da pistola foram colhidas pela PM. Uma equipe de perícia chegou para investigar o corpo e a área do crime, logo após o removeu para o Instituto Médico Legal


Alô Alô Salomão parceiro do blogbraga

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
DPVAT Paraíba Transporte Guincho ASMAT G7 NET LH Madeiras Vida Farma Grupo Marabá Neli Dupará Açaí Sportime Casa da Ferramenta Delícia Minas Aço Global P&F Luz motos Imperial Açaí do Chiquinho Extreme UMOB Casa do Marceneiro Contabilidade Rondon Online Sutrans DBT Guarda Municipal Dique Denuncia Jaú CISO PM SBS