Governo da Bahia

NOTÍCIAS

Atletas Barreirense, participaram do 6° Campeonato Sulpiauiense de Karatê

Terça-feira, 29 de Setembro de 2015 / Região

Atletas Barreirense, participaram do 6º Campeonato Sulpiauiense de Karatê. O evento aconteceu na cidade de Corrente-PI nos dias 26 e 27 de setembro, e contou com a presença de atletas de todo o estado do Piauí e vários atletas da região Oeste da Bahia.

O sensei Ernandes Ribeiro e sua equipe conquistaram 11 medalhas de ouro, 08 medalhas de prata e 04 de bronze; com essas colocações ficaram com o 2º lugar na contagem geral. 

Ressaltamos que quatro crianças que fizeram parte da equipe pertencem ao projeto social "Karatê Transformando Vidas" do bairro vila Brasil em Barreiras, e uma de Angical;  esse trabalho foi idealizado pelo Sensei Ernandes Ribeiro e é apoiado pelo Fundesis. 

Equipe:

Ernandes Ribeiro
Cibelle Ribeiro
Rader Khalil
Joelton Trindade
Tassito Pequeno
Fabio Augusto
Iara Oliveira
Jesuelton Guilherme
Marley Vinicius
Vagner Antonio
Luiz Miguel


blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

PRESOS CAVAM NOVO TÚNEL NA CADEIA PÚBLICA DE BARREIRAS, MAS NÃO CONSEGUEM FUGIR

Segunda-feira, 28 de Setembro de 2015 / Região

A falta de segurança e o descaso são relatados diariamente por quem trabalha no Complexo Policial do bairro Aratu em Barreiras/BA. Segundo o delegado Alírio Oliveira, os plantonistas vivenciam a constante sensação de que os presos podem fugir a qualquer momento. “Essa é a nossa expectativa constante. Eles ameaçam fuga a todo instante e precisamos estar atentos”, comentou.

O túnel foi cavado da cela quatro para a área externa do pavilhão de detenção, não tendo êxito por conta de alguns disparos efetuados por um dos policiais civis para conter a fuga em massa. Três detentos saíram do presidio vestidos apenas de cuecas, mas foram obrigados a retornar pelo mesmo buraco. O túnel deve ser fechado na tarde de hoje.

Agentes do setor de custódia disseram que o número de policiais de plantão não é suficiente para fazer a guarda dos mais de oitenta encarcerados. “Isso provoca preocupação em toda a equipe de plantão. Esperamos que inaugurem rápido o Centro de Detenção provisória, que já está pronto, porque a polícia civil não suporta mais fazer guarda de presos”, ressaltou Alírio.

A penúltima tentativa de fuga aconteceu na noite do dia 07 de setembro. Desta vez, ocorreu por volta das 03h 00 da madrugada desta segunda-feira, 28. Os delegados planejam uma vistoria na cela para retirada das ferramentas utilizadas na escavação.


Alô Alô Salomão parceiro do blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Polícia Federal apreende mais de duas toneladas de maconha dentro de carreta em Canarana-BA

Domingo, 27 de Setembro de 2015 / Região

A droga, acondicionada em um fundo falso no compartimento da carga

Ação conjunta desbarata quadrilha de traficantes

A carreta tinha um fundo falso

Momento da prisão da quadrilha

Grande movimentação de pessoas no local

No final da manhã deste domingo (27), uma operação policial envolvendo integrantes da Polícia Federal, Polícia Militar do 7 BPM e da Polícia Civil da 14ª Coorpin, apreendeu uma carreta, de cor azul, onde na carroceria do veículo continha mais de duas toneladas de maconha pronta para o consumo.

A carreta foi interceptada na rodovia BA-148 que liga a cidade de Canarana-BA ao distrito de Salobro. Após uma investigação minunciosa, os agentes da PF descobriram um fundo falso na carreta, onde estava escondida a droga. 

Três pessoas foram presas, o motorista da carreta e mais dois indivíduos que estavam em um outro veículo, um Celta, de cor preta que escoltava o caminhão. Eles estão detidos em uma das celas do complexo Policial de Irecê.

A carreta foi removida para o pátio da Delegacia Regional da Polícia Civil de Irecê. A droga é avaliada em R$ 5 milhões de reais, e segundo a polícia, seria distribuída em pontos de tráfico na cidade de Irecê.

O trio preso na operação policial não teve suas identidades reveladas. Através de uma denúncia anônima, a Polícia Federal conseguiu localizar a grande quantidade de droga que estava vindo, possivelmente do estado do Paraná.


blogbraga/Repórter Luciano Castro correspondente de Irecê

Compartilhar no Whatsapp

Acusado de tentativa de homicídio é preso pela polícia militar de Barreiras

Sábado, 26 de Setembro de 2015 / Região

O acusado e a arma usado no crime

Guarnição 1010 da 83ª CIPM de Barreiras conduziu um indivíduo de nome Davi José da Conceição, onde o mesmo efetuou um disparo de arma de fogo tipo bate-bucha, contra uma pessoa.

O acusado ao avistar a viatura empreendeu fuga sendo esse alcançado e contido, a arma já se encontrava em condições de um novo disparo.

A vítima foi atingida no abdômen com cerca de 30 caroços de chumbo e foi socorrido para o HO em Barreiras, em estado grave. O acusado foi detido e apresentado no complexo policial de Barreiras.


blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Prefeita de Mucugê pede recuperação de trecho da BA-142 e apoio à produção de leite do município

Sábado, 26 de Setembro de 2015 / Região

O secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do Estado da Bahia, recebeu em audiência a prefeita de Mucugê, Ana Olímpia Hora Medrado (PP), e a vice-prefeita Zenilda Rebouças.

A prefeita solicitou a recuperação da estrada BA-142 no trecho que liga Mucugê à BR-242, passando por Andaraí, rodovia por onde trafegam 136 carretas por dia, transportando a produção agrícola do município – batata, café, feijão, repolho, pimentão, tomate, cebola, uva, e morango.

“Somos o maior produtor de batata das regiões Norte e Nordeste do Brasil e um dos principais polos agrícolas da Bahia e essa estrada é fundamental e está precisando de reparos”, argumenta a prefeita de Mucugê.

Ela, ainda, reivindicou ao Estado auxílio na aquisição de 2 resfriadores de leite para os distritos rurais de Guiné, e João Correia, beneficiando pequenos agricultores familiares, via Programa Balde Cheio da Secretaria estadual da Agricultura.

“Precisamos, também, de uma Câmara Fria para armazenar a produção de morango até o embarque em caminhões destinados ao mercado consumidor – principalmente Salvador, Vitória da Conquista, Seabra, e Feira de Santana”, defende a prefeita.

No encontro na Serin, Ana Medrado destacou dois eventos que levarão muitos turistas a Mucugê, cidade localizada na região da Chapada Diamantina: o Festival do Chorinho, que acontecerá na Praça de Eventos no período de 29 a 31 de outubro, com a presença do cantor e compositor Carlos Pita e previsão de atrair cerca 800 pessoas.

Antes disso, acontecerá a quinta edição da Brasil Ride, competição de mountain bike, que já tem confirmada a participação de 800 competidores de 32 países. “É uma das maiores maratonas desse esporte no mundo, que acontecerá de 18 a 24 de outubro no trajeto de 90 km diários entre Mucugê e Rio de Contas. Esperamos mais de 1.000 visitantes para acompanhar essa nossa atração turística”, diz a prefeita.


blogbraga/Ascom Mucugê

Compartilhar no Whatsapp

Médico morre em colisão entre carro e caminhão na BR-242

Sábado, 26 de Setembro de 2015 / Região

Dr. Rômulo não resistiu aos ferimentos

Uma colisão entre um carro de passeio Kia Sportage e um caminhão deixou um médico morto e sua esposa gravemente ferida na tarde de ontem sexta-feira (25), na BR-242, que liga as cidades de Ipirá e Itaberaba-BA.

O médico Rômulo Fragoso Gordiano, viajava com sua esposa também médica Rosa Gordiano que ficou gravemente ferida. O Corpo de Bombeiros esteve no local para retirar o corpo do médico que ficou preso nas ferragens, ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Segundo informações o impacto da colisão foi tão forte que o caminhão capotou. As causas do acidente e o estado de saúde do caminhoneiro não foram divulgadas. 

Dr. Rômulo, era clínico geral e obstetra trabalhava a mais de 30 anos em Riachão do Jacuípe-BA, e era Natural de Conceição do Cóite, já sua esposa é ginecologista.

A polícia militar esteve no local e a PRF foi acionada para registrar a ocorrência.


blogbraga/Foto via WhatsApp

Compartilhar no Whatsapp

João Dourado: Adolescente é encontrado morto com sinais de violência pelo corpo

Sábado, 26 de Setembro de 2015 / Região

A vítima

A violência no município de João Dourado assusta a população da região de Irecê, onde ocorreu vários homicídios somente em 2015. Mas segundo o delegado Paulo Ribeiro, João Dourado é um município desenvolvido, onde há muitos irrigantes e um comércio pujante, e isso contribui para o seu crescimento demográfico, atraindo pessoas boas e más. 

E na tarde desta sexta-feira (25), a polícia localizou o corpo de um adolescente identificado como Diego Lima dos Santos, 15 anos. Ela havia desaparecido da casa onde morava sozinho há três dias. O corpo estava com sinais de violência, inclusive com várias perfurações, ficando subentendido que ele foi assassinado a golpes de faca e também a pauladas.

Na página oficial de Diego no facebook, diversas mensagens lamentam a sua morte.Tacila Pereira diz: ‘É mano estou sem acreditar ainda, cara por que tem q ser assim? Por que você foi tão rápido’? ‘Pelo amor de Deus véi,diz que é mentira ' Volta caralho. Não consigo acreditar que isso está acontecendo’, escreve Jéssica Luana. ’ Nossa mano,a ficha  não caiu ainda’, relatou Ytalo Gomes.

De acordo com o delegado Paulo Ribeiro, responsável pela investigação, a vítima morava só, não estudava, e conforme a mãe dele, Maria Edna Pereira, há indícios que o filho era envolvido com droga. Para o delegado, o crime poderá estar relacionado a um provável acerto de contas. O inquérito vai ser aberto para que as investigações possam continuar. 

Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica removeu o corpo do jovem para o Instituto Médico Legal de Irecê.


blogbraga/Repórter Luciano Castro correspondente de Irecê

Compartilhar no Whatsapp

Assaltante de banco é preso pela polícia´Civil de Santa Maria da Vitória e de Barreiras

Sábado, 26 de Setembro de 2015 / Região

Operação conjunta 26ª COORPIN de Santa Maria da Vitoria e 11ª COORPIN de Barreiras com o apoio do Depin/Draco, após mais de 35 horas de campana e monitoramento fora preso o indivduo assaltante de banco Gilvan de Castro Ramos, por força de mandado de prisão preventiva, pela Vara de Execuçoes Penais de Brasilia DF, onde o mesmo tem várias condenações criminais que somam mais de 46 anos de prisão por roubo a banco, sequestro, formação de quadrilha e outros delitos.

Sendo que o mesmo que já ficou preso por quinze anos no presídio da Papuda, de onde fugiu e também fora preso no Estado de Goias e Minas Gerais por roubos diversos, sendo especialista em roubo a banco.

Sendo  localizado no Povoado de São Manoel, municipio de Correntina/BA, onde provavelmente estava articulando outros roubos na regiao.


blogbraga/26ª COORPIN

Compartilhar no Whatsapp

NOTA DE FALECIMENTO

Sábado, 26 de Setembro de 2015 / Região

A família de Ivanildo Merenciano Rodrigues da Conceição conhecido como "Axel" filho de D. Olindina do Cariparé, tem o doloroso dever de comunicar o seu falecimento, ocorrido na tarde de ontem sexta-feira dia 25, em Barreiras. 


blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Operário perde parcialmente um dedo após acidente de trabalho em Fazenda no município de Barreiras

Sábado, 26 de Setembro de 2015 / Região

Vítima de acidente de trabalho

O homem dando entrada na UPA

Na noite desta sexta-feira (25), um funcionário da fazenda Piratini localizada no Anel da Soja, no município de Barreiras, sofreu uma lesão grave em uma das mãos ao tentar trocar um pneu de uma Máquina Pá-Carregadeira.

O homem de prenome Valdivino Soares Diniz, de 31 anos, perdeu parcialmente um dedo da mão direita e machucou outros dedos, segundo o mesmo ao tentar trocar o pneu furado da máquina, sua mão foi imprensada na roda da mesma.

O SAMU de Luis Eduardo Magalhães foi acionado socorreu a vítima, e encaminhou para UPA.


blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

O PSDB convida para o Encontro Regional do Partido em Barreiras

Sábado, 26 de Setembro de 2015 / Região

O presidente do PSDB da Bahia, deputado federal João Gualberto, juntamente com o presidente do PSDB de Barreiras, Caduda Braga, convida toda a população de Barreiras e região para participar do Encontro Regional do PSDB que acontecerá na segunda-feira 28 de setembro, às 19h, no Centro de Convenções do Hotel Morubixaba em Barreiras.

O Encontro que vem sendo construído com o empenho das executivas local e estadual do PSDB, contará com a presença das bancadasfederal e estadual do partido, além da presença de João Almeida, da Executiva Nacional.

Serão debatidas as ações do PSDB com vistas às eleições de 2016 nas principais cidades do Oeste, bem como será oficializado o reingresso do Presidente da Câmara de Barreiras vereador Tito aos quadros de filiados do PSDB.
“Ficarei honrado em contar com a presença de toda a sociedade de Barreiras, que anseia por novos rumos para nossa cidade, bem como de toda a imprensa local e regional, que tão bem colabora com o desenvolvimento da nossa região, ao divulgar com ética e competência os fatos que envolvem nossas vidas”. Afirmou o presidente Caduda.  


Ascom - PSDB

Compartilhar no Whatsapp

Deputado faz entrega de sementes de Crotalária juncea, leguminosa que combate o mosquito da dengue de forma natural

Sexta-feira, 25 de Setembro de 2015 / Região

Prefeitos e secretários de Agricultura de 17 municípios baianos receberam, nesta quinta-feira (24), sementes de Crotalária juncea, leguminosa cuja flor atrai a libélula, predadora do mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, zika e chikungunya. "A ideia é combater o mosquito de forma natural" explica o deputado Eduardo Salles. 

A distribuição das sementes é fruto de uma parceria do parlamentar com a empresa Paso Ita Gramíneas e Leguminosas. "Nessa primeira etapa priorizei os municípios onde fui votado", conta Salles. A cerimônia de entrega aconteceu no auditório da COOPMAC (Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense), em Vitória da Conquista. 

Foram beneficiados os municípios de Xique-Xique, Barra do Choça, Ilhéus, Rio Real, Tapiramutá, Ibirataia, Maraú, Bonito, Curaçá, Ipiaú, Paratinga, Bom Jesus da Lapa, Ponto Novo, Itaetê, Lajedo do Tabocal, Planaltino e Caatiba. Cada um deles recebeu três sementes por habitante. 

COMO FUNCIONA
A coloração amarela da flor da Crotalária juncea atrai a libélula, que, além de se alimentar do mosquito Aedes aegypti, coloca seus ovos na mesma água. "As larvas da libélula também comem as larvas do mosquito. Assim podemos prevenir as doenças transmitidas por ele e diminuir o número de casos", diz o deputado. 

TREINAMENTO
Os representantes dos 17 municípios receberam treinamento sobre o processo de transformação das sementes em mudas e aprenderam sobre os cuidados com a planta e manutenção da espécie nos canteiros, jardins e terrenos onde a Crotalária juncea for plantada. 

"Ela floresce depois de 90 dias", explica o coordenador técnico da Paso Ita, Eduardo Patrício, que instruiu os presentes. "É uma planta que se adapta facilmente a diferentes climas", completa.


ASCOM – Deputado Estadual Eduardo Salles

Compartilhar no Whatsapp

Inscrições para concurso da Embasa terminam no dia 29

Sexta-feira, 25 de Setembro de 2015 / Região

Os candidatos interessados em participar do concurso 2015 da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), têm até às 23h59 da próxima terça-feira (29) para realizar a inscrição. Estão sendo oferecidas nove vagas (três médicos do trabalho, dois enfermeiros do trabalho e quatro técnicos de Segurança do Trabalho).

Para se inscrever, o candidato deve acessar o site do organizador do concurso - o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), fornecer as informações requisitadas, imprimir o boleto bancário e pagar, até a data indicada no boleto, o valor de R$ 80 (para concorrer às vagas de técnico de Segurança do Trabalho) ou de R$ 120 (para as vagas de enfermeiro e médico do trabalho). As provas serão aplicadas no dia 18 de outubro próximo, em Salvador.


blogbraga/Emília Mazzei

Compartilhar no Whatsapp

O prefeito de Central também reduz o próprio salário

Sexta-feira, 25 de Setembro de 2015 / Região

Devido a crise que se alastra nos municípios com a redução do FPM, principal fonte de renda, os gestores decidiram tomar algumas atitudes na Bahia. Uma destas foi a diminuição de salários. O prefeito de Central, Uilson Monteiro (PT) seguiu a tendência de alguns colegas, e cortou o seu próprio salário em 20%. 

Além disso, a redução de 20% vai valer para os cargos de vice-prefeita e Secretários Municipais. Outras medidas também foram tomadas pela gestão do município de Central, como por exemplo, a mudança de expediente nas repartições Públicas do Município que vai ser de 07h às 13h, exceto os serviços prestados em regime de plantão, como também os relacionados a Programas do Governo Federal, PSF e Cras.

O decreto vai entrar em vigor a partir do dia 01 de outubro de 2015. De acordo com informações da União das Prefeituras da Bahia (UPB), cerca de 200 prefeitura baianas estão com salários atrasados e vão ter dificuldades de pagar o 13º salário dos funcionários.


blogbraga/Repórter Luciano Castro correspondente de Irecê

Compartilhar no Whatsapp

CIPE/CERRADO FAZ APREENSÃO DE ARMA DE FOGO EM SÃO DESIDÉRIO

Sexta-feira, 25 de Setembro de 2015 / Região

O fato se deu por volta das 15h40min desta quinta feira (24), na BA-463, próximo à entrada do Povoado de Derocal, durante uma operação em conjunto com o 4 BEConst, ao  abordar um veículo marca FIAT, modelo UNO, placa NZV 6860/São Desidério, o qual era conduzido por Gilvan Barbosa da Guarda, 33 anos, natural de São Desidério.

Foi encontrado um Rifle, calibre 22, nº EKA 3199530, marca CBC, semiautomático, oxidado, com coronha de madeira, juntamente com 47 cartuchos intactos de igual calibre. 

Diante dos fatos o indivíduo e todo o material encontrado foi encaminhado e apresentado da delegacia de São Desidério, onde o flagrante por Posse ilegal de arma de fogo.


blogbraga/CIPE/Cerrado

Compartilhar no Whatsapp

Comandante geral da PM traça estratégias para a região Oeste

Sexta-feira, 25 de Setembro de 2015 / Região

Nesta sexta-feira (25), às 9h, no auditório da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Avenida Ahylon Macêdo, nº 11, em Barreiras, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão, se reunirá com representantes das companhias independentes que compõem o Comando de Policiamento Regional Oeste.

O objetivo do encontro é analisar a produtividade da região, traçar estratégias e plano de metas de segurança para coibir crimes, oferecendo assim mais segurança à população.

O comandante geral da PM atenderá a imprensa às 11h30, após a reunião, que será restrita aos oficiais da corporação.


blogbraga/PM da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

MUQUÉM DO SÃO FRANCISCO: Acidente entre três carretas deixa três feridos um em estado grave na BR-242

Quinta-feira, 24 de Setembro de 2015 / Região

BR-242

Colisão entre três carretas deixa três pessoas feridas

Um dos motorista ficou preso nas ferragens

Um acidente grave entre três carretas na BR-242, próximo ao Povoado do Javi, município de Muquém do São Francisco, deixou um motorista gravemente ferido.

O aciente foi registrado na tarde desta quinta-feira (24), por volta das 15h. De acordo informações dois motoristas ficaram feridos sem gravidade, já o condutor da terceira carreta ficou preso nas ferragens.

O corpo de Bombeiros foi acionado para retirar o motorista das ferragens. O SAMU esteve no local e socorreu as vítimas. As causas do acidente não foi divulgado e não há informações do estado de saúde do motorista que ficou preso nas ferragens. 

A Polícia Rodoviária Federal foi acionada para registrar a ocorrência.


blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Vigilância Sanitária apreende laticínios em Barreiras

Quinta-feira, 24 de Setembro de 2015 / Região

Vigilância Sanitária de Barreiras apreendeu queijos de diversas marcas, vindos de Minas Gerais, sendo vendidos de porta em porta, em Barreiras. 

O diretor da VISA, Márcio Pita, adverte a população que não comprem esses produtos, pois são acondicionados de forma inadequada, colocando em risco a saúde se consumido.

Esses produtos apresentavam temperatura até  três vezes maior de que o permitido para conservação, e não tinham autorização de comercialização no nosso Estado.


blogbraga/Vigilância Sanitária

Compartilhar no Whatsapp

Caminhão baú tomba após falha mecânica em São Desidério e motorista sai ileso

Quinta-feira, 24 de Setembro de 2015 / Região

Caminhão tombou em rodovia após falha mecânica

O condutor do caminhão baú que tombou na BR-135, próximo ao município de São Desidério, na manhã desta quinta-feira (24), conseguiu sair ileso. 

De acordo informações, o acidente teria sido provocado por uma falha mecânica, e com isso, o condutor perdeu o controle da direção do veículo. 

A polícia rodoviária federal esteve no local para controlar o trânsito e registrar a ocorrência.


blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Região de Irecê: Embasa esclarece sobre manutenções na Adutora do São Francisco

Quinta-feira, 24 de Setembro de 2015 / Região

Informamos que o nível e o volume de água no braço do Rio São Francisco, onde a Embasa capta água, estão dentro da normalidade. No entanto, a empresa detectou alguns pontos de vazamento ao longo da Adutora do São Francisco, cujo resultado é a perda excessiva de água tratada.

Para evitar o desperdício, a Embasa está realizando uma série de intervenções para consertar os trechos da tubulação. Estas manutenções vão garantir o bom funcionamento do sistema e o melhor abastecimento à população atendida.

A intervenção será realizada amanhã, sexta-feira, dia 25, e a microrregião de Irecê será abastecida pela Barragem de Mirorós. O sistema do São Francisco volta a funcionar no mesmo dia, à noite, quando o abastecimento começa a ser gradativamente normalizado.

A Embasa recomenda à população que armazene água previamente e faça uso racional em qualquer situação.   Cidades que terão abastecimento prejudicado nesta sexta: Irecê, Central, Presidente Dutra, América Dourada, João Dourado, São Gabriel, Jussara e Itaguaçu da Bahia.


blogbraga/Repórter Luciano Castro correspondente de Irecê

Compartilhar no Whatsapp

Secretaria da Saúde do Estado lança o programa Saúde Sem Fronteiras

Quinta-feira, 24 de Setembro de 2015 / Região

Saúde Sem Fronteiras é o programa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) que reúne os serviços de rastreamento do câncer de mama (mamografia), oftalmologia, odontologia (Odontomóvel) e doação de sangue (Hemóvel). O lançamento ocorre no dia 2 de outubro, em Porto Seguro, como parte da programação do Outubro Rosa, mês de atenção especial para as mulheres.
 
Com investimento anual de até R$ 40 milhões, os serviços foram integrados e ganharam atenção redobrada, com mais veículos e atividades indo aos quatro cantos do estado. Além dos serviços realizados em unidades fixas, o programa Saúde Sem Fronteiras foi ampliado e agora possui 16 veículos, com perspectiva de crescimento. Com isso, a Sesab pretende levar, cada vez mais, serviços considerados de difícil acesso para a população.
 
Rastreamento do câncer de mama

De 2011 a 2014, o programa rastreamento do câncer de mama percorreu 280 municípios, realizando mais de 220 mil exames de mamografia. Este ano o programa já beneficiou a população feminina das regiões de Paulo Afonso (Nordeste), Barreiras (Oeste) e nesta semana, os veículos encontram-se distribuídos nos municípios de Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Maragogipe e Muritiba.
 
O atendimento é feito por meio de seis unidades móveis e o seu diferencial é o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.
 
Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.
 
Atendimento em Oftalmologia

Ao reconhecer a existência de vazios assistenciais e baixa cobertura de serviços oftalmológicos nos municípios, a Secretaria da Saúde do Estado busca ampliar o acesso da população nesta área. O programa prevê, em cada etapa, a realização de 5 mil consultas oftalmológicas e 1,5 mil cirurgias de catarata. O público alvo é composto por alunos do Programa TOPA (Todos pela Alfabetização) e população com idade a partir de 60 anos. 
 
Unidade de odontologia faz atendimento no interior do estado

O Odontomóvel tem o objetivo de ampliar e qualificar o acesso a assistência odontológica em comunidades baianas com carência nessa especialidade e de vulnerabilidade social. Este ano já foram realizadas mais de 22 mil consultas e 280 mil procedimentos. As carretas são compostas por conjuntos odontológicos onde trabalham, simultaneamente, dez dentistas, além de profissionais que atendem nas tendas instaladas na parte externa e orientam sobre a saúde bucal.
 
No Odontomóvel são realizados os seguintes procedimentos: restauração, cirurgias de alta e baixa complexidade, tratamento de canal, coroa provisória, aplicação de flúor, exame radiológico, periodontia (tratamento de gengiva), entre outros. Também são atendidas crianças e portadores de necessidades especiais.
 
Este ano, além de Salvador, o odontomóvel já atendeu pacientes em Cândido Sales, Vitória da Conquista, Itabuna, Porto Seguro, Feira de Santana, Uruçuca, Aurelino Leal e Jequié. Em Salvador já foram atendidas as comunidades de Nordeste de Amaralina/Chapada do Rio Vermelho/Santa Cruz, Fazenda Coutos, Uruguai, São Caetano e Rio Sena.
 
O Odontomóvel cumprirá o seguinte roteiro até o final do ano: De 21 a 26, em Porto Seguro, na Base Comunitária Frei Calixto, e em Jacobina, em escola pública; de 28 de setembro a 10 de outubro, em Salvador, na Base Comunitária do Calabar; em Igrapiuna e Ribeira do Pombal, em escolas públicas, de 28 de setembro a 03 de outubro; de 05 a 10 de outubro, em Santo Antônio de Jesus e Rio Real; de 13 a 24 de outubro, em Camaçari, na Base Comunitária Monte Cristo; de 13 a 17 de outubro, em Cachoeira e Conde; de 19 a 24 de outubro, em Feira de Santana, Base Comunitária, e Esplanada, em escola pública; de 26 a 31 de outubro, em Entre Rios, em escola pública; de 03 a 07 de novembro, em Inhambupe, em escola pública; de 03 a 14 de novembro, em Lauro de Freitas, na Base Comunitária de Itinga; de 16 a 28 de novembro, em salvador, na Base Comunitária de Águas Claras e, finalizando o ano, em Feira de Santana, na Base Comunitária Boa Nova, de 30 de novembro a 12 de dezembro.
 
Doação de sangue

Para ajudar a salvar vidas, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), órgão ligado à Sesab, dispõe de dois ônibus denominados de Hemóvel. Com duas unidades móveis que se deslocam para regiões com grande fluxo de pessoas, a resposta da população tem sido positiva, elevando o número de bolsas de sangue captadas.
 
O Hemóvel tem capacidade para coletar 120 bolsas de sangue em jornada de oito horas, além de fazer o cadastro para a doação de medula óssea. Uma amostra do DNA do doador vai para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) e, em caso de compatibilidade com algum paciente, o transplante é realizado. Em nível de captação, as unidades móveis superam 23 das 24 unidades de coleta no estado.
 
Segundo o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, duas novas unidades móveis estarão disponíveis até o próximo ano. “O nosso compromisso é seguir ampliando para acabar com o déficit nos hemocentros e, ainda este ano, teremos também a primeira experiência em postos do SAC, começando na unidade de Cajazeiras”, afirma


blogbraga/Emília Mazzei

Compartilhar no Whatsapp

Polícia Militar apreende droga e produtos de furto em Barreiras

Quinta-feira, 24 de Setembro de 2015 / Região

Material apreendido

Moto apreendida

Após ronda no bairro Santa Luzia, nas proximadades do canal, foi avistado um indivíduo vulgo "Bodão", quando o mesmo avistou as duas viaturas da CIPT/ Oeste, 1060 e 1061, e a motopatrulha da 83ªCIPM, correu para dentro da sua residência. O fato aconteceu ontem quarta-feira dia 23, em Barreiras.

Após revista na residência foi encontrada uma moto, em ligação direta provavelmente de furto, duas bombas d"água suspeita que foi roubada em chácaras, mais de 1 kg de maconha em tabletes prensada e vários papelotes de droga.

O acusado conseguiu fugir pelos fundos. A polícia saiu em diligência na tentativa de prender o suspeito.


blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Colisão entre dois veículos deixa quatro feridos em São Domingos-BA

Quinta-feira, 24 de Setembro de 2015 / Região

A frente do veículo Gol ficou parcialmente destruída

BR-020

Com o forte impacto da batida o Fiat Palio saiu da pista

O Fiat Palio foi atingido na lateral esquerda

Um acidente grave deixou pelo menos quatro pessoas feridas na tarde de ontem quarta-feira (23), próximo ao trevo de São Domingos-BA na BR-020.

De acordo com testemunhas, após uma ultrapassagem o veículo VW Gol, placa de São Paulo, que tinha um casal  que se deslocava para o Maranhão, colidiu na lateral esquerda de um Fiat Palio. O casal ficou ferido sem gravidade.

Já no veículo Fiat Palio, placa de Brasília, tinha uma família com uma criança de 2 anos, dois dos ocupantes também ficaram feridos a criança saiu ilesa pois estava na cadeirinha e com o cinto de segurança.

As vítimas foram socorridas para uma unidade de saúde mais próxima. A polícia esteve no local e registrou a ocorrência.


blogbraga/Repórter Ivan Rodrigo

Compartilhar no Whatsapp

Caminhonete roubada em Cristópolis é recuperada pela polícia militar de Barreiras

Quinta-feira, 24 de Setembro de 2015 / Região

Veículo recuperado

A caminhonete Hilux, placa NTR-0856, de Wanderley, tomada de assalto na noite de ontem dia 23, na cidade de Cristópolis, foi recuperada pela polícia militar de Barreiras, nas proximidades do condomínio na morada nobre na cidade já citada.

O veículo recuperado foi conduzido para o pátio da delegacia de Barreiras, para ser periciado e posteriormente devolvido ao seu legítimo dono que ofereceu R$ 10 mil reais de recompensa para quem encontrasse a mesma.


blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Assaltante fica ferido após carro capotar durante perseguição em Barreiras

Quinta-feira, 24 de Setembro de 2015 / Região

Veículo abandonado pelos assaltantes

A arma que estava em poder de um dos bandidos

Quatro elementos armados com revólver calibre .38 roubaram dois (2) veículos em uma residência no município de Cristópolis-BA, na noite desta quarta-feira dia 23.

Segundo informações policiais, os assaltantes chegaram em um Fiat Strada branco placa DSO-4575 de Luis Eduardo Magalhães em nome de arrendamento César G. do Nascimento, provavelmente roubada, eles deixaram esse veículo na porta da casa da vítima em Cristópolis e tomaram de assalto um Fiat Strada vermelho e uma Hilux prata de placa NTR-0856.

Após o assalto um dos suspeitos tomou a direção do Fiat Strada e os outros três na Hilux, eles fugiram sentido Tocantins passando em Barreiras após perseguição policial o condutor do Strada perdeu o controle e capotou, ainda ferido foi detido pela polícia.

Já os ocupantes da caminhonete Hilux conseguiram fugir sentido Luis Eduardo Magalhães com destino Tocantins. O proprietário da mesma está oferecendo R$ 10 mil de recompensa para quem encontrar. A polícia militar continua em diligência na tentativa de encontrar os outros suspeitos.

A caminhonete roubada é uma Hilux prata, placa policial NTR-0856, que tiver qualquer informação do paradeiro favor ligar para a polícia (190).


blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Operação Bahia Sem Fogo encaminha reforço para a região Oeste

Quarta-feira, 23 de Setembro de 2015 / Região

A Operação Bahia Sem Fogo no combate aos incêndios florestais que acometem a região Oeste do estado recebeu reforço de mais 23 bombeiros militares, seis técnicos da fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), um helicóptero e veículos tracionados.

Neste ano de 2015, foi criado o Sistema de Comando de Incidentes (SCI), formado pelos órgãos estaduais de meio ambiente, o Corpo de Bombeiros, Brigadistas Voluntários e as Secretarias Municipais de Meio Ambiente. O SCI está priorizando as áreas onde estão situadas as Unidades de Conservação e remanescentes florestais. Esse sistema está subdividido em duas bases operacionais: Barreiras e Formosa do Rio Preto. A base operacional de Barreiras está atendendo aos municípios de São Desidério e Riachão das Neves, com 20 bombeiros e 18 brigadistas voluntários. Em Formosa do Rio Preto estão atuando 23 bombeiros militares e 16 brigadistas.

De acordo com a coordenadora de fiscalização preventiva de campo, Fabíola Cotrim, o programa, criado em 2007, vem se fortalecendo com parcerias. “É importante ressaltar o crescimento do Subcomitê de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais da região Oeste, que hoje é considerado exemplo para o Brasil, e a parceria que existe entre o Governo federal, estadual, municipal e, principalmente, com a sociedade local”, disse a coordenadora.

Na última semana, foram entregues 98 kits de equipamentos de proteção individual (EPIs) e de Proteção Coletiva para as brigadas voluntárias dos municípios de São Desidério, Formosa do Rio Preto, Riachão das Neves e Barreiras.

Os municípios onde estão sendo registrados os maiores focos de incêndios florestais no momento são: Formosa do Rio Preto, Riachão das Neves, Luis Eduardo Magalhães, São Desidério, Santa Rita de Cássia, Barra e Muquém do São Francisco, principalmente nos ecossistemas das Veredas


blogbraga/Emília Mazzei

Compartilhar no Whatsapp

Serviço de Apoio à Agricultura Familiar chega à Chapada Diamantina

Quarta-feira, 23 de Setembro de 2015 / Região

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), inaugura nesta quinta-feira (24), às 9h, no município de Seabra, o Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf), que tem como finalidade articular políticas públicas para a agricultura familiar e promover a inclusão produtiva dos agricultores familiares baianos. A unidade vai atender mais de 40 mil famílias de agricultores do Território de Identidade da Chapada da Diamantina. 

Este é o décimo quarto dos 27 Setafs que serão implantados em toda a Bahia. O ato de inauguração terá a participação do secretário do Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, do diretor executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, prefeitos de municípios do Território, parlamentares e demais autoridades regionais. 

Os Setafs são compostos por equipes técnicas da CAR, da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e demais órgãos que integram a SDR. A expectativa é que outros órgãos do governo também integrem os Setafs.

Adesão 

Os Setafs irão atuar de forma articulada com o Serviço Municipal de Apoio a Agricultura Familiar (Semaf), que serão implantados, pelas prefeituras que tiverem interesse, nos municípios baianos. Em Riachão do Jacuípe, está previsto a assinatura do termo de adesão ao serviço pelas prefeituras que integram o Território


blogbraga/Emília Mazzei

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Luz motos Oeste Manutenção DBT Vida Farma P&F MaxCar Elo Aço CISO Imperial Capital Imóveis Mineiros Paraíba PM Click Tec Dr. Márcio Rogério Kenni Henke Delicia Sportime Evolucao Dique Denuncia Casa da Ferramenta Extreme G7 Epis BA Global Coyote Polícia Civil Rabelo Online Celulares Sutrans Neli Grupo Marabá Unopar DM Reparos Fashion Work Fontana DPVAT Barreiras Silvano Santos Apple Shop Bem Brasil Pastel Contabilidade Rondon CMO Dupará Açaí Jaú Guarda Municipal Mimoaço