Governo da Bahia BAHIATURSA

NOTÍCIAS

Em vídeo, Rui faz defesa das universidades públicas

Terça-feira, 21 de Maio de 2019 / Bahia

Na tarde desta terça-feira (21), em vídeo publicado no Facebook, o governador Rui Costa reafirmou o compromisso com as universidades estaduais, ressaltando a importância das unidades públicas de ensino. Ele ainda convidou os internautas para participação no #PapoCorreria, enviando mensagens e dúvidas, que serão respondidas durante o programa. 

"Sempre estudei em escola pública, desde a infância. Fiz meu curso universitário [Economia] na Universidade Federal da Bahia e sou um absoluto defensor da universidade pública. No mundo inteiro, quem garante pesquisa, produção de ciência e extensão são as universidades públicas. Portanto, não abro mão do apoio absoluto a todas as universidades que têm sofrido ataque nesse momento", afirmou Rui. 

O #PapoCorreria será transmitido a partir das 19h desta terça (21), por meio das redes sociais. Assista à íntegra do vídeo com a declaração do governador:


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Deputada Jusmari em Comissão de Agricultura e Política Rural

Terça-feira, 21 de Maio de 2019 / Bahia

Já estamos na audiência pública na Comissão de Agricultura e Política Rural.

Josias Gomes, secretário de Desenvolvimento Rural, fará uma apresentação do cronograma de atividade e nós iremos debater com ele as políticas públicas principalmente para a agricultura familiar, setor que vem crescendo muito na Bahia.


Blogbraga/Assessoria da Deputada Jusmari

Compartilhar no Whatsapp

Rui assina carta de governadores contra decreto presidencial que facilita o acesso a armas e munições

Terça-feira, 21 de Maio de 2019 / Bahia

Foto Ilustrativa

Rui Costa está entre os 13 governadores que assinaram uma carta contra o novo decreto de Regulamentação de Armas e Munições, do presidente Jair Bolsonaro. No documento, os chefes do Executivo de 12 estados e do Distrito Federal manifestam sua preocupação com a flexibilização da atual legislação do controle de armas e munições.

Para os signatários da carta, os problemas de segurança registrados no país são um entrave ao seu desenvolvimento social e econômico. Na sua avaliação, o acesso facilitado a armas e munições, que podem ser usadas de forma ilícita, impõe um desafio ainda maior ao enfrentamento e combate à violência.

A argumentação dos governadores é que, em vez de aumentar a segurança, a flexibilização no controle das armas tende a aumentar os índices de violência no país.

Além do governador baiano, também assinam o documento o chefe do Executivo dos estados do Maranhão, Piauí, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Amazonas e Tocantins, assim como o do Distrito Federal.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Nelson Leal quer a sociedade brasileira no debate da reforma da Previdência Social

Terça-feira, 21 de Maio de 2019 / Bahia

Chefe da Alba pediu ao presidente da Comissão Especial da Câmara que dialogue com os Legislativos do País, durante sessão especial na Bahia.

O debate sincero sobre a Reforma da Previdência deve, necessariamente, chegar à população. A reforma não tem o propósito de combater privilégios, e nem será a panaceia do país, como está sendo vendida. A PEC 006/2019 beneficia os banqueiros e prejudica os mais pobres. Ela é nociva aos interesses da economia da Bahia.
Esta foi a tônica da Sessão Especial Sobre a Reforma da Previdência e seus Impactos na Bahia, ocorrida na manhã desta segunda-feira (20), no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), proposta pela Mesa Diretora da Casa. O evento contou com a participação do presidente da Comissão Especial da Reforma da Previdência da Câmara Federal, deputado Marcelo Ramos (PR-AM).
O presidente do Legislativo estadual, deputado Nelson Leal (PP), destacou que mexer no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e na aposentadoria rural, além de perverso, traz prejuízos significativos não apenas para a questão social, mas também em larga medida para a economia baiana.
“Esses dois benefícios injetam mais dinheiro que o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em 313 dos 417 municípios do Estado. Seria um colapso para essas cidades e para a Bahia. A desigualdade vem batendo recordes sucessivos no país”, criticou.
Nelson Leal lembrou que, conforme divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de Economia, órgão ligado à Fundação Getúlio Vargas, a desigualdade no Brasil cresce pelo 17º trimestre consecutivo.
O deputado pepista considerou ainda inaceitável a proposta de implantação do regime de capitalização, assim como a ideia de desconstitucionalizar (retirar da Constituição Federal de 88) a questão da Previdência Social.
“Se isso acontecer, a Previdência vira uma colcha de retalhos e vai gerar transtornos à população brasileira. Porque a maioria simples é fácil alcançar em votação no Congresso Nacional”, preocupou-se, o chefe da Alba, para um plenário lotado de deputados federais, estaduais, vereadores, lideranças sindicais e dos movimentos populares, além de representantes de diversos órgãos públicos do Estado. O secretário Davidson Magalhães (Setre) representou o governador Rui Costa (PT).
O presidente da Alba disse que a reforma é necessária para promover os ajustes, “mas o peso não pode ser jogado nas costas dos mais humildes, da trabalhadora rural, dos idosos, dos deficientes, daqueles que ganham menos”.
Leal classificou de fundamental que a Câmara Federal, através de sua Comissão Especial de Reforma da Previdência, faça o debate com as Assembleias Legislativas, como forma de levar o assunto à sociedade brasileira. “É um tema de enorme relevância. Estamos apreensivos, é preciso de muita serenidade do país nesse momento, exortou, Leal.

AUDITORIA DA DÍVIDA

O deputado Marcelo Ramos (PR-AM), agradeceu o convite, e observou que a questão geracional impõe que a reforma se volte para os cálculos atuariais do regime da Previdência. O amazonense salientou que é preciso encontrar uma forma de promover o ajuste fiscal, sem prejudicar os mais pobres.
Marcelo Ramos enfatizou que não há déficit no item previdência isolado, que a reforma não será a solução de todos os problemas do Brasil e que ela não é apenas para combater privilégios. O Regime Geral da Previdência envolve ainda a saúde e a assistência social.
“Esse discurso não é verdadeiro. Eu não concordo, não posso vender essa ideia. Temos que ter responsabilidade”, confessou. Para Ramos, a reforma deve buscar garantir uma forma de viver no futuro da população, principalmente dos atuais 13 milhões de desempregados e 5 milhões de desalentados (nem mais buscam encontrar emprego).
Ramos ressalvou também a diversidade dos interesses regionais, citando a questão das desonerações. “A reforma não pode conceber que São Paulo é o centro do país. As desonerações fiscais são necessárias para estimular a atividade econômica. Temos que melhorar o ambiente de negócio, por exemplo, da indústria nacional no Norte e Nordeste”, comentou. Para Ramos, como o texto foi proposto pelo governo não passa no Congresso.
Todos os demais oradores pontuaram que o prejuízo não pode recair nas costas dos mais pobres. Destacaram a necessidade de se cobrar dos grandes devedores da Previdência, e da realização de uma auditoria da dívida pública. A coordenadora do Dieese na Bahia, economista Ana Georgina, disse que se o texto proposto pelo ministro Paulo Guedes for aprovado, o custo do curso de migração do regime de repartição para o de capitalização será da ordem de R$ 20 trilhões em 30 anos.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação da Presidência

Compartilhar no Whatsapp

Começa a matrícula do pré-vestibular Universidade Para Todos

Terça-feira, 21 de Maio de 2019 / Bahia

A matrícula para o cursinho pré-vestibular Universidade para Todos começa nesta terça-feira (21) e segue sexta (24), no local e turno para os quais o aluno optou para cursar. O programa é ofertados pela Secretaria da Educação do Estado em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UESC, UEFS e UESB) e tem como objetivo o fortalecimento da política de acesso à Educação Superior. Neste ano, foram inscritos 32.711 estudantes de todo o Estado para as 11.505 vagas ofertadas. As aulas irão começar no dia 27 deste mês e seguem até dezembro.

No ato da matrícula, o estudante classificado deverá apresentar os documentos expressos no edital, dentre os quais os documentos pessoais e os históricos escolares do Fundamental II e do Ensino Médio. Além das aulas, os alunos têm acesso aos projetos complementares, como seminários, oficinas, simulados, revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e orientação vocacional. Para os cursistas da UNEB e UESB, que obtiverem frequência superior a 75% nas aulas, está garantida a isenção da taxa de inscrição no vestibular.

Para a execução do projeto, serão selecionados pelas universidades parcerias, 1.034 estudantes universitários que atuarão como professores/monitores. Esta é mais uma política pública educacional desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado voltada para a juventude, de modo a oportunizar aos universitários a vivência do exercício da docência. Durante a execução do programa, esses alunos serão acompanhados e passarão por formação.

O cursinho pré-vestibular é voltado a estudantes matriculados, em 2019, no 3º ano do Ensino Médio Regular estadual ou municipal ou nas suas modalidades correspondentes; aos matriculados, em 2019, no 4º ano da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio da rede estadual ou municipal ou nas suas modalidades correspondentes; e nos egressos do Ensino Médio estadual ou municipal do Estado da Bahia. Marcado pela abrangência nos 27 Territórios de Identidade, o programa já possibilitou a cerca de 20 mil estudantes o ingresso no Ensino Superior em diversas instituições, ao longo de dez anos.  


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Governador nomeia reitor e vice-reitora da Uefs

Terça-feira, 21 de Maio de 2019 / Bahia

O governador Rui Costa decidiu, na tarde desta segunda-feira (20), nomear os professores Evandro do Nascimento Silva e Amali de Angelis Mussi para os cargos de reitor e vice-reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), respectivamente. O mandato será para o quadriênio 2019-2023. 

A nomeação estará disponível no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (21).


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Grupo francês vai investir R$ 1,3 bilhão na construção de parques eólicos instalados em Iraquara, Souto Soares, na Chapada Diamantina, e em Campo Formoso

Segunda-feira, 20 de Maio de 2019 / Bahia

Em reunião com a EDF Renewables, na tarde desta segunda-feira (20), o governador Rui Costa assinou nove protocolos de intenções para implantação de projetos de energia eólica na Bahia. Com investimento de R$ 1,371 bilhão, os parques eólicos serão instalados em Iraquara e Souto Soares, na Chapada Diamantina, e em Campo Formoso, no centro norte do estado. 

“São novos investimentos em energia eólica e esperamos que, em breve, tenhamos também em energia solar, favorecendo a região da Chapada Diamantina. Investimentos que chegam para gerar riqueza e emprego e fortalecer o que a Bahia tem como uma vantagem competitiva grande, que é a energia sustentável. Os empregos são gerados não apenas na implantação, mas na manutenção desses equipamentos", afirmou Rui. 

A EDF Renewables já possui outros empreendimentos em energia eólica em funcionamento na Bahia. Com os novos parques, a empresa totaliza R$ 3 bilhões em investimentos no setor de energias renováveis no estado. "Um terço já foi investido nos municípios vizinhos a Morro do Chapéu e dois terços estão sendo implantados. Esses parques já estão em construção, e a previsão é de entrada em operação em 2020/2021”, declarou o diretor-presidente da EDF Renewables no Brasil, Paulo Abranches. Segundo ele, 80% das 700 contratações na fase de construção são de mão de obra local.

Também participaram da reunião o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, João Leão, e os secretários da Casa Civil e de Infraestrutura, Bruno Dauster e Marcus Cavalcanti, respectivamente.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Secretaria da Educação do Estado discute novas perspectivas sobre a oferta da Educação Integral

Segunda-feira, 20 de Maio de 2019 / Bahia

A parceria com diferentes organismos tem sido viabilizada pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) para fortalecer o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. E foi nesta perspectiva que membros do Instituto Sonho Grande e do Instituto de Corresponsabilidade na Educação (ICE) apresentaram ao secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, nesta segunda-feira (20), o projeto Ensino Médio em Tempo Integral. A experiência dos dois institutos é realizada em 18 Estados e tem como foco a expansão da formação integral dos estudantes. Participaram também da atividade representantes do Grupo Águia Branca e do Instituto Natura.

O secretário Jerônimo falou sobre o programa de Educação em Tempo Integral da rede estadual de ensino, que já foi implantado em 91 escolas, em 49 municípios baianos, alcançando quase 20 mil estudantes dos Ensino Fundamental e Médio. Ele também destacou a importância desta união de esforços para melhorar a educação. “A Educação está entre as prioridades do governador Rui Costa, por isso queremos aprofundar a estratégia de expansão das escolas em tempo integral, para que possamos dialogar de forma concreta e objetiva, levando em conta que estamos trabalhando em função do aprendizado dos nossos alunos que estão em sala de aula”.

A representante do Instituto de Corresponsabilidade na Educação (ICE), Juliana Zimmerman, falou sobre o diálogo com a Secretaria da Educação. “Para nós foi uma oportunidade maravilhosa estar aqui no Estado da Bahia levando um pouco do nosso conhecimento e nossa experiência já em 18 Estados e conhecer as especificidades daqui o que já foi feito em relação à Educação Integral. A Bahia tem muito a contribuir com o desenvolvimento do nosso projeto e a gente também com o que já construímos ao longo desses anos”. 

O encontro também foi avaliado pelo representante do Instituto Sonho Grande, Igor Lima: “Ficamos muito felizes de apresentar um projeto que consideramos que já está ajudando a vida de vários jovens no Brasil. E vai ser muito interessante se a gente puder trazer esta experiência que temos em Pernambuco como um de nossos cases de resultados positivos em aprendizagem e fluxo, diminuindo as desigualdades sociais e melhorando as condições de vida dos egressos. Espero que tenhamos a oportunidade de trabalharmos juntos, contribuindo e aprendendo juntos, sempre ouvindo a SEC”. 

O diretor de Relações Institucionais do Grupo Águia Branca, Wagner Chieppe, também falou sobre estra troca de experiências: “Para mim foi um momento importante porque estamos pensando aqui e dedicando a atenção para o maior motor do desenvolvimento socioeconômico do país, que é a Educação. A Bahia, com toda a tradição que conheço, dará grandes contribuições para o desenvolvimento da Educação no Brasil”. 

Programa de Educação Integral – Desenvolver os alunos de forma completa é o foco da Educação em Tempo Integral ofertada na rede estadual de ensino, que trabalha com a perspectiva de ampliar os tempos e espaços de formação escolar promovendo a formação humana integral do estudante.


Blogbraga/ASCOM Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Rui autoriza investimento de R$ 19,4 milhões para a economia solidária no estado

Segunda-feira, 20 de Maio de 2019 / Bahia

Empreendimentos solidários espalhados por diversas regiões do território baiano vão continuar a contar com o apoio ofertado pelos 13 Centros Públicos de Economia Solidária (Cesol) instalados na Bahia. Contratos de gestão dos espaços multifuncionais, que somados envolvem cerca de R$19,4 milhões e garantem o funcionamento dessas unidades, foram assinados pelo governador Rui Costa, na manhã desta segunda-feira (20), durante cerimônia no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. 

“Essa ação busca alcançar pessoas de menor formação, que possuem um talento natural para produzir artesanato ou uma culinária específica, por exemplo, mas que precisam de apoio, principalmente, na área de comercialização. Muitos até conseguem microcrédito para produzir, mas não sabem como comercializar o seu produto. O apoio do Estado, a partir desses contratos de gestão dos Cesols, significa que estamos ensinando essas pessoas a pescarem e a comercializarem seu peixe. Estamos dando oportunidade para que o microempreendedor possa melhorar a sua vida e a de sua família”, ressaltou Rui Costa. 

Os contratos são válidos por dois anos e beneficiam, diretamente, 40 mil pessoas de 276 municípios de 18 territórios de identidade. Os Cesols são unidades de caráter comunitário que se destinam a articular oportunidades de geração, fortalecimento e promoção do trabalho coletivo baseado na economia solidária. Por intermédio desses espaços, as comunidades têm acesso à assistência técnica, microcrédito assistido, apoio à comercialização, qualificação técnica e distribuição de insumos e equipamentos. 

Segundo o titular da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães, o edital ajuda a fortalecer o microempreendedorismo em todo o estado. “Esse incentivo intensifica a distribuição de renda entre os baianos. A política de economia solidária da Bahia é referência nacional e uma importante ferramenta de combate ao desemprego, principalmente no interior do estado", afirmou.

Centros

O Cesol é um instrumento da política pública de economia solidária baiana, conduzido pela Setre. Os espaços funcionam em Salvador, Cruz das Almas, Guanambi, Itabuna, Pintadas, Juazeiro, Irecê, Monte Santo, Nilo Peçanha, Serrinha, Lauro de Freitas, Piatã e Vitória da Conquista.

O montante necessário para administrar esses espaços é proveniente do Fundo de Combate à Pobreza do Estado da Bahia (Funcep). Desde 2013, quando foram criados, os centros já atenderam 2.270 empreendimentos, com mais de dez mil famílias contempladas. Por meio dos Cesols, foram criadas, ainda, lojas, que têm gerado faturamento anual médio de R$ 3,2 milhões.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Missão do Governo na Espanha atrai investimentos em energias renováveis para a Bahia

Segunda-feira, 20 de Maio de 2019 / Bahia

Uma missão liderada pelo secretário do Planejamento do Estado, Walter Pinheiro, cumpriu ampla agenda de trabalho em Navarra (Espanha), na última sexta-feira (17), com o objetivo de atrais investimentos em energias renováveis para a Bahia. Pinheiro esteve acompanhado do superintendente de Atração e Desenvolvimento de Negócios da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Paulo Guimarães, e o chefe de Gabinete da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Gesil Segundo, quando se reuniu com representantes do Centro de Energias Renováveis de Navarra (CENER), com o Vice-Presidente de Desenvolvimento Econômico de Navarra e com executivos da empresa Nabrawind, desenvolvedora de tecnologia em energia eólica e que pretende se implantar na Bahia.

De acordo com o secretário, no CENER foram discutidas com o diretor de Desenvolvimento de Negócios, Eduardo Aznar, as possibilidades de parcerias no desenvolvimento de tecnologia de geração de energia a partir das fontes solar fotovoltaica, eólica e biomassa, todas com grande potencial em nosso Estado. “Com larga experiência no desenvolvimento de tecnologias em parceria com fabricantes de equipamentos e empresas de geração de energia, dentre as quais Gamesa, Acciona e Iberdrola, empresas que já estão na Bahia, o CENER se mostrou interessado em fazer parcerias com o Governo do Estado e universidades e centros de tecnologia baianos, com vistas à adaptação de equipamentos às nossas condições climáticas, ao desenvolvimento e implantação de projetos de reciclagem de resíduos sólidos, na busca de viabilização de condições para cumprimento da Lei de Resíduos Sólidos e criação de condições para uma modelagem de licitação com sustentabilidade na parceria com municípios e iniciativa privada, e de geração distribuída de energia solar fotovoltaica”, disse Pinheiro, ao ressaltar que esses projetos buscarão desenvolver oportunidades de negócios para empresas baianas, bem como a incubação de novas empresas voltadas à produção de equipamentos e prestação de serviços.

A missão do Governo da Bahia também se reuniu com Manu Ayerdi Olaizola, vice-presidente de Desenvolvimento Econômico de Navarra, província com maior contribuição industrial para o Produto Interno Bruto (PIB) da Espanha. “Nesta reunião foram identificadas diversas sinergias entre as economias da Bahia e de Navarra, dentre as quais as energias renováveis, a produção de alimentos, bebidas e outras soluções envolvendo pesquisa em genética e biotecnologia, dentre as quais a gestão de saúde e produção de fármacos”, destacou o superintendente Guimarães. O Governo de Navarra se mostrou interessado em estimular investimentos de empresas na Bahia e se comprometeu a vir para o estado, ainda este ano para avançar nas discussões e estabelecer um programa de ações conjuntas.

Na reunião com a empresa Nabrawind, desenvolvedora de tecnologia em energia eólica, foram discutidas as condições para implantação na Bahia de uma unidade de produção de um modelo inovador de torre eólica, desenvolvida pela Nabrawind, que reduz significativamente o custo da torre e de sua implantação. “A empresa pretende se implantar na Bahia em parceria com empresas fornecedoras locais, uma vez que sua atuação se concentra na tecnologia de montagem das torres eólicas. O Governo da Bahia colocará a Nabrawind em contato com o setor eólico brasileiro, para que as empresas avaliem a viabilidade de utilização das tecnologias e produtos desenvolvidos pela empresa espanhola", disse Pinheiro.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Começa nesta terça-feira (21) a matrícula do pré-vestibular Universidade Para Todos

Segunda-feira, 20 de Maio de 2019 / Bahia

A matrícula para o cursinho pré-vestibular Universidade para Todos começa nesta terça-feira (21) e segue sexta (24), no local e turno para os quais o aluno optou para cursar. O programa é ofertados pela Secretaria da Educação do Estado em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UESC, UEFS e UESB) e tem como objetivo o fortalecimento da política de acesso à Educação Superior. Neste ano, foram inscritos 32.711 estudantes de todo o Estado para as 11.505 vagas ofertadas. As aulas irão começar no dia 27 deste mês e seguem até dezembro.

No ato da matrícula, o estudante classificado deverá apresentar os documentos expressos no edital, dentre os quais os documentos pessoais e os históricos escolares do Fundamental II e do Ensino Médio. Além das aulas, os alunos têm acesso aos projetos complementares, como seminários, oficinas, simulados, revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e orientação vocacional. Para os cursistas da UNEB e UESB, que obtiverem frequência superior a 75% nas aulas, está garantida a isenção da taxa de inscrição no vestibular.

Para a execução do projeto, serão selecionados pelas universidades parcerias, 1.034 estudantes universitários que atuarão como professores/monitores. Esta é mais uma política pública educacional desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado voltada para a juventude, de modo a oportunizar aos universitários a vivência do exercício da docência. Durante a execução do programa, esses alunos serão acompanhados e passarão por formação.

O cursinho pré-vestibular é voltado a estudantes matriculados, em 2019, no 3º ano do Ensino Médio Regular estadual ou municipal ou nas suas modalidades correspondentes; aos matriculados, em 2019, no 4º ano da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio da rede estadual ou municipal ou nas suas modalidades correspondentes; e nos egressos do Ensino Médio estadual ou municipal do Estado da Bahia. Marcado pela abrangência nos 27 Territórios de Identidade, o programa já possibilitou a cerca de 20 mil estudantes o ingresso no Ensino Superior em diversas instituições, ao longo de dez anos.  


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

JACOBINA/MORRO DO CHAPÉU: 44ª FPI finaliza com mais de 800 animais silvestres resgatados e aproximadamente 200.000 reais em multas relacionadas aos crimes contra a fauna

Segunda-feira, 20 de Maio de 2019 / Bahia

As ações foram concentradas na região centro-norte da Bahia, nos municípios de Jacobina, Andorinha, Campo Formoso, Mirangaba, Miguel Calmon, Várzea Nova, Morro do Chapéu, Ourolândia, Umburanas e Jaguarari.

Coordenada pelo Ministério Público da Bahia e pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), a Operação denominada FPI – Fiscalização Preventiva Integrada, em sua 44ª edição, foi realizada entre os dias 05 e 17 de maio em dez cidades do centro-norte da Bahia.

As equipes atuaram nos seguintes temas: barragens, fauna silvestre, saneamento básico, educação ambiental, desmatamento, utilização irregular de agrotóxicos, uso irregular da água, extração mineral, comunidades tradicionais, patrimônio cultural e histórico, patrimônio espeleológico, entre outros.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) é parceira nessa operação de combate a atividades criminosas que degradam o meio ambiente. Teve participação nas equipes Fauna, Mineração, Barragem, Rural e Desmatamento.

Durante as incursões, os agentes apreenderam cinco armas de fogo de diversos calibres utilizadas na caça predatória de animais silvestres, além de uma quantidade de espoletas e pólvora. Na cidade de Mirangaba, foi recuperado um veículo Renault/Sandero roubado que estava com placas clonadas para burlar fiscalizações. Um homem que estava com o veículo foi preso por receptação.

Merecem destaque também as ocorrências registradas no município de Jacobina, quando a equipe Fauna encontrou, em uma residência, 35 animais silvestres em cativeiro, partes de um animal abatido e uma arma usada na caça predatória. Já em outro local a equipe apreendeu mais de 5 mil reais, além de 300 gramas de ouro, escondidos em uma casinha de cachorro. O proprietário do imóvel fugiu do flagrante, mas se apresentou na delegacia da cidade, na terça-feira (7), quando foi preso. Após pesquisa no sistema de dados, verificou-se que ele já tinha passagem pela polícia por caça e criação de animais silvestres sem permissão do Ibama, posse ilegal de armas e munição, dentre outros crimes ambientais.

Do total de 811 animais resgatados, 07 deles estavam mortos (abatidos) para caça e 11 permaneceram apreendidos em poder do proprietário como fiel depositário. O policial rodoviário Federal Marcus Vinícius França, coordenador da equipe Fauna, destaca que a região do Piemonte da Chapada apresenta três graves problemas relacionados à fauna: a caça predatória, o tráfico de animais silvestres e a criação ilegal.

Durante as ações 06 pessoas foram presas em flagrante e mais 26 assinaram termo circunstanciado de ocorrência (TCO) comprometendo-se a comparecer ao Juizado Especial Criminal para responderem pelos delitos previstos na Lei de Crimes Ambientais. Já o IBAMA lavou 23 autos, totalizando 199.000 reais em multas. As penas para estes crimes ambientais são de multa de até R$ 5 mil, por animal encontrado irregularmente, e até um ano e seis meses de prisão.

Além das ações que têm como objetivo coibir a degradação da bacia do rio São Francisco, a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) também realizou atividades voltadas à população, ONGs e setores do poder público. A operação contou com eventos sobre educação e gestão ambientais. Durante as fiscalizações a equipe Fauna, formada por servidores da PRF, IBAMA, ONG Animallia, CEMAFAUNA, CRMV/BA, MPE e Secretaria de Meio Ambiente de Jacobina realizaram também açõesde educação ambiental alcançando 583 pessoas.

Os animais resgatados foram triados, alimentados e tratados por equipes de veterinários e biólogos do CRMV/BA, da ONG Animallia e do CEMAFAUNA. Aqueles que tinham condições de serem reinseridos na natureza foram soltos em seus habitats ainda durante a operação. Outros animais que não tinham condições de serem reintegrados à natureza foram enviados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS)emVitóriadaConquista e para o CEMAFAUNA, em Petrolina, onde passarão por um processo de reabilitação para voltarem à liberdade.

As gaiolas apreendidas foram entregues à Cooperativa de Catadores de Jacobina e após retirada da madeira, cerca de 430 quilos de metal foram destinados à reciclagem.

Os resultados das atividades de combate a crimes ambientais foram apresentados em Audiência Pública, realizado na última sexta-feira (17) no Auditório do Colégio Municipal Gilberto Dias de Miranda, em Jacobina.

Nesta edição, participaram da força-tarefa: Agência Peixe Vivo, Comitê de Bacias Hidrográficas do São Francisco (CBHSF), Crea-BA, Funasa, Ibama, Ministério Público Federal (MPF/BA), Ministério Público Estadual (MP-BA), Ministério Público do Trabalho (MPT) – 5ª região, OAB, PRF, Seagri, Sefaz, Sesab/Divisa, Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTE), Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia (CRMV/BA), Cemafauna, Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Defesa Civil Do Estado (Sudec), Ipac e ONGs Animallia e Agendha.

As equipes compostas pela PRF obtiveram os seguintes resultados:
– Animais resgatados – Vivos: 793
– Animais resgatados – Mortos (caça abatidos): 07
– Animais apreendidos: 11 (fiel depositário)
– Educação ambiental: 583 pessoas alcançadas
– Dinheiro apreendido: R$ 5.211,00
– Metal precioso: 308 g ouro
– Armas apreendidas: 05
– Pólvora apreendida: 100 g
– Chumbo apreendido: 200 g
– Veículos recuperados: 02
– Espoletas apreendidas: 82 unidades
– Pessoas presas (Auto de Prisão em Flagrante): 06
– Pessoas autuadas (Termo Circunstanciado de Ocorrência): 26


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

RONDESP OESTE: Apreensão de drogas e arma em Santa Rita de Cássia

Segunda-feira, 20 de Maio de 2019 / Bahia

Por volta das 17h40 deste domingo (19), a guarnição da Rondesp Oeste apoiando a 86ª CIPM, realizando rondas no bairro Samambaia em Santa Rita de Cássia, e se aproximou para abordar um indivíduo que estava em atitude suspeita.

Foi procedido com a abordagem policial e durante a busca de perímetro foi encontrada uma sacola que estava escondida no entulho na frente da casa. Dentro da sacola foram encontrados 11(onze) trouxinhas de cocaína, 04 (quatro) pedras de crack, R$184,00, 150g de maconha, R$52,00 em moedas e um revólver calibre 32, numeração R861, marca Rossi, com 02 munições intactas.

A pessoa posteriormente identificada como Jeane Paiva de Carvalho, de 34 anos, informou que adquiriu a droga com Jadson Castelo. A guarnição deslocou para tentar localizar o indivíduo supracitado, mas ao perceber a presença policial o indivíduo evadiu, deixando seus documentos, R$665,00 reais, 06 (seis) trouxinhas de cocaína, 06(seis) trouxinhas de maconha e 01 (uma) munição calibre 38.

Após realizar as diligências a guarnição conduziu e apresentou o indivíduo na DP de Barreiras com todo material apreendido. 

Conduzido:
Jeane Paiva de Carvalho de 34 anos.

 Material Apreendido:

01 revólver calibre 32;

06 trouxinhas de maconha;

01 porção de maconha 150g;

17 papelote de substância aparentando cocaína;R$901,00;

04 pedras de crack

02 munições calibre 32;

01 munição calibre 38.


Blogbraga/RONDESP OESTE

Compartilhar no Whatsapp

Rui Costa assina termo de unificação dos terminais que garante o início das obras do Porto Sul

Segunda-feira, 20 de Maio de 2019 / Bahia

Nesta terça-feira (21), às 10h, o governador Rui Costa e representantes da Bahia Mineração (Bamin), assinam o termo de unificação dos terminais do Porto Sul e a constituição da Sociedade de Propósito Especifico (SPE) para a construção do equipamento, localizado em Ilhéus. O evento acontecerá no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Com a assinatura do termo, a expectativa é que as obras iniciem no segundo semestre de 2019. Resultado de investimentos superiores a R$ 2,5 bilhões, o Porto Sul possui todas as licenças ambientais necessárias para implantação.

O termo de unificação garante o aumento da eficiência operacional do Porto, com o uso compartilhado das estruturas marítimas e terrestres do empreendimento por parte do Estado e da Bamin e a capacidade de armazenamento e transporte de até 41,5 milhões de toneladas de minério de ferro/ano.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

SAMU socorre vítima de acidente de trânsito em Luis Eduardo Magalhães

Domingo, 19 de Maio de 2019 / Bahia

BR/242

Moto da vítima

A Polícia Militar registrou a ocorrência

Por volta das 13h40 deste domingo (19), aconteceu um acidente deixando um ferido na BR 242, na subida do Setor Industrial em Luís Eduardo Magalhães.

Segundo informações, o condutor de uma caminhonete Hilux, cor branca, estava tentando fazer uma conversão proibida a chamada "roubadinha" da BR para o Bairro Jardim Primavera, quando colheu o motociclista.

O motociclista de nome Jackson Gomes Malheiros de 21 anos, foi socorrido pelo SAMU e encaminhado para UPA com suspeita de fratura de fêmur direito.

A Polícia Militar esteve no local e na UPA colhendo informações e registrou a ocorrência.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Governo do Estado promove mais de 22 mil professores da carreira do magistério público estadual

Sábado, 18 de Maio de 2019 / Bahia

Como forma de valorizar a carreira do magistério público estadual, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, publicou neste sábado (18), no Diário Oficial (D.O), a progressão nos graus da carreira de 22.763 educadores da rede estadual de ensino. Com o mesmo objetivo também foi publicada, no Diário Oficial, a mudança de padrão por conclusão de cursos de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) de 754 educadores, sendo 731 professores e de 23 coordenadores pedagógicos.

Ao todo, de 2015 a 2019, já foram concedidos pelo Estado mais de 100 mil benefícios, como gratificação de estímulo ao aperfeiçoamento profissional, promoção nos graus e progressão funcional por avanço vertical na carreira do magistério público estadual dos Ensino Fundamental e Médio. 

A progressão da carreira contempla os 22.763 professores e coordenadores pedagógicos que concluíram o curso on-line “Uso Pedagógico de Tecnologias Educacionais”, ofertado na modalidade à distância no ambiente virtual da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Com a promoção no grau da carreira do magistério, os educadores tiveram um ganho real de 14% no vencimento básico, divididos entre os anos de 2018 e 2019, sendo que 6% da promoção foram antecipados pela inscrição do modulo II, em setembro de 2018. O investimento total do Estado com a medida gira em torno de R$ 348 milhões.

Sobre o curso – As aulas do curso on-line, também conhecido como CATE 3, foram realizadas fazendo uso de uma estrutura tecnológica e metodológica que possibilitou aos professores e coordenadores pedagógicos acessá-lo por meio de ambiente virtual de aprendizagem. O curso teve a carga horária integral de 120 horas e foi constituído de dois módulos de 60h cada. O primeiro teve três etapas divididas em: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para a comunicação e coleta de dados; TDIC para Comunicação, Produção e Colaboração; e Avaliação do Módulo. O segundo módulo também teve três etapas divididos em: TDIC para Organização e Criação; Ambientes Virtuais de Aprendizagem; e Avaliação do Módulo.  


Blogbraga/Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: HOMEM QUE ESTARIA “POSSUÍDO” AGRIDE SEU PRIMO E É ESFAQUEADO NA VILA DOS FUNCIONÁRIOS

Sábado, 18 de Maio de 2019 / Bahia

Uma briga entre dois primos quase termina em morte por volta das 20:00h na noite desta quinta-feira (16) no bairro Vila dos Funcionários em Barreiras.

O curioso nisso, é que o indivíduo que começou a briga, segundo informações passadas para o delegado de plantão, teria o costume de ficar valente após “incorporar um espírito”, ou seja, ficar “possuído” e então agredir pessoas.

Nisso, ao caçar confusão com seu primo que teria tentado se esquivar, este muniu-se de uma faca e deu três golpes profundos na barriga do agressor caçador de confusão, que imediatamente foi socorrido para o Hospital do Oeste com as vísceras expostas.

O homem que deu as três facadas foi apresentado na delegacia e indiciado por Tentativa de Homicídio.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

24ª CIPM DE JACOBINA, JUNTAMENTE COM A 54ª CIPM EM CAMPO FORMOSO, CUMPREM MANDADO DE PRISÃO EM ABERTO

Sábado, 18 de Maio de 2019 / Bahia

Através de um trabalho em conjunto com os núcleos de inteligência da 24ª CIPM/Jacobina e 54ª CIPM/Campo Formoso, uma guarnição de Rádio Patrulha comandada pelo Capitão PM Juliano Rodrigues, realizou a prisão de um indivíduo de 38 anos de idade, residente no Bairro Serrinha, Jacobina/BA.

Graças ao cruzamento de informações dos núcleos de inteligências das Unidades supracitadas, foi possível identificar e encontrar o indivíduo, que possui um mandado de prisão em aberto, pelo crime de estupro de vulnerável, conforme processo N° 004352-09.2013.8.05.0041.

A prisão ocorreu por volta das 16 hs, nas imediações do Povoado de Itapicuru, Jacobina-Ba. O acusado fora apresentado a 1ª DT JACOBINA, sob o número de BO-19-01634, Dra. Manuela, delegada plantonista.

"Parabenizo os bravos Policiais Militares pelo cumprimento deste mandado de prisão, tirando de circulação um indivíduo que por sua vez, cometeu o crime de estupro de vulnerável, na cidade de Campo Formoso contra sua enteada. Ações como esta irão continuar, pois a garantia da proteção e dignidade da pessoa humana é primordial em todas as nossas atuações." Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"

 


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

Seminário debaterá impactos da MP 868 no saneamento público

Sábado, 18 de Maio de 2019 / Bahia

Na próxima segunda-feira (20/05), será realizada um seminário, na Assembleia Legislativa da Bahia, sobre os impactos da Medida Provisória (MP) 868 no saneamento público. Promovido pela Câmara de Deputados, o evento terá início às 14h e é aberto a participação do público.

A MP poderá entrar na pauta de votação na Câmara Federal na próxima semana e, se for aprovada, seguirá os trâmites para se transformar em lei, pondo em risco a viabilidade de desenvolvimento do setor Saneamento e, por consequência, o acesso universal aos serviços de água e esgoto com prestação de qualidade no Brasil.

Atualmente, a MP 868 está sob consulta pública no Senado Federal por meio do link que segue:

https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=135061


Blogbraga/Assessoria de Comunicação da Embasa Unidade Regional de Barreiras (UNB)

Compartilhar no Whatsapp

Presidente da ALBA, Nelson Leal, participa de encontro do Sindicombustíveis, em Feira, e critica conjuntura econômica

Sábado, 18 de Maio de 2019 / Bahia

Para ele, país está parado, esperando milagre da reforma da previdência
 
O deputado Nelson Leal, já na condição de presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, depois de ter deixado, com o retorno do governador Rui Costa do exterior, a interinidade do Governo do Estado, abriu oficialmente hoje (17.05), em Feira de Santana, o Encontro de Revendedores de Combustíveis da Bahia, promovido pelo Sindicombustíveis e com o apoio da Fecombustíveis, que tem, entre outras atrações, a presença do jornalista William Waack, que irá palestrar sobre a “Conjuntura Econômica Brasileira”.

“William Waack, um jornalista experiente e competente, certamente tem uma visão mais completa do que a minha sobre a conjuntura, mas o que vejo e ouço é que a situação não é nada boa. E olhe que ouço muita gente: empresário, trabalhador, rico, pobre, gente da capital, gente do interior. Temos um exército de mais de 13 milhões de desempregados, milhares de lojas e indústrias no país fechando, empresários nacionais e estrangeiros sem segurança jurídica para investir. E qual é a proposta do Governo Federal para tudo isso? Até agora, nenhuma”, criticou o chefe do Legislativo baiano.

Nelson Leal disse que o Brasil vive em uma espécie de letargia, em estado de suspensão, esperando que a Reforma da Previdência seja o remédio para todos os nossos males. “Do jeito que foi proposta e, pior ainda, do jeito que está sendo conduzida, essa reforma previdenciária não resolverá é nada.  Fala-se na economia de mais de R$ 1 trilhão em 10 anos, mas o mesmo valor, contudo, foi dado em isenções para as petrolíferas estrangeiras explorarem o pré-sal. Por que é no lombo do trabalhador rural, ou dos velhinhos e inválidos, que recebem o benefício da prestação continuada (BPC), que a conta tem que ser cobrada? É injusto e desumano”, diz Leal.

No seu discurso, em que agradeceu o convite formulado pelo presidente do Sindicombustíveis, Walter Tannus Freitas, o presidente da ALBA alertou para o risco que os próprios revendedores de combustíveis da Bahia correm se a Reforma da Previdência for aprovada do jeito que ela foi proposta. “Os empresários de revenda de combustíveis do interior da Bahia sentirão diretamente a reforma, porque 313 municípios baianos têm a sua economia dependente muito mais do BPC e da aposentadoria rural do que mesmo com receitas do fundo de participação. Será um desastre para a Bahia”, alertou o deputado.   

Ainda sobre a Reforma da Previdência, Nelson Leal disse que ela tem que ser feita, “mas tem que ser bem-feita e, sobretudo, bem conduzida”. E voltou a criticar a proposta de criação do regime de capitalização. “Isso até agora não foi explicado direito pelo ministro Paulo Guedes, mas do jeito que está, será mais um desastre em um país com tanta desigualdade social. Só tem um segmento que aprova e apoia esta capitalização. E, sem meias palavras, esse setor é o dos bancos. Não podemos esquecer que uma ministra da Economia nos vendeu a história do confisco da poupança como milagroso e, no final, foi um desastre, comprometendo a vida de milhares de famílias”, relembrou.

COMBUSTÍVEL LEGAL

A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou, no ano passado, projeto de lei que coíbe o comércio de diesel, álcool e gasolina realizado por revendedores inidôneos que adulteram a bomba de combustível. “No painel da bomba fraudada aparece para o cliente que o carro foi abastecido com uma determinada quantidade de combustível, entretanto o tanque do veículo foi enchido com uma quantidade menor. Constatada a fraude, a Secretaria da Fazenda poderá aplicar a penalidade de cassação no cadastro de contribuintes do ICMS. Com a punição, os responsáveis pela pessoa jurídica ficarão impedidos, por cinco anos, de integrarem o quadro societário de postos de combustíveis”, explicou Nelson Leal.

A discussão sobre o combustível legal esteve entre as principais discussões do Encontro de Revendedores de Combustíveis, em Feira. Outro ponto debatido foi o fim da proibição das distribuidoras de combustíveis operar no varejo. “Será um desastre para o setor, podendo afetar diretamente 60 mil empregos só na Bahia. E não se pode comparar a realidade da distribuição de combustíveis no Brasil com os Estados Unidos: são situações completamente distintas”, critica o presidente do Sindicombustíveis-Bahia, Walter Tannus Freitas.

 


Blogbraga/ALBA - Assessoria da Presidência

Compartilhar no Whatsapp

Nelson Leal visita município de Macaúbas em seu último dia de interinidade como Governador do Estado

Quinta-feira, 16 de Maio de 2019 / Bahia

Em nome do governo do estado, visitou obras, entregou trator e implementos agrícolas
 
Recebido pelo prefeito Amelinho, o deputado estadual Nelson Leal, realizou hoje (16.05), no município de Macaúbas, no Vale do Paramirim, a sua primeira e única visita ao interior da Bahia nos quatro dias de interinidade como governador em exercício. O Governo da Bahia, somente com obras de pavimentação na cidade, investe mais de R$ 1,8 milhão, além de importantes aportes na agricultura familiar – mais de R$ 4 milhões - com usinas de processamento de frutas, de leite, de mel e de cana-de-açúcar.

“Escolhi Macaúbas por causa da minha relação de amizade que tenho com o povo macaubense, simbolizada na figura do prefeito Amelinho, e pelo leque de obras que o Governo do Estado realiza no município e em toda a região – nomeadamente em saúde, urbanismo e agricultura familiar”, explicou Leal, que visitou obras e entregou um trator com implementos agrícolas para a Associação dos Pequenos Produtores Rurais da comunidade de Maria da Silva, Umbuzeiro do Bomfim, Cabaceiras, Barra de Baixo, Barro Duro.

Entre as principais realizações do Governo da Bahia na agricultura familiar em Macaúbas, está a implantação da usina de beneficiamento de cana-de-açúcar, no distrito de Canatiba, na Serra Geral. “Serão 150 pequenos produtores beneficiados com a construção, através da CAR, de galpão para abrigar a usina, no povoado de Mastruz. É um investimento que vai passar dos R$ 3 milhões e que será muito importante para a valorização da cachaça da região, que já possui boas marcas, como a Betânia, a Canatibense e a Deliciosa”, explica o governador em exercício.

De acordo com o secretário da Agricultura de Macaúbas, Gilberto Agustinho da Silva, além da usina em Canatiba, que vai produzir cachaça e doces, o Governo do Estado tem outros três importantes investimentos na agricultura do município. “Um deles é a construção do laticínio da Cooperativa Regional dos Produtores de Leite e Derivados  – Cooplamac, na comunidade do Leite, através do Bahia Produtiva, com investimentos de cerca de R$ 3 milhões para a produção de leite, manteiga, queijo e iogurte”, explica o secretário.

Outros dois importantes projetos são a construção da Casa do Mel, também na comunidade do Leite, com investimentos de R$ 130 mil, beneficiando cerca de 60 apicultores espalhados pela zona rural, notadamente nos povoados de Canto, Curralinho e Gameleira. Também está pronta uma unidade de beneficiamento de frutas na comunidade do Desterro, com investimentos de cerca de R$ 150 mil, para o processamento de mangaba, pequi, manga, umbu, goiaba e acerola.

Para o presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da comunidade de Maria da Silva, Umbuzeiro do Bomfim, Cabaceiras, Barra de Baixo, Barro Duro, a agricultura familiar é quem tem sustentado a economia de Macaúbas e região. “Esse trator que recebemos hoje das mãos do governador Nelson Leal será usado para o plantio de milho, feijão e cana, ajudando a 150 famílias da comunidade”, explica o presidente José Carlos dos Anjos Souza.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação da Presidência

Compartilhar no Whatsapp

COMANDANTE DA 24ª CIPM REALIZA VISITA DE INSPEÇÃO NA ESCOLA DE GESTÃO COMPARTILHADA, BASÍLIO CATALÁ EM PIRITIBA

Quinta-feira, 16 de Maio de 2019 / Bahia

Na manhã desta quarta-feira, 15 de maio, o Major PM Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM, realizou uma visita de inspeção no Colégio de Gestão Compartilhada Basílio Catalá na cidade de Piritiba, onde ha pouco menos de 1 mês deu-se início ao Projeto Piloto do Colégio da Polícia Militar, Gestão Compartilhada, com a Prefeitura Municipal daquela cidade. O Projeto vem sendo implantado pelo Exm° Sr. Coronel PM Anselmo Brandão, Comandante Geral da PMBA, em diversas instituições públicas de ensino por toda Bahia, sendo equiparado com a metodologia de ensino aplicada nos Colégios da Polícia Militar já existentes no Estado da Bahia. O modelo vem trazendo excelentes resultados para a educação, ocupando as primeiras classificações, sobretudo no tocante aos conceitos obtidos.

O corpo docente da instituição de ensino é formado pela Direção Pedagógica, por Policiais Militares da Reserva Remunerada e outros funcionários municipais. A expectativa é que efetivamente os alunos venham a brilhar no futuro, onde se tornarão excelentes cidadãos e grandes profissionais em diversas áreas de trabalho.

Durante a visita, o Major Flailton Oliveira instalou, com o objetivo de motivar os jovens alunos, a criação do Comandante Mirim da 24ª CIPM. Os alunos participarão de seleção através de redações que serão desenvolvidas dentre outras atividades, e o selecionado passará, juntamente com sua família, um dia acompanhando a rotina e o trabalho desenvolvido pela Unidade, na condição de Comandante Mirim. Ao final do dia, será

inaugurado em galeria específica, a foto do Comandante Mirim selecionado, que passará a fazer parte do núcleo de memória da 24ª CIPM. Durante a visita o Major Flailton garantiu ainda, que na próxima inspeção se fará acompanhar de uma comissão de alunos regularmente matriculados num dos colégios da Polícia Militar da Bahia, para que possam, uniformizados, ser vistos e servir de modelo para os alunos da Escola de Gestão Compartilhada da cidade de Piritiba.

“Fico muito feliz e honrado em estar pondo em prática este Projeto da Polícia Militar da Bahia em nossa região, com a devida parceria com a Prefeitura Municipal de Piritiba. Tenho certeza que, com o apoio firmado com outras Prefeituras, este Projeto deverá se estender por mais cidades que abrangem a área de atuação da 24ª CIPM.” Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

Governador em exercício, Nelson Leal recebeu em audiência prefeito interino de Salvador, Bruno Reis

Quinta-feira, 16 de Maio de 2019 / Bahia

Encontro serviu para apresentação de projetos que estão em curso na capital
 
O governador em exercício, deputado Nelson Leal, recebeu hoje (15.05), em audiência, o prefeito interino de Salvador, Bruno Reis, na Governadoria. Na pauta, os projetos que estão em curso na capital baiana. “Tenho uma relação antiga, de grande amizade, com Bruno Reis. Coincidentemente, assumi interinamente o Governo da Bahia praticamente no mesmo período em que ele substitui o prefeito ACM Neto no comando da capital. Já tínhamos agendado esse encontro e coincidiu de estarmos chefiando, simultaneamente, o Executivo do Governo do Estado e da Prefeitura de Salvador ”, disse Leal, que devolve o cargo a Rui Costa amanhã à noite.

Para o prefeito interino Bruno Reis, o diálogo ainda é a melhor ferramenta, até hoje já inventada, para superar conflitos. “Nós convivemos no parlamento, onde construímos uma sólida amizade de anos de atuação na Assembleia Legislativa. Foi um encontro de velhos amigos, onde assunto não faltou: política, gestão pública, futebol e crise econômica nacional. Falamos também de Irmã Dulce e do grande evento que realizaremos em outubro para celebrar a santificação do Anjo Bom da Bahia”, disse Reis.

AGENDA CHEIA

Amanhã, no seu quarto dia como governador em exercício, Nelson Leal faz sua única viagem ao interior, cumprindo agenda de trabalho em Macaúbas, no Nordeste baiano. Hoje, teve uma agenda movimentada. Despachou com a secretária de Relações Institucionais – SERIN - Cibele Oliveira de Carvalho, e concedeu audiências a deputados, prefeitos, vereadores e lideranças políticas. Entre eles os deputados Euclides Fernandes, Vitor Bonfim, Bobô, Zó, Fabrício Falcão, Adolfo Menezes e Tom Araújo.

Recepcionou, também, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, João Bonfim; e os prefeitos de Teofilândia, Tércio Nunes Oliveira; de Ibiá, José Murilo de Souza; de Maracás, Uilson Novaes; e o vice-prefeito de Euclides da Cunha, Betão Campos. Leal também recebeu a visita de sua esposa, Danda, e de sua filha Maria Alice.


Blogbraga/ Assessoria de Comunicação da Presidência

Compartilhar no Whatsapp

Presidente da Câmara de Jaguarari punido por nomear funcionários fantasmas

Quarta-feira, 15 de Maio de 2019 / Bahia

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quarta-feira (15/05), determinou que seja realizada auditoria na folha de pagamento da Câmara Municipal de Jaguarari. O pedido foi formulado pelo conselheiro Paolo Marconi – e aprovado pelos demais conselheiros presentes à sessão –, após ser julgada procedente denúncia formulada contra o presidente da câmara, vereador Márcio José Gomes de Araújo, sobre a contratação de duas “funcionárias fantasmas” pela Casa Legislativa.

O processo foi relatado pelo conselheiro Francisco Netto que, além de aplicar multa ao vereador no valor de R$10 mil, determinou a devolução aos cofres municipais da quantia de R$14.306,90, com recursos pessoais, pelo pagamento indevido de subsídios às “fantasmas”.

A denúncia, formulada pelo cidadão Reges Gonçalves Costa Pinto, relatou que Flávia dos Reis Silva e Jacira dos Reis Souza foram nomeadas como servidoras da Câmara de Jaguarari, ambas desempenhando a função de “assessora legislativa”, recebendo, mensalmente, a importância de R$1.970,00. O problema é que elas sequer conheciam a cidade, e nunca exerceram, evidentemente, quaisquer atividades para a Câmara Municipal.

De acordo com o denunciante, Flávia dos Reis Silva, que supostamente ficou no cargo de fevereiro a junho de 2017, trabalhava em tempo integral como vendedora na “Loja Vivo” na vizinha cidade de Riachão do Jacuípe. E, após a sua demissão da mencionada loja, teria sido também exonerada da Câmara – onde nunca trabalhou.

Em seguida, o presidente da Câmara nomeou Jacira dos Reis Souza, que trabalha na “Loja Vivo” de Riachão do Jacuípe, na função de vendedora, para o cargo antes ocupado por Flávia, com a mesma remuneração. A nomeação durou o período de agosto a outubro de 2017.

Em depoimento prestado à 2ª Promotoria de Justiça de Senhor do Bonfim, Flávia dos Reis Silva afirmou “que nunca prestou serviços à Câmara de Vereadores de Jaguarari”, e que “somente conheceu a cidade de Jaguarari na data de hoje” (quando prestava depoimento), “que a única pessoa que conhece em Jaguarari chama-se Márcio José Gomes Araújo, pessoa com quem esteve uma única vez, quando o referido fez um plano da Vivo intermediado pela testemunha”. Segundo ela, ficou “acertado de que Márcio depositaria o dinheiro para o pagamento da conta do telefone na sua conta bancária pessoal”. Para isso, afirmou que o vereador Márcio Araújo “pediu o número do seu CPF e conta bancária, com a finalidade de realizar os TEDs mensais”. Flávia Silva disse que forneceu seus dados ao vereador apenas com este objetivo, ou seja, permitir a transferência bancária para efetuar o pagamento da conta telefônica.

Também a outra vendedora da Vivo, Jacira dos Reis Souza, em depoimento, disse que nunca prestou serviços à Câmara de Vereadores de Jaguarari, e que conheceu o vereador na loja. Disse que após a demissão de sua colega da VIVO, o vereador passou a efetuar o depósito de R$1.800,00 (mil e oitocentos reais) mensais em sua conta bancária, para o pagamento. Ela afirmou que não sabia que seu nome estava na folha de pagamento da Câmara de Vereadores.

O presidente da câmara, vereador Márcio Araújo, confessou que a ideia da fraude foi da dona da loja da Vivo em Riachão do Jacuípe, “Dona Daiane”, que é “mulher do motorista do prefeito”.Segundo ele, Daiane informou que poderia “disponibilizar até dez linhas telefônicas” para a câmara. Em compensação, ela indiciaria uma pessoa para ser nomeada para um cargo em comissão, cuja remuneração seria usada para o pagamento das contas

O relator, conselheiro Francisco Netto, concluiu que trata-se de caso clássico de desvio de recursos, tendo o denunciado se utilizado da nomeação e do pagamento de servidoras “fantasmas”, que não prestavam serviços ao ente contratante, para fazer frente a suas despesas pessoais e de pessoas próximas, o que se constitui em ato de improbidade administrativa.

Cabe recurso da decisão.


Blogbraga/TCM - Assessoria de Comunicação Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Missão da Bahia na Alemanha articula implantação de empresas de energia solar

Quarta-feira, 15 de Maio de 2019 / Bahia

A atração das empresas alemãs do setor de energia solar Kriner, Kako e Siemens para a Bahia foi articulada, nesta quarta-feira (15), por uma missão do Governo do Estado liderada pelo secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, durante a Intersolar Europa, a maior exposição mundial do setor, realizada em Munique (Alemanha). O superintendente de Atração e Desenvolvimento de Negócios da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Paulo Guimarães, também participa da missão.

Nas reuniões, avançaram as tratativas para a vinda dessas três empresas para o estado, visando desenvolver ainda mais o setor, em especial, a geração de energia distribuída. “As reuniões geraram muito interesse das empresas, das quais a Kriner produz estruturas metálicas para equipamentos solares e tem parceria com fabricantes de painéis solares. A Kaco produz inversores e a Siemens atua como produtora de equipamentos elétricos e integradora de sistemas, sendo umas das maiores empresas do mundo no setor elétrico, tendo recentemente adquirido a Gamesa Solar e a Kaco, e está muito interessada na geração e venda de energia elétrica de fonte solar nos mercados livre e distribuído”, destacou Pinheiro.

Ainda de acordo com o secretário, ficou acertada uma agenda com a Siemens Energias Distribuídas no Brasil, no início de junho. Com Kaco, as conversas avançaram na direção de trabalhar com o plano e política para o setor de produção, buscando imediata ação com o Polo Industrial de Ilhéus. “Neste sentido, a aquisição da Kaco pela Siemens ajuda nesse processo, tendo em vista a experiência desta em já utilizar desses programas em outros produtos nas suas unidades de São Paulo”, completa Pinheiro.

Segundo Paulo Guimarães, nas próximas semanas o Governo da Bahia avançará nas conversas com essas empresas, “buscando definir modelos que possam atrair os setores público e privado a adquirir este tipo de energia na forma de serviço prestado por empresas privadas”.

A Intersolar Europe é a principal exposição do mundo para a indústria solar e seus parceiros e acontece anualmente no centro de exposições Messe München em Munique. A exposição e a conferência do evento concentram-se nas áreas de energia fotovoltaica, tecnologias solares térmicas, usinas solares, bem como infraestrutura de rede e soluções para a integração de energia renovável. Desde que foi fundada, há 27 anos, a Intersolar se tornou a mais importante plataforma industrial para fabricantes, fornecedores, distribuidores, provedores de serviços e parceiros da indústria solar.

Porto Seguro

Ainda em Munique, na terça-feira (14), o secretário Pinheiro e Paulo Guimarães se reuniram com o CEO da empresa Hirmer, Christian Hirmer, para discutir a implantação de um grande projeto na região de Porto Seguro.  O projeto envolverá a implantação do novo aeroporto de Porto Seguro, de um grande projeto hoteleiro, de turismo e serviços na região, envolvendo a comunidade local no fornecimento de produtos.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Na China, consórcio anuncia conclusão do projeto conceitual do VLT

Quarta-feira, 15 de Maio de 2019 / Bahia

O projeto conceitual do Veículo Leve de Transporte (VLT), que terá obras iniciadas em 2019, e ligará o Comércio , em Salvador, até a Ilha de São João, no município de Simões Filho, já foi concluído. A informação foi anunciada ao governador Rui Costa durante reunião realizada na sede da Build Your Dreams (BYD), empresa que forma, junto com a Metrogreen, o consórcio Skyrail Bahia, cujo contrato com o Governo do Estado  foi assinado em fevereiro deste ano. O encontro ocorreu na cidade de Shenzen, na tarde desta quarta-feira (15), último dia de agenda do governador em missão internacional na China. A entrega do documento, que faz parte do cronograma de implantação do VLT, será feita até esta sexta-feira (17). Os últimos detalhes do projeto serão concluídos após ajustes técnicos debatidos hoje, durante a reunião.

Com cerca de 20 quilômetros de extensão, 22 estações e capacidade para transportar cerca de 150 mil usuários por dia, o modal será do tipo monotrilho, movido à propulsão elétrica, sem emissão de agentes poluentes que prejudicam o meio ambiente. Cada composição é formada por quatro carros, que tem capacidade para levar 150 pessoas, totalizando 600 passageiros por veículo. Em horário de pico, o sistema contará com um vlt a cada quatro minutos. A obra será realizada por meio da modalidade de Parceria Público-Privada (PPP).

Ainda na sede da BYD, o governador andou no modelo do equipamento que será implantado em Salvador e publicou um vídeo nas redes sociais mostrando a experiência. "Estou aqui conhecendo toda a tecnologia utilizada na produção dos trens do VLT que nós vamos implantar no subúrbio da capital baiana e em Simões Filho. É um belíssimo equipamento", afirmou Rui. 

O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Sérgio Brito, acompanhou o governador na reunião. "Foi uma experiência fantástica. Visitamos a empresa e estivemos dentro do modelo de trem que estará em Salvador. É um equipamento de primeira qualidade e de primeira linha, que tem alta performance e é referência mundial. Será um grande empreendimento para a nossa capital", ressaltou Sérgio.

Também fizeram parte da comitiva os secretários da Casa Civil, Bruno Dauster e o senador Jaques Wagner.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Grupo chinês confirma a Rui investimento de R$ 1 bilhão em energia renovável em Bom Jesus da Lapa e outras cidades Baiana

Quarta-feira, 15 de Maio de 2019 / Bahia

Ainda era noite de terca-feira (14) no Brasil quando o governador Rui Costa anunciou, através das redes sociais, que a empresa chinesa CGN Energy International Holdings investirá R$ 1 bilhão em energia solar e eólica na Bahia. A garantia foi dada pelo presidente da companhia, Zeng Qi Bo, durante reunião com o governador na cidade de Shenzen, já manhã de quarta-feira (15) na China. Este é o último dia da missão do Governo do Estado no país asiático. 

"Uma notícia maravilhosa. Um investimento de R$ 1 bilhão em energia eólica e energia solar na Bahia, na região de Caetité, Tanque Novo, em Morrinhos e Bom Jesus da Lapa. Estamos voltando hoje para o Brasil ainda mais alegres do que saímos, com tantos investimentos que estamos levando para o estado", disse Rui Costa em vídeo publicado em suas redes sociais. No final de junho, diretores da empresa realizarão uma solenidade na Bahia para detalhar esses investimentos. 

O anúncio da CGN acontece após o grupo chinês negociar com a italiana Enel Green Power a compra de duas plantas de energia renovável na Bahia, o parque solar de Bom Jesus da Lapa e o parque eólico em Cristalândia.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Reservatórios de barragens na Bahia se recuperam após período de chuvas

Terça-feira, 14 de Maio de 2019 / Bahia

Imagem Ilustrativa

As chuvas ocorridas nos últimos meses no Estado da Bahia promoveram a recuperação de reservatórios importantes para a garantia da segurança hídrica da população baiana. A barragem de Ponto Novo, localizada no rio Itapicuru Açú, município de Ponto Novo, operada pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), teve um aporte de 13,3 milhões de metros cúbicos de água em menos de 12 dias, saltando de 74,64% da sua capacidade, em 23 de março, para mais de 100% na primeira semana de abril, estando atualmente com 97,64% da sua capacidade. Isso garante tranquilidade aos sistemas de abastecimento dos municípios de Ponto Novo, Filadélfia, Caldeirão Grande, Senhor do Bonfim, Itiúba, Jaguararí e Andorinhas, beneficiando cerca de 217 mil habitantes que são atendidos pela barragem, além do Projeto de Irrigação de Ponto Novo, que tem uma importante área produtiva e geradora de empregos no município, com base na agricultura irrigada.

Da mesma forma a vizinha, a barragem de Pedras Altas, localizada no rio Itapicuru Mirim, município de Capim Grosso, operada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), teve uma recuperação impressionante, saindo de 33% da sua capacidade em 22 de março, para os atuais 94,69%,  recebendo nada menos que 22,14 milhões de m³. Isso tranquiliza outro grande sistema de abastecimento, o da região do Sisal, que atende a uma população total de mais de 241 mil pessoas.

A barragem de Sobradinho, território Sertão do São Francisco, maior reservatório do estado, com uma capacidade total de armazenamento de 34,11 bilhões de m³ de água, também se recuperou. Sobradinho se encontra em uma situação confortável, neste final de período úmido, registrando atualmente 48,76% do seu volume útil (19,43 bilhões de m³), tendo tido um aporte de 10,7 bilhões de m³ desde o mês de novembro passado, quando  se encontrava com 22% da sua capacidade. Esse volume aportado por Sobradinho representa mais de duas vezes o volume total da barragem de Pedra do Cavalo. Dessa forma poderemos atravessar bem o restante do ano, sem restrições nos usos que dependem desse reservatório, dentre eles abastecimento humano, e irrigação.

Para para o secretário de Infraestrutura Hídrica, Leonardo Góes, esse aumento na reservação cria uma situação confortável no nosso Estado, principalmente na região do semi-árido mas “é importante salientar que a população baiana continue economizando e usando a água de modo sustentável “.

Outras barragens localizadas no Estado da Bahia que tiveram uma recuperação considerável: Jacurici, município de Cansanção; Cocorobó, em Canudos; Zabumbão, em Paramirim; Gasparino, em Coronel Joao Sá e Pedra do Cavalo, em Cachoeira.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Em fórum na China, Rui faz palestra sobre transformação digital da Bahia

Terça-feira, 14 de Maio de 2019 / Bahia

A experiência exitosa do Governo do Estado no projeto de reconhecimento facial foi apresentada pelo governador Rui Costa em um dos mais importantes eventos de tecnologia do mundo, o Fórum Smart City, realizado na cidade chinesa de Shenzen, nesta terça-feira (14). Com 15 milhões de habitantes - mesma população da Bahia - Shenzen tem mais de 1,3 milhão de câmeras controladas por programas de computadores que tornam a cidade mais segura e inteligente, sobretudo na oferta de serviços à população. 

Na palestra "Transformação Digital do Estado da Bahia", o governador destacou os resultados alcançados através do projeto piloto, que possibilitou a captura de pessoas com mandados de prisão no Carnaval de Salvador e na micareta de Feira de Santana, após a identificação por meio do sistema de reconhecimento facial da Huawei. A empresa chinesa é sediada em Shenzen e convidou o governador para apresentar o case de sucesso no evento, que reuniu mais de 500 pessoas, entre gestores públicos de cidades de todo o mundo e empresários da área de tecnologia. "Estamos felizes com o resultado inicial, mas nosso objetivo é avançar e proporcionar mais segurança aos baianos, por isso estamos licitando este serviço para 55 cidades. Também contrataremos softwares para educação e saúde, áreas que considero fundamental o uso da tecnologia para melhorar e ampliar a oferta de serviços à população", afirmou o governador. 

Após o evento, Rui Costa visitou a sede da Huawei e conheceu novos equipamentos e softwares capazes de tornar as cidades mais inteligentes. Em seguida, se reuniu com o vice-presidente da companhia para o setor público, Xu Xujing, para esclarecer dúvidas sobre o processo licitatório que o Governo do Estado realizará com a finalidade de ampliar o uso da tecnologia na Bahia.

"O estado da Bahia hoje é uma referência mundial em aplicação da tecnologia na área da segurança e isso faz aumentar a nossa responsabilidade. O próximo passo é ampliar nossa cobertura e nossos serviços para melhorar a qualidade da segurança pública e reduzir os índices de criminalidade", afirmou o secretário estadual da segurança pública, Maurício Barbosa, que se integrou à comitiva do Governo nesta terça. Também cumpriram agenda com o governador os secretários da Casa Civil, Bruno Dauster; do Desenvolvimento Urbano, Sérgio Brito; e o senador Jaques Wagner.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

NELSON LEAL RECEBE VISITA DE PARLAMENTARES NA GOVERNADORIA

Terça-feira, 14 de Maio de 2019 / Bahia

O governador em exercício, Nelson Leal, recebeu a visita da maioria dos integrantes da Assembleia Legislativa em movimentação espontânea e suprapartidária que o “gratificou pela demonstração explícita de apreço dos colegas integrantes dos blocos do governo e da oposição”. A ida dos parlamentares ocorreu em grupo e individualmente, em ato de cortesia, e de respeito ao caráter discreto obrigatório a qualquer interinidade. Também interino na presidência da ALBA, o deputado Alex Lima, visitou o colega e amigo (ver abaixo), a quem congratulou pela assunção ao cargo político mais elevado do Estado.

O governador interino agradeceu as diversas manifestações de apreço dos colegas e de correligionários e políticos que recebeu ao longo desse primeiro dia de despacho na governadoria e repetiu que “é um verdadeiro privilégio esta interinidade que também reflete o respeito mútuo existente entre ele o governador Rui Costa e o vice-governador João Leão, mas que demonstra, acima de tudo, o clima republicano existente na Bahia”. Ele pretende agir nos próximos dias de forma discreta, dando seguimento a agenda do titular, cumprindo a liturgia, sem arroubos como é exigido dos governantes interinos – desejando sucesso às missões oficiais dos titulares que buscam investimentos "para nossa terra e nossa gente".

LÍDERES


Para o líder da maioria, deputado Rosemberg Pinto, a interinidade bem ilustra a independência dos poderes e, mais do que isso, “a presença de Nelson Leal no Executivo é sinal de prestígio para o Parlamento da Bahia”. E completou: “Os poderes são independentes, mas se revelam harmônicos quando o chefe do Legislativo passa também a comandar o Executivo. É um ato simbólico, que expressa confiança, mas extremamente importante que um poder entenda as prerrogativas e os limites do outro”. 

Por seu turno, o líder da minoria, deputado Targino Machado, abordou a interinidade do presidente do Legislativo pela mesma ótica, enfatizando que pela primeira vez, em 24 anos de vida pública, como deputado estadual, adentrou no gabinete do governador do Estado. Para ele, o deputado Nelson Leal inaugurou um gesto simbólico, “mas muito importante para a minha vida política. Ele é jovem, mas tem a habilidade nata dos líderes porque dialoga e tenta sempre chegar ao consenso”, elogiou Machado.

Além dos mais de 30 deputados estaduais que estiveram na governadoria,  Nelson Leal recebeu a visita dos deputados federais Cacá Leão, Cláudio Cajado, Sargento Isidório, Alex Santana, João Bacelar e Mário Negromonte Júnior; do diretor-presidente da Urbis, seu pai, Emerson Leal; do ex-senador Roberto Muniz; do ex-deputado estadual Reinaldo Braga, do secretário-geral do PP, Jabes Ribeiro; e dos prefeitos de Barra do Choça, Adiodato Araújo; de Luciano Pinheiro, de Euclides da Cunha; de Ipupiara, Ascir Leite; de André Luiz Andrade, de Queimadas; de Licínio de Almeida, Dr. Fred; de Tremedal, Márcio Ferraz; de Carlos Germano, de São Gonçalo dos Campos; de Boninal, Aurélio Fagundes de Souza; e de Humberto Gomes Ramos, de Chorrochó.


Blogbraga/ALBA - Assessoria da Presidência

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Dupará Açaí Unopar Oeste Manutenção Ademilar Guarda Municipal Elo Aço Evolucao AUTOCAR Extreme Bem Brasil Pastel DPVAT Barreiras Global Rabelo Coyote Vida Farma Sportime Silvano Santos Kenni Henke Click Tec Sutrans Polícia Civil DM Reparos Mimoso Segurança MaxCar Contabilidade Rondon Luz motos Neli G7 Mimoaço P&F CISO Forte Grãos Grupo Marabá Mineiros Paraíba Delicia Imperial Casa da Ferramenta DBT Fontana Dr. Márcio Rogério Dique Denuncia Jaú PM