Embasa Governo da Bahia

NOTÍCIAS

BAHIA: Mais de 80% da população deve ser vacinada para combater circulação do coronavírus, afirma infectologista

Terça-feira, 22 de Dezembro de 2020 / Bahia

A médica infectologista Ceuci Nunes é diretora-geral do Instituto Couto Maia (Icom), um dos primeiros hospitais a receberem os pacientes de Covid-19 na Bahia. Nesta breve entrevista, ela responde perguntas e fala sobre a importância da vacina, especialmente diante do grande número de notícias falsas circulando nas redes sociais. Para ela, a vacina contra a Covid-19 surge rapidamente, impulsionada pela existência da pandemia, que uniu cientistas de todo o mundo na pesquisa em busca da cura, e também pelo estágio de desenvolvimento tecnológico que o planeta alcançou.

Para a infectologista, a rapidez na produção da vacina não coloca em cheque a segurança nem a eficácia do medicamento. Ceuci também destaca que, para que o vírus pare de circular, como foi a erradicação da varíola, é preciso que grande parte das pessoas seja imunizada – mais de 80% da população. “Não vamos ter medo da vacina, a gente precisa ter medo da doença que está matando milhões de pessoas no mundo. A vacina é a luz no fim do túnel. A gente precisa é pedir ao Ministério da Saúde, aos governantes, que consigam vacinas, as mais diversas, para todos os brasileiros”.

Entrevista:

Pelo menos cinco vacinas diferentes foram desenvolvidas em prazo inferior a um ano. Essa velocidade causa algum tipo de insegurança em relação à vacina e sua eficácia?

À primeira vista, a gente acha que é um tempo pequeno demais. A vacina mais rápida que existiu foi a vacina da Caxumba, que foi desenvolvida em quatro anos. Mas o que a gente está vivendo é um novo momento da humanidade. É um momento em que tudo tem sido mais rápido. E a Covid-19, por ser uma pandemia, ela também precisou que essa velocidade fosse trazida para as vacinas, mas não ao custo da segurança e da eficácia, porque vários testes foram feitos com milhares de pessoas ao redor do mundo, de cada uma dessas vacinas que estão sendo colocadas e aprovadas pelas agências reguladoras. Isso é uma coisa muito boa porque as agências são muito rígidas na aprovação de vacinas.

A vacina funciona da mesma forma para todas as faixas etárias?

A gente não tem certeza disso ainda. As vacinas não foram testadas em crianças. Elas foram feitas para adultos, porque são as principais e as mais graves vítimas da Covid-19. Mas é muito possível que elas também funcionem bem em crianças. As vacinas que a gente tem até agora são reguladas. Elas são aprovadas para maiores de 18 anos.

Quem tem alergia pode tomar essas vacinas?

Quem tem alergia grave, chamada de anafilaxia e conhecida popularmente como choque anafilático, pode tomar a vacina, mas em locais apropriados para que sejam assistidas e tratadas, em caso de reação alérgica. Um exemplo são as unidades hospitalares que têm um pronto-atendimento.

No caso de quem apresentou reação alérgica, essa pessoa ainda está imunizada?

A reação alérgica não impede a imunização da pessoa. A reação alérgica tem que ser tratada na hora. O que foi visto até agora são as reações alérgicas acontecendo em alguns casos e sendo tratadas. Não foi registrada nenhuma morte por reação alérgica. E isso não impede nenhum efeito da vacina.

Todas as vacinas necessitam de ultrarrefrigeradores como os que estão sendo adquiridos pela Bahia?

A maioria das vacinas de Covid está sendo desenvolvida para ser armazenada na mesma temperatura das outras vacinas, que é de dois a oito graus centígrados. Duas dessas vacinas, as vacinas de RNA, precisam ser armazenadas em freezers de – 70º, -80º centígrados.

A Bahia tem preferência por alguma das vacinas que estão sendo desenvolvidas?

A Bahia tem já um acordo assinado com a Rússia, para a utilização da Sputnik. Mas qualquer vacina que o Ministério da Saúde vá adquirir será utilizada na população brasileira e nos baianos também.

Quais são as contraindicações das vacinas contra a Covid?

As contraindicações das vacinas são muito poucas. Por quê? Porque elas não são vacinas de organismos vivos, como a gente tem outras vacinas no Brasil, como a febre amarela, sarampo, que são contraindicadas em pessoas com imunodeficiência. As vacinas contra a Covid não, [pois] elas são de micro-organismos inativados ou partículas de micro-organismos. Então, as pessoas que têm alergia aos componentes da vacina é que vão precisar ter um maior cuidado para utilizá-la.

Recentemente, o Reino Unido identificou uma mutação do vírus. As vacinas desenvolvidas são eficazes mesmo com essa mutação?

Os dados preliminares mostram que, mesmo com essa nova cepa do coronavírus, as vacinas são eficazes e seguras. É claro que estudos ainda estão sendo implementados, mas tudo indica que não vai afetar a vacina.

Qual a importância da vacina para a imunização em massa, e não só do indivíduo? É importante que grande parte da sociedade seja imunizada?

Vacina não é uma questão individual. É uma questão de proteção individual, mas principalmente de proteção coletiva. Para que uma vacina seja eficaz, para que a vacina impeça mesmo um grande número de casos, é preciso que cerca de 80 a 85% da população esteja vacinada.

Qual a importância da vacina, ao longo da história, no controle das grandes pandemias?

As vacinas são importantíssimas no controle de doenças infecciosas, inclusive de pandemias. Por exemplo, a H1N1, que a gente conseguiu controlar. A H1N1 ainda existe entre nós, mas numa quantidade muito pequena de casos porque nós temos anualmente a vacina da gripe, que contém também a Influenza H1N1. Isso é super importante. Nós já conseguimos erradicar do mundo a varíola, erradicar da maior parte do mundo a poliomielite, eliminar de diversos lugares o sarampo, e alcançamos uma redução enorme da catapora. Então, a vacina é de uma importância imensa para a humanidade. Inclusive é um dos quatro fatores que implicaram na sobrevida da humanidade, que passou de 40 anos no início do século XX para quase 80 anos agora.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

SAC inaugura nova unidade em Luís Eduardo Magalhães nesta quarta-feira

Terça-feira, 22 de Dezembro de 2020 / Bahia

Foto: Google

O Ponto SAC Luís Eduardo Magalhães mudou de endereço. A nova unidade da Rede SAC no município agora vai atender à população em um espaço localizado no terminal rodoviário da cidade. A solenidade de inauguração do novo posto, que terá a presença do secretário da Administração, Edelvino Góes, ocorre nesta quarta-feira (23), às 11h. A unidade vai atender a população de 8h às 12h, com funcionamento de segunda a sexta-feira.

Durante as ações de enfrentamento à Covid-19, a unidade atenderá sob regime especial, apenas para serviços essenciais, como RG, CPF e Antecedentes Criminais. O atendimento será feito, exclusivamente, por agendamento no SAC Digital. A Rede SAC está presente em 63 municípios baianos, com 40 Pontos SAC entregues à população, sendo que 23 deles foram inaugurados desde 2015.

A nova unidade está localizada na Avenida Arnaldo Ferreira, Setor Sul, em um espaço maior que a anterior, com área de 242 metros quadrados, e ainda com possibilidade de ampliação. O posto tem capacidade total de realizar 4,4 mil atendimentos por mês e vai beneficiar quase 165 mil habitantes da cidade e de municípios vizinhos, como São Desidério, Catolândia, Angical e Riachão das Neves. O investimento total foi de R$ 678 mil.

Para ter acesso ao SAC Digital e agendar o atendimento no Ponto SAC Luís Eduardo Magalhães, basta digitar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet ou baixar o aplicativo disponível para Android e iOS, seguindo o passo a passo para cadastro. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) ainda disponibiliza o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br) e o call center: 0800 071 5353.

Medidas de segurança

Entre as medidas de segurança adotadas pela Rede SAC estão a disponibilização de dispensers com álcool em gel; reforço na higienização das dependências dos postos, bem como dos móveis; reorganização das salas de espera para promover o distanciamento dos clientes; distanciamento dos funcionários nas recepções e baias de atendimento, bem como uso de máscaras de proteção; e controle do agendamento, estabelecendo o número reduzido de pessoas nas salas de espera, incluindo funcionários, como determinado pelo Decreto Estadual 19.529/20.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Bahia recebe 120 respiradores do Ministério da Saúde para abertura de novos leitos de UTI; Hospital Regional da Chapada, em Seabra está entre os beneficiados

Terça-feira, 22 de Dezembro de 2020 / Bahia

A Bahia recebeu na noite desta segunda-feira (21), 120 respiradores do Ministério da Saúde, possibilitando a abertura de novos leitos de UTI para o atendimento a pacientes graves com o diagnóstico do coronavírus (Covid-19). Deste total, 60 foram entregues no Hospital Espanhol, contando com a presença do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, e do superintendente do Ministério da Saúde na Bahia, Glauber Almeida do Nascimento Silva.

“Esta é uma demonstração de como, juntos, nós podemos fazer mais e ter melhores resultados. É um exemplo para que possamos enfrentar a segunda onda da Covid-19”, afirmou o secretário Fábio Vilas-Boas.

Na avaliação do superintendente do Ministério da Saúde na Bahia, Glauber Almeida do Nascimento Silva, “é muito importante esta entrega para a Sesab de 120 respiradores, numa contribuição para a luta contra a Covid. Nesta parceria, temos um planejamento para dar conta da 2ª onda e vamos dar, cumprindo a missão de cuidar das vidas da população brasileira”.

Neste mês de dezembro, mais 20 leitos de UTI já foram abertos no Hospital Espanhol. Com a chegada destes novos equipamentos, mais 20 serão abertos, imediatamente. E no início de janeiro de 2021, com a conclusão das obras de ampliação da rede de gases e contratação de novos profissionais, a unidade chegará a capacidade máxima, totalizando 253 leitos, sendo 159 de UTI e 94 de enfermaria.

A Diretora Geral do Hospital Espanhol, Thayse Barreto, comentou: “Na véspera de completarmos oito meses de funcionamento do Hospital Espanhol e atingirmos 1.500 altas, somos gratos ao Ministério da Saúde pela doação dos respiradores que serão de suma importância nesta fase de abertura de 80 novos leitos de UTI”.

Os outros 60 ventiladores pulmonares do total dos 120 doados pelo Ministério da Saúde para a Bahia serão distribuídos para a rede estadual na capital e interior: 30 para o Hospital Geral Ernesto Simões Filho, em Salvador; 10 para o Hospital Regional da Chapada, em Seabra; 10 para o Hospital Regional de Juazeiro e 10 para o Hospital Geral de Vitória da Conquista.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

Empresa de banana chips deve investir R$ 500 mil em unidade de Salvador

Terça-feira, 22 de Dezembro de 2020 / Bahia

A Malu Chips deve investir aproximadamente R$ 500 mil na ampliação de unidade industrial, localizada em Salvador. A empresa destinada a fabricação de chips de banana da terra, doce e salgada, terá a capacidade da produção de 50,4 mil kg por ano, que representa um consumo aproximado em 170 mil kg/ano de banana da terra e a previsão é de promover até 61 postos de trabalho. Além dos produtos já produzidos, a unidade lançou também chips de mandioquinha e batata doce. O protocolo de intenções foi assinado com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), na segunda-feira (21).  

"Levar oportunidades para os produtores locais e agricultores familiares é promover a igualdade social, além de industrializar os processos. Queremos estimular e reforçar os negócios regionais. Queremos atrair empresários e investidores para desenvolver os empreendimentos, agregar valor ao que produzimos e aumentar a receita da região e, em conseqüência, da Bahia", destaca o vice-governador João Leão, titular da SDE. 

"Atualmente, a indústria produz 15,6 mil kg/ano e, com a ampliação, promoveremos a geração de empregos em Salvador e o incremento de negócios na Bahia. Com a atividade base da indústria utilizando vários insumos e matérias primas originados e produzidos no estado, como por exemplo, a banana, que é cultivada na região do Baixo Sul, uma das maiores regiões produtoras de banana da terra do Brasil, e também o óleo de palma, que é produzido no Recôncavo baiano. Os nossos produtos já se encontram no mercado, tendo excelente aceitação, sucesso nas vendas", explica Jairo Lordêlo, sócio da empresa. 


Blogbraga/Ascom/SDE

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: Secretaria da Saúde irá adquirir 50 mil testes rápidos de antígeno para detecção do coronavírus

Terça-feira, 22 de Dezembro de 2020 / Bahia

Foto: Google

Mais rápido e com precisão similar ao teste molecular do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro na detecção do coronavírus, o teste rápido de antígeno é uma das novidades que auxiliará a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) a realizar o diagnóstico e, caso necessário, a internação precoce. Os interessados em participar do pregão eletrônico nacional que ocorrerá no próximo dia 30, às 10 horas, devem acessar o edital nos sites www.comprasnet.ba.gov.br e www.licitacoes-e.com.br.

Recomendado pelo Ministério da Saúde, o teste oferece resultados em, aproximadamente, 30 minutos e é realizado através de swab nasal. Serão adquiridos 50 mil unidades. “O teste RT-PCR se mantém como padrão ouro para detecção da Covid-19, mas a testagem em maior escala e velocidade é essencial. Ele será utilizado nas UPAs e Unidades de Emergência para orientar se o paciente deve ser internado imediatamente, pois o teste tem uma especificidade alta, o que significa que se der positivo, o paciente está infectado pela Covid-19”, ressalta o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas.

É indicado que o teste seja realizado entre o terceiro e sétimo dia após o início dos sintomas, o que possibilita a detecção precoce e a interrupção da transmissão por meio de isolamento dos casos infecciosos e seus contatos próximos.

Para a diretora-geral do Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen-BA), Arabela Leal, a maior vantagem do teste rápido de antígenos é a detecção da doença em sua fase aguda, além da velocidade para obtenção do resultado. “O teste rápido de antígeno busca a presença do vírus naquela amostra coletada e não utiliza equipamentos mais complexos. Ele detecta a doença na fase aguda. Já o teste rápido de anticorpos é realizado com a coleta de uma gota de sangue e busca anticorpos que foram produzidos pelo paciente após ter contato com o vírus, geralmente, após 10 dias de infectado”, explica a diretora-geral, ao apontar que o teste não detecta os anticorpos adquiridos e sim a presença do vírus naquele momento.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Em pronunciamento oficial, Rui confirma determinação de proibir festas e aglomerações no fim do ano

Segunda-feira, 21 de Dezembro de 2020 / Bahia

O governador Rui Costa gravou na tarde desta segunda-feira (21) um pronunciamento oficial, no qual pede apoio aos baianos neste momento de segunda onda do novo coronavírus. Rui também reiterou a sua determinação às forças policiais do Estado de proibir aglomerações durante as comemorações de fim de ano na capital e interior.

O governador lembrou que a Bahia tem o segundo menor índice de mortalidade do Brasil, mas que a pandemia deve continuar sendo tratada como "uma guerra a ser vencida". Durante o pronunciamento, o governador informou que a Bahia é o estado que mais investe em saúde no Brasil, o que tem ajudado a salvar milhares de vidas e, ao desejar feliz Natal, fez um apelo aos baianos: "Use máscara". O pronunciamento oficial será veiculado nesta terça-feira (22) nas emissoras de TV baianas e nas redes sociais do Governo do Estado e do governador Rui Costa.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Bahia registra 1.517 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas e o número total de óbitos desde o início da pandemia é de 8.835

Segunda-feira, 21 de Dezembro de 2020 / Bahia

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.517 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,32%) e 451.635 recuperados (+0,6%). Dos 471.177 casos confirmados desde o início da pandemia, 451.635 já são considerados recuperados, 10.707 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,77%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (10.148,90), Muniz Ferreira (8.097,55), Conceição do Coité (8.010,57), Pintadas (7.856,66), Jucuruçu (7.823,80).

boletim epidemiológico contabiliza ainda 865.085 casos descartados e 123.887 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira (21/12).

Na Bahia, 35.367 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Óbitos

O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 28 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 8.835, representando uma letalidade de 1,88%. Dentre os óbitos, 56,54% ocorreram no sexo masculino e 43,36% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,86% corresponderam a parda, seguidos por branca com 18,55%, preta com 14,73%, amarela com 0,67%, indígena com 0,14% e não há informação em 11,06% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 71,35%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,46%).


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

SENHOR DO BONFIM: Operação Gunsmith alcança 39 traficantes no Norte da Bahia

Segunda-feira, 21 de Dezembro de 2020 / Bahia

A Operação Gunsmith, deflagrada pela 19ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Senhor do Bonfim/BA, com apoio da Superintendência de Inteligência da SSP, alcançou 39 traficantes de drogas, na região Norte da Bahia. A segunda da fase da ação que combate facções foi realizada, nesta segunda-feira (21). Seis criminosos foram capturados e drogas apreendidas.

Equipes da 19ª Coorpin e da Delegacia Territorial de Senhor do Bonfim cumpriram as ordens judiciais em bairros, daquele município. Entre os seis criminosos presos está uma mulher de 74 anos, envolvida com a venda de drogas, na região. 

Além do sexteto localizado, nos cumprimentos de mandados de busca e apreensão em duas casas, os policiais civis encontraram porções de maconha e cocaína, munições, balança, substâncias utilizadas em entorpecentes, entre outros materiais. 

“Conseguimos colocar os 39 traficantes presos de forma preventiva e o trabalho não acaba por aqui. Continuamos com equipes à procura de dois foragidos e seguiremos combatendo, com prioridade, a venda de entorpecentes e os homicídios em Senhor do Bonfim e região”, enfatizou o titular da 19ª Coorpin, delegado Felipe Neri.


Blogbraga/SSP-BA/Fonte: Ascom: Alberto Maraux

Compartilhar no Whatsapp

Trio envolvido com o tráfico é preso em Bom Jesus da Lapa/BA

Segunda-feira, 21 de Dezembro de 2020 / Bahia

Três homens acusados de envolvimento com quadrilhas de tráfico de drogas tiveram os mandados de prisão cumpridos, por policiais da 24ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), de Bom Jesus da Lapa, na sexta-feira (18). 

De acordo com o delegado Marcos Aurélio Porto, coordenador da 24ª Coorpin, em exercício, o trio era investigado pelo envolvimento com um grupo criminoso. “Além de traficantes, eles associaram-se a uma quadrilha da região, já desarticulada em outras operações”, explicou. 

O delegado reforça a importância da denúncia para o combate aos crimes. “A contribuição da população é de suma importância. As informações podem ser passadas através do Disque Denúncia, da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), no número 181 aqui no interior do estado, de forma anônima”, afirmou. 

Os suspeitos passaram por exames de lesões e estão à disposição do Poder Judiciário. As investigações continuam, com o objetivo de identificar outros envolvidos.


Blogbraga/SSP-BA

Compartilhar no Whatsapp

SEABRA: Denúncia de animais domésticos submetidos a maus tratos.

Sábado, 19 de Dezembro de 2020 / Bahia

Na última quinta-feira (17/12/2020), duas guarnições que faziam policiamento ostensivo na cidade de Seabra/BA, foram abordadas por dois membros da APASE, organização de proteção à animais, que receberam uma denúncia anônima de que uma cadela e alguns filhotes estavam em condições de abandono em um terreno com muito lixo e sem abrigo para estes animais.

Atendendo a solicitação dos membros da organização, as guarnições se deslocaram para o local e lá constataram que a denúncia era procedente. Foram encontrados uma cadela com 3 filhotes (raça indefinida) em que, segundo os membros da Organização, estavam subnutridos, sem comida, sem água e abrigo. A cadela estava com uma das patas traseiras em estado avançado de necrose.

Os animais foram recolhidos para atendimento veterinário, medicados e passam bem. Em breve serão disponibilizados para adoção.

CPR-CHAPADA: A trilha segura da comunidade na corrente do bem.

29° CIPM: A sentinela da Chapada.

Apoio: Academia Francisco Filho.


Blogbraga/CPR - CHAPADA RONDESP CHAPADA

Compartilhar no Whatsapp

Com chegada do verão, cuidados contra a Covid-19 devem ser redobrados em hotéis, bares e restaurantes

Sábado, 19 de Dezembro de 2020 / Bahia

Foto: Setur

A próxima segunda-feira (21) marca o início oficial do verão no hemisfério sul. Em 2020, entretanto, as cenas que se repetem todos os anos na Bahia, com a chegada de milhares de turistas do Brasil e de diversas partes do mundo, serão um pouco diferentes. Com as taxas de contágio da Covid-19 e o número de infectados voltando a crescer em todo o Brasil, a recomendação das autoridades de saúde é que os visitantes que querem conhecer as belezas do estado, na estação mais quente do ano, evitem aglomerações.

“É a estação mais esperada por todos, mas não podemos esquecer que continuamos na pandemia. É importante respeitarmos todas as recomendações de saúde, como o uso da máscara e álcool em gel, praticar o distanciamento social e respeitar as medidas da Secretaria da Saúde do Estado e dos municípios. Esse é um momento em que a gente não pode se abraçar e se aglomerar. Será um verão diferente, mas, mesmo assim iremos, aproveitá-lo com toda a segurança. E, em breve, devemos ter uma vacina para podermos aproveitar e voltar à nossa normalidade”, afirma o secretário do Turismo do Estado, Fausto Franco.

Para garantir maior segurança e reduzir a transmissão do vírus entre as pessoas durante o verão, a Secretaria da Saúde (Sesab) faz as seguintes orientações à rede hoteleira: manter um distanciamento de 2 metros entre as mesas nas áreas de restaurantes, bares, piscinas e praias; manter a disponibilidade de álcool a 70% nos espaços; garantir treinamento aos trabalhadores dos hotéis em relação às medidas de prevenção da Covid-19 e monitorar os profissionais quanto à presença de sinais e sintomas gripais e encaminhá-los para o serviço de saúde para realizar a testagem laboratorial. Em situações de infecção confirmada, o trabalhador deve ser afastado das atividades laborais e cumprir o período de isolamento social.

Conscientização

A pousada de Maria do Socorro, no Litoral Norte, está seguindo todas as recomendações para dar mais segurança aos visitantes e funcionários. “É muito importante que os estabelecimentos sigam à risca o que os órgãos de saúde determinam, para que possamos ter um período tranquilo e garantir o bem-estar das pessoas. Não é o cenário ideal para o turismo, mas a vida é sempre mais importante. Vamos nos cuidar e cuidar das pessoas que nos visitar para que elas possam aproveitar da melhor forma possível em segurança”, destaca Maria do Socorro.

Quem faz o transporte dos visitantes que irão chegar à Bahia também está tomando os devidos cuidados. A Associação Brasileira de Agências de Viagens da Bahia (ABAV) lançou uma campanha para reforçar a conscientização do mercado, profissional e consumidor final, sobre a importância da aderência de todos aos protocolos sanitários. “É fundamental para que tenhamos viagens e viajantes mais seguros e responsáveis. Criamos um e-mail marketing e cards que estão sendo enviados aos nossos associados e compartilhados nas redes sociais”, explica a presidente da associação, Ângela Carvalho.

Foto: Setur

É importante lembrar que, de acordo com decreto prorrogado pelo Governo do Estado, na quinta-feira (17), está proibida a realização de atividades com público superior a 200 pessoas, como passeatas, feiras, circos, eventos científicos, desportivos e religiosos. Shows e festas, públicas ou privadas, também seguem proibidos independentemente do número de participantes. O documento tem validade até o dia 4 de janeiro de 2021.

Orientações

A Sesab presta outras orientações para o período. No ambiente de trilhas, deve-se manter o distanciamento social de pelo menos 1,5 metro entre os participantes, reduzir o quantitativo de participantes por passeios, resguardado o distanciamento mínimo, e orientar quanto às medidas de prevenção e uso de etiqueta respiratória ao tossir ou espirrar.

Donos de bares e restaurantes devem garantir sabão e papel toalha para a lavagem das mãos dos clientes e lixeira com pedal para descarte de resíduos e a higienização efetiva dos ambientes com uso de produtos sanitizantes autorizados pela Anvisa. Também deve ser garantindo que todos os trabalhadores, incluindo fornecedores e prestadores de serviços, estejam em uso de máscara facial.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia/Repórter: Tácio Santos

Compartilhar no Whatsapp

Bahia registra 3.057 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas e o número total de óbitos desde o início da pandemia é de 8.748

Sábado, 19 de Dezembro de 2020 / Bahia

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.057 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,7%) e 3.550 recuperados (+0,8%). Dos 464.083 casos confirmados desde o início da pandemia, 443.137 já são considerados recuperados,12.198 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,99%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (10.005,22), Muniz Ferreira (7.868,50), Conceição do Coité (7.849,94), Jucuruçu (7.801,88), Pintadas (7.732,11).

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 858.883 casos descartados e 124.282 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira (18/12).

Na Bahia, 35.054 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completoclique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Óbitos

O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 28 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 8.748, representando uma letalidade de 1,89%. Dentre os óbitos, 56,50% ocorreram no sexo masculino e 43,50% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,80% corresponderam a parda, seguidos por branca com 18,47%, preta com 14,80%, amarela com 0,67%, indígena com 0,13% e não há informação em 11,12% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 71,50%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,43%).


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: Estado antecipa ICMS aos 417 municípios baianos

Sexta-feira, 18 de Dezembro de 2020 / Bahia

Por determinação do governador Rui Costa, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba), vai antecipar aos 417 municípios baianos, no próximo dia 30 de dezembro, as respectivas cotas do ICMS a ser arrecadado nos dias 28 e 29, que, de acordo com o calendário das transferências constitucionais, seriam apenas repassados em janeiro. A antecipação atende a pedido encaminhado ao governador e à Secretaria da Fazenda pela União dos Municípios da Bahia (UPB).

O cronograma de repasses para os próximos dias, definido após entendimento do Estado com o Banco do Brasil, prevê ainda que o imposto arrecadado entre os próximos dias 21 e 25 estará nas contas dos municípios no dia 29 de dezembro. A arrecadação relativa à movimentação econômica do dia 30, último antes do tradicional feriado bancário do dia 31, será repassada em 5 de janeiro.

“Num ano atípico como 2020, em que todos os entes federativos sofreram com os impactos da pandemia e ainda arcam com as despesas exigidas pela área de saúde, a antecipação é um alívio no caixa dos municípios”, avalia o governador.

O secretário da Fazenda, Manoel Vitório, ressalta que, mesmo com as pesadas perdas do início da pandemia, o Estado conseguiu aos poucos retomar o ritmo da arrecadação, que não deve superar a de 2019, mas conseguiu alcançar patamar similar ao do ano passado, o que se reflete nas transferências aos municípios.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Bahia registra 4.920 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas; o número total de óbitos desde o início da pandemia é de 8.720

Sexta-feira, 18 de Dezembro de 2020 / Bahia

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.920 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +1,1%) e 4.031 recuperados (+0,9%). Dos 461.026 casos confirmados desde o início da pandemia, 439.587 já são considerados recuperados,12.719 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (23,06%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (9.992,16), Jucuruçu (7.801,88), Conceição do Coité (7.788,39), Muniz Ferreira (7.666,40), Pintadas (7.588,39).

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 854.293 casos descartados e 122.614 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira (17/12).

Na Bahia, 34.941 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Óbitos

O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 29 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 8.720, representando uma letalidade de 1,89%. Dentre os óbitos, 56,51% ocorreram no sexo masculino e 43,49% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,81% corresponderam a parda, seguidos por branca com 18,46%, preta com 14,81%, amarela com 0,68%, indígena com 0,13% e não há informação em 11,12% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 71,56%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,44%).


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

CAIXA ABRE CINQUENTA E NOVE AGÊNCIAS NESTE SÁBADO (19/12) NA BAHIA PARA O SAQUE DO AUXÍLIO EMERGENCIAL E DO AUXÍLIO EMERGENCIAL EXTENSÃO

Sexta-feira, 18 de Dezembro de 2020 / Bahia

Serão abertas 751 unidades em todo o país, com atendimento de 8h às 12h

A CAIXA abrirá, neste sábado (19/12), cinquenta e nove agências na Bahia, das 8h às 12h, para atendimento a beneficiários do Auxílio Emergencial e do Auxílio Emergencial Extensão nascidos em janeiro e fevereiro dos ciclos 5 e 6. Foram creditados R$ 4,3 bilhões para esse público de 6,5 milhões de pessoas.

Desse total, R$ 3,9 bilhões são referentes às parcelas do Auxílio Emergencial Extensão e o restante, R$ 400 milhões, às parcelas do Auxílio Emergencial.

Em todo o país, 751 unidades prestarão atendimento aos beneficiários. A relação de agências que estarão abertas pode ser conferida no site do banco: www.caixa.gov.br/agenciasabado.

Todas as pessoas que procurarem atendimento durante o funcionamento das agências serão atendidas. Não é preciso chegar antes do horário de abertura.

Auxílio Emergencial:

Ao todo, no sábado (19/12), terão sido pagos R$ 284,4 bilhões do Auxílio Emergencial para 67,9 milhões de brasileiros.

Uso digital dos recursos:

Continuam disponíveis aos beneficiários do Auxílio e aos trabalhadores com direito ao Saque Emergencial FGTS as opções de utilização dos recursos creditados na Poupança Social Digital para a realização de compras, por meio do cartão de débito virtual e QR Code, pagamento de boletos, contas de água, luz, telefone, entre outros serviços.   

Mais informações:

Twitter.com/caixa

Facebook.com/caixa

Instagram.com/caixa

YouTube.com/canalcaixa


Blogbraga/Assessoria de Imprensa da CAIXA

Compartilhar no Whatsapp

Bahia registra 4.920 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas; o número total de óbitos desde o início da pandemia é de 8.720

Sexta-feira, 18 de Dezembro de 2020 / Bahia

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.920 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +1,1%) e 4.031 recuperados (+0,9%). Dos 461.026 casos confirmados desde o início da pandemia, 439.587 já são considerados recuperados,12.719 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (23,06%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (9.992,16), Jucuruçu (7.801,88), Conceição do Coité (7.788,39), Muniz Ferreira (7.666,40), Pintadas (7.588,39).

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 854.293 casos descartados e 122.614 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira (17/12).

Na Bahia, 34.941 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Óbitos

O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 29 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 8.720, representando uma letalidade de 1,89%. Dentre os óbitos, 56,51% ocorreram no sexo masculino e 43,49% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,81% corresponderam a parda, seguidos por branca com 18,46%, preta com 14,81%, amarela com 0,68%, indígena com 0,13% e não há informação em 11,12% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 71,56%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,44%).


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: Operação localiza 50 kg de artefatos explosivos com quadrilha

Sexta-feira, 18 de Dezembro de 2020 / Bahia

Denúncias anônimas ajudaram equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Caatinga), com apoio da 25ª CIPM, na localização de 50 kg artefatos explosivos. O flagrante aconteceu nesta quinta-feira (17), no povoado de Santana do Sobrado, em Casa Nova, cidade localizada a 574 quilômetros da capital baiana. Dois integrantes da quadrilha acabaram presos.

As equipes iniciaram o mapeamento do local, após denúncias, e indicativos de possíveis ataques a carro-forte, naquela região. “Os criminosos fugiram pela mata, quando avistaram as guarnições, mas dois foram alcançados. Localizamos um acampamento, onde estavam a grande quantidade de explosivos, dois carros com reforço de placa de aço, uma sacola com miguelitos (objetos pontiagudos jogados no asfalto para furar os pneus das viaturas), 20 metros de cordel detonante, 147 espoletas e munições calibre 12”, relatou o comandante da Cipe Caatinga, major PM Adriano Souza Dias.
 

O oficial acrescentou também que, logo depois, equipes da 25ª CIPM foram acionadas para dar suporte com o material apreendido. O caso foi registrado na Delegacia Territorial (DT) de Casa Nova e o Batalhão de Operações Especiais (Bope) acionado para neutralizar os explosivos.


Blogbraga/SSP-BA

Compartilhar no Whatsapp

Bahia receberá novas linhas de transmissão; as linhas de transmissão vão passar por 27 municípios, a exemplo de Morro do Chapéu/BA

Sexta-feira, 18 de Dezembro de 2020 / Bahia

Foto: Imagem Gratuita/Freepik.com

A Bahia receberá novas linhas de transmissão de energia elétrica. O estado foi contemplado no único leilão de transmissão do ano, realizado nesta quinta-feira (17), pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Foram 11 lotes de empreendimentos, contemplando 1.959 km de linhas de transmissão. Todos os lotes que participaram do leilão somam investimentos na ordem de R$ 7,3 bilhões, com perspectiva de geração de 14,8 mil empregos durante a construção dos empreendimentos. Além da Bahia, foram contemplados mais oito estados: Amazonas, Ceará, Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo. 

“Hoje é dia de comemorar. Com as novas linhas de transmissão, a Bahia terá um aumento na capacidade de escoamento e transformação. A construção dessas linhas vai expandir o escoamento do Nordeste, que hoje é destaque em empreendimentos de renováveis e de extrema importância para o país. Além disso, as linhas vão trazer ampliações complementares na região do Extremo Sul baiano, proporcionando atendimento elétrico de qualidade aos consumidores da região”, afirma o vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE). 

O lote 2, que contempla os estados da Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais, arrematado pela Neoenergia, teve o maior volume de investimentos com cerca de R$ 2 bilhões. São mais de 1 mil km de linhas de transmissão, com prazo máximo de 60 meses para estarem prontas e a expectativa é que sejam gerados mais de 4 mil empregos diretos na construção. Na Bahia, as linhas de transmissão vão passar por 27 municípios, a exemplo de Morro do Chapéu, Poções e Medeiros Neto. 


Blogbraga/Ascom/SDE

Compartilhar no Whatsapp

CONTAS DE COTEGIPE E OUTRAS 10 PREFEITURAS SÃO REJEITADAS

Sexta-feira, 18 de Dezembro de 2020 / Bahia

Na sessão desta quinta-feira (17/12), realizada por meio eletrônico, o Tribunal de Contas dos Municípios rejeitou as contas da Prefeitura de Itapetinga, da responsabilidade do prefeito Rodrigo Hagge Costa, relativas ao exercício de 2019. Além de extrapolar o percentual máximo para despesa com pessoal, o gestor não investiu o mínimo exigido no desenvolvimento da educação e nas ações e serviços de saúde. Na mesma sessão, mais 10 contas de prefeituras baianas foram rejeitadas pelo TCM.

Diante do descumprimento, por parte do prefeito de Itapetinga, das obrigações constitucionais, principalmente àquelas relacionadas às áreas de Saúde e Educação, o relator do parecer, conselheiro Fernando Vita, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Federal para que seja apurada a prática de ato de improbidade administrativa. O prefeito foi multado em R$64.800,00 – que corresponde a 30% dos seus subsídios anuais – pela não recondução das despesas com pessoal ao limite previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. Também foi aplicada uma segunda multa, no valor de R$12 mil, pelas demais irregularidades apuradas pela equipe técnica.

Para a maioria dos conselheiros do TCM – que aplicam a Instrução nº 03 no cálculo dos gastos com o funcionalismo público – a despesa total alcançou o montante de R$90.086.786,61, que correspondeu a 57,05% da receita corrente líquida municipal, extrapolando, assim, o percentual de 54% previsto na LRF. Para os conselheiros Fernando Vita e Paolo Marconi – que não aplicam a referida instrução em seus votos – esse percentual foi ainda maior, 59,97%.

Em relação as obrigações constitucionais, o prefeito aplicou apenas 22,93% dos recursos provenientes de impostos na manutenção e desenvolvimento do ensino, quando o mínimo exigido é 25%. Nas ações e serviços de saúde foram investidos somente 14,47% dos recursos específicos, sendo o mínimo exigido 15%. Foi cumprido, no entanto, o percentual de recursos do Fundeb para investimento no pagamento da remuneração dos profissionais do magistério, vez que foram utilizados 73,12%, superando o índice de 60%.

O município de Itapetinga apresentou uma receita arrecadada de R$158.379.819,61 e realizou despesas orçamentárias no montante de R$158.655.771,11, o que resultou em déficit da ordem de R$275.951,50.

O relatório técnico também indicou, como irregularidades, o não recolhimento de multa ou outras penalidades impostas pelo TCM; falhas técnicas na abertura, contabilização e publicação de créditos adicionais; baixa cobrança da Dívida Ativa Tributária; e casos de ausência de inserção, inserção incorreta ou incompleta de dados no sistema SIGA.

Outras rejeições – O TCM, na mesma sessão, rejeitou as contas de 2019 de mais 10 prefeituras baianas. Entre as principais irregularidades estão a extrapolação do limite de despesa com pessoal, não recondução da dívida consolidada líquida ao limite legal, descumprimento do percentual mínimo de investimento em Educação e não pagamento de multas imputadas pelo TCM. Os prefeitos foram penalizados com multas proporcionais à gravidade das irregularidades praticadas, e nas contas rejeitadas em razão dos gastos com pessoal, também com multa no valor equivalente a 30% dos subsídios anuais.

Foram rejeitadas as contas dos prefeitos de Barra do Choça, Adiodato José de Araújo; de Itaquara, Marco Aurélio Cruz Costa; de Planalto, Edilson Duarte da Cunha; de Rafael Jambeiro, Marinalvo Fernandes Serra; de Cotegipe, Maria Sá Teles; de Cachoeira, Fernando Antônio Pereira; de Dário Meira, William Almeida Sena; de Rodelas, Geraldo Jackson Lima; de Sapeaçu, George Vieira Góis; e de Vereda, Dinoel Souza Carvalho.

Os prefeitos de Itaquara, Sapeaçu e Vereda, Marco Aurélio Cruz Costa, George Vieira Góis e Dinoel Souza Carvalho, respectivamente, sofreram representação ao Ministério Público Federal em razão do descumprimento dos percentuais de investimento em Educação. Já o prefeito de Dário Meira, William Almeida Sena, terá representação formulada ao Ministério Público Estadual, diante da não recondução da dívida consolidada líquida ao patamar legal de 120% definido em resolução do Senado Federal. Por fim, os conselheiros do TCM determinaram a representação tanto ao MPF quanto ao MPE contra o prefeito de Barra do Choça, Adiodato José de Araújo, pelas graves irregularidades apuradas nas suas contas.

Cabe recurso das decisões.


Blogbraga/TCM Bahia

Compartilhar no Whatsapp

SEABRA: Hospital da Chapada recebe novo carregamento de insumos e medicamentos

Quinta-feira, 17 de Dezembro de 2020 / Bahia

Um novo carregamento de medicamentos, insumos hospitalares e material de limpeza foi entregue pela Fundação Fabamed nesta quarta-feira (16), no Hospital da Chapada, em Seabra, restabelecendo por completo os estoques da unidade. A entidade assumiu a gestão em menos de uma semana e também iniciou as atividades de manutenção e readequação das instalações, assegurando a assistência à saúde adequada para a população.

O presidente da Fundação Fabamed, José Saturnino Rodrigues, esclarece que “o foco da equipe sempre é o acolhimento humanizado e a resolutividade. A população tem que receber bons serviços sempre e uma ferramenta que auxiliar o aperfeiçoamento contínuo é a pesquisa de satisfação, que implantamos imediatamente”, afirma o presidente.

Com 101 leitos, sendo 10 de UTI, o Hospital da Chapada é referência para os municípios de Abaíra, Boninal, Ibitiara, Iraquara, Lençóis, Mucugê, Novo Horizonte, Palmeiras, Piatã, Seabra, Souto Soares, Oliveira dos Brejinhos e Brotas de Macaúbas. Além do atendimento clínico e cirúrgico de emergência, a unidade realiza cirurgias eletivas, bem como oferta atendimento ambulatorial nas especialidades de cardiologia, ortopedia, pediatria, clínica médica, cirurgia geral, angiologia, gastroenterologia, anestesiologia, otorrino, exames de imagem e laboratório.

Anteriormente, a unidade hospitalar era administrada pela Associação de Proteção à Maternidade e Infância de Castro Alves (APMICA), que teve seu contrato rescindido pelo Governo do Estado em virtude da má qualidade do serviço prestado.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

Bahia tem 77 casos suspeitos de reinfecção por Covid-19

Quinta-feira, 17 de Dezembro de 2020 / Bahia

A Vigilância Epidemiológica Estadual está analisando 77 casos suspeitos de reinfecção da Covid-19. Os possíveis casos foram registrados em 44 municípios baianos. A concentração está na faixa etária que vai de 20 a 49 anos (71,42%). Do total, 43 (58,11%) são de profissionais de saúde. As análises serão concluídas após sequenciamento genético do vírus detectado nos pacientes.

De acordo com Antônio Bandeira, médico infectologista técnico da Vigilância Epidemiológica Estadual, já é possível afirmar que as pessoas podem se reinfectar pela Covid-19. “O que estamos considerando como possível caso de reinfecção é que tenha havido resultado positivo em exames do tipo RT-PCR em dois momentos, com pelo menos 90 dias de intervalo entre um episódio e outro e sintomas em ambos os casos”, explica o Antônio Bandeira.

O médico alerta que embora o número de possíveis reinfecções sejam baixos em relação ao total de casos – mais de 435 mil na Bahia – as pessoas que já tiveram a doença também devem estar precavidas. “O indivíduo não sabe se vai desenvolver anticorpos ou se vai ter um novo episódio da Covid-19”, pontua.

Saiba mais sobre o assunto na entrevista do médico Infectologista Antônio Bandeira.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

Atividades econômicas da Bahia apresentam recuperação no 3º trimestre do ano

Quinta-feira, 17 de Dezembro de 2020 / Bahia

Dados relativos ao 3º trimestre compõem o Boletim de Conjuntura da Bahia, da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI)

Os resultados das principais atividades econômicas da Bahia apresentaram um processo de recuperação no 3º trimestre de 2020, em relação ao 2º trimestre do ano. As informações, divulgadas nesta quarta-feira (16), fazem parte do Boletim de Conjuntura da Bahia – 3º trimestre de 2020, da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).

“Este processo de recuperação do terceiro trimestre é bastante significativo, mesmo ainda diante de um cenário adverso devido aos efeitos da pandemia do coronavírus. Destaque para a produção agrícola, cuja safra de grãos deve ser recorde em 2020, com crescimento de 19,7% acima da safra de 2019. Vale ressaltar também os setores da Indústria, Serviços e Varejo, todos com significativo crescimento em relação ao segundo trimestre deste ano, impactando positivamente na geração de empregos”, destaca o secretário estadual do planejamento, Walter Pinheiro. 

Dados do 10° Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de outubro, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que a safra baiana de grãos deve alcançar 9,9 milhões de toneladas em 2020. Esse resultado praticamente consolida o desempenho da safra de grãos da Bahia em 2020, o melhor resultado da série histórica da pesquisa, com crescimento considerável da produtividade média dos grãos estimada em 3,1 toneladas por hectare, cerca de 20% superior à do ano passado. 

A indústria geral (extrativa mais transformação), um dos setores mais afetados no início da pandemia, registrou, em setembro, sua quinta alta consecutiva, 4,0% ante o mês de agosto, na série com ajuste sazonal, de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal do IBGE. A indústria geral da Bahia (extrativa mais transformação), diante de um cenário adverso, registrou uma recuperação expressiva no 3º trimestre, de 18% em relação ao 2º trimestre. 

O Comércio Varejista baiano foi bastante impactado pelas medidas adotadas pelas autoridades sanitárias para conter a propagação do vírus, como fechamento de estabelecimentos não essenciais, distanciamento social e restrição de circulação de pessoas. A partir de julho, o processo de flexibilização foi iniciado, com efeitos muito positivos sobre o Comércio Varejista, que registrou em julho, crescimento de 9,7%, frente a junho, na série com ajuste sazonal. Os meses de agosto e setembro cresceram 8,5% e 0,8%, respectivamente, na mesma base de comparação. O Comércio Varejista apresentou, no 3º trimestre, um crescimento recorde em relação ao 2º, com variação de 27,9%, após queda relevante de 15,6% no 2º trimestre no mesmo período confrontado. 

O setor de Serviços, o mais afetado pela pandemia, respondeu de maneira satisfatória às medidas de flexibilização iniciadas em julho, crescendo dois meses seguidos, agosto e setembro, em relação ao mês anterior. No 3º trimestre cresceu 4,4% em relação ao 2º trimestre, após uma queda recorde de 23,1% no 2º trimestre, que concentrou os impactos das medidas de isolamento social para enfrentamento da pandemia, comparado com o 1º trimestre.  

Os resultados positivos apresentados por três atividades fundamentais para o crescimento da economia refletiram na geração de empregos formais na Bahia no 3º trimestre, com a geração de 30.063 empregos, após uma redução forte do 2º trimestre de 57.655 postos de emprego formal, contribuindo para reduzir o saldo negativo do ano, que ficou em 32.515 postos. Diante dessa conjuntura adversa, o Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia, no 3º trimestre em relação ao 2º, mostrou uma recuperação, já apontada pelos indicadores coincidentes, de 4,7%.  

Para Luiz Mário, técnico da SEI, o resultado do 3º trimestre mostra uma recuperação da atividade econômica, mesmo sobre uma base deprimida, como a que foi registrada no 2º trimestre.  Ele acrescenta que, “as perspectivas para o 4º trimestre são de um crescimento modesto em relação ao 3º, e ainda negativo ao mesmo período de 2019. Diante desse cenário, foi revisado positivamente a projeção do PIB de 2020 para uma contração menor de 3,7%, ante previsão inicial de -5,5% no 2º trimestre”, salienta.  

Confira aqui o Boletim de Conjuntura da Bahia – 3º trimestre de 2020


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

COMANDANTE DA 24ª CIPM RECEPCIONA O SUBTENENTE DO EXÉRCITO BRASILEIRO FAGUNDES, COMANDANTE DO TIRO DE GUERRA DE JACOBINA, EM ATO DE DESPEDIDA DA CHEFIA DO TG 06-008

Quinta-feira, 17 de Dezembro de 2020 / Bahia

Na manhã desta quarta-feira, 16 de dezembro, o Major PM Flailton Oliveira foi homenageado pelo Subtenente do Exército Brasileiro Edison Luiz Fagundes, em ato de despedida da Chefia do Tiro de Guerra 06-008, sediado em Jacobina-Ba.

A homenagem ocorreu na sede da 24ª CIPM durante visita Oficial realizada pelo representante do Exército Brasileiro ao Major PM, Comandante da PM Local. Na visita, o Subtenente EB Fagundes passou a agradecer ao Major PM Flailton pela grandiosa parceria que, ao decorrer dos seus 3 anos e 5 dias à frente do Comando do Tiro de Guerra, existiu entre as duas instituições de Segurança Pública, ao tempo que passou a presentear o Comandante da 24ª CIPM com uma Placa Especial de Agradecimento.

O Subtenente EB Fagundes, durante o período que permaneceu em Jacobina, se destacou em diversos serviços prestados para a comunidade do Município. O nobre Suboficial deixa a atual função por ter sido promovido para exercer novas funções no Estado-Maior do Exército Brasileiro, sediado em Brasília-DF.

"Me sinto honrado pela homenagem e reconhecimento do Exército Brasileiro, através do Ilmº Sr. Subtenente EB Fagundes, militar de alto grau de profissionalismo e competência. Agradeço as importantes parcerias que as instituições desenvolveram durante o período. Desejo muito sucesso e prosperidade nas novas atividades que o ilustre SubOficial desempenhará, em breve, no Estado-Maior do Exército Brasileiro, na Capital do País.” Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"

Jacobina, 16 de dezembro de 2020.
Vitor Costa - Subtenente PM
Chefe do Setor de Comunicação Social/Porta Voz do Comando

INSTAGRAM: https://instagram.com/24cipm?igshid=h8t25x89o29k
FACEBOOK: https://www.facebook.com/24cipmba/ 


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: CONTAS DE MAIS 11 CÂMARAS SÃO APROVADAS PELO TCM

Quarta-feira, 16 de Dezembro de 2020 / Bahia

A 1ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios aprovou, com ressalvas, as contas das câmaras de vereadores de mais 11 municípios do estado, todas referentes ao exercício de 2019. Apenas os presidentes das câmaras de Maracás e de Sapeaçu foram penalizados com multas no valor de R$1 mil, em razão das ressalvas apontadas nos relatórios técnicos por causa de irregularidades e erros formais. As decisões foram proferidas na sessão desta quarta-feira (16/12), realizadas por meio eletrônico.

Já as contas da Câmara de Saúde foram rejeitadas no período da gestão do vereador Antônio da Silva (01/01 a 31/01) pelo não pagamento de multa da sua responsabilidade e aprovadas com ressalvas no período de responsabilidade de Amanda Santos da Silva (01/02 a 31/12). Apesar das falhas contidas no parecer, a relatoria não imputou multa aos gestores.

Foram aprovadas com ressalvas as contas da Câmara de Glória, da responsabilidade de Paulo Gomes de Oliveira; de Governador Mangabeira, Luciano Dias Cunha; de Ipupiara, Clayton Rodrigues Silva; de Maiquinique, Lourisvaldo Rodrigues de Souza; de Maracás, Heugênio Gomes Meira; de Marau, Manasses Santos Souza: de Novo Triunfo, Matheus Barros de Santana; de Paripiranga, Aloísio Virgens Santa Rosa; de Paulo Afonso, Pedro Macário Neto; de Sapeaçu, Ivan Cerqueira dos Santos: e de Palmeiras, Luciano Teixeira Brandão.

A 1ª Câmara do TCM, que realizou o julgamento destas contas, é composta, atualmente, pelos conselheiros Paolo Marconi, Fernando Vita e Raimundo Moreira. E pelos auditores Antônio Emanuel de Souza e Antônio Carlos da Silva.

Cabe recurso das decisões.


Blogbraga/TCM - Assessoria de Comunicação Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

CONTAS DE BARREIRAS E OUTRAS QUATRO PREFEITURAS SÃO APROVADAS

Quarta-feira, 16 de Dezembro de 2020 / Bahia

Barreiras - Foto: Google

O Tribunal de Contas dos Municípios aprovou com ressalvas as contas da Prefeitura de Barreiras, da responsabilidade do prefeito João Barbosa de Souza Sobrinho, relativas ao exercício de 2019. O conselheiro substituto Alex Aleluia, em seu parecer, aplicou ao prefeito uma multa no valor de R$13 mil pelas ressalvas contidas no relatório técnico. Na mesma sessão, os conselheiros também aprovaram com ressalvas as contas de outras quatro prefeituras, todas referentes ao exercício de 2019.

Também foi determinada, em relação às contas da Prefeitura de Barreiras, a realização de auditoria para analisar a legalidade das contratações diretas, por dispensa de licitação, de agentes de Integração dedicada a intermediação de Programa de Estágio, por R$1.356.600,00, e de serviços de consultoria técnica, especializada na elaboração do plano Municipal de Mobilidade Urbana, no total de R$392.513,00.

A Prefeitura de Barreiras teve receita de R$504.329.840,16 e promoveu despesas no total de R$566.554.113,71, o que causou um déficit orçamentário de R$62.224.273,55. Os recursos deixados em caixa, no montante de R$97.106.704,30, foram suficientes para cobrir despesas com “restos a pagar” e de “exercícios anteriores”, o que demonstra a existência de equilíbrio fiscal.

A despesa com pessoal alcançou R$216.072.415,39, que correspondeu a 47,08% da Receita Corrente Líquida de R$458.944.326,51, não ultrapassando, assim, o limite de 54% previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal.

De acordo com a relatoria, o prefeito atendeu a todas as obrigações constitucionais, vez que aplicou 26,04% dos recursos específicos na área da educação, 18,93% dos recursos nas ações e serviços de saúde e 75,33% dos recursos do Fundeb na remuneração dos profissionais do magistério.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB alcançado pelo município com relação aos anos iniciais do ensino fundamental (5° ano) foi de 5,10, acima da meta projetada de 4,90. Esse índice foi superior ao IDEB do Estado da Bahia, que foi de 4,90, mas inferior ao nacional, registrado em 5,70. Com relação aos anos finais do ensino fundamental (9° ano), o IDEB limitou-se a 4,30, abaixo da meta projetada de 4,70. O índice superou o IDEB do Estado da Bahia, que foi de 3,80, mas não o nacional, registrado em 4,60.

Em seu parecer, o conselheiro substituto Alex Aleluia apontou, como ressalvas, a falta de comprovações de incentivo à participação popular e realização de audiências públicas durante a elaboração e discussão dos instrumentos de planejamento; omissão na cobrança de multas e ressarcimentos imputados a diversos agentes políticos; baixa cobrança da Dívida Ativa; e deficiências na elaboração do Relatório do Controle Interno.

Outras aprovações – Na mesma sessão, os conselheiros do TCM analisaram e aprovaram, com ressalvas, as contas de prefeitos de mais quatro municípios baianos, relativas ao exercício de 2019. Todos eles foram punidos com multas que variam de R$4 mil a R$20 mil por irregularidades que foram constatadas durante a análise dos relatórios apresentados. Os conselheiros Paolo Marconi e Fernando Vita, registraram, nos processos que não foram por eles relatados, a divergência em relação à aplicação da Instrução TCM nº 003, no cálculo dos gastos com pessoal. Já os demais conselheiros fizeram a ressalva pela aplicação da instrução nos processos relatados tanto pelo conselheiro Paolo Marconi como Fernando Vita.

Tiveram contas aprovadas o prefeito de Cícero Dantas, Ricardo Nunes da Silva; de Una, Tiago Birschner; de Marau, Maria das Graças de Deus Viana; e de São Félix do Coribe, Jutaí Eudes Ferreira.

O prefeito de Cícero Dantas, Ricardo Nunes da Silva, também foi punido com a determinação de ressarcimento aos cofres municipais da quantia de R$299.253,65, com recursos pessoais, em razão de pagamentos irregulares a fornecedores (R$257.435,71); pagamento indevido de tarifas bancárias sem comprovação da ocorrência de estorno (R$31.441,93); e ausência de comprovação de créditos na conta dos servidores (R$10.376,01).

Cabe recurso das decisões.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Decreto que proíbe shows e aulas na Bahia é prorrogado até 4 de janeiro

Quarta-feira, 16 de Dezembro de 2020 / Bahia

O Governo do Estado decidiu prorrogar o decreto que suspende as aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada e os shows em toda a Bahia. A prorrogação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (17) e vale até o dia 4 de janeiro de 2021.

O decreto, que venceria nesta quinta (17), ainda proíbe a realização de atividades com público superior a 200 pessoas, como passeatas, feiras, circos, eventos científicos, desportivos e religiosos. Shows e festas, públicas ou privadas, seguem proibidos independentemente do número de participantes.

Cerimônias de casamento e solenidades de formatura podem ser realizadas desde que limitadas a até 200 pessoas. A parte festiva desses eventos não está permitida.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA COM FINAL DE NIS 5 RECEBEM PARCELA DO AUXÍLIO EMERGENCIAL EXTENSÃO NESTA QUARTA (16/12)

Quarta-feira, 16 de Dezembro de 2020 / Bahia

Ao todo, 1,6 milhão de pessoas receberão R$ 416,0 milhões

A CAIXA realiza, nesta quarta-feira (16/12), o pagamento de R$ 416,0 milhões referente à quarta parcela do Auxílio Emergencial Extensão. Serão contemplados 1,6 milhão de beneficiários do Bolsa Família com final de NIS número 5.

Ao todo, 15,8 milhões de pessoas cadastradas no Bolsa Família foram consideradas elegíveis para a quarta parcela do Auxílio Emergencial Extensão e receberão, no total, R$ 4,1 bilhões durante o mês de dezembro.

Para quem recebe o Bolsa Família nada muda. O recebimento do Auxílio Emergencial Extensão atende aos mesmos critérios e datas do benefício regular, permitindo a utilização do cartão nos canais de autoatendimento, unidades lotéricas e correspondentes CAIXA Aqui, ou por crédito na conta CAIXA Fácil.

Para o pagamento do Auxílio Emergencial Extensão, os beneficiários do Bolsa Família tiveram avaliação de elegibilidade realizada pelo Ministério da Cidadania – conforme Medida Provisória nº 1.000, de 2 de setembro de 2020 – e recebem o valor do programa complementado pela extensão do Auxílio Emergencial em até R$ 300 ou em até R$ 600, no caso de mulher provedora de família monoparental. Se o valor do Bolsa Família for igual ou maior que R$ 300 ou R$ 600, o beneficiário receberá o valor do Bolsa Família, sempre privilegiando o benefício de maior valor.

A CAIXA publica atualizações diárias de números referentes ao pagamento do Auxílio Emergencial no link https://caixanoticias.caixa.gov.br/ e em suas redes sociais.


Blogbraga/Assessoria de Imprensa da CAIXA

Compartilhar no Whatsapp

ALBA aprova projeto do governo estadual que altera denominação e destinação das verbas do Fundo Estadual de Manutenção dos Distritos Industriais

Quarta-feira, 16 de Dezembro de 2020 / Bahia

Presidente Nelson Leal destaca votação por unanimidade e que “debate faz parte da própria natureza do Parlamento”

Depois de três sessões de debates, a Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA aprovou hoje (15.12), por unanimidade, o Projeto de Lei, oriundo do Executivo, que alterou a denominação do Fundo Estadual de Manutenção das Áreas Industriais da SUDIC – FUNEDIC. No texto encaminhado ao Legislativo, o Governo do Estado modifica a destinação das verbas do fundo, antes exclusivamente destinadas para conservar a infraestrutura de áreas industriais da extinta Sudic. Com a nova lei, o FUNEDIC poderá ser utilizado para a instalação de novos empreendimentos industriais, comerciais ou de serviços no Estado.

“Mais uma vez, a ALBA demonstrou o seu comprometimento com os interesses da Bahia e do povo baiano. O projeto do FUNEDIC interessa aos principais municípios da Bahia - como Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista, Jequié e Santo Antônio de Jesus - e os deputados, de forma unânime, votaram pela aprovação. O tempo da votação é exatamente o tempo dos debates e das discussões, com as bancadas da Situação e da Oposição cumprindo, cada uma, o seu papel. Assim é a democracia”, pontuou o deputado estadual Nelson Leal, presidente da ALBA.

Com o pedido de vistas formulado pelo deputado Alan Sanches (DEM), a votação do Projeto de Lei 24.001/2020 foi postergada para uma nova sessão, com um intervalo de 48 horas, a contar das 18h de hoje.


Blogbraga/ALBA - Assessoria da Presidência

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: Destinação de verbas do Funedic é aprovado na Alba e Leão comemora

Quarta-feira, 16 de Dezembro de 2020 / Bahia

O vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), comemorou a aprovação, nessa terça-feira (15), da alteração na destinação de verbas do Fundo Estadual de Desenvolvimento das Áreas Industriais, Comerciais e de Serviços (Funedic). A lei permitirá que o Estado da Bahia, através da SDE, realize parcerias com municípios e entidades associativas, visando a gestão dos distritos industriais.

“Esta aprovação é uma grande vitória. Poderemos liberar os recursos para custeio de serviços nos distritos industriais, que englobam execução, manutenção, conservação e gestão da infraestrutura e do funcionamento. O Funedic arrecada em torno de R$ 8 milhões/ano, entretanto, a aplicação do recurso dependia da aprovação da lei. Agora os 16 distritos baianos terão acesso à verba. Além disso, o conselho deliberativo do fundo, que estava paralisado desde dezembro de 2018, em função da extinção da Sudic e do CIS, poderá ser retomado”, declara Leão.

O conselho deliberativo fiscalizará e supervisionará as contas do fundo, sendo responsável pelo plano de aplicações dos recursos. Com a descentralização na fiscalização e deliberações acerca da aplicação de recurso, será possível identificar melhor as necessidades das áreas industriais.


Blogbraga/Ascom/SDE

Compartilhar no Whatsapp

Últimas vagas: Abapa e Agrosul promovem cursos direcionados à melhoria da performance, disponibilidade e nos custos de operação

Terça-feira, 15 de Dezembro de 2020 / Bahia

Eventos serão nesta quarta (16) e quinta (17), a partir das 19h 

A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e a Agrosul Máquinas Agrícolas - John Deere promovem dois cursos online com vagas abertas para produtores rurais e interessados nas modernas tecnologias para o setor agrícola. Nesta quarta-feira (16), será realizado o curso “A importância da manutenção para disponibilidade do pulverizador”, e na quinta-feira (17) sobre os “Impactos no rendimento de colheitadeiras de grãos John Deere”. As transmissões se iniciam a partir das 19h pela plataforma Zoom. As confirmações, com o preenchimento dos formulários, devem ser realizadas diretamente no site da Abapa em: http://abapa.com.br/agenda-de-cursos/. 

O ciclo de capacitações online da Abapa em parceria com a Agrosul começou no final de outubro com a primeira turma do curso de pulverizador, e se manteve em maio com um curso focado na semeadura do algodão intitulado ‘Plantabilidade e os fatores agronômicos que mais impactam na performance do conjunto Trator e Plantadeira’. Estes cursos vêm levando mais conhecimento aos produtores e técnicos da área para melhor aproveitamento dos equipamentos possibilitando a melhor operação no campo. Outras Informações pelo telefone (77) 3639-6832 ou e-mail: ct3@abapa.com.br. 


Blogbraga/Assessoria de Imprensa Abapa

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
Online Dique Denuncia LH Madeiras PM ASMAT Jaú G7 NET Dupará Açaí Sutrans Rivaldo Oeste Beton AFS Grupo Marabá Vida Farma Luz motos Casa do Marceneiro Ofertas - Hiper Santo Antonio DPVAT DBT CISO Contabilidade Rondon Extreme Midori Paisagismo Paraíba SBS Delicia Imperial Neli Guarda Municipal Sportime Casa da Ferramenta Minas Aço Global P&F ORIX