SECOM Nota Premiada ALBA

Shopping
NOTÍCIAS

Umbu é uma das opções de frutas saudáveis para o Verão

Sexta-feira, 18 de Janeiro de 2019 / Bahia

O Verão, com altas temperaturas e muito calor, é um convite para preferir alimentos leves, nutritivos e saudáveis, a exemplo de frutas, especialmente as da época, como umbu, seriguela, caju, melancia, abacaxi e frutas vermelhas, encontradas em diversos municípios baianos, algumas delas típicas de regiões semiáridas.

“As frutas são uma ótima pedida para os dias quentes, pois contêm um teor alto de água, que auxilia na hidratação, são refrescantes e desintoxicantes, possuem sais minerais e vitaminas, que aumentam a imunidade e previnem doenças de pele, o que é muito comum no verão, além de serem alimentos ricos em fibras, que fazem o intestino funcionar melhor, e ainda promovem sensação de saciedade”, destacou a nutricionista clinica funcional e gourmet, Marilúcia Lopes.

De acordo com a nutricionista, é importante consumir as frutas da estação por ter um aproveitamento melhor dos nutrientes e o recomendado é a utilização de três a cinco porções de frutas ao dia e que, na hora da escolha, o ideal é pegar uma fruta lisa, sem pontos pretos, com furos ou amassadas. Lopes observa ainda que para evitar o desperdício de frutas tropicais e tê-las disponíveis em períodos não sazonais, o melhor é fazer um aproveitamento das frutas muito maduras, para o preparo de polpas, compotas, geleias, sorvetes e sucos, entre outras.

Maior produtor de umbu

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2018), o estado da Bahia é destaque na produção de frutas como o umbu, ficando com 99,7% do que é produzido em todo o país. A fruta, de sabor único, que mistura o azedo com o doce, pode ser consumida não só in natura, mas também, em outros períodos do ano, como polpa congelada, doces, geleia, cerveja, compota, picolé e outras inúmeras receitas da culinária tradicional de diversos municípios baianos.

O processo de agroindustrialização apoiado pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, empresa pública vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), vem contribuindo para o processamento desse e de outros produtos da agricultura familiar, a exemplo do que está acontecendo com a produção da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), localizada no município de Uauá, Território de Identidade Sertão do Francisco. A cooperativa recebeu, nos últimos quatro anos, investimentos da ordem de R$ 4 milhões para a construção da unidade agroindustrial polivalente para o beneficiamento de frutas como umbu e maracujá da caatinga.

Com a implantação da agroindústria, a produção, que era de 200 toneladas ao ano, teve a capacidade ampliada para 800 toneladas/ano. Os produtos à base de umbu (compota, doces, geleia, ‘nego bom’ e cerveja) podem ser encontrados em lojas de diversos municípios da Bahia e de outros estados do Nordeste, além de Minas Gerais, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.

“Os investimentos realizados pelo Governo da Bahia impactam na melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares em todos os sentidos, não só pelo fato de gerarem trabalho e renda para as famílias, mas também na formação dos agricultores e acesso dessas famílias a outras políticas públicas”, declarou a presidente da Coopercuc, Denise Cardoso. 

A Coopercuc possui atualmente 271 cooperados sendo beneficiados diretamente com as ações, mas, indiretamente, são mais duas mil famílias sendo atendidas com os serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater), além das inúmeras famílias envolvidas na coleta das frutas e na comercialização dos produtos, que passarão a ter sua renda ampliada com as ações. 

Outra referência no beneficiamento do umbu é a Cooperativa de Produção e Comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar do Sudoeste da Bahia (Cooproaf), com sede no município de Manoel Vitorino, Território Médio Rio das Contas. A cooperativa conta com quatro agroindústrias, tem atuação nos municípios de Manoel Vitorino e Mirante, um importante polo de produção de umbu na Bahia. Dada cada unidade possui capacidade instalada de produção anual de 100 toneladas, entre polpas, sucos, compotas, doces e geleias de frutas. 

A cooperativa, conta com um quadro de 80 cooperados, possui ainda uma loja de comercialização, nas margens da BR-116, no município de Manoel Vitorino. No espaço, os cooperados têm mais uma oportunidade de comercializar seus produtos e a produção de outras cooperativas e redes de agricultores familiares da Bahia. A loja oferece também outras iguarias. São 41 derivados de umbu, a exemplo de bolos, rocamboles, tortas, sorvetes e umbuzada, dentre outros. Entre os produtos mais vendidos pela Cooproaf está o ‘nego bom’ de umbu, com receita criada pelas mulheres vitorinas. 


Blogbraga/Assessoria de Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

Militares baianos que atuaram no Ceará retornam neste sábado

Sexta-feira, 18 de Janeiro de 2019 / Bahia

A tropa baiana que foi enviada ao Ceará no último dia 4 de janeiro para ajudar no combate ao crime chegará a Lauro de Freitas na manhã deste sábado (19). 

Os militares saíram de Fortaleza nesta sexta e chegam ao Batalhão de Choque por volta das 6h deste sábado (19), quando serão recepcionados pelo comandante-geral da PM, coronel Anselmo Brandão.


Blogbraga/Secom

Compartilhar no Whatsapp

Educadores falam sobre valorização da carreira com o concurso público

Sexta-feira, 18 de Janeiro de 2019 / Bahia

A possibilidade de progredir na carreira, mediante formação continuada, e a estabilidade econômica, são alguns dos pontos apontados como dos mais significativos pelos professores e coordenadores pedagógicos, que estão tomando posse, após nomeação do concurso público realizado pelas secretarias da Educação e Administração do Estado. Este foi o primeiro certame de 40 horas realizado na rede estadual de ensino e os professores comemoram o momento pessoal e avaliam o concurso público como uma valorização do Estado com a carreira do profissional do magistério.

O professor de Teatro, Alex Muniz, falou da sua motivação para o ingresso na rede como professor efetivo. Ele destacou os projetos de arte e cultura que já são desenvolvidos no Estado, como Festival de Teatro Estudantil (FESTE) e disse que o concurso valoriza os profissional da sua área. “Que bom a preocupação da Secretaria da Educação com as Artes, ainda mais em um cenário nacional adverso a isso. É um prestígio para nós, educadores, o reconhecimento do potencial do ensino das Artes na rede. Estou muito feliz, porque a gente corre atrás de uma coisa que é a segurança financeira e social, que é o básico para a nossa dignidade. Para nós, professores de Artes, sermos concursados e fazer o que gostamos, nos traz uma felicidade em trabalhar. Chegaremos às salas de aula ainda mais comprometidos e motivados. Vamos nos dedicar e potencializar estes projetos que já existem”, afirmou.

O colega e professor de Dança, André Chaves, também comemora a existência de projetos como o Escolas Culturais, que fomenta a arte a cultura nas escolas integrando e potencializando as distintas linguagens nas escolas e, principalmente, o fato de conquistar sua estabilidade profissional. “Estou muito feliz com o concurso principalmente para a gente que é de Artes. Vou chegar com muita vontade. Sabendo que existem estes projetos voltados para o protagonismo dos estudantes, isto já dá um respaldo para a gente, e só aumenta o nosso interesse e motivação para trabalhar com estes jovens”.

A professora de Língua Portuguesas, Ionara Paula Sampaio da Hora, foi a primeira colocada para Salvador. Com 12 anos de sala de aula, lecionando, inclusive, em escola particular, ela irá lecionar no Colégio Estadual Dionísio Cequeira, no Alto de Santa Cruz. Disse que a o concurso público é uma oportunidade que ela almejou enquanto educadora. “Eu sempre quis entrar na rede pública. Me formei na UNEB e me sentia na obrigação desta devolutiva para a sociedade. Foi muito significativo ser a primeira aprovada, ver meu nome na lista. Estou felicíssima e realizada, porque este concurso representa a estabilidade, de você não se sentir tão vulnerável. Temos uma perspectiva de seguir carreira, de ter um crescimento profissional”, atestou, ao acrescentar que irá visitar a escola para a qual foi locada e participará ativamente da Semana Pedagógica, que será realizada de 4 a 8 de fevereiro, em todas as escolas estaduais, para o planejamento do ano letivo 2019.

Saiba mais sobre o concurso – www.educacao.ba.gov.br


Blogbraga/ASCOM Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Começa terça-feira (22) a matrícula na rede estadual de ensino

Sexta-feira, 18 de Janeiro de 2019 / Bahia

Começa na próxima terça-feira (22), e prossegue até o dia 29 deste mês, a matrícula para o ano letivo 2019 da rede estadual de ensino. O primeiro dia será destinado à transferência dos estudantes da rede estadual. O processo será feito presencialmente em qualquer unidade escolar ou pela internet pelo Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). Para fazer a transferência, via internet, o estudante deverá utilizar o Código de Matrícula que ele recebeu na sua escola de origem, ou se dirigir a qualquer escola estadual. O mesmo vale para o estudante cuja escola de origem não oferecerá a série subsequente. 

Já na quarta (23) e na quinta (24), a matrícula será para os concluintes do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental das redes municipais de ensino. A matrícula poderá ser feita em qualquer colégio da rede estadual e via internet para os alunos da capital baiana e de mais 59 municípios, conforme lista abaixo e disponível no Portal da Educação. “Dobramos o número de municípios participantes do processo de matrícula via web, em relação à matrícula do ano passado, quando tivemos somente 26 cidades”, destaca a diretora de Atendimento da Rede Escolar, Eliana Carvalho.

Na sexta-feira (25), a matrícula será para os novos alunos do Ensino Fundamental vindos da rede particular de ensino ou de outros Estados e que passarão a integrar a rede estadual. O processo será feito somente presencialmente, em qualquer escola estadual. Já a segunda (28) e a terça (29) serão reservadas para os novos estudantes do Ensino Médio que vêm da rede particular ou de outros Estados. A matrícula, neste caso, também só poderá ser feita presencialmente, em qualquer colégio da rede, e se dará nas diferentes modalidades, como exemplo Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos.

Por fim, os estudantes com necessidade especial (deficiência, transtorno global do desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação, com ou sem diagnóstico comprovado) que fizeram a inscrição na pré-matrícula, no mês de novembro, deverão comparecer à unidade escolar indicada no cadastro no dia 31 (quinta-feira) para a entrega da documentação exigida para a consolidação do processo.

Documentação – Para a efetivação da matrícula, deverão ser apresentados na unidade escolar os seguintes documentos: original do Histórico Escolar ou do Atestado de Escolaridade (que deve ser substituído pelo original do Histórico Escolar em até 30 dias); original e cópia da Cédula de Identidade ou Certidão de Nascimento; original e cópia do CPF; original e cópia legível com data recente do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU e cartão de crédito ou TV por assinatura). Neste ano, se tornou obrigatória a apresentação da original e cópia da Carteira de Vacinação para estudantes com até 18 anos.   

O ano letivo de 2019 começará no dia 11 de fevereiro e se encerrará no dia 16 de dezembro, totalizando uma carga horária mínima de 800 horas, distribuídas em 200 dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado à avaliação fina.

Matrícula pela INTERNET

Concluintes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental – Salvador

Concluinte do 9º ano do Ensino Fundamental

1- Abaré

2. Acajutiba

3. Aiquara

4. Alagoinhas

5. Baixa Grande

6. Barreiras

7. Barro Preto

8. Barrocas

9. Bom Jesus da Lapa

10. Cairu

11. Camaçari

12. Camamu

13. Carinhanha

14. Chorrochó

15. Coribe

16. Dario Meira

17. Dias d’Ávila

18. Eunápolis

19. Feira de Santana

20. Firmino Alves

21. Gloria

22. Gongogi

23. Guaratinga

24. Ibiassucê

25. Iguaí

26. Ipirá

27. Itaberaba

28. Itororó

29. Jequié

30. Jitaúna

31. João Dourado

32. Lamarão

33. Lauro de Freitas

34. Luís Eduardo Magalhães

35. Macaúbas

36. Macururé

37. Madre de Deus

38. Maiquinique

39. Mata de São João

40. Matina

41. Nilo Peçanha

42. Nova Ibiá

43. Paulo Afonso

44. Pindobaçu

45. Pirai do Norte

46. Potiragua

47. Porto seguro

48. Riachão

49. Do Jacuípe

50. Riacho de Santana

51. Santa Cruz da Vitória

52. Santaluz

53. São Gabriel

54. Serra do Ramalho

55. Serrinha

56. Simões Filho

57. Tapiramutá

58. Vitória da Conquista

59. Xique-xique


Blogbraga/ASCOM Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Concurso para professores e coordenadores foi o primeiro com regime de 40 horas na rede estadual

Sexta-feira, 18 de Janeiro de 2019 / Bahia

O concurso para educadores da rede estadual, cujas nomeações foram publicadas nessa quarta-feira (16), no Diário Oficial, foi o primeiro realizado na rede estadual com carga horária de 40 horas semanais. Os 2.089 professores e 200 coordenadores pedagógicos nomeados começaram a tomar posse no mesmo dia, na sede da Secretaria da Educação do Estado (SEC) e nos 26 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), localizados no interior. Além destes, a previsão é que outros 398 coordenadores pedagógicos sejam nomeados quando o Estado da Bahia sair do limite prudencial de gastos com pessoal, em obediência à Lei de Responsabilidade Fiscal. 

“Esta decisão do Governo do Estado de dobrar a carga horária, em comparação a todos os concursos realizados anteriormente, demonstra o compromisso com a Educação. Assim, estes profissionais vão passar mais tempo nas escolas, tendo uma maior integração com a comunidade escolar, podendo dar mais prioridade às práticas de ensino e aprendizagem em sala de aula”, destaca a secretária da Educação em exercício, Isabella Paim. 

Os coordenadores pedagógicos serão alocados nas 200 maiores escolas da Rede Estadual que ainda não possuem coordenação pedagógica. No ato de assinatura dos termos de posse é obrigatória a apresentação do diploma da Licenciatura para aqueles professores ou coordenadores pedagógicos que deixaram pendência deste documento na etapa anterior (de convocação) do concurso. Após a posse, os novos servidores serão encaminhados para as suas respectivas unidades escolares, onde irão assumir o exercício profissional. 

É o caso de Marley Amaral da Silva, 25, que ficou em primeiro lugar na área de Física. “Já trabalhei por três anos na rede estadual, por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), depois atuei em instituição privada e, agora, retorno para a escola pública com uma expectativa muito boa. Até porque já deixei um projeto encaminhado de atividades práticas no laboratório do Colégio Estadual Costa e Silva (na Ribeira) e é para onde gostaria de voltar. Estou muito empolgado com este retorno para a rede e, agora, como efetivo e com 40 horas semanais. Isto me dá possibilidade não só de maior ganho financeiro, como também de realizar um trabalho com maior dedicação, sem precisar, como era antes, ficar pleiteando o aumento de 20 para 40 horas”, relatou o professor. 

A professora de Matemática Ana Paula Costa Cerqueira, 28, que também já acumula experiência de trabalhar como educadora da rede estadual através do REDA, fala de sua expectativa com a nova fase da carreira. “Após ter tido duas atuações no REDA, me sinto muito feliz e com uma enorme vontade de poder contribuir com o ensino da Matemática na escola pública de forma mais efetiva. Tenho, hoje, duas profissões, pois sou também advogada, mas a docência é a minha grande paixão, é algo que me emociona e me completa. Poder entrar na rede de ensino como efetiva significa criar um vínculo maior com a escola para melhor acompanhar os alunos. Além de ser o sonho de todo professor entrar na rede pública através de concurso, com todos os benefícios garantidos, é muito gratificante. E termos um regime de 40 horas é importante porque evita o nosso deslocamento de uma escola para outra, o que facilita bastante a vida do professor, e proporciona uma remuneração melhor, aumentando a nossa dedicação pedagógica”.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Bahia Produtiva beneficia 32 mil famílias de agricultores familiares

Sexta-feira, 18 de Janeiro de 2019 / Bahia

As ações voltadas para qualificação da base de produção e acesso a mercados têm transformado a vida de 32 mil famílias de agricultores e agricultoras familiares e de povos e comunidades tradicionais do meio rural baiano, atendidos pelo projeto Bahia Produtiva. A iniciativa integra a estratégia de política pública realizada na Bahia para o fomento ao desenvolvimento rural.

O Bahia Produtiva, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), apoia 864 projetos de organizações produtivas nos 27 Territórios de Identidade do estado, totalizando investimentos de mais de R$ 290 milhões. O projeto atua também para aumentar a receita líquida e a segurança alimentar dos beneficiários, bem como melhorar o acesso aos serviços de abastecimento de água e saneamento dos domicílios.

Por meio de editais, os recursos são destinados ao fortalecimento de cadeias produtivas estratégicas da agricultura familiar, a exemplo da caprinovinocultura, mandiocultura, fruticultura, apicultura e meliponicultura,

A fruticultura, por exemplo, está recebendo recursos de mais de R$ 22 milhões. Desses, R$ 10 milhões foram destinados para a cadeia do cacau e chocolate. Os recursos são investidos na melhoria da qualidade da amêndoa, com ações que incluem a escolha das mudas, adubação, preservação do meio ambiente, recomposição de áreas e outras iniciativas que possibilitam a estruturação do processo de beneficiamento da produção, com o acompanhamento da assistência técnica e extensão rural (Ater).

Para o presidente da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), em Ibicaraí, no Território Litoral Sul, Osaná Crisóstomo, o desafio é agregar valor e melhorar a renda dos agricultores familiares. “Nosso objetivo não é vender apenas a amêndoa de cacau, mas o chocolate e seus derivados, com níveis de cacau elevados, produzidos com sustentabilidade e consciência de preservação do meio ambiente”, explica. A Coopfesba é responsável pela gestão da Bahia Cacau, primeira fábrica de chocolate da agricultura familiar do país.

Produção de café

Já no sudoeste baiano, os agricultores vêm recebendo investimentos voltados para a melhoria da produção de café. A Cooperativa Mista dos Pequenos Cafeicultores de Barra do Choça (Cooperbac), localizada em Barra do Choça, município conhecido como ‘Capital do Café’, é outra organização selecionada no edital de fruticultura. São investimentos da ordem de R$ 1,5 milhão, destinado à qualificação da produção de 155 agricultores familiares, que passarão a contar com estufas e despolpadores. A cooperativa também foi contemplada com a reestruturação da sua unidade agroindustrial.

Com os recursos, a agroindústria terá um laboratório para análise do café, equipamentos para secagem e despolpamento, máquinas de empacotar a vácuo e expresso, mesa de seleção, além do desenvolvimento de uma marca de café popular e de um software para a qualificação da gestão. Com os recursos, a cooperativa vai absorver também a produção de mais de nove mil agricultores na região.

A presidente da Cooperbac, Joahra Oliveira, destaca que a aplicação dos recursos resultará no desenvolvimento da linha de café gourmet e qualificação da produção, entre outros. “O Bahia Produtiva chega qualificando a produção do café e a gestão da agroindústria, trazendo tecnologia e equipamentos, que irão viabilizar a produção de uma matéria-prima de qualidade, possibilitando a ampliação do mercado, e, consequentemente, a renda dos agricultores de uma forma sustentável”, afirma. 

Oliveira observa ainda que, por meio de parceria com o Instituto Federal da Bahia (Ifba), serão instalados biodigestores onde forem implantados os despolpadores. Com a ação, os resíduos do café serão transformados em gás (GLT), para uso doméstico e em matéria orgânica, que será utilizada para adubação, reduzindo custos na produção.

Acordo

O Bahia Produtiva é resultado de um Acordo de Empréstimo firmado entre o Governo do Estado e o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Bird).


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

PETO DA 24ª CIPM PRENDE INDIVÍDUO POR ARROMBAMENTO E FURTO NA APAE DE JACOBINA

Quinta-feira, 17 de Janeiro de 2019 / Bahia

APAE de Jacobina/BA

No início da manhã desta quinta-feira, 17 de janeiro, policiais militares do PETO em Jacobina foram informados pela Central 190 da 24ª CIPM, de uma denúncia que um indivíduo fora visto arrombando e adentrando as dependências do prédio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), localizado no Bairro dos Índios.

De imediato os citados policiais chegaram até o local onde foi constatado o fato. Tratava-se de um indivíduo de 41 anos de idade, natural da cidade de Montes Claros-MG, onde fora flagrado pela guarnição policial, já saindo das dependências do supracitado estabelecimento, em posse de um televisor de 32 polegadas. O suspeito passou a relatar que cometeu o delito por ser dependente de Crack.

Momento em que foi dada voz de prisão a este indivíduo e conduzido, juntamente com o produto de furto, para a sede da 16ª COORPIN, onde fora lavrado o Flagrante Delito.

 “Parabenizo estes bravos policiais militares pela atuação e resposta em tempo hábil, evitando assim um furto neste estabelecimento, de suma importância para a comunidade. Garanto que a Polícia Militar está pronta para responder às solicitações e atender à população de forma rápida e eficiente, 24 horas por dia.” Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM. 

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

Rui fará entregas de rodovias em seis cidades baianas na próxima semana, diz Marcus Cavalcanti

Quinta-feira, 17 de Janeiro de 2019 / Bahia

Secretário Marcus Cavalcanti

O governador Rui Costa segue, na próxima semana, com uma agenda intensa de trabalho no interior da Bahia. O secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, que acompanha o governador na Lavagem do Bonfim, afirmou que na próxima semana o governador inaugura rodovias recuperadas nas cidades de Água Fria e Irará, na quarta-feira; em Itiúba e Cansanção, na quinta-feira; em Campo Formoso, na sexta; e em Marcionílio Souza, no sábado. “Somente para entregas de obras de infraestrutura”, destacou Cavalcanti.

“O momento do Brasil é ainda difícil, mas o governador fez um ajuste na estrutura administrativa para que a gente possa continuar com o nível de investimento que fizemos no primeiro mandato”, explicou Cavalcanti.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: “Nós precisamos de educação, esporte, paz, não de arma”, diz governador sobre decreto assinado por Bolsonaro

Quarta-feira, 16 de Janeiro de 2019 / Bahia

O governador Rui Costa (PT) se pronunciou nesta terça-feira (15) sobre o decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) que facilita a posse de armas no Brasil. Indagado sobre o assunto durante o programa Papo Correria, das redes sociais, o governador da Bahia se manifestou contrário ao decreto e disse que o país precisa de paz.

“Já manifestei minha posição como cidadão, sou contra ampliar a distribuição e porte de arma. Porque sou contra? Primeiro, o bandido criminoso quando vai abordar alguém conta com o elemento surpresa. O criminoso já vem preparado e você vai reagir depois dele. Uma das formas dos bandidos se armarem é pegando a arma de quem compra legalmente. Muitos cidadãos de bem terão sua arma furtada armando mais ainda os criminosos”, explicou Rui.

O chefe do Executivo baiano deu como exemplo uma briga de trânsito, algo corriqueiro no Brasil. “ Por uma simples briga de trânsito, pode morrer uma mãe de família, um pai de família”. Para ele “facilitar a compra de armas só atende ao interesse de uma pessoa: O fabricante de arma que vai ficar ainda mais rico e milionário. Alguma exceção poderia ser aberta, para moradores da zona rural, aqueles que não tem acesso à polícia. Mas, facilitar a venda indiscriminada, sou contra”, pontuou.

Rui Costa lembrou que no Brasil morrem 60 mil pessoas assassinadas por ano. “Nós precisamos de educação, esporte, de paz no Brasil. Não de arma”, enfatizou.


Blogbraga/Por: Tamirys Machado, BNews

Compartilhar no Whatsapp

COMANDANTE DO 3º PELOTÃO EM SAÚDE APRESENTA AO COMANDANTE DA 24ª CIPM, PRODUTIVIDADE NAS OPERAÇÕES EM 2018

Quarta-feira, 16 de Janeiro de 2019 / Bahia

Na tarde desta terça-feira, 15 de janeiro, o Major Flailton Oliveira, comandante da 24ª CIPM, esteve em Saúde, reunido com todo o Efetivo do 3° Pelotão que abrange, além da supramencionada cidade, os municípios de Caldeirão Grande e Caém, comandado pelo 1º Tenente PM Pedro de Souza.

Durante esta reunião o Tenente PM Pedro de Souza explanou, numa apresentação no Clube Social do Município, as estatísticas e produtividades do Pelotão durante o ano de 2018, além de apresentar algumas propostas de melhorias no policiamento da região neste corrente ano.

O evento contou com a presença de todo efetivo policial militar do Pelotão, os quais garantiram dar continuidade, no que for necessário, para garantir a segurança pública da comunidade que reside naquela região.

“Parabenizo ao Tenente PM Pedro de Souza e todo seu Pelotão por ter demonstrado total dedicação nas Operações planejadas pelo Comando da 24ª CIPM. Elogio a toda equipe do 3º Pelotão pela presteza nas ações, resultados obtidos e pelas metas já traçadas para o ano em curso. Garanto dar continuidade nas ações vigorosas no intuito de combater o crime, servir e proteger a nossa comunidade do bem!” Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

Incêndio destrói área de preservação ambiental na Serra da Macaqueiras, em Jacobina/BA

Quarta-feira, 16 de Janeiro de 2019 / Bahia

Foto: Augusto Urgente

A área de conservação ambiental na Serra da Macaqueiras, no município de Jacobina, norte da Bahia, foi atingida por um incêndio. O município fica na área da Chapada Diamantina. As chamas, que começaram na noite de domingo (13), só foram controladas no final da tarde de terça-feira (15).

O fogo foi contido por equipes do Corpo de Bombeiros, brigadistas voluntários e de uma empresa de mineração, com ajuda de moradores da região. A serra fica no Parque Natural Municipal das Macaqueiras, que existe desde 2004.

O Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) solicitou reforço aéreo da Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema).

Ainda não foi feito um estudo para saber sobre o tamanho da área atingida pelas chamas. O fogo se alastrou rapidamente e na manhã de segunda-feira (14) atingiu a Grota do Brito, um local turístico da cidade, onde fica a Cachoeria da Viúva, e alguns sítios e chácaras.


Blogbraga/G1

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: Rui anuncia nomeação de 200 coordenadores pedagógicos

Quarta-feira, 16 de Janeiro de 2019 / Bahia

O Governo do Estado nomeará 200 coordenadores pedagógicos aprovados no concurso da Educação, realizado em agosto de 2018. A informação foi divulgada pelo governador Rui Costa durante o programa #PapoCorreria, transmitido ao vivo pelas redes sociais, na noite desta terça-feira (15). 

A lista dos coordenadores nomeados será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta (16). "Nós conseguimos alcançar o número de 598 pessoas aprovadas no concurso. Vamos chamar agora 200 e os outros 398 coordenadores serão nomeados posteriormente. E por que não estamos chamando todos? Por uma questão: o Estado ainda está no chamado limite prudencial de gastos com pessoal. Assim que o Estado sair do limite prudencial, nós convocamos os demais", explicou Rui. 

O governador lembrou ainda que também será publicada nesta quarta-feira (16), no DOE, a nomeação dos 2.088 professores convocados no concurso. "Em nome do povo da Bahia, quero desejar boas-vindas a cada um de vocês. Que entrem no serviço público com vontade e dedicação, transformando a vida das pessoas. Nossas crianças dependem de todos nós para que tenham esperança e um futuro melhor", acrescentou Rui.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Mãe presa por tentar vender filho de 12 anos em Santa Maria da Vitória disse que tinha raiva por menino ser fruto de estupro

Terça-feira, 15 de Janeiro de 2019 / Bahia

 

A mulher que foi presa por tentar vender o filho de 12 anos em Santa Maria da Vitória, no oeste da Bahia, revelou em depoimento à polícia que venderia o adolescente por raiva, porque o garoto é fruto de um estupro.

O homem suspeito de negociar a compra do garoto, um idoso de 71 anos, foi preso no fim da manhã desta terça-feira (15), na cidade de Botuporã, no sudoeste baiano. Segundo a polícia, ele já tinha passagem por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.

De acordo com o delegado e coordenador regional da Polícia Civil, Alexandre Haas, que investiga o caso, Maria Roque Rocha disse também ser revoltada com a mãe dela. A polícia não tem informações sobre quem teria estuprado a mulher.

Maria Roque Rocha mora em Botuporã e viajou na sexta-feira (11) para Santa Maria da Vitória, com o intuito de vender o filho. Ainda em depoimento, a mulher disse que a criança seria levada para uma outra família brasileira que está morando no Japão.

Ela contou que, com a venda do menino, receberia R$ 5 mil na rodoviária e outros R$ 65 mil quando o garoto chegasse no país asiático.

O delegado, entretanto, contestou a versão da mulher e afirmou que a história de que ele seria levado para o Japão foi um pretexto que o aliciador inventou para iludir o menino. O garoto é filho único e está na casa de um tio. Ele será acompanhando pelo Conselho Tutelar.

Caso

Maria Roque Rocha foi presa após confessar que venderia o filho de 12 anos para um homem, na rodoviária de Santa Maria da Vitória. O caso aconteceu na tarde de sexta-feira (11). Ela deixou o filho sozinho no local e foi embora.

A Polícia Civil informou que o menino foi encontrado chorando por policiais. Ele então falou o nome e o número de telefone da mãe para os investigadores do órgão, que tentaram o contato com a mulher, mas não conseguiram.

A polícia começou as buscas para procurar Maria, após imagens da câmera de segurança da rodoviária serem coletadas. Ela então retornou os telefonemas da polícia, por volta das 17h30, afirmando que tinha sido sequestrada e que estava na rodoviária de Bom Jesus da Lapa. Maria foi presa no local.

Segundo a polícia, Maria Rocha manteve a versão do sequestro inicialmente, mas depois confessou que entregaria o filho para um homem.


Blogbraga/G1

Compartilhar no Whatsapp

Secretaria da Educação do Estado mobiliza educadores para a Jornada Pedagógica 2019

Terça-feira, 15 de Janeiro de 2019 / Bahia

Com o objetivo de planejar o ano letivo de 2019, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia realizará, entre os dias 4 e 8 de fevereiro, a Semana Pedagógica, em todas as unidades escolares da rede estadual de ensino. Como parte das ações, nesta quarta-feira (16), às 8h, será realizada uma videoconferência no Instituto Anísio Teixeira (IAT), que será retransmitida para todos os Núcleos Territoriais de Educação (NTEs), para que gestores e professores participem das discussões.

Este ano, a Jornada Pedagógica terá como tema “Pilares para a garantia do direito de aprender: currículo, formação, acompanhamento e avaliação”. Durante a Semana Pedagógica, professores, gestores e coordenadores pedagógicos irão discutir ações e atividades para a melhoria da aprendizagem, além de avaliar o conteúdo e estratégias de articulação entre os projetos e o currículo.

O superintende de Políticas para a Educação Básica do Estado, Ney Campello, falou da importância da iniciativa. “O nosso objetivo central é discutir uma mudança dos indicadores educacionais nas escolas públicas do Estado e, por isso, elegemos como tema esses pilares que são: currículo, formação, acompanhamento e avaliação. No currículo, nós vamos discutir uma requalificação da oferta; na formação, nós vamos discutir a utilização mais eficiente pela escola das atividades complementares; no acompanhamento, nós vamos realizar a discussão com a escola para acompanhar a cada unidade letiva por seus resultados; e, por fim, na avaliação, nós vamos buscar propor novas estratégias de avaliação que colaborem para a elevação do sucesso escolar”, destacou.

A programação da Jornada Pedagógica inclui: apresentação da linha do tempo “Escuta Inspiracional à elaboração do Currículo Bahia”; apresentação dialogada para saber como fica o planejamento da unidade escolar a partir das orientações gerais do Currículo Bahia e, também, referente às orientações pedagógicas para o acompanhamento da aprendizagem dos estudantes. Outros destaques são oficinas sobre temas como Refletindo sobre competências e habilidades; Refletindo sobre Aprendizagem contextualizada no século XXI, Avaliação da aprendizagem e Trajetórias de sucesso escolar.

Videoconferência – Na videoconferência, que contará com a participação de gestores da Secretaria da Educação do Estado, os educadores irão refletir sobre qual a melhor metodologia para que a jornada aconteça em fevereiro. O propósito é apresentar conceitualmente o modelo de Semana Pedagógica, além de orientar os gestores sobre a metodologia voltada à discussão desses quatro pilares.


Blogbraga/ ASCOM Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

RMS - Região Metropolitana de Salvador tem fim de semana sem homicídio

Terça-feira, 15 de Janeiro de 2019 / Bahia

Foto: Alberto Maraux - Ações das polícias Civil e Militar foram desenvolvidas nas 13 cidades que compõe a região.

A Região Metropolitana de Salvador, composta por 13 cidades, encerrou o final de semana (12 e 13 de janeiro) sem registro de crime letal contra a vida (homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte). Já na capital a polícia contabilizou quatro casos, menor número para o período em 2019. Os crimes são investigados pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

A ausência de morte violenta, na RMS, no final de semana, ocorreu também em 2018, nos dias 24 e 25 de novembro. "Estamos com as cidades cheias de turistas e seguimos garantindo a tranquilidade para baianos e visitantes", destacou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.

Enfatizou ainda a dedicação da Polícia Militar e as ações da Polícia Civil, através do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), em localidades específicas.


Blogbraga/SSP-BA

Compartilhar no Whatsapp

Representantes no Crea-BA em 2019

Terça-feira, 15 de Janeiro de 2019 / Bahia

Time do Oeste ampliado para trabalhar no Crea BA

Posse como conselheira do CREA BA - representando a AGROLEM

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia realizou sua primeira plenária do ano nesta segunda-feira (14). A reunião teve um tom mais que especial, não só por ser a primeira de 2019, mas também porque os novos conselheiros irão tomar posse e assumir o compromisso de dividir as responsabilidades com a gestão durante todo o triênio. Os conselheiros são indicados por entidades ou universidades que são registrados no Crea-BA. Os profissionais possuem cargo honorífico para desempenhar suas atividades e tem grande importância para a sociedade por contribuir com as profissões, além de dar apoio na plenária para diversas decisões que são tomadas durante todo o mandato.

A engenheira florestal Izabel Cristina Ceron de Paula será uma das novas conselheiras desse triênio e conta a importância e responsabilidade de assumir o cargo. “Como conselheira regional, entendo que estarei com o compromisso de fortalecer a nossa entidade (AGROLEM) e representando os profissionais da região oeste, além de contribuir da melhor forma possível para o fortalecimento do nosso sistema profissional”. Acrescentou também o que pretende contribuir como conselheira. “Eu quero representar a categoria agronômica em sua amplitude técnica, além também de representar as mulheres no sistema” completou.

O engenheiro civil Arival Guimarães Cidade, já foi conselheiro em outros mandatos e está retornado agora. Guimarães conta como deseja participar deste triênio. “Já tive essa experiência rica e retorno com muita honra com o propósito de contribuir com o profissional da engenharia no que tange sua valorização e certificação profissional. Esse momento é de grande importância e decisivo pois o Brasil está entrando na indústria 4.0” concluiu.

Plenária 

As sessões plenárias acontecem todo mês no Crea-BA e é a instância máxima do Conselho. Nessa primeira reunião do ano serão eleitas comissões permanentes. Durante todo ano são cumpridas pautas e debates de interesse da engenharia, agronomia e geociências, além de análise de processos de ética, homologação de decisões da presidência, dentre outras atividades. Todas as plenárias de 2019 serão transmitidas ao vivo gerando transparência e incentivando a participação dos profissionais.


Blogbraga/CREA-BA

Compartilhar no Whatsapp

24 CIPM DESINSTALA APARELHOS “CHUPA CABRA” EM CAIXAS ELETRÔNICOS DO BANCO DO BRASIL EM JACOBINA

Segunda-feira, 14 de Janeiro de 2019 / Bahia

Na tarde do último sábado, 12 de janeiro, foi identificado pela Polícia Militar que haveria alguns dispositivos conhecidos como “Chupa-Cabras” ou “Pescadores” em quatro caixas eletrônicos da agência do Banco do Brasil da cidade de Jacobina. Tais dispositivos foram retirados por uma Guarnição do PETO comandada pelo Tenente PM Alan Lopes, e entregues à Polícia Civil. Posteriormente foi notado que o sistema de alarme da agência da Caixa Econômica havia sido disparado e, ao averiguar, os mesmos policiais notaram que a cortina de fumaça teria sido acionada após a danificação de 4 caixas eletrônicos, que tiveram os dispositivos chupa cabras retirados por meliantes. Não se sabe afirmar se os indivíduos tiveram sucesso na investida e se houve prejuízo financeiro para os cidadãos jacobinenses clientes das agências, mas a Polícia Civil já investigando o caso.

Para quem não conhece o dispositivo “chupa cabra”, é um mecanismo que é posicionado na bandeja de armazenamento dos envelopes de depósito, que impede que estes cheguem até o interior do caixa eletrônico, e depois são retirados através de um cordão de nylon.

“Diante desta ação, estes Policiais Militares conseguiram garantir e proteger os clientes desta instituição financeira. Deixo o alerta a todos os usuários de agências bancárias para prestarem atenção neste tipo de delito, nos denunciando de imediato para que ações policiais sejam realizadas e consigamos capturar estes indivíduos.” Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE JACOBINA: 24ª CIPM APRESENTA RESULTADOS DE AÇÕES POLICIAIS MILITARES NA REGIÃO

Segunda-feira, 14 de Janeiro de 2019 / Bahia

24ª CIPM APREENDE 2 ARMAS DE FOGO NA CIDADE DE SAÚDE

Na manhã da última quinta-feira, 10 de janeiro, policiais militares do 3º Pelotão em Saúde, após de uma denúncia por telefone de dois policiais militares que observaram atitude suspeita de dois indivíduos no interior de um veículo de transporte alternativo, prenderam em flagrante delito por porte ilegal de arma de fogo um indivíduo de 25 anos de idade, residente do Povoado de Angico na cidade de Mairí, tendo este Mandado de Prisão em aberto e algumas prisões em outros Estados.

Em sua companhia estava um menor de 16 anos de idade, o qual fora apreendido por estar portando ilegalmente outra arma de fogo. Ambos foram apresentados, juntamente coma as armas do tipo revólver, na Sede da 16ª COORPIN em Jacobina onde foram tomadas as medidas cabíveis.

24ª CIPM APREENDE 2 ARMAS DE FOGO NA CIDADE DE OUROLÂNDIA

Na noite da mesma data, policiais militares do 5º Pelotão em Ourolândia, receberam uma denuncia que havia um indivíduo ameaçando pessoas no Povoado de Barragem. Prontamente os policiais foram até o local, porém o suspeito já havia evadido. Foi realizada uma diligência em sua residência e no interior de um dos quartos foram encontradas duas armas de fogo do tipo espingarda “bate bucha”, as quais foram apreendidas.

24ª CIPM PRENDE INDIVÍDUO POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO NA CIDADE DE JACOBINA

Na manhã da última sexta-feira, 11 de janeiro, policiais militares do PETO em Jacobina, ao realizarem rondas cotidianas pela cidade, no Bairro Novo Amanhecer, depararam com um indivíduo em atitude suspeita, se assustando ao visualizar a viatura policial. Momento em que, ao ser abordado, foi encontrada uma espingarda tipo “Bate bucha” enrolada numa camisa. Prontamente estes policiais deram vós de prisão a este indivíduo e conduzido até a Sede da 16ª COORPIN, onde fora lavrado O Flagrante Delito.

24ª CIPM APREENDE ARMAS BRANCAS E DE FOGO NA CIDADE DE OUROLÂNDIA

Na manhã de sábado, 12 de janeiro, policiais militares do Pelotão de Ourolândia, desta vez realizando rondas no Povoado de Lagoa do 33, receberam uma denuncia que objetos furtados alguns dias antes no Canteiro de Obras de uma Empresa instalada na localidade e que estavam escondidos na casa de um indivíduo já conhecido pela Polícia. 

Na citada casa os policiais encontraram apenas a esposa do suspeito que, após questionamentos realizados, ela confirmou que seu companheiro participou do furto, juntamente com outro indivíduo. Também passou a declarar que alguns alicates de grande porte e aproximadamente 100 kg de cobre já teria sido vendido para um senhor que compra material reciclado no Povoado. Após o consentimento da proprietária, foi realizada uma busca no interior de sua residência e foram encontradas duas espingardas, sendo uma de fabricação caseira e outra de marca CBC de calibre 28. Também foram apreendidas 3 facas tipo peixeira e uma toca Brucutú. 

Diligências a procura dos indivíduos foram realizadas, porém sem obter êxito na captura. Todas as armas foram apresentadas na delegacia de polícia local para as medidas de praxe sejam adotadas.

  


“As rondas e abordagens ininterruptas em combate aos delitos em nossa região, vem dando excelentes resultados. Os policiais estão de parabéns pelas suas exitosas atuações e resposta em tempo hábil, nas ocorrências. Também agradeço a toda comunidade do bem que, através de denúncias, vem ajudando consideravelmente o serviço da Polícia Militar da Bahia em nossa área de ação.” Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

Dois falsos cirurgiões-dentistas são presos em Piritiba e Xique-Xique/BA, e confessam que atuavam há mais de 15 anos na região

Segunda-feira, 14 de Janeiro de 2019 / Bahia

PIRITIBA/BA

XIQUE-XIQUE

Material para realização de atendimento foi apreendido com os dois suspeitos — Foto: Divulgação/CRO-BA

Dois suspeitos de exercer irregularmente a profissão de cirurgião dentista foram presos nas cidades de Xique-Xique e Piritiba, ambas no norte da Bahia, no último fim de semana. Conforme o Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA), os homens podem cumprir pena que varia de seis meses a dois anos de prisão.

De acordo com a CRO-BA, Nelson Ferraz Santos foi detido no sábado (12), em Xique-Xique, enquanto Marcelino Guimarães da Silva foi preso na manhã do domingo (13), em Piritiba.

A polícia informou que a dupla não possuía diploma de graduação necessário para exercer a profissão.

Ainda segundo o CRO-BA, policiais militares prenderam Nelson e Marcelino em flagrante. Os dois falsos dentistas confessaram para os fiscais do conselho e aos policiais que atuavam na área há 15 anos.

De acordo com informações da delegacia de Xique-Xique, os dois suspeitos foram liberados após prestarem depoimento.

O CRO-BA informou ainda que materiais de esterilização utilizados em cirurgias odontológicas foram apreendidos com os dois.


Blogbraga/G1

Compartilhar no Whatsapp

Governo da Bahia autoriza linha de crédito para cooperativas da agricultura familiar

Sábado, 12 de Janeiro de 2019 / Bahia

O Governador Rui Costa assinou, nesta sexta-feira (11), a autorização para a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), implantar uma linha de crédito voltada para financiar as cooperativas e associações da agricultura familiar na Bahia, no âmbito do Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social (Fundese).

A nova linha disponibilizada, denominada Coopergiro, vai proporcionar o apoio ao cooperativismo no estado, por intermédio de financiamento de capital de giro para as cooperativas, com prazo de pagamento e taxas competitivas. 

“Por mais investimento que o Governo do Estado venha a fazer em estrutura física e equipamentos, fica para as cooperativas o desafio de colocar no mercado a matéria-prima dos seus cooperados, o que, às vezes, pode levar sessenta, noventa dias. Então, esse lapso de tempo pode ser resolvido com uma injeção de capital de giro. Com essa linha de crédito que está sendo implantada, as cooperativas poderão não só implantar uma agroindústria, mas também mantê-la”. destacou o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias. 

Francisco Miranda, presidente da Desenbahia, destacou o resultado do investimento realizado pelo Governo do Estado, por meio da SDR,  que levou a um grande crescimento e qualificação das cooperativas que beneficiam e comercializam os produtos da agricultura familiar na Bahia: “Com o crescimento da produção e das vendas surgem novas demandas, como a necessidade de capital de giro para fazer face às despesas para a produção e comercialização dos produtos. Para suprir essa necessidade, a Desenbahia vai disponibilizar a nova linha Coopergiro”. 

Para a presidente da União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bahia (Unicafes), Regina Dantas, o capital de giro é de fundamental importância: “As cooperativas que acessarem vão ter condições de melhorar a comercialização e, com certeza, a renda chegará às mãos do agricultor familiar, que é quem mais precisa e deve ser beneficiado. A vinda desse capital de giro também é muito importante para as alianças produtivas, porque vai dar um fôlego bem maior para as cooperativas trabalharem”.

A assinatura da autorização da linha de crédito ocorreu durante evento em Feira de Santana em  que o governador Rui Costa assinou ordem de serviço para início das obras de construção de uma unidade anexa, que irá se somar ao Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e autorizou a SDR/CAR a executar 53 convênios do projeto Bahia Produtiva com empreendimentos da agricultura familiar. Ao todo, serão beneficiadas 5.989 famílias, com um investimento de mais de R$ 76 milhões.


Blogbraga/SDR Assessoria de Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE JACOBINA: Aneel autoriza operação comercial de nove aerogeradores do Conjunto Eólico Umburanas

Sexta-feira, 11 de Janeiro de 2019 / Bahia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou a entrada em operação comercial de nove dos 144 aerogeradores do Conjunto Eólico Umburanas, que a ENGIE está construindo em Sento Sé e Umburanas, na Bahia.

O empreendimento, que terá 360 Megawatts (MW) de capacidade instalada, já tem 83% das obras concluídas e deve ficar pronto até abril. Localizado nos mesmos municípios, o Conjunto Eólico Campo Largo está em operação comercial total desde 21 de dezembro, com 11 parques eólicos e 121 aerogeradores. O cluster Umburanas/Campo Largo é o maior conjunto eólico já feito pela ENGIE no Brasil.

“O início da operação comercial do Conjunto Eólico Umburanas Fase I, apenas um ano após o início de sua construção, materializa a captura das sinergias oriundas da implantação concomitante com a do Conjunto Eólico Campo Largo Fase I e demonstra a capacidade de execução do nosso time”, comenta o diretor-presidente da ENGIE BrasilEnergia, Eduardo Sattamini.

Em paralelo às obras nos conjuntos eólicos, a ENGIE tem investido em diversos projetos socioambientais que beneficiam a população residente no entorno. Cerca de R$ 3 milhões já foram aportados em projetos sociais nos municípios de Umburanas e Sento Sé.

A previsão é de que, até o final das obras, esse valor alcance os R$ 9,2 milhões. “Ao unirmos investimento em energia renovável com iniciativas socioambientais, estamos tornando concreta nossa estratégia de promover o progresso harmonioso e liderar a transição energética no País”, finaliza Sattamini.


Blogbraga/Fonte: Ascom/Engie

Compartilhar no Whatsapp

PRF apreende mais de 40 mil reais em sacos de carvão vegetal na cidade de Seabra/BA

Sexta-feira, 11 de Janeiro de 2019 / Bahia

Na manhã desta quinta feira (10), o Grupo de Policiamento Tático (GPT) da Polícia Rodoviária Federal realizava fiscalização no Km 408 da BR 242, em Seabra/BA, quando abordou o veículo de carga Mercedes Benz, conduzido por um homem de 39 anos, transportando sacas de carvão vegetal.

Após consultas, verificou-se que a carga composta por 860 sacos de carvão, em tamanho uniforme, e custando no mercado cerca de R$ 43.000,00 (quarenta e três mil reais), estava sem os documentos de porte obrigatório fiscal e florestal, sendo transportada de forma irregular.

O condutor do veículo afirmou para os agentes federais que tinha conhecimento da ilegalidade do transporte de carvão sem a devida documentação e que trabalha para o proprietário do veiculo há 2 anos.

Diante das informações obtidas, foram constatados os delitos de transporte de mercadoria nacional sem nota fiscal e de transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida.

O veículo e a carga foram conduzidos para a Polícia Civil de Seabra/BA para os procedimentos legais cabíveis.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

COMANDANTE DO 5º PELOTÃO EM OUROLÂNDIA APRESENTA AO MAJOR PM FLAILTON OLIVEIRA, COMANDANTE DA 24ª CIPM, PRODUTIVIDADE NAS OPERAÇÕES EM 2018

Quinta-feira, 10 de Janeiro de 2019 / Bahia

Na manhã desta quinta-feira, 10 de janeiro, o Major Flailton, comandante da 24ª CIPM, acompanhado do Tenente PM Oliveira e do Subtenente PM Vitor Costa, esteve em Ourolândia, reunido com todo o Efetivo do 5° Pelotão que abrange, além de Ourolândia, as cidades de Umburanas, Várzea Nova e Mirangaba, comandado pelo Subtenente PM Manoel Messias.

Durante esta reunião o Subtenente PM Messias explanou, numa apresentação na Câmara de Vereadores do Município, as estatísticas e produtividades do Pelotão durante o ano de 2018, além de apresentar algumas propostas de melhorias no policiamento da região neste corrente ano.

O evento também contou com a presença do Exmº Sr. João Dantas de Carvalho, Prefeito da cidade de Ourolândia, além de diversas autoridades do Poder Legislativo local, os quais elogiaram o excelente desempenho do policiamento na região, bem como garantiram total apoio no que for necessário para garantir a segurança pública da comunidade.

“Parabenizo ao Subtenente PM Manoel Messias e todo seu Pelotão pelo total empenho e sintonia com as Operações planejadas pelo Comando da 24ª CIPM. Elogio a toda equipe do 5º Pelotão pelas ações, resultados obtidos e pelas metas já traçadas para o ano em curso. Vamos avançar cada vez mais para combater o crime, servir e proteger, tudo na corrente do bem!” Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

UPB qualifica 6500 prefeitos e técnicos nos primeiros dois anos de gestão de Eures Ribeiro

Quarta-feira, 09 de Janeiro de 2019 / Bahia

As principais dúvidas na administração pública, desde a gestão de recursos, prestação de contas junto aos órgãos de controle, planejamento, até a elaboração e aprovação de projetos de captação de recursos foram sanadas nos eventos de capacitação realizados pela UPB, durante os primeiros dois anos de gestão do presidente da entidade Eures Ribeiro. Neste período, somaram-se cerca de 30 eventos realizados em cidades polo da Bahia, qualificando mais de 6.500 prefeitos e técnicos municipais nas áreas de administração, planejamento, financeiro e controle. 

O UPB Itinerante, em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/BA) orientou os técnicos municipais a respeito de licitações, índices, contratos e prestações de contas, favorecendo uma administração mais legalista e responsável por parte de quem apoia os prefeitos nas tarefas cotidianas da gestão. Já o UPB Debate trouxe a posição de órgão e entidades na busca por soluções para saúde, educação, meio ambiente e transporte escolar.

Compromisso que marcou também o UPB Capacita, ao deslocar os técnicos da UPB para atender a demanda extraordinária dos municípios, com soluções administrativas e jurídicas, financiamento educacional, planos de carreira, regularização fundiária e a reforma tributária.

“Nos últimos dois anos, os municípios baianos alcançaram conquistas e mostraram o poder da união. Trabalhamos para capacitar prefeitos por acreditamos que uma gestão de qualidade de faz com de conhecimento. Foi a primeira vez que a UPB teve uma reeleição com chapa única. Isso mostra a unidade entre os prefeitos e que estamos no caminho certo. O segundo mandato significa compromisso renovando Temos novos desafios pela frente que precisam de dedicação.”, Eures Ribeiro.

Em 2017 e 2018, a coordenação de Engenharia e Arquitetura da UPB elaborou cerca de 700 projetos arquitetônicos e de engenharia para as prefeituras baianas, que tiveram impacto direto na redução de custos com obras municipais, a exemplo de escolas, praças e creches.

Inovação

Pensando na transformação digital e com objetivo de facilitar o acesso dos prefeitos a informações, a gestão de Eures Ribeiro lançou plataformas digitais para os gestores públicos, além de intensificar o foco de atuação nas redes sociais da União dos Municípios da Bahia (UPB). Fizeram parte destes lançamentos a Minha Bahia TV, o Aplicativo UPBPrefeitos e o novo website da instituição.

Com a média mensal de 1 milhão de acessos, a Minha Bahia TV traz assuntos de interesse dos municípios, soluções para problemas comuns e entrevistas com políticos que são referência na Bahia. O canal tem 100% de conteúdo baiano e conta com a tecnologia francesa Dooh TV, com programação 24 horas por dia. A TV entrou no ar em 2017, no site da UPB e nos principais portais e blogs do estado.

O aplicativo UPBPrefeitos atende de imediato, prefeitos, secretários ou técnicos municipais que desejam consultar valores de FPM, ICMS e Fundeb. Na solução gratuita, que está disponível no App Store (iOS) ou Google Play Store (Android), o prefeito conta com agenda virtual e outros serviços exclusivos.

Com novo layout o site institucional da UPB preserva a identidade ao tempo que traz maior possibilidade de leitura. Lá estão disponíveis informações sobre a UPB, características dos municípios, conteúdos sobre áreas técnicas da instituição, links úteis e eventos, além de ser a principal ferramenta para disseminar as notícias sobre a instituição.

Áreas técnicas da UPB orientam prefeitos

Conhecida por ser “Casa dos Municípios”, a União dos Municípios da Bahia - UPB, com 54 anos de história, cumpre seu papel de contribuir na gestão de excelência e dar ferramentas para os prefeitos transformarem o cotidiano das cidades e melhorarem a vida das pessoas. Sete coordenações especializadas apoiam prefeitos baianos em todos os segmentos da gestão. A área de Capacitação e Eventos, planeja e coordena cursos, encontros, reuniões e seminários da entidade, objetivando o fortalecimento institucional e a excelência no desempenho do serviço municipal. Atua, em parceria com órgãos públicos e instituições de ensino, para contribuir com a valorização do municipalismo. 

A área de Desenvolvimento Social apoia e orienta os gestores municipais quanto à implementação das Políticas de Desenvolvimento Social. Atua como articulador de estratégias em diversos espaços públicos viabilizando a efetivação de ações com foco na qualidade da gestão municipal.

Assessorar os municípios na elaboração de projetos destinados à captação de recursos é a função do setor de Captação de Recursos, que também elabora estudos de viabilidade, operações de crédito, gestão de convênios Federais nos portais Siconv, Simec e FNS. Promove capacitação para utilização do sistema Siconv.

A coordenação de Engenharia e Arquitetura tem o objetivo de elaborar projetos arquitetônicos e de engenharia, emitir pareceres técnicos, elaborar orçamentos de obras e realizar visitas técnicas aos municípios, conforme solicitação dos gestores públicos.

O setor Jurídico orienta os municípios sobre os assuntos do ramo do direito público através de atendimento pessoal, resposta à consultas, emissão de pareceres técnicos, acompanhamento de questões que afetam os municípios nos órgãos públicos, assessoramento junto aos Tribunais, elaboração de minutas de projetos de lei, decretos, portarias e procedimentos administrativos.

A coordenação de Informações Municipais assessora a gestão municipal, disponibiliza informações dos ministérios, secretarias, órgãos públicos e afins, sobre abertura de editais, convênios, programas, previsões das transferências constitucionais e bloqueios nos créditos municipais. 

A Comunicação atua na assessoria de imprensa junto às diversas mídias local, regional e nacional acompanhando as publicações e disponibilizando pautas de interesse do prefeito.


Blogbraga/UPB - União dos Municípios da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: Jovem de 22 anos não resiste após seis dias internado no HO vítima de provável descarga elétrica

Quarta-feira, 09 de Janeiro de 2019 / Bahia

Um jovem de 22 anos, identificado como João Pedro Alexandre dos Santos, natural de Barreiras/BA, não resistiu aos ferimentos aparentemente caudados por eletroplessão (morte provocada pela exposição do corpo a uma carga letal de energia elétrica). João Pedro residia no bairro Boa Sorte em Barreiras e trabalhava como assistente de biblioteca.

A vítima deu entrada no Hospital do Oeste na quarta-feira (02), onde apesar de todo esforço da equipe médica, infelizmente não resistiu vindo a óbito na terça-feira (08).

O corpo foi encaminhado ao necrotério do Departamento de Polícia Técnica onde passou por exame de necropsia e posteriormente liberado para sepultamento.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: APÓS CERIMÔNIA OFICIAL, 4 BEC TEM NOVO COMANDANTE

Quarta-feira, 09 de Janeiro de 2019 / Bahia

Coronel Jonny Ferreira Machado em seu discurso de despedida...

Comandante do 1º Grupamento de Engenharia - General de Brigada Marcelo Arantes Guedon 

Ex-comandante e novo comandante em revista à tropa...

Novo Comandante Ten. Cel. Bastos

Cel. Jonny e família

Ten. Cel Bastos e esposa

Um delicioso jantar foi oferecido...

Em uma bela solenidade que contou com a presença do Comandante do 1º Grupamento de Engenharia - General de Brigada Marcelo Arantes Guedon -, o 4º Batalhão de Engenharia de Construção (4° BEC) localizado em Barreiras tem agora um novo comandante.

A Solenidade de Passagem de Comando aconteceu na noite desta terça-feira (08), nas dependências do “Batalhão General Argolo”. O comando que anteriormente estava nas mãos do Coronel Jonny Ferreira Machado, passou para o Tenente Coronel Eduardo Henrique da Silva Bastos.

Além de autoridades do Exército Brasileiro e familiares, estiveram presente autoridades dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Estadual, Guarda Civil Municipal, Imprensa e demais convidados de honra.

Após dois anos de trabalho à frente do 4° BEC, Cel. Jonny relembrou quanto trabalho foi feito pelo Batalhão. Entre eles, construir e promover a integração da região, perfuração e instalação e manutenção de mais de 17 poços no semiárido nordestino. Pavimentação de estradas, revitalização de cerca de 65% de 2,8 km da margem do Rio São Francisco em Barra/BA. Iniciou a construção do encabeçamento da ponte do Rio Lagartixa na BR-101 em Sergipe. Outro destaque ficou por conta da fiscalização da distribuição de água no semiárido ‘Operação Carro Pipa’, que beneficiou cerca de 45.000 flagelados pela seca.

O Cel. Jonny considerou como o maior desafio de sua carreira assumir o comando do 4° BEC chamou de:  “Um desafio de soldado”, e acima de tudo “uma grande realização pessoal”.

Agora o Cel. Jonny passará um ano no Rio de Janeiro em um curso especial denominado Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército (CPEAEx).

Cristiane Machado, esposa do Cel. Jonny em entrevista ao BlogBraga disse: “Barreiras deixará muita saudade”

O novo comandante do 4° BEC, Ten. Cel. Bastos, também em entrevista concedida ao BlogBraga, declarou que ‘será um grande desafio substituir à altura o Cel. Jonny, e que irá dar continuidade às obras que o Batalhão vem realizando ao longo dos anos estendendo a mão amiga à população!’.

O Ten. Cel. Bastos é um militar experiente e graduado, serviu como oficial e comandante em vários Estados do Brasil, missões no exterior como Guatemala, Chile. Mestre em Operações Militares. Possui o curso de especialização em equipamentos de engenharia. Professor titular da Academia de Guerra do Exército do Chile. É casado com a senhora Ana Paula M. R. Bastos.

Desejamos sucesso nesta nova missão à frente do 4° Batalhão de Engenharia de Construção em Barreiras.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

JACOBINA PERDE INSPETORIA DA SEFAZ NA CIDADE; ATENDIMENTO SERÁ EM IRECÊ/BA

Quarta-feira, 09 de Janeiro de 2019 / Bahia

Não bastaram os mais de dez anos de abandono da BA-144, que faz a ligação de Jacobina com Morro do Chapéu; tampouco a quase ausência total do Governo do Estado naquele município: um simples muro de uma escola estadual na cidade precisou de três anos para ter reconstruídos os cerca de 20m que haviam desabado; a antiga Diretoria Regional de Saúde, que também foi extinta e a competência transferida para Irecê; a não implantação de um Batalhão da PM; inexistência de um Hospital Estadual...

O alvo da vez, agora, é a Inspetoria Fazendária de Jacobina. O governador, mesmo tendo recebido 75% dos votos dos jacobinenses, demonstra mais uma vez desprezo pelas demandas daquele município. A decisão, porém, foi fortemente condenada pela população organizada: entidades e representantes de diversos órgãos vem se manifestando através de documentos e atos de repúdio. Na terça-feira, 08, representantes de cerca de trinta entidades promoveram um "abraço simbólico" no prédio da INFAZ, exigindo a continuidade do órgão na cidade.

Segundo publicou o site Jacobina 24 Horas, "nos últimos cinquenta anos, Jacobina já foi sede de Delegacia da Sefaz, com uma jurisdição que abrangia centenas de municípios. Depois a região foi rebaixada à categoria de inspetoria e, agora, mais um revés, ocasionando o fechamento da sede própria, passando a funcionar como um Posto de Atendimento no SAC".

Segundo determinou o governo do Estado, os serviços da INFAZ jacobinense serão transferidos para Irecê, cidade que fica a cerca de 200km de Jacobina. Nem só Jacobina está perdendo o órgão: vários outros municípios baianos estão enfrentando o mesmo processo.

Políticos locais ligados ao governo estadual, notadamente os petistas, têm se mantido silenciosos. Muitos temem perder seus empregos nos poucos organismos estaduais ainda existentes em Jacobina.

Click no link e relembre o caso:

http://blogbraga.com.br/?Pagina=Noticias&Titulo=jacobina-cidade-do-ouro-avanca-no-cenario-economico-e-inspetoria-da-sefaz-secretaria-da-fazenda-podera-ser-fechada&Id=56559


Blogbraga/Por Jacobina24horas

Compartilhar no Whatsapp

Primeira semana de 2019 tem queda de 21% nas mortes violentas

Quarta-feira, 09 de Janeiro de 2019 / Bahia

Maurício Teles Barbosa: Foto: Amanda Oliveira/Gov-BA

A primeira semana (1 a 7 de janeiro) de 2019 se encerrou com uma queda de 21% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), que correspondem aos homicídios, latrocínios e lesões dolosas seguidas de morte. Em Salvador e Região Metropolitana a polícia contabilizou 26 casos este ano, enquanto em 2018 registrou 33. Em números absolutos foram sete mortes a menos na comparação do mesmo período.

Os números seguem a tendência de 2018 que terminou com redução de 11,5% na Bahia, menor dos últimos seis anos. “Ao contrário do que alguns falam, mesmo sem acompanhar de maneira séria o trabalho da polícia, fechamos o ano passado com uma grande diminuição dos crimes contra a vida e iniciamos 2019 no mesmo ritmo”, destacou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.

Lembrou ainda que o bom desempenho é mérito do trabalho realizado pelas polícias Militar, Civil e Técnica com ações preventivas e investigativas. “Em 2019 teremos um grande desafio, haja vista a redução no ano anterior, mas empenho não faltará”, garantiu Barbosa.


Blogbraga/SSP-BA

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE JACOBINA: Homem morre em resistência a intervenção policial em Piritiba/BA

Quarta-feira, 09 de Janeiro de 2019 / Bahia

Nesta quarta-feira (09), por volta das 06h, duas equipes da CAESA averiguaram uma denúncia de movimentação suspeita no povoado de Sumaré, no município de Piritiba, que durante buscas no povoado, um elemento de nome Carlos Pereira Souza, vulgo "Shaw", efetuou disparos de arma de fogo contra a guarniçaõ, que utilizou a força necessária para conter a agressão. 

Após cessados os disparos, o mesmo foi socorrido para o hospital de Piritiba, onde veio a óbito. Contumaz na prática delituosa, já tinha passagens por tráfico de drogas, porte de arma e lesão corporal. 

Com o mesmo foi encontrado 01 revólver cal. 38, n° D545946, municiado com 5 cartuchos, sendo 3 deflagrados e 2 intactos, 10g de crack e 140g de maconha. 

Todo o material apreendido foi apresentado na Delegacia de Jacobina sendo registrada a ocorrência.


Blogbraga/CIPE-Semiárido

Compartilhar no Whatsapp

Coronel saúda reeleição de Eures na UPB e diz que seu gabinete em Brasília estará “escancarado para prefeitos”

Quarta-feira, 09 de Janeiro de 2019 / Bahia

Na tarde de hoje (08.01), na solenidade de posse do presidente reeleito da União dos Municípios da Bahia - UPB, Eures Ribeiro, o senador e presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Angelo Coronel, parabenizou-o pela expressiva vitória e destacou a luta vitoriosa de Eures na revisão do cálculo da despesa com pessoal das prefeituras baianas junto ao Tribunal de Contas dos Municípios. Coronel, ao lado do governador Rui Costa e dos senadores Otto Alencar e Jaques Wagner, disse que as portas do seu gabinete estarão “escancaradas em Brasília para os prefeitos”.

“Quero reafirmar aqui meu agradecimento a Eures, companheiro de partido, do nosso PSD, liderado pelo senador Otto Alencar, com quem tive a honra de compartilhar a estrada das dificuldades, mas também o caminho das vitórias. Ainda em 2017, Eures levou-me o pleito e, na condição de chefe do Legislativo, não poderia deixar de abraçar essa causa. E propus-lhe apresentar uma PEC que extinguiria o Tribunal de Contas dos Municípios. A proposta era real, porque eu e ele não somos homens de bravata”, destacou o presidente da ALBA.

“Mas não foi por medo da extinção que os conselheiros do TCM votaram favoravelmente ao pleito da UPB. Votaram porque era uma injustiça o que se praticava. Portanto, é justa, justíssima, a exclusão do cálculo, para efeito de cumprimento da LRF, das despesas de pessoal na manutenção de programas de atenção básica de saúde. A Lei foi implantada em 2000 e, ao longo do tempo, não se ajustou às mudanças, porque uma lei é incapaz de prever todas as situações da vida real. Se leis não fossem para ser revistas, teríamos ainda a escravatura em nosso país”, destacou Angelo Coronel.

O presidente da ALBA diz que a mudança da forma de cálculo das despesas com pessoal foi uma vitória de todos os 417 prefeitos baianos e dos 63 deputados da Assembleia Legislativa da Bahia. E que, a partir de agora, vai lutar no Senado pela discussão do pacto federativo, que determina as competências da União, Estados e Municípios. “Não é mais possível que o Governo Federal arrecade 52% de sua receita com impostos e 48% através de contribuições e só repasse para os municípios uma fração dessa dinheirama. Das contribuições, praticamente não repassa nada. A revisão é fundamental para que o Brasil volte a crescer”, destacou o novo senador baiano.


Blogbraga/Assembleia Legislativa da Bahia

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2018
Mundial FM 91,3
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Pantanal Dique Denuncia Effect Gil Kenni Henke Coyote Delicia Jaú Guarda Municipal Rabelo Mineiros àguia motos Cultura Elo Aço Evolucao Dupará Açaí Neli MaxCar Mimogás Contabilidade Rondon Sportime Grupo Marabá G&G Magazine Silvano Santos G7 Case Mimoso Segurança Querência Máquinas Agrícolas renda extra Click Tec Global Polícia Civil CISO Imperial Compre Bem AUTOCAR Online Celulares Floral Paraíso Luz motos Mimoaço Fontana Casas Baiana DBT Oeste Manutenção Casa da Ferramenta Digital Informatica P&F Extreme DM Reparos DPVAT Barreiras Dr. Márcio Rogério Unopar PM Paraíba