Governo da Bahia

NOTÍCIAS

TJBA e Seap implantam monitoração eletrônica em Juazeiro; 52 detentos recebem o benefício

Quarta-feira, 10 de Julho de 2019 / Bahia

Juazeiro é a primeira cidade do interior da Bahia a ter monitoração eletrônica para presos em regime semiaberto. Na tarde desta terça-feira (09), o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), por meio da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ), e a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) implantaram oficialmente o sistema de monitoração no município. O próximo a ser beneficiado será Vitória da Conquista, no dia 31/07.

Na ocasião, 52 detentos do regime semiaberto domiciliar, que já possuem carta de emprego e autorização judicial da Vara da Execução Penal da Comarca de Juazeiro, receberam a tornozeleira eletrônica. A Corregedora Geral de Justiça do TJBA, Desembargadora Lisbete Maria Teixeira Almeida Cezar Santos, e o Juiz Auxiliar da CGJ, Moacyr Pitta Lima Filho, representaram o TJBA na cerimônia de implantação do sistema, que ocorreu a partir das 14h, no Fórum Conselheiro Luiz Viana.

A Desembargadora Lisbete destacou a importância desse momento.

Desembargadora Lisbete Maria Teixeira Almeida Cezar Santos
Corregedora Geral de Justiça do TJBA

O uso das tornozeleiras, além de gerar economia para o estado e contribuir com a redução da superlotação nos presídios, ajuda no restabelecimento dos vínculos familiares e no processo de ressocialização do detento. Durante o dia, o monitorado pode trabalhar e a noite, nos finais de semana e feriados, pode ficar em sua residência, em vez de retornar para o Conjunto Penal.

A tornozeleira envia as informações do usuário para Central de Monitoramento, que acompanha todos os deslocamentos. O custo mensal de uma tornozeleira eletrônica para o estado da Bahia está em torno de R$ 165, enquanto a média do preso é de R$ 3 mil.

O projeto conta com a parceria da Secretaria da Segurança Pública da Bahia, através da Polícia Militar e da Polícia Civil, do Ministério Público do Estado da Bahia, Defensoria Pública do Estado da Bahia, Ordem dos Advogados do Brasil, seção Bahia, Guarda Municipal de Juazeiro e da Reviver, cogestora do Conjunto Penal de Juazeiro.

A tecnologia já é usada há dois em Salvador e Região Metropolitana. Até o final do ano, a expectativa é que 1.200 equipamentos estejam em uso no estado, auxiliando na redução da superlotação dos presídios.


Blogbraga/Imprensa TJBA

Compartilhar no Whatsapp

Nelson Leal recebe integrantes da chapa “Começar de Novo”, que concorre ao Sindicato dos Jornalistas

Quarta-feira, 10 de Julho de 2019 / Bahia

Presidente diz que alba está aberta para fazer o debate dos rumos da profissão
 

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Nelson Leal, acompanhado do chefe da Assessoria de Comunicação da ALBA, jornalista Paulo Bina, recebeu hoje (09.07), em seu gabinete, os integrantes da Chapa “Começar de Novo”, que concorre às eleições do Sindicato dos Jornalistas, em pleito marcado para os dias 17 e 18 de julho. Estiveram presentes ao encontro os candidatos a presidente e vice-presidente, respectivamente os jornalistas Moacy Neves e Fernanda Gama; as jornalistas Kardé Mourão e Isabel Santos, candidatas ao Conselho de Ética; o candidato a diretor de Comunicação, Nestor Mendes Jr.; e a Assessora de Comunicação da chapa, Carla Bahia.

“A principal reivindicação dos Jornalistas na Bahia, como nos informou Moacy, é o estabelecimento de um piso salarial estadual para a profissão, a exemplo do que já ocorre no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul. A Assembleia Legislativa da Bahia está de portas abertas para realizar esse debate, com a participação dos trabalhadores e das empresas. A velocidade da mudança nas comunicações, com a internet e as redes sociais, é espantosa, mas o Jornalismo é fundamental para filtrar e dar credibilidade às milhares de informações que recebemos a cada segundo”, diz Leal.

Os integrantes da “Começar de Novo”, também visitaram a TV ALBA, onde foram recebidos pelo seu presidente, Igor Dominguez, e pelos jornalistas que trabalham na redação da emissora. “O piso mínimo iria nos ajudar a estabelecer uma política salarial para a emissora. Em contrapartida, quero contar com o apoio do Sinjorba para estabelecermos uma luta nacional em defesa das emissoras de TV públicas, em questões como o direito autoral, por exemplo. Não é justo que um veículo não comercial pague o mesmo ao ECAD que uma TV comercial”, explica Dominguez.

Para o candidato à presidência do Sinjorba, em substituição à jornalista Marjorie Moura, as visitas às redações são cruciais para que o trabalho de refundação do sindicato dê certo. “Nós somos chapa única na disputa, mas fazemos questão de visitar todos os locais onde estão os jornalistas. Só com a participação coletiva, com todos em defesa do jornalismo anti-fakenews e da ampliação do mercado de trabalho, vamos ter êxito na luta de fortalecer, não só o Sinjorba, mas a nossa profissão. A acolhida na ALBA foi excelente e é mais uma esperança de que vamos alcançar os nossos objetivos”, diz Moacy Neves.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação da Presidência

Compartilhar no Whatsapp

Em encontro, Rui Costa e Daniel Alves discutem parceria em projetos sociais

Quarta-feira, 10 de Julho de 2019 / Bahia

O jogador Daniel Alves almoçou com o governador Rui Costa e com a primeira dama, Aline Peixoto, nesta terça-feira (9), no Palácio de Ondina, em Salvador. Acompanhado do empresário e de amigos, Daniel, que é baiano, de Juazeiro, presenteou Rui com a camisa número 13, utilizada na final contra o Peru, no último domingo (7), quando a Seleção Brasileira conquistou a Copa América. No encontro, foram discutidas parcerias em projetos sociais para serem deixadas de legado para a Bahia.

“Hoje tive a felicidade de estar na companhia desse baiano excepcional, juazeirense, de origem muito humilde e dono de uma carreira belíssima, construída com muita força de vontade. Convidei Daniel para dar esse exemplo de vida no apoio ao esporte da Bahia e no incentivo à nossa juventude, e ele topou. Quem sabe em breve nós tenhamos ele aqui junto a projetos sociais, mostrando aos jovens baianos, por meio do esporte, um exemplo de caminho a ser seguido”, declarou o governador durante a visita do jogador.

Daniel Alves agradeceu o convite e se colocou à disposição para firmar parcerias em futuros projetos no estado. “É um grande prazer estar de volta à Bahia e agradeço a recepção do governador e sua família aqui na terrinha. Poder representar as pessoas que torcem e que gostam da gente é sensacional. Estou construindo coisas incríveis e espero deixar o meu legado para os jovens e para esse povo que torce pelo meu trabalho. Quero seguir inspirando as pessoas e mostrar que elas podem realizar os seus sonhos”, afirmou o jogador. 

As filhas do governador, Marina e Malu, e um amigo das meninas também recepcionaram o jogador. Participaram, ainda, do almoço o secretário estadual do Trabalho e Esporte, Davidson Magalhães, e o diretor-geral da Superintendência de Desportos da Bahia (Sudesb), Vicente Neto.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: MOTORISTA PERDE O CONTROLE E TOMBA O CARRO NO BAIRRO SANTA LUZIA

Terça-feira, 09 de Julho de 2019 / Bahia

Um carro de passeio marca VW/Gol tombou na rua Joaquim Nabuco também conhecida como ‘rua da feira’ no bairro Santa Luzia na tarde desta terça-feira (09).

Não se sabe ao certo o que teria levado o motorista perder o controle por subir na calçada e tombar o veículo. Alguns disseram velocidade incompatível, mas não foi possível confirmar a versão.

O motorista estava sozinho no carro e não se feriu. O acidente chamou a atenção de muitas pessoas, pois o bairro é bastante populoso e a rua uma das principais.

Uma viatura da COOTRANS compareceu no local e registrou o acidente.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Estão abertas até domingo inscrições para mais de 20 mil vagas de cursos técnicos na rede estadual de ensino

Terça-feira, 09 de Julho de 2019 / Bahia

A Secretaria da Educação do Estado está com inscrições abertas, até domingo (14),  para mais de 20 mil vagas de cursos técnicos de nível médio. As vagas são para os Centros Estaduais e Centros Territoriais de Educação Profissional, além de unidades compartilhadas na capital e em mais 97 municípios dos 27 Territórios de Identidade, entre os quais estão: Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Gandu, Ipiaú, Ilhéus, Jequié, Juazeiro, Senhor do Bonfim, Barreiras, Seabra, Itaberaba, Serrinha, São Domingos, Bom Jesus da Lapa, Xique-xique, Irecê, Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas, Alagoinhas, Macaúbas e Caetité (veja a relação completa no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). 

Ao todo são 45 cursos disponibilizados nas formas de oferta Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada à Educação de Jovens e Adultos (PROEJA Médio) e Subsequente ao Ensino Médio (para quem já concluiu o Ensino Médio na rede pública e quer voltar a estudar). Entre os cursos estão: Administração, Segurança do Trabalho, Logística, Meio Ambiente, Agroecologia, Agropecuária, Enfermagem, Nutrição e Dietética, Análises Clínicas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Contabilidade, Farmácia, Química, Cozinha, Alimentos, Panificação, Recursos Humanos, Edificações, Desenho da Construção Civil, Rede de Computadores, Secretariado, Conservação e Restauro, Artes Visuais, instrumento Musical, Documentação Musical e Regência.

Do total ofertado, 12.510 vagas são para os cursos na forma de articulação Subsequente ao Ensino Médio. Neste caso, os estudantes devem acessar o Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) para realizar a inscrição no sorteio eletrônico. O resultado será divulgado no dia 16 de julho e os contemplados devem comparecer às unidades escolares para as quais se inscreveram para efetuar a matrícula no período de 18 e 19 de julho. 

As demais 7.720 vagas são para cursos na forma de articulação PROEJA Médio, direcionada a jovens com mais de 18 anos, que concluíram o Ensino Fundamental. Para este público, a matrícula é feita diretamente nas unidades escolares ofertantes de Educação Profissional, com vagas disponíveis, no período de 18 e 19 de julho. No ato da matrícula, o estudante deve apresentar documentos como o original do histórico escolar; originais e cópias da cédula de identidade ou certidão de registro civil, do CPF e do comprovante de residência. Nos dois casos, as aulas serão iniciadas no dia 29 de julho.

O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Ezequiel Westphal, falou sobre o impacto destas ofertas na formação dos jovens e adultos. “Estes cursos dão oportunidades para estudantes que concluíram o Ensino Médio na rede pública e buscam uma formação profissional e aos alunos que buscam um curso profissional articulado à Educação de Jovens e Adultos. As políticas para a Bahia, principalmente voltadas à EJA, têm se intensificado, cada vez mais, nos últimos anos. Então, convidamos a todos aqueles, que tenham interesse nos cursos na área de Educação Profissional, a fazerem a sua inscrição e ou a se matricular num processo bastante simplificado e inclusivo”, destacou.

Acesse o edital e as unidades ofertantes com os respectivos números de vagas no Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Ouvidoria da SSP divulga novos números de atendimento ao cidadão

Terça-feira, 09 de Julho de 2019 / Bahia

As solicitações e reclamações devem ser realizadas através do (71) 3118-7900 u 3118-7901.

Para quem deseja fazer uma solicitação, reclamação ou simplesmente tirar dúvidas sobre a atuação da Secretaria da Segurança Pública (SSP), a Ouvidoria divulgou, nesta segunda-feira (8), as novas linhas de atendimento à população. Além dos novos contatos por telefone, o serviço ainda é oferecido por e-mail.

É possível falar com o órgão através do (71) 3118-7900 u 3118-7901. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, de 9h às 12h e de 14h às 19h, ou no endereço eletrônico ouvidoria@ssp.ba.gov.br. As manifestações também podem ser realizadas na sede da Ouvidoria, no edifício Empire Center, situado na Avenida Antônio Carlos Magalhães.

De acordo com o ouvidor da SSP, Edmundo Assemany Felippi, a mudança dos números foi implementada com o objetivo de melhorar a assistência ao cidadão. “Estamos implantando aparelhos tecnologicamente avançados que ajudarão no desenvolvimento do trabalho feito pelo setor”, garantiu. O sigilo também é garantido para aqueles que não desejam se identificar.

“Recebemos em média 10 a 15 manifestações diariamente. Enviamos para a unidade responsável e retornamos para os que deixam contato”, revelou Assemany. O gestor enfatizou também que a SSP atende de acordo com a Lei de Acesso à Informação Pública (n°12.527, de novembro de 2011,) que preconiza um prazo de até 30 dias para retorno. 


Blogbraga/SSP-BA

Compartilhar no Whatsapp

Piloto que saiu de Barreiras morre durante voo, copiloto assume comando do avião

Segunda-feira, 08 de Julho de 2019 / Bahia

Matheus Pasquotti (à esquerda) homenageou com postagem no Facebook o amigo Benedito Fernando Ricci (à direita), que morreu durante o voo, neste sábado — Foto: Reprodução/Facebook

Aparato montado para socorrer piloto que passou mal durante voo e morreu no aeroporto Internacional de Campo Grande — Foto: Reprodução/Redes Sociais

O piloto de um avião bimotor King Air C90A morreu na manhã do último sábado (6) durante um voo entre a Bahia e São Paulo. O copiloto teve de assumir o comando da aeronave e fazer um pouso de emergência em Campo Grande. A causa da morte ainda não foi informada.

A aeronave, um King Air C90A, é de uma empresa agropecuária que possui propriedades em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo. O piloto, Benedito Fernando Ricci, de 59 anos, e o copiloto, Matheus Pasquotti, transportavam um passageiro.

Segundo a Infraero, o voo seguia de Barreiras, na Bahia, para Americana, em São Paulo. No meio do trajeto, Benedito passou mal e desmaiou. Pasquotti assumiu o comando da aeronave e, após pedir autorização à Infraero e comunicar o ocorrido, fez um pouso de emergência em Campo Grande, por volta das 10h03.

Foi montado um aparato de emergência para socorrer o piloto, inclusive com ambulâncias já na pista do aeroporto. Mas, conforme a Infraero, quando a aeronave pousou, Benedito já estava morto.

Depois do ocorrido, Pasquotti publicou uma homenagem ao amigo no Facebook. No texto relembra que foram cinco anos voando juntos, um período de muita amizade e alegria e que, em um "piscar de olhos", no meio do viagem, o amigo "se foi".

O traslado do corpo ocorreu ainda na noite deste sábado. Saiu de Campo Grande por volta das 22h com destino a Rio Claro, São Paulo, onde Benedito morava.


Blogbraga/G1

Compartilhar no Whatsapp

Lençóis é polo de desenvolvimento de pesquisa de sistema orgânico para produção de maracujá

Segunda-feira, 08 de Julho de 2019 / Bahia

O primeiro sistema orgânico do Brasil para a produção do maracujazeiro foi desenvolvido na Bahia por pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O anúncio foi feito pela empresa no final de junho. Conforme a Embrapa, experimentos realizados no município de Lençóis, na Chapada Diamantina, mostraram que o sistema criado apresenta níveis de produtividade muito superiores aos registrados no sistema convencional no estado: 28 toneladas por hectare (t/ha) contra 10,5 t/ha, em média. O resultado também supera em mais de duas vezes a produtividade média nacional, de 13,5 t/ha.

Por enquanto, segundo a Embrapa, o pacote tecnológico está restrito a essa região da Bahia, mas a ideia é estendê-lo a outros polos produtores no Brasil. Os pesquisadores constataram que o aumento de produtividade foi alcançado com o novo sistema mesmo com a exposição da cultura a viroses do maracujazeiro. Para se ter uma ideia do potencial de dano dessas doenças, no primeiro ciclo do sistema orgânico, antes da contaminação da lavoura, a produção chegou a atingir uma média de 37 t/ha. O controle das viroses e o desenvolvimento de variedades de plantas de maracujá resistentes ainda estão entre os grandes desafios para a pesquisa agropecuária.

Com mais de 16 mil hectares plantados, a Bahia é o maior produtor de maracujá no País — 170.910 toneladas, o que representa 31% da produção nacional, segundo dados de 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a Embrapa, apesar de não haver informações oficiais disponíveis para o sistema orgânico, acredita-se que 0,5% da área cultivada no estado esteja nesse sistema e a demanda é crescente. Para ser considerado orgânico, o produtor deve usar técnicas ambientalmente sustentáveis e não pode utilizar agrotóxicos nem adubos químicos solúveis.

Preparação do solo

As primeiras recomendações descritas no sistema referem-se ao preparo do solo, pois, conforme os especialistas, a melhoria dos seus atributos químicos, físicos e biológicos é a base para o sucesso da produção. No caso dos experimentos em Lençóis, antes de começar o plantio, diz a Embrapa, houve um trabalho longo de correção do solo, extremamente pobre em nutrientes para o cultivo.

“Inicialmente, foi feita aplicação de calcário e gesso para elevar o pH do solo e os teores de cálcio e magnésio. Após 12 meses, observou-se, por exemplo, aumento de seis vezes no teor de cálcio. E o teor de alumínio reduziu a mais da metade,” relatou, em nota divulgada pela Embrapa, a cientista e pesquisadora da Embrapa Mandioca e Fruticultura (BA) Ana Lúcia Borges.

Outra etapa importante de preparo do solo no sistema orgânico, dizem os cientistas, é o pré-cultivo da área utilizando plantas melhoradoras. Essa prática, afirma Borges, beneficia as condições físicas, químicas e biológicas do solo por meio do cultivo de leguminosas e não leguminosas, a exemplo de sorgo forrageiro, milheto e feijão-de-porco. Além disso, possibilita o aumento dos níveis de matéria orgânica. Em Lençóis, a prática foi iniciada 30 dias após a correção da acidez do solo.

Pragas e doenças

O sistema orgânico do maracujazeiro traz informações sobre as principais espécies de insetos-praga que atacam a cultura e suas formas de controle. Entre elas estão a lagarta-desfolhadora, a broca-do-maracujazeiro, o percevejo, a mosca-das-frutas, o besouro-da-flor-do-maracujazeiro, a formiga-cortadeira e os ácaros. Há também os métodos de manejo integrado das principais doenças. O maracujazeiro pode ser atacado por fungos, bactérias e vírus, com intensidade de danos que depende das condições climáticas e dos aspectos culturais.

“No caso das pesquisas em Lençóis, tivemos problemas com lagarta, besouro, vírus e formigas. Os piores foram os vírus, pois não há controle e nem variedades de plantas resistentes aos seus ataques”, afirmou o entomologista Antônio Nascimento, pesquisador da Embrapa. Nos experimentos, o problema não chegou a ser tão grave porque atingiu somente a planta. Quando chega ao fruto, causa deformação, baixo rendimento do suco e endurecimento da casca, tornando-o inviável para a comercialização.

A Embrapa informou que, nos sistemas orgânicos, é preciso priorizar a utilização de material adaptado às condições locais e tolerantes a pragas e doenças, como acontece, por exemplo, com a cultura da banana. Mas, no caso do maracujá, ainda não foram encontradas variedades resistentes a viroses, tornando ainda mais desafiador o cultivo orgânico dessa cultura.

Para driblar o problema, os pesquisadores buscaram plantas que entram em produção precocemente, de forma que produzam o máximo possível antes da incidência de vírus. Outra linha de ação que será iniciada pelos pesquisadores é a clonagem de plantas produtivas livres de virose. A técnica consiste em retirar e enraizar as estacas em ambiente protegido. A ideia é que o sistema orgânico desenvolvido especificamente para a Chapada Diamantina sirva de norteador para outras regiões.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro/G1

Compartilhar no Whatsapp

Torcedores do América-RN abordados após divulgação na web

Segunda-feira, 08 de Julho de 2019 / Bahia

Apoio: Um integrante da torcida organizada 'Máfia Vermelha do Rio Grande Norte' postou uma foto no WhatsApp com uma arma de fogo. 

O trabalho de monitoramento da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Nordeste resultou na condução de três integrantes da torcida organizada do América de Natal, conhecida como Máfia Vermelha do Rio Grande do Norte. A abordagem foi planejada após uma foto circular no WhatsApp, com um dos integrantes segurando um revólver e com uma legenda informando que iria 'envadir a Bahia'. 

O ônibus, que trazia o trio e outras pessoas para assistir a partida entre Jacuipense x América-RN, válida pelo Campeonato Brasileiro da Série D, foi interceptado na BA 120, por guarnições da Cipe Nordeste e da 90ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Riachão do Jacuípe)

De imediato, as equipes montaram a barreira e, ao identificar que se tratava do transporte que trazia o grupo, iniciou o procedimento de abordagem, sendo encontrados com três torcedores fogos de artifícios e porções de drogas. O trio foi conduzido para a delegacia de Riachão do Jacuípe sendo registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria da Segurança Pública da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Rui Costa decreta três dias de luto oficial pela morte de João Gilberto

Sábado, 06 de Julho de 2019 / Bahia

O governador Rui Costa utilizou as redes sociais para manifestar seus pêsames pela morte do baiano João Gilberto neste sábado (6) e decretar três dias de luto na Bahia. Leia a nota de pesar na íntegra:

_"Pai da Bossa Nova, João Gilberto ajudou a projetar a imagem da Bahia e da música brasileira para o mundo. Hoje, sua morte silencia a música. Meus sentimentos aos familiares, amigos e fãs de um dos mais ilustres filhos de Juazeiro, que se tornou uma referência para as gerações de músicos que vieram depois da Bossa Nova. Os baianos têm orgulho de João Gilberto e por isso preservaremos seu legado. Que Deus conforte todos neste momento de dor. Decreto três dias de luto oficial na Bahia pela morte de João Gilberto"_.


Blogbraga/Assessoria de imprensa

Compartilhar no Whatsapp

Missão do Governo apresenta oportunidades da Bahia para empresa italiana

Sábado, 06 de Julho de 2019 / Bahia

As oportunidades da Bahia para projetos de infraestrutura, energias renováveis e turismo foram apresentadas para o grupo empresarial Cestari, em Milão (Itália). Uma missão do Governo da Bahia, composta pelo Secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, e o superintendente de Atração de Investimentos e Fomento ao Desenvolvimento Econômico da Bahia, Paulo Guimarães, esteve reunida durante toda esta sexta-feira (05) com representantes da empresa.

“A reunião se concentrou numa discussão sobre as oportunidades da Bahia para projetos de infraestrutura e turismo, pelos quais a empresa se interessou e pretende conhecer melhor e, principalmente, na intenção do Governo da Bahia em tornar-se cliente de serviços de energia elétrica de fonte solar fotovoltaica”, informou Pinheiro. Ainda de acordo com o secretário, a empresa assegurou que vai participar de todas as fases do processo para implantação do projeto de utilização de energia distribuída solar fotovoltaica e de eficiência energética para atender às unidades do Governo em todo o território baiano.

Segundo o superintendente Paulo Guimarães, “das discussões resultou o encaminhamento de que o Governo realizará audiências públicas como desdobramento do termo de referência para esse tipo de serviço, permitindo assim que haja um aprimoramento do caminho a ser adotado para o certame final”, disse. O objetivo central do Estado com este projeto é gerar economia nas contas de energia dos imóveis da gestão estadual.

Diante da lista de projetos de infraestrutura apresentada pela missão governamental, a empresa se comprometeu a reunir, no segundo semestre desse ano, diversas de suas empresas parceiras das regiões da Campagna (Nápoles) e Lombardia (Milão) para discussões nas áreas de infraestrutura, energias renováveis e turismo.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Articulação entre Governo do Estado e Prefeituras fortalecem o saneamento rural em Jacobina e Seabra

Sexta-feira, 05 de Julho de 2019 / Bahia

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs) realizaram, nesta sexta-feira (05), em Seabra e Jacobina, reuniões de trabalho com os prefeitos dos municípios atendidos pelas Centrais de Gestão dos Sistemas de Água dos referidos municípios, tendo como objetivo discutir a importância da aprovação das Leis Autorizativas municipais que delegam a prestação de serviço do saneamento para as Centrais. 

Com a participação do secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Leonardo Góes, do secretário de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, e do chefe de gabinete da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), Jonival Lucas, no encontro foram apresentados os investimentos na implantação dos Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário. 

De acordo com o titular da SDR, Josias Gomes, as centrais foram um instrumento utilizado pelo Governo do Estado, nos últimos anos, para completar a ação do programa Água para Todos: “Essa iniciativa permite que água chegue, tratada e com qualidade, na casa dos agricultores familiares. Isso faz toda diferença e se alia a programas como o Luz para Todos e outros de incentivo à agricultura familiar, que ajudam a fixar o homem no campo, e vêm permitindo produção e produtividade elevadas. Quando se criam as condições para ter água tratada, quem vive na zona rural passa a ter as condições de habitabilidade que se tem nos centros urbanos. Por isso esperamos que, em breve, seja aprovada, nos municípios atendidos pelas centrais, a Lei, para iniciar o processo de consolidação das centrais das águas”.

Por meio do projeto Bahia Produtiva, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (Car), vinculada à SDR, em parceria com a Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos (Cerb), vinculada à Sihs, estão ampliando e recuperando 112 sistemas de abastecimento e construindo banheiros residenciais em comunidades rurais de 15 municípios baianos, beneficiando mais de 17 mil famílias. A gestão desses sistemas vem sendo realizada por meio de Centrais de Abastecimento, uma ação que envolve a participação direta das associações comunitárias na implementação, administração e operação dos sistemas, o que garante a qualidade e eficiência dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. 

O prefeito do município de Miguel Calmon, José Ricardo Requião (Caca), pontuou que os municípios terão o compromisso de assinar a lei, autorizando o funcionamento da Central das Águas, que já está sendo testada, com resultados positivos. Ele explicou ainda que a ação possibilita a descentralização dos sistemas: “As associações, junto com a central, tomariam conta, claro que com a parceria do município e o Governo do Estado. Com isso, se tem uma resposta mais rápida quando os problemas acontecem, quando queima-se uma bomba, quebra um cano, que o município às vezes não tem braços para alcançar todo território do interior do município, e dessa forma a ação é descentralizada e a solução vem muito mais rápida e a população fica muito satisfeita”.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação SDR

Compartilhar no Whatsapp

Operação conjunta da BA e de SE encontra assaltante de banco; indivíduo morre em confronto com a Polícia

Sexta-feira, 05 de Julho de 2019 / Bahia

Michael Andrade Lima, o 'Robissão', chefiava também uma quadrilha de traficantes que atua no bairro de Mata Escura.

Uma operação conjunta entre as polícias da Bahia e de Sergipe localizou, na manhã desta sexta-feira (5), Michael Andrade Lima, 30 anos, o 'Robissão', autor de roubos contra carros-fortes e bancos nos dois estados. O criminoso liderava também uma facção com atuação no bairro de Mata Escura, em Salvador.

O Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) da Bahia, a Polícia Federal e a Polícia Civil de Sergipe investigavam o criminoso há cerca de um ano. Robissão fugiu para Aracaju após duas tentativas de roubos a uma agência bancária, na cidade baiana de Santo Estevão, e a um carro-forte no bairro de Sussuarana, em Salvador.

Em solo sergipano, o criminoso roubou um banco na cidade de Cristinápolis. Sabendo que possuía mandado de prisão, na Bahia, o assaltante vivia em Aracaju utilizando documentos falsos. Durante tentativa de captura, nesta manhã, Robissão reagiu, foi atingido e não resistiu aos ferimentos.

Com ele foram apreendidas uma pistola e munições. "Continuamos realizando diligências em Aracaju procurando um possível local utilizado para armazenar armas e drogas", informou o diretor do Draco, delegado Marcelo Sansão.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria da Segurança Pública da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Nelson Leal elogia decisão do Governo da Bahia em reduzir o ICMS do querosene usado na aviação

Quinta-feira, 04 de Julho de 2019 / Bahia

Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Nelson Leal

Governador rui costa anuncia ampliação de voos para a bahia de três companhias aéreas
 
O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Nelson Leal, comemorou, hoje (04.07), o anúncio que o governador Rui Costa irá fazer amanhã de aumento do número de voos na Bahia, com a participação de representantes de três companhias aéreas, que estão ampliando sua atuação no Estado em virtude da redução do ICMS de querosene de aviação. “É uma ótima notícia para os baianos e que teve uma contribuição direta da Assembleia Legislativa da Bahia. No final de maio, realizamos uma sessão especial para debater os preços abusivos das passagens aéreas, que subiram até 140%, e a dificuldade que os baianos têm para se deslocar para outras cidades, principalmente as do Nordeste e do interior da Bahia. Em um país – e também em um Estado - com dimensões continentais, o transporte aéreo é fundamental”, disse o presidente da ALBA.

Leal relembra as denúncias que foram feitas durante o evento na ALBA, de que passagens de Salvador para Juazeiro podiam custar até R$ 4 mil. “A deputada Olívia Santana denunciou esse absurdo. O deputado Jânio Natal também fez queixas do preço e das dificuldades de se viajar de avião para Porto Seguro, um dos destinos turísticos mais importantes do país. De Salvador para o Rio de Janeiro, com a quebra da Avianca, só existe uma companhia aérea que opera voos diretos. Nas outras, muitas vezes, o passageiro tem que se fazer três escalas”, mostra o presidente da ALBA.

O chefe do Legislativo criticou também a decisão do presidente Bolsonaro de vetar, no mês passado, a MP aprovada pelo Congresso, que obrigava as companhias aéreas a voltar a adotar a franquia mínima de bagagem no transporte aéreo doméstico e internacional: o passageiro poderia levar, sem cobrança adicional, uma mala de até 23 kg nas aeronaves a partir de 31 assentos. Sou a favor da concorrência de mercado, mas seria uma espécie de castigo para as aéreas, que prometeram reduzir os preços das tarifas com a cobrança da bagagem. Os preços não abaixaram, como, ao contrário, subiram”, critica Leal.


Blogbraga/ALBA - Assessoria da Presidência

Compartilhar no Whatsapp

Secretaria da Educação do Estado realiza atividade de apoio para aprendizagens de Português e Matemática

Quinta-feira, 04 de Julho de 2019 / Bahia

Foto: Ilustrativa/ Claudionor Jr

A Secretaria da Educação do Estado (SEC), por meio do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE), está promovendo uma série de atividades diagnósticas em Língua Portuguesa e Matemática. O objetivo é levantar, de maneira mais precisa, as habilidades e conteúdos que os estudantes já consolidaram ou que ainda estão em desenvolvimento para garantir o fortalecimento das aprendizagens.

As ações do SABE têm como matriz de referência o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que constitui o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Os dados obtidos pelo SABE oferecem aos professores e gestores a possibilidade de refletir sobre os resultados e investir em novas metodologias e práticas que assegurem as aprendizagens dos estudantes.

O SABE tem a projeção de abarcar cada vez mais anos/séries de ensino, e, hoje, são avaliados os anos finais dos ciclos educacionais, sendo o 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, além da 3ª série do Ensino Médio e 4ª série do EPI. A primeira etapa, já executada, foi a avaliação diagnóstica. Agora, em um segundo momento, as unidades escolares estão aplicando a Atividade de Apoio ao Estudante e lançando os resultados obtidos, com o prazo previsto para conclusão até o dia 19 de julho, no sistema online SABE.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, ressaltou a importância da iniciativa. “As Atividades de Apoio são de extrema importância, pois ajudam a fortalecer o processo de aprendizagem dos estudantes, ao retomar os conteúdos e habilidades que se apresentaram abaixo das expectativas de aprendizagens esperadas em Língua Portuguesa e Matemática. A partir dessas atividades, o professor pode construir novas ações pedagógicas que ampliem os conhecimentos dos estudantes. O diálogo entre gestores, coordenadores pedagógicos e professores, com vistas a incentivar os estudantes para a realização dessa atividade, é fundamental para o êxito da ação”, destacou.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE CAPIM GROSSO: Global System com apoio da Polícia Militar recuperam veículo em Ponto Novo/BA

Quinta-feira, 04 de Julho de 2019 / Bahia

Na madrugada de hoje (04/07), por volta de 1h30 da manhã a Central de Rastreamento Global System recebeu chamado de seu cliente informando que seu veículo FIAT/TORO placa de Luís Eduardo Magalhaes-BA, havia sido tomado de assalto por 2 elementos armados em Capim Grosso-BA.

O mesmo informou que estava viajando quando ao passar por um quebra-molas em Capim Grosso, às 23h30, foi fechado por outro veículo e o assalto anunciado. 
O Cliente Global System foi jogado para o banco traseiro do veículo e levado para uma estrada vicinal onde o veículo foi desmontado a procura do rastreador, mas apesar da extensa procura o mesmo não foi encontrado no veículo.

Em seguida o Cliente Global System foi abandonado na mata e o veículo seguiu sentido Ponto Novo-BA, onde o mesmo foi escondido dentro da mata a 5 KM da cidade. A Global System ao ser acionada imediatamente localizou o veículo, passando a informação de sua localização para a Polícia Militar de Ponto Novo, que deslocou viatura ao local. 

O veículo foi encontrado escondido na mata ainda com todas as malas e pertences pessoais do proprietário do veículo, a Polícia Militar removeu o mesmo para a Delegacia onde se encontra a disposição do proprietário para que o mesmo possa prosseguir sua viagem.


Blogbraga/Global System

Compartilhar no Whatsapp

Estado abre mais de 20 mil vagas para cursos técnicos de nível médio

Quinta-feira, 04 de Julho de 2019 / Bahia

A Secretaria da Educação do Estado abriu inscrições, nesta quinta-feira (4), para mais de 20 mil vagas de cursos técnicos de nível médio. As vagas são para os Centros Estaduais e Centros Territoriais de Educação Profissional, além de unidades compartilhadas na capital e em mais 97 municípios dos 27 Territórios de Identidade, entre os quais estão: Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Gandu, Ipiaú, Ilhéus, Jequié, Juazeiro, Senhor do Bonfim, Barreiras, Seabra, Itaberaba, Serrinha, São Domingos, Bom Jesus da Lapa, Xique-xique, Irecê, Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas, Alagoinhas, Macaúbas e Caetité (veja a relação completa no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). As inscrições seguem até dia 14 de julho.

Ao todo são 45 cursos disponibilizados nas formas de oferta Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada à Educação de Jovens e Adultos (PROEJA Médio) e Subsequente ao Ensino Médio (para quem já concluiu o Ensino Médio na rede pública e quer voltar a estudar). Entre os cursos estão: Administração, Segurança do Trabalho, Logística, Meio Ambiente, Agroecologia, Agropecuária, Enfermagem, Nutrição e Dietética, Análises Clínicas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Contabilidade, Farmácia, Química, Cozinha, Alimentos, Panificação, Recursos Humanos, Edificações, Desenho da Construção Civil, Rede de Computadores, Secretariado, Conservação e Restauro, Artes Visuais, instrumento Musical, Documentação Musical e Regência.

Do total ofertado, 12.510 vagas são para os cursos na forma de articulação Subsequente ao Ensino Médio. Neste caso, os estudantes devem acessar o Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) para realizar a inscrição no sorteio eletrônico. O resultado será divulgado no dia 16 de julho e os contemplados devem comparecer às unidades escolares para as quais se inscreveram para efetuar a matrícula no período de 18 e 19 de julho. 

As demais 7.720 vagas são para cursos na forma de articulação PROEJA Médio, direcionada a jovens com mais de 18 anos, que concluíram o Ensino Fundamental. Para este público, a matrícula é feita diretamente nas unidades escolares ofertantes de Educação Profissional, com vagas disponíveis, no período de 18 e 19 de julho. No ato da matrícula, o estudante deve apresentar documentos como o original do histórico escolar; originais e cópias da cédula de identidade ou certidão de registro civil, do CPF e do comprovante de residência. Nos dois casos, as aulas serão iniciadas no dia 29 de julho.

O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Ezequiel Westphal, falou sobre o impacto destas ofertas na formação dos jovens e adultos. “Estes cursos dão oportunidades para estudantes que concluíram o Ensino Médio na rede pública e buscam uma formação profissional e aos alunos que buscam um curso profissional articulado à Educação de Jovens e Adultos. As políticas para a Bahia, principalmente voltadas à EJA, têm se intensificado, cada vez mais, nos últimos anos. Então, convidamos a todos aqueles, que tenham interesse nos cursos na área de Educação Profissional, a fazerem a sua inscrição e ou a se matricular num processo bastante simplificado e inclusivo”, destacou.

Acesse o edital e as unidades ofertantes com os respectivos números de vagas no Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Escolas estaduais voltam às aulas após o recesso junino

Quinta-feira, 04 de Julho de 2019 / Bahia

Os cerca de 800 mil estudantes da rede estadual de ensino retornaram às aulas nesta quarta-feira (3), depois do recesso junino. De acordo com o calendário escolar, o ano letivo termina no dia 16 de dezembro, totalizando uma carga horária mínima de 800 horas, distribuídas em 200 dias letivos. As aulas estão sendo reiniciadas com uma série de novidades. As aprendizagens estão sendo fortalecidas, ainda mais, por meio de projetos estruturantes, entre os quais o ENEM 100%, com aulões de reforço para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM); as feiras escolares de Ciências, Matemática e Empreendedorismo e dos Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP).  Os educadores da rede também estão mobilizados para a segunda etapa da Jornada Pedagógica 2019, no dia 27 de julho, com o tema “Pilares para a garantia do direito de aprender: currículo, formação, acompanhamento e avaliação”.

Nas escolas o dia foi de reencontros, abraços e de muitas expectativas. O estudante Marcos Antônio Santos, 20, 3º ano, do Colégio Estadual Bolívar Santana, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), é um dos que estão com a expectativa “em alta”, neste segundo semestre em função do ENEM. “Estamos entrando no segundo semestre e esta é uma nova oportunidade de aprendizagem. Volto às aulas ainda mais focado nos conteúdos voltados ao ENEM. Quero aproveitar os meses que antecedem ao exame para me dedicar especialmente à área de Linguagens, incluindo redação. Além de prestar a atenção nas aulas, em casa estou bem dedicado a assistir a vídeoaulas para fixar, ainda mais, os assuntos”.

A coordenadora pedagógica do Bolívar – onde estudam 1.395 alunos dos Ensinos Fundamental II e Médio –, Alcilane Santana, destaca algumas das atividades do projeto pedagógico da unidade escolar, neste semestre. “Os trabalhos relacionados às feiras terão culminância em agosto. No caso dos alunos que vão fazer o ENEM, a preparação se aprofunda com aulas específicas, dentro de cada área do conhecimento; com as parcerias com universidades. Estamos sempre motivando os nossos alunos, elevando a sua autoestima e mostrando-lhes a sua possibilidade de terem acesso ao Ensino Superior, tais e quais os nossos ex-alunos, que sempre convidamos para que possam falar de suas experiências”.

No Colégio Estadual Ruth Pacheco, no bairro de Sussuarana, em Salvador, o clima do volta às aulas foi, também, de reencontro entre alunos, gestores, professores e funcionários. A estudante Elisiane Machado, 15, 9º ano, disse que volta às aulas com mais disposição para terminar o ano letivo com sucesso. “Estou bem animada porque, no próximo ano, estarei no Ensino Médio. Então, quero estudar muito para ganhar uma boa base, principalmente porque pretendo fazer Medicina ou Direito e isto significa que terei que me dedicar ainda mais”. O professor de História do Ensino Fundamental II, Lázaro Silva, do Ruth Pacheco, conta que está voltado, neste semestre, a conteúdos como cidadania e revoluções que ocorreram no mundo do trabalho, já na perspectiva dos conteúdos exigidos nas provas do ENEM”.

Aulões ENEM 100% - A partir deste mês de julho, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) realizará mais quatro ciclos dos Aulões programados para os seguintes períodos: de 15 a 19 de julho; de 19 a 23 de agosto; de 23 a 27 de setembro; e de 7 a 11 de outubro, nos turnos matutino (das 9h às 12h) e vespertino (das 14h às 17h). Os aulões acontecerão no auditório da SEC, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com transmissão ao vivo por meio do Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) e nas redes sociais da Educação Bahia.

Jornada Pedagógica – As escolas também estão sendo mobilizadas para a 2ª etapa da Jornada Pedagógica, no dia 27 de julho. A iniciativa está sendo realizada duas vezes por ano, desde 2017, reunindo professores, gestores e coordenadores pedagógicos em um planejamento coletivo baseado no tema “Pilares para a garantia do direito de aprender: currículo, formação, acompanhamento e avaliação”. Durante o encontro, os participantes discutem ações e atividades, bem como avaliam o conteúdo e as estratégias de articulação entre os projetos e o currículo escolar, tendo em vista a melhoria da aprendizagem.

Protagonismo estudantil - Os estudantes também já estão desenvolvendo projetos com vistas à realização das feiras escolares de Ciências, Matemática e Empreendedorismo 2019 e, consequentemente, para a 8ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA). As feiras escolares acontecerão de 1º de agosto a 30 de setembro de 2019 e são compostas pela exposição e mostra de trabalhos realizados por estudantes sob a orientação de um professor. Os trabalhos selecionados nas feiras escolares deverão ser submetidos à 8ª FECIBA, no período de 1º a 20 de outubro. A FECIBA é considerada uma estratégia de divulgação e popularização científica, que envolve mostra de experiências e de estímulo ao protagonismo estudantil dos alunos do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação Profissional e Tecnológica.

JERP – Neste segundo semestre também serão realizadas novas etapas dos Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP). Os jogos são desenvolvidos pela SEC para potencializar a prática esportiva como um instrumento pedagógico incorporado ao currículo dos estudantes. O JERP envolve diferentes modalidades como basquete, vôlei, futebol e xadrez, acontece nas etapas escolares, municipais, polos, territoriais, zonal, regional e nacional, e em 2019 conta com uma programação comemorativa dos 10 anos do projeto. Já foram realizadas as etapas escolar e municipal. Os Jogos Municipais Integrados, que fazem parte da etapa polos, aconteceram de 1 a 30 de junho. A etapa territorial está programada para acontecer de 3 a 15 de julho. Ainda no mesmo de julho, de 15 a 21, será realizada a etapa zonal, com modalidades individuais e coletivas.  No mês de agosto será realizada a etapa estadual.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Eleitor que teve título cancelado deverá regularizar sua situação

Quarta-feira, 03 de Julho de 2019 / Bahia

Imagem Ilustrativa

Cartórios de todo o estado retomam atividades nesta quarta (3/7) com foco na regularização de títulos cancelados e recadastramento biométrico dos eleitores dos 281 municípios em fase obrigatória da revisão

Cartórios eleitorais de todo o estado retomam as atividades nesta quarta-feira (3/7). Após a interrupção dos trabalhos, em virtude do feriado alusivo a Independência da Bahia, o TRE baiano pretende intensificar a campanha para regularização de títulos cancelados e recadastramento dos eleitores das cidades em fase obrigatória de revisão biométrica.

Para regularizar sua situação perante a Justiça Eleitoral, o eleitor que teve o título cancelado deve tomar algumas providências. Caso contrário, estará sujeito aos diversos impedimentos ocasionados pelo cancelamento do documento. Recentemente, a Justiça Eleitoral cancelou mais de 92 mil de títulos na Bahia em razão da depuração do cadastro, que é quando são identificados eleitores que deixaram de votar ou justificar por três eleições (regulares ou suplementares) consecutivas.

A primeira medida a ser tomada pelo eleitor é o pagamento de multa no valor de R$ 3,51 por turno de votação que tenha faltado. Vale destacar que cada turno é considerado uma eleição. Confira no site do TRE-BA o passo a passo para a quitação de multas eleitorais. Após o pagamento, o cidadão deverá comparecer a um cartório eleitoral e apresentar documento de identificação e comprovante de residência para solicitar a regularização do título. Esse atendimento poderá ser agendado por meio de site (agendamento.tre-ba.jus.br) ou telefone 0800 071 6505.  

Se o eleitor tiver dúvida sobre a regularidade de seu documento, poderá consultar sobre sua situação eleitoral no site do Eleitoral baiano. A consulta é gratuita.

A falta de regularização do título sujeita o eleitor a uma série de restrições e impedimentos legais, entre eles os de:

– Obter passaporte ou carteira de identidade;

– Receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, bem como de fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço público delegado, correspondentes ao segundo mês subsequente ao da eleição;

– Participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal, dos municípios ou das respectivas autarquias;

– Obter empréstimos nas autarquias, nas sociedades de economia mista, nas caixas econômicas federais e estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este participe, e com essas entidades celebrar contratos;

– Inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, e neles ser investido ou empossado;

– Renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;

– Praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou Imposto de Renda;

– Obter qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

Biometria

A Justiça Eleitoral na Bahia lembra ainda que eleitores de mais de 281 cidades no estado devem comparecer aos seus respectivos cartórios eleitorais para realizar o recadastramento biométrico. Os cidadãos que não realizarem o procedimento dentro do prazo terão seus títulos cancelados. Para a revisão biométrica, o serviço de agendamento (agendamento.tre-ba.jus.br ou 0800 071 6505) também está disponível.

Saiba mais sobre a última fase da biometria na Bahia

Leia mais:

26/06/2019 Última fase da biometria será a de maior impacto em eleição, diz presidente do TRE-BA


Blogbraga/TRE/BA

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE SEABRA: Operação apreende 1 tonelada de maconha por dia em Iraquara

Quarta-feira, 03 de Julho de 2019 / Bahia

Ações conjuntas alcançaram a marca de uma tonelada de maconha apreendida por dia, na cidade de Iraquara, nos últimos três dias. O flagrante mais recente aconteceu, na manhã de segunda-feira (1), quando pouco mais de 1.000 kg foram encontrados.

Equipes da Cipe Semiárido, da 42ª CIPM e dos Destacamentos de Iraquara e Souto Soares receberam denúncias e foram até o distrito de Caatinguinha. Após varreduras localizaram seis roças de maconha com aproximadamente 220 mil pés.

Nenhum criminoso foi encontrado no local. Com ajuda de um trator os pés foram retirados e queimados. Ferramentas usadas para o cultivo da erva acabaram apreendidas. O caso foi registrado na Delegacia Territorial de Seabra.

Histórico

No dia 29, em um sítio na zona rural de Iraquara, a polícia localizou uma plantação com 250 mil pés. Além da erva no solo, mais 72 kg do entorpecente colhidos e 40 kg da droga prensada eram armazenadas em uma dependência do imóvel. No flagrante, um traficante reagiu e acabou não resistindo ao confronto.


Blogbraga/SSP-BA/Fonte: Ascom/Alberto Maraux

Compartilhar no Whatsapp

No desfile do Dois de Julho, Nelson Leal pede revisão histórica da “Independência do Brasil”

Terça-feira, 02 de Julho de 2019 / Bahia

Presidente disse que que a efetiva libertação do país só aconteceu em 1823
 
O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Nelson Leal, defendeu, na manhã de hoje (02.07), na cerimônia oficial dos tradicionais festejos pelo 2 de Julho - data em que é comemorada a Independência da Bahia, que os livros de história do Brasil façam uma revisão histórica e adotem o 2 de Julho de 1823 como data da efetiva independência, deixando o Brasil de ser colônia de Portugal. 

“A proclamação da Independência é de 7 de Setembro de 1822, mas o exército português só foi derrotado e expulso definitivamente do país em julho do ano seguinte, na Batalha de Pirajá. O que vale é o dia da libertação e não da assinatura do documento de independência. Não é demais lembrar que, somente em 12 de outubro de 1822, D. Pedro é proclamado Imperador e o Brasil vira Império. Portanto, historicamente, a data da nossa Independência deveria ser 2 de Julho de 1823”, defende Leal.

Representando o Legislativo baiano, Nelson Leal participou do hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia, de Salvador e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), ao lado do vice-governador João Leão; do prefeito de Salvador, ACM Neto; e do professor Eduardo Morais de Castro, presidente do IGHB. Leal também acompanhou os dois dos símbolos dos festejos, o Caboclo e a Cabocla, saindo da Lapinha em direção ao Centro Histórico de Salvador.

“A Independência da Bahia é a única festa cívica brasileira com participação popular. É a verdadeira celebração da Independência do Brasil: foi aqui que os brasileiros defenderam a pátria contra o exército português. Os baianos consolidaram realmente a nossa independência e realizam uma emocionante celebração. Todo o Brasil deveria render homenagens aos heróis do Dois de Julho”, defende o presidente da ALBA.

As solenidades do dia se encerrarão por volta das 17h, no Campo Grande, com Nelson Leal, ao lado do governador Rui Costa e do prefeito ACM Neto, entre outras autoridades, depositando flores no Monumento ao 2 de Julho e assistindo ao acendimento da pira do fogo simbólico pela Independência da Bahia.


Blogbraga/ALBA - Assessoria da Presidência

Compartilhar no Whatsapp

24ª CIPM ASSEGURA OS FESTEJOS DE SÃO PEDRO EM JACOBINA E REGIÃO COM MUITA PAZ E SEGURANÇA PÚBLICA

Terça-feira, 02 de Julho de 2019 / Bahia

Durante todo o período de 28 de junho a 01 de julho, nas cidades de Caém e Tapiramutá, bem como nos Distritos de Lages do Batata e Junco em Jacobina, a 24ª CIPM aplicou a Operação São Pedro, empregando um considerável quantitativo de seu efetivo policial militar, onde foram utilizadas 08 viaturas 04 Rodas, Base Móvel, 04 Motocicletas, dentre outros equipamentos como sinalizadores de trânsito e detectores de metais, proporcionando assim muita paz e segurança pública em todos os eventos.

Como nos festejos do São João, há uma semana, nesta Operação não foi diferente. Foi instalada na Sede da Unidade a Sala de Situação, que funcionou sob o comando de Oficiais designados pelo Comandante, os quais revezaram diariamente durante todo o período, tendo como Coordenador o Capitão PM Juliano Rodrigues, Subcomandante da 24ª CIPM, onde garantiu todo suporte e acompanhamento necessários durante todo o Policiamento Ostensivo Geral. Novamente, o Major PM Flailton Oliveira supervisionou diretamente a todos os eventos onde a tropa da Unidade se fez presente.

Todo este aparato policial militar novamente galgou a garantia da paz e segurança públicas para toda comunidade, durante os festejos, onde não foi registrada nenhuma ocorrência de relevância.

"Assim como no período de São João, os festejos de São Pedro em nossa região são bastante comemorados pela comunidade, e não meço esforços em também proporcionar este forte policiamento neste evento, onde a ordem e paz públicas foram preservadas pela Polícia Militar. Parabenizo a todos os policiais militares pelo empenho ostensivo desempenhado durante todo evento, em que todos os foliões obtiveram a sensação de segurança com a presença destes bravos PMs." Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

Povo baiano homenageia heróis da independência no 2 de Julho

Terça-feira, 02 de Julho de 2019 / Bahia

Desde 1824, a conquista da liberdade, no 2 de Julho, é comemorada pelo povo baiano com o desfile que sai da Lapinha até o Campo Grande, em Salvador. Os carros do caboclo e da cabocla são cortejados por milhares de pessoas, que celebram a expulsão dos últimos portugueses do Brasil. 

Este ano, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e governador em exercício, João Leão, representou o governador Rui Costa no hasteamento da bandeiras, na homenagem ao general Labatut e na saída do cortejo. "O 2 de Julho é um dia muito importante para a Bahia e o Brasil. É uma data que marca o coração dos baianos. É uma felicidade grande ver esse povo reunido, comemorando", afirmou Leão. 

Com as sacadas das casas enfeitadas e ruas cheias, a festa reúne todos os elementos da luta pela libertação da Bahia e do Brasil da dominação portuguesa. Entre os personagens históricos homenageados, Maria Quitéria é lembrada por pessoas como a dona de casa Romilda Anunciação. "Eu saio vestida de Maria Quitéria há 39 anos. Venho desde pequena, quando minha tia me trazia. Minha história de luta tem tudo a ver com Maria Quitéria. Ela é uma guerreira e eu também sou. Ano que vem, estarei aqui novamente", disse. 

Os povos indígenas também estão representados no figurino do casal Antônio Brandão, guia de turismo, e Ivanete da Silva, promotora de eventos. A história do Brasil é revisitada. "No 2 de Julho, o povo é representado por ele mesmo. Então, nada melhor que a gente representar as pessoas que lutaram, como os índios e escravos", destacou Antônio. 

Apoio cultural e policiamento

O percurso inclui policiamento reforçado pelo Comando de Policiamento Regional da Capital (BTS), além do Comando do Policiamento Especializado - CPE, BOPE, BEPETur, GRAER, Apolo, Gêmeos, Companhias de Policiamento Especializado, Esquadrão de Motociclista Águia e Cavalaria. Também são empregadas sete Bases Móveis, quatro no turno matutino e três no vespertino, assim como ocupação de pontos sensíveis com tropa especializada e utilização de drone do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer). 

Dentro da programação, 10 bandas filarmônicas e mais três grupos de manifestação de cultura popular, sendo estes últimos oriundos das cidades da Rota Histórica da Independência do Brasil na Bahia, foram selecionadas pela Fundação Cultural do Estado (Funceb) para participação no desfile. 


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE JACOBINA: 24ª CIPM PRENDE CASAL POR ASSOCIAÇÃO AO TRÁFICO DE ENTORPECENTES NA CIDADE DE OUROLÂNDIA

Segunda-feira, 01 de Julho de 2019 / Bahia

Na manhã do último sábado, 29 de junho, Policiais Militares que compõem a Guarnição Sertão Avançado, ao realizarem rondas e abordagens na cidade de Ourolândia, avistaram um casal no Povoado de Barragem, numa motocicleta em sentido ao Centro, em atitude suspeita. Momento em que estes policiais resolveram dá ordem de parada e proceder com uma busca pessoal. Nesta ação da PM, foi encontrado no compartimento de ferramentas da motocicleta, (114) pinos contendo uma substância análoga a cocaína e uma quantia de R$ 790,00 em espécie.

Prontamente, ao casal de 38 e 29 anos de idade, fora dada voz de prisão e, juntamente com o material apreendido, encaminhado para a 16ª COORPIN em Jacobina, onde o Delegado procedeu com a lavratura do Flagrante Delito.

“Os Policiais Militares que compõem a guarnição Sertão Avançado estão de parabéns pelas atuações que vem desenvolvendo em toda área de ação da 24ª CIPM, no combate ao tráfico de entorpecentes. Garanto a continuidade nestas Operações no intuito de erradicar esta prática em nossa região.” Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

Produtores do Vale do São Francisco já comemoram a retirada de impostos sobre exportações de frutas

Segunda-feira, 01 de Julho de 2019 / Bahia

O acordo firmado entre o Mercosul e a União Europeia, na última sexta-feira (28), criou a maior área de livre comércio do mundo. Juntos, os dois blocos movimentam U$ 17 trilhões em Produto Interno Bruto (PIB). Reivindicação antiga dos produtores do Vale do São Francisco, a retirada de impostos sobre os produtos agrícolas permitirá, por exemplo, que a uva de mesa produzida na região entre na Europa com tarifa zero. 

Os exportadores do São Francisco também terão maior acesso à União Europeia por meio de quotas – para açúcar e etanol –, além do reconhecimento de produtos brasileiros diferenciados, como o vinho. Em Petrolina (PE), onde recebeu os detalhes das negociações, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais (SPR), Jailson Lira, destacou que o Vale vai se posicionar melhor no mercado internacional. 

“Alguns países que concorrem conosco na mesma época de produção de frutas, como Estados Unidos, Chile, Peru e África do Sul, não têm a incidência de taxas da União Europeia. Então, esse acordo é histórico para nós porque coloca Petrolina e o Vale do São Francisco em pé de igualdade com esses competidores, uma vez que respondemos por 98% das exportações de uvas de mesa e 95% de mangas do país”, avalia o representante dos produtores do segmento que gera 100 mil empregos diretos e movimenta anualmente cerca de U$ 3,8 milhões. 

Denominado como “Import Duty”, o imposto sobre importações da UE – que hoje varia entre 4% e 14% da fruta comercializada pela região do São Francisco – só será eliminado após aprovação do acordo por todos os parlamentos do bloco europeu. E, embora a previsão seja de que o processo leve dois anos, o setor agrícola do Vale já comemora. Segundo Jailson Lira, as exportações brasileiras de frutas movimentam hoje U$ 800 milhões, dos quais 60% em acordos comerciais com o bloco europeu com destaque para os mercados da Inglaterra, Holanda, Alemanha, Irlanda e Dinamarca.

“Consideramos esse acordo um avanço significativo no nosso caixa para os próximos anos. Com a mudança iremos pagar menos impostos e diminuir os custos com a produção”, afirma ele. De acordo com o Ministério da Economia e o Itamaraty, quando considerado os demais segmentos produtivos alcançados com o acordo para o Brasil, o saldo positivo é ainda maior, de U$ 125 bilhões em 15 anos.

A celebração do acordo elevou os ânimos dos fruticultores e do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina, que ressaltou o esforço político de ministros, senadores e deputados. “Estamos extremamente satisfeitos com essa possibilidade e somos gratos aos políticos que atuaram conosco, como o senador Fernando Bezerra Coelho; o deputado federal, Fernando Filho; o prefeito Miguel Coelho; que ainda recentemente trouxeram para a região o presidente da República e a ministra da Agricultura para uma conversa conosco, e essa [celebração do acordo] foi uma das solicitações mais firmes que fizemos”, conclui Lira.


Blogbraga/CLAS Comunicação & Marketing

Compartilhar no Whatsapp

ALBA APOIA POLÍTICAS DE VALORIZAÇÃO PARA O FUTEBOL FEMININO NA BAHIA

Segunda-feira, 01 de Julho de 2019 / Bahia

Quem assiste Marta nas quatro linhas se rende ao bom futebol que levou a atleta da Seleção Brasileira a se tornar a maior artilheira da história das copas. Eleita seis vezes como melhor jogadora de futebol do mundo, a alagoana inspira as novas gerações. No entanto, assim como Cristiane e Formiga - colegas de elenco - Marta é um ponto fora da curva. A realidade do futebol feminino no Brasil causa frustração em muitas meninas que sonham em um dia viver profissionalmente do esporte. 

Os desafios para incluir a mulher no futebol, assim como a dificuldade de patrocínio e apoio, e a inferioridade salarial em comparação aos homens, mobilizaram amantes do esporte a participarem da sessão especial para discutir as Políticas de Valorização do Futebol Feminino na Bahia, proposta pela deputada Olívia Santana (PC do B) e aprovada pela Comissão dos Direitos da Mulher, da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). 

No encontro, realizado na manhã desta quinta-feira (27), no plenário do Parlamento baiano, a comunista destacou que a presença da mulher nos esportes se confunde com a luta por mais direitos e liberdade. A parlamentar foi enfática ao destacar o que considerou merecimento das jogadoras brasileiras ao profissionalismo. “Não é mais um assunto apenas de esporte, é um tema da sociedade. Não podemos ver o futebol feminino somente como lazer. Ele é um ofício, uma profissão”, afirmou Olívia, que preside a Comissão da Mulher.

A proponente apresentou números divulgados por institutos de pesquisa, que confirmaram a disparidade no que tange a remuneração dos atletas do futebol, evidenciando a superioridade econômica dos homens no esporte. De acordo com a Agência Brasil, 1% das jogadoras remuneradas tem o poder de cobrar salário igual ou maior de R$ 29 mil; 30% recebem entre R$ 7 mil e R$ 2 mil; e 67% tem salários até R$ 2 mil ou mesmo nada recebem. 

Segundo um estudo feito pelo Sindicato Internacional dos Jogadores de Futebol, 49% das mulheres que praticam o esporte não recebem salários, e 87% encerrarão a carreira antes dos 25 anos, sendo assim, a jogadora Formiga, que já ultrapassou a linha dos 40 anos, pode ser percebida como um caso raro de longevidade na carreira. 

Para Tainara Silva, atleta do Esporte Clube Vitória, o grande obstáculo para o talento da mulher tem sido o machismo tóxico impregnado na sociedade. “Há muito tempo o futebol feminino tem sido excluído da sociedade, devido a um preconceito a partir do machismo, pois no futebol a gente não percebe uma outra causa que justifique isso. Mas não devemos abaixar a cabeça, a gente pode chegar onde quiser, só não podemos desistir”, afirmou.  

Um esforço por parte de delegações, políticos, empresários e atletas busca a transformação do cenário, e significativas conquistas dão esperança aos profissionais. A Conmebol, por exemplo, se enquadrou em um dos principais artigos nos estatutos da Fifa. O Artigo 23 do Estatuto aborda questões antidiscriminatórias: além da prevenção ao racismo, à homofobia e à intolerância religiosa, é necessário que clubes e federações impeçam a desigualdade de gênero. A entidade sul-americana deu prazo de dois anos para que seus membros se adaptassem, fazendo com que a mudança passasse a valer, efetivamente, no início de 2019.

Apenas recentemente (2018 e 2019), Bahia e Vitória constituíram times de futebol feminino profissional. Até então, o futebol feminino baiano somente atuava na categoria amadora, disputando apenas competições não profissionais. De um modo geral, a treinadora da Seleção Brasileira Feminina de Futebol 7, Dilma Mendes, considera que o futebol feminino tem dado passos lentos no Brasil. Segundo a camaçariense que já treinou outras modalidades do esporte, como Futsal e Futebol Society, os clubes só estão constituindo departamentos de futebol feminino por imposição. 

“Muitos gestores desconhecem o valor do futebol feminino, e não investem o suficiente para um trabalho grandioso. Assim, a evolução é mínima. Temos exemplos de sucesso no esporte: Formiga é um deles, mas não podemos viver de conquistas individuais, precisamos de mais”, criticou.

Integrando a mesa, o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães, apresentou um balanço das ações do Governo do Estado para o esporte, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), e anunciou a preparação do Executivo para instalar o Programa de Iniciação Esportiva para o Futebol Feminino na Bahia. Segundo Magalhães, a novidade será resultado de uma parceria entre a Setre e a Secretaria de Política para Mulheres (SPM). “Esse trabalho do início é muito importante. As meninas precisam deste apoio, desta atenção para desenvolver. O Estado, na gestão do governador Rui Costa, assume essa responsabilidade de garantir condições para o crescimento desse esporte e, consequentemente, incentivo às nossas atletas”, afirmou.

Participaram do encontro ainda as deputadas Jusmari Oliveira (PSD) e Maria del Carmen Lula (PT), o superintendente dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Vicente Neto; a apresentadora do TVE Esporte, Ayana Simões; o vice-presidente da Federação Bahiana de Futebol, Manfredo Lessa; amantes do esporte, treinadores e atletas do Esporte Clube Vitória e da equipe do São Francisco do Conde. A sessão foi um primeiro passo na luta por mais visibilidade e investimentos, sobretudo na base do futebol feminino, de onde devem ser iniciados os trabalhos. Uma audiência pública já foi aprovada pela Comissão Especial de Desporto, Paradesporto e Lazer, e terá data marcada após o recesso parlamentar do mês de julho. 


Blogbraga/ALBA - Assessoria da Presidência

Compartilhar no Whatsapp

Em carta, governadores do Nordeste cobram investigação de membros do Judiciário e MP

Segunda-feira, 01 de Julho de 2019 / Bahia

Os governadores do Nordeste divulgaram, na manhã deste domingo (30), uma carta sobre os diálogos entre membros do Judiciário e do Ministério Público, recentemente publicados pelo site Intercept Brasil e outros veículos de comunicação. No documento, eles cobram "a pronta e ágil apuração de tudo, com independência e transparência". Leia a íntegra da carta: 

"CARTA DOS GOVERNADORES DO NORDESTE
30 de junho de 2019

ABUSOS DEVEM SER INVESTIGADOS

As seguidas revelações de conversas e acordos informais entre membros do Judiciário e do Ministério Público, em Curitiba, divulgadas pelo Theintercept.com e outros veículos de comunicação, são de muita gravidade. As conversas anormais configuram um flagrante desrespeito às leis, como se os fins justificassem os meios. 

Não se trata de pequenos erros; são vidas de seres humanos e suas histórias que se revelam alteradas em julgamentos fora das regras constitucionais, legais e éticas. Todos sabem que um juiz deve ser imparcial e por isso não pode se juntar com uma das partes para prejudicar a outra parte. Acreditamos que a defesa da real imparcialidade dos juízes é um tema de alto interesse inclusive para eles próprios. Assim, manifestamos nossa confiança de que a imensa maioria dos magistrados e membros do Ministério Público que, com seriedade e respeito à lei fazem o verdadeiro combate à corrupção e outros crimes, podem apoiar as necessárias investigações nesse caso. 

Agora, um dos trechos das conversas divulgadas destacam o Procurador Deltan Dallagnol sugerindo busca e apreensão na residência do hoje Senador pela Bahia, Jaques Wagner. E a justificativa do coordenador da Lava Jato? "Questão simbólica", ou seja, ao lixo o direito. É mais uma revelação de extrema gravidade.

É inadmissível uma atuação que se denuncia  ilegal entre membros do Ministério Público e do Judiciário, combinando previamente passos de uma importante investigação, com o intuito de perseguir e prender pessoas. Em discurso recente, na Cúpula Pan-Americana de Juízes, o Papa Francisco já demonstrou a sua preocupação com atos abusivos e de perseguição por meio de processos judiciais sem base legítima. 

Reivindicamos a pronta e ágil apuração de tudo, com independência e transparência. É preciso também avaliar o afastamento dos envolvidos. Defendemos, ainda, a revisão ou anulação de todo e qualquer julgamento realizado fora da legalidade. 

Outrossim, sublinhamos a relevância de o Congresso Nacional concluir a votação do Projeto de Lei sobre Abuso de Autoridade. 

Apoiamos firmemente o combate à corrupção, porém consideramos que também é uma forma de corrupção conduzir processos jurídicos desrespeitando deliberadamente a lei.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Operação Copa América 2019: Mais de 3 toneladas de maconha são apreendidas com o auxílio de cão farejador na Bahia

Segunda-feira, 01 de Julho de 2019 / Bahia

A droga estava escondida no compartimento de carga do caminhão entre sacas de farinha de mandioca.

No início da tarde da última sexta-feira (28), por volta das 13h, a Polícia Rodoviária Federal apreendeu mais de 3 toneladas de maconha escondida na carga do caminhão, na Br 116, KM 429, região do município baiano de Feira de Santana, a 110 quilômetros da capital.

A equipe de PRFs que abordou o veículo integra o Grupo de Operações com Cães da PRF da Bahia, e notando um certo nervosismo do condutor, fizeram a inspeção com o cão farejador (K9 Friedel), treinado para localizar drogas, armamentos ou munições, que acusou indicação positiva para uma das substâncias na carroceria do caminhão.

Em seguida, os agentes federais  retiraram a lona da carroceria, embaixo das sacas de farinha de mandioca, flagraram uma grande quantidade de maconha escondida. Questionado, o condutor, de 55 anos, informou que saiu do Paraná com a carga para entregar em Aracaju (SE).

O condutor, o caminhão e a droga (3020 quilos de maconha) foram encaminhados para a Polícia Federal em Salvador(BA).


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

Jovem natural de Presidente Dutra, na região de Irecê, morre após sofrer acidente de carro

Domingo, 30 de Junho de 2019 / Bahia

Um jovem morreu neste sábado (29) após bater o carro que dirigia em uma carreta na região da Chapada Diamantina.

O funcionário público Helksandro Sodré, de 32 anos, era morador de Presidente Dutra, região de Irecê. Ele prestava serviço à Prefeitura local. O corpo de Sandro, como era conhecido, foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).

Nota da Prefeitura de Presidente Dutra

A prefeitura de Presidentes Dutra decretará luto oficial de três dias, pelo falecimento do funcionário Helksandro Sodré ocorrido na manhã deste sábado (29). Sandro como era conhecido, prestava serviços ao município desde 2009 como técnico de Informática e era muito querido por toda equipe. O servidor foi vítima de um trágico acidente de trânsito ocorrido neste sábado quando viajava para a Chapada Diamantina

“Nossas condolências à família”, declarou o atual gestor Municipal que também é muito amigo da família.

A notícia do falecimento de Sandro causou comoção na cidade e na internet. Em sua página, na Rede Social Facebook, Pamela Barreto, escreveu: ‘Tua alegria será sempre lembrada, descanse nos braços do pai. Meus sentimentos a toda família, sentirei muitas saudades migo! Inacreditável’. ‘Muito triste, sem palavras, que Deus conforte o coração de todos, postou Erica Araújo. ‘Que Deus te receba de braços abertos meu brother’, disse Dislay Araújo.

Não há informações sobre local de velório e data do sepultamento.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Nelson Leal exalta valor das tropas de voluntários baianos nas lutas ao 2 de Julho

Sábado, 29 de Junho de 2019 / Bahia

Presidente da Alba destaca, em moção, as batalhas secretas pela Independência do Brasil na Bahia, e ações de governos que libertam o Estado do atraso crônico da região.

Em moção de louvor pela passagem dos 196 anos das celebrações ao 2 de Julho de 1823 – batalhas que consolidaram a Independência do Brasil do jugo de Portugal no Recôncavo baiano, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Nelson Leal (PP), exaltou a coragem de tropas formadas por voluntários baianos, de vários pontos do Estado, para a consolidação da vitória do Exército e da Marinha Brasileiros contra a Coroa portuguesa na Bahia.

O chefe do Legislativo estadual destaca, na moção, a importância das chamadas batalhas secretas. Ele cita, por exemplo, a participação dos Vaqueiros de Pedrão, município localizado no Território de Identidade Litoral Norte e Agreste Baiano, a cerca de 130 quilômetros da capital.

 “Com o mesmo vulto histórico, cabe pontuar a bravura dos Vaqueiros de Pedrão que, ensejados por um forte espírito cívico, transformaram armas de caça utilizadas na Caatinga em utensílios de guerra para enfrentar, voluntariamente, os portugueses”, diz o documento, apresentado à Secretaria Geral da Mesa, na manhã desta sexta-feira (28).

O parlamentar ainda sublinha a presença das fileiras integradas por Pescadores da Ilha de Itaparica nos confrontos que notabilizaram anônimos combatentes baianos, essenciais para a libertação e emancipação do País como Nação.

 “Esses pescadores também têm enorme mérito para a vitória final das tropas do Coronel José Joaquim de Lima e Silva. Armados de garruchas e ferramentas laborais, como facão, peixeira e outros, além de uma frota de saveiros, deixaram seus afazeres para defender, com brios, a Pátria brasileira”, elogiou, o deputado.

Nelson Leal coloca em posição de relevo, o que classificou como um dos mais duros golpes nas pretensões de Portugal, o papel da então Vila de Cachoeira, que rompe com a Coroa portuguesa e se torna quartel-general das tropas libertadoras, passando a recrutar combatentes voluntários de vários pontos do Estado.

“Por esse motivo, o Poder Executivo da Bahia, há 12 anos consecutivos, em 25 de junho, transfere a sede do Governo baiano para a histórica cidade de Cachoeira, quando ocorrem as solenidades de Hasteamento da Bandeira, a cerimônia religiosa do Te Deum na paróquia local, e a Sessão Especial da Câmara de Vereadores local”, explicou, na moção de louvor. 

Presidente da Assembleia Legislativa salienta ainda, na peça legislativa, estrofes do Hino ao 2 de Julho que revelam a rejeição dos baianos a tiranos e regimes despóticos, assim como o desejo dessa gente por uma Pátria livre. 

“Nasce o sol a 2 de Julho, brilha mais que no primeiro. É sinal que neste dia, até o sol é brasileiro. Nunca mais o despotismo, regerá nossas ações, com tiranos não combinam, brasileiros corações”, jogando luz em seus autores: Ladislau Santos Titara (letra) e José dos Santos Barreto (música).

ATRASO CRÔNICO

O deputado pepista não deixa de citar vultos nas lutas pela Independência do Brasil na Bahia - como o fato entrou para a história -, da dimensão de Maria Quitéria de Jesus Medeiros, Joana Angélica, General Pedro Labatut e o Coronel José Joaquim de Lima e Silva.

Nelson Leal finaliza a moção de louvor ao 2 de Julho observando que, além da importância de se celebrar a data para fortalecer o espírito patriótico dos baianos, faz-se relevante também destacar os avanços alcançados pelo Estado, através de ações dos últimos governos passados pelo Palácio de Ondina, que libertaram a Bahia do atraso crônico a que o Norte e Nordeste do país foram relegados.

“As obras estruturantes que melhoraram a mobilidade urbana da capital, os hospitais e policlínicas construídos, que revolucionaram a saúde pública; programas como o Água para Todos e o Minha Casa Minha Vida, que mudaram a configuração social e de infraestrutura no Estado, entre outros”, elenca, o chefe da Alba.


Blogbraga/ALBA - Assessoria da Presidência

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Luz motos DBT Fontana Rabelo Click Tec Epis BA Imperial P&F Contabilidade Rondon Bem Brasil Pastel Vida Farma Kenni Henke Unopar Paraíba DPVAT Barreiras Jaú Elo Aço Polícia Civil Evolucao Coyote Forte Grãos Dupará Açaí Neli Global Dr. Márcio Rogério Sportime Casa da Ferramenta Sutrans PM Dique Denuncia Grupo Marabá Oeste Manutenção Silvano Santos G7 Mineiros Delicia Extreme Guarda Municipal Mimoaço Fashion Work CISO DM Reparos MaxCar