Governo da Bahia BAHIATURSA

NOTÍCIAS

SAMU socorre vítima de acidente de trânsito no Povoado Novo Paraná zona rural de Luis Eduardo Magalhães

Quinta-feira, 06 de Junho de 2019 / Cidade

SAMU no local

O motociclista deu entrada na UPA

Na tarde desta quinta-feira 06, por volta das 17h, o SAMU de Luis Eduardo Magalhães foi acionado para socorrer uma vítima de acidente de trânsito envolvendo carro/moto no Povoado Novo Paraná, zona rural.

Segundo informações, os dois veículos vinham pela rua principal do Povoado, quando se envolveram no acidente tipo colisão.

O condutor da motocicleta de nome Lucas Jesus Silva de 20 anos, ficou ferido e precisou de socorro. O SAMU foi acionado, chegando no local prestou os primeiros atendimentos à vítima que após ser imobilizada foi encaminhada para a UPA com suspeita de fratura de fêmur e punho.

Ambos os veículos foram removidos do local antes da chegada da nossa reportagem.


Blogbraga/Reportagem: Marlon

Compartilhar no Whatsapp

LEM: Caminhoneiro é encontrado morto dentro de carreta

Quinta-feira, 06 de Junho de 2019 / Cidade

Por volta das 17h50 desta quinta-feira (06), Polícia Militar da 85 CIPM foi acionada pelo SAMU de Luis Eduardo Magalhães, para dar apoio e averiguar a informação passada por uma pessoa de iniciais G.N.R. de 24 anos, Gerente de uma Fazenda, que um caminhoneiro da mesma (Fazenda) foi encontrado morto dentro da cabine da carreta.

O corpo de Allan Moisés da Silva, de 65 anos de idade, natural de Anápolis/GO, foi localizado dentro do veículo no interior da Fazenda que fica na entrada para o Rio das Balsas, KM 07.

O SAMU esteve no local, no qual o médico Dr. Dhiogo atestou o óbito.

Em tempo a Polícia informa que  não havia indícios de nenhum tipo de agressão, morte possivelmente natural.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

LEM: Homem é preso pela GCM após ameaçar funcionários do Posto de Saúde no bairro Jardim das Acácias

Quinta-feira, 06 de Junho de 2019 / Cidade

Um indivíduo de nome Danilo Santos, foi preso pela Guarda Civil Municipal, após ameaçar funcionários do Posto de Saúde do bairro Jardim das Acácias, mas precisamente na rua Sucupira em Luís Eduardo Magalhães.

Segundo a Guarda Civil Municipal, que atendeu a ocorrência, os funcionários disseram que o acusado chegou ao local ameaçando e amedrontando a equipe na tarde desta quinta-feira (06). Ainda segundo os GCMs, não é a primeira vez que esse indivíduo chega na Unidade de Saúde fazendo ameaças aos profissionais. 

A Guarda Civil Municipal após ser acionada, rapidamente esteve no local e deu voz de prisão ao mesmo que foi conduzido e apresentado no DISEP para medidas cabíveis.

Vale salientar que na hora da prisão o indivíduo não apresentava documentos de identificação.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Indivíduo é preso por tráfico de drogas em Luis Eduardo Magalhães

Quinta-feira, 06 de Junho de 2019 / Cidade

Por volta das 16h, desta quinta-feira feira (06), uma equipe de ROCAM, realizava moto-patrulhamento tático no bairro Santa Cruz, quando foi avistado H.M.A.S em atitude suspeita e empreendeu fuga da guarnição.

Ao realizar acompanhamento a Polícia conseguiu abordar o mesmo e foi encontrado certa quantidade análoga a cocaína e crack, ao ser indagado o acusado afirmou que era dono da droga.

Foi solicitado apoio da viatura para conduzir o indivíduo até a DP. Diante dos fatos o abordado e todo material foram apresentados no DISEP para adoção das medidas cabíveis.
                                                                                                                                                   
Material apreendido:
0,2 gramas de substâncias análoga a cocaina e crack. 


Blogbraga/85CIPM

Compartilhar no Whatsapp

EQUIPES E PILOTOS RECEBEM ORIENTAÇÕES SOBRE O RALLY JALAPÃO QUE ACONTECE EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES

Quinta-feira, 06 de Junho de 2019 / Cidade

Na manhã desta quinta-feira (06), o briefing de apresentação para as equipes de apoio e pilotos do Rally Jalapão, que terá a largada amanhã, em Luís Eduardo Magalhães, confirmou a presença de verdadeiras estrelas das pistas na prova que tem um percurso de 1.200 km. 

Pilotos, mecânicos, integrantes das equipes e curiosos prestigiaram atividade, que apresentou a estrutura montada e a programação completa da prova nos três dias de realização, de 7 a 9 de junho. Serão 90 pilotos e navegadores de 40 cidades de 19 estados brasileiros. 

O percurso definido pela organização da prova também foi apresentado em primeira mão. Com cerca de 1.200 quilômetros, o percurso proporcionará oportunidade para os pilotos mostrarem as habilidades nas variações do trajeto. A prova passa por Dianópolis e São Félix no Tocantins e retorna para a Capital do Agronegócio. A chegada e a premiação estão previstas para a noite de domingo, dia 9 de junho, a partir das 21h. 

O trajeto definido permite também fácil monitoramento pela organização e acessos rápidos para resgate, além de excelentes pontos de acompanhamento para o público e a imprensa.

De acordo com o prefeito Oziel Oliveira, o Rally Jalapão além de proporcionar uma disputa entre os grandes nomes do esporte no Brasil, levará o nome e o potencial de Luís Eduardo Magalhães para todo o país.

“Tivemos um número recorde de inscrições e todos estão muito empolgados com a realização da prova em nosso município. Esta é uma grande oportunidade para todos conhecerem um esporte emocionante e que atrai pessoas de todas as idades”, finalizou.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Compartilhar no Whatsapp

Indivíduos são detidos pela Guarda Civil Municipal com droga no centro de Luis Eduardo Magalhães

Quinta-feira, 06 de Junho de 2019 / Cidade

Indivíduos foram detidos pela Guarda Civil Municipal - GCM na noite desta quarta-feira (05), por volta das 22h, com uma porção de maconha em Luis Eduardo Magalhães.

A GCM foi acionada ao chegar na Praça da Matriz endereço da denúncia constatou a veracidade da informação. Ainda segundo a guarnição, os mesmos faziam uso de droga no local.

Diante dos fatos os indivíduos foram detidos e posteriormente apresentados no DISEP para medidas de praxe.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

COMEÇOU O OESTE CUP EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES, O MAIOR EVENTO ESPORTIVO DO OESTE DA BAHIA

Quinta-feira, 06 de Junho de 2019 / Cidade

A noite de quarta-feira (05) reuniu autoridades, vereadores, secretários municipais, atletas e pessoas interessadas no esporte, para a abertura do 1º Oeste Cup, realizado na Praça dos Três Poderes, em Luís Eduardo Magalhães.

 

Até o próximo domingo, o evento, considerado o maior do esporte em todo o oeste da Bahia, reunirá atletas e representantes de cerca de 30 modalidades, que participarão de demonstrações e competições durante o dia e à noite. 

Durante a cerimônia, o prefeito Oziel Oliveira destacou a importância de um evento desta natureza, para o incentivo ao esporte em Luís Eduardo Magalhães. O chefe do executivo municipal falou que o Oeste Cup também beneficia a cidade, que recebe um incremento na economia.

“Os hotéis estão lotados, as ruas movimentadas, os restaurantes cheios e as lojas aqueceram as vendas. Temos aqui muita gente de outras regiões querendo conhecer a cidade e consumindo no comércio local”, frisou Oziel Oliveira. 

O prefeito também destacou o apoio do poder público na realização de diversas competições que movimentam a cidade e colocou a secretaria da Juventude, Esporte e Lazer à disposição para fomentar a prática de todas as modalidades em Luís Eduardo Magalhães. 

“Estamos aqui para realizar as competições e apoiar no que for necessário. O esporte é muito importante e estaremos sempre juntos para dar assistência a qualquer modalidade”, complementou o gestor. 

A programação desta quinta-feira (06) começa às 13h, na Praça dos Três Poderes com a largada do Rally do Batom. Em seguida haverá o Super Prime, que definirá a ordem de largada dos pilotos para o Rally do Jalapão, que começa nesta sexta-feira (07). À noite, a partir das 19h, haverá ainda aulão de zumba, com a participação de alunos de diversas academias e às 20h acontece a largada promocional do Rally do Jalapão, para a apresentação dos pilotos, carros e equipes para a comunidade.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Compartilhar no Whatsapp

VAGAS DE EMPREGO

Quinta-feira, 06 de Junho de 2019 / Cidade

Empresa no ramo agrícola disponibiliza vaga de emprego para fazenda próximo ao distrito de Roda Velha,  de ASSISTENTE COMERCIAL.

Requisitos:

•Sexo: Ambos;

•Formação: Médio concluído;

•Conhecimento: Pacote office e Internet, relacionamento e ótima comunicação;

•Necessária experiência comprovada na comercialização de sementes, conduzir cargas junto a balança, receber clientes, acompanhamento dos UBS, além das demais rotinas administrativas ;

Empresa disponibiliza vaga de emprego na cidade de Luís Eduardo Magalhães – BA para o cargo de COMPRADOR.

Requisitos:

•Sexo: Ambos;

•Formação: Superior completo/cursando;

•Conhecimento: Pacote office e Internet, relacionamento e ótima comunicação;

•Necessária experiência comprovada;

Interessados deverão enviar currículos para o e-mail: 

danilocunharh2015@gmail.com


blogbraga/Emprego

Compartilhar no Whatsapp

ACIDENTE ENTRE CARRO E BICICLETA DEIXA UMA PESSOA FERIDA EM LUIS EDUARDO MAGALHÃES

Quinta-feira, 06 de Junho de 2019 / Cidade

Na noite desta quarta-feira 05, por volta das 19h30, ocorreu um acidente de trânsito tipo colisão entre um carro e uma bicicleta motora na rua São Francisco no bairro Mimoso I, próximo a farmácia Vida Farma em Luis Eduardo Magalhães.

Segundo informações, o ciclista de iníciais D.S. de 17 anos, seguia pela rua São Francisco quando foi fechado por um veículo não identificado que evadiu do local sem prestar socorro à vítima.

O SAMU foi acionado, chegando no local encontrou o ciclista já em pé, prestou os primeiros socorros e posteriormente foi encaminhado para a UPA com escoriações no quadril e braço esquerdo.


Blogbraga/Reportagem Marlon

Compartilhar no Whatsapp

LEM: Cooperativismo e ação: Sicredi se destaca na 15ª Bahia Farm Show

Quarta-feira, 05 de Junho de 2019 / Cidade

Estande da Cooperativa foi um dos mais movimentados da feira e realizou ações que fizeram a diferença para a comunidade

Após uma atuação pontual na 15ª edição da Bahia Farm Show, a maior feira do agronegócio do Brasil, o Sicredi, cooperativa de crédito que se encontra em atividade já em boa parte do país, comemora o volume de negócios feitos durante os 5 dias do evento e reafirma sua função social, que vai muito além de oferecer crédito aos associados. Hoje, o Sicredi é a 2ª maior instituição com volume de negócios voltados ao agronegócio do país. No total, foram movimentados mais de 80 milhões em número de negócios, o que demonstra um fechamento positivo para a cooperativa, que também fez parte de ações em desenvolvidas com o Hemoba e o Núcleo Mulheres do Agro.

Neste ano, a cooperativa preparou um espaço mais amplo, desenvolvido especialmente para atingir as expectativas e poder receber e atender a seus associados e parceiros da melhor maneira possível.

O projeto Plante Amor e Salve Vidas é uma ação do Núcleo Mulheres do Agro, que aconteceu graças a parceria com o Hemoba, que trouxe de Salvador uma equipe especializada para todos os atendimentos ao público. “Tal parceria só foi possível através do apoio do Sicredi. Agradecemos à cooperativa e confirmo que nos empenhamos ao máximo e fizemos o melhor para que, juntos, nós possamos salvar muitas vidas e fazermos a diferença dentro da Bahia Farm Show”, afirmou a presidente do Núcleo Mulheres do Agro, Suzana Viccini, que também esteve presente no estande.

Durante a Bahia Farm Show também foram anunciadas duas novas agências do Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, que serão inauguradas respectivamente em Luís Eduardo Magalhães (no bairro Santa Cruz) e em Roda Velha. Segundo o Gerente Regional de Desenvolvimento, Rodrigo Machado Chokr, as duas agências estarão inauguradas até os primeiros meses de 2020, no máximo. Para ele, estes são pontos muito positivos para o momento da cooperativa: “Isso é o que nos faz ser diferentes: vivermos o sentido do cooperativismo e estreitar a relação com a comunidade”, conta.

Mais detalhes sobre a inauguração da agência de Roda Velha foram firmados na quinta-feira, dia 30 de maio, onde também esteve presente no estande o prefeito de São Desidério, José Carlos de Carvalho, que se mostrou muito otimista com a presença do Sicredi em mais um local da região do MATOPIBA. Para ele, “o potencial de negócios na região é positivo e o Sicredi está bem posicionado, o que só trará benefícios aos moradores de Roda Velha”, concluiu o prefeito.

Para o Gerente da Agência de LEM, Giego Scholz, o momento do Sicredi é ótimo. “Nós estamos crescendo entre 20% e 30% anualmente, oferecendo não só negócios para o agronegócio, mas também para pessoa física, empresas, microempreendedores e diversos outros setores da economia do nosso município”, conta.

O Sicredi, ao olhar para seu associado, oferece benefícios que fazem com que a comunidade se aproxime do cooperativismo. Este é o objetivo de ações como as que foram feitas na Bahia Farm Show: estreitar laços e promover benefícios para todos.


Blogbraga/Agência Immagine e Fórum de Empreendedorismo

Compartilhar no Whatsapp

LEM: GRUPO DA MELHOR IDADE DO PROMATI REALIZA PLANTIO DE MUDAS DE ÁRVORES NO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Quarta-feira, 05 de Junho de 2019 / Cidade

Plantar e cuidar de uma árvore faz parte da lista de realizações que muitas pessoas almejam pôr em prática. E no Dia Mundial do Meio Ambiente, a secretaria municipal de Meio Ambiente e Economia Solidária, em parceria com a secretaria de Trabalho e Assistência Social, levou os idosos atendidos pela Rede do Bem, através do Programa Municipal de Atendimento à Terceira Idade (PROMATI), para deixar sua marca ecológica no canteiro central da avenida Ayrton Senna.

Para o secretário de Meio Ambiente, Alcides Meira, o meio ambiente deve fazer parte de nossa preocupação diária, pois precisamos cuidar dos recursos naturais que são imprescindíveis para a nossa sobrevivência. E essa data é para despertar a consciência para que tipo de atitude estamos tendo com o nosso ecossistema. Alcides destacou a ação realizada pela turma da melhor idade.

“É uma alegria estar realizando essa ação com a turma do PROMATI, pois são pessoas que se dedicaram ao cuidado de sua família, do seu trabalho, e do cuidado com a nossa cidade. Eles sabem que o que não cuidamos se destrói com o tempo; cada um se comprometeu a cuidar de sua muda até se tornar uma árvore”, afirmou.

As mudas plantadas são da espécie dos ipês roxo, amarelo e rosa, teve ainda oiti e moringa. Dona Jaciara Gonçalves de Oliveira, de 60 anos, plantou sua muda e demonstrou alegria em cuidar diariamente do cultivo da mesma. “Já plantei minha árvore, e agora quero ver ela crescer. Vou cuidar com gosto!” disse a idosa.


Blogbraga/ASCOM | Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães

Compartilhar no Whatsapp

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E ECONOMIA SOLIDÁRIA INCENTIVA COLETA DE MATERIAIS RECICLÁVEIS EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES

Quarta-feira, 05 de Junho de 2019 / Cidade

No Dia Nacional da Reciclagem, comemorado nesta quarta-feira (05), a secretaria de Meio Ambiente e Economia Solidária de Luís Eduardo Magalhães aproveita a data para divulgar a rota e os dias da coleta de materiais recicláveis no município, através do programa Coleta Seletiva Solidária. 

O trabalho de coleta é realizado pela Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (RECICLALEM) e é a fonte de sustento de 22 famílias cadastradas na entidade. Por meio da separação adequada, materiais que quase sempre vão parar no lixo, como vidro, papelão e garrafas pet são comercializados e geram renda para os associados. 

“O objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre a importância de coletar, separar e destinar os materiais reaproveitáveis. A reciclagem é uma das alternativas para ajudar o meio ambiente a se regenerar e não se desgastar rapidamente”, comentou o secretário de Meio ambiente e Economia Solidária, Alcides Meira. 

O Dia Nacional da Reciclagem foi criado oficialmente a partir da lei nº 12.055, de 9 de outubro de 2009. Confira abaixo o dia que a Coleta Seletiva Solidária passa em seu bairro e separe o seu lixo reciclável!


Blogbraga/ASCOM | Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães

Compartilhar no Whatsapp

Sementes tradicionais e melhoradas na transformação da agricultura

Quarta-feira, 05 de Junho de 2019 / Cidade

As transformações na agricultura não são novidades para quem vive no ambiente do agronegócio. O próprio termo surgiu para categorizar este cenário de modernização, dotado de evoluções e crescimentos em diversos campos.

A melhor prova desta dinâmica é que os agricultores empresariais têm como primeiro objetivo na condução de suas lavouras, a expansão das produtividades. Em igual sentido estão os governos que em todo prognóstico de safra comemoram quando números da produção são crescentes.

Neste universo de evoluções está a pesquisa, que visa aperfeiçoar algo para ficar melhor do que era. Máquinas, processos, insumos e outras inovações estão em constantes estudos evolutivos, sobretudo nas áreas onde empresas, na maioria privada, investem recursos, haja vista que pesquisa não é algo barato.

Contrapondo esta discussão está a agricultura convencional ou tradicional, que não visualiza a necessidade de avanços tecnológicos, muito mais por seguir ideologias conservadoras do que pelo progresso do setor. Desde a produção de mandioca ou milhos convencionais, até a pecuária em comunidades tradicionais ou assentamentos, quem não inovar, passará fome.

Realidade sarcástica esta que o setor público de pesquisa tenta buscar alternativas, mas com poucos casos de êxito. Faltam recursos e pessoas para pesquisar, como também para divulgar as poucas inovações, que atingem o modelo tradicional de agricultura. O resultado é um modelo que mal atende a subsistência do agricultor e sem perspectivas de mudanças.

Por outro lado, a agricultura moderna, corroborada pela realidade de produção da soja, algodão e milho no Matopiba, exige inovação e novos processos a cada ano, pois seu propósito é produzir mais. Um bom exemplo é que a cada nova safra, os agricultores buscam qual a cultivar recém lançada é mais produtiva e investem nela. 

Neste meio, a pesquisa passa a ser tão básica quanto produzir algo. Méritos, portanto, às estruturas de pesquisas de empresas privadas voltadas aos seus produtos, bem como de estruturas coletivas, como a Fundação-BA e outras. Isto porque, a pesquisa pública para esta agricultura dinâmica tem sido pouca, seja pela carência de recursos ou pela velocidade em resultados que o setor exige.

Bahia Farm Show, Agrotins e outras tantas feiras existentes viram palco de apresentação das inovações, afinal com evoluções em mãos, o passo seguinte é buscar mercado para comercializar as novidades e repor os recursos investidos.

Nesta conversa do retorno de recursos à pesquisa com a venda das inovações, entra a denominação “ROYALTY”, conceito este que para muitos setores de consumo passou a ser algo fora de discussão. Comprar bolsas e produtos de informática piratas é algo tão comum que não se julga como ilegal.

Semelhantemente, alguns setores do agro carregam o mesmo dilema e o universo das sementes é prova disso. Todo agricultor quer a cada safra produzir grãos com as mais novas cultivares, por serem mais produtivas ou resistentes. Porém, nem todos estão cientes da importância em contribuir com royalties para a manutenção das pesquisas.

Na agricultura convencional, por exemplo, com milho mantendo médias de produção na casa das 50 a 60 sc/ha e seguindo preceitos de não uso de modernas tecnologias, a viabilidade de um agricultor continuar se mantendo não se justifica. Por outro lado, num ambiente que a base é a adoção de princípios modernos de produção, com processos, insumos e máquinas de última geração, não será viável adotar uma cultivar de milho que tenha potencial menor que 200 sc/ha.

A soja é outro bom comparativo onde as médias de produtividades têm sido crescentes a cada ano. Sementes com potenciais para produzir acima de 100 sc/ha não são mais novidades. Basta procurar os multiplicadores de sementes da região e avaliar os lançamentos. Cultivares mais produtivas por avanços no melhoramento genético ou por introdução de novas tecnologias sempre estão nas vitrines, porque as empresas obtentoras estão em constantes desenvolvimento de pesquisas.

O conceito é pouco aplicável para a agricultura tradicional, mas nos produtos ou processos para a agricultura empresarial, a cobrança de royalties se tornou a condição básica da evolução. Cobrada de forma direta ou indireta, está é a única via para continuar o sistema de pesquisa que as empresas possuem.

Isto explica porque tão poucos inventos são disponibilizados por empresas públicas aos agricultores. Até para a “coleta de recursos” ou cobrança pela pesquisa, há limitações legais pelas entidades, o que resulta em ainda mais atrasos no mundo das inovações. Ou seja, recursos para tal, somente vindos dos cofres públicos, cujas carências são de conhecimento de todos.

É importante observar a realidade de países como os Estados Unidos, em que estruturas públicas de pesquisa são bancadas por empresas privadas. Naturalmente que quem investe quer retorno, e, portanto, retorna-se ao mesmo ponto sobre a necessidade de todos contribuírem para sucesso das pesquisas.

Muitos setores da agricultura empresarial não visualizam o valor específico sobre o produto, o qual é destinado à pesquisa. Um exemplo é uma nova máquina, cujo valor de compra possui certo montante que tem destino o fim em discussão, mas nunca se visualizará numa nota fiscal tal valor.

No Brasil, o setor de sementes é guiado por duas leis que regulamentam a cobrança monetária para as pesquisas. Uma é a Lei de Sementes (Lei 10.711/03) que estabelece critérios para a área de pesquisa genética ou germoplasma, e a outra é da Lei de Patentes (Lei 9.279/96) que atinge os inventos, como é o caso das biotecnologias.

As duas geram retorno ao obtentor no ato de compra de uma semente certificada. No caso da segunda, haverá cobrança sobre o produto da colheita, também chamado de “cobrança na moega” para os casos em que não se recolher antecipadamente. 

Diante da necessidade de inovações no mundo atual do Agronegócio, o setor de pesquisas é condecorado como o de maior importância para a competitividade. Como não existe “almoço de graça”, a contribuição para este fim será fundamental para o Agro continuar colocando na mesa dos brasileiros alimentos baratos e saudáveis.


Blogbraga/ Aprosem

Compartilhar no Whatsapp

Embasa reforça sobre benefícios do serviço de esgotamento sanitário durante ação da Semana do Meio Ambiente em Luís Eduardo Magalhães

Quarta-feira, 05 de Junho de 2019 / Cidade

Com o tema “Quem sintoniza com a vida, cuida do entorno”, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) promoveu nesta terça-feira (04) uma blitz educativa em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia, em alusão à Semana do Meio Ambiente. Foram entregues materiais educativos sobre os benefícios do serviço de esgotamento sanitário, reforçando a importância do responsável pelo imóvel ligar o esgoto na rede pública coletora para que os esgotos domésticos passem por tratamento e destinação segura, sem riscos de contaminação dos recursos hídricos e do ambiente urbano.

“O sistema de esgotamento sanitário do município atende 40% dos imóveis na sede municipal, no entanto ainda existem muitos imóveis que, mesmo com a rede coletora disponível para ligação, não foram ligados por seus proprietários. Em questão de meio ambiente, é preciso que todos façam a sua parte, inclusive usando corretamente as redes do sistema de esgotamento sanitário, pois não foram projetadas para receber água de chuva ou lixo e, frequentemente, ficam obstruídas, porque alguém abriu seus poços de visita para escoar alagamentos durante o período chuvoso”, afirmou a assistente social, Geisa Mendes, durante a mobilização nos semáforos do Centro de Luís Eduardo Magalhães.

Ainda em comemoração à Semana do Meio Ambiente, nesta segunda-feira (3), a área social da Embasa promoveu palestras educativas para 170 estudantes da Escola Municipal Mozart Feliciano, no Centro de Luís Eduardo Magalhães. Eles puderam aprender mais sobre a operação, benefícios e uso correto do sistema de esgotamento sanitário. “Durante as ações, focamos na importância da coleta e tratamento de esgotos domésticos porque, além de trazer benefício imediato ao meio ambiente, muitas pessoas ainda não percebem o serviço como uma solução ambiental coletiva e barata, em comparação com as soluções individuais, e que tem um custo de operação que precisa ser remunerado por quem a utiliza”, reforçou Geisa Mendes.

Expansão - Na perspectiva de expandir o acesso à coleta e tratamento de esgoto, a Embasa está começando, nesta semana, as intervenções no Centro de Luís Eduardo Magalhães. Nos locais de maior aglomeração do comércio local, a obra será executada nos finais de semana para reduzir os transtornos com a interrupção do tráfego no local. O trabalho sempre será iniciado e concluído no mesmo dia. De segunda a sexta, acontecerá entre 8h e 18h, aos sábados, das 13h às 18h, e aos domingos das 8h às 18h. Confira o cronograma abaixo:

Cronograma da obra de esgotamento sanitário no Centro de LEM

Período da execução: De 5 a 9 de junho


Blogbraga/Assessoria de Comunicação da Embasa

Compartilhar no Whatsapp

PREFEITURA DE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES FISCALIZA OBRAS DA EMBASA NO CENTRO DA CIDADE

Quarta-feira, 05 de Junho de 2019 / Cidade

Na manhã desta quarta-feira (05), o secretário de Administração e Finanças de Luís Eduardo Magalhães, Ricardo Knupp, vistoriou a obra de implantação da rede de esgoto da EMBASA, que está sendo realizada na rua Rondônia, no Centro da cidade. Na oportunidade, o secretário cobrou agilidade na conclusão do serviço para a liberação da via e a recomposição asfáltica de qualidade. De acordo com funcionários da empresa terceirizada responsável pela obra, a rua deve ser liberada para o tráfego até o final do dia. 

“A prefeitura está atenta a todas as obras realizadas pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento no sentido de que os serviços sejam feitos da melhor maneira possível, de forma ágil, para diminuir os transtornos aos moradores e as demais pessoas que transitam nas ruas da nossa cidade, sabendo que o esgotamento sanitário é muito importante para todos”, concluiu o secretário de Administração e Finanças, Ricardo Knupp.


Blogbraga/ASCOM | Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães

Compartilhar no Whatsapp

LEM: Embasa normaliza fornecimento de água

Quarta-feira, 05 de Junho de 2019 / Cidade

Por volta das 8h35 desta quarta-feira (05), a Embasa corrigiu o problema da falta d'água que durou 2 dias em Luís Eduardo Magalhães, afetando diversos bairros, entre eles o Cidade Universitária. Mas já foi normalizado, uma peça em um poço na rua Rui Barbosa neste município que apresentou defeito foi recolocada uma nova e a água já voltou a cair nas torneiras, muitas cobranças foram feitas pelos moradores a nossa redação. Inclusive foi feita uma matéria.

O problema foi solucionado. Agora é só esperar a água cair nas torneiras.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

LEM: Homem é atingido por golpe de faca em tentativa de latrocínio no bairro Santa Cruz

Terça-feira, 04 de Junho de 2019 / Cidade

SAMU no local - Bairro Santa Cruz

A vítima recebeu socorro do SAMU ainda no local

Médica do SAMU avaliando a vítima

Vítima de arma branca

Após receber atendimento o homem foi levado para UPA

O homem deu entrada na UPA

Um homem foi vítima de uma tentativa de latrocínio na noite desta terça-feira (04), por volta das 20h58, nas proximidades da Farmácia Estrela na rua Ibitiba no bairro Santa Cruz, em Luis Eduardo Magalhães. Segundo informações, ele foi atingido por golpes de faca.

De acordo a vítima de nome Josevaldo do Nascimento Machado de 46 anos, após receber um dinheiro no valor de R$ 1.800 reais, foi surpreendido por um elemento que o atacou pedindo o dinheiro ele não quis entregar, quando o indivíduo o atingiu com dois golpes de faca, no dorso (costas) e tórax na altura do peito lado direito.

Ainda segundo a versão da vítima, o indivíduo fugiu levando o dinheiro.

O homem ferido conseguiu andar da rua Ibitiba até uma residência na rua Teixeira de Freitas do mesmo bairro e foi amparado por uma moradora que rapidamente acionou uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU que ao chegar prestou os primeiros socorros ao mesmo e posteriormente foi levado para UPA aonde foi submetido a exame de raio-x, pois o corte no dorso foi profundo e pode ter atingido o pulmão.

O mesmo ficou em observação na unidade de saúde.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

LEM: Bahia Farm Show movimenta mais de R$ 1,9 bilhão em volume de negócios

Terça-feira, 04 de Junho de 2019 / Cidade

A edição que marcou os 15 anos da maior feira agrícola e de negócios do Norte e Nordeste do Brasil chegou ao fim, com a consolidação de um volume de negócios que a posiciona entre as principais da América Latina. Nos cinco dias do evento, de 28 de maio a 01 de junho, um montante superior a R$ 1,9 bilhão em volume de negócios foi contabilizado como resultado, pelos organizadores da Bahia Farm Show 2019. Número que superou ao do ano anterior quando a Feira atingiu pouco mais de R$ 1,8 bilhão, já considerada como marca histórica.

O público recorde de 68.197 visitantes que passou pelo evento se deparou com uma feira 30% maior em relação a 2018, graças ao segundo pavilhão coberto inaugurado nesta edição e que abrigou 62 novos expositores.  A Feira ficará marcada, ainda, pela participação expressiva de lideranças políticas como os governadores da Bahia, Tocantins e Roraima; além da Ministra da Agricultura, Tereza Cristina; e secretários de Estados que fizeram questão de conhecer as novidades apresentadas pelos mais de 260 expositores presentes.

“Foi uma edição memorável, digna de uma celebração de 15 anos. Estamos com uma feira maior e mais organizada. Os números finais refletem a credibilidade alcançada pelo evento nesta trajetória. São resultados importantes em um momento delicado da nossa economia. Mesmo assim, chegamos bem próximos dos R$ 2 bilhões e só temos a comemorar com isso, pois essas cifras reafirmam o importante papel do setor agrícola em gerar riqueza. É uma vitória de todos que ajudaram a construir esta Feira, ao longo dos seus 15 anos”, avalia o presidente da Bahia Farm Show, Celestino Zanella.

Dentre as novidades apresentadas no evento, destaque também para a Ilha de Segurança, que reuniu Corpo de Bombeiros, Policiais Civil, Militar, Rodoviária Federal e Estadual, Cipe Cerrado e Graer, e a ampliação da área destinada à agricultura familiar. “Procuramos melhorar a cada novo ano, estes dois espaços foram bastante visitados, se tornando, em meio a máquinas e equipamentos de alta tecnologia, atrações à parte, na Feira”, diz a coordenadora do evento, Rosi Cerrado. Ela destaca, ainda, o índice de satisfação dos expositores, após pesquisa realizada. “Esse levantamento é fundamental para buscarmos melhor a cada edição. Esse é o nosso maior desafio”, disse.

Expositores como Fábio Martins, da Jaraguá Bahia, ratificam a opinião de Cerrato. “Esse ano não foi diferente do ano passado. Apesar de todo o cenário político e econômico que o Brasil está passando, com o fechamento de algumas linhas de crédito, para nós foi vantajoso, positivo. Existe recurso disponível e os negócios aconteceram. Além do mais, temos uma Feira muito bonita e organizada. Para 2020, a nossa presença está confirmada, com muito mais novidades que trouxemos esse ano”, assegurou.

Renato Menegon, da empresa Iropel Comercial Agrícola, também considera a Bahia Farm Show importante para os negócios da marca. “A Iropel tem 25 anos de criação, e está participando da 15ª Feira. Então, esse evento significa, para nós e para nossos parceiros, uma história de sucesso. O momento mais esperado é a confirmação da venda. A Feira tem isso e ainda nos dá a possibilidade de renovar as alianças, novos contatos e articular parcerias futuras. Os números para nós foram muito positivos. A organização da feira pode contar conosco para a próxima edição”, confirmou.

A edição 2020 da Bahia Farm Show está confirmada para os dias 26 a 30 de maio. O evento é uma realização da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), com o apoio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Fundação Bahia, Associação dos Revendedores de Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Oeste da Bahia Ltda. (Assomiba) e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães.


Blogbraga/Araticum Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

Deixar a equipe feliz e produtiva é a intenção da Guarda Civil Municipal de LEM

Terça-feira, 04 de Junho de 2019 / Cidade

Deixar a equipe feliz e produtiva é a intenção da Guarda Civil Municipal de Luis Eduardo Magalhães.

Como tática para manter a equipe feliz, produtiva e engajada foi sorteado neste final de semana, alguns brindes para a equipe da GCM e os sortudos foram os Agentes Carlos Luis Carneiro da Silva e César Paiva de Oliveira.

O Agente Carlos Luis Carneiro da Silva foi contemplado com 2 milk-shakes de Jair da Praça Central e César Paiva de Oliveira, ganhou uma troca de óleo para moto da Líder MotoBike e uma camisa do Blogbraga. Além de ser uma forma de agregar mais incentivo por parte dos empresários local é uma tática de manter a equipe engajada e produtiva.

A Guarnição agradece as empresas pelos brindes. E não para por aí!


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

COMUNICADO da Norte Construtora e a Aracruz Imobiliária

Terça-feira, 04 de Junho de 2019 / Cidade

Comunicado

A Norte Construtora e a Aracruz Imobiliária, informa a todos os moradores e aos clientes que tem lotes no Loteamento Floraes Léa 3, que à partir de 01/06/2019, às redes de água e esgoto passaram a ser administradas pela concessionária embasa.

Por esta razão, solicitamos que todos os interessados procurem a Embasa para realizarem o cadastro do seu imóvel e que, qualquer problema de abastecimento que por ventura surgir, deverá ser  tratado diretamente pela concessionária.

Junior Aracruz


Blogbraga/Comunicado

Compartilhar no Whatsapp

Fisiculturista Rafael de Luis Eduardo Magalhães conquista mais um podium em Salvador

Terça-feira, 04 de Junho de 2019 / Cidade

O Fisiculturista Rafael Rodrigo de Luís Eduardo Magalhães, participou do Campeonato Bahia Super Show em Salvador, no último final de semana (01/06).

O evento contou em média com 37 categorias em disputa onde o campeão absoluto levaria para a casa a exclusiva espada excalibur, a mesma premiada nos maiores eventos do mundo. Atletas de todo o Brasil estavam disputando por este título inédito. 

O atleta de LEM subiu no podium com o Top 3, Rafael se preparou muito para essa competição com o apoio do BlogBraga, Açaí Du Pará, Academia Xtreme. Ele competiu mais uma vez, e promete se preparar ainda mais para as próximas competições que virão. 
Estamos na torcida.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

LEM: COMEÇA AMANHÃ (05) O OESTE CUP, O MAIOR EVENTO ESPORTIVO DO OESTE DA BAHIA

Terça-feira, 04 de Junho de 2019 / Cidade

A estrutura do 1º Oeste Cup, que começa nesta quarta-feira (05) e vai até o domingo (09), está quase pronta! Os trabalhadores estão na fase final de montagem do evento que será realizado na Praça dos Três Poderes. Quem comparecer terá a oportunidade de assistir, participar e conhecer um pouco mais sobre 30 modalidades esportivas, entre elas artes marciais, corridas, basquete, moto bike, mix de atividades físicas, aulões de academias, tirolesa, veloterra e rally. 

A organização do Oeste Cup também disponibilizou uma grande praça de alimentação com food trucks, 25 tipos de chopp artesanal e festival de vinhos. A animação ficará sob a responsabilidade do DJ Elemental e das bandas de rock Sirios e Ray Trevisan. De acordo com o prefeito Oziel, o evento entrará para o calendário oficial do município e nesta primeira edição a expectativa é que mais de três mil pessoas participem das modalidades durante os cinco dias de atividades. 

“Preparamos uma grande festa para as nossas famílias. O Oeste Cup será uma grande oportunidade de lazer e entretenimento para os moradores de Luís Eduardo Magalhães”, exclamou. 

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães disponibilizará ainda estrutura de saúde para atender possíveis ocorrências. A segurança também terá atenção especial. A Polícia Militar e a Guarda Municipal garantirão a segurança do evento, que terá videomonitoramento 24 horas. A Superintendência de Trânsito também atuará nas ruas e avenidas das redondezas para organizar o tráfego e evitar acidentes. 

A cerimônia de abertura do Oeste Cup será nesta quarta-feira, dia 05 de junho, às 19 horas, na Praça dos Três Poderes.


Blogbraga/ASCOM | Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães

Compartilhar no Whatsapp

MAIS UM ACIDENTE COM GARI PARALISA A COLETA DE LIXO COMUM EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES NESTA SEGUNDA E TERÇA-FEIRA

Terça-feira, 04 de Junho de 2019 / Cidade

Apesar das campanhas de conscientização, o descarte incorreto de cacos de vidro e materiais cortantes continua colocando em risco a saúde dos coletores e prejudicando a prestação do serviço em Luís Eduardo Magalhães. 

Na manhã desta segunda-feira (03), mais um funcionário foi afastado do trabalho para atendimento médico e comprometeu o serviço em diversas ruas dos bairros Mimoso I e II. Ele se machucou ao recolher um saco contendo material perfurocortante sem nenhum tido de identificação. Há doze dias, moradores do bairro Jardim das Acácias viveram situação semelhante quando outro funcionário se cortou pelo mesmo motivo. 

Segundo a empresa MM, responsável pela coleta de lixo no município, em 2019 já foram 14 funcionários afastados do trabalho de coleta de lixo por ferimentos durante o trabalho. De acordo com o secretário de Infraestrutura de Luís Eduardo Magalhães, todos os coletores utilizam equipamentos de proteção individual, mas nem sempre é possível evitar os acidentes. 

“Às vezes os materiais são tão perigosos que nem os EPI’S são capazes de evitar maiores problemas. O problema só será solucionado quando toda a população resolver colaborar com os funcionários da limpeza pública”, comentou Marciano Pauletti. “Amanhã, dia 05, o trabalho da coleta de lixo comum já funciona normalmente nos bairros Mimoso I, II e III e em toda a cidade”, continuou.

Para reduzir os riscos de acidente, a população deve separar e embalar corretamente os materiais perigosos, como lâminas, facas, agulhas, palitos, pregos, espelhos e vidros. Estes resíduos podem ser acondicionados em caixas de leite vazias ou garrafas pet. Outra sugestão é colocar o lixo cortante em caixas separadas e sinalizadas, para que o coletor tenha maior cuidado na hora de recolher o material. Reforçando que amanhã, a coleta funciona normalmente.

 


Blogbraga/ASCOM | Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães

Compartilhar no Whatsapp

SUTRANS registra colisão entre dois veículos em Luis Eduardo Magalhães

Terça-feira, 04 de Junho de 2019 / Cidade

No início da tarde desta terça-feira (04), por volta das 12h15, aconteceu uma colisão frontal entre uma caminhonete S10 e um Fiat/Strada, na Rua Waldemar Klein, bairro Jardim Sol Nascente em Luis Eduardo Magalhães.

Com o impacto da colisão ambos os veículos ficaram avariados, mas ninguém ficou ferido.

A SUTRANS esteve no local e registrou o acidente.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Criança após dar entrada na UPA em Luis Eduardo Magalhães, é transferida com urgência para o HO em Barreiras com suspeita de dengue hemorrágica

Terça-feira, 04 de Junho de 2019 / Cidade

Uma criança de 1 ano e 8 meses, deu entrada na UPA de Luis Eduardo Magalhães, com suspeita de Dengue hemorrágica na noite desta segunda-feira (03).

A família procurou atendimento médico na UPA aonde foi realizado vários exames e o médico pediatra diagnosticou suspeita de dengue hemorrágica, a mãe preferiu ir para uma Clínica Particular e, após a realização de uma bateria de exames o resultado bateu com o da UPA. 

A mãe voltou com a criança para a UPA solicitando a transferência para o HO em Barreiras. Por conta da gravidade do caso, o garotinho foi encaminhado para o Hospital.

Segundo apurou a nossa reportagem com o Médico da UPA 24h - Unidade de Pronto Atendimento, a criança deu entrada com febre muito alta e que um exame de sangue feito na unidade apontou uma quantidade muito baixa de plaquetas. O pediatra informou que o mesmo teria que ser transferido imediatamente com pedido de urgência para o HO e foi o que aconteceu.

Não há informações do estado de saúde da criança.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Moradores reclamam de falta de água em alguns bairros na Cidade de Luis Eduardo Magalhães

Terça-feira, 04 de Junho de 2019 / Cidade

Moradores de vários bairros, em Luis Eduardo Magalhães, reclamam de transtornos causados pela falta de fornecimento de água.

Vários moradores entraram em contato com a nossa redação, dizendo que já entraram em contato com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), responsável pelo serviço, várias vezes, mas até agora não foram informados do motivo da falta de água e o retorno da mesma.

"Queremos uma resposta da Embasa urgente, isso não pode acontecer dessa forma, principalmente deixar a população nessa situação sem dá uma satisfação" afirmou um internauta.


Blogbraga/Participação de internauta

Compartilhar no Whatsapp

LEM: SAMU e Corpo de Bombeiros resgatam idoso vítima de queda em laje no Residencial 90

Terça-feira, 04 de Junho de 2019 / Cidade

SAMU socorre o idoso

SAMU e Bombeiros realizam o resgate da vítima

Momento do resgate

A vítima deu entrada na UPA

Na manhã desta terça-feira (04), por volta das 10h30, o SAMU foi acionado para socorrer um Ancião vítima de queda em uma laje na Avenida UM, bairro residencial 90 em Luís Eduardo Magalhães.

Ao chegar no local os socorristas se depararam com um idoso de nome Gildo Pereira de Souza de 73 anos, que subiu na laje da sua residência para ajudar os pedreiros que estavam realizando a desempena para cobrir a laje com o telhado. Segundo informações de familiares do idoso, ele foi pegar material de construção, escorregou e caiu com a perna esquerda em cima de um ferro e furou a mesma abaixo do joelho (membro inferior esquerdo).

O SAMU imobilizou o idoso ainda na laje e acionou o Corpo de Bombeiros para ajudar no resgate da vítima de uma altura de mais ou menos 3 metros. Os bombeiros usaram prancha e cordas para fazerem o resgate que foi um sucesso.

Após o socorro o idoso foi encaminhado pelo SAMU para UPA para ser melhor avaliado, o mesmo estava lúcido e dizia "a tarde estarei de volta".


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Imperial Extreme DM Reparos Vida Farma Grupo Marabá Dr. Márcio Rogério Delicia Mimoaço Bem Brasil Pastel Ademilar Dique Denuncia Coyote Global Oeste Manutenção Guarda Municipal Sutrans Paraíba Fontana DBT DPVAT Barreiras Evolucao P&F Jaú Kenni Henke Unopar Luz motos Click Tec Polícia Civil G7 Mimoso Segurança Rabelo Contabilidade Rondon Forte Grãos Mineiros Sportime PM Casa da Ferramenta AUTOCAR Dupará Açaí CISO MaxCar Neli Silvano Santos Elo Aço