Governo da Bahia

NOTÍCIAS

BARREIRAS: Programa FPI realiza seminário para discutir impactos dos agrotóxicos no meio ambiente e na saúde humana

Sábado, 30 de Novembro de 2019 / Região

Seminário acontece em Barreiras, no Dia Mundial de Combate aos Agrotóxicos 

No Dia Mundial de Combate aos Agrotóxicos, o programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) e o Fórum Baiano de Combate aos Agrotóxicos (FBCA) promovem um Seminário para discutir o tema, nesta terça-feira (03), às 8h, no campus Prainha da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob). O evento acontece em Barreiras, oeste do Estado, onde está sendo realizada a 45ª etapa da FPI, operação que visa coibir crimes ambientais na bacia do rio São Francisco e seus afluentes, como o Rio Grande. 

Serão debatidos temas como o descontrole do uso de agrotóxicos no Brasil, os impactos na saúde com o consumo destes produtos, a importância da agricultura familiar e da agroecologia. Também será apresentado um panorama da região no que se refere ao assunto.

Entre os participantes estarão a promotora de Justiça e Meio Ambiente e coordenadora do Fórum Baiano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, Luciana Khoury, que convida  para o evento. “Este dia mundial de luta contra os agrotóxicos deve refletir em uma grande tomada de consciência por parte da população, no que diz respeito aos riscos que estes venenos têm causado para a saúde e o meio ambiente em todo o mundo, mas, sobretudo na bacia do nosso rio São rancisco”, destaca. 

Segundo Khoury, que também coordena a FPI, existem opções ao uso de agrotóxicos: “Devemos pensar em alternativas sustentáveis como a agroecologia. Antes, porém, precisamos nos atentar para a importância do consumo de alimentos e de água sem veneno e cobrar isso dos setores responsáveis”.

Aberto à população e com entrega de certificado, o evento contará com as presenças, ainda, da professora da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e diretora da ONG Agendha, Valda Aroucha, da professora da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), Flávia Barbosa, e do professor da UFOB, Valney Rigonato. 

45ª fase de programa fiscaliza empreendimentos na região

O programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) está em sua 45ª fase e, desta vez, está sendo realizada em Barreiras e mais 12 municípios do Oeste baiano. Em sua primeira semana de atuação na região, cerca de 25 estabelecimentos de venda, armazenamento, logística e distribuição de agrotóxicos foram vistoriados.

Alguns deles receberam notificações e multas da ordem de um total de R$ 55 mil, por estarem com produtos vencidos e/ou mal acondicionados. Quase 5 mil quilos de veneno foram interditados. 

A FPI é coordenada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), através do Núcleo de Defesa da Bacia do São Francisco (NUSF), pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec-BA), em conjunto com outros órgãos parceiros. O objetivo é combater as ações de degradação do Velho Chico e seus afluentes, e minimizar os impactos para a população que depende do rio. 

Além do MP-BA, do CBHSF e da Defesa Civial, os órgãos parceiros desta edição da força-tarefa são: Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA-BA), Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), Polícia Civil da Bahia, Polícia Militar da Bahia, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal, Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB-BA), Diretoria de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental (Divisa), Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab-BA), Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-BA), Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri-BA), Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi-BA), Superintendência Regional do Trabalho (SRTE-BA), Superintendência do Patrimônio da União na Bahia (SPU-BA), Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia (CRMV-BA), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Ministério da Saúde, Ordem dos Advogados da Bahia (OAB-BA),  Fundação José Silveira, Agência Peixe Vivo, Agendha e Animallia. Também dão suporte às ações as secretarias de Meio Ambiente dos municípios de Barreiras, Formosa do Rio Preto e Luís Eduardo Magalhães.


Blogbraga/Ascom/ FPI Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Comandante da CIPT-Oeste reuniu-se na sede da UNEB/BARREIRAS para uma futura parceria entre o Curso de Medicina Veterinária da UNEB e o Canil da Rondesp-Oeste

Sábado, 30 de Novembro de 2019 / Região

Nesta última sexta-feira, 29 de novembro de 2019, por volta das 15h, o Maj PM Araken Souza, Comandante da CIPT-Oeste reuniu-se na sede da UNEB/BARREIRAS, com o Profº Joaquim Pedro Soares Neto, Diretor do Campus IX; Profª Sandra Eliza Guimarães, Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária (UNEB);Profª Magda Daniella Xavier, Coordenadora do laboratório de Anatomia dos Animais Domésticos (UNEB) e Vice Presidente AMEV Oeste; Profª Emanuela Nataly R. Barbosa, Zootecnista e o Profº Rodrigo Lima Carneiro, Médico Veterinario, Responsável Técnico do Curso de Medicina Veterinária, no intuito de discutir e alinhar os termos de uma futura parceria entre o Curso de Medicina Veterinária da UNEB e o Canil da Rondesp-Oeste.

RONDESP OESTE
"Braço forte do Oeste baiano" 


Blogbraga/RONDESP OESTE

Compartilhar no Whatsapp

Cadela policial ajuda equipe a encontrar droga com passageiro em Barreiras

Sábado, 30 de Novembro de 2019 / Região

Por volta das 19h desta sexta-feira (29/11/2019), Guarnições de serviço e Canil/Rondesp-Oeste realizaram uma operação em apoio à Polícia Rodoviaria Federal em frente ao posto 1010 na BR-242 saida para Brasília, onde o objetivo principal era abordagem a ônibus interestaduais com vistas principalmente a armas e drogas.

Em uma dessas abordagens mais precisamente a um ônibus da empresa Rápido Federal que seguia de Santa Rita de Cássia para Brasília foi encontrado em poder do passageiro Udson Rios Santana de 28 anos, natural de Jaú Tocantins, morando atualmente na cidade de Formosa do Goiás,(duas trouxas  aproximadamente 100 gramas) de substância aparentando ser cocaína,  sendo que a droga estava numa mala de viagem.

Onde foi utilizado a cadela KESSY que logrou êxito em localizar o entorpecente. Diante dos fatos foi dado voz de prisão ao conduzido por prepostos da PRF e ficando à disposição dos mesmos para as medidas cabíveis.

RONDESP OESTE
"Braço forte do Oeste baiano"


Blogbraga/RONDESP OESTE

Compartilhar no Whatsapp

Lapão: Corpo de mulher desaparecida é encontrado enterrado em antigo lixão

Sábado, 30 de Novembro de 2019 / Região

Na tarde desta sexta-feira (29), o corpo de Rafaela Gomes de Souza, 27 anos, foi encontrado enterrado em uma cova rasa no antigo lixão, em Irecê. Rafaela sumiu de casa na última quarta-feira (20) após receber ligação telefônica.

Os policiais chegaram ao local depois de terem detido Ramon da Silva Santana, 22 anos, terceiro suspeito de envolvimento no crime. Segundo a polícia, ele receberia R$ 500 reais pela empreitada criminosa.

Rafaela era moradora da localidade de Vila Castro, no município de Lapão, região de Irecê.

Na quarta-feira (27), a Justiça decretou a prisão preventiva do fisioterapeuta Alfredo Victor Oliveira, mentor intelectual do crime e de Érito Dias, conhecido por Rato, segundo participante no feminicídio. Eles continuam foragidos.

Ainda conforme a polícia, a vítima sumiu no dia 20 de novembro e a família registrou um boletim de ocorrência do desaparecimento no dia 23 na delegacia de Irecê. Ao delegado responsável pelo caso, Geraldo Vilaboim, Victor disse que vinha sendo chantageado e extorquido por Rafaela com que mantinha um relacionamento extraconjugal.

Os investigadores e a perícia foram acionados. O corpo da mulher foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) da cidade, onde vai passar por exames para apontar as causas da morte. O crime gerou repercussão nacional.

Click nos links e relembre o caso:

http://blogbraga.com.br/?Pagina=Noticias&Titulo=regiao-de-irece-mulher-que-estava-desaparecida-em-lapao-e-assassinada-diz-suspeito-em-depoimento&Id=72690

http://blogbraga.com.br/?Pagina=Noticias&Titulo=regiao-de-irece-justica-decreta-prisao-de-fisioterapeuta-suspeito-de-ser-mandante-de-homicidio-em-lapao&Id=72764


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: BOMBEIROS RESGATAM FILHOTE DE GATO EM ÁRVORE DE MAIS DE DEZ METROS DE ALTURA

Sexta-feira, 29 de Novembro de 2019 / Região

Pessoas perceberam o animal no local e acionaram os militares.

Um filhote de um gato foi resgatado por bombeiros militares do 17º Grupamento, na tarde da última quinta-feira (28), depois de ficar preso nos galhos de uma árvore acerca de mais de dez metros de altura, no bairro Renato Gonçalves, em Barreiras.

A situação aconteceu na praça da Sustentabilidade, e o resgate foi acionado por pessoas que passavam pelo local.

Para conseguir alcançar o gato, um dos bombeiros teve que utilizar equipamentos de salvamento em altura e subir nos últimos degraus da escada.

Assim que o resgate terminou, o filhote foi encaminhado a uma clínica veterinária da cidade, onde recebeu os cuidados de uma equipe.


BlogBraga/ Repórter Paiva/ 17º GBM Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

ENTRADA NO NECROTÉRIO DO DPT DE BARREIRAS

Sexta-feira, 29 de Novembro de 2019 / Região

Antonio de Souza Santos, 89 anos, natural de Brejolândia/BA, casado, residente na zona rural de Brejolândia.

Por volta das 10:30h desta sexta-feira (29), o complexo policial de Barreiras tomou conhecimento através da assistente social do Hospital do Oeste informando o óbito do Sr. Antonio de Souza, que havia dado entrada no referido Hospital no sábado dia 02/11 onde ficou internado por 27 dias, vindo a óbito nesta sexta-feira.

O exame de necropsia no Departamento de Polícia Técnica poderá determinar a cauda da morte do idoso.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Veículo roubado em Brasília (DF) é recuperado pela PRF na zona rural do município de Riachão das Neves (BA)

Sexta-feira, 29 de Novembro de 2019 / Região

O automóvel foi encontrado pelos agentes federais nas proximidades de uma residência localizada na zona rural do município de Riachão das Neves (BA).

Durante a 45ª Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), operação de combate a crimes ambientais, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou um veículo furtado há cerca de 3 meses na capital federal.

A ação foi registrada quando os PRFs visualizaram o veículo Fiat/Palio estacionado nas proximidades de um imóvel local e iniciaram a fiscalização. Após consultar os sistemas, a equipe constatou que o veículo possui ocorrência de furto, datada em agosto desse ano, na cidade de Brasília (DF).

Questionado pelos policiais, o homem que se identificou como proprietário do automóvel afirmou desconhecer o ilícito, informando que teria adquirido o veículo, mas ainda não teria realizado a transferência.

O homem apresentou ainda um Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), referente ao ano de 2015, relatando que no momento da negociação o então vendedor, teria assumido o compromisso de entregar o Documento Único de Transferência (DUT) em momento posterior, não tendo porém efetuado tal acordo.

Ele foi encaminhado juntamente ao veículo apreendido a delegacia de polícia judiciária local para a adoção dos procedimentos necessários.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

FPI participa da elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Grande

Sexta-feira, 29 de Novembro de 2019 / Região

Documento conta com a força de órgãos municipais, estaduais e federais, da sociedade civil e diversas instituições envolvidas no gerenciamento dos recursos hídricos

Coordenadores do programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) participaram de reunião com representantes do consórcio Águas do Oeste, responsável pela elaboração dos Planos de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Grande e do Rio Corrente, no oeste da Bahia. O objetivo do encontro no Ministério Público do Estado da Bahia, no município de Barreiras, foi contribuir com o diagnóstico de problemas e soluções que vão guiar o principal instrumento de gestão para o planejamento de usos prioritários das águas do Rio Grande nos próximos anos. Também participaram da reunião representantes do Inema, Ministério Público do Estado da Bahia, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande (CBH Grande), Secretaria de Meio Ambiente, Sudec-BA, e representantes da sociedade civil.

A FPI contribui com dados e análises feitas pelo programa em anos anteriores, para subsidiar os diagnósticos técnico e social, acompanhando o plano de trabalho, as metodologias utilizadas pelas empresas do consórcio, e observando todas as etapas de construção dos planos. Fornecerá também informações sobre agrotóxicos, análises de qualidade e monitoramento da água, abastecimento, captação e lançamento de efluentes, outorga rural e urbana e notas técnicas em mais de uma década de operações e estudos.

Para a promotora de Justiça e Meio Ambiente, e coordenadora da FPI, Luciana Khoury, é uma grata oportunidade estar neste momento participando da elaboração junto às comunidades tradicionais que dependem do rio para viver. “Incluir as demandas sociais e a população que participa das audiências públicas permite apontar os principais usos e problemas do rio na região, informações fundamentais para a assertividade do Plano, que é um grande acordo para delimitar aos diversos setores produtivos como devem ser os usos do rio”, destaca ela.

De acordo com o vice-presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, coordenador da FPI, esta mobilização permite esclarecer qual é o rio que temos e qual é o rio que queremos, até chegarmos ao rio que podemos ter.  “Os afluentes do São Francisco  - rio Grande e rio Corrente - são primordiais para a proteção da biodiversidade do Velho Chico e para a manutenção dos usos múltiplos das águas, pois são essas águas que impactam em todos usos rio abaixo, da geração de energia até emprego, trabalho, pesca, alimentação, irrigação, abastecimento”, alerta Oliveira. O Plano de trabalho para a elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Grande foi aprovado em setembro de 2019, em reunião Plenária do CBH Grande, realizada também em Barreiras-BA.

Audiência Pública

Antes da reunião com a FPI, ocorreu uma Audiência Pública com as empresas do consórcio, HYDROS e Engeplus, e o Inema para apresentação à sociedade de um diagnóstico inicial do Plano. Convidaram também para oficinas grupos de segmentos da sociedade, do setor produtivo, do setor de usuários, setor de pescadores e comunidades tradicionais para poder receber as demandas com relação à bacia do rio Grande. De acordo com Maciel Oliveira, essa foi uma demanda social atendida com êxito pela grande mobilização. Previsto para começar a ser implementado em 2020, o Plano direcionará as ações que vão assegurar a disponibilidade de água ao longo do tempo, por meio da promoção de um uso mais racional dos recursos através de ações boas práticas.

Sobre a FPI

A FPI começou em 2002, na Bahia, após os Ministérios Públicos e órgãos do estado baiano constatarem diversas causas e danos que estavam contribuindo para a morte do rio e gerando prejuízo à saúde dos moradores que residem às margens do rio São Francisco e nos municípios que fazem parte da Bacia Hidrográfica. Atualmente, além da Bahia, a operação está presente em todos os estados banhados pelo rio São Francisco: Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Minas Gerais. Alvo de constantes atividades irregulares, o Velho Chico possui área de aproximadamente 640 mil quilômetros quadrados, com dois mil e 863 quilômetros de extensão. Suas águas servem para abastecimento e consumo humano, turismo, pesca e navegação.

Em sua 45ª etapa, o programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) é coordenado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), através do Núcleo de Defesa da Bacia do São Francisco (NUSF), pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec-BA), em conjunto com outros órgãos parceiros. O objetivo é combater as ações de degradação do Velho Chico e seus afluentes, e minimizar os impactos para a população que depende do rio. A 45ª FPI está sendo realizada em 13 municípios, que foram previamente estudados por uma equipe multidisciplinar. Recebem as ações as cidades de Barreiras, Angical, Baianópolis, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, São Desidério e Wanderley.


Blogbraga/Ascom/FPI

Compartilhar no Whatsapp

RIACHÃO DAS NEVES: HOMEM É DETIDO PELA POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL POR CONDUZIR VEÍCULO COM RESTRIÇÃO DE FURTO/ROUBO

Sexta-feira, 29 de Novembro de 2019 / Região

Por volta das 10:00h desta quinta-feira (28), um homem de prenome Ademilson, natural de Barreiras/BA, foi detido em Riachão das Neves/BA, por uma equipe da Polícia Rodoviária Federal por conduzir um veículo Fiat/Strada Placa Policial AWC-0347 que por sua vez não condiz com o modelo do veículo.

De acordo com a Polícia, o veículo está com restrição de roubo em 28/12/2012 na cidade de Salvador/BA.

O veículo também foi apresentado na Delegacia de Polícia de Barreiras


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Suspeito de extorsão é apresentado em delegacia de Xique-Xique, diz polícia

Sexta-feira, 29 de Novembro de 2019 / Região

Um homem, que segundo a polícia, estaria extorquindo pessoas na cidade de Xique-Xique, foi apresentado à delegacia de Polícia Civil da cidade na manhã de quarta-feira (27), por volta das 09h.

De acordo com a Companhia Independente de Policiamento Especializado CIPE-Semiárido, o suspeito foi identificado por possíveis vítimas.

Polícia Civil cumpre mandado de prisão em Irecê

Diante dos diversos roubos a transeuntes que estão ocorrendo nesta cidade, sempre com as mesmas características (dois homens em uma motocicleta). No dia de terça-feira, 26/11/2019, a equipe do Serviço de Investigação desta Unidade Policial, em diligencia, conseguiu recuperar um aparelho Samsung J5, que fora roubado no dia 24/11/2019, na cidade de Irecê, sendo encontrado na casa duas pessoas, sendo elas apresentadas nesta Delegacia e diversos aparelhos celulares e a quantia de R$ 2.000,00.

Verificou-se que a casa pertencia a Kelbert Marley Dourado Feitosa, sendo identificado como dono do veículo utilizado no referido assalto, motocicleta Honda Fan 150, placa NZU-3D44, moto foi flagrada por câmeras de segurança.

No dia seguinte, ou seja, quarta-feira (27), Kelbert se apresentou com advogado, sendo interrogado e negado todas as acusações, sendo então liberado. Realizando diligências no fórum dessa cidade, constou que o mesmo possuía mandado de prisão pelo crime de tráfico de drogas e quando o mesmo estava saindo com seu advogado do fórum foi realizado acompanhamento, logrando-se êxito no cumprimento da prisão do indigitado, sendo apresentado na Delegacia Territorial de Irecê.

Por fim, Kelbert também responderá pelo crime de roubo, sendo investigado em outros crimes contra o patrimônio ocorridos nesta cidade.

Fonte: Polícia Civil


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Carro e moto são apreendidos pela polícia no município de Canarana

Sexta-feira, 29 de Novembro de 2019 / Região

Uma equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializado CIPE-Semiárido, apreendeu na última terça-feira um o veículo Gol, cor preta, placa DPJ-1146 e uma moto Honda Titan 150 com placa KKA-0347, que não condiz com o veículo registrado no sistema.

A apreensão dos veículos ocorreu após denúncia no distrito de Salobro, no município de Canarana, região de Irecê. As informações são da CIPE-Semiárido.

Segundo a corporação, três pessoas foram apresentadas à Delegacia de Polícia Civil local.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: ESTELIONATÁRIO APLICA CHEQUE FALSO NA COMPRA DE UM GERADOR E FOGE COM A MERCADORIA

Sexta-feira, 29 de Novembro de 2019 / Região

Cheque e foto do suspeito de estelionato e roubo

O proprietário de uma empresa de materiais de construção localizada na Rua das Turbinas no bairro Barreirinhas, registrou nesta quinta-feira (28), um Boletim de Ocorrência na delegacia de polícia onde foi vítima de um golpe de estelionato e roubo de um gerador que havia vendido.

De acordo com a vítima, um homem de características físicas; forte para gordo, estatura mediana, cor parda, idade estimada entre 35 a 40 anos, cabelos lisos, barba rala e bigode, teria efetuado a compra de um motor gerador 1000 watts da marca Toyama no valor de R$ 1.000,00 e um rolo de fio no valor de R$ 195,00 prometendo efetuar o pagamento no cartão.

Em seguida com a ajuda de um comparsa colocou o gerador em um veículo VW/Gol cor branca, Placa Policial MZG-5068 – Juazeiro do Norte/CE. O combinado entre as partes seria o pagamento no cartão de crédito, todavia o golpista tentou efetuar o pagamento com uma folha de cheque “falsa”.

O vendedor desconfiou e pediu a devolução da mercadoria, neste mesmo instante o golpista correu entrando em um veículo GM/Astra preto cuja placa não foi anotada, e o comparsa fugiu levando o gerador.

Na loja ficou o rolo de fio e um documento RG no nome de Ângelo J.S.S que se trata de um servidor público do Estado do Piauí, e a dita folha do cheque do Banco do Brasil no valor de R$ 1.195,00 que seria falsa.

O Delegado de plantão assinou a ocorrência e expediu guia para periciar o RG e a folha do cheque apresentada. Além disso, a fotografia apresentada no RG não é a que condiz com o nome do proprietário do documento.

 

Blogbraga/Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Motorista usa uma arma de fogo para intimidar motociclista após desentendimento no trânsito no Distrito de Roda Velha

Quinta-feira, 28 de Novembro de 2019 / Região

PM da 85 CIPM de Roda Velha

O acusado foi apresentado no DISEP - LEM

Na noite desta quinta-feira (28), por volta das 18h, uma Guarnição da Polícia Militar do Distrito de Roda Velha, município de São Desidério/BA, foi acionada pois um homem a bordo de um veículo Ford/KA teria discutido com um motociclista em via pública e usado uma arma de fogo para intimidar o mesmo.

De acordo com informações Policiais, o condutor do veículo Ford/KA pediu para um motociclista que não teve o nome divulgado, retirar sua moto para o mesmo passar, o motociclista não tirou a referida moto alegando que dava para o motorista passar, quando deu início uma discussão.

Ainda segundo o registro, o motorista pegou uma arma de fogo tipo revólver no carro e colocou na cintura, momento que o motociclista pegou a moto e saiu do local, em seguida acionou a PM - Polícia Militar que abordou o condutor do Ford/KA que estava perseguindo o motociclista.

Ao realizar a abordagem ao motorista foi feito busca pessoal e a Guarnição encontrou com o mesmo uma arma de fogo tipo revólver cano curto, marca taurus, calibre 38 com 3 munições intactas e uma deflagrada.

Diante dos fatos, o acusado foi conduzido e apresentado no DISEP de Luis Eduardo Magalhães para medidas cabíveis. Já o veículo Ford/KA foi entregue a um familiar do conduzido.


Blogbraga/Reportagem: Marlon

Compartilhar no Whatsapp

DEPUTADA JUSMARI OLIVEIRA ESTEVE PRESENTE NA FENAGRO NO LANÇAMENTO DA BAHIA FARM SHOW 2020

Quinta-feira, 28 de Novembro de 2019 / Região

No lançamento da Bahia Farm Show 2020 na Fenagro, em Salvador, cumprimentei os agricultores, as Autoridades, as instituições financeiras e a imprensa presente. 

O Evento foi no Espaço da Secretaria de Agricultura da Bahia na FENAGRO e lá foram apresentados os detalhes da próxima edição da Bahia Farm Show.

A Bahia Farm Show é o principal evento do agronegócio, que ocorre no interior do Estado, e que é irradia por todo o Matopiba (fronteira agrícola situada entre os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). 

A 16ª edição da Bahia Farm Show , feira de tecnologia agrícola e de negócios do Norte e Nordeste do país irá realizar-se entre os dias 26 e 30 de maio de 2020, na capital baiana do agronegócio, como é conhecido o município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia.

Aplaudo a todos os organizadores deste magnífico evento e tiro o chapéu sempre para seu grande idealizador e fundador: OZIEL OLIVEIRA, que também estava no lançamento e como todos os demais se emocionou muito em constatar os cuidados que as Associações têm tido para a cada ano fazer uma Feira melhor.

#JusmariOliveiraDeputada
#Bahiafarmshow
#LuisEduardoBahia


Blogbraga/Assessoria da Deputada Jusmari

Compartilhar no Whatsapp

Chapada Diamantina : Produção de morangos e amoras tem aumento no crescimento e vira até atração turística na região

Quinta-feira, 28 de Novembro de 2019 / Região

As fazendas que cultivam as frutinhas acabam de integrar um novo roteiro turístico temático da Bahia, a Rota das Frutas Vermelhas | FOTO: Georgina Maynart 

As frutas vermelhas, amoras, morangos e framboesas, estão em plena safra na Chapada Diamantina. Antes raras nos campos do Nordeste, estas frutas vermelhas passaram a ser cultivadas em vários municípios da região. Os agricultores já abastecem os principais mercados do país e devem atingir um volume recorde na colheita da safra 2019/2020. “O que a gente percebe é que estas frutas vinham historicamente de outros estados, como Minas Gerais. O agricultor percebeu a facilidade de mercado e a produção vem ganhando cada vez mais importância”, afirmou Augusto Barreto, supervisor de pesquisa agropecuária do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o IBGE, a produção de morangos, que praticamente nem existia na Bahia em 2006, alcançou 2.837 toneladas em 2017. Os principais produtores estão em Morro do Chapéu e Ibicoara. Já as amoras, conhecidas como blackberry em outros países, têm registrado um crescimento ainda mais espetacular no estado. Segundo estimativas preliminares do Sebrae, mais de 100 toneladas da fruta devem sair das plantações baianas até março do ano que vem. Será uma safra surpreendente, cerca de 20 vezes maior do que a primeira.

Há um ano os agricultores colheram cerca de 5 toneladas. O cultivo se espalha principalmente pela Chapada Sul, entre os municípios de Mucugê, Barra da Estiva, Ibicoara, Novo Horizonte, Boninal e Piatã. Em Barra da Estiva, a área plantada de amoras cresceu 1.150% nos últimos dois anos. Os pomares experimentais da frutinha contavam com cerca de 2 mil plantas em 2018. Agora mais de 25 mil pés estão sendo cultivados por pequenos agricultores familiares do município.

“Foi uma surpresa até para os produtores que aderiram ao cultivo. A rentabilidade é grande e este crescimento auxilia na nossa estratégia de diversificar a economia da região. O mercado está em expansão e a tendência é crescer ainda mais”, afirma Luis Euzébio, secretário de agricultura de Barra da Estiva. Os pomares de amoras começaram a ser expandidos depois que os agricultores perceberam que poderiam cultivá-las associada ao morango, já tradicional no região produtora também de café. Nos últimos dois anos, cerca de 30 produtores rurais do município passaram a cultivar amoras, outros 800 produzem morangos.

Pioneiro

Quem chega ao pequeno povoado de Capaozinho, na zona rural de Mucugê, não precisa andar muito para encontrar os maiores pomares de amoras e framboesas da Bahia. Basta chegar na casa de um dos moradores mais antigos, o agricultor Uvilson Santos Oliveira, para se deparar com um pomar cheio das frutinhas. O local, que tem o sugestivo nome de Sítio Frutas Vermelhas, tem vista para a Serra do Sincorá. Foi nele que o agricultor começou a cultivar amoras de forma experimental em 2017. “Eu só plantava tomate, feijão, abóbora, melancia, cultivos tradicionais. Mas em uma palestra eu ouvi falar sobre a amora e acreditei”, conta o agricultor.

Antes de começar a plantação ele pesquisou na internet, comprou mudas em outros estados, aprendeu a multiplicar os pés e frequentou vários cursos de gestão do Sebrae. O esforço deu certo. O agricultor que também já produzia morangos, passou a cultivar amoras pretas das variedades Tupi e Brazos. O tamanho do plantio triplicou em menos de dois anos, agora já são três mil pés. Incentivado pelo resultado das amoras, o agricultor também foi o pioneiro da Bahia no cultivo de framboesas. Os dois frutos já estão na segunda safra. “A safra está intensa agora. Começamos a colher e vamos seguir retirando frutos do pomar até março”, contou o produtor rural, que faz parte da terceira geração de agricultores da família.

Rota turística

As fazendas que cultivam as frutinhas acabam de integrar um novo roteiro turístico temático da Bahia, a Rota das Frutas Vermelhas. O projeto mistura lavoura com turismo para aumentar a renda de pequenos agricultores. A ação está sendo coordenada pelo Sebrae e já conta com cinco propriedades rurais da Chapada. Através do turismo de experiência quem visita os pomares pode vivenciar a produção agrícola, experimentar as frutas, conhecer de perto a rotina dos agricultores e comprar os alimentos diretamente nas mãos do produtores.

As visitas são guiadas pelos próprios agricultores, que receberam curso de atendimento ao turista. O passeio custa entre R$ 10 e R$ 20 por pessoa, a depender da propriedade. “Existe um potencial enorme. Com esta janela turística muitos agricultores estão conseguindo até escoar a produção ainda no campo, eliminando assim a figura do atravessador que intermediava a comercializarão e acabava ficando com boa parte do lucro”, afirma Heitor Marback, gestor do projeto de Horticultura do Sebrae.

Ciência e técnica

Consideradas de clima temperado, as frutas vermelhas estão sendo cultivadas na Chapada graças ao domínio e ao aprimoramento de técnicas agrícolas. Com a ajuda de engenheiros agrônomos, os produtores estão aproveitando as baixas temperaturas da região, que podem chegar a menos de sete graus, e adaptando métodos de plantio que permitem o cultivo nesta parte do Nordeste.

A estratégia envolve várias ações, entre elas a poda e a desfolha, até o processo de indução e submissão do pomar ao estresse hídrico, um sistema que beneficia a dormência da planta em determinados períodos e a maturação dos frutos em outros. “Esta junção de processos, quando realizada na hora certa, permite a floração uniforme e rentável de uma plantação comercial. Se deixar a planta produzir naturalmente, sem intervenção, ela vai até brotar, mas não na mesma época e com a mesma produtividade”, afirma o engenheiro agrônomo Tiago Sizilio.

A safra se intensifica agora porque as frutas temperadas perdem as folhas na época mais fria, começam a brotar na primavera e podem ser colhidas no verão quando acontece a florada. Os pomares de Mucugê e Barra da Estiva estão gerando até 3 quilos de amoras por planta/safra, uma produtividade considerada alta. Outra vantagem é que a plantação é adensada e não precisa de grandes áreas. Os agricultores da região estão produzindo até 15 toneladas de amoras por hectare. 


Blogbraga/Correio 24h

Compartilhar no Whatsapp

Feira Cidadã chega a Bom Jesus da Lapa e deve atender 15 mil pessoas da região

Quinta-feira, 28 de Novembro de 2019 / Região

Conhecida como a capital baiana da fé, a cidade de Bom Jesus da Lapa, localizada no oeste do estado, recebe esta semana a 34ª edição de 2019 da Feira Cidadã. O evento, aberto na manhã desta quinta-feira (28), na Praça Marechal Deodoro da Fonseca, segue até a próxima terça-feira (2), das 8h às 17h, com serviços de saúde e cidadania para um público esperado de 15 mil pessoas.

A Feira é  uma realização da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA). O coordenador do evento pela entidade socioassistencial, Edvaldo Gomes, explicou como estão divididas as ofertas. "Esta é a terceira cidade do oeste a receber, neste ano, o evento que foi idealizado pela primeira-dama Aline Peixoto. Nesta quinta e sexta, todos os serviços seguem aqui na praça. A odontologia funciona até terça. Já no sábado, domingo e segunda, as cirurgias de catarata que forem rastreadas aqui serão feitas no Hospital Municipal".

Entre os exames ofertados estão mamografia, ultrassonografia, eletrocardiograma, preventivo, raio-x, dentre outros. A população ainda tem acesso a consultas com oftalmologistas, com rastreio para cirurgia de catarata; serviços de odontologia, com oferta de prótese dentária quando necessário; bem como triagem para cirurgias eletivas de hérnia inguinal, epigástrica e umbilical, mioma, histerectomia e vesícula. Ofertas do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), como a emissão da primeira e segunda vias da carteira de identidade, também integram a programação. Massagens e espaço de beleza são uma boa pedida para os momentos que intercalam os exames.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Droga e balança de precisão são apreendidas pela CIPE em Xique-Xique

Quinta-feira, 28 de Novembro de 2019 / Região

Xique-Xique - Na manhã dessa quarta-feira (27), por volta das 10h30, uma equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializado CIPE-Semiárido, após denúncia anônima, aprendeu em uma residência duas embalagens com maconha pesando aproximadamente 8 gramas, uma balança digital, duas balanças domésticas, um aparelho celular, cor preta, duas máquinas, uma furadeira, vários canos pvc para sistema de irrigação, um aparelho notebook e uma quantia em dinheiro no valor de R$ 217. As informações são da CIPE-Semiárido.

Segundo a CIPE, o proprietário da casa, que tinha passagens pela polícia por tráfico de drogas em Luís Eduardo, Barra e Xique-Xique, foi encaminhado juntamente com todo o material para a Delegacia de Polícia Civil da cidade.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE IRECÊ: Justiça decreta prisão de fisioterapeuta suspeito de ser mandante de homicídio em Lapão

Quinta-feira, 28 de Novembro de 2019 / Região

Lapão - A Justiça decretou na tarde desta quarta-feira (27) a prisão preventiva do fisioterapeuta Alfredo Victor Oliveira, suspeito de ter encomendado a morte de Rafaela Gomes de Souza, de 27 anos, que estava desaparecida há uma semana.

O corpo de Rafaela ainda não foi localizado. À autoridade policial, Alfredo, após entrar em diversas contradições, confessou ser o mandante do assassinato.

Alfredo e Rafaela mantinham um relacionamento amoroso. Ele é casado e disse à polícia que vinha sendo chantageado por Rafaela.

Click no link e relembre o caso:

http://blogbraga.com.br/?Pagina=Noticias&Titulo=regiao-de-irece-mulher-que-estava-desaparecida-em-lapao-e-assassinada-diz-suspeito-em-depoimento&Id=72690


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

INDIVÍDUO MORRE DURANTE INTERVENÇÃO POLICIAL EM SERRA DO RAMALHO-BA

Quinta-feira, 28 de Novembro de 2019 / Região

Nesta quarta-feira (27), por volta das 17h, uma equipe de policiais civis da 24ª COORPIN/Bom Jesus da Lapa, em diligências investigativas na cidade de Serra do Ramalho, com intuito de elucidar o crime de tentativa de homicídio perpetrado contra o IPC Uilliânderes, no dia 19/11/2019, tiveram a informação que o indivíduo conhecido como "Rui" de 26 anos, o qual seria o autor dos disparos que atingiram o referido investigador, estaria homiziado em uma residência na localidade conhecida como "Casinhas". 

Ato contínuo, os policiais se deslocaram até o local informado, e no momento que "Rui" percebeu a aproximação dos policiais, desferiu disparos de arma de fogo contra a equipe, que de pronto respondeu a injusta agressão, no intuito de salvaguardar à vida dos policiais. 

Cessado os disparos, foi verificado que Rui Barbosa Alves dos Santos de 26 anos, natural de Bom Jesus da Lapa, foi atingido, sendo este socorrido ao Hospital Municipal de Serra do Ramalho, onde veio a óbito. 

Com o resistente foi encontrada uma arma de fogo do tipo revólver calibre .38 com duas munições deflagradas e três intactas. 


Blogbraga/24ª COORPIN

Compartilhar no Whatsapp

Duas pessoas são presas com arma e drogas em Barreiras

Quinta-feira, 28 de Novembro de 2019 / Região

Por volta das 18h40min desta quarta-feira (27/11/2019), equipes da RONDESP OESTE realizavam patrulhamento tático no Bairro Santo Antônio em Barreiras, quando efetuaram a busca pessoal e veicular no condutor de nome Luiz Fernando Barbosa de 29 anos e no veículo Renault/Sandeiro. Durante as buscas foi encontrada 01 trouxa de substância análoga à maconha.

Quando interpelado acerca do entorpecente, o condutor do veículo informou que comprou a droga de um indivíduo de nome Rudhere. As Guarnições deslocaram até o local indicado e realizaram a busca pessoal e de perímetro, onde encontraram em posse de Rudhere Inácio de 26 anos, os seguintes ilícitos: 195 gramas de substância análoga à maconha; 01 balança de precisão; 01 revólver calibre 38 e 05 cartuchos intactos.

Os autores dos delitos e todo material apreendido foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Barreiras para adoção das medidas cabíveis.

RONDESP OESTE
"Braço forte do Oeste baiano"


Blogbraga/RONDESP OESTE

Compartilhar no Whatsapp

Menor é apreendida por tráfico de drogas em Barreiras

Quinta-feira, 28 de Novembro de 2019 / Região

Por volta das 19h30min desta quarta-feira (27/11/2019), uma Guarnição da RONDESP OESTE recebeu informação via WhatsApp Denúncia Rondesp, de que uma jovem estaria comercializando droga sintética nas proximidades do Banco Itaú, no centro da cidade de Barreiras.

A equipe policial deslocou até o local indicado na denúncia e realizou a busca numa menor de idade, momento em que foram encontrados 25 comprimidos dentro da bolsa que ela portava. Ao ser questionada acerca dos comprimidos, a menor afirmou que eram comprimidos de êxtase.

Diante dos fatos, a menor infratora e todo material apreendido foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Barreiras para adoção das medidas cabíveis.

RONDESP OESTE
"Braço forte do Oeste baiano"


Blogbraga/RONDESP OESTE

Compartilhar no Whatsapp

CIPE/CERRADO: Homem morre durante intervenção policial em Santa Maria da Vitória/BA

Quarta-feira, 27 de Novembro de 2019 / Região

Equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cerrado localizaram, nesta terça-feira (26), um traficante e apreenderam drogas e armas em Santa Maria da Vitória, região Oeste.

Os policiais chegaram até João Sento Sé Magalhães Júnior, o 'Júnior de Janjão', após denúncia anônima que revelou a presença de homens armados em um imóvel usado como ponto de distribuição de entorpecentes. O criminoso resistiu à prisão, foi ferido e socorrido para o Hospital Municipal José Borba, mas não resistiu.

Com Júnior de Janjão, que tinha mandado de prisão preventiva, os policiais encontraram uma pistola calibre 380 com carregador, 153 buchas de maconha, 16 de cocaína, uma pedra de crack e três celulares.

O major PM Anselmo Bispo, comandante da Cipe Cerrado, revelou que o criminoso agia no município de Bom Jesus da Lapa. “Ele vinha expandido as atividades do grupo criminoso para os municípios de Santa Maria da Vitória, São Félix do Coribe e adjacências. Também era apontado como autor de ataques a instituições financeiras”, revelou o oficial.


Blogbraga/Fonte: Ascom: Marcia Santana

Compartilhar no Whatsapp

Jovem de 28 anos natural de Barreiras é morto a tiros em Irecê/BA

Quarta-feira, 27 de Novembro de 2019 / Região

O corpo de um homem foi encontrado na tarde desta terça-feira (26), nas imediações da antiga Esagri, em Irecê.

Segundo as primeiras informações, a vítima foi identificada por Adriano de Souza dos Santos, 28 anos, natural de Barreiras.

De acordo com a polícia, pelo menos cinco tiros atingiram o rapaz. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal – IML.

O caso será investigado pela Polícia Civil.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

CONSUMIDORES PASSAM A TER OPORTUNIDADE DE EXERCER O DIREITO DE ESCOLHER SE QUEREM OU NÃO RECEBER LIGAÇÕES REALIZADAS POR EMPRESAS DE TELEMARKETING

Quarta-feira, 27 de Novembro de 2019 / Região

O que é o Não Me Perturbe?
O Não Me Perturbe é uma lista de bloqueio de telemarketing que permite de forma fácil e gratuita evitar promoção de vendas e serviços por meio de ligações telefônicas que sejam originárias das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações (telefonia móvel, fixa, TV por assinatura e Internet).

Essa lista foi desenvolvida pela ABR Telecom (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações) conjuntamente com as operadoras de telecomunicações, e é possível se cadastrar através do site criado para gerenciar os dados dos consumidores que não querem receber ligações indesejadas. Atualmente as prestadoras participantes são a Algar, Claro-Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Tim e Telefônica – Vivo.

Para que serve essa ferramenta?
Essa foi a solução encontrada pela Superintendência de Relações com os Consumidores da Anatel para proteger os direitos dos consumidores e reagir aos altos índices de reclamações relacionadas às operadoras de telecomunicações e principalmente ao telemarketing realizado por essas empresas. Outra iniciativa da Anatel foi a criação de um código de conduta de telemarketing, que tem como objetivo garantir que os direitos e liberdades dos consumidores brasileiros sejam respeitados.

O Não Me Perturbe é uma solução para aquele usuário que não queira mais receber ligações indesejadas e excessivas das operadoras de telecomunicações. Com o Não Me Perturbe, esses usuários podem solicitar o bloqueio do seu número para que, assim, não recebam mais essas ligações.

Direitos do consumidor
O Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) está composto por vários órgãos administrativos voltados para a defesa e preservação dos direitos dos consumidores brasileiros. No caso do Estado da Bahia, o órgão responsável pela defesa do consumidor é a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA), órgão da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).

Esse órgão tem como objetivo pensar em estratégias que ajudem aos consumidores a entenderem seus direitos e orientá-los no que se pode fazer nestes casos das chamadas abusivas das operadoras.

O PROCON do Estado da Bahia é um dos órgãos que não possui acesso online à lista de bloqueio de chamadas. Sendo assim, o Não Me Perturbe se torna ainda mais útil para os baianos, simplificando a realização de reclamações e queixas relacionadas a chamadas indesejadas. Em 2018 o Estado da Bahia ocupou a décima segunda posição em reclamações sobre telefonia móvel.

Evolução do acesso do serviço móvel pessoal nas regiões de DDD 77
Acompanhando a evolução do Estado, as regiões a qual os números de telefonia móvel se iniciam pelo DDD 77, também apresentaram nos últimos anos queda no número total de acessos do serviço móvel pessoal, porém menos acentuada, já que em 2014 eram mais de 2,4 milhões de acessos enquanto em 2018 foi de 1,9 milhões, resultando em uma diminuição de mais de 20% do total dos números que iniciam pelo DDD 77.

O total de acessos do serviço móvel pessoal atribuídos ao DDD 77 representou em 2018 um 14,20% do total do Estado da Bahia, valor que vem aumentando com o passar dos anos mesmo com a tendência de queda registrada.

Vantagens do Não me Perturbe

Essa tendência de queda na quantidade de acessos do serviço móvel pessoal e o volume de reclamações registradas fizeram com que os órgãos públicos responsáveis se preocupassem pelo nível de satisfação dos clientes de serviços de telecomunicações, sendo o Não Me Perturbe uma das ações tomadas para melhorar a relação entre usuários e operadoras. Destacamos a seguir algumas das vantagens que favorecem a todos os agentes envolvidos nestes serviços (usuário, operadora e órgãos públicos):
-Reduz a burocracia, as demandas judiciais e o número de reclamações por parte dos consumidores.
-Melhora a relação com as Operadoras e, por consequência, a experiência e satisfação do cliente.
-Possibilita uma melhor gestão das reclamações e garante os direitos dos consumidores.

É possível acessar esse e outros dados através do site da Anatel, que realiza estudos e o monitoramento das atividades de telecomunicações em todo país, assim como a gestão de reclamações de usuários desses serviços.

De acordo com a coordenadora do Procon Barreiras, Renata Alves, o órgão tem se dedicado a tirar as dúvidas dos consumidores e informar como realizar o bloqueio. Após o prazo, se não houver o bloqueio, o Procon ingressará com a reclamação junto à operadora.


Blogbraga/ Repórter Paiva/ Dircom Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE IRECÊ: Mulher que estava desaparecida em Lapão é assassinada, diz suspeito em depoimento

Quarta-feira, 27 de Novembro de 2019 / Região

Lapão - Rafaela Gomes de Souza, de 27 anos, que estava desaparecida há uma semana foi assassinada, de acordo com depoimento do suspeito de ter encomendado o crime.

Conforme as primeiras informações, Rafaela mantinha um caso extraconjugal com um homem casado, que também mora em Lapão, região de Irecê. À autoridade policial, o suspeito disse que estava sendo chantageado por Rafaela.

O corpo da mulher ainda não foi encontrado. O suspeito do crime é um fisioterapeuta identificado por Alfredo Victor Oliveira. A confissão do suspeito e o crime deixaram a população da cidade estarrecida.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DE BARREIRAS REALIZA FEIJOADA

Quarta-feira, 27 de Novembro de 2019 / Região

Neste sábado, 23 de novembro de 2019, os alunos do 3º ano do Colégio da Polícia Militar de Barreiras realizaram uma feijoada a fim de arrecadar fundos para a festa de Formatura do 3º ano do CPM Barreiras. O evento, além de compartilhar de uma deliciosa feijoada, com bebidas e muita música boa, trouxe a rifa de um Notebook e uma TV.

A direção do colégio e toda sua equipe contribuíram para o sucesso do evento, acompanhando desde a produção da comida até o encerramento da festa como a transmissão da final da Copa Libertadores da América. Eventos como este fortalecem os laços de amizade dentro e fora da comunidade escolar, aproxima professores, funcionários e a sociedade dos nossos alunos e corrobora a Polícia Comunitária, objetivando um futuro mais feliz e fraterno no Oeste da Bahia.


Blogbraga/CPM/BARREIRAS

Compartilhar no Whatsapp

Vencedores da I Edição do Prêmio Abapa de Jornalismo são conhecidos durante cerimônia de premiação

Quarta-feira, 27 de Novembro de 2019 / Região

Em noite de reconhecimento pelo trabalho dos profissionais e futuros profissionais da imprensa, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), fez, nesta segunda-feira (25), a entrega do I Prêmio Abapa de Jornalismo. O evento, realizado em Salvador, reuniu estudantes, autoridades e representantes do agronegócio que conferiram a premiação, dividida nas categorias Profissional, destinada a jornalistas que possuem formação e atuam em veículos de todo o Brasil e a Jovem Talento, criada para incentivar a produção acadêmica de estudantes de jornalismo. As reportagens revelaram detalhes sobre a produção de algodão tecnificada e sustentável, desenvolvida em terras baianas.

“Esse prêmio surgiu a partir de uma iniciativa similar, da Associação Brasileira de Agronegócio de Ribeirão Preto, já realizada há muitos anos. Adaptamos a excelente ideia para nossa região, focando na cotonicultura. O Prêmio é, portanto, uma forma de mostrar às pessoas o que acontece nas lavouras de algodão do Oeste, quem está por trás nessa atividade, que faz da Bahia o segundo maior produtor da fibra no Brasil. É também, um reconhecimento aos profissionais da imprensa que nos apoiam e dão visibilidade  ao trabalho de agricultores e de todos os envolvidos na cadeia produtiva da nossa fibra”, destacou o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato.

A premiação contou com a categoria Profissional nas modalidades Tv, Jornal Impresso e Internet e categoria Jovem Talento com a participação de 115 estudantes de cinco faculdades de comunicação de Salvador, nas modalidades impresso e vídeo. Com a matéria Safra cresce 17% na Bahia, publicado no Jornal Correio, a vencedora, Georgina Maynart Rabelo Montes comemorou a vitória na modalidade jornal impresso. “Conheci o Oeste em 2014 quando fui fazer uma reportagem e confesso que me emocionei com a plantação de algodão e a dinâmica daquela região, é única. Uma região que abre espaço para ações importantes ligadas ao agronegócio e às pessoas. Obrigada Abapa por esta iniciativa”, disse a vencedora.

Na modalidade Tv o prêmio foi para a reportagem ‘Agrobrazil leva representantes de embaixadas estrangeiras para conhecer a produção de algodão baiano’, exibida pela TV Bandeirantes, numa produção de Camila Cavalcanti Xavier. No quesito internet o jornalista Túlio França Pereira, venceu com o a matéria ‘Cotonicultura baiana é destaque no 6º Agrobrazil’, publicada no veículo MatopitaAgro. “Formei em 2014 e este é meu primeiro prêmio então certamente ficará marcado na minha história e na história do veículo que trabalho que vem promovendo o agronegócio desenvolvido na chamada última fronteira agrícola do Brasil, o Matopiba. Parabéns Abapa, pela iniciativa”.

A categoria Jovem Talento premiou estudantes que visitaram o Oeste, a convite da Abapa e lá conheceram mais sobre a cultura do algodão, coletaram informações e dados que ampararam as produções. Na modalidade escrita, a vencedora foi Ana Carolina Faria Pedreira de Cerqueira (UFBA). O 2º lugar foi para Maria Clara de Lima Andrade (UFBA) e Luciana Koeppel Mendonça (UFBA), ficou com o 3º lugar. Já na modalidade vídeo os três vencedores foram Renato de Jesus Dias (1º lugar), Jeruam Araújo dos Santos (2º lugar) e Giovanni Barbosa da Paixão Filho (3º lugar), todos da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). “No momento em que a gente passa por uma experiência como esta, que é transportado para um exercício aprofundado de como fazer o Jornalismo, na prática, é gratificante. Sou extremamente grato a Abapa por me proporcionar esta experiência e por me fazer ter ainda mais certeza de que escolhi a profissão certa”, disse Renato Dias, vencedor da modalidade vídeo.

Representando o governador do Estado da Bahia, Rui Costa, o secretário de agricultura do Estado, Lucas Teixeira Costa, falou sobre a iniciativa. “Prêmios como este ajudam muito a difundir a agricultura pujante que temos aqui na Bahia, e nesse caso, com a Abapa à frente desta iniciativa, temos a certeza que o nosso algodão, cuja fibra é uma das maiores do mundo, será ainda mais conhecido”, disse.

Presentes ainda Luiz Gugé Fernandes, chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), representando o vice-governador, João Leão; os deputados estaduais Eduardo Salles e João Vitor Bonfim; superintendente do Ministério da Agricultura da Bahia, Paulo Emilio; a diretora da Rede Bahia,  Renata de Magalhães Correia; presidente  da Federação de Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), Humberto Miranda de Oliveira;  assessora de comunicação da ABAG, Valeria Ribeiro; representantes do BNB  Welber Luís Ferreira dos Santos e Lorena Passos Andrade; presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia  (Aiba),  Celestino Zanella;  e o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB),  Moisés Almeida Schmidt.


Blogbraga/Assessoria de imprensa da Abapa

Compartilhar no Whatsapp

TCM rejeita contas e denuncia prefeito de Mansidão ao MPE

Quarta-feira, 27 de Novembro de 2019 / Região

O Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão desta terça-feira (26/11), rejeitou as contas da Prefeitura de Mansidão, da responsabilidade de Ney Borges de Oliveira, relativas ao exercício de 2018. O relator do parecer, conselheiro Raimundo Moreira, identificou o não encaminhamento de 34 processos licitatórios e de 43 processos de dispensa/inexigibilidade que, juntos, somam R$23 milhões. Por esse motivo, além da rejeição das contas, foi determinado a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o gestor, para que seja apurada a prática de ato de improbidade administrativa.

Os conselheiros também aprovaram a aplicação de multa ao gestor no valor de R$8 mil, em razão das demais irregularidades constatadas ao longo da análise dessas contas.

O relatório técnico indicou a existência de casos de inserção incorreta ou incompleta de dados no sistema SIGA do TCM, processo administrativo de dispensa de licitação para aluguel de imóvel desacompanhado de laudo de avaliação elaborado por profissional competente, pagamentos a prestadores de serviços sem amparo em pesquisa de preços de mercado e, em alguns casos, sem lastro em contrato.

O resultado da execução orçamentária do município importou em deficit de R$373.960,19, vez que foram arrecadadas receitas de R$33.280.115,38 e realizadas despesas de R$33.654.066,17. O gasto total com pessoal alcançou o montante de R$17.023.802,76, que corresponde a 52,52% da receita corrente líquida do município, repeitando, portanto, o limite de 54% previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Câmara – Na mesma sessão, o pleno do TCM aprovou com ressalvas as contas da Câmara de Vereadores de Mansidão, da responsabilidade da vereadora Eritânia da Silva Santos, relativas ao exercício de 2018. O conselheiro-relator Raimundo Moreira multou a gestora em R$2,5 mil por falhas identificadas na prestação de contas.

Foram registradas como ressalvas o encaminhamento das contas ao TCM fora do prazo regulamentar; relatório do controle interno em desacordo com as exigências legais; não apresentação do demonstrativo dos bens móveis e imóveis e não apresentação do relatório da Comissão de Transmissão de Governo.

Cabe recurso da decisão.


Blogbraga/TCM - Assessoria de Comunicação Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: JANTAR MARCA APRESENTAÇÃO DA MARCA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SÃO FRANCISCO DE BARREIRAS PARA SÓCIOS

Terça-feira, 26 de Novembro de 2019 / Região

O jantar reuniu membros da Sociedade Médica Barreirense (SOMEB) e do Centro Universitário São Francisco de Barreiras (UNIFASB) no restaurante Confraria Gourmet

Em uma noite de encontro e confraternização, na última sexta-feira, dia 22 de novembro, alguns dos representantes da Sociedade Médica Barreirense (SOMEB) e do Centro Universitário São Francisco de Barreiras (UNIFASB), se reuniram no salão do restaurante Confraria Gourmet, para a apresentação oficial da marca que será utilizada no Hospital Universitário São Francisco de Barreiras – H.U.

Os parceiros desse grandioso projeto entenderam, através das apresentações feitas nesse encontro, o sentido do logotipo desenhado especialmente para esse projeto, que traz muito da história de Barreiras em traços detalhados dessa marca.

O Hospital Universitário (H.U) será construído em um trecho que carrega um pouco da história de Barreiras, onde havia a construção do prédio erguido em 1928 por Dr. Geraldo Rocha, para abrigar as três turbinas que eram movidas por uma queda d'água artificial, considerada à época como a segunda hidrelétrica da Bahia.

Por esse motivo, a equipe do H.U buscou colocar esse significado expresso na nossa marca. A cruz utilizada na área da saúde tem o símbolo a vida ou vida eterna, como a cultura egípcia denominava. O símbolo do Hospital universitário São Francisco de Barreiras traz além do sentido da vida, uma cruz com a entrada simbolizando o canal que leva a água para as turbinas, e as três saídas arredondadas representam as três saídas d’água, com pequenos delineados em azul lembram a água que por muito tempo marcou a história de nossa cidade através das turbinas. No limite da cruz traz a cor laranja lembrando a cor predominante da UNIFASB. E o verde bandeira da cruz, representa a esperança e a saúde buscada por todos que buscarem o serviço do Hospital Universitário São Francisco de Barreiras.

Segundo o diretor presidente do IAESB, Tadeu Sérgio Bergamo, essa obra marcará a história na área da saúde em Barreiras: “Sem dúvidas, esse investimento terá como resultado a obra mais importante, na área da saúde dessa primeira metade de século, na cidade de Barreiras. As duas instituições se juntaram para fazer com que aquele hospital aconteça, esse é um sonho antigo dos membros da SOMEB e um sonho recente da IAESB / UNIFASB, e com certeza fará a diferença em nossa cidade”.

O médico gastroenterologista, Nailton Jatobá, que integra a equipe médica da SOMEB, afirma que: “Além de aumentar a qualidade dos serviços de saúde, com mais leitos e tratamentos de mais alta complexidade, temos o ganho acadêmico, com um hospital universitário, onde se prioriza o conhecimento, com equipamentos de ponta, para servir a própria comunidade”.

CONHEÇA MAIS SOBRE O PROJETO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SÃO FRANCISCO DE BARREIRAS

O Hospital Universitário São Francisco de Barreiras prevê um investimento na ordem de R$ 40 milhões e a geração de 800 empregos diretos. Nesta etapa a parceria prevê um investimento de R$ 32 milhões e uma construção com cerca de 10 mil/m² de área com estrutura para abrigar entre 60 a 80 leitos públicos e mais 34 destinados ao setor privado e convênios. O centro de saúde contará, ainda, com um centro cirúrgico contendo cinco salas para diversos tipos de procedimentos, uma sala de obstetrícia e uma UTI com dez leitos.

Além de todo o beneficio que o H.U trará a população, o Hospital será também um local de práticas para os alunos de todos os cursos da área da saúde e deve chegar totalizar um investimento final de R$ 40 milhões, recursos previstos pela SOMEB e IAESB, este responsável pelo aporte da soma restante.


Blogbraga/Araticum Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

ANGICAL: Crânios humanos são encontrados em uma espécie de urna funerária supostamente indígena no quintal de uma residência.

Terça-feira, 26 de Novembro de 2019 / Região

Segundo crânio encontrado

Uma descoberta no mínimo inusitada, chamou a atenção do proprietário de uma residência localizada no Povoado do Alto da Santa Cruz às margens da rodovia BA-465, sentido Distrito de Missão do Aricobé, no município de Angical/BA. A descoberta aconteceu no domingo (24).

No quintal da propriedade, o homem encontrou uma espécie de “urna funerária”, ou mais precisamente um pote de cerâmica onde estava um crânio humano, supostamente pertencente a uma comunidade indígena que possam ter morado naquele local.

O homem relatou o fato à Delegacia de Polícia onde o Delegado plantonista juntamente com o investigador foram até o local e constataram a veracidade dos fatos.

Na realidade uma árvore havia caído devido aos fortes ventos, e as raízes da mesma expuseram o pote e o crânio humano com parte da arcada dentária à mostra.

Cerca de uns 50 metros depois, foi encontrado outra “urna funerária”, ou pote com outro crânio. Suspeita-se de que todo material encontrado, a maneira em que estavam acondicionados e dentro de potes de cerâmica, apresentam características muito utilizados por indígenas ao sepultar os mortos.

Todo material foi removido nesta terça-feira (27), para o Departamento de Polícia Técnica de Barreiras onde vários  procedimentos periciais da Polícia Científica serão tomados.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Vida Farma Evolucao Oeste Manutenção Polícia Civil Contabilidade Rondon Dupará Açaí MaxCar Sportime P&F Fontana Imperial DBT Sutrans Extreme Delicia Bem Brasil Pastel PM Unopar DM Reparos Global Mineiros Paraíba Mimoaço DPVAT Barreiras G7 NET Jaú Grupo Marabá Capital Imóveis Rabelo CMO Apple Shop Epis BA Coyote Fashion Work Casa da Ferramenta CISO Neli Guarda Municipal Luz motos Dique Denuncia Click Tec Elo Aço