Governo da Bahia

NOTÍCIAS

Veículo roubado é apreendido pela polícia em Irecê

Segunda-feira, 12 de Agosto de 2019 / Região

Uma equipe da Companhia de Ações Especiais do Semiárido (Caesa), durante patrulhamento na Rua Antônio Otaviano Dourado, Bairro São José, em Irecê, procedeu com abordagem no veículo Fiat/Strada Working, cor prata, Ano 2012/13, placa OKM-737, licença da Cidade de Feira de Santana/BA. A ação ocorreu na tarde deste domingo (11).

O veículo e o condutor foram encaminhados ao Plantão Central da Delegacia Regional de Polícia Civil de Irecê.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

RIACHÃO DAS NEVES: ADOLESCENTE NÃO RESISTE AOS SÉRIOS FERIMENTOS EM DECORRÊNCIA DE QUEDA DE CAVALO E VEM A ÓBITO NO HOSPITAL DO OESTE

Segunda-feira, 12 de Agosto de 2019 / Região

Um triste acidente na tarde deste domingo (11), no Povoado Barra do Riacho, município de Riachão das Neves/BA, vitimou fatalmente a adolescente Eduarda de Jesus Oliveira, 14 anos, natural de Barreiras/BA.

De acordo com informações passadas à polícia, Eduarda estava junto com a família em confraternização numa chácara, quando foi andar a cavalo e infelizmente sofreu uma queda batendo fortemente com a cabeça apresentando traumatismo craniano.

Eduarda foi socorrida e encaminhada para o Hospital do Oeste onde apesar de todo esforço da equipe médica, não resistiu vindo a óbito.

O corpo foi transferido para o necrotério do Departamento de Polícia Técnica para necropsia e depois da documentação será liberado à família para o sepultamento.

Lamentamos a perda junto à família, parentes e amigos.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE JACOBINA: INDIVÍDUO MORRE DURANTE INTERVENÇÃO POLICIAL EM PIRITIBA; COMPARSA FOGE

Segunda-feira, 12 de Agosto de 2019 / Região

Neste domingo (11), por volta das 23h50, uma equipe da CAESA durante patrulhamento na estrada do Feijão, foi solicitada o apoio a guarnição da 24ª CIPM/DPM de Piritiba no trecho entre Porto Feliz e Piritiba, a fim de averiguar denúncia que 02 indivíduos numa motocicleta estavam assaltando na BA-131, no trecho entre o Distrito e o município citado.

Diligenciando no trecho, a patrulha visualizou uma motocicleta na estrada com 02 homens a bordo. Ao perceberem a  aproximação das viaturas, empreenderam fuga, efetuando disparos de arma de fogo na direção dos Policiais.

Houve o revide e na refrega (confronto), um indivíduo conseguiu evadir na motocicleta, de cor vermelha, placa não visualizada, e o outro fora atingido e mesmo socorrido ainda com vida para o Hospital Dr. Carlos Ayres de Almeida, não resistiu e evoluiu a óbito, sendo atestado pelo médico plantonista.

O resistente, posteriormente identificado por Rodrigo Araújo Lima, vulgo "Tirana", com passagens por homicídio, roubo e porte de arma, portava:
✔ 01 revólver, calibre .32, marca Ina, numeração 159613, com 4 cartuchos deflagrados e 2 picotados.

Fato apresentado na DT- Delegacia Territorial de Jacobina, juntamente com o material apreendido.


Blogbraga/CIPE SEMIÁRIDO

Compartilhar no Whatsapp

84 CIPM: Polícia apreende arma de fogo na cidade de Angical

Domingo, 11 de Agosto de 2019 / Região

Por volta das 21h 05min deste sábado, 10/8/19,  a Guarnição de serviço de Angical/BA, foi demandada pela Senhora de iniciais N. P. de M., a qual relatou que seu esposo  de nome Roberio Vieira da Silva estava ameaçando de morte seu filho, o menor de iniciais R.M.S, ocasião em que convidou a Guarnição para comparecer em sua residência situada no Povoado de Umburuçu/Angical.

No local, após realizarem diligências, foram informados de que o autor das ameaças havia empreendido fuga, ocasião em  que foi entregue a Polícia, pela vitima da ameaça, o menor acima citado, uma ESPINGARDA CAL. 32, n° T123228 + 04 (quatro) cartuchos intactos do mesmo calibre.

Diante diante dos fatos, a denunciante e seu filho, foram orientados a comparecem na DP a fim de procederem com o devido registro do crime de ameaça, bem como, todo o material da ocorrência ( arma + 4 cartuchos) foram apresentados na  Delegacia de Barreiras (11ª COORPIN), para adoção das medidas cabíveis. 

Material apreendido: 

- Uma espingarda 
Cal. 32, n° 123228;
- 04 (quatro) cartuchos intactos, Cal. 32.

 84ª CIPM: " A GUARDIÃ DO VALE DO RIO GRANDE"


Blogbraga/84 CIPM - A FORÇA QUE PROTEGE

Compartilhar no Whatsapp

84 CIPM: Trio é detido com drogas

Domingo, 11 de Agosto de 2019 / Região

Por volta das 00h deste domingo (11/08/2019), durante a realização da Operação Pacto Pela Vida, a guarnição deparou-se com 3 indivíduos que aparentemente estava realizando consumo de entorpecente, que ao ser dada a voz de abordagem o indivíduo de nome Tiago, tenta dispensar um pequeno volume e que ao ser analisado pelos policiais foi identificado 06 porções de substância análoga à cocaína. O material foi encontrado através da busca pessoal e R$ 32,00 reais em dinheiro trocado nos bolsos dos envolvidos. 

 Autores: 
▶Tiago Vinicius de Jesus;

▶Aristoman Kasiuq Santos Araújo ;

▶Ecleiton Santos Barbosa.

 Material apresentado: 
▶06 trouxas de cocaína;

▶Quantia de R$ 32,00 Reais.

84ª CIPM: "A GUARDIÃ DO VALE DO RIO GRANDE"


Blogbraga/84 CIPM - A FORÇA QUE PROTEGE

Compartilhar no Whatsapp

FORMOSA DO RIO PRETO: MULHER É AGREDIDA A GOLPES DE MARTELO EM UMA CHÁCARA

Sábado, 10 de Agosto de 2019 / Região

Mais um caso de violência contra a mulher é registrado pela Polícia Militar e encaminhado para a delegacia de polícia em Barreiras.

De acordo com registro policial, na noite desta sexta-feira (09), por volta das 19:39h, uma guarnição da Polícia Militar de Formosa do Rio Preto foi acionada para verificar uma denúncia de violência doméstica.

Os policiais juntamente com a equipe do SAMU se deslocaram para uma chácara obtendo confirmação da denúncia. A vítima, uma mulher, foi agredida a golpes de martelo sofrendo lesões na cabeça e no tórax sendo encaminhada para o Hospital Municipal. Não temos informações sobre seu quadro de saúde.

O martelo que seria o objeto utilizado na agressão, foi apresentado na delegacia e será periciado no Departamento de Polícia Técnica de Barreiras.

O Delegado de plantão indiciou o acusado por Tentativa de Homicídio – Lei 2848 Art. 121 par.2º, IV (Tentado).


Blogbraga/Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Operação autua grandes fazendas produtoras de hortifrúti por furto de energia na Chapada Diamantina

Sábado, 10 de Agosto de 2019 / Região

Grandes fazendas produtoras de hortifrúti nos municípios de Iaçu, Ibicoara e Mucugê foram alvo da Operação ‘Varredura’, realizada pela Coelba para combater o furto de energia na região da Chapada Diamantina. De acordo com dados enviados pela assessoria da distribuidora, os técnicos realizaram inspeções em 74 unidades e 13 foram autuadas e desativas por situação irregular.

“Em 2019, em toda a região Centro Oeste da Bahia foram realizadas 8,3 mil inspeções com a normalização de 3,1 mil unidades encontradas de forma irregular. A energia recuperada nas operações é suficiente para abastecer o município de Itaberaba durante três meses”, aponta nota da Coelba enviada para a imprensa.

A distribuidora de energia salienta que “o furto de energia é crime, sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cuja pena pode alcançar até oito anos de reclusão”. Alerta também que a ação representa riscos de acidentes graves à população, “a energia furtada é paga por outros consumidores, através do repasse na tarifa de energia, conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica [Aneel]”.

Na tentativa de reduzir os riscos e o furto de energia no estado baiano, a Coelba oferece um programa constante de inspeções para as diferentes regiões. A empresa também tem canais de denúncia para casos de fraudes e furtos, por meio dos quais é possível passar as informações anonimamente, como o telefone 116 ou o site oficial.


Blogbraga/Fonte: Coelba

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: EVENTOS MARCARAM COM SUCESSO DE PÚBLICO A SEMANA DE SENSIBILIZAÇÃO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Sábado, 10 de Agosto de 2019 / Região

A Rede de Apoio à Mulher da cidade de Barreiras, realizou eventos com um grande sucesso de público em abertura da Semana de Sensibilização Pelo Fim da Violência Contra a Mulher juntamente com a comemoração de 13 anos da Lei Maria da Penha.

Um dos eventos aconteceu na tarde desta quinta-feira (08), no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, que contou com a participação de autoridades da Polícia Militar e Civil, representantes da sociedade, Poder Executivo, Legislativo, Judiciário, Instituições de Ensino e dos vários órgãos que compõem a Rede de Apoio à Mulher, bem como Imprensa e público em geral.

Vice-prefeita Karlúcia Macedo 

Várias palestras foram feitas apresentando dados e fatos relacionados com a violência doméstica e à mulher, a eficiência da Lei e Ronda Maria da Penha.

Major PM Denice Santiago - Idealizadora da Ronda Maria da Penha

Major PM Denice Santiago, que está à frente da Ronda Maria da Penha no Brasil, (Ronda esta detentora de vários prêmios de reconhecimento, e copiada pela Polícia Britânica), palestrou destacando que desde o começo da Ronda Maria da Penha em 2006, as mulheres que sofriam de violência e eram desprotegidas, agora estão muito mais conscientes, protegidas e disponibilizam de uma Rede de atendimento para proteger e dar suporte à mulher. A Ronda Maria da Penha caminha lado a lado com a Rede de Apoio à Mulher.

Amabel Mota - Defensora Pública, representante do NUDEM

Vindo diretamente da capital Salvador, a Defensora Pública Amabel Mota, que representou o Núcleo de Defesa da Mulher – NUDEM, vinculado à Especializada de Direitos Humanos da DPE/BA, destacou a importância do fortalecimento da Rede de Apoio à Mulher para o acolhimento das vítimas. “Quando a mulher procura a Rede de Apoio, ela grita por socorro a fim de que consiga sair deste ciclo de violência.” – Revelou.

A Defensora Pública disse ao BlogBraga que ficou muito feliz de ver o fortalecimento da Rede na cidade de Barreiras e de como as instituições que a compõe estão bem empenhadas, cada uma dentro do seu âmbito de atuação para sensibilizar não só os atores institucionais, como também a população pelo fim da violência contra a mulher.

“O fenômeno da violência contra a mulher além de ser muito complexo, está arraigado culturalmente à nossa sociedade. Por isso precisamos ter um olhar atento, criterioso destas instituições.” – Amabel Mota Defensora Pública

Tenente Nina Marques comandante da Ronda Maria da Penha em Barreiras, disse que o evento superou as expectativas. Mais de 300 pessoas compareceram no Centro Cultural. Também salientou a importância do fortalecimento da Rede de Apoio à Mulher. “Ainda acontecem situações (de violência) que nos entristecem muito e precisamos fazer esse enfrentamento.” – Destacou

EVENTO NA PRAÇA CASTRO ALVES:

Ten. Nina Marques e equipe da Ronda Maria da Penha em Barreiras

Pela manhã de sexta-feira (09), a Praça Castro Alves localizada no centro da cidade, foi o palco de várias ações que tiveram o objetivo de divulgar, educar e sensibilizar a sociedade de maneira geral quanto ao tema da violência contra a mulher.

Maquiagem para deixar a mulher ainda mais bela!

Corte de cabelo para os homens

Panfletos informativos, corte de cabelo para os homens, maquiagem para as mulheres, plantão da Defensoria Pública, do CRAM, Guarnição da Ronda Maria da Penha, todos à disposição da sociedade nesta semana de sensibilização pelo fim da violência contra a Mulher!

João Alves Rodrigues - "Todos somos filhos de uma mulher..."

João Alves Rodrigues elogiou o evento na praça e entrevistado pelo BlogBraga afirmou: “O homem tem que conservar e não destruir a mulher. Nós somos filhos de uma mulher, como então poderíamos bater, matar uma mulher? Temos que respeitá-las.”

Maria Aparecida S. Xavier - "A mulher não é um objeto, deve ser respeitada..." 

Maria Aparecida S. Xavier, que por muitos anos foi vítima de violência, e Cleonides Alves S. Macedo, ambas já assessoradas pelo CRAM – Centro de Referência de Atendimento À Mulher, que é um dos elos que compõe a Rede de Apoio à Mulher em um só tom elogiaram o evento, o apoio recebido.

“A mulher é um ser-humano, tem seu valor, não é um objeto. Deve ser amada, andar bonita e ter seu espaço.” – disse Dona Cleonides.

Parabenizamos a todos que fazem parte da Rede de Apoio à Mulher, bem como os 13 anos de implantação da Ronda Maria da Penha em nosso país.

A mulher deve ser respeitada, valorizada e amada!


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Polícia Militar recupera carga e caminhão roubado em Wanderley/BA

Sábado, 10 de Agosto de 2019 / Região

Nesta sexta-feira (09), por volta das 17h40 no Distrito de Aroeira, Zona Rural de Mansidão, a guarnição da Polícia Militar foi informado via telefone que um caminhão MB/l1620, cor branca, placa policial JRJ/9j80, carregado de bebidas, teria sido roubado no município de Wanderley-BA e que o GPS do veículo indicava que o mesmo transitava na BA-351, se aproximando da cidade em questão.

Logo a guarnição de serviço se deslocou para averiguar o fato, chegando no Distrito de Aroeira, avistou o referido veículo, que ao proceder com a abordagem, prendeu os autores de nome José Ilton de 37 anos, residente em Barreiras e Mizael Souza de 27 anos, residente de Buritirama-BA.

A guarnição ainda apreendeu uma arma de fogo, tipo revólver, recuperou a carga e o caminhão roubado. Os suspeitos foram encaminhados para a central de flagrantes na cidade de Barreiras-BA, para adoção das medidas cabíveis juntamente com todo material apreendido inclusive o caminhão.

▪ Materiais apreendidos: 
✅ um caminhão carregado de bebidas;
✅ um revólver, marca smith, cal .32, numeração 376330 e 04 munições de mesmo calibre;
✅ três aparelhos celulares, marcas samsung;
✅ a quantia em dinheiro de R$ 45,00 reais.

"A guardiã do Vale do Rio Preto". 


Blogbraga/86CIPM

Compartilhar no Whatsapp

Estão abertas as inscrições para o Concurso Garota Comunidade BCS 2019, da Base Comunitária da Santa Luzia.

Sexta-feira, 09 de Agosto de 2019 / Região

As interessadas deverão, até o dia 13 de setembro fazer sua inscrição no site: http://abre.ai/bcssantaluzia ou presencialmente sede da Base Comunitária de Segurança, situada na Rua Maria Nilza Araújo de Souza nº 143 no bairro Sombra da Tarde.

Vale ressaltar, que as vencedoras irão representar a Base Comunitária do seu bairro na grande final que acontecerá no fim do ano na cidade de Salvador.

A representante da Base Comunitária de Segurança da Santa Luzia irá concorrer com as demais das outras Bases Comunitárias da Bahia.

O que está esperando?
Corra, faça sua inscrição e venha representar o seu bairro!!!


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Traficante é localizado com arma e drogas em Andaraí

Sexta-feira, 09 de Agosto de 2019 / Região

Apoio: Helder de Jesus foi encontrado durante patrulhamento da Cipe Chapada na rua Alto do Ribimba.

Equipes da Companhia Independente da Cipe Chapada localizaram, na quinta-feira (8), o traficante Helder de Jesus, também conhecido como 'Galego do Ribimba', com drogas e arma, no município de Andaraí.

Ao avistar as guarnições que faziam patrulhamento na rua Alto do Ribimba, 'Galego' fugiu para uma mata e começou atirar na direção dos policiais. Houve revide, o criminoso foi baleado, socorrido para um hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos.

Com ele foram apreendidas um revólver calibre 38, 72 trouxinhas de cocaína e certa quantidade de maconha. O caso foi registrado na Delegacia Territorial de Andaraí. 


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria da Segurança Pública da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

SECRETÁRIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE BARREIRAS VISITA SENAI E DEFINE ESTRATÉGIAS PARA AÇÕES DO PROJETO FUTURO NA MEDIDA

Sexta-feira, 09 de Agosto de 2019 / Região

Acompanhada pelos coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS e Centro de Referência de Atendimento à Mulher- CRAM, a secretária de assistência social e trabalho de Barreiras, Karlúcia Macêdo, realizou uma visita à sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI na tarde desta quarta-feira (07) onde serão realizados os cursos profissionalizantes, ofertados gratuitamente por meio do Projeto Medida Certa, que estão com as inscrições abertas.

O convênio entre Prefeitura de Barreiras, Ministério Público do Trabalho – MPT e SENAI, garantirá 184 vagas gratuitas para cursos profissionalizantes de auxiliar de padaria e confeitaria, pedreiro de edificações, pintor de obras, mecânico de manutenção em motocicletas, corte e costura, eletricista instalador residencial de baixa tensão, auxiliar de operações logísticas e torneiro mecânico. O objetivo é dar oportunidade aos jovens a partir de 16 anos e mulheres em situação de vulnerabilidade atendidos nos equipamentos de assistência social (CRAS, CRAM e CREAS), além da comunidade local.

Os últimos ajustes de execução do projeto já foram definidos e os cursos de eletricista e auxiliar de padaria serão os primeiros a começar. Após a reunião estratégica, a equipe da assistência social conheceu a estrutura dos laboratórios do SENAI, guiados pelos representantes do Serviço, Jonas Fernandes, Silmarques Nunes e Dalita Dutkievicz.

“Realizamos hoje essa visita para que a equipe conheça a nossa estrutura e metodologia de ensino, que contempla teoria e prática. Convidamos os jovens a procurar os CRAS de seu bairro para realizar as inscrições e ter a oportunidade de mudar de vida, fazendo um curso profissionalizante completamente gratuito”, destacou a gerente de negócios da unidade SENAI – Barreiras, Dalita Dutkievicz.

No dia 22 de agosto, no Centro Cultural Rivelino de Carvalho, MPT, SENAI e o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, assinam o convênio que oficializa as atividades. Após as inscrições que ocorrem nestes 30 dias, a equipe do SENAI mobilizará os interessados para realização das matriculas.

“Diante do trabalho que intensificamos para erradicação do trabalho infantil, o procurador do trabalho, Hélio Cardoso, viu a oportunidade de fortalecer ainda mais a qualidade de vida não só dos adolescentes que estão em medida socioeducativa, mas também às famílias, e nós sugerimos os cursos profissionalizantes com uma instituição de referência que é o SENAI. Os recursos são do Ministério Público do Trabalho destinados aos usuários dos equipamentos de assistência social como CRAS, CRAM e CREAS”, explicou a secretária Karlúcia Macêdo.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI-BA tem como missão promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da indústria baiana. Entre as suas áreas de atuação estão a educação profissional, a prestação de serviços técnicos e tecnológicos, a pesquisa aplicada e a consultoria. Uma infraestrutura com a qualidade que o mercado reconhece, com equipamentos modernos e laboratórios que são utilizados para produzir conhecimento e desenvolver mais tecnologia, o SENAI-BA conta com 22 Unidades fixas em todo o estado. (Fonte: http://www.fieb.org.br/senai/Pagina/2759/Sobre-o-SENAI.aspx)


Blogbraga/ Repórter Paiva/ Dircom Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

Atletas que doarem tênis terão desconto de 50% na inscrição da Corrida do Algodão

Sexta-feira, 09 de Agosto de 2019 / Região

Se o esporte aproxima as pessoas, o esporte solidário não só une, como resulta em gratidão. E é com o espírito de solidariedade que a organização da Corrida do Algodão 2109, evento realizado pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) lançou a campanha de incentivo ao esporte, oportunizando pessoas que não têm condições de comprar um par de tênis, a competir, por meio de doações de atletas que se inscreverem no evento, confirmado para 14 de setembro em Luís Eduardo Magalhães, oeste da Bahia.

A partir de segunda-feira (12), todo o atleta que efetuar sua inscrição presencialmente nas sedes da Abapa em Barreiras ou Luís Eduardo Magalhães, no horário das 13h45 às 18h (segunda a sexta), garantirá o desconto de 50% no valor, doando um par de tênis limpo e em bom estado de conservação, no ato da inscrição. “Se considerarmos que a corrida é um esporte democrático e simples porque basta calçar um tênis e ir para a rua, não há mistério. Porém, mesmo assim, muitas pessoas não podem comprar um tênis, o que limita a participação no esporte”, explica a coordenadora geral do evento e diretora da Abapa, Alessandra Zanotto.

Ela reforça que a ideia surgiu como forma de incentivar quem tem tênis sobrando a doar para quem não tem, agregando ao evento, uma ação social, porém, ela chama atenção para um detalhe importante. “Um par de tênis doado garantirá a redução do valor da inscrição, mas caso uma mesma pessoa queira doar mais de um par, o abatimento não será progressivo e não será contabilizada mais isenção de valor. O importante é aderir à campanha e ajudar outro atleta”, finaliza Alessandra.

As inscrições para a Corrida do Algodão já estão abertas pela internet, no site oficial do evento. Os atletas que garantirem suas participações até 16 de agosto terão um preço promocional de R$ 60. Após esta data, a tabela de valores será de R$ 70, com exceção da Kids com Acompanhante que é de R$ 100. Para a Cadeirantes, a inscrição é gratuita. Além dessas duas categorias, a Kids Individual e as Geral de 5km e de 10km integram as provas. Todas oferecem vagas no feminino e no masculino. Os percursos vão de 800 m até 10km, com medalhas de participação para todos e mais de R$ 13 mil em premiações para os cinco primeiros colocados nas categorias de 5km e 10km.

A Corrida do Algodão terá todo suporte de sinalização, segurança e pontos de hidratação ao longo do percurso. A competição é realizada pela Abapa com o apoio do Fundeagro, Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães.


Blogbraga/Assessoria de Imprensa da Abapa

Compartilhar no Whatsapp

Cipe Semiárido erradica 40 mil pés de maconha em dois dias

Sexta-feira, 09 de Agosto de 2019 / Região

Apoio: Ações foram realizadas na zona rural da cidade de Xique-Xique. Ervas renderiam cerca de 10 toneladas para traficantes.

Pouco mais de 40 mil pés de maconha foram erradicados pela Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido em dois dias. Os flagrantes aconteceram na zona rural do município de Xique Xique.

Denúncias anônimas, patrulhamentos e ações de acompanhamento resultaram nas localizações seguidas dos plantios. Os dois casos foram na localidade de Areia Branca. Na primeira ocorrência (quarta-feira) os militares destruíram 35 mil pés e, no mais recente caso, ocorrido na tarde de quinta-feira (8), 5.250 unidades do entorpecente foram erradicados.

"Somando os flagrantes evitamos que os traficantes comercializassem cerca de 10 toneladas de maconha. Seguimos agora à procura dos responsáveis pelas plantações", disse o comandante da Cipe Semiárido, major Carlos Maltez.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria da Segurança Pública da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Dupla é presa por tráfico de drogas em Xique-Xique/BA

Quinta-feira, 08 de Agosto de 2019 / Região

Por volta das 11h desta quinta-feira (08.08.19), durante rondas e abordagens nas imediações da Rodoviária de Xique Xique, uma guarnição da CAESA prendeu em flagrante Noêmia Aparecida Lima dos Santos, que estava de posse de 8,828kg de maconha em uma caixa de papelão dividida em embalagens plásticas, aguardando transporte para Irecê. A mesma confessou ter recebido a droga de Gilson Rodrigues dos Santos, que também estava no bar e confessou ter realizado o transporte da droga do bairro das Pedrinhas e entregue a Noêmia.

Os dois flagranteados e a droga foram apresentados na DT de Xique Xique, para medidas cabíveis.


Blogbraga/CIPE-Semiárido

Compartilhar no Whatsapp

Guarnição da CIPT-O prende indivíduos por roubo de celular em Barreiras

Quinta-feira, 08 de Agosto de 2019 / Região

Por volta das 14h45 desta quinta-feira (08), a guarnição da CIPT/Oeste, realizando ronda no Bairro Vila Rica em Barreiras, recebeu uma informação que dois indivíduos haviam roubado celulares. A guarnição deslocou e manteve contato com as vítimas sendo confirmado que dois indivíduos portando arma de fogo haviam subtraído 01 Samsung M20, 01 readmi 05plus e 01 Samsung J1mini.

Durante ronda na Vila Amorim a guarnição abordou Werton Silva Bastos e Daniel Elias Silva dos Santos, sendo os dois reconhecidos pelas vítimas. O Werton afirmou ter roubado os celulares, mas não estava mais com a arma e havia passado dois aparelhos como pagamento pela arma. A guarnição continuou a diligência no intuito de localizar o dono da arma, mas o mesmo não foi encontrado.

Após finalizar a diligência a guarnição conduziu os dois indivíduos e as vítimas para a delegacia, para a devida apresentação. 

Conduzidos:
- Werton Silva Bastos 24 anos;
- Daniel Elias Silva dos Santos 18 anos.

 Material Apreendido:

-01 celular samsung M20.


Blogbraga/RONDESP OESTE

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE IRECÊ: Jussara, mais de 9 mil títulos podem ser cancelados pela Justiça Eleitoral

Quinta-feira, 08 de Agosto de 2019 / Região

Mais de nove mil eleitores do município de Jussara, na região de Irecê, poderão ter seus títulos cancelados. Na cidade, que está em fase de revisão biométrica obrigatória, 9.657 cidadãos ainda não atenderam a convocação da Justiça Eleitoral. Conforme o TRE baiano, a suspensão do documento provoca outras diversas penalidades, a exemplo do impedimento de tirar passaporte ou carteira de identidade, tomar posse em cargo público e ter acesso a programas sociais. O prazo para regularização é 18 de fevereiro de 2020.

Em Jussara, dos 12.125 eleitores convocados, apenas 2.468 (20,36%) realizaram a coleta dos dados. No decorrer deste ano, o TRE da Bahia realizou uma série de audiências públicas para alavancar o recadastramento eleitoral em 24 municípios do estado. O objetivo é realizar as Eleições Municipais de 2020 com eleitorado 100% biometrizado.

Agendamento

A última fase da biometria no estado, prioriza o agendamento, que pode ser realizado por meio de site (agendamento.tre-ba.jus.br) ou telefone 0800 071 6505. Para agendar, o número do título será solicitado. Caso não possua a inscrição eleitoral ou não saiba o número, o eleitor deve informar número do CPF, data de nascimento e nome completo dos pais. O cidadão também pode cadastrar o número de telefone e e-mail. Esses últimos dados são importantes para que o eleitor receba confirmação e lembretes do agendamento.


Blogbraga/Fonte: Ascom - TRE/BA

Compartilhar no Whatsapp

Comitiva AgroBrazil visita Centro de Análise de Fibras da Abapa

Quinta-feira, 08 de Agosto de 2019 / Região

Após três dias de visitas a empreendimentos agrícolas do Oeste baiano, a comitiva AgroBrazil, formada por membros da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Sistema FAEB/Senar, jornalistas brasileiros e representantes de dez países, esteve no Centro de Análise de Fibras da Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa), em Luís Eduardo Magalhães, no fim da tarde desta quarta-feira (7). No laboratório, os participantes observaram os processos de condicionamento e classificação visual e análise por meio de equipamentos de alta tecnologia, High Volume Instruments (HVI). 

O diretor-executivo da Abapa, Lidervan Morais, disse que a vinda da comitiva é uma oportunidade para apresentar a região, a produção sustentável aqui praticada e com alta qualidade visando a realização de novas e duradouras parcerias. “Alguns países aqui representados são compradores de nossos produtos e outros fornecedores de insumos como fertilizantes. A parceria tem que ser de mão-dupla. Eles vêm para conhecer, investir, comprar e aproveitam a ocasião para mostrar as tecnologias e produtos que oferecem e que são de interesse do produtor brasileiro”. Ele falou também sobre o trabalho desenvolvido no laboratório. “A classificação do algodão é fundamental para a comercialização e para que haja confiabilidade. Com os laudos emitidos aqui, o produtor informa a qualidade do que está vendendo e o comprador tem ciência do que está comprando. É um processo muito transparente”, definiu.

Do Ba Khoa, embaixador do Vietnã, país asiático responsável pelo segundo maior volume de importação do algodão brasileiro, atrás apenas da China, ponderou sobre as perspectivas produtivas da região para os próximos anos. “O Oeste da Bahia tem muitas vantagens: extensão geográfica, bom terreno, sem calamidades naturais e possui muita tecnologia empregada, como demonstra a estrutura desse laboratório. Os projetos em andamento, considerando questões sociais e ambientais, fazem desta região um grande celeiro do presente e do futuro, em um planeta que tem crescente demanda por alimentos e fibras. É um bom modelo de desenvolvimento”, declarou.

Vislumbrando o aumento dos negócios entre seu país e os produtores brasileiros, Yoneski Armenteros Gutiérrez, cônsul da República de Cuba para assuntos econômicos, se surpreendeu com o alto nível de produção nas fazendas e nas cidades. “Estou fazendo uma pesquisa para mostrar a Cuba o que e como se produz por aqui, com vistas a novos contratos. Certifico, com essa passagem, que os grãos e fibras cultivados nos campos da Bahia têm muita qualidade. Além do mais, há capacidade de aumento das exportações e de manutenção da oferta por longo período. Por tudo o que me foi apresentado, creio que o setor agropecuário tenha potencial para crescer ainda mais”, opinou. Além dos vietnamitas e cubanos, a equipe teve representantes da Austrália, Argélia, Alemanha, Canadá, França, Tailândia, Malásia e Indonésia.


Blogbraga/Assessoria de Imprensa da Abapa

Compartilhar no Whatsapp

Plantação com cerca de 35 mil pés de maconha é localizada Xique-Xique

Quinta-feira, 08 de Agosto de 2019 / Região

Uma plantação com cerca de 35 mil pés de maconha foi localizada após denúncia anônima, em Xique-Xique, na região do Vale do são Francisco, informou nesta quinta-feira (08), a Companhia Independente de Policiamento Especializada CIPE-Semiárido. O plantio que media 1,5m de altura, distribuído em 7 roças, às margens de uma lagoa, estava nas proximidades do povoado de Areia Branca, zona rural do município. Ninguém foi preso.

As roças foram localizadas por policias da CIPE-Semiárido após denúncia de populares. A polícia disse ainda, em nota, que além da droga foram encontrados 03 acampamentos e 01 pequeno barco usado pelos traficantes para se deslocarem entre os lagos e os locais plantios.

A plantação foi incinerada, enquanto parte do material foi enviado para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT) e, posteriormente, deverá ser destruído. As investigações devem continuar, com o objetivo de localizar os proprietários e responsáveis pelo plantio da droga.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: COLISÃO ENTRE DOIS VEÍCULOS NO ANEL VIÁRIO DEIXA DUAS PESSOAS FERIDAS

Quinta-feira, 08 de Agosto de 2019 / Região

Uma colisão envolvendo uma caminhonete Toyota Hilux placa de Pato Branco/PR, e um VW/Crossfox placa de Barreiras aconteceu na manhã desta quinta-feira (08), por volta das 10:00h, na BR-242 na entrada do Povoado Buritis em Barreiras.

De acordo com informações obtidas no local, o motorista da caminhonete seguia pela BR-242 quando foi surpreendido pelo condutor do Crossfox que atravessou a BR sentido bairro Cidade Nova. “Não tive tempo de fazer nada, não imaginava que o outro motorista não iria parar” – afirmou o condutor da caminhonete.

A colisão atingiu o fim da lateral no pneu traseiro direito do Crossfox que veio a tombar parando no canteiro devido ao forte impacto. O carro foi destombado e nele havia duas pessoas que teriam sido socorridas por terceiros. Não se sabe o estado de saúde das mesmas.

O motorista da caminhonete não se feriu e estava impressionado com a eficiência dos airbags que funcionaram protegendo-o. Muitos acidentes acontecem no dito cruzamento, e isso demanda muita atenção de todos!

A Polícia Rodoviária Federal registrou o acidente.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

MPF obtém bloqueio de R$1,2mi em bens de prefeito e mais sete por desvio de verbas do Fundeb em Caetité (BA)

Quinta-feira, 08 de Agosto de 2019 / Região

Os acusados já são réus em ação penal pelos mesmos atos e foram alvo da Operação Burla, deflagrada em 2016 em uma atuação conjunta do MPF com a PF e a CGU

A pedido do Ministério Público Federal (MPF), a Justiça determinou a indisponibilidade de R$1.228.974,96 em bens do atual prefeito de Caetité (BA), Aldo Ricardo Cardoso Gondim – secretário de Administração à época dos fatos –; do ex-prefeito de Caetité José Barreira de Alencar Filho (conhecido como Zé Barreira); dos empresários Josmar Fernandes dos Santos e Júlio César Cotrim; dos então agentes públicos, Arnaldo Azevedo Silva, Gláucia Maria Rodrigues de Oliveira e Rubiamara Gomes de Souza; e do agente público à época, Eugênio Soares da Silva. A decisão liminar, do último dia 17 de julho, considerou os atos de improbidade realizados pelos acusados em licitações com recursos da Educação.

Na ação de improbidade, ajuizada em 25 de maio, o MPF descreveu as fraudes realizadas em cinco licitações nos anos de 2011 e 2012 envolvendo recursos do Fundo de Manutenção Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Os acusados, porém, são investigados em outros 24 casos de irregularidades em licitações entre 2009 e 2016, durante os oito anos de mandato de Alencar Filho como prefeito, que estão sob a atuação do MP do Estado da Bahia por não envolverem recursos federais. O valor total dos contratos firmados ilegalmente é de R$ 14.303.415,15.

Os oito acusados por improbidade já são réus em ação penal ajuizada no último 28 de junho com mais outros dois agentes públicos à época: Thaís Rodrigues da Cunha e Nilo Joaquim Azevedo – que ocupava o cargo de secretário de Serviços Públicos. O MPF acusa por crimes de fraude em licitações e associação criminosa: Zé Barreira, Aldo Gondim, Josmar Santos, Júlio César Cotrim, Arnaldo Silva, Gláucia Oliveira e Rubiamara Souza; sendo esta última, os empresários, o ex-gestor e o atual prefeito, os principais autores dos crimes. Eugênio Silva responde por fraude em licitações, e Thaís Cunha e Nilo Azevedo, por associação criminosa.

Operação Burla – As ações foram ajuizadas como desdobramentos da Operação Burla, deflagrada em 2016 em uma atuação conjunta do MPF com a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU). Na ocasião foram cumpridos oito mandados de condução coercitiva, três de prisão preventiva, quatro de prisão temporária e 15 mandados de busca e apreensão nos municípios baianos de Caetité, Guanambi, Iuiú, Salvador e Vitória da Conquista. O objetivo foi cessar as atividades ilícitas de duas organizações criminosas que se valiam de empresas de fachada para fraudar e desviar recursos públicos federais no sudoeste do estado da Bahia.

Requerimentos – O MPF requer que os réus sejam condenados à reparação por danos morais coletivos e realizem o pagamento de R$2.860.683,03, equivalente ao somatório dos contratos ilícitos abordados nessa ação de improbidade. O MPF requer, ainda, a condenação dos réus por atos de improbidade que causaram prejuízo ao erário (artigo 12 da Lei nº 8.429/92 – Lei de Improbidade), cuja pena prevê: ressarcimento integral do dano, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos, pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público pelo prazo de cinco anos.

E agora? Seguindo o andamento previsto na Lei de Improbidade, após o recebimento da ação pela Justiça e o julgamento do pedido liminar – que foi deferido – o réu (prefeito) deverá ser citado para se manifestar, apresentando contestação. O processo seguirá tramitando na Justiça até que seja julgado o pedido final feito pelo MPF: a condenação de dos oito acusados por improbidade administrativa.

Confira a íntegra da ação de improbidade.

Número para consulta processual na Justiça Federal – Guanambi (BA):

Ação de Improbidade – 1003266-13.2019.4.01.3309

Ação Penal – 0000336-39.2019.4.01.3309


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Ministério Público Federal na Bahia

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE IRECÊ: Homem morre em confronto com a polícia em Central na tarde desta quarta (07)

Quinta-feira, 08 de Agosto de 2019 / Região

Na tarde desta quarta-feira (07), por volta das 17h, uma equipe da CAESA, em conjunto com guarnições do 7° BPM, realizou a intensificação do policiamento, a fim de antever os festejos de emancipação do município de Central, região de Irecê.

Durante o patrulhamento na Rua J.K, um homem evadiu ao visualizar as guarnições, adentrando em uma residência. Ao proceder o acompanhamento, fazendo o cerco no imóvel, o indivíduo efetuou disparos contra os policiais. Na tentativa de fazer cessar a injusta agressão, foram realizados disparos, tendo o suspeito sido atingido. Foi prestado o imediato socorro, conduzindo o suspeito até o hospital local, mas ele não resistiu.

Ao proceder o registro da ocorrência na Delegacia de Polícia Civil de Central, o resistente foi identificado como Wesley Silva Ribeiro, 35 anos, conhecido por Pú, pesando contra ele passagens por tráfico de drogas e porte de arma de fogo.

Material apreendido:

Revólver ROSSI, sem numeração, Cal. 32, municiado com 3 cartuchos deflagrados e 3 picotados;

500 gramas de maconha, em trouxas e um pedaço de um tablete.

Fonte: DPC Michael Alves e CAP/PM Thiago Oliveira


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Educadores e Gestores do Oeste participam da Formação Continuada em Barreiras

Quinta-feira, 08 de Agosto de 2019 / Região

Gestores Escolares e Coordenadores Pedagógicos do Oeste da Bahia participam nesta quinta e sexta-feira (8 e 9), do segundo encontro de Formação Continuada. A atividade, que será realizada no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), é promovida pelo Instituto Anísio Teixeira, órgão que integra a estrutura da Secretaria da Educação do Estado da Bahia e alcança educadores e gestores dos 27 Territórios de Identidade.

Para poder contemplar os profissionais da educação de todos os Territórios, o IAT organizou a Formação Continuada por meio de 12 Polos Formativos (Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Paulo Afonso, Caetité, Santo Antônio de Jesus, Itabuna, Ipirá, Jacobina, Juazeiro, Barreiras, Seabra).

Os encontros formativos fazem parte da terceira etapa do Plano de Formação Continuada. “Este plano teve início em abril, quando fizemos uma escuta sensível com mais de 2400 educadores e gestores. Após essa escuta fizemos a preparação da equipe de formadores e o primeiro encontro formativo já em julho”, completou Cybele Amado.

Segundo a diretora pedagógica do IAT, Diana Melo, a Formação Continuada tem como pilares o currículo, a avaliação e a prática pedagógica e tem como objetivo fortalecer o processo de ensino e aprendizagem nas escolas. “No primeiro encontro trouxemos as funções, rotinas e práticas inseridas na atuação dos diretores e coordenadores com foco na gestão das aprendizagens. Hoje iniciamos as temáticas do currículo e avaliação como indutores do planejamento para as escolas”, completou.

“Está sendo ótimo participar desta Formação Continuada. Os Temas são importantes e eu saio daqui com muito aprendizado. Ouvimos as experiências de outras escolas e assim a gente identifica o que a gente tem deixado para trás, o que não está acontecendo como deveria na escola para poder melhor”, afirmou Tania Pita, diretora do Colégio Estadual Aristides de Souza Oliveira, em Salvador.

Cronograma da Formação Continuada - Agosto

Salvador e Feira de Santana – Dias 5,6,8 e 9

Vitória da Conquista e Paulo Afonso – Dias 5 e 6

Caetité, Santo Antônio de Jesus, Itabuna, Ipirá, Jacobina, Juazeiro, Barreiras e Seabra – Dias 8 e 9


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Instituto Anísio Teixeira - IAT

Compartilhar no Whatsapp

CORRENTINA: Ministério Público e órgãos de controle respondem prefeito sobre precatórios do FUNDEF

Quinta-feira, 08 de Agosto de 2019 / Região

Em pedido de esclarecimentos feito pelo prefeito de Correntina (BA), Nilson José Rodrigues, sobre a possibilidade ou não do rateio dos 60% dos valores de Precatórios do FUNDEF, os órgãos de controle e judiciais consultados afirmaram que a legislação impede a distribuição dos recursos para os professores. As respostas foram enviadas para ao gestor municipal entre os dias 6 e 11 de julho.

A Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas da União, Ministério Público da Bahia e Rede de Controle da Gestão Pública da Bahia foram unânimes ao afirmar que os precatórios do FUNDEF não podem ser utilizados para pagamentos de rateios, abonos indenizatórios, honorários advocatícios ou qualquer outro tipo de pagamentos aos profissionais da Educação.

A resposta do TCU destacou que além de uma decisão do Supremo Tribunal Federal, na Medida cautelar em Mandado de Segurança nº 35675, o próprio Tribunal de Contas julgou o assunto por meio dos Acórdãos 286612018. Os ministros esclareceram que os recursos dos precatórios não estão submetidos à subvinculação de 60%, prevista no artigo 22 da Lei 11.494/2007.

Já a Controladoria-Geral da União informou que o entendimento sobre a aplicação dos precatórios já está consolidada. O orgão emitiu a Recomendação Conjunta nº 01/18 a todos os prefeitos e gestores dos recursos da educação nos municípios para garantir a correta aplicação, com impedimento legal à distribuição aos professores.

Na resposta enviada pelo Ministério Público da Bahia, a questão foi tratada da mesma forma. Em comunicado a todos os prefeitos baianos, por meio de ofício circular no 01/19, o órgão reforçou que os prefeitos precisam respeitar o que diz a lei, e qualquer tentativa de usar os recursos do precatórios para pagamento de vantagens aos professores poderá ser caracterizada como transgressão à legislação.

A Rede de Controle da Gestão Pública da Bahia também respondeu ao pedido de esclarecimentos do prefeito. No documento, o órgão lembrou o próprio Tribunal de Contas do Municípios da Bahia publicou a Resolução nº 1.346/16 tratando sobre sobre a aplicação dos recursos dos precatórios e deixando claro o impedimento de pagamentos aos profissionais da educação.

“Tomei a iniciativa de fazer as consultas para acabar com as dúvidas que ainda existiam, inclusive, entre os professores de Correntina. Os precatórios do Fundef não podem ser distribuídos aos professores, o entendimento já está consolidado entre todos os órgãos e controle e da Justiça. A oposição tem usando isso para criar confusão na cabeça dos nossos professores e o objetivo dessa consulta foi esclarecer todas as dúvidas, acabando com essas fake news, espalhadas com objetivo eleitoral”, explicou o prefeito Maguila.

O prefeito explicou que os recursos dos precatórios do FUNDEF estão sendo aplicados na melhoria da infraestrutura das nossas escolas. “Já estamos com obras de ampliação e reforma em seis escolas e em breve vamos começar a construção das escolas de Arrojelândia, Aparecida do Oeste e Bom Sucesso. Vejam a ampliação do Vila Nova, do Anisia, a nova escola do Rosário, de Santo Antônio e do Caruaru.

Confira os documentos na integra:

Resposta do Tribunal de Contas da União (TCU) – Download

Resposta da Controladoria-Geral da União (CGU) – Download

Resposta do Ministério Público da Bahia (MPBA) – Download

Resposta da Rede de Controle de Gestão Pública (RCGP) – Download


Blogbraga/Ascom da Prefeitura de Correntina-BA

Compartilhar no Whatsapp

Polícia Civil cumpre mandado de prisão e duas pessoas são presas em Paratinga por tentativa de homicídio

Quinta-feira, 08 de Agosto de 2019 / Região

Na manhã da última terça-feira (06), por volta das 6h, uma equipe de Policiais Civis da 24 ª COORPIN, coordenada pelo delegado Marcos Aurélio de Oliveira Porto, em uma operação na cidade de Paratinga/BA, efetuou a prisão dos indivíduos Diogo Fernandes de Santana de 25 anos, e Edmilson Assis da Silva Almeida de 21 anos.

Segundo o registro, os indivíduos citados, são os principais suspeitos de tentarem contra a vida de uma jovem no dia 01/06/2019 na comunidade Teiú, em Paratinga.

PROVIDÊNCIAS: Os presos após serem interrogados foram encaminhados à casa de custódia.


Blogbraga/Fonte: DT Paratinga

Compartilhar no Whatsapp

Câmara de Vereadores retoma Trabalhos Legislativos de 2019

Quarta-feira, 07 de Agosto de 2019 / Região

A Câmara de Vereadores de Barreiras abriu os Trabalhos Legislativos do segundo semestre durante Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira, 06, quando houve aprovação de indicações que pedem melhorias para bairros da cidade. E a novidade da noite foi a apresentação do projeto de implantação do painel eletrônico que além de registrar a presença dos vereadores vai dar agilidade e transparência ao processo de votação. O sistema segue os moldes da Câmara e do Senado Federal, em Brasília.

No retorno dos trabalhos os vereadores, tanto da base quanto da oposição, reafirmaram compromisso com o cidadão barreirense. O presidente Eurico Queiroz fez uma avaliação positiva do primeiro período de 2019, quando foram aprovados mais de 50 projetos de lei que já estão melhorando a qualidade de vida das pessoas, e voltou a enfatizar que o Legislativo está de portas abertas, defendendo a importância da participação popular na Casa Legislativa.

O planejamento da Mesa Diretora é que neste segundo semestre os trabalhos continuem no mesmo ritmo e para isso haverá ainda mais celeridade na tramitação e votação dos projetos apresentados pelos vereadores e pelo Executivo. “Temos trabalhado com seriedade e compromisso para que Barreiras continue se desenvolvendo. Faço aqui um convite a população para que participe conosco das sessões ordinárias para discutirmos as problemáticas da nossa cidade, e juntos, encontrarmos soluções”, disse o presidente Eurico Queiroz.


Blogbraga/Assessoria da Câmara de Vereadores de Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: CAMINHÃO DO 4° BEC TOMBA NAS PROXIMIDADES DA SERRA DO SACO NINGUÉM SE FERIU

Quarta-feira, 07 de Agosto de 2019 / Região

 

Um acidente envolvendo uma viatura militar (caminhão) do 4° Batalhão de Engenharia de Construção, aconteceu por volta das 11:00h desta quarta-feira (07), na BR-242, cerca de 15 Km da cidade de Barreiras nas proximidades da Serra do Saco.

O caminhão do Batalhão realizava deslocamento da Cidade de Barra/BA para Barreiras. Três militares ocupavam a referida viatura, sendo que não sofreram ferimentos e foram prontamente atendidos na Seção de Saúde do Batalhão para maior observação.

Há informação de que um pneu teria estourado fazendo com que o motorista perdesse o controle.

Em nota oficial, o Comando do 4° BEC afirmou que está tomando medidas administrativas necessárias à apuração dos fatos.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: BOMBEIROS CONTROLAM PRINCÍPIO DE INCÊNDIO PROVOCADO POR VAZAMENTO EM BOTIJÃO DE GÁS

Quarta-feira, 07 de Agosto de 2019 / Região

O Corpo de Bombeiros foi acionado para apagar um princípio de incêndio que teria sido provocado pelo vazamento de gás em um botijão dentro de uma empresa localizada na Rua José Rocha no centro da cidade.

O fato aconteceu nesta quarta-feira (07) perto das 14:00h da tarde. A equipe rapidamente controlou a situação, ninguém saiu ferido. Não se sabe o que teria provocado o princípio do fogo.

É sempre importante verificar a data de validade da mangueira do botijão de gás, bem como do registro.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: CORPO DE BOMBEIROS APAGA INCÊNDIO EM UMA RESIDÊNCIA NO BAIRRO BARREIRINHAS

Quarta-feira, 07 de Agosto de 2019 / Região

Uma casa localizada na rua Boa Esperança no bairro Barreirinhas teve um princípio de incêndio na tarde desta quarta-feira (07), pouco depois das 16:00h.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e rapidamente chegou no local. De acordo com informações, o fogo teria começado próximo de um guarda-roupas em um quarto no andar superior da residência.

De acordo com informações dos bombeiros, um homem teria adentrado no cômodo que estava pegando fogo, mas perdeu os sentidos devido inalação da fumaça tóxica. O mesmo foi resgatado e depois conduzido para o Hospital do Oeste pelo SAMU.

Em pouco tempo os bombeiros debelaram o fogo que consumiu o quarto de dormir. Além do rapaz que desmaiou, não há relato de outros feridos.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

RODA VELHA: Atividades alusivas ao Dia Nacional Campo Limpo no Oeste Baiano começam a partir do dia 16 de agosto

Quarta-feira, 07 de Agosto de 2019 / Região

Agosto chegou e com ele as comemorações do Dia Nacional do Campo (DNCL). Com o tema “Juntos, semeando o campo limpo”, o Dia Nacional do Campo Limpo reunirá os participantes do programa de logística reversa e as comunidades do entorno de unidades de recebimento de embalagens vazias de todo o Brasil para compartilhar os resultados e benefícios gerados pelo Sistema, que é referência no país e no mundo.

No Oeste da Bahia, as unidades gerenciadas pela Associação do Comércio de Insumos Agrícolas (Aciagri) já estão se preparando para o tradicional Portas Abertas, principal ação para celebrar os resultados do Sistema Campo Limpo e propagar outras ações socioeducativas voltadas para agricultores, escolas, distribuidores, autoridades e comunidade. Nas unidades de Barreiras e Rosário, a ação acontecerá no próximo dia 16 de agosto e em Roda Velha, na terça-feira seguinte (20), sempre no horário das 8h às 12h.

Além do Portas Abertas, as unidades ainda irão promover durante o mês de agosto, outras quatro ações: o DNCL na Escola, organizado em escolas do entorno das unidades, com intuito de promover a conscientização ambiental; o DNCL Universitário, que promove ações voltadas para estudantes de ensino médio e universitários; o Dia de Campo, evento responsável pela difusão de novas tecnologias e soluções sustentáveis entre agricultores e a Ação Comunitária, que estimula o envolvimento da comunidade em práticas a favor do meio ambiente.

Para a gerente da Central Campo Limpo de Barreiras, Ana Mércia Brandi, o DNCL assume importância estratégica na cultura da responsabilidade socioambiental. “A promoção do DNCL se tornou indispensável na formação das pessoas, pois através desta ação teremos agentes transformadores e multiplicadores de conhecimento e de novas ações de responsabilidade socioambiental, garantindo a vida das gerações futuras”, reforça.

Sobre o Dia Nacional do Campo Limpo

O Dia Nacional do Campo Limpo foi instituído no calendário brasileiro em 18 de agosto, por meio da Lei Federal 11.657 de 16 de abril de 2008. Desde então, cerca de um milhão de pessoas, de todo o país, já participaram das comemorações. A celebração da data é realizada pelas unidades de recebimento de embalagens vazias, com apoio do inpEV, seus associados fabricantes de defensivos agrícolas, entidades representativas do setor (Abag, Aenda, Andav, Andef, Aprosoja, CNA, OCB e Sindiveg), organizações públicas (governo municipal e estadual) e privadas, além de outros apoiadores locais.

Sobre o Sistema Campo Limpo

O Sistema Campo Limpo tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração.

Sobre a Aciagri

Entidade sem fins lucrativos criada no ano de 2003 pelos distribuidores de defensivos agrícolas do oeste baiano. Atualmente a entidade conta com mais de 50 revendas e cooperativas associadas e gerencia três centrais Sistema Campo Limpo na região: Barreiras, maior do país em volume de recebimento; Roda Velha e Rosário - considerada a terceira maior do nordeste do país, além de outros três postos de recolhimento: Panambi, Coaceral e Campo Grande. Por ano, mais de 3 mil toneladas do material são retiradas do meio ambiente na região.

Sobre o inpEV

Há 17 anos, o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) atua como entidade gerenciadora do Sistema Campo Limpo nas atividades de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas e promove ações de conscientização e educação ambiental sobre o tema, conforme previsto em legislação. É uma instituição sem fins lucrativos formada por mais de 100 empresas e nove entidades representativas da indústria do setor, distribuidores e agricultores.


Blogbraga/Fonte: Ascom Aciagri e inpEV Foto: Arquivo Aciagri

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
DPVAT Barreiras Casa da Ferramenta Oeste Manutenção DBT Coyote Rabelo Polícia Civil Guarda Municipal Dique Denuncia Jaú Contabilidade Rondon Click Tec Epis BA Delicia Fontana Sutrans Silvano Santos Dupará Açaí Global Evolucao MaxCar Neli Bem Brasil Pastel Forte Grãos Paraíba Luz motos Imperial G7 Elo Aço Sportime Dr. Márcio Rogério Mineiros Grupo Marabá Extreme Vida Farma Mimoaço Kenni Henke DM Reparos CISO P&F Unopar PM Fashion Work