Governo da Bahia

NOTÍCIAS

Prefeito entrega casas populares e anuncia creche, escola, unidade de saúde e do CRAS no Residencial Sol do Cerrado

Sexta-feira, 05 de Dezembro de 2014 / Cidade

As 900 famílias beneficiadas com uma casa do programa Minha Casa, Minha Vida no Residencial Sol do Cerrado, além da conquista da casa própria ganharam mais motivos para acreditar em um futuro melhor. Em breve elas podem ser contempladas com uma Unidade Básica de Saúde, uma creche, uma escola e uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A notícia foi dada pelo próprio prefeito Humberto Santa Cruz. “Eu já conversei com o pessoal da Caixa porque nós vamos construir aqui uma creche, uma escola e um CRAS”, disse, durante solenidade de entrega das chaves, na manhã desta sexta-feira, 05.

Emocionado, Humberto compartilhou da alegria de cada um dos presentes. “Agradeço a Deus por poder participar de um dia desses e poder dar essa alegria para cada um de vocês”, comentou, destacando a importância de nunca deixar de sonhar. “A gente tem que sonhar. Pois só quando a gente sonha, a gente acredita e corre atrás dos nossos sonhos para que um dia eles se tornem realidade”, completou.

O prefeito lembrou ainda que desde seu primeiro mandato foram entregues 262 casas populares e firmado convênio para construção de outras 1.400 todas no bairro Jardim das Oliveiras (900 entregues agora e outras 500 com previsão para março de 2015). Outras 1.100 unidades habitacionais estão em fase de construção com previsão de entrega no ano de 2015, além de 176 no bairro Santa Cruz.

“Estamos dando a essas pessoas mais que um lar, estamos dando dignidade. Agora vocês podem dizer: Eu moro no que é meu. Nunca mais vou precisar pagar aluguel. Essa é a minha casa e eu estou pagando por ela com o fruto do meu trabalho”, enalteceu Humberto. A intenção do prefeito é, até o final de 2016, entregar o equivalente a 3 mil casas populares através do Programa Minha Casa Minha Vida para população de baixa renda no município.

O Residencial Sol do Cerrado está localizado no bairro Jardim das Oliveiras. Cada casa tem valor de R$ 60 mil e 42 mt² de área. O residencial possui ampla área de lazer – com parque de diversões e quadra de esportes – e um centro comunitário onde serão ministrados cursos profissionalizantes pela Secretaria de Trabalho e Assistência Social, através do projeto “Floresce Jardim das Oliveiras”.

Prestigiaram a cerimônia o vice-prefeito Marcos Alecrim, secretários do governo municipal, vereadores e representantes da Caixa Econômica Federal e da Metro Engenharia, empresa responsável pela construção das casas.


Ascom/LEM

Compartilhar no Whatsapp

PARABÉNS PRA VOCÊ!

Sexta-feira, 05 de Dezembro de 2014 / Cidade

A filha do empresário Tadeu Muterle a garota TANISE é a aniversariante do dia, está completando 14 anos, hoje dia 05 de dezembro, os seus Pais, seus irmãos, e amigos estão  desejando um feliz aniversário.

Queremos que saibas que o aniversário é seu, 
mas o presente é nosso de tê-la em nossa família 
e fazer parte da nossa vida!

Que Deus ilumine sempre seus passos!

Beijos de toda sua família e amigos.

Parabéns!


blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

BR-242 zona urbana de Luis Eduardo Magalhães recebe sinalização de segurança

Quinta-feira, 04 de Dezembro de 2014 / Cidade

SUTRANS em parceria com a prefeitura de Luis Eduardo Magalhães, pede autorização ao Denit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes), para sinalizar trecho da BR-242. Solução que a SUTRANS achou depois de muita solicitação da população.

Como a Paviservice não podia fazer nada, pois não podia alterar o projeto, e como a população sempre quer uma soluçāo e o fato de ser na área urbana a Prefeitura solicitou autorização do Denit e foi atendida, para que fosse elaborada essa obra de sinalização vertical, horizontal, refletiva e quebra-mola.

Segundo um dos agentes a população vai pedir para fazer em todas as saídas, mas é importante deixar claro que BR-242 é caráter de urgência. Em função do crescente número de acidentes no trecho.


blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Mulher tem moto tomada de assalto na porta de casa em Luis Eduardo Magalhães

Quinta-feira, 04 de Dezembro de 2014 / Cidade

A moto que foi roubada

Mais um assalto foi registrado por volta do meio dia desta quarta-feira (03), em Luis Eduardo Magalhães. A vítima foi assaltada na porta de sua casa.

Segundo informações da vítima, dois homens armados anunciaram o assalto e tomaram uma moto Honda Bros.

A PM ainda saiu em diligência, mas não conseguiu encontrar os bandidos. Qualquer informação sobre o paradeiro da moto favor ligar para a polícia 190


blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

LEM: Colisão entre dois veículos causa danos materiais

Quinta-feira, 04 de Dezembro de 2014 / Cidade

Os dois veículos envolvidos no acidente

Agentes da SUTRANS estiveram no local da colisão

Por volta das 18h20 desta quinta-feira (04), uma colisão entre dois veículos causou prejuízos aos motoristas. A colisão foi entre Fiat Strada e um GM Corsa.

A colisão foi na avenida Barreiras com a rua Rondônia, em Luis Eduardo Magalhães. Com o impacto da colisão os dois veículos tiveram avarias. 

Segundo informações ninguém ficou ferido. A SUTRANS registrou o acidente.


blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

NOTA À POPULAÇÃO

Quinta-feira, 04 de Dezembro de 2014 / Cidade

A Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães ciente da importância da implantação da Universidade Federal do Oeste (UFOB) para Luís Eduardo Magalhães e toda a região Oeste da Bahia, assim como, reconhecendo a inegável importância de uma educação de nível superior gratuita e de qualidade através da difusão do conhecimento científico, não mediu esforços para que nossa jovem cidade, em franco crescimento econômico e social, sediasse em seu território, um campus educacional de destaque.

A sanção da Lei Federal nº 12.825 de Junho pela Presidente Dilma Rousseff criou a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), com campi a serem instalados em várias cidades do Oeste da Bahia: Barreiras, Barra, Santa Maria da Vitória, Bom Jesus da Lapa e Luís Eduardo Magalhães .

Após portaria da Universidade Federal da Bahia (UFBA) foi instalada a Comissão de Implantação do Centro Multidisciplinar de Luís Eduardo Magalhães que deu início ao projeto com a realização de estudos e visitas técnicas para deliberação e escolha da área onde seria implantado o campus universitário da instituição, culminando com uma grande audiência na data de 12 de abril de 2013, com a presença de inúmeras autoridades civis e políticas. Durante todo este período, foi oportunizado a qualquer um interessado, apresentar suas propostas, considerações e questionamentos acerca da implantação do campus da universidade no município.

Nesse processo, foi solicitado ao Poder Executivo Municipal a viabilização da doação de um imóvel público para a edificação de estruturas acadêmicas com área de aproximadamente 60 hectares. A Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães apresentou área pública doada voluntariamente por empresário local para tal finalidade. Em análise isenta, técnica, legal e transparente, a Comissão de Implantação do Centro Multidisciplinar da UFOB em Luís Eduardo Magalhães deliberou por escolher a área proposta pela Prefeitura Municipal como sendo a que melhor atendia aos requisitos solicitados após todos os estudos de adequação realizados pela equipe técnica responsável.

Atendendo ao reclame da sociedade, dos estudantes, dos universitários e com o intuito de atender ao que solicitado pela Comissão de Implantação, bem como de fomentar no que for possível o desenvolvimento educacional em Luís Eduardo Magalhães, a Prefeitura encaminhou em 1º de setembro de 2014 à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei nº 061/2014, requerendo a autorização legislativa para proceder com a doação da área à UFOB, na forma da Lei Federal nº 8.666/93, no seu art.17 e seguintes.
 
Soberanamente, por maioria, a Câmara Municipal rejeitou a proposição legal, bem assim, a autorização da doação para UFOB, impossibilitando o encaminhamento dos atos administrativos seguintes programados para a consolidação do campus.

É de conhecimento notório os esforços dedicados pela Prefeitura Municipal no desenvolvimento da educação em Luís Eduardo Magalhães, não abdicando do que lhe compete quando instado a promover medidas em parceria com outros Poderes, a exemplo da doação do terreno para Federação das Indústrias do Estado da Bahia - FIEB, que está a concluir a instalação a Unidade do SENAI no bairro Florais Leá, trazendo conhecimento, oportunizando aprendizado e fomentando o desenvolvimento para a população luiseduardense.

Sendo assim, mantemos o nosso compromisso em trabalhar em favor da educação e da qualificação técnica, colocando-nos a disposição dos entes interessados para solucionar da forma que se viabilize a implantação do campus da UFOB em Luís Eduardo Magalhães com a maior brevidade possível.
 

Luís Eduardo Magalhães, 04 de dezembro de 2014.


Ascom/LEM

Compartilhar no Whatsapp

RECLAMAÇÃO DE INTERNAUTA!

Quinta-feira, 04 de Dezembro de 2014 / Cidade

Lixo acumulado na rua São Francisco, próximo ao posto de saúde,  desde sábado dia 29, sendo este motivo de muito mal cheiro e procriação de moscas.

Lixo jogado no chão

Os trabalhadores juntando todo lixo 

Internauta flagrou muito lixo jogado no chão na esquina da Rua Paraná, próximo ao Bradesco, os garis tendo que juntar para jogar no carro de coleta de lixo.

É um desrespeito com os garis, afirmou internauta.


blogbraga/Participação de Internauta

Compartilhar no Whatsapp

LEM: Socorristas do (Samu 192 ) vai às ruas entregar folhetos de alerta contra o trote

Quinta-feira, 04 de Dezembro de 2014 / Cidade

Nesta quarta-feira (03), uma equipe do SAMU, formada por uma médica, enfermeiros, socorristas e um motorista, foram para o sinal de trânsito no centro da cidade de Luis Eduardo Magalhães, entregar folhetos com o objetivo de sensibilizar e conscientizar as pessoas sobre os malefícios de trotes para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).

O trote traz uma série de prejuízos para o serviço, como o desgaste da equipe e gastos com deslocamentos desnecessários. Além disso, há a possibilidade dos reais pacientes esperarem mais tempo pelo atendimento por conta da equipe e viatura serem deslocadas para atender uma chamada inexistente em decorrência do trote.

"Quem passa trote para o SAMU 192 não respeita a vida".

O trote, seja ele qual for, é prejudicial para o serviço que é prestado pelo Samu. “Pois isso coloca em risco a vida de outras pessoas que possam estar precisando, de fato, daquele atendimento, em uma situação de urgência ou emergência”.


blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

LEM: Três estudantes menor de idade são detidos consumindo drogas em colégio

Quinta-feira, 04 de Dezembro de 2014 / Cidade

A droga que estava com os três estudantes

Após denúncias três estudantes, um de 15 anos e dois de 16 anos, foram detidos nesta quarta-feira (03), por volta das 17h25, consumindo drogas (Maconha), nas dependências do colégio em Luis Eduardo Magalhães.

Os Conselheiros do Conselho Tutelar com apoio da Guarda Municipal, conduziram os estudantes junto com a droga para a delegacia local.

Segundo informações policiais um dos jovens é acusado de estuprar uma garota de 11 anos e de forçar a mesma a fazer cenas obcenas e mandar via WhatsApp.

A polícia vai investigar o caso.


blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Presos fazem buraco na cela e tentam fugir da prisão em Luis Eduardo Magalhães

Quinta-feira, 04 de Dezembro de 2014 / Cidade

Delegacia de LEM

O buraco feito pelos detentos

Serralheiro fazendo os reparos 

Pertences dos presos

A velha conhecida "Tereza"

Os detentos no pátio da delegacia

Presos da cela 01, tentaram fugir na tarde desta quarta-feira (03), da delegacia de polícia de Luis Eduardo Magalhães. Segundo informações policiais, a fuga foi evitada por policiais civis que estavam de plantão.

Os detentos cavaram um buraco na cela 01, com um detalhe a corda denominada "Tereza" já estava pronta para facilitar a fuga dos mesmos.Os delegados Dr. Rivaldo e Dr. Leonardo acionaram a CIPE/Cerrado a polícia militar, para reforçar a segurança.

Os detentos foram retirados das celas e colocados no pátio da delegacia para que o buraco aberto na parede por eles fosse fechado. Os serralheiros soldaram algumas barras de ferro no local, onde os presos iriam fugir, o trabalho demorou mais de 3 horas.


blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Prefeitura premia vencedores do concurso de desenho e redação do Programa Despertar

Quarta-feira, 03 de Dezembro de 2014 / Cidade

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através das secretarias de Educação e Meio Ambiente e Economia Solidária e em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), entregou na manhã desta quarta-feira, 03, na Câmara de Vereadores, a premiação do Concurso de Desenho e Redação do Programa Despertar. 

Participaram do concurso, alunos das cinco escolas municipais da zona rural de Luís Eduardo Magalhães: Fábio Johner, Henrique de Freitas Moreira, Ivanilde dos Santos Cedro, São Francisco e São Paulo. Os estudantes dos 1º ao 3º anos do ensino fundamental participaram do concurso de desenho. Já os alunos dos 4º e 5º anos desenvolveram desenhos com frases e os alunos dos anos finais, 6º ao 9º, participaram do concurso de redação. Entre os projetos apresentados o vencedor foi da Escola São Paulo que teve como tema “Lixo: responsabilidade de todos”, sob coordenação da professora Rosineide dos Santos Friedrich.

Na categoria Desenho, a estudante Luíza Pimental, da Escola Municipal Henrique de Freitas conquistou o primeiro lugar. A campeã da categoria Desenho com Frase foi a aluna Vanessa Sheimeing, da Escola Municipal Fábio Johner. E na categoria Redação a vitoriosa foi a aluna Cristina Kindlein também da Fábio Johner. Conquistaram medalhas e prêmios também os alunos que foram eleitos pelos colegas como “Agente Despertar”: Carlos Gomes Santana, da escola São Francisco, Jaqueline Azevedo de Souza e Carlos Eduardo Muller, da Fábio Johner, Rafael Majolo Riffel, da São Paulo e Larissa de Almeida Barros da Henrique de Freitas.

 “A gente lança a semente. Mas a árvore só frutifica se a gente cuidar dessa semente. É preciso adubar e regar, e é isso que as Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente vêm fazendo pelas crianças da nossa cidade”, comentou o prefeito Humberto Santa Cruz.

O Programa Despertar foi criado em 2005 com o objetivo de promover a educação voltada para a formação da consciência ecológica dos estudantes das escolas localizadas na zona rural, a fim de alavancar mudanças comportamentais relacionadas ao meio ambiente, saúde, cidadania, ética, trabalho e consumo. 

A principal metodologia do Despertar é o trabalho interdisciplinar, práticas de construção de hortas, viveiros, arborização e conscientização das comunidades na preservação e valorização contínua do meio ambiente. “Temos que fazer a diferença na comunidade em que vivemos. Temos a responsabilidade de trabalharmos hoje para garantir a preservação do meio ambiente e a saúde de nossas gerações futuras, trata-se de uma responsabilidade coletiva, mas que começa com cada um fazendo a sua parte.” explicou Deise Elmara Leão, coordenadora local do Despertar.

Estiveram presentes os vereadores Jarbas Rocha, Vogâ Pelissari, Claudionor Machado e Zezé da Farmácia. 


Ascom/LEM

Compartilhar no Whatsapp

INDIGNAÇÃO DE INTERNAUTA!

Quarta-feira, 03 de Dezembro de 2014 / Cidade

Posto de saúde

Internauta indignada

Cadeiras sujas

Oi Braga,

Minha filhinha nasceu e hoje está completando 15 dias. Já fui nos três postos para fazer o exame do pezinho, onde em um foi alegado que não tinha material para fazer o exame, em outro a pessoa responsável para fazer saiu de férias, acabei indo no posto do Santa Cruz, que colocaram muita dificuldade para atender, quando ameacei de denunciar me atenderam. Isso já tem dois dias que estou indo atrás para fazer esse simples exame. 

Onde no segundo posto, já tem uma semana sem médico, as poltronas estão rasgadas e imundas e ainda não tem previsão de atendimento médico.

Essas cadeiras se um doente sentar  fica mais doente do que já está, de tão sujas.


blogbraga/Participação de Internauta

Compartilhar no Whatsapp

Carro capota e deixa uma criança ferida em Luis Eduardo Magalhães

Quarta-feira, 03 de Dezembro de 2014 / Cidade

Por volta das 13h30 desta quarta-feira (03), um Fiat Palio branco placa de Curitiba -PR, capotou na Avenida Jk, no bairro Jardim das Oliveiras sentido centro da cidade.

Segundo informações de pessoas que estavam passando na hora,  havia 2 pessoas no carro o condutor identificado como Antônio Carlos Carvalho dos Santos, de 39 anos, e sua filha de 5 anos que sofreu uma pancada na testa, o condutor nada sofreu.

A garota foi socorrido para UPA, em um carro particular.

A polícia militar esteve no local avaliando a situação e foi colher mais informações na UPA.


blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Luís Eduardo Magalhães sedia final do Campeonato Baiano Feminino de Futsal

Quarta-feira, 03 de Dezembro de 2014 / Cidade

Seis equipes disputam entre os dias 05 e 07 de dezembro, no Ginásio Dioclécio Severino Ramos, em Luís Eduardo Magalhães a final do Campeonato Baiano Feminino de Futsal. As equipes foram divididas em dois grupos de três. Na Chave A: Seleção de Luis Eduardo Magalhães, Jequié Esporte Clube e Ass. Futsal Feminino/Porto Seguro; Na Chave B Ass. Desp. Oeste Bahiano/Morada Nobre,COPM/ Edgard Santos e Garota Itapetinguense Futsal.

Na primeira fase as equipes jogam entre si dentro de cada Chave. As primeiras colocadas de cada chave disputam a grande final do domingo pela manhã. A entrada é franca nos três dias de competição.
 

Confira a tabela completa de jogos:
 

05/12/2014 (Sexta) – 19h30 – 1ª Rodada

Chave B – Ass. Desp. Oeste Bahiano/Morada Nobre x Garota Itapetinguense Futsal

Chave A – Seleção de Luis Eduardo Magalhães x Jequié Esporte Clube
 

06/12/2014 (Sábado) – 09h30 – 2ª Rodada

Chave B – COPM/Edgard Santos x Garota Itapetinguense Futsal

Chave A – Ass. Futsal Feminino/Porto Seguro x Perdedor Jogo 2 ou Jequié Esporte Clube
 

06/12/2014 (Sábado) – 18h – 3ª Rodada

Chave B – COPM/Edgard Santos x Ass. Desp. Oeste Bahiano/Morada Nobre

Chave A – Ass. Futsal Feminino/Porto Seguro x Vencedor Jogo 2 ou Seleção de Luis Eduardo Magalhães

 
07/12/2014 (Domingo) – 10h – Final

Jogo Único – 1º da Chave “A” x 1º da Chave “B”


Ascom/LEM

Compartilhar no Whatsapp

Casal menor de idade são detidos acusados de tráfico de drogas em Luis Eduardo Magalhães

Quarta-feira, 03 de Dezembro de 2014 / Cidade

Todo material apreendido pela PM

Por volta de 1h da madrugada desta quarta-feira (03), políciais militares de LEM, durante ronda encontrou um casal de namorados menor de idade, o rapaz tem 17 anos, natural de Salgueiro -Pe e uma moça de 16 anos, natural de Barreiras-BA, suspeitos de tráfico de drogas.

O casal foi detido na rua Irara, bairro Santa Cruz, em Luis Eduardo Magalhães. Com eles, a polícia militar encontrou 33 pedras de crack, 8 troxas de maconha, 2 pinos de cocaína e R$ 111,85 em espécie.

Segundo a polícia o jovem informou que tinha mais entorpecentes na sua residência na rua Guanambi, no bairro Santa Cruz, ao chegar na casa os policiais encontraram mais 16 pedras de crack,1 pino de cocaína, 1 aparelho de DVD, roupas, boné, carteira de bolso, todos de marca e com etiqueta e um celular.

Todo material e o casal de menor traficante, foram conduzidos para delegacia e estão a disposição do delegado de plantão.


blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Morre no HO segunda vítima do acidente na BR-020 em Luis Eduardo Magalhães

Quarta-feira, 03 de Dezembro de 2014 / Cidade

Cícero Bertoso de  Lima, de 44 anos, segunda vítima do acidente na manhã desta terça-feira (02), na BR 020, próximo ao Rio de Pedras, em Luís Eduardo Magalhães, não resistiu aos ferimentos e morreu na noite de ontem, no HO em Barreiras.

Cícero Bertoso de Lima, era o condutor do Vectra que bateu contra o Fiat Uno, que vitimou Darlei de Santana de Souza, de 39 anos, com o impacto da colisão Darlei , morreu na hora.

Click no link e veja a reportagem anterior:

http://www.blogbraga.com.br/index.php?Pagina=Noticias&Id=1366


blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Casal de empresários investe em capacitação e se torna referência no assunto empreender

Quarta-feira, 03 de Dezembro de 2014 / Cidade

Em 2001, ano da emancipação da cidade de Luís Eduardo Magalhães, começa a história dos empresários Marinez Aparecida Gomes Alves e seu esposo Donizete Alves com o Comércio de Varejo e Utilidades Strada. Colaboradores de empresas de outros segmentos, o casal decidiu sair da terra natal, no Tocantins, levando apenas na bagagem a esperança de uma vida melhor e a coragem de ir para uma terra até então desconhecida.

O negócio deu certo, quando os empresários, com o apoio do Sebrae, participaram do curso Brasil Empreendedor. Com uma ideia na cabeça e a orientação necessária, eles resolveram montar uma pequena loja em um posto de combustível do município, oferecendo artigos para caminhoneiro - desde chave de fenda, TV para o caminhão, roupas e acessórios – e lembranças da Bahia.

Apesar do início ser muito difícil, a persistência e os investimentos certos tornaram o negócio viável. Além, claro, do apoio oferecido pelo Sebrae. “Aprendemos a cuidar da parte financeira da empresa e administrar usando a cabeça, não os braços e pernas, como fazíamos no começo”, relembra Marinez.

Atualmente, eles têm quatro lojas, sendo a mais nova inaugurada este ano e contam com quatro colaboradores. De acordo com ela, o programa Negócio a Negócio auxiliou no crescimento da empresa.

“A empresa pôde informatizar seu negócio por meio do caderno de ferramentas, além de melhorar a organização das mercadorias por seções e preços mais visíveis”, destaca a agente de Orientação Empresarial do Programa Negócio a Negócio, Eliana Fernandes Freitas, que acompanhou o empreendimento. Os empresários acreditam que a capacitação tem sido o alicerce da empresa, por isso já participaram de cursos de vendas, gestão de finanças e o mais recente curso de vitrine.

O objetivo é que em 2015 a empresa cresça ainda mais, para isso,  pretendem continuar investindo na capacitação dos colaboradores e gestores e consequentemente no estoque da empresa, buscando mercadorias que interessam o consumidor.

O gerente regional do Sebrae na região, Emerson Cardoso, afirma que o grande diferencial do Negócio a Negócio é o atendimento proativo e descentralizado. “Dessa forma, utilizamos e disponibilizamos ferramentas gerenciais e cursos para atender as demandas dos nossos empresários”.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas na sede do Sebrae em Barreiras, que fica na Av. Benedita Silveira, 118, Edifício Portinari, ou através do telefone (77) 3611.3013 (Sebrae Unidade Barreiras).


Sebrae/Luciane Souza Jornalista

Compartilhar no Whatsapp

Congresso Nacional promulga Emenda Constitucional que aumenta repasse para os municípios em 2015

Terça-feira, 02 de Dezembro de 2014 / Cidade

O Congresso Nacional promulgou, na tarde desta terça-feira (2), a Emenda Constitucional 84, que aumenta em 1% os repasses de impostos federais ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Com esse aumento, a União passa a transferir às prefeituras 24,5% da arrecadação líquida com o Imposto de Renda e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Pelo texto, em julho de 2015, passa a vigorar metade do repasse e, em julho de 2016, a segunda parte.

O aumento do FPM tem sido reivindicado há vários anos em movimentos de prefeitos a Brasília. Inicialmente, o pedido das prefeituras era de dois pontos percentuais, mas diante das dificuldades fiscais e econômicas do governo federal, parlamentes chegaram a esse acordo que assegura praticamente 2 bilhões de reais a mais a partir de 2015 e 2016.

Para o deputado federal Oziel Oliveira (PDT-BA), que já foi prefeito da cidade de Luís Eduardo Magalhães e trabalhou arduamente em favor dos municípios pela aprovação da PEC, o aumento é abaixo das necessidades dos municípios, mas que irá aliviar milhares de prefeituras, especialmente, no Norte e Nordeste.

- Os municípios brasileiros não estão conseguindo honrar seus compromissos, por conta de algumas renúncias fiscais que o governo vem praticando, e isso tem diminuído a receita para às prefeituras. Milhares de municípios dependem, quase que exclusivamente dos repasses do FPM.  Vale ressaltar, que esse aumento que aprovamos, não é o desejável, mas reconheço que foi o possível levando em consideração a atual conjuntura econômica do país. Tenho certeza que o povo brasileiro, principalmente, que vive no interior, é quem mais vai se beneficiar com esse aumento do repasse do Fundo, pois os prefeitos poderão investir na qualidade de vida dessas pessoas. – Comemorou Oziel Oliveira.

De acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional, a previsão para este ano é que sejam distribuídos 65,9 bilhões de reais ao FPM.


Assessoria de Imprensa

Compartilhar no Whatsapp

Espetáculo infantil inspirado em obra da Disney abre Natal Iluminado de Luís Eduardo Magalhães

Terça-feira, 02 de Dezembro de 2014 / Cidade

O espetáculo FROZEN, inspirado na obra da Disney, será a grande atração da abertura da programação do Natal Iluminado 2014 de Luís Eduardo Magalhães, no próximo domingo, 7, na Praça Matriz Sérgio Alvim Motta. A iniciativa é da Secretaria de Cultura e Turismo do município.

A peça é uma adaptação da Cia de Teatro Carlos Moreira de Goiânia para a produção da Disney, e tem como objetivo passar às crianças, adolescentes e jovens ensinamentos sobre amor fraternal, perseverança, confiança e trabalho em equipe.

A programação começa às 17h com o trenzinho do Papai Noel para as crianças. A partir das 19h está prevista a chegada do Papai Noel, com apresentações natalinas e orquestra de flauta doce. Na oportunidade o prefeito Humberto Santa Cruz entregará a chave da cidade para o Papai Noel.

O Natal Iluminado de Luís Eduardo Magalhães segue na semana seguinte com programação dedicada aos moradores do Assentamento Rio de Ondas. No domingo 14 de dezembro o Papai Noel levará seu trenzinho para fazer a alegria das crianças assentadas. A festa contará também com apresentação de jazz das oficinas artísticas da Secretaria de Cultura e Turismo e o espetáculo Auto de Natal a partir das 19h.

Nos dias 20 e 21, a Praça Matriz Sérgio Alvim Motta volta a ser palco das festividades do Natal Iluminado. No sábado, dia 20, além das apresentações artísticas a programação contará com a participação da Orquestra Filarmônica e apresentação da Cantata de Natal regida pelo Maestro David Monteiro. No domingo, dia 21, a partir das 19h, tem Auto de Natal, apresentação da música Ave Maria com Sonale e Wellington; e do Quinteto da Igreja Adventista.

O encerramento do Natal Iluminado de Luís Eduardo Magalhães acontece nos dias 24 e 25 com Missa Campal ministrada pelo Padre Cristiano na Praça Matriz, no sábado, e Auto de Natal mais Missa Campal ministrada pelo Padre Wilson, no domingo, desta vez na Praça Elenir Silva Vargas no bairro Jardim das Acácias.


Ascom/LEM

Compartilhar no Whatsapp

LEM: Colisão entre dois veículos no bairro Jardim Paraíso

Terça-feira, 02 de Dezembro de 2014 / Cidade

A pajero teve avarias 

A frente do Fiat Palio ficou amassada com o impacto da colisão

Na tarde desta terça-feira (02), por volta das 13h, um acidente entre dois veículos causou prejuízos aos motoristas. A colisão foi entre Fiat Palio Adventure e uma Pajero.

A colisão foi na rua JK, no bairro Jardim Paraíso, em Luis Eduardo Magalhães. Com o impacto da colisão os dois veículos tiveram avarias. 

Segundo informações ninguém ficou ferido. A SUTRANS registrou o acidente.


blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

O COTIDIANO DAS PESSOAS DE LEM!

Terça-feira, 02 de Dezembro de 2014 / Cidade

O blogbraga clicou o quarteto de amigos, batendo um bom papo em um bar e restaurante no bairro Cidade Universitária

Foram clicados pela câmera do blogbraga os alunos da academia Sporttime, fazendo aula de dança  misturada com ginástica e zumba.

O blogbraga mostrando o dia a dia da pessoas de LEM e a vida segue na normalidade!


blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Seleção de Luís Eduardo Magalhães conquista zonal oeste do baiano de futsal sub-20

Terça-feira, 02 de Dezembro de 2014 / Cidade

A Seleção de Luís Eduardo Magalhães conquistou o título da zonal oeste do Campeonato Baiano de Futsal Sub-20 no último final de semana e agora disputa as finais do certame entre os dias 05 e 07 de dezembro em Vitória da Conquista. A equipe de Luís Eduardo Magalhães é a atual campeã baiana da categoria.

Na zonal oeste, em dois jogos a Seleção de Luís Eduardo Magalhães anotou 13 gols e sofreu 5. A final do Campeonato Baiano Sub-20 será disputada por cinco equipes: Seleção de LEM, Conquista Futsal, Iguai Futsal, Vitória/Salvador, Vasco Piedade/Ilhéus e Serrano/Teixeira de Freitas.


Ascom/LEM

Compartilhar no Whatsapp

JOVEM DESAPARECIDA EM LUIS EDUARDO MAGALHÃES

Terça-feira, 02 de Dezembro de 2014 / Cidade

A adolescente de prenome Janiele da Silva Assis, de 14 anos, saiu de casa em Luis Eduardo Magalhães, nesta segunda-feira (01), por volta de 07h da manhã para a escola e até o momento não retornou para casa.

A mãe da garota registrou o boletim de ocorrência na delegacia local e espera ansiosa para encontrar sua filha. Quem tiver qualquer informação do paradeiro da garota entrar em contato com a polícia pelo 190.


blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

LEM: COLISÃO FRONTAL ENTRE DOIS VEÍCULOS DEIXA UMA VÍTIMA FATAL E DOIS FERIDOS NA BR-020

Terça-feira, 02 de Dezembro de 2014 / Cidade

Com o impacto da colisão o Fiat Uno ficou destruído

A vítima fatal (Darlei)

A PM no local do acidente

O Vectra ficou destruído

O condutor do vectra recebendo os primeiros atendimentos dos socorristas do SAMU

A PRF esteve no local

Grande movimentação no local do acidente

Por volta das 7h50 da manhã desta terça-feira (02), uma colisão frontal entre uma Fiat Uno e um Vectra, vitimou o Sr. Darlei de Santana de Souza, de 39 anos, na BR- 020, próximo ao Rio de Pedras, zona urbana de Luis Eduardo Magalhães. 

A vítima era morador do povoado Novo Paraná, município de LEM. Segundo informações, ele estava indo para  Fazenda Cachoeira Brasil Farm em seu Fiat Uno placa de LEM, quando foi surpreendido por um Vectra placa de Formosa -GO, conduzido por Cícero Bertoso de Lima, de 44 anos, e colidiu de frente, com o forte impacto, o Sr. Darlei, morreu na hora.

O condutor do Vectra, ficou ferido  foi Socorrido pelo SAMU e conduzido para UPA,  junto com uma outra pessoa que segundo informações ia passando na hora a pé e foi atingido pela colisão.

O pessoal da Pivô Power estava esperando o Darlei no posto de combustível para prestar serviço para o mesmo, na fazenda citada acima, quando ouviram o repórter Edivaldo Braga na rádio Mundial FM ao vivo dando a informação do acidente.

Duas ambulâncias do SAMU estiveram no local do acidente prestou os primeiros atendimentos as vítimas feridas e logo depois conduziu para UPA. A polícia militar, polícia civil, Sutrans e a PRF estiveram no local e ficaram aguardando o rabecão para remover o corpo da vítima para o IML de Barreiras.


blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

No Dia Mundial de Combate à AIDS, Luís Eduardo Magalhães inaugura centro de apoio a pessoas com HIV ou AIDS

Terça-feira, 02 de Dezembro de 2014 / Cidade

O prefeito Humberto lembrou que no local serão realizadas ações de diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis totalmente gratuitas

Descerramento da fita inaugural do CTA-SAE de Luís Eduardo Magalhães

O município de Luís Eduardo Magalhães inaugurou na tarde desta segunda-feira, 1º de dezembro, data em que se comemora o Dia Mundial de Combate à AIDS, seu Centro de Testagens e Aconselhamento/Serviço de Assistência Especializadas para DST, HIV e AIDS (CTA/SAE). O ponto de apoio está localizado na Policlínica Municipal. 

Os CTAs são serviços de saúde que realizam ações de diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Nesses serviços, é possível realizar testes para HIV, sífilis e hepatites B e C gratuitamente. Já o SAE são serviços de saúde que realizam ações de assistência, prevenção e tratamento às pessoas vivendo com HIV ou AIDS.

Segundo a enfermeira Sueli Kuroda, diretora da Assistência em Saúde da Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães o foco principal está na prevenção. “Esse trabalho não se restringe somente ao tratamento, mas em abranger a prevenção. Precisamos ter em mente que todos que mantém relações sexuais sem preservativo estão vulneráveis às doenças”, comentou.

O prefeito Humberto Santa Cruz lembrou que no local serão realizadas ações de diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, testes para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, de maneira totalmente gratuita. “Além do mais será possível prestar um atendimento de qualidade aqueles que já são portadores do vírus HIV ou da AIDS”, ratificou.

O CTA/SAE de Luís Eduardo Magalhães prestará um atendimento integral e de qualidade aos usuários com: cuidados de enfermagem, orientação e apoio psicológico, atendimentos em infectologia. ginecológico, pediátrico e odontológico, controle e distribuição de anti-retrovirais, assistência farmacêutica, realização de exames de monitoramento, distribuição de insumos de prevenção e atividades educativas.

O atendimento é inteiramente sigiloso e o paciente acompanhado por uma equipe de profissionais de saúde que o orienta sobre o resultado final do exame. No CTA o paciente também tem direito de passar por uma sessão de aconselhamento que tem como objetivo oferecer apoio emocional, esclarecer informações e dúvidas sobre DST, HIV e AIDS.


Ascom/LEM

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Mineiros Fashion Work Oeste Manutenção Apple Shop Click Tec Rabelo Unopar P&F Casa da Ferramenta Epis BA Dique Denuncia Jaú Coyote G7 Grupo Marabá Sportime Dr. Márcio Rogério Contabilidade Rondon Silvano Santos Kenni Henke MaxCar Global DBT CISO Mimoaço Polícia Civil Capital Imóveis Extreme Delicia Bem Brasil Pastel Sutrans PM Fontana Neli DM Reparos Imperial Luz motos Elo Aço CMO Vida Farma Guarda Municipal Paraíba Dupará Açaí Evolucao Online Celulares DPVAT Barreiras