Governo da Bahia

NOTÍCIAS

Ibametro apreende centenas de brinquedos irregulares do mercado

Sexta-feira, 11 de Outubro de 2019 / Bahia

Foto: brinquedos apreendidos

Um total de 253 brinquedos irregulares, que poderiam trazer danos à saúde e segurança das crianças, foram apreendidos pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia, na Operação Dia das Crianças, finalizada ontem dia 10. Os produtos de origem chinesa, em sua maioria, não possuiam Selo Inmetro, compulsório para todo e qualquer brinquedo comercializado no Brasil, seja nacional ou importado. O Selo é uma garantia de que o produto passou por testes diversos e é seguro para as crianças.  

A Operação foi realizada na capital e interior do Estado, sendo que os itens irregulares foram encontrados em lojas e mercadinhos de Salvador e da região de Itabuna. No total, foram visitados 40 estabelecimentos comerciais, sendo os produtos alvo da operação, além de brinquedos diversos, bicicletas, berços, carrinhos para locomoção de crianças e dispositivos de retenção utilizados para segurança delas no transporte em veículos. 

“Apesar dessa ação intensa de fiscalização, que fazemos anualmente para retirar do mercado os produtos potencialmente perigosos às nossas crianças, os comerciantes de má fé seguem burlando a legislação metrológica e disponibilizando produtos não conformes e que podem causar acidentes de consumo. Por isso, nós decidimos que, no período do Natal, vamos dobrar o efetivo nas ruas visando um maior enfrentamento da questão”, alertou o diretor geral do Ibametro, Randerson Leal.

Ele orienta aos pais que busquem o Selo Inmetro nos brinquedos e em outros artigos de uso infantil. “Quanto aos brinquedos, muita atenção à faixa etária para evitar os acidentes como a ingestão de peças pequenas, e produtos com extremidades que possam ocasionar cortes e machucados. Lembro também a importância da compra no mercado formal e de solicitar a nota fiscal, para eventuais reclamações posteriores”, acrescenta 

Mais recomendações: Retire a embalagem do brinquedo antes de entregá-lo à criança, a fim de prevenir acidentes com grampos e similares, e até mesmo o risco de sufocamento com sacos plásticos. Brinquedos eletrônicos: os pais devem redobrar a atenção com esses brinquedos. Se usados indevidamente, ou se mal projetados ou construídos, podem causar graves acidentes, como choque elétrico ou queimaduras. 

Leia com atenção as instruções de uso presentes na embalagem ou em seu interior e procure repassar estas instruções para a criança. Procure, ainda, supervisionar o uso do brinquedo pelas crianças.

Denúncias: Em caso de brinquedos e outros produtos suspeitos, denuncie para a Ouvidoria do Ibametro pelo telefone 0800 071 1888 ou pelo Aplicativo do Ibametro, disponível gratuitamente para smartphones.  


Blogbraga/Ascom - Ibametro

Compartilhar no Whatsapp

EQUIPE DO PROGRAMA BORBOLETA PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA DA COMISSÃO DOS DIREITOS DA MULHER EM BARREIRAS

Sexta-feira, 11 de Outubro de 2019 / Cidade

Na noite da quinta-feira (10), a equipe do programa Borboleta participou no município de Barreiras, da Audiência Itinerante do Território Oeste Baiano: Violência contra a Mulher, Feminicídio e Políticas de Empoderamento, proposta pela deputada Estadual e vice-presidente da Comissão dos Direitos da Mulher, Jusmari Oliveira. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores e foi presidida pela deputada estadual e presidente da Comissão, Olívia Santana.

Na oportunidade, a coordenadora do programa Borboleta, Flávia Rizkalla, mencionou as ações que são realizadas em Luís Eduardo Magalhães e solicitou melhorias nas políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher, como o aumento do efetivo policial para Luís Eduardo Magalhães e a construção de uma casa abrigo regionalizada para acolher as mulheres vítimas da violência doméstica.

“Nós precisamos ter um IML em nossa cidade para dar mais dignidade aos atendimentos prestados às vítimas. Também é de extrema importância que a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), comece a funcionar em Luís Eduardo Magalhães. Hoje o programa Borboleta já atendeu e está assistindo 408 mulheres, graças a visão do nosso gestor estamos quebrando o ciclo de violência e dando todo o suporte necessário, mas nós podemos aprimorar os serviços se tivermos ainda mais suporte”, disse Rizkalla.

O prefeito Oziel Oliveira também participou da audiência pública e destacou a importância do trabalho realizado pelo programa Borboleta no município. “Nós estamos salvando vidas em Luís Eduardo Magalhães! Já atendemos mulheres vítimas de várias formas de violência, ações cruéis, desumanas, que jamais uma mulher deveria passar. Estamos dando todas as condições para que a cada dia os serviços do programa sejam aprimorados e ainda mais eficientes. Recentemente entregamos um carro para o uso exclusivo do programa e hoje, o nosso município já conta com uma casa de apoio para receber as mulheres que não tem para onde ir após a agressão”, comentou o chefe do executivo.

Também participaram do evento, prefeitos e vereadores de cidades do Oeste da Bahia, deputados, autoridades civis e militares, servidores, representantes de associações, entidades e comunidades.


Blogbraga/ASCOM | Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães

Compartilhar no Whatsapp

Guarnição da CIPT-O recupera moto com restrição de roubo em Barreiras

Sexta-feira, 11 de Outubro de 2019 / Região

A guarnição RONDESP OESTE a bordo da vtr 3.4403, foi acionada por telefone pela empresa DEKRA Vistorias, informando que havia chegado no estabelecimento uma motocicleta com restrição de roubo.

A guarnição deslocou para averiguar e abordou Leonardo Lira da Silva de 30 anos, que estava em posse da motocicleta NXR/160, placa PIO-4803, bem como os documentos. Após averiguar o mesmo informou que havia comprado a moto pelo valor de R$9.500,00, na mão de um terceiro que não foi localizado. A guarnição conduziu o indivíduo e a testemunha e realizou a condução da motocicleta.

 Material Apreendido:
- 01 motocicleta Honda MXR/160.


Blogbraga/RONDESP OESTE

Compartilhar no Whatsapp

Guarnição da CIPT-Oeste recupera material furtado em loja na Cidade de Barreiras

Sexta-feira, 11 de Outubro de 2019 / Região

A guarnição a bordo da vtr 3.4404, foi acionada pelo Senhor de iniciais A. S., informando que sua loja, que fica na Av. José Bonifácio, havia sido furtada e que as câmeras de segurança filmaram e o mesmo identificou o elemento que é um ex-funcionário da loja.

De posse das informações a guarnição deslocou e abordou o menor P.S.L que conduziu a guarnição até a casa de I.W.S.S., e o mesmo havia vendido o material para Wesley Pereira Ferreira. A guarnição conseguiu localizar o individuo e realizou a abordagem policial sendo encontrado todo o material em posse do mesmo. Ao término da abordagem e de ter localizado todo material do furto a PM conduziu os três indivíduos para delegacia onde foram adotadas todas as providências.

Conduzido:
- Wesley Pereira Ferreira de 24 anos; 
- P.S.L. de 17 anos;
- I. W. S. S. de 17 anos.

 Material Apreendido:
- 01 TV Philco;
- 01 Notebook semp toshiba;
- 01 Notebook Acer.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

FORMOSA DO RIO PRETO: PM realiza dia das crianças para alunos das comunidades carentes

Sexta-feira, 11 de Outubro de 2019 / Região

A 86ª Companhia Independente de Polícia Militar, promoveu nesta sexta-feira dia 11/10/2019 um Dia Das Crianças com muita alegria, pois contemplou a Escola Municipal Eliezer Rabelo Santiago e a Creche Menino Jesus, ambas têm alunos das comunidades do Bairro Morada Nova, Projeto e Bairro Progresso, firmando ainda mais o apoio com ênfase na Polícia Comunitária e fortalecendo os laços de confiança entre as instituições. 

Prepostos da SAMU também participaram do evento. Na ocasião tiveram jogos, sorteios, brindes e muito mais.

A GUARDIÃ DO VALE DO RIO PRETO


Blogbraga/86ª CIPM

Compartilhar no Whatsapp

Programa educacional da Abapa promove seminário para professores de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia

Sexta-feira, 11 de Outubro de 2019 / Cidade

A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), por meio do programa educacional "Conhecendo o Agro", promoveu na última semana um seminário com palestras sobre agricultura sustentável e educação ambiental destinado aos professores das escolas da rede pública de ensino parceiras do programa. As atividades, realizadas na quarta-feira (2) em Barreiras, e terça-feira (1) em Luís Eduardo Magalhães, proporcionaram uma maior aproximação dos professores das escolas integrantes do projeto, com os temas ligados à produção no campo e que podem vir a ser inseridos de forma transversal nas disciplinas ministradas aos estudantes.

Na oportunidade, foram ministrados conteúdos sobre o ciclo da natureza, sociedade e meio ambiente, além de conservação ambiental. Para a professora de Ciências da Escola Ottomar Schwenberg, Carine dos Santos Barros, de Luís Eduardo Magalhães, o seminário levou informações técnicas com uma didática e linguagem acessíveis. “Os temas solo e água, por exemplo, podem facilmente ser aplicados de forma transversal no contexto agrícola e ambiental junto aos estudantes”, afirma.  Para a professora Célia Lustosa, do Colégio Municipal Padre Vieira, a atividade foi essencial para desmistificar algumas questões polêmicas que envolvem o agronegócio e visualizar a abrangência do setor e as atividades socioeconômicas ligadas à ele.

Ao ministrar a atividade, o instrutor do Senar, o engenheiro agrônomo, Maxuel Araujo Santos, explica que os conteúdos foram repassados de uma forma que pudesse agregar professores de todas as disciplinas e com um viés mais prático por meio de experiências e dinâmicas. “A intenção dos temas transversais é que sejam incorporados os conteúdos dentro de sala de aula em disciplinas cujos professores já ministrem em sala de aula”, afirma. As atividades do programa educacional “Conhecendo o Agro” vêm sendo realizadas desde junho deste ano com os professores e estudantes do Colégio Municipal Padre Vieira, de Barreiras; e das escolas Ângelo Bosa, Dom Ricardo Josef Weberberger, Vania Aparecida Santos Ribeiro, Onero Costa da Costa e Ottomar Schwengber, de Luís Eduardo Magalhães.

O presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, acredita que é fundamental o trabalho que vem sendo desenvolvido pela entidade por meio do “Conhecendo o Agro” que está aproximando cada vez mais o campo da cidade. “Apesar da região Oeste da Bahia ter o seu potencial agrícola, existe muita falta de informação das técnicas utilizadas na produção, levando a um distanciamento da atividade, que vem trazendo emprego e renda de forma sustentável”, afirma. Realizado pela Abapa, o Programa Educacional “Conhecendo o Agro” conta com a parceria da FAEB/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sindicato dos Produtores Rurais e Secretarias Municipais de Educação de Barreiras e de Luís Eduardo Magalhães e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).


Blogbraga/Assessoria de Imprensa Abapa

Compartilhar no Whatsapp

Irecê: Mulher é flagrada embalando cocaína em quintal de residência

Sexta-feira, 11 de Outubro de 2019 / Região

Uma mulher que não teve o nome revelado foi presa por uma equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido, na manhã desta quinta-feira (10) na cidade de Irecê.

Segundo a corporação, a suspeita foi flagrada embalando cocaína nos fundos de uma residência localizada na Rua Severiano Moitinho, Bairro Novo Horizonte. Os militares adentraram ao imóvel ao perceber movimentação estranha. O dono da casa autorizou a entrada dos policiais ao local, conforme nota da polícia enviada à imprensa.

A mulher e a droga foram encaminhadas à DTE - Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes de Irecê.

Material apreendido:

70g de substância análoga a crack;

50g de substância análoga à cocaína;

25 Invólucros totalizando 8g de substância análoga a crack;

19 Invólucros totalizando 15g de substância análoga à cocaína;

01 Balança digital de precisão;

139 Reais entre cédulas e moedas;

01 Aparelho celular Samsung.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Câmara de América Dourada aprova contas do ex-prefeito Joelson Cardos

Sexta-feira, 11 de Outubro de 2019 / Região

Por 9 votos favoráveis, 1 contra e 1 em branco, as contas do ex-prefeito Joelson Cardoso do Rosário, referentes ao exercício de 2016, foram aprovadas pela Câmara de América Dourada, na região de Irecê, em sessão ordinária realizada na manhã dessa sexta-feira (11).

Segundo a assessoria jurídica de Joelson, as contas que foram votadas e aprovadas hoje eram o único entrave para a futura candidatura dele à Prefeitura de América Dourada nas eleições do próximo ano.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Sicredi destaca impacto positivo do segmento no Dia Internacional das Cooperativas de Crédito

Sexta-feira, 11 de Outubro de 2019 / Brasil

Comemoração neste ano tem como tema “Serviço Local. Alcance Global” e reforça a contribuição do cooperativismo de crédito no desenvolvimento econômico e social

Celebrado anualmente na terceira quinta-feira de outubro, o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC) neste ano será comemorado no dia 17. A data exalta a contribuição das cooperativas de crédito em todo o mundo para tornar realidade os sonhos pessoais e profissionais dos seus associados por meio da atuação local. Integrante do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, o Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de 116 anos, cujas raízes estão ligadas ao surgimento do cooperativismo de crédito no Brasil – celebra também o crescimento sólido e sustentável da sua atuação, que hoje compreende 22 estados e o Distrito Federal, com presença em mais de 1.300 municípios brasileiros.

Neste ano, o Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (World Council of Credit Unions – Woccu, na sigla em inglês) anunciou como tema da data comemorativa “Serviço Local. Alcance Global”.  O objetivo é destacar como a soma da atuação local das cooperativas de crédito resulta em um impacto positivo mundial. No Brasil, a campanha do DICC é liderada pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras), com apoio da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB). Saiba mais sobre a campanha em confebras.coop.br/dicc2019.

Crescimento do cooperativismo de crédito

A abrangência internacional das cooperativas de crédito é evidenciada pelo Woccu. Os dados mais recentes divulgados pela entidade internacional mostram que o segmento já conta com mais de 260 milhões de associados e 89 mil cooperativas de crédito, localizadas em 117 países. A taxa de penetração do segmento – que é calculada dividindo o número total de membros de cooperativas de crédito pela população em idade economicamente ativa de 15 a 64 anos – é de 9,09% no mundo, 11,03% na América Latina e 6,66% no Brasil.

Embora pequena, quando comparada a países da Europa, aos Estados Unidos e ao Canadá, por exemplo, a participação das cooperativas de crédito no Sistema Financeiro Nacional (SFN) tem registrado um constante incremento.

Segundo o Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2019, o número de associados cresceu 42% no país entre 2014 e 2018, chegando a 9,8 milhões de pessoas. São 909 cooperativas de crédito, que empregam mais de 63 mil pessoas e têm uma carteira de crédito superior a R$ 115 bilhões. Essas cooperativas totalizam R$ 190 bilhões em ativos e R$ 41,1 bilhões em patrimônio líquido. Ao todo, as cooperativas de crédito brasileiras disponibilizam mais de 6.200 pontos de atendimento, sendo que em 594 municípios elas são a única instituição financeira presente fisicamente, evidenciando o papel de acesso a serviços e produtos financeiros.

Resultados do Sicredi no 1º semestre

De acordo com as Demonstrações Financeiras Combinadas do Sicredi no primeiro semestre de 2019, o resultado líquido da instituição financeira cooperativa no período cresceu 10%, quando comparado ao primeiro semestre de 2018, chegando a R$ 1,5 bilhão, enquanto que o patrimônio líquido registrou aumento de 16,2%, superando a marca dos R$ 16 bilhões. Já os ativos atingiram R$ 99,2 bilhões, crescimento de 13% no comparativo com o mesmo período do ano passado.

Na captação, o Sicredi obteve um crescimento de 13,3% em depósitos totais, alcançando R$ 64,8 bilhões. A carteira de poupança – um dos focos da instituição financeira cooperativa, tendo em vista que incrementa e auxilia a fomentar o crédito rural – teve um aumento de 20,9%, ultrapassando o volume de R$ 14 bilhões. Já a carteira de crédito, no período, totalizou R$ 60,8 bilhões, incremento de 33% em relação ao primeiro semestre de 2018. Por sua vez, a carteira de crédito rural do Sicredi fechou em R$ 21,4 bilhões, com crescimento de 24,5%, enquanto que a receita de crédito registrou um aumento de 20%, totalizando R$ 4,95 bilhões.

Outro dado relevante é o número de associados do Sicredi. No começo deste ano, a instituição ultrapassou a marca de 4 milhões de cooperados e registrou crescimento de 10,5% até junho deste ano. Atualmente, o Sicredi conta com 112 cooperativas de crédito filiadas, está presente em 22 estados e no Distrito Federal e em 1.334 cidades brasileiras, sendo que em mais de 200 delas é a única instituição financeira presente.

No primeiro semestre deste ano, o Sicredi também registrou crescimento no número de pontos de atendimento, totalizando 1.752 em todo o Brasil. De janeiro a junho, foram inauguradas mais de 70 agências, uma delas em Belo Horizonte, marcando a chegada da instituição na capital de Minas Gerais.

Distribuição de resultados aos associados

Em 2018, do montante de R$ 677 milhões gerados no exercício de 2017, com base nas decisões tomadas nas assembleias gerais, R$ 526 milhões foram distribuídos aos associados, representando 77,7% do total. É a maior distribuição de resultados registrada até o momento na história do Sicredi, seguindo uma sequência de desempenhos positivos da instituição.

O montante pago de juros sobre o capital próprio aos associados foi de R$ 390 milhões, representando 14% do resultado do exercício. Após decisão nas assembleias, a distribuição dos resultados é feita por depósito na conta-corrente do associado ou por meio de integralização na cota capital, proporcionalmente à receita que cada associado gerou para a sua cooperativa de crédito, por meio da utilização de produtos e serviços.

Ações de impacto positivo

No âmbito da responsabilidade social, o Programa A União Faz a Vida, liderado pela Fundação Sicredi, um dos maiores programas sociais voltados para a educação de crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas no Brasil, mobilizou, em 2018, cerca de 25 mil educadores e 284 mil crianças e adolescentes em mais de 1.900 escolas de 369 municípios. O Programa tem o objetivo de incluir no dia a dia dos estudantes da educação básica valores de cooperação e cidadania para formar cidadãos mais justos, solidários, que respeitem a diversidade e que dialoguem para tomar decisões.

Com o objetivo de promover a sustentabilidade por meio da gestão do negócio, parte dos recursos que o Sicredi oferece na forma de crédito são alocados na chamada Economia Verde. Em 2018, a instituição apresentou aumento significativo nos produtos e serviços da Economia Verde, chegando a R$ 10,1 bilhões, valor 29% maior do que no período anterior. Em microcrédito, modalidade que auxilia o desenvolvimento de pequenos empreendimentos, a concentração da carteira atingiu R$ 1,9 bilhão em 2018.

Outra iniciativa da instituição são as chamadas cooperativas escolares, associações de estudantes com a finalidade educativa que busca formular uma proposta pedagógica de participação dos jovens em atividades práticas que possibilitem a eles a formação de futuros líderes, gestores, empreendedores e cidadãos com senso de responsabilidade e participação, por meio da vivência de um modelo cooperativo sustentável. Ao todo, são mais de 100 cooperativas escolares no Brasil.

O Sicredi também desenvolve o Programa Crescer que, em 2018, impactou mais de 39,7 mil pessoas. Voltada para a educação cooperativa, o programa tem como objetivo, além de oferecer formação de novas lideranças para o Sicredi, ampliar a atuação dos associados em suas comunidades, expandindo as práticas de cidadania e ligadas ao desenvolvimento local.


Blogbraga/Comunicação Precisa Ascom

Compartilhar no Whatsapp

APPLESHOP: ASSISTÊNCIA TÉCNICA ESPECIALIZADA

Sexta-feira, 11 de Outubro de 2019 / Publicidades

Tudo que seu iPhone precisa em um só lugar! A AppleShop é primeira loja especializada em produtos Apple da região Oeste! Além de vender toda linha de produtos (iPhone, Apple Watch, iPad, AirPods e MacBook) e uma enorme variedade de acessórios, você também pode contar com a nossa assistência técnica especializada! Seu iPhone reparado em menos de 30minutos! Todos os produtos possuem garantia e pagamento facilitado!

Faça um orçamento sem custo na nossa loja física localizada na Rua Piauí, 630, Centro (próximo à Clínica São Camilo) em LEM - BA.


Publicidade

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: POSTO DE EMISSÃO DE PASSAPORTE (PEP) DA POLÍCIA FEDERAL COMPLETA UM ANO DE ATENDIMENTO NA CIDADE

Sexta-feira, 11 de Outubro de 2019 / Região

O Posto de Emissão de Passaporte da Polícia Federal (PEP), completou nesta quinta-feira (10) um ano de plena atividade na cidade de Barreiras.

As emissões de passaportes são realizadas no SAC de Barreiras, localizado Av. Shopping Center Rio De Ondas, BA 020 ao lado do Terminal Rodoviário.  Funcionamento: Segunda a sexta-feira - 07h às 13h. 

De acordo com o agente da Polícia Federal Luiz Alcione (Coordenador do PEP), a procura é grande, atualmente são efetuados de 300 a 400 passaportes por mês. Não há necessidade do cidadão se deslocar para Brasília, Salvador ou Vitória da Conquista.

“Todo o processo é bem simples, basta você acessar o site da Polícia Federal (http://www.pf.gov.br) onde terá todos os dados necessários para a confecção do passaporte. Será gerada uma guia GRU no valor de R$ 257,00 e após o pagamento, deve voltar ao site para o agendamento do dia e horário de comparecimento ao Posto de Emissão de Passaporte no SAC de Barreiras munido dos documentos originais, não precisa ser cópia.  Uma vez conferida a documentação e aprovada, são colhidas as digitais, foto e então o passaporte estará pronto em menos de 10 minutos!” – afirmou PF Luiz Alcione.

Manoel Bispo, funcionário do SAC e treinado pela Polícia Federal, disse que o PEP atende além de Barreiras, toda região Oeste, Sul do Tocantins, Piauí, Minas Gerais e outros. O passaporte vale por 10 anos.

Sr. Jeferson e família felizes com o passaporte nas mãos.

Reveja matéria da inauguração do Posto de Emissão de Passaporte (PEP) clicando no link abaixo:

http://blogbraga.com.br/?Pagina=Noticias&Titulo=policia-federal-inaugura-posto-de-emissao-de-passaportes-em-barreiras-&Id=52479


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Elo Aço DM Reparos Luz motos Guarda Municipal Fontana Grupo Marabá Bem Brasil Pastel Online Celulares Neli Contabilidade Rondon Polícia Civil Capital Imóveis Click Tec Dr. Márcio Rogério Dupará Açaí DBT Global Dique Denuncia Silvano Santos Mimoaço G7 CMO Apple Shop CISO Vida Farma PM Oeste Manutenção Casa da Ferramenta Evolucao DPVAT Barreiras Fashion Work Epis BA Kenni Henke P&F Imperial Jaú Paraíba Unopar Sportime Sutrans Rabelo MaxCar Mineiros Delicia Coyote Extreme