COVID-19

NOTÍCIAS

LEM: Forças de segurança flagram comércios abertos, mesmo após decreto de pandemia mundial causada pelo Covid-19

Terça-feira, 24 de Março de 2020 / Cidade

Na manhã desta terça feira (24), a secretaria de segurança municipal, vigilância sanitária com apoio da Polícia Militar da 85 CIPM, Guarda Civil Municipal, acompanhados pela imprensa local entre elas, BlogBraga, Rádio Cidade FM 95,9 e a TV Oeste, o secretário de segurança e ordem pública, Daniel Álvares, comandou as visitas a diversos comércios locais entre eles; lojas de móveis e eletrodomésticos pessoas trabalhando entre um dos trabalhadores uma gestante, descumprindo o decreto de lei 135/2020 que determina o fechamento como medida de prevenção contra a proliferação do coronavírus.

O decreto, publicado em edição extra do Diário Oficial, consta a seguinte ordem:

Fica determinado o fechamento das lojas e centros comerciais, à exceção de farmácias, clínicas de atendimento na área da saúde, supermercados, restaurantes (locais de alimentação - delivery), pet shop sem aglomeração.

A fiscalização foi feita e os empresários que estavam com os estabelecimentos abertos foram todos orientados, mas se essas determinações forem descumpridas, as mesmas devem ser denunciadas e poderão serem multadas e os alvarás suspensos. 

No início da tarde os Agentes estiveram no Povoado Novo Paraná, zona rural de Luis Eduardo Magalhães, e lá foi encontrado um restaurante às margens da BR 020 depois do povoado nas instalações de um antigo posto de combustível, e os proprietários estavam servindo almoço normalmente para motoristas que vem de todo lugar do país e que poderiam ser um agente transmissor do Covid-19.

Eles, foram orientados pelo secretário Daniel e pela vigilância sanitária, como eles devem agir para evitar aglomeração de pessoas em época de pandemia mundial causada pelo Covid-19.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE SERÁ RETOMADA NA PRÓXIMA SEGUNDA EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES

Terça-feira, 24 de Março de 2020 / Cidade

A Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães iniciou ontem (23) a Campanha de Vacinação contra a Gripe. A vacina garante a proteção para três tipos de vírus (H1N1, H3N2, Influenza B).

O total de pessoas a serem imunizadas em Luís Eduardo Magalhães é de 16 mil e de acordo com a diretora de Vigilância em Saúde do município, nos dois primeiros dias foram aplicadas 1.600 doses (10%), esgotando o primeiro lote. A vacina é enviada pelo governo federal para os estados, que reencaminham para os municípios. 

"Em todo o Brasil a distribuição está sendo fracionada, porém ninguém deixará de receber a vacina", explicou Arisleide Bispo. 

O secretário de Saúde, Felipe Melhem, confirma que na próxima sexta-feira (27), o município receberá um novo lote com mais 2.560 doses (mais 16%). Por esse motivo, Felipe pede que a população volte a se dirigir aos postos de saúde a partir de segunda-feira da semana que vem. 

"Não adianta comparecer às unidades de saúde antes porque não há vacinas disponíveis", ratificou o secretário. 

No próximo dia 30 de março, feriado da emancipação política de Luís Eduardo Magalhães, as salas de vacina funcionarão normalmente em horário comercial. Durante o período de imunização, também será disponibilizado o atendimento no interior do veículo, para que os idosos não precisem se deslocar ao interior das unidades de saúde.

A vacina não apresenta eficácia contra o coronavírus, mas é uma forma de prevenção para outros vírus ajudando a reduzir a demanda de pacientes com sintomas respiratórios e acelerarem o diagnóstico para o Covid-19.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Compartilhar no Whatsapp

Motociclista fica ferida ao derrapar na BR/242 zona urbana de Luis Eduardo Magalhães

Terça-feira, 24 de Março de 2020 / Cidade

SAMU no local BR/242

A vítima foi conduzida para UPA

Vítima de acidente tipo queda de moto

Uma vítima de acidente de trânsito tipo queda de moto ficou ferida sem gravidade no início da tarde desta terça-feira (24), por volta das 13h, na BR/242, próximo ao futuro Atacadão Dia a Dia, na zona urbana de Luis Eduardo Magalhães.

De acordo informações, a motociclista de inicais J.R.S de 25 anos, estava a bordo de uma motocicleta, ao fazer o retorno a moto derrapou vindo a cair e ficando ferida.

Usuários da via acionaram o SAMU que esteve no local e prestou socorro a mesma e depois foi levada para UPA com escoriações leves.


Blogbraga/Reportagem: Marlon

Compartilhar no Whatsapp

SAMU SOCORRE MAIS UMA VÍTIMA DE ACIDENTE DE TRÂNSITO EM LUIS EDUARDO MAGALHÃES

Terça-feira, 24 de Março de 2020 / Cidade

A vítima foi amparada por populares

Vítima foi socorrida pela equipe do SAMU

A motociclista foi levada para UPA

Veículo envolvido

Moto que a vítima estava

Vítima deu entrada na UPA

Mais um acidente de trânsito foi registrado no final da manhã desta terça-feira (24), por volta das 11h40 em Luis Eduardo Magalhães. O acidente foi uma colisão entre uma moto Honda/Bros 160 e uma caminhonete Mitsubishi L200, no cruzamento da Avenida JK com a rua Paraíba no centro da cidade.

De acordo informações de testemunhas oculares, o condutor da caminhonete L200 trafegava pela Avenida JK, quando foi surpreendido pela moto Honda/Bros que seguia pela rua Paraíba cruzando a Avenida e a colisão foi inevitável.

Com o impacto da batida, a motociclista de nome Jéssica dos Santos de 22 anos ficou ferida. Ela foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência/SAMU 192, e encaminhada para UPA com contusão na perna direita e escoriações.

O condutor do veículo permaneceu no local até a chegada do socorro, o mesmo preocupado com a vítima também esteve na UPA para saber como estava o estado de saúde da mesma.


Blogbraga/Reportagem Marlon

Compartilhar no Whatsapp

PREFEITURA DE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES PREPARA DUAS UNIDADES HOSPITALARES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PARA ATENDER ESPECIALMENTE CASOS SUSPEITOS DE COVID-19

Terça-feira, 24 de Março de 2020 / Cidade

O município de Luís Eduardo Magalhães não possui até o momento, nenhum caso confirmado de Covid-19 (novo coronavírus). Entretanto, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde, já está interditando temporariamente o Caps ADIII, localizado ao lado da UPA, para se transformar em um hospital de campanha, cujo objetivo será o atendimento de possíveis pacientes portadores da doença, que necessitem de cuidados médicos mais intensivos.

O Caps ADIII contará com 23 leitos, equipamentos especiais (como respiradores artificiais) e equipe médica exclusiva para o atendimento dos pacientes. A UPA também receberá reforço com a adaptação de um container com dois leitos de isolamento, totalmente equipados para o atendimento de pacientes mais graves, caso houver necessidade.

O gestor municipal reforça que todas as medidas de restrição e barreira estão sendo adotadas para o enfrentamento preventivo no município, entretanto, a colaboração da população neste momento de pandemia é fundamental para evitar as chances de contágio comunitário. 

“Fique em casa e só saia em caso de extrema necessidade! Lave as mãos sempre que possível com água e sabão. Determine que uma única pessoa da família saia para comprar itens básicos e tenha cuidados redobrados com os idosos. Essa é a melhor maneira de continuarmos evitando que a pandemia afete nossa comunidade de maneira catastrófica”, comentou Oziel Oliveira.

Para reforçar o trabalho e ajudar a população a permanecer em casa, a Secretaria de Saúde disponibilizou o número (77) 9 9847 0902 para sanar dúvidas a respeito da doença, como também, criou o “Tele Consulta”, onde médicos da rede municipal realizarão atendimentos relacionados ao coronavírus via telefone. O número para o atendimento é o (77) 9 9835 4235.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Compartilhar no Whatsapp

COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO DEIXA UMA MULHER FERIDA EM LUIS EDUARDO MAGALHÃES

Terça-feira, 24 de Março de 2020 / Cidade

SAMU esteve no local

A vítima foi socorrida

O carro ficou avariado com o impacto da batida

Motocicleta da vítima

A mulher deu entrada na UPA

Uma colisão envolvendo uma moto Yamaha/Crypton e um veículo Nissan Pathfinder deixou uma mulher ferida no final da manhã desta terça-feira (24), por volta das 11h10 em Luis Eduardo Magalhãe.

O acidente ocorreu no cruzamento das ruas Irecê com a Candeias no bairro Santa Cruz. 

De acordo com informações colhidas no local, o condutor do veículo Nissan trafegava pela rua Candeias, quando  cruzou a rua Irecê não respeitando a placa de sinalização parada obrigatória (PARE) e houve a colisão com a motocicleta que trafegava pela rua Irecê (preferencial).

A condutora da moto de inicais B.M.B de 35 anos, ficou ferida. O SAMU prestou prestou atendimento à  vítima que teve escoriações, a mesma foi encaminhada para UPA para uma avaliação mais precisa.

O condutor do veículo permaneceu no local e a Polícia Militar foi acionada para registrar a ocorrência. Ambos os veículos ficaram avariados.


Blogbraga/Reportagem Marlon

Compartilhar no Whatsapp

Bahia Farm Show 2020 é adiada por causa da pandemia do Coronavírus

Terça-feira, 24 de Março de 2020 / Cidade

A organização da Bahia Farm Show vem a público informar que, em virtude do estado de calamidade pública, ocasionado pela pandemia do coronavírus, foi postergada a realização da feira, prevista para acontecer de 26 a 30 de maio de 2020, no município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. A Aiba, entidade realizadora da feira, analisa junto aos apoiadores, expositores e patrocinadores uma nova data, a ser anunciada oportunamente, assim que o cenário nacional se normalizar.

A decisão atende às orientações das autoridades competentes e está em consonância com o posicionamento dos organizadores dos demais eventos de grande porte, sejam eles do segmento agrícola ou não. Permaneceremos em alerta e constante vigilância, acompanhando os desdobramentos desta pandemia e adotando todas as medidas cabíveis para garantir a segurança da população, com a responsabilidade e transparência que a situação exige.


Blogbraga/Araticum Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

VACINA CONTRA A GRIPE EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS: CAMPANHA COMEÇOU NA SEGUNDA EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES

Terça-feira, 24 de Março de 2020 / Cidade

Começou ontem (23) e vai até o dia 22 de maio, a Campanha de Vacinação contra a Gripe. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina contra a influenza garante proteção para três tipos de vírus (H1N1, H3N2, Influenza B).

A vacina não apresenta eficácia contra o coronavírus, mas é uma forma de prevenção para outros vírus ajudando a reduzir a demanda de pacientes com sintomas respiratórios e acelerarem o diagnóstico para a Covid-19.

Na primeira etapa, que vai até o dia 15 de abril, a meta é imunizar somente pessoas acima dos 60 anos de idade (mesmo que não apresentem o cartão de vacina) e os trabalhadores da área da saúde (receberão a vacina nos postos de trabalho).

Na segunda fase, que começa no dia 16 de abril, também passarão a ser imunizados os professores das escolas públicas e privadas e os profissionais das forças de segurança e salvamento.

A partir de 09 de maio serão incluídos os portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, crianças de seis meses a seis anos de idade, gestantes e recém puérperas e povos indígenas.

A normativa do Ministério da Saúde estabelece ainda que os idosos acamados deverão receber a vacina volante prioritariamente; os postos de saúde precisam ter horário estendido, garantindo oferta de vacinação inclusive durante o período do almoço; ter o maior número de profissionais envolvidos diretamente na vacinação a fim de tornar o ato o mais rápido possível; disponibilizar servidor específico para direcionar o fluxo de atendimento das vacinas rotineiras, de campanha e dos demais atendimentos (na entrada da unidade); utilizar tendas ou estruturas cobertas nas áreas externas dos postos de saúde, para recepcionar os idosos, respeitando o distanciamento de 2 metros e disponibilizar um local específico para vacinação do idoso, pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, separados do local de vacinação rotineira.

Outras medidas também foram adotadas nos postos de saúde para minimizar a possibilidade de contágio. Entre elas o aumento da distância das pessoas nas filas (mínimo 2 metros); orientação para que as pessoas evitem contato próximo por meio do aperto de mão, beijo e abraço, principalmente quando estiver aguardando para receber a vacina; ampliação da frequência de limpeza de pisos, corrimãos, maçanetas e banheiros com álcool 70% ou solução de água sanitária.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde de Luís Eduardo Magalhães, todas as medidas foram tomadas para garantir a agilidade e a segurança das pessoas que serão imunizadas no município.

“Estamos preparados para atender as exigências do Ministério da Saúde tendo em vista o Plano de Ação para medidas não farmacológicas com o objetivo de reduzir o risco de transmissão do COVID-19 e consequentemente retardar a epidemia em nosso município. As pessoas não precisam se aglomerar nos postos de saúde porque o prazo é suficiente para que todos recebam as doses. Eu quero finalizar dizendo que as pessoas com sintomas respiratórios ou febre deverão ser orientadas a não comparecerem para a vacinação, enquanto houver sintomatologia, podendo ser vacinados após resolução dos sintomas”. concluiu Arisleide Bispo.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Compartilhar no Whatsapp

Motociclista fica ferido após ser atingido por carro no centro de Luis Eduardo Magalhães

Segunda-feira, 23 de Março de 2020 / Cidade

SAMU socorreu o motociclista

Vítima de acidente de trânsito

A vítima foi levada para UPA

SAMU - UPA

Uma colisão envolvendo uma moto e um veículo Ford/Focus na rua José Cardoso de Lima próximo ao Cartório no centro de Luis Eduardo Magalhães, foi registrado por volta das 15h25 desta segunda-feira (23).

De acordo com informações, o motociclista de iniciais D.J.S de 27 anos, foi atingido pelo Ford Focus que estava adentrando no estacionamento do cartório, deixando o motociclista ferido.

O SAMU foi acionado e prestou os primeiros socorros ao mesmo que foi encaminhado para UPA com contusão no joelho e escoriações. Os veículos foram retirados do local antes da chegada da nossa reportagem.


Blogbraga/Reportagem: Marlon

Compartilhar no Whatsapp

ESTAMOS PREPARANDO EM REGIME DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA, 2 UNIDADES HOSPITALARES DE CONTENÇÃO DA COVID-19 EM NOSSO MUNICÍPIO.

Segunda-feira, 23 de Março de 2020 / Cidade

O Caps ADIII está sendo temporariamente interditado para dar lugar ao “hospital de campanha”, para atendimento aos possíveis pacientes portadores do coronavírus que precisem de cuidados médicos. Essa unidade contará com 23 leitos, equipamentos especiais, como respiradores artificiais, e equipe médica exclusiva. Já ao lado da UPA, estamos adaptando um container com mais 02 leitos, totalmente equipados, para atendimento de pacientes mais graves.

Mas lembre-se, todas as medidas de restrição e barreira que estamos adotando nesse enfrentamento preventivo, só terão eficácia com a sua colaboração. Fique em casa, lave as mãos, determine uma única pessoa da família para sair para comprar itens básicos. Essa é a melhor maneira de continuarmos evitando que a pandemia afete nossa comunidade de maneira catastrófica. Vamos juntos!

#OzielOliveira
#Pmlem
#SaúdeéPrioridade
#FiqueEmCasa
#Coronavírus


Blogbraga/ASCOM | Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães

Compartilhar no Whatsapp

CORONAVÍRUS: COMÉRCIO DE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES FECHA HOJE A PARTIR DAS 18H

Segunda-feira, 23 de Março de 2020 / Cidade

Na tarde desta segunda-feira (23), a prefeitura de Luís Eduardo Magalhães decretou a quarentena a partir das 18 horas do dia de hoje, 23 de março, até o dia 08 de abril. A iniciativa faz parte das medidas de prevenção, controle, contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, com o objetivo de evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19). 

De acordo com o decreto 135/2020, ficam suspensos os atendimentos presenciais em estabelecimentos comerciais, varejistas e atacadistas em todo o comércio da cidade. Os estabelecimentos comerciais devem manter fechado o acesso do público ao seu interior. As agências bancárias também estão impossibilitadas de prestar o atendimento presencial, realizando apenas o atendimento nos caixas eletrônicos.

Estão excluídos do decreto os serviços de entrega (delivery), desde que respeitados os protocolos sanitários de higiene e limpeza; indústrias, farmácias, hospitais, clínicas de atendimento de urgência e emergência, lavanderias, lojas de rações para animais e clínicas veterinárias, distribuidoras de gás e água mineral, postos de combustíveis, hotéis e casas lotéricas (exclusivamente para os serviços de saque e pagamento de contas). 

Os supermercados, mercados, feiras livres, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, panificadoras, padarias e lojas de conveniência também estão liberadas, desde que não haja consumo no local.

Quem não cumprir as determinações poderá sofre sanções e penalidades previstas na legislação municipal, como a cassação da licença de funcionamento.

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães ressalta que a higiene, a forma de organização da quantidade de pessoas permitida nos estabelecimentos e a distância entre elas fica a cargo dos responsáveis pelos empreendimentos. 

Vale lembrar que o decreto 131/2020 já havia cancelado as atividades em centos culturais, cinemas, academias, centros de treinamento e ginástica, clubes sociais, casas noturnas, pubs, bares noturnos e boates.

No âmbito da administração pública municipal, estão mantidos apenas os serviços das áreas de saúde, fiscalização, arrecadação, segurança, infraestrutura e servidores públicos comissionados. 

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães e as forças de segurança do município e do estado estão orientadas a cumprir o estabelecido pelos decretos publicados. Para colaborar e fazer denúncias, a população pode ligar para o número 153. Quem preferir pode telefonar ou enviar mensagens via WhatsApp, por meio dos números (77) 9 9701 4560 e 9 9946 7171.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação (ASCOM) Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Compartilhar no Whatsapp

Forças de segurança saem às ruas para garantir cumprimento de decreto que fecha estabelecimentos comerciais em Luis Eduardo Magalhães

Segunda-feira, 23 de Março de 2020 / Cidade

Forças de segurança e fiscalização saíram às ruas de Luis Eduardo Magalhães, neste final de semana (sábado e domingo), para garantir o cumprimento do decreto municipal fechando estabelecimentos comerciais, como bares, distribuidora de bebidas, rodoviária e lojas de conveniência, além de igrejas.

A operação com apoio do secretário de segurança, ordem pública e trânsito, Daniel Alvarez, da Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, CIPE/Cerrado, Sutrans, SAMU, Vigilância Sanitária e Agentes de Epidemia e órgãos de fiscalização do município, percorrem a região central e bairros da cidade.

O secretário municipal de Segurança Pública, Daniel Alvarez, informou a nossa reportagem que os estabelecimentos que insistirem em ficar abertos poderão responder penalmente, poderá ser preso em flagrante por descomprimento do decreto, podendo ter seu Alvará de funcionamento caçado.

"Foi identificado no decorrer da "OPERAÇÃO CONSCIENTIZAÇÃO DA COVID 19" mesmo com o decreto, vários bares, boates, lanchonetes e outros comércios de portas abertas e com aglomeração de pessoas. Neste momento é preciso da compreensão de todos" destacou o secretário de segurança pública. 

Os proprietários de lanchonetes e similares podem continuar vendendo normalmente seus produtos, desde que em sistema delivery, ou que o cliente não consuma o produto no local, ou seja, o cliente compra o produto e leva para consumir em casa.

Paciente suspeito de contaminação pelo Covid-19 (coronavírus) é obrigado a manter-se em isolamento domiciliar. Paciente se abstenha de sair de sua casa, permanecendo em isolamento domiciliar enquanto não forem concluídos os testes laboratoriais para confirmação ou descarte de contaminação por Covid-19.

"A determinação é evitar aglomeração de pessoas neste momento, em acordo ao decreto. As pessoas que descumprirem estão colocando em risco a saúde pública e sofrerão medidas administrativas e penais", disse o secretário.

As denúncias de descumprimento das medidas podem ser feitas para os telefones 153 - (77) 9.9701-4560 ou 9. 9946-7171.

Vamos vencer o covid-19 " #Fique em casa".


Blogbraga/Reportagem: Marlon

Compartilhar no Whatsapp

CORONAVÍRUS: TERMINAL RODOVIÁRIO DE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES ESTÁ FECHADO PARA EVITAR CHEGADA E PROLIFERAÇÃO DA DOENÇA NO MUNICÍPIO

Segunda-feira, 23 de Março de 2020 / Cidade

O terminal rodoviário de Luís Eduardo Magalhães está interditado para embarque e desembarque. A saída dos ônibus foi interrompida desde a 0h desta segunda-feira (23) e as chegadas foram permitidas até as 9h. Os guichês e as lojas também fecharam as portas. A medida atende aos Decretos Estadual n° 19.554/2020 e Municipal n° 134/2020 e tem validade de dez dias.

O objetivo do governo da Bahia e da prefeitura de Luís Eduardo Magalhães é evitar a disseminação do novo coronavírus por meio de pessoas que venham de outras cidades, principalmente das que já têm casos confirmados do Covid-19. A medida abrange ainda as vans que fazem o transporte para cidades do oeste baiano e da região de Irecê.

De acordo com o secretário de Segurança, Ordem Pública e Trânsito de Luís Eduardo Magalhães, Daniel Álvares, haverá fiscalização e as forças de segurança do município e do estado estão prontas para fazer cumprir as normas estabelecidas pelos decretos. 

"São medidas importantes que dão mais segurança para toda a população. É um momento importante para evitar a Covid-19 e todos precisam colaborar", explicou Daniel Álvares.

Na manhã desta segunda-feira (23), dona Telma Freitas tentou embarcar para Seabra, na Chapada Diamantina. A comerciante foi informada da restrição e, apesar se não conseguir seguir viagem, aprovou a iniciativa.

"É um momento importante e perigoso. Não consegui viajar, mas apoio totalmente a iniciativa dos nossos governantes", finalizou.


Blogbraga/ASCOM | Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães

Compartilhar no Whatsapp

CAMPANHA FICA EM CASA: PREFEITURA DE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES SOLICITA APOIO DA POPULAÇÃO, SÓ SAIA EM CASO DE EXTREMA NECESSIDADE

Segunda-feira, 23 de Março de 2020 / Cidade

Em atendimento aos Decretos Municipais, a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães por meio da Secretaria Municipal de Saúde, solicita encarecidamente que a população do município permaneça em casa. A medida, que também está sendo adotada em vários países do mundo afetados com a pandemia do novo cononavírus (Covid-19), tem como objetivo evitar a proliferação da doença, que é altamente contagiosa.

Até o momento, o município de Luís Eduardo Magalhães não possui casos confirmados da doença. De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, dos cinco casos suspeitos, quatro já foram negativados e um aguarda a liberação do resultado.

Ao menos 14,3 mil pessoas morreram por complicações da Covid-19 em todo o mundo. A maior parte das mortes mundiais está concentrada na Itália, são mais de 5,4 mil até o momento. No Brasil subiu para 25 o número de pessoas mortas pela doença, sendo 22 mortes no Estado de São Paulo e três no Rio de Janeiro. As Secretarias Estaduais de Saúde contabilizam 1.615 infectados em 26 estados e no Distrito Federal.

Na Bahia até a manhã desta segunda-feira (23), são 55 pessoas infectadas. A paciente mais próxima de Luís Eduardo Magalhães se encontra na cidade vizinha de Barreiras. De acordo com a Prefeitura do município, trata-se de uma mulher de 35 anos, que esteve em São Paulo. A mesma se encontra em isolamento domiciliar e passa bem.

Para a diretora de Vigilância em Saúde, Arisleide Bispo, é muito importante que todos que puderem, permaneçam em casa. “A Campanha “Fica em Casa” visa a redução da curva de casos confirmados para essa semana em todo o Brasil. Os outros países que adotaram essa medida, conseguiram controlar melhor a proliferação da doença. Neste momento, quanto menos contato social melhor! Isso é respeito com você mesmo, com a sua família e com toda a sociedade”, finalizou Bispo.

A Secretaria de Saúde também reforça que o morador só procure atendimento público se realmente precisar. A pessoa que apresentar alguns sintomas como febre, tosse, dor de garganta e no corpo, dificuldades de respirar, pode procurar a unidade de saúde mais próxima. Dúvidas sobre o coronavírus podem ser sanadas pelo telefone (77) 9 9847 0902, sem a necessidade que a pessoa saia de casa.


Blogbraga/ASCOM | Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães

Compartilhar no Whatsapp

BR/020: Motociclista fica ferido após ser colhido por caminhonete em Luis Eduardo Magalhães

Segunda-feira, 23 de Março de 2020 / Cidade

Vítima de acidente de trânsito

O motociclista foi imobilizado

A vítima foi levada para UPA

Moto da vítima

BR/020

Grande fluxo de carros

O motociclista deu entrada na UPA

Por volta das 07h40 desta segunda-feira (23), aconteceu uma colisão envolvendo uma moto Honda/Start 160 e uma caminhonete Ford/F250, na BR/020 em frente ao Posto São Gonçalo, zona urbana da cidade de Luis Eduardo Magalhães.

De acordo com informações colhidas no local, o veículo Ford/F250 estava saindo do posto de combustível e foi cruzar a rodovia não observando o motociclista que estava trafegando na BR e a colisão foi inevitável.

O motociclista de nome Ademar Antônio Cunha de 56 anos, ficou ferido. 

Usuários da via sinalizaram o local pois no momento do acidente tinha um enorme fluxo de veículos e acionaram o SAMU que esteve no local prestando atendimento à vítima que posteriormente foi encaminhada para UPA com lombalgia,  ferimento na mão direita e escoriações.

O Ford F250 fugiu do local sem prestar socorro à vítima. A moto ficou avariada.


Blogbraga/Reportagem: Marlon

Compartilhar no Whatsapp

LEM: Carro invade e danifica muro de Colégio no bairro Jardim das Acácias; carona fica ferida

Segunda-feira, 23 de Março de 2020 / Cidade

O carro colidiu contra o muro do colégio

A carona foi socorrida pelo SAMU

A moça foi levada para UPA

O carro ficou avariado

Um carro invadiu e danificou parte do muro do Colégio Estadual Maria Otilia Lutz, na rua dos Flamboyant, no bairro Jardim das Acácias em Luis Eduardo Magalhães. A batida aconteceu na noite deste domingo (22), por volta das 22h30.

De acordo com informações colhidas no local, o veículo GM/Onix trafegava pela rua Flamboyant, quando o condutor perdeu o controle da direção subindo na calçada e colidindo contra o muro do colégio. 

Uma passageira que estava no veículo bateu a cabeça contra o parabrisa e queixava de dores. Já o condutor nada sofreu.

Uma Equipe do SAMU foi acionada e esteve no local prestando atendimento à vítima que foi encaminhada para UPA para melhor avaliação.

O carro ficou avariado.


Blogbraga/Reportagem: Marlon

Compartilhar no Whatsapp

Motociclista fica ferido após queda no bairro Jardim Paraíso em Luis Eduardo Magalhães

Domingo, 22 de Março de 2020 / Cidade

SAMU socorre vítima de queda de moto

Local aonde a vítima caiu

O rapaz deu entrada na UPA

Um motociclista (motoboy) ficou ferido na noite deste domingo (22), por volta das 20h10, após cair de uma moto na rua Burle Marx no bairro Jardim Paraíso em Luis Eduardo Magalhães.

De acordo informações colhidas no local, o motociclista que é entregador de delivery identificado por Rafael Oliveira dos Santos de 22 anos, estava a bordo de uma motocicleta Honda/Biz, ao passar por uma vala, perdeu o controle vindo a cair e ficando ferido.

Um morador escutou a pancada da queda, saiu para averiguar e encontrou o motociclista caído e acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que socorreu a vítima e depois encaminhou para UPA com contusão em membro inferior direito, ferimento corte contuso- FCC no joelho direito e escoriações.


Blogbraga/Reportagem: Marlon

Compartilhar no Whatsapp

SAMU socorre vítima de queda de moto em Luis Eduardo Magalhães

Domingo, 22 de Março de 2020 / Cidade

Vítima de queda de moto

SAMU é acionado para atender uma vítima de queda de moto por volta das 19h, deste domingo (22), em Luis Eduardo Magalhães.

O acidente aconteceu na rua Ingá no bairro Jardim das Acácias. 

De acordo com informações passada a nossa reportagem, a motociclista de iniciais E.C.B de 19 anos, estava trafegando pela rua citada acima, ao desviar de uma criança, perdeu o controle da direção sofrendo a queda e ficando levemente ferida.

O SAMU prestou socorro à mesma que teve escoriações leves pelo corpo e depois foi encaminhada para UPA para uma avaliação mais precisa.


Blogbraga/Reportagem: Marlon

Compartilhar no Whatsapp

Colisão entre carro e moto deixa uma mulher ferida em Luis Eduardo Magalhães

Domingo, 22 de Março de 2020 / Cidade

Local do acidente

Vítima de acidente de trânsito

A Polícia Militar registrou a ocorrência

A moça foi levada para UPA

A Placa de "PARE" não foi respeitada

Moto da vítima

A motociclista deu entrada na UPA

No final da tarde deste domingo (22), por volta das 17h20, aconteceu uma colisão entre uma moto Honda/CG e um Fiat/Strada em Luis Eduardo Magalhães, deixando uma pessoa ferida, no cruzamento das ruas Rio das Balsas e das Camélias no bairro Jardim Ipê.

De acordo com informações colhidas no local e imagens de uma câmera que flagrou o momento do acidente, a condutora da motocicleta trafegava pela rua das Camélias, quando ao cruzar a rua Rio das Balsas não respeitou a placa de sinalização parada obrigatória (PARE) sendo violentamente atingida pelo Fiat Strada.

A motociclista de iniciais K.P.S de 22 anos, ficou ferida. 

Populares acionaram o SAMU que esteve no local prestando atendimento à vítima que sofreu fratura fechada em membro inferior direito (Tíbia e Fíbula) e escoriações leves pelo corpo.

A Polícia Militar registrou a ocorrência. O condutor do Fiat Strada fugiu do local sem prestar socorro à vítima.


Blogbraga/Reportagem: Marlon

Compartilhar no Whatsapp

LEM: Bebê lactente de sete meses é socorrida após engasgar

Domingo, 22 de Março de 2020 / Cidade

A PM conduziu mãe e filha para UPA

O Socorrista do SAMU realizou manobra de desengasgo 

O Socorrista teve êxito

SAMU socorre um bebê (menina) de aproximadamente sete (7) meses que sofreu engasgo no início da noite deste domingo (22), por volta das 18h em Luis Eduardo Magalhães. De acordo informações do pai da criança, a mesma estava com sua mãe quando ela engasgou.

O fato aconteceu na residência da família localizada no bairro Tropical Ville II.

De imediato o pai juntamente com a mãe colocaram a lactente em uma moto e quando estavam conduzindo para UPA, próximo a praça do Bairro Jardim das Acácias uma Guarnição da Polícia Militar observou a motocicleta e parou para saber o que estava acontecendo, ao saber o ocorrido a mãe foi conduzida para a viatura com o bebê e posteriormente foram levadas para UPA.

Ao chegar na unidade um socorrista do SAMU pegou a criança e realizou manobra (desengasgo) para desobstrução das vias aéreas do bebê. 

A criança deu entrada na unidade para cuidados adequados à situação, para alívio dos pais.


Blogbraga/Reportagem: Marlon

Compartilhar no Whatsapp

PREFEITURA DECRETA SUSPENSÃO PARCIAL DOS SERVIÇOS PRESENCIAIS DA SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

Domingo, 22 de Março de 2020 / Cidade

A Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social e em cumprimento ao Decreto 132/2020, que estabelece medidas preventivas ao COVID-19, informa aos munícipes sobre as alterações no atendimento deste órgão, bem como de seus programas sociais. O Decreto 132/2020, em decorrência da Emergência em Saúde Pública decorrente do novo coronavírus (COVID-19), estabelece a suspensão do atendimento presencial no âmbito da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social com exceção das situações de emergência/urgência e o atendimento remoto via telefone e/ou aplicativos mensageiros a partir desta segunda-feira (23).

Segundo o decreto, ficam suspensos no período compreendido entre os dias 23 de março de 2020 e 08 de abril de 2020 os atendimentos presenciais nas unidades do CRAS, CREAS, CrediBahia, Diretoria de Habitação e sede da SEAS abrangendo os programas Criança Feliz/PIS, ACESSUAS Trabalho e CADÚNICO/Bolsa Família, bem como as oficinas culturais da Rede do Bem, o ponto de atendimento SAC/SINE, o Núcleo Jurídico e o Balcão de Justiça. Já o atendimento e atualização cadastral do CADÚNICO fica suspenso pelo período de 60 dias ficando o beneficiário isento da obrigação de atualização cadastral por 60 dias sem prejuízo no recebimento do benefício. A atualização cadastral do Benefício de Prestação Continuada – BPC fica também suspensa, esta por 120 dias, igualmente sem prejuízo no recebimento do benefício. A secretaria informa ainda que, para eventual desbloqueio do benefício, o beneficiário poderá entrar em contato através do nº: (77) 9 9830-2407, ligação ou mensagem via aplicativo WhatsApp.

As visitas do programa Criança Feliz ficam suspensas, sendo mantidas as visitas domiciliares emergenciais, quando imprescindíveis, e estas deverão ser realizadas com uso de EPI pelo servidor responsável e obedecendo aos protocolos de segurança. O atendimento do CREDIBAHIA será feito através do nº: (77) 9 9862-2390, ligações e mensagens via aplicativo WhatsApp, e as atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos estão suspensas pelo período de 23 de março de 2020 a 08 de abril de 2020.

As sedes do Conselho Tutelar e do Programa Borboleta/CRAM também sofrerão alterações nos seus atendimentos, ficando assim estabelecidos: o Conselho Tutelar atenderá em regime de rodízio de conselheiros de segunda à sexta-feira das 8h às 12h, e no restante do dia, bem como aos finais de semana, atendimento remoto via ligações ou WhatsApp através do nº: (77) 9 8802-4773. Já o Programa Borboleta/CRAM trabalhará também em regime de rodízio de funcionários igualmente de segunda a sexta-feira das 8h às 12h, ficando o atendimento remoto para o restante do dia e finais de semana através do nº: (77) 9 9701-1617, via ligação ou mensagem pelo aplicativo WhatsApp.


Blogbraga/ASCOM | Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães

Compartilhar no Whatsapp

Criança de 10 anos faz campanha para incentivar população a ficar em casa em Luis Eduardo Magalhães

Domingo, 22 de Março de 2020 / Cidade

A redação do Blogbraga recebeu fotos de uma bela criança de 10 anos de nome Mariana Estabel, fazendo campanha para reforçar a campanha de conscientização da população no combate ao coronavírus. Com cartaz "Vamos ficar todos bem! Fiquem em casa!. A garotinha destacou a importância de todos na prevenção e sugeriu que todos fiquem em casa.

Estamos vivendo uma situação difícil, é hora de nos conscientizar, tomar cuidados necessários para preservar o próximo, as crianças, principalmente os idosos e pessoas com imunidade baixa. Vamos nos preocupar com a vida e não com a diversão, atenção crianças, principalmente estudantes lembrem-se, vocês não estão de férias, por isso fiquem em casa e obedeçam às normas de segurança da secretaria de saúde e a determinação estadual e federal para o combate do Covid 19, pois ele pode matar, é só a gente descuidar.

Parabéns Mariana pela bela atitude, faça também a sua parte.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
Global Guarda Municipal Oeste Manutenção Neli G7 NET Coyote Imperial CMO Delicia Online Celulares Contabilidade Rondon Extreme Grupo Marabá Ofertas - Hiper Santo Antonio Sportime AFS Luz motos Casa da Informática Vida Farma Casa da Ferramenta DPVAT Barreiras P&F Oeste Beton Paraíba Mineiros DBT Dique Denuncia CISO ASMAT Sutrans Minas Aço PM Midori Paisagismo Dupará Açaí LH Madeiras Polícia Civil Jaú Unopar ORIX