Governo da Bahia BAHIATURSA

NOTÍCIAS

NOTA DA CÂMARA MUNICIPAL REFERENTE AOS DOCUMENTOS DESCARTADOS EM LOCAL INAPROPRIADO

Terça-feira, 04 de Junho de 2019 / Cidade

A Câmara Municipal de Vereadores de Luís Eduardo Magalhães-BA, através da sua assessoria de imprensa vem a publico manifestar-se acerca dos documentos descartados de forma irregular em rua deste município, conforme noticiado no BlogBraga nesta Cidade.

Ao tomar conhecimento do fato, a Câmara Municipal, através do seu Diretor Administrativo, dirigiu-se ao local indicado, e recolheu os documentos para analise. 
De posse destes documentos, em uma analise superficial, constatou-se que, em que pese tratar-se de documentos relacionados com a Câmara Municipal, observa-se que os mesmos estão diretamente relacionados a Gabinete de Ex-vereador, contendo em sua maioria cópias de Projetos de Leis, Encaminhamentos e Indicações parlamentares.

Informa ainda, que esses documentos encontrados eram cópias encaminhadas do Processo Legislativo aos Vereadores, fato esse não mais existente, vez que, atualmente o seu processamento e disponibilização do processo legislativo ocorre via sistema eletrônico, em formato digital.

A Câmara Municipal esclarece que dispõe de Arquivo físico e digital, onde são armazenados todos os documentos administrativos e legislativos que a lei assim impõe, os quais são de interesse público, sendo necessária a sua manutenção, e quando, não mais imprescindíveis são destruídos.

Quanto aos documentos legislativos encaminhados aos Nobres Vereadores, não há, assim, um controle especifico, ficando a cargo dos destinatários a sua manutenção e/ou descarte. 

A Câmara endossa mais uma vez aos Parlamentares e Ex-Parlamentares que façam o descarte de forma correta, conforme disciplina as Leis Ambientais.

Clique no link e relembre o caso: 

http://blogbraga.com.br/?Pagina=Noticias&Titulo=documentos-da-camara-de-vereadores-de-luis-eduardo-magalhaes-sao-encontrados-em-terreno-baldio&Id=63813


Blogbraga/ Nota

Compartilhar no Whatsapp

Jovem é transferido para o HO em Barreiras após sofrer tentativa de homicídio no bairro Jardim das Oliveiras, em Luis Eduardo Magalhães

Terça-feira, 04 de Junho de 2019 / Cidade

 

Vítima

O rapaz de nome Hugo Cardoso Farias de 24 anos, vítima de tentativa de homicídio na noite de ontem (03), por volta das 18h40, no bairro Jardim das Oliveiras, em Luis Eduardo Magalhães, foi transferido para o HO em Barreiras, pois sofreu rebaixamento do nível de consciência.

A transferência foi feita pelo SAMU por volta das 4h da madrugada desta terça-feira (04), a vítima se encontra em estado gravíssimo.

A autoria e a motivação serão investigados pela Polícia Civil local.

Click no link e relembre o caso:

http://blogbraga.com.br/?Pagina=Noticias&Titulo=lem-rapaz-sofre-tentativa-de-homicidio-no-bairro-jardim-das-oliveiras&Id=63836


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

LEM: Rua escura é motivo de reclamação dos moradores na Rua Rio Branco bairro Tropical Ville

Terça-feira, 04 de Junho de 2019 / Cidade

Moradores da Rua Rio Branco, bairro Tropical Ville, em Luis Eduardo Magalhães, vem reclamando da falta de segurança e a pouca iluminação do local. 

Eles reclamam que parte da rua está no escuro, o problema dura há mais de três meses e tem perturbado os moradores do local.

"Já falei com a Coelba e a Secretaria da infraestrutura, sem retorno" disse o internauta que nos enviou as fotos acima.

Com a falta de luz na rua, o risco de assaltos só aumenta e o medo também.

“Estamos desesperados com a situação preocupante da nossa rua" afirmou o internauta. Os moradores pedem uma solução rápida por parte dos responsáveis.


Blogbraga/Participação e fotos de internauta

Compartilhar no Whatsapp

Pesquisa de Satisfação Sobre os Serviços da 85ª CIPM/LEM

Terça-feira, 04 de Junho de 2019 / Cidade

Gostaríamos de contar com sua participação para avaliar os serviços prestados pela Polícia Militar de Luís Eduardo Magalhães, São Desidério e Catolândia no primeiro semestre de 2019. Isso vai durar menos de dois minutos, sua resposta é completamente sigilosa.

Para acessar o questionário clique no link 

www.85cipm.com.br/pesquisa

Participe! A sua opinião é muito importante para nos ajudar a melhorar os serviços prestados pela 85ª Companhia Independente de Polícia Militar.

Giovanni Castro Damasceno - Cap PM
Comandante da 85ª CIPM


Blogbraga/85CIPM

Compartilhar no Whatsapp

Perseguição a moto roubada termina em acidente deixando dois feridos em Luis Eduardo Magalhães

Segunda-feira, 03 de Junho de 2019 / Cidade

Mãe e filho ficaram feridos

As vítimas foram socorridas pelo SAMU

Mãe e filho foram levados para UPA

A Polícia registrou a ocorrência

Moto das vítimas

A moto que o ladrão estava (roubada)

O capacete que o ladrão estava

As motos foram recolhidas do local

As vítimas deram entrada na UPA

No início da tarde desta segunda-feira (03), por volta das 12h46, uma câmera de segurança registrou a ação de um elemento furtando uma moto Honda/CG 125, vermelha, que estava estacionada no trabalho da vítima que fica na rua Rui Barbosa no centro de Luís Eduardo Magalhães.

Após o ladrão levar a moto, ele ficou ligando para o proprietário tentando suborná-lo para tirar dinheiro na devolução do veículo. A vítima registrou um boletim de ocorrência (BO) no DISEP informando o furto, mas o rapaz chamou alguns amigos e ficou rodando por toda cidade pra ver se encontrava a moto.

Por volta das 20h40, os amigos do dono da moto avistaram o elemento na rua Senhor do Bonfim, bairro Mimoso II seguindo sentido Mimoso I, no momento houve uma perseguição em um carro na tentativa de recuperar a moto, foi quando o suspeito saiu em alta velocidade pelas ruas e esquinas da cidade sem parar.

Na esquina da rua Piauí o indivíduo passou direto e colidiu contra uma moto Honda/Biz, conduzida por uma mulher de iniciais S.F.S de 44 anos, que estava com um filho de 9 anos, na garupa.

Com o impacto da colisão mãe e filho sofreram escoriações leves e reclamavam de dores, mas nada grave. Os dois foram socorridos pelo SAMU e encaminhados para UPA para uma avaliação mais precisa.

A Polícia Militar da 85 CIPM esteve no local removeu as motos, registrou a ocorrência e foi até a UPA colher mais informações dos feridos. Quanto ao ladrão conseguiu levantar ferido e fugiu antes da chegada da Polícia.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

LEM: Rapaz sofre tentativa de homicídio no bairro Jardim das Oliveiras

Segunda-feira, 03 de Junho de 2019 / Cidade

Vítima

SAMU e Polícia no local

Polícia Militar na UPA

O rapaz foi socorrido em um veículo particular VW/Gol

Por volta das 18h40 desta segunda-feira (03), um rapaz de nome Hugo Cardoso Farias de 24 anos, natural de Mirangaba região de Jacobina/BA, foi vítima de tentativa de homicídio no Bairro Jardim das Oliveiras, em Luis Eduardo Magalhães.

De acordo informações, o rapaz estava em um bar nas proximidades do setor W7, quando se aproximou um indivíduo ainda não identificado com uma pistola e disparou por 10 vezes contra Hugo Cardoso, que foi atingido no braço esquerdo, abaixo do pulmão lado esquerdo e outro tiro nas costas.

O jovem ferido ficou agonizando no local. Populares acionaram o SAMU e a Polícia Militar que ao chegaram no local, o mesmo já tinha sido socorrido por um tio e um amigo e levaram para UPA em um veículo particular (VW/Gol).

Ao dar entrada na Unidade de Saúde rapidamente foi atendido pelos médicos plantonistas, que realizaram a drenagem de tórax e em seguida foi realizado exame de Raio-X.  Após ser estabilizado ficou sob observação médica.

A Polícia Militar da 85 CIPM registrou a ocorrência. A autoria e a motivação da tentativa de homicídio ainda são desconhecidas.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

LEM: COMEÇA HOJE (03) A OLIMPÍADA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Segunda-feira, 03 de Junho de 2019 / Cidade

Acontece de 03 a 06 de junho em Luís Eduardo Magalhães, a Olimpíada da Educação de Jovens e Adultos (OLIMPEJA). De acordo com a secretaria de Educação, responsável pela organização do evento, este ano a OLIMPEJA envolverá cerca de 350 alunos da rede municipal de ensino, com idades entre 15 e 50 anos.

Para a secretária da pasta, Rose Sertão, esta é uma ótima oportunidade de integração entre os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos). “A realização dessa olimpíada, busca fomentar valores como o respeito, a cooperação e a inclusão, bem como a socialização da diversidade da cultura corporal, contribuindo desta forma para melhoria da qualidade da educação na escola” disse.

Ainda segundo a secretaria, os principais objetivos da OLIMPEJA são a inclusão social, o direito a participação e o pleno exercício da cidadania, visando combater a evasão escolar através da prática esportiva educacional. As modalidades esportivas que serão disputas pelos estudantes nesta edição são: futsal, queimada, xadrez, dominó e dama.

A abertura da OLIMPEJA 2019 acontece hoje (03), a partir das 19h, na Quadra Poliesportiva Dioclécio Severino Ramos, ao lado da escola Ottomar Schwengber.


Blogbraga/ASCOM | Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães

Compartilhar no Whatsapp

COMUNICADO - PREFEITURA DE LEM

Segunda-feira, 03 de Junho de 2019 / Cidade

A secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães, através do departamento de Vigilância Epidemiológica, esclarece a população que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe aconteceu de 10 de abril a 31 de maio no município.

De acordo com a orientação do Ministério da Saúde (MS) e a Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), os municípios que ainda tiverem vacinas no estoque, deverão estender a vacinação para o restante da população.

O departamento de Vigilância Epidemiológica informa ainda, que em Luís Eduardo Magalhães as doses da vacina contra a gripe recebidas já acabaram. Foi atingido um total geral de imunização de 79,69% do público-alvo, sendo 11.866 doses aplicadas.

Veja abaixo o alcance por grupos prioritários, onde as gestantes e os idosos ultrapassaram a meta estipulada:

• Gestantes 130,79%;
• Idosos: 111,32%;
• Crianças: 78,72%;
• Professores: 80,65%
• Puérperas: 67,94%
• Trabalhadores da saúde: 44,72%;
• Pessoas com doenças crônicas: 42,45%.


Blogbraga/ASCOM | Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães

Compartilhar no Whatsapp

Empresas estrangeiras investem na 15ª Bahia Farm Show como vitrine de negócios

Segunda-feira, 03 de Junho de 2019 / Cidade

A 15ª edição da Bahia Farm Show, encerrada no sábado (1), confirmou o potencial de internacionalização com a presença de comitivas estrangeiras e empresas vindas do Canadá, Estados Unidos, Israel e Alemanha. Produtos e serviços de diversos lugares do mundo foram expostos na Feira, consolidando a posição da Bahia Farm como uma das maiores  vitrines agrícolas do Brasil. Ao todo, 260 empresas dos ramos imobiliário, agrícola, tecnologias para energia solar, softwares, dentro outros acreditaram no potencial do Oeste da Bahia e ofereceram mais de 900 marcas ao público participante.  

A Lennar, construtora e imobiliária com sede nos Estados Unidos, esteve pela segunda vez mostrando aos brasileiros a rentabilidade dos investimentos em imóveis construídos em Orlando - EUA.“Quando resolvemos participar, tínhamos um estande bem simples porque não tínhamos a dimensão do público. Esse nosso retorno, está sendo muito legal, sentimos que as pessoas querem investir e ter imóvel lá. Nossas expectativas, já foram superadas. Usando a linguagem do produtor rural, podemos dizer que a gente planta a semente e espera o tempo certo para colher, a nossa foi plantada em 2017 e pessoas que vieram na primeira vez retornaram e já estamos com as negociações bem adiantas”, declarou Ronaldo Tomaz, corretor da Lennar.

Já a Isralense, Agritask que ofereceu plataforma digital de gestão agronômica, atua no Brasil há quatro anos e está montando seu primeiro escritório em São Paulo. “A gente já tem alguns clientes aqui na região de Luís Eduardo Magalhães e existe um potencial grande pra ter ainda mais, a participação na Feira foi uma estratégia para a gente divulgar ainda mais a marca e alcançar a região do MATOPIBA”, disse Pedro Selegato, diretor de operações.

Durante os cinco dias da Feira passaram pelo Complexo Bahia Farm Show 68.197 pessoas, já os números finais de negócios realizados estão em fase de fechamento e serão divulgados nos próximos dias. Pela primeira vez uma equipe da ARD, rede de TV alemã, participou da cobertura do evento. 


Blogbraga/Araticum Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

Documentos da Câmara de Vereadores de Luis Eduardo Magalhães, são encontrados em terreno baldio

Segunda-feira, 03 de Junho de 2019 / Cidade

Na manhã desta segunda-feira (03), um internauta do Blogbraga procurou a nossa redação para denunciar um descarte de documentos importantes da Câmara Municipal de Vereadores de Luís Eduardo Magalhães, em um local inadequado.

Ao chegar no local foi constatado a veracidade da denúncia, encontramos vários documentos públicos, atas das Sessões da Câmara e muitos outros documentos importantes jogados ou descartados na natureza de forma irregular e além do mais expondo nomes, endereços, idades, número de documentos e outras informações que não deveriam ficar expostas ao tempo.

Não há informações de quem descartou esses documentos e se foi proposital ou um  equívoco. 

O fato é que o local de jogar lixo é no lixo e não em terreno alheio agredindo a natureza, esses documentos devem ser descartados de forma correta. O material foi encontrado no final da rua Paraíba, no bairro Cidade Universitária II, próximo a uma fazenda neste município.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

LEM: Colisão entre 2 motos deixa um motoboy ferido no bairro Florais Léa l

Domingo, 02 de Junho de 2019 / Cidade

SAMU no local do acidente

UPA

SAMU é acionadado na noite deste domingo (02), por volta das 21h15 para socorrer mais uma vítima de acidente de trânsito envolvendo duas motos na rua Gonçalves Dias, bairro Florais Léa I, em Luís Eduardo Magalhães.

Segundo informações colhidas com moradores, esse não é o primeiro acidente que aconteceu nesse local, eles acrditam que por conta da escuridão devido alguns postes com lâmpadas apagadas e depois da pavimentação asfáltica os condutores não economizam na velocidade tanto de carro como de moto e os acidentes viraram rotina.

Por isso eles aproveitaram a reportagem do Blogbraga para pedirem lâmpadas para os postes e 2 quebra-molas.

O acidente:

Segundo moradores, as duas motos se chocaram de frente e os condutores são motoboys, um entregador de medicamentos de uma farmácia e o outro de catálogo delivery. Após a colisão frontal, o motociclista do catálogo delivery de nome Amaro Mello de Jesus Neto de 27 anos, teve que ser socorrido pelo SAMU com suspeita de fratura no antebraço direito e foi conduzido para UPA.

Já o outro motoboy, levantou sacudiu a poeira e seguiu seu destino sem saber que o colega de profissão havia se ferido.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

SAMU socorre vítima de acidente de moto no bairro Florais Léa II em Luis Eduardo Magalhães

Domingo, 02 de Junho de 2019 / Cidade

SAMU no local

Vítima de acidente de moto

O motociclista ficou ferido

O rapaz foi levado para UPA após receber atendimento ainda no local 

O motociclista deu entrada na UPA

Na noite deste domingo (02), por volta das 20h10, um motociclista de iniciais J. R. O. de 25 anos, precisou ser socorrido pelo SAMU após se acidentar por está empinando a moto que conduzia.

O acidente aconteceu na rua Tarsila do Amaral no bairro Florais Léa II, em Luís Eduardo Magalhães.

Segundo informações de testemunhas oculares, o motociclista estava com um jovem menor de idade na garupa de uma moto Honda/CG, vermelha, quando ele começou a empinar e se desequilibrou sofrendo a queda juntamente com o carona.

O condutor saiu se arrastando por vários metros e ficou no chão sem aguentar levantar esperando o SAMU que imediatamente foi acionado. Quanto ao carona menor de idade sofreu escoriações nos dois joelhos, mão esquerda e queixo, mas não quis ser socorrido pelo SAMU e nem ser medicado.

O condutor da moto após receber os primeiros socorros foi levado para UPA para uma avaliação mais precisa, após fazer o exame de raio-X foi constatado que o mesmo teve fratura no tornozelo esquerdo.

A moto foi retirada do local antes da chegada da nossa reportagem.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

LEM: Motorista com suspeita de embriaguez provoca acidente e vai parar no DISEP

Domingo, 02 de Junho de 2019 / Cidade

Veículo envolvido no acidente

O acidente foi em frente a UPA

O carro desgovernado atingiu uma placa de sinalização e uma lixeira

A lixeira ficou destruída

O veículo foi apresentado no DISEP como também o motorista

A Polícia Militar da 85 CIPM registrou a ocorrência

Por volta das 17h40h deste domingo (02), um homem de iniciais P.N.S.P de 25 anos perdeu o controle de um veículo Ford/KA ao descer na Avenida Brasília sentido Mimoso II, mas ao chegar em frente a UPA não conseguiu fazer a conversão por estar segundo a Polícia Militar, visivelmente embriagado.

O veículo desgovernado bateu em uma placa de sinalização e arrastou uma lixeira e por pouco não atingiu umas pessoas que estavam em frente a UPA.

A Polícia Militar da 85 CIPM fez o registro da ocorrência, e o condutor exaltado foi enquadrado em 3 infrações segundo a Polícia, embriaguez ao volante, direção perigosa e desacato a autoridade. No carro além do motorista tinha um carona, eles nada sofreram.

Os PMs chamaram um guincho que removeu o veículo com danos na lataria, para-choque dianteiro e traseiro e na parte do assoalho embaixo por conta de ter saído arrastando a placa e a lixeira. 

O condutor e o veículo foram levados para o DISEP e apresentados a autoridade competente para serem tomadas as medidas necessárias.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Garoto que sofre transtorno mental agride mãe com golpe de faca no bairro Residencial 90 em Luis Eduardo Magalhães

Domingo, 02 de Junho de 2019 / Cidade

Neste sábado (02), por volta das 18h30, o SAMU foi acionado para socorrer uma Senhora de 48 anos que havia sido agredida pelo próprio filho com um golpe de faca no abdômen lado esquerdo.

O fato aconteceu no bairro Residencial 90 em Luís Eduardo Magalhães. Segundo informações colhidas pela reportagem do Blogbraga, um garoto de 17 anos que sofre de transtornos mentais, bastante nervoso e agressivo pegou uma faca deu uma facada na mãe e tentou rodar a faca (dentro dela), a genitora conseguiu segurar no braço do jovem e tirou a faca.

A mulher sangrando muito foi socorrida pelo SAMU para UPA, foi suturada, e não corre risco de morte.

Ainda segundo informações, o projeto borboleta foi acionado para cuidar do caso. A vítima (mãe) pediu para não acionar a Polícia pois o filho dela sofre de transtornos mentais e ela já perdoou o filho.

Vale salientar que o jovem não se encontrava em casa quando a ambulância - SAMU chegou para socorrer a mãe.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Durante Operação com as forças de segurança vários adolescentes são apreendidos em festa regada a bebida alcoólica e droga em Luis Eduardo Magalhães; veículos foram apreendidos

Domingo, 02 de Junho de 2019 / Cidade

Na madrugada deste domingo (02), por volta das 00h20, as forças de Segurança do Município de Luís Eduardo Magalhães realizaram uma mega operação velada, denominada Operação Clandestinidade, por determinação do Ministério Público com o Poder Judiciário. Após diversas denúncias da existência de adolescentes e jovens consumindo bebidas alcoólicas e entorpecentes, no local foram encontrados jovens de 13, 14 e demais idades, desacompanhados de responsáveis, consumindo substâncias tóxicas como bebidas alcoólicas e drogas; foram recolhidos mais de 35 veículos, entre eles carros e motos irregulares ou conduzidos por pessoas sem CNH, mais de 33 menores foram conduzidos ao DISEP, acompanhados pelo Conselho tutelar, tendo sido utilizado um ônibus para essa finalidade.

Também foi localizada uma caminhonete Toyota Hilux, com suspeita de ser veículo "clonado". No local ainda foi localizada uma arma de fabricação artesanal, composta de pregos e arame farpado, na nítida intenção de provocar lesão grave ou mesmo morte. 

A operação clandestinidade contou com vários órgãos de segurança, com a presença do Juiz de Direito, Dr. Flávio Ferrari, o Promotor de Justiça Dr. Bruno, o Secretário de Segurança do Município, Daniel Álvares, guarnições policiais da Cipe/Cerrado, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Sutrans, Policiais Civis e Conselho Tutelar. 

A operação foi deflagrada na madrugada de hoje, tendo sido encerrada às 7h20 da manhã deste domingo  02. Grande parte dos pais e/ou responsáveis que foram buscar seus filhos durante a madrugada na sede do DISEP não tinham conhecimento de que seus filhos adolescentes se encontravam nesse tipo de evento, tendo agradecido as forças de segurança pela operação.

Todos foram convocados a estarem  mais atentos com as atividades de lazer dos seus filhos. O Blogbraga parabeniza ao nosso judiciário, ministério Público e a todos que compõem as forças de segurança do nosso município, pelas operações realizadas e o trabalho de colocar ordem e paz na cidade, zelando pela segurança e sossego dos cidadãos de LEM.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

LEM: Grandiosidade da Bahia Farm Show mostra a força do Agronegócio, no Oeste Baiano

Sábado, 01 de Junho de 2019 / Cidade

O universo do agronegócio e a integração com as novidades tecnológicas têm proporcionado aos visitantes da 15ª edição da Bahia Farm Show uma gama de experiências que vai desde a demonstração de equipamentos de alta performance ao lançamento de produtos com foco no manejo mais seguro no campo. Para se destacar neste cenário grandioso, observado por mais de 200 profissionais de imprensa em 144 mil m² de área, os 260 expositores investem, cada de vez mais, no atendimento dinâmico e na realização de eventos específicos e estratégicos para atrair públicos alvos.

Em um passeio pelo complexo Bahia Farm Show, visitantes podem conferir exibições de vídeos em tecnologia 3D, salas de cinema, jogos virtuais voltados ao mundo agro, teste drive em superfície inclinada, palestras, treinamentos e workshops com mais de 40 temas, ministrados por especialistas em agronegócio.

A empresa OMNI drone division chamou a atenção dos presentes com uma demonstração de drones como aliados eficazes nas propriedades agrícolas. Segundo Nelson Monnerat, a intensão é voltar na próxima edição com ainda mais novidades. “Somos a primeira empresa aérea brasileira que está investindo em drones, e escolhemos entrar na área de agronegócio aqui pelo Oeste da Bahia.  Fazemos um trabalho que vai além de tirar fotos, todos os dados colhidos e processados têm o objetivo de ajudar o produtor a alavancar sua produtividade, e com base no que vimos aqui na feira, estaremos com nosso espaço reservado no próximo ano”, disse.

O Complexo Bahia Farm Show oferece a expositores e visitantes uma infraestrutura com ruas 100% asfaltadas, dois restaurantes, dois auditórios, amplos estacionamentos, campo experimental com pesquisas do setor agrícola, além de área para test drive com exibições e performances do setor automotivo, posto médico, sanitários, área de lazer, bosque de espécies nativas, central de atendimento ao expositor e ao montador e segurança 24 horas. “É o meu primeiro ano na Bahia Farm, atendemos uma média de 250 pessoas por dia e com certeza voltaremos ano que vem”, declarou o gerente da lanchonete Doguelicia, Genildo Figueiredo, satisfeita com os resultados.

A Bahia Farm Show encerrou neste sábado, 01 de junho.


Blogbraga/Araticum Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

Ex-ministro Roberto Rodrigues destaca a importância do cooperativismo durante visita à Bahia Farm Show 2019

Sábado, 01 de Junho de 2019 / Cidade

O cooperativismo para o desenvolvimento do agronegócio foi destacado na 15ª edição da Bahia Farm Show, durante palestra conduzida pelo ex-ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento (2003-2006), Roberto Rodrigues. A iniciativa foi da Cooperativa dos Produtores Rurais da Bahia (Cooperfarms) e Sicredi com foco na valorização de perspectivas e mercados a serem explorados. Com mais de 1.600 cooperativas espalhadas em todo o país, o cooperativismo se destaca como instrumento capaz de explorar todo o potencial de crescimento da produção brasileira no campo.

Roberto Rodrigues é embaixador especial da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) para o cooperativismo mundial, o Brasil precisa enfrentar as dificuldades logísticas, a falta de uma política comercial e de renda para ampliar a produção de alimentos, com base no crescimento da demanda no País e no mundo. “O cooperativismo é um importante instrumento de defesa da estabilidade democrática por ser um movimento profundamente lastreado em valores e princípios aceitos em todos os quadrantes, garantindo a perenidade da democracia, inclusive econômica, preservando os direitos individuais, a transparência, a honestidade, a solidariedade entre as pessoas, a igualdade entre todos, o capita-social e o compromisso com o bem estar coletivo”, destacou.   

Em reconhecimento a vinda de Roberto Rodrigues, o presidente da Cooperfarms Marcelo Kappes e o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB), Cergio Tecchio, entregaram uma carta de agradecimento, em nome das cooperativas do Oeste. “Não há dúvidas da base solida do movimento cooperativista nas diversas frentes de trabalho. Já mudamos a realidade de muitos, e a nossa também, até porque ninguém vai longe sozinho. Ter a presença de pessoas como Roberto Rodrigues, que incentiva políticas públicas e privadas para uma sociedade competitiva e sustentável é um privilégio”, comentou Marcelo Kappes.  

O espaço da Cooperfarms e Sicredi, entidades que trouxeram o ex-ministro Roberto Rodrigues, abrigou, durante a Feira, outras instituições, que ofereceram ao público rodadas de discussões, palestras e, a campanha Plante Amor, Salve Vidas, encabeçada pelo Núcleo Mulheres do Agro, para cadastros de medula óssea. Com a meta de cadastrar 1000 pessoas, nos cinco dias de Feira, o estande de coleta foi implantado com o apoio da Fundação Hemoba.


Blogbraga/Araticum Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

LEM: Ministra da Agricultura apresenta planos do governo para o agronegócio durante visita à Bahia Farm Show 2019

Sábado, 01 de Junho de 2019 / Cidade

Produtores rurais, representantes de entidades ligadas ao agronegócio e agentes financeiros recepcionaram a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, no Complexo Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães, na tarde desta sexta-feira (31). A presença da autoridade federal, que representou o presidente Jair Bolsonaro no evento, criou um ambiente propício ao debate sobre as questões urgentes para a agricultura brasileira. Os principais temas abordados foram: alterações no calendário do plano safra, medidas para conciliar a preservação do meio ambiente com o desenvolvimento agrícola e incentivos à exportação.    

“A agricultura é o único setor que tem dado certo no Brasil, e com 15 anos a Bahia Farm Show é uma das marcas desse desenvolvimento”, elogiou Tereza Cristina. “Temos no País, hoje, um grande momento para essa classe produtora, que foi sofrida, massacrada durante muito tempo por terem nos colocado contra a população urbana. Mas nós somos produtores, que vivemos nas propriedades rurais, colocando alimento barato e seguro no prato do brasileiro e gerando excedente para alimentar mais de um bilhão de pessoas no mundo”, refletiu.

O presidente da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Celestino Zanella, prestou apoio ao trabalho do Ministério da Agricultura, mas fez questão de lembrar as demandas dos produtores. “Todo ano temos um plano safra. Deveríamos ter um plano agrícola por pelo menos 5 anos. Como o agricultor compra uma máquina, que custa R$ 1 milhão, pensando no planejamento de apenas um ano? Com um prazo mais amplo o produtor vai poder trabalhar com mais tranquilidade e estabilidade. É assim que a agricultura brasileira vai poder crescer da forma que o País e o mundo precisam”, enfatizou.  

A ministra garantiu que, apesar de não ter ainda um plano safra com prazo maior, o Governo Federal está trabalhando em ferramentas que possibilitem ao produtor um planejamento com prazo mais longo e com maior condição de previsibilidade. Ao final, Tereza Cristina colocou o Ministério da Agricultura à disposição, para atender as demandas da Bahia, representada no evento pelo secretário estadual da Agricultura, Lucas Teixeira; e o Tocantins, que teve o governador Mauro Carlesse como convidado. Depois do evento, a ministra participou de uma coletiva com a imprensa e visitou os estandes da Bahia Farm Show 2019, que segue até sábado (1) até as 19h.


Blogbraga/Araticum Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

LEM: Bahia Farm Show é espaço para troca de experiências e aprendizado

Sábado, 01 de Junho de 2019 / Cidade

Estudantes buscam no evento, informações técnicas e novos conhecimentos

O universo da Bahia Farm Show está, a cada ano, mais amplo e diversificado. Enquanto produtores do centro-oeste e do norte-nordeste buscam oportunidades para realizar bons negócios, estudantes, técnicos e instituições do setor educacional demonstram crescente interesse pela feira. Grupos de estudantes dos cursos de engenharia agronômica, técnica agrícola, comércio e agronegócio de escolas federais, estaduais e particulares estão em maior número, a cada edição.

Priscila Coutinho, engenheira agrônoma e professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano, considera de grande importância o envolvimento dos alunos, principalmente dos cursos relacionados ao segmento da agropecuária, com as atividades realizadas da Bahia Farm Show. “Nós trouxemos alunos dos campi de Guanambi e Bom Jesus da Lapa para o evento. É muito importante que nossos alunos participem da Feira para que compreendam esse mercado e as inovações que surgem no agronegócio. Eles estão encantados com a diversidade de tecnologias, como as empregadas nas máquinas agrícolas, no controle biológico, e nos diversos nichos onde eles podem, inclusive, vir a trabalhar no futuro”, comentou.

Outro grupo, com 16 alunos, veio do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP), de Santa Maria da Vitória. O estudante Luan Viana Santos, do 4º ano do curso técnico de Agropecuária, falou sobre a experiência vivida na Bahia Farm Show. “Essa é a minha primeira visita a Luís Eduardo Magalhães. Tive uma surpresa quando cheguei, porque a Feira é muito maior do que eu imaginava, com empresas regionais, nacionais e de outras partes do mundo. Aprendi muita coisa por aqui. Na passagem eu pude sanar muitas dúvidas sobre assunto que a gente estuda na escola. Há uma boa troca de informações e de conhecimentos”, afirmou.

Lorena Rodrigues Amora, que cursa Agronegócio no CETEP de Barreiras, também esteve no evento pela primeira vez. “A Bahia Farm Show foi um mundo totalmente novo para mim, que estou no início do curso. A gente, lá da escola, queria vir para ver na prática a forma como o agronegócio acontece e as inovações da tecnologia agrícola. Em vários estandes nós aprendemos sobre a escolha nutrientes, sementes e a forma de uso. Aqui eu aprendi também como cuidar da plantação de forma orgânica e sobre o uso correto dos defensivos químicos, sob uma margem de segurança. Vou levar essa informação para minha família, que trabalha com agricultura familiar”, disse a estudante, que teve também uma palestra sobre o descarte de embalagens de produtos químicos. A Bahia Farm Show será encerrada neste sábado (1º).


Blogbraga/Araticum Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

Colisão entre carro e moto deixa dois feridos em Luis Eduardo Magalhães

Sábado, 01 de Junho de 2019 / Cidade

SAMU no local

A carona recebendo atendimento do SAMU

O motociclista  também ficou ferido

Veículo envolvido

Moto que as vítimas estavam

SAMU/UPA

Os feridos deram entrada na UPA

Neste sábado (01), por volta das 13h10, foi registrado um acidente tipo colisão na Avenida Barreiras com a rua Paraná no centro de Luís Eduardo Magalhães, nas imediações do antigo Posto Brasil.

Segundo informações, o condutor do Chevrolet Corsa seguia pela Avenida Barreiras quando foi surpreendido pela moto Honda/CG conduzida por Adriel de 22 anos, tendo como garupa Simone de 30 anos, que seguiam sentido BR/242 e a colisão foi inevitável.

O condutor do veículo nada sofreu, já o motociclista e a garupa ficaram feridos.

O SAMU prestou os primeiros socorros às vítimas que após serem imobilizadas foram levadas para a UPA, o motociclista com suspeita de luxação na clavícula e a garupa com suspeita de fratura de bacia.

Ambos veículos ficaram avariados. A Polícia Militar foi acionada para registrar o acidente.


Blogbraga/Reportagem: Marlon

Compartilhar no Whatsapp

Colisão entre duas motos deixa dois feridos em Luis Eduardo Magalhães

Sábado, 01 de Junho de 2019 / Cidade

As vítimas deram entrada na UPA

Na tarde deste sábado 01, por volta das 13h20, ocorreu um acidente tipo colisão entre duas motos na altura do Setor Industrial, atrás do Posto Mimosão em Luis Eduardo Magalhães, deixando duas pessoas feridas.

As vítimas foram identificadas como: Jamilson dos Santos Carvalho de 32 anos, que teve escoriações nos membros inferiores - direito e esquerdo, já a segunda de nome Claudinei Ferreira de Santana de 28 anos, sofreu um corte na região frontal.

Duas equipes do SAMU se deslocaram até o local para atender às vítimas que após receberem os primeiros socorros posteriormente foram levadas para UPA para uma avaliação mais precisa.

Os veículos foram retirados do local.


Blogbraga/Reportagem: Marlon

Compartilhar no Whatsapp

Polícia Militar registra acidente envolvendo três veículos no centro de Luis Eduardo Magalhães

Sábado, 01 de Junho de 2019 / Cidade

Astra 

Fiat/Punto

Toyota/SW4

DISEP

Na manhã deste sábado (1º), por volta das 06h20, foi registrado um acidente tipo colisão envolvendo 3 carros na Avenida JK com a rua Paraíba no centro de Luís Eduardo Magalhães, mas precisamente em frente a Loja Dantas Eletro.

Segundo informações colhidas no local, um Fiat/Punto seguia pela Avenida JK sentido UPA quando foi surpreendido por um Chevrolet/Astra que vinha pela rua Paraíba e não obedeceu a preferencial e a colisão foi inevitável. Com o impacto da colisão o Astra que foi atingido na lateral direita rodou na via e colidiu contra um Toyota/SW4 que estaria parado no estacionamento da Loja Dantas.

De acordo informações passadas a nossa reportagem, o pai do condutor do Astra foi até o local e retirou o veículo antes da chegada da Polícia Militar que registrou o acidente.

Felizmente não houve nenhuma vítima, apenas danos materiais. No local foi encontrado bebidas alcoólicas. Os envolvidos foram conduzidos para o DISEP pois os condutores do Punto e do Astra estavam supostamente com sinais de embriaguez.


Blogbraga/Reportagem: Marlon

Compartilhar no Whatsapp

SAMU socorre vítima de queda de moto em Luis Eduardo Magalhães

Sábado, 01 de Junho de 2019 / Cidade

O rapaz deu entrada na UPA

Na noite desta sexta-feira 31, por volta das 23h, ocorreu uma queda de moto na rua Paraíba próximo a Praça Matriz no centro de Luís Eduardo Magalhães.

Segundo informações da vítima de nome Wilian Santos do Nascimento de 27 anos, seguia sentido Bairro Cidade Universitária quando perdeu o controle da motocicleta Honda/CG, sofrendo a queda.

O SAMU foi acionado, chegando no local prestou os primeiros socorros a vítima que após atendimento foi encaminhada para UPA com suspeita de fratura de clavícula e algumas escoriações pelo corpo.


Blogbraga/Reportagem: Marlon

Compartilhar no Whatsapp

LEM: Bahia Farm Show 15 anos: maior feira de tecnologia e negócios do Norte e Nordeste; Fotos

Sábado, 01 de Junho de 2019 / Cidade

Uma nova escola estadual e um mercado foram inaugurados nesta sexta-feira (31), no município de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia, pelo governador Rui Costa. Rui também assinou ordens de serviço para a implantação de um sistema simplificado de abastecimento de água, no valor de R$ 3,84 milhões, e para a expansão da iluminação pública no município, em um investimento de mais R$ 4,48 milhões. Após as inaugurações, o governador participa da Bahia Farm Show, maior evento do agronegócio do Norte-Nordeste.

Rui fez um balanço dos investimentos recentes em Luis Eduardo Magalhães. "Nós temos aqui investimentos que passam de R$ 86 milhões em obras em Luis Eduardo Magalhães. E ainda vamos licitar mais 15 milhões em água e esgoto para o município".

A nova escola é a união de duas escolas, a Marlei Terezinha Pretto e Maria Otília Lutz, que se tornaram uma escola só, a Maria Ortilia Lutz. O investimento foi de R$ 3,4 milhões de reais.

Para Rui, "hoje é um dia alegre por estar em Luis Eduardo Magalhães, mas especialmente alegre por estar inaugurando um colégio estadual. Ao inaugurar uma escola nova, que substitui dois prédios alugados, a gente vê a felicidade no rosto dos alunos. São dez salas de aula e todas vão ter ar condicionado. Tem quadra coberta".

 Mercado

O novo mercado teve um investimento de R$1.168 milhão na estrutura de cobertura metálica, piso, drenagem e caixas coletoras de águas pluviais, além de divisórias em alvenaria e revestimento cerâmico dos boxes e sanitários

A feirante Iraci Severino sempre trabalhou em locais improvisados há 19 anos, e comemora a possibilidade de ter uma estrutura para a banca “Antes a gente tinha que pegar o rodo passar no chão para tirar a lama no pé da banca. Agora nós estamos felizes de receber esse mercado. Não vamos mais levar chuva nem sol. Vamos trabalhar com segurança, conforto e vai melhorar nossa renda". 


Blogbraga/Secom/Fotos: Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

LEM: VOCÊ JÁ VISITOU A FAZENDINHA NA BAHIA FARM SHOW?

Sábado, 01 de Junho de 2019 / Cidade

Um charme, ideal para levar as crianças (de todas as idades), assim é a Fazendinha em exposição no complexo da feira.

Montada em uma parceria da AIBA com a Paraíso Madeiras e alguns produtores rurais, o espaço tem mostra de animais encantadores.

Marcos Vargas, da Cabanha Marca Cuia, trouxe 8 ovelhas da raça Dorper para exposição. Animais dóceis e lindíssimos!

Já a Cabanha Santo Ângelo, trouxe 6 garrotes droughtmaster. Conversamos com José Mauricio Júnior, que contou que há 5 anos chegaram os primeiros embriões vindos da Austrália, e que hoje a Cabanha já possui 6 doadores aptos para a procriação da raça entrante na região.

Já o Lúcio Baleeiro, trouxe do Rancho Sindi, 4 mini-pôneis que fazem o maior sucesso! Com eles é possível fazer fotos com as crianças.

Baleeiro nos contou que esse tipo de exposição pode ser contratada para outras festas e eventos, para os quais ele leva, além dos mini-pôneis, mini-coelhos e mini-porcos, com toda a estrutura de contenção incluída!

Quem não conseguir se afastar dos cavalinhos, pode levar um pra casa. O preço médio dos animais é de 5 mil reais.

Vale muito a pena ir conhecer a Fazendinha na Bahia Farm Show!

#ÉAgroTáAqui
#CanalMatopiba
#BFS19
#Fazendinha


Blogbraga/CanalMatopiba

Compartilhar no Whatsapp

LEM: Motorista perde o controle e colide contra poste no bairro Jardim das Oliveiras

Sexta-feira, 31 de Maio de 2019 / Cidade

Um motorista que não teve o nome divulgado perdeu o controle do veículo (tipo  Furgão) e colidiu contra um poste de iluminação pública na tarde desta sexta-feira (31), por volta das 14h, na rua Principal do Bairro Jardim das Oliveiras que dá acesso a BR/242, em Luis Eduardo Magalhães.

Com o impacto, o poste quebrou ao meio. Apesar da gravidade do acidente, o motorista nada sofreu, apenas danos materiais.

A SUTRANS registrou a ocorrência e aguardou a remoção do veículo. Prepostos da Coelba estiveram no local para realizarem os reparos e a troca do poste.

O veículo ficou bastante avariado.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Rui visita Bahia Farm Show e entrega micro tratores para produtores da região Oeste

Sexta-feira, 31 de Maio de 2019 / Cidade

Na tarde desta sexta-feira (31), o governador Rui Costa visitou a 15ª edição da Bahia Farm Show, que acontece na cidade de Luis Eduardo Magalhães, no Oeste do Estado. Rui percorreu os estandes da feira, conversou com empresários e produtores e realizou a entrega de kits de microtratores para produtores da região.
 “Esse evento completa agora 15 anos, e é a segunda maior feira do Brasil, em volume de negócios. Eu espero que isso seja revertido no sucesso de produção, em novos negócios na Bahia, verticalizando a cadeia produtiva”.

Foram entregues três de kits de microtratores no âmbito da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) com um investimento de R$ 49.684,80. Os kits são compostos de tratores e implementos como enxada rotativa, encanteirador e carreta e beneficiam produtores das cidades de Catolândia, Riachão das Neves e Cristópolis.

O produtor Miguel Souza, do município de Riachão das Neves, conta que sem o auxílio dos microtratores, o trabalho realizado em um dia, demoraria semanas pra ser feito. “São máquinas muito úteis pra quem trabalha com propriedades pequenas, com plantação de hortaliças. Sem essas máquinas a gente nem conseguiria trabalhar. Essas máquinas já vão ajudar de imediato oito famílias plantando alho, cebola, tomate. Mas devemos atingir um grupo de 50 famílias, produzindo abóbora, milho, quiabo, tudo o que a gente puder trabalhar”.

O Governo do Estado apoia a Bahia Farm Show com diversas ações, a exemplo da atração de negócios, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), e do lançamento de linhas de crédito, com a Agência de Fomento da Bahia (Desenbahia). Já a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) atua como articuladora entre os produtores e os órgãos do governo estadual. A feira começou na terça-feira (28) e segue até este sábado (1º).


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
G7 Click Tec Delicia Casa da Ferramenta Rabelo PM DM Reparos Bem Brasil Pastel Mimoaço Polícia Civil Unopar Silvano Santos Guarda Municipal Extreme Dupará Açaí DPVAT Barreiras Coyote Neli Ademilar DBT Kenni Henke Dr. Márcio Rogério Vida Farma Contabilidade Rondon Forte Grãos Jaú CISO Global Grupo Marabá Mimoso Segurança Paraíba Imperial MaxCar Dique Denuncia Sportime Sutrans Elo Aço Fontana Oeste Manutenção Evolucao Mineiros AUTOCAR Luz motos P&F