ALBA Modelo Gestão Bahia

Shopping
NOTÍCIAS

CORRENTINA: CAMINHÃO CARREGADO COM CIMENTO TOMBA, MOTORISTA MORRE E CARGA É SAQUEADA

Terça-feira, 09 de Abril de 2019 / Região

Um caminhão carregado de cimento tombou próximo ao Posto Nova Itália em Correntina/BA, por volta das 06:00h na manhã desta terça-feira (09).

O motorista identificado como Anderson Alves Rodrigues, 27 anos, natural de Brasília/DF, estava sozinho quando perdeu o controle do veículo. Segundo informações de um parente que esteve no local, parte da carga teria esmagado a cabine.

Mesmo diante desta situação, segundo informações, pessoas na localidade aproveitaram e saquearam a carga levando o que puderam.

O corpo passou por necropsia no DPT de Barreiras e liberado no final da tarde de hoje. Anderson era casado e deixa uma filha que completará um ano de idade.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: VÍTIMA DE ATROPELAMENTO NÃO RESISTE AOS FERIMENTOS E VEM A ÓBITO NO HOSPITAL DO OESTE

Terça-feira, 09 de Abril de 2019 / Região

Ronaldo Monteiro, 35 anos, natural do Gama/DF, residente no Boa Sorte em Barreiras, não resistiu aos ferimentos sofridos em decorrência de acidente envolvendo motocicleta e bicicleta, segundo informações de terceiros, o fato aconteceu nas imediações do Armazém paraíba no centro da cidade.

Na ocasião, Ronaldo que estava em uma bicicleta, bateu forte com a cabeça no chão e sofreu um traumatismo craniano. Foi socorrido por uma ambulância do SAMU e conduzido em estado grave para o HO onde apesar de todo esforço da equipe médica veio a óbito na madrugada desta terça-feira (09).

O corpo passou por exame de necropsia no Departamento de Polícia Técnica e foi liberado aos familiares para o sepultamento.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Estudantes do Curso Técnico em Agronegócio visitam instalações do Centro de Treinamento da Abapa – Parceiros da Tecnologia

Terça-feira, 09 de Abril de 2019 / Região

Os Estudantes do Curso Técnico em Agronegócio realizaram na última sexta-feira (6) uma visita técnica às instalações do Centro de Treinamento da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) – Parceiros da Tecnologia (CT), sediado em Luís Eduardo Magalhães. Na oportunidade, eles percorreram os laboratórios e conheceram os simuladores e equipamentos disponíveis para os cursos ministrados no local. Eles também puderam conferir as amplas salas de aula e a atual obra que vai ampliar a estrutura do Centro e a capacidade de atendimento, que terá a previsão de capacitar anualmente até 13,5 mil profissionais da cadeia produtiva do agronegócio baiano.

Com carga horária de 1230 horas, distribuídos em dois anos, o Curso Técnico em Agronegócio é oferecido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), rede e-Tec. Ao apresentar as instalações, o coordenador do CT, Douglas Fernandes, acredita que esta é uma oportunidade de mostrar aos estudantes a diversidade de cursos e treinamentos oferecidos pelo programa da Abapa durante o ano. “Esta visita é uma ação institucional da Abapa juntamente com um parceiro estratégico, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que também vem desenvolvendo um importante trabalho de capacitação e qualificação dos profissionais do setor agrícola por meio dos sindicatos dos produtores rurais”, afirma.

Na apresentação, foi reforçado o cronograma de cursos para o mês de abril, que já disponibilizou este cursos de Operação e Manutenção de Colheitadeira de Grãos, NR 31.8 Aplicação de Agrotóxicos, NR-33 Espaço Confinado, Segurança e Saúde do Trabalhador na Era do E-Social, dentre outros. Somente no ano passado, em 2018, a Abapa, por meio do CT, ofereceu 383 treinamentos com a participação de 10.526 mil pessoas, com o nível de satisfação de 9,3 (escala de 0 a 10). O CT promove os cursos em parceria com a Agrosul/John Deere, Veneza Equipamentos/John Deere, Oeste Pneus/Pirelli, SESI, SENAI, CIEB, SPRB/SENAR, além do apoio do Fundeagro e do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA). Para ter acesso à programação da grade de cursos, acesse: http://abapa.com.br/agenda-de-cursos/


Blogbraga/Assessoria de Imprensa Abapa

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: GUARNIÇÃO DA RONDA MARIA DA PENHA PRENDE EM FLAGRANTE HOMEM QUE DESRESPEITOU MEDIDA PROTETIVA

Terça-feira, 09 de Abril de 2019 / Região

Por volta das 08:20h desta terça-feira (09), a guarnição da Ronda Maria da Penha Barreiras, após denúncia, estava realizando rondas no bairro São Miguel em Barreiras/Ba, quando avistou Carlos Roberto Pereira Dos Santos nas proximidades da sua ex-companheira, sendo que o referido possui MPU - Medida Protetiva de Urgência em seu desfavor e um MANDADO DE PRISÃO em aberto por tentativa de homicídio contra a assistida da Ronda Maria da Penha.

O agressor, ao perceber a viatura, empreendeu fuga mas foi alcançado por esta guarnição. Diante dos fatos foi dada voz de prisão e conduzido para a Delegacia de Polícia (11 COORPIN), mais especificamente à DEAM - Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher, para ser custodiado e ficar à disposição da justiça.

*Ronda Maria da Penha:

Mais proteção para as mulheres que mais precisam!


BlogBraga/ Repórter Paiva/ PMBA RONDA MARIA DA PENHA

Compartilhar no Whatsapp

Representando a Prefeitura de Barreiras, secretário de saúde prestigia formatura da Primeira turma de nutrição da UFOB

Terça-feira, 09 de Abril de 2019 / Região

Sete novos nutricionistas, formados pela Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB, estão prontos para atuar no mercado de trabalho. A cerimônia de formatura da primeira turma de nutrição foi realizada na noite de sábado, 06, no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, com a presença de professores, familiares, comunidade acadêmica e do secretário municipal de saúde Anderson Vian, que na oportunidade representou o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa.

Parceiras em iniciativas de bem estar social e saúde, a Prefeitura de Barreiras e UFOB tem fortalecido os vínculos para que os acadêmicos da área de saúde também participem da realidade nas unidades de atendimento. “Temos atendido acadêmicos da área de saúde para estágio e atividades práticas nas unidades da rede, é um prazer imenso vê-los concluindo esta etapa e agora, integrando o quadro de profissionais formados na região”, disse o secretário de saúde, Anderson Vian.

Compuseram a mesa, a magnífica reitora, Dra. Iracema Veloso, o Dr. Jacques Antônio de Miranda, vice-reitor, o secretário de saúde de Barreiras, Anderson Vian, o Dr. Rafael Simões, diretor do Centro das Ciências Biológicas e da Saúde da UFOB, a Dra. Claudia Prudêncio, vice-coordenadora do curso de nutrição, a Msc. Débora Porcino, paraninfa da turma, e Dr. Marcos Vidal Martins, patrono da turma.


Blogbraga/ Repórter Paiva/ Dircom Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

VOCÊ SABIA? FUGIR DO LOCAL DE ACIDENTE DE TRÂNSITO É CRIME!

Terça-feira, 09 de Abril de 2019 / Região

A decisão vem do Supremo Tribunal Federal (STF)

O Artigo 305 do Código de Trânsito Brasileiro - Lei 9503/97, institui que:

“Afastar-se o condutor do veículo do local do acidente, para fugir à responsabilidade penal ou civil que lhe possa ser atribuída. Penas - detenção, de seis meses a um ano, ou multa”.

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o artigo 305 do Código de Trânsito Brasileiro é constitucional.

A decisão aconteceu na quarta-feira 14/11/2018 com o resultado de sete votos contra quatro decidindo que é crime o motorista fugir do local do acidente. Segundo a maioria dos ministros do supremo, a punição não fere a garantia do cidadão de não ser obrigado a produzir provas contra si mesmo.

Ficou destacado que se o motorista evadiu-se para fugir da responsabilidade penal ou civil – ou seja, para não ser processado em caso de atropelamento ou morte (penal), por exemplo, ou para não arcar com os gastos do conserto do outro veículo envolvido no acidente ou outras indenizações (civil), a fuga deve ser considerada um crime!

Agora, caso seja comprovado que em situação excepcional o motorista deixou o local do acidente para ser socorrido (pois estava ferido), ou se a sua integridade física estava ameaçada correndo risco de ser linchado, o ato de deixar o local não será considerado crime.

NO BRASIL E NA CIDADE DE BARREIRAS:

No Brasil, quase diariamente são registrados acidentes de trânsito, como batidas ou atropelamentos, nos quais o motorista foge do local, muitas vezes sem prestar socorro às vítimas.

Em Barreiras dá-se o mesmo, o BlogBraga registra muitas ocorrências em que a pessoa envolvida no acidente foge sem prestar socorro. Notem alguns exemplos:

Uma colisão envolvendo dois carros de passeio aconteceu no cruzamento em frente ao Atacadão por volta das 15:40h da tarde desta segunda-feira (08).

O condutor de um veículo um Fiat/Uno prata que teria causado o acidente, também evadiu-se do local com a frente do veículo toda avariada e não prestou nenhum socorro às vítimas.

Clique no link abaixo e veja a reportagem do acidente:

http://blogbraga.com.br/?Pagina=Noticias&Titulo=barreiras-colisao-entre-dois-veiculos-acontece-no-cruzamento-em-frente-ao-atacadao-r-motorista-foge&Id=60960

Por volta das 19:00h deste domingo (07), o condutor de uma caminhonete S-10 cor prata, um homem de 55 anos de idade, envolveu-se em um acidente de trânsito quando atropelou um motociclista de 64 anos.

Consta no registro policial, que o condutor da caminhonete evadiu-se do local do acidente sem prestar socorro à vítima da motocicleta que foi encaminhada por uma equipe do SAMU para o Hospital do Oeste. A caminhonete S-10 foi abandonada nas proximidades do acidente e posteriormente conduzida ao pátio municipal.

Então, o que você acha? Certeza da impunidade? Medo? Falta de responsabilidade por parte dos que fogem? Pode ser. Acidentes infelizmente acontecem. Respeitar as Leis, e aplicar o que se aprendeu nas aulas de trânsito quando tirou a CNH certamente contribuirão para a diminuição dos acidentes e mais segurança no trânsito. O que é bom para todos nós!


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

BARRA/BA: Caminhão carregado de frutas e verduras capota e o motorista de Central/BA região de Irecê, morre

Terça-feira, 09 de Abril de 2019 / Região

Vitima -  Marcelo

Por volta das 4h30 da manhã desta terça-feira (09), aconteceu um acidente com vítima fatal na BA- 161, Km 12 estrada que liga a cidade da Barra, região de Irecê/BA.

De acordo informações passadas a nossa reportagem, há uma possível suspeita analisada pelos Policiais que provavelmente o motorista tenha cochilado ao volante e perdeu o controle do caminhão sem conseguir segurar a direção vindo a tombar e depois capotar às margens da pista.

O motorista de nome Marcelo Dourado Gomes de 47 anos, natural da cidade de Central/Bahia, região de Irecê, não resistiu aos ferimentos.

Após liberação por parte da Perícia e Policiais Civis o corpo do motorista foi recolhido pela funerária Pax Sto. Antônio de Ibotirama/BA e encaminhado para o necrotério de Barreiras/BA.

Ainda segundo informações passadas a nossa reportagem - Blogbraga a carga de frutas e verduras tinha como destino um Grupo de Supermercados na cidade de Luís Eduardo Magalhães.

O caminhão ficou destruído.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Atletas de Barreiras estarão participando do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu em Feira de Santana e pedem apoio

Terça-feira, 09 de Abril de 2019 / Região

Com viagem marcada e inscrição realizadas para participar do Campeonato Brasileiro de Jiu jitsu, neste final de semana na cidade de Feira de Santana/BA, os atletas da equipe kirius brazilian Jiu jitsu Team que irão representar BARREIRAS em uma competição nacional tem dificuldade para viajar por falta de apoio do poder público municipal, o quais alegam não ter dinheiro para o esporte.

Os atletas que tem conquistados diversos títulos estadual, nacional mundial para o município e que neste próximo evento irão disputar em mais de 20 categorias, podendo trazer várias medalhas, se sente humilhados pelo poder público quando alegam não haver dinheiro para o esporte. Os atletas, reclamam da falta de apoio.

O esporte pede socorro!

O Campeonato Brasileiro de Jiu jitsu será realizado pela Confederação de Jiu jitsu do Brasil e pela federação internacional de Jiu jitsu desportivo, nos dias 13 e 14 de abril na cidade de Feira de Santana BA, no Ginásio do SESI feira e contará com a presença de atletas de todo o país e os atletas da equipe kirius brazilian Jiu jitsu Team estarão participando da competição representando BARREIRAS e todo o Oeste da Bahia.

Atletas: 
Cid Batista, Gabriela Ribeiro, Mônica Juliana, Fernanda Luiz, Gabriel Luz, Mayron Melo, Mayane Melo, Maycon Melo, Antônio Aroldo, Carlos júnior, Ketlly Heloísa, Cirano e Vinícius.


Blogbraga/ kirius brazilian

Compartilhar no Whatsapp

Dupla é presa por roubo em Xique-Xique/BA

Terça-feira, 09 de Abril de 2019 / Região

No último sábado (07), por volta das 1h50m, uma Guarnição da CAESA realizando patrulhamento no centro de Xique-Xique/BA, foi solicitada por dois cidadãos, que informaram terem sido assaltados por dois elementos armados.

A guarnição realizou buscas nas proximidades do local da ocorrência,  conseguindo efetuar a prisão do primeiro acusado João Pereira Tiago, com um simulacro de um revólver cal. 38, e também alguns pertences das vítimas. 

O acusado informou a guarnição aonde o outro indivíduo residia e também foi efetuada a prisão do mesmo, Vitor Araújo da Silva. 

Todos dois reconhecidos pelas vítimas. Os indivíduos foram encaminhados para a DELEGACIA TERRITORIAL DE XIQUE/XIQUE, sendo presos em flagrante.


Blogbraga/CIPE-Semiárido

Compartilhar no Whatsapp

Região de Irecê: Homem é morto a golpes de faca em João Dourado

Terça-feira, 09 de Abril de 2019 / Região

Nesta segunda-feira (08), ocorreu um homicídio na cidade de João Dourado, região de Irecê, em que foi vítima José Roberto Horácio de Lima, 32 anos.

Em nota, a Polícia Civil informou que após ouvir algumas pessoas, foi dito que na noite anterior, José Roberto havia entrado em luta corporal com um homem no bairro Novo Canal. Ele foi morto a golpes de faca.

A vítima tinha diversas entradas policiais por crime de furto e violência doméstica. A Polícia Civil abriu inquérito para apurar o caso.

O corpo da vítima foi levado para o Departamento de Polícia Técnica de Irecê.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Embriagado e com motocicleta roubada, homem é preso pela PRF em Seabra (BA)

Terça-feira, 09 de Abril de 2019 / Região

O infrator conduzia uma Honda/CG 125 Fan, sem placa, quando foi flagrado pelos agentes federais.

Na tarde de ontem (08), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) deteve um homem por receptação e embriaguez, durante fiscalização realizada na região da Chapada Diamantina. A ação foi registrada por volta das 13 h, na BR 242, trecho de Seabra, município localizado a 473Km de Salvador (BA).

Os agentes federais fiscalizavam a rodovia, quando visualizaram uma motocicleta sem placa e abordaram para averiguação. Ao consultar os elementos identificadores do veículo, os PRFs constataram que a numeração do chassi e do motor estavam suprimidos. A irregularidade era utilizada na tentativa de burlar as fiscalizações, tendo em vista que Honda CG 125 em questão possuía registro de roubo registrada na cidade de Malhada (BA). A ocorrência foi datada em agosto de 2015.

Além disso, os policiais notaram que o condutor apresentava sinais de embriaguez, como odor etílico e olhos avermelhados. O homem se recusou a realizar o teste de etilômetro, mas confirmou ter ingerido bebida alcoólica.

Ressalta-se que apesar da recusa para a realização do bafômetro, o condutor foi autuado por embriaguez, infração gravíssima, com multa no valor de R$ 2.934,70.
O homem de 35 anos foi encaminhado juntamente com a motocicleta apreendida à delegacia de polícia judiciária local.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

ENTRADA NO NECROTÉRIO DO DPT DE BARREIRAS

Segunda-feira, 08 de Abril de 2019 / Região

Deu entrada na manhã desta segunda-feira (08), no necrotério do Departamento de Polícia Técnica de Barreiras o corpo de Gildeon Rodrigues da Costa, 32 anos, natural de Catolândia/BA.

Segundo informações, a família encontrou Gildeon em sua residência onde o mesmo teria tirado sua própria vida com o uso de arma de fogo na cabeça.

Não há informações sobre o que teria ao certo motivado o suicídio.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: MULHER CAI NO GOLPE DO FALSO SEQUESTRO

Segunda-feira, 08 de Abril de 2019 / Região

Foto ilustrativa 

Uma jovem de 19 anos de idade, natural de Barreiras foi mais uma vítima do golpe do falso sequestro. O fato aconteceu na sexta-feira (05).

A vítima recebeu o telefonema de um número privado, em que uma pessoa em tom ameaçador, alegou que haviam sequestrado sua irmã e que a mataria caso não fosse depositado certa quantia em dinheiro.

Uma conta bancária foi passada para a vítima que no desespero, correu até uma casa lotérica e fez o depósito de R$ 150,00.

Após passar o susto e verificar que havia caído num golpe, registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia indicando o número da conta do suposto beneficiário.

DICAS DE COMO EVITAR CAIR NESSE GOLPE:

* Em primeiro lugar, apesar da pressão psicológica que irá receber, procure manter a calma;

* Evite falar o nome do suposto sequestrado e peça informações que confirmem se há realmente alguém feito de refém;

* Procure entrar em contato com a pessoa que alegam ter sido sequestrado;

* Se não conseguir, pergunte algo que apenas aquela pessoa saberia responder (nome de um avô, do melhor amigo, nome do cachorro, …..,).

E tenha consciência que em praticamente a totalidade dos casos é apenas um golpe que estão tentando aplicar para lhe extorquir dinheiro e quanto mais calmo conseguir se manter, mais rápido irá conseguir se livrar e desligar o telefone.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Vítima de acidente de motocicleta em Coribe/BA, não resiste aos ferimentos e vem a óbito no Hospital do Oeste em Barreiras.

Segunda-feira, 08 de Abril de 2019 / Região

Wesley Pereira da Silva Bomfim, 21 anos, foi vítima de acidente de trânsito enquanto conduzia uma motocicleta na cidade de Coribe/BA. O fato aconteceu na quarta-feira (03), por volta das 19:00h.

Wesley foi socorrido a uma unidade médica e depois transferido para o Hospital do Oeste na quinta-feira (04) por uma equipe do SAMU/USA.

Apesar de todo esforço médico, o jovem Wesley não resistiu aos ferimentos que envolvia um grave traumatismo cranioencefálico (TCE), e veio a óbito neste domingo (07) pouco depois das 20:30h.

O corpo foi necropsiado no necrotério do Departamento de Polícia Técnica e após a documentação necessária, liberado aos familiares para o sepultamento.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: COLISÃO ENTRE DOIS VEÍCULOS ACONTECE NO CRUZAMENTO EM FRENTE AO ATACADÃO – MOTORISTA FOGE

Segunda-feira, 08 de Abril de 2019 / Região

Uma colisão envolvendo dois carros de passeio aconteceu no cruzamento em frente ao Atacadão por volta das 15:40h da tarde desta segunda-feira (08).

Segundo informações apuradas no local, a condutora do veículo Renault/Clio e sua família que incluía um bebê, seguia sentido centro da cidade na BR-242 quando um veículo - que segundo a descrição era um Fiat/Uno modelo novo prata -, teria adentrado na BR e colidiu na lateral do Clio na porta do motorista.

Com o impacto a condutora perdeu o controle, atravessou a BR e foi parar no canteiro do outro lado, por sorte não vinha nenhum veículo no sentido contrário quando a mesma atravessou.

Uma equipe do SAMU foi acionada e verificou que não houve feridos. A criancinha que estava no bebê conforto também não se feriu. O Clio ficou com parte da lateral bastante danificada.

O condutor do Fiat evadiu-se do local estando com a frente avariada. Uma equipa da Cootrans esteve no local e registrou a ocorrência.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

CRISTÓPOLIS: IDOSO MORRE APÓS COLISÃO ENTRE CARRO E CARRETA NA BR-242

Segunda-feira, 08 de Abril de 2019 / Região

Vítima fatal

Veículo envolvido no acidente

Veículo que o idoso estava

O carro da vítima ficou avariado com a colisão

Acidente em Cristópolis

BR/242

O trânsito foi afetado durante a perícia

O corpo foi removido para o necrotério de Barreiras

Um acidente de trânsito que aconteceu na manhã desta segunda-feira (08), na BR-242 mais especificamente entre o povoado do Cantinho e zona urbana do município de Cristópolis/BA, vitimou fatalmente o idoso identificado como Dario Wanderlei de Carvalho, 88 anos.

De acordo com informações colhidas no local pela equipe do BlogBraga, o idoso que dirigia um Fiat/Strada, teria adentrado de vez na BR-242 não percebendo a aproximação de uma carreta que seguia para Luís Eduardo Magalhães e então aconteceu a colisão na lateral na porta do motorista.

O carreteiro disse que viu o carro no acostamento, e não imaginava que fosse cruzar a BR, momento que ainda tentou desviar mas não pôde evitar a colisão.
Uma ambulância esteve no local, mas apenas constatou o óbito do idoso. Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal se fez presente, e registrou o acidente, bem como sinalizou a via e organizou o tráfego. 

Peritos do Departamento de Polícia Técnica de Barreiras fizeram os trabalhos periciais do local e do corpo da vítima que foi conduzido pelo rabecão para o DPT a fim de passar por necropsia.

As duas vias ficaram interditadas apenas durante a perícia e remoção do corpo. O Fiat/Strada foi colocado no acostamento para não causar maiores acidentes.


Blogbraga/Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Acadêmicos da FASB fazem palestra sobre os desafios enfrentados pelas mulheres na atualidade

Segunda-feira, 08 de Abril de 2019 / Região

Estudantes do curso de Psicologia da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) ministraram, na manhã desta sexta-feira (05), uma palestra com o tema “As mulheres e os desafios da contemporaneidade”, para alunos do ensino médio do Colégio Estadual José de Castro, no bairro Novo Horizonte, em Barreiras. O assunto faz parte dos estudos realizados no grupo de pesquisa do estágio básico, no qual os acadêmicos estão inseridos. A abordagem traz diversos aspectos da luta das mulheres, desde a Grécia antiga até os avanços conquistados nas últimas décadas. Durante o evento, o público demonstrou grande interesse, fazendo perguntas e contribuindo, com comentários.

“Falar da mulher em todos os momentos históricos é muito importante porque, quanto mais eles (estudantes) souberem do seu papel, da luta e das conquistas de direitos, elas (mulheres) vão se engajar na defesa desse espaço já alcançado e na obtenção de outras vitórias. Nós somos criadas para ficar no âmbito das casas, apesar da evolução dessa realidade, ainda temos que nos cercar de limites, o homem não sofre com isso”, disse a professora Anchiele Silva, que coordena o grupo de acadêmicos. “Esse ano estamos com esse tema sendo estudado pelo grupo de pesquisa, e quando surgiu a demanda da escola, achamos por bem trazer os estudantes, porque eles podem ter uma interação melhor, por terem uma realidade mais próxima”, finalizou.

Um dos alunos da FASB, Guilherme Rodrigues da Rocha, considera que os homens também devem contribuir para um tratamento igualitário entre os gêneros. “Tratar desse tema com jovens pode contribuir para mudar a realidade que envolve a luta das mulheres pela igualdade. Podemos contribuir um pouco para que as mulheres se emancipem, porque não há diferenças essenciais entre homens e mulheres para que sejam tratados de forma diferente”, disse. Paula Loíse, uma das alunas responsáveis pela pesquisa concorda com o colega. “Abordar esse tema, significa promover a cidadania. Dar às mulheres o espaço merecido e os diretos iguais é uma luta que deve ser travada diariamente por toda a sociedade”.

Rebeca Neres de Souza, que estuda no Colégio Estadual José de Castro, disse que “os padrões estabelecidos pela sociedade estão equivocados. Pois estão baseados na cultura machista. Não podemos julgar as pessoas pela cor, condição social nem pelo gênero. Cada ser humano deve ser, antes de tudo, respeitado”, afirmou. A diretora da escola, Nádia Castro Santos, fez um relato abrangente sobre a situação da mulher no mundo atual e reafirmou a necessidade de desconstrução da cultura opressora que ainda afeta as mulheres. “O homem já está estabelecido, mas a mulher ainda está em construção, no que diz respeito aos espaços conquistados. Por isso todo empenho faz sentido, na busca por uma realidade em que haja igualdade. O que ocorre hoje, nessa palestra, é o aproveitamento do espaço escolar, que é ideal para desconstruir velhas práticas e ao mesmo tempo construir novas identidades, mostrando ao estudante que isso é importante para a formação dele”, enfatizou.


Blogbraga/Araticum Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

Embasa promove reunião comunitária para atender nova localidade da zona rural de Barreiras

Segunda-feira, 08 de Abril de 2019 / Região

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) realizou na última terça-feira (2) uma reunião comunitária em solicitação a atendimento a uma demanda de fornecimento de água tratada para a localidade de Fazenda Itaboca, ao lado da Cargill, na zona rural de Barreiras. A previsão é que a empresa deva executar uma extensão de rede para cerca de 15 imóveis da localidade até o final de abril. Na oportunidade, a área social reforçou sobre o funcionamento do sistema de abastecimento e informações sobre o consumo racional de água, obrigatoriedade do uso do reservatório para os imóveis e sobre a conta da água.

O morador da localidade Almiro Alves Barbosa, agradeceu a presença da Embasa para os esclarecimentos e para o atendimento desta demanda visando garantir mais segurança na oferta de água tratada e de maior qualidade para os moradores da comunidade. Parceiro da comunidade, ao representar a Cargill, o gerente industrial da empresa, João Antônio Lima Júnior, explica que a empresa vem apoiando a demanda ao intermediar a água tratada junto à Embasa por entender a importância deste serviço para a comunidade.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação da Embasa

Compartilhar no Whatsapp

Ao lado do governador Rui Costa, Nelson Leal participa de inauguração da reforma do Hospital Municipal de Boquira

Segunda-feira, 08 de Abril de 2019 / Região

Chefe do legislativo elogia trabalho do governo estadual na saúde

Recebido pelo prefeito Luciano Silva, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, Nelson Leal, participou hoje (08.04), ao lado do governador Rui Costa, da inauguração da ampliação do Hospital Municipal de Boquira, no Sudoeste baiano, além da entrega de uma ambulância e de um trator com implementos agrícolas. Também, durante a solenidade em Boquira, foi assinada ordem de serviço para o início das obras de pavimentação em paralelepípedo das ruas A, B, C, D, E e Frontal, no bairro da Vila Operária. 

Foram investidos pouco mais de R$ 194 mil na reforma e ampliação do Hospital Municipal, onde foi implantada uma sala de estabilização, além de modernização e conforto em todas as dependências da unidade. Novos equipamentos foram instalados, a exemplo de Ultrassonografia (USG), Eletrocardiograma (ECG), Raio X 350ma e carrinhos para atendimentos de emergência. Todos os profissionais do Hospital Municipal receberam treinamento e capacitação. 

“É o governador Rui Costa promovendo uma revolução na saúde pública da Bahia, com a implantação de policlínicas e grandes hospitais regionais, além de contribuir para a requalificação de hospitais municipais como esse. É a primeira vez que o Hospital Municipal de Boquira recebe uma reforma desta dimensão, incorporando uma estrutura clínica modernizada e qualificada, garantindo mais qualidade e dignidade no atendimento à população boquirense”, destaca o chefe do Legislativo estadual, que também acompanhou o governador em uma visita ao Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, no bairro do Barreiro.


Blogbraga/ALBA - Assessoria da Presidência

Compartilhar no Whatsapp

JUSMARI PEDE REDE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA PARA ALTO DA BELA VISTA E TÁBUA DA ÁGUA VERMELHA EM BARREIRAS

Segunda-feira, 08 de Abril de 2019 / Região

A deputada Jusmari Oliveira apresentou indicação ao governador Rui Costa pedindo extensão da rede de abastecimento de água para as comunidades do Alto da Bela Vista e Tabua da Àgua Vermelha, na zona rural de Barreiras. O pedido foi feita a deputada pelo vereador de Barreiras, Almery Messias. Ele esteve no gabinete de Jusmari nesta quarta-feira, 03 de abril e conversou longamente sobre o assunto. Jusmari prontamente atendeu a reivindicação do edil e encaminhou indicação ao governador Rui Costa.

A deputada ressaltou que as comunidades do Alto da Bela Vista e Tabua da Água Vermelha são povoações tradicionais da zona rural de Barreiras que se dedicam a agricultura familiar e criação de animais para comercialização e subsistência. “A rede de abastecimento de água vai promover o incremento da produção agrícola e melhorar a qualidade de vida dos moradores. E é nosso compromisso encampar esta luta” disse a deputada.

O vereador Almery Messias elogiou a agilidade e a presteza da deputada Jusmari e disse ser fundamental ter uma representante na Assembleia que esteja sempre disposta a ouvir as lideranças da região e que não mede esforços para tentar solucionar os problemas e atender as demandas apresentadas. “Ela é uma grande parlamentar, uma guerreira que trabalha muito pelo desenvolvimento de Barreiras e das demais cidades da região”, concluiu o vereador.


Blogbraga/Assessoria da Deputada Jusmari

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE SEABRA: Homem morre durante intervenção policial em Piatã na Chapada Diamantina

Segunda-feira, 08 de Abril de 2019 / Região

Bandido foi encontrado com revólver e drogas, após guarnições receberam denúncia anônima de que um grupo estava traficando no município de Piatã.

Daniel Souza de Oliveira, 32 anos, foi localizado, por integrantes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Chapada Diamantina), com arma, munições e drogas na rua Manoel Martins, bairro Tangará, na cidade de Piatã, distante 577 quilômetros de Salvador, na Chapada Diamantina.

Durante a ação, o criminoso, que já possuía passagens pela polícia por tráfico de drogas e furto, trocou tiros com a guarnição, foi alvejado e não resistiu aos ferimentos. Com ele, foram encontrados um revólver calibre 38, de marca Rossi com numeração raspada e capacidade para seis cartuchos, carregador com quatro cartuchos deflagrados e dois intactos, um coldre de couro e um aparelho celular da marca Samsung, além de 43 gramas de cocaína e 15 de maconha.

Segundo o comandante da Cipe Chapada, major Ricardo Passos, “fomos checar a veracidade de uma denúncia anônima e encontramos um grupo de criminosos num terreno baldio. Ao realizarmos um cerco, acabamos recebidos a tiros”. Disse ainda Passos que “estamos tentando localizar os bandidos que conseguiram fugir”. O caso foi registrado na Delegacia Territorial de Seabra.


Blogbraga/CIPE/Chapada

Compartilhar no Whatsapp

PRF apreende 38m³ de madeira ilegal na BR 242, em Barreiras (BA)

Segunda-feira, 08 de Abril de 2019 / Região

A carga oriunda de Belém (PA) tinha como destino a cidade de Itamaraju (BA).

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 38 m³ de madeira ilegal na tarde de sábado (6) em Barreiras, oeste baiano.

O flagrante ocorreu no km 797 da BR 242, após abordagem ao Caminhão-Trator/Volvo FH460, cor branca, que tracionava o semirreboque com placas do Rio Grande do Sul. Durante a fiscalização verificou-se que a carga transportada era madeira serrada do tipo caibro curto, viga, pranchão e vigota, totalizando um volume medido de 38 m³, quantidade que excedia o volume contido no Documento de Origem Florestal apresentado, que previa uma autorização de 27 m³.

Outra infração constatada era que estavam sendo transportados perfis de pranchão e vigota, porém a guia florestal só autorizava o transporte de caibro curto e viga.

Considerando o ocorrido, o condutor de 38 anos de idade, assinou o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), por meio do qual se comprometeu a comparecer perante o Juizado Especial Criminal, para responder pelas suas condutas com base na Lei de Crimes Ambientais.

Os veículos e a carga foram recolhidos no pátio da PRF e estão à disposição do IBAMA.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

SÃO DESIDÉRIO: PROPRIETÁRIA DE UM BAR É MORTA A TIROS EM RODA VELHA DE CIMA

Segunda-feira, 08 de Abril de 2019 / Região

Uma mulher identificada como Maria Aparecida Rocha, 54 anos, foi morta a tiros por volta das 02:00h da madrugada deste domingo (07), na localidade conhecida como Roda Velha de Cima.

Segundo registro, Maria Aparecida era dona de um bar e foi surpreendida por um indivíduo desconhecido entrou no bar e efetuou vários disparos contra a vítima fugindo em seguida tomando rumo desconhecido.

A vítima chegou a ser socorrida em um Posto de Saúde local mas não resistiu aos ferimentos. O marido da vítima comunicou à Polícia que havia manchas de sangue e vestígios de disparo de arma de fogo no local.

O corpo passou por exame de necropsia no Departamento de Polícia Técnica de Barreiras e entregue aos familiares para o sepultamento. O crime é investigado.


Blogbraga/Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Muquém de São Francisco: Polícia Militar apreende moto com restrição de roubo/furto

Segunda-feira, 08 de Abril de 2019 / Região

Por volta das 19h30 do último sábado (06), uma Guarnição da 28 CIPM de serviço, recebeu informação da central (Sede) que havia  2 (Dois) indivíduos em vias de fato no Povoado de Riacho da Passagem, município de Muquém do São Francisco, e que um dos envolvidos estava em posse de uma arma de fogo.

A guarnição com base nessas informações se deslocou imediatamente para o local. Chegando no povoado, os envolvidos já não se encontravam, foi feita uma busca para tentar encontrá-los, mas sem sucesso. 

Ao retornar, um indivíduo numa moto CG titan 150 de cor preta, placa policial EKD 0667 ao avistar a viatura, começou a conduzir veículo em alta velocidade.

Nesse momento, foi feito o acompanhamento onde numa curva o condutor deixou o veículo e fugou (Pôr em fuga) pelo matagal, próximo a beira do rio, a guarnição fez buscas para tentar encontrar o condutor, mas diante da escuridão e mata fechada não tiveram sucesso. 

Ao averiguar a moto, foi constatado que se tratava de um veículo proveniente de ato delituoso Roubo/Furto Art 157 e Art 155 respectivamente,que estava com numeração do chassi suprimidos.

A motocicleta foi conduzida à DT de Ibotirama para serem tomadas as medidas cabíveis. 

28ª CIPM GUARDIÃ DO PORTAL DO OESTE


Blogbraga/28 CIPM

Compartilhar no Whatsapp

Homem é morto a tiros na madrugada de Sábado em Irecê

Segunda-feira, 08 de Abril de 2019 / Região

Um homem identificado por Danilo Santos Soares, 26 anos, foi morto a tiros na madrugada deste sábado (06), em Irecê.

Segundo a Polícia Militar, o crime ocorreu em frente a um clube, na rodovia BA-052. A vítima que residia no bairro Lagoa do Tió tinha passagem pela polícia.

De acordo com populares, houve uma confusão dentro do clube envolvendo a vítima, que foi atacada por criminosos quando ia embora. Pelo menos seis disparos atingiram Danilo. Ele morreu no local.

O corpo foi removido para o Departamento de Polícia Técnica de Irecê (DPT). Até a publicação desta matéria, ninguém havia sido preso. O caso vai ser investigado pela Delegacia de Irecê.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Região de Irecê: Homem morre após sofrer descarga elétrica em Ibipeba, diz polícia

Segunda-feira, 08 de Abril de 2019 / Região

Instituto Médico Legal de Irecê

Um homem identificado por Maurício Batista dos Santos, 27 anos, morreu na tarde da última sexta-feira (05) após sofrer uma descarga elétrica, segundo informações da Polícia Militar.

O caso aconteceu no distrito de Mirorós, em Ibipeba, região de Irecê. De acordo com populares, a vítima estava fazendo manutenção na rede elétrica de alguns loteamentos, quando ocorreu o acidente. Ele morreu na hora. As informações são da Polícia militar. 

O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal de Irecê (IML).  


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

LEM: 85ª CIPM apreende mais de 280 Kg de maconha próximo ao Distrito de Roda Velha

Domingo, 07 de Abril de 2019 / Região

Polícia Militar apreende mais de 280 kg de droga

Os criminosos capotaram o veículo com a droga

Os criminosos conseguiram fugir antes da chegada da PM

A Polícia encontrou droga no interior do veículo

Os criminoso tentaram esconder a droga

Toda droga apreendida foi apresentada no DISEP de LEM

A Picape que os criminosos estavam também foi apreendida

A Guarnição chegando no DISEP

PM/85 CIPM

Por volta das 08h30, deste domingo dia 07 de abril, uma Guarnição da PM/85 CIPM no Distrito de Roda Velha, município de São Desidério, recebeu uma informação pelo disk denúncia que havia ocorrido um acidente na BA/463, sentido São Desidério, estando um veículo capotado e que tinha duas pessoas escondendo algum material dentro de uma plantação de algodão situado há aproximadamente 10 Km do Trevo que dá acesso ao distrito de Roda Velha.

Diante das informações, a guarnição da PM se deslocou até o local e  encontrou um (01) veiculo GM/ Montana, placa policial EBN/1637 de São Paulo-SP, cor prata, capotado, porém nenhuma pessoa foi encontrada no local.

Ao fazer a busca no veículo e uma vistoria nas proximidades do local do acidente, foram encontrados 282 tabletes de maconha prensadas, prontos para a comercialização e distribuição, avaliada em mais de R$ 300 mil reais. Parte da droga estava na carroceria do veículo e a outra parte escondida em uma plantação de algodão coberta por uma lona preta.

Ainda na diligência, após chegada de reforço da CIPE/CERRADO e RONDESP, foram realizadas buscas no intuito de localizar os proprietários da droga apreendida, contudo não foram localizados.

Por fim, todo o material e o veículo foram apresentados no DISEP de Luís Eduardo Magalhães para adoção das medidas cabíveis.

85ª CIPM ATENTA E VIGILANTE

Grandes poderes trazem grandes responsabilidades


BlogBraga / 85ª CIPM

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: HOMEM EM UMA BICICLETA MORRE AO CAIR NO BURACO EM UMA PONTE

Sábado, 06 de Abril de 2019 / Região

Um acidente que aconteceu na noite deste sábado (06), vitimou fatalmente a pessoa de Dorimacio Alves Santos, 43 anos natural de Presidente Dutra/BA.

Segundo informações, Dorimacio, na escuridão não teria percebido uma abertura no meio da ponte que atravessava e veio a cair de uma altura aproximada de quatro a cinco metros. A ponte fica localizada na rua Barão de Cotegipe, no Boa Sorte com acesso ao Bairro Barreiras I.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e conseguiu resgatar a vítima num local de difícil acesso, populares ajudaram no resgate. O SAMU atestou o óbito do homem ainda no local.

Uma guarnição da Polícia Militar esteve no local e o corpo da vítima foi conduzido ao necrotério do DPT onde passará por exame de necropsia.

A população que mora nas imediações pede providências para as autoridades municipais arrumar a ponte para que outra pessoa também não perca a vida.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

BLOGBRAGA: NOTA

Sábado, 06 de Abril de 2019 / Região

A matéria veículada no dia 27/03/2019 no Blogbraga, sob o título: HOMEM É PRESO POR  POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO EM AMÉRICA DOURADA, a foto que foi publicada junto com a matéria, não corresponde ao homem preso pela posse de arma, pois, equivocadamente foi veiculada, e posteriormente retirada.

Este homem da foto foi preso no mesmo dia, mas por descumprimento de medida protetiva.

Click no link e relembre o caso:

http://blogbraga.com.br/?Pagina=Noticias&Titulo=homem-e-preso-por-posse-ilegal-de-arma-de-fogo-em-america-dourada&Id=60307


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Acidente entre carro de passeio e carreta é registrado na BA/460 próximo ao Povoado de Placas

Sábado, 06 de Abril de 2019 / Região

O gol parou em meio ao mato

O Gol ficou avariado

A criança estava na cadeirinha de segurança

A carreta não conseguiu frear e colidiu na traseira do Gol

PRE - Polícia Rodoviária Estadual no local

Ninguém ficou ferido

Por volta das 19h40 desta sexta-feira (05), aconteceu uma colisão traseira entre um veículo de passeio VW/Gol e uma carreta na BA/460 próximo ao Povoado de Placas, zona rural de Barreiras distante 52 Km de Luis Eduardo Magalhães.

No veículo Gol tinha um casal e uma criança de 1 ano e 6 meses que estava na cadeirinha de segurança, apesar do susto ninguém ficou ferido.

Segundo informações colhidas no local, o condutor do Gol Alexandro Evangelista da Silva, vendedor autônomo de roupas que mora no bairro Santa Cruz em Luís Eduardo Magalhães, acompanhado de sua esposa Letícia Rodrigues e a filha, seguiam na rodovia sentido Luis Eduardo Magalhães, em sua direção um veículo havia acabado de fazer uma ultrapassagem momento que Alexandro freou para não colidir de frente, uma carreta que vinha logo atrás não conseguiu frear e colidiu na traseira do gol arremessando para fora da rodovia, o mesmo parou em meio ao mato às margens da BA/460.

Apesar do susto só houve danos materiais.

O SAMU de Luis Eduardo Magalhães foi acionado para prestar socorro às vítimas ao chegar no local, retirou a família do carro junto com seus pertences e os conduziu para LEM.

Em frente a Fazenda Rio de Janeiro que fica há 5 km do local do acidente o carreteiro estava parado por falta de acostamento próximo ao acidente e havia chamado o guincho para recolher o carro. Os motoristas entraram em acordo e ficaram no local aguardando o guincho.

A PRE - Polícia Rodoviária Estadual seguia para uma outra ocorrência e informou que registraria a ocorrência no retorno. Quanto a esposa e o bebê os socorristas do SAMU deixaram na residência da família por não terem sofrido nada.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Mundial FM 91,3
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Global MaxCar Rabelo Rede Multiassistencia DM Reparos Kenni Henke Forte Grãos DBT Oeste Manutenção Mimogás Delicia Imperial Vida Farma Jaú Mimoso Segurança Silvano Santos Pantanal Fontana Digital Informatica Contabilidade Rondon PM Mineiros Dupará Açaí AUTOCAR P&F Polícia Civil Mimoaço Elo Aço Sportime Cultura Evolucao Paraíba Guarda Municipal Click Tec DPVAT Barreiras Grupo Marabá Unopar Dique Denuncia Coyote Casa da Ferramenta Ademilar Online Celulares Floral Paraíso Neli CISO Luz motos Dr. Márcio Rogério G7 Extreme