Governo da Bahia

NOTÍCIAS

Acadêmicos de Direito da UNIFASB fazem visita técnica às embaixadas, Banco Central, STF e STJ, em Brasília

Quinta-feira, 03 de Outubro de 2019 / Região

A atividade integra o Projeto Planalto que já está em sua 15ª edição e visa aproximar os concluintes do curso às rotinas de trabalho das principais cortes jurídicas do Brasil

A Capital Federal foi, mais uma vez, palco de uma visita técnica de acadêmicos do 8º semestre de Direito do Centro Universitário São Francisco de Barreiras (UNIFASB), entre os dias 23 a 27 de setembro. Sob o comando do professor Paulo César Gomes, eles cumpriram um roteiro de visitações a instituições referências no campo jurídico brasileiro, durante a 15ª edição do Projeto Planalto. A proposta busca aproximar os estudantes às ações e rotinas de entidades como embaixadas, ministérios e tribunais superiores instalados em Brasília (DF) e integra as disciplinas de Direito Empresarial e Internacional.

A Embaixada da Alemanha foi a primeira parada da turma, recebida pelo corpo diplomático, com  informações acerca das relações comerciais entre o Brasil e a Alemanha. O roteiro inicial seguiu pelo Tribunal Superior Militar, onde o ministro aposentado Querubim Rosa Filho, aos 93 anos de idade, surpreendeu os acadêmicos ao recebê-los demonstrando excelente saúde e lucidez. Ele falou sobre o mais antigo tribunal do Brasil e na sequência, os alunos assistiram a uma sessão de julgamento na corte. Outra sessão, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou o primeiro dia de atividades.

O Museu de Valores do Banco Central e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) com entrada em uma das sessões de julgamento daquela corte, foram a pauta seguida no segundo dia. Já a visita às instalações do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e acompanhamento de uma sessão de julgamento compuseram a manhã do terceiro dia. À tarde, no Supremo Tribunal Federal (STF), os acadêmicos da UNIFASB acompanharam ao julgamento de um importante recurso de um dos acusados na Operação Lava Jato.

O quarto e último contou com visitas ao Congresso Nacional e  a Embaixada da China e do Irã. "Fomos muito bem recebidos tanto pelo setor diplomático chinês, quanto pelo embaixador e Irã, Seyed, momentos em que os acadêmicos puderam conhecer mais sobre a parceria comercial entre Brasil e China e no caso do Irã, aprenderam sobre aspectos econômicos, culturais e a parceria com o Brasil,  narrados, por cerca de duas horas, pelo embaixador", diz o professor Paulo César. 

Para ele, que começa o planejamento da viagem em abril, com os contatos junto às entidades e organização da logística, o apoio da UNIFASB é o grande diferencial para a concretização do projeto. "A UNIFASB, mais um vez demonstra o seu comprometimento com a educação e com as atividades extra-curriculares de seus alunos, sem o apoio incondicional dessa instituição, tanto logístico quanto financeiro, dificilmente um projeto dessa dimensão teria se concretizado", finaliza.


Blogbraga/Araticum Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

Financiamento é aprovado para construção da ponte Xique-Xique/Barra

Quinta-feira, 03 de Outubro de 2019 / Região

Imagem ilustrativa

O vice-governador João Leão (PP) anunciou, durante encontro do partido nesta terça-feira (1) na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), que o financiamento para construção de mais uma ponte sobre o Rio São Francisco foi aprovado.

A nova ponte ligará os municípios de Barra e Xique-Xique. Em anúncios feitos ainda no ano passado, o governo do Estado falou em um projeto de mil metros de extensão.

O financiamento será dado pelo Banco do Nordeste. Na ocasião, ele também anunciou a construção de 10 usinas de açúcar na região. Ele não deu detalhes sobre as obras, mas disse que a primeira já teve início.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Associações de Agricultores compartilham práticas e ações desenvolvidas, durante Festival Primavera, em Barreiras

Quarta-feira, 02 de Outubro de 2019 / Região

Levar ao público presente à terceira edição do Festival Primavera de Negócios e Entretenimento, realizado de 25 a 28 de setembro pela Prefeitura de Barreiras, conhecimento e informações sobre programas e ações desenvolvidas no setor agrícola do Oeste da Bahia foi o foco da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba). A instituições compareceram ao evento, considerado a maior vitrine de negócios regional, com um estande onde uma equipe técnica apresentou material gráfico, orientações e dados sobre as principais culturas e programas realizados junto aos municípios como o Patrulha Mecanizada, Recuperação de Nascentes e o Conhecendo o Agro.

Durante os quatro dias do Festival, um público estimado em 50 mil pessoas, segundo os organizadores, passou pelo Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha, conhecendo os produtos e serviços oferecidos pelos 88 expositores, além de visitar a praça de alimentação, espaço de palestras e assistir a shows de artistas regionais e das duas atrações nacionais, Vanessa da Mata e Geraldo Azevedo. Sob o comando da Prefeitura de Barreiras, o evento teve a coordenação da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços.

Para o secretário da pasta, Carlos Costa, a participação da Aiba e da Abapa, além de fortalecer o evento, possui um caráter relevante. “Merece nosso destaque a presença no complexo do evento a participação destas duas associações que ajudam a construir, com ações efetivas e em parceria com os municípios, uma Oeste mais forte e responsável. É fundamental que a população saiba o que está por traz da cadeia produtiva no agronegócio, a quantidade de empregos gerados e as bons resultados oferecidos, que garantem a melhoria de vida de todos nós”, destacou.

Após marcar presença no Festival Primavera, o próximo evento em que as duas associações estarão presentes será a 32ª edição da Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro) que começa dia 23 de novembro, no Parque de Exposições de Salvador, em Salvador. Durante a feira será realizado o lançamento da 16º Bahia Farm Show confirmada para o período de 26 a 30 de maio de 2020, em Luís Eduardo Magalhães, Bahia. “Para nós, o importante é levar à comunidade todo o trabalho realizado pelos nossos agricultores, dar visibilidade e principalmente, promover esta integração. Todos esses eventos são estratégicos para que isso ocorra”, avalia o presidente da Abapa, Júlio Cezar Busato.


Blogbraga/Assessoria de Imprensa Abapa

Compartilhar no Whatsapp

Início do vazio sanitário decreta fim da colheita de algodão na Bahia

Quarta-feira, 02 de Outubro de 2019 / Região

Período marca o período de dois meses sem nenhum tipo de resto cultural no campo. Colheita de algodão na Bahia deve garantir uma safra recorde de 1,5 milhão de toneladas.

Com início na última terça-feira (1º), o vazio sanitário de algodão marca o fim de uma colheita na Bahia, que deve garantir uma safra de 1,5 milhão de toneladas (caroço e pluma). Durante o período de dois meses, os produtores devem manter a área livre de qualquer tipo de resto de cultura de algodão a fim de reduzir os índices de bicudo para a próxima safra 2019/2020, que deverá começar o plantio a partir de 1º de dezembro. O cenário da produção de algodão na Bahia é promissor, segundo a estimativa da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa). Em relação à safra passada, houve um crescimento de 15% na produção e de 25,5% de área cultivada, principalmente na região Oeste da Bahia, alcançando os 331.028 mil hectares.

Segundo maior produtor de algodão do Brasil, a Bahia consolida a fase de crescimento gradual, que vem ocorrendo há três safras consecutivas, e que vem depois de um período de perdas por conta da estiagem. Com pacote de tecnologia em sementes, adubos e defensivos ainda mais modernos, os produtores baianos atingiram uma média em produtividade superior a 303 arrobas/hectare, mesmo em um ano com perdas por conta da irregularidade das chuvas .

“Com o trabalho desenvolvido nas lavouras pelos produtores de algodão, estamos consolidando uma cadeia produtiva que vem gerando ainda mais riqueza e desenvolvimento, principalmente para o Oeste da Bahia”, afirma o produtor Júlio Cézar Busato, presidente da Abapa, entidade que implementa, desde 2000, ações em prol do desenvolvimento da cotonicultura na Bahia.

Apesar da redução do preço da pluma no mercado, os produtores se mantêm otimistas para continuarem investindo na cultura do algodão sem perder o espaço já conquistado ao longo dos últimos anos no mercado. A expectativa é que a área plantada de algodão para a próxima safra se mantenha ou que haja um pequeno incremento.  “O resultado do trabalho dos cotonicultores baianos, que também investem na obtenção de certificação sustentável e na confiabilidade da qualidade da fibra, pode abrir mais espaço para o algodão baiano no mercado internacional”, afirma Busato. Atualmente, cerca de 40% do algodão baiano é exportado para países asiáticos, como China, Indonésia, Bangladesh e Vietnã e 60% são comercializados junto às indústrias têxteis no Brasil.


Blogbraga/Assessoria de Imprensa Abapa

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE IRECÊ: Polícia recupera dinheiro furtado de casa lotérica em Xique-Xique

Quarta-feira, 02 de Outubro de 2019 / Região

A Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido informou que recuperou mais de R$ 2600 mil furtados de uma casa lotérica por um criminoso em Xique-Xique, na região do Vale do São Francisco, na madrugada de terça-feira (01).

Ainda segundo a corporação, a Cipe Semiárido em conjunto com o policiamento local identificou o suspeito Joel Eduardo Lacerda Filho em sua residência. Ele teria confessado o crime e se colocou à disposição para recuperar o valor furtado. Joel disse à polícia que gastou parte do dinheiro com droga, guardou uma quantia dentro do colchão de sua casa e o restante entregou a Manoel Batista da Silva para guardar.

O dinheiro apreendido e os envolvidos foram levados para a Delegacia de Polícia Civil local.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS:COBRA APARECE EMBAIXO DE BANCO DE MOTO E É RESGATADA POR BOMBEIROS

Quarta-feira, 02 de Outubro de 2019 / Região

 

Motociclista percebeu a situação enquanto trafegava pela região do centro

Uma cobra causou espanto a um motociclista que trafegava pelo centro de Barreiras, na região Oeste, na tarde desta quarta-feira (02).

O animal se escondeu no banco do veículo e só apareceu quando o homem passava por um trecho da rua Princesa Leopoldina, no trecho da feira.

Ao perceber a situação, o homem estacionou a moto e acionou os bombeiros. Os militares precisaram desmontar o assento para realizar o resgate.

De acordo com a equipe que atendeu ao chamado, apesar de grande, a cobra não era de espécie venenosa. O animal foi devolvido à natureza após o resgate.


BlogBraga/ Repórter Paiva/ 17º GBM Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: TRABALHADOR MORRE E OUTROS FICAM FERIDOS APÓS DESABAMENTO DE LAJE EM OBRA DE CONSTRUÇÃO

Quarta-feira, 02 de Outubro de 2019 / Região

Retirada do corpo da vítima em óbito

Um grave acidente aconteceu no final da manhã desta quarta-feira (02), em uma obra de construção de um condomínio localizado no bairro Morada da Lua na saída para Catolândia.

De acordo com informações preliminares, uma grande laje estava sendo preenchida com concreto quando a mesma cedeu caindo sobre pelo menos três trabalhadores que verificavam se havia algum vazamento do concreto na parte de baixo.

Dois deles tiveram ferimentos e foram socorridos por ambulâncias do SAMU e encaminhados para o Hospital do Oeste. Um outro trabalhador ainda não identificado ficou soterrado e veio a óbito no local.

Ainda de acordo com informações, outros trabalhadores que estavam na parte superior tiveram ferimentos considerados leves.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros continua trabalhando arduamente para a remoção da vítima. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica está no local realizando a perícia.

O local foi isolado por conta da segurança, e uma equipe da 83 CIPM registrou a ocorrência. Representantes da construção da obra se reservaram sobre maiores informações.

Um trabalhador que estava em outra área disse que tudo foi muito rápido, apenas ouviu um grande barulho e muita correria no local.

A Polícia irá apurar os fatos e as responsabilidades devidas.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

11º Grupamento de Bombeiros Militar participa da campanha Ligadas por Fios

Quarta-feira, 02 de Outubro de 2019 / Região

O 11º Grupamento de Bombeiros Militar (11ºGBM) de Itaberaba, está participando da campanha Ligadas por Fios, que consiste na arrecadação de mechas (15 cm) de cabelos para confecções de perucas que ajudarão na autoestima de mulheres vítimas de câncer de mama. Além dos fios, os cidadãos podem ajudar doando também lenços, turbantes e bonés. 

"Para nós, é de suma importância fazer parte de uma campanha desse molde. Sabemos que para as mulheres, os cabelos são essenciais para se sentirem ainda mais bonitas e o tratamento do câncer faz com que, na maioria das vezes, esses cabelos caiam. As doações podem ser entregues aqui na nossa sede", explicou o major BM Jean Vianey, comandante do 11 º GBM.

A campanha acontece até o próximo dia 22. Foi uma iniciativa da Secretaria da Segurança Pública, através da Superintendência de Prevenção à Violência (Sprev) e foi inspirada no projeto do Instituto Amor em Mechas, responsável pela confecção e doação das perucas.


Blogbraga/11ºGBM

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: OPERAÇÃO CONJUNTA DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL E POLÍCIA MILITAR VISAM O COMBATE DO TRÁFICO DE DROGAS

Quarta-feira, 02 de Outubro de 2019 / Região

Fotos acima: Praça Castro Alves

Comandante da GCM João Oliveira

Cachimbo para o uso de crack

Fotos acima: Ponte do Rio Grande 

Fotos acima: Cais do Rio Grande 

Na tarde desta terça-feira (01), aconteceu uma operação conjunta da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar 83 CIPM objetivando coibir o tráfico de drogas e seu consumo em locais públicos. O coordenador do Centro POP também se fez presente durante a ação.

A operação que contou com várias viaturas da PM e da GCM abrangeu as seguintes localidades: Praça Castro Alves; Ponte do Rio Grande; Cais no centro histórico e Humaitá.

Durante as abordagens os policiais e guardas civis encontraram com uma das pessoas uma pequena quantidade de entorpecente e o mesmo foi conduzido para a Delegacia. Três facões usados em apresentação de rua que apresentavam fio de corte foram apreendidos, pois poderiam se transformar facilmente em armas altamente letais. O dono foi orientado a eliminar o fio de corte dos facões.

O coordenador do Centro Pop acompanhou a operação no intuito de oferecer às pessoas que moram nas ruas, um abrigo condizente e oportunidade de ter acompanhamento social e sendo o caso, ajuda para regressar à sua terra natal ou seguir viajem ao destino pretendido.

Em uma das abordagens, mais precisamente com pessoas que moram debaixo da ponte do Rio Grande, foi encontrado um cachimbo para o consumo de crack. Um dos moradores, um senhor idoso, admitiu que recebeu uma casa (Minha casa minha vida), mas alega que o espaço lá não é suficiente para sua família e por isso prefere morar debaixo da ponte.

Um outro morador disse que não quer ir para o abrigo municipal. Foi constatado que os moradores dispõem até de energia elétrica debaixo da ponte.

O Comandante da GCM João Oliveira e o Ten. PM Medeiros, disseram que a operação acontecerá sempre e em dias e horários aleatórios.

Parabenizamos as instituições pelo excelente trabalho em prol da segurança dos cidadãos barreirenses!


BlogBraga/ Fotos: Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Caminhão roubado há 5 anos em São Paulo é recuperado pela PRF na BR 242, em Seabra (BA)

Quarta-feira, 02 de Outubro de 2019 / Região

Muitos dos veículos recuperados pela PRF são clones de outros com mesmas características, marca e modelo. Desse modo, associado aos crimes de roubo ou furto, são identificados outros como uso de documento falso e receptação. Em 2019, já foram recuperados mais de 350 veículos furtados, roubados ou adulterados nas rodovias federais do estado.

Um caminhão VW/24.250 CNC, com ocorrência de roubo registrada em 2014, foi recuperado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde de terça-feira (01), em Seabra, região da Chapada Diamantina.

Abordado pelos policiais durante fiscalização de rotina no KM 408 da BR 242, o veículo era conduzido por um homem de 51 anos.

Durante a fiscalização no veículo, foram encontradas indícios de adulterações nos elementos identificadores, o que levou a equipe a aprofundar a verificação no caminhão. Com técnicas de identificação veicular, os PRFs perceberam elementos que indicavam outro veículo, da mesma marca e modelo, porém com placas diferentes.

Após consulta ao sistema de dados, os agentes constataram se tratar na realidade de um caminhão roubado em setembro/2014, no estado de São Paulo. Para não levantar suspeitas e ‘burlar’ fiscalizações, as placas originais foram trocadas por outras de um caminhão com características semelhantes.

O veículo apreendido e o motorista foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil local.

Como ocorre o crime de adulteração

Na adulteração, os criminosos trocam a identificação do veículo e seus documentos para que pareça ser um veículo regular. Neste momento o veículo recebe placas de outro veículo idêntico e o proprietário desse veículo, que se encontra em situação regular, torna-se a segunda vítima dos criminosos pois passa, muitas vezes, a receber multas de trânsito por infrações relacionadas ao veículo clonado.

A PRF orienta que, na pesquisa ou ato da compra, o novo proprietário sempre desconfie de anúncios tentadores, leve-o a um mecânico de confiança e confronte as informações do documento com os elementos identificadores no veículo.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

LANÇAMENTO OPERAÇÃO SAFRA 2019-20 EM BARREIRAS

Quarta-feira, 02 de Outubro de 2019 / Região

Foto: Arquivo Blogbraga

Com o intuito de proporcionar mais segurança às comunidades agrícolas e garantir tranquilidade ao produtor rural, para cuidar do seu plantio, a Operação Safra 2019/2020 será lançada na próxima quinta-feira (03), às 10h, na Associação Barreirense Aeroesportiva (ABA), Hangar 8.

A iniciativa é uma ação do governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública (SSP), apoiada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), que ajuda na logística e acolhimento do efetivo policial quando este precisa pousar nas fazendas.

Comandado pela Policia Militar da Bahia, por meio do Comando de Policiamento da Região Oeste (CPRO), a Operação conta, ainda, com o contingente do Comando de Policiamento Especializado, Cipe Cerrado, 3ª Companhia de Polícia Rodoviária, Rondesp, CIPRV, CIPT e as 85 e 86 CIPMs.

O objetivo é intensificar a ronda rural nesta época em que aumenta o índice de criminalidade na região. Para tanto, além do policiamento terrestre, um helicóptero fica de prontidão para fazer a varredura aérea sempre que houver necessidade. A ação beneficia toda população da cidade, com redução significativa do índice de violência.

SERVIÇO:

Evento: Lançamento da Operação Safra 2019-20
Data: 03/10/17
Hora: 10h30
Local: Associação Barreirense Aerodesportiva (ABA), hangar 8
Informações: PM (77) 3613-4720 – Subtenente Andreia


Blogbraga/AIBA – Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

DEPUTADA JUSMARI PARTICIPA DA RECEPÇÃO DO PRESIDENTE DA ALBA, NELSON LEAL

Quarta-feira, 02 de Outubro de 2019 / Região

Participei da recepção do Presidente da ALBA, Nelson Leal, à Comitiva de representantes dos transportes complementares do Estado juntamente com os demais Deputados que defendem a ampliação da regulamentação deste transporte no Estado da Bahia e lutam contra efeitos prejudiciais da Lei Federal 13.855.
Também presente o Presidente da UPB, Prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro.

Conseguimos um grande avanço nos trabalhos em benefício da classe: O Presidente Nelson Leal já determinou a criação da Comissão Especial que irá conduzir a elaboração da Lei de regulamentação Estadual.

Assim, somado ao TAC com o Ministério Público, estes trabalhadores terão enfim tranquilidade para a execução de seus serviços tão importante para as comunidades do interior.

@ Assembléia Legislativa Da Bahia


Blogbraga/Assessoria da Deputada Jusmari

Compartilhar no Whatsapp

1ª Olimpíada do Colégio da Polícia Militar de Barreiras

Quarta-feira, 02 de Outubro de 2019 / Região

No dia 30 de setembro de 2019, segunda-feira, ocorreu a abertura da I OLIMPÍADA DO CPM BARREIRAS. A cerimônia contou com a presença do Comandante Geral da PMBA, Cel PM Anselmo Alves Brandão, do Comandante do CPRO, Cel PM Osival Moreira Cardoso e demais autoridades militares e civis. 

O Comandante Geral elogiou a postura dos alunos, ressaltando a importância da prática desportiva na formação do indivíduo, tanto física quanto psicológica. O diretor geral do CPM, Ten Cel Antônio Jorge Lopes de Oliveira, também enalteceu sua estima pelo esporte e o quanto as atividades olímpicas são fundamentais para a interação entres os alunos, professores e comunidade escolar, evidenciando o espírito de companheirismo, coletividade e disciplina. 

Além de receberem instruções sobre como competir de forma saudável, os alunos descobrirão o prazer de vencer e enxergarão a derrota como aprendizado para as decisões futuras.

“A PALAVRA CONVENCE, O EXEMPLO ARRASTA”

PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM!


Blogbraga/COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DE BARREIRAS

Compartilhar no Whatsapp

POLÍCIA MILITAR DA BAHIA DÉCIMO BATALHÃO DE ENSINO, INSTRUÇÃO E CAPACITAÇÃO 10º BEIC – BARREIRAS - INICIO DO CURSO ESPECIAL DE FORMAÇÃO DE CABOS CEFC PM / 2019.3

Terça-feira, 01 de Outubro de 2019 / Região

Nesta segunda-feira (30/09), o 10º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação deu início ao Curso Especial de Formação de Cabos 2019.3, sendo esta turma composta por 23 soldados. O curso terá duração de 05 (cinco) dias consecutivos, com a atualização técnica/teórica/prática dos conhecimentos relacionados à atividade policial militar, sobretudo com instruções dentre outras de armamento e tiro policial e de socorros de urgência, e assim, serem promovidos à graduação de Cabos PM.

O curso é composto por policiais militares lotados da Região Oeste, oriundos do CPRO, CIPRv/Barreiras, 83ª CIPM/ Barreiras, 84ª CIPM/ Barreiras, CIPT/O, 30ª CIPM/ Santa Maria da Vitória, Cipe-Cerrado, 85ª CIPM/Luís Eduardo Magalhães, 86ª CIPM/Formosa do Rio Preto, 4ª CIPM/Macaúbas, 28ª CIPM/Ibotirama e da CIPA/Lençóis.


Blogbraga/Fonte: 10º BEIC

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: ROUBO A TRANSEUNTE – MULHERES SÃO AS PRINCIPAIS VÍTIMAS

Terça-feira, 01 de Outubro de 2019 / Região

Vários casos de roubo a transeunte foram registrados na Delegacia de Polícia em Barreiras. As principais vítimas são mulheres. Os casos aconteceram neste sábado (28), domingo (29), e segunda-feira (30). Registramos aqui seis ocorrências. Todo cuidado se faz necessário, pois os malandros oportunistas, estão à espreita esperando sua próxima vítima.

Sábado 28/09:

Primeiro caso: Uma jovem de 19 anos e um adolescente de 17 anos, foram surpreendido por dois elementos sendo que um aparentava uns 35 anos e o outro 22 anos, se passaram por mendigos e depois de grave ameaça subtraíram uma corrente de prata do jovem e um celular iPhone 6S bem como sua bolsa e documentos. O roubo aconteceu por volta da 01:30h da madrugada.

Local: Rua Cel. Magno – Centro.

Segundo caso: Uma mulher de 31 anos, foi abordada por um homem de aproximadamente 35 anos, estando em uma bicicleta em péssimo estado de conservação, e debaixo de grave ameaça, subtraiu-lhe um celular marca Samsung J7 Prime. O roubo aconteceu em plena luz do dia por volta do meio-dia.

Local: Rua Monteiro Lobato – Bairro Sandra Regina

Domingo 29/09:

Terceiro caso: Uma mulher de 25 anos foi assaltada às 19:00h por dois meliantes montados em uma motocicleta não identificada pela vítima, os dois usavam capacetes e simularam estar armados colocando a mão por baixo da camiseta subtraindo o celular iPhone 5S.

Local: Rua Rui Barbosa próximo ao 10º BEIC

Segunda-feira 30/09:

Quarto caso: Uma mulher de 28 anos foi abordada por um homem em uma bicicleta de deu voz de assalto subtraindo-lhe o celular da marca Samsung A20. O crime aconteceu nas imediações da feira-livre no centro da cidade durante o final da madrugada.

Quinto caso: Uma mulher de 26 anos estava indo a pés para sua casa por volta das 19:15h, quando foi surpreendida por um jovem em uma bicicleta que anunciou o assalto subtraindo-lhe o celular Samsung J8.

Local: Rua D. Pedro I bairro Jardim Imperial

Sexto caso: Um rapaz de 20 anos foi surpreendido por dois indivíduos próximo ao colégio militar, cada um em uma bicicleta enquanto estava indo a pés para sua casa após ter saído do trabalho. Os elementos anunciaram o assalto dizendo que ‘não estavam de brincadeira’. Assim, subtraíram-lhe o celular da marca Xiaomi MI-8. O roubo aconteceu por volta das 21:00h.

Local: Rua Cel. Magno – Centro.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Cristópolis/BA: Caminhões de etanol são apreendidos com evidências de sonegação e outros crimes

Terça-feira, 01 de Outubro de 2019 / Região

Dois caminhões que transportavam 84 mil litros de etanol com evidências de sonegação e outros crimes foram apreendidos neste fim de semana, na BR-242, no município de Cristópolis, próximo à divisa com Goiás, por fiscais da Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA), com apoio da Polícia Militar. Um dos caminhões levava 42 mil litros de etanol para destinatário inexistente em Salvador. O outro, ao entrar em território baiano com igual quantidade do produto, havia desviado 800 quilômetros da rota original com destino a Tutoia, no Maranhão. 

Em cada caso, a Sefaz-BA emitiu auto de infração em nome da empresa transportadora e encaminhou os caminhões para a delegacia de Luís Eduardo Magalhães. Os motoristas foram ouvidos e foi aberto inquérito para apuração no âmbito criminal. O etanol apreendido ficará sob a guarda de fiel depositário até a conclusão das investigações.

O encaminhamento desse tipo de infração para a polícia e, em seguida, para o Ministério Público é um procedimento instituído pelo Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira), que reúne a Sefaz-BA, o Ministério Público (MPBA), o Tribunal de Justiça (TJBA), a Polícia Civil e a Procuradoria Geral do Estado (PGE). 

Posto Legal

As apreensões são consequência do cerco das autoridades às irregularidades no segmento, que resultou em outro caso ainda mais emblemático em setembro. O posto 2S, localizado em Conceição do Jacuípe, foi flagrado pela Operação Posto Legal por armazenar gasolina comum e aditivada com teores de álcool anidro de respectivamente 77% e 79%, muito acima do limite de 27% previsto em lei.

Responsável por apenas 12,24% da produção nordestina e 0,74% da brasileira, a Bahia é um grande importador do etanol proveniente de outros estados do Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. O território baiano faz divisas com oito estados, o que estimula tentativas de burlar a legislação com práticas irregulares que sabotam a concorrência leal no mercado e lesam os consumidores. 

No âmbito do transporte de cargas, essas práticas incluem o transporte do álcool sem nota fiscal ou com destinatário inexistente, com destinatário existente mas que não reconhece a compra dos produtos, com desvio de rota e com carga diferente daquela descrita nas notas fiscais. 

Quando o combustível adquirido de forma irregular chega aos postos, a prática mais comum é a mistura do álcool à gasolina em proporções muito acima da permitida por lei, o que significa prejuízo certo para os consumidores. Se o carro for flex, o cliente paga por gasolina e leva um produto mais barato, mas a situação piora se o carro for movido exclusivamente a gasolina, já que a mistura irregular pode danificar o motor.

Fiscalização

A defesa do consumidor é o objetivo da Operação Posto Legal, que reúne a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e o Departamento de Polícia Técnica (DPT), com o apoio da Sefaz-BA e das polícias Civil e Militar. 

A meta é promover a fiscalização conjunta em todos os postos do estado. Desde agosto, 68 postos já foram visitados. No caso de Conceição do Jacuípe, após laudo do DPT confirmando a presença desproporcional de álcool na gasolina, a Secretaria da Fazenda tornou o Posto 2S inapto para operar. 

A empresa obteve liminar na Justiça e voltou a comercializar combustíveis, mas continua sendo alvo dos órgãos governamentais. A PGE está recorrendo da liminar por não se tratar de inaptidão em função de não pagamento de tributo, mas por descumprimento da Lei 9.655/2005, segundo a qual será considerada inapta a inscrição no cadastro do ICMS do estabelecimento que adquirir, distribuir, transportar, estocar ou revender derivados de petróleo, gás natural e suas frações renováveis, álcool carburante e demais combustíveis líquidos carburantes, em desconformidade com as especificações definidas pela ANP.

Na última quinta-feira (26), o Procon emitiu auto de infração que também toma por base o laudo do DPT e tem como objeto a comprovação de que o posto detinha em seus tanques produto impróprio para o consumo. O posto tem dez dias, a partir da data de emissão do auto, para apresentar defesa. 

Após este prazo, se confirmada a infração, o Procon pode aplicar multa que varia, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, entre R$ 600 e R$ 6 milhões. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil e pode ter desdobramentos na esfera penal.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia/Foto: Divulgação/Sefaz

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: MULHER VÍTIMA DE ACIDENTE DOMÉSTICO NÃO RESISTE AOS FERIMENTOS E MORRE NO HOSPITAL DO OESTE

Terça-feira, 01 de Outubro de 2019 / Região

Aldenice Rodrigues da Cruz, 60 anos de idade, natural de Catolândia/BA, foi vítima de queda de sua própria altura na manhã de sexta-feira (27) dentro de sua própria residência na rua São Paulo no Bairro Santa Luzia.

A vítima foi socorrida e encaminhada para o Hospital do Oeste onde ficou internada, mas infelizmente após três dias de luta pela vida não resistiu aos ferimentos vindo a óbito na noite desta segunda-feira (30).

O corpo de Aldenice passou por exame de necropsia no necrotério do Departamento de Polícia Técnica e após documentação, liberado aos familiares para o sepultamento.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Formosa do Rio Preto: Qualidade da água tratada está dentro dos parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde

Terça-feira, 01 de Outubro de 2019 / Região

Em resposta à notificação da Vigilância Sanitária de Formosa do Rio Preto, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) garante que a água tratada distribuída para a população está dentro dos parâmetros de qualidade de água exigidos pela portaria de Consolidação Nº 5/2016, Anexo XX, do Ministério da Saúde. O resultado das análises de cor aparente e de coliformes totais referentes aos meses de julho/agosto estão em conformidade com o que determina a legislação e não apresenta riscos à saúde da população, contrariando o que foi notificado pela Vigilância Sanitária.

Ao ser notificada pela Vigilância Sanitária, por meio do programa Vigiágua, a Embasa coletou, ainda na última segunda-feira (23), amostras adicionais em nove pontos identificados como fora do padrão para os parâmetros de cor aparente (não causa riscos à saúde da população) e de coliformes totais. Os resultados, já encaminhados à Vigilância Sanitária de Formosa do Rio Preto, comprovam que a qualidade da água coletada nestes pontos atende ao que determina a legislação.

A Embasa ressalta, ainda, que a coleta das amostras, seu acondicionamento e transporte para análise em laboratório seguem as recomendações do Guia Nacional de Coleta e Preservação de Amostras: água, sedimento, comunidades aquáticas e efluentes líquidos (CETESB/ANA), que aborda sobre amostragem de águas para abastecimento humano e traz diretrizes e recomendações de assepsia do profissional e do local da coleta na rede distribuidora para não interferir na aferição dos parâmetros na amostra durante a análise laboratorial.

Os resultados das análises realizadas pelo controle de qualidade da Embasa são lançados no Sistema de Informações de Vigilância da Qualidade da Água para consumo humano (Sisagua). O município tem acesso a esse sistema por meio da Vigilância Sanitária. Além das 34 análises realizadas, mensalmente, em vários pontos da rede distribuidora de Formosa do Rio Preto, são realizadas, de duas em duas horas, análises da água bruta e tratada para garantir, ainda na fase de tratamento, o cumprimento da portaria que determina o padrão de potabilidade da água a ser distribuída para a população.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação da Embasa Unidade Regional de Barreiras (UNB)

Compartilhar no Whatsapp

UNIFASB conclui atividades do ‘Setembro Amarelo’ com palestra para colaboradores

Terça-feira, 01 de Outubro de 2019 / Região

Após atuar em diversas frentes, na comunidade, o Centro Universitário São Francisco de Barreiras (UNIFASB) concluiu as atividades da campanha Setembro Amarelo em 2019, com uma palestra sobre prevenção ao suicídio para os colaboradores da instituição, realizada no auditório João Altivo Bergamo, na sexta-feira (27). O evento organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), apresentado por três acadêmicos da Liga Acadêmica de Saúde Mental, do curso de Medicina, teve o apoio do psiquiatra Alexandre Rizkalla e do coordenador do curso de Psicologia, Cristian Morales.

A presidente da CIPA, Fabrícia Porto, informou que a UNIFASB tem realizado diversas atividades com foco na saúde dos funcionários. “A instituição sempre se preocupou com a qualidade de vida de quem trabalha aqui. Temos programas de saúde física e mental, voltados para a comunidade e também para aqueles que exercem seu trabalho na UNIFASB”. Ela disse ainda, que a unidade de ensino superior participa da campanha desde o início, em 2015. “Somos profissionais, mas antes de tudo somos seres humanos, cada um com suas fraquezas. Com a campanha aprendemos a valorizar a própria vida e a identificar outras pessoas que possam estar sofrendo com a depressão”, concluiu.

O coordenador Cristian Morales chamou a atenção para sintomas da depressão, que são tristeza; humor deprimido; perda de interesse por atividades que mais gosta; alteração do apetite e da libido; insônia; perda de energia ou fadiga fora do normal. O profissional destacou ainda a importância do diagnóstico precoce. “O objetivo, com essa palestra, não é falar apenas para quem está em um estágio avançado, mas para que todos consigam perceber a depressão no início, porque assim aumentam as chances de sucesso no tratamento”, refletiu.

Os acadêmicos dividiram a palestra em três módulos, com a contextualização e as informações gerais na primeira parte. Em seguida, foram abordadas as precauções que devem ser tomadas por quem sente os sintomas ou percebe os sinais em outras pessoas. Ao final, o emocionante relato de uma jovem que teve casos de depressão na família, passou por diversas tentativas de suicídio, mas sobreviveu e, atualmente, passa por terapia paralelo ao uso de medicamentos. O evento foi finalizado pelo professor Frederico Euler, do curso de Educação Física, com uma atividade recreativa à base de exercícios físicos. 


Blogbraga/Araticum Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

HOMEM É MORTO COM REQUINTE DE CRUELDADE EM IBOTIRAMA

Terça-feira, 01 de Outubro de 2019 / Região

No último domingo (29), por volta de 1h da manhã, uma equipe da Polícia Civil realizou o levantamento cadavérico da vítima de nome Mateus Ferreira Pergentino de 29 anos, vítima de homicídio. O crime aconteceu às margens da rodovia BA-160, nas proximidades do bairro São José em Ibotirama-BA.

O corpo do mesmo foi localizado com um corte no pescoço e lesões na região do crânio, as quais possivelmente foram produzidas por golpes de pedras.

A autoria e motivação do crime ainda são desconhecidas.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil local.


Blogbraga/24ª COORPIN

Compartilhar no Whatsapp

HOMEM É MORTO A GOLPES DE FACA EM ZONA RURAL DE IBOTIRAMA

Terça-feira, 01 de Outubro de 2019 / Região

Na última sexta-feira (27), por volta das 16h, uma equipe da Polícia Civil realizou o levantamento cadavérico da vítima de nome Atemilson Nascimento dos Santos de 46 anos. O mesmo foi vítima de homicídio por golpes de arma branca tipo faca em Lagoa das Carnaíbas, zona rual de Ibotirama-BA.

O corpo do mesmo foi localizado sem os sinais vitais e ao seu lado havia uma faca manchada de sangue, provavelmente a arma usada na ação criminosa. A autoria e motivação ainda são desconhecidas.

A Polícia Civil está investigando o crime. 


Blogbraga/24ª COORPIN

Compartilhar no Whatsapp

SANTA RITA DE CÁSSIA: JOVEM É MORTO POR DISPAROS DE ARMA DE FOGO NO BAIRRO NOVO HORIZONTE

Terça-feira, 01 de Outubro de 2019 / Região

Um jovem identificado como Eliel de Queiróz Assis, 21 anos, foi morto por disparos de arma de fogo enquanto caminhava na Rua Nova Força Novos Tempos, no bairro Novo Horizonte no município de Santa Rita de Cássia.

O crime aconteceu na noite desta segunda-feira (30/09), por volta das 21:30h. Na ocasião o SAMU foi acionado, mas apenas pôde constatar o óbito. Não há informações sobre os suspeitos, apenas que a vítima vinha sofrendo ameaças.

Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica removeu o corpo de Eliel para o necrotério onde passou por exame de necropsia nesta manhã de terça-feira (01).

O crime é investigado pela Polícia Civil. Eliel era solteiro e morava com a mãe.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

85ª CIPM PRENDE EM FLAGRANTE INDIVÍDUO COMETENDO ROUBO EM BARREIRAS

Terça-feira, 01 de Outubro de 2019 / Região

Nesta segunda-feira (30), por volta das 11h, a guarnição do comandante que se encontrava em Barreiras resolvendo assuntos administrativos foi solicitada por um cidadão que estava perseguindo um indivíduo que tinha acabado de tentar praticar um roubou nas proximidades do 10º BEIC abordo de uma bicicleta. 

Diante da solicitação, a guarnição o perseguiu e conseguiu deter José Vinicius Lopes dos Santos, vulgo Aranha, que após a abordagem e busca pessoal, confessou ter cometido os crimes de roubo na forma tentada e furto na forma consumada de uma bicicleta no centro da cidade de Barreiras-BA em frente a uma loja. 

Ato contínuo, foi localizada a vítima da tentativa de roubo que reconheceu o conduzido e informou que o mesmo a agrediu com empurrões e tentou puxar a sua bolsa pelo pescoço.

Diante dos fatos, vítima e autor foram conduzidos para a DP de Barreiras para a lavratura do flagrante tendo outras vítimas no momento da apresentação na DP reconhecendo o acusado por outros roubos.

85 CIPM ATENTA E VIGILANTE

Grandes poderes trazem grandes responsabilidades


Blogbraga/85ª CIPM

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: Produtores rurais entregam doação ao Hospital do Oeste

Terça-feira, 01 de Outubro de 2019 / Região

Categoria entregou o cheque simbólico, fruto do ingresso solidário da Bahia Farm Show

A maior unidade de saúde do oeste da Bahia, o Hospital do Oeste, está de “cara” nova. Dois setores da entidade passaram por obras e foram equipados para melhor atender aos pacientes e seus familiares. A intervenção é fruto do projeto Ingresso Solidário, da Bahia Farm Show, que destina parte da arrecadação da bilheteria para instituições filantrópicas. Esta é a sexta vez o Hospital é beneficiado com a doação. A entrega do cheque simbólico foi feita nesta segunda-feira (30), pela Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), entidade organizadora da Feira.

O montante doado foi de quase R$ 36 mil, ou seja, 55% a mais do que o valor do ano passado. Com o recurso, foi possível reformar o refeitório e o setor de bioimagem. O primeiro ganhou mesas e cadeiras novas, além de aparelhos de ar condicionado e cortina de ar, proporcionando um ambiente mais agradável para que pacientes e funcionários façam suas refeições. Já o segundo ganhou longarinas e climatização, oferecendo conforto e bem-estar aos pacientes internos e externos que esperam por exame.

“A Bahia Farm Show movimenta negócios e também solidariedade. Essa doação é a prova de que o produtor rural do oeste da Bahia tem responsabilidade social pela região onde vive. Começamos, há seis anos, com uma doação de R$ 9 mil, e conseguimos, ano após ano, aumentar esse valor. Os resultados alcançados beneficiam toda a população do oeste e até de outros estados que recorrem ao HO para atendimento”, ressaltou a coordenadora da Bahia Farm Show, Rosi Cerrato.

Setores como a pediatria, cardiologia e emergência também já foram contemplados com obras e aparelhagem financiados com a doação do ingresso solidário. O diretor do Hospital, Ivanildo Oliveira, destacou que a parceria entre a unidade de saúde e a associação que organiza a Feira é vital para que o hospital possa oferecer mais conforto e bem-estar ao seu público, em um momento tão doloroso e delicado. Segundo ele, o processo de seleção da ala a ser beneficiado leva em consideração a necessidade estrutural e também o número de pessoas beneficiadas.

Presente na cerimônia de entrega, o agricultor Helio Hoppe fez um apelo aos colegas produtores rurais e à sociedade em geral. “Isso aqui é resultado do esforço de muitos. Por isso, quero convidá-los a participar da Bahia Farm Show 2020, porque quanto mais pessoas passarem pelas bilheterias maior será o valor arrecadado e, consequentemente, doado. Queremos voltar ano que vem para doar ainda mais”.


Blogbraga/Ascom Aiba

Compartilhar no Whatsapp

Presidente Dutra, na região de Irecê, receberá Rui Costa nesta sexta-feira (04)

Terça-feira, 01 de Outubro de 2019 / Região

O governador Rui Costa estará na cidade de Presidente Dutra, região de Irecê, na próxima sexta-feira (04), a partir das 09h, onde na oportunidade vai entregar a recuperação da BA-225, que vai do entroncamento da rodovia BA-052 (Estrada do Feijão), passando pelo município de Presidente Dutra até Uibaí - trecho que tem aproximadamente 26 quilômetros de extensão.

Além disso, Rui Costa vai inaugurar a pavimentação com drenagem da Rua João Alves, sede do município. Na ocasião serão entregues também viaturas da Polícia Militar para reforçar a segurança nos munícios da região de Irecê.

Na área da saúde, o governador vai entregar uma Unidade Móvel do Programa de Rastreamento do Câncer de Colo de Útero e Mama para o Consórcio Público Interfederativo de Saúde de Irecê.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

85ª CIPM REALIZA BLITZ ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE SÃO DESIDÉRIO

Terça-feira, 01 de Outubro de 2019 / Região

Nesta segunda-feira (30), por volta das 11h, uma guarnição da 85ª CIPM lotada no município de São Desidério, realizou uma “Blitz Escolar” na escola municipal do Povoado do Angico, momento em que puderam estar bem próximo das crianças, fortalecendo a filosofia de polícia comunitária e aproximando a PM da comunidade escolar e das crianças.

85 CIPM ATENTA E VIGILANTE

Grandes poderes trazem grandes responsabilidades


Blogbraga/85ª CIPM

Compartilhar no Whatsapp

SECA: Ibama resgata 230 mil peixes na lagoa de Itaparica, em Xique-Xique

Segunda-feira, 30 de Setembro de 2019 / Região

Pelo terceiro ano consecutivo equipes de emergências ambientais do Ibama realizam salvamento de peixes ameaçados pela seca na lagoa de Itaparica, em Xique-Xique (BA). Desde 2017, cerca de 230 mil animais foram resgatados e transportados para o Rio São Francisco. Neste ano já foram transferidos 50 mil indivíduos na primeira etapa da ação.

A transferência para o Rio São Francisco é realizada em recipiente apropriado (transfish) e todo o processo é monitorado por analistas do Ibama, que controlam os níveis de salinidade e oxigenação da água. O índice de mortalidade durante o procedimento ficou abaixo de 3%. O nível aceitável para esse tipo de ação é de aproximadamente 10%. Dentre as espécies resgatadas estão cascudo, corvina, curimatã, mandi amarelo, piau, piaba, carí, traíra, pescada, sarapó e surubim.

O Ibama identificou, em 2016, elevada mortandade de peixes no complexo lagunar do Submédio São Francisco. Nesse ano, um grupo de pescadores artesanais realizou o salvamento sem acompanhamento técnico em Lagoas marginais do São Francisco, na Ilha do Gado Bravo, a maior do rio. Com baldes, redes improvisadas e materiais reciclados, como latas de tinta e cestas de bicicletas, eles resgataram cerca de 20 mil peixes.

Em 2017, com a mortandade de peixes intensificada pela seca severa, foi definido o plano de ação emergencial “SOS Lagoa Itaparica”, entre diversas instituições, para reverter o quadro. Nesse ano, as ações conjuntas resgataram 20 mil animais.

Em 2018 foram salvos 160 mil peixes na região, em quatro ações coordenadas pela Superintendência do Ibama na Bahia com apoio de unidades do Instituto em outros quatro estados do nordeste: Alagoas, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

Em 2019 a ação foi mantida no Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental (PNAPA) como ação de emergência ambiental, com gastos previstos de R$ 78 mil. Neste ano também foram incluídas ações de educação ambiental e a utilização da ferramenta metodológica do Sistema de Comando de Incidentes (SCI), com apoio do Prevfogo/Ibama.

O “SOS Lagoa Itaparica” reúne representantes do Ibama, Ministério Público do Estado da Bahia, Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), universidades, organizações não governamentais, prefeituras e de voluntários. A ação emergencial tem a finalidade de minimizar a mortandade de peixes, além de combater ilícitos ambientais que agravam impactos ambientais na região, como desmatamento, pesca predatória, lançamento inadequado de efluentes na água e ocupação irregular em Áreas de Preservação Permanente (APPs), entre outros.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) prepara um estudo para diagnóstico da situação do complexo lagunar, com o objetivo de identificar possíveis causas da mortandade de peixes e permitir a adoção de medidas capazes de interromper o dano ambiental. O Ibama realizará a apuração de responsabilidades administrativas que forem identificadas.


Blogbraga/Fonte: Assessoria de Comunicação do Ibama

Compartilhar no Whatsapp

Policial Militar lotado no Oeste da Bahia comete suicídio em Irecê

Segunda-feira, 30 de Setembro de 2019 / Região

Um soldado da Polícia Militar identificado por Lucas Pereira Alencar, 32 anos, tirou a própria vida na tarde desta segunda-feira (30), em Irecê, Centro Norte da Bahia.

Lucas Pereira, natural de Irecê, era lotado na 34ª Companhia Independente de Polícia Milita de Bom Jesus da Lapa, que pertence ao 10º BPM - Batalhão da Policia Militar, m Barreiras, na região Oeste do Estado.

Segundo informações da polícia, o caso ocorreu por volta das 13h30 na Rua D – 43, bairro Coopirecê. O soldado teria atirado contra a própria cabeça, utilizando uma pistola calibre 380.

O corpo do PM foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT). O caso está sendo apurado pelas Polícias Militar e Civil. Não há informações sobre local do velório e data do sepultamento.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: RONDESP OESTE - Valorização Profissional

Segunda-feira, 30 de Setembro de 2019 / Região

Na tarde desta segunda-feira (30), o Comando da RONDESP OESTE realizou uma reunião de entrega de certificados e de agradecimentos. Na ocasião foram elogiados os policiais militares que se destacaram na produtividade policial do mês de agosto e realizadas homenagens aos aniversariantes do mês de setembro.

O comandante da UOPM, Major PM Araken, agradeceu ainda a SD PM Idionara Garcia, policial militar lotada na RONDESP OESTE, que também é psicóloga e que realizou uma palestra voltada para a valorização da vida e prevenção ao suicídio.

RONDESP OESTE
“Braço forte do Oeste baiano”


Blogbraga/RONDESP OESTE

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Mimoaço Polícia Civil Sportime PM Unopar CISO Oeste Manutenção Online Celulares DM Reparos Casa da Ferramenta Silvano Santos Click Tec Grupo Marabá MaxCar Fontana Kenni Henke Mineiros Sutrans Dupará Açaí P&F Elo Aço Delicia Contabilidade Rondon Evolucao Capital Imóveis Dr. Márcio Rogério Bem Brasil Pastel Rabelo Extreme Apple Shop Dique Denuncia CMO DBT Jaú Epis BA Neli Coyote Fashion Work Imperial Global Paraíba Guarda Municipal G7 Vida Farma DPVAT Barreiras Luz motos