Embasa Governo da Bahia

NOTÍCIAS

Bombeiros tentam há mais de uma semana controlar incêndio na serra da Bandeira em Barreiras

Sexta-feira, 09 de Outubro de 2020 / Região

O 17° GBM de Barreiras/BA, vem tentando combater as chamas do incêndio que começou nos dias (01 e 02/10) quinta e sexta, iniciado o combate na serra da Bandeira que pendura até o dia de hoje (09/10). 

No comando da equipe do 17° GBM o Ten Rodrigues, juntamente com os florestais comandados pelo SubTen Reubes, tendo apoio de três aeronaves. O fogo atingiu uma grande área do platô da serra da Bandeira, chegando algumas fazendas do Km 30, zona rural do referido município. 

No momento controlado, a guarnição do 17° está monitorando.


Blogbraga/Reportagem: Marlon

Compartilhar no Whatsapp

Região de Irecê: CIPE apreende moto roubada em América Dourada

Sexta-feira, 09 de Outubro de 2020 / Região

Policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido apreenderam no final da tarde de quarta-feira (07), uma motocicleta Honda, modelo Biz, cor preta, placa OUH-1754 com restrição de furto/roubo, na comunidade Soares, município de América Dourada, região de Irecê. As informações são da CIPE Semiárido.

A corporação informou que as características consultadas da motocicleta eram as mesmas, porém o chassi era outro, ao ser consultado o chassi, apresentou restrições de roubo, sendo a placa original OUH-2594 de Feira de Santana.

Ainda segundo a PM, o proprietário não foi encontrado e o veículo foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Irecê para as devidas providências.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Chapada Diamantina: Bombeiros atuam em quatro regiões atingidas por incêndios florestais

Sexta-feira, 09 de Outubro de 2020 / Região

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) atua em quatro frentes de combate a incêndio: Andaraí, Morpará, Barreiras e Barra. Os militares atuam com o apoio de aeronaves modelo airtractor, do programa Bahia Sem Fogo, brigadistas voluntários, integrantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Prevfogo (Ibama) e população local. As equipes são divididas em áreas e as equipes mantêm contato direto com os pilotos dos aviões, para identificarem possíveis novos focos de difícil acesso, bem como articular as estratégias de combate.

Com temperaturas que podem passar dos 41ºC e sensação térmica ainda mais alta, os métodos utilizados pelos bombeiros são o abafamento, resfriamento, além da retirada de material combustível, como galhos de árvores e folhas. A água é um recurso escasso para esse tipo de atuação, tendo em vista que os combates acontecem distante de estradas, o que impossibilita por exemplo, a chegada do caminhão e até das mangueiras. Por isso, a ação é muito mais complexa e requer muito mais tempo, a depender da região atingida.

Sendo a maioria dos locais de difícil acesso, os militares e as equipes que estão dando apoio percorrem quilômetros a pé, com equipamentos como mochilas costais e sopradores (que juntos pesam mais de 30 quilos). Além das altas temperaturas, a baixa umidade do ar e os ventos fortes são outros agravantes. Os animais também são outra preocupação dos combatentes, que tentam retirá-los ao máximo das áreas atingidas, deixando-os em segurança. 

Depois que os bombeiros dão o incêndio por controlado, seguem o protocolo de manter o monitoramento por cerca de 72 horas (de acordo com as condições climáticas) quando os militares percorrem a pé, as áreas atingidas para visualizarem algum possível foco de reignição, só depois desse período o incêndio pode ser dado como extinto. 

“Estamos com total atenção para essas áreas atingidas. Temos enviado especialistas em combate a incêndios florestais, além de termos o apoio da sociedade civil. É importante lembrar que durante todo o processo de combate orientamos os moradores locais sobre os cuidados que devem ser tomados, pois o fogo pode sair do controle com muita rapidez e com isso atingir grandes áreas. Por isso, todo cuidado e precaução são fundamentais”, concluiu capitão BM Murilo Rocha.

Durante todo o percurso, os militares orientam os moradores sobre os riscos de atear fogo de forma indiscriminada, segundo as literaturas acadêmicas cerca de 95% dos incêndios em vegetação são causados pela ação humana.


Blogbraga/Fonte: Ascom | CBMBA

Compartilhar no Whatsapp

38 mil pés de maconha são erradicados em Irecê, João Dourado, Xique-Xique e em outros municípios

Sexta-feira, 09 de Outubro de 2020 / Região

Trinta e oito mil pés de maconha foram erradicados nos municípios de Juazeiro, Curaçá, Campo Formoso, Jacobina, Irecê, João Dourado e Xique-xique durante operação finalizada na manhã desta quinta-feira (8). A ação, iniciada no último dia 30 de setembro, contou com equipes das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes) Semiárido e Caatinga, Polícia Federal, Polícia Civil, Corpo de Bombeiro Militar e Exército Brasileiro.

“A Operação Muçambê já vem há quatro anos localizando as drogas na região conhecida como ‘polígono da maconha’. Estamos utilizando a tecnologia do georreferenciamento para identificar as roças, com essas informações, realizamos a operação”, informou o comandante da Cipe Semiárido, major Carlos Maltez Filho.

As roças foram incineradas e parte da droga apresentada na Delegacia da Polícia Federal em Juazeiro.


Blogbraga/Fonte: SSP-BA

Compartilhar no Whatsapp

Bahia comemora Dia Mundial do Algodão neste 7 de outubro

Sexta-feira, 09 de Outubro de 2020 / Região

No dia 7 de outubro, Dia Mundial do Algodão, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) mobilizou produtores, trabalhadores e pessoas ligadas à moda e ao setor produtivo, que demonstraram o orgulho da Bahia ser o segundo maior produtor de algodão do Brasil, e de usarem a fibra no dia-a-dia. Criado no ano passado em durante reunião do International Cotton Advisory Comitte (ICAC) em Genebra, na Suíça, o Dia Mundial do Algodão no Brasil contou com o tema “Algodão, a fibra que movimenta o Brasil”, e integrou a Campanha “Sou de Algodão”, desenvolvida pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), com o apoio do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), Fundeagro, e entidades de produtores de algodão dos estados.

“No ano passado nesse dia, estava em Genebra, na Organização Mundial do Comércio (OMC), no lançamento do primeiro Dia Mundial do Algodão. Para mim, ficou clara a importância que o algodão tem no Mundo, não somente no aspecto econômico, mas no social. É uma cultura que envolve mais de 1 milhão de pessoas ao redor do mundo. Parabéns aos produtores e todos aqueles que estão inseridos dentro da cadeia produtiva”, reforça o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato. Na Bahia, fotos e vídeos foram postados ao longo de todo o dia nas redes sociais, valorizando o uso da fibra no dia-a-dia, com destaque para a tecnologia empregada, altas produtividades otimizando o uso das áreas e a inserção dos critérios de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente na produção de algodão no Oeste da Bahia.

Além de demonstrar o orgulho de ser produtora de algodão, Alessandra Zanotto Costa, também aproveitou o dia para relembrar a sua relação com a fibra. “Foi através do algodão e de pessoas que trabalhavam com algodão que busquei me conectar com o Agro. É uma cultura exigente e complexa, mas apaixonante, que nos mostra que não há margem para risco, tampouco podemos desconsiderar cada detalhe que ocorre em cada etapa da safra, seja na escolha da tecnologia, no manejo, na colheita e até no transporte da fibra para o cliente”, afirma.  O vice-governador da Bahia, João Leão, parabenizou os produtores de algodão que apoiam no desenvolvimento socioeconômico do estado. “A Bahia é hoje campeã na agricultura industrializada, nosso agricultores são industriais da cultura e do fomento, e temos a maior produtividade do Brasil e do Mundo. É a Bahia caminhando graças a associações como Abapa que reúne os produtores de algodão”, reforça.

O estado contribui com a participação de 25% da safra nacional, sendo considerada a área agrícola com a maior produtividade de algodão não irrigado do mundo. Com o fim da colheita na safra 2019/2020, no último mês de setembro,  a previsão é que seja mantida a produção de 1,5 milhão de toneladas (fibra e caroço) repetindo os bons números da safra passada, com a produtividade média de 310 arrobas de algodão em caroço por hectare, em uma área total de 313.566 mil hectares. Os produtores estão na fase de vazio sanitário e a previsão é que o plantio do algodão da safra 2020/2021, tenha início em todas as áreas agrícolas a partir do dia 20 de novembro.

Sobre a data - O Dia Mundial do Algodão (#WorldCottonDay) foi criado no ano passado sendo uma iniciativa do International Cotton Advisory Committee (ICAC), com outras entidades internacionais como FAO, Organização Mundial do Comércio (OMC), United Nations Conference of Trade and Development (UNCTAD) e o International Trade Center (ITC). Este ano, mais de 50 países, dentre os quais o Brasil, estão empenhados em mostrar para os mais diversos públicos, que a pluma natural, biodegradável e sustentável é sempre uma boa escolha.  


Blogbraga/Assessoria de Imprensa Abapa

Compartilhar no Whatsapp

Capitão Tavares coordenador da CICOM de Irecê, e namorada sofrem acidente na BA-052 região de Piritiba/BA; Vídeo

Quinta-feira, 08 de Outubro de 2020 / Região

O coordenador do Centro Integrado de Comunicação (CICOM), em Irecê, o capitão da Polícia Militar da Bahia, Lourival Tavares de Barros Júnior, e sua namorada Kaila Dourado de Oliveira e a filha dela sofreram um grave acidente em um trecho da rodovia BA-052. As informações são do site Bnews.

O acidente ocorreu na tarde do último domingo (04), por volta das 15h, entre Mundo Novo e Porto Feliz região de Piritiba/BA. Eles estavam retornando de Salvador para Irecê. De acordo com a Capitão Tavares, a culpa do acidente é da empresa que realiza obras na via e não sinalizou o local.

Segundo Tavares Júnior, por conta do pó de brita espalhado na pista, o carro que dirigia derrapou perdendo o controle, vindo a capotar várias vezes e caiu em uma ribanceira. “Kaila e Beatriz ficaram desacordadas por alguns minutos e eu não. Logo saí do carro e fui em busca de socorro. Duas horas depois demos entrada no Hospital de Piritiba", disse Tavares.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: MOTORISTA DO CARRO QUE PEGOU FOGO AO COLIDIR CONTRA ÁRVORE NA BR-135 MORRE NO HOSPITAL DO OESTE

Quinta-feira, 08 de Outubro de 2020 / Região

Antonio Lisboa Vale, 65 anos, natural de Crateús/CE, não resistiu aos ferimentos sofridos após saída de pista e colisão contra uma árvore às margens da BR-135 trecho que liga Barreiras a Riachão das Neves próximo à ponte do Rio Branco.

O acidente aconteceu no dia 29/09/2020, na ocasião o veículo um VW/Voyage pegou fogo, Antonio Lisboa e uma mulher que estava no carona foram resgatados por populares e socorridos pelo SAMU.

Após oito dias internado no Hospital do Oeste, após uma parada cardiorrespiratória, o óbito foi constatado às 10h57min desta quarta-feira (07). O corpo do Sr. Antonio Lisboa foi transferido para o necrotério do DPT onde após necropsia foi liberado aos familiares para o sepultamento.

Não temos informações sobre o estado de saúde da mulher que estava no carona na ocasião do acidente.

Clique no link e relembre a matéria:

http://blogbraga.com.br/?Pagina=Noticias&Titulo=barreiras-veiculo-sai-da-pista-bate-contra-uma-arvore-e-pega-fogo-na-br-135-casal-e-socorrido-a-tempo&Id=87724


BlogBraga: Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: BOLETIM INFORMATIVO CORONAVÍRUS 4.869 CASOS POSITIVOS PARA COVID-19 DESDE A PANDEMIA, 4.559 PACIENTES CURADOS E 86 ÓBITOS

Quinta-feira, 08 de Outubro de 2020 / Região

Barreiras mantém o percentual acima de 93% de pessoas curadas da Covid-19

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram identificados 31 (trinta e um) novos casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19), preenchendo os critérios indicativos para coleta. Trata-se de 17 (dezessete) pessoas do sexo feminino com idades entre 22 e 66 anos, e 14 (quatorze) pessoas do sexo masculino com idades entre 22 e 53 anos.

Informa ainda, que no dia de hoje foram concluídos 140 (cento e quarenta) resultados, sendo que 92 (noventa e dois) testaram negativo e 48 (quarenta e oito) testaram positivo. Os 92 (noventa e dois) casos que testaram negativo, trata-se de 39 (trinta e nove) pessoas do sexo feminino com idades entre 19 e 90 anos, e 53 (cinquenta e três) pessoas do sexo masculino com idades entre 03 e 93 anos.

Já os 48 (quarenta e oito) casos que testaram positivo, trata-se de 31 (trinta e uma) pessoas do sexo feminino, com idades entre 16 e 59 anos. Destas, 14 (quatorze) são sintomáticas, 13 (treze) tiveram contato com caso confirmado, sendo 01(uma) profissional de saúde, e 04 (quatro) preencheram os requisitos para coleta. E 17 (dezessete) pessoas do sexo masculino, com idades entre 23 e 77 anos. Destes, 10 (dez) são sintomáticos, sendo 02 (dois) profissionais de saúde, 04 (quatro) tiveram contato com caso confirmado, e 03 (três) preencheram os requisitos para coleta. Dos 48 (quarenta e oito) casos positivos, 42 (quarenta e dois) foram confirmados mediante Teste Rápido, assim como 85 (oitenta e cinco) dos 92 (noventa e dois) que testaram negativo, totalizando 127 (cento e vinte e sete) que não foram diminuídos dos 166 (cento e sessenta e seis) que aguardavam resultado.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 4.869 (quatro mil oitocentos e sessenta e nove) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 4.559 (quatro mil quinhentos e cinquenta e nove) estão recuperados, 216 (duzentos e dezesseis) estão em isolamento domiciliar, 08 (oito) estão internados, e o município registra 86 (oitenta e seis) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 184 (cento e oitenta e quatro).

Barreiras contabiliza hoje 12.859 (doze mil oitocentos e cinquenta e nove) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 6.810 (seis mil oitocentos e dez) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.


BlogBraga: Repórter Paiva/ DIRCOM

Compartilhar no Whatsapp

Nota de pesar pelo falecimento de Jailson Mendes Brito, ex-gerente da Caixa Econômica Federal de Barreiras

Quarta-feira, 07 de Outubro de 2020 / Região

A Câmara Municipal de Barreiras, por meio do presidente Eurico Queiroz Filho, lamenta profundamente o falecimento de Jailson Mendes Brito, ocorrido nesta quarta-feira, 07, em São Paulo. Ele tinha 64 anos. 

Jailson Mendes Brito, foi gerente da Caixa Econômica Federal de Barreiras de 1981 a 2009, onde com seu jeito simples de ser fez muitas amizades e com bastante profissionalismo promoveu o fechamento de grandes negócios visando  o fortalecimento dos clientes e da região.  

Jailson Mendes Brito, deixa a esposa Siomara Ayres Coimbra Neta, e os filhos, Maria Coimbra Brito e Henrique Coimbra Brito. A Câmara de Vereadores, apresentando condolências, divide este momento de dor com familiares e amigos e pede a Deus que conforte o coração de todos por esta grande perda.

 


Blogbraga/ASCOM- Câmara Municipal de Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

PRF intensifica fiscalização a veículos de duas rodas na região oeste da Bahia

Quarta-feira, 07 de Outubro de 2020 / Região

Durante atividades, 12 motocicletas e 1 automóvel foram recolhidos ao pátio por irregularidades na documentação, estado de conservação e ausência de equipamentos obrigatórios.

A Polícia Rodoviária Federal na Bahia realizou nesta segunda-feira (05), um comando, intensificando a fiscalização a veículos de duas rodas e assegurando aos usuários das rodovias mais segurança e fluidez no trânsito. As ações aconteceram em Formosa do Rio Preto, distante 150 quilômetros de Barreiras.

Muitos dos acidentes registrados nas rodovias federais da Bahia em 2020 envolveram motocicletas, motonetas ou ciclomotores. Atento a esta situação e com o objetivo de reduzir acidentes, a PRF vem realizando ações, reforçando a fiscalização a veículos de duas rodas.

Durante os procedimentos de fiscalização, 61 pessoas e 57 veículos foram fiscalizados, e destes últimos, 13 recolhidos ao pátio da PRF por apresentarem irregularidades impossíveis de serem sanadas no local ou por comprometerem a segurança dos usuários da rodovia.

A PRF alerta que o crescente número de motocicletas em circulação no trânsito das cidades brasileiras tem sido acompanhado pelo aumento de acidentes envolvendo este tipo de veículo, o que faz necessário o desencadeamento de operações temáticas como esta, a fim de prevenir a ocorrência de acidentes, cometimentos de infrações de trânsito e crimes, principalmente, em situações que envolvam veículos de duas rodas.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

Fim da viagem: Três passageiras de ônibus são presas na Chapada Diamantina (BA) com seus travesseiros recheados de cocaína

Quarta-feira, 07 de Outubro de 2020 / Região

Com as jovens, os agentes federais encontraram 09 kg do entorpecente.

Três mulheres foram presas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde de ontem (05), elas foram flagradas transportando cocaína em um ônibus interestadual de passageiros que seguia de Alta Floresta (MT) para Recife (PE).

A ação foi registrada em Seabra (BA), quando as agentes federais fiscalizavam o KM 408 da BR 242 e, por volta das 15h45 abordaram um ônibus para verificação.

A primeira passageira flagrada demonstrou nervosismo e contradição ao responder os questionamentos da equipe. Suspeitando de alguma irregularidade, os policiais realizaram busca minuciosa em seus pertences e encontraram dentro do seu travesseiro 3 kg de cocaína. Questionada, a jovem, de 19 anos, informou que recebeu a droga em Cuiabá (MT) para transporta-a até Maceió (AL) e que receberia a quantia de R$3.000,00.

No decorrer dos procedimentos, outra mulher demonstrou inquietação com a presença da equipe, sendo encontrado também em seu travesseiro, 2 kg de cocaína. A mulher, de 27 anos, relatou o já informado anteriormente pela primeira passageira, que havia recebido a droga em Cuiabá (MT) para transporta-a até Maceió (AL), onde receberia   o mesmo valor.

Após os dois flagrantes, os PRFs ainda encontraram na sacola de uma terceira mulher, de 21 anos, 04 kg de cocaína. Esta por sua vez, informou que recebeu a droga em Goiânia (GO) para levá-la até Aracaju (SE). A passageira acrescentou que receberia R$ 500,00 por cada tablete entregue, totalizando a quantia de R$ 2.000,00.

As três passageiras foram presas e encaminhadas à Delegacia de Polícia Judiciária local e responderão por tráfico de drogas.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: Atividade leiteira no Oeste ganhará impulso com a construção de laticínio da agricultura familiar

Quarta-feira, 07 de Outubro de 2020 / Região

O sistema produtivo de leite da agricultura familiar desponta como um segmento promissor para alavancar a economia do Oeste Baiano. Nesta terça-feira (06), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), assinou convênio com a Cooperativa dos Produtores de Leite do Oeste da Bahia (Cooperleite), no valor de R$2,3 milhões, para construção de um laticínio, no município de Barreiras. 

O empreendimento será o maior laticínio da agricultura familiar na região, e vai gerar emprego e renda para 186 famílias agricultoras. A expectativa é dobrar a produção anual da Cooperleite, que atualmente é de 9 milhões de litros de leite.

O secretário da SDR, Josias Gomes, destacou que o momento é histórico e promissor, pois a produção de leite no Oeste será impulsionada: “Nós temos aqui sistemas produtivos pujantes a exemplo da piscicultura, mandiocultura e do leite, que é, sem dúvida, um dos sistemas produtivos mais importantes no desenvolvimento rural. A construção desse laticínio vem para consolidar o leite como polo importante de desenvolvimento econômico para agricultores familiares”. 

O investimento destinado à construção do laticínio é realizado pelo projeto Bahia Produtiva, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à SDR, a partir de acordo de empréstimo entre o Governo do Estado e o Banco Mundial. 

A Cooperlleite, que ficará responsável pelo laticínio, também já foi contemplada com equipamentos, a exemplo de resfriadores, semeadeira, quatro plantadeiras, quatro colhedoras de forragem, distribuidor de calcário e adubo, pulverizador, roçadeira, grade aradora, triturador de grãos, misturador de ração, trator e um caminhão. Além disso, a cooperativa recebe assistência técnica e extensão rural (Ater) contínua. 

O presidente da Cooperleite, José de Jesus Domingues, afirmou que os investimentos do Projeto Bahia Produtiva vieram "não só para aumentar a produção, mas também para elevar a autoestima do agricultor e fortalecer a bacia leiteira o Oeste da Bahia". Segundo ele, agora será possível produzir ração com mais qualidade e ter mais competitividade no comércio da bovinocultura de leite.  

Wilson Dias, diretor-presidente da CAR, ressaltou que a construção do laticínio, bem como os equipamentos já entregues são de extrema importância para dinamizar a base de produção da bovinocultura leiteira: “Com esse desenvolvimento tecnológico é possível o agricultor sair de uma produção de três ou quatro litros por dia, para mais de 20 litros, além de aumentar o tempo de ordenha anual de 200 dias para 310 dias. Isso significa mais produção e renda para quem está envolvido na cadeia do leite”. 

Na assinatura do convênio com a Cooperleite, participaram do evento representantes de Associações, Cooperativas e Sindicatos Rurais do Território Bacia do Rio Grande, bem como secretários municipais de agricultura e técnicos da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), unidade da SDR.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: Nota de pesar pelo falecimento da psicóloga Andréa Manfredini

Quarta-feira, 07 de Outubro de 2020 / Região

A Câmara Municipal de Barreiras lamenta profundamente o falecimento da psicóloga Andréa Manfredini, ocorrido nesta terça-feira, em Brasília. Andréa era filha da diretora administrativa da Escola Monteiro Lobato, Ana Manfredini, e atuava na Unidade 2 na cidade de Luís Eduardo Magalhães.

Andréa Manfredini, além de amiga afetuosa vai deixar boas lembranças como profissional. A Câmara de Vereadores por meio do presidente, Eurico Queiroz Filho, apresenta as mais sinceras condolências aos amigos e familiares de Andréa Manfredini, rogando a Deus que conforte o coração de todos neste momento de dor.


Blogbraga/ASCOM – Câmara Municipal de Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

BAIANÓPOLIS: 83ª CIPM FAZ PARADA PARA HOMENAGEAR OS SGT PM BALBINO E SGT PM AGENOVAIS

Quarta-feira, 07 de Outubro de 2020 / Região

Foi realizada nesta terça-feira (06), em Baianópolis, pela 83ª CIPM, uma parada na sede do pelotão para celebrar a passagem para a reserva dos Sgt PM Balbino e Sgt PM Agenovais, do 4º pelotão. A parada foi presidida pelo comandante da unidade, o Maj PM Vinícius, que os condecorou com a placa comemorativa da unidade.

Apesar do público reduzido em razões da saúde pública atual, familiares dos PMs homenageados e autoridades locais estiveram presentes na solenidade para prestigiá-los.

Sgt PM Balbino passou para a reserva remunerada em 21 de novembro de 2019, enquanto que a reserva do Sgt PM Agenovais foi publicada em 22 de setembro de 2020. Ambos estiveram a frente do destacamento de Baianópolis e agora compõem as fileiras dos combatentes que combateram o bom combate em prol da ordem e justiça na sociedade.

83ª CIPM – A paz é fruto da Justiça


BlogBraga: Repórter Paiva/ 83 CIPM/ 4º PEL. BAIANÓPOLIS

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: SECRETARIA DE SAÚDE INFORMA MAIS DOIS ÓBITOS POR COVID-19 E O NÚMERO SOBE PARA 86 VÍTIMAS

Quarta-feira, 07 de Outubro de 2020 / Região

Mais dois óbitos por COVID-19 foram registrados no município de Barreiras, pacientes com 88 e 49 anos respectivamente.

Na manhã do domingo (04), a Secretaria Municipal de Saúde registrou o 85º óbito decorrente da Covid-19, ocorrido no Hospital do Oeste (HO). O paciente de 88 anos sofria de doença pulmonar obstrutiva crônica, câncer e estava internado na unidade hospitalar desde o dia 13 de setembro. Apesar de todo empenho e dedicação da equipe de saúde, não resistiu aos avanços do novo Coronavírus agravados pelas comorbidades.

Na tarde desta terça-feira (06), A Secretaria de Saúde de Barreiras informou o 86° óbito por Covid-19. O paciente de 49 anos, estava internado desde o dia 18 de setembro no Hospital do Oeste, e apesar de todo o suporte da equipe multiprofissional, não resistiu ao avanço do novo Coronavírus, agravado pelo histórico de diabetes e doença neurológica crônica.

A Secretaria de Saúde nesse momento, se solidariza com os familiares e amigos do paciente, reafirmando a defesa intransigente pela vida, mantendo todos os esforços necessários na promoção da assistência médica e a todas as pessoas que venham necessitar do atendimento especializado para Covid-19 no município de Barreiras.

Reforça ainda a atenção e colaboração da população nos cuidados individuais e essenciais, como o uso obrigatório de máscaras, higienização das mãos, cumprimento dos decretos municipais e principalmente, o distanciamento social, evitando aglomerações.


BlogBraga: Repórter Paiva/ DIRCOM

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: BOLETIM INFORMATIVO CORONAVÍRUS 4.821 CASOS POSITIVOS PARA COVID-19 DESDE A PANDEMIA, 4.537 PACIENTES RECUPERADOS E 86 ÓBITOS

Quarta-feira, 07 de Outubro de 2020 / Região

Barreiras alcançou hoje o percentual acima de 94% de pessoas curadas da Covid-19

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram identificados 31 (trinta e um) novos casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19), preenchendo os critérios indicativos para coleta. Trata-se de 18 (dezoito) pessoas do sexo feminino com idades entre 18 e 82 anos, e 13 (treze) pessoas do sexo masculino com idades entre 08 e 80 anos.

Informa ainda, que no dia de hoje foram concluídos 60 (sessenta) resultados, sendo que 49 (quarenta e nove) testaram negativo e 11 (onze) testaram positivo. Os 49 (quarenta e nove) casos que testaram negativo, trata-se de 25 (vinte e cinco) pessoas do sexo feminino com idades entre 15 e 59 anos, e 24 (vinte e quatro) pessoas do sexo masculino com idades entre 03 e 71 anos.

Já os 11 (onze) casos que testaram positivo, trata-se de 04 (quatro) pessoas do sexo feminino, com idades entre 30 e 70 anos. Destas, 01 (uma) é sintomática, 03 (três) tiveram contato com caso confirmado, sendo 01 (uma) profissional de saúde. E 07 (sete) pessoas do sexo masculino, com idades entre 09 e 88 anos. Destes, 03 (três) são sintomáticos, 03 (três) tiveram contato com caso confirmado, sendo 01 (um) profissional de saúde e 01 (um) preencheu os requisitos para coleta. Dos 11 (onze) casos positivos, 03 (três) foram confirmados mediante Teste Rápido, assim como 37 (trinta e sete) dos 49 (quarenta e nove) que testaram negativo, totalizando 40 (quarenta) que não foram diminuídos dos 155 (cento e cinquenta e cinco) que aguardavam resultado.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 4.821 (quatro mil oitocentos e vinte e um) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 4.537 (quatro mil quinhentos e trinta e sete) estão recuperados, 190 (cento e noventa) estão em isolamento domiciliar, 08 (oito) estão internados, e o município registra 86 (oitenta e seis) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 166 (cento e sessenta e seis).

Barreiras contabiliza hoje 12.701 (doze mil setecentos e um) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 6.718 (seis mil setecentos e dezoito) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.


BlogBraga: Repórter Paiva/ DIRCOM

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: MORRE NO HOSPITAL DO OESTE SEGUNDA VÍTIMA DE BRIGA GENERALIZADA NO RIACHINHO

Terça-feira, 06 de Outubro de 2020 / Região

Morreu por volta das 13h40min desta terça-feira (06), Gilmar Dias de Sena da Silva, 54 anos, natural de Barreiras/BA, vítima de disparo de arma de fogo e arma branca (faca), durante confusão e briga no povoado de Riachinho em Barreiras.

O fato aconteceu na noite do último sábado (03). Na ocasião Gilmar chegou a ser socorrido pelo SAMU e encaminhado em estado muito grave para o Hospital do Oeste onde apesar dos esforços da equipe médica não resistiu.

O corpo foi transferido para o necrotério do Departamento de Polícia Técnica para necropsia e depois liberado aos familiares para o sepultamento.

Na mesma noite da confusão, Manoel Oliveira Santos, 37 anos, natural de Angical/BA, também não resistiu aos sérios ferimentos que sofreu por arma branca.

A Polícia continua com as investigações.

Veja matérias relacionadas nos links abaixo:

http://blogbraga.com.br/?Pagina=Noticias&Titulo=barreiras-homem-esfaqueado-no-povoado-de-riachinho-morre-no-hospital-do-oeste&Id=87934

http://blogbraga.com.br/?Pagina=Noticias&Titulo=barreiras-tiroteio-e-facada-no-povoado-de-riachinho-deixa-pelo-menos-duas-pessoas-gravemente-feridas&Id=87931


BlogBraga: Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

24ª COORPIN/BOM JESUS DA LAPA: Polícia cumpre mandado de prisão

Terça-feira, 06 de Outubro de 2020 / Região

Foto: Arquivo Blogbraga

A Polícia Civil da BA, através do Núcleo de Inteligência e Serviço de Investigação da 24ª COORPIN/Bom Jesus da Lapa, com o apoio da Delegacia de Capturas e Polícia Interestadual (DCPI) de Brasília, deflagrou na tarde desta terça-feira (06), uma operação de captura da pessoa de iniciais J.F.S, que estava foragido há mais de 16 anos da Justiça Baiana.

O nacional J.F.S, praticou um crime brutal no ano de 2003 contra a menor Ivete de Souza, de apenas 2 anos de idade, na cidade de Serra do Ramalho - BA.  

À época apurou-se que, durante seis dias, o réu J.F.S, padrasto da criança, juntamente com a Mãe e outra mulher, alegando a necessidade de se fazer um "trabalho" para livrar a menor de um feitiço, praticou diversos atos de crueldade inclusive atos libidinosos, e, diante de tanta dor e sofrimento Ivete não resistiu aos ferimentos e faleceu.

Durante 5 meses, o Núcleo de Inteligência da 24ª COORPIN Bom Jesus da Lapa, chefiada pelo Coordenador Regional Jackson Trindade e o Delegado Titular Marcos Aurélio, realizou intenso trabalho de investigação, incluindo levantamentos nos Estados de SP e DF onde acabou logrando êxito em encontrar o fugitivo na cidade Satélite de Planaltina.

A Polícia Civil informa que a contribuição da população através do Disque Denúncia 181 é de suma importância no combate ao crime, reiterando os laços de confiança junto a toda sociedade.


Blogbraga/24ª COORPIN/Bom Jesus da Lapa

Compartilhar no Whatsapp

Homem morre em confronto com policiais militares em Xique-Xique/BA

Terça-feira, 06 de Outubro de 2020 / Região

Homem foi socorrido para o Hospital Julieta Viana, em Xique-Xique, mas não resistiu aos ferimentos — Foto: Reprodução

Um homem morreu após confronto com policiais militares na madrugada desta terça-feira (06), na Rua, Bairro Guazinim, em Xique-Xique. As informações foram divulgadas pela Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido.

Segundo informações da PM, em rondas pela cidade, os policiais foram informados por telefone que suspeitos estariam comercializando entorpecentes e exibindo armas em via pública.

De acordo com a Polícia Militar, ao chegar no local, ao avistar a viatura, um dos suspeitos entrou em uma casa e, sem seguida, atirou contra os militares, que revidaram. Na troca de tiros, o homem foi atingido.

A PM informou ainda que o suspeito foi socorrido para o Hospital Municipal Julieta Viana, mas não resistiu aos ferimentos. Um revólver calibre 38 foi apreendido, além de maconha e crack.

O caso vai ser registrado na Delegacia de Polícia Civil de Xique-Xique.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Em Riachão das Neves (BA), homem é flagrado pela PRF sem capacete e com motocicleta roubada

Terça-feira, 06 de Outubro de 2020 / Região

Indagado, ele relatou que havia comprado a moto há 04 meses e que não sabia da irregularidade.

Um homem foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) após ser flagrado conduzindo uma motocicleta roubada e com os elementos identificadores adulterados. A ação foi registrada por volta das 09h, no KM 78 da BR 135, trecho do povoado de entroncamento, pertencente ao Município de Riachão Das Neves/BA.

Durante fiscalização no trecho, os PRFs avistaram o condutor de uma Honda /CG 150 Titan transitando sem capacete e realizaram a abordagem. Durante o procedimento, a equipe identificou diversas adulterações nos elementos caracterizadores da motocicleta não condizia com placa que estava na moto.

Questionado pelos agentes federais sobre a origem do veículo, o homem informou que havia adquirido há quatro meses, pagando uma quantia de R$2.800,00 reais, que pertencia a uma mulher que teria adquirido através de um leilão.

Diante dos fatos, o homem foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Judiciária local onde serão adotadas as medidas cabíveis.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

CRISTÓPOLIS: 83 CIPM ATRAVÉS DO 5º PEL. REALIZA NOVA FASE DA OPERAÇÃO DISTRITO

Terça-feira, 06 de Outubro de 2020 / Região

CRISTÓPOLIS: 83 CIPM ATRAVÉS DO 5º PEL. REALIZA NOVA FASE DA OPERAÇÃO DISTRITO

No domingo (04), a bordo da viatura de prefixo 9.8314, a Guarnição composta pelo CB PM Márcio (CMT), SD PM Aires (MOT), Patrulheiros CB PM Gerson, CB PM Ailton, SD PM AMÉRICO, às 10h00min, deu início à Operação Distrito.

Resultado da operação:

35- Pessoas abordadas

08- Carros abordados

09- Motos abordadas

Foram Efetuadas rondas no centro, povoado Água Doce e Distrito de Cantinho. A operação foi finalizada sem nenhuma alteração.

A operação foi finalizada às 18h do dia 04 de outubro de 2020.

83ª CIPM – A paz é fruto da Justiça.


BlogBraga: Repórter Paiva/ 83 CIPM/ 5º PEL. PM CRISTÓPOLIS

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: BOLETIM INFORMATIVO CORONAVÍRUS 4.810 CASOS POSITIVOS PARA COVID-19 DESDE A PANDEMIA, 4.488 PACIENTES CURADOS E 84 ÓBITOS

Terça-feira, 06 de Outubro de 2020 / Região

Barreiras mantém o percentual acima de 93% de pessoas curadas da Covid-19

 

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram identificados 77 (setenta e sete) novos casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19), preenchendo os critérios indicativos para coleta. Trata-se de 37 (trinta e sete) pessoas do sexo feminino com idades entre 09 e 62 anos, e 40 (quarenta) pessoas do sexo masculino com idades entre 12 e 68 anos.

Informa ainda, que no dia de hoje foram concluídos 78 (setenta e oito) resultados, sendo que 49 (quarenta e nove) testaram negativo e 29 (vinte e nove) testaram positivo. Os 49 (quarenta e nove) casos que testaram negativo, trata-se de 25 (vinte e cinco) pessoas do sexo feminino com idades entre 05 e 76 anos, e 24 (vinte e quatro) pessoas do sexo masculino com idades entre 01 e 77 anos.

Já os 29 (vinte e nove) casos que testaram positivo, trata-se de 20 (vinte) pessoas do sexo feminino, com idades entre 02 e 76 anos. Destas, 13 (treze) são sintomáticas, sendo 01 (uma) profissional de saúde, e 04 (quatro) tiveram contato com caso confirmado, e 03 (três) preencheram requisitos para coleta. E 09 (nove) pessoas do sexo masculino, com idades entre 03 e 68 anos. Destes, 05 (cinco) são sintomáticos, 02(dois) tiveram contato com caso confirmado e 02 (dois) preencheram requisitos para coleta. Dos 29 (vinte e nove) casos positivos, 26 (vinte e seis) foram confirmados mediante Teste Rápido, assim como 38 (trinta e oito) dos 49 (quarenta e nove) que testaram negativo, totalizando 64 (sessenta e quatro) que não foram diminuídos dos 92 (noventa e dois) que aguardavam resultado.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 4.810 (quatro mil oitocentos e dez) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 4.488 (quatro mil quatrocentos e oitenta e oito) estão recuperados, 229 (duzentos e vinte e nove) estão em isolamento domiciliar, 09 (nove) estão internados, e o município registra 84 (oitenta e quatro) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 155 (cento e cinquenta cinco).

Barreiras contabiliza hoje 12.630 (doze mil seiscentos e trinta) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 6.669 (seis mil seiscentos e sessenta e nove) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.


BlogBraga: Repórter Paiva/ DIRCOM

Compartilhar no Whatsapp

Abapa promove doação de camisetas e toalhas cem por cento algodão para apoio ao enfrentamento à Covid

Segunda-feira, 05 de Outubro de 2020 / Região

O presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Júlio Cézar Busato, entregou na manhã da última sexta-feira (02), no Hospital Municipal Eurico Dutra, 200 camisetas e 150 toalhas 100% algodão para as equipes de saúde que atuam no Pronto Atendimento à Covid-19 em Barreiras. As doações foram entregues diretamente para o diretor do Hospital e do Pronto Atendimento, Rodrigo Melo, a diretora administrativa, Kátia Sales e o médico plantonista Thiago Melo, representando os profissionais de saúde da unidade hospitalar.

O diretor do Pronto Atendimento à Covid-19 em Barreiras, Rodrigo Melo, reforça que durante os cinco meses de atuação, a unidade se tornou uma referência de atendimento no tratamento da Covid dentre os municípios do Oeste da Bahia. “A população ainda tem contraído o coronavírus e, cada vez mais, precisamos de materiais e equipamentos. O apoio dos produtores de algodão desde o início da pandemia com a doação de materiais e equipamentos foi fundamental para atender com excelência e qualidade os pacientes de nossa cidade”, reforça.

Para o presidente da Abapa, é com muito orgulho perceber o compromisso do produtor rural e das entidades e empresas agrícolas com a região Oeste da Bahia. “Em um momento desafiador, continuamos produzindo alimentos e fibra para a população, mantendo também os empregos e a renda para a nossa economia. O algodão presente nestas peças foi produzido em terras da nossa região, que hoje retorna em forma de camisetas e toalhas para beneficiar os nossos profissionais de saúde. São 100% algodão, com excelente qualidade, e vai ajudar diretamente nas atividades do Pronto Atendimento”, reforça Busato.

Os produtores rurais, por meio da Abapa, vêm somando esforços junto ao poder público desde o início da pandemia do coronavírus para apoiar diretamente a população. Foram doados monitores multiparamétricos, materiais básicos como máscaras, luvas, álcool gel para a proteção dos profissionais de saúde, e tecido 100% algodão para a confecção de 700 mil máscaras para a proteção da população em toda a Bahia. A entidade também apoiou a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) para a instalação de um laboratório regional para testes da Covid-19, contribuindo com as autoridades sanitárias nas estratégias para a prevenção e combate à doença em toda a região.

"A ação da Abapa tem o apoio do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) e Fundeagro”. 


Blogbraga/Assessoria de Imprensa Abapa

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: Oeste baiano vai receber o primeiro laticínio da agricultura familiar

Segunda-feira, 05 de Outubro de 2020 / Região

O Território Bacia do Rio Grande, localizado na região Oeste do Estado, vai receber o primeiro laticínio da agricultura familiar. Nesta terça-feira (06), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), assina convênio com a Cooperativa dos Produtores de Leite do Oeste da Bahia (Cooperleite), para construção de um laticínio, no município de Barreiras.

No valor de cerca de R$2,3 milhões, o convênio vai permitir a construção do maior laticínio da região, totalmente equipado, gerando renda e emprego para 186 famílias de agricultores familiares.

O investimento é realizado pelo projeto Bahia Produtiva, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à SDR, a partir de acordo de empréstimo com o Banco Mundial.

A assinatura do convênio vai contar com a presença do secretário da SDR, Josias Gomes, e do diretor-presidente da CAR, Wilson Dias.

A Cooperleite já foi beneficiada com outro convênio do Bahia Produtiva para desenvolver a atividade leiteira na região, com investimento total de R$2,2 milhões, aplicados na aquisição de equipamentos, como 18 resfriadores, semeadeira, quatro plantadeiras, quatro colhedoras de forragem, distribuidor de calcário e adubo, pulverizador, roçadeira, grade aradora, triturador de grãos, misturador de ração, trator e ainda um caminhão para ajudar a escoar a produção de leite da cooperativa. Além disso, a cooperativa recebe assistência técnica e extensão rural (Ater) contínua.

SERVIÇO

O quê : Assinatura de convênio para construção do primeiro laticínio da agricultura familiar da bacia do Rio Grande

Quando: Terça-feira, 06 de outubro, às 10h

Onde: Travessa São Vicente, número 90, bairro Novo Horizonte - Barreiras 


Blogbraga/Assessoria de Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: GUARNIÇÃO DO 1 ° PEL. DA 83ª EFETUA PRISÃO DE INDIVÍDUO COM MANDADO DE PRISÃO EM ABERTO

Segunda-feira, 05 de Outubro de 2020 / Região

Nesta segunda-feira (05), a Guarnição do 1° Pelotão da 83 CIPM efetuava ronda nas imediações da loja Havan, no bairro Alphaville, quando se deparou com um indivíduo de mochila transitando a pé, e que este ao avistar a viatura demonstrou comportamento suspeito.

Após realizar abordagem foi constatado que o mesmo possuía um mandado de prisão em aberto por homicídio. O nacional de iniciais Z.S.C, 44 anos, arguiu que estava sendo acusado de matar o seu genitor de prenome: Nemisio Santos da Câmara, no povoado de Jaguriti, na cidade de Cotegipe no dia 18/09/2020, mas que havia sido detido e liberado mediante Alvará de Soltura que foi apresentado à guarnição.

No entanto, ao verificar a situação junto à 11° COORPIN, foi constatado que havia um mandado de prisão temporária, datado de 28 de setembro de 2020 em desfavor do suspeito.

Diante dos fatos, o autor, juntamente com seus documentos e pertences pessoais, foi apresentado à Delegacia Territorial para adoção das medidas cabíveis.

Polícia Militar da Bahia

 "PM e Comunidade na Corrente do Bem!"

83ª CIPM/Barreiras - “A Paz é Fruto da Justiça”


BlogBraga: Repórter Paiva/ 83 CIPM/ Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

IBOTIRAMA: POLICIAL MILITAR MATA ESPOSA TAMBÉM POLICIAL E SUICIDA-SE EM SEGUIDA

Segunda-feira, 05 de Outubro de 2020 / Região

Nesta segunda-feira (05), chegou ao conhecimento do comando da UOEPM, que o Sd PM Edson Salvador Ferreira de Carvalho, lotado na CIPE Cerrado, por volta das 12h30min, matou sua esposa, a Sd PM Rafaela, lotada na 38ª CIPM, e em seguida, ceifou a própria vida.

Guarnições da 38ª CIPM estão no local e Guarnições da CIPE Cerrado em deslocamento. As duas filhas do casal não sofreram ferimentos.

Não há informações a respeito do que teria motivado a tragédia.


BlogBraga: Repórter Paiva/ CIPE CERRADO / ASCOM

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: MORADOR SOFRE FORTE DESCAGA ELÉTRICA AO MANUSEAR LUMINÁRIA E VAI PARAR NO HO

Segunda-feira, 05 de Outubro de 2020 / Região

Pouco depois das 11h deste domingo (04), aconteceu um acidente por descarga elétrica em uma residência localizada na Av. José Bonifácio em Barreiras.

O morador foi consertar uma luminária externa, e levou um choque muito grande vindo a cair da escada em altura de aproximadamente uns três metros.

A família escutou o barulho da queda, e na tentativa desesperada de dar o socorro, a mãe da vítima também levou choque ao tocar no filho que estava desacordado. Imediatamente a esposa da vítima desligou o padrão de energia e começou a proceder com o socorro.

Um amigo da família que passava, e tem treinamento em primeiros socorros, ajudou na massagem cardiorrespiratória necessária até a chegada do SAMU.

Os socorristas do SAMU estabilizaram a vítima e o removeu para o Hospital do Oeste onde ficou internado.

Alto índice de acidentes de orígem elétrica no país:

De acordo com o anuário estatístico 2019 da ABRACOPEL – Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, os acidentes com choques elétricos subiram 12%, passando de 832 para 909 acidentes; as mortes também subiram de 622 para 697.

Os incêndios por sobrecarga/curto-circuito subiram de 537 para 656, as mortes subiram de 61 para 74.
Analisando as fatalidades em decorrência de choques, adultos com idade entre 31 e 40 anos foram as principais vítimas (195 pessoas). Mas muitos bebês e crianças também acabaram morrendo diante da descarga elétrica. Ao todo, 42 com idades entre zero e dez anos.

7 DICAS PARA EVITAR ACIDENTES COM ELETRICIDADE

1. Não sobrecarregue as tomadas

Esqueça aquele velho hábito de ligar muitas extensões e aparelhos em uma única tomada. Essa atitude gera sobrecarga na rede elétrica, o que pode causar desligamento do disjuntor e curtos-circuitos – que são uma das causas mais comuns para os incêndios.

2. Cuidado com eletrônicos próximos a regiões molhadas

A água fará com que o aparelho eletrônico sofra uma pane elétrica, que pode gerar descargas em quem estiver próximo. É muito perigoso manter qualquer eletrônico ligado perto de uma área úmida! Portanto, cuidado com pias, tanques, chuveiros e banheiras.

3. Atenção com as crianças

A curiosidade infantil pode custar muito caro quando ela envolve tomadas. As crianças não têm noção do perigo que correm ao brincar com pontos de energia, principalmente quando introduzem objetos na tomada.

Uma descarga da rede doméstica pode ser o suficiente para causar problemas sérios à saúde dos pequenos, inclusive com risco de óbito. Tome muito cuidado com as tomadas da sua casa quando houver criançasUtilize os protetores de tomada e fique sempre atento à movimentação delas.

4. Cautela ao trocar a temperatura do chuveiro

Nunca troque a temperatura enquanto o aparelho estiver ligado, principalmente se você já está molhado. Apesar de não ajudar na prevenção, alguns especialistas recomendam que a troca da temperatura seja feita, inclusive, de chinelos e nunca com os pés descalços.

5. Cuidado com fios desencapados

Aparelhos mais velhos e que apresentam falhas no revestimento dos fios são um verdadeiro perigo. Eles podem gerar curtos-circuitos e choques. Sendo assim, nada de manter fios expostos em sua casa. O ideal é sempre fazer a substituição do fio.

 6. Não “dê uma de eletricista” 

 Manusear redes elétricas e aparelhos eletrônicos não é algo tão simples. É preciso conhecer as especificações e possuir as ferramentas certas para isso. Se você não possui domínio das técnicas de reparo em redes elétricas e aparelhos, deixe isso para um profissional.

7. Cuidado até na troca de lâmpadas

Uma atividade inocente, como trocar uma lâmpada queimada, também pode gerar um choque elétrico. No momento da troca, opte por desligar a chave geral. Caso isso não seja possível, tome muito cuidado. Manuseie a lâmpada apenas pela extremidade do suporte de plástico (ou de porcelana) ou toque apenas no vidro.

Fonte: weg blog Tomadas & Interruptores


BlogBraga: Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Incêndio em vegetação entre Xique-Xique e Gentio do Ouro é combatido com ajuda da Polícia Militar

Segunda-feira, 05 de Outubro de 2020 / Região

Policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido ajudaram a combater um incêndio em vegetação, no povoado de Capoeiras de Assuruá, no limite entre Xique-Xique e Gentil do Ouro, na tarde deste domingo (04). A informação é da CIPE Semiárido.

A corporação informou que fogo se propagou próximo às torres eólicas, ameaçando incendiar a linha de transmissão de energia e as casas circunvizinhas.

"Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar que se deslocava para cidade de Barra, foi imprescindível no combate às chamas, orientando as equipes que atuavam no local. Desta forma conseguimos desocupar algumas casas próximas, mantendo as pessoas em segurança, bem como impedir que os postes de transmissão de energia fossem atingidos, o que poderia ocasionar um maior estrago", relatou o Tenente Vítor Pirajá, Oficial de Operações da CIPE, que coordenou a operação.”


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: CARROCERIA DE CAMINHÃO TOMBA NA ROTATÓRIA DA BR-242 EM BARREIRINHAS

Segunda-feira, 05 de Outubro de 2020 / Região

Por volta das 06h desta segunda-feira (05), aconteceu um tombamento de carga de cerâmica e uma motocicleta da carroceria de um caminhão na rotatória da BR-242, próximo ao Posto Sabbá em Barreirinhas.

Ao fazer o contorno, a carga teria pendido para a direita ocasionando o tombamento parcial. A rotatória ficou interditada.

Duas equipes da COOTRANS estiveram no local e registraram a ocorrência. De acordo com informações não houve vítimas.


BlogBraga: Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
Dique Denuncia Minas Aço LH Madeiras Online Celulares Global P&F CISO Neli Dupará Açaí Casa do Marceneiro Delicia Oeste Beton Sutrans Polícia Civil Casa da Informática DBT Contabilidade Rondon Casa da Ferramenta Grupo Marabá Imperial ASMAT Vida Farma DPVAT Paraíba Ofertas - Hiper Santo Antonio Guarda Municipal PM Rivaldo G7 NET Posto ORIX Extreme Midori Paisagismo Sportime Luz motos AFS Jaú