SECOM SECOM 2

NOTÍCIAS

PF desarticula grupo criminoso especializado em fraudes previdenciárias na região de Irecê

Terça-feira, 04 de Fevereiro de 2020 / Região

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, integrantes da força-tarefa previdenciária, deflagra nesta terça-feira (4/2) a OPERAÇÃO RASPUTIN, que visa desarticular grupo de estelionatários que atuava na região de Irecê/BA, intermediando a obtenção irregular de benefícios previdenciários de segurados especiais rurais.

Estão sendo cumpridos dois mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão, nas cidades de Irecê, São Gabriel e Canarana, todos na Bahia.

As fraudes investigadas são relativamente comuns no universo de delitos praticados em detrimento do Instituto Nacional do Seguro Social. Em síntese, mediante a utilização de documentos falsos, falsos testemunhos, confecção de instrumentos comprobatórios de negócios jurídicos fictícios etc., a autarquia previdenciária era ludibriada quanto à qualidade de segurado especial rural dos requerentes, propiciando a obtenção ilícita dos mais variados benefícios previdenciários, dentre os quais a aposentadoria especial rural, a pensão por morte de trabalhador rural, o auxílio doença e o salário maternidade de segurado especial.

Há indícios de que o grupo também atuava propondo ações judiciais perante a Justiça Federal requerendo o deferimento dos benefícios previdenciários sob a alegação de exercício de atividade rural. Para isso, valia-se de falsos testemunhos para comprovar a qualidade de segurado especial dos autores das ações.

O prejuízo aos cofres púbicos até agora foi calculado em R$1.234.458,61, relativos apenas a 20 benefícios com constatação de fraude, números estes que, com o avançar das investigações, devem se revelar muito superiores.

Os envolvidos responderão por diversos crimes, dentre eles estelionato previdenciário, associação criminosa, uso de documento falso, falsidade ideológica, falsificação de documento público e falso testemunho, com penas que, se somadas, podem chegar a mais de 30 anos de prisão.


Blogbraga/Fonte: Ascom - PF

Compartilhar no Whatsapp

SEABRA: Motorista alcoolizado e inabilitado é preso pela PRF na Chapada Diamantina

Terça-feira, 04 de Fevereiro de 2020 / Região

O homem de 22 anos, que tentou sem êxito empreender fuga, responderá por crime de trânsito em razão do teor verificado pelos agentes federais após o teste de etilômetro.

Um motorista embriagado e inabilitado, foi flagrado e preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na noite de domingo (02). O fato foi registrado por volta das 22h30, no KM 414 da BR 242, trecho do município baiano de Seabra.

A ação foi desencadeada quando os agentes federais que patrulhavam o trecho indicaram ao condutor de um VW/Voyage GL que parrasse o veículo para verificação. Nesse momento, o homem desobedeceu a ordem e tentou empreender fuga em alta velocidade, realizando diversas manobras perigosas, gerando perigo de dano aos demais usuários da rodovia.

Após alcançar o veículo, cerca de 20 minutos depois, os PRFs iniciaram a abordagem notando que o condutor apresentava forte odor e reflexos comprometidos. Posteriormente, foi realizado o teste de etilômetro e verificado através do aparelho o resultado de 0.46 mg/L (miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões), comprovando as suspeitas de embriaguez. Ressalta-se que a partir de 0,34 mg/L, o índice é considerado como crime.

Além disso, a equipe policial descobriu que o homem não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH), fator que por lei o proíbe de dirigir veículo automotor. Ele foi detido e encaminhado à delegacia de polícia judiciária local para adoção das medidas cabíveis.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

JORNADA PEDAGÓGICA MOTIVA DOCENTES PARA O ANO LETIVO 2020, EM BARREIRAS

Terça-feira, 04 de Fevereiro de 2020 / Região

Motivando os docentes e técnicos da educação para os desafios educacionais deste ano, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Barreiras realizou nessa segunda-feira, 03, o primeiro dia da tradicional Jornada Pedagógica. O auditório do espaço Le Revê foi lotado pelos educadores, gestores e técnicos em educação da rede municipal de ensino, ansiosos pelos ensinamentos dos palestrantes: Luiz Ricardo, Luiz Vicente, Luiz Pondé e Giovani Castrucci.

A abertura oficial foi feita pela secretária de educação Cátia Alencar, com a presença da vice-prefeita de Barreiras Karlúcia Macêdo e da diretora pedagógica, Aldeci Queiroz.  De 03 a 5 de fevereiro, a programação passará pelas unidades escolares, Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho e Unifasb. A diversidade de conteúdos e os debates para manutenção da qualidade do ensino nas escolas mobilizam os educadores para o ano letivo 2020.

“A Jornada pedagógica é um momento em que os profissionais da educação partilham ideias, ensinam e aprendem na coletividade, com o propósito de promover o fortalecimento do processo educativo. Nos últimos 20 anos, o Brasil deu passos importantes na educação e Barreiras já é uma referência em investimentos na infraestrutura das nossas creches e escolas, na dedicação dos nossos professores e na qualidade de ensino”, destacou a vice-prefeita Karlúcia Macêdo.

Nesta edição, toda a grade de palestras foi ao encontro do tema geral “Educação com equidade: Garantia de Qualidade”. “Estamos na quarta jornada consecutiva e a última desta gestão, a Secretaria de Educação por meio da sua Diretoria Pedagógica foi muito feliz na escolha do tema, é importante lembrar que equidade é uma virtude que se manifesta com senso de justiça, imparcialidade, respeito à igualdade de direitos. Basta observar, o quanto já foi investido na infraestrutura, requalificação dos prédios públicos e reordenamento da rede de ensino, a dignidade foi devolvida às nossas escolas”, destacou a secretária Cátia Alencar.

Entre os temas do dia foram tratados: Os campos de experiência e a Avaliação na Educação Infantil, Quatro Dimensões da Educação, Orientações Curriculares para Ensino da Matemática Moderna ao Momento Atual, e a esperada palestra do filósofo Luiz Pondé “Educação com Equidade: Garantia de Qualidade”.

“Hoje vamos falar de um olhar sociológico sobre porque eu entendo que há jovens de classes sociais mais vulneráveis, que tem uma chance no momento que vivemos hoje talvez como nunca tiveram, isso comparando com os jovens das classes sociais mais afluentes. Com isso, não estou querendo fazer uma competição, mas uma descrição que tem a ver com a minha experiência como professor e intelectual público, que tem como missão trazer às pessoas pontos de vista que geralmente não se tem, por não estar naquela área”, explicou Pondé, durante sua fala de abertura.

No local também ficaram expostos os dispositivos de educação interativa (Play Table e Brique-lonas), que serão utilizados com as crianças da educação infantil. A presidente da Academia Barreirense de Letras – ABL, Ananda Lima, também falou um pouco sobre as novidades da Festa Literária de Barreiras – FLIB 2020.


Blogbraga/ Repórter Paiva/ Dircom Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

24ª CIPM APREENDE ARMA DE FOGO E ARMAS BRANCAS DURANTE INTENSIFICAÇÃO EM ABORDAGENS NA REGIÃO DE OUROLÂNDIA

Terça-feira, 04 de Fevereiro de 2020 / Região

Na tarde do último sábado, 01 de fevereiro, Policiais Militares do 5º Pelotão, sediado na cidade de Ourolândia, em cumprimento à determinação do Comandante do citado Pelotão em intensificar abordagens, principalmente em bares da região, no Povoado de Conquista, ao passarem nas imediações de um bar, foi observado um indivíduo no interior do estabelecimento ingerindo bebida alcoólica e portando uma arma de fogo em seu ombro. Os Policiais, ao desembarcarem da viatura, perceberam que o indivíduo empreendeu fuga pela porta dos fundos, tomando rumo ignorado e abandonando a arma de fogo, uma espingarda de fabricação caseira, a qual fora apreendida.

Em seguimento às abordagens, já no Distrito de Lagoa do 33, os mesmos Policiais Militares, realizaram revistas em bares e busca pessoal em pessoas da região, onde (02) armas brancas também foram apreendidas.

“Parabenizo os bravos Policiais Militares pela intensificação nas abordagens, evidenciando assim a importância destas ações. Garanto a continuidade de Operações deste gênero em toda área de atuação da 24ª CIPM.” Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"

Jacobina, 03 de fevereiro de 2020.

Vitor Costa - Subtenente PM

Chefe do Setor de Comunicação Social da 24ª CIPM


Blogbraga/24ª CIPM/JACOBINA

Compartilhar no Whatsapp

FORMOSA DO RIO PRETO: CAMINHÃO DESGOVERNADO INVADE CASA DEIXANDO UMA MULHER FERIDA

Terça-feira, 04 de Fevereiro de 2020 / Região

Na cidade de Formosa do Rio Preto, uma mulher ficou ferida após um caminhão desgovernado invadir sua residência localizada na Avenida Pompílio Mendes, no bairro Santa Helena, fato ocorrido por volta das 15:30h desta segunda-feira (03).

Não se sabe dizer ao certo o que teria provocado o acidente, várias versões foram ventiladas no local, acredita-se em uma suposta falha mecânica.

A moradora que se feriu chegou a ficar embaixo do caminhão em meio aos escombros. Vizinhos e amigos se mobilizaram para desobstruir o caminho até onde estava a mulher. O SAMU foi acionado e rapidamente chegou no local socorrendo a vítima encaminhando-a para o Hospital Municipal. Não há notícias a respeito do seu estado de saúde.

Uma guarnição da Polícia Militar esteve no local e registrou a ocorrência.

Quanto ao motorista, teve ferimentos leves. Fica pendente a reconstrução da parte afetada da residência da vítima.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Mulher é morta com tiros à queima-roupa em Presidente Dutra

Terça-feira, 04 de Fevereiro de 2020 / Região

Uma mulher identificada por Laudeni Paiva dos Santos, 53 anos, foi morta com tiros à queima-roupa, quando estava na porta da própria casa na noite desse domingo (02) na Rua Santa Clara, povoado Água Clara, zona rural do município de Presidente Dutra, na região de Irecê.

Segundo a Polícia Civil, o suspeito de ter matado a vítima já foi identificado. Trata-se de Almir Alves dos Santos, de 63 anos, ex-companheiro de Laudeni. Familiares disseram à polícia que o casal estava separado, mas o suspeito não aceitava o fim do relacionamento.

Ainda conforme a polícia, Laudeni ainda foi socorrida para uma unidade hospitalar local, mas não resistiu aos ferimentos.

Após ceifar a vida da vítima, o homem fugiu. O corpo de Laudeni foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Irecê.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

HOMEM DE 26 ANOS É ASSASSINADO A TIROS EM RIACHO DE SANTANA-BA

Terça-feira, 04 de Fevereiro de 2020 / Região

Nesta segunda-feira (03), por volta das 19h, foi registrado um homicídio na cidade de Riacho de Santana/BA.

De acordo o registro, a vítima foi identificada como Clebeson Guimarães Souza de 26 anos, natural de Riacho de Santana. O fato ocorreu em frente a rodoviária, na praça São Rafael neste município.

Segundo informações colhidas no local, a vítima foi alvejada por dois meliantes, os quais estavam numa motocicleta e já chegaram atirando com uma arma de fogo tipo pistola 9mm. 

A vítima faleceu no local. A autoria e motivação do crime ainda são desconhecidas.

O corpo foi removido para exame médico legal no necrotério de Bom Jesus da Lapa. O crime está sendo investigado pela Polícia Civil local.


Blogbraga/24ª COORPIN

Compartilhar no Whatsapp

IBOTIRAMA: 28ª CIPM APREENDE 03 SUSPEITOS APÓS FURTO DE VEÍCULO

Terça-feira, 04 de Fevereiro de 2020 / Região

Por volta das 16h desta segunda-feira (03), a guarnição de serviço do 1° Pelotão da 28ª CIPM, recebeu uma informação sobre a participação de um menor no furto de um veículo GM/Agile durante a madrugada na Avenida Tiradentes em Ibotirama/BA. De imediato a guarnição verificou o sistema de câmeras e conseguiu identificar o autor, que logo após foi localizado e confessou autoria do furto.

O menor levou os policiais a uma residência no bairro Alto do Cruzeiro onde estaria outro envolvido na ação criminosa, após localizar o segundo autor foi revelado pelo mesmo que as peças retiradas do veículo haviam sido vendidas a um terceiro elemento residente no centro dessa cidade.

Diante das informações a guarnição se deslocou até a casa do mesmo, onde foi localizado o terceiro autor que foi flagranteado por receptação e na delegacia mandou um táxi levar as rodas furtadas do veículo. Os envolvidos foram apresentados na Delegacia Territorial de Ibotirama, ficando a disposição da autoridade competente.

28ª CIPM GUARDIÃ DO PORTAL DO OESTE


Blogbraga/28 CIPM

Compartilhar no Whatsapp

Caminhoneiro fica ferido após bater em traseira de outro caminhão na região de Seabra

Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2020 / Região

Um homem ficou ferido após o caminhão que conduzia colidir na traseira de outro, na manhã deste domingo (2), na região de Seabra, município da Chapada Diamantina. O acidente aconteceu na BR-242, próximo de uma pousada, e foi registrado por equipe dos brigadistas voluntários ‘Anjos da Chapada Diamantina’.

“A equipe de plantão deslocou de pronto emprego e, ao chegar no local, se deparou com uma colisão traseira entre um caminhão carregado de bebidas e uma carreta nove eixos. No interior do caminhão havia um masculino maior consciente e orientado com as duas pernas presas às ferragens. Uma delas com fratura exposta na tíbia e fíbula”, salienta a coordenação da brigada via rede social.

O trabalho de resgate da vítima do acidente aconteceu de imediato para estabilizar o homem ferido. Os brigadistas utilizaram ferramentas com hi-lift e descarcerador hamster para retirar o caminhoneiro preso às ferragens. Em seguida, o Corpo de Bombeiros Militar se juntou aos brigadistas para a retirada da vítima de dentro do caminhão.

Conforme dados dos ‘Anjos da Chapada Diamantina’, o motorista foi levado para o Hospital Regional da Chapada, em Seabra, pela ambulância do Corpo de Bombeiros. O estado de saúde do condutor não foi divulgado. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local e deu segurança às equipes que atuaram no resgate da vítima.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro/Fonte: Com informações do Jornal da Chapada

Compartilhar no Whatsapp

Carro usado em assalto a banco em América Dourada é localizado pela polícia

Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2020 / Região

Na madrugada desse domingo (02), a CIPE-SEMIÁRIDO foi acionada pelo CPRCH em razão do andamento de um roubo ao Banco do Brasil de América Dourada, na modalidade de Novo Cangaço Noturno.

De imediato as guarnições de serviço, além das equipes da Polícia Rodoviária Estadual, Rondesp/Ch e 7° BPM (4 Cia e CETO) entraram em diligência.

Concomitante o acionamento do Plano de Barreira do Batalhão, foram montadas patrulhas motorizadas e direcionadas no terreno de forma coordenada.

Às 14h chegou a informação de que foi avistado no povoado da Matinha, em Iraquara, foi visto um carro em atitude suspeita com as mesmas características do veículo utilizado na fuga, sendo então incursionado ao local da denúncia uma patrilha mista das CIPE'S SEMIÁRIDO e CHAPADA e localizado o veículo Fiat TORO branco, placa PXX-4920.

Por volta das 16h45, após denúncias de populares sobre grupo de pessoas estranhas que estavam no povoado da Boa Vista, em América Dourada, uma patrulha da CAESA após incursionar para averiguação, foi recebida a tiros, onde na refrega um elemento foi alvejado. Com o mesmo foi encontrado um revólver cal 38, com 4 cartuchos deflagrados e 2 picotados. Mesmo socorrido, o indivíduo não resistiu, evoluindo a óbito.

Às patrulhas se encontram na 14 COORPIN/Irecê, procedendo com os devidos registros.

Click no link e relembre o caso:

http://blogbraga.com.br/?Pagina=Noticias&Titulo=regiao-de-irece-bandidos-explodem-agencia-do-banco-do-brasil-em-america-dourada&Id=75745


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

NOTA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BARREIRAS

Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2020 / Região

Diante da forte chuva que caiu no fim da tarde, a Prefeitura de Barreiras agiu de forma imediata designando uma comissão pra levantar os locais obstruídos pela queda de algumas árvores para que providências fossem tomadas de imediato visando desobstruir esses locais.


Blogbraga/ Repórter Paiva/ Dircom Prefeitura Municipal de Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: GUARNIÇÕES DO 17º GBM ATUAM EM OCORRÊNCIAS DE ÁRVORES CAÍDAS NA NOITE DESTE DOMINGO

Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2020 / Região

As guarnições do 17º GBM trabalham, na noite deste domingo (2), para retirar as árvores que caíram e interditaram ruas do centro e de bairros de Barreiras.

Pelo menos três chamados foram registrados até as 21h. Enquanto as árvores não são retiradas, já que o atendimento obedece à ordem de risco, os bombeiros orientam que os condutores de veículos em geral procurem vias alternativas e continuem respeitando as regras de trânsito para evitar acidentes.

Além disso, deve-se evitar a aproximação das árvores caídas, já que elas podem ter atingido fios de energia elétrica e estar energizadas.


BlogBraga/ Repórter Paiva/ 17º GBM Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

FORTE CHUVA E VENDAVAL CAUSAM PREJUÍZOS E TRANSTORNOS AOS BARREIRENSES

Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2020 / Região

Centro Histórico de Barreiras

Uma forte chuva com vendaval causou vários transtornos e prejuízos na noite deste domingo (02), começando por volta das 19:30h.

Em vários pontos da cidade faltou energia elétrica, houve alagamentos e aliado com fortíssimos ventos, arrancou árvores pela raiz, muitos galhos foram quebrados em diversas ruas.

Na praça Landulfo Alves e todo entorno do cais da cidade, toldos foram arrancados, árvores caíram e alagamento durante o temporal.

Na Praça Castro Alves no centro da cidade, muito arborizada e referência em Barreiras, vários galhos caíram sobre a fiação elétrica. Um Poste de iluminação foi ao chão por causa de um grande e pesado galho de árvore que caiu sobre o mesmo.

Não temos informações a respeito de feridos, mas os prejuízos foram muitos. Acompanhe as imagens veiculadas por rede social e também fotos do BlogBraga.

A Prefeitura já iniciou as obras de limpeza e retirada dos galhos.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: ACUSADO DE HOMICÍDIO NO MUCAMBO É MORTO POUCAS HORAS DEPOIS DE TER PRATICADO O CRIME

Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2020 / Região

A Polícia Científica fez a perícia e remoção do corpo do homem acusado de ter cometido um crime de homicídio no povoado do Mucambo após uma partida de sinuca, fato ocorrido por volta das 23:00h deste sábado (01) em um bar.

O corpo foi identificado como sendo de Marcones Gonsalves de Oliveira, 31 anos, residente no povoado Deus me Livre, zona rural de Barreiras.

Marcones foi morto com golpes de arma branca poucas horas depois do homicídio contra Diego de Souza Queiroz. O fato aconteceu na Fazenda Areias no povoado do Mucambo por volta das 06:00h deste domingo (02).

O corpo foi removido para o Departamento de Polícia Técnica de Barreiras onde passou por exame de necropsia.

O caso foi remetido à DHPP (Delegacia de Homicídios) que investigará o caso.

Clique no link abaixo e veja matéria relacionada:

http://blogbraga.com.br/?Pagina=Noticias&Titulo=barreiras-homem-e-morto-a-facada-apos-partida-de-sinuca-em-um-bar-no-povoado-do-mucambo&Id=75742


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE IRECÊ: Bandidos explodem agência do Banco do Brasil em América Dourada

Domingo, 02 de Fevereiro de 2020 / Região

Foto: Ezequias

Foto: Ezequias

Pelo menos 10 bandidos explodiram e destruíram na madrugada deste domingo (02), a agência do Banco do Brasil (BB) no município de América Dourada, na região de Irecê.

Segundo informações da Polícia Militar, a ação criminosa aconteceu por volta das 02h40 e os bandidos usaram quatro veículos durante o crime - uma SW4, cor preta, uma Hilux, prata e um Fiat Toro, além de um Fiat Gram Siena, branco, que foi ateado fogo em local estratégico próximo da agência.

Ainda conforme a PM, o bando efetuou vários disparos na rua do Pelotão, obrigando os policiais a não ter qualquer reação. “Fizeram alguns populares reféns que se encontravam próximo a área da agência bancária, mas o que tem de confirmação é que foram todos liberados após o ataque ao prédio da instituição”, ressalta trecho da nota enviada à imprensa.

Não há informação se a quadrilha conseguiu levar algum dinheiro. A agência ficou completamente destruída. Os tiros e as explosões assustaram moradores da cidade.

A Polícia Militar já está em campo e faz buscas na região para tentar localizar e prender os criminosos envolvidos na explosão do BB de América Dourada.

Vídeos: Ezequias


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: HOMEM É MORTO A FACADA APÓS PARTIDA DE SINUCA EM UM BAR NO POVOADO DO MUCAMBO

Domingo, 02 de Fevereiro de 2020 / Região

Uma discussão por causa de R$ 10,00 após partida de sinuca acabou em morte no povoado do Mucambo zona rural do município de Barreiras, fato acontecido por volta das 23:00h deste sábado (01).

De acordo com informações passadas à Polícia, a vítima de homicídio identificada como Diego de Souza Queiroz, 36 anos, estava jogando uma partida de sinuca com o autor do crime, quando então após ter perdido a partida disse que iria trocar o dinheiro para poder pagar a dívida.

Segundo testemunha ocular do crime, o autor teria então agarrado a vítima e o golpeado com o canivete que estava portando.

Diego ainda teria saído correndo até um mercado nas proximidades onde já caiu sem vida. O criminoso fugiu.

A Delegacia de Polícia acionou o Departamento de Polícia Técnica que fez a perícia e removeu o corpo do Diego para o necrotério a fim de passar por necropsia.

Atenção: Temos informações de que o autor do crime que estava foragido, foi encontrado e morto por populares no final da madrugada. O corpo foi encontrado e o Departamento de Polícia Técnica já se deslocou para o local. Mais tarde teremos informações mais concretas a respeito do fato.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

IDENTIFICADO VÍTIMA DE ACIDENTE FATAL NA ZONA RURAL DE SÃO DESIDÉRIO

Sábado, 01 de Fevereiro de 2020 / Região

Foi identificado junto a Delegacia de Polícia Civil de Barreiras e o Departamento de Polícia Técnica a vítima de acidente de trânsito tipo colisão frontal, fato acontecido por volta das 10:39h deste sábado (01), na zona rural de São Desidério.

Manoel Cardoso dos Santos, 55 anos, natural de São Desidério/BA, residia no povoado lagoa dos Buritis e pilotava a motocicleta Honda/CG quando colidiu frontalmente contra uma caminhonete Fiat/Toro na estrada vicinal que dá acesso ao povoado das Almas, zona rural.

O corpo passou por exame de necropsia e depois foi liberado aos familiares para o sepultamento.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

“Rios do Oeste da Bahia contribuem com 26% do volume total da vazão do São Francisco”, aponta estudo

Sábado, 01 de Fevereiro de 2020 / Região

Além de uma contribuição menor para a vazão do São Francisco, pesquisa realizada sobre potencial hídrico do Oeste da Bahia também desmistifica que irrigação vem prejudicando os recursos hídricos da região

Um estudo em andamento pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) em parceria com a Universidade de Nebraska, para medir o potencial hídrico do Oeste da Bahia aponta um dos primeiros resultados, ao desmistificar o tamanho da contribuição da região junto ao rio São Francisco. Levantamentos das vazões médias do período de 1990 a 2015 da soma dos rios do Oeste da Bahia atinge 684,6 metros cúbicos/segundo, indicando uma contribuição hídrica média anual da ordem de 26% comparada a vazão do Rio São Francisco. 

“Ainda há muito achismo quando se fala em recursos hídricos. Em muitos casos, chega-se falar em 80% de contribuição dos rios do Oeste da Bahia na época da seca. Mas, na verdade, como o Rio São Francisco dispõe de barramentos que funcionam como um sistema de estabilização, o importante não é a contribuição em um determinado período e sim a contribuição média. Neste sentido, os especialistas indicam que a contribuição seja medida em relação a vazão média de longa duração (por exemplo 25 anos)”, explica o pesquisador da UFV e coordenador do estudo do potencial hídrico na região, Everardo Mantovani. 

Outro mito, também verificado pelo estudo, está relacionado ao uso da água na agricultura. Ao contrário do que se propaga, na região Oeste da Bahia, somente 8% da área cultivada é irrigada. São cerca de 192 mil hectares corresponde a 32% da área irrigada em todo o estado da Bahia estimado em 600 mil hectares, ou seja, 2,3% dos 7 milhões de hectares irrigados no Brasil. O plantio irrigado na região, independente da escala de produção, eleva a produtividade, leva alimentos e produtos de mais qualidade para o mercado, além de se produzir mais em menos área. Na região Oeste, os 8% de área irrigada da produção agrícola contribui com34% do valor econômico bruto da produção.

“Em todo o mundo, a irrigação multiplica o potencial de produção de alimentos e geração de renda e sua história se confunde com a do desenvolvimento e prosperidade econômica dos povos, foi assim no passado remoto, no passado recente e continua valendo para hoje e para o futuro. A razão é que esta tecnologia chave, possibilita plantios contínuos em uma mesma área independe da distribuição das chuvas, tendo grande capacidade de integrar ganhos expressivos na produção, na produtividade, na geração de empregos e renda de forma estável trazendo de forma efetiva o desenvolvimento socioeconômico de uma região”, afirma Mantovani.

Especialistas ligados ao tema de recursos hídricos e irrigação concordam que a região tem potencial de aumento da produção agrícola irrigada, quanto na agricultura empresarial quanto na agricultura de pequena escala. “É necessário que este crescimento ocorra em base sustentável, garantindo por um lado a sociedade em geral, aos demais usuários de outros setores e em especial aos produtores que investem seus recursos na implantação do projeto sistema, que existe essa disponibilidade e que o crescimento seja em base segura do ponto de vista do uso compartilhado dos recursos hídricos”, afirma Mantovani.

Realizado pela UFV, o estudo do potencial hídrico conta com o apoio da Universidade de Nebraska, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Prodeagro, Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), e Governo da Bahia, e vem gerando informações com base técnica e científica para debater sobre o uso racional e sustentável dos recursos hídricos na agricultura, indústria e pelas pessoas em áreas urbanas, contribuído com a segurança  jurídica e hídrica da região Oeste da Bahia.


Blogbraga/Assessoria de Imprensa da Abapa

Compartilhar no Whatsapp

SÃO DESIDÉRIO: MOTOQUEIRO MORRE APÓS COLISÃO CONTRA CAMINHONETE NA ZONA RURAL

Sábado, 01 de Fevereiro de 2020 / Região

Um triste acidente fatal aconteceu na manhã deste sábado (01), envolvendo um motoqueiro que pilotava uma Honda/CG e uma caminhonete Fiat/Toro, em uma estrada vicinal que faz a ligação do Povoado de Almas com o município de São Desidério/BA.

De acordo com informações, uma possível tentativa de ultrapassagem teria sido a causa do acidente. O motoqueiro ainda não identificado teria tentado ultrapassar um caminhão, mas a pouca visibilidade devido a poeira o teria feito desperceber a aproximação do Fiat/Toro que vinha em sentido contrário e assim aconteceu a colisão frontal.

 A vítima foi projetada por sobre a caminhonete caindo vários metros depois morrendo na hora. O condutor do Fiat nada sofreu além do grande susto!

O corpo será removido após perícia do local de acidente, para o necrotério do DPT de Barreiras onde passará por necropsia e após documentação será liberado aos familiares.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

EQUIPES DO CORPO DE BOMBEIROS DE BARREIRAS ATUAM NO LAPA FOLIA 2020

Sábado, 01 de Fevereiro de 2020 / Região

O objetivo é garantir a segurança de milhares de foliões que participarão do evento.

Equipes do 17º Grupamento de Bombeiros Militar – Barreiras estão atuando no Lapa Folia 2020, carnaval antecipado que acontece em Bom Jesus da Lapa. O objetivo é garantir a segurança dos milhares de foliões que participarão do evento.

Durante os dias de festa, o trabalho dos militares será voltado para combate a princípios de incêndio, emergências pré-hospitalares, pânico em multidões, prevenção de acidentes e socorro diversos.

Para tanto, várias equipes estarão dispostas nos circuitos por onde passarão as atrações. Além disso, um caminhão de resgate e combate a incêndio estará de prontidão para caso haja necessidade de emprego.


BlogBraga/ Repórter Paiva/ 17º Grupamento de Bombeiro Militar de Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

Prefeitura de Barreiras e SENAC certificam participantes dos cursos na área de gastronomia realizados na Carreta-Escola

Sexta-feira, 31 de Janeiro de 2020 / Região

De junho a dezembro de 2019, 400 pessoas foram capacitadas na Carreta-Escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC em Barreiras, os participantes receberam seus certificados na noite dessa quarta-feira (29) no auditório da Câmara Dirigentes Lojistas (CDL). No início deste ano, outros 80 alunos também garantiram a conclusão dos cursos e oficinas, ministrados pelo chefe de cozinha Marcos Paulo, em especialidades como comidas de boteco, petiscos para bares, pizzas, pães caseiros, empadas doces e salgadas, brigadeiros e hambúrguer gourmet, dentre outras.

Além dos certificandos e familiares, a solenidade que foi marcada pela emoção, contou com a participação do secretário de indústria, comércio e serviços, Carlos Costa, do subsecretário de indústria, comércio e serviços, Roberto de Carvalho, também do secretário de meio ambiente e turismo, Demósthenes Junior, o diretor regional do Sebrae, Emerson Cardoso, gerente do SESC de Barreiras, Ismael Donato, a analista comerciail do SESI, Fernanda Fernandes, Carlos Henrique representando o Sindilojas/Barreiras e o chefe de cozinha Marcos Paulo.

Delegado Dr. Francisco Carlos de Sá

O projeto realizado através da parceria da Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, SENAC e Sindilojas, ofereceu 19 cursos e 19 oficinas na área da gastronomia, tendo como principal objetivo impulsionar a inovação para os empresários da área, bem como àqueles que participaram dos cursos como terapia ou hobby. O delegado de Barreiras, Dr. Francisco de Sá, viu na gastronomia uma válvula de escape para administrar a ansiedade e o desgaste da rotina diária de sua profissão. “Gosto tanto da gastronomia que fiz um curso de graduação para me especializar um pouco mais. Às vezes chego muito cansado dos meus plantões e quando entro em casa me sinto realizado no momento que estou fazendo algum prato. Para cozinhar é preciso ter tempo, temperatura e tempero para fazer um bom prato. Uni, através dessas oficinas na carreta-escola do SENAC, a técnica com a teoria e está sendo um casamento perfeito, fiz 13 dos cursos ofertados”, pontuou o delegado.

Raquel Machado participou junto com sua mãe Iolanda Machado de quatro cursos. Ela já coloca em prática os conhecimentos produzindo os pratos para a família. “Fizemos juntas os cursos de delícia de tapioca, hambúrguer, pães delícia e saladas. Foi uma experiência incrível, as técnicas favoreceram bastante para as reuniões em família serem ainda mais prazerosas”, disse emocionada.

Ao final das homenagens organizadas pela primeira turma da Carreta-Escola do SENAC, familiares e convidados puderam conferir todo conhecimento adquirido através do lanche coletivo, produzido pelos formandos. O secretário de indústria, comércio e serviços destacou a importância da Carreta-Escola no município e as práticas adquiridas pelos empresários no ramo da gastronomia.

“Muitos municípios desejam essa carreta-escola do SENAC e desde o primeiro momento da possibilidade da vinda dessa carreta-escola para nossa cidade, a Prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, nos deu total apoio. É um projeto que favorece positivamente no comércio e no turismo da nossa cidade através dessa qualificação, essa primeira turma poderá focar na renda própria já com o período carnavalesco que se aproxima e também com o comércio de Barreiras, nos restaurantes, lanchonetes e outros segmentos da culinária”, destacou Carlos Costa, que representou o prefeito Zito Barbosa no evento.

A Carreta-Escola do Senac estará em Barreiras até abril de 2020, podendo permanecer até o final do ano, as vagas são limitadas e os interessados devem fazer a inscrição com antecedência para garantir a qualificação profissional na sede do SENAC, Centro Histórico. São oferecidos cursos para preparação de café da manhã; culinária árabe e baiana; massas e molhos; culinária à base de frango, de carne, e frutos do mar; festinha funcional; cozinha básica; brasileira; ovos de páscoa gourmet, além das oficinas de risoto, pratos à base de bacalhau, preparação e apresentação de saladas, paellas, temaki, canapés de frios e quentes e comida de boteco; oficina de alfajor; pão caseiro; sanduiche natural e brigadeiro gourmet.


Blogbraga/ Repórter Paiva/ Dircom Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

Polícia prende um homem por tráfico e apreende maconha e cocaína em Irecê

Sexta-feira, 31 de Janeiro de 2020 / Região

Um homem foi preso suspeito de tráfico de drogas e porções de maconha e cocaína foram apreendidas na tarde dessa quinta-feira (30), no bairro Boa Vista, em Irecê.

A Polícia Militar (PM) disse que realizava patrulhamento de fiscalização pelo bairro, quando avistou o suspeito, que ao ver os militares, tentou fugir.

Ainda segundo a PM, após ser alcançado e abordado, 17 trouxinhas de maconha e 11 porções de cocaína foram encontradas com o suspeito.

O suspeito e a droga apreendida foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Irecê.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Barra e Muquém do São Francisco: UNICA ver viabilidade no novo cluster sucroenergético baiano

Sexta-feira, 31 de Janeiro de 2020 / Região

SDE apresentou, em São Paulo, o projeto à entidade que representa o setor

Uma comitiva baiana, formada pelo titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), o vice-governador João Leão, técnicos da pasta e empresários que estão investindo na implantação de usinas de cana-de-açúcar na região do Médio São Francisco, estiveram na União da Indústria de Cana-de-açúcar (UNICA), em São Paulo, nos dias 29 e 30/01, para apresentar o projeto do Polo Bioenergético e Sucroalcooleiro da Bahia. Para a entidade, a mais representativa do setor no Brasil, a Bahia é o estado do Nordeste onde o segmento sucroenergético pode crescer ainda mais.  

Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da entidade, destacou acreditar fortemente na viabilidade do cluster baiano, em implantação nos municípios de Barra e Muquém do São Francisco. Para ele, é necessário o Estado da Bahia estimular o consumo do etanol através de um regime diferenciado de alíquotas entre a gasolina e etanol. O representante da UNICA disse ser possível fazer este processo sem provocar perda fiscal pelo Estado.

“A Bahia tem um déficit grande na produção neste setor sucroalcooleiro. Para reverter este quadro, a SDE criou o projeto de um Polo de Desenvolvimento Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco, com foco em tornar o estado competitivo na produção, diversificar o potencial energético da região e descentralizar a arrecadação de ICMS no estado”, afirmou Leão.

O projeto do Grupo Paranhos, já em implantação, e o Projeto Igarité, em prospecção, foram os cases apresentados no encontro com a UNICA. Dos 921 empregos diretos e até 3 mil empregos indiretos previstos na primeira usina em implantação, 500 já foram efetivados em Muquém.

A Única congrega todas as indústrias deste ramo. Para a SDE, eles estão animados e acreditam que, com o Renova Bio, o país precisará de algo em torno de 20 a 30 usinas, com 3,5 milhões de toneladas, cada uma, para atender às novas regras. O projeto baiano teria potencial para reforçar este incremento.

Os superintendentes de Atração de Investimentos, Paulo Guimarães, e de Monitoramento de Empreendimentos, Deraldo Carlos, ambos da SDE, e os empresários Sergio Paranhos e Pedro Leite, participaram da reunião.


Blogbraga/Foto: Ascom/SDE

Compartilhar no Whatsapp

Bombeiros realizam simulado de mergulho e recuperação de corpo; o treinamento aconteceu também na cidade de Barreiras

Sexta-feira, 31 de Janeiro de 2020 / Região

Foto: Divulgação CBM

O resgate de um corpo em águas turvas, com lama, vegetação submersa e animais aquáticos. Esse foi o cenário que os alunos do Curso de Mergulho Autônomo (Cmaut) do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) tiveram na última quarta-feira (29), durante os simulados na lagoa do Parque de Pituaçu e no Dique do Tororó. Durante as atividades, os mergulhadores simularam um afogamento com vítima, além da recuperação de um bem material.

Foto: Divulgação CBM

"Trabalhamos com prevenção, resgate e recuperação. Esse curso tem como finalidade deixar os militares ainda mais treinados e capacitados para atenderem as ocorrências de forma mais rápida, utilizando ainda com mais segurança todos os protocolos exigidos para esse tipo de resgate. Os treinamentos aconteceram também em Barreiras, Goiânia e Niquelândia, esta última onde os alunos mergulharam a 42m de profundidade", explicou o capitão BM Luciano Alves.

Foto: Divulgação CBM

O Cmaut teve início em 9 de dezembro último e carga horária de 260 horas/aulas, aliando teoria e prática. Os militares puderam aprimorar o conhecimento de busca e recuperação em meio líquido, na Bahia e em outro estado. Dessa forma, as equipes podem dar mais rapidez e precisão aos protocolos realizados nas atividades exercidas pelas equipes.

Foto: Divulgação CBM


Blogbraga/Fonte: Ascom CBM

Compartilhar no Whatsapp

Investimentos contribuem para queda de CVLIs em Barreiras

Sexta-feira, 31 de Janeiro de 2020 / Região

Foto: Divulgação SSP

Aumento de efetivo das Polícias Civil e Militar, inaugurações do Centro Integrado de Comunicações (Cicom), e da Base Avançada do Grupamento Aéreo (Graer), e até de um novo presídio afetaram positivamente o número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no município de Barreiras, Oeste da Bahia, que caiu cerca de 11% no último ano.

Foram registrados cinco casos a menos de homicídios, latrocínios e lesões corporais dolosas seguidas de morte em 2019, se comparado ao ano anterior. O mesmo aconteceu entre 2017 e 2018, que teve queda de 14%.

De acordo com o coordenador da 11ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/ Barreiras), delegado Rivaldo Almeida Luz, vários motivos levaram a preservação dessas vidas na cidade. “As construções de estruturas como o presídio, o Cicom, Graer e os Distritos integrados de segurança Pública de Barreiras e de Luis Eduardo Magalhães nos ajudaram muito”, citou o policial.

Imagem: Alberto Maraux

No último ano, a operação Dark Leste, realizada em conjunto com a PM conseguiu alcançar cerca de 25 criminosos envolvidos com assaltos, tráfico de drogas e homicídios, além de apreender entorpecentes, armas e veículos. “Também houve um crescimento na oferta de trabalho na cidade. Quanto menos gente desempregada, menor o atrativo do crime”, contou o delegado.

À frente da 83ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/ Barreiras), o capitão PM Marcos Vinícius Oliveira, reforçou ainda que ações sociais desenvolvidas pelas unidades refletem também na redução dos CVLIs. “Além das operações, as ações sociais realizadas pela unidade e pela Base Comunitária de Segurança também contribuem a longo prazo”, contou o oficial e frisou que só no ano passado mais de 700 jovens foram formados pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), após receberam aulas dos policiais da unidade.

A cidade também é policiada pela equipe da 84ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM).


Blogbraga/Fonte: Ascom: Marcia Santana/Imagem: Alberto Maraux

Compartilhar no Whatsapp

Estado e MPBA inauguram Cira em Barreiras para combate à sonegação

Sexta-feira, 31 de Janeiro de 2020 / Região

A força-tarefa do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira) passou a contar, a partir desta quinta-feira (30), com uma nova representação no interior, sediada em Barreiras, ampliando uma rede que já reúne representações em Feira de Santana e Vitória da Conquista, além do escritório central em Salvador. A nova sede foi inaugurada pela procuradora-geral de Justiça, Ediene Lousado, pelo secretário estadual da Fazenda, Manoel Vitório, que preside o Cira, e pelo secretário-geral do Comitê, o procurador de Justiça Geder Gomes.

A força-tarefa já contabiliza mais de R$ 560 milhões em recursos a serem recuperados para os cofres estaduais em decorrência de ações de combate à sonegação fiscal que incluem operações especiais e oitivas com devedores contumazes. Os alvos de todas as unidades do Cira são os débitos tributários considerados de difícil recuperação. 

A instalação de um escritório na região oeste da Bahia reflete a intensificação do trabalho do comitê em Barreiras nos últimos anos, com o encaminhamento ao MP de 32 notícias-crime referentes a débitos constituídos mediante crimes contra ordem tributária, totalizando mais de R$ 150 milhões a serem recuperados, e a deflagração de duas grandes operações de combate ao crime de sonegação de tributos no setor de produção rural: a Grãos do Oeste 2, em 2013, e a Avati, em 2019. A força-tarefa do Cira também investiga no oeste fraudes nos ramos de atacado e varejo de alimentos.

Referência nacional

Na Bahia, o Cira reúne a Sefaz, cujo secretário preside o comitê; o MP, responsável pela secretaria-geral do órgão; as secretarias da Segurança Pública (SSP) e da Administração (Saeb) e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE). As estratégias para a recuperação do crédito sonegado envolvem a realização de oitivas com contribuintes e operações especiais, além do ajuizamento de ações penais. 

Em todo o estado, seis operações foram deflagradas em 2019 pela força-tarefa do Cira. Além da Avati, ocorreram a Aleteia, a Beton, a Enyo, a Pé de Coelho e a Sem Fronteira. Seis empresários foram presos, 30 denúncias foram oferecidas e foram cumpridos 38 mandados de busca e apreensão contra integrantes de esquemas fraudulentos. Pelo histórico, o Cira baiano tem se tornado referência nacional, inclusive pela especificidade de ser o único a contar com o Poder Judiciário como um dos seus integrantes.

Para a procuradora-geral de Justiça,  Ediene Lousado, as ações do Cira têm sido bem-sucedidas graças à parceria entre os diversos órgãos envolvidos, e são fundamentais para assegurar que o setor público possa continuar cumprindo o seu papel. "Não vejo como reduzir a desigualdade social se o Estado não tem saúde financeira”, afirmou, ressaltando, ao lembrar que conhece bem a região por ter atuado em Barreiras no início da sua trajetória no Ministério Público que a população do Oeste baiano é especialmente carente.

O secretário da Fazenda, Manoel Vitório, lembrou, por sua vez, que o Cira foi uma ideia proposta pelo Ministério Público e agradeceu, em especial, o apoio do órgão nos últimos quatro anos, tendo à frente a procuradora-geral Ediene Lousado e contando com o empenho do procurador Geder Gomes. “Com unidades que cobrem pontos estratégicos do território baiano, a força-tarefa reforça seus braços operacionais para intensificar a atuação do Cira no combate à sonegação”, disse o secretário. 

Vitório também ressaltou a presença da representante da SSP, a delegada Nayara Brito, da Delegacia de Crimes Econômicos e contra a Administração Pública (Dececap), vinculada ao Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco). De acordo com o secretário, a PGE, por meio do procurador-geral Paulo Moreno, e a Polícia Civil, tendo à frente o delegado-geral Bernardino Brito Filho, têm sido fundamentais para a estratégia relativa à mais nova frente de atuação do Cira: o trabalho de investigação dos casos de débido de ICMS declarado e não pago, definidos como crime por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) no final de 2019. Em dezembro, a Secretaria da Fazenda encaminhou à PGE e à Polícia Civil informações sobre 587 contribuintes que acumulam R$ 307 milhões em débitos declarados e não pagos.

Cira Barreiras

A nova unidade da força-tarefa do Cira, sediada  na Rua Guadalajara, 561, 1º andar, terá a coordenação da Promotoria de Justiça Especializada em Combate à Sonegação Fiscal em Barreiras, vinculada ao Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e Crimes contra a Ordem Tributária (Gaesf), do Ministério Público. 

Os demais órgãos diretamente envolvidos nas atividades do Cira em Barreiras são a Superintendência de Administração Tributária da Sefaz-BA, por intermédio da Inspetoria Fazendária de Investigação e Pesquisa (Infip) e da Diretoria de Administração Tributária da Região Sul (DAT-Sul), o Draco, por meio da Dececap, e o Núcleo de Ações Fiscais Estratégicas (Nafe), da PGE.

Também participaram da inauguração do Cira Barreiras a representante da Saeb, a chefe de gabinete Tatiane Cezar, o coordenador da força-tarefa do Cira, promotor Hugo Cassiano, a inspetora fazendária da Infip-Sefaz, Sheilla Meirelles, o diretor de Administração Tributária da região Sul, Zelington Coqueiro, o coordenador do Cira Barreiras, promotor Alex Santana Neves, e o inspetor fazendário da Sefaz em Barreiras, Miguel Medrado.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: ROCAM E PETO DA 83ª CIPM DESCOBREM LOCAL DE DESMANCHE DE VEÍCULO E RECUPERA VEÍCULO ROUBADO

Sexta-feira, 31 de Janeiro de 2020 / Região

Uma denúncia nesta quinta-feira (30), levou a Polícia Militar através de policiais da ROCAM e PETO, localizar um estabelecimento que servia como desmanche de veículos.

Tudo começou com a denúncia de roubo/furto de um veículo ocorrido em São Paulo e localizado por uma empresa de monitoramento.

Ao chegar nas proximidades, um indivíduo empreendeu fuga em um GM/Prisma branco que posteriormente foi localizado pela guarnição da PM, o indivíduo conseguiu fugir.

Os policiais militares se depararam com um galpão que se encontrava aberto e então foi localizado o veículo fruto de roubo conforme denúncia. Além disso, vários carros com restrições de roubo/furto estavam no local.

Diante dos fatos, foi acionado a Polícia Civil que procedeu com a perícia e o deslocamento do veículo recuperado para a Delegacia de Polícia.


BlogBraga/ Repórter Paiva/ 83 CIPM - A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA

Compartilhar no Whatsapp

Indivíduo é preso com moto roubada com placa de Luis Eduardo Magalhães, em Barreiras

Sexta-feira, 31 de Janeiro de 2020 / Região

Nesta quinta-feira (30), por volta das 13h50, uma Guarnição foi interpelada por um cidadão na sede da 83 CIPM em Barreiras, informando que sua moto havia sido furtada a poucos instantes em frente sua residência, este informou que estava com a localização da moto em seu aparelho celular por conta de um rastreador.

Prontamente a guarnição deslocou-se até o local indicado no aparelho. Ao chegar na residência indicada na localização os PMs bateram no portão e  foram atendidos pela senhora de iniciais C.R, quando prontamente os Policiais avistaram uma motocicleta com a placa encoberta na garagem da residência. Com autorização da moradora, eles adentraram e fizeram a verificação do veículo, constatando assim que se tratava do produto do furto. Na ocasião os Policiais ouviram gritos de populares avisando que um indivíduo havia pulado o muro da residência ao lado. Com autorização do proprietário, os PMs adentraram na outra residência e durante a incursão localizaram o indivíduo de iniciais  D.S.S..

Diante dos fatos, foi dada voz de abordagem para o mesmo, que confessou ser autor do furto. Constatado o ilícito o indivíduo juntamente com a motocicleta foram conduzidos para a delegacia de Polícia Civil para adoção das medidas cabiveis.

Pessoa apresentada:
D.S.S 25 anos.

Material apreendido 
Moto Honda/CG. Fan 150.
Placa policial OUH-2351 de Luis Eduardo Magalhães

83ª CIPM: A paz é fruto da Justiça.


Blogbraga/83CIPM

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: 83 CIPM INICIA ‘OPERAÇÃO TRANSPORTE SEGURO’ OBJETIVANDO MAIS SEGURANÇA A USUÁRIOS DE TRANSPORTE POR APLICATIVO

Quinta-feira, 30 de Janeiro de 2020 / Região

Por volta das 21:00h desta quarta-feira (29), teve início a Operação Transporte Seguro no bairro Vila Nova, com o objetivo de fiscalizar veículos que transportam passageiros por meio de aplicativos, trazendo assim segurança aos usuários de tal serviço, bem como, coibir o transporte irregular de passageiros.

A operação foi realizada pelas guarnições da viatura 9.8348 e efetivo da Pacto pela Vida, e contou com o apoio da COOTRANS, obtendo os seguintes resultados:

- 107 pessoas abordadas;

- 25 carros abordados;

- 43 motocicletas abordadas;

- 07 veículos de transporte por aplicativo abordados;

- 01 carro removido;

- 02 motocicletas removidas;

- 08 motocicletas autuadas;

- 01 carro autuado.

Obs. Dentre os veículos abordados que fazem transporte de passageiros por meio de aplicativo não foi constatado nenhuma irregularidade.


BlogBraga/ Repórter Paiva/ 83 CIPM - A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Delicia Unopar Extreme Imperial Casa da Ferramenta Elo Aço Jaú PM ASMAT Grupo Marabá Vida Farma Guarda Municipal P&F ORIX G7 NET Global DBT AFS Paraíba DPVAT Barreiras Mimoaço Real Neli Luz motos Dupará Açaí Dique Denuncia Bem Brasil Pastel Polícia Civil Mineiros Ofertas - Hiper Santo Antonio Oeste Manutenção Online Celulares Contabilidade Rondon Sutrans CMO CISO Sportime Evolucao Minas Aço