COVID-19

NOTÍCIAS

Estudantes se engajam na luta pela prevenção ao Coronavírus

Quinta-feira, 12 de Março de 2020 / Bahia

As escolas da rede estadual estão mobilizadas em ações de prevenção contra o novo Coronavírus (COVID-19). As novas ações pedagógicas – que reforçam as atividades já desenvolvidas durante o ano letivo, por meio de programas e projetos voltados à Educação Ambiental e à Promoção da Saúde na Escola –  estão sendo orientadas pelas secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Saúde (SESAB), e incluem, além da higienização frequente das mãos, rodas de conversa e palestras, envolvendo toda a comunidade escolar e as famílias. Ainda entre as orientações está a de que se evite atividades que atraiam grandes aglomerações em ambientes fechados, durante o período de circulação dos agentes causadores de síndromes gripais, como o novo COVID-19.

Em Salvador, o Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) promoveu, na tarde desta quarta-feira (11), uma roda de conversa com a professora de Biologia Aidil Garcez, da Oficina de Biotec, reforçando as orientações de como se prevenir. “O papel do educador é orientar, esclarecer, informar. Então, estamos levando o conhecimento de um assunto que o mundo inteiro discute. Se todos se conscientizam, fica mais fácil evitar a contaminação”, declarou a vice-diretora do CJCC de Salvador, Ianê Barbosa. A gestora destacou, ainda, que foi distribuído álcool gel 70º aos participantes.

Durante a atividade, os estudantes também conheceram o funcionamento do aplicativo “Coronavírus – SUS” desenvolvido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em parceria com Ministério da Saúde. O aplicativo, que pode ser baixado nas lojas Play Store e App Store, contém informações úteis para o combate e a prevenção ao Coronavírus. Também foram repassadas as orientações da nota conjunta emitida pelas secretarias da Saúde e da Educação do Estado da Bahia relacionadas à prevenção da doença, que  podem ser acessadas no link: www.saude.ba.gov.br/coronavirus.

A comunidade escolar também está engajada na prevenção ao COVID-19 no interior. O assunto entrou na pauta de atividades desenvolvidas pelos estudantes de cursos técnicos de nível médio. No Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Biotecnologia e Saúde, em Itabuna, por exemplo, os estudantes do curso técnico de nível médio em Análises Clínicas fizeram um levantamento minucioso sobre o vírus e realizaram uma exposição, com a montagem de estandes no pátio do CEEP, socializando informações com os colegas. “Durante a exposição, eles apresentaram o histórico do vírus e as formas de prevenção, sob a supervisão dos professores. Na próxima semana, ainda sem data definida, realizaremos uma palestra voltada ao tema no turno matutino para contemplar os estudantes desse período”, relatou a diretora do CEEP, Josonita Marinho.


Blogbraga/Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE JACOBINA: 24ª CIPM, DURANTE OPERAÇÃO DE COMBATE À POLUIÇÃO SONORA, APREENDE EQUIPAMENTOS NA REGIÃO DE OUROLÂNDIA

Quinta-feira, 12 de Março de 2020 / Bahia

No último fim de semana, de 06 a 08 de março, Policiais Militares do 5º Pelotão, da cidade de Ourolândia, durante a Operação de combate à poluição sonora, nos Distritos de Alazão, Barragem, Aurora, dentre outras localidades, abordaram diversos veículos e bares. Na Operação os Policiais lograram êxito no recolhimento de dois equipamentos sonoros do tipo “Paredão” onde foram apresentados, juntamente com seus respectivos proprietários, na Delegacia de Policia local. Estes aparelhos também serão encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica em Jacobina, para que medidas cabíveis sejam adotadas.

“Esta Operação, de combate à poluição sonora, deflagrada no mês de novembro do ano passado, vem garantindo dias mais tranquilos à comunidade de toda área de atuação da 24ª CIPM. Parabenizo os Policiais Militares que, seguindo orientações deste Comando, garantiram o sossego, a ordem e a paz públicas na região do município de Ourolândia.” Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante.

 "PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"

 Jacobina, 12 de março de 2020.

Vitor Costa - Subtenente PM

Chefe do Setor de Comunicação Social da 24ª CIPM


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

Nelson Leal diz que distorção na divisão do Bolsa Família denota perseguição à Bahia

Quinta-feira, 12 de Março de 2020 / Bahia

Presidente da Alba acompanhou governador Rui Costa para representar contra o Governo Federal junto ao TCU, pela falta de equidade na distribuição dos recursos do programa.

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Nelson Leal (PP), e o governador Rui Costa (PT), participaram nesta quarta-feira (11.03) de audiência no Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília (DF). No encontro, o Consórcio Nordeste e o Consórcio Amazônia Legal fizeram uma representação formal ao órgão, solicitando adoção de medidas legais, tendo em vista o não cumprimento por parte do Governo Federal da lei que trata da aplicação de recursos do programa Bolsa Família.

Ao presidente do TCU, ministro José Múcio Monteiro, o presidente do Consórcio Nordeste, o governador da Bahia, Rui Costa, relatou que, no último mês de janeiro, o Governo Federal destinou apenas 3% dos novos benefícios do Bolsa Família ao Nordeste, região que concentra 36,8% das famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza. Já as regiões Sul e Sudeste receberam 75% das novas concessões do programa.

Nelson Leal criticou a falta de equidade na distribuição dos recursos do Bolsa Família, como preconiza as regras do programa, e comentou que os cortes de famílias baianas e a distorção nos números de novas concessões denotam perseguição e injustiça com a região Nordeste, especialmente à Bahia.

“Os critérios adotados pelo Governo Federal na distribuição do benefício entre as federações, carecem de razoabilidade, além de violentar o regramento do programa. Não seria exagero os governadores do Nordeste falarem de perseguição à região. Sem contar da completa ausência do caráter de justiça. Como um programa federal criado para corrigir injustiças sociais pode discriminar a região historicamente mais desfavorecida na distribuição de renda do país ?”, indaga o chefe do Legislativo estadual.

O presidente da Alba destacou que nesse contexto de crise econômica mundial, com forte impacto na economia brasileira, e a ameaça do coronavírus, que somente recrudesce os problemas, é o momento que requer muita maturidade do Palácio do Planalto.

“Com esta crise do petróleo, o coronavírus e a instabilidade institucional que enfrentamos, o Brasil precisa mais do que nunca de maturidade do Governo de Brasília e pacificação. Tenho confiança de que o TCU saberá corrigir as distorções na aplicação do Bolsa Família, essencial para a justiça social do país”, disse Nelson Leal.
O presidente do Consórcio Amazônia Legal e governador do Amapá, Waldez Góes, e o secretário-geral do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, também estiveram na reunião.

Presidente do TCU informou que vai fazer uma diligência para averiguar os critérios usados pelo Governo Federal para inclusão e exclusão de beneficiários no programa. Disse que o TCU vai verificar se houve direcionamentos indevidos na destinação dos recursos.

O somatório das novas concessões realizadas para todos os estados do Nordeste é de apenas 3.035 famílias. Desse total, a Bahia foi contemplada com apenas 1.123 novas concessões e 59.484 famílias tiveram seus benefícios cancelados, de janeiro 2019 a janeiro 2020.

“O regramento do Bolsa Família fala em prioridade para os mais pobres e na equidade entre Estados e Municípios, e tem havido, nos últimos meses, uma distorção absurda, seja no cadastro de novos habilitados do programa, seja na retirada de habilitados. Só a Bahia teve, ao longo dos últimos meses, 59 mil pessoas retiradas, sem explicação devida. Assim como teve também o menor número de acréscimos ao programa”, declarou, Rui Costa.

Governador destacou, ainda, que o Bolsa Família foi criado para atender, prioritariamente, pessoas mais necessitadas. “O que não pode acontecer é uma região incluir 20 vezes mais que outra. Ou seja, região que tem o menor número de pobres está incluindo 20 vezes mais do que a região que tem mais pobres. Os números saltam aos olhos. Isso é, no mínimo, muito estranho”, salientou.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação da Presidência

Compartilhar no Whatsapp

Programa Partiu Estágio convoca 587 novos estudantes

Quarta-feira, 11 de Março de 2020 / Bahia

Selecionados devem apresentar documentação até 26 de março

O Governo do Estado da Bahia publica nesta quarta-feira (11) uma nova lista de convocados para o Programa Partiu Estágio. Estão convocados, no total, 587 estudantes de universidades espalhadas por toda a Bahia. Para ocuparem as vagas ofertadas pelo terceiro edital do programa, que foi lançado em setembro de 2019, os selecionados precisam apresentar documentação exigida até o dia 26 de março. 

A lista completa dos selecionados pode ser consultada no site institucional da Secretaria da Administração (www.saeb.ba.gov.br). Estudantes que não apresentarem toda a documentação ou não se apresentarem dentro do prazo perderão a vaga de estágio automaticamente. Além da lista, o grupo de estudantes está sendo convocado nesta quarta (11) por e-mail, mensagens de celular e ligações por telefone.

Este edital do programa somou mais de 20 mil inscritos, que concorreram a uma das 2.838 oportunidades de estágio para 110 cursos de graduação presenciais e EAD de instituições com sede/pólo de ensino na Bahia. Dúvidas sobre a seleção ou sobre as regras do Programa devem ser encaminhadas para o e-mail partiuestagio@saeb.ba.gov.br.

O Partiu Estágio tem a reserva de 10% das vagas ofertadas para portadores de deficiência física, como o previsto pela Lei 11.788/2008. Sobre o quantitativo de vagas não reservadas, tiveram prioridade universitários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), seguidos daqueles que tenham estudado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada.

O programa é uma iniciativa da administração estadual baiana que garante acesso a oportunidades de estágio a estudantes universitários de instituições EAD e presenciais, estaduais, federais e privadas com sede na Bahia e que ainda não conseguiram se inserir no mercado de trabalho. O contrato de estágio tem duração de um ano, sem possibilidade de prorrogação, exceto quando o estudante é deficiente físico.

A carga horária é composta de quatro horas diárias de atividades supervisionadas, chegando a 20 horas semanais, distribuídas de acordo com a necessidade da administração pública. Além da bolsa-estágio, os universitários terão direito a auxílio-transporte e 30 dias de recesso remunerado, proporcionais.

Confira abaixo a documentação necessária:

• Comprovante de residência

•  Original e cópia da Carteira de Identidade

• Original e cópia do Cadastro de Pessoa Física – CPF

• Original e cópia de Carteira de Identidade do representante legal, ou do Termo de Guarda expedida por autoridade judicial, se for o caso

• Declaração da Instituição de Ensino informando semestre letivo, duração do curso, percentual cursado, turno de estudo, curso de formação e sua modalidade presencial (Anexo II do Edital)

• Comprovante de matrícula e frequência da Instituição de Ensino

•  Declaração própria de que não exerce atividade remunerada em órgão público

• Original e cópia do Título de Eleitor, se for o caso

• Original e cópia do Certificado de Reservista, se for o caso

• Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS

• Comprovação de inscrição no CadÚnico, se for o caso

•  Histórico escolar do Ensino Médio ou declaração emitida pela instituição de nível médio, no caso dos candidatos que tenham sido selecionados pelo critério de ter estudado todo o Ensino Médio em Escola Pública ou como Bolsista integral

• No caso de pessoas portadoras de deficiência, deverá ser apresentado um Relatório Médico comprovando a deficiência.


Blogbraga/Secretaria da Administração do Estado da Bahia | Saeb

Compartilhar no Whatsapp

Tribunal de Justiça mantém vigente atual tarifa de esgoto em Ibotirama, no Oeste da Bahia

Terça-feira, 10 de Março de 2020 / Bahia

Na última sexta-feira (6), o Pleno do Tribunal de Justiça da Bahia concedeu liminar mantendo a cobrança da tarifa de esgoto fixada em 80% do valor do consumo da água em Ibotirama, no Oeste da Bahia. A decisão suspende imediatamente os efeitos de uma decisão emitida, em primeira instância, pela vara Cível e Comercial de Ibotirama que deu causa à solicitação de redução da tarifa de esgoto para 40% em ação popular ajuizada por um vereador do município. Em seu despacho, o Tribunal de Justiça reforça a legalidade da cobrança da tarifa de esgoto para a manutenção dos custos e investimentos na prestação de serviço pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).

Segundo a decisão, “a redução da tarifa de esgoto poderia provocar insustentável desequilíbrio financeiro, no contrato de prestação de serviço público de saneamento, dificultando de sobremaneira a sua manutenção”. A decisão também se amparou nos efeitos legais do contrato de programa assinado entre o município de Ibotirama e o Governo do Estado para a prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário pela Embasa, e que delega a regulação das tarifas de água e esgoto à Agência Reguladora do Saneamento Básico da Bahia (Agersa).

A decisão do TJ reitera as decisões anteriormente julgadas que revogam e tornam ineficazes as leis que extinguem ou reduzem as tarifas de água ou de esgoto pelas câmaras municipais ou que sejam oriundas de ações populares. A cobrança da tarifa de esgoto aplicada no país tem o respaldo da Lei Nacional de Saneamento Básico nº 11.445 de 2007, regulamentada pelo decreto federal nº 7.217 de 2010, e é fundamental para custear a universalização dos serviços de saneamento básico prestados pela empresa. Na Bahia, a tarifa, no valor de 80% sobre o consumo de água, foi determinada pela lei estadual nº 11.172 de 2008.

Investimentos – Desde a implantação do sistema de esgotamento sanitário de Ibotirama, em 2013, a Embasa investiu cerca de R$ 3 milhões em obras de expansão e reparos na rede coletora e em ramais prediais, aquisição de equipamentos, despesas com energia elétrica; pessoal especializado na operação do sistema e em tratamento de efluente; análises físico-químicas para controle da qualidade do efluente tratado; manutenções na infraestrutura das redes coletoras e ramais prediais e reposição de tubulações e equipamentos que se desgastam com o tempo de vida útil. Para o próximo ano, a empresa vai investir mais R$ 1,7 milhão para atender dois mil novos imóveis com coleta e tratamento de esgoto. 

A tarifa de esgoto somente é cobrada onde existe rede coletora de esgoto disponível e em funcionamento. A Embasa dá acesso a coleta e tratamento de esgoto doméstico a 6.691 domicílios de Ibotirama, garantindo uma cobertura de 75% na sede municipal.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação da Embasa

Compartilhar no Whatsapp

PRF realiza Operação Volta às Aulas com foco na fiscalização a veículos de transporte escolar

Terça-feira, 10 de Março de 2020 / Bahia

Com o fim das férias escolares e o retorna às aulas em todo o país, o trânsito é intensificado nas cidades e também nas rodovias brasileiras. Além do acréscimo de inúmeros veículos de transporte de escolares ao trânsito em horários de “pico”, muitas rodovias cruzam áreas urbanas de municípios, gerando uma movimentação atípica nesses trechos. Nas BRs, veículos de escolares e veículos de pequeno porte, como motocicletas e ciclomotores transitam lado a lado com veículos de grande porte, como os caminhões e carretas.

Essa ação, que teve a fase de conscientização ocorrida entre os dias 21 de janeiro a 14 de fevereiro de 2020, buscou fomentar a correção de eventuais irregularidades nesse início do período letivo. Foram realizadas reuniões e palestras com gestores das Secretarias Municipais de Educação, sindicatos, associações de transportadores de escolares e demais profissionais que atuam no transporte de crianças e adolescentes, a fim de garantir aos menores segurança viária e a prestação de um serviço de qualidade que atenda a legislação.

As fiscalizações já se iniciaram em todas as unidades operacionais espalhadas pelo estado com foco na verificação dos equipamentos obrigatórios, verificação do uso do cinto de segurança, excesso de lotação, condições dos pneus, uso correto do cronotacógrafo e toda a documentação do veículo e do condutor.

As ações envolvem também fiscalização de alcoolemia, tempo de direção e intervalo de descanso do motorista e enfrentamento aos crimes de desvio de finalidade quanto ao uso irregular de bem público.

O que prevê a legislação

O condutor de transporte escolar deve ter ao menos 21 anos de idade, ser habilitado nas categorias D ou E e possuir curso específico para esse tipo de serviço, realizado por instituição credenciada pelo Detran.

Além da documentação regular, o veículo deve ter, entre outros itens, a autorização para o trânsito de transporte escolar afixada em local visível; faixa com a inscrição ‘escolar’ nas laterais e na traseira; registrador instantâneo de velocidade e tempo (tacógrafo); cinto de segurança em número igual à lotação do veículo e em perfeitas condições de uso; e pneus em bom estado de conservação.

OPERAÇÃO VOLTA ÀS AULAS – Balanço do 1º dia de fiscalização (09/03/2020)

1 – Quantidade de veículos de transporte de escolares abordados: 51
2 – Quantidade de autos de infração em veículos de transporte de escolares por irregularidades na habilitação legal do condutor (Art. 162, do CTB): 21
3 – Quantidade de autos de infração em veículos de transporte de escolares por não portar a autorização para condução de escolares, prevista no Art. 136, do CTB (Art. 230, XX, do CTB): 5
4 – Quantidade total de autos de infração em veículos de transporte de escolares: 78
5 – Quantidade de veículos de transporte de escolares removidos: 1
6 – Quantidade de CRLV de veículos de transporte de escolares recolhidos: 27

A qualidade do serviço depende da participação de cada um, seja os órgãos de fiscalização, motoristas, pais, estudantes, gestores de frotas, diretores de escolas, todos são responsáveis em proporcionar segurança no transporte.


BlogBraga/ Repórter Paiva/ Polícia Rodoviária Federal

Compartilhar no Whatsapp

UPB e TRE realizam evento para esclarecer dúvidas sobre eleições 2020

Terça-feira, 10 de Março de 2020 / Bahia

Evitar condutas vedadas por parte de prefeitos, eleitores e futuros candidatos é o objetivo do evento.

“De todas as bases da justiça, a Eleitoral é a mais célere e a mais eficiente no Brasil. Nós somos o país que o resultado das eleições é o mais breve possível”. Foi com essas palavras que o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, fez a abertura do UPB+ Jornada Eleitoral TRE: Regras para as Eleições 2020. O evento, que começou na manhã desta terça-feira, dia 10, e vai até o final do dia, no auditório da UPB, é uma parceria da instituição com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE).

“A EJE tem propósito de difundir o conhecimento e a cultura eleitoral para todos, não só para os futuros candidatos aqui presentes como para os eleitores. Colocamos a EJE à disposição para qualquer tipo de esclarecimento e parceria. O nosso apoio é incondicional para que as próximas eleições sejam transparentes e tenham uma eficácia no maior sentido possível”, disse o juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, Henrique Trindade.

“Esse encontro visa diminuir o trabalho de vocês. Porque, com menos violação da Lei Eleitoral, menos trabalho os senhores vão ter. O conhecimento é a grande arma de evolução. A gente dá um grande passo hoje para a postura dos prefeitos e dos municípios com eleição, principalmente as condutas vedadas aos gestores no ano eleitoral. Eu sou prefeito e não quero cometer nenhum crime eleitoral e sei que os colegas também não querem”, observou Eures Ribeiro.

Os temas dos painéis abordados no período da tarde são: Direitos Políticos, Elegibilidade e Registro de Candidaturas; e Aspectos Polêmicos e Inovadores das Eleições 2020. O encerramento do “UPB+ Jornada Eleitoral TRE: Regras para as Eleições 2020” está previsto para 18h.


Blogbraga/UPB

Compartilhar no Whatsapp

ALBA: DIA INTERNACIONAL DA MULHER - BANCADA FEMININA LUTA PARA AMPLIAR OS DIREITOS DAS MULHERES

Terça-feira, 10 de Março de 2020 / Bahia

As mulheres são maioria na Bahia. Elas representam 52,7% do eleitorado, cerca de 5,4 milhões de pessoas com direito a escolher pelo voto direto os seus candidatos. 

Em pouco mais de um ano da atual Legislatura, a Casa das 10 Mulheres discutiu a participação da mulher na política, debateu o enfrentamento à violência e o crime de feminicídio, apresentou sugestões sobre o mercado de trabalho e cobrou políticas públicas de incentivo ao desenvolvimento social e econômico das mulheres.
 
Neste "Março Mulher" elas promovem uma série de atividades, no plenário e nas comissões da ALBA, trazendo visibilidade para uma luta que, como dizem, não é só delas, mas de toda a sociedade. E já decidiram: vão querer o apoio, a parceria dos homens, para a chamada Masculinidade Positiva. 

AS MULHERES DO PARLAMENTO

Composta por 10 mulheres, escolhidas democraticamente, a bancada feminina na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, ocupa, desde fevereiro de 2019, apenas 16% das cadeiras disponíveis para os 63 parlamentares. A engenheira civil e ex-presidente da Conder, Maria del Carmen; a presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública, Neusa Cadore; e a presidente da Comissão Especial da Promoção da Igualdade, Fátima Nunes, são as representantes do PT. 

No último pleito, o PSD trouxe para a Casa Legislativa as deputadas Ivana Bastos, atual presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos (Unale), Jusmari Oliveira, que preside a Comissão de Agricultura e Política Rural; e a ex-vereadora e ex-vice-prefeita de Lauro de Freitas, Mirela Macedo. 

Novamente eleita presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviços Públicos, a médica oftalmologista Fabíola Mansur integra o PSB. 

Apesar de experientes na política, duas novas deputadas chegaram pela primeira vez ao Parlamento nesta Legislatura: a ex-vereadora de Salvador e ex-secretária estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Olívia Santana (PC do B); a ex-vereadora de Simões Filho, Kátia Oliveira (MDB). Do PSL, a empresária Talita Oliveira foi outra mulher que se incorporou à bancada. 

A reportagem especial em homenagem ao 8 de Março retrata a opinião das parlamentares sobre diversos temas que mobilizam a bancada feminina, que representa a força e a voz da mulher na Casa do Povo.

Olívia Santana (PC do B)

Feminicídio: Basta de violência. 

Na Bahia, com o crescimento dos índices de crimes cometidos contra a mulher por ex-companheiros, noivos e namorados, precisamos estar sempre alerta para envolver todo o conjunto da sociedade num movimento “Basta de Violência”. Tem de ser uma tarefa de todas as pessoas que acreditam na civilização humana, na possibilidade de uma vida saudável, de defesa da justiça.

Jusmari Oliveira (PSD)

Aposentadoria: Sem unha pintada

Hoje é muito mais simples para um trabalhador rural do sexo masculino se aposentar no INSS do que uma mulher. Eu conheço o caso de uma mulher que vai no INSS e porque está arrumada, de brinco na orelha e com a unha pintada, o órgão público diz que ela não é trabalhadora rural. Esses casos de discriminação não são poucos e não são raros.

Maria del Carmen (PT)

Igualdade: Homens parceiros

Temos, ainda, que conscientizar os homens, que devem ser parceiros, principalmente aqueles que possuem uma visão diferenciada, para que a gente possa transformar. A gente nunca vai ter uma sociedade justa e igualitária se homens e mulheres não estiverem com as mesmas condições de igualdade de salário, de capacidade de trabalho.

Neusa Cadore (PT)

Violência: Custo econômico e social

Em um país onde uma mulher morre a cada duas horas, vítima da violência, é urgente dar um “Basta no Feminicídio”. A violência tem um custo social e econômico. Afeta a Educação dos filhos, que assistem às agressões, atinge a Economia doméstica, já que a mulher tem se afastar do emprego, gera atenção e gastos para a Saúde, com a internação da paciente, e demanda ainda a atuação da Segurança Pública, através da Ronda Maria da Penha e das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher.

Fátima Nunes (PT)

Prevenção: Lei Maria da Penha nas escolas

Nós temos a Lei Maria da Penha, cujos primeiros itens tratam da formação e prevenção da violência. Nas escolas, reúnem-se pais, alunos e mestres e eu acredito que possamos debater o tema, em uma mesa-redonda, tratando a lei não somente como punição, mas também como um hábito de formação humana e de respeito. Todo esse conhecimento da Lei Maria da Penha poderia ser levado para debate na sala de aula, pelo menos uma vez por mês.

Kátia Oliveira (MDB)

Mercado de trabalho: Mais cargos e oportunidades

Hoje o Brasil possui apenas 20% das empresas com mulheres em cargos elevados de gestão. Além da equidade de salários, defendo a equidade de oportunidades. Sigo lutando também para que o Estado possa oferecer mais vagas em creches, permitindo que as mulheres possam trabalhar e deixar seus filhos em segurança, garantindo uma educação em tempo integral e de qualidade.

Mirela Macedo (PSD)

Políticas públicas: proteção à mulher

Dois dos projetos de lei direcionados para o universo feminino foram aprovados, sancionados e já estão em vigor. A Lei n° 14.020 obriga que os serviços de urgência e emergência da rede estadual encaminhem à delegacia de polícia os casos de atendimento de mulheres sob suspeita de violência doméstica, mesmo que a vítima não queira prestar queixa. Outra é a Lei n° 13.924, que institui a data de 13 de novembro como o Dia Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher na Bahia.

Fabíola Mansur (PSB)

Fundo estadual: Doação de recursos

Desde que entrei na Casa Legislativa defendo que o governador crie o Fundo Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Com esta conta-corrente, estaremos vencendo a barreira do orçamento, que muitas vezes impede a ampliação desta rede de proteção. Além disso, este Fundo possibilita receber doações de organismos nacionais e internacionais e até doações de pessoas físicas que tenham compromisso com a causa.

Talita Oliveira (PSL)

Ministério da Mulher: Novos avanços

Em 2006, tivemos avanços como a Lei Maria da Penha e em 2019, esta lei foi ampliada pelo presidente Bolsonaro, que garantiu a matrícula dos dependentes da mulher, vítima de violência familiar, em instituição de educação básica mais próxima de seu domicílio. A criação do programa “Salve uma Mulher” e a transformação do canal de denúncias Disque 100, são outros avanços do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. 

Ivana Bastos (PSD)

Política: Diálogo e representatividade  feminina

Sigo com o objetivo de promover um diálogo permanente entre o Poder Legislativo e a sociedade para trazer projetos que possam ter efeitos diretos na vida das pessoas, priorizando proposições com conteúdos voltados as questões femininas. Busco também incentivar a participação de mais mulheres na política, pois precisamos de mais representatividade. Juntas somos mais forte e podemos mais. 


Blogbraga/ALBA - Assessoria da Presidência

Compartilhar no Whatsapp

A DEPUTADA JUSMARI LAMENTA MORTE DE CÍCERO MENDONÇA DE ALENCAR IRMÃO DO SENADOR OTTO ALENCAR

Terça-feira, 10 de Março de 2020 / Bahia

Divulgação/AgênciaALBA

A deputada Jusmari Oliveira (PSD) apresentou moção de pesar, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), pelo falecimento de Cícero Mendonça de Alencar, ocorrido no último sábado (7). Ele tinha 62 anos e sofreu um infarto quando estava em Itapetinga, no Centro-Sul da Bahia. 

“Homem público de essência, Cícero Mendonça de Alencar foi prefeito de Itarantim de 1993 a 1996, uma grande liderança política do interior da Bahia. Ao longo da sua vida, ele conquistou amigos e deixa um legado de trabalho e realizações”, lembrou Jusmari.

 Por fim, a deputada pediu a “Deus que conforte os familiares e amigos neste momento de dor e saudade”.

Cícero Mendonça de Alencar era irmão do senador Otto Alencar (PSD-BA), tinha 62 anos e sofreu um infarto quando estava em Itapetinga, também no Centro-Sul da Bahia.


Blogbraga/ALBA - Assessoria da Presidência

Compartilhar no Whatsapp

Combate à violência contra a mulher é tema da Operação Rosas de Aço promovida pela PRF na Bahia

Terça-feira, 10 de Março de 2020 / Bahia

135 pessoas foram alcançadas com as ações educativas e de fiscalização neste 08 de março, Dia Internacional da Mulher, data em alusão à luta das mulheres por espaço, respeito, igualdade de oportunidades, sobretudo no ambiente de trabalho, além de celebrar as conquistas sociais, políticas e econômicas ao longo dos anos.

A quarta edição da Operação Rosas de Aço foi realizada domingo (08), na Delegacia PRF de Feira de Santana (BA) na BR 116, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Este ano, a operação teve foco em realizar a ação de Cinema Rodoviário Comando com a temática “Combate à Violência Contra Mulher”. As equipes de fiscalização foram compostas por policiais rodoviários federais do sexo feminino, com participação inédita de uma servidora administrativa, e contou com a presença de policiais mulheres do esquadrão Asa Branca da Polícia Militar e representantes femininas da Guarda Municipal.

A presença destas instituição foi de grande relevância pois reforça a parceria entre as instituições na promoção de ações conjuntas na promoção da segurança pública integrada e eficiente para a sociedade.

A operação se iniciou por volta das 8h e seguiu até às 14h, durante as fiscalizações as equipes convidavam os condutores dos veículos e seus passageiros a participarem o Cinema Rodoviário, com a apresentação de palestras de curta duração para o enfrentamento da violência contra a mulher, enquanto era realizada fiscalização dos veículos e documentação dos passageiros. Todos os condutores foram submetidos ao teste do etilômetro.

Nas palestras, conduzida por uma PRF, foram trazidas questões relacionadas à violência contra a mulher, dados estatísticos, apresentação do violentômetro (forma de “termômetro” com atitudes e sinais de violência praticadas por um parceiro afetivo que ajuda a mulher a identificar se está sendo vítima de violência doméstica/afetiva) e informação da rede de apoio à mulher vítima de violência.

A apresentação atingiu um público de 135 pessoas durante a operação, e não apenas as mulheres, mas principalmente o público masculino foi informado e orientado sobre a importância do tratamento com respeito e dignidade que deve ser destinado às mulheres, além da responsabilidade social em ajudar mulheres que possam estar sofrendo violência doméstica. Muitos homens ao final da palestra, inclusive, agradeceram às policiais pela iniciativa e pelas informações tão relevantes prestadas.

Além do foco educativo da operação, também foram realizadas fiscalizações, sendo constatadas diversas infrações de trânsito, como não uso de cadeirinha, conduzir veículo sem possuir habilitação, alteração de características do veículo.

Ainda, houve prisão de um condutor após verificado no sistema a existência de um mandado de prisão (pelo crime constante no art. 273, §1º do Código Penal em razão de vender/expor à venda produto terapêutico ou medicinal consumo o falsificado, corrompido, adulterado ou alterado) emitido em seu desfavor em 17 de dezembro de 2019 pela 4ª Vara Federal de Foz do Iguaçu (PR).

A iniciativa da operação surgiu em 2017, através da Chefe Substituta do Setor de Operações na época, inspetora Janaina Cavalcante de Sousa, desenvolvendo a ideia de servidoras lotadas na Delegacia PRF na Bahia de Simões Filho, as inspetoras Márcia Conceição Abdalla Leite  e  Sandra Martins de Oliveira Vitorio.

Posteriormente, a ação ingressou no calendário anual de operações do Setor de Operações, responsável pelo planejamento, operacionalização e definição de equipes para execução das atividades. A operação também é fomentada pela Comissão Regional de Direitos Humanos e pela Subcomissão de Valorização da Mulher da PRF na Bahia.

Para o Superintendente, Virgílio de Paula Tourinho, a operação tem um valor social muito grande, pois demonstra a conquista de espaço e igualdade:

“mulheres incríveis, guerreiras por natureza e profissionais por competência, que lutam por seus ideais, com personalidades marcantes, se fazem respeitar pela garra, pela vontade de construir seu próprio espaço e fazer história”

É  a Polícia Rodoviária Federal reafirmando seu compromisso em proteger vidas com a promoção de ações preventivas no combate à violência contra a mulher.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

Ronda Maria da Penha comemora aniversário com entrega de homenagens

Terça-feira, 10 de Março de 2020 / Bahia

A solenidade ficou marcada também pela apresentação da major Flávia Barreto, nova comandante da unidade da PM.

A Operação Ronda Maria da Penha da Polícia Militar da Bahia, referência nacional na assistência à mulheres com medidas protetivas, realizou na noite de segunda-feira (9), solenidade em comemoração aos 5 anos de serviços prestados no estado. O evento aconteceu no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo da Bahia.

Participaram do evento as majores Ana Paula Queiroz (primeira comandante), Denice Santiago (titular da unidade por 4 anos e 8 meses) e Flávia Barreto (nova líder da Operação Ronda Maria da Penha).

No discurso emocionado da major Denice Santiago, foi citada a trajetória de criação daquela força de segurança e destacados os policiais envolvidos neste início. "Agradeço a todos que idealizaram essa importante e desafiadora unidade policial. Viramos referência, pois a dedicação foi sempre prioridade", ressaltou Denice.

Homenageados

O governador da Bahia, Rui Costa, o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, entre outras autoridades foram agraciados pela Operação Ronda Maria da Penha com uma placa. A lembrança foi em agradecimento ao empenho de transformar a ideia em realidade.

"Apostamos nesse projeto e hoje fico feliz em saber que vidas foram preservadas. Temos a obrigação de garantir os direitos da mulheres, mas precisamos trabalhar em rede, atuando em parceria com a Justiça, o Ministério Público, a Defensoria Pública e a sociedade", enfatizou Barbosa.

O secretário frisou ainda a importância da família na conscientização. "Somente ações policiais não acabarão com a cultura machista. Precisamos que o respeito à mulher seja incentivado nos lares baianos", completou.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria da Segurança Pública da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: Ronda Maria da Penha completa cinco anos e chegará a mais oito cidades; entre elas Irecê e Bom Jesus da Lapa

Segunda-feira, 09 de Março de 2020 / Bahia

Reconhecida nacionalmente no combate à violência contra a mulher, a Ronda Maria da Penha acaba de completar cinco anos de atividades. Para marcar a data, uma solenidade promovida no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador, reuniu diversas autoridades no início da noite desta segunda-feira (9). 

Na ocasião, o governador Rui Costa destacou que "o ideal, no século 21, seria que não tivéssemos nenhuma ocorrência de agressão contra as mulheres. E queremos construir essa sociedade. Espero que em breve possamos ter uma sociedade sem agressão contra as mulheres. Isso é algo para ser construído como política pública, mas também com uma grande mobilização da sociedade. Todo mundo precisa se mobilizar a favor da paz e contra qualquer tipo violência, principalmente contra a mulher". 

A Ronda Maria da Penha tem sede na capital e núcleos em outros 15 municípios baianos. No evento desta segunda (9), o governador anunciou que a iniciativa chegará a mais oito cidades: Teixeira de Freitas, Camaçari, Bom Jesus da Lapa, Cruz das Almas, Jequié, Irecê, Catu e Entre Rios. "A Ronda será ampliada, mas fica sempre o desejo que ela se torne desnecessária o mais rápido possível", acrescentou Rui, que foi homenageado por ser uma das pessoas que contribuíram para a existência da iniciativa. 

Em cinco anos, a Ronda Maria da Penha já atendeu 6,6 mil mulheres e realizou 27 mil fiscalizações, além de 217 prisões na Bahia. "Pode-se dizer que são 217 feminicídios a menos nas estatísticas da última metade de década. Gostaríamos que a Ronda Maria da Penha não fosse mais necessária, mas, enquanto isso não acontece, trabalharemos para que cada vez mais mulheres se sintam seguras e possam denunciar agressões", afirmou a comandante da tropa especializada, major Denice Santiago, que transferiu o cargo para a major Flávia Barreto durante a solenidade. 

A Ronda Maria da Penha apresenta uma metodologia que envolve o acompanhamento das mulheres protegidas por medidas judiciais, que são identificadas com a ajuda das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam). O projeto atende, atualmente, mais de seis mil mulheres, fazendo ações como visitas domiciliares e acompanhamento em audiências judiciais.

Como resultado de termo de cooperação técnica entre as secretarias estaduais de Políticas para as Mulheres (SPM) e da Segurança Pública (SSP), Defensoria Pública (DPE), Ministério Público (MPBA) e Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), a Ronda Maria da Penha ainda promove palestras de conscientização e possui uma 'Carta de Serviços', com informações úteis sobre a tropa e o trabalho que desenvolve.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Ciclista fica ferida após ser colhida por carro em Luis Eduardo Magalhães

Segunda-feira, 09 de Março de 2020 / Bahia

SAMU no local

A vítima deu entrada na UPA

Uma colisão envolvendo uma bicicleta e um carro deixou uma pessoa ferida, por volta das 15h20 desta segunda-feira (09), no cruzamento da Avenida Tancredo Neves com a rua Irará, próximo a Praça da Bíblia no bairro Santa Cruz em Luis Eduardo Magalhães.

De acordo com informações, a ciclista de iniciais E.A.B de 23 anos, trafegava a bordo de uma bicicleta quando foi atingida por um veículo não identificado, que após o acidente não parou para prestar socorro à vítima e fugiu tomando rumo ignorado.

Populares acionaram o SAMU que ao chegar prestou socorro à vítima que sofreu escoriações (braço e joelho) e posteriormente foi levada para UPA para avaliação médica.


Blogbraga/Reportagem: Marlon

Compartilhar no Whatsapp

Secretarias da Educação e Saúde emitem nota conjunta com orientações sobre coronavírus

Segunda-feira, 09 de Março de 2020 / Bahia

As secretarias estaduais da Saúde (Sesab) e da Educação elaboraram uma nota conjunta com recomendações que devem ser adotadas nas escolas das redes estadual, municipais e particulares de prevenção ao Coronavírus 2019 (COVID-19). As orientações vão desde o ato de lavar as mãos até o desenvolvimento de ações pedagógicos que contribuam para a mobilização e engajamento de toda a comunidade escolar (estudantes, professores, coordenadores pedagógicos, técnicos administrativos e profissionais da alimentação escolar) e as famílias.

Na lista também está a orientação para que se evite atividades envolvendo grandes aglomerações em ambientes fechados, durante o período de circulação dos agentes causadores de síndromes gripais, como o novo COVID-19.

Na nota, a Secretaria da Educação ressalta que ações preventivas já são desenvolvidas, durante o ano letivo nas escolas, por meio de programas e projetos voltados à Educação Ambiental e à Promoção da Saúde na Escola. No entanto, alerta sobre a importância do engajamento de toda a comunidade escolar neste processo de prevenção ao COVID-19. Trabalhar pedagogicamente este contexto é fundamental para que os estudantes se apropriem dos conceitos e conheçam como podem ser agentes multiplicadores sobre a prevenção ao Coronavírus junto aos amigos, às famílias e à comunidade onde vivem.

Na nota, a Sesab afirma que mantém a vigilância ativa da circulação dos vírus respiratórios, por meio do monitoramento constante da situação epidemiológica, gerando boletins e notas técnicas para orientação dos serviços de saúde, dos demais setores e da população. Na ocorrência de qualquer mudança no cenário epidemiológico, que justifique a adoção de outras medidas de prevenção e controle dirigidas à comunidade escolar, haverá divulgação, em tempo hábil, através dos veículos oficiais de comunicação. A nota está disponível nos sites da Sesab e da Secretaria da Educação.


Blogbraga/Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Bahia teve redução de 1,4% nos crimes contra a vida

Segunda-feira, 09 de Março de 2020 / Bahia

Foto: Blogbraga

O comparativo entre os segundos semestres de 2019 e 2018 aponta a redução de 1,4% nos Crimes Violentos Letais Intencionais na Bahia, no ano passado. O Diário Oficial do Estado publica nesta sexta-feira (6), de maneira detalhada, a relação de Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) e Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisps) e seus respectivos índices de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, material que servirá de avaliação para pagamento do Prêmio por Desempenho Policial (PDP).

A Risp/Sul conseguiu a maior redução em números absolutos. São 84 casos a menos nos municípios que a compõem, comparando o segundo semestre de 2018 com o mesmo período de 2019 (de 491 para 407). Já a região oeste, além de também apresentar diminuição nos CVLIs, teve o menor número de registro entre todas as Risps:112 casos. Em seguida está a Risp Atlântico, em Salvador, com 113 registros.

Ainda na capital, as outras duas regiões integradas também apresentaram queda. A Risp Baía de Todos os Santos apresentou redução de 7,1% (de 269 para 250) e a Central passou de 159 para 156 registros de CVLIs (-1,9%).

“É um trabalho constante. Conseguimos reduções sucessivas no estado nos últimos anos graças a muito esforço e investimento, mas o trabalho não para. Continuamos o acompanhamento da mancha criminal, para atuarmos com mais rigor nas áreas que apresentem um resultado diferente da maioria do estado”, explicou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa. 


Blogbraga/SSP-BA

Compartilhar no Whatsapp

COMANDANTE DA 24ª CIPM ANTECIPA HOMENAGEM AS POLICIAIS MILITARES FEMININAS EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER EM JACOBINA

Domingo, 08 de Março de 2020 / Bahia

No final da tarde desta sexta-feira, 06 de janeiro, a 24ª CIPM proporcionou um agradável encontro na Sede da Unidade, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Esta data é comemorada desde 1911 e é uma referência às vítimas de centenas de operárias que, no ano de 1857, morreram queimadas em uma fábrica têxtil de Nova York (EUA). No evento elas reivindicavam a redução da jornada de trabalho e o direito à licença-maternidade.

Participou do evento, uma parte das Policiais Femininas da 24ª CIPM, as quais representaram as demais. Todas foram recepcionadas e homenageadas com flores pelo Sr. Major PM Flailton Oliveira, Comandante da Unidade, que esteve acompanhado pelo Capitão PM Juliano Rodrigues, Subcomandante, e pelo Subtenente PM Vitor Costa, Assessor de Comunicação. Ao final foi servido um coquetel as Policiais Militares Femininas presentes.

“Comemorar o Dia Internacional da Mulher vai além de mandar Flores. A ideia é conservar, reafirmar e promover conquistas e direitos de todas as mulheres. Merecem todos os elogios, todo nosso respeito! Parabéns a todas Policiais Militares Femininas do Brasil, da Bahia, da 24ª CIPM em Jacobina! Parabéns a todas as Mulheres!” Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"

Jacobina, 06 de março de 2020.

Vitor Costa - Subtenente PM

Chefe do Setor de Comunicação Social/Porta Voz do Comando


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

POLÍCIA MILITAR DA 5ª CIA/CANUDOS ENCONTRA CARRETA ABANDONADA CUJO PROPRIETÁRIO PODE SER DE BARREIRAS E TENTA LOCALIZAR O DONO

Sábado, 07 de Março de 2020 / Bahia

Por volta das 07:20h deste sábado, uma carreta biarticulada foi abandonada no Povoado de São Bento, zona rural de Canudos/BA.

Relato da Polícia Militar:

Uma guarnição da 5ª CIA PM de Canudos, foi acionada, informando que carreta biarticulada foi abandonada no povoado acima citado, onde foi comprovado a veracidade no local.

A guarnição RP observou que a cabine estava intacta, inclusive com documentos do veículo e condutor, pasta classificador com notas/comprovantes, chave na ignição e a reserva num chaveiro controle de alarme, funcionando normalmente num primeiro momento.

Segundo populares, veículo foi abandonado na madrugada, não precisando horário!

Tenente PM Diniz - Coordenador de área 5ºBPM/ Euclides da Cunha - BA

Proteger & servir é nossa missão

Ocorrência registrada pelo motorista da carreta:

O motorista da carreta informa que, por volta de 18:40h do dia 05/03/2020, (quinta-feira), foi abordado por um veículo de passeio de cor escura e modelo sedan no quebra-molas da entrada do Povoado Campos de São João.

Após a abordagem seguiu por cerca de 10 minutos na cama do seu veículo Scania em companhia dos meliantes. Depois dos 10 minutos, o veículo Scania parou e a vítima foi colocada no porta-malas de outro veículo de passeio, onde circulou por cerca de 30 minutos.

Logo depois, foi deixado num galpão em companhia de um meliante, que estava encapuzado e portando um revólver, até às 7:00h da manhã do dia seguinte ao fato delituoso. O veículo transportava 50.440 kg de farelo de soja.

Outros pertences subtraídos:

- Cheque de R$ 1.237,00 de emissão de "Meu Posto" (Posto de combustíveis em Barreiras/BA);

- Celular iphone 6 cor bege;

- R$ 360, 00 em espécie;

- Corrente de ouro em média 8g;

- Aliança de ouro;

- Relógio Oriente.

A Polícia Militar relata que não está conseguindo contato com proprietário e nem com motorista devido os números desatualizados em seu cadastro, bem como em virtude do furto do seu telefone.

Segue endereço encontrado banco de dados do proprietário & motorista;

Endereço do proprietário: RUA SABINO DOURADO, 139 - CEP: 47806370 - BARREIRAS/BA

Endereço do motorista: RUA SAO PAULO, 42, CASA - CEP: 47810668 - BARREIRAS/BA


Blogbraga/FONTE: 5ª Cia/Canudos

Compartilhar no Whatsapp

Governador participa da posse de nova procuradora-geral de Justiça

Sábado, 07 de Março de 2020 / Bahia

Pela segunda vez, o Ministério Público do Estado (MPBA) é chefiado por uma mulher. A promotora de Justiça Norma Angélica foi escolhida pelo governador Rui Costa para ser a nova procuradora-geral da Bahia no biênio 2020/2022, substituindo a promotora Ediene Lousada. Empossada nesta sexta-feira (6), na sede do Ministério Público, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), Norma Angélica integrou lista tríplice eleita no último dia 7 de fevereiro, composta também pelos promotores de Justiça Pedro Maia e Alexandre Cruz. 

Na posse, Rui destacou que todos os indicados são preparados e competentes. "Eu gosto desta expressão: pesos e contrapesos. Isso dá o direito ao governador de escolher o procurador-geral entre os mais votados. É uma tarefa sempre difícil, porque são sempre bons nomes, qualificados. Eu desejo boa sorte à nova procuradora e é importante, na antevéspera do Dia da Mulher, que o Ministério Público continue sendo conduzido por uma mulher. Isso é também uma bela homenagem às mulheres". 

A nova procuradora-geral da Bahia, por sua vez, ressaltou a harmonia entre os poderes. "Eu já disse ao governador Rui Costa que estou honrada com a escolha. Agora, nós vamos estabelecer o diálogo, pois é uma capacidade que eu tenho. Eu peço ajuda para o governador e para o povo da Bahia, como sempre eu faço". Segundo ela, a missão exige ética, determinação e respeito à independência entre o Ministério Público, o Executivo e todos os poderes constituídos. "A missão é árdua, mas eu acredito no bem e vamos vencer".

Natural de Inhambupe, a nova procuradora-geral de Justiça tem 62 anos e ingressou no MPBA em 1992. Foi promotora de Justiça em Ibitiara, Araci, Cícero Dantas e Alagoinhas, sendo promovida para Salvador em 1999. Coordenou o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminais (Caocrim) e foi presidente da Associação do Ministério Público da Bahia (Ampeb) e da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp).


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Bailarina do Faustão, Amanda Malaquias lembra das dificuldades ao trocar pequeno povoado em Ibipeba região de Irecê/BA por São Paulo

Sexta-feira, 06 de Março de 2020 / Bahia

Amanda Malaquias conta das dificuldades que passou ao chegar em São Paulo — Foto: Arquivo Pessoal

Direto do povoado de Lagoa Grande, na cidade de Ibipeba, região de Irecê, Amanda Malaquias enfrentou a correria da cidade de São Paulo em busca de seus sonhos. Deixou a casa dos pais para estudar e trabalhar como modelo. De lá para cá, a baiana conquistou uma vaga no elenco fixo de Bailarinas do Faustão e concluiu sua faculdade de administração. À reportagem ela contou um pouco da carreira, dos cuidados com o corpo e dos planos para o futuro.

A história de Amanda lembra a de muitos brasileiros. Sem condições de se manter na capital baiana para estudar, ela viu em São Paulo a oportunidade de alcançar voos maiores e embarcou para morar com um tio e assim economizar nos gastos. Os pais ficaram em Ibipeba.

"Tenho muita gratidão pelo meu tio Bira Malaquias, pois só vim para São Paulo com incentivo e a ajuda dele. Ele sempre me apoiou. Posso dizer é meu segundo Pai!"

Amanda Malaquias ao lado dos pais — Foto: Arquivo Pessoal

A adaptação não foi fácil. Acostumada com a vida de interior em um vilarejo simples com aproximadamente 900 habitantes, a baiana conta que se assustou com a movimentação da cidade da garoa:

“Me assustei com o trânsito, com a quantidade de gente, com a grandeza dos prédios, enfim, me assustei com tudo. Tudo que estava vivendo era muito diferente do que tinha vivido até os meus 17 anos.”

"Dificuldade mesmo foi para aprender a me virar em cidade grande com tudo diferente do interior que vim, aprender a andar sozinha a pegar ônibus."

Estudando e modelando, Amanda começou os trabalhos na TV Globo como figuração em alguns programas, até que surgiu a oportunidade de participar do balé do Ding Dong, que abriu as portas para o contrato fixo.

“Após algumas semanas eu estava ensaiando e me apresentando no Programa do Faustão no Ding Dong. Após 18 meses participando do Ding Dong, passei no teste e fui contratada para o elenco fixo do Balé do Faustão.”

Planos para o futuro

Além de participar do Balé do Faustão, Amanda segue com a carreira de modelo e planeja entrar em uma pós-graduação em administração de empresas. Com o mundo artístico batendo à sua porta, ela também sonha em se tornar atriz e quem sabe, voltar a participar de concursos de Miss, que começou aos 15 anos e rendeu vários títulos.

“Comecei nesse mundo de Miss aos 15 anos e conquistei vários títulos, entre eles Miss Bahia Juvenil, Vice Miss Brasil Juvenil, Miss Brasil Global, Miss Model Internacional, entre outros.”

“Quero em breve ingressar em curso de teatro para quem sabe no futuro estrear em novelas na empresa que trabalho. Tudo o que tenho em mente para o futuro é para ser realizado em conjunto com a carreira de bailarina.”

Sem medir esforços para realizar seus sonhos, Amanda contou que recentemente pôde colocar mais um deles em prática, e falou sobre os cuidados que tem com o corpo.

“Realizei mais um sonho, que foi colocar silicone nos seios. Confesso que foi uma escolha maravilhosa, pois estou realizada com meu corpo!”

Amanda Malaquias após realizar sonho de colocar silicone — Foto: Arquivo Pessoal

“Cuido do corpo malhando, no mínimo 3 vezes por semana. Tenho parcerias com clínica de estética, dentista, academia, etc pois para manter o peso e definir o corpo precisamos de profissionais de várias áreas. Também evito frituras e refrigerante nem de longe.”


Blogbraga/Fonte: As informações são do Gshow

Compartilhar no Whatsapp

Secretaria da Educação do Estado orienta comunidade escolar sobre prevenção ao Coronavírus

Sexta-feira, 06 de Março de 2020 / Bahia

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) está orientando as escolas para que adotem uma série de medidas que possam contribuir na prevenção ao Coronavírus (COVID19). A orientação é para que as unidades escolares implementem ações sociopedagógicas como, por exemplo, rodas de conversa, oficinas e palestras, para a disseminação de informações; além de estimular os estudantes e suas famílias a seguirem as devidas recomendações de prevenção ao COVID19. 

O coordenador de Educação Ambiental e Saúde da SEC, Fábio Barbosa, lembrou que as formas de transmissão do vírus ainda estão em processo de investigação, mas já se sabe que qualquer indivíduo, que tenha contato próximo (cerca de um metro) com outro que apresente sintomas respiratórios, está em risco de ser exposto ao agente infeccioso. A transmissão do coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, com o toque ou aperto de mão e contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos. 

Fábio Barbosa disse que ações preventivas já são desenvolvidas nas unidades escolares por meio de programas e projetos voltados à Educação Ambiental e à Promoção da Saúde na Escola. No entanto, ele alerta sobre a importância do engajamento de toda a comunidade escolar neste processo de prevenção ao COVID 19. “Trabalhar pedagogicamente este contexto é fundamental para que os estudantes se apropriem dos conceitos e conheçam como podem ser agentes multiplicadores sobre a prevenção do Coronavírus junto aos amigos, às famílias e à comunidade onde vivem. Medidas simples como lavar as mãos e colocar a boca na região do cotovelo ao espirrar são algumas das recomendações neste sentido”, afirmou, ao reforçar a importância de as escolas adquirirem o álcool em gel para uso pela comunidade escolar. 

No Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaías Alves (CEEP ICEIA), a gestão já adquiriu o álcool em gel para ser fixado em diferentes ambientes. “Vamos instalar o álcool em áreas estratégicas como banheiro, cozinha, refeitório, sala dos professores e administrativas. Também vamos fazer um trabalho pedagógico em cada sala de aula e envolver as famílias, por meio da reunião de pais e responsáveis, abordando inclusive as Fake News sobre o assunto”, afirmou a diretora Maribel Costa Silva.  

A SEC também orienta às escolas para que acompanhem as informações atualizadas sobre o Coronavírus pelo site da Secretaria Estadual da Saúde (SESAB) em

http://www.saude.ba.gov.br/temasdesaude/coronavirus/


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Bahia confirma primeiro caso importado do Novo Coronavírus

Sexta-feira, 06 de Março de 2020 / Bahia

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) confirmou o primeiro caso importado do novo coronavírus (Covid-19) na Bahia, nesta sexta-feira (6). Trata-se de uma mulher de 34 anos, residente na cidade de Feira de Santana, que retornou da Itália em 25 de fevereiro, com passagens por Milão e Roma, onde aconteceu a contaminação. O primeiro atendimento e as amostras foram coletadas em um hospital particular da capital baiana, sendo enviadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, que é a referência nacional do Ministério da Saúde. O resultado laboratorial confirmando o diagnóstico foi concluído hoje.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “trata-se de um caso importado. A paciente contaminou-se na Europa e veio manifestar os sintomas depois de ter chegado ao Brasil. Isso é diferente de haver uma contaminação interna no estado e, portanto, todas as medidas de contenção para garantir que não houve a contaminação de outras pessoas foram e estão sendo tomadas pela vigilância estadual, municipal e pelo Núcleo Regional de Saúde Leste”, afirmou o secretário.

A paciente encontra-se em casa, na cidade de Feira de Santana, assintomática, com orientação de permanecer em isolamento, adotando as medidas de precaução de contato e respiratório. O monitoramento é realizado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com a vigilância municipal de Feira de Santana.

Notificações

De janeiro até as 17h de quinta-feira (5), a Bahia registrou 73 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, sendo 21 excluídos por não se enquadrarem no protocolo do Ministério da Saúde, 29 foram descartados laboratorialmente e 23 aguardam análise laboratorial. Os municípios notificantes foram Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jacaraci, Jequié, Lauro de Freitas, Lençóis, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas, Tucano e Vitória da Conquista. Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

Ressalta-se que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Um novo boletim, com dados atualizados, será divulgado às 17h desta sexta-feira (6).

Atualmente, 33 países são monitorados pelo Ministério da Saúde por apresentarem transmissão ativa do coronavírus. Com isso, os critérios para a definição de caso suspeito enquadram, agora, as pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar e tiveram passagem pela Alemanha, Argélia, Austrália, Canadá, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Croácia, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Equador, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Japão, Líbano, Malásia, Noruega, Reino Unido, Romênia, San Marino, Singapura, Suécia, Suíça, Tailândia e Vietnã.

É importante pontuar que o paciente com diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave. A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades primárias de atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital.

Os casos graves devem ser encaminhados a um hospital de referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar.


Blogbraga/Fonte: Ascom/Secretaria da Saúde do Estado (Sesab)

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: Governo libera crédito suplementar acima de R$ 15 milhões para as universidades estaduais

Sexta-feira, 06 de Março de 2020 / Bahia

As quatro universidades estaduais da Bahia (Uneb, Uesc, Uesb e Uefs) irão receber um crédito suplementar no valor de R$ 15.796.612 milhões no orçamento deste ano, conforme o Decreto Financeiro nº 15, de 4 de março de 2020, assinado pelo governador Rui Costa. A publicação do decreto, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (5), ocorreu um dia após a reunião dos secretários da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues; da Administração, Edelvino Góes; e da Fazenda, Manoel Vitório, com o Fórum dos Reitores das Universidades Estaduais do Estado da Bahia, realizada na sede da Secretaria da Educação, e que teve o orçamento como um dos pontos de pauta.

Jerônimo Rodrigues destaca que “o secretário Manoel Vitório falou sobre a responsabilidade do Estado, neste momento de crise econômica no país, para garantir o equilíbrio fiscal, e, mesmo assim, Rui vem e assume esta responsabilidade. A liberação do crédito só reforça o quanto o governador é corajoso nesta atitude de fortalecimento das nossas estaduais". 

O secretário da Educação acrescenta que "claro que se as universidades estão fortalecidas, temos a garantia do ensino de qualidade para diplomar profissionais, garantir pesquisas, cursos de extensão, e, sobretudo, a formação inicial de professores para o fortalecimento da Educação Básica, mantendo uma aproximação das escolas da redes estadual e municipais”. Ele lembra ainda que o Estado vem cumprindo o repasse orçamentário para as quatro universidades estaduais.

De acordo com o decreto, o crédito da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) será de R$ 6.843.241 milhões. Os recursos deverão ser investidos na construção de espaço físico e no aparelhamento de unidade universitária e no apoio a ações de Pesquisa e de Iniciação Científica e Tecnológica. Do total da Uesc, R$ 100 mil serão voltados ao apoio ao Programa Universidade para Todos (UPT), cursinho pré-vestibular que tem o objetivo de promover o acesso de estudantes da rede pública ao Ensino Superior. 

Para a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), o crédito suplementar é de R$ 3.475.832 milhões, que deve ser empregado em questões que vão desde a gestão acadêmica de cursos de graduação e pós-graduação à ampliação e renovação da frota de veículos.

Para a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), o valor destinado é de R$ 3.472.454 milhões, voltado à manutenção de serviços técnico e administrativo; apoio ao funcionamento da atividade acadêmica; realização de ação de extensão universitária; e gestão das ações de ensino de graduação e pós-graduação. 

Já a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) terá um crédito suplementar de R$ 2.005.085 milhões, destinado à realização de processos seletivos; manutenção de serviços técnico e administrativo; apoio a ações de pesquisa e de iniciação científica e tecnológica; e o apoio ao Programa Universidade para Todos, dentre outros. 

O coordenador de Projetos Estratégicos da Secretaria da Educação, Marcius Gomes, ressalta que a Bahia é o terceiro estado no ranking nacional com o maior número de universidades estaduais, atrás apenas de São Paulo e Paraná. “A suplementação do crédito é, sem dúvida, mais um esforço do Estado para manter esta rede de universidades de excelência que temos na Bahia e com reconhecida qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão”, afirma.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Produtores rurais cedem drones ao Comando da Polícia Militar do Oeste da Bahia

Quinta-feira, 05 de Março de 2020 / Bahia

Equipamentos vão auxiliar o efetivo nas ações da Operação Safra

Muitos setores da sociedade passaram por uma revolução tecnológica com a introdução dos Veículos Aéreos Remotamente Pilotados (VARP) – popularmente conhecidos como drones – na rotina de trabalho. A segurança pública foi uma das áreas mais beneficiadas, tendo as polícias estaduais e federais criado divisões especializadas na operação desse tipo de aparelho. Na região oeste esta tendência virou realidade, nesta terça-feira (3), com a assinatura do termo de cessão, entre a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e o Comando de Policiamento Regional Oeste (CPRO), em Barreiras. No ato, dois kits, contendo os dispositivos voadores e seus acessórios, foram entregues pela entidade representativa dos produtores rurais, para incrementar as ações realizadas pela Polícia Militar.

“Essa tecnologia vai contribuir imensamente para reprimir ações criminosas, mas o nosso maior interesse é a ação preventiva contra roubos e outros crimes que tenham como alvo a sociedade e as propriedades rurais”, disse Rosi Cerrato, produtora rural e assessora da presidência da Aiba. Ela destacou que a nova ferramenta vai auxiliar os policiais a alcançarem áreas de difícil acesso, como escarpas, áreas de proteção ambiental (APP) e cursos d’água. “A varredura de uma área que, normalmente, as viaturas levariam horas, agora será possível fazer em poucos minutos, inclusive à noite”, explicou.

O comandante do CPRO, Coronel PM Osival Cardoso, comemorou os avanços da Operação Safra. “Desenvolvemos essa operação há seis anos e, a cada edição, vamos aperfeiçoando com a inserção de novas tecnologias e estratégias para garantir ainda mais a segurança, tanto das áreas rurais, quanto da população de um modo geral”. O oficial agradeceu o apoio dos produtores rurais e destacou a preocupação da instituição militar na busca pela capacitação dos policiais que vão operar os equipamentos. O treinamento, com duração de 30 dias, foi realizado junto ao Grupamento Aéreo (Graer).

O equipamento possui sensor de obstáculos, atinge velocidade de 72 km/h, conta com lentes de zoom ótico de 24-48mm com capacidade para gravação de vídeo em formato 4K, fotografias de 12 megapixels, transmissão de sinal em um raio de 8 quilômetros e aproximadamente 30 minutos de autonomia em cada bateria.

Um dos operadores, o capitão PM Franciel falou sobre a aplicação do equipamento recebido. “Esses drones serão utilizados dentro da linha operacional e de inteligência. Será muito útil na identificação de objetos, pessoas e reconhecimento do terreno”.

Participaram do encontro o produtor rural e diretor da Aiba, Valter Gatto, representando os associados; o tenente-coronel Camilo Uzeda; Major Araken e outros membros da corporação.


Blogbraga/Ascom Aiba

Compartilhar no Whatsapp

SAC Móvel retoma visita a municípios do interior do Estado; dias 9 e 10 município de Carinhanha

Quinta-feira, 05 de Março de 2020 / Bahia

O atendimento das três carretas do SAC Móvel reiniciam neste mês de março. Durante a primeira quinzena o serviço chega a nove municípios do Estado. O SAC Móvel oferece os principais serviços da rede, como emissão de carteira de identidade (primeira e demais vias), CPF e certidão negativa de antecedentes criminais, além do atendimento para a Ouvidoria Geral do Estado (OGE) e Ceprev.

Uma das carretas já passou por Madre de Deus. Nesta quinta-feira (5), as cidades que vão receber o SAC Móvel são Nordestina, São Sebastião do Passé e Iuiu. No dia 8 de março as carretas chegam a Teodoro Sampaio e Cansanção, que fica a 388 km de Salvador. O destino seguinte é o município de Carinhanha, onde a população pode usufruir os serviços do SAC Móvel dias 9 e 10 de março. Por fim, os cidadãos de Quinjingue e Palmas de Monte Alto recebem o serviço itinerante da rede SAC no dia 12.

O atendimento nas cidades será de 8h às 18h com distribuição de 250 senhas diárias. Devido a uma mudança de sistema, as carteiras de identidade serão entregues no prazo de 15 a 30 dias. O prazo exato e o local de entrega será discriminado no Protocolo de Atendimento entregue ao cidadão.

 Rede SAC

As carretas do SAC Móvel possuem infraestrutura completa, com ar-condicionado, sistema de som, televisão e área de espera coberta. A Rede SAC possui 76 unidades de atendimento, sendo 37 Postos (na capital, região metropolitana e interior) e 36 Pontos SAC, além dos três caminhões do SAC Móvel. Para outras informações sobre serviços prestados, horários de atendimento e endereços, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o aplicativo e o portal do SAC Digital.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Bancos leiloam mais de 220 imóveis com descontos de até 60%

Quinta-feira, 05 de Março de 2020 / Bahia

Há unidades residenciais e comerciais em diferentes estados disponíveis no site da Sold e no Superbid Marketplace

 Os leilões oferecidos pelos bancos têm sido uma solução para liquidar as carteiras de imóveis, crescentes com a inadimplência, além de uma oportunidade para compradores finais e investidores adquirirem propriedades a taxas cada vez mais baixas. Pensando nisso, os bancos Santander, Pan e Itaú Unibanco promovem, por meio da Sold e da MaisAtivo, respectivamente, empresas do Grupo Superbid, a venda de mais de 220 imóveis residenciais e comerciais por valores até 60% abaixo das avaliações iniciais de mercado. 

O primeiro pregão, do banco Santander, com data de encerramento em 6 de março, oferta três imóveis comerciais. Em São Paulo, há uma oportunidade no bairro Chácara Santo Antônio, com valor mínimo de R$ 717 mil, além de outro imóvel disponível no centro de São Miguel Arcanjo, pelo lance mínimo de R$ 1,5 milhão. Em Recife, é possível arrematar um imóvel no bairro Boa Vista pelo valor de R$ 6,9 milhões.

Há também casas, apartamentos, terrenos em leilões do Banco Santander com encerramento em datas diversas, através do link: https://www.sold.com.br/santander 

Já no leilão do banco Itaú Unibanco, os interessados têm até o dia 18 de março para enviar lances para seis imóveis residenciais no Estado de São Paulo. Todos as opções têm descontos de 19% em relação ao valor de avaliação. O lance inicial mais baixo, de R$ 174.150 mil, é de um apartamento desocupado em São Bernardo do Campo, com 50 metros quadrados, em condomínio fechado.  Há também a opção de uma casa de 333 metros quadrados, com duas vagas na garagem, também em condomínio fechado, em Santana do Parnaíba, com lance inicial de R$ 1.014.930 milhões.

 Os certames do banco Pan, marcados para os dias 18 e 19 de março, oferecem 10 opções em São Paulo, Rio Grande do Sul, Recife, Ceará e Bahia. Entre as casas, apartamentos e imóveis comerciais, que podem chegar a 55% do valor abaixo das avaliações, destaque para a propriedade comercial onde funcionava uma loja de 95 m², no município Lauro de Freitas, na Bahia. O lance inicial é de R$ 107.550 mil. Em Recife, um apartamento com 117 metros quadrados e vaga na garagem tem lance inicial de R$ 223,1 mil. Já em São Paulo, há opções de dois apartamentos de 52 metros quadrados, no mesmo condomínio, na cidade de Pindamonhangaba. O lance inicial médio é de R$ 100 mil.

 Para Henri Zylberstajn, CEO da Sold, à frente dos leilões Santander e do segundo certame do banco Pan, os pregões são um atrativo para quem deseja investir em algo próprio neste início do ano. Segundo ele, a facilidade do sistema de crédito tem estimulado as famílias a realizarem o desejo da casa própria e mostra o aquecimento do mercado. 

 “Temos lotes distribuídos por diferentes regiões, com boas possibilidades de financiamento e pagamento. O segmento tem crescido a cada ano e as pessoas já perceberam que essa é uma forma segura de conquistar a casa própria”, - ressalta.

 Pedro Barreto, diretor de Real State do Grupo Superbid, concorda e afirma que os leilões despontam como possibilidade a compra de um imóvel por um preço mais acessível.

 “No leilão do Itaú Unibanco, por exemplo, é possível encontrar imóveis com até 30% do desconto em cima do valor de avaliação de mercado e valores de condomínio e IPTU também quitados até a data do arremate. Outra vantagem é que todas as unidades estão disponíveis para posse imediata após o pagamento, que deve ser realizado à vista”, explica.

 Confira os imóveis disponíveis em Lauro de Freitas e Santa Maria da Vitória (BA):
 

·         Casa c/ 171m², 2 quartos e 1 suíte em Santa Maria da Vitória
Lance inicial: R$ 115.830
Encerra em 19/03/2020 às 15h

https://www.sold.com.br/lote/ver/1472290

 

·         Loja c/ 95m² na Estrada do Coco em Lauro de Freitas
Lance inicial: R$ 107.550
Encerra em 19/03/2020 às 15h

https://www.sold.com.br/lote/ver/1472294

 Para acessar todas as opções de imóveis disponíveis no site da Sold, basta entrar em https://bit.ly/2uFqikD

 Serviço: 

Leilão banco Santander

Encerramento em 06 de março, às 11h

Link: https://www.sold.com.br/lote/lista/leilao/9253

Para outras datas de leilões: https://www.sold.com.br/santander

 Leilão banco Itaú Unibanco

Encerramento em 18 de março, às 15h

Link: https://bit.ly/38gpf8j

 Leilão banco Pan

Encerramento em 18 e 19 de março, às 15h

Links: https://bit.ly/3coszBF https://bit.ly/2I6PfIQ  


Blogbraga/SOLD Leilões

Compartilhar no Whatsapp

Bahia:Ararinhas-azuis retornam à caatinga

Quinta-feira, 05 de Março de 2020 / Bahia

Extintas da natureza há 20 anos, 52 aves da espécie Cyanopsitta spixii, as ararinhas-azuis, retornam ao seu habitat de origem, no município de Curaçá, na Bahia. As aves chegaram da Alemanha hoje (3), no Dia Mundial da Vida Selvagem, que tem como objetivo celebrar a fauna e a flora e alertar para os perigos do tráfico de animais selvagens no mundo.

O secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), João Carlos Oliveira acompanhou de perto a repatriação das ararinhas-azuis. “O retorno das aves ao bioma caatinga representa o resgate, o sonho e a esperança. A Sema e Inema vão atuar na fiscalização do entorno da Área de Proteção Ambiental, não só por conta das ararinhas, mas para coibir o tráfico de outras aves, como o papagaio”, destaca o secretário.

Também estiveram presentes o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles; o presidente do ICMBio, Homero Cerqueira; o presidente da instituição alemã Association for the Conservation of Threatend Parrots (ACTP), Martin Guth; o coordenador regional do Inema, Anselmo Vital e diversos técnicos dos órgãos ambientais.

Do Aeroporto de Petrolina, as aves foram encaminhadas para o Refúgio de Vida Silvestre da Ararinha-Azul, construído em Curaçá e que possui aproximadamente 30 mil hectares. As espécies passarão por um processo de adaptação e treinamento para viverem em liberdade na Área de Proteção Ambiental da Ararinha-Azul, que conta com 90,6 mil hectares. As unidades de conservação foram criadas pelo Governo Federal e a construção do Centro e o projeto de reintrodução são custeados pela ONG ACTP. A primeira soltura está prevista para 2021.


Blogbraga/Fonte: Ascom - Sema

Compartilhar no Whatsapp

Banco do Nordeste encerra na sexta inscrição para startups interessadas em coworking

Quinta-feira, 05 de Março de 2020 / Bahia

O Banco do Nordeste recebe, até sexta-feira, 6, pela internet, inscrição para startups interessadas em ocuparem espaços de coworking. As 21 vagas distribuem-se no Hub de Inovação do BNB em Recife (10), em Fortaleza (6) e em Salvador (5). O edital com condições de participação e o formulário para preenchimento podem ser acessados em www.bnb.gov.br/inovacao/editais. O resultado será divulgado em 13 de março.

A seleção está aberta a empresas de todos os Estados nordestinos, do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, que trabalhem soluções para agronegócios; concessão, administração e recuperação de crédito; economia criativa; educação – edtechs; energias renováveis; espaços inteligentes; finanças - fintechs; microfinanças e inclusão financeira para microempreendedores; negócios de impacto social;  saúde - healthtech; e serviços e processos de gestão para micro e pequenas empresas.

As startups devem propor modelo de negócio aplicável na área de atuação do Banco do Nordeste, podendo usar como endereço fiscal os espaços de coworking e usufruir de todas as vantagens que os equipamentos oferecem. São exemplos as possibilidades de participação em eventos de fomento ao ecossistema de inovação, newtworking, compartilhamento de experiências e conhecimentos e redução de custos de salas de reuniões e internet.


Blogbraga/ IMPRENSA - Banco do Nordeste

Compartilhar no Whatsapp

TCM APROVA CONTAS DE TRÊS PREFEITURAS

Quinta-feira, 05 de Março de 2020 / Bahia

Nesta quarta-feira (04/03), o Tribunal de Contas dos Municípios aprovou com ressalvas as contas das prefeituras de Boquira, Condeúba e Casa Nova, na gestão dos prefeitos Luciano de Oliveira e Silva, Silvan Baleeiro de Souza e Wilker Oliveira Torres, respectivamente, todas relativas ao exercício de 2018.

Em relação à prefeitura de Boquira, o relator do parecer, conselheiro substituto Cláudio Ventin, multou o prefeito em R$1,5 mil em razão das irregularidades apontadas no relatório elaborado pelos técnicos do TCM. A despesa total com pessoal correspondeu a 62,10% da receita corrente líquida, não atendendo ao limite de 54% previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. Mas o gestor ainda se encontra no prazo de recondução.

O conselheiro substituto Cláudio Ventin também foi o relator das contas da prefeitura de Condeúba. Foi aplicada uma multa de R$1,5 mil, em razão das irregularidades apontadas no relatório técnico. A despesa total com pessoal correspondeu a 55,02% da receita corrente líquida, não atendendo ao limite de 54% previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. O gestor, no entanto, a exemplo do prefeito de Boquira, ainda tem prazo para a recondução das despesas aos limites legais. Todos os índices constitucionais foram respeitados.

Já as contas de Casa Nova foram relatadas pelo conselheiro Raimundo Moreira. O prefeito foi multado em R$5 mil, em razão das irregularidades apontadas no relatório técnico, entre elas, ausência de compensação de valores a receber quando do recolhimento das contribuições previdenciárias e ausência de encaminhamento ou envio em desconformidade de documentos exigidos em resoluções do TCM. A prefeitura teve uma despesa total com pessoal correspondente a 61,79% da receita corrente líquida, não respeitando o limite de 54% previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. Porém, assim como no caso de Boquira e Condeúba, o gestor ainda se encontra no prazo de recondução.

Cabe recurso das decisões.


Blogbraga/TCM - Assessoria de Comunicação Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Governo convoca aprovados no concurso para auditor fiscal

Quarta-feira, 04 de Março de 2020 / Bahia

O governador Rui Costa anunciou durante o #PapoCorreria, na noite desta terça-feira (3), a convocação dos aprovados no concurso para auditor fiscal do Estado. O edital para entrega de documentos será publicado pelas secretarias da Administração (Saeb) e da Fazenda (Sefaz-BA) nesta quarta (4). 

Ao todo, 77 pessoas devem comparecer à Coordenação de Recursos Humanos da Sefaz-BA, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O edital de convocação estará disponível para ser consultado no Diário Oficial do Estado (DOE) e no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br).

De acordo com a publicação, os candidatos deverão apresentar originais e fotocópias de todos os documentos solicitados no edital. Os aprovados deverão se apresentar no prédio localizado na 2º Avenida do CAB, n° 250, Bloco B, andar térreo (prédio da Seplan), das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h30, dentro do período estipulado.

Na ocasião, os candidatos que se apresentarem com toda a documentação solicitada irão receber ofício para realização de exames pré-admissionais na Junta Médica Oficial do Estado da Bahia, procedimento necessário para a nomeação como servidor público do Estado da Bahia. Quem não comparecer perderá direito à vaga.

Lançado pela Saeb e Sefaz-BA em 2019, o concurso preenche vagas para as áreas de Administração, Finanças e Controle Interno, de Tecnologia da Informação e de Administração Tributária. “Os novos auditores são bem-vindos e chegam em boa hora para nos apoiar nas políticas destinadas a garantir a sustentabilidade fiscal do Estado”, afirma o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório. 

O secretário acrescenta que “em meio à persistente crise econômica atual, eles vão nos ajudar a aprofundar as medidas que têm assegurado a preservação do equilíbrio fiscal pelo Estado da Bahia, que segue mantendo o pagamento dos salários rigorosamente em dia, honrando os compromissos com fornecedores e sustentando o nível dos investimentos e a operacionalização de todos os serviços em prol da população”. 

Homologado em 17 de dezembro de 2019, o concurso tem validade de um ano, podendo ser renovado por igual período.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL INFORMA QUE USO DE ÁLCOOL GEL PARA LIMPAR AS MÃOS OU HIGIENIZAR PARTES DO VEÍCULO NÃO RESULTAM EM MULTAS

Quarta-feira, 04 de Março de 2020 / Bahia

Uso de álcool gel não resulta em infração como embriaguês ao volante

O processo de fiscalização de alcoolemia realizado pela PRF tem o objetivo de retirar das rodovias aqueles condutores que estão dirigindo após ingerir bebidas alcoólicas, colocando em risco a própria vida e a de outras pessoas.

A PRF utiliza dois tipos de equipamentos:

Etilômetro passivo

- Os etilômetros passivos são utilizados para a triagem, pois detectam o álcool presente no ambiente (ar) independentemente da ação do condutor.

Etilômetro ativo

- Os etilômetros ativos, utilizados para comprovar o estado do condutor, dependem da ação da pessoa fiscalizada através do sopro, pois esses equipamentos, extremamente precisos, medem a quantidade de álcool presente no ar que está dentro dos pulmões.

Vale lembrar que os aparelhos usados pela PRF são aferidos pelo INMETRO e que nós não utilizamos bafômetros descartáveis do tipo bolsa de ar.

Se você utiliza álcool gel para limpar suas mãos ou higienizar partes do seu veículo, fique tranquilo, pois isso não irá ser detectado durante a fiscalização como se você estivesse embriagado.

Compartilhe essa informação e ajude a construir um trânsito mais seguro para todos.


BlogBraga/ Repórter Paiva/ Polícia Rodoviária Federal

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
Vida Farma Online Celulares Oeste Manutenção Jaú ASMAT LH Madeiras Casa da Ferramenta Minas Aço P&F Dupará Açaí ORIX Global Luz motos CISO PM Contabilidade Rondon Delicia Casa da Informática Extreme CMO Mineiros Midori Paisagismo Dique Denuncia Neli DBT Polícia Civil G7 NET Unopar Sportime DPVAT Barreiras Imperial Oeste Beton Grupo Marabá Paraíba Coyote Sutrans Guarda Municipal AFS Ofertas - Hiper Santo Antonio