SDR Bahia São Camilo

SICREDI
Corbã
Ação
NOTÍCIAS

Rui se posiciona sobre disseminação de Fake News em torno do ICMS, “na busca pela verdade e defesa da estabilidade institucional”

Terça-feira, 21 de Setembro de 2021 / Bahia

O governador Rui Costa reafirmou, nesta segunda-feira (20), a importância de combater a disseminação de notícias falsas em torno da ideia de que os governos estaduais sejam responsáveis pelo aumento dos preços de combustíveis. “A busca pela verdade e a defesa da estabilidade institucional nos levam a, mais uma vez, lutar contra a prática perigosa de distorcer os fatos. Pedimos, novamente, um esforço conjunto e providências urgentes no combate à prática desonesta da disseminação de Fake News, sejam elas relacionadas aos preços dos combustíveis ou a quaisquer outros assuntos da vida nacional”.

Junto com 19 governadores, Rui Costa assinou uma carta que contesta a versão de que os preços dos combustíveis estejam elevados em função do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Os governadores afirmam que, nos estados, o ICMS é o mesmo nos últimos 12 meses, período em que a gasolina registrou aumento de 40%, em média. “Essa é a maior prova de que se trata de um problema nacional, e, não somente, de uma unidade federativa”, diz a carta.

“Estamos empenhados em mostrar ao povo brasileiro que a política de preços dos combustíveis, adotada pelo Governo Federal e atrelada ao mercado internacional, prejudica o país e sacrifica ainda mais a nossa economia”, afirmou Rui.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: Mesmo com avanço da vacinação, população deve continuar usando máscara

Segunda-feira, 20 de Setembro de 2021 / Bahia

A Bahia comemorou recentemente o marco de mais de 80% da população adulta vacinada com a primeira dose ou dose única da vacina contra a Covid-19. Porém, o avanço da vacinação não deve ser motivo para abandonar o uso de máscara, que representa uma forma efetiva e comprovada de prevenção à transmissão da Covid-19.

Para a secretária da Saúde em exercício, Tereza Paim, abolir o uso de máscara nessa etapa representa um grande retrocesso na luta contra o vírus da Covid. “Estar vacinado não quer dizer que a gente pode estar desprotegido. Apenas depois que a maior parte da população estiver vacinada com as duas doses, mais de 70% da população, é que a gente vai poder começar a pensar de que maneira e em quais locais poderemos estar sem máscara, preferencialmente em locais abertos”, explicou.

Paim acrescentou ainda que somente através da vacinação e do uso de máscara, a pandemia será efetivamente controlada no estado. “Nesse momento, em hipótese alguma, podemos abandonar essa que foi, e que continua sendo, a grande proteção para mitigar os danos, a internação e a morte de pessoas. Seja uma pessoa que contribui com a saúde, mantenha o uso de máscara”, pediu a secretária.

Distribuição de máscaras

Desde o início da pandemia da Covid-19, o Governo da Bahia já adquiriu e distribuiu mais de 12 milhões de máscaras para toda a população do estado. O material foi entregue a diversos públicos e em locais de grande circulação de pessoas como feiras livres, centros de abastecimento, centros de acolhimento, unidades de saúde, metrô, além do destinado a estudantes da rede estadual de ensino e servidores.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: Mais 625.100 doses de vacinas serão distribuídas nesta terça

Segunda-feira, 20 de Setembro de 2021 / Bahia

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) distribui amanhã (21) mais 625.100 doses de imunizantes dos fabricantes Pfizer/BioNtech, Oxford/ AstraZeneca e Janssen.

Os lotes contendo 168.000 doses de AstraZeneca e 800 doses de Janssen chegaram hoje em Salvador, às 14h05 e 11h40, respectivamente. Ontem (19), foi recebida uma remessa do imunizante da Pfizer, com mais 456.300 doses.

Com estas novas cargas, a Bahia chegará ao total de 18.856.608 doses de vacinas recebidas, sendo 6.793.918 da Sinovac/Coronavac; 7.014.830 da Oxford/AstraZeneca; 4.785.960 da Pfizer e 261.900 da Janssen.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

Voo da Azul para Guanambi é "um sonho que se torna realidade", diz Rui

Segunda-feira, 20 de Setembro de 2021 / Bahia

Em continuidade à extensa agenda de trabalho em Guanambi, nesta segunda-feira (20), o governador Rui Costa se reuniu com os prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão para tratar de propostas e ações voltadas ao crescimento econômico da região. Em seguida, Rui acompanhou a chegada do voo inaugural da Azul Linhas Aéreas, que partiu do aeroporto de Confins (MG) com destino a Guanambi.

“A reunião foi positiva. Discutimos a questão da saúde. Já definimos para a semana que vem uma reunião com os secretários e prefeitos para vocacionar cada hospital municipal, para montar uma rede regional de atendimento, junto com o Hospital Regional de Guanambi. Também discutimos os projetos na área de apoio à agricultura familiar, como o Bahia Produtiva, e os serviços de infraestrutura, pavimentação de estradas e acessos às cidades. Vamos trabalhar juntos para acelerar a melhoria da vida das pessoas”, afirmou o governador.

Estiverem presentes os prefeitos de Caculé, Caetité, Candiba, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiu, Lagoa Real, Malhada, Matina, Palmas Do Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio Do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi.

A partir desta segunda-feira (20), serão quatro frequências semanais entre Guanambi e Confins, às segundas, quartas e sextas-feiras e aos domingos. Rui destacou que o voo “é um sonho que se torna realidade. Hoje é um dia histórico. Ao todo, foram R$ 17 milhões investidos para requalificação do terminal e retirada de obstáculos. É um primeiro passo. Espero que nossos estudos de demanda se confirmem ao longo dos meses. Eu aposto muito na demanda desta região”.

O secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, ressaltou os incentivos oferecidos pelo Estado no setor de aviação. “Esse voo só é possível graças ao investimento que o Governo do Estado fez para dar ao Aeroporto de Guanambi as condições técnicas de receber voos. Além disso, a política que o Estado tem de incentivo à aviação para o interior com a diminuição do ICMS sobre querosene de aviação é o que ajuda a impulsionar a expansão da oferta de voos”, disse.

Redução do ICMS

Depois que o Governo do Estado reduziu a alíquota do ICMS sobre o querosene usado na aviação, as empresas áreas estão investindo na implantação de novos voos e retomada de linhas que estavam desativadas na Bahia.

A Azul já havia anunciado para outubro a retomada dos voos para Lençóis, na Chapada Diamantina, duas vezes por semana. Em dezembro, a empresa vai retomar também os voos para o município de Paulo Afonso, na região norte, mas ainda não anunciou detalhes da operação.

Investimentos na região

Na manhã desta segunda (20), em Guanambi, o governador entregou a requalificação do trecho de 10,2 quilômetros da BA-612, no entroncamento com a BR-030 e o acesso ao distrito de Mutãs, e anunciou mais R$ 35 milhões em investimentos para a região. Ele assinou ordens de serviço para a implantação de uma nova maternidade no Hospital Regional de Guanambi e de um Centro de Parto Natural (CPN), além da modernização de colégios estaduais e ações nas áreas de infraestrutura, abastecimento de água e agricultura familiar.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Bahia registra 130 novos casos de Covid-19 e mais 16 óbitos pela doença nas últimas 24h

Segunda-feira, 20 de Setembro de 2021 / Bahia

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 130 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,01%) e 165 recuperados (+0,01%). O boletim epidemiológico desta segunda-feira (20) também registra 16 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.229.200 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.200.087 já são considerados recuperados, 2.342 encontram-se ativos e 26.771 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido a instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.526.952 casos descartados e 233.425 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira. Na Bahia, 51.975 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vacinação

Com 9.586.502 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 75,29% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

Barra: Grupo Formitex conhece estrutura do Polo Agroindustrial baiano

Segunda-feira, 20 de Setembro de 2021 / Bahia

O Grupo Formitex, que atua na indústria de transformação e logística, conheceu a estrutura do Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco nesta quinta-feira (16). Coube ao vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, a apresentação da nova fronteira de desenvolvimento, que pretende tornar a Bahia competitiva no mercado de etanol, açúcar e biocombustíveis.

Os executivos estiveram na primeira usina sucroalcooleira em implantação no Polo, a Serpasa Agroindustrial, em Muquém do São Francisco, que deve ser inaugurada ainda este ano. Em Barra, a comitiva passou pela Fazenda São José, que irá produzir soja, milho, feijão e tomate, na Euroeste, do segmento da agropecuária, com expectativa de criação de 7,5 mil bois até o final de 2021 e na Fazenda Escola Modelo, que vai integrar educação, agronegócios, irrigação, cooperativismo e desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável. O encerramento da visita foi na ponte que liga Barra a Xique-Xique.

"O Polo Agroindustrial fará uma revolução no semiárido na Bahia. A ponte vai interligar a região Oeste ao restante do estado. A Fazenda Escola vai proporcionar capacitação à população da região e ofertar mão de obra qualificada. Já são 28 empreendimentos, 16 em fase de implantação e 12 em análise, com potencial de gerar cerca de 60 mil empregos, diretos e indiretos, e contará com investimentos de R$ 10 bilhões", declara João Leão.


Blogbraga/Ascom Seplan

Compartilhar no Whatsapp

Lacen-BA detecta mais 10 amostras da variante Delta na Bahia

Segunda-feira, 20 de Setembro de 2021 / Bahia

Foto: Leonardo Rattes/ Saúde GOVBA

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) detectou, por meio de sequenciamento genético, mais dez amostras da variante Delta da Covid-19, no estado. Estes novos casos foram identificados em pacientes diagnosticados com Covid-19 residentes nos municípios de Senhor do Bonfim (2), Sapeaçu (1), Conceição do Almeida (1), Salvador (2), Vereda (1), Medeiros Neto (2) e Vitória da Conquista (1). Um dos casos evoluiu para óbito. A idade dos pacientes varia de 1 a 45 anos. São três homens e sete mulheres.

Com estes novos registros, a Bahia tem ao todo 14 casos da variante, com dois óbitos. Os quatro primeiros foram identificados em residentes dos municípios de Feira de Santana, Vereda e Prado, além de um tripulante de um navio ancorado em Salvador. Apesar da detecção desses novos casos da Delta, a variante Gamma (antiga P.1, originária em Manaus) ainda é responsável por quase 80% das infecções no estado.

A escolha das amostras para o sequenciamento foi baseada na representatividade de todas as regiões geográficas do estado da Bahia, casos suspeitos de reinfecção, amostras de indivíduos que evoluíram para óbito, contatos de indivíduos portadores de variantes de atenção (VOC) e indivíduos que viajaram para área de circulação das novas variantes com sintomas clínicos característicos.

A secretária da Saúde da Bahia em exercício, Tereza Paim, alerta que a principal medida para conter o avanço da Covid-19 e, por consequência, a variante Delta, é o avanço da vacinação. “É importante que as pessoas busquem as unidades de saúde para tomarem o imunizante contra a doença, incluindo também a dose de reforço. O esquema completo de vacinação dá uma maior garantia de defesa contra a Covid-19”, ressalta.

Reconhecido como a 3ª maior unidade de vigilância laboratorial do país e classificado na categoria máxima de qualidade pelo Ministério da Saúde, o Lacen-BA analisou amostras de mais de 150 municípios dos nove Núcleos Regionais de Saúde. O Lacen-BA já realizou cerca de 600 exames de sequenciamento genético do vírus da Covid-19.


Blogbraga/Fonte: Ascom/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

Em Guanambi, Rui entrega requalificação da BA-612 e autoriza mais R$ 35 milhões em investimentos

Segunda-feira, 20 de Setembro de 2021 / Bahia

O governador Rui Costa visitou a cidade de Guanambi, nesta segunda-feira (20), para entregar o trecho de 10,2 quilômetros recuperados da rodovia BA-612, no entroncamento com a BR-030 e o acesso ao distrito de Mutãs. Durante o evento, Rui anunciou mais R$ 35 milhões em novos investimentos para a região, com a assinatura de ordens de serviço para obras de implantação de uma nova maternidade no Hospital Regional de Guanambi e de um Centro de Parto Natural (CPN), além da ampliação do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde e Gestão (CEEP) e outras ações nas áreas de infraestrutura, abastecimento de água e agricultura familiar.

“São muitos investimentos anunciados ou iniciados aqui em Guanambi. Teremos a maternidade junto com o hospital regional e a unidade de parto natural para dar melhores condições não apenas para a população de Guanambi, mas para a região inteira. Além disso, estamos aplicando quase R$ 20 milhões nas escolas. Investimentos em abastecimento de água em diversas localidades e em infraestrutura, como a estrada de Mutãs. Assim como, aplicação de recursos em convênios para agricultura familiar e regularização fundiária, em parceria com os consórcios, para acelerar o desenvolvimento dessa região”, destacou Rui.

O trecho recuperado da BA-612 beneficia também os municípios de Caetité e Matina. O secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, explicou que a obra representa “um investimento de R$ 10 milhões. Mutãs era o último distrito que faltava para requalificarmos dessa rodovia”.

A obra facilita a vida de quem passa todos os dias pelo trecho, como o motorista Ricardo Soares. “A via tinha muitos buracos e passava muita insegurança. Eu só passava por aqui porque é o melhor caminho para quem vai pegar a BR-030. Era muito arriscado, mas agora está uma maravilha”, afirmou.

Rui ainda autorizou a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) a contratar o Consórcio Alto Sertão para pavimentação de diversos acessos nos municípios de Ibiassucê e Iuiu, com um investimento de R$ 1,3 milhão.

Saúde

Os anúncios feitos pelo governador para o fortalecimento da rede materno-infantil englobam as obras de reforma e ampliação do hospital regional para implantação de uma nova maternidade e a construção de um Centro de Parto Natural (CPN). A estimativa é investir mais de R$ 9,5 milhões entre obras e equipamentos.

O centro de parto natural promoverá um serviço voltado para as necessidades e segurança da gestante e do bebê, incentivando a integração familiar em volta do nascimento, bem como a amamentação e o vínculo de afeto entre mãe, pai e bebê. Após as intervenções, o Hospital Regional de Guanambi totalizará 150 leitos, sendo 45 leitos entre UTI adulto, neonatal e cuidados intermediários.

“Teremos uma nova maternidade com 33 leitos, sendo 13 de gestação de alto risco, e 10 leitos de UTI neonatal. Para além disso, teremos o centro de parto natural intra-hospitalar, que fica mais próximo da paciente quando ela precisa de uma intervenção cirúrgica. Esse CPN constará de cinco leitos PPP (pré-parto, parto e puerpério). Então, é toda uma estrutura voltada para a gestante de risco habitual ou de alto risco na macrorregião, que é composta por 21 municípios e 480 mil habitantes”, informou a secretária da Saúde do Estado em exercício, Tereza Paim.

Educação

Com um investimento de R$ 16,7 milhões, o novo CEEP terá dois pavimentos para abrigar 24 salas de aula, auditório refeitório, piscina semiolímpica, vestiários, revitalização da quadra poliesportiva com implantação de cobertura, campo de futebol society com grama sintética e arquibancada.

Rui também autorizou a modernização do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, com a implantação de um campo de futebol society com grama sintética, revitalização da quadra poliesportiva com implantação de cobertura, vestiários e área de convivência. O investimento será de R$ 2,1 milhões

Agricultura familiar

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) foi autorizada a firmar convênios com o Consórcio Alto Sertão para regularização fundiária e ambiental, aquisição de insumos e equipamentos produtivos, agroindustrialização e aliança comercial, com o objetivo de gerar de renda para as famílias atendidas e promover a dinamização da economia dos municípios. Com o investimento de R$ 3 milhões, por meio do Programa Parceria Mais Forte: Juntos para alimentar a Bahia, serão beneficiados 1.380 pequenos agricultores de 16 municípios baianos.

A SDR também foi autorizada a firmar mais dois convênios com o consórcio, totalizando R$ 590 mil em recursos. Um deles para construção da unidade regional de classificação de ovos no município de Caculé. O outro para contratação de serviços de limpeza e requalificação de aguadas em comunidades rurais nos municípios de Candiba, Malhada, Ibiassucê, Rio do Antônio, Guanambi e Igaporã.

Abastecimento de água

Ainda em Guanambi, o governador assinou ordem de serviço para a implantação de um Sistema de Abastecimento de Água para a localidade de Ventura, no distrito de Mutãs, e autorizou a Embasa a licitar a elaboração do projeto visando à implantação de um Sistema de Abastecimento de Água nas localidades de Sacotó, Jurema dos Bezerros, Tanque Caldeirão, Batateira, Velha Rita, Fazenda Morro do Carro, Lagoa do Avó, Queimadas, Pajeuzinho, Paus Pretos e Gameleira, no distrito de Morrinhos. Somados, os dois sistemas representam mais de R$ 2,2 milhões em investimento.

Outras ações

Nos últimos cinco anos, o Governo do Estado investiu mais de R$ 60 milhões em obras e ações no município de Guanambi, como a policlínica regional de saúde; o Centro Integrado de Comunicação (Cicom); o Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste; uma ambulância tipo A; um veículo para serviços da Adab; e a 1ª etapa do Centro de Bioimagem.

Os investimentos ainda incluíram a entrega de 1.125 cadastros ambientais rurais; a ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário e ligações domiciliares no povoado Casa de Dona Dedé; uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Lagoinha Vasconcelos; a ampliação do Hospital Regional; quatro viaturas para a Polícia Militar; um posto SAC; além da segunda etapa do Sistema Adutor da Região de Guanambi Adutora do Algodão.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Bahia registra 293 novos casos de Covid-19 e mais 3 óbitos pela doença

Segunda-feira, 20 de Setembro de 2021 / Bahia

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 293 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,02%) e 219 recuperados (+0,02%). O boletim epidemiológico deste domingo (19) também registra 3 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.229.070 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.199.922 já são considerados recuperados, 2.393 encontram-se ativos e 26.755 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido a instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.526.450 casos descartados e 233.502 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo. Na Bahia, 51.973 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vacinação

A Bahia já vacinou 9.559.929 pessoas contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: Governador lamenta morte do professor Adeum Sauer

Domingo, 19 de Setembro de 2021 / Bahia

Adeum Sauer

O governador Rui Costa lamentou neste domingo (19), por meio das redes sociais, a morte de Adeum Hilário Sauer. Professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Adeum Sauer foi secretário da Educação do Estado entre os anos de 2007 e 2009.

Na publicação, Rui destacou que "sua trajetória foi marcada pelo empenho em transformar a vida de baianos e baianas pela educação. Que Deus conforte seus familiares e amigos neste momento de dor".


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Secretaria da Educação do Estado (SEC) da Bahia: Nota de pesar

Domingo, 19 de Setembro de 2021 / Bahia

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) lamenta, com profundo pesar, a morte do professor Adeum Hilário Sauer, 69,  em um acidente automobilístico, neste sábado (18), no Sul da Bahia. Adeum, que era professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), foi secretário da Educação do Estado, no governo de Jaques Wagner, entre os anos de 2007 e 2009.

O atual secretário da pasta, Jerônimo Rodrigues, prestou solidariedade à família. “É uma tristeza muito grande receber esta notícia e no dia em que marca o centenário de Paulo Freire. O professor Adeum teve uma vida dedicada à educação. Um gaúcho que escolheu a Bahia para viver. Ele deixa um legado e seu exemplo de trabalho e dedicação pela educação pública e de qualidade. Nossos profundos sentimentos à família e a todos que com ele tiveram a oportunidade de conviver”.

Durante a gestão do professor Adeum, na SEC, foram implantados projetos que dinamizaram o ambiente escolar e promoveram o protagonismo estudantil, a exemplo do Festival Anual da Canção Estudantil (FACE); do Artes Visuais Estudantis (AVE);  e do Tempos de Arte Literária (TAL). Outra marca foi  o Programa Todos pela Alfabetização (TOPA), que culminou com mais de 1,5 milhões de pessoas alfabetizadas na Bahia, além de projetos ambientais, voltados à valorização das culturas afro-brasileira e indígena, e da Educação Profissional e Tecnológica.

O professor Adeum era formado em Filosofia e Direito, com pós-graduação em Sociologia e Política e mestrado em Sociologia feito na Alemanha. Foi pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UESC; presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime);  secretário municipal de Educação de Itabuna, nos períodos de 1993-1996 e 2001-2004; consultor do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para assuntos de Educação, em 1997; consultor do Fundescola, de 1997 a 2000; membro do Conselho Consultivo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação;  e membro da Câmara de Educação Básica (CEB) do Conselho Nacional de Educação (CNE).


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

CBMBA realiza reunião estratégica sobre novas metas para o combate aos incêndios florestais; principalmente na região Oeste e Chapada Diamantina

Domingo, 19 de Setembro de 2021 / Bahia

Traçar novas diretrizes para o combate aos incêndios florestais que atingem principalmente a região Oeste e Chapada Diamantina, além de fazer o balanço do que está sendo realizado, foram as principais pautas da reunião que aconteceu nesta sexta-feira (17), realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). Durante o encontro foram definidos também o envio de equipamentos para o combate, assim como materiais de apoio logístico, como viaturas para transporte dos militares e dos equipamentos.

"Atualmente temos 120 bombeiros e seis aviões Air Tractor atuando nas áreas atingidas. Infelizmente surgem novos focos a cada dia, mas estamos preparados para atender. Nossa principal meta é  diminuir ao máximo os prejuízos à natureza", explicou o comandante-geral do CBMBA, coronel BM Adson Marchesini.

Mais 50 bombeiros serão enviados nos próximos dias. Eles vão render alguns militares que já estão a mais tempo realizando o combate no terreno. O clima seco e o tempo quente podem ser alguns dos fatores que contribuiu para o aumento dos incêndios florestais na Bahia. 

"Além disso temos a ação humana. Muitas pessoas utilizam o fogo para limpar o terreno, outros fazem fogueiras para se aquecer, o que pode sair do controle com facilidade e afetar outras áreas. Por isso pedimos que a população tome cuidado redobrado nesse tipo de situação", pontuou o comandante-geral.

O encontro aconteceu na sede da Secretaria da Segurança Pública. Também participaram da reunião o secretário e o subsecretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino e Hélio Jorge - respectivamente - além de representantes da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), do Instituto do Meio ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (Inema) e da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec).


Blogbraga/CBMBA

Compartilhar no Whatsapp

Rui entrega de obra de recuperação de estrada e assina ordem de serviço para construção da Maternidade do Hospital Regional de Guanambi

Sábado, 18 de Setembro de 2021 / Bahia

Na segunda-feira (20), às 9h, o governador Rui Costa estará em Guanambi, no sudoeste do estado, onde vai entregar o trecho de 10 km recuperados da rodovia BA-612, entre o Entroncamento da BR-030 e o acesso ao Distrito de Mutãs. Rui também vai assinar ordem de serviço para o início às obras de  implantação da Maternidade do Hospital Regional de Guanambi.

Às 11h, participará da reunião com os prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Do Alto Sertão. O objetivo é tratar de propostas e ações que possam promover o crescimento econômico da região. A reunião contará com a presença dos prefeitos das cidades de Caculé, Caetité, Candiba, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiu, Lagoa Real, Malhada, Matina, Palmas Do Monte Alto, Pindaí, Riacho De Santana, Rio Do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi.

O governador o participa, no início da manhã, de entrevistas com um pool de rádios da região.

Orientações à imprensa

Durante a viagem a Guanambi, o governador estará acompanhado do assessor Jairo Gonçalves. Seu telefone de contato é (71) 99215-9247.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Bahia é destaque com alto poder das energias renováveis

Sexta-feira, 17 de Setembro de 2021 / Bahia

Foto: Ascom/SDE

Com os melhores ventos do país, em julho deste ano, a Bahia liderou a geração de energia eólica e ocupa o segundo lugar no ranking dos cinco principais estados em geração de energia solar. Os dados são da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica e constam no informe executivo de energia eólica e solar de setembro, divulgados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), nessa sexta-feira (17). Juntas, as fontes renováveis já investiram R$ 25,7 bilhões e deverão investir cerca de R$ 30 bilhões em municípios baianos nos próximos anos.

“Temos em operação na Bahia 205 parques eólicos, que tem 5.260 Megawatt (MW) de capacidade instalada, e mais de 1,7 mil aerogeradores em operação. Já na energia solar, contamos com 34 parques fotovoltaicos em operação, com mais de três milhões de módulos em funcionamento e capacidade instalada em mais de 1 mil MW. O potencial de geração de energias limpas da Bahia é incrível pois geramos emprego e renda para o povo e receita aos municípios”, destaca Nelson Leal, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico.

O segmento no território baiano também é forte quando se trata de geração de empregos. A fonte eólica gerou mais de 78,8 mil empregos em toda cadeia produtiva e mais de 57,8 mil postos de trabalho diretos na fase de construção dos parques eólicos que já estão em operação. A previsão é que sejam criados mais 69 mil empregos diretos e indiretos para os parques que estão em construção e construção não iniciada. Cada torre gera em média uma renda de R$2 mil reais por mês para o detentor da área.

Já a energia solar gerou 13 mil empregos diretos na fase de construção dos parques que já estão em operação e estima criar mais 47,4 mil empregos diretos na fase de construção para os parques que estão em construção e construção não iniciada. Em toda cadeia produtiva são promovidos 30 empregos por MW, 43% são empregos diretos durante a fase de construção dos parques.


Blogbraga/Fonte: Ascom/Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE)

Compartilhar no Whatsapp

Comissão Intergestores Bipartite da Bahia recomenda retomada imediata da vacinação de adolescentes contra a Covid-19

Sexta-feira, 17 de Setembro de 2021 / Bahia

Os 417 municípios da Bahia devem retomar imediatamente a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos contra a Covid-19, independente de terem ou não comorbidades ou deficiência permanente. A decisão da Comissão Intergestores Bipartite da Bahia, que é uma instância deliberativa do SUS e reúne representantes de todos os municípios baianos e o estado, foi tomada na manhã desta sexta-feira (17).

A medida é sustentada por evidências científicas e manifestações de diversas entidades nacionais e internacionais, incluindo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “O Ministério da Saúde implementou unilateralmente decisões sem respaldo técnico e científico. Diferente da posição ministerial, a Bahia reuniu especialistas, a exemplo da presidente da Sociedade Baiana de Infectologia, Miralba Freire, bem como do diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia, Antônio Bandeira. Ambos refutam a iniciativa do Ministério da Saúde de suspender a vacinação de adolescentes sem comorbidade ou deficiência permanente”, ressalta a secretária da Saúde da Bahia em exercício, Tereza Paim.

Outras entidades, como o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), também se posicionaram contrárias a decisão do Ministério da Saúde.

Até esta sexta-feira, a Bahia vacinou 129.284 adolescentes com idade de 12 a 17 anos, sendo 109.704 sem comorbidades, 16.437 com comorbidades, 1.856 com deficiência permanente e 1.287 adolescentes gestantes e puérperas.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

Bahia registra 637 novos casos de Covid-19 e mais 30 óbitos pela doença nas últimas 24h

Sexta-feira, 17 de Setembro de 2021 / Bahia

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 637 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,05%) e 441 recuperados (+0,04%). O boletim epidemiológico desta sexta-feira (17) também registra 30 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.228.507 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.199.430 já são considerados recuperados, 2.335 encontram-se ativos e 26.742 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido a instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.524.295 casos descartados e 233.995 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira. Na Bahia, 51.968 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vacinação

A Bahia já vacinou 9.499.829 pessoas contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

XVI SEMANA NACIONAL DE CONCILIAÇÃO NO PJBA: INSCRIÇÕES ABERTAS PARA VOLUNTÁRIOS, MEDIADORES E PARA PROCESSOS

Sexta-feira, 17 de Setembro de 2021 / Bahia

O Poder Judiciário da Bahia (PJBA) se organiza para participar ativamente da XVI Semana Nacional de Conciliação (SNC), proposta pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Este ano, a ação acontece de 08 a 12 de novembro em todo o país, com o objetivo de estimular o uso dos meios consensuais de solução de litígios.

No PJBA, estão abertas as inscrições para mediadores certificados e em formação, voluntários interessados em participar da SNC e para cadastro de processos.

Até o dia 23 de setembro, o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) do PJBA mantém disponível o formulário de inscrição para mediadores certificados e em formação, que desejam atuar voluntariamente durante a SNC 2021.

Quem tiver interesse em trabalhar como voluntário na Semana de Conciliação pode efetuar a inscrição por meio de outro formulário, disponível no portal do Nupemec. Os selecionados recebem Certificado de Participação, após o encerramento do período de trabalho.

As partes interessadas ou seus representantes legais também já podem inscrever os seus respectivos processos para participarem da Semana Nacional de Conciliação 2021, através do formulário de adesão. As inscrições de processos iniciaram no dia 13/09 e podem ser realizadas até 15/10/2021.

Os projetos inscritos serão selecionados até 22/10/2021 e as intimações para as audiências de conciliação devem ocorrer, prioritariamente e preferencialmente, através de aplicativo de mensagem instantânea ou telefone.

Saiba mais e participe!

Em virtude da pandemia da COVID-19, a XVI edição da Semana Nacional de Conciliação será realizada de forma híbrida (virtual e presencial), ocorrendo o atendimento presencial apenas se constatadas condições sanitárias que o viabilizem. Durante a semana, serão priorizadas as audiências de conciliação.

O Decreto Judiciário nº 580, de 09/09/2021 dispõe sobre as ações referentes à Semana Nacional de Conciliação no PJBA. O normativo define os prazos, cronograma de atividades básicas, as medidas a serem adotadas pelos juízes titulares, auxiliares ou substitutos, entre outros pontos.

A Campanha nacional deste ano trabalha com o conceito “Conciliação: mais tempo para você”. A ação reforça a possibilidade de solução de conflitos de forma rápida e definitiva e destaca que a conciliação está disponível para toda a população, todos os dias do ano, em todos os tribunais do país. No PJBA, o NUPEMEC quem responde pelas ações de conciliação.

Clique e saiba mais


Blogbraga/TJBA

Compartilhar no Whatsapp

PRF apreende quase 3 toneladas de maconha em meio a carga de feno e dá prejuízo de mais de 5 milhões de reais na fonte de receita do crime organizado

Sexta-feira, 17 de Setembro de 2021 / Bahia

A PRF BA segue firme no enfrentamento ao narcotráfico e realiza sua maior apreensão do ano, em uma única ocorrência. O volume de drogas apreendido, em 2021, nas estradas federais da Bahia, já supera a marca de 10 toneladas.

Policiais rodoviários federais apreenderam na manhã desta quinta-feira (16), quase 2.770 quilos toneladas de maconha. A ocorrência aconteceu na altura do quilômetro 830 da BR 116, em Vitória da Conquista (BA). O produto ilícito estava escondido em meio a um carregamento de feno.

Passava das 8 horas, quando a equipe da PRF realizava fiscalização na rodovia federal, visando ações de combate ao crime e decidiram abordar um caminhão M.Benz/L 2213, placas de Minas Gerais, que transitava pelo local.

Dentro do veículo estava o motorista de apenas 53 anos que mostrou-se nervoso e desconfortável com a presença policial. Durante a entrevista, o caminhoneiro apresentou informações desencontradas, o que elevou o grau de suspeita por parte dos agentes federais.

A equipe decidiu vistoriar o compartimento de carga para uma fiscalização detalhada. O cão K9 Kaleu sinalizou que na carroceria do caminhão havia droga.

Ao retirar a lona, os policiais encontraram entre a carga de feno centenas de fardos contendo os tabletes de maconha, que após pesagem totalizaram 2.770 Kg (dois mil, setecentos e setenta quilos) da droga.

A carga ilícita renderia quase 6 milhões de reais ao tráfico de drogas.

Aos policiais, o preso relatou que pegou a droga em Ourinhos (SP) e tinha como destino a cidade de Mossoró (RN). Disse ainda que receberia 6.000 reais pelo transporte.

O motorista, o caminhão e todo o produto ilícito apreendido foram encaminhados para a Delegacia de Polícia, para lavratura do flagrante referente ao crime previsto na Lei de Drogas.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE CAPIM GROSSO/BA: Homicida é preso com arma e drogas em Várzea da Roça

Sexta-feira, 17 de Setembro de 2021 / Bahia

Um homem com mandado de prisão em aberto por homicídio foi capturado na manhã desta quinta-feira (16), no município de Várzea da Roça, após deflagração da operação integrada da Delegacia Territorial do município e da cidade de Mairi. Na hora da prisão, ele foi localizado com arma e drogas.

Com ele foram encontrados um revólver calibre 38, cartuchos para calibre 32 e 22, 10 trouxas, sementes e um tablete de maconha, uma trouxa de crack, diversos sacos plásticos para embalar drogas, uma touca tipo ‘balaclava’ e a quantia de R$ 320.

“No momento da abordagem, o homem tentou fugir, mas foi capturado e conduzido para a delegacia. Cabe salientar que, num intervalo de dez dias, é o segundo criminoso com mandado de prisão em aberto por homicídio, portando arma de fogo e drogas ilícitas, retirado de circulação na cidade de Várzea da Roça”, explicou o coordenador da 16ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jacobina), delegado Eduardo Brito.


Blogbraga/Ascom-PC

Compartilhar no Whatsapp

Acusado de matar caminhoneiro é preso em Capim Grosso/BA

Sexta-feira, 17 de Setembro de 2021 / Bahia

O acusado de matar o caminhoneiro Amarildo Pereira Heleno foi preso nesta quinta-feira (16), por policiais da Delegacia Territorial de Capim Grosso. O motorista estava jantando em um bar na cidade, quando o acusado adentrou o estabelecimento procurando briga com o proprietário e tentando agredir uma mulher.

“O caminhoneiro levou o homem para fora do bar para cessar a briga. Quando retornou, foi surpreendido por diversos golpes de facão pelas costas, não tendo chances de defesa”, explicou o coordenador da 16ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jacobina), delegado Eduardo Brito.

O preso segue custodiado na DT de Capim Grosso, onde será transferido para o Sistema Prisional, ficando à disposição da Justiça.


Blogbraga/Ascom-PC

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: Presidente da ALBA recebe visita da embaixadora no Brasil do governo encarregado da Venezuela

Sexta-feira, 17 de Setembro de 2021 / Bahia

ADOLFO MENEZES DESTACA NEGOCIAÇÕES QUE ESTÃO SENDO REALIZADAS SOB INTERMEDIAÇÃO DA NORUEGA

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Adolfo Menezes, recebeu, nesta quinta-feira (16.09), a visita de cortesia da embaixadora designada pelo presidente encarregado da Venezuela, Juan Guaidó. María Teresa Belandria Expósito recebeu as credenciais do governo do presidente Jair Bolsonaro em 2019. Além do Brasil, o governo Guaidó é reconhecido oficialmente por Estados Unidos e vários países.

Adolfo Menezes destacou a importância das negociações que estão se desenrolando no México, sob a intermediação do governo da Noruega, entre o governo de Nicolás Maduro e a oposição venezuelana. Para o chefe do Legislativo baiano, “questões políticas só podem ser resolvidas com negociação e o povo venezuelano precisa de paz para superar a grave crise política e econômica que o país vive”.

A Venezuela tem US$ 7 bilhões (pouco menos de R$ 40 bilhões) sequestrados em bancos estrangeiros devido às sanções econômicas impostas pelos EUA.
 
María Teresa Belandria Expósito também destacou a solução política e falou que as negociações também envolvem acordos para a liberação desses recursos para ajuda humanitária, alimentos e vacinas para o povo venezuelano.


Blogbraga/ALBA - Assessoria da Presidência

Compartilhar no Whatsapp

Bahia registra 458 novos casos de Covid-19 e mais 23 óbitos pela doença nas últimas 24h

Quinta-feira, 16 de Setembro de 2021 / Bahia

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 458 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,04%) e 399 recuperados (+0,03%). O boletim epidemiológico desta quinta-feira (16) também registra 23 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.227.870 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.198.989 já são considerados recuperados, 2.169 encontram-se ativos e 26.712 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido a instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.522.497 casos descartados e 233.796 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira. Na Bahia, 51.962 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completoclique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vacinação

Com 9.473.639 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 85,45% da população adulta (18 anos ou mais), estimada em 11.087.169. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

Segurança Pública: R$ 10,3 milhões serão pagos a 11,8 mil policiais por redução de mortes

Quinta-feira, 16 de Setembro de 2021 / Bahia

O Governo do Estado vai pagar R$ 10,3 milhões de Prêmio por Desempenho Policial (PDP) como gratificação a integrantes da Secretaria da Segurança Pública que reduziram os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), nas suas áreas de atuação.

A premiação é destinada para policiais militais, civis e técnicos que integram unidades que alcançaram diminuição.  

Clique aqui e acesse a lista com os Batalhões, Delegacias, Companhias e Coordenações Regionais de Polícia Técnica que receberão o PDP

Os valores que serão pagos a 11,8 mil servidores variam entre R$ 371 e R$ 1,8 mi, e serão calculados de acordo com os resultados alcançados.

O PDP foi criado em 2011 como forma de reconhecer o desempenho de policiais que, diariamente, combatem a criminalidade na Bahia.


Blogbraga/SSP-BA

Compartilhar no Whatsapp

Bahia recebeu 166.140 doses de vacinas contra Covid-19 na manhã desta quinta-feira 16

Quinta-feira, 16 de Setembro de 2021 / Bahia

Chegaram na manhã desta quinta-feira (16), 166.140 doses de vacinas da Pfizer/BioNtech. A carga pousou no aeroporto de Salvador, às 9h35. Pela tarde, a Bahia receberá uma nova remessa com 95.250 doses da vacina Oxford/AstraZeneca, prevista para às 14h15. Ao todo, a Bahia receberá 261.390 doses nesta quinta.

Com esta nova carga, a Bahia chegará ao total de 18.231.508 doses de vacinas recebidas, sendo 6.793.918 da Sinovac/Coronavac; 6.846.830 da Oxford/AstraZeneca; 4.329.660 da Pfizer e 261.100 da Janssen.

 


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

"Crescimento do volume de serviços na Bahia engrossa o caldo da economia", diz Leão

Quinta-feira, 16 de Setembro de 2021 / Bahia

O volume de serviços na Bahia avançou 28,7% em julho, em relação ao mesmo mês do ano anterior. No acumulado dos sete primeiros meses do ano o volume cresceu 9,5%, comparando ao mesmo período em 2020. “Com satisfação constatamos esse aquecimento no volume de serviço. Os serviços prestados às famílias se destacaram novamente junto às atividades de transportes e Correio, mas o mais importante é o governo do estado tem conduzido com muita lucidez as ações de combate à pandemia, e ainda que longe do ideal, estamos voltando crescer”, avalia o vice-governador João Leão, secretário do planejamento. 

"É importante ressaltar que avançamos 9,5%, no acumulado dos sete primeiros meses, em relação ao mesmo período do ano passado. Buscamos constantes diálogos com diversos setores da nossa economia para impulsionar a retomada do crescimento" ressalta Nelson Leal, secretário de Desenvolvimento Econômico. 

Quatro das cinco as atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para às atividades de Serviços prestados às famílias (381,3%), que contabilizou a quarta variação positiva consecutiva mais expressiva e maior alta da série iniciada em 2012. Seguida pela atividade de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (35,3%), que também, registrou variação positiva significativa, sendo a quarta maior alta da série iniciada em 2012, e a quinta variação positiva consecutiva para esse ano. A atividade de Serviços profissionais, administrativos e complementares (7,0%) apontou a quinta taxa positiva consecutiva neste ano.  Serviços de informação e comunicação (5,4%) apresentou a quarta taxa positiva consecutiva neste ano. Apenas, a atividade de Outros serviços  (-42,3%) influenciou negativamente no resultado. 

O volume avançou 9,5%, no acumulado dos sete primeiros meses, em relação ao mesmo período do ano anterior. Nesta análise, quatro das cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para às atividades de Serviços prestados às famílias (29,1%), que apontou a mais expressiva variação positiva, seguida por Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (15,9%), depois Serviços profissionais, administrativos e complementares (2,0%) e Outros serviços (0,6%). Apenas, a atividade de Serviços de informação e comunicação (-0,4%) puxou o indicador para baixo. 

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) é realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e sistematizada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Seplan. 


Blogbraga/Assessoria de Comunicação-Ascom Seplan

Compartilhar no Whatsapp

Setembro Amarelo - Especialistas alertam sobre sinais de ideação suicida em adolescentes e crianças

Quarta-feira, 15 de Setembro de 2021 / Bahia

Em referência ao Setembro Amarelo, a  Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), em parceria com Secretaria da Saúde (SESAB), realizou, nesta quarta-feira(15), duas ações para debater a prevenção do suicídio. Pela manhã, no auditório da Escola de Saúde Pública da Bahia, a psicóloga Aline Villafane abordou o tema “Como identificar sinais de ideação suicida em adolescentes e crianças”. À tarde, através do canal do Youtube do Instituto Anísio Teixeira (IAT), foi realizado um debate sobre a “Segurança e o cuidado com a vida”, com membros da Polícia Militar da Bahia.

Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Cx9TRS1wZUQ

A psicóloga Aline Villafane alertou sobre sinais que todos devem estar atentos. “São as mais diversas possibilidades. Precisamos ficar atentos quando a criança e o adolescente ficam inapetentes, quando deixam de se cuidar da maneira habitual, ou seja, vestem qualquer roupa ou ficam repetindo a mesma sem nenhuma preocupação ou quando mudam bruscamente de comportamento e humor. Um outro ponto importante é observar os sinais de automutilação. Normalmente, se escondem com blusas de mangas compridas e fazem cortes em locais diversos, como virilhas e axilas, porque são fáceis de esconder. Ao percebermos os sinais, devemos tentar nos aproximar do adolescente para ver se ele consegue se sentir à vontade para falar do seu sofrimento. Se a pessoa estiver suscetível à conversa, devemos procurar saber dela a melhor maneira de ajudar e construir com ela esse processo de cuidado. Caso não consiga,  precisamos acionar um atendimento especializado”.
 
De acordo com o subsecretário da SEC, Danilo Melo, que mediou o segundo encontro, o tema delicado precisa ser pautado durante o ano com as comunidades escolares e toda a sociedade. “Estamos conversando sobre a vida, com um debate importante e atual. Vivemos momentos difíceis, com perdas irreparáveis de entes queridos e ainda estamos passando por este processo de pandemia. Temos que pensar em solidariedade e juntar forças para enfrentar a tristeza e os momentos difíceis com esperança e lucidez. Com um olhar fraterno e atento, podemos acolher e cuidar da saúde mental e construirmos um mundo mais justo para todos”.

Rosário Muricy, que é superintendente de Recursos Humanos da SEC, participou das duas atividades e ressaltou que a campanha fortalece ações de escuta e cuidado para prevenção do problema. “O suicídio é uma questão de saúde pública e a educação é algo fundamental para levarmos o conhecimento às nossas redes e podermos identificar e tratar o tema com cuidado e muito zelo. A escola é um espaço onde temos a possibilidade de ler os nossos estudantes, identificando os problemas que indicam que a pessoa precisa de uma ajuda”.

Também participaram dos encontros a coordenadora do Programa Saúde do Professor da SEC, Elisabeth Dias; a major Patrícia Silva; a capitã Maria da Soledade; o cabo Nei Cleber; e a diretora de Gestão de Cuidado da SESAB, Liliane Silveira. A transmissão contou com a tradução em Libras pela intérprete Taiane Alves. Na próxima quinta (22), a campanha continua com a palestra “Criando esperança por meio da ação” com Catarina Dhal, representando a Organização Pan-Americana de Saúde.

 


Blogbraga/Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Bahia registra 471 novos casos de Covid-19 e mais 12 óbitos pela doença nas últimas 24h

Quarta-feira, 15 de Setembro de 2021 / Bahia

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 471 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,04%) e 350 recuperados (+0,03%). O boletim epidemiológico desta quarta-feira (15) também registra 12 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.227.412 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.198.590 já são considerados recuperados, 2.133 encontram-se ativos e 26.689 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido a instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.521.063 casos descartados e 233.430 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira. Na Bahia, 51.950 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completoclique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vacinação

Com 9.431.968 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 85,07% da população adulta (18 anos ou mais), estimada em 11.087.169. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

Bahia receberá 258.390 doses de vacinas contra Covid-19 nesta quinta-feira 16.

Quarta-feira, 15 de Setembro de 2021 / Bahia

A Bahia receberá novas remessas de vacinas contra a Covid-19, nesta quinta-feira (16). A primeira carga, com 166.140 doses de vacinas da Pfizer/BioNtech será trazida em um voo comercial com pouso previsto para 9h35 no aeroporto de Salvador. A segunda remessa, com 92.250 doses da vacina Oxford/AstraZeneca, chegará em um voo comercial com aterrissagem programada para 14h15.

Com esta nova carga, a Bahia chegará ao total de 18.228.508 doses de vacinas recebidas, sendo 6.793.918 da Sinovac/Coronavac; 6.843.830 da Oxford/AstraZeneca; 4.329.660 da Pfizer e 261.100 da Janssen.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

Dois envolvidos em uma série de sequestros são capturados; Bahia registra 24 sequestros entre janeiro e setembro deste ano

Quarta-feira, 15 de Setembro de 2021 / Bahia

A Coordenação de Repressão a Extorsão  Mediante Sequestro do Departamento  de Repressão e Combate a Crime Organizado  (Draco) prendeu dois envolvidos em sequestros ocorridos em Salvador e na Região Metropolitana (RMS), na manhã desta quarta-feira (15). A ação faz parte da 'Operação  Cangalha', que consiste em uma série de ações de enfrentamento a organizações criminosas em todo o Nordeste do Brasil, através da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça (SEOPI/MJ).

As ações  ocorrem  nos bairros de Plataforma, São  Marcos, Pernambués, Sussuarana  e Cabula e no município  de Camaçari. "Até  agora foram duas prisões  importantes. Um dos suspeitos está diretamente  ligado aos sequestros e o outro faz parte do financeiro  da quadrilha. O resultado  dessa operação faz com que venhamos avançar e alcançar os demais integrantes desse grupo criminoso, que vinha atuando em bairros de Salvador e RMS", explicou o delegado Adailton Adam, da Coordenação  de Repressão  a Extorsão  Mediante  Sequestro.  

A Bahia registrou 24 sequestros entre janeiro e setembro deste ano, sendo 75% deles em Salvador ou cidades que ficam na região metropolitana.

Participam também da operação equipes da Coordenação de Operações Especiais  (COE).


Blogbraga/Ascom-PC

Compartilhar no Whatsapp

40 kg de maconha são flagrados em carro de aplicativo Uber

Quarta-feira, 15 de Setembro de 2021 / Bahia

Quarenta quilos de maconha em tabletes e porções foram apreendidos, na tarde de terça-feira (14), com três homens, na ladeira do São Francisco, imediações da avenida Jequitaia, no Comércio. O flagrante ocorreu, após guarnições do Comando de Policiamento Regional da Capital Central seguirem um veículo que fazia manobras suspeitas na região.

As equipes faziam rondas e suspeitaram de um motorista que demonstrou nervosismo ao perceber as viaturas. Os PMs seguiram o automóvel até a ladeira do São Francisco, onde o condutor, que se identificou como motorista de Uber, estacionou em frente a um imóvel. “Dentro do veículo encontramos 36 tabletes de maconha”, contou o tenente Rafael Bittencourt Oliveira, coordenador da guarnição. 

O motorista revelou que deixaria o entorpecente, em um imóvel. No local indicado, mais dois homens foram flagrados com 102 porções de maconha prontas para a venda, três balanças, meio tablete da mesma erva e embalagens. 

O trio foi encaminhado à Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes, no Departamento  de Repressão e Combate a Crime Organizado (Draco), onde acabaram autuados por tráfico de drogas. “Um dos suspeitos tinha passagem por porte ilegal de arma de fogo”, destacou o coordenador de Narcóticos, Glauber Uchiyama. 

Também participaram da ação policiais das 3ª e 16ª Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPMs/Cajazeiras e Comércio).


Blogbraga/Fonte: Ascom: Marcia Santana

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
Xikito Minas Aço DBT Paraiba Oeste Beton Extreme Casa do Marceneiro Jaú Dupará Açaí CISO PM Global Casa da Ferramenta LH Madeiras Ofertas - Hiper Santo Antonio Contabilidade Rondon Luz motos Imperial ASMAT Açaí do Chiquinho Guarda Municipal SBS G7 NET Vida Farma Neli P&F Sutrans Paraíba JBJ DPVAT Online Sportime Dique Denuncia UMOB Delícia Grupo Marabá