Governo da Bahia

NOTÍCIAS

24ª CIPM PRENDE INDIVÍDUO POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO NA REGIÃO DE UMBURANAS

Domingo, 16 de Agosto de 2020 / Bahia

Na manhã deste sábado, 15 de agosto, Policiais Militares do Destacamento de Polícia Militar em Umburanas, quando realizavam rondas cotidianas, numa estrada vicinal do Município, perceberam um indivíduo embarcado numa motocicleta em atitude suspeita.

De imediato, os Policiais o determinou que desembarcasse do veículo e, em ato contínuo, foi iniciado o procedimento da abordagem e busca pessoal, onde foi constatato que o mesmo estava portando de (01) arma de fogo do tipo espingarda de calibre .32, bem como (16) cartuchos de mesmo calibre, sendo (12) intactos e (04) deflagrados.

Ao indivíduo de 38 anos de idade fora da voz de prisão e, juntamente com a arma de fogo apreendida, encaminhado para a sede da 16ª COORPIN onde fora lavrado o Flagrante Delito pelo Delegado Plantonista.

“Parabenizo a tropa nesta importante diligência na cidade de Umburanas. A Polícia Militar estará sempre pronta pra Servir e Proteger.” Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"

Jacobina, 16 de agosto de 2020.
Vitor Costa - Subtenente PM
Chefe do Setor de Comunicação Social da 24ª CIPM 

INSTAGRAM: https://instagram.com/24cipm?igshid=h8t25x89o29k
FACEBOOK: https://www.facebook.com/24cipmba/


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: BOLETIM INFORMATIVO CORONAVÍRUS, 2.684 CASOS POSITIVOS PARA COVID-19 DESDE A PANDEMIA, 1.398 PACIENTES RECUPERADOS E 45 ÓBITOS

Domingo, 16 de Agosto de 2020 / Bahia

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje até o fechamento do Boletim não haviam sido consolidados os dados das novas coletas de casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19).

Informa ainda que no dia de hoje foram concluídos 212 (duzentos e doze) resultados, sendo que 127 (cento e vinte e sete) testaram negativo e 85 (oitenta e cinco) testaram positivo. Os 127 (cento e vinte e sete) casos que testaram negativo trata-se de 72 (setenta e duas) pessoas do sexo feminino com idades entre 01 e 76 anos e 55 (cinquenta e cinco) pessoas do sexo masculino com idades entre 06 e 93 anos.

Já os 85 (oitenta e cinco) casos que testaram positivo, trata-se de 51 (cinquenta e uma) pessoas do sexo feminino, com idades entre 03 e 67 anos. Destas, 25 (vinte e cinco) são sintomáticas, sendo 01 (uma) profissional de saúde, 23 (vinte e três) tiveram contato com casos confirmados, sendo 05 (cinco) profissionais de saúde e 03 (três) preencheram os requisitos para coleta, sendo 01 (uma) profissional de saúde. E 34 (trinta e quatro) pessoas do sexo masculino, com idades entre 08 e 78 anos. Destes, 21 (vinte e um) são sintomáticos, sendo 01 (um) profissional de saúde, 14 (quatorze) tiveram contato com casos confirmados, sendo 01 (um) profissional de saúde. Dos 85 (oitenta e cinco) casos positivos, 70 (setenta) foram confirmados mediante Teste Rápido, assim como 117 (cento e dezessete) dos 127 (cento e vinte e sete) que testaram negativo, totalizando 197 (cento e noventa e sete) que não foram diminuídos dos 385 (trezentos e oitenta e cinco) que aguardavam resultado.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 2.684 (dois mil seiscentos e oitenta e quatro) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 1.398 (um mil trezentos e noventa e oito) estão recuperados, 1.222 (um mil duzentos e vinte e dois) estão em isolamento domiciliar, 19 (dezenove) estão internados e o município registra 45 (quarenta e cinco) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 360 (trezentos e sessenta).

Barreiras contabiliza hoje 8.218 (oito mil duzentos e dezoito) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 3.085 (três mil e oitenta e cinco) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função de descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos, serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.


BlogBraga: Repórter Paiva/ DIRCOM

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE JACOBINA: 24ª CIPM APREENDE ARMAS DE FOGO NO MUNICÍPIO DE VÁRZEA NOVA

Sábado, 15 de Agosto de 2020 / Bahia

Na tarde desta sexta-feira, 14 de agosto, Policiais Militares do Destacamento de Polícia Militar em Várzea Nova, foram procurados por uma jovem de 24 anos de idade, onde passou a informar que está sendo ameaçada pelo seu companheiro, um indivíduo de 39 anos de idade, com uma espingarda pelo fato de o mesmo não aceitar o fim do relacionamento.

Diante das informações, os Policiais deslocaram até a residência localizada na zona rural do Município e ao chegar no logradouro, o acusado, ao perceber a aproximação da Viatura Policial, empreendeu fuga pelos fundos, tomando rumo ignorado ao adentrar em um matagal de difícil acesso.

Em ato contínuo, vítima da ameaça passou a entregar (03) espingardas de fabricação caseira existentes na residência. A mesma foi orientada a registrar uma queixa crime na delegacia de Polícia.

“Parabenizo os Policiais Militares que, ao atender a solicitação, obtiveram êxito na apreensão das armas de fogo, as quais poderiam ser instrumentos no cometimento de atos criminosos. A 24ª CIPM sempre estará de prontidão para Servir e Proteger a população em nossa área de atuação.” Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"

Jacobina, 15 de agosto de 2020.

Vitor Costa - Subtenente PM

Chefe do Setor de Comunicação Social/Porta Voz do Comando

INSTAGRAM: https://instagram.com/24cipm?igshid=h8t25x89o29k

FACEBOOK: https://www.facebook.com/24cipmba/

 

Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

24ª CIPM APREENDE VEÍCULOS COM IRREGULARIDADES EM CASA NOTURNA ONDE OCORRIA POLUIÇÃO SONORA, FESTA COM DROGAS ILÍCITAS E AGLOMERAÇÕES EM JACOBINA

Sábado, 15 de Agosto de 2020 / Bahia

Na madrugada deste sábado, 15 de agosto, após de inúmeras denúncias de populares sobre um bar que frequentemente é utilizado para uso de drogas, aglomeração de pessoas e poluição sonora, foi montada uma Operação onde todos os Policiais Militares da 24ª CIPM de serviço em Jacobina, iniciaram uma diligência no estabelecimento comercial noturno, localizado no Bairro Catuaba às margens da rodovia BA-131, trecho de acesso ao município de Miguel Calmon, onde foram constatadas as irregularidades.

No local foram encontrados (07) pinos no chão, utilizados para acondicionar cocaína, sendo que (05) já teriam sido consumidos. Também foi constatado que o Alvará de funcionamento está vencido há 8 anos e que o proprietário permite que sons automotivos de clientes façam uso em alto volume.

Onze veículos foram apreendidos no local e removidos para o pátio da sede da 24ª CIPM, ficando a disposição do Comandante da Unidade PM, os quais somente serão liberados após a presença dos proprietários e com as irregularidades de trânsito sanadas.

“Parabenizo os Policiais Militares na Operação desencadeada, onde tais atos foram cessados. A 24ª CIPM estará diuturnamente vigilante e pronta para agir em situações desta natureza.” Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"

Jacobina, 15 de agosto de 2020.

Vitor Costa - Subtenente PM

Chefe do Setor de Comunicação Social/Porta Voz do Comando

INSTAGRAM: https://instagram.com/24cipm?igshid=h8t25x89o29k

FACEBOOK: https://www.facebook.com/24cipmba/    


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

Policiais da delegacia de Jacobina/BA prendem homem acusado de homicídio na cidade de Mairi

Sábado, 15 de Agosto de 2020 / Bahia

Foto: JN

Equipes da 16ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jacobina) com apoio de policiais militares prenderam, na quinta-feira (13), um homem acusado de um homicídio, ocorrido em janeiro deste ano, no povoado de Senharol, no município de Mairi. 

A vítima, Joseval de Oliveira Rodrigues foi agredida com pauladas durante uma briga com o autor e não resistiu aos ferimentos. Segundo o coordenador da (16ª Coorpin / Jacobina), delegado Antônio Eduardo, o homem confessou o crime. 

“Após o homicídio, ele foi à casa da mãe da vítima e informou que Joseval estava morto”. O homicida passou por exames de corpo de delito e foi encaminhado para o sistema prisional.


Blogbraga/Ascom PC

Compartilhar no Whatsapp

Bahia assina protocolo de entendimentos para desenvolvimento da vacina chinesa

Sábado, 15 de Agosto de 2020 / Bahia

Imagem ilustrativa

O Governo do Estado assinou, nesta sexta-feira (14), um memorando de entendimento com o Grupo Nacional Biotecnológico da China (CNBG), responsável pela produção de duas vacinas contra o novo coronavírus, com o objetivo de inserir a Bahia e a região nordeste nos estudos clínicos de fase III que estão por ser conduzidos internacionalmente.

Confirmando os resultados positivos, um acordo comercial será estabelecido entre o Governo da Bahia, por meio da Bahiafarma e o CNBG para distribuição da vacina no país.

O CNBG é uma das primeiras empresas chineses a começar a testar suas vacinas Covid-19 no exterior. É subsidiária do Grupo Farmacêutico Nacional Chinês (Sinopharm), com negócios principais de fabricação, fornecimento, distribuição, pesquisa científica e desenvolvimento de produtos biológicos, incluindo vacinas, hemoderivados e outros produtos biológicos para prevenção, controle e tratamento de doenças na República Popular da China.

A vacina chinesa segue o tradicional modelo de emprego de vírus inteiro inativado. Os resultados preliminares dos estudos de fase I e II foram publicados na quinta-feira (13), em uma das mais importantes revistas médicas do mundo, a JAMA (jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/2769612). De acordo com os estudos, essa vacina Covid-19 inativada teve uma baixa taxa de reações adversas e demonstrou ser capaz de gerar imunogenicidade.

A expectativa para o projeto a ser desenvolvido no Brasil é de incluir 9 mil participantes na pesquisa, distribuídos nos estados do nordeste, sendo 3 mil para a vacina A, 3 mil para a vacina B e 3 mil no grupo placebo. A previsão é que se tenha uma vacina pronta para o público antes do fim deste ano.

As autoridades chinesas estão ansiosas para mostrar que podem ajudar o mundo a superar uma pandemia que infectou milhões. Ser o primeiro a emplacar uma vacina global ajudaria muito nesse objetivo. Para a Bahia e para o Nordeste, ao mesmo tempo em que se busca reavivar a confiança e reativar a economia doméstica, o acesso preferencial à vacina chinesa poderá antecipar a redução do número de óbitos na população de risco e acelerar a retomada econômica.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Conselhos tutelares da Bahia recebem 17 veículos 0 km; São Desidério, Formosa do Rio Preto e Wanderley estão entre as cidades contempladas

Sexta-feira, 14 de Agosto de 2020 / Bahia

Foto de Arquivo: Blogbraga

"A nossa prioridade é ver todos unidos em um grande pacto pela infância e adolescência. As ações de hoje são um exemplo do nosso compromisso em fazer a diferença neste país". Com essas palavras, a ministra Damares Alves participou da entrega de automóveis para conselhos tutelares de 17 municípios baianos. A solenidade foi realizada nesta quinta-feira (13), em Feira de Santana (BA).

Na ocasião, foram contemplados os conselhos de Acajutiba, Buritirama, Cotegipe, Dário Meira, Elísio Medrado, Formosa do Rio Preto, Ibirataia, Itiúba, Jussiape, Lafaiete Coutinho, Nova Fátima, Novo Horizonte, Olindina, São Desidério, São Félix do Coribe, Wanderley e Piraí do Norte.

Presente na cerimônia, o secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maurício Cunha, ressaltou que a iniciativa proporciona condições dignas para os conselheiros trabalharem e tem o objetivo de garantir a proteção, defesa e promoção dos direitos de crianças e adolescentes.

"A população tem no conselho tutelar de seu município um aliado na defesa e na promoção desses direitos. Qualquer denúncia, qualquer suspeita de violência contra a crianças e adolescentes, acione imediatamente o conselheiro tutelar, que ele vai tomar as providências cabíveis", disse Cunha.

Os veículos, entregues pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), foram adquiridos com recursos de emendas parlamentares dos deputados federais Cláudio Cajado, Cacá Leão, Arthur Oliveira e Márcio Marinho.

Equipagem

Os automóveis integram um conjunto de equipamentos destinados pelo MMFDH para conselhos tutelares. Além dos veículos, o kit inclui computadores, refrigerador, bebedouro, smart tv, ar-condicionado portátil, cadeirinha para automóvel e impressora.

Números

O estado da Bahia possui 441 conselhos tutelares. Desses, 231 já receberam kits do MMFDH anteriormente. Para a captação de recursos para entregar os itens, o ministério faz um trabalho de articulação por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente (SNDCA) e Assessoria Parlamentar, com ações na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Covid-19

Durante a pandemia do novo coronavírus, já haviam sido entregues 79 veículos para conselhos tutelares pelo país: em Alagoas (3), Bahia (27), Ceará (1), Espírito Santo (1), Goiás (13), Maranhão (12), Minas Gerais (3), Paraíba (10) Pernambuco (2), Paraná (2) e Rio Grande do Sul (5). No decorrer da semana, a previsão será liberar mais automóveis por todo o território nacional.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Social do MMFDH

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE JACOBINA: 24ª CIPM PRENDE INDIVÍDUO POR TRÁFICO DE ENTORPECENTES NO MUNICÍPIO DE VÁRZEA NOVA

Sexta-feira, 14 de Agosto de 2020 / Bahia

Na tarde desta quinta-feira, 13 de agosto, Policiais Militares do Destacamento de Polícia Militar de Várzea Nova e da sede do Pelotão de Ourolândia, realizaram diligências no intuito de descobrir o autor ou autores do homicídio ocorrido na madrugada da última quarta-feira em Várzea Nova.

Munidos de informações repassadas por populares, os Policiais chegaram até o suspeito, um indivíduo de 36 anos de idade, residente do Bairro Populares do supracitado Município, e com o mesmo foram encontradas (29) trouxas de uma substância análoga a Cannabis Sativa (Maconha), prontas para comercialização, bem como uma pequena quantidade de dinheiro.

Diante dos fatos, o indivíduo, juntamente com o material apreendido, fora conduzido para a Delegacia de Polícia local onde o Flagrante Delito fora lavrado.

“Parabenizo os Policiais Militares na exitosa ação desenvolvida no Município de Várzea Nova. A Polícia Militar sempre estará de prontidão para agir nas ocorrências desta natureza.” Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"

Jacobina, 14 de agosto de 2020.
Vitor Costa - Subtenente PM
Chefe do Setor de Comunicação Social da 24ª CIPM

INSTAGRAM: https://instagram.com/24cipm?igshid=h8t25x89o29k
FACEBOOK: https://www.facebook.com/24cipmba/


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

OCORRÊNCIAS COM PIPAS NA REDE ELÉTRICA AUMENTAM 80% E COELBA REFORÇA ORIENTAÇÕES DE SEGURANÇA

Sexta-feira, 14 de Agosto de 2020 / Bahia

Empresa orienta que a brincadeira não aconteça próximo à rede elétrica, para evitar danos a cabos e equipamentos e até riscos à segurança das pessoas   

Aparentemente inofensivas, as pipas podem trazer muitos riscos se a brincadeira acontecer em locais inadequados, principalmente, próximo às redes elétricas. Entre os meses de janeiro e julho deste ano, esse tipo de diversão exigiu que a Coelba atuasse no restabelecimento de energia de 426 ocorrências. O volume representa um aumento de quase 40% nas interrupções provocadas por pipas, em relação ao mesmo período do ano passado, quando houve 309 ocorrências.   

Na comparação com o mês de julho do ano passado o aumento foi de 80%, com 141 ocorrências em 2020 e 80 em 2019.  Por isso, a Coelba reforça as orientações de segurança que divulga constantemente para prevenir ocorrências e acidentes provocas por esse tipo de diversão.   

Quando atingem as redes, as pipas podem danificar os fios, podendo rompê-los ou comprometer o isolamento de alguns cabos. Outro problema é a possibilidade de danificar equipamentos, como os transformadores, provocando curtos-circuitos e acionando os sistemas que interrompem o fornecimento por segurança. O perigo pode aumentar ainda de acordo com materiais usados na confecção de pipas e rabiolas, que podem ser metálicos e condutores de eletricidade.   

“A principal orientação é de soltar pipas longe da rede elétrica, como em lugares abertos, praias e parques. Assim, são evitadas situações que podem levar a interrupções no fornecimento de energia e prejudicar diversas pessoas, além de representar risco de acidentes para as pessoas”, afirma o gerente de Saúde e Segurança da Coelba, Hugo Vidal.    

A orientação é acionar a Coelba  

Se a pipa ficar enroscada em fios ou postes, ela não deve ser puxada sob nenhuma hipótese, nem devem ser atirados materiais como pedras e cabos de vassouras para retirá-la. Isso pode provocar o rompimento dos cabos, causando interrupção no fornecimento de energia e até mesmo choques elétricos fatais. A orientação da Coelba, nesses casos, é para que a população entre em contato com a concessionária de energia por meio dos canais de emergência:  

WhatsApp: (71) 3370-6350  

SMS Falta de Energia: 28116  

Relacionamento com clientes: 116  

Nunca usar cerol  

O uso de cerol já é proibido por lei em várias cidades brasileiras. Apesar disso, a utilização do produto continua fazendo vítimas. Para a redes elétrica, o cerol também é fator de risco. “Por deixar a linha cortante, pode causar o rompimento dos cabos. Mesmo que no momento pareça que eles não foram danificados, com o tempo, isso pode acontecer e provocar interrupção de energia ou até atingir alguém, que pode ser vítima de um choque elétrico”, adverte o gerente de Saúde e Segurança Coelba. 

Sobre a Coelba

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa do Grupo Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).


Blogbraga/Coelba

Compartilhar no Whatsapp

Prorrogado até 30 de agosto decreto que proíbe aulas e eventos em toda a Bahia

Sexta-feira, 14 de Agosto de 2020 / Bahia

Imagem: Google

Válido até esta sexta-feira (14), o decreto estadual n° 19.586, que proíbe a realização de eventos com mais de 50 pessoas e atividades em escolas das redes pública e privada em toda a Bahia, foi prorrogado até o dia 30 de agosto. A medida foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial do Estado (DOE).
 
O decreto proíbe todas as atividades que envolvem aglomeração de pessoas, como shows, feiras, apresentações circenses, eventos científicos, passeatas, bem como abertura e funcionamento de zoológicos, museus, teatros, dentre outros.

Transporte intermunicipal

A prorrogação da determinação envolve ainda a suspensão do transporte coletivo intermunicipal em cidades baianas com registros recentes (menos de 14 dias) de casos da Covid-19. Continua suspensa nesses municípios a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.

Também na medida publicada nesta sexta-feira, mais duas cidades baianas terão o transporte suspenso a partir deste sábado (15): Brotas de Macaúbas e Jacaraci. Além disso, a alteração do decreto autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Sebastião Laranjeiras, município com 14 dias ou mais sem novos casos da doença.

Confira a lista completa de municípios:

No total, a Bahia possui 353 cidades com transporte suspenso. São elas: Abaíra, Abaré, Acajutiba, Adustina, Água Fria, Aiquara, Alcobaça, Almadina, Amargosa, Anagé, Andaraí, Andorinha, Angical, Anguera, Antas, Antônio Gonçalves, Aporá, Apuarema, Aracatu, Araci, Arataca, Aurelino Leal, Baianópolis, Baixa Grande, Banzaê, Barra, Barra do Choça, Barra do Mendes, Barra do Rocha, Barreiras, Barro Alto, Barro Preto, Barrocas, Belmonte, Belo Campo, Biritinga, Boa Nova, Boa Vista do Tupim, Bom Jesus da Lapa, Bom Jesus da Serra, Boninal, Bonito, Boquira, Brejões, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Brumado, Buerarema, Buritirama, Caatiba, Cabaceiras do Paraguaçu, Caculé, Caetanos, Caetité, Cafarnaum, Caldeirão Grande, Camacã, Camamu, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Canarana, Canavieiras, Candeal, Candiba, Cândido Sales, Cansanção, Canudos, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Caraíbas, Caravelas, Cardeal da Silva, Carinhanha, Casa Nova, Castro Alves, Catolândia, Central, Chorrochó, Cícero Dantas, Cipó, Coaraci, Cocos, Conceição do Coité, Conde, Condeúba, Contendas do Sincorá, Cordeiros, Coribe, Coronel João Sá, Correntina, Cotegipe, Cravolândia, Crisópolis, Cristópolis, Curaçá, Dário Meira, Dom Basílio, Elísio Medrado, Encruzilhada, Entre Rios, Esplanada, Euclides da Cunha, Eunápolis, Fátima, Feira da Mata, Filadélfia, Firmino Alves, Floresta Azul, Formosa do Rio Preto, Gandu, Gavião, Gentio do Ouro, Glória, Gongogi, Guajeru, Guanambi, Guaratinga, Heliópolis, Iaçu, Ibicaraí, Ibicuí, Ibipeba, Ibipitanga, Ibirapitanga, Ibirapuã, Ibirataia, Ibititá, Ibotirama, Ichu, Igaporã, Igrapiúna, Iguaí, Ilhéus, Inhambupe, Ipiaú, Ipirá, Irajuba, Iramaia, Iraquara, Irecê, Itabela, Itaberaba, Itabuna, Itacaré e Itaetê.

A restrição ainda inclui os municípios de Itagi, Itagibá, Itagimirim, Itaguaçu da Bahia, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itamaraju, Itamari, Itambé, Itanhém, Itapé, Itapebi, Itapetinga, Itapicuru, Itapitanga, Itaquara, Itarantim, Itatim, Itiruçu, Itiúba, Itororó, Ituaçu, Ituberá, Iuiu, Jaborandi, Jacaraci, Jacobina, Jaguaquara, Jaguarari, Jandaíra, Jequié, Jeremoabo, Jiquiriçá, Jitaúna, João Dourado, Juazeiro, Jucuruçu, Jussara, Jussari, Jussiape, Lafaiete Coutinho, Lagoa Real, Laje, Lajedão, Lajedinho, Lajedo do Tabocal, Lamarão, Lapão, Lençóis, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Macajuba, Macarani, Macaúbas, Macururé, Maetinga, Maiquinique, Mairi, Malhada, Malhada de Pedras, Manoel Vitorino, Mansidão, Maracás, Maraú, Marcionílio Souza, Mascote, Matina, Medeiros Neto, Miguel Calmon, Milagres, Mirangaba, Mirante, Monte Santo, Morpará, Morro do Chapéu, Mortugaba, Mucugê, Mucuri, Mulungu do Morro, Mundo Novo, Muquém do São Francisco, Mutuípe, Nilo Peçanha, Nordestina, Nova Canaã, Nova Fátima, Nova Ibiá, Nova Itarana, Nova Redenção, Nova Soure, Nova Viçosa, Novo Triunfo, Olindina, Oliveira dos Brejinhos, Ouriçangas, Ourolândia, Palmas de Monte Alto, Palmeiras, Paramirim, Paratinga, Paripiranga, Pau Brasil, Paulo Afonso, Pé de Serra, Pedro Alexandre, Piatã, Pilão Arcado, Pindaí, Pindobaçu, Pintadas, Piraí do Norte, Piripá, Piritiba, Planaltino, Planalto, Poções, Ponto Novo, Porto Seguro, Potiraguá, Prado, Presidente Dutra, Presidente Jânio Quadros, Presidente Tancredo Neves, Queimadas, Quijingue, Quixabeira, Rafael Jambeiro, Remanso, Retirolândia, Riachão das Neves, Riachão do Jacuípe, Riacho de Santana, Ribeira do Amparo e Ribeira do Pombal.

Também estão com transporte suspenso Rio de Contas, Rio do Antônio, Rio do Pires, Rio Real, Ruy Barbosa, Salinas da Margarida, Santa Bárbara, Santa Brígida, Santa Cruz Cabrália, Santa Cruz da Vitória, Santa Inês, Santa Luzia, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santa Teresinha, Santaluz, Santana, Santanópolis, São Desidério, São Domingos, São Félix do Coribe, São Gabriel, São José da Vitória, São José do Jacuípe, São Miguel das Matas, Sapeaçu, Sátiro Dias, Saúde, Seabra, Senhor do Bonfim, Sento Sé, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Serra Preta, Serrinha, Serrolândia, Sítio do Mato, Sítio do Quinto, Sobradinho, Souto Soares, Tanhaçu, Tanque Novo, Tanquinho, Taperoá, Tapiramutá, Teixeira de Freitas, Teofilândia, Teolândia, Terra Nova, Tremedal, Tucano, Uauá, Ubaíra, Ubaitaba, Ubatã, Uibaí, Umburanas, Una, Urandi, Uruçuca, Utinga, Valença, Valente, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Várzea Nova, Varzedo, Vereda, Vitória da Conquista, Wagner, Wanderley, Wenceslau Guimarães e Xique-Xique.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Saeb e Polícia Militar publicam resultado da prova de títulos para oficial de saúde; Vagas para Barreiras

Sexta-feira, 14 de Agosto de 2020 / Bahia

O Governo da Bahia publica nesta sexta-feira (14), no Diário Oficial do Estado (DOE), o resultado final da prova de títulos para o concurso de oficiais de saúde da Polícia Militar da Bahia (PMBA). Esta é a última etapa referente à aplicação de provas do certame antes da banca realizar o processo de avaliação da autodeclaração de candidatos que concorrem na cota para negros.   

A publicação desta sexta-feira (14) pode ser consultada no site da organizadora do certame, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (www.ibfc.org.br), e no Portal do Servidor (www.portaldoservbidor.ba.gov.br). Lançado pela Secretaria da Administração (Saeb) e PMBA em 2019, o certame teve suas provas aplicadas no dia 26 de janeiro e tem validade de um ano, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.  

O concurso conta com 17 vagas de nível superior para os cargos de médico e odontólogo, que vão assumir o posto de 1° Tenente. As vagas para médico serão distribuídas entre Salvador, Barreiras, Itabuna e Juazeiro. Serão convocados cardiologistas, ortopedistas, psiquiatras e clínicos gerais.   

Já as vagas para odontólogo são para atuar em Salvador, Itabuna e Juazeiro. Na capital é preciso ser especialista em Implantodontia, Periodontia e Prótese Dentária. Nos municípios do interior, as vagas são para Cirurgião Dentista. As convocações irão observar a necessidade da administração pública.  


Blogbraga/Secretaria da Administração do Estado da Bahia | Saeb

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: 341 delegados, escrivães e investigadores são promovidos

Quinta-feira, 13 de Agosto de 2020 / Bahia

Trezentos e quarenta e um delegados, escrivães e investigadores da Polícia Civil foram promovidos pelo Governo do Estado. Os nomes daqueles que conquistaram as ascensões nas suas respectivas carreiras foram publicados, na edição desta quarta-feira (12), do Diário Oficial do Estado (DOE). 

Entre os delegados, 139 saíram da 1ª Classe para a Classe Especial (último patamar) e um saiu da 2ª Classe para a 1ª. Entre os escrivães, 18 migraram da 2ª Classe para a 1ª e 20 subiram da 3ª Classe para a 2ª. Na categoria investigadores, três saíram da 1ª Classe para a Classe Especial, 53 foram da 2ª Classe para a 1ª e 107 servidores elevados da 3ª Classe para a 2ª. 

“Importante conquista para os nossos policiais. Além do merecido ganho financeiro, eles ficam aptos a alcançarem novos cargos, com maiores responsabilidades”, destacou o delegado-geral da Polícia Civil, Bernardino Brito Filho.


Blogbraga/SSP-BA

Compartilhar no Whatsapp

Ações do Prodetur na Bahia seguem mesmo em meio à pandemia com investimento de R$ 400 milhões

Quinta-feira, 13 de Agosto de 2020 / Bahia

Recuperação do Museu Wanderley de Pinho, marinas e Solar do Unhão estão entre equipamentos que serão recuperados

Com perspectiva de conclusão para o primeiro semestre de 2021, as ações do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), na Bahia, seguem em andamento mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, contribuindo para melhorar a infraestrutura turística e fortalecer a cadeia produtiva, a gestão e a promoção do turismo em toda a Baía de Todos-os-Santos (BTS). Executada pela Secretaria de Turismo do Estado da (Setur) - com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida local do Governo do Estado -, a iniciativa totaliza US$ 78 milhões, cerca de R$ 400 milhões, em recursos e prevê 13 intervenções estratégicas nesta zona turística. 

Com o bom andamento do programa, a BTS, que é a segunda maior baía do mundo e maior do Brasil, está sendo preparada para se transformar em um dos roteiros de turismo náutico e cultural mais atraentes do planeta, como enfatiza o titular da Setur, Fausto Franco. “Nós temos aqui este imenso patrimônio, que é a Baía de Todos-os-Santos, mas faltava uma infraestrutura adequada para que barcos de várias procedências pudessem circular e atracar com conforto e segurança nos municípios que compõem o seu entorno, contribuindo, desta forma, para movimentar a economia local e criar novos postos de trabalho, gerando, assim, renda”, explicou o secretário.

O que está sendo feito

Entre as principais intervenções, destacam-se a requalificação ou construção de marinas, atracadouros e terminais náuticos. De acordo com a Setur, em alguns locais, as ações envolvem, ainda, requalificação de quiosques, construção de centros de comércio, píeres, oficinas e postos de combustíveis para barcos, bem como serviços de requalificação urbanística e paisagística das imediações.

O coordenador-geral do Prodetur Bahia, Jaime Salgado, explicou que todas as medidas necessárias foram tomadas para que o trabalho tivesse prosseguimento e a perspectiva de conclusão fosse mantida para o primeiro semestre de 2021. “Há 120 dias, o Prodetur Bahia vem empregando todos os esforços para garantir a segurança dos trabalhadores nos canteiros das obras e, ao mesmo tempo, manter um bom índice na execução dos serviços”, assegura.

Os equipamentos estão divididos em três lotes, com duas intervenções separadas: as da Marina da Penha, em Salvador, e uma de cunho cultural – a recuperação e reurbanização do entorno do Museu do Recôncavo Wanderley Pinho, em Candeias.

Confira, lote por lote, os equipamentos, localidades e status atual das obras: 

Lote 1 -  Os serviços avançam no atracadouro do Museu Wanderley Pinho, estando já concluídas a mobilização do canteiro e dos equipamentos, a demolição da estrutura existente e a limpeza de leito marinho. 

Em fase de execução encontram-se as fundações em estacas metálicas, as sapatas pré-moldadas e os serviços de remoção de estacas existentes. O valor desta intervenção é de R$ 2,67 milhões.

No próprio museu foram concluídos os serviços do canteiro de obras e de arqueologia e a execução das fundações das edificações (guarita e apoio aos funcionários e receptivo náutico). O valor total desta obra é de R$ 27 milhões.  

Na marina de Itaparica o projeto contempla 36 vagas secas, 126 vagas molhadas e um posto de gasolina, com valor total de mais de R$ 11 milhões. Já foram concluídas a mobilização do canteiro de obras e a remoção da infraestrutura (rede de água, elétrica, utilidades) para retirada dos flutuantes. Encontram-se em execução os serviços de recuperação das fachadas, lajes,  ponte fixa e bancos e de remoção de piso.

No terminal turístico de Botelho, em Ilha de Maré, foram concluídas a mobilização do canteiro de obras e a demolição de estrutura do terminal existente. Estão em andamento serviços referentes ao acesso provisório, como a preparação de estacas metálicas para cravação da fundação, a fabricação da passarela e a execução de alvenaria e de estrutura metálica. O valor total é de R$ 3,2 milhões.

No atracadouro e restaurante do Solar do Unhão, em Salvador, foram concluídas a mobilização do canteiro de obras e a demolição das estruturas existentes no restaurante (revestimentos, drywall). Estão em execução a demolição para construção dos banheiros e remoção de pisos. O valor total é de mais de R$ 3,8 milhões.

Lote 2 - Estão previstas no Lote 2, entre outras obras, uma base com 59 vagas secas, 60 vagas molhadas e um posto de gasolina em Salinas da Margarida. Já foram concluídas a mobilização do canteiro de obras, a instalação dos containers, a relocação dos permissionários e a demolição das barracas existentes. 

Encontram-se em execução a instalação das estacas metálicas do píer, a fundação dos quiosques (barracas), a rede de drenagem e esgoto, a remoção de piso existente da praça e a fundação do centro de comércio. O valor total é de mais de R$ 18 milhões.

Com a liberação recente do licenciamento ambiental pelo Inema, foi emitida ordem de serviço para a construção do terminal turístico de Cachoeira (valor total de R$ 3,3 milhões). Para o de Maragojipe (valor total de cerca de R$ 5,4 milhões), é aguardada ainda a conclusão do licenciamento. 

Lote 3 - As obras deste lote incluem base náutica com 18 vagas molhadas e um posto de gasolina em Cacha Prego (Ilha de Itaparica), com valor de R$ 12 milhões; terminais turísticos de Bom Jesus dos Passos (valor de R$ 2,4 milhões) e Jaguaripe (cerca de R$ 1,4 milhão) e atracadouro de Mutá (R$ 1,5 milhão). Ordem de serviço para o início dos trabalhos em Cacha Pregos e Mutá já foi emitida. Em Bom Jesus dos Passos e Jaguaripe, depende ainda de trâmites. 

Além destas obras há a da Marina da Penha, em Itapagipe, Salvador, para a qual o Prodetur prevê 96 vagas secas e 48 molhadas. Os principais serviços concluídos foram a mobilização do canteiro de obras, as demolições, o estoque de material rochoso e de material de aterro. Estão sendo executados a cravação de estacas metálicas (fundação do Prédio 01), os serviços de aterro e o enrocamento. O valor total é de mais de R$ 22 milhões.

No âmbito do Prodetur Nacional Bahia, também está em execução uma série de ações que visam à qualificação dos serviços e da gestão do turismo e fortalecimento da cadeia produtiva, bem como fomento ao empreendedorismo e a promoção do turismo na Baía de Todos-os-Santos.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Liderado pela Bahia, Nordeste bate recorde na geração de energia eólica

Quinta-feira, 13 de Agosto de 2020 / Bahia

A Bahia, que já lidera a geração de energia eólica no Brasil, foi protagonista ao ajudar a região Nordeste a bater recorde de produção no país na primeira semana de agosto. Durante os dias 02 (3,3 Gigawatts), 05 (3,3 GW), 06 (4,4 GW) e 07 (3,4 GW) deste mês, o estado foi o que mais produziu energia proveniente das usinas eólicas. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a energia produzida na região seria suficiente para atender 94% da demanda do Nordeste durante 30 dias. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), no acumulado do primeiro semestre, a energia eólica foi responsável por 48,2% da matriz de geração da Bahia. 

“A energia eólica é uma realidade na Bahia. No acumulado do primeiro semestre de 2020, o estado representou 32,4% da energia eólica gerada no país. A tendência é que a nossa participação cresça ainda mais com os 123 novos parques contratados, que devem entrar em operação até 2025. Isso é um novo mundo, é energia limpa da Bahia para o Brasil”, afirma o vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE). 

Segundo a SDE, os 123 parques, em construção e com construção prestes a se iniciar, têm capacidade instalada de 3,5 GW. A previsão é que, juntos, possam injetar R$ 13,2 bilhões em investimentos no estado e gerem 53,2 mil empregos diretos e indiretos. Com as novas usinas, a Bahia pode alcançar 7,7 GW de potência instalada em eólica.  

Atualmente, o estado tem 4,2 GW de capacidade instalada, com 172 parques em operação, em 20 municípios. Desde 2012, o montante investido nos parques em atividade ultrapassa os R$ 16,5 bilhões e foram gerados mais de 45,9 mil empregos diretos na fase de construção desses parques. 


Blogbraga/Ascom/SDE

Compartilhar no Whatsapp

ENEM - Secretaria da Educação do Estado realiza aula virtual de Língua Portuguesa nesta sexta (14)

Quinta-feira, 13 de Agosto de 2020 / Bahia

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) promove, nesta sexta-feira (14), mais uma aula on-line voltada para a preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), pelo  Projeto ENEM 100%. A aula será com a professora de Língua Portuguesa, Rose Sampaio, com  transmissão pelo canal do YouTube "Educação Bahia".

As aulas virtuais do Projeto ENEM 100% acontecem sempre às terças-feiras e sextas-feiras, das 16h às 17h, e seguirão até 18 de setembro, envolvendo diferentes  componentes curriculares.  A iniciativa faz parte de uma série de atividades lançadas pela SEC para fortalecer a aprendizagem dos estudantes que irão prestar o exame. No Portal da Educação, o estudante ainda tem à sua disposição uma apostila que pode ser baixada, por aula, e a programação das próximas aulas que serão realizadas. 

As provas do ENEM, na versão impressa, serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e, na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: PRF apreende carga de celulares e eletrônicos avaliada em 280.000 reais em trecho baiano da BR 242

Quinta-feira, 13 de Agosto de 2020 / Bahia

O crime de descaminho representa uma concorrência desleal com os comerciantes regularmente instalados e diminui os empregos com Carteira de Trabalho assinada no país.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), na noite dessa quarta-feira (12), apreendeu na região oeste da Bahia celulares, relógios, notebook avaliados aproximadamente em 280 mil reais. A carga era transportada em um ônibus interestadual que vinha de Brasília (DF) e tinha como destino Tutoia (MA).

Durante comando de enfrentamento ao crime em frente à Unidade Operacional (Km 800 da BR 242), em Barreiras (BA), PRFs abordaram um ônibus interestadual, conduzido por um homem de 56 anos.

Procedeu-se uma fiscalização detalhada e durante a vistoria foram encontrados, entre as bagagens, três caixas com celulares e eletrônicos de última geração, sem o devido despacho aduaneiro. Ao todo foram apreendidos os seguintes produtos: 20 (vinte) celulares IPHONE 11 Pro Max; 20 (vinte) Apple Watch Series 5; e 05 (cinco) notebooks MACBOOK PRO 13-inch.

Questionado, o motorista disse que as caixas foram embarcadas na cidade de Brasília (DF) e relatou desconhecer o conteúdo das mercadorias despachadas.

Após verificar a carga, foi possível identificar o remetente e o destinatário dos equipamentos que seriam entregues em Teresina (PI).

Diante dos fatos de crime evidente de descaminho, a ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Barreiras (BA).

Previsto no art. 334 do Código Penal o crime de Descaminho (importar produtos sem o pagamento dos respectivos impostos), tem pena prevista de um a quatro anos de prisão. Este crime representa uma concorrência desleal com os comerciantes regularmente instalados e diminui os empregos com Carteira de Trabalho assinada no país.

 


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

Explosivo: ‘Bananas’ de dinamite são apreendidas em caminhonete com placa de Irecê/BA, na BR 407 na Região Norte da Bahia

Quinta-feira, 13 de Agosto de 2020 / Bahia

O arsenal bélico seria utilizado a assalto a carro-forte de valores. A ação contou com o apoio de policiais militares lotados em Senhor do Bonfim e Jaguarari.

Na noite dessa quarta-feira (12), equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava fiscalização em frente a unidade operacional policial (UOP), em Senhor do Bonfim (BA), quando deu ordem de parada a uma caminhonete FORD/ Ranger, com placas de Irecê (BA).

O comando não foi atendido e o condutor empreendeu fuga na rodovia, em alta velocidade e em total desrespeito as condutas prudentes de trânsito.

Teve início um acompanhamento tático que se prolongou por cerca de oito quilômetros, quando os ocupantes abandonaram a Ranger e fugiram a pé em direção ao matagal. Foi acionado apoio da Polícia Militar, que de pronto atendeu ao chamado e guarnições prestaram auxílio na ação para localizar os suspeitos.

Em uma revista minuciosa no carro, os policiais encontraram 40 “bananas” de explosivos (dinamites) do tipo emulsão encartuchada; pavis detonantes e apetrechos que são utilizados na detonação de material explosivo.

A caminhonete possuía adulterações nos elementos identificadores e suspeita-se que o arsenal bélico seria utilizado na prática de cometimento de crimes.

Todo o material foi apreendido e encaminhado para a Delegacia de Polícia Judiciária.

Para informações, denúncias, comunicação de crimes e acidentes a PRF dispõe do número de emergência 191. A ligação é gratuita e atende 24 horas em qualquer parte do País.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

Bahia tem mais três municípios com transporte suspenso

Quinta-feira, 13 de Agosto de 2020 / Bahia

Barro Alto, Matina e Salinas da Margarida terão o transporte suspenso a partir de sexta-feira (14). A medida, que tem o objetivo de conter o avanço do novo coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta (13).

Fica suspensa nesses municípios a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.

O decreto ainda autoriza a retomada do transporte intermunicipal em América Dourada, cidade com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.

Lista de municípios

No total, a Bahia possui 352 cidades com transporte suspenso. São elas: Abaíra, Abaré, Acajutiba, Adustina, Água Fria, Aiquara, Alcobaça, Almadina, Amargosa, Anagé, Andaraí, Andorinha, Angical, Anguera, Antas, Antônio Gonçalves, Aporá, Apuarema, Aracatu, Araci, Arataca, Aurelino Leal, Baianópolis, Baixa Grande, Banzaê, Barra, Barra do Choça, Barra do Mendes, Barra do Rocha, Barreiras, Barro Alto, Barro Preto, Barrocas, Belmonte, Belo Campo, Biritinga, Boa Nova, Boa Vista do Tupim, Bom Jesus da Lapa, Bom Jesus da Serra, Boninal, Bonito, Boquira, Brejões, Brejolândia, Brumado, Buerarema, Buritirama, Caatiba, Cabaceiras do Paraguaçu, Caculé, Caetanos, Caetité, Cafarnaum, Caldeirão Grande, Camacã, Camamu, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Canarana, Canavieiras, Candeal, Candiba, Cândido Sales, Cansanção, Canudos, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Caraíbas, Caravelas, Cardeal da Silva, Carinhanha, Casa Nova, Castro Alves, Catolândia, Central, Chorrochó, Cícero Dantas, Cipó, Coaraci, Cocos, Conceição do Coité, Conde, Condeúba, Contendas do Sincorá, Cordeiros, Coribe, Coronel João Sá, Correntina, Cotegipe, Cravolândia, Crisópolis, Cristópolis, Curaçá, Dário Meira, Dom Basílio, Elísio Medrado, Encruzilhada, Entre Rios, Esplanada, Euclides da Cunha, Eunápolis, Fátima, Feira da Mata, Filadélfia, Firmino Alves, Floresta Azul, Formosa do Rio Preto, Gandu, Gavião, Gentio do Ouro, Glória, Gongogi, Guajeru, Guanambi, Guaratinga, Heliópolis, Iaçu, Ibicaraí, Ibicuí, Ibipeba, Ibipitanga, Ibirapitanga, Ibirapuã, Ibirataia, Ibititá, Ibotirama, Ichu, Igaporã, Igrapiúna, Iguaí, Ilhéus, Inhambupe, Ipiaú, Ipirá, Irajuba, Iramaia, Iraquara, Irecê, Itabela, Itaberaba, Itabuna, Itacaré e Itaetê.

A restrição ainda inclui os municípios de Itagi, Itagibá, Itagimirim, Itaguaçu da Bahia, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itamaraju, Itamari, Itambé, Itanhém, Itapé, Itapebi, Itapetinga, Itapicuru, Itapitanga, Itaquara, Itarantim, Itatim, Itiruçu, Itiúba, Itororó, Ituaçu, Ituberá, Iuiu, Jaborandi, Jacobina, Jaguaquara, Jaguarari, Jandaíra, Jequié, Jeremoabo, Jiquiriçá, Jitaúna, João Dourado, Juazeiro, Jucuruçu, Jussara, Jussari, Jussiape, Lafaiete Coutinho, Lagoa Real, Laje, Lajedão, Lajedinho, Lajedo do Tabocal, Lamarão, Lapão, Lençóis, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Macajuba, Macarani, Macaúbas, Macururé, Maetinga, Maiquinique, Mairi, Malhada, Malhada de Pedras, Manoel Vitorino, Mansidão, Maracás, Maraú, Marcionílio Souza, Mascote, Matina, Medeiros Neto, Miguel Calmon, Milagres, Mirangaba, Mirante, Monte Santo, Morpará, Morro do Chapéu, Mortugaba, Mucugê, Mucuri, Mulungu do Morro, Mundo Novo, Muquém do São Francisco, Mutuípe, Nilo Peçanha, Nordestina, Nova Canaã, Nova Fátima, Nova Ibiá, Nova Itarana, Nova Redenção, Nova Soure, Nova Viçosa, Novo Triunfo, Olindina, Oliveira dos Brejinhos, Ouriçangas, Ourolândia, Palmas de Monte Alto, Palmeiras, Paramirim, Paratinga, Paripiranga, Pau Brasil, Paulo Afonso, Pé de Serra, Pedro Alexandre, Piatã, Pilão Arcado, Pindaí, Pindobaçu, Pintadas, Piraí do Norte, Piripá, Piritiba, Planaltino, Planalto, Poções, Ponto Novo, Porto Seguro, Potiraguá, Prado, Presidente Dutra, Presidente Jânio Quadros, Presidente Tancredo Neves, Queimadas, Quijingue, Quixabeira, Rafael Jambeiro, Remanso, Retirolândia, Riachão das Neves, Riachão do Jacuípe, Riacho de Santana, Ribeira do Amparo e Ribeira do Pombal.

Também estão com transporte suspenso Rio de Contas, Rio do Antônio, Rio do Pires, Rio Real, Ruy Barbosa, Salinas da Margarida, Santa Bárbara, Santa Brígida, Santa Cruz Cabrália, Santa Cruz da Vitória, Santa Inês, Santa Luzia, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santa Teresinha, Santaluz, Santana, Santanópolis, São Desidério, São Domingos, São Félix do Coribe, São Gabriel, São José da Vitória, São José do Jacuípe, São Miguel das Matas, Sapeaçu, Sátiro Dias, Saúde, Seabra, Sebastião Laranjeiras, Senhor do Bonfim, Sento Sé, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Serra Preta, Serrinha, Serrolândia, Sítio do Mato, Sítio do Quinto, Sobradinho, Souto Soares, Tanhaçu, Tanque Novo, Tanquinho, Taperoá, Tapiramutá, Teixeira de Freitas, Teofilândia, Teolândia, Terra Nova, Tremedal, Tucano, Uauá, Ubaíra, Ubaitaba, Ubatã, Uibaí, Umburanas, Una, Urandi, Uruçuca, Utinga, Valença, Valente, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Várzea Nova, Varzedo, Vereda, Vitória da Conquista, Wagner, Wanderley, Wenceslau Guimarães e Xique-Xique.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Coronel Anselmo participou da inauguração do 3° Pelotão DPM do Distrito de Itatiaia no município de São José do Jacuípe/BA

Quarta-feira, 12 de Agosto de 2020 / Bahia

Em mais uma oportunidade, graças ao prestígio do Comandante da 91ªCIPM, junto ao Comando Geral da PM, o Coronel Anselmo participou de um momento muito importante, a inauguração do 3° Pelotão DPM do Distrito de Itatiaia no município de São José do Jacuípe, nesta quarta-feira (12).

O DPM é fruto da visão do Coronel Nilton Paixão, do Major Berenilson, seu corpo de Oficiais e todo o efetivo, com o objetivo de ampliar a eficácia da Segurança Pública na região, que hoje, já conta com policiais militares de serviço 24 horas por dia, durante todos os dias da semana. O DPM é inédito e justifica-se em virtude do alto fluxo de pessoas e carro que trafegam pela BR 324 diariamente.

Com a implantação deste importante equipamento de Segurança Pública será possível proporcionar melhores condições de trabalho aos policiais além de atender as ocorrências com maior rapidez.


Blogbraga/Fonte: ASCOM 91ªCIPM

Compartilhar no Whatsapp

Em Campo Formoso, Rui entrega escola para comunidade quilombola e inaugura parque ecológico

Quarta-feira, 12 de Agosto de 2020 / Bahia

Quase 100 quilômetros distante da sede de Campo Formoso, o povoado quilombola Lage dos Negros agora possui um novo prédio escolar com seis salas de aula, que abrigará mais de 600 estudantes. Construída pelo Governo do Estado com investimento superior a R$ 3,5 milhões, a unidade foi inaugurada na manhã desta quarta-feira (12) pelo governador Rui Costa.

Para o governador, a nova escola, batizada de Colégio Estadual Quilombola Luís José dos Santos, vai transformar a realidade de ensino no local. "É um enorme prazer voltar a esta localidade para entregar, desta vez, uma escola digna, com toda a infraestrutura necessária para garantir que os alunos tenham um melhor aprendizado e uma melhor prática didática", afirmou.

A escola ainda inclui campo de futebol society, quadra coberta, biblioteca, laboratórios, auditório e refeitório. Rui lembrou que toda a estrutura poderá ser compartilhada com a população para eventos esportivos e culturais. "A escola tem infraestrutura e capacidade para atender, além dos alunos matriculados, as famílias e toda a comunidade. O colégio poderá ser utilizado por todos como um equipamento de integração, principalmente em atividades que envolvam a cultura e o esporte", destacou.

Para o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, a entrega do colégio, no dia que marca os 222 anos da Revolta dos Búzios, é simbólica. "O programa de governo prevê a construção de 60 novas escolas, inclusive voltadas para a Educação Quilombola e suas modalidades. Em fevereiro, entregamos a Escola Estadual do Campo Anderson França, que fica no Assentamento Jaci Rocha, em Prado, onde foram investidos R$ 3,7 milhões. Agora, entregamos esta belíssima escola em Lage dos Negros. Acreditamos que podemos unir a sabedoria ancestral e tradicional com as novas ferramentas de aprendizagem, criando uma formação que preserve a história e valorize o indivíduo. Por isso, temos um prédio completo que vai qualificar a Educação Quilombola e integrará a comunidade de Lage dos Negros", contou.

O povoado de Lage dos Negros reúne 24 comunidades remanescentes de quilombos e foi fundada em meados do século XIX por Luís José dos Santos, um escravo que conseguiu comprar as terras de um senhor de engenho. Em Campo Formoso, além do colégio inaugurado nesta quarta (12), existe o Colégio Estadual do Campo de São Tomé - Distrito de São Tomé.

Mais entregas

Do povoado Lage dos Negros, o governador seguiu para a sede de Campo Formoso, onde realizou uma vistoria e inaugurou a obra no entorno da Lagoa dos Sonhos, que recebeu investimento de R$ 1,5 milhão. O lugar, que é o primeiro parque ecológico da cidade, batizado de Parque da Lagoa, agora possui uma pista de cooper com 850 metros e uma ciclovia com 750 metros de extensão, incluindo paisagismo.

Na área também foram instalados uma praça com quadra poliesportiva, quiosques e parque infantil. "Essa é uma área belíssima. Poucas cidades têm o privilégio de ter uma lagoa como essa ou um dique. É uma obra que fica como legado para a população de Campo Formoso e para as futuras gerações", disse Rui.

As intervenções ainda contemplaram projeto de iluminação ao longo da lagoa, drenagem superficial e área de estacionamento. Duas vias que dão acesso ao novo parque ecológico foram requalificadas com a instalação de piso intertravado que ajudam a reduzir a velocidade dos veículos e garantir a tranquilidade dos pedestres.

O governador também entregou uma nova ambulância para o município e realizou a inauguração da ampliação do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água da sede de Campo Formoso e da localidade de Poços. O investimento para garantir o acesso à água é de R$ 5 milhões.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Mais de 2 mil respiradores mecânicos já foram reparados no país a partir de uma iniciativa da Bahia

Quarta-feira, 12 de Agosto de 2020 / Bahia

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) coordenou o reparo de 2.023 respiradores mecânicos em todo o Brasil. Esta ação foi iniciada na Bahia, pelo Senai Cimatec, em parceria com o Governo do Estado, e replicada em outros estados e países. São Paulo e Bahia lideram o ranking nacional, com 686 e 287 equipamentos consertados e devolvidos gratuitamente para a rede hospitalar, respectivamente, até esta quarta-feira (12).

A estimativa é que cada equipamento possa salvar até dez vidas durante seu prazo de utilização. “Esta ação de recuperação de respiradores mecânicos vem dando uma contribuição muito importante para o combate ao coronavírus na Bahia, ao tempo em que evidencia a capacidade técnica do Senai Cimatec, inclusive na capacitação de profissionais dos outros pontos de manutenção”, destacou o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro. 

“Diversas indústrias, principalmente do setor automotivo, aderiram a esta iniciativa que nasceu aqui no nosso Senai Cimatec, disponibilizando equipes e infraestrutura para a realização das manutenções em diversos estados do País. O Senai Cimatec capacitou todos 39 pontos de manutenção de respiradores mecânicos no Brasil, envolvendo mais de 700 pessoas. Além da capacitação nacional, estamos contribuindo para equipes formadas em outros países da América Latina e África”, destaca o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, Ricardo Alban.

“Estamos vivendo um ponto de inflexão na história da humanidade e vamos extrair muitas lições. O Senai se sente muito honrado da parceria construída nesta iniciativa, exemplo de ação cidadã que mobiliza indivíduos, empresas e organizações em prol do bem comum, da afirmação de um projeto de país que nasce no valor à vida”, afirma o diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi. 

A rede voluntária formada para esta ação em todo o país é formada pelo Senai e os seguintes parceiros: ArcelorMittal, BMW Group, Estúdios Globo, Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Ford, General Motors, Honda, Hyundai, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Instituto Votorantim, Mercedes-Benz do Brasil, Moto Honda, Petrobras, Poli-USP, Jaguar Land Rover, Renault, Scania, Toyota, Troller, Usiminas, Vale, Volkswagen do Brasi e Volvo do Brasil, com o apoio do Ministério da Saúde, do Ministério da Economia, do Ministério da Defesa, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Associação Brasileira de Engenharia Clínica (ABEClin). 

Além do SENAI, investiram mais de R$ 4 milhões em aquisição de peças para viabilizar o reparo dos equipamentos a Petrobras, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Votorantim e a aliança Todos pela Saúde, que conta com recursos do banco Itaú, entre outros doadores.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Feminicídios têm diminuição de 27% no mês de julho

Quarta-feira, 12 de Agosto de 2020 / Bahia

No mês de julho a polícia registrou uma diminuição de 27% dos feminicídios, na Bahia. Em números absolutos a polícia contabilizou três casos a menos do que no mesmo período do ano passado. Outros crimes relacionados à Lei Maria da Penha também apresentaram reduções. 

Foram registradas oito mortes, no sétimo mês deste ano, enquanto no mesmo período de 2019 aconteceram 11 casos. Os crimes de ameaça, estupro e difamação também fecharam com quedas de 32% (de 1.592 para 1.075), 64% (de 31 para 11) e 44% (de 89 para 49), respectivamente. 

Encerrando a lista de ocorrências, os flagrantes de importunação saíram de 4 para 1 (-75%), os de injúria de 593 para 380 (-35%), os de lesão corporal de 832 para 642 (-22%) e os de tentativa de feminicídio de 18 para 13 (-27%).


Blogbraga/SSP-BA

Compartilhar no Whatsapp

Mais quatro municípios têm transporte suspenso na Bahia

Quarta-feira, 12 de Agosto de 2020 / Bahia

Foto: Arquivo Blogbraga

Ibipitanga, Palmeiras, Santana e Serra do Ramalho terão o transporte suspenso a partir de quinta-feira (13). A medida, que tem o objetivo de conter o avanço do novo coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (12).

Fica suspensa nesses municípios a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.

O decreto ainda autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Ibitiara, cidade com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.

Lista de municípios

No total, a Bahia possui 350 cidades com transporte suspenso. São elas: Abaíra, Abaré, Acajutiba, Adustina, Água Fria, Aiquara, Alcobaça, Almadina, Amargosa, América Dourada, Anagé, Andaraí, Andorinha, Angical, Anguera, Antas, Antônio Gonçalves, Aporá, Apuarema, Aracatu, Araci, Arataca, Aurelino Leal, Baianópolis, Baixa Grande, Banzaê, Barra, Barra do Choça, Barra do Mendes, Barra do Rocha, Barreiras, Barro Preto, Barrocas, Belmonte, Belo Campo, Biritinga, Boa Nova, Boa Vista do Tupim, Bom Jesus da Lapa, Bom Jesus da Serra, Boninal, Bonito, Boquira, Brejões, Brejolândia, Brumado, Buerarema, Buritirama, Caatiba, Cabaceiras do Paraguaçu, Caculé, Caetanos, Caetité, Cafarnaum, Caldeirão Grande, Camacã, Camamu, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Canarana, Canavieiras, Candeal, Candiba, Cândido Sales, Cansanção, Canudos, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Caraíbas, Caravelas, Cardeal da Silva, Carinhanha, Casa Nova, Castro Alves, Catolândia, Central, Chorrochó, Cícero Dantas, Cipó, Coaraci, Cocos, Conceição do Coité, Conde, Condeúba, Contendas do Sincorá, Cordeiros, Coribe, Coronel João Sá, Correntina, Cotegipe, Cravolândia, Crisópolis, Cristópolis, Curaçá, Dário Meira, Dom Basílio, Elísio Medrado, Encruzilhada, Entre Rios, Esplanada, Euclides da Cunha, Eunápolis, Fátima, Feira da Mata, Filadélfia, Firmino Alves, Floresta Azul, Formosa do Rio Preto, Gandu, Gavião, Gentio do Ouro, Glória, Gongogi, Guajeru, Guanambi, Guaratinga, Heliópolis, Iaçu, Ibicaraí, Ibicuí, Ibipeba, Ibipitanga, Ibirapitanga, Ibirapuã, Ibirataia, Ibititá, Ibotirama, Ichu, Igaporã, Igrapiúna, Iguaí, Ilhéus, Inhambupe, Ipiaú, Ipirá, Irajuba, Iramaia, Iraquara, Irecê, Itabela, Itaberaba, Itabuna, Itacaré e Itaetê.

A restrição ainda inclui os municípios de Itagi, Itagibá, Itagimirim, Itaguaçu da Bahia, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itamaraju, Itamari, Itambé, Itanhém, Itapé, Itapebi, Itapetinga, Itapicuru, Itapitanga, Itaquara, Itarantim, Itatim, Itiruçu, Itiúba, Itororó, Ituaçu, Ituberá, Iuiu, Jaborandi, Jacobina, Jaguaquara, Jaguarari, Jandaíra, Jequié, Jeremoabo, Jiquiriçá, Jitaúna, João Dourado, Juazeiro, Jucuruçu, Jussara, Jussari, Jussiape, Lafaiete Coutinho, Lagoa Real, Laje, Lajedão, Lajedinho, Lajedo do Tabocal, Lamarão, Lapão, Lençóis, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Macajuba, Macarani, Macaúbas, Macururé, Maetinga, Maiquinique, Mairi, Malhada, Malhada de Pedras, Manoel Vitorino, Mansidão, Maracás, Maraú, Marcionílio Souza, Mascote, Medeiros Neto, Miguel Calmon, Milagres, Mirangaba, Mirante, Monte Santo, Morpará, Morro do Chapéu, Mortugaba, Mucugê, Mucuri, Mulungu do Morro, Mundo Novo, Muquém do São Francisco, Mutuípe, Nilo Peçanha, Nordestina, Nova Canaã, Nova Fátima, Nova Ibiá, Nova Itarana, Nova Redenção, Nova Soure, Nova Viçosa, Novo Triunfo, Olindina, Oliveira dos Brejinhos, Ouriçangas, Ourolândia, Palmas de Monte Alto, Palmeiras, Paramirim, Paratinga, Paripiranga, Pau Brasil, Paulo Afonso, Pé de Serra, Pedro Alexandre, Piatã, Pilão Arcado, Pindaí, Pindobaçu, Pintadas, Piraí do Norte, Piripá, Piritiba, Planaltino, Planalto, Poções, Ponto Novo, Porto Seguro, Potiraguá, Prado, Presidente Dutra, Presidente Jânio Quadros, Presidente Tancredo Neves, Queimadas, Quijingue, Quixabeira, Rafael Jambeiro, Remanso, Retirolândia, Riachão das Neves, Riachão do Jacuípe, Riacho de Santana, Ribeira do Amparo e Ribeira do Pombal.

Também estão com transporte suspenso Rio de Contas, Rio do Antônio, Rio do Pires, Rio Real, Ruy Barbosa, Santa Bárbara, Santa Brígida, Santa Cruz Cabrália, Santa Cruz da Vitória, Santa Inês, Santa Luzia, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santa Teresinha, Santaluz, Santana, Santanópolis, São Desidério, São Domingos, São Félix do Coribe, São Gabriel, São José da Vitória, São José do Jacuípe, São Miguel das Matas, Sapeaçu, Sátiro Dias, Saúde, Seabra, Sebastião Laranjeiras, Senhor do Bonfim, Sento Sé, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Serra Preta, Serrinha, Serrolândia, Sítio do Mato, Sítio do Quinto, Sobradinho, Souto Soares, Tanhaçu, Tanque Novo, Tanquinho, Taperoá, Tapiramutá, Teixeira de Freitas, Teofilândia, Teolândia, Terra Nova, Tremedal, Tucano, Uauá, Ubaíra, Ubaitaba, Ubatã, Uibaí, Umburanas, Una, Urandi, Uruçuca, Utinga, Valença, Valente, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Várzea Nova, Varzedo, Vereda, Vitória da Conquista, Wagner, Wanderley, Wenceslau Guimarães e Xique-Xique.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Bahia registra 4.670 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Terça-feira, 11 de Agosto de 2020 / Bahia

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.670 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +2,4%), 56 óbitos (+1,4%) e 3.540 curados (+2,0%). Dos 198.767 casos confirmados desde o início da pandemia, 180.488 já são considerados curados, 14.212 encontram-se ativos e 4.067 tiveram óbito confirmado para coronavírus.

Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

Os casos confirmados ocorreram em 413 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (32,64%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Dário Meira (4.407,10), Almadina (4.282,58), Gandu (3.866,93), Itapé (3.698,21) e Itajuípe (3.674,78).

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) disponibiliza, para acesso público, a base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus (Covid-19). Para fazer o download, é simples: basta acessar o link https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/  e clicar no ícone localizado no topo da página. A iniciativa amplia transparência e possibilita que qualquer cidadão, em qualquer lugar do mundo, possa acompanhar e analisar a evolução da pandemia na Bahia.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 384.491 casos descartados e 80.621 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça-feira (11).

Na Bahia, 17.084 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence..

Óbitos

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 4.067 mortes pelo novo coronavírus.

Em virtude da disponibilização da base de dados relacionada aos óbitos da Covid-19, os interessados no detalhamento dos perfis podem fazer o download do arquivo completo. Esclarecemos que a data de ocorrência dos óbitos, ou seja, o dia da morte de um paciente, geralmente não é o dia da notificação nos sistemas oficiais. Esta divergência é evidenciada, quando ocorre, no banco de dados que está disponível para download no link  https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

Desde o início da Pandemia, HEC já notificou 621 casos suspeitos para o Coronavírus

Terça-feira, 11 de Agosto de 2020 / Bahia

Destes, 56 pacientes testaram positivo. A Unidade é referência da região para atendimentos de pediatria e obstetrícia

Diante do novo contexto de Pandemia, o Hospital Estadual da Criança (HEC), unidade do Governo do Estado da Bahia, administrado pela Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil (LABCMI), segue no combate ao Coronavírus, para evitar o contágio e transmissão da COVID-19. Até o momento, 621 casos suspeitos foram notificados na Unidade, sendo 546 pediátricos e 75 obstétricos. Destes, 28 crianças e 28 pacientes adultos testaram positivo, totalizando 56 confirmações.

“Mesmo com a pandemia, continuamos prestando atendimentos de emergência de média e alta complexidade e passamos a ser referência da região para atendimentos de pacientes da pediatria e obstetrícia com suspeita ou diagnóstico confirmado para a COVID-19. Tem sido um desafio para a nossa unidade, que temos cumprido com empenho e excelência de sempre”, destaca o superintendente geral do HEC, Márcio Lima. 

Diante deste novo contexto, muitas mudanças tiveram que ser implementadas no Hospital. Equipamentos de proteção individual foram disponibilizados para os colaboradores, e houve um escalonamento das equipes para enfrentamento à COVID, além da readequação dos espaços e remodelamento de rotinas, a fim de oferecer um melhor atendimento. 

Foram instaladas barreiras físicas nas recepções e pias em lugares estratégicos, como também houve aumento do quantitativo de álcool gel nas instalações. Como forma de ajudar no controle de disseminação da doença, foram criadas rondas sistemáticas: uma equipe de referência passou a visitar todos os setores, para orientar as equipes e realizar uma fiscalização. 

“O fluxo foi construído para minimizar, ao máximo, os riscos tanto para pacientes quanto para os profissionais. Os protocolos e treinamentos sobre paramentação  e desparamentação foram bem recebidos pela equipe, e os ajustes necessários foram realizados, conforme as dificuldades foram aparecendo. Apesar do grande trabalho, conseguimos enxergar os frutos dele, conseguindo proteger a equipe e pacientes de forma efetiva”, acrescenta a infectologista do HEC Karine Grilo.

Mais informações:
Émille Cerqueira
Assessoria de Comunicação do HEC 
75 99258-3597/3602-0390/ 71 98852-5935 (Anderson Sotero - Liga Álvaro Bahia)


Blogbraga/Assessoria de Comunicação do HEC

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: Exportações baianas crescem 1% em julho

Terça-feira, 11 de Agosto de 2020 / Bahia

Mesmo com a freada da economia mundial, provocada pela Covid-19, as exportações baianas continuam a apresentar bons resultados. Em julho as vendas externas baianas alcançaram US$ 652,8 milhões, com crescimento de 1% sobre o mesmo mês do ano passado. As informações foram analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria de Planejamento (Seplan).

A resposta rápida da China, que entrou primeiro na crise e começa a sair dela antes dos demais países, a desvalorização cambial e a demanda global por commodities, mesmo com preços em queda – até julho houve desvalorização média de 32,4% nos preços dos produtos exportados, sustentaram os resultados obtidos pelas vendas externas da Bahia. Após cair 8,8% no primeiro semestre, sobre o mesmo período de 2019, as exportações voltaram a acusar crescimento em julho.

“Vale ressaltar que a participação da China na pauta de exportações baianas cresceu de 24,6%, no período de janeiro a julho de 2019, para 28% no mesmo intervalo de 2020. Também cresceram os embarques físicos de produtos da Bahia para a exportação em julho e no acumulado do ano”, destacou o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.

Os embarques físicos de produtos baianos (quantum) cresceram 58,5% em julho e 40,6% nos sete meses de 2020 em relação a igual período do ano anterior, o que, de acordo com a SEI, corrobora com a tese da resiliência do setor à crise pandêmica, principalmente de produtos básicos como soja, celulose, minerais, petróleo e algodão. Só para a China, em julho, eles aumentaram 102% ou o equivalente a 588,5 mil toneladas, resultando em receitas que somaram US$ 214 milhões, 47% superiores ao mesmo mês de 2019. No ano, até julho, as exportações baianas atingiram US$ 4,31 bilhões, o que representa uma queda de 5% em relação ao mesmo período de 2019.

IMPORTAÇÕES

A queda das importações baianas se aprofundou em julho, com recuo de 66%, em relação a igual mês do ano passado. Com o desempenho, a queda acumulada, ampliou-se para 37,3% até julho. Além da queda acentuada da demanda interna, a forte desvalorização do real também atuou para conter os desembarques no período. As projeções apontam para a ampliação do superávit comercial do estado que até julho atingiu US$ 1,68 bilhão, 376,4% superior a igual período de 2019.


Blogbraga/Fonte: Ascom - Seplan

Compartilhar no Whatsapp

Polo Agroindustrial e Bioenergético busca integração para desenvolver Médio São Francisco baiano; municípios visitados Ibotirama, Barra e Muquém do São Francisco

Terça-feira, 11 de Agosto de 2020 / Bahia

 

Chefiada pelo vice-governador da Bahia, João Leão, a delegação conseguiu articular um termo de cooperação técnica
(Foto: SDE)

Potencial do projeto foi apresentado pelo Governo do Estado ao MDR, Codevasf e Univasf durante missão à região 

O potencial do Polo Agroindustrial e Bioenergético, em implantação na região do Médio São Francisco pelo Governo do Estado, foi apresentado ao Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) durante missão institucional que visitou a região entre os dias 05 e 07 de agosto, nos municípios baianos de Ibotirama, Barra, Muquém do São Francisco, Casa Nova, Juazeiro, além de Petrolina e Lagoa Grande, em Pernambuco.  

Chefiada pelo vice-governador da Bahia, João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico, a delegação conseguiu articular um termo de cooperação técnica que será assinado entre o governo baiano, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) e a Embrapa. A ideia é que a expertise destas entidades contribua com o desenvolvimento dos projetos de irrigação, fruticultura e de pecuária.   

“O objetivo da visita foi apresentar o potencial do projeto ao MDR, para que o ministério possa apoiar a viabilização dos empreendimentos. Este polo já foi referendado como viável por empresários, agrônomos, bancos de fomento e fundos de investimentos. Estamos agora buscando a integração do MDR ao projeto. Queremos, com isso, promover o desenvolvimento sustentável e social da região do Rio São Francisco e Rio Grande. Já temos uma usina sucroalcooleira em execução, outras quatro já prospectadas e a certeza que outros investidores vão se interessar”, afirma Leão.  

O Polo Agroindustrial é foco do Governo do Estado para potencializar econômica e socialmente o Médio São Francisco baiano, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE), da Agricultura (Seagri) e de Desenvolvimento Rural (SDR). Há previsão inicial de investimentos privados na ordem dos R$ 2,2 bilhões, nos cinco projetos, com capacidade instalada anual de 10,5 milhões de toneladas de cana (TCH) e possibilidade de gerar 21,2 mil empregos diretos e indiretos. 

Para o assessor especial do MDR, Aldo Aloísio Dantas, que compôs a comitiva, o Governo Federal, por meio do ministério, tem buscado a interação entre a iniciativa privada e o poder público. "Uma questão fundamental, e esse projeto traz com todo vigor, é a integração das empresas âncoras. Nós estamos no Oeste da Bahia, com desenvolvimento fantástico, estou surpreso inclusive pela pujança do projeto de irrigação que vai alavancar de vez essa região de Barra", declara. 

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Humberto Miranda, defende que a região de Barra do Rio Grande está se tornando um novo polo de desenvolvimento da agropecuária no estado: "Estamos em uma região pobre, de índices sociais muito baixos e a gente entende que o setor agropecuário é capaz de fazer essa promoção social tão esperada pela população baiana”. 

Vocação agrícola 

“A região tem uma aptidão agrícola muito forte. Temos aqui uma logística e uma série de fatores favoráveis que proporcionam o sucesso desse polo. Não tenho dúvida que um projeto dessa natureza vem promover desenvolvimento para região, com geração de empregos e renda. O povo baiano está de parabéns. A ideia do Governo do Estado, em parceria com Governo Federal, só vem fortalecer o desenvolvimento da região e quem ganha é a sociedade”, destaca Luís Napoleão, diretor de Irrigação da Codevasf. 

Lucas Costa, secretário estadual de Agricultura, destaca que fica motivado com a vocação agrícola que existe na região. “Essa aptidão hídrica é espetacular. Eu tenho certeza que a cana-de-açúcar vem para somar, pois é uma cultura que tem um valor interessante quando se aplica por hectare. Essas agroindústrias que estão para chegar vão empregar a população", ressalta. 

'Vitrine' 

A Fazenda Escola Modelo, que vai desenvolver técnicas agrícolas dentro do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Águas, no município de Barra, servirá de “vitrine” para o Polo Agroindustrial, mas também como referencial na formação agrotécnica e agroindustrial. No local, com uma área de 140 hectares, está sendo implantado um complexo de agroindústrias, projetos de irrigação e de pecuária. A escola já conta com a parceria da Universidade Federal do Oeste Baiano (Ufob) e de diversas empresas.  

Uma delas é a Agrovale, de Juazeiro, que também foi visitada pela comitiva técnica. Maior produtora de açúcar, etanol e bioeletricidade da Bahia, com mais de 5 mil funcionários, a empresa vai integrar o projeto. “Esse Polo Agroindustrial será um novo vetor de crescimento e promete mudanças significativas em vários segmentos produtivos regionais. Contribuiremos com o desenvolvimento de técnicas agrícolas e a formação de novos quadros profissionais, com a implantação de um sistema de irrigação por gotejamento na Fazenda Escola Modelo", reforça o diretor Financeiro e TI da Agrovale, Guilherme Colaço Filho. 

"A ideia do polo é importante, pois trata-se de uma região cujo desenvolvimento agrícola ainda está por se definir. A produção de cana-de-açúcar será uma âncora para que outros projetos agrícolas possam se incorporar a este projeto principal, por isso, eu acho que é uma das medidas mais acertadas do Governo do Estado”, diz Josias Gomes, secretário de Desenvolvimento Rural. 

Para Celestino Zanella, presidente da Associação de Produtores e Irrigantes da Bahia (Aiba), o projeto começa da forma certa, por uma escola. “Temos aqui, um horário de sol excelente, água, vamos ter energia e um momento excelente no Brasil, há conhecimento na área de solo, fertilidade, semente, tecnologia de máquina e o mais importante, a demanda”, declara. Já o reitor da Univasf, Paulo Fagundes, explica que os pesquisadores da universidade, com suas expertises, poderão contribuir para o futuro dos jovens da região, com o desenvolvimento de pesquisa e da extensão. 

Uvas do Vale 

A comitiva do Governo do Estado esteve ainda na região do Vale do São Francisco para visitar os três casos de sucesso de agricultura irrigada: Miolo Wine Group, Rio Sol e Grandvalle. É lá, no sertão baiano, que são produzidas uvas viníferas de qualidade, vinhos e espumantes com rótulos premiados. 

“Esta é uma região abençoada, além da aptidão agrícola, da produção de vinhos premiados, espumantes de qualidade, sucos, doces e geleias, a vocação para o enoturismo começa a chamar a atenção e atrair interesses de turistas. Queremos, no pós-pandemia, incentivar ainda mais para que o desenvolvimento continue crescente”, destaca o vice-governador João Leão, titular da SDE. 


Blogbraga/Ascom/SDE

Compartilhar no Whatsapp

Bahia tem mais seis municípios com transporte suspenso

Terça-feira, 11 de Agosto de 2020 / Bahia

Brejolândia, Iramaia, Itaetê, Mulungu do Morro, Nova Itarana e Pindaí terão o transporte suspenso a partir desta quarta-feira (12). A medida, que tem o objetivo de conter o avanço do novo coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (11).

Fica suspensa nesses municípios a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.

O decreto ainda autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Matina, Palmeiras e Ribeirão do Largo, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.

Lista de municípios

No total, a Bahia possui 357 cidades com transporte suspenso. São elas: Abaíra, Abaré, Acajutiba, Adustina, Água Fria, Aiquara, Alcobaça, Almadina, Amargosa, América Dourada, Anagé, Andaraí, Andorinha, Angical, Anguera, Antas, Antônio Gonçalves, Aporá, Apuarema, Aracatu, Araci, Arataca, Aurelino Leal, Baianópolis, Baixa Grande, Banzaê, Barra, Barra do Choça, Barra do Mendes, Barra do Rocha, Barreiras, Barro Preto, Barrocas, Belmonte, Belo Campo, Biritinga, Boa Nova, Boa Vista do Tupim, Bom Jesus da Lapa, Bom Jesus da Serra, Boninal, Bonito, Boquira, Brejões, Brejolândia, Brumado, Buerarema, Buritirama, Caatiba, Cabaceiras do Paraguaçu, Caculé, Caetanos, Caetité, Cafarnaum, Caldeirão Grande, Camacã, Camamu, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Canarana, Canavieiras, Candeal, Candiba, Cândido Sales, Cansanção, Canudos, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Caraíbas, Caravelas, Cardeal da Silva, Carinhanha, Casa Nova, Castro Alves, Catolândia, Central, Chorrochó, Cícero Dantas, Cipó, Coaraci, Cocos, Conceição do Coité, Conde, Condeúba, Contendas do Sincorá, Cordeiros, Coribe, Coronel João Sá, Correntina, Cotegipe, Cravolândia, Crisópolis, Cristópolis, Curaçá, Dário Meira, Dom Basílio, Elísio Medrado, Encruzilhada, Entre Rios, Esplanada, Euclides da Cunha, Eunápolis, Fátima, Feira da Mata, Filadélfia, Firmino Alves, Floresta Azul, Formosa do Rio Preto, Gandu, Gavião, Gentio do Ouro, Glória, Gongogi, Guajeru, Guanambi, Guaratinga, Heliópolis, Iaçu, Ibicaraí, Ibicuí, Ibipeba, Ibirapitanga, Ibirapuã, Ibirataia, Ibitiara, Ibititá, Ibotirama, Ichu, Igaporã, Igrapiúna, Iguaí, Ilhéus, Inhambupe, Ipiaú, Ipirá, Irajuba, Iramaia, Iraquara, Irecê, Itabela, Itaberaba, Itabuna, Itacaré e Itaetê.

A restrição ainda inclui os municípios de Itagi, Itagibá, Itagimirim, Itaguaçu da Bahia, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itamaraju, Itamari, Itambé, Itanhém, Itapé, Itapebi, Itapetinga, Itapicuru, Itapitanga, Itaquara, Itarantim, Itatim, Itiruçu, Itiúba, Itororó, Ituaçu, Ituberá, Iuiu, Jaborandi, Jacobina, Jaguaquara, Jaguarari, Jandaíra, Jequié, Jeremoabo, Jiquiriçá, Jitaúna, João Dourado, Juazeiro, Jucuruçu, Jussara, Jussari, Jussiape, Lafaiete Coutinho, Lagoa Real, Laje, Lajedão, Lajedinho, Lajedo do Tabocal, Lamarão, Lapão, Lençóis, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Macajuba, Macarani, Macaúbas, Macururé, Maetinga, Maiquinique, Mairi, Malhada, Malhada de Pedras, Manoel Vitorino, Mansidão, Maracás, Maraú, Marcionílio Souza, Mascote, Medeiros Neto, Miguel Calmon, Milagres, Mirangaba, Mirante, Monte Santo, Morpará, Morro do Chapéu, Mortugaba, Mucugê, Mucuri, Mulungu do Morro, Mundo Novo, Muquém do São Francisco, Mutuípe, Nilo Peçanha, Nordestina, Nova Canaã, Nova Fátima, Nova Ibiá, Nova Itarana, Nova Redenção, Nova Soure, Nova Viçosa, Novo Triunfo, Olindina, Oliveira dos Brejinhos, Ouriçangas, Ourolândia, Palmas de Monte Alto, Paramirim, Paratinga, Paripiranga, Pau Brasil, Paulo Afonso, Pé de Serra, Pedro Alexandre, Piatã, Pilão Arcado, Pindaí, Pindobaçu, Pintadas, Piraí do Norte, Piripá, Piritiba, Planaltino, Planalto, Poções, Ponto Novo, Porto Seguro, Potiraguá, Prado, Presidente Dutra, Presidente Jânio Quadros, Presidente Tancredo Neves, Queimadas, Quijingue, Quixabeira, Rafael Jambeiro, Remanso, Retirolândia, Riachão das Neves, Riachão do Jacuípe, Riacho de Santana, Ribeira do Amparo e Ribeira do Pombal.

Também estão com transporte suspenso Rio de Contas, Rio do Antônio, Rio do Pires, Rio Real, Ruy Barbosa, Santa Bárbara, Santa Brígida, Santa Cruz Cabrália, Santa Cruz da Vitória, Santa Inês, Santa Luzia, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santa Teresinha, Santaluz, Santanópolis, São Desidério, São Domingos, São Félix do Coribe, São Gabriel, São José da Vitória, São José do Jacuípe, São Miguel das Matas, Sapeaçu, Sátiro Dias, Saúde, Seabra, Sebastião Laranjeiras, Senhor do Bonfim, Sento Sé, Serra Dourada, Serra Preta, Serrinha, Serrolândia, Sítio do Mato, Sítio do Quinto, Sobradinho, Souto Soares, Tanhaçu, Tanque Novo, Tanquinho, Taperoá, Tapiramutá, Teixeira de Freitas, Teofilândia, Teolândia, Terra Nova, Tremedal, Tucano, Uauá, Ubaíra, Ubaitaba, Ubatã, Uibaí, Umburanas, Una, Urandi, Uruçuca, Utinga, Valença, Valente, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Várzea Nova, Varzedo, Vereda, Vitória da Conquista, Wagner, Wanderley, Wenceslau Guimarães e Xique-Xique.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Mortes violentas têm redução de 7,8% em julho

Segunda-feira, 10 de Agosto de 2020 / Bahia

Os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), que reúnem homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte, apresentaram redução de 7,8% no mês de julho, na Bahia, comparando com o mesmo período do ano passado. A Região Metropolitana de Salvador (RMS) foi destaque com queda de 30,6%. No interior, as mortes recuaram 5% e, em Salvador, foi registrado um aumento de 1,3%. 

Em números absolutos, no sétimo mês de 2020 aconteceram 365 mortes, enquanto no mesmo período do ano passado a polícia computou 396 óbitos. “Continuamos combatendo o tráfico de drogas, crime relacionado à 80% das mortes. Importante, além das ações policiais, discutirmos a questão do consumo. Quem usa droga financia as armas usadas pelos traficantes contra seus rivais e usuários com dívidas”, alertou o comandante de Operações da PM, coronel Humberto Sturaro. 

O diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado José Bezerra, por sua vez, destacou o trabalho realizado na RMS, principalmente no município de Camaçari, através da 4ª DH. “Foram 12 casos, em julho, contra 22 no mesmo período do ano passado. É um trabalho incessante”, completou. No total, a RMS contabilizou 43 casos este ano, contra 62 registros em 2019. 

Salvador, por sua vez, fechou com uma morte a mais do que no ano passado (76 contra 75). Finalizando, nos 403 municípios do interior do estado aconteceram 246 mortes violentas, em 2020, contra 259, no mês de julho de 2019.


Blogbraga/Ascom-SSP

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
Paraíba Delicia Casa do Marceneiro G7 NET Neli ASMAT Imperial Global Dique Denuncia Jaú Midori Paisagismo DBT Minas Aço Online Celulares LH Madeiras Guarda Municipal DPVAT Ofertas - Hiper Santo Antonio Posto Oeste Beton Casa da Informática Dupará Açaí Vida Farma Luz motos Contabilidade Rondon AFS ORIX CISO Grupo Marabá Sutrans Casa da Ferramenta PM P&F Extreme Sportime Rivaldo Polícia Civil