Governo da Bahia

NOTÍCIAS

CPR - CHAPADA RONDESP CHAPADA: Indivíduo é preso com drogas em Itaberaba/BA

Domingo, 31 de Maio de 2020 / Bahia

Guarnição da RONDESP/Chapada, por volta das 21h30 deste sábado (30), quando em patrulhamento tático no bairro Campo do Governo em Itaberaba, avistou um indivíduo em atitude suspeita e ao proceder com a abordagem e busca pessoal foram encontradas nas vestes 06 porções de cocaína, bem como a quantia de R$35,00.

Diante dos fatos, o indivíduo juntamente com os objetos foram conduzidos à delegacia local, conforme ocorrência.

CPR - CHAPADA
RONDESP CHAPADA


Blogbraga/CPR - CHAPADA - RONDESP CHAPADA

Compartilhar no Whatsapp

CPR - CHAPADA RONDESP CHAPADA: HOMEM É DETIDO COM COCAÍNA NA CIDADE DE ITABERABA/BA

Domingo, 31 de Maio de 2020 / Bahia

Guarnições da RONDESP/Chapada, por volta das 18h30 da última sexta-feira (29), quando em patrulhamento tático no bairro Brisas da Chapada, em Itaberaba, um indivíduo ao avistar as viaturas tentou evadir-se, porém foi alcançado e na busca pessoal foram encontrados nas vestes 10 pinos de cocaína. 

Ao receber voz de prisão, houve resistência do autor, sendo necessário o uso da força necessária para contê-lo.

Todo material, bem como o indivíduo, foram conduzidos para a delagacia local para a formalização da infração penal.

CPR - CHAPADA/RONDESP CHAPADA


Blogbraga/CPR - CHAPADA/RONDESP CHAPADA

Compartilhar no Whatsapp

COMANDANTE DA 24ª CIPM DESIGNA OFICIAIS PM PARA APOIAR, INSPECIONAR E ATUAR DE PERTO EM TODOS OS PELOTÕES E DESTACAMENTOS POLICIAIS MILITARES DAS 11 (ONZE) CIDADES QUE COMPÕEM A ÁREA DE JURISDIÇÃO DA UNIDADE PM

Sábado, 30 de Maio de 2020 / Bahia

O OBJETIVO DA MEDIDA É LEVAR A TODOS OS PMS DA UNIDADE, ALINHAMENTO DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS, RECOMENDADOS PELOS COMANDO GERAL DA PMBA E COMANDO DO POLICIAMENTO DA REGIÃO NORTE DO ESTADO.

Nesta sexta-feira, 29 de maio, o Major PM Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM, deu início a uma nova forma de Coordenação do Policiamento da Unidade PM. Designou um Oficial da Unidade, na oportunidade o 1º Tenente PM Rubens Júnior, para supervisionar pessoalmente todo policiamento empregado em toda área de atuação, levando consigo orientações provindas do Comandante, bem como observando eventuais demandas de cada cidade, principalmente para fazer cumprir os Decretos Municipais e observar as condições de trabalho dos Policiais Militares, referente à aquisição e uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual), buscando assim o cuidado na proteção da tropa, diante da atual Pandemia do COVID-19 que está se proliferando por todo mundo.

A cada dia, o Oficial designado estará em apoio institucional realizando também Operações nas cidades de Saúde, Caldeirão Grande, Caém, Mirangaba, Várzea Nova, Umburanas, Ourolândia, Miguel Calmon, Piritiba e Tapiramutá, além de Jacobina, cidade sede da 24ª CIPM. Para a inspeção e atuação deste sábado, 30 de maio, o Comandante da 24ª CIPM, destacou o Capitão PM Hugo Marx.

"A presença do Comando da 24ª CIPM, através de Oficiais destacados para atuar próximo a cada Destacamento, visa além do apoio operacional, levar a toda Tropa, mensagem de serenidade e equilíbrio no enfrentamento das ocorrências neste momento de crise e ainda difundir orientações jurídicas, técnicas e táticas do Alto Comando da Corporação.” Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"

Jacobina, 30 de maio de 2020.

Vitor Costa - Subtenente PM

Chefe do Setor de Comunicação Social/Porta Voz do Comando


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

24ª CIPM PRENDE INDIVÍDUOS POR ASSOCIAÇÃO AO TRÁFICO DE ENTORPECENTES EM JACOBINA

Sábado, 30 de Maio de 2020 / Bahia

Na manhã deste sábado, 30 de maio, Policiais Militares do 2º Pelotão em Jacobina, após informações adquiridas do Setor de Inteligência da 24ª CIPM, fizeram o acompanhamento de um veículo de transporte alternativo que faz linha de Ourolândia para Jacobina, onde existia um indivíduo transportando entorpecentes.

Durante o acompanhamento, os Policiais resolveram interceptar o veículo nas proximidades do Posto de Combustível situado no Bairro Catuaba, onde foi dada voz de parada e determinando que o condutor desembarcasse. Em ato contínuo, foi realizada a abordagem com busca pessoal no indivíduo de 28 anos de idade e revista minuciosa no veículo, onde foi encontrada uma caixa de bombons lacrada e, ao ser aberta, foi flagrada, junto aos bombons, uma pequena sacola plástica com (50) pinos de uma substância análoga a Cocaína.

Questionado ao condutor do veículo a procedência da substância, o mesmo passou a relatar que adquiriu num estabelecimento comercial no Bairro Catuaba. Munidos da informação, os Policias foram até o local descrito onde se manteve contado com um funcionário, o qual autorizou que realizasse uma revista no escritório, onde foram encontrados: (01) caixa contendo (43) pacotes de cigarros supostamente contrabandeados, (12) cartuchos de arma de fogo calibre 380, uma vasilha plástica contendo em seu interior mais (65) pinos da mesma substância encontrada no veículo e uma quantia de R$ 750,00 em espécie.

Os indivíduos envolvidos no flagrante foram encaminhados, juntamente com o material apreendido, para a 16ª COORPIM, onde o Flagrante Delito fora lavrado..

“Parabenizo os bravos e destemidos PMs do 2 ° Pelotão, Sentinelas do Piemonte da Chapada! As Abordagens Permanentes e o olhar Estratégico de cada Policial Militar de Serviço pra o movimentar da cidade, garantem o sucesso da Ação PM e o sentimento de Segurança e Paz Públicas da comunidade.” Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM.

 *"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"*

 Jacobina, 30 de maio de 2020.

Vitor Costa - Subtenente PM

Chefe do Setor de Comunicação Social da 24ª CIPM


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

Bahia tem 16.917 casos confirmados de Covid-19 e 609 óbitos

Sábado, 30 de Maio de 2020 / Bahia

A Bahia registra 16.917 casos confirmados de coronavírus (Covid-19), o que representa 15,40% do total de notificações no estado. Os 39 óbitos contabilizados no boletim epidemiológico desta sexta-feira (29) referem-se a um período de 36 dias, conforme observado nos perfis detalhados. Ou seja, não ocorreram em 24 horas. Estas notificações tardias estão sendo apuradas pela Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e pela Corregedoria.

Considerando o número de 16.917 casos confirmados, 5.502 recuperados e 609 óbitos, 10.806 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. Na Bahia, 2.442 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Os casos confirmados ocorreram em 289 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (62,92%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes foram Uruçuca (4.776,06), Ipiaú (4.207,27), Itabuna (4.019,27), Salvador (3.604,37) e Itajuípe (3.367,33).

O boletim epidemiológico registra 40.313 casos descartados e 109.824 notificações em toda a Bahia. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h30 desta sexta-feira (29).

Taxa de ocupação

Na Bahia, dos 1.679 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para coronavírus, 960 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 57%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 731 leitos exclusivos para o coronavírus, 505 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 69%. 

O número de leitos é flutuante, representando o quantitativo exato de vagas disponíveis no dia. Intercorrências com equipamentos, rede de gases ou equipes incompletas, por exemplo, inviabilizam a disponibilidade do leito. Ressalte-se que novos leitos são abertos progressivamente mediante o aumento da demanda.

Exames

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) realizou 51.192 exames do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro para identificar o genoma viral do coronavírus, no período de 1° de março a 29 de maio de 2020. Estão em análise 3.554 exames.

Óbitos

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) contabiliza 609 mortes pelo novo coronavírus.

571º óbito – homem, 59 anos, residente em Feira de Santana, portador de hipertensão arterial, diabetes mellitus e doença cardiovascular. Foi internado dia 21/05, e veio a óbito dia 23/05, em hospital da rede pública, em Feira de Santana;

572º óbito – homem, 73 anos, residente em Salvador, portador de doença respiratória crônica. Internado dia 18/04, veio a óbito dia 27/05, em hospital filantrópico, em Salvador;

573º óbito – mulher, 41 anos, residente em Salvador, portadora de diabetes mellitus. Foi internada dia 13/05 e veio a óbito dia 27/05, em hospital da rede particular, em Salvador;

574º óbito – homem, 76 anos, residente em Salvador, portador de diabetes mellitus, e doença respiratória crônica. Internado dia 09/05, veio a óbito em 27/05, em hospital filantrópico, em Salvador;

575º óbito – mulher, 92 anos, residente em Salvador, portadora de hipertensão arterial, sem data de admissão, faleceu dia 27/05, em unidade pública, em Salvador;

576º óbito – homem, 69 anos, residente em Itabuna, portador de doença cardiovascular. Foi internado dia 29/04, veio a óbito dia 26/05, em hospital da rede pública, em Salvador;

577º óbito – homem, 66 anos, residente em Salvador, portador de hipertensão arterial, diabetes mellitus e doença cardiovascular. Internado dia 22/05, veio a óbito dia 24/05, em hospital da rede particular, em Salvador;

578º óbito – homem, 80 anos, residente em Salvador, portador de hipertensão arterial e diabetes mellitus. Foi internado dia 22/05, veio a óbito dia 23/05, em hospital da rede particular, em Salvador;

579º óbito – homem, 91 anos, residente em Candeias, sem comorbidades. Foi internado dia 14/05 e veio a óbito dia15/05 em hospital da rede pública, em Candeias;

580º óbito – mulher, 61 anos, residente em Salvador, portadora de neoplasia. Foi internada dia 13/05, veio a óbito dia 15/05, em hospital filantrópico;

581º óbito – homem, 80 anos, residente em Salvador, portador de diabetes mellitus. Foi internado dia 03/05 e veio a óbito dia 03/05, em unidade da rede pública, em Salvador.

582º óbito – homem, 69 anos, residente em Salvador, sem informação acerca de comorbidades. Sem informação sobre a data de internação, veio a óbito dia 17/05, em unidade da rede pública, em Salvador;

583º óbito – homem, 63 anos, residente em Salvador, portador de epilepsia.  Sem informação da data de admissão, veio a óbito dia 04/05, em unidade da rede pública, em Salvador;

584º óbito – mulher, 67 anos, residente em Salvador, portadora de neoplasia. Internada dia 23/05, veio a óbito dia 27/05, em hospital filantrópico, em Salvador;

585º óbito – mulher, 86 anos, residente em salvador, portadora de diabetes mellitus. Foi internada dia 13/05 e veio a óbito dia 14/05, em unidade da rede pública, em Salvador;

586º óbito – homem, 70 anos, residente em Ipiaú, portador de doença cardiovascular. Foi internado dia 16/05 e veio a óbito dia 27/05, em hospital da rede pública, em Vitória da Conquista;

587º óbito – homem, 82 anos, residente em Jequié, portador de doença respiratória crônica e tabagista, foi internado dia 22/05 e veio a óbito dia 23/05, em unidade da rede pública, em Vitória da Conquista;

588º óbito – mulher, 37 anos, residente em Salvador, tabagista e portadora de etilismo, foi internada dia 22/04 e veio a óbito no mesmo dia, em unidade da rede pública, em Salvador. Em função de resultado laboratorial inconclusivo, o óbito demandou maior tempo de investigação. A data do óbito foi dia 22 de abril com encerramento no dia 01 de maio e apenas agora foi notificado no sistema ministerial.

589º óbito – mulher, 86 anos, residente em Salvador, portadora de diabetes, foi internada dia 13/05 e veio a óbito dia 14/05, em unidade da rede pública, em Salvador;

590º óbito – mulher, 90 anos, residente em Salvador, sem comorbidades, data de internação não informada, veio a óbito dia 26/05, em unidade da rede privada, em Salvador;

591º óbito – mulher, 71 anos, residente em Salvador, portadora de hipertensão arterial, doença cardiovascular e obesidade, foi internada dia 19/05 e veio a óbito dia 25/05, em unidade da rede privada, em Salvador;

592º óbito – homem, 60 anos, residente em Salvador, sem comorbidades, data de internação não informada, veio a óbito dia 24/05, em unidade da rede pública, em Salvador;

593º óbito – mulher, 75 anos, residente em Salvador, portadora de diabetes e doença cardiovascular, foi internada dia 22/05 e veio a óbito dia 22/05, em unidade da rede pública, em Salvador;

594º óbito – mulher, 94 anos, residente em Itaparica, sem comorbidades, foi internada dia 19/05 e veio a óbito dia 23/05, em unidade da rede pública, em Salvador;

595º óbito – mulher, 59 anos, residente em Salvador, portadora de doença cardiovascular, foi internada dia 16/05 e veio a óbito dia 21/05, em hospital filantrópico, em Salvador;

596º óbito – homem, 84 anos, residente em Salvador, sem informação de comorbidades, data de internação não informada, veio a óbito dia 26/05, em unidade da rede privada, em Salvador;

597º óbito – homem, 79 anos, residente em Salvador, portador de doença cardiovascular, veio a óbito dia 20/05, em domicílio, em Salvador;

598º óbito – homem, 91 anos, residente em Salvador, portador de diabetes, doença do sistema nervoso e imunodeficiência, foi internado dia 17/04 e veio a óbito dia 08/05, em hospital filantrópico, em Salvador;

599º óbito – homem, 46 anos, residente em Salvador, sem comorbidade, foi internado dia 23/04 e veio a óbito dia 02/05, em unidade da rede pública, em Salvador;

600º óbito – homem, 56 anos, residente em Salvador, sem comorbidades, data de internação não informada, veio a óbito dia 20/05, em unidade da rede pública, em Salvador;

601º óbito – homem, 88 anos, residente em Salvador, sem informação de comorbidades, data de internação não informada, veio a óbito dia 15/05, em unidade da rede pública, em Salvador;

602º óbito – mulher, 85 anos, residente em Salvador, portadora de doença do sistema nervoso, foi internada dia 24/04 e veio a óbito na mesma data, em unidade da rede pública, em Salvador;

603º óbito – homem, 93 anos, residente em Salvador, portador de hipertensão arterial e diabetes mellitus. Sem informação sobre a data de admissão, veio a óbito dia 25/05, em unidade da rede pública, em Salvador;

604º óbito – homem, 46 anos, residente em Juazeiro do Norte (Ceará), portador de diabetes mellitus e hipertensão arterial. Internado dia 11/05, veio a óbito dia 13/05, em hospital da rede pública, em Santa Maria da Vitória.

605º óbito – mulher, 70 anos, residente em Salvador, portadora de hipertensão arterial, diabetes mellitus e outras comorbidades. Internada dia 17/05, veio a óbito dia 25/05 em hospital filantrópico, em Salvador;

606º óbito – homem, 88 anos, residente em Itabuna, portador de doença cardiovascular. Foi internado dia 25 e veio a óbito dia 27/05 em hospital da rede pública, em Vitória da Conquista;

607º óbito – homem, 56 anos, residente em Salvador, portador de hipertensão arterial e doença cardiovascular. Sem data de internação, veio a óbito dia 27/05, em hospital da rede pública, em Salvador.

608º óbito – mulher, 84 anos, residente em Salvador, portadora de diabetes mellitus e doença cardiovascular. Internada dia 22/05, veio a óbito dia 28/05 em hospital da rede particular, em Salvador;

609º óbito – mulher, 81 anos, residente em Salvador, portadora de doença cardiovascular. Sem data de internação informada, veio a óbito dia 20/05, em unidade da rede pública de saúde, em Salvador.

Faixa etária

Quanto ao sexo dos casos confirmados, 45,77% foram do sexo feminino, 38,21 do sexo masculino e 16% não se tem informação. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 20,22% do total. O coeficiente de incidência por 1.000.000 de habitantes foi maior na faixa etária de 80 anos e mais (1.623,73/1.000.000 habitantes), indicando que o risco de adoecer foi maior nesta faixa etária, seguida da faixa de 30 a 39 anos (1.482,92/1.000.000 habitantes).

A Sesab ressalta os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. O boletim completo, com a lista de municípios com casos confirmados, está disponível no site da Sesab. 

Critérios para os exames da Covid-19

No Sistema Único de Saúde (SUS), a coleta de amostras para a realização do exame RT-PCR, que é o padrão ouro para a identificação do genoma viral, deve ocorrer em cinco situações: pacientes internados com suspeita de coronavírus, independente da gravidade; pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG); profissionais de saúde com síndrome gripal suspeitos de Covid-19 ou que tenham tido contato com casos confirmados de coronavírus, mesmo que assintomáticos; pacientes que foram a óbito com suspeita de Covid-19, cuja coleta não pôde ter sido realizada em vida; e em indivíduos institucionalizados durante investigação de surtos da doença.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

Milagres: Indivíduo é preso por tráfico de drogas; entorpecentes tinham saído de São Paulo e se destinavam ao município de Ipirá/BA

Sábado, 30 de Maio de 2020 / Bahia

Na manhã desta sexta-feira (29), durante “Operação Conjunta”, envolvendo a 12ª COORPIN, CPR/Chapada e RONDESP/Chapada, com vistas a repressão a roubos nas rodovias, após informação que indivíduos armados estariam em um veículo tipo “Van”, de cor branca, circulando nas imediações do município de Milagres, foi empreendido buscas e identificado um veículo similar que conduzia diversos passageiros vindo de São Paulo.

Durante a verificação das bagagens encontrou-se duas malas contendo grande quantidade de substâncias aparentando ser maconha, cocaína e crack. 

Imediatamente o proprietário da mercadoria foi identificado e preso em flagrante. Os entorpecentes tinham saído de São Paulo e se destinavam ao município de Ipirá. O esquema foi desarticulado, mas o receptor das drogas apreendidas ainda está sendo buscado.

Objetos apreendidos:
- 20kg de maconha;
- 10kg de cocaína;
- 100g de crack;
- 1 balança de precisão;
- R$ 220,00;
- ₲$ 4.000,00 Guaranies paraguaios;
- 1 Telefone celular. 

O detido e todo material apreendido foram apresentados na delegacia local para lavratura do procedimento pertinente.

CPR - CHAPADA - RONDESP CHAPADA


Blogbraga/CPR - CHAPADA - RONDESP CHAPADA

Compartilhar no Whatsapp

Alimentação escolar através da Agricultura Familiar é tema de debate no seminário virtual da SDR

Sábado, 30 de Maio de 2020 / Bahia

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) foi tema do último dia do seminário virtual “Parceria mais forte, juntos para alimentar”, nesta sexta-feira (29), com transmissão ao vivo pelo canal SDRBahia, no Youtube. Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), o evento contou, no seu debate de encerramento, com a participação do secretário da Educação do Estado (SEC), Jerônimo Rodrigues, além do chefe de Gabinete, Cezar Lisboa, e o superintendente de Planejamento Operacional da Rede Escolar, Manoel Calazans, ambos da SEC, que falaram sobre a Chamada Pública da Agricultura Familiar – edital da alimentação escolar da rede estadual de ensino –, que está sendo elaborada com o objetivo de atender a demanda da utilização de 30%, no mínimo, dos recursos do PNAE com gêneros da Agricultura Familiar. 

O secretário Jerônimo Rodrigues falou da expectativa sobre o edital. “A nossa maior animação é que, ainda este ano, a gente consiga realizar o edital da alimentação escolar, em parceria com a SDR, para podermos intensificar a participação dos pequenos agricultores no fornecimento às escolas”. 

Sob a mediação do chefe de Gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro, o chefe de Gabinete da SEC, Cezar Lisboa, falou sobre a importância de discutir a alimentação escolar para o período pós-pandemia do Coronavírus, responsável  pela suspensão das aulas. “Estamos discutindo como se dará o retorno das aulas e sabemos que teremos que ter uma série de ações complementares para poder corresponder ao número de horas que a gente tem a obrigação de oferecer aos alunos e isto significa que vamos usar mais dias da semana, esticar mais os horários e, portanto, teremos que reforçar ainda mais na questão da merenda escolar”. 

O superintendente de Planejamento Operacional da Rede Escolar da SEC, Manoel Calazans, reforçou que o edital – que está em seus ajustes finais – é uma política de fortalecimento da Agricultura Familiar, resultado de uma parceria da SEC com a SDR e de movimentos cooperativos e de agricultores familiares, que foram voz ativa na elaboração dos termos e das condições do mesmo. “A garantia da segurança alimentar através do programa vale-estudantil teve uma importância ainda maior neste período de pandemia no contexto do estudante e de suas famílias, principalmente aqueles de maior vulnerabilidade, que têm na escola alimentação escolar como um suporte nutricional essencial para ele e seus familiares. O edital entra, agora, também como uma possibilidade real de aquisição por parte das escolas da rede estadual, potencializando, assim, não apenas a chegada de alimentos de qualidade na escola, mas também mexendo na economia local, na economia familiar e isso dá a dimensão da função social que a alimentação escolar tem”. 

Sobre o seminário – O seminário virtual “Parceria mais forte, juntos para alimentar” teve início na segunda-feira (25), Dia do Produtor Rural, reafirmando o apoio do governo estadual ao fortalecimento da Agricultura Familiar baiana a partir de ações anunciadas no evento para garantir a produção de alimentos por agricultores familiares. Na estreia do evento foi lançado o Edital 15 - Segurança Alimentar e Nutricional, do projeto Bahia Produtiva, cujo investimento é de R$15 milhões para apoiar 10 mil famílias de agricultores familiares em todos os 27 Territórios de Identidade. O ciclo de debates com painéis envolveu temas como a operacionalização do Pareceria Mais Forte; assistência técnica por consórcios e prefeitura (Mais Ater); Programa de Aquisição de Alimento (PAA); e crédito rural, além do Programa Nacional de Alimentação Escolar, que encerrou a programação nesta sexta.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Bahia tem mais 20 municípios com transporte suspenso; total chega a 247

Sábado, 30 de Maio de 2020 / Bahia

Buritirama, Caculé, Canudos, Casa Nova, Irecê, Itaquara, Muniz Ferreira, Novo Triunfo, Ourolândia, Paripiranga, Pedro Alexandre, Poções, Rafael Jambeiro, Santa Rita de Cássia, São Gonçalo dos Campos, São José da Vitória, São José do Jacuípe, Tanhaçu, Tanquinho e Uauá terão o transporte intermunicipal suspenso a partir de domingo (31). 

A medida tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana. Ficam proibidas nesses municípios a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. 

A decisão foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (30). O decreto ainda autoriza a retomada do transporte em Abaíra, Água Fria, Arataca, Aurelino Leal, Banzaê, Barra, Caetanos, Cravolândia, Jaguarari, Lafaiete Coutinho, Lajedo do Tabocal, Livramento de Nossa Senhora, Maracás, Mirangaba, Morpará, Mucugê, Nova Ibiá, Piatã e Taperoá, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19. 

Lista de municípios

A Bahia possui 247 municípios com transporte suspenso. São eles: Acajutiba, Adustina, Aiquara, Alagoinhas, Amargosa, Amélia Rodrigues, Anagé, Anguera, Antônio Cardoso, Aporá, Apuarema, Aracatu, Araci, Aratuípe, Baianópolis, Barra do Choça, Barra do Mendes, Barra do Rocha, Barreiras, Barro Preto, Barrocas, Belmonte, Boa Vista do Tupim, Bom Jesus da Lapa, Bom Jesus da Serra, Boquira, Brumado, Buerarema, Buritirama, Cachoeira, Caculé, Caém, Caetité, Cairu, Caldeirão Grande, Camacã, Camaçari, Camamu, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Canavieiras, Candeias, Cândido Soares, Cansanção, Canudos, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Caraíbas, Cardeal da Silva, Casa Nova, Castro Alves, Catu, Cícero Dantas, Cipó, Coaraci, Cocos, Conceição da Feira, Conceição do Almeida, Conceição do Coité, Conceição do Jacuípe, Conde, Condeúba, Coração de Maria, Coronel João Sá, Crisópolis, Cristópolis, Cruz das Almas, Curaçá, Dário Meira, Dias D'Ávila, Encruzilhada, Entre Rios, Esplanada, Euclides da Cunha, Eunápolis, Fátima, Feira de Santana, Floresta Azul, Gandu, Glória, Gongogi, Governador Mangabeira, Guanambi, Iaçu, Ibicaraí, Ibirapitanga, Ibirapuã, Ibirataia, Igrapiúna, Iguaí, Ilhéus, Ipecaetá, Ipiaú, Ipirá, Irará, Irecê, Itabela, Itaberaba, Itabuna e Itacaré. 

A restrição também inclui Itaetê, Itagi, Itagibá, Itajuípe, Itamaraju, Itanagra, Itanhém, Itaparica, Itapé, Itapebi, Itapetinga, Itapicuru, Itaquara, Itatim, Itiúba, Itororó, Jaborandi, Jacaraci, Jacobina, Jaguaripe, Jaguaquara, Jequié, Jiquiriçá, Jitaúna, João Dourado, Juazeiro, Jussari, Laje, Lajedão, Lamarão, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Macarani, Madre de Deus, Maiquinique, Mairi, Manoel Vitorino, Maragogipe, Maraú, Marcionílio Souza, Mascote, Mata de São João, Medeiros Neto, Miguel Calmon, Mirante, Monte Santo, Morro do Chapéu, Mucuri, Mundo Novo, Muniz Ferreira, Muritiba, Mutuípe, Nazaré, Nordestina, Nova Fátima, Nova Soure, Nova Viçosa, Novo Triunfo, Olindina, Oliveira dos Brejinhos, Ourolândia, Palmeiras, Paramirim, Paratinga, Paripiranga, Pau Brasil, Paulo Afonso, Pedro Alexandre, Pilão Arcado, Pintadas, Piraí do Norte, Piripá, Piritiba, Poções, Pojuca, Ponto Novo, Porto Seguro, Potiraguá, Prado, Presidente Dutra, Queimadas, Quixabeira, Rafael Jambeiro, Remanso, Retirolândia, Riachão das Neves, Riachão do Jacuípe, Riacho de Santana, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal, Rio do Antônio, Rio do Pires, Rio Real, Rodelas, Salinas de Margarida, Salvador, Santa Bárbara, Santa Brígida, Santa Cruz Cabrália e Santa Inês. 

Estão com restrição no transporte ainda Santa Rita de Cássia, Santa Teresinha, Santaluz, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Santo Estevão, São Desidério, São Domingos, São Félix, São Francisco do Conde, São Gonçalo dos Campos, São José da Vitória, São José do Jacuípe, São Sebastião do Passé, Sapeaçu, Sátiro Dias, Saubara, Seabra, Senhor do Bonfim, Serra Preta, Serrinha, Simões Filho, Sobradinho, Souto Soares, Tanhaçu, Tanquinho, Teixeira de Freitas, Teofilândia, Terra Nova, Tucano, Uauá, Ubaitaba, Ubatã, Umburanas, Una, Urandi, Uruçuca, Utinga, Valença, Valente, Várzea da Roça, Varzedo, Vera Cruz, Vereda, Vitória da Conquista, Wenceslau Guimarães e Xique-Xique.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Rui alerta sobre contaminação alta entre jovens

Sexta-feira, 29 de Maio de 2020 / Bahia

O governador Rui Costa pediu, nesta sexta-feira (29), união à população para que a Bahia possa superar a pandemia de Covid-19. "Nessa semana, em que aumentamos o isolamento social com o feriadão, o resultado apareceu imediatamente. Tivemos quatro dias com um número estabilizado de casos ativos de coronavírus, que são as pessoas internadas ou infectadas há menos de 14 dias, com potencial de transmitir a doença. Não significa que vencemos a guerra, mas estamos dando um passo importante para isso. Ontem, por exemplo, a população deu uma relaxada e algumas cidades mostraram um aumento. Precisamos manter o foco", alertou.

Rui fez ainda um apelo para que a população fique em casa. "O distanciamento social é a única maneira de combater o vírus, por isso eu quero pedir que as pessoas respeitem as recomendações das principais autoridades de saúde no mundo e fiquem em casa para que possamos retomar as atividades o quanto antes. É um sacrifício de mais alguns dias para que a gente possa viver muito mais com nossas famílias e amigos".

O governador também ressaltou que mesmo a população mais jovem deve seguir as medidas de prevenção. "Essa não é uma doença que só atinge idosos como muitos pensam. Todos correm perigo, mesmo pessoas com menos idade e que não são doentes crônicos. Já ultrapassamos a marca de 500 mortos na Bahia e cerca de 30% dessas pessoas tinham menos de 60 anos e muitas não tinham um histórico de doenças. Se precisarem sair, usem máscaras, evitem aglomerações e mantenham uma distância de pelo menos dois metros das outras pessoas".


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Bahia prorroga vacinação contra a Febre Aftosa até 30 de junho

Sexta-feira, 29 de Maio de 2020 / Bahia

A prorrogação da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa em toda a Bahia foi confirmada nesta sexta (29) pelo diretor-geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Maurício Bacelar. “Embora os registros de venda da vacina tenham superado os 7,5 milhões de doses nas lojas de produtos agrícolas, o que é um indicativo bem positivo da conscientização dos produtores baianos para com a imunização de seus rebanhos, decidimos pela extensão do prazo que acabaria no próximo domingo (31)”, ressaltou.

A decisão da Adab foi anunciada após consulta ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb). O prazo será um mês mais longo nessa primeira etapa da Campanha de Vacinação de 2020 também em todos os outros estados do Grupo 4 que integram o Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA): Tocantins, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo. 

Foram considerados alguns motivos para a extensão do prazo da vacinação. A começar pela difícil logística de distribuição das vacinas através das indústrias, em virtude da pandemia do novo coronavírus, a suspensão das atividades comerciais em diversas cidades baianas, o que dificultou o acesso dos produtores à vacina, a interrupção do transporte intermunicipal e a antecipação dos feriados estaduais e municipais. “No entanto, apesar do cenário de isolamento que vivemos hoje, podemos dizer que a venda foi bastante expressiva, pois a estimativa é imunizarmos 10 milhões de animais, entre bovinos e bubalinos de todas as idades, o que significa que, até aqui, as vacinas vendidas foram suficientes para imunizar 75% do rebanho”, reforçou Maurício. 

Declaração obrigatória

As equipes da Adab estão em campo por toda a Bahia auxiliando no acompanhamento da vacinação, esclarecendo dúvidas dos produtores e trabalhadores rurais, orientando para o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais) e a adoção dos cuidados indispensáveis para o ato da vacinação, e prevenção ao coronavírus. “Estamos atentos para assegurar, em primeiro plano, a vida de todas as pessoas inseridas no processo evitando o contágio e, ao mesmo tempo, colaborando com a sanidade dos animais e para colocarmos a Bahia como Zona Livre da Aftosa sem Vacinação, em curto espaço de tempo, o que contribuirá efetivamente para valorização dos rebanhos do estado e acesso aos exigentes mercados internacionais”. 

Já a declaração da vacina será estendida até o dia 15 de julho e os produtores poderão realizar o processo através do site www.adab.ba.gov.br, ou, se preferir, procurar os escritórios físicos da agência, sindicatos rurais e lojas de revenda de produtos agrícolas para efetivar a declaração obrigatória.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Bahia tem 15.963 casos confirmados de Covid-19

Sexta-feira, 29 de Maio de 2020 / Bahia

A Bahia registra 15.963 casos confirmados de coronavírus (Covid-19), o que representa 15,21% do total de notificações no estado. Os 39 óbitos contabilizados no boletim epidemiológico desta quinta-feira (28) referem-se a um período de 24 dias, conforme observado nos perfis detalhados. Ou seja, não ocorreram em 24 horas. Estas notificações tardias estão sendo apuradas pela Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e pela Corregedoria.

Considerando o número de 15.963 casos confirmados, 5.220 recuperados e 570 óbitos, 10.173 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. Na Bahia, 2.336 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Os casos confirmados ocorreram em 272 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (63,38%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes foram Uruçuca (4.776,06), Ipiaú (4.076.47), Itabuna (3.934,85), Salvador (3.437,61) e Ilhéus (3.098,68).

O boletim epidemiológico registra 39.739 casos descartados e 104.953 notificações em toda a Bahia. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h desta quinta-feira (28).

Taxa de ocupação

Na Bahia, dos 1.710 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para coronavírus, 937 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 55%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 714 leitos exclusivos para o coronavírus, 486 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 68%. Cabe ressaltar que o número de leitos é flutuante, representando o quantitativo exato de vagas disponíveis no dia. Intercorrências com equipamentos, rede de gases ou equipes incompletas, por exemplo, inviabilizam a disponibilidade do leito. Ressalte-se que novos leitos são abertos progressivamente mediante o aumento da demanda.

Exames

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) realizou 49.086 exames do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro para identificar o genoma viral do coronavírus, no período de 1° de março a 28 de maio de 2020. Estão em análise 3.224 exames.

Óbitos

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 570 mortes pelo novo coronavírus.

532º óbito – homem, 69 anos, residente em Salvador, sem informação de comorbidades, data de admissão não informada, veio a óbito dia 25/05, em unidade da rede pública, em Salvador.

533º óbito – homem, 51 anos, residente em Itabuna, sem comorbidades, foi internado dia 09/05 e veio a óbito dia 09/05, em unidade da rede pública, em Ilhéus.

534º óbito – homem, 77 anos, residente em Salvador, sem informação de comorbidades, data de admissão não informada, veio a óbito dia 22/05, em unidade da rede pública, em Salvador.

535º óbito – homem, 63 anos, residente em Salvador, sem informação de comorbidades, data de admissão não informada, veio a óbito dia 18/05, em unidade da rede pública, em Salvador.

536º óbito – homem, 92 anos, residente em Salvador, sem informação de comorbidade, data de admissão não informada, veio a óbito 22/05, em unidade da rede pública, em Salvador.

537º – homem, 61 anos, residente em Salvador, portador de hipertensão arterial, foi internado dia 02/05 e veio a óbito dia 23/05, em hospital filantrópico, em Salvador;

538º óbito – mulher, 80 anos, residente em Salvador, sem informação de comorbidade, data de admissão não informada, veio a óbito dia 23/05, em unidade da rede pública, em Salvador;

539º óbito – homem, 61 anos, residente em Salvador, sem informação de comorbidade, data de admissão não informada, veio a óbito dia 20/05, em unidade da rede privada, em Salvador;

540º óbito – homem, 79 anos, residente em Salvador, sem informação de comorbidade, data de admissão não informada, veio a óbito dia 23/05, em unidade da rede privada, em Salvador;

541º óbito – mulher, 78 anos, residente em Salvador, sem informação de comorbidades, data de admissão não informada, veio a óbito dia 16/05, em unidade da rede pública, em Salvador;

542º óbito – homem, 49 anos, residente em Salvador, sem informação de comorbidades, data de admissão não informada, veio a óbito dia 24/05, em unidade da rede pública, em Salvador;

543º óbito – homem, 66 anos, residente em Salvador, sem informação de comorbidades, data de admissão não informada, veio a óbito dia 22/05, em unidade da rede pública, em Salvador;

544º óbito – homem, 46 anos, residente em Salvador, sem informação de comorbidades, data de admissão não informada, veio a óbito dia 25/05, em unidade da rede pública, em Salvador;

545º óbito – homem, 70 anos, residente em Salvador, portador de doença pulmonar obstrutiva crônica e hipertensão arterial, data de admissão não informada, veio a óbito dia 17/05, em hospital da rede privada, em Salvador;

546º óbito – mulher, 86 anos, residente em Salvador, portadora de hipertensão arterial, foi internada dia 10/05 e veio a óbito dia 26/05, em hospital filantrópico, em Salvador;

547º óbito – mulher, 54 anos, residente em Salvador, sem informação de comorbidade, data de admissão não informada, veio a óbito dia 16/05, em hospital filantrópico, em Salvador;

548º óbito – mulher, 53 anos, residente em Salvador, portadora de doenças endócrinas e nutricionais, data de admissão não informada, veio a óbito dia 20/05, em unidade da rede privada, em Salvador;

549º óbito – homem, 50 anos, residente em Salvador, sem informação de comorbidades, data de admissão não informada, veio a óbito dia 24/05, em unidade da rede pública, em Salvador;

550º óbito – homem, 47 anos, residente em Salvador, portador de neoplasia, internado dia 17/05, veio a óbito dia 23/05, em unidade da rede pública, em Salvador;

551º óbito – mulher, 85 anos, residente em Salvador, sem informações sobre comorbidades. Internada dia 21/05, veio a óbito dia 23/05, em hospital público de campanha, em Salvador;

552º óbito – homem, 62 anos, residente em Salvador, portador de diabetes mellitus e hipertensão arterial. Foi internado dia 18/05, vindo a óbito dia 27/05, em hospital da rede particular, em Salvador;

553º óbito – mulher, 48 anos, residente em Salvador, portadora de diabetes mellitus e hipertensão arterial; Internada dia 24/05, veio a óbito dia 27/05, em hospital público de campanha, em Salvador;

554º óbito – homem, 54 anos, residente em Salvador, sem informações acerca de comorbidades. Internado dia 23/04, veio a óbito dia 17/05, em hospital público de campanha, em Salvador;

555º óbito – homem, 69 anos, residente em Salvador, portador de diabetes, doença do sistema nervoso e tabagista, foi internado dia 13/05 e veio a óbito dia 19/05, em unidade da rede pública, em Salvador;

556º óbito – homem, 63 anos, residente em Salvador, portador de neoplasia, internado no dia 04/05, veio a óbito dia 04/05, em unidade da rede pública, em Salvador;

557º óbito – homem, 59 anos, residente em Salvador, portador de diabetes e doença cardiovascular, foi internado dia 15/05 e veio a óbito dia 22/05, em hospital filantrópico, em Salvador;

558º óbito – homem, 71 anos, residente em Itabuna, portador de doença do sistema nervoso, foi internado dia 14/05 e veio a óbito dia 17/05, em unidade da rede pública, em Itabuna;

559º óbito – homem, 62 anos, residente em Vitória da Conquista, portador de diabetes, internado dia 24/05, veio a óbito dia 25/05, em unidade da rede pública, em Ilhéus;

560º óbito – homem, 70 anos, residente em Salvador, portador de diabetes e hipertensão arterial, foi internado dia 08/05 e veio a óbito dia 14/05, em unidade da rede pública, em Salvador;

561º óbito – mulher, 67 anos, residente em Salvador, portadora de doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão arterial, foi internada dia 22/05 e veio a óbito dia 25/05, em hospital filantrópico, em Salvador;

562º óbito – mulher, 46 anos, residente em Salvador, portadora de obesidade e diabetes, foi internada dia 22/05 e veio a óbito dia 26/05, em unidade da rede privada, em Salvador;

563º óbito – homem, 54 anos, residente em Salvador, sem comorbidades, foi internado dia 14/05 e veio a óbito dia 22/05, em hospital filantrópico, em Salvador;

564º óbito – mulher, 71 anos, residente em Salvador, portadora de hipertensão arterial e doença respiratória crônica, data de internação não informada, veio a óbito dia 27/05, em unidade da rede pública, em Salvador;

565º óbito – mulher, 87 anos, residente em Jequié, portadora de diabetes, hipertensão arterial, doença do sistema nervoso, imunodeficiência e doença cardiovascular, foi internada dia 13/05 veio a óbito dia 20/05, em unidade da rede pública, em Jequié;

566º óbito – homem, 54 anos, residente em Salvador, comorbidades não informadas, foi internado dia 12/05 e veio a óbito dia 26/05, em unidade da rede privada, em Salvador;

567º óbito – mulher, 67 anos, residente em Jequié, portadora de obesidade, pneumopatia crônica, diabetes, hipertensão arterial e doença cardiovascular, foi internada no dia 17/05 e veio a óbito dia 24/05, em unidade da rede pública, em Jequié;

568º óbito – homem, 73 anos, residente em Salvador, portador de hipertensão arterial, data de admissão não informada, veio a óbito dia 24/05, em unidade da rede pública, em Salvador;

569º óbito – mulher, 50 anos, residente em Salvador, portadora de obesidade, foi internada no dia 21/05 e veio a óbito dia 25/05, em unidade da rede pública, em Salvador;

570º óbito – homem, 46 anos, residente em Saubara, portador de diabetes, foi internado dia 23/05 e veio a óbito dia 26/05, em unidade da rede pública, em Salvador;

Faixa etária

Quanto ao sexo dos casos confirmados, 45,63% foram do sexo feminino, 37,53% foram do sexo masculino e 16% sem informação. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 20,22% do total. O coeficiente de incidência por 1.000.000 de habitantes foi maior na faixa etária de 80 anos e mais (1.552,10/1.000.000 habitantes), indicando que o risco de adoecer foi maior nesta faixa etária, seguida da faixa de 30 a 39 anos (1.406,64/1.000.000 habitantes).

Ressaltamos que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Outras informações em www.saude.ba.gov.br/coronavirus.

Para acessar o boletim completo, com a lista de municípios com casos confirmados, clique aqui.

Critérios para os exames da Covid-19

No Sistema Único de Saúde (SUS), a coleta de amostras para a realização do exame RT-PCR, que é o padrão ouro para a identificação do genoma viral, deve ocorrer em cinco situações: pacientes internados com suspeita de coronavírus, independente da gravidade; pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG); profissionais de saúde com síndrome gripal suspeitos de Covid-19 ou que tenham tido contato com casos confirmados de coronavírus, mesmo que assintomáticos; pacientes que foram a óbito com suspeita de Covid-19, cuja coleta não pôde ter sido realizada em vida; e em indivíduos institucionalizados durante investigação de surtos da doença.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

Mobilização para inscrições do ENEM garante maior participação dos estudantes da rede estadual da Bahia

Sexta-feira, 29 de Maio de 2020 / Bahia

Mais de 67 mil estudantes da rede estadual da Bahia garantiram sua inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A marca ultrapassou em quase 10 mil inscrições em relação ao ano de 2019 e reflete as ações de uma ampla mobilização promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com os diversos segmentos da Educação, como movimentos estudantis, conselhos da juventude, parlamentares, prefeituras e secretarias municipais, entidades dos movimentos sociais e sindicais, universidades e núcleos territoriais, imprensa, além de professores, gestores escolares e estudantes engajados em conscientizar o colega a participar.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, ressaltou que os esforços conjuntos foram fundamentais para uma melhoria no número de participantes no ENEM. "Tivemos uma força-tarefa trabalhando para que o estudante da rede pública fosse motivado e acreditasse que ele pode ter acesso ao Ensino Superior. Além das ações pedagógicas que a SEC realiza durante todo o ano, essas duas semanas e meia foram de total mobilização. E fico feliz em ver que os diversos segmentos da Educação abraçaram este engajamento e produziram vídeos, movimentando as redes sociais, foram para as rádios, criaram grupos de WhatsApp, entre outras iniciativas, levando-se em conta, principalmente, o momento tão atípico para todos nós e que pode trazer uma certa desmotivação para alguns".

Para Iago Alves, representante da União Brasileira dos Estudantes Secundarista (UBES), a mobilização foi importante para a conscientização dos estudantes. "Após muita luta para adiar o ENEM, o engajamento dos estudantes se intensificou ainda mais, junto às secretarias de Educação, para que os estudantes tivessem condições de realizar a sua inscrição, que estavam apresentando índices muito baixos. E, através do empenho de centenas de profissionais da Educação, conseguimos, além de prorrogar o prazo de inscrição, garantir números crescentes de participação. Agora, continuamos na luta para garantir que o ENEM seja adiado pelo tempo que for necessário e para que o calendário seja discutido com as entidades estudantis".

Segundo o superintendente da Infância e Juventude, do município de Porto Seguro, Washington Borges, o trabalho conseguiu ter um resultado positivo. "A gente, nos últimos dias, se desdobrou nessa campanha de inscrição para o ENEM, fazendo justamente uma divulgação ampla e uma articulação para auxiliar os estudantes na inscrição. Conseguimos atingir os nossos objetivos, principalmente falando da juventude rural e do campo que, muitas vezes, não tem acesso a computador. Além disso, estamos em contato direto com a UNEB (Universidade Estadual da Bahia) para a preparação do estudantes para o ENEM, por meio do programa Universidade para Todos (UPT), desenvolvido em parceria com o Governo do Estado".


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: Governador anuncia comissão para alinhar retomada da atividade empresarial

Sexta-feira, 29 de Maio de 2020 / Bahia

A retomada das atividades empresariais no estado foi discutida em videoconferência, na tarde desta quinta-feira (28), pelo governador Rui Costa e o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Ricardo Alban, além de membros da diretoria e conselheiros da entidade. Em transmissão nas redes sociais, na noite desta quinta (28), Rui informou que ficou acordada a criação de uma comissão para discutir o retorno juntamente com adoção de protocolos de segurança. Esta comissão será formada por secretários da administração estadual e integrantes das federações do Comércio, Indústria e Agricultura. 

Segundo o governador, a previsão é de que a primeira reunião ocorra na próxima semana. “O objetivo é fazer um planejamento da retomada e aceleração da geração de emprego e da renda na Bahia após a pandemia. Já temos um esboço de projeto que será compartilhado com as federações e serão recolhidas as contribuições dos diferentes setores. Queremos ouvir também sugestões dos trabalhadores e sindicatos. Amanhã [sexta-feira, 29] assino o decreto que viabiliza a formação desse grupo de trabalho. A primeira reunião já acontecerá na segunda-feira [1º]”. 

O presidente da Fieb destacou a relevância da iniciativa para melhor estruturar o momento de retomada. "A participação do governador Rui Costa na reunião da Diretoria da Fieb foi fundamental para o setor industrial. Ao conversar com empresários baianos e entender suas dificuldades neste momento de pandemia, ele decidiu criar um grupo de trabalho para discutir a retomada do setor produtivo, valorizando produtores locais e reunindo comércio, indústria e agricultura. Este grupo pode ajudar a construir saídas para as empresas, em um momento tão difícil e desafiador”, disse Ricardo Alban. 

Notícias falsas 

Ainda durante a transmissão nas redes sociais, o governador sancionou a lei de combate à disseminação de fake news (notícias falsas), que havia sido encaminhada pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). O projeto de lei foi aprovado pelo legislativo no dia 22 de maio. De acordo com a nova lei, a criação e disseminação de notícias falsas sobre epidemias, endemias e pandemias será punida com multa, que varia entre R$ 5 mil e R$ 20 mil. 

A punição vale para os responsáveis por elaborar, divulgar e utilizar softwares ou outros mecanismos para o compartilhamento em massa de fake news. Os valores da multa serão usados no combate à pandemia. As denúncias poderão ser encaminhadas ao Ministério Público da Bahia e os responsáveis poderão responder pelo crime de criação e compartilhamento de calúnias e mentiras.

O Governo do Estado também colocou à disposição da população todos os seus canais de comunicação, a fim de que as pessoas possam tirar dúvidas sobre informações ou mesmo denunciar notícias falsas disseminadas nas redes sociais e até na imprensa. As fake news também podem ser denunciadas por meio do Whatsapp (71) 9 9646-4095 ou pelo site bahiacontraofake.com.br. 


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Mais dez municípios têm o transporte suspenso na Bahia; total chega a 246

Sexta-feira, 29 de Maio de 2020 / Bahia

A partir de sábado (30), o transporte intermunicipal será suspenso em Acajutiba, Aratuípe, Cícero Dantas, Iguaí, João Dourado, Maiquinique, Mairi, Nazaré, Pilão Arcado e Piraí do Norte.

A medida, que tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (29). A restrição inclui a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.

O decreto também autoriza a retomada do transporte em Araçás, Itapitanga, Itarantim e Santa Maria da Vitória, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.

Lista de municípios

A Bahia totaliza 246 municípios com transporte suspenso. São eles: Abaíra, Acajutiba, Adustina, Água Fria, Aiquara, Alagoinhas, Amargosa, Amélia Rodrigues, Anagé, Anguera, Antônio Cardoso, Aporá, Apuarema, Aracatu, Araci, Arataca, Aratuípe, Aurelino Leal, Baianópolis, Banzaê, Barra, Barra do Choça, Barra do Mendes, Barra do Rocha, Barreiras, Barro Preto, Barrocas, Belmonte, Boa Vista do Tupim, Bom Jesus da Lapa, Bom Jesus da Serra, Boquira, Brumado, Buerarema, Cachoeira, Caém, Caetanos, Caetité, Cairu, Caldeirão Grande, Camacã, Camaçari, Camamu, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Canavieiras, Candeias, Cândido Soares, Cansanção, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Caraíbas, Cardeal da Silva, Castro Alves, Catu, Cícero Dantas, Cipó, Coaraci, Cocos, Conceição da Feira, Conceição do Almeida, Conceição do Coité, Conceição do Jacuípe, Conde, Condeúba, Coração de Maria, Coronel João Sá, Cravolândia, Crisópolis, Cristópolis, Cruz das Almas, Curaçá, Dário Meira, Dias D'Ávila, Encruzilhada, Entre Rios, Esplanada, Euclides da Cunha, Eunápolis, Fátima, Feira de Santana e Floresta Azul.

A restrição vale ainda em Gandu, Glória, Gongogi, Governador Mangabeira, Guanambi, Iaçu, Ibicaraí, Ibirapitanga, Ibirapuã, Ibirataia, Igrapiúna, Iguaí, Ilhéus, Ipecaetá, Ipiaú, Ipirá, Irará, Itabela, Itaberaba, Itabuna, Itacaré, Itaetê, Itagi, Itagibá, Itajuípe, Itamaraju, Itanagra, Itanhém, Itaparica, Itapé, Itapebi, Itapetinga, Itapicuru, Itatim, Itiúba, Itororó, Jaborandi, Jacaraci, Jacobina, Jaguarari, Jaguaripe, Jaguaquara, Jequié, Jiquiriçá, Jitaúna, João Dourado, Juazeiro, Jussari, Lafaiete Coutinho, Laje, Lajedão, Lajedo do Tabocal, Lamarão, Lauro de Freitas, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Macarani, Madre de Deus, Maiquinique, Mairi, Manoel Vitorino, Maracás, Maragogipe, Maraú, Marcionílio Souza, Mascote, Mata de São João, Medeiros Neto, Miguel Calmon, Mirangaba, Mirante, Monte Santo, Morpará, Morro do Chapéu, Mucugê, Mucuri, Mundo Novo, Muritiba, Mutuípe, Nazaré, Nordestina, Nova Fátima, Nova Ibiá, Nova Soure, Nova Viçosa, Olindina, Oliveira dos Brejinhos, Palmeiras, Paramirim, Paratinga, Pau Brasil, Paulo Afonso, Piatã, Pilão Arcado, Pintadas, Piraí do Norte, Piripá, Piritiba, Pojuca, Ponto Novo, Porto Seguro, Potiraguá, Prado, Presidente Dutra, Queimadas e Quixabeira.

Também estão com transporte suspenso as cidades de Remanso, Retirolândia, Riachão das Neves, Riachão do Jacuípe, Riacho de Santana, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal, Rio do Antônio, Rio do Pires, Rio Real, Rodelas, Salinas das Margaridas, Salvador, Santa Bárbara, Santa Brígida, Santa Cruz Cabrália, Santa Inês, Santa Teresinha, Santaluz, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Santo Estevão, São Desidério, São Domingos, São Félix, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Sapeaçu, Sátiro Dias, Saubara, Seabra, Senhor do Bonfim, Serra Preta, Serrinha, Simões Filho, Sobradinho, Souto Soares, Taperoá, Teixeira de Freitas, Teofilândia, Terra Nova, Tucano, Ubaitaba, Ubatã, Umburanas, Una, Urandi, Uruçuca, Utinga, Valença, Valente, Várzea da Roça, Varzedo, Vera Cruz, Vereda, Vitória da Conquista, Wenceslau Guimarães e Xique-Xique.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

24ª CIPM PRENDE INDIVÍDUO POR RECEPTAÇÃO DE VEÍCULO COM RESTRIÇÃO DE FURTO/ROUBO EM MIGUEL CALMON

Quinta-feira, 28 de Maio de 2020 / Bahia

Na noite desta quarta-feira, 27 de maio, Policiais Militares da Guarnição Sertão Avançado, ao realizarem uma Operação no combate ao tráfico de drogas e homicídios em Miguel Calmon, suspeitaram de um veículo FIAT/PÁLIO de com branca, com três indivíduos embarcados, momento em que foi dava voz de parada e que desembarcassem do citado veículo. 
 
Em ato contínuo, foi realizada busca pessoal nos indivíduos e em seguida, revista minuciosa no interior do veículo, onde foram encontrados (02) dichavadores (objetos usados para triturar fumo e maconha). Dando continuidade à abordagem, foi solicitado ao condutor do veículo os documentos de porte obrigatório, porém passou a informar que não estava em mãos. Ao ser consultada a procedência, foi constatado que se tratava de um veículo com restrição de furto/roubo.
 
Ao condutor de 18 anos de idade, fora dada voz de prisão e conduzido, juntamente com o veículo, para a sede da 16ª COORPIN, para lavratura do Flagrante Delito.
.
“A Tropa da Guarnição Sertão Avançado, responde bem mais uma vez as demandas de Segurança Pública na área de jurisdição da 24ª CIPM. Parabenizo os Destemidos e Bravos PMs que integram esta importante equipe da Unidade..” Disse o Major Flailton Oliveira, Comandante.
 
"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"
 
Jacobina, 28 de maio de 2020.
Vitor Costa - Subtenente PM
Chefe do Setor de Comunicação Social/Porta Voz do Comando

Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

Mais 21 municípios têm o transporte suspenso na Bahia; total chega a 240

Quinta-feira, 28 de Maio de 2020 / Bahia

A partir de sexta-feira (29), o transporte intermunicipal será suspenso em Baianópolis, Caraíbas, Conde, Coração de Maria, Coronel João Sá, Crisópolis, Fátima, Macarani, Miguel Calmon, Palmeiras, Piatã, Pintadas, Presidente Dutra, Riachão das Neves, Rio do Antônio, Salinas das Margaridas, Santa Inês, Santa Teresinha, São Domingos, Terra Nova e Tucano. 

A medida, que tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (28). A restrição inclui a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. 

O decreto também autoriza a retomada do transporte em Irecê, Licínio de Almeida, Ouriçangas, Ruy Barbosa, Santa Luzia e Santanópolis, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19.

Lista de municípios 

A Bahia totaliza 240 municípios com transporte suspenso. São eles: Abaíra, Adustina, Água Fria, Aiquara, Alagoinhas, Amargosa, Amélia Rodrigues, Anagé, Anguera, Antônio Cardoso, Aporá, Apuarema, Araçás, Aracatu, Araci, Arataca, Aurelino Leal, Baianópolis, Banzaê, Barra, Barra do Choça, Barra do Mendes, Barra do Rocha, Barreiras, Barro Preto, Barrocas, Belmonte, Boa Vista do Tupim, Bom Jesus da Lapa, Bom Jesus da Serra, Boquira, Brumado, Buerarema, Cachoeira, Caém, Caetanos, Caetité, Cairu, Caldeirão Grande, Camacã, Camaçari, Camamu, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Canavieiras, Candeias, Cândido Soares, Cansanção, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Caraíbas, Cardeal da Silva, Castro Alves, Catu, Cipó, Coaraci, Cocos, Conceição da Feira, Conceição do Almeida, Conceição do Coité, Conceição do Jacuípe, Conde, Condeúba, Coração de Maria, Coronel João Sá, Cravolândia, Crisópolis, Cristópolis, Cruz das Almas, Curaçá, Dário Meira, Dias D'Ávila, Encruzilhada, Entre Rios, Esplanada, Euclides da Cunha, Eunápolis, Fátima, Feira de Santana e Floresta Azul.

A restrição vale ainda em Gandu, Glória, Gongogi, Governador Mangabeira, Guanambi, Iaçu, Ibicaraí, Ibirapitanga, Ibirapuã, Ibirataia, Igrapiúna, Ilhéus, Ipecaetá, Ipiaú, Ipirá, Irará, Itabela, Itaberaba, Itabuna, Itacaré, Itaetê, Itagi, Itagibá, Itajuípe, Itamaraju, Itanagra, Itanhém, Itaparica, Itapé, Itapebi, Itapetinga, Itapicuru, Itapitanga, Itarantim, Itatim, Itiúba, Itororó, Jaborandi, Jacaraci, Jacobina, Jaguarari, Jaguaripe, Jaguaquara, Jequié, Jiquiriçá, Jitaúna, Juazeiro, Jussari, Lafaiete Coutinho, Laje, Lajedão, Lajedo do Tabocal, Lamarão, Lauro de Freitas, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Macarani, Madre de Deus, Manoel Vitorino, Maracás, Maragogipe, Maraú, Marcionílio Souza, Mascote, Mata de São João, Medeiros Neto, Miguel Calmon, Mirangaba, Mirante, Monte Santo, Morpará, Morro do Chapéu, Mucugê, Mucuri, Mundo Novo, Muritiba, Mutuípe, Nordestina, Nova Fátima, Nova Ibiá, Nova Soure, Nova Viçosa, Olindina, Oliveira dos Brejinhos, Palmeiras, Paramirim, Paratinga, Pau Brasil, Paulo Afonso, Piatã, Pintadas, Piripá, Piritiba, Pojuca, Ponto Novo, Porto Seguro, Potiraguá, Prado, Presidente Dutra, Queimadas e Quixabeira. 

Também estão com transporte suspenso as cidades de Remanso, Retirolândia, Riachão das Neves, Riachão do Jacuípe, Riacho de Santana, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal, Rio do Antônio, Rio do Pires, Rio Real, Rodelas, Salinas das Margaridas, Salvador, Santa Bárbara, Santa Brígida, Santa Cruz Cabrália, Santa Inês, Santa Maria da Vitória, Santa Teresinha, Santaluz, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Santo Estevão, São Desidério, São Domingos, São Félix, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Sapeaçu, Sátiro Dias, Saubara, Seabra, Senhor do Bonfim, Serra Preta, Serrinha, Simões Filho, Sobradinho, Souto Soares, Taperoá, Teixeira de Freitas, Teofilândia, Terra Nova, Tucano, Ubaitaba, Ubatã, Umburanas, Una, Urandi, Uruçuca, Utinga, Valença, Valente, Várzea da Roça, Varzedo, Vera Cruz, Vereda, Vitória da Conquista, Wenceslau Guimarães e Xique-Xique.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Bahia recebe 219 respiradores em uma semana

Quarta-feira, 27 de Maio de 2020 / Bahia

Com a chegada de outros 12 respiradores à Bahia, no início da tarde desta quarta-feira (27), o Estado completa 219 equipamentos recebidos, em uma semana, para reforçar a luta contra o coronavírus em todo o território estadual. 

Cada respirador atende até dois pacientes por mês, o que representa 418 pessoas a mais, em toda a Bahia, com acesso à terapia intensiva na última semana. Esses equipamentos estão sendo integrados à estrutura dos leitos montados nos centros de tratamento da Covid-19, disponibilizados pelo Estado, na capital e no interior. 

Na última quarta-feira (20), chegaram à capital baiana 159 respiradores e, na quinta (21), vieram outros 48. Em Salvador, receberão os equipamentos a Arena Fonte Nova, o Instituto Couto Maia e os hospitais Ernesto Simões e do Subúrbio. No interior, os respiradores serão utilizados em locais como os hospitais do Oeste, em Barreiras, e Costa do Cacau, em Ilhéus, e em outras unidades contratadas pelo Estado para serem referências regionais de tratamento da doença.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Bahia registra 14.566 casos confirmados de coronavírus

Terça-feira, 26 de Maio de 2020 / Bahia

A Bahia registra 14.566 casos confirmados de coronavírus (Covid-19), o que representa 15,38% do total de notificações no estado. Os 18 óbitos contabilizados no boletim epidemiológico desta terça-feira (26) referem-se a um período de 20 dias, conforme observado nos perfis detalhados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) determinou que a Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e a Corregedoria apurem as responsabilidades, bem como as circunstâncias que levaram a notificações tardias aos órgãos de vigilância.

Considerando o número de 14.566 casos confirmados, 4.680 recuperados e 495 óbitos, 9.391 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. Na Bahia, 2.158 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Os casos confirmados ocorreram em 258 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (63,57 %). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes foram Uruçuca (4.532,38), Ipiaú (4.098,27), Itabuna (3.658,14), Salvador (3.166,05) e Ilhéus (2.833,79).

O boletim epidemiológico registra 37.852 casos descartados e 94.689 notificações em toda a Bahia. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h30 desta terça-feira (26).

Taxa de ocupação

Na Bahia, dos 1.658 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para coronavírus, 917 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 55%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 678 leitos exclusivos para o coronavírus, 465 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 68,58%. Cabe ressaltar que o número de leitos é flutuante, representando o quantitativo exato de vagas disponíveis no dia. Intercorrências com equipamentos, rede de gases ou equipes incompletas, por exemplo, inviabilizam a disponibilidade do leito. Ressalte-se que novos leitos são abertos progressivamente mediante o aumento da demanda.

Exames

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) realizou 47.030 exames do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro para identificar o genoma viral do coronavírus, no período de 1° de março a 26 de maio de 2020.

Óbitos

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 495 mortes pelo novo coronavírus.

478º óbito – mulher, 75 anos, residente em Salvador, portadora de diabetes e doença cardiovascular, foi internada dia 15/05 e veio a óbito dia 24/05, em hospital filantrópico, em Salvador;

479º óbito – homem, 72 anos, residente em Salvador, portador de hipertensão arterial, doença cardiovascular e doença renal crônica, foi internado dia 14/05 e veio a óbito dia 24/05, em hospital filantrópico, em Salvador;

480º óbito – mulher, 68 anos, residente em Salvador, portadora de doença cardiovascular, foi internada dia 10/05 e veio a óbito dia 24/05, em hospital filantrópico, em Salvador;

481º óbito – homem, 39 anos, residente em Salvador, portador de obesidade, foi internado dia 14/05 e veio a óbito dia 18/05, em unidade da rede pública, em Salvador;

482º óbito – homem, 37 anos, residente em Salvador, sem comorbidades, foi internado dia 15/05 e veio a óbito dia 18/05, em unidade da rede pública, em Salvador;

483º óbito – homem, 59 anos, residente em Salvador, sem comorbidades, foi internado dia 15/05 e veio a óbito dia 18/05, em unidade da rede pública, em Salvador;

484º óbito – mulher, 85 anos, residente em Jequié, sem comorbidades, foi internada dia 07/05 e veio a óbito 20/05, em unidade da rede pública, em Jequié;

485º óbito – mulher, 31 anos, residente em Ipiaú, portadora de obesidade, foi internada dia 12/05 e veio a óbito dia 13/05, em unidade da rede pública, em Ilhéus;

486º óbito – homem, 71 anos, residente em Salvador, portador de diabetes, foi internado dia 19/05 e veio a óbito dia 21/05, em unidade da rede pública, em Salvador;

487º óbito – mulher, 85 anos, residente em Salvador, portadora de hipertensão arterial, diabetes, neoplasia e doença de Alzheimer, foi internada dia 03/05 e veio a óbito dia 22/05, em unidade da rede privada, em Salvador;

488º óbito – mulher, 67 anos, residente em Salvador, portadora de neoplasia, foi internada dia 06/05 e veio a óbito na mesma data, em unidade da rede pública, em Salvador;

489º óbito – mulher, idade não informada, residente em Simões Filho, sem comorbidades, foi internada dia 20/05 e veio a óbito dia 22/05, em unidade da rede pública, em Simões Filho;

490º óbito – homem, 79 anos, residente em Macarani, portador de hipertensão arterial, foi internado dia 21/05 e veio a óbito dia 26/05, em unidade da rede pública, em Vitória da Conquista;

491º óbito – homem, 72 anos, residente em Salvador, portador de hipertensão arterial e doença cardiovascular, foi internado dia 05/05 e veio a óbito dia 15/05, em hospital filantrópico, em Salvador;

492º óbito – homem, 75 anos, residente em Salvador, portador de hipertensão arterial, foi internado data de admissão não informada e veio a óbito dia 20/05, em unidade da rede privada, em Salvador;

493º óbito – homem, 67 anos, residente em Salvador, portador de diabetes, data de admissão não informada, veio a óbito dia 22/05, em unidade da rede pública, em Salvador;

494º óbito – mulher, 30 anos, residente em Salvador, portadora de doença renal crônica, data de internação não informada, veio a óbito dia 22/05, em unidade da rede pública, em Salvador;

495º óbito – homem, 71 anos, residente em Salvador, portador de diabetes e hipertensão arterial, data de internação não informada, veio a óbito dia 21/05, em unidade da rede pública, em Salvador.

Faixa etária

Quanto ao sexo dos casos confirmados 44,96% foram do sexo feminino, 36,68% do sexo masculino e 18% sem informação. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 20,75% do total. O coeficiente de incidência por 1.000.000 de habitantes foi maior na faixa etária de 80 anos e mais (1.392,91/1.000.000 habitantes), indicando que o risco de adoecer foi maior nesta faixa etária, seguida da faixa de 30 a 39 anos (1.317,28/1.000.000 habitantes).

Ressaltamos que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Outras informações em www.saude.ba.gov.br/coronavirus.

Para acessar o boletim completo, com a lista de municípios com casos confirmados, clique aqui.

Critérios para os exames da Covid-19

No Sistema Único de Saúde (SUS), a coleta de amostras para a realização do exame RT-PCR, que é o padrão ouro para a identificação do genoma viral, deve ocorrer em cinco situações: pacientes internados com suspeita de coronavírus, independente da gravidade; pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG); profissionais de saúde com síndrome gripal suspeitos de Covid-19 ou que tenham tido contato com casos confirmados de coronavírus, mesmo que assintomáticos; pacientes que foram a óbito com suspeita de Covid-19, cuja coleta não pôde ter sido realizada em vida; e em indivíduos institucionalizados durante investigação de surtos da doença.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

Bahia tem mais 33 cidades com transporte suspenso; total chega a 225

Terça-feira, 26 de Maio de 2020 / Bahia

O transporte intermunicipal será suspenso em Adustina, Antônio Cardoso, Boa Vista do Tupim, Bom Jesus da Serra, Brumado, Campo Formoso, Cândido Sales, Cansanção, Cipó, Curaçá, Esplanada, Glória, Ibirapuã, Ipirá, Itanhém, Itapetinga, Jaborandi, Jiquiriçá, Jussari, Lajedão, Lamarão, Marcionílio Souza, Mascote, Nordestina, Nova Fátima, Ribeira do Amparo, Rio do Pires, Santa Brígida, Santa Cruz Cabrália, Sapeaçu, Serra Preta, Souto Soares e Utinga, a partir de quarta-feira (27). A decisão tem como objetivo conter o avanço do coronavírus na população baiana.

Ficam proibidas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.

A medida foi publicada na edição desta terça-feira (26) do Diário Oficial do Estado (DOE), que também autoriza a retomada do transporte em Dom Basílio, Lapão, Mairi, Presidente Dutra, Presidente Tancredo Neves, Rafael Jambeiro, São Gonçalo dos Campos, Saúde e Ubaíra, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de covid-19.

Lista de municípios

No total, a Bahia possui 225 municípios com restrição no transporte. São eles: Abaíra, Adustina, Água Fria, Aiquara, Alagoinhas, Amargosa, Amélia Rodrigues, Anagé, Anguera, Antônio Cardoso, Aporá, Apuarema, Araçás, Aracatu, Araci, Arataca, Aurelino Leal, Banzaê, Barra, Barra do Choça, Barra do Mendes, Barra do Rocha, Barreiras, Barro Preto, Barrocas, Belmonte, Bom Jesus da Serra, Brumado, Bom Jesus da Lapa, Boquira, Buerarema, Cachoeira, Campo Formoso, Cândido Sales, Cansanção, Cipó, Curaçá, Caém, Caetanos, Caetité, Cairu, Caldeirão Grande, Camacã, Camaçari, Camamu, Campo Alegre de Lourdes, Canavieiras, Candeias, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Cardeal da Silva, Castro Alves, Catu, Coaraci, Cocos, Conceição da Feira, Conceição do Almeida, Conceição do Coité, Conceição do Jacuípe, Condeúba, Cravolândia, Cristópolis, Cruz das Almas, Dário Meira, Dias D'Ávila, Encruzilhada, Entre Rios, Euclides da Cunha, Eunápolis, Esplanada, Feira de Santana, Floresta Azul, Gandu, Gongogi, Governador Mangabeira, Guanambi, Glória, Iaçu, Ibicaraí, Ibirapuã, Ipirá, Itanhém, Itapetinga, Ibirapitanga, Ibirataia, Igrapiúna, Ilhéus, Ipecaetá, Ipiaú, Irará, Irecê, Itabela, Itaberaba, Itabuna, Itacaré, Itaetê, Itagi, Itagibá, Itajuípe, Itamaraju, Itanagra, Itaparica, Itapé, Itapebi, Itapicuru, Itapitanga, Itarantim, Itatim, Itiúba, Itororó, Jacaraci, Jaborandi, Jiquiriçá, Jussari, Jacobina, Jaguarari, Jaguararipe, Jaguaquara, Jequié, Jitaúna, Juazeiro, Lafaiete Coutinho, Laje, Lajedo do Tabocal, Lajedão, Lamarão, Lauro de Freitas e Licínio de Almeida.

A suspensão inclui ainda Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Madre de Deus, Manoel Vitorino, Maracás, Maragogipe, Maraú, Marcionílio Souza, Mascote, Mata de São João, Medeiros Neto, Mirangaba, Mirante, Monte Santo, Morpará, Morro do Chapéu, Mucugê, Mucuri, Mundo Novo, Muritiba, Mutuípe, Nova Ibiá, Nova Soure, Nova Viçosa, Nordestina, Nova Fátima, Olindina, Oliveira dos Brejinhos, Ouriçangas, Paramirim, Paratinga, Pau Brasil, Paulo Afonso, Piripá, Piritiba, Pojuca, Ponto Novo, Porto Seguro, Potiraguá, Prado, Queimadas, Quixabeira, Remanso, Retirolândia, Riachão do Jacuípe, Riacho de Santana, Ribeira do Pombal, Rio Real, Rodelas, Ribeira do Amparo, Rio do Pires, Ruy Barbosa, Salvador, Santa Bárbara, Santa Luzia, Santa Maria da Vitória, Santaluz, Santanópolis, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Santo Estevão, São Desidério, São Félix, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Sátiro Dias, Santa Brígida, Santa Cruz Cabrália, Sapeaçu, Serra Preta, Souto Soares, Saubara, Seabra, Senhor do Bonfim, Serrinha, Simões Filho, Sobradinho, Taperoá, Teixeira de Freitas, Teofilândia, Ubaitaba, Ubatã, Umburanas, Una, Urandi, Uruçuca, Utinga,Valença, Valente, Várzea da Roça, Varzedo,Vera Cruz, Vereda, Vitória da Conquista, Wenceslau Guimarães e Xique-Xique.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

A Bahia registra 14.204 casos confirmados de coronavírus (Covid-19)

Segunda-feira, 25 de Maio de 2020 / Bahia

A Bahia registra 14.204 casos confirmados de coronavírus (Covid-19), o que representa 15,35% do total de notificações no estado. Os 17 óbitos contabilizados no boletim epidemiológico desta segunda-feira (25) referem-se a um período de 20 dias. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) determinou que a Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e a Corregedoria apurem as responsabilidades, bem como as circunstâncias que levaram a notificações tardias aos órgãos de vigilância.

Considerando o número de 14.204 casos confirmados, 3.965 recuperados e 477 óbitos, 9.762 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. Na Bahia, 2.106 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Os casos confirmados ocorreram em 249 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (63,02%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes foram de Uruçuca (4.483,65), Ipiaú (3.967,48), Itabuna (3.930,16), Salvador (3.084,59) e Itajuípe (2.830,51).

O boletim epidemiológico registra 36.402 casos descartados e 92.541 notificações em toda a Bahia. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h30 desta segunda-feira (25).

Taxa de ocupação

Na Bahia, dos 1.576 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19, 911possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 57,8%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 629 leitos exclusivos para o coronavírus, 454 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 72,2%. Cabe ressaltar que o número de leitos é flutuante, representando o quantitativo exato de vagas disponíveis no dia. Intercorrências com equipamentos, rede de gases ou equipes incompletas, por exemplo, inviabilizam a disponibilidade do leito. Ressalte-se que novos leitos são abertos progressivamente mediante o aumento da demanda.

Exames

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) realizou 45.509 exames do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro para identificar o genoma viral do coronavírus, no período de 1° de março a 25 de maio de 2020.

Óbitos

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 477 mortes pelo novo coronavírus.

461º óbito – homem, 91 anos, residente em Remanso, portador de doença cardiovascular, foi internado dia 21/05, veio a óbito dia 22/05, em unidade da rede privada, em Remanso;

462º óbito – homem, 81 anos, residente em Sobradinho, portador de hipertensão arterial e doença cardiovascular, foi internado dia 18/05 e veio a óbito dia 21/05, em unidade da rede pública, em Sobradinho;

463º óbito – mulher, 54 anos, residente em Salvador, portadora de anemia falciforme e doença hepática crônica, foi internada dia 30/04 e veio a óbito dia 24/05 em unidade da rede pública, em Salvador.

464º óbito – homem, 48 anos, residente em Salvador, portador de doença do sistema nervoso, foi internado dia 195 e veio a óbito dia 24/05, em unidade da rede pública, em Salvador;

465º óbito – mulher, 72 anos, residente em Salvador, sem comorbidades, foi internada dia 15/05 e veio a óbito dia 23/05, em unidade da rede pública, em Salvador;

466º óbito – homem, 71 anos, residente em Salvador, comorbidades não informado, foi internado dia 125 e veio a óbito dia 23/05, em unidade da rede pública, em Salvador;

467º óbito – homem, 60 anos, residente em Salvador, portador de hipertensão arterial foi internado dia 304 e veio a óbito dia 225, em unidade da rede pública, em Salvador;

468º óbito – mulher, 92 anos, residente em Aiquara, portadora de hipertensão arterial, foi internada dia 04/05 e veio a óbito dia 05/05, em unidade da rede pública, em Ipiaú;

469º óbito – mulher, 58 anos, residente em Salvador, portadora de hipertensão arterial, diabetes e obesidade, foi internada dia 07/05 e veio a óbito dia 22/05, em unidade da rede pública, em Salvador;

470º óbito – homem, 73 anos, residente em Salvador, portador de doença prostática, foi internado dia 12/05 e veio a óbito dia 22/05, em unidade da rede pública, em Salvador;

471º óbito – homem, 71 anos, residente em Salvador, portador de doença cardiovascular, doença renal crônica e hipotireoidismo, foi internado dia 15/05 e veio a óbito dia 16/05, em unidade da rede privada, em Salvador;

472º óbito – homem, 81 anos, residente em Salvador, portador de hipertensão arterial, doença cardiovascular, policitemia vera e síndrome de imobilidade, foi internado dia 18/05 e veio a óbito dia 22/05, em unidade da rede privada da capital baiana;

473º óbito – mulher, 96 anos, residente em Salvador, portadora de hipertensão arterial, diabetes, doença cardiovascular, doença respiratória, doença renal crônica e doença do sistema nervoso, foi internada dia 11/05 e veio a óbito dia 20/05, em unidade da rede privada da capital baiana;

474º óbito – homem, 62 anos, residente em Salvador, portador de hipertensão arterial e diabetes mellitus. Foi internado dia 12/05, veio a óbito dia 14/05, em hospital da rede pública, em Salvador;

475º óbito – mulher, 74 anos, residente em Feira de Santana, portadora de hipertensão arterial e diabetes mellitus, e doença cardiovascular. Foi internada dia 13/05 e veio a óbito dia 21/05, em hospital da rede pública, em Salvador;

476º óbito – mulher, 64 anos, residente em feira der Santana, portadora de hipertensão arterial, diabetes mellitus e insuficiência cardíaca. Deu entrada no hospital no dia 24/04, veio a óbito dia 18/05, em hospital da rede pública, em Salvador;

477º óbito – mulher, 69 anos, residente em Castro Alves, portadora diabetes mellitus. Deu entrada no hospital no dia 20/05 e veio a óbito no dia 20/05, em hospital da rede pública municipal, em Castro Alves.

Faixa etária

Quanto ao sexo dos casos confirmados, 44,45% foram do sexo feminino, 36,68% sexo masculino e 18% sem informação. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 21,25% do total. O coeficiente de incidência por 1.000.000 de habitantes foi maior na faixa etária de 80 ou mais (1.440,66 /1.000.000 habitantes), indicando que o risco de adoecer foi maior nesta faixa etária, seguida da faixa de 30 a 39 anos (1.315,97/1.000.000 habitantes).

Ressaltamos que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Outras informações em www.saude.ba.gov.br/coronavirus.

Para acessar o boletim completo, com a lista de municípios com casos confirmados, clique aqui..

Critérios para os exames da Covid-19

No Sistema Único de Saúde (SUS), a coleta de amostras para a realização do exame RT-PCR, que é o padrão ouro para a identificação do genoma viral, deve ocorrer em cinco situações: pacientes internados com suspeita de coronavírus, independente da gravidade; pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG); profissionais de saúde com síndrome gripal suspeitos de Covid-19 ou que tenham tido contato com casos confirmados de coronavírus, mesmo que assintomáticos; pacientes que foram a óbito com suspeita de Covid-19, cuja coleta não pôde ter sido realizada em vida; e em indivíduos institucionalizados durante investigação de surtos da doença.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

Barra do Mendes e Xique-Xique entram para lista de transporte suspenso

Segunda-feira, 25 de Maio de 2020 / Bahia

O transporte intermunicipal será suspenso em Barra do Mendes, Guanambi, Itaetê, Itapé, Riacho de Santana, Varzedo e Xique-Xique a partir deste domingo (24). A decisão tem como objetivo conter o avanço do coronavírus na população baiana, foi publicada no Diário Oficial deste sábado (23).

Ficam proibidas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.

A publicação oficial também autoriza a retomada do transporte em Coração de Maria e Tabocas do Brejo Velho, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de covid-19.

Veja os municípios com transporte intermunicipal suspenso pelo governo da Bahia:

No total, a Bahia possui 196 municípios com restrição no transporte. São eles: Abaíra, Água Fria, Aiquara, Alagoinhas, Amargosa, Amélia Rodrigues, Anagé, Anguera, Aporá, Apuarema, Araçás, Aracatu, Araci, Arataca, Aurelino Leal, Banzaê, Barra, Barra do Choça, Barra do Mendes, Barra do Rocha, Barreiras, Barro Preto, Barrocas, Belmonte, Bom Jesus da Lapa, Boquira, Buerarema, Cachoeira, Caém, Caetanos, Caetité, Cairu, Caldeirão Grande, Camacã, Camaçari, Camamu, Campo Alegre de Lourdes, Canavieiras, Candeias, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Cardeal da Silva, Castro Alves, Catu, Coaraci, Cocos, Conceição da Feira, Conceição do Almeida, Conceição do Coité, Conceição do Jacuípe, Condeúba, Cravolândia, Cristópolis, Cruz das Almas, Dário Meira, Dias D’Ávila, Dom Basílio, Encruzilhada, Entre Rios, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Floresta Azul, Gandu, Gongogi, Governador Mangabeira, Guanambi, Iaçu, Ibicaraí, Ibirapitanga, Ibirataia, Igrapiúna, Ilhéus, Ipecaetá, Ipiaú, Irará, Irecê, Itabela, Itaberaba, Itabuna, Itacaré, Itaetê, Itagi, Itagibá, Itajuípe, Itamaraju, Itanagra, Itaparica, Itapé, Itapebi, Itapicuru, Itapitanga, Itarantim, Itatim, Itiúba, Itororó, Jacaraci, Jacobina, Jaguarari, Jaguararipe, Jaguaquara, Jequié, Jitaúna, Juazeiro, Lafaiete Coutinho, Laje, Lajedo do Tabocal, Lapão, Lauro de Freitas e Licínio de Almeida.

A suspensão inclui ainda Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Madre de Deus, Mairi, Manoel Vitorino, Maracás, Maragogipe, Maraú, Mata de São João, Medeiros Neto, Mirangaba, Mirante, Monte Santo, Morpará, Morro do Chapéu, Mucugê, Mucuri, Mundo Novo, Muritiba, Mutuípe, Nova Ibiá, Nova Soure, Nova Viçosa, Olindina, Oliveira dos Brejinhos, Ouriçangas, Paramirim, Paratinga, Pau Brasil, Paulo Afonso, Piripá, Piritiba, Pojuca, Ponto Novo, Porto Seguro, Potiraguá, Prado, Presidente Dutra, Presidente Tancredo Neves, Queimadas, Quixabeira, Rafael Jambeiro, Remanso, Retirolândia, Riachão do Jacuípe, Riacho de Santana, Ribeira do Pombal, Rio Real, Rodelas, Ruy Barbosa, Salvador, Santa Bárbara, Santa Luzia, Santa Maria da Vitória, Santaluz, Santanópolis, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Santo Estevão, São Desidério, São Félix, São Francisco do Conde, São Gonçalo dos Campos, São Sebastião do Passé, Sátiro Dias, Saubara, Saúde, Seabra, Senhor do Bonfim, Serrinha, Simões Filho, Sobradinho, Taperoá, Teixeira de Freitas, Teofilândia, Ubaíra, Ubaitaba, Ubatã, Umburanas, Una, Urandi, Uruçuca, Valença, Valente, Várzea da Roça, Varzedo,Vera Cruz, Vereda, Vitória da Conquista, Wenceslau Guimarães e Xique-Xique.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Governo lança edital emergencial de R$ 15 milhões para beneficiar agricultores familiares baianos

Segunda-feira, 25 de Maio de 2020 / Bahia

Uma iniciativa para beneficiar 10 mil famílias de agricultores familiares baianos foi anunciada pelo governador Rui Costa nesta segunda-feira (25), durante o seminário virtual 'Parceria Mais Forte – Juntos Para Alimentar a Bahia'. Um edital emergencial foi lançado pelo Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, e destina R$ 15 milhões para os produtores de alimentos como hortaliças, frutas, raízes, tubérculos e plantas alimentícias não convencionais (PANC). A ideia é garantir a segurança alimentar e nutricional dos beneficiados e contribuir para que a oferta de alimentos básicos e saudáveis seja mantida e diversificada para todos os baianos.

O governador Rui Costa explicou que o edital irá auxiliar os pequenos produtores que tiveram seu trabalho impactado pelas restrições de produção impostas pela pandemia do novo Coronavírus. “O lançamento do edital ocorre com a intenção de fortalecer os pequenos agricultores diante do enorme cenário de crise provocado por essa pandemia. É um edital que valoriza a agricultura familiar e dá mais capilaridade ao setor. Com isso também conseguimos reforçar a economia dos municípios e fomentar a geração de empregos”. 

As inscrições serão feitas por meio de Manifestação de Interesse, disponível no endereço eletrônico www.car.ba.gov.br, onde também é possível encontrar o edital completo. A meta prevista é financiar 300 propostas, cada uma no valor de até R$ 50 mil. As propostas devem ter entre 20 e 40 beneficiários e estarem relacionadas à produção, comercialização e ao consumo de alimentos saudáveis.

Os interessados deverão encaminhar proposta elaborada com o apoio de uma instituição de assistência técnica e extensão rural (Ater), ou uma secretaria municipal de agricultura ou desenvolvimento rural, consórcio públicos territorial, que ofertem esses serviços de assistência técnica. O objetivo é garantir uma rápida implementação dos investimentos e o acompanhamento técnico posterior.

Poderão participar as associações e cooperativas da agricultura familiar, comunidades tradicionais, assentados da reforma agrária, fundo e fecho de pasto, quilombolas, indígenas e povos de terreiros que ainda não foram beneficiados pelos projetos Bahia Produtiva e Pró-Semiárido que são  executados pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Os recursos do edital são oriundos do Tesouro do Estado da Bahia e do Acordo de Empréstimo, firmado entre o Estado e o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento – BIRD, com a contrapartida dos beneficiários. 


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

24ª CIPM REALIZOU NESTE DOMINGO, 24, A OPERAÇÃO PELOTÕES EM AÇÃO EM TODA ÁREA DE ATUAÇÃO DA UNIDADE PM

Segunda-feira, 25 de Maio de 2020 / Bahia

Neste domingo, 24 de maio, foi realizada a Operação “Pelotões em Ação”, determinada e diretamente supervisionada pelo Major PM Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM, nas 11 Cidades de sua área de atuação, sob o comando do Sub Tenente PM Vitor Costa, onde foram empregados 37 Policiais Militares embarcados em 16 viaturas PM.

No período, que prolongou até o fim da noite, 289 pessoas foram abordadas, tanto visando coibir o tráfico de drogas e a circulação de armas de fogo, quanto no intuito de minimizar os índices de homicídios nas cidades, promovendo assim aproximação com a comunidade, demonstrando que a Polícia Militar está sempre pronta para Servir e Proteger. Também se deu continuidade no apoio a diversas barreiras estratégicas realizadas pelas Vigilâncias Sanitárias correspondentes aos diversos Municípios localizados na área de atuação da Unidade PM.

Além das pessoas, inúmeros veículos e bares foram abordados de modo que os cidadãos se sintam protegidos e orientações sejam dadas conforme a legislação vigente.

Contudo, diante das ações realizadas simultaneamente pelos bravos Policiais Militares de serviço nas 11 cidades, geraram-se inúmeras apreensões, demonstrando assim, a eficácia na aplicação desta Operação PM desencadeada pelo Comando da 24ª CIPM: Apreensão de 02 armas de fogo e 01 arma branca, retenção de 10 motocicletas e 01 automóvel por estar em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro e apreensão de 01 aparelho de sonoro por ter cometido poluição sonora.

"Elogio a atuação de todos Policiais Militares empregados na Operação, bem como os cidadãos que estão colaborando e compreendem o trabalho da Polícia Militar. Garanto a continuidade de Operações vigorosas como esta em toda área de atuação da 24ª CIPM." Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"

Jacobina, 25 de maio de 2020.
Vitor Costa - Subtenente PM
Chefe do Setor de Comunicação Social da 24ª CIPM

INSTAGRAM: https://instagram.com/24cipm?igshid=h8t25x89o29k
FACEBOOK: https://www.facebook.com/24cipmba/


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

Bahia alcança 13.899 casos de coronavírus e tem 460 óbitos

Segunda-feira, 25 de Maio de 2020 / Bahia

A Bahia registra 13.899 casos confirmados de coronavírus (Covid-19), o que representa 15,82% do total de casos notificados no estado e 460 óbitos. Do total de casos confirmados, 190 aguardam validação dos municípios. Ressalta-se que os óbitos registrados neste boletim não ocorreram nas últimas 24 horas. Devido a notificações tardias, os registros computam óbitos dos últimos 28 dias.

Considerando o número de 13.899 casos confirmados, 3.965 recuperados e 460 óbitos, 9.474 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. Na Bahia, 2.094 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Os casos confirmados ocorreram em 246 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (62,83%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes foram Uruçuca (4.239,97), Ipiaú (3.923,88), Itabuna (3.878,57), Ilhéus (3.172,61) e Salvador (2.998,59)

O boletim epidemiológico registra 35.981 casos descartados e 87.847 notificações em toda a Bahia. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h deste domingo (24).

Taxa de ocupação

Na Bahia, dos 1.475 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19, 728 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 49%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 610 leitos exclusivos para o coronavírus, 375 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 61,5%. Cabe ressaltar que o número de leitos é flutuante, representando o quantitativo exato de vagas disponíveis no dia. Intercorrências com equipamentos, rede de gases ou equipes incompletas, por exemplo, inviabilizam a disponibilidade do leito. Ressalte-se que novos leitos são abertos progressivamente mediante o aumento da demanda.

Exames

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) realizou 44.772 exames do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro para identificar o genoma viral do coronavírus, no período de 1° de março a 24 de maio de 2020.

Óbitos

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 460 mortes pelo novo coronavírus. Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até as 17 horas deste domingo (24).

414º óbito – mulher, 70 anos, residente em Salvador, portadora de diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmica. Internada dia 12/05, veio a óbito dia 18/05, em hospital público, em Salvador;

415º óbito – homem, 52 anos, residente em Salvador, portador de obesidade e hipertensão arterial sistêmica. Internado dia 14/05, veio a óbito dia 19/05 em hospital público, em Salvador;

416º óbito – homem, 77 anos, residente em Salvador, sem comorbidades. Internado dia 18/05, veio a óbito no mesmo dia (18/05), em hospital público, em Salvador;

417º óbito – homem, 84 anos, residente em Salvador, portador de obstrução intestinal. Internado dia 22/04, veio a óbito dia 07/05, em hospital público, em Salvador;

418º óbito – homem, 54 anos, residente em Salvador, portador de diabetes mellitus e hipertensão arterial. Internado dia 08/05, veio a óbito dia 17/05, em hospital público, em Salvador;

419º óbito – homem, 68 anos, residente em Salvador, portador de diabetes mellitus e hipertensão arterial. Internado dia 06/05, veio a óbito dia 20/05, em hospital público, em Salvador;

420º óbito – homem, 60 anos, residente em Salvador, portador de diabetes mellitus e doença cardiovascular crônica. Internado dia 01/05, veio a óbito dia 16/05, em hospital público, em Salvador;

421º óbito – homem, 52 anos, residente em Salvador, portador de doença renal e insuficiência renal crônicas. Sem data de internação, foi a óbito dia 17/05, em hospital público, em Salvador;

422º óbito – homem, 83 anos, residente em Salvador, portador de hipertensão arterial, doença pulmonar prévia e doença renal. Internado dia 28/04, veio a óbito dia 15/05, em hospital da rede particular, em Salvador;

423º óbito – mulher, 82 anos, residente em Salvador, portadora de diabetes mellitus e obesidade. Sem data de internação, foi a óbito dia 17/05, em hospital da rede particular, em Salvador;

424º óbito – homem, 59 anos, residente em Salvador, portador de insuficiência cardíaca congestiva e miocardiopatia isquêmica. Internado dia 05/05, veio a óbito no mesmo dia (05/05), em hospital público, em Salvador;

425º óbito – homem, 69 anos, residente em Salvador, portador de doença pulmonar obstrutiva crônica e insuficiência cardíaca grave. Sem data de internação, veio a óbito dia 26/04, em hospital da rede privada, em Salvador;

426º óbito – mulher, 59 anos, residente em Salvador, portadora de artrite reumatóide. Sem data de admissão, veio a óbito dia 16/05, em unidade pública, em Salvador;

427º óbito – homem, 93 anos, residente em Salvador, portador de hipertensão arterial. Sem data de internação, veio a óbito dia 20/05, em hospital da rede particular, em Salvador;

428º óbito – mulher, 88 anos, residente em Salvador, cardiopata e hipertensa. Sem data de internação, veio a óbito dia 19/05, em hospital da rede particular, em Salvador;

429º óbito – homem, 63 anos, residente em Salvador, portador de insuficiência cardíaca congestiva. Sem data de internação, veio a óbito dia 10/05, em hospital da rede pública, em Salvador;

430º óbito – homem, 72 anos, residente em Salvador, portador de insuficiência renal crônica e diabetes mellitus. Sem data de internação, veio a óbito dia 08/05, em hospital da rede pública, em Salvador;

431º – óbito – homem, 59 anos, residente em Salvador, portador de anemia falciforme e insuficiência renal aguda. Sem data de internação, foi a óbito dia 11/05, em hospital da rede pública, em Salvador;

432º óbito – homem, 38 anos, residente em Salvador, portador de diabetes mellitus. Sem data de internação, foi a óbito dia 08/05, em hospital da rede pública, em Salvador;

433º óbito – mulher, 60 anos, residente em Salvador, sem comorbidades. Sem data de internação, veio a óbito dia 12/05, em hospital da rede pública, em Salvador;

434º óbito – homem, 46 anos, residente em Salvador, portador de hipertensão arterial. Sem data de internação, veio a óbito dia 10/05, em hospital da rede pública, em Salvador;

435º óbito – homem, 64 anos, residente em Salvador, sem comorbidade, data de internamento não informada, veio a óbito dia 14/05, em unidade da rede pública, em Salvador.

436º óbito – mulher, 75 anos, residente em Salvador, comorbidades diabetes e hipertensão arterial, data de internamento não informada, veio a óbito dia 09/05, em unidade da rede pública, em Salvador.

437º óbito – homem, 33 anos, residente em Salvador, sem comorbidades, data de internamento não informada, veio a óbito dia 14/05, em unidade da rede pública, em Salvador;

438º óbito – mulher, 50 anos, residente em Salvador, portadora de diabetes mellitus. Sem data de internação informada, veio a óbito dia 14/05, em hospital da rede pública, em Salvador;

439º óbito – homem, 84 anos, residente em Salvador, portador de diabetes mellitus. Sem data de internação informada, veio a óbito dia 15/05, em hospital da rede pública, em Salvador;

440º óbito – mulher, 81 anos, residente em Salvador, portadora de sequelas de acidente cardiovascular (AVC). Sem data de internação informada, veio a óbito dia 17/05, em hospital da rede pública, em Salvador;

441º óbito – mulher, 61 anos, residente em Salvador, portadora de hipertensão arterial e obesidade. Sem data de internação informada, veio a óbito dia 20/05, em hospital da rede pública, em Salvador;

442º óbito – homem, 82 anos, residente em Salvador, sem comorbidades. Sem data de internação informada, veio a óbito dia 20/05, em hospital da rede federal, em Salvador;

443º óbito – mulher, 87 anos, residente em Salvador, portadora de senilidade, veio a óbito dia 21/05, em hospital da rede privada, em Salvador;

444º óbito – mulher, 63 anos, residente em Salvador, sem comorbidades. Sem data de internação informada, veio a óbito dia 21/05, em hospital da rede privada, em Salvador;

445º óbito – mulher, 49 anos, residente em Salvador, portadora de diabetes mellitus, e hipertensão arterial, veio a óbito dia 17/05, em seu domicílio, em Salvador;

446º óbito – mulher, 61 anos, residente em Salvador, portadora de diabetes mellitus e hipertensão arterial, veio a óbito dia 14/05, em seu domicílio, em Salvador;

447º óbito – mulher, 69 anos, residente em Salvador, sem comorbidades. Sem data de internação, veio a óbito dia 12/05, em unidade da rede pública, em Salvador;

448º óbito – homem, 69 anos, residente em Salvador, portador de hipertensão arterial e cardiopatia não especificada. Sem data de internação informada, veio a óbito dia 20/05, em hospital da rede pública, em Salvador;

449º óbito – mulher, 79 anos, residente em Salvador, portadora de demência. Internada dia 12/05, veio a óbito dia 19/05, em hospital da rede privada, em Salvador;

450º óbito – homem, 57 anos, residente em Salvador, comorbidade diabetes, internado no di15/05, veio a óbito dia 22/05, em unidade filantrópica, em Salvador;

451º óbito – mulher, 67 anos, residente em Salvador, comorbidades diabetes e hipertensão arterial, internada no dia 07/05, veio a óbito dia 13/05, em unidade da rede pública, em Salvador;

452º óbito – mulher, 68 anos, residente em Salvador, comorbidade neoplasia, internada dia 05/05, veio a óbito dia 17/05, em unidade da rede pública, em Salvador;

453º óbito – homem, 71 anos, residente em Ilhéus, sem comorbidades, internado no dia 07/05, veio a óbito dia 16/05, em unidade da rede pública, em Ilhéus;

454º óbito – homem, 102 anos, residente em Ilhéus, comorbidade hipertensão arterial, internado no dia 04/05, veio a óbito dia 16/05, em unidade da rede pública, em Ilhéus;

455º óbito – homem, 84 anos, residente em Ilhéus, comorbidade hipertensão arterial, internado no dia 08/05, veio a óbito dia 12/05, em unidade da rede pública, em Ilhéus;

456º óbito – mulher, 72 anos, residente em Ilhéus, sem comorbidades, internada no dia 14/05, veio a óbito dia 22/05, em unidade da rede privada, em Ilhéus;

457º óbito – mulher, 67 anos, residente em Uruçuca, comorbidade hipertensão arterial, internada no dia 02/05, veio a óbito dia 02/05, em unidade da rede pública, em Uruçuca;

458º óbito – mulher, 86 anos, residente em Uruçuca, comorbidades hipertensão arterial e diabetes, internada no dia 27/04, veio a óbito dia 17/05, em unidade da rede privada, em Ilhéus;

459º óbito – mulher, 64 anos, residente em Itacaré, comorbidade diabetes e hipertensão arterial, internada no dia 04/05, veio a óbito dia 16/05, em unidade da rede pública, em Ilhéus;

460º óbito – homem, 66 anos, residente em Uruçuca, comorbidade hipertensão arterial, internado no dia 06/04, veio a óbito dia 17/05, em unidade da rede pública, em Salvador.

Faixa etária

Quanto ao sexo dos casos confirmados, 44,05% foram do sexo feminino, 36,49% do sexo masculino e 19% sem informação. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 21,81% do total. O coeficiente de incidência por 1.000.000 de habitantes foi maior na faixa etária de 80 ou mais (1.462,60/1.000.000 habitantes), indicando que o risco de adoecer foi maior nesta faixa etária, seguida da faixa de 30 a 39 anos (1.321,64/1.000.000 habitantes).

Ressaltamos que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Outras informações em www.saude.ba.gov.br/coronavirus.

Para acessar o boletim completo, com a lista de municípios com casos confirmados, clique aqui.

Critérios para os exames da Covid-19

No Sistema Único de Saúde (SUS), a coleta de amostras para a realização do exame RT-PCR, que é o padrão ouro para a identificação do genoma viral, deve ocorrer em cinco situações: pacientes internados com suspeita de coronavírus, independente da gravidade; pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG); profissionais de saúde com síndrome gripal suspeitos de Covid-19 ou que tenham tido contato com casos confirmados de coronavírus, mesmo que assintomáticos; pacientes que foram a óbito com suspeita de Covid-19, cuja coleta não pôde ter sido realizada em vida; e em indivíduos institucionalizados durante investigação de surtos da doença.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

RONDESP/Chapada: Motorista é preso com droga e embriaguez ao volante em Itaberaba/BA

Domingo, 24 de Maio de 2020 / Bahia

Na noite deste sábado (23/05), Guarnições da RONDESP/Chapada, encontravam-se em patrulhamento na cidade de Itaberaba, na via principal de acesso aos predinhos, quando avistaram o veículo Ford Fusion, placa EMG-6540, licença de São Paulo.

Sendo necessário a abordagem, que após realizada foram encontrados no veículo quatro pinos de cocaína. Além disso, constatou-se que o condutor estava em visível estado de embriaguez.

Devido às circunstâncias, houve a condução do autor até a Polícia Rodoviária Federal, onde foi realizado teste de alcoolemia, comprovando níveis alterados.

Em seguida, o indivíduo e os objetos fora apresentados na sede da 12ª COORPIN/Itaberaba para medidas cabíveis.

CPR - CHAPADA RONDESP CHAPADA


Blogbraga/Reportagem Marlon/CPR - CHAPADA RONDESP CHAPADA

Compartilhar no Whatsapp

Bahia investe mais de R$ 500 milhões em obras na Saúde

Domingo, 24 de Maio de 2020 / Bahia

O Governo do Estado está investindo cerca de R$ 500 milhões em mais de 200 obras de construção, ampliação, reforma, manutenção e convênios na área da saúde. Somente em intervenções voltadas para a abertura de novos leitos em unidades de coronavírus (Covid-19), o montante supera R$ 41 milhões.

De acordo com o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, a pasta tem aproximadamente 40 convênios com os municípios, a exemplo da construção de leitos de UTI em Bom Jesus da Lapa, Senhor do Bonfim, Paulo Afonso e Caetité. “A saúde sempre foi uma bandeira prioritária do governador Rui Costa, que tem feito um enorme esforço fiscal para ampliar e descentralizar a assistência de média e alta complexidade pelo interior, com a construção de policlínicas, hospitais e leitos de UTI”, afirmou o secretário.

Além dos convênios, cerca de 110 obras de diferentes portes e complexidades estão em curso. São Unidades Básicas de Saúde (UBS), academias de saúde, Policlínicas e Hospitais. Destaque para os hospitais Metropolitano, em Lauro de Freitas; Geral Clériston Andrade 2, em Feira de Santana; Maternidade Regional, em Camaçari; Afrânio Peixoto, em Vitória da Conquista, bem como as policlínicas em Ribeira do Pombal, Brumado, Eunápolis, Itaberaba, Serrinha e Salvador. “São mais de 300 novos leitos ao somarmos apenas os hospitais erguidos em Lauro de Freitas e Feira de Santana, que serão entregues em até 45 dias”, ressaltou Vilas-Boas.

Coronavírus

O investimento total em obras civis e de climatização voltadas para a abertura de leitos Covid-19 superam os R$ 41 milhões, com intervenções em unidades em diversos municípios, a exemplo de Salvador, Feira de Santana, Barreiras, Ilhéus e Paulo Afonso.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

Rui Costa sanciona lei que antecipa feriados na Bahia

Sábado, 23 de Maio de 2020 / Bahia

No fim da manhã deste sábado (23), o governador Rui Costa sancionou a lei que antecipa para todas as cidades do estado os feriados de São João (24/06) e da Independência da Bahia (02/07) para as próximas segunda e terça-feira (25 e 26/05), respectivamente. A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou o projeto, de autoria do Poder Executivo, durante votação extraordinária realizada hoje.

Na quarta-feira, dia 27 de maio, os municípios baianos que desejarem poderão antecipar um feriado municipal previsto para este ano. Em Salvador, por exemplo, o prefeito ACM Neto antecipou o feriado de 8 de dezembro, referente aos festejos de Nossa Senhora da Conceição da Praia, para o dia 27/05. Feira de Santana, Lauro de Freitas, Itabuna, Ilhéus, Jequié, Candeias, Ipiaú e Camaçari também vão antecipar feriados municipais para a próxima quarta-feira.

Todas as entidades, inclusive as bancárias, deverão seguir o que determina a legislação estadual, municipal e federal. Neste caso específico, a lei estadual determina que segunda e terça serão feriados, portanto os bancos estão proibidos de funcionar.

Quinta e sexta

Em decreto publicado no Diário Oficial deste sábado, o governador Rui Costa também determinou a suspensão dos serviços não essenciais nos dias 28 e 29/05 (quinta e sexta da próxima semana) em nove cidades com mais de cem casos confirmados da Covid-19: Salvador, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Itabuna, Ilhéus, Jequié, Candeias, Ipiaú e Camaçari. Nestes locais, será permitido apenas o funcionamento das agências bancárias, farmácias, indústrias, limpeza pública, manutenção urbana, supermercados e outros serviços relacionados à saúde e à segurança. 

Em transmissão ao vivo nas redes sociais, o governador Rui Costa anunciou as medidas ontem (22) e destacou que esta antecipação tem por finalidade reduzir a taxa de disseminação do novo coronavírus, que hoje está em pouco mais de 5% na Bahia.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

RONDESP/Chapada: Homem morre durante intervenção policial em Itaberaba/BA

Sábado, 23 de Maio de 2020 / Bahia

Guarnição da RONDESP/Chapada, na manhã desta sexta-feira 22/05, após informações sobre ocorrência de tráfico de drogas no bairro Escurinha, na cidade de Itaberaba/BA, ao fazer a averiguação no local da denúncia, um indivíduo ao visualizar a Guarnição passou a efetuar disparos de arma de fogo.

Momento em que houve o revide a injusta agressão, que após cessar os disparos observou-se que o suspeito estava caído ao solo com uma pistola próximo ao corpo e uma sacola plástica contendo certa quantidade de maconha.

Imediatamente o residente foi socorrido para UPA de Itaberaba, onde posteriormente foi constatado o óbito.

Na ação foi aprendido:

• 1 Pistola Taurus calibre 7.65 
• 1 Carregador com 4 Munições intactas
• 1/2 Tablete de maconha
• 13 porções da mesma erva.

CPR - CHAPADA - RONDESP CHAPADA


Blogbraga/Reportagem: Marlon/CPR - CHAPADA RONDESP CHAPADA

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
Minas Aço Extreme PM Casa da Informática G7 NET Mineiros Oeste Manutenção Oeste Beton P&F Guarda Municipal LH Madeiras Casa do Marceneiro Neli Paraíba Delicia Polícia Civil DBT Ofertas - Hiper Santo Antonio Vida Farma Luz motos Casa da Ferramenta Odontolessa CISO ASMAT Dupará Açaí Sportime Grupo Marabá Midori Paisagismo AFS Online Celulares Contabilidade Rondon Dique Denuncia DPVAT Barreiras Imperial Global ORIX Jaú Sutrans