SDR Bahia São Camilo

SICREDI
Corbã
Ação
NOTÍCIAS

BARREIRAS: RONDESP OESTE HOMENAGEIA TEM PM SANCHES PELOS BONS SERVIÇOS PRESTADOS

Sexta-feira, 01 de Outubro de 2021 / Região

Na quinta-feira (30), foi realizada uma reunião de despedida do TEN PM SANCHES, pelo fato do mesmo ter sido transferido para o 10º BEIC.

O Oficial deixa a unidade tendo prestado um excelente serviço. Como forma de agradecimento, o Comandante, Maj PM Araken, Oficiais e praças, homenagearam o Tenente, entregando-lhe um certificado de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados.

Dentre outras lembranças, bem como lhe conferiu o título de padrinho do Canil Rondesp Oeste. Durante o tempo em que ali serviu, o Ten PM Sanches se dedicou e contribuiu para a manutenção e crescimento do bom nome do Braço forte do Oeste baiano.

”PMBA, uma Força a serviço do cidadão.”


BlogBraga: Repórter Paiva/ RONDESP OESTE

Compartilhar no Whatsapp

Casal é preso suspeito de agir como "olheiro" para assassinos de pediatra morto dentro de clínica em Barra/BA

Sexta-feira, 01 de Outubro de 2021 / Região

Um casal foi preso nesta quinta-feira (30) suspeito de agir como "olheiro" para os assassinos do pediatra Júlio César, morto dentro da clínica onde trabalhava, no município de Barra, no oeste da Bahia.

Segundo a Polícia Civil, os dois mandados de prisão temporária foram cumpridos por policiais da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Irecê) e da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação do Departamento de Polícia do Interior (Cati/Depin) da Sede e da Chapada.

De acordo com as investigações da Coorpin e da Delegacia Territorial de Barra, as duas pessoas agiram como "olheiros" para os executores do crime. A função da dupla era de informar o momento da chegada do médico na clínica e a sua entrada no consultório.

A polícia informou que durante interrogatório, os dois suspeitos admitiram que estavam na clínica para informar os passos de Júlio César. Um deles confessou que enviou uma mensagem pelo celular para o mandante do crime, avisando que o médico já estava no consultório.

Ainda segundo a Polícia Civil, o mandante do crime está foragido e continua sendo procurado.

Os amigos do pediatra Júlio Cesar de Queiroz Teixeira fizeram uma homenagem para o médico na noite de quarta-feira (29), na cidade de Barra.

Um dia antes, familiares do pediatra questionaram a Polícia Civil, que informou que o caso tinha sido elucidado. O documento divulgado afirma que o crime teria sido encomendado por um homem, que seria o companheiro de uma mulher que teria sido assediada pela vítima.

Busca pelo mandante do crime

Apesar das prisões do autor do crime e do cúmplice, a polícia ainda tenta encontrar o mandante do crime. Na segunda-feira (27), o suspeito de atirar contra o médico foi preso, no município de Barra. Ele foi identificado como Jefferson Ferreira. O cúmplice, que levou o atirador até a clínica, também já foi detido. O nome dele não foi divulgado.

De acordo com a polícia, a motocicleta e o capacete utilizados no dia crime foram apreendidos com o suspeito. No dia do crime, o homem entrou na clínica usando o equipamento na cabeça.

Denúncias sobre abuso sexual

Até a manhã desta terça-feira (28), a polícia afirmava que apurava se o pediatra foi assassinado após alertar uma família sobre uma criança atendida por ele, que apresentou sinais de abuso sexual.

O caso teria ocorrido no ano de 2016, em Buritirama, cidade que fica na mesma região. O delegado disse que foi Informado sobre a situação pela família do pediatra.

O irmão dele, Lula Teixeira, também falou sobe o caso com o g1, na sexta-feira (24). A polícia vai investigar se a morte foi causada por vingança.

Lula disse que a esposa do médico assassinado trabalhava como enfermeira e atuava com o marido nos atendimentos. Ela presenciou o crime, que ocorreu no momento em que Júlio César fazia o segundo atendimento do dia.

Além da mulher, dois funcionários e uma criança, que estava acompanhada por responsável, presenciaram o assassinato. A polícia não informou se as testemunhas já prestaram depoimento.

O médico pediatra foi morto dentro do consultório que ele prestava atendimento, em uma clínica particular de Barra. O crime aconteceu na manhã da última quinta-feira (23).

Segundo a polícia, o pediatra foi atingido por quatro tiros, um deles na cabeça. Ele chegou a ser socorrido por outros funcionários da clínica e foi levado para um hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos.

Apesar da suspeita de que o crime tenha sido cometido por vingança, o irmão do médico contou ao g1 que não entende o motivo, já que ele era conhecido pela boa relação com todos.

"Os colegas estão todos sem acreditar. Era um cara que vivia para trabalhar, muito correto, direito. Não se envolvia com malandragens, não era um homem de exageros. Um cara sempre responsável", afirmou Lula Teixeira.

O pediatra atendia em pelo menos cinco cidades da região, além do Hospital Roberto Santos, na capital baiana.

"Ele sempre foi um cara longe de desavenças, de confusões, sempre foi unanimidade na cidade, sempre foi um cara solícito, profissional, um cidadão que sempre se deu bem com todos", disse o irmão da vítima.

Júlio César tinha dois filhos, de 5 e 8 anos de idade. Ele era o mais novo de três irmãos. Nasceu em Xique-Xique, no norte da Bahia, estudou em Salvador e se formou em medicina na cidade de Maceió, em Alagoas.


Blogbraga/G1

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: INDIVÍDUO É IMOBILIZADO POR POPULARES E APRESENTADO À POLÍCIA APÓS TENTAR ROUBAR FIOS DE COBRE PELA SEGUNDA VEZ.

Sexta-feira, 01 de Outubro de 2021 / Região

O acusado de furtar fios de cobre

Um indivíduo de 18 anos, residente no bairro Boa Sorte em Barreiras, foi preso em flagrante pela Polícia Militar, acusado de tentar roubar fios de cobre em uma casa em construção no bairro São Miguel.

De acordo com a Polícia, o indivíduo já teria invadido a residência e furtado certa quantia de fios de cobre na quarta-feira (29), e tentado repetir o furto nessa quinta-feira (30) no mesmo local, no entanto, já em alerta, populares flagraram a ação e imobilizaram o indivíduo acionando a Polícia Militar.

O mesmo foi apresentado na delegacia de Polícia.


BlogBraga: Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Homem é assassinado dentro de casa com golpes de faca em Bom Jesus da Lapa/BA

Sexta-feira, 01 de Outubro de 2021 / Região

Foi noticiado na DT - Delegacia Territorial pelo Plantão da 38ª CIPM, a ocorrência de um homicídio por volta das 13h desta quinta-feira (30), que teve como vítima a pessoa de nome Enivaldo Santos Dias, 39 anos. O crime ocorreu na rua Vasco da Gama, Vila Nova, em Bom Jesus da Lapa/BA.

Segundo informações da companheira de Enivaldo (vítima), o autor de nome Gilvan, alcunha "BESOURO", adentrou em sua residência domiciliar e com uma faca em punho, desferiu 04 golpes na região do tórax do seu marido, que estava deitado na sala da casa. O mesmo não resistiu aos ferimentos evoluindo à óbito no local do fato.

O DPT foi acionado e o corpo encaminhado para o IML do referido município.  A motivação a esclarecer.


Blogbraga/24ª COORPIN/Bom Jesus da Lapa

Compartilhar no Whatsapp

PRF APREENDE COCAÍNA E CRACK EM BARREIRAS (BA)

Sexta-feira, 01 de Outubro de 2021 / Região

Com as drogas apreendidas, depois de misturadas e fracionadas, seria possível produzir milhares de unidades para consumo.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na manhã desta sexta-feira (01), 4,45 quilos de cocaína e mais uma porção de crack, na BR-242, em Barreiras, região oeste da Bahia. Um homem foi preso.

Por volta das 05h05, os policiais abordaram um motorista que conduzia um Fiat/Uno Vivace.

Na entrevista, a equipe notou um nervosismo incomum e informações desencontradas por parte do condutor. Ao realizarem buscas no interior do carro, os policiais encontraram as drogas escondidas no painel do veículo.

Foram retirados 4 tabletes de cocaína, pesando 4,45 kg e mais uma porção de crack, com peso de 1 grama.

Questionado, o motorista, de 60 anos, morador de Aparecida de Goiânia (GO), disse que ganharia 4.000 reais para transportar as drogas até Feira de Santana (BA).

Diante dos fatos, o idoso foi preso e conduzido para a Polícia Civil para o registro do crime de tráfico de drogas.


BlogBraga: Repórter Paiva/ PRF-BARREIRAS/BA

Compartilhar no Whatsapp

ATUAÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL É DESTACADA DURANTE SESSÃO ESPECIAL DA CÂMARA DE VEREADORES DE BARREIRAS

Sexta-feira, 01 de Outubro de 2021 / Região

João Oliveira comandante GCM; Otoniel Teixeira presidente da Câmara; Junior Sampaio Secretário de Segurança

Uma sessão especial realizada nesta quarta-feira (29), na Câmara de Vereadores de Barreiras, destacou a atuação da Guarda Civil Municipal (GCM) durante os 19 anos de prestação de serviços, em Barreiras. O evento foi conduzido pelo presidente da casa legislativa Otoniel Teixeira e contou com a presença do comandante da GCM João Oliveira, subcomandante Rejane Pimentel, de inspetores, um efetivo composto por mais de 60 guardas municipais, e ainda, o secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, Junior Sampaio e vereadores.

GCM Barbosa 

O guarda municipal Barbosa ocupou a tribuna para fazer uma apresentação que detalhou os principais serviços oferecidos pela instituição que, além de atuar nas ações fiscalizatórias, proteção do patrimônio público e trânsito, esteve na linha de frente de combate à Covid-19. A explanação foi um relatório abrangente do ano de 2002 até 2021. “Em 19 anos de atuação esta foi a primeira vez que tivemos a oportunidade de ocupar este espaço e expor à população uma prestação de contas sobre o trabalho que realizamos no dia a dia”, disse o comandante João Oliveira.

Composta por um efetivo de 142 guardas, destes, 29 mulheres e 113 homens, a GCM conquistou, por intermédio da atual gestão de Barreiras, a carteira profissional válida em todo território nacional, recebeu equipamentos necessários ao desenvolvimento das atividades como os coletes balísticos e em breve estará instalada em uma nova sede, totalmente estruturada para bem acomodar os profissionais. O espaço conta, entre outras dependências, de refeitório, auditório, salas de comando, ouvidoria, operações de rádio, estacionamento e de convivência.

“Sem dúvida, nesta gestão houve uma atenção merecida para esta instituição, o novo quartel está pronto e sendo equipado com mobiliário, computadores e demais instrumentos que facilitarão e darão mais conforto aos profissionais, além disso, estão sendo adquiridos de dois a três veículos que em breve garantirão o reforço nas rondas e no trabalho dos guardas. Estar na Câmara hoje é muito importante para a divulgação desta importante prestação de serviço oferecida para o cidadão barreirense”, destacou o secretário Júnior Sampaio.

Sobre a Guarda Civil Municipal –  A Guarda Civil Municipal de Barreiras possui 19 anos de atuação, foi criada segundo o Art.75 da Lei Orgânica do Município e regulamentada pela Lei 192/93, tem como finalidade proteger o patrimônio público, suas instalações, o meio ambiente do Município, bem como colaborar nas ações da defesa civil e na prestação de outros serviços à comunidade. O quartel está instalado provisoriamente no Parque Engenheiro Geraldo Rocha até que seja transferido para a nova sede, no bairro Vila Dulce.


BlogBraga: Repórter Paiva/ DIRCOM

Compartilhar no Whatsapp

CRISTÓPOLIS: GUARNIÇÃO DA 83ª CIPM / 5⁰ PELOTÃO PRENDE EM FLAGRANTE CONDUTOR DE VEÍCULO POR CRIMES DE TRÂNSITO

Sexta-feira, 01 de Outubro de 2021 / Região

 

Nessa quarta-feira (29), por volta das 17h10min, a guarnição do 5º Pelotão PM/ CRISTÓPOLIS, foi informada sobre um acidente de trânsito tipo atropelamento, ocorrido na Rua Nossa Senhora de Fátima, centro de Cristópolis.

De imediato, a guarnição deslocou a bordo da viatura 9.8314 até o local, constatando a veracidade do fato.

O condutor do veículo Ford/Fiesta, cor vermelha, placa de Goiânia-GO, iniciais A. J, 36 anos, em visível estado de embriaguez, atropelou dois pedestres estudantes, seguiu dirigindo, só parando após chocar em um veículo VW/GOLF, cor preta q estava estacionado. Um estudante (16 anos), foi socorrido para o hospital municipal de Cristópolis, ficando aos cuidados do médico plantonista.

O autor/condutor do veículo, foi conduzido e apresentado à autoridade policial na Delegacia Territorial de Barreiras, autuado em flagrante delito pela conduta prevista na LEI 9.503/1997 - CTB, Art. 304 (Omissão de Socorro) e 306 (Embriaguez ao volante).

MATERIAL APREENDIDO:

Veículo Ford/Fiesta, cor vermelha, placa de Goiânia-GO

POLÍCIA MILITAR DA BAHIA

"PMBA, uma Força a serviço do cidadão "

83ª CIPM/Barreiras

"A Paz é Fruto da Justiça"


BlogBraga: Repórter Paiva/ 83 CIPM/ 5º PEL. PM CRISTÓPOLIS

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: BOLETIM INFORMATIVO CORONAVÍRUS 19.909 CASOS POSITIVOS PARA COVID-19 DESDE A PANDEMIA, 19.567 PACIENTES RECUPERADOS E 322 ÓBITOS

Sexta-feira, 01 de Outubro de 2021 / Região

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje não houve coleta de amostras de casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID – 19).

Informa ainda, que no dia de hoje foram concluídos 31 (trinta e um) resultados, sendo que 24 (vinte e quatro) testaram negativos e 07 (sete) testaram positivos. Os 24 (vinte e quatro) casos que testaram negativos trata-se de 11 (onze) pessoas do sexo feminino com idades entre 30 e 59 anos, e 13 (treze) pessoas do sexo masculino com idades entre 01 e 37 anos.

Já os 07 (sete) casos que testaram positivos, trata-se de 05 (cinco) pessoas do sexo feminino, com idades entre 05 e 45 anos. Todas foram sintomáticas. E 02 (duas) pessoas do sexo masculino, com idades entre 14 e 75 anos. Destes, 01 (um) foi sintomático e 01 (um) preencheu requisitos para coleta.

Dos 07 (sete) casos que testaram positivos, todos foram confirmados mediante Testes Rápidos, assim como 18 (dezoito) dos 24 (vinte e quatro) que testaram negativos, totalizando 25 (vinte e cinco) que não foram diminuídos dos 21 (vinte e um) que aguardavam resultados.
A Secretaria de Saúde registra atualmente 19.909 (dezenove mil novecentos e nove) casos confirmados por RT-PCR e Testes Rápidos. Destes, 19.567 (dezenove mil e quinhentos e sessenta e sete) estão recuperados, 18 (dezoito) estão em isolamento domiciliar, 02 (dois) pacientes estão internados e o município registra 322 (trezentos e vinte e dois) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 15 (quinze).

Barreiras contabiliza 50.990 (cinquenta mil novecentos e noventa) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 29.958 (vinte e nove mil novecentos e cinquenta e oito) negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.


BlogBraga: Repórter Paiva/ DIRCOM

Compartilhar no Whatsapp

RIACHÃO DAS NEVES: MOTOQUEIRO MORRE NA HORA AO COLIDIR VIOLENTAMENTE CONTRA UMA CERCA DE ARAME FARPADO NA ZONA RURAL

Quinta-feira, 30 de Setembro de 2021 / Região

O mecânico Adailton da Cruz Oliveira, 28 anos, natural de Riachão das Neves (Ba), residente no distrito de Cariparé, zona rural de Riachão das Neves, morreu na hora ao colidir violentamente contra uma cerca de arame farpado. O acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira (30).

De acordo com registro policial, Adailton voltava de um evento festivo, conduzindo uma motocicleta Honda CG 125, preta numa estrada vicinal nos Gerais, zona rural, quando perdeu o controle numa curva e colidiu contra a cerca.

Adailton estava acompanhado de sua namorada que segundo informações, ficou bastante ferida e foi socorrida, não temos notícias sobre seu estado de saúde.

A delegacia acionou o Departamento de Polícia Técnica que enviou uma equipe para a perícia no local e remoção do corpo para o necrotério, onde passará por exames e depois será liberado aos parentes para sepultamento.


BlogBraga: Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: CIDADÃO É VÍTIMA DO GOLPE DO CARTÃO TROCADO NO CAIXA ELETRÔNICO

Quinta-feira, 30 de Setembro de 2021 / Região

Um cidadão natural de Wanderley (Ba), foi mais uma vítima do golpe da troca de cartão bancário enquanto usava o caixa eletrônico da agência da Caixa Econômica Federal localizada ao lado de um posto de combustível na Av. Antonio Carlos Magalhães em Barreiras. O golpe aconteceu no domingo (26) e um Boletim de Ocorrência foi registrado.

A vítima disse que o criminoso se aproximou educadamente bem no instante em que fazia uma operação de saque, e que num determinado momento, o indivíduo sorrateiramente trocou seu cartão bancário.

A vítima percebeu posteriormente que foram feitas duas compras no débito nos valores de R$ 1.800 e R$ 150 em uma loja. A vítima disse que não pediu auxílio do autor e não sabe informar como foi feita a compra já que ele utiliza letras para efetuar a transação de saque e não digitou senha.

Dicas preventivas:

- Não aceite ajuda de estranhos. Se tiver alguma dificuldade, guarde seu cartão, documentos e procure um funcionário devidamente identificado ou o segurança do banco.

- Se alguma pessoa de certa forma te distrair, segure bem firme seu cartão e documentos ou envelope.

- Ao digitar sua senha (ou letras), verifique se há alguém muito próximo olhando. Tape a senha para que ninguém possa identificar.


BlogBraga: Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Em Xique-Xique e Ipupiara, IF Baiano abre inscrições para cursos técnicos na modalidade EAD; inscrições só até hoje

Quinta-feira, 30 de Setembro de 2021 / Região

Estão abertas até esta quinta-feira (30), as inscrições para os cursos técnicos na modalidade EAD - Ensino à Distância, no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano em Xique-Xique. A informação foi encaminhada à redação por Rafaella Baracho, professora do instituto. Além de Xique-Xique, há vagas também para o polo de Ipupiara.

Os cursos são para quem já terminou o ensino médio .

Temos cursos de:

Vendas: aprende sobre técnicas de negociação, atendimento ao cliente e fundamentos de marketing, etc;

Secretaria Escolar:  aprende sobre administração de materiais, técnicas de redação e arquivo e gestão da educação escolar, etc;

Multimeios didáticos : aprende sobre Informática aplicada à educação e às artes, oficinas culturais, etc.

Quem se interessar, pode se inscrever através do link.

Polo Xique-Xique: 36 vagas para o curso Vendas; 34 vagas para o curso Multimeios Didáticos e 16 vagas para o curso Secretaria Escolar.

Polo Ipupiara: 21 vagas para o curso Vendas; 14 vagas para o curso Multimeios Didáticos e 26 vagas para o curso Secretaria Escolar.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: GAROTO DE 11 ANOS É ACUSADO DE ABUSAR SEXUALMENTE DE CRIANÇA DE QUATRO ANOS

Quinta-feira, 30 de Setembro de 2021 / Região

Foi prestada uma queixa na delegacia de Polícia no bairro Aratu, onde uma mãe alega que seu filho de quatro anos de idade teria sido abusado sexualmente por um garoto de 11 anos que é vizinho. As famílias residem no Loteamento Mimoso em Barreiras (Ba). A situação denunciada aconteceu nessa quarta-feira (29), por volta das 15h30min.

O delegado de plantão determinou que um Boletim de Ocorrência Circunstanciado fosse lavrado e será feito a apuração do caso.


BlogBraga: Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

PAA (Programa de Aquisição de Alimentos): Leite gera renda e muda a vida dos agricultores familiares de Jussara região de Irecê/BA

Quinta-feira, 30 de Setembro de 2021 / Região

Você já imaginou um programa que é via de mão dupla porque gera renda para os agricultores familiares e garante alimentos de qualidade para famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional? Pois é assim que funciona o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e o PAA Leite, que já garantiu mais de 4,6 milhões de litros de leite só em 2021 para mais de 33 mil famílias, sendo 3,9 milhões de litros de leite de vaca e 718 mil litros de leite de cabra.

As ações dos programas são executadas pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater). No total, já foram investidos mais de R$ 12,6 milhões na compra e distribuição dos alimentos da agricultura familiar para 103 municípios baianos.

A Cooperativa dos Empreendedores de Jussara, no território de identidade de Irecê, está entre as organizações produtivas da agricultura familiar que vêm gerando renda com o PAA Leite.  Hoje, a cooperativa comercializa 26 mil litros de leite de vaca e leite de cabra pasteurizados para o PAA, que distribui esse leite para 10 municípios da região: Jussara, Irecê, São Gabriel, Central, Xique-Xique, Itaguaçu, Barro Alto, João Dourado, Ibipeba e Lapão.

A venda do leite para o PAA Leite tem impacto direto na renda dos agricultores familiares. Com a entrega de 30 litros de leite por dia, cada agricultor recebe, mensalmente, R$ 1.500 reais. O presidente da cooperativa, Vanderlan Araújo, comemora os avanços após a inclusão da cooperativa no programa.

“É um sentimento de dever cumprido depois de 23 anos de trabalho, desde a construção da indústria até a certificação estadual. Com o programa, a gente criou esse elo com o governo e agora a cooperativa tem como comercializar, especialmente no caso da venda do leite de cabra, disse ele.”

O agricultor Márcio Ribeiro valoriza o PAA Leite na região: “Com o programa, eu consigo fazer o meu próprio salário e a minha renda com a comercialização desse leite de cabra sem precisar trabalhar para ninguém. Não tem coisa melhor, pois ajuda bastante”.

A superintendente de Inclusão e Segurança Alimentar (SISA/SJDHDS), Rose Pondé, ressalta a importância do PAA Leite: “O PAA Leite é muito importante para garantir a segurança alimentar das famílias em vulnerabilidade. É bom deixar claro que ele é importante também para o agricultor e a agricultora que estão no programa porque significa a garantia da comercialização desse produto com preço justo e regularidade garantida”.

Para participar do PAA Leite, que conta com recursos do governo federal, com contrapartida de 20% do governo do Estado, os agricultores familiares precisam estar com a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) válida e é fundamental também a presença de um laticínio comdistância de, no máximo, até 100 quilômetros para preservar a perecibilidade do produto e evitar custos à logística dessa ação. Os alimentos são destinados a entidades da rede socioassistencial e as que atendam famílias em situação de vulnerabilidade.


Blogbraga/SDR Assessoria de Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

83ª CIPM DESCOBRE DESMANCHE DE MOTO EM BARREIRAS

Quinta-feira, 30 de Setembro de 2021 / Região

 

Nessa terça-feira, 28, policiais da ROCAM da 83ª CIPM, descobriram desmanche de motos no Santa Luzia, durante ronda ostensiva.

A diligência foi deflagrada com informações de um transeunte, dando conta que havia uma motocicleta abandonada nas redondezas do Residencial Boa Sorte.

Os policiais localizaram o veículo e perceberam a numeração de chassi e motor raspadas, identificaram seu proprietário e apresentaram o veículo a 11ª COORPIN para as devidas providências.

Durante as diligências os policiais receberam novas informações sobre um possível desmanche de motos na Santa Luzia, realizaram buscas na comunidade, e a tarde descobriram o desmanche, e com o apoio da 11ª COORPIN verificaram várias motos roubadas no local.

 POLÍCIA MILITAR DA BAHIA

 "PMBA, uma Força a serviço do cidadão!"

83ª CIPM/Barreiras

"A Paz é Fruto da Justiça"

Matéria atualizada às 8h36min


BlogBraga: Repórter Paiva/ 83 CIPM/ Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: RONDESP OESTE RECEBE INSTRUÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO POLICIAL

Quinta-feira, 30 de Setembro de 2021 / Região

Na manhã de quarta-feira (29), no auditório da AIBA em Barreiras, a CIPT Oeste participou de uma instrução para a utilização do Sistema de Gestão Policial, ministrada pelo Sr Maj PM Beck, do CPRO.

A ferramenta será utilizada para facilitar e dinamizar a alimentação de informações pertinentes ao serviço policial militar.

”PMBA, uma Força a serviço do cidadão.”

FONTE: ASCOM - CIPT Oeste


BlogBraga: Repórter Paiva/ RONDESP OESTE

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: BOLETIM INFORMATIVO CORONAVÍRUS 19.902 CASOS POSITIVOS PARA COVID-19 DESDE A PANDEMIA, 19.563 PACIENTES RECUPERADOS E 322 ÓBITOS

Quinta-feira, 30 de Setembro de 2021 / Região

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram coletadas 10 (dez) novas amostras de casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19). Trata-se de 06 (seis) pessoas do sexo feminino com idades entre 30 e 50 anos e 04 (quatro) pessoas do sexo masculino com idades entre 22 e 36 anos.

Informa ainda, que no dia de hoje foram concluídos 41 (quarenta e um) resultados, sendo que 27 (vinte e sete) testaram negativos e 14 (quatorze) testaram positivos. Os 27 (vinte e sete) casos que testaram negativos trata-se de 20 (vinte) pessoas do sexo feminino com idades entre 15 e 79 anos, e 07 (sete) pessoas do sexo masculino com idades entre 12 e 76 anos.

Já os 14 (quatorze) casos que testaram positivos, trata-se de 07 (sete) pessoas do sexo feminino, com idades entre 10 e 53 anos. Todas foram sintomáticas. E 07 (sete) pessoas do sexo masculino, com idades entre 14 e 60 anos. Destes, 06 (seis) foram sintomáticos e 01 (um) preencheu requisitos para coleta.

Dos 14 (quatorze) casos que testaram positivos, todos foram confirmados mediante Testes Rápidos, assim como os 27 (vinte e sete) que testaram negativos, totalizando 41 (quarenta e um) que não foram diminuídos dos 11 (onze) que aguardavam resultados.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 19.902 (dezenove mil novecentos e dois) casos confirmados por RT-PCR e Testes Rápidos. Destes, 19.563 (dezenove mil e quinhentos e sessenta e três) estão recuperados, 15 (quinze) estão em isolamento domiciliar, 02 (dois) pacientes estão internados e o município registra 322 (trezentos e vinte e dois) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 21 (vinte um).

Barreiras contabiliza 50.965 (cinquenta mil novecentos e sessenta e cinco) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 29.934 (vinte e nove mil novecentos e trinta e quatro) negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.


BlogBraga: Repórter Paiva/ DIRCOM

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER SÃO REGISTRADOS NA DELEGACIA DE POLÍCIA

Quarta-feira, 29 de Setembro de 2021 / Região

Infelizmente a violência contra a mulher não para. Veja alguns casos registrados na Delegacia de Polícia no bairro Aratu em Barreiras.

Agride ex-companheira na tentativa de levar o filho.

Uma barreirense de 31 anos, divorciada, alega que foi agredida fisicamente por seu ex-marido que teria chegado na casa de sua mãe na zona rural de Riachão das Neves (Ba), e tentou levar à força o filho do casal de cinco anos de idade e a criança teria ficado desesperada. A mulher apresentava hematomas nos braços e lesão na boca.

O caso que aconteceu no sábado (25), foi registrado como lesão corporal dolosa e violência contra a mulher.

Indivíduo agride mulher com cadeira e faca.

Uma mulher de 33 anos registrou boletim de ocorrência alegando que seu ex-companheiro de 35 anos, teria invadido sua residência e lhe agrediu com golpe de cadeira de plástico e quando foi se defender, o agressor pegou uma faca de mesa e desferiu um golpe causando-lhe um corte na mão esquerda.

O caso aconteceu no sábado (25) e foi registrado como tentativa de lesão corporal dolosa.

Mãe idosa é obrigada a pedir medida protetiva por filho violento.

Uma idosa que completará 70 anos mês que vem, foi obrigada a registrar boletim de ocorrência contra seu filho de 35 anos, que com frequência a ofende moralmente com termos injuriosos e extremamente ofensivos. Para citar alguns: “rapariga, velha safada, sem vergonha” (não convém citar outros vocabulários registrados). Na última ocasião, que se deu na sexta-feira (24), o indivíduo fez a mesma coisa na presença de outros familiares. A idosa pediu medida protetiva de urgência nos termos da Lei 11.340 2006.


BlogBraga: Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Embasa e Instituto Caturama promovem mobilização do projeto Se Ligue no Óleo nesta sexta-feira (1º) em Barreiras

Quarta-feira, 29 de Setembro de 2021 / Região

Nesta sexta-feira (1º), a partir das 7h, a Embasa e o Instituto Caturama promoverão uma mobilização para coleta de óleo usado na região do centro comercial de Barreiras. Será montado um espaço fixo do projeto “Se Ligue no Óleo”, em frente ao Centro de Abastecimento de Barreiras (CEB), com profissionais e voluntários sensibilizando para a destinação final correta do óleo de fritura utilizado no preparo dos alimentos. Os mobilizadores também percorrerão a área para entrega de material educativo em restaurantes, lanchonetes ou quiosques de venda de lanches. Na oportunidade, será entregue material educativo com foco na destinação correta do óleo de cozinha e do uso correto da rede de esgotamento sanitário. 

O presidente do Instituto Caturama de Sustentabilidade, Franco Porto, explica que a mobilização tem o objetivo de aumentar a quantidade de óleo de fritura coletado, que será destinado para a reciclagem, especialmente na produção de sabão artesanal.  “A feira livre é um local central, por onde passam pessoas que cozinham em casa e, que, por desconhecimento, podem estar jogando fora o óleo de fritura pela pia na rede de esgoto ou nas fossas”, afirma, ao justificar a escolha da mobilização. Para o gerente da área de esgotamento sanitário da Embasa, Vagner Pereira, este mesmo óleo, ao ser descartado de forma irregular no sistema de esgotamento sanitário aumenta o número de obstruções, causando transtornos com o extravasamento do esgoto na via pública, além de contaminar os recursos hídricos da região.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação da Embasa

Compartilhar no Whatsapp

Executores detalham ação criminosa contra médico no município de Barra/BA

Quarta-feira, 29 de Setembro de 2021 / Região

Vítima

Quatro dias de diligências ininterruptas realizadas por equipes da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia Civil do Interior (Coorpin/Irecê) e da Delegacia Territorial (DT) de Barra, com apoio das Coordenações de Apoio Técnico (Cati) do Departamento de Polícia do Interior (Depin) e da Chapada, resultaram nas prisões do executor do médico pediatra Júlio César de Queiroz Teixeira, na segunda-feira (27), e do coautor que pilotava a motocicleta utilizada no homicídio, na madrugada de terça-feira (28). 

Os envolvidos confessaram o homicídio e informaram que cada um recebeu o valor de R$ 2 mil para cometer o crime. Eles detalharam que estacionaram a motocicleta em frente à clínica onde a vítima trabalhava, por volta das 8h30 de quinta-feira (23). O passageiro desceu, foi até o consultório, onde o médico atendia uma criança, e efetuou quatro disparos de arma de fogo. 

Durante depoimento, a dupla também destacou a motivação do crime. Conforme afirmaram os dois criminosos, o mandante fez questão de que o homicídio fosse cometido no ambiente de trabalho da vítima. Segundo os autores, o homem que os contratou informou que o médico supostamente teria cometido um assédio contra a sua esposa, durante uma consulta. 

As declarações dos autores estão sendo apuradas. As equipes da 14ª Coorpin/Irecê, DT/Barra e Cati/Sede e Chapada continuam realizando diligências para localizar e prender o mandante do crime.


Blogbraga/Ascom-PC

Compartilhar no Whatsapp

SEGUNDO DIA DA VISITA TÉCNICA DA RONDESP OESTE AO BPCÃES EM BRASÍLIA-DF

Quarta-feira, 29 de Setembro de 2021 / Região

No segundo dia de visita técnica à PMDF a CIPT-O teve a honra de conhecer os Batalhões de Choque, PATAMO e Operações Especiais. Nesse dia foram trocadas experiências de policiamento e conheceu-se as rotinas de emprego dessas três modalidades de policiamento. No período vespertino houve contato com o Comandante do BPCÃES, o MAJ PM REIS.  Nessa conversa interinstitucional novas ideias foram expostas e os laços entre as duas unidades foram ainda mais estreitados sempre visando uma excelente prestação de serviços de segurança pública à sociedade.

FONTE: Ascom CIPT/Oeste.

PMBA, uma Força a serviço do cidadão!


BlogBraga: Repórter Paiva/ RONDESP OESTE

Compartilhar no Whatsapp

Agricultores de comunidades rurais de Jacobina, Juazeiro e Remanso recebem visita de representante do Núcleo Raízes do Sertão de Irecê

Quarta-feira, 29 de Setembro de 2021 / Região

Agricultoras e agricultores de comunidades rurais de Jacobina, Juazeiro e Remanso, apoiados pelo Governo do Estado, por meio do projeto Pró-Semiárido, receberam a visita de representante do Núcleo Raízes do Sertão (Irecê-BA), para troca de experiências e esclarecimentos sobre a formação de novos núcleos, para produção e comercialização de produtos orgânicos, com base na legislação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A visita teve como objetivo a observação do andamento para formação dos novos núcleos, análise da documentação exigida e nível de entendimento das famílias agricultoras sobre o processo de certificação, coordenado pela Associação Povos da Mata, organização parceira do Pró-Semiárido para execução da ação. “Para existir um outro Núcleo de produtores orgânicos, o MAPA orienta que ele seja apadrinhado por um que já tem experiência”, explica o coordenador do Núcleo Raízes do Sertão, Fabiano Novaes.

O coordenador da ação de Certificação Orgânica Participativa, no âmbito do Pró-Semiárido, e representante da Rede Povos da Mata, Cláudio Lyrio, explicou que a visita aos pré-núcleos resultou na elaboração de agenda para agilizar o processo: “Estabelecemos esse prazo para que as famílias adequem suas produções e providenciem a documentação conforme a legislação”. 

A meta é realizar a entrega dos certificados aos agricultores e às agricultoras dos três pré-núcleos, como produtores orgânicos, até março de 2022. Durante este período, novas capacitações serão realizadas, as famílias receberão acompanhamento técnico contínuo e irão participar de intercâmbios para partilha de conhecimentos e experiências. A agricultora Maria do Carmo Oliveira, do Assentamento São Francisco, pré-núcleo Juazeiro, avaliou a visita: “O encontro foi muito produtivo, pois tivemos a oportunidade de tirar dúvidas, receber orientações e somar conhecimentos para dar os próximos passos”.

O Pró-Semiárido é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e cofinanciado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

Certificação participativa - De acordo com informações do site CI Orgânicos, a legislação brasileira requer que, para ser comercializado como orgânico, é necessário que o produto seja certificado por uma entidade certificadora, credenciada no Ministério da Agricultura, MAPA. Além disso, deve constar, na parte frontal do rótulo, o selo do SisOrg, Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica. Produtores familiares que fazem a venda direta ao consumidor, em feiras ou merenda escolar, não precisam de certificação, mas devem estar cadastrados no Ministério da Agricultura e fazer parte de uma Organização de Controle Social, OCS.


Blogbraga/Fonte: Ascom - SDR

Compartilhar no Whatsapp

CBMBA OPERAÇÃO FLORESTAL BAHIA 2021 RELATÓRIO DE TERÇA-FEIRA, 28

Quarta-feira, 29 de Setembro de 2021 / Região

Atualmente 148 bombeiros militares, oito aeronaves modelo Air Tractor do Programa Bahia Sem Fogo, atuando nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Barra e Uibaí, além de brigadistas voluntários que também atuam nos combates.

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) continua realizando o combate aos incêndios florestais, observando avanços positivos nas estratégias adotadas pelas equipes no terreno, fortalecida pela parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema),

Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), prefeituras municipais, voluntários e brigadistas.

No terreno a tecnologia também é utilizada com o emprego de aeronaves, caminhões, drones, aplicativos de geolocalização e mapeamento de pontos de calor.

Luís Eduardo Magalhães - O combate continua na comunidade de Sangueiro.  A prioridade é combater o foco para preservar a visibilidade dos motoristas na BR 020 e também para salvaguardar armazéns próximos.

Barreiras - Na Serra do Saco foram identificados três novos focos com combate direto e indireto. Os bombeiros realizaram um total de 2km de aceiros.

Moropará - Na Serra da Ema continua o monitoramento. Em paralelo está sendo feito um trabalho preventivo com orientação e conscientização de moradores próximos às regiões atingidas.

Riachão das Neves - O combate continua no povoado de Castelo Rio Branco de forma direta e indireta com a confecção de aceiros.

Barra - A guarnição realiza o monitoramento do incêndio combatido no para evitar a reignição.

Ibotirama - O combate continua na região do Cercado.

Formosa do Rio Preto - Continua o combate na região do Ouro. A guarnição realizou ações educativas acerca do risco de queimadas com moradores e líderes comunitário

Macaúbas - Em Cantin continua o monitoramento. No povoado de Tancão a guarnição está combatendo o incêndio numa área basta Te íngreme e de mata fechada.

Lençóis - Na região de Tanquino o incêndio está extinto.

Uibaí - Na Eólica de Uibaí a guarnição realiza o combate em três áreas. Nas imediações do Cânion o combate terrestre e aéreo com dois aviões é o monitoramento com um drone. Também foi realizado o rescaldo e aceiros dos pontos em destaque.

Pilão Arcado - No Lago Grande o incêndio está extinto.

Campo Alegre de Lourdes - Continua o combate no povoado de Baixãozinho com o apoio de brigadistas. Um drone está realizando o monitoramento aéreo e os aceitos estão sendo alargados.

Rio de Pires - Na Serra do Quilombo o incêndio está extinto.

Jurema-PI - O incêndio está extinto.


BlogBraga: Repórter Paiva/ CBMBA

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: BOLETIM INFORMATIVO CORONAVÍRUS 19.888 CASOS POSITIVOS PARA COVID-19 DESDE A PANDEMIA, 19.546 PACIENTES RECUPERADOS E 322 ÓBITOS

Quarta-feira, 29 de Setembro de 2021 / Região

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram coletadas 11 (onze) novas amostras de casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19). Trata-se de 06 (seis) pessoas do sexo feminino com idades entre 25 e 81 anos e 05 (cinco) pessoas do sexo masculino com idades entre 07 e 39 anos.

Informa ainda, que no dia de hoje foram concluídos 51 (cinquenta e um) resultados, sendo que 37 (trinta e sete) testaram negativos e 14 (quatorze) testaram positivos. Os 37 (trinta e sete) casos que testaram negativos trata-se de 18 (dezoito) pessoas do sexo feminino com idades entre 05 meses e 89 anos, e 19 (dezenove) pessoas do sexo masculino com idades entre 03 e 56 anos.

Já os 14 (quatorze) casos que testaram positivos, trata-se de 07 (sete) pessoas do sexo feminino, com idades entre 34 e 71 anos. Destas 06 (seis) foram sintomáticas e 01 (uma) preencheu requisitos para coleta. E 07 (sete) pessoas do sexo masculino, com idades entre 02 e 56 anos. Todos foram sintomáticos.

Dos 14 (quatorze) casos que testaram positivos, todos foram confirmados mediante Testes Rápidos, assim como 22 (vinte e dois) dos 37 (trinta e sete) que testaram negativos, totalizando 36 (trinta e seis) que não foram diminuídos dos 15 (quinze) que aguardavam resultados.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 19.888 (dezenove mil oitocentos e oitenta e oito) casos confirmados por RT-PCR e Testes Rápidos. Destes, 19.546 (dezenove mil quinhentos e quarenta e seis) estão recuperados, 19 (dezenove) estão em isolamento domiciliar, 01 (um) paciente está internado e o município registra 322 (trezentos e vinte e dois) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 11 (onze).

Barreiras contabiliza 50.914 (cinquenta mil novecentos e quatorze) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 29.907 (vinte e nove mil novecentos e sete) negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.


BlogBraga: Repórter Paiva/ DIRCOM

Compartilhar no Whatsapp

POLÍCIA CIVIL ELUCIDA HOMICÍDIO DE MÉDICO NO MUNICÍPIO DE BARRA

Terça-feira, 28 de Setembro de 2021 / Região

Autores receberam R$ 4 mil para executar o pediatra. A dupla está presa e o mandante está sendo procurado

Foto ilustrativa: Ascom PC

A Polícia Civil da Bahia elucidou, em quatro dias, o homicídio do médico pediatra Júlio César de Queiroz Teixeira, de 44 anos, ocorrido na última quinta-feira (23). Os envolvidos foram identificados e dois foram presos. As capturas são resultado do trabalho conjunto realizado por policiais da Delegacia Territorial (DT) do município de Barra e da Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (14ª Coorpin/Irecê), com o apoio da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação, do Departamento de Polícia do Interior (Cati/Depin).

O autor dos disparos foi preso na segunda-feira (27) e o condutor da motocicleta utilizada no homicídio, na madrugada desta terça-feira (28). A moto e o capacete utilizados no crime foram apreendidos. Segundo o titular da DT/Barra, delegado Jenivaldo Rodrigues, a dupla foi contratada para matar o médico. “Eles confessaram o crime e informaram que cada um recebeu a quantia de R$ 2 mil para executar a vítima”, informou o delegado.

De acordo com o coordenador da 14ª Coorpin/Irecê, delegado Ernandes Reis Santos Júnior, o crime foi encomendado por um homem que seria companheiro de uma paciente. “Conforme apurado nas investigações, o mandante do homicídio alegou que a vítima teria cometido um suposto assédio a sua esposa e por esse motivo determinou a morte do médico”, detalhou. As equipes continuam realizando diligências para localizar e prender o mandante do crime.

Click no link e relembre o caso:

http://blogbraga.com.br/?Pagina=Noticias&Titulo=medico-pediatra-e-assassinado-dentro-de-clinica-em-barra-do-rio-grande-ba-video&Id=106179

Vítima


BlogBraga: Repórter Paiva/ Ascom-PC/Tony Silva

Compartilhar no Whatsapp

CASOS DE SUICÍDIO NA REGIÃO ACENDE UM ALERTA QUANTO À SAÚDE MENTAL E DORES EMOCIONAIS

Terça-feira, 28 de Setembro de 2021 / Região

Foto: Reprodução/ UniFTC

Falar sobre suicídio não é fácil, mas é necessário. O assunto que por muitos anos foi considerado um tabu e até mesmo abafado, agora é discutido mais amplamente e de forma realista.

Embora pontuaremos alguns casos tristes em nossa região Oeste da Bahia - na qual lamentamos e nos sensibilizamos profundamente junto aos familiares, infelizmente os casos de suicídio no Brasil e no mundo são assustadores!

De acordo com dados levantados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos 800.000 pessoas tiram suas vidas em todo o mundo. Ainda segundo a OMS, em grande parte dos casos, os transtornos mentais – particularmente a depressão e abuso de substâncias, são fatores que contribuem em muito para tal atitude extrema.

Na cidade de Luís Eduardo Magalhães:

José Batista Comassetto 

José Batista Comassetto de 61 anos, natural de Concórdia/SC, suicidou-se no interior de sua residência no dia 15 deste mês.

Conforme apurado pelo BlogBraga junto à Polícia, José Batista teria inicialmente optado por um fim à sua vida tentando se enforcar, mas desistiu desse tipo de ato de violência contra si mesmo e ingeriu propositalmente grandes doses de remédios que foram potencializadas com uso de bebida alcoólica provocando sua morte. O mesmo sofria de depressão e fazia uso contínuo de medicamentos controlados.

Matéria relacionada clique no link:

http://blogbraga.com.br/?Pagina=Noticias&Titulo=homem-e-encontrado-morto-em-sua-residencia-vitima-de-suposto-suicidio-no-bairro-luar-do-oeste-em-luis-eduardo-magalhaes&Id=105774

Na cidade de Barreiras:

Elizeu Ribeiro da Silva, 33 anos, natural de Brasília-DF. Um possível surto psicótico levou Eliseu a andar por entre carros e caminhões na BR-135 na tentativa de se matar fato testemunhado por pessoas que acionaram a Polícia. O mesmo foi encontrado depois, cerca de 300 metros da BR, bastante machucado e não resistiu. O fato aconteceu na segunda-feira (27).

Matéria relacionada clique no link:

 http://blogbraga.com.br/?Pagina=Noticias&Titulo=homem-com-provavel-surto-psicotico-tenta-contra-sua-vida-e-acaba-morrendo-no-setor-industrial&Id=106368

Gesimo Oliveira Carvalho, 30 anos, residente no bairro Bela Vista foi encontrado morto com o uso de uma corda em volta do pescoço em sua residência na noite dessa segunda-feira (27).

Na cidade de Wanderley:

Gilsimar Figueiredo Souza, 38 anos, natural de Macaúbas (Ba), residente no centro da cidade de Wanderley. Foi encontrado morto com o uso de uma corda em volta do pescoço em sua residência. O fato se deu por volta das 22h30 de domingo (26).

De acordo com parente de primeiro grau, Gilsimar sofria de depressão e fazia uso de medicamentos controlados. Era bancário, deixa esposa e criança de três anos.

Transtornos mentais que geram aflição emocional:

Estudos apontam que na maioria dos casos, transtornos mentais e angústia emocional estão entre os principais fatores.

"De fato, muitos transtornos mentais geram intensa dor emocional, forte sentimento de culpa, vazio, angústia e raiva, o que pode levar a pessoa a acreditar que o suicídio seja uma solução para colocar um fim nessa situação", afirma Eduardo Martinho Junior, médico coordenador do ADRE (Ambulatório para o Desenvolvimento dos Relacionamentos e Emoções) do IPq (Instituto de Psiquiatria) da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo)

Atenção aos sinais:

Imagem: Ministério da Saúde/ Prevenção ao suicídio: sinais para saber e agir

O psiquiatra e professor de Medicina da UniFTC, Francisco Medauar, destaca que, por conta disso, é importante também perceber sinais que devem ser olhados com cuidado. Como exemplo têm os sinais verbais (expressão de desesperança, falar sobre se suicidar), comportamentais (isolamento de amigos e familiares, uso abusivo de drogas), e de humor (depressão, ansiedade, raiva).

"Tem vários sinais que a gente pode prestar atenção. Por exemplo, o sofrimento mental, no qual a pessoa tende a ficar mais chorosa ou mais irritada. Pode acontecer também uma queda de produtividade no trabalho ou nos estudos. Outra coisa que pode ocorrer são alterações de sono, de apetite e de peso. Com o tempo, e isso piorando, ela tende a falar frases do tipo 'queria sumir', 'queria desaparecer', 'queria não voltar mais'. Estes são sinais que podem um dia evoluir para um suicídio", pontua Medauar.

Prevenção e ajuda:

Caso alguém na família, ou um amigo (a), mostre os sinais, é importante levar os sentimentos da pessoa a sério, demonstrar preocupação e ouvir atentamente o que ela tem a dizer, caso ela queira se abrir. Também procure incentivar a pessoa a buscar ajuda com um profissional de saúde mental para que ela inicie um tratamento e seja corretamente orientada.  

Falar é a melhor solução:

Setembro Amarelo, logomarca do Centro de Valorização da Vida (CVV)— Foto: Reprodução

Há um consenso de que falar é fundamental!

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), Nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. Isso deixa claro que a prevenção é fundamental garantindo atenção necessária.

É preciso perder o medo de se falar sobre o assunto. O caminho é quebrar tabus e compartilhar informações. Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço às campanhas que contribuem para tirar o assunto da invisibilidade e, assim, mudar essa realidade. 

Sugestão de leitura:

https://www.jw.org/finder?wtlocale=T&issue=2014-04&pub=g14&srcid=share


BlogBraga: Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Dupla suspeita de assassinato é presa em flagrante em Lapão, na região de Irecê

Terça-feira, 28 de Setembro de 2021 / Região

Nessa segunda-feira,  dia 27 de setembro de 2021, por volta das 09h, a Polícia Civil foi informada pela Polícia Militar de Lapão, através de seu comandante,  que um corpo havia sido encontrado sem sinais vitais, vítima de facadas e pedradas, identificada por Alex de Souza Oliveira, 24 anos, natural de Ibotirama. A informação é da Polícia Civil.

“Com informações preliminares repassadas pela Co-irmã Polícia Militar, equipes de investigação da Polícia Civil foram até a cidade de Lapão e iniciaram as diligências”, diz a nota.

Ainda segundo a nota da Polícia Civil encaminhada à imprensa, após diligências efetuadas, foi possível efetuar a prisão dos dois autores do crime,  que confessaram o delito e narraram que após uma discussão com a vítima cometeram o crime utilizando um facão e pedra.

“Após a prisão dos autores do crime, A Polícia Civil, juntamente com a Polícia Militar, saíram em diligência, sendo possível encontrar o facão utilizado no crime e a camisa de um dos autores com manchas de sangue da vítima. Os autores já possuíam passagens pela polícia, informa o comunicado.  

A Polícia Civil ressalta que, mais uma vez, a parceria entre as forças de segurança da região de Irecê resultam na elucidação e prisão de envolvidos em crimes contra a vida.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
Casa da Ferramenta DPVAT Dique Denuncia Paraíba JBJ Delícia Extreme Imperial Xikito DBT Guarda Municipal G7 NET Luz motos Online Ofertas - Hiper Santo Antonio Casa do Marceneiro Oeste Beton Neli Vida Farma Jaú ASMAT Global Sportime PM Açaí do Chiquinho Grupo Marabá P&F LH Madeiras CISO UMOB SBS Contabilidade Rondon Minas Aço Dupará Açaí Sutrans Paraiba