SECOM Nota Premiada ALBA

Shopping
NOTÍCIAS

85ª CIPM RECUPERA, NO DISTRITO DE SÍTIO GRANDE, MUNICÍPIO DE SÃO DESIDÉRIO, MOTO FURTADA

Sexta-feira, 25 de Janeiro de 2019 / Região

No dia 23/01, por volta das 18h00min, a Central de Operações da 85ª CIPM foi informada via DISK DENÚNCIA (77) 99866-1567, que no Distrito de Sítio Grande, zona rural do município de São Desidério, havia uma Motocicleta produto de furto. 

Chegando ao local os policiais localizaram uma moto, marca Yamaha, modelo XTZ,  placa policial JOQ-8595, que havia sido furtada na mesma data. Com a aproximação da guarnição policial, o autor abandonou a motocicleta e evadiu do local. 

Foi verificada câmeras de segurança instaladas nas áreas externas ao longo de onde a moto poderia ter passado, constatando-se o momento que o indivíduo masculino furtou a moto, saindo pilotando sem capacete.

O veículo foi apresentado na DP de São Desidério para a adoção das providencias cabíveis.


Blogbraga/85CIPM

Compartilhar no Whatsapp

Barreiras: Embasa instala bomba na captação e abastecimento será normalizado ao longo desta sexta-feira (25)

Sexta-feira, 25 de Janeiro de 2019 / Região

A Embasa informa que, o fornecimento de água foi retomado ainda nesta quinta-feira (25), às 19h, depois de concluído o serviço de instalação de uma nova bomba na captação do sistema de abastecimento de Barreiras.

A normalização do sistema, com o serviço retomado em todos os imóveis da cidade, deverá acontecer ao longo desta sexta-feira (25). A equipe finalizou o serviço antes do previsto de comunicado divulgado pela empresa para a população.

Aqueles que possuem reservatório para atender as necessidades diárias de consumo dos seus moradores não sentirão os efeitos desta interrupção.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação da Embasa

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO OESTE: Soja com tolerância a seca

Sexta-feira, 25 de Janeiro de 2019 / Região

A estiagem que vem atingindo a região produtora de soja do Matopiba está finalizando, segundo previsões meteorológicas. De 25 a 40 dias sem chuvas, são cenários encontrados, sobretudo em microrregiões do Maranhão e Piauí.

Cultivar soja com o risco de estiagens nesta região, é um desafio que faz parte do negócio, relata o Meteorologista Marco Antônio. Por outro lado, existem alternativas que amenizam este contratempo, como por exemplo trabalhar o perfil do solo, complementa o Engenheiro Agrônomo Ivanir Maia.

Como solução mais segura, estão as cultivares de soja que toleram restrições hídricas, conforme esclarece o presidente da Aprosem Celito Missio. Empresas brasileiras como a Embrapa e a TMG estão em estágios avançados de pesquisas para disponibilizar esta tecnologia. Em breve, os agricultores terão acesso a estas inovações, permitindo reduzir os riscos decorrentes do clima e contribuindo para o Matopiba ser ainda mais expressivo na produção de soja.


Blogbraga/Associação dos Produtores de Sementes de Soja dos Estados do Matopiba - Aprosem

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: MULHER DONA DE BAR BALEADA NA QUARTA-FEIRA NÃO RESISTE AOS FERIMENTOS E VEM A ÓBITO NO HOSPITAL DO OESTE

Sexta-feira, 25 de Janeiro de 2019 / Região

Patricia Consuelo de Aquino, 34 anos, natural de Angical/BA, foi vítima de tentativa de homicídio enquanto estava em seu bar/restaurante em um dos Box do Centro de Abastecimento de Barreiras na noite de quarta-feira (25), por volta das 18:30h.

Na ocasião um homem ainda não identificado disparou seis tiros de arma de fogo contra Patricia, sendo que quatro deles a atingiu na região abdominal. O SAMU fez os primeiros socorros encaminhando para o Hospital do Oeste que constatou seu estado como gravíssimo.

Apesar dos esforços da equipe médica, a paciente não resistiu aos ferimentos vindo a óbito na noite desta quinta-feira (24).

Em depoimento à Polícia, a irmã da vítima informou que a mesma estava sendo ameaçada de morte por uma pessoa de prenome Tayane com quem teve uma discussão entrando inclusive em vias de fato.

O crime é investigado pela Polícia Civil.

Reveja a matéria clicando no link abaixo:

http://blogbraga.com.br/?Pagina=Noticias&Titulo=barreiras-mulher-dona-de-um-bar-e-alvejada-por-disparos-de-arma-de-fogo-em-tentativa-de-homicidio-proximo-a-feira&Id=57282


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Justiça determina prisão preventiva para homem que matou jovem de Barreiras a golpes de faca em Irecê

Sexta-feira, 25 de Janeiro de 2019 / Região

A Justiça da Comarca de Irecê determinou a prisão preventiva do homem acusado de matar a golpes de faca a ex-mulher na localidade de Itapicurú, zona rural da cidade de Irecê. À época do crime, em 24 de dezembro de 2018, ele havia fugido.

De acordo com a polícia, Jadilson Mendes Nunes, 28 anos, desferiu pelo menos dez golpes de faca contra a jovem Iane Lorrane Fernandes Pereira, 18 anos, natural de Barreiras, oeste do estado. Na ocasião, a moça foi socorrida em estado grave para a emergência do Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê, onde passou por várias cirurgias e ficou internada quase um mês.

Iane Lorrane não resistiu e faleceu na madrugada da última quarta-feira (23). O corpo da jovem foi transladado para sua cidade natal onde foi sepultado sob muita comoção de parentes e amigos.

Conforme o Código Penal brasileiro, a prisão preventiva é determinada sem prazo definido e decretada quando há indícios que liguem o suspeito ao delito. Ela é determinada para proteger o inquérito – uma vez encontrado indício do crime, a prisão preventiva evita que o réu continue a atuar fora da lei ou atrapalhe o andamento do processo por meio de ameaças a testemunhas, destruição de provas ou fuga.

Feminicídio

O caso foi registrado como feminicídio na 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Irecê). O feminicídio é uma qualificadora do crime de homicídio. Em outras palavras, o feminicídio é uma agravante do assassinato e se caracteriza pelo ódio ao gênero feminino.

Click no link e relembre o caso:

http://blogbraga.com.br/?Pagina=Noticias&Titulo=irece-apos-ser-esfaqueada-e-passar-por-cirurgias-jovem-natural-de-barreiras-morre-no-hospital-regional-de-irece&Id=57247


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Entidade baiana se posiciona contra a sobretaxação de impostos para o setor agrícola

Quinta-feira, 24 de Janeiro de 2019 / Região

Em alerta com a proposta do governo de Mato Grosso em aumentar impostos para o setor agrícola, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) acompanha o posicionamento das demais entidades, que divulgaram nesta quarta-feira (23) um manifesto contrário à sobretaxação. A entidade baiana manifesta a preocupação com os agricultores em campo, que somente a partir da última safra agrícola, vem recuperando gradualmente a rentabilidade dos seus negócios, prejudicada pela estiagem e pragas, além de impactos financeiros com a comercialização e variação cambial.

Para o presidente da entidade, Júlio Busato, é inadmissível aumentar a carga de impostos para o setor agrícola. “Não somos formadores de preços de nossos produtos e competimos com agricultores americanos e europeus fortemente subsidiados por seus governos, afirma. Busato acredita que os governantes devem olhar para a História e avaliar o que aconteceu, por exemplo, com o estado do Maranhão. “O aumento de impostos para resolver os problemas do estado, dizimaram a cultura do algodão, que poderia ter proporcionado ao estado uma economia mais forte do que possui hoje”, exemplifica.

Busato é contundente ao criticar os estados que aumentam os impostos para o setor agrícola. “Colocar a conta no agronegócio para pagar a conta do endividamento dos estados é uma irresponsabilidade”, garante. O agricultor acredita que o aumento de imposto assusta novos investimentos e encarece os alimentos para os consumidores. “O produtor rural, o setor agrícola e a própria população estão cansados e não aceitam mais o aumento abusivo de impostos, que somente impacta negativamente a economia brasileira, e nos enfraquece diante da concorrência internacional”, afirma.

Busato endossa o conteúdo do manifesto, assinado também pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), no qual ocupa a função de vice-presidente da entidade, e que teve como signatárias instituições de âmbito nacional como Abag, Abiec, OCB e as entidades do Mato Grosso, como Ampa, Aprosoja MS e Famato. O documento cita que toda a cadeia produtiva nacional sofre com a sobretaxação, desde os produtores, empresas, agroindústrias, e exportadores. “O cenário para o empreendedor rural se agrava devido à variação cambial, que elevou os custos de produção, tirando a rentabilidade do produtor. O tabelamento do frete, instituído pelo governo federal no ano passado, atrasou a comercialização de grãos e impediu produtores e exportadores de aproveitarem melhor momento para venda de seus produtos no mercado internacional”, reforçaram as entidades em comunicado.


Blogbraga/Assessoria de Imprensa Abapa

Compartilhar no Whatsapp

Suspeito de tráfico é preso pela PM em Ibipeba, na região de Irecê

Quinta-feira, 24 de Janeiro de 2019 / Região

Equipes da Polícia Militar de Ibipeba e Ibititá, na região de Irecê, prenderam no final da tarde desta quarta-feira (23), por volta das 17h30, Paulo Sérgio Alves de Lima, suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas.

Segundo a PM, o suspeito foi preso após denúncias anônimas em uma casa localizada  no bairro Favelinha, na cidade de Ibipeba. Com ele, a polícia encontrou quantidades de maconha e cocaína, espingardas de fabricação artesanal, caderno de anotações, material para embalar droga e R$ 120 reais em dinheiro. 

O suspeito e todo o material foram encaminhados ao Complexo Policial de Irecê. 

 


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: Debate sobre adequações contra incêndios nos estabelecimentos comerciais de Barreiras avança em segunda audiência pública

Quinta-feira, 24 de Janeiro de 2019 / Região

CDL, Ministério Público, representantes da Prefeitura de Barreiras, Corpo de Bombeiros, CREA, instituições ligadas ao comércio, empresários e sociedade organizada, se reuniram no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, na noite dessa terça-feira, 22, para a segunda audiência pública sobre as adequações estruturais dos empreendimentos comerciais e medidas de prevenção e combate aos incêndios, previsto na Lei Estadual 12.929/2013 e no decreto 16.302/2015.

Compuseram a mesa, o presidente da CDL André Braga, o Promotor de Justiça titular da 8ª Promotoria de Barreiras, Artur Rios, o procurador do município, Túlio Viana, o comandante do 17º Grupamento de Bombeiros Militar, José Lusquinhos e o engenheiro de segurança do trabalho da Prefeitura Wecslei Duarte.

Durante a abertura, André Braga falou das ações da Comissão para Análise dos Requisitos para Concessão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, que é formada pela CDL, SINDILOJAS, CIOB, ADIB, ACOBA, CRC, CREA e Associação Automotiva de Barreiras. E mais uma vez, enfatizou a necessidade de uma dilatação no prazo para implantação das mudanças estabelecidas Lei Estadual 12.929/2013.

“Queremos cumprir a legislação, mas precisamos encontrar uma forma menos onerosa possível para o comércio, sabemos do impacto financeiro que essas mudanças trazem, estamos focados com nossos parceiros buscando alternativas. A nossa sugestão é que os projetos sejam protocolados junto ao Corpo de Bombeiros, para mostrar a nossa boa fé, e pleitear o alvará provisório”, destacou o presidente da CDL, André Braga.

Segundo o promotor, é necessário que o debate avance para ações efetivas e, neste sentido, a Prefeitura de Barreiras já deu o primeiro passo. “Em audiência com o Ministério Público, nesta terça-feira, o município se comprometeu com um aditivo ao TAC para adequar todos os imóveis públicos à legislação, mediante a obediência dos prazos previstos para licitações que são necessárias às contratações do serviço público”, informou Dr. Artur Rios.

Na audiência, foram discutidos os procedimentos para obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiro (AVCB) ou Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros (CLCB), o andamento do Termo de Ajuste de Conduta firmado entre o Ministério Público, Prefeitura e Entidades ligadas ao comércio para cumprimento das normas de obtenção das licenças citadas. Os presentes também puderam acompanhar duas palestras sobre adequação das edificações com base na lei e prevenção de incêndios, ministradas pelo engenheiro Wecslei Duarte e o Major José Lusquinhos, além de tirar dúvidas sobre a temática.

“No mês de janeiro, tivemos apenas quatro projetos protocolados. Precisamos que os empresários procurem engenheiros com conhecimento na área e posteriormente o Corpo de Bombeiros, muitos comércios necessitam apenas de um projeto simplificado ou da renovação do que foi feito no ano anterior. A partir daí, podemos verificar o andamento dos prazos para implantação das adequações”, destacou o Major.


Blogbraga/ Repórter Paiva/ Dircom Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: COLISÃO ENTRE MOTO E CARRO DEIXA UMA PESSOA FERIDA NA PONTE CIRO PEDROSA

Quinta-feira, 24 de Janeiro de 2019 / Região

Uma colisão envolvendo uma moto e um carro de passeio deixou um homem com ferimentos na manhã desta quinta-feira (24), na ponte Ciro Pedrosa em Barreirinhas.

De acordo com informações, o condutor da moto não conseguiu frear a tempo e colidiu com a traseira de um FIAT/PÁLIO.

O trânsito ficou parcialmente interditado até o término do socorro prestado pelo SAMU que conduziu a vítima para o Hospital do Oeste. Uma guarnição da Polícia Militar esteve no local e registrou o acidente.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Rui entrega estrada recuperada, obras de água e autoriza novos serviços em Campo Formoso

Quinta-feira, 24 de Janeiro de 2019 / Região

Nesta sexta-feira (25), o governador Rui Costa viaja para o município de Campo Formoso, onde, a partir das 9h, inaugura obras e autoriza novos serviços na cidade. O primeiro compromisso do governador é o descerramento da placa de inauguração da pavimentação da Rodovia BA-220, no trecho entre Campo Formoso e o entroncamento da BA-144, em Poços. 

Em seguida, Rui segue para a Praça Deputado Herculano Menezes, no centro da cidade, onde assina ordem de serviço para início de obras de ampliação do sistema de abastecimento de água da sede municipal, autorização para a Secretaria de Desenvolvimento Rural celebrar três convênios no âmbito do Projeto Bahia Produtiva, no segmento socioambiental, além de autorizar a pavimentação nos distritos de São Tomé Brejão da Caatinga, Tiquara e na sede. Durante a solenidade, Rui também faz a entrega simbólica do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água nas localidades de Curralinho, Barrocas, Fazenda Nova, Rego do Adão e Mocambo. 

Após o encerramento da agenda de trabalho, Rui concede, ao meio-dia, entrevista com duração de meia hora a um pool de emissoras de rádio da região de Campo Formoso, realizada ao vivo no estúdio da Rádio 98FM, na sede do município.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE IRECÊ: Suspeito de homicídio é morto a tiros em Barra

Quinta-feira, 24 de Janeiro de 2019 / Região

O suspeito de participação na morte de um jovem de 19 anos foi encontrado morto na noite da última segunda-feira (21), por volta das 23h30, na ‘antiga Cerâmica de Paulinho’, bairro Santa Clara, em Barra, cidade localizada na região do Vale do São Francisco. A vítima foi identificada por Enildo da Rocha Matos, conhecido por "Tênis".

De acordo com a Polícia Civil, Enildo era acusado de participar do assassinato de Wilian Ribeiro Souza, morto por volta das 21h40 de segunda-feira (21).

Ainda segundo a Polícia Civil, uma Guarnição da Polícia Militar foi informada sobre o paradeiro de "Tênis". Em nota, a PC informou que a Polícia Militar fez buscas no bairro (Santa Clara) na tentativa de localizar e prender o acusado, mas ao chegar em frente a sua residência, foram ouvidos vários disparos de arma de fogo advindo da rua atrás da sua casa, momento em que seguiram para o referido local, onde encontraram um homem caído ao solo, que ao aproximarem verificaram se tratar do suspeito. "Tênis" ainda foi socorrido ao Hospital São Rafael, mas não resistiu.

A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar o caso. A linha principal de investigação é uma possível vingança.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: GRAVE ACIDENTE DEIXA OITO PESSOAS FERIDAS NA BR-242 EM BARREIRAS.

Quinta-feira, 24 de Janeiro de 2019 / Região

Uma colisão envolvendo dois carros de passeio aconteceu no final da madrugada desta quinta-feira (24) por volta das 05:30h, na BR-242 no Km 818 em frente à entrada do povoado Vereda das Lajes.

Segundo informações colhidas no local juntamente com a Polícia Rodoviária Federal, chovia na hora do acidente quando um veículo VW/Santana seguindo sentido Luís Eduardo Magalhães, estaria fazendo uma ultrapassagem em faixa contínua deparando-se com um Chevrolet/Corsa Classic que seguia para Barreiras. Apesar de tentar desviar, os dois veículos chocaram-se frente com lateral.

No Santana estava uma família, ao todo cinco ocupantes. O motorista e a passageira que estava na frente tiveram ferimentos mais sérios, os ocupantes que estavam no banco de trás praticamente não se feriram.

Já no Corsa/Classic estavam três pessoas. O motorista (um feirante) que vinha da localidade conhecida por KM 30, teve cortes no braço e na perna. Os outros dois ocupantes tiveram ferimentos leves.

Três ambulâncias do SAMU prestaram socorro às vítimas encaminhando todas para o Hospital do Oeste.

Uma guarnição do Corpo de Bombeiros compareceu no local (vindo de uma outra ocorrência de muito óleo na pista), e retirou uma mulher que ficou presa nas ferragens do Santana.

Agentes da Polícia Rodoviária Federal registraram o acidente, sinalizaram e controlaram o tráfego que ficou parcialmente interditado. O Bel Guincho foi acionado para a retirada dos veículos.

Em entrevista à reportagem do Blogbraga o PRF Araújo salientou a necessidade dos motoristas de tomar os devidos cuidados principalmente quando está chovendo. “Diminuir a velocidade, estacionar em um Posto de Combustível caso esteja com chuva muito intensa. Tomar muito cuidado, respeitando a sinalização e não ultrapassar em locais proibidos...” – Afirmou.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Barreiras: Abastecimento será temporariamente interrompido nesta quinta-feira (24) de tarde para instalação de bomba na captação

Quinta-feira, 24 de Janeiro de 2019 / Região

A Embasa informa que, para a instalação de uma nova bomba na captação, o fornecimento de água ficará temporariamente interrompido nesta quinta-feira (24), a partir das 15h da tarde, na sede e povoados de Barreiras. A previsão de conclusão do serviço é na noite do mesmo dia (24), às 22h, quando o abastecimento começará a ser retomado gradativamente. 

A previsão de regularização completa em todos os bairros da cidade é de até 24 horas, e acontecerá ao longo da sexta-feira (25). Recomendamos que, durante o período, os moradores façam o uso racional da água armazenada nos reservatórios domiciliares. 

Não sentirão os efeitos da interrupção os imóveis com reservatório domiciliar cuja capacidade seja suficiente para atender as necessidades diárias de consumo de seus moradores. 


Blogbraga/Assessoria de Comunicação da Embasa

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: MULHER DONA DE UM BAR É ALVEJADA POR DISPAROS DE ARMA DE FOGO EM TENTATIVA DE HOMICÍDIO PRÓXIMO À FEIRA

Quinta-feira, 24 de Janeiro de 2019 / Região

Por volta das 18:30h desta quarta-feira (23), uma mulher que é proprietária de um bar localizado em um dos box na feira livre CAB, Centro de Abastecimento de Barreiras, foi vítima de tentativa de homicídio por disparos de arma de fogo.

De acordo com informações policiais, um indivíduo de aproximadamente 1,70 metro, vestindo uma camiseta de manga longa azul, pele escura, teria chegado a pé, tirou o revólver da mochila e efetuou vários disparos.

A vítima foi atingida por aproximadamente quatro disparos na região abdominal e ainda conseguiu correr para dentro de um mercado. O autor evadiu-se tomando rumo ignorado.

Uma guarnição do PETO com apoio de dois patrulheiros da ROCAM estiveram no local colhendo as informações. Uma ambulância do SAMU foi acionada e prestou socorro à vítima encaminhando-a para o Hospital do Oeste.

Populares presentes disseram que muitos usuários de drogas frequentam o local. O crime pode estar relacionado com acertos de contas ou rixa.


Blogbraga/Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

PRF prende mulher com cocaína dentro de ônibus em Ibotirama (BA)

Quarta-feira, 23 de Janeiro de 2019 / Região

A passageira pretendia levar o entorpecente até João Pessoa na Paraíba.

Policiais rodoviários federais prenderam uma mulher de 18 anos após ser flagrada com quatro quilos de cocaína na manhã desta quarta-feira (23), na BR 242 em Ibotirama, oeste baiano.

Ela viajava em um ônibus que foi abordado pelos policiais no KM 582 da rodovia. Durante a fiscalização, os agentes encontraram os quatro quilos do entorpecente que estavam dentro de uma mala pertencente à mulher.

Quando questionada, ela informou que a droga seria entregue em João Pessoa (PB), onde receberia dinheiro pelo transporte.

A mulher, que é natural de Natal (RN), foi levada presa para a Delegacia de Polícia Civil em Ibotirama, onde responderá por tráfico de entorpecentes. A pena prevista para este tipo de crime é de até 15 anos de prisão.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

Polícia cumpre mandado de prisão em Ibotirama/BA

Quarta-feira, 23 de Janeiro de 2019 / Região

Nesta quarta-feira (23), por volta das 11h20, a equipe de Polícia Civil, IPC Willian Santana de Oliveira e IPC Elden Teófilo Santos da Slva, cumpriu mandado de prisão em desfavor de Gilson de Jesus Pires Júnior. 

Mandado esse deferido pelo juiz de direito Fábio Marx Saramago Pinheiro, vara crime da comarca de Ibotirama-BA de n° 0000568-05.2017.805.0099. A equipe de Polícia Civil, após obter informações que Gilson de Jesus Pires Júnior estaria na residência, montou campana. 

Após um tempo de espera, foi avistado o mesmo na porta de sua residência, a equipe de Polícia agiu com rapidez e deu voz de prisão ao Senhor Gilson de Jesus Pires Júnior.

✅ PROVIDÊNCIAS : Encaminhado a DT de Ibotirama-BA

 Expedido ofício de comunicação do cumprimento do mandado de prisão ao Judiciário.
Mandado de prisão representado pelo DPC Jenivaldo Rodrigues Ataídes dos Santos.


Blogbraga/Fonte: DPC Jenivaldo Rodrigues Ataídes dos Santos, IPC Willian Santana de Oliveira, IPC Elden Teófilo Santos da Silva, Plantão da DT Ibotirama.

Compartilhar no Whatsapp

Servidores - Professores da prefeitura de Mansidão, reclamam de atraso no pagamento

Quarta-feira, 23 de Janeiro de 2019 / Região

Servidores contratados (professores) pela Prefeitura de Mansidão, extremo oeste baiano, vem reclamando por causa do atraso do pagamento de salários. As reclamações são muitas. 

Segundo informações passadas a nossa reportagem, os professores contratados estão a 6 meses sem ver a cor do dinheiro.

Eles realizaram uma manifestação pacífica na manhã desta quarta-feira (23), em frente a Prefeitura de Mansidão.

Chegando em frente à sede do Poder Executivo com os manifestantes, os representantes da classe foram convidados para entrar para ter uma conversa. Esteve presente na conversa, o chefe de gabinete representando o Prefeito, o secretário de Educação e de administração. 

Terminando a conversa o secretário de educação saiu para a frente da prefeitura junto com o presidente da classe e falou para todos os professores que a Prefeitura não tinha recursos para fazer esses pagamentos: atraso do salário e terço de férias do ano de 2018, foi a alegação do secretário de educação, disse um manifestante a nossa reportagem. 

A classe também está reivindicando uma data base e a volta da cobrança da contribuição sindical em folha. O presidente da classe foi bem direto em nome da classe, se não atender as reivindicações não começará o ano letivo.

Os servidores fazem um apelo ao gestor, para que pague aos mesmos, as contas começaram a acumular.


Blogbraga/Participação e fotos de internauta de Mansidão

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: Prefeitura Municipal de Barreiras realizará Mutirão de Especialidades Médicas

Quarta-feira, 23 de Janeiro de 2019 / Região

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, dentro do Programa Saúde Humanizada estará realizando o Mutirão de Especialidades Médicas. A primeira etapa do mutirão, que acontece entre os dias 29, 30 e 31 de janeiro, terá Reumatologia como foco dos atendimentos. Com objetivo de priorizar as demandas reprimidas do município, a Etapa Reumatologia irá contemplar crianças, adultos e idosos que têm encaminhamento para o especialista competente em diagnosticar e tratar doenças autoimunes, que podem acometer articulações e outros órgãos, como os rins.

O atendimento dessa primeira etapa do Mutirão acontecerá no Centro Municipal de Saúde Leonídia Ayres de Almeida, no bairro Morada Nobre pela manhã e tarde, com total de 95 vagas. Segundo o secretário municipal de saúde, Anderson Vian, o agendamento das consultas deverá ser realizado nos Postos de Saúde da Atenção Básica.

“Já organizamos vários mutirões ao longo desses últimos dois anos, esse Mutirão de Especialidades Médicas é o primeiro de 2019 e acontecerá em várias etapas, contemplando diversas especialidades. A determinação do prefeito Zito Barbosa é que possamos dar prioridade às demandas reprimidas no município e a procura pelo profissional em Reumatologia tem sido frequente, assim, os pacientes que têm o encaminhamento do clínico devem procurar os postos de saúde e agendar o atendimento que acontecem já na próxima semana”, destacou.

Além do encaminhamento ao especialista, é importante os pacientes estarem munidos dos documentos pessoais, cartão do SUS e comprovante de residência.


Blogbraga/ Repórter Paiva/ Dircom Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

MUQUÉM DO SÃO FRANCISCO: Indivíduo é detido por desacato e apologia ao crime

Quarta-feira, 23 de Janeiro de 2019 / Região

Nesta terça-feira (22), por volta das 11h35min, a guarnição do 2° Pel da 28 CIPM/Muquém do São Francisco, durante patrulhamento ostensivo na comunidade Quilombola de Boa Vista do Pixaim, avistou um indivíduo em atitude suspeita, ao ser procedida a busca pessoal foi encontrado em seu bolso três munições novas de calibre .22 e um celular de marca Sanssung que trazia logo na tela de bloqueio, a foto do indivíduo portando uma arma de fogo tipo revólver.

Ao lhe ser dada voz de prisão em flagrante pelos crimes cominados na LEI 10.826/03 e ART 287 do CPB (Apologia ao crime), ato contínuo o indivíduo passou a resistir a prisão e a proferir chingamentos, DESACATANDO a guarnição, chegando inclusive a ameaçar estes policiais com as seguintes palavras: ‘’ EU SOU AMIGO DA OFICIAL DE JUSTIÇA MARA, ELA VAI TIRAR A FARDA DE VOCÊS”, sendo necessário uso moderado da força para contê-lo, sendo algemado para resguardar a integridade física da guarnição e do próprio indivíduo.

O mesmo e todo material  foram conduzidos a DT de Muquém do São Francisco e devidamente apresentadas e exibidas a autoridade competente. 

■ MATERIAL APREENDIDO: 
03 Munições Cal. 22
01 Celular Sanssung

28 CIPM/IBOTIRAMA, GUARDIÃ DO PORTAL DO OESTE


Blogbraga/28 CIPM

Compartilhar no Whatsapp

IRECÊ: Após ser esfaqueada e passar por cirurgias, jovem natural de Barreiras morre no Hospital Regional de Irecê

Quarta-feira, 23 de Janeiro de 2019 / Região

Vítima: Iana Lorrana

Uma jovem natural de Barreiras/BA, identificada como Iana Lorrana, faleceu na madrugada desta quarta-feira (23), por volta das 05:00h, no setor de emergência do Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê.

Iana Lorrana foi vítima de uma tentativa de homicídio fato ocorrido em 24 de dezembro do ano passado, onde estava numa festa de confraternização com os familiares (do acusado), e foi esfaqueada pelo companheiro de convívio dela. O fato que teria sido testemunhado por muitas pessoas, aconteceu na localidade de Itapicurú, zona rural da cidade de Irecê.

Na ocasião, a moça foi socorrida às pressas para o Hospital Regional. Durante os dias que ficou internada, Lorrana passou por pelo menos quatro cirurgias. Segundo a polícia, Iana recebeu dez perfurações de arma branca (faca). O suspeito segue foragido.

O corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica de Irecê (DPT) para ser periciado e depois liberado para ser transladado para Barreiras onde será sepultado. O triste e lamentável caso gerou muita repercussão, sobretudo em Barreiras onde a família clama por justiça!


BlogBraga/ Repórter Paiva e Luciano Kastro correspondente em Irecê

Compartilhar no Whatsapp

MUQUÉM DO SÃO FRANCISCO: APREENSÃO DE MOTOCICLETA SEM SINAIS DE IDENTIFICAÇÃO e ARMA DE FOGO

Quarta-feira, 23 de Janeiro de 2019 / Região

Na última segunda-feira (21), por volta das 14h00min, a guarnição do 2° Pel da 28 CIPM/Muquém do São Francisco, foi solicitada pelo Sr. M. C. dos R. M. , que trouxe como testemunha o Sr. J. A. G. D. , informando que desde a madrugada alguém havia deixado uma motocicleta preta sem placa, com uma espingarda no guidon em frente a entrada de sua roça.

A guarnição deslocou-se para  averiguar a situação, ao chegar no local foi constatado a denúncia e encontrado uma motocicleta HONDA/CG 125 SEM PLACA e COM CHASSI SUPRIMIDO E numeração do motor nr JC30E7-6959187 e uma ESPINGARDA artesanal carregada.

Segundo a versão do Sr. Milton e o Sr. Josê, ninguém viu quem seria o responsável pelo abandono. A Motocicleta pelas características possivelmente produto de FURTO/ROUBO e a ARMA DE FOGO, foram devidamente apresentadas e exibidas na Delegacia de Polícia Civil.

■ MATERIAL APREENDIDO: 
 01 Motocicleta HONDA/CG125 cor Preta
 01 Espingarda Artesanal tipo bate bucha

28 CIPM/IBOTIRAMA, GUARDIÃ DO PORTAL DO OESTE


Blogbraga/28 CIPM

Compartilhar no Whatsapp

FORMOSA DO RIO PRETO: Núcleo de instrução do Oeste ministra instrução durante a INC da 86 CIPM

Quarta-feira, 23 de Janeiro de 2019 / Região

Núcleo de instrução do Oeste Ministra Instrução de Armamento e Doutrina para policiais que participam da 1 INC da 86CIPM/ Formosa do Rio Preto nesta terça-feira (22). Durante o dia foram passadas técnicas de segurança e manutenção de armamento de dotação da unidade, bem como, doutrina de policiamento e emprego do pelotão especial.

A turma composta de 22 policiais militares tem o objetivo de criar o pelotão de emprego tático operacional. 

Franciel Carneiro Santos 1 Ten PM
Coordenador do núcleo


Blogbraga/86ª CIPM FORMOSA DO RIO PRETO

Compartilhar no Whatsapp

SÃO DESIDÉRIO: Criança de seis anos morre após colisão entre dois veículos no trevo que liga a BA-463 a BR-020 em Roda Velha.

Quarta-feira, 23 de Janeiro de 2019 / Região

Fotos 2 e 3: site 'O Destaque' 

Um triste acidente que aconteceu por volta das 11:30h desta terça-feira (22), envolvendo dois carros de passeio no trevo de Roda Velha que liga a BA-463 com a BR-020, vitimou fatalmente uma criança de seis anos identificada como Milena de Oliveira.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal ao Blogbraga, a família que estava em um Honda/Civic trafegava na BA-463 e ao adentrar no cruzamento da BR-020 sentido Brasília, não teria percebido a aproximação do veículo Fiat/Toro e com isso aconteceu uma forte colisão lateral.

No Honda/Civic estava a criancinha, devidamente afivelada em uma cadeirinha apropriada, mas com o impacto provavelmente uma lesão gravíssima no pescoço contribuiu para o óbito.

Uma ambulância do Posto de Saúde de Roda Velha prestou socorro às vítimas. Uma guarnição da Polícia Militar esteve no local e controlou o tráfego até a chegada da equipe da Polícia Rodoviária Federal que registrou o triste acidente.

O corpo da criancinha foi encaminhado para exame de necropsia no Departamento de Polícia Técnica de Barreiras que determinará a causa da morte nesta manhã de quarta-feira (23).

Lamentamos a perda da família, parentes e amigos.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Uneb divulga lista de aprovados no Vestibular 2019. Veja o resultado

Quarta-feira, 23 de Janeiro de 2019 / Região

A Universidade do Estado da Bahia – Uneb, divulgou o resultado do Vestibular 2019. A relação de candidatos aprovados para entrada no primeiro semestre letivo está disponível no site do processo seletivo.

De acordo com a Uneb, os estudantes que optaram pelo sistema de cotas devem ficar atentos ao processo de validação para o acesso às vagas, que acontece entre os dias 23 e 25 de janeiro, de forma escalonada (veja cronograma), no departamento onde funciona o curso escolhido. A lista de documentos solicitados está disponível no site do certame.

Conforme o edital de convocação, a matrícula será realizada entre os dias 28 e 30, para todos os aprovados nesta primeira chamada.

Veja abaixo os aprovados para os cursos oferecidos pelo Campus XVI da Uneb em Irecê:


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Mulher é presa por homicídio em Cafarnaum, região de Irecê

Terça-feira, 22 de Janeiro de 2019 / Região

Uma mulher foi presa, em Cafarnaum, região de Irecê, por ter praticado um assassinato de um homem identificado por Sidcley Antônio da Silva, no dia 14 de janeiro deste ano. Josileia Rosa de Jesus, conhecida por ‘Thaís’, foi capturada por equipes das Polícias Civil, Militar e Guardas Municipais.

Segundo informações da Polícia Civil, ela foi localizada na manhã desta terça-feira (22), onde foi efetuado o mandado de prisão preventiva. Josileia matou o seu companheiro de convívio com um tiro de espingarda após um desentendimento enquanto consumiam bebida alcoólica na localidade de Cafarnauzinho, zona rural da cidade.

Agora, Josileia foi encaminhada para o sistema prisional onde está à disposição da Justiça. 

Click no link e relembre o caso:

http://blogbraga.com.br/?Pagina=Noticias&Titulo=regiao-de-irece-apos-briga-homem-de-37-anos-e-morto-com-um-tiro-de-espingarda-em-cafarnaum&Id=56913


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: MULHER É DETIDA POR SUSPEITA DE TRÁFICO DE DROGAS NO BAIRRO SÃO SEBASTIÃO

Terça-feira, 22 de Janeiro de 2019 / Região

Por volta das 12:05h da tarde desta terça-feira (22), um equipe da RONDESP OESTE, realizava policiamento tático no bairro São Sebastião, quando foi informada por populares que em uma residência, localizada na rua Ceilândia do referido bairro, existia uma movimentação estranha de pessoas e que essa ação era constante no local.

Diante da informação a guarnição deslocou-se até o local onde ao chegar visualizou um elemento que saia da residência o qual ao notar a presença da viatura policial, arremessou uma sacola no telhado do imóvel e empreendeu fuga pelo corredor de acesso aos fundos por onde evadiu.

Os Policiais ao localizar a sacola arremessada, foi constatado que no seu interior existia várias poções embaladas em papel alumínio (dólar) de uma substância analógica a maconha, 18 frascos de Sucralfato, uma certa quantia em dinheiro em cédulas diversas e um caderno com anotações.

Durante as buscas na área da residência a guarnição notou a chegada de uma mulher a qual ao notar a presença da polícia no imóvel, tentou evadir, sendo acompanhada e capturada nas proximidades, na residência da sua mãe.

A mulher foi identificada como Jandira Sotero dos Santos, 31 anos, residente no imóvel que deu origem a diligência. Diante dos fatos Jandira e todo material apreendido foram conduzidos e apresentados na Delegacia de Polícia para adoção das medidas cabíveis.

Materiais apreendidos:

*220 gramas de maconha

*18 frascos de Sucralfato

*Um caderno de anotações

* R$ 834,00 em espécie.


BlogBraga/ Repórter Paiva/ RONDESP-OESTE

Compartilhar no Whatsapp

Abapa incentiva a participação de parlamentar em Frente que defende a agricultura brasileira

Terça-feira, 22 de Janeiro de 2019 / Região

O Oeste da Bahia tem garantida a participação de representante da região na Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Incentivado pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), o deputado federal, Carlos Tito (AVANTE), participou na manhã desta terça-feira (22) da primeira reunião da Frente formada por membros do Congresso Nacional para debater e apoiar o desenvolvimento da agricultura brasileira. Como parlamentar do Oeste da Bahia, Carlos Tito considera natural a sua participação como deputado federal na FPA, visando ser o laço de estreitamento entre as entidades e os agricultores da região e os debates na Câmara dos Deputados.

“Por saber o quanto a nossa região cresceu e se desenvolveu nas últimas décadas, por causa da produção agrícola, estou à disposição para contribuir com o sucesso dos trabalhos da Frente, que vem garantindo e criando condições para o crescimento sustentável e justo da produção agrícola garantindo mais desenvolvimento para o País”, afirma. A reunião da FPA foi presidida pelo deputado federal Alceu Moreira, que substituiu a então ministra da agricultura, Tereza Cristina, convocada para assumir a pasta no atual governo. Criada oficialmente em 1995, a FPA tem o objetivo de estimular a ampliação de políticas públicas para o desenvolvimento do agronegócio nacional. De composição pluripartidária e reunindo mais de 200 parlamentares, a FPA se destaca pela defesa de quem produz, gera renda e emprego no Brasil.

O presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, considera fundamental ter representantes baianos engajados em garantir apoio aos pleitos ligados ao desenvolvimento do agronegócio participem dos debates da FPA. “Essa articulação é importante para mostrar as demandas em pautas que vão ao encontro ao anseio dos agricultores, principalmente das melhorias da logística, comunicação, energia, fundiária, tributária, fitossanitário, dentre outros, que possam impactar diretamente a rentabilidade do setor que mais vem garantindo renda e emprego para os brasileiros no campo e nas cidades”, afirma Busato, que também é vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa).


Blogbraga/Assessoria de Imprensa da Abapa

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE IRECÊ: Dupla suspeita de furto e receptação de gado é conduzida à delegacia em Morro do Chapéu

Terça-feira, 22 de Janeiro de 2019 / Região

Equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido localizaram nesta segunda-feira (21), dois homens suspeitos de furto e receptação de gado no município de Morro do Chapéu, região da Chapada Diamantina.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP), após a vítima prestar uma denúncia de que havia sido furtado dele uma vaca e um bezerro, policiais foram até o povoado de Mira Serra, zona rural da cidade, na residência de José Laerth Pimentel da Silva Rocha, 30 anos, onde foram localizados os animais. Segundo o comandante da Cipe Semiárido, major Carlos Maltez Filho, o suspeito disse que comprou os animais na mão de Matias dos Santos Almeida, 30 anos, conhecido como 'Pé de Bolo'. “Seguimos até o povoado de Ventura, em Morro do Chapéu e conseguimos localizar 'Pé de Bolo' em sua casa onde confessou ter furtado outros 20 animais na região”, disse.

Os suspeitos foram conduzidos à delegacia de Polícia Civil de Morro do Chapéu. Ainda conforme a SSP, José Laerth foi auturado por receptação e liberado após pagamento de fiança. Já a participação de 'Pé de Bolo' em furtos na região será investigada pela Polícia Civil.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Borracheiro é morto a tiros em Xique-Xique/BA

Terça-feira, 22 de Janeiro de 2019 / Região

Um homem de 32 anos identificado por Kleiton Ubiratan Oliveira Antunes foi morto a tiros na manhã desta terça-feira (22), por volta das 11h30, em Xique-Xique, na região do Vale do São Francisco. De acordo com as primeiras informações, a vítima, que trabalhava como borracheiro, foi atingida por tiros na porta do local onde trabalhava.

Não há informação se o homem tinha passagem pelo sistema prisional. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) removeu o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Irecê.

 A motivação e a autoria do crime são desconhecidas, até o momento desta publicação.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

RIACHÃO DAS NEVES: AGÊNCIA DOS CORREIOS É ARROMBADA DURANTE A MADRUGADA.

Terça-feira, 22 de Janeiro de 2019 / Região

Porta arrombada...

A agência dos Correios da cidade de Riachão das Neves localizada no centro, foi arrombada no final da madrugada desta terça-feira (22), por volta das 04:30h.

Dois indivíduos, identificados como Carlos Francisco dos Santos Bandeira e Jezilton dos Santos Brandão são os suspeitos de terem arrombado a agência.

Segundo informações policiais, os mesmos foram avistados em atitude suspeita por uma guarnição da Polícia Militar que fazia rondas na cidade que após abordagem constatou a veracidade dos fatos.

A Polícia recuperou vários objetos que haviam sido furtados:

04 caixas intactas; 03 caixas violadas; 02 tablets e capas; 01 carregador de celular; 03 caixinhas com peças de parafuso; a quantia de R$ 9,75 em moedas.

Os indivíduos e todo material apreendido foram encaminhados para Delegacia local onde permanecem à disposição da Justiça.


BlogBraga/ Repórter Paiva/ TV RIACHÃO DAS NEVES

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2018
Mundial FM 91,3
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Unopar Grupo Marabá Mimoso Segurança DBT Paraíba renda extra Querência Máquinas Agrícolas Pantanal Luz motos àguia motos Polícia Civil Case Silvano Santos P&F Oeste Manutenção PM Jaú Delicia Sportime Cultura DPVAT Barreiras Casa da Ferramenta Dique Denuncia Evolucao Kenni Henke Dupará Açaí Online Celulares Global Mimogás Extreme Casas Baiana Elo Aço Fontana Coyote Imperial Mimoaço Mineiros Gil G7 G&G Magazine Contabilidade Rondon Digital Informatica MaxCar Neli Effect Floral Paraíso Click Tec Dr. Márcio Rogério Rabelo Compre Bem Guarda Municipal CISO DM Reparos AUTOCAR