Governo da Bahia BAHIATURSA

NOTÍCIAS

Região de Irecê: Condenado por roubo, foragido da Justiça é preso em Cafarnaum

Quinta-feira, 30 de Maio de 2019 / Região

Um homem identificado Marcos Dione Pereira Brotas foi preso nesta quarta-feira (29) por um equipe da Polícia Civil e apoio da Guarda Municipal de Cafarnaum, região de Irecê.

O homem estava com um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça criminal da comarca de Morro do Chapéu, sendo condenado a 5 anos de prisão pelo crime de roubo ocorrido na cidade de Cafarnaum.

Segundo a Polícia Civil, Marcos Dione ainda é apontado como autor de outros roubos na região.

Diante dos fatos, o foragido foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia Civil.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS SEDIA O PRIMEIRO EVENTO PRÁTICO E TEÓRICO DO PLANO DE AÇÃO DO INCIDENTE DE MÚLTIPLAS VÍTIMAS – IMV DA REGIÃO OESTE

Quinta-feira, 30 de Maio de 2019 / Região

Capitã Reijane 17º GBM foi uma das palestrantes

SAMU Barreiras e demais regiões

Estudantes de medicina da UFOB

Flávio enfermeiro do SAMU foi um dos palestrantes

Barreiras sediou o primeiro evento prático e teórico do plano de ação do IMV, sigla que significa Incidente de Múltiplas Vítimas. O importante evento aconteceu nesta quarta-feira (29), onde na parte da manhã foi ministrada a parte teórica no Centro Cultural Rivelino de Carvalho. Na parte da tarde uma grande produção simulou o IMV no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha.

Um exemplo do que é um IMV, aconteceu na BR-135 em Riachão das Neves/BA, onde mais de 10 pessoas ficaram feridas e duas mortes confirmadas em acidente envolvendo carretas – veja matéria relacionada no link abaixo. O rompimento da Barragem de Brumadinho em Minas Gerais, fato ocorrido em janeiro deste ano também é um IMV.

O plano de ação relacionado com o Incidente de Múltiplas Vítimas tem por objetivo disseminar a boa prática preventiva do sistema de defesa social.

O Comando de Policiamento da Região Oeste (CPRO) em parceria com o SAMU, 17º Grupamento de Bombeiro Militar, fizeram a apresentação aos demais órgãos do sistema de defesa social de Barreiras onde apresentaram o plano de ação, definindo assim onde cada órgão tem a sua atuação no momento de um IMV.

Ao todo mais de 200 pessoas de diversos órgãos estavam envolvidas no evento, Polícia Militar, SAMU, 17º GBM, Guarda Civil Municipal, Cootrans, 4º BEC, Secretaria de Segurança e Secretaria de Saúde do Município, Estudantes de medicina da UFOB, Polícia Rodoviária Federal, Graer, representante do HO.

Ten. Cel. Uzeda CPRO 

Falando sobre o Plano de Ação, o Ten. Cel. Uzeda disse em entrevista ao BlogBraga: Precisamos em qualquer circunstância de uma unidade de comando, quem é que determina as ações. Isso é importante devido ao fato de não temos uma hierarquia funcional entre esses órgãos. Por isso é importante que a integração dos órgãos e entendimento para que haja um acatamento funcional. Objetivando um resultado eficiente na salvação de vidas em um IMV.”

A parte prática aconteceu no Parque de Exposições onde todo um cenário representando um IMV (Incidente com Múltiplas Vítimas), foi montado tendo inclusive a participação de vários atores e atrizes retratando as mais diversas situações inclusive o pânico.

Em geral, não há como prever um Incidente com Múltiplas Vítimas. Por isso é necessário o treinamento a fim de que a engrenagem composta pelo sistema de defesa social trabalhe em sintonia e ordem visando salvar vítimas.

Major Reinaldo GRAER

O Major Reinaldo (GRAER), falou ao BlogBraga sobre a importância da formação de um ‘protocolo de integração dos órgãos e implantação do “POP” - Procedimento Operacional Padrão que tem como objetivo, nortear o policial ou o integrante do sistema de defesa social numa situação de IMV. Saberá o que fazer e a quem recorrer.

“É observado uma descoordenação dos municípios que não possuem esse treinamento, uma antecipação a um possível IMV. Tenho notícia de que somente Feira de Santana possui um protocolo para atendimento de múltiplas vítimas” – disse.

Um grande passo foi dado, e o aprimoramento é uma consequência natural, seguir avante é a meta!

A seguir algumas fotos do simulado IMV no Parque de Exposição:

Cenas da simulação...

Cenas da simulação...

Cenas da simulação...

Graer participou ativamente...

Clique no link para rever IMV em Riachão das Neves/BA:

http://blogbraga.com.br/?Pagina=Noticias&Titulo=riachao-das-neves-duplo-acidente-na-serra-de-riachao-envolvendo-oito-veiculos-deixa-duas-pessoas-mortas-e-tres-feridas-&Id=62488


BlogBraga/ Repórter Paiva / Fotos Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Rapaz é encontrado pendurado em árvore com arame farpado no pescoço em Jacobina/BA

Quarta-feira, 29 de Maio de 2019 / Região

Um homem ainda não identificado foi encontrado pendurado com arame farpado pelo pescoço em uma árvore no bairro Félix Tomaz em Jacobina/BA.

O fato aconteceu na manhã desta quarta-feira (29). A vítima aparenta ser jovem entre 20 a 25 anos de idade. O corpo foi removido para o IML local para exame de autópsia.

O trabalho de investigação policial irá esclarecer se foi homicídio ou suicídio.


Blogbraga/Fotos de Internauta de Piritiba

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: Povoado do Riachinho recebe investimentos do governo municipal

Quarta-feira, 29 de Maio de 2019 / Região

O presidente da Câmara de Vereadores, Eurico Queiroz, e os vereadores Alcione Rodrigues, Otoniel Teixeira e Antonio Carlos de Almeida Matos (Carlão), participaram da assinatura da ordem de serviço para a construção de uma quadra poliesportiva na escola São José, no povoado do Riachinho, investimento esperado já algum tempo pelos moradores.

Durante o evento o prefeito Zito Barbosa anunciou ainda a construção de um posto de saúde que vai atender também as comunidades vizinhas, e a pavimentação asfáltica das ruas do povoado. “Assumimos o compromisso com esta comunidade que sonha com a pavimentação asfáltica, que é durante o ano de 2019 fazer a pavimentação nesta comunidade”, disse o prefeito.

A chegada do investimento é também uma conquista do vereador Alcione Rodrigues que sempre esteve à frente das solicitações feitas ao Executivo. “Fico muito feliz porque a comunidade do Riachinho foi onde eu nasci e fui alfabetizado na escola São José. Esta é uma luta de mais de dez anos. No meu primeiro mandato eu lutei muito para que os benefícios chegassem e agora estamos conseguindo”, afirmou o vereador Alcione Rodrigues.


Blogbraga/Assessoria da Câmara de Vereadores de Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

Polícia Civil identifica suspeitos de assaltos em Irecê

Quarta-feira, 29 de Maio de 2019 / Região

No início do mês de abril, dois crimes (assaltos) ocorreram na cidade de Irecê - a uma casa lotérica e uma transeunte – onde os suspeitos levaram cerca de R$ 90 mil e R$ 200 reais, respectivamente. Os crimes foram registrados na Delegacia de Polícia Civil de Irecê, que passou a realizar investigação.

Através de câmeras de monitoramento, a polícia conseguiu identificar dois veículos utilizados no crime, sendo um carro e uma moto. As informações são da Polícia Civil.

Em nota, a Polícia Civil informou que na tarde desta terça-feira (28), conseguiu localizar o proprietário do carro. Trata-se de Matheus Bastos dos Santos, que ao ser interrogado pela autoridade policial, confessou participação nos assaltos, indicando também, Jeferson Almeida Silva e José Ramos Pereira, como integrantes do bando.

Ainda segundo a nota, parte das armas foi encontrada nas residências de Iure Venâncio da Silva e Valternei Viera da Silva.

Os suspeitos foram levados para a delegacia local onde foram autuados por posse ilegal de arma de fogo e associação criminosa.

Foram apreendidos:

01 Revólver Taurus calibre 32 com seis munições

01 Revólver Taurus calibre 38 com quatro munições

01 Rifle Taurus calibre 38

01 Espingarda calibre 12

02 Pistolas de pressão p17

01 Camisa utilizada no assalto

01 Celular Samsung

01 Smart TV LG, cor prata

04 Estojos calibre 38

01 Honda Bros - NYL 8d91

01 VW Gol - JRW 1i83

01 Honda Bros PJG 1953 (que modificavam a placa utilizando fita isolante para - PUG 1858).


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Duas vítimas têm corpos dilacerados após acidente envolvendo caminhão e moto entre Morro do Chapéu e Várzea Nova

Quarta-feira, 29 de Maio de 2019 / Região

Uma idosa e um adolescente - de 13 e 80 anos - tiveram os corpos mutilados/dilacerados após um acidente na BA-144 próximo ao Povoado de Icó, entre Morro do Chapéu e Várzea Nova.

As vítimas foram identificadas como o menor  C. T. G. de 13 anos, e Joventina Pereira dos Santos de 80 anos. Segundo informações o garota menor de idade sempre dava carona a Senhora após buscar a mesma na roça até sua residência.

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), as duas vítimas estavam em uma moto quando colidiram contra um caminhão. Devido o impacto, a dupla caiu da motocicleta e tiveram os corpos dilacerados.

O condutor do caminhão não foi localizado. Após perícia os corpos foram encaminhados para o IML de Irecê. O caso será investigado pela Polícia Civil local.

O grave acidente aconteceu na tarde desta terça-feira (28). A moto ficou completamente destruída.


Blogbraga/Fotos de Internauta de Piritiba

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: DEPARTAMENTO DE POLÍCIA TÉCNICA IDENTIFICA VÍTIMA ENCONTRADA CARBONIZADA EM RODA VELHA.

Terça-feira, 28 de Maio de 2019 / Região

Wigner Lima de Oliveira - Arquivo da família

Foi oficialmente identificado através da perícia da Polícia Técnica de Barreiras o corpo encontrado no final da tarde do sábado (25) às margens de um rio há 3 Km do Distrito de Roda Velha, município de São Desidério.

Trata-se de Wigner Lima de Oliveira, 19 anos, natural de São Desidério/BA. A irmã da vítima reconheceu as roupas por meio da reportagem do BlogBraga no facebook.

Segundo a família, Wigner costumava ausentar-se da família por longos períodos. O corpo passa por necropsia nesta terça-feira (28), e depois de documentação será liberado aos familiares para o sepultamento que está previsto para acontecer no povoado de Morrão, zona rural de São Desidério.

Clique no link e para rever a matéria:

http://blogbraga.com.br/?Pagina=Noticias&Titulo=sao-desiderio-corpo-sem-identificacao-e-encontrado-carbonizado-proximo-a-roda-velha&Id=63377


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Polícia de Souto Soares cumpre mandado de prisão contra suspeito de homicídio e tráfico de droga

Terça-feira, 28 de Maio de 2019 / Região

No último final de semana a Polícia Civil da cidade de Souto Soares, região de Irecê/BA, deflagrou uma operação no intuito de localizar e capturar o indivíduo vulgo "DAN PAULISTA", de 31 anos, natural de Jabaquara-BA, um dos remanescentes da quadrilha liderada por BABA. No sábado (25), foram localizados dois ranchos utilizados para homizio do Dan Paulista, onde foram apreendidas munições de calibre .38, 50 (cinquenta) gramas do entorpecente do tipo maconha e, durante confronto ocorrido no Povoado da Barriguda, zona rural de Souto Soares, o capturado abandonou uma submetralhadora, cal. 40, evadindo-se em seguida.

Diante do ocorrido e com o apoio de informações repassadas por colaboradores, DAN PAULISTA foi preso em um hotel localizado no Povoado Beira Rio, zona rural de Oliveira dos Brejinhos, o mesmo estava com uma motocicleta com suspeitas de adulteração no momento em que tentava evadir-se para São Paulo.

Toda a ação policial contou com o apoio da CIPE/SEMI-ÁRIDO, POLÍCIA FEDERAL e POLÍCIA  MILITAR DA 4ª CIPM.

DAN PAULISTA, possui mandado de prisão preventiva decretado em seu desfavor pelo cometimento dos crimes de homicídio qualificado, tráfico ilícito de entorpecentes e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.

PROVIDÊNCIAS: Efetuadas comunicações de praxe e expedida guia de exame de lesões corporais no conduzido.


Blogbraga/Fonte: Delegacia territorial de Souto Soares

Compartilhar no Whatsapp

IV FESTA LITERÁRIA DE BARREIAS – FLIB 2019 PROMOVE A VALORIZAÇÃO DA LITERATURA E CULTURA DOS GERAIS NA REGIÃO

Terça-feira, 28 de Maio de 2019 / Região

Praça Landulfo Alves - Trilha das Águas

Mesa I: Cultura dos Gerais Desaguando nas Literaturas - Centro Cultural Rivelino de Carvalho

Praça Castro Alves - Trilha dos Oitis

Palácio das Artes - Flibinha

Trilha dos Pequis - Praça Duque de Caxias - Flib Autores

Lançamento de livros e palestras com escritores

Trilha dos Buritis - Praça Amphilópio Lopes

Poesias

De fato uma grande “Festa Literária”, é o que se viu nos três dias da IV FLIB/2019 em Barreiras. O evento teve início na manhã de quinta-feira (23) encerrando no sábado (25).

A novidade neste ano deu-se por conta do formato da apresentação da FLIB que levou o público por diversas trilhas didáticas nominadas com elementos da cultura dos gerais que foi o tema deste ano: “Cultura dos Gerais Desaguando nas Literaturas”.

Foram quatro as trilhas temáticas a saber; Trilha das Águas – FLIB TEMA & ARTE constituída com conferências, mesas temáticas, palestras, cinema, exposições, oficinas e intervenções artísticas. Aconteceu na Praça Landulfo Alves, Centro Cultural e Caparrosa.

Trilha dos Pequis – FLIB AUTORES, destinada a lançamento de obras literárias, recitais de poesias, saraus, cordéis, conversas com escritores, tudo o que envolve livro/literatura. Aconteceu na Praça Duque de Caxias.

Trilha dos Buritis – FLIB JOVEM envolveu performance literária e artes (música, dança, teatro). Os eventos aconteceram na Praça Amphilóphio Lopes.

Trilha dos Oitis – FLIBINHA, reservado especialmente ao público infantil onde houve contação de histórias, teatro, lançamento de livros infantis. Esta aconteceu na Praça Castro Alves.

Em entrevista ao BlogBraga, a secretária de educação Cátia Alencar disse que a FLIB hoje é um evento que deixa de ser de Barreiras e passa a ser da região oeste pela proporção alcançada, pelo volume de atividades e pelo nível de manifestações artísticas e culturais apresentados. Vários municípios também tiveram participação como Cotegipe, Cristópolis, Riachão das Neves, Muquém.

Segundo a secretária de educação, todas as escolas do município participaram, bem como escolas particulares e estaduais. Uma logística foi planejada para receber 50 ônibus escolares. Segurança e infraestrutura estavam bem presentes na FLIB com agentes da Guarda Civil Municipal e COOTRANS.

A IV FLIB aconteceu em consonância com os 128 anos de emancipação política de Barreiras.

Parabenizamos todos envolvidos na organização, Prefeitura Municipal e a curadoria do evento composta por membros da UFOB, UNEB, IFBA, NTE 11, ABL. Vamos aguardar o que está por vir no ano que vem!


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Caminhoneiros são vítimas de assalto, um é baleado na região de Itaberaba/Milagres

Terça-feira, 28 de Maio de 2019 / Região

Na madrugada desta terça-feira (28), por volta das 00h56min, cerca de oito indivíduos armados, em dois veículos, atravessaram um caminhão na localidade da Torre, entre a CIB e o Morro do Tigre, no Km 528 na BR/116, vários motoristas de caminhões foram assaltados.

Um motorista foi baleado na cabeça. Foram acionados a PRF, o SAMU, as guarnições de Milagres e Itatim.

A guarnição local pediu reforço também a Rondesp Chapada e Cipe Chapada para fazerem incursões em todo perímetro do fato ocorrido.

OCORRÊNCIA EM ANDAMENTO: Aguardando maiores informações.


Blogbraga/11°BPM - ITABERABA

Compartilhar no Whatsapp

XIQUE-XIQUE: HOMEM É PRESO POR TRÁFICO DE DROGAS NO BAIRRO DAS PEDRINHAS

Terça-feira, 28 de Maio de 2019 / Região

Na noite desta segunda-feira (27), por volta das 20h, dando continuidade a operação "Impacto" uma Guarnição da CAESA e CETO/7° BPM, em apoio e reforço ao efetivo da 5° Cia e delegacia territorial de Xique-Xique foram averiguar denúncias de tráfico de drogas no bairro das Pedrinhas.

Ao chegar no local informado foi abordado o senhor Antônio Bispo de 61 anos, encontrando em seu poder substância entorpecente e outros materiais apreendidos, sendo o mesmo apresentado na delegacia do município e registrada a ocorrência.

Material Apreendido: 

✔ 183 gr de maconha;

✔ 322 gr de cocaína;

✔ 01(uma) espingarda de fabricação caseira;

✔ 01 aparelho celular de marca positivo, de cor preta;

✔ 01(uma) balança de precisão;

✔ 01(um) veículo Fiat/Strada, cor branca, PL- JQE 8089.


Blogbraga/ASCOM PMBA

Compartilhar no Whatsapp

FASB realiza primeiro seminário de Empreendedorismo na Enfermagem

Terça-feira, 28 de Maio de 2019 / Região

Estudantes e egressos do curso de Enfermagem, participaram na sexta-feira, 24, do 1º Seminário de Empreendedorismo e Inovação na Enfermagem, promovido pela Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB). O evento que reuniu dezenas de estudantes e, aconteceu no auditório João Altivo Bergamo.Com objetivo de abordar novas oportunidades para o mercado da enfermagem na região, professores da instituição e profissionais convidados, falaram por ao público presente, apontando as alternativas e mostrando alguns nichos.  Histórias de sucesso e de grandes desafios, marcaram o primeiro encontro dos profissionais da área.

Egresso da FASB e com um amplo currículo composto por várias especializações em atendimento de urgência e emergência José Henrique Silva, enfermeiro da base regional do SAMU, levou para os estudantes, algumas histórias que marcaram sua vida acadêmica e profissional, mas que lhe proporcionaram grandes conquistas. “Um projeto inovador como este, da FASB é louvável porque tem como função, mostrar para o enfermeiro que o trabalho dele não é só cuidar de um paciente, mas que ele pode empreender e ter alternativas financeiras em qualquer aérea, além dos ambientes hospitalares”, comentou.

Formada em Enfermagem pela FASB, Luma de Quadros, disse que o seminário provocou a ela, uma visão mais ampla do curso, uma visão empreendedora de fazer algo diferente da rotina de um profissional. Já Caroline Pereira, também graduada pela instituição, afirmou que o empreendedorismo deveria fazer parte de todo o curso, uma vez que se trata de um tema relevante para a vida profissional.

Bruna Cristian, estudante do 9º semestre, é membra da Liga Acadêmica de Enfermagem da Faculdade, fez uma avaliação do evento. “O seminário foi importante, uma vez os profissionais abordaram várias temáticas, assuntos relacionados ao dia-dia hospitalar e também fora, onde puderam aprender várias alternativas de trabalho a serem exploradas”, pontuou.

“O objetivo do colegiado foi ampliar a visão dos nossos alunos e egressos, para que eles possam vislumbrar estes novos nichos ocupacionais que estão disponíveis no mercado. O nosso objetivo foi alcançado, vimos o público satisfeito com o material apresentado, agora já começamos a pensar nos próximos seminários para discutir outros assuntos relacionados a Enfermagem”, avaliou a coordenadora do curso, professora Erica Dorfey.


Blogbraga/Araticum Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

Indivíduo é detido por porte ilegal de arma de fogo em Barreiras

Segunda-feira, 27 de Maio de 2019 / Região

Nesta segunda-feira (27), por volta das 15h, uma Guarnição da 83 CIPM/PETO, realizava rondas nas proximidades da Rua do Arame, bairro Vila Brasil em Barreiras, onde foi avistado um indivíduo em atitude suspeita, a Polícia alcançou o indivíduo e procedeu com a abordagem policial, sendo encontrado em sua cintura uma arma de fogo tipo revolver calibre .22, com sete munições intactas.

Diante dos fatos foi dado voz de prisão em flagrante, sendo o indivíduo e todo material apresentados à DP para as medidas cabíveis.

Pessoa apresentada:

 J. B. da S., 18 anos.
 
Material apreendido:

- 1 revolver calibre .22 com sete munições  intactas. 

83ª CIPM: A paz é fruto da Justiça.


Blogbraga/83CIPM/PETO

Compartilhar no Whatsapp

Indivíduo é preso por tráfico de drogas em Barreiras

Segunda-feira, 27 de Maio de 2019 / Região

Nesta segunda-feira (27), por volta das 13h,  a Guarnição da 83 CIPM/PETO realizava rondas nas proximidades da Praça Joaquim Neto, bairro Vila Brasil em Barreiras, onde foi avistado um indivíduo em atitude suspeita levando consigo uma sacola plástica,  a Guarnição alcançou o indivíduo e procedeu com a abordagem policial, que foi encontrado  substância tipo maconha, pronta para comercialização. 

 Diante dos fatos foi dado voz de prisão em flagrante, sendo o indivíduo e todo material apresentados à DP para as medidas cabíveis.

Pessoa apresentada:

 L.K.C.A.
 
Material apreendido:

- 400 gramas de maconha;
- 01 balança digital;
- 01 aparelho celular;
- R$ 235,00 reais em espécie;

83ª CIPM: A paz é fruto da Justiça.


Blogbraga/83CIPM/PETO

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: PAREDE DE CASA ABANDONADA CAI SOBRE TRABALHADOR NO BAIRRO SANTA LUZIA

Segunda-feira, 27 de Maio de 2019 / Região

Na noite desta segunda-feira (27), pouco antes das 18:00h, uma parede de uma casa que está desabitada caiu em cima de um trabalhador na rua Vasco da Gama no bairro Santa Luzia em Barreiras.

A casa está em situação de abandono e os vizinhos disseram que o mato cresce e toma conta do terreno todo. Com isso, ficam com medo da infestação de criaturas peçonhentas como cobras e escorpiões. Além disso temem por frequentadores que usam o lugar para consumo de drogas.

Segundo informações, o trabalhador teria voluntariamente feito a limpeza do terreno. Enquanto trabalhava na demolição, uma das paredes caiu sobre o homem que ficou imobilizado embaixo dos escombros.

Cuidadosamente populares com ajuda da família retiraram o homem do local e acionaram o SAMU que rapidamente chegou até o local prestando o socorro à vítima que foi conduzida para o Hospital do Oeste para uma avaliação mais detalhada.

Os vizinhos esperam que o dono da propriedade tome providencias quanto à construção e o terreno.


Blogbraga/Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

LEM: MULHER TIRA SUA PRÓPRIA VIDA NO BAIRRO SANTA CRUZ

Segunda-feira, 27 de Maio de 2019 / Região

Sandra Pereira

SAMU no local

A Polícia registrou a ocorrência

O médico do SAMU constatou o óbito

Conselho Tutelar esteve no local

No início de tarde desta segunda-feira (27), por volta das 12h40, ocorreu um suicídio no bairro Santa Cruz, na rua Ilhéus, em uma residência próximo ao Canal.

Segundo informações colhidas no local, um vizinho da vítima de nome Sandra Pereira da Silva de 31 anos, natural de Corrente/PI, disse que ela estava com depressão e também já estaria consumindo bebidas alcoólicas por cerca de três dias, quando na manhã de hoje ela teria pego um fio de telefone amarrado no fundo do condomínio onde mora e se enforcando com o mesmo.

Um outro vizinho teria visto a mulher com o pescoço amarrado no fio e retirou a vítima sendo que logo em seguida acionou uma equipe do SAMU que rapidamente se deslocou para o local.

Chegando no local infelizmente o médico só pode constatar o óbito. A polícia militar 85 CIPM esteve na localidade aguardando a Polícia Civil.

O conselho tutelar também esteve presente, pois a vítima deixa duas crianças pequenas de idades não reveladas.

O corpo deverá ser conduzido para o DPT de Barreiras.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: OPERAÇÃO PAZ NO TRÂNSITO DA POLÍCIA MILITAR FLAGRA SETE CONDUTORES DIRIGINDO ALCOOLIZADOS EM UMA SÓ NOITE

Segunda-feira, 27 de Maio de 2019 / Região

Foi realizada na noite deste sábado (25), a “Operação Paz no Trânsito” pela Polícia Militar em Barreiras. A operação foi montada na Av. Aylon Macedo e flagrou ao todo sete motoristas dirigindo sob efeito alcoólico, todos foram apresentados na Delegacia de Polícia e indiciados na Lei 9503: Art.306 do CTB.

Dois motoqueiros foram flagrados, um deles de 41 anos pilotando uma Honda/Biz apresentou incríveis 1.21 mg de álcool por litro de ar expelido.

Cinco condutores de veículos apresentaram os valores de 0,53; 0,54; 0,55; 0,71; 0,77 mg de álcool por litro de ar alveolar. Veja o que diz o Código de Trânsito Brasileiro:

Art. 306.  Conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência:         

Penas – detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

  • 1o As condutas previstas no caput serão constatadas por:

I – concentração igual ou superior a 6 decigramas de álcool por litro de sangue ou igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Sesab promove em Barreiras seminário sobre Doença de Chagas

Segunda-feira, 27 de Maio de 2019 / Região

Imagem Ilustrativa

Com o objetivo de discutir estratégias conjuntas para o fortalecimento das ações de vigilância, assistência e controle vetorial no âmbito do Programa de Controle da Doença de Chagas, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), promove no período de 9 a 11 de julho, no município de Barreiras, o Seminário Estadual de Doença de Chagas.

O encontro, que acontecerá no Instituto Federal da Bahia de Barreiras, vai apresentar o cenário epidemiológico da Doença de Chagas na Bahia, capacitar e atualizar equipes de saúde do Estado (regionais) e municípios prioritários sobre as ações de prevenção e controle da Doença de Chagas. Além disso, serão apresentadas experiências exitosas ocorridas dentro do programa.

O público-alvo para o seminário é formado por técnicos de referência do Programa de Controle da Doença de Chagas das regionais e municípios prioritários. Também devem participar pesquisadores vinculados às instituições públicas de ensino e pesquisa do Estado da Bahia, que desenvolvem pesquisa, ensino ou extensão sobre Doença de Chagas.

Vale ressaltar a participação das Secretarias de Saúde dos Estados de Goiás e Pernambuco, que são referências no programa, como também da equipe técnica do Programa Nacional de Controle da Doença de Chagas do Ministério da Saúde.


Blogbraga/Ascom Sesab

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: FASB marca presença em debate sobre literatura e mídia na Flib

Segunda-feira, 27 de Maio de 2019 / Região

A Festa Literária de Barreiras (Flib), na edição de 2019, organizou uma mesa redonda com o tema ‘Literatura e Mídia’, realizada na sexta-feira (24), no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho. O encontro contou com as presenças de Vandré Vilela, coordenador do curso de Produção Audiovisual da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), e dois egressos da instituição: os jornalistas Anton Roos e Joaney Tancredo (mediador). O objetivo dessa modalidade de evento é ampliar conhecimentos sobre o assunto, abordar a realidade da questão discutida, debater conceitos e criar novas linhas de pensamento.

“Foi um evento muito produtivo, trouxe uma temática emergente, que é a fusão da literatura com as mídias. Hoje, os principais suportes para a divulgação de conteúdos literários são os canais digitais. Um outro ponto de destaque foi o debate sobre a transformação da escrita tradicional em um formato que pudesse ser adaptado às novas mídias. O momento atual e de convergência. Cada vez mais a mídia e a literatura compartilham suas potencialidades. Muitos desses conteúdos teriam mais dificuldades de alcançar um grande público se não fosse a democratização dos meios de comunicação”, disse Vilela.

Anton Roos, um dos escritores convidados pela Flib, fez uma ampla análise sobre o mercado literário e a influência das novas tecnologias no panorama atual: “O modelo tradicional de publicação tem um público que, naturalmente, acaba envelhecendo. Mesmo assim o livro não vai se esgotar. É importante que a literatura, de um modo geral, seja repensada com novas práticas literárias. Os autores precisam compreender esse movimento constante para saber como devem se posicionar e trabalhar o livro para que ele alcance o maior número de pessoas. A grande rede causou uma revolução e fez com que as coisas sejam muito rápidas, imediatas, então todos devem procurar acompanhar essa velocidade, inclusive os escritores, produzindo conteúdos adaptados à nova realidade”.

A estudante Karynne Pereira, do curso de Letras da Uneb, acompanhou as discussões e contribuiu com perguntas, ao final da mesa redonda. “A literatura tradicional, em contraponto com a mídia, justifica a realização de uma mesa como essa. Várias pessoas ainda têm a visão de que a mídia vai causar um grande impacto negativo na importância da literatura. Mas a realidade é outra: em um horizonte mais amplo percebemos que as duas podem fazer um importante trabalho de informação e incentivo à leitura. Esse processo incentiva também a produção, devido à facilidade de encontrar materiais e as várias formas de publicação e divulgação que existem atualmente”, destacou.


Blogbraga/Araticum Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

PROVÁVEL TIRO ACIDENTAL CEIFA A VIDA DE UM CAÇADOR EM SANTA RITA DE CÁSSIA

Segunda-feira, 27 de Maio de 2019 / Região

Um provável tiro acidental ceifou a vida de Erisvaldo Martins dos Santos, 41 anos, natural de Santa Rita de Cássia/BA enquanto caçava. O triste fato aconteceu neste domingo (26), no Povoado Lagoa do Saquinho, zona rural do Município de Santa Rita de Cássia.

De acordo com a polícia, o tiro que seria de uma espingarda, acertou o queixo da vítima de baixo para cima enquanto manuseava a arma o que a princípio sustenta a hipótese de acidente.

O corpo de Erisvaldo Martins, foi encaminhado para o necrotério do Departamento de Polícia Técnica de Barreiras onde passa por exame de necropsia nesta manhã de segunda-feira (27). Após documentação necessária, será liberado para a família realizar o sepultamento.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Família procura rapaz desaparecido em Barreiras

Segunda-feira, 27 de Maio de 2019 / Região

Um rapaz de nome Ruan Douglas, está desaparecido desde a última quarta-feira (22), em Barreiras.

Segundo informações de familiares, ele saiu de casa no Bairro Arboreto I, e não retornou.

Quem tiver qualquer informação do paradeiro do mesmo favor entrar em contato com a família pelo: 77 9.9935-6584 ou 190 da Polícia Militar.


Blogbraga/Desaparecido

Compartilhar no Whatsapp

Droga e arma são apreendidas pela polícia; suspeito é preso em Irecê

Segunda-feira, 27 de Maio de 2019 / Região

Um homem identificado por Gustavo Silva de lima, 22 anos foi preso na tarde do último sábado (25), em Irecê, durante a Operação Impacto, onde o intuito é coibir ocorrências de CVLI - Crimes Violentos Letais Intencionais. As informações são da Companhia de Ações Especiais do Semiárido (CAESA).

Em nota, a polícia informou que guarnições da CAESA, CETO e 1ª CIA/Irecê quando em rondas na praça do conjunto IEDA 2,  abordou o suspeito, que estava portando uma quantidade pequena de cocaína e ao ser interpelado, disse que havia mais em sua residência e que tinha uma revólver calibre .32 escondido na casa de sua tia no povoado de Lagoa Nova,.

De acordo com a polícia, nos locais indicados foram encontrados os materiais informados.  Gustavo foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Irecê onde foi lavrado o flagrante.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

POLÍCIA MILITAR: Homem é detido após descumprir medida protetiva e ameaçar ex-mulher em Roda Velha

Domingo, 26 de Maio de 2019 / Região

O agressor foi preso

Por volta das 16h30 deste sábado (25), a Polícia Militar de Roda Velha, município de São Desidério, foi acionada para deter um homem acusado de ameaçar a ex-mulher e o filho dela. O acusado, já estava enquadrado na medida protetiva.

Segundo informações, o acusado de 28 anos violou a lei judicial expedido pela Juíza da Comarca de São Desidério, invadindo a residência da mãe da EX de 27 anos, e ameaçado a todos, além de quebrar o celular do filho um menor de idade.

Ainda segundo informações policiais, a vítima alegou ter sido agredida moralmente além de sofrer ameaças constantes pelo ex-companheiro de convívio.

Diante dos fatos o acusado foi localizado, recebeu voz de prisão e encaminhado para o DISEP de Luís Eduardo Magalhães.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Indivíduo é preso por tráfico de drogas e ameaça em Morpará

Domingo, 26 de Maio de 2019 / Região

Neste sábado (25). por voltas das 15h16,  uma guarnição ordinária de serviço realizava patrulhamento ostensivo no perímetro urbano do município de Morpará, quando recebeu uma ligação informando que um indivíduo vulgo " BENILDÃO" estaria ameaçando um menor.

A Polícia Militar de imediato se deslocou ao local, ao chegar o mesmo já tinha evadido. Efetuando as buscas nas proximidades próximo ao colégio José Queiroz, o indivíduo foi avistado em frente ao Bar da Vânia, onde foi dada a voz de abordagem e iniciando a busca pessoal, foi encontrado trouxas com substâncias análogas a maconha.

O mesmo informou que já possui uma passagem policial por tráfico de drogas e furto. Todo material e o individuo foram devidamente conduzidos e apresentados na Delegacia de Policia Civil de Ibotirama para medidas cabíveis.

28° CIPM GUARDIÃ DO PORTAL DO OESTE


Blogbraga/28 CIPM

Compartilhar no Whatsapp

Indivíduo é preso por porte ilegal de arma de fogo em Xique-Xique

Domingo, 26 de Maio de 2019 / Região

Neste sábado (25/05/19), por volta das 00h, ação conjunta da CAESA juntamente com equipes da CETO e 5ª CIA do 7• BPM, durante Operação Impacto, com vistas a coibir ações delituosas na cidade, após diligenciar na localidade Sítio Canto de Pedra, Povoado Serra Azul, a fim de averiguar denúncia de porte de arma de fogo, prendeu em flagrante o indivíduo Fidelcino Ribeiro dos Santos, que estava de posse:

✔ 01 revólver calibre .38, numeração 1192368, marca Taurus, 

✔ 01 munição calibre .38, intacta

✔ 01 espingarda calibre .12, numeração 1380869, marca CBC, modelo 151

✔ 05 munições intactas e 01 deflagrada, calibre .12

✔ 01 munição calibre .32, deflagrada 

✔ 01 munição calibre .22, intacta

Ato contínuo, foram feitas buscas em casas próximas ao local da abordagem, sendo encontrado nestas:

✔ 06 espingardas tipo socadeira 

✔ 01 espingarda calibre .20, numeração 238350, marca CBC, modelo 651

✔ 13 munições calibre .20 intactas e 4 deflagradas, sendo  estas não assumidas pelo conduzido

Indivíduo e todo material apreendido foram apresentados na DT de Xique-Xique, conforme ocorrência.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

SÃO DESIDÉRIO: Corpo sem identificação é encontrado carbonizado próximo a Roda Velha

Sábado, 25 de Maio de 2019 / Região

Polícia Militar no local

O corpo foi encontrado carbonizado

Uma camisa foi encontrada no local

Após a perícia o corpo foi removido

O corpo foi levado para o necrotério de Barreiras

Por volta das 17h deste sábado (25), a Polícia Militar do Distrito de Roda Velha, município de São Desidério, estava seguindo para registrar uma ocorrência no DISEP de Luis Eduardo Magalhães, quando recebeu uma denúncia que havia um corpo carbonizado às margens de um Rio há 3 km do distrito citado.

Os Policiais foram até o local denunciado e constataram a veracidade da informação. Rapidamente a guarnição ligou para o Capitão informando e em seguida acionou a Polícia Técnica e o rabecão para realizar a perícia e a remoção do corpo.

Por volta das 21h30, o local foi periciado e constatado que o corpo carbonizado foi encontrado em cima de uma mala de viagem, à vítima ainda não identificada aparenta ter entre 20 a 25 anos. No momento da perícia feita no local os peritos não encontraram nenhuma perfuração por armas (branca/fogo).

Ainda no local, foi encontrado um óculos de sol, uma camisa e a mala queimada. 

Segundo a Polícia Militar de Roda Velha, não há nenhum registro de desaparecimento no Distrito.

O corpo foi encontrado como citado, há 3 km do Distrito de Roda Velha e distante 67 km de Luis Eduardo Magalhães.

O corpo do rapaz foi removido para o necrotério de Barreiras para exame de autópsia, a princípio sem identificação. A autoria e motivação para o crime ainda são desconhecidas e a Polícia Civil vai investigar o caso.


Blogbraga/Reportagem: Marlon

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: MOTOCICLISTA E CARONA FICAM FERIDOS APÓS LEVAR FECHADA DE UM CARRO NA ZONA RURAL

Sábado, 25 de Maio de 2019 / Região

Uma dupla em uma motocicleta sofreu um acidente após levar uma “fechada” de um carro na estrada que segue para o Barrocão, zona rural de Barreiras. O acidente aconteceu na noite deste sábado (25), pouco antes das 21:00h.

As duas pessoas ficaram feridas após perder o controle da moto e foram parar em um matagal. Duas ambulâncias do SAMU foram dar o socorro às vítimas. Uma guarnição da Polícia Militar também esteve no local dando suporte ao SAMU e registrando a ocorrência.

A motocicleta havia sido recolhida.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Baianão sub-20: Canaã de Irecê decide título com o Bahia neste sábado (25)

Sábado, 25 de Maio de 2019 / Região

O Canaã Esporte Clube (Irecê) decide com o Bahia o título do Campeonato Baiano Sub-20. Com a vantagem, o Bahia precisa apenas de um empate para conquistar o título. O jogo da volta é neste sábado (25), às 19h15, no estádio de Pituaçu, em Salvador.

No primeiro jogo da decisão [sábado passado] o tricolor bateu o Canaã por 1x0, no estádio Joviano Dourado Lopes, em Irecê. Apesar do triunfo do Esquadrão, foi o Canaã quem começou melhor a partida. O time de Irecê pressionou o Bahia na primeira etapa, mas abusou de perder gols.

Vale lembrar que na semifinal da competição, o Canaã desbancou o Vitória, em pleno Barradão, então favorito ao título.

O jogo de hoje será transmitido ao vivo em um telão na Praça do Requintes, em Irecê, a partir das 19h.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

NOTA PÚBLICA sobre ação do MP relativa à contratação de empresa especializada pela Prefeitura de Irecê

Sábado, 25 de Maio de 2019 / Região

Objetivando a contratação de empresa para executar serviços especializados em assessoria tributária, compreendendo a execução de trabalhos visando à recuperação de receitas tributárias junto às empresas de telefonia fixa e móveis estabelecidas fora do âmbito do município de Irecê, contratamos, através de inexigibilidade, a empresa ANM – SERVIÇOS DE APOIO E ASSESSORIA ADMINISTRATIVA EIRELI – ME, inscrita no CNPJ sob nº 20.794.362/0001-09, responsável pela prestação dos serviços técnicos, a qual repatriou para os cofres do município cerca de meio milhão de reais.

Apesar de a Constituição Federal estabelecer, em seu artigo 37, inciso XXI, a obrigatoriedade da realização de licitação como condição para celebração de contratos pela Administração Pública, ressalva que a legislação pode estabelecer situações em que a Administração poderá contratar sem que tenha que licitar. Em razão disso, são previstas na Lei Geral de Licitações, Lei nº 8.666/93, em seus artigos 24 e 25, as hipóteses em que o agente público poderá deixar de realizar a licitação, promovendo a contratação direta. No primeiro dispositivo estão os casos de dispensa e no segundo, os de inexigibilidade de licitação.

Um dos fundamentos básicos da licitação é a competição. Realiza-se a licitação para obter a proposta mais vantajosa para a Administração, não podendo ocorrer quando não houver competitividade em relação ao objeto licitado.  A inexigibilidade de licitação deriva justamente da inviabilidade de competição para o fornecimento dos bens ou serviços demandados pela Administração (art. 25 da Lei nº 8.666/93).

O fato de existir mais de uma pessoa notoriamente especializada não afasta a possibilidade de aplicar a hipótese de inexigibilidade prevista no inc. II do art. 25 da Lei n° 8.666/93, nem impõe o dever de licitar. O que determina a inexigibilidade de licitação é a inviabilidade de competição, e não a impossibilidade de disputa. Assim, não se deve confundir “competição” com “disputa”, pois tais expressões possuem sentidos jurídicos diversos.

Portanto, no caso do inc. II do art. 25 da Lei n° 8.666/93, mesmo havendo mais de uma pessoa notoriamente especializada, a competição continua inviável pela impossibilidade de fixar critério de julgamento objetivo, pressuposto necessário da licitação. A regra é que a licitação deve ser considerada inexigível sempre que o seu pressuposto não puder ser assegurado.

A licitação é norteada pelo princípio da impessoalidade, o qual exige critério objetivo de julgamento para a seleção isonômica e imparcial do terceiro. A contratação prevista no inc. II do art. 25 da Lei n° 8.666/93 é balizada pelo princípio da pessoalidade, que impõe critério subjetivo de julgamento ancorado pelo elemento confiança, baseado na capacidade da pessoa notoriamente especializada. Portanto, não se trata de um critério de confiança subjetivo exclusivamente de quem contrata (do agente que decide), mas relacionado à pessoa que será contratada.

Dessa forma, pode-se afirmar que é critério de confiança objetivo, pois tem seu fundamento de validade em condição externa, e não interna, de quem julga. Por isso, dizemos que o agente que decide pode nem ter ouvido falar do notoriamente especializado para que a contratação possa se efetivar, justamente porque a confiança é objetiva, e não necessariamente subjetiva do agente.

Assim, temos a certeza de que a denúncia será refutada pelo Tribunal de Justiça.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro/Fonte: PROCURADORIA JURÍDICA DO MUNICÍPIO DE IRECÊ

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: MULHER ATROPELADA ENQUANTO AGUARDAVA NA FAIXA DE PEDESTRE NÃO RESISTE AOS FERIMENTOS E VEM A ÓBITO NO HO

Sexta-feira, 24 de Maio de 2019 / Região

Luzinete da Silva Macena Bastos

Luzinete da Silva Macena Bastos, 36 anos, vítima de atropelamento enquanto aguardava na faixa de pedestres na Avenida Dr. Clériston Andrade em frente ao INSS, fato ocorrido na quarta-feira (22), infelizmente não resistiu aos graves ferimentos vindo a óbito na tarde desta sexta-feira (24) no Hospital do Oeste.

O corpo de Luzinete foi conduzido para o necrotério do Departamento de Polícia Técnica onde será submetido a exame de necropsia e após documentação liberado aos familiares.

Luzinete deixa marido e dois filhos de 15 e 17 anos. Formada em pedagogia, amava trabalhar com crianças.

Lamentamos sinceramente a perda por parte da família parentes e amigos.

Matéria relacionada no link abaixo:

http://blogbraga.com.br/?Pagina=Noticias&Titulo=barreiras-carro-colide-contra-a-traseira-de-uma-moto-parada-antes-da-faixa-de-seguranca-no-centro-da-cidade&Id=63192


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Coyote CISO Neli Paraíba Mimoaço Guarda Municipal Ademilar Contabilidade Rondon Casa da Ferramenta Jaú Forte Grãos Dr. Márcio Rogério P&F Evolucao Luz motos Click Tec Unopar Elo Aço Silvano Santos Extreme Global Imperial Kenni Henke Polícia Civil Sutrans Rabelo PM Bem Brasil Pastel DM Reparos Dique Denuncia Vida Farma AUTOCAR Oeste Manutenção MaxCar Fontana Delicia Sportime Mineiros Mimoso Segurança Grupo Marabá G7 DPVAT Barreiras Dupará Açaí DBT