Governo da Bahia

NOTÍCIAS

DEPUTADA JUSMARI SE REÚNE COM LIDERANÇAS POLÍTICAS EM SANTA RITA DE CÁSSIA

Segunda-feira, 05 de Agosto de 2019 / Região

Em Santa Rita de Cássia com o grande líder e Ex-Prefeito Zezo Aragão, o representante do Deputado Federal Adolfo Viana, muitas lideranças comunitárias, entre elas o representante da região do Peixe, o amigo Lé do Peixe, o Presidente da Associação dos Pequenos. Produtores, irmão Domingos e seus associados fizemos uma grande festa para comemorar o início de um novo ciclo daqueles moradores da Comunidade do Peixe.

A Mecanização Agrícola que chega pela doação de um trator com equipamentos, conseguido através de emenda parlamentar do Deputado Adolfo Viana.

Zezo Aragão demonstra a cada dia sua preocupação e comprometimento com a população Santaritense e é nosso grande parceiro na busca da melhoria da qualidade de vida daqueles irmãos.
#JusmariOliveiraDeputada
#SantaRitadeCássia
#Bahia


Blogbraga/Assessoria da Deputada Jusmari

Compartilhar no Whatsapp

RONDESP - Oeste: Polícia apreende arma de fogo em Barreiras; indivíduo foge

Segunda-feira, 05 de Agosto de 2019 / Região

Por volta das 11h deste domingo (04), uma equipe da RONDESP - Oeste realizava Rondas no município de São Desidério, quando às margens da BR, próximo ao Povoado de Sítio do Rio Grande visualizou um elemento que ao notar a presença da viatura policial, empreendeu fuga mata a dentro, deixando para trás uma espingarda calibre 5.5 adulterada para munição calibre 22", foram realizadas buscas na área visando localizar o fugitivo porém sem êxito.

Diante dos fatos a arma encontrada foi apreendida e apresentada na delegacia de Barreiras (11ª COORPIN), para adoção das medidas cabíveis. 

 Material apreendido: 

- Uma espingarda 
Sem marca / sem numeração.
(Cálibre adulterado para cal.22)


Blogbraga/RONDESP OESTE

Compartilhar no Whatsapp

Solenidade de passagem de comando do 7° Batalhão da Polícia Militar é realizada em Irecê

Domingo, 04 de Agosto de 2019 / Região

A solenidade de passagem de comando do 7° Batalhão da Polícia Militar (BPM) foi realizada na última quinta-feira (01) em Irecê. O tenente-coronel Florisvaldo Passos Ribeiro deixa o comando. O tenente-coronel Carlos Augusto Ferreira Dias é o novo comandante.

A solenidade contou com a presença do Comandante da Companhia de Policiamento Regional da Chapada, coronel Valter Santos de Araújo, além de autoridades civis e militares, familiares e amigos.

“Aproveito para parabenizar o tenente coronel Florisvaldo Passos Ribeiro pelo excelente trabalho realizado a frente do 7º BPM/Irecê e desejar todo sucesso para o novo comandante tenente coronel Carlos Augusto Ferreira Dias, novo Comandantes do 7º BPM/Irecê, para enfrentar mais esse desafio”, escreveu Elmo Vaz, em sua página no Facebook.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Projetos estudantis chamam a atenção pelo alcance social na 6ª Expo Santana realizada no Oeste da Bahia

Sábado, 03 de Agosto de 2019 / Região

As tecnologias sociais, de baixo custo e de grande alcance social, desenvolvidos pelos estudantes da rede estadual de ensino estão chamando a atenção de empresários participantes da 6ª Edição da Expo Santana. Os trabalhos estão sendo apresentados na III Feira de Ciência, de Educação Profissional e Tecnológica para o Desenvolvimento Regional, promovida pela Secretaria da Educação do Estado em parceria com a Prefeitura de Santana (838 km de Salvador), no Oeste baiano.

Os 43 projetos protagonizados por 140 estudantes e professores de diferentes Territórios de Identidade da Bahia foram criados nos Centros Educacionais e Territoriais de Educação Profissional (CEEPs e CETEPs) e nas unidades escolares que ofertam os cursos técnicos, a exemplo de Informática, Agropecuária, Administração e outros.

Um dos projetos em destaque é o “Montagem de drone quadrotor com planejamento de voo para geoprocessamento”, desenvolvido pela equipe que tem como integrante Ruan Zorante Santos, 16, do curso técnico em Informática, do CETEP Portal do Sertão, localizado em Feira de Santana. “O drone é um equipamento de voo de grande versatilidade e criamos este protótipo devido a necessidade de muitos produtores rurais em monitorar as suas propriedades e áreas de plantio através do geoprocessamento. Com ele, é possível fazer um plano de voo e programar a captura das imagens a serem exibidas em um computador”, explicou o estudante.

O prefeito de Santana, Marcos Aurélio dos Santos Cardoso, falou sobre o impacto da oferta destes cursos para o município e a região. "A educação tem movido a nossa região. Tudo o que os estudantes têm produzido agora tem chamado atenção das empresas onde futuramente eles possam trabalhar, mas também o poder público. Tenho fé de que estamos olhando para os projetos e ideias de nossos futuros pesquisadores, professores, técnicos, que vão gerar ainda mais riqueza para o Oeste da Bahia", acrescentou o prefeito, ao destacar o alcance social dos projetos apresentados pelos estudantes da rede estadual na III Feira de Ciência, de Educação Profissional e Tecnológica.

Ao prestigiar os projetos dos estudantes, o gerente de Negócios do Banco do Nordeste, João Ribeiro, falou sobre a importância da qualificação profissional para o mercado de trabalho. “Essa questão da educação de base passando pelos cursos técnicos é extremamente importante para o desenvolvimento de qualquer região. Hoje, lá no banco, quando existe a necessidade de fazer contratações de funcionários, ainda que não sejam através de concurso público, nós preferimos aquelas pessoas que passaram por um processo de ensino qualificado e que adquiriram conhecimento de uma determinada área. Por isso, é indispensável que os jovens se preparem cada vez mais”, destacou.

O gerente regional do SEBRAE no Oeste da Bahia, Emerson Cardoso, falou da importância dos cursos técnicos ofertados pela Secretaria da Educação do Estado nos diversos Territórios de Identidade da Bahia. “Reconheço o trabalho que a rede estadual faz e nós ainda temos uma ponte com o trabalho que o SEBRAE realiza através do empreendedorismo na escola. Então, quando se tem tecnologia e inovação de um lado com esses centros de pesquisa e ensino e, isso, é associado ao empreendedorismo, as pessoas podem utilizar esse conhecimento para ganhar dinheiro e, consequentemente, diminuir os altos índices de desemprego e desigualdade social”, ressaltou.

O empresário Marcelo Celidonio Barreto, proprietário do provedor de internet Technet localizado em Ipirá e que também atua como professor do CETEP da cidade, reconhece a importância da mão de obra dos estudantes. “Receber um profissional que sai de um curso já formado e preparado é muito importante e vital para as empresas no mercado. Por isso, os cursos técnicos da Educação Profissional têm um papel fundamental na formação e encaminhamento dos estudantes ao mundo do trabalho”, esclareceu.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

DUAS VÍTIMAS DE HOMICÍDIO EM SANTA MARIA DA VITÓRIA DÃO ENTRADAS NO DEPARTAMENTO DE POLÍCIA TÉCNICA EM BARREIRAS

Sábado, 03 de Agosto de 2019 / Região

Duas vítimas de homicídio ocorridos na cidade de Santa Maria da Vitória deram entrada no necrotério do Departamento de Polícia Técnica de Barreiras para exame de necropsia. Os crimes são investigados pelas autoridades competentes de onde os crimes foram cometidos. Os exames periciais e qualquer objeto recolhido pela Polícia Técnica ajudam nas investigações.

Djavan Santos Queiroz: 35 anos de idade, natural de Santa Maria da Vitória/BA, profissão de pescador, residente no bairro Samambaia em Santa Maria da Vitória.

Vítima de disparo de arma de fogo fato ocorrido na noite de quarta-feira (31/07) por volta das 21:00h.

Semilson Moreira Sodré: Vulgo “Milsinho”, 32 anos, natural de Santa Maria da Vitória/BA, residente no bairro Alto do Cruzeiro em Santa Maria da Vitória.

Vítima de disparo de arma de fogo no rosto em frente ao centro de abastecimento em sua própria cidade de origem, fato ocorrido no dia 31/07 por volta das 07:30h.

Os corpos deram entrada nesta sexta-feira (02)  já foram necropsiados e encaminhados.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

RIACHÃO DAS NEVES: HOMEM MORRE APÓS COLISÃO FRONTAL CONTRA CAMINHÃO NA BR-135

Sábado, 03 de Agosto de 2019 / Região

Um acidente com vítima fatal aconteceu na noite desta sexta-feira (02), por volta das 19:00h na BR-135 altura do Km 160, próximo à entrada do Povoado Barra do Riacho município de Riachão das Neves/BA.

A colisão frontal vitimou o motorista identificado como Vanderlei Batista de Carvalho, 37 anos, natural de Santa Rita de Cássia/BA, que conduzia um Ford/Fiesta branco, que segundo informações, teria invadido a contramão morrendo na hora.

No caminhão estariam quatro pessoas sendo que populares socorreram uma das vítimas que teria ficado ferida. Não há informações sobre seu estado de saúde.

Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal esteve no local fez os registros e sinalizou a via alertando os demais condutores que trafegavam.

O Departamento de Polícia Técnica fez a perícia do acidente e removeu o corpo de Vanderlei para o necrotério do DPT onde passa por exame de necropsia nesta manhã de sábado (03). Após os exames e documentação necessária o corpo será liberado aos familiares para sepultamento.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: DELEGACIA DE HOMICÍDIOS CUMPRE MANDADO DE BUSCA E APREENSÃO CONTRA ACUSADO DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO

Sexta-feira, 02 de Agosto de 2019 / Região

Agentes da Delegacia de Homicídios cumpriram na primeira quinzena do mês de julho o MANDADO DE BUSCA E APREENSÃO efetivado na casa do alvo, indiciado pelo crime de Tentativa de Homicídio THIAGO DA CRUZ ALVES.

Relembre os fatos:

O inquérito policial 04/2019 instaurado nesta Especializada, apurou a autoria, a materialidade e as circunstâncias do crime de Tentativa de Homicídio, delito este previsto no ARTIGO 121 C/C ARTIGO 14, INCISO II, AMBOS DO CÓDIGO PENAL, figurando como vítima AMADEU RODRIGUES RAMOS, o qual teria sido alvejado por disparos de arma de fogo, tendo como autor THIAGO DA CRUZ ALVES fato este ocorrido na data de 10/01/2019, às 17h50min, no Pov. Barrocão de Cima, Zona Rural, Barreiras – BA.

OBS: *segue o vídeo com a apreensão da arma utilizada no crime. *

POLÍCIA CIVIL DA BAHIA/ 11ª COORPIN/ DH BARREIRAS

 


Blogbraga/Repórter Paiva/ DHPP Barreiras/BA.

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: HOMEM É MORTO A FACADA EM PLENA LUZ DO DIA NO BAIRRO SÃO MIGUEL.

Sexta-feira, 02 de Agosto de 2019 / Região

Na tarde desta sexta-feira (02), um homem identificado como Railson Pereira dos Santos, 27 anos, natural de Barreiras-BA, solteiro, foi morto com um golpe de arma branca no abdome. O crime aconteceu na rua Norte/Sul no bairro São Miguel em Barreiras.

A vítima foi socorrida com vida pelo SAMU, que tentou por quase uma hora reanimar o paciente que não resistiu ao ferimento vindo a óbito.

Segundo relatos, o suspeito teria desferido um soco e depois a facada na vítima que estava em uma bicicleta, como dito, não morreu na hora mas ficou se contorcendo no chão até a chegada do socorro que não demorou a acontecer.

Uma guarnição da 83 CIPM esteve no local, registrou o fato e deu suporte à equipe do SAMU. Após a constatação do óbito, a Delegacia de Polícia foi avisada e o delegado de plantão compareceu no local iniciando as investigações pela Polícia Civil.

Uma equipe da Polícia Técnica foi acionada e fez os trabalhos periciais removendo o corpo da ambulância do SAMU para o rabecão do DPT onde passará por necropsia.

A Polícia já tem pistas a respeito do suspeito que por sua vez já teria várias passagens pela delegacia por vários outros crimes. O caso será remetido ao DHPP (Delegacia de Homicídios).


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Governo do Estado avança na gestão dos recursos hídricos no Oeste

Sexta-feira, 02 de Agosto de 2019 / Região

O secretário do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, a diretora do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Márcia Telles, e o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, assinaram na noite desta quinta-feira (01), um Acordo de Cooperação Técnica para o levantamento dos usuários de recursos hídricos na Bacia do Rio Corrente. A partir deste levantamento, realizado em parceria com a Agência Peixe Vivo, será elaborado o plano de ação para o cadastramento de usuários de água na região, importante instrumento de gestão dos recursos hídricos para o Estado da Bahia. 

"Esse levantamento significa um grande avanço para a gestão da Bacia do Rio Corrente. Viemos de um período de escassez de água naquela região, que gerou conflitos envolvendo o uso da água. Assumimos então o compromisso de conhecer melhor a bacia do Rio Corrente, para de fato fazer uma gestão mais justa, em que todos tenham atendidas as suas demandas pelo uso da água de forma social e ambientalmente equilibrada", afirmou o secretário João Carlos, acrescentando que a assinatura do termo de cooperação vai viabilizar a realização do cadastro de usuários de recursos hídricos na região.

"Estamos desenvolvendo ações que possam aproximar o plano de gestão da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco com os Planos Estaduais de Recursos Hídricos, com o objetivo de criar uma sinergia nas ações concretas para essa gestão, sobretudo no que diz respeito à implementação e universalização dos instrumentos de gestão dos planos de bacia. Com a Bahia, a partir desta parceria aqui firmada, vamos utilizar os recursos oriundos da cobrança pelo uso das águas em um projeto para construir ou melhorar os cadastros de usuários das águas na sub-bacia do rio São Francisco, neste caso, na Bacia do Corrente", afirmou o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda.

Miranda falou ainda sobre projetos futuros com o governo baiano, a exemplo da definição de um programa de monitoramento da qualidade da água no submédio do São Francisco, e da realização de um trabalho de mitigação de danos ambientais na Lagoa de Itaparica,  principal lagoa marginal do Rio São Francisco, localizada no semiárido nordestino.

Para a diretora do Inema, Márcia Telles, essa é uma etapa fundamental para o órgão estadual do Meio Ambiente, que já está desenvolvendo o plano de bacia da região dos rios Grande e Corrente. "É com o cadastro de usuário de água que a gente conhece efetivamente quem utiliza o recurso hídrico, seja ele o usuário regular, que tem outorga, ou quem está captando mesmo que não tenha a regularidade do ato autorizativo", afirmou.

Nessa primeira fase será feito um levantamento da área pela equipe técnica do Inema, preferencialmente tomando como prioridade as áreas mais críticas da bacia. Para tanto serão consideradas a disponibilidade hídrica da bacia, as outorgas já liberadas pelo Inema, e as que já foram demandadas e estão sob análise do órgão. Também participaram do ato de assinatura, o vice-presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, o diretor de Águas do Inema, Eduardo Topázio, e a assessora técnica da Sema, Larissa Cayres.

Cadastro de Usuário de Água - O cadastro é uma ferramenta que possibilita uma gestão mais eficiente através do acesso a informações mais precisas e objetivas. Ele disponibiliza informações sobre o uso e o usuário de recursos hídricos de uma determinada região ou bacia, possibilitando, através do acesso ao banco de dados, determinar quais são os usos mais predominantes, quem são e onde se concentram os usuários, subsidiando ações visando a garantia dos usos múltiplos de forma sustentável. Conhecer os diversos usos dos recursos hídricos possibilita a melhoria das práticas de captação, consumo e dos níveis de qualidade dos efluentes lançados nos mananciais. Além das construções de barragens, construções de pontes, bueiros e travessias.


Blogbraga/Governo do Estado da Bahia SEMA - Secretaria do Meio Ambiente

Compartilhar no Whatsapp

Polícias Militar e Civil fazem operação de combate ao crime em Morro do Chapéu; um homem morre

Sexta-feira, 02 de Agosto de 2019 / Região

Na manhã desta sexta-feira (02), policiais militares e civis realizaram uma operação em Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, com o objetivo de combater o tráfico de drogas e associação para o tráfico, porte ilegal de arma de fogo, além de cumprir mandados de busca e apreensão e prisão preventiva.

Em nota, a Polícia Civil informou que um homem conhecido por ‘Tripa’, resistiu ao cumprimento do mandado e efetuou disparos de arma de fogo em direção aos policiais, que revidaram a agressão perpetrada. Ele foi socorrido para uma unidade hospitalar local, mas não resistiu aos ferimentos. A Polícia também apreendeu uma arma de fogos e drogas.

A nota ainda ressalta, mais uma vez, a integração das Forças de Segurança Pública na região, o que se traduz em mais tranquilidade para a sociedade.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: 4 BEC REALIZA SOLENIDADE DE INCORPORAÇÃO DE NOVOS MILITARES

Sexta-feira, 02 de Agosto de 2019 / Região

Tenente Cel. Bastos - Comandante do 4° BEC falando aos novos recrutas

Todos tiraram fotos e receberam os cumprimentos da família...

Na manhã desta quinta-feira (01), aconteceu a solenidade de Incorporação do Grupamento Bravo 2019 no 4° BEC.

A incorporação é o ato de inclusão do conscrito em uma organização militar das Forças Armadas. A partir dessa etapa, os primeiros dias destinam-se a familiarizar o recruta com a rotina e com as práticas comuns ao ambiente militar.

A solenidade foi assistida de perto pelas famílias dos novos recrutas onde tanto eles como os próprios recrutas estavam bastante ansiosos.

Major Nogueira Chefe de Operações do 4º BEC explicou que os 113 formados, pertencerão ao grupamento “Bravo” 2019, esses passarão por um período básico de oito semanas de preparação. Nesse período, o jovem inicia a prática controlada de atividades físicas; adquire noções de hierarquia, disciplina e civismo; habitua-se aos horários rígidos e, sobretudo, começa a desenvolver um sadio espírito de camaradagem, essencial ao trabalho em equipe, típico da vida nos quartéis.

Ao final das oito semanas participarão do ‘acampamento’ onde colocarão em prática tudo o que aprenderam. Após esse período básico, partirão para o período de qualificação onde funções lhes serão dadas a saber - Cozinheiro; operador de máquinas; auxiliar administrativo... dentre várias outras funções.

Ao término de todo período de qualificação os novos militares adquirindo bom conceito, e havendo vaga, poderão permanecer no quartel até no máximo oito anos que o temporário poderá ficar. Além disso poderão fazer curso para ‘Cabo’ ou sargento temporário, e os que desejarem poderão ingressar nas Escolas Militares como por exemplo a Escola de Sargento das Armas (ESA), Academia Militar das Agulhas Negras para seguir carreira militar.

Tenente Cel. Bastos, Comandante do 4° BEC, falou das qualidades e atributos que os jovens aprenderão uma vez no quartel como: “Coragem, perseverança, espírito de corpo, cooperação, disciplina, hierarquia a fim de continuar a tornar-se bons cidadãos tornando nossa nação melhor. O Exército agrega valores sendo que a família ajuda fiscalizando, cobrando, de modo que o jovem consiga terminar essa nova formação na passagem difícil da adolescência para a fase adulta.”


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: DUAS PESSOAS FICAM FERIDAS EM COLISÃO CARRO E CARRETA NA BR-242 PRÓXIMO AO POVOADO KM 30

Sexta-feira, 02 de Agosto de 2019 / Região

Um acidente envolvendo uma carreta carregada de compensados para móveis e um carro de passeio aconteceu na manhã desta sexta-feira (02), pouco depois das 06:00h na BR-242, altura do Km 815 nas proximidades do Povoado KM 30.

De acordo com informações colhidas pela Polícia Rodoviária Federal, o condutor do carro de passeio modelo GM/Astra seguia sentido Luís Eduardo Magalhães quando invadiu a pista contrária provocando a colisão contra uma carreta que seguia sentido Barreiras.

O motorista da carreta nada pôde fazer e na tentativa de desviar, perdeu o controle tombando transversalmente tomando as duas pistas que ficaram interditadas.

De acordo com a PRF, o condutor do veículo ASTRA vinha de uma festa na cidade de Barreiras e estava visivelmente alcoolizado.

Duas ambulâncias do SAMU foram acionadas e prestaram o socorro às vítimas encaminhando-as para o Hospital do Oeste. De acordo com informações os dois motoristas que estavam sozinhos em seus veículos não correm risco de morte.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros chegou a ir até o local, pois, o motorista do ASTRA estaria preso nas ferragens, mas os socorristas conseguiram retirar a vítima sem mais complicações.

A Polícia Rodoviária Federal sinalizou a rodovia que ficou interditada. Alguns veículos pequenos aproveitaram um desvio para continuar a viajem. Muitos desistiram de seguir e voltaram.

O Bel Guincho foi acionado e a carga da carreta que se espalhou pela pista estava sendo acondicionada no acostamento. Até o final de nossa reportagem, havia 3 Km de congestionamento sentido Barreiras/LEM.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Operação no oeste baiano retira de circulação quase 130 toneladas de excesso de peso das estradas federais

Sexta-feira, 02 de Agosto de 2019 / Região

O excesso de peso sobrecarrega os sistemas de suspensão e freios, oferecendo riscos ao motorista e aos usuários da rodovia, e ainda danifica o pavimento asfáltico.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, nesta quinta-feira (01), ações de fiscalização dos veículos de transporte de cargas com excesso de peso.

As atividades ocorreram em trechos da BR 135, região oeste da Bahia e teve como objetivo coibir condutas irregulares na execução desse tipo de transporte e possíveis ilícitos criminais, contribuindo assim para a fluidez do trânsito, conservação do pavimento asfáltico da rodovia e segurança dos usuários nas rodovias federais.

Durante as abordagens foram fiscalizados os equipamentos de uso obrigatório, em especial: faixas refletivas, sistema de iluminação, sistema de freios, condições dos pneus. Os condutores dos veículos foram submetidos ao teste de alcoolemia (bafômetro).

No decorrer da operação, 50 autos de infração emitidos e aproximadamente 130 toneladas de excesso de peso (129.918quilos) foram retiradas de circulação. Foram recolhidos também documentos que não estavam em conformidade com as normativas.

Ressalta-se o flagrante registrado em dois caminhões basculhantes que estavam com 47.000 quilos de excesso de peso, quando a capacidade máxima suportada pelos veículos é de 26.000 quilos. Já o motorista de uma caçamba que apresentou CNH categoria B, foi autuado pelo artigo 162, inciso III – CTB: Dirigir veículo de categoria diferente da do veículo que esteja conduzindo, infração gravíssima, 7 pontos na carteira e multa. Por se tratar de um caminhão seria necessário categoria C.

Todos foram notificados (multados) e às irregularidades que não puderam ser sanadas no local, os veículos foram removidos ao pátio da PRF e só serão liberados mediante regularização do excesso de peso (transbordo).

A PRF alerta que o grande volume de transporte deste tipo de carga gera a necessidade de um processo de fiscalização contínuo e capacitado, a fim de garantir a segurança dos usuários que utilizam as rodovias federais da região.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

Mulher é detida por tráfico de drogas em Barreiras

Quinta-feira, 01 de Agosto de 2019 / Região

Nesta quinta-feira (01/08), por volta das 09h30, a Guarnição/PETO realizava rondas no bairro Boa Sorte em Barreiras, onde foi avistado dois indivíduos em atitude suspeita, que ao perceber a aproximação da viatura para abordagem a pessoa posteriormente identificada como Maisa, jogou ao solo 04 papelotes de substância análoga a maconha, correndo em seguida para sua residência, sendo alcançada, onde foi localizado aproximadamente 2kg de substância análoga a maconha, uma balança de precisão, R$ 600 reais em espécie e 01 rolo de plástico filme para embalagem.

A mesma foi conduzida e apresentada na Delegacia ficando à disposição das autoridades competentes. 

Pessoa apresentada:
Maisa S. de M.
 
Material Apresentado:

- 2, 043 kg de maconha;
- 01 balança de precisão;
- R$ 600,00 reais em espécie;
- 01 Rolo de plástico  - filme para embalagem.

83ª CIPM: A paz é fruto da Justiça.


Blogbraga/83CIPM/PETO

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: Cultura do algodão se fortalece na região Oeste da Bahia

Quinta-feira, 01 de Agosto de 2019 / Região

Como segundo produtor brasileiro de algodão, a Bahia intensifica ações para proteger a cadeia produtiva que injeta na economia R$ 4,5 bilhões anuais. No calendário de atividades, estão os encontros regulares dos integrantes da Comissão Técnica Regional do Oeste, um dos principais pólos produtores da fibra. O diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Maurício Bacelar, explica que a reunião extraordinária realizada essa semana em Barreiras, ocorreu para deliberações fundamentais à expansão do agronegócio do algodão que este ano conta com previsão de colheita recorde. 

Foram avaliados os resultados alcançados em função do Proalba (Programa de Incentivo à Cultura do Algodão da Bahia), criado em 2001 pela Lei 7.932 para melhorar a qualidade, aumentar a produtividade e a inovação tecnológica da cultura algodoeira. No oeste da Bahia, a produtividade em 2019 deve ficar em torno de 305 arrobas por hectare e o algodão produzido na região é considerado o melhor do Brasil na qualidade da fibra. ”Ao analisarmos os dados, identificamos que os objetivos foram plenamente atendidos ao longo desses 18 anos de vigência do Programa, mas com o tempo a lei foi perdendo seu caráter educativo e preventivo. Na reunião, foram discutidas propostas de adequação a serem submetidas à apreciação do governador, mantendo o incremento e reintroduzindo o caráter preventivo e educativo”, enfatiza Maurício.

Participaram do encontro, representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa). Também foram discutidos os pontos relativos aos períodos para plantio e de vazio sanitário, que serão tema de uma portaria a ser publicada pela Adab, na qual serão estipulados prazos para cada etapa. 

O diretor-geral da Adab foi convidado a conhecer as instalações da Aiba e as ações desenvolvidas para melhorar o resultado dos associados. No oeste, foi discutida a importância da renovação do convênio da Operação Safra. “Entre outros benefícios, a operação proporciona a contratação de policiamento reforçado no período da safra, garantindo maior segurança ao agronegócio. Vamos continuar atuando juntos”, reforça o diretor-geral da Adab.


Blogbraga/Fonte: ASCOM - ADAB

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE IRECÊ: Jovem é atingida por tiro acidental e morre antes de chegar em hospital de Jussara

Quinta-feira, 01 de Agosto de 2019 / Região

Uma jovem de 21 anos identificada por Amanda Ferreira dos Santos morreu após ser atingida por um tiro em Junco, na zona rural do município de Sento Sé. Segundo a Polícia Civil, o tiro foi disparado por uma amiga acidentalmente.

Nota da Polícia Civil

Louruane estava trocando a fralda de seu bebê no quarto da residência, enquanto a vítima e outras duas amigas estavam na cozinha, quando a autora pegou uma espingarda e disse: "vamos matar passarinho?".

Segundo testemunhas, a arma disparou acidentalmente e atingiu as costas de Amanda que foi socorrida para o hospital de Jussara, na região de Irecê, mas faleceu no trajeto. As informações são da Polícia Civil de Jussara e Sento Sé.

A autora ficou na fazenda e não pôde acompanhar a vítima, pois, estava em estado de choque.

O corpo de Amanda foi removido ao Instituto Médico Legal de Irecê para exame de necropsia.

Todas as pessoas que estavam no local foram intimadas a prestar depoimentos na Delegacia Territorial de Sento Sé.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

POLÍCIA MILITAR REALIZA SOLENIDADES DE PASSAGEM DE COMANDO DE UNIDADES OPERACIONAIS DO CPR-O

Quinta-feira, 01 de Agosto de 2019 / Região

No dia 30/07/2019, terça-feira, aconteceu no Fórum de Macaúbas, às 09h00, a passagem de Comando da 4ª CIPM-Macaúbas, quando o Major PM Gilmar passou o comando daquela unidade para o Major PM Simões.

Na oportunidade, foram assinados termos de passagem e assunção do comando, e inaugurada a galeria de comandantes, na sede daquela unidade.

28ª CIPM - IBOTIRAMA

No mesmo dia, às 15h00, foi iniciada a cerimônia de passagem de Comando da 28ª CIPM, Ibotirama, quando o Major PM Santos Silva passou o comando daquela unidade para o Cap. PM Hildegard. Também na oportunidade foram assinados termos de passagem e assunção do comando.

10º BEIC - BARREIRAS (Fotos abaixo)

No dia 31/07/2019, quarta-feira às 09h00, na Área Cívica do 10º BEIC foi celebrada a cerimônia de passagem de comando das 84ª CIPM e CIPT-Oeste.

Naquela solenidade, o Major PM Simões passou o comando da CIPT-Oeste ao Major PM Araken, e o Cap. PM Gama passou o comando da 84ª CIPM ao Major PM Aquino. Na oportunidade, foram assinados os termos de passagem e assunção de comando das unidades correspondentes.

O comandante do CPR-O, Coronel PM Osival Moreira Cardoso, se fez presente e presidiu todas as solenidades realizadas nos dias 30/07/2019 e 31/07/2019, momento para despedidas e celebrações que marcam o início de um novo ciclo em unidades operacionais do Oeste Baiano.

Oeste forte, Oeste Unido!

PMBA E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM!


BlogBraga/ Repórter Paiva/ PMBA - CPR-O

Compartilhar no Whatsapp

DHPP DE BARREIRAS EFETUA CUMPRIMENTO DE MANDADO DE PRISÃO DE ACUSADO DE HOMICÍDIO

Quinta-feira, 01 de Agosto de 2019 / Região

A Equipe da Delegacia de Homicídios de Barreiras (DHPP), efetivou na manhã desta quarta-feira (31), o cumprimento de mais um mandado de prisão preventiva, expedido pela Vara do Júri da Comarca de Barreiras-BA.

Mandado de prisão em desfavor de Daniel Marques de Jesus Bezerra, acusado de homicídio.

MP. 0500428-77.2019.8.05.0022.01.0001-16

VARA DO JÚRI E EXECUÇÕES PENAIS DE BARREIRAS - TIPIFICAÇÃO PENAL: 2848, 121; 29 do CP; 8072, 1°.

Informações a respeito de procurados pela Delegacia de Homicídios de Barreiras ligue:

Whatsapp Denúncia (77) 9 9996-5361 - Sigilo e anonimato garantidos!

POLÍCIA CIVIL DA BAHIA/ 11ª COORPIN/ DH BARREIRAS


BlogBraga/ Repórter Paiva/ DHPP Barreiras/BA.

Compartilhar no Whatsapp

Agricultores baianos buscam tecnologias sustentáveis de irrigação durante missão técnica em Israel

Quinta-feira, 01 de Agosto de 2019 / Região

Organizada pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), agricultores baianos realizaram até a última sexta-feira (26), um intercâmbio para conhecer as novas tecnologias sustentáveis de irrigação em Israel – País com 5600 anos de História. A comitiva, que também contou com a participação de técnicos de fazendas, gerentes, diretores, pesquisadores e consultores ligados à produção agrícola no Oeste da Bahia, visitou no período de cinco dias, lavouras, indústrias do agro e centros de pesquisa israelenses dedicados para a agricultura irrigada com o uso bastante otimizado e racional dos recursos. A limitação maior deles é a quantidade de água para cada KIBBUTZ (agrovilas de plantio e indústria que agrupam em torno de 300 famílias cada). A escolha pelo País está relacionada ao sucesso de Israel nas inovações tecnológicas e o nível de organização de todo o setor agrícola para produzir em clima e terrenos desérticos com baixa pluviosidade.

Ao integrar a comitiva, o vice-presidente da Abapa e cotonicultor, Luiz Carlos Bergamaschi afirma que "Israel é um País que superou suas limitações por meio de investimentos em grande escala na infraestrutura a nível nacional como por exemplo a disponibilidade da água para irrigação aos produtores, portos, rodovias, ferrovias; investimento em pesquisas e desenvolvimento; investimento em Universidades e instituições tecnológicas,  extensão e treinamento deste conhecimento ao produtor rural. Tudo isso aliado a união e organização eficiente dos produtores faz este Pais se destacar a nível mundial”, afirma.   

A comitiva passou pelo campo de algodão da Terra Verde Agriculture, em Ashkelon; participou de uma apresentação na Faculdade de Agricultura da Universidade Hebraica de Jerusalém, além da tecnologia de irrigação da NaanDanJain Company, que já vem realizando intercâmbio por meio da Abapa e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), no Oeste da Bahia. Ao também participar da missão, o consultor técnico e agricultor, Celito Breda, explica que o agronegócio israelense depende de soluções tecnológicas que tragam valor agregado às lavouras de frutas e grãos como milho e algodão. Para ele, o que mais surpreendeu foi o nível de organização, planejamento, determinação, coletividade, empreendedorismo e extrema capacidade de marketing e comercialização dos seus produtos.

“Eles desenvolveram uma variedade tolerante (híbrida acala + pima) - que poderia ser utilizada no Brasil. Este intercâmbio é fundamental para estabelecer parcerias no sentido de trazer tecnologias que já vem sendo implantadas na prática e com sucesso nas regiões mais secas da área do Matopiba. A agricultura em Israel é beneficiada pelas inovações tecnologias, porque boa parte dela é desenvolvida em áreas desérticas bastante parecidas com áreas do semiárido brasileiro”, reforçou Breda. Esta é a segunda missão técnica organizada pela Abapa. A primeira foi para a Austrália, em janeiro de 2013, com foco em técnicas para prevenção e combate a pragas nas lavouras . Na época, o Oeste da Bahia foi surpreendido pelos prejuízos causados pela Helicoverpa armigera.


Blogbraga/Assessoria de Imprensa Abapa

Compartilhar no Whatsapp

POLÍCIA PRENDE FORAGIDO DA JUSTIÇA POR RECEPTAÇÃO DE VEÍCULO EM MANSIDÃO

Quinta-feira, 01 de Agosto de 2019 / Região

Nesta quinta-feira (01), por volta das 6h da manhã, no povoado de Gato, a guarnição da Polícia Militar de Mansidão efetuou a prisão do indivíduo de nome Ronisclei Gonçalves Veríssimo de 20 anos, pelo fato do mesmo possuir mandado de prisão em seu desfavor da justiça de Goiás, por receptação de veículo com restrição de furto/roubo. 

Vale salientar que o acusado forneceu o nome falso, na tentativa de ludibriar a equipe, que através do tirocínio policial revelou sua verdadeira identidade junto ao sistema informatizado. 

Sendo este conduzido para a Central de flagrantes, na cidade de Barreiras-BA.

▪ Materiais apreendidos:
✅ Uma motocicleta Honda/NXR 160 Bros, cor preta, placa policial OBN-2221, com licença de Tangará da Serra-MT.


Blogbraga/86ª CIPM

Compartilhar no Whatsapp

Expo Santana terá stand de atração de investimentos da SDE

Quinta-feira, 01 de Agosto de 2019 / Região

A 6ª Expo Santana terá um stand exclusivo para atração de investimentos montado pela Secretária de Desenvolvimento Econômico (SDE), que contará com uma equipe técnica para apresentar as potencialidades da região e orientar gestores e empresários na prospecção de negócios. O espaço funcionará de 01 a 04 de agosto, no Parque Manoel Cardoso Pereira, no município de Santana.

O vice-governador e titular da SDE, João Leão, fará a abertura oficial do evento, na sexta-feira (02), às 18h. Além da Expo Santana, acontecerão paralelamente ao evento, a 3ª Feira da Agricultura Familiar e a 3ª Feira de Inovação e Tecnologia para o Desenvolvimento Integrado.

“Vamos divulgar as potencialidades da região Oeste e incentivar as oportunidades de negócios. É preciso fortalecer e fomentar a cadeia produtiva da piscicultura, o setor sucroalcooleiro, a cadeia da cana de açúcar e os produtores artesanais de rapadura”, afirma Leão.


Blogbraga/Crédito: Clériston Frota/Ascom PMS Santana

Compartilhar no Whatsapp

Codevasf inaugura nesta sexta-feira (2) obras de reestruturação e modernização do projeto de irrigação Ceraíma, em Guanambi (BA)

Quinta-feira, 01 de Agosto de 2019 / Região

Sistema é de alta eficiência no uso de água; investimentos somam R$ 15,9 milhões

Obras de reestruturação e modernização do projeto público de irrigação Ceraíma, localizado na região de Guanambi (BA), serão inauguradas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) nesta sexta-feira (2). As intervenções mobilizaram investimentos de R$ 15,9 milhões – parte dos quais com origem em emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União. A cerimônia de inauguração contará com a presença de:
• Gustavo Canuto, ministro do Desenvolvimento Regional
• Tereza Cristina, ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
• Sérgio Costa, diretor de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da Codevasf – respondendo pela presidência da empresa
• Luís Napoleão Casado, diretor de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação da Codevasf
• Harley Xavier Nascimento, superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa (BA)
• Parlamentares, autoridades locais, produtores rurais, representantes da Cooperativa Agrícola de Irrigação do Projeto Ceraíma (Cooperc) e profissionais da Codevasf
A nova infraestrutura do projeto Ceraíma possui alta eficiência no uso de recursos hídricos e busca assegurar sustentabilidade ao projeto. A substituição do antigo sistema de irrigação por sulcos pelo sistema de irrigação por microaspersão elevou a eficiência de uso da água a 85%. Já a substituição dos antigos sistemas de condução da água, que funcionavam com canais e acéquias, por tubulações fechadas, elevou a eficiência a 95%. As ações permitiram redução de quase 50% do consumo das reservas de água da barragem de Ceraíma. Além dessas intervenções, serão apresentadas nesta sexta-feira a reforma de edificações e a pavimentação de estradas na área do projeto de irrigação.

Localizado no distrito de Ceraíma, no município de Guanambi (BA), o projeto público de irrigação Ceraíma está em operação desde o início da década de 1970. Atualmente o projeto é composto por 112 lotes irrigados, aos quais se somam 16 áreas produtivas adjacentes, que totalizam 756 hectares de área irrigável – nesse espaço está inserida uma área agrícola experimental e educativa do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e uma estação de piscicultura cedida pela Codevasf. A população beneficiada direta e indiretamente pelas atividades do projeto é estimada em três mil pessoas. Hoje a produção do projeto Ceraíma alcança diversos municípios da região, sobretudo Guanambi, Urandi, Pindaí e Caetité – a população desses municípios é de aproximadamente 200 mil habitantes. A produção agrícola se destaca pelo cultivo de manga, banana, goiaba, abóbora, mandioca, hortaliças e outras culturas temporárias.

PARA MAIS INFORMAÇÕES:

Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf 
Codevasf – Sede / Brasília (DF): (61) 2028 – 4758 / 2028-4448
Codevasf – 2ª Superintendência Regional / Bom Jesus da Lapa (BA): (77) 3481-8018
Celular / WhatsApp: (77) 9 9961-1831 / (61) 9 8153-0759
E-mail: 
imprensa@codevasf.gov.br

SERVIÇO:

Ação: Inauguração das obras reestruturação e modernização do projeto público de irrigação Ceraíma
Local: Sede do Projeto Público de Irrigação Ceraíma / Cooperativa Agrícola de Irrigação do Perímetro Ceraíma (Cooperc) – Distrito de Ceraíma, município de Guanambi (BA)
Data: Sexta-feira, 2 de agosto de 2019
Horário: 10h00


Blogbraga/Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf

Compartilhar no Whatsapp

28 CIPM: Polícia registra caso de abandono de incapaz e apreende droga em Ibotirama

Quinta-feira, 01 de Agosto de 2019 / Região

Por volta das 19h10 desta quarta-feira (31), a Sra J. da S. R. acionou a Guarnição da 28 CIPM em serviço, relatando que o seu irmão Jeferson da Silva de Souza, não estaria deixando a mesma entrar na sua casa desde a data de terça-feira (30), e que seu filho o menor L.F.S.R.B encontrava-se na residência onde estava acontecendo o uso de drogas na Rua Estevão Pereira - Ibotirama.

Diante da situação a guarnição com o apoio do Sr. Coordenador deslocou-se para o endereço citado, chegando no local fora constatado a situação relatada de descaso para com o menor. Com o consentimento do autor foi permito à entrada no imóvel, após feito busca na residência foi encontrada uma porção de substância análoga à maconha.

Todos os envolvidos foram encaminhados à DP de Ibotirama para adoção das medidas cabíveis, bem como acionado o Conselho Tutelar para resguardar a integridade e o bem estar da criança. 

28 CIPM GUARDIÃ DO PORTAL DO OESTE


Blogbraga/28 CIPM

Compartilhar no Whatsapp

Após bloqueio na BR-135 entre Cocos Montalvânia foi liberada nesta quarta-feira dia 31

Quinta-feira, 01 de Agosto de 2019 / Região

Moradores que fecharam a BR-135 entre Cocos e Montalvânia por causa de bloqueio feito por fazendeiros, foi liberada na noite desta quarata-feira (31).

Veja o vídeo abaixo:

 

Click no link e relembre o caso:

http://blogbraga.com.br/?Pagina=Noticias&Titulo=moradores-fecham-a-br-135-entre-cocos-e-montalvania-por-causa-de-bloqueio-feito-por-fazendeiros&Id=66534


Blogbraga/Dica Guinchos

Compartilhar no Whatsapp

Região de Irecê: Jovem de 22 anos é assassinado a tiros em Jussara

Quarta-feira, 31 de Julho de 2019 / Região

Um jovem identificado por Valternei Souza Santos,22 anos, foi morto a tiros na noite desta terça-feira (30) por volta das 21h, na localidade de Morro do Higino, zona rural da cidade de Jussara, na região de Irecê.

Segundo populares, o atirador estava em uma motocicleta, que fugiu após o crime. O corpo da vítima foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica de Irecê.

A Polícia Civil vai abrir inquérito para apurar o caso.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Estudantes visitam instalações da estação de tratamento de água em Barreiras, no oeste da Bahia

Quarta-feira, 31 de Julho de 2019 / Região

Os estudantes da rede pública e privada de ensino de Barreiras conheceram, na última quinta-feira (25), as instalações da estação de tratamento de água do município, situada na BR-020, na saída para Brasília. Operado pela Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa), o equipamento integra o sistema de abastecimento do município, que beneficia 55 mil pessoas com água tratada dentro dos padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Cerca de 150 estudantes da Escola São José e da Escola Municipal Santa Luzia puderam entender o funcionamento da estação onde a água bruta é transformada em tratada para ser distribuída à população.

A vice-diretora da Escola Municipal Santa Luzia, Rosana Matos, relata que a visita foi solicitada à Embasa com o objetivo de “compreender o processo de saneamento e o percurso que a água faz até chegar às nossas casas, proporcionando aos estudantes a vivência dessa realidade”. Ao verificar in loco o processo de produção da água tratada, a assistente social da Embasa, Geisa Mendes, acredita que existe uma maior valorização do produto e do serviço prestado. Nos primeiros seis meses do ano, cerca de 4500 mil pessoas participaram das atividades como palestras educativas e visitas às instalações da Embasa no Oeste da Bahia.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação da Embasa

Compartilhar no Whatsapp

Ex-prefeito de Macaúbas punido por promover festas em situação de emergência

Quarta-feira, 31 de Julho de 2019 / Região

Na sessão desta quarta-feira (31/07), o Tribunal de Contas dos Municípios votou pela procedência parcial de termo de ocorrência lavrado contra o ex-prefeito de Macaúbas, José João Pereira, por irregularidades nas contratações diretas de empresas para a realização de eventos festivos no município, no exercício de 2016. Os gastos alcançaram o montante de R$423.834,60.

O conselheiro Fernando Vita, relator do processo, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o gestor para que seja apurada a eventual prática de ato ilícito ante a realização de festejos, enquanto perdurava a situação emergencial na municipalidade. Os conselheiros aprovaram ainda a imputação de multa ao ex-prefeito no valor de R$10 mil.

Segundo a relatoria, durante a vigência de decreto de situação de emergência, a Prefeitura empregou verbas públicas na realização de festejos em geral, o que indica a inexistência de prioridade pela administração municipal, em evidente violação aos princípios da moralidade, razoabilidade e economicidade.

Além disso, as cartas de exclusividade de representação dos artistas, encaminhadas pelo gestor não foram suficientes para demonstrar a efetiva observância dos requisitos exigidos pela Instrução TCM n° 02/2005, vez que é imprescindível a demonstração, através do contrato ou outro instrumento equivalente, da exclusividade da empresa representante dos artistas. Assim, não se pôde comprovar a legitimidade da condição dos signatários que firmaram os documentos, já que estavam desacompanhadas, em sua grande maioria, dos respectivos contratos sociais ou estatutos.

O gestor também não encaminhou para análise do TCM a Dispensa de Licitação n° 0580/2016D, o que dificultou o efetivo exercício do controle externo pela Corte de Contas. O processo teve por objeto a aquisição de tecidos e ornamentos diversos para confecção de fantasias para uso nos festejos, ao custo total de R$25.534,60.

O Ministério Público de Contas, em seu pronunciamento, também opinou pela procedência parcial do termo de ocorrência.

Cabe recurso da decisão.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

SENAC BARREIRAS COMEMORA DOIS ANOS DE FUNCIONAMENTO

Quarta-feira, 31 de Julho de 2019 / Região

A instituição de ensino oferece cursos livres, técnicos, graduação, pós-graduação e extensão universitária a distância

Barreiras e região Oeste contam, há dois anos com um polo de ensino voltado a qualificação e formação de jovens com foco no mercado de trabalho. Trata-se do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), instalado no Centro Histórico, no cais da cidade e que integra o Sistema “S” que congrega outras oito empresas. Para comemorar os dois anos de atuação, a coordenação do Senac organizou uma programação especial durante toda a terça-feira (30), com a oferta de palestras, cursos e serviços gratuitos, destinados à população.

Os atendimentos têm o propósito de beneficiar a população em geral com serviços oferecidos pelos parceiros como orientação de saúde bucal, pelo Sesc; aferição da pressão arterial da composição corporal, pelo Laboratório Sabin; Quick massagem, pela Clínica In Corpe; e confecção e atualização da carteirinha do Sesc. Para os jovens que estão de olho no mercado de trabalho, palestras como comportar-se em uma entrevista de emprego e marketing pessoal e profissional foram disponibilizadas.

“Estes jovens entre 14 e 22 anos que participarem das oficinas e palestras terão a oportunidade de terem seus currículos encaminhados para possível participação em processos seletivos realizados por empresas que estão selecionando Jovens Aprendizes”, explica a coordenadora pedagógica do Senac, Beatriz Bernardes. Foi o que aconteceu com a jovem Caroline Macedo, 19 anos, que participa do Programa Jovem Aprendiz após deixar o currículo no Senac e ser selecionada por uma empresa parceria.

“Foi uma oportunidade de conquistar o meu primeiro emprego. Trabalho na empresa três manhãs por semana, nas outras duas, venho aqui no Senac e participo das aulas do curso de Auxiliar Administrativo Financeiro, à noite, ainda faço faculdade”, diz a estudante que estava na fila para fazer uma massagem durante a ação do Senac.

Para o secretário de indústria, comércio e serviços, Carlos Costa que fez questão de levar o abraço da Gestão Municipal à equipe do Senac, nestes dois anos muito se avançou, porém, ele destaca que o empresariado precisa estar mais próximo à instituição que tem o papel de preparar profissionais para atuarem em empresas de Barreiras e região. “É fundamental que o empresário, o comerciante conheçam os serviços aqui oferecidos, o Senac é uma grande conquista para nossa cidade, além de ter uma abrangência regional significativa. Precisa ser valorizado e fortalecido para continuar prestando este importante serviço educacional e preparatório à população”, disse.


Blogbraga/ Repórter Paiva/ Dircom Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

Cigano é morto a tiros em Utinga, na chapada Diamantina

Quarta-feira, 31 de Julho de 2019 / Região

Um cigano de identidade não revelada foi morto a tiros na manhã desta terça-feira (30), por volta das 11h, na cidade de Utinga, região da Chapada Diamantina.

Segundo informações de populares, o cigano estava saindo de uma agência bancária, quando foi surpreendido por dois homens que efetuaram vários disparos à queima-roupa. O cigano morreu na hora.

O caso aconteceu na praça Wilson Peixoto Karaoglan, a popular praça onde estão as agências bancárias. Após o crime, a dupla fugiu no carro da vítima, que em seguida foi encontrado incendiado numa estrada vicinal que dá acesso ao distrito de Cachoeirinha de Wagner.

O corpo do cigano foi encaminhado ao Instituto Médico Legal. O caso será investigado pela Polícia Civil.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Polícia Civil Mimoaço MaxCar Elo Aço Bem Brasil Pastel Paraíba Fashion Work Dupará Açaí Extreme Contabilidade Rondon DM Reparos Jaú Neli CISO Evolucao Coyote DPVAT Barreiras PM Oeste Manutenção Dr. Márcio Rogério Sportime Casa da Ferramenta Luz motos Grupo Marabá P&F G7 Forte Grãos Unopar Imperial Fontana Kenni Henke Vida Farma Dique Denuncia DBT Global Click Tec Sutrans Epis BA Delicia Rabelo Mineiros Guarda Municipal Silvano Santos