COVID-19

NOTÍCIAS

Embasa fecha contrato de programa com o município de Cristópolis, no Oeste da Bahia

Sexta-feira, 20 de Março de 2020 / Região

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) celebrou nesta quarta-feira (18) o contrato de programa com o município de Cristópolis, no Oeste da Bahia. Com a assinatura do instrumento, realizado na sede da Embasa em Barreiras, o prefeito Gilson Nascimento, renova a prestação dos serviços prestados no município. O documento finaliza o processo de contratualização que abrange a consulta pública à população, por meio de audiência, aprovação de plano municipal de saneamento e o plano de investimentos, exigidos pela legislação.

Para o prefeito, este processo é importante pela rodada de negociações para avaliar novos investimentos e melhorias na operação do sistema de abastecimento de água. “Nosso objetivo ao renovar o contrato é ampliar o sistema de abastecimento para as localidades da zona rural beneficiando mais pessoas com água tratada”, afirma. Coma a assinatura do contrato, a Embasa vai investir nos próximos anos para atender as localidades do Sítio do Hermenegildo, e Cerquinha, na zona rural, além de implementar melhorias operacionais na rede distribuidora e intervenções para a redução de perdas de água.

Ao representar a Embasa na assinatura do contrato, o gerente operacional de água, Marcos Rogério Moreira, reforçou a importância deste instrumento para a manutenção dos investimentos em água e esgoto junto aos municípios por parte do Governo do Estado e da Embasa. Para atender uma demanda antiga da população, o Governo da Bahia, por meio da Embasa, investiu um montante de R$ 29 milhões para instalar uma rede adutora de 72 quilômetros e seis estações elevatórias para levar água tratada do rio Grande, com captação em Jupaguá, em Cotegipe, para a população de Cristópólis e do Cantinho.

Também participaram do ato o secretário de administração de Cristópolis, Adail Tavares da Câmara, e a coordenadora regional do processo de contratualização da Embasa, Catherine Franca.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação da Embasa Unidade Regional de Barreiras (UNB)

Compartilhar no Whatsapp

Irecê: CICOM intensifica atividades no monitoramento por Câmeras, mantendo a vigilância em tempo real

Sexta-feira, 20 de Março de 2020 / Região

Considerando os vários decretos assinados pelo senhor Governador do Estado da Bahia, publicados em Diário Oficial do Estado, em que suspende a circulação de veículos de transporte coletivo nas cidades em que foram registrados casos de infectados pelo coronavírus.

Considerando as recomendações da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, bem como os Decretos Municipais, assinados pelos senhores Prefeitos dos municípios que compõem nossa área de cobertura.

Considerando que os órgãos de saúde recomendam que a população, principalmente os idosos, permaneçam em suas casas o máximo de tempo possível, porém, muitos têm a necessidade imperiosa de reabastecerem suas dispensas e desta forma precisam ir às compras.

Considerando que os serviços essenciais de saúde e segurança não podem serem suspensos.

Considerando que o serviço prestado pelo nosso CICOM Centro Norte (Centro integrado de Comunicação) é essencial e imprescindível.

Pelo acima exposto, o CICOM Centro Norte vem a público informar que suas atividades foram intensificadas ainda mais, principalmente no monitoramento por Câmeras, mantendo a vigilância em tempo real.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Em parceria com a PM, Prefeitura de Irecê monitora veículos nas entradas da cidade

Sexta-feira, 20 de Março de 2020 / Região

As ações de combate ao Covid-19 se intensificam em Irecê. A Prefeitura, em parceria com a Polícia Militar, está atuando nas entradas da cidade abordando veículos que chegam de outras localidades.

Os profissionais de Saúde estão realizando aferições de temperatura e recomendando às pessoas procedentes de locais com contágio comunitário, que fiquem em isolamento domiciliar por pelo menos 07 dias.

A ação também está acontecendo permanentemente na Rodoviária e em pontos de ônibus espalhados pela cidade.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

CASAL É PRESO POR TRÁFICO DE DROGAS EM BARREIRAS

Sexta-feira, 20 de Março de 2020 / Região

Nesta sexta-feira (20), na rua Padre Vieira no bairro Vila Dulce na cidade de Barreiras-BA, a Policia Militar da Bahia, por intermédio da CIPT-O (Rondesp 3.4403), presta mais uma vez, um excelente serviço para a sociedade, que durante a realização de policiamento tático, avistou um casal, o qual ao notar a presença da viatura demonstrou um certo nervosismo incomum para a ocasião, momento em que a equipe policial os abordou e encontrou com os mesmos uma bolsa contendo substâncias análoga à cocaína, bem como várias embalagens plásticas utilizadas para armazenamento de drogas.

Retirando das ruas, 121 gramas de cocaína (85 trouxinhas), 01 balança de precisão, 01 celular de marca nokia, 01 celular de marca IPRO e R$ 1.095,00 ( em notas de 100, 50, 20, 10 e 5 reais), que afligiram a nossa sociedade, conduzindo em flagrante G.S.R e J.S.B, juntamente com o material apreendido, para a Delegacia de Barreiras (11ª COORPIN).


Blogbraga/RONDESP OESTE

Compartilhar no Whatsapp

Profissionais baianos se aprofundam no conhecimento do beneficiamento, classificação e comercialização do algodão

Quinta-feira, 19 de Março de 2020 / Região

Um time de profissionais dedicados ao algodão da Bahia, apoiados pela Abapa, participaram no início deste mês de março, entre os dias 9 e 13, do segundo módulo do treinamento de Fundamentos e Estratégias para a Classificação do Algodão em Pluma, em Rondonópolis, Mato Grosso. Os inscritos participaram ao longo de toda a semana, de aulas teóricas e práticas na sede do Instituto Mato-Grossense de Algodão (IMAmt) visando aprofundar o conhecimento sobre os processos de beneficiamento, classificação e comercialização  técnica do algodão em pluma.

Para o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, este intercâmbio entre os profissionais dos maiores estados produtores de algodão do Brasil é fundamental para a troca de experiências e aprendizado de técnicas ligadas à classificação da pluma. “Ao proporcionar que parte do curso fosse realizado no Mato Grosso, o objetivo do Centro de Treinamento da Abapa é garantir que os profissionais baianos continuem com acesso ao que há de mais atual e moderno nas rotinas e procedimentos de classificação da fibra utilizadas nas unidades produtivas do Brasil”, explica.

Com carga horária total de 84 horas/aula, o primeiro módulo do curso foi realizado no Centro de Treinamento da Abapa - Parceiros da Tecnologia, em Luís Eduardo Magalhães. Na oportunidade, eles puderam visitar o Centro de Análise de Fibras da Abapa, considerado o maior laboratório de classificação de algodão da América Latina. O laboratório ultrapassou a marca de três milhões de amostras classificadas, garantindo um recorde de algodão analisado em uma só safra. A classificação da qualidade da fibra é fundamental para a comercialização da fibra junto ao mercado consumidor nacional e internacional.


Blogbraga/Assessoria de Imprensa Abapa

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: POLÍCIA MILITAR E DETRAN REALIZAM BLITZ EDUCATIVA LEI SECA E CHAMAM ATENÇÃO QUANTO AOS RISCOS DE TRANSMISSÃO DO COVID-19

Quinta-feira, 19 de Março de 2020 / Região

A Polícia Militar juntamente com o Detran realizaram nesta quarta-feira (18), a Operação Lei Seca onde uma Blitz educativa nas imediações do Centro Histórico da cidade.

A Blitz chamou atenção dos condutores de veículos em geral para as infrações de trânsito e os riscos de transmissão do Covid-19.

Os militares estavam devidamente protegidos usando luvas e vários deles máscaras descartáveis!


BlogBraga/ Repórter Paiva/ PMBA

Compartilhar no Whatsapp

PREFEITURA DE BARREIRAS INSTALA SEMÁFORO EM FRENTE AGÊNCIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL NA AVENIDA DR. CLÉRISTON ANDRADE

Quinta-feira, 19 de Março de 2020 / Região

A Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito, através do Projeto Cidade Legal, instalou um novo semáforo na Avenida Dr. Clériston Andrade nessa quarta-feira (18). Motoristas, ciclistas e pedestres devem ficar atentos com o equipamento instalado em frente a Agência da Previdência Social em Barreiras. De acordo com o secretário de segurança cidadã e trânsito, Júnior Sampaio, o semáforo irá melhorar, principalmente, a trafegabilidade de segurados do INSS e de pedestres que já utilizavam a faixa de pedestres no local.

O novo equipamento de segurança atende requisitos de acessibilidade e conta com um acessório inovador, o uso das botoeiras, que poderá ser acionado por pedestres para atravessar a avenida, permitindo a travessia segura sem prejudicar o trânsito. Dois guardas municipais de trânsito estão fazendo orientações no local, uma medida educativa que tem como objetivo instruir sobre o funcionamento do sistema e o tempo previamente estabelecido que é de 15 segundos para a travessia.

“Essa inovação do semáforo com botoeiras é o primeiro no município de Barreiras. A iniciativa da Prefeitura levou em consideração também uma solicitação da gerência da Previdência Social e a orientação da Defensoria Pública. A Prefeitura de Barreiras realiza um trabalho pautado na segurança pública e essa localidade merece uma atenção especial por receber constantemente idosos, cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida que realizam a travessia para ter acesso ao INSS, e também ao ponto de ônibus coletivo”, pontuou o secretário.

Ainda segundo o secretário Júnior Sampaio, está sendo realizado um estudo de viabilidade para a implantação de vagas de estacionamento para deficientes e idosos também nas mediações do INSS.


Blogbraga/ Repórter Paiva/ Dircom Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

Ônibus que chegam à rodoviária de Irecê são monitorados

Quinta-feira, 19 de Março de 2020 / Região

Com o objetivo de prevenção no município de Irecê, em função da pandemia do coronavírus, todos os passageiros que estão chegando à cidade por meio de transporte coletivo estão sendo monitorados.

Uma equipe de profissionais de saúde do município vem realizando aferições de temperatura, como forma de prevenção do contágio do coronavírus.

Além disso, a equipe vem dando orientações de como higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel e como agir em casos de tosse e espirros. Vários panfletos estão sendo distribuídos aos passageiros.

A medida se estende, também, a outros pontos de ônibus espalhados pela cidade, que recebem passageiros de outros lugares da região.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Nota Oficial da Prefeitura de Barreiras – Caso suspeito de Coronavírus (COVID-19)

Quinta-feira, 19 de Março de 2020 / Região

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, comunica que a Barreira Sanitária que vem sendo realizada no aeroporto e no terminal rodoviário, mediante aferição de temperatura por termômetro eletrônico, identificou um novo caso com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID – 19). Trata-se de um homem de 50 anos que teve contato com um paciente positivo para Coronavírus, em Brasília (DF).

Após a coleta de material a mostra foi enviada para análise. A pessoa se encontra em isolamento respiratório domiciliar e passa bem. Enquanto aguarda o resultado do exame o Município segue tomando todas as providencias necessárias para prevenir que outras pessoas sejam afetadas.

A Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Saúde, ressalta ainda que se trata de caso suspeito e seguirá com todas as medidas para a proteção dos munícipes e conta com a colaboração de todos no enfrentamento a essa pandemia mundial.

Barreiras – BA, 19 de março de 2020.

Anderson Luiz Vian de Abreu
Secretário Municipal de Saúde


Blogbraga/ Repórter Paiva/ Dircom Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: Ponte na BA/459 está cedendo e preocupa usuários

Quinta-feira, 19 de Março de 2020 / Região

Quem passa pela rodovia BA/459, via Cerradão no Anel da Soja, antes da Cachoeira do Acaba Vida, município de Barreiras, está preocupado com as condições da ponte do Rio dos Cachorros, a cabeceira da ponte está cedendo, segundo um usuário que enviou fotos a nossa redação.

Os usuários (motoristas) estão preocupados e com medo de acontecer acidentes no local e pedem uma solução rápida por parte das autoridades. Como monitoramento e reparos na estrutura da ponte.

Na estrutura de concreto está com rachadura e buracos. A situação se agrava devido as chuvas.


Blogbraga/Participação e fotos de internauta

Compartilhar no Whatsapp

24ª CIPM RECUPERA MOTOCICLETA EM JACOBINA QUE FORA TOMADA DE ASSALTO NO MUNICÍPIO DE SAÚDE

Quarta-feira, 18 de Março de 2020 / Região

Na manhã desta quarta-feira, 18 de março, Policiais Militares do 2º Pelotão em Jacobina, através de ligações anônimas pela Central 190 da 24ª CIPM, foram informados que no Bairro Jacobina II teria uma motocicleta vermelha abandonada há dois dias dentro de um matagal nas proximidades do citado Bairro.

De pronto, os Policiais deslocaram e de fato constataram a veracidade do fato. Tratava-se de uma motocicleta HONDA/CB 300 com licença do município de Saúde, onde foi constatado que esta motocicleta fora tomada de assalto por dois homens armados, no último dia 16, nas proximidades da Estação Rodoviária do município de Saúde.

Com o apoio de prepostos do SMTT, os Policiais Militares conduziram o veículo recuperado para a Sede da 16ª COORPIN em Jacobina, onde o Delegado Plantonista procedeu com as medidas legais cabíveis.

“Parabenizo os Policiais Militares nesta atuação exitosa em que mais um veículo roubado fora recuperado pela brava tropa da 24ª CIPM em nossa região. Estendo também os meus agradecimentos aos Agentes de Trânsito do Município pelo apoio nesta ação.” Disse o Major Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"

Jacobina, 18 de março de 2020.

Vitor Costa - Subtenente PM

Chefe do Setor de Comunicação Social/Porta Voz do Comando


Blogbraga/24ª CIPM/JACOBINA

Compartilhar no Whatsapp

INDIVÍDUO É PRESO POR DIVULGAÇÃO DE BLITZ EM REDES SOCIAIS

Quarta-feira, 18 de Março de 2020 / Região

Nesta terça-feira (17), por volta das 18h19min, durante Blitz da Operação Paz no Trânsito/Lei Seca realizada Av. Maia, Bairro Bela Vista, visualizou-se por meio de redes sociais que a pessoa D.S.S., estava divulgando o local da blitz em grupos do aplicativo WhatsApp, alertando outros condutores, como também difamando os integrantes da corporação da Polícia Militar da Bahia e Detran/Ba.

O mesmo foi abordado conduzindo veículo Renault/Sandero (plotado aplicativo Ubiz Car) sendo preso em flagrante delito.

Diante dos fatos a pessoa envolvida foi conduzido à DP para medidas cabíveis.

PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM.


BlogBraga/ Repórter Paiva/ POLÍCIA MILITAR DA BAHIA

Compartilhar no Whatsapp

SÃO DESIDÉRIO: CAMINHONEIRO É ENCONTRADO MORTO NA CABINE DE CAMINHÃO EM RODA VELHA

Quarta-feira, 18 de Março de 2020 / Região

O motorista de um caminhão identificado como Aldaci Roldão de Pinho, 51 anos de idade, natural de Posse/GO, foi encontrado sem vida dentro da cabine de seu caminhão no estacionamento externo de uma empresa de extração de areia no distrito de Roda Velha em São Desidério/BA.

Suspeita-se de um mal súbito, haja vista não haver nenhuma marca de violência externa e nada subtraído do caminhoneiro. De acordo com familiares, Aldaci teria sido encontrado umas três horas depois do fato.

Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica de Barreiras foi acionada para a remoção do corpo que passou por exame de necropsia nesta manhã de quarta-feira (18).

O corpo deverá ser sepultado em Posse/GO onde residia.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Nota Oficial da Prefeitura de Barreiras - Dois casos suspeitos são registrados na cidade!

Quarta-feira, 18 de Março de 2020 / Região

A Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Saúde, comunica que através da Barreira Sanitária que vem sendo realizada no aeroporto e no terminal rodoviário, mediante aferição de temperatura por termômetro eletrônico, foram identificados dois casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID – 19), uma mulher de 35 anos, que esteve em uma Exposição Internacional em São Paulo, onde foram confirmados casos entre os participantes e uma mulher de 23 anos que foi atendida no Hospital Central, oriunda de Brasília, que teve contato com um caso suspeito na Capital Federal.

Diante dessa constatação as duas pessoas, que passam bem, estão em isolamento respiratório domiciliar. Após coletar o material e enviar para análise, o Município aguarda os resultados dos exames e reforça que todas as providências necessárias estão sendo adotadas para prevenir que outras pessoas sejam afetadas.

A Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Saúde, ressalta ainda que tratam-se de casos suspeitos e seguirá tomando todas as medidas necessárias para a proteção dos munícipes e conta com a colaboração de todos no enfrentamento a essa pandemia mundial.

Barreiras – BA, 18 de março de 2020.

Anderson Luiz Vian de Abreu
Secretário Municipal de Saúde


Blogbraga/ Repórter Paiva/ Dircom Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

Operação Verus Dominus investiga esquema de roubo e comercialização de peças de veículos; Barreiras e 9 cidades do país

Quarta-feira, 18 de Março de 2020 / Região

PF faz operação em locais de desmanche e venda de peças de veículos — Foto: Divulgação

De acordo com as investigações, o grupo criminoso trabalha com o aval de facção criminosa que opera em presídios paulistas

A Polícia Federal deflagrou hoje (18/3) a Operação Verus Dominus, cujo objetivo é buscar desarticular quadrilha especializada em roubo e comercialização de partes e peças de veículos. O esquema criminoso conta com o aval de facção criminosa que opera nos presídios paulistas. 

As ações policiais, que contam com o apoio de policiais rodoviários federais especialistas em identificação veicular, ocorrem nas cidades de Arapiraca (AL), Barreiras (BA), Goiânia e Aparecida de Goiânia (GO), Castelo (ES), Sinop (MT),  Erechim (RS) e São Paulo, Guarulhos e Mogi das Cruz (SP)

Foram mobilizados cerca de 60 policiais para dar cumprimento a 15 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara de Organizações Criminosas e Lavagem de Dinheiro, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Operação da PF cumpre mandados de busca em 7 estados — Foto: Divulgação

A investigação foi iniciada a partir da troca de informações entre Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. Em diligências realizadas no curso da apuração, intervenções policiais nas rodovias federais revelaram que diversas partes de veículos estavam sendo encaminhadas a outros Estados, com base em notas fiscais falsas.

O esquema é conhecido como de “empresas noteiras”, que existem somente no papel e são utilizadas de maneira criminosa para emitir documentos fiscais, com o objetivo de registrar a saída de mercadorias. Esse esquema é muito utilizado para acobertar cargas roubadas, como as que foram identificadas durante a investigação. Segundo investigação, é possível que as emissões de notas fiscais alcancem valores superiores a R$ 400 milhões.

As ações estão sendo concentradas em pessoas físicas e jurídicas, especialmente em galpões que podem estar sendo utilizados pela quadrilha para guarda e adulteração de veículos. Com o cumprimento dos mandados, a Polícia Federal espera conhecer o modo de atuação dos investigados e até mesmo ampliar o foco da investigação.


Blogbraga/PF-Polícia Federal

Compartilhar no Whatsapp

24ª CIPM RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA NO MUNICÍPIO DE SAÚDE EM MENOS DE 24 HORAS

Quarta-feira, 18 de Março de 2020 / Região

Na manhã desta terça-feira, 17 de março, Policiais Militares do 3º Pelotão em Saúde, através de informações de uma jovem de 26 anos de idade que a motocicleta de seu avô, uma YAMAHA/FACTOR 125 cc, foi furtada na noite anterior em sua residência localizada no Bairro Alto da Santa Cruz, informando também que conseguiram furtar mesmo a citada motocicleta estando presa com um cadeado.

De imediato, após o conhecimento do fato, os Policiais a orientaram registrar uma queixa na Delegacia de Polícia e iniciaram diligências por toda cidade onde, após diversas abordagens, foram informados que indivíduos passaram arrastando uma motocicleta em atitude suspeita em direção a um canavial. Diante da informação, foi realizada uma busca pelo local indicado, onde lograram êxito na recuperação da motocicleta. Foi encontrada no interior de uma casa abandonada, supostamente para futura negociação ilícita. Logo após os Policiais Militares fizeram contato com o proprietário da motocicleta, sendo realizados os procedimentos legais de entrega do veículo na Delegacia local.

“Parabenizo os Policiais Militares nesta atuação rápida e exitosa em que mais um veículo furtado fora recuperado pela brava tropa da 24ª CIPM em nossa região.” Disse o Major Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"
Jacobina, 18 de março de 2020.
Vitor Costa - Subtenente PM

Chefe do Setor de Comunicação Social/Porta Voz do Comando


Blogbraga/24ª CIPM/JACOBINA

Compartilhar no Whatsapp

24ª CIPM, DURANTE OPERAÇÃO DE COMBATE À POLUIÇÃO SONORA, APREENDE EQUIPAMENTOS NA REGIÃO DE OUROLÂNDIA

Quarta-feira, 18 de Março de 2020 / Região

Na noite do último domingo, 15 de março, Policiais Militares do 5º Pelotão, da cidade de Ourolândia, durante a Operação de combate à poluição sonora, abordaram diversos veículos e bares na região central da Cidade onde foram flagrados três condutores de veículos utilizando som automotivo com o som em volume excessivo, perturbando o sossego da comunidade.

Nas três abordagens foi dada voz de parada, feita a busca pessoal e nos veículos e apreendidos os equipamentos sonoros apresentando, juntamente com os proprietários, na Delegacia de Polícia local.

“Esta Operação, de combate à poluição sonora, deflagrada no mês de novembro do ano passado, vem garantindo dias mais tranquilos à comunidade de toda área de atuação da 24ª CIPM. Parabenizo os Policiais Militares que, seguindo orientações deste Comando, garantiram o sossego, a ordem e a paz públicas na região do município de Ourolândia.” Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"

Jacobina, 18 de março de 2020.
Vitor Costa - Subtenente PM

Chefe do Setor de Comunicação Social da 24ª CIPM


Blogbraga/24ª CIPM/JACOBINA

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: PREFEITURA MUNICIPAL EMITE DECRETOS REFERENTE AS MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE PARA ENFRENTAMENTO DO COVID-19

Terça-feira, 17 de Março de 2020 / Região

DECRETO Nº 52, DE 17 DE MARÇO DE 2020.

Dispõe   sobre   as medidas   de   prevenção   e   controle   para   enfrentamento   do   COVID-19   no   âmbito do município de Barreiras e dá outras providências.

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE BARREIRAS, ESTADO DE BAHIA, no uso de suas atribuições legais, e;

CONSIDERANDO que o Ministério da Saúde, por meio da Portaria n.º 188, de 03/02/2020, declarou emergência em Saúde Pública de importância nacional em decorrência da infecção humana pelo Novo Coronavírus (2019-nCov), por entender se tratar de evento complexo que demanda esforço conjunto de todo o Sistema Único de Saúde para identificação da etiologia dessas ocorrências e adoção de medidas proporcionais e restritas aos riscos;

CONSIDERANDO que o Município de Barreiras é a sede econômica de um território com cerca de 1 milhão de habitantes, onde existe um fluxo diário e contínuo dessa população flutuante em busca de serviços e negócios;

CONSIDERANDO que na data de 11 de março de 2020, a OMS – Organização Mundial da Saúde declarou que a COVID-19, nova doença causada pelo Novo Coronavírus, denominado SARS-CoV-2, é uma pandemia;

CONSIDERANDO que neste país, a segunda fase epidemiológica da COVID-19 foi de transmissão local, quando pessoas que não viajaram para o exterior ficam doentes, ou seja, havia transmissão autóctone, mas ainda seria possível identificar o paciente que transmitiu o vírus, geralmente parentes ou pessoas de convívio social próximo;

CONSIDERANDO que neste país, a terceira fase epidemiológica ou de transmissão comunitária, ocorrerá quando o número de casos aumente exponencialmente e se perca a capacidade de identificar a fonte ou pessoa transmissora;

CONSIDERANDO que no presente momento da epidemia no Brasil é de prudência; não de pânico, onde 80 a 85% dos casos até então apresentados são leves e não de necessitam hospitalização, devendo permanecer em isolamento respiratório domiciliar; 15% necessitam internamento hospitalar fora da unidade de terapia intensiva (UTI) e menos de 5% precisam de suporte intensivo;

CONSIDERANDO que São Paulo e o Rio de Janeiro já estão na fase de transmissão comunitária (3ª fase epidemiológica);

CONSIDERANDO que a situação epidemiológica em nosso país é dinâmica, e que esse quadro pode alterar com o passar dos dias a partir de novas deliberações que forem tomadas com base no cenário sanitário nacional, estadual ou municipal;

CONSIDERANDO que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação, na forma do artigo 196 da Constituição da República;

DECRETA:

Art. 1º. Este Decreto disciplina medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo Novo Coronavírus (COVID-19), as quais deverão ser cumpridas integralmente por todos os órgãos públicos e privados do Município de Barreiras/BA, além da população em geral;

Art. 2º. Ficam suspensos, no âmbito do Município de Barreiras, pelo prazo de 60 (sessenta) dias, todos os eventos públicos e particulares, sejam eles de caráter cultural, religioso ou comemorativo, cuja previsão de aglomeração seja superior a 40 (quarenta) pessoas.

§ 1º. Os eventos, sejam eles públicos ou particulares, deverão ser fiscalizados pela Vigilância Sanitária, e esta poderá utilizar de poder de polícia para determinar cancelamento caso haja descumprimento do quanto determinado no caput deste artigo.

§ 2º. O prazo fixado neste artigo poderá ser revisto de conformidade com o estágio de evolução do COVID-19.

§ 3º. O  não  cumprimento  das  medidas  estabelecidas no presente Decreto será caracterizado como infração à   legislação   municipal   e   sujeitará   o   infrator   às   penalidades   e   sanções  aplicáveis,  inclusive,  no  que  couber,  cassação  de  licença  de  funcionamento.

Art. 3º. Ficam suspensos, igualmente, pelo prazo de quinze dias:

I - atividades coletivas de cinema e casas de espetáculos;

II - atividades em parques infantis privados, inclusive nas dependências de restaurantes e outros estabelecimentos.

III - atividades em Academias de Ginástica.

§ 1º. O prazo fixado neste artigo poderá ser revisto de conformidade com o estágio de evolução do COVID-19.

§ 2º. O  não  cumprimento  das  medidas  estabelecidas no presente Decreto será caracterizado como infração à   legislação   municipal   e   sujeitará   o   infrator   às   penalidades   e   sanções  aplicáveis,  inclusive,  no  que  couber,  cassação  de  licença  de  funcionamento.

Art. 4º. Ficam suspensas as aulas das redes Municipal e Particular de ensino do dia 18/03/2020 até o dia 08/04/2020, podendo ser prorrogável, conforme comportamento epidemiológico da pandemia.

§ 1º A suspensão das aulas na rede de ensino pública do Município de Barreiras, de que trata este artigo, deverá ser compreendida como recesso/férias escolares e terá início a partir do dia 18 de março de 2020 até o dia 08 de abril de 2020, nos termos deste Decreto.

§ 2º As unidades escolares da rede privada de ensino do Município de Barreiras poderão adotar a antecipação do recesso/férias prevista neste Decreto, a critério de cada unidade.

§ 3º Os ajustes necessários para o cumprimento do calendário escolar da rede pública de ensino serão estabelecidos pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do Município de Barreiras, após o retorno das aulas.

§ 4º O não cumprimento das  medidas  estabelecidas no presente Decreto será caracterizado como infração à   legislação   municipal   e   sujeitará   o   infrator   às   penalidades   e   sanções  aplicáveis,  inclusive,  no  que  couber,  cassação  de  licença  de  funcionamento.

Art. 5º. Os bares e restaurantes, com capacidade superior a 40 (quarenta) pessoas, deverão observar na organização de suas mesas a distância mínima de um metro entre elas.

Art. 6º. Ficam canceladas todas as viagens oficiais de servidores da Prefeitura Municipal de Barreiras/BA para cidades onde haja casos comunitários do COVID-19, exceto em situações consideradas excepcionais;

Art. 7º. Ficam suspensas reuniões institucionais no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta de Barreiras/BA, salvo para atender assunto de excepcional interesse público;

Art. 8º. Os servidores com idade superior a 60 anos e que sejam portadores de doenças crônicas, que implica em maior risco de morbimortalidade relacionada ao COVID-19, poderão exercer suas funções remotamente, por prazo indeterminado.

§ 1º. A critério da autoridade máxima da Secretaria correspondente,  as  pessoas  referidas  no  caput  deste artigo,  quando pela natureza  das  atribuições  desempenhadas  não  permita  a  sua  execução  remotamente, poderão ter férias antecipadas ou frequência abonada, quando impossível a antecipação das férias.

§ 2º. Aplica-se o disposto neste artigo a todos os demais servidores que sejam enquadrados nos grupos de risco, tais como pacientes com doenças crônicas, imunodeprimidos, gestantes, dentre outras situações, conforme recomendação médica.

Art. 9°. Ficam suspensas as atividades do Programa Idade Viva pelo período de 60 dias, podendo ser prorrogável;

Art. 10. Fica   suspensa,  pelo  prazo de 60 (sessenta) dias,   a   concessão   de   férias   e  demais  licenças,   exceto   aquelas que se refiram à saúde do próprio servidor,  previstas   na   Lei  nº  617/03,  para  os  servidores  públicos  municipais  pertencentes  aos  seguintes órgãos e entidade:

I-Gabinete do Prefeito.

II-Secretaria Municipal de Saúde – SMS.

III-Guarda Civil Municipal – GCM.

IV – Secretaria de Assistência Social e Trabalho.

Parágrafo Único. Todas as férias e/ou licenças para trato de interesse particular que tenham sido concedidas a profissionais de saúde e que estejam em curso poderão ser revogadas, devendo o profissional de saúde ser notificado a retornar de imediato ao seu posto;

Art. 11. Recomenda-se à população de Barreiras em recente e/ou atual retorno de viagens internacionais e de regiões com casos confirmados de transmissão do COVID-19, o cumprimento do isolamento domiciliar de, pelo menos, 7 (sete) dias para os casos assintomáticos.

§ 1º. os casos sintomáticos deverão entrar em contato com as autoridades de saúde, pelo telefone 192, para seguirem as orientações médicas de acordo com o Fluxograma Municipal COVID19, edição 01, disponível em meio digital (link: www.barreiras.ba.gov.br), bem como em todas as unidades de Saúde do Município de Barreiras.

§ 2º. recomenda-se, independentemente do prévio contato com as autoridades de saúde, que os casos sintomáticos cumpram isolamento domiciliar de, pelo menos, 14 (quatorze) dias.

Art. 12. Todos os passageiros de ônibus oriundos de regiões com casos confirmados de transmissão do COVID-19 deverão fornecer dados à equipe de Vigilância Sanitária deste Município, com a finalidade de serem cadastrados para garantir monitoramento e prevenção.

Art. 13. Com o objetivo de garantir monitoramento de ações de prevenção, fica instituído a Comitê de Operações de Emergência em Saúde Pública - COE que será formado pelo Secretário Municipal de Saúde, pela Secretária de Administração e Planejamento, Secretária Municipal de Assistência Social e Trabalho, pela Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte e Lazer, pelo Procurador-Geral do Município, pela Chefe de Gabinete, pelo Diretor de Comunicação, pelos Coordenadores Municipais da Vigilância Sanitária e da Vigilância Epidemiológica, e por mais 02 (dois) representantes que poderão ser indicados pelo Hospital do Oeste.

Art. 14. O Comitê de Operações de Emergência em Saúde Pública - COE será presidido pelo Secretário Municipal de Saúde, a quem competirá regular por portaria casos específicos ou não previstos neste Decreto, tudo em prol do controle da prevenção ao contágio pelo Novo Coronavírus (COVID-19);

Art. 15. Fica dispensada a licitação para aquisição de bens, serviços e insumos de saúde destinados ao enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus, nos termos dispostos nos arts. 4º e 8º da Lei Federal n.º 13.979 de 06 de fevereiro de 2020.

§ 1º A dispensa de licitação a que se refere o caput deste artigo é temporária e aplica-se apenas enquanto perdurar a emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus.

§ 2º Todas as contratações ou aquisições realizadas com fulcro na Lei Federal acima referida serão disponibilizadas em sítio oficial específico na rede mundial de computadores (internet), contendo, no que couber além das informações previstas no § 3º do art. 8º da Lei n.º 12.527, de 18 de novembro de 2011, o nome do contratado, o número de sua inscrição na Receita Federal do Brasil, o prazo contratual, o valor e o respectivo processo de contratação ou aquisição.

Art. 16. Fica suspenso, pelo prazo de 30 (trinta) dias, no âmbito das repartições deste Município o atendimento ao público, exceto quanto às atividades consideradas essenciais.

Art. 17. Caberá  aos  Secretários  Municipais assegurar  a  preservação  e  funcionamento  dos  serviços considerados essenciais ou estratégicos.

Art. 18. As medidas previstas neste Decreto poderão ser reavaliadas a qualquer momento, de conformidade com o estágio de evolução do COVID-19.

Art.  19.  Este  Decreto  entra  em  vigor  na  data  de  sua  publicação,  revogando-se as disposições em contrário.

Gabinete do Prefeito Municipal de Barreiras-BA, 17 de março de 2020.

João Barbosa de Souza Sobrinho

Prefeito de Barreiras


BlogBraga/ Repórter Paiva/ Prefeitura Municipal de Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

PRF e Anjos da Chapada resgatam quase 50 bois após carreta tombar na BR 242

Terça-feira, 17 de Março de 2020 / Região

Em ação que durou aproximadamente 22 horas, agentes federais lotados na Delegacia de Seabra e do Grupo de Voluntários Anjos da Chapada resgataram 46 animais com vida.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) atendeu um acidente envolvendo uma carreta VOLVO/FH 12 420, com cabeças de gado que tombou na altura do quilômetro 366 da BR 242, nas proximidades do município de Lençóis, na Chapada Diamantina.

Ao ser comunicado do acidente, ocorrido às 21h00 de sexta-feira (13), equipe da PRF se deslocou para o local quando visualizaram o caminhão tombado sobre a via e perceberam que se trata de carga viva.

De imediato, os policiais sinalizaram o trecho e garantiram a segurança viária dos usuários que transitavam na rodovia.

Após segurança da área teve início os procedimentos de resgate dos bovinos que contou com o auxílio de membros do Grupo de Voluntários Anjos da Chapada e com um caminhão guincho contratado pelo proprietário do caminhão.

O resgate dos animais ocorreu de forma segura, a fim de garantir e preservar a vida das dezenas de cabeças de gado.

A ação durou aproximadamente 22 horas e só encerrou na manhã de sábado (14). Ao todo 46 animais saíram ilesos, 04 ficaram feridos e 08 bois vieram a óbito. O motorista teve ferimentos leves.

A PRF alerta que, na hipótese do condutor deparar-se com um animal, principalmente de grande porte, durante sua viagem, é recomendado diminuir a velocidade do veículo, evitar o uso de buzina e faróis altos, uma vez que essas medidas podem assustar o animal e provocar reações de ataque, e gerar acidentes. Além disso, o condutor poderá informar a PRF através do número 191 que tomará as medidas de segurança cabíveis.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE IRECÊ: Jovem é morto a tiros no município de João Dourado

Terça-feira, 17 de Março de 2020 / Região

Um jovem identificado por Tauan Santos da Silva,18 anos, foi encontrado baleado na noite do último domingo (15), nas imediações da localidade de Caldeirão de Jacó, em João Dourado, região de Irecê.

Segundo a polícia, um amigo de Tauan, que não teve o nome revelado, também foi alvejado pelos disparos. O SAMU foi acionado e socorreu às vítimas para o Hospital Regional de Irecê (HRI), sendo que Tauan não resistiu e morreu logo que chegou à unidade de saúde.

O corpo do rapaz foi removido para o Departamento de Polícia Técnica de Irecê (DPT). A Polícia Civil vai abrir inquérito para apurar o caso.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: POLÍCIA MILITAR DA 83 CIPM RECUPERA MOTOCICLETA COM RESTRIÇÃO DE ROUBO/FURTO E PRENDE INDIVÍDUO POR RECEPTAÇÃO

Terça-feira, 17 de Março de 2020 / Região

Nesta segunda-feira (16), na avenida Clériston Andrade no centro da cidade, a Polícia Militar da Bahia, por meio da 83 CIPM presta mais uma vez um excelente serviço para a sociedade, onde durante patrulhamento no centro comercial, por volta das 16:00h, a guarnição foi informada via CICOM que um indivíduo circulava pelo centro com uma motocicleta Honda/Biz Placa Policial DFC-8135 cor azul que a mesma se tratava de um produto de roubo/furto.

A guarnição então se deslocou pela citada avenida a fim de localizar o indivíduo informado pelo CICOM. Ao chegar no semáforo frente à feira livre, o indivíduo foi localizado em posse da motocicleta.

Desta forma, foi dado voz de abordagem e ao pesquisar a situação da moto foi realmente constatado ser produto de roubo/furto. Ao se realizar revista pessoal no indivíduo, foram encontrados R$ 40,00 e um celular. Ao se verificar o baú da moto, foi encontrado mais R$ 55,00, um isqueiro e uma faca.

A guarnição informou que iria conduzi-lo à Delegacia e o mesmo informou que seu documento pessoal estava em sua residência. Uma vez na residência, e com autorização da mãe, a guarnição o acompanhou e avistou um pé aparentemente de maconha no quintal do indivíduo.

Todo material e o suspeito foram encaminhados até a Delegacia (11ª COORPIN) para adoção das medidas necessárias.

Material apresentado:

- 95reais

- 1pé de canábis sativa (maconha)

- 1isqueiro

 - 1faca

- 1celular j7 prime

- Motocicleta Honda/Biz 100 juntamente com a chave da mesma.

A paz é fruto da justiça. 83 CIPM


BlogBraga/ Repórter Paiva/ 83 CIPM - A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA

Compartilhar no Whatsapp

Cerimônia de Entrega da Lâmpada reúne acadêmicos de Enfermagem do UNIFASB

Terça-feira, 17 de Março de 2020 / Região

Curso de Enfermagem reforça a essência da profissão de atenção ao paciente, através de um ritual histórico inspirado na enfermeira Florence Nightingale

A turma de Enfermagem de 2016.1 do Centro Universitário São Francisco de Barreiras (UNIFASB) participou na sexta-feira (13) no auditório João Altivo Bergamo da Cerimônia de Entrega da Lâmpada. Um ato simbólico, que reforça os preceitos do enfermeiro, ação altruísta estimulada pela coordenação do curso.  “Esta é a segunda edição de um resgate histórico, lembramos de uma enfermeira que deixou um legado de amor e responsabilidade profissional importante para o mundo e principalmente para os novos profissionais entenderem o que é cuidar de um ser humano”, destaca a coordenadora interina de Enfermagem, Janezeide dos Santos, ao se referir a Florence Nightingale, enfermeira italiana que tratava de feridos de guerra.

Durante a cerimônia foram entregues presentes para os acadêmicos e de maneira simbólica, uma lâmpada, que remete às situações vivenciadas em 1854, quando começou a Guerra da Crimeia, e a enfermeira saía no escuro procurando homens feridos para ajudá-los. Os alunos também fizeram o Juramento Nightingale, que dedica a vida profissional em favor da pessoa humana, exercendo a enfermagem com consciência e dedicação.

Foram exibidas fotografias de momentos de união da turma, que espera a formatura neste final de ano. A acadêmica, Jaqueline Lopes comparou o evento a uma prévia da colação de grau. “E uma espécie de treinamento para nossa colação de grau, já fizemos estágio e estamos em fase de conclusão do curso.  A cerimônia da entrega da Lâmpada, é um ato que emociona o verdadeiro profissional”, relata.

Ao encerrar o evento a Pró-reitora de Ensino, Marilissa Dobrachinski destacou que a profissão de enfermeiro é um estilo de vida, pautado nos cuidados e dedicação aos doentes. “Que esta turma faça diferença na vida dos que necessitam de cuidado e amor, sejam luz “, incentivou.  Após a cerimônia os alunos participaram de um café da manhã, como forma de integração. 


Blogbraga/Araticum Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE AÇÕES PREVENTIVAS AO CORONAVÍRUS (COVID-19)

Terça-feira, 17 de Março de 2020 / Região

Os passageiros que desembarcam no Aeroporto Dom Ricardo Weberberger estão passando por monitoramento de temperatura com termômetro digital

Um dos principais espaços de entrada de passageiros em Barreiras está sendo monitorado com auxílio de medidores de temperatura por infravermelho desde sábado (14). O Aeroporto Dom Ricardo Weberberger está passando por uma inspeção preventiva que faz parte das ações de enfrentamento ao Coronavírus (COVID-19) realizada pela Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica-VIEP.

Todos os passageiros que desembarcarem na cidade vão passar por uma inspeção capaz de detectar sintomas febris relacionados à infecção pelo novo Coronavírus. As equipes técnicas da Vigilância Sanitária e Epidemiológica estão usando o termômetro digital que realiza a aferição da temperatura apenas apontando para a pessoa. No Terminal Rodoviário, os desembarques passarão a serem monitorados a partir dessa terça-feira, 17.

“Nosso objetivo é monitorar esses espaços que recebem diariamente visitantes e turistas, precisamos identificar o maior número de pessoas, principalmente as que estiveram fora do país nos últimos dias”, disse a enfermeira da VIEP, Liana Sobreira, lembrando que qualquer caso suspeito os pacientes devem procurar as Unidades de Saúde e os profissionais devem imediatamente notificar a VIEP para orientações e início das ações de controle e investigação.

O diretor da Vigilância Sanitária, Canuto Júnior, salienta que não existe motivo para pânico, mas é preciso seriedade e responsabilidade da população diante medidas preventivas. “Estamos trabalhando dentro do fluxograma de enfrentamento ao vírus, tomando todas as medidas preventivas necessárias, com monitoramento no aeroporto e rodoviária, agindo dentro do cronograma de bloqueio do Coronavírus (COVID-19) e seguindo todos os protocolos de segurança do Ministério da Saúde”, ressaltou.
De acordo com secretário de saúde de Barreiras, Anderson Vian, todas as medidas já foram tomadas na rede de saúde, desde a abordagem e monitoramento nas entradas viárias, bem como a preparação das equipes e unidades de saúde.

“Após a confirmação do primeiro caso de Coronavírus (COVID-19) no Brasil já iniciamos os procedimentos preventivos e informativos com toda nossa equipe médica, de enfermagem e atendimento na Atenção Básica e Unidade de Pronto Atendimento. Todos os servidores da rede municipal de saúde e também da rede particular que integram o atendimento SUS no município, receberam informações por um infectologista sobre manejo clínico e montamos um fluxograma que prevê o atendimento de pacientes leves, moderados e graves nos serviços de atendimento. Estamos orientando ainda a população sobre a sintomatologia e não tivemos nenhum caso suspeito em Barreiras, vamos seguir com as orientações à população e monitoramento no aeroporto e rodoviária, reforçando as disponibilidades de materiais de limpeza (assepsia e antissepsia) para todas as Unidades de Saúde, inclusive estamos disponibilizando o álcool em gel nas recepções para que os pacientes possam higienizar as mãos, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde”, finalizou o secretário.


Blogbraga/ Repórter Paiva/ Dircom Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

João Dourado tem dois casos suspeitos de coronavírus

Terça-feira, 17 de Março de 2020 / Região

O município de João Dourado, na região de Irecê, tem dois casos suspeitos do novo coronavírus de acordo com informações da Secretaria de Saúde do Município divulgadas nesta segunda-feira (16).

Amostras coletadas foram enviadas para realização de exames no Lacen - Laboratório Central de Saúde Pública, da Secretaria Estadual de Saúde, localizado em Salvador.

A Secretaria de Saúde informou que foram tomadas todas as medidas necessárias para o diagnóstico e controle do coronavírus.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

RESULTADO DA DIRETORIA DO PROJETO A VOZ DA JUVENTUDE NA CIDADE DE IBOTIRAMA-BA

Terça-feira, 17 de Março de 2020 / Região

No dia 17 de Março de 2020 foi escolhida a diretoria do projeto A Voz da Juventude na cidade de Ibotirama Bahia do autor e diretor geral: Jacson da S. Santos.
Diretor João Vitor da S. dos Santos. Coordenador Paulo da S. dos Santos. Secretária Pamella Michele R. da Silva.  Colaboradora: Dominik da S. Santos.

Um dos projetos que mais crescem no Oeste da Bahia na intenção de mostrar a importância dos jovens mobilizando, conscientizando, informando e precavendo com ações nas datas comemorativas do Dia nacional da Juventude mostrando a força e A Voz da Juventude no Brasil.

Com Ação Social através de campanhas para arrecadação de alimentos e roupas para os jovens de famílias mais carentes. Cultura arte e Lazer através de dança, teatro e música abordando temas voltado para depressão, prostituição e dependência química. Entretenimento e saúde com depoimentos de jovens que venceram desafios. Dicas de especialistas.

Nosso pedido é que o setor público e privado faça parte da realização desse sonho que veio pra somar na cidade!


Blogbraga/ ASCOM- A VOZ DA JUVENTUDE

Compartilhar no Whatsapp

Formatura de Direito do UNIFASB é realizada em grande estilo

Terça-feira, 17 de Março de 2020 / Região

O Centro Universitário São Francisco de Barreiras (UNIFASB) formou 64 novos profissionais do Direito em solenidade marcada pela emoção, histórias de superação e dedicação aos estudos. A formatura, na sexta-feira, (13) foi acompanhada pelos olhares de um grande público, entre familiares e amigos, que prestigiaram a noite de celebração. Ao falar para os formandos, o reitor do UNIFASB, André Bergamo traçou um comparativo entre as relações pessoais e o papel do Direito na busca pela harmonia social e principalmente, a transparência profissional.

Bergamo destacou ainda o comprometimento do UNIFASB junto ao mercado profissional da região Oeste da Bahia. “Nós estamos há mais de 20 anos qualificando o mercado local, esta turma faz parte de um processo evolutivo dentro da nossa instituição e levarão consigo nosso nome para sempre, isso é motivo de muito orgulho”, comentou ao falar sobre o comprometimento da instituição com os direitos e a melhoria das condições de vida da população.

Para a formada Shamela Thainá, o Direito abriu caminhos e oportunidades para seguir na vida profissional. “Inicialmente não sabia o foco da minha carreira, porém durante o curso, conheci o Direito Tributário em um estágio e hoje tenho certeza que irie atuar nessa área”. A recém-formada está focada em concurso público e agradeceu o UNIFASB pela oportunidade de uma formação acadêmica.

A paraninfa e professora da turma, Mayara de Oliveira, parabenizou os formandos e enfatizando a relação de admiração e respeito pela turma. “Presenciei muitos momentos nessa turma, foram quatro semestres seguidos que estivemos juntos na etapa final. A partir de agora a vida de estudante acaba e o sonho se concretiza. Espero que possamos trocar experiências profissionais no futuro”, pontuou.


Blogbraga/Araticum Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: COLISÃO ENVOLVENDO DUAS MOTOS E UM CAVALO DEIXA TRÊS FERIDOS NA BR-135

Segunda-feira, 16 de Março de 2020 / Região

Por volta das 18:30h desta segunda-feira (16), aconteceu um acidente envolvendo duas motocicletas e um cavalo nas proximidades do Distrito Industrial na BR-135 em Barreiras.

O acidente deixou três pessoas feridas, sendo que em uma das motos, a primeira que colidiu contra o cavalo, estava o piloto e o carona. Logo em seguida, um outro motoqueiro que vinha atrás colidiu contra a primeira moto e foi ao chão.

O SAMU foi acionado e então duas ambulâncias rapidamente foram acionadas e prestaram socorro às vítimas encaminhando-as para o Hospital do Oeste.

A Polícia Rodoviária Federal também foi acionada e registrou o acidente. Quanto ao cavalo, não foi encontrado.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Abapa promove visitas técnicas para continuar avançando na sustentabilidade do algodão na Bahia

Segunda-feira, 16 de Março de 2020 / Região

Com o objetivo de continuar avançando com a sustentabilidade na produção de algodão, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) começou a promover desde o início deste ano as vistorias junto às propriedades para checar a adoção dos critérios de sustentabilidade para a safra 2019/2020. Esta é a primeira etapa do trabalho de certificação desenvolvido pelo programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR), designado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) que atua em benchmarking com a entidade suíça Better Cotton Iniciative (BCI). Desde quando foi iniciado o programa ABR na Bahia, em 2011, a área classificada como sustentável saiu de 21,1% para os atuais 77,7% no Oeste da Bahia.

A expectativa é ultrapassar os 77,7% da área plantada da fibra que obteve a certificação na safra passada, contabilizando uma área total de 247.840 mil hectares, que vem cumprindo à risca a legislação ambiental e adotando critérios de sustentabilidade dentro e fora das propriedades. A coordenadora do programa de sustentabilidade ABR/Abapa, Bárbara Bonfim, explica que a previsão é que esta primeira etapa do trabalho, que também incluiu a adesão e preparação de novos produtores para receberem a auditoria externa, deve ser finalizada até o próximo mês de abril. “As nossas equipes testam um total de 222 itens com parâmetros de sustentabilidade internacionais, ligado ao respeito dos trabalhadores no campo, a exemplo do cumprimento de normas de saúde e segurança; e da legislação trabalhista e de preservação de meio ambiente”, afirma.

Segundo o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, existe um engajamento dos produtores de algodão, que além de serem referência no emprego de tecnologia e na qualidade da fibra, também vem sendo reconhecido como sustentável pelo mercado consumidor. “Demonstramos que estamos no mesmo patamar de excelência do que os produtores concorrentes da Austrália e dos Estados Unidos, com o diferencial da qualidade, proporcionado pelo clima chuvoso no início da semeadura, e seco, na fase final da colheita, além do uso de tecnologia adequada no monitoramento e combate a pragas como o bicudo do algodoeiro”, explica.  O programa ABR tem como alicerce o incremento progressivo das boas práticas sociais, ambientais e econômicas nas unidades produtivas de algodão na Bahia e em todo o Brasil, por meio das entidades ligadas à Abrapa.


Blogbraga/Assessoria de Imprensa Abapa

Compartilhar no Whatsapp

Homem é assassinado a tiros no sofá de casa em Ibotirama/BA

Segunda-feira, 16 de Março de 2020 / Região

Um homem de nome Agnaldo Dourado Silva de 44 anos, foi vítima de homicídio em sua própria residência no centro da cidade de Ibotirama, próximo a praça Elenita Coité. O crime aconteceu na noite deste domingo (15).

Segundo informações passadas a nossa reportagem, Agnaldo estava em sua residência com sua filha pequena no colo, quando dois homens invadiram e pediram para o mesmo soltar a criança. Ele foi assassinado a tiros no sofá da própria casa. 

O homem foi atingido por disparos na cabeça, tórax e braço. Após o crime os autores fugiram tomando rumo ignorado.

Uma equipe do SAMU ainda foi acionada para prestar socorro, mais nada pôde fazer a não ser constatar o óbito. A Polícia Militar registrou a ocorrência e o corpo foi removido para o IML de Bom Jesus da Lapa.

Agnaldo, era mecânico e morou um tempo na cidade de Luis Eduardo Magalhães. 

A motivação e a autoria ainda são desconhecidas. Um inquérito foi instaurado pela Polícia Civil para investigar o caso.


Blogbraga/Reportagem: Marlon

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
Coyote Sportime Casa da Informática Extreme ORIX Midori Paisagismo Casa da Ferramenta DPVAT Barreiras Neli Sutrans Global Online Celulares DBT Paraíba Dique Denuncia Guarda Municipal LH Madeiras PM Grupo Marabá Mineiros Dupará Açaí Jaú CISO Unopar P&F Luz motos ASMAT Imperial Oeste Manutenção AFS Delicia CMO Ofertas - Hiper Santo Antonio Contabilidade Rondon Polícia Civil G7 NET Oeste Beton Minas Aço Vida Farma