COVID-19 Embasa

NOTÍCIAS

BARREIRAS: GUARNIÇÃO PETO DA 83ª CIPM PRENDE EM FLAGRANTE CASAL SUSPEITO DE TRÁFICO DE DROGAS

Segunda-feira, 04 de Maio de 2020 / Região

Nesta segunda-feira (04), a Polícia Militar da Bahia, por intermédio do PETO da 83ª CIPM, presta mais uma vez um excelente serviço para a sociedade, que durante rondas realizadas na Av. Juscelino Kubitschek no bairro Bandeirantes, foi avistado um casal que trafegava numa motocicleta Honda/CG 150 de cor vermelha onde então uma mulher que estava no carona transportava uma mala de viajem de cor avermelhada e ao perceber a aproximação da viatura passou a demonstrar juntamente com o condutor sinais de muito nervosismo.

A mulher gesticulava e sinalizava para o motoqueiro mudar o trajeto e quase veio a cair da moto. Diante disso, a guarnição procedeu com acompanhamento tático e dado voz de parada ao casal.

Foi realizada a abordagem ao condutor e também foi verificado o conteúdo da mala que a carona carregava, sendo encontrado na mala diversas embalagens contendo substância análoga a maconha. 

Diante dos fatos foi dada voz de prisão ao casal identificado pelas iniciais G.P.C e C.P.J, e os mesmos conduzidos à Delegacia de Polícia para deliberações cabíveis da autoridade policial competente.

Material apresentado:

- 5.280 kg de substância análoga a maconha.

- R$ 268,00 reais em espécie.

- R§ 44.85 reais em moeda.

- 01 celular Samsung A5 2017 de cor prata.

- uma balança digital de cor prata.

- uma balança digital de cor branca.

- Um veículo moto cg 150 vermelha.

- duas cadernetas de anotação contendo contabilidade do tráfico de drogas.

- dois rolos de papel insulfim.

- uma mala de viagem de cor avermelhada.


BlogBraga/ Repórter Paiva/ PETO 83 CIPM

Compartilhar no Whatsapp

A PARTIR DESTA TERÇA-FEIRA (5), USO DE MÁSCARA SERÁ OBRIGATÓRIO EM BARREIRAS

Segunda-feira, 04 de Maio de 2020 / Região

Uma reunião nesta segunda-feira (4), na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras (CDL), a pedido da Secretaria de Saúde e sob a coordenação do presidente do COE e secretário Anderson Vian, reforçou junto ao empresariado de Barreiras a obrigatoriedade do uso de máscaras a partir desta terça-feira (5). A determinação veio da Lei Estadual nº 14.261, de 29 de abril, que impõe o uso do equipamento de proteção em todo território do Estado da Bahia. No domingo (3), o Comitê de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE), havia feito um encontro prévio para discutir as orientações e a fiscalização sobre a aplicação da Lei em Barreiras.

Ao reforçar as ações preventivas tomadas desde o início da pandemia do novo Coronavírus, como barreiras sanitárias na rodoviária, aeroporto, rodovias e higienização de pontos estratégicos, Vian destacou que o momento exige um esforço coletivo para o combate à proliferação do vírus. “O que buscamos é que todo o comércio, além de tomarem as medidas necessárias de controle, com uso de máscaras entre os colaboradores e distribuição de álcool em gel ou instalação de pias para higienização das mãos, evitem o acesso de pessoas sem máscaras nos estabelecimentos, a partir de amanhã, esta é uma forma de proteção às vidas”, disse.

Como estratégia para cobrar o uso das máscaras, as equipes da Vigilância Sanitária que mantêm ininterruptas ações de fiscalização, continuarão atuando, orientando comerciantes e a população em geral. “Em um primeiro momento, nossa ação será educativa, porém caso haja reincidência, poderemos fechar o estabelecimento por três dias, dez dias, até a cassação do alvará de funcionamento”, explicou o diretor Canuto Ayres.

O representante da CDL, Tiago Quinteiro, reforçou que a entidade tem o papel de orientar e divulgar ações entre os comerciantes, quanto ao uso das máscaras. “Já estamos juntos com nossos associados reforçando a adoção de práticas de segurança e higiene dos estabelecimentos, agora, com a obrigatoriedade das máscaras vamos intensificar. Estamos caminhando para que as pessoas tenham essa precaução”, disse.

Fizeram parte das discussões e tomadas de decisões, integrantes do Comitê de Operações de Emergência em Saúde e instituições como o Sebrae, Caixa Econômica Federal, além da CDL e Sindilojas Oeste.


Blogbraga/ Repórter Paiva/ Dircom Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: GUARDA CIVIL MUNICIPAL E AGENTES DA COOTRANS DISTRIBUEM MÁSCARAS DESCARTÁVEIS NA FILA DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Segunda-feira, 04 de Maio de 2020 / Região

Na manhã desta segunda-feira (04), a Guarda Civil Municipal e agentes de trânsito da COOTRANS, fizeram a entrega de máscaras descartáveis para os cidadãos que não tinham a máscara.

Além disso comunicaram que por determinação da Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde, a partir desta terça-feira (05), o uso de máscaras descartáveis será obrigatório em toda a cidade.

Não se esqueça de usar sua máscara descartável ao sair de casa.

CUIDADOS INDISPENSÁVEIS PARA EVITAR DISSEMINAÇÃO DO CORONAVÍRUS:

* Ficar em casa;

* Evitar aglomeração;

* Sair de casa em extrema necessidade;

* Usar máscara;

* Lavar as mãos com sabão;

* No uso do álcool 70% tomar cuidado com acidente domésticos;

* Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

*Evite contato próximo com pessoas doentes;

* Cubra boca e nariz ao tossir ou espirrar.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: GUARDA CIVIL MUNICIPAL E COOTRANS DETÉM SUSPEITO E RECUPERA CARRO ROUBADO

Segunda-feira, 04 de Maio de 2020 / Região

Guarnição da COOTRANS

Guarda Civil Municipal 

Um indivíduo acusado de furto de veículo foi detido neste domingo (03), por volta das 22:00h, por agentes da Guarda Civil Municipal e guarnição do grupamento de trânsito COOTRANS nas mediações do Sacola Cheia do Cais, na rua Marechal Deodoro.

De acordo com informações passadas à nossa reportagem, o suspeito conduzia o veículo VW/Gol Placa de Barreiras, que foi roubado nas imediações do Recanto. O mesmo dirigia de uma forma que chamava muita atenção com frenagens bruscas inclusive.

Populares teriam reconhecido o veículo produto de roubo, e acionaram o sentinela do trânsito da COOTRANS que estava nas imediações e com apoio da GCM se dirigiram até o local. Populares ajudaram fechando a rua onde o indivíduo estava ficando literalmente num beco sem saída.

Após imobilização o indivíduo que já tem passagem pela Polícia e presídio foi encaminhado para a Delegacia onde as providencias foram tomadas.


BlogBraga/ Repórter Paiva/ GCM BARREIRAS

Compartilhar no Whatsapp

PM localiza moto furtada e totalmente desmontada em Xique-Xique

Segunda-feira, 04 de Maio de 2020 / Região

Motocicleta foi localizada desmontada

Policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Semiárido conseguiram recuperar uma motocicleta que havia sido furtada nas imediações do Conjunto Habitacional Raul Braga, em Xique-Xique, a cerca de 113 quilômetros de Irecê.

De acordo com a corporação, a moto já estava completamente desmontada para comercialização das peças. Na diligência, foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil local uma pessoa por receptação. A apreensão do veículo ocorreu na tarde da última terça-feira (28).

Ainda conforme a PM, foram realizadas buscas no sentido de prender o autor do furto, mas até o fechamento dessa reportagem, ninguém havia sido localizado.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: DESCUMPRIMENTO DE MEDIDA PROTETIVA E CASOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA SÃO REGISTRADOS NA DELEGACIA

Segunda-feira, 04 de Maio de 2020 / Região

Pelo menos dois casos de violência doméstica foram registrados neste fim de semana na Delegacia de Polícia em Barreiras, um dele aconteceu no bairro Santa Luzia e o outro no Povoado da Baraúna no município. Além desses casos, o descumprimento de medida protetiva também foi registrado.

Agressão física:

De acordo com registro policial, uma mulher e sua filha foram agredidas fisicamente com socos pelo companheiro de convívio, um homem de 42 anos de idade. Ao avistar a viatura da Polícia Militar, o mesmo fugiu carregando uma bolsa com os documentos e celular da vítima. O fato aconteceu no bairro Santa Luzia.

Ameaça e resistência à prisão:

Um homem de 37 anos foi apresentado na Delegacia por Policiais Militares após ter ameaçado agredir sua companheira na sexta-feira (01). Na ocasião um Boletim de Ocorrência foi lavrado. Mesmo assim, no sábado (02), o homem voltou a ameaçar sua companheira desta vez usando uma cadeira.

Uma nova denúncia foi feita e quando a Polícia Militar chegou o homem enfurecido resistiu à prisão chegando inclusive a ameaçar um dos policiais. O caso aconteceu no Povoado da Baraúna.

Descumprimento de medida protetiva:

Um homem de 22 anos, natural de Barreiras foi apresentado na Delegacia pelo descumprimento de Medida Protetiva neste sábado (02) às 14:30h. O apresentado reside no bairro Santa Luzia em Barreiras.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: MULHER É DETIDA PELA PRÁTICA DE CRIME AMBIENTAL POR POLUIÇÃO SONORA – ESTAVA COM 36.4 DECIBÉIS ACIMA DO PERMITIDO!

Segunda-feira, 04 de Maio de 2020 / Região

Delegacia de Polícia em Barreiras

Uma mulher foi apresentada na Delegacia de Polícia pela prática de Crime Ambiental por Poluição Sonora, estava com o som residencial ligado muito acima do permitido por Lei. O fato aconteceu por volta das 02:20h da madrugada deste sábado (02), no bairro Santa Luzia. A denúncia foi feita e uma guarnição da 83 CIPM foi até o local e constatou a irregularidade.

De acordo com a Polícia, a aferição do decibilímetro apontou 86.4 decibéis, quando o permitido por Lei durante à noite, deve ser no máximo 50 decibéis.

A fonte poluidora, uma caixa acústica da marca Anvox, foi removida para a sede da GCM em Barreiras.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Duas pessoas são presas com notas falsas, em Barreiras

Segunda-feira, 04 de Maio de 2020 / Região

Por volta das 20h deste domingo (03), a PMBA, por intermédio da 83ª CIPM, PREFIXO 8310-RP, presta mais uma vez, um excelente serviço para sociedade, ao receber informações da Central que estaria um casal tentando fazer troca de notas falsas em espécie no centro de Barreiras-BA.

Ao realizar diligências foi avistado os envolvidos em atitude suspeita nas localidades perto da Faculdade Dom Pedro, dando assim início a abordagem policial. Ao proceder com a busca pessoal foi encontrado certa quantidade de notas falsas na bermuda da pessoa de iniciais U.A.V.O.J, onde o mesmo assumiu ser moedas falsas. 

Diante da situação foi dado voz de prisão aos imputados e apresentados na 11º COORPIN para deliberações cabíveis da autoridade policial competente.

Pessoas Apresentadas:

✅ U.A.V.O.J

✅ A.L.S.P

▶️ Material apresentado:

✅ R$ 1.254,00 em cédulas falsas


Blogbraga/83CIPM

Compartilhar no Whatsapp

HOMEM MORRE AFOGADO NO POVOADO DE AROEIRA NO MUNICÍPIO DE MANSIDÃO/BA

Segunda-feira, 04 de Maio de 2020 / Região

Um homem identificado como Valdivino Dias de Araújo (conhecido como Divino), 31 anos, natural de Mansidão/BA, foi encontrado morto por afogamento enquanto nadava numa lagoa localizada no povoado de Aroeira no município de Mansidão. O fato aconteceu por volta das 15:00h deste sábado (02).

O corpo de Valdivino foi encontrado e retirado da lagoa por voluntários que estavam à procura e levado à casa dos familiares.

A Polícia foi acionada e o corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica de Barreiras onde passou por exames e liberado para o sepultamento.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: MULHER PERDE O CONTROLE DO VEÍCULO E COLIDE VIOLENTAMENTE CONTRA UMA ÁRVORE NO CENTRO DA CIDADE

Domingo, 03 de Maio de 2020 / Região

Por volta das 03:00h da madrugada deste domingo (03), aconteceu um acidente tipo colisão na Rua Severino Vieira logo depois da ponte e semáforo centro da cidade.

De acordo com informações, uma mulher que não teve sua identidade revelada, por algum motivo perdeu o controle de seu Jeep vindo a colidir violentamente contra uma árvore. A frente do veículo ficou totalmente destruída. Os airbags amorteceram o impacto protegendo a condutora.

Após a colisão houve um princípio de incêndio no veículo que foi totalmente controlado por uma guarnição do 17 º GBM (Corpo de Bombeiros).

O SAMU foi acionado e socorreu a vítima encaminhando para o Hospital do Oeste.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

17° GBM: Bombeiros resgatam cobra dentro de máquina de lavar em residência na cidade de Barreiras

Sábado, 02 de Maio de 2020 / Região

Uma cobra foi resgatada pela Equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Barreiras (17° GBM) na tarde deste sábado (02), em uma residência. O animal foi encontrado pela dona da casa na lavanderia dentro da máquina de lavar.

De acordo com as informações da ocorrência, os bombeiros foram acionados para resgatarem a cobra no bairro Morada Nobre em Barreiras.

O réptil do tipo corre-campo tinha cerca de um metro de comprimento. Após a captura os bombeiros colocaram em uma caixa própria e fizeram a soltura em seu habitat natural. .


Blogbraga/Reportagem: Marlon/17° GBM

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE IRECÊ: Dono de lava jato é assassinado a tiros dentro de casa em São Gabriel

Sábado, 02 de Maio de 2020 / Região

Vítima foi surpreendida por suspeito que já chegou atirando e fugiu logo em seguida.

Um dono de uma lava jato foi assassinado a tiros na noite desta sexta-feira (01), enquanto assistia televisão dentro da casa de uma parente na cidade de São Gabriel, na região de Irecê.

Segundo a polícia, a vítima foi surpreendida pelo atirador que estava encapuzado. Uma criança de aproximadamente 10 anos e um homem identificado por Josimar Alves, ficaram feridas.

Atingido à queima-roupa pelos disparos, Roldão Machado morreu ainda no local. Já as vítimas baleadas foram socorridas para os Hospital Regional de Irecê. Não há informação sobre o estado de saúde da criança e de Josimar Alves.

O corpo de Roldão foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Irecê.

Equipes da Polícia Militar realizam buscas na região para tentar identificar e prender o suspeito. A Polícia Civil de São Gabriel está à frente das investigações do caso.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

POLICIAL MILITAR TIRA A PRÓPRIA VIDA NA ZONA RURAL EM RIACHO DE SANTANA/BA

Sábado, 02 de Maio de 2020 / Região

O policial militar Derval Ivo Neto de 47 anos, tira a própria vida no início da manhã deste sábado (02), por volta das 06h30 na comunidade do Juá, zona rural de Riacho de Santana/BA.

Uma equipe da Polícia Civil esteve no local, onde foi realizada a perícia pelo DPT, e colheu uma oitiva (ouvir testemunhas) de um funcionário de um posto de combustíveis, colheu imagens de câmeras de monitoramento, instaladas no posto.

Posteriormente o corpo foi encaminhado ao necrotério de Barreiras para autópsia. Segundo informações passadas a nossa reportagem o Soldado da Polícia Militar era lotado na 38° de Bom Jesus da Lapa, e trabalhava de forma dedicada na PM.


Blogbraga/24ª COORPIN/Bom Jesus da Lapa

Compartilhar no Whatsapp

Arma de fogo é apreendida pela polícia no município de Irecê

Sábado, 02 de Maio de 2020 / Região

Na última quinta-feira, dia 30 de abril de 2020, a guarnição da CAESA que realizava rondas rurais no povoado de Achado, município de Irecê, recebeu denúncia de moradores locais, sobre a existência de uma dupla contumaz na prática do crime de roubo.

Ressaltando que ao final das tardes eles costumavam estar nas proximidades da rua do campo e em seguida percorriam o povoado e vicinais empunhando uma arma de fogo, roubando transeuntes e causando o temor na localidade.

Prontamente a guarnição diligenciou ao local mencionado. Ao chegar ainda foi possível visualizar algumas pessoas empreendendo fuga logo que perceberam a aproximação da viatura.

Os policiais realizaram a varredura no perímetro e encontraram abandonada ao solo uma arma de fogo, com munições intactas. Todo material foi devidamente apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Irecê.

Material apreendido:

01 Espingarda, marca CBC, calibre .32, n° de série 08173;
02 Munições  intactas, calibre .32. 


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: GUARNIÇÃO PETO DA 83ª CIPM CONDUZ À DELEGACIA SUSPEITOS DE TRÁFICO DE DROGAS NA VILA BRASIL

Sexta-feira, 01 de Maio de 2020 / Região

Por volta das 18:00h, desta sexta-feira (01), a PMBA, por intermédio do Peto da 83ª CIPM, presta mais uma vez, UM EXCELENTE SERVIÇO PARA A SOCIEDADE, que durante o patrulhamento urbano no bairro Vila Brasil, rua Santo André, avistou duas pessoas em atitude suspeita.

Ao perceberem a aproximação da viatura, uma delas dispensou alguns objetos ao solo e a outra correu em direção a uma residência, ao proceder com a voz de abordagem, foi constatado que os objetos ao solo se tratava de trouxas contendo substância tipo maconha, ao mesmo tempo que o indivíduo que correu foi alcançado, e após proceder com a busca pessoal foi encontrado mais trouxas contendo substâncias tipo maconha e cocaína e uma quantia em dinheiro.

Diante da situação foi dado voz de prisão aos imputado e apresentados na 11º COORPIN para deliberações cabíveis da autoridade policial competente. 

Pessoas Apresentadas:

✅ M.D.C.D.S.R

✅ W.P.M.

Material apresentado:

✅ 25 Trouxas de substância análoga a maconha.

✅ 05 Trouxas de substância análogas a cocaína.

✅ 01 celular de marca Samsung, cor prata.

✅  R$ 121,00 reais em espécie.


BlogBraga/ Repórter Paiva/ PETO 83 CIPM - A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: BOMBEIROS DO 17º GBM RESGATAM ÉGUA DE DENTRO DE FOSSA EM BARREIRAS

Sexta-feira, 01 de Maio de 2020 / Região

Animal teria passado a noite no local, conforme o morador que acionou o resgate.

Equipes do 17º Grupamento de Bombeiros Militar (17°GBM) em Barreiras, resgataram uma égua de dentro de uma fossa desativada, na manhã desta sexta-feira (01), no residencial Água Doce, em Barreiras.

Por conta das dimensões da fossa, os bombeiros precisaram ter cautela para não machucar ainda mais o animal. O resgate durou cerca de uma hora, e a equipe precisou utilizar materiais de salvamento em altura para içar (puxar) a égua e trazê-la à superfície.

Os militares foram acionados por um morador do local, pouco antes do meio-dia. Ele informou que o animal havia passado a noite na vala, mas não soube dizer como o incidente aconteceu.

De acordo com os bombeiros que atenderam a ocorrência, assim que foi retirada, a égua foi avaliada e ficou sob os cuidados do dono da casa onde a fossa estava instalada. Ela estava debilitada e apresentava escoriações pelo corpo.


BlogBraga/ Repórter Paiva/ 17º GBM Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE IRECÊ: Central - Campanha na web arrecada dinheiro para ajudar no tratamento de garota diagnosticada com câncer

Sexta-feira, 01 de Maio de 2020 / Região

Quem luta contra o câncer diariamente precisa encontrar forças para vencer os problemas que acompanham a doença. Diagnosticada há quase três anos, a adolescente Kamille Santos, de 13 anos, está em tratamento.

No sentido de ajudar a família pagar despesas e comprar remédios, uma campanha na web foi montada para arrecadar recursos. A meta é arrecadar R$ 5 mil reais.

A menina faz tratamento oncológico no Hospital Aristides Maltez, na capital baiana. Ela vem recebendo o apoio de órgãos estatais e instituições filantrópicas, também em Salvador.

No momento, Kamille está em casa na cidade de Central, região de Irecê. As quimioterapias foram interrompidas, pois ela não aguenta mais tantos medicamentos e, também, não pode mais fazer cirurgia. A paciente está sem andar por causa de tumores que nasceram em seus pés.

A campanha visa também contratar uma técnica de enfermagem local para dar banho em Kamille, fazer os curativos nos tumores, trocar os lençóis, toalhas, administrar os medicamentos.

Para mais informações, pode falar com Raiza Dantas Oliveira pelo (71) 9. 9373-5213.

Clique AQUI e faça sua doação!


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Carreta carregada com cavacos de madeira tomba na BR/020 próximo a Roda Velha município de São Desidério

Quinta-feira, 30 de Abril de 2020 / Região

O SAMU socorreu o motorista

O acidente foi na BR/020

O motorista deu entrada na UPA

Por volta das 17h, desta quinta-feira (30), uma carreta carregada com cavacos de madeira (pedaços pequenos de madeira) tombou na BR/020 na altura do KM 167, próximo ao Distrito de Roda Velha, município de São Desidério e distante 45 KM de Luis Eduardo Magalhães.

Segundo informações colhidas no local, o motorista identificado por José de Souza Silva de 55 anos, saiu de Posse-GO com destino a Bunge Alimentos em Luis Eduardo Magalhães, quando desceu em alta velocidade e ao subir a rodovia o mesmo perdeu o controle da direção vindo a tombar a carreta Bitrem Mercedes Benz AXOR.

Com o impacto do tombamento a carga ficou parcialmente espalhada no acostamento. O SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de LEM foi acionado e esteve no local prestando atendimento ao motorista que posteriormente foi encaminhado para UPA com ferimentos leves.

A Polícia Rodoviária Federal - PRF registrou a ocorrência.


Blogbraga/Reportagem: Marlon

Compartilhar no Whatsapp

HOMEM SOFRE TENTATIVA DE HOMICÍDIO NO CENTRO DE BARREIRAS

Quinta-feira, 30 de Abril de 2020 / Região

Ilustração

Um homem de 28 anos foi vítima de tentativa de homicídio por volta das 13:30h desta tarde de quinta-feira (30), fato ocorrido quando estava em um restaurante localizado na Rua 19 de maio no centro da cidade.

De acordo com informações a tentativa do homicídio se deu com a aproximação de dois indivíduos de capacete em uma motocicleta de características e placa não anotadas, aproximaram-se e efetuaram vários disparos de arma de fogo.

Um dos disparos atingiu a perna esquerda da vítima que ainda conseguiu se esconder nas proximidades. Os indivíduos que estavam na motocicleta fugiram logo depois.

O homem atingido foi socorrido por uma equipe do SAMU que pôde constatar que a bala quase atinge a veia femoral o que então poderia ser fatal. O paciente foi estabilizado e encaminhado para o Hospital do Oeste.

A Polícia Militar também esteve presente colhendo as informações pertinentes e registrou a ocorrência. A Polícia deve investigar a motivação da tentativa de homicídio.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Região de Irecê: Casos de dengue e chikungunya assustam moradores de Uibaí

Quinta-feira, 30 de Abril de 2020 / Região

Dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti — Foto: Reprodução

Além da preocupação com a contaminação por coronavírus, a população de Uibaí, na região de Irecê, também sofre com o crescente número de casos de dengue e chikungunya.

De acordo com dados enviados ao Correspondente do Blogbraga pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), de 29 de dezembro de 2019 até o dia 18 de abril de 2020, 272 casos de dengue foram registrados em Uibaí. Em se tratando de chikungunya, o número é mais alarmante. São 606 casos.

Por meio do Facebook, a prefeitura informou que fez solicitação, em caráter de urgência, ao secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, para liberação de um carro fumacê, tendo em vista o aumento significativo do número de casos de dengue e chikungunya. O equipamento chegou na cidade no último sábado (25) e fez a pulverização de inseticida na sede do município e, em algumas localidades da zona rural, como por exemplo, Hidrolândia, Boca D’Água e Poço.

A gestão municipal destacou ainda que segue firme no combate ao mosquito, aplicando larvicida e eliminando focos em logradouros públicos, residências e terrenos.

Outros municípios da região de Irecê e da Chapada Diamantina também registraram casos das duas doenças.

Dengue:

Irecê – 86 casos

Barro Alto - 40 e 29 casos de chikungunya

Ibipeba - 32 casos

Presidente Dutra – 16 casos

Souto Soares – 107 casos

Iraquara – 87 casos

Morro do Chapéu – 86 casos


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: IDOSO ENVOLVIDO EM ACIDENTE NESTA QUARTA-FEIRA NÃO RESISTE AOS FERIMENTOS E MORRE NO HOSPITAL DO OESTE

Quinta-feira, 30 de Abril de 2020 / Região

Nascimento de Santana Aires

Lamentavelmente o idoso identificado como Nascimento de Santana Aires, de 89 anos, natural de Riachão das Neves/BA, envolvido em um grave acidente de trânsito nesta quarta-feira (29), não resistiu aos ferimentos e morreu no Hospital do Oeste em Barreiras no mesmo dia.

O acidente aconteceu em um cruzamento no bairro Barreirinhas após forte colisão entre uma caminhonete S-10 e o Fiat/Uno conduzido pelo idoso. O fato aconteceu pouco depois do meio-dia.

O corpo passou por exame de necropsia no necrotério do Departamento de Polícia Técnica e depois liberado para os familiares para sepultamento.

O Sr. Nascimento era bem conhecido e estimado na cidade de Barreiras e em Riachão das Neves sua cidade natal.

Matéria relacionada no link abaixo:

http://blogbraga.com.br/?Pagina=Noticias&Titulo=barreiras-colisao-entre-dois-veiculos-em-um-cruzamento-atinge-uma-motocicleta-e-deixa-duas-pessoas-feridas-em-barreirinhas&Id=80045


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

NOTA DE ESCLARECIMENTO – SOBRE SUPOSTO CASO POSITIVO DE COVID-19 DIVULGADO EM BARREIRAS

Quinta-feira, 30 de Abril de 2020 / Região

A Secretaria Municipal de Saúde informa que o paciente procurou a Unidade de Pronto Atendimento ao Coronavírus com sintomas leves que caracterizam suspeição da patologia, o mesmo foi orientado ao isolamento social e tratamento dos sintomas. Tendo realizado teste rápido e RT-PCR em laboratório privado com resultado positivo para o teste rápido e negativo em RT-PCR, realizando também teste rápido no Pronto Atendimento Coronavirus que testou negativo, caracterizando desta forma, divergência de resultados.

Portanto foi necessária à realização de um exame contraprova, feito seguindo protocolo, com outra metodologia, solicitado pelo laboratório privado, esta nova amostra foi coletada e tem resultado previsto para quinta-feira (30/04), amanhã.

O caso suspeito foi devidamente notificado e o paciente segue em constante monitoramento da Vigilância Epidemiológica do Município.

A Secretaria de Saúde do Município de Barreiras aguarda resultado da contraprova para definição do caso e posterior divulgação dessa suspeita de coronavírus. Em tempo, informa que não divulga e não autoriza a divulgação dos nomes dos pacientes preservando assim sua integridade.

Boletins informativos de casos suspeitos ou confirmados serão emitidos à população como forma de orientação e cuidado com os cidadãos. É importante ressaltar a responsabilidade que a Secretaria de Saúde tem em divulgar somente casos devidamente confirmados ou descartados através de resultados de exames conclusivos.

Barreiras-BA, 29 de abril de 2020.

Dr. Jorge Luiz Abrahão
Médico Infectologista


Blogbraga/ Repórter Paiva/ Dircom Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

Oeste da Bahia: Produtores suprem déficit na capacidade de armazenagem com silo-bags ou silo bolsa

Quarta-feira, 29 de Abril de 2020 / Região

Desde a safra 2018/2019, agricultores do Oeste da Bahia estão driblando os custos de produção e garantindo maior lucratividade no campo através de pool de compras articulado entre cooperativa e a indústria. 

Se antes a preocupação era com o escoamento da produção, seja pela falta de estradas, o valor elevado do frete, a escassez de caminhões pela alta demanda da época ou ainda a falta de espaço para armazenar a safra dentro da propriedade rural, agora eles estão mais tranquilos, pelo menos, com o déficit na capacidade de armazenagem através da utilização de silo-bags, uma das grandes inovações da indústria do plástico para o setor agrícola. 

Dados do departamento comercial da Cooperativa dos Produtores Rurais da Bahia (Cooperfarms) revelam uma crescente adesão de cooperados utilizando o material para a armazenagem de soja. O número de silos bolsas comercializados na safra 2019/2020 já ultrapassa 3,4 mil unidades, um acréscimo de 17% em relação aos pedidos da safra anterior, ou seja, mais de 685 mil toneladas de grãos deverão ser armazenadas no campo. Hoje, a área total de soja envolvendo os associados ultrapassa 581 mil hectares, 359 mil são de cooperados que aderiram ao pool de compras. 

Para o agricultor Seiji Mizote, as vantagens são inúmeras e vão além de um mecanismo para fugir da volatilidade do mercado. “Adquirir o produto com um preço diferenciado e o melhor prazo para o pagamento, também favorecerem na tomada de decisão”, afirmou o cooperado. Mizote acrescentou ainda que a economia na propriedade representa em torno 14% por unidade de adquirida, ou seja, em moeda esse valor total ultrapassa R$ 18 mil. 

Segundo ele, cerca de 30% da produção da leguminosa deverá ser armazenada em silo-bags. Nesta safra, o grupo cultivou aproximadamente 18,3 mil hectares de soja nos municípios de São Desidério e Formosa do Rio Preto. 

Já para o cooperado André Joner, também de Formosa do Rio Preto, a armazenagem em silos-bolsas é uma alternativa que reduz o custo operacional e agiliza a logística da colheita. “O custo com este tipo de armazenagem se torna mais barato se comparado com os silos tradicionais, pois eu consigo armazenar o produto no próprio local da colheita, sem a necessidade do frete interno dentro da propriedade”, completou Joner.  O cooperado deverá armazenar 70% da produção de soja da área de 1,5 mil hectares, além da estocagem de 100% da safra de milho. 

O último levantamento do Conselho Técnico da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), divulgado em fevereiro passado, revela que a região Oeste da Bahia registrou um incremento de 2,5% de área de soja, totalizando 1,620 milhão de hectares, sendo que a média de produtividade deve ficar em torno de 60sc/ha. Segundo a Aprosoja Bahia, a colheita da safra está na reta final, cerca de 90% da área plantada já foi colhida. 

Pós-venda: A armazenagem em silo-bags é considerada uma alternativa segura, pois foi desenvolvida a partir de matéria-prima 100% virgem, criando uma atmosfera que inibe a entrada de oxigênio impedindo o desenvolvimento de pragas e insetos durante o armazenamento dos grãos. Apesar da garantia, uma das exigências da Cooperfarms com a indústria fabricante, foi em relação ao acompanhamento direto da equipe de pós-venda na instrutória técnica quanto ao manuseio do material através de minitreinamentos nas fazendas parceiras.


Blogbraga/Imprensa Cooperfarms

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
Oeste Beton Mineiros Midori Paisagismo PM P&F Extreme Minas Aço Vida Farma Dique Denuncia Oeste Manutenção Neli CMO Casa da Informática Dupará Açaí Sutrans DPVAT Barreiras G7 NET CISO Polícia Civil DBT Paraíba Sportime Global Guarda Municipal Luz motos Contabilidade Rondon Online Celulares ASMAT Casa da Ferramenta AFS Grupo Marabá Imperial Ofertas - Hiper Santo Antonio ORIX Delicia LH Madeiras Jaú Coyote