Embasa Governo da Bahia

NOTÍCIAS

Dengue preocupa população de Luis Eduardo Magalhães

Terça-feira, 26 de Fevereiro de 2019 / Cidade

A reportagem do Blogbraga procurou saber aonde o mosquito Aedes aegypti está mais atacando na cidade de Luís Eduardo Magalhães, pois já se fala em surto da Dengue em alguns Bairros, com situação mais crítica e em estado de alerta são: Jardim das Acácias, Vereda Tropical, Jardim Ypê e Tropical Ville, com 187 casos suspeitos e 87 casos confirmados.

A população começa a ficar preocupada e pede providências por parte da Secretaria de Saúde e da Prefeitura em geral.

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Milhões de pessoas se infectem anualmente com a dengue, várias pessoas morrem em consequência da dengue. Embora pareça pouco agressiva, a doença pode evoluir para a dengue hemorrágica e a síndrome do choque da dengue, caracterizadas por sangramento e queda de pressão arterial, o que eleva o risco de morte.

Já teve dois casos de Dengue hemorrágica em Luís Eduardo Magalhães, um paciente na UPA e outro foi para Clínica São Camilo, os dois pacientes foram tratados aqui mesmo com sucesso, segundo informações do médico diretor da UPA, Dr. João Lucas.

Para prevenir a dengue é necessário evitar o acúmulo de água, uma vez que o mosquito deposita seus ovos em recipientes ou locais cheios do líquido.

O mosquito coloca seus ovos em água limpa, mas não necessariamente potável. Por isso é importante jogar fora pneus velhos, virar garrafas com a boca para baixo e, caso o quintal seja propenso à formação de poças, realizar a drenagem do terreno. Também é necessário lavar a vasilha de água do bicho de estimação regularmente e manter fechadas tampas de caixas d'água e cisternas.

Não despeje lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos. Assim você garante que eles ficarão desobstruídos, evitando acúmulo e até mesmo enchentes. Em casa, deixe as latas de lixo sempre bem tampadas.

Sintomas de dengue clássica

Os sintomas de dengue iniciam de uma hora para outra e duram entre cinco a sete dias. Normalmente eles surgem entre três a 15 dias após a picada pelo mosquito infectado. Os principais sinais são:

Febre alta com início súbito (entre 39º a 40º C)
Forte dor de cabeça
Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos
Manchas e erupções na pele, pelo corpo todo, normalmente com coceiras
Extremo cansaço
Moleza e dor no corpo
Muitas dores nos ossos e articulações
Náuseas e vômitos
Tontura
Perda de apetite e paladar.

Sintomas de dengue hemorrágica

Os sintomas de dengue hemorrágica são os mesmos da dengue clássica. A diferença é que a febre diminui ou cessa após o terceiro ou quarto dia da doença e surgem hemorragias em função do sangramento de pequenos vasos na pele e nos órgãos internos. Quando acaba a febre, começam a surgir os sinais de alerta:

Dores abdominais fortes e contínuas
Vômitos persistentes
Pele pálida, fria e úmida
Sangramento pelo nariz, boca e gengivas
Manchas vermelhas na pele
Comportamento variando de sonolência à agitação
Confusão mental
Sede excessiva e boca seca
Dificuldade respiratória
Queda da pressão arterial:Pulso rápido.
Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória. A baixa circulação sanguínea pode levar a pessoa a um estado de choque. Embora a maioria dos pacientes com dengue não desenvolva choque, a presença de certos sinais alertam para esse quadro:

Dor abdominal persistente e muito forte
Mudança de temperatura do corpo e suor excessivo
Comportamento variando de sonolência à agitação
Pulso rápido e fraco
Palidez
Perda de consciência.
A síndrome de choque da dengue, quando não tratada, pode levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem.


Blogbraga/Pesquisa: Google

Compartilhar no Whatsapp

LEM PLACAS

Terça-feira, 26 de Fevereiro de 2019 / Publicidades

LEM Placas - Trabalhamos com placas e tarjetas para seu veículo em Geral e com autorização para o novo sistema de emplacamento ... Placa Mercosul.

Endereço: Rua Rui Barbosa - Centro de Luis Eduardo Magalhães.

Contatos: (77) 3628-1463 - 9.9905-1137


Publicidade

Compartilhar no Whatsapp

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido em Luis Eduardo Magalhães

Terça-feira, 26 de Fevereiro de 2019 / Cidade

SAMU no local

Vítima de acidente de trânsito

O rapaz foi levado para UPA

Moto da vítima

Ford/Focus

Uma colisão entre um carro e uma moto deixou um motociclista ferido na manhã desta terça-feira (26), por volta das 7h, em Luis Eduardo Magalhães.

O acidente ocorreu na rua São Francisco com a Vânia Aparecida Santos Ribeiro, bairro Jardim Imperial.

De acordo informações, os veículos seguiam no mesmo sentido, quando o carro foi adentrar para acessar a rua Vânia Aparecida colheu a moto que era conduzida por Acenilton Souza Santos de 26 anos que ficou ferido.

O motociclista foi socorrido pelo SAMU e encaminhado para UPA com lesão na perna direita e escoriações no rosto, mas estava consciente.

Ambos os veículos ficaram avariados.


Blogbraga/Claudinei Siqueira

Compartilhar no Whatsapp

Região de Irecê: Mãe e filho de 5 anos morrem após acidente na BA-122, em Cafarnaum

Terça-feira, 26 de Fevereiro de 2019 / Região

Um grave acidente que ocorreu na noite de domingo (24) ceifou a vida de Maria Elma Mendes, 45 anos e de seu filho Rafael Mendes, de apenas 5 anos.

Segundo a polícia, mãe e filho seguiam de moto pela pela rodovia BA-122, quando foram atingidos por uma picape Fiat Strada, cor cinza, placa FKR-1011 – de Seabra, próximo à cidade de Cafarnaum, região de Irecê, onde residiam.

Com o impacto, Maria Elma e Rafael faleceram na hora. O veículo Fiat Strada tombou às margens da pista. O motorista que não teve o nome revelado, fugiu.

Os corpos das vítimas foram removidos para o Departamento de Polícia Técnica de Irecê (DPT). As causas do acidente serão investigadas.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Luís Eduardo Magalhães: Diante de dificuldades no reparo da captação, abastecimento continua intermitente nesta terça-feira (26)

Terça-feira, 26 de Fevereiro de 2019 / Cidade

Por causa das dificuldades no reparo na captação, o fornecimento de água continua intermitente nesta terça-feira (26) nos bairros: Cidade Universitária 1 e 2, Cidade Alta, Campos Elíseos, Jardim das Acácias, Jardim Imperial, Jardim Ipê, Jardim Paraíso, Jardim Alvorada, Luar do Cerrado, Novo Horizonte, Santa Cruz, Sol Nascente, Tropical Ville 1 e 2, Vereda Tropical e Verde Vida.

Recomenda-se uso racional até a conclusão do serviço e regularização do abastecimento, prevista para o início da noite.
Informações: 0800 0555  195/ (77) 3628-9488


Blogbraga/Assessoria de Comunicação da Embasa

Compartilhar no Whatsapp

BlogBraga recebe mais um prêmio - Prêmio de Qualidade 2019

Terça-feira, 26 de Fevereiro de 2019 / Cidade

Nós da empresa Nacional Pesquisas & Publicidade somos uma empresa privada que trabalha com pesquisas de Mercado e de Opinião Pública em todo o território Nacional.

E estamos realizando um trabalho de pesquisa de satisfação no Estado da Bahia, nosso intuito com este trabalho é verificar as empresas e profissionais liberais que se destacam, pela qualidade no atendimento e excelência nos serviços prestados.

Para ficar em destaque na nossa pesquisa e assim receber o certificado de Qualidade Total 2019, a empresa ou profissional liberal deve atingir um porcentual a cima de 46%. 

Nossas pesquisas são realizadas através de Call Center (chamadas telefônicas), que são ligações aleatórias entre bairros, residências e comércios da cidade.  
Após o levantamento das informações e coleta dos dados, analisamos os resultados e verificamos assim quais são as empresas e profissionais que se destacaram e atingiram o porcentual igual ou superior a 46%.

Neste ano de 2019, a Nacional Pesquisas & Publicidade está com muitas novidades, trazendo assim muitos benefícios aos nossos clientes e parceiros, como a realização de uma campanha publicitária exclusiva para a divulgação deste mérito recebido.

No estado da Bahia, já foi realizado em mais de 30 cidades este trabalho, e já estamos com os resultados e entrando em contato com as empresas e profissionais liberais que ficaram em destaque. E em demais cidades estamos realizando a coleta dos dados, para que em breve possamos entrar em contato com as empresas e profissionais que se destacaram. 

Na cidade de Luís Eduardo Magalhães-BA, o Blog Braga atingiu um porcentual de 89.9% de satisfação, e em outras cidades do estado também foi citado o nome do mesmo, ficamos assim honrados em realizar a certificação ao Blog Braga e ter esta parceria para divulgarmos os resultados de nosso trabalho em todo o Estado da Bahia-BA.


Blogbraga/Prêmio

Compartilhar no Whatsapp

PREFEITO OZIEL OLIVEIRA ANUNCIA ATRAÇÕES DO ANIVERSÁRIO DE 19 ANOS DE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES

Terça-feira, 26 de Fevereiro de 2019 / Cidade

O município de Luís Eduardo Magalhães celebra no próximo mês de março, o aniversário de 19 anos de emancipação política da cidade. Em reunião, na tarde desta segunda-feira (25), o prefeito Oziel Oliveira juntamente com os secretários municipais de Cultura e Turismo, professor Leandro dos Santos; Administração e Finanças, Ricardo Knupp; Infraestrutura, Marciano Pauletti e Governo, Katerine Rios, definiram os últimos preparativos para a festa que acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de março, na Praça dos Três Poderes.

De acordo com o chefe do executivo as atrações nacionais e regionais para o 19º aniversário do município já estão confirmadas. No dia 29 de março quem comanda o primeiro dia de festa são a dupla Edy Britto e Samuel, a cantora Katê e a banda Toinho e Cia. Já no dia 30 de março, data em que se comemora a emancipação política da cidade a festa vai ser gigante, com as atrações nacionais Léo Santana e Rafa e Pipo. O último dia das comemorações será marcado pelo show gospel com o cantor Gerson Rufino.

“Nossa festa será marcada por vários ritmos musicais. Assim como o nosso povo, que é diversificado e composto por pessoas de várias cidades e estados do Brasil, nós vamos fazer uma festa bem bonita para agradar a todos”, comentou o prefeito Oziel Oliveira. “As atrações locais ainda estão sendo definidas pela nossa equipe”, continuou.

O secretário de Cultura e Turismo, Leandro dos Santos, comentou que a estrutura que será montada na Praça dos Três Poderes nas próximas semanas, contará com parque de diversões, praça de alimentação, estacionamento, estandes para as Secretarias Municipais, comerciantes e apoio para o SAMU, Corpo de Bombeiros, SUTRANS, Guarda Municipal e Polícia Militar.

Também participaram da reunião os empresários Márcio José, Uaumais Mídia e Eventos; Murilo Santos, da Universom Sonorização; Diones da Silva, da Luz e Cia e Ana Cristina Oliveira, da Bahia Port.


Blogbraga/ASCOM | Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães

Compartilhar no Whatsapp

LEM : Adolescente sofre tentativa de homicídio no bairro Conquista

Segunda-feira, 25 de Fevereiro de 2019 / Cidade

GCM

A Polícia Militar registrou a ocorrência

Segundo informações, por volta das 22h desta segunda-feira (25), aconteceu uma tentativa de homicídio na rua Caravelas, no bairro Conquista próximo ao Estádio Municipal em Luis Eduardo Magalhães.

As informações é de que alguns jovens estavam conversando e chegou um elemento armado e atentou contra a vida de R.A.S de 17 anos. O jovem foi atingido por um disparo no ombro esquerdo e a bala transfixou, o  mesmo ainda saiu correndo e cortou o peito do pé esquerdo.

Ele foi socorrido por terceiros para UPA. Após dar entrada na unidade de saúde o jovem foi sulturado e medicado. A Guarda Civil Municipal esteve na UPA dando suporte e logo depois a Polícia Militar chegou, colheu as informações e saiu em diligência na tentativa de prender o suspeito.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Deputado Alex Lima assume interinamente Presidência da Assembleia Legislativa da Bahia

Segunda-feira, 25 de Fevereiro de 2019 / Bahia

Como presidente em exercício da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, o deputado estadual Alex Lima (PSB) participou agora à noite (25.02) da posse da nova diretoria e dos representantes do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/BA, na Casa do Comércio. Carlos de Souza Andrade é o presidente do Conselho, enquanto o ex-deputado federal e ex-prefeito de Juazeiro, Jorge Khoury, continua como superintendente, acompanhado de Franklin Santana Santos, na Diretoria Técnica; e de José Cabral Ferreira, na Diretoria Administrativo-Financeira.

Primeiro vice-presidente da ALBA, Lima assumiu interinamente no último sábado a Presidência em substituição ao presidente Nelson Leal, que se afastou temporariamente do cargo em razão de viagem ao exterior. “Vamos  cumprir as orientações do presidente Nelson Leal e tocar os assuntos que já estão em pauta na Casa, como as reuniões das Comissões, do Colégio de Líderes e da Mesa Diretora. Disse ao presidente que ele pode ficar tranquilo: serei mais um José de Alencar e nunca um Michel Temer”, brincou o presidente em exercício da ALBA.

Alex Lima disse que fez questão de prestigiar, na condição de Chefe do Legislativo da Bahia, a posse de Carlos Andrade e de Jorge Khoury. “São duas personalidades, da mais alta qualidade na vida político-econômica da Bahia, eleitos, por unanimidade, para os próximos quatro anos. O engenheiro Jorge Khoury, de Juazeiro, foi prefeito, deputado federal por cinco mandatos e um brilhante secretário da Indústria Comércio. Já Carlos Andrade, de Amargosa, é farmacêutico e tem uma trajetória de sucesso no comércio e na indústria farmacêutica do Estado. É uma dupla de alta qualidade”, elogiou Alex Lima.

PERFIL

Natural de Salvador, mas com base eleitoral em Esplanada, no Nordeste da Bahia, Alex de Castro Lima nasceu em 30 de junho de 1983. Nas últimas eleições, obteve cerca de 82 mil votos em toda a Bahia. Chegou a se lançar, em novembro do ano passado, como candidato à Presidência da Assembleia. À época, lançou uma carta-compromisso onde assumia a defesa do “Legislativo como um dos três Poderes, que, ao lado do Executivo e do Judiciário, precisará afirmar a sua independência institucional oriunda da representação popular que a legitima”. No documento, Lima também prometeu “presidir a Assembleia Legislativa com isenção e equidade em relação aos seus 63 membros”.


Blogbraga/ALBA - Ascom/Gabinete da Presidência

Compartilhar no Whatsapp

"Nunca vi exército de outro país jogar bomba de gás no Brasil", diz coronel

Segunda-feira, 25 de Fevereiro de 2019 / Brasil

O oficial de operações José Jacaúna de Souza, coronel do Exército brasileiro em Pacaraima, Roraima, afirmou que os militares venezuelanos invadiram a área que tecnicamente pertence ao Brasil no momento em que entraram em confronto com manifestantes na fronteira. O oficial considerou uma "agressão" e defendeu que o governo brasileiro tome "medidas diplomáticas".

— Foi um episódio lamentável, ninguém esperava que isso acontecesse em nosso território. Recebemos uma chuva de gás lacrimogêneo. Esperamos que isso não fique assim — declarou Jacaúna.

O coronel ainda classificou o episódio como uma "rusga", e ponderou que cabe apenas ao presidente da República, Jair Bolsonaro, avaliar se foi um incidente diplomático.

Jacauna reforçou o discurso de que o Brasil não tem planos de se envolver em conflito armado com a Venezuela. Sobre a ação no lado brasileiro, garantiu que o efetivo é suficiente para garantir a ordem.

O comandante do Exército brasileiro, Edson Pujol, não considera que houve invasão em território brasileiro. Para ele, a escaramuça aconteceu em uma "zona neutra" da fronteira com o Brasil.

Coquetéis molotov e tiros

Por volta de 17h30min, um grupo formado por jovens mascarados começou a atirar coquetéis molotov e pedras contra o cordão de militares. Após os primeiros arremessos, uma estrutura de alvenaria utilizada pelos militares pegou fogo. Áreas de vegetação também foram incendiadas, provocando grandes colunas de fumaça.

Os militares reagiram atirando bombas de gás e efeito moral. Sem conseguir que os manifestantes recuassem, passaram a dar tiros de arma de fogo e com balas de borracha. Ao menos um venezuelano ficou ferido. Ele foi deixado na base militar brasileira.

O deputado Luís Silva, do Movimento da Unidade Democrática (MUD), partido de Juan Guaidó, afirmou que quatro pessoas morreram em confrontos com as forças militares venezuelanas. Três dessas mortes foram confirmadas pela médica socorrista Carla Cevita, que trabalha na região.

Ela não soube passar detalhes sobre as vítimas, e acrescentou que ao menos 23 pessoas ficaram feridas durante os enfrentamentos entre parte da população com o exército de Nicolás Maduro. Nove seriam transferidos ao Brasil. Embora a fronteira esteja fechada, a passagem de veículos de socorro é permitida.

Nos primeiros deslocamentos, cinco cidadãos do país vizinho foram levados ao hospital, todos em estado grave. Com poucos funcionários, a instituição solicitou ajuda de militares. Depois dos primeiros atendimentos, os venezuelanos devem ser levados à capital Boa Vista, que fica a 200 quilômetros de distância.

Outro responsável por socorrer as vítimas, o diretor de Proteção Civil de Bolívar, Alberto Brito, relatou que os enfrentamentos se intensificaram nos últimos dois dias em Santa Elena, a primeira cidade após a fronteira do Brasil.

— A situação é grave, muitas pessoas com ferimentos de tiros, de pedradas. Os conflitos com o Exército ocorrem em todas as partes — relatou o socorrista, cuja atividade é independente do governo da Venezuela.


Blogbraga/Fonte: Zero Hora

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
Vida Farma ORIX Ofertas - Hiper Santo Antonio AFS DBT Global Polícia Civil LH Madeiras Coyote Guarda Municipal Casa da Informática DPVAT Barreiras Dupará Açaí Dique Denuncia Grupo Marabá Imperial Minas Aço Sportime Oeste Manutenção Sutrans Contabilidade Rondon Mineiros Paraíba Neli P&F CISO PM Casa da Ferramenta Online Celulares Jaú Extreme Delicia G7 NET Oeste Beton ASMAT Midori Paisagismo Luz motos