Governo da Bahia

NOTÍCIAS

Educação no Campo é tema de encontro formativo das Escolas Famílias Agrícolas e Casas Familiares Agrícolas

Segunda-feira, 27 de Agosto de 2018 / Bahia

Professores, monitores, gestores e representantes das instituições que ofertam Educação do Campo no Estado estão reunidos no Encontro Formativo das Escolas de Famílias Agrícolas (EFAS) e das Casas Familiares Rurais (CFR). O evento, que teve início nesta segunda-feira (27) e prossegue até terça (28), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, sob o tema “A Educação do Campo e as experiências das Escolas e Casas Familiares Agrícolas do Estado”, tem como objetivo fortalecer a parceria entre a Secretaria da Educação do Estado e as instituições que são referências na oferta da Educação do Campo no Estado e que formam de modo integral mais de três mil jovens, filhos de agricultores familiares.

Durante o encontro, os participantes vão se debruçar em cima de assuntos como Base Nacional Comum Curricular (BNCC), currículo do Estado, pedagogia da alternância e questões ligadas à organização administrativa e ao trabalho pedagógico, com vistas a fortalecer a parceria entre a Secretaria da Educação e os sujeitos sociais que constroem a Educação do Campo. Representando o secretário da Educação, Walter Pinheiro, o sub-secretário da Educação, Nildon Pitombo, falou sobre o significado das Escolas Famílias Agrícolas. “Estas representam uma concretude da Educação no Campo sistematizada, tendo em vista os territórios e as gestões dessas unidades nos territórios onde se localizam. Este espaço de formação é uma extensão do que a Educação no Campo vem fazendo e que esta seja realizada, cada vez mais, da melhor maneira”.

O secretário executivo da Associação das Escolas das Comunidades e Famílias Agrícolas da Bahia (AECOFABA), Joaquim Nogueira, destacou a importância da realização do segundo encontro formativo. “Desde 2010 as nossas 18 escolas, que acolhem 2.200 estudantes, recebem ajuda do governo estadual por meio de convênios e, a partir de 2012, passamos a ter direito também a recursos do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), que servem para pagamento dos professores, alimentação dos alunos e para o deslocamento dos monitores que trabalham com as famílias extra-classe. Nossos custos são altos por conta do sistema de alternância e internato. Considero muito importante este evento para discutirmos sobre prestação de conta e a Base Nacional Curricular”.

O diretor da Rede das Escolas de Famílias Agrícolas Integradas do Semi-árido (REFAISA), Tiago da Costa, falou sobre o trabalho da entidade, que reúne 12 escolas, atendendo a cerca de 1.200 alunos, e da importância de encontros formativos para auxiliar na Educação do Campo na Bahia. “Há três décadas as Escolas Familiares Agrícolas, que têm uma concepção de ensino comunitária, vêm ofertando a educação escolar para os adolescentes e jovens do campo a partir das modalidades de ensino Fundamental II e Ensino Médio Profissional,  a partir da lei das Escolas Famílias Agrícolas e Casas Familiares Rurais, através de suas associações, passaram a ter uma parceria com a Secretaria da Educação do Estado mais efetiva,  a partir de um política pública de Educação que garante o apoio financeiro para a manutenção desses estabelecimentos de ensino, que inclui contratação de pessoal, aquisição de alimentação e material pedagógico. Mas ainda temos muitos desafios dentro da pedagogia diferenciada das EFAS, que é a da alternância,  e dos processos formativos, que acontecem tanto na escola como na comunidade. Este encontro, portanto, é de suma importância para nos aproximarmos com o sistema estadual de Educação, considerando nossas peculiaridades e diversidade”.

Educação no Campo – Atualmente, são 103 escolas de Educação no Campo e cerca de 600 anexos, situados na zona rural do Estado, que atendem a 31.234 estudantes. Traduzida como uma concepção político-pedagógica voltada para dinamizar a ligação dos seres humanos com a produção das condições de existência social, na relação com a terra e o meio ambiente, a Educação no Campo tem como objetivo oferecer uma educação escolar especifica associada à produção da vida, ao conhecimento e à cultura do campo, desenvolvendo ações coletivas com a comunidade escolar em uma perspectiva de qualificar o processo de ensino e aprendizagem.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação - ASCOM Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

JUSMARI REÚNE FORTES APOIOS EM BARRA E IBOTIRAMA

Segunda-feira, 27 de Agosto de 2018 / Região

A candidata a deputada estadual Jusmari Oliveira teve um fim de semana de intensa movimentação no Oeste Baiano. Ela foi recebida com festa no aeroporto de Barra e seguiu em carreata pela cidade. Depois Jusmari se reuniu com a jovem vereadora Sara de Cacau e recebeu diversas lideranças políticas da cidade e da zona rural. A candidata dialogou com lideranças das comunidades Igarité e Torrinha e também com representantes de várias entidades culturais de Barra.  Depois, em companhia do presidente da Câmara, o popular Chico Raposa, foi para a zona rural onde ouviu as reivindicações dos moradores do povoado de Japira. “Eu já trouxe um trator para associações rurais de Barra tenho diversas ações aqui dos meus mandatos anteriores e assumo o compromisso de lutar para trazer novos tratores e telefonia celular para a zona rural, também quero trabalhar muito para implantar poços artesianos , sistema de abastecimento e rede de energia elétrica para melhorar a vida da população” afirmou Jusmari. Agradeço muito a vereadora Sara de Cacau e ao presidente da Câmara, vereador Chico Raposa por terem abraçado a nossa causa e estarem junto conosco trabalhando pelo desenvolvimento da histórica cidade da Barra” afirmou a candidata.

Ainda no sábado a noite, a candidata foi a cidade de Ibotirama. Jusmari se reuniu com lideranças como a empresária Janete e seu marido Dedé, Giltemar, Dr. Marco Valério, Kelly Cristina, Pastor Josemar Neves, Juvenal e dr. Giovane. No encontro foi debatida uma pauta de ações para o cidade. Em seguida, Jusmari foi ao IbotiFolia – uma das maiores festas da região – Lá ela encontrou com o seu  amigo, o jovem prefeito  Terence Lessa, e várias outras lideranças. Jusmari ressaltou que “foi uma noite agradável e de muito diálogo com todos sobre o futuro de Ibotirama e o futuro da região Oeste”.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

ESTILLO ACESSÓRIOS: AS SEMIJÓIAS COM PEDRAS NATURAIS SÃO CLÁSSICAS E ESTÃO NA MODA

Segunda-feira, 27 de Agosto de 2018 / Publicidades

VENHA PARA A ESTILLO ACESSÓRIOS!

Lindas semijóias com garantia eterna do banho pela loja, isso mesmo, vitalícia da cor, seja ele no ouro dourado, rodio branco ou negro ...  verdadeiras Jóias!

E ainda...bijus de festa, semi com pedras naturais, cuias e bombas para chimarrão, colares mordedores calmantes para bebês!
Peças femininas, masculinas e infantis!

Rua Paraíba, 799, esquina com a Avenida JK, centro (em frente ao Dantas e chá das cinco).

Venha conhecer!

Tel/WhatsApp 77 99971 1858


Publicidade

Compartilhar no Whatsapp

Moradores pedem instalação de quebra-molas na rua São Francisco nas imediações da Metalúrgica Primavera em Luis Eduardo Magalhães

Segunda-feira, 27 de Agosto de 2018 / Cidade

Moradores da rua São Francisco, bairro Mimoso I, mas precisamente nas imediações da Metalúrgica Primavera em Luis Eduardo Magalhães, estão preocupados com o excesso de velocidade dos motoristas no local.

"Não tem quebra-molas e eles (motoristas) sempre passam em alta velocidade" disse a internauta que nos enviou as fotos acima.

Os moradores temem acidentes no local. Eles solicitam ao Poder Público a instalação de quebra-molas no local, os moradores se dizem preocupados com a alta velocidade dos veículos que podem causar acidentes.

Eles esperam que as reivindicações sejam atendidas.


Blogbraga/Participação e fotos de internauta

Compartilhar no Whatsapp

Prefeitura de Irecê realiza cirurgias de catarata para mais 32 pacientes em Salvador

Segunda-feira, 27 de Agosto de 2018 / Região

A Prefeitura de Irecê realizou nesse sábado (25/08) mais um mutirão de cirurgias de catarata em Salvador. Dessa vez 32 pacientes foram beneficiados com a iniciativa, que aconteceu através de parceria firmada com o governo do Estado, através da Sesab, e a Clínica Oftalmodiagnose, onde foram realizados os procedimentos.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Dulce Nunes, nos últimos dois meses mais de 70 pacientes foram beneficiados com essa ação. “Realizamos uma nova chamada dos pacientes através do cadastro na Lista Única do Estado”, afirmou. “Já havíamos zerado a demanda de cirurgia de catarata no município, mas, graças ao bom serviço prestado pela secretaria de Saúde, houveram novas inscrições de pacientes”, completou, destacando que as cirurgias de catarata eram uma demanda reprimida do município, que começou a ser resolvido em abril de 2017 com o programa Voluntários do Sertão, que realizou mais de 1.500 cirurgias oftalmológicas no município.

De acordo com a secretaria, os pacientes foram levados a Salvador pelo TFD,  onde foram recebidos na Casa de Apoio à Saúde de Irecê em Salvador. “A Prefeitura de Irecê tem uma estrutura mais que adequada para acolher esses pacientes”, explica. “É gratificante saber que estamos ajudando tantas pessoas que sofriam com problemas de catarata a voltar a enxergar”.


Blogbraga/Ascom PMI

Compartilhar no Whatsapp

Polícia Militar apreende aparelho de som após reclamação de vizinhos em Luis Eduardo Magalhães

Segunda-feira, 27 de Agosto de 2018 / Cidade

Na madrugada de ontem pra hoje (27), por volta das 00h, a Polícia Militar da 85 CIPM foi acionada para verificar uma denúncia de perturbação do sossego na 
Rua H, no bairro Vista Alegre, em Luis Eduardo Magalhães.

Segundo as informações obtidas pela reportagem do Blogbraga, o dono do som de iniciais J. F. da S. A. de 24 anos, liga o som todos os finais de semana atormentando a vizinhança, quando os vizinhos pedem para abaixar o mesmo abaixa, porém volta a aumentar assim que os reclamantes (vizinhos) saem.

A Polícia Militar realizou a apreensão do som e o proprietário foi apresentado junto com o material na Delegacia de Polícia Civil local para medidas de praxe.

De acordo com a LCP, a Lei de Contravenções Penais, no seu artigo 42, não se pode perturbar o trabalho ou o sossego alheio nas seguintes condições:

Com gritaria e algazarra;
Com o exercício de profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais;
Com o abuso de instrumentos sonoros ou sinais acústicos;
Provocando ou não procurando impedir barulho produzido por animal de que tem a guarda.
A penalidade é de prisão de 15 dias a 3 meses ou multa, dependendo do caso. Portanto, não existe uma hora determinada para que qualquer pessoa utilize sons mais altos, que perturbem o sossego alheio, incomodando vizinhos.


Blogbraga/Reportagem: Wagner Medeiros

Compartilhar no Whatsapp

Ancore Clube De Vantagens - Proteção Veicular

Segunda-feira, 27 de Agosto de 2018 / Publicidades

Quando você menos espera , pode acontecer com você é nessas horas difíceis , que á Ancore pode estar com você. Não conte com a sorte , proteja seu carro.

Carro reserva ,Guinchos , Assistência 24 horas , Auxílio médico 

Além de proteger também 
Roubo , furto , incêndio e desastres naturais.

Confira outras vantagens

Ancore - Protegendo sonhos.

Cotações 7799949-4088 chamada/WhatsApp


Publicidade

Compartilhar no Whatsapp

Congresso destaca a Bahia no enfrentamento a acidentes em massa

Segunda-feira, 27 de Agosto de 2018 / Bahia

Referência nacional, a Bahia agora também é exemplo para diversos países no enfrentamento aos desastres em massa. Entre quinta-feira (23) e sábado (25), o III Congresso Internacional de Desastres em Massa (Cidem) reuniu em Feira de Santana especialistas de 14 países e representantes de todos os estados do Brasil e instituições relacionadas, como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Técnica e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O destaque desta edição ficou por conta do maior simulado de acidentes em massa já realizado no mundo inteiro. Com mais de 500 voluntários representando as vítimas e o envolvimento de todas as forças, o simulado promoveu, neste sábado (25), a integração entre as instituições. “Em casos reais, o Corpo de Bombeiros, SAMU e polícias sabem o que fazer. Mas a integração entre eles é um desafio no mundo”, explicou o coordenador do evento, professor Jeidson Marques. 

O projeto é uma iniciativa do Programa de Extensão Laboratório de Comunidade do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). “O primeiro grande simulado foi histórico. Com isso, ganhamos assento na Interpol como um exemplo a ser seguido, de Feira de Santana para o mundo. Esse projeto se repetiu em 2015, em 2016 e este ano estamos com representante do Comitê Olímpico do Japão, que vai levar o nosso simulado como referência nos trabalhos para as Olimpíadas de 2022”, acrescentou Jeidson. 

O comandante do Corpo de Bombeiros de Feira de Santana, tenente-coronel Antônio Júlio, destacou a importância do evento para as corporações. “Nenhum acidente pode ser definido de como vai acontecer. Cada acidente tem a sua característica. Nenhuma corporação está afinada para trabalhar com outra se não houver o devido treinamento. Esse congresso proporciona esse estreitamento entre as corporações. É um treinamento minucioso e que faz com que os agentes conheçam a forma de atuação do outro. Essa é uma contribuição imprescindível para todos os agentes que atuam na área. É um reforço para o trabalho de todos nós", afirmou. 

Para o perito odonto-legal da Coordenação Regional de Polícia Técnica de Feira de Santana, João Pedro Cruz, a Bahia é o estado mais preparado no país para o enfrentamento de grande acidentes. “Desde a primeira edição, percebemos uma evolução significativa no nosso trabalho. Depois da segunda e agora na terceira edição, podemos assegurar que somos o estado mais preparado do país para enfrentar acidentes de múltiplas vítimas. A troca de experiência entre todas as instituições do Estado, do Brasil e de vários outros países é algo grandioso e faz uma diferença incalculável nas nossas ações", comentou. 

Participaram do evento representantes do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Grupamento Aéreo (Graer), Departamento de Polícia Técnica (DPT), Polícia Federal, Polícia Militar da Bahia, Corpo de Bombeiros e Marinha do Brasil, entre outras instituições.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Rally dos Sertões consagra campeões inéditos na chegada a Fortaleza

Segunda-feira, 27 de Agosto de 2018 / Bahia

Prova teve a última especial da 26ª edição realizada entre Juazeiro do Norte e a capital cearense neste sábado, e conheceu novos campeões nas motos, UTVs e quadriciclos

O Rally dos Sertões conheceu neste sábado (25) os vencedores de sua 26ª edição, após a chegada da caravana a Fortaleza (CE), após uma especial de 200 quilômetros que saiu de Juazeiro do Norte (CE), completando um percurso de 3.607 quilômetros percorridos ao longo de sete dias. Tunico Maciel, Cristian Baumgart e Beco Andreotti, Enrico Amarante e Breno Rezende, e Wescley Dutra garantiram os títulos das categorias motos, carros, UTVs e quadriciclos, respectivamente.

A última especial desta edição do Rally dos Sertões contou com 200 quilômetros entre Juazeiro do Norte e a capital cearense, e foi das mais duras. Alexandre Campos, piloto das motos, sofreu uma queda, enquanto Leonardo Beleza e Breno Ferreira tiveram a quebra do cubo de roda do UTV que conduziam. Nos carros, Thiago Rizzo e Léo Magalhães, Luiz Facco e Humberto Ribeiro, Jorge Wagenfuhr e Alison Pedroso e Lucas Teixeira e Rafael Dias também enfrentaram problemas.

Nas motos, Tunico Maciel conquistou o título depois de vencer três dos sete estágios do rali para somar 27h24min40s, garantindo a vitória com 31min37s de frente para Ricardo Martins, o segundo colocado. Gregório Caselani finalizou a prova na terceira posição, e foi seguido por Mário Marchiori. O grupo dos cinco melhores do Rally dos Sertões ainda contou com Túlio Malta.

A especial contou com vitória de Jean Azevedo, que fechou o percurso do dia em 3h12min43s, 29 segundos à frente de Tunico Maciel, segundo colocado no estágio. Ricardo Maciel foi o terceiro, chegando logo à frente de Gregório Caselani. O grupo dos cinco melhores na especial que chegou a capital cearense ainda contou com Mário Marchiori.

Cristian Baumgart e Beco Andreotti entraram para a história do Rally dos Sertões ao conquistarem o terceiro título seguido nos carros, algo inédito na categoria e que acontece apenas pela segunda vez na história da prova. A dupla completou o rali em 21h51min31s, superando os vice-campeões Sylvio de Barros e Rafael Capoani em 7min58s. Rafael Cassol e Lélio Júnior ficaram com a terceira posição, logo à frente de Marcos Baumgart e Kleber Cincea, e Fernando Álvares e Juan Monasterolo.

Na especial deste sábado, a vitória ficou com Sylvio de Barros e Rafael Capoani, que completaram os 200 quilômetros de trecho cronometrado em 2h46min55s, tempo 41 segundos melhor em relação ao dos segundos colocados, Gareth Woolridge e Marcelo Haseyama. Marcos Baumgart e Kleber Cincea ficaram com a terceira posição, seguidos por Fernando Álvares e Juan Monasterolo. O grupo dos cinco melhores ainda teve os campeões Cristian Baumgart e Beco Andreotti.

Enrico Amarante e Breno Rezende conquistaram o título nos UTVs. A dupla só tomou a liderança da prova na sexta especial, e venceu o Sertões com um tempo de 28h03min21s, tempo apenas 4min10s melhor que o obtido pelos vice-campeões Denísio Nascimento e Idali Bosse. Gabriel Cestari e Jhonatan Ardigo fecharam a prova em terceiro, logo à frente de Edu Piano e Solon Mendes. Marcelo Gastaldi e Claudio Rieser fecharam o top-5.

A especial do dia foi vencida por Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, que completaram o percurso em 3h08min44s, marca 3min17s mais rápida que a da dupla segunda colocada, Gabriel Varela e Eduardo Shiga. Enrico Amarante e Breno Rezende ficaram com a terceira colocação, e foram seguidos por Henrique Gutiérrez e André Munhoz foram os quartos. Denísio Nascimento e Idali Bosse foram os quintos.

Nos quadriciclos, o título ficou com Wescley Dutra, que assumiu a liderança na quinta especial, após quebra de George Ximenes, e venceu o Sertões com um tempo total de 35h07min04s, chegando com uma vantagem de 18min14s para o vice-campeão Giovanni Filho. George Ximenes ainda conquistou o terceiro lugar, sendo seguido por Hélio Pessoa, Cival Alves e Geison Belmont.

Dutra venceu também a última especial da prova, ao completar a especial deste sábado em 3h46min35s, marca 2min21s melhor que a do segundo colocado George Ximenes. Giovanni Filho foi o terceiro, enquanto Hélio Pessoa acabou na quarta posição. O grupo dos seis melhores ainda contou com Geison Belmont e Cival Alves.

Ainda neste sábado acontece a chegada do Rally dos Sertões, em evento que será realizado em Fortaleza (CE). Os competidores chegarão na rampa montada no aterro da Praia de Iracema, e serão recepcionados pelo público.

O Rally dos Sertões é organizado pela Dunas Race e tem patrocínio da Mitsubishi Motors, Honda, Divino Fogão e Caixa. Apoio institucional: Detran Goiás, Estado de Goiás, Secretaria de Turismo de Fortaleza, Prefeitura de Fortaleza e Conselho Nacional do SESI. Apoio: Cartões ELO, Fox Sports, Truckvan, S.A.S. Brasil, Infraero, Vigor, Fotop, Arco Media, 99 e Jovem Pan Goiânia e Fortaleza.


Blogbraga/Rally dos Sertões 2018

Compartilhar no Whatsapp

RONDESP Chapada apreende droga na cidade de Lapão

Segunda-feira, 27 de Agosto de 2018 / Região

Na noite da última sexta-feira (24), por volta das 20h , uma guarnição da RONDESP Chapada a bordo da VTR 9.6602, em rondas na cidade de Lapão,  região de Irecê, ao se aproximar de uma residência situada na Rua Euricles Lopes, Bairro Belo Horizonte, um grupo de pessoas ao perceber a aproximação da guarnição empreendeu fuga, sendo dois deles alcançados, feita a revista pessoal nada de anormal foi encontrado a senhora Geralda Gomes da Silva, proprietária da residência e mãe de um dos conduzidos, autorizou a entrada da guarnição em sua residência; sendo encontrado em um dos cômodos, substâncias entorpecentes, e uma quantia em espécie.

Após indagados um dos abordados assumiu ser o proprietário do entorpecente, e do valor encontrado.

O autor posteriormente identificado como Cícero da Silva Pimentel foi conduzido a 14ª COORPIN, e apresentado à delegada Ariadne Aragão.

Entorpecentes apreendidos:

Nove trouxinhas de maconha, pesando aproximadamente 60 gramas.

Valor apresentado:

Vinte e quatro Reais.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Embasa promove palestra sobre qualidade de água na zona rural de Barreiras

Segunda-feira, 27 de Agosto de 2018 / Região

Para reforçar a importância da qualidade de água na saúde da população, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) promoveu, na quarta-feira (22), uma palestra para os estudantes da Escola Municipal Luiz de Freitas Lima, na localidade do Barrocão, na zona rural de Barreiras. Cerca de 80 estudantes do ensino fundamental aprenderam como funciona um sistema de abastecimento, com os processos de captação, tratamento e distribuição, além de dicas de consumo racional no uso cotidiano da água. A atividade integra a mobilização social da Embasa nas escolas, que contempla, ao final, a distribuição de material educativo como suporte à disseminação das informações sobre a prestação do serviço de água tratada para os pais, familiares e toda a comunidade.

Nascida na localidade do Barrocão, a estudante Nalanda Clara Silva Soares, 8º ano, disse que a palestra educativa trouxe informações importantes a respeito do tratamento de água. “Achei interessante saber como é todo o processo dentro da estação para deixar a água limpinha”, afirma. A estudante Isabella Carvalho, do 9º ano, não sabia que a água passa por análises constantes de qualidade. “É todo um trabalho que existe até a água chegar na torneira e temos que valorizar quando chega em nossas casas”, comenta.

A diretora da escola, Lucinélia Araújo, explica que a palestra também ajuda a reforçar o entendimento pela população do quanto é fundamental ter acesso à água tratada e de qualidade. “Mesmo com a grande quantidade de água no rio Grande, perto da escola, precisamos evitar desperdícios para o bem do meio ambiente, por isso as dicas de economia são tão importantes”. Para a assistente social Geisa Mendes, que promoveu a ação, a palestra nas escolas ajuda a despertar a consciência do cuidado com a água tratada. “Ao ter acesso a essas informações, as crianças e adolescentes passam a ser uma influência positiva também dentro de casa, com familiares e amigos, levando a mensagem da manutenção da qualidade e do consumo racional de água para a frente”, afirma.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação da Embasa

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
G7 NET Capital Imóveis Contabilidade Rondon Jaú Casa da Ferramenta Unopar DM Reparos Vida Farma Evolucao Mineiros CISO Click Tec Polícia Civil MaxCar Epis BA Elo Aço Neli Guarda Municipal Dupará Açaí Grupo Marabá P&F Dique Denuncia Global Sutrans Mimoaço Bem Brasil Pastel Apple Shop Sportime Oeste Manutenção Coyote CMO Fontana Extreme DBT Fashion Work Delicia Rabelo Luz motos Paraíba Imperial PM DPVAT Barreiras