São Camilo SDR Bahia

SICREDI
Corbã
Ação
NOTÍCIAS

BARREIRAS: BOLETIM INFORMATIVO CORONAVÍRUS 20.060 CASOS POSITIVOS PARA COVID-19 DESDE A PANDEMIA, 19.715 PACIENTES RECUPERADOS E 322 ÓBITOS

Terça-feira, 19 de Outubro de 2021 / Região

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje não houve coleta de amostras de casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID – 19).

Informa ainda, que no dia de hoje foram concluídos 58 (cinquenta e oito) resultados, sendo que 45 (quarenta e cinco) testaram negativos e 13 (treze) testaram positivos. Os 45 (quarenta e cinco) casos que testaram negativos trata-se de 34 (trinta e quatro) pessoas do sexo feminino com idades entre 01 e 65 anos, e 11 (onze) pessoas do sexo masculino com idades entre 05 e 68 anos.

Já os 13 (treze) casos que testaram positivos, trata-se de 06 (seis) pessoas do sexo feminino, com idades entre 01 e 63 anos. Destas, 05 (cinco) foram sintomáticas e 01 (um) teve contato com caso confirmado. E 07 (sete) pessoas do sexo masculino, com idades entre 01 e 58 anos. Todos foram sintomáticos.

Todos os 13 (treze) casos que testaram positivos foram confirmados mediante Testes Rápidos, assim como os 45 (quarenta e cinco) casos que testaram negativos, totalizando 58 (cinquenta e oito), que não foram diminuídos dos 03 (três) que aguardavam resultados.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 20.060 (vinte mil e sessenta) casos confirmados por RT-PCR e Testes Rápidos. Destes, 19.715 (dezenove mil e setecentos e quinze) estão recuperados, 21 (vinte e um) estão em isolamento domiciliar, 02 (dois) pacientes estão internados e o município registra 322 (trezentos e vinte e dois) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 03 (três).

Barreiras contabiliza 51.732 (cinquenta e um mil setecentos e trinta e dois) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 30.555 (trinta mil quinhentos e cinquenta e cinco) negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.


BlogBraga: Repórter Paiva/ DIRCOM

Compartilhar no Whatsapp

BOM JESUS DA LAPA/BA: Bombeiros do 20°GBM resgatam corpo carbonizado após acidente veicular

Segunda-feira, 18 de Outubro de 2021 / Região

Bombeiros do 20°GBM/Bom Jesus da Lapa, resgataram um corpo carbonizado após acidente veicular na BR 349, sentido Santa Maria da Vitória. O acidente aconteceu na noite de domingo (17), apos uma colisão.

Para ter acesso a vítima os militares utilizaram técnica de resgate veicular com a abertura de uma das portas. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para demais procedimentos legais. De acordo com populares, outras duas vítimas haviam sido conduzidas para atendimento médico.

É importante que os motoristas mantenham atenção redobrada nas rodovias. O uso do cinto de segurança e respeitar o limite de velocidade, assim como manter a revisão do veiculo em dia são essenciais para evitar acidentes.


Blogbraga/ 20°GBM/Bom Jesus da Lapa

Compartilhar no Whatsapp

Garotos pedem para conhecer pilotos e aeronaves que combatem os incêndios florestais na cidade de Ibotirama/BA

Segunda-feira, 18 de Outubro de 2021 / Região

Uma das guarnições do CBMBA empregadas no combate aos incêndios florestais que atingem a região Oeste ajudou um garoto de 14 anos a realizar o sonho de conhecer os pilotos e as aeronaves também empregadas na operação, nesta segunda-feira (18), na cidade de Ibotirama.

Dias atrás, André Luiz, encantado com os voos dos aviões na comunidade onde ele mora, pediu aos bombeiros que estavam no terreno para que tentassem convencer os pilotos a voarem mais baixo, já que ele queria filmar as aeronaves.

Comovidos com a gentileza do menino, que também escreveu para agradecer às equipes por terem debelado o incêndio, os militares não só deram atenção ao primeiro pedido, como também providenciaram uma surpresa ainda maior. 

No início da manhã, com o trabalho em fase de monitoramento, viaturas do Corpo de Bombeiros buscaram André e Welton Vinícius, um colega dele, para conhecer o aeródromo de Ibotirama. 

As aeronaves e os pilotos já estavam no local. 

Assim que chegaram, os dois meninos puderam olhar os aviões de perto, conversar com os pilotos, entrar na cabine e até acompanhar uma decolagem. Tudo foi registrado com muita emoção. 

Logo após a visita, os garotos e os bombeiros se reuniram em um almoço de despedida, que foi cedido pela prefeitura do município. 

Os militares agradeceram aos meninos pela admiração e desejaram que eles continuem no caminho do bem, seguindo, no futuro, a profissão que mais admiram.


Blogbraga/CBMBA/Reportagem: Marlon Ferraz

Compartilhar no Whatsapp

LEM/BARREIRAS: Funcionários são feitos reféns por quadrilha armada em fazenda e 120 toneladas de milho são roubadas

Segunda-feira, 18 de Outubro de 2021 / Região

Uma quadrilha encapuzada e fortemente armada, rendeu funcionários da Fazenda Novo Mundo, localizada na estrada do Café zona rural do município de Barreiras/BA, distante 50 KM de Luís Eduardo Magalhães na noite deste domingo (17).

Segundo informações passadas a nossa reportagem, por volta das 19h o proprietário da fazenda saiu e percebeu que duas carretas Bitrem estavam estacionadas na frente da fazenda e por volta das 22h a quadrilha invadiu, bateu na porta, a cozinheira abriu e posteriormente os assaltantes renderam seis funcionários e a cozinheira, sendo que todos foram amarrados e feito reféns.

Por volta das 00h desta segunda-feira (18), duas carretas adentraram na propriedade e foram até os silos e os funcionários reféns foram obrigados a ajudar a quadrilha colocar o milho a granel em uma carreta e na outra carreta foi carregada com milho em sacas. 

Ainda segundo o registro, às 04h da manhã a quadrilha deixou a fazenda levando 120 toneladas de milho que foram colhidos há poucos dias. 

A Polícia da CIPE/CERRADO e Polícia Civil de Barreiras foram até a fazenda colher informações com as vítimas e iniciaram as buscas e investigações. A Polícia Técnica esteve também na fazenda realizando a perícia.

De acordo informações, há dias atrás a fazenda foi vítima de um roubo nos pivôs onde foram levados fios, mangueiras dentre outros objetos. O caso está sendo investigado.


Blogbraga/Reportagem: Marlon Ferraz

Compartilhar no Whatsapp

Confira quais doses da vacina contra o Covid-19 estarão disponíveis nesta terça (19), em Luís Eduardo Magalhães

Segunda-feira, 18 de Outubro de 2021 / Cidade

Nesta terça-feira (19), estarão disponíveis, das 8h às 16h, no sistema Drive-Thru e no antigo PROMATI, ambos localizados no bairro Santa Cruz, a segunda e terceira dose da vacina contra o Covid-19.  

2° dose
Para garantir a segunda dose, é importante verificar a data no cartão de vacina. Estarão disponíveis as seguintes vacinas: Oxford, Coronavac e Pfizer. 

3° dose
Para profissionais de saúde que tenham tomado a 2° dose há mais de seis meses. Apresentar a carteira profissional. 

- Idosos a partir dos 70 anos, também precisam ter tomado a 2° dose há mais de seis meses. 

IMPORTANTE
Os pedestres estão sendo vacinados no antigo PROMATI, ao lado do Sistema Drive-Thru.


Blogbraga/ASCOM Prefeitura LEM

Compartilhar no Whatsapp

Covid-19: Governo do Estado e prefeituras farão a testagem de até 180 mil estudantes e funcionários assintomáticos nas escolas públicas

Segunda-feira, 18 de Outubro de 2021 / Bahia

Com o objetivo de identificar, monitorar e isolar casos da Covid-19 na comunidade escolar, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) em parceria com os municípios, fará a testagem de até 180 mil funcionários e estudantes com idade superior a 13 anos da rede pública municipal e estadual, desde que estejam assintomáticos e participando das atividades presenciais. O projeto Partiu! #Testagem nas Escolas tem a duração de três meses e, nesta segunda-feira (18), foi realizada a primeira coleta no Colégio Estadual Eduardo Bahiana, em Salvador, com as presenças da secretária da Saúde do Estado da Bahia, Tereza Paim, do secretário da Saúde de Salvador, Léo Prates, e do superintendente da Secretaria de Educação do Estado, Manoel Calazans.

De acordo com a titular da pasta estadual da Saúde, “estima-se que essa amostragem aleatória entre os indivíduos assintomáticos cubra até 20% da comunidade escolar. As amostras coletadas nas escolas pelas equipes municipais serão enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA)”, detalha Tereza Paim.

A secretária pontua ainda que os casos sintomáticos serão submetidos ao teste rápido de antígeno. “Mais rápido e com precisão similar ao teste molecular do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro na detecção do coronavírus, ele tem como vantagem a detecção da doença em sua fase aguda, além da velocidade para obtenção do resultado, estimada em 20 minutos. A contraprova será obrigatória e utilizará o RT-PCR”, explica Paim.

Na eventualidade de resultados positivos para a Covid-19, os protocolos sanitários serão implementados de forma integrada entre o setor da saúde e educação, a exemplo de medidas de isolamento e monitoramento dos estudantes ou funcionários, bem como o rastreamento e quarentena dos contactantes diretos. “O projeto representa agenda intersetorial positiva, entendida como garantia adicional de que as escolas devem reabrir e permanecer abertas, com segurança para toda a comunidade escolar. Assim vamos mitigar o risco de casos e surtos”, avalia a secretária da Saúde do Estado da Bahia.

A superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde da Sesab, Rivia Barros, ressalta que os insumos necessários para a coleta e análise laboratorial já estão disponíveis para este projeto piloto, que já conta com a adesão de 240 municípios.

Para a diretora da Colégio Estadual Eduardo Bahaiana, Ivani Almeida, a ação traz uma maior tranquilidade para a comunidade escolar, principalmente neste momento de retorno às aulas 100% presenciais. “Com esta iniciativa podemos ter mais segurança na volta às atividades”, afirma a diretora ressaltando o trabalho que vem sendo feito para atender as medidas necessárias de controle da Covid-19.

Protocolos sanitários

Para além do rastreamento dos casos assintomáticos, cada escola deve implementar uma estratégia padrão de rastreamento diário a partir de uma lista de sintomas, embasadas nos critérios clínicos. O engajamento das famílias é fundamental, pois devem se comprometer a não levar o estudante para a escola caso se apresente com sintomas gripais, além de procurar atendimento em unidade de saúde. O uso de máscaras, o distanciamento social e a higiene frequente das mãos são as medidas básicas para evitar a disseminação da Covid-19 na comunidade escolar.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

Rui Costa anuncia retorno das aulas 100% presenciais na rede estadual de ensino

Segunda-feira, 18 de Outubro de 2021 / Bahia

A partir do dia 18 de outubro, as escolas da rede estadual de ensino da Bahia devem retomar o modelo de aulas 100% presenciais. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, nesta sexta-feira (8), durante agenda no município de Floresta Azul, no sul baiano.

"As escolas estão no modelo híbrido, mas na segunda-feira, dia 18, voltaremos com as aulas 100% presenciais. Até lá, temos mais uma semana para finalizar a preparação e organização para esse retorno", explicou Rui.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

ABL/ Seleção de LEM e G.A.H.A Handebol são campeões dos campeonatos municipais

Segunda-feira, 18 de Outubro de 2021 / Cidade

O final de semana em Luís Eduardo Magalhães foi marcado pelos campeonatos municipais de Handebol e Basquete. Foram ao todo, 10 equipes, cinco de Handebol e cinco de Basquete, disputando o título na quadra da Escola Municipal Ottomar Schwengber. 

O representante da equipe G.A.H.A, campeã do Handebol, Renato D’Agnoluzzo, falou da importância de uma Secretaria atuante. 

“Para a gente é um novo marco para o município, e falando do esporte, é uma felicidade muito grande, a gente não foi assistido durante os anos anteriores, inclusive eu afastei a minha equipe de todos os eventos, como uma forma de protesto, e hoje a gente percebe algo diferente. A secretaria de Esporte atuante, a gente tem diálogo”, destacou. 

Para Igor Bilinski, secretário e integrante da ABL, o apoio do poder público é fundamental. 

“Para a gente desenvolver um trabalho com os meninos mais novos e o pessoal mais velho, no meu caso. Estamos disputando campeonato também em Caldas Novas [Goiás], do Master e conta sempre com o apoio da Prefeitura, para esporte, alimentação dos atletas e o desenvolvimento de competições aqui no município”. 

O campeonato contou com equipes convidadas da vizinha Barreiras e até de Posse, em Goiás. “Esse ano estamos com um número bom de equipes, mas não o almejado. Em 2022 nós teremos um calendário vasto, forte e faremos jogos abertos e traremos equipes de toda região, de fora do estado para que venham competir em todas as modalidades”, contou a secretária de Esporte, Vânia Cenci. 

“Quero agradecer e parabenizar a nossa Secretaria de Esporte, na pessoa de Vânia e toda a sua equipe, pelo trabalho e dedicação. Agradecer aos nossos atletas do Handebol, que tem representado muito bem o nosso município, aos nossos atletas do basquete, que inclusive o 3X3 já está na Liga Nacional, e levar uma mensagem a todos vocês que são apaixonados por esporte: a pauta do nosso governo é ter diversidade, ou seja, vamos investir em todas as modalidades”, garantiu o prefeito Junior Marabá.  

Prestigiaram o evento, o presidente da Liga Desportiva, Manuelito Silva; o procurador-geral do município, Willton Novaes; o diretor Executivo da Secretaria de Governo, Phelipe Muniz e o vereador Lisvan Vasconcelos. 

Confira a classificação das equipes

Basquete
1º Lugar - ABL/Seleção de LEM

2º Lugar – 
ABL/Equipe 2

3° Lugar
Barreiras City Thunder

Handebol
1º Lugar -  G.A.H.A - Grupo de Apoio ao Handebol/ LEM

2º Lugar - AESP- Associação Esportiva Possense

3° Lugar- Previdência HC/LEM


Blogbraga/ASCOM Prefeitura LEM

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: RONDESP OESTE MARCA PRESENÇA NA INAUGURAÇÃO DE NOVA AGÊNCIA DO SANTANDER

Segunda-feira, 18 de Outubro de 2021 / Região

Às 13h desta segunda (18), a Rondesp Oeste marcou presença na inauguração de uma nova agência do Banco Santander, localizada na Av. ACM, Jardim Ouro Branco, em Barreiras. Durante a cerimônia, participaram diversas autoridades, dentre elas, o vice-prefeito de Barreiras, Emerson Cardoso.

”PMBA, uma Força a serviço do cidadão.”


BlogBraga: Repórter Paiva/ RONDESP OESTE

Compartilhar no Whatsapp

LEM: Primeiras 50 famílias contempladas no ‘Meu Lar’, recebem azulejo simbólico representando compromisso da Prefeitura com início das reformas

Segunda-feira, 18 de Outubro de 2021 / Cidade

Um dos projetos mais aguardados do governo Junior Marabá se concretizou: a primeira etapa do ‘Meu Lar’ vai realizar o sonho de 50 famílias, a grande maioria chefiada por mulheres, com reformas indicadas pelas próprias moradoras. 

As contempladas receberam neste sábado (16), durante um café da manhã, um azulejo simbólico, que representa o compromisso da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, com as famílias.  

Raílle da Silva, mãe de duas meninas, foi a primeira beneficiada e falou da importância do projeto. 

“Estou muito feliz, porque sei que eu e minhas filhas teremos um lar digno, sem aquela dificuldade para dormir, por causa da frieza. Estou muito feliz mesmo em ter um espaço mais aconchegante”, disse. 

“É uma realização muito grande. Eu sempre quis reformar a minha casa, mas sem condições é muito difícil. Estou muito grata, porque ter uma casa arrumada muda a vida do ser humano”, contou Quele Santos. 

O entorno das casas reformadas receberá diversas melhorias, através da parceria com a Secretaria de Infraestrutura. 

“Esgotamento, drenagem e além disso todas as praças desses bairros com residências contempladas, terão as praças revitalizadas”, ressaltou o titular da pasta, Franklin Willer. 

De iniciativa da Prefeitura, e capitaneada pela Secretaria de Trabalho e Assistência Social, o ‘Meu Lar’ é uma parceria entre a Secretaria de Governo. 

“É como eu sempre digo: Esse Programa traz justiça social e dignidade para as famílias beneficiadas. É o Programa mais lindo do nosso governo e mais humano, essa é a marca do nosso prefeito Junior Marabá, cuidar da cidade e cuidar das pessoas”, explicou Danilo Henrique.  

“Dia de festa, dia de alegria, dia de comemorar não um sonho, nem 50 sonhos, são vários, porque quando você beneficia uma família, você beneficia várias pessoas. Foi um dia de muita emoção, um dia gratificante, que vai nos dar energia para focar nos próximos dias de trabalho", comemorou a secretária Scheilla Bernardes. 

O deputado Estadual, Antônio Henrique Junior prestigiou o momento e parabenizou a iniciativa. 

"Eu quero parabenizar o governo Junior Marabá e toda a sua equipe que está olhando para quem mais precisa. Esse programa ‘Meu Lar’ é tão importante para dar dignidade às pessoas. Por isso eu fiz questão de estar aqui hoje, para ver de perto esse grande projeto". 

O programa é mantido exclusivamente com recursos próprios do município e deve alcançar cerca de 500 famílias ao todo. 

“Além de agradecer ao nosso secretariado por toda a sua contribuição, o meu papel como prefeito é ter sensibilidade e ver a necessidade da nossa população. O nosso principal objetivo é mudar a realidade de cada um, que seus impostos estão voltando para as suas famílias”, destacou o prefeito Junior Marabá. 

Participaram do encontro, o gerente de Habitação, Geazi Nunes e toda a equipe da Secretaria de Trabalho e Assistência Social.  As secretárias de Saúde, Maria Gabriela Izoton e de Esporte, Vânia Cenci. O diretor Executivo da Secretaria de Governo,  Phelipe Muniz. O Chefe de Gabinete, Renato Faedo e os vereadores, Lisvan Vasconcelos, Raimundo Nacional, Zadinho Motinha, Zezília Martins, Irmão Deusdete, Sandra da Ong e Dé do Sol do Cerrado.


Blogbraga/ASCOM Prefeitura LEM

Compartilhar no Whatsapp

LEM: Buracos em rua do bairro Cidade Universitária são motivo de reclamação

Segunda-feira, 18 de Outubro de 2021 / Cidade

Buracos na rua Maria de Lurdes esquina com a rua Edaleio Barbosa de Souza, próximo a Distribuidora e do Lava Jato dos Amigos, no bairro Cidade Universitária, em Luis Eduardo Magalhães, está atrapalhando o trânsito na via e causando transtornos à população.

Segundo moradores e comerciantes das proximidades, os buracos foram crescendo e tomaram conta de praticamente toda a via.

Em dias de chuva, a água acumula na cratera aumentando as chances de acidentes. O local necessita de serviços urgentes.

Os moradores/comerciantes acreditam que a reividicação será atendida pela Secretaria de Infraestrutura.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: PETO DA 83ª CIPM ATUANDO NO COMBATE AO TRÁFICO DE DROGAS

Segunda-feira, 18 de Outubro de 2021 / Região

No sábado (16), a guarnição do PETO da 83ª CIPM efetuava ronda no bairro Santa Luzia por volta das 8h40min, quando ao passar próximo do campo de futebol avistou um indivíduo em atitude suspeita trajando camisa de time, e este ao perceber a aproximação da viatura empreendeu fuga correndo para dentro de um matagal deixando para trás uma sacola plástica preta.

Ao verificar o conteúdo da referida sacola foi encontrado considerável quantidade de drogas ilícitas, balanças de precisão e um simulacro de arma de fogo, todo o material apreendido foi apresentado na Delegacia Territorial para adoção das medidas cabíveis.

MATERIAL APREENDIDO:

✅ 805 gramas de substância análoga a maconha;

✅ 02 porções de substância análoga a haxixe;

✅ 04 balanças de precisão;

✅ 01 simulacro de arma de fogo tipo revólver.

LOCAL DE APRESENTAÇÃO:

1ª DT/Barreiras

Polícia Militar da Bahia

"PMBA, uma Força a serviço do cidadão!"

83ª CIPM/Barreiras

“A Paz é Fruto da Justiça”


BlogBraga: Repórter Paiva/ PETO 83 CIPM/ Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

Barreiras é a primeira colocada do Estado da Bahia no “Prêmio Band Cidades Excelentes” para municípios acima de 100 mil habitantes

Segunda-feira, 18 de Outubro de 2021 / Região

A Capital do Oeste é a primeira colocada na etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes, no pilar Eficiência Fiscal e Transparência, na categoria cidades acima de 100 mil habitantes. Barreiras vence a premiação, tendo a capital Salvador e o município de Camaçari como segundo e terceiro colocados respectivamente. A iniciativa é advinda da parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Áquila e é direcionado a todas as cidades do país.

A premiação veio para incentivar a melhoria da realidade dos municípios brasileiros, através das boas práticas da gestão pública. O prêmio visa reconhecer iniciativas pioneiras de gestão pública municipal; incentivar a implementação de projetos de melhoria na esfera pública; disseminar soluções de gestão, que sirvam de referência para outros municípios, e valorizar servidores públicos que atuam de forma proativa em benefício da população.

A avaliação do Prêmio Band Cidades Excelentes é feita a partir de ferramentas desenvolvidas pelo Instituto Áquila, que consolida resultados a partir de 41 indicadores em uma única nota final. Os indicadores da premiação são construídos a partir de 5 pilares: eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública.

Barreiras vence em um pilar extremamente significativo para a aplicação e eficiência do gasto público. O pilar Eficiência Fiscal e Transparência, busca medir o percentual de endividamento, autonomia fiscal, capacidade de investir, investimento per capita, resultado fiscal e índice de transparência da gestão.

De acordo com o presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, Johnny Saad. “Um excelente prefeito pode mudar, como já vi diversas vezes, a história de uma cidade. O sonho de fazer uma premiação anual aos melhores prefeitos é agora possível com o Instituto Áquila, que tem um grande banco de dados com informações de todas as cidades brasileiras. Esse rico e estratégico material pode e deve ser usado pelas gestões municipais e estaduais, e também pelo governo Federal junto ao Congresso Nacional, para que os atuais e futuros orçamentos possam diminuir as diferenças”, analisa o presidente.

O Prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, que estará em Salvador no dia 20 de outubro para receber a premiação, demonstrou grande satisfação com a conquista da Capital do Oeste. “Recebemos com muita alegria a comunicação do Grupo Bandeirantes para estar em Salvador no dia 20 de outubro recebendo mais esse prêmio para Barreiras. Recentemente apresentamos o Programa de Governo Barreiras 2030 Cidade do Futuro inteligente, sustentável e humana, um programa com 30 metas que projeta nossa cidade em um elevado patamar de desenvolvimento nos próximos 10 anos, mas os pilares já começamos a construir desde 2017 e naturalmente os resultados começam a se materializar, o que demonstra que estamos no caminho certo, porque Barreiras é nosso orgulho e o nosso futuro”, comemora o prefeito de Barreiras. A Cidade do Futuro agora segue para a etapa nacional da premiação, já devidamente destacada entre as 5.570 cidades brasileiras.


BlogBraga: Repórter Paiva/ DIRCOM

Compartilhar no Whatsapp

PRF: Animais soltos nas rodovias colocam em risco a segurança de viajantes

Segunda-feira, 18 de Outubro de 2021 / Bahia

Animais de grande porte são vistos com frequência se alimentando da vegetação que margeia a pista, situação que potencializa a gravidade de um acidente em caso de atropelamento, além de colocar em risco a vida dos motoristas e passageiros. 

Somente este ano já fizemos o manejo de mais de 3.000 animais das nossas rodovias.

Muitas das vezes, para não atropelar animais soltos na pista, os motoristas são obrigados a desviar ou a frear bruscamente, o que pode resultar em acidente grave.
A PRF informa que os proprietários de animais devem tomar todas as precauções necessárias para evitar eventuais fugas, em especial nas imediações de rodovias, onde há risco de acidentes graves, visto que poderão ser responsabilizados por eventuais danos causados em caso de acidentes, tanto no âmbito civil, como no criminal. 

Deixar animais soltos nas rodovias colocando em risco a vida dos que trafegam pelo local é crime. Os proprietários dos animais podem ser enquadrados no artigo 132 do Código Penal, que trata sobre expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e eminente, bem como no artigo 31 da Lei de Contravenções Penais, no qual estabelece que deixar em liberdade, confiar a guarda a pessoa inexperiente ou não guardar com a devida cautela animal perigoso. 

A PRF alerta que, na hipótese do condutor deparar-se com um animal, principalmente de grande porte, durante sua viagem, é recomendado diminuir a velocidade do veículo, evitar o uso de buzina e faróis altos, uma vez que essas medidas podem assustar o animal e provocar reações de ataque, e gerar acidentes. Além disso, o condutor poderá informar a PRF através do número 191 que tomará as medidas de segurança cabíveis.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
JBJ ASMAT Vida Farma Ofertas - Hiper Santo Antonio Sutrans Guarda Municipal Dique Denuncia Dupará Açaí Casa do Marceneiro PM Grupo Marabá DBT Paraíba Neli P&F Minas Aço Extreme Paraiba Imperial Luz motos Jaú Online UMOB CISO SBS Oeste Beton Casa da Ferramenta G7 NET Xikito Delícia Contabilidade Rondon Sportime Global LH Madeiras Açaí do Chiquinho DPVAT