Governo da Bahia

NOTÍCIAS

BAHIA: Agricultores familiares da Bacia do Rio Corrente diversificam produção para consumo

Quinta-feira, 14 de Maio de 2020 / Bahia

Agricultores familiares do Território Bacia do Rio Corrente estão aumentando a diversidade de alimentos em seus quintais e colhendo variedades de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), além de hortaliças tradicionais, alimentos ricos em vitaminas e nutrientes. 

As PANC são plantas ou a partes de plantas que podem ser utilizadas na alimentação, mas que ainda são pouco usadas no dia a dia. São espécies pouco comuns, que sempre fizeram parte da cultura e da alimentação local, sendo facilmente encontradas nos quintais, roças, pomares e terrenos baldios.

A ação é resultado do Plano de Segurança Alimentar e Nutricional do projeto do Governo do Estado, Bahia Produtiva, que distribuiu, entre dezembro de 2019 e fevereiro de 2020, mudas de mais de 20 espécies de PANC, visando a aumentar a diversidade alimentar, por meio do consumo de alimentos da biodiversidade.

Na comunidade de Praia, localizada no município de Correntina, agricultores e agricultoras familiares, da Associação Comunitária dos Pequenos Criadores do Fecho de Pasto de Clemente, estão colhendo em seus quintais plantas como quiabo de metro, vinagreira rocha, ora-pró-nobis, entre outras PANC.

O jovem agricultor Tiago Barreto conta que a comunidade optou por não consumir a primeira colheita, para doar as mudas e sementes, a fim de que outros agricultores também possam usufruir dos benefícios: “Essas PANC foram uma experiência nova, que estamos voltando a cultivar, resgatando costumes que a gente já tinha perdido e agora tá sendo muito bem aproveitado”.

O Agente Comunitário Rural (ACR) Ademark Silva, que presta assessoria à comunidade do Salto, afirma que nesse momento a opção da comunidade foi aumentar a área produzida, enquanto mostra aos agricultores como as plantas podem ser inseridas na alimentação: “Organizamos uma pequena área para plantar as sementes e produzir mais e estamos trabalhando com os beneficiários o consumo desses alimentos. Aqui temos vinagreiras, cará, amaranto, cúrcuma, moringa, melão croá, coentrão, a beldroega, língua de vaca e as variedades de feijão”.

O coordenador pedagógico do Instituto BioSistêmico (IBS), empresa de assistência técnica contratada pelo Bahia Produtiva, Sidnei Niederle, informa que, além das comunidades Praia e Salto, são atendidas pelo IBS mais 10 comunidades com a estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional, nos territórios Bacia do Rio Corrente e Velho Chico.

Niederle enfatiza que a estratégia do Bahia Produtiva para o fortalecimento da segurança alimentar e nutricional, nas comunidades atendidas, já era acertada, mas vem se mostrando ainda mais após a eclosão da epidemia da Covid-19: “As restrições de mobilidade impostas pela pandemia, recolocam para as pessoas a reflexão sobre a origem do que comem e, especialmente para os agricultores, o papel fundamental da produção para consumo próprio, provendo alimentos saudáveis na mesa. Ao longo do tempo, muitas hortaliças tradicionais deixaram de ser cultivadas pelos agricultores e estamos podendo contribuir para a volta destas culturas, com nosso trabalho de ATER”.

O Bahia Produtiva é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a partir de acordo de empré .


Blogbraga/Assessoria de Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

Bahia registra 6.547 casos confirmados de Covid-19 e 236 óbitos

Quarta-feira, 13 de Maio de 2020 / Bahia

A Bahia registra 6.547 casos confirmados de Covid-19, o que representa 31,05% do total de casos notificados no estado. Considerando o número de 1.790 pacientes recuperados e 236 óbitos, 4.521 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.

Os casos confirmados ocorreram em 183 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (69,71%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes são Ipiaú (2.310,73), Uruçuca (2.114,35), Ilhéus (2.045,25), Itabuna (1.725,89) e Salvador (1.514,09).

Na Bahia, 643 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

O boletim epidemiológico registra 10.864 casos descartados e 21.086 notificações em toda a Bahia. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

Taxa de ocupação

Na Bahia, dos 1.194 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19, 530 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 44%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 496 leitos exclusivos para o coronavírus, 280 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 56,5%. Cabe ressaltar que o número de leitos é flutuante, representando o quantitativo exato de vagas disponíveis no dia. Intercorrências com equipamentos, rede de gases ou equipes incompletas, por exemplo, inviabilizam a disponibilidade do leito. Ressalte-se que novos leitos são abertos progressivamente mediante o aumento da demanda.

Exames

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) realizou 29.768 exames do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro para identificar o genoma viral do coronavírus, no período de 1° de março a 13 de maio de 2020. Atualmente, 2.029 amostras estão em análise laboratorial e os exames são liberados em até 48 horas.

Óbitos

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 236 mortes pelo novo coronavírus em 40 municípios. Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até as 17 horas desta quarta-feira (13).

226º óbito: mulher, 77 anos, residente em Salvador, com histórico de hipertensão e doença pulmonar crônica. Veio a óbito no dia 09/05, em domicílio.

227º óbito: mulher, 92 anos, residente em Ilhéus, sem comorbidades. Veio a óbito no dia 09/05, em hospital público em Ilhéus.

228º óbito: homem, 60 anos, residente em Maragogipe, com histórico diabetes, hipertensão e doença renal crônica. Veio a óbito dia 07/05, em hospital público em Salvador.

229º óbito: mulher, 88 anos, residente em Simões Filho, com histórico diabetes e hipertensão, veio a óbito dia 07/05, em hospital público em Simões Filho.

230º óbito: mulher, 66 anos, residente em Salvador, portadora de Diabetes. Veio a óbito dia 10/05, em hospital público em Salvador.

231º óbito: mulher, 49 anos, residente em Salvador, tendo comorbidades: diabetes, hipertensão arterial, hipotireoidismo, e imunossupressão. Veio a óbito no dia 11/05, em hospital público em Salvador.

232º óbito: homem, 65 anos, residente em Ilhéus, portador de diabetes e doença cardiovascular. Veio a óbito no dia 07/05, em hospital público em Ilhéus.

233º óbito: mulher, 69 anos, residente em Salvador, portadora de insuficiência cardíaca e diabetes. Veio a óbito no dia 12/05, em hospital privado em Salvador.

234º óbito: homem, 43 anos, sem comorbidades, residente em Jequié. Foi transferido para hospital público em Salvador e veio a óbito durante a transferência, em 10/05.

235º óbito: mulher, 47 anos, residente em Ilhéus, portadora de doença cardiovascular crônica e doença hematológica também crônica. Veio a óbito em hospital público em Itabuna, no dia 08/05.

236º óbito: homem, 61 anos, residente em Simões Filho, comorbidade diabetes. Veio a óbito no dia 07/05, em hospital da rede pública em Salvador.

Faixa etária

Quanto ao sexo dos casos confirmados, 51,04% foram do sexo feminino. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 26% do total. O coeficiente de incidência por 1.000.000 de habitantes foi maior na faixa etária de 80 e mais (823,81/1.000.000 habitantes), indicando que o risco de adoecer foi maior nesta faixa etária, seguida da faixa de 30 a 39 anos (741,90/1.000.000 habitantes).

Ressaltamos que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Outras informações em saude.ba.gov.br/coronavirus.

Para acessar o boletim completo, com a lista de municípios com casos confirmados, clique aqui.

De acordo com a nota técnica n° 54 (disponível em saude.ba.gov.br/coronavirus), as unidades de saúde devem realizar a coleta de amostras somente quando o caso suspeito de Covid-19 se enquadrar nos critérios abaixo:

Biologia molecular (RT-PCR em tempo real, detecção do vírus SARS-CoV2)
1. Pacientes internados com suspeita de Covid-19;
2. Pacientes com síndrome respiratória aguda grave (SRAG);
3. Profissionais de saúde com síndrome gripal suspeitos de Covid-19, ou que tiveram contato com casos confirmados de Covid-19 mesmo assintomáticos;
4. Pacientes que foram a óbito com suspeita de Covid-19 cuja coleta não pôde ter sido realizada em vida;
5. Indivíduos institucionalizados durante investigação de surtos de Covid-19.

Teste Rápido Sorológico (para detecção de anticorpos)
a) Pacientes com quadro clínico-epidemiológico compatível com Covid-19;
b) Profissionais de segurança pública e de saúde em atividade, independente de sintomas;
c) Contato domiciliar de profissional de saúde ou de segurança pública em atividade, independente dos sintomas;
d) Pessoas com 60 anos ou mais, sintomáticos ou não, residentes em instituições de longa permanência de idosos, ou portadores de comorbidades de risco para complicação de Covid-19.
Obs.: No caso de uso de testes sorológicos para investigação de pacientes sintomáticos, com quadro clínico-epidemiológico compatível com Covid-19, o teste rápido sorológico deverá ser realizado pelo menos sete dias após o início dos sintomas.

Reitera-se que estas são as recomendações informadas por evidências disponíveis até a presente data e estão sujeitas a revisão mediante novas publicações e estudos científicos, durante a vigência da pandemia.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

DEPUTADA JUSMARI PARABENIZA PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

Quarta-feira, 13 de Maio de 2020 / Bahia

A deputada Jusmari Oliveira (PSD) parabenizou os profissionais de enfermagem de todo o Brasil, e em especial os baianos,  que comemoram nesta terça-feira (12), o Dia do Enfermeiro. Na moção de aplausos que apresentou na Assembleia Legislativa, ela destacou que, nestes tempos de pandemia, “os enfermeiros e enfermeiras reafirmam a sua condição de verdadeiros heróis na luta contra o coronavírus. Com destemor, com amor ao próximo e muita dedicação, essa categoria profissional é responsável por ajudar a salvar milhares de vida na Bahia e no Brasil”. 

A parlamentar ressaltou o importante e relevante papel desses profissionais da Saúde não somente agora, “quando o mundo enfrenta uma pandemia, mas em todos os momentos da vida”. São eles, lembrou a deputada, que, “ao lado dos médicos, se dedicam a tratar as enfermidades e a diminuir a dor dos seres humanos nos leitos dos hospitais ou até mesmo em casa”.

Jusmari elogiou “toda a dedicação, o carinho, a doação e o amor pela vida humana”, e considerou que enfermeiras e enfermeiros “são dignos de receber desta Casa uma moção de aplausos”. 


Blogbraga/ALBA /Assessoria de Comunicação da Presidência

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE JACOBINA: PREFEITO DE OUROLÂNDIA SOFRE REPRESENTAÇÃO AO MPE

Quarta-feira, 13 de Maio de 2020 / Bahia

Em sessão realizada por meio eletrônico nesta quarta-feira (13/05), o Tribunal de Contas dos Municípios julgou procedente o termo de ocorrência lavrado contra João Dantas de Carvalho, prefeito de Ourolândia. Foram identificadas ilegalidades em um Pregão Presencial, por meio do qual se procedeu a contratação da Fundação Doutor Lauro Costa Falcão – acusada de falsificação de documentos públicos – para gestão de unidades médicas e prestação de serviços de saúde. O conselheiro Francisco Netto foi o relator do processo.

Foi determinada a elaboração de representação ao Ministério Público Estadual da Bahia, para apurar a prática de improbidade administrativa e crime de falsificação de documento. Os conselheiros do TCM aprovaram como punição, ainda, uma multa de R$20 mil para o gestor.

Segundo relatório do termo de ocorrência lavrado pelos inspetores regionais do TCM sobre o caso, foram utilizados documentos falsos, por parte da Fundação Lauro Costa Falcão, nos processos de seleção e contratação pela prefeitura. As falsificações foram atestadas em laudo técnico elaborado pela empresa responsável pelo sistema de emissão de notas fiscais eletrônicas e pela Polícia Militar, em de Riachão do Jacuípe, cidade onde a empresa está sediada.

De acordo com o conselheiro relator, Francisco Netto, ficou evidente “a ausência de cautela da administração pública municipal em relação às Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas e Certidões Negativas de Débitos recebidas e colacionadas aos processos de pagamento, sendo responsabilidade do administrador público, inclusive, a verificação de regularidade dos processos de pagamento e documentos que lhe acompanham, e que, no caso dos documentos falsificados, mais grave ainda, conferiram respaldo aos pagamentos realizados”.

A relatoria determinou que o prefeito providencie – caso ainda esteja em vigor – a rescisão contratual no prazo máximo de 90 dias.

Cabe recurso das decisões.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Bahia tem mais 13 municípios com transporte suspenso

Quarta-feira, 13 de Maio de 2020 / Bahia

Cairu, Catu, Encruzilhada, Entre Rios, Itamaraju, Jaguaquara, Lafaiete Coutinho, Ouriçangas, Prado, Quixabeira, Rodelas, Santaluz e Senhor do Bonfim terão o transporte intermunicipal suspenso a partir de quinta-feira (14). A medida tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana.

Ficam suspensas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.

A decisão foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (13). O decreto ainda autoriza a retomada do transporte em Aracatu e Seabra, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de covid-19.

Cidades com transporte suspenso

A Bahia totaliza 139 municípios com transporte suspenso. São eles: Abaíra, Aiquara, Alagoinhas, Amargosa, Anguera, Arataca, Barra do Choça, Barreiras, Barrocas, Boa Vista do Tupim, Buerarema, Cachoeira, Caetanos, Cairu, Caldeirão Grande, Camacã, Camaçari, Camamu, Campo Alegre de Lourdes, Canavieiras, Candeias, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Castro Alves, Catu, Coaraci, Conceição do Coité, Coração de Maria, Cruz das Almas, Curaçá, Dário Meira, Dias D'Ávila, Dom Basílio, Encruzilhada, Entre Rios, Eunápolis, Feira de Santana, Gandu, Governador Mangabeira, Guaratinga, Ibicaraí, Ibirapitanga, Ibirataia, Ilhéus, Ipiaú, Irará, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itacaré, Itagibá, Itajuípe, Itamaraju, Itaparica, Itapé, Itapetinga, Itapicuru, Itapitanga, Itatim, Ituberá, Jacobina, Jaguarari, Jaguaquara, Jequié, Jitaúna, Juazeiro, Jussari, Jussiape, Lafaiete Coutinho, Laje, Lajedo do Tabocal, Lauro de Freitas, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Madre de Deus, Manoel Vitorino, Maracás, Maragogipe, Maraú, Mata de São João e Morpará.

Também estão com transporte suspenso: Nazaré, Nilo Peçanha, Nordestina, Nova Soure, Nova Viçosa, Oliveira dos Brejinhos, Ouriçangas, Paramirim, Pau Brasil, Paulo Afonso, Pilão Arcado, Pojuca, Porto Seguro, Potiraguá, Prado, Presidente Dutra, Presidente Tancredo Neves, Quixabeira, Rafael Jambeiro, Remanso, Retirolândia, Ribeira do Pombal, Rio Real, Rodelas, Salvador, Santa Bárbara, Santa Cruz Cabrália, Santa Teresinha, Santaluz, Santanópolis, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Santo Estevão, São Felipe, São Félix, São Francisco do Conde, São Gonçalo dos Campos, São Sebastião do Passé, Sátiro Dias, Saubara, Senhor do Bonfim, Serra do Ramalho, Serrinha, Serrolândia, Simões Filho, Taperoá, Teixeira de Freitas, Tucano, Ubaitaba, Ubatã, Umburanas, Una, Uruçuca, Valença, Valente, Várzea Nova, Vera Cruz e Vitória da Conquista.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Governador anuncia retomada do atendimento das policlínicas com medidas de segurança ; Policlínica de Barreiras voltou a atender à população nesta terça-feira (12)

Quarta-feira, 13 de Maio de 2020 / Bahia

Policlínica de Barreiras: Foto - Blogbraga - repórter Paiva 

Na noite desta terça-feira (12), o governador Rui Costa anunciou, durante transmissão ao vivo nas redes sociais, que a reabertura das Policlínicas Regionais de Saúde na Bahia já foi iniciada e ocorre em alinhamento com os gestores municipais. Rui ainda informou que a Policlínica de Barreiras voltou a atender à população nesta terça-feira (12). 

Segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), na próxima segunda-feira (18), as unidades de Irecê, Valença, Senhor do Bonfim e Teixeira de Freitas serão reabertas. Esses equipamentos de saúde tiveram o atendimento suspenso como forma de conter o avanço do novo coronavírus na Bahia. 

“As policlínicas dependem do Estado e das Prefeituras. Por isso, conversei com todos os presidentes de consórcios que administram essas unidades, sinalizando meu posicionamento para o que o atendimento fosse retomado nesta semana. Algumas unidades terão a sua reabertura postergada diante do cenário do avanço do novo coronavírus. Estamos retomando as atividades para garantir à população o tratamento para outras doenças e que não podem esperar”, explicou o governador. 

De acordo com a Sesab, para a reabertura das policlínicas, foi estabelecido que as cidades que não tivessem registro de novos casos do coronavírus durante 14 dias poderiam retomar as atividades. As unidades de Jacobina, Juazeiro, Alagoinhas, Itabuna, Jequié, Paulo Afonso e Vitória da Conquista ainda não possuem previsão de reabertura, pois ainda apresentam casos confirmados recentemente. A Bahia possui 16 policlínicas regionais, que atendem cerca de dois milhões de pessoas. 

A Sesab também estipulou a testagem das equipes como critério para a reabertura dos serviços e atendimentos das policlínicas. As equipes médicas e de apoio administrativo, incluindo agentes de segurança e motoristas, que atuam nas policlínicas estão sendo submetidos a exames para detecção da Covid-19 e, a cada 15 dias, os exames serão repetidos. Os funcionários que tiverem o diagnóstico confirmado serão afastados por 14 dias. 

Além dessas ações, para diminuir o risco de contaminação, as unidades deverão reduzir o fluxo de pessoas, manter os assentos das recepções organizados de modo que os pacientes se acomodem intercalados, cumprindo o distanciamento mínimo de 1,5 metro, minimizando o possível contato entre os pacientes. Também será reduzido o acesso de pessoas aos refeitórios simultaneamente para evitar aglomerações, dispondo as cadeiras para uso intercalado, com manutenção do distanciamento recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Transporte 

Os pacientes transportados nos micro-ônibus das policlínicas passarão por uma triagem no seu município de origem antes de entrar no veículo. As pessoas que apresentarem mais de um sintoma compatível com a doença, como temperatura acima de 37.8, não poderão embarcar e serão encaminhadas a uma unidade de referência. A lotação máxima do micro-ônibus será reduzida para 50%. As janelas devem ficar abertas para circulação do ar e o uso do ar-condicionado evitado. Os usuários do veículo devem ficar distantes uns dos outros, de forma que em cada assento duplo permaneça apenas uma pessoa.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Bahia tem 6.204 confirmações de Covid-19 e 225 óbitos

Terça-feira, 12 de Maio de 2020 / Bahia

A Bahia registra 6.204 casos confirmados de Covid-19, o que representa 29,91% do total de casos notificados no estado. Considerando o número de 1.644 pacientes recuperados e 225 óbitos, 4.335 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.

Os casos confirmados ocorreram em 180 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (71,84%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes são Ipiaú (2.485,12), Uruçuca (2.339,30), Ilhéus (1.805,00), Itabuna (1.655,54) e Salvador (1.428,10).

Na Bahia, 643 profissionais da saúde foram confirmados para COVID-19.

O boletim epidemiológico registra 10.864 casos descartados e 20.743 notificações em toda a Bahia. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

Taxa de ocupação

Na Bahia, dos 1.090 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19, 475 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 44%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 462 leitos exclusivos para o coronavírus, 255 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 55,2%. Cabe ressaltar que o número de leitos é flutuante, representando o quantitativo exato de vagas disponíveis no dia. Intercorrências com equipamentos, rede de gases ou equipes incompletas, por exemplo, inviabilizam a disponibilidade do leito. Ressalte-se que novos leitos são abertos progressivamente mediante o aumento da demanda.

Exames

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) realizou 28.720 exames do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro para identificar o genoma viral do coronavírus, no período de 1° de março a 12 de maio de 2020. Atualmente, 2.029 amostras estão em análise laboratorial e os exames são liberados em até 48 horas.

Óbitos

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 225 mortes pelo novo coronavírus em 38 municípios. Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até as 17 horas

215º óbito: homem, 69 anos, residente em Itabuna, comorbidades: doenças cardíacas crônicas; veio a óbito no dia 05/05, em hospital filantrópico de Itabuna.

216º óbito: mulher, 86 anos, residente em Salvador, sem comorbidades; veio a óbito dia 04/05, em hospital da rede pública de Salvador.

217º óbito: mulher, 46 anos, residente em Salvador, comorbidades: doenças cardiovasculares e diabetes; veio a óbito dia 08/05, em hospital da rede privada de Salvador.

218º óbito: homem, 44 anos, residente em Salvador, comorbidades diabetes e hipertensão arterial; veio a óbito dia 10/05, em hospital da rede privada de Salvador.

219º óbito: mulher, 87 anos, residente em Salvador, comorbidades: diabetes e doença cardiovascular; veio a óbito dia 09/05, em hospital da rede pública de Salvador

220º óbito: mulher, 79 anos, residente em Salvador, comorbidades: doença pulmonar obstrutiva crônica, doença arterial coronariana; veio a óbito dia 08/05, em hospital da rede privada de Salvador.

221º óbito: homem, 64 anos, residente em Salvador, comorbidades diabetes, hipertensão arterial, doença cardiovascular crônica, veio a óbito dia 09/05, em hospital da rede pública de Salvador.

222º óbito: mulher, 85 anos, residente em Ilhéus, comorbidades cardiopatia, diabetes e hipertensão arterial; veio a óbito dia 04/05, em hospital filantrópico de Ilhéus.

223º óbito: homem, 71 anos, residente em Ilhéus, comorbidade hipertensão arterial; veio a óbito dia 05/05, um unidade de pronto atendimento do município de Ilhéus.

224º óbito: homem, 44 anos, residente em Salvador, comorbidade diabetes; veio a óbito hoje, dia 12/05, em hospital da rede estadual de Salvador.

225º óbito: mulher, 68 anos, residente em Ilhéus, comorbidades diabetes, hipertensão arterial, doença renal crônica; veio a óbito dia 28/04, em hospital público de Ilhéus.

Faixa etária

Quanto ao sexo dos casos confirmados, 50,98% foram do sexo feminino. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 25,73% do total. O coeficiente de incidência por 1.000.000 de habitantes foi maior na faixa etária de 80 e mais (772,07/1.000.000 habitantes), indicando que o risco de adoecer foi maior nesta faixa etária, seguida da faixa de 30 a 39 anos (695,69/1.000.000 habitantes).

Ressaltamos que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Outras informações em saude.ba.gov.br/coronavirus.

Para acessar o boletim completo, com a lista de municípios com casos confirmados, clique aqui.

De acordo com a nota técnica n° 54 (disponível em saude.ba.gov.br/coronavirus), as unidades de saúde devem realizar a coleta de amostras somente quando o caso suspeito de Covid-19 se enquadrar nos critérios abaixo:
1. Pacientes internados com suspeita de COVID-19;
2. Pacientes com síndrome respiratória aguda grave (SRAG);
3. Profissionais de saúde com síndrome gripal suspeitos de COVID-19, ou contactantes de casos confirmados de COVID-19 mesmo assintomáticos;
4. Pacientes que foram a óbito com suspeita de COVID-19 cuja coleta não pôde ter sido realizada em vida;
5. Pessoas com febre, suspeitas de infecção, triadas nos aeroportos, portos e nas estradas.

Observação: pacientes que não se enquadrem nas situações acima não têm indicação para coleta de amostras.
Definição de caso suspeito de coronavírus (Covid-19):
Definição 1 – Síndrome Gripal (SG): indivíduo com quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, mesmo que relatada, acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade respiratória.
– Em crianças (menos de 2 anos de idade): considera-se também obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico.
– Em idosos: a febre pode estar ausente. Deve-se considerar também critérios específicos de agravamento como sincope, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e inapetência.
Definição 2 – Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG): Síndrome Gripal que apresente dispneia/desconforto respiratório ou pressão persistente no tórax ou saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente ou coloração azulada dos lábios ou rosto.
– Em crianças: além dos itens anteriores, observar os batimentos de asa de nariz, cianose, tiragem intercostal, desidratação e inapetência.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

COMANDANTE DO CPRN PARTICIPA DA SOLENIDADE DE ENTREGA DE VIATURA NA 24ª CIPM / JACOBINA

Terça-feira, 12 de Maio de 2020 / Bahia

O Comandante do Comando de Policiamento da Região Norte (CPRN), Coronel PM Nilton Paixão, foi recebido na manhã desta terça-feira (12), na 24ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) / Jacobina, pelo Comandante Major PM Flailton Frankles, a fim de presidir a solenidade de entrega de viatura policial militar, adquirida através de um Convênio de Cooperação, realizado entre a empresa Engie Brasil Energia e a Polícia Militar da Bahia (PMBA).

A entrega do veículo foi efetuada pelo Senhor Rafael Wolowski Caldeira, Gerente da obra do Conjunto Eólico Campo Largo 2. Trata-se de uma Toyota / Hilux, zero quilômetro. Várias autoridades da região estavam presentes no supracitado evento.

Durante a visita, o Coronel Nilton Paixão, também, realizou uma reunião com os Oficiais e Subtenentes e manteve contato com os Policiais Militares que cumpriam a escala de serviço do dia.

Desta forma, o Comandante vem cumprindo o objetivo de visitar, neste período, as Unidades Operacionais (UOp) subordinadas ao CPRN, a fim de conhecer, in loco, as demandas e peculiaridades de cada UOp.

Na oportunidade, resolve elogiar o trabalho desenvolvido pelo Major PM Flailton Frankles, no comando da 24ª CIPM.

Comando de Policiamento da Região Norte na corrente do bem.

Comunicação Social da 24ª CIPM/JACOBINA.


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: PREFEITOS DE UMBURANAS E BELMONTE SÃO DENUNCIADOS AO MPE

Terça-feira, 12 de Maio de 2020 / Bahia

O Tribunal de Contas dos Municípios, em sessão realizada por meio eletrônico nesta terça-feira (12/05), julgou procedente os termos de ocorrência lavrados contra Roberto Bruno Silva e Janival Andrade Borges, gestores dos municípios de Umburanas e Belmonte, respectivamente. Ambos foram penalizados em razão de ilegalidades em Pregões Presenciais, por meio dos quais se procedeu a contratação da Fundação Lauro Costa Falcão – acusada de falsificação de documentos públicos – para gestão de unidades médicas e prestação de serviços de saúde. O conselheiro substituto Ronaldo Sant’anna foi o relator dos processos.

Nos dois casos foi determinada a expedição de ofício ao Ministério Público Federal, para conhecimento da decisão da Corte de Contas, bem como elaboração de representação ao Ministério Público Comum Estadual da Bahia, para apurar a prática do crime de falsificação de documento. Além disso, será dado conhecimento da decisão também à Secretaria de Administração do Estado, para se evitar que a fundação firme contrato com outros entes públicos no estado.

Os conselheiros do TCM aprovaram como punição, ainda, uma multa de R$20 mil para o prefeito de Belmonte, Janival Andrade, e outra de R$10 mil ao prefeito de Umburanas, Roberto Bruno Silva. No caso de Umburanas, a multa foi menor porque o prefeito apresentou defesa – embora sem razão -, ao contrário do prefeito de Belmonte.

Segundo relatório dos termos de ocorrência lavrados pelos inspetores regionais do TCM sobre o caso, foram utilizados documentos falsos, por parte da Fundação Lauro Costa Falcão, nos processos de seleção e contratação pelas prefeituras, As falsificações foram atestadas em laudo técnico elaborado pela empresa responsável pelo sistema de emissão de notas fiscais eletrônicas e pela Polícia Militar, em de Riachão do Jacuípe, cidade onde a empresa está sediada.

De acordo com o conselheiro relator, Ronaldo Sant’Anna, “ficou comprovada a ocorrência de fraude documental na contratação e nos processos de pagamentos deles decorrentes, bem como omissão das administrações municipais no seu dever de fiscalização do processo licitatório e respectivos pagamentos”.

Em sua defesa, o prefeito de Umburanas afirmou que teria havido rescisão amigável do contrato, por razões de interesse público, nos termos da Lei Geral de Licitações e Contratos Administrativos. Segundo ele, “a administração municipal agira de boa-fé, figurando como vítima da fraude, pelo que não caberia qualquer sanção ao gestor”.

A relatoria determinou que os dois prefeitos providenciem – caso ainda estejam em vigor – as rescisões contratuais no prazo máximo de 60 dias.

Cabe recurso das decisões.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Bahia registra 5.816 casos de Covid-19 com 214 óbitos

Terça-feira, 12 de Maio de 2020 / Bahia

A Bahia registra 5.816 casos confirmados de Covid-19. Considerando o número de 1.418 pacientes recuperados e 214 óbitos, 4.184 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.

Os casos confirmados ocorreram em 176 municípios do estado. O boletim epidemiológico registra 10.864 casos descartados e 20.355 notificações em toda a Bahia. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

Taxa de ocupação

Na Bahia, dos 1.025 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19, 451 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 44%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 437 leitos exclusivos para o coronavírus, 246 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 56,3%. Cabe ressaltar que o número de leitos é flutuante, representando o quantitativo exato de vagas disponíveis no dia. Intercorrências com equipamentos, rede de gases ou equipes incompletas, por exemplo, inviabilizam a disponibilidade do leito. Ressalte-se que novos leitos são abertos progressivamente mediante o aumento da demanda.

Exames

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) realizou 27.758 exames do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro para identificar o genoma viral do coronavírus, no período de 1° de março a 11 de maio de 2020. Atualmente, 2.316 amostras estão em análise laboratorial e os exames são liberados em até 48 horas.

Óbitos

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 214 mortes pelo novo coronavírus em 38 municípios. Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até as 17 horas desta segunda-feira (11). As últimas notificações seguem abaixo:

205º óbito: mulher, 62 anos, residente em Salvador, comorbidades diabetes e doença cardiovascular crônica. Foi a óbito dia 09/05, em hospital da rede pública.

206º óbito: homem, 67 anos, residente em Salvador, comorbidade doença cardiovascular crônica. Foi a óbito dia 10/05, em hospital filantrópico.

207º óbito: homem, 39 anos, residente em Salvador, comorbidade paralisia cerebral. Foi a óbito hoje, dia 11/05, em hospital filantrópico.

208º óbito: homem, 61 anos, residente em Salvador, comorbidade diabetes e doença cardiovascular. Foi a óbito dia 08/05, em hospital da rede pública.

209º óbito: homem, 75 anos, residente em Salvador, comorbidades insuficiência renal aguda e doença cardíaca. Foi a óbito dia 03/05, em hospital da rede pública.

210º óbito: mulher, 80 anos, residente em Salvador, comorbidades hipertensão arterial e doença neurológica. Foi a óbito hoje, dia 11/05, em hospital filantrópico.

211º óbito: homem, 78 anos, residente em Salvador, sem comorbidades. Foi a óbito dia 06/05, em unidade da rede púbica.

212º: homem de 73 anos, residente em Salvador. Comorbidades: Doença do Sistema Nervoso Central. Foi a óbito no dia 05/05 em um hospital público de Salvador.

213º: mulher de 57 anos, residente em Salvador. Comorbidades: Paralisia Cerebral. Foi a óbito no dia 06/05 em um hospital público da capital.

214º: mulher de 54 anos, residente em Jacobina. Comorbidades: diabetes. Hipertensão arterial e obesidade. Foi a óbito no dia 09/05 em um hospital público de Salvador.

Ressaltamos que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Outras informações em saude.ba.gov.br/coronavirus.

Excepcionalmente, o boletim com o detalhamento dos casos por município não será publicado nesta data.

De acordo com a nota técnica n° 54 (disponível em  saude.ba.gov.br/coronavirus), as unidades de saúde devem realizar a coleta de amostras somente quando o caso suspeito de Covid-19 se enquadrar nos critérios abaixo:
1. Pacientes internados com suspeita de COVID-19;
2. Pacientes com síndrome respiratória aguda grave (SRAG);
3. Profissionais de saúde com síndrome gripal suspeitos de COVID-19, ou contactantes de casos confirmados de COVID-19 mesmo assintomáticos;
4. Pacientes que foram a óbito com suspeita de COVID-19 cuja coleta não pôde ter sido realizada em vida;
5. Pessoas com febre, suspeitas de infecção, triadas nos aeroportos, portos e nas estradas.
Observação: pacientes que não se enquadrem nas situações acima não têm indicação para coleta de amostras.

Definição de caso suspeito de coronavírus (Covid-19):
Definição 1 – Síndrome Gripal (SG): indivíduo com quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, mesmo que relatada, acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade respiratória.
– Em crianças (menos de 2 anos de idade): considera-se também obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico.
– Em idosos: a febre pode estar ausente. Deve-se considerar também critérios específicos de agravamento como sincope, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e inapetência.
Definição 2 – Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG): Síndrome Gripal que apresente dispneia/desconforto respiratório ou pressão persistente no tórax ou saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente ou coloração azulada dos lábios ou rosto.
– Em crianças: além dos itens anteriores, observar os batimentos de asa de nariz, cianose, tiragem intercostal, desidratação e inapetência.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

PRF resgata e socorre ave silvestre atropelada na BR 242

Terça-feira, 12 de Maio de 2020 / Bahia

O gavião carijó estava com a asa lesionada e foi resgatado pela equipe da PRF e levado para uma clínica veterinária para receber os primeiros atendimentos.

Nesta segunda-feira (11), equipe da PRF encontrava-se fiscalizando trecho da BR 242, em Itaberaba (BA), na Chapada Diamantina, quando se aproximou um cidadão apresentando uma ave silvestre que se encontrava em situação de risco na rodovia.

O gavião carijó apresentava sinais de fratura na asa, o que o impedia de voar. O homem disse aos policiais que o animal havia sido atropelado na rodovia.

Os policiais verificaram a gravidade da situação e socorreram o animal. Após acalmá-lo, levaram o gavião a uma clínica veterinária especializada, onde recebeu atendimento voluntário dos profissionais.

Em seguida, a ave de rapina foi encaminhada para o viveiro da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Itaberaba, onde passará por exame médico veterinário para determinar sua condição de saúde. Quando estiver saudável será devolvido a seu habitat natural.

Animais silvestres são encontrados com bastante frequência na rodovia. Muitas vezes em situações de risco, principalmente atropelamentos. A PRF recomenda atenção redobrada aos motoristas, sobretudo à noite quando a visibilidade é reduzida. Ao avistar animais na pista, reduza a velocidade e jamais buzine, para não assustá-los.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

COVID 19 - Encomendas não entregues em comércio podem ser retiradas nas agências

Terça-feira, 12 de Maio de 2020 / Bahia

Comerciantes e empreendedores que aguardam a entrega de encomendas nas lojas físicas, mas que estão com os estabelecimentos temporariamente fechados, por força de decretos estaduais e municipais, podem ir até uma unidade dos Correios para fazer a retirada do objeto.

Os Correios estão realizando a tentativa de entrega nesses locais, porém, quando não há êxito, a encomenda está sendo encaminhada e armazenada para retirada na unidade próxima ao endereço de destino.

Para saber a qual agência ou centro de distribuição a encomenda foi destinada, os clientes podem consultar o Sistema de Rastreamento de Objetos,  disponível na página e no app dos Correios. A consulta também pode ser feita em  atendimento via chat e pelo  Fale Conosco.

Medidas de prevenção - Especificamente neste período de pandemia, a empresa está reforçando o controle do fluxo de atendimento e organizando os clientes de modo a manter a distância recomendada. Há ainda o reforço nos procedimentos de limpeza e cuidados extras de higiene, além de métodos para evitar o contato físico, como a desativação de totens de senhas e o não compartilhamento de objetos.

Mais uma vez, os Correios reforçam o seu compromisso com a sociedade, nesse momento em que mais precisa. A empresa também está à disposição pela Central de Atendimento, nos telefones 3003 0100 (ligações de telefone móvel); 0800 725 0100 e 0800 725 7282 (ligações de telefone fixo); e 0800 725 0898 - (Deficiente Auditivo).


Blogbraga/Imprensa Correios

Compartilhar no Whatsapp

Mais 19 cidades baianas têm transporte suspenso; total chega a 128

Terça-feira, 12 de Maio de 2020 / Bahia

Imagem Ilustrativa

O transporte intermunicipal será suspenso em 19 cidades baianas a partir de quarta-feira (13). A decisão inclui Amargosa, Anguera, Barrocas, Cachoeira, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Dom Basílio, Irará, Irecê, Itapicuru, Itapitanga, Luís Eduardo Magalhães, Manoel Vitorino, Potiraguá, Presidente Dutra, Presidente Tancredo Neves, Santo Estevão, São Félix e Umburanas. 

Ficam suspensas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. A medida, que foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (12), tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana. 

O decreto também autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Amélia Rodrigues, Barro Preto, Catu, Ibotirama, Itamari, Mucugê, Santaluz e São José da Vitória, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de covid-19. 

Cidades com transporte suspenso

No total, a Bahia possui 128 municípios com restrição no transporte. São eles: Abaíra, Aiquara, Alagoinhas, Amargosa, Anguera, Aracatu, Arataca, Barra do Choça, Barreiras, Barrocas, Boa Vista do Tupim, Buerarema, Cachoeira, Caetanos, Caldeirão Grande, Camacã, Camaçari, Camamu, Campo Alegre de Lourdes, Canavieiras, Candeias, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Castro Alves, Coaraci, Conceição do Coité, Coração de Maria, Cruz das Almas, Curaçá, Dário Meira, Dias D'Ávila, Dom Basílio, Eunápolis, Feira de Santana, Gandu, Governador Mangabeira, Guaratinga, Ibicaraí, Ibirapitanga, Ibirataia, Ilhéus, Ipiaú, Irará, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itacaré, Itagibá, Itajuípe, Itaparica, Itapé, Itapetinga, Itapicuru, Itapitanga, Itatim, Ituberá, Jacobina, Jaguarari, Jequié, Jitaúna, Juazeiro, Jussari, Jussiape, Laje, Lajedo do Tabocal, Lauro de Freitas, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Madre de Deus e Manoel Vitorino.

Também estão com transporte suspenso: Maracás, Maragogipe, Maraú, Mata de São João, Morpará, Nazaré, Nilo Peçanha, Nordestina, Nova Soure, Nova Viçosa, Oliveira dos Brejinhos, Paramirim, Pau Brasil, Paulo Afonso, Pilão Arcado, Pojuca, Porto Seguro, Potiraguá, Presidente Dutra, Presidente Tancredo Neves, Rafael Jambeiro, Remanso, Retirolândia, Ribeira do Pombal, Rio Real, Salvador, Santa Bárbara, Santa Cruz Cabrália, Santa Teresinha, Santanópolis, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Santo Estevão, São Felipe, São Félix, São Francisco do Conde, São Gonçalo dos Campos, São Sebastião do Passé, Sátiro Dias, Saubara, Seabra, Serra do Ramalho, Serrinha, Serrolândia, Simões Filho, Taperoá, Teixeira de Freitas, Tucano, Ubaitaba, Ubatã, Umburanas, Una, Uruçuca, Valença, Valente, Várzea Nova, Vera Cruz e Vitória da Conquista.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Covid-19: Governador anuncia toque de recolher em Itabuna e Ipiaú

Segunda-feira, 11 de Maio de 2020 / Bahia

Em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, no início da noite desta segunda-feira (11), o governador Rui Costa anunciou que as cidades de Itabuna e Ipiaú terão toque de recolher, já a partir desta terça-feira (12). A medida conjunta do Governo da Bahia e das prefeituras dos dois municípios valerá inicialmente por 10 dias e determina a proibição de circulação de pessoas e a suspensão de qualquer atividade comercial, com exceção de farmácias, das 20h às 5h. A resolução inclui ainda o fechamento de vias com registro de fluxo intenso, mesmo durante a quarentena. 

De acordo com o governador, esta série de providências tem o intuito de reduzir drasticamente a taxa de contágio da Covid-19 nesses municípios. “Todas as medidas objetivam diminuir consideravelmente a curva de contaminação. São dez dias decisivos para mudar os números assustadores que essas cidades têm apresentado e esperamos contar com o apoio e compreensão da população”, afirmou. 

Rui contou que também discutiu com os prefeitos dos municípios a instalação de unidades de acolhimento para pacientes com sintomas leves da doença. “Essa é outra importante medida que visa isolar esses pacientes com sintomas mais brandos por 14 dias, evitando assim o contágio de familiares e vizinhos, por exemplo. Além disso, nesse período, iremos monitorar a saúde dessas pessoas, podendo agir mais rapidamente, se forem necessários cuidados intensivos”, informou. 

O governador lembrou ainda que o projeto de lei que viabiliza o pagamento de uma bolsa de R$ 500 a quem decidir se internar nas unidades de acolhimento já foi enviado para a Assembleia Legislativa (Alba). “Serão pagos R$ 250 no sétimo dia e a outra metade no décimo quarto. É importante ressaltar que o limite de bolsas pagas será o número de casos ativos da doença no município”, alertou. 


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Centros de Acolhimento para pacientes com Covid-19 começam a funcionar nesta terça; em Barreiras, o Hospital do Oeste irá atender os pacientes da região com 60 leitos, sendo 50 de UTI.

Segunda-feira, 11 de Maio de 2020 / Bahia

Foto: Ilustrativa - Ascom LEM

A partir dessa terça-feira (12), centros de acolhimento para receber pessoas com sintomas leves da Covid-19 serão abertos em Ilhéus e Itabuna, cidades que têm registrado elevado índice de transmissão do vírus. Uma bolsa de R$ 500 será paga para os infectados que aceitarem ficar por 14 dias nos locais, que estão sendo implantados em hotéis e pousadas dos municípios. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa durante entrevista a jornalistas do Sul da Bahia, nesta segunda-feira (11).

"Não é uma medida é compulsória, nós vamos convidar as pessoas que testaram positivo para o vírus e estão com sintomas leves e quem aceitar ficar nesses espaços irá receber a bolsa. O objetivo é evitar que quem já está com o vírus contamine outras pessoas e com isso vamos dar uma derrubada no crescimento da taxa de contágio. Eu conversei com os prefeitos e eles já encontraram os hotéis e pousadas onde os centros vão funcionar e, a partir de amanhã, já vamos começar a convidar as pessoas", afirmou o Rui.

O governador anunciou também que será adotado maior rigor nas ações de fiscalização do cumprimento dos decretos de funcionamento do comércio e circulação de pessoas. "Eu propus ao prefeito de Itabuna, que tem registrado um crescimento assustador no número de casos, que ampliasse o número dos grupos que estão fiscalizando as atividades comerciais. Vamos reforçar o apoio da Polícia Militar (PM). Quem for pego irá para a delegacia e um processo será aberto".

Para lutar contra o avanço do vírus na região, o Governo do Estado inaugurou uma unidade de Atendimento Covid-19 no Centro de Convenções de Ilhéus, integrando uma estrutura que já conta com os Hospitais da Costa do Cacau e o Hospital de Ilhéus, totalizando em 150 leitos de UTI. Além disso, a cidade aguarda o credenciamento de mais 13 leitos no Hospital São José e outros 30 na montagem de um hospital de campanha. Em Itabuna, estão sendo oferecidos 40 leitos no Hospital Calixto Midlej, 13 leitos infantis no Hospital Manuel Novaes. Mais 48 leitos estão sendo implantados no Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães.

Tecnologia

Durante a entrevista, Rui reforçou que a tecnologia também é outro importante aliado dos governos no combate ao novo coronavírus. O governador sugeriu que as pessoas busquem orientações e informações nas plataformas do Tele Coronavírus pelo telefone 155 e Monitora Covid na loja de aplicativos da Google Play Store. Com isso, o Estado tem mais ferramentas de gestão, monitoramento e maior velocidade e precisão no atendimentos dos casos da doença. "Lembre: se for sair, saia de máscara e use o aplicativo Monitora Covid, no seu celular, ou ligue para o número 155 para tirar dúvida", recomendou o governador.

Estrutura 

A estrutura que está sendo implantada pelo Governo do Estado conta com 2.685 leitos de referência entre clínicos e UTIs, adultos e pediátricos. São 1.428 leitos na capital e 1257 no interior. Na região sudoeste, o Governo do Estado contratou 40 leitos do Hospital das Clínicas (HCC), em Vitória da Conquista, para atendimento de pessoas contaminadas, duplicando a capacidade da estrutura já oferecida para o atendimento da região com 41 leitos no Hospital Geral de Vitória da Conquista e outros seis no Hospital Geral de Guanambi. Em Barreiras, o Hospital do Oeste irá atender os pacientes da região com 60 leitos, sendo 50 de UTI.

Na região metropolitana, Lauro de Freitas conta com 301 vagas, sendo 91 de UTI. A maior contribuição será do Hospital Metropolitano, cuja abertura será ainda nesse mês, com 191 leitos. O município de Feira de Santana totaliza 160 vagas, que estarão distribuídas entre o Hospital da Criança, o Hospital Geral Clériston Andrade e o Hospital Mater Dei. Já em Seabra, o Hospital Regional da Chapada está dedicando 37 leitos, sendo quatro UTIs e 33 leitos clínicos.

Somam-se à estrutura 285 leitos para atender pacientes de baixa complexidade, que não tenham coronavírus. As unidades localizadas na capital baiana e São Félix são fundamentais para absorver os pacientes dos hospitais gerais. As unidades só receberão pacientes por meio da Central Estadual de Regulação.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Bahia registra 5.774 casos confirmados de Covid-19 e 204 óbitos

Segunda-feira, 11 de Maio de 2020 / Bahia

A Bahia registrou 5.774 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). Considerando o número de 1.418 pacientes recuperados e 204 óbitos, 4.152 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.

O boletim epidemiológico registra 10.864 casos descartados e 20.313 notificações. Até o momento, 641 profissionais de saúde tiveram diagnóstico positivo para Covid-19. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

Óbitos

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 204 mortes pelo novo coronavírus em 37 municípios. Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até as 12 horas desta segunda (11). As últimas notificações seguem abaixo:

203° óbito: homem de 40 anos, residente em Juazeiro, com histórico de doença respiratória crônica. O paciente estava internado em um hospital público no município de Juazeiro, vindo a falecer no último sábado (9).

204° óbito: homem de 76 anos, residente em Salvador, com histórico de doença cardiovascular crônica. O paciente estava internado em um hospital público na capital, vindo a falecer ontem (10).


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

Pirelli faz doação de 1.400 pneus à Bahia para ajudar no combate ao Covid-19

Segunda-feira, 11 de Maio de 2020 / Bahia

A Pirelli fez a doação de 1.400 pneus ao Estado da Bahia para serem utilizados em veículos que estão sendo empregados no combate à Covid-19. A doação foi recebida nesta segunda-feira (11) pela Secretaria da Administração (Saeb), no Almoxarifado Central do Estado, na Mata Escura, e no Almoxarifado do Estado na cidade de Feira de Santana. 

Os pneus vão equipar as ambulâncias, os veículos de assistência pública sanitária e os meios de socorro utilizados pelas estruturas e pelas instituições empenhadas na luta contra o coronavírus na Bahia.

“O Estado da Bahia tem empreendido diversas ações para combater o avanço da pandemia e tem contado com a colaboração de diversas empresas com a doação de insumos que fortalecem o combate ao novo Coronavírus na Bahia”, ressaltou o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.

O Almoxarifado Central vai distribuir os pneus aos órgãos públicos do Estado que estão na linha de frente do combate à Covid-19. “A doação da Pirelli é muito bem vinda nesse momento em que todos precisamos unir esforços para enfrentar a pandemia”, agradeceu o secretário estadual da Administração, Edelvino Góes.   

Além da Bahia, também foram contemplados os estados de São Paulo e Rio Grande do Sul, locais onde a empresa conta com unidades produtivas no Brasil. Ao todo, foram fornecidos oito mil pneus, distribuídos de forma proporcional tendo em vista a população de todos os três estados.

A iniciativa, que se soma às demais já empreendidas pela Pirelli em diversos países do mundo, chega com a intenção de ser um sinal tangível da forte ligação que a empresa nutre com o povo brasileiro, por um país em que opera há mais de noventa anos e com o qual compartilha valores, cultura e tradições.

Cesar Alarcon, CEO e vice-presidente da Pirelli na América do Sul, declarou: “Pirelli priorizou a saúde dos funcionários e de toda a comunidade desde o princípio. Hoje, deseja expressar esta proximidade e oferecer suporte a todas as Instituições empenhadas no combate à disseminação do vírus e na cura das pessoas. Neste momento tão difícil nos sentimos, mais do que nunca, brasileiros no Brasil”.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: Convocação de médicos para atuar em UTIs de unidades Covid-19

Segunda-feira, 11 de Maio de 2020 / Bahia

Imagem de divulgação

Para auxiliar na assistência durante o combate à pandemia causada pelo novo coronavírus, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) convoca médicos de todo o Brasil interessados em atuar nas UTIs das unidades de referência e retaguarda para a Covid-19 em território baiano. A inscrição deve ser feita até o dia 18 de maio. Serão 400 vagas distribuídas entre diaristas, plantonistas e coordenação, com início imediato.

A convocação visa médicos com experiência, sendo especialistas nas áreas de medicina intensiva, anestesiologia, pneumologia, cardiologia, cirurgia, clínica médica ou especialidades afins. Os dados servirão para a formação de um cadastro de especialistas e as vagas abrangem todo o território do estado da Bahia.

As contratações se farão através das Organizações Sociais gestoras das unidades hospitalares ou por empresas. Os interessados devem preencher um formulário de cadastro e poderão obter informações referentes a esta chamada por meio do e-mail medicocovid@saude.ba.gov.br.

Para acessar o formulário, clique aqui.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

Bahia ultrapassa 200 mortes pelo coronavírus e registra 5.558 casos confirmados da doença

Segunda-feira, 11 de Maio de 2020 / Bahia

A Bahia registra 5.558 casos confirmados de Covid-19, o que representa 27,66% do total de casos notificados no estado. Considerando o número de 1.391 pacientes recuperados e 202 óbitos, 3.965 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.​

Os casos confirmados ocorreram em 171 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (66,05%).  Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes foram Ipiaú (2.441,52), Uruçuca (2.095,62), Ilhéus (1.792,68), Itabuna (1.538,30) e Salvador (1.277,70).​

O boletim epidemiológico registra 10.864 casos descartados e 20.097 notificações em toda a Bahia. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.​

Taxa de ocupação​

Na Bahia, dos 888 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19, 444 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 50%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 422 leitos exclusivos para o coronavírus, 229 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 54,3%. Cabe ressaltar que o número de leitos é flutuante, representando o quantitativo exato de vagas disponíveis no dia. Intercorrências com equipamentos, rede de gases ou equipes incompletas, por exemplo, inviabilizam a disponibilidade do leito. Ressalte-se que novos leitos são abertos progressivamente mediante o aumento da demanda.​

Exames​

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) realizou 26.059 exames do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro para identificar o genoma viral do coronavírus, no período de 1° de março a 10 de maio de 2020. Atualmente, 3.407 amostras estão em análise laboratorial e os exames são liberados em até 48 horas.​

Óbitos​

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 202 mortes pelo novo coronavírus em 37 municípios. Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até as 17 horas deste domingo (10). As últimas notificações seguem abaixo:​
199° óbito: homem de 36 anos, residente em Porto Seguro, sem histórico de comorbidades. O paciente estava internado em um hospital público no município de Porto Seguro, vindo a falecer ontem (9).​
200° óbito: mulher de 50 anos, residente em São Sebastião do Passé, sem histórico de comorbidades. A paciente estava internada em um hospital público no município de residência, vindo a falecer em 7 de maio.​
​201° óbito: homem de 47 anos, residente em Itabuna, com histórico de diabetes, hipertensão e doença cardiovascular. O paciente estava internado em um hospital público no município de residência, vindo a falecer em 5 de maio.​
202° óbito: homem de 50 anos, residente em Uruçuca, sem histórico de comorbidades. O paciente foi atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento para Covid-19 no município de Ilhéus em 7 de maio, vindo a falecer no mesmo dia.​

Faixa etária​

Quanto ao sexo dos casos confirmados, 57,06% foram do sexo feminino. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 25,39% do total. O coeficiente de incidência por 1.000.000 de habitantes foi maior na faixa etária de 80 anos ou mais (704,41/1.000.000 habitantes), indicando que o risco de adoecer foi maior nesta faixa etária, seguida da faixa de 30 a 39 anos (615,05/1.000.000 habitantes).​

Ressaltamos que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Outras informações em saude.ba.gov.br/coronavirus.​

Para acessar o boletim completo, com a lista de municípios com casos confirmados, clique aqui.​

De acordo com a nota técnica n° 54 (disponível em saude.ba.gov.br/coronavirus), as unidades de saúde devem realizar a coleta de amostras somente quando o caso suspeito de Covid-19 se enquadrar nos critérios abaixo:​
1. Pacientes internados com suspeita de COVID-19;​
2. Pacientes com síndrome respiratória aguda grave (SRAG);​
3. Profissionais de saúde com síndrome gripal suspeitos de COVID-19, ou contactantes de casos confirmados de COVID-19 mesmo assintomáticos;​
4. Pacientes que foram a óbito com suspeita de COVID-19 cuja coleta não pôde ter sido realizada em vida;​
5. Pessoas com febre, suspeitas de infecção, triadas nos aeroportos, portos e nas estradas.​
Observação: pacientes que não se enquadrem nas situações acima não têm indicação para coleta de amostras.​

Definição de caso suspeito de coronavírus (Covid-19):​

Definição 1 – Síndrome Gripal (SG): indivíduo com quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, mesmo que relatada, acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade respiratória.​
– Em crianças (menos de 2 anos de idade): considera-se também obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico.​
– Em idosos: a febre pode estar ausente. Deve-se considerar também critérios específicos de agravamento como sincope, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e inapetência.​

Definição 2 – Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG): Síndrome Gripal que apresente dispneia/desconforto respiratório ou pressão persistente no tórax ou saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente ou coloração azulada dos lábios ou rosto.​
– Em crianças: além dos itens anteriores, observar os batimentos de asa de nariz, cianose, tiragem intercostal, desidratação e inapetência.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

Bahia registra 5.546 casos confirmados e 198 óbitos de Covid-19

Domingo, 10 de Maio de 2020 / Bahia

A Bahia registrou 5.546 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). Considerando o número de 1.384 pacientes recuperados e 198 óbitos, 3.964 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.

O boletim epidemiológico registra 10.864 casos descartados e 20.085 notificações. Até o momento, 623 profissionais de saúde tiveram diagnóstico positivo para Covid-19. A redução de 23 casos em relação ao último boletim justifica-se pela identificação de pacientes em duplicidade no momento da integração das diversas bases de dados.

Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

Óbitos

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 198 mortes pelo novo coronavírus nos seguintes municípios: Adustina (1); Água Fria (1); Araci (1); Belmonte (1); Buerarema (3); Camaçari (3); Capim Grosso (3); Catu (1); Coaraci (1); Feira de Santana (2); Gandu (1); Gongogi (2); Ibirataia (1); Ilhéus (11); Ipiaú (2); Itabuna (6); Itagibá (1); Itapé (1); Itapetinga (2); Jequié (2); Jitaúna (1); Juazeiro (1); Lauro de Freitas (5); Maraú (1); Nilo Peçanha (1); Paramirim (1); Ribeira do Pombal (1); Salvador (128); São Francisco do Conde (1); Ubaitaba (1); Uruçuca (4); Utinga (1); Vera Cruz (1); Vereda (1) e Vitória da Conquista (4). Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até as 12 horas deste domingo (10).

197° óbito: mulher de 80 anos, residente em Paramirim, com histórico de doença pulmonar. A paciente estava internada em um hospital público no município de Vitória da Conquista, vindo a falecer ontem (9).

198° óbito: homem de 67 anos, residente em Salvador, sem histórico de comorbidades. O paciente estava internado em um hospital público na capital baiana, vindo a falecer em 7 de maio.

Ressaltamos que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Outras informações em saude.ba.gov.br/coronavirus.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

Empresa entrega 10 mil máscaras de TNT para o combate ao Coronavírus na Bahia

Domingo, 10 de Maio de 2020 / Bahia

O Estado da Bahia recebeu nesta sexta-feira (08) a doação de 10 mil máscaras de TNT, da empresa de colchões Reconflex. As unidades vão reforçar o estoque de máscaras destinadas para os profissionais de Saúde que estão na linha de frente no combate ao novo Coronavírus.

O secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, destaca que a doação fortalece a força-tarefa coordenada pelas secretarias do Planejamento (Seplan) e de Desenvolvimento Econômico (SDE), destinada a conter o avanço da pandemia. “Ao longo desta guerra contra o novo Coronavírus, estamos recebendo doações importantes que ampliam a ação do estado. Portanto temos que agradecer à Reconflex por esta importante colaboração”.

Para o vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico, o reforço que o Estado tem recebido, com as doações das empresas privadas, é sinal de responsabilidade social e humana dos investidores: "Estamos todos juntos, porque salvar vidas é o investimento mais importante neste momento. E todos nós, governo e população baiana, somos gratos pelo apoio".

“Esta doação é uma forma que encontramos para colaborar com o reforço da luta contra esta doença”, ressalta Thayse Mendonça, diretora de Marketing da Reconflex. A empresa possui unidades fabris em Santo Antônio de Jesus (BA) e Caruaru (PE), sendo especializada na fabricação de colchões e travesseiros, com atuação há 27 anos no mercado.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Governo da Bahia abre inscrições para os médicos interessados em atuar nas UTIs das unidades Covid-19

Domingo, 10 de Maio de 2020 / Bahia

Os médicos de todo o Brasil interessados em atuar nas UTIs das unidades de referência e retaguarda para o coronavírus (Covid-19) em território baiano, devem se inscrever até 31 de maio, por meio do site da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (www.saude.ba.gov.br/medicocovid19). São 400 vagas distribuídas entre diaristas, plantonistas e coordenação, com início imediato.

A convocação visa médicos com experiência, sendo especialistas nas áreas de medicina intensiva, anestesiologia, cirurgia, pneumologia, clínica médica, cardiologia, nefrologia, infectologia e áreas afins. As vagas abrangem todo o território do estado da Bahia.

As contratações se farão através das Organizações Sociais gestoras das unidades hospitalares ou por empresas.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

24ª CIPM INICIOU NESTA SEXTA-FEIRA,08 DE MAIO, OPERAÇÃO ESPECIAL PARA FISCALIZAR DECRETO ESTADUAL QUE PROÍBE TRANSPORTE INTERMUNICIPAL DE PASSAGEIROS EM JACOBINA

Sábado, 09 de Maio de 2020 / Bahia

BARES DA SEDE E DOS DISTRITOS SERÃO TAMBÉM FORTEMENTE FISCALIZADOS. SERÃO FECHADOS DIARIAMENTE ÁS 14 HS.

 Na noite desta sexta-feira 08 de maio, a 24ª CIPM deu início a uma Operação Especial para fiscalizar e proceder com o cumprimento do Decreto Estadual Nº 19.681 DE 07 DE MAIO DE 2020 (http://diarios.egba.ba.gov.br/html/_DODia/DO_frm0.html) onde passa a proibir o transporte intermunicipal de passageiros também em Jacobina.

Esta Operação tem o apoio de prepostos do SMTT, Guarda Civil Municipal e permanecerá comandada diretamente pelo Major Flailton Oliveira, Comandante da PM local. Na Operação os PMs estão orientando toda população a importância do isolamento social e o perigo que representa as aglomerações.

O Comando da PM também intensificará a fiscalização em todos os bares e restaurantes da Cidade sede e seus Distritos, os quais só poderão funcionar impreterivelmente até às 14h. A Operação também se estenderá na fiscalização de aglomeração em campos de futebol e quadras poliesportivas em todo município.

“É bem claro que a proliferação do COVID-19 está aumentando em nossa região, porém não vamos desistir no combate a esta Pandemia Mundial. A 24ª CIPM continuará firme e a postos 24 horas por dia, para garantir o cumprimento ao Decreto Estadual, no intuito de servir e proteger a sociedade. NADA RESISTE AO TRABALHO!” Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM.

 "PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"

 Jacobina, 09 de maio de 2020.

Vitor Costa - Subtenente PM

Chefe do Setor de Comunicação Social/Porta Voz do Comando

 

INSTAGRAM: https://instagram.com/24cipm?igshid=h8t25x89o29k

FACEBOOK: https://www.facebook.com/24cipmba/


Blogbraga/24ª CIPM - JACOBINA/BA

Compartilhar no Whatsapp

Bahia registra 4.818 casos confirmados e 183 óbitos de Covid-19

Sábado, 09 de Maio de 2020 / Bahia

A Bahia registra 4.818 casos confirmados de Covid-19, o que representa 24,95% do total de casos notificados no estado. Considerando o número de 1.286 pacientes recuperados e 183 óbitos, 3.349 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.

Os casos confirmados ocorreram em 158 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (64,94%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes são Ipiaú (2.223,53), Ilhéus (1.706,43), Uruçuca (1.657,00), Itabuna (1.336,63) e Coaraci (1.118,11).

O boletim epidemiológico registra 10.864 casos descartados e 19.307 notificações em toda a Bahia. Esses dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

Taxa de ocupação

Na Bahia, dos 888 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19, 446 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 50%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 422 leitos exclusivos para o coronavírus, 235 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 55,7%. 

Cabe ressaltar que o número de leitos é flutuante, representando o quantitativo exato de vagas disponíveis no dia. Intercorrências com equipamentos, rede de gases ou equipes incompletas, por exemplo, inviabilizam a disponibilidade do leito. Ressalte-se que novos leitos são abertos progressivamente mediante o aumento da demanda.

Exames

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) realizou 24.557 exames do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro para identificar o genoma viral do coronavírus, no período de 1° de março a 8 de maio de 2020. Atualmente, 2.944 amostras estão em análise laboratorial e os exames são liberados em até 48 horas.

Óbitos

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) contabiliza 183 mortes pelo novo coronavírus nos seguintes municípios: Adustina (1); Água Fria (1); Araci (1); Belmonte (1); Buerarema (3); Camaçari (2); Capim Grosso (3); Catu (1); Coaraci (1); Feira de Santana (2); Gandu (1); Gongogi (2); Ibirataia (1); Ilhéus (10); Ipiaú (2); Itabuna (6); Itagibá (1); Itapé (1); Itapetinga (2); Jequié (1); Juazeiro (1); Lauro de Freitas (5); Maraú (1); Nilo Peçanha (1); Ribeira do Pombal (1); Salvador (118); São Francisco do Conde (1); Ubaitaba (1); Uruçuca (4); Utinga (1); Vera Cruz (1); Vereda (1) e Vitória da Conquista (4). Esses números contabilizam todos os registros de janeiro até as 17 horas desta sexta-feira (8).

171º óbito: homem de 66 anos, residente em Salvador, com histórico de diabetes e doença cardiovascular crônica. O paciente estava internado em um hospital público na capital baiana, vindo a falecer no dia 30/04.

172º óbito: mulher de 76 anos, residente em Salvador, com histórico de hipertensão e doença cardiovascular crônica. A paciente estava internada em uma unidade pública de saúde na capital baiana, vindo a falecer na última segunda (4).

173º óbito: homem de 43 anos, residente em Salvador, sem comorbidades. O paciente estava internado em um hospital municipal na capital baiana, vindo a falecer no dia 27/04.

174º óbito: mulher de 72 anos, residente em Salvador, com histórico de hipertensão. A paciente estava internada em uma unidade pública de saúde na capital baiana, vindo a falecer no dia 22/04.

175º óbito: homem de 54 anos, residente em Salvador, com histórico de hipertensão. O paciente estava internado em um hospital privado na capital baiana, vindo a falecer ontem (7).

176º óbito: mulher de 33 anos, residente em Salvador, com histórico de obesidade. A paciente estava internada em um hospital municipal na capital baiana, vindo a falecer no último sábado (2).

177º óbito: mulher de 54 anos, residente em Salvador, sem comorbidades. A paciente estava internada em uma unidade de saúde na capital baiana, vindo a falecer na última sexta (1).

178º óbito: homem de 78 anos, residente em Salvador, sem comorbidades. O paciente estava internado em um hospital municipal na capital baiana, vindo a falecer no dia 28/04.

179º óbito: homem de 44 anos, residente em Salvador, com histórico de obesidade. O paciente estava internado em uma unidade de saúde na capital baiana, vindo a falecer no último domingo (3).

180º óbito: mulher de 74 anos, residente em Salvador, sem comorbidades. A paciente estava internada em um hospital municipal na capital baiana, vindo a falecer no dia 30/04.

181º óbito: mulher de 86 anos, residente em Salvador, com histórico de doença respiratória crônica. A paciente estava internada em uma unidade de saúde na capital baiana, vindo a falecer no dia 15/04.

182º óbito: homem de 79 anos, residente em Salvador, sem comorbidades. O paciente estava internado em um hospital municipal na capital baiana, vindo a falecer ontem (7).

183º óbito: homem de 64 anos, residente em Salvador, com histórico de diabetes. O paciente estava internado em uma unidade de saúde na capital baiana, vindo a falecer no último domingo (3).

Faixa etária

Quanto ao sexo dos casos confirmados, 51,12% foram do sexo feminino. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 25,01% do total. O coeficiente de incidência por 1.000.000 de habitantes foi maior na faixa etária de 80 anos ou mais (644,72/1.000.000 habitantes), indicando que o risco de adoecer foi maior nesta faixa etária, seguida da faixa de 30 a 39 anos (525,26/1.000.000 habitantes).

A Sesab ressalta os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. O boletim completo, com a lista de municípios com casos confirmados, está disponível no site da Sesab. 


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

Produção de máscaras por pequenos empreendimentos movimenta economia na Bahia

Sábado, 09 de Maio de 2020 / Bahia

A produção de máscaras faciais é uma oportunidade de renda para os 603 empreendimentos habilitados por edital do Governo do Estado. Mais de 5 milhões de máscaras estão sendo produzidas por associações, cooperativas e pequenas empresas de toda a Bahia. Deste total, 1 milhão de máscaras já foi distribuído pelo Governo do Estado para ajudar a combater a pandemia do novo Coronavírus.

O edital, que resultou em um catálogo eletrônico, foi lançado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com as secretarias do Planejamento (Seplan) e de Desenvolvimento Econômico (SDE).

O secretário da SDR, Josias Gomes, considera a ação resultado da preocupação permanente do Governo da Bahia em promover alternativas que protejam a população: “É preciso que cada um faça seu papel nesta luta contra a Covid-19. Nós, da SDR, estamos unindo esforços para enfrentarmos essa pandemia. E é uma das nossas ações para gerar renda para os pequenos empreendimentos, promovendo a produção de uma proteção tão necessária neste momento, as máscaras”.

A Cooperativa Rede de Produtoras da Bahia (Cooperede), com sede no município de Feira de Santana, é um dos empreendimentos habilitados pelo edital. A Cooperede está produzindo 2 milhões de máscaras, por meio de contrato com a CAR/SDR. Para atender a essa demanda, a cooperativa está envolvendo 500 mulheres dos territórios do Portão do Sertão, Sisal, Bacia do Jacuípe, Recôncavo, Nordeste II e Região Metropolitana. 

A coordenadora geral da Cooperede, Maria Nilza da Conceição, destaca que o contrato foi muito importante para o fortalecimento do empreendimento neste momento de crise. “Essa foi uma grande oportunidade para as mulheres que estavam paradas e sem perspectiva, e, agora, contam com uma renda. O benefício disso vai além da questão econômica, pois traz a essas mulheres ocupação para a mente, que também é importante neste momento em que precisamos estar isolados”.
 
Outro empreendimento que está a todo vapor com a produção é o Costura Solidária Sustentável, da Península de Itapagipe, em Salvador, vinculado à Cooperativa Central de Agricultura Familiar, Reforma Agrária, de Trabalho e de Economia Solidária Urbana e Rural (Coopercentral). A encomenda inicial foi de 3 mil máscaras. 

Segundo a representante do grupo de costureiras, Carine Nascimento, essa foi a única alternativa de renda para muitas mulheres. “Os empreendimentos de economia solidária estavam em grande aperto neste período, pois não temos consumidores para os nossos produtos. Com a produção de máscaras, mulheres negras, de periferias, e chefes de família voltaram a levar o sustento para suas casas”. 

De acordo com o secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, o Governo do Estado está preparando novos insumos para a produção de outros 5 milhões de máscaras, entre os dias 20 e 25 deste mês, o que totalizará 10 milhões de unidades. “Com a produção das máscaras, o Governo da Bahia gera renda para milhares de famílias, ao tempo em que a distribuição em massa amplia a proteção das pessoas contra o Coronavírus”, afirma Pinheiro.

Catálogo eletrônico

O catálogo com os 603 empreendimentos habilitados no edital público está disponível para toda a população nos sites da CAR (www.car.ba.gov.br) e da SDR (www.sdr.ba.gov.br). Como forma de otimizar a divulgação dos empreendimentos habilitados, o catálogo foi enviado para prefeituras municipais, secretarias e órgãos do estado da Bahia, empresas e organizadores de campanhas de uso de máscaras. 

No catálogo constam nome, localização, formas de contato, tudo o que é necessário para encomendar as máscaras. E está dividido por Território de Identidade, para facilitar a encomenda.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Bahia registra 4.745 casos confirmados de Covid-19 e 170 óbitos

Sexta-feira, 08 de Maio de 2020 / Bahia

A Bahia registra 4.745 casos confirmados de Covid-19. Considerando o número de 1.144 pacientes recuperados e 170 óbitos, 3.431 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.

O boletim epidemiológico registra 10.712 casos descartados e 19.132 notificações. Até o momento, 328 profissionais de saúde tiveram diagnóstico positivo para Covid-19. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais. Na oportunidade, diferente do informado no boletim divulgado ontem (7), às 17h, não há casos confirmados no município de Serrolândia. O aprofundamento da investigação apontou que o paciente é residente no município de Valente.

Óbitos

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 170 mortes pelo novo coronavírus nos seguintes municípios: Adustina (1); Água Fria (1); Araci (1); Belmonte (1); Buerarema (3); Camaçari (2); Capim Grosso (3); Catu (1); Feira de Santana (2); Gandu (1); Gongogi (2); Ibirataia (1); Ilhéus (10); Ipiaú (2); Itabuna (6); Itagibá (1); Itapé (1); Itapetinga (2); Jequié (1); Juazeiro (1); Lauro de Freitas (5); Maraú (1); Nilo Peçanha (1); Ribeira do Pombal (1); Salvador (103); São Francisco do Conde (1); Ubaitaba (1); Uruçuca (4); Utinga (1); Vereda (1); Vera Cruz (1); Vitória da Conquista (4). Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até as 12 horas desta sexta-feira (8).

166º óbito: homem de 67 anos, residente em Salvador, com histórico de doença cardiovascular. O paciente estava internado em um hospital público da capital baiana, vindo a falecer em 05 de maio.

167º óbito: homem de 89 anos, residente em Capim Grosso, sem histórico de comorbidades. O paciente foi atendido na UPA do município em 06 de maio, evoluindo com a piora no quadro clínico, vindo a falecer no mesmo dia na própria unidade.

168º óbito: homem de 48 anos, residente em Salvador, com histórico de obesidade. O paciente foi atendido em uma UPA no município de Lauro de Freitas, evoluindo com a piora no quadro clínico, vindo a falecer no mesmo dia na própria unidade.

169º: homem de 63 anos, residente em Salvador, com histórico de diabetes. O paciente estava internado em um hospital público da capital baiana, vindo a falecer em 23 de abril.

170º óbito: homem de 76 anos, residente em Vera Cruz, com histórico de hipertensão e lesão renal aguda. O paciente estava internado em um hospital público na capital baiana, vindo a falecer em 05 de maio.

Ressaltamos que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. Outras informações em saude.ba.gov.br/coronavirus.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

Agricultores familiares recebem apoio do Governo do Estado para comercialização de produtos

Sexta-feira, 08 de Maio de 2020 / Bahia

A pandemia do novo coronavírus trouxe grande impacto para os empreendimentos de todo o mundo. Mas a agricultura familiar baiana segue se reinventando e se estruturando para continuar levando à mesa dos baianos alimentos de qualidade. Em todos os territórios do estado, associações e cooperativas se adaptam à nova realidade e adotam o sistema delivery como uma das estratégias de comercialização.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) permanece dando contínuo apoio a esses empreendimentos e vem divulgando, em seus meios de comunicação, as iniciativas de delivery que estão sendo realizadas em toda a Bahia. No site da secretaria (www.sdr.ba.gov.br), por exemplo, está disponibilizado um catálogo com nome e contato de empreendimentos que estão realizando entregas, tanto em Salvador como no interior baiano.

São diversos produtos que a população pode adquirir em casa, como morangos, chocolates, cafés, castanhas de caju, derivados do milho, do licuri e do umbu e diversos cortes de cordeiros e cabritos.

O secretário da SDR, Josias Gomes, destaca que a agricultura familiar tem trabalhado firme para manter a segurança alimentar e nutricional do estado: “Os agricultores familiares, organizados por associações e cooperativas, têm se reinventado para poder levar os seus produtos às pessoas. Neste momento de pandemia, mais do que nunca, devemos priorizar as compras de alimentos dos pequenos agricultores, cooperativas e comerciantes. Faça parte dos que apoiam os produtos cultivados e comercializados pelo povo!”.

A Cooperativa Regional de Alimentos (Frigbahia), ligada à Cooperativa Agroindustrial de Pintadas (Cooap), ao longo de 5 anos, fazendo comercializando seus produtos em redes de mercados de Salvador e outras capitais. O presidente da FrigBahia, Valcyr Rios, destaca que, com a pandemia, foi a hora de mudar algumas estratégias: “Neste momento em que estamos passando por esse isolamento, necessário, estamos nos reinventando e passando para uma fase nova, que é a venda eletrônica, com o delivery. Iniciamos em Salvador e Lauro de Freitas, mas a perspectiva é abrir para outros municípios”.

As carnes de caprinos são de animais criados por agricultores familiares, ligados à Cooap, que recebe o apoio da SDR, por meio do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), para qualificar a produção e impulsionar o acesso ao mercado, com produtos de qualidade.

Costela, filé, lombo, picanha e pernil estão entre os cortes nobres de caprinos, da agricultura familiar da Bahia, que já podem ser adquiridos por moradores de Salvador e Lauro de Freitas, por meio do instagram @frigbahia_finosertao e pelo whatsapp (75) 99847-4107.

Confira no site da SDR, o catálogo com informações de outras cooperativas da agricultura familiar e adquira seu produto. Comprar de quem produz em seu estado fortalece a economia local.


Blogbraga/SDR Bahia

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: Dez mil novas pistolas austríacas são entregues a servidores da SSP

Sexta-feira, 08 de Maio de 2020 / Bahia

Dez mil pistolas da marca Glock foram entregues, nesta quinta-feira (7), às polícias Militar, Civil, Técnica e ao Corpo de Bombeiros, pelo secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, em solenidade simbólica realizada na Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP), em Salvador. A entrega não reuniu servidores, apenas representantes de cada órgão que recebeu o equipamento, para não haver aglomeração e evitar a propagação da Covid-19. Na ocasião, também foram entregues seis novas viaturas, sendo quatro para a Ronda Maria da Penha, uma para a Ronda Escolar e outra para o Batalhão de Polícia Rodoviária.

Segundo Barbosa, o investimento de R$ 20,8 milhões na compra das pistolas tem o objetivo de combater a criminalidade. “É um dia muito especial para a segurança pública em geral, pois conseguimos entregar uma das pistolas consideradas mais seguras do mundo para equipar as nossas forças de segurança. Foi um longo processo para a conclusão da compra e agradecemos ao governador Rui Costa pelo recurso. A Bahia é pioneira na aquisição de um lote deste tamanho com recursos próprios".

O secretário disse que realizou uma visita à fábrica da Glock, na Áustria, onde verificou a qualidade e a durabilidade da arma e a linha de produção, além de testar o armamento. “Isso nos deu muita segurança para realizar a compra. A Polícia Militar está recebendo seis mil pistolas; a Polícia Civil e o DPT, cerca de 3,7 mil armas; e o Corpo de Bombeiros, 400. Esse é um primeiro passo para que esse armamento chegue a todo o nosso efetivo”. 

Barbosa acrescentou que a compra também tem como objetivo preservar vidas. “A intenção é preservar vidas e reduzir a criminalidade. Para isso buscamos o que há de melhor no mercado para oferecer aos nossos policiais”.


Blogbraga/SSP-BA/Repórter: Raul Rodrigues

Compartilhar no Whatsapp

Senado aprova auxílio de R$ 125 bilhões para estados e municípios; veja quanto cada município da Região de Irecê deverá receber

Sexta-feira, 08 de Maio de 2020 / Bahia

O Plenário do Senado aprovou no sábado (2) o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus (PLP 39/2020), que prestará auxílio financeiro de R$ 125 bilhões a estados e municípios para combate à pandemia da covid-19. O valor inclui repasses diretos e suspensão de dívidas. Foram 79 votos favoráveis e um voto contrário. O tema segue para a Câmara dos Deputados.

O programa vai direcionar R$ 60 bilhões em quatro parcelas mensais, sendo R$ 10 bilhões exclusivamente para ações de saúde e assistência social (R$ 7 bi para os estados e R$ 3 bi para os municípios) e R$ 50 bilhões para uso livre (R$ 30 bi para os estados e R$ 20 bi para os municípios). Além disso, o Distrito Federal receberá uma cota à parte, de R$ 154,6 milhões, em função de não participar do rateio entre os municípios. Esse valor também será remetido em quatro parcelas.

Além dos repasses, os estados e municípios serão beneficiados com a liberação de R$ 49 bilhões através da suspensão e renegociação de dívidas com a União e com bancos públicos e de outros R$ 10,6 bilhões pela renegociação de empréstimos com organismos internacionais, que têm aval da União. Os municípios serão beneficiados, ainda, com a suspensão do pagamento de dívidas previdenciárias que venceriam até o final do ano. Essa medida foi acrescentada ao texto durante a votação, por meio de emenda, e deverá representar um alívio de R$ 5,6 bilhões nas contas das prefeituras. Municípios que tenham regimes próprios de previdência para os seus servidores ficarão dispensados de pagar a contribuição patronal, desde que isso seja autorizado por lei municipal específica.

O auxílio foi aprovado na forma de um texto apresentado pelo relator, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), e que substitui a proposta original enviada pela Câmara (PLP 149/2019). Dessa forma, o Senado, como autor do projeto de lei (PLP 39/2020), terá a palavra final sobre o assunto — ou seja, caso os deputados promovam mudanças, elas terão que ser confirmadas pelos senadores.

A lista completa dos municípios que integram a Região de Irecê

América Dourada  R$ 1.452.410,83
Barra do Mendes  R$ 1.251.253,65
Barro Alto  R$ 1.347.455,33
Cafarnaum  R$ 1.663.856,00
Canarana  R$ 2.362.265,81
Central  R$ 1.558.178,54
Gentio do Ouro  R$ 1.013.727,53
Ibipeba  R$ 1.643.460,53
Ibititá  R$ 1.544.370,98
Irecê  R$ 6.584.942,30
Itaguaçu da Bahia  R$ 1.302.152,10
João Dourado  R$ 2.273.103,27
Jussara  R$ 1.379.311,99
Lapão  R$ 2.456.752,83
Morro do Chapéu  R$ 3.195.863,36
Mulungu do Morro  R$ 982.683,08
Presidente Dutra  R$ 1.366.497,13
São Gabriel  R$ 1.695.983,40
Uibaí  R$ 1.253.239,05
Xique-Xique  R$ 4.194.880,87


Blogbraga/Fonte: Agência Senado

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
AFS Neli ORIX PM Mineiros Minas Aço LH Madeiras Jaú G7 NET Polícia Civil Oeste Manutenção Oeste Beton Dupará Açaí DPVAT Barreiras DBT ASMAT Imperial Global Midori Paisagismo Contabilidade Rondon Dique Denuncia Extreme Sportime Online Celulares Sutrans Vida Farma Luz motos Guarda Municipal P&F Coyote CISO Casa da Informática Paraíba Casa do Marceneiro Odontolessa Grupo Marabá Delicia Ofertas - Hiper Santo Antonio Casa da Ferramenta