Governo da Bahia

NOTÍCIAS

ENTRADAS NO NECROTÉRIO DO DEPARTAMENTO DE POLÍCIA TÉCNICA DE BARREIRAS

Segunda-feira, 21 de Outubro de 2019 / Região

O necrotério do Departamento de Polícia Técnica de Barreiras recebeu os corpos de várias vítimas envolvendo diversos tipos de acidente que serão necropsiados e depois liberados aos familiares para o sepultamento.

Simoniz de Araújo, 40 anos de idade, natural de Brasília/DF, residente no bairro Vila Amorim em Barreiras.

Segundo registrado pela polícia, Simoniz estava sentindo forte dor de dente e teria tomado vários remédios em sequência tipo Dipirona, Buscopam, Dorsilax e Diclifenaco. Posteriormente teria passado mal, provavelmente pela reação e combinação dos medicamentos, o exame de necropsia poderá determinar a causa, e veio a óbito neste sábado (19).

-------

Adenaldo José de Santana, 40 anos de idade, natural de Pilão Arcado/BA, residia no município de Buritirama/BA.

Vítima de acidente de motocicleta, fato ocorrido na cidade de Buritirama neste sábado (19) onde foi socorrido e levado para o Hospital local. Após estabilização, e devido a gravidade foi transferido para o Hospital do Oeste em Barreiras onde passou por intervenção cirúrgica e não resistiu.

-----

Nivaldo Rocha dos Santos, 57 anos, natural de Cristópolis/BA, residia no povoado Vereda do Sapé no município de Cristópolis.

Vítima de acidente de trânsito fato ocorrido na sexta-feira (18), foi socorrido e encaminhado ao Hospital do Oeste em Barreiras. Devido a gravidade dos ferimentos, não resistiu e veio a óbito neste domingo (20).

------

Rogério Teixeira de Souza, 50 anos, natural de Oliveira dos Brejinhos/BA, residente na Rua Alto da Boa Vista no mesmo município.

Rogério deu entrada no Hospital do Oeste por uma unidade do SAMU no sábado (12), vítima de queda de sua própria altura, sofria de depressão. O exame de necropsia poderá determinar a causa. O óbito foi constatado neste domingo (20).


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

ACUSADO DE HOMICÍDIO É PRESO EM BREJO GRANDE, ZONA RURAL DE BOQUIRA

Segunda-feira, 21 de Outubro de 2019 / Região

Acusado

Neste domingo (20), por volta das 00h10, foi encontrado o corpo de uma mulher seminua na rua Descoberta em Brejo Grande, zona rural do município de Boquira-BA.

De acordo informação policial, a vítima de nome Inez Santos de Magalhães de 51 anos, foi encontrada seminua possivelmente abusada sexualmente, cujo corpo estava sem os sinais vitais. Ela apresentava lesões na região da cabeça, as quais  foram produzidas por golpes de pedradas. 

Uma Guarnição da Polícia Militar da cidade já citada, localizou o autor do crime de nome José Pereira dos Santos de 23 anos, recebeu voz de prisão e foi conduzido para  o plantão regional da DT de Ibotirama, local onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante delito.


Blogbraga/ 24ª COORPIN

Compartilhar no Whatsapp

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo em Barreiras

Segunda-feira, 21 de Outubro de 2019 / Região

No último sábado (19), por volta das 20h10, a Guarnição 8348, realizando patrulhamento na Avenida Jardim da Saudade, Bairro Vila Nova em Barreiras, avistaram um indivíduo dentro da Farmácia Vila Nova com todas características, conforme filmagens captadas de diversos assaltos no interior de vários estabelecimentos  comerciais na altura do Bairro Santa Luzia.

Diante dessas informações foi dado voz de abordagem ao indivíduo já saindo da Farmácia, encontrando com o mesmo na cintura 01(um) revólver calibre 38 da marca Taurus, oxidavel de 4 polegadas, numeração: 61810 com 2 (duas) munições intactas.

No momento, foi dada voz de prisão ao suspeito de nome Antônio Sousa Nogueira Filho, sendo o mesmo apresentado a Delegacia de Polícia para as  medidas cabíveis. 

Pessoa Apresentada
 ANTONIO SOUSA NOGUEIRA FILHO

Material apreendido
-01 REVÓLVER CALIBRE .38 da marca Taurus , oxidavel , 4 polegadas e  numeração:  61810.
-01 motocicleta de marca Yamaha /YBR 125k, placa: JQE- 6136 de cor roxa.
- 01 celular da marca Motorola, modelo moto g e 5 plus de cor prata.
01 relógio de pulso de cor preta da marca quartz .
02 pulseiras de metal.
R$ 242,00(duzentos e quarenta e dois reais em espécie). 
3 chaves de porta.

Obs: A referida motocicleta foi removida para o pátio legal por está com licenciamento atrasado.

" A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA"

PMBA a serviço da comunidade na corrente do bem!!


Blogbraga/83CIPM

Compartilhar no Whatsapp

Suspeitos por lesão corporal são presos em Barreiras

Segunda-feira, 21 de Outubro de 2019 / Região

Neste domingo (20), por volta das 09h50, uma guarnição da Polícia Militar 83 CIPM foi deslocada a Praça 24 horas em Barreiras, por determinação do Cicom para dar apoio a prepostos do SAMU que atendia uma situação de lesão corporal à pessoa de nome Leandro Conceição da Silva que encontrava-se inconsciente.

Ao chegar no local a Polícia foi informada por uma testemunha, quem foram os autores e destino tomado pelos mesmos.

Logo após em diligência os agressores foram localizados nas proximidades do Cais. Diante das evidências, todos os envolvidos foram conduzidas à delegacia para medidas cabíveis.

Pessoas apresentadas:
- Jackson Neves de Souza (Vulgo Jacobina), 32 anos;
- Gustavo Vivas Nunes, 33 anos;
- Luiz Fernando da Silva Ferreira de Souza, 29 anos;
- Gilberto Severino da Silva, 39 anos. 

83ª CIPM: A paz é fruto da Justiça.


Blogbraga/83CIPM

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: MORADORES FICAM ASSUSTADOS COM AS QUEIMADAS - HOMEM É RESGATADO PELOS BOMBEIROS

Domingo, 20 de Outubro de 2019 / Região

Sr. Francisco foi resgatado pelos bombeiros

Uma grande coluna de fumaça podia ser vista há quilômetros de distância principalmente na tarde deste sábado (19) chamando assim a atenção de todos.

Era mais uma grande queimada que lambeu uma vasta área de vegetação que se estendia desde o Jardim Vitória II, na estrada velha até às margens do Rio Grande próximo à ponte do Anel Viário.

De acordo com moradores, o primeiro fogo começou pouco antes da meia-noite de sábado (19), adentrando na madrugada. Teria começado no “Zé Marizia” chegando até próximo à ponte do Anel Viário.

Duas guarnições do Corpo de Bombeiros do 17º GBM tentaram conter o fogo, mas os fortes ventos fizeram com que as chamas se espalhassem com muita rapidez devastando uma grande área de vegetação. Gafanhotos e insetos voavam desesperados em busca de abrigo.

Sr. Francisco que mora bem próximo a área afetada pelo fogo estava tentando fazer com que o fogo não se alastrasse correndo o risco de atingir sua residência, no entanto, a rapidez com que o fogo se alastrava alimentado pela vegetação seca e fortes ventos, pegou o homem de surpresa ficando assim preso em meio ao fogo e fumaça.

Dois bombeiros correram para retirar o Sr. Francisco em meio a fumaça, fogo e calor. Ninguém se feriu. Não há como afirmar ao certo, mas tudo indica que pode ter sido incêndio criminoso.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Irecê: Morre o sanfoneiro Zé Bigode

Domingo, 20 de Outubro de 2019 / Região

Irecê – Faleceu no início da noite deste sábado (19), José Elias dos Santos, conhecido como Zé Bigode.

Zé Bigode era um dos maiores forrozeiros da região de Irecê. Ele foi vítima de um infarto. O artista ainda foi encaminhado para Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu.

Em 2017, o sanfoneiro foi homenageado pelo prefeito Elmo Vaz, quando mudou o nome do São João do Mercadão para Circuito Zé Bigode.

Natural da cidade de Triunfo, no sertão de Pernambuco, Zé Bigode chegou no estado da Bahia e depois em Irecê ainda na infância – no final da década de 1950.

Em sua página no Facebook, o prefeito Elmo Vaz lamentou. “É com enorme tristeza que Irecê se despede do querido José Elias dos Santos, o Zé Bigode, que nos deixou nesse sábado. Zé foi um símbolo da música da nossa cidade, sinônimo do forró pé-de-serra bem tocado, conhecido e admirado por todos.

Em 2017, prestamos homenagem em vida a ele, batizando um dos circuitos do São João de “Circuito Zé Bigode”.

Que Deus receba Zé Bigode com muita alegria e amor, e conforte toda a sua família nessa hora de dor e saudade”, escreveu.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Homem é detido por porte ilegal de arma de fogo em São Desidério

Domingo, 20 de Outubro de 2019 / Região

Por volta das 16h20min deste sábado (19/10/2019), uma equipe da RONDESP OESTE empregada na Operação Safra, que realizava rondas no Povoado Campo Grande, Zona Rural do município de São Desidério, procedeu com a busca pessoal em Renato B. de Oliveira de 30 anos, e encontrou em porte do abordado 01 Revólver calibre 38, marca Taurus, com 06 munições intactas.

O autor do delito e a arma de fogo foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil para adoção das medidas cabíveis..

RONDESP OESTE

"Braço forte do Oeste baiano"


Blogbraga/RONDESP OESTE

Compartilhar no Whatsapp

Codevasf capacita piscicultores e pescadores artesanais no semiárido baiano

Sábado, 19 de Outubro de 2019 / Região

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou nesta semana capacitação em beneficiamento e aproveitamento de resíduos de pescado, voltada para piscicultores e pescadores artesanais que desenvolvem atividades no lago artificial da barragem de Sobradinho. A capacitação foi promovida pela 6ª Superintendência Regional da Companhia, localizada em Juazeiro, na região Norte da Bahia.

As aulas teóricas e práticas foram realizadas na Unidade Modular de Beneficiamento de Pescado da Associação de Pescadores e Apicultores de Casa Nova (BA), e reuniram 24 homens e mulheres do município. A capacitação foi ministrada pela piscicultora Maria Aparecida Mendes, conhecida na região como Cida Pescadora em razão do trabalho que desenvolve em piscicultura familiar há mais de 20 anos.

A programação incluiu orientações sobre higiene e boas práticas de manipulação do pescado, evisceração, preparação de itens como hambúrguer de peixe (fishburguer), filé de tilápia, espetinho (ou kafta) e caldo de peixe, assim como sobre transformação de resíduos em matéria prima para alimentação de animais e noções de regulamentação, embalagem e comercialização de produtos.

“A capacitação também deverá ser realizada nas cidades de Curaçá e Sobradinho nos próximos meses, com o objetivo de oferecer aos participantes alternativas para agregar valor ao pescado que produzem e comercializam, além de aproveitar as sobras da produção, que antes eram descartadas, para a obtenção de subprodutos que possam ter valor comercial, como a farinha de peixe, o óleo retirado das vísceras e o couro, que já tem seu lugar no mercado artesanal”, afirma Marcel Assunção, engenheiro de pesca da Codevasf que acompanha a realização do curso.

“O aproveitamento das sobras de uma filetagem do peixe, por exemplo, que antes eram descartadas sem controle adequado, podem servir de matéria prima para a composição de novos subprodutos para comercialização, o que pode aumentar a renda familiar”, acrescenta Assunção.

A capacitação em beneficiamento e aproveitamento de pescado foi promovida pela Unidade de Desenvolvimento Territorial – vinculada à Gerência Regional de Revitalização – da Codevasf em Juazeiro. Ao final do curso foi realizada uma feirinha para exibição dos produtos. No encerramento das aulas houve entrega de certificados e degustação para convidados.

Novos produtos

Maria Aparecida, a Cida Pescadora, é responsável pelo desenvolvimento de produtos oriundos da piscicultura e da pesca artesanal, muitos deles voltados para comercialização em supermercados e bares e composição de merenda escolar, como o biscoito produzido com farinha de tilápia e vendido em forma de peixe. Segunda Cida, o produto atrai a atenção e a preferência das crianças. O biscoito é rico em cálcio, fósforo, ferro, proteínas e ômega 3. O defumado e a farinha feita com espinha do peixe são outros produtos que ela desenvolveu e que já possuem certificação sanitária.

A relação de Cida com a Codevasf começou com a implantação de um projeto de piscicultura no lago artificial da barragem da hidrelétrica de Sobradinho no final da década de 1990. A alagoana foi uma das integrantes do primeiro grupo de homens e mulheres interessados em desenvolver a atividade com o apoio da Companhia.

Hoje há registro de ao menos 11 associações de piscicultores e 14 produtores independentes atuando no lago, com produção média estimada em 80 toneladas de peixe por ano. A tilápia é o foco da produção em tanque rede; ela pode ser comercializada após o período de oito a doze meses de criação. A distribuição ocorrea em mercados regionais e cidades como Petrolina, em Pernambuco, e Juazeiro, Casa Nova, Senhor do Bonfim e até Salvador, na Bahia.


Blogbraga/Fonte: Ascom - Codevasf

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE IRECÊ: Veículo com sinais de adulteração é apreendido em Canarana

Sábado, 19 de Outubro de 2019 / Região

Uma equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido, apreendeu na localidade de Descoberta, zona rural do município de Canarana, região de Irecê.

Em nota, a corporação informou que durante patrulhamento na noite da última terça-feira (15), por volta das 19h, localizou o veículo GM/Astra, placa CVB-8246, cor azul, ano 2000, licença de São Paulo/SP, com sinais de adulteração.

“O veículo encontrava-se nas imediações da residência de um homem conhecido pelo prenome de Elivelton, contumaz na prática de delitos na região, que conseguiu evadir ao perceber aproximação da equipe”, finaliza a nota.

O veículo foi apresentado à Delegacia de Polícia Civil de Canarana.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO DEIXA UMA PESSOA FERIDA NO BAIRRO NOVO HORIZONTE

Sábado, 19 de Outubro de 2019 / Região

Há pouco tempo a Rua João Batista Figueiredo teve sua sinalização mudada. Antes toda ela era duas mãos. Agora porém um pequeno trecho é contramão para quem desce, prestar atenção às placas de sinalização é fundamental.

Na manhã deste sábado (19), aconteceu uma colisão envolvendo um carro não identificado e uma motocicleta, o que deixou o motociclista ferido sendo socorrido pelo SAMU.

A informação conseguida foi de que o motociclista descia a Rua João Batista Figueiredo quando em certa altura foi colhido pelo carro.

As poucas pessoas que estavam no local não souberam dizer ao certo a dinâmica. A vítima passa bem.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: ÁGUA QUENTE DO RADIADOR QUEIMA ADOLESCENTE NO BAIRRO NOVO HORIZONTE

Sábado, 19 de Outubro de 2019 / Região

Um acidente provocado por água em alta temperatura e pressão saída de um radiador de carro aconteceu na noite desta sexta-feira (18), na Av. Antonio Carlos Magalhães no bairro Novo Horizonte em Barreiras.

De acordo com informações uma família estava em viajem para Brasília saindo do Recife/PE, já haviam percorrido um longo caminho quando então pararam um pouco para verificar as condições do carro, um VW/Parati.

Um dos ocupantes, um adolescente de 16 anos, inadvertidamente abriu a tampa do radiador e com isso um jato d’água quente atingiu o rapaz. Um grande susto!

Imediatamente o SAMU foi acionado e rapidamente chegou no local prestando os devidos socorros ao rapaz encaminhando para a UPA/24h. Ainda bem que não foi nada grave.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Estado investirá R$ 15,7 milhões na reforma e ampliação do Hospital Regional de Itaberaba

Sexta-feira, 18 de Outubro de 2019 / Região

Com investimento de R$ 15,7 milhões, o Hospital Regional de Itaberaba (HRI), fechado há alguns anos, será totalmente reformado e ampliado, ganhando ainda 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto. A iniciativa é fruto de um convênio firmado entre a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a prefeitura municipal de Itaberaba e publicado no Diário Oficial do Estado esta semana.

"Com a reforma e ampliação dessa unidade, seguimos com a diretriz do governador Rui Costa de regionalizar a saúde, reforçando a assistência no interior do estado, de forma que o paciente possa ser atendido mais perto de casa, sem precisar se deslocar longas distâncias para buscar atendimento", afirma o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas. No formato de convênio, a responsabilidade pela execução das obras e serviços fica a cargo da prefeitura municipal. Os projetos foram deferidos pela Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa) e aguardam os demais trâmites para que a obra seja iniciada.

A unidade atuará com o perfil assistencial de hospital geral de médio porte, contando com 70 leitos, capaz de ofertar ao usuário do SUS atendimento médico em urgência e emergência clínica, cirúrgica, pediátrica, traumato-ortopédica e em Saúde Mental. Ofertará internação hospitalar nas especialidades de Clínica Médica, Cirúrgica e Pediátrica, além de internação em UTI adulto. Contará com atendimento ambulatorial, com a oferta de consultas especializadas e cirurgias ambulatoriais; procedimentos de diagnose e terapias, além de demais serviços de apoio assistencial e administrativo.


Blogbraga/Fonte: Ascom/ Sesab

Compartilhar no Whatsapp

BOMBEIROS RESGATAM FILHOTE DE GAVIÃO-CARIJÓ NO CENTRO DE BARREIRAS

Sexta-feira, 18 de Outubro de 2019 / Região

Transeuntes informaram que a ave não conseguia voar.

Uma equipe do 17º Grupamento de Bombeiros Militar resgatou um filhote de gavião que apareceu no centro de Barreiras, na região Oeste, na tarde desta quinta-feira (17).

O resgate aconteceu na rua Guiomar Porto, por volta das 14h, depois que transeuntes informaram que a ave estava no local e não conseguia voar.

Segundo os bombeiros que atenderam a ocorrência, o gavião é da espécie carijó e não apresentava sinais de graves ferimentos. Os militares também informaram que a ocorrência foi encerrada no INEMA, órgão onde o animal foi entregue e deverá ser acompanhado.


BlogBraga/ Repórter Paiva/ 17º GBM Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: PRFS INTERAGEM COM CRIANÇAS DURANTE VISITA A INSTITUIÇÕES QUE ACOLHEM MENORES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE

Sexta-feira, 18 de Outubro de 2019 / Região

O semblante de surpresa e alegria externado pelas crianças emocionou a equipe de policiais que se dedicam diariamente à missão de garantir segurança com cidadania nas rodovias federais.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) atendeu uma ‘ocorrência’ diferenciada em Barreiras, na região oeste da Bahia. Os policiais visitaram nesta manhã de sexta-feira (18), duas instituições que acolhem crianças em situação de vulnerabilidade.

Os policiais interagiram com as crianças, vítimas dos mais diversos tipos de violência, relacionados principalmente ao convívio familiar. Nas entidades visitadas, os menores recebem acompanhamento de profissionais para tratamento dos traumas sofridos ao longo dos anos.

Os agentes mostraram as viaturas e equipamentos da PRF, fizeram brincadeiras e distribuíram brindes e doces. Houve também doação de roupas.

Todos ficaram admirados e emocionados em meio a sons de viaturas e sirenes. Estavam extremamente agradecidos pela visita. Muitos deles relataram que têm o sonho de ingressar na Polícia Rodoviária Federal.

PRF mais que uma polícia. Uma polícia cidadã.


BlogBraga/ Repórter Paiva/ Polícia Rodoviária Federal

Compartilhar no Whatsapp

Bahia se transforma em um dos principais polos de transmissão de energia do Brasil; Barreiras, Correntina, Jaborandi e São Desidério – no Oeste da Bahia.

Sexta-feira, 18 de Outubro de 2019 / Região

Além de referência na produção agrícola, a Bahia também é reconhecida nacionalmente pela malha de linhas de transmissão de energia que passam na Região Sudoeste do Estado. A região é um dos principais polos de transporte de energia da hidrelétrica de Belo Monte para o Nordeste e para o Sudeste. O Consórcio Paranaíba, montado em 2012, investiu aproximadamente R$ 1,2 bilhões para implantar a Linha de Transmissão 500 KV Barreiras – Rio das Éguas – Luziânia – Pirapora. A estrutura abrange aproximadamente mil quilômetros de extensão, duas mil torres e quatro subestações, que passa por 19 municípios, sendo quatros deles - Barreiras, Correntina, Jaborandi e São Desidério – no Oeste da Bahia.

O sucesso deste projeto, já implementado e em operação pela concessionária Paranaíba Transmissora de energia Elétrica S.A, consolidou a vocação da região de Barreiras como importante eixo Norte-Nordeste -Sudeste de transmissão de energia. Para a construção de todo o empreendimento, iniciado depois do Leilão que formou o Consórcio Paranaíba, foi necessária a contratação de aproximadamente 30 empresas terceirizadas que movimentou um grupo de aproximadamente 2 mil trabalhadores, beneficiando com emprego e renda os municípios por onde se concentraram as obras das subestações e das linhas de transmissão.

“Este foi um grande empreendimento que beneficiou a economia local durante todo o período da execução das obras. Muitas pessoas vieram de outros estados em busca de oportunidade e isso traz reflexos positivos em negócios ligados a prestação de serviços como locação de imóveis e veículos, rede hoteleira, restaurantes, supermercados, dentre outros”, destaca o representante da Paranaíba, Fagner Gamonal. Atualmente, as subestações e as linhas de transmissão compõem o Sistema Interligado Nacional (SIN) e vem garantindo, desde então, uma eficiência e segurança energética para a região Oeste da Bahia.

Diante da localização estratégica da região para o setor agrícola, o Ministério de Minas e Energia encomendou à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) mais três projetos de linhas de transmissão, com o valor previsto de R$ 3 bilhões, que têm como ponto convergente a Subestação de Barreiras II. “Todo este movimento ligado à geração de energia gera um benefício econômico direto para a região. Toda a estrutura implantada e os futuros projetos vem possibilitando a instalação de novas indústrias e empresas que precisam de uma garantia mínima de energia para funcionar, além do crescimento acelerado nos últimos dez anos de cidades como Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, ancorado nos setores agrícola e de serviço”, afirma Gamoral. Os três projetos já foram concedidos e estão em implantação pelas empresas concessionárias EQUATORIAL 1, EQUATORIAL 2, ligadas ao Grupo brasileiro Equatorial; e EKTT, pertencente ao grupo espanhol Neoenergia.


Blogbraga/Araticum Assessoria de Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

Em Barro Alto, na região de Irecê, pintor morre ao levar choque e cair durante trabalho em prédio

Sexta-feira, 18 de Outubro de 2019 / Região

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu, ainda foi acionado para o local – Foto: Reprodução

Um pintor de 25 anos morreu após encostar em uma rede de alta tensão, na manhã desta quinta-feira (17), na comunidade Gameleira, zona rural dom município de Barra Alto, que fica na região de Irecê.

O acidente aconteceu quando o homem pintava a fachada de um prédio. Após o choque, o pintou foi arremessado de cima do andaime onde trabalhava e caiu ao solo. Sávio Rodrigues Brazil, morreu no local. Não há informação se ele usava equipamentos de segurança.

Inicialmente, populares acreditavam que morte teria sido em decorrência da descarga elétrica, mas o laudo pericial apontou traumatismo craniano, ou seja, por causa da queda e lesão na cabeça.

Dentro das residências, a corrente elétrica é de até 220 volts, o que já representa perigo em caso de choque. Nos fios de alta tensão, a descarga é de 13,8 mil volts.

Peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) estiveram no local e removeram o corpo da vítima para o Instituto Médico Legal de Irecê (IML).

Não há informações sobre local do velório e data do sepultamento. 


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Embasa promove encontro com agentes comunitários de saúde de Wanderley, no Oeste da Bahia

Sexta-feira, 18 de Outubro de 2019 / Região

No final da tarde desta quarta-feira (16), a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) se reuniu com os agentes comunitários de saúde do município de Wanderley, no Oeste da Bahia. Eles puderam saber mais sobre as etapas do tratamento, dicas de consumo racional, monitoramento do consumo e identificação de possíveis perdas de água como vazamentos dentro dos imóveis e na rede de água. Wanderley integra o sistema de abastecimento integrado cuja captação e estação de tratamento ficam localizados no distrito de Pixaim, na zona rural de Muquém do São Francisco.

Antes da apresentação, o agente Lindomar Santos Passos, acreditava que era mais fácil para chegar água nas torneiras. “Existe todo um processo de bombeamento para a água ser tratada e vir do São Francisco até a nossa cidade. É preciso usar a água sem desperdícios”. Já Elis Rejânia Alves, avalia que este tipo de reunião é fundamental para esclarecer dúvidas do dia-a-dia. “Essa informação de que o reservatório no imóvel pode ajudar a reduzir o consumo em até 20% foi bastante interessante. É uma dica que vou repassar para quem vem consumindo mais , principalmente no tempo mais quente”, explica.

Na oportunidade, os agentes comunitários de Wanderley receberam cartilhas sobre a importância dos reservatórios, que são obrigatórios na rede interna dos imóveis para garantir a reservação mínima em caso de uma eventual interrupção do sistema de abastecimento que podem ser caudados por causa de falta de energia, reparos na rede distribuidora ou manutenções preventivas e emergenciais do sistema.

Durante a apresentação, a assistente social da Embasa, Geisa Mendes, reforçou os procedimentos de análise que vem demonstrando a qualidade da água distribuída dentro dos parâmetros de potabilidade determinados pela portaria de Consolidação Nº 5/2017, do Ministério da Saúde. A atividade integrou o programa “De Olho nas Perdas” da Embasa, que vem contando com o apoio da população para informar as perdas de água em caso de vazamentos na rede distribuidora e de irregularidades como ligações clandestinas e by pass (desvio do ramal do hidrômetro).


Blogbraga/Assessoria de Comunicação da Embasa

Compartilhar no Whatsapp

Médicos de Barreiras são homenageados pelo Legislativo Municipal

Sexta-feira, 18 de Outubro de 2019 / Região

A Câmara de Vereadores realizou nesta quarta-feira, 16, Sessão Especial para homenagear o Dia do Médico. Numa iniciativa da Mesa Diretora, esta é a primeira vez que o Legislativo reúne a classe para homenagens. Foram agraciados 31 Médicos pelos relevantes serviços prestados à sociedade.

Considerada uma das profissões mais antigas e respeitadas do mundo, a Câmara fez um reconhecimento à contribuição de cada um para o avanço da saúde, em especial daqueles que estão atuando no município há mais de vinte e cinco anos. Muitos, inclusive, edificaram clínicas e hospitais contribuindo de forma decisiva para a oferta de serviços à população.

Foram homenageados: José Batista do Amaral; Jaime Dias de Lima; Daniel Teixeirense Bueno Filho (os três in memoriam); Jaime Oliveira, José Oliveira; José Davy Bessa Nogueira; Dilmar de Paiva Antunes; José Carlos Duran; Fernando Justino Caldas Garcia; Valter Morelli; Celso Moura Lago; Walney Toledo; Enock Luz Souza; Ronaldo Dutra Fonseca; Isa Urbano Bessa; Nara Raquel Nunes Preihs; Maria Riva de Mariz Cartaxo; Helena Martha Cunha Cardoso; Kelita Veronica Silva Gonçalves Lago; Jeanne Barbosa de Souza Borges; Giltamar Gomes; Gil Peixoto Bastos; Jair Moreira Fernandes; Marcílio Fernando de Sousa Cartaxo; Sileno de Cerqueira Bispo dos Santos; Jued Canut Filho; Arlindo Gonçalves Oliveira; Celso Barbosa Neves Filho; Osório Risério de Amorim. A Câmara homenageou ainda os vereadores Maria das Graças Melo do Espírito Santo e José Batista Pires Júnior, pela passagem do Dia do Médico.

Em várias cidades do país, Câmaras e Assembleias Legislativas já comemoram o Dia do Médico. Em Barreiras, os profissionais demonstraram alegria, e se emocionaram com a realização da primeira Sessão Especial destinada a eles, e afirmaram que a Câmara fez um reconhecimento importante à classe. “Atuo na cidade há 40 anos e nunca vi uma homenagem como esta feita a nós, médicos”, disse José Carlos Duran Alvarez. O delegado do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia, Paulo Henrique Costa de Souza e o presidente da Associação dos Médicos da Região Oeste da Bahia, Ricardo Mesquita, também falaram da iniciativa da Câmara em destacar os médicos desbravadores da saúde do município.

Já a vice-prefeita Karlúcia Macedo, parabenizou o Legislativo e pontuou os investimentos feitos pelo Executivo na área da saúde. O presidente Eurico Queiroz falou da satisfação da Câmara de Vereadores em homenagear os médicos por serem profissionais que diariamente trabalham em prol da vida, atuando nos diversos postos de saúde, hospitais e clínicas, e também enfatizou os investimentos feitos pelo Executivo na área, enfocando que para colocar a estrutura em funcionamento é preciso a presença desses profissionais.

Barreiras conta hoje com 16 unidades de saúde, sendo 10 implantadas e reformadas, e seis em construção, e no total são mais de 30 novos serviços implantados. “Estou muito feliz com esta Sessão Especial, onde a Câmara de Vereadores reúne a classe médica para reconhecer os serviços prestados à sociedade. Uma homenagem justa, e a nossa maior alegria foi ver a satisfação dos participantes. Como presidente da Câmara de Barreiras, reafirmo que o Legislativo sente-se honrado em ter dividido este momento com cada um”, afirmou o presidente Eurico Queiroz.


Blogbraga/Assessoria da Câmara de Vereadores de Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

Suspeito de estelionato é preso após denúncia em Irecê

Sexta-feira, 18 de Outubro de 2019 / Região

Um homem identificado por Antoniel Alves do Amaral foi preso na tarde dessa quarta-feira (16), suspeito de aplicar golpe de estelionato em Irecê.

Segundo informações da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido, o suspeito foi identificado após denúncia. Ele estava na Caixa Econômica Federal.

Em nota, a corporação informou que flagrou o suspeito pessoa de iniciais D. S. D., que na abordagem informou ser vítima de mais uma ação de estelionato. Na diligência, foi encontrado 01 cheque emitido pela Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 10.000,00, na titularidade da vítima.

Ainda conforme a nota, o suspeito, vítima e uma testemunha foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Irecê, onde foi apresentado o cheque, alguns objetos pessoais, 01 celular, e 01 veículo Ford/Courier, ano 2009, cor branca, tipo ambulância, em nome de Hipólito Leio Lopes dos Anjos, conforme BO 19-04384.

Ainda de acordo com a polícia, o homem possui 10 registros pelo crime de estelionato, nas cidades de Salvador, Lauro de Freitas, Alagoinhas, Seabra e Irecê.

A polícia disse que durante apresentação do suspeito, compareceram mais 02 vítimas para registro de ocorrência contra ele. As investigações continuam para identificar se existem outras possíveis vítimas na cidade.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

MÁQUINAS SÃO USADAS PARA BENEFICIAR POPULAÇÃO DE MANSIDÃO

Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019 / Região

Queridos amigos, sabemos que o nosso Município de Mansidão ainda está enfrentando um período de estiagem e seca.

Diante dessa situação complicada, o amigo Djalma Ramos sempre preocupado com a nossa população e buscando alternativas, conseguiu junto ao ex-Deputado, mas sempre presente José Carlos Aleluia, duas máquinas para o auxílio e uso da nossa população.

As máquinas irão auxiliar inicialmente 15 comunidades com expectativa inicial para 300 horas de trabalho. Vale ressaltar que ano passado o amigo Djalma Ramos nessa mesma atividade beneficiou 20 comunidades com mais de 400 horas de trabalho.

É nesse ritmo que Djalma Ramos busca um Mansidão melhor com sua proposta de sempre trabalhar beneficiando nosso povo.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS/LEM: Aiba é ponto de doação da campanha Lenços do Agro

Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019 / Região

Os adereços serão entregues às pacientes em tratamento oncológico. Ação integra a luta contra câncer

Depois de apoiar a Campanha “Setembro Amarelo”, de prevenção ao suicídio, a Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) aderiu ao “Outubro Rosa”, na luta contra o câncer de mama. A entidade é uma das apoiadoras da campanha Lenços do Agro, que arrecada o adereço e destina às mulheres em tratamento oncológico. O objetivo da iniciativa é devolver a autoestima às pacientes, em um momento tão delicado em que o processo quimioterápico resulta na perda do cabelo - principal símbolo da feminilidade.

A Aiba destinou apoio institucional à campanha e tornou-se ponto de coleta dos lenços, a fim de sensibilizar seus associados e visitantes sobre a necessidade da doação. “Somos sensíveis às causas nobres e apoiamos campanhas contra o câncer e de valorização da vida. E entendemos que deflagrar apoio é participar ativamente, por isso estamos doando e também coletando as doações, para facilitar a vida de quem gostaria de participar, mas não sabe como”, ressaltou a assessora da presidência, Rosi Cerrato, que integra também o Núcleo Das Mulheres do Agro do Oeste da Bahia, apoiador oficial da campanha.

Além da sede da Aiba, em Barreiras, e do Núcleo das Mulheres do Agro, em Luís Eduardo Magalhães, outras entidades do agronegócio também se tornaram pontos de coleta. Os interessados em ajudar podem se dirigir a uma dessas instituições e depositar seus lenços nas caixas coletoras. Quem não tiver o adereço, o Núcleo está confeccionando e comercializando a preço de custo. A peça varia de R$ 10 a R$ 20, a depender do tamanho. Os lenços podem ser adquiridos na própria unidade onde serão coletados e posteriormente enviados para doação em hospitais e casas de apoio.

A iniciativa nasceu no Paraná e ultrapassou divisas, chegando à Bahia e a outros estados da federação. Além de lenços, as pessoas podem doar também turbantes, perucas e mechas de cabelo. A campanha motivacional segue até o próximo dia 30 de outubro, mas as doações podem ser feitas durante todo o ano.


Blogbraga/Ascom Aiba

Compartilhar no Whatsapp

Foragido da delegacia de João Dourado é preso pela PM em Barreiras

Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019 / Região

Mais um dos cinco fugitivos da delegacia de João Dourado, na região de Irecê, foi preso na manhã dessa quarta-feira (16) pela Polícia Militar de Barreiras, oeste do estado.

Segundo informações da PM, Álisson Nogueira Alecrim, o ‘Galeguinho’, de 20 anos, foi preso durante operação de combate ao tráfico de drogas na cidade.

O foragido foi encaminhado à delegacia de Polícia Civil local. Em João Dourado, a fuga de cinco detentos ocorreu na noite de domingo, 06 de outubro. Um deles, Lucyan Phelipe morreu em confronto com a PM, momento depois da fuga. Três foram recapturados. Alex da Silva Andrade ainda está solto.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

RIACHÃO DAS NEVES: BANDIDOS ROUBAM CAMINHÃO CARREGADO COM FARELO DE ALGODÃO E SOJA NA BR-135

Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019 / Região

Por volta das 22:00h de sexta-feira (11), criminosos deram voz de assalto a um caminhoneiro que trafegava de Luís Eduardo Magalhães/BA, com destino a São Raimundo Nonato/PI, em um caminhão M.Benz/Atron 2324 cor Azul Placa Policial ODV-2496 carregado com 22 Ton. de farelo de algodão e soja (ração para animais).

De acordo com depoimento à Polícia, pelo menos três elementos armados com revólver e espingarda cal.12 em um veículo Gol de cor prata interceptaram o caminhão na BR-135 uns 20 km depois de Riachão das Neves.

Na ação os criminosos obrigaram o motorista parar o veículo, adentraram no mesmo fazendo com que a vítima ficasse abaixado e assumiram a direção. Aproximadamente uns três quilômetros depois, colocaram o caminhoneiro no carro e foram em direção à BR-242 sentido Salvador onde por fim o deixaram à sua própria sorte e tomaram rumo ignorado.

Que tiver informações a respeito do caminhão descrito acima, favor entrar em contato com a Polícia Militar 190, NUNCA faça abordagem por conta própria.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

HOMEM MORRE AO SOFRER DISPARO ACIDENTAL DE ARMA DE FOGO EM WANDERLEY

Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019 / Região

Um triste acidente aconteceu por volta das 20:00h desta terça-feira (15), no povoado Gerais do São Francisco, zona rural do município de Wanderley/BA.

Na ocasião, Alan Cardec Silva de Souza, de 37 anos, natural de Wanderley, estava limpando uma espingarda em sua casa quando aconteceu um disparo acidental.

Ainda ferido, Alan tentou buscar socorro em sua motocicleta mas não conseguiu. Populares deram o socorro encaminhando a vítima para a UPA de Wanderley onde infelizmente veio a óbito assim que chegou.

O corpo foi transferido para o Departamento de Polícia Técnica de Barreiras para exame de necropsia e depois liberado para os familiares.

Alan Cardec deixa esposa e dois filhos pequenos. Lamentamos.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Projeto "Ligadas Por Fios" no CPM Barreiras

Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019 / Região

Como um ato de empatia e solidariedade, funcionárias e alunas do CPM, no dia 16 de outubro de 2019, compartilharam suas mechas de cabelo com mulheres em tratamento de câncer.

O projeto “Ligadas por Fios” é uma ação social promovida pela Secretaria de Segurança Pública do estado da Bahia em parceria com o Instituto Amor em Mechas que visa ajudar essas mulheres com doações de mechas de cabelo, bonés, turbantes dentre outros.

Ações como esta potencializam o amor ao próximo e a importância da coletividade para a formação de uma sociedade mais justa e feliz.

“A PALAVRA CONVENCE, O EXEMPLO ARRASTA”

*PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM*


Blogbraga/CPM/BARREIRAS

Compartilhar no Whatsapp

Em Seabra(BA), motorista profissional é detido pela PRF com documento falso

Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019 / Região

O homem de 60 anos conduzia um caminhão modelo Ford/Cargo quando foi abordado pelos agentes federais.

Na manhã de hoje (16), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou um idoso portando Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) falso. A ação foi registrada por volta das 10h, no KM 408 da BR 242, trecho do município baiano de Seabra.

Durante fiscalização rodoviária, os PRFs abordaram o veículo para verificação e, no decorrer dos procedimentos, identificaram que o licenciamento apresentado pelo condutor possuía indícios de inautenticidade, sendo verificado em um primeiro momento que o padrão dos caracteres impressos no documento era diferente do utilizado pelo órgão de trânsito.

Após consultar aos sistemas, os policiais descobriram a existência de restrições judiciais de circulação e transferência para o caminhão desde o ano de 2017, as quais acarretam na impossibilidade de emissão de CRLV válido pelo órgão executivo de trânsito, constatando assim a fraude documental.

Diante dos fatos, os agentes apresentaram o motorista e o CRLV apreendido à delegacia de polícia judiciária local.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: Oeste baiano conta com mais um equipamento na área de saúde

Quarta-feira, 16 de Outubro de 2019 / Região

UNIFASB entrega à população o ambulatório do Centro Integrado de Saúde

A primeira fase do Centro Integrado de Saúde foi entregue, na noite desta segunda-feira (14) em cerimônia realizada no Centro Universitário São Francisco de Barreiras (UNIFASB). A solenidade reuniu estudantes, professores e coordenadores dos cursos da área de saúde da instituição. O primeiro departamento inaugurado está apto a oferecer, seja pelo sistema público ou convênios, assistência médica ambulatorial, com consultas em diversas especialidades. Entraram em funcionamento 16 consultórios, com salas de discussões clínicas, raio-x, ultrassom, ecocardiografia, sala de métodos gráficos – eletrocardiograma, holter e mapa. O projeto completo prevê a implantação de 37 consultórios, com laboratórios e outros exames de imagem como endoscopia digestiva.

O coordenador de ensino do curso de Medicina, Dr. Nailton Jatobá, falou sobre a importância da implantação da infraestrutura. “Com esse conjunto de recursos disponibilizados no Centro Integrado o estudante de cursos na área de saúde não vai ficar limitado à ambiência teórica, terá também a vivência prática. A grande maioria das instituições de ensino superior com cursos na área não têm essa estrutura”. Ele enfatizou ainda, a integração entre os cursos da UNIFASB. “A interdisciplinaridade e a interprofissionalidade serão potencializadas. Aqui nós temos as condições para o aprendizado e a prática da Medicina, Biomedicina, Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia entre outras áreas. Todos os alunos da UNIFASB serão bem-vindos e farão parte desse processo”.  

Tadeu Sérgio Bergamo, presidente do Instituto Avançado de Ensino Superior de Barreiras (IAESB), entidade mantenedora da UNIFASB, disse que a implantação do Centro Integrado já alcançou 40% dos objetivos previstos no projeto. “Pedimos aos alunos, no início, que acreditassem em nós. Eles responderam positivamente e estamos fazendo jus à confiança recebida, construindo esse empreendimento com o que há de melhor, que seja possível fazer”. Bergamo esclareceu que o Centro Integrado de Saúde é uma estrutura distinta do Hospital Universitário São Francisco de Barreiras, cuja construção está em andamento, mas que ambas terão impacto no crescimento das ações em saúde pública e privada na região, bem como, para os estudantes da instituição que passam a ter condições próprias para o exercício dos estágios e treinamentos.


Blogbraga/Araticum Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

VAGA DE EMPREGO - CASA CAMPOS

Quarta-feira, 16 de Outubro de 2019 / Região

Vagas disponíveis na Casa Campos;

Loja LEM

01 Vaga de Auxiliar de Entrega (Sexo Masculino)

01 Vaga de Motorista - Categoria D (Sexo Masculino)

Candidatos que morem no bairro Jardim das Acácias será um diferêncial.

Loja Barreiras: 

02 de Jovem Aprendiz (Sexo Masculino)

01 Vaga de Supervisor de Estoque (Sexo Masculino)

01 Vaga de Estagiário (ambos os sexos)- Cursando Ciências Contábeis apartir do 6º Semestre.

Interessados encaminhar currículo para rh@casacampos.com, ou entrar em contato pelo telefone (77) 3612-9900.


Blogbraga/Emprego

Compartilhar no Whatsapp

Operação CIPT/Oeste, CIPE Cerrado e 85ª CIPM, apreende drogas em Barreiras

Quarta-feira, 16 de Outubro de 2019 / Região

Nesta quarta-feira (16), a guarnição da CIPT-Oeste a bordo da vtr 3.4404, foi acionada através de telefonema, informando que uma mulher estava deslocando em uma VAN conduzindo drogas da Cidade de Luís Eduardo Magalhães para Correntina/BA, e que poderia estar passando por Barreiras. A guarnição montou uma barreira policial, na BR-135, próximo a FABS e abordaram a VAN que fazia a linha Luis Eduardo Magalhães para Correntina.

Ao realizar busca na bolsa de Poliana foram encontrados tabletes de maconha e um de cocaína. Após localizar o ilícito foi dado voz de prisão e a mesma encaminhada para a Delegacia, onde foram adotadas as providências cabíveis.

Conduzida:
- P. S. R. de 36 anos; 

 Material Apreendido:
- 01 aparelho celular motorola;
- R$227,00 em espécie;
- 1,025kg de cocaína;
- 05kg de maconha.


Blogbraga/RONDESP OESTE

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: BAIRRO VILA DULCE RECEBE SEGUNDA EDIÇÃO DA FEIRINHA ZÉ BURITI NESSA SEXTA-FEIRA, 18

Quarta-feira, 16 de Outubro de 2019 / Região

Seguindo com a proposta de fortalecer a agricultura familiar, bem como incentivar o empreendedorismo local, a Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Tecnologia, realiza nessa próxima sexta-feira, 18, a segunda edição da Feirinha Itinerante Zé Buriti, dessa vez na Praça do Memorial Dom Ricardo Weberberguer, bairro Vila Dulce. No espaço, serão ofertados produtos do Vale, artesanato, alimentação, artigos diversos de pequenos produtores, moradores do bairro e região.

De acordo com o secretário municipal de agricultura, José Marques, a Feira Itinerante integra o Projeto Vale Produtivo. Para os moradores e empreendedores do bairro que têm interesse em participar dessa segunda edição, é necessário fazer o cadastro gratuitamente na sede da Secretaria munidos de documentos pessoais e comprovante de residência.

“A Feirinha Zé Buriti é uma vitrine de oportunidades para toda comunidade e principalmente para os moradores dos bairros contemplados, por isso estamos de segunda a sexta-feira atendendo o público e tirando dúvidas quanto à participação, que é gratuita. O interessado deve fazer apenas a sinalização formal na Secretaria de Agricultura e Tecnologia, que fica dentro do Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha, para receber as barracas padronizadas. Essa é uma grande oportunidade do pequeno empreendedor e produtor rural mostrar seu produto para os munícipes”, esclareceu José Marques.

Ainda segundo o secretário, a terceira edição da Feirinha Itinerante Zé Buriti já tem data e local marcado, será no dia 01/11, na Praça Sustentável Diego Dourado, da Igreja Santa Catarina – Bairro Novo Horizonte.


Blogbraga/ Repórter Paiva/ Dircom Barreiras

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Dique Denuncia Mimoaço Extreme DM Reparos Fashion Work Mineiros DPVAT Barreiras Dupará Açaí Oeste Manutenção Coyote Rabelo Global Neli Elo Aço Imperial Apple Shop CMO Guarda Municipal Polícia Civil Vida Farma Jaú Contabilidade Rondon Luz motos MaxCar Capital Imóveis Evolucao Fontana P&F PM Click Tec CISO G7 NET DBT Unopar Sutrans Bem Brasil Pastel Sportime Casa da Ferramenta Grupo Marabá Paraíba Epis BA Delicia