Governo da Bahia

NOTÍCIAS

Setembro registra queda de 10,5% no número de homicídios

Quinta-feira, 08 de Outubro de 2015 / Bahia

O mês de setembro registrou queda de 10,5% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) em relação ao mesmo período do ano passado. Em todo o estado, o número de vítimas de homicídios caiu de 437, em 2014, para 391 entre os dias 1º e 30 do último mês. 
 
Considerando apenas os números registrados nas cidades da RMS, foram 16 vítimas a menos que em setembro de 2014 (-27%). No interior, os dados apontam variação absoluta de 33 casos a menos com redução de 274 para 241 CVLIs (-12%). Em Salvador, setembro fechou com 107 ocorrências, contra 104 no ano passado, variação de 2,9%. No acumulado de janeiro a setembro de 2015, o índice de CVLIs consolidado de Salvador, RMS e interior caiu 3,6% na comparação com o ano anterior.

SSP questiona metodologia do Anuário de Segurança Pública

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) questiona a metodologia utilizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública no estudo divulgado parcialmente nesta quinta-feira (08), em que atribui à Bahia o primeiro lugar entre os estados da federação em números absolutos de homicídios no ano passado.

O próprio Fórum admite a excelência da qualidade nas informações prestadas pela Bahia referentes à segurança, o que acaba colocando-a entre os estados com maiores números absolutos de homicídios. A SSP  classifica, inicialmente, qualquer morte com sinais de violência como homicídio, exceto casos especiais. Em outros estados brasileiros, grande parte das ocorrências não é assim contabilizada e sim como “mortes a esclarecer”.

Por exemplo, em 2012, segundo dados do próprio levantamento, Minas Gerais computava 3.924 homicídios e 3.780 mortes a esclarecer. Somados, os números alcançam a marca de 7.704 casos. No mesmo ano, a Bahia registrou 5.462 homicídios e 446 casos a serem investigados, somando 5.908 mortes. Da mesma forma, o Rio de Janeiro não incluiu naquele ano os casos que ainda precisavam ser solucionados. Em 2012, eles somavam 3.814 homicídios, contra 3.619 “mortes a esclarecer”. Somados dá um total de 7.433 casos.

Com isso, a SSP entende a inviabilidade de se comparar os dados entre os estados, já que cada um utiliza metodologia diferente de contabilidade das estatísticas policiais.


blogbraga/Secom/BA

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: Soldado da PM Edson morre vítima de Infarto

Terça-feira, 06 de Outubro de 2015 / Bahia

Faleceu na manhã desta terça-feira (06) o Soldado, Edson Santos Silva, lotado no 20º Batalhão da Polícia Militar da Bahia, em Paulo Afonso.

Segundo informações o Soldado estava em seu estabelecimento comercial, quando passou mal, foi socorrido às pressas pelos colegas para o Hospital Nair Alves de Souza, mas não resistiu vindo a óbito.

De acordo informações o policial foi vítima de um infarto fulminante. Soldado Edson tinha 18 anos de serviço policial e no momento estava de férias, também era fotógrafo.

Uma grande perda na Polícia Militar da Bahia.


blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Encontro com gestores de escolas é realizado em Jacobina

Terça-feira, 06 de Outubro de 2015 / Bahia

Com o propósito de uma maior integração entre os gestores frente aos desafios propostos pelo programa Educar para Transformar, o Núcleo Regional de Educação (NRE 16 – Jacobina),  no centro norte da Bahia, promoveu o encontro do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, com os dirigentes das escolas da região. A iniciativa marca as atividades alusivas às homenagens do Mês do Professor. 

No evento, realizado no domingo (4), Osvaldo Barreto reconheceu a liderança dos gestores no processo educacional. “As pesquisas indicam que a gestão escolar e a participação das famílias são dois elementos fundamentais para melhorar a educação em nossas escolas”. O secretário ainda explicou as novas regras para a eleição de diretores e vice-diretores de escolas, que acontece no início de dezembro.

Além disso, Osvaldo Barreto destacou que o processo eleitoral deste ano amplia a participação dos estudantes e das famílias. Na oportunidade, ele solicitou o apoio dos dirigentes para incentivar a participação de todos os atores da comunidade escolar como “caminho para o fortalecimento da gestão e a melhoria da qualidade da educação”. 

Integração 

Para a diretora do NRE 16-Jacobina, professora Audacy Requião, “o encontro dos gestores escolares com o secretário é um momento ímpar para alinhamento e integração, afinal estamos todos juntos para melhorar os indicadores educacionais de todas as escolas estaduais nos municípios do NRE”. 

Presente no encontro, a diretora da Escola Estadual Padre Alfredo Haasler, Lucicleide Miranda Jatobá, reconheceu a importância da participação de toda a comunidade escolar na gestão e contou como sua escola (com mais de 400 alunos no ensino fundamental) alcançou, em 2013, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 4.7, que era a meta projetada para 2021. 

“Para nós, o primordial é a proposta pedagógica e, para isso, contamos com professores comprometidos, participamos de todos os projetos estruturantes da Secretaria da Educação, temos projetos próprios da escola e ainda oferecemos reforço escolar aos nossos estudantes em outro turno”, afirmou a diretora. Segundo Lucicleide, um outro diferencial da escola é o acompanhamento individual do boletim de notas de cada aluno com a família


blogbraga/Emília Mazzei

Compartilhar no Whatsapp

SENHOR DO BONFIM:Colisão entre Sprinter e uma carreta deixa um morto e quatro feridos na BR-407

Domingo, 04 de Outubro de 2015 / Bahia

O acidente deixou uma mulher morta e quatro feridos

Local do acidente

A carreta envolvida no acidente parou na ribanceira às margens da rodovia

Um acidente grave entre uma Mercedes-Benz Sprinter e uma Carreta deixou um morto e 4 feridos na manhã deste domingo (04), na BR-407, em Senhor do Bonfim-BA.

A batida foi na altura do km 137, próximo a Fazenda Urubu e três Morros. A Sprinter tinha saído de Jacobina com 19 passageiros com destino a uma cidade Pernambucana, onde os passageiros iriam fazer compras.

O condutor da carreta Aislan, tinha saído da cidade de Juazeiro com destino ao Distrito Tijuaçu, município de Senhor do Bonfim. O mesmo saiu ileso do acidente e evadiu-se do local.

Segundo informações do motorista da Sprinter, o condutor da carreta trafegava na contramão causando o acidente. Com o impacto da colisão fez com que a Sprinter capotasse. A carreta caiu em uma ribanceira a 200 metros do local do acidente.

O SAMU esteve no local e socorreu os feridos. O corpo da senhora Claúdia Almeida S. Oliveira, de 43 anos, foi removido para o IML de Jacobina.

A polícia militar esteve no local isolando a área, e a PRF registrou o acidente.


blogbraga/Foto via WhatsApp

Compartilhar no Whatsapp

Deputado Jurandy Oliveira defende a recuperação da Estrada do Feijão

Sábado, 03 de Outubro de 2015 / Bahia

O secretário de Relações Institucionais Josias Gomes recebeu em audiência o deputado estadual Jurandy Oliveira e o presidente estadual do Partido Republicano Progressista (PRP), Alexandre Mattos. Os dois apresentaram demandas dos municípios onde tem representação, em especial Ipirá.

“Defendemos a terceirização da administração do Hospital Municipal de Ipirá, o asfaltamento de ruas na sede do município, e a recuperação da rodovia estadual BA-052, – conhecida como Estrada do Feijão -, desde Feira de Santana até Morro do Chapéu”, afirmou o deputado do PRP.


blogbraga/Ascom

Compartilhar no Whatsapp

RESULTADOS DAS AÇÕES POLICIAIS NO PERÍODO DE 30/09/2015 A 02/10/2015

Sexta-feira, 02 de Outubro de 2015 / Bahia

JACOBINA

01- Um homem conhecido como "da lua" foi preso por policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 24ª CIPM no bairro Caixa D'água, após ter furtado um aparelho celular. Quando seguia para a delegacia, o acusado conseguiu abrir o presídio da viatura com o intuito de empreender fuga, mas acabou sofrendo queda e sendo alcançado pelos policiais que o encaminharam para o Hospital Antônio Teixeira Sobrinho e posteriormente para a Delegacia de Polícia local.

02- Um adolescente identificado como J.O.R.J. foi apreendido por uma Guarnição PM da 24ª CIPM na tarde desta quinta-feira, 02, no centro desta cidade ao ser flagrado com um tablet, subtraído da loja Gel Informática. A prisão ocorreu após solicitação feita pelo proprietário do estabelecimento.

MIRANGABA

01- Na tarde desta sexta-feira, 02, policiais militares da 24ª CIPM lotados no DPM de Mirangaba efetuaram a prisão e conduziram à DEPOL local a pessoa identificada como S.B.O., de 39 anos, após esta ter lesionado com uma telha a pessoa de iniciais L.B.O., de 26 anos.

CARLOS ALBERTO FERREIRA DE ANDRADE – Maj PM/Comandante da 24ª CIPM 


blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Celulares da Bahia terão nono dígito em outubro

Sexta-feira, 02 de Outubro de 2015 / Bahia

A partir de 11 de outubro, os números de telefones celulares da Bahia (71, 73, 74, 75 e 77), de Sergipe (79) e de Minas Gerais (31, 32, 33, 34, 35, 37 e 38) vão passar a ter nove dígitos, com um acréscimo do 9 na frente do número atual. A alteração será necessária tanto para fazer ligações quanto para enviar SMS (torpedos).

A mudança, já realizada em outros estados brasileiros, atende à resolução nº 553 da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que visa aumentar o número de combinações e de linhas telefônicas. As principais operadoras que operam no estado já estão se comunicando com os clientes para alertar sobre o acréscimo do dígito.

De acordo com a resolução da Anatel, até o dia 20 de outubro, as chamadas feitas com oito dígitos ainda serão completadas normalmente pelas operadoras, ou seja, os usuário terão um prazo de 10 dias para se adaptem à alteração. Já a partir do dia 21, as chamadas não serão mais completadas e uma gravação fará o aviso sobre a mudança.

Aplicativos
Na AppStore ou no Google Play é possível baixar aplicativos gratuitos que auxiliam nessa atualização. Alguns, inclusive, foram desenvolvidos pelas próprias companhias telefônicas. Essas ferramentas estão disponíveis para usuários de todas as operadoras.

O 9º Dígito TIM adequa os números celulares somente dos estados que já possuem nove dígitos para o novo formato de numeração. O aplicativo também faz a gravação dos números alterados na agenda do usuário incluindo o Código de Seleção de Prestadora (CSP) 41 aos contatos, para realização de chamadas de longa distância.

O Oi 9º Dígito, além de inserir o 9 na frente do número telefônico, também formata os contatos e insere o código do estado, facilitando as chamadas quando o usuário estiver fora de sua cidade.

A Claro também criou um aplicativo semelhante, chamado Claro 9º Dígito. A Telefônica Vivo disponibiliza o Vivo 9º Dígito, que ajuda a atualizar automaticamente a agenda do aparelho.

A Telefônica oferece, ainda, para os clientes do serviço Vox Fácil, a atualização automática do 9º dígito. Os usuários do PABX terão que acionar o mantenedor para que as alterações necessárias sejam realizadas.


blogbraga/A Tarde

Compartilhar no Whatsapp

Rui anuncia redução do ICMS para incentivar turismo baiano

Sexta-feira, 02 de Outubro de 2015 / Bahia

O governador Rui Costa anunciou que vai editar um decreto para ampliar o incentivo à aviação e fomentar ainda mais o turismo na Bahia. A medida prevê a redução de 17 para 12% da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na aquisição de querosene para aviação, para empresas que investirem em voos no estado. “A Bahia é a resposta para a alta do dólar e do euro”, afirma o governador, pensando nos turistas estrangeiros e brasileiros.

Em reunião com o governador, nesta quinta-feira (1º), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, representantes da Gol Linhas Aéreas, primeira empresa a aderir antecipadamente ao incentivo, se comprometeram a implantar dez frequências regulares de destinos diferentes do Brasil e um da Argentina, para Porto Seguro, além de voos diários de Congonhas para Salvador e Ilhéus, incrementando em cerca de 25 mil assentos mensais a disponibilidade para o estado.

Participaram da reunião os secretários estaduais do Turismo, Nelson Pelegrino, da Fazenda, Manoel Vitório, da Infraestrutura, Marcos Cavalcante, e do Desenvolvimento Econômico, Jorge Hereda, a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, e o secretário de Turismo de Porto Seguro, Humberto Nascimento. Segundo Pelegrino, Porto Seguro receberá quatro voos diários da Gol, de Confins, Congonhas e Guarulhos, além de Salvador, e mais seis do sudeste, sul e centro-oeste. 

Pelegrino lembra que, no governo passado, foram editados dois decretos para incentivar a aviação regional. “Hoje nós temos dez aeroportos importantes do interior da Bahia, porta de entrada para o turismo, que estão servidos de voos regionais regularmente. Agora queremos ir mais adiante. Todas as empresas aéreas poderão aderir a este decreto”. 

O secretário informa que, além de Porto Seguro, Salvador e Ilhéus, a perspectiva é que a iniciativa beneficie Lençóis, Paulo Afonso, Valença, Caravelas, que tem um novo aeroporto, e Una, “Nós temos a opinião de que os principais destinos indutores do nosso estado serão beneficiados por este decreto”


blogbraga/Emília Mazzei

Compartilhar no Whatsapp

Dois suspeitos mortos durante tentativa de assalto a Agência Bancária em Ponto Novo-BA

Sexta-feira, 02 de Outubro de 2015 / Bahia

A agência teve a vidraça quebrada durante tiroteio

Dois suspeitos mortos

Armas, colete balístico e dinamite apreendidos

Uma tentativa de assalto a uma agência do Banco do Brasil da cidade de Ponto Novo-BA, a 320km de distância da capital Baiana, terminou com dois assaltantes mortos em confronto com a Polícia Militar do 6º Batalhão de Senhor do Bonfim e a CIPE/Caatinga, na madrugada desta sexta-feira (02), por volta das 3h30. Os outros suspeitos conseguiram fugir alguns feridos. 

Segundo informações policiais o intenso tiroteio que durou mais de 40 minutos. Graça a ação da polícia a tentativa de assalto foi frustrada.

O serviço de inteligência da Polícia Militar, já dispunha de algumas informações, visto que um grande contingente com várias viaturas e muitos policiais agiram rapidamente. 

Foram apreendidos: Dois veículos, "bananas" de dinamite, duas pistolas e coletes balísticos. Durante a troca de tiros as vidraças da agência ficaram destruídas. Algumas residências vizinhas foram atingidas por disparos, mais nenhum morador ou policial ficaram feridos.

Várias guarnições saíram em diligência na tentativa de prender os bandidos que conseguiram fugir.


blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Decretada situação de emergência em 51 municípios com áreas atingidas por incêndios florestais na Bahia

Sexta-feira, 02 de Outubro de 2015 / Bahia

O governador Rui Costa assinou na quinta-feira (1º) decreto de situação de emergência em áreas de 51 municípios, situados na Chapada Diamantina e no oeste baiano, atingidas pelos incêndios florestais. A medida entra em vigor nesta sexta (2), com a publicação no Diário Oficial do Estado, e tem vigência de 90 dias. O decreto suspende nessas áreas quaisquer atividades capazes de produzirem risco potencial de geração de novos focos de incêndio.

Para o decreto foram levadas em conta situações como “fatores anormais e adversos da longa estiagem que culminaram nos incêndios florestais que atingem diversos pontos da Chapada Diamantina e do oeste baiano, inclusive nas áreas do Parque Nacional e de Unidades de Conservação Estaduais”.

A medida decorre ainda de problemas gerados pelos focos de incêndios que podem afetar atividades econômicas e atingir a fauna e flora nas duas regiões, além de vários rios de importantes bacias hidrográficas da Bahia, “colocando em risco a população, principalmente da zona rural atingida”, como assinala o decreto.

Outros aspectos considerados foram a ocorrência de focos de incêndio, com efeitos de grandes proporções e de recuperação onerosa, e as informações prestadas pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec).

Formosa do Rio Preto e Barra

De acordo com informações do capitão do Corpo de Bombeiros, Murilo Rocha, os incêndios no oeste estão concentrados nos municípios de Formosa do Rio Preto - atingindo a Estação Ecológica do Rio Preto - e no município de Barra, na área de proteção ambiental Dunas e Veredas do Médio São Francisco. 

“As equipes estão conseguindo controlar o fogo. O esforço agora é para conseguir mais equipamentos, como aeronaves e viaturas pick-ups porque tem locais onde não há acesso para ir com vans”. Segundo ele, existem lugares também muito longe, onde “o [bombeiro] precisa andar dois quilômetros levando água e subindo serra”. 

Um helicóptero, três pick-ups e um microônibus já são utilizados no trabalho para combater o fogo. A ação envolve 68 bombeiros, que têm apoio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), vinculado à Secretaria do Meio Ambiente (Sema). 

Lista dos municípios 

Abaíra, Andaraí, Angical, Baianópolis, Barra, Barra da Estiva, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Bonito, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Buritirama, Canápolis, Carinhanha, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Érico Cardoso, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Ibicoara, Iraquara, Itaetê, Jaborandi, Jussiape, Lençóis, Livramento de Nossa Senhora, Mansidão, Marcionílio Souza, Morro do Chapéu, Mucugê, Muquém do São Francisco, Nova Redenção, Oliveira dos Brejinhos, Palmeiras, Paramirim, Piatã, Rio de Contas, Riachão das Neves, Rio do Pires, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, São Desidério, Seabra, Souto Soares, Utinga, Wagner e Xique-Xique. 


Fotos: blogbraga/Secom

Compartilhar no Whatsapp

Governo do Maranhão visita a Bahia para conhecer política de desenvolvimento rural do estado; Irecê é uma das Cidade

Quinta-feira, 01 de Outubro de 2015 / Bahia

Uma comitiva do Governo do Maranhão se reuniu com dirigentes e com o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, nesta quinta-feira (01), no Centro Administrativo, para conhecer as experiências implantadas para o desenvolvimento rural da Bahia.
 
Entre as principais ações destacadas está o Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), que está sendo implantado nos 27 Territórios de Identidade da Bahia. Os SETAFs tem a missão de articular políticas públicas para a agricultura familiar e promover a inclusão produtiva dos agricultores familiares baianos.
 
Para o secretário da SDR, a experiência do SETAF é um modelo de descentralização da política pública do estado. “O SETAF é a organização da política pública no Território. Essa é uma estratégia para que possamos estar mais próximos das nossas ações, do povo do campo. Esse intercâmbio é importante para os dois lados, pois a vitória é dos povos tradicionais, das mulheres do campo, da juventude rural”.
 
Durante o encontro, a estrutura da SDR também foi apresentada à comitiva e a  equipe técnica da secretaria assumiu o compromisso de ajudar os dirigentes do Maranhão na construção de um plano de desenvolvimento rural.
 
De acordo com o secretário estadual de agricultura familiar do Maranhão, Adelmo Soares, essa é uma oportunidade de aprender com o Governo da Bahia. “Estamos aqui para conhecer a experiência territorial da Bahia, que já avançou tanto no rural, para que possamos avançar também nas políticas do nosso estado”.
 
Nesta sexta-feira (02), o grupo vai participar da inauguração do décimo quinto SETAF,
no município de Irecê (Território de Identidade Irecê) e conhecer, in loco, a estrutura deste serviço.
 
Estiveram presentes representantes da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), da Coordenação de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex), da Superintendência de Políticas Territoriais e Reforma Agrária (Sutrag), além da Assessoria de Planejamento e Gestão (APG).


blogbraga/Secom/BA

Compartilhar no Whatsapp

Presidente Dilma inaugura 3,2 mil unidades habitacionais na Bahia

Quarta-feira, 30 de Setembro de 2015 / Bahia

A presidente Dilma Rousseff estará em Barreiras, nesta sexta-feira (2 de outubro), para entregar, simbolicamente e por meio de videoconferência, também para os municípios de Campo Formoso, Feira de Santana, Dias D’Ávila e Irecê, 3,2 mil unidades do programa Minha Casa, Minha Vida. Rui Costa divulgou a notícia no programa Digaí, Governador! desta semana. 

“[É] algo extraordinário na Bahia, totalizando e consagrando um investimento de R$ 200 milhões em habitação. Portanto, essas famílias passarão a dizer, a partir de sexta-feira, ‘esta casa é minha’, [...] passarão a ter segurança, conseguindo planejar melhor a vida dos seus filhos e de seus netos”, afirma Rui.

O governador diz que a Bahia se destacou no programa Minha Casa, Minha Vida 1 e no Minha Casa, Minha Vida 2 como o estado que mais conseguiu contratar e executar habitações pelo programa. Segundo ele, até o final do ano, a presidente deve começar o Minha Casa, Minha Vida 3 e a Bahia também deve estar na liderança, construindo casa em diversas cidades baianas.

“Por onde eu passo, as pessoas estão na expectativa porque se muitas famílias foram atendidas, outras tantas esperam a chegada do programa para, finalmente, realizar esse grande sonho. [Somente] quem morou de favor, de aluguel ou numa casa sem a dignidade que o ser humano merece, sabe a importância de ter uma casa de qualidade, uma casa própria que dê segurança às famílias, para que elas possam tocar suas vidas e planejar a educação e o cuidado das suas crianças”, avalia o governador.

Nesta edição do Digaí, Governador!, Rui também fala dos investimentos em cultura. Todos podem participar do Digaí, Governador! na página da Secom. Os cidadãos podem fazer críticas, sugestões e apresentar ideias. O programa é produzido pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), veiculado toda terça-feira, pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz e reproduzido por vários veículos de comunicação. Está disponível na internet e pelo telefone 0800-071-7328


blogbraga/Emília Mazzei

Compartilhar no Whatsapp

Abertas inscrições para o XV Encontro Estadual de Direitos Humanos

Terça-feira, 29 de Setembro de 2015 / Bahia

Já estão abertas as inscrições para o XV Encontro Estadual de Direitos Humanos, promovido pela Fundação Instituto de Direitos Humanos, com apoio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). O evento acontece em Salvador, entre os dias 9 e 11 de dezembro próximo, no Auditório do Ministério Público da Bahia, na Avenida Joana Angélica, bairro de Nazaré. 

Com o tema ‘Direito, justiça e direitos humanos: abordagens filosóficas e práticas-reflexões’, o encontro é aberto a todas as pessoas interessadas e preocupadas com a promoção e a efetividade dos direitos fundamentais da pessoa, não havendo pré-requisito para participação. As inscrições podem ser feitas no site da Fundação no  endereço..

As atividades do encontro vão ser realizadas, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Mais informações sobre o evento podem ser conferidas no site da Fundação, pelos telefones (71) 3335-5709, 9974-1452 ou e-mail fundacao@idh.org.br


blogbraga/Emília Mazzei

Compartilhar no Whatsapp

Utinga: Michael Jackson é suspeito de assassinar seu próprio irmão

Segunda-feira, 28 de Setembro de 2015 / Bahia

O acusado

Na noite deste domingo (27), por volta das 21h, um homem identificado como Alex Sandro Moreira da Silva, foi morto a golpes de arma branca, faca tipo peixeira.

O crime ocorreu no município de Utinga, precisamente na comunidade de Cambuí, na região da Chapada Diamantina. De acordo com a Polícia Militar, o próprio irmão da vítima é o acusado do homicídio.

Trata-se de Michael Jackson Moreira da Silva que foi preso em flagrante e levado para a delegacia local, onde as providências cabíveis serão tomadas.


blogbraga/Repórter Luciano Castro correspondente de Irecê

Compartilhar no Whatsapp

PRF: NOTA DE FALECIMENTO

Sábado, 26 de Setembro de 2015 / Bahia

Salvador, 26 de setembro de 2015 - A 10ª Superintendência de Polícia Rodoviária Federal na Bahia informa com extremo pesar o falecimento do Policial Rodoviário Federal Marcelo Caribé de Carvalho, ocorrida em Salvador, Bahia.

“A perda do PRF Caribé, lotado em Porto Velho/RO, além de representar uma dor imensa aos familiares e amigos, é golpe sentido também por todos os servidores da Polícia Rodoviária Federal espalhados pelo território brasileiro, pois esse servidor contribuiu nos curtos meses de atividade com dedicação, profissionalismo, honestidade e comprometimento, para a preservação da segurança e da vida do próximo.

A compreensão de nossa família PRF é abalada, pois é inconcebível que um jovem morra de maneira tão brutal apenas por ser o que é: profissional que apenas iniciava carreira em instituição que tem a missão de fornecer segurança com cidadania.

A missão de um profissional de segurança pública é tomar todas as providências para que este tipo de acontecimento nunca ocorra, quer seja retirando drogas das ruas, quer seja combatendo armas ilegais, quer seja retirando das ruas os maus. Para nós, qualquer morte que fuja do curso natural da vida é motivo de perplexidade e não deve ser banalizada ou esquecida.

Quando a tragédia nos atinge tão perto, é hora de reforçar nossas crenças e valores, pois nós, profissionais de segurança pública, somos o que somos e fazemos o que fazemos justamente na tentativa de que este tipo de tragédia nunca aconteça com ninguém.
 
À família enlutada apresentamos nossos sentimentos de solidariedade e respeito pela imensa dor que, com certeza, invade a alma e dilacera qualquer entendimento de lógica.

Maria Alice Nascimento Souza/Diretora-Geral da Polícia Rodoviária Federal.

O velório e sepultamento ocorrerá às 17h00 no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador/BA.


blogbraga/PRF/BA

Compartilhar no Whatsapp

A 24ª CIPM DIVULGA: RESULTADOS DAS AÇÕES POLICIAIS

Sábado, 26 de Setembro de 2015 / Bahia

PIRITIBA
    
01- Quarta-feira, 23, policiais militares da 24ª lotados no DPM de Piritiba, após terem tomado conhecimento de que dois indivíduos armados haviam roubado uma motocicleta no povoado Sumaré, empreenderam em diligência no intuito de efetuar a prisão dos criminosos e recuperar o veículo. O êxito da diligência ocorreu por volta das 10 horas, quando as pessoas identificadas como R.S.B, de 19 anos, R.O.D., de 18 anos,  e G.A.S., de 19 anos,  residentes em Lauro de Freitas-Ba e o adolescente L.A.S, de 17 anos, residente em Piritiba foram localizados pelos policiais militares na saída para a cidade de Mundo novo portando um revólver Taurus, com numeração suprimida, calibre 32, com três cartuchos intactos e com a motocicleta roubada.

Todos os acusados foram apresentados e todo o material apreendido foram apresentados na DEPOL de Piritiba.

JACOBINA

01- Um homem identificado como M.S.S. foi preso por uma Guarnição PM da 24ª CIPM na manhã de quinta-feira, 24, no bairro do Leader ao ser flagrado com uma sacola contendo pólvora, chumbo, espoletas e uma agulha de desentupir fogão. A prisão ocorreu após este ter informado aos policiais militares de que possuía duas espingardas de fabricação caseira em sua residência, onde os policiais recolheram-nas.

02-  Dois homens foram presos ao serem flagrados com 34 pinos de cocaína na noite da última quinta-feira, 24, por policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 24ª CIPM. As pessoas identificadas como C.P.C., de 34 anos, e C.N.P.C. foram presas  no bairro Jacobina IV a bordo de uma motocicleta. 
A prisão ocorreu quando a guarnição realizava rondas preventivas naquele bairro e percebeu a atitude suspeita dos acusados que foram apresentados na DEPOL local.
       
SAÚDE
    
01- Na tarde da ultima quinta-feira, 24, policiais militares da 24ª lotados no 3º Pelotão/Saúde recuperaram uma motocicleta/Honda CG, de cor vermelha, placa JMW 4041- Senhor do Bonfim/Ba, com restrição de roubo. Após consulta realizada pelo aplicativo MOP (Mobilidade em Operações Policiais) foi constatado que a placa pertence a um veículo vectra, e o chassi é de uma motocicleta de placa BJW 5485.
Foram apresentados na DEPOL local, o condutor da referida motocicleta, a pessoa identificada como E.A.T.; o vendedor, a pessoa identificada A.J.S.  e a motcicleta.

CARLOS ALBERTO FERREIRA DE ANDRADE – MAJ PM/COMANDANTE DA 24ª CIPM 


blogbraga/PM da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Escola Municipal Mozart Feliciano realiza III Feira do Conhecimento

Sexta-feira, 25 de Setembro de 2015 / Bahia

Pensando em despertar nos alunos a busca pelo conhecimento conciliada ao prazer de aprender, estimulando a leitura, a pesquisa e a valorização das manifestações culturais e artísticas, a Escola Municipal Mozart Feliciano, realizou nesta quinta-feira, 25, em sua sede, a III Feira do Conhecimento “Brasil: em cada canto um encanto”. A Secretária de Educação, Marli Cenci participou da abertura da feira.
Na III Feira do Conhecimento os alunos puderam conhecer melhor um pouco de cada região do Brasil, bem como seus estados, riquezas naturais, pontos turísticos, economia, geografia, cultura e seus aspectos peculiares, que culminou com a exposição dos trabalhadores realizados em classe para os pais e comunidade local.

O evento contou também com apresentações culturais dos estudantes da escola e uma homenagem especial ao Nordeste Brasileiro do pequeno Ilan, conhecido como “O vaqueirinho de luxo”. Natural de Cristópolis/BA, com apenas 9 anos, Ilan é um poeta nato que expressa as belezas nordestinas através do poema e da música.


ASCOM/LEM

Compartilhar no Whatsapp

Pagamento do 13º dos aposentados começa hoje e injeta R$ 905 milhões na economia baiana

Quinta-feira, 24 de Setembro de 2015 / Bahia

Começa hoje o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário para os beneficiários da Previdência Social. Na Bahia, 1,8 milhão de pessoas vão receber esta que é a parcela mais gorda do dinheiro extra do fim de ano. Isso porque a primeira metade não sofre os descontos de Imposto de Renda e INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que só virão na segunda parcela, que será paga de 24 de novembro a 7 de dezembro.

A injeção de recursos na economia baiana será de R$ 905 milhões até o dia 7 de outubro, quando termina o calendário da primeira parcela. O volume é maior do que todo o pagamento feito para beneficiários da região Norte do Brasil. A Bahia é o quinto estado com maior montante de pagamentos.

Mas os números não impressionam o varejo do estado, que está pessimista em relação às vendas. Para o presidente do Sindicato dos Lojistas da Bahia (Sindilojas-BA), Paulo Mota, a situação de instabilidade econômica e política do país não permite uma expectativa melhor. “Em função do comportamento extremamente cauteloso dos consumidores, não temos como projetar se esses recursos irão irrigar a economia com compras ou serão usados para regularizar pendências”, diz.

É o que também acha o representante regional da Associação Brasileira de Shoppings Centers na Bahia (Abrasce), Edson Piaggio. Segundo ele, a maioria dos aposentados e beneficiários deve usar o décimo terceiro para pagar dívidas e manter a carteira fechada depois disso. Piaggio acredita que mesmo os que não têm débitos pendentes não estão dispostos a voltar a gastar.

“A injeção desse valor deve trazer uma melhora para o varejo, claro. Mas não será significativa”, destaca o representante da Abrasce, que ainda não tem a projeção para o setor até o final de 2015.

Dinheiro no banco

O presidente da Associação dos Pensionistas e Aposentados da Previdência Social da Bahia (Asaprev), Marcos Barroso, prevê que dificilmente esse dinheiro sairá do banco. “A prioridade é pagar dívidas já contraídas. A situação da economia tem reflexo em todos os segmentos da sociedade, mas para os aposentados, a situação é ainda mais difícil em razão da perda do valor real dos benefícios e do alto custo com remédios e médicos”.

Já o presidente do Sindicato dos Aposentados, Nilson Baia, é mais otimista em sua análise. Para ele, o comércio pode ter esperanças de botar a mão em parte dos recursos. “O décimo terceiro é a chance que os aposentados têm de comprar bens que desejam depois de uma vida inteira trabalhando”, afirma Baia.

Mesmo assim, indica cautela para quem está pensando em gastar. “A gente aconselha que essas pessoas façam um bom uso do seu dinheiro, principalmente em um momento em que as coisas estão aumentando tanto, como energia, gasolina, medicamentos, alimentação e outros custos”, enumera.

O educador financeiro Antônio de Júlio aconselha os aposentados a quitar empréstimos consignados. “Por mais que seja uma parcela barata, é um custo de 2% a 3% ao mês com os juros. Mas quem não tem essa dívida, pode se permitir um presente melhor ou uma viagem. Um pouco de egoísmo não faz mal a ninguém”, indica.

Dicas para quitar dívidas com o 13º

FAÇA AS CONTAS Liste as dívidas e faça um diagnóstico de quais delas impactam mais no orçamento familiar. Caso os recursos sejam insuficientes para quitar todas as dívidas, priorize o pagamento das mais caras e com os juros maiores. 

PEÇA DESCONTO  Na hora de negociar, barganhe o melhor desconto possível nas taxas de juros e multas. Busque fazer uma negociação com base em sua capacidade de pagamento.

PENSE NO FUTURO  Procure antecipar pagamentos, caso as suas finanças estejam em ordem. Mas, antes, não deixe de barganhar um bom desconto por conta do pagamento antecipado.

GUARDE DINHEIRO  Depois de pagar o que deve, se a grana permitir, guarde um dinheirinho para arcar com as despesas que sempre surgem no início do ano, como o IPVA, IPTU, etc.

SALDO POSITIVO  Antes de sair gastando novamente, pense duas vezes. Não é porque você pagou as dívidas que deve contrair novos débitos no dia seguinte


Correio da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Polícia Militar forma 329 sargentos em solenidade na Vila Militar

Quarta-feira, 23 de Setembro de 2015 / Bahia

Trezentos e vinte e nove policias militares lotados em Salvador, Feira de Santana, Barreiras, Jequié e Euclides da Cunha comemoraram, na terça-feira (22), a progressão na carreira com a promoção para sargento. A solenidade de formatura foi realizada na Vila Policial Militar do Bonfim, na capital baiana, com as participações do secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, do subsecretário Ary Pereira de Oliveira, e do comandante-geral da PM, coronel Anselmo Brandão, entre outras autoridades.

Integrado por militares das turmas de 1991 e 1992, o grupo iniciou o curso em julho de 2015 e tinha na grade curricular disciplinas como Policiamento Ostensivo, Legislação PM, Noções de Direito Penal e Direitos Humanos, além do treinamento prático de defesa pessoal, armamento e tiro. 

Os três formandos com melhores notas receberam prêmios das mãos de Maurício Barbosa e do comandante Anselmo. Em seguida, os padrinhos e madrinhas entregaram os certificados de conclusão do curso. “Gratificante participar desse momento, sabendo que a sociedade conta com um efetivo cada vez mais preparado e capacitado”, ressaltou Barbosa.


blogbraga/Emília Mazzei

Compartilhar no Whatsapp

Processo Seletivo‏: Grande Porte

Quarta-feira, 23 de Setembro de 2015 / Bahia

Empresa: Grande Porte
Cargo: Orientador de Atividades Físicas I - 01 vaga
Atividades: Ginástica laboral e atividades recreativas com colaboradores da instituição.
Salário: De 2 a 3 salários mínimos + benefícios
Escolaridade: Superior completo em Educação Física.
Exigido experiência na área.

Interessados, encaminhar currículos para o e-mail andressa.assis@p2prh.com.br

Atenciosamente, 

Andressa Assis
Recrutamento e Seleção
People2People RH
Tel: (71) 3023-2800/ Ramal 48


blogbraga/Andressa Assis

Compartilhar no Whatsapp

PRF: Semana Nacional de Trânsito

Terça-feira, 22 de Setembro de 2015 / Bahia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está realizando várias ações durante a Semana Nacional de Trânsito, destacamos nessa terça-feira (22), o Projeto Cinema Rodoviário, que está sendo realizado na Delegacia da PRF de Barreiras/BA.

Destacamos ainda, palestras educativas realizadas em: Itaberaba/BA, para 74 alunos do CEMEI (Centro Municipal de Educação Infantil); em Eunápolis/BA, no Colégio Fernando Alban; em Barreiras/BA, na empresa Consorcio Oeste Leste de Barreiras/BA – Ferrovia Integração Oeste Leste, para aproximadamente 63 participantes.


blogbraga/PRF/BA

Compartilhar no Whatsapp

Homem é morto com vários disparos de arma de fogo em Capim Grosso-BA

Terça-feira, 22 de Setembro de 2015 / Bahia

Um homem identificado como Silvestre Andrade da Cruz, de 25 anos, foi morto a tiros na noite de ontem segunda-feira dia 21, na rua Irmã Eleonora, Bairro Novo Oeste, nas proximidades da Faculdade em Capim Grosso-BA.
 
De acordo informações a vítima estava sentada na porta da casa, quando o assassino se aproximou e começou a atirar, a vítima ainda tentou fugiu mais foi alvejado com vários disparos, o homem já no chão o criminoso se aproximou e atirou contra a cabeça do mesmo vindo a óbito no local.
 
Após a ação criminosa o homicida fugiu tomando rumo ignorado. A polícia militar esteve no local colhendo informações e saiu em diligência na tentativa de encontrar o criminoso. O corpo do homem foi removido para o IML de Jacobina-BA. A polícia civil vai investigar o caso.

blogbraga/Foto via WhatsApp

Compartilhar no Whatsapp

Homem é assassinado a tiros em estrada vicinal em Jacobina

Sábado, 19 de Setembro de 2015 / Bahia

Um motociclista identificado como Cristóvão Claiton Silva, de 34 anos, foi morto a tiros, por volta das 7h da manhã  deste sábado (19), em uma estrada vicinal do Povoado de Pau Ferro, em Jacobina-BA a cerca de 340 Km de Salvador.

Segundo informações policiais, Cristóvão estava a bordo de uma moto Yamaha YBR, com um carona, quando um carro preto ainda não identificado parou ao lado da moto e atiraram contra o motociclista que seguia para o trabalho. O garupa não foi atingido e ficou em estado de choque.

Os autores dos disparos fugiram tomando rumo ignorado. A vítima era Natural de Belo Horizonte e residia no Povoado do Soropó em Jacobina.

Por enquanto não há informações sobre a motivação do crime. O crime será investigado pela polícia civil. O corpo do homem foi removido para o IML local.


Diário da Chapada parceiro do blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Prefeita de Camacan é encontrada morta; suspeita de infarto

Sexta-feira, 18 de Setembro de 2015 / Bahia

No final da manhã desta sexta-feira (18), a prefeita de Camacan no Sul da Bahia, Ângela Castro (PP), foi encontrada morta dentro de sua residência. 

Segundo inforamções, provavelmente a prefeita  foi vítima de um infarto fulminante. Corpo foi removido pelo IML para exame cadavérico que apontará a causa da morte.

A prefeita Ângela


blogbraga/Foto via WhatsApp

Compartilhar no Whatsapp

Capim Grosso e Senhor do Bonfim receberão passagem da Tocha Olímpica Rio 2016

Sexta-feira, 18 de Setembro de 2015 / Bahia

A tocha olímpica vai percorrer vinte seis cidades na Bahia como preparativo para os Jogos Olímpicos de 2016, que vão ser disputados no Rio de Janeiro. O ministro dos Esportes, George Hilton, fez o anúncio nesta quinta-feira (17), em evento que antecede o 4º Encontro de Prefeitos, organizado pela União dos Municípios da Bahia (UPB), em Guarajuba.

Camamu, Capim Grosso, Eunápolis, Feira de Santana, Ibicarai, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itamaraju, Itambé, Itapebi, Itapetinga, Itororó, Ituberá, Jaguarari, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Riachão do Jacuípe, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Senhor do Bonfim, Sobradinho, Teixeira de Freitas, Valença e Vitoria da Conquista vão receber o símbolo olímpico no próximo ano.


blogbraga/Diário da Chapada

Compartilhar no Whatsapp

Governo atua no combate a incêndios na Chapada e no Oeste‏

Sexta-feira, 18 de Setembro de 2015 / Bahia

As chamas que desde o último dia 11 atingem o Parque Nacional da Chapada Diamantina, que completa 30 anos nesta quinta-feira (17), estão controladas em algumas áreas. O trabalho integrado entre Governo do Estado, através do Programa Bahia Sem Fogo, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio - Governo Federal), órgão gestor do parque, brigadistas voluntários e prefeituras municipais conseguiu controlar as chamas em Mucugê. Alguns focos de incêndio ainda permanecem, nesta quinta-feira, no Vale do Capão e na Serra do Garapá, em Andaraí. Até o momento, a extensão do fogo atingiu o equivalente a 4.900 campos de futebol. 

Para combater o fogo, o governo enviou 23 bombeiros militares de Salvador e Simões Filho e um helicóptero para fazer o transporte da equipe que atua em locais de difícil acesso, como serras e vales. Participam dos trabalhos ainda 30 brigadistas do ICMBio e 20 voluntários. Dois aviões do ICMBio, que ficam na base de operações no Aeroporto de Lençóis, são acionados sempre que necessário para jogar água nos locais onde as chamas atingem maiores proporções.

Bahia sem fogo

De acordo com a coordenadora de fiscalização preventiva de campo do Bahia Sem Fogo, Fabíola Cotrim, o programa, criado em 2007, atua tanto na capacitação da comunidade para atuar como voluntários, quanto na prevenção, combate e monitoramento do fogo. “É importante esse trabalho de integração entre governos do Estado, Federal e municípios. Dessa forma conseguimos ter um alcance maior e controlar essas chamas que costumam aparecer entre os meses de agosto e setembro. O Bahia Sem Fogo envolve os moradores locais que são essenciais nessa ação e recebem cursos da Secretaria do Meio Ambiente para poder atuar como brigadistas”. 

Morador do município de Andaraí, seu Homero Vieira, 59 anos, 30 deles dedicados a apagar focos de incêndio, é um dos brigadistas voluntários mais antigos. “Por conhecer a região, podemos trabalhar durante a noite e madrugada. Esse é o período ideal para atuar porque a radiação diminui e o fogo fica mais baixo”.

Bombeiros atuam desde segunda-feira 

O comandante das ações do Corpo de Bombeiros na Chapada, major Carregosa, explica que a atuação na região começou na segunda-feira (14) e não tem prazo para acabar. “Vamos continuar aqui até que todo o trabalho de rescaldo seja finalizado e tivermos a segurança de que os incêndios foram completamente extintos. Algumas áreas são de difícil acesso, mas, somente nesta quinta-feira, debelamos 18 focos de incêndio em Andaraí”.

Defesa Civil entrega equipamentos

Ainda como parte das ações do Estado na Chapada, a Superintendência de Defesa Civil (Sudec) já enviou cerca de 40 kits de proteção individual para os brigadistas, compostos por bomba costal, botas, mochilas, máscaras, cantis, luvas, calças e meiões. De acordo com o superintendente de Proteção e Defesa Civil da Bahia, Rodrigo Hita, o trabalho da Defesa Civil está articulado com outros órgãos. “Trabalhamos em parceria com a Sema, Inema e Bombeiros oferecendo treinamento aos brigadistas e cursos de reciclagem”.

Oeste do Estado

O Programa Bahia Sem Fogo também está presente nos municípios do oeste baiano, que registraram os primeiros focos de incêndio há 15 dias. Estão na região 63 brigadistas, seis técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e quatro carros da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Duas aeronaves do Estado estão programadas para começar a atuar a partir desta sexta-feira (18). No oeste, os focos de incêndio estão concentrados nas cidades de Muquém do São Francisco, Mansidão, Santa Rita de Cássia, Formosa do Rio Preto, Barreiras, Cotegipe e Luís Eduardo Magalhães.


blogbraga/Secom/BA

Compartilhar no Whatsapp

Prefeito de Tapiramutá tem contas aprovadas com ressalvas

Quinta-feira, 17 de Setembro de 2015 / Bahia

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quinta-feira (17/09), aprovou com ressalvas as contas do prefeito de Tapiramutá, Luciano Nery Marques, relativas ao exercício de 2014. O relator do parecer, conselheiro Raimundo Moreira, aplicou multa de R$ 3 mil ao gestor pelas irregularidades remanescentes no relatório. 

A assessoria técnica registrou a ocorrências de falhas formais e materiais envolvendo procedimentos licitatórios, inclusive com ausência de licitação, a contratação de pessoal sem concurso público, despesas com juros e multas decorrentes de atrasos em pagamentos a concessionárias de serviços públicos e atraso no pagamento da remuneração dos servidores.

O balanço orçamentário registrou que a arrecadação municipal atingiu R$ 35.476.695,63 e as despesas realizadas alcançaram a importância de R$ 32.289.130,90, apresentando um superávit orçamentário na ordem de R$ 3.187.564,73. Cabe recurso da decisão.


blogbraga/Assessoria de Comunicação Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM/BA)

Compartilhar no Whatsapp

Jovem é assassinado com vários tiros em Jacobina-BA

Quinta-feira, 17 de Setembro de 2015 / Bahia

Um jovem identificado como Adinaldo Oliveira Matos, de 20 anos, foi assassinado com vários tiros na cabeça na noite de ontem quarta-feira (16), por volta das 19h, em Jacobina-BA.

O crime aconteceu na escadaria do Cruzeiro, no bairro Serrinha. O autor dos disparos e a motivação do crime ainda são desconhecidos.

A polícia militar e a guarda municipal estiveram no local isolando a área até a chegada dos peritos.

Corpo foi removido pelo para o IML local para exame cadavérico. A Polícia Civil de Jacobina abriu inquérito para apurar o caso.


blogbraga/Foto via WhatsApp

Compartilhar no Whatsapp

TRAGÉDIA: Homem pula de torre telefônica em Miguel Calmon-BA e morre em seguida

Quinta-feira, 17 de Setembro de 2015 / Bahia

O homem no topo da torre

A vítima morreu na hora

Uma mulher parente da vítima desmaiou ao ver a tragédia

A polícia no local

No início da tarde de ontem quarta-feira (16), foi de expectativa para a polícia militar, polícia civil e a guarda municipal de Miguel Calmon, a equipe tentava fazer com que um homem identificado como Márcio Bispo de Santana, de 26 anos, que estava em cima de uma torre de telefonia de celular, localizada na avenida Ronan Oliveira Mota, abandonasse a idéia de pular de mais de 70 metros de altura. 
    
A rua ficou cheia de pessoas, que passavam a todo momento pelo local e paravam para ver a movimentação. Amigos e familiares foram ao local para convenser a vítima, mais a tragédia foi inevitável. 

Segundo informações, Márcio já tinha tentado outras vezes tirar a própria vida. Um familiar da vítima ao ver a cena desamaiou no local.

Márcio teve "morte instantânea”. O corpo foi removido para o IML de Jacobina.


blogbraga

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Elo Aço DPVAT Barreiras DBT Imperial Guarda Municipal Grupo Marabá Dr. Márcio Rogério Unopar Luz motos Casa da Ferramenta Paraíba Dupará Açaí G7 Silvano Santos Mimoaço MaxCar Sutrans Global Oeste Manutenção Extreme Rabelo Dique Denuncia Kenni Henke AUTOCAR Sportime P&F Fontana Forte Grãos Vida Farma Click Tec Polícia Civil Mimoso Segurança DM Reparos Contabilidade Rondon PM Neli Delicia Mineiros Bem Brasil Pastel Coyote Ademilar Jaú CISO Evolucao