SDR Bahia São Camilo

SICREDI
Corbã
Ação
NOTÍCIAS

CHAPADA DIAMANTINA: Quatro são presos por envolvimento em tentativa de homicídio em Mucugê/BA

Segunda-feira, 18 de Outubro de 2021 / Bahia

Diligências para elucidar uma tentativa de homicídio, ocorrida no último dia 13 de outubro em Mucugê, resultaram, no sábado (16), na prisão de quatro integrantes de um grupo criminoso. A ação foi realizada por policiais da Delegacia Territorial (DT) daquela cidade, em conjunto com uma equipe da 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Seabra).

O coordenador da Coorpin/Seabra, delegado Thomas Victor Galdino, explicou que os suspeitos foram flagrados com maconha, cocaína e a arma utilizada no crime. “As roupas que eles vestiam no dia do ataque também foram apreendidas”, completou o coordenador.

A vítima, que está internada em estado grave, foi atingida por cinco disparos, dentro da própria residência, enquanto dormia. “A motivação do crime teria sido pelo fato da esposa dele ter atingido o rosto de um dos criminosos com um copo, depois de uma discussão em um bar”, disse o delegado.

“Já solicitamos a prisão preventiva deles”, acrescentou Galdino. Os suspeitos passaram pelos exames de lesões corporais e estão custodiados na sede da coordenadoria.


Blogbraga/Ascom-PC

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRENSE SOFRE MAL SÚBITO E MORRE ENQUANTO JOGAVA PARTIDA DE FUTEBOL NA ZONA RURAL DE BARREIRAS

Segunda-feira, 18 de Outubro de 2021 / Região

Aristides Mariano da Silva, 40 anos, natural de Barreiras (Ba), morador do Residencial São Francisco, morreu na tarde deste domingo (17), enquanto jogava uma partida de futebol no povoado do Rio Branco, zona rural de Barreiras.

De acordo com informações, Aristides começou a passar mal e caiu. Neste mesmo momento os amigos o colocaram em um carro e acionaram o SAMU.

A ambulância encontrou-se com o veículo no caminho e por fim o levou para a UPA onde infelizmente foi confirmado o óbito.

De acordo com a família, Aristides não tinha histórico de problemas cardíacos. 


BlogBraga: Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE JACOBINA: GCMs de Ourolândia foram homenageados e receberam certificado de participação do I Workshop

Segunda-feira, 18 de Outubro de 2021 / Bahia

Integração em benefício da sociedade

Dando continuidade as atividades que estão acontecendo, de forma integrada, com agentes das Guardas Civis Municipais, aconteceu na última sexta-feira (15), em Ourolândia (BA), uma solenidade de entrega de certificados aos agentes da GCM do município local.

Na oportunidade, os agentes foram homenageados e receberam o certificado de participação do I Workshop promovido pela Delegacia de Senhor do Bonfim (DEL 04-BA) desta SPRF-BA, com 16 horas de duração, onde foram promovidas temáticas sobre abordagem a veículos e pessoas, fiscalização de alcoolemia e abordados princípios a respeito de direitos humanos e lei de abuso de autoridade.

A ambientação teve como objetivo promover o intercâmbio de informações e prover meios necessários com técnicas avançadas de policiamento que poderão ser aplicadas nas diversas situações cotidianas enfrentadas pelos agentes no exercício de suas respectivas atribuições.

Na oportunidade foram compartilhadas técnicas da PRF em abordagem a ônibus, automóveis e motocicletas. Foram debatidas também peculiaridades para realizar uma revista segura a pessoas e veículos, para que a integridade física seja do agente, do policial ou de terceiros sejam preservadas durante as diversas situações vinculadas às atividades policiais. 

A iniciativa reforça a atuação integrada que vem sendo desenvolvida na região e contou com a presença do prefeito municipal, José Raimundo Araújo, do vice-prefeito, secretários municipais e autoridades locais. 

Prestigiaram ainda o evento o comandante da PRE de Jacobina, Tenente Jonmar representando a 24ª Cia da Polícia Militar de Jacobina e o Presidente da Câmara de Vereadores de Umburanas.

Representando a SPRF-BA compareceu o Inspetor Lopes Júnior, chefe do posto da PRF de Capim Grosso, que recebeu das mãos do prefeito uma placa em agradecimento a parceria firmada.

A parceria busca fortalecer a ação integrada e cooperativa entre os órgãos em prol do desenvolvimento e da inovação em segurança pública.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: VÍTIMAS DE ACIDENTE FATAL NA BA-459 ANEL DA SOJA SÃO IDENTIFICADAS

Segunda-feira, 18 de Outubro de 2021 / Região

Foram identificados junto ao Departamento de Polícia Técnica de Barreiras, as vítimas do acidente fatal que aconteceu por volta das 07h da manhã deste domingo (17).

O acidente envolveu uma picape Fiat/Strada e duas carretas Bitrem/Vagão na BA/459, no Anel da Soja, na altura do KM 124, depois da entrada que dá acesso a estrada do Café, município de Barreiras.

O motorista foi identificado como Carlos Antonio Machado dos Santos, 55 anos. A mulher identificada como Simara Xavier dos Santos, 23 anos, natural de Brumado (Ba). Residiam na rua Piritiba no bairro Santa Cruz em Luís Eduardo Magalhães (Ba).

Os corpos passaram por exames de necropsia e posteriormente liberados aos familiares para o sepultamento.

Veja matéria relacionada no link abaixo:

http://blogbraga.com.br/celular/?Pagina=Noticia&Titulo=colisao-entre-picape-e-carretas-deixa-dois-mortos-e-feridos-com-gravidade-na-ba-459-proximo-a-entrada-da-estrada-do-cafe-municipio-de-barreiras&Id=107362


BlogBraga: Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: MUNICÍPIOS TÊM ATÉ O DIA 05 DE NOVEMBRO PARA DIVULGAR PLANO DE ADEQUAÇÃO AO SIAFIC

Segunda-feira, 18 de Outubro de 2021 / Bahia

Os municípios baianos que ainda não cumpriram a determinação, têm até o dia 05 de novembro para apresentar o plano de ação para adequação às novas regras de qualidade estabelecidas pelo Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle – SIAFIC. A medida, com o objetivo de implantar um padrão mínimo de qualidade para o sistema, está prevista no Decreto Federal nº10.540, de novembro de 2020.

Até agora, apenas 170 dos municípios baianos apresentaram um cronograma das ações de adequação, que deve ser implementado a partir de janeiro de 2023. Esse plano deve – para avaliação e crítica – ser disponibilizado aos órgãos de controle interno e externo, assim como divulgado nos sites oficiais dos municípios na internet para conhecimento e eventuais sugestões do público.

O objetivo do decreto federal, ao definir um padrão mínimo de qualidade uniformizado para o SIAFIC, é dar maior transparência e permitir um melhor acompanhamento sobre a execução orçamentária, administração financeira e controle de todos os entes federativos. Isto, além de facilitar o planejamento – em função da confiabilidade das informações – irá agilizar eventuais negociações de empréstimos ou transferências voluntárias entre os entes federados. Por esta razão, aqueles que não se adequarem nos prazos estabelecidos estarão sujeitos a eventuais prejuízos.

A ação é ainda de grande relevância para o processo de consolidação das contas nacionais, vez que a implantação de um sistema único faz com que o processo de consolidação das contas públicas seja facilitado, o que possibilita a geração de informações mais consistentes e fidedignas para a tomada de decisão e avaliação das contas.

O SIAFIC – um software de contabilidade pública – compreende um conjunto de rotinas, processos, procedimentos e requisitos para o funcionamento da Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle dos Entes da Federação. Além de um banco de dados único, o SIAFIC também possui um sistema único, centralizado e compartilhado por todas as entidades de uma mesma unidade federativa, o que permite a uniformização dos dados contábeis.

Assim, a novidade trazida pelo decreto é que, a partir de janeiro de 2023, todas as entidades de um município (prefeitura, câmara e descentralizadas) deverão utilizar o mesmo software de contabilidade, que deverá obedecer ao padrão estabelecido no decreto. Esse software, também por determinação do decreto, será mantido e gerenciado pelo Executivo.

Para acessar os Planos de Implementação do SIAFIC encaminhados ao Tribunal de Contas basta clicar no link abaixo:

https://tcmbahia-my.sharepoint.com/:x:/g/personal/brunna_silva_tcm_ba_gov_br/EbXih1HPVM9AuZO_a3RdT_kBOuV1V58ztVRmCJzoQ6DmqQ?e=NhRZ36


Blogbraga/TCM - Assessoria de Comunicação Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: PAI MATA FILHO COM TIRO DE ESPINGARDA NO POVOADO DE RIO DE PEDRAS

Segunda-feira, 18 de Outubro de 2021 / Região

Vítima: Rivanildo Lopes Feitosa

Um crime chocante aconteceu por volta das 23h30min de sábado (16), no povoado de Rio de Pedras zona rural do município de Barreiras (Ba), onde o próprio pai matou seu filho com tiro de espingarda no rosto.

A vítima identificada como Rivanildo Lopes Feitosa, 26 anos, ainda foi socorrido por familiares em um carro, que infelizmente quebrou no meio do caminho e Rivanildo morreu logo depois.

De acordo com a mãe da vítima, Maria José Lopes, não havia motivo algum para tal ato de violência do pai contra o filho. Rivanildo teria chegado à noite em casa e antes de jantar foi pedir a bênção para o pai que o recebeu com um soco no rosto.

A mãe tentou impedir as agressões momento em que o marido foi no quarto, pegou a espingarda e atirou no rosto do próprio filho. Logo em seguida pegou o celular, uma mochila, a espingarda e saiu correndo gritando: “O que foi que eu fiz...”.

A filha de nove anos de idade que estava dormindo, acordou com a gritaria na casa e presenciou a tragédia.

Rivanildo trabalhava em fazenda, era um bom filho e não havia inimizade com seu pai, diz a mãe.

O autor do disparo segundo informações, estava sob efeito de bebida alcoólica. Havia parado de beber por seis anos, mas devido a companhias e jogos, voltou a beber. Até o momento encontra-se foragido.

O corpo foi liberado à família nesta manhã de segunda-feira (18), e será sepultado no povoado Rio de Pedras.


BlogBraga: Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

LEM: Com quase 30 anos de PM, major Cristiano Gouveia enxerga na Escola Cívico-Militar, um importante vínculo entre a comunidade e a instituição, aliada à qualidade de ensino

Segunda-feira, 18 de Outubro de 2021 / Cidade

Natural de Salvador, filho de mãe pedagoga e pai engenheiro Agrônomo, o Major Cristiano Gouveia, comandante da 85° Companhia Independente  da Polícia Militar (CIPM/LEM), sabe da importância da Educação. Com 28 anos de Polícia Militar e há sete meses em Luís Eduardo Magalhães, tem encontrado formas de se integrar à comunidade local. 

"É uma comunidade muito participativa. Que cobra muito, o que motiva o nosso trabalho, mas também participa. Tanto a Prefeitura, quanto a iniciativa privada", destacou o oficial. 

Desde que o major Gouveia se reuniu com o secretário de Educação do município,  Carlos Lopes da Fonseca, para tratar da implantação de uma Escola Cívico-Militar no município,  a sociedade Luiseduardense quis saber mais sobre o assunto. 

O Formato

Na Bahia, os municípios de Vitória da Conquista, Salvador, Itabuna, Ilhéus,  Barreiras, Feira de Santana, Juazeiro,  Teixeira de Freitas, Candeias contam com esse modelo. 

"É um formato mais tradicional, mas que em nada prejudica o desenvolvimento do aprendizado do aluno", disse o major, relembrando as palavras de sua mãe,  Pedagoga. 

O diferencial

Você tem um estímulo muito grande à atividade física, respeito à hierarquia com professores, coordenadores e com alunos mais antigos. Além das aulas mais tradicionais, como Música, Matemática, Química e Fisica em um alto padrão", destacou. 

Para o major Gouveia, a principal importância de uma escola nesse formato para o município, é a criação do vínculo entre a Polícia Militar e a comunidade. 

"A Polícia Militar e a comunidade ficam em uma proximidade, que talvez seja única. É o seu bem mais precioso, o seu filho, que você confia e coloca nas mãos da instituição, tida como algoz social, para educar e formar", disse. 

E completou: "A formação em cidadania, conhecimento, o que vai possibilitar acessar a universidade, a ideia de profissões, de respeito à valores cívicos e pátrios. Isso tudo o Colégio tem. Para quem gosta, para quem sente falta disso, para quem deseja essa formação e inclusão do seu filho". 

Qualidade de ensino

"Se você tiver uma escola com o melhor rendimento e a melhor formação, mas onde os pais e a comunidade não a enxergam com bons olhos, ela não é uma instituição positiva.  Quando você tem os dois, aí fica pleno. O vínculo: Polícia Militar e comunidade, aliado à qualidade de ensino", concluiu.


Blogbraga/ASCOM Prefeitura LEM

Compartilhar no Whatsapp

CASA DA FERRAMENTA: OFERTA DA SEMANA

Segunda-feira, 18 de Outubro de 2021 / Publicidades

A casa da ferramenta além oferecer uma grande variedade de produtos, faz o dimensionamento correto do seu equipamento ou máquina afim de que seu trabalho seja seguro e eficiente.

Para implementar nosso atendimento trabalhamos com assistência técnica de várias marcas com profissionais que trarão segurança na escolha certa do seu equipamento.

Nosso trabalho é facilitar o seu!!

https://casadaferramenta.com/

Endereço: R. Juscelino Kubitscheck, 138 - Jardim Paraiso Fase I, Luís Eduardo Magalhães - BA

Telefone: (77) 3628-5456


Publicidade

Compartilhar no Whatsapp

WEST IDIOMAS: Pink October!

Segunda-feira, 18 de Outubro de 2021 / Publicidades

Pink October! 

O Outubro Rosa é um movimento que tem como objetivo principal alertar a todos a respeito do câncer de mama e da importância de um diagnóstico precoce.
Não deixe seu exame para depois, se cuide, se ame, se toque! 

WEST IDIOMAS-YOU UP FRONT! 
Rua Castro Alves - N° 1744 - Centro 
Luís Eduardo Magalhães-BA
Telefone: (77) 9 9973-1863


Publicidade

Compartilhar no Whatsapp

Bahia registra 243 novos casos de Covid-19 e mais 1 óbito pela doença

Segunda-feira, 18 de Outubro de 2021 / Bahia

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 243 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,02%) e 230 recuperados (+0,02%). O boletim epidemiológico deste domingo (17), também registra 1 óbito. Dos 1.239.893 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.210.695 já são considerados recuperados, 2.230 encontram-se ativos e 26.968 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.561.207 casos descartados e 241.250 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo. Na Bahia, 52.168 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vacinação

Com 10.413.559 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 81.78% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.


Blogbraga/Sesab

Compartilhar no Whatsapp

Confira quais doses da vacina contra o Covid-19 estão disponíveis nesta segunda-feira (18), em Luís Eduardo Magalhães

Segunda-feira, 18 de Outubro de 2021 / Cidade

Nesta segunda-feira (18), estão disponíveis, das 8h às 16h, no sistema Drive-Thru e no antigo PROMATI, ambos localizados no bairro Santa Cruz, a primeira,  segunda e terceira dose da vacina contra o Covid-19.  

1° dose
Continua a repescagem para o público a partir dos 18 anos. É necessário apresentar os seguintes documentos: RG,  CPF ou o cartão do SUS e um comprovante de residência. 

2° dose
Para garantir a segunda dose, é importante verificar a data no cartão de vacina. 

3° dose
Para profissionais de saúde que tenham tomado a 2° dose há mais de seis meses. Apresentar a carteira profissional. 

- Idosos a partir dos 70 anos, também precisam ter tomado a 2° dose há mais de seis meses. 

IMPORTANTE

Em função do início do período chuvoso e para oferecer mais conforto e comodidade aos pedestres que buscam a vacina contra o Covid-19, a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Saúde,  informa: Os pedestres estão sendo vacinados no antigo PROMATI, ao lado do Sistema Drive-Thru, no bairro Santa Cruz.


Blogbraga/ASCOM Prefeitura LEM

Compartilhar no Whatsapp

ELOAÇO- Aço para Construção é Aqui!

Segunda-feira, 18 de Outubro de 2021 / Publicidades

ELOAÇO ferragens armadas e sob medida. Vai iniciar uma obra, não atrase a construção! A ELOAÇO atende suas demandas em ferragens produtos em aço, vigas, colunas, sapatas, treliças, telas e barras retas.

Serviço:

ELOAÇO- Aço para Construção

Rua Paraíba, nº 2046 - Bairro Cidade Universitária, Luis Eduardo Magalhães

Tel. 3628-1712 ou 77 9 9839-8551


Publicidade

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: BOLETIM INFORMATIVO CORONAVÍRUS 20.047 CASOS POSITIVOS PARA COVID-19 DESDE A PANDEMIA, 19.701 PACIENTES RECUPERADOS E 322 ÓBITOS

Segunda-feira, 18 de Outubro de 2021 / Região

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje não houve coleta de amostras de casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID – 19).

Informa ainda, que no dia de hoje foram concluídos 45 (quarenta e cinco) resultados, sendo que 40 (quarenta) testaram negativos e 05 (cinco) testaram positivos. Os 40 (quarenta) casos que testaram negativos trata-se de 20 (vinte) pessoas do sexo feminino com idades entre 14 e 52 anos, e 20 (vinte) pessoas do sexo masculino com idades entre 12 e 86 anos.

Já os 05 (cinco) casos que testaram positivos, trata-se de 03 (três) pessoas do sexo feminino, com idades entre 13 e 50 anos. Destas, 02 (duas) foram sintomáticas e 01 (uma) preencheu requisitos para coleta. E 02 (duas) pessoas do sexo masculino, com idades entre 08 e 33 anos. Destes, 01 (um) foi sintomático e 01 (um) preencheu requisitos para a coleta.

Dos 05 (cinco) casos que testaram positivos 04 (quatro) foram confirmados mediante Testes Rápidos, assim como os 40 (quarenta) casos que testaram negativos, totalizando 44 (quarenta e quatro), que não foram diminuídos dos 04 (quatro) que aguardavam resultados.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 20.047 (vinte mil e quarenta e sete) casos confirmados por RT-PCR e Testes Rápidos. Destes, 19.701 (dezenove mil e setecentos e um) estão recuperados, 22 (vinte e dois) estão em isolamento domiciliar, 02 (dois) pacientes estão internados e o município registra 322 (trezentos e vinte e dois) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 03 (três).

Barreiras contabiliza 51.674 (cinquenta mil seiscentos e setenta e quatro) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 30.510 (trinta mil quinhentos e dez) negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função dos descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.


BlogBraga: Repórter Paiva/ DIRCOM

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: Carreta capota e deixa dois feridos na BA/460 próximo ao Povoado de Placas

Segunda-feira, 18 de Outubro de 2021 / Cidade

SAMU atendeu a ocorrência

O motorista foi levado para UPA de LEM

O acidente deixou dois feridos

A carga ficou espalhada no local

Duas pessoas ficaram levemente feridas em um acidente tipo capotamento, no município de Barreiras, na noite deste domingo (17) por volta das 20h30.

O acidente aconteceu na BA/460, na altura do KM 115, próximo ao Povoado de Placas.

Segundo informações colhidas no local, na carreta Volvo/Bitrem carregada com soja estavam dois ocupantes. O motorista perdeu o controle da direção, saindo da pista e ao tentar retornar não obteve êxito, vindo a capotar. 

Com o forte impacto, o carona foi ejetado para fora da carreta, sofrendo ferimentos leves. 

Usuários da via que passavam no local acionaram o SAMU que esteve prestando atendimento às vítimas. O motorista de 30 anos sofreu um ferimento corte contuso/FCC no supercílio e foi encaminhado à UPA. O carona sofreu um ferimento na perna e foi liberado no local.

A carreta ficou destruída e a carga espalhada.


Blogbraga/Reportagem: Marlon Ferraz

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2020
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
Contabilidade Rio Grande - Parceira dessa Causa
PARCEIROS
Jaú CISO Extreme DPVAT Guarda Municipal UMOB Sutrans Paraíba SBS LH Madeiras Luz motos Açaí do Chiquinho Oeste Beton Contabilidade Rondon Casa do Marceneiro Neli PM ASMAT Dupará Açaí DBT Paraiba Vida Farma Ofertas - Hiper Santo Antonio G7 NET Grupo Marabá Xikito Global Online Delícia P&F Casa da Ferramenta Minas Aço Sportime Dique Denuncia Imperial JBJ