NOTÍCIAS

Governo da Bahia assina convênio para realização de 372 projetos do Fundo de Cultura

Quinta-feira, 03 de Novembro de 2016 / Bahia

Nesta quinta-feira, às 10h, o governador Rui Costa participa da solenidade de assinatura do Termo de Acordo e Compromisso (TAC) para os projetos aprovados nos Editais Setoriais do Fundo de Cultura 2016, lançados no mês de julho. A cerimônia será realizada no Palácio Rio Branco, na Praça Municipal de Salvador, com a presença do secretário de Cultura do Estado, Jorge Portugal.

Do total de 3.265 projetos culturais inscritos, 372 foram aprovados na etapa de análise de mérito. Os Editais Setoriais contam com investimento de mais de R$ 30 milhões, proveniente do Fundo de Cultura da Bahia. O destaque do ano foi o volume de recursos direcionado ao Audiovisual, que chegou a R$ 14,5 milhões, incluindo outras fontes de financiamento captadas pelo governo.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

PRF Senhor do Bonfim/BA, apreende 115 KGs de maconha

Quarta-feira, 02 de Novembro de 2016 / Bahia

Em mais uma operação de combate a criminalidade, agentes da PRF Delegacia 10/04 - Senhor do Bonfim, abordaram na madrugada de hoje quarta-feira dia 02, BR/407 no KM 115 ( povoado da Estiva ), o veículo Ford/ Focus, placa de Lauro de Freitas com dois ocupantes, e alguns segundos depois, o veículo saveiro, placa de Natal, com apenas o condutor.

Ao ser feita averiguação minuciosa nos veículos, no focus perceberam um forte odor de maconha no seu interior, encontrando apenas resquícios do produto; já na saveiro, depois de retirada a parte plástica da carroceria, além das laterais do veículo e atrás do banco, foram encontrados 115 KGs de cannabis sativa ( maconha ). Feita consulta aos sistemas, constatou-se que os condutores do focus e da saveiro tem mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas. 

Ao ser questionado sobre se conhecia os ocupantes do focus, o condutor da saveiro disse que sim, mas o condutor e passageiro do focus negaram. 

Presos em flagrantes por tráfico de drogas e associação ao tráfico, os três foram encaminhados para a DEPOL de Senhor do Bonfim, juntamente com os veículos e a maconha apreendida. 

As operações de combate a criminalidade da Delegacia PRF 10/04, que abrangem os Postos 01 - Sehor do Bonfim e 02 - Capim Grosso, acontecem em dias, horários e locais alternados.
     
ATT:Insp. Lopes Júnior - BDCOM - Del. PRF 10/04 


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

Amantes dos cavalos participam no final de semana de mobilização em Salvador

Terça-feira, 01 de Novembro de 2016 / Bahia

Os praticantes de cavalgada, vaquejada, rodeio, prova do laço, argolinha, ecoterapia, corrida de cavalo e demais esportes equestres praticados no Estado participam neste domingo (6), no CAB (Centro Administrativo da Bahia), em Salvador, de grande mobilização para mostrar que essas atividades esportivas podem conviver harmoniosamente com o bem-estar animal. Na segunda-feira (7), às 9h, no plenário da Assembleia Legislativa, ocorre sessão especial para debater o assunto.

“A ideia é mobilizar os amantes dos esportes a cavalo sobre a necessidade de mostramos à sociedade que podemos manter a tradição e não permitir que nenhum animal sofra maus-tratos”, disse o deputado estadual Eduardo Salles, idealizador do evento.

“Estamos organizando no CAB toda a infraestrutura necessária para receber os amantes dos esportes a cavalo. Vamos ter uma missa do vaqueiro, cavalgada e uma programação repleta de atividades. Vamos fazer um evento ao estilo FENAGRO (Feira Internacional da Agropecuária que acontece todo final de ano no Parque de Exposições, em Salvador)”, informou o parlamentar.

A organização do evento conta ainda com a participação das entidades ligadas à prática dos esportes equestres.

A Sessão Especial foi proposta por Eduardo Salles, mas o parlamentar ressalta que outros componentes da Casa também são coautores. “Muitos colegas têm participado efetivamente desta luta e estão juntos também na organização desta mobilização”, informa o deputado estadual.

“Vamos contar com a participação dos deputados federais e senadores baianos que apoiam a manutenção desta tradição responsável por gerar mais de 700 mil empregos no Brasil”, revela Eduardo Salles.

A Sessão Especial vai discutir alternativas que permitam a prática dos esportes a cavalo em todo o país e os impactos gerados pela decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que derrubou a lei que regulamentava a vaquejada no Ceará.

“Nossa preocupação é que todos os esportes a cavalo podem deixar de existir. Essa decisão do STF pode ter um efeito cascata sobre as cavalgadas, rodeio, argolinhas e outras atividades”, explica o parlamentar.

REGULAMENTAÇÃO BAIANA

Eduardo Salles é o autor da lei, já sancionada pelo governador Rui Costa, que regulamenta as vaquejadas e cavalgadas na Bahia como prática esportiva e cultural. O parlamentar acredita que a mobilização é a favor de todos os esportes equestres.

“Como ex-secretário estadual de Agricultura, agrônomo e homem que vive a realidade do interior do Estado, tenho compromisso de vida com esse setor que contribui tanto com a economia e gera milhares de empregos. Convido todos para esse ato em defesa da nossa tradição”, disse o deputado estadual.

“Nossa legislação permite que a tradição e os empregos sejam mantidos e o bem-estar animal e o combate aos maus-tratos também ocorram”, concluiu Eduardo Salles.


Blogbraga/ASCOM – Deputado Estadual Eduardo Salles

Compartilhar no Whatsapp

Caminhão capota e motorista morre preso às ferragens na BA-052 ente Baixa Grande e Mundo Novo/BA

Terça-feira, 01 de Novembro de 2016 / Bahia

Um caminhoneiro morreu nesta segunda-feira (31), em um acidente na BA-052 estrada do feijão entre os municípios de Baixa Grande e Mundo Novo, no Centro Norte Baiano. 

Segundo informações policiais, o caminhão M.Benz, vermelho, placa NVN-1298 de Itabaiana/SE capotou após o motorista que estava sozinho perder o controle do veículo. 

A vítima de nome José Airton, ficou presa às ferragens e morreu no local.

O corpo da vítima foi retirado pelo Corpo de Bombeiros de Itaberaba/BA. O caminhão estava carregado de tomates e pimentões, o mesmo ficou destruído.

O corpo do caminhoneiro foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Itaberaba.


Blogbraga/Fotos de Internauta de Piritiba

Compartilhar no Whatsapp

Release da Polícia de Jacobina/BA - prisão por porte ilegal de arma de fogo

Segunda-feira, 31 de Outubro de 2016 / Bahia

Na tarde deste domingo, 30, Policiais Militares da 24ª CIPM, lotados no município de Várzea Nova, foram solicitados por um senhor identificado como A.C, que informou aos policiais de que estava sendo ameaçado de morte por um homem identificado como J.L.F.P., de 42 anos.

Diante da informação, a guarnição PM empreendeu diligência e na estrada vicinal que liga Várzea Nova ao Povoado de Salinas localizou o suspeito, o qual foi flagrado portando um revólver calibre 38 municiado com 04 (quatro) cartuchos intactos. 

O acusado foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Jacobina/BA juntamente com a arma apreendida para a adoção das medidas cabíveis.


Blogbraga/Release da polícia de Jacobina/BA

Compartilhar no Whatsapp

Acidente com carro deixa um morto e dois feridos entre os município de Miguel Calmon e Piritiba/BA

Segunda-feira, 31 de Outubro de 2016 / Bahia

O carro ficou destruído

O acidente foi entre Miguel Calmon e Piritiba/BA

Um dos passageiros morreu no local

O segundo passageiro ficou ferido

Um acidente com um veículo Tempra deixou dois feridos e um morto na tarde deste domingo (30). O capotamento ocorreu no KM-12 da rodovia BA-131, entre o município de Miguel Calmon e o Distrito do França, no município de Piritiba/BA.

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a vítima fatal foi identificada como Gessé Souza Lobo. O motorista que não teve o nome divulgado ficou ferido sem gravidade e evadiu-se do local. Segundo informações, o motorista perdeu o controle do veículo e capotou na pista.

O segundo passageiro de nome Wilton de Jesus, ficou ferido, ele e Gessé, com o impacto do capotamento foram arremessados para fora do veículo, Gessé morreu na hora. 

Wilton, foi levado para o Hospital no município de Miguel Calmon, não há informações do estado de saúde do mesmo. O carro ficou destruído com o impacto do capotamento.

O corpo da vítima fatal foi removido para o IML de Jacobina para exame de autópsia.


Blogbraga/Fotos de Internauta de Piritiba

Compartilhar no Whatsapp

Motociclista fica ferido após colidir em carro no bairro São José, em Luis Eduardo Magalhães

Sábado, 29 de Outubro de 2016 / Bahia

A vítima recebeu os primeiros socorros do SAMU no local

O rapaz foi levado para UPA

O carona pulou da moto e nada sofreu

O motorista do carro fez de tudo pra evitar o acidente sem êxito

O carro teve pequenas avarias

A moto também teve avarias

Por volta das 12h04 deste sábado (29), foi registrado um acidente envolvendo uma moto Dafra e VW Gol, deixando um homem ferido em Luis Eduardo Magalhães.

Dois trabalhadores estavam seguindo sentido centro pela rua 10, no bairro São José, quando na esquina da rua 33 do mesmo bairro um veículo Gol que seguia pela rua 33, colidiu com a moto que era conduzida por Adriano Santos de Souza de 21 anos, que sofreu escoriações e tinha como garupa Fernando Jesus da Silva, de 30, nada sofreu pois no momento da colisão ele pulou da moto.

O SAMU socorreu Adriano para UPA para ser melhor avaliado. Ambos os veículos tiveram pequenas avarias. O condutor do veículo Gol permaneceu no local até a chegada do socorro.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Bandidos explodem carro-forte na BR/116, entre Tucano e Euclides da Cunha/BA

Quinta-feira, 27 de Outubro de 2016 / Bahia

Na tarde desta quarta-feira (26), por volta das 14h30, uma quadrilha com cerca de 10 homens armados com fuzis, explodiram um carro forte na BR-116, entre os municípios de Tucano e Euclides da Cunha/BA.

Segundo informações policiais, os criminosos chegaram em um veículo preto e uma S-10 Prata. Ainda segundo a Polícia os criminosos interceptaram o carro-forte e usaram explosivos para abrir o cofre e roubaram armas tipo espingardas de calibre 12. Ao que parece não tinha dinheiro no carro-forte. 

Os criminosos fugiram na caminhonete S-10 tomando rumo desconhecido. A Polícia do 5º BPM saiu em diligência na tentativa de localizar os criminosos. Até o momento nenhum suspeito foi preso.


Blogbraga/PM-BA

Compartilhar no Whatsapp

Senhor do Bonfim: Republicação do Edital de Concurso Público 001/2016

Quarta-feira, 26 de Outubro de 2016 / Bahia

A Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim e a Fundação de Administração e Pesquisa Econômico-Social (FAPES) divulgam  a republicação do Edital de Concurso Público 001/2016Concurso Público 001/2016, que tem como objetivo o provimento de cargos da Administração Municipal.

São mais de 300 vagas e cargos de Nível Fundamental a Superior. As inscrições iniciam nesta quarta-feira (26) no site da FAPES (fapes.org.br) e seguem até o dia 06 de Novembro de 2016. As provas estão previstas para o dia 04 de Dezembro de 2016.

Confira o Edital completo AQUI.


Blogbraga/BWK

Compartilhar no Whatsapp

Sesc vai contratar 172 profissionais; salários chegam a mais de R$ 4.500

Quarta-feira, 26 de Outubro de 2016 / Bahia

O Serviço Social do Comércio (Sesc) está com inscrições abertas em processo seletivo que visa preencher 172 vagas do quadro pessoal e formação de cadastro reserva para unidades em Salvador, Feira de Santana, Alagoinhas, Jacobina e Porto Seguro. Os salários variam entre entre R$ 743,71 e R$ 4.565,09.

Os cargos disponíveis são para os níveis fundamental, médio e superior. O prazo de validade do processo seletivo é de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano. Os interessados devem fazer a inscrição, pela internet, até o dia 4 de novembro. As taxas custam R$ 29, R$ 39 e R$ 49 reais, a depender da vaga.

De acordo com o edital, as provas devem ser aplicadas no dia 20 de novembro. A segunda etapa, a depender do cargo, terá prova prática, prova de títulos e dinâmica de grupo. Acesse o regulamento para obter mais informações.


Blogbraga/ANB

Compartilhar no Whatsapp

POLÍCIA FEDERAL prende em flagrante criminosos que arrombaram a agência dos Correios na cidade de Tanquinho-BA.

Terça-feira, 25 de Outubro de 2016 / Bahia

Feira de Santana/BA – Operação conjunta entre as Polícias Federal, e Militar (SOINTA) da CIPE-LN e RONDESP-LESTE resultou na prisão em flagrante de quatro suspeitos de terem arrombado a agência dos Correios da cidade de Tanquinho-BA. A ação ocorreu na madrugada de hoje(25/10) por volta das 4:00h da manhã.

Através de denúncias anônimas, polícias federais foram informados de que um veículo Fiesta, de cor preta e placa proveniente do Estado de São Paulo, havia participado desta ação criminosa. Prontamente, guarnições passaram a fazer buscas na região, avistando um veículo com as mesmas características na altura da BR-116, sentido Feira de Santana.

Após feito o acompanhamento do veículo, foi procedida a abordagem, sendo encontrados em poder dos criminosos diversos instrumentos comumente utilizados em arrombamentos como pé de cabra, alavanca de força, brocas para perfuração, marreta, chave de fenda, além de diversos aparelhos celulares, um notebook, um veículo SUV e 54 mil reais em espécie.

Um dos envolvidos informou possuir uma arma de fogo no interior numa de suas residências. Após realizada a busca no local, foi confirmada a presença de uma pistola 380, além de dois carregadores e munições. Todo material apreendido, bem como os indivíduos presos, foram apresentados ao posto da Polícia Federal na cidade de Feira de Santana-BA. Após a lavratura do auto de prisão em flagrante, os mesmos foram encaminhados ao presídio local, onde ficarão à disposição da Justiça Federal.

SCS – PF SRBA.


BlogBraga/ Repórter Paiva/PF

Compartilhar no Whatsapp

Retorno na BR-324 será interditado a partir desta quinta-feira

Terça-feira, 25 de Outubro de 2016 / Bahia

A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e a Via Bahia, concessionária que administra a Rodovia Engº Vasco Filho (BR-324), informam aos usuários que o retorno do Km-523 (sentido Feira de Santana) será interditado a partir desta quinta-feira (27), em decorrência das obras de implantação do viaduto de interseção da Avenida Nóide Cerqueira com a rodovia federal. O usuário terá como opção o retorno próximo ao acesso ao distrito de Humildes.


Blogbraga/Foto: Ascom/Conder

Compartilhar no Whatsapp

Rui inaugura instalações de hospital e entrega obras em Vitória da Conquista

Segunda-feira, 24 de Outubro de 2016 / Bahia

Diversas obras, que totalizam um investimento de R$ 40 milhões, foram entregues nesta segunda-feira (24) pelo governador Rui Costa, em Vitória da Conquista. Na área da saúde, foram inauguradas as instalações da primeira sala de raio-x do Centro de BioImagem do hospital geral da cidade, mais conhecido como Hospital de Base. A unidade também recebeu um arco cirúrgico, equipamento que possibilita procedimentos cardiovasculares, ortopédicos e neurocirúrgicos minimamente invasivos. 

De acordo com Rui, a ampliação do hospital e os novos equipamentos têm como objetivo atender melhor a população da cidade. “Tudo o que estamos fazendo é para aumentar a qualidade do atendimento para o povo. Também quero iniciar, em breve, a construção da policlínica, para atender, com diversos exames, as cidades dessa região”.  

Ainda no município, o governador inaugurou três sistemas simplificados de abastecimento de água, nas localidades de Baixão do Iguá, Fazenda Paraíso e Assentamento Tigre (Fazenda Maringá); entregou treze tratores com implementos agrícolas para entidades da agricultura familiar e lançou três editais do programa Bahia Produtiva. “Com esses convênios do Bahia Produtiva, ajudamos projetos desenvolvidos e damos mais autonomia à agricultura familiar. Para isso, temos que proporcionar tecnologia para nossa gente. Queremos as associações rurais fortes no estado”, destacou. 

Na ocasião, Rui Costa também anunciou outros investimentos que contemplam a infraestrutura hídrica e aeroportuária. "A previsão é que, até dezembro, seja assinado o edital para licitação da construção da Barragem de Catolé e, até a próxima sexta-feira, o edital para construção do terminal de acesso dos passageiros no Aeroporto de Vitória da Conquista. As obras da pista, a parte dos aviões já está 98% concluída. A próxima obra é para melhorar o embarque dos passageiros".


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social /Fotos: Pedro Moraes/GOVBA

Compartilhar no Whatsapp

Prefeito de Capim Grosso apresenta na Serin as demandas do município

Segunda-feira, 24 de Outubro de 2016 / Bahia

O secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) da Bahia, recebeu em audiência o prefeito do município de Capim Grosso, José Sivaldo Rios de Carvalho, que esteve acompanhado pelo suplente de vereador Albiderman Ramos da Silva, por Edson Queiroz, da Embasa, e pelo assessor jurídico do município, advogado Fabrício Bastos.

O prefeito realizou boas gestões que levaram à eleição de sua candidata, Lydia Fontoura (PSD), que venceu o pleito com 9.081 votos – 54,16% dos votos válidos – liderando a coligação “Pra Capim Grosso Continuar Crescendo”, que reuniu 9 partidos.

Entre as demandas do município, o prefeito solicitou a liberação de parcela do convênio com a Sudesb para acelerar a construção de duas quadras poliesportivas, uma no populoso bairro de Novo Oeste, e a outra no povoado de Água Nova, distante 1,5 km da sede municipal.

O gestor municipal também pediu o apoio do Estado para que a Caixa Econômica Federal (CEF) libere o financiamento para a pavimentação de ruas de vários bairros da cidade. Ele, também, pediu um aumento no efetivo policial para otimizar a segurança pública de Capim Grosso.

O prefeito solicitou a intermediação de Josias Gomes para agendar uma audiência na Secretaria de Indústria e Comércio do Estado, onde serão analisadas medidas para levar mais indústrias ao município, gerando emprego e renda para a população.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Homem morre em acidente na BR-324 quando seguia para socorrer filho vítima também de acidente na mesma rodovia, em Jacobina

Segunda-feira, 24 de Outubro de 2016 / Bahia

A Parati ficou destruída com o impacto da colisão

O motor da Parati

O caminhão que estava carregado de cebola tombou

O motorista do caminhão e o garotinho receberam atendimento do SAMU ainda no local

Na noite deste domingo (23), depois das 21h, um grave acidente foi registrado na rodovia BR-324 em Jacobina/BA.

O grave acidente foi entre um veículo de passeio uma Parati e um caminhão que estava carregado de cebola, deixando o condutor da Parati de nome José Pereira dos Santos, morto e três feridos entre elas uma criança de 11 anos.

O senhor José Pereira estava na companhia de Jailton Silva Santana, 31 anos, que não estava de cinto de segurança e foi arremessado para fora do veículo, o mesmo foi socorrido por uma ambulância para o Hospital Antônio Teixeira Sobrinho em Jacobina, mas não corre risco de vida. 

O SAMU foi acionado e socorreu o motorista do caminhão o senhor Nilton de 62 anos e o neto de 11 anos, ambos moradores do Distrito de Porto Feliz, município de Piritiba/BA, eles sofreram fratura. O senhor Nilton fraturou a clavícula e o garoto sofreu fratura em um dos pés.

De acordo informações policiais, o condutor da Parati, o senhor José Pereira tinha saído de Novo Paraíso para socorrer o filho de 24 anos, que tinha sofrido um acidente de moto também na rodovia BR/324. O mesmo que ficou gravemente ferido estava na garupa da moto, devido a gravidade dos ferimentos o rapaz de nome Clécio Pereira seria transferido para Salvador e aguardava a chegada do pai (que morreu no local do acidente).

Com o impacto da colisão o caminhão tombou e a Parati ficou completamente destruída, o motor da mesma foi arremessado na pista. 

A Polícia Rodoviária Federal registrou o acidente.


Augusto Urgente parceiro do Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

SENHOR DO BONFIM: Carreta tomba após motorista desviar de jumentos na rodovia BR-407

Segunda-feira, 24 de Outubro de 2016 / Bahia

Uma carreta tombou na madrugada deste sábado (22) na rodovia BR-407, no município de Senhor do Bonfim região de Jacobina/BA. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o condutor perdeu o controle do veículo ao desviar de dois animais (jegues) que estavam na rodovia.

Ainda de acordo com a polícia, o motorista que estava sozinho saiu ileso, ele tinha saído da Capital Baiana com destino a Petrolina-PE, para buscar um carregamento de uvas. 

A Polícia registrou o acidente.


Diário da Chapada parceiro do Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

A 24ª CIPM DIVULGA: FORAGIDO É CAPTURADO PELA PM EM MIGUEL CALMON APÓS PASSAR 18 DIAS FORA DA PRISÃO

Domingo, 23 de Outubro de 2016 / Bahia

O detento identificado como S.B.A., vulgo “bimbou” que estava foragido da Delegacia de Miguel Calmon desde o dia 05 deste mês, foi capturado na madrugada deste domingo, 23.

A ação ocorreu quando os Policiais Militares da 24ª CIPM, lotados naquele município, realizavam rondas preventivas pelo bairro das populares e avistaram o acusado que recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil.


Blogbraga/Release da polícia de Jacobina/BA

Compartilhar no Whatsapp

PRF de Senhor do Bonfim apreende aproximadamente 300 KGs de queijo

Sexta-feira, 21 de Outubro de 2016 / Bahia

Em mais uma operação da Del. 10/04 - Sr. do Bonfim, visando a redução de acidentes e o combate a criminalidade na região, agentes da PRF abordaram nesta sexta-feira (21),  na BR/407, KM 118, proximidades do povoado de Carrapichel, o veículo Fiat Doblô, placa de Filadélfia - BA; ao ser feita uma averiguação minuciosa no veículo, constatou-se no seu interior, 90 tabletes de queijo com 03 KGs cada, sem o devido acondicionamento nem nota fiscal do produto.

O condutor afirmou que pegou o produto em Filadélfia e levaria para a cidade de Jaguarari.
Diante das irregularidades, o queijo foi apreendido e encaminhado para ADAB de Juazeiro, a fim de serem tomadas as providências cabíveis.
       
ATT: Insp. Lopes Júnior - BDCOM - Del. 10/04 - Senhor do Bonfim - BA


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

POLÍCIA FEDERAL Deflagra segunda fase da operação “PRIMA FACIE”

Quarta-feira, 19 de Outubro de 2016 / Bahia

Juazeiro/BA- A Polícia Federal deflagra nesta manhã de quarta-feira (19), a segunda fase da Operação “Prima Facie”, que investiga organização criminosa especializada em fraudes em licitações e desvio de recursos públicos em contratos de transporte escolar.

Estão sendo cumpridos sete mandados de prisão preventiva, seis de condução coercitiva e 23 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em Paulo Afonso/BA. A ação ocorre nos municípios de Araci, Cristópolis, Euclides da Cunha, Monte Santo, Paripiranga, Ribeira do Pombal e Sátiro Dias, todos no nordeste baiano.

De acordo com as investigações, a fraude consistia em direcionar as licitações recorrentemente para determinadas empresas controladas por um grupo empresarial da região, registradas muitas vezes em nome de “laranjas”, que passavam a revezar-se nos contratos firmados com vários municípios, visando não chamar a atenção dos órgãos de fiscalização e controle. Um outro grupo de empresas de fachada era utilizado apenas para dar “cobertura” às firmas vencedoras dos certames, participando figurativamente das licitações para dar ares de legalidade às contratações.

As irregularidades envolviam empresas ligadas à locação de veículos, especialmente para a realização de transporte escolar, com recursos do PNATE/FNDE- Programa Nacional de Transporte Escolar e do FUNDEB –Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica.

As investigações tiveram início em Santa Brígida/BA, no ano de 2011, e foram ampliadas após a identificação de outras irregularidades com as mesmas empresas em diversos municípios, inclusive em Cansanção/BA, onde a Polícia Federal deflagrou, no dia 10/11/2015, a Operação “Prima Facie”, em 08/12/2015

Os investigados responderão pelos crimes de fraude à licitação (artigo 90, lei 8.666/90). Peculato (artigo 312, Código Penal), lavagem de dinheiro (artigo 1, Lei 9.613/98) e organização criminosa (artigo 2, Lei 12.850/2013).

SCS – Polícia Federal – SRBA


BlogBraga/ Repórter Paiva/PF

Compartilhar no Whatsapp

Justiça em Números, do CNJ, mostra avanços na prestação jurisdicional do TJBA

Quarta-feira, 19 de Outubro de 2016 / Bahia

Conciliação, tecnologia, cidadania, melhor prestação jurisdicional. O Tribunal de Justiça da Bahia avançou no ranking nacional de acordo com o Relatório Justiça em Números, divulgado na tarde desta segunda (17) pelo Conselho Nacional de Justiça.

Os números, que se referem a 2015, comprovam a melhoria dos serviços prestados pelo tribunal. O CNJ divide os tribunais de justiça estudais em três portes: grande, médio e pequeno.

A Bahia integra o grupo de médio porte, ao lado de Ceará, Mato Grosso, Distrito Federal, Pernambuco, Pará, Goiás, Santa Catarina, Maranhão e Espírito Santo.

IPC-Jus – O Índice de Produtividade Comparada da Justiça, o IPC Jus, é um indicador criado pelo CNJ que reflete a produtividade e a eficiência dos tribunais.

A Bahia subiu sete pontos percentuais e agora está em sexto lugar no ranking nacional entre os tribunais de médio porte, à frente de Santa Catarina, Espírito Santo, Pernambuco e Pará.

O método permite comparações entre tribunais do mesmo ramo de Justiça, independentemente do porte, pois considera o que foi produzido a partir dos recursos ou insumos disponíveis para cada tribunal.

Em conciliações, a Bahia ficou no segundo lugar nacional e primeiro entre os tribunais de médio porte, com 18,1%, índice maior do que os tribunais de grande porte: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

O índice de conciliação é resultado do percentual de sentenças e decisões resolvidas por homologação de acordo. Foi a primeira vez que o Relatório Justiça em Números tratou sobre os dados relativos a conciliações.

Cejusc - O Tribunal de Justiça da Bahia é o segundo estado do país com maior número de unidades do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc). São 107 unidades, atrás apenas de São Paulo, com 154.

Nas unidades do Cejusc, são realizadas sessões de conciliação e mediação, pré-processuais e processuais, que impedem o ingresso de ações no Judiciário ou aceleram o fim do processo. A criação dos centros atende ao disposto no novo Código de Processo Civil, que entrou em vigor em março deste ano.

Tecnologia – Os números mostram que, na Bahia, utiliza-se cada vez menos o papel. De acordo com o relatório, 81% dos novos processos no primeiro grau de jurisdição ingressam eletronicamente.

Número superior ao Tribunal de Justiça de São Paulo, que registrou 70%, e somente inferior, dentre os tribunais de médio porte, ao de Santa Catarina, com 98%.


Blogbraga/TJBA

Compartilhar no Whatsapp

PRF recupera em Capim Grosso/BA veículo roubado no Distrito Federal

Terça-feira, 18 de Outubro de 2016 / Bahia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou um veículo roubado com documentação falsificada, no final da noite de ontem (17). O fato ocorreu por volta das 23h15, no KM 357 da BR/324, trecho do município de Capim Grosso/BA.

A ação foi registrada quando os PRFs abordaram um VW/Cross Fox com placas de Minas Gerais e, durante a fiscalização, identificaram que o veículo estaria licenciado na cidade de Goianista/GO. Após verificação minuciosa nos elementos identificadores do automóvel, os policiais constataram que o motor pertencia na verdade ao veículo VW/Saveiro 1.6 CE Cross, com placas do Distrito Federal e ocorrência de roubo/furto.Os PRFs identificaram também adulterações no chassi.

Além disso, o condutor apresentou um Certificado de Registro e Licenciamento (CRLV) que havia sido objeto de extravio/furto no estado de São Paulo.

O homem foi detido e encaminhado juntamente com o veículo e documento para a delegacia de polícia judiciaria local, onde responderá por receptação e uso de documento falso.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

Imprudência: Acidente entre carro e moto deixa uma criança morta e três feridos em estado grave entre os municípios de Tapiramutá e Piritiba/BA

Terça-feira, 18 de Outubro de 2016 / Bahia

Um acidente envolvendo um carro de passeio (Fiat Uno) e uma moto deixou uma criança de 7 anos morta e três pessoas da mesma família feridas com gravidade.

O grave acidente aconteceu no último domingo (16), por volta das 23h, na BA-052 entre o município de Tapiramutá e o Distrito de Porto Feliz, município de Piritiba-BA.

De acordo informações, na moto estava um casal com dois filhos de 7 e 12 anos. Com o impacto da colisão a criança de 7 anos morreu, o irmão de 12 anos ficou gravemente ferido, ele foi encaminhado para Salvador devido a gravidade dos ferimentos. Já o casal também ficou ferido com gravidade, a mãe sofreu fratura de fêmur e o pai também foi encaminhado para Salvador com fratura exposta em uma das pernas e braço.

A mãe das crianças aguarda uma vaga para ser transferida para Salvador. Não há informações do estado de saúde do motorista do veículo de passeio que bateu contra uma árvore após a colisão.

A Polícia esteve no local e registrou o acidente. O corpo da criança foi removido para o IML de Jacobina.


Blogbraga/Fotos de Internauta de Piritiba

Compartilhar no Whatsapp

Inscrições do Parlamento Jovem Baiano seguem até sexta-feira

Segunda-feira, 17 de Outubro de 2016 / Bahia

O estudante do ensino médio da rede pública tem até sexta-feira (21) para se inscrever no Parlamento Jovem Baiano. O projeto é uma iniciativa da Comissão de Educação da Alba (Assembleia Legislativa da Bahia), presidida pelo deputado estadual Eduardo Salles, e a Secretaria Estadual de Educação.

O programa vai permitir que jovens vivenciem na prática o trabalho dos deputados estaduais, com contribuições para a elaboração de projetos de leis e debates em plenário de temas relevantes à população baiana.

Responsável pela implementação em 2016 do projeto na ALBA, Eduardo Salles acredita ser fundamental trazer os jovens para dentro do parlamento e permitir o entendimento do processo da elaboração de leis que interferem na vida da população. “Queremos que a juventude contribua com ideias e críticas para o nosso processo legislativo e, dessa forma, fortaleçamos a construção de uma sociedade cada vez mais democrática”, explicou o deputado estadual.

Para participar, o estudante terá que produzir uma redação com o tema “Juventudes baianas tecendo políticas públicas” e relacionar com uma das comissões existentes da ALBA: Meio Ambiente, Saúde, Agricultura, Desenvolvimento, Relações para Diversidade, Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia. Serão selecionados um aluno por cada território de identidade, totalizando 27 jovens. O estudante poderá escolher apenas um professor para orientá-lo durante o processo de elaboração do texto.

As inscrições podem ser realizadas no site da Assembleia Legislativa (www.alba.gov.br/pjb), onde também está disponível o regulamento com os critérios de participação.

Transportes, alimentação e as acomodações durante o período do evento serão gratuitas. Os docentes que acompanharão os alunos selecionados participarão em paralelo de um projeto de formação de professores em Letramento Político e Formação Cidadã.


Blogbraga/ASCOM – Deputado Estadual Eduardo Salles

Compartilhar no Whatsapp

OPERAÇAO OVERBOOKING DA PF: Mandados de busca são cumpridos em aeródromo próximo a Vitória da Conquista-BA.

Segunda-feira, 17 de Outubro de 2016 / Bahia

Vitória da ConquistaBA – Quatro mandados cumpridos pela Polícia Federal em parceria com a Anac, nesta manhã, dão seguimento a investigações conduzidas também  pelo MPF, que apontam o uso  “Ninho das  Águias” para a prática de crimes.

Em operação realizada na manhã desta segunda-feira(17), a Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão deferida pela Justiça Federal, a fim de apurar crimes praticados no aeródromo denominado “Ninho das Águias”, construído ilegalmente em terreno federal.

O mandado foi cumprido com participação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no aeródromo e na residência de quatro investigados: o homem que detém a posse do terreno – identificado como um dos responsáveis pelas atividades – e três pilotos envolvidos na administração do aeródromo.

De acordo com as investigações,  o aeroporto tem atividade ilícita noturna intensa, com pousos e decolagens realizados sem a autorização da Anac, o que reforça a suspeita de que o local vem sendo usado para facilitar a realização de crimes. Situado às margens da BA – 263, no povoado Goiabeira, o “Ninho das Águias”  está próximo ao aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, que serve ao município de Vitória da Conquista.

O aeródromo foi construído ilegalmente, em área rural pertencente à União, no bioma da mata atlântica, sem licença ambiental. O incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) informou que os beneficiários originais dos lotes teriam sido expulsos, assumindo a posse do terreno um homem que o alienou ilicitamente a um dos investigados.

Segundo a Lei 8.629/1993, “os beneficiários da reforma agrária assumirão, obrigatoriamente, o compromisso de cultivar o imóvel direta e pessoalmente, ou por meio de seu núcleo familiar, mesmo que por intermédio de cooperativas, e o de não ceder o seu uso a terceiros, a qualquer título, pelo prazo de dez anos” (art 21).

A partir do que foi apreendido durante a operação, o MPF e a PF darão seguimento às investigações para adotar as medidas judiciais cabíveis ao caso. O inquérito policial apura a prática dos crimes previstos no art. 33 da Lei n 11.343/2006, art. 261 do Código Penal e art. 38 –A Lei 9.605/1998.

Enquanto não houver decisão judicial final, prevalece a presunção de  inocência , nos termos da Constituição Federal. Em função disso, os nomes dos investigados foram preservados.

ACS – MPF/BA


BlogBraga/ Repórter Paiva/PF

Compartilhar no Whatsapp

PRF finaliza Operação Festival de Lençóis sem acidentes graves

Segunda-feira, 17 de Outubro de 2016 / Bahia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, entre os dias 13 e 16/10, a Operação Festival de Lençóis 2016, cujo objetivo foi garantir a segurança e a fluidez do trânsito nas rodovias federais durante a 18ª edição do Festival de Lençóis, evento que, de acordo com os organizadores, recebeu mais de dez mil pessoas por dia. A maior parte desse contingente chegou e saiu de Lençóis pelas rodovias federais, principalmente pela BR-242.

O balanço final da Operação foi positivo, com o objetivo principal alcançado: não houve acidentes graves no trecho correspondente à Delegacia de Seabra, responsável pela BR 242 na região da Chapada. O resultado foi alcançado graças aos esforços das equipes envolvidas, que fiscalizaram, somente durante os quatro dias de ações, 536 veículos e 770 pessoas, sendo 243 condutores submetidos ao teste de etilômetro.

Destacamos dois condutores que foram flagrados cometendo crimes de trânsito. Um deles estava transportando 13 pessoas em uma van e ao ser submetido ao teste do etilômetro, o equipamento indicou 0,89 mg de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, teor que configura crime de trânsito previsto pelo Art. 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O homem, de 35 anos, levava os passageiros de Seabra para o Festival.

O outro condutor, que não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH), realizou ultrapassagens e manobras perigosas na rodovia e desobedeceu à ordem de parada dos policiais, expondo a risco os demais. Foi alcançado pela equipe da PRF e, por ter infringido o artigo 309 do CTB (Dirigir veículo automotor, em via pública, sem a devida Permissão para Dirigir ou Habilitação ou, ainda, se cassado o direito de dirigir, gerando perigo de dano), assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

O excesso de velocidade, outra conduta que põe em risco os usuários das rodovias, também recebeu atenção especial. Por meio da utilização do radar fotográfico, 464 veículos foram flagrados acima da velocidade permitida para a via.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

Homens armados invadem a mineradora Yamana em Jacobina; Na ação um vigilante morreu.

Segunda-feira, 17 de Outubro de 2016 / Bahia

Na madrugada desta segunda-feira, 17 de outubro de 2016, mais de 10 homens armados invadiram a Jacobina Mineração e Comércio, empresa do grupo Yamana Gold Inc, na comunidade do Itapicuru em Jacobina/BA.

Segundo informações, houve dezenas de disparos de arma de fogo, e na ação um vigilante identificado como Nilson Aleixo Nascimento foi atingido e veio a óbito. O Samu 192 foi acionado para socorrer outras pessoas feridas. 

Vigilante (morreu)

Os elementos explodiram a área da metalúrgica onde fica o ouro, porém, não se sabe o quanto conseguiram levar da mineradora.

A Polícia Militar foi acionada e realiza diligências na região. Foram vistos um veículo Hilux, um Corolla e outro, os elementos fugiram por estrada vacinal. Na BA/131 entre Jacobina e Miguel Calmon, foram jogados grampos para dificultar a perseguição policial.

No aplicativo WhatsApp por volta da 2h da madrugada um funcionário de uma terceirizada pediu socorro e que avisassem a polícia sobre o assalto, informando que tinha sido feito refém e preso em um container.

Os elementos incendiaram pelo menos 4 veículos durante fuga. A Polícia da região faz diligência na tentativa de localizar os criminosos, até o momento ninguém foi preso.


Augusto Urgente parceiro do Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

JACOBINA: A 24ª CIPM DIVULGA: RESULTADO DAS AÇÕES REALIZADAS NO FINAL DE SEMANA

Segunda-feira, 17 de Outubro de 2016 / Bahia

CALDEIRÃO GRANDE

Na última sexta-feira, 14, Policiais Militares da 24ª CIPM, lotados no município de Caldeirão Grande, foram informados de que os suspeitos de terem praticado um crime de furto em um bar local há alguns dias, estariam em uma residência com os produtos que foram subtraídos. Diante das informações os policiais empreenderam diligência e conseguiram efetuar a prisão dos acusados, que foram flagrados com uma aparelho celular, duas bocas de som e um módulo. 

Foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil o jovem identificado como A.R.C., de 21 anos e o adolescente M.S.N, de 17 anos, juntamente com todo material recuperado.

PIRITIBA

Na noite do último sábado, 15, um homem identificado como G.S.N. de 26 anos, foi apresentado na DEPOL de Jacobina por Policiais Militares da 24ª CIPM, lotados no município de Piritiba, por crime de violência doméstica contra sua ex companheira, identificada como M.R.B., de 40 anos. O acusado, que se encontrava em um bar local, foi flagrado pelos policiais militares tentando agredir a vítima e proferindo ameaças contra a mesma.

CAÉM

Um homem identificado como J.S.P., de 32 anos, foi preso e conduzido à DEPOL de Jacobina por Policiais Militares da 24ª CIPM, lotados no município de Caém, após ter agredido fisicamente sua avó, a idosa de 68 anos, identificada como Z.M.O. Fato ocorrido na manhã do último sábado, 15, na residência dos envolvidos.


Blogbraga/Release da polícia de Jacobina/BA

Compartilhar no Whatsapp

Bandidos explodem caixas eltrônicos do Banco do Brasil no interior da Bahia

Sábado, 15 de Outubro de 2016 / Bahia

Bandidos explodiram caixas eletrônicos do Banco do Brasil da cidade de Camamu, no sul da Bahia, na madrugada deste sábado (15). A polícia civil não divulgou o valor que foi levado.

De acordo com um dos agentes da delegacia da cidade, que prefere não se identificar, os homens, armados, chegaram ao local por volta das 3h e utilizaram explosivos durante a ação. Ninguém ficou ferido.

O Departamento de Polícia Técnica já foi acionado para fazer a perícia do local.

Ontem (14), uma agência, também pertencente ao Banco do Brasil, foi assaltada, no bairro Canela, em Salvador. De acordo com o Sindicato dos Bancários da Bahia, 75 ataques a instituições bancárias, entre assaltos, arrombamentos, explosões e tentativas frustradas, já foram registrados na Bahia, este ano.


Blogbraga/ANB

Compartilhar no Whatsapp

Detran abre 200 vagas para habilitação de cinquentinhas

Sexta-feira, 14 de Outubro de 2016 / Bahia

Para atender à reivindicação das associações de motociclistas de "cinquentinhas", em Salvador, a Escola Pública do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) decidiu oferecer gratuitamente o curso para a emissão da Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC). O documento será obrigatório para motos de 50 cilindradas, a partir de 1º de novembro. Pilotar sem ACC caracteriza infração gravíssima, com multa no valor de R$ 574, 62. “O curso é uma iniciativa pioneira no Brasil, no setor público, que vai reforçar a segurança no tráfego da capital baiana, além de contribuir para a qualificação profissional no segmento”', disse o diretor de Educação para o Trânsito do Detran, Eliezer Cruz.

A decisão foi anunciada durante reunião nesta quinta-feira (13), entre as associações e a direção do Detran, por causa do impasse com as autoescolas, que não estão oferecendo treinamento para ACC. “Os nossos 325 associados ainda não possuem a habilitação nesta categoria e estão preocupados com o prazo para ter o documento. Agradecemos muito ao Detran por nos oferecer esse curso gratuito e torcemos para que as autoescolas abram vagas”, declarou o presidente do Clube das Cinquentinhas, Diermerson Jesus da Silva.

As inscrições para 200 vagas no curso de ACC da Escola Pública de Trânsito do Detran serão pelo site do órgão, no próximo dia 25, a partir das 8h. O candidato precisa residir em Salvador, ser maior de 18 anos, estar desempregado ou possuir renda mensal de até um salário mínimo, ter estudado em escola pública e não ser habilitado em outra categoria. Os selecionados terão o custo apenas do laudo, no valor de R$ 158, e receberão fardamento e material didático para 20 horas de aulas teóricas e 10 horas de exercícios práticos.


Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Novas varas dos Juizados Especiais são instaladas em comarcas do interior

Sexta-feira, 14 de Outubro de 2016 / Bahia

Mais duas varas do Sistema dos Juizados Especiais serão instaladas nesta quinta-feira (6) pelo Tribunal de Justiça da Bahia. Na comarca de Bom Jesus da Lapa, no Oeste, a inauguração acontece às 10h. Já na comarca de Santa Maria da Vitória, a 617 quilômetros da capital, será às 14h.

As comarcas de Ipiaú e Brumado, no Sudoeste, também ganharam unidades, na quarta-feira (5). Os cidadãos do município Barra do Rocha, a 18 quilômetros de Ipiaú, também poderão desfrutar dos serviços do novo juizado, que fica localizado na rua Silva Jardim, nº 27, no centro da cidade.

Na Comarca de Brumado, a Vara do Juizado Especial está localizada na rua Doutor Mário Meira, nº 79, no centro. Segundo o supervisor da unidade, Fernando Henrique Coelho, quem desejar usufruir dos serviços é só se direcionar ao local e será orientado pelos servidores. “Julgamos demandas pequenas, de até 20 salários mínimos sem advogados e, com advogado, até 40 salários mínimos”, reforça Fernando, sobre as competências dos Juizados Especiais.

No próximo dia 10, o Tribunal de Justiça da Bahia instala mais três unidades dos Juizados, nas comarcas de Cícero Dantas, Riachão do Jacuípe e Ipirá. O coordenador dos Juizados Especiais, juiz Paulo Alberto Nunes Chenaud, está à frente de todo o trabalho.

A instalação das novas varas está prevista na Resolução 10/2016, do Tribunal Pleno. As comarcas já têm unidades dos juizados especiais em funcionamento, com quadro próprio de servidores e auxiliares da justiça, estrutura física e tecnológica adequadas, mas não possuem uma vara específica do Sistema dos Juizados Especiais.

Com a instalação, passam a ter competência para processar, julgar e executar os feitos de menor complexidade e os crimes de menor potencial ofensivo definidos na Lei nº 9.099/1995, que trata dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais.

Clique aqui e veja os decretos de instalação


Blogbraga/TJBA

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Unopar DBT Extreme Imperial Sutrans Delicia Oeste Manutenção CISO Elo Aço Real Casa da Ferramenta P&F PM Mineiros Ofertas - Hiper Santo Antonio CMO Luz motos Global Dupará Açaí DPVAT Barreiras Minas Aço Jaú Neli Polícia Civil Sportime Mimoaço Dique Denuncia Evolucao Paraíba Vida Farma G7 NET Guarda Municipal Bem Brasil Pastel Online Celulares Grupo Marabá Contabilidade Rondon