MídiaOn

NOTÍCIAS

Homem provável vítima de mal súbito é encontrado morto no interior de sua residência no bairro Ribeirão em Barreiras

Domingo, 18 de Novembro de 2018 / Região

Foto acima: Rede Social

Um homem identificado pelo nome de Josenaldo Rodrigues de Souza, 27 anos, natural de São Domingos/GO, foi encontrado sem vida na manhã deste domingo (18), em cima de um colchão em sua residência na Rua Vila Vitória no Bairro Ribeirão em Barreiras.

A Polícia Militar da 83 CIPM foi acionada juntamente com uma equipe do Departamento de Polícia Técnica que compareceu no local, que não constatou nenhum sinal aparente de violência.

Supõe-se que Josenaldo tenha sido vítima de um mal súbito ou mesmo morte natural. Exame de necropsia poderá determinar a causa. O óbito teria acontecido na madrugada deste domingo. Conhecidos disseram que Josenaldo não andava bem de saúde.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Irecê abre processo seletivo com vagas para médicos

Sábado, 17 de Novembro de 2018 / Região

O Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Irecê, divulgou o edital de processo seletivo simplificado para viabilizar a contratação de médicos em diversas especialidades que deverão atuar na Policlínica de Irecê.

Os profissionais poderão serão contratados com jornadas de trabalho semanais de 08 horas, 12 horas, 16 horas ou 20 horas, com remuneração proporcional.

As vagas para médicos são destinadas as seguintes especializações: angiologia, anestesiologia, cardiologia ergométrica, diagnóstico por imagem/ultrassonografia, ortopedia/traumatologia, endoscopia digestiva e neuropediatria.

O salário é de até R$ 5 mil reais. Os interessados a participarem do certame terão que realizar suas inscrições até o dia 26 de novembro de 2018 na Rua ACM, número 84 A, 1° Andar, área central da cidade de Irecê, no mesmo prédio onde funciona a Defensoria Pública da Bahia. Os horários em que serão aceitas as inscrições são de 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Abapa orienta produtores baianos na prevenção do bicudo para a próxima safra de algodão

Sexta-feira, 16 de Novembro de 2018 / Região

Ainda antes de iniciado o plantio da nova safra de algodão, o programa fitossanitário da Abapa promoveu dois encontros com o objetivo de orientar e debater ações estratégicas para a prevenção e combate a pragas e doenças nas lavouras de algodão da safra 2018/2019 no oeste da Bahia. Os eventos reuniram nesta terça-feira (13) produtores, gerentes e técnicos de fazendas dos núcleos do Alto Horizonte, e na última sexta-feira (9), da Estrada do Café e Anel da Soja. Na oportunidade, foi reforçada a importância da adoção de medidas que visam monitorar a situação atual de capturas de bicudo do algodoeiro, manejo de áreas de soja rotacionadas, além de estratégias para eliminar plantas voluntárias às margens de estradas vicinais e rodovias próximas aos núcleos.

O coordenador do programa fitossanitário da Abapa, Antônio Carlos Araújo, acredita que estes encontros são fundamentais para garantir uma mobilização dos produtores para a adoção de medidas comuns visando o aumento da produtividade e a redução de perdas na próxima safra 2018/2019. Para garantir o crescimento da produção de algodão na Bahia, o presidente da Abapa, Júlio Busato, acredita que o uso das estratégias para prevenir e combater pragas como o bicudo tem sido fundamentais para reduzir a quantidade de aplicações e os custos, garantindo também maior produtividade e qualidade da fibra.

A Abapa prevê crescimento de 24,9% de área plantada na próxima safra de algodão na Bahia, que deve se manter como o segundo maior produtor da fibra no Brasil. Na oportunidade, os técnicos do programa fitossanitário da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) também orientaram os produtores e técnicos sobre a prevenção e combate a doenças da soja, cujo plantio da safra 2018/2019 está em andamento no oeste da Bahia.


Blogbraga/Assessoria de Imprensa Abapa

Compartilhar no Whatsapp

IBOTIRAMA: Após denúncia, carga com 25 mil litros de leite roubada é recuperada no oeste da Bahia

Sexta-feira, 16 de Novembro de 2018 / Região

Uma carga com 25 mil litros de leite foi localizada na BA-160, na altura da cidade de Ibotirama, região oeste da Bahia, na manhã de quinta-feira (15). O material foi roubado na terça-feira (13). Não há informações sobre supeitos.

De acordo com a polícia, o material foi roubado quando o caminhão com a carga passava pela cidade de Barreiras, na mesma região. O motorista registrou Boletim de Ocorrência na cidade no mesmo dia do crime.

O material só foi localizado na quinta-feira, em uma estrada vicinal, no Km-14 da rodovia, depois que a polícia recebeu uma denúncia anônima.

A carga de leite foi encaminhada para a delegacia da cidade e está à disposição da Polícia Civil.


Blogbraga/G1 - Foto: Internauta do Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Região de Irecê: Dupla que usava submetralhadora é presa após assaltar posto de combustível em Jussara

Sexta-feira, 16 de Novembro de 2018 / Região

Dois rapazes, de 18 e 19 anos, foram presos pela Polícia Militar em São Gabriel, município da região de Irecê. A prisão aconteceu na noite da última quarta-feira (14) depois que a dupla assaltou um posto de combustível localizado na cidade de Jussara.

De acordo com dados oficiais da PM, a viatura foi deslocada até o local do crime instantes depois do assalto. Ao chegar no estabelecimento, os policiais souberam que os bandidos haviam fugido em uma motocicleta. Durante patrulhamento na zona rural dos dois municípios, os policiais encontraram os responsáveis pelo crime que fugiram da abordagem.

Durante a tentativa de fuga, os suspeitos caíram da motocicleta, já em São Gabriel, onde foram presos. A dupla foi identificada por Josué Félix Tarrão e Leandro Rocha de Souza, residentes em Nova Vista e Mandacarú, no município de Central. Com eles, a polícia encontrou uma motocicleta Titan 150 vermelha, placa HHN-1076, R$ 367 reais em dinheiro e uma submetralhadora calibre 380. E continuando com as diligências, os policiais se dirigiram até a casa de Josué Félix e durante busca residencial foi possível encontrar a quantia de 63 trouxas de uma erva, aparentemente maconha.

Os suspeitos e todo o material foram apresentados ao Plantão Central da Delegacia Regional de Polícia Civil de Irecê.

Guarnições da PM de Jussara, São Gabriel e da Companhia de Emprego Tático Operacional – CETO do 7º BPM de Irecê participaram das diligências.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Irecê: Cobrador que usava arma para intimidar devedores é preso por extorsão e comparsa por porte ilegal de arma

Sexta-feira, 16 de Novembro de 2018 / Região

Alguns empresários da cidade de Irecê tem historicamente contratado pessoas para realizarem cobranças e ameaças aos seus devedores, buscando assim meios ilegais, imorais e vexatórios para receberem as suas dívidas.

Com o objetivo de por fim a uma prática comum em nossa cidade, a Polícia Civil iniciou investigação com o objetivo de identificar os possíveis “cobradores”.

Nesta quarta-feira (14), por volta das 18h, foi cumprido mandado de prisão preventiva em desfavor de Francisco José da Silva, visto que o mesmo trabalha há anos como “cobrador”, onde utilizava uma pistola, calibre .380, prateada, para ameaçar as pessoas e efetuar cobranças, cometendo o crime de Extorsão Armada, com pena de 04 a 10 anos de prisão.

Além disso, outros mandados serão cumpridos e essa prática medieval será combatida com todas as forças pela Polícia Civil da cidade de Irecê.

Francisco, juntamente com outros indivíduos, são comumente contratados para servirem de “capangas” e realizarem cobranças, de posse de arma de fogo, a terceiros. Impende destacar que não cabe ao cidadão exercer a justiça com as próprias mãos, devendo sempre procurar os meios legais para isso.

Dando sequencia a diligencia, foi dito por Francisco que a sua arma de fogo estava sob os cuidados de seu amigo Manoel, conhecido como Nenen, ao chegar no comércio pertencente a Manoel, ele demorou para entregar o armamento e havia pedido que um funcionário retirasse de sua residência o material bélico. No entanto, a equipe de policiais civis conseguiram aprender os seguintes armamentos que estavam em poder de Manoel: 02 pistolas, calibre .380, 01 rifle, calibre .44, 01 pistola de ar comprimido, 60 munições de .40,  13 munições de 9mm, 58 munições de .380, 05 munições de .44, 13 munições de calibre 12, 16 munições de calibre .22,  35 cartuchos deflagrados de .38,  02 carregadores de .40 e 01 carregador de .380.

Por ora, Francisco responderá pelo crime de extorsão armada e posse ilegal de arma de fogo; já Manoel responderá pelo crime de porte ilegal de arma de fogo.

A Polícia Civil informa que essa prática de crime está sendo combatido e todas as pessoas que forem vítimas de tais cobranças (extorsão armada) devem procurar a Delegacia de Polícia e denunciá-las.


Blogbraga/Fonte: Polícia Civil/ Delegado Ernandes Júnior

Compartilhar no Whatsapp

Barreiras sediará Encontro que discutirá os novos rumos da Bovinocultura leiteira no Oeste da Bahia

Sexta-feira, 16 de Novembro de 2018 / Região

Encontro da Cadeia Produtiva do Leite acontecerá nos próximos dias 21 e 22 de novembro e reunirá produtores rurais, técnicos, pesquisadores entidades do agronegócio regional, estadual e federal.

Com um setor leiteiro que produz anualmente 858 milhões de litros de leite, dos quais 77,3 milhões são obtidos através da região do oeste da Bahia, o Estado ganha cada vez mais força e representatividade no país e consolida-se como o maior produtor de leite do Nordeste.

Para discutir todo esse crescimento e o potencial de expansão no setor, a cidade de Barreiras (BA) sediará entre os dias 21 e 22 de novembro o 1º ENCONTRO DA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE DO OESTE DA BAHIA, no centro de convenções do Hotel das Mangueiras. O evento é uma realização da ACRIOESTE - Associação dos Criadores Gado do Oeste da Bahia e da CRIO Consultoria em Agronegócios.

O Encontro tem como objetivo unir a cadeia de produção leiteira do oeste da Bahia para mostrar que é possível agregar renda produzindo de forma integrada e sustentável. A ideia é unir os elos da cadeia em todos os níveis, para que em conjunto elaborem propostas para a expansão do segmento no oeste baiano.

Durante os dois dias profissionais como os pesquisadores da Embrapa Gado de Leite, Lorildo Aldo Stock e Duarte Vilela; Humberto Miranda – presidente da FAEB, Francisco Peltier, presidente da Comissão Baiana da Cadeia Produtiva do Leite; Marcelo Matos, superintendente de Agricultura Familiar – SUAF/SDR; Eduardo Marqueze Ribas, gerente de leite na Castrolanda Cooperativa Agroindustrial, além de prefeitos, indústria de insumos, autoridades, especialistas na atividade e produtores de leite dos 24 municípios do oeste da Bahia, estarão debatendo as questões da atividade, da fazenda até o consumidor, buscando ações estruturantes e que promovam o desenvolvimento sustentável da pecuária leiteira na região.

Além do Encontro, na noite do dia 21 de novembro, a partir das 20h, acontecerá o 1º LEILÃO LEITE OESTE BAHIA, no Tatersal do Parque de Exposições Barreiras. O leilão será transmitido pelo Agro Canal e Web canal Central Leilões e, contará com 50 lotes de matrizes da raça Girolandas e Guzolandas, registradas (bezerras produtos de fecundação In Vitro -FIV, novilhas prenhas e vacas em lactação), como uma mostra da oferta de animais geneticamente superiores disponíveis na região.

Para Ubirajara Zapponi, Diretor da CRIO Consultoria em Agronegócios, organizador do evento, destacou a relevância do evento: “É de conhecimento do setor que o oeste da Bahia é uma das maiores fronteiras agrícolas do pais, desenvolvida a partira da década de 80, e que hoje atende ao pais e ao exterior com uma gama de produtos diversos que vão da soja, ao algodão, incluindo milho, frutas, café e outros grãos”, disse.

Zapponi destacou ainda a união de diferentes setores na construção e desenvolvimento do setor leiteiro no oeste baiano: “ A pecuária leiteira seguindo a capacidade produtiva do setor agrícola, busca nesse encontro reunir as competências de todos os componentes da cadeia produtiva do leite para organizar, estruturar e dinamizar a indústria leiteira regional, sem os riscos de soluções de continuidade e que em futuro próximo atinja a dimensão de estar associada ao setor agrícola, levando o leite do Oeste Baiano a outras regiões do estado e a outros estados brasileiros, a exemplo da indústria neo-zolandesa Leitíssimo, instalada na região, cujo leite é disponibilizado e reconhecido com um dos leites de melhor qualidade nos estados da Bahia, Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro, entre outros”, finalizou Zapponi.

 

 SERVIÇO

 

1º ENCONTRO DA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE DO OESTE DA BAHIA

Quando: 21 e 22 de novembro Local: Hotel Solar das Mangueiras - Avenida Aylon Macedo, Barreiras, Bahia. Hora: a partir das 8:00 Informações: www.leiteoestebahia.com.br Contatos com a imprensa: Alexandra Alves – (11) 97324.5487

----------------------------------------

1º LEILÃO LEITE OESTE BAHIA

Local: Tatersal do Parque de Exposições Barreiras Hora: a partir das 20:00 Informações: www.leiteoestebahia.com.br Link lotes do leilão: https://www.youtube.com/channel/UCwBnKTanJxZuxFr_4hpYM9w/videos?view_as=subscriber Contatos com a imprensa: Alexandra Alves – (11) 97324.5487 Informações sobre os animais: Ubirajara Zapponi (21) 972201414 & Antonio Balbino (77) 981.027.878.


Blogbraga/AIBA – Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Homem é brutalmente executado em uma chácara próximo ao Rio de Ondas em Barreiras

Quinta-feira, 15 de Novembro de 2018 / Região

Um homicídio com características de execução aconteceu na tarde desta quarta-feira (14), por volta das 17:00h numa chácara localizada no povoado Val da Boa esperança, próximo ao rio de ondas, zona rural de Barreiras.

A vítima identificada como Antenísio Bernardo dos Santos, 38 anos, natural de Riachão das Neves/BA, estava sozinho em casa quando elementos não identificados fortemente armados desferiram vários disparos de arma de fogo (a perícia encontrou 19 cápsulas de vários calibres).

A vítima foi alvejada em várias partes do corpo principalmente nas costas e na cabeça. Pela maneira em que o corpo foi encontrado, a vítima ainda teria tentado sair correndo.

A Polícia iniciou as investigações do crime que deverá ser passado para a Delegacia de Homicídios. Não se sabe até o momento a motivação do assassinato.

Uma equipe do DPT fez a perícia do local e do corpo sendo o mesmo encaminhado para o necrotério para exame de necropsia. Após documentação legal, o corpo foi liberado para o sepultamento.


BlogBraga/ Repórter Paiva/ Fotos Alô Alô Salomão

Compartilhar no Whatsapp

CIPE/CERRADO: Dois homens são presos por porte ilegal de arma de fogo em Brejolândia/BA

Quinta-feira, 15 de Novembro de 2018 / Região

Por volta das 11h desta quarta-feira (14), uma guarnição da CIPE-CERRADO em patrulhamento rural no povoado Santa Paz, Brejolândia, recebeu informações que meliantes contumazes na prática de delitos estavam homiziados naquela área.

Diante da informação, a guarnição localizou Josenilton dos Santos Moreira, 23 anos, e Arlan Cotrin dos Santos, 42 anos, com eles foram encontradas: 02 (duas) espingardas cartucheiras, 02 (duas) espingardas de fabricação artesanal e 01(uma) espingarda de ar comprimido. Foi dada a voz de prisão e os indivíduos encaminhados para delegacia de Bom Jesus da Lapa para adoção das medidas cabíveis.

 


Blogbraga/Cipe/Cerrado

Compartilhar no Whatsapp

ENTRADA NO NECROTÉRIO DO DPT DE BARREIRAS

Quarta-feira, 14 de Novembro de 2018 / Região

José Alves de Almeida, 50 anos, natural de Angical/BA, residente no povoado de Santa Maria, zona rural do município de Angical.

Vítima de mal súbito, sendo encontrado no quintal de sua residência onde morava sozinho, fato acontecido por volta do meio-dia desta terça-feira (13). Uma equipe do DPT de Barreiras foi acionada e compareceu até o local onde fez a perícia e posterior remoção para o necrotério da Polícia Técnica.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Desafio das Serras de Mountain Bike é neste Domingo!

Quarta-feira, 14 de Novembro de 2018 / Região

O evento é uma realização da Prefeitura de Barreiras e contará com a participação do ciclista português, Mario Roma

Amantes do ciclismo de aventura têm encontro marcado neste domingo (18) durante o II Desafio das Serras de Mountain Bike, com um trajeto que prevê serras, subidas, retas e estradas que cortam a zona rural entre os municípios de Barreiras e Catolândia, no oeste da Bahia. A largada será às 7h da manhã no povoado de Arraial da Penha – ponto de concentração – e a previsão é que cerca de 400 atletas participem da competição.

Serão 17 categorias, em trajetos completo (51km) e reduzido (29 km) com a presença de crianças, jovens e adultos (feminino e masculino). As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas pelo site www.ciclobahia.com.br. A previsão é que o evento atraia um público de mais de três mil pessoas. “Pelo sucesso da primeira edição, estamos esperando um número ainda maior de expectadores, principalmente porque este ano o evento terá a presença de um ciclista europeu conhecido mundialmente”, diz o diretor do departamento de esportes, Fernando Machado.

Machado refere-se a Mario Roma, ciclista português que começou a competir em 1998 em provas de mountain bike endurance e acumula diversos títulos. Morando no Brasil desde 1990, participa de competições em todos os cantos do País, além de também organizar eventos do gênero. Em 2010 participou da organização da maior prova de ultramaratona do Brasil, a Brasil Ride. Ao mesmo tempo foram realizadas cinco provas de ciclismo de estrada, entre elas a inauguração do Rodoanel, com a participação de 1.500 ciclistas, o maior número de ciclistas em uma prova no Brasil.

Assim como Mario Roma, os demais atletas que participarem do Desafio das Serras de Mountain Bike deverão, usar, obrigatoriamente, o capacete. A recomendação dos organizadores é que também usem acessórios de proteção como luvas e óculos, roupas leves, além de caramanhola com água ou isotônico preferido. “Estamos cuidando de todos os detalhes para garantir segurança e conforto de todos os participantes, uma estrutura com parque infantil, comidas, bebidas e atrações musicais será oferecida para o público que for conferir a prova. Será um domingo de muita diversão”, garantiu o organizador Marcos Ely (Bolota).


Blogbraga/ Repórter Paiva/ Dircom Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

Polícia Civil cumpre mandado de prisão em Cafarnaum, região de Irecê

Quarta-feira, 14 de Novembro de 2018 / Região

Em nota, a Polícia Civil informou que Evanilton José dos Santos (foto) foi condenado pelo Juízo Criminal de Morro de Chapéu pelo crime de lesão corporal, violência doméstica e familiar contra a mulher, sendo expedido mandado de prisão a seu desfavor.

Ao tomar conhecimento, a Equipe de Polícia Civil de Cafarnaum, na região de Irecê, se deslocou ate o povoado do Junco e deu cumprimento ao mandado. O custodiado encontra-se na unidade policial de Cafarnaum à disposição da Justiça.


Blogbraga/Fonte: Polícia Civil de Cafarnaum

Compartilhar no Whatsapp

Embasa realiza reunião comunitária na zona rural de Formosa do Rio Preto

Quarta-feira, 14 de Novembro de 2018 / Região

A Embasa promoveu, na última segunda-feira (12), uma reunião comunitária junto aos moradores das localidades de Arroz de Cima, Arroz de Baixo e Lagoinha, em Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia, que foram orientados sobre a importância do uso racional de água e do monitoramento do consumo. A área social da empresa citou investimentos realizados na região em captação, tratamento e distribuição de água. Operado pela Embasa desde novembro do ano passado, o sistema de abastecimento local beneficia 1,2 mil pessoas com água tratada de qualidade.

A secretária de direitos estratégicos de Formosa do Rio Preto, Ronúbia Setubal, avalia que o encontro foi importante para tirar dúvidas dos moradores sobre o funcionamento do sistema de abastecimento e das tarifas. Para a moradora da localidade do Arroz, Luciene de Almeida, a partir de agora, as pessoas vão passar a utilizar a água da Embasa de forma correta. “Tenho certeza que as coisas vão ser resolvidas. As pessoas vão ter água pelo valor justo e utilizando o necessário”.

A assistente social da Embasa, Geisa Mendes, reforçou que os moradores utilizem formas alternativas para atender às demandas de irrigação e dessedentação animal. “Existe todo um investimento para levar água tratada para a população e o consumo humano deve ser prioridade. No período mais seco do ano, alguns moradores podem ter se utilizado da água para outros fins, que não seja o uso doméstico”, disse. No caso de consumo elevado, a empresa vai encaminhar uma equipe para inspecionar a rede distribuidora e hidrômetros, avaliando o padrão de consumo dos moradores.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação da Embasa

Compartilhar no Whatsapp

Jovem que confessa homicídio em Xique-Xique/BA, é apresentado na Delegacia de Barreiras pela RONDESP

Quarta-feira, 14 de Novembro de 2018 / Região

No início da noite desta terça-feira (13), policiais militares da RONDESP de Barreiras/BA, conduziram e apresentaram no Complexo Policial local, o jovem Fábio Augusto Bispo dos Santos, que estava em atitude suspeita e foi abordado para averiguações.

Ao ser indagado sobre o cometimento de algum crime ou passagem pela polícia, ele informou e confessou que havia cometido um assassinato na cidade de Xique-Xique/BA no dia 18 de novembro de 2017, portanto no próximo domingo, completa-se um ano que Fabio, teria matado com uma facada uma pessoa conhecida como "Demar". Fábio alega legítima defesa após uma discussão onde a vítima teria partido para cima dele com um facão.

Fábio foi ouvido pelo delegado da polícia civil, Francisco Carlos de Sá, que consultou no sistema da justiça, onde não existe nenhuma informação de mandado de prisão contra Fábio. Ainda é feito tentativas de comunicação com a Delegacia de Xique-Xique.

A realmente se confirmar que não exista nenhum mandado contra Fábio, o mesmo será liberado.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: Parceria entre FASB e Colégio Enigma tem Geografia Agrária como tema de palestra

Quarta-feira, 14 de Novembro de 2018 / Região

Na sexta-feira (09), o agrônomo e professor Flávio Lopes, da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), ministrou uma palestra para estudantes do ensino médio do Colégio Enigma, sobre geografia agrária. Os estudantes acompanharam, durante o encontro, o histórico da ocupação do solo desde o descobrimento do Brasil até os dias atuais, com ênfase na produção agropecuária. Foram abordadas, também, as principais características do meio rural, para possibilitar a percepção dos impactos da ação humana, mudanças na vegetação, ocupação do espaço pela agricultura de subsistência e a produção em larga escala. Os conflitos no campo, motivados por disputas fundiárias também foram debatidos com grande interação entre o educador e os alunos.

“Para termos uma cidade desenvolvida precisamos ter um setor agrícola que propicie a produção de alimentos, biocombustíveis, serviços e bens de consumo que levem à geração de renda. Independentemente de o aluno optar ou não por fazer agronomia, é importante que ele tenha noção da importância dessa área para a sociedade. Pela participação intensa dos alunos eu percebi que esta turma entende muito bem a relevância desse setor tão essencial”, disse o palestrante.

O jovem Eduardo Capitani, aprovou a aplicação do conteúdo. Ele disse que é importante para todos compreender a relação entre a produção e o consumo de alimentos no mundo de hoje, porque há um crescimento populacional muito forte. “Temos vários problemas, nesse sentido. Um deles é o aumento da população e a necessidade de encontrarmos formas de produção para suprir essa demanda por alimentos que vem aumentando. O outro é a questão social, porque a desigualdade pode piorar ainda mais a situação, com menos gente produzindo e mais gente precisando se alimentar. Com a chegada de tecnologias agrícolas que já estão em uso, esses problemas podem ser resolvidos”, refletiu.

Outro estudante, Pedro Moraes, opinou sobre a necessidade da discussão sobre o tema e relembrou os pontos mais interessantes, para ele, dentro da palestra. “A gente conhecer o estudo da agronomia, o estudo da terra, é muito importante. Ajuda a saber de onde vem o alimento que estou consumindo, de que forma ele está sendo produzido, se essa produção é sustentável, de modo que assegure o suprimento das próximas gerações, então, é fundamental. Outros pontos que achei interessantes foram: a influência das commodities no aumento de preços, plantations – que é um sistema de produção agrícola baseado em uma monocultura de exportação com utilização de mão de obra escrava - e os problemas sociais decorrentes da produção no campo”.


Blogbraga/Araticum Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE IRECÊ: Homicídios são registrados em Xique-Xique no último final de semana

Quarta-feira, 14 de Novembro de 2018 / Região

Dois homicídios ocorreram no último final de semana em Xique-Xique, na região do Vale do São Francisco. Um homem conhecido por Chico de Branco que segundo informações tem problema mental após ter sido provocado por Moacir Cordeiro conhecido por Parceiro, foi em casa e ao retornar ao bar onde Moacir se encontrava desferiu seis golpes de faca ceifando a vida da vítima. Fato este ocorrido no povoado de Nova Iguira, zona rural do município. Moacir tinha 46 anos e residia na Fazenda Bomfim.

O individuo João de Souza Nogueira Neto, o Netão, contumaz na vida do crime e conhecido da polícia e justiça local pela prática de crimes contra o patrimônio e estupro, entrava-se na esquina da travessa dos Pescadores próximo a sua residência quando passou dois indivíduos de identidade ignorada,  até o momento em uma motocicleta, oportunidade em que o indivíduo que ia na garupa efetuou vários disparos de arma de fogo atingido o mesmo na cabeça.  Ele foi socorrido para o hospital Julieta Viana só que não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Os fatos foram registrados na delegacia de Xique-Xique. Foram instaurados Inquéritos Policiais para apurar os ocorridos.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Homem é preso por tráfico de drogas em Barreiras

Quarta-feira, 14 de Novembro de 2018 / Região

Por volta das 20h30, durante rondas pelo bairro Sandra Regina em Barreiras, a guarnição recebeu uma denúncia anônima de que uma pessoa denominada "Roberto" estaria traficando drogas em sua residência na Rua José Paraibano, nº 306, naquele bairro próximo ao "mercado brasileiro".

Ao se deslocar ao local a guarnição surpreendeu um indivíduo em frente a referida residência que dispensou um pacote contendo substância aparentando ser cocaína em seguida correu para o interior da residência sendo alcançado pelos policiais que o abordaram encontrando com o mesmo uma balança de precisão.

Em ato contínuo foi feito busca no interior de seu quarto sendo encontrado em cima do guarda-roupa mais um tablete de substância aparentando ser maconha e outro pacote contendo algumas trouxinhas da mesma substância já separadas para comercialização totalizando 416g bem como certa quantia de dinheiro trocado.

O indivíduo foi conduzido à DP local onde foi verificado que o mesmo já possuía 02 condenações por tráfico no estado de Sergipe estando no regime semi-aberto.

Dessa forma o flagrante foi lavrado conforme ocorrência.

CONDUZIDO:

✅ Roberto Matheus Gomes da Silva, 31 anos.


Blogbraga/RONDESP OESTE

Compartilhar no Whatsapp

Indivíduo é preso por porte ilegal de arma de fogo em Barreiras

Quarta-feira, 14 de Novembro de 2018 / Região

Por volta das 23h30 da última segunda-feira (12), durante rondas pelo bairro Santa Luzia  em Barreiras, duas guarnições de Rondesp foram avistadas por um indivíduo que correu e adentrou em uma residência.

Ao ser alcançado foi perguntado ao mesmo o motivo de tal comportamento suspeito vindo ele então a confessar que estava em poder de um revólver Taurus calibre .32 de numeração 73745 contendo 04 munições intactas. Dessa forma o indivíduo foi apresentado à DP local sendo lavado o flagrante conforme ocorrência.

CONDUZIDO:

✅ Vagner da Silva Santos, 34 anos.


Blogbraga/RONDESP

Compartilhar no Whatsapp

Mulher de 56 anos é presa por tráfico de drogas no bairro Jardim Ouro Branco em Barreiras

Quarta-feira, 14 de Novembro de 2018 / Região

Na noite desta terça-feira (13), por volta das 20:30h, uma Guarnição da Polícia Militar PETO, estando em trânsito pelo centro da cidade, recebeu informações por parte de um popular, dando conta da prática de tráfico de drogas no bairro Jardim Ouro Branco, na Rua Sta. Madalena.

Prontamente os policiais se deslocaram para o dito endereço e identificou a pessoa de Célia Alves Seriqueira, 56 anos, como moradora do imóvel e quando questionada acerca da denúncia de crime, respondeu de forma negativa ao tempo que convidou a guarnição para proceder com buscas no imóvel.

Ao proceder com as buscas, foram encontradas 19 tabletes de substância análoga a maconha com peso de 290,5g e 01 pedra de crack com peso de 152,9 gramas, que a pessoa de Célia assumiu ser a dona das drogas encontradas e informou que traficava para completar seus rendimentos como aposentada.

Com base nos fatos foi dado voz de prisão a autora, bem como sua condução até presença do delegado plantonista Dr. Francisco Sá que tomou as medidas cabíveis previstas pela Lei.

84 CIPM - A FORÇA QUE PROTEGE.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Carretas ficam horas atoladas em estrada rural de Tocantins/Bahia

Quarta-feira, 14 de Novembro de 2018 / Região

A redação do Blogbraga recebeu várias fotos de carretas que estão atoladas há dois dias em uma estrada vicinal na zona rural de Tocantins/Bahia, desde o início dessa semana.

Com a chuva dos últimos dias, a estrada ficou intransitável. Algumas carretas atolaram e os motoristas passaram por transtornos.

Os produtores, caminhoneiros e demais usuários que precisam transitar nessas estradas reclamam das condições que as mesmas se encontram, estão intransitáveis. Ainda segundo o internauta que nos enviou as fotos, toda vez que chove, quem precisa transitar por essas estradas sofrem muito para sair e chegar em seus destinos.

Os motoristas solicitam uma inspeção na vicinal e que sejam tomadas as devidas providências por parte dos governantes estaduais. 


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Bandidos roubam caminhão e fazem motorista de Luis Eduardo Magalhães de refém na cidade de Itaberaba; veículo foi recuperado sem os pneus

Quarta-feira, 14 de Novembro de 2018 / Região

O motorista de um caminhão foi rendido e feito refém na última segunda-feira (12), no Posto de Combustível Santa Helena, que fica às margens da BR/242, no município Itaberaba/BA. 

Segundo informações, o caminhoneiro de Luis Eduardo Magalhães parou para jantar no Posto, quando retornou para o caminhão foi surpreendido por dois elementos armados que abordaram e jogaram dentro do veículo.

Os criminosos assumiram a direção do caminhão, andaram por um tempo e libertaram o motorista. Em seguida, os indivíduos adentraram em uma estrada vicinal, logo depois na região da Mangabeira. O veículo foi encontrado através de um rastreador Via satélite de uma empresa de Luis Eduardo Magalhães (Localize), mas estava sem os pneus.

Os criminosos fugiram levando os pneus do veículo e tomaram rumo ignorado. O caminhão foi encontrado em perfeito estado de conservação, só que sem os pneus.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

AUTOR DE FEMINICÍDIO EM RODA VELHA É SOLTO EM BARREIRAS, MAS JUSTIÇA DE SÃO DESIDÉRIO DETERMINA RECAPTURA

Terça-feira, 13 de Novembro de 2018 / Região

 

A Justiça decidiu não aceitar a solicitação do pedido de prisão preventiva de Bruno Abílio da Silva, de 20 anos, natural de Ouricuri/PE, autor confesso do feminicídio da adolescente Jamile Bento Soares, de 14 anos, natural de Itaporanga/PB, ocorrido na manhã de domingo (11), no Distrito de Roda Velha de Baixo, município de São Desidério, Oeste da Bahia.

De acordo com o delegado Carlos Cruz Ferro, a vítima foi lesionada com vários golpes de arma branca (faca), sem chance de defesa e por motivo de ciúme, e, após a prática do crime, o criminoso pôs uma moeda de R$0,50 (cinquenta centavos) em sua boca, uma forma de vilipendiar o corpo da vítima, e em seguida empreendeu fuga do distrito da culpa.

Bruno foi preso pela Polícia Militar na segunda feira (12), por volta das 8h, depois de denúncia anônima, mas teve prisão relaxada no mesmo dia. Estava em um ponto de ônibus, no Centro Comercial de Barreiras/BA, de onde pretendia seguir para outro município. Na delegacia local, onde foi apresentado, ele declarou que matou a namorada, porque foi traído por ela. Também revelou sua intenção de fugir da polícia e da Justiça, mas para tanto, necessitaria pegar seus documentos e dinheiro na casa de sua mãe (Iranilda), no Povoado São José do Rio Grande, município de Riachão das Neves/Ba. O Juiz da comarca de Barreiras, Gabriel de Moraes Gomes considerou os fundamentos e pressupostos da prisão em flagrante ilegítimos e determinou a soltura do acusado.

Como resposta ao pedido de prisão preventiva remetido pelo delegado de São Desidério, Carlos Cruz Ferro, o magistrado relata que não conseguiu vislumbrar razões de urgência que pudessem recomendar o trâmite da questão à noite e pela via do plantão noturno, que o mesmo considera sempre mais tormentosa e complicada. “Analisando detidamente o pedido e as provas que o acompanham, sobretudo o conjunto formado pelos depoimentos dos policiais militares e pelo interrogatório do requerido (págs. 20/26) e, principalmente, o memorando subscrito pelo Dr. Rui Pinheiro de Souza, que em perfeita aplicação do art. 304, §1º, do CPP, negou a expedição de nota de culpa, tudo leva a crer que a motivação maior para o pedido ter sido apresentado à noite, ao plantão, tenha correlação com a tentativa de repristinar-se a prisão inválida que fora executada pelos policiais militares – e talvez, para espanto maior, “aproveitar-se” uma situação prisional já definitivamente exaurida, sob o prisma da legalidade, com a não expedição de nota de culpa”.

O parecer do delegado foi ajuizado pelo Ministério Público estadual, através do plantão Judiciário da 1ª instância da Promotoria de Justiça Regional de Barreiras/BA, que admitiu a necessidade de decretação da prisão preventiva do representado, devido à gravidade concreta do crime e para assegurar a aplicação da lei penal, considerando a fuga do representado do distrito da culpa, interrompida pela ação policial tempestiva.

Em sua decisão, o Juiz descreve que Barreiras e São Desidério formam uma única zona urbana, não caracterizando necessariamente uma fuga o trânsito de alguém, mesmo suspeito ou autor confesso de um crime, entre essas duas localidades.

Diante do exposto, Bruno foi posto em liberdade, mas foi localizado e recapturado, horas depois, no distrito de São José do Rio Grande, próximo à residência de sua mãe, tendo em vista que, um novo pedido de prisão preventiva havia sido remetido à Justiça de São Desidério e acatado pelo Juiz substituto da comarca, Ronald de Souza Tavares Filho.

Click no link e relembre o caso:

http://blogbraga.com.br/?Pagina=Noticias&Titulo=autor-de-feminicidio-em-roda-velha-e-preso-em-barreiras-um-dia-depois-do-crime&Id=53900

http://blogbraga.com.br/?Pagina=Noticias&Titulo=feminicidio-garota-de-14-anos-e-morta-a-facadas-pelo-companheiro-em-roda-velha&Id=53874


Blogbraga/Alô Alô Salomão

Compartilhar no Whatsapp

ENTRADAS NO NECROTÉRIO DO DPT DE BARREIRAS

Terça-feira, 13 de Novembro de 2018 / Região

Ângela Oliveira dos Santos, 19 anos, natural de Xique-Xique/BA.

Vítima de acidente de trânsito que aconteceu na estrada para Mansidão/BA na sexta-feira (09), por volta das 07:00h. Ângela foi socorrida e encaminhada para o Hospital do Oeste em Barreiras onde infelizmente não resistiu aos graves ferimentos vindo a óbito no sábado (10).

Domingos Pereira Lima, 62 anos, natural de Santa Rita de Cássia/BA.

Domingos estava envolvido no acidente de trânsito que aconteceu na estrada para Mansidão ocorrido na sexta-feira (09). A vítima foi encaminhada ao Hospital do Oeste onde apesar de todo esforço da equipe médica não resistiu aos graves ferimentos vindo a óbito na noite desta segunda-feira (12).

Antônio José da Silva, 71 anos, natural de Campina Grande/PB, residia na Rua José Maria de Albuquerque, bairro Antônio Geraldo em Barreiras.

Vítima de atropelamento, fato acontecido na data de 25/07/2018. A vítima foi socorrida e encaminhada para o Hospital do Oeste onde passou internado por três meses e 18 dias, vindo a falecer no começo da tarde desta segunda-feira (12). 


Blogbraga/Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Ladrão furta notebook de dentro as Secretaria de Saúde de Barreiras

Terça-feira, 13 de Novembro de 2018 / Região

Um ladrão, oportunista, furtou de dentro de uma das salas da Secretaria de Saúde de Barreiras um notebook da marca Itautec e mouse com etiqueta de tombo registrados como patrimônio da Secretaria e do município.

Além do furto mencionado, subtraiu a quantia de R$ 35,00 que estava dentro de uma gaveta da mesa de trabalho da funcionária que presta serviço público. O fato aconteceu na manhã desta segunda-feira (12). Um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de Polícia.

Quem encontrar ou adquirir o notebook deverá fazer a devolução espontânea à Polícia a fim de não ser responsabilizado pelo crime de receptação qualificada.

Veja matéria sobre furto de notebook do TRE de Vitória da Conquista/BA no link abaixo:

http://blogbraga.com.br/?Pagina=Noticias&Titulo=policia-federal-recupera-notebooks-furtados-do-tre&Id=47769


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Preso tenta fugir durante exame de corpo de delito no DPT em Barreiras

Terça-feira, 13 de Novembro de 2018 / Região

O preso conseguiu tirar a algema e saiu correndo...

Um detento de 27 anos que foi levado com mais oito por uma equipe do Setor de Custódia do Complexo Policial para o Departamento de Polícia Técnica de Barreiras a fim de ser submetido a exame de corpo de delito, tentou uma fuga cinematográfica na manhã desta segunda-feira (12).

O detento de alguma forma conseguiu livrar-se da algema e saiu correndo da sala do DPT. Os agentes policiais de imediato empreenderam a perseguição e após aproximadamente seis quarteirões, e tiros de advertência para o alto, conseguiram efetuar a prisão do fujão que ainda tentou reagir, sendo necessário uso da força para imobilizá-lo.

Após tudo isso, o detento foi reconduzido ao Complexo Policial.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Acusado de roubo morre em confronto com a Polícia Militar em Bom Jesus da Lapa; comparsa foge

Terça-feira, 13 de Novembro de 2018 / Região

Nesta segunda-feira (12), após tomar conhecimento de um roubo em uma lanchonete no bairro Lagoa Grande em Bom Jesus da Lapa/BA,  ocorrido por volta das 01h da madrugada, as guarnições da PM começaram a realizar diligências pelos bairros na tentativa de capturar os indivíduos responsáveis que na ação delituosa e violenta teriam subtraído diversos pertences e dinheiro das vitimas.

Por volta das 01h15, ao transitar pela  Rua Olegário Bastos, dois individuos a bordo de uma motocicleta com a mesma caracteristica dos autores do roubo tentaram evadir da viatura chegando a colidir frontalmente com esta.

Na tentativa de abordagem aos meliantes, estes sacaram armas e dispararam na direção  dos policiais que revidaram a atitude hostil e injusta agressão sendo um dos elementos foi alvejado e caiu ao solo e outro elemento conseguiu evadir-se do local.

Foi dado o devido socorro ao individuo, até a UPA 24h entretanto este não resistiu e evoluiu a óbito. Com o assaltante foi encontrado:

◾ MATERIAL APREENDIDO

01 (um) Revolver Marca Taurus Calibre 38 de N° C188722
06 (seis) cartuchos de calibre 38 sendo 2 deflagrados, 1 picotado e 3 intactos
03 (tres) celulares ( 2 sansungs  e 1 Positivo)
02 litros de bebida marca kriskof
R$ 110,00 ( Cento e onze reais)
01 (uma) Moto Honda/Bros, cor preta, sem placa de chassi 9C2KD0308R067499 com restrição de Roubo.
02 (Dois) capacetes na cor vermelha
01 (um) óculos de grau

O indivíduo que foi alvejado não foi identificado por nome e diligências ainda estão em curso na tentativa de capturar o outro meliante envolvido no roubo. Todo o material foi apresentado a 24ª COORPIN de Bom Jesus da Lapa-BA, para  que fosse tomadas as medidas cabíveis.

Guardiões do São Francisco! Bom Jesus da Lapa! Bahia! Brasil!


Blogbraga/PM-BA

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: Comandante do Corpo de Bombeiros fala a respeito da segurança conta incêndio em Barreiras; veja a entrevista

Terça-feira, 13 de Novembro de 2018 / Região

Foto: Blogbraga

Depois do incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria (RS), há quase 6 anos, a segurança contra incêndios voltou à discussão em várias esferas da sociedade.A tragédia mostrou falhas nos projetos de segurança e revelou a necessidade de se discutir a uniformidade da legislação.

Diante do cenário, normas foram criadas, e outras reajustadas, fazendo com que todas as construções brasileiras obedeçam a critérios específicos no que diz respeito à segurança contra incêndios.

O Comandante do Corpo de Bombeiros de Barreiras, Major Lusquinhos, falou a respeito do tema durante uma entrevista para o canal. Veja o que ele disse abaixo.

Existem Leis que regulamentam os estabelecimentos a respeito da segurança contra incêndio aqui em Barreiras? Quais são elas?

Sim. A Lei Estadual nº 12.929 de 27 de Dezembro de 2013, que dispõe sobre a Segurança contra Incêndio e Pânico nas edificações e áreas de risco no Estado
da Bahia e o Decreto Estadual nº 16.302 de 27 de Agosto de 2015, que lhe regulamenta, além das Instruções Técnicas (IT) do Corpo de Bombeiros Militar
da Bahia; A Lei, o Decreto Estadual e as Instruções Técnicas se aplicam em todo o território da Bahia, e é igual para todos os municípios, independente da sua
localização.

Quais tipos de estabelecimentos devem se atentar a lei antes de começar a funcionar ou até mesmo ser construído?

As edificações públicas e privadas, as estruturas, as áreas de riscos e de aglomeração de público, assim como toda a realização de eventos programados.
Exceto as edificações de uso residencial exclusivamente unifamiliares.

Esses estabelecimentos precisa de documentos específicos emitidos pelo Corpo de Bombeiros? Quais?

 Sim. O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), que é o documento mais importante das etapas de regularização da edificação, ou o Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros (CLCB). Estes dois documentos atestarão que, durante a vistoria, a edificação possuía as condições de segurança contra incêndio e pânico, previstas pela legislação e constantes no projeto.

Como se faz pra dar entrada na vistoria e conseguir a emissão dos documentos? Há algum canal para orientações?

No site www.cbm.ba.gov.br, no link “Segurança Contra Incêndio” estão disponíveis as legislações atinentes a atividade de prevenção para um conhecimento preliminar e orientações de como se regularizar.

Hoje o processo de acontece de forma on-line, onde o interessado após protocolar seu pedido, pode acompanhá-lo eletronicamente através do nosso site. Na plataforma, o usuário terá acesso a vários documentos, como notificações, atestados de conformidade de projeto e o próprio AVCB. Para as microempresas, empresas de pequeno porte e os microempreendedores individuais o processo é mais rápido e simplificado.  Além de todas esses meios, o nosso grupamento está à disposição da população para qualquer orientação sobre o assunto.

Há algum telefone ou e-mail para que a população possa tirar dúvidas?

Sim. O número é (77) 3613-3384. O endereço de e-mail é gbm17.sat@cbm.ba.gov.br

Caso um estabelecimento não possua os documentos exigidos na lei, o que acontece? Ele pode funcionar? 

Se a edificação ou loja comercial de forma geral não possui o AVCB ou CLCB, significa que a mesma está irregular perante o Corpo de Bombeiros, contrariando a legislação. Portanto, sem o AVCB ou CLCB, eles não devem funcionar.

E se o proprietário não cumprir a lei, quais as consequências? 

Quem negligenciar a lei poderá sofrer advertência; multa; interdição total ou parcial; cassação do AVCB/CLCB; embargo, temporário ou definitivo. Além disso, em caso de incêndio por não atendimento a lei, o proprietário ou responsável poderá responder civil e criminalmente na Justiça.

De maneira geral, como está a situação de Barreiras no que se refere ao cumprimento da lei contra incêndio?

A maioria dos proprietários das empresas e lojas procuram se regularizar. Eles entendem da importância à vida de seus clientes e funcionários, além do patrimônio.
No entanto, estamos trabalhando de maneira ininterrupta para que as edificações daqui estejam regulares junto ao Corpo de Bombeiros e, para tanto, dentro do possível, realizamos fiscalizações, orientações, reuniões. Um Termo de Ajuste de Conduta com o Ministério Público e Prefeitura, a fim de garantir e propiciar melhores meios para que as pessoas possam regularizar suas lojas e edificações, também já foi feito.

Algum sinistro já foi registrado na cidade por conta da inobservância à legislação?

Sim, inúmeros. Todos eles em edificações que não atendiam às exigências das medidas de segurança contra incêndio e pânico. 

Quais são as considerações finais que o senhor faz sobre o tema?

Gostaria de informar os dias e horários de atendimento presencial ao público para tratar sobre medidas de segurança contra incêndio. São eles: Segunda, quarta e sexta-feira, das 8h às 12h. Os outros dias são destinados a atividades técnicas, como vistorias, fiscalizações e análises de projeto, por exemplo. Também faço um apelo aos empresários,  lideranças e  autoridades para, juntos ao Corpo de Bombeiros, fomentarem a boa pratica da prevenção, tornando nossas edificações seguras. O objetivo principal é preservar aquilo que nós temos de mais valioso, a vida.


Blogbraga/Comunicação Social 17º GBM, Wheric Pereira

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: Atléticas da FASB entregam medalhas conquistadas nos jogos InterUFOB

Segunda-feira, 12 de Novembro de 2018 / Região

Equipes formadas por estudantes dos cursos de Agronomia e Medicina, da Faculdade São Francisco de Barreiras, alcançaram excelentes resultados no II InterUFOB, competição esportiva promovida pela Universidade Federal do Oeste da Bahia, com a participação de alunos de 18 cursos, de quatro instituições de ensino superior da região. No evento, disputado entre os dias 02 e 04 de novembro, foram disputadas dezenas de medalhas no futevôlei, vôlei masculino, basquete 3×3, futebol society, futsal feminino e natação. Cada curso realizou a entrega das medalhas em encontros próprios, na sede da FASB, na quarta-feira (07).

“Nossa preparação ocorre durante o ano letivo, não especificamente focado neste campeonato, mas sim em todos que participamos, como o InterMED que ocorre em Salvador e conta com a participação de todas as atléticas de Medicina da Bahia. Nossos treinos são apoiados pela FASB que nos disponibiliza o ginásio e toda sua estrutura de material e alguns treinos extras fora da faculdade. O esporte é fundamental para nosso dia-a-dia, aquele momento da semana que é uma válvula de escape em nossas rotinas atribuladas. Por isso, é muito importante agradecermos ao apoio incondicional da FASB para que nosso esporte evolua cada dia mais”, afirmou, Vitória Macedo, presidente da Atlética do Curso de Medicina da FASB.

Cristhian Gonçalves, presidente da Atlética do Curso de Agronomia, representou, na entrega das medalhas, alguns dos colegas vencedores na competição. “A gente soube que ia participar do evento em cima da hora, mas já estávamos treinando, e conseguimos um grande êxito. O InterUFOB foi um evento grande, conseguimos sentir aquela energia, da integração das atléticas. É uma grande novidade para os universitários de Barreiras e região”, disse. O jovem Vinícius Cabral lembrou da empolgação dos atletas com os jogos. “Todos queriam jogar. Treinamos mesmo sem ter certeza que íamos disputar essa competição. Agora estamos mais confiantes de que outros eventos como esses vão ocorrer, porque foi uma experiência muito boa para todos”, concluiu. O Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha, Complexo Esportivo Deputado Luiz Braga, em Barreirinhas, e no Ginásio do Gobbi foram as instalações utilizadas para as competições.

Veja a relação das medalhas conquistadas:

MedFASB: Basquete-ouro; Vôlei masculino-ouro; Futebol Society-prata; Futevôlei- prata; Futsal Feminino- 4º lugar; Natação-ouro; Revezamento (natação)-duas pratas e um bronze. Os estudantes de Agronomia conquistaram: Natação-ouro no feminino e prata no masculino; Natação – Revezamento-bronze; Vôlei feminino-ouro; Basquete- bronze e no futebol masculino-ouro.

 


Blogbraga/Araticum Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

Acadêmicos da FASB apresentam exposição ‘Barreiras sob o enfoque criminológico’

Segunda-feira, 12 de Novembro de 2018 / Região

Foi apresentada à comunidade acadêmica da Faculdade São Francisco de Barreiras, (FASB) nesta quinta-feira (08), em dois turnos, a exposição “Barreiras sob o enfoque criminológico”. Os alunos do 4º semestre, matutino e noturno, realizaram pesquisas de campo, na área de Criminologia, na região Oeste, em que investigaram diversos temas que fazem parte da realidade regional, como o uso político das fake news, uso do celular ao volante, a receptividade empresarial de ex-apenados, projetos de amparo a crianças vítimas de violência, influência da crise econômica nos índices criminais, perfil das vítimas de roubo de celulares, a situação dos moradores de rua, compra de votos e revenge porn - vingança pornô.  

“São problemas que afligem a sociedade. Muitas vezes não nos atingem diretamente, mas existem e são preocupantes. Os alunos fizeram a pesquisa bibliográfica da temática escolhida, depois, a pesquisa de observação em campo, de acordo com a orientação bibliográfica pesquisada.  Isso é apenas o começo. Para o profissional do Direito é fundamental pesquisar e estudar”, disse Mayara Ramos, professora responsável pela exposição. “É gratificante ver o projeto montado, acontecendo. Acompanhei todo o processo e vi o quanto foram dedicados. O resultado está aí, todas as expectativas foram superadas”, elogiou.

Clarice Silva Oliveira, apresentou, junto com sua equipe, o trabalho “Análise acerca dos prejuízos causados pela disseminação de injúria e difamações propagadas pelas fake news, em face do atual prefeito quando candidato nas eleições municipais de 2016, em Barreiras-BA”. Segundo a acadêmica, ocorreu, em relação ao prefeito, o que comumente ocorre com as demais vítimas de notícias falsas, a impunidade. “Mesmo sabendo que a lei tem dispositivos para enquadrar a disseminação desse tipo de conteúdo, o prefeito Zito nos disse que preferiu não tomar providências naquele momento”. Ela disse ainda, que um dos principais objetivos do trabalho é conscientizar as pessoas sobre a importância de não propagar fatos antes de fazer uma verificação e se certificar que são verdadeiros, pois quem apenas propaga fake news também pode ser penalizado.

A acadêmica Aline Figueiredo explicou como a pesquisa foi desenvolvida e citou alguns dados coletados.  “Nós fomos atrás de estatísticas e informações sobre os ex-apenados e a situação deles diante do mercado de trabalho. De acordo com as pesquisas 51% dos empresários acreditam que o ex-detento pode levar uma vida normal, sem reincidir nas atividades criminosas. O Conjunto Penal de Barreiras conta com muitos mecanismos para auxiliá-lo nesta reinserção, seja por meio do apoio psicossocial, ou pelas atividades laborais desenvolvidas dentro da unidade”.  


Blogbraga/Araticum Comunicação

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2018
Mundial FM 91,3
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Contabilidade Rondon Kenni Henke Extreme Grupo Marabá Unopar AUTOCAR Rabelo Luz motos Segurança em Eventos Pantanal Gil SKY Querência Máquinas Agrícolas Casas Baiana P&F Polícia Civil Neli Cultura Online Celulares Clinica Vitoria DPVAT Barreiras MaxCar Delicia Guarda Municipal DBT Expressofia Dupará Açaí Fontana CISO G&G Magazine Protegendo Seguros Coyote Imperial Global Digital Informatica Compre Bem Effect Real Mimogás Mimoso Segurança àguia motos Dr. Márcio Rogério Evolucao Silvano Santos Mineiros PM Mundo Verde Sporttime renda extra Click Tec G7 Dique Denuncia DM Reparos Oeste Manutenção