SECOM Nota Premiada ALBA

NOTÍCIAS

BARREIRAS: JOVEM DE 22 ANOS MORRE AO RESISTIR A INTERVENÇÃO POLICIAL

Sexta-feira, 22 de Março de 2019 / Região

Por volta das 23:30h desta quinta-feira (21), na Rua Eduardo Medrado, fundo do antigo Mercado Prado, próximo ao campo de futebol, Bairro Vila Amorim, Guarnições PETO da 83ª e 84ª CIPM's, ao realizarem rondas em conjunto, foram surpreendidos por um homem portando um revólver (cal. 38), que efetuou disparos contra as guarnições, as quais revidaram a injusta agressão, vindo a atingir o agressor.

De imediato foi acionado o SAMU, que prestou o devido socorro para o Hospital do Oeste, porém no caminho o resistente veio a óbito. Felizmente nenhum militar fora atingido.  Em seguida, a guarnição compareceu à DP para as medidas cabíveis.

Resistente:

André Luiz Cruz dos Santos, 22 anos.

Material Apreendido:

- Revólver cal. .38 com 03 munições deflagradas e 03 picotadas;

- 01 tablete de maconha;

- 01 balança de precisão;

- plástico e papel para embalagem da droga;

- 01 carteira de trabalho.

83ª CIPM: A paz é fruto da Justiça.


BlogBraga/ Repórter Paiva/ PETO 83 E 84 CIPM

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: GAROTO DE 12 ANOS QUE SOFREU ATROPELAMENTO NA BA-447 NÃO RESISTE AOS FERIMENTOS E VEM A ÓBITO NO HOSPITAL DO OESTE

Sexta-feira, 22 de Março de 2019 / Região

O cavalo não resistiu

Unidade de Superte Avançado do SAMU levou para o HO. Fotos: Repórter Paiva

O garoto de 12 anos, identificado como Vinícius Paulo da Silva que sofreu um acidente por atropelamento enquanto andava a cavalo, fato ocorrido nesta terça-feira (19), não resistiu aos sérios ferimentos e veio a óbito na noite desta quinta-feira (21), pouco antes das 20:00h no Hospital do Oeste em Barreiras.

Por ocasião do acidente, Vinícius Paulo foi andar a cavalo, momento em que os pais não estavam em casa, e o cavalo se desenfreou atravessando a BA-447 sendo atropelado pelo condutor de um veículo Chevrolet/Onix que foi pego de surpresa e não conseguiu evitar a colisão. O fato aconteceu na localidade do Buritis.

A equipe médica do Hospital do Oeste fez todo o possível para salvar a vida de Vinícius, mas infelizmente o garoto não resistiu.

O corpo foi conduzido para o necrotério do Departamento de Polícia Técnica para exame de necropsia e depois da documentação necessária, ser entregue aos familiares para o sepultamento.

Lamentamos a perda perante a família parentes e amigos.

Matéria relacionada:

http://blogbraga.com.br/?Pagina=Noticias&Titulo=barreiras-garoto-de-12-anos-fica-gravemente-ferido-apos-cavalo-desenfrear-e-ser-atropelado-na-ba-447-no-buritis&Id=59898


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

DEFENDER O SUBSÍDIO PARA ENERGIA RURAL É O NOSSO PAPEL, DIZ A DEPUTADA JUSMARI, PRESIDENTE DA COMISSÃO DE AGRICULTURA DA ALBA

Sexta-feira, 22 de Março de 2019 / Região

A deputada Jusmari Oliveira - Presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia - lidera com outros colegas parlamentares, um esforço conjunto para que o decreto 9.642, publicado em dezembro de 2018  e que prevê o fim escalonado do subsídio da energia rural, seja revogado o mais rápido possível. O  decreto entrou em vigor em janeiro de 2019 e  acresce, em até 43%,  os custos do produtor com energia elétrica. A mordida é grande no bolso do agricultor  e a reclamação é geral, uma vez que a energia elétrica é um insumo fundamental no processo de irrigação das lavouras.

Para debater este assunto a Comissão de Agricultura realizará uma audiência pública com a participação de especialistas no setor. A reunião será nesta terça-feira, dia 26, as 9 da manhã, no auditório Jornalista Jorge Calmon, localizada no prédio da Assembleia. Jusmari é agricultora no Oeste Baiano e entende bem do assunto. Ela explica que o decreto tem impacto imediato sobre dois grupos de unidades de consumo: os de fornecimento de alta tensão (acima de 2,3KV), chamados de “Grupo A Rural, e os de baixa tensão (aqueles que estão abaixo de 2,3 KV), denominados de “Grupo B Rural”

Na opinião dela, o subsídio precisa ser mantido pois barateia os custos nos horários de pico da irrigação – das 21h30 às 6h – e ajuda a dinamizar a produção agrícola. “É fundamental essa luta em defesa dos nossos agricultores. Sabemos o quanto a agricultura significa na balança comercial brasileira e o quanto o setor impacto os outros setores  com repercussão direta na geração de riquezas, na oportunidade de novos negócios, na criação de empregos, faz movimentar inclusive a indústria e o setor de serviço tendo ainda um papel altamente relevante no reaquecimento da economia do País”, afirmou.

Jusmari entende que, em, razão destes fatores, todas as medidas devem ser adotas para incentivar a produção agrícola que ela chama de “mola propulsora da economia”. A parlamentar diz ainda que, desde a sua posse na presidência da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa da Bahia tem buscado a interlocução com os produtores rurais. “Exemplo disso foi a Audiência Pública que realizamos, na última terça-feira, dia 19, na sede da FAEB, (Federação da Agricultura e da Pecuária da Bahia), quando ouvimos todas as demandas do setor e propomos a criação de um fórum permanente de debate para que possamos levar as reivindicações dos produtores a todos as instâncias de governo”, finalizou.


Blogbraga/Assessoria da Deputada Jusmari

Compartilhar no Whatsapp

Foragido da Justiça do DF é preso durante operação policial em Irecê

Sexta-feira, 22 de Março de 2019 / Região

Uma operação envolvendo policiais civis de Irecê e Brasília prendeu na manhã desta sexta-feira (22), um homem foragido da Justiça do Distrito Federal. Segundo a Polícia Civil, André Ferreira de Souza estava com dois mandados de prisão em aberto.

Ainda de acordo com a polícia, André é suspeito de roubo na capital brasileira. Ele foi localizado na comunidade de Achado, zona rural da cidade.

O fugitivo foi encaminhado à Delegacia Regional de Polícia Civil de Irecê e depois recambiado para Brasília.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Homem é preso após furto de fios elétricos em Paratinga/BA

Sexta-feira, 22 de Março de 2019 / Região

Nesta quinta-feira (21), por volta das 11h40, a guarnição de serviço da Polícia Militar recebeu uma ligação que havia dois indivíduos furtando fios elétricos na localidade Jovita Rosa, zona rural de Paratinga/BA. 

Quando a Polícia Militar chegou no local encontrou os funcionarios de uma prestadora de serviço da Coelba de nome (EPC) que relatou que os indivíduos se  passaram por funcionários da Coelba e falaram para os moradores da localidade que estariam fazendo manutenção da rede elétrica. 

Após as informações obtidas assim como as características dos indivíduos iniciou as rondas na região e próximo ao Povoado de Poção a PM encontrou Alberto Camilo um dos suspeitos. Foi realizada a prisão do mesmo e a Polícia continuou em diligência para prender o outro envolvido porém sem êxito.

Diante dos fatos, Alberto Camilo Neto foi apresentado na delegacia de Paratinga juntamente com o material apreendido para as medidas cabíveis. 
 
28° CIPM GUARDIÃ DO PORTAL DO OESTE


Blogbraga/28 CIPM

Compartilhar no Whatsapp

Família Dias apoia o deputado federal Tito na luta contra grilagem na Coaceral

Quinta-feira, 21 de Março de 2019 / Região

A Família Dias, representada por Joilson G. Dias, vem parabenizar o deputado federal Tito pela iniciativa de requerer audiência pública na Comissão de Agricultura da Câmara Federal para discutir  as grilagens de terras que vem ocorrendo há mais de trinta anos no oeste da Bahia, região conhecida como Coaceral, devendo ser garantida a segurança jurídica para os que que produzem e que querem paz para trabalhar.

Não há muito tempo, foi deflagrada a Operação Oeste Legal, pela secretaria de segurança pública do Estado da Bahia, policia Civil e Ministério Público que realizou várias prisões de grileiros e falsificadores de documentos públicos que operam na região e continua a investigação dado a insistência de alguns poucos grileiros ainda insistirem em praticar esses crimes. Foi descoberta uma grande fraude na criação e utilização de óbito fraudulento para criar matriculas, que culminou na nulidade das matrículas 726 e  727 que acabou por contaminar de invalidade todos os desmembramentos originados dessas matrículas fraudulentas, pois, foram sobrepostas sobre a matrículas de titularidade da Família Dias que estava há trinta anos defendendo judicialmente sua posse e propriedade, em processo judicial que tramita comarca de Formosa do Rio Preto – Bahia.
 
O Tribunal de Justiça da Bahia, preocupado com os litígios e a segurança no campo, criou em abril de 2017 o Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos Possessórios da Região Oeste, através do Ato Conjunto nº 9, contando com a intermediação do presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia na época o deputado estadual Ângelo Coronel e hoje Senador da República, em uma reunião conciliatória realizada na própria Casa Legislativa da Bahia, e após isso na Câmara de Vereadores de Formosa do Rio Preto/BA, aonde se fizeram presentes todos os agricultores, representante do senhor José Valter Dias, autoridades legislativas e judiciárias, chegando a um mútuo consenso e acordo entre todas as partes envolvidas, pondo assim um fim ao conflito.

Mais de 300 (trezentos) produtores rurais reconheceram que foram vítimas dos grileiros, reconheceram a posse e propriedade da Família Dias desde a época da distribuição da ação em 1985, entabulando  acordo judicial com a Família Dias, sob a supervisão do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos Possessórios da Região Oeste, hoje produzindo em suas áreas com segurança jurídica e paz, com suas posses e propriedades garantidas pelos acordos homologados pelo poder judiciário.

Infelizmente, mesmo com a iniciativa do Tribunal de Justiça da Bahia, Assembleia legislativa, AIBA, APROCHAMA, e Produtores Rurais, que foram subscritores do grande acordo coletivo, mesmo com o bom resultado de harmonia trazido pelos acordos individuais feitos com os mais de 300 (trezentos), produtores rurais nos autos da Ação de Reintegração de Posse, alguns grileiros (autores e coautores das falsificações descobertas pelo Ministério Público, em criação de fraudes de assento de óbito) ainda insistem em praticar ilícitos e fraudes, manipular informações, publicando matérias pagas para distorcer a verdade, disseminar o caos, o medo e a insegurança para os mais de 300 Produtores Rurais que fizerem seus acordos e produzem em paz em suas terras. A Família Dias, vítima desses poucos grileiros deu seguimento a ação de reintegração de posse em tramite na comarca de Formosa do Rio Preto – Bahia, e obteve sentença de reintegração de posse na região COACERAL, continuando sua luta contra esses grileiros restantes que não temem a lei e desprezam os direitos.

Dessa forma, a Família Dias, parabeniza a iniciativa do deputado federal Tito já aqui se colocando a disposição para, caso seja aprovada a realização da audiência pública, contribuir com elementos e informações reais e concretas que comprovam a atuação de grileiros na região da COACERAL que ainda insistem em desafiar o poder judiciário, o Ministério Público, (mesmo depois de alguns deles já terem sido presos na Operação Oeste Legal), de forma que, em conjunto, possamos garantir a paz e segurança jurídica tão almejada por todos, especialmente para os mais de 300 Produtores Rurais que fizeram seus acordos homologados pelo poder judiciário e que querem paz para trabalhar.

Parabéns Deputado, estaremos encaminhando a V. Exa., um relatório cronológico e histórico com cópias de todos os documentos que comprovam as fraudes praticadas pelos grileiros e decisões judiciais que respaldam os direitos da Família Dias vítima de grileiros há mais de trinta anos para melhor subsidiar a realização da audiência pública requerida por V. Exa. A justiça tarda, mas não falha.


Blogbraga/Família Dias Joilson G. Dias

Compartilhar no Whatsapp

JUSMARI FAZ INDICAÇÃO DE SISTEMA DE ABASTECIMENTO PARA SÃO JOSÉ, POÇO, DO MEIO E BARREIRO NO INTERIOR DE MANSIDÃO

Quinta-feira, 21 de Março de 2019 / Região

Continuidade das obras do sistema de abastecimento de água nas comunidades de São José, Poço do Meio e Barreiro.  Este foi a solicitação da deputada estadual Jusmari Oliveira, através de indicação protocolada na Assembleia Legislativa da Bahia, endereçada ao governador Rui Costa. Na justificativa a parlamentar oestina elencou os motivos da sua indicação. Segundo ela a continuidade do sistema vai beneficiar 300 famílias, bem como promover o incremento da  produção agrícola e pecuária em uma região que, historicamente, enfrenta sérios problemas por conta da estiagem.

A deputada ressaltou que o governador Rui Costa já melhorou muito as condições de vida de várias comunidades rurais de Mansidão com entrega de sistemas de abastecimentos mas lembrou que é fundamental que estes serviços continuem se expandido para atender um número cada vez maior de pessoas. “No meu mandato estarei sempre atenta para levar ao governador estas importantes reivindicações de todas os lugares do Oeste Baiano e de outras regiões da Bahia”, finalizou Jusmari.


Blogbraga/Assessoria da Deputada Jusmari

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: MULHER CHORA E PEDE PARA NÃO SER DENUNCIADA APÓS TENTAR FURTAR PEÇAS DE ROUPA DE MARCA EM UMA LOJA

Quinta-feira, 21 de Março de 2019 / Região

A mulher alegou que estava deprimida e chorou pedindo para a Polícia não ser acionada...

Uma mulher de 33 anos conhecida como “Lu” ou “Lucinha”, foi flagrada furtando duas bermudas de marca em uma loja de roupas no centro da cidade de Barreiras. O episódio aconteceu no começo da tarde desta quarta-feira (20).

Segundo informações passadas à Polícia, a mulher se passou por cliente e provou várias peças de roupa, sendo que vestiu por baixo da calça duas bermudas femininas avaliadas em R$ 500,00.

A vendedora sentiu a falta das bermudas e chamou a mulher que ainda estava nas proximidades da loja pedindo que devolvesse a mercadoria. 

Consta ainda que a mulher entrou em desespero, pediu clemência e chorou dizendo que estava deprimida e que a Polícia não fosse acionada. Entretanto, consta em registro que a mulher é conhecida por praticar furtos na localidade. 

 


Blogbraga/Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Barreiras: Colisão entre carro e moto deixa duas pessoas feridas sem gravidade no centro da cidade

Quinta-feira, 21 de Março de 2019 / Região

Uma colisão envolvendo um Ford/Fiesta e uma motocicleta Honda/CG aconteceu por volta das 13:00h da tarde desta quinta-feira (21), no cruzamento da Rua Alberto Coimbra com a Rua Aníbal Alves Barbosa nas proximidades da feira livre em Barreiras.

É um cruzamento que exige bastante atenção apesar da sinalização. De acordo com informações, o motorista do Ford/Fiesta subia a Alberto Coimbra e o motociclista a Aníbal Alves Barbosa quando então aconteceu a colisão apesar de ainda terem tentado frear e desviar.

O SAMU foi acionado e prestou socorro ao casal que estava na moto. O condutor da moto teve leves escoriações, mas a mulher precisou de atendimento em uma unidade médica. Seu estado não é considerado grave.

O motorista do Ford/Fiesta acompanhou até o final os procedimentos de socorro dando assistência.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Câmara aprova projeto que prevê a venda do terreno do antigo prédio da prefeitura de Barreiras

Quinta-feira, 21 de Março de 2019 / Região

Na sessão desta quarta-feira, 20, o presidente Eurico Queiroz Filho, colocou em pauta o Projeto de Lei nº 003/2019, de autoria do Executivo que pede autorização para a venda do terreno do antigo prédio da prefeitura, localizado na Avenida Clériston Andrade, no centro da cidade. A área total é de 3.376,92 metros quadrados.

Os vereadores da base governista defenderam e justificaram o voto favorável à solicitação da gestão municipal. De acordo com o Projeto a alienação do imóvel vai permitir a realização de investimentos, principalmente na área da saúde, garantindo, inclusive, a execução de programas previstos no Plano Plurianual, sem contar que o prédio, que já não se destina mais ao funcionamento das atividades da prefeitura municipal devido às condições de manutenção e conservação, passará a ser fonte de arrecadação de impostos.

O Projeto 003/2019 foi aprovado por 14 votos a favor e 4 contra. Todos os vereadores aliados ao prefeito Zito Barbosa afirmaram que a população precisa dos investimentos na área da saúde, tanto na zona urbana quanto na zona rural, e citaram os benefícios que vão ser gerados, em especial, para as comunidades mais distantes que vão ter acesso facilitado, pois, com o dinheiro da venda o município terá condições de potencializar a estrutura de atendimento. Votaram contra os vereadores Marcos Reis, José Barbosa, Beza e Nereu.

O projeto segue agora para a sanção do prefeito Zito Barbosa.


Blogbraga/Assessoria da Câmara de Vereadores de Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

JUSMARI CONSEGUE NOVA OBRA PARA BAIANÓPOLIS

Quinta-feira, 21 de Março de 2019 / Região

Atendendo a uma solicitação da deputada Jusmari Oliveira e da prefeita Jandira Xavier, uma nova estrutura de iluminação será implantada nas margens da BA 430, no bairro Bela Vista, fazendo a ligação com a avenida Antonio Carlos Magalhães, na cidade de Baianópolis. 

As tratativas foram feitas durante reunião entre a deputada, a prefeita e o superintendente de Energia da Secretaria de Infraestrutura, Celso Rodrigues. O encontro foi realizado no Centro Administrativo de Salvador.
Jusmari afirma que a obra proporcionará mais beleza e segurança para uma das principais avenidas de Baianópolis e reafirmou o seu compromisso de trabalhar intensamente para levar abastecimento de água, melhorias para as estradas, lutar por investimentos nos setores de educação, saúde, infraestrutura, esporte e ação social, entre outras. 

“O povo de Baianópolis e das demais cidades da nossa região merece todo o nosso empenho junto ao governador Rui Costa no sentido de levarmos obras e ações que impulsionem o desenvolvimento e melhorem a qualidade de vida dos moradores. A prefeita Jandira é uma liderança forte, uma administradora competente e  merece toda a nossa atenção”, ressaltou a parlamentar.

A prefeita Jandira Xavier agradeceu o empenho da deputada Jusmari Oliveira e disse  que foi contemplada também com complementações de rede de energia elétrica. “Nosso município já tem 95% de cobertura de rede elétrica. Os 5% restantes serão feitos até dezembro” afirmou Jandira. Ela disse ter certeza que esta parceria com a deputada Jusmari Oliveira renderá bons frutos, em termos de obras e ações, para o povo de Baianópolis.


Blogbraga/Assessoria da Deputada Jusmari

Compartilhar no Whatsapp

Homem de 25 anos é morto a tiros em Morro do Chapéu

Quinta-feira, 21 de Março de 2019 / Região

Um homem identificado por Felipe Silva de Oliveira, de 25 anos, foi morto a tiros na cidade de Morro do Chapéu, região da Chapada Diamantina.

Segundo informações da polícia, Felipão como era conhecido estava em frente à casa da avó quando dois homens chegaram em uma motocicleta e dispararam vários tiros contra ele, que morreu no local.

A autoria e motivação do crime são desconhecidas. O corpo da vítima foi removido para o Departamento de Polícia Técnica de Irecê.

Até o fechamento dessa publicação, ninguém havia sido preso.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: VÍTIMAS CAEM NO GOLPE DE TROCA DE CARTÃO E DE ENVELOPE EM CAIXAS ELETRÔNICOS

Quinta-feira, 21 de Março de 2019 / Região

Ilustração

Dois casos bem recentes de troca de cartão eletrônico e de troca de envelope de depósito, aconteceram neste mês de março/2019 na agência da Caixa Econômica Federal no centro de Barreiras. Os casos foram registrados na Delegacia de Polícia na cidade.

No primeiro caso, um homem de 31 anos, natural de Angical/BA, foi vítima do golpe de troca de envelope de depósito.

Um senhor aparentando ter 55 anos teria oferecido ajuda para a realização do depósito no valor de R$ 2.800,00 que seria feito na conta poupança da vítima. De alguma forma o golpista trocou o envelope inserindo outro no lugar. A vítima se deu conta apenas três dias depois quando percebeu que o valor não havia entrado em sua conta.

No segundo caso, um senhor de 65 anos de idade, natural de Riachão das Neves/BA, foi vítima do golpe da troca de cartão bancário enquanto utilizava o caixa eletrônico.

A vítima afirmou à Polícia que enquanto estava no autoatendimento, um homem aparentando uns 45 anos de idade, características moreno claro, magro, cabelo preto, lhe ofereceu remédio caseiro. Na ação, teria se aproveitado de um momento de distração e trocado o cartão por outro semelhante, saindo de imediato do banco.

O idoso percebeu que o tal “vendedor de remédios” teria feito diversas compras em várias lojas usando seu cartão de crédito perfazendo um valor total de R$ 2.204,82.

Cuidado e atenção/Algumas dicas da Polícia:

Se não conseguir usar o caixa eletrônico, evite pedir ajuda para pessoas desconhecidas. Vá até um banco e recorra aos funcionários conhecidos ou devidamente identificados.

Fique alerta à aproximação de estranhos no momento em que utiliza o caixa eletrônico. Não permita que intrusos ou curiosos fiquem ao seu lado durante o período em que você estiver operando o sistema.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Carro de luxo roubado em Salvador é recuperado na BR 242, em Barreiras (BA)

Quinta-feira, 21 de Março de 2019 / Região

As placas originais do automóvel foram trocadas para burlar fiscalizações, porém não evitaram que a identificação de veículo roubado fosse constatada pela PRF.

Um veículo Toyota/Hilux, com ocorrência de roubo registrada em 2017, foi recuperado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde desta quarta-feira (20), em Barreiras na Bahia.

Abordado pelos policiais no Km 792 da BR 242, o veículo era conduzido por um homem de 47 anos.

Durante a fiscalização no automóvel, foram encontradas indícios de adulterações nos elementos identificadores, o que levou a equipe a aprofundar a verificação na Hilux. Com técnicas de identificação veicular, os PRFs perceberam elementos que indicavam outro veículo, da mesma marca e modelo, porém com placas diferentes.

Após consulta ao sistema de dados, os agentes constataram se tratar na realidade de uma Hilux roubada em outubro/2017, na capital baiana. Para não levantar suspeitas, as placas originais foram trocadas por outras “clonadas” de um carro com características semelhantes.

Questionado o condutor informou ter adquirido o veículo na cidade de Jacobina (BA) mediante troca em um trator e acrescida de R$ 80.000 reais. O veículo apreendido e o motorista foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil local.

O combate às fraudes veiculares é uma das áreas de atuação ordinária da PRF e ações pontuais são realizadas sempre que se constata uma maior incidência desse tipo de crime em determinadas regiões do país.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

Barreiras: Carreteiro pernambucano desaparecido é encontrado com vida às margens do Rio Branco

Quinta-feira, 21 de Março de 2019 / Região

Carlos estava bastante debilitado. Família agradece ao Blogbraga, imprensa e todas as Polícias

 Carlos sendo resgatado...

Seguindo para casa felizes e aliviados

Carlos Ramos Coelho, 41 anos, carreteiro pernambucano que estava desaparecido desde domingo dia 03 deste mês, por conta de um surto psicológico em Barreiras/BA, foi encontrado vivo, bastante debilitado às margens do Rio Branco nesta quarta-feira (20).

Em entrevista do Blogbraga, Jorge, irmão do Carlos, contou-nos que um pescador em um barco o encontrou dentro do rio só com a cabeça para fora, e quando avistou o pescador pediu comida.

O pescador convenceu Carlos a sair da água e com mais outros dois pescadores deram assistência e acionaram a PRF que acionou a família indo ao encontro de Carlos que foi encaminhado à UPA do Bairro Santa Luzia onde recebeu atendimento, e posterior alta médica na manhã desta quinta-feira (21).

Bastante aliviados e felizes, os irmãos George e Jorge agradeceram a toda imprensa, BlogBraga, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Bombeiros por todo apoio dado. Ficaram bastante impressionados com a ajuda que o povo barreirense deu à família.

“Vamos mais aliviados e sem pressa de chegar em casa” – Afirmou George Ramos irmão do Carlos.

Reveja matérias relacionadas atravéz do link abaixo:

http://blogbraga.com.br/?Pagina=Noticias&Titulo=familia-pede-ajuda-para-localizar-homem-que-desapareceu-em-barreiras-apos-surto&Id=59318

http://blogbraga.com.br/?Pagina=Noticias&Titulo=forca-tarefa-tenta-encontrar-homem-desaparecido-apos-pegar-carona-e-desembarcar-em-barreiras&Id=59249


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

EM MANSIDÃO, A DEPUTADA JUSMARI OLIVEIRA PARTICIPA DE SOLENIDADE COM O GOVERNADOR RUI COSTA E COMEMORA AUTORIZAÇÃO PARA OBRAS DA BA 351

Quarta-feira, 20 de Março de 2019 / Região

“A autorização dada pelo governador Rui Costa para recuperação e pavimentação de 23 Km da BA 351 é mais um ganho para a região Oeste.” Com estas palavras a deputada estadual Jusmari Oliveira comemorou a iniciativa do governador Rui Costa em atender mais uma reivindicação dos moradores de Mansidão, Buritirama e Santa Rita de Cássia. “É uma obra que começa agora e que, não tenho dúvida, será concluída pelo nosso governador. De nossa parte estaremos lado a lado com o povo de nossa região para levar as reivindicações que são feitas pelas diversas comunidades” destacou a parlamentar e lembrou que a estrada vai beneficiar mais de 65 mil pessoas. Nas redes sociais, Jusmari postou o seguinte texto “Estou acompanhando o Governador, Rui Costa, no Município de Mansidão para a assinatura da Ordem de Serviço para início das obras de recuperação da BA 351, entrega do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água do assentamento Nova Esplanada, entrega de 1.565 CAR - Cadastro Ambiental Rural, e entrega de Abastecimento de Água dos povoados São José, Poço do Meio e Barreiro. Obras importantes e que proporcionarão grandes avanços para a população dessa região,” finalizou.


Blogbraga/Assessoria da Deputada Jusmari

Compartilhar no Whatsapp

Em João Dourado, na região de Irecê, criança morre após ser atropelada pelo pai

Quarta-feira, 20 de Março de 2019 / Região

Uma criança morreu na manhã desta quarta-feira (20) em João Dourado, região de Irecê, após ser atingida por carro na garagem da casa dela. De acordo com as primeiras informações obtidas pelo Central Notícia, o pai fazia uma manobra de ré para entrar em casa e não viu o filho, de um ano e oito meses.

O acidente aconteceu por volta das 09h30, no bairro da Independência.  Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Polícia Militar estiveram no local.

O corpo da criança foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica de Irecê.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Parceria entre Prefeitura de Barreiras e Associações de Produtores garante mais uma nascente recuperada no município

Quarta-feira, 20 de Março de 2019 / Região

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, vem nos últimos anos intensificando os esforços necessários para que o município aumente a cada dia o número de nascentes em recuperação. Ao todo, foram catalogadas em campo mais de 50 nascentes, dentre elas foram diagnosticadas 20, que já estão recebendo os serviços de recuperação hidroambiental, conforme o plano de trabalho elaborado pelo o poder público em parceria com os produtores rurais da região, por meio de Parceria Público – Privada.

Para manter o ritmo de atividades, foi realizado no início de março, mais um curso de recuperação de nascentes voltado aos técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, estudantes e membros do 4º Batalhão de Engenharia e Construção – 4º BEC/Batalhão General Argolo. Ao final do curso, mais uma nascente foi recuperada no município de Barreiras.

Desta vez, a comunidade de Tabua da Água Vermelha foi escolhida para receber a atenção das equipes, fruto de uma parceria firmada com os agricultores da região por meio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) com a participação dos moradores das localidades participantes.

“Mais uma vez, foi adotado em Barreiras o método “Caxambu” para recuperação de nascentes, que consiste em limpeza do local e construção de uma espécie de caixa protetora com pedras e argila, evitando o acesso ao “veio d´água”, e onde geralmente se trata a água, por meio de cloro, para que os moradores beneficiados possam ter mais segurança no consumo”, explicou o secretário de meio ambiente e turismo, Demósthenes Junior.

O Presidente da ABAPA, Júlio Busato, comemorou os resultados do projeto. “Esse projeto está se tornando uma referência em todo o Brasil, através dessa sólida parceria com o poder público municipal, na qual vem se multiplicado em todos os segmentos dispostos a proteger e recuperar as nascentes de nossa região”, afirmou.

Ainda de acordo com o secretário Demósthenes Junior, que também é o Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande, o objetivo deste trabalho é aumentar a produção de água no município, proporcionando o aumento da recarga dos rios da Bacia hidrográfica do Rio Grande. “Este trabalho visa proporcionar o aumento da quantidade e qualidade de água da sub-bacia do Rio Grande que é uns dos maiores contribuintes do Rio São Francisco”, finalizou.


Blogbraga/ Repórter Paiva/ Dircom PMB

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: HOMEM DE 31 ANOS É EXECUTADO NA ESQUINA DE SUA CASA NO BAIRRO SANTA LUZIA.

Quarta-feira, 20 de Março de 2019 / Região

Polícia Técnica no Local...

Muitas pessoas estavam curiosas...

Seis cartuchos recolhidos pela Polícia Técnica

Um crime de homicídio aconteceu na manhã desta quarta-feira (20), vitimando Leandro Batista de Borja, 31 anos de idade que foi assassinado com sinais de execução  na calçada da rua Joaquim Nabuco (Rua da Feira), esquina de sua casa no bairro Santa Luzia em Barreiras.

Segundo informações passadas à Polícia, Leandro teria saído para o mercado bem próximo à sua casa quando então elementos em um veículo - a princípio identificado como um Siena cor prata ou chumbo -, aproximaram da vítima e dispararam seis tiros de arma de fogo calibre 12. Os disparos atingiram a nuca, face e costas da vítima que morreu na hora.

O veículo seguiu em fuga sentido Av. Castelo Branco. Câmeras de vigilância poderão ajudar nas investigações.

Uma ambulância do SAMU foi até o local mas só pôde constatar o óbito. Várias guarnições da Polícia Militar compareceram no local e outras empreenderam em diligência na tentativa de localizar o veículo.

Segundo informações, Leandro trabalhava com empréstimo de dinheiro, não se sabe se isso teria ligação com o crime. Uma equipe do DHPP esteve no local e começou as investigações não descartando várias hipóteses da motivação do assassinato.

Peritos do Departamento de Polícia Técnica fizeram a perícia do corpo e do local removendo o corpo para o necrotério do DPT.

Leandro Batista era casado e deixa esposa e filhos. A família está bastante abalada com o crime que também chamou muita atenção das pessoas no bairro.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Região de Irecê: Operação conjunta cumpre mandados de busca e apreensão em Presidente Dutra

Quarta-feira, 20 de Março de 2019 / Região

Uma operação conjunta entre a Polícia Civil com o apoio da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) do 7º Batalhão da Polícia Militar e Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido, cumpriu mandados de busca e apreensão na manhã desta quarta-feira (20) no município de Presidente Dutra, região de Irecê. O objetivo da operação é combater a criminalidade.

A operação teve início por volta das 6h. Cerca de 31 agentes e 11 viaturas das corporações da Polícia Militar e Polícia Civil participam da ação.

A delegada Ezerlina Rocha, que comandou a ação, informou que foram cumpridos 07 mandados de busca e apreensão.


Blogbraga/ Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: Indivíduos são presos com armas, dinheiro e drogas

Quarta-feira, 20 de Março de 2019 / Região

Por volta das 21h desta terça-feira (19), as Guarnições de RONDESP OESTE, abordaram no bairro São Francisco em Barreiras, um veiculo HB20 de cor branca, sendo encontrado no assoalho do mesmo uma arma de fogo de uso restrito (Pistola .40) com numeração suprimida, uma pequena quantidade de entorpecentes e uma certa quantia em dinheiro.

O condutor do veiculo, Marcos Felipe, após indagado sobre o material encontrado, de forma aparentemente nervosa, entrou em contradições e depois informou à equipe policial que havia deixado um tablete de maconha na residência de uma pessoa conhecida como Jean morador daquele bairro, onde foi encontrado um Tablete de maconha.

Após novas indagações, Marcos Felipe disse que havia mais drogas em duas residências alugadas pelo mesmo, levando as Guarnições policiais até uma delas, localizada no Bairro Flamengo, onde foram encontrados um revolver Cál 38” de marca taurus (com 06 munições), um tablete de cocaína pesando 528 g, em seguida na segunda residência no Bairro Vila Dulce, foram encontrados: 4,825 kg (de maconha prensada), 6,730 kg de maconha solta em sacos, R$ 5.922,00 (cinco mil novecentos e vinte e dois reais em espécie), uma moto Bros de cor branca, uma moto CG vermelha, um celular Moto G e um celular Samssung.

Os envolvidos e materiais apreendidos, foram conduzidos e apresentados na Delegacia de Policia Local em Barreiras (11ª COORPIN), para adoção das medidas cabíveis.

Materiais apreendidos:

*11,555Kg  de Maconha
*528g de Cocaína 
*Uma Pistola Cál .40 (Before) 
*Um revolver 38’’ (Taurus) 
* Uma uma moto Honda Bros
*Uma moto Honda CG
*Um veículo HB 20
* R$ 5.922,00 (cinco mil e novecentos e vinte e dois reais) 

Detidos e conduzidos:

*Marcos Felipe Alves da Silva
*Fabiana Ferreira da Paz 
*Jean dos Santos Santana


Blogbraga/RONDESP OESTE

Compartilhar no Whatsapp

Estudantes da Escola Monteiro Lobato fazem visita técnica na FASB

Quarta-feira, 20 de Março de 2019 / Região

Alunos do ensino médio da Escola Monteiro Lobato Objetivo participaram de uma visita técnica às instalações da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), na manhã desta terça-feira (19). Um vídeo, com informações sobre os cursos, foi exibido no auditório João Altivo Bergamo. Em seguida, os alunos receberam informações sobre a grade curricular dos cursos, proposta pedagógica, projetos de extensão e estrutura física, em uma conversa com os coordenadores. Na parte final, foram apresentados os laboratórios de comunicação, saúde, informática e o ginásio, que é um dos principais equipamentos do curso de Educação Física.

 Para os estudantes que estão prestes a concluir o ensino médio, o momento é marcado pela dúvida e a ansiedade na escolha. “Na sala de aula a gente percebe a indecisão dos alunos na escolha do curso, por isso que essa visita é muito interessante. Nossa passagem pela FASB foi importante, com ela os alunos do terceiro ano terão mais condições de tomar uma decisão e escolher aquele caminho que esteja mais adequado ao seu perfil. Outro ponto que me chamou a atenção, foi a estrutura da FASB, que demonstra que aqui acontece um grande investimento, o que resulta na qualidade do ensino”, comentou o estudante João Pedro Possato.

“Hoje em dia tem quase quatro mil profissões cadastradas na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), então essa é uma oportunidade para os alunos conhecerem outras profissões com as quais eles possam se identificar. O trabalho de orientação profissional visa, primeiro, o autoconhecimento, em segundo plano, mostra as possibilidades de atuação. Muitas vezes o interesse deles é baseado em projeções ou confabulações. Momentos como esses permitem que eles possam desmistificar coisas que até então eles achavam sobre a rotina de determinada profissão”, pontuou Maria Cristina, psicólogas da Escola Monteiro Lobato.

Marilissa Dobrachinki, diretora acadêmica da FASB, disse que a visita deve gerar desdobramentos, com outras tarefas executadas, em parceria, entre a Escola e a Faculdade. “Hoje foi o momento de conhecer os cursos que temos a oferecer. Eles estão em busca de informações para montar o manual de profissões do projeto que a psicóloga vem desenvolvendo na escola. No segundo momento, teremos pequenos grupos inseridos, por um período, para conhecer o trabalho que a instituição vem desenvolvendo diante da sociedade”, avaliou.


Blogbraba/Araticum Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

Reúso de água no semiárido baiano é alternativa para agricultores familiares

Quarta-feira, 20 de Março de 2019 / Região

O uso sustentável da água é uma realidade para agricultores familiares da comunidade de Canoa, no município de Juazeiro, no semiárido baiano. No local, foi instalado uma tecnologia social conhecida como sistema bioágua, que reutiliza água de uso doméstico, que sai do chuveiro e das pias de lavar pratos e roupas, para irrigar frutas e, principalmente, forragens para os animais.  

A implantação desse sistema na comunidade, cuja irrigação é feita por gotejamento, foi realizada pelo  Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), instituição conveniada com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR), para prestação de serviços de assistência técnica às famílias da região, por meio do  projeto Pró-Semiárido.

O agrônomo do Irpaa, Clérison Belém, explica o funcionamento do sistema bioágua, que recebe as águas da casa e, passando por canos, caem primeiro em uma caixa de gordura onde alguns resíduos são retidos; depois, passam para um filtro biológico (uma espécie de tanque composto por camadas de palha seca, areia, brita e seixo). Este serve para reter partículas e filtrar a água que, em seguida, é canalizada e armazenada no tanque de reúso, para finalmente irrigar as plantas.  O agrônomo, que pesquisou o sistema no interior da Paraíba, diz que o bioágua reutiliza as chamadas “águas cinzas”, um potencial hídrico que era desperdiçado e que agora ajuda a fortalecer a tradição das famílias do sertão em cultivar forragens e fruteiras.

Na propriedade da agricultora Elza Nogueira, o bioágua irriga meio hectare de palma que alimenta cabras, ovelhas e galinhas. “A água que era perdida, irriga bem a palma o tempo inteiro, aí a gente nem precisa comprar ração e ainda economiza (água) da cisterna”, afirmou a agricultora, que já pensa em ampliar a área de cultivo para irrigar também algumas fruteiras que a família tem na propriedade.

Também contemplado com um bioágua, o agricultor Iremar Nogueira, criador de cabras, está investindo também na criação de galinhas.  Ele disse que, devido à seca, está irrigando suas forragens até três vezes por semana para que a criação não sofra com a falta de alimento. “Isso tem sido minha sorte, porque com esse sol quente e sem chuva, eu tenho alimento para os bichos”, disse o criador, ao se referir ao bioágua como uma salvação para o criatório que, no semiárido, representa a base da economia das famílias rurais.

Todas as famílias que receberão o sistema bioágua também serão contempladas com Quintais Produtivos (onde há produção diversificada, com criação de pequenos animais, aves, caprinos, ovinos, porcos e o cultivo de plantas medicinais, frutíferas e hortaliças). A ação é realizada pelo Pró-Semiárido, projeto executado pela CAR, a partir de acordo de empréstimo entre o Governo da Bahia e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). 


Blogbraga/Fotos: arquivo Irpaa

Compartilhar no Whatsapp

Famílias pedem desligamento voluntário do Bolsa Família em Correntina

Quarta-feira, 20 de Março de 2019 / Região

Com uma atitude exemplar de cidadania e honestidade, três famílias de Correntina, município da região Oeste da Bahia, solicitaram o desligamento voluntário do Programa Bolsa Família. Os pedidos foram feitos porque conseguiram superar a situação de vulnerabilidade, com a conquista de um emprego, benefício do INSS ou outra renda.

Foi o caso de Glaucieide de Souza que solicitou o desligamento porque o marido dela foi contratado, com carteira assinada, para trabalhar nas obras de construção da Ferrovia Oeste Leste (FIOL). “O Bolsa Família é para ajudar pessoas que não têm outra renda. Como meu esposo agora está trabalhando, não precisamos mais do benefício e resolvemos pedir o desligamento para liberar para quem precisa”, afirmou Glaucieide.

Dely Barbosa também procurou a Gestão do Bolsa Família para pedir o desligamento voluntário do programa. Ela explicou que conseguiu um benefício do INSS e por conta disso não depende mais do Bolsa Família. “Tem muita gente precisando e não acho certo receber um dinheiro, mesmo que pouco, sem direito, prejudicando outras famílias”, disse.

Ao todo, neste ano, foram três desligamentos. Um senhor que conseguiu se aposentar pelo INSS foi o terceiro caso de desligamento voluntário do programa em Correntina. “Isso demonstra que as pessoas estão conscientes que o programa é atender famílias que vivem com dificuldades e precisam do Bolsa Família para viver. Quem não se enquadra nessa situação, não precisa receber o benefício”, afirmou o coordenador do Bolsa Família, Adeilton Barbosa.

Adeilton explica que quando isso ocorre, a família conta com uma janela de três anos para pedir o benefício novamente. “Se, no prazo de 36 meses, a família voltar a viver em situação de vulnerabilidade social poderá solicitar o benefício novamente. É um direito que o programa oferece pela honestidade e exemplo de cidadania da pessoa”, destacou.

Para pedir o desligamento, a pessoa beneficiária deve procurar a coordenação do Bolsa Família e assinar o documento simples. O serviço é prestado na Avenida 7 de Setembro, nº 26, Bairro Planalto. O horário de atendimento é das 7h às 13h.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Correntina-BA

Compartilhar no Whatsapp

Muquém de São Francisco: Polícia Militar recupera motocicleta com restrição de roubo e furto

Quarta-feira, 20 de Março de 2019 / Região

Nesta terça-feira (19), por volta das 11h50, uma Guarnição da Polícia Militar fazendo ronda pela zona Rural no Povoado de Periperi, Muquém do São Francisco, foi avistado um indivíduo numa moto Honda/CG 125 de cor azul, placa policial JOI/1536 em alta velocidade.

Ao fazer o acompanhamento e ordem legal de parada constatou que o indivíduo não possuía o documento do veículo acima mencionado, fazendo a consulta foi constatado que a placa era de um veículo GM/Corsa wind 2000/2000, cor Prata de Brumado - BA.

Diante desse resultado foi feita outra consulta atráves do chassis, que foi constatado que se tratava de uma moto com restrição de roubo/furto placa policial JOI/1505.

Diante da conduta ilícita (crime de receptação tipificado no Art 180 do CP), o condutor juntamente com a motocicleta foram conduzidos à DT de Ibotirama para serem tomadas as medidas cabíveis. 

28° CIPM GUARDIÃ DO PORTAL DO OESTE


Blogbraga/28 CIPM

Compartilhar no Whatsapp

24ª CIPM PRENDE INDIVÍDUO COM MANDADO DE PRISÃO EM ABERTO SUSPEITO DE PRÁTICA DE HOMICÍDIO NO DISTRITO LAGES DO BATATA

Quarta-feira, 20 de Março de 2019 / Região

Na manhã desta terça-feira, 19 de março, policiais militares do 5º Pelotão sediado na cidade de Ourolândia, em posse de um Mandado de Prisão em aberto, expedido pela Comarca de Jacobina, em desfavor de um indivíduo de 49 anos de idade, após levantamento de informações, conseguiram captura-lo em sua residência situada no Loteamento Treze de Junho (Portelinha) em Ourolândia.

De imediato fora dada voz de prisão ao indivíduo, o qual está sendo acusado de ser autor de um Homicídio ocorrido no Distrito de Lages do Batata em Jacobina no dia 27 de janeiro do corrente ano. Quando questionado pelos policiais sobre possuir arma de fogo, o indivíduo afirmou que possui um revolver sobre a sua cama, local onde a arma foi encontrada, tratando-se de um revolver calibre 38, com 06 cartuchos intactos.

O indivíduo foi conduzido e apresentado na sede da 16ª COORPIN em Jacobina, juntamente com a arma encontrada, dando cumprimento ao Mandado de Prisão e posse ilegal de arma de fogo.

“Parabenizo os Policiais Militares que servem no 5º Pelotão, Ourolândia, pelo excelente desempenho no Cumprimento da Ordem Jurídica.” Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"

REGIÃO DE JACOBINA: Gêmeo é morto por engano em Lages do Batata; o alvo era o outro irmão

Irmão abraça o corpo do gêmeo que morreu no seu lugar

No final da tarde deste domingo (27.01) foi registrado um crime de homicídio no distrito de Lages do Batata, no município de Jacobina. A vítima foi um homem de prenome Gil, que estava bebendo num bar da comunidade, quando foi alvejado com pelo menos três tiros, morrendo no local.

Segundo as primeiras informações, o alvo do assassino era outra pessoa apelidada de Branco, irmão gêmeo de Gil, que teria discutido com o criminoso horas antes do crime.

Ainda de acordo com informações de populares, o autor do homicídio seria uma pessoa conhecido por Som, natural do povoado de Casa Nova, no município de Ourolândia.

Após o crime, o assassino fugiu e está sendo procurado pela Polícia Militar e Guarda Municipal, que fazem rondas para tentar prendê-lo.

A morte de Gil chocou a comunidade de Lages do Batata. No momento do crime, muitas pessoas estava assistindo pela televisão o jogo do Jacobina contra o Vitória. Houve muito corre-corre nas ruas e tiros foram ouvidos em outras ruas próximo de onde aconteceu o assassinato.

O corpo do Gil foi recolhido para o IML de Jacobina.


Blogbraga/24ºCIPM Jacobina

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: NETO AMEAÇA MATAR AVÔ COM ESPINGARDA PELO MOTIVO DE SER REPREENDIDO APÓS BATER EM SUA FILHA DE DOIS ANOS

Terça-feira, 19 de Março de 2019 / Região

Tudo teria começado pelo motivo do avô de 70 anos de idade, reclamar de seu neto de 20 anos, que estava com um galho de árvore na mão (um cipó) e que havia dado umas “lapadas” em sua própria filha, uma criança de dois anos de idade.

O neto irritou-se, e descontrolado muniu-se de uma espingarda de fabricação caseira “bate-Bucha”, teria efetuado quatro disparos a esmo além de ter vociferado as seguintes palavras contra seu avô: “Vou te dar um tiro na sua boca.”

Com essa situação bastante complicada, a Polícia Militar foi acionada e apresentou todos na Delegacia de Polícia inclusive a espingarda e os cartuchos deflagrados. O delegado tomou as medidas necessárias quanto ao caso.

O fato aconteceu na tarde desta segunda-feira (18), no povoado Cantinho do Senhor dos Aflitos, zona rural de Barreiras.

Comentário:

Corrigir uma criança se faz necessário para sua formação. Mas existe maneiras corretas de se ministrar a disciplina. Não se deve corrigir uma criança quando se está com raiva. A raiva tira o bom senso e é justamente aí que exageros acontecem!


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Chapada Dimantina, Sertão do São Francisco e Piemonte Norte do Itapicuru definem prioridades para o PPA 2020-2023

Terça-feira, 19 de Março de 2019 / Região

Representantes dos segmentos institucionais, produtivos, sociais e econômicos dos territórios Chapada Diamantina, Sertão do São Francisco e Piemonte Norte do Itapicuru definiram as áreas prioritárias para a execução das políticas públicas do Governo do Estado, nesta terça-feira (19), durante as escutas territoriais. As atividades, realizadas durante todo o dia, nos municípios de Seabra, Juazeiro e Senhor do Bonfim, irão subsidiar a elaboração do Plano Plurianual Participativo  (2020-2023) do Estado da Bahia.

Para o diretor de Turismo do município de Piatã, Raymundo Mazzei, as escutas aproximam do governo aqueles municípios que estão fisicamente distantes da sede administrativa. Dentre as prioridades para o território, Mazzei destaca uma maior abrangência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a necessidade de uma política de sustentabilidade no uso dos recursos hídricos.

Marilda Miedema, representante da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG), defende a criação de geoparques como forma sustentável de gestão. “O Território da Chapada Diamantina hoje tem dois geoparques instaurados, o Morro do Chapéu e o Serra do Sincorá, uma proposta, que é o Alto Rio de Contas, que já houve um inventário geológico feito pelo Serviço Geológico do Brasil e temos ainda mais outras quatro propostas no estado da Bahia, inclusive o Grutas de Iraquara é uma proposta que está para ser definida. O geoparque aborda não só a questão da conservação do patrimônio geológico, mas as questões turísticas e, principalmente, a geração de renda para as comunidades locais”, explica.

O processo de escuta territorial, que iniciou em 12 de fevereiro, já  foi realizado nos territórios do Extremo Sul, Médio Sudoeste, Costa  do Descobrimento, Baixo Sul, Sudoeste Baiano, Médio Rio de Contas, Bacia do Rio Corrente, Vale do Jiquiriçá, Velho Chico, Sertão Produtivo, Bacia do Rio Corrente, Litoral Norte e Agreste Baiano, Itaparica, Sisal, Portal do Sertão, Metropolitano de Salvador e Semiárido Nordeste II. A atividade é coordenada pelas Secretarias Estuais do Planejamento (Seplan) e de Relações Institucionais (Serin)realizada em todos os 27 territórios de identidade até o final do mês de março.

O Território de Identidade é a unidade de planejamento de políticas públicas do Estado da Bahia. Os territórios são constituídos por agrupamentos identitários municipais formados de acordo com critérios sociais, culturais, econômicos e geográficos, reconhecidos pela sua população como espaço historicamente construídos ao qual pertencem, com identidade que amplia as possibilidades de coesão social e territorial.


Blogbraga/Foto: Ascom/Seplan

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: Garoto de 12 anos fica gravemente ferido após cavalo desenfrear e ser atropelado na BA-447 no Buritis

Terça-feira, 19 de Março de 2019 / Região

A criança deu entrada no HO em estado grave...

Um grave acidente aconteceu na BA-447 no Povoado Buritis em Barreiras por volta das 13:30h nesta tarde de terça-feira (19), envolvendo um veículo Chevrolet/Onix e uma criança montada em um cavalo.

Conforme informações apuradas no local, uma criança de 12 anos colocou a rédea no cavalo e foi dar uma volta. Em determinado momento o cavalo teria se desenfreado (desembestado) e atravessou a BA-447 bem no momento em que o condutor do Chevrolet/Onix seguia sentido Angical.

Surpreendido pelo cavalo que teria atravessado de vez, o motorista pisou no freio e também puxou o freio de mão, mas não conseguiu evitar a forte colisão saindo da pista. No veículo estava um casal que teve ferimentos leves.

Uma Unidade de Suporte Avançado do SAMU chegou rapidamente no local e prestou atendimento ao garoto que teve lacerações na perna esquerda, braço e apresentava quadro muito grave sendo conduzido para o Hospital do Oeste.

O cavalo também teve ferimentos e parece que não vai sobreviver. O veículo teve a frente destruída pelo impacto.

Uma guarnição da 84 CIPM esteve no local e registrou o acidente que por sua vez chamou muita atenção dos moradores do povoado, bastante preocupados com o garoto.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: Vereadores têm indicações atendidas dentro do novo programa de obras da Prefeitura

Terça-feira, 19 de Março de 2019 / Região

O presidente da Câmara de Barreiras, Eurico Queiroz Filho, o vice-presidente, João Felipe, e os vereadores, Otoniel Teixeira, Graça Melo, Alcione Rodrigues, Eugenio Fernandes, Sobrinho, Hipólito, Silma Alves e Cezar da Vila, começaram a semana acompanhando o início do novo programa de obras do município, onde o prefeito Zito Barbosa está autorizando o inicio de diversas frentes na zona urbana e na zona rural.

Nesta segunda-feira, 18, a assinatura de ordens de serviço começou pelo bairro Boa Sorte. Os moradores agora vão ter um dos grandes sonhos realizados que é serem atendidos por uma escola de qualidade. Foi autorizada a construção de uma unidade de ensino prevista para ser inaugurada em janeiro de 2020, com 18 salas de aula, quadra poliesportiva, biblioteca, auditório, refeitório, laboratórios e um ginásio de esportes.

“A construção desta escola representa a responsabilidade do governo municipal com a educação. Os vereadores estão aqui para colaborar com a gestão e não para atrapalhar a chegada de investimentos deste porte, por isso, hoje é dia de muita alegria. A nova escola vai trazer qualidade no atendimento às crianças e oferecer melhores condições de trabalho para os professores”, afirmou o presidente Eurico Queiroz.

A nova escola vai atender a um maior número de estudantes, inclusive, as crianças do Residencial Boa Sorte que hoje estão distribuídas em várias escolas. “Esta obra vai ser uma maravilha para todos os moradores. O bom de tudo isso é que os bairros vizinhos também vão ser beneficiados. Esperávamos por isso há muito tempo”, disse o professor Joacir Moreira.

Em seguida, o prefeito Zito Barbosa, assinou a ordem de serviços para pavimentar os bairros Sombra da Tarde, ACM e Mimoso. Serão mais de 75 mil metros quadrados de asfalto, levando mais qualidade de vida para os moradores que agora comemoram a chegada da obra. A Câmara de Vereadores também comemora. Com o início dos trabalhos de pavimentação, o governo municipal atende indicações dos vereadores Hipólito, Alcione Rodrigues, Cezar da Vila e do presidente Eurico Queiroz, que na presença de moradores dos três bairros falaram da importância da harmonia entre o Executivo e o Legislativo, e do compromisso que os dois Poderes têm com a população barreirense.


Blogbraga/Assessoria da Câmara de Vereadores de Barreiras

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Mundial FM 91,3
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Compre Bem Pantanal Global Dique Denuncia Delicia PM Unopar Contabilidade Rondon P&F Grupo Marabá Click Tec Imperial Elo Aço Floral Paraíso Mimoso Segurança DPVAT Barreiras Ademilar Neli MaxCar Luz motos Mineiros Cultura G7 Paraíba Online Celulares AUTOCAR Guarda Municipal Evolucao Casa da Ferramenta Sportime Jaú Fontana Dr. Márcio Rogério Mimogás Polícia Civil Rabelo Kenni Henke DBT DM Reparos Mimoaço Silvano Santos CISO Digital Informatica Dupará Açaí Oeste Manutenção Coyote Extreme