Governo da Bahia

NOTÍCIAS

BARREIRAS: QUASE DEZ CHAMADOS DE INCÊNDIOS EM VEGETAÇÃO SÃO ATENDIDOS PELO CORPO DE BOMBEIROS

Sexta-feira, 19 de Julho de 2019 / Região

As ocorrências aconteceram em vários pontos da cidade.

Cerca de dez chamados de incêndio em vegetação foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros de Barreiras nesta quinta-feira (18). Os incêndios foram registrados em vários pontos da cidade.

Segundo informações da corporação, o mais grave dos casos aconteceu em uma plantação de capim, por volta das 12h, no Povoado de Nanica. Por lá, os militares levaram cerca de seis horas para conseguir controlar as chamas, que ameaçavam atingir um imóvel.

Outros focos de incêndio também foram controlados no bairro Morada da Lua, no trecho da BR-135 e às margens da BR-242, na saída para Luís Eduardo Magalhães. Em nenhum dos casos há informações sobre o que causou as queimadas. Ninguém ficou ferido.

O BlogBraga em Barreiras flagrou uma queimada irregular em terreno baldio no bairro Morada da Lua nesta quinta (18). A coluna de fumaça preta era vista de muito longe! Fotos abaixo:

Proibido queima de lixo e detritos em lotes urbanos


BlogBraga/ Repórter Paiva/ Gazeta 5 Parceiro do Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

SORVETES FRUTABELA – FÁBRICA DE SORVETES ARTESANAIS – SEJA UM REVENDEDOR EM SEU PONTO COMERCIAL!!

Sexta-feira, 19 de Julho de 2019 / Publicidades

Com muita experiência na fabricação de sorvetes artesanais da própria fruta a marca Frutabela vai te surpreender.

SORVETES em potes de 220 ml, 500 ml, potes de 1 e 2 litros nossos potes são reutilizáveis e de qualidade.

PICOLÉS: Também temos 20 sabores de picolés Frutabela.

AÇAÍ: Experimente o Açaí Frutabela! Sua massa é cremosa e não cristaliza, pois usamos um açaí de qualidade superior – Temos potes de 220 ml; 500 ml; 1; 2 e 10 litros!

Seja um revendedor Frutabela em seu ponto comercial – vendas no atacado!

Contato comercial: (77) 9 9190-7437 // (77) 9 9905-4433 zap

Email: sorvetesfrutabella@hotmail.com


Publicidade

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE IRECÊ: Caçador é multado após matar jiboia em Morro do Chapéu

Sexta-feira, 19 de Julho de 2019 / Região

Após matar uma cobra jiboia de 3,2 metros, na zona rural do município de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, um caçador, que não teve o nome revelado, foi multado. Ele responderá na justiça pelo crime, por ação do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA). O animal é protegido por lei e corre risco de extinção.

Depois que matou o animal, o caçador levou e exibiu na comunidade de Rosa Benta, onde reside. Os moradores filmaram a ação e divulgaram um vídeo na internet. Ao abrir a barriga da serpente, foi encontrado um veado ainda em perfeito estado de conservação.

Assim que o vídeo foi divulgado, gerou repercussão, levando os agentes do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) até a residência do caçador.

Acionada, a Polícia Militar foi ao local, mas o suspeito conseguiu fugir. Os ambientalistas encontraram o couro da jiboia.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

SECRETARIAS DE SAÚDE E DE MEIO AMBIENTE REALIZAM TRABALHO CONJUNTO PARA CONSCIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO SOBRE A DENGUE E A RECICLAGEM DE MATERIAIS

Sexta-feira, 19 de Julho de 2019 / Cidade

Além do trabalho da secretaria de Infraestrutura com a coleta de entulhos e lixos descartados irregularmente, limpeza de lotes e varrição das ruas, a prefeitura de Luís Eduardo também realizou um trabalho de combate à dengue e recolhimento de materiais recicláveis na manhã de hoje (19), no Parque São José. 

A secretaria de Saúde enviou agentes de combate às endemias que conscientizaram os moradores sobre a importância do combate ao mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya e eliminaram possíveis criadouros e focos do Aedes Aegipty.  

Na área do meio ambiente, uma equipe da Coleta Seletiva Solidária tirou das ruas e lotes materiais recicláveis que foram descartados em locais inadequados, além de recolher produtos reaproveitáveis nas residências.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Economia Solidária, Alcides Meira, um trabalho importante para a comunidade e para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis, porque gera emprego e renda para os associados, com a separação de materiais como plástico, vidro, alumínio e papelão. 

Na próxima quinta-feira (25), a equipe da Coleta Seletiva Solidária também estará no bairro Jardim das Acácias, a partir das 8h, realizando o trabalho de conscientização ambiental e o recolhimento de materiais recicláveis. O início dos trabalhos será no mercado municipal. 

“Além de ajudar na questão ambiental, com a manutenção da limpeza das ruas, a coleta seletiva também é um importante fator social, por isso a população deve colaborar”, comentou Alcides Meira.

Ainda na manhã desta sexta-feira (19), fiscais ambientais também apuraram denúncias e multaram responsáveis por irregularidades como esgoto lançado a céu aberto e depósitos irregulares de entulho no bairro Verde Vida.


Blogbraga/ASCOM | Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães

Compartilhar no Whatsapp

UNOPAR: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: 16 ANOS CONSTRUINDO HISTÓRIA E REALIZANDO SONHOS

Sexta-feira, 19 de Julho de 2019 / Publicidades

Há exatamente 16 anos começávamos essa caminhada linda que só foi possível graças a confiança de todos vocês que fizeram parte da nossa história! 

Os Polos UNOPAR de Luís Eduardo Magalhães e de Barreiras II agradecem a cada aluno, colaborador e parceiro que ajudaram a construir essa realidade onde mais de 3000 profissionais já foram entregues ao mercado com seus diplomas reconhecidos nas mãos! 

Fomos a primeira a acreditar no EaD em Luís Eduardo Magalhães e região  e obtivemos em troca a confiança da nossa população, continuaremos juntos cada vez mais trazendo um ensino de excelente qualidade e novos cursos para atender às demandas das nossas cidades!


Publicidade

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: SECRETÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO FAZ A ENTREGA DE 17 NOVAS VIATURAS EM RENOVAÇÃO DA FROTA DA POLÍCIA MILITAR

Sexta-feira, 19 de Julho de 2019 / Região

Na manhã desta sexta-feira (19), o Secretário da Segurança Pública do Estado da Bahia, Maurício Teles Barbosa, fez a entrega de 17 novas viaturas que fazem parte da renovação da frota da Polícia Militar na região Oeste da Bahia, este é o primeiro lote de viaturas.

A solenidade de entrega aconteceu nas dependências do Comando do Policiamento da Região Oeste (CPRO), que também contou com a presença de autoridades civis, deputados, prefeitos e vereadores.

Na ocasião, o Cel. PM Osival M. Cardoso, comandante do CPRO falou da importância da qualidade do serviço e de condições do trabalho do policial militar.

Destacou também: “Certamente continuará contribuindo para a diminuição dos índices de violência da região que segundo estatísticas, tem um dos melhores índices de redução de CVLI (Crimes Violentos Letais Intencionais). Com esta renovação de frota continuaremos a transmitir a sensação de segurança que tanto almeja o povo oestino.”

O Secretário Maurício Barbosa relembrou que em oito anos de agenda, a Secretaria de Segurança Pública teve a alegria de fazer várias entregas e inaugurações na cidade de Barreiras beneficiando a cidade e região. “São 700 viaturas que estão sendo substituídas em todo o Estado” – disse

Parabenizou o trabalho e esforço da Polícia Militar e Civil, Polícia Técnica que contribuiu para se consumasse a queda de aproximadamente 50% no número de Crimes Violentos Letais Intencionais no primeiro semestre deste ano. A redução também é perceptível em todo o Estado nos crimes de roubo a bancos e caixas eletrônicos.

“A sensação de segurança aumenta muito, e isso é em decorrência ao esforço e trabalho de toda força policial que deve ser reconhecido e colocado a toda população para que continuem dando apoio aos profissionais que dedicam sua vida para proteger a sociedade” - Disse o Secretário.

As cidades beneficiadas pela primeira parte da renovação: Ibipitanga, Oliveira dos Brejinhos, Boquira, Paratinga, Muquém de São Francisco. Morpará, Riacho de Santana, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, Wanderley, Cotegipe, Baianópolis, Cristópolis, Macaúbas e Angical.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

COTIDIANO DAS PESSOAS DE LEM - Baliza

Sexta-feira, 19 de Julho de 2019 / Cidade

Na manhã desta sexta-feira (19), o Blogbraga flagrou na Praça da Feira Livre - bairro Santa Cruz, vários solicitantes da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para realizarem da prova de baliza, que pra alguns é um terror realizar a prova, ficando nervosos.

Baliza é o item que mais causa reprovações nos testes do DETRAN e o maior pesadelo na hora de estacionar o veículo nas ruas. O descontentamento em realizar a manobra vem até mesmo de motoristas experientes.

Para alguns, o sofrimento na hora da baliza é tão grande que chega a causar sintomas físicos e emocionais. 

O Blogbraga mostrando o dia a dia das pessoas de LEM e a vida segue na normalidade.


Blogbraga/Cotidiano

Compartilhar no Whatsapp

Formatura do Proerd é realizada em Itaberaba

Sexta-feira, 19 de Julho de 2019 / Região

Apoio: Os alunos do programa fizeram coreografias e cantaram a música tema no evento.

Vinte e três alunos do 5º ano, sendo dois deles especiais, da escola Nova Dimensão receberam o certificado de conclusão do curso do 1º semestre do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), na tarde da última quinta-feira (18). A cerimônia foi realizada pelo 11º Batalhão da Polícia Militar (BPM/ Itaberaba).

Durante a formatura, as crianças fizeram coreografias, cantaram a música do Proerd e falaram a respeito do desenvolvimento das atividades na escola. Novas formaturas estão previstas para os dias 24 de julho, em Itatim, e 26, em Lajedinho e Ibiquera.

A subcomandante do 11º BPM, major PM Érica Cristina Almeida se emociona ao falar do programa. “É uma sensação indescritível fazer parte disto. Especialmente quando a gente ver a dedicação das instrutoras e o acolhimento tanto da escola, como dos alunos. Quando vi as duas alunas especiais tão integradas ao grupo e com o entendimento sobre o que é o Proerd, foi algo que quase não me contive, foi maravilhoso”.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria da Segurança Pública da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Garota de 16 anos desaparece e deixa carta para a família em Luis Eduardo Magalhães

Sexta-feira, 19 de Julho de 2019 / Cidade

Uma adolescente de 16 anos está desaparecida em Luis Eduardo Magalhães.

De acordo informações, a adolescente Wenerli de Almeida Lima que mora no bairro Santa Cruz, deixou uma carta de despedida. A família está desesperada e pede ajuda.

Informações sobre o paradeiro da adolescente podem ser dadas pelo telefones do pai da garota o Senhor Gilberto (77) 9 9946 7737 - Conselho Tutelar 9.9802-4773 ou pelo 190 Polícia Militar.

O Conselho Tutelar já está trabalhando no caso.


Blogbraga/Desaparecido

Compartilhar no Whatsapp

Região Oeste recebe 17 novas viaturas

Sexta-feira, 19 de Julho de 2019 / Região

Apoio: A pasta empregou mais de R$3,2 milhões na renovação da frota para atender municípios da região Oeste. 

Dezessete viaturas novas foram entregues, na manhã desta sexta-feira (19), na sede do Comando Regional de Policiamento (CPR) Oeste, na cidade de Barreiras, pela Secretaria da Segurança Pública. Os veículos serão distribuídos para unidades da Polícia Militar da região.

Mais de R$ 3,2 milhões foram empregados na aquisição de automóveis que vão renovar a frota nas cidades de Ibipitanga, Oliveira dos Brejinhos, Boquira, Paratinga, Muquém de São Francisco. Morpará, Riacho de Santana, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, Wanderley, Cotegipe, Baianópolis, Cristópolis, Macaúbas e Angical.

O secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, lembrou que a tranquilidade dos baianos é uma das prioridades do Governo do Estado. “Estamos efetuando a melhoria da frota existente. A nossa intenção é ampliar o número de viaturas”, frisou.

Para atender Barreiras e cidades vizinhas foram investidos mais de R$ 25 milhões em reformas e aquisição de equipamentos. A população da cidade já conta com uma Base Avançada do Grupamento Aéreo, sedes da 83ª Companhia Independente de Polícia Militar, Operação Ronda Maria da Penha, do Comando de Policiamento Regional Oeste, Base Comunitária (BCS), Distrito integrado de Segurança Pública e Centro Integrado de Comunicação. 

O gestor parabenizou o trabalho realizado pelo efetivo que vem atuando na busca da redução dos índices criminais, em queda desde 2017. “Conseguimos chegar a 40% de queda no número de Crimes Violentos Letais Intencionais no primeiro semestre deste ano”, revelou.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria da Segurança Pública da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Em Nordestina, Rui entrega obras de abastecimento de água e assina convênios do Bahia Produtiva

Sexta-feira, 19 de Julho de 2019 / Bahia

O município de Nordestina, no semiárido baiano, recebeu reforço em diversas áreas nesta sexta-feira (19). Em visita à cidade, o governador Rui Costa entregou um Sistema Simplificado de Abastecimento de Água com dessalinizador, na localidade de Retiro, e autorizou a celebração de dois convênios do Projeto Bahia Produtiva, no âmbito dos editais ‘Qualificação de Agroindústrias’ e ‘Socioambientais Quilombolas’.  

”Além dessa entrega na área de abastecimento de água, autorizei a implantação de mais um sistema simplificado na zona rural da cidade. Eu digo sempre que água é sinônimo de saúde e de vida. Por isso continuamos percorrendo o interior para entregar esse tipo de equipamento. Ainda nesta sexta, assinei mais dois contratos do Bahia Produtiva, para ajudar o nosso povo a produzir mais”, destacou o governador. 

A capacitação no novo sistema de abastecimento é feita diretamente através de um poço tubular a partir de bomba submersa. O investimento de R$ 180 mil irá beneficiar 16 famílias. A chegada da água potável na casa da agricultora Alexandrina Ferreira foi a realização de um sonho. “A gente vivia aqui numa seca muito grande e muitas vezes a água salobra era a única coisa disponível para beber. Essa obra aqui mudou pra sempre nossas vidas”. 

Agricultura familiar

O Bahia Produtiva é uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), voltada para financiar projetos de inclusão produtiva e acesso ao mercado. Em Nordestina, os dois projetos contemplados somam um investimento de mais de R$ 451 mil, que vai beneficiar 41 famílias.  

Também na oportunidade, o governador Rui Costa participou da inauguração do novo Ginásio de Esportes e da Sala de Raio-X do Hospital Otto Alencar.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

HIDRÁULICA JC: PEÇAS E SERVIÇOS HIDRÁULICOS EM GERAL

Sexta-feira, 19 de Julho de 2019 / Publicidades

A Hidráulica JC trabalha com recuperação de setores de direção de caminhões, caminhonetes e veículos de pequeno porte. E atenção produtores se você precisar de assistência técnica, serviços de manutenção na sua propriedade urbana ou rural, serviços hidráulicos, bombas, direção, macaco, caixa de gabine, pistão, comando, pulverizadores, colheitadeiras a JC vai até você. E AGORA COM PRENSAGEM DE MANGUEIRAS HIDRÁULICAS EM GERAL E SERVIÇOS DE TORNO MECÂNICO.

Hidráulica JC com técnicos altamente capacitados e treinados, são 3 anos servindo ao Oeste Baiano e Estados vizinhos.

Hidráulica JC, localizada na rua José Cardoso de Lima - Luis Eduardo Magalhães.  


Publicidade

Compartilhar no Whatsapp

CEMAC abre inscrições para Curso Preparatório Noturno com foco no ENEM

Sexta-feira, 19 de Julho de 2019 / Publicidades

Estão abertas as inscrições para o CEMAC ENEM, Curso Preparatório que tem como foco a fixação de conteúdo exigido na prova nacional. As aulas terão início no dia 08 de julho, acontecerão no período noturno e nelas e serão abordados assuntos referentes às seguintes matérias: Português, Redação, Matemática, Química, Física e Biologia. 
As inscrições podem ser feitas diretamente na secretaria do colégio, que funciona em horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 e das 14h às 17h30. 
Para mais informações sobre vagas, valores e descontos, entre em contato através do telefone (77) 3628-9900 ou visite o CEMAC, que está situado na Rua Pará, n°2300, no bairro Mimoso I em LEM.
Quer arrasar no ENEM? Vem para o CEMAC!


Publicidade

Compartilhar no Whatsapp

LEM: Homem faz apelo através Blogbraga por transplante renal

Sexta-feira, 19 de Julho de 2019 / Cidade

Um homem de 53 anos de nome Ubaldino de Jesus Santos, foi submetido a uma cirurgia de coluna no ano de 2004 em São Paulo/SP. Segundo ele, na época precisou de transfusão de sangue e por erro médico foi transfundido sangue não compatível e posteriormente ficou em coma durante 1 ano e 6 anos hospitalizado.

Hoje o mesmo faz um apelo através do Blogbraga para fazer um transplante renal, pois nas complicações hospitalares ele sofreu problemas nos dois Rins e precisa de transplante com a máxima urgência. No momento, Ubaldino frequenta a UPA de Luís Eduardo Magalhães para se tratar durante 3 vezes ao dia, todos interrupto, se parar infelizmente corre o risco de morte. Ele é muito grato ao motorista da unidade de saúde, Wagner.

O apelo do cidadão de apenas 53 anos, é a busca pela sobrevivência e cuidar de sua família (2 filhos). Ele sonha com uma vida melhor e com muita saúde.

Contato (77) 9.8804-9597 - Ubaldino.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Comunidades quilombolas de Morro do Chapéu, Xique-Xique e região são contempladas com 675 cisternas

Sexta-feira, 19 de Julho de 2019 / Região

Numa ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia e da Secretaria Nacional de Políticas da Igualdade Racial, o Programa Cisternas chega às regiões de Irecê e Xique-Xique. O investimento de aproximadamente R$ 5 milhões será executado pelo Governo da Bahia e Ministério da Cidadania e vai beneficiar comunidades quilombolas de 18 municípios baianos, com a construção de 1.381 cisternas.

Dessas, 675 cisternas serão instalados nos municípios de João Dourado, São Gabriel, Xique-Xique, Morro do Chapéu. América Dourada e Bonito. A iniciativa visa garantir água de qualidade e própria para o consumo humano para quem sofre com a escassez das chuvas. Cada cisterna tem capacidade para armazenar até 16 mil litros de água. Pela primeira vez, comunidades quilombolas vão receber o Programa, com recursos específicos da Secretaria Especial da Igualdade Racial (SEPIR).

"Isso é a garantia de direitos, a partir do momento em que as comunidades quilombolas passaram a ter visibilidade. Esse trabalho visa a melhoria da qualidade de vida das pessoas, além de assegurar a segurança hídrica, que é um direito Constitucional do brasileiro", disse Rose Pondé, superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional da SJDHDS.

As famílias beneficiadas residentes das comunidades quilombolas vão ser certificadas pela Fundação Palmares. Entre os critérios para receber as cisternas estão ser atingidas pela seca ou falta regular de água; e estar enquadrados dentro dos critérios de elegibilidade do Programa Bolsa Família.


Blogbraga/Fonte: Ascom - SJDHDS

Compartilhar no Whatsapp

ART Vidros e Esquadrias de Alumínio

Sexta-feira, 19 de Julho de 2019 / Publicidades

Conheça a loja mais moderna e ampla a ART Vidros que está localizada na rua Vânia Aparecida no bairro Jardim Imperial - Luis Eduardo Magalhães. Contato: (77) 3628-4973.

Vidros e Vidraçarias, esquadrias de alumínio - Vidros Temperados, Box de Vidros, Espelhos, Espelhos Bisotados, Jateados, Portas e Janelas, Esquadrias de Alumínio, Tampas de Mesas, Vidros Modulados entre outros.

Faça seu orçamento! 


Publicidade

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Fontana Polícia Civil Vida Farma Paraíba Dique Denuncia Silvano Santos DM Reparos DPVAT Barreiras Grupo Marabá Elo Aço Imperial Dupará Açaí Sutrans Sportime Forte Grãos Rabelo DBT Unopar Bem Brasil Pastel Casa da Ferramenta Mimoaço Dr. Márcio Rogério CISO Extreme Contabilidade Rondon P&F Jaú PM Neli G7 Click Tec Evolucao MaxCar Guarda Municipal Mineiros Luz motos Delicia Coyote Global Oeste Manutenção Kenni Henke