SECOM Nota Premiada ALBA

NOTÍCIAS

BARREIRAS: Calouros do curso de Medicina da FASB participam da ‘Cerimônia do Jaleco’

Terça-feira, 19 de Março de 2019 / Região

A manhã de sábado (14) foi marcada por um dos eventos mais simbólicos do primeiro semestre do Curso de Medicina da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), a ‘Cerimônia do Jaleco’. Esse encontro envolve ingressantes, familiares, padrinhos e convidados e faz parte do calendário acadêmico de inúmeras universidades ao redor do mundo. O jaleco recebido pelos calouros representa a iniciação no curso e chama a atenção para a adoção, por parte do estudante, de uma postura ética, dedicada e responsável perante a instituição e a sociedade.

“Esse é um momento muito significativo, em que cada parte assume responsabilidades. A faculdade, cumprindo o dever de buscar o melhor ensino, como tem feito nos 20 anos de sua existência, e o estudante, entendendo que vai ter que abrir mão de coisas muito prazerosas –passeios, festas, viagens, que nesse momento ficarão em segundo plano. É o caminho para a maturidade, que é fundamental para profissionais que terão a responsabilidade de salvar vidas e cuidar do bem-estar da população”, observou o Dr. Nailton Jatobá, coordenador de ensino do curso de Medicina da FASB.

Raphael Lavigne, um dos 82 ingressantes do curso de Medicina, veio de Salvador. Ele aprovou a recepção e falou das expectativas para os próximos anos. “Gostei muito da forma como fui recebido, já estou me sentindo em casa. Quero fazer dessa experiência aqui em Barreiras o alicerce que vai sustentar o meu futuro. É o curso que eu sempre quis, então não vai faltar empenho e responsabilidade” declarou. “Viemos de Belo Campo, no sudoeste baiano, para acompanhar o início dessa jornada. Temos muita fé na parceria com a FASB, pois tanto a instituição, quanto minha filha, estão empenhadas em buscar o melhor”, afirmou Arnóbio Ferraz, pai da acadêmica Priscila.

Tadeu Sérgio Bergamo, diretor-presidente do Instituto Avançado de Ensino Superior de Barreiras, Iaesb, entidade mantenedora da FASB, disse em seu discurso que uma grande estrutura, dedicada ao curso de Medicina, está em estágio avançado de edificação. Estão previstos 39 consultórios médicos equipados, salas para procedimentos cirúrgicos, modernos laboratórios de análises clínicas, aquisição de sofisticados equipamentos de imagem e outros aparatos tecnológicos de suporte ao aprendizado. Além disso, Bergamo esclareceu que as tratativas para a construção do hospital universitário estão em processo de conclusão, com expectativas para o início das obras ainda em 2019. 

 


Blogbraga/Araticum Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

Abapa recepciona estudantes de escola agrícola durante a Agrorosário 2019

Terça-feira, 19 de Março de 2019 / Região

Durante a Agrorosário, realizada no município de Correntina, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) recepcionou na tarde do último sábado (16) os estudantes da Escola Agrícola de Santana Pe. Arhur Birk, que puderam conferir as principais novidades tecnológicas do setor agrícola. À convite do conselheiro da entidade, Denílson Roberti, e do diretor-executivo, Lidervan Moraes, os estudantes também puderam conhecer mais sobre os projetos desenvolvidos pela associação que reúne os agricultores ligados à cadeia produtiva do algodão, como os programas ligados à fitossanidade, treinamentos, qualidade da fibra e de treinamentos. Os estudantes se originam de várias partes da região como Baianópolis, Canápolis, Sítio do Mato, dentre outros.

Agricultor do município de Jaborandi, o conselheiro Denilson Roberti, acredita na formação dos profissionais da região para atuação na área agrícola. “Estamos em um negócio altamente tecnificado e moderno e esta aproximação dos estudantes dedicado à produção agrícola é fundamental para o intercâmbio de informações em um mercado de trabalho que evolui e muda muito rápido”, explica. Também participaram da visita os agricultores da região de Santana e membros do Comitê da Bahia do Rio Corrente, que também vieram entender como as altas produtividades vem garantindo rentabilidade aos produtores e o uso potencializado do uso das terras na agricultura.

Realizada no distrito de Rosário, em Correntina, na divisa entre os estados da Bahia e Goiás, a Agrorosário levou cerca de dez palestras aos produtores, consultores e profissionais do setor. Dentre as atividades, destaque para as palestras sobre “Sucessão familiar”, “Manejo de doenças da soja” e “Fertilizantes naturais na agricultura de escala”. Na Agrorosário, realizado na última semana, nos dias 15, 16 e 17, a programação ainda contou com o debate de temas como “Microbiologia do Solo”, “Plantabildade – um desafio para a boa produtividade” e sendo encerrado com a palestra “Valorização do Território, tendo como contrapartida a responsabilidade do agronegócio”.


Blogbraga/Assessoria de Imprensa Abapa

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE IRECÊ: Idoso morre atropelado por moto em Morro do Chapéu/BA

Terça-feira, 19 de Março de 2019 / Região

Um idoso identificado por Valdemar de Oliveira Bonfim, 72 anos, morreu atropelado por uma motocicleta no centro da cidade de Morro do Chapéu, região da Chapada Diamantina.

Segundo a polícia, o fato ocorreu no último domingo (17). Uma equipe do Serviço Móvel de Urgência (Samu) foi acionada, mas quando chegou ao local, o aposentado já estava morto.

O condutor da moto foi levado para a Delegacia de Polícia Civil para prestar depoimento. O corpo do idoso foi removido para o Departamento de Polícia Técnica de Irecê.


Blogbraga/ Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Formatura da turma de Direito da FASB tem número recorde de graduados

Terça-feira, 19 de Março de 2019 / Região

A cerimônia de Colação de Grau do curso de Direito da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), foi, mais uma vez, um grande sucesso de público e atingiu número recorde de graduados. O título de bacharel foi outorgado aos 62 formandos, da turma nominada ‘Delyana Brito Marinho’, na noite desta sexta-feira (15), em uma emocionante celebração realizada no ginásio de esportes da instituição. O paraninfo foi o deputado federal Carlos Tito, Lourivaldo Pereira do Santos, o funcionário homenageado e Bruno Alves de Almeida indicado como professor amigo da turma. 

Ao final do evento, Tadeu Sérgio Bergamo, diretor-presidente do Instituto Avançado de Ensino Superior de Barreiras, Iaesb, falou sobre a qualificação dos graduados. “Estamos muito felizes por eles terem escolhido a FASB e o fato de termos dado o retorno esperado. Com trabalho sério, feito com muita dedicação e respeito, sempre teremos bons resultados. Uma grande parte desses graduados já está aprovada na OAB e vai poder exercer a profissão imediatamente. Há, entre os formados, alguns que não desejam, no primeiro momento, exercer a advocacia porque têm foco voltado para os concursos. De qualquer forma, todos possuem excelente nível de preparação”, pontuou.

Uma das aprovadas no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, Natielli Ribeiro Ferreira Assis, foi a escolhida para fazer o juramento da turma. “O que vivi aqui na FASB vai ser decisivo para o meu futuro profissional. Reconheço que a faculdade fez o possível para me acolher, me preparar e sanar as minhas necessidades acadêmicas, por isso estou muito motivada e ansiosa para dar os próximos passos. Quero continuar estudando, subindo outros degraus e crescendo mais ainda como ser humano. Hoje é um grande dia para mim e para os meus colegas, e eu só tenho o que agradecer”, afirmou.

A coordenadora do Curso, Cristiane Pacheco, falou sobre o sentimento fasbiano, uma espécie de mentalidade coletiva norteada pela proposta pedagógica adotada pela instituição.  “É uma sensação boa de dever cumprido. Não basta dar a eles um diploma, o que nos impulsiona a vir para a faculdade todos os dias é a missão de preparar os que confiam em nossa instituição para que possam seguir com segurança e independência quando não puderem mais contar com a nossa orientação em tempo integral. Nesse momento, reforço a mensagem ensinada nesse período: sejam profissionais éticos e humanos, tenham sempre a consciência da importância que o Direito tem para a sociedade. Fazendo isso, os resultados positivos virão”, orientou.  


Blogbraga/Araticum Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

24ª CIPM REALIZA PARADA GERAL E SOLENIDADE PARA RECEPCIONAR OS NOVOS SOLDADOS DA PMBA QUE PASSARÃO A INTEGRAR O EFETIVO DA UNIDADE

Terça-feira, 19 de Março de 2019 / Região

Na manhã desta segunda-feira, 18 de março, o Comandante da 24ª CIPM realizou solenidade para recepcionar os novos Soldados da PM BA que passarão a integrar o efetivo da Unidade PM.

O evento foi realizado no Espaço de Convivência na Sede da 24ª CIPM em Jacobina e contou com a presença do Corpo de Oficiais da Unidade, da Imprensa local e diversas autoridades como o Ilmº Sr. Cleriston Alves, Vice-Prefeito, representando o Exmº Sr. Luciano Antônio Pinheiro, Prefeito da Cidade de Jacobina, o Ilmº Sr. Juliano Carvalho Cruz, Presidente da Câmara Municipal de Jacobina, a Ilmª Srª Manoela Rodrigues de Araújo, Delegada de Polícia Civil Titular de Jacobina, o Subtenente EB Edilson Luiz Fagundes, comandante do Tiro de Guerra de Jacobina, o Sr. Jailson Dias dos Santos, comandante da Guarda Civil Municipal de Jacobina, dentre outras.

Durante recepção, todo o Corpo de Oficiais da Unidade se apresentou para nova tropa, dando as boas vindas e explanando as atribuições e missões de cada um na 24ª CIPM. Logo após foi realizada uma atividade física e descontraída pelas principais avenidas da cidade no intuito de apresentar Jacobina aos mais novos Soldados que aqui servirão e contribuirão ainda mais na Segurança Pública. No retorno a Sede da Unidade, foi servido um café tropical para todos e, juntamente com o Comandante da Unidade, foram discutidas as primeiras ações a serem adotadas e cumpridas já nos próximos dias em toda área de atuação.

“Sinto-me honrado em ter proporcionado esta recepção de boas vindas aos novos Soldados da PM BA que contribuirão ainda mais no reforço do Policiamento Ostensivo Geral em Jacobina e região. Com este aumento no efetivo da 24ª CIPM, poderemos ampliar e por em prática novas operações e ações vigorosas em toda área de atuação desta Unidade.” Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"


Blogbraga/24°CIPM Jacobina

Compartilhar no Whatsapp

Agricultores continuam o trabalho de recuperação de nascentes no Oeste da Bahia

Terça-feira, 19 de Março de 2019 / Região

Lançado oficialmente em julho do ano passado, e com um aporte de cerca de R$ R$ 570.000 mil, o projeto realizado pela Abapa/Aiba identificou 220 nascentes, diagnosticou 77 e protegeu 37 nascentes em 9 municípios do Oeste da Bahia.

No mês de comemoração do Dia Mundial da Água, os agricultores baianos continuam trabalhando na recuperação e proteção de nascentes no oeste da Bahia. Por meio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e da Associação de Agricultores, Irrigantes da Bahia (Aiba), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Barreiras (Sematur), eles promoveram na última semana, nos dias 14 e 15, mais um curso que culminou na recuperação de uma nascente de rio na localidade da Tabua da Água Vermelha, em Barreiras. Também na última semana, entre os dias 11 e 13 de março, o mesmo curso foi ministrado em Baianópolis, e no próximo mês, acontecerá junto aos técnicos da área ambiental e moradores de Riachão das Neves.

Lançado oficialmente em julho do ano passado, e com um aporte de cerca de R$ 570.000,00, o projeto identificou 220 nascentes, diagnosticou 77 e recuperou ou protegeu 37 nascentes em 9 municípios do Oeste da Bahia. A ação conta com o apoio do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA). Juntamente com outros 35 inscritos do curso, o morador da Tábua, José da Silva Souza, participou diretamente da proteção da nascente que fica ao lado da sua casa. “A gente sempre usou a água do povoado, mas depois deste trabalho, mesmo com a chuva, a água continua saindo limpinha”, mostra ele, que mantém em sua propriedade o “veio d´água’ que percorre cerca de 15 km para beneficiar ainda os moradores de localidades como Bebedouro e Canabrava.

Desta nascente, brota 9200 litros do aquífero que pode vir a atender cerca de 230 pessoas diariamente. Durante o curso, os integrantes diagnosticaram toda a área e definiram pelo uso da técnica “Caxambu” que protege o afloramento do lençol por meio uma cobertura construída naturalmente com pedra e argila, evitando o acesso deste afloramento do pisoteio do gado e do assoreamento com terra carregada pelas chuvas. “Além de proteger, esta é uma das técnicas que beneficia diretamente as pessoas do entorno da nascente. Mesmo com a chuva, a água continua saindo limpa e pode ser utilizada de forma segura pelos moradores e seguir o seu curso normal para beneficiar quem precisa de água perene e potável”, explica o agrônomo Renato Rios, responsável pelo treinamento.

O secretário de meio ambiente de Barreiras, Demósthenes Júnior, reforça a importância da parceria com os agricultores por meio da Abapa e da Aiba, que tem sido fundamental para desenvolver este trabalho. “Dentro deste projeto, somente em Barreiras, temos 50 identificadas, 20 diagnosticadas e 8 recuperadas, e este é o segundo treinamento com técnicos, e desta vez, incluímos a grupo do exército para reunir todos os apoios para impulsionar o projeto e proteger de forma concreta e segura os recursos hídricos das bacias hidrográficas da nossa região” afirma o secretário, que também é o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande.

Ao verificar de perto os resultados deste trabalho, o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, mantém a confiança da importância deste investimento por parte dos produtores rurais da região que estão cada vez mais preocupados com os recursos hídricos e com o meio ambiente. “Além do projeto da recuperação das nascentes, estamos apoiando um estudo do potencial hídrico do oeste da Bahia como forma de mensurar a disponibilidade hídrica das águas superficiais em um projeto coordenado pela Universidade Federal de Viçosa e da Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos, e Governo do Estado. O uso de tecnologia de ponta na agricultura, elevando a produtividade, respeito à legislação ambiental e o uso sustentável da terra e dos recursos hídricos garante para toda a sociedade o quando os agricultores baianos estão comprometidos com o meio ambiente”, afirma.


Blogbraga/Assessoria de Imprensa da Abapa

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: CAMINHONETE CAPOTA NA BR-242 E MOTORISTA SAI ILESO

Segunda-feira, 18 de Março de 2019 / Região

Um capotamento envolvendo uma caminhonete S-10 aconteceu por volta das 16:00h da tarde desta segunda-feira (18) na BR-242 próximo ao 4º BEC em Barreiras.

De acordo com informações do próprio motorista da S-10 que na ocasião estava sozinho na caminhonete e seguia sentido Brasília, ele teria sido fechado por um outro veículo e com isso ao frear perdeu o controle da direção vindo a capotar parando na mão contrária de seu destino. Chovia bastante na ocasião.

Apesar do enorme susto, o motorista saiu ileso e não precisou de atendimento médico. A esposa ao chegar logo depois no local do acidente, disse à nossa reportagem que é o terceiro tombamento que o marido sofre. Uma vez com um caminhão e duas com caminhonete.

A Polícia Rodoviária Federal esteve no local e registrou a ocorrência e sinalizou a via. Um caminhão Munck prestou ajuda por colocar a caminhonete no acostamento, pois, a parte traseira estava obstruindo uma das pistas de rolamento.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: HOMEM QUE DESCUMPRIU MEDIDAS PROTETIVAS E AMEAÇOU EX-COMPANHEIRA É DETIDO PELA RONDA MARIA DA PENHA

Segunda-feira, 18 de Março de 2019 / Região

Foto: Viatura da PM Ronda Maria da Penha Barreiras

Descumprimento de medida protetiva e ameaça. Essas são as infrações penais cometidas por um homem identificado como Hélio Souza de Jesus, 36 anos de idade contra sua ex-companheira.

De acordo com registro policial, o fato aconteceu na manhã deste domingo (17), no Povoado São José do CTI, zona rural de Barreiras.

Segundo depoimento, a vítima de 22 anos estava em seu quarto quando teria ouvido o acusado ameaçando-a para sua mãe na cozinha de sua casa, tendo bradado: “Cadê fulana....”; “Eu vou matar ela”. Neste momento, assustada, a vítima saiu do quarto para verificar o que estava acontecendo, quando então Hélio investiu contra ela com uma pedra na mão dizendo que iria “matá-la”. A vítima precisou fugir temendo por sua integridade física.

Uma equipe da Polícia Militar da Ronda Maria da Penha foi acionada, e os policiais então apresentaram o indivíduo na 1ª Delegacia Territorial de Barreiras onde responderá perante a Justiça por Ameaça e Descumprimento de Medida Protetiva.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Região de Irecê: ao tentar perfurar poço artesiano, agricultores podem ter descoberto mina de gás em Lapão

Segunda-feira, 18 de Março de 2019 / Região

Uma possível descoberta de mina de gás surpreendeu moradores de uma comunidade rural do município de Lapão, na região de Irecê, quando um homem perfurou um poço artesiano e encontrou fogo ao invés de água.

Com equipamento especial, os operários começaram o trabalho e chegaram a perfurar cerca de 250 metros de profundidade. Depois veio a surpresa: fogo em vez de água. Lavradores acreditam que pode ser gás natural.

Um internauta identificado por José Martins da Silva postou alguns vídeos em sua página no Facebook. “Este poço é no município de Lapāo, próximo aos povoados de Lagedinho e Largo. Estava perfurando quando chegou aos 250 metros subiu um cheiro forte e tiraram a ferramenta ligeiro e depois pegou fogo (sic), aí está na região de Irecê.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: MOTORISTAS SÃO FLAGRADOS PELA POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL DIRIGINDO SOB INFLUÊNCIA DE ÁLCOOL NO FIM DE SEMANA

Segunda-feira, 18 de Março de 2019 / Região

No final de semana pelo menos dois casos de condução de veículo sob a influência de álcool, foram registrados pela Polícia Rodoviária Federal tendo como consequência os motoristas serem conduzidos para a Delegacia de Polícia em Barreiras.

No sábado (16), Umberto Menezes Santana, 37 anos, ao ser abordado e submetido ao teste do etilômetro, teve a constatação de que havia ingerido bebida alcoólica com medição apontada de 0,72 mg/l.

No domingo (17), Gabriel Santos Macedo, 22 anos, também foi flagrado com a capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool. O teste de alcoolemia indicou o teor de 1,15 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, sendo configurado o crime de Dirigir Veículo sob influência de Substância Psicoativa.

Ambos foram indiciados pelo Artigo 306 da Lei 9503 CTB:

Art306. Conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência: Penas - detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO DEIXA DUAS MULHERES FERIDAS NO CENTRO DA CIDADE

Segunda-feira, 18 de Março de 2019 / Região

Uma colisão envolvendo um Fiat/Siena e uma motocicleta Honda/CG aconteceu pouco depois das 9:00h da manhã desta segunda-feira (18), na Rua Marechal Hermes em frente à Panificadora Delícia no centro de Barreiras.

De acordo com informações colhidas no local, a condutora do Fiat/Siena e também as duas jovens que estavam na motocicleta, seguiam no mesmo sentido na Marechal Hermes, quando então a condutora da motocicleta teria iniciado a manobra de conversão à esquerda na Rua Aníbal Alves Barbosa e desta feita aconteceu a colisão.

Um homem que presenciou o acidente disse à nossa reportagem, que uma das moças tentou ficar em pé mas não aguentou e caiu logo depois. Ele mesmo acionou o SAMU que logo depois deu o atendimento pré-hospitalar, imobilizando a vítima que apresentou suspeita de fratura no tornozelo, ao mesmo tempo atendeu a outra jovem que teve ferimentos leves. As mesmas foram conduzidas para o Hospital do Oeste.

A condutora do Fiat/Siena estava bastante preocupada e nervosa com o acidente e não teve ferimentos. Uma guarnição da 83 CIPM compareceu no local e registrou o acidente. Por ocasião da chegada da nossa equipe a motocicleta havia sido retirada do local.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

BAHIA: Estudantes da rede estadual apresentam projetos na maior Feira de Ciência e Engenharia do país realizada em São Paulo

Segunda-feira, 18 de Março de 2019 / Região

Dez estudantes da rede estadual de ensino irão participar, em São Paulo, da 17ª Feira Brasileira de Ciência e Engenharia, que começa terça-feira (19) e prossegue até o dia 22, na Universidade de São Paulo (USP). Eles foram selecionados para apresentar projetos de iniciação científica desenvolvidos em sala de aula, no âmbito do Projeto Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Esta é a maior mostra de projetos de Ciência e Engenharia do país e reunirá 332 projetos desenvolvidos por 751 estudantes dos Ensinos Fundamental, Médio e Técnico de todo o Brasil.

Os alunos da rede estadual de ensino da Bahia, que embarcaram nesta segunda-feira (18) para São Paulo, são das cidades de Catu, Ilhéus, Jacobina, Brumado, Caculé, Itororó, Caetité e Alagoinhas. Os projetos dos estudantes têm grande alcance e relevância social por apresentarem soluções práticas para problemas de suas comunidades. O estudante Elder Santos, do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira, em Ilhéus, apresentará “Uma avaliação da atividade antimicrobiana do extrato da semente de sucupira (Pterodon Pubescens)”. Do mesmo CEEP, Bruno Mello apresentará a pesquisa sobre “A produção de adubo a partir da baronesa (Eichhornia Crassipes)”, que é comum na região.

Também do Sul do Estado, a estudante Luciana Silva, do Centro Territorial de Eduação Profissional (CETEP) do Médio Sudoeste da Bahia, em Itororó, irá expor na FEBRACE o projeto “Ecoestacas - promovendo propriedades Sustentáveis”. A estudante Amanda Bonfim Silva, do Colégio Estadual João Vilas Boas, em Livramento do Brumado, apresentará a pesquisa sobre “O Biopolímeros do quiabo e do mandacaru para tratamento de água”. Já o estudante Sandro Lúcio Nascimento Rocha, do Colégio Estadual Norberto Fernandes, em Caculé, abordará o tema “A captação e o uso da água da chuva no ambiente escolar através de caixa feita com garrafas PET e cimento ecológico da cinza da fibra da casca do coco (Cocos Nucifera)”.

Em Caetité, a estudante Larissa Silva Luna, do Colégio Estadual Tereza Borges de Cerqueira, em Caetité, desenvolveu a “Ração para cachorros natural e livre de conservantes” e também estará na FEBRACE. “A reutilização de motores de impressoras na geração de energia” será o trabalho do estudante Ítalo Cerqueira Mota de Mello, do CETEP Litoral Norte e Agreste Baiano, em Alagoinhas. Outros dois projetos são de estudantes da cidade de Catu. O projeto “A arte de Ed Ribeiro e o ensino e a aprendizagem da cultura afro-brasileira” foi desenvolvido pela estudante Eduarda Nataliana da Silva Santos, do Colégio Estadual Maria Izabel de Melo Goes, e o outro, “A importância da ludicidade no ensino de língua inglesa”, é de autoria da estudante Eduarda Nataliana da Silva Santos, do Colégio Estadual Antônio de Deus Seixas.

A coordenadora do Ciência na Escola, Shirley Costa, disse que a participação dos estudantes na FEBRACE é um reconhecimento do trabalho do Ciência na Escola e funciona como uma grande motivação para outros alunos pesquisadores aderirem a esta proposta. “O Ciência na Escola inicia as suas atividades em 2019 com a participação de estudantes na FEBRACE como resultado do trabalho de popularização e divulgação da ciência que representa a inovação educacional, promovida pelo programa em toda rede de ensino. Nesta perspectiva, o programa cumpre seu papel na promoção de ambientes de aprendizagem ativa, que repercute na melhoria da qualidade de ensino, colabora e estimula a curiosidade, autonomia e criatividade dos jovens pesquisadores que colaboram, de forma efetiva, com os locais onde estão inseridos”, afirmou.


Blogbraga/ASCOM Secretaria da Educação Bahia

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: FAMÍLIA PREOCUPADA PROCURA POR PARENTE DESAPARECIDO

Segunda-feira, 18 de Março de 2019 / Região

 

Está desaparecido desde a manhã deste domingo (17), a pessoa de Ailton Pereira de Matos Júnior, 24 anos de idade, casado.

Ailton ia ajudar um amigo em uma construção quando então não foi mais visto.

A família muito preocupada, pede ajuda para quem o localizar, ligar para os números abaixo e desde já agradece.

Fones: (77) 9 9921-9011 e ou 9 9949-5694


Blogbraga/Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo em Ibotirama-BA

Domingo, 17 de Março de 2019 / Região

Neste sábado (16), por volta das 23h01min, a guarnição de serviço ao fazer rondas no bairro São Francisco em Ibotirama, mais precisamente na rua Coronel Zezé, próximo ao clube Acri, avistou um indivíduo na porta de uma residência em atitude suspeita momento em que foi dada a voz de abordagem e feita a busca pessoal.

Indagado de quem seria a referida residência, o mesmo respondeu que seria do seu irmão e morava com ele, ao questionado se poderia adentrar a residência o mesmo respondeu que sim e então ao fazer buscas na casa foi encontrado uma pistola pt 99 ASF, 9mm, Taurus, inox, de calibre restrito, número TQH06428, (01) um carregador com (10) dez munições intactas, (01) um dolar de uma substância análoga a maconha, sendo assim o indivíduo juntamente com o material foram conduzidos e apresentados na delegacia territorial de Ibotirama para as medidas cabíveis.
 
28° CIPM GUARDIÃ DO PORTAL DO OESTE


Blogbraga/28 CIPM

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas

Domingo, 17 de Março de 2019 / Região

Neste sábado (16), por volta das 19h40, ao realizar rondas no cais de Barreiras a Guarnição deparou com um indivíduo a bordo de uma motocicleta CG fan 125 ks de cor vermelha, placa policial PJH-6319 de São Desidério, foi dado voz de abordagem e procedido com esta, sendo encontrado em posse desse indivíduo um revólver calibre .38 na cintura, marca Taurus e uma sacola contendo substâncias entorpecentes.

Diante do fato, foi dado voz de prisão e conduzido o índividuo a DP para que sejam tomadas as devidas medidas cabíveis. 

Pessoa apresentada
Cosmo Damião de Santana Martins

Material apreendido 

01 revólver Taurus, calibre .38, carregado com 06 munições;

09 munições calibre .38 sobressalentes;

36g de substância análoga a maconha

02 petecas de substância análoga a cocaína 

32 pedras de substância análoga a crack.

01 balanço digital

R$ 6,05 em moedas

01 aparelho celular, marca Samsung J1

83ª CIPM - A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA.


Blogbraga/83CIPM

Compartilhar no Whatsapp

Sema e Inema acompanham projeto de revitalização do rio Utinga

Domingo, 17 de Março de 2019 / Região

O Projeto de Revitalização da Microbacia do Rio Utinga e APA Marimbus/Iraquara, acompanhado pela Secretaria do Meio Ambiente e contratado por meio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), concluiu etapa de diagnóstico das áreas selecionadas para restauração. O relatório do diagnóstico foi entregue essa semana pela empresa contratada ao secretário João Carlos Silva.

O projeto é resultado de reivindicações de assentamentos do Movimento dos Sem Terra (MST), Movimento Associativista Indígena Payaya (MAIP), prefeituras, sindicatos e instituições ligadas ao meio ambiente da Chapada Diamantina.

O escopo do projeto contempla a restauração florestal de 110 hectares, em pequenas propriedades da agricultura familiar, assentamentos de reforma agrária, comunidades indígenas e quilombolas, construção de dois viveiros comunitários de produção de mudas, eventos de troca de experiências ambientais entre as comunidades envolvidas, capacitação das comunidades para coleta de sementes, construção e gestão de viveiros, produção de mudas e técnicas de restauração. O investimento total é de aproximadamente R$ 1,5 milhão.

Segundo o secretário do Meio Ambiente, João Carlos Silva, o rio Utinga necessita de atenção local, e o Governo do Estado tem discutido o tema e feito investimentos para melhorar as condições na época de crise hídrica. “Esse projeto é o início da agenda de restauração florestal necessária para a região, precisamos dialogar e somar esforços com as prefeituras, instituições locais e agricultores para potencializar as ações de revitalização em curso. Apresentar o cenário, debater e realizar pactuações no âmbito do comitê de bacias é fundamental para a sobrevivência do rio”, destacou o Secretário.

O diagnóstico é o terceiro produto entregue pelo contrato e inclui o georreferenciamento das áreas selecionadas, levantamento socioambiental, caracterização dos solos, definição das metodologias de restauração, arranjos e croquis. As áreas escolhidas são Áreas de Preservação Permanente (APPs), nos municípios de Lençóis, Bonito, Wagner, Utinga, Lajedinho, Ruy Barbosa, Iraquara, Andaraí e Nova Redenção. A restauração será feita pelo modelo de sistemas agroflorestais (SAF), com espécies nativas e espécies que permitem o aproveitamento econômico.

Participaram da reunião a diretora geral do INEMA, Márcia Telles, e o diretor de políticas de Biodiversidade e Florestas da SEMA, Murilo Figueredo.


Blogbraga/Fonte: Ascom/ Secretaria do Meio Ambiente - SEMA

Compartilhar no Whatsapp

Muquém de São Francisco: Polícia Militar recupera gado furtado e prende indivíduos

Sábado, 16 de Março de 2019 / Região

Neste sábado (16), a guarnição de serviço recebeu a informação que um veículo Mercedes Bens 1113, ano 1981, de cor amarela, placa policial JLI/8092 de Irecê/BA, que havia saído da cidade de Wanderley com 20 cabeças de gado proveniente de furto, que passaria pelo povoado de Javi, município de Muquém do São Francisco.

Diante destas informações, a Polícia Militar fazendo rondas ostensivas pelas localidades avistou o veículo parado no posto de gasolina, onde imediatamente com técnicas de abordagem a veículos foi feita a mesma e foi constatado que só havia o motorista.

O mesmo foi contratado para fazer o transporte e informou a guarnição que o autor (suposto contratante) tinha saído à pé. A Polícia novamente fazendo rondas para encontrar o outro indivíduo, que foi localizado às margens da BR/ 242, onde foi feita a busca pessoal e diante dos fatos os indivíduos foram conduzidos à Delegacia Territorial de Ibotirama para serem tomadas as medidas cabíveis. 

28° CIPM GUARDIÃ DO PORTAL DO OESTE


Blogbraga/28 CIPM

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: SAMU FAZ TREINAMENTO PRÁTICO DE ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR COM SIMULAÇÃO REALÍSTICA

Sábado, 16 de Março de 2019 / Região

Base do SAMU/Barreiras

Alguns dos equipamentos...

Várias equipes participavam simultaneamente 

Ao centro - Flávio (instrutor do treinamento prático de APH

Alunas do curso de medicina da FASB

João Carlos S. Oliveira - Coordenador da Base Barreiras em entrevista à Prefeitura Municipal de Barreiras

Foi realizado na manhã deste sábado (16), na Base do SAMU Barreiras, localizado na Av. Rio Grande, um Treinamento Prático de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) com simulação realística.

O treinamento com simulações em pista foi ministrado pelo instrutor Flávio (Enfermeiro/SAMU). O treinamento incluía quatro áreas distintas e fundamentais para o atendimento pré-hospitalar:

1) Atendimento inicial a poli trauma;

2) Atendimento a parada cardiorrespiratória;

3) Atendimento de obstrução de vias aéreas em bebês;

4) Atendimento inicial a vítimas com rebaixamento de nível de consciência com suspeita de AVC.

Diferentes grupos compostos de três pessoas, passava pelo circuito de treinamento abrangendo os quatro tipos de atendimentos. Toda a simulação representava em grande parte o que acontece na via ou chamadas.

“Cada ocorrência é uma caixinha de surpresa, mas esse treinamento é o que vai nos aperfeiçoar para estarmos capacitados para fazer atendimento a qualquer tipo de trauma que venhamos a pegar” – afirmou João Carlos (Coordenador da Base/SAMU Barreiras) ao Blogbraga.

Durante o evento todos os profissionais da Base/Barreiras incluindo a Coordenadora Regional do SAMU - Kalinca Soledade estavam presentes: Condutores, Técnicos de enfermagem, Enfermeiros e Médicos. Em outra sala acontecia o treinamento a médicos e enfermeiros das unidades avançadas sobre o ventilador mecânico neonatal. O Coordenador médico Siel Moreira e o Coordenador da Base/SAMU LEM - Leonardo, ajudaram na parte de instrução.

Nove alunos do curso de medicina da FASB, Técnicos de enfermagem e Coordenadores de Base/SAMU de outros municípios participaram do importante treinamento.

Lidar com vida humana em situações de emergência não é nada fácil! Lutar contra o tempo onde segundos podem fazer toda diferença. Trabalhar em equipe seguindo protocolos estabelecidos, lidar com o nervosismo próprio ou de outrem exigem um autocontrole e treinamento.

Parabenizamos todos os profissionais que ministraram e participaram do evento, bem como os nove alunos do curso de medicina da FASB.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Região de Irecê: Suspeito de agredir tio é apresentado à delegacia em Xique-Xique

Sábado, 16 de Março de 2019 / Região

Um rapaz identificado por Leonardo dos Santos Domingos foi apresentado à Delegacia de Polícia Civil de Xique-Xique, no Vale do São Francisco. Ele é suspeito de ter agredido o tio, Joaquim Alves dos Santos, com socos e ponta-pés.

O fato ocorreu na noite da última quinta-feira (14), por volta das 21h30, na rua Aurélio Miranda, bairro Santa Marta.

Segundo informações da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe- Semiárido), Leonardo também é acusado de ameaçar a própria mãe, além de responder pelo crime de tentativa de homicídio na cidade de Luís Eduardo Magalhães, oeste do estado.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: MOTORISTA FICA GRAVEMENTE FERIDO AO PERDER O CONTROLE DO VEÍCULO E CAPOTAR VÁRIAS VEZES

Sábado, 16 de Março de 2019 / Região

SAMU socorreu o motorista

O motorista foi socorrido em estado grave

O Corpo de Bombeiros fez a limpeza no local devido o vazamento de óleo

Um grave acidente aconteceu na noite desta sexta-feira (15) pouco antes das 22:00h na rua Rui Barbosa, próximo ao curral de João de Germano, saída para Catolândia.

Segundo informações, um motorista que conduzia um VW/Santana seguindo sentido Barreiras, teria tentado fazer uma ultrapassagem quando então perdeu o controle do carro sofrendo capotamento várias vezes.

Uma ambulância do SAMU do suporte avançado foi acionada e rapidamente chegou no local. Foi constatado que a vítima que estava sozinha no carro, sofreu várias fraturas pelo corpo e ferimentos graves, precisando ser entubada e conduzida imediatamente para o Hospital do Oeste.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para conter o grande vazamento de combustível que estava acontecendo. Além disso, uma guarnição da Polícia Militar registrou o acidente.

Até o momento não temos informações do estado de saúde do motorista.

 


Blogbraga/Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Vereador agradece ao Ex-Deputado Federal e atual Prefeito de LEM Oziel Oliveira por emenda para reforma do Hospital de Correntina

Sexta-feira, 15 de Março de 2019 / Região

O Vereador Alan de Cassimiro ressaltou na Câmara de Vereadores, na terça- feira 12/03/2019, a sua contribuição para o Hospital Municipal de Correntina/BA, através de uma emenda de R$ 300 mil reais, do Ex-Deputado Federal Oziel Oliveira atual Prefeito de Luis Eduardo Magalhães. Que foram a compra de vários aparelhos hospitalar de última geração. 

 - 1 Ventilador Pulmonar no valor de R$ 45 mil reais.
- 1 Foco cirúrgico de teto no valor de R$ 25 mil reais.
- 1 Foco cirúrgico de solo metal móvel no valor de R$ 5.200, reais.
- 3 camas hospitalar do tipo fawler elétrica no valor de R$ 24 mil reais.
- 5 cadeiras de escritório no valor de R$ 1.200, reais.
- 10 berços hospitalar com grades no valor deR$  7 mil reais.
- 5 mesas mayo no valor de R$ 1.400, reais.
- 5 biombo no valor de R$ 2 mil reais.
- 2 carros maca avançados no valor R$ 16.600, reais. No final agradece a Deus a  oportunidade de está correndo atrás de benefícios para o bem do nosso povo.


Blogbraga/Assessoria do Vereador Alan

Compartilhar no Whatsapp

Barreiras: Indivíduos suspeitos de efetuar disparos de arma de fogo próximo à UFOB são detidos pela Polícia Militar

Sexta-feira, 15 de Março de 2019 / Região

Ilustração

Durante a madrugada desta sexta-feira (15), por volta das 02:00h, dois indivíduos tendo cada um 37 anos de idade, a bordo de um VW/Gol cor prata, foram abordados pela Polícia Militar nas proximidades do bairro Morada Nobre.

Durante revistas foi encontrado no interior do veículo uma arma de fogo tipo revólver Cal.38, marca Taurus com seis cartuchos deflagrados e um intacto. Vale salientar que momentos antes, o CICOM informou que elementos com as características semelhantes aos apresentados, haviam feitos diversos disparos de arma de fogo nas proximidades da UFOB.

Diante dos fatos ambos foram conduzidos à Delegacia de Polícia, bem como o revólver apreendido para a adoção das medidas cabíveis.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Barreiras: equipes da UPA participam de capacitação na base do SAMU através do Projeto Cuidar de quem cuida

Sexta-feira, 15 de Março de 2019 / Região

Através do Projeto “Cuidar de quem cuida”, as equipes de enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Barreiras estão participando de várias capacitações na base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que tem como objetivo a educação continuada em unidades de pronto atendimento 24 horas.

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará 12 encontros que acontecem nos meses de março, abril e maio para dois grupos de profissionais que terão a oportunidade de aperfeiçoar as técnicas sobre o manejo de pacientes em estado grave e crítico, realização do protocolo de parada cardiorrespiratória, avaliação sobre a necessidade de uso de oxigênio, manejo em pacientes vítimas de trauma, de acidentes, administração de medicamentos, dentre outros quesitos importantes no cotidiano da UPA.

Na quinta-feira (14) o instrutor do SAMU, José Henrique, realizou uma dinâmica de trabalho e abordou as temáticas: organização do atendimento, como realizar o procedimento adequado da abertura de vias aéreas e avaliação do paciente para o uso de oxigênio.

De acordo com a coordenadora da UPA, Jamile Rodrigues, essas capacitações direcionadas aos profissionais que trabalham diretamente com os pacientes, fazem parte da educação continuada e contribuem na qualificação dos profissionais, bem como no comprometimento com a busca constante do crescimento pessoal e profissional.

“A direção da UPA vem desenvolvendo o Projeto Cuidar de quem cuida através da educação continuada desde o início dos atendimentos nessa nova unidade. Por dia, recebemos uma média de 300 pacientes, esses aprendizados e atualizações realizados nessa etapa no SAMU, com certeza, resultarão no aprimoramento técnico, na maior qualidade do atendimento e troca de saberes, fortalecendo uma saúde mais humanizada”, destacou.


Blogbraga/ Repórter Paiva/ Dircom PMB

Compartilhar no Whatsapp

Mais segurança: município de Irecê passará a ter Ronda Rural

Sexta-feira, 15 de Março de 2019 / Região

Em reunião com o comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Florisvaldo dos Santos Ribeiro, o prefeito Elmo Vaz acertou nessa quinta-feira (14) os últimos detalhes para a implementação da Ronda Rural em Irecê.

Segundo o prefeito, a Prefeitura de Irecê vai apoiar a PM em tudo o que for necessário e estiver ao seu alcance, seja no campo material ou logístico. “O município está cedendo veículos para a Polícia Militar, além do combustível para a realização da ronda”, destacou.

De acordo com o Ten. Cel. Ribeiro, para essa ação será disponibilizado um efetivo de 18 homens. “A ronda acontecerá em tempo integral, 24h por dia, sete dias na semana”, afirmou.

O prefeito explica ainda que serão duas bases fixas, nos povoados de Angical e Itapicuru. “As rondas vão estar presentes em todos os povoados da cidade, garantindo a segurança da população”, destacou. “Essa é uma das principais demandas da população que vive na zona rural, a qual estamos buscando atender”, concluiu o prefeito Elmo Vaz.


Blogbraga/Ascom PMI

Compartilhar no Whatsapp

Barreiras: Rapaz de 21 anos atropela uma mulher e foge – O pai é conduzido à Delegacia por retirar indevidamente o veículo do local

Sexta-feira, 15 de Março de 2019 / Região

Um rapaz de 21 anos, conduzindo uma motocicleta Honda/CG azul, envolveu-se em um acidente nesta quinta-feira (14), por volta das 19:30h, atropelando uma mulher na Vila Baraúna zona rural de Barreiras.

O agravante é que o rapaz não teria prestado socorro à vítima e segundo relatos, teria fugido do local. O pai, de 49 anos de idade, retirou a motocicleta do local do acidente.

Quando a guarnição da Polícia Militar chegou para o atendimento da ocorrência, foi informada do que aconteceu. O rapaz não foi encontrado e os policiais levaram para a Delegacia o pai do rapaz para prestar esclarecimento dos fatos e por ter retirado a moto do local.

Não temos informações do estado de saúde da mulher que foi atropelada e socorrida.

O que diz a Lei sobre "omissão de socorro" e retirar "indevidamente" o veículo do local?

O que é Omissão de Socorro:

A omissão de socorro no trânsito ocorre quando alguém deixa de prestar imediato socorro à vítima, ou, não podendo fazê-lo diretamente (quando, por exemplo, tiver um risco à sua própria integridade física), deixar de solicitar auxílio da autoridade pública; em outras palavras, não se exige que um condutor coloque a vítima em seu próprio veículo, para levar ao hospital (aliás, isto é até perigoso), mas o que não pode ocorrer é uma total inércia daquele que tem a obrigação legal de tomar atitude.  Art. 304 CTB (Fonte: CTB Digital)

Por prestar socorro:

Agindo de forma condizente com a lei, o motorista poderá ser isento de penalização, como esclarece o artigo 301 do CTB:

“Art.301. Ao condutor de veículo, nos casos de acidentes de trânsito de que resulte vítima, não se imporá a prisão em flagrante, nem se exigirá fiança, se prestar pronto e integral socorro àquela.”

Retirar indevidamente o veículo do local é infração gravíssima!

Legislação – O artigo 176 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) considera infração gravíssima e pune condutores envolvidos em ocorrência de trânsito com vítima, que deixarem de adotar as providências necessárias a manter a segurança de trânsito e contribuir para o bom atendimento policial da ocorrência, como por exemplo não prestar socorro à vítima, não preservar o local do crime ou remover veículo, quando determinado por policial ou agente de trânsito.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Suspeito de tráfico de drogas é preso em Irecê

Sexta-feira, 15 de Março de 2019 / Região

Na manhã de quinta-feira (14) por volta da 11h, uma equipe da Polícia Civil prendeu um rapaz suspeito de tráfico de drogas no bairro Fundação Bradesco, em Irecê.

Segundo as informações policiais, foi feito um trabalho investigativo e ao chegar à casa apontada como local de comercialização de drogas, um suspeito tentou fugir, sendo alcançado pelos policiais.

O suspeito identificado por João Pedro Macedo dos Santos, 19 anos, que já sido preso no ano passado por posse ilegal de arma de fogo, foi encontrado com: 261g de cocaína e 263g de maconha.

O material apreendido e o suspeito foram conduzidos à Delegacia Regional de Polícia Civil para a adoção das medidas legais e administrativas.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Prefeitura de Barreiras realiza intervenções experimentais com foco na melhoria da segurança no trânsito da cidade

Sexta-feira, 15 de Março de 2019 / Região

Duas intervenções experimentais foram realizadas em pontos de grande fluxo de veículos em Barreiras, como parte de um estudo realizado pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã e Trânsito, iniciado 15 dias antes do carnaval. O objetivo da ação é analisar o comportamento e a fluidez do trânsito em dois pontos específicos, durante o fechamento da BR 242, para a montagem da estrutura do carnaval quanto há o aumento do fluxo de veículos. E, agora, com a BR liberada, serão mais 15 dias de análise do comportamento do trânsito, na sua rotina diária, nestes dois locais. A depender dos resultados, estas mudanças poderão se tornar permanentes.

A primeira intervenção é a da rotatória próxima a antiga prefeitura, com a utilização de sinalizadores e blocos de concreto (conhecidos como “gelo baiano”) foi feita uma ampliação do canteiro, evitando que os veículos vindos no sentido Salvador/Centro, possam, na rotatória, fazer a entrada à direita, se colocando à frente daqueles que fazem o trajeto Av. Clériston Andrade/Centro. “Esta é uma forma de prevenção de acidentes e proporcionar maior segurança no trânsito, reduzindo o risco de uma colisão”, explica o secretário Júnior Sampaio.

O outro ponto de intervenção é no acesso ao bairro Jardim Ouro Branco pela Rua Jesuíno Pamplona (rua que leva ao Hospital da Mulher). Na altura da rotatória da Câmara de Vereadores, o acesso foi interrompido para os veículos que estão na BR 242 e até então, entravam à direita para pegar a Jesuíno Pamplona. Esta manobra colocava em risco motociclistas, motoristas e até pedestres, principalmente vindos da Av. ACM sentido Salvador. O local também foi fechado com blocos de concreto.

“Este estudo nos dará total segurança de tomarmos medidas efetivas no fechamento destes dois acessos. Durante os 15 primeiros dias, antes do carnaval, com a BR fechada para o trânsito, tivemos uma fluidez perfeita dos veículos neste ponto de acesso ao Ouro Branco. Se comprovarmos que essa intervenção será permanente, um amplo projeto de sinalização vertical e horizontal e de melhoria no acesso da BR 242 a Av. ACM, próximo ao Hiper Marabá, será posto em prática para facilitar o acesso ao bairro Jardim Ouro Branco”, explica o secretário.


Blogbraga/ Repórter Paiva/ Dircom PMB

Compartilhar no Whatsapp

Indivíduo é preso por tráfico de drogas em Barreiras

Sexta-feira, 15 de Março de 2019 / Região

Nesta quinta-feira (14), por volta das 20h00min, durante patrulhamento tático no bairro Vila Amorim em Barreiras, as guarnições 3.4401 e 3.4404 receberam uma denúncia anônima de que um indivíduo de nome Caíque estaria traficando naquele bairro e que o mesmo portava uma arma de fogo.

Durante rondas foi encontrado o indivíduo que ao perceber a presença das guarnições empreendeu fuga vindo a saltar o muro de uma residência onde foi alcançado e revistado. Com o mesmo foram encontradas 10 trouxinhas de uma substância aparentando ser cocaína.

O suspeito veio a confessar que traficava e que possuía uma arma que estava guardada em uma pilha de blocos. Ao verificar foi encontrado pelos policiais um revólver calibre 32 municiado com 5 cartuchos e diante dos fatos foi dada voz de prisão ao mesmo e conduzido à Delegacia para adoção das medidas pertinentes. 

 Indivíduo Conduzido 

Evandro Caíque da Conceição Cosme, 23 anos.

Materiais Apreendidos 

10 Trouxinhas de substância aparentando ser cocaína;
01 Revólver calibre .32 com 5 munições intactas.


Blogbraga/RONDESP OESTE

Compartilhar no Whatsapp

Barreiras: Embasa reforça normalização do sistema de abastecimento nesta sexta-feira (15)

Sexta-feira, 15 de Março de 2019 / Região

A Embasa reforça que o sistema de abastecimento será normalizado ao longo desta sexta-feira (15) na sede municipal de Barreiras. Por causa de uma pane elétrica em um transformador, substituído na noite de quarta-feira (13), o abastecimento ficou temporariamente suspenso. A retomada aconteceu de forma gradual e com eventuais intermitências ao longo desta quinta-feira (14).

Os técnicos estão percorrendo o sistema para garantir que a retomada aconteça em toda a cidade, incluindo nos trechos das redes que ficam nas partes mais altas e distantes do reservatório elevado. Para que a normalização, com a rede pressurizada em toda a cidade, aconteça de forma mais rápida, a empresa recomenda que os moradores continuem reforçando o consumo racional com o uso da água somente para as atividades básicas.

Diante de boatos que circularam nas redes sociais, a Embasa também esclarece que a interrupção do fornecimento de água não esteve relacionada à paralisação dos funcionários da empresa terceirizada, encerrada na tarde desta quinta-feira (14). Caso persista a falta de água, os moradores, em posse do número da matrícula, devem informar no teleatendimento 0800 0555 195, loja presencial de atendimento ou pela agência virtual no www.embasa.ba.gov.br


blogbraba/Assessoria de Comunicação da Embasa

Compartilhar no Whatsapp

POLICIAMENTO DE BOM JESUS DA LAPA VAI GANHAR REFORÇO APÓS NOSSA SOLICITAÇÃO

Sexta-feira, 15 de Março de 2019 / Região

Quero agradecer primeiro ao governador Rui Costa, ao secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, e ao comandante-geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão, por encaminhar, após solicitações que fizemos por meio de ofício e audiências, 37 policiais à 38ª CIPM, o que vai garantir aumento no efetivo policial de Bom Jesus da Lapa.

Seguiremos o trabalho ao lado do prefeito Eures Ribeiro, do secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e deputado federal licenciado, Sérgio Brito, vereadores, secretários e nosso grupo político para garantir ainda mais conquistas que melhorem a segurança pública no município. 

DEPUTADO ESTADUAL EDUARDO SALLES


Blogbraga/DEPUTADO ESTADUAL EDUARDO SALLES

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Mundial FM 91,3
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Extreme Floral Paraíso Coyote Cultura Evolucao AUTOCAR Sportime Dr. Márcio Rogério Casa da Ferramenta Imperial Compre Bem Guarda Municipal Unopar MaxCar P&F Mineiros Dique Denuncia DBT Online Celulares Fontana Delicia Paraíba Mimoso Segurança CISO DPVAT Barreiras G7 Elo Aço Grupo Marabá DM Reparos Neli Polícia Civil Dupará Açaí Jaú Pantanal Rabelo Ademilar Luz motos Global Oeste Manutenção Contabilidade Rondon Click Tec PM Mimoaço Kenni Henke Digital Informatica Silvano Santos Mimogás