Governo da Bahia

NOTÍCIAS

Mochilas escolares são entregues para estudantes de povoado, em São Desidério, Oeste da Bahia

Quinta-feira, 18 de Julho de 2019 / Região

A ação da Associação Baiana dos Produtores de Algodão visa estimular a permanência das famílias no campo, fortalecendo a educação

O Povoado de Campo Grande, distante 60 km da sede São Desidério, está inserido em uma região essencialmente agrícola. Lá, famílias inteiras têm sua renda direta, ou indiretamente, atrelada ao trabalho das fazendas instaladas, com ênfase às de produção de algodão. Como forma de estimular os pais dessas famílias a continuarem no campo, com emprego e renda seguros, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), investe em ações que visem melhorar a vida dessas famílias.

Foi o que ocorreu na segunda-feira (15) quando o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato foi até a Escola Municipal Otaviano Pereira da Silva para entregar 205 mochilas contendo kits escolares para alunos do Ensino Fundamental 1 e Educação Infantil. Recepcionado pela secretária de Educação do Município, Iléia Almeida e a gestora da escola, Sandra Rezende, além de professores, Busato conheceu um pouco mais do dia a dia de estudantes e funcionários da unidade escolar. Lá frequentam as aulas 395 alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, grande parte filhos de agricultores e funcionários de fazendas, oriundos de localidades como Capão Verde, Mutamba, Capão de Pedra, Gofes, Buriti Seco e Passagem de Minas, esta última a uma distância de 30 km.

 “A realidade desta região está mudando com a chegada do agronegócio, onde antes predominavam casas de taipa, hoje, vemos construções de concreto, telhadas, mercadinhos e outros pontos comerciais. Isso é reflexo dos empregos gerados nas fazendas, e estes alunos são na maioria, filhos dos funcionários dessas fazendas. Nossa intenção é fortalecer o vínculo das famílias para que permaneçam aqui, para isso, investimos na educação das crianças. No futuro, elas estarão sucedendo os pais, com uma mão de obra cada vez mais qualificada. Acreditamos que a verdadeira mudança ocorre com a educação”, explicou o presidente da Abapa.

A secretaria de Educação, reforçou a dificuldade em acompanhar o trabalho realizado nas 33 escolas de São Desidério. O município é o segundo em extensão territorial da Bahia, atrás apenas de Formosa do Rio Preto e apenas cinco destas unidades escolares estão na sede, as demais, espalhadas em diferentes pontos. “Os desafios são grandes, nós precisamos muito dessa parceria porque quando os pais entendem que há parceiros apoiando a melhoria da aprendizagem, eles também acabam nos apoiando. E sabemos que as transformações só acontecem com a educação. Nossa gratidão a Abapa, por acreditar e se fazer tão presente”, disse.


Blogbraga/Araticum Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

Mulher suspeita de integrar facção criminosa é presa pela DRT em Irecê

Quinta-feira, 18 de Julho de 2019 / Região

Uma mulher identificada por Patrícia Mota dos Santos, 30 anos, foi presa na tarde desta quarta-feira (17) por policiais civis da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), de Irecê.

Na residência de Patrícia, os agentes encontraram 250 gramas de cocaína de alto grau de pureza, balança de precisão e várias embalagens comumente utilizadas para acondicionar drogas. As informações são da DTE.

A mulher, segundo a DTE, é apontada como integrante de uma organização criminosa responsável pela distribuição de cocaína na região de Irecê. Ela estava com um mandado de prisão preventiva em aberto.

A suspeita foi encaminhada à 14ª Coordenadoria Regional do Interior (Coorpin/Irecê), onde está presa em uma das celas.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

HOMEM É PRESO APÓS SER ACUSADO DE ESTUPRO EM MUQUÉM DO SÃO FRANCISCO

Quinta-feira, 18 de Julho de 2019 / Região

Nesta quarta-feira (17), por volta das 19h, a guarnição da 28 CIPM, realizava rondas em viatura, quando foi acionada para uma suposta situação de estupro de vulneráveis na Vila Nice- Muquém do São Francisco.

De imediato tendo em vista a gravidade da situação, a guarnição se deslocou rapidamente para averiguar a denúncia e ao chegar no local, o menor de iniciais G.M.L de 13 anos, informou os policiais que  flagrou seu padrasto de nome Gilvando Flores Guimarães de 44 anos, forçando manter relação sexual com a sua irmã, também menor B.M.L de 14 anos. Logo, a irmã gêmea da vítima e da testemunha entrou em desespero e prantos e passou a relatar a esses policias que ela vinha sendo abusada sexualmente desde os seus 7 anos de idade pelo seu padrasto. 

Devido as ameaças de morte, nunca pôde falar nada, mas que não aguentava mais ser abusada. Da varanda da casa, o acusado passou a deferir palavras de baixos calões contra a guarnição, e foi pedido para que o mesmo se acalmasse e acompanhasse esses policiais a delegacia de policia para oitiva e averiguação dos fatos.

O mesmo de forma descontrolada, continuou a desrespeitar a guarnição, resistindo a abordagem legal e proporcional, sendo necessário o uso da força para conter o indivíduo.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão em flagrante pelos crimes de desobediência, desacato, resistência a prisão e estupro de vulnerável. 

Ao fazer a varredura nos perímetros, foi encontrado 02 (duas) facas utilizadas na ameaça contra as vítimas. O individuo foi conduzido para a delegacia de Policia Civil de Ibotirama.

Vale salientar que se tratando da ocorrência com menores, foi necessário acionar ao Conselho Tutelar que se fez presente na delegacia para lavratura do flagrante delito conforme determina a lei.


Blogbraga/28ª CIPM

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: HOMEM É ATINGIDO POR DISPARO ACIDENTAL AO MANUSEAR ARMA DE FOGO NA ZONA RURAL

Quarta-feira, 17 de Julho de 2019 / Região

O paciente foi conduzido para o HO por uma ambulância do município de LEM

Na tarde desta quarta-feira (17), por volta das 16h50, o SAMU foi acionado para socorrer um homem que foi atingido por um disparo de arma de fogo acidentalmente na Villa IV, zona Rural de Barreiras,  distante 60 Km de Luís Eduardo Magalhães.

Segundo informações, a vítima de nome Paulo Teles da Silva de 31 anos, estava socando a espingarda bate-bucha, quando a mesma disparou lhe acertando um disparo na mão esquerda.

O SAMU foi acionado para prestar o socorro, mas o rapaz já havia sido socorrido por terceiros e estava vindo de encontro com a ambulância do SAMU onde mais precisamente na saída de Luís Eduardo Magalhães, avistaram a ambulância e esta foi interrompida e o mesmo foi transferido para a unidade móvel recebendo os primeiros atendimentos, em seguida encaminhado para UPA.

Por volta das 19h, Paulo Teles foi transferido por uma ambulância do município para o Hospital do Oeste em Barreiras, onde passará por cirurgia.


Blogbraga/ Reportagem Marlon

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: POLÍCIA MILITAR DETÉM HOMEM COM POSSE DE ARMA DE FOGO DE USO RESTRITO

Quarta-feira, 17 de Julho de 2019 / Região

Na tarde desta quarta-feira (17), por volta das 15:00h, uma guarnição do PETO 83 CIPM realizava rondas no bairro Novo Horizonte, momento em que um transeunte informou ter visto a pessoa de Maredilson Ferreira Ribeiro de 44 anos, manuseando uma arma de fogo.

Após diligência o indivíduo citado foi localizado e alegou que realmente tinha essa arma na sua residência e que havia encontrado tal arma em uma casa abandonada.

Sendo assim, Maredilson levou a guarnição até sua residência e de fato foi encontrado uma carabina .30 pertencente a PMPA (Polícia Militar do Pará), de numeração adulterada. Diante dos fatos o indivíduo foi conduzido até a Delegacia de Polícia para adoção das medidas previstas na Lei.

Pessoa apresentada:

MAREDILSON FERREIRA RIBEIRO, 44 anos de idade.

MATERIAL APRESENTADO:

Carabina .30 pertencente a PMPA, numeração adulterada, com um carregador.

83ª CIPM: A paz é fruto da Justiça.


BlogBraga/ Repórter Paiva/ 83 CIPM PETO

Compartilhar no Whatsapp

Câmara aprova projeto que autoriza venda de terreno do município

Quarta-feira, 17 de Julho de 2019 / Região

Na sessão desta terça-feira,16, a Câmara de Vereadores colocou para votação o projeto de Lei nº 017, de 21 de junho de 2019, de autoria do Poder Executivo, que pede autorização da Casa para alienação de um imóvel localizado no Loteamento Bela Vista que perfaz uma área de 30.515,51 m². O terreno fica próximo ao antigo Matadouro.

O projeto foi aprovado por 14 votos a favor e 05 contra. A base do governo defende que com a venda do imóvel a cidade será beneficiada com investimentos que podem ser distribuídos em diversas áreas alavancando o desenvolvimento do município.

De acordo com a justificativa do projeto a venda da área não compromete a prestação dos serviços públicos destinados à população, pois, trata-se de um imóvel que, por suas condições e peculiaridades, é dispensável para o atendimento das necessidades públicas de responsabilidade da administração, e destaca que o ingresso da receita permitirá investimentos, principalmente nas áreas da saúde e infraestrutura.


Blogbraga/Assessoria da câmara de vereadores de Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

SÃO DESIDÉRIO: HOMEM É PRESO EM FLAGRANTE APÓS TENTAR MATAR SUA COMPANHEIRA COM UMA CORDA – A VÍTIMA CONSEGUIU GRITAR POR SOCORRO!

Quarta-feira, 17 de Julho de 2019 / Região

O caso foi apresentado na Delegacia de Polícia em Barreiras 

Uma tentativa de feminicídio aconteceu na noite desta terça-feira (16), quando um homem de prenome Geozadaque, 36 anos, fez várias ameaças à sua companheira de convívio e depois de pegar uma corda, usou de força e tentou matar sua companheira de 20 anos de idade. Felizmente a vítima conseguiu gritar por socorro!

A Polícia Militar foi acionada e conseguiu prender em flagrante o acusado que mora em uma fazenda na zona rural de São Desidério. O caso foi apresentado na Delegacia de Polícia em Barreiras onde o indivíduo foi indiciado por tentativa de homicídio.


Blogbraga/Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

LUTA POR LEITE GRATUITO PARA POPULAÇÃO CARENTE DE BOM JESUS DA LAPA

Quarta-feira, 17 de Julho de 2019 / Região

Como um dos responsáveis por levar o programa ao município, estive com a superintendente de Inclusão e Segurança Alimentar da Secretaria de Justiça, Rose Pondé, às vésperas do fim do credenciamento dos laticínios, que é até amanhã, para confirmar a manutenção do município no Programa de Aquisição de Alimentos- Modalidade Leite (PAA Leite) para pessoas em situação de insegurança alimentar, atendidas pela rede socioassistencial, além de alunos das redes públicas de ensino.

A superintendente disse acreditar que será possível manter o município na cota de 600 litros de leite, gratuitos. O programa é uma parceria do governo federal com o Estado, responsável pela gestão e por também fornecer uma contrapartida. Para se credenciar para os lotes da chamada pública é preciso acessar o site da secretaria, escolher a opção desejada e apresentar a documentação exigida.

Os selecionados serão contratados para fazer o fornecimento de leite (captação, processamento e entrega) nos municípios. A solicitação foi feita a pedido do prefeito Eures Ribeiro, do deputado federal licenciado e secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Sérgio Brito e do nosso grupo político.


Blogbraga/DEPUTADO ESTADUAL EDUARDO SALLES

Compartilhar no Whatsapp

FORMOSA DO RIO PRETO: VÍTIMA DE ACIDENTE DE TRÂNSITO NA BR-135 VEM A ÓBITO QUANDO ESTAVA SENDO TRANSFERIDA PARA O HOSPITAL DO OESTE EM BARREIRAS

Quarta-feira, 17 de Julho de 2019 / Região

Joselita Moreira dos Santos, 50 anos, natural de Formosa do Rio Preto/BA, foi vítima de acidente de trânsito por volta das 14:00h desta terça-feira (16), na BR-135 e imediatamente socorrida para o Hospital Municipal de Formosa do Rio Preto.

Devido a gravidade de seu estado de saúde, a vítima foi transferida por uma ambulância do SAMU, unidade avançada, para o Hospital do Oeste onde infelizmente durante o trajeto, já próximo de Barreiras não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

Joselita Moreira dos Santos residia no povoado Olho D’Água, zona rural de Formosa do Rio Preto. Seu corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica para exame de necropsia e depois liberado aos familiares para o sepultamento.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: MULHER É DETIDA PELA SEGUNDA VEZ TENTANDO ENTRAR COM DROGA NO CONJUNTO PENAL

Quarta-feira, 17 de Julho de 2019 / Região

A substância proibida estava acondicionada no sutiã...

Uma jovem de 20 anos de idade foi flagrada na manhã desta quarta-feira (17), por volta das 08:40h, tentando entrar com substância proibida no Conjunto Penal de Barreiras.

Segundo as agentes essa é a segunda vez que a mulher é flagrada com drogas, no caso dois pacotinhos de “maconha” engenhosamente acondicionados no sutiã da acusada. Na primeira ocasião em que foi flagrada, a jovem disse que levava a droga para os irmãos.

O Scanner detectou os pacotes por imagem e então após revista, as substâncias foram encontradas. Uma policial militar feminina juntamente com a guarnição e as agentes, conduziram a mulher até a Delegacia de Polícia onde foram adotadas as medidas previstas na Lei.

“Não passa nada sem ser detectado pelo scanner...” disse uma das agentes ao BlogBraga!


Blogbraga/Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Colheita simbólica de algodão marca atividade de estudantes de Barreiras no programa Conhecendo o Agro

Quarta-feira, 17 de Julho de 2019 / Região

Duas turmas de alunos que estudam o 4º ano do ensino fundamental no Colégio Municipal Padre Vieira participaram, na manhã desta segunda-feira (15), das atividades do ‘Conhecendo o Agro’ - programa educacional mantido pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), com o apoio do Instituto Aiba (Iaiba), Prefeitura Municipal de Barreiras e o Fundo para Desenvolvimento do Agronegócio do Algodão (Fundeagro). A programação teve início no auditório da Fazenda Modelo, com uma aula sob o comando do presidente da Abapa, o engenheiro agrônomo Júlio Cézar Busato. Ele falou sobre o histórico da cultura do algodão, combate às pragas, variedades, períodos de produção e os diversos usos do algodão no cotidiano.

“Entendemos que é necessário mostrar as transformações que estamos promovendo na região, com muita responsabilidade social e ambiental. A riqueza produzida nos campos tem feito com que os benefícios cheguem, direta ou indiretamente, aos lares e empresas do Oeste baiano. A mudança desse panorama marcado pela desinformação só vai ocorrer, com a mesma fórmula que deve ser aplicada ao País, com amplos investimentos na educação. Por isso estamos desenvolvendo esse programa Conhecendo o Agro”, disse Busato.

A coordenadora pedagógica do Padre Vieira, Daniela Mariano, uma das educadoras que acompanharam os estudantes na visita, falou sobre os esforços empreendidos com o intuito de fazer o ‘Conhecendo o Agro’ acontecer. “Nós reestruturamos a proposta pedagógica da nossa escola para atender as especificidades desse programa educacional. A partir dele, começamos a ter uma visão diferenciada, que se caracteriza pelo equilíbrio e a harmonia entre o agro, o meio ambiente e a sociedade, para que aconteça um crescimento em parceria. Mesmo estando em uma cidade agrícola, muitos dos alunos não têm essa dimensão, então o programa é um grande aliado”, afirmou.

Os estudantes demonstraram grande interesse em todas as etapas. Na aula, fizeram perguntas sobre as fases da produção. No laboratório de fitopatologia, observaram amostras no microscópio e conheceram os vilões das lavouras: lagartas, percevejos, fungos e besouros. Para fechar a agenda e fazendo uso do protetor solar, foram para uma colheita simbólica de algodão. “Aprendi muitas coisas sobre o algodão. Nessa visita eu percebi o quanto esse produto agrícola é importante para nosso conforto e para a nossa sobrevivência. O dia de hoje foi muito interessante. Vou repassar o aprendizado para as futuras gerações da minha família”, garantiu a aluna Giselly Pereira de Jesus. 


Blogbraga/Assessoria de imprensa da Abapa

Compartilhar no Whatsapp

Bom Jesus da Lapa tem mais de 2 mil vagas para cursos gratuitos

Quarta-feira, 17 de Julho de 2019 / Região

Há opções como oratória, internet e word para iniciantes, Matemática, entre outros

Estão abertas as inscrições para cursos de capacitação da Faculdade Pitágoras de Bom Jesus da Lapa. Serão oferecidas mais de 2 mil vagas para atividades, gratuitas, nos mais variados temas e áreas de atuação. Os cursos são abertos à comunidade e as aulas acontecerão durante o mês de julho.

Os interessados podem escolher entre opções como internet e word para iniciantes, finanças pessoais e empreendedorismo, probabilidade e estatística, direitos do consumidor, raciocínio lógico, oratória, como elaborar seu currículo e atendimento ao público.

Para se inscrever, é necessário preencher um formulário online, clique aqui. os cursos oferecem certificação.

Confira a programação completa:

19/07 – Matemática, às 19h

16/07 - Funções básicas do AutoCad, das 18h às 22h

17/07 - NR 12 - Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos, às 19h

16 e 17/07 - Física – Mecânica, das 14h às 18h

19/07 - Desmitificando o TCC: trabalhos acadêmicos

16/07 - Raciocínio lógico, às 18h

18/07 - Direito Previdenciário: Seguridade social brasileira e a reforma da previdência, às 19h

18/07 - Probabilidade e estatística

18/07 - Mecânica dos solos, às 19h

18, 19 e 25/07 - Mercados de energia e eficiência energética, das 8h às 14h

22/07 - Liderança empresarial, às 19h

22/07 - Geotecnia: estudo de estradas rurais, às 19h

22 e 23/07 - Introdução a limite – cálculo, às 19h

23/07 - Direito do trabalho no cotidiano, às 19h

24 e 25/07 - Regras de integração – cálculo, às 19h

24/07 - Soluções Extrajudiciais: uma mudança de cultura, às 19h

25/07 - Gestão e planejamento de obras, das 8h às 12h

25/07 - Finanças pessoais e empreendedorismo, às 19h

25/07 - BIM: Benefícios e aplicações na construção civil, às 8h

26/07 - Direito do consumidor, às 19h

29/07 - Oratória, às 19h

Serviço: Cursos de férias

Data: 15 a 29 de julho

Local: Av. Manoel Novaes, nº 1499, Centro - Em frente ao Shopping dos Padres

Mais informações: (77) 3481-9595

Sobre a Faculdade Pitágoras 

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância. Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. 

A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse:  http://www.faculdadepitagoras.com.br

Sobre a Kroton

A Kroton é uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, proporcionando ensino de qualidade durante todos os momentos da vida dos alunos, desde o ensino básico até a educação continuada. Com atuação inovadora, a Kroton é líder no desenvolvimento e aplicação de soluções educacionais. Em seus mais de 50 anos de tradição, já contribuiu para a transformar a vida de milhões de pessoas, e trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país.


Blogbraga/Laís Ferreira

Compartilhar no Whatsapp

24ª CIPM E 54ª CIPM, EM OPERAÇÃO CONJUNTA, ESTOURAM BOCA DE TRÁFICO E ERRADICAM MAIS DE 40 MIL PÉS DE MACONHA

Quarta-feira, 17 de Julho de 2019 / Região

A OPERAÇÃO PM OCORREU EM ÁREA LIMITE DAS DUAS UNIDADES POLICIAIS MILITARES

Por volta das 05h00min da manhã desta terça-feira, 16 de julho, foi deflagrada uma Operação conjunta entre a 24ª CIPM sediada em Jacobina e a 54ª CIPM sediada Campo Formoso, para apurar denúncias anônimas relatadas em ambas as Unidades PM, que davam conta de que numa propriedade rural localizada no Povoado de Barriguda, município de Umburanas-Ba, bem próximo ao Povoado de São Tomé, município de Campo Formoso, havia um plantio de Cannabis Sativa (Maconha).

Esta Operação contou com o empenho de guarnições de Policiais Militares, embarcados em 05 viaturas PM de ambas as Unidades que, em patrulhamento rural, localizaram o plantio com aproximadamente 40 mil pés de uma erva análoga à Cannabis Sativa, na propriedade denunciada.

No momento da abordagem, alguns indivíduos avistaram as guarnições e conseguiram evadir-se adentrando a área de caatinga. Somente um indivíduo, um senhor de 59 anos de idade natural de Campo Formoso, foi capturado na propriedade.

Diante das circunstâncias, foi informado às autoridades competentes, acionado o DPT e, logo após o plantio foi cortado e dado início a incineração no local. O acusado, juntamente com uma amostra do plantio, foi apresentado por Policiais Militares da 24ª CIPM na Sede da 16ª COORPIN em Jacobina.

"Parabenizo com louvor as ações vigorosas desenvolvidas pelos destemidos PMs da 24ª CIPM, bem como da 54ª CIPM, que com bravura e técnica, após denúncias, juntos combateram de frente o mundo do crime, cumprindo assim o juramento de servir e proteger a população, mesmo com os riscos, em razão da natureza da ocorrência enfrentada." Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"


Blogbraga/24ª CIPM/JACOBINA

Compartilhar no Whatsapp

Indivíduos são presos por tráfico de drogas em Barreiras

Quarta-feira, 17 de Julho de 2019 / Região

Na madrugada desta quarta-feira (17), por volta de 00h30, uma equipe da RONDESP OESTE que realizava patrulhamento tático no Bairro Barreiras I, abordou os indivíduos Vandielton Bispo da Silva de 26 anos e Uarlei de Souza Cruz de 27 anos, e encontrou em posse dos abordados os seguintes materiais ilícitos: 1,562 Kg de substância análoga à maconha; 257 gramas de substância análoga à cocaína; 03 balanças de precisão e R$ 1.226,00 em espécie.

Os autores do delito e todo material apreendido foram conduzidos e apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Barreiras para adoção das medidas cabíveis.

RONDESP OESTE
"Braço forte do Oeste baiano"


Blogbraga/RONDESP OESTE

Compartilhar no Whatsapp

HOMEM É DETIDO POR DIREÇÃO PERIGOSA E COM DROGA EM PARATINGA

Quarta-feira, 17 de Julho de 2019 / Região

Nesta terça-feira (16), por volta das 21h30, enquanto realizava rondas pela cidade, a guarnição de serviço visualizou próximo a praça 2 de Julho um veículo estacionado no meio da rua e com som alto, momento em que a guarnição se aproximou para efetuar a abordagem.

Após receber voz de abordagem, o suspeito de nome Érico Almeida de Jesus, entrou no veículo e empreendeu fuga em alta velocidade e realizando manobras perigosas, sendo acompanhado pela viatura, quando em frente ao banco do Brasil os Policiais conseguiram efetuar a abordagem.

Foi encontrado com o mesmo: 2 pinos e 1 trouxa de substância análoga a cocaína em posse do suspeito, que foi conduzido a DEPOL de Paratinga, para a tomada das medidas cabíveis por parte das autoridades competentes.

28 CIPM GUARDIÃ DO PORTAL DO OESTE


Blogbraga/28ª CIPM

Compartilhar no Whatsapp

NOTA DE FALECIMENTO

Terça-feira, 16 de Julho de 2019 / Região

Djalma de Almeida Santos

Com pesar a família de Djalma de Almeida Santos, 55 anos, natural de Formosa do Rio Preto/BA, comunica seu falecimento que foi constatado na manhã desta terça-feira (16).

Djalma estava desaparecido desde a manhã de domingo (14), quando foi visto pela última vez com vida no local chamado Porto da Espera às margens do Rio Preto em Formosa.

O corpo foi encontrado por volta das 11:00h de hoje. A causa da morte foi afogamento.

A família agradece toda ajuda prestada por amigos que gastaram tempo e esforço nas buscas, bem como compartilhamento da mensagem do desaparecimento de Djalma nas redes sociais.

O sepultamento acontecerá no cemitério municipal no centro da cidade de Formosa do Rio Preto na manhã desta quarta-feira (16), às 10:00h.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: CRIANÇA DE QUATRO ANOS AGRIDE PROFESSORA E PROVOCA CONFUSÃO NA SALA DE AULA

Terça-feira, 16 de Julho de 2019 / Região

O caso aconteceu em uma escola no bairro Vila Brasil no município de Barreiras

Foi registrado da Delegacia de Polícia nesta segunda-feira (15), o caso de agressão de um aluno de quatro anos de idade contra uma professora.

De acordo com depoimento, o aluno não teria aceito a recusa da professora de não sair da sala de aula. A criança não obedeceu, e em determinado momento, teria dado três mordidas no braço esquerdo da professora além de quebrar uma caneca e ameaçar jogar as cadeiras colocando em risco a integridade física dos outros alunos.

A mãe da criança foi chamada até a escola para tentar controlar a criança e leva-la para casa, mas a mesma não pôde comparecer por causa do trabalho,  então pediu que outro familiar comparecesse e assim aconteceu.

Um ofício para o Conselho Tutelar foi expedido na ocasião.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: TRABALHADOR RURAL DA COMUNIDADE DE LAMARÃO DESAPARECE E É ENCONTRADO MORTO DOIS DIAS DEPOIS – SUSPEITA DE MAL SÚBITO

Terça-feira, 16 de Julho de 2019 / Região

Rabecão e necrotério do DPT

Josmy dos Santos Brito, 29 anos, natural de Barreiras/BA, saiu às 07:00h da manhã do dia 13 (sábado), da localidade de Lamarão que fica à margem esquerda do rio de Janeiro, zona rural de Barreiras a aproximadamente 03 km do povoado Chico Preto, e até esta segunda-feira (15), não havia retornado em sua casa.

Os familiares preocupados com a falta de notícia, registraram seu desaparecimento na delegacia de Polícia em Barreiras, quando então o corpo de Josmy foi encontrado sem vida pouco depois das 22:00h desta segunda-feira (15).

Pela cena em que o corpo foi encontrado, a saber; debruçado embaixo de uma árvore, tendo ao seu lado uma espingarda chumbeira (fabricação caseira), além de não haver nenhum sinal visível de violência no corpo e local, há a suspeita de que um mal súbito tenha acometido a vítima.

O corpo foi removido para o necrotério do Departamento de Polícia Técnica para exame. Os familiares já receberam liberação do corpo para o sepultamento.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Em Gentio do Ouro, região de Irecê, comerciante morre em acidente de carro

Terça-feira, 16 de Julho de 2019 / Região

O comerciante Claudiomiro Silva Durães, também conhecido como Kadim de Belita, de 48 anos, morreu após o carro que dirigia virar na BR-330, no município de Gentio do Ouro, região de Irecê.

Segundo informações da Polícia Militar, o acidente aconteceu na madrugada de segunda-feira (15), entre as localidades de Gameleira do Assuruá e Itajubaquara, na zona rural da cidade.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada para o local, mas já encontrou a vítima morta. Ouro ocupante do veículo, Renato Irineu Juvenal, teve apenas ferimentos leves.

O corpo do comerciante foi levado para o Instituto Médico Legal de Irecê.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Ação que transferiu 366 mil hectares a um único homem pode ser anulada, diz Procuradoria de Justiça da Bahia

Terça-feira, 16 de Julho de 2019 / Região

Ministério Público até hoje não foi autorizado a se pronunciar em processo que, da noite para o dia, retirou terras de 300 agricultores em Formosa do Rio Preto
 
A Procuradoria de Justiça da Bahia questionou a proibição de participação do Ministério Público na controversa ação que transferiu a um único homem 366 mil hectares de terras em Formosa do Rio Preto, no Oeste do Estado, causando prejuízo a cerca de 300 agricultores. Segundo a procuradoria, o processo pode ser anulado, já que envolve evidente interesse público, social e ambiental, o que demanda atuação do Ministério Público.
 
Até agora, porém, os juízes Sérgio Humberto de Quadros Sampaio e Marivalda Moutinho, que julgaram a causa, recusaram o pedido do Ministério Público de atuar no processo em primeira instância.
 
Em pronunciamento feito dentro de um recurso nessa mesma ação, a Procuradoria de Justiça (braço do MP que atua na segunda instância, perante o Tribunal de Justiça) ressaltou a necessidade de atuação do Ministério Público, devido ao “evidente interesse público e social que sobressai na ação”.
 
A procuradoria ressaltou que “foi obstada a atuação” do Ministério Público no processo e afirmou que eventual comprovação de desrespeito aos direitos constitucionais e infraconstitucionais dos envolvidos na causa “dão ensejo à nulidade absoluta de todo o feito”.
 
“A própria magnitude da área em disputa e o vasto alcance das pessoas potencialmente lesadas pela inversão da posse em favor de um único particular apresentam fortes indícios de que o latifúndio alberga terras que ultrapassam  fronteiras com potencial repercussão ambiental, o que aponta a necessária atuação do Ministério Público (...), sendo um dos pilares do estado de direito a atribuição do Ministério Público em defesa dos interesses sociais”, afirmou a procuradoria no pronunciamento.
 
O órgão também requereu a intimação pessoal do representante do Ministério Público com atuação em Formosa do Rio Preto para esclarecimentos sobre eventual atuação extrajudicial no mesmo processo.
 
RELEMBRE O CASO
 
Em abril de 2017, o juiz Sérgio Humberto de Quadros Sampaio deu uma liminar que, da noite para o dia, transferiu a posse de 366 mil hectares de terras ao mecânico José Valter Dias. A área equivale a cinco vezes o tamanho da cidade de Salvador. Na mesma liminar, o juiz determinou que cerca de 300 agricultores que ocupam a região desde a década de 1980 deixassem as terras imediatamente, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.
 
A decisão foi dada sem ouvir os agricultores e nem o Ministério Público, que pediu, sem sucesso, para participar do processo. O juiz acabou se declarando suspeito e abandonando o caso. 
Os agricultores, entretanto, se viram coagidos a firmar acordos pelos quais são obrigados a pagar a uma holding parte de sua produção para permanecer nas terras.
 
Em 17 de dezembro de 2018, uma nova juíza designada pelo TJBA para atuar no local, Marivalda Moutino, deu uma sentença confirmando a liminar e transferindo a posse das terras, agora no mérito, a José Valter Dias. 
 
Apesar dos pedidos do Ministério Público para ingressar na causa, a juíza rejeitou mais uma vez a participação. “No caso da presente demanda, a intervenção do Ministério Público não se opera em face do que dispõe o art. 178, incisos do Novo Código de Processo Civil, para exercer o custus legis, porque não há interesse público ou social aferido na presente ação, tratando-se de demanda de interesse privado de natureza possessória, que não é conflito agrário”, escreveu Marivalda Moutinho em sua decisão. 
 
O artigo mencionado pela juíza afirma que o Ministério Público será intimado para, no prazo de 30 dias, intervir como fiscal da ordem jurídica (...) nos processos que envolvam interesse público ou social, interesse de incapaz, e litígios coletivos pela posse de terra rural ou urbana.


Blogbraga/MP/BA

Compartilhar no Whatsapp

Região de Irecê: Homem suspeito de tentar matar ex-mulher em São Grabriel é preso pela Polícia Civil

Terça-feira, 16 de Julho de 2019 / Região

Um homem identificado por Antônio Carlos de Figueiredo, o Tonhão, de 42 anos, foi preso na noite desta segunda-feira (15), na localidade de Recife, zona rural da cidade de Jussara, região de Irecê.

Na manhã da última sexta-feira (12), Tonhão chegou em uma escola, em São Gabriel, e tentou assassinar sua ex-mulher, aplicando cerca de 12 golpes de faca e várias partes do corpo. Em seguida, ele fugiu. Gilmária Rocha da Silva Figueiredo está internada no Regional, após ser submetida a cirurgia, encontra-se em estado estável.

A Polícia Civil representou pela prisão preventiva do suspeito. Após contatos telefônicos entre a autoridade policial e o acusado, o mesmo foi convencido a se entregar.

O suspeito foi encaminhado à Delegacia Regional de Polícia Civil de Irecê onde está preso à disposição da Justiça.

Click no link e relembre o caso:

http://blogbraga.com.br/?Pagina=Noticias&Titulo=regiao-de-irece-mulher-sofre-tentativa-de-feminicidio-dentro-de-escola-em-sao-gabriel&Id=65704


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Secretaria da Educação do Estado entrega Documento Curricular Referencial da Bahia ao Conselho Estadual de Educação

Segunda-feira, 15 de Julho de 2019 / Região

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia entregou, nesta segunda-feira (15), ao Conselho Estadual de Educação da Bahia, a versão final do Documento Curricular Referencial da Bahia, durante a *1012ª* sessão do conselho pleno, que contou com a presença do subsecretário da Educação, Danilo Souza e da superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manuelita Falcão Brito. 

O documento, que ainda será normatizado pelos membros do Conselho, tem como objetivo assegurar os princípios educacionais e os direitos de aprendizagem de todos os estudantes do território estadual, em toda a Educação Básica. Ele será uma referência para as redes estadual, municipais e privadas. 

O documento foi construído em colaboração permanente entre municípios e Estado, com a participação de diversos educadores das redes de ensino. A construção contou com uma equipe de redatores especialistas em todas as áreas do conhecimento, responsáveis pela escrita, e também contou com consultas públicas on-line e presenciais, contabizando mais de 200 mil contribuições, envolvendo a participação dos 27 Territórios de Identidade.

O Referencial Curricular tem como base as orientações normativas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), complementada à luz das diversidades do território baiano, de modo a colaborar com a reescrita dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) das unidades escolares. Ele é composto de dois volumes: um para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental e um para o Ensino Médio. 

O subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, que representou o secretário Jerônimo Rodrigues, falou da importância do documento para o fortalecimento da Educação da Bahia. “O documento foi entregue para que, novamente, o Conselho possa fazer a sua grande contribuição, a fim de que possamos construir um projeto de educação cada vez mais participativo e equitativo. O próximo passo é aguardar que o Conselho delibere sobre o documento para que ele possa ser divulgado em toda a rede e assimilado como um documento norte para que se façam todas as intervenções do ponto de vista do currículo, respeitando-se a diversidade e a realidade local”, destacou. 

A presidente do Conselho, Anatércia Contreiras, falou sobre o próximo passo após a entrega do documento. “Essa entrega do documento muito honra o Conselho com essa pactuação e compromisso que, cada vez mais, se estabelece entre o Conselho e a Secretaria em uma relação de partilha, diálogo e alinhamento de ações. O documento será analisado por todos os membros do conselho para um posterior pronunciamento”, afirmou.

Posse de novo membro - Na oportunidade, também foi empossado o novo membro do Conselho, Nildon Pitombo, em substituição a Clímaco César Dias, e que cumprirá o restante do mandato correspondente ao quadriênio 2016/2020. “Minha vinda é no sentido de ajudar e colaborar com o Conselho naquilo que ele já faz há 177 anos, que de fato é o conselho mais velho do Estado, do Brasil e vem cumprindo essa tarefa de organizar os sistemas de educação de uma maneira muito sólida e competente. É um órgão que colabora com o governo no sentido de emitir todas as regulamentações possíveis para dar sustentação a regularidade das instituições privadas que compõem todo o sistema de educação do Estado da Bahia e orientar aquelas que são sistematicamente vinculadas ao sistema estadual, como é o caso das redes municipais de Ensino Fundamental e Educação Infantil”, disse o educador, que é licenciado em Física e mestre em Educação.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria da Educação do Estado da Bahia/Fotos: Emerson Santos

Compartilhar no Whatsapp

PRF apreende fuzil, pistolas, revólver e pasta base de cocaína na BR 242, em Ibotirama (BA)

Segunda-feira, 15 de Julho de 2019 / Região

Além das armas de fogo, foi encontrada também munições de diversos calibres.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na manhã desta segunda-feira (15), um fuzil, duas pistolas, um revólver, 173 munições e aproximadamente 31 kg de substância com características semelhantes à pasta base de cocaína, embaladas em tabletes, em Ibotirama, região oeste da Bahia.

O arsenal e a droga estavam escondidos em compartimento oculto de um RENAULT/ Duster 4×2. O flagrante ocorreu durante fiscalização da PRF de combate a criminalidade no KM 582 da BR 242.

Inicialmente foi dada ordem de parada ao veículo, com placas de Curitiba (PR), sendo realizado pelos agentes os procedimentos de abordagem. Durante a entrevista ao motorista, um homem de 35 anos, percebeu-se certo nervosismo e contradições.

Em seguida foi realizada vistoria minuciosa no automóvel, foi quando os policiais encontraram os pacotes de drogas, armas de fogo e munições que estavam escondidos em fundo falso na parte traseira da camioneta.

A maior parte das munições (161) são do calibre 556mm. Já 5 projéteis são do calibre 38 e mais 7 de calibre 9mm. O motorista de iniciais J. T. da C. e S., estava vindo do Estado de Mato Grosso com destino à cidade de Feira De Santana-BA, onde o material seria entregue.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão e a ocorrência foi apresentada para a Delegacia de Polícia Judiciária local.


Blogbraga/PRF

Compartilhar no Whatsapp

Motorista é feito refém e tem carga roubada na BR/020; Polícia Civil recupera carreta próximo ao Povoado Novo Paraná

Segunda-feira, 15 de Julho de 2019 / Região

Por volta das 20h, deste domingo (14), o motorista de uma carreta transportadora TECMAR, carregada de pneus foi interceptada por criminosos próximo ao Povoado Novo Paraná, zona rural de Luis Eduardo Magalhães.

Segundo informações da polícia civil, a carreta baú foi interceptada por um veículo de cor vermelha com três bandidos armados, levando a mesma e roubando toda a carga. O motorista foi levado pelos criminosos e posteriormente liberado.

Na madrugada de hoje segunda-feira (15), por volta das 04h30, a polícia civil encontrou a mesma às margens da BR/020 distante 10 Km do ocorrido.

A carreta foi removida para o DISEP para serem tomada as medidas cabíveis e após perícia será devolvida a empresa. O caso será investigado pela Polícia Civil local, até o momento os produtos (pneus) roubados ainda não foram recuperados.


Blogbraga/Reportagem: Marlon

Compartilhar no Whatsapp

ENTRADA NO NECROTÉRIO DO DPT DE BARREIRAS

Segunda-feira, 15 de Julho de 2019 / Região

Deu entrada na tarde desta segunda-feira (15), no necrotério do Departamento de Polícia Técnica de Barreiras o corpo do idoso Sr. Nelson Francisco de Souza, 80 anos, natural de Formosa do Rio Preto e residente no mesmo município.

Segundo informações de familiares, Sr. Nelson teria comunicado a um parente de que havia ingerido veneno. Assustada com a notícia, a família imediatamente acionou o serviço móvel de urgência SAMU, que após procedimentos junto ao Hospital Municipal, foi transferido em estado grave para o Hospital do Oeste em Barreiras onde deu entrada pouco depois das 20:00h deste domingo (14).

Infelizmente Sr. Nelson não resistiu vindo a óbito pouco depois do meio-dia desta segunda-feira (15).

A família não entende a ação tomada pelo idoso onde o mesmo levava uma vida normal e não tinha vícios. É aguardado a liberação após exame de necropsia para poder realizar o sepultamento que deve acontecer na zona rural do município. Nelson Francisco deixa esposa e filhos.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: OBRAS DE RECONSTRUÇÃO DA ESTRADA QUE DÁ ACESSO ÀS CACHOEIRAS DO REDONDO E ACABA VIDA SÃO ACOMPANHADAS PELO PREFEITO ZITO BARBOSA E VEREADORES

Segunda-feira, 15 de Julho de 2019 / Região

Cachoeira do Redondo

Cachoeira do Acaba Vida

Dois dos principais atrativos turísticos de Barreiras, a Cachoeira do Acaba Vida e a Cachoeira do Redondo, em breve, estarão com o acesso mais fácil, garantindo aos turistas e moradores daquela região, o ir e vir com segurança e tranquilidade. Por meio do Programa Desenvolve Barreiras, dentro dos projetos Vale Produtivo (Agricultura) e Barreiras Bonita Por Natureza (Meio Ambiente e Turismo), a gestão municipal está com obras de recuperação na estrada.

Nessa etapa, são 40 quilômetros de estrada vicinal que interliga o povoado de Chico Preto às duas cachoeiras. Por lá passam, além de turistas e visitantes interessados em conhecer os atrativos, pequenos agricultores e moradores que vivem na região. Com a reconstrução da estrada, os acessos serão facilitados, além de ser uma ação fundamental para impulsionar a atividade turística e incrementar os empreendimentos neste setor, lá instalados.

Para acompanhar de perto o andamento das obras, o prefeito Zito Barbosa, acompanhado pela primeira-dama do município, Marisete Bastos, vice-prefeita, Karlúcia Macêdo, o presidente da Câmara Eurico Queiroz, os vereadores João Felipe, Eugênio Fernandes, Gilson Rodrigues, Otoniel Teixeira e Silma Alves, passou a manhã desta quinta-feira (11) na região das cachoeiras e falou com entusiasmo das melhorias.

“Estamos na prática construindo essa estrada, para assegurar perfeitas condições de trafegabilidade aos moradores e produtores dessa região, possibilitando assim que depois de décadas de isolamento, essas belíssimas cachoeiras que são patrimônios naturais do nosso município, possam finalmente ser visitadas, especialmente a cachoeira do Redondo que era a mais isolada. Desta forma, estaremos criando as condições para potencializar o turismo ecológico e ao mesmo tempo possibilitar que os agricultores dessa região possam transportar sementes e insumos com mais facilidade, e, depois, levar os frutos do trabalho para serem comercializados, sem imprevistos”, disse o prefeito.

O subsecretário de infraestrutura, Enoque Sousa que acompanha de perto todas as etapas da obra, salientou que desde o ano passado, a prefeitura tem realizado um trabalho constante de manutenção das estradas, construção e recuperação de pontes. “Nosso trabalho é intenso nessa região para garantir boas condições de trânsito para os moradores e o transporte escolar. Já recuperamos a estrada até a comunidade Mata da Cachoeira, reconstruímos a ponte da Cachoeira do Acaba Vida e agora estamos avançando no trecho que liga as duas cachoeiras e o Chico Preto”, disse.

Cartões postais – As cachoeiras do Redondo e do Acaba Vida são consideradas, junto com o Rio de Ondas e o Rio Grande, os principais cartões postais de Barreiras. A Acaba Vida possui 36 metros de queda d’água e mirantes estratégicos para a contemplação da paisagem. Já a Cachoeira do Redondo, além de uma queda d’água deslumbrante, possui uma grande piscina natural, ideal para banhos reconfortantes.


Blogbraga/ Repórter Paiva/ Dircom Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

Motorista perde o controle e colide contra poste próximo a Cachoeira do Acaba Vida, zona rural de Barreiras

Segunda-feira, 15 de Julho de 2019 / Região

Um motorista que não teve o nome divulgado perdeu o controle da caminhonete que dirigia e colidiu contra um poste de iluminação próximo a Cachoeira do Acaba Vida, na altura do Centro de Eventos/Chácara do Grupo Santo Antônio, zona rural de Barreiras.

Segundo informações, o motorista vinha da Cachoeira do Redondo subindo a serra sentido a Cachoeira do Acaba Vida, quando perdeu o controle colidindo contra o poste e caiu dentro de uma valeta lado esquerdo.

Com o impacto, o poste quebrou e caiu em cima da caminhonete. Apesar da gravidade do acidente, o motorista sofreu ferimentos leves.

Prepostos da Coelba estiveram no local realizando os reparos no poste de iluminação. O veículo ficou avariado.


Blogbraga/ Fotos de internauta

Compartilhar no Whatsapp

Região de Irecê: Jovem de 21 anos é morto a tiros em Cafarnaum

Segunda-feira, 15 de Julho de 2019 / Região

Um rapaz identificado por Anderson Matos Novais, de 21 anos, foi morto a tiros na noite deste domingo (14), por volta das 20h, no povoado de Lagoa Clara, zona rural da cidade de Cafarnaum, região de Irecê.

Segundo a Polícia Militar, a vítima estava em frente a residência quando chegaram dois homens em uma moto e um deles efetuou os disparos à queima-roupa. Em seguida, a dupla fugiu.

A vítima ainda foi socorrida para uma unidade hospitalar local, mas já estava sem sinais de vida. O corpo foi removido para o Departamento de Polícia Técnica de Irecê.

A Polícia Civil vai abrir inquérito para apurar o caso.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

SÃO DESIDÉRIO: VIAS DE FATO RESULTA EM MORTE EM POVOADO DA ZONA RURAL DA CIDADE

Segunda-feira, 15 de Julho de 2019 / Região

Na noite deste domingo (14), por volta das 22:00h, uma possível discussão em um bar no povoado de Olhos D’Agua de Maria, zona rural da cidade de São Desidério, resultou em vias de fato onde a pessoa identificada como Aristeu Joaquim Teixeira, 38 anos, natural de São Desidério/BA, foi agredido com um soco e ao cair bateu violentamente a cabeça no chão vindo a óbito no local.

Uma ambulância do SAMU esteve no local e os socorristas iniciaram o APH (Atendimento pré-hospitalar ou socorro pré-hospitalar), mas apenas puderam constatar o óbito da vítima que sangrava pelo ouvido e boca. Uma guarnição da Polícia Militar acompanhou a equipe.

O Departamento de Polícia Técnica de Barreiras foi acionado e fez a perícia removendo a vítima para o necrotério onde passará por exame de necropsia. A Polícia Civil investiga o crime.

 

Blogbraga/Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Prefeitura de Seabra abre concurso com 33 vagas e salários de até R$ 2,5 mil

Segunda-feira, 15 de Julho de 2019 / Região

A prefeitura de Seabra, na região da Chapada Diamantina, divulgou o edital de concurso público para preencher 33 vagas. Os salários variam de R$ 998 a R$ 2.557,73. Entre os cargos estão pedreiro, pintor de obras, motorista, eletricista, agente de tributos, fiscal de obras, almoxarife, agente comunitário de saúde, agente de combate a endemias, agente de trânsito, engenheiro agrônomo, engenheiro civil, coordenador pedagógico, enfermeiro, farmacêutico, nutricionista e odontólogo psicólogo.

As inscrições serão feitas pela internet no site do Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB), responsável pela prova, entre de dias 11 de julho e 11 de agosto. A taxa varia de R$ 70 a R$ 130 de acordo com o cargo.

Há vagas para todos os níveis de escolaridade. As provas vão acontecer no dia 06 de outubro.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Mineiros MaxCar DBT Click Tec Paraíba Global Forte Grãos Oeste Manutenção DM Reparos Sutrans Neli Polícia Civil Sportime Delicia Bem Brasil Pastel Dr. Márcio Rogério Extreme CISO Elo Aço Rabelo Fontana Vida Farma Mimoaço Silvano Santos Evolucao Guarda Municipal Contabilidade Rondon P&F Jaú Dupará Açaí Unopar Kenni Henke Grupo Marabá Coyote Luz motos Casa da Ferramenta G7 DPVAT Barreiras PM Imperial Dique Denuncia