A ILHA

NOTÍCIAS

BARREIRAS: MÃE CONFESSA QUE RECÉM-NASCIDO MORREU TRANCADO EM GUARDA-ROUPA, EM SEGUIDA FOI ESQUARTEJADO E QUEIMADO

Sexta-feira, 21 de Setembro de 2018 / Região

Foto: Repórter Paiva - Blogbraga

Adriana Barbosa Marques, de 24 anos, prestou depoimento nesta quinta-feira (20), no complexo policial do bairro Aratu, em Barreiras/BA, onde confessou ao delegado José Romero, que abandonou o bebê dentro de um guarda-roupa durante três dias, no quarto do prédio onde morava, no bairro Recanto dos Pássaros. “Ela diz que viajou sexta-feira e retornou numa segunda-feira, quando encontrou a criança morta”.

Aparentemente chocado com o depoimento de Adriana, Romero também revelou que a mesma mutilou e dividiu os restos mortais. “Afirmou que colocou uma parte no lixo, após fritar em uma panela. O restante jogou no vaso sanitário, e logo após deu descarga”, disse o delegado.

Na época, a mãe alegava que tinha doado a filha para uma pessoa desconhecida após o parto no Hospital do Oeste, mas seus familiares não acreditavam em sua versão e denunciaram o caso no complexo policial de Barreiras. No início das investigações policiais, com menos de 15 dias do desaparecimento, o suposto corpo da menina foi encontrado queimado e acondicionado em uma sacola plástica, localizada no lixo, em um lote do bairro Recanto dos Pássaros, ao lado do apartamento dela.

Na mesma ocasião, policiais do Serviço de Investigação (S.I.) da 1ª Delegacia de Barreiras realizaram buscas no apartamento de Adriana, onde acharam uma panela queimada e um frasco de álcool, possivelmente usados no processo de ocultação do corpo.

Para concluir o Inquérito Policial instaurado para apurar o caso, o delegado aguarda resultado do exame de DNA realizado em Salvador, para comprovação de que o cadáver é da filha de Adriana. O Departamento de Polícia Técnica não possui data prevista para concluir e entregar o laudo pericial.

Romero não falou sobre a tipificação do crime, que pode ser considerado como homicídio ou infanticídio, que consiste no fato de a mãe matar o filho recém-nascido durante o estado puerperal. “Estava muito nervosa e aparentemente depressiva, mas revelou tudo o que fez com a garotinha”, comentou.

Click no link e telembre o caso:

http://blogbraga.com.br/?Pagina=Noticias&Titulo=barreiras-corpo-de-recem-nascido-e-encontrado-em-um-lixo-ja-em-estado-avancado-de-decomposicao-&Id=46686


Blogbraga/Alô Alô Salomão-parceiro do blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Homem morre em confronto com a polícia em Ibotirama/BA

Sexta-feira, 21 de Setembro de 2018 / Região

Por volta das 12h50 desta sexta-feira (21), A Guarnição foi abordada por uma pessoa a qual informou que no bairro Xixá, em Ibotirama tinha uma residência que possivelmente se tratava de uma boca de fumo.

A guarnição de imediato deslocou para o local, ao chegar na residência a mesma foi recebida a disparo de arma de fogo, a Guarnição revidou com intuito de repelir a injusta agressão e resguardar a integridade física da mesma. 

Após cessar os disparos, foi contatado que o agressor estava caído ao solo, de imediato foi prestado o socorro levando o indivíduo até o hospital, aonde foi contatado pelo médico que o mesmo  de nome Clayton de Souza Santos não resistiu ao ferimento e veio a óbito.

◾Material apreendido.
1 resolver calibre 32 smith e wesson
3 munições calibre 32 intactas  (picotadas)
2 munições deflagrada 
5 pinos de substância análoga à cocaína 
2 trouxa de uma substância análoga à maconha 
1 celular smartphone mirage

Obs: todo o material apreendido foi apresentado na DT de Ibotirama para medidas de praxe.


Blogbraga/28 CIPM

Compartilhar no Whatsapp

Agricultores do oeste estreitam diálogo com Ibama, Ministério do Trabalho e Banco do Brasil

Sexta-feira, 21 de Setembro de 2018 / Região

Um novo e importante momento de diálogo e aproximação entre os produtores rurais do oeste da Bahia junto ao Ibama, Ministério do Trabalho e Banco do Brasil foi iniciado nesta quinta-feira (20), sob o comando da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), em Barreiras. As duas entidades organizaram um encontro para que os associados pudessem expor demandas e tirar dúvidas inerentes a três assuntos que muitas vezes se traduzem em motivos de preocupações: questões ambientais, relações trabalhistas e financiamento agrícola.

A convite das associações, desembarcaram para o encontro, o vice presidente do Banco do Brasil, Tarcísio Hubner, o superintendente do Ibama na Bahia, Alberto Santana e a superintendente regional do Ministério do Trabalho na Bahia, Gerta Angélica Schultz.  Várias exposições foram trazidas pelo setor agrícola aos representantes dos três segmentos, que deixaram claro estarem abertos ao diálogo e a levar as demandas para as esferas competentes. “Os desafios são grandes porque muitas vezes ações isoladas podem trazer consequências sérias, mas estamos prontos para trabalhar em parceria. Peço aos senhores que nos procurem, a superintendência está de portas abertas para recebê-los”, externou a representante do Ministério do Trabalho, Gerta Schultz.

O presidente da Abapa, Júlio Busato apresentou para o superintendente do Ibama um problema enfrentado com frequência pela classe produtora. “Ações exageradas, principalmente no que tange aos embargos de áreas e depois, a morosidade no desembargo, que pode levar anos, é algo que precisa ser revisto. Mas é claro, esse é apenas um exemplo, cada produtor possui demandas próprias ou, algumas, comuns a todos, por isso, essa porta se abre em um momento importante, onde o diálogo fará a diferença nessa parceria que começamos a construir hoje”, disse Busato.

Em resposta Alberto Santana disse que “é hora de buscar conciliação, precisamos chamar de todos que têm responsabilidades com o meio ambiente e a agricultura em busca de novos rumos, com vistas ao desenvolvimento sustentável. Sempre que houver propostas de parcerias, estarei aqui todas as vezes que se fizerem necessárias”, destacou.

Renegociação de dívidas junto ao Banco do Brasil e linhas de crédito específicas para o setor foram pontos bastante levantados pelos agricultores. E nessa área o vice-presidente do Banco do Brasil deixou uma mensagem otimista aos presentes, e, seguindo a linha dos outros dois representantes , garantiu total abertura para tratar dos casos existentes. “Recursos para o agronegócio não faltarão mais, a taxas justas, o cenário é muito positivo, e não temos dúvida de que mesmo na maior crise enfrentada pelo nosso país, o agronegócio se mostrou como a força e a esperança de nosso povo. Estamos aqui para apoiar no que for preciso”, destacou Tarcísio Hubner.

“Este foi um primeiro encontro, mas, pelo que sentimos aqui, será pauta constante de reuniões, todos estão prontos para que isso aconteça. Posso dizer que foi um passo extremamente importante e necessário na busca das soluções apresentadas pelo setor agrícola do oeste da Bahia”, finalizou o presidente da Aiba, Celestino Zanella.


Blogbraga/Assessoria de Imprensa Abapa

Compartilhar no Whatsapp

Caminhão de empresa de Piritiba/BA, que aluga som pega fogo na BA-432, entre Iraquara e Souto Soares

Sexta-feira, 21 de Setembro de 2018 / Região

Um caminhão Baú Ford Cargo que seguia de Piritiba, Região de Jacobina, com destino a cidade de São Desidério, no oeste do estado, pegou fogo na altura do KM 102 da BA-432, sentido Iraquara a Souto Soares, na Chapada diamantina.

O veículo transportava aparelhagem da empresa Ricardo Som para uma festividade em São Desidério. Uma falha mecânica nas lonas traseiras de freios pode ter causado o fogo.

O caminhão e toda aparelhagem de som ficaram completamente destruídos pelas chamas. O prejuízo gira em torno de R$ 4 milhões de reais. Ninguém se feriu.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

BR/242: Homem é preso com quase 900 munições de uso restrito e 13 kg de cocaína dentro de carro em Ibotirama/BA

Sexta-feira, 21 de Setembro de 2018 / Região

Suspeito disse que havia recebido material apreendido em Cuiabá, no Mato Grosso, e levaria até Salvador, onde receberia dinheiro pelo transporte.

Um homem de 26 anos foi preso com 891 munições de armas de uso restrito e 13 kg de cocaína dentro de um carro, na manhã desta quinta-feira (20), na BR-242, no município de Ibotirama, no oeste da Bahia. Conforme informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), ele vai responder aos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de armas.

De acordo com a PRF, o homem foi abordado durante uma fiscalização no km 582. No veículo foram encontrados 17 caixas de munição calibre 9mm, três caixas de munição calibre 30, e três carregadores. A cocaína estava didivida em12 tabletes.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o homem disse que havia recebido as munições e a droga em Cuiabá, no Mato Grosso, e levaria o material apreendido até Salvador, onde receberia dinheiro pelo transporte.

A PRF informou que o homem, que é de Várzea Grande (MT), foi levado para a Delegacia de Polícia Civil, em Ibotirama.


Blogbraga/G1

Compartilhar no Whatsapp

MPF e MPBA discutem durante audiência púbica educação básica do município de Central

Sexta-feira, 21 de Setembro de 2018 / Região

Ocorreu na manhã desta quinta-feira (20), no espaço do Clube Luar de Prata, em Central, na região de Irecê, uma audiência pública que teve o objetivo de discutir e identificar os problemas da educação básica local.

O encontro foi promovido pelo Ministério Público Federal (MPF), onde iniciou à execução do projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc), em parceria com o Ministério Público do Estado da Bahia (MP/BA).

O evento começou por volta das 09h e encerrou ao meio-dia. O espaço ficou completamente lotado de estudantes, professores e pais, principalmente. O MPEduc visa identificar os motivos do baixo índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) de Central – que, no ano de 2015, foi de apenas 3.8 (numa escala de 0 a 10). Em 2017 foi de 4,5 – mesmo assim não alcançando a meta projetada pelo Ideb que foi 4,8 para ano.

Diversos professores e professoras, bem como alunos, falaram dos principais problemas que afetam a educação local. Dentre eles, citaram o atraso de salários que é recorrente, merenda de baixa qualidade, transporte que não chega no horário, banheiros inadequados, falta de reunião com pais, etc. Para investigação e consequentemente identificar os problemas, informações como essas, sobre diversos aspectos das escolas, como alimentação, transporte, aspectos pedagógicos, inclusão, estrutura física e diretrizes pedagógicas são colhidas.

O projeto Ministério Público pela Educação também tem a finalidade de acompanhar a execução das políticas públicas na área da educação, a adequada destinação dos recursos públicos e verificar a existência e a efetividade dos conselhos sociais com atuação na área de educação.

Participaram do evento, o MPF em Irecê, por meio do procurador da República Márcio Castro, e do promotor de justiça Fernando Souza do MP/BA, representantes da Câmara dos Vereadores, da Prefeitura, da Secretaria de Educação, do Sindicato dos Servidores e membros do Poder Judiciário.

Realizado em três etapas, o Ministério Público pela Educação identifica as condições do serviço de educação ofertado pelas redes públicas de ensino básico, apresenta as medidas corretivas aos gestores públicos e contas à população das providências adotadas e dos resultados obtidos.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Oeste baiano recebe investimentos em água e saneamento

Quinta-feira, 20 de Setembro de 2018 / Região

A Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs) entregou Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA), na manhã desta quinta-feira (20), em municípios do oeste da Bahia. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores de Santa Rita de Cássia, cidade escolhida para sediar o ato oficial que envolve também o município de Cotegipe.

No total, o Estado investiu cerca de R$ 600 mil, com recursos próprios do Fundo de Combate à Pobreza (Funcep), beneficiando 70 famílias residentes em zonas rurais ou localidades afastadas das sedes municipais. Todos os sistemas foram construídos pela Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos (Cerb). 

Em Santa Rita de Cássia, a localidade de Água Boa recebeu o SSAA. Em Cotegipe, as localidades beneficiadas foram Barra Grande, Tapera, Entupido e Covil. Na ocasião, o secretário da Sihs, Cássio Peixoto, também assinou ordens de serviço para início das obras de construção de sistemas simplificados em assentamentos de São Desidério e Barra, com recursos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Ufob 

Ainda no oeste, a equipe da Sihs esteve na Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) para tratar da implantação do Sistema de Tratamento de Esgoto no campus. A partir de estudos feitos pela Superintendência de Saneamento da Sihs, a secretaria sugeriu a implantação de uma Estação de Tratamento de Esgotos Compacta, incorporando ao projeto a reutilização dos efluentes gerados pelo campus. 

Os recursos, no valor de R$ 800 mil, já foram alocados pela Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan), e o processo licitatório encontra-se em andamento, devendo ter edital publicado nos próximos dias. 

Para Cássio Peixoto, a estação a ser implantada trará inúmeros benefícios para os usuários e o meio ambiente, tais como o reuso das águas dos efluentes gerados pelo campus e o aproveitamento dessas águas para implantação de sistemas agroflorestais, utilização em jardinagens, recuperação das área degradadas, integrando às atividades do Centro de Referências em Áreas Degradadas (CRAD) e/ou na recarga do aquífero.


Blogbraga/Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Corpo de um professor é encontrado morto em sua residência no bairro Ribeirão em Barreiras

Quinta-feira, 20 de Setembro de 2018 / Região

Na noite desta quarta-feira (19), por volta das 18:30h, foi encontrado o corpo de um homem já em estado de decomposição em sua própria residência no bairro Ribeirão em Barreiras.

A Polícia Militar foi acionada e também o SAMU que uma vez no local pôde constatar a morte do homem identificado como Carlos Alberto Coelho Ayala de 78 anos, natural de Guanhães/MG.

O Sr. Carlos Alberto era professor aposentado e residia sozinho em Barreiras. Ainda consta no registro policial que pessoas não identificadas estavam entrando na casa para praticar furtos dos objetos do falecido.

O corpo foi removido pelo rabecão para o necrotério do Departamento de Polícia Técnica para necropsia a fim de se constatar o motivo da morte. Pela manhã era aguardada a chegada de familiares de outro estado para procedimentos de liberação do corpo.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Escolas estaduais em Barreiras realizam o #TransformaÊ: Virada Educacional Bahia nesta sexta-feira

Quinta-feira, 20 de Setembro de 2018 / Região

As escolas estaduais em Barreiras estarão em festa, nesta sexta-feira (21), para a realização do #TransformaÊ: Virada Educacional Bahia. Serão promovidas 12 horas seguidas, das 8h às 20h, de diversas atividades nas áreas de Arte, Cultura, Ciência, Esporte, Empreendedorismo e Inovação, com o objetivo de dinamizar o ambiente escolar e promover o protagonismo estudantil. Cada unidade escolar tem uma programação que envolve ações como apresentações de música, dança, teatro, oficinas de turbante, debates, palestras, intervenções sociais, torneios esportivos e o Grafitaê, intervenções de grafite nas escolas.

“Esta é a terceira edição do #TransformaÊ, um movimento importantíssimo, que busca ouvir e criar a interação entre as diversas áreas das artes, do conhecimento e da ciência, de maneira que isso possa fluir na escola e, ao mesmo tempo, a Secretaria da Educação ter isso como uma espécie de recepção de coisas que acontecem na nossa rede”, afirmou o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro.

No Colégio Estadual Aníbal Alves Barbosa, por exemplo, as atividades serão realizadas das 6h às 18h. Dentre elas, destacam-se: torneio esportivo, exercício de respiração ou meditação, palestras sobre os temas “O Jovem e a Internet’ e ‘Ética na Política’, voltada para os pais, alunos e toda comunidade escolar, apresentação dos projetos Artes Visuais Estudantis (AVE), Festival Anual da Canção Estudantil (FACE), Tempos de Arte Literária (TAL) e Educação Patrimonial e Artística (EPA), além de apresentações de projetos sobre Meio Ambiente e de trabalhos desenvolvidos para a Feira de Ciências da escola.

O Colégio Estadual José de Castro também preparou uma programação especial para o movimento, que acontecerá das 7h30 às 19h30. No estande de Saúde serão realizadas atividades físicas como alongamentos e aula de zumba, no intuito de despertar a consciência corporal, além de serviços como teste de glicemia, aferição de pressão, cálculo de massa corpórea e informações sobre alimentação e distúrbios alimentares. Já o estande da beleza oferecerá serviços de esmaltação e técnicas em desenhos em unhas, cortes de cabelo, cuidados com cabelos cacheados, escovação, tranças e maquiagem. 

Acolher - Neste ano, o #TransformaÊ apresenta como tema “Escola que Acolhe, uma alusão ao programa Acolher, da Secretaria da Educação do Estado, que promove o atendimento educacional às unidades escolares, por meio da convergência de ações pedagógicas e biopsicossociais. Por isto, na programação, muitas escolas também irão realizar atividades relacionadas ao ‘Setembro Amarelo’, mês de valorização da vida. É o caso do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Barreiras, onde os estudantes tratarão de temas como  valorização da vida, sendo esta uma alusão ao ‘Setembro Amarelo’. Uma exposição sobre lixo eletrônico e concurso de fotografias também integram a programação da Virada Educacional do CJCC de Barreiras.  


Blogbraga/Assessoria de Comunicação - ASCOM Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

Prefeitura de Barreiras dá início à 12 Primavera dos Museus com rica programação cultural para o público

Quinta-feira, 20 de Setembro de 2018 / Região

Programação em Barreiras 20 a 22 de setembro 

Catia Alencar Secretária Municipal de Educação Cultura e Lazer 

Ballet Escola Mar e Ar

Alunos e professores da Escola de Música Antonino Sampaio

Iniciou-se oficialmente em Barreiras na manhã desta quinta-feira (20), a 12ª Primavera dos Museus com o tema: “Celebrando a Educação em Museus”, lançado pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus).

SOBRE O TEMA:

O tema tem como objetivo refletir o valor da educação em museus que exerce papel fundamental no fortalecimento, visibilidade e valorização das memórias e dos museus brasileiros (o que evidentemente inclui o Museu Municipal Napoleão de Mattos Macêdo em Barreiras), com o propósito de aumentar os laços afetivos e o sentimento de pertencimento da sociedade por essas instituições, bem como o reconhecimento das identidades e o respeito à diversidade.

Os museus devem ser reconhecidos como espaços plurais, que propiciam vivências diversas e trocas constantes de conhecimentos e experiências e, nesse sentido, a educação permeia todos os seus cantos. 

PROGRAMAÇÃO MUNICIPAL:

A Prefeitura Municipal de Barreiras por meio da Secretaria Municipal de Educação Cultura e Lazer e do Museu Napoleão de Mattos Macêdo, elaborou uma rica programação cultural para a comemoração da 12ª Primavera dos Museus que no município acontece no período de 20 a 22 de setembro.

Nesta manhã houve a apresentação de professores e alunos da Escola de Música Antonino Sampaio que emocionou o público presente, apresentação de Ballet com a Escola Mar e Ar que arrancou muitos aplausos.

Durante os três dias o museu municipal receberá a visitação monitorada de alunos de várias escolas aumentando assim seu nível de conhecimento da história municipal, bem como incutir a importância de preservar materialmente todo registro histórico nos museus.

A programação contará também com apresentações de coros sinfônicos, palestras, apresentações teatrais, poesia, dança entre outros.

Venha visitar você e sua família o Museu Municipal Napoleão de Mattos Macêdo localizado na Rua Barão de Cotegipe N° 30, Centro Histórico. Acompanhe a programação da 12ª Primavera dos Museus!


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Irecê: Delegação do Centro de Treinamento Gideoni Bezerra conquista 29 medalhas no Campeonato Baiano de Jiu-Jítsu

Quinta-feira, 20 de Setembro de 2018 / Região

A delegação do Centro de Treinamento Gideoni Bezerra, Nova União Irecê, conquistou várias medalhas e consagrou diversos campeões no Campeonato Baiano de Jiu-Jítsu, ocorrido no último domingo (16) em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador.

A delegação conquistou 29 medalhas, o que atesta a capacidade e habilidade técnica dos atletas. Gideoni Bezerra, que ficou feliz com o resultado, agradeceu ao Governo da Bahia e ao secretário da Setre, Vicente Neto pelo apoio.

O Centro de Treinamento atua com diversas modalidades, como por exemplo, Muay Thai, Jiu-Jítsu, Boxe, Kung Fu, Judô, Karatê, Crosscombat e Capoeira.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Cicom, Prefeitura de Irecê e grupo Pedal Beneficente lançam Circuito Monitorado para Ciclistas

Quinta-feira, 20 de Setembro de 2018 / Região

Irecê contará em breve com um circuito de ciclistas monitorado por câmeras de alta resolução. A iniciativa é fruto de uma cooperação entre o Centro Integrado de Comunicação (Cicom), a Prefeitura de Irecê, por meio de sua Superintendência de Trânsito e Mobilidade de Irecê (STM) e o grupo de ciclistas Pedal Benecifente. 

O circuito, que será formado por 13 km de ruas e avenidas, foi apresentado em uma reunião no cineteatro da Praça CEU na noite dessa terça-feira (18), contando com a presença de representantes do poder público municipal, da Câmara de Vereadores, do Cicom e do grupo de ciclistas. A inauguração do novo equipamento público será no próximo dia 14 de outubro.

O roteiro do circuito compreenderá trechos das avenidas 1º de Janeiro, Santos Lopes e Tertuliano Cambuí, além da rotatória da Rodoviária e as praças do Feijão, Ayrton Senna e Boa Vista.  A STM Irecê vai criar a identidade visual e instalação da sinalização do circuito, além de fazer a escolta dos ciclistas no ato de inauguração. "Nós da Superintendência de Trânsito e Mobilidade estamos firmemente engajados na construção de um trânsito melhor não só para condutores e pedestres, mas também para os ciclistas", afirma o superintendente de trânsito Ronaldo Miron.  

A ciclista e coordenadora do projeto Pedal Beneficente, Taíse Torres, demonstrou satisfação com a parceria selada com o Cicom e a STM para que o circuito monitorado fosse uma realidade na cidade. “Quando o capitão Guimarães nos falou da ideia, abraçamos de imediato e corremos para colocarmos em prática. O número de ciclistas em Irecê cresce a cada dia, e precisamos ampliar e oferecer melhores condições e segurança para todos”, explicou Taíse.    

O coordenador do Cicom, capitão Josemar Guimarães,  destacou a importância da iniciativa. “A ideia é promover maior sensação de segurança aos ciclistas que utilizarem esse trecho monitorado, além de garantir maior agilidade na chegada de ambulância e guarnições da PM quando necessários”, afirmou.


Blogbraga/Ascom PMI

Compartilhar no Whatsapp

Empresária de Irecê se firma no mercado com picolés goumert

Quinta-feira, 20 de Setembro de 2018 / Região

Empresária lembra que começou com menos de mil paletas por semana e hoje já entrega cerca de seis mil (Foto: João Junior)

Irecê - “Percebi um nicho de mercado e corri atrás do meu sonho”. As palavras são da proprietária da empresa Olívia Palito, Katarina Fernandes. Profissional da área da saúde, ela resolveu seguir pelo caminho do empreendedorismo. “Depois de muito planejamento e busca pelo novo, decidi arriscar e abrir uma fábrica de paletas mexicanas em Irecê”, diz.

No início Katarina, trabalhava como fonoaudióloga em clínicas e hospitais, e conciliava o trabalho com as obrigações da empresa. “Fui comprar as máquinas e financiei em várias parcelas. Quando voltei, me lembro que tinha agenda em várias clinicas para atender”, explica. Mas a paixão pelo empreendedorismo falou mais alto, e, aos poucos, a empresária foi deixando o trabalho na área de saúde, para se dedicar integralmente à fábrica de picolés

“Com o tempo, fui percebendo que não conseguiria assumir essas duas responsabilidades. Comecei com três freezers de picolé, incluindo o que coloquei na padaria do meu pai, e hoje distribuo o meu produto com 41 freezers, em cidades como Irecê, Morro do Chapéu, Canarana, Gentio do Ouro, Iraquara e Xique-Xique”, conta. Ela lembra que começou com menos de mil paletas por semana e hoje já entrega cerca de seis mil. O “Sebrae foi meu parceiro desde o início, e está inclusive me ajudando a registrar a minha marca”, ressalta.”

Conhecimento

Antes mesmo de abrir a empresa, Katarina procurou o Sebrae. “Desde o início tive esse apoio que me ajudou em muitas escolhas. Durante esses dois anos de empresa o Sebrae sempre me orientou e foi parceiro”, aponta.

Além da consultoria do Sebraetec, Katarina já fez cursos sobre gestão financeira, atendimento, planejamento, estoque, e participou de missões e feiras nacionais e internacionais, com o apoio da instituição. “Faço vários cursos e sempre que tem feira eu participo. É um momento importante de aprendizado onde posso acompanhar o que tem de novo no mercado”, diz.

Expansão

Com dois anos de empresa, a Olívia Palito já se firmou no mercado, e a empresária já pensa em expandir o leque de produtos e adquirir um ponto próprio. “Tivemos muitos acertos durante esse período. O produto é bem aceito, pois utilizo as melhores matérias-primas, compramos um caminhão refrigerado para entrega e agora o próximo passo é abrir um ponto próprio e investir em uma linha fit. Estou planejando e organizando as coisas ainda, mas tenho certeza que poderei recorrer ao Sebrae nesse novo momento”, avalia.

Para a técnica do Sebrae em Irecê, Rosiane Cordeiro, a capacitação e o aprendizado ajudam o empresário a tomar decisões mais assertivas. “Com planejamento e dedicação, o empresário consegue definir com mais sabedoria as ações da empresa. Cursos, capacitações, feiras e consultorias são muito importantes durante todas as fases da empresa. O Sebrae tem um leque de ferramentas fundamentais para quem quer abrir uma empresa, ou organizar a gestão do próprio negócio”, diz.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

KARLÚCIA MACÊDO E O CANDIDATO TOM ARAÚJO FORAM RECEPCIONADOS COM ALEGRIA PELOS MORADORES DE BARREIRINHAS

Quinta-feira, 20 de Setembro de 2018 / Região

Os moradores de Barreirinhas receberam com muita alegria na noite desta quarta-feira, 19 de setembro a Vice-Prefeita Karlúcia Macêdo e o candidato a Deputado Estadual Tom Araújo. Ao lado de amigos e lideranças Karlúcia e Tom foram recepcionados com muita empolgação e entusiasmo pelos moradores daquele bairro. Com muitos anos na vida pública a vice-prefeita tem em Barreirinhas o seu principal reduto político, área em que sempre teve uma votação expressiva.

Como já era esperado, durante a caminhada ficou demonstrado a força política de Karlúcia naquela comunidade. Além do Deputado Tom Araújo, Karlúcia também apresentou a todos o seu candidato a Deputado Federal Lúcio Vieira Lima que não pôde estar em Barreiras nesta noite.


Blogbraga/Tiago Portela

Compartilhar no Whatsapp

Semana Nacional de Trânsito: #NÓSSOMOSOTRÂNSITO

Quarta-feira, 19 de Setembro de 2018 / Região

A PMBA, através do CPE, CPRO e da CIPRv Barreiras, Unidade Especializada em trânsito rodoviário, juntamente com a Prefeitura Municipal, Guarda Municipal, COOTRANS, PRF, UNEB, Lojas maçônicas, Mentes Brilhantes, Luzes do Oeste e Cavaleiros das Sete Virtudes, realizarão atividades educativas alusivas à Semana Nacional de Trânsito, no período de 18 a 25 de setembro, sendo o tema escolhido para este ano: “NÓS SOMOS O TRÂNSITO”.

A finalidade é promover a conscientização para a redução de acidentes de trânsito e tem por objetivo colocar em pauta para a sociedade o tema trânsito, voltado para a segurança e a preservação da vida, estimulando a participação de toda a população, com vistas a tornar o trânsito mais humano e seguro.

As atividades desenvolvidas serão:

Palestras em escolas públicas e auto escola;

Blitz educativas em pontos da cidade de Barreiras com a distribuição de folders;

Exposição de veículo acidentado;

Distribuição de Camisas;

Entrevista sobre a temática;

Ciclo de palestras na Casa de Cultura municipal realizado por especialistas e profissionais que atuam no trânsito e professores.

“Todos unidos por um trânsito mais seguro e humano”.

 PM e comunidade na corrente do bem.


BlogBraga/ Repórter Paiva/ PMBA

Compartilhar no Whatsapp

Irecê: Justiça determina a retirada de fake News contra Zé Carlos da Cebola

Quarta-feira, 19 de Setembro de 2018 / Região

Foi determinado pela justiça eleitoral, nesta segunda-feira (17), que eleitores do município de Irecê retirem do ar fake news (notícias falsas) a respeito da candidatura ao cargo de deputado estadual de José Carlos Gomes Ferreira, conhecido por Zé Carlos da Cebola.

O material com conteúdo falso sobre a candidatura de Zé Carlos da Cebola se espalhou em grupos de WhatsApp da cidade, referindo-se a uma indicação de inelegibilidade do candidato, o que não é verdade.

A justiça definiu que os eleitores Yeve Melo e Margarida Cardoso da Silva Batista, esta última vereadora de Irecê, removessem as propagandas difamatórias e de conteúdo falso referentes a Zé Carlos da Cebola, sob pena de multa de R$ 10 mil reais.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Irecê: Estudante está desaparecido há cinco dias e família está preocupada e em busca de informações

Quarta-feira, 19 de Setembro de 2018 / Região

O estudante Pablo Gustavo David de Queiroz, 16 anos, está desaparecido na cidade de Irecê desde a última sexta-feira (14), quando disse à familiares que ia na casa de um amigo, mas não demorava.

Preocupada, a mãe do rapaz, Laura Nívia Dantas David procurou a Delegacia de Polícia Civil de Irecê e registrou um boletim de ocorrência. “ Estou muito preocupada com o sumiço do meu filho. Hoje já é quarta-feira e nenhuma notícia. Ele ficou de vir para ir para o colégio na sexta à tarde, mas não apareceu”, disse a mãe do adolescente ao correspondente do Blogbraga.

Pablo Gustavo estuda na Coperil. Quem tiver alguma informação sobre o paradeiro do rapaz, pode ligar para o telefone (74)  99903 0627 ou para a Polícia Civil (74) 3641 – 8561.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Barreiras: Mulher é vítima de extorsão por meio de comunicado de falso sequestro

Quarta-feira, 19 de Setembro de 2018 / Região

Uma mulher foi vítima de extorsão através de telefonema onde o bandido disse ter sequestrado seu filho na escola. O caso aconteceu na sexta-feira (14), e a vítima registrou o boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia em Barreiras nesta terça-feira (18).

De acordo com o depoimento, a vítima estava em seu local de trabalho quando recebeu o telefonema de um número desconhecido, onde um indivíduo alegou que teria passado na escola em que o filho da vítima estudava, e que estaria de posse da criança e para tê-la de volta teria de fazer um depósito de R$ 2.000,00 numa conta indicada por ele.

Para dar um tom de verdade, o criminoso disse ter vindo a Barreiras para fazer um assalto a uma casa lotérica e que não havia dado certo. Assim, optou pelo tal “sequestro”, e segundo a vítima, ao fundo da ligação era possível ouvir a voz de crianças.

Tomada pelo desespero, a vítima correu até o banco e fez tal depósito de R$ 2.000,00. O bandido constantemente ameaçava a vítima caso não assim o fizesse. “Não faça nenhuma besteira senão mato seu filho” – alegava o bandido.

Enquanto o indivíduo tentava extorquir mais dinheiro da vítima, a mesma teve a ideia de passar na escola onde seu filho estuda e viu que a criança estava em absoluta segurança. Foi aí que percebeu que caiu no golpe de extorsão pelo comunicado de “falso sequestro”.

A Polícia tem os dados da conta onde foi feito o depósito bem como o número usado pelo extorsor que segundo informações, seria do Rio de Janeiro.

Imagem ilustrativa

CARACTERÍSTICAS E CUIDADOS A SEREM TOMADOS – DICAS DE ESPECIALISTAS:

  • Apesar da pressão psicológica que irá receber, procure manter a calma;
  • Procure entrar em contato com a pessoa que alegam ter sido sequestrado;
  • Peça sempre para falar com o suposto refém. É a chamada “prova de vida”, na qual é possível reconhecer se a voz é real, imitação ou nada tem a ver com ele;
  • Se não conseguir, pergunte algo que apenas aquela pessoa saberia responder (nome de um avô, do melhor amigo, nome do cachorro, ou coisa parecida...);
  • Autores usam dados inconscientemente fornecidos pelas vítimas. Exemplo: “Você está com a Maria?” – pergunta a vítima, ao que o “sequestrador” confirma e aumenta a pressão psicológica. Não dê informações pessoais à pessoa que lhe telefona. Evite falar o nome do suposto sequestrado. Pergunte ao “suposto” refém: Qual o seu nome? Quem está falando?
  • O “sequestrador” começa pedindo um valor e finalmente reduz a exigência a quantia irrisória. Desconfie da redução acentuada de valores.
  • Sempre informa o 190 e siga as orientações policiais. Mantenha a família atenta.
  • Cuidado com as redes sociais, pois elas facilitam crimes, alguns deles planejados a partir de presídios. Criminosos encontram certeiras oportunidades para praticá-los, com base em postagens feitas pelas vítimas, nas quais descrevem momentos de sua rotina (dia a dia, trabalho, passeios, reuniões, viagens de férias, etc; e posses de bens.

Você sabia?

Geralmente, são ligações longas, o que as difere de contatos reais feitos por sequestradores – que segundo estatísticas, duram menos de um minuto em 90% dos casos”, esclareceu a PM.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Prefeitura de Barreiras abre oficialmente a Semana Nacional de Trânsito com o tema ‘Nós somos o trânsito’

Quarta-feira, 19 de Setembro de 2018 / Região

Luíz Vidal - Secretário de Segurança Cidadã e Trânsito

Vanderlúcio Alves - Inspetor da Polícia Rodoviária Federal

Com o tema ‘Nós somos o trânsito’, foi aberta na manhã dessa segunda-feira, 18, a Semana Nacional de Trânsito em Barreiras, organizada pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã e Trânsito, por meio do Programa Cidade Legal. Realizada de 18 a 25 de setembro, a campanha traz como principal objetivo a mudança de comportamento das pessoas, sejam elas, pedestres, ciclistas ou condutores no trânsito, impactando dessa forma, na redução de acidentes e mortes nas vias.

A abertura aconteceu no auditório da Prefeitura, no Centro Empresarial Barreiras, ao lado da rodoviária e contou com a presença da vice-prefeita, Karlúcia Macêdo, que no ato representou o Prefeito Zito Barbosa, secretário de segurança cidadã e trânsito, Luíz Vidal, do subsecretário Júnior Sampaio, diretor de trânsito, Cristiano Rans, inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Vanderlúcio Alves, representando o Comando de Policiamento da Região Oeste – CPRO, Mj. Beck, comandante da Companhia de Polícia Rodoviária Estadual, Mj. Wartmann e dos vereadores Cézar da Vila e B.I Ayres.

4º Batalhão de Engenharia e Construção

Com a participação especial do contingente do 4º Batalhão de Engenharia e Construção, da Guarda Municipal, da equipe da Cootrans e colaboradores do governo, o secretário de segurança cidadã e trânsito destacou a importância das ações que acontecerão durante toda a semana.

“Estaremos nessa semana realizando várias atividades alusivas à Semana Nacional de Trânsito com blitz educativas e palestras nas escolas do município, instituições públicas e privadas, no intuito de mostrar que a educação no trânsito é primordial para evitar acidentes, como ações consideradas simples e que tem grandes consequências no cotidiano de todos, a exemplo o uso do celular no trânsito, ultrapassagens indevidas e o consumo de bebidas alcóolicas”, destacou Luíz Vidal.

As atividades da Semana Nacional de Trânsito vão até o dia 28 de setembro com diversas ações preventivas. De acordo com o diretor de trânsito, os estudantes das escolas municipais concorrerão a premiação no concurso de redação com o tema ‘Nós somos o trânsito’.

Cristiano Rans - Diretor de Trânsito

“O que temos visto de certa forma no trânsito da nossa cidade é a falta de educação no trânsito. As melhorias estão sendo feitas desde o início dessa gestão e é através da educação no trânsito que esses comportamentos podem mudar. Nosso objetivo é ampliar o acesso para a população de Barreiras com palestras relacionadas ao trânsito direcionadas ao condutores, ciclistas e pedestres, assim, estaremos realizando visitas nas escolas do município e nas particulares, como também realizando a blitz educativa. As escolas participarão do concurso de redação com o tema ‘Nós somos o trânsito’ e serão premiadas as três melhores”, disse Cristiano Rans.

Depois de discutidos os três principais pilares: excesso de velocidade, ultrapassagem em locais proibidos e álcool no trânsito, que contribuem de forma pontual no aumento do índice de acidentes e mortes, a vice-prefeita de Barreiras destacou ainda, as consequências negativas do uso do celular ao volante.

Karlúcia Macêdo  Vice-prefeita

“Vivemos na era da informatização, conectados o tempo todo, mas, definitivamente o celular não combina com o trânsito. É necessário que nos eduquemos o tempo todo, para que nossas ações sejam positivas no cotidiano, e nisso que nossa gestão vem trabalhando, para que diminua os números de acidentes em nosso município. Tenho certeza que essas ações que serão realizadas nessa Semana Nacional de Trânsito, irão contribuir de forma positiva no comportamento de todos e diminuir as estatísticas de acidentes”, destacou Karlúcia Macêdo.

Ainda na tarde dessa terça-feira, foi realizado uma blitz educativa na Praça Castro Alves. Na próxima quinta-feira, 20, a blitz será na BR 135 e na segunda-feira, 24, a blitz educativa acontecerá na rua das Turbinas em Barreirinhas.


Blogbraga/ Repórter Paiva/ Dircom Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

Secretaria da Educação do Estado promove Diálogo com Gestores em Barreiras

Terça-feira, 18 de Setembro de 2018 / Região

Diálgo com gestores em Bacia do Rio Grande em Barreiras

Estudantes e gestores das 39 unidades escolares pertencentes ao Núcleo Territorial de Educação de Barreiras (NTE 11) participam, nestas terça e quarta (18 e 19), do Diálogo com Gestores, promovido pela Secretaria da Educação do Estado. O encontro acontece, simultaneamente, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e no Colégio Estadual Marcos Freire, ambos em Barreiras (a 880 km de Salvador). A iniciativa tem o objetivo de discutir questões relacionadas às rotinas das escolas, visando o fortalecimento do eixo pedagógico.

Durante o encontro, técnicos de diferentes setores da Secretaria abordam com os participantes temas de interesse das escolas, na perspectiva de desburocratizar procedimentos e processos e otimizar a gestão escolar. Dentre outros assuntos estão questões como o projeto político pedagógico, planejamento estratégico, formação de professores, Censo Escolar/Sistema de Gestão Escolar, infraestrutura, alimentação escolar, bibliotecas, Educação Indígena, Educação Inclusiva, Educação Profissional e Tecnológica e Legislação.

A diretora do Colégio Estadual Aparício José da Silva, participa do encontro pela segunda vez. "É sempre bom participar porque dialogamos com a secretaria. Este é o momento de levar a realidade da escola e, juntos, procurarmos soluções para os entraves da gestão", afirmou.

Sobre os encontros – Os encontros “Diálogo com Gestores” serão realizados até 28 de setembro deste ano, nas sedes dos 27 NTE, com a participação direta de unidades organizacionais da Secretaria da Educação do Estado. Estima-se a participação de 1.247 diretores escolares; 1.247 secretários escolares; 879 técnicos do Sistema de Gestão Escolar; 580 pais e 580 alunos representantes do Colegiado Escolar e 81 representantes dos NTE, totalizando 4.614 envolvidos.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação - ASCOM Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

MULTIDÃO ACOMPANHA JUSMARI DURANTE CAMINHADA EM CRISTÓPOLIS

Terça-feira, 18 de Setembro de 2018 / Região

Uma multidão participou de uma caminhada com a candidata a deputada estadual, Jusmari Oliveira, na manhã deste domingo, 16, na cidade de Cristópolis. 

Ao lado do prefeito Gilson da Farmácia, do vice-prefeito Mizin, do ex-prefeito Jair Miranda, vereadores e lideranças, Jusmari percorreu as principais ruas da cidade cumprimentando moradores e em seguida foi até a feira livre, onde permaneceu até perto do meio-dia. A vibração na cidade foi intensa, com aplausos, foguetório e muito diálogo com o povo. A candidata disse que nos seus mandatos anteriores levou muitas obras para Cristópolis e citou poços artesianos, energia elétrica, melhoria em estradas, sistemas de abastecimento de água em comunidades rurais e ressaltou ainda, que quando ocupou o cargo de Secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia, conseguiu a pavimentação que está sendo feita na Lagoa de Oscar, entre outras obras.

Para o futuro, ela já assumiu o compromisso da reforma do mercado público, mais rede abastecimento de água e energia elétrica, investimentos na saúde, na ação social, cultura, esporte e lazer. O prefeito Gilson da Farmácia afirmou que Jusmari foi a deputada que mais trabalhou por Cristópolis. Ele também não economizou elogios ao prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira, esposo da candidata. ”É um grande prefeito, um grande amigo e está realizando uma grande gestão”. Já o ex-prefeito Jair Miranda disse que em seu mandato inaugurou em dois dias, 16 obras conseguidas por Jusmari. ”Esta é a razão para nós abraçarmos o nome de Jusmari, pelo amor que ela tem por Cristópolis e por sua história de luta em defesa da nossa região”, finalizou.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

CIPE/Chapada: Cipe bate novo recorde e agora são oito meses sem ataques a bancos em cidades da região

Terça-feira, 18 de Setembro de 2018 / Região

Na manhã do último domingo (16), a Polícia Militar (PM) comemorou o registro de um recorde na Segurança Pública na Chapada Diamantina. Segundo a corporação, já são oito meses sem ataques a bancos nas 28 cidades sob responsabilidade da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe-Chapada).

Uma nota oficial da Cipe-Chapada afirmou que “esse feito só foi possível, graças à perfeita interação e ações conjuntas das forças de segurança pública, integrantes do Comando de Policiamento Especializado, Comando Regional da Chapada, Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal”.


Blogbraga/CIPE/Chapada

Compartilhar no Whatsapp

Polícia cumpre mandados de prisão, busca e apreensão em Barreiras

Terça-feira, 18 de Setembro de 2018 / Região

A Polícia Civil de Barreiras/BA, em trabalho coordenado pela 11ª COORPIN e POLICIA MILITAR DA BAHIA deflagrou nas primeiras horas da manhã de hoje (18), com o apoio operacional das unidades acima, a Operação  VELHA GUARDA, que visou o combate ao tráfico de drogas, associação para o tráfico e comercio ilegal de arma de fogos na região oeste da Bahia.

Após varios meses de investigações por parte da 11ª COORPIN E POLICIA MILITAR , cumpriu  oito mandados de prisão e cinco de busca e apreensão , onde foi encontrado 600gramas de drogas (cocaina), pistolas e prendeu duas pessoas, Juvenal Barbosa de Souza , vulgo Leka, Pricila Bianca dos Reis Lima, sendo que o procurado Elder Lima da cunha, vulgo DOCA, veio a óbito no confronto com os policiais.

Depois de vários meses de investigação foi identificado os alvos em constante prática de tráfico de drogas e armas na região e mantiveram contato com presos da operação DARK WEST, realizada no final do mês de outubro.

O grupo atuava tráfico não só em Barreiras, mas também nas cidades da região. Diante do quanto apurado, foi representado e deferido pela 2ª Vara Criminal de Barreiras, 07 mandados de prisão preventiva, além de 05 mandados de busca e apreensão, reunindo assim, na manhã de hoje, um efetivo de mais de 25 policiais, divididos em aproximadamente 6 equipes, as quais participaram das ações hoje.

Dos 07 mandados de prisão, as equipes lograram êxito no cumprimento de 03 prisões preventivas. Além disso, 01 investigado resistiu a prisão e veio a óbito em confronto com as equipes policiais.

Dos presos foram apreendidos mais de 500 grana de cocaína, dinheiro, celulares, armas de fogo, anotações de tráfico, depósitos bancarios, entre outros objetos que ao longo do dia serão devidamente contabilizados. As formalizações das prisões e flagrantes estão sendo cumpridas no Complexo Policial de Barreiras e, após o término, os presos serão recambiados para o Conjunto Penal e Cadeia Feminina. As investigações irão continuar no intuito de prender os remanescentes das associações desarticuladas.

Resistente que veio a óbito:

ELDER LIMA DA CUNHA, vulgo DOCA.

Presos: 
PRICILA BIANCA DOS REIS 

JUVENAL BARBOSA DE SOUZA , vulgo LEKA.


Blogbraga/Fonte: DPC Rivaldo Almeida Luz

Compartilhar no Whatsapp

Prefeitura de Irecê lança Projeto Jovens Empreendedores 2018 em escola do bairro São Francisco

Terça-feira, 18 de Setembro de 2018 / Região

A Escola Municipal Luiz Viana Filho, no bairro São Francisco, foi palco do lançamento de uma importante iniciativa de educação transformadora e fomento ao empreendedorismo. O JEPP - Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos, uma parceria da Prefeitura de Irecê, por meio das Secretarias de Educação e Indústria e Comércio, com o Sebrae, foi apresentado à comunidade escolar na última sexta-feira (14) em um seminário que apresentou a proposta de atuação para 2018 e resgate das experiências vividas com o JEPP em 2017.

O Seminário de lançamento do JEPP contou com a presença de alunos, familiares e representantes da comunidade do bairro, dos secretários de Indústra e Comércio, Educação e Governo, além da coordenadora técnica do projeto, Graça Gonçalves e demais coordenadores da Rede Municipal de Educação.

O Projeto dará continuidade ao trabalho que começou a ser desenvolvido no ano anterior. Este ano serão 400 alunos que participarão do JEPP, com o desenvolvimento da cultura empreendedora Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibilizará os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.

No final, o trabalho do JEPP culminará em mais uma edição da Feira do Empreendedor, que será realizada na Praça da Prefeitura. Para o secretário de Educação, Agnaldo Freitas, "a educação empreendedora proposta pelo JEPP para o ensino fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade", ressalta Agnaldo. O secretário de Indústria e Comércio, Pedro Sodré, concorda e vai além. "A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora dos alunos e incentivá-los a desenvolver habilidades e comportamentos empreendedores", afirma Pedro.


Blogbraga/Ascom PMI

Compartilhar no Whatsapp

INDIVÍDUO ACUSADO DE TRÁFICO ATIRA CONTRA A POLÍCIA E MORRE APÓS RESISTIR AO CUMPRIMENTO DE MANDADO DE PRISÃO

Terça-feira, 18 de Setembro de 2018 / Região

Por volta das 06:00h da manhã desta terça-feira (18), uma equipe da RONDESP OESTE, deslocou em apoio na operação deflagrada pela Polícia Civil denominada "VELHA GUARDA" coordenada pelo delegado Dr. Rivaldo Luz, que que visava cumprir mandado de prisão em desfavor de Éder Lima da Cunha.

Após o cerco à residência, onde segundo informações encontrava-se o citado, foi constatado que um indivíduo estava tentando fugir pelos fundos do imóvel. O mesmo estava de posse de uma arma de fogo e fez vários disparos contra os policiais sendo revidado a injusta agressão.

Após averiguação, notou-se tratar da pessoa de Éder Lima da Cunha, e que o mesmo foi alvejado. Imediatamente foi acionado o SAMU que prestou o devido socorro, porém a caminho do hospital o mesmo não resistiu e veio a óbito.

Durante a operação foram apreendidos uma pistola de marca Glock 9mm com um carregador contendo quatro munições intactas. Também foi encontrado aproximadamente 330g de uma erva analógica a maconha, dois relógios da marca Invicta e a quantia de R$ 286,00 em espécies, material este que foram apreendidos e apresentados na delegacia local 11ª COORPIN.

PMBA - RONDESP OESTE


BlogBraga/ Repórter Paiva/ RONDESP OESTE

Compartilhar no Whatsapp

Um morre e dois são presos durante operação policial em Irecê

Terça-feira, 18 de Setembro de 2018 / Região

Na tarde desta segunda-feira (17), por volta das 16h, a Polícia Civil em conjunto com a CETO, RONDESP, CIPE SEMIARIDO deflagrou a Operação Novo Horizonte com o objetivo de combater o tráfico de drogas na cidade de Irecê.

Em nota, a Polícia Civil informou que após diversas denúncias anônimas, de que nas Ruas Irineu Novais e das Pedras estaria ocorrendo intenso tráfico de drogas, e que moradores estavam sendo vítimas de constantes abordagens por homens armados, os policiais foram averiguar a informação.

Segundo a Polícia Civil, as duas ruas são conhecidas por serem comandadas pelo Traficante André Dias, conhecido por Catorze, que hoje se encontra preso no Presídio Lemos de Brito, em Salvador. Ele responde por crimes de tráfico de drogas, associação para o trafico e crimes de homicídios, sendo investigado também na cidade de Barreiras por ser um dos grandes distribuidores de droga.

Resultados da Operação:

Prisão em flagrante delito de Alex Silva Andrade, o Alex Maia, preso pelo crime de Porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas. Alex Maia quando adolescente foi responsável pela prática de dois homicídios qualificados nesta cidade.

Prisão em flagrante delito de Ramon da Silva Pereira, preso com 20 tabletes de maconha prensada, perfazendo a quantidade de mais de 25 kg de maconha.

Morte decorrente de intervenção policial da pessoa chamada Jardel Araújo da Cunha, após efetuar disparos em direção dos policiais, sendo apresentado um revolver, calibre 38, numeração suprimida e aproximadamente 01 kg de maconha, em embalagens maiores e pequenas trouxinhas de maconha.

O material e os suspeitos foram apresentados à Delegacia Regional de Polícia Civil de Irecê. De acordo com o delegado Ernandes Junior, todos os envolvidos fazem parte da facção criminosa liderada por Catorze e estavam ameaçando diversos moradores e comerciantes que residiam nas imediações das Ruas Irineu e das Pedras.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Pedestre distraído ao celular provoca acidente com ciclista ao atravessar a rua

Segunda-feira, 17 de Setembro de 2018 / Região

Na noite desta segunda-feira (17), pouco antes das 20:00h, aconteceu um acidente envolvendo um ciclista e pedestre na rotatória da Praça Novo Mundo em Barreirinhas próximo ao cemitério.

De acordo com informações de testemunhas oculares, o pedestre atravessava a rua distraído manuseando o celular. No momento que o ciclista (usando a ciclovia) percebeu, ainda teria tentado se desviar, mas não conseguiu atropelando então o pedestre. O ciclista machucou-se ao cair de mau jeito e sentia dores internas.

Um militar do 4º BEC que estava de folga, fez os primeiros procedimentos no ciclista e acionou o SAMU, que rapidamente chegou no local, avaliou e imobilizou a vítima encaminhando-a para o Hospital do Oeste em situação estável não apresentando gravidade. Quanto ao pedestre teria ido embora do local.

Outros ciclistas esportivos disseram que mesmo com a ciclovia, alguns não respeitam o espaço e nem a mão correta de tráfego dentro da própria ciclovia.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Vereador é agredido fisicamente em Irecê

Segunda-feira, 17 de Setembro de 2018 / Região

Na noite deste domingo (16), o vereador Espedito Moreira, 66 anos, da cidade de Irecê foi agredido com um soco no rosto.

O fato ocorreu em frente a Igreja São Pedro, na Praça Lagoa do Barro, no bairro Paraíso. Segundo informações da Delegacia Regional de Polícia Civil de Irecê, um homem que estava visivelmente bêbado, teria entrado na igreja xingando os fiéis, momento em que o parlamentar foi tentar apaziguar a situação e foi agredido.

O homem identificado por Claudivan Honório da Silva foi controlado por populares. Em seguida, a Polícia Militar conduziu o suspeito para a delegacia.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

STM promove campanhas educativas da Semana Nacional do Trânsito em Irecê

Segunda-feira, 17 de Setembro de 2018 / Região

Com o lema 'Nós Somos o Trânsito', o Conselho Nacional de Trânsito (Contram) está promovendo em todo o Brasil a SNT - Semana Nacional do Trânsito, que acontece entre 18 e 25 de setembro. E a Prefeitura de Irecê, por meio da Superintendência de Trânsito e Mobilidade (STM) participará da campanha realizando uma série de ações educativas em vias de grande circulação de pedestres e veículos, além de eventos para conscientização da população sobre melhores práticas no trânsito.

Segundo o superintendente da STM, Ronaldo Miron, a Semana Nacional do Trânsito é fundamental para melhorar o entendimento da sociedade sobre o papel de cada um na criação de um trânsito mais humano e seguro para todos. "Nós da STM estaremos engajados durante toda a campanha marcando presença nas ruas e nas escolas fazendo atividades de cunho educativo. Serão dias de intensas atividades e mobilizações em prol de um trânsito melhor para a nossa cidade", afirma Ronaldo.

Entre as ações programadas para a SNT, destaca-se o curso de primeiros socorros que será ministrado para a equipe de agentes de trânsito da STM, capacitação que vai incrementar as capacidades dos servidores públicos dedicados a organização do trânsito municipal

Confira a programação completa da Semana Nacional do Trânsito em Irecê:

17 a 25 de agosto - Mini teatro com informações e ações educativas sobre o trânsito nas principais escolas da cidade
18 de agosto - Curso de Primeiros Socorros para os Agentes de Trânsito da STM
22 de agosto - Dia Mundial sem carro com Mobilização de incentivo a diminuição do uso de veículos como maneira de melhorar a qualidade de vida; Início da campanha educativa em prol dos ciclistas, pedestres e condutores.


Blogbraga/Ascom PMI

Compartilhar no Whatsapp

Barreiras: Colisão entre motos deixa dois feridos além de atingir outros dois carros.

Segunda-feira, 17 de Setembro de 2018 / Região

Um acidente envolvendo uma moto Honda/Biz e uma Honda/CG 150 FAN, aconteceu pouco antes do meio-dia desta segunda-feira (17), no cruzamento da rua 24 de outubro com a Coronel Magno no centro da cidade.

Segundo informações, o condutor da Honda/Biz trafegava na Rua 24 de Outubro e ao adentrar na rua Coronel Magno, teria a visão atrapalhada por uma caminhonete fazendo que não percebesse a aproximação de outro motociclista que descia a rua Coronel Magno havendo o choque entre os dois.

Ainda segundo testemunhas, o condutor da Honda/CG num rápido movimento teria conseguido saltar da moto e a mesma colidiu na lateral de uma caminhonete da “OI” que subia a Rua, e sozinha a moto desceu pela contramão atingindo de frente uma perua Kombi. “Não deu tempo de desviar, segurei no volante e recebi a pancada” - disse o motorista da Kombi.

O SAMU foi acionado e prestou socorro às vítimas. O condutor da CG/FAN sentia muitas dores na região das costela e há suspeita de fratura. O mesmo foi encaminhado para o HO. O condutor da Biz machucou o joelho e teve uma escoriação no cotovelo.

A ROCAM registrou o acidente e colheu os depoimentos dos envolvidos.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2018
Mundial FM 91,3
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Mundo Verde Sporttime CISO Oeste Manutenção Click Tec DM Reparos Cultura Silvano Santos Dr. Márcio Rogério Casas Baiana Fontana Delicia Unopar Extreme G&G Magazine PM Polícia Civil Pantanal Querência Máquinas Agrícolas Dique Denuncia Coyote Rabelo MaxCar Mimogás DPVAT Barreiras Grupo Marabá Online Celulares P&F Guarda Municipal AUTOCAR Neli Expressofia DBT Gil Segurança em Eventos G7 Protegendo Seguros Luz motos Mimoso Segurança renda extra Premolem Compre Bem Digital Informatica Imperial àguia motos Mineiros Evolucao SKY Clinica Vitoria Global Contabilidade Rondon Kenni Henke