SECOM Nota Premiada ALBA

NOTÍCIAS

Embasa abre loja de atendimento do Centro, em Barreiras, neste sábado (21)

Quinta-feira, 19 de Novembro de 2015 / Região

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) abrirá excepcionalmente neste sábado (21), das 8h às 11h, a sua loja de atendimento do Centro, em Barreiras, localizada na rua Aníbal Barbosa (nas imediações da Feira Livre), para atendimento à população. Os moradores poderão solicitar serviços como segunda via de conta, reparo de vazamentos e religação das contas de água e esgoto. Em caso de dúvidas ou outras informações, os moradores podem entrar em contato no 0800 0555 195 ou acessar www.embasa.ba.gov.br.


blogbraga/Assessoria de Comunicação da Embasa

Compartilhar no Whatsapp

Chapada Diamantina: jovem desaparecido é localizado morto em Bonito

Quinta-feira, 19 de Novembro de 2015 / Região

Local aonde a vítima foi encontrada

Desaparecido desde a última sexta-feira (13), Leandro Dourado de Souza, de 22 anos, foi localizado enterrado numa vala na zona rural do município de Bonito, região da Chapada Diamantina. 

O corpo foi encontrado na noite desta quarta-feira (18), por volta das 20h. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica de Irecê foi acionada para fazer a remoção do cadáver.

Um suspeito de ter cometido o crime já foi preso pela polícia, e inclusive já confessou o assassinato. O acusado disse a autoridade policial que matou para não morrer.


blogbraga/Repórter Luciano Castro correspondente de Irecê

Compartilhar no Whatsapp

Homem é assassinado a tiros em Barreiras

Quinta-feira, 19 de Novembro de 2015 / Região

A vítima

Um homem identificado como Iago dos Santos, de 23 anos, foi assassinado por volta das 21h30 desta quarta-feira dia 18, na Rua Cardeal Arco Verde, no Bairro Morada Nova, em Barreiras.

Segundo informações, a vítima estava chegando em sua residência quando foi abordado por dois homens em uma moto que chegaram próximo a Iago e efetuaram vários disparos, que atingiu a cabeça do mesmo. O SAMU foi acionado ao chegar no local a vítima já estava sem sinais vitais.

A polícia militar esteve no local isolou a área até a remoção do corpo para o IML local.


blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Aeronaves da FAB reforçam combate a incêndio na Chapada Diamantina

Quinta-feira, 19 de Novembro de 2015 / Região

Uma aeronave Hércules C-130 e um helicóptero Super Puma da Força Aérea Brasileira (FAB) começaram a atuar no combate aos incêndios florestais na Chapada Diamantina, nesta quarta-feira (18). Segundo a Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) são 11 aeronaves - sete aviões e quatro helicópteros – a serviço do programa Bahia Sem Fogo, sendo utilizados para lançamento de rajadas de água sobre a área atingida, transporte dos bombeiros e brigadistas às áreas de difícil acesso, além de monitoramento aéreo para subsidiar os rumos do combate.

O reforço dos aviões da FAB foi anunciado no último domingo (15) pelo governador Rui Costa. A aeronave é equipada com cinco tanques de água e dois tubos que se projetam pela porta traseira, com capacidade de levar até 12 mil litros de água e processo de recarga considerada rápida, cerca de doze minutos. 

O secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, que se encontra na Chapada coordenando os trabalhos do Bahia Sem Fogo, ressaltou a dedicação integral da equipe no combate os incêndios. “O balanço das ações até o momento é positivo. Constatamos a diminuição considerável dos focos, mas a atenção continua redobrada”.

A coordenadora de Fiscalização Preventiva do Inema e perita em incêndios florestais, Fabíola Cotrim, fez um balanço das ações nos últimos dias. “Estamos com frentes concentradas nos municípios de Mucugê e Palmeiras, com a utilização da aeronave da FAB e dos aviões Air Tractor enviados pelo Governo do Estado. Também foram disponibilizados pelo Exército Brasileiro três carros-pipas, quatro jipes marruá para o transporte de equipamentos e pessoal”. 

Ação preventiva 

Até o momento foram controlados os principais focos de incêndios registrados entre os municípios de Lençóis e Palmeiras, na BR-242, nas proximidades do Rio Mucugezinho, nas localidades de Campo São João, Morrão e Cercado, mas os brigadistas continuam no local como ação preventiva para que não haja reignição. 

De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros da Bahia, coronel Francisco Luiz Telles de Macedo, há muitos locais onde o acesso só é possível por meio do helicóptero ou caminhada. “Um percurso muito longo estafaria o pessoal antes do combate. A aeronave permite que os militares cheguem inteiros a essas regiões além de possibilitar o transporte de uma quantidade maior de equipamentos”. 

Na tarde de terça-feira (17) outra aeronave C-130 Hércules pousou em Lençóis com 20 toneladas de equipamentos (compressor, piscinas, moto - bombas, empilhadeira e fonte de força) de apoio para a operação de combate ao incêndio.

O trabalho de combate ao fogo na Chapada Diamantina tem o reforço de 34 militares da FAB, 140 pessoas envolvidas na operação entre bombeiros, Exército, brigadistas voluntários capacitados pela Sema, técnicos do Inema, de prefeituras locais e brigada do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo). Os municípios participam das operações com a disponibilização de sete carros-pipas para que o fogo seja controlado o mais rápido.


blogbraga/Emília Mazzei

Compartilhar no Whatsapp

Homem sofre tentativa de homicídio em Xique-Xique-BA

Quarta-feira, 18 de Novembro de 2015 / Região

A vítima

A vítima gravemente ferida

A violência na cidade de Xique-Xique parece não ter fim. Foram vários assassinatos nas últimas 72 horas. Na tarde desta quarta-feira (18), por volta das16h, uma tentativa de homicídio ocorreu,próximo a oficina de Salvador, na ponta da ilha, às margens do Rio São Francisco em Xique-Xique.

Segundo a Polícia Militar que registrou a ocorrência, Antônio Maurício Silva Maia, de 26 anos, natural de Ilhéus, conhecido por “Paulistinha” foi alvejado com disparos de arma de fogo. Ele foi socorrido às pressas para o hospital. A unidade informou que  seu estado de saúde era grave.  

Transferido para o Hospital Regional de Irecê através de uma ambulância do Samu, ‘Paulistinha’ onde continua na UTI em estado grave. A autoria dos tiros até o momento é indefinida. Porém, segundo testemunhas, homens que estavam de bicicleta seriam os atiradores.

A Polícia Civil vai investigar o caso.

Esclarecimeto

Recebemos a informação de uma fonte séria, onde ocorreu um equívoco. Divulgamos o óbito a caminho do hospital, mas não procede. O Blogbraga pede desculpas aos seus milhares de leitores pelo erro cometido. O nosso compromisso é de sempre estar pautado na ética e na verdade, mas às vezes deslizes acontecem, e ninguém está livre.

Obs:Texto corrigido por volta das 10h25 desta quinta-feira dia 19.


blogbraga/Repórter Regis Santos/

Compartilhar no Whatsapp

OGE participa de audiência sobre direitos indígenas no oeste baiano

Quarta-feira, 18 de Novembro de 2015 / Região

A Ouvidoria Geral do Estado (OGE) vai participar, nesta quinta-feira (19), da audiência pública para discutir o papel dos órgãos públicos na garantia dos direitos fundamentais do povo indígena Xakriabá, que habita no oeste baiano. O evento vai acontecer na Câmara de Vereadores do município de Cocos, às 13h.

A participação da Ouvidoria Geral tem o objetivo de qualificar o debate sobre o papel do governo estadual para a garantia dos direitos humanos e sociais dos povos indígenas. "A OGE, em sua função de intermediar e fortalecer o diálogo entre governo e sociedade, pretende contribuir para a garantia de direitos dos povos indígenas, através do conhecimento e encaminhamento das demandas dos cidadãos aos órgãos estaduais competentes", explicou o ouvidor-geral, Yulo Oiticica.

O convite foi feito pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e Fundação Nacional do Índio (Funai). O evento tem a participação do Ministério Público Federal (MPF) e da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).


blogbraga/Emília Mazzei

Compartilhar no Whatsapp

Moradores do Loteamento Rio Grande são atendidos em última etapa pelo atendimento jurídico itinerante da FASB

Quarta-feira, 18 de Novembro de 2015 / Região

A Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) promoveu no último sábado (14) a última etapa do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) Itinerante. Os moradores do Loteamento Rio Grande foram atendidos por uma equipe formada por 30 acadêmicos do 10º semestre do curso de Direito da instituição. Aberto para toda a população, os interessados foram atendidos ao Colégio El Shadai, no Loteamento Rio Grande, em Barreiras.

Esta foi a terceira edição do projeto NPJ Itinerante, que atendeu nos últimos dois meses a população nos bairros Santa Luzia e Vila Nova, com atendimento na área cível, como ações de divórcio, reconhecimento de paternidade e pensão alimentícia; além da área criminal, com exceção aos crimes contra a vida.

Segundo a coordenadora do NPJ/FASB, Ângela Zamuner, o projeto foi um sucesso por causa da aproximação dos acadêmicos com a população durante os atendimentos. “A maioria dos casos era relacionado às dúvidas dos moradores e conseguimos orientar para que conseguisse dar andamento. Naqueles casos em que poderíamos dar continuidade no Núcleo de Práticas Jurídicas, solicitamos que dirigissem à Unidade de Serviços da FASB, com a lista de documentação para levar”, explica ela, que adiantou a continuidade do NPJ Itinerante no próximo ano. 

Serviço – Os interessados no atendimento jurídico podem procurar a Unidade de Serviços da Serviços da FASB localizada na rua 21 de setembro, nº 202 no bairro Renato Gonçalves, próximo à praça da Maçonaria, subindo a rua da feira. O atendimento ao público é realizado de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h; e das 14h às 18h. Outras informações na Unidade de Serviços da FASB pelo telefone: (77) 3612 2658


blogbraga/Araticum Assessoria de Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

Adolescente desaparecido!

Quarta-feira, 18 de Novembro de 2015 / Região

Aluno do CMSB está desaparecido, o nome dele William Brito Santos, de 14 anos. O mesmo mora no Bairro Liberdade em Utinga-BA.

Verailde de Jesus Brito, mãe do garoto pede quem souber ou tiver qualquer informaçao do paradeiro do garoto favor entrar em contato com o Conselho Tutelar de Utinga ou pelo 190.


blogbraga/Repórter Tony Gama

Compartilhar no Whatsapp

Motorista perde controle da direção e carreta capota sentido Dianópolis-TO

Quarta-feira, 18 de Novembro de 2015 / Região

A carreta ficou atravessada na rodovia

A carreta capotou

O motorista sofreu ferimentos leves 

O trânsito ficou lento

Por volta das 20h de ontem terça-feira dia 17, uma carreta vazia capotou há 30 kms de Luís Eduardo Magalhães, na BA-460 sentido Dianópolis-TO.

Segundo informações o motorista perdeu o controle e capotou na pista. A carreta ficou atravessada na rodovia impedindo o tráfego nos dois sentidos. O motorista sofreu uma pequena escoriação em uma das pernas mais não precisou de socorro.

O acidente não foi registrado pela Polícia Rodoviária Estadual. Na manhã desta quarta-feira dia 18, por volta das 8h30 a carreta foi destombada, retirada da pista e levada para a garagem da empresa em Luis Eduardo Magalhães.

Os motoristas tinham que passar  pela  lateral da rodovia para seguirem viagem.


blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

CHAPADA DIAMANTINA: Rui publica vídeo de reunião com representantes de brigadistas

Quarta-feira, 18 de Novembro de 2015 / Região

O governador Rui Costa publicou em sua página do Facebook parte de sua agenda da manhã desta terça-feira (17), em Lençóis, na Chapada Diamantina, onde esteve acompanhando de perto os trabalhos de combate ao incêndio que reúnem uma força-tarefa formada pelo Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro e brigadistas voluntários.

Rui recebeu, após sobrevoar as áreas atingidas pelo fogo, as mulheres que representavam a Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis (Bral). O vídeo da reunião de Rui com as mulheres dos brigadistas que atuam na região – são seis brigadas em ação – foi postado na rede social pelo governador.

Rui afirmou que o momento é de crise, por isso a prioridade é somar esforços para conter o fogo. Ele determinou, durante o encontro, que o comando da ação inclua um representante de cada brigada na reunião diária de avaliação e planejamento, para dialogar, traçar estratégias únicas e garantir uma ação articulada entre todos para extinguir o fogo. Essa era uma das reivindicações dos brigadistas. “É necessário que essa intervenção seja articulada conjuntamente para o resultado ser melhor, mais rápido e mais eficiente”, recomendou.

O governador se comprometeu, ainda, durante a reunião, que logo depois que o incêndio na Chapada for controlado, dará início à construção de um plano de prevenção e de combate ao incêndio na Chapada Diamantina. É importante, segundo Rui, que representantes de todos os segmentos da população da região – prefeitos, guias turísticos, empresários e brigadistas, dentre outros - participem da construção desse plano.


blogbraga/Emília Mazzei

Compartilhar no Whatsapp

Jovem é assassinado a tiros em João dourado região de Irecê-BA

Quarta-feira, 18 de Novembro de 2015 / Região

A vítima

Na noite de terça-feira (17), por volta das 21h, um jovem identificado como Alef Caetano Maia, de 21 anos, foi assassinado a tiros, na cidade de João Dourado, na região de Irecê. 

De acordo com o delegado Paulo Ribeiro, Alef já tinha passagens pela delegacia. ‘Ele era acusado de praticar furtos e outros delitos. Quando menor, Caetano também já tinha sido apreendido algumas vezes’, completou o delegado.

Segundo a polícia, a vítima estava numa lanchonete, denominada Pôr do Sol, localizada no centro da cidade, momento em que foi surpreendido por dois homens desconhecidos que estavam numa moto. Os disparos foram efetuados, e na sequência, os atiradores fugiram sem destino.

O delegado responsável pela investigação, Paulo Ribeiro, vai abrir inquérito para apuar o caso.


blogbraga/Repórter Luciano Castro correspondente de Irecê

Compartilhar no Whatsapp

Pablo Barrozo manifesta apoio e solidariza-se com o manifesto das prefeituras do Oeste

Terça-feira, 17 de Novembro de 2015 / Região

O deputado estadual Pablo Barrozo (DEM), Vice-Líder da Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, manifestou apoio e solidarizou-se com a situação vivenciada pelos prefeitos da região oeste da Bahia. 

Liderados pela União dos Municípios do oeste da Bahia –UMOB, amanifestação deflagrada nesta segunda-feira (16), pelos prefeitos do Oeste, que incluiu fechamento das prefeituras e bloqueio da BR 242 em Barreiras, objetivou denunciar a difícil situação enfrentada pelas prefeituras no que tange aorepasse de recursos federais e estaduais para os municípios.

Para o deputado, o primopobre (os municípios) é que esta pagando a conta, e sem saldo para isso. Ao passo que os governos estadual e federal, têm demostrado pouca sensibilidade com as dificuldades vivenciadas pelos cidadãos que vivem nos municípios.

“A rediscussão do pacto federativo se faz necessária e urgente, a união e os estados não podem continuar concentrando ogrosso dos recursos públicos enquanto osmunicípios vivem uma situação de desespero”, solidarizou-se o deputado.
O manifesto dos Prefeitos do Oeste Baiano, encabeçado pela UMOB, conta com o apoio da Associação dos Municípios do Vale do Rio Corrente –Amorvale,da União dos Municípios da Bahia - UPB, além da participação da CNM - Confederação Nacional dos Municípios.

“Na condição de representante da região oeste estarei ao lado dos prefeitos por entender que suas reivindicações são justas e que visam proporcionar melhor qualidade de vida as populações por eles representadas, vamos cobrar do secretário da fazenda e do governador agilidade na liberação dos repasses estaduais, como forma de amenizar essa situação”. Afirmou Barrozo.


blogbraga/Ascom – deputado Pablo Barrozo

Compartilhar no Whatsapp

Uibaí: vereadora pede recuperação até Irecê da rodovia BA-225 e dos 9 km da BA-434 até Vila Hidrolândia

Terça-feira, 17 de Novembro de 2015 / Região

A deputada estadual Neusa Cadore, o secretário de Educação, João Borges da Cunha Neto, e a vereadora Dorisdei “Doris” Alencar Rocha, do município de Uibaí, participaram de audiência com o secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do Estado da Bahia. Eles vieram reivindicar a pavimentação da rodovia estadual BA-225, que faz a ligação entre Uibaí e Irecê – em uma extensão de 30 km.

“Além da recuperação desta importante estrada para o município e toda a região, também solicitamos a Josias Gomes sua intermediação para podermos obter a obra na BA-434, que liga Uibaí ao distrito rural de Vila Hidrolândia – trecho de 9 km de extensão – onde vivem cerca de 5 mil pessoas”, informou a vereadora Doris Alencar.


blogbraga/Secom/BA

Compartilhar no Whatsapp

Homem tem fratura exposta na perna após acidente em Bom Jesus da Lapa-BA

Terça-feira, 17 de Novembro de 2015 / Região

O veículo envolvido no acidente ficou com a frente danificada

A moto da vítima ficou destruída

A vítima sendo amparada por populares

O homem foi socorrido pelo SAMU

Um acidente foi registrado na tarde desta terça-feira dia 17, por volta das 15h, entre uma moto e um carro no centro da cidade em Bom Jesus da Lapa-BA.

Com o impacto da colisão o condutor da moto ficou gravemente ferido. Ele recebeu os primeiros socorros do SAMU e foi levado para a unidade de sáude local, com fratura exposta na perna esquerda.

A Polícia militar esteve no local e registrou a ocorrência. 


blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Irecê: Homem é encontrado morto com sinais de tiros pelo corpo

Terça-feira, 17 de Novembro de 2015 / Região

Foi encontrado na manhã desta terça-feira (17), por volta das 10h, o corpo de Arnold Francisco da conceição, de 68 anos. Segundo a polícia, o idoso que é natural do estado de Ceará, foi localizado em sua residência sem os sinais vitais e com disparos de arma de fogo pelo corpo.

Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica esteve no local, na Rua Cardeal Vildemar, no bairro São Francisco, onde fez o levantamento cadavérico e removeu o corpo para o Instituto Médico Legal de Irecê. De acordo com a polícia, o mais provável é que tenha ocorrido um assassinato.

A Polícia Civil investiga o caso.


blogbraga/Repórter Luciano Castro correspondente de Irecê

Compartilhar no Whatsapp

SOS CHAPADA DIAMANTINA!

Terça-feira, 17 de Novembro de 2015 / Região

O Parque Nacional Chapada Diamantina atravessa o sexto dia de intenso fogo florestal, colocando em risco diversas vidas e um dos patrimônios ambientais e turísticos mais ricos que nós temos. 

O fogo já atingiu mais de 2 mil hectares, em regiões dos municípios de Ibicoara, Ibitiara, Lençóis, Palmeiras, Morro Branco e no Vale do Capão. Esta é a hora de nos unirmos para direcionar todo o tipo de ajuda para a nossa Chapada, minimizando assim os estragos.


blogbraga/Repórter Tony Gama

Compartilhar no Whatsapp

Indivíduos morrem em confronto com a polícia em Xique-Xique-BA

Terça-feira, 17 de Novembro de 2015 / Região

A CIPE/Semiárido nas ruas de Xique-Xique

As vítimas

Na noite desta segunda-feira (16) por volta das 21h, dois elementos identificados José Pereira Júnior, de 20 anos e Riovane Soares Cavalcante, de 21 anos, morreram em confronto com a polícia na cidade de Xique-Xique-BA. 

O fato ocorreu na Rua 8, bairro BNH. A informação é que uma guarnição da CIPE/Semiárido foi recebida a tiros pelos elementos sendo respondido de imediato vindo a óbito após a prestação do socorro. 

A dupla estava armada com dois revólveres calibre 38. Antes do confronto, eles haviam deflagrado vários disparos em via pública, ou seja, na Praça BNH. Os corpos foram removidos para o Instituto Médico Legal de Irecê. 


blogbraga/Repórter Luciano Castro correspondente de Irecê

Compartilhar no Whatsapp

Motorista perde o controle do veículo e capota várias vezes na BA-160 entre Paratinga e Bom Jesus da Lapa-BA

Terça-feira, 17 de Novembro de 2015 / Região

O carro capotou várias vezes

O veículo parou em meio a uma vegetação

Apesar do susto o motorista sofreu ferimentos sem gravidade

Local do acidente BA-160

Um motorista perdeu o controle do veículo após um dos pneus estourar na BA-160, estrada que liga Paratinga a Bom Jesus da Lapa-BA, nesta segunda-feira dia 16.

Segundo informações após bater em um buraco o pneu estourou, quando o condutor perdeu o controle da direção e capotou o veículo por diversas vezes parando aproximadamente 50 metros da rodovia.

Apesar do susto, o condutor sofreu ferimentos leves sem gravidade.


blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

LENÇÓIS: Governador sobrevoa áreas atingidas por incêndio na Chapada Diamantina

Terça-feira, 17 de Novembro de 2015 / Região

As ações para controlar os incêndios florestais na Chapada Diamantina têm destaque na edição desta semana do Digaí, Governador! “Esta é a grande preocupação nossa. Infelizmente a chuva não chegou até agora [...] e isso agravou o problema [na região]”, afirma Rui Costa. Outros assuntos do programa de rádio são a Semana da Consciência Negra, projetos na área de educação e os atentados ocorridos em Paris (França). 

“Nesta terça-feira [17] eu estarei indo a Lençóis me reunir com a equipe [que atua no combate ao fogo], conversar com alguns prefeitos e também fazer um sobrevoo em todas as áreas onde tinham ou ainda permanecem algum foco de incêndio”, anuncia Rui. 

Segundo ele, equipes permanentes estão na região da Chapada, inclusive voluntários. “... eu quero, desde já, agradecer em nome do povo da Bahia a esses voluntários, que trabalham não só [no combate ao] incêndio [...] ao longo do ano. Nos últimos três meses, temos monitorado e feito intervenções no sentido de controlar os incêndios”.

O governador cita que, na semana passada, houve dispersão do fogo em vários pontos e, no último final de semana, as equipes atuaram com aeronaves, trator, máquina, carro-pipa, num trabalho que envolve mais de 100 pessoas. “Quero agradecer também ao Exército, à Aeronáutica, às prefeituras que têm nos ajudado muito, a esses prefeitos e prefeitas da Chapada, e aos voluntários”.

Ainda no Digaí, Governador!, Rui afirma ter conversado com o secretário do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, sobre a importância da conscientização dos moradores em relação à preservação ambiental. “Eu pretendo entrar com uma campanha do Governo do Estado, junto com as prefeituras, forte e com material explicativo nas pousadas e nos hotéis também”, reforça.

Semana da Consciência Negra

Ao falar sobre os atentados em Paris, Rui diz que “nada justifica tirar a vida de outro ser humano e, portanto, quero deixar aqui a minha solidariedade ao povo francês e dizer que a humanidade precisa refletir e cultivar, cada vez mais, os valores da vida e os valores do respeito ao próximo. O mesmo respeito que nós, que estamos na Semana da Consciência Negra (sexta-feira é o dia 20 de novembro), devemos ter [com] todo cidadão. Os seres humanos são iguais. Não importa a cor da pele, não importa o tipo do cabelo, a cor dos olhos [...].

Ainda sobre igualdade, o governador afirma que “os seres humanos são todos iguais perante Deus, e, portanto, acho que nós devemos respeitar as pessoas e cultivar um sentimento de solidariedade, de amor... Isso vale para outras nações, mas vale também aqui para nós”.

Rui também fala sobre o comentário de Vovô do Ilê feito no programa de rádio, no qual afirma que “a questão do racismo [...] parece um edifício [...]. Está sempre mudando a fachada e a gente tem que estar sempre procurando também outras maneiras, novas formas de combatê-la. Aqui, no caso da Bahia, nós começamos em 1974, no Ilê Aiyê, a fazer de uma forma diferente, através da cultura e da educação”.

Quanto a isso, Rui enfatiza que “eu concordo em gênero, número e grau com Vovô. É através da afirmação da educação, da cultura, da arte, da oportunidade do emprego, que nós vamos vencer o racismo, que nós vamos devolver ao povo negro um histórico de cerceamento de oportunidades que, ao longo da história do Brasil, [foi] retirado do povo negro”.

Projetos na área da educação

O governador informa na edição do Digaí, Governador! que, nesta semana, envia três projetos à Assembleia Legislativa da Bahia. “Um é o Plano de Educação do Estado da Bahia, o segundo é o plano que garante o primeiro emprego para os alunos da rede pública, e o terceiro é o projeto que nós estamos chamando bolsa de estudo para os alunos [...] socialmente vulneráveis e que estão nas unidades públicas do Estado”. 

De acordo com ele, os projetos “têm tudo a ver com a defesa da igualdade entre os seres humanos, têm tudo a ver com a reparação ao povo negro... Portanto, nós estaremos com a educação, com a afirmação da cultura, para que possamos levar também paz para a essas comunidades”.

Rui Costa finaliza o programa “torcendo para que, na próxima segunda-feira [23], nós já tenhamos controlado 100% do incêndio na Chapada. Eu diria que agora, nesse momento, estamos [com] 70%, mas na próxima gravação, com o apoio dos voluntários, do Exército, da Aeronáutica, nós chegaremos a 100%”. 


blogbraga/Emília Mazzei

Compartilhar no Whatsapp

Polícia apreende armas e drogas dentro de bar em Xique-Xique-BA

Segunda-feira, 16 de Novembro de 2015 / Região

Ontem domingo dia 15, por volta das 12h30, após recebimento de denúncias na sede desta UOE, foram deslocadas duas Guarnições da CAESA, afim de averiguar a existência de pessoas armadas e comercializando drogas em um bar denominado " Brilho da Lua",  situado na Rua  dos Bandeirantes, Bairro BNH. 

Ao chegar no local e realizar abordagens, foram encontradas 04(quatro) armas de fogo, sendo 02 revólveres calibres 38, com marcas e numerações suprimidas, municiados com 06 cartuchos intactos, 01 carabina (rifle), marca ROSSI, Calibre 38, sem numeração aparente, municiado com 10 cartuchos intactos, 01 espingarda de fabricação artesanal, além de uma pedra com 100 gramas de Crack, 12 papelotes de Crack, 250(duzentos e cinquenta reais) R$, duas balanças de precisão e um celular marca Samsung.

Todo material estava em posse das pessoas de iniciais J.R.S e C.P.S. Segundo as denúncias, estes indivíduos estão envolvidos em um homicídio ocorrido em Xique-Xique.

Os indivíduos e todo material foram apresentados na D.P de Xique-Xique para adoção das medidas legais.


blogbraga/Repórter Luciano Castro correspondente de Irecê

Compartilhar no Whatsapp

IBOTIRAMA: Carreta carregada de calcário tomba na BR-242

Segunda-feira, 16 de Novembro de 2015 / Região

BR-242

Um acidente foi registrado por volta das 10h30 desta segunda-feira dia 16, na rodovia BR-242, na altura da serra do Cipó, próximo a cidade de Ibotirma-BA.

Segundo informações o condutor de uma carreta carregada de calcário perdeu o controle e tombou, toda a carga ficou espalhada às margens da rodovia.

Apesar do susto, o motorista saiu ileso do acidente. O que levou o motorista a perder o controle da direção não foi divulgado.

A polícia rodoviária federal esteve no local e registrou o acidente.


blogbraga/Repórter Tony Gama

Compartilhar no Whatsapp

Homem é assassinado em Itaguaçu da Bahia

Segunda-feira, 16 de Novembro de 2015 / Região

Um homem identificado como Rafael Martins sofreu uma tentativa de homicídio no município de Itaguaçu da Bahia, na região de Irecê. 

O fato ocorreu neste domingo, 15 de novembro. Conforme a polícia, a vítima foi alvejada com alguns disparos de arma de fogo. O mesmo foi socorrido com vida para o Hospital Regional de Irecê onde permanecia internado.

Mas infelizmente, na manhã desta segunda-feira (16), a vítima não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.


blogbraga/Repórter Luciano Castro correspondente de Irecê

Compartilhar no Whatsapp

Jovem é morto a tiros nesta madrugada em Xique-Xique-BA

Segunda-feira, 16 de Novembro de 2015 / Região

Em menos de 24 horas mais um homicídio ocorreu na cidade de Xique-Xique. Desta vez foi vítima um jovem identificado como sendo Diogo de Jesus, de 19 anos. 

Segundo a polícia, dois indivíduos que estavam a bordo de uma moto e armados foram os autores dos disparos que ceifou a vida do jovem.  O crime ocorreu na madrugada desta segunda-feira (16), no centro de Xique-Xique.  

Até o momento ninguém foi preso. O corpo de Diogo foi removido para o Instituto Médico Legal de Irecê onde vai ser necropsiado no início da tarde. A Polícia Civil investiga o caso.


blogbraga/Repórter Luciano Castro correspondente de Irecê

Compartilhar no Whatsapp

OESTE PREV FIRE: TREINAMENTO COM NOVOS BRIGADISTAS EM BARREIRAS

Segunda-feira, 16 de Novembro de 2015 / Região

A Empresa de cursos e treinamentos OESTE PREV FIRE realizou nesse final de semana dia 14, treinamento com novos brigadistas, onde os alunos fizeram uso e manuseio de hidrantes, para extição de incêndio. 

Aprederam montar linhas de combate com proporcionador de espuma química, material extintor para combater incêndio de classe B, liquidos inflamáveis.


blogbraga/Queirós

Compartilhar no Whatsapp

Capotamento de veículo deixa homem ferido em América Dourada

Segunda-feira, 16 de Novembro de 2015 / Região

Um acidente envolvendo um carro deixou um homem gravemente ferido na noite do último sábado (14), por volta das 23h,na rodovia BA-052, entre os municípios de Cafarnaum e América Dourada, na região de Irecê.

O condutor do veículo identificado como Sebastião Muniz da Silva, teve várias escoriações pelo corpo e foi socorrido para o Hospital Regional de Irecê.

Provavelmente o motorista perdeu o controle da direção do veículo e capotou.A vítima que já teve alta médica reside em América Dourada.


blogbraga/Repórter Luciano Castro correspondente de Irecê

Compartilhar no Whatsapp

Carreta carregada com uréia tomba na BR-242 próximo a Ibotirama

Segunda-feira, 16 de Novembro de 2015 / Região

Carreta carregada de uréia tomba na BR-242

O motorista nada sofreu

Serra da Mangabeira

Uma carreta rodotrem carregada com “Uréia”  fertilizante tombou na BR-242, a cerca de 20 Km de Ibotirama, na altura da serra da Mangabeira, município de Oliveira dos Brejinhos.

O acidente aconteceu na tarde de ontem domingo dia 15. Segundo informações da PRF de Ibotirama, o motorista perdeu o controle do veículo e não conseguiu controlar a mesma e tombou.

O motorista saiu ileso do acidente. A Polícia Rodoviária Federal de Ibotirama esteve no local e registrou o acidente.

A carga de uréia ficou espalhada às margens da rodovia.


blogbraga/Repórter Tony Gama

Compartilhar no Whatsapp

Colisão entre dois veículos deixa duas pessoas mortas na BA-052 em América Dourada região de Irecê

Segunda-feira, 16 de Novembro de 2015 / Região

Muita gente no local do acidente

O veículo ficou destruído com o impacto da batida

O segundo veículos envolvidos no acidente também ficou destruído

Um acidente entre dois veículos na rodovia BA-052 em América Dourada, na região de Irecê, ceifa a vida de duas pessoas.

Segundo informações as vítimas morreram no local da colisão, foram eles: Deraldo dos Santos de Jesus e Manoel Alves Ferreira, ambos residentes no povoado de Lagoa dos Borges, zona rural do município.

O acidente foi registrado na manhã deste domingo (15) por volta das 11h. O corpos foram removidos para o Instituto Médico Legal de Irecê. As causas do acidente não foram divulgadas. A polícia rodoviária estadual esteve no local e registrou o acidente.


blogbraga/Repórter Luciano Castro correspondente de Irecê

Compartilhar no Whatsapp

Distrito Integrado de Segurança é inaugurado em Bom Jesus da Lapa

Segunda-feira, 16 de Novembro de 2015 / Região

Reunir em apenas um local as principais frentes de trabalho da segurança pública, para proporcionar mais comodidade aos cidadãos e facilitar as ações desenvolvidas conjuntamente entre as polícias Civil, Técnica e Militar. Com este objetivo, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), inaugurou no município de Bom Jesus da Lapa, a 800 quilômetros de Salvador, mais uma unidade do Distrito Integrado de Segurança (Disep). Com espaços equipados para abrigar cada uma das três polícias, o Disep Bom Jesus da Lapa dispõe ainda de necrotério e setor administrativo.
 
O governador Rui Costa, acompanhado do titular da SSP, Maurício Barbosa, entre outras autoridades, esteve na cidade para inaugurar o mais novo equipamento de segurança da região oeste da Bahia. "De todos os equipamentos [Disep] que já entregamos até hoje, este é o maior. Antigamente, as polícias ficavam separadas, cada uma num canto [da cidade]. A nossa proposta com esse equipamento é contribuir para que seja realizado um trabalho articulado", disse Rui Costa. 

O governador também entregou 542 títulos que comprovam a titularidade da terra a pequenos produtores rurais do Território do Velho Chico e uma motoniveladora (patrol) à Prefeitura de Bom Jesus da Lapa, além de anunciar novos investimentos para a cidade. "É um prazer estar aqui realizando entregas de obras que vão melhorar a vida das pessoas. Já tenho compromisso com a cidade. E agora com o bispo [Dom João Cardoso] de executar o projeto de reurbanização cênica [do Santuário de Bom Jesus da Lapa]". 

Mais segurança 

Rui Costa frisou ainda que o Disep faz parte de um novo conceito de segurança pública. "Por isso é um equipamento moderno, novo, onde todos vão trabalhar juntos com um só objetivo: melhorar a segurança pública", afirmou. De acordo com o secretário Maurício Barbosa, o Disep de Bom Jesus da Lapa é o sexto de 32 distritos que serão construídos, equipados e entregues pelo Governo do Estado. "Seguimos critérios técnicos preestabelecidos para cada cidade, para cada região".

Para a professora Marina Ramos, moradora de Bom Jesus da Lapa, a implantação do novo equipamento de segurança representa mais tranquilidade para as famílias, mas também aos comerciantes. Ela destacou que a presença do Departamento de Polícia Técnica (DPT) vai evitar que corpos sejam enviados para Barreiras para serem examinados. "A vida toda sofremos indo para Barreiras, acompanhando nossos entes queridos lá por oito dias [e] a gente velando só a parede".

Durante a inauguração, o diretor-geral do DPT, Elson Jefferson da Silva, ressaltou a importância da implantação do centro integrado composto por necrotério e criminalística para uma cidade como Bom Jesus da Lapa. "Teremos quatro peritos médicos legais que vão atuar aqui nesta região. Estamos terminando agora em dezembro um curso [de formação] para 60 médicos [legais]". 

Escrivães, delegados, investigadores e auxiliares administrativos compõem a equipe da Polícia Civil no Disep Bom Jesus da Lapa. Além de celas, copas, sanitários e alojamentos, o distrito dispõe de recepções e salas de investigação. 

Posse da Terra

Dos 542 títulos de terra entregues por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), um foi para a pequena produtora rural Maria de Fátima Amaral, da comunidade Fazenda da Pedra, em Bom Jesus da Lapa. "Estamos muito felizes. Com o título na mão, tudo fica mais fácil para a gente conseguir empréstimos, financiamentos. Vou trabalhar melhor, mexer com as minhas terras".


blogbraga/Emília Mazzei/ Jhonatã Gabriel

Compartilhar no Whatsapp

Lojas são arrombadas durante a madrugada na cidade de Central

Segunda-feira, 16 de Novembro de 2015 / Região

Na madrugada deste domingo (15), por volta 01h30,ladrões arrombaram a loja Ananda Eletrônicos, localizada na Praça do Comércio em Central.

A Policia Militar foi acionada mas os elementos conseguiram fugir. Os meliantes invadiram algumas lojas deixando prejuízos incalculáveis para os proprietários. Na Ananda Eletrônicos a perda financeira foi em torno de R$ 3 mil reais, onde os bandidos levaram várias celulares e baterias. 

Os indivíduos utilizaram pés de cabra para praticarem os crimes, ou seja, para romper a porta do estabelecimento. Câmeras de segurança instaladas no interior da empresa podem facilitar a identificação dos meliantes. Mas não parou por aí. Um verdadeiro arrastão foi realizado na madrugada deste domingo. 

Na sequência, o bando tentou arrombar as portas das lojas de Móveis Irmãos Rosa e da Financeira Bom Sucesso. Mas certamente já na fuga, os ladrões passaram na Auto Peças Santos, na Avenida ACM, arrombaram a porta da empresa e roubaram várias baterias. Depois do arrastão, a quadrilha fugiu sem destino.

Esta não é a primeira vez que acontece esse tipo de prática em lojas do centro da cidade. No ano passado, a JL celulares foi alvo dos bandidos por duas vezes, onde levaram dinheiro e mercadorias. Uma farmácia recentemente foi roubadae ninguém até o momento foi preso.

Não basta já a carga tributária que os comerciantes pagam, e ainda é preciso viver nesse clima de insegurança. A população centralense quer saber mesmo o motivo da Guarda Municipal ter parado de trabalhar à noite nas ruas de Central. Foi somente a questão do carro ter quebrado? Vários assaltos vêm ocorrendo com transeuntes, em Central, onde aparelhos de celular virou alvo preferido dos bandidos.

Os comerciantes e toda população exigem mais com toda razão mais segurança para o município. Se a segurança pública é um dever do Estado, o prefeito é o gerente da cidade e poder tomar providência neste sentido.


blogbraga/Repórter Luciano Castro correspondente de Irecê

Compartilhar no Whatsapp

CRISTÓPOLIS: Dois caminhões foram roubados na BR-242

Domingo, 15 de Novembro de 2015 / Região

Um caminhão Volkswagen de placa NZB-7797, de Barreiras foi roubado por volta das 21h deste sábado dia 14, na BR-242, próximo a cidade de Cristópolis.

Só essa semana foram 2 caminhões roubados, o outro caminhão MB/1620, placa NFI-9224, foi roubado no meio da semana, na altura da Serra da Piranjiba próximo ao Javi, também na BR-242.

Os motoristas pedem socorro dos governantes e das autoridades policiais. Quem tiver ou souber do paradeiro dos veículos favor ligar para a polícia 190.


blogbraga

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Mundial FM 91,3
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Unopar Silvano Santos Kenni Henke Contabilidade Rondon Mimogás Mimoaço DBT DM Reparos Oeste Manutenção Delicia Global Casa da Ferramenta Cultura Dr. Márcio Rogério CISO Click Tec Polícia Civil Jaú Grupo Marabá AUTOCAR Rabelo Mimoso Segurança Ademilar Floral Paraíso Fontana Imperial G7 Coyote Neli Luz motos Dupará Açaí MaxCar Guarda Municipal Elo Aço Online Celulares Digital Informatica Paraíba Evolucao Extreme Compre Bem P&F PM Pantanal Sportime DPVAT Barreiras Dique Denuncia Mineiros