Governo da Bahia

NOTÍCIAS

Veículo roubado é apreendido pela polícia em Cafarnaum

Segunda-feira, 15 de Julho de 2019 / Região

Em Cafarnaum, na região de Irecê, uma equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializada (CIPE) Semiárido recuperou na manhã de sábado (13), um veículo com placas adulteradas e restrição de roubo/furto.

Conforme informações da corporação, os policiais estavam realizando patrulhamento de rotina quando abordaram um Fiat, Modelo Strada, cor cinza, placas HLI-5648, licença de São Paulo/SP, que era conduzido por Jéferson Brito de Carvalho.

A polícia checou os números indicadores do veículo e constatou o registro de roubo/furto. A placa original do automóvel é JSH-4139, licença de Capela do Alto Alegre/BA. As informações são da CIPE) Semiárido.

O veículo e o motorista foram encaminhados ao Plantão Central da Delegacia Regional de Polícia Civil de Irecê.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Homem é morto a tiros em Paratinga/BA

Domingo, 14 de Julho de 2019 / Região

Um homem, foi morto a tiros na noite deste sábado (13), por volta das 20h na Rua Alagadiço, às margens da BA/160, sentido Bom Jesus da Lapa no Bairro Paratinguinha em Paratinga/BA.

Ele morreu no local do homicídio. A vítima foi identificada como Rogério Moreira Souza, vulgo Mister M, natural de Itapetinga/BA. Informações colhidas no local do fato dão conta de que 02 indivíduos em uma motocicleta praticaram o homicídio. 

A Polícia Civil local investiga o crime na tentativa de chegar até os criminosos. O corpo foi removido para o DPT - Departamento de Polícia Técnica.


Blogbraga/24ª COORPIN

Compartilhar no Whatsapp

FORMOSA DO RIO PRETO: Polícia Militar recupera caminhão e carga roubados na BR 135

Domingo, 14 de Julho de 2019 / Região

Por volta das 20h45, da última sexta-feira (12), a guarnição do⚡PETO da 86ª CIPM foi informada pelo Sr. Ricardo Antônio, que seu caminhão VW/8.150E Delivery foi tomado de assalto nas proximidades do povoado de Periperi, BR/135. Imediatamente a guarnição do PETO deslocou até o local informado, encontrando um de seus funcionários, a beira da BR que relatou que um veículo de passeio pareou com o caminhão apontando arma de fogo, obrigando o caminhão a parar.

Antes que o caminhão parasse totalmente, seus ocupantes com medo de serem mortos pelos assaltantes, saltaram do veículo escondendo-se no matagal.

O PETO intensificou a buscas, localizando o caminhão nas proximidades do Posto Divisa. Novas buscas no intuito de localizar os autores foram realizadas, no entanto, os mesmos já haviam empregado fuga no veículo que os apoiavam.

Toda a carga e caminhão foram vistoriados pelos seus responsáveis, que a identificaram sem avarias. O veículo e a carga foram devolvidos a seus responsáveis.

Materiais Recuperados: 

Veículo VW/8.150E Delivery de Placa Policial AOZ 0872- Corrente PI, cor branca e sua respectiva carga.

PETO
86ª CIPM - GUARDIÃ DO VALE DO RIO PRETO


Blogbraga/86ª CIPM FORMOSA DO RIO PRETO

Compartilhar no Whatsapp

Corpo é encontrado boiando em canal em Bom Jesus da Lapa/BA

Domingo, 14 de Julho de 2019 / Região

O corpo de um homem ainda não identificado foi encontrado boiando em um canal de irrigação próximo ao Setor 33 - Projeto Formoso, em Bom Jesus da Lapa/BA, na manhã da última sexta-feira (12), por volta de 12h.

De acordo com a Polícia Civil que esteve no local o corpo estava preso pela roupa em um cano.

Ainda não se sabe como a vítima parou no canal. Após a perícia o corpo foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para exame de autópsia para saber exatamente às causas da morte.


Blogbraga/FONTE: DT BOM JESUS DA LAPA

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE IRECÊ: Polícia Militar prende indivíduo acusado de roubo em Xique-Xique

Sábado, 13 de Julho de 2019 / Região

Por volta das 16h desta sexta-feira (12), a Guarnição da Polícia Militar recebeu uma denúncia que havia ocorrido um roubo no comércio conhecido como Casa do Frango, em Xique-Xique.

Ao deslocar para o local foi apresentado filmagem da câmara de segurança do indivíduo  Rassemberg dos Santos Ramos, vulgo "Rassa",  em uma moto modelo miza com o comparsa.

Diante do fato, foram feitas rondas nos bairros e ao entrar na rua da Praça São Pedro, a guarnição avistou um indivíduo com as mesmas características e ao receber ordem de parada o suspeito empreendeu fuga em uma bicicleta e foi feito o acompanhamento, onde o mesmo se desequilibrou e caiu. O acusado foi indagado sobre o fato e relatou que a moto estava em sua residência. 

Ao chegar no local, foi confirmado a presença da motocicleta. O suspeito foi levado ao Hospital Julieta Viana para receber os cuidados médicos e logo em seguida apresentado na 14ª COORPIN para ser tomada as medidas legais.

FAÇA SUA PARTE, DENUNCIE!

WHATSAPP DENUNCIA: 74-999474336
CICOM: 190
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/7bpmirece/


Blogbraga/PM

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: EX-NAMORADO AGRIDE MULHER COM FACA E SOCOS, TOMA SEU CARRO, ENVOLVE-SE EM ACIDENTE E É DETIDO PELA POLÍCIA CONDUZINDO O CARRO SOB EFEITO DE ÁLCOOL

Sábado, 13 de Julho de 2019 / Região

Posto de combustível onde a vítima conseguiu fugir do carro e o acusado saiu em disparada...

Na manhã desta sexta-feira (12), por volta das 07:30h, uma mulher foi surpreendida em via pública por seu ex-namorado, que teria entrado em seu veículo, um Renault/Duster, e munido com uma faca, teria ameaçado de morte a vítima.

O indivíduo teria assumido a direção do veículo ameaçando e agredindo com socos no rosto a mulher. Segundo depoimento, o elemento teria dito: Eu tô te lavando pra um lugar ali pra te matar, e se você se mexer eu te mato aqui mesmo”, sempre com a faca em punho.

O mesmo levou o carro até um Posto de Combustíveis na saída para Salvador para abastecer. Os vidros estavam fechados e a mulher não pôde ser vista por ninguém, mas no momento em que o ex-namorado dirigiu-se ao frentista de dentro do veículo, a vítima conseguiu destravar a porta e fugir, mas mesmo assim recebeu alguns golpes de faca sendo ferida sem gravidade. A vítima gritou por socorro para as pessoas presentes.

Imediatamente o homem fechou a porta do veículo e saiu em disparada. O fato foi presenciado por várias pessoas. Um mecânico que também teria visto toda a situação, prestou socorro à vítima e depois a conduziu até a Delegacia Especializada no Atendimento À Mulher (DEAM) para prestar queixa. Logo depois foi encaminhada para o Departamento de Polícia Técnica para fazer exame de corpo de delito.

PRISÃO DO AGRESSOR:

A Polícia Militar conduziu o acusado até a Delegacia de Polícia

Após ter fugido em disparada do posto de gasolina, o indivíduo de 27 anos, natural de Barreiras/BA, ainda teria se envolvido em um acidente em que teria atropelado um motociclista. Finalmente foi abordado pela Polícia Militar na Rodovia BA-447 zona rural de Barreiras com visíveis sinais de embriagues alcoólica com teor de 0,43 mg/l

O agressor foi detido pela Polícia Militar depois das 12:00h e encaminhado à Delegacia de Polícia de Barreiras.

A mulher vítima de agressão já havia registrado queixa contra o indivíduo. Medida protetiva de urgência foi pedido e deferido pela autoridade judiciária. O veículo foi devolvido à dona.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

SANTA RITA DE CÁSSIA: HOMEM É MORTO COM TIRO NO TÓRAX DENTRO DE UM CLUBE

Sábado, 13 de Julho de 2019 / Região

Vítima de arma de fogo

Um homem identificado como Hérliton Alves da Silva, 43 anos, natural de Barra/BA, foi morto com um disparo de arma de fogo na região do tórax na madrugada deste sábado (13), próximo à entrada de um banheiro do clube AABB no município de Santa Rita de Cássia/BA.

De acordo com informações estava havendo uma festa quando a vítima foi abordada. Ainda não há informações concretas sobre a motivação do crime, se foi tentativa de roubo seguido de morte, ou se acerto de contas e quantas pessoas estariam envolvidas. A Polícia Civil iniciou as investigações.

O corpo foi periciado por uma equipe do Departamento de Polícia Técnica de Barreiras e removido para o necrotério do DPT para exame de necropsia e depois liberado aos familiares em Santa Rita de Cássia para o sepultamento.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Moto roubada é apreendida pela CIPE Semiárido em Presidente Dutra

Sábado, 13 de Julho de 2019 / Região

Na noite da última quinta-feira (11), uma equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializada (CIPE) Semiárido aprendeu uma motocicleta Honda/CG 125 FAN, vermelha, placa JSV-5363/Salvador, que tinha restrição de furto/roubo. A placa original  do veículo é JSP-2081, licença de Jacobina.

A moto estava estacionada em frente um supermercado, na área central da cidade de Presidente Dutra, região de Irecê. O veículo foi conduzido para o Plantão Central da Delegacia de Polícia Civil de Irecê.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

MATOPIBA SE CONSOLIDA NO SEGMENTO DE SEMENTE DE ALGODÃO

Sexta-feira, 12 de Julho de 2019 / Região

A expansão na produção de algodão nos Estados da Bahia e Piauí tem consolidado o segmento da cotonicultura na região do Matopiba. A qualidade, rentabilidade, práticas sustentáveis e volume estão fortalecendo a cadeia produtiva do algodão e fazendo com que a região se destaque no cenário nacional e internacional.

A Bahia hoje é o segundo maior produtor nacional de algodão, sendo a grande parte cultivada no oeste do estado transformando-se na segunda mais importante região exportadora do produto no Brasil.

De acordo com a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) para a safra 2018/19, o crescimento foi de 15% em relação à safra anterior, com projeções de atingir 1,5 milhão de toneladas de caroço e pluma, com uma média regional de 320 arrobas/hectare. No estado do Piauí, segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a produção de algodão para esta safra deve atingir 51,4 mil toneladas. O número representa uma alta de 106,1% em relação à produção do ano passado.

A alta tecnologia empregada, como máquinas, insumos, variedades e melhoramento de solo, tem contribuído para o crescimento da produção da fibra, bem como para a consolidação do segmento de sementes de algodão na região.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem), Cláudio Manuel da Silva, os agricultores têm feito a sua parte neste processo e aliados a eles existem as grandes companhias investindo na obtenção de novos e melhores germoplasmas de algodão, onde estão sendo inseridas novas biotecnologias. Segundo Silva, ao final, infraestrutura e sementes farão o grande diferencial do agro brasileiro.

“A região do Matopiba destaca-se hoje como a grande nova fronteira agrícola. Clima, solo e tecnologia são os responsáveis pelos altos índices de retorno econômico conseguidos pelos cotonicultores. Estamos vivendo agora um grande período com o Brasil chegando a segundo maior exportador dessa commodity. O cenário mundial é bom para o Brasil e o futuro é promissor”, disse Cláudio.

Na região, grandes empresas têm trabalhado no segmento de sementes do algodão oferecendo produtos da mais alta qualidade, com responsabilidade social, proteção ambiental e sucesso econômico. Um bom exemplo foi a inauguração em maio deste ano, em Luís Eduardo Magalhães, de uma nova indústria voltada ao deslintamento desta espécie de semente, com capacidade para preparar 70 toneladas por dia e com laboratório para análises da qualidade das sementes, incluindo as transgênicas.

Para o diretor executivo da Associação dos Produtores de Sementes dos Estados do Matopiba (Aprosem), Ivanir Maia, a indústria instalada em Luís Eduardo Magalhães disponibilizará a mais moderna tecnologia de deslintamento existente mundialmente. “Isso significa dizer que mais um elo importante na cadeia foi construído, ou seja, melhores sementes serão disponibilizadas ao cotonicultor, respeitando todos os preceitos ambientais”, disse Maia.


Blogbraga/Fonte: Ascom Aprosem

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: ACIDENTE ENVOLVENDO CARRO E DUAS MOTOCICLETAS DEIXA FERIDOS SEM GRAVIDADE NO BAIRRO SANTA LUZIA

Sexta-feira, 12 de Julho de 2019 / Região

Uma colisão entre carro e motocicleta aconteceu no cruzamento da Avenida José Bonifácio com a Rua Heráclito Sávio Castro por volta das 15:20H desta sexta-feira (12).

De acordo com informações, o condutor do veículo GM/Corsa Wind estava na José Bonifácio sentido centro e o condutor da motocicleta Honda/CG foi cruzar a Avenida e então houve a colisão. Uma motociclista que conduzia uma Honda/Bros vinha logo atrás na Avenida JB e não conseguiu se desviar, perdeu o controle e veio a cair.

O SAMU foi acionado e socorreu a mulher que teve ferimentos leves encaminhando-a para uma unidade médica. O homem que primeiro se envolveu no acidente teve escoriações e não precisou de encaminhamento.

Uma equipe da COOTRANS esteve no local e registrou a ocorrência.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Guarnição da Rondesp prende indivíduo por tentativa de homicídio

Sexta-feira, 12 de Julho de 2019 / Região

Nesta sexta-feira (12), por volta das 11h, a guarnição da Rondesp realizando rondas foi acionada e recebeu informação que havia um veículo em atitude suspeita parado no povoado da Nanica em Barreiras e que o condutor estava em estado de desorientação. 

De pronto a guarnição se deslocou e próximo a BA 477 e se deparou com o veículo. Ao realizar a abordagem policial, verificou que o indivíduo de nome Jocleber Barbosa dos Santos de 27 anos, estava sob efeito de álcool, 0,43Mg/L.

Ao checar documentos do veículo a guarnição percebeu que o mesmo era de propriedade de Enedina Moreira de Oliveira, que foi localizada e informou a guarnição que havia sido espancada e sofrido tentativa de homicídio.

De pronto a guarnição conduziu o indivíduo e o veículo para a presentação na Delegacia.

Material Apreendido:

-01 veículo Duster;


Blogbraga/RONDESP OESTE

Compartilhar no Whatsapp

Região de Irecê: Mulher sofre tentativa de feminicídio dentro de escola em São Gabriel

Sexta-feira, 12 de Julho de 2019 / Região

Uma mulher identificado por Gilmária Rocha da Silva Figueiredo sofreu uma tentativa de feminicídio na manhã desta sexta-feira (12) no município de São Gabriel, região de Irecê.

Segundo a Polícia Civil, o caso ocorreu na escola Rosemiro de Abreu, onde a vítima trabalha na função de secretária.

De acordo com uma nota divulgada pela Polícia Civil, o ex-marido da vítima chegou à escola e pediu ao porteiro para falar com a Gilmária. “Ele chamou a vítima para conversarem fora do colégio e ela disse que estava em horário de trabalho. Antônio Carlos de Figueiredo, o Tonhão não gostou e desferiu golpes de faca na vítima, no interior da sala”, explica a nota.

A secretária foi socorrida em estado grave por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Regional de Irecê.

O suspeito está sendo procurado pelas Polícias Civil e Militar. A faca, utilizada no crime, foi apreendida. O caso está sendo investigado.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

SJDHDS debate implantação de cisternas em Comunidades Quilombolas da Bahia, a atividade aconteceu no município de Morro do Chapéu

Sexta-feira, 12 de Julho de 2019 / Região

Aproximadamente R$ 5 milhões serão investidos na ação

Nesta quinta-feira (11), a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia (SJDHDS) realizou uma oficina para debater sobre a implantação do Programa de Cisternas em Comunidades Quilombolas. A atividade aconteceu no município de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, e contou com a participação do Ministério da Cidadania.

A ação é o ponta pé inicial para a implantação de cisternas em comunidades quilombolas. Apenas em Morro do Chapéu será feito um investimento de R$ 280 mil  para a instalação de 80 cisternas, benefício para sete comunidades comprovadamente quilombolas. Ao todo, 18 municípios baianos serão contemplados pelo Programa, que chegará até 1.381 famílias de comunidades quilombolas, totalizando um investimento aproximado de R$ 5 milhões.

Essa será a primeira vez que comunidades quilombolas vão receber o Programa, com recursos específicos da Secretaria Especial da Igualdade Racial (SEPIR).  A  iniciativa visa garantir água de qualidade e própria para o consumo humano para quem sofre com a escassez das chuvas. Cada cisterna tem capacidade para armazenar até 16 mil litros de água. 

"Isso é a garantida de direitos, a partir do momento em que as comunidades quilombolas passaram a ter visibilidade. Esse trabalho visa a melhoria da qualidade de vida das pessoas, além de assegurar a segurança hídrica, que é um direito Constitucional do brasileiro", disse Rose Pondé, superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional da SJDHDS. "Esse trabalho visa assegurar a segurança hídrica, que é um direito Constitucional do brasileiro", complementou a gestora.

Durante a capacitação, representantes de entidades executoras do Programa na Bahia, técnicos de campo da SJDHDS e do município participaram das oficinas ministradas por integrantes do Ministério da Cidadania. 

Na fala de abertura da capacitação, o coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional da SJDHDS, Anielson da Paixão, destacou que o momento é importante para alinhar as informações com todos os envolvidos no Programa. "Para trabalharmos com um público específico, é necessário compreender a realidade dele, conhecer as suas particularidades e necessidades", disse ele. 

Presente na atividade, o coordenador de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais, da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Bahia (Sepromi), Cláudio Santos, destacou como tem sido delineando o panorama de ações e as perspectivas do Governo da Bahia nas articulações institucionais para garantir que os povos tradicionais, a exemplo dos quilombolas, sejam contempladas com políticas públicas. 


Blogbraga/Crédito das imagens: Michele Brito / Ascom SJDHDS

Compartilhar no Whatsapp

Sema participa de reunião do Comitê de Bacia do Rio Grande em Barreiras

Sexta-feira, 12 de Julho de 2019 / Região

Encerrando uma agenda de trabalho na região Oeste da Bahia, o secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), João Carlos Oliveira participou na quinta-feira (11), no município de Barreiras, da reunião ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande (CBHG). Dentre as pautas discutidas, destaca-se a apresentação da contratação do Plano de Bacia do Rio Grande que vai beneficiar as cidades de Luís Eduardo Magalhães, Catolândia, Cristópolis, Cotegipe, Wanderley, Angical, Barreiras, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, Mansidão e  Formosa do Rio Preto. 

De acordo com o presidente do CBHG, Demósthenes Júnior, a expectativa é muito grande na questão de já iniciar os próximos estudos. “Iremos agora apreciar o plano de trabalho para consolidar de fato o plano de Bacia do Rio Grande. Assim, Estado e a sociedade, com seus vários atores sociais, irão ter ferramentas importantes para realizar uma gestão eficaz dos recursos hídricos na região”, destacou. Na ocasião, o coordenador de Recursos Hídricos do Inema, Bruno Jardim, explicou aos membros do Comitê a proposta para a cobrança pelo uso da água e abordou o tema sobre outorgas.

Entre os outros encaminhamentos da reunião, também teve a apresentação do plano de manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Rio de Janeiro, situada entre Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, que está sendo elaborado pelo Inema e que precisa ser examinado pelos conselheiros. Outro ponto discutido foi a proposta de um encontro promovido pelo CBHG, com a participação de secretários municipais do Meio Ambiente e de Educação de todos municípios da Bacia para a formatação de um programa de educação ambiental na região do Rio Grande.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande é um colegiado de caráter consultivo  normativo e deliberativo, instituído pelo Governo do Estado e composto por representantes dos poderes públicos municipal, estadual e federal, representantes da sociedade civil organizada e dos usuários da água. Sua função é discutir e deliberar sobre os assuntos de interesse comum, visando a harmonização do uso e a mediação de conflitos. 


Blogbraga/ Ascom Sema

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: EMPRESA DE LIMPEZA URBANA E DESENTUPIMENTO É INVADIDA POR LADRÕES QUE FURTAM VÁRIOS OBJETOS

Sexta-feira, 12 de Julho de 2019 / Região

Uma empresa de limpeza urbana, desentupimento bem conhecida na cidade, localizada às margens da BR-135 no bairro Ribeirão, foi invadida por ladrões muito provavelmente na madrugada desta quinta-feira (11).

De acordo com informações policiais, o dono da empresa se surpreendeu quando ao chegar no estabelecimento às 07:00h da manhã e percebeu que os cadeados do portão haviam sido quebrados, e também uma porta de vidro do escritório.

Os ladrões levaram uma quantia substancial em dinheiro, além de ferramentas como uma esmilheiradeira, uma furadeira, um motosserra, várias chaves mecânicas, celular e alto falante.

A ocorrência foi registrada na delegacia de polícia onde será investigado.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Algodão baiano vai ganhar o espaço

Sexta-feira, 12 de Julho de 2019 / Região

Experiência de estudantes do Oeste da Bahia prevê o lançamento de uma mostra da fibra na estratosfera terrestre. A iniciativa, inédita do Brasil, conta com o apoio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa)

Os estudantes da escola Maria Edith Rhoden no distrito de Roda Velha, em São Desidério, oeste da Bahia já se acostumaram a conviver com as lavouras de algodão, que colorem de branco a maior área em produção da Bahia e do Brasil. O município ostenta o título de maior produtor nacional da cultura, com uma área superior a 129 mil hectares que contribui para fazer da Bahia o segundo maior estado produtor do País. Agora, estes mesmos alunos querem testar se a exposição direta à radiação presente na estratosfera terrestre é capaz de causar mudanças na fibra do algodão baiano, reconhecida como uma das melhores do mundo em quesitos como alongamento, resistência, uniformidade, maturidade, reflectância, dentre outros.

Alyne, Isadora, Luiz Carlos e Wendell estão no Ensino Médio e sob a orientação da professora bióloga Daysa de Azevedo, construíram o projeto de pesquisa ‘Viabilidade da resistência da fibra do algodão em altos índices de radicação solar quando submetido a ambiente estratosférico’, selecionado, entre outros no Brasil, como finalista do Projeto Garatéa, gerido por um consórcio de entidades, dentre elas, a Universidade de São Paulo (USP) e Ministério da Ciência e Tecnologia e que tem como conselheiros, representantes da NASA. “O objetivo é observar se a planta tem viabilidade genética após ser submetida a altos índices de radicação e se apresentará mais resistência e menor quebra da fibra, futuramente poderemos ter uma fibra com maior valor de mercado”, explica a orientadora da equipe batizada com o nome de SAIPH.

Para dar sequência à pesquisa, os participantes, convidaram o presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Júlio Cézar Busato, para acompanhar a coleta das três amostras de fibras que serão foco do estudo. A Associação está garantindo o apoio a ideia por meio do Programa Educacional Conhecendo o Agro, no qual a escola é uma das contempladas. Além disso, dois dos estudantes da equipe integram, junto a outros 16, os bolsistas na Maria Edith Rhoden mantidos pela Abapa. A Associação custeia as mensalidades e materiais utilizados pelos alunos cujos pais trabalham em fazendas associadas à entidade, na região.  “Esta foi uma forma de incentivar as famílias a permanecerem no campo, porque muitas procuravam cidades que oferecessem educação de melhor qualidade, então, a Abapa oportunizou o acesso a uma escola particular de excelência. A única exigência é o bom desempenho escolar, o que, no caso desses dois alunos, está comprovado”, explica Busato.

As três amostras coletadas foram encaminhadas ao laboratório de análises da Abapa para testes específicos e emissão de laudo técnico revelando as características das fibras. Uma das amostras ficará no laboratório, em ambiente estável, outra, será mantida na escola e durante 30 dias, exposta ao sol, por 15 minutos, diariamente. A terceira rumará para São Paulo (SP) para, em setembro próximo, ser enviada à estratosfera por um período de 10 a 15 minutos. Após cumpridos estes processos, uma nova análise das fibras será realizada para comparar à primeira. “Todo resultado é um risco, mas estamos otimistas”, revela a professora que em 2018, coordenou outra equipe que foi campeã brasileira na mesma competição, com uma pesquisa sobre a palma forrageira, planta comum no Oeste da Bahia.

Otimismo e expectativa é o clima comum aos jovens que irão até São Paulo acompanhar o envio da mostra ao espaço. “É muita emoção. Venho de escola pública e esta é uma oportunidade única, estudar em uma escola particular e ainda participar de um projeto como este. Minha mãe ficou nervosa quando soube que eu precisaria viajar, chamou meus tios para ajudar nas despesas, mas, quando soubemos que tudo seria custeado pela Abapa, foi incrível. Muita gratidão”, diz o estudante Wendel Costa da Rocha que conquistou uma bolsa porque o padrasto é operador de máquinas de uma fazenda associada. Pode estar nas mãos de Wendell e dos outros três componentes da SAIPH, uma nova forma de tratamento para a obtenção de uma fibra de algodão mais resistente e com menos quebra, ideal para a indústria têxtil, do Brasil e do mundo.


Blogbraga/Assessoria de imprensa da Abapa

Compartilhar no Whatsapp

Em Ibititá, região de Irecê, homem morre ao cair de moto

Sexta-feira, 12 de Julho de 2019 / Região

Um homem identificado por Eneas Neto Almeida da Silva, conhecido por Netinho, de 45 anos, morreu após cair da moto que pilotava no município de Ibititá, região de Irecê.

Segundo informações da polícia, a vítima transitava na rodovia BA-148, quando perdeu o controle do veículo vindo a cair. O acidente ocorreu na tarde desta quinta-feira (11), nas proximidades da Estação de Tratamento da Adutora do Feijão (Adutora de Mirorós), em Ibititá.

A Polícia Militar registrou a ocorrência. A vítima morreu na hora. Familiares acreditam que a corrente da moto se soltou, o que ocasionou a queda resultante na morte de Netinho, que era morador da localidade de Circo, zona rural da cidade.

O corpo da vítima foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica de Irecê.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Prefeito Zito Barbosa recebe Comissão da Paz para discutir o projeto de vide monitoramento de Barreiras

Sexta-feira, 12 de Julho de 2019 / Região

A segurança do cidadão barreirense foi pauta de discussão, na última sexta-feira (5) durante reunião entre o prefeito Zito Barbosa e integrantes da Comissão da Paz, presentes ainda o secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, Júnior Sampaio e o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Costa. O sistema de vídeo-monitoramento de Barreiras norteou as conversas.

Como forma de unir esforços e buscar aprimorar o projeto já existente, construído pela Comissão da Paz e Polícia Militar, integrando a proposta ao sistema que a Prefeitura irá implantar em todas as sedes escolares, unidades de saúde e demais prédios públicos municipais, o prefeito Zito Barbosa propôs a criação de uma comissão composta por secretarias municipais e integrantes da Comissão da Paz.

“Vamos promover os ajustes necessários no projeto já existente e que vamos implantar nas unidades da administração municipal, com a ampliação de câmeras instaladas, visando alcançar pontos estratégicos da cidade, melhorando assim a segurança da nossa população”, disse o prefeito.

“O sistema de vídeo-monitoramento possui um custo relativamente baixo para o Município, considerando o retorno que ele oferece. Nós poderemos juntos com a Prefeitura, ir atrás de recursos e mostrar que é um projeto da comunidade de Barreiras e que é fundamental para a garantia da segurança”, disse o representante da Comissão da Paz, Gil Arêas.

Barreiras está mais segura – Em março de 2018 o Governo do Estado divulgou um comparativo dos índices de crimes violentos intencionais do segundo semestre de 2016 e 2017. Barreiras obteve uma queda de 43% no número de crimes que incluem homicídios dolosos, roubo qualificado pelo resultado de morte e lesão corporal seguida de morte. A intensificação das Operações Saturação, envolvendo as polícias Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal, Rodovia Estadual, Guarda Municipal e Cootrans, bem como as melhorias na infraestrutura da cidade, que possibilitado as viaturas ter acesso a ruas antes intransitáveis, tem sido fundamental para a redução destes índices.


Blogbraga/ Repórter Paiva/ Dircom Barreiras

Compartilhar no Whatsapp

Zoneamento de riscos climáticos do cacau é discutido pelo setor produtivo

Sexta-feira, 12 de Julho de 2019 / Região

Celeiro produtivo de grãos e fibra, o Oeste da Bahia tem demonstrado vocação agrícola para outras culturas. A região, que já lidera na produção de banana e é destaque na produção de mamão e frutas cítricas, desponta também como um polo promissor para o cultivo do cacau. Algumas lavouras já foram implantadas por iniciativas voluntárias e os resultados surpreenderam, fazendo especialistas apostarem em novas áreas. O tema foi pauta de reunião, em Salvador, entre representantes do setor produtivo e dos governos estadual e federal, que debateram o Zoneamento de Risco Climático (Zarc) para a cultura na região. 

O secretário da Agricultura do Estado da Bahia, Lucas Teixeira, que conduziu o encontro, falou com entusiasmo da possibilidade de a Bahia voltar a retomar o primeiro lugar no ranking da produção de cacau, através de inclusão de áreas promissoras, como é o caso do Oeste baiano, que demonstrou possibilidade de alta produtividade. Em sua opinião, o novo polo produtivo representa uma proposta de crescimento econômico para o Estado, mas, sobretudo, de desenvolvimento para os pequenos produtores nos vales dos rios perenes, pois a atividade gera emprego e renda às comunidades.

Durante as discussões ficou definido que, no Oeste da Bahia, será zoneado a produção com o uso da irrigação – o que representa uma reinvenção do cultivo em relação ao modelo adotado no passado, no Sul do Estado. Além disso, as lavouras irrigadas devem alavancar a produtividade do fruto em terras do Oeste. A proposta prevê, ainda, novas técnicas de manejo e colheita, favorecidas pelas características locais. A decisão deve ser oficializada através de portaria publicada, nos próximos dias, pelo Ministério da Agricultura (Mapa), detalhando o Zoneamento do cultivo do cacau para a região.

O diretor de Águas e Irrigação da Aiba, Cisino Lopes, que representou a entidade na reunião, vê com bons olhos a expansão da cultura na região, que além de clima favorável, a topografia facilita a colheita mecanizada. “O Oeste já mostrou seu potencial agrícola com outras culturas e com o cacau não deverá ser diferente”, comentou. 

Além da Aiba e Seagri, também participaram da reunião representantes do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB), Faeb, Ceplac, Embrapa, Mapa, deputados estaduais e produtores de cacau.


Blogbraga/Ascom Aiba

Compartilhar no Whatsapp

São Gabriel: Rapaz com mandado de prisão preventiva se apresenta em delegacia e fica preso

Sexta-feira, 12 de Julho de 2019 / Região

Um rapaz identificado por Queslei Freire da Silva, conhecido por Kel, de 20 anos, foi preso na tarde desta quarta-feira (10) ao se apresentar espontaneamente à Delegacia de Polícia Civil de São Gabriel, na região de Irecê. As informações são da Polícia Civil.

Segundo a Polícia Civil, o jovem se apresentou após saber que contra ele havia um mandado de prisão preventiva em aberto. O mando de prisão foi expedido pela Justiça da Comarca de Irecê.

Na delegacia, ele disse que ficou sabendo da existência do mandado de prisão contra si, e por isso decidiu se apresentar pois não queria ser abordado e preso na rua pelos policiais.

O rapaz foi encaminhado à Delegacia Regional de Polícia Civil de Irecê.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

50 presos do presídio de Barreiras poderão ser soltos esta semana

Sexta-feira, 12 de Julho de 2019 / Região

De acordo informações passadas a redação do Blogbraga, na noite desta quinta-feira (11), que o juiz substituto da cidade de Barreiras-BA, poderá soltar esta semana cerca de 50 presos do presídio.

Os mesmos foram presos na operação DARK WEST, parceria da Polícia Civil e Policia Militar, são presos de alta periculosidade e que comandam o tráfico e os homicídios na região Oeste da Bahia.

É preciso que a sociedade organizada se mobilize pra tentar impedir essa decisão, essa mobilização tem que ser rápido e urgente, toda população vai agradecer.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

BARREIRAS: HOMEM É EXECUTADO EM FRENTE À SUA RESIDÊNCIA NO BAIRRO ARBORETO I

Quinta-feira, 11 de Julho de 2019 / Região

Delegado Dr. Francisco acompanhou o trabalho da Polícia Científica

Um homicídio com marcas de execução aconteceu na noite desta quinta-feira (11), por volta das 20:00h no bairro Arboreto I na cidade de Barreiras.

A vítima foi identificada como sendo Lucielton de Jesus Santana, 33 anos, conhecido pelo apelido de “Cicinho”.

De acordo com informações, “Cicinho” estava sentado conversando com sua mãe em frente à sua residência quando então um carro prata, modelo e placa não identificado, parou em frente e três indivíduos encapuzados e armados desceram e atiraram sendo dois disparos de calibre 12 e vários de pistola. Após o crime saíram em disparada seguindo rumo ignorado.

Uma equipe do SAMU acompanhada pela Polícia Militar esteve no local, mas apenas pôde constatar o óbito.

Uma equipe da Polícia Civil com o Delegado Dr. Francisco Carlos de Sá esteve no local iniciando o processo investigativo e posteriormente o caso deverá ser remetido ao DHPP (Delegacia de Homicídios).

A Polícia Técnica também compareceu iniciando os trabalhos periciais e posteriormente removeram o corpo para o necrotério do DPT onde será necropsiado. Dois cartuchos de Cal.12 e vários de pistola foram recolhidos do local da execução.

Cicinho possuía diversas passagens pela polícia. Até o momento não se sabe ao que o crime estaria atrelado como motivação.


BlogBraga/ Repórter Paiva/ Informações: Blog Cebolinha Notícias

Compartilhar no Whatsapp

POLÍCIA RECUPERA MOTO COM RESTRIÇÃO FURTO/ROUBO; UMA PESSOA É DETIDA EM BARREIRAS

Quinta-feira, 11 de Julho de 2019 / Região

Nesta quinta-feira (11), por volta das 14hs, a Guarnição do PETO realizava rondas nas imediações do Loteamento São Paulo em Barreiras, quando avistou um elemento em atitude suspeita, que ao abordar o mesmo informou ser proprietário do veiculo Honda/Biz 125 de cor preta, placa policial PJQ/8275, sendo que esse veículo constava ocorrência de roubo na cidade de Luis Eduardo Magalhães. 

Diante dos fatos foi dado voz de prisão em flagrante, sendo o indivíduo e a motocicleta apresentados à DP para as medidas cabíveis.

Pessoa apresentada:

-  FELIPE BUENO DE SANTANA.

Material apreendido:

- 01 MOTOCICLETA BIZ DE COR PRETA PLACA POLICIAL PJQ 8275/LEM.

83ª CIPM: A paz é fruto da Justiça.


Blogbraga/83CIPM

Compartilhar no Whatsapp

CIPE/CERRADO: Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo e ameaça em Serra do Ramalho

Quinta-feira, 11 de Julho de 2019 / Região

Por volta das 06h30min desta quinta-feira (11), enquanto uma guarnição da CIPE CERRADO realizava patrulhamento na zona rural do Município de Serra do Ramalho, mais precisamente na Agrovila 5, localizou ANTÔNIO DA SILVA FERREIRA, morador daquela localidade, o qual a 02 (dias) dias atrás esteve na residência da genitora de um dos integrantes desta UOE, onde ameaçou à mesma e seu filho, pelo motivo de uma operação policial realizada anteriormente, que buscou apreender drogas e armas naquela Agrovila, e que têm como um dos envolvidos o filho de ANTÔNIO.

Durante a ameaça, o autor chegou a falar que sua espingarda estava aguardando a chegada do militar, pois tambem havia participado da Operação durante sua jornada de trabalho. Após a abordagem de Antônio, lhe foi perguntado pela referida espingarda, se possuía e onde estava, o mesmo respondeu positivamente, levando a guarnição até sua residência, local que se encontrava o armamento.

Diante dos fatos o material e o indivíduo foram encaminhados e apresentados na  delegacia de Bom Jesus da Lapa, onde o flagrante foi lavrado. A ocorrência foi registrada. 

Pessoa apresentada na delegacia:

✅ ANTÔNIO DA SILVA FERREIRA;

Material apreendido:

✅ 01 (uma) espingarda de fabricação caseira;


Blogbraga/Cipe/Cerrado

Compartilhar no Whatsapp

UNEB de Irecê e FAI criam convênio para o fortalecimento da educação superior na região

Quinta-feira, 11 de Julho de 2019 / Região

Diretor da UNEB XVI Cláudio Meira e o Diretor geral da FAI Marcos Batista

Nessa quarta-feira (10), foi publicado em diário oficial, um acordo de cooperação técnica entre o Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT - Campus XVI da UNEB (Universidade do Estado da Bahia), em Irecê, e a FAI (Faculdade de Irecê), através de um convênio proposto em 2018.

Firmaram o acordo, o diretor geral da FAI, Marcos Batista e Cláudio Meira, diretor da UNEB XVI. O ato foi feito a partir da observação de que as duas instituições têm a possibilidade de trazer uma troca de acréscimos e assim, fortalecerem-se e consolidar a educação superior na região de Irecê.

De acordo com a publicação, os atos incluem projetos de pesquisa e extensão na área social, cultural e ambiental, como por exemplo, a criação de um núcleo de psicologia por parte da FAI para atender as necessidades dos discentes da UNEB, enquanto que a UNEB disponibilizará estágios; espaço e apoio para a apresentação de eventos científicos.


Blogbraga/Correspondente de Irecê Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

24ª CIPM PRENDE INDIVÍDUO POR MAUS TRATOS A ANIMAIS E POSSE ILEGAL DE ARMAS DE FOGO NA CIDADE DE PIRITIBA

Quinta-feira, 11 de Julho de 2019 / Região

Na manhã desta quarta-feira, 10 de julho, policiais militares do 4º Pelotão, da cidade de Piritiba, foram solicitados pela Vigilância Sanitária e pela Associação de Proteção de Animais do Município, para averiguar denúncia de maus trados a animais numa residência a 500 metros do centro da cidade.

Munidos das informações, estes policiais militares, juntamente com os supramencionados órgãos, ao chegarem ao referido logradouro, constataram os fatos, sendo localizadas (06) cadelas em péssimas condições de sobrevivência, com falta de comida e água. Um dos animais aparentemente estava com os quadris quebrados e, baseado em denúncias, foi vítima de uma paulada desferida pelo proprietário do local, um Senhor de 65 anos de idade, que também é suspeito de manter relações íntimas com os referidos animais.

Ao ser realizado busca em sua residência, foram localizadas (05) espingardas de fabricação caseira, (04) canos para fabricação de outras espingardas e (03) facões.

Diante de todo exposto, ao indivíduo fora dada voz de prisão e encaminhado, juntamente com todo material apreendido, para a Delegacia local, onde o Delegado Titular procedeu com a lavratura do Flagrante Delito por maus tratos a animais e posse ilegal de arma fogo, ficando assim, a disposição da justiça.

“Parabenizo os Policiais Militares que nesta ação exitosa, retiraram de circulação este malfeitor da lei e apreenderam armas de fogo, garantindo assim a paz e segurança públicas daquela região. A Polícia Militar da Bahia sempre estará de prontidão para atender e proteger a qualquer demanda provida da sociedade.” Disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM.

"PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM"


Blogbraga/24ª CIPM/JACOBINA

Compartilhar no Whatsapp

Seguem até domingo inscrições para mais de 20 mil vagas de cursos técnicos na rede estadual; Barreiras, Seabra, Bom Jesus da Lapa e Irecê estão na lista

Quinta-feira, 11 de Julho de 2019 / Região

A Secretaria da Educação do Estado está com inscrições abertas, até domingo (14), para mais de 20 mil vagas de cursos técnicos de nível médio. As vagas são para os Centros Estaduais e Centros Territoriais de Educação Profissional, além de unidades compartilhadas na capital e em mais 97 municípios dos 27 Territórios de Identidade, entre os quais estão: Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Gandu, Ipiaú, Ilhéus, Jequié, Juazeiro, Senhor do Bonfim, Barreiras, Seabra, Itaberaba, Serrinha, São Domingos, Bom Jesus da Lapa, Xique-xique, Irecê, Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas, Alagoinhas, Macaúbas e Caetité (veja a relação completa no Portal da Educação.

Ao todo são 45 cursos disponibilizados nas formas de oferta Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada à Educação de Jovens e Adultos (PROEJA Médio) e Subsequente ao Ensino Médio (para quem já concluiu o Ensino Médio na rede pública e quer voltar a estudar). Entre os cursos estão: Administração, Segurança do Trabalho, Logística, Meio Ambiente, Agroecologia, Agropecuária, Enfermagem, Nutrição e Dietética, Análises Clínicas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Contabilidade, Farmácia, Química, Cozinha, Alimentos, Panificação, Recursos Humanos, Edificações, Desenho da Construção Civil, Rede de Computadores, Secretariado, Conservação e Restauro, Artes Visuais, instrumento Musical, Documentação Musical e Regência.

Do total ofertado, 12.510 vagas são para os cursos na forma de articulação Subsequente ao Ensino Médio. Neste caso, os estudantes devem acessar o  Portal da Educação para realizar a inscrição no sorteio eletrônico. O resultado será divulgado no dia 16 de julho e os contemplados devem comparecer às unidades escolares para as quais se inscreveram para efetuar a matrícula no período de 18 e 19 de julho.

As demais 7.720 vagas são para cursos na forma de articulação PROEJA Médio, direcionada a jovens com mais de 18 anos, que concluíram o Ensino Fundamental. Para este público, a matrícula é feita diretamente nas unidades escolares ofertantes de Educação Profissional, com vagas disponíveis, no período de 18 e 19 de julho. No ato da matrícula, o estudante deve apresentar documentos como o original do histórico escolar; originais e cópias da cédula de identidade ou certidão de registro civil, do CPF e do comprovante de residência. Nos dois casos, as aulas serão iniciadas no dia 29 de julho.

O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Ezequiel Westphal, falou sobre o impacto destas ofertas na formação dos jovens e adultos. “Estes cursos dão oportunidades para estudantes que concluíram o Ensino Médio na rede pública e buscam uma formação profissional e aos alunos que buscam um curso profissional articulado à Educação de Jovens e Adultos. As políticas para a Bahia, principalmente voltadas à EJA, têm se intensificado, cada vez mais, nos últimos anos. Então, convidamos a todos aqueles, que tenham interesse nos cursos na área de Educação Profissional, a fazerem a sua inscrição e ou a se matricular num processo bastante simplificado e inclusivo”, destacou.


Blogbraga/Fonte: Ascom/ Secretaria da Educação do Estado

Compartilhar no Whatsapp

Estudantes de Agronomia da UFOB visitam instalações da estação de tratamento de esgoto de Barreiras

Quinta-feira, 11 de Julho de 2019 / Região

Na última segunda-feira (8), um grupo de estudantes e professores do curso de Agronomia da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) conheceu de perto as instalações da estação que trata os esgotos coletados em Barreiras pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Nesta estrutura, localizada na BR-135, na saída para o Piauí, os esgotos de 70% das áreas ocupadas da sede municipal são tratados para, então, poderem retornar ao meio ambiente sem degradar os recursos hídricos de rios e lençóis freáticos da região.

Durante a visita, os universitários foram guiados pelo engenheiro sanitarista da Embasa, Lucas Rizzuto, e pela assistente social, Geisa Mendes, que apresentaram os processos realizados em um sistema de esgotamento sanitário, desde a coleta na porta dos domicílios até a destinação final após o tratamento.

“É importante esta visita, para que eles possam entender o funcionamento de todo o sistema de esgotamento sanitário e de como é fundamental cuidar bem da rede de esgoto, evitando jogar lixo, gordura ou ligar a água de chuva nesta rede. Estas atitudes ajudam a reduzir a quantidade de obstruções na rede e os conseqüentes transtornos causados pelo extravasamento de esgoto nas ruas. Também entenderam o trabalho e os custos envolvidos no funcionamento e manutenção dos equipamentos do sistema”, explica o engenheiro Lucas Rizzuto.

Em Barreiras, a Embasa garante a prestação do serviço de coleta e tratamento de esgoto para um total de 39.500 domicílios. Com a manutenção do aporte de recursos para obras de ampliação da rede para atendimento de mais imóveis, a previsão é que a cobertura de atendimento chegue a 80%, no próximo ano. A estação de tratamento de esgoto integra um investimento de cerca de R$ 113,3 milhões, do Governo do Estado, por meio da Embasa, que modernizou e ampliou há cerca de quatro anos o sistema de esgotamento sanitário de Barreiras.


Blogbraga/Assessoria de Comunicação da Embasa Unidade Regional de Barreiras (UNB)

Compartilhar no Whatsapp

Estratégias de prevenção e combate aos incêndios florestais são debatidas no Oeste da Bahia

Quinta-feira, 11 de Julho de 2019 / Região

O Subcomitê de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Oeste, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), realizou nesta quarta-feira (10),  em Barreiras, o 1º Seminário de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Oeste da Bahia. Contando com a presença do secretário estadual, João Carlos Oliveira, o encontro realizado na Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) reuniu especialistas e pesquisadores, com o objetivo de promover um espaço de diálogos, trocas de experiências e inovações sobre a temática de prevenção e combate de incêndios florestais.

O gestor da pasta ambiental, João Carlos Oliveira destacou que o Governo do Estado cumpre mais um passo importante em prol do meio ambiente com a realização desse encontro no oeste baiano, região que representa o agronegócio do estado. “Isso aumenta a nossa responsabilidade em promover ações proativas e preventivas para evitar os incêndios que causam danos ambientais, econômicos e sociais”, afirmou. Por isso, de acordo com o secretário, o Programa Bahia Sem Fogo é prioridade e o debate com as comunidades, associações, ONGs, poder público, brigadistas, estudantes e pesquisadores é um caminho para se construir políticas públicas voltadas para a preservação ambiental.

Para o geógrafo e professor da Ufob, Ricardo Reis, investir em prevenção e monitoramento de maneira conectadas em rede, englobando o poder público, setor produtivo, comunidades e universidade, é um ótimo caminho a seguir para se antecipar ao combate aos incêndios florestais. “Além da conscientização com a presença efetiva do Estado e de outros atores sociais, é preciso fazer um estudo mais aprofundado para entender a motivação dos incêndios. É importante trabalhar a análise comportamental daquela população, se teve uma expansão de uma comunidade, até o apego cultural mais forte de localidades ligadas às tradições relacionadas ao fogo”, explica o professor.

O fortalecimento do Subcomitê do Oeste da Bahia foi destacado pela coordenadora de fiscalização preventiva de campo do Inema em Feira de Santana, Fabíola Cotrim, como uma forma de avanço da prevenção e combate aos incêndios florestais na região. "Em 2009, implantamos essa instância através de uma demanda da própria sociedade, formando uma rede social bastante atuante na região. Nessa trajetória fomos reconhecidos como um dos melhores subcomitês em ação, não só na Bahia, como em outros estados brasileiros. Então, é um ganho muito grande para nós, a exemplos daqueles líderes comunitários e brigadistas voluntários, que enfrentam diariamente com a prevenção e combate aos incêndios florestais", disse.  

A utilização do uso do fogo como plano de prevenção e combate aos incêndios em espaços naturais foi outro tema importante do seminário, sendo abordado pelo comandante do Corpo de Bombeiros de Figueira da Foz - Portugal, Nuno Osório. Ele apresentou técnicas de redução de material combustível como forma de prevenção dos incêndios florestais, com exemplos práticos da aplicação deste método em Portugal. “O simples fato de não fazer fogueiras, queimar lixo orgânico e limpeza de terreno com fogo já não ajudam mais. Estamos voltando a atenção a equipamentos operacionais que podem facilitar e acelerar os combates, assim como as novas tecnologias que contribuem nesse processo", explicou.

O evento também contou com a palestra sobre o tema “Produtos meteorológicos do programa de queimadas do INPE – Experimentos de campo, focos de queimadas e risco do fogo”, que foi abordado pelo pesquisador e meteorologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), José Guilherme Martins.

Estiveram presentes o vice-reitor da Ufob, Jacques de Miranda; o prefeito de Correntina, Nilson Rodrigues; o coordenador regional do Inema, Saul Reis; além de representantes do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, da Prefeitura de Barreiras, da Conservação Internacional, da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), e da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa).


Blogbraga/Assessoria de Comunicação Secretaria do Meio Ambiente-Sema

Compartilhar no Whatsapp

ACIDENTE ENVOLVENDO TRÊS VEÍCULOS DEIXA VÁRIOS FERIDOS E DUAS VÍTIMAS FATAIS NA BR-349 EM BOM JESUS DA LAPA

Quarta-feira, 10 de Julho de 2019 / Região

Vítimas fatais

Um grave acidente envolvendo dois carros de passeio e um caminhão caçamba aconteceu na manhã desta quarta-feira (10), na BR-349 em Bom Jesus da Lapa/BA, deixando vários feridos e duas pessoas mortas.

De acordo com informações apuradas pela polícia, o condutor do veículo Toyota identificado como Ivanilson Alves da Silva, 39 anos, natural de Caetité/BA, seguia sentido Lapa quando conseguiu desviar a dianteira do carro de um buraco, mas o pneu traseiro caiu no buraco e estourou.

O motorista perdeu o controle colidindo contra a lateral de um Fiesta que seguia sentido contrário, com isso o Toyota rodou e foi atingido por um caminhão caçamba que não teve como desviar.

No local há uma ribanceira de aproximadamente seis metros de altura e os dois carros de passeio caíram nela. Ivanilson Alves e a passageira identificada como Eva Barbosa dos Santos, 68 anos, natural de Sento Sé/BA, que teria pego uma carona junto com mais outro passageiro, foram projetados para fora do veículo e morreram na hora.

O outro passageiro foi resgatado das ferragens por uma equipe do SAMU com a ajuda da Polícia e populares. Segundo informações recentes, a vítima está em estado de coma.

O motorista do caminhão caçamba que estava carregado com galões de água não se feriu e o veículo teve a frente bem avariada pela colisão.

Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica de Bom Jesus da Lapa esteve no local e realizou a perícia dos corpos e veículos. As vítimas fatais foram conduzidas para o DPT de Barreiras para exame de necropsia.

Segundo informações, três ambulâncias do SAMU foram acionadas para socorrer as vítimas. Os ocupantes do Ford/Fiesta foram socorridos e não correm risco.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2019
Rádio Cidade FM 95,9
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Kenni Henke Fontana Click Tec DPVAT Barreiras Guarda Municipal Sutrans Contabilidade Rondon Mimoaço DBT Global Delicia Imperial Mineiros Bem Brasil Pastel Jaú CISO Unopar Neli Oeste Manutenção Dupará Açaí Grupo Marabá Dique Denuncia Dr. Márcio Rogério P&F G7 Paraíba Silvano Santos DM Reparos Rabelo Elo Aço PM Vida Farma Extreme Evolucao Casa da Ferramenta Forte Grãos Luz motos Polícia Civil Sportime MaxCar Coyote