A ILHA

NOTÍCIAS

Alunos da FASB chamam atenção para o Setembro Amarelo com aula de dança e ‘jump’

Segunda-feira, 17 de Setembro de 2018 / Região

A atividade física e a dança como forma de distração e promoção da felicidade podem ser ingredientes no combate a depressão e a pensamentos suicidas. Foi pensando nessas possibilidades que turmas do segundo e quarto semestres de Educação Física da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) realizaram um aulão de dança e jump, destinado aos demais estudantes da faculdade. A proposta foi integrar a atividade ao Setembro Amarelo, mês dedicado ao combate do suicídio.

“Pesquisas mostram que cada vez mais o suicídio aumenta entre os jovens, e o Setembro Amarelo chega como um momento específico para debatermos mais intensamente esta questão. Essa aula temática foi pensada como uma forma de chamar atenção para a dança e a atividade física como formas de tornar as pessoas mais felizes, e, portanto, evitar pensamentos e práticas que podem levar ao suicídio”, explica o acadêmico Wesley, do segundo semestre.

Durante o aulão, realizado no intervalo das aulas do período noturno, foram feitas demonstração de exercícios e dança, regados a muita animação e alegria. O público acompanhou toda a desenvoltura dos acadêmicos de Educação Física e aplaudiu a iniciativa que chama a atenção da sociedade para tão relevante tema.


Blogbraga/Araticum Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

BR-242: Polícia recupera caminhão tomado de assalto em Cristópolis/BA

Segunda-feira, 17 de Setembro de 2018 / Região

Neste domingo (16), por volta das 21h30, a guarnição foi informada do roubo de um caminhão truck carregado de bebidas no povoado de Água Doce, município de Cristópolis e que o motorista estava desesperado no local.

De imediato a Guarnição deslocou até local mantendo contato com a vítima o Sr. Josino da  Silva Moreira, que informou os dados do veículo, ato contínuo foram realizadas diligências que localizaram o veículo no Povoado de Lagoa, o mesmo estava parando no acostamento.

Ao perceberem a aproximação da Polícia, os autores evadiram-se  pelo matagal. Diante dos fatos o veículo de placa policial KLY- 2652 de Corrente/PI  foi conduzido e entregue ao proprietário após o registro do Boletim de Ocorrência.

83ª CIPM - A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA!


Blogbraga/83CIPM

Compartilhar no Whatsapp

Evento reúne donos de cães da raça pit bull para combater o preconceito

Segunda-feira, 17 de Setembro de 2018 / Região

Os encontros geralmente são realizados na praça do centro em Luis Eduardo Magalhães, podem comparecer cachorros de outras raças, é realizado sorteio (só para pessoas que comparecem com seus cães). E a importância desses encontros é para mostrar pra população que os Pit Bulls não são monstros, que na verdades são os melhores companheiros para se ter.

A questão de agressividade vem a partir da criação do dono. Então são bem vindos também cães de raças diferentes, para mostrar que os Pit Bulls pode conviver com qualquer outro tipo de cão.

Os donos dos cães levam saquinhos no caso do cachorro querer fazer suas necessidades, e também para manter o local limpo. É sempre importante a socialização entre os cães, pois vemos a felicidade de um cão ao passear com seu dono e conviver com outros cães.

Nos encontros discutimos sobre os nossos "dogs" e tentamos provar ao contrário do que as pessoas pensam sobre o Pit Bull.


Blogbraga/Encontro de Pit bull

Compartilhar no Whatsapp

Polícia apreende droga em Jussara, na região de Irecê

Segunda-feira, 17 de Setembro de 2018 / Região

Uma Guarnição de CAESA – Companhia de Ações Especiais do Semi-Árido apreendeu 10 pinos de cocaína na madrugada deste sábado (15) por volta das 01h, na cidade de Jussara, região de Irecê.

Em nota, a polícia informou que realizava rondas que observou uma motocicleta Pop 100 de PP HHH-8796 abordo de dois homens, Paulo Modesto de Carvalho Junior e Ubaldo Araújo de Oliveira, onde com os mesmos foram encontrados 10 “pinos” de cocaína é uma quantia de R$ 2,00 reais.

Os homens e todo o material foram apresentados ao Plantão Central da Delegacia Regional de Polícia Civil de Irecê.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

COLUNA: O QUE É PRISÃO PREVENTIVA (PP) E COMO É PROCESSADA

Segunda-feira, 17 de Setembro de 2018 / Região

 

Prisão Preventiva só pode ser decretada (expedida) pelo juiz. Geralmente se dá logo depois de uma Prisão em Flagrante Delito quando o preso é levado à presença do juiz criminal na "famigerada" Audiência de Custódia ou quando o Delegado de polícia, após colher provas suficientes de Autoria e Materialidade em uma investigação onde o Delegado de Polícia (Autoridade Policial) abre Portaria para investigar uma denúncia ou "notitia criminis" e com provas colhidas REQUER ao Juiz Criminal a Prisão Preventiva.

ATENÇÃO:

1. A Prisão Preventiva só pode ser expedida por juiz competente, ou seja juiz criminal. Muito embora exista a possibilidade de um Juiz Cível decretar a PP no caso de Inadimplemento de Pensão Alimentícia (único caso de Prisão Civil possível no Brasil);

2. Ao receber o preso na Audiência de Custódia é o Juiz Criminal que decide se transforma a Prisão em Flagrante Delito em PP;

3. A Autoridade Policial, após abrir Portaria (para investigar uma denúncia por exemplo - "notitia criminis") colhe provas suficientes e Requer ao Juiz a PP do acusado. Nesse caso o MP dá o seu Parecer e o Juiz decreta ou não a PP, independentemente do parecer negativo ou positivo do MP;

4. O MP pode REQUERER ao Juiz a PP mas para isso deve ter provas suficientes de Autoria e Indícios de Materialidade que são demonstrados em um Inquérito Policial realizado por Autoridade Policial. Nesse caso o MP pode REQUISITAR abertura de Inquérito Policial ao Delgado de Polícia o qual é obrigado por lei a obedecer à REQUISIÇÃO Ministerial.

*Inadimplemento de Pensão Alimentícia = se dá quando o alimentante (pai ou mãe) sobre o qual pese a obrigação de pagar os alimentos ao filho e ele (a) não cumpra com essa obrigação de alimentos.

Por: Arnaldo Monte, Professor de Direito e Delgado de Polícia do Estado da Bahia.


BlogBraga/ Repórter Paiva/ Dr. Arnaldo Monte DPC e Prof. de Direito

Compartilhar no Whatsapp

Barreiras: Freio dianteiro trava e motoqueiro vem ao chão na BR-242 em frente ao Atacadão.

Segunda-feira, 17 de Setembro de 2018 / Região

Moto com freio a disco nos dois pneus exige maior cuidado...

ROCAM registrou o acidente

Uma queda de moto aconteceu nesta manhã de segunda-feira (17), em frente ao Atacadão na BR-242 em Barreiras.

De acordo com informações colhidas no local, o condutor de 38 anos de idade, travou o freio dianteiro a disco da moto, e caiu sofrendo escoriações em várias partes do corpo. De acordo com o filho da vítima, é a segunda queda que sofre por causa do mesmo problema. A outra queda teria acontecido na sexta-feira (14).

Uma equipe do SAMU prestou os primeiros atendimentos conduzindo o paciente até o Hospital do Oeste para maior avaliação.

Policiais da ROCAM registraram o acidente.


Blogbraga/Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Vazio sanitário do algodão no oeste da Bahia tem início na próxima quinta-feira (20)

Segunda-feira, 17 de Setembro de 2018 / Região

O período se estende até 20 de novembro e foi adotado para prevenção e combate às pragas na lavoura

Com o fim da colheita de algodão, é chegada a hora de eliminar os restos de lavoura das áreas cultivadas, como forma de evitar a disseminação de pragas nas safras futuras. É o momento do vazio sanitário do algodão que estabelece o período de 20 de setembro a 20 de novembro para que os produtores do oeste da Bahia eliminem plantas vidas do algodoeiro (soqueira e tigueras) do campo. A orientação é da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), com base na portaria Nº 213, de 25/08/2015, da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), ART. 2º que determina o período de 60 dias para este fim.

“Todo o algodão precisa estar colhido e os restos devem ser eliminados para garantir a sustentabilidade e reduzir os custos com aplicação de defensivos. Entendemos que o combate ao bicudo e às demais pragas é um trabalho coletivo, um dever de todos nós, agricultores. Nossos associados estão conscientes e têm cumprido o prazo do vazio sanitário de forma muito satisfatória, prova disso é que cada vez mais estamos conseguindo uma produção mais sustentável com menores custos para o produtor”, analisa o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato.

O vazio sanitário foi adotado para a prevenção e combate às pragas nas lavouras de algodão, principalmente o Bicudo (Anthonomus grandis). Diante do não cumprimento das exigências sanitárias o produtor poderá ser autuado (multado)  pelo órgão fiscalizador. Todo proprietário, arrendatário ou ocupante a qualquer título da propriedade que cultiva algodão, deverá cadastrar suas propriedades ou áreas na Adab até 20 de novembro de cada ano, assim estabelece o Art. 1º da portaria citada.


Blogbraga/Araticum Comunicação

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE XIQUE-XIQUE: Indivíduos são presos acusados de arrombamentos

Domingo, 16 de Setembro de 2018 / Região

Na madrugada deste sábado 15/09/2018, houveram 6 arrombamentos na cidade de Irecê, o que motivou a várias denuncias anônimas de que os autores estariam homiziados na rua Clodaldo Avelina.

Diante dessas informações, por volta das 12h30, uma Guarnição da PM conseguiu abordar e prender a quadrilha especializada em furtos e roubos dentro de uma residência, sendo os mesmos identificador como Carlos Tadeu Honório dos Santos, Ednarto Marques dos Santos, Igor Paz Landim Honorio, João Paulo Santos Paz Landim e Mauricio Santos Paz.

Todos os indivíduos foram encaminhados para DT de Xique-Xique para serem realizadas as medidas cabíveis.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Região de Irecê: Homem de 27 anos morre em confronto com a polícia em São Gabriel

Domingo, 16 de Setembro de 2018 / Região

Um homem de 27 anos morreu após trocar tiros com policiais militares na cidade de São Gabriel, região de Irecê.

Em nota, a polícia informou que o caso aconteceu na manhã deste sábado (15), por volta das 11h, quando a PM de São Gabriel tentou fazer a abordagem ao suspeito.

O homem identificado por Pablo Silva Souza correu para dentro de uma residência onde ficou escondido. A nota diz ainda que solicitado reforço de Guarnições da CETO, Rondesp e CAESA, que deslocaram para o apoio à diligência.

De acordo com a polícia, as guarnições utilizaram um espargidor lacrimogêneo para tentar desalojar o suspeito. Conforme a nota, os policiais foram recebidos a tiros por Pablo. Os militares revidaram e o suspeito acabou atingido. Ele foi socorrido e encaminhado para uma unidade hospitalar, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Segundo a nota, Pablo é um velho conhecido do meio policial, onde já havia sido preso por envolvimento em assaltos e arrombamentos na região de Irecê. Um revólver calibre 32 foi apreendido com o suspeito.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Motorista faz manobra errada e provoca acidente na BR-242 em frente ao Banco do Brasil em Barreiras.

Sábado, 15 de Setembro de 2018 / Região

Jarbas socorrista do SAMU passava na hora e fez os primeiros procedimentos de socorro

Moto da vítima...

A placa do carro ficou grudada no pneu da moto...

Uma motociclista conduzindo uma Honda/CG ficou ferida com suspeita de fratura na perna após o condutor de um VW/Gol fazer uma manobra errada em plena BR-242, zona urbana da cidade em frente ao Banco do Brasil. O acidente aconteceu pouco depois do meio-dia deste sábado (15).

Jarbas que é socorrista do SAMU passava bem na hora do acidente e acionou a equipe de socorro e prestou os primeiros atendimentos à vítima que sentia muitas dores. A ambulância conduziu a paciente até o Hospital do Oeste onde passará por avaliação mais profunda.

Uma viatura da COOTRANS compareceu no local colhendo informações e registrando o acidente.


BlogBraga/ Repórter Paiva/ Participação do amigo internauta

Compartilhar no Whatsapp

MUTIRÃO DE LIMPEZA DO RIO GRANDE ENCERRA SEMANA DO CERRADO EM BARREIRAS

Sábado, 15 de Setembro de 2018 / Região

4º BEC teve participação ativa no mutirão de limpeza do Rio Grande

Associação de Bombeiros Civil junto com Vice-Prefeita de Barreiras Karlucia Macedo

PREVFOGO

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros 

Turma do 10º Semestre matutino de Direito da UNIDON (Faculdade D. Pedro II) 

A Semana do Cerrado em Barreiras que iniciou no dia 11 de setembro, foi encerrada com chave de ouro na manhã deste sábado (15), através de um grande mutirão de limpeza do Rio Grande abrangendo a extensão desde a ponte Ciro Pedrosa indo um pouco além do cais da cidade.

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR) encabeçou o mutirão que contou com o apoio diligente de vários órgãos e instituições voluntários como 4º BEC, PREVFOGO, Corpo de Bombeiro Militar, Associação dos Bombeiros Civis do Oeste Baiano (ABCOB), UNIDON (Faculdade D. Pedro II), MM Limpeza Urbana, Amigos da Pesca, Preservar é Vida, Mundo Lindo, Escongel, Amigos do Maurício do Cais e Porto e sociedade civil organizada. O mutirão de limpeza teve a cobertura por meio da imprensa, além do Blogbrag, outros blogs de notícias, rádios, TV Oeste.

“Desde o início da semana do Cerrado, estamos com várias ações, incluindo a recuperação hidro ambiental voltada para o Rio Grande que é o patrimônio que o cerrado nos deu. Estamos desenvolvendo o projeto de recuperação de nascentes onde já mapeamos mais de 50 nascentes tributárias do Rio Grande. Fizemos o diagnóstico de 20 delas e já neste ano começaremos o trabalho de recuperação. Hoje a despoluição do Rio Grande tem um cunho educativo, onde chamamos a sociedade para refletir sobre nossas ações e atitudes referente ao rio”. – afirmou Demosthenes Jr Secretário do Meio Ambiente em entrevista ao Blogbraga.

Ronaldo Ursulino, Coordenador de educação ambiental e sustentabilidade da SEMATUR, elogiou o grande apoio dos parceiros também neste mutirão.

Em entrevista à nossa reportagem falou sobre a necessidade de reflexão por parte da sociedade e sobre os atuais e futuros impactos no ‘cartão postal’ da cidade: “Esse lixo jogado fica escondido nas margens e poluem o rio, ou seja, em alguma data ou período o rio vai ser morto por contaminação de esgoto ou lixo. A população precisa ter consciência disso. Estamos fazendo a limpeza do cartão postal de nossa cidade que é o Rio Grande não queremos ver o rio seco e sujo”.

Os resíduos retirados tanto das margens como do leito do rio ficarão expostos por três dias na praça Landulfo Alves para que a sociedade reflita na agressão que o rio está sofrendo. Muito lixo foi retirado. O número de pneus chamou atenção, além de colchão de molas, ferragens, (até vaso sanitário tinha), baldes, pratos, talheres, lubrificantes e outros mais.

Parabenizamos a TODOS envolvidos neste mutirão! 


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Barreiras: Homem passa mal enquanto joga bola e vem a óbito antes de chegar no Hospital

Sábado, 15 de Setembro de 2018 / Região

Valdemar da Silva Feitosa de 50 anos, natural de Barreiras passou mal enquanto jogava bola no povoado Rio de Pedras na zona rural de Barreiras, e veio a óbito antes mesmo de chegar no hospital. O fato aconteceu na noite desta sexta-feira (14), por volta das 20:00h.

Amigos e familiares não sabem ao certo a causa da fatalidade. O corpo de Valdemar foi encaminhado até o necrotério do Departamento de Polícia Técnica onde passará por necropsia que poderá determinar a causa da morte.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Xique-Xique: Jovem de 15 anos morre após perder bebê em parto e família se revolta com hospital

Sexta-feira, 14 de Setembro de 2018 / Região

Familiares de uma adolescente de 15 anos identificada por Ana Vitória dos Santos Mendrade ficaram indignados com o atendimento na maternidade do Hospital Julieta Viana, em Xique-Xique, após a adolescente perder a criança, não resistir ao parto e morrer após dois dias em outra unidade. De acordo com a família da adolescente, houve negligência da equipe médica que atendeu a jovem no Julieta Viana.

Ao Correspondente do Blogbraga - Central Notícia, Gilvan Ramos da Silva, padrasto da garota, disse que o parto não era para ser normal e sim cesário. “ Os médicos forçaram muito a menina e ela não suportou. O bebê infelizmente nasceu morto”, disse.

De acordo com Gilvan, o trabalho de parto em Xique-Xique, ocorreu entre 01h até às 06h da manhã do último domingo (09). “ Por volta das 11h de domingo, Vitória foi transferida às pressas para o Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê e, quando chegou próximo à estrada que dá acesso ao município de Jussara, ela teve uma recaída”. “Em Irecê, os médicos disseram que ela [Vitória] já chegou praticamente sem vida”, declarou.

Gilvan disse à reportagem que sua esposa, Selma dos santos, mãe de Vitória, está em estado de choque, com uma depressão profunda. “ Nós viemos a Santa Maria da Vitória fazer o sepultamento do corpo de minha enteada que eu considerava minha filha. Devido aos problemas psicológicos de Selma, não tivemos como retornar ainda para Xique-Xique”. “ Depois vamos tomar as providências legais, garantiu”.

Em nota, o Hospital Julieta Viana disse que Ana Vitória deu entrada na unidade a primeira vez na noite de sexta-feira (07) e que foi atendida e medicada. Considerando uma gestação de risco, os médicos solicitaram uma regulação para o Hospital Regional de Irecê, mas a resposta foi negativa, por falta de vagas. A unidade informou que às 21h de sexta,  a paciente saiu do hospital por contra própria depois que se desentendeu com familiares.

Ainda de acordo com o Julieta Viana, no início da madrugada de sábado, por volta de 01h20, a paciente chegou à unidade conduzida por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), já em trabalho de parto, com perda de líquido e dor pélvica. Conforme a nota, como houve mais uma vez a negativa para transferência para Irecê, os médicos realizaram o parto que foi acompanhado pela família. O hospital informou que o parto foi realizado com a criança sem vida e que a paciente apresentou um sangramento, sendo encaminhada ao Hospital Regional de Irecê.

Em resposta, o hospital Regional disse através de um comunicado que diante do pedido de regulação solicitado pelo Hospital Julieta Viana de Xique-Xique, no sábado (08), às 19:20, o Núcleo Interno de Regulação (NIR) da unidade informou que o quadro clínico descrito no relatório enviado pela unidade de origem [Julieta Viana] não condizia com o perfil de atendimento do Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho que é de Urgência e Emergência. Ou seja, segundo o relatório encaminhado, não se tratava de uma gestação de alto risco.

Dessa forma, a médica plantonista orientou a unidade de origem a aguardar o trabalho de parto e caso necessário, fazer um novo contato conforme evolução do quadro clínico da paciente. 14 horas depois, foi enviado um novo relatório do hospital de origem, informando que a paciente havia sido submetida a um parto traumático apresentando um quadro de hemorragia genital intensa e que estava a caminho do Hospital Regional de Irecê, esclareceu.

De acordo com o Hospital Regional, a adolescente deu entrada na unidade no último dia 9 de setembro (domingo), às 11h, apresentando um quadro de choque hemorrágico, distúrbio de coagulação e parada cardiorrespiratória. Imediatamente a equipe multidisciplinar realizou todos os procedimentos necessários, incluindo a reanimação da paciente que foi internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do complexo hospitalar. Em virtude da gravidade do quadro clínico apresentado desde a sua chegada ao hospital, todos os esforços  oferecidos no período do internamento não conseguiram reverter o quadro. Infelizmente, a adolescente veio à óbito na última terça-feira (11), às 8h17.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Irecê: Bebê com cardiopatia congênita morre a espera de cirurgia

Sexta-feira, 14 de Setembro de 2018 / Região

Uma bebê diagnosticada com cardiopatia congênita faleceu na manhã desta sexta-feira (14) no Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê, enquanto aguardava por uma cirurgia que poderia ter salvado sua vida.

A criança Maria Cecília aguardou aproximadamente duas semanas para ser submetido à cirurgia na capital baiana em uma unidade especializada. Maria Cecília tinha nascido de parto normal, pesando 3,35 quilos.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Barreiras sedia o I Simpósio de Traumatologia na Atenção Básica na Região Oeste da Bahia.

Sexta-feira, 14 de Setembro de 2018 / Região

Acontece em Barreiras nesta sexta e sábado dias 14 e 15 no auditório da Pousada Rancho Verde o I Simpósio de Traumatologia na Atenção Básica na Região Oeste da Bahia. O Simpósio abrangerá os períodos da manhã e tarde contando com a participação de dez palestrantes da área médica.

Esta é uma iniciativa da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), juntamente com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), sob a Coordenação e presidência do Prof. Gildásio de Cerqueira Daltro (Professor Titular e Livre Docente de Ortopedia e Traumatologia da UFBA e Membro de Honra da Sociedade Francesa de Ortopedia).

O Simpósio discute temas como epidemiologia do trauma, prevenção dos acidentes, trauma do idoso e da criança, assim como cuidados imediatos e impacto econômico e social. A importância deste evento relaciona-se com os altos índices de acidentes na região, como também pela presença de novas faculdades na área de saúde recentemente instaladas em Barreiras.

A expectativa é de um grande debate técnico científico, e de trocas de experiências que venham promover o desenvolvimento nesta importante área da saúde.

Dr. Gildásio Cerqueira Daltro - Professor Titular e Livre Docente de Ortopedia e Traumatologia da UFBA. Presidente do Simpósio e Coordenador da UNA-SUS Bahia

Em entrevista ao Blogbraga, o Prof. Gildásio Daltro falou sobre a meta do I Simpósio de Traumatologia na Atenção Básica: “Sendo multidisciplinar e multiprofissional, buscamos fazer com que esses profissionais tenham uma interação das suas ações, conversem e discutam o problema, e se organizem para oferecer o que eles tem de melhor do conhecimento e humanização à comunidade”

“A Universidade Aberta para o SUS se preocupa muito com a educação na saúde. Por isso temos que levar esse conhecimento e treinamento aos lugares e regiões do país onde o aluno, o profissional, tem dificuldade de se deslocar para ir até os grandes centros e ter o aperfeiçoamento. Ele tem a base, o fundamento, é graduado, mas precisa ter uma educação continuada essa é a ideia fundamentada para nossa participação em Barreiras” – afirmou.

“O conhecimento bem aplicado na atenção básica reduz a necessidade da atenção em alta complexidade, podendo prevenir os agravos da doença, seja ela sistêmica degenerativa no trauma sobre tudo” – disse Prof. Gildásio Daltro.

O I Simpósio de Traumatologia na Atenção Básica na Região Oeste da Bahia conta com 170 inscritos. Na programação haverá quatro conferências especiais sobre diversos tipos de traumas no corpo humano. Ao término os inscritos receberão certificados.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

NOTA DE PESAR

Sexta-feira, 14 de Setembro de 2018 / Região

Repórter Paiva do BlogBraga e Luciano Lima

O Blogbraga e toda equipe lamenta profundamente o falecimento do amigo Luciano Lima, motorista do Departamento de Polícia Técnica de Barreiras.

Luciano Lima estava em Salvador internado, vítima de grave deficiência pulmonar. O falecimento foi comunicado na manhã desta sexta-feira (14).

Luciano era servidor do município e prestava serviço como motorista do DPT desde o ano de 2008. Recentemente passou pelo pesar da perda de sua mãe na qual cuidou ativamente em sua velhice.

Trabalhador sério e dedicado, cuidava com capricho de seus deveres. O repórter Paiva do Blogbraga muitas vezes esteve com Luciano nas ocorrências e testemunhou o trabalho aplicado deste profissional e amigo!

Nossos mais profundos sentimentos aos familiares, parentes e amigos.


Blogbraga

Compartilhar no Whatsapp

Barreiras: Veículo sofre capotamento na BR-135 e três pessoas ficam feridas.

Sexta-feira, 14 de Setembro de 2018 / Região

Na tarde desta sexta-feira (14), por volta das 13:10h aconteceu um capotamento na BR-135 nas proximidades do Conjunto Penal de Barreiras na altura do KM 164.

De acordo com informações obtidas no local, o condutor do veículo FIAT/SIENA teria perdido o controle após o pneu traseiro direito ter furado, e para não colidir contra uma carreta que vinha em sentido contrário, teria saído da pista e por causa do degrau no acostamento veio atravessar a pista e capotar parando na margem oposta.

No carro, segundo informações, estavam três passageiros, o carona que estaria sem o cinto de segurança foi o que mais se feriu sofrendo um corte na cabeça. O veículo seguia para a cidade e vinha da zona rural.

Uma ambulância do SAMU prestou os primeiros socorros encaminhando as vítimas para o Hospital do Oeste em situação estável.

Quando nossa equipe regressava, uma viatura da PRF estava chegando no local.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Polícia Militar da 83 CIPM prende em flagrante indivíduo por roubo de celular em Barreiras

Sexta-feira, 14 de Setembro de 2018 / Região

Na noite desta quinta-feira (13), por volta das 22:00h, uma guarnição da 83 CIPM prendeu em flagrante delito a pessoa de Elias Gomes da Rocha de 25 anos, acusado de ter assaltado duas estudantes e roubado seus celulares.

Pessoas que viram a ação delituosa, avisaram a guarnição que fazia rondas no bairro Recanto dos Pássaros sobre o assalto que aconteceu em frente ao Colégio Batista, nas proximidades do SAMU. Os policiais localizaram o meliante que foi reconhecido por testemunhas e com ele estava dois celulares das marcas: LG 430 de cor preta, e outro AMVOX de cor preta.

O acusado e o material apreendido foi apresentado na delegacia de Polícia e os celulares devolvidos às proprietárias.


BlogBraga/ Repórter Paiva/ 83 CIPM - A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE IRECÊ: Doze toneladas de maconha são descobertas em localidades rurais no norte da Bahia

Sexta-feira, 14 de Setembro de 2018 / Região

Uma operação policial realizada na quinta-feira (13), no norte da Bahia, encontrou 12 toneladas de maconha. A ação foi realizada nas cidades de Juazeiro, Curaçá, Campo Formoso, João Dourado e Xique-Xique.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) informou que em localidades rurais foram encontrados 25 mil pés (11 toneladas) da droga, além de 615 kg já colhidos, mil mudas, meio quilo em sementes, 6,2 mil covas, entre outros materiais.

Ainda segundo a SSP-BA, uma pequena parte dos entorpecentes foi guardada para perícia, enquanto o restante foi destruído no local.


Blogbraga/G1/SSP-BA

Compartilhar no Whatsapp

MEC divulga resultado das instituições habilitadas para o curso de Medicina em Irecê

Sexta-feira, 14 de Setembro de 2018 / Região

Foi divulgado na última segunda-feira (11) o resultado da chamada pública para a escolha da instituição de ensino que será a mantenedora do curso de Medicina em Irecê. Ao todo seis instituições mantenedoras concorreram, das quais quatro foram habilitadas. A AGES Empreendimentos Educacionais LTDA foi habilitada em primeiro lugar, e o Centro de Educação Superior de Guanambi (CESG) está em segundo lugar na seleção.

Para o prefeito Elmo Vaz, o avanço da chamada pública para o curso de Medicina é uma grande vitória para a região. “Irecê foi pré-selecionada por apresentar todas as condições exigidas, graças ao trabalho realizado pelas secretarias de Educação e Saúde do município, que fizeram um enorme esforço para que todos os prazos e exigências do edital fossem atendidos”, afirmou, lembrando que em 07/12/2017 o Governo Federal abriu um edital de chamamento público para implantação de curso de graduação em Medicina por instituição de ensino superior privada.

“Nossos filhos terão a chance de fazer um curso de medicina em nossa terra, perto de suas famílias, e assim, no futuro, teremos muito mais médicos para atender nossa população, sem contar com os benefícios diretos e indiretos advindos da melhoria da qualidade dos serviços de saúde públicos, em todos os municípios da região, por conta dos cursos de residência e estágios obrigatórios”, completou o prefeito.


Blogbraga/Ascom PMI

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE IRECÊ: Polícia prende três pessoas durante operação em Uibaí e Presidente

Sexta-feira, 14 de Setembro de 2018 / Região

As Polícias Civil e Militar deflagraram na manhã desta quinta-feira (13), por volta das 06h, a Operação Pé de Serra que teve a finalidade de combater o t´rafico de drogas e de cumprir Mandado de busca e apreensão nas cidades de UIbaí e Presidente Dutra, na região de Irecê.

A ação foi coordenada pela delegada Ezerlina Rocha. A Polícia Civil informou que durante o trabalho, três pessoas foram presas em flagrante.

Resultados obtidos:

Prisão em flagrante de Dagberta Viana Santos, cidade de Presidente Dutra, sendo encontrado 74 (setenta e quatro pino de cocaína) e 17(dezessete) trouxinhas de maconha, material avaliado em mais de R$3.000,00 em drogas.

Prisão em flagrante de Vanderlei Moreira Da Silva, cidade de Uibaí, pelo crime de tráfico e posse ilegal de arma de fogo com numeração suprimida.

Fabiano Maia da Silva foi conduzido e instaurado um TCO, por ser encontrado consigo uma embalagem contendo cocaína.

Todo o material foi apreendido e os suspeitos foram encaminhados às delegacias locais. Ainda de acordo com a Polícia Civil, após trabalho de investigação e levantamento de informações acerca de pontos de tráfico de drogas, a delegada Ezerlina Rocha representou pelo Mandado de Busca e apreensão, sendo a medida deferida e então deflagrada a operação.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Em Central, Jusmari Oliveira fala de trabalho e compromisso com a região de Irecê

Quinta-feira, 13 de Setembro de 2018 / Região

A candidata à deputada estadual pela Bahia, Jusmari Oliveira, participou na tarde desta quarta-feira (12), de encontros com líderes políticos nas cidades Lapão, Irecê e Central. Em Central, a reunião ocorreu no Clube Arena Central. Acompanhou Jusmari, o seu esposo, o prefeito do município de Luís Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira.

Jusmari falou ao correspondente do Blogbraga - Central Notícia da relação das duas regiões – Irecê e oeste do estado. “A região de Irecê é có-irmã da região oeste da Bahia e somos muitos unidos por ter muita gente dessa região que desenvolveu o oeste”. “Tanto Barreiras como Luís Eduardo foram construídas com pessoas que foram daqui para lá, devido uma seca que toda essa região viveu”.

“Ao longo da minha vida desenvolvi uma amizade muito grande com milhares de pessoas dessa região. Estando candidata, eu não poderia deixar de estar aqui, buscando o apoio dos amigos e amigas para chegar até a ALBA – Assembleia Legislativa da Bahia”, ressaltou.

Jusmari agradece as pessoas da região e fala de trabalho e compromisso: “Primeiro quero deixar minha gratidão pelo voto e depois meu compromisso para trabalhar e pagar esse voto”.  “Hoje vim trazer uma proposta de trabalho, desenvolvimento e também relembrar que no passado, quando, estava deputada federal já havia lutado por esta região, a exemplo da renegociação de dívidas de agricultores junto a instituições financeiras, foi uma luta nossa, iniciadas com o apoio de vereadores”.  

Em Central, Jusmari recebeu o apoio de Kelia Maciel, Regivan e várias pessoas. “Jusmari é sinônimo de humildade e simplicidade de servir o povo, por isso apoio a candidatura dela”, disse Kelia Maciel, uma centralense moradora de Luís Eduardo Magalhães.

Recentemente, quando estava secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Jusmari contribuiu para o crescimento de Irecê. “À frente da Sedur, pude contribuir muito com Irecê, a exemplo da instalação da Policlínica Regional de Saúde, um projeto magnífico do governor Rui Costa e, além disso, ajudei muito o prefeito Elmo Vaz, quando solicitei a ele que me enviasse o projeto de pavimentação da avenida que liga à UNEB”. "Também destravei uma emenda da Codevasf que estava há muita tempo parada na secretaria e que agora resultou em benefícios para Irecê”, disse.  

 “A gente tem um catálogo de trabalho. Meu compromisso é com o desenvolvimento da região. Espero ter votos aqui que signifiquem no futuro eu dizer: olha! meu mandato fala em nome da região de Irecê, porque lá teve alguém que acreditou em mim.  “Quero gradecer os amigos e amigas de Irecê, Lapão, Central e outros municípios da região”.

Oziel Oliveira, prefeito de Luís Eduardo Magalhães reforça a amizade que ele e sua esposa [Jusmari] têm com as pessoas de Central e da região de Irecê. “Tenho muitos amigos aqui que votaram em mim para prefeito e deputado federal. Hoje estamos revendo os amigos juntamente com a nossa eterna deputada Jusmari”.

Segundo Oziel, cerca de 40% da população de Luís Eduardo é formada por pessoas da região de Irecê. “ Lá tem a rua Central, Lapão, Ibititá e, por sinal, agora, estou asfaltando a rua Irecê”.

De Central, Oziel e Jusmari seguiram para Irecê onde participaram de um ato político capitaneado por Moisés Filocre.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Cadeirante é morto a tiros em frente à sua residência no bairro Santo Antônio em Barreiras.

Quinta-feira, 13 de Setembro de 2018 / Região

Na noite desta quinta-feira (13), por volta das 18:30h aconteceu mais um homicídio em Barreiras, o segundo do dia em aproximadamente duas horas de intervalo. O crime foi na Rua 20, bairro Santo Antônio atrás do SESC.

A vítima que é cadeirante, identificada como Fábio da Silva da Conceição, de 26 anos, foi surpreendida por um indivíduo não identificado que estaria encapuzado, a bordo de um carro branco um SIENA que fez diversos disparos de arma de fogo tipo pistola 9mm. Os disparos atingiram o tórax, as costas e cabeça da vítima.

A Polícia Militar foi acionada e isolou a área registrando o homicídio e colhendo informações até a chegada da Polícia Técnica que fez a perícia. O corpo de Fábio da Silva foi encaminhado pelo rabecão para o necrotério do DPT onde passará por exame de necropsia.

A Polícia deve investigar se o crime teria alguma relação com o homicídio que aconteceu cerca de duas horas antes no centro da cidade, haja vista o calibre da arma de fogo e as características do carro ser a mesma.

Segundo informações policiais, a vítima já teria tido envolvimento com tráfico de drogas. Tudo passará por investigação até chegar a autoria de mais esse homicídio.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Homem é executado em plena luz do dia no centro de Barreiras

Quinta-feira, 13 de Setembro de 2018 / Região

Uma execução sumária aconteceu na tarde desta quinta-feira (13), por volta das 15:30h na rua 15 de novembro entre a Caixa Econômica e Lojas Alianças no centro de Barreiras.

Segundo informações passadas à polícia, pelo menos um indivíduo não identificado a bordo de um carro branco atirou a curta distância com  12 disparos de pistola 9mm no tórax e principalmente rosto da vítima identificada como Adeilton José Ladislau Santos, 49 anos, natural de Camamu/BA.

Informações preliminares contam que Adeilton José estava sentado na calçada com mais duas pessoas quando então o criminoso chegou atirando. No local não foi encontrado câmeras de segurança o que a princípio dificulta um pouco a identificação.

Ainda segundo informações, a vítima seria dono de um Lava-Jato e trabalhava com vendas e trocas de veículos.

Guarnições da Polícia Militar, uma equipe de delegados e investigadores do DHPP estiveram no local colhendo informações iniciando o processo investigativo. A Polícia Técnica realizou a perícia do local e do corpo onde foram encontradas as capsulas deflagradas.

O crime em plena luz do dia, chamou atenção das pessoas que trabalham nas proximidades e transeuntes que acompanharam o trabalho da polícia.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Após ser baleado, homem não resiste e morre em Irecê

Quinta-feira, 13 de Setembro de 2018 / Região

Os tiros atingiram as costas da vítima (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

Um homem identificado por Pablo Pereira da Silva morreu no Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho após não resistir a uma cirurgia.

Na noite desta quarta-feira (12), Pablo foi alvejado por três disparos de arma de fogo, quando estava nas imediações de um salão de beleza na Praça Ayrton Sena, área central da cidade. Segundo a polícia,  os tiros atingiram as costas da vítima.  Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência socorreu o homem para o Hospital Regional.

A autoria e motivação para o crime são desconhecidas. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios da 14ª Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Coorpin/Irecê).


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp

Idoso é covardemente assassinado a facada na zona rural de Macaúbas/BA.

Quinta-feira, 13 de Setembro de 2018 / Região

Um crime de homicídio contra um idoso aconteceu na tarde desta quarta-feira (12), por volta das 16:40h no povoado de Cantinho no município de Macaúbas.

Segundo informações, a vítima identificada como José Joaquim da Costa, 61 anos, natural de Macaúbas/BA, foi morto com golpe de arma branca (faca), em frente a um bar depois de ter repreendido um homem que havia ameaçado membros de sua família.

“Meu pai foi morto a sangue frio enquanto estava sentado”, disse um dos filhos da vítima. O criminoso fugiu em seguida.

A polícia iniciou as investigações colhendo depoimento de testemunhas na tentativa de capturar o assassino.

O corpo foi encaminhado para o necrotério do Departamento de Polícia Técnica de Barreiras pela funerária Pax Regional que recebeu autorização da delegacia.

Sr. José Joaquim que é tido como um homem trabalhador, simples, deixa esposa e nove filhos.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

Justiça de Riachão das Neves decreta prisão preventiva de vereador acusado de abuso sexual contra crianças no município

Quinta-feira, 13 de Setembro de 2018 / Região

A Justiça de Riachão das Neves decretou nesta quarta-feira (12), a prisão preventiva de Antonio Rodrigues dos Santos, 49 anos, também conhecido como "Antonio de Ulisses”, vereador e presidente da Câmara Municipal de Riachão das Neves.

Antonio Rodrigues dos Santos que é acusado de ter abusado sexualmente de seis crianças no município de Riachão das Neves/BA. O mesmo encontrava-se em prisão temporária de 30 dias desde o dia 15 de agosto próximo passado, no Complexo Policial de Barreiras, quando na ocasião foi apresentado por seu advogado de defesa ao DPC Dr. José Romero que preside o inquérito.

Na manhã desta quinta-feira (13), cumprindo protocolo e determinação judicial, o acusado foi encaminhado para o DPT onde passou por exame de lesão corporal e em seguida, transferido para o Conjunto Penal de Barreiras.


BlogBraga/ Repórter Paiva

Compartilhar no Whatsapp

ENTREGA DO CHEQUE AO HO – INGRESSO SOLIDÁRIO BAHIA FARM SHOW 2018

Quinta-feira, 13 de Setembro de 2018 / Região

Imagem ilustrativa

Na próxima terça-feira-feira (18), às 16h, o Hospital do Oeste, maior unidade pública de saúde da região, receberá o cheque simbólico referente à doação de parte da renda do Ingresso Solidário da Bahia Farm Show 2018. O valor será destinado à compra de equipamentos e móveis para algumas alas do Hospital, proporcionando mais conforto e bem-estar para os pacientes que utilizam os serviços da instituição. A entrega do cheque será feita pela diretoria da Aiba, entidade realizadora da Bahia Farm Show.

Contamos com a sua presença!

SERVIÇO:

Evento: Entrega do cheque referente ao Ingresso Solidário para o HO.

Data: 18.09.18

Hora: 16h

Local: Hospital do Oeste – Barreiras


Blogbraga/AIBA – Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia

Compartilhar no Whatsapp

REGIÃO DE IRECÊ: Homem é morto a tiros em São Gabriel

Quinta-feira, 13 de Setembro de 2018 / Região

Um homem identificado por Gladston Cerqueira Nunes, 39 anos, o Guego, foi morto a tiros na cidade de São Gabriel, região de Irecê. Segundo a Polícia Civil, o caso ocorreu no início da noite da última terça-feira (11), por volta das 18h30, na Rua Getúlio Vargas.

Ainda conforme a Polícia Civil, o suspeito de ter praticado o crime é um homem conhecido por Vera. Em nota, a Polícia Civil informou que a vítima teria ido de Irecê a São Gabriel deixar as pessoas de Danilo Ferreira Carvalho, Bel e Bibinha, os quais estavam em Irecê e ao chegarem em São Gabriel pararam em um mercado, onde tomaram um refrigerante, oportunidade que chegou o homem conhecido por Vera e passou a conversar com a vítima, tendo ambos saído do estabelecimento e após uma discussão entre eles já ouviram um disparo de arma de fogo, e ao saírem encontraram a vítima caída no local onde veio a óbito.

O corpo de Gladston foi removido para o Instituo Médico Legal de Irecê. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.


Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

Compartilhar no Whatsapp
TOP Qualidade 2018
Mundial FM 91,3
Facebook
Tempo
Moeda
Conversor de Moeda
Cotação

Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.
PARCEIROS
Protegendo Seguros Kenni Henke G&G Magazine Pantanal Contabilidade Rondon Silvano Santos Dique Denuncia Evolucao àguia motos Querência Máquinas Agrícolas Delicia Cultura Neli Segurança em Eventos Imperial DBT Premolem Online Celulares SKY Global Digital Informatica PM DPVAT Barreiras Polícia Civil Mimogás Sporttime DM Reparos Clinica Vitoria Dr. Márcio Rogério MaxCar Luz motos Mundo Verde Oeste Manutenção Extreme CISO Casas Baiana Grupo Marabá Click Tec Mineiros Unopar Expressofia Mimoso Segurança Rabelo P&F renda extra AUTOCAR Fontana Compre Bem Guarda Municipal Gil Coyote G7